Operadora mineira reduz mensalidade com saúde preventiva
Aquele ditado “é melhor prevenir do que remediar” está mais dentro da realidade do que nunca. Ao menos é o que mostra relatório apresentado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), indicando grande número de mortes por causas evitáveis no Brasil. Quem está combatendo essa estatística é a Aurora Saúde que apresenta de forma pioneira um produto que concede desconto na mensalidade das empresas cujos colaboradores e dependentes tenham realizado os exames preventivos logo na entrada do plano.
Fundada por duas mulheres, a Aurora Saúde registrou o primeiro produto no Brasil com essas características junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a solução, a operadora apresenta ao mercado uma proposta de gestão eficiente dos recursos, ao incentivar a boa utilização da rede ao invés de limitar o acesso.
Campanhas temáticas de prevenção, como, por exemplo, o Outubro Rosa ou o Novembro Azul, acabaram por tornar-se obrigações de marketing. Fato que já é bem reconhecido pelas lideranças de RH e mostram-se ineficazes quando se analisa quantas pessoas realizaram, de fato, os exames preventivos propostos. É o que relata Marcela Meneses, sócia-fundadora da Aurora. “Não se trata de uma fórmula mágica e sim uma mudança cultural por parte dos beneficiários com incentivos financeiros para estimular o acesso à saúde e realizar diagnósticos de forma preventiva”.
“A crise enfrentada na saúde suplementar no Brasil é multifatorial e estipula-se que a prevenção seja uma das principais oportunidades para trazer sustentabilidade e equilíbrio financeiro ao mercado, mas a prática atual carece de exemplos de sucesso. Neste campo, a Aurora Saúde aposta num diferencial que é fazer com que seus clientes passem a cuidar mais de si. Para isso, criamos o Jornada de Cuidado”, sustenta Marcela.
A Jornada de Cuidado é um programa construído pela Aurora direcionado para todos os entrantes no plano de saúde que consiste no uso de inteligência artificial para identificação de riscos de adoecimento para mais de 20 doenças evitáveis. A ferramenta desenvolvida ainda solicita exames diagnósticos de forma individualizada e interpreta seus resultados para encaminhar ao médico quem precisa de tratamento. O projeto está sendo realizado em parceria com a Mar, empresa de tecnologia especializada em detecção precoce de doenças liderada pelos médicos Dr. Ricardo Vasserman de Oliveira e Dr. Mario Ferreira Junior, ambos autores do livro “Rastreamento de Doenças – Inovando o Checkup” publicado em 2023 pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
A Aurora defende que o conceito do Checkup deveria ser pautado unicamente em aspectos de saúde e não apenas indicado para executivos, uma vez que funcionários menos favorecidos são possivelmente aqueles que mais necessitam de apoio e respondem por parte importante da sinistralidade. Liliane Freitas, também sócia-fundadora da operadora justifica: “Grande parte das condições evitáveis são causadas por doenças silenciosas nas quais, no início, a pessoa não sente nada, como a diabetes e o câncer de intestino. Portanto, é comum que os pacientes busquem por serviços médicos apenas quando a doença já se agravou e os sintomas apareceram, atrasando o início do tratamento, diminuindo a chance de cura e aumentando os custos exponencialmente”.
Ainda para Liliane, garantir boa adesão ao processo de prevenção é o grande desafio, principalmente para o rastreio de doenças assintomáticas. “Convencer um indivíduo aparentemente saudável a realizar exames de rastreio não é um desafio simples. Portanto, para garantir que a prevenção seja consolidada, entra a estratégia do incentivo financeiro como forma de estimular a realização do fluxo proposto”, explica a sócia da Aurora.
O produto será ofertado ao mercado a partir de junho. A operadora que iniciou suas atividades comerciais em novembro de 2023 já soma mais de 10 mil vidas sob cuidado e um portfólio contendo grandes empresas, referências de mercado.
Calorimetria indireta pode auxiliar no controle do peso
A calorimetria indireta, exame clínico que mede com precisão o gasto energético em repouso a partir da análise dos gases respiratórios, tem se consolidado como uma ferramenta essencial no tratamento da obesidade e na otimização dos resultados da cirurgia bariátrica. Realizado em clínicas especializadas e hospitais, o procedimento fornece dados objetivos sobre o metabolismo, permitindo intervenções nutricionais e terapêuticas personalizadas.
Segundo o endocrinologista Dr. Filipe Fontes (CRM 200152/SP), a técnica é particularmente útil em pacientes bariátricos, pois possibilita ajustes individualizados na dieta e no plano de reabilitação. Estudos indicam que até 30% desses pacientes não alcançam a perda de peso esperada após a cirurgia, frequentemente devido a erros na estimativa do metabolismo basal. Para pessoas que enfrentam dificuldade em emagrecer mesmo com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, a calorimetria também surge como um recurso valioso, contribuindo para identificar disfunções metabólicas que podem estar dificultando os resultados esperados.
O que é a calorimetria indireta?
A calorimetria indireta é um exame não invasivo que mede a quantidade de calorias que o organismo consome em repouso, conhecido como taxa metabólica basal (TMB). Através deste exame, é possível identificar fatores que podem estar dificultando o emagrecimento e, assim, realizar um tratamento mais eficaz.
Como é realizada?
Durante o exame de calorimetria indireta, é analisado o ar que o paciente inspira e expira. O processo é simples, rápido e indolor, geralmente levando apenas alguns minutos. Inicialmente, o paciente deve permanecer em repouso na maca por aproximadamente dez minutos, o que ajuda a estabilizar seu padrão respiratório. Em seguida, o indivíduo respira normalmente através de uma máscara facial descartável por cerca de 15 minutos. Com base nos dados coletados, é possível estimar o gasto energético do paciente ao longo de 24 horas, classificando seu metabolismo como lento, normal ou rápido.
Importância da calorimetria indireta no planejamento nutricional
A calorimetria indireta é amplamente reconhecida como o método padrão-ouro para estimar a taxa metabólica basal (TMB), fornecendo dados precisos sobre o gasto energético em repouso. Essa avaliação é fundamental para o planejamento nutricional individualizado, permitindo a prescrição calórica adequada aos objetivos do paciente — seja para perda, manutenção ou ganho de peso.
De acordo com diretrizes da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN), a calorimetria indireta é recomendada como o único método eficaz para avaliar o gasto energético, sendo preferível às equações preditivas, que podem apresentar variações significativas.
Acompanhamento do processo
De acordo com o endocrinologista Dr. Filipe Fontes (CRM 200152/SP), “a calorimetria indireta desempenha um papel vital no acompanhamento do progresso de pacientes em tratamento para a obesidade. Especialmente após cirurgias bariátricas, a capacidade de medir com precisão a taxa metabólica basal (TMB) permite uma personalização do plano de tratamento, contribuindo para resultados mais eficazes”.
“Ao fornecer uma avaliação precisa do gasto energético, a calorimetria indireta se consolida como uma ferramenta fundamental no manejo da obesidade e na promoção da saúde metabólica. Essa abordagem orientada por dados possibilita aos profissionais de saúde oferecer suporte mais personalizado, seguro e eficaz, favorecendo a adesão ao tratamento e melhores desfechos clínicos”, conclui.
Acidentes ocupacionais no Brasil acendem alerta das empresas
O Brasil é um celeiro de trabalhadores acidentados. É o que aponta um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), feito em parceria com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Somente em 2022, ano-referência da pesquisa, foram registrados 612 mil acidentes ocupacionais em todo o país – uma média de 1.676 registros por dia.
Destes, 2.538 acidentes foram fatais. Ironicamente, o setor que mais registra ocorrências dessa natureza é o de atendimento hospitalar. Foram 59 mil ocorrências registradas, sendo 36 mil entre técnicos de enfermagem. Em função dessas ocorrências, o INSS concedeu 148 mil benefícios por acidentes de trabalho e 6,5 mil aposentadorias por invalidez em 2022.
“Os números sugerem que lidar com acidentes de trabalho é algo normal no país, quando na verdade não deveria ser. A quantidade de acidentes parece ter relativizado a vida do trabalhador, colocando o Brasil numa posição negativa no ranking de acidentes ocupacionais”, lamenta Marcelo Maia, do escritório de advocacia Grossi & Bessa. Atualmente, o país ocupa a 4ª colocação no ranking mundial, registrando um acidente a cada 48 segundos e uma morte a cada 3 horas e 38 minutos.
Essa ‘rotina’ exige que tanto as empresas quanto os trabalhadores tenham conhecimento absoluto sobre o que fazer e sobre quais os direitos trabalhistas nesses casos. No caso do empregado acidentado, ele tem acesso a estabilidade de 12 meses após a recuperação, à manutenção do recolhimento do FGTS pela empresa, mesmo durante o afastamento, a aposentadoria por invalidez, se for o caso, e ao auxílio-doença. Diante de um acidente fatal, os dependentes passam a ter direito a pensão vitalícia, cujo valor deverá ser depositado mensalmente pelo INSS.
“É comum e até aceitável que empresas e trabalhadores pouco familiarizados com acidentes de trabalho desconheçam a legislação. Mas isso serve de alerta para que haja uma assessoria jurídica bem preparada para lidar com situações adversas em casos assim. A tendência nessas circunstâncias é de canalizar a responsabilidade para a empresa, mas sempre há mais fatores envolvidos, que devem ser observados por um olhar jurídico. Evitar acidentes é importante, mas conhecer a legislação para essas circunstâncias também”, sentencia o advogado Marcelo Maia, da Grossi & Bessa.
Solução de cadastro da nstech reduz sinistros em 32%
De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2024, o Brasil registrou 10.478 roubos de carga, uma redução de 11% em relação ao ano anterior. No entanto, o valor das mercadorias roubadas aumentou significativamente, totalizando R$ 1,217 bilhão — um crescimento de 21%.
Enquanto o mercado enfrenta esse aumento, a nstech, empresa de software para supply chain, reduziu a sinistralidade de seus clientes em 32%. O produto que impacta diretamente neste número é uma solução de checagem de motoristas e veículos, que unifica dados de bases de todo o país, o Cadastro Unificado. A companhia investiu mais de R$ 100 milhões no desenvolvimento da ferramenta, que foi lançada na Intermodal, evento direcionado para modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário das américas.
A solução em questão aplica inteligência artificial (IA) e machine learning para análise de motoristas e veículos, utilizando os dados de players de gerenciamento de risco do mercado. Com isso, transportadoras, embarcadores e seguradoras podem mitigar riscos sem comprometer a fluidez de suas operações.
Para os clientes, a facilidade da solução é a possibilidade de economia por meio do reaproveitamento de pesquisas que o Cadastro Unificado oferece. “Ao fazer uma busca em uma das gerenciadoras do grupo, as análises são válidas para as três — BRK, Buonny e Opentech. Ou seja, elimina-se a necessidade de solicitar as mesmas informações em diferentes bases, gerando redução de custo, ganho de eficiência operacional dos times e facilidade na gestão”, explica Thiago Azevedo, diretor de Cadastro na nstech.
O Cadastro Unificado também oferece a possibilidade de aumento de produtividade dos times operacionais. Para isso, ele traz ferramentas de autopreenchimento utilizando os dados da base da nstech, o preenchimento por envio de documentos ou a possibilidade de o motorista fazer o preenchimento por meio do aplicativo Trizy. Ainda pode-se frisar a tomada de 99% decisões automatizadas, de acordo com a companhia, e a adição de mais camadas de segurança ao produto, como a biometria facial nas checagens de perfil.
Impacto do produto no mercado
O impacto da nova solução da nstech no mercado envolve a análise de um banco de dados com mais de 4,5 milhões de registros — 2,4 milhões de motoristas e 2,3 milhões de veículos, o que possibilita um controle ainda mais assertivo e completo na checagem de perfis. Além disso, mais de 50% do cadastro das viagens do país passa por essa mesma base, segundo a empresa.
O objetivo é alcançar 70% até 2027. “O cenário do cadastro de motoristas e veículos teve pouca evolução desde que foi criado. É um dos primeiros produtos vinculados à gestão de risco para o transporte de carga, e por muito tempo ele ficou sem aperfeiçoamento. Tanto as seguradoras quanto as corretoras sempre enxergaram a oportunidade de poder unificar os players de gerenciamento de risco”, comenta Diego Gonçalves, COO – Revenue Group and Business Unit na nstech.
A ferramenta da nstech analisa o comportamento das variáveis em viagens de risco, buscando garantir maior segurança e eficiência por possuir banco de dados de motoristas e veículos que compila informações de todo o país, mais de 500 fontes de pesquisa e processo de verificação em 20 minutos.
Sobre a nstech
A nstech oferece soluções de software para supply chain. Reúne mais de 100 soluções que hoje atendem cerca de 75 mil clientes do setor. Centrada na resolução das dores de todo o ecossistema logístico, oferece tecnologias modulares para que as empresas possam evoluir seus negócios, crescer mais gastando menos, fazer entregas mais eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos.
A companhia está presente em 15 países — Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Busca por transplante capilar deve elevar 9% ao ano até 2029
O número cada vez maior de pacientes à procura de transplantes capilares tem intensificado um mercado que já vem sendo vigoroso nos últimos anos. Mas já há estudos que indicam uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 8,96% até 2029. É o que aponta o levantamento da Mordor Intelligence, uma empresa especializada no fornecimento de insights de mercado.
De acordo com a apuração, o mercado de restauração capilar em 2024 está avaliado em US$ 6,91 bilhões, mas dentro de cinco anos deve atingir os US$ 10,61 bi. Os motivos, sugere a organização, se devem à forte busca de novos pacientes pelos procedimentos, mas também ao rápido crescimento dos distúrbios relacionados à queda de cabelo.
“À medida em que cresce o número de casos, mais pacientes procuram pelas clínicas”, revela a médica e especialista em cirurgia de transplante capilar Melina Oliveira, cuja clínica funciona em Vila Velha (ES). “Há alguns anos isso não ocorria. As pessoas que sofriam com queda de cabelo aceitavam essa condição, porque os resultados não eram tão satisfatórios a ponto de valer a pena realizá-los. Mas hoje isso mudou, e a medicina estética avançou o suficiente para atrair esse público”, analisa.
Prova disso é que, somente em 2021, 703.183 cirurgias de restauração capilar foram realizadas no planeta, conforme aponta o Practice Census 2022. A própria Mordor Intelligence menciona dados do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI, na sigla em inglês) para apontar que cerca de 50% dos homens de todo o mundo sofrem com queda de cabelo, ao passo que 15% das mulheres enfrentam o mesmo problema, principalmente após a menopausa.
Melina Oliveira confirma que há um movimento cada vez mais intenso nas clínicas, mas ela sugere que a razão não está necessariamente no cabelo. “É claro que corrigir as áreas inférteis é uma solução imediata, mas essa procura se deve principalmente pelos efeitos diretos que o transplante capilar oferece à autoestima, à melhora da vida amorosa e da vida profissional. São muitos relatos de pacientes que dizem ter vivido uma transformação que claramente foi além dos fios. Eles encontram no tratamento uma solução que acreditavam estar nas clínicas psicológicas”, reflete.
Hábitos saudáveis podem favorecer tratamento contra o câncer
Os hábitos saudáveis podem ser grandes aliados de pacientes em tratamento contra o câncer. Nesse sentido, o próprio Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem sua cartilha Estilo de vida saudável durante e após o tratamento de câncer. Realizar atividades físicas e melhorar a alimentação durante o tratamento são algumas das orientações presentes no compilado desenvolvido pelo órgão do Ministério da Saúde.
Um estudo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que analisa a influência da saúde mental durante o tratamento de pacientes com câncer de mama corrobora para a tese de que o cuidado com mente, corpo e alimentação são importantes vetores para a melhora desse tipo de doença. De acordo com a pesquisa, pacientes que possuíam acompanhamento psicológico durante o tratamento oncológico mantiveram maior funcionalidade psíquica se comparado àqueles sem adesão ao serviço de psicologia.
A apresentadora de TV Melissa Paula, que já foi diagnosticada duas vezes com câncer de mama, declara ser prova viva de que essa relação existe. “A luta contra o câncer faz parte da minha vida há alguns anos e cuidar do meu emocional foi o que me salvou de um abismo que poderia ser ainda maior desde que recebi meu primeiro diagnóstico”, relata a apresentadora do Programa Saber Viver, da TV Alterosa.
“O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. Ele pode se apresentar de várias formas, sendo o nódulo, ou massa ou caroço, a forma mais recorrente. O diagnóstico precoce, principalmente através da mamografia, aumento muito as chances de cura, aumentando a sobrevida das pacientes, facilitando o tratamento e reduzindo as possibilidades de metástases, que é o aparecimento do tumor em outros órgãos do corpo,” explica o médico Marco Antônio Abrahão Reis, médico mastologista e coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital Felício Rocho.
“Medo, angústia e stress foram os primeiros sentimentos que vieram à tona com a descoberta do meu câncer de mama. Em seguida, veio o baque na autoestima, já que os seios são parte da nossa identidade de mulher e acabei optando pela mastectomia completa, ou seja, retirei toda a minha mama. Hoje vejo que foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado”, explica Melissa Paula. “O acompanhamento psicológico, a procura por manter hábitos saudáveis e a fé foram e são meus grandes aliados durante essa jornada pela vida”, conclui a apresentadora.
Para a médica Consolação Oliveira, que é especialista em nutrologia, fisiologia hormonal e medicina ortomolecular e que também passou pelo câncer de mama, o cuidado com a alimentação e com outros hábitos saudáveis são premissas a serem levadas em conta do diagnóstico até o fim da vida.
“O fato de um paciente precisar implementar hábitos saudáveis na sua rotina e controlar a alimentação desde que descobre uma doença como o câncer não é necessariamente algo ruim. Pelo contrário, a alimentação e o combate ao sedentarismo são oponentes importantes ao câncer e podem, inclusive, ajudar para a sonhada remissão da doença”, esclarece a médica.
Segundo Consolação Oliveira, evitar o açúcar e inserir verduras e legumes são ações eficazes. “Cortar o açúcar é uma tarefa simples que ajuda a desinflamar e melhorar o funcionamento dos órgãos. Além disso, descascar mais frutas, legumes e verduras e desembalar menos industrializados é essencial para fortalecer a imunidade de quem está tratando o câncer. Nesse momento, suplementar o corpo e ingerir vitaminas e nutrientes indicados pelo médico de sua confiança de acordo com a análise dos exames laboratoriais são comportamentos capazes de auxiliar na melhora do quadro e, eventualmente, na cura”, completa.
A especialista pontua que uma boa saúde pode ajudar na longevidade. “Viver mais é um anseio de pessoas com e sem câncer, mas chegar lá com qualidade de vida e disposição é o grande desafio. Exercitar-se e cuidar da alimentação é um bom caminho para isso, além de contribuir para que o paciente não tenha recidiva da enfermidade”.
Alimentação saudável é aliada no tratamento de outras doenças
Ainda de acordo com a médica Consolação Oliveira, a alimentação também é peça fundamental durante o tratamento de doenças crônicas, por exemplo. “Artrite reumatoide, Tireoidite de hashimoto, Síndrome de Sjogren e a Vasculite são doenças que não têm cura, mas têm tratamento, e a melhora dos pacientes com esse tipo de enfermidade passa pelo cuidado com a alimentação. Além disso, condições como a fadiga da supra renal são amenizadas a partir de um plano alimentar pensado por um médico especialista”, completa a médica.
Todavia, a prevenção ainda é a melhor forma de reduzir os riscos de ter câncer de mama. “Atividade física regular e hábitos alimentares saudáveis ajudam a reduzir a incidência e melhoram o prognóstico das pacientes que são diagnosticas com câncer de mama. Manter um rastreamento periódico com especialista permite um diagnóstico precoce e reduz a mortalidade associada ao câncer de mama. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que todas as mulheres, com risco habitual, devem começar a realizar mamografia aos 40 anos e, para aquelas com risco aumentado, como quem tem história familiar positivo, é importante um acompanhamento especializado e apropriado de acordo com cada perfil”, conclui o médico do Hospital Felício Rocho.
Japoneses são destaque em prêmio de arquitetura mundial
Mais alto reconhecimento no universo da arquitetura e design mundial, o Prêmio Pritzker é concedido a profissionais cujas obras e projetos aliam excelência técnica, impacto social e contribuição duradoura para o bem-estar da população e do espaço construído. Desde sua criação em 1979, o Prêmio celebra arquitetos do mundo inteiro por propostas que transformam o modo como as pessoas vivem e percebem o mundo ao seu redor, transcendendo estética e funcionalidade. Nesse cenário, o Japão é um dos principais destaques na arquitetura contemporânea, país de origem de profissionais altamente qualificados, com projetos relevantes e de alto impacto mundial.
Aliando tradição e inovação, a arquitetura contemporânea japonesa apresenta, entre outras características, leveza, o uso de materiais naturais, integração com o ambiente no qual o projeto está inserido, valorização do minimalismo e da luz natural, além de incorporar valores herdados de filosofias milenares, como o wabi-sabi.
Nesse cenário, nove arquitetos japoneses já foram honrados com o Prêmio Pritzker, tornando o Japão o país com o maior número de premiados até o momento. Alguns dos destaques entre os laureados nipônicos são Tadao Ando (laureado em 1995); a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, do estúdio SANAA (2010); Toyo Ito (2013); Shigeru Ban (2014); Arata Isozaki ( 2019); e Riken Yamamoto (2024), inspirações na arquitetura mundial devido a profundidade de suas propostas, que frequentemente relacionam o tempo, o espaço, a natureza e a sociedade, buscando por soluções humanizadas e consolidando os arquitetos japoneses no cenário global.
Autodidata, Tadao Ando recebeu o Pritzker em 1995, com projetos marcados pelo uso expressivo do concreto aparente, pela precisão de destaque para a luz natural nos espaços e pelo diálogo entre espiritualidade e arquitetura. Um de seus projetos mais reconhecidos é a Igreja da Luz, em Osaka, onde a cruz é formada por feixes de luz na parede do altar. Seu trabalho é caracterizado por ambientes de contemplação, com geometrias rígidas que contrastam com as paisagens naturais em seus entornos.
A dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, fundadora do SANAA, venceu o Pritzker em 2010 pela criação de projetos que exploram propriedades como leveza, fluidez e transparência visual. A dupla é autora de obras como o Rolex Learning Center, na Suíça, e o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, no Japão. Seus edifícios propõem experiências sensoriais por meio de superfícies translúcidas, formas suaves e espaços abertos, frequentemente dissolvendo os limites entre interior e exterior.
Laureado em 2013, Toyo Ito é conhecido por explorar as fronteiras entre o físico e o virtual, utilizando recursos de tecnologia para criar projetos experimentais, como o Sendai Mediatheque, a Biblioteca de Sendai, edifício que rompe com a estrutura tradicional ao apresentar colunas irregulares e translúcidas, como árvores que sustentam o edifício, propondo uma arquitetura voltada à experiência sensorial e à incorporação de conceitos tecnológicos e abstratos na construção civil.
Mundialmente conhecido e respeitado, Shigeru Ban foi laureado pelo Prêmio em 2014 por seu trabalho em zonas de desastres naturais. Utilizando materiais acessíveis e recicláveis, como tubos de papelão, ele projeta estruturas temporárias para populações afetadas pelas tragédias. Seu projeto mais conhecido é a Paper Log House, utilizada em situações emergenciais no Japão, na Índia e na Turquia, entre outros lugares, criação que evidencia a importância da arquitetura humanitária para as comunidades. Atualmente, um projeto da construção em tamanho real está em exibição na área externa da Japan House São Paulo como parte da exposição “Princípios japoneses: design e recursos”, construída em colaboração com alunos da FAUUSP, ETEC Itaquera IIs e Escola da Cidade, abrindo debates sobre a adequação de construções para as diferentes necessidades existentes no Brasil.
O laureado de 2019, Arata Isozaki, foi um dos primeiros arquitetos japoneses a realizar projetos internacionais. Com mais de 100 obras ao redor do mundo, seu estilo é influenciado pelo modernismo e por conceitos filosóficos nipônicos. Marcados por variedades de estilos e experimentações constantes, estão dentre seus projetos o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles e o Dom Esportivo de Palau Sant Jordi, em Barcelona.
Já o mais recente arquiteto a receber o Prêmio Pritzker foi Riken Yamamoto, conhecido por sua abordagem voltada para o coletivo e para a convivência social. Seus projetos promovem a integração entre espaço público e privado, propondo a arquitetura como uma plataforma para encontros e trocas sociais, como a comunidade de Hotakubo Housing e o Museu de Arte de Yokosuka.
A arquitetura japonesa é uma referência para profissionais da arquitetura de diversas partes do mundo, com características que vão além da premiação, como a simplicidade estética, a conexão com a natureza e a união de técnicas tradicionais e contemporâneas. O Japão, ainda, é uma fonte contínua de inspiração para designers contemporâneos e apresenta temas urgentes, como a sustentabilidade, o bem-estar e a coletividade.
Serviço: Exposição “Princípios Japoneses: Design e Recursos”
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – São Paulo/SP
Período: até 8 de junho de 2025
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada: gratuita (agendamento antecipado opcional)
Terceiro setor também deve integrar princípios de governança
Sustentabilidade é uma das palavras de ordem do universo corporativo. Seja nas redes sociais, nos outdoors ou em comerciais de rádio e TV, as marcas vêm investindo em campanhas que as associem a responsabilidades ambiental e social. Entretanto, essa nova realidade aponta para uma transformação ainda mais complexa.
A adoção de pautas relacionadas à ESG – sigla inglesa de governança ambiental, social e corporativa – ganha ênfase diante de papéis mais ativos das empresas na sociedade. E isso vai além da realidade econômica de cada uma. Até mesmo as organizações da sociedade civil (OSCs), que têm boa parte de suas receitas provenientes de doações, também vão agregando responsabilidades semelhantes. Ainda que já nasçam focadas em promover mudanças na sociedade, as entidades do terceiro setor se esforçam para mergulhar em pautas que vão além de suas funções.
“Essa transformação não é fácil”, reconhece Tomáz de Aquino Rezende, advogado especializado em assistência jurídica voltada para entidades sem fins lucrativos e presidente da Confederação Brasileira de Fundações (Cebraf). “Mas ela é cada vez mais necessária, uma vez que as entidades também devem ajudar na construção de uma coletividade mais consciente, participativa e sustentável”, afirma.
Entretanto, analisa o jurista, há uma tendência que ele considera natural na adaptação pelas organizações da sociedade civil (OSCs). Segundo ele, isso ocorre porque as organizações do terceiro setor já nascem para atender a demandas sociais específicas. Algo que vai ao encontro da agenda proposta pela ESG. “É diferente, por exemplo, das empresas com fins lucrativos, que precisam aliar o objetivo econômico com as pautas sociais e ambientais. No caso das OSCs, elas não são a causa do problema. Elas são a solução”, compara.
Ele cita o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para comprovar sua tese. Na edição de 2020, havia 815 mil entidades do terceiro setor em atividade no país. De todas elas, 35,9% atuavam no desenvolvimento e na defesa de direitos e interesses, enquanto outros 29,6% realizavam atividades específicas mantidas por alguma entidade religiosa. Cultura e recreação (10,9%), assistência social (3,6%) e educação e pesquisa (3,6%) apareceram na sequência dos setores predominantes.
“Uma organização que tenha por objetivo garantir o acesso de uma comunidade à educação ou à saúde, por exemplo, já atua com o propósito de romper com a desigualdade que serve de nascedouro para a miséria, para a violência e para o trabalho infantil, dentre tantas outras mazelas. Isso a coloca mais próxima das adequações às políticas de ESG”, observa Tomáz de Aquino Rezende.
Entidades carecem de consultoria especializada
Mas isso não significa que não haja falhas entre as pautas da ESG e as entidades. Muitas, segundo o advogado, ainda dependem de uma estruturação melhor e até de formalização para angariar mais recursos, tornando menos traumática as transformações internas.
“De modo geral, o que as organizações da sociedade civil realmente precisam é de uma consultoria, uma orientação especializada que aponte as mudanças que elas podem fazer em cada procedimento. Algumas mudanças são mais simples; outras nem tanto. Mas a partir desse trabalho, elas conseguem criar uma nova cultura corporativa que as coloque em consonância com as pautas ambientais e sociais. Não é um caminho tão longo, mas também não é tão simples”, salienta.
VeriSilicon Lança Plataforma SoC para Direção Inteligente
A VeriSilicon (688521.SH) anunciou recentemente que sua plataforma de design de sistema de direção inteligente em chip (SoC) de alto desempenho e nível automotivo foi verificada e implementa com êxito em projetos de clientes. Utilizando o modelo de negócios da Plataforma de Silício como Serviço (SiPaaS) da VeriSilicon, esta ferramenta oferece suporte técnico completo para aplicações de computação de alto desempenho, como direção autônoma e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
O processo de design de chips da VeriSilicon foi certificado pelo sistema de gestão de segurança funcional automotiva ISO 26262, permitindo que a empresa forneça aos clientes globais um serviço personalizado e completo para seus chips automotivos em conformidade com os requisitos de segurança funcional. Combinado com o seu amplo portfólio de IPs para o setor automotivo e uma plataforma completa de software de direção inteligente, a VeriSilicon oferece suporte integral, desde o design e verificação do chip até a certificação automotiva, incluindo a análise de requisitos de segurança, design de arquitetura e assistência técnica para a certificação.
A recém-lançada plataforma de design SoC para direção inteligente de alto desempenho em veículos adota uma arquitetura flexível e configurável que possibilita a colaboração eficiente entre múltiplos coprocessadores, incluindo Unidades Centrais de Processamento (CPUs) multinúcleo de alto desempenho, processadores de sinal de imagem, codecs de vídeo e processadores de rede neural. A plataforma pode ser opcionalmente complementada com uma ilha de segurança funcional ASIL nível D integrada, desenvolvida pela VeriSilicon. Ela também é compatível com um subsistema de memória de alta velocidade e largura de banda que apresenta uma excelente taxa de transferência de dados e recursos de processamento em tempo real. Otimizada para nós de processos avançados de nível automotivo, incluindo 5 nm e 7 nm, esta plataforma possui características excepcionais de potência, desempenho e área (PPA).
“O setor de veículos inteligentes está em crescimento acelerado, e a plataforma de design SoC de nível automotivo da VeriSilicon equilibra desempenho, segurança e flexibilidade de design, capacitando as montadoras a atender de forma rápida às demandas do mercado”, disse Wiseway Wang, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão de plataforma de silício personalizada da VeriSilicon. “Com mais de uma década de experiência na indústria automotiva, a VeriSilicon construiu uma forte presença em Unidades Microcontroladas (MCUs), sistemas de cabine e tecnologias de direção inteligente. Aproveitando os nossos processos de design em conformidade com a ISO 26262, nossos IPs e nossos serviços de software abrangentes, entregamos com êxito chips de direção inteligente personalizados, baseados em tecnologia avançada de processo automotivo, aos nossos clientes. Também estamos avançando no desenvolvimento de soluções Chiplet para direção inteligente. A VeriSilicon pretende continuar a incentivar a inovação no setor automotivo, contribuindo para maior segurança e inteligência no setor.”
Sobre a VeriSilicon
A VeriSilicon está comprometida em oferecer aos clientes serviços de silício personalizados completos, baseados em plataformas e serviços de licenciamento de IP de semicondutores, aproveitando o seu IP interno de semicondutores.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250427019538/pt/
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Mídia: press@verisilicon.com
Fonte: BUSINESS WIRE
Acesso a medicamentos de alto custo demanda ações judiciais
O acesso de cidadãos brasileiros aos chamados medicamentos de alto custo – aqueles que só podem ser obtidos através de receita especial – obedece a uma prerrogativa legal, prevista na própria Constituição. São vários os artigos constitucionais que atestam para o direito dos cidadãos de terem acesso à saúde, e isso inclui medicamentos muitas vezes indisponíveis nas farmácias convencionais.
Para o uso desse direito acontecer de forma monitorada, existem as chamadas farmácias de alto custo, por meio das quais o paciente pode obter remédios necessários gratuitamente, desde que obedeça às determinações da lei. Mas, no 1º trimestre deste ano, houve um problema recorrente sobre a obtenção desses medicamentos, de modo que a legislação não foi suficiente para garantir o benefício.
O Movimento Medicamento no Tempo Certo (MTC) recebeu somente entre nos primeiros 90 dias do ano 12.680 reclamações de pacientes e de cuidadores quanto ao fornecimento. Houve irregularidades em 44 medicamentos, dos quais 35 são do chamado grupo 1 – no qual se enquadram aqueles cuja compra e disponibilidade é realizada pelo próprio Ministério da Saúde. Outros nove rótulos têm a distribuição sob responsabilidade das secretarias estaduais de saúde.
O levantamento do MTC mostra que o medicamento mais demandado foi o Leflunomida, indicado para o tratamento de artrites. Nos casos em que faltam esses medicamentos, o caminho é um só: a justiça. “O uso de remédios dessa natureza é, em geral, essencial para a qualidade de vida do paciente. E é isso que é necessário ressaltar através da ação judicial. A extrema necessidade é um quesito fundamental para a aquisição no curto prazo”, alerta Matheus Bessa, do escritório de advocacia Grossi & Bessa.
Segundo ele, pelo caráter emergencial, é importante que o paciente não hesite em entrar com a ação judicial, justamente para garantir que a reposição ocorra em tempo hábil. No estudo do MCT, identificaram-se casos de mais de dois meses de interrupção do tratamento devido à falta de abastecimento. “O pedido que levamos aos órgãos judiciários é pela tutela antecipada, para que o medicamento seja fornecido rapidamente, sob pena de multa em caso de descumprimento”, explica.
“Há um reconhecimento público de que a interrupção do uso controlado do fármaco configura um risco para a saúde do indivíduo, e isso reforça a importância para que o órgão de saúde tome providências o mais rápido possível, no sentido de solucionar o problema”, pontua o advogado da Grossi & Bessa.
Entretanto, ele ressalta que a emergência só serve para os casos de medicamentos registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “No caso dos remédios que não estejam inseridos na lista, é necessário fornecer algumas informações a respeito, como a responsabilização da própria Anvisa em não ter registrado a fórmula e a documentação que comprove que há seu registro em órgãos reguladores de outros países. É um processo que será mais rápido quanto mais célere for a decisão do paciente ou do responsável de ingressar na justiça”, finaliza.
Danos ambientais podem encontrar respostas nas mediações
A tragédia ambiental que assolou o Estado do Rio Grande do Sul desde o fim de abril ainda traz marcas dolorosas para as famílias. O balanço mais recente da Defesa Civil mostra que há mais de 600 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas por conta das chuvas. Este é um problema que, mesmo com o recuo do volume de água para o nível normal, demandará muito diálogo entre o poder público e a população afetada.
Ainda que as conclusões das autoridades venham a apontar a responsabilidade apenas para os eventos climáticos, há o risco de que essa comunicação com os atingidos seja desgastante. Mas existem, por outro lado, meios de abrandar eventuais decisões que indiquem a realocação de pessoas para outros locais, evitando conflitos com os órgãos públicos. É o que propõe Camila Linhares, da Unniversa Soluções de Conflitos, empresa especializada em mediações e diálogos.
“A mediação pode ter papel central sobre o futuro daquelas pessoas. Na esfera ambiental, o processo de mediação serve para reparar não apenas os danos ecológicos ou às vítimas, mas também para prevenir contra outros transtornos semelhantes no futuro e ainda para viabilizar soluções que assegurem a proteção ambiental”, pontua.
Apesar de ser uma via extrajudicial, ou seja, que acontece fora dos tribunais, o diálogo é um recurso respaldado pela Lei de Mediação, como é chamada a lei 13.140/15. Ela funciona como um local de diálogo entre as partes envolvidas, tanto para desavenças entre particulares quanto para conflitos que envolvem a população e o poder público, que funciona a partir dos interesses coletivos.
No caso das consequências no Sul, segundo Daniel Secches, também da Unniversa, será preciso construir diversas decisões em conjunto. “Muitas famílias que viviam em áreas de risco terão que recomeçar suas vidas em outros lugares. Isso inevitavelmente vai impactar também na reurbanização de diversas cidades, e trará efeitos diretos sobre o funcionamento de prédios e de patrimônios públicos. Escolas e postos de saúde também poderão ter de migrar para outros pontos. Alguns municípios e vilarejos talvez tenham de ser quase que integralmente reconstruídos, de uma forma bem diferente do que era antes da tragédia”, explica Daniel.
“Mas essas decisões não devem ser impostas. A população é vítima da tragédia ambiental; não cúmplice. Por isso, será necessário ter um diálogo bastante humanizado com todas elas, para que qualquer decisão sirva de alento para pessoas que perderam muita coisa, inclusive familiares e amigos. O que puder ser feito para evitar que a mediação ocorra nos tribunais valerá a pena, até para se evitar um desgaste e um resultado talvez até insatisfatório”, observa Camila Linhares.
ONU reconhece projetos de PPPs brasileiras em fórum mundial
Representantes do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) participaram do 8º Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas da Comissão Econômica das Nações Unidas (UNECE), braço econômico da ONU, realizado em Istambul entre os dias 7 e 11 de maio, a convite da Organização das Nações Unidas (ONU) para apresentar projetos de sucesso que estão mudando a qualidade de vida de muitos brasileiros.
O evento teve como objetivo reconhecer e compartilhar cases de sucesso de parcerias público-privadas (PPPs) que são destaque no mundo inteiro. Líderes mundiais se reuniram para discutir os desafios e as oportunidades atuais e emergentes a nível global, nacional e municipal, passando por pautas sobre educação, sobre PPPs, a resiliência climática, a recuperação econômica e a modernização dos espaços urbanos.
Dentre os cases do IPGC reconhecidos pela ONU, estão as PPPs de Cidade Inteligente desenvolvidas para as capitais Maceió (AL) e Goiânia (GO), que foram os grandes destaques da América Latina durante o fórum. Além dos projetos feitos para os grandes centros, outro projeto do Instituto reconhecido pela ONU foi a PPP de Saneamento Básico para o município de Upanema, localizado no sertão do Rio Grande do Norte.
A participação do IPGC no evento contou com a presença do presidente do Instituto, Leonardo Santos, o vice-presidente da organização, Thiago Grego, a gerente de projetos, Caroline Braga, e a gerente de educação Carolina Santana. Cada um dos participantes falou sobre temas importantes a respeito das PPPS e seus impactos, citando os três projetos do IPGC reconhecidos pela ONU.
Primeiro, Caroline Braga subiu ao palco e detalhou as etapas do processo de criação do projeto em Goiânia, que agora avança para a fase de operação. Durante sua participação na ONU, Caroline destacou todo o trabalho realizado em Goiânia, uma das capitais integrantes do programa Brasil Inteligente, desenvolvido pelo Instituto. “Ser porta-voz de um projeto tão rico como o que delineamos para Goiânia, em um evento de peso como este, é gratificante. Esta validação da ONU, em nos escolher para integrar o painel principal do evento, só reforça ainda mais o nosso compromisso e excelência em modelagem de parcerias público-privadas”, esclarece a especialista.
Na capital de Goiás, o projeto de Cidade Inteligente prevê um conjunto de medidas de melhoria de iluminação pública modernizando e eficientizando 178.235 pontos de iluminação, atendendo 590 prédios públicos com internet de link dedicado, videomonitoramento de 497 pontos estratégicos da cidade, 76 pontos de wi-fi público, segurança em 333 escolas, totens de emergência em 61 pontos, iluminação de destaque em patrimônios por toda cidade e geração de energia renovável viabilizado por meio da primeira parceria público-privada do município. A busca pelo investimento privado, que ultrapassa R$400 milhões,
prevê uma economia mensal de mais de R$3 milhões aos cofres públicos.
No dia seguinte, a especialista em inovação educacional, Carolina Santana, representando a América Latina, discursou sobre a importância em proporcionar às pessoas conhecimentos diversos acerca do papel das PPPs no fomento do desenvolvimento das cidades. Durante o painel, a professora também apresentou o IPGC Educa, programa do Instituto que tem o objetivo de instruir gestores públicos e privados, órgãos de controle e cidadãos que, juntos, usufruem da melhoria da infraestrutura das cidades.
“Este ano fomos convidados pela ONU para o Fórum da UNECE participando do painel sobre a nossa experiência educacional no tema PPPs. Diante do êxito das nossas ações no Brasil, a expectativa foi apresentar um projeto global de educação, somando experiência e melhores práticas a outros países da América Latina e do mundo, para escalar não somente o conhecimento, mas a viabilidade e a eficiência de modelagem das PPPs”, destacou.
Carolina ainda explicou como funciona o modelo de ensino aplicado no Brasil. “O IPGC Educa é um projeto de educação desenvolvido por nós com o intuito de ajudar a população a entender o que é uma PPP através da nossa plataforma. Nesse contexto, esclarecemos tanto questões sobre o desenvolvimento de projetos, quanto a parte jurídica e os aspectos sociais que envolvem esse trabalho que tem muito impacto social e é de suma importância para um país como o nosso”, completou.
Finalizando a participação do Brasil no evento, o vice-presidente do IPGC, Thiago Grego, integrou o painel “Programas nacionais de PPP e políticas na América Latina e no Caribe: capacitação para ampliar PPPs orientadas para os ODS”. Ao lado de outros líderes globais, Grego contribuiu na discussão que tinha como objetivo fornecer uma melhor compreensão sobre programas nacionais de PPPs e sua capacidade de produzir resultados sustentáveis a partir de iniciativas que envolvam o público e o privado.
“Tive a oportunidade de apresentar aos colegas do mundo o Programa Brasil Inteligente, nosso programa de PPPs recentemente incorporado para o hall do Ministério das Cidades como um case a ser replicado em dezenas de cidades. Também indiquei como é possível importar esse modelo para a América Latina e contribuir com nossos hermanos em novas iniciativas”, esclarece Grego. “Temos certeza de que poderemos evoluir ainda mais enquanto órgão dedicado à melhoria da qualidade de vida dos habitantes dos nossos municípios e que esse trabalho também pode ser relevante para outros distritos latinos e, até mesmo, para outros continentes”, conclui o vice-presidente do IPGC.
Esse foi o terceiro ano consecutivo que o Instituto Brasileiro teve seu trabalho reconhecido e foi convidado a participar do Fórum. Em números, o IPGC já impactou de forma positiva a vida de mais de 18 milhões de pessoas nos últimos anos em operação no setor de PPPs e Concessões. Esse impacto vem da implementação de cerca de 117 projetos estruturados em 20 estados do Brasil. Como resultado, o instituto já atraiu R$45 bilhões em investimentos para as cidades por meio dos contratos modelados.
MultiBank Group é reconhecido como “Corretora Forex Mais Reputada de 2025” na Money Expo Abu Dhabi 2025
O MultiBank Group, a maior instituição de derivativos financeiros do mundo com sede em Dubai, recebeu o prestigiado título de “Corretora Forex Mais Reputada de 2025” na Money Expo Abu Dhabi, que ocorreu de 23 a 24 de abril no Conrad Abu Dhabi Etihad Towers.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250428286565/pt/

MultiBank Group Recognized as the ‘Most Reputable Forex Broker 2025’ at Money Expo Abu Dhabi 2025.
A Money Expo Abu Dhabi é uma das feiras financeiras mais importantes da região, atraindo figuras de destaque em negociação, fintech e investimentos para explorar o futuro das finanças internacionais. Este reconhecimento ressalta o compromisso inabalável do MultiBank Group com a transparência, a excelência regulatória e os princípios de priorização do cliente em todas as suas operações.
Naser Taher, Fundador e Presidente do MultiBank Group, declarou: “Ser nomeada a ‘Corretora Forex Mais Reputada’ é uma poderosa validação da confiança que conquistamos nas últimas duas décadas. Nossa reputação está construída sobre uma base de integridade regulatória incomparável, desempenho consistente e foco incansável em proteger os interesses de nossos clientes.
Durante a exposição de dois dias, o MultiBank Group recebeu milhares de participantes, onde a equipe apresentou suas tecnologias de negociação de ponta, incluindo a plataforma MultiBank-Plus, e interagiu com parceiros, investidores e operadores de toda a região.
Em abril de 2025, o MultiBank Group relatou um volume médio diário de negociação de US$ 29,36 bilhões, com pico de volume diário de US$ 56,2 bilhões, marcando um dos períodos de melhor desempenho da história do Grupo. O Grupo também obteve um lucro médio de US$ 97,53 por milhão negociado, intensificando sua solidez em prover liquidez e eficiência operacional.
Regulamentado por mais de 17 autoridades financeiras ao redor do mundo e mantendo um histórico regulatório impecável desde a sua criação, o MultiBank Group atende a uma base mundial de mais de 2 milhões de clientes em mais de 100 países. Este prêmio consolida ainda mais a posição do Grupo como uma das corretoras mais confiáveis, seguras e tecnologicamente avançadas do setor internacional de serviços financeiros.
Com vista ao futuro, o MultiBank Group continua firmemente comprometido em expandir sua presença internacional, enquanto oferece soluções de negociação seguras, transparentes e inovadoras respaldadas por infraestrutura de nível institucional e rigor regulatório.
SOBRE O MULTIBANK GROUP
O MultiBank Group, estabelecido na Califórnia, EUA, em 2005, é líder mundial em derivativos financeiros, atendendo a mais de 2 milhões de clientes em 100 países e ostentando um volume médio diário de negociação de US$ 29,36 bilhões em abril de 2025, com o maior volume diário alcançando US$ 56,2 bilhões. Reconhecido por suas soluções de negociação inovadoras, sólida conformidade regulatória e excepcional atendimento ao cliente, o MultiBank Group oferece uma gama de serviços de corretagem e soluções de gestão de ativos. É regulamentado em cinco continentes por mais de 17 das autoridades financeiras mais conceituadas do mundo. As plataformas de negociação premiadas do MultiBank Group oferecem alavancagem de até 500:1 em uma ampla gama de produtos, incluindo Forex, Metais, Ações, Commodities, Índices e Criptomoedas. O MultiBank Group recebeu mais de 70 prêmios financeiros com reconhecimento de sua excelência em negociação e conformidade regulatória. Para mais informações, acesse o site do MultiBank Group.
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Fonte: BUSINESS WIRE
Terapia hiperbárica acelera cicatrizações de cirurgias
A busca pela terapia hiperbárica vem crescendo em todo o mundo, e no Brasil essa procura também vem se expandindo. Um projeto de lei que ainda tramita na Câmara dos Deputados pretende, inclusive, oferecer o tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia do PL 6.107/23 é que isso seja feito com o acréscimo do uso de células-tronco e oxigenoterapia. A notícia é boa para quem faz uso do SUS, mas não é necessário esperar para ter o tratamento de imediato.
Algumas clínicas e hospitais particulares já oferecem a terapia, como é o caso do Hospital São Rafael, localizado em Belo Horizonte. “Disponibilizar a medicina hiperbárica em favor dos pacientes é uma conquista diante da busca pelo aprimoramento que este setor vem tendo em todo o mundo. A terapia hiperbárica é uma espécie de Santo Graal no que se refere aos cuidados pós-operatórios”, compara Flávia Nápoles, diretora executiva do Hospital São Rafael.
E essa exaltação não ocorre por acaso. A Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH) lista uma série de benefícios que o tratamento pode oferecer. Dentre eles estão o combate a infecções bacterianas e por fungos, a normalização da cicatrização de feridas crônicas e agudas, a neutralização de substâncias tóxicas e toxinas e a capacidade de potencializar a ação de alguns antibióticos no organismo. Após uma cirurgia plástica os benefícios também são muitos: redução do risco de complicações, tratamento da necrose de tecidos, recuperação mais rápida e confortável e a minimização de cicatrizes e deformidades.
“Esses e outros efeitos são alcançados quando se submete o paciente à exposição de um oxigênio 100% puro e limpo, numa câmara pressurizada que cria um ambiente até três vezes maior do que a pressão normal”, explica Felipe Villaça, médico especialista em cirurgia plástica que atua na FVG Cirurgia Plástica. “Isso condiciona o organismo a acelerar a recuperação cirúrgica, inclusive de incisões mais profundas. É um ganho notável, visível, que proporciona um aumento da qualidade de vida do paciente recém-operado, além de outros que estão passando por diversos tipos de tratamentos”, complementa.
Além disso, o cirurgião-plástico esclarece que não existe desconforto ao paciente. “Por estarem sob uma pressão maior, e é daí que vem o nome ‘hiperbárica’, muitos indivíduos sentem apenas essa pressão elevada, que é bem parecida com a de quem está viajando de avião. A diferença, evidentemente, é que para o caso do tratamento há uma ação controlada do ambiente que recondiciona o corpo a entrar num processo de cura”, pontua o médico da FVG.
Primeiro passo do tratamento: o diálogo
Embora seja benéfico e com raras contraindicações, a diretora executiva Flávia Nápoles adverte que o paciente deve dialogar antes com o médico responsável pela cirurgia ou por algum tratamento pelo qual já esteja passando. “A medicina hiperbárica não é um substituto dos demais procedimentos. Pelo contrário, é um auxiliar, uma ferramenta que irá proporcionar resultados ainda mais robustos. Por isso, não apenas a medicina hiperbárica, mas qualquer outro procedimento que seja feito paralelamente aos métodos adotados pelo profissional deve ser comunicado”, alerta.
“No caso do Hospital São Rafael, o fato de já termos ambientes adequados aos diversos tipos de cirurgia permite que o médico já considere orientar previamente o paciente a respeito do método. É possível, em diversos casos, adotar a terapia no pré e no pós-operatório”, sugere.
Inovações ajudam a popularizar busca por transplante capilar
Realizar um transplante capilar nos dias atuais pode ser algo tão comum quanto fazer uma aplicação de Botox ou recorrer a uma drenagem linfática para perder peso. Somente em 2021, houve 703.183 restaurações capilares em todo o planeta, de acordo com o Practice Census 2022, o levantamento mais recente realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS). Este número é resultado de um aumento de mais de 250% em comparação com 2010, quando aconteceram 279.381 procedimentos.
Avanços econômicos, aumento do interesse por mudanças estéticas e expansão das clínicas de restauração capilar poderiam facilmente servir de recorte para tentar explicar a explosão dos números a partir da última década. Mas, para os médicos especialistas nesses procedimentos, há um outro fator que também é imprescindível para a análise: os resultados garantidos pelas técnicas usadas atualmente.
“A verdade é que, antes da popularização da FUE [extração de unidade folicular, na sigla inglesa], os resultados eram de gosto duvidoso. Os procedimentos até amenizavam a ausência de cabelo, mas ainda evidenciavam o problema”, conta a médica e especialista em cirurgia de transplante capilar Melina Oliveira. “Por isso, muitas pessoas se sentiam estigmatizadas. O resultado chamava a atenção de uma forma negativa”, lembra.
Já a partir da FUE, como observa a especialista, os efeitos passaram a ser mais naturais. “É uma tarefa árdua diferenciar visualmente alguém que não tem problemas com calvície de outra que tenha passado por um transplante capilar. A FUE, que consiste na coleta individual de unidades que serão transplantadas para regiões calvas, revolucionou a forma como o transplante capilar é encarado hoje”, aponta Melina Oliveira.
Duas das vantagens da técnica consistem no fato de ser pouco invasiva e, portanto, ter uma recuperação mais rápida. Tanto que, de acordo com a própria pesquisa da ISHRS, 75,5% dos transplantes feitos nos homens em todo o mundo em 2021 foram a partir da extração de unidades foliculares. Nas mulheres, esse índice chegou a 57%.
“É exatamente por proporcionar um resultado estético eficiente que a FUE caiu nas graças de quem sofre com a calvície e com outras doenças capilares. Mas houve um avanço tão grande no setor que hoje conseguimos explicar claramente por que os pacientes estão mais interessados no procedimento”, opina a médica especialista em cirurgias de transplante capilar.
Sorocaba recebe primeira unidade da rede Allp Fit
O estado de São Paulo concentra a maioria das academias brasileiras ativas. São cerca de 6,5 mil unidades ativas, segundo levantamento apresentado pela Cortex e publicado pelo site Medicina S/A. É neste ambiente de extrema competitividade que a Allp Fit, rede de academias idealizada pelo empreendedor Anderson Franco, se prepara para mais um lançamento.
Desta vez, o aporte acontece na cidade de Sorocaba. O município, localizado a 103 quilômetros da capital paulista, recebe sua primeira unidade da rede. A inauguração está prevista para ocorrer em 11 de maio.
Ainda que o Estado tenha quase duas mil academias a mais que Minas Gerais, onde a rede Allp Fit teve origem, conforme levantamento da Cortex, o desafio de adentrar mais neste mercado não assusta o CEO Anderson Franco. Pelo contrário, a competitividade deste mercado acirrado é que motiva a crescer.
“Os números da Allp Fit têm nos mostrado que este escopo de negócio que criamos está dando certo e queremos investir mais nas outras regiões do Brasil. Claro que estar ao lado de grandes outros players, que é o caso de São Paulo, nos instiga a empreender e crescer cada vez a marca”, aprecia o empreendedor mineiro, fundador da rede.
Dono de mais de 240 CNPJs, Anderson Franco esteve recentemente na maior feira fitness do mundo, realizada na Alemanha, e antecipou que a academia vai oferecer o que há de mais inovador no mundo tecnológico e na interação com o público. “Apostamos em equipamentos de última geração, serviços que vão além do convencional, como bronzeamento artificial, dentro da nossa proposta de oferecer não apenas o condicionamento físico na academia, mas também a inclusão, a sustentabilidade e a administração solidária”, argumenta.
Quando estiver operando com força total, a unidade de Sorocaba poderá acolher até 4 mil alunos. No espaço, os usuários contam com sala de musculação, estúdio de aulas coletivas, área de cross training, espaço cardio, salas de descompressão, saunas, áreas de relaxamento, massagem, sala VIP, espaço kids, allp drinks, máquina tecnológica para doses de pré-treino e doses de whey protein, Allp SPA e estacionamento com mais de 150 vagas. A mensalidade inclui os serviços de mapeamento de qualidade de vida e avaliação física, que no plano ‘top to all’ é oferecida gratuitamente a cada três meses.
“Queremos ofertar melhores tecnologias, espaço físico, comodidade e serviços, pelo melhor preço possível para toda São Paulo. Não somente a região metropolitana e para a região de Sorocaba. Nosso conceito top to all traz a ideia de oferecer o melhor para todos, independentemente da classe social ou experiência anterior”, finaliza Anderson.
Planos futuros
A franquia Allp Fit é o principal projeto de Anderson Franco atualmente, ao qual tem dedicado boa parte do seu tempo. Para o futuro, seu grande desejo é que a marca tenha dimensão nacional, levando saúde e bem-estar a um custo acessível para milhares de brasileiros.
“O segredo do sucesso como empreendedor é se colocar no lugar do outro, do cliente. É uma visão simples e solidária, mas muito profunda. É isso que busco sempre, junto a uma melhora constante dos processos. Por isso, acredito muito no sonho de tornar a Allp Fit referência no Brasil, o projeto está ficando incrível. Digo ‘ficando’ porque estamos o tempo todo buscando evoluir, como sempre me propus”, finaliza.
Serviço:
Inauguração será no dia 11, em Sorocaba, às 11h30
Local: Avenida Doutor Armando Pannunzio, 1364, Jardim Piazza Di Roma
Clientes satisfeitos são aliados estratégicos
O atendimento ao cliente no Brasil melhorou significativamente, e muitas dessas melhorias foram percebidas pela clientela. Uma pesquisa realizada pelo Capterra apontou que, para 70% dos entrevistados, o acolhimento ao consumidor teve uma melhora considerável nos últimos dois anos. Para 48% dos que concederam entrevista disseram que iniciar uma conversa com um agente da empresa, é o primeiro passo para ser acolhido. Ainda de acordo com a pesquisa, 39% dos consumidores deixam opinião quando tem uma experiência positiva com a empresa.
O cliente desempenha um papel crucial em qualquer empreendimento. E não é diferente em um salão de beleza. De acordo com o Sebrae, ao oferecer ao cliente uma experiência prazerosa, personalizada, as chances de ele voltar – e indicar o salão para amigos – é enorme.
Segundo o empresário Rondy Gonçalves, fundador do salão de beleza “Rondy Hair Experience”, em Belo Horizonte, sentir-se cuidado e bem tratado é o que a clientela mais deseja. “O meu salão adota um protocolo de atendimento ao cliente desde o primeiro momento, com abordagem direcionada ao seu perfil. Além disso, os clientes fazem uma avaliação com visagista e colorimetrista, garantindo assim, um atendimento personalizado”.
Rondy Gonçalves diz ainda que, “o Rondy Hair Experience tem o objetivo de pensar no bem-estar e cuidado de cada cliente”, ressalta.
Sobre o “Rondy Hair Experience”
O salão de beleza “Rondy Hair Experience”, do empresário Rondy Gonçalves , atualmente conta com mais de 10 funcionários, e oferece diversos serviços, dentre eles: reflexologia, design de sobrancelha, spa dos pés e hidra gloss. Localizado na Rua Ney Lambert, 143 no bairro Belvedere, em Belo Horizonte (MG), o “Rondy Hair Experience” pensa no bem-estar e cuidado de cada cliente.
Tecnotree continua demonstrando desempenho estável no primeiro trimestre de 2025 com melhor fluxo de caixa livre e expansão estratégica de mercado
A Tecnotree, líder mundial em plataformas digitais e serviços para IA, 5G e tecnologias nativas de nuvem, anunciou hoje seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2025, que demonstram desempenho financeiro resiliente com melhoria significativa no fluxo de caixa livre e progresso estratégico na diversificação de mercado.
Resultados do primeiro trimestre
- Vendas líquidas de EUR 16,9 milhões (16,3), +3,7% ano a ano, em moeda constante, EUR 17,1 milhões, +4,6% ano a ano.
- Lucro operacional de EUR 4,5 milhões (4,4), +2,3% ano a ano.
- Margem operacional de 26,9% (27,2%).
- As perdas cambiais diminuíram a EUR 1,4 milhões (1,7).
- Lucro líquido de EUR 1,5 milhões (1,6), -5,6% ano a ano.
- Fluxo de caixa bruto das operações de EUR 6,4 milhões (1,0).
- Fluxo de caixa livre positivo de EUR 1,0 milhão (-4,7).
- Lucro por ação de EUR 0,1 (0,1).
- Carteira de pedidos no fim do período de EUR 70,3 milhões (74,8).
A Tecnotree registrou um desempenho consistente no fluxo de caixa, respaldado por uma melhor gestão de cobranças e gestão rigorosa de custos. O DSO (Days Sales Outstanding – Dias de Vendas Pendentes) reduziu significativamente de 216 a 155 dias no trimestre comparativo, o que contribuiu para recuperação do fluxo de caixa livre. A relação Despesas de Capital/Vendas foi reduzida a 14,7%, de 20,8% no primeiro trimestre de 2024, refletindo a maturidade e a estabilidade do portfólio de produtos digitais da Tecnotree.
De modo estratégico, a Tecnotree fez progressos significativos na diversificação geográfica de sua carteira de pedidos. A empresa aumentou sua carteira de pedidos na Europa e Américas para EUR 12,1 milhões, frente a EUR 8,7 milhões no primeiro trimestre de 2024, gerenciando com determinação, por sua vez, a exposição aos riscos dos mercados fronteiriços. Como resultado, a parcela da receita contabilizada em moedas voláteis caiu drasticamente para 15%, frente a 45% no ano anterior.
Em linha com sua transformação a um modelo de receita recorrente estável, a Tecnotree manteve sua Receita Recorrente Anual (ARR) em EUR 7,6 milhões. A empresa continua tendo foco em expandir as receitas baseadas em licenças e impulsionando a adoção de suas plataformas digitais sob a estrutura ODA (Open Digital Architecture – Arquitetura Digital Aberta).
A liderança em inovação da Tecnotree foi ainda mais reconhecida por órgãos do setor, como TMForum e Gartner, por seus avanços em IA, monetização de redes 5G e plataformas digitais corporativas. A Tecnotree foi indicada como finalista no TM Forum Excellence Awards por excelência em implementar ODA com o MTN Group e por sua implementação em várias empresas de operação. A Tecnotree também ganhou o prêmio de Provedor de Telecomunicações do Ano por implementar sua plataforma Tecnotree Moments para gestão de campanhas lideradas pela IA generativa no Asia Telecom Awards. Além disto, a Tecnotree foi reconhecida no Guia de Mercado da Gartner para Gestão de Receitas e Monetização 2025. A Tecnotree também foi reconhecida pela primeira vez no Guia de Mercado da Gartner para Mercados de CSP, validando mais uma vez nossa visão e estratégia de investimento.
Padma Ravichander, Diretora Executiva da Tecnotree, disse: “Estou particularmente satisfeita em destacar nosso consistente desempenho e foco em gerar quatro trimestres consecutivos de fluxo de caixa livre positivo de EUR 1,0 milhão, uma melhoria substancial em comparação aos EUR 4,7 milhões negativos no mesmo período do último ano. Nossas vendas líquidas demonstram um início resiliente em 2025, com um aumento de 3,7% em comparação ao ano anterior, impulsionado por um foco estratégico em receita de licenças de alta margem e diversificação geográfica. Nosso lucro operacional permaneceu estável em EUR 4,5 milhões, refletindo a gestão bem-sucedida da margem em meio a iniciativas contínuas de otimização de custos. A carteira de pedidos na Europa e nas Américas cresceu com intensidade, refletindo o sucesso na diversificação de mercado, enquanto nosso foco em reduzir a exposição a mercados fronteiriços e otimizar o capital de giro contribuiu para um balanço patrimonial mais saudável. Os dias de DSO diminuíram 28%, as contas a receber comerciais caíram EUR 7,4 milhões em comparação ao ano anterior e a relação Despesas de Capital/Vendas reduziu significativamente, o que demonstrou a maturidade de nosso portfólio de produtos digitais.
O reconhecimento de nossa marca continua se fortalecendo, com distinções do TMForum e da Gartner em áreas como IA, monetização de 5G e serviços digitais corporativos. A Tecnotree se mantém entre os poucos Heróis de ODA, liderando a adoção de estruturas digitais abertas e modernas. Com a confiança de alcançar nossos objetivos anuais para 2025, incluindo expansão de margem, crescimento da receita recorrente e melhoria adicional do fluxo de caixa livre, a Tecnotree está bem posicionada para criar valor sustentável a longo prazo. Nossa carteira de ofertas permanece sólida e esperamos ver uma recuperação da carteira de pedidos a curto prazo.
Sobre a Tecnotree
A Tecnotree é um ator digital Business Support System (BSS) pronto para 5G, com recursos de IA/ML e extensibilidade em várias nuvens. A Tecnotree lidera o TM Forum Open API Conformance com 59 APIs abertas certificadas, incluindo 9 APIs abertas do mundo real, uma prova do compromisso da empresa com a excelência e do empenho contínuo em proporcionar experiências e serviços diferenciados para CSPs e DSPs. Nosso BSS Stack digital ágil e de código aberto abrange toda a gama (do pedido ao pagamento) de processos de negócios e gestão de assinaturas para telecomunicações e outros setores de serviços digitais, que criam oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também provê um mercado digital de múltiplas experiências Fintech e B2B2Xàsua base de assinantes mediante a plataforma Tecnotree Moments para capacitar comunidades conectadas digitalmente em jogos eletrônicos, saúde, educação, OTT e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree está cotada na Nasdaq de Helsinque (TEM1V).
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Contato:
Prianca Ravichander, Diretora de Marketing na Tecnotree
E-mail: marketing@tecnotree.com
Fonte: BUSINESS WIRE
Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia
Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo), que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes.
Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética.
“A técnica é especialmente benéfica para pacientes que sofreram perda óssea devido a condições como periodontite avançada, trauma facial ou até mesmo devido à reabsorção óssea após perda dentária. Ao evitar a necessidade de enxertos ósseos extensos e procedimentos cirúrgicos adicionais, os implantes zigomáticos oferecem uma abordagem mais rápida, eficiente e menos invasiva para restaurar a função mastigatória e a estética facial”, explica o Dr. Paulo Coelho Andrade.
Para o cirurgião-dentista, os implantes zigomáticos representam um marco importante na odontologia. “Eles oferecem esperança e resultados tangíveis para pacientes que antes enfrentavam desafios aparentemente insuperáveis, além de proporcionar uma recuperação mais rápida do que a dos implantes tradicionais e uma melhor qualidade de vida desde o início do tratamento”, afirma o Dr. Paulo Coelho Andrade.
No entanto, é fundamental que os implantes zigomáticos sejam realizados por profissionais experientes e qualificados, que possuam o conhecimento técnico necessário para avaliar corretamente a condição do paciente e planejar o procedimento de forma adequada. “Um cuidadoso planejamento pré-operatório, que pode envolver o uso de imagens de tomografia computadorizada e software de simulação 3D, é essencial para garantir resultados previsíveis e satisfatórios”, alerta o Dr. Paulo Coelho Andrade, proprietário da clínica Implantodontia & Odontologia Estética, localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).
O especialista explica que com a tecnologia CEREC, elimina-se todo o processo tradicional de moldagens e provisórios. “Hoje, conseguimos entregar facetas e coroas de porcelana no mesmo dia, oferecendo mais praticidade e conforto para os pacientes”, destaca.
Estudos indicam que coroas de porcelana feldspática fabricadas por tecnologia CAD/CAM apresentam adaptação marginal dentro dos parâmetros clinicamente aceitáveis, com discrepâncias marginais inferiores a 120 micrômetros. Dr. Paulo explica que, na clínica, as facetas e coroas são fabricadas no próprio local, utilizando porcelana E.max CAD-CAM. “O processo é realizado por meio de tecnologia CAD-CAM, que permite a produção digital das peças. Esse método possibilita a confecção e a colocação das facetas e coroas no mesmo dia”, pontua.
Segundo o especialista, essa inovação representa um grande avanço na odontologia estética, tornando os tratamentos mais rápidos, eficientes e acessíveis. “Além da conveniência, a precisão da tecnologia garante um encaixe perfeito das facetas e coroas, proporcionando um sorriso natural e harmonioso. Com o uso de materiais de alta qualidade e equipamentos de última geração, os pacientes podem confiar em um procedimento seguro, moderno e com resultados duradouros”, conclui.