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Residência em steel frame reduz 50% o custo de mão de obra

Residência em steel frame reduz 50% o custo de mão de obra
Residência em steel frame reduz 50% o custo de mão de obra

Uma residência de alto padrão com 160 metros quadrados foi construída integralmente em steel frame, em Pato Branco, no Paraná, após apresentar orçamento de mão de obra 50% mais barato. O projeto, inicialmente desenvolvido em alvenaria, foi totalmente adaptado para o sistema steel framing, devido a desafios estruturais de uma platibanda com vão de nove metros, que exigiria reforços e custos elevados se mantido o método tradicional.

A equipe técnica da Sudoeste Steel Frame, responsável pela construção, propôs a adoção completa do steel frame, abrangendo não apenas a platibanda, mas toda a estrutura da residência.

“Ao migrar totalmente para o steel frame, conseguimos uma solução mais leve, precisa e rápida, mantendo a estética e agregando valor técnico e econômico”, explica Ueslem Michel Daniel, sócio-gerente da Sudoeste Steel Frame, responsável pelo projeto.

Resultados expressivos

O comparativo entre os orçamentos de steel frame e alvenaria tradicional demonstrou uma economia de 50% na mão de obra, com prazo total de apenas sete meses para a conclusão da residência — tempo inferior aos oito meses previstos somente para a parte estrutural em alvenaria. Além disso, o método proporcionou redução de resíduos e retrabalhos. O resultado foi uma casa termicamente eficiente e acusticamente isolada. No inverno, mesmo com temperaturas externas entre 3°C e 8°C, o ambiente interno se manteve em torno de 15°C, e no verão, entre 22°C e 23°C — com temperatura externa chegando a atingir 35°C.

A entrega antecipada da obra permitiu ao proprietário reduzir o tempo de permanência em imóvel alugado, ampliando o retorno econômico do investimento.

Descrição do projeto

A residência totaliza 160 metros quadrados, com garagem para dois carros, sala de estar com pé-direito duplo, suíte master, dois quartos, banheiro social, cozinha, lavanderia e área gourmet com churrasqueira e lavabo.

A fundação foi executada com radier reforçado de 13 centímetros, que recebeu toda a parte hidráulica. A estrutura utilizou os perfis da Barbieri de 90 mm (aço 95), e os fechamentos externos receberam placas Glasroc com sistema Basecoat e telas de tratamento.

No interior, as paredes foram isoladas com lã de vidro e revestidas com placas ST, RU e Performa (Placo), escolhidas conforme o tipo de ambiente: seco, úmido ou de carga suspensa. A instalação elétrica seguiu padrão convencional e a hidráulica utilizou sistema PEX.

Com o uso de materiais industrializados e pré-fabricados, o projeto reforça o papel do steel frame como tecnologia de construção do futuro — limpa, sustentável, rápida e precisa.

“O steel frame permite controle orçamentário, previsibilidade de prazos e um resultado final satisfatório. É o caminho natural para quem busca eficiência e qualidade na construção civil”, destaca André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, fornecedora dos perfis de Steel Framing.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil foi fundada em 2011 como uma empresa 100% brasileira, aproveitando a expertise da Barbieri Argentina, uma empresa familiar estabelecida em 1953, especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e perfis estruturais para sistemas de light steel framing. A Barbieri do Brasil possui tecnologia internacional e um rigoroso controle de qualidade, com ampla distribuição em todo o território nacional. A empresa atua como um importante hub exportador para a Bolívia, Paraguai, Uruguai e América Central.



Primeiro coworking jurídico do Brasil inaugura unidade em SP

Primeiro coworking jurídico do Brasil inaugura unidade em SP
Primeiro coworking jurídico do Brasil inaugura unidade em SP

A advocacia brasileira passa por um período de transformação estrutural. Em um cenário nacional que contabiliza mais de 1,3 milhão de advogados, em que uma parcela significativa atua de forma autônoma ou em regime de home office, observa-se um movimento crescente de profissionais em busca de alternativas aos custos fixos de sedes próprias.

Nesse contexto, o Coetus, o primeiro coworking jurídico do Brasil, anuncia a expansão de suas atividades com a chegada à Alameda Santos, nº 771, na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

O modelo de escritório compartilhado para advogados surge como uma resposta aos desafios da advocacia autônoma, que incluem o isolamento profissional e a necessidade de reduzir despesas operacionais, como aluguel, mobília e contratação de secretariado.

Diferentemente de espaços de trabalho compartilhados generalistas, o conceito de coworking jurídico propõe um ambiente exclusivo para profissionais do Direito, integrando salas de reunião para atendimento, endereço fiscal e uma comunidade voltada para a troca de experiências e parcerias.

A escolha da localização em São Paulo segue uma estratégia de posicionamento de mercado. A região da Avenida Paulista é reconhecida pela densidade de escritórios e pela proximidade com importantes tribunais e fóruns, como o TRF-3. Segundo Bruno Santiago, CEO do Coetus, a democratização do acesso a endereços de prestígio é um dos pilares do negócio.

"Ter um endereço de prestígio em São Paulo deixou de ser privilégio de grandes bancas. Nosso modelo permite que advogados autônomos e pequenos escritórios tenham presença no principal eixo jurídico-econômico do país, com planos flexíveis e sem burocracia", afirma Santiago.

Networking e gestão na advocacia

Além da infraestrutura física, que inclui gestão de correspondências e recepção para clientes, o modelo aposta na mitigação do isolamento profissional comum ao home office. A convivência em um espaço nichado facilita a troca de conhecimentos sobre casos complexos e gestão de escritório.

Para profissionais em transição de carreira, a estrutura compartilhada oferece segurança institucional. Breno Monteiro, advogado criminalista que migrou da advocacia corporativa para a atuação autônoma, destaca a importância do suporte físico:

"O Coetus me deu segurança porque eu tinha sala de reunião profissional para receber clientes, endereço comercial na Avenida Rio Branco e, ao mesmo tempo, networking com outros advogados e orientações de gestão", relata Monteiro sobre sua experiência na unidade do Rio de Janeiro.

O impacto do networking em um escritório compartilhado também se reflete na geração de negócios. Thiago Gil, advogado membro da comunidade, aponta que a interação presencial acelera resultados que seriam mais lentos no isolamento. "No Coetus, em poucas semanas fechei contratos, fui indicado por colegas e construí parcerias com grandes escritórios", pontua o advogado.

Flexibilidade de modelos de trabalho

O mercado jurídico atual exige adaptação a diferentes momentos de carreira. O Coetus opera com modalidades que variam desde o Escritório Virtual – focado em endereço fiscal e gestão de correspondência – até o uso recorrente de salas privativas e estações de trabalho.

Essa flexibilidade permite que advogados iniciantes utilizem a estrutura conforme o crescimento da carteira de clientes, escalando de um endereço virtual para o uso de salas físicas conforme a demanda.

Mais informações estão disponíveis em https://coetus.com.br

Sobre o Coetus

Coetus é o primeiro coworking jurídico do Brasil, inaugurado no Rio de Janeiro em 2020, com a proposta de oferecer estrutura profissional completa para advogados autônomos e pequenos escritórios. Com unidades pensadas para atender às demandas contemporâneas da advocacia, o Coetus combina endereço de prestígio, serviços especializados e uma comunidade colaborativa que estimula networking e geração de negócios. Sua atuação se baseia na democratização do acesso a espaços de alta qualidade e na construção de um ecossistema que fortalece a nova advocacia no país.



Novas tecnologias ajudam a reduzir custo com seguros em 2026

Com a virada para 2026 e as mudanças constantes no cenário econômico, o seguro de automóveis continua entre os principais compromissos ligados à proteção do patrimônio. O artigo “Seguro Auto 2026: previsões de preços, tendências do mercado, coberturas e como economizar no próximo ano”, publicado no portal SeguroAuto.org, mostra que, com base em relatórios recentes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o setor segurador arrecadou cerca de R$ 126,8 bilhões entre janeiro e julho de 2025 (excluindo VGBL), sendo que os seguros de automóveis responderam por aproximadamente 42% desse volume. Esses números indicam que o seguro auto mantém peso relevante nas despesas de proteção das famílias e reforçam a tendência de maior busca por opções que conciliem segurança patrimonial e controle de gastos em 2026, com apoio crescente em informações confiáveis, comparadores on-line e ferramentas digitais de contratação.

De forma geral, o valor do seguro auto varia conforme o perfil do motorista, o modelo do veículo e a região de residência. O portal SeguroAuto.org destaca que fatores como idade, histórico de sinistros, tipo e ano do veículo, local de circulação e coberturas contratadas explicam por que dois motoristas com carros semelhantes podem pagar valores diferentes pelo seguro. Já o portal da Smartia, reforça que o preço final da apólice resulta da combinação de perfil do condutor, região de uso, características do veículo e coberturas adicionais. À luz dessas referências, aceitar automaticamente a renovação sugerida pelo banco ou pela primeira seguradora consultada pode significar pagar mais do que o necessário; por isso, uma etapa inicial de análise de mercado, baseada em dados e conteúdo especializado, torna-se essencial para orientar decisões de contratação e renegociação do seguro.

Portais de conteúdo como o SeguroAuto.org vêm sendo utilizados como referência nessa fase de diagnóstico. Além do artigo específico sobre Seguro Auto 2026, o site reúne comparações de preços médios, explicações sobre fatores que influenciam o custo do seguro e listas de modelos mais visados em diferentes períodos, funcionando como um “termômetro” do mercado de seguros de automóveis. Ao consultar esse tipo de material, motoristas conseguem avaliar se a proposta recebida está alinhada à realidade praticada por outras seguradoras para perfis semelhantes.

Paralelamente, compreender as cláusulas das apólices é decisivo para evitar surpresas em momentos de sinistro. Conceitos como franquia, cobertura para terceiros, proteção a passageiros, carro reserva e limites de assistência 24 horas costumam gerar dúvidas. Conteúdos publicados pelo portal Smartia.com.br, especialmente na seção de Seguro para Carro, detalham esses itens, apresentando orientações sobre tipos de franquia, importância da responsabilidade civil facultativa (RCF) e diferenças entre coberturas básicas e adicionais. Com isso, torna-se possível selecionar apenas as proteções que fazem sentido para o uso cotidiano do veículo, evitando a contratação de serviços redundantes que elevam o custo sem agregar valor real.

Depois de reunir informações de mercado e esclarecer pontos técnicos, chega o momento de transformar o planejamento em contrato. Para 2026, plataformas de cotação e contratação digital ganham destaque na etapa final da jornada de compra. Entre as opções disponíveis, a Economize.com.br se posiciona como uma solução voltada à busca de economia e personalização.

De acordo com informações da própria Economize.com.br, a corretora digital utiliza tecnologia de cálculo simultâneo para cruzar, em poucos segundos, dados de diferentes seguradoras, exibindo ao usuário um painel comparativo de preços e coberturas. A plataforma também atua na identificação de coberturas pouco utilizadas e na sugestão de ajustes de franquia, com o objetivo de alinhar o seguro ao perfil de risco e à capacidade de pagamento de cada motorista. Ao eliminar etapas burocráticas e concentrar a negociação em ambiente on-line, a ferramenta tende a facilitar a contratação de apólices mais adequadas ao orçamento, mantendo o nível de proteção desejado.

Na avaliação de Claudio Royo, diretor da Economize, Informação e tecnologia serão decisivas para reduzir o custo do seguro auto em 2026. Nesse modelo, portais de conteúdo como o SeguroAuto.org auxiliam na compreensão das tendências de preços e dos fatores que influenciam a precificação, enquanto plataformas informativas como o Smartia.com.br esclarecem detalhes contratuais. Já ferramentas digitais de cotação e contratação, como a Economize.com.br, transformam esse conhecimento em ação prática, permitindo que o consumidor compare, ajuste coberturas e conclua o seguro em poucos passos.

Assim, a perspectiva para 2026 indica que proteger o carro continuará sendo uma prioridade, mas não precisa representar um peso desproporcional no orçamento. O uso articulado de informação especializada, análise cuidadosa das cláusulas e tecnologia de comparação e contratação on-line tende a se firmar como a estratégia central para garantir seguro auto com melhor relação entre custo e benefício.



Giuliana Flores avança no plano de expansão e inaugura novas franquias

Em ritmo acelerado de crescimento para consolidar a estratégia de expansão nacional, a Giuliana Flores, empresa que atua no varejo de flores e presentes, reforça presença física com novas unidades franqueadas. Após a abertura dos três primeiros quiosques no ABC Paulista, instalados no Shopping ABC (Santo André), no Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo) e no ParkShopping São Caetano (São Caetano do Sul), a marca amplia atuação com a chegada de mais dois quiosques franqueados, desta vez no Shopping Anália Franco e no Shopping Pátio Paulista, ambos em centros comerciais prestigiados das respectivas regiões.

Os quiosques, com cerca de 9 metros quadrados, foram desenvolvidos para oferecer praticidade e curadoria premium de flores preservadas e presentes, reforçando a experiência omnichannel e ampliando o alcance da marca em regiões de alto fluxo e demanda comprovada.

A escolha dos locais segue critérios estratégicos que incluem volume de pedidos online, relevância regional e potencial de crescimento. O plano de expansão da Giuliana Flores prevê entre dez e 15 novas unidades franqueadas até junho de 2026, priorizando cidades-chave e centros comerciais alinhados ao perfil de consumo da marca.

Segundo Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores, a estratégia reforça o compromisso da empresa com um modelo de varejo moderno, integrado e sensorial: “A presença física amplia nossa conexão com o público, fortalece o omnichannel e eleva a experiência de compra. Os novos franqueados são fundamentais para manter nosso padrão de excelência e entregar o encanto que representa nossa marca”.

As franquias chegam para complementar o ecossistema logístico da marca, que inclui centro de distribuição próprio, câmaras de resfriamento e suporte integral em marketing, operação e vendas. Cada unidade é planejada como um ponto de conexão, oferecendo experiência presencial que complementa o desempenho do e-commerce.

Atualmente, além das novas franquias, a marca conta com 19 lojas próprias, sendo 14 delas de grande porte, três boutiques e dois quiosques.

A expansão física acontece em um momento decisivo para o varejo: o segundo semestre. A Giuliana Flores projeta um aumento de 25% no Natal em comparação ao ano anterior. A expectativa dos produtos mais procurados é liderada por cestas natalinas, rosas encantadas, arranjos temáticos e kits presenteáveis premium.

Para atender à alta demanda, a companhia prevê a contratação de 35 colaboradores temporários, reforçando as equipes de produção, montagem, embalagem e expedição.



Glosas iniciais disparam e travam caixa de hospitais

Glosas iniciais disparam e travam caixa de hospitais
Glosas iniciais disparam e travam caixa de hospitais

As glosas iniciais das operadoras de planos de saúde vêm aumentando no Brasil: no segundo trimestre deste ano, elas foram de 14,66%. Nesse mesmo período de 2024, a porcentagem era de 12,45%, ao passo que, em 2023, o índice correspondia a 9,27%, segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

O termo "glosa inicial" faz referência à recusa ou bloqueio preliminar de um valor que foi apresentado para pagamento. Ou seja, quando uma operadora de saúde recebe uma fatura, nota fiscal ou pedido de reembolso de um hospital, ela faz uma primeira análise.

Se encontra algum erro, falta de documento ou problema no serviço prestado, ela rejeita, de forma total ou parcial, o valor solicitado. É possível, no entanto, recorrer e aguardar o processo definitivo de conferência e pagamento. A glosa pode atingir diferentes procedimentos prestados por hospitais aos pacientes, como exames, consultas, cirurgias, internações, materiais e medicamentos.

"O aumento apontado pela Anahp reflete um ambiente que perdeu equilíbrio", avalia Vinicius Franco, cofundador da Datasigh. "Do ponto de vista operacional, vemos diariamente, em diferentes instituições, que a combinação de inflação médica, auditorias mais duras e processos manuais tornou o fluxo de faturamento muito mais vulnerável. Qualquer detalhe fora do padrão vira glosa. O número de 14,6% não é um desvio, é um indicativo de que o modelo atual deixou de sustentar a complexidade do setor."

O relatório da Anahp chama a atenção para o fato de que a glosa que realmente se justificou ao final da análise no terceiro trimestre de 2025 foi de apenas 1,97%. Ou seja, dos 14,6% de glosas iniciais, apenas uma minoria deixa de ser paga, evidenciando que grande parte do valor de uma fatura fica retido por questões que não se sustentam ao término do processo.

De acordo com Franco, essa situação prejudica o fluxo de caixa dos hospitais, que enfrentam dificuldades para receber os valores das operadoras com rapidez — o relatório da Anahp aponta que o prazo médio de recebimento ultrapassa os 79 dias.

"O fluxo de caixa dos hospitais encurta, obrigações como folha, insumos e fornecedores passam a competir pelo mesmo dinheiro e investimentos assistenciais deixam de caber no ciclo. É uma compressão direta e imediata da operação, que se agrava mês após mês quando não há regularidade no recebimento", esclarece Franco.

O que os hospitais podem fazer para diminuir as glosas iniciais? Para o executivo, a resposta está na tecnologia, no uso de dados estruturados e processos com padrões claros. Soluções tecnológicas otimizam o ciclo de receita, reduzem divergências, melhoram a qualidade das informações enviadas e criam uma base concreta que favorece acordos e revisões mais consistentes, além de fazer com que o diálogo entre prestadores e operadoras deixe de ser subjetivo, diz ele.

Franco afirma que diferentes instituições têm buscado aprimorar rotinas de auditoria preventiva e digitalização do faturamento como forma de reduzir o índice de glosas e aumentar previsibilidade operacional. A tendência também tem estimulado a adoção de plataformas integradas que conectam prontuário, autorização, faturamento e indicadores em tempo real.

Para exemplificar o ponto de vista, o executivo cita uma plataforma da Datasigh, que integra área clínica, administrativa e financeira, valida automaticamente as regras de cada operadora antes do envio das faturas e automatiza etapas críticas do faturamento.

"A plataforma também identifica glosas rapidamente com apoio de inteligência artificial (IA) e automações, permitindo que o recurso seja feito no tempo certo e com mais assertividade. O resultado é menos retrabalho, menos perda financeira e mais previsibilidade", comenta.

"O ponto central é saber que não se trata apenas de acelerar o envio das contas, e sim de garantir que elas nasçam corretas, padronizadas e sustentadas por processos integrados. As instituições que estruturarem dados, automatizarem etapas críticas e conectarem suas áreas assistenciais e administrativas serão justamente as que passarão por esse ciclo com maior capacidade de investimento", conclui Franco.

Para saber mais, basta acessar o site da Datasigh: https://datasigh.com.br/



Emagrecer envolve causas diversas e requer cuidado médico

Emagrecer envolve causas diversas e requer cuidado médico
Emagrecer envolve causas diversas e requer cuidado médico

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Ideafix revelou que o desejo da maioria das brasileiras é emagrecer. O estudo foi realizado a pedido da NESFIT e entrevistou 800 mulheres a fim de entender a percepção das brasileiras sobre seu corpo e identificar hábitos em relação à alimentação, dietas e atividades físicas.

De acordo com a pesquisa, metade das entrevistadas relataram que não se esforçam para alcançar o peso desejado e, mesmo quando há empenho para o emagrecimento, este não é efetivo, trazendo à tona o chamado "efeito sanfona".

O Dr. Emerson Cruz, médico, escritor, palestrante e cofundador do Instituto Vallis, localizado em Tubarão (SC), chama a atenção para os principais erros na hora de adotar protocolos de emagrecimento sem avaliação médica.

"Várias causas podem impedir o emagrecimento, o que evidencia a importância da abordagem integral – que combina diagnóstico detalhado, medicina preventiva e planos personalizados para promover perda de peso saudável", explica.

Dr. Emerson Cruz conta que reduzir o emagrecimento a uma questão de comer menos ou "queimar calorias" é um dos principais erros cometidos por quem inicia protocolos de emagrecimento.

"Sem uma avaliação médica adequada, ignoram-se fatores como distúrbios hormonais, inflamação crônica, déficit de micronutrientes e até problemas emocionais que podem estar sabotando os resultados", afirma o médico.

Além disso, avança, muitos indivíduos recorrem a medicamentos ou dietas restritivas sem acompanhamento, o que pode trazer riscos à saúde e gerar efeito rebote. Prova disso, uma pesquisa internacional repercutida pelo portal GShow revelou que cerca de sete a cada dez (75%) pessoas que já fizeram dietas restritivas recuperaram o peso que haviam perdido.

Para o Dr. Emerson Cruz, esse tipo de conduta pode ser perigoso e ineficaz a longo prazo: "Dietas da moda e reduções drásticas de calorias podem até trazer resultados rápidos, mas podem ser insustentáveis e prejudiciais".

O médico destaca que o corpo entende a restrição exagerada como uma ameaça e reduz o metabolismo, estimulando o acúmulo de gordura no futuro. "Essas dietas desconsideram a qualidade dos alimentos, a saúde intestinal, o estado hormonal e o impacto emocional da alimentação: fatores cruciais para um emagrecimento duradouro", explica.

Causas que podem prejudicar o emagrecimento

Em média, 59% dos brasileiros estão com sobrepeso. Destes, somente 11% buscaram um diagnóstico formal para o problema, segundo um estudo conduzido pelo Instituto Datafolha com a farmacêutica Novo Nordisk, compartilhado pela Veja. Dr. Emerson Cruz ressalta que diversas causas podem impedir o emagrecimento, mesmo quando a pessoa está seguindo um plano alimentar ou praticando exercícios regularmente.

"Muitas vezes, o peso não responde porque a raiz do problema não está na dieta ou no exercício. Resistência à insulina, alterações na microbiota intestinal, desequilíbrio da tireoide, falta de sono, estresse crônico e inflamação sistêmica são causas silenciosas que influenciam o metabolismo e podem impedir o emagrecimento, mesmo quando o paciente faz tudo certo. Identificar e tratar essas causas é fundamental", explica.

Instituto Vallis valoriza a ótica da medicina do estilo de vida

O Dr. Gabriel Scalon, médico e cofundador do Instituto Vallis, destaca que a clínica aborda o emagrecimento sob a ótica da medicina do estilo de vida, que une rigor científico à visão holística. Isso significa olhar para hormônios, intestino, mentalidade, sono, estilo de vida e outros fatores que interferem no peso: não apenas para a balança. A exemplo, segundo pesquisas da Fiocruz, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, como a insônia.

"Individualizamos o cuidado para que o processo seja sustentável, respeitando a biologia e os objetivos de cada um", esclarece. Na visão do Dr. Gabriel Scalon, uma visão ampliada pode ajudar a entender o porquê do ganho de peso e direcionar o tratamento mais eficaz.

Por isso, diversos tipos de exames e avaliações são realizados para entender o real motivo da dificuldade em perder peso. "Investimos em uma investigação completa: desde exames comuns, como hemograma e glicemia, até avaliações funcionais mais específicas, como análise da microbiota intestinal, perfil nutricional, hormônios tireoidianos, índice de resistência à insulina e marcadores inflamatórios", conta.

A medicina do estilo de vida tem ganhado espaço no cuidado com o paciente. Para o Dr. Gabriel Scalon, ela contribui para um emagrecimento sustentável e saudável, uma vez que visa enxergar o paciente como um todo.

O especialista explica que quando se une alimentação, saúde intestinal, atividade física e equilíbrio emocional, com base em evidências, é possível alcançar resultados duradouros e que preservam a saúde. "Medicina do estilo de vida não é uma especialidade médica, mas uma forma de abordagem ao conduzir cada caso", frisa.

Para finalizar, o Dr. Gabriel Scalon destaca que, para emagrecer com saúde e evitar armadilhas, vale entender que o processo não deve ser uma luta contra o corpo, mas uma jornada de cuidado com ele.

"Não existe solução mágica nem fórmula igual para todos: existe um caminho individual, que começa pelo autoconhecimento e pela busca de orientação qualificada. No Instituto Vallis, defendemos que o emagrecimento seja resultado de saúde construída, não de sacrifício ou culpa. O corpo responde quando é ouvido", afirma o médico e cofundador do Instituto Vallis, localizado em Tubarão – SC.

Para mais informações, basta acessar: https://institutovallis.com/



Especialista em marketing é reconhecida no Google Experts

Especialista em marketing é reconhecida no Google Experts
Especialista em marketing é reconhecida no Google Experts

A especialista em marketing digital Georgia Andunes, responsável pela consultoria Andunes, foi reconhecida pelo programa Google Experts 2025, conquistando a certificação de Guru Google como uma das cinco melhores profissionais colocadas. A cerimônia de premiação foi realizada em 5 de dezembro, em São Paulo (SP), no auditório da gigante de tecnologia.

O programa no qual a especialista de 27 anos obteve reconhecimento capacita profissionais em soluções inovadoras e estratégicas de marketing, com um público de cerca de 3 mil pessoas sendo escolhido a cada ano. Entre os objetivos, estava a utilização das soluções de inteligência artificial do Google Ads para aceleração de resultados das empresas anunciantes. 

Andunes explica que, diferentemente dos anos anteriores, o ranking de 2025 se deu não apenas pela pontuação conquistada nos encontros ao vivo e nas atividades, mas também pela comprovação da implementação e adoção de boas práticas. O programa ocorreu de abril a novembro.

“Ao longo do ano, segui focada em testar e documentar os resultados obtidos com as novas tecnologias, mês após mês validando hipóteses e construindo resultados em ambientes controlados. Alguns deles, de tão positivos, passaram a integrar as boas práticas gerais e foram adotados de forma padrão nas contas”, afirma Andunes.

“Vejo como principal aprendizado a capacidade de conciliar dados proprietários com a utilização da inteligência artificial (IA) do Google. Isso garante que as expansões de segmentação, inventário e palavras-chave sigam um direcional claro ao entender o que de fato é um resultado qualificado (sinal fornecido por meio de integrações com o banco de dados da empresa)”, complementa a especialista em marketing digital.

A partir do aprendizado com o programa, Andunes ressalta também a necessidade de adotar uma estratégia multicanal, que considere a jornada do usuário até uma conversão no ambiente online (venda de um produto, compra de um serviço ou inscrição em um curso, por exemplo).

“Outro ponto é a tendência crescente de adoção de IA, desde a utilização nas campanhas de pesquisa com a ferramenta AI MAX do Google até a utilização na criação de imagens e vídeos para anúncios de Pmax”, menciona.

Na visão de Andunes, a IA tem se comprovado cada vez mais fundamental devido ao conhecimento profundo que o Google possui sobre o comportamento do usuário e ajuda a alcançar resultados além da previsibilidade que um estrategista conseguiria chegar apenas pensando na “persona ideal”, detalha a profissional.

Desafios

Em 2024, os investimentos em publicidade digital no Brasil alcançaram R$ 37,9 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. A estimativa é que um terço desses recursos sejam aportados diretamente pelos anunciantes. Os dados são do estudo Digital Spend, realizado pela IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media, segundo divulgado pelo UOL.

Apesar do aumento, Andunes considera que ainda há muitos desafios e pontos de melhoria no segmento. “Estamos em um cenário no qual muitos profissionais, empresas e agências congelaram no tempo e seguem aplicando as mesmas metodologias de sempre. Estas, infelizmente, já não são suficientes para escalar resultados no marketing”, reflete.

“Daí a importância de programas como o Google Experts, que servem para fortalecer um ecossistema de inovação, contribuindo para culturas e profissionais mais disruptivos, auxiliando aqueles que já adotam todas as boas práticas a dar os próximos passos para construir resultados cada vez maiores”, complementa Andunes.

Segundo a especialista, os conhecimentos adquiridos no Google Experts já estão sendo aplicados na sua consultoria. O foco é o aumento da eficiência das estratégias adotadas pelo time de marketing, desde auditoria de campanhas até revisão de boas práticas em sites e no fluxo de conversão, identificando pontos de melhoria para maior retorno dos investimentos.

A atuação da consultoria Andunes pode incluir também planejamento e setup de campanhas de mídia no Google, LinkedIn, Meta Ads (Facebook e Instagram) e treinamento de marketing digital para equipes corporativas e empreendedores autônomos que buscam aperfeiçoamento. 

“O desafio comum na entrega de resultados de uma operação de marketing está na dificuldade de identificar quais são os gargalos e como atuar nos pontos de melhoria. Depois de quase uma década trabalhando na área, resolvi abrir minha própria empresa ao perceber um padrão nos erros identificados em todos os diagnósticos, planejamentos e auditorias realizados ao longo da minha carreira”, explica Andunes.

“A falta de resultado está muito associada à falta de conhecimento aprofundado das mídias, desconhecimento das boas práticas e até em erros que acabam passando despercebidos na gestão do dia a dia”, acrescenta.

Para saber mais, basta acessar o site da consultoria Andunes: https://www.andunes.com/



Baratão usa tecnologia para aprimorar operação de postos

Baratão usa tecnologia para aprimorar operação de postos
Baratão usa tecnologia para aprimorar operação de postos

A Baratão Combustíveis investe em tecnologia para otimizar a operação de postos credenciados. A empresa emprega Inteligência Artificial (IA) e análise de big data para identificar mercados promissores e orientar a expansão da rede de forma estratégica. Os postos parceiros contam com sistemas de gestão integrados que monitoram transações em tempo real, geram relatórios de desempenho e automatizam programas de fidelização.

Ricardo Fiorillo, CMO da Baratão Combustíveis, conta que essa abordagem digital permite ajustes de preços conforme as oscilações do mercado, eliminando intermediários e podendo reduzir custos operacionais, o que pode resultar em ofertas de combustível mais competitivas.

"Outra frente tecnológica importante é a digitalização do processo de abastecimento. A plataforma da Baratão possibilita que o motorista realize a compra de combustível via aplicativo e gere um QR Code de pagamento, apresentado no momento do abastecimento." afirma Ricardo Fiorillo.

"Esse sistema totalmente digital pode agilizar o atendimento no posto e garantir transações seguras e registradas automaticamente, com foco em aprimorar tanto a experiência do cliente quanto a gestão do posto parceiro." complementa.

Em 2024, foram comercializados no Brasil 133,1 bilhões de litros de combustíveis líquidos automotivos, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados pela Agência Brasil.

Inovações impactam experiência do cliente e dos postos

Ricardo Fiorillo destaca que, do ponto de vista do cliente final, as soluções da Baratão podem tornar a experiência de abastecimento mais econômica e conveniente. Com o app, o usuário acessa combustíveis com descontos viabilizados pela eliminação de intermediários na cadeia de distribuição e participa de um programa de fidelidade.

A plataforma conta com o programa BaratinhaZ, em que o motorista acumula pontos a cada compra e troca por descontos futuros, além de um clube integrado a mais de 25 mil estabelecimentos em segmentos como alimentação, varejo e farmácia.

O CMO da Baratão Combustíveis explica que o app oferece conveniências adicionais, permitindo adquirir itens como gás de cozinha, água mineral e serviços automotivos em um mesmo ambiente digital.

"Ademais, integrações com carteiras de benefícios corporativos, como VR, Vale Bonus, Pluxee, possibilitam pagamento direto no aplicativo, acúmulo de cashback e participação em programas de pontos, com o motorista visualizando no celular um mapa inteligente dos postos parceiros em tempo real." explica.

De acordo com a ANP, o Brasil soma mais de 44.678 postos de combustíveis. "Para os postos parceiros, as soluções tecnológicas traduzem-se em maior competitividade e em aumento de faturamento." afirma Ricardo Fiorillo.

Ao integrar-se ao ecossistema digital do Baratão, o posto pode receber um fluxo contínuo de novos clientes atraídos pelas promoções e parcerias da plataforma. Além disso, a fidelização automatizada via app pode ajudar a reter motoristas recorrentes. "A Baratão oferece treinamentos e suporte operacional aos postos credenciados, fornecendo ferramentas gerenciais e relatórios de performance, com foco em elevar o padrão de atendimento e profissionalização do negócio." diz Fiorillo.

Na visão do CMO da Baratão Combustíveis, a transparência de informações permite à empresa atuar em conjunto com o posto na tomada de decisões, seja ajustando preços diante de mudanças de mercado, como lançando promoções direcionadas para aumentar o fluxo em determinados períodos.

"Além disso, o app e os sistemas associados podem automatizar processos antes manuais (controle de vendas, concessão de descontos, acúmulo de pontos), podendo reduzir erros e aumentando a confiabilidade nas operações do dia a dia." afirma. Nosso aplicativo tem como foco criar um ambiente de colaboração contínua, onde o desempenho do posto é monitorado e incentivado pela empresa, com objetivo de consolidar uma relação de longo prazo." finaliza Ricardo Fiorillo.

Para mais informações, basta acessar: usebaratao.com.br



Seguro auto em 2026 tem busca maior por economia

Seguro auto em 2026 tem busca maior por economia
Seguro auto em 2026 tem busca maior por economia

O mercado de seguro automotivo chega a 2026 em expansão e com consumidores cada vez mais atentos aos custos. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam crescimento do volume de prêmios de seguro de automóveis entre 2024 e 2025, reforçando a importância desse tipo de proteção no orçamento das famílias brasileiras. Em um cenário de inflação elevada e renda pressionada, o desafio para o próximo ano é manter a proteção do veículo sem comprometer ainda mais as finanças domésticas.

Na avaliação de Claudio Royo, Diretor da Economize, entender coberturas e comparar propostas é o caminho mais consistente para reduzir o custo do seguro auto. Sites como SeguroAuto.org, Smartia.com.br e Economize.com.br, que atuam como hubs de informação e cotação digital, surgem como aliados nesse processo.

Um dos pontos que mais influenciam o valor da apólice é a franquia. Segundo o artigo "Franquia do seguro auto: todo seguro tem uma?", do portal SeguroAuto.org, a franquia corresponde à parte dos custos de reparo em sinistros parciais que fica sob responsabilidade do segurado, enquanto o restante é pago pela seguradora. O tema também é detalhado em conteúdos como "6 segredos que você deve saber para conseguir um seguro auto mais em conta", que explicam a existência de modalidades como franquia básica, reduzida, majorada e isenta. Na prática, uma franquia reduzida tende a elevar o valor do seguro, mas diminui o impacto financeiro em caso de sinistro; já uma franquia mais alta costuma baratear o prêmio anual, exigindo maior capacidade de pagamento do segurado caso seja necessário acionar o conserto.

Além da franquia, a definição de coberturas é decisiva para o planejamento financeiro. Proteções contra colisão, roubo e furto, perda total, danos a terceiros (RCF), assistência 24 horas, carro reserva e adicionais como vidros e acessórios precisam ser avaliadas conforme o uso do veículo, região de circulação e perfil econômico do contratante. O SeguroAuto.org mantém guias e artigos que detalham essas modalidades e explicam a diferença entre prêmio, franquia e tipos de cobertura, servindo como material de apoio para quem pretende revisar a apólice em 2026.

O perfil do motorista também segue como um dos principais fatores considerados pelas seguradoras. O artigo "Seguro auto contra roubo e furto", do portal SeguroAuto.org, explica que a análise de perfil leva em conta, entre outros pontos, a idade do condutor, a quilometragem rodada por ano, quais pessoas utilizam o veículo e os locais onde o carro costuma ficar estacionado. Já o conteúdo "Qual é o preço de seguro para carros atualmente? Veja!" destaca que idade, histórico de sinistros, região em que o veículo circula ou pernoita, existência de garagem e instalação de dispositivos de segurança, como rastreadores e alarmes, influenciam diretamente no valor da apólice. A partir dessas referências, a adoção de rastreadores e sistemas antifurto, a atualização correta da quilometragem anual e o hábito de manter o carro em garagem fechada tendem a contribuir para valores mais competitivos ao longo do tempo, especialmente na renovação do seguro.

No campo da tecnologia, a cotação on-line se consolidou como ferramenta central de comparação. A Smartia.com.br se apresenta como uma das primeiras plataformas brasileiras a oferecer experiência digital de cotação de seguros com múltiplas seguradoras, permitindo comparar propostas sem deslocamento e identificar variações significativas de preço e cobertura entre diferentes empresas. Esse movimento reforça a tendência de digitalização do mercado, amplia a transparência nas condições oferecidas e contribui para maior concorrência entre as companhias.

Em paralelo, a Economize.com.br ganhou espaço entre os comparadores ao apostar em operação 100% digital e integração direta com seguradoras parceiras. De acordo com informações disponibilizadas pela empresa, a corretora atua com tecnologia de cálculo simultâneo, negocia volumes relevantes com diversas companhias e mantém foco em apresentar opções com bom custo-benefício, o que tende a resultar em propostas competitivas para determinados perfis de motoristas. Nessa abordagem, o trabalho de revisão de coberturas e identificação de itens pouco utilizados busca evitar que o segurado pague por proteções que não fazem sentido para o uso diário do veículo.

A combinação entre conteúdo educativo, comparação on-line e consultoria especializada ajuda a construir uma espécie de "trilha de economia" para 2026. Em um primeiro momento, motoristas podem recorrer a guias de educação financeira e de seguros em portais como SeguroAuto.org, entendendo conceitos básicos e avaliando o que realmente precisam contratar. Na sequência, plataformas de cotação como Smartia.com.br permitem visualizar, em poucos minutos, como diferentes seguradoras precificam um mesmo perfil e veículo. Por fim, corretoras digitais como a Economize.com.br, com atuação orientada à análise de coberturas e preços, tendem a ser utilizadas para refinar a contratação, buscando alinhar proteção e orçamento de forma mais precisa.

Nesse contexto, o artigo "Seguro Auto 2026: previsões de preços, tendências do mercado, coberturas e como economizar no próximo ano", publicado pelo portal SeguroAuto.org, mostra que, com base em dados recentes da Susep, o setor de seguros arrecadou R$ 126,8 bilhões entre janeiro e julho de 2025 (excluindo VGBL), sendo que os seguros de automóveis responderam por cerca de 42% desse montante. Esses números reforçam que o seguro auto mantém peso relevante no mercado e no orçamento das famílias, o que exige decisões de contratação mais técnicas e menos impulsivas.

Para 2026, o mesmo artigo do SeguroAuto.org projeta, a partir da evolução dos preços em 2024 e 2025, um reajuste médio entre 4% e 8% no valor do seguro auto, variando conforme o modelo do veículo e o perfil do motorista. Diante desse cenário, a publicação destaca que o uso combinado de conteúdos educativos do SeguroAuto.org, de comparadores digitais como a Smartia.com.br e de corretoras on-line voltadas à otimização de coberturas e custos, como a Economize.com.br, tende a ser decisivo para que o consumidor mantenha a proteção do carro e, ao mesmo tempo, adeque o seguro à própria realidade financeira.



Congresso Nacional de Trânsito debate mobilidade urbana

Congresso Nacional de Trânsito debate mobilidade urbana
Congresso Nacional de Trânsito debate mobilidade urbana

Gabriel França, advogado especialista em direito de trânsito, membro do Instituto Brasileiro de Direito do Trânsito (IBDT) e cofundador da Flow Multas, participou, entre os dias 17 e 19 de novembro, do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, um dos eventos mais relevantes do setor no país.

Reunindo gestores, autoridades públicas, especialistas e parceiros estratégicos, o congresso promoveu discussões técnicas e painéis sobre temas essenciais para o futuro da mobilidade no Brasil, como fiscalização, educação para o trânsito, tecnologia, leilões e sinistros.

Além das plenárias, o evento também abriu espaço para networking, troca de experiências e exposição de soluções inovadoras que estão transformando o setor.

"Tive a honra de participar de um dos maiores eventos de trânsito e mobilidade do Brasil, ao lado de profissionais, autoridades e especialistas que representam o que há de mais avançado na área. Sigo comprometido em promover conhecimento, fortalecer boas práticas e apoiar iniciativas que constroem um trânsito mais humano, eficiente e responsável", afirma Gabriel França.

A participação de Gabriel reforça o compromisso da Flow Multas com a promoção de um trânsito mais transparente e seguro, alinhado a práticas modernas e à defesa dos direitos dos condutores. A empresa atua nacionalmente com recursos de multas, defesa da CNH, consultoria em processos administrativos, além de oferecer conteúdo educativo que contribui para a redução de infrações e sinistros.

O Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade foi um ambiente de construção coletiva, reunindo profissionais comprometidos com avanços significativos na segurança viária e na mobilidade urbana em todo o país.



Encontro do CIMINAS reafirma o fortalecimento dos municípios

Encontro do CIMINAS reafirma o fortalecimento dos municípios
Encontro do CIMINAS reafirma o fortalecimento dos municípios

O Encontro de Prefeitos CIMINAS 2025, realizado em Araxá, terminou com saldo positivo e a consolidação do evento como de relevância para o municipalismo em Minas Gerais. Durante três dias, prefeitos, secretários, autoridades estaduais e federais participaram de debates estratégicos, painéis temáticos e reuniões técnicas que reforçaram a importância do consórcio como instrumento de desenvolvimento regional, eficiência administrativa e cooperação intermunicipal.

A programação do evento destacou-se pela variedade de palestrantes e pela diversidade dos temas abordados. O governador Romeu Zema abriu o encontro com uma fala transmitida por videoconferência, reforçando as ações estruturantes do Governo do Estado e a relevância dos consórcios para ampliar a capacidade técnica dos municípios. Em seguida, deputados estaduais e federais discutiram pautas essenciais para educação, saúde, infraestrutura, financiamento público e políticas de inovação municipal.

No segundo dia, o ministro das Cidades, Jader Filho, foi recebido com grande expectativa pelos gestores presentes. Ele apresentou as diretrizes federais para habitação, urbanização, obras do Novo PAC e programas destinados a fortalecer os municípios, destacando a importância do trabalho técnico realizado pelos consórcios. Também participaram o secretário nacional do PAC, Maurício Muniz, o senador Carlos Viana, além de especialistas em Direito Público, gestão e relações institucionais.

O diretor-executivo do consórcio, José Humberto Ribeiro, reforçou o impacto prático do encontro. "O evento entrega resultado. Prefeitos saem daqui com caminhos claros, contatos diretos, soluções prontas e oportunidades reais para economizar, inovar e acelerar projetos. O CIMINAS existe para isso: facilitar, orientar e apoiar."

A Área de Oportunidades, espaço de estandes e negócios, foi um dos destaques do evento. O ambiente reuniu fornecedores credenciados, empresas parceiras e instituições estratégicas, permitindo que os gestores avaliassem soluções em saúde, educação, engenharia, iluminação, comunicação, frota e modernização administrativa. O formato garantiu economia, comparativo de preços, acesso às atas de registro de preços, orientações técnicas e networking qualificado.

A Agência Solis marcou presença na Área de Oportunidades apresentando soluções completas em comunicação pública, marketing governamental, transparência digital, gestão de redes e estratégias de relacionamento com a população. A participação reforçou o papel crescente da comunicação como ferramenta essencial de gestão.

Durante o evento, os diretores Tiago Fonseca e Fábio Lacerda também apresentaram às autoridades o Fórum Brasil Cidades, idealizado e realizado pela Solis, um evento que tem reunido governadores, parlamentares e grandes lideranças do país.

Para Fábio Lacerda, estar no Encontro de Prefeitos foi estratégico para aproximar a Solis dos gestores municipais. "O CIMINAS reúne pessoas que querem fazer a diferença nos seus municípios. É um ambiente de soluções reais. Trouxemos nossa experiência e também o Fórum Brasil Cidades porque acreditamos no poder do diálogo e da comunicação para transformar a gestão pública."

Já Tiago Fonseca ressaltou o amplo portfólio da agência e o impacto da comunicação bem direcionada. "A Solis trabalha com campanhas, eventos, comunicação institucional e marketing público. Temos resultados sólidos em todo o país, e aqui no CIMINAS mostramos como a comunicação pode ajudar prefeitos a se conectarem melhor com a população e a fortalecerem seus projetos."

A presença da Solis reforçou ainda mais o caráter plural e estratégico da Área de Oportunidades, que se consolidou como um dos espaços procurados pelos gestores durante o evento.



Evento do Podcast Arte de Vencer chega a São Paulo

Evento do Podcast Arte de Vencer chega a São Paulo
Evento do Podcast Arte de Vencer chega a São Paulo

O mercado de eventos corporativos vive uma mudança de rota. O relatório da McKinsey indica que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem. Além disso, levantamento da Zzeeh Corporate Events mostra que formatos intimistas, ancorados em propósito, têm superado grandes eventos genéricos em resultados.

É nesse cenário que surge a primeira edição do encontro promovido pelo Podcast Arte de Vencer (@podcastartedevencer), idealizado pelo empresário Cláudio Gonçalves. A iniciativa, que teve início em novembro, inaugura uma nova fase da marca, com a proposta de oferecer encontros corporativos de networking alinhados a essas transformações do setor. Embora tenha sido o primeiro evento do projeto, o formato não foi concebido como algo pontual e a promessa da marca é expandir em 2026 e nos anos seguintes.

Esse movimento acompanha a busca crescente por conversas genuínas e experiências compartilhadas. A aposta é criar ambientes que favoreçam relacionamentos consistentes e duradouros, indo além da simples troca de cartões de visita.

Diversidade de formatos dentro de um mesmo evento

No espaço, foi instaurado o mini estúdio do podcast, montado no espaço físico, colaborando para a produção de conteúdo em tempo real. As entrevistas gravadas permitem que o evento se prolongue no tempo e se transforme em material estratégico de relacionamento e posicionamento de marca. Depoimentos, bastidores e conversas registradas durante o encontro permanecem relevantes muito além do dia da edição.

A estrutura de parcerias também reflete uma tendência consolidada: a cocriação de experiências entre marcas complementares; é o que explica a especialista em eventos Rita Brandão, 42. A Aidia, especializada em inovação e consultoria estratégica, colabora com soluções que integram tecnologia e visão de futuro. A EletroIdeal (@diego.eletroideal), do setor elétrico, amplia sua atuação junto a novas lideranças e negócios, enquanto a Starkey (@starkeybrasil), marca global do segmento, inclui aparelhos auditivos com inteligência artificial e design discreto. Uma mesa de consultoria empresarial também foi efetuada pela especialista Natália Sagrada.

O conceito de evento-plataforma, que integra experiências presenciais, também une brindes (da Sabrinas Gifts, @sabrinasgifts), tapete vermelho que dura por todo o período para novas fotos e outras frentes. A produção de conteúdo e construção de comunidade desponta como uma evolução natural do setor. O Arte de Vencer inaugura essa proposta ao criar não apenas um encontro, mas um ecossistema de conexões que se mantém ativo entre uma edição e outra, fortalecido pelo conteúdo gerado e pelas interações genuínas promovidas.

O público interessado é convidado a acompanhar uma jornada que está apenas começando. As próximas edições devem aprofundar o conceito de networking diferenciado, explorando novas possibilidades de integração entre experiência presencial, produção de conteúdo e construção de comunidade. As novidades, bastidores e o calendário de eventos podem ser acompanhados pelo perfil oficial no Instagram @podcastartedevencer, onde as conversas seguem ativas e as conexões continuam a se fortalecer entre um encontro e outro.



Inovação enfrenta desafios no mercado tecnológico

Inovação enfrenta desafios no mercado tecnológico
Inovação enfrenta desafios no mercado tecnológico

No atual cenário global, a inovação tecnológica é um elemento essencial para a competitividade. Contudo, empresas enfrentam desafios significativos, como falta de financiamento, barreiras regulatórias e a necessidade de adaptação a contextos locais, que dificultam o avanço de novos projetos, conforme discute o relatório “Inovar é preciso: situação atual, desafios e perspectivas da inovação no Brasil” da Agência BNDES de Notícias (2024).

Conforme artigo da McKinsey, a resistência organizacional a novas práticas e a dificuldade em integrar tecnologias emergentes a sistemas legados são obstáculos recorrentes que criam silos e atrasam o progresso de iniciativas inovadoras em organizações tradicionais. Nesse contexto, modelos de gestão ágil, como os Innovation Squads — equipes cross-funcionais autônomas —, emergem como uma abordagem estratégica para contornar essas barreiras, promovendo experimentação rápida, colaboração e adaptação sem perturbar as operações centrais.

Um exemplo prático é o programa T2S Labs, da software house T2S. A empresa estruturou um framework próprio de “Innovation Squads”, que consiste em equipes enxutas, formadas por trainees e estagiários, com a mentoria de profissionais sêniores. O objetivo é dar autonomia para que esses novos talentos desenvolvam produtos digitais completos, do conceito ao lançamento.

Em pouco mais de dois anos, a metodologia resultou na criação de sete produtos digitais distintos:

  1. Relpz: plataforma para criação de IAs corporativas que já conta com mais de 4.000 usuários.
  2. HRelper: sistema de recrutamento assistido por IA, utilizado por dezenas de organizações.
  3. DataRecintos: integrador para o setor logístico, operando em mais de 25 recintos alfandegados.
  4. EvoluRP: sistema de gestão que atende mais de 10 empresas de serviços.
  5. Ponctual: ferramenta de gestão de tarefas com usuários no Brasil e no exterior.
  6. Tecnologia Portuária: canal de mídia com mais de 60.000 inscritos no YouTube.
  7. Desbugados: portal de notícias de tecnologia com milhares de visitas orgânicas diárias.
  8. ScalePress: plataforma que cria e gerencia portais de notícias automaticamente usando IA.

Segundo Ricardo Pupo Larguesa, sócio-diretor da T2S, os resultados validam o modelo. "O Innovation Squad tem nos permitido acelerar o desenvolvimento de soluções digitais com impacto real. O modelo permite transformar ideias em produtos concretos em prazos reduzidos, mantendo o foco em segurança, eficiência e escalabilidade".

Rodrigo Lopes Salgado, também sócio-diretor, acrescenta que o programa funciona como uma "fábrica de times de innovation squad". "O resultado foi a criação de sete startups, das quais seis já possuem faturamento recorrente. A iniciativa demonstrou ser uma ação estratégica, a de investir em jovens talentos técnicos aliados a uma visão empreendedora", detalha.

Essa abordagem prática responde diretamente aos desafios que dificultam o avanço tecnológico nas corporações. Segundo relatório da McKinsey, limitações orçamentárias e a ausência de um ambiente propício estão entre as principais barreiras à inovação, com 70% dos projetos falhando por falta de planejamento claro e integração. Adicionalmente, a resistência cultural à transformação digital é um entrave organizacional significativo, com barreiras como infraestrutura obsoleta e dificuldades de integração levando a falhas críticas, conforme matéria no O Globo.

O futuro da inovação tecnológica parece promissor à medida que empresas ampliam investimentos na capacitação de equipes e na gestão adequada de riscos, transformando tensões em triunfos para otimizar o desempenho humano. Estudo da Deloitte aponta que organizações que valorizam a inovação, priorizando estratégias baseadas em habilidades e IA responsável, tendem a se posicionar de forma mais favorável diante das tendências globais, apresentando maior capacidade de adaptação e desenvolvimento de soluções relevantes, conforme detalha o relatório "2025 Global Human Capital Trends: Turning tensions into triumphs" da Deloitte (2025).

Diante desse panorama, o equilíbrio entre tecnologia emergente e desenvolvimento humano surge como chave para superar esses obstáculos, em um cenário em que a inovação não é apenas uma ferramenta, mas uma necessidade estratégica para a resiliência econômica global. Relatórios como o Future of Jobs Report 2025 do World Economic Forum iluminam caminhos viáveis, destacando como a integração de lições sobre upskilling e inovação pode navegar pelas complexidades da era digital, promovendo um progresso inclusivo e sustentável que beneficie setores diversos.



Riscos empresariais demandam advocacia estratégica

Riscos empresariais demandam advocacia estratégica
Riscos empresariais demandam advocacia estratégica

O ambiente corporativo atual é caracterizado por uma complexidade crescente, exigindo que as decisões de negócios considerem um conjunto intrincado de questões jurídicas, regulatórias e de mercado." Nesse contexto, a advocacia atua de forma estratégica, com uma abordagem multidisciplinar para a mitigação de riscos e a otimização da tomada de decisões.

A velocidade das transformações econômicas e tecnológicas, somada a um arcabouço regulatório cada vez mais denso, demanda uma assessoria jurídica com visão abrangente. A judicialização de conflitos continua em alta no Brasil, com 35 milhões de novos processos registrados em 2023, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)." O custo regulatório, que engloba despesas diretas e indiretas para o cumprimento de exigências legais, é um fator de atenção para as empresas. Esse cenário reforça a importância de uma estratégia jurídica proativa e integrada," que vá além da mera reação a problemas já instalados.

Casos de alta complexidade no mundo dos negócios raramente se limitam a uma única área do direito. Uma reestruturação empresarial, por exemplo, pode envolver direito processual e empresarial, além de questões regulatórias, bancárias, financeiras, imobiliárias e de gestão. A ausência de uma visão integrada pode resultar em soluções parciais ou na criação de novos problemas em outras esferas.

O advogado Davi Válter Santos, especializado em Direito Empresarial, Recuperação Judicial e Direito Penal Empresarial, destaca a importância de uma perspectiva ampla.

"Em cenários de alta pressão, a capacidade de traduzir a complexidade em clareza é crucial. Nossa experiência nos permite antecipar riscos e propor soluções que considerem todas as variáveis, não apenas as jurídicas", explica Santos.

Essa abordagem é considerada essencial para a tomada de decisões estratégicas e a mitigação de riscos em ambientes de alta pressão. Estudos sobre gestão de riscos jurídicos reforçam que a prevenção e a análise estratégica são mais eficazes do que a reação a problemas já instalados.

A assessoria jurídica que compreende as nuances do negócio e as interconexões entre as diversas áreas do direito oferece uma análise 360º, combinando expertise jurídica com sensibilidade estratégica, fator relevante para empresas e executivos que buscam segurança e assertividade no mercado.

Para saber mais, basta acessar o site do escritório Becker & Santos: https://www.beckeresantos.com.br/



Especialista alerta sobre ataques de malware no WhatsApp

Especialista alerta sobre ataques de malware no WhatsApp
Especialista alerta sobre ataques de malware no WhatsApp

O aumento dos ataques de malware por meio do WhatsApp acendeu um alerta entre especialistas em segurança cibernética. Novas campanhas maliciosas têm explorado brechas no uso do aplicativo, especialmente em sua versão Web, para roubar dados, infectar dispositivos e comprometer contas pessoais e corporativas.

Segundo o relatório da NordVPN, o Brasil registrou 700 milhões de ataques virtuais num período de 12 meses, o equivalente a 1.379 golpes por minuto. E atualmente, existem algumas campanhas de malware que conseguem se autopropagar pelo WhatsApp.

O golpe mais recente começa com o envio de um arquivo ZIP ou atalho aparentemente inofensivo. Ao ser aberto pelo usuário, o malware se instala silenciosamente no sistema, passa a se replicar para contatos e grupos e pode executar ações avançadas de espionagem.

"O WhatsApp Web virou uma porta de entrada para ataques cada vez mais sofisticados", explica Ron Korland, CTO da Tuvis. "E este cenário atual exige atenção redobrada. Já que o WhatsApp Web, por funcionar diretamente no navegador, se tornou um ponto crítico. Malwares exploram sessões ativas sem que o usuário perceba, permitindo roubo de credenciais, captura de tela e até interceptação de autenticação de dois fatores", diz.

Segundo o especialista, o problema não se limita ao uso pessoal. Ambientes corporativos que utilizam o aplicativo sem políticas claras de segurança ficam expostos a vazamento de informações, infecção em cadeia entre funcionários e violação de normas internas.

O que os malwares disseminados pelo WhatsApp conseguem fazer

Pesquisadores de segurança apontam que as pragas mais recentes possuem recursos como:

  • Roubo de senhas e credenciais;
  • Interceptação de QR Code e autenticação de dois fatores (2FA);
  • Captura de tela e registro de teclas (keylogging);
  • Inserção de páginas falsas para roubo de dados;
  • Persistência no sistema para controle remoto contínuo.

Como se proteger: orientações do CTO da Tuvis

Ron Korland destaca medidas essenciais para reduzir riscos para usuários e empresas. A primeira delas é evitar abrir arquivos ZIP ou anexos inesperados. "Mesmo que pareçam enviados por alguém conhecido, podem ter sido disparados automaticamente por dispositivos já infectados", pontua.

"Depois, é preciso sempre se lembrar de ativar a verificação em duas etapas e manter os aplicativos atualizados, já que atualizações frequentes corrigem brechas exploradas em ataques recentes", complementa ele.

A terceira medida é desconfiar de mensagens urgentes, links desconhecidos e ofertas fora do comum, já que grande parte dos ataques começa com engenharia social e phishing.

E, por último, dentro do ambiente corporativo, é importante utilizar ferramentas de DLP e monitoramento. "É impossível gerenciar risco sem visibilidade. Ferramentas de DLP, integração com SIEM e bloqueio de anexos suspeitos são medidas básicas para reduzir a superfície de ataque. Utilizando ferramentas como a Tuvis, que oferece soluções que bloqueiam anexos perigosos, restringem o uso do WhatsApp Web e monitoram atividades suspeitas para resposta rápida", pondera.

Segurança exige prevenção, não apenas reação

Para Korland, a escalada dos ataques mostra que o uso de mensageiros deixou de ser uma prática informal e passou a fazer parte da operação diária de pessoas e empresas. "A fronteira entre o uso pessoal e profissional das mensagens acabou. Hoje, cada conversa pode carregar um risco. A prevenção é a única forma de garantir confiança, segurança e continuidade operacional", finaliza.

Sobre a Tuvis

A Tuvis é uma plataforma de mensageria corporativa que viabiliza o uso seguro e rastreável de canais como WhatsApp, iMessage, Telegram, Line, entre outros. A empresa oferece funcionalidades como sincronização de mensagens, transcrição de áudio, dashboards analíticos e DLP (Data Loss Prevention) própria, apoiando organizações na gestão da comunicação digital em conformidade com normas regulatórias e políticas internas e externas de segurança e compliance.



A Andersen Global reforça suas capacidades jurídicas com a adição de uma firma-membro brasileira

A Andersen Global reforça sua plataforma jurídica no Brasil com a entrada do escritório Lotti e Araújo, consolidando a atuação da organização na América Latina.

Fundado há mais de 20 anos, o escritório Lotti e Araújo oferece serviços jurídicos abrangentes a clientes brasileiros e multinacionais em diversos setores. Sua atuação multidisciplinar abrange direito societário, tributário, trabalhista, contencioso, cobrança e recuperação de créditos, além de serviços especializados na identificação de ativos ocultos e na recuperação de depósitos judiciais e recursais em processos antigos. O escritório também atua em arbitragem, direito administrativo, investimento estrangeiro, imobiliário, propriedade intelectual, proteção de dados e reestruturação societária, oferecendo ainda suporte paralegal para constituição de empresas e representação perante órgãos reguladores. A equipe assessora clientes em estratégias jurídicas preventivas e em litígios complexos perante órgãos administrativos e judiciais no Brasil.

“Na Lotti e Araújo, construímos nossa prática com base na ética, precisão e no compromisso de oferecer soluções jurídicas personalizadas”, disse Rogério Araújo, sócio-gerente da Lotti e Araújo. “Tornar-se membro da Andersen Global fortalece essa base, conectando nossas capacidades locais a uma plataforma global. Isso nos permite apoiar melhor os clientes com necessidades transfronteiriças, principalmente aqueles que navegam pelo cenário regulatório e empresarial em constante evolução do Brasil”, acrescentaram os sócios-gerentes Marco Lotti, Rodolfo Silveira e Fábio Lotti.

“Essa transição fortalece nossa presença jurídica no Brasil e consolida nossa plataforma na América Latina”, afirmou Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “A vasta experiência do escritório Lotti e Araújo em consultoria corporativa, resolução de disputas e assuntos administrativos amplia nossa capacidade de oferecer soluções integradas e eficientes para clientes que atuam no Brasil e no mundo todo.”

Andersen Global é uma associação internacional de firmas-membro independentes e legalmente separadas, composta por profissionais de impostos, direito e avaliação em todo o mundo. Fundada em 2013 pela firma-membro americana Andersen Tax LLC, a Andersen Global conta hoje com mais de 50.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 1.000 localidades por meio de suas firmas-membro e colaboradoras.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Megan Tsuei

Andersen Global

415-764-2700

Fonte: BUSINESS WIRE



Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais

Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais
Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais

Perdas gestacionais recorrentes, definidas como duas ou mais perdas consecutivas, afetam cerca de 5 por cento das mulheres em idade reprodutiva, segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists. Estudos publicados no American Journal of Reproductive Immunology, apontam que, em parte dos casos classificados como sem causa definida, fatores imunológicos podem estar envolvidos no insucesso gestacional.

A American Society for Reproductive Immunology publicou em 2025 suas primeiras diretrizes oficiais para o manejo imunológico das perdas gestacionais recorrentes. O documento, baseado em revisão sistemática da literatura científica, conta com autoria principal do brasileiro Marcelo Borges Cavalcante, ao lado de especialistas internacionais.

As diretrizes apresentam critérios para seleção de pacientes e indicam condutas terapêuticas alinhadas à evidência científica. O material inclui avaliação de imunoglobulina intravenosa, infusões lipídicas, corticosteroides, inibidores de calcineurina, vitamina D, G CSF, terapias celulares e agentes antitrombóticos. O documento ressalta que essas abordagens devem ser consideradas apenas após investigação detalhada do perfil imunológico por meio de exames específicos de sangue ou endométrio realizados por profissionais habilitados.

Pesquisas recentes sugerem associação entre marcadores inflamatórios, alterações de células T reguladoras, variações em linfócitos B e T e risco aumentado de perdas gestacionais recorrentes. O conjunto dessas evidências demonstra a importância de ampliar a investigação para além de avaliações hormonais ou genéticas convencionais.

“A publicação das diretrizes pela ASRI representa um marco para a padronização técnica do manejo imunológico das perdas gestacionais recorrentes. A adoção dessas recomendações pode contribuir para reduzir tratamentos sem respaldo e orientar condutas fundamentadas em evidências, favorecendo avaliações mais precisas em pacientes com histórico de perdas repetidas”, destaca o médico Marcelo Cavalcante.



Busca por bem-estar amplia demanda por prevenção

Busca por bem-estar amplia demanda por prevenção
Busca por bem-estar amplia demanda por prevenção

O bem-estar deixou de ser uma busca por qualidade de vida para se tornar um estilo de vida, especialmente entre a parcela mais jovem da população. Esse movimento redefiniu hábitos de consumo, prioridades pessoais e a maneira como indivíduos se relacionam com a própria saúde. No entanto, enquanto o mundo passou a enxergar o bem-estar como um investimento diário, a medicina convencional ainda se concentra majoritariamente no tratamento de doenças já instaladas, com menor foco em estratégias preventivas. Para acelerar a qualificação de médicos em abordagens clínicas de prevenção permanente, a MEV Brasil, organização dedicada à educação em Medicina do Estilo de Vida no país, tem desenvolvido iniciativas de capacitação para médicos e profissionais da saúde integrarem protocolos de prevenção ativa de doenças e adoção de hábitos saudáveis à prática clínica.

Os números demonstram a força do bem-estar. No ano passado, o setor alcançou cerca de US$ 6,8 trilhões de valor, segundo o Global Wellness Institute, e deve atingir quase US$ 9,8 trilhões até 2029, chegando a representar 7,1% do PIB Global. Os resultados refletem uma transformação social profunda, em que o bem-estar não é mais um produto ou serviço ocasional, mas uma escolha contínua e intencional. Ele se transforma em estilo de vida.

“O conceito de bem-estar deixou de ser apenas ‘não estar doente’ e se tornou um estado de aptidão física e mental total. Hoje, temos toda uma indústria, com serviços e produtos, cuja finalidade é fazer o usuário sentir-se bem-disposto após o seu consumo”, afirma Caio Marcos, CEO da MEV Brasil e especialista em Medicina do Estilo de Vida.

A tendência já se manifesta no Brasil e na América Latina, especialmente na busca por um estilo de vida ativo. Segundo o relatório Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, da EY, 77% dos entrevistados mantêm uma rotina de atividades físicas semanal. Em uma década (de 2014 a 2024), o número de centros de atividades físicas no país cresceu quase três vezes, mostrando a expansão da demanda. 

Esse interesse é ainda mais perceptível entre jovens. Segundo uma pesquisa da McKinsey, quase 30% dos entrevistados da Geração Z e Millenials nos EUA priorizam o bem-estar mais do que antes, frente a até 23% entre as gerações mais velhas. O fenômeno está ligado a fatores como níveis mais altos de esgotamento profissional, busca por mais autonomia na própria saúde e maior exposição a conteúdos de medicina preventiva.

O grande desafio, no entanto, está no momento em que pessoas dentro deste perfil de consciência do bem-estar procuram um médico. Segundo Caio Marcos, o protocolo clínico de pacientes saudáveis ainda é uma novidade nos currículos. “As grades são todas voltadas para tratar condições pré-existentes. Então, quando um paciente chega a um consultório sem nenhuma doença, não é incomum ouvir relatos de atendimentos frustrantes: os pacientes não se sentem acolhidos, pois o que eles necessitam é de escuta personalizada e não de prescrições genéricas; ele não quer ninguém dizendo o que fazer, mas elaborar um plano de ação em conjunto. E também é ruim para os médicos, que querem oferecer ajuda, mas não possuem preparo”, afirma.

A MEV Brasil atua neste cenário: a escola oferece capacitação para médicos, de todas as especialidades, que desejam atuar com mudança do estilo de vida baseada em evidências científicas. Segundo a instituição, o objetivo é apoiar profissionais na revisão do olhar clínico sobre problemas de saúde. A organização afirma ter capacitado mais de mil médicos especialistas em sete anos e destaca que disponibiliza ferramentas para orientar a prática clínica voltada ao aprimoramento de hábitos como sono, manejo do estresse e controle de vícios.

Tudo para criar uma rotina mais saudável cujo objetivo é gerar longevidade e retardar e/ou impedir o surgimento de doenças crônicas. Para o sistema de saúde, o impacto é positivo, uma vez que reduz o número de usuários e gastos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2021, 18 milhões de pessoas morreram de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) antes dos 70 anos. Doenças crônicas como diabetes e obesidade, que podem ser evitadas com hábitos mais saudáveis, sobrecarregam os sistemas de saúde: a Universidade Federal Fluminense (UFF) estimou que o custo para o SUS (Sistema Único de Saúde) das DCNT em internações foi de R$ 1,68 bilhão em 2019.

Além das formações para atuação clínica, a MEV Brasil também lançou uma editora dedicada à Medicina do Estilo de Vida, sendo o primeiro lançamento focado em cardiologia, e um think tank para produzir pesquisas sobre a influência dos hábitos na saúde, com a primeira publicação centrada em estilo de vida digital.

“Por meio de uma abordagem multidisciplinar, a proposta da MEV Brasil é contribuir para que médicos ampliem suas habilidades de escuta ativa e oferta de soluções personalizadas. Assim, buscamos colaborar para melhorias no sistema de saúde como um todo”, finaliza o CEO.



Arquitetura prioriza inovação e soluções atemporais

Arquitetura prioriza inovação e soluções atemporais
Arquitetura prioriza inovação e soluções atemporais

A we.arch assina o Espaço FG Praia Brava, localizado em um dos endereços mais valorizados de Balneário Camboriú, que foi concebido como um ambiente de convivência e inspiração, o projeto integra elementos de design, natureza e tecnologia em sua composição.

Mais do que um showroom, o projeto é uma manifestação física do posicionamento da marca FG. A arquitetura biofílica guia cada detalhe, trazendo o verde para dentro e transformando o espaço em uma extensão da paisagem da Praia Brava. Grandes panos de vidro permitem a entrada de luz natural e reforçam a sensação de amplitude e acolhimento.

O interior combina materiais naturais e tecnológicos, como vidro, Dekton, madeira e pedra, que dialogam entre si de forma equilibrada. A escada de degraus flutuantes e o uso de revestimentos amadeirados conferem leveza visual, enquanto o paisagismo abundante, com vasos vietnamitas, floreiras suspensas e irrigação automática, traduzem a preocupação com a sustentabilidade e o bem-estar.

No coração do projeto, a área social integra salas de reunião, espaços de recepção e convivência que evocam o conforto de uma casa, sem abdicar da sofisticação. O desenho orgânico das mesas e luminárias sinuosas inspiradas nas ondas do mar reforçam a fluidez das formas e o diálogo constante entre arquitetura e natureza.

“A ideia foi criar um espaço que traduzisse o DNA da FG, queríamos que as pessoas se sentissem bem, inspiradas e conectadas ao ambiente”, explica Maria Fernanda Wiethorn Aliano, arquiteta, fundadora e CEO da we.arch.

Segundo a arquiteta, o projeto também expressa nova forma de apresentar o luxo, mais humana e conectada à experiência. A luz natural, o conforto acústico, o uso de texturas suaves e a integração visual entre os ambientes criam uma atmosfera que convida à permanência. 

Com o Espaço FG Praia Brava, a FG Empreendimentos e a we.arch consolidam uma colaboração que vai além da estética. “É uma celebração da arquitetura como experiência de marca e bem-estar”, finaliza a arquiteta.



Moura apresenta nova geração de baterias náuticas

Moura apresenta nova geração de baterias náuticas
Moura apresenta nova geração de baterias náuticas

Dias de sol, vento favorável e águas tranquilas fazem parte das lembranças que muitas famílias constroem durante o período de férias. Para que esses momentos aconteçam com tranquilidade e segurança, cada detalhe da embarcação conta, especialmente quando o assunto é energia. Pensando nisso, a Baterias Moura apresenta a nova geração da linha Moura Náutica, desenvolvida especificamente para embarcações de pequeno e médio porte.

Com quase 70 anos de trajetória, a Moura reforça sua presença no mercado náutico com um novo produto. A novidade chega para consolidar o conceito que orienta toda a atuação da marca: a energia certa para cada aplicação.

Embora o setor náutico esteja em expansão no Brasil, ainda é comum que navegadores utilizem baterias automotivas em embarcações. Além de comprometer a performance dos sistemas de bordo, essa prática pode gerar riscos à segurança e até invalidar garantias. A nova Moura Náutica nasce justamente para combater esse uso inadequado, oferecendo uma solução desenhada desde o início para suportar as demandas específicas do ambiente marítimo.

Um exemplo é a sobretampa rollover, tecnologia exclusiva da Moura que impede vazamentos mesmo em situações de forte balanço ou inclinação da embarcação. Já as placas laminadas de alta resistência à corrosão podem garantir uma vida útil média de até quatro anos.

Dimensionada para diferentes perfis de embarcação, como lanchas, iates, rebocadores e modelos de recreio, a linha Moura Náutica foi criada para assegurar continuidade no funcionamento dos sistemas essenciais de bordo seja para quem navega com a família, seja para quem utiliza embarcações como ferramenta de trabalho ou ainda para quem busca performance em atividades esportivas.

“Escutamos especialistas, navegadores e profissionais do setor para desenvolver uma solução completa e realmente adequada ao universo náutico. A nova geração da Moura Náutica reflete nosso compromisso com o cliente, com a segurança e com a tecnologia certa para cada aplicação”, afirma Felipe Godoy, gerente de negócios corporativos e industriais da Moura.

Outra novidade é a identidade visual própria da linha. As embalagens agora ajudam na rápida identificação do modelo adequado no ponto de venda, reforçando o uso correto da bateria e fortalecendo o papel educativo que a Moura assume junto aos seus públicos.

A nova linha Moura Náutica já está disponível na rede de distribuidores autorizados em todo o Brasil. 



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