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Amanrasa instala 15 Lixeiras nas Praias de Manguinhos e Rasa em Búzios

 

Em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) deu mais um importante passo na preservação ambiental e no ordenamento das praias da região. Como parte do compromisso contínuo com a melhoria da gestão de resíduos e a manutenção de espaços públicos limpos, a associação iniciou a instalação de 15 novas lixeiras personalizadas em locais estratégicos nas praias de Manguinhos e Rasa.

Essa ação, que foi anunciada na última assembleia da associação, faz parte de uma série de iniciativas destinadas a criar um ambiente mais seguro, organizado e acessível para todos. “Nosso objetivo é garantir que as praias de Manguinhos e Rasa permaneçam limpas e bem cuidadas, proporcionando um espaço onde moradores e turistas possam desfrutar da natureza com conforto e respeito ao meio ambiente,” afirma Kiki Lessa, presidente da Amanrasa.

Além das lixeiras, a Amanrasa também instalou câmeras de segurança em 8km de orla colaborando com a Polícia Militar e a Prefeitura, a Amanrasa continua acompanhando de perto importantes obras de drenagem, que estão sendo realizadas pela Prefeitura na região, e participa ativamente do projeto Esgoto Zero, entre outras iniciativas, como o site de notícias e utilidade pública www.amanrasa.org.com.br,   que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes.

“A instalação dessas lixeiras é um passo significativo em nossa missão de preservar o meio ambiente e manter nossas praias organizadas. Mas não paramos por aqui – estamos sempre atentos às necessidades da nossa comunidade e buscamos soluções práticas e eficazes para os desafios que surgem,” destaca Kiki Lessa.

 



DPEM é obrigatório para toda embarcação registrada no país

No dia 1º de julho de 2024, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por Suas Cargas, mais conhecido como seguro DPEM, voltou a ser obrigatório no Brasil. O produto havia deixado de ser comercializado no Brasil em 2016. Essa volta marca um retorno significativo para a proteção de vítimas de acidentes náuticos. Ao anunciar a notícia, as autoridades reguladoras destacaram a importância dessa medida para a segurança e responsabilidade civil no setor marítimo.

Contexto

Em 1991 foi criada a Lei nº 8.374, estabelecendo a obrigatoriedade de um seguro que cobrisse danos pessoais causados por embarcações ou sua carga. A cobertura inclui uma indenização financeira referente a morte ou invalidez permanente e a despesas de assistência médica e suplementares, de modo que seja oferecido suporte financeiro às vítimas de acidentes náuticos e suas famílias.

É importante ressaltar que o seguro não se limita a cobrir danos causados apenas a tripulantes ou passageiros, mas a qualquer vítima. Além disso, estão incluídas na lei todo tipo de embarcação, seja de transporte – como navios de carga –, lazer – como lanchas e jet skis –, pesca, ou outro.

Em 2016, no entanto, o seguro deixou de ser oferecido devido à falta de empresas interessadas em sua comercialização, o que resultou na suspensão da obrigatoriedade. 

Retorno da obrigatoriedade

O seguro DPEM garante que as vítimas de acidentes náuticos possuam uma proteção financeira. A extensão da costa brasileira é de mais de 7,5 mil quilômetros e o país possui inúmeras comunidades pesqueiras. Somando isso ao turismo náuticos e a outras atividades marítimas, houve a necessidade de repensar a desobrigatoriedade do produto.

Assim, depois de oito anos, após a reavaliação da necessidade desse seguro e sua viabilidade de comercialização, embarcações de toda espécie voltam a ser obrigadas, por lei, a obtê-lo. Foi, ainda, implementada uma nova regulamentação, que assevera que todas as embarcações estejam cobertas por um seguro de responsabilidade civil.

Como contratar o seguro DPEM

A empresa AKAD Seguros S.A se tornou a responsável por comercializar o produto. Todas as etapas de contratação são feitas de modo on-line pelo Portal DPEM. As Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências, no dia 1º de julho de 2024, passaram a exigir o comprovante de pagamento do seguro DPEM para serviços como a renovação do Título de Inscrição de Embarcação (TIE) e outros.

De acordo com a Susep “O prêmio do Seguro Obrigatório DPEM deverá ser recolhido obrigatoriamente através de bilhete de seguro, emitido por embarcação, bastando o proprietário da embarcação entrar em contato com um corretor de seguros habilitado ou uma seguradora.” 

Sua vigência deve ser de um ano e não é permitido transferir o bilhete de seguro de uma embarcação para outra. Todavia, ocorrendo transferência de propriedade, o bilhete de seguro é automaticamente transferido para o novo proprietário.

O que implica a não contratação do seguro

Proprietários e armadores de embarcações nacionais ou estrangeiras que não obtiverem o produto estarão sujeitos a uma multa de valor igual ao dobro do prêmio anual, por ano ou fração do ano. A Susep afirma que “não se procederá a inscrição, nem se expedirá provisão de registro, termo de vistoria ou certificado de regularização de embarcação, sem a comprovação da existência do seguro, em vigor.”

Com o retorno do Seguro DPEM, os proprietários de embarcações precisam se adequar às novas exigências legais. Essa medida é vista como fundamental para garantir a segurança e a proteção das vítimas de acidentes. Além disso, o seguro traz tranquilidade para os proprietários, pois estes passam a ter respaldo em caso de incidentes que venham a gerar danos a terceiros.



Ant International fecha parceria para inclusão financeira

A Ant International, empresa de pagamentos digitais e tecnologia financeira, acaba de anunciar  sua estratégia para o fornecimento de soluções de tecnologia de crédito orientadas por Inteligência Artificial (IA) para capacitar parceiros locais e promover a inclusão financeira no Brasil.

Como um marco dessa iniciativa no país, a Ant International firmou uma parceria estratégica com a Dock, uma das líderes em pagamentos e tecnologia bancária na América Latina. O objetivo das duas empresas é aprimorar a capacidade de gerenciamento de crédito e a eficiência da infraestrutura para os clientes da Dock, que incluem instituições financeiras, varejistas, startups de fintech etc. O objetivo da parceria entre as companhias é tornar os serviços de crédito mais inclusivos para os segmentos de mercado hoje insuficientemente atendidos, como as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Na fase inicial da parceria, a Dock integrará as soluções de crédito baseadas em IA da Ant International em sua plataforma Dock One, incluindo um mecanismo inteligente de gerenciamento de risco automatizado. Essa colaboração visa fortalecer as operações e infraestrutura de crédito da Dock, já que os clientes da Dock poderão otimizar as decisões de crédito, aumentar a eficiência na subscrição e reduzir custos. Além disso, a parceria permitirá o refinamento de modelos de risco e políticas de crédito, resultando em avaliações mais precisas. Consequentemente, os clientes estarão melhor posicionados para atender a um público mais amplo, incluindo MPMEs. Isso abrirá novas oportunidades de crescimento e contribuirá para um desenvolvimento econômico mais amplo na região.

Nos últimos anos, o Brasil fez um progresso significativo na inclusão financeira. No entanto, ainda há oportunidades para apoiar ainda mais as MPMEs e os grupos com restrições financeiras. Em resposta a essa realidade, o país está incentivando ativamente a transformação digital e a inovação dos serviços financeiros para aumentar a acessibilidade financeira.

Desde 2022, a Dock fomenta no mercado o debate sobre a necessidade de um novo paradigma de crédito, que considere as particularidades do país. Ao combinar as soluções avançadas de tecnologia de crédito da Ant International com a experiência operacional e a forte presença de mercado da Dock, essa parceria elevará os serviços que a Dock oferece às instituições locais, ajudando-as a fortalecer as operações de crédito e otimizar a infraestrutura. 

“A Ant International é o parceiro que buscávamos para materializar nossas metas de inclusão financeira. Como já fazemos em todas as nossas frentes de atuação, firmamos parcerias que forneçam as tecnologias mais avançadas do mercado e que nos permitam entregar isso aos nossos clientes, integrando sua tecnologia à nossa plataforma Dock One. Vamos utilizar a tecnologia para desafiar o status quo e tornar o crédito mais acessível”, explica Antonio Soares, CEO da Dock. “Nosso propósito é, junto com a Ant International, oferecer ao mercado soluções que ampliem significativamente o acesso ao crédito, dando passos significativos para a inclusão financeira no país”, conclui. 

“O Brasil está liderando o caminho da inovação e inclusão financeira, e a Ant International está entusiasmada em formar essa parceria com a Dock nesse que é um mercado tão dinâmico”, afirma Quan Yu, gerente geral de tecnologia de crédito global da Ant International. “A parceria ressalta nosso compromisso de ampliar a acessibilidade e a disponibilidade financeira, fornecendo às instituições locais tecnologias orientadas por IA para melhor apoiar empresas e comunidades. Acreditamos no poder da colaboração para promover a inclusão financeira e estamos explorando mais parcerias com líderes do setor na região”, declara. 

 



Cetrel marca presença no COLACMAR’2024 e CBO’2024, em Itajaí, SC

Entre os dias 13 e 16 de agosto de 2024, a Cetrel esteve presente nos eventos das Ciências do Mar e da Oceanografia na América Latina: o 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR’2024) e o 8º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2024). Realizados na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, os eventos reuniram profissionais de diversos países, para debater sobre a sustentabilidade marinha e costeira.

Representando a Cetrel, as especialistas Gabriella Piffer e Maria Leonor Brito de Santa Izabel compartilharam seus conhecimentos e experiências em áreas estratégicas para a preservação e monitoramento dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Gabriella Piffer, Mestre em Geologia e consultora ambiental da Cetrel, apresentou o trabalho intitulado “Desafios do gerenciamento de áreas contaminadas por plumas de hidrocarbonetos em aquíferos livres de áreas costeiras”. Durante sua exposição, Gabriella destacou a interface entre a Hidrogeologia e as Ciências do Mar, abordando a complexidade do gerenciamento de áreas contaminadas em ambientes costeiros. Seu estudo oferece insights para o planejamento mais eficaz de Modelos Conceituais e para o monitoramento e remediação de plumas de hidrocarbonetos, levando em consideração a dinâmica dos aquíferos influenciados por cunhas salinas e marés. A especialista reforçou a importância de dados toxicológicos e normativas técnicas, bem como de análises laboratoriais validadas pela comunidade científica, para garantir a sustentabilidade dos ecossistemas em transição entre os ambientes terrestres e marinhos.

Maria Leonor Brito de Santa Izabel, especialista em Gerenciamento Ambiental e também consultora ambiental da Cetrel, apresentou o pôster “Sistemas de Disposição Oceânica (SDO) e a importância do monitoramento de compartimentos ambientais (água, sedimentos e comunidades aquáticas) nestes ambientes”. O trabalho focou na experiência da Cetrel com o monitoramento oceanográfico na área de influência do emissário submarino da empresa, revelando as atividades realizadas e os resultados alcançados no controle da qualidade ambiental desses sistemas. O estudo reforça a importância do monitoramento contínuo para garantir a integridade dos ecossistemas marinhos e a eficácia dos Sistemas de Disposição Oceânica.

A participação da Cetrel no COLACMAR’2024 e CBO’2024 reflete o compromisso da empresa com soluções ambientais e a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável para o Brasil e o mundo.



ABTCP 2024 alinha seu programa ao setor de árvores cultivadas

Estão abertas as inscrições para o ABTCP 2024 — 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, evento em formato presencial que será realizado entre os dias 1 e 3 de outubro, no Expo Transamérica, em São Paulo (SP). O encontro, que reúne todos os elos da cadeia produtiva da indústria de base florestal, desponta como uma oportunidade de atualização, não só para pesquisadores e profissionais que já atuam no setor como para estudantes de áreas diversas.

A transformação digital dos processos produtivos e seu respectivo potencial para promover ganhos em circularidade e demais ações inovadoras da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) irão pautar a programação central do ABTCP 2024. Promotora do evento, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) está  comprometida com a elaboração de um programa relevante, que atenda às demandas do setor. “Estamos trabalhando para que o Congresso ABTCP 2024 seja o maior até hoje, tanto em quantidade como em qualidade dos trabalhos técnicos aprovados”, afirma Ari Medeiros, diretor de Operações Industriais da Veracel, eleito presidente do Congresso ABTCP 2024. “Nossa programação inclui sessões técnicas e temáticas diversificadas, envolvendo os congressistas em torno das áreas de Celulose, Papel, Meio Ambiente, Engenharia e Transformação Digital, Recuperação e Energia, Nanotecnologia, Biorrefinaria, Tissue, Manutenção, Segurança do Trabalho, Reciclagem e Florestal, em paralelo à exposição de tecnologias de ponta — tudo pensado para fortalecer a rede de relacionamentos e compartilhar as últimas inovações e melhores práticas da indústria de celulose e papel”, antecipa.

“Ano após ano, a ABTCP dedica-se a montar uma programação técnica robusta, alinhada às necessidades de atualização do setor de árvores cultivadas, especialmente em um contexto de rápidas mudanças da cadeia global de suprimentos e de novas exigências de comprometimento socioambiental”, concorda Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que tem apresentação confirmada na Sessão de Abertura do evento. “A indústria de árvores cultivadas desempenha um papel vital na economia atual, não apenas pelo seu desempenho, demonstrado pelos anúncios de investimento, mas principalmente pela contribuição no combate às mudanças climáticas, dando assim norte à caminhada rumo a uma nova economia verde”, destaca.

Para definir as atividades e selecionar os trabalhos que irão compor os três dias de evento, a ABTCP contou com a atuação de um Comitê Técnico e um Comitê Científico, formados por 50 membros, conforme detalha Fernando José Borges Gomes, docente do Departamento de Produtos Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e coordenador dos Comitês. “Cada trabalho inscrito foi avaliado por três técnicos da área em que foi submetido. Assim, foi possível construir um forte programa técnico, coerente, e altamente agregador. O público poderá conferir os detalhes dos trabalhos selecionados pelas apresentações orais e pelos pôsteres”, ressalta Gomes. 

Apresentações de keynotes dão enfoque a particularidades do contexto atual

Para deixar o conteúdo do ABTCP 2024 ainda mais relevante ao público, a Associação convidou profissionais de destaque em suas áreas de atuação, os keynotes, para abordar temas atuais que prometem transformações ao setor de árvores cultivadas.

Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada da Veracel, será keynote da Sessão Técnica de Meio Ambiente, trazendo as ações ESG da Veracel como tema da apresentação. “Na Veracel, montamos uma comissão ASG, com representantes de todas as áreas da empresa, para que as práticas permeiem todas as nossas atividades. Falarei sobre a importância da pauta ASG para maior inserção do setor em oportunidades de créditos, além de reputação e imagem. O assunto tem sido amplamente discutido em várias esferas e mostrado que o setor florestal, pela própria natureza da atividade, está muito bem posicionado”, revela alguns detalhes.

Já o pesquisador Diego Stéfani Teodoro Martinez, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), fará uma apresentação como keynote da Sessão Técnica de Biorrefinaria. Ele pretende debater a relevância dos estudos relacionados à toxicidade e segurança de novos materiais de celulose que estão sendo produzidos para diferentes aplicações, incluindo não só o setor de papel como o de cosméticos e compósitos e áreas como medicina, agricultura e remediação ambiental. “Para atingirmos esse propósito futuro, temos de estudar, de maneira integrada e proativa, os potenciais impactos desses novos materiais e seus derivados para a saúde humana, animal e ambiental”, esclarece, sinalizando que mostrará exemplos de resultados de pesquisas desenvolvidas no LNNano do CNPEM.

Gianna Sagazio, CEO do SOSA Brasil – The Open Innovation Company, irá conceder uma palestra como keynote da Sessão Técnica de Indústria 5.0, discorrendo sobre as formas de promover a inovação aberta e as respectivas vantagens competitivas que agregam. “O trabalho da SOSA é conectar a necessidade das empresas a tecnologias globais avançadas. A indústria de celulose e papel já tem ciência sobre a importância de recorrer às práticas de inovação aberta para alavancar seus diferenciais competitivos, aliando redução de custos a incrementos de sustentabilidade”, pontua, citando que Suzano, Klabin e CMPC estão entre os clientes da SOSA.

A Sessão Técnica de Recuperação e Energia receberá o keynote Júlio César Tôrres Ribeiro, vice-presidente da Cenibra. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Tecnologia de Celulose e Papel pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ribeiro iniciou a carreira como engenheiro trainee na área de Manutenção Mecânica da Cenibra, em 1993. As passagens que consolidaram a trilha profissional do atual vice-presidente da companhia incluem cargos em áreas diversas, como Recuperação e Utilidade, Manutenção e Engenharia, Industrial e Florestal. “A indústria de celulose e papel oferece uma série de oportunidades e possibilidades de caminhos a serem percorridos”, afirma, antecipando o tema que pretende embasar com exemplos práticos.



Cresce a demanda por suplementos alimentares fora do esporte

Embora os suplementos sejam frequentemente associados ao esporte de alta performance, eles têm se integrado cada vez mais à alimentação diária das pessoas. Hoje, ao menos uma pessoa em 59% das famílias brasileiras consomem suplementos alimentares, de acordo com a pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD).

Talles Lauton, bioquímico e cofundador da Lauton Suplementos, explica que a suplementação adequada pode fazer uma grande diferença na saúde e bem-estar em várias etapas da vida. “Nós sempre tivemos um forte foco no esporte de alta performance, mas reconhecemos que a demanda por suplementos é muito mais ampla. Gestantes, por exemplo, têm necessidades nutricionais específicas que podem ser complementadas com a suplementação adequada de ácido fólico, ômega-3 e outros nutrientes essenciais”, comenta Talles.

Os idosos também têm se beneficiado dos produtos desenvolvidos pela Lauton. À medida que o corpo envelhece, as demandas nutricionais mudam, e a suplementação pode ajudar a preencher lacunas na dieta, além de apoiar a saúde óssea, cognitiva e imunológica. “Desenvolvemos fórmulas específicas para atender às necessidades dos idosos, como suplementos ricos em cálcio e vitamina D para ajudar a manter a saúde dos ossos. Para evitar a perda de massa muscular, é essencial também que os idosos tenham uma suplementação proteica em alguma medida”, explica Lauton.

Com a evolução das demandas nutricionais e o aumento da expectativa de vida, a suplementação tem se tornado cada vez mais relevante para públicos além dos atletas. Gestantes, idosos e outras pessoas com necessidades específicas de saúde agora contam com uma variedade de produtos desenvolvidos para apoiar o bem-estar em todas as fases da vida. Essa diversificação no mercado reflete uma mudança nos padrões de consumo, assim como na forma que a sociedade enxerga a importância da nutrição preventiva.



Lopes amplia presença na Zona Leste com nova sede no Tatuapé

O Grupo Lopes (LPS Brasil), uma das maiores imobiliárias da América Latina, anuncia a inauguração de uma nova sede administrativa e comercial no Tatuapé, bairro da Zona Leste de São Paulo. Com mais de quatro milhões de habitantes (dados do Censo de 2022), a Zona Leste é a região mais populosa da capital e hoje responde por mais de 30% das vendas de imóveis da Lopes na cidade de São Paulo. 

Desde sua fundação, em 1935, a Lopes manteve sua sede única na Rua Estados Unidos, nos Jardins. No entanto, devido à expansão do mercado, a empresa tomou a decisão de abrir o novo escritório na Zona Leste para oferecer um atendimento mais próximo aos clientes da região e ampliar a sua atuação nos bairros do entorno. Com alto potencial de crescimento e valorização, a região abrange uma área de 400 quilômetros quadrados, tornando-se um ponto estratégico no cenário imobiliário paulistano.

De acordo com Marco Lopes, presidente do Grupo Lopes, a nova sede é uma resposta à crescente demanda do mercado na capital. “Possuímos mais de 260 mil imóveis à venda em nosso portfólio e a inauguração da sede na Zona Leste é um movimento natural para atender regiões que têm crescido exponencialmente”, destaca.

O novo escritório no Tatuapé não só atenderá a demanda da Zona Leste, mas também da Zona Norte e do município de Guarulhos, regiões que se destacam pela valorização imobiliária robusta. A equipe da Lopes na nova sede será composta por 140 profissionais e oferecerá um portfólio com mais de 60 produtos, totalizando mais de 17 mil unidades.

Belmiro Fernandes Quintaes Jr., Diretor Executivo Comercial do Grupo Lopes, observa que a empresa já lançou quatro empreendimentos este ano e conta com mais quatro previstos para este segundo semestre. De acordo com o executivo, o ticket médio dos imóveis deve variar entre R$550.000 e R$1.600.000.

“Essa expansão nos permite atuar com mais foco e garantir um atendimento personalizado ao público das Zonas Leste e Norte da capital e de Guarulhos, reforçando nosso compromisso com a excelência e a inovação no setor imobiliário”, afirma Belmiro Quintaes.

Segundo os dados do setor de Inteligência de Mercado da Lopes, o perfil do consumidor de imóveis das zonas Leste e Norte de São Paulo é composto por pessoas com idade média de 45 anos, em sua maioria casadas e mais da metade masculina. Ainda segundo a pesquisa, a maioria das pessoas que compra imóveis nessas regiões adquire propriedades para residência própria, buscando também estabilidade e segurança. Os imóveis que têm sido mais procurados são os apartamentos com dois ou três dormitórios.

Outra característica apontada é que 47% das pessoas interessadas em comprar ou alugar um imóvel decidem o bairro em que irão morar com base na oferta de trens ou metrô da região. Belmiro Quintaes observa que as regiões que serão atendidas pela nova sede da LPS oferecem boa infraestrutura de transporte: a Zona Leste conta com a linha Vermelha do metrô e a extensão da linha Verde já está em construção.

Já a Zona Norte é servida pela linha Azul do metrô e em breve terá também a linha Laranja. Além disso, as duas regiões têm fácil acesso à Marginal Tietê e contam com opções de bares, restaurantes e shoppings. Guarulhos também possui boa infraestrutura e fica a apenas 17 quilômetros da capital paulista, com acesso facilitado pelas rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. A proximidade com o aeroporto internacional de Guarulhos completa a lista de atrativos da cidade.



Feicon, da RX, é eleita feira de negócios e exposição B2B do ano

A Feira Internacional da Construção Civil, Feicon, levou o título de “Feira de Negócios e Exposição B2B” do ano no Prêmio Live Marketing, que elege os melhores cases e empresas entre agências, fornecedores e profissionais que organizam ações e experiências para marcas e eventos corporativos. O resultado foi anunciado em 30/07.

A edição da Feicon deste ano, realizada entre os dias 2 e 5 de abril, reuniu mais de 100 mil visitantes de todas as regiões do Brasil e também de outros 70 países. Com crescimento de 31% no número de expositores na comparação com o evento de 2023, atingiu a marca de 480 mil leads qualificados, ou seja, com real potencial de geração de negócios.

Entre as atrações, espaços para troca de conhecimento, como ENIC, Encontro VMC, Simpósio e Espaço Sincomavi, Núcleos de Conteúdo de Construção e Varejo, Rotas de Tecnologia e Sustentabilidade, além de um lounge só para influenciadores, que reuniu dezenas de canais digitais para repercussão de marcas e lançamentos.

Lucas Pimentel, diretor de marketing da RX, ressalta que “a conquista é o resultado do compromisso da RX em oferecer soluções e produtos inovadores, impulsionados pela expertise global e pela equipe altamente qualificada”.



Haircare: 4 tendências na indústria para os próximos anos

Nos últimos cinco anos, o volume de negócios de cosméticos para cabelos mais do que triplicou, passando de 3%, em 2018, para 10% registrado em 2023, segundo o relatório “Beleza e cuidados pessoais: redefinindo o cenário para fusões e aquisições” da Kearney. Isso reflete, também, nas tendências dessa indústria para os próximos anos. O Químico Dr. Celso Martins Júnior, consultor técnico da in-cosmetics Latin America, indica 4 correntes de maior destaque.

1 Inteligência artificial

De acordo com o especialista, a tecnologia tem permitido às marcas oferecer um tratamento personalizado de comunicação com o consumidor. “Temos a presença da IA como ferramenta de interação no atendimento, disponível 24 horas por dia, tirando dúvidas, enviando alerta de cuidados, indicando a posologia adequada e uso correto dos produtos, oferecendo cuidados individualizados”.

Além disso, a IA pode ser utilizada para interpretar e indicar ativos para tratamentos específicos. “Vivemos a era do Scalp Care (do cuidado com o couro cabeludo). É correto interpretar que o cabelo é um marcador de saúde e isso abre caminho para a inclusão de ativos de última geração, como aqueles com atividades anti-inflamatórias e moduladores da oleosidade do couro cabeludo”.

2 Exossomos Capilares

Os exossomos capilares estão naturalmente presentes em abundância dentro das células animais e vegetais. Eles têm se destacado em meio às comunidades científica e cosmética devido ao seu papel fundamental de otimização e qualificação da comunicação celular.

“Essas pequenas vesículas – estruturas – entrelaçadas por mais de uma camada lipídica servem como mensageiros, facilitando a troca de informações moleculares entre as células. Resumindo, não apenas aumentam a sustentabilidade e a estabilidade dos produtos cosméticos, mas também ressaltam o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis. Benéfico para o consumidor e para as marcas”, ressalta o especialista.

3 Óleo Vegetal Ozonizado

Celso Martins Júnior acredita que essa nova tecnologia será mais utilizada pela indústria nos próximos anos, não apenas como ativo, mas também como sistemas carreadores de alto desempenho, ou seja, uma opção de substância usada para diluir e transportar óleos essenciais para a aplicação tópica.

“Três óleos vegetais merecem destaque: o óleo vegetal de girassol ozonizado, com alta concentração de Fitol (que oferece ampla atividade anti-inflamatória); o óleo vegetal de rosa-mosqueta ozonizado, com alta concentração de ácido azeláico (que possui atividades clareadora e sebo reguladora, com potencial de inibição que ajuda a diminuir o afinamento capilar) e por fim o óleo vegetal de oliva ozonizado, uma das matérias-primas de maior evidência atualmente em toda a Europa, por ser versátil e de múltiplas contribuições e aplicações nas fórmulas de skin (pele) e scalp care”.

4 Pré e probióticos

Os pré e probióticos são bactérias, produzidas por biotecnologia, que trazem benefícios como: aumentar as defesas do organismo, combater problemas e prevenir o desenvolvimento de infecções e inflamações. Nos produtos de cuidados capilares, possuem funções benéficas para a saúde da pele e do couro cabeludo, além de deixar a cadeia produtiva mais sustentável.

“Estes são ‘atores principais’ desta nova onda da skinificação e também vieram para ficar. Tem sido notável a ampliação dos conceitos de tecnologias limpas e químicas verdes como eixos principais do motor da sustentabilidade do nosso setor, notabilizando uma nova cultura técnica de desenvolvimento de produtos, conceitos e projetos industriais”.

Além disso o especialista acrescenta que “visto que o cabelo é marcador de saúde, os cuidados com a pele e com o couro cabeludo podem e devem anteceder os cuidados com a fibra. Este é essencialmente o movimento skinificação”.

Temas como sustentabilidade, tendências e tecnologias no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos serão debatidos na in-cosmetics Latin America 2024, evento de matérias-primas e formulações de cosméticos voltado para profissionais do setor, que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira internacional completa uma década neste ano e é considerada um dos principais encontros do mercado de formulação de cosméticos. 



Setor de Software e TIC crescerá 6,8% em 2024, diz Softex

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil continua a se destacar como um dos principais motores da transformação digital, promovendo a inovação, a competitividade e o desenvolvimento econômico.

De acordo com dados da terceira edição do “Relatório Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente”, produzido pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, a indústria de TIC deverá registrar uma expansão de 6,8% em 2024.
O estudo, que se baseia em uma inédita pesquisa de dados primários e também em números de fontes oficiais, oferece uma visão detalhada do setor, analisando ao longo de seus dez capítulos, entre outros tópicos, o cenário brasileiro, as tendências de mercado, o comércio exterior, a formação de profissionais, a caracterização das empresas, o mercado de trabalho e os esforços em pesquisa e desenvolvimento, ressaltando o papel crucial da TIC na economia brasileira.

A equipe de pesquisadores do Observatório Softex detectou que a expansão projetada para a indústria de TIC no Brasil está alinhada com as tendências globais. Em 2023, os investimentos mundiais no setor da Indústria de Software e Serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação (ISSTIC) aumentaram 5,6%, alcançando a marca de US$ 3,7 trilhões, projetando ultrapassar a casa dos US$ 4 trilhões em 2024.
O mercado global é dominado pelos Estados Unidos (38%) seguido pela China (11,4%). O relatório também destaca o rápido crescimento da Índia, com um aumento de 7,9%, a maior expansão registrada mundialmente no setor.

No Brasil, os gastos no setor da ISSTIC atingiram R$ 552 bilhões em 2023, com projeções de crescimento para R$ 590 bilhões neste ano. A contribuição do setor ao PIB nacional foi de R$ 321,4 bilhões, representando 3% do total. A distribuição regional desses investimentos revela desigualdades significativas, com a região Sudeste liderando os investimentos (mais de 50% do total), enquanto a região Norte apresenta a menor participação.

“Esse relatório oferece uma visão abrangente e detalhada de um setor estratégico para o país, destacando tanto as conquistas quanto os desafios enfrentados pela indústria. Embora a expansão projetada de 6,8% para 2024 indique um futuro promissor, há a necessidade de implementação de estratégias e de políticas públicas que possam garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor no cenário global no longo prazo”, avalia Ruben Delgado, presidente da Softex.

Mulheres e negros ainda são minoria e déficit na balança comercial cresce 33%. Outro aspecto importante apurado pelo Observatório Softex diz respeito ao comércio exterior, que movimentou mais de US$ 13 bilhões em exportações e importações em 2022, um aumento de 38,7% em relação a 2021.
Contudo, o setor ainda enfrenta desafios, como o déficit da balança comercial, que atingiu US$ 4 milhões em 2022 e deve aumentar para US$ 8 milhões em 2024, 33% a mais que em 2023, estimam os pesquisadores. As importações no setor devem superar as exportações em 14%, indicando a necessidade de políticas que incentivem a competitividade internacional do setor brasileiro.

Estima-se que as exportações de Serviços de TIC entre 2023 e 2024 cresçam 6,75%, ultrapassando a marca de US$ 5 bilhões, impulsionadas principalmente pelos serviços de software. Em 2023, o valor das exportações atingiu aproximadamente US$ 4,9 bilhões, sendo que US$ 793 milhões desse total foram gerados por 88 empresas participantes do programa Brasil IT+, executado em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex. Esse desempenho reflete a importância crescente do setor de software como motor de crescimento nas exportações de tecnologia.

O relatório da Softex também analisa a composição e o desempenho das empresas e do mercado de trabalho na ISSTIC. Em 2022, o setor representou 2,88% das empresas brasileiras (271.825), com a Indústria de Software concentrando 63,9% do total (173.646). No mercado de trabalho, foi registrado um saldo positivo de 19.804 posições em 2023 e forte demanda por profissionais jovens (entre 18 e 24 anos). Contudo, persistem os desafios relacionados à diversidade, com mulheres (7,8%) e negros (5,0%) ainda representando uma minoria significativa na força de trabalho.

O último capítulo do relatório do Observatório Softex é dedicado às startups. Em 2023, o Brasil contava com 12.040 startups ativas, refletindo um cenário de empreendedorismo dinâmico, embora desafiador. Segundo apuração do Observatório Softex, os setores que mais concentram startups atualmente são os de Tecnologia da Informação (22,31%), Saúde e Bem-estar (13,44%) e Educação (13,06%).

MLP Comunicação
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ABRADEB alerta sobre venda casada ao financiar um veículo

A venda casada, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (Artigo 39 do CDC), vem sendo frequentemente associada ao financiamento de veículos no Brasil, alerta a Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (ABRADEB). O procedimento ocorre quando o consumidor é compelido a adquirir um produto ou serviço adicional ao principal, como seguro, cartão de crédito ou até mesmo planos de manutenção, como condição para aprovação do crédito para a compra do veículo. Nesses casos, além de ser uma prática ilegal, o consumidor tem o direito à devolução em dobro dos valores pagos indevidamente.

Financiamento de veículos e venda casada: explorando a vulnerabilidade econômica do consumidor no Brasil

No Brasil, uma grande maioria dos veículos, aproximadamente 70%, são adquiridos por meio de financiamento, devido à falta de poder de compra para transações à vista, especialmente no setor automotivo. Estudos recentes apontam que, de cada dez automóveis adquiridos, cerca de sete são comprados por meio de financiamento. Esses dados, provenientes da B3, mostraram que apenas no período de janeiro a julho de 2022, as vendas financiadas de carros atingiram cerca de 3 milhões de unidades.

Além disso, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 79% das famílias estão endividadas, evidenciando que essa realidade afeta cerca de 8 em cada 10 lares no Brasil. Isso tem um impacto direto no poder de compra das famílias e reduz a capacidade de barganha para efetuar uma compra à vista, algo que apenas uma pequena parcela da população economicamente ativa pode se dar ao luxo.

Diante deste contexto econômico restritivo, o consumidor tem poucas alternativas além de optar pelo financiamento ao adquirir um bem de consumo tão significativo quanto o carro, que pode ser usado tanto para trabalho quanto para lazer. O financiamento, porém, vem muitas vezes acompanhado da prática de venda casada, sendo a aprovação do crédito está condicionada à aquisição de seguros ou outros produtos e serviços adicionais, o que, portanto, gera encargos financeiros excessivos e desnecessários, culminando em altos índices de inadimplência.

Essa condição impõe uma camada extra de dificuldade e exploração sobre os consumidores que já estão em uma posição econômica vulnerável, o que ressalta a importância de políticas mais robustas e ações de conscientização para proteger os direitos dos consumidores nesse aspecto crucial.

Entendendo a venda casada

A venda casada, explicitamente proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), veda aos fornecedores a prática de condicionar a oferta de um produto ou serviço à aquisição de outro. Apesar de ilegal, essa prática persiste no setor automotivo, onde frequentemente se informa aos clientes que a aprovação de seu financiamento está atrelada à contratação de seguros ou serviços adicionais.

Além da imposição de um seguro prestamista, a venda casada pode envolver a obrigatoriedade de escolher uma seguradora especificamente indicada pela instituição financeira. Portanto, a prática pode manifestar-se de várias maneiras:

 (i) o consumidor pode não estar ciente de que um seguro foi incluído em seu contrato, ou não ter acesso a informações relevantes sobre o mesmo;

 (ii) pode desconhecer que a contratação do seguro prestamista não é obrigatória para o financiamento do veículo; e

 (iii) pode ser privado da liberdade de escolher uma seguradora que melhor atenda às suas necessidades.

Devolução em dobro: proteção ampliada ao consumidor em casos de venda casada

Nos casos em que consumidores são vítimas de venda casada ao contratar financiamentos veiculares, a busca pela compensação dos prejuízos materiais se torna uma prioridade. A venda casada, além de impor encargos financeiros indevidos, compromete a confiança nas relações comerciais. Quando um cliente é obrigado a adquirir produtos ou serviços adicionais para obter o financiamento, ele sofre uma perda econômica que deve ser compensada.

Em 2021, um marco jurídico trouxe uma interpretação significativa sobre a devolução dos valores pagos indevidamente em situações de venda casada. De acordo com essa decisão, independentemente de comprovação de má-fé por parte do fornecedor, é devida a restituição em dobro dos valores pagos de forma irregular. Isso significa que o consumidor tem o direito de receber em dobro o valor que foi indevidamente cobrado, incluindo custos de seguros, serviços adicionais ou qualquer outra cobrança condicionada à obtenção do financiamento.

Essa decisão reforça a proteção ao consumidor, que, além de recuperar o valor pago indevidamente, ainda é indenizado pela violação de seus direitos. É uma forma de desestimular práticas abusivas e promover a justiça no mercado de consumo, garantindo que as instituições financeiras e fornecedores sejam responsabilizados por condutas contrárias à lei e à ética comercial.

Estratégias para o Consumidor

Os consumidores precisam estar vigilantes e exigir transparência durante o processo de financiamento. É essencial questionar e recusar ofertas que pareçam condicionais a outros produtos ou serviços. Além disso, a ABRADEB recomenda que os consumidores:

  1. Solicitem detalhamento escrito de todos os custos associados ao financiamento.
  2. Comparem diferentes ofertas de financiamento sem produtos adicionais.
  3. Denunciem práticas suspeitas aos órgãos competentes, incluindo a própria ABRADEB e o Procon.

A luta contra a venda casada no financiamento de veículos é crucial para assegurar a justiça e a equidade no mercado de consumo. Com informação e ação coordenada, consumidores e entidades reguladoras podem juntos eliminar essa prática abusiva, promovendo um ambiente de negócios mais justo e transparente.



Regulação dos jogos de azar no Brasil impõe desafios penais

A legalização e regulamentação dos jogos de azar no Brasil têm gerado debates intensos, especialmente nas esferas jurídica e econômica. Atualmente, a legislação brasileira impõe restrições severas à exploração desses jogos, com implicações penais significativas para quem participa de atividades não autorizadas. A discussão se intensificou recentemente com o aumento do interesse pela legalização, impulsionado pela perspectiva de geração de receitas fiscais e desenvolvimento econômico, fatores que tornam a pauta relevante no cenário nacional.

No entanto, a regulamentação do setor não é uma questão simples. A exploração ilegal dos jogos de azar está associada a crimes graves, como lavagem de dinheiro e corrupção, o que levanta preocupações sobre os riscos envolvidos na legalização. Estudos mostram que, sem um marco regulatório robusto e mecanismos de fiscalização eficazes, a legalização pode potencializar atividades ilícitas, em vez de mitigá-las. Assim, a criação de uma estrutura regulatória que equilibre o controle legal e o desenvolvimento econômico é essencial para garantir que os benefícios não sejam superados pelos riscos.

As consequências penais da exploração ilegal

O advogado Armando Mesquita, mestre em Direito Penal e sócio do A. Mesquita Advogados, destaca que a exploração não autorizada de jogos de azar vai além das contravenções penais, podendo se associar a crimes mais graves. “A prática de jogos de azar sem a devida autorização pode configurar delitos como lavagem de dinheiro, associação criminosa e até corrupção. Estes crimes são frequentemente encontrados em contextos clandestinos, onde grandes somas de dinheiro circulam sem o devido controle, facilitando outras atividades ilícitas,” explica Mesquita.

A lavagem de dinheiro, em particular, é uma das principais preocupações associadas aos jogos de azar. A Lei nº 9.613/1998, que trata dos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, prevê penas rigorosas para aqueles que utilizam esses jogos como meio de dissimulação da origem ilícita de recursos. Mesquita enfatiza: “Os jogos de azar oferecem um ambiente propício para a lavagem de dinheiro devido ao alto volume de capital envolvido e à dificuldade de rastreamento das operações. A fiscalização insuficiente e a clandestinidade são fatores que potencializam o risco de que essas práticas sirvam para legitimar recursos de origem criminosa.”

Desafios e perspectivas da regulamentação

Nos últimos anos, o debate sobre a regulamentação dos jogos de azar no Brasil ganhou novo fôlego. As discussões sobre a legalização dessas atividades são impulsionadas pela perspectiva de geração de receitas para o Estado, por meio de tributações, além de potencialmente fomentar a criação de empregos e o turismo.

No entanto, Mesquita adverte que a regulamentação dos jogos de azar requer mais do que simplesmente legalizar a atividade. “A criação de um marco regulatório robusto é essencial para a fiscalização eficaz e o controle de práticas ilícitas, como a lavagem de dinheiro. Além disso, é crucial implementar mecanismos de proteção ao jogador, prevenindo o desenvolvimento de vícios e outros problemas sociais,” ressalta.

A complexidade da regulamentação envolve não apenas o estabelecimento de leis adequadas, mas também a necessidade de instituições capacitadas para monitorar e aplicar essas leis, garantindo que o objetivo de arrecadação não seja comprometido por um aumento na criminalidade.

A questão dos jogos de azar no Brasil não se restringe às suas implicações penais, mas se estende a desafios jurídicos e regulatórios que demandam uma abordagem equilibrada. Enquanto a legislação vigente impõe restrições consideráveis, o avanço das discussões sobre uma possível regulamentação aponta para a necessidade de um debate mais aprofundado.

“A legalização dos jogos de azar deve ser acompanhada de um conjunto rigoroso de medidas de controle e prevenção para garantir que os benefícios econômicos não sejam eclipsados pelos riscos penais para os empresários do setor,” conclui o Mesquita. A evolução desse debate exigirá que se encontre um equilíbrio entre os interesses econômicos e a proteção da sociedade, assegurando que a integridade do sistema jurídico seja mantida.

Sobre Armando S. Mesquita Neto

 

É advogado Mestre em Direito Penal, Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade de Salamanca-Espanha, Especialista em Direito Penal, Economia e Compliance pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal e Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Instituto de Direito Penal Econômico Europeu (IDPEE).

 

Para saber mais, basta acessar:

https://www.instagram.com/amesquitaadvogados/

https://www.linkedin.com/in/armando-s-mesquita-neto-717576155/



Interlub implementa SAP Business One no Brasil

A Interlub,  Grupo Internacional em Especialidades Lubrificantes para aplicações nos mais variados segmentos da indústria, sempre buscou inovação e eficiência. Em sua jornada para otimizar processos, a empresa contou com a expertise da Power One para implementar o SAP Business One.

A Interlub necessitava de uma solução que se adaptasse às suas necessidades específicas e garantisse a agilidade e segurança em seus processos diários.

Valter Torres, Sócio-Diretor da Interlub, compartilha: “Durante o processo de implantação, foi possível entender nossa necessidade de uma solução desenvolvida sob medida, sempre levando em conta as características e demandas do nosso negócio.”

A implementação combinou a robustez do SAP Business One com um front-end customizado às demandas diárias da Interlub, incluindo integrações ao SAP Business One para que seus consultores atendam seus clientes em tempo real mesmo em campo. “Buscamos atuar eficazmente sem renunciar à segurança da informação e qualidade em nossos processos”, destaca Valter Torres.

A parceria com a Power One foi de encontro às expectativas da Interlub, como também proporcionou uma base que possibilite futuras inovações. “A implementação foi um sucesso, e comprovamos ter uma parceira confiável para empresas que buscam excelência operacional com software e implantação pela consultoria.”



Empresária brasileira e militares recebem medalha do Prêmio Nobel da Paz

A farmacêutica e empresária Liege Slomp foi condecorada com a medalha do Prêmio Nobel da Paz, conquistada pelo Batalhão de Suez, em 1988, e entregue aos militares no dia 29 de agosto, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista.

Natural de Caxias do Sul (RS) e formada em Ribeirão Preto (SP), cidade onde vive há 24 anos, Liege recebeu, em 2022, o título de Oficial de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, dois anos depois, foi escolhida pelo Batalhão de Suez para ser homenageada durante a solenidade de entrega do Prêmio Nobel da Paz.

“Foi uma honra e uma surpresa ser homenageada dessa forma. Nunca pensei que seria cogitada e escolhida para algo dessa grandeza. Após tantos anos, o Batalhão de Suez finalmente recebeu o reconhecimento merecido e eu estava ali, também recebendo esta medalha. O peso histórico do evento tornou a noite ainda mais emocionante”, destacou Liege.

Oficial de Paz da ONU

Após mais de 10 anos de dedicação à carreira na indústria farmacêutica, Liege criou o “Receita de Propagandista”, projeto on-line que tinha como objetivo desmistificar a profissão e promover a inclusão de profissionais mais velhos e PcDs (Pessoas com Deficiência) no mercado de trabalho.

Em seu curso, a mentora destaca que, de 551 alunos aprovados, 111 têm mais que 40 anos e oito têm mais que 50 anos de idade. E foi esse trabalho que a credenciou a conquistar o título de Oficial de Paz da ONU, que premia e reverencia autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham se destacado em ações humanitárias e manutenção da paz no Brasil ou no exterior.

“A medalha é um reconhecimento pelo trabalho sério, responsável e impactante e pelas mudanças de vida obtidas com ele”, explica a empresária.

Sobre o Batalhão de Suez

O Batalhão de Suez foi um contingente do Exército Brasileiro enviado ao Oriente Médio, para fazer parte da United Nations Emergence Force (UNEF), ou “capacetes azuis”, no conflito entre Israel, Egito e seus vizinhos árabes a partir de 1956.

A tropa retirou cerca de duas mil minas terrestres da região. O trabalho foi desafiador e os soldados enfrentaram diversas dificuldades, como tempestades e a necessidade de morar em buracos no deserto.

Em 1988, os militares conquistaram o Prêmio Nobel da Paz, que foi considerado um tributo a todos os que serviram a organização, em especial aos que contribuíram para as operações de paz até então. A medalha, entretanto, ainda não havia sido entregue.

Atendimento à imprensa:

Robert Siqueira – (16) 99705-6876

robert@foccocomunicacao.com.br



Para brasileiros, não há idade limite para mudar de carreira

Oito em cada dez profissionais brasileiros com mais de 40 anos já pensaram em recomeçar em uma nova profissão. A porcentagem exata mostra que 82,2% das pessoas com 40 anos ou mais já pensaram ou ainda pretendem mudar de carreira, taxa pouco maior do que a verificada entre os brasileiros com idades entre 16 e 24 anos (82%). O dado é de uma pesquisa da plataforma Online Currículo e para cerca de 70% dos entrevistados, não há limite de idade para mudar de carreira. 

Aliado a este cenário, a busca por identificação com a cultura organizacional de onde se trabalha tem sido fator importante para quem busca novas oportunidades na carreira. Isso porque, em 2022, 25% dos trabalhadores apontaram a incompatibilidade em relação aos valores e à cultura da empresa como um dos motivos para querer deixar o emprego, de acordo com o estudo “Força de Trabalho Global do Futuro”.

O mineiro Bruno Metzker faz parte desta estatística, pois saiu de seu último trabalho após um burnout, em parte atribuído ao fato de não se identificar com a cultura da empresa, o que o levou a mudar os rumos de sua carreira aos 36 anos. “Acredito que a aderência à cultura organizacional da empresa é um ponto decisivo para que o colaborador consiga se desenvolver e crescer junto com a companhia de forma saudável”, afirma Metzker. E foi justamente a identificação com a cultura empresarial que fez com que o mineiro encarasse o desafio de entrar em um novo trabalho que exigia que aprendesse novas habilidades. “Era um cenário muito difícil, afinal de contas, eu estava com 36 anos e sentia que todo o meu esforço tinha sido em vão, mas tomei a decisão certa”. 

E começar um negócio depois dos 40 é possível?

O Brasil é um país com forte cultura empreendedora. Em  2023, 42 milhões de pessoas adultas, com idade entre 18 a 64 anos, já eram donas do próprio negócio ou estavam se planejando para iniciar uma empresa, sendo que 75% dos empreendedores têm até 44 anos. Os dados são do levantamento Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), e colocam o país como a 8ª nação com mais empreendedores no mundo.

A atividade de franquias no país gerou 1,7 milhão de empregos diretos em 2023, além de aumento de 13,8% no faturamento, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O modelo de empreendimento baseado em franquias possibilita ao empreendedor a chance de entrar no mercado com uma marca já conhecida e com modelo de negócio consolidado. Aos 41 anos, Metzker passa a fazer parte deste setor, após conquistar a oportunidade de se tornar empreendedor na empresa, com a abertura de uma franquia do Cartão de TODOS em Sapé, na Paraíba.

Com base nos princípios do modelo de gestão da Administração Solidária, segundo o qual o principal propósito de uma empresa é contribuir para o desenvolvimento social, sendo o lucro um aspecto secundário, a companhia fomenta o desenvolvimento dos colaboradores para se tornarem franqueados. O projeto “Minha Franquia, Meu Negócio” possibilita que o colaborador se torne sócio de uma franquia sem fazer investimento financeiro.

Com sua primeira franquia inaugurada há cerca de um mês, na Paraíba, e gerando em média 40 empregos diretos, Bruno Metzker tem ainda uma nova unidade em processo de implantação em Quixadá, no Ceará. “Minha maior conquista é ter recomeçado minha trajetória profissional aos 36 anos e ter me tornado diretor aos 41, acumulando bons projetos e conquistando participação em uma franquia que requer investimentos na casa de R$ 2 milhões”, comemora o franqueado.



Seguro de Crédito salva empresas frente a inadimplência

Segundo o Serasa, em abril de 2024 a inadimplência no Brasil cresceu pelo terceiro mês seguido, havendo cerca de 73,42 milhões de pessoas no país em situação de inadimplência. O grupo de brasileiros entre 26 e 40 anos se destaca, compondo 34% do grupo. Tratando-se de empresas, o índice de inadimplência também é alto: apenas em janeiro de 2024 6,7 milhões de CNPJs foram registrados no vermelho, de acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, de forma que cada negócio inadimplente estaria, em média, com 7,1 contas atrasadas. 

Um comerciante a todo tempo corre o risco de não ser pago por algum de seus clientes. Nas situações em que existe a possibilidade de pagamento a prazo, esse risco tende a ser ainda maior. Desse modo, fornecedores, revendedores, distribuidores ou até prestadores de serviços podem se encontrar financeiramente vulneráveis a um golpe. Por mais que a análise de crédito de um cliente antes da venda seja de grande importância, ela não é uma garantia de pagamento.

O que é o seguro de crédito?

O seguro de crédito é uma solução para contextos nos quais existe o risco de inadimplência, como o apresentado, pois garante o pagamento de dívidas quando o cliente não cumpre sua parte. Se um cliente contrai uma dívida com determinada empresa, o seguro de crédito é acionado e uma porcentagem do valor devido pelo cliente é ressarcido ao credor, conforme o estipulado na apólice. O produto é uma proteção contra perdas financeiras e tem sido cada vez mais vendido no Brasil devido à crise econômica. As partes envolvidas são o segurado, que é o credor da operação de crédito, e a seguradora, que visa à mitigação dos prejuízos causados. Nesse cenário, o devedor da operação de crédito não é parte integrante do contrato, mas um gerador de risco. Há modalidades específicas para diferentes casos.

Quais são as modalidades do Seguro de Crédito?

  • Seguro de crédito rotativo (para dívidas contraídas por cartão de crédito);
  • Seguro de crédito consignado (para dívidas contraídas com o FGTS ou com o INSS);
  • Seguro de crédito pessoal (para dívidas contraídas por pessoa física);
  • Seguro de crédito para empresas (para dívidas contraídas por pessoa jurídica).

Quais são as vantagens do seguro de crédito?

O produto possui inúmeros benefícios, como a redução dos prejuízos decorrentes da inadimplência dos clientes, o desconto de duplicatas, as taxas mais atrativas e a economia na análise de crédito dos clientes, posto que isso passa a ser responsabilidade da seguradora. Na prática, tais benefícios podem ser resumidos da seguinte maneira:

  • Garantia de pagamento;
  • Taxas de juros mais baixas;
  • aumento do limite de crédito do consumidor;
  • proteção contra fraudes;
  • cancelamento automático (em caso de pagamento de dívida).

Nina Teixeira, da Genebra Seguros, explica que “para contratar um seguro de crédito, é necessário apresentar uma cópia do contrato de financiamento e/ou do cartão de crédito. A seguradora vai analisar o histórico de pagamentos do consumidor e, caso ele seja inadimplente, o seguro vai garantir o pagamento das dívidas”. Sua contratação é rápida e fácil. Cabe comentar que seu tempo de vigência varia de acordo com o tempo da dívida assumida. Sendo esta renegociada, é necessário declarar essa alteração e recalcular o capital segurado.

O seguro de crédito, em suma, aumenta a estabilidade financeira do contratante e garante que a empresa ou pessoa física segurada possua fluxo de caixa, sendo crucial para empresas que vendem um produto ou que prestam um serviço com pagamento a crédito. Sua contratação encarrega a seguradora de analisar o crédito e monitorar a situação financeira dos clientes, sendo esta quem estipula, a partir de então, o limite de crédito de cada um.



YDUQS| Fato Relevante – Programa de Recompra

A YDUQS PARTICIPAÇÕES S.A (“Companhia” ou “YDUQS” ) – (B3: YDUQ3), em cumprimento ao disposto no § 4º do artigo 157 da Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada (“Lei das S.A.”), na Resolução CVM n.º 44, de 23 de agosto de 2021 (“Resolução CVM 44/21”), na Resolução nº 77, de 29 de março de 2022 (“Resolução CVM 77/22”) e na Resolução CVM nº 80, de 29 de março de 2022 (“Resolução CVM 80/22”), informa aos seus acionistas, investidores e ao mercado em geral, que o Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada no dia 2 de setembro de 2024, aprovou um programa de recompra de ações ordinárias de sua emissão, nos termos descritos abaixo (“Programa de Recompra”).

O Programa de Recompra tem por objetivo gerar valor para os acionistas da Companhia, por meio da utilização de recursos disponíveis na compra de ações em bolsa de valores, a preços de mercado.

O Programa de Recompra terá duração de até 18 (dezoito) meses. Durante este período poderão ser adquiridas até R$300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) em ações, que correspondem, pela cotação do último fechamento, a 31.023.785 (trinta e uma milhões, vinte e três mil, setecentas e oitenta e cinco) ações ordinárias de emissão da Companhia.

A Companhia atesta, ainda, que todas as operações serão feitas em ambiente de bolsa, no pregão da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), a preço de mercado, e que poderão ser usadas instituições financeiras para intermediar as operações, conforme especificado no Anexo I.

As ações adquiridas pela Companhia serão mantidas em tesouraria, canceladas ou alienadas no mercado, observando-se o limite legal para manutenção em tesouraria de até 10% (dez por cento) do volume total das ações em circulação da Companhia.

Em complemento às características do Programa de Recompra destacadas acima e em atenção ao artigo 33, inciso “XXXV” da Resolução CVM 80/22, faz-se referência ao Anexo I deste Fato Relevante, que contém todas as demais informações requeridas pela CVM a respeito da matéria.

 

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2024.

Rossano Marques
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

 

Clique aqui para acessar o documento na íntegra. 



A Betano se torna patrocinadora oficial global da UEFA Europa League e da UEFA Conference League

MONACO, Sept. 03, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A UEFA anunciou a Kaizen Gaming, uma das maiores empresas de GameTech do mundo, e sua marca premium Betano como patrocinadora global oficial da UEFA Europa League e da UEFA Conference League começando na temporada 2024/25 até a temporada 2026/27. A Stoiximan, a marca que a Kaizen Gaming controla na Grécia e no Chipre, será a patrocinadora da competição nesses países.

O novo acordo, que foi oficialmente assinado em Mônaco antes do sorteio da competição masculina de clubes da UEFA, tem como base o bem-sucedido programa de patrocínio que tornou a Betano a primeira parceira de apostas da UEFA EURO 2024. No âmbito dessa parceria, a Kaizen Foundation e a UEFA Foundation for Children se uniram em apoio ao projeto 10.000 Smiles que, no total, possibilitou que 10.000 crianças de origens desfavorecidas assistissem a 40 jogos em dez estádios durante a UEFA EURO 2024.

Aris Dimarakis, CEO Adjunto da Kaizen Gaming, disse: “Durante a UEFA EURO 2024, estabelecemos uma parceria irrepreensível com a UEFA, enriquecendo a experiência de milhões de fãs em todo o mundo que desfrutaram da emoção de assistir a um dos eventos esportivos mais prestigiados do planeta. Aproveitando esse sucesso, estamos mais uma vez nos unindo para apoiar a UEFA Europa League e a UEFA Conference League. Como a Kaizen Gaming continua a crescer, oferecendo entretenimento inigualável por meio de jogos responsáveis, essa parceria com uma das organizações esportivas mais respeitadas do mundo é uma prova da nossa evolução e do trabalho árduo persistente da nossa equipe.

Guy-Laurent Epstein, Diretor de Marketing da UEFA, acrescentou: “É com grande entusiasmo que anunciamos nossa parceria com a Kaizen Gaming e sua marca Betano para as próximas três temporadas da UEFA Europa League e da UEFA Conference League. Tendo testemunhado a dimensão impressionante em que eles efetivaram o patrocínio da UEFA EURO 2024 conosco neste verão, aguardamos ansiosamente para ver como a Betano irá captar a paixão do futebol de clubes europeus para proporcionar ainda mais emoção aos torcedores.

A nova fase da UEFA Europa League, com 36 equipes, começa com a primeira rodada em 25 de setembro, enquanto a UEFA Conference League, que agora também inclui 36 clubes, começa em 3 de outubro. Um guia completo sobre o novo formato das competições masculinas entre clubes da UEFA pode ser obtido aqui.

Contato: Andrew Laxton +44 7872 870 620

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Condor seleciona a Cirium como sua parceira estratégica para análises de aviação

A Cirium é a mais nova parceira da Condor na área de análises de aviação. O novo acordo torna a Cirium a única fonte de dados externos de aviação da companhia aérea, fornecendo serviços de dados de ponta a ponta.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240903613134/pt/

Condor A330neo (Photo: Business Wire)

Condor A330neo (Photo: Business Wire)

A parceria entre a Cirium, empresa de análise de aviação, e a Condor capacitará a companhia aérea alemã a melhorar ainda mais suas operações, gerando insights de qualidade com o objetivo de otimizar a eficiência dos negócios e a satisfação geral do cliente.

Como parte desse novo acordo, a Cirium forneceráàcompanhia aérea três conjuntos de dados importantes: dados históricos de voos, dados de horários e dados de voos em tempo real.

Após utilizar os dados históricos de voos da Cirium por dois anos, a decisão da Condor de agora integrar o conjunto adicional de produtos da Cirium apresenta uma oportunidade única de simplificar ainda mais as operações, gerando melhorias diretas tanto para a empresa quanto para seus clientes.

Esse investimento em dados permitirá que a Condor identifique rapidamente as tendências operacionais e encontre soluções rápidas que reduzem os custos e aumentam a eficiência. Além disso, ele permitirá que as equipes otimizem o gerenciamento da frota, o planejamento da rede, as conexões e a programação da tripulação, impulsionando melhorias significativas em todos os aspectos das operações.

O conceituado produto de horários de voos da Cirium também faz parte do acordo, oferecendo insights mais profundos sobre as oportunidades de serviço e a demanda do mercado. Com os dados atualizados, a Condor poderá otimizar o planejamento da rede e da tripulação, aumentando a eficiência e a rentabilidade em toda a empresa.

A inclusão dos dados de voos em tempo real da Cirium também proporcionará atualizações ao vivo sobre aeronaves no mundo inteiro, o que significa que os voos podem ser rastreados e monitorados com mais detalhes.

Isso apoiará o investimento da Condor em sua proposta de experiência do cliente, com os dados de voos em tempo real da Cirium alimentando diretamente as plataformas digitais orientadas para o cliente, fornecendo aos viajantes horários precisos de partida e chegada para que possam planejar suas viagens posteriores. A inclusão dos dados de voos em tempo real também transformará o gerenciamento das interrupções, oferecendo opções de remarcação ainda mais rápidas para aqueles que perderam suas conexões.

Jeremy Bowen, CEO da Cirium, disse: “É uma honra anunciar esta colaboração ampliada com a Condor, uma das principais companhias aéreas do mundo. A Condor é cliente de longa data da Cirium, beneficiando-se de nossos dados históricos de voos, e o fortalecimento desta parceria é uma prova da qualidade de nossos dados e da dedicação da nossa equipe. Por meio desse relacionamento estendido, vamos proporcionaràCondor os dados mais precisos e confiáveis do setor, ajudando-a a melhorar ainda mais seu desempenho operacional e, o mais importante, a fornecer informações oportunas a seus passageiros do mundo todo”.

Como a companhia aérea de lazer mais popular da Alemanha, a Condor transporta seus clientes para os destinos mais bonitos do mundo desde 1956. Com uma frota de mais de 50 aeronaves, a companhia aérea atende a cerca de 90 destinos saindo da Alemanha e Suíça. Esta parceria com a Cirium marca o mais recente passo no compromisso contínuo da Condor com a excelência operacional e a satisfação do cliente.

A Cirium é a fonte de análise de aviação mais confiável do mundo, disponibilizando dados poderosos e análises de ponta para capacitar um amplo espectro de participantes do setor.

Equipando companhias aéreas, aeroportos, agências de viagens, fabricantes de aeronaves e entidades financeiras, a empresa fornece a clareza e a inteligência necessárias para otimizar as operações, tomar decisões informadas e acelerar o crescimento da receita.

Para saber mais sobre os produtos da Cirium e como eles podem beneficiar sua empresa, acesse www.cirium.com.

Sobre a Condor

Como a companhia aérea de lazer mais popular da Alemanha, a Condor tem levado seus passageiros aos mais belos destinos de férias do mundo desde 1956. A Condor opera uma frota de mais de 50 aeronaves, que são mantidas pela própria operação de manutenção da empresa, a Condor Technik GmbH, de acordo com os mais altos padrões de segurança nas localidades de Frankfurt e Düsseldorf. Na primavera de 2022, a companhia aérea de lazer mais popular da Alemanha apresentou sua nova identidade de marca. Isso ilustra a evolução de uma companhia aérea de lazer para uma marca de férias única e inconfundível. O novo design foi apresentado com o primeiro A330neo, que está sendo operado pela Condor desde dezembro de 2022. Como cliente de lançamento alemão, a Condor voará com 21 aeronaves A330neo de longo curso. Graçasàtecnologia de ponta eàmáxima eficiência, a aeronave de 2 litros de última geração é a líder europeia com 2,1 litros por passageiro por 100 quilômetros e o máximo conforto para o cliente. A Condor também receberá 43 novas aeronaves de curta e média distância da família A32Xneo a partir de 2024.

Sobre a Cirium

A Cirium® é a fonte de análise de aviação mais confiável do mundo, disponibilizando dados poderosos e análises de ponta para capacitar um amplo espectro de participantes do setor. Equipando companhias aéreas, aeroportos, agências de viagens, fabricantes de aeronaves e entidades financeiras, a empresa fornece a clareza e a inteligência necessárias para otimizar as operações, tomar decisões informadas e acelerar o crescimento da receita.

A Cirium® faz parte da LexisNexis® Risk Solutions, uma empresa da RELX, que fornece ferramentas analíticas e de decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. As ações da RELX PLC são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York a partir dos seguintes símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Dar entrega projeto detalhado e estratégia de sustentabilidade para o novo estádio da Aramco em Al Khobar

A Aramco, uma das principais empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo, em colaboração com a empresa imobiliária líder ROSHN, anunciou o início da construção do Aramco Stadium, o novo estádio de Al Khobar, com capacidade para 47.000 espectadores, planejado para atender aos padrões internacionais das principais competições de futebol do mundo, como a Copa Asiática da AFC de 2027, a Copa do Mundo da FIFA de 2034, que o Reino está concorrendo para sediar, e outros eventos de entretenimento.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240902965054/pt/

New Aramco Stadium in Al Khobar (Photo AETOSWire)

New Aramco Stadium in Al Khobar (Photo AETOSWire)

A Dar Al-Handasah Consultants (Shair and Partners) – Dar – foi responsável por desenvolver e entregar o projeto detalhado deste novo estádio icônico, concretizando a visão do arquiteto de assinatura de uma nova estrutura impressionante inspirada no ambiente natural. A Dar também entregou o projeto detalhado das instalações e infraestrutura do plano diretor de uso misto.

A empresa irmã da Dar, Sidara, a Maffeis Engineering – uma das consultorias de engenharia estrutural mais especializadas do mundo – foi responsável por entregar o projeto detalhado do impressionante e estruturalmente único sistema de telhado e fachada.

A Dar também elaborou a estratégia de sustentabilidade para o estádio, visando as certificações LEED e Mostadam e estabelecendo padrões excepcionais para estádios sustentáveis em climas quentes, alinhando-se com a Visão da Arábia Saudita para 2030, a Iniciativa Verde Saudita e as regulamentações locais e internacionais. A estratégia inclui medidas para implementar eficiência energética passiva e ativa, incorporando tecnologias de respostaàdemanda, reduzindo o uso de água, desviando resíduos operacionais de aterros sanitários e especificando produtos ecológicos, locais e reciclados.

Sobre a Dar and Sidara

Dar é a fundadora da Sidara, um coletivo global de mais de 20.000 planejadores, designers, engenheiros e consultores, que se reuniram em 300 escritórios em todas as regiões geográficas, com uma missão compartilhada: defender o mundo como defenderíamos nossa própria casa. Além da Dar, as empresas da Sidara incluem a Perkins&Will, TYLin, Maffeis, Currie&Brown e Penspen.

Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dar

Marketing e Comunicações

Haya Yahya

MC@dar.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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