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Empresas traçam roadmap para transformação com IA

Empresas de diversos setores estão estruturando roadmaps estratégicos para transformar seus negócios com o uso de inteligência artificial (IA). A adoção da tecnologia tem avançado especialmente em ambientes corporativos que buscam aumentar a eficiência operacional, acelerar a inovação e melhorar a experiência do cliente.

Segundo especialistas da ITGLOBAL.COM, essa transformação ocorre por meio da integração de modelos avançados de IA, como aprendizado de máquina, visão computacional e IA generativa. Relatórios de instituições como IBM e McKinsey indicam que organizações que escalam o uso da IA têm mais chances de superar a concorrência, o que reforça a importância de um plano estruturado para aplicar a tecnologia de forma eficaz e sustentável.

Além da inteligência artificial, outras tecnologias emergentes também desempenham um papel essencial no desenvolvimento de sistemas mais inteligentes e eficientes. “Combinadas, elas permitem automatizar tarefas rotineiras e administrativas, liberando tempo das equipes para atividades de maior valor estratégico. Essas ferramentas também viabilizam a modernização de aplicativos e sistemas de TI por meio da geração automatizada de código, o que acelera o desenvolvimento e reduz erros operacionais,” explica Martin, gerente de desenvolvimento da ITGLOBAL.COM

Outro benefício importante está na capacidade de fornecer dados analíticos e insights com métodos avançados, apoiando líderes na tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas. À medida que esses sistemas “aprendem” com os dados ao longo do tempo, tornam-se mais precisos e eficazes, gerando ganhos contínuos de desempenho. Por fim, a experiência do cliente também é impactada positivamente, com soluções personalizadas e atendimento mais ágil por meio de chatbots inteligentes.

A transformação com IA está se tornando um fator-chave para o sucesso de longo prazo. Segundo o relatório do IBM Institute for Business Value “Augmented Work for an Automated, AI-Driven World”, organizações que integram IA frequentemente superam seus concorrentes.

Além disso, uma estratégia bem elaborada de IA pode criar formas completamente novas de fazer negócios. Para implantar e escalar tecnologias de IA, muitas vezes são necessárias mudanças em estratégias e na cultura corporativa.

“Para transformar-se com sucesso, empresas precisam adotar a mentalidade ‘IA em primeiro lugar (AI first)’. Apenas digitalizar processos não é suficiente para obter vantagem competitiva num ambiente em constante mudança”, explica Peter Jilinski, diretor da ITGLOBAL.COM no Brasil.

A jornada rumo à transformação com IA normalmente começa pela coleta de informações. “Nessa etapa inicial, as empresas exploram as principais ferramentas disponíveis — como IA generativa, aprendizado de máquina e visão computacional — para entender quais problemas podem ser resolvidos com a tecnologia e quais benefícios podem ser alcançados”, continua Peter.

Em seguida, é preciso avaliar com realismo os recursos e limitações existentes. “Isso envolve uma análise da infraestrutura de TI, das práticas de governança de dados e da maturidade digital da organização. Identificar gargalos e vulnerabilidades é essencial antes de avançar para as próximas fases”, afirma Peter

Por fim, a criação de um roadmap estratégico consolida o processo. “É nesse momento que a empresa seleciona os projetos prioritários, organiza os recursos necessários e define se contará com especialistas internos ou com o apoio de parceiros externos com experiência comprovada em IA”. conclui Peter.

Como a inteligência artificial está transformando os negócios

A transformação digital com inteligência artificial (IA) já é uma realidade em empresas de diversos setores. De acordo com consultorias como a McKinsey, embora 90% das companhias tenham iniciado sua jornada digital, poucas conseguiram capturar todo o valor esperado. Uma das chaves para mudar esse cenário está na aplicação prática da IA em áreas estratégicas do negócio.

Segundo as especialistas da ITGLOBAL.COM, na tecnologia da informação, a IA vem acelerando a modernização das infraestruturas, gerando, convertendo e revisando código automaticamente, além de apoiar práticas avançadas como o SRE (Site Reliability Engineering), que busca garantir a confiabilidade e eficiência dos sistemas. Já no atendimento ao cliente, as soluções inteligentes oferecem suporte 24 horas, traduzem conteúdos em tempo real, analisam o comportamento do usuário e são capazes até de gerir carteiras de investimento de forma automatizada.

A cadeia de suprimentos também tem se beneficiado: algoritmos otimizam rotas de entrega, preveem demandas e emitem relatórios analíticos em tempo real, reduzindo custos e aumentando a previsibilidade, conforme relatório da McKinsey & Company sobre o impacto da IA na logística global.

Em gestão de pessoas, a IA automatiza etapas do recrutamento e entrevistas, oferece recomendações de desenvolvimento profissional e libera o RH para tarefas mais estratégicas por meio de chatbots que resolvem questões operacionais, segundo estudo da Deloitte sobre tendências de capital humano.

Na área comercial, a tecnologia permite prever o comportamento do consumidor, personalizar propostas e aumentar o retorno sobre campanhas de marketing. Além disso, funções-chave como pesquisa e desenvolvimento estão sendo redesenhadas, como aponta Invoca no relatório “State of AI Report”. 

“Com a expansão dos recursos de IA, cresce também o número de empresas que buscam transformar seus processos para ganhar eficiência, agilidade e vantagem competitiva. O desafio agora é deixar de apenas experimentar e começar a escalar”, explica Peter.



IEG conecta líderes de CSCs em eventos no 1º semestre

No primeiro semestre de 2025, o Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) promoveu dois eventos para líderes de Centros de Serviços Compartilhados (CSCs). Juntos, a 12ª edição do Shared Services Knowledge Exchange (SSKE), em 7 de maio, e o Shared Services Meeting 2025 (SSM), em 17 de junho, reuniram cerca de 360 líderes em discussões e reflexões, principalmente em temas sobre tecnologia, pessoas, processos e cliente.

Com o tema “CSC em Foco: inteligência analítica, desenvolvimento humano e impacto global”, o 12ª SSKE se consolida como um dos maiores eventos de interação e discussão para líderes e especialistas que atuam na gestão e evolução do mercado de Serviços Compartilhados.

O evento foi estruturado para oferecer uma experiência completa, uma programação rica, muita troca e networking estratégico. Temas estratégicos foram discutidos, como Transformação Social e Novos Paradigmas da IA, Inteligência Artificial e Automação em CSCs, Gestão da Experiência do Cliente (CX) e Voz do Cliente (VoC), Indicadores de Desempenho (KPIs) e Governança de Dados e Liderança, Cultura Organizacional e Bem-Estar.

O SSM 2025, Shared Services Meeting, marcou o segundo encontro on-line dos seis grupos de discussão sobre CSC gerenciados pelo IEG, em um encontro exclusivo, dinâmico e totalmente interativo. Reunindo empresas de diversos setores e portes do país, o SSM 2025 debateu os principais desafios, oportunidades e inovações que estão impactando os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs).

Com a participação de empresas integrantes dos grupos GESC, Compartilha, SOMAR, Coopera+, Inova e Transforma, o segundo encontro teve como foco fortalecer o ecossistema de troca e aprendizado contínuo entre seus membros, por meio de apresentações de cases e debates.

Quatro frentes estratégicas foram tratadas no evento: Liderança & Pessoas, Processos, Tecnologia e Cliente formaram o eixo de toda a agenda.

A programação foi encerrada com um wrap-up realizado por representantes dos seis grupos Compartilha, Coopera+, GESC, Inova, SOMAR e Transforma que consolidaram tendências que guiarão as prioridades de 2025. Apresentando os principais aprendizados e assuntos discutidos no encontro e próximos passos para o segundo semestre, falando sobre “Liderança e Pessoas”, “Processos”, “Tecnologia” e “Cliente”.

O IEG já prepara o Shared Services Leadership Forum (SSLF) 2025, que será realizado dia 17 de setembro em São Paulo.



Grupos de CSC: mais de 130 empresas trocam boas práticas

Há mais de uma década, o IEG coordena grupos de discussão sobre Serviços Compartilhados, uma comunidade de troca de boas práticas e conteúdos entre empresas do mercado no Brasil. Em 2025, essa iniciativa se consolidou ainda mais, reunindo mais de 130 empresas nos seis grupos e impactando diretamente um ecossistema com mais de 35 mil profissionais atuando em CSCs.

Atualmente, seis grupos, Compartilha, Coopera+, GESC, Inova, SOMAR e Transforma, reúnem empresas que possuem ou estão implementando um CSC, promovendo um ambiente para networking, benchmarking e aprofundamento em temas relevantes do cenário de Serviços Compartilhados.

Através de uma rotina estruturada e diversificada para os CSCs, líderes e especialistas do setor participam de encontros presenciais com temas atuais e debates dinâmicos, pesquisas rápidas quinzenais para benchmarking colaborativo, trocas diretas e rápidas pelo WhatsApp, acesso a plataforma Grupos CSC, plataforma on-line que centraliza todas as informações, discussões, dados e recursos relacionados aos Grupos, participam do Shared Services Meeting: encontro exclusivo e dedicado aos participantes dos Grupos de Discussão.

Em 2025, foram realizados até o momento 12 encontros presenciais, sediados em empresas como RD Saúde, TOTVS, Cogna Educação, Equatorial Energia, EloPar, Formitex, OceanPact, Heineken, entre outras. As reuniões ocorreram em diferentes estados, ampliando a diversidade de perspectivas e contextos dos debates.

Os temas abordados procuraram refletir desafios do setor, com destaque para: inteligência artificial nos CSCs, indicadores estratégicos, estratégias de produtividade e automação, autoatendimento nos CSCs e atração e retenção de talentos.

Os grupos também participam de pesquisas rápidas e enquetes sobre temas críticos. “Desde o início do ano, foram respondidas mais de 1.600 perguntas, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, com foco em: automação e RPA, satisfação e engajamento dos colaboradores, dados do CSC, autoatendimento e benchmarking de estrutura e escopo dos CSCs”, ressalta Taís Nascimento, sócia do IEG.

Além dos encontros e pesquisas, os membros mantêm trocas dinâmicas via grupos de WhatsApp, onde líderes de CSC compartilham dúvidas, desafios, soluções e benchmarkings em tempo real. Segundo Nascimento, “essa interação fortalece o senso de comunidade e acelera a difusão de boas práticas, com foco em apoio entre pares e networking de valor”.

“Os grupos de discussão sobre CSC do IEG seguem como referência em troca estruturada e desenvolvimento contínuo de CSCs no Brasil. A cada ano, o projeto evolui em profundidade, diversidade de temas e impacto real para as empresas participantes”, destaca a sócia do IEG.



LevelBlue Adquire Trustwave e Fortalece Segurança Cibernética

A LevelBlue assinou um acordo definitivo para adquirir a Trustwave, fornecedora mundial de serviços de segurança cibernética e detecção e resposta gerenciadas (MDR), do MC2 Security Fund (MC2), um fundo de private equity patrocinado pelo The Chertoff Group, uma empresa de consultoria em segurança e crescimento reconhecida internacionalmente. Essa aquisição estratégica complementa o recente acordo da LevelBlue para adquirir o negócio de consultoria em segurança cibernética da Aon, anteriormente conhecido como Stroz Friedberg, e fortalece ainda mais a liderança da empresa no mercado, unindo dois provedores líderes de serviços de segurança gerenciados (MSSP) para oferecer resultados incomparáveis em segurança cibernética por meio de um conjunto abrangente e ampliado de serviços projetados para se manteràfrente do cenário de ameaças em rápida evolução. A aquisição criará o maior MSSP especializado do setor.

A aquisição integrará a ampla experiência da LevelBlue em gerenciamento estratégico de riscos e infraestrutura de segurança cibernética com a plataforma Fusion da Trustwave e o serviço MDR nativo da nuvem, que oferece proteção de segurança cibernética 24 horas por dia os sete dias da semana para organizações no mundo inteiro. Os recursos combinados proporcionam às empresas visibilidade e controle sem precedentes sobre como os recursos de segurança são provisionados, monitorados e gerenciados em qualquer ambiente, fortalecendo a resiliência cibernética geral. Os portfólios combinados também estabelecerão uma plataforma de defesa gerenciada de segurança cibernética estrategicamente unificada, apoiada pela plataforma de detecção de ameaças com IA da LevelBlue e pelos recursos de pesquisa e inteligência de ameaças da SpiderLabs, protegendo ativos críticos em ambientes de nuvem, híbridos e locais.

No início deste ano, a Trustwave se tornou o primeiro provedor de serviços MDR especializado a obter o status de autorização total pelo Programa Federal de Gerenciamento de Riscos e Autorizações (FedRAMP) dos EUA. Essa conquista, juntamente com a autorização StateRAMP da Trustwave, posiciona a LevelBlue para atender aos rigorosos requisitos “US eyes only” (somente para os EUA) da Base Industrial de Defesa e da Certificação do Modelo de Maturidade em Segurança Cibernética (CMMC) para serviços MDR nos mercados governamentais federal, estadual e local estadunidense.

“A aquisição da Trustwave representa um momento crucial para a LevelBlue e para o setor de segurança cibernética”, disse Robert McCullen, presidente e CEO da LevelBlue. “A ampla experiência da Trustwave em serviços gerenciados de detecção e resposta, combinada com sua inteligência de ameaças incomparável da SpiderLabs e autorizações FedRAMP e StateRAMP de missão crítica, se alinha perfeitamenteànossa visão de fornecer proteção de segurança cibernética simplificada e poderosa às organizações. Essa jogada estratégica reflete nosso compromisso em oferecer melhores resultados de segurança cibernética aos nossos clientes e melhora nossas capacidades globais de entrada no mercado, bem como nos mercados governamentais federais, estaduais e locais dos Estados Unidos.”

“Estamos entusiasmados com a parceria com a LevelBlue para impulsionar nossa próxima fase de crescimento e revelar um valor cibernético ainda maior para nossos clientes”, comentou Eric Harmon, CEO da Trustwave. “O cenário de ameaças continua evoluindo a um ritmo vertiginoso. Este anúncio reforça a liderança de mercado da Trustwave e, juntamente com a LevelBlue, nos posiciona para fortalecer ainda mais nossa posição de liderança combinada, reforçar nosso portfólio de segurança ofensiva e defensiva e impulsionar inovações adicionais para proteger e fortalecer ainda mais nossos clientes contra ameaças cibernéticas disruptivas e prejudiciais.”

Com sede em Chicago (EUA) e operações no mundo todo, a Trustwave é composta por mais de 1 mil profissionais especializados em segurança e reconhecida por analistas como líder em detecção e resposta gerenciadas, serviços de segurança gerenciados, serviços de consultoria em segurança cibernética, testes de penetração, segurança de bancos de dados e segurança de e-mail. A equipe de elite Trustwave SpiderLabs oferece pesquisa de ameaças, inteligência e caça a ameaças líderes do setor, todas integradas aos serviços e produtos da Trustwave para aumentar a resiliência cibernética em uma era de ataques cibernéticos inevitáveis.

“A união de dois líderes de longa data em MSS e MDR sinaliza o amadurecimento do mercado e a consolidação do setor, mas também uma grande oportunidade”, afirmou Christina Richmond, analista principal do Richmond Advisory Group. “A equipe SpiderLabs da Trustwave e a plataforma Fusion, integradas aos recursos de inteligência de ameaças e aprendizado de máquina da LevelBlue, com o apoio da Open Threat Exchange (OTX), melhorarão a detecção e a resposta a ameaças em uma plataforma baseada na nuvem. Acrescente a isso a aquisição recentemente anunciada dos grupos de consultoria em segurança cibernética e litígios de propriedade intelectual da Aon, e o potencial para uma empresa internacional de segurança cibernética e gerenciamento de riscos com serviços completos fica evidente.”

“A união de forças com a LevelBlue marca um novo e empolgante capítulo para a Trustwave e para nossos clientes”, disse Chad Sweet, presidente da Trustwave e cofundador do The Chertoff Group/MC2. “A combinação da detecção de ameaças por IA da LevelBlue e da plataforma Fusion Intelligent Security Operations, autorizada pela FedRAMP e StateRAMP, da Trustwave, permite proteção de segurança cibernética de ponta para empresas e clientes governamentais.”

Esta aquisição é uma parte crucial da estratégia mais ampla da LevelBlue de fundir as melhores organizações com suas capacidades, proporcionando resultados superiores para os clientes. A consolidação do portfólio foi estrategicamente projetada para atenderàcrescente demanda por soluções de segurança cibernética gerenciadas mais abrangentes e integradas, o que posiciona a LevelBlue para se tornar a maior MSSP independente e especializada no âmbito mundial.

“Os recursos gerenciados de detecção e resposta certificados pelo FedRAMP e StateRAMP são uma expansão empolgante para os serviços de segurança gerenciados da LevelBlue”, acrescentou Shawn Hakl, chefe de Produtos Comerciais da AT&T. “Essa combinação de negócios posiciona a LevelBlue como um provedor estratégico de serviços de segurança cibernética no portfólio da AT&T, principalmente para nossos valiosos clientes federais.”

O Santander está atuando como consultor financeiro e a Kirkland & Ellis LLP como consultora jurídica da LevelBlue. A Guggenheim Securities está atuando como consultora financeira e a Pillsbury Winthrop Shaw Pittman como consultora jurídica da Trustwave. O Chertoff Group fará parceria com a LevelBlue para fornecer insights estratégicos para acelerar ainda mais o crescimento no segmento de mercado de MDR. Os termos financeiros não foram divulgados e a aquisição está sujeita às condições habituais de fechamento.



Rio Investidora e Construtora lança projeto em Indaiatuba

Foi apresentado no mês de junho em Indaiatuba o projeto residencial Studio Linen, desenvolvido pela empresa Rio Investidora e Construtora. O empreendimento prevê a construção de unidades compactas destinadas tanto à moradia quanto à locação por curta duração.

O evento contou com a presença de representantes do setor imobiliário local e de convidados especiais, entre eles o ex-jogador Marcos Rocha, que participou como convidado. O lançamento reforçou a entrada da construtora no mercado regional, com destaque para a proposta de integração com plataformas digitais de hospedagem.

O Studio Linen será composto por 180 unidades de studios e flats, com previsão de operação após a conclusão das obras. Durante o evento, foram divulgados dados sobre a expectativa de ocupação e rendimento médio mensal por unidade, com base em modelos de uso misto.

Participaram do lançamento representantes de empresas do setor imobiliário, incluindo Sônia Mazzetto, da Imobiliária Z10, e Ronaldo Issao Galo e Antônio Carlos Tomazeli, empresários ligados ao setor industrial da região. A participação desses profissionais reflete o interesse local por novos formatos de desenvolvimento urbano e investimento imobiliário.

O projeto contempla áreas comerciais de conveniência, como mini mercado e farmácia, além de serviços sob demanda via aplicativo. Para mobilidade urbana, está prevista a implantação de estação de aluguel de veículos por hora.

A fachada do empreendimento foi projetada com linhas arquitetônicas contemporâneas. Na área de lazer, estão previstas piscina aquecida, academia, brinquedoteca, playground, pet park, spa, salão de beleza, sala de jogos, cozinha gourmet e salão de festas.

A Rio Investidora e Construtora atua desde 1983 e tem origem familiar. Desde 2019, passou a desenvolver projetos próprios com maior autonomia, com atuação em Itapema (SC) e no estado de São Paulo. Até o momento, a empresa já entregou empreendimentos em diferentes regiões, com ênfase em qualidade técnica e planejamento urbano.

Os sócios Alexandre Metelo e Alex Metelo têm conduzido os últimos projetos da empresa com base em critérios técnicos e estratégicos, priorizando soluções adaptadas ao contexto de mercado.

As obras do Studio Linen estão previstas para iniciar em 2025, com possibilidade de antecipação conforme definições operacionais. Além disso, a construtora estuda a replicabilidade do modelo em outras cidades do interior paulista.

O novo empreendimento faz parte de uma linha de desenvolvimento imobiliário que busca integrar funcionalidade, acessibilidade e viabilidade econômica, respondendo a tendências observadas em centros urbanos de diferentes regiões do país.



Guia Viajar Melhor indica 101 viagens para fazer no Brasil

O Viajar Melhor, guia de viagens brasileiro, lançou uma seleção especial com 101 dicas de viagens no Brasil, em uma curadoria com dezenas de destinos turísticos distribuídos por todas as regiões do país. A curadoria também teve destaque no Terra, site parceiro onde o guia de viagens também publica notícias sobre viagens e turismo.

Intitulada “Viaje pelo Brasil: 101 lugares para conhecer ao menos uma vez”, a publicação foi criada com o objetivo de apoiar turistas que buscam planejar viagens nacionais, reunindo informações sobre locais que compõem a diversidade geográfica e cultural brasileira.

Na publicação, o guia de viagens inclui sugestões que vão do litoral ao interior, da Região Norte ao extremo Sul do Brasil, com foco em experiências variadas, como turismo histórico, cultural, ecológico e urbano. Entre os exemplos citados estão a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), as Cataratas do Iguaçu (PR), o Parque Nacional de Anavilhanas (AM), e a Chapada dos Veadeiros (GO).

Também há sugestões como Ouro Preto (MG), Parintins (AM), Jericoacoara (CE), Maragogi (AL), Gramado (RS), Petrópolis (RJ), Cunha (SP), entre outros. Além da lista de destinos, o site de viagens apresenta informações práticas, como orientações sobre épocas mais adequadas para visitação, exigências específicas de acesso, e recomendações sobre hospedagem, transporte e sustentabilidade.

Há também incentivo à valorização da cultura local e do comércio regional, especialmente em comunidades tradicionais e áreas de preservação ambiental. O objetivo é oferecer um panorama abrangente do potencial turístico nacional, tanto para o público interno quanto para estrangeiros interessados em conhecer o Brasil.

Panorama do turismo no Brasil

Em 2024, o Brasil registrou a chegada de 6,7 milhões de turistas estrangeiros, superando a meta de 6,4 milhões previstos para o ano e representando um crescimento de 14,6% em relação a 2023. Somente no mês de dezembro, o país recebeu mais de 806,4 mil visitantes de fora do país.

A publicação “Viaje pelo Brasil: 101 lugares para conhecer ao menos uma vez”, do Guia Viajar Melhor, acompanha o interesse crescente em viagens pelo país, oferecendo dicas atualizadas das principais regiões turísticas brasileiras. A reportagem, assinada pela equipe de redação do Guia Viajar Melhor, visa valorizar alguns dos melhores destinos para conhecer no Brasil.

Durante o verão de 2024/2025, mais de 59 milhões de brasileiros planejavam viajar a lazer, com um gasto médio estimado em R$ 2.514 por pessoa, totalizando uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 148,3 bilhões no período.

Destinos para conhecer no Norte do Brasil

Entre os destinos incluídos no guia, o Norte do Brasil apresenta áreas de floresta, rios e comunidades locais. O Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, abriga um arquipélago fluvial formado por centenas de ilhas entrecortadas pelas águas do Rio Negro, sendo acessado por embarcações para atividades como observação de fauna e deslocamento entre comunidades.

Também no estado, o guia indica Alter do Chão, que possui bancos de areia e águas de rio, com estrutura voltada ao turismo. Já no extremo norte, o Monte Roraima, localizado na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana, é destacado como um destino procurado por pessoas que buscam percursos a pé em regiões de montanha e áreas remotas.

Viagens para fazer no Nordeste do Brasil

No Nordeste, o Guia Viajar Melhor destaca os destinos por sua relação com o litoral, formações geográficas e manifestações culturais. Jericoacoara, no Ceará, é retratada como uma opção para quem busca mais contato com a natureza, com suas áreas de dunas, lagoas e formações rochosas próximas ao mar. Maragogi, em Alagoas, é procurada por suas piscinas naturais formadas durante a maré baixa.

Na Bahia, por exemplo, o Pelourinho, localizado em Salvador, é apresentado por suas construções coloniais e por ser palco de manifestações culturais e religiosas ligadas à história afro-brasileira. Já no Maranhão, os Lençóis Maranhenses são destacados pela presença de dunas entrecortadas por lagoas temporárias, que se formam durante o período de chuvas.

Região Centro-Oeste: áreas naturais e locais de visitação

No Centro-Oeste, o guia aponta regiões associadas à presença de rios, cavernas, chapadas e áreas de conservação. Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, visitantes podem realizar atividades como flutuação em rios, visitação a cavernas e caminhadas em trilhas. Na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, há trilhas que passam por áreas de cerrado e levam a quedas d’água e formações rochosas.

Já o Pantanal, que se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é uma planície alagável que abriga espécies da fauna e flora brasileiras, podendo ser percorridos por viajantes interessados em observação de animais e vivência em fazendas locais.

Destinos para viajar no Sudeste 

No Sudeste, os locais selecionados reúnem elementos históricos, culturais e naturais. Ouro Preto, em Minas Gerais, é um centro urbano marcado por igrejas, ruas de pedra e construções ligadas ao período colonial. No estado do Rio de Janeiro, Paraty reúne um centro urbano com construções históricas e áreas de mar e floresta ao redor.

A Ilha Grande, também no estado fluminense, possui áreas de trilha, praias e comunidades que vivem em áreas de preservação. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, é apresentado pelo guia por combinar obras de arte contemporânea com áreas ajardinadas e de vegetação nativa.

Região Sul: paisagens naturais e áreas urbanas

No Sul do Brasil, o Guia Viajar Melhor explica que os destinos combinam passeios na natureza, vegetação e capitais estruturadas como Florianópolis. No Paraná, um dos lugares indicados são as Cataratas do Iguaçu, formadas por mais de 200 quedas d’água distribuídas ao longo do Rio Iguaçu, em área de proteção federal.

Em Gramado, no Rio Grande do Sul, a publicação destaca os eventos culturais e práticas voltadas ao turismo durante diferentes épocas do ano. Já em Santa Catarina, o guia indica a Serra do Rio do Rastro, que pode ser é percorrida por uma estrada com curvas acentuadas que liga áreas do interior ao litoral, com pontos de parada em mirantes e áreas montanhosas.



Empresas do interior ganham o Brasil com inovação logística

Nos últimos anos, um movimento consistente vem se destacando no cenário econômico brasileiro: empresas com sede em cidades pequenas ou médias têm conquistado protagonismo nacional em seus setores. Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), os dados mostram que, em 2024, esse grupo de negócios cresceu seu faturamento em 4,5% na comparação anual. A expansão desses empreendimentos revela uma mudança importante na geografia dos negócios no Brasil, antes concentrada nos grandes centros.

Dentre as estratégias para alcançar o cenário nacional, está a logística otimizada. Com investimentos em centros de distribuição, sistemas automatizados, transportadoras parceiras e integração digital, empresas do interior do país conseguem entregar produtos em 24 a 48 horas em grandes regiões. É o caso da Magazine Médica, localizada em Concórdia (SC). Fundada há 21 anos, a empresa faz parte do Grupo Ballke e se consolidou como um e-commerce do segmento de produtos médico-hospitalares. Com dois centros de distribuição e mais de 10 mil itens no catálogo, que vão de descartáveis, materiais cirúrgicos até medicamentos, a empresa atende mais de 160 mil estabelecimentos de saúde em todo o Brasil.

A estratégia de atuação como “one-stop-shop” — modelo que concentra todos os produtos em um só canal de compra — e o investimento em tecnologia e inteligência logística têm sido fatores-chave para seu crescimento. Segundo Luciano Grunitzhy, sócio-fundador da empresa e diretor presidente, a “agilidade nas entregas é resultado de um ecossistema que integra tecnologia, gestão de estoque e relacionamento com fornecedores”.

“A logística é um motor importante do nosso negócio. Atendemos todo o Sul e Sudeste, com 95% das entregas em até 48 horas, algo que só é possível com planejamento e investimento”, afirma.

A tendência de expansão também acompanha a dinâmica do setor de saúde e produtos médicos no Brasil. No comércio exterior, os números são expressivos: em 2024, as exportações brasileiras de dispositivos médicos cresceram 24,6%, atingindo US$ 1,17 bilhão. Já as importações aumentaram 20,49%, chegando a US$ 9,79 bilhões, de acordo com a Apex Brasil.

Essa realidade incentiva empresas brasileiras a pensar além do mercado interno. Conforme a pesquisa “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral (FDC), 64% das companhias nacionais desejam ampliar sua atuação internacional. Entre as que já atuam fora do país, 45,1% aumentaram seus investimentos no exterior nos últimos anos.

Empresas do interior, como a Magazine Médica, já fazem parte desse cenário. A companhia, que nos últimos anos aumentou sua importação direta de produtos, planeja ampliar cada vez mais sua atuação com foco em eficiência de custos e acesso direto a fabricantes globais. A meta, segundo seu fundador, é garantir os melhores preços aos clientes e encurtar distâncias na cadeia de suprimentos.

Outro ponto comum entre empresas que crescem fora dos grandes centros é a valorização do capital humano. Com programas de incentivo, participação nos lucros e foco no desenvolvimento profissional, essas companhias constroem ambientes de trabalho capazes de atrair e reter talentos, mesmo longe das capitais. No caso da Magazine Médica, o lançamento de um programa de participação nos lucros em 2024 e a criação de um laboratório de tecnologia interna para desenvolvimento de soluções com inteligência artificial fazem parte dessa visão integrada de futuro.

“A tecnologia é uma ferramenta, mas é o time que transforma ideias em resultados. Nosso crescimento acompanha o desenvolvimento tecnológico e também das pessoas que constroem a empresa todos os dias”, afirma Grunitzhy.

Grunitzhy pondera que o “crescimento de empresas fora de grandes centros não é apenas um fenômeno pontual, mas um indicativo de mudanças estruturais no modelo de negócios brasileiro. Com apoio da tecnologia, inteligência logística e visão estratégica, empreendimentos de todos os portes podem desbravar fronteiras, alcançar novos mercados e disputar espaço no mercado nacional. Ao mesmo tempo, esse movimento contribui para a descentralização econômica, a geração de empregos locais e a ampliação de polos para além dos tradicionais, diz.

“A trajetória de empresas como a Magazine Médica mostra que não é o CEP que define o alcance de um negócio — e sim a sua capacidade de se adaptar, inovar e entregar valor em qualquer lugar do país, conclui o executivo.



Brasileiros devem se atentar a leis e finanças antes de comprar imóveis nos EUA

Adquirir um imóvel nos Estados Unidos exige atenção a regras específicas de cada estado, estrutura tributária local e planejamento financeiro internacional. Para brasileiros que buscam diversificar investimentos e dolarizar o patrimônio, conhecer as etapas e obrigações legais da compra é essencial para evitar riscos, perdas financeiras e problemas regulatórios.

Entre os pontos que exigem atenção estão o tipo de visto, a origem e comprovação dos recursos, a legislação cambial brasileira sobre envio de dinheiro ao exterior e o pagamento de tributos nos dois países. O Banco Central do Brasil determina que valores superiores a US$ 10 mil enviados ao exterior devem ser devidamente declarados e registrados.

Além disso, é fundamental considerar os custos com documentação, cartório, escritura, manutenção do imóvel e eventuais taxas estaduais. Em muitos casos, o comprador também deve lidar com a tributação sobre renda de aluguel e ganhos de capital nos EUA, o que exige apoio de consultores especializados.

“É fundamental ter um consultor que compreenda o cenário jurídico dos dois países. Isso evita riscos e proporciona mais segurança em todas as etapas da compra”, afirma Luis Campos, agente imobiliário brasileiro que atua na Flórida.

Ele reforça a importância de avaliar a rentabilidade da operação: “Se o imóvel for usado para aluguel, é necessário conhecer as regras locais e prever todos os custos envolvidos”.



Comunicação visual: varejo e mercado gráfico unem forças

Assim como a sociedade, a forma de se realizar compras mudou. O que antes era vendido em pequenos comércios individuais, tornaram-se aglomerados de lojas em centros e hoje podem ser vistos não só nos grandes empreendimentos comerciais, como também nas lojas de departamentos, atendendo os públicos mais variados e reforçando a necessidade de se adaptar ao mercado atual e pensar em formas de atrair a atenção dos clientes.

Encontrar o equilíbrio entre divulgar produtos e captar a atenção do consumidor é um dos objetivos principais quando se fala sobre pontos de venda (PDVs) e a forma que eles têm se reorganizado no mercado, e novas ferramentas podem se tornar aliadas no processo de compra, aumentando o tempo de permanência nos espaços e, principalmente, conseguindo a conversão desejada.

Novos clientes, novas formas de vender

Em um levantamento publicado pela Pesquisa Mensal do Comércio, organizada pelo IBGE, o setor varejista brasileiro cresceu 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além disso, informações publicadas no portal E-commerce Brasil baseado em estudos da CX Trends em 2024 indicam que, apesar de 76% dos consumidores terem escolhido o e-commerce em 2023, 67% ainda compram em lojas físicas.

Isso indica não só um comportamento alternativo do consumidor brasileiro quando se fala de consumo em lojas físicas, e demonstra que a procura por experiências de compras diferenciadas nos PDVs torna-se algo a ser levado em consideração para atrair e comunicar sem ruídos durante o processo de compra.

Inovações de diferentes formas

Um dos sentidos mais estimulados quando se fala em atrair a atenção do cliente e criar experiências sensoriais marcantes por meio da Comunicação Visual é a visão. De acordo com a 3M Corporation, o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que textos. Isso reforça que as imagens estão, mais do que nunca, na mira de quem deseja ser visto.

E ser visto é o que Wilson Oliveira, Head de Design e responsável pela criação de conceitos novos para produtos da Gráfica GIV Online, afirma quando se fala de comunicação visual. Especialista no contato dos clientes finais com os pontos de venda, Wilson reforça que transformar o ambiente pode ser um dos primeiros passos para um PDV de sucesso, e isso pode ser feito de maneira precisa, caso utilize os materiais corretos.

“Muitas vezes as pessoas insistem em produtos que já fazem parte do folclore de divulgação brasileiro. Banners e folhetos são muito comuns, tornando-se parte da paisagem e dificultando o alcance do seu objetivo principal que é a conversão”, afirma.

Quando perguntado sobre inovações e de que maneira elas podem ser vistas para o presente e futuro do mercado e da comunicação visual, o especialista afirma que não só os designs estão mudando, mas também produtos novos, principalmente os que são produzidos no setor de plásticos polionda, podem ser vistos cada vez mais nos comércios.

“Assim como a tecnologia evolui de maneira geral, no ramo gráfico não foi diferente. Com as possibilidades oferecidas por materiais em polionda que são vistos em prateleiras, placas, totens e outras formas de divulgação, os comerciantes podem atrair e reter os clientes dentro dos seus locais de vendas, aumentando as chances de conseguir não só aumentar seu faturamento, como também fidelizá-los”, complementa Wilson.

Vertentes para o futuro

Mesmo com a digitalização do mundo que conhecemos, que ocupa cada vez mais o espaço dos ramos gráficos, Wilson reforça alguns aspectos que podem ser vistos com olhos esperançosos para quem trabalha no ramo e ainda assim deseja crescer.

Quando perguntado sobre as tendências, o Head de Design destaca não só a segmentação dos itens em polionda, como também fala da produção de embalagens e produtos alimentícios que está cada vez mais em alta, indo de encontro com uma pesquisa internacional realizada pelo jornal Times Of India, ressaltando um aumento de 9% a 11% na produção desse segmento gráfico.

“As pessoas estão consumindo mais produtos, isso é uma tendência do mercado como um todo. Por mais que não pareça, o mundo possui mais pessoas e, consequentemente, essas pessoas precisam se alimentar mais. Por isso, cabe a nós [empresas do ramo gráfico] nos adaptar a essas mudanças e oferecer melhores produtos com qualidades ainda melhores”, finaliza.

Enxergar as opções de negócio dentro de um mercado globalizado apresenta-se como um desafio para o futuro do ramo gráfico e de comunicação visual, mas como em outras eras do capitalismo, a otimização da indústria e o fortalecimento das marcas indicam fatores-chave para uma renovação exponencial do setor.



Consultoria analisa mudanças na Lei do Bem 2025

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou na quarta-feira (18), o novo FormP&D referente ao ano-base 2024. O formulário é a principal ferramenta para que empresas brasileiras possam declarar seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e, com isso, acessarem os incentivos fiscais previstos na Lei do Bem. O prazo para o envio das informações termina em 30 de setembro.

A Macke Consultoria é especializada na estruturação de projetos de inovação com foco na aplicação da Lei do Bem. A empresa monitora atualizações do FormP&D e mudanças regulatórias promovidas pelo MCTI. A análise apresentada a seguir foi elaborada por sua equipe, que atua com uma metodologia própria e formação multidisciplinar. O trabalho desenvolvido visa orientar empresas de diferentes setores no acesso aos benefícios fiscais previstos na legislação vigente.

A ministra Luciana Santos destacou que, desde o início da atual gestão até o fim de maio de 2025, cerca de R$ 37 bilhões foram direcionados para apoiar aproximadamente 2.700 projetos ligados às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), reforçando a articulação entre ciência, tecnologia e desenvolvimento industrial. Segundo a ministra, a Lei do Bem apresenta um retorno fiscal expressivo e impacto econômico direto, com investimentos em inovação que chegam a ser quatro vezes maiores do que a renúncia fiscal. No ano-base de 2023, por exemplo, 3.878 empresas foram beneficiadas, somando quase R$ 42 bilhões em investimentos em P&D, enquanto a renúncia estimada foi de R$ 9 bilhões.

Com o novo FormP&D, o MCTI promove uma série de melhorias para tornar o preenchimento mais eficiente e os dados mais detalhados. O formulário agora conta com um FAQ com orientações específicas para cada campo, novos campos de preenchimento como receita operacional bruta para melhor classificação do porte da empresa, estrutura interna de P&D, classificação dos projetos conforme nível de maturidade tecnológica (TRL), e relação dos projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030).

Segundo André Maieski, sócio da Macke, “o formulário passou a ser integrado à base de dados da Receita Federal, ampliando a segurança e a consistência das informações. A partir desses dados, o MCTI irá consolidar e disponibilizar estatísticas públicas sobre a participação das empresas na Lei do Bem, segmentadas por região, setor econômico e outras variáveis”. Foram 13.638 projetos submetidos, mais de R$ 41,9 bilhões em investimentos em PD&I e cerca de 34 mil profissionais especializados atuando diretamente nas atividades das empresas.

Governança e agilidade na análise

Para Brendo Ribas, sócio da Macke, “um dos compromissos centrais anunciados é o de que todas as análises serão concluídas em até 12 meses, um avanço significativo frente à média anterior, que variava entre 1,5 e 2 anos. Para garantir maior consistência nas decisões, o MCTI também estabeleceu que, em caso de divergência entre dois analistas, um terceiro será convocado para emitir o parecer final”.

Além disso, a análise técnica ganhou novo escopo. As áreas temáticas, que antes somavam 21, agora são 72, proporcionando uma alocação mais precisa dos projetos. O encaminhamento passa a ser feito conforme a temática dominante, aumentando a especialização da avaliação.

Mais dados, mais inteligência

A nova estrutura do formulário inclui integração com a base da Receita Federal, permitindo cruzamento de dados em tempo real, e a aplicação de feedbacks quantitativos via inteligência artificial (IA) ex-ante, além de avaliações qualitativas. Segundo André Maieski uma das novidades mais importantes do formulário é que conta com novos campos como o RoB (Retorno sobre Benefício) e o TRL (Technology Readiness Level), que é o nível de evolução inovativa ao longo dos anos em múltiplos formulários da mesma empresa.

Outro avanço importante é a proposta de redução do tempo de concessão de patentes para dois anos, com um novo campo no formulário dedicado à gestão de propriedade intelectual.

Ferramentas de apoio e novos instrumentos

O MCTI anunciou ainda o lançamento de um novo Guia do Usuário, com orientações sobre uso, transparência e ferramentas de apoio. Ambos trazem inovações voltadas à praticidade: desde listas de atividades realizadas e planejadas pelas empresas até adaptações específicas para projetos conduzidos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Além disso, está prevista a criação do Prêmio Lei do Bem, que reconhecerá boas práticas de uso do incentivo fiscal por parte das empresas.

Projeções e articulações

A nova Pesquisa Nacional sobre Tecnologias e Competitividade (PINTEC), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deverá ser publicada em 2025, com base nos dados colhidos durante o ano de 2024. A data-limite para submissão do novo formulário é 30 de setembro de 2025. No horizonte estratégico, espera-se que o crescimento da indústria da transformação seja um dos pilares do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Nesse sentido, o governo federal intensifica sua articulação com BNDES, Finep e Embrapii para promover homologação cruzada de projetos e ampliar o acesso ao financiamento com maior coordenação entre os instrumentos de apoio à inovação.

Segundo André Maieski, “a atualização dos instrumentos e a profissionalização da análise técnica apontam para um movimento de fortalecimento da Lei do Bem como instrumento da política nacional de inovação. O incentivo fiscal tende a se consolidar como elemento de conexão entre pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e estratégias de mercado”.

Ainda de acordo com Maieski, “o novo Formulário de reporte da Lei do Bem representa um avanço perceptível, especialmente em combinação com outras alterações previstas para os anos de 2025 e 2026. Essas mudanças devem ampliar a segurança jurídica para as empresas que acessam o benefício”.



Prime Control entra para o programa global de parceiros da SAP

A Prime Control, empresa que atua com eficiência digital e automação de processos, anuncia a entrada no programa SAP® PartnerEdge®, iniciativa global da SAP que reúne empresas especializadas para impulsionar a inovação e a transformação digital. 

Com a nova parceria, a Prime Control passa a integrar um ecossistema estratégico de soluções, ampliando sua atuação com ferramentas, treinamentos e suporte especializados da SAP, uma vez que o programa oferece suporte abrangente em vendas e marketing, educação, treinamento e capacitação, benefícios de serviço e ferramentas de desenvolvimento, permitindo que a empresa aproveite novas oportunidades de mercado e entregue soluções ainda mais eficientes aos seus clientes. 

A iniciativa fortalece a oferta da Prime Control em automação de testes, monitoramento de aplicações e consultoria em qualidade, auxiliando para que empresas usuárias da tecnologia SAP possam aumentar o desempenho, a segurança e a eficiência de processos digitais. Além disso, o acesso ao SAP Partner Portal permite maior integração e colaboração, facilitando a implementação de soluções inovadoras em setores como serviços financeiros, e-commerce, logística e utilities. 

“A entrada no SAP PartnerEdge fortalece nossa missão de transformar a eficiência digital das empresas por meio da inovação e automação. Com a parceria, conseguimos entregar soluções ainda mais estratégicas e robustas para nossos clientes, aproveitando ao máximo o potencial das tecnologias SAP”, destaca Marcio Viana, CEO da Prime Control. 

A iniciativa marca um novo momento para a Prime Control, consolidando sua posição como uma das principais empresas de eficiência digital e automação de processos no Brasil.



LTIMindtree Lança ‘GCC-as-a-Service’

LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], empresa multinacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais apresentou hoje seu GCC-as-a-Service. Os serviços se destinam a organizações que desejam definir GCCs e ampliar os existentes para otimizar custos e gerar valor agregado. O catálogo abrange uma gama de serviços de Construção, Operação, Transformação e Transferência, oferecendo aos clientes a opção de escolher o que precisam.

Os anúncios do GCC-as-a-Service são designados por posto ou serviço para garantir a otimização de custos e a geração de valor. As Soluções de Talentos da LTIMindtree, parte de nossos Serviços de Construção, permitem que os clientes incorporem com eficiência talentos prontos para os negócios desde o primeiro dia, através de seu ecossistema interno de aquisição de talentos com tecnologia de IA. Como parte dos Serviços de Transformação, a Empresa proporciona ofertas específicas a cada setor; soluções tecnológicas e estruturas que aceleram a geração de valor. Os clientes poderão aproveitar seu Ecossistema de IA BlueVerse Agentic com agentes específicos a cada setor e função, bem como seus estúdios de IA ao redor do mundo para acelerar sua jornada de IA.

Venu Lambu, Diretor Executivo e Diretor Geral da LTIMindtree, disse: “Os GCCs estão se convertendo em centros estratégicos para transformação e eficiência específicas do setor. O GCC-as-a-Service da LTIMindtree ajuda empresas a construir, expandir e evoluir seus GCCs em centros internacionais de inovação, ao aproveitar nosso ecossistema BlueVerse para impulsionar recursos de última geração e obter uma vantagem competitiva com IA escalável e responsável.”

O GCC-as-a-Service da LTIMindtree inclui:

  • Construção: Suporte completo para criar entidades, ao garantir a prontidão legal e de conformidade e desenvolver a infraestrutura em grandes cidades de todo o mundo. Os serviços incluem capacitação operacional para finanças, contabilidade, tributação, configuração de espaços de trabalho e TI.
  • Operação: Os serviços incluem gestão de transição, governança de programas, excelência na entrega e gestão do conhecimento. Isso tem ainda mais melhorias com a plataforma Talent Engage da LTIMindtree e a LTIMindtree Shoshin, uma plataforma de aprendizagem baseada em IA para o setor de construção, tecnologia e habilidades interpessoais.
  • Transformação: Conjunto completo de facilitadores de transformação, incluindo ofertas específicas a cada setor, soluções tecnológicas e estruturas. Os clientes também podem acessar os estúdios de IA da LTIMindtree nos EUA, Europa e Índia.
  • Transferência: Serviços de transição estruturados que abrangem migração de talentos, transferência de capacidades, gestão de mudanças e transferência de conhecimento para garantir sucesso e continuidade a longo prazo.

Para saber mais sobre o GCC-as-a-Service da LTIMindtree, clique aqui.

Sobre a LTIMindtree:

A LTIMindtree é uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite que empresas de diversos setores reinventem seus modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento utilizando tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital de mais de 700 clientes, a LTIMindtree oferece vasta experiência em domínios e tecnologias para promover uma diferenciação competitiva superior, experiências excepcionais para os clientes e resultados de negócios impactantes em um mundo cada vez mais conectado. Com mais de 84.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 40 países, a LTIMindtree — uma empresa do grupo Larsen & Toubro — oferece soluções para os principais desafios de negócios mais complexos e entrega transformação em larga escala. Para informações adicionais, visite www.ltimindtree.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Michelle Kumar | Relações com a Mídia Global | michelle.nalinikumar@ltimindtree.com

Shambhavi Revandkar | Relações com a Mídia Global | shambhavi.revandkar@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Andersen Consulting colabora com a Mercurial Minds para aprimorar recursos de transformação digital

A Andersen Consulting expande seus recursos na entrega de soluções baseadas em tecnologia com a adição da empresa colaboradora Mercurial Minds (M.M.), uma empresa de consultoria em transformação digital, IA e TI com sede no Paquistão.

Fundada em 2013, a M.M. oferece um portfólio de serviços pensados para impulsionar o crescimento e a evolução das organizações, incluindo estratégias de transformação digital, soluções em inteligência artificial, consultoria em TI e desenvolvimento de experiências robustas para usuários móveis e web. A empresa entrega soluções completas — da definição de roteiros orientados por dados ao design de automações inteligentes e a criação de experiências digitais seguras e escaláveis —, sempre sob medida para empresas que buscam aprimorar sua conectividade e extrair insights em tempo real. A M.M. atua em diversos setores, com destaque para finanças, telecomunicações e outros segmentos com alto uso de dados.

“Essa colaboração é um catalisador”, disse Nabeel Saiyer, CEO da M.M. “Nosso objetivo é desenvolver sistemas sencientes que aprendam e se adaptem continuamente. Colaborar com a Andersen Consulting acelera essa missão e nos capacita a gerar valor para as empresas em uma velocidade sem precedentes.”

Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen, acrescentou: “A M.M. é uma empresa com visão de futuro e dedicadaàexecução, com um histórico de entrega de resultados reais em ambientes complexos e de rápida mudança. A chegada deles reforça nosso compromisso em construir uma organização global multidimensional para atenderàcrescente demanda por soluções integradas, habilitadas por tecnologia e orientadas a resultados.”

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um portfólio abrangente de serviços, englobando estratégia corporativa, negócios, tecnologia, transformação com inteligência artificial e soluções de capital humano. Integrada ao modelo de serviços multidimensionais da Andersen Global, a empresa fornece consultoria internacional em áreas como tributária, jurídica, avaliação, mobilidade global e gestão organizacional. Com uma plataforma global composta por mais de 20.000 profissionais e presença em mais de 500 localidades, a Andersen Consulting atua por meio de suas empresas-membros e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada que viabiliza essas soluções globalmente por meio de sua rede internacional de parcerias.

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Contato:
mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Esports World Cup Foundation e Lenovo™ fazem parceria para impulsionar a próxima geração de campeões de esports

A Esports World Cup Foundation (EWCF) e a Lenovo anunciaram hoje uma parceria para tornar a marca Legion de dispositivos para jogos da Lenovo a parceira oficial de PCs e hardware para jogos da Copa do Mundo de Esports 2025 (EWC). A Legion é uma das marcas líderes mundiais em ecossistemas de jogos e levará seu compromisso incansável com a inovação e o desempenho para o cenário internacional, capacitando os atletas da EWC a competir em seu mais alto nível.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250626961020/pt/

Das salas de treinamento às zonas de torneios, os atletas da EWC serão equipados com Lenovo Legion Towers, laptops Lenovo Legion e periféricos – criados para jogos de esports de elite com sistemas térmicos avançados, silício de alto desempenho, telas com alta taxa de atualização e teclados e mouses de baixa latência que atendem às demandas das competições de alto nível.

Modelos importantes, como o Legion Tower 7i e o Legion Tower 5i, estarão presentes em toda a infraestrutura dos jogadores do evento, oferecendo a confiabilidade e a potência necessárias para ter um bom desempenho sob a intensa pressão da competição de elite. Projetados para esports, as duas torres oferecem I/O expansivo para uma configuração completa de jogos e Legion Coldfront: soluções térmicas de resfriamento líquido. O Legion Tower 7i possui resfriamento avançado e uma GPU NVIDIA® GeForce RTX™ 5080 Desktop para o desempenho extremo em que os atletas de esports de alto nível confiam, enquanto o Legion Tower 5i combina resfriamento inteligente com a GPU RTX 5070 Ti Desktop para oferecer uma jogabilidade focada e vencedora.

A EWC também contará com laptops Legion Pro 7i para proporcionar aos participantes a experiência completa do Lenovo Legion. Os laptops Legion proporcionam experiências de jogo de nível elite no âmbito portátil, permitindo que os jogadores vençam em qualquer lugar onde estiverem competindo pelo primeiro lugar com GPUs NVIDIA GeForce RTX 5090 para laptop e Legion Coldfront: sistemas térmicos a vapor, permitindo que o laptop ofereça até 250 W de TDP, o que dá vida aos jogos mais exigentes na tela PureSight OLED de 16 polegadas.

“Estamos aproveitando a Copa do Mundo de Esports para estabelecer um novo padrão global, tanto na competição quanto na tecnologia por trás dela”, disse Mohammed Al Nimer, diretor comercial da Esports World Cup Foundation. “A marca Legion da Lenovo entende o que os jogadores de elite precisam: velocidade, eficiência e confiabilidade sob pressão. Essas máquinas oferecem a vantagem competitiva necessária no maior palco do mundo e, juntos, estamos ultrapassando os limites do desempenho, ao mesmo tempo em que proporcionamos uma experiência que atende às expectativas dos atletas, fãs e ao futuro dos esportes eletrônicos a nível global.”

“A Lenovo Legion equipa jogadores do mundo inteiro com dispositivos excepcionais para ajudá-los a alcançar seus objetivos e realizar o impossível”, afirmou Volker Düring, vice-presidente de negócios de Jogos para PC da Lenovo. “A Copa do Mundo de Esports é o fórum definitivo para os melhores jogadores do mundo mostrarem seu talento e chegarem ao topo dos rankings mundiais, e quando os melhores jogadores competem em dispositivos Lenovo Legion, tudo é possível.”

Como parte da parceria, a marca Legion da Lenovo aparecerá em todas as transmissões globais, conteúdos digitais e experiências no local da EWC, incluindo zonas de festival totalmente equipadas com PCs, equipamentos e laptops disponíveis para os participantes jogarem no local, ajudando a promover uma interação mais profunda com os fãs e destacando o ecossistema que suporta jogos de classe mundial.

O público pode esperar conteúdo exclusivo, narrativas focadas nos jogadores e ativações digitais nos canais sociais da Lenovo Legion, oferecendo uma visão interna do caminho para a vitória – e da tecnologia que a impulsiona.

De volta a Riad (Arábia Saudita), de 7 de julho a 24 de agosto de 2025, a Copa do Mundo de Esports reunirá comunidades globais de jogos para uma celebração da cultura dos esportes eletrônicos. Com 25 torneios em 24 jogos, 2 mil jogadores de elite e 200 clubes de mais de 100 países, a EWC contará com o maior prêmio da história dos esports: mais de US$ 70 milhões. Os fãs podem esperar experiências exclusivas, desde competições de alto nível até música ao vivo, cafés de anime, fliperamas retrô, cosplay e muito mais, atraindo milhões de pessoas on-line e de forma presencial.

Para saber mais sobre a EWC, acesse esportsworldcup.com e siga a Esports World Cup Foundation no LinkedIn.

Explore a linha completa da Lenovo Legion em www.lenovo.com/legion.

Sobre a Copa do Mundo de Esports

A Copa do Mundo de Esports (EWC) é um evento esportivo anual de primeira linha e uma celebração global da excelência competitiva e dos fãs de esportes eletrônicos. A competição apresenta um formato único que envolve vários jogos, colocando os melhores clubes de esports do mundo uns contra os outros pela maior premiação da história da modalidade. De volta a Riad (Arábia Saudita) nesta edição de 2025, a EWC reunirá novamente as comunidades de jogos e esports para coroar o próximo campeão da Copa do Mundo de Esports. esportsworldcup.com

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência tecnológica mundial com receita de US$ 69 bilhões, classificada em 248º lugar na Fortune Global 500, e que atende milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Focada em uma visão ousada para fornecer Tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo com um portfólio completo de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, estações de trabalho, smartphones, tablets), infraestrutura (servidor, armazenamento, borda, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovações que mudam o mundo está edificando um futuro mais equitativo, confiável e inteligente para todos, em todos os lugares. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong como Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso StoryHub.

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Contato:

Assessoria de Imprensa da Copa do Mundo de Esports:

Anna Rozwandowicz

Chefe de RP

a.rozwandowicz@worldcupfoundation.org

Assessoria de Imprensa da Copa do Mundo de Esports:

The Story Mob

EWC@thestorymob.com

Assessoria de Imprensa da Lenovo:

RP Global – Justin Alters – jalters@lenovo.com

RP EMEA – Monica Garcia de Lucas – mogarcia@lenovo.com

RP MENA – Mazin Nagib – mnagib@lenovo.com

RP China – Wang Xuegang – wangxg9@lenovo.com

Fonte: BUSINESS WIRE



VT Soluções terá clube de benefícios com curso de inglês

A VT Soluções, empresa especializada em gestão de vale-transporte, anunciou a criação de um clube de benefícios integrado ao aplicativo Meu VT. Com lançamento previsto para 14 de julho, a nova funcionalidade oferecerá descontos em mais de 300 estabelecimentos, como farmácias, cinemas, restaurantes e e-commerces. Além disso, será disponibilizado o SkillPass, curso de inglês exclusivo com certificado.

Intitulado Meu VT Vantagens, o clube de benefícios poderá ser usufruído pelos colaboradores das empresas atendidas pela VT Soluções. O objetivo é ir além das funcionalidades oferecidas pela versão atual do aplicativo e agregar valor à experiência do cliente.

“Além dos descontos, gostaríamos de investir em algo que ajudasse na educação dos colaboradores de nossos clientes. Por meio de uma parceria com Eduardo Glück, professor de inglês com anos de experiência, resolvemos criar um curso exclusivo para que as pessoas possam aprender de forma rápida e prática, pelo celular, de qualquer lugar que estiverem, até mesmo no transporte público”, explica Rodolpho Espinoza, sócio-diretor da VT Soluções.

As aulas serão gravadas e online, divididas por módulos de aprendizagem, com diferentes temas do inglês. “Ao longo do tempo, teremos aulas quinzenais ao vivo, para tirar dúvidas. As atividades também são online e dentro do aplicativo. Após a finalização do curso, o aluno terá direito a um certificado de conclusão”, detalha Glück, doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Segundo ele, o curso é pensado para quem quer começar ou reforçar os fundamentos da língua.

Espinoza e Glück ressaltam ainda a importância do inglês para o mercado de trabalho. Empresas multinacionais, startups e até mesmo negócios locais com fornecedores ou clientes estrangeiros valorizam profissionais que saibam se comunicar em língua inglesa. 

Além disso, dominar o idioma estrangeiro pode ajudar o colaborador a ocupar posições mais superiores na empresa em que trabalha e a liderar novos projetos, destacam. Como exemplo, uma pesquisa da Catho, feita em 2023 com 774 gestores e profissionais da área de recursos humanos (RH), apontou que o domínio de idiomas estrangeiros é visto como uma das hard skills mais valorizadas pelas empresas. 

A ausência do inglês não prejudica apenas o profissional, mas os negócios como um todo, dizem Espinoza e Glück. Eles lembram que a falta do domínio do idioma leva empresas a perderem até US$ 62 milhões em produtividade por ano, cerca de R$ 340 milhões, na cotação atual. O dado é de uma pesquisa da multinacional Pearson feita com cinco mil profissionais de diferentes países (incluindo o Brasil), conforme divulgado pela Veja.

Além disso, a VT Soluções deve praticar valores de aquisição do programa de benefícios abaixo do valor de mercado, com a ideia de tornar a contratação, por parte dos clientes ativos, mais recorrente, com objetivo de levar inglês de forma acessível para as pessoas. A expectativa da empresa é agregar valor aos colaboradores e simplificar a adesão do Meu VT Vantagens e do curso SkillPass, que serão vendidos juntos através do aplicativo já existente Meu VT. 

Para saber mais, basta seguir a VT Soluções no Instagram: https://www.instagram.com/vtsolucoes_/



Lumnis lança jornada educacional sobre crédito internacional

A empresa de consultoria em crédito internacional Inteligência Comercial e a plataforma Lumnis Educacional acabam de lançar uma jornada educacional de formação para agentes e gestores do setor de crédito internacional e internacionalização de empresas.

A jornada educacional é uma trilha prática que inclui o Curso de Formação de Agentes de Crédito Internacional (CFACI) e o Pré-MBA em Formação de Gestor de Crédito Internacional (FGCI). A formação técnica e executiva também capacita profissionais a atuar com planejamento fiscal internacional.

Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e mentor na Lumnis Educacional, revela que a criação da jornada educacional voltada especificamente para agentes e gestores do setor nasceu da constatação de um vácuo no mercado brasileiro.

“Embora o Brasil concentre muitas empresas aptas à captação internacional de crédito, poucas empresas utilizam este recurso, e pouquíssimos profissionais sabem como estruturar essas operações. A criação FGCI e do CFACI busca suprir a carência de profissionais capazes de conectar empresas brasileiras a linhas de crédito globais, por meio de uma formação de cunho técnico e prático”, explica o empresário.

Segundo o mentor, o CFACI tem base prática e foco em operações via Lei Nº 14.286 (antiga Lei de Nº 4.131/62), garantias internacionais, project e corporate finance. Enquanto o Pré-MBA em FGCI, é voltado para atuação estratégica e execução de operações financeiras com foco global. “A trilha tem como objetivo formar um profissional capaz de compreender, estruturar, operacionalizar e escalar operações de crédito externo”.

Bravo esclarece que o FGCI é composto por dez módulos que incluem desde fundamentos do crédito internacional e fontes globais de financiamento, Marco Legal Brasileiro e Compliance Internacional até conteúdos técnicos como matemática financeira aplicada, análise de balanços e diagnóstico de risco de crédito e técnicas de comunicação.

“A formação em nível Pré-MBA também abrange temas como instrumentos internacionais, como SBLC, Bank Guarantees, Letters of Credit, produtos financeiros globais por setor — agro, imobiliário, exportação —, inteligência artificial (IA) aplicada ao setor e um módulo prático, em que o aluno é monitorado no trabalho de credit finance de uma empresa real”, complementa o CEO.

Perfil profissional do aluno da jornada

De acordo com o mentor, a jornada foi pensada para atender um público amplo que inclui empreendedores, profissionais liberais como advogados, contadores, consultores e especialistas em agronegócio, incorporação imobiliária, comércio exterior e gestão financeira.

“O programa aceita tanto iniciantes quanto profissionais experientes em busca de evolução. A formação atende profissionais em transição de carreira, ou que, dentro das empresas queiram adicionar uma função às suas responsabilidades, profissionais liberais que buscam complementar suas prestações de serviços ou especialistas que pretendem ampliar sua autoridade”, afirma Bravo.

O programa tem uma proposta de ensino que se baseia em aulas com linguagem técnica acessível, abordagem prática com desafios reais de estruturação de crédito, simuladores de operações com acesso a um ecossistema de captação de recursos e possibilidade de imersões internacionais com foco em networking.

“O programa busca preparar os participantes para atuar em um mercado global cada vez mais complexo e regulado, ao prepará-lo para atuar com habilidade profissional, segurança jurídica e diferencial técnico que o nivela com os melhores players globais”, declara o mentor.

Para Bravo, o crédito internacional ainda é tratado como um tabu no Brasil, não por falta de um arcabouço legal, uma vez que a lei brasileira correspondente completa 63 anos em 2025, mas por razões culturais.

O especialista pontua que esta cultura afasta o empresário de soluções de crédito em moeda estrangeira. “Disto decorre o amplo desconhecimento dos respectivos mecanismos, a total ausência de educação técnica nos cursos regulares de disciplinas ligadas às finanças corporativas”, argumenta. 

O CEO da Inteligência Comercial aponta os impactos para o mercado brasileiro. “Esta carência mantém empresas reféns de linhas bancárias nacionais com juros compostos e proibitivos, e o Brasil perde competitividade global ao não acessar recursos internacionais com taxas dez vezes menores. Nosso objetivo é formar profissionais para reverter esse jogo, com visão estratégica clara, método e autoridade técnica”, declara.

Para mais informações sobre a jornada educacional, basta acessar: https://lumnis.com.br/ I inteligenciacomercial.com/



Shows e festivais devem movimentar o país em julho

Diversos festivais de música e shows devem movimentar o Brasil em julho de 2025, mês em que são celebradas as já tradicionais “festas julinas”. Em São Paulo (SP), Henrique & Juliano se apresentam no Manifesto Musical entre os dias 04, 05 e 06. Já em Goiânia (GO), os também sertanejos Jorge & Mateus celebram 20 Anos de carreira no dia 05.

Além desses, outros eventos de artistas dos mais diferentes estilos devem mobilizar o público em todo o país, como Gil Tempo Rei – Última Turnê, Tardezinha, Luan Tour Ao Vivo Na Lua, Thiaguinho – Sorte e James Blunt.

Também ganham destaque os eventos 5 A Seco Sentido Turnê, Lauana Prado – Raiz, Camarote Brahma – Rio Preto, Jay B – Tape:Re Load, Natiruts – Leve Com Você,  Jacareí Expo Agro e Numanice.

Angelo Bimbato, founder e CEO da BuyTicket, plataforma de revenda de ingressos, destaca que existem festivais voltados para gêneros específicos, como rock, eletrônico, sertanejo e Música Popular Brasileira (MPB). “O sertanejo lidera o número de apresentações, mas também teremos shows de pagode, reggae e, inclusive, internacionais, como Jay B – Tape Re Load (K-POP) e James Blunt (POP/ROCK)”, destaca.

Bimbato conta que a BuyTicket foi lançada em novembro de 2023 a fim de oferecer uma plataforma segura para a compra e venda de ingressos de eventos, buscando garantir a autenticidade dos ingressos e a proteção contra fraudes, problemas comuns em transações de revenda. 

“Hoje, a BuyTicket  soma mais de 40 mil usuários cadastrados e já intermediou mais de 10 mil ingressos. A plataforma oferece uma experiência de revenda de ingressos para eventos, com foco na proteção dos fãs e na prevenção de golpes”, explica.

O que levar para um festival de música ou show?

Bimbato ressalta que determinados itens são essenciais para levar a um festival de música ou show, como ingresso (digital ou físico), documento de identidade e comprovante de matrícula/doação de sangue/etc (caso necessário) e dinheiro e/ou cartão, além de um aparelho celular carregado e powerbank (carregador portátil). 

“Use roupas e tênis confortáveis, lembrando que é importante ir a esse tipo de evento apenas com sapatos fechados”, destaca. “Aposte também em capa de chuva, se o evento for realizado em local aberto e houver chance de chuva, pochete, shoulder bag ou doleira para segurança dos itens”, complementa.

O CEO da BuyTicket observa que em casos de festivais, especificamente, também vale levar um casaco leve, boné, chapéu ou óculos de sol (se for durante o dia), protetor solar, pochete ou mochila pequena e garrafa d’água reutilizável (se permitido pela organização do evento).

Brasileiros devem adotar medidas antifraudes

Bimbato frisa que, para quem ainda não adquiriu ingressos e pretende comprar agora, é necessário redobrar a atenção a fim de se proteger de possíveis golpes:

  • Comprar apenas de plataformas seguras e autorizadas: Priorizar uma plataforma oficial de revenda entre fãs, com ingressos autenticados; 
  • Evitar comprar de desconhecidos na internet: Negociações em redes sociais, grupos ou marketplaces não oferecem garantia de autenticidade; 
  • Conferir todas as informações do ingresso: Verificar se é ingresso físico, PDF ou transferência, além das regras do próprio evento;
  • Desconfiar de preços muito abaixo do valor original: “Se parece bom demais pra ser verdade… provavelmente não é”, sinaliza o CEO. 
  • Preferir plataformas que façam transferência nominal ou garantam a autenticidade de forma segura para compra e revenda entre fãs.  

Ingressos passam por verificação de autenticidade

A BuyTicket atua com objetivo garantir que os ingressos vendidos pela plataforma sejam originais por meio de um sistema de revenda controlado, em que todos os ingressos passam por verificação de autenticidade. Após a compra, o pagamento só é liberado ao vendedor três dias úteis após a entrada do comprador no evento. 

Segundo Bimbato, toda a negociação, envio e pagamento é feito pela ferramenta. A marca atua com o controle de prazos e tipos de ingressos – assim, ingressos digitais são transferidos diretamente via sistema ou plataforma oficial do evento (quando permitido). PDFs e físicos, por sua vez, passam por conferência para garantir que não sejam usados ou falsificados.

“Atuamos com política antifraude ativa. A BuyTicket possui processos e tecnologia que tem como foco principal evitar golpes e bloquear usuários suspeitos, além de acompanhar cada transação até a entrega final do ingresso”, finaliza o CEO. 

Para mais informações, basta acessar: https://buyticketbrasil.com/



EUA concentram maior comunidade brasileira no exterior

Apesar das mudanças recorrentes nas regras de imigração e das variações nas políticas adotadas por diferentes governos ao longo dos anos, os Estados Unidos seguem como o principal destino de brasileiros que escolhem viver no exterior. Segundo o relatório Comunidades Brasileiras no Exterior 2023, do Ministério das Relações Exteriores, 2,08 milhões de brasileiros residem atualmente no país — a maior comunidade brasileira fora do Brasil.

Segundo o relatório, os EUA lideram com folga na América do Norte, região que concentra 45,3% da população brasileira emigrada. Entre as jurisdições consulares com maior número de brasileiros, Nova Iorque aparece em primeiro lugar, com 500 mil residentes, seguida por Boston (420 mil) e Miami (400 mil). Juntas, essas três cidades concentram mais de 60% dos brasileiros que vivem em território norte-americano.

O advogado especialista em imigração Murtaz Navsariwala, do escritório Murtaz Law, acredita que a escolha dos Estados Unidos como principal destino de brasileiros para viver no exterior reflete uma combinação de fatores históricos, econômicos e sociais.

“A busca por oportunidades de trabalho, acesso a instituições de ensino de excelência e a percepção de maior segurança são motivos frequentemente apontados”, pontua o profissional.

Segundo o advogado, a presença de comunidades brasileiras já consolidadas em cidades como Nova Iorque, Boston e Miami está relacionada à combinação entre oportunidades econômicas relevantes e à presença de comunidades já bem estabelecidas.

“Esses centros urbanos oferecem mercados de trabalho diversificados e historicamente receptivos à mão de obra imigrante, além de redes sociais e culturais que facilitam a integração e reduzem as barreiras iniciais da migração”, explica Navsariwala.

Para o profissional, embora não exista um perfil único de imigrante brasileiro nos Estados Unidos, é possível identificar tendências conforme a região escolhida para residência.

“Em Boston, há uma concentração significativa de brasileiros com alto nível educacional, atraídos por oportunidades acadêmicas e profissionais especializadas, especialmente nas áreas de saúde, tecnologia e educação”, revela o advogado.

De acordo com ele, Miami atrai perfis variados — desde empreendedores até trabalhadores do setor de serviços — impulsionados tanto pela afinidade cultural e linguística, quanto pelo clima mais ameno durante o inverno, que lembra o de muitas regiões do Brasil.

Já em Nova Iorque, o advogado aponta a diversidade de profissionais. “A cidade oferece uma estrutura econômica e multicultural que acolhe perfis diversos com oportunidades em múltiplos níveis de qualificação. Desde a área de finanças, marketing e tecnologia, setores altamente competitivos, até trabalhadores envolvidos em serviços de hospitalidade, serviços gerais e comércio”.

O especialista do escritório Murtaz Law reforça que comunidades brasileiras já estabelecidas nessas cidades influenciam a escolha do destino de novos imigrantes. “As redes oferecem suporte emocional, orientação prática sobre moradia, emprego e documentação, além de contribuir para a preservação da identidade cultural. Para quem está imigrando pela primeira vez, essa estrutura de apoio pode ser um fator decisivo no processo de adaptação”.

Mudança de motivações e critérios na escolha do destino

O advogado especialista em imigração relata ter percebido mudanças nas motivações dos brasileiros que buscam viver no país norte-americano. “Embora fatores econômicos continuem sendo relevantes, cresce o número de pessoas que buscam estabilidade política, segurança pessoal e melhores perspectivas educacionais para seus filhos”.

Para Navsariwala, eventos recentes, como a pandemia e transformações no cenário político e econômico do Brasil, também têm influenciado significativamente essas decisões.

De acordo com o profissional, apesar do elevado custo de vida, Nova Iorque continua sendo um destino atrativo para brasileiros por reunir uma combinação única de oportunidades profissionais em diversos setores, acesso a instituições de ensino de excelência e uma intensa vida artística e cultural.

“A cidade também oferece um ambiente multicultural que favorece a troca de experiências e a inserção internacional. Para muitos, esses elementos são percebidos como investimentos com alto potencial de retorno no longo prazo”, afirma o especialista.

Para o advogado, a decisão entre Nova Iorque, Boston e Miami deve levar em conta uma série de fatores, como objetivos profissionais, preferências climáticas, estrutura familiar, custo de vida e a existência de redes de apoio local.

Segundo o especialista, Nova Iorque exige planejamento financeiro mais robusto devido ao custo elevado, enquanto Miami pode ser ideal para quem valoriza um ambiente culturalmente próximo ao Brasil, com clima mais familiar e comunidades acolhedoras.

“Boston tende a ser mais atrativa para quem busca excelência acadêmica e oportunidades em áreas como saúde e pesquisa. É importante lembrar que cada jornada migratória é única. Investir em informação, planejamento e, sempre que possível, contar com orientação profissional especializada pode fazer uma diferença significativa”, enfatiza Navsariwala. 

O profissional destaca que uma preparação adequada para o processo de migração contribui para uma adaptação mais tranquila e aumenta as chances de sucesso em uma mudança tão significativa.

Para mais informações, basta acessar: pt.murtazlaw.com/



Estética corporal multidisciplinar busca melhores resultados

O mercado de procedimentos estéticos segue em ascensão em todo o mundo e deve chegar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de 8,3% até 2030, conforme estimativa da Grand View Research. O segmento atingiu, em 2023, o valor global de US$ 82,46 bilhões. 

A busca por resultados estéticos mais eficazes e duradouros também tem impulsionado a popularidade dos tratamentos multifatoriais, que combinam procedimentos tecnológicos com acompanhamento médico, nutricional e pós-operatório personalizado. É o que afirma a Dra. Thayane Freire, médica especialista em estética avançada. 

A profissional também conta que o tratamento multidisciplinar une diferentes áreas da saúde, como medicina, nutrição e fisioterapia em um protocolo completo. “Nessa abordagem, associamos tecnologias de ponta a avaliações bioquímicas, suplementação individualizada e acompanhamento pós-procedimento”, explica.

O Protocolo Evoluto, desenvolvido pela Dra. Thayane Freire, utiliza a tecnologia do endolaser e no pós-operatório pode-se utilizar o infravermelho no auxílio da cicatrização, além de terapias complementares como drenagem linfática, massagem mecanomoduladora e taping.

“O tratamento multidisciplinar ainda prevê apoio clínico, com exames laboratoriais, orientação nutricional e visitas domiciliares no pós-operatório”, destaca a Dra. Thayane Freire. “O objetivo é atuar em múltiplas frentes – gordura localizada, inflamação e retenção de líquidos – para resultados mais harmoniosos e seguros”, complementa a médica.

Personalização e acompanhamento são essenciais

A eficácia do tratamento está diretamente ligada à análise individualizada do paciente. “Consideramos idade, biotipo, histórico clínico, deficiências nutricionais e até expectativas emocionais”, destaca a Dra. Thayane Freire.

Para a médica especialista, o acompanhamento médico-nutricional é essencial por diversos motivos:

  • Reduz riscos: identifica contraindicações e adapta o protocolo;
  • Acelera a recuperação: suplementação e dieta anti-inflamatória podem melhorar a cicatrização;
  • Busca garantir resultados duradouros: combate a causa dos problemas, não apenas os sintomas.

Contraindicações e cuidados

“A combinação de procedimentos exige avaliação rigorosa”, alerta a médica. Pacientes com doenças crônicas não controladas, gestantes ou com distúrbios de coagulação podem ter restrições. Por isso, a triagem com exames é obrigatória.

Segundo a Dra. Thayne Freire, o método possui diferenciais como integração entre estética e saúde, tecnologia associada a cuidado humanizado e resultados que vão além do físico, com objetivo de impactar autoestima e bem-estar. 

Para quem a modalidade é indicada?

De acordo com a médica, o tratamento multifatorial é uma alternativa para pacientes que buscam redução de gordura localizada com menor risco de flacidez e tratamento de celulite e retenção hídrica, além de recuperação otimizada após procedimentos invasivos.

“Exija sempre clínicas com equipe multidisciplinar e protocolos transparentes. O ‘segredo’ para um procedimento bem-sucedido está nos detalhes”, ressalta a Dra. Thayane Freire.

A Dra. Thayane Freire (CRM: 32375 – DF), fundadora do Instituto Evoluto, é médica graduada pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Argentina, com diploma revalidado no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica, dedica-se à medicina estética com ênfase em procedimentos corporais de última geração. Além disso, é especialista em técnicas avançadas como a Lipolaser Fracionada.

Para mais informações, basta acessar: https://institutoevoluto.com/ 



Cargill Revoluciona Cadeia de Fornecimento de Cacau

A Cargill anunciou hoje a transformação de sua cadeia mundial de fornecimento de cacau, a qual revela uma série de investimentos interconectados que reduzem as emissões de carbono, eliminam resíduos e aumentam a eficiência, desde os países de origem do cacau na África Ocidental até os centros de processamento na Europa. As atualizações da empresa abrangem energia renovável, logística circular e infraestrutura inteligente.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250701119571/pt/

Cargill today announced a transformation of its global cocoa supply chain, unveiling a series of interconnected investments that reduce carbon emissions, eliminate waste, and boost efficiency from cocoa origin countries in West Africa to processing hubs in Europe.

Cargill today announced a transformation of its global cocoa supply chain, unveiling a series of interconnected investments that reduce carbon emissions, eliminate waste, and boost efficiency from cocoa origin countries in West Africa to processing hubs in Europe.

“A sustentabilidade não é um projeto exclusivo na Cargill, mas sim como operamos”, disse Emiel van Dijk, Diretor Geral da Cocoa & Chocolate na Europa e África Ocidental. “Da reutilização circular de resíduos ao transporte renovável e energia limpa, estamos mostrando que a ação climática pode ser expandida, sem concessões.”

Na Costa do Marfim, cascas de cacau, antes descartadas, agora são utilizadas para abastecer caldeiras de biomassa. Em Gana, uma usina solar alimenta a produção em Tema, e novos tanques ISO estão substituindo embalagens descartáveis, permitindo reduzir até 100 toneladas de resíduos ao mês.

Assim que os grãos e os produtos semiprocessados de cacau produzidos na origem chegamàEuropa, entram em uma rede logística totalmente integrada. Os grãos são armazenados em depósitos que funcionam com energia solar próximo a Amsterdã, Países Baixos, e depois transportados para a fábrica da Cargill em Zaandam através das primeiras barcaças totalmente elétricas do mundo, eliminando 190.000 kg de emissões de CO₂ ao ano. A eletricidade para estas embarcações e instalações holandesas da Cargill vem da Windpark Hanze, uma parceria de energia renovável com a Vattenfall.

Após o processamento, as cascas de cacau são reutilizadas novamente, desta vez como combustível na nova caldeira de biomassa em Amsterdã, o que irá reduzir as emissões de gases de efeito estufa em quase 19.000 toneladas ao ano. Junto com o parque eólico, a Cargill e a Vattenfall operam em parceria com a Windpark Hanze, com uma redução de emissões de CO₂ alcançando 31.000 toneladas ao ano, o que representa uma redução de até 90% nas emissões de CO₂ da planta.

A etapa final da jornada continua com o transporte de baixa emissão. Produtos semiprocessados de cacau são enviados para Wormer, lar da maior unidade de processamento de cacau do mundo, com uso de caminhões BIO LNG, sendo o cacau em pó processado armazenado em um depósito de última geração em Zaandam. Operada em parceria com a Green Valley Cocoa Logistics, a instalação conta com painéis solares, veículos automatizados e conexões ferroviárias e de barcaças intermodais para reduzir o impacto na última etapa do processo.

A cadeia termina onde começa a satisfação: a produção de chocolate. Os produtos semiprocessados de cacau da Cargill são entregues às suas próprias unidades de processamento de chocolate e a seus clientes em toda a Europa, com uso de combustíveis renováveis ​​e transporte marítimo de curta distância, que dá suporte ao objetivo mundial da empresa de reduzir as emissões da cadeia de fornecimento em 30% por tonelada de produto até 2030.

Este esforço integrado também apoia as metas climáticas mais amplas da Cargill, que incluem a redução das emissões operacionais em 10% até 2025.

“Como líder no processamento de cacau e na gestão da cadeia de fornecimento, os esforços da Cargill destacam seu papel em criar um sistema alimentar internacional mais resiliente e responsável.

É assim que se apresenta a sustentabilidade em escala”, acrescentou van Dijk. “É mensurável, circular e destinado a atender tanto às pessoas como ao planeta.”



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