Home Blog Page 6

Resultados do modelo de desafio do rinovírus humano da VirTus Respiratory Research Ltd utilizados ​​para avanço do medicamento líder da Altesa BioSciences em ensaios clínicos avançados

0

A VirTus Respiratory Research Ltd, organização líder em pesquisa contratada (CRO) com foco em doenças respiratórias, anunciou hoje que os resultados de seu modelo de desafio do rinovírus humano em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD) forneceramàAltesa BioSciences evidências convincentes para avançar seu principal candidato a medicamento, o vapendavir, para ensaios clínicos de larga escala em estágio avançado.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250507835323/pt/

Professor Sebastian Johnston

Professor Sebastian Johnston

https://www.prnewswire.com/news-releases/altesa-biosciences-details-positive-topline-vapendavir-results-from-phase-2-placebo-controlled-rhinovirus-challenge-study-in-copd-patients-302448650.html

A infecção por rinovírus é a causa de pelo menos metade das deteriorações respiratórias agudas sofridas por milhões de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. “Antes de avançar com o vapendavir para ensaios clínicos, ao testá-lo em milhares de pacientes, a um custo de dezenas de milhões de dólares, era crucial demonstrar os efeitos benéficos do medicamento em um estudo de prova de conceito”, disse o Dr. Brett Giroir, Diretor Executivo da Altesa e ex-Secretário Adjunto de Saúde dos EUA e Comissário Interino da FDA. “Depois de pesquisar literalmente o mundo todo, determinamos que a VirTus era o único lugar que poderia conduzir este estudo com segurança, eficácia e confiabilidade em voluntários reais com COPD.”

O estudo aleatório e controlado por placebo incluiu e avaliou 40 voluntários com COPD, a 3a principal causa de morte em todo o mundo. Pacientes com COPD pré-selecionados foram desafiados com uma cepa de rinovírus reconhecidamente segura e de modo aleatório após o início dos sintomas. O recrutamento envolveu o contato com mais de 10.000 potenciais voluntários, sobretudo mediante campanhas direcionadas nas mídias sociais, destacando o enfoque inovador que a VirTus emprega para garantir o envolvimento eficiente e bem-sucedido dos participantes.

“Estes resultados positivos destacam a eficácia de nosso modelo de desafio do vírus humano para avaliar com rapidez a eficácia clínica de novos medicamentos no início de seu desenvolvimento clínico”, disse o Prof. Sebastian Johnston, Cofundador e Diretor Médico (CMO) da VirTus. “Este enfoque permite que nossos parceiros da indústria farmacêutica e de biotecnologia obtenham dados clínicos iniciais e significativos, que os ajudem a tomar decisões com confiança sobre a aprovação ou não do medicamento em seu processo de desenvolvimento.”

O modelo de desafio do vírus humano da VirTus oferece aos patrocinadores a oportunidade de avaliar tratamentos em um ambiente controlado, reduzindo significativamente a incerteza, o tempo e o custo associados a estudos tradicionais de desenvolvimento clínico inicial muito maiores.

“Ao aproveitar a ampla experiência do Prof. Johnston e da equipe da VirTus, aprendemos o melhor modo de implementar o vapendavir para que tenha a melhor chance de melhorar a vida das pessoas com COPD, que é nossa meta final e ao qual dediquei minha carreira para conquistar”, disse a Dra. Kate Knobil, Diretora Médica da Altesa e ex-Diretora Médica da GSK.

O Dr. Michael Edwards, Cofundador e Diretor Geral da VirTus, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em apoiar a Altesa BioSciences para obter estes resultados animadores com o vapendavir. Esta cooperação bem-sucedida demonstra a força e a confiabilidade de nossos estudos de desafio humano, que reforçam nossa missão de acelerar tratamentos inovadores para doenças respiratórias a nível mundial.”

Sobre a VirTus Respiratory Research Ltd

A VirTus Respiratory Research Ltd é uma organização de pesquisa por contrato coliderada pelo Prof. Sebastian Johnston e pelo Dr. Michael Edwards, ambos do Imperial College London, Reino Unido. A VirTus se dedica a acelerar o desenvolvimento de novas terapias para tratar e prevenir infecções virais respiratórias, que são a principal causa de crises agudas (exacerbações) em doenças respiratórias crônicas, como asma, COPD e bronquiectasia. A VirTus conduz estudos pré-clínicos e clínicos em fase inicial, com especialização em modelos de desafio do vírus humano para gerar dados de alta qualidade que respaldem o avanço de novas terapias para o desenvolvimento em estágios posteriores.

O modelo de desafio do rinovírus

Na VirTus Respiratory Research Ltd, o modelo de desafio do rinovírus é utilizado para gerar sinais precoces de eficácia clínica em um ambiente rigorosamente controlado e reprodutível. Ao expor voluntáriosàinfecção por rinovírus sob condições monitoradas, o modelo oferece uma avaliação detalhada de como um tratamento impacta os sintomas, a carga viral e as respostas imunológicas/inflamatórias. Para nossos parceiros, este modelo age como um fator crucial de decisão sobre a aprovação ou não antes de ensaios clínicos de fase 2b/3 muito maiores e mais caros. Ele ajuda a responder a perguntas-chave precocemente, incluindo eficácia clínica, seleção de doses e otimização de estágios finais. Os patrocinadores se beneficiam de cronogramas acelerados, informações antecipadas sobre a aprovação ou não, bem como da redução de riscos em programas de desenvolvimento, ao identificar candidatos promissores ou descartar os ineficazes em um estágio inicial, otimizando assim a alocação de recursos e aumentando a probabilidade de sucesso posterior.

Sobre o Vapendavir

O vapendavir, administrado via oral em forma de comprimido, é um medicamento antiviral em estágio clínico com potente atividade contra 97% dos rinovírus testados e outros enterovírus respiratórios. Ele impede a entrada do vírus nas células humanas, além de sua reprodução. O vapendavir está atualmente em ensaios clínicos avançados para tratar infecções por rinovírus em pessoas com COPD. O vapendavir tem um mecanismo de ação semelhante ao inibidor do capsídeo do HIV, lenacapavir, aprovado pela FDA e comercializado pela Gilead Sciences.

Sobre a COPD

A COPD é uma doença pulmonar crônica com risco de morte, a qual afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, é a terceira principal causa de morte a nível mundial, com prevalência em constante aumento devido ao envelhecimento da população eàexposição contínua a fatores de risco como tabagismo e poluição do ar. A COPD impõe um enorme ônus tanto às pessoas como aos sistemas de saúde, com alta morbidade devido ao declínio progressivo da função pulmonar e exacerbações frequentes, além de enormes custos de saúde (US$ 49 bilhões nos EUA) associados a tratamentos de longo prazo e internações hospitalares prolongadas e frequentes.

Sobre a Altesa

A Altesa BioSciences é uma empresa farmacêutica em estágio clínico dedicada a desenvolver novos tratamentos contra ameaças antigasàsaúde humana: infecções virais de alto risco. Estas infecções são sobretudo graves em pessoas vulneráveis, incluindo aquelas com condições crônicas de saúde, como doenças pulmonares, bem como idosos e muitas pessoas em comunidades carentes.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com Tika Endeladze

+44 7500 016688

tendeladze@virtus-rr.com

https://virtus-rr.com/

Fonte: BUSINESS WIRE



Publicação aponta problemas em procedimentos estéticos

0

Um estudo de revisão sistemática publicado no Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery analisou a segurança de um dos métodos mais utilizados no aumento glúteo: o enxerto de gordura autóloga. A pesquisa reuniu evidências atualizadas sobre os riscos associados a esse procedimento, que está entre os mais procurados na cirurgia plástica estética contemporânea. A técnica envolve a retirada de tecido adiposo do próprio corpo do paciente e sua reinjeção nos glúteos, oferecendo um resultado natural com menor risco de rejeição.

Segundo os dados apresentados, os pesquisadores utilizaram três bases científicas de renome internacional — PubMed, Cochrane e Medline — e aplicaram cinco termos de busca distintos para identificar estudos focados nesse método. Foram selecionados 15 artigos que cumpriram os critérios de inclusão, sendo sete dedicados exclusivamente ao enxerto de gordura e um abordando comparações entre diferentes abordagens cirúrgicas.

A publicação informou ainda que foram avaliados 1.788 procedimentos com enxerto de gordura autóloga. Os principais problemas relatados foram seromas (6,9%), infecções (3,0%) e parestesia ciática transitória (1,0%). A taxa geral de complicações nesse grupo foi de 13%, considerada moderada. Os dados podem ser verificados diretamente na publicação.

Comentando os dados, o Dr. André Ahmed, cirurgião plástico especialista em gluteoplastia, afirmou que o estudo reforça a necessidade de precisão técnica na realização de procedimentos estéticos, a escolha de métodos seguros e saudáveis e que o enxerto de gordura, embora apresente uma taxa menor de intercorrências, carrega o risco de embolia gordurosa, que pode ser fatal, especialmente se a técnica não for absolutamente rigorosa quanto ao plano de injeção. O Dr. André continuou dizendo que por estes motivos, a gluteoplastia é um método seguro e saudável, pois é possível oferecer um controle maior sobre o plano anatômico, geralmente intramuscular, evitando os perigos da injeção de gordura e eliminando o risco de embolias sistêmicas. “Apesar da menor taxa de complicações, o enxerto de gordura exige atenção máxima ao plano de aplicação. A embolia gordurosa é uma complicação rara, mas grave, que pode ocorrer se o material for injetado de forma inadequada, principalmente em planos profundos. Por isso, a técnica deve ser realizada por profissionais altamente capacitados, com domínio anatômico rigoroso”.

Um outro estudo publicado na Revista Caderno Pedagógico apontou dados sobre o procedimento chamado lipoenxertia. A publicação cita que uma revisão sistemática conduzida por Conde-Green et al. (2016), com 4.105 pacientes, apontou uma taxa média de complicações de 7%. Entre os efeitos adversos mais frequentes estavam seroma (2,4%), eritema (1,3%) e assimetrias menores, todas consideradas de baixa gravidade.

Outro estudo, informado na publicação, realizado por Sinno et al. (2016), apontou dados ao analisar 3.567 casos de aumento de glúteo com gordura autóloga. Embora as complicações tenham sido pouco frequentes, chegando a uma taxa de 9,9%, foram observadas ocorrências como seromas (3,5%), infecções (2,0%) e ciatalgia (1,7%). Um dos principais desafios, no entanto, é a reabsorção da gordura pelo organismo: estima-se que entre 18% e 36% do volume injetado possa desaparecer dentro de um ano, o que pode exigir sessões de retoque para manutenção do resultado estético desejado, de acordo com o que foi informado na publicação.

Em sua avaliação final, o Dr. André destacou que o estudo traz uma importante atualização para a literatura sobre aumento de glúteo e reforça a necessidade de individualização nas escolhas cirúrgicas. “Embora os dados mostrem menor taxa de complicações para o enxerto de gordura, o risco de eventos graves, como a embolia gordurosa, exige máxima cautela. Em prática, a gluteoplastia busca alinhar os objetivos do paciente com o que há de mais seguro e previsível. A gluteoplastia com implantes de silicone, oferecem maior controle sobre o plano de colocação, o que pode ser uma vantagem decisiva em determinados casos. A ciência evolui, e estudos como esse são fundamentais para orientar decisões médicas e informar corretamente os pacientes sobre os prós e contras de cada técnica”, concluiu.

Mais detalhes em: https://www.youtube.com/watch?v=gnnGueFIGaU



Yamá apresenta pó descolorante com carvão ativado

0

O Brasil se destaca como uma referência internacional em cabelos descoloridos, impulsionado pela alta demanda por serviços de loiros nos salões de beleza. De acordo com um estudo da Kline sobre o mercado profissional de cabelos no país, 86% das pessoas com cabelos loiros adotaram a tonalidade por meio de processos químicos, enquanto 25% das pessoas que colorem os fios escolhem tons de loiro ou fazem luzes.

Yamá Cosméticos apresenta um lançamento para o mercado brasileiro de descoloração capilar. O Pó Descolorante Black Carbon incorpora o Carvão Ativado, um ativo, que possui efeito detox para purificar os fios durante o processo de clareamento, neutralizando tons amarelados para um resultado mais uniforme.

“Nosso objetivo era oferecer aos profissionais de beleza um produto que não apenas descolorisse os fios, mas também contribuísse para a saúde capilar. O Black Carbon tem o objetivo de proporcionar um resultado mais uniforme e reduzir a agressividade do processo”, explica Elaine Mantoaneli, coordenadora técnica da Yamá Cosméticos. Com pigmentação cinza, ele garante uma base mais neutra, evitando reflexos indesejados e proporcionando um loiro mais puro e sofisticado.

A Yamá reforça que o produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo e procedimentos, desde que sejam respeitadas as orientações de uso. Entre os cuidados recomendados estão evitar fontes de calor durante a aplicação, não se expor ao sol enquanto o produto age e realizar testes prévios para minimizar riscos de irritação. “A segurança sempre foi uma prioridade para nós. Por isso, recomendamos a realização da anamnese capilar antes de qualquer procedimento químico”, acrescenta a coordenadora técnica.

O Black Carbon possui uma composição menos agressiva, o que reduz a ardência comum nos processos de descoloração. “Testamos rigorosamente o produto para garantir que ele ofereça o máximo de eficácia com o menor impacto possível para o couro cabeludo e a fibra capilar”, destaca Mantoaneli.

O produto possui certificação vegana e selo cruelty-free. “Seguimos em busca de soluções que superem as necessidades dos consumidores e tragam mais eficiência para os profissionais de beleza”, conclui a coordenadora.

 



Talentos valorizam benefícios e desejam educação, diz estudo

0

Os trabalhadores brasileiros consideram os benefícios corporativos um fator fundamental de permanência em suas empresas, mas apenas a minoria está satisfeita com o que é oferecido. A conclusão é da pesquisa “Benefícios Corporativos: O impacto dos benefícios no futuro do trabalho”, produzida pela MIT Sloan Management Review Brasil em conjunto com o Unico Skill. O levantamento descobriu que existe um distanciamento entre expectativa e realidade: quase 70% dos profissionais dizem que os benefícios que recebem em seus empregos influenciam muito em suas decisões de continuarem onde estão (38,41% disseram que influenciam muito e 31,13% afirmaram que, sim, influenciam), mas apenas 49% estão felizes com os pacotes que possuem (17,45% estão muito satisfeitos e 31,54% estão satisfeitos).

“Esses dados mostram uma oportunidade clara para as empresas repensarem suas estratégias de atração e retenção de talentos, afirma Joca Oliveira, CEO do Unico Skill. “Em um mercado de trabalho tão competitivo, um pacote de benefícios alinhado às demandas dos trabalhadores faz toda a diferença. Encomendamos esse estudo justamente porque queríamos saber exatamente o que os colaboradores estão pedindo”, explica.

Do plano de saúde à educação

Presente em praticamente todos os pacotes, o plano de saúde é o item mais desejado pelos colaboradores brasileiros, segundo o estudo, seguido por um outro bastante comum: o vale-alimentação. Logo atrás aparecem a previdência privada e um auxílio pouco falado, mas que vem ganhando tração e virando tendência entre grandes empresas: a educação. “O profissional de hoje sabe que seu valor no mercado está diretamente relacionado à sua capacidade de se manter atualizado e adquirir novas competências”, avalia Douglas Souza, CEO da MIT Sloan Management Review Brasil e responsável pelo estudo. “Mas ele também sabe que esse processo não é fácil nem barato. Por isso, o apoio do empregador é chave”.

A boa notícia, segundo Joca Oliveira, é que as empresas brasileiras já perceberam isso e estão apostando na educação como benefício não apenas para atender às demandas da sua força de trabalho, mas para prepará-la para o futuro. O Fórum Econômico Mundial estima que 59% da mão de obra global vai precisar se requalificar ou aprimorar suas habilidades até 2030. “As organizações que não priorizarem o desenvolvimento do capital humano ficarão para trás na corrida por inovação e competitividade”, prevê Oliveira. “É por isso que eu sempre digo que a educação é uma necessidade básica não só das pessoas, mas também das empresas”.

Flexibilidade

A pesquisa da MIT SMR Brasil em parceria com o Unico Skill também traz descobertas que explicam o motivo pelo qual mais da metade dos colaboradores brasileiros não está satisfeita com seus benefícios atuais: a falta de flexibilidade. Mais de 90% dos profissionais entrevistados gostariam de ter pacotes mais versáteis, mas o formato é oferecido por apenas 14% das empresas. Os gestores até defendem o aumento da personalização para atender às necessidades individuais de cada trabalhador — 55,17% deles disseram ser favoráveis a isso —, mas acabam desistindo por conta do custo elevado — 82,72% afirmam que esse é o principal desafio enfrentado na gestão dos benefícios.

“Essa dificuldade de colocar em prática aquilo que os próprios empregadores acreditam revela uma urgência por novos modelos que tenham um retorno sobre o investimento mais claro e mensurável”, analisa Douglas Souza. “E isso passa por soluções que vão além das estruturas básicas de custos. É preciso levar em consideração os impactos de longo prazo não só no desenvolvimento dos colaboradores, mas também da organização”. A educação como benefício, segundo o CEO da MIT Sloan Management Review Brasil, é um bom exemplo de estratégia que atende tanto às demandas do trabalhador quanto às das empresas.

Futuro

Os pesquisadores apontam que este é um momento decisivo para a evolução dos benefícios corporativos no Brasil. Eles ressaltam que os próximos passos de qualquer gestor de recursos humanos precisam incluir uma escuta ativa para garantir engajamento e satisfação no ambiente de trabalho. “As empresas que souberem ouvir seus colaboradores e implementar estratégias que equilibrem suas necessidades com os objetivos de negócio estarão mais bem posicionadas para atrair e reter os melhores talentos em um mercado cada vez mais competitivo”, conclui Joca Oliveira.

A pesquisa “Benefícios Corporativos e sua importância na visão dos colaboradores”, produzida pela MIT Sloan Management Review Brasil e pelo Unico Skill, ouviu 182 profissionais de diversos setores em todo o território nacional entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.



Segundo estudos, aparência pode impactar entrevista de emprego

0

A apresentação pessoal tem se mostrado um fator decisivo em processos seletivos, segundo especialistas em recrutamento. De acordo com uma pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE), 55% dos entrevistados são avaliados inicialmente pela aparência. O vestuário, portanto, pode influenciar diretamente a percepção sobre profissionalismo, postura e alinhamento com a cultura organizacional da empresa contratante.

A importância da primeira impressão

Pesquisas apontam que a primeira impressão é formada em questão de segundos. Em entrevistas de emprego, esse julgamento inicial é impactado por fatores como vestuário, postura, higiene pessoal e linguagem corporal. Estar atento a esses elementos pode aumentar as chances de uma avaliação positiva. Um artigo da revista Forbes destaca que vestir-se de forma compatível com o ambiente corporativo demonstra preparo e interesse do candidato em se integrar ao novo contexto profissional.

Entender o perfil da empresa torna-se essencial para definir o traje mais apropriado, conforme aponta o BNE. Em setores mais formais, como escritórios de advocacia, instituições financeiras ou multinacionais tradicionais, a recomendação é o uso de roupas sociais. Já em empresas com dress code mais informal, como startups e agências de comunicação, peças casuais e organizadas são mais bem aceitas.

Alguns erros comuns podem comprometer a imagem do candidato, como roupas amassadas ou sujas, excesso de acessórios, calçados em mau estado ou o uso de fragrâncias muito fortes. A consultoria Robert Half reforça que simplicidade e discrição contribuem mais para o sucesso do que tentativas de se destacar pelo visual.

A escolha das cores também exerce influência. Segundo levantamento do jornal O Globo, tons como azul, cinza e branco estão associados a qualidades como estabilidade, inteligência e organização. Esses elementos, aliados à boa higiene pessoal e uma postura corporal adequada, contribuem para uma imagem positiva.

O conforto das roupas é outro fator que impacta o desempenho do candidato, conforme divulgado pela plataforma Glassdoor. Tecidos desconfortáveis ou roupas mal ajustadas podem gerar distrações durante a entrevista. Já em entrevistas on-line, a preocupação com a imagem deve se manter, com a recomendação de trajes neutros, ambiente organizado e boa iluminação.

Além da roupa, a higiene pessoal é essencial. Cabelos penteados, unhas limpas e hálito fresco demonstram cuidado com a apresentação. A postura corporal também influencia: manter a coluna ereta, olhar nos olhos e cumprimentar com um aperto de mão firme reforçam a imagem de confiança e profissionalismo.

Uma pesquisa publicada pelo LinkedIn revelou que 92% dos recrutadores consideram a postura tão importante quanto as respostas dadas durante a entrevista.

Com o crescimento das entrevistas virtuais, a preocupação com a vestimenta permanece relevante. Mesmo à distância, a imagem pessoal conta pontos. O recomendado é vestir-se como se estivesse participando de uma entrevista presencial, optando por roupas neutras e evitando padrões que possam gerar distorções nas câmeras.

O ambiente também merece atenção: fundo neutro, boa iluminação e postura adequada passam uma imagem mais profissional e focada.

Dicas rápidas para escolher o look ideal:

– Pesquisar o perfil da empresa antes da entrevista;

– Priorizar roupas clássicas e cores neutras;

– Verificar se as peças estão limpas e passadas;

– Evitar exageros, mantendo uma apresentação discreta;

– Optar por calçados confortáveis e adequados ao ambiente corporativo;

– Preparar também o visual para entrevistas on-line;

– Buscar conforto sem abrir mão da apresentação profissional.

Segundo especialistas da área de recrutamento e seleção ouvidos pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), a forma de se vestir pode impactar a primeira impressão, sendo considerada um recurso estratégico no processo seletivo.

“Candidatos que pesquisam a empresa e se preparam para a entrevista demonstram comprometimento e aumentam suas chances de êxito no processo”, destaca reportagem publicada no portal da consultoria Robert Half.



Recurly Revoluciona Gestão de Assinaturas com Aquisições Estratégicas

0

Recurly, uma plataforma líder em gestão de assinaturas, anunciou hoje recém-nomeada Melhor Plataforma de Gestão de Assinaturas pela SubSummit 2025 que adquiriu a primeira plataforma de assinatura Shopify Prive e a ferramenta de personalização e interação com assinantes Redfast. Com estas incorporações, a Recurly se torna o primeiro e único pacote de gestão de assinaturas a integrar totalmente faturamento, pagamentos, análises, interação com assinantes em tempo real e gestão de assinaturas de comércio eletrônico.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250507954762/pt/

With the additions of Redfast and Prive, Recurly becomes the first and only subscription management suite to fully integrate billing, payments, analytics, real-time subscriber engagement, and ecommerce subscription management.

With the additions of Redfast and Prive, Recurly becomes the first and only subscription management suite to fully integrate billing, payments, analytics, real-time subscriber engagement, and ecommerce subscription management.

Estas aquisições estratégicas aperfeiçoam de imediato a capacidade da Recurly de oferecer personalização mais profunda, maior retenção e interação em tempo real, enquanto expande seu alcance no mercado em rápido crescimento de assinaturas de comércio eletrônico e produtos físicos. Com esta expansão, a Recurly capacita as marcas a estarem adiante das tendências e otimizarem cada etapa do ciclo de vida do assinante, ao impulsionar relacionamentos mais fortes, acelerar o crescimento da receita e redefinir o que significa sucesso na economia de assinaturas.

“Os negócios de assinatura de hoje precisam de mais do que faturamento precisam da capacidade de gerenciar todo o ciclo de vida do assinante, mobilizar dados em tempo real e priorizar a flexibilidade e a personalização em cada ponto de contato”, disse Joe Rohrlich, Diretor Executivo da Recurly. “Com as aquisições da Redfast e da Prive, a Recurly está redefinindo a experiência de assinatura completa. Estamos oferecendo a nossos clientes novas ferramentas poderosas para impulsionar a interação, otimizar preços e gerenciar assinaturas de serviços digitais e produtos físicos, tudo em uma única plataforma elaborada para maximizar o crescimento e a retenção. O mais empolgante é que os clientes agora podem escolher imediatamente o caminho que mais impacta seus negócios.”

Prive expande o alcance da Recurly para assinaturas de produtos físicos

Ao adquirir a Prive, a Recurly reforça suas capacidades ainda mais além dos bens digitais para incluir assinaturas de bens físicos, o que proporciona maior flexibilidade, escalabilidade e personalização para empresas em um mercado onde a demanda está projetada para alcançar US$ 1 trilhão até 2028.

Esta nova oferta, estreando como Recurly Commerce, fornece automação de assinaturas, inteligência de preços e otimização de receita para marcas de assinaturas B2C e de bens físicos da Shopify, como Coterie, Public Goods, GEM, Kudos e mais de uma centena delas. Ao combinar a experiência e a inovação em assinaturas da Recurly, marcas de comércio eletrônico de médio e grande porte terão acesso a uma alternativa mais estratégica às soluções de faturamento legadas e obsoletas.

Os cofundadores Alex Craciun e Claudia Laurie serão consultores da Recurly durante a integração, garantindo a continuidade dos negócios e uma experiência incomparável ao cliente.

“A falta de flexibilidade na contabilização de assinaturas tem sido um problema para empresas de todos os tipos”, disse Craciun. “À medida que as assinaturas continuam crescendo no segmento de bens físicos, as empresas precisam de ferramentas flexíveis e com base em dados para satisfazer as crescentes expectativas dos clientes. Estamos animados em nos unir ao ecossistema Recurly e ajudar mais marcas de alto crescimento a otimizar seus negócios de assinaturas, escalar de modo mais inteligente e se manter na vanguarda de um mercado em rápida transformação”, acrescentou Laurie.

Retenção é a nova estratégia de crescimento com a Redfast

Com a aquisição da Redfast, que será renomeada como Recurly Engage, os clientes da Recurly podem prever agora a rotatividade, enviar lembretes personalizados e impulsionar ações cruciais no produto quando e onde mais importam. Isto permite que as marcas transitem da prevenção reativa da rotatividade a estratégias proativas de retenção, garantindo que mais assinantes permaneçam, atualizem e aprofundem a interação com a marca. Segundo relatos, clientes atuais e ativos gastam 67% mais em média do que aqueles que são novos no negócio, o que deixa claro que a aquisição da Redfast irá propiciar benefícios incomparáveis ​​aos clientes da Recurly como nunca antes.

“Estabelecer uma base de assinantes fiéis é a chave para a retenção e o crescimento”, disse Rajeev Raman, Diretor Executivo da Redfast. “Com o aumento dos custos de aquisição de clientes e suas expectativas de personalização em níveis recordes, as empresas de assinatura precisam interagir com assinantes precisamente quando mais importa, influenciando decisões importantes como atualizações, renovações e retenção em tempo real. Unir forças com a Recurly nos permite ajudar as marcas a converter a interação em sua alavanca de crescimento mais poderosa.”

Raman fará parte da Recurly, onde irá ajudar a acelerar o crescimento da Recurly Engage e intensificar ainda mais a liderança da Recurly em todo o ciclo de vida do assinante.

Este marco se baseia no impulso do recente lançamento de produtos de primavera da Recurly, que introduziu mais de 50 novas ferramentas e atualizações, como Recurly Compass, um novo e poderoso mecanismo de crescimento impulsionado por IA.

Antecipe-se ao que vem a seguir com a Recurly

SubscriptionX(Londres): Una-seàDiretora de Produtos da Recurly, Priya Lakshminarayanan, durante sua palestra de encerramento, onde irá discutir mais sobre estas interessantes aquisições, junto com a ampliação de assinaturas para comércio eletrônico empresarial, em 14 de maio de 2025 às 15h30 (horário britânico).

SubSummit(Dallas): O Diretor Executivo, Joe Rohrlich, e a Diretora de Marketing, Lina Tonk, irão receber o prêmio da Recurly de Melhor Plataforma de Gestão de Assinaturas de 2025, enquanto Rohrlich também irá aprofundar em como a personalização alimenta a fidelidade do assinante com Megan Krouse da Cinemark, em 28 de maio de 2025, às 10h (horário central dos EUA).

London Tech Week: Priya Lakshminarayanan irá compartilhar conhecimentos sobre como obter vantagem com IA e transformar a retenção com análise preditiva, em 11 de junho de 2025 às 10h20 (horário britânico).

Sobre a Recurly

A Recurly é a plataforma líder em gestão e faturamento de assinaturas, na qual milhares de marcas confiam nos setores de mídia digital, transmissão digital, comércio eletrônico, publicação, SaaS, educação, bens de consumo e serviços profissionais para gerar receita e otimizar a experiência do assinante. Com sede em Austin, Texas, e escritórios em Broomfield, Colorado, Medellín e Londres, a Recurly impulsiona a economia de assinaturas para empresas internacionais como Paramount+, Alaska Airlines, Sling, FabFitFun e Sprout Social. A empresa oferece a flexibilidade, a inteligência e a escalabilidade necessárias para o sucesso das empresas. Com análises líderes do setor, ferramentas de recuperação de receita e soluções de faturamento ajustadas, a Recurly ajuda as marcas a maximizar o crescimento de assinantes, aumentar a retenção e descobrir novas oportunidades de receita. Saiba mais em www.recurly.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia

Brian Anderson

press@recurly.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo aborda assunto sobre incontinência urinária infantil

0

Estudo publicado e detalhado no Manual MSD – Versão para Profissionais de Saúde, afirmou que a avaliação da incontinência urinária em crianças inicia-se com uma investigação minuciosa, sendo a anamnese (história clínica) considerada a ferramenta diagnóstica mais crucial. O relatório destaca que ouvir atentamente os pais e a criança sobre o início dos sintomas (primária ou secundária), a frequência, o momento das ocorrências (diurna, noturna, contínua ou intermitente) e sintomas associados é fundamental.

De acordo com a publicação, informações sobre o treinamento do uso do vaso sanitário, a idade em que foi iniciado e se houve períodos de controle são essenciais. O manual sugere o uso de um diário miccional, onde se registram horários, frequência e volume das micções e escapes, como ferramenta útil. Sintomas como sede excessiva (polidipsia), dor ao urinar (disúria), urgência, gotejamento e necessidade de esforço para urinar também devem ser investigados.

A publicação informa que a avaliação deve incluir, obrigatoriamente, uma investigação sobre constipação, um fator frequentemente associado tanto à incontinência noturna quanto à diurna. O exame físico geral e neurológico, com atenção especial ao abdômen, genitália, região lombar e membros inferiores, é parte integrante da avaliação para identificar possíveis causas orgânicas, como anormalidades estruturais ou neurológicas.

O relatório menciona que, dependendo dos achados da história e do exame físico, exames complementares podem ser necessários. A urinálise e a urocultura são frequentemente solicitadas para descartar infecções do trato urinário. Em casos selecionados, exames de imagem como ultrassonografia dos rins e da bexiga, ou estudos mais específicos como uretrocistografia miccional e estudos urodinâmicos, podem ser indicados para avaliar a estrutura e a função do trato urinário.

Lillian de Oliveira, CEO da Malana Eco, ressalta a importância do suporte durante essa fase. “O processo de avaliação e diagnóstico pode ser estressante para a criança e a família. Enquanto se busca a causa e o tratamento adequado, é vital oferecer conforto e segurança. O short impermeável infantil da Malana Eco foi pensado para isso: ele funciona como uma camada extra de proteção sobre a fralda ou roupa íntima, ajudando a conter vazamentos e permitindo que a criança se sinta mais segura e menos ansiosa durante exames ou no dia a dia”, afirma Lillian.

Em relação ao tratamento, o manual descreve diversas abordagens. Para a enurese noturna monossintomática, a primeira linha geralmente envolve modificações comportamentais, como restrição de líquidos antes de dormir e idas programadas ao banheiro. Alarmes de enurese, que despertam a criança ao primeiro sinal de umidade, são considerados eficazes. A terapia farmacológica, como o uso de desmopressina, pode ser considerada em casos específicos, sob orientação médica.

Para a incontinência diurna e a enurese complexa, o estudo cita que o tratamento foca na causa subjacente. Isso pode incluir o manejo da constipação, tratamento de infecções urinárias, fisioterapia pélvica para melhorar a coordenação muscular (biofeedback) e terapia comportamental para corrigir hábitos inadequados, como o adiamento da micção. Em casos de bexiga hiperativa, medicamentos anticolinérgicos podem ser prescritos. O relatório também informa que a educação e o apoio aos pais são componentes essenciais em todas as abordagens terapêuticas, conforme informado na publicação.

Perguntada sobre o papel de produtos auxiliares no tratamento, Lillian de Oliveira conclui: “O tratamento da incontinência infantil é multifacetado e pode levar tempo. Produtos como os shorts impermeáveis infantis não substituem a avaliação e o tratamento médico, mas são aliados importantes. Eles oferecem discrição e proteção, reduzindo o constrangimento e o impacto negativo na autoestima da criança. Ao garantir noites mais secas e dias com menos preocupação com acidentes, eles contribuem para um ambiente mais positivo, facilitando a adesão às terapias comportamentais e médicas e melhorando o bem-estar geral durante todo o processo”.

Para saber mais, basta acessar: https://malanaeco.com/



Vendas pelo Dia das Mães devem crescer até 12% em shoppings

0

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e Offerwise, o Dia das Mães neste ano deverá movimentar mais de R$ 37 bilhões. No topo da lista de presentes mais procurados estão: perfumes, com 47% da preferência dos consumidores, seguidos por roupas, calçados e acessórios (41%), cosméticos (26%) e chocolates (23%).

A Lumine, administradora de shopping centers em todo o Brasil, está otimista para o Dia das Mães, a segunda data mais importante do varejo, ficando atrás somente do Natal. Os empreendimentos da rede apontam projeções de crescimento tanto em vendas quanto em fluxo de pessoas.

“Segundo levantamento que realizamos com os superintendentes e gestores dos shopping centers que administramos, 75% deles estimam aumento entre 5% e 10% no fluxo de visitantes, enquanto 25% são mais otimistas e projetam expansão entre 10% e 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para as vendas, a expectativa também é promissora, com previsão de alta que pode variar de 7% a 12%”, comenta Claudio Sallum, sócio da Lumine.

A combinação de promoções atrativas, eventos especiais e novas experiências reflete a estratégia da empresa para fortalecer a presença de seus shoppings como destinos completos para o Dia das Mães. As expectativas de crescimento indicam um momento de retomada positiva do setor. “O Dia das Mães é muito forte, o consumidor não deixa de comprar um presente, mesmo que seja simbólico, ou vai ao shopping para comer em um restaurante, desfrutar das atividades etc. Essa é uma data que nunca passa em branco e impulsiona o varejo”, ressalta Sallum, sócio da Lumine.

Com os shoppings operando em harmonia entre entretenimento, gastronomia e ofertas temáticas, a data também representa uma oportunidade para estreitar a relação com consumidores e lojistas, promovendo mais do que um ponto de compras, mas um local de experiências e convivência.

Campanhas e experiências especiais

Cada empreendimento administrado pela Lumine está apostando em iniciativas próprias para atrair o público e transformar o Dia das Mães em uma experiência completa, que vai além das compras tradicionais.

Laura Antonacci, superintendente do Praça Rio Grande, shopping no Rio Grande do Sul, destaca a importância de ações que valorizem o verdadeiro significado da data: “A campanha de Mães irá enaltecer o valor da maternidade, destacando que o sentimento de mãe vem do coração. Teremos a parceria com Associação das Mães de crianças que foram adotadas em Rio Grande com uma grande exposição no mall. Ainda está prevista uma Corrida em parceria com o SESC para mais de 700 atletas, enaltecendo as mães que praticam esporte como estilo de vida”, comenta.

Em Camaçari, o Boulevard Shopping Camaçari aproveita a data para celebrar um marco importante. “Neste ano tão especial, em que celebramos os dez anos do empreendimento, nosso foco está ainda mais voltado para proporcionar experiências únicas aos nossos clientes. É com grande entusiasmo que lançamos, durante a campanha de Mães e Namorados, o Boulevard Club, nosso novo programa de relacionamento”, afirma Verena Maia, superintendente.

Verena detalha a mecânica promocional: “Queremos que nossos clientes se sintam valorizados e, por isso, ao cadastrarem suas notas fiscais de compras nas lojas do shopping através do aplicativo, já estarão automaticamente participando do Clube e concorrendo a prêmios. A cada R$ 200 em compras, o cliente ganha um número da sorte para concorrer a sete vales-compras de R$ 5 mil, que poderão ser utilizados na CVC”.

Ações de “compre e ganhe” ganham destaque

A estratégia de “compre e ganhe” tem se mostrado uma tendência forte neste ano, com diversos empreendimentos investindo nesta modalidade. No Cantareira Norte Shopping, clientes que comprarem R$ 300 nas lojas participantes da promoção de Mães, ganham uma loção corporal Nativa Spa da marca O Boticário. “Nossa estratégia para o Dia das Mães deste ano foi pensada para ir além do simples ato de presentear. Quando analisamos que o mercado de cosméticos representa 34% da preferência dos consumidores nesta data, quisemos oferecer um presente que simbolizasse cuidado e carinho, valores essenciais na relação entre mães e filhos”, comenta Elizabete Henriques, gerente de marketing do Cantareira Norte Shopping.

No Itaquá Park Shopping não será diferente. A campanha “Comprou, Mimou!” oferece um Creme de Pentear Cuide-se Bem de O Boticário para clientes que juntarem R$ 250 em compras nas lojas participantes, até 11 de maio ou enquanto durar o estoque. “A campanha de Dia das Mães é uma das mais importantes do nosso calendário promocional. Além de reforçar o carinho e a valorização dessa data tão especial, ela também movimenta significativamente o nosso empreendimento, gera oportunidades tanto para os lojistas quanto para os consumidores. É uma forma de retribuir a preferência dos nossos clientes com um mimo que simboliza cuidado e afeto”, destaca Fernando Brandão, superintendente do Itaquá Park Shopping.

Sobre a Lumine

A empresa atua há 20 anos no mercado com abordagem full service e visão independente, oferecendo assessoria abrangente a empreendedores em todas as fases de desenvolvimento de seus projetos em território nacional.

Desde 2005, a Lumine oferece uma gama completa de serviços que vão desde o planejamento inicial até a administração contínua dos shopping centers.



Campanha do Agasalho 2025 começa na Rodoviária do Rio

0

Com a chegada das baixas temperaturas do inverno, a Rodoviária do Rio se engaja em mais uma edição da Campanha do Agasalho, uma mobilização nacional solidária promovida pela SOCICAM em mais de 30 terminais rodoviários e urbanos no país.

O objetivo é arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha, que começou na segunda (5/5), segue até 4 de julho e convida passageiros, turistas e população em geral a fazer parte dessa corrente do bem. Sob o tema “Faça a diferença neste inverno”, a iniciativa está em seu 27º ano e, no Rio, deve beneficiar milhares de pessoas de comunidades carentes do entorno da Rodoviária do Rio e população de rua.

Onde doar?

As doações podem ser feitas em uma caixa de coleta instalada no embarque inferior da Rodoviária do Rio, próximo ao balcão de informações. O ponto de arrecadação funciona 24 horas por dia, facilitando a participação de quem passa pelo terminal em qualquer horário.

O que doar?

Podem ser doados agasalhos, casacos, blusas, calças, cobertores, meias e luvas, desde que estejam em bom estado de conservação e devidamente limpos.

Mais informações no site da Rodoviária do Rio, redes sociais @rodoviariadorio (Instagram e Facebook) ou pelo telefone (21) 3213-1800.



Antalpha Lança IPO com 3,85 Milhões de Ações

0
SINGAPURA, May 07, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) —  A Antalpha Platform Holding Company (“Antalpha” ou a “Empresa”) anunciou hoje que lançou o roadshow para sua proposta de oferta pública inicial de 3.850.000 ações ordinárias com preço previsto para entre US $11,00 e US $13,00 por ação ordinária. A Antalpha espera conceder aos subscritores uma opção de 30 dias para a compra de 577.500 ações ordinárias adicionais para cobrir eventuais lotes adicionais. A Empresa solicitou a listagem de suas ações ordinárias no Nasdaq Global Market sob o símbolo “ANTA”.

A Roth Capital Partners e a Compass Point são gerentes de contabilidade conjuntos para a oferta proposta.

A oferta proposta será realizada apenas através de um prospecto. Cópias do prospecto preliminar relativo a esta oferta proposta, quando disponíveis, podem ser obtidas visitando EDGAR no site da SEC em www.sec.gov. Alternativamente, cópias do prospeto preliminar, quando disponíveis, podem ser obtidas em: Roth Capital Partners, LLC, 888 San Clemente Drive, Suite 400, Newport Beach, CA 92660 Attn: Prospectus Department, Por telefone: (800) 678-9147, ou pelo e-mail rothecm@roth.com; ou Compass Point Research & Trading, LLC, Attention: Syndicate, 1055 Thomas Jefferson Street, N.W. Suite 303, Washington, D.C. 20007, ou por e-mail para: syndicate@compasspointllc.com.

Uma declaração de registro no Formulário F-1 relativaàoferta proposta desses valores mobiliários foi arquivada na SEC, mas ainda não entrou em vigor. Esses valores mobiliários não podem ser vendidos, nem ofertas de compra podem ser aceitas antes de a declaração de registro entrar em vigor. Este comunicado de imprensa, realizado de acordo com a Rule 134 do Securities Act of 1933 emendado, não constitui uma oferta de venda nem uma solicitação de uma oferta para compra, nem deverá haver qualquer venda desses valores mobiliários em qualquer estado ou outra jurisdição em que tal oferta, venda ou solicitação seja ilegal antes do registro ou qualificação sob as leis de valores mobiliários de qualquer estado ou jurisdição.

Sobre a Antalpha

A Antalpha é uma empresa líder em fintech especializada em fornecer soluções de financiamento, tecnologia e gerenciamento de riscos para instituições do setor de ativos digitais. Como principal parceira de empréstimos da Bitmain, a Antalpha oferece empréstimos de cadeia de suprimentos e margem de Bitcoin através da plataforma de tecnologia Antalpha Prime, que permite aos clientes originar e gerenciar seus empréstimos de ativos digitais, bem como monitorar posições de garantia com dados quase em tempo real.

Contato
Relações com Investidores: ir@antalpha.com

Declaração de Previsão

Este comunicado de imprensa contém declarações que podem ser consideradas “declarações de previsão” na acepção das provisões de “porto seguro” da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. Essas declarações de previsão podem ser identificadas pelas terminologias como “vai”, “espera”, “antecipa”, “visa”, “futura”, “pretende”, “planeja”, “acredita”, “estima”, “provavelmente” e declarações semelhantes. Declarações que não sejam de fatos históricos, incluindo declarações sobre as convicções, planos e expectativas da Antalpha, são declarações de previsão. As declarações de previsão envolvem riscos e incertezas inerentes. Mais informações sobre esses e outros riscos estão incluídas nos registros da Antalpha no SEC. Todas as informações aqui fornecidas são válidas a partir da data deste comunicado de imprensa, e a Antalpha não assume nenhuma obrigação de atualizar nenhuma declaração de previsão, exceto quando exigido pela lei aplicável.

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/f0c7d150-bab1-4305-b435-3075d23fa0ad


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9446629)



Avanço tecnológico amplia riscos cibernéticos nas organizações

0

Com a crescente digitalização das operações empresariais, os riscos cibernéticos vêm ganhando novas proporções e exigindo atenção redobrada das organizações. Embora a tecnologia traga benefícios significativos para a eficiência e a conectividade, também amplia a superfície de exposição a ameaças virtuais, como sequestros de dados e fraudes digitais.

Um dos principais pontos de preocupação está no uso da Inteligência Artificial para potencializar ataques. Ferramentas baseadas em IA têm sido utilizadas para criar conteúdos falsos com alta taxa de realismo, como páginas falsas de bancos e e-mails de phishing, dificultando a identificação por parte das vítimas. Segundo levantamento da Kaspersky, houve um aumento de 40% nas tentativas de phishing em 2023, com mais de 709 milhões de tentativas bloqueadas globalmente.

O ransomware, outro tipo de ameaça em expansão, consiste no sequestro de informações com exigência de pagamento para liberação dos dados. Empresas de grande porte têm sido alvos frequentes, o que evidencia a necessidade de investimentos contínuos em segurança da informação. A prática afeta diretamente a operação das companhias e pode comprometer a confiança de consumidores e parceiros. Estimativas da Cybersecurity Ventures apontam que os prejuízos causados por ransomware devem ultrapassar US$ 265 bilhões anuais até 2031.

As deepfakes, por sua vez, têm levantado discussões entre especialistas por sua capacidade de manipular imagens e áudios com extrema precisão. Esse tipo de conteúdo, que pode replicar vozes e rostos humanos, dificulta a verificação de autenticidade de vídeos e declarações públicas, sendo também um instrumento de disseminação de informações falsas. A ausência de regulamentações específicas em muitos países contribui para a dificuldade de responsabilização judicial nesses casos.

Ainda entre as ameaças recorrentes, o roubo de senhas continua sendo uma vulnerabilidade relevante. Técnicas de engenharia social, senhas fracas e a reutilização de credenciais entre plataformas aumentam os riscos de acesso indevido. Especialistas recomendam o uso de autenticação em dois fatores e a criação de senhas complexas e únicas para cada serviço.

Além disso, o roubo de dados financeiros, especialmente de cartões de crédito, permanece entre os golpes mais comuns. Além das credenciais bancárias, criminosos buscam informações como CPF, data de nascimento e endereços para realizar transações não autorizadas. De acordo com dados da Kaspersky Security Bulletin 2023, mais de 325 mil usuários foram vítimas de malwares financeiros no período entre novembro de 2022 e outubro de 2023.

Diante deste cenário, empresas e usuários devem reforçar práticas de cibersegurança, como a atualização regular de sistemas, a utilização de antivírus confiáveis e a realização de backups periódicos. A conscientização sobre as ameaças digitais e a adoção de medidas preventivas têm se mostrado essenciais para a mitigação de riscos no ambiente digital.



Salário-maternidade também vale para quem é MEI ou contribuinte facultativa

0

Na semana em que se celebra o Dia das Mães, o tema da licença-maternidade volta ao centro das conversas. Para muitas brasileiras, o período que deveria ser de acolhimento e adaptação com o bebê exige também atenção a prazos, contribuições e regras específicas. O benefício está previsto na legislação e alcança diferentes perfis de seguradas da Previdência Social, incluindo quem trabalha com carteira assinada, autônomas, contribuintes facultativas e microempreendedoras.

Como regra geral, a licença garante o afastamento do trabalho por 120 dias, com remuneração paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pelo empregador, a depender da categoria da segurada. É um direito previsto na Constituição Federal, mas que depende do cumprimento de critérios legais como vínculo ativo com a Previdência Social e carência mínima de contribuições.

“Muitas mulheres não sabem que o pedido pode ser feito até cinco anos após o parto ou a adoção, o que permite regularizar situações mesmo quando há atraso”, explica Katiane dos Santos, especialista da área trabalhista da Econet Editora. Segundo ela, esse prazo estendido dá margem para quem passou por instabilidades ou informalidade no período, mas não elimina a necessidade de planejamento.

Celetistas têm salário garantido e estabilidade

Quem atua com carteira assinada tem direito automático ao benefício. Para as gestantes celetistas, a licença-maternidade pode começar até 28 dias antes do parto, mediante atestado médico, e a estabilidade no emprego vai da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. O pagamento é feito pelo empregador, que compensa o valor junto ao INSS. 

Atualmente, nos casos de complicações no parto que exigem internação, o período de 120 dias do benefício começa a contar apenas após a alta médica da mãe ou do bebê. Já nos casos de adoção, o direito começa a valer a partir da decisão judicial ou do termo de guarda, sendo necessário apresentar a nova certidão de nascimento da criança.

Empresas que participam do Programa Empresa Cidadã podem, inclusive, estender a licença-maternidade de mulheres que gestaram por mais 60 dias, totalizando 180 dias de afastamento. O benefício vale para funcionárias de empresas que aderiram formalmente ao programa federal e deve ser solicitado até o final do primeiro mês após o parto. Durante esse período adicional, a empregada mantém todos os direitos trabalhistas, inclusive a remuneração integral.

Além disso, durante a gestação, a empregada pode faltar ao trabalho para realizar pelo menos seis consultas médicas e exames, sem prejuízo no salário. Após o nascimento, é garantido o uso de dois intervalos diários de 30 minutos para amamentação até os seis meses da criança, mesmo que a alimentação seja feita com mamadeira. A mãe também tem direito a um dia de ausência por ano para levar o filho de até seis anos ao médico. 

Quem não tem carteira assinada precisa se planejar com antecedência

Como regra geral, as microempreendedoras individuais (MEI), as contribuintes individuais (como profissionais liberais e autônomas), as facultativas (como estudantes ou donas de casa, que não têm renda própria) e as especiais (como trabalhadoras rurais) precisam de ao menos dez contribuições mensais anteriores ao parto para ter acesso ao salário-maternidade. O valor do benefício é baseado na média dos últimos 12 recolhimentos, dentro de um período de até 15 meses antes do nascimento.

Contudo, mães e gestantes seguradas que estejam aquém das exigências mínimas não precisam se desesperar. Segundo Katiane dos Santos, o Superior Tribunal Federal julgou a inconstitucionalidade do dispositivo que prevê essa carência de dez meses de contribuições para acesso ao benefício. A data do julgado é de 21 de março de 2024 e se refere ao artigo 25, inciso III da Lei 8.213/91. 

“Embora o INSS não tenha se manifestado sobre essa decisão do STF em seus  sites oficiais, a pessoa que possua a qualidade de segurada (individual, facultativa, especial), mas não tenha as 10 contribuições mensais, poderá sim ingressar com o pedido administrativo da maternidade”, pontua Katiane. Ela complementa explicando que, caso o pedido seja negado pelo INSS, a segurada poderá acionar a Previdência judicialmente para ter reconhecida a decisão do STF.

Em todos os casos, o pedido inicial de salário-maternidade deve ser feito diretamente ao INSS, pelo site, aplicativo Meu INSS ou presencialmente. Contribuições atrasadas ou retroativas podem não contar para fins de carência.

Quanto pagar e quanto receber

As contribuintes facultativas ou individuais têm duas opções para recolher ao INSS. A primeira é a alíquota de 20% sobre um valor entre o salário mínimo e o teto previdenciário. A segunda é o Plano Simplificado de Previdência, com contribuição reduzida de 11% sobre o mínimo. Ambas as formas asseguram direito ao salário-maternidade, desde que cumpridos os critérios de carência e mantida a qualidade de segurada.

As microempreendedoras individuais (MEI) recolhem por meio de guia fixa mensal (DAS), com valor que inclui tributo previdenciário correspondente a 5% do salário mínimo. Estando em dia com os requisitos, o valor do salário-maternidade será de um salário mínimo por mês, durante os 120 dias de licença.

Já as seguradas especiais (como trabalhadoras rurais, pescadoras artesanais e indígenas em regime de economia familiar) têm direito ao salário-maternidade sem a necessidade de contribuição mensal, desde que comprovem o exercício da atividade rural por pelo menos 10 meses antes do parto ou da adoção. O valor pago nesses casos também é de um salário mínimo mensal.

Casos especiais também são contemplados

Casos como parto prematuro, adoção, aborto espontâneo e natimorto também estão contemplados nas regras da licença-maternidade, com prazos e condições adaptadas conforme a situação de cada mulher. No caso de aborto espontâneo, o afastamento é de 14 dias.

Ademais, situações como o falecimento da mãe segurada permitem que o benefício seja transferido ao cônjuge ou companheiro viúvo, desde que ele atenda aos requisitos legais. O salário-maternidade também é garantido a adotantes do sexo masculino, em casos de guarda ou adoção formalizadas a partir de outubro de 2013.



Marketing médico é estratégia para atração de pacientes

0

Com a entrada em vigor da Resolução Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.336/2023, os profissionais da saúde ganharam diretrizes mais claras e flexíveis para atuar no marketing digital. Entre as novidades, destacam-se a permissão para mostrar resultados de procedimentos (antes e depois) com fins educativos e a possibilidade de divulgar títulos de pós-graduação, desde que comprovados.

Todas as regras estão detalhadas no Manual de Publicidade Médica, disponível para download gratuito no site do CFM, que serve como guia essencial para evitar infrações éticas.

Para facilitar a adaptação, o CFM lançou um site exclusivo com perguntas frequentes e um comparativo entre a nova resolução e a anterior (1.974/11), para que os profissionais  possam conhecer o normativo em vigor e aplicá-lo em seu cotidiano.

Apesar das recentes atualizações que ampliam as possibilidades de atuação de marketing para a área médica, Mariana Ribeiro, empresária especialista em posicionamento médico, destaca que muitos profissionais ainda associam marketing a “postagens aleatórias” ou campanhas superficiais.

No entanto, segundo Ribeiro, o verdadeiro marketing médico vai muito além: “Quando existe um posicionamento bem definido, com estratégia pensada desde o atendimento até a presença digital, tudo muda”, afirma. “O médico começa a atrair o público certo, que valoriza o seu trabalho, e isso reflete diretamente na agenda e no faturamento”, explica.

De acordo com a empresária, alguns dos benefícios de um plano de marketing para médicos bem estruturado inclui a atração de pacientes ideais (que se identificam com o perfil do profissional) e aumento da taxa de agendamentos (com menos cancelamentos).

“Um plano de marketing voltado à área médica também promove o fortalecimento da reputação e a fidelização de pacientes, criando vínculos antes mesmo da consulta”, completa.

Quais são os maiores erros no marketing médico digital e como evitá-los?

Ribeiro destaca que, ainda hoje, muitos médicos perdem oportunidades por falhas básicas na comunicação:

  1. Falta de clareza no posicionamento

“Muitos profissionais não sabem quem são como marca, o que querem comunicar e para quem. Copiam modelos genéricos que não representam sua essência”, pontua.

  1. Inconsistência nas redes sociais

“Alguns médicos aparecem um mês, somem no outro. Isso mina a autoridade e não cria vínculo com o público”, destaca.

  1. Estratégia focada apenas em estética

“Marketing que dá resultado é aquele que tem profundidade, coerência e verdade. Não adianta ter um perfil bonito se não há estratégia por trás”, observa.

Marketing ético 

Um dos maiores desafios para médicos é alinhar estratégias de marketing às normas do CFM. Segundo a especialista no tema, a chave está no conteúdo educativo: “Não se trata de prometer resultados ou usar termos proibidos, e sim de comunicar excelência com responsabilidade”.

“Mostrar a estrutura do consultório, os bastidores do atendimento e compartilhar conhecimento de forma ética são formas de construir confiança”, acrescenta.

Conteúdo educativo contribui para a fidelização

Ribeiro conta que os pacientes buscam segurança e acolhimento antes mesmo de agendar uma consulta. Por isso, a produção de conteúdo relevante é fundamental:

“Quando o médico compartilha conhecimento de forma acessível, ele aproxima, humaniza e constrói confiança. Isso influencia diretamente na decisão de agendamento e na fidelização”, explica

Segundo a especialista, os conteúdos estratégicos podem incluir posts explicativos sobre tratamentos e prevenção e vídeos curtos com dicas de saúde.

“Também podemos trazer depoimentos de pacientes (respeitando a privacidade) e bastidores do consultório (humanizando a marca)”, exemplifica.

Metodologia Brand House

Tendo em vista os desafios vivenciados pelos profissionais de saúde quando o assunto é marketing, Mariana Ribeiro desenvolveu a Brand House, metodologia que tem como objetivo ajudar médicos a transformarem seus consultórios em marcas rentáveis e desejadas. 

“Percebi que muitos médicos estavam esmagados pela rotina: agenda cheia, equipe desorganizada e falta de estratégia. Antes de ir para o digital, é preciso arrumar a casa”, pontua

A metodologia desenvolvida se baseia em alguns pilares principais:

  • Posicionamento estratégico (definição clara de como a  marca médica vai se comportar no mercado e quais são suas diretrizes);
  • Jornada do encantamento (desenhada estrategicamente para se gerar valor do profissional médico);
  • Jornada comercial (marketing e comercial precisam trabalhar juntos. O desenho desse processo, definição de metas e indicadores são essenciais para o crescimento de um consultório).

“Quando esses pilares estão alinhados, o médico para de correr atrás de pacientes e passa a ser desejado. O marketing deixa de ser algo isolado e passa a ser um reflexo da excelência da operação”, finaliza Mariana Ribeiro.

Para mais informações, basta acessar: @mariribeiro.marketingmedico



Estruturas pré-fabricadas ganham espaço na construção civil

0

A busca por práticas sustentáveis na construção civil tem impulsionado a adoção de métodos inovadores, como a construção pré-fabricada. A técnica concentra a produção em ambientes industriais controlados com objetivo de reduzir o desperdício de materiais, otimizar recursos e minimizar o impacto ambiental.

Para se ter uma ideia, o mercado de edifícios pré-fabricados do Brasil foi estimado em US$ 3,25 bilhões (R$ 18,49 bilhões) em 2024, conforme relatório publicado pela Mordor Intelligence. O segmento pode chegar a US$ 4,26 bilhões (R$ 24,23 bilhões) até 2029, crescendo a uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 5,54% durante o período de previsão (2024-2029).

Para os engenheiros Daniel Fonseca Matos e Pedro Leonardo Boaventura Silva Santana, sócios-diretores da Garder Engenharia, um dos principais diferenciais da construção pré-fabricada é a redução drástica de resíduos. 

“No ambiente industrial, cada peça é fabricada com precisão, de acordo com projetos previamente definidos e otimizados. Isso evita sobras, perdas por corte ou por erro de execução”, afirma.

Matos e Santana explicam que, diferentemente do modelo tradicional, em que muitas vezes os materiais são adaptados in loco, a pré-fabricação permite um planejamento logístico eficiente e praticamente elimina os resíduos sólidos, típicos das construções convencionais.

“Além disso, a fabricação em ambiente controlado reduz emissões de poluentes e a necessidade de movimentação excessiva de materiais, contribuindo para uma menor pegada de carbono”, destacam.

Materiais sustentáveis e durabilidade

O concreto pré-fabricado é um dos materiais mais utilizados nesse modelo, mas sua produção industrializada permite maior eficiência no uso de recursos. Segundo Matos, a produção em fábrica possibilita o uso racional da matéria-prima, o reaproveitamento de água no processo e a reciclagem de moldes. Os elementos ainda podem ser projetados para maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

“Outros materiais complementares, como aço e EPS (poliestireno expandido), também são amplamente empregados devido ao seu alto potencial de reciclagem e reaproveitamento”, diz.

Em projetos de grande porte, a construção pré-fabricada se destaca por reduzir significativamente o tempo de execução, consumo de recursos e diminuição  do número de trabalhadores em campo. Matos e Santana ressaltam: “Obras de grande porte normalmente exigem um volume expressivo de mão de obra, transporte, energia e recursos hídricos”.

“Estudos apontam que essa metodologia pode reduzir em até 80% os resíduos gerados e 60% no consumo de água, além de diminuir o tempo de construção pela metade em comparação com métodos tradicionais”, afirma.

Crescimento do mercado 

A construção pré-fabricada está em expansão no Brasil e no mundo, impulsionada pela demanda por soluções sustentáveis e eficientes. 

“A Garder acredita que o modelo pré-fabricado é não apenas uma tendência, mas uma necessidade diante das novas exigências ambientais”, reporta o sócio-diretor. “No Brasil, vemos uma curva de crescimento constante, com maior aceitação do mercado e avanços tecnológicos que tornam o modelo ainda mais competitivo”, pontuam.

Ele acredita que, além dos benefícios ambientais, essa abordagem traz ganhos econômicos para os clientes, já que pode reduzir custos com desperdício, retrabalho e manutenção.

Qual o futuro da construção civil?

Um artigo publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) observa que as estruturas pré-fabricadas vêm quebrando os paradigmas do setor da construção civil, considerado tradicionalista e apegado aos métodos de produção convencionais. 

Na visão de Matos e Santana, a construção pré-fabricada se consolida como uma alternativa alinhada às demandas globais por práticas mais responsáveis. 

“Acreditamos que construir com inteligência é também construir com responsabilidade. O futuro da construção passa por inovação, e o sistema pré-fabricado é protagonista nessa transformação”, articulam.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/garder.engenharia?igsh=ZXR0MWthcnc4eDB4



Plataforma Procjus facilita acesso ao Juizado Especial Cível

0

O acesso à justiça de pequenas causas ainda é um desafio para muitos brasileiros. Problemas de consumo, cobranças indevidas, acidentes de trânsito e conflitos do dia a dia exigem uma solução judicial, mas a burocracia, os custos e a falta de orientação jurídica podem dificultar esse caminho. Nesse cenário, a administradora de empresas Regina Romero criou a Procjus, plataforma on-line que simplifica o acesso ao Juizado Especial Cível (JEC). 

Os juizados especiais foram criados pela Lei Federal nº 9.099/95 como instrumentos de democratização da justiça. Os juizados visam resolver causas de menor complexidade de forma simples, rápida, econômica e segura, buscando, sempre que possível, o acordo entre as partes.

Segundo Romero, a plataforma surgiu da necessidade de oferecer suporte jurídico eficiente a quem tem seus direitos violados, a fim de conectar cidadãos a advogados de forma ágil e acessível.

“A ideia nasceu da percepção de um problema frequente: muitas pessoas registram reclamações em órgãos como o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mas isso nem sempre garante a reparação do direito, que só é possível via Justiça. Identificamos como principais dores a falta de tempo da população e a dificuldade em obter orientação jurídica qualificada”, afirma.

Além disso, prossegue, muitos brasileiros não se enquadram nos critérios da Defensoria Pública e não podem arcar com os honorários de um advogado particular. “A Procjus surge com o objetivo de ser uma ponte entre o cidadão e advogados que cobram sobre o êxito da ação, buscando, assim, facilitar o alcance da justiça para a população, visando oferecer um serviço transparente e acessível”, explica.

Como a Procjus funciona?

A plataforma foi desenvolvida para descomplicar a conexão do cidadão com advogados, desde os dados para elaboração da petição inicial até o acompanhamento do caso, com diversas funcionalidades:

  • Cadastro: o usuário preenche um formulário on-line com os dados do caso e do réu;
  • Anexo de documentos: toda a documentação necessária é enviada digitalmente;
  • Elaboração da petição inicial: advogados inscritos na plataforma preparam a demanda de acordo com as normas do JEC;
  • Acompanhamento em tempo real: o usuário recebe atualizações sobre o andamento do processo.

“Oferecemos atendimento humanizado para auxiliar no preenchimento do formulário e garantimos transparência em todas as etapas, desde a elaboração da petição até o protocolo no Juizado”, explica a administradora de empresas.

Principais causas atendidas no Juizado Especial Cível

O JEC é a porta de entrada para resolver conflitos de até 40 salários mínimos (cerca de R$ 53.200 em 2024) sem a necessidade de um advogado em algumas situações. No entanto, segundo Romero, ter assessoria jurídica pode aumentar as chances de sucesso.

Entre os casos mais comuns, estão problemas de consumo, como cobranças indevidas, produtos com defeito, cancelamento de serviços sem aviso prévio, além de conflitos com planos de saúde, como negativa de cobertura e cobranças abusivas.

“O JEC também engloba transporte aéreo, inclusive atrasos, cancelamentos e extravio de bagagens e serviços públicos, assim como cobranças irregulares de concessionárias de energia, água e telefonia”, conta a sócia-fundadora da Procjus.

Acidentes de trânsito, incluindo indenizações por danos materiais e morais e conflitos entre particulares, como brigas de vizinhança, cobrança de dívidas e questões condominiais também figuram entre as pautas principais.

“Com a digitalização dos serviços, vemos um aumento nas demandas judiciais, principalmente contra empresas que não cumprem contratos on-line”, afirma Romero.

Tecnologia como aliada da Justiça

A morosidade e a burocracia do Judiciário tradicional são desafios conhecidos, destaca a administradora de empresas. Segundo ela, tendo isso em vista, a Procjus utiliza a tecnologia com foco em agilizar processos e reduzir tempo e custos com petições 100% on-line, sem necessidade de deslocamento; advogados especializados que atuam com honorários condicionados ao êxito (só cobram se ganharem a causa); acompanhamento digital do processo em tempo real.

“A tecnologia é fundamental para modernizar o sistema judicial. Por meio dela, a Procjus visa facilitar o acesso à Justiça e beneficiar advogados, conectando-os a demandas reais de forma ética e regulamentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, destaca.

Redução da desigualdade no acesso à Justiça

Segundo Romero, a Procjus já viabilizou mais de 3 mil processos em todo o Brasil, com foco em garantir que pessoas sem recursos possam buscar seus direitos.

“Nossa plataforma é diferente porque, como intermediadora, busca garantir que os advogados cobrem o mínimo de honorários da tabela da OAB, por êxito do processo. Isso tem como premissa garantir que o serviço seja ético, acessível e justo para ambas as partes”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://procjus.org/



Cirurgia plástica ocular vai além da estética

0

A cirurgia plástica ocular vai além da busca por um olhar rejuvenescido, tratando condições que impactam diretamente a saúde, a visão e a qualidade de vida dos pacientes. Em 2023, a cirurgia de pálpebras (blefaroplastia) foi a mais realizada no Brasil na categoria procedimentos cirúrgicos na cabeça e rosto, segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

De acordo com o balanço, do total de 2.185.038 procedimentos, 805.507 foram da “face e cabeça”. Nesse segmento, a blefaroplastia responde pelo maior número de cirurgias (216.318). 

Segundo a Dra. Nathalia Zampar, médica oftalmologista e cirurgiã especializada em oculoplástica, os procedimentos de cirurgia de pálpebra combinam funcionalidade e estética, devolvendo não apenas um olhar mais jovem, mas também conforto e autoestima.

“Muitas pessoas associam a cirurgia das pálpebras apenas a questões estéticas, mas ela também pode ser funcional”, ressalta. “Quando o paciente tem um excesso de pele muito pronunciado nas pálpebras superiores, além de um aspecto cansado, isso pode gerar peso nos olhos, causar cansaço visual e até prejudicar o campo de visão superior”, explica

Além disso, para a médica, o impacto psicológico é significativo: “Um olhar constantemente cansado ou triste pode afetar a autoestima e até mesmo as relações interpessoais. Imagine um líder que, por conta do excesso de pele nas pálpebras, passa uma imagem de desânimo, quando na verdade precisa transmitir confiança”, reflete.

Quais são os principais tipos de cirurgias plásticas oculares?

Dra. Nathalia Zampar destaca que a blefaroplastia é a cirurgia plástica ocular mais conhecida, mas existem outras técnicas importantes:

  • Blefaroplastia superior: remove o excesso de pele das pálpebras superiores, melhorando o campo de visão e o aspecto do olhar;
  • Blefaroplastia inferior: elimina bolsas de gordura e excesso de pele nas pálpebras inferiores, deixando o olhar mais descansado;
  • Cirurgia de ptose palpebral: corrige a posição baixa das pálpebras, que pode comprometer a visão.

“Cada técnica é personalizada. Na blefaroplastia superior, por exemplo, esculpimos um novo olhar, enquanto na inferior trabalhamos para um aspecto mais jovial e fresco”, explica.

“Além disso, o procedimento ajuda a reduzir a sensação de peso nos olhos e a diminuir o lacrimejamento excessivo”, acrescenta. “Muitos pacientes só percebem o quanto a pele das pálpebras atrapalhava após a cirurgia. A melhora na qualidade de vida é imediata”, diz.

Cuidados pós-operatórios

De acordo com a especialista, a recuperação após a cirurgia de blefaroplastia superior é tranquila, mas exige alguns cuidados.

“É preciso fazer uso de compressas geladas (de hora em hora nos primeiros dias), além de evitar esforço físico e carregar peso. Também recomendamos o repouso relativo, o que quer dizer que o paciente pode realizar atividades leves”, explica.

Quanto à possibilidade de cicatrizes, Dra. Nathalia Zampar tranquiliza: “A cicatriz fica escondida nas dobras naturais dos olhos e, com alguns meses, torna-se praticamente imperceptível”.

Expressão facial natural demanda equilíbrio entre beleza e identidade

A cirurgiã observa que um dos maiores receios dos pacientes é perder sua expressão natural. Por isso, a médica enfatiza a importância de um resultado harmonioso:

“O cirurgião deve ter como objetivo devolver a jovialidade do olhar, sem mudar seu formato. Alguns pacientes pedem um ‘olho amendoado’, mas sempre oriento que essas alterações são definitivas e podem levar a um resultado artificial. A não ser que haja uma assimetria significativa, prefiro manter a naturalidade”, afirma.

Além da saúde: procedimento impacta na autoestima e relacionamentos

Na visão da oftalmologista, a cirurgia plástica ocular não trata apenas o físico, mas transforma vidas. “Muitas mulheres, após a blefaroplastia, voltam a se maquiar, a se sentir bonitas, e isso reflete em seus relacionamentos. É incrível como um procedimento pode resgatar a alegria e a confiança”. 

Como escolher um bom cirurgião oculoplástico?

A escolha do profissional é crucial para um resultado seguro e satisfatório, qualquer intervenção estética. Por isso, a médica especialista apresenta algumas recomendações: 

  • Verificar o título de especialista (associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular);
  • Avaliar o olhar artístico do médico – se combina com as expectativas pessoais;
  • Analisar a consulta pré-operatória: o médico deve examinar detalhadamente e esclarecer todas as dúvidas.

“O paciente precisa se sentir confiante e tranquilo antes da cirurgia. Uma boa consulta é o primeiro passo para o resultado esperado”, afirma a Dra. Nathalia Zampar. 

Para mais informações, basta acessar: https://nathaliazampar.com.br/ 



Cardiopatia congênita: Brasil tem 28 mil novos casos ao ano

0

Cerca de 28 mil novos casos de cardiopatia congênita são registrados no Brasil por ano, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). De acordo com a entidade, os números estão em uma crescente, devido aos avanços tecnológicos tanto nos diagnósticos como nos tratamentos, especialmente em procedimentos intervencionistas.

Em edição da publicação da Revista da SOCESP, exclusivamente dedicada à cardiopatia congênita no adulto, a entidade destaca que pacientes nesta condição podem apresentar complicações como arritmias, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar e outras alterações e que, em alguns casos, podem exigir abordagens intervencionistas adicionais, como o transplante cardíaco.

Dra. Marcela Devido, médica cardiologista especialista em Cardiopatias Congênitas do Adulto, explica que a cardiopatia congênita é uma malformação do coração, resultante do desenvolvimento anormal entre a terceira e a sexta semana de gravidez, e afirma que os dados apontam para uma população significativa que carece de cuidados especializados.

“Em países desenvolvidos, mais de 90% das crianças nascidas com cardiopatias congênitas chegam à idade adulta e essa certamente também é a tendência no Brasil. Essa população é ativa, estuda, forma família e envelhece, mas seu coração exigirá cuidados especiais por toda a vida”, conta a médica.

Uma publicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que 80% das pessoas com doença cardíaca congênita necessitam de cirurgia cardíaca, e metade desse total no primeiro ano de vida. Um artigo publicado na Revista da SOCESP indica que de 20 a 30% dos nascidos vivos com cardiopatia cardíaca são com defeitos estruturais graves.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de conseguir um cuidado adequado e chegar à idade adulta. Por outro lado, temos um grande avanço nas técnicas cirúrgicas. Quando bem cuidados, a maioria desses pacientes tem uma vida praticamente normal, mesmo quando a cirurgia não for uma possibilidade”, pontua a especialista.

Dra. Marcela Devido esclarece que a evolução do diagnóstico e tratamento tem impactado positivamente a longevidade e a qualidade de vida de adultos com cardiopatia congênita . “Felizmente, há um maior acesso, não só ao exame de ultrassom obstétrico morfológico, mas principalmente ao ecocardiograma fetal – exame essencial para a detecção de cardiopatia congênita pois se trata basicamente de um ecocardiograma do coração do feto”.

Cardiopatias congênitas em adultos

A cardiologista pontua que em alguns casos as cardiopatias congênitas não tratadas na infância serão diagnosticadas a partir de sintomas apresentados na idade adulta, como cansaço ou arritmia. Segundo ela, a insuficiência cardíaca é a complicação mais temida, mas as arritmias e a hipertensão pulmonar também são problemas que frequentemente passam a infância sem diagnóstico.

“Infelizmente o diagnóstico tardio, por vezes, impede uma correção cirúrgica que poderia ter evitado uma deterioração cardíaca, mas também existem casos em que o problema passou sem diagnóstico justamente porque é pequeno ou de pouca repercussão”, afirma.

Segundo a Dra. Marcela Devido, as cardiopatias congênitas mais comumente diagnosticadas nos adultos são valva aórtica bicúspide, Comunicação Interatrial (CIA) e Comunicação Interventricular (CIV). Já as cardiopatias complexas, como a anomalia de Ebstein ou Transposição congenitamente Corrigida das Grandes Artérias (TCGA), às vezes são diagnosticadas por acaso, em ecocardiogramas de rotina.

A médica ressalta que o Forâmen Oval Patente (FOP) é uma das condições mais comuns e, apesar de não ser exatamente uma cardiopatia congênita e sim de uma variação da normalidade, em alguns poucos casos pode ser responsável por Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) ou Acidentes Isquêmicos Transitórios (AITs) em jovens.

A especialista reforça que, atualmente, as técnicas cirúrgicas foram aperfeiçoadas e a gama de medicações disponíveis é mais ampla. 

“Em comparação às últimas décadas, tudo mudou, desde o diagnóstico até o tratamento. A cardiologia como um todo hoje certamente é muito diferente de dez anos atrás, e posso afirmar categoricamente que a cardiopatia congênita foi uma das áreas que mais avançou nos últimos anos”, enfatiza Dra. Marcela Devido.

De acordo com a cardiologista, um adulto deve procurar orientação médica quando observar sinais como dor no peito, pressão alta, falta de ar, palpitações, diminuição das capacidades físicas ao longo do tempo, níveis alterados de colesterol e quando se tem antecedentes familiares de problemas cardíacos.

Abordagem integrada de saúde

Para a especialista, o número de profissionais médicos aptos a lidarem com essa população no Brasil é baixo. Segundo ela, poucos cardiologistas e cardiopediatras se interessam por uma formação especializada, assim como poucas residências de cardiologia proporcionam contato com esse grupo, e raros centros formadores oferecem essa subespecialização.

Ao identificar e observar este cenário, Dra. Marcela Devido estruturou, junto com outras duas colegas, um curso de atualização em “Cardiopatias Congênitas do Adulto”, em parceria com a comissão de ensino do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP), onde também fez sua formação.

Para saber mais sobre a formação, basta acessar: https://dramarceladevido.com.br/home



Pesquisa aponta turismo solo como tendência do turismo

0

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Embratur levantou 19 tendências do turismo global para os próximos anos, além de mostrar o comportamento dos viajantes. Entre os pontos levantados estão: viagens solo, que tem crescido mais entre a Geração Z e os Millenials, como uma forma de independência e autoconhecimento; busca por aventuras; experiências gastronômicas; viagem sob medida; imersão nos destinos; e destinos alternativos.

Pensando no conforto e nas tendências levantadas, as lojas da Azul Viagens de Valinhos, Mogi Guaçu, Jaú, Paulínia e Limeira preparam um roteiro com destinos no Brasil e no exterior, para quem planeja uma viagem solo.

Segundo Yandra Gonçalves, sócia das unidades, no Brasil, as dicas começam com a Chapada Diamantina (BA). Nesta região, o viajante poderá encontrar uma experiência para se reconectar com a natureza e a com ele mesmo, desfrutando de trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. 

Outra indicação são os Lençóis Maranhenses (MA). A região oferece cenários  com lagoas cristalinas no meio das dunas e outras experiências. É uma escolha ideal para viajantes aventureiros.

Por fim, Florianópolis (SC). Com suas praias, a ilha é um destino para quem quer conhecer novas pessoas.

Exterior

A lista de dicas de destinos para viagens ao exterior começa com Lisboa e Porto, em Portugal, destino favoritos dos brasileiros que viajam sozinhos. Além do idioma, os turistas vão ter a oportunidade de conhecer uma gastronomia diversificada.

Outros dois destinos ficam na América Latina. Buenos Aires, na Argentina, oferece uma cultura rica, tango e passeios para serem explorados a pé. Já Santiago, no Chile, os viajantes  vão encontrar montanhas, vinhos e uma estrutura para mochileiros.



Agrishow destaca força da educação para transformar o setor

0

O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, respondendo por cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Só em 2024, o setor registrou 1,81% de crescimento — e de 12,48% somente no ramo pecuário —, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP). Esse avanço, relacionado ao aumento da produtividade, ao uso de tecnologia e à presença da produção brasileira no mercado externo, também está associado à atuação de profissionais com formação técnica e educacional adequada às demandas do setor.

Neste contexto, a Fundação Bradesco marcou presença, pela primeira vez, na Agrishow, uma das maiores feiras agro da América Latina, que aconteceu de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), com o tema “O Futuro do Agro de A a Z”. Para o evento, a instituição levou sua cabine interativa, um espaço imersivo que apresenta, por meio de vídeos, histórias reais de alunos e ex-alunos que tiveram suas vidas transformadas pela Educação.

As narrativas apresentam experiências de alunos e ex-alunos da Fundação Bradesco, com diferentes percursos formativos e profissionais ao longo do tempo.

A escassez de mão de obra tem sido apontada como um desafio no agronegócio, setor que demanda profissionais com diferentes níveis de formação para atender às exigências de produção e expansão internacional. Segundo dados do último Censo Escolar, de 2023, apenas 8% dos estudantes do Ensino Médio no Brasil estão matriculados em cursos técnicos.

A Fundação Bradesco desenvolve ações voltadas à formação de estudantes em contextos ligados ao agronegócio, uma vez que das suas 40 escolas próprias em todo o Brasil, que oferecem Educação Básica, cinco delas são escolas-fazenda, que oferecem o curso técnico em Agropecuária. Estas unidades estão localizadas no Tocantins (TO), Mato Grosso do Sul (MS), Bahia (BA), Pernambuco (PE) e Rio Grande do Sul (RS) e já formaram, desde os anos 1980, mais de seis mil profissionais qualificados para o agronegócio.

“A Fundação Bradesco atua há mais de 68 anos na formação integral das crianças e jovens que são beneficiadas com oferta de educação gratuita e de qualidade, com estrutura voltada à formação básica e técnica. Nossa atuação nestas cinco escolas-fazenda, que estão em regiões com culturas econômicas diversificadas dentro do agronegócio, é uma frente de trabalho importante para formação de cidadãos e profissionais qualificados para suprir a alta demanda do mercado em todo país”, destaca Eduardo Ramos, Gerente Sr de Fazendas da Fundação Bradesco, mestre em Reprodução Animal.

Atualmente, cerca de 500 alunos estão matriculados no curso técnico, que une teoria e prática em um currículo integrado ao Ensino Médio e conta com carga horária de 1.200 horas. Os jovens participam de atividades focadas no aprendizado prático nas áreas de Produção Animal, Produção Vegetal, Agroindustrial, Gestão do Agronegócio e têm a oportunidade de interagir com profissionais especializados na área. De acordo com a equipe pedagógica da Fundação Bradesco, os currículos são atualizados periodicamente com base nas mudanças do setor, incorporando conteúdos voltados às práticas e tecnologias mais recentes do agronegócio.



Mercado de aluguel de geradores cresce com a alta demanda por energia

0

O crescimento da demanda por eletricidade no Brasil vem impulsionando a busca por soluções alternativas de fornecimento energético. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a expectativa é de que o consumo nacional de energia aumente a uma taxa média de 3,4% ao ano até 2034, refletindo a expansão de setores como transporte, indústria e serviços.

Esse aumento é impulsionado pela expansão da indústria, dos serviços e pela maior eletrificação do transporte. Em resposta, a locação de geradores se consolida como alternativa para assegurar fornecimento contínuo em setores como construção civil, saúde, tecnologia e eventos.

De acordo com Matheus, CEO da Granloc, a locação traz flexibilidade para as operações. “A contratação de geradores sob demanda permite que as empresas ajustem seu consumo de energia de forma eficiente, sem precisar investir em ativos próprios. Essa agilidade é fundamental em cenários de crescimento e instabilidade do fornecimento”, afirma.

Além da flexibilidade, alugar geradores oferece benefícios como manutenção contínua, suporte técnico especializado e acesso a equipamentos de última geração. Esses fatores ajudam a minimizar riscos operacionais e melhorar a eficiência em projetos e operações críticas.

Com o aumento constante da demanda por energia, espera-se que o mercado de aluguel de geradores cresça de forma estável nos próximos anos, atendendo à necessidade de garantir estabilidade energética em diversos setores da economia.

Para saber mais, basta acessar: www,granloc.com.br



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »