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Guerreiro inaugura nova loja no Shopping Iguatemi

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A joalheria Guerreiro inaugurou, em 27 de outubro, uma nova loja no Iguatemi, shopping de luxo da capital paulistana. A história de parceria das marcas teve início há mais de 20 anos e segue com a expectativa de continuidade em alta. A inauguração contemplou uma mudança de ponto dentro do centro comercial e projetou a modernização do espaço com a assinatura do Estúdio Tupi.

A mudança realizada pela marca de joias acontece em um período de melhora do faturamento de lojas físicas em shopping, que teve 5% de alta no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estudo apresentado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a HiPartners, venture capital focado em Retail Techs.

A loja apresentou uma renovação na sua estrutura, que segundo José Carlos Guerreiro, fundador e proprietário da marca, retrata a constante evolução das peças desenhadas pela marca ao longo de mais de 50 anos de história. 

“É uma mudança não apenas na localização da loja, mas também na arquitetura e no formato de expor os produtos. As peças Guerreiro foram evoluindo, ficando mais detalhadas e mais sofisticadas, e precisavam de um espaço à altura”, explicou Guerreiro.

Tendência de crescimento nos próximos anos

De acordo com o relatório do mercado da indústria de joias no Brasil, feito pela Mordor Intelligence, o setor de joias no país deverá apresentar 2% de taxa de crescimento anual até 2028. 

A expectativa de crescimento, principalmente para os próximos meses, é destacada pelo fundador da Guerreiro. “Justamente pelo novo ambiente fazer jus às peças mais finas e agregar a elas o devido valor, a marca espera que as vendas tenham um bom crescimento de agora até o fim do ano”, disse. 



Uva em Jundiaí (SP) tem registro de Indicação Geográfica

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A uva Niágara Rosada, plantada em em Jundiaí (SP), passou por um processo de estudo para que pudesse ser registrada como Indicação Geográfica. Isso é resultado de uma qualificação diferenciada da fruta tem qualidade, com características de aroma, coloração, sabor e quantidade de açúcar, que são diferentes das espécies produzidas em outras regiões.

Marcela Moro, coordenadora da Festa da Uva de Jundiaí que chega a sua 90ª edição em 2024, explica que como este tipo de uva nasceu em Jundiaí, já é divulgada com tipo de indicação geográfica que é a IP, ou seja, indicação de procedência.

Ela explica que a uva surgiu por conta de um fenômeno nos parreirais de Jundiaí. “Isso foi no bairro do Traviú, em 1933. No ano seguinte foi realizada a primeira Festa da Uva de Jundiaí”.

Foram quase dez anos de muito trabalho para obter essa marca de indicação geográfica da Uva Niágara de Jundiahy. A escrita Jundiahy remete a uma característica histórica do período em que a Niágara surgiu, em 1933. Nessa época, faziam parte da área de Jundiaí os municípios de Louveira, Itapeva, Vinhedo e Jarinu. “São essas cidades que estão na indicação. E isso traz muita gente de fora para comprar o produto específico daquela região. É uma ação que intensifica o fluxo turístico que, em 10 anos, subiu mais de 1% por conta da indicação dos vinhos”, conta Marcela.

Histórico

A indicação é uma forma histórica que acontece no mundo inteiro, não é só aqui no Brasil. A coordenadora contextua que a primeira indicação geográfica que se tem registro no mundo é a do vinho do Porto, em 1756. “Ela foi criada exatamente para valorizar esses produtos que têm características específicas por conta da origem em que eles estão que eles são desenvolvidos”.

Marcela ainda explica que para dizer hoje que o é vinho do Porto, ele somente pode ser produzido na região do Porto. “Se você for comprar garrafas que fazem este vinho em outro local, os produtores colocam vinho tipo do Porto. O mesmo acontece com a linguiça calabresa, o queijo provolone”.

No Brasil já existem registros de algumas indicações geográficas, como os vinhos da região do Vale dos Vinhedos, os espumantes de Farroupilha e o queijo da Canastra. “E quando a gente fez todo o estudo da gente geográfica da Niágara Rosada foi exatamente para isso. Para comprovar que temos uma fruta diferenciada e que é um grande atrativo para o mundo todo”, reflete a coordenadora.

 

Sobre a Festa da Uva

A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebê-la.

Em 1953 foi inaugurado o Parque Municipal Antônio Carbonari (Parque da Uva), localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município. Desde 2013, além de Festa da Uva, este tradicional evento do calendário municipal passou a ser comemorado junto com a Expo Vinhos.

Jundiaí ficou um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial e em 2021 e 2022, devido às restrições da pandemia do COVID-19. Em 2023 retomou as atividades, desta vez, com 4 finais de semana repletos de atrações para toda a família.

 

 

Serviço Festa da Uva

Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |

Fevereiro – 2, 3 e 4.

Local – Parque da Uva | Avenida Jundiai – s/n

Cidade – Jundiaí (SP)

Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br

 



Teste do Bafômetro implica penalidades e direitos

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Ser “pego” no teste do bafômetro é uma das infrações que mais preocupam os motoristas, devido às diversas situações que acarretam. Envolve não apenas uma multa especial, mas também a suspensão da carteira de motorista por um período de 12 meses. Contudo, o que muitos motoristas desconhecem é que há possibilidade de contestar tanto a multa quanto a suspensão da CNH.

Primeiramente, eles não são obrigados a fazer o teste do bafômetro, porém, se fizeram o teste e correm o risco de perder sua CNH, existem inúmeras formas de garantir seu direito e continuar dirigindo dentro da legalidade.

O bafômetro, também conhecido como etilômetro, é um dispositivo projetado para medir a concentração de álcool no organismo de um indivíduo. Seu objetivo é verificar se um motorista está conduzindo um veículo sob a influência de bebidas alcoólicas, o que é proibido por lei. Quando um condutor é abordado pelas autoridades, ele pode optar por se submeter ou não ao teste do bafômetro. Independentemente da escolha, o motorista será autuado, mas é essencial estar ciente de que possui o direito de recorrer tanto da multa quanto da suspensão de sua carteira de habilitação.

Tipos de infrações relacionadas ao bafômetro:

A multa por recusa ao teste do bafômetro representa uma sanção aplicada aos condutores que se recusam a realizar o teste de alcoolemia. Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a recusa ao bafômetro é considerada uma infração de natureza gravíssima, resultando nas seguintes consequências:

Aplicação de uma multa no valor de R$ 2.934,70, que pode ser dobrada em caso de reincidência no período de 12 meses.

Suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses.

Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Retenção do veículo, caso não haja outro condutor habilitado presente para assumir a direção.

Além disso, a recusa ao teste de bafômetro pode ser enquadrada como crime de trânsito, se houver outros indícios de embriaguez, como sinais físicos, testemunhas ou vídeos. Nesse caso, o condutor pode ser preso em flagrante e responder a um processo criminal, que pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação.

Devanir Poyer, especialista em trânsito da Liberty Multas, explica que o condutor autuado por recusa de bafômetro ou bafômetro positivo tem o direito de apresentar defesa e recurso à autoridade de trânsito competente “o motorista abordado recusando ou não o bafômetro, ele tem direito de recorrer e é importante contestar a legalidade da abordagem, a validade do aparelho, a falta de provas ou outros argumentos que possam anular a autuação”.

Conforme estipulado no artigo 165 do CTB, a infração relacionada ao bafômetro positivo é considerada gravíssima, acarretando nas seguintes previsões:

Aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70, que pode ser dobrada em caso de reincidência no período de 12 meses.

Suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses.

Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Retenção do veículo, caso não haja outro condutor habilitado presente para assumir a direção.

Além disso, ao apresentar resultado positivo para álcool no bafômetro, o condutor pode ser enquadrado em crime de trânsito, conforme o artigo 306 do CTB. Nesse caso, ele pode ser preso em flagrante e responder a um processo criminal, que pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação.

Lei Seca:

“Lei Seca” é um termo coloquial usado para se referir às leis e disposições que proíbem ou restringem o consumo de álcool por motoristas antes ou durante a condução de veículos. Essas leis visam aumentar a segurança no trânsito, reduzindo os acidentes relacionados ao consumo de álcool, que podem resultar em lesões graves e mortes.

As leis da “Lei Seca” geralmente estabelecem limites legais para a concentração de álcool no sangue de um motorista, conhecido como limite de tolerância alcoólica. Quando um condutor ultrapassa esse limite, ele poderá ser multado, ter sua carteira de habilitação suspensa e até mesmo enfrentar penalidades criminais, dependendo da gravidade da infração e das leis locais.

O objetivo principal é promover a segurança viária ao desencorajar a combinação de álcool e direção, que é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Consequências de não recorrer:

Devanir Poyer diretor da Liberty Multas, alega que, se o condutor optar por não recorrer à multa e, consequentemente, à suspensão, será necessário frequentar um curso de reciclagem e passar por uma prova teórica para recuperar a CNH. O curso possui uma carga horária de 30 horas e aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Dirigindo dentro da Lei:

Devido à alta complexidade das leis de trânsito e às sérias consequências do teste do bafômetro, é fundamental que todos os motoristas estejam cientes de seus direitos e saibam como recorrer quando necessário.

A elaboração de uma defesa consistente, respaldada por fatos, evidências e base legal, tem um papel crucial nesse processo. Conhecer os procedimentos e seus direitos em relação ao bafômetro é crucial para condutores.

Muitos motoristas não exercem esse direito, seja por falta de conhecimento ou pela dificuldade de elaborar uma defesa adequada. O processo passa por diversas instâncias até a sua conclusão.

Portanto, em casos de recusa de bafômetro ou bafômetro positivo, é aconselhável buscar o auxílio de especialistas em direito de trânsito para sanar todas as dúvidas e auxiliar na construção da defesa.

Conhecer os próprios direitos é fundamental para manter a mobilidade e a cidadania.



Iniciativa busca conscientizar sobre doença ocular rara

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A Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) lança a Semana de Conscientização da Doença Ocular da Tireoide (DOT) – importante ação da campanha #OOlharDizTudo, com o objetivo de informar, conscientizar e desmistificar a DOT, também conhecida como Orbitopatia ou Oftalmopatia de Graves, uma condição autoimune que afeta os olhos, causando desconforto ocular, inchaço, projeção anormal dos olhos e outros sintomas.

Em alguns casos, há inchaço e rigidez dos músculos que movem os olhos, de modo que eles não se movem mais de forma alinhada; isso pode causar visão dupla. Raramente, a DOT pode causar visão reduzida devido à pressão no nervo na parte posterior do olho ou formação de úlceras na parte frontal dos olhos, se as pálpebras não fecharem completamente.

Na maioria das pessoas, a mesma condição autoimune que causa DOT também pode afetar a glândula da tireoide, resultando na doença de Graves. A doença de Graves é uma das causas da hiperatividade na tireoide (hipertireoidismo); mais raramente pode causar hipoatividade da tireoide (hipotireoidismo, ou doença de Hashimoto). A DOT pode ocorrer em pessoas quando a tireoide está hiperativa, hipoativa ou funcionando normalmente. Também pode ocorrer após o tratamento da doença de Graves. 

A prevalência de pessoas com DOT não é conhecida, mas é estimada que a condição afete 16 a cada 100 mil mulheres na população mundial e 2,9 a cada 100 mil homens. Além disso, a DOT pode afetar o bem-estar psicológico e social das pessoas com essa condição, isso porque, além das alterações na tireoide que modificam níveis hormonais, há o enfrentamento de uma mudança na aparência dos olhos, que pode ser difícil de lidar. 

“O impacto na qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com DOT é muito grande. Por isso, voltamos o nosso trabalho para a conscientização e desmistificação dessa patologia ainda pouco conhecida”, explica Giulia Gamba, gerente de comunicação da CDD.

A Semana de Conscientização da DOT abrange diversas ações digitais, incluindo mídia kit, campanhas nas redes sociais, vídeos educativos sobre os impactos da condição, distribuição gratuita do guia “Qualidade de Vida e dicas práticas na DOT” e para facilitar o acesso a cuidados especializados. O Mapa de Especialistas é uma importante iniciativa que será disponibilizada nesse mesmo período, no site da campanha, auxiliando os pacientes na localização de profissionais de saúde qualificados no tratamento da DOT, em busca de mitigar desafios para o diagnóstico e tratamento adequado que são comumente vivenciados pelas pessoas que convivem com a condição.

“Sempre falamos que informação é o melhor remédio e trabalhamos diariamente para que todas as pessoas que convivem com condições crônicas de doenças raras, como no caso da DOT, tenham acesso a essas informações e a profissionais especialistas para que consigam receber um tratamento adequado e ter uma maior qualidade de vida”, enfatiza Gamba. 

Sobre a CDD

A associação Crônicos do Dia a Dia – www.cdd.org.br – é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença. A partir dos pilares de trabalho de responsabilidade social, qualidade de vida, políticas públicas, pesquisa e informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, tratamentos e vivências com os diagnósticos, para impactar na qualidade de vida das pessoas que convivem com as condições, seus amigos e familiares. Desenvolve desde 2022 a campanha O Olhar Diz Tudo que, em 2023, conta com o investimento social da farmacêutica Horizon.



Consórcios superam marca inédita de dez mi de participantes

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Ao alcançar dez milhões de participantes ativos, o sistema de consórcios registrou um recorde histórico em outubro. O total foi 9,5% maior que os 9,18 milhões anotados há um ano, naquele mesmo mês. Com mais de seis décadas de criação, a modalidade vem ampliando sua presença nos vários segmentos da economia, contribuindo para o crescimento de vários setores, e possibilitando a realização de objetivos pessoais e empresariais.

Paralelamente, de janeiro a outubro, as adesões somaram 3,48 milhões de novos participantes, anotando 6,2% de crescimento sobre as 3,27 milhões comercializadas no mesmo período em 2022. As comercializações movimentaram R$ 260,51 bilhões, 22,5% maior que os R$ 212,70 bilhões anteriores. O volume alcançado evidencia que não há correlação entre a crescente demanda das vendas e a decrescente taxa de juros, 12,25% da Selic, praticada no mercado.

Os créditos concedidos nas contemplações, totalizados de janeiro a outubro deste ano no sistema de consórcios, assinalaram aumento de 21,9% sobre os mesmos meses de 2022. Foram injetados R$ 70,60 bilhões nos diversos segmentos de mercado, onde a modalidade está presente, segundo levantamento da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Há um ano, a soma era de R$ 57,91 bilhões. Neste mesmo período, o total de consorciados contemplados correspondeu a 1,40 milhão de cotas e ultrapassou em 11,1% a marca de 1,26 milhão, anotada há doze meses.

No período, considerados os seis principais indicadores do Sistema de Consórcios, quatro assinalaram altas nos percentuais das adesões: imóveis, com 18,3%; veículos leves, com 11,5%; motocicletas, com 5,3%, e veículos pesados, com 4,9%. Os dois setores que apresentaram retração foram: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com -56,8%; e serviços, com -25,6%; que, mesmo menores, não interferiram no crescimento geral de 6,2%.

Com o avanço dos consorciados ativos, observou-se aumento no valor do tíquete médio geral, apesar da redução em alguns setores, especialmente em razão de grande número de cotas comercializadas ter apresentado valor abaixo das médias setoriais. O tíquete médio de outubro atingiu R$ 77,56 mil, 19,8% acima dos R$ 64,76 mil constatado naquele mês do ano passado.

Presentes em todos os segmentos da economia brasileira como veículos automotores, que incluem veículos leves, motocicletas e veículos pesados, imóveis, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, “o recente recorde do sistema de consórcios é justificado pelo aumento de opções feitas pelo consumidor brasileiro que, ao  decidir pela compra de bens ou contratação de serviços, planeja seus compromissos mensais dentro do orçamento, administrando com conhecimento suas finanças pessoais”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “As boas performances verificadas nos diversos indicadores são consequência da mudança de postura dos consumidores que, com confiança e credibilidade, têm optado pelo mecanismo, ano após ano, sempre considerando a capacidade financeira para realizar seus objetivos”, complementa Rossi.

Em cada um dos setores, onde o mecanismo está presente, o total de cotas ativas esteve assim distribuída: 43,6% em veículos leves; 27,9% em motocicletas; 16,4% em imóveis; 7,5% em veículos pesados; 2,8% em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 1,8% em serviços.

No cenário vivido no início da indústria automobilística e por ocasião da criação do Sistema de Consórcios, nos primeiros anos da década de 60, a inexistência de linhas de crédito para aquisição dos primeiros automóveis, fez com que o consórcio se tornasse alternativa para o consumidor. Tanto naquela época como atualmente, um dos principais objetivos da modalidade, além daqueles de cada consorciado, tem sido a importância para o planejamento da produção industrial nos mais diversos segmentos da economia onde o consórcio está presente, confirmando sua importante contribuição ao desenvolvimento das diversas ligações produtivas do país.

Após alguns anos, o mecanismo passou a estar em outros setores como, por exemplo, o das duas rodas que, nos dez meses de 2023 as contemplações apontaram a potencial aquisição de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno. No setor automotivo, a potencial presença esteve também em um a cada três veículos leves vendidos no país.

Um outro exemplo de participação pode ser verificado no mercado de veículos pesados, onde a modalidade marcou quase uma a cada três comercializações de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas do setor de transportes com destaque especial para utilização no agronegócio.

A forte presença dos consórcios na economia brasileira pode ser comprovada pelos totais de créditos concedidos. Nas liberações acumuladas de janeiro a outubro, o Sistema atingiu 36,6% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 46,3% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 35,1%, no período.

No segmento imobiliário, somente em nove meses deste ano, as contemplações representaram potenciais 14,1% de participação no total de 621,94 mil imóveis financiados, incluindo os consórcios. Aproximadamente um imóvel a cada sete comercializados.

De janeiro a outubro, a economia brasileira voltou suas metas para a continuidade do crescimento econômico, incentivando a reativação de obras paralisadas e aprovação da reforma tributária. O ajustamento de novas medidas aprovadas para controlar a dívida pública, acelerando o processo desinflacionário via arcabouço, vem contando com a expectativa e o esforço para a redução da taxa de juros básica, sempre visando a geração do reaquecimento econômico.

“No passar deste ano, o balanço do Sistema de Consórcios tem apresentado o mesmo ritmo de crescimento”, diz Rossi. “A sequência constante e crescente reafirma que os avanços sobre marcas passadas de adesões, tíquete médio, e consequentemente dos negócios realizados, independente da alta ou da baixa do percentual da taxa de juros, com destaque para os valores concedidos e injetados na economia por ocasião das contemplações, permitem projetar perspectivas otimistas para os últimos dois meses deste ano”, detalha.



Consumo de açúcar compromete saúde bucal dos brasileiros

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Dados preliminares da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Projeto SB Brasil), principal forma do Ministério da Saúde avaliar a condição de saúde bucal da população, indicam que há muitos brasileiros precisando ir ao dentista com urgência. Entre os adultos de 35 a 44 anos, foi identificada a necessidade de realizar ao menos um procedimento odontológico eletivo em 48,4% dos examinados.

O Ministério da Saúde também chamou a atenção para a alta proporção do componente “cariado”, que é um indicativo de que, no momento do exame, a pessoa teria, no mínimo, uma cárie não tratada.

O cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Nívio Fernandes Dias, explica que a cárie está atrelada à frequência de açúcar na boca e não necessariamente à quantidade de açúcares ingeridos. De acordo com o especialista, isso acontece porque existe no dente o biofilme, que é a placa bacteriana que está presente na boca. Ela só sai com a limpeza, com a escovação e com o uso do fio dental. A placa, portanto, está presente na boca o tempo todo.

“Por exemplo, se a pessoa comer uma barra de chocolate inteira terá um efeito, mas se pegar essa barra de chocolate, quebrar em dez pedacinhos e comer um pedaço a cada meia hora, terá um efeito dez vezes maior”, esclarece. 

Dr. Nívio detalha que, ao ingerir um alimento com açúcar, como uma bala, um sorvete, uma bolacha recheada, um café com açúcar ou leite com chocolate, esse açúcar vai permear a placa bacteriana. “Existem bactérias que precisam desse açúcar para produzir energia para sobreviver. O subproduto disso é que elas liberam um ácido chamado lático. Esse ácido, em contato com o dente, começa a corroer o esmalte”.

O cirurgião-dentista explica, ainda, que o esmalte começa, então, a desmineralizar, ou seja, a perder mineral para a placa. Ele compara esse processo a uma casinha cheia de tijolos; cada tijolo é um cálcio e ele vai saindo quando o pH da boca está baixo pela ingestão de açúcares. Depois de algum tempo a saliva lava e vai elevando o pH da própria saliva; depois, vai recolocando esses tijolinhos de cálcio no dente, ou seja, fazendo a remineralização. “A placa provocou a desmineralização e a saliva a remineralização. A cárie se instala quando existe um desequilíbrio nesse processo. O consumo frequente de açúcar durante o dia faz com que ocorra um desequilíbrio e essa balança vai pender para a desmineralização. A partir daí, o dente começa inicialmente com uma mancha branca, essa mancha vira uma cavidade e essa cavidade é uma cárie”.

Prevenção

A doença conhecida como cárie, de acordo com o Dr. Nívio, não se resume ao buraco no dente. O buraco no dente é um sinal da cárie. Ele explica que a cárie é uma doença única que se manifesta por meio de várias feridas. “Não temos, por exemplo, 10 cáries, temos 10 lesões de cárie. Restaurar essas lesões é um tratamento para o sinal da doença e não para a doença. Portanto, o tratamento da cárie é a prevenção, o conhecimento, explicar ao paciente os malefícios do consumo frequente de açúcares e o que eles podem causar. São os açúcares mais simples, sacarose e glicose, que são facilmente metabolizados pela placa bacteriana”.

Dr. Nívio esclarece ainda que, quando se trata de açúcares provenientes dos carboidratos dos alimentos, como arroz, batata, mandioca e frutas, dificilmente haverá uma desmineralização grande a ponto de poder causar uma lesão de cárie. Ele lembra também que a cárie depende basicamente de prevenção e que o único medicamento que “ajuda” a manter o equilíbrio quando a pessoa ingere açúcar é o flúor.

A presença do flúor na boca ocorre por meio da utilização de cremes dentais e nas aplicações em consultórios. “O flúor presente na boca frequentemente faz com que o esmalte do dente fique mais protegido da cárie dental. Portanto, ao escovar os dentes com creme dental com flúor, promovemos a presença dele na boca durante o processo de desmineralização. Quando o dente vai ser remineralizado pela saliva, esse flúor entrará no dente tornando-o mais resistente”.

Tempo certo para a escovação 

Após a alimentação, promover a higienização dos dentes é fundamental, contudo, existe um tempo certo para realizar a escovação. Segundo o Dr. Nívio, quando o indivíduo acaba de comer não deve escovar imediatamente os dentes, pois quando ingere um alimento, o pH da boca está ácido e os dentes estão sendo corroídos. Ele explica que, se além da corrosão química, que é chamada de biocorrosão, a pessoa esfregar os dentes durante a escovação, aumenta mais o dano.

“Antes se falava ‘comeu, escovou os dentes’, hoje não faz sentido assim. O ideal seria escovar os dentes antes de comer porque aí seria possível remover a placa bacteriana e não teria tantas bactérias para causar o dano, mas isso é muito pouco provável que aconteça. Então, o ideal é aguardar pelo menos de meia hora a quarenta minutos para fazer a escovação, principalmente se houver ingestão de doces durante essa refeição”, conclui Dr. Nívio.  



Lei alerta para quem pretende se se mudar para o Reino Unido

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A nova Lei de Imigração Ilegal promete mudar a relação do Reino Unido com os imigrantes que vivem no país. A proposta, aprovada no Parlamento britânico no meio do ano, veda a tentativa de imigrantes que entram ilegalmente em suas fronteiras de tentar asilo político. Aliás, a política é de repressão ainda mais pesada: ela determina a detenção e a rápida extradição de quem está ilegal. Isso pode ser tanto para o país de origem quanto para Ruanda, na África, com quem o Reino Unido tem acordo de relocalização de pessoas ilegais.

Além disso, a lei permite ao Estado britânico lavar as mãos em relação a imigrantes que aportaram na região para fugir da escravidão, e dispensa o limite de tempo de detenção de crianças desacompanhadas. Uma emenda que fazia parte do projeto de lei impedia que pessoas identificadas como LGBTQIA+ presas pela Imigração fossem deportadas para países hostis à sua orientação sexual, mas a proposta também foi derrubada pelos congressistas. As medidas causaram espanto até mesmo na Organização das Nações Unidas (ONU).

“A ONU encarou como um golpe duro, principalmente porque o Reino Unido é um dos poucos signatários do acordo internacional de receptividade a refugiados”, explica Paulo Victor Freire, do escritório Paulo Victor Freire, especializado em Direito Internacional. “Isso liga o alerta para os brasileiros que alimentam o sonho de ir morar na Inglaterra, na Escócia, na Irlanda ou no País de Gales. A orientação é que jamais tentem ir ilegalmente, mas que estejam preparados para entrar pela porta da frente”, instrui.

As relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido dispensam a exigência de visto para o turista, que permite a estadia por até 6 meses. Mas esse benefício não serve para vistos de trabalho nem de estudo. “Se o objetivo for ir a passeio, é um processo relativamente simples. Há alguns cuidados, é verdade, mas que não representam um grande problema para o brasileiro. Mas quem pretende ir para morar deve atentar para todos os procedimentos, e demover da cabeça a ideia de tentar imigrar ilegalmente”, atenta Paulo Victor.

A orientação do advogado é que o interessado procure por um escritório especializado em direito internacional, que preste consultoria completa para a emissão do visto adequado. “Tentar entrar à força em qualquer nação que seja representa uma advertência séria, e que coloca em risco até mesmo a imagem do país frente às relações diplomáticas. É o que já aconteceu na relação com os Estados Unidos, que são mais exigentes com o visto de brasileiros. A orientação é para que ajam de forma adequada, e busquem respaldo jurídico para tentar o procedimento legal. É possível ir, desde que atente às leis locais”, conclui.



Seguro de vida é um auxílio na batalha contra o câncer de próstata

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Especialistas alertam sobre as questões relacionadas à saúde masculina. Em se tratando de câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, o número estimado de casos novos da doença no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Com base nesse cenário, a campanha “Novembro Azul” reforça a importância de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e tabaco. Outro foco da iniciativa é despertar nos homens a importância da realização de exames regulares e preventivos do câncer de próstata, como o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal, para a detecção precoce da doença.

De acordo com o Inca, os cânceres de próstata estão associados a longevidade, fatores reprodutivos e hormonais, inatividade física, obesidade e uso de álcool, como fatores genéticos, comportamentais (sobrepeso, bebida alcoólica, obesidade, inatividade física), ambientais (exposição frequente a radiações ionizantes, no caso raio-X), entre outros. Já o risco de se desenvolver a doença aumenta com o avanço da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Seguro de vida 

Nos casos de diagnósticos de câncer de próstata, é importante fazer economias, haja vista que os custos com o tratamento da doença podem comprometer a renda familiar. Nesse caso, o seguro de vida é um grande aliado, de acordo com Carolina Ramos, diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional. 

“Neste mês de conscientização sobre a prevenção da doença, é importante que os homens fiquem a par sobre a importância de possuírem um seguro de vida, que é um recurso financeiro destinado não só para o tratamento, bem como para proteger os filhos e a família no caso de sua falta. Os valores gastos com a compra de medicamentos, despesas médicas e hospitalares são altos”, diz. 

De acordo com a executiva, o prazo para o pagamento da indenização aos segurados ou dos beneficiários costuma ser feito em até 30 dias, após a apresentação da documentação necessária. “O dinheiro pode ser usado para complementar o tratamento coberto pelo plano de saúde, dependendo da cobertura. Também pode ser destinado à contratação de enfermeira, melhorar a estrutura da casa e, até, às viagens”.

Carolina Ramos acrescenta que no sistema Unicred, cujo percentual de homens cooperados é de 51%, o seguro de vida corresponde a 60% das contratações entre todos os seguros oferecidos pela cooperativa. “Desse universo masculino, 12% dos homens já possuem algum seguro de vida e garantem uma preocupação financeira aos seus beneficiários no caso de sua ausência”.



Inovação no atendimento ao cliente otimiza processos e impulsiona negócios

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Com o avanço contínuo da tecnologia e o advento da inteligência artificial (IA), a automação dos processos empresariais tem se tornado uma realidade em empresas ao redor de todo o mundo. À medida que a tecnologia avança, as empresas estão adotando soluções automatizadas para otimizar suas operações e aumentar a eficiência, de acordo com análise da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil.

Uma das áreas impactadas pelo avanço tecnológico é a de atendimento ao cliente ou os “call centers”. Com as inovações tecnológicas, essa área otimiza tempo e libera as equipes para atividades proativas e estratégicas.

A distribuidora de combustíveis ALE, por exemplo, verificou ganhos no setor de atendimento. Na companhia, as equipes agora atuam de forma mais estratégica, na célula de pré-venda, prospectando e identificando leads potenciais com interesse de se tornarem bandeira ALE. “A automação em diversos processos traz benefícios para a empresa; no entanto, verificamos  a importância de viabilizar uma célula específica com foco em atividades estratégicas que agregam valor, como análise de dados para a busca incessante de leads potenciais que desejam receber propostas de negócios para se tornar um Posto ALE”, comenta a gerente de Relacionamento com o Cliente da ALE, Giseli Lauer. Ela afirma que, com isso, o trabalho do consultor comercial de novos negócios ficou mais eficiente.

Tecnologia também proporciona mais humanização no atendimento

Em tempos de IA e automação de processos, o atendimento humanizado é fundamental para manter a proximidade com clientes. A mais recente edição do relatório Zendesk CX Trends mostrou não apenas que os consumidores latino-americanos valorizam mais o atendimento ao cliente do que o resto do mundo, mas também que os líderes de experiência do cliente (CX) estão cada vez mais preocupados em atender às expectativas desses consumidores.

Segundo o estudo, embora a média global seja de 52%, na América Latina, 74% dos consumidores mudariam para um concorrente devido a uma única experiência ruim. O relatório também destaca que 81% dos clientes latino-americanos gastam mais com empresas que proporcionam uma experiência de conversação integrada e contínua, 11 pontos percentuais acima da média global.

De acordo com Giseli Lauer, o estudo reflete a visão da companhia sobre o tema. “Consumidores valorizam a proximidade, a atenção e os relacionamentos duradouros. Na esteira da IA, observamos que os recursos proporcionados pela tecnologia desempenham um papel importante na execução de parte do serviço da área de atendimento, mas é fundamental ter um alto nível de humanização e empatia para encantar os clientes”, afirma. Ela complementa que “a automação dos processos não é apenas sobre eficiência operacional; é também sobre liberar o potencial humano e, dessa forma, a ALE mantém um relacionamento personalizado e mais próximo com seus clientes”.



Psicóloga social comenta depressão em regiões do mundo

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A depressão, um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, apresenta realidades distintas nos contextos brasileiro, norte-americano e argentino. Analisando dados recentes, é possível destacar nuances preocupantes sobre a prevalência da doença em cada país, trazendo à luz questões sociais e de saúde mental.

No Brasil, a depressão atinge níveis alarmantes, tornando-se uma questão de saúde pública. Segundo uma revisão de estudos realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, publicada pelo Poder 360, o Brasil lidera as estatísticas de diagnóstico na América Latina. Com uma taxa de 17%, superior à média latino-americana de 12%, revela-se uma situação crítica. Cerca de 5,48% dos brasileiros receberam o diagnóstico, em comparação com 3,12% nos demais países da região.

Em relação a Argentina, a psicóloga social Danieli Silva, que já fez trabalhos voluntários no país, destaca a relevância da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão. A psicóloga pontua: “os  trabalhos realizados em regiões vulneráveis do país revelam uma situação preocupante, com a depressão afetando significativamente a qualidade de vida de muitos argentinos”, e acrescenta que os desafios emocionais associados a traumas profundos demandam estratégias terapêuticas eficazes e atenção total aos atendidos.

Nos Estados Unidos, a pesquisa do Pew Research Center, também veiculada pelo Poder 360, revela um quadro de sofrimento psicológico expressivo durante a pandemia. Com 41% dos adultos afetados e números ainda mais alarmantes entre os jovens, a depressão tornou-se uma preocupação generalizada. A disparidade de impacto conforme a renda evidencia a necessidade de abordagens inclusivas na promoção da saúde mental. A psicóloga, que atua com refugiados e imigrantes, destaca os desafios emocionais desses grupos, reforçando a importância do acesso universal à saúde mental como um direito fundamental.

Danieli enfatiza que a psicologia social desempenha um papel crucial no suporte aos menos favorecidos, reiterando que a saúde mental é um direito fundamental para todos. “Em um cenário global em constante transformação, compreender e abordar a depressão exige não apenas ações individuais, mas também políticas e sociais que promovam um ambiente propício ao bem-estar emocional de todos os cidadãos”, finaliza.



Black Friday deve crescer cerca de 12% em vendas este ano

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Projeção realizada pela Neotrust, empresa de dados com foco em operações digitais, mostra que a Black Friday deve ter um crescimento de 12% nas vendas deste ano, chegando a R$6,92 bilhões. Apesar da alta em relação ao ano de 2022, o faturamento esperado para 2023 ainda ficará abaixo do que foi registrado nas Black Fridays de 2020 e 2021, que arrecadaram R$7,8 bilhões e R$7,9 bilhões, respectivamente.

Ainda de acordo com a pesquisa da Neotrust, entre a quinta-feira (23) e o domingo (26) deste mês de novembro, período que engloba a sexta-feira oficial da Black Friday, deve ocorrer o maior número de compras por parte dos consumidores. A expectativa para este período é que, só no comércio eletrônico, as vendas vão movimentar cerca de R$ 6,9 bilhões.

O estudo também revela que deve haver um aumento significativo em aquisições de certas categorias este ano em relação a 2022. Espera-se que o setor de informática tenha maior destaque, acumulando 40,5% da intenção de compra, seguido pelo de telefonia, com 31,4%. Já o setor de eletrônicos deve crescer apenas 14,8% em 2023.

Durante este período conhecido pelas ofertas e descontos, especialistas no setor fazem um alerta em relação a possíveis golpes. “São comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, além de promoções falsas enviadas por emails, SMS e mensagens de WhatsApp e perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e redes sociais”, destaca Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Por conta desses riscos, Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping – fundado por Ronald Levinsohn -, fornece algumas dicas de como se preparar para a Black Friday. “Em primeiro lugar, é essencial que o consumidor desconfie de promoções exageradas. Uma boa tática ao se deparar com um caso desse é pesquisar o produto desejado nos sites de seus concorrentes. Dessa forma, será possível ter uma noção melhor do preço médio cobrado e se está dentro do que é aceitável pelo mercado”, completa ela.

De acordo com Priscilla, o segundo ponto a ser seguido é ter cuidado com possíveis ofertas recebidas através do e-mail ou das redes sociais, pois eles podem levar a sites falsos que são similares aos de uma loja já conhecida. Como terceira e última dica, a diretora de marketing recomenda conferir a reputação da loja, a qualidade de seus produtos e o atendimento ao cliente antes de efetuar qualquer compra.

“Para não restar dúvidas e aquela dor de cabeça pós compra, vale, inclusive, verificar se a empresa tem muitas ocorrências no ‘Reclame Aqui’, quais são elas e se todas foram resolvidas. Assim, o consumidor consegue evitar problemas depois”, finaliza.



Crianças e adolescentes de Uberlândia-MG participam da Mostra CineOLHAR

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As crianças e adolescentes do bairro Shopping Park de Uberlândia-MG, que fizeram parte do projeto CineOLHAR, participarão de uma mostra dos filmes que foram produzidos por eles, desde março deste ano, durante as oficinas e workshops que frequentaram, no Estação Vida (instituição social situada no bairro Shopping Park). A Mostra CineOLHAR será apresentada ao público, no dia 27 de novembro, às 19 horas, na Casa da Cultura; no dia 30 de novembro, às 10 horas, na Escola Estadual Dona Alexandra Pedreiro (Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Bairro Santa Luzia); e, no dia 04 de dezembro, às 10 horas, na Escola Estadual Hercília Martins Rezende (R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Bairro Pampulha).  Os trabalhos também ficarão disponíveis no canal do projeto CineOLHAR, no YouTube.

O projeto

Vinte e sete crianças e adolescentes de Uberlândia-MG, que vivem em áreas de vulnerabilidade social, tiveram a oportunidade de aprender cinema ao longo de oito meses. Esse é um dos grandes objetivos do projeto CineOLHAR, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chegou ao bairro Shopping Park, levando a esse público vivência da arte por meio de novas mídias.

Nas oficinas, a linguagem audiovisual foi abordada com foco nos principais gêneros: ficção, documentário, videoclipe e animação. Além disso, também foram realizados quatro workshops com especialistas da área, abordando os temas: cinema, documentário, cenografia, figurino e maquiagem artística.

De forma teórica, técnica e vivencial os participantes do projeto CineOLHAR foram imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem/edição, que possibilitaram ferramentas para retratar o cotidiano e a comunidade, na qual estão inseridos, em um novo olhar sobre o ordinário e o extraordinário da vida.

O projeto é iniciativa da proponente Aline Miguel e faz parte das oficinas oferecidas no Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Algar. Com o intuito de dar continuidade ao percurso no campo da arte-educação em audiovisual, o desejo de Aline é promover o potencial criativo e expressivo de crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de um novo olhar sobre o dia-a-dia deles, além de colaborar para a democratização e descentralização da produção artística e cultural.

A proponente defende que o CineOLHAR foi uma maneira de levar as crianças a ter a possibilidade de realizar novas leituras do cotidiano por meio da vivência e experiência com a linguagem audiovisual. “Essa modalidade artística tem um grande poder sedutor para levar esse público para o universo da arte. Queremos transformar os participantes em atores, diretores de arte e fotografia, cinegrafistas, produtores executivos, editores, dividindo-os em funções e alternando atuações, numa perspectiva em que o individual dinamiza o coletivo, para que eles se percebam agentes culturais e atores sociais”, defende Aline Miguel.

Segundo a proponente, a Mostra CineOLHAR será uma oportunidade de difundir a cultura e também valorizar o trabalho dos alunos. “Nós queremos potencializar a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados do projeto na internet e nessas mostras voltadas gratuitamente à comunidade. Será uma grande comemoração da democratização da arte, incluindo social e culturalmente esse público, descentralizando a produção artística e cultural”, finaliza Aline Miguel.

Programa Transforma

Segundo a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, o Programa Transforma busca parcerias e projetos que aconteçam no contraturno escolar e que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social durante todo o ano, oferecendo oficinas que possam ampliar o universo cultural. “Aqui no Instituto Algar, acreditamos na arte e na cultura para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, e buscamos sempre apoiar iniciativas como as do projeto CineOLHAR, que possibilitam fortalecer o nosso propósito e missão de transformação na vida delas”, afirma.

Sobre o Instituto Algar

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto, que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço

O quê: Mostra do Projeto CineOLHAR
Quando:

27/11 às 19h na Casa da Cultura – (Praça Cel. Carneiro, 89 – Fundinho)     

30/11 às 10h na E. E. Dona Alexandra Pedreiro – (Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Bairro Santa Luzia)

04/12 às 10h na E. E. Hercília Martins Rezende – (R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Bairro Pampulha)

Entrada: gratuita

 



Lançamento da Carbon Trade eXchange Índia (CTX Índia)

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Em outro passo histórico da primeira Troca de Carbono Voluntário do mundo, a CTX fechou parceria com a SASA ENVIRO, reverenciada provedora de soluções ambientais e agrícolas localizada em Chennai. Essa licenciada master nacional também operará uma versão de marca própria da plataforma CTX para fornecer uma versão de operação, propriedade e marca indiana da principal plataforma global de Carbono Voluntário do mundo.

Isso dá aos compradores indianos (corporações, corretoras e instituições) acesso imediato a centenas de projetos mundialmente, com milhões de créditos listados na CTX em várias nações prontas para liberação e liquidação T+0.

Os créditos para carbono de alta qualidade emitidos pelos vários registrados que possuem interface com a CTX podem ser listados através da plataforma da CTX Índia e CTX globalmente, com valores por vendedores, sem custos para listar seus créditos e somente uma pequena taxa sobre a venda.

“Este é o início do futuro que a Índia falou que queria do Acordo de Paris em 2015”, afirmou Wayne Sharpe, CEO e fundador da CTX & Global Environmental Markets (grupo GEM).

“Estamos animados de formar a parceria com líderes tecnológicos experientes e de classe mundial do mercado de carbono na CTX”, afirmou Suresh Jadhav, CEO da SASA Enviro, que também cofundou a Tree Ambulance Foundation com seu sócio Dr. Abdul Ghani, mais bem conhecido como “O homem ecológico da Índia”. Ao prosseguir para a COP28 da CQNUMC em Dubai para formalmente anunciar isso, Suresh acrescentou: “Esperamos que a resposta dos compradores, projetos, comunidades e governos será excelente. Estaremos rapidamente expandindo a equipe de desenvolvimento de negócios da CTX Índia, após o treinamento pela CTX Global em dezembro”.

Wayne brincou: “A Índia acabou de ganhar a Copa Mundial do Carbono; vamos esquecer do críquete”.

Sobre a GEM/CTX:

A GEM é uma empresa fintech de renome mundial na Austrália, que licencia soluções de software de registro e tecnologia de troca mercantil para mercados de commodities ambientais. Além disso, é fornecedora aprovada pelo Banco Mundial.

A Carbon Trade Exchange (CTX) é parceira estratégica do CDM (Mecanismo do Desenvolvimento Limpo) da CQNUMC desde 2017, abrigando e transacionando mais de 600 milhões de créditos em diferentes Normas de Crédito simultaneamente no mundo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias ao ano, há mais de 15 anos.

Sobre a SASA Enviro

A SASA é pioneira amante do planeta em sustentabilidade ambiental, alimentada por diversas equipes experientes, com iniciativas completas em conservação, regeneração e proteção ambiental.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CTX/GEM:

Wayne Sharpe

CEO e fundador

info@ctxglobal.com

+44 7502 229523

Fonte: BUSINESS WIRE



Festa da Uva de Jundiaí faz 90 anos, comemoração em dobro

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A Festa da Uva de Jundiaí completa 90 anos com quatro finais de semana de atividades e um evento todo dedicado à comemoração. A primeira Festa aconteceu em 1934 por conta da variedade de uva Niagara Rosada, que surgiu de uma mutação genética espontânea em 1933. Aqui estão as duas comemorações: dos 90 anos da festa e do surgimento da variedade da fruta. 

Já os detalhes da festa ainda são mantidos em segredo. Já os números foram divulgados. A estrela da festa estará em exposição em uma área de 15 mil metros quadrados com 170 expositores. São 6 galpões com 3 pavilhões que abrigam mais de 800 artistas em 5 palcos que vão funcionar de forma simultânea. O público pode participar de mais de 30 harmonizações e workshops e das 9 cerimônias de pisa da uva, uma das principais atrações da Festa. A praça de alimentação oferece cinco mil lugares em 16 restaurantes de comidas típicas. No cardápio: mais de 70 pratos para agradar qualquer paladar. A Festa beneficia diretamente mais de 40 entidades assistenciais que produzem e vendem produtos no recinto.

Se na última edição foram quase 250 mil visitantes, em 2024 são esperadas 300 mil pessoas.  Um público grande e de todos os estados brasileiros. Na última edição, foi realizada pesquisa de perfil e os dados surpreenderam. Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí diz que “sabíamos que a festa atraía muita gente e de vários lugares, mas não imaginávamos que os registros iriam revelar que tivemos visitantes de todos locais diferentes.  Neste ano, com a festa maior e mais receptiva, a tendência é que os dados se repitam e fiquem mais robustos.”

Foram identificados, em 2023, visitantes de 495 cidades, 26 estados e o Distrito Federal e ainda participação internacional, com turistas de 24 países que estiveram na Festa da Uva de Jundiaí.

Jundiaí Terra da Uva

A história da uva em Jundiaí é bastante antiga.  Em 1669, quando a cidade era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava a venda de vinho de uva produzida na cidade. Mas foi somente no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos, que a produção ganhou força.

Entretanto, foi em 1933 que a cidade ganhou destaque nacional na produção, quando, a partir de uma mutação genética somática espontânea, em meio à produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade Rosada, em Jundiaí.

Essa mutação espontânea chamou a atenção dos produtores e também dos consumidores: a Niagara Rosada passou a ser conhecida nacionalmente e Jundiaí, por ser o berço desta variedade, passou a ser conhecida como a Terra da Uva, o que se consolidou em 1934 com a realização da primeira Festa da Uva, que trouxe para a cidade mais de 100 mil visitantes.

Niagara Rosada

A uva surgiu por conta de um fenômeno nos parreirais de Jundiaí, em 1933. O registro foi feito no bairro do Traviú. No ano seguinte, o fato motivou a realização da primeira Festa da Uva, que recebeu mais de 100 mil visitantes.

A Festa era realizada, inicialmente, no centro da cidade, utilizando áreas das ruas centrais, do antigo mercado municipal (depois Centro das Artes) e do grupo escolar Conde do Parnaíba.

Em virtude do sucesso da mesma, foi construído um espaço especialmente para recebê-la: o Parque Comendador Antônio Carbonari, o nosso Parque da Uva, inaugurado em 1953.

A Uva em Jundiaí Hoje

Jundiaí possui, atualmente, 900 propriedades agrícolas, que representam 52% do território da cidade. Mais da metade de Jundiaí é ainda da agricultura. E deste relevante espaço, saem as uvas que tornaram Jundiaí conhecida nacionalmente como a Terra da Uva.

Atualmente, cerca de 30% da produção de uva do estado de São Paulo sai de Jundiaí. São mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva em nossa cidade.

A estimativa de safra para 2024 é de aproximadamente 38 mil toneladas.

Sabor de Uva

Os visitantes da Festa da Uva de 2024 terão uma enorme variedade de produtos à base de uva. Além da fruta em natura, direto do produtor, o suco e o vinho, a uva aparece em diversas opções oferecidas na Festa.

Pão de uva, geleia, bolos, sorvete de uva e de vinho, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva, cerveja de uva e até coxinha de uva são algumas das opções que atendem a todos os gostos.

A variedade de produtos à base de uva permite ao visitante uma viagem gastronômica aos sabores da uva e do vinho de Jundiaí.

 

Serviço Festa da Uva

Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |

Fevereiro – 2, 3 e 4.

Local – Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari | Avenida Jundiaí – s/n

Cidade – Jundiaí (SP)

Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br



Telemedicina democratiza o acesso à saúde

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A telemedicina é uma tendência que vem ganhando destaque no cenário da saúde, trazendo consigo a promessa de democratização do acesso aos cuidados médicos. Só no Brasil, foram realizadas mais de 7,5 milhões de consultas via telemedicina entre 2020 e 2021, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital.

Essa modalidade de atendimento se refere à prestação de serviços de saúde por meio de comunicação digital, como videochamadas, mensagens e aplicativos, permitindo que pacientes e médicos interajam à distância. 

Nesse sentido, essa possibilidade ganha ainda mais relevância no país, visto que os médicos não estão distribuídos de forma igualitária em todas as cidades e estados. De acordo com a Demografia Médica de 2023, enquanto a razão de médicos na capital Vitória (ES) chega a 14,49 por mil habitantes, em Macapá (AP) é de apenas 2,12 médicos por mil habitantes

Para Richard Rivière, cofundador e CEO da empresa Versatilis System, uma das vantagens mais evidentes da telemedicina é o acesso universal aos cuidados de saúde. “A eliminação de barreiras geográficas permite que pacientes em áreas remotas ou carentes de recursos obtenham consultas médicas de qualidade. Isso é particularmente relevante em regiões onde a infraestrutura de saúde é limitada, contribuindo para reduzir as disparidades no atendimento médico”, afirma Richard.

Além disso, a telemedicina também pode resultar em uma redução dos custos operacionais. Segundo um estudo da Journal of Health Economics, o uso dessa tecnologia possibilitou que o custo total do atendimento fosse reduzido em 7% para todas as idades e em 9% especificamente para a população adulta.

Em emergências, o mesmo estudo citado acima demonstrou que a telemedicina desempenha um papel fundamental ao reduzir a procura por atendimento de urgência. Com as análises, demonstrou-se que a utilização de salas de emergência foi reduzida em 24,1% e a procura por atendimento de urgência diminuiu em 11,3%.

“A democratização da saúde por meio dessa ferramenta já é uma realidade tangível, mas é necessário cautela, especialmente em relação à segurança. Por isso, a recomendação é utilizar uma plataforma de telemedicina segura, confiável e feita especialmente para a área médica”, complementa Richard. 

No Brasil, dados do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane, mostram que o orçamento para saúde digital cresceu 50,6% entre 2013 e 2023, o que consolida cada vez mais a adoção da telemedicina e demais tecnologias relacionadas, como o prontuário eletrônico

A proposta é que essa prática não apenas represente uma revolução na forma como as pessoas recebem cuidados médicos, mas também um passo significativo em direção a uma sociedade mais equitativa em termos de acesso à saúde.

Para mais informações, basta acessar: https://www.versatilis.com.br/.



Hikvision fecha parceria com empresa de monitoramento do Nordeste

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A Hikvision, multinacional que oferece produtos de segurança físicos e soluções integradas com a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), fechou parceria com o GrupoSEG, com matriz na cidade de Recife (PE). O acordo possibilitou a instalação de mais de 500 centrais de monitoramento. A empresa buscava produtos confiáveis, com gerenciamento remoto, manutenção preventiva fácil e que não gerasse disparos falsos, motivo esse de geração de despesas operacionais de desgaste com cliente final.  

Entre as empresas de segurança e serviços do Nordeste, o GrupoSEG foi fundado em 1995 a partir da visão de um técnico em elétrica que encontrou na instalação de sistemas de alarmes de segurança uma oportunidade de negócio. Dois anos depois, a SEG Eletronic já tinha mais de 100 clientes, instalava e monitorava os sistemas. Em meados da década de 2000, foi criada a marca GrupoSEG, quando houve investimentos em marketing e na expansão. Atualmente, a empresa atende mais de 24 mil clientes, cuidando da segurança de pessoas e bens 24 horas por dia.   

Por meio de uma parceria comercial com a Hikvision, o GrupoSEG busca atender às necessidades do público-alvo e expandir serviços e atividades para outras cidades além das já atendidas: Recife, Gravatá, Caruaru, Petrolina, João Pessoa, Natal, Maceió, Aracaju e Salvador. O objetivo é chegar a todas as capitais da região Nordeste. A empresa está usando as linhas de alarme Hikvision, e pretende seguir com 500 novos contratos a cada mês.

“Estamos comprometidos em oferecer excelência em segurança aos nossos clientes, por isso a Hikvision nos atende de forma completa, com soluções inteligentes que garantem retorno do benefício investido, com economia em manutenção, por exemplo”, afirma o CEO do GrupoSEG, Sr. Antonio Francisco da Silva.  

Para Salomão Castro, Diretor de Produtos do GrupoSEG, a linha de alarme AX Pro teve grande êxito nos testes realizados em campo. “Testei os equipamentos por quase um ano e tivemos excelentes resultados, levamos em consideração alcance dos equipamentos, autonomia, consumo de bateria, e gerenciamento remoto”. O executivo completa que “a estabilidade do sistema nos testes apresentou ser confiável e sem disparos falsos. Esse produto nos trouxe economia nos custos com manutenção técnica e deslocamento de pronta resposta, consequentemente também trouxe mais segurança ao cliente final.”  

“Eles já são líderes de mercado na região em que atuam e valorizam a qualidade. A Hikvision também segue o mesmo modelo de operação e prioriza esses valores”, completa o Gerente Regional do Nordeste da Hikvision, Maike Cunha.



Inspirali – Notícia veiculada na imprensa

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A INSPIRALI EDUCAÇÃO S.A. (“Inspirali”), em atendimento ao disposto na Resolução CVM n° 44n, de 23 de agosto de 2021, vem comunicar a seus acionistas e ao mercado em geral, em referência à notícia veiculada nesta data no site do jornal Valor Econômico, envolvendo sua acionista controladora (ANIMA HOLDING S.A.), intitulada “Ânima recebe propostas pela São Judas e quer fechar exclusividade neste mês” o quanto segue:

Diante da divulgação da matéria da mídia acima referenciada, que trata de questões protegidas por sigilo e compromissos de confidencialidade por todos os envolvidos, a Inspirali informa que a acionista controladora recebeu propostas não vinculantes para aquisição da Universidade São Judas, de investidores estratégicos e financeiros. Reforçamos, como anteriormente informado, que não há nenhuma decisão da Inspirali acerca do interesse em relação a referidas propostas, nem tampouco qualquer certeza de que alguma decisão será adotada nesse sentido. A Inspirali, adicionalmente, realizou consultado a respeito junto à acionista controladora, tendo como resposta o direcionamento da mesma ao Fato Relevante emitido pela ANIMA HOLDING S.A. na data de ontem (22 de novembro de 2023).

A Inspirali reitera o compromisso de manter seus acionistas e o mercado informados caso sobrevenha qualquer ato ou fato cuja divulgação seja necessária nos termos da lei, da regulamentação da CVM e de sua Política de Divulgação. Se e quando houver algo em relação a qualquer transação deliberada conforme ritos de governança da Companhia, reportaremos ao mercado, como usual e dentro da melhor governança e transparência.

Inspirali segue à disposição para esclarecimento de dúvidas e sugestões através do Departamento de Relações com Investidores:
E-mail: ri@inspirali.com

São Paulo, 23 de novembro de 2023.

 

Tiago Garcia Moraes
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

 

Guilherme Colin de Soárez
Diretor Presidente



Mundo pode ter 1 bilhão de nômades digitais até 2035

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A pandemia de Covid-19 afetou profundamente o mercado de trabalho em todo o mundo. Com o isolamento social e o fechamento de empresas, milhões de pessoas foram forçadas a trabalhar em casa. Esse período de incertezas e mudanças também impulsionou o crescimento do nomadismo digital, um estilo de vida que permite trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Segundo um estudo realizado pela MBO Partners, desde o início da pandemia, em 2019, o número de nômades digitais triplicou, registrando um crescimento de 131% até o ano de 2022. A partir de então, o número segue registrando crescimento a uma taxa de 2% ao ano.

Uma recente reportagem do periódico estadunidense Newsweek mostrou que, dentre as profissões mais comuns entre os nômades digitais naquele país, destacam-se aquelas que não exigem impreterivelmente a presença física no local de trabalho, como profissionais de tecnologia, jornalistas e editores, profissionais de marketing e design, bem como educação e treinamento. 

Frequentemente impulsionados por ganhos bem acima da média de mercado, esses profissionais optaram por levar um estilo de vida nômade, e costumam se mudar de país com frequência, às vezes fixando-se mais tempo em algum lugar em específico, quando encontram a combinação ideal de estrutura, lazer, clima ameno, custo e qualidade de vida.

Alguns países acabaram se sobressaindo nestes quesitos e são hoje conhecidos por abrigar um grande número de nômades digitais que chegam de todas as partes do mundo, ajudando a movimentar a economia local. Esse estudo da Statista mostra que Estados Unidos, Espanha, Tailândia, Inglaterra e Alemanha estão atualmente dentre os países que se destacam nesta lista.

O especialista em tecnologia Ramon Santinello acredita que o nomadismo digital é uma modalidade de vida profissional que veio para ficar. “O nomadismo digital dá ao profissional a liberdade de viajar e experimentar novas culturas, além de melhorar sua produtividade e qualidade de vida”, afirma. “A flexibilidade de escolher onde quer viver e trabalhar, de ser mais produtivo por não ter que lidar com rotinas pesadas que englobam o trânsito, o estresse do escritório e outras distrações, é o que move o nômade digital a adotar esse estilo de vida”.

Santinello acrescenta que, além da liberdade e da autonomia, o nomadismo digital oferece outros benefícios, como uma maior convivência familiar e a flexibilidade de horário. “Essa modalidade de trabalho pode proporcionar uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional”, conclui.

Nomadismo digital pós-pandemia

O período pós-pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas para o trabalho remoto. Muitas empresas perceberam que o trabalho remoto pode ser eficaz e produtivo, e estão investindo em tecnologias e ferramentas que permitam aos funcionários trabalhar de qualquer lugar.

No entanto, ainda há empresas que estão tentando acabar com o trabalho remoto. Essas empresas alegam que o trabalho remoto prejudica a produtividade, a cultura organizacional e a colaboração.

Em meados deste ano, a Tesla, empresa de Elon Musk, anunciou que todos os funcionários deveriam retornar ao trabalho presencial, ou de outro modo a ausência seria considerada um pedido de demissão. O Google tem criado incentivos para os funcionários retornarem ao escritório, ao passo que a Amazon trava uma batalha com seus colaboradores para que retomem as posições em suas dependências.

Esses gigantes da tecnologia acreditam que o trabalho presencial é essencial para a cultura organizacional e a colaboração. No entanto, ainda é cedo para dizer se essas iniciativas serão bem-sucedidas.

O futuro do trabalho remoto e dos nômades digitais é incerto. No entanto, é provável que o trabalho remoto se torne cada vez mais popular, à medida que as empresas e os funcionários se adaptem a essa nova realidade.

Algumas tendências que podem influenciar o futuro do trabalho remoto incluem o aumento da conectividade e da velocidade da internet, o desenvolvimento de tecnologias que permitam o trabalho colaborativo à distância; e a mudança de valores da sociedade, que preza cada vez mais pela flexibilidade e a autonomia Se essas tendências se confirmarem, o nomadismo digital pode se tornar uma opção de vida cada vez mais acessível e atrativa para um número crescente de pessoas.



Ânima – Fato Relevante: Notícia Veiculada na Imprensa

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A ANIMA HOLDING S.A. (“Ânima Educação”), em atendimento ao disposto na Resolução CVM n° 44, de 23 de agosto de 2021, comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que, em referência à notícia veiculada nesta data no site do jornal Valor Econômico intitulada “Ânima recebe propostas pela São Judas e quer fechar exclusividade neste mês”, a Ânima Educação reitera o Comunicado ao Mercado divulgado em 9 de outubro de 2023, bem como a Mensagem da Administração do Release de Resultados do 3T23, divulgado no último dia 10 de novembro de 2023, especialmente no que diz respeito a, dentro do seu papel fiduciário e no curso normal de seus negócios, estar sempre avaliando oportunidades que possam otimizar seu portfólio de ativos, destravar valor para seus acionistas e aprofundar discussões de estrutura de capital que priorizem a agenda de desalavancagem.

Nesse sentido, diante da divulgação da matéria da mídia acima referenciada, que trata de questões protegidas por sigilo e compromissos de confidencialidade por todos os envolvidos, a Companhia informa ter recebido propostas não vinculantes para aquisição da Universidade São Judas, de investidores estratégicos e financeiros. Reforçamos, como anteriormente informado, que não há nenhuma decisão da Companhia acerca do interesse em relação às referidas propostas, nem tampouco qualquer certeza de que alguma decisão será adotada nesse sentido.

A Ânima Educação reitera o compromisso de manter seus acionistas e o mercado informados sobre eventuais evoluções do referido processo, e caso sobrevenha qualquer ato ou fato cuja divulgação seja necessária nos termos da lei, da regulamentação da CVM e de sua Política de Divulgação. Se e quando houver algo em relação a qualquer avenida de fortalecimento de nossa estrutura de capital, reportaremos ao mercado, como usual e dentro da melhor governança e transparência.

Ânima Educação segue à disposição para esclarecimento de dúvidas e sugestões através do Departamento de Relações com Investidores:
E-mail: ri@animaeducacao.com.br

 

São Paulo, 22 de novembro de 2023.

Marcus Vinicius Cuiabano Peixoto
Diretor de Relações com Investidores 

Marcelo Battistella Bueno
Diretor Presidente



PowerSchool e Learnbase fazem parceria para impulsionar a transformação digital da educação no Brasil

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PowerSchool (NYSE: PWSC), líder em oferecer software baseado em nuvem para educação básica na América do Norte, anunciou hoje uma parceria com a Learnbase como parte da expansão contínua do programa Global PowerPartner da PowerSchool. A parceria com a Learnbase dará suporteàexpansão do programa de parcerias do canal da PowerSchool e irá oferecer PowerSchool Schoology Learning, PowerSchool SIS, PowerSchool Enrollment e PowerSchool Ecollect Forms para instituições de ensino no Brasil.

“Estamos animados com a parceria com a Learnbase para capacitar instituições de ensino em todo o Brasil com tecnologia educacional baseada em nuvem líder do setor”, disse Stewart Monk, Vice-Presidente Sênior e Diretor Geral Internacional da PowerSchool. “Estamos alinhados com nosso compromisso de melhorar os resultados dos alunos e esperamos fazer parceria com a Learnbase para continuar possibilitando a transformação digital da educação no Brasil.”

A parceria com a Learnbase terá como foco apoiar os educadores e os mais de 40 milhões de alunos matriculados em todo o Brasil. A Learnbase terá uma equipe dedicada para vender, comercializar e atender o principal sistema de gestão de aprendizagem (LMS), Schoology Learning, PowerSchool SIS, Enrollment e Ecollect Forms, a fim de apoiar educadores, alunos e famílias e ajudá-los a tornar realidade a promessa de educação personalizada.

“Nós da Learnbase estamos empolgados com a parceria com a PowerSchool, líder mundial em soluções de tecnologia de ensino. Esta parceria se alinhaànossa missão de transformar experiências de aprendizagem através de tecnologia inovadora em todo o Brasil”, disse Lars Janér, Fundador e Diretor Executivo da Learnbase. “Com o conjunto abrangente de serviços da PowerSchool, estamos preparados para capacitar educadores e alunos com ferramentas que melhoram os resultados da aprendizagem e simplificam os processos educacionais. Nossa cooperação é um passo adiante no enriquecimento do panorama de ensino, sendo que estamos empenhados em oferecer excelência e apoio às escolas e instituições que servimos. Juntos, estamos moldando o futuro da educação na América Latina.”

O programa PowerPartner, uma iniciativa mundial de parceiros do canal, aproveita os parceiros regionais do canal da PowerSchool para dar suporte a esforços localizados de marketing, vendas e implantação de clientes. O programa em rápida expansão inclui atualmente parceiros do canal PowerSchool que atendem a clientes no Oriente Médio, África, Ásia e América Latina.

Sobre a Learnbase

A Learnbase proporciona ferramentas tecnológicas de alta qualidade dos principais fornecedores internacionais, visando elevar o cenário educacional do Brasil. Nosso compromisso está em transformar experiências de aprendizagem e ensino, ao selecionar com cuidado soluções que sejam eficazes, intuitivas e em sintonia com as necessidades educacionais únicas do Brasil. Esta estratégia estabelece a Learnbase como um contribuição chave para criar um sistema de ensino mais envolvente, equitativo e direcionado ao futuro no Brasil.

Sobre a PowerSchool

A PowerSchool (NYSE: PWSC) é líder em oferecer software baseado em nuvem para educação básica na América do Norte. Sua missão é capacitar educadores, administradores e famílias para garantir uma educação personalizada para cada jornada do aluno. A PowerSchool oferece nuvens de produtos de ponta a ponta que conectam o escritório centralàsala de aula eàresidência com produtos premiados, incluindo Schoology Learning e Naviance CCLR, para que os distritos escolares possam gerenciar com segurança os dados dos alunos, matrículas, frequência, notas, instrução, avaliações, recursos humanos, talento, desenvolvimento profissional, educação especial, análise e informações de dados, comunicações e preparação para faculdades e carreiras. A PowerSchool dá suporte a mais de 50 milhões de alunos em mais de 90 países e mais de 16.000 clientes, incluindo mais de 90 dos 100 principais distritos em número de matrículas de alunos nos EUA. Saiba mais em www.powerschool.com.

© PowerSchool. PowerSchool e outras marcas PowerSchool são marcas registradas da PowerSchool Holdings, Inc. ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato do Programa do Canal PowerPartner:

Tim Russell

tim.russell@powerschool.com

Contato de Mídia:

WE Communications pela PowerSchool

WE-PowerSchool@we-worldwide.com

(503) 443-7155

Fonte: BUSINESS WIRE



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