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Ruivinha de Marte lança clipe com Eddu Oliver

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A cantora e influencer Ruivinha de Marte lança um novo single. Intitulado ‘Bloqueia o Coração’, ela inova em um gênero musical voltado para o romantismo. O clipe também já está disponível no YouTube e tem participação especial do influencer manauara Eddu Oliver, conhecido por participar da Casa da Barra de Carlinhos Maia.

A música é uma seresta composta por Dieguinho Azevedo e Glauciane Guimarães, produzida por Vittinho no Beat e Atlas Productionse e editada pela Três Sons editora e gravadora digital.

Para Ruivinha de Marte, o novo single representa um novo momento em sua carreira e um divisor de águas. “Essa música é muito importante pra minha carreira, nesse momento, porque é algo diferente de tudo que eu já fiz. Eu trabalhava no funk, porém, quis migrar pra um ritmo musical, no caso a seresta, pra valorizar mais minha voz, com essa pegada mais romântica. Vai ser bem interessante lançar ‘Bloqueia o Coração’ e ver o retorno do público. Eu já fiz outras parecidas, mas nenhuma 100% seresta. Estou torcendo que o público também abrace essa ideia e seja sucesso”, afirma a cantora.

Ruivinha de Marte é a nova aposta da Fly Produções, comandada pelo empresário Marcelo Lins, conhecido por atuar no mercado de entretenimento do Norte do país com a Passe Fly e Ingressos Fly. “Estamos muito otimistas e acreditamos que a Ruivinha vai realizar grandes feitos no Brasil. Tudo isso, com nosso suporte e orientação”, afirma Lins.

Tiktoker, cantora e influencer amazonense, a Ruivinha de Marte reúne mais de 30 milhões de seguidores em suas redes sociais. A ex-participante do Reality A Fazenda, Anny Bergatin, ou Ruivinha de Marte, mudou de vida após se tornar influencer digital ao viralizar dançando um sucesso de Felipe Dom. O vídeo bateu 3 milhões de visualizações no YouTube.

‘Bloqueia o Coração’ já está em todas as plataformas de streaming e pode ser ouvido no link. O clipe pode ser assistido no YouTube pelo link



Turismo gera 11% dos empregos formais na Bahia

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O setor turístico na Bahia apresentou crescimento no âmbito do emprego formal pelo nono mês consecutivo. Em setembro de 2023, foram criados 1.087 novos postos de trabalho, representando 11,03% do total de empregos com carteira assinada gerados em todo o estado. Essas informações são provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No segundo semestre de 2022, o turismo na Bahia não apenas se recuperou dos impactos da pandemia, mas também ultrapassou os níveis registrados antes da crise sanitária. De janeiro de 2021 a setembro de 2022, o setor gerou 20 mil empregos, superando o número de vagas perdidas em 2020, que totalizou 19.032. Em setembro de 2023, o segmento já contava com mais de 26 mil trabalhadores empregados.

“Após o período da pandemia, a evolução do turismo é grande e com certeza será um dos primeiros setores da economia a se restabelecer”, avalia Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos. “A procura pelo estado da Bahia na internet vem cada vez mais sendo o ponto de partida para quem procura por passagens aéreas, passeios, serviços de transfer terrestre, marítimo ou aéreo e reservas de hospedagem”.

Destino em alta

Uma pesquisa conduzida pela Preply revelou os destinos de viagem mais desejados pelos brasileiros nos próximos meses. O estado da Bahia desponta como o destino mais procurado, com 27% dos entrevistados manifestando o desejo de explorar essa região. Em seguida, Santa Catarina alcança 25%, o Rio de Janeiro 23%, o Ceará 22% e o Rio Grande do Sul 20%.

“A Bahia é um estado com uma gama de destinos para todos os perfis, temos praias, cachoeiras, histórias e artesanato, mas a grande tendência no momento é a busca por lugares tranquilos, águas cristalinas e pouco barulho”, pontua Pedreira. “Acredito que a Ilha de Boipeba, mais especificamente a Praia do Moreré, tem sido uma tendência nos últimos anos.”

A pesquisa da Preply também destaca que 61% dos brasileiros planejam realizar viagens de turismo nos próximos 12 meses. Essa inclinação reflete o contínuo anseio por descobrir novas culturas, explorar destinos exóticos e vivenciar experiências únicas. Além disso, 39% dos entrevistados expressaram a intenção de realizar viagens para reencontros familiares. O levantamento ainda revelou que 19% planejam viagens de negócios ou trabalho, seguidos por 18% que têm a intenção de realizar intercâmbios.

“Vejo os próximos anos com grande otimismo. A sociedade entendeu que viajar faz parte do planejamento familiar, é um investimento imprescindível e se faz necessário incluir na programação da família pelo menos uma vez por ano”, finaliza Pedreira.

Para saber mais, basta acessar: www.bahiaterra.com 



Varonis implementa recurso de IA generativa

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A Varonis, uma das líderes em segurança de dados, acaba de lançar uma nova funcionalidade conectada à sua plataforma Varonis Data Security Platform, com a incorporação da Athena AI, uma IA generativa que agrega aprendizado de máquina e linguagem natural para aumentar a segurança das informações empresariais.

A Athena AI vai oferecer duas funcionalidades principais: a primeira delas, a de condução de uma análise semelhante a que é realizada em um SOC (Security Operations Center), chamada de “AI SOC Assistant” na plataforma, fornece novos insights e ações que vão permitir aos times de segurança descobrir a causa raiz de um alerta, resolver incidentes e fortalecer proativamente seu ambiente muito mais rápido.

A Inteligência Artificial incorporada à plataforma da Varonis combina grandes modelos de linguagem (LLMs) com o contexto sobre os dados, identidades, dispositivos e alertas anteriores – já fornecidos pela solução – para gerar instantaneamente manuais de resposta a alertas personalizados.

A segunda funcionalidade que vai dinamizar o trabalho dos times de segurança é a incorporação da linguagem natural. A Athena AI permite que qualquer profissional de cibersegurança – de qualquer nível – veja e reduza o nível de exposição de dados. As equipes podem usar linguagem natural para obter respostas rápidas e precisas a perguntas como: “Temos algum arquivo contendo senhas abertas na Internet?” ou “Quais usuários acessaram nossos arquivos de folha de pagamento esta semana?”

Inteligência Artificial em múltiplas camadas

A Varonis usa IA há mais de uma década, fornecendo resultados de segurança para clientes com detecção de ameaças patenteada por aprendizado de máquina e recursos inteligentes de controle de acesso. Esta nova camada de IA generativa vem agregar os novos recursos da Inteligência Artificial à solução da empresa.

Para se ter uma ideia, a Athena AI pode ajudar a identificar etapas de remediação para interromper um ciberataque com ferramentas que a empresa já possui — EDRs, SIEMS, firewalls, etc. A solução pode resumir uma investigação ou fornecer um resumo executivo das descobertas – agilizando a investigação de incidentes.

As etapas de correção sugeridas pela Athena AI não apenas ajudam as equipes de segurança a responder rapidamente a um incidente, mas também podem ajudar a encontrar e remediar lacunas de segurança da empresa muito mais rápido do que a realização manual dessa busca.

Os novos recursos serão fornecidos como parte da assinatura da plataforma de segurança de dados nativa da Varonis e estão disponíveis hoje em versão prévia privada. Para obter mais informações, basta acessar www.varonis.com/athena-



PME buscam segurança com custo acessível

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As micro e pequenas empresas impulsionam a economia do Brasil, apenas no primeiro semestre de 2023, houve a criação de 868,8 mil novos pequenos negócios, segundo um relatório recente divulgado pelo SEBRAE. Graças à tecnologia moderna e o advento de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) essas empresas agora podem investir em segurança com menos recursos financeiros. O uso da IA, por exemplo, tem tornado as tecnologias de segurança mais acessíveis, eficazes e adaptáveis às necessidades individuais de cada empresa.

Hoje, as tecnologias de segurança estão mais democratizadas, e com monitoramento para reduzir a carga de trabalho e custos, o que possibilita uma resposta mais rápida a incidentes. O controle de acesso remoto em tempo integral permite que proprietários ou gerentes possam abrir portas por meio de um terminal de reconhecimento facial. Desta forma, é possível controlar o acesso de funcionários, fornecedores e outros visitantes, virtualmente, por um dispositivo móvel.

As câmeras de monitoramento que utilizam a inteligência artificial possuem diversas faixas de preços. A mais recente geração de câmaras NVRs (Network Video Recorder) e DVRs (Digital Video Recorder) possui um valor semelhante ao das câmeras tradicionais. O equipamento é capaz de diferenciar entre humanos, veículos e outros objetos, como animais ou folhas caindo no chão. Isso significa que podem detectar ameaças à segurança reais de forma imediata e enviar um alarme para o celular dos gestores.

Outra opção para reduzir custos e aumentar a segurança do local é integrar o sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) com o sistema de alarmes, gerando respostas sonoras e de luz para intimidar invasores, além de poder contratar um serviço de monitoramento para agregar mais segurança e confiabilidade. Atualmente, as centrais de alarme possuem capacidade para trocar informações com o sistema de CFTV, permitindo reduzir custo de instalação ao eliminar os sensores perimetrais, pois é possível utilizar as câmeras citadas anteriormente que possuem capacidade de identificar humanos para funcionar, também, como sensor do sistema de alarme.

O sistema de segurança com Inteligência Artificial pode ajudar pequenas empresas a minimizar falsos alarmes, o que reduz custos e poupa tempo, portanto há uma economia em longo prazo.

“Com ‘tags’ na cronologia de vídeo é possível procurar pessoas e veículos com rapidez e facilidade, sem necessidade de passar horas debruçado sobre filmagens, pesquisando manualmente”, explica Edson Machado, Gerente de Produtos na Hikvision.



Inteligência artificial generativa cresce nos data centers

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Atualmente, as tecnologias de inteligência artificial (IA) têm desempenhado um papel eficaz no gerenciamento das organizações, impulsionando a automação de processos. Uma pesquisa intitulada “Futuro do Trabalho”, elaborada pelo Fórum Econômico Mundial, indicou que mais de 75% das empresas envolvidas entrevistadas estão buscando incorporar essas ferramentas em seus negócios.

A ascensão da IA generativa nesse ano tem transformado inúmeros setores, e os data centers não são exceção. Essa tecnologia, impulsionada por avanços, como o modelo GPT-3.5, tem revolucionado a forma como os centros de dados operam, proporcionando melhorias significativas em eficiência, segurança e capacidade de resposta.

“Sistemas alimentados por IA são capazes de analisar enormes conjuntos de dados, identificar padrões e sugerir ajustes para melhorar a eficiência do ambiente. Isso inclui otimização de fluxos de trabalho, alocação de recursos e até mesmo previsão de demanda, permitindo que estejam um passo à frente nas necessidades do usuário”, explica Davi Lopes, Diretor de Distribuição e Divisão de Secure Power da Schneider Electric

A IA auxilia os data centers na segurança da informação. Algoritmos avançados podem detectar padrões de comportamento suspeito, identificar ameaças potenciais e até mesmo desenvolver estratégias de defesa proativas. A capacidade da ferramenta de aprender com novas ameaças e adaptar suas respostas é um componente valioso na constante batalha contra ataques cibernéticos.

“Além desses benefícios-chave, com a IA generativa, os data centers  conseguem também oferecer serviços mais personalizados aos usuários. Sistemas de recomendação, baseados em algoritmos generativos, são capazes de compreender as preferências individuais dos clientes e adaptar os serviços de acordo. Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também contribui para a fidelização do cliente”, ressalta Davi.

Por outro lado, a implementação dessa ferramenta também apresenta desafios. A tomada de decisões automatizada pode levantar preocupações éticas, especialmente, quando se trata de questões sensíveis, como privacidade e segurança. Garantir a transparência e a responsabilidade na implementação desses sistemas é fundamental para mitigar possíveis riscos.

A IA generativa está moldando uma nova era nos data centers, impulsionando a eficiência operacional, fortalecendo a segurança e proporcionando serviços mais personalizados. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, é crucial que os gestores de centros de dados estejam atentos aos desafios éticos e regulatórios associados. No entanto, os benefícios potenciais indicam que a IA generativa será uma ferramenta inestimável na otimização dos desafios do futuro.



Black November desafia estratégias de vendas com novo perfil de consumidor

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Durante o mês de novembro, marcado pelas promoções do “Black November”, nota-se um aumento significativo no comportamento impulsivo de compra entre os consumidores. E a forma como as empresas lidam com o comportamento de seus clientes desempenha um papel crucial neste fenômeno. Fatores como o ambiente de compra, a apresentação do produto e as estratégias de marketing influenciam fortemente a decisão de compra. Um estudo da B-Young Social Media Co. ressalta a importância dos descontos atrativos como principal atração deste período, reforçando a eficácia das estratégias de marketing utilizadas pelas empresas.

Especialistas em neurociência e comportamento do consumidor apontam que as estratégias de venda durante este período são diversificadas e complexas. A exibição atraente dos produtos, a criação de ambientes convidativos nas lojas, e o uso de publicidade persuasiva são algumas das táticas empregadas para estimular a compra por impulso. Além disso, ofertas especiais com tempo limitado criam um senso de urgência, incentivando ainda mais as decisões impulsivas. Um relatório da Awari destaca que o Black November é um período de grande impacto no comportamento do consumidor, sendo crucial para avaliar a eficácia das estratégias de promoção.

Marco Castro, autor e especialista em neurovendas, comenta sobre a complexidade do comportamento do consumidor. “As empresas precisam entender as nuances do comportamento do cliente para criar estratégias de venda eficazes. É um equilíbrio delicado entre incentivar a compra e manter a ética nos negócios”, afirma Castro. Ele também destaca a importância de compreender as necessidades emocionais e os fatores ambientais que influenciam as decisões de compra. “O ambiente de compra, por exemplo, pode ter um impacto significativo na decisão do consumidor. Uma atmosfera agradável e convidativa pode aumentar a probabilidade de compra por impulso”, acrescenta Castro.

No entanto, é crucial que as empresas mantenham um equilíbrio ético ao incentivar compras impulsivas. A garantia de que os clientes façam escolhas informadas e satisfatórias é fundamental para a sustentabilidade do mercado. Um estudo da Empreender.com.br revelou que o faturamento do e-commerce brasileiro na Black Friday de 2021 foi de R$ 5,4 bilhões, um crescimento de 5,8% em relação a 2020, evidenciando a influência dessas estratégias no mercado.

Castro ressalta ainda a importância da ética nas estratégias de venda. “Enquanto as empresas buscam maximizar suas vendas, é essencial que mantenham uma abordagem responsável, garantindo que os consumidores não sejam levados a decisões de compra que possam se arrepender posteriormente”, enfatiza ele.

Em conclusão, o Black November não é apenas um período de vendas agressivas, mas também um momento de análise aprofundada do comportamento do consumidor. As empresas que compreendem e respeitam a complexidade desse comportamento tendem a se destacar neste cenário competitivo.



Prêmio Mulher do Ano celebra empoderamento feminino

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O Prêmio Mulher do Ano celebrou o empoderamento feminino e a ancestralidade em noite dedicada a Flora Gil, no Fairmont de Copacabana, na noite desta quinta-feira (16). Convidados das mais diversas áreas – como música, TV, religião e direito – lotaram um dos salões do hotel e assistiram às apresentações da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga; do grupo afro Ilé Àse Obalúwáiye; e do cantor Feyjão.

Um dos pontos altos da festa foi quando Feyjão quebrou o protocolo ao descer para a plateia e fazer um dueto com Gilberto Gil. A cerimônia teve a curadoria de Elaine Marcelina, historiadora, professora e escritora.

“Não foi fácil escolher a Mulher do Ano, considerando que há inúmeras mulheres incríveis no nosso país. Foi uma missão criteriosa, e o nome Flora Gil emergiu como vencedora incontestável, devido à grande habilidade de reunir contribuições que vão muito além do mundo empresarial. Flora deixou sua marca na cultura, na ancestralidade e na música do Brasil. Isso sem falar na força da matriarca de uma família maravilhosa, que o povo brasileiro tanto ama”, ressaltou Fernanda Leitão, tabeliã do 15º Ofício de Notas, organizador do evento.

A festa foi aberta por Otávio Müller, que divertiu o público. Após uma breve apresentação, o ator anunciou a Orquestra Chiquinha Gonzaga. Formado somente por meninas da rede pública de ensino e comandado pela maestrina Priscila Bomfim, o grupo misturou música clássica e “Feira de mangaio”, canção popularizada pelos acordes de Sivuca e pela voz de Clara Nunes.

“O trabalho dessa orquestra é lindo, mostra a direção que devemos buscar como sociedade: o caminho da educação, da arte”, disse Müller, que não poupou elogios também a Flora: “Ela personifica a força e a determinação das mulheres brasileiras em nossa busca por um futuro mais brilhante e igualitário”.

Em seguida, a homenageada foi chamada para subir ao palco. Ao lado de boa parte da família, Flora fez questão de citar diversos parentes e amigos presentes, ressaltando que o Prêmio da Mulher do Ano vai muito além de uma homenagem individual:

“Gostaria de agradecer ao Cartório 15 pelo Prêmio. É um evento que se propõe a ajudar institutos maravilhosos, que reúne pessoas influentes, importantes no sentido de formar opinião, artistas e simpáticos às causas de generosidade. Foi uma noite bem carioca, apesar de ter chamado muita gente a Bahia. A noite foi brilhante ao lado de amigos queridos e da família. Fiquei muito honrada com a homenagem”.

Substituta legal e CEO do Cartório 15, Michelle Novaes estava feliz com o resultado do evento:

“Foi uma alegria celebrar a energia feminina na figura da Flora, que tanto contribuiu e contribui para o patrimônio cultural, musical e ancestral do nosso Brasil”.

Na parte final da cerimônia, o grupo afro Ilé Àse Obalúwáiye cantou a ancestralidade ao apresentar músicas que remetem à divindade feminina africana Éwa. Logo em seguida, Feyjão transformou a área das mesas em pista de dança ao som de clássicos de Gilberto Gil, Tim Maia, Roberto Carlos, Seu Jorge e axé. E contou com a participação de Mart’nália.

“Sou amigo da Flora e fiquei lisonjeado com o convite. Ainda mais para celebrar causas muito nobres, como a valorização da mulher e da ancestralidade. Essa noite me tocou profundamente”, afirmou o músico, ainda em êxtase: “E cantei com o senhor Gil, essa entidade. Tive o orgulho de dividir o microfone com ele. Colocarei essa passagem no meu currículo vitalício…”.

A festa teve caráter beneficente, e os convidados puderam fazer doações por meio de QR codes para as entidades sociais apoiadas pela iniciativa: Instituto da Criança, Gastromotiva, Pró Criança Cardíaca e RioSolidário. O evento em defesa do empoderamento feminino e da valorização da ancestralidade faz parte da jornada “ESG e as ações para o futuro: a jornada já começou”, promovida pelo 15º Ofício de Notas.

A premiação foi concedida a Flora Gil pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), pela Ordem dos Advogados do Brasil-RJ (OAB-RJ), pela Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, pela Sony Music e pela União Brasileira de Compositores (UBC).



Taka Higashino é bicampeão do Rio Freestyle Motocross

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O piloto Taka Higashino conquistou o bicampeonato na segunda edição do Rio Freestyle Motocross, competição internacional que reuniu pilotos estrangeiros e brasileiros, no sábado (18/11), na Arena Jeunesse, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A prova também encerrou a temporada 2023 do Arena Freestyle Show, válido pelo Campeonato Brasileiro de Freestyle Motocross, que teve Fred Kyrillos como campeão.

Ao todo, dez pilotos participaram da disputa que começou com um classificatório. Taka Higashino, Fred Kyrillos, Genki “Wanky” Watanabe, também do Japão, Jeff Campacci, Diego Dias, Marcelo Simões, Pao Bergamini e Gian Bergamini avançaram para a rodada dos confrontos. Pedro Nougalli e Kleber Mazoni foram eliminados.

Na segunda fase, os dois japoneses, Kyrillos e Campacci se destacaram e chegaram às semifinais. Por fim, a decisão ficou entre Brasil e Japão. De um lado Kyrillos e do outro Higashino. Mas com uma manobra na qual rodopiou 360º em cima da moto, o japonês garantiu o título. Os juízes foram Guilherme Gaino e Caio Lopes, que avaliaram como critérios a dificuldade, execução, estilo e variedade.

Entusiasmado com a vitória, Taka Higashino interagiu com a galera logo após o pódio e aumentou a legião de fãs brasileiros. “Este ano foi mais difícil porque tive problema nos primeiros treinos com os pneus, que eram diferentes, mas depois tudo se encaixou. Estou muito feliz em estar aqui, com todo mundo gritando e vibrando. Sou muito grato por ter tido a oportunidade de voltar ao Brasil. Obrigado”, destaca o piloto de 38 anos, dono de três medalhas de ouro do X-Games.

Melhor brasileiro do Rio Freestyle Motocross e campeão da temporada 2023 do Arena Freestyle Show, Fred Kyrillos comemorou o sexto título brasileiro da modalidade. “Competir aqui no Rio foi demais. Ano passado eu fiquei de fora (por causa de uma lesão) e estava com muita expectativa. Minha estratégia era colocar bastante pressão no Taka na final para ver se ele cometia um erro, mas quem cometeu o erro fui eu. Agora é treinar mais para a próxima temporada. Taka e eu somos muito amigos e a gente treina muito junto”, evidencia Kyrillos, de 37 anos.

Organizador do evento, Carlinhos Romagnolli comenta que a temporada foi encerrada com bastante sucesso. “Quando a gente via a galera nas arquibancadas em pé, vibrando, parecia que estávamos em uma final de campeonato mundial. Me sinto muito honrado em poder fazer um evento em um espaço como esse e com pilotos sensacionais aqui do Brasil, além do Taka e do Wanky. O nível dos pilotos brasileiros melhorou muito. Esse intercâmbio com os estrangeiros é muito bom. O Freestyle Motocross está crescendo e, para 2024, chegaremos mais fortes e com novidades”, finaliza.

Resultados Rio Freestyle Motocross 2023


Arena Jeunesse – Rio de Janeiro (RJ)



Campeão
Taka Higashino (JAP)

Duelo Final
Fred Kyrillos (BRA) x Taka Higashino (JAP)*


Semifinais
Semi 1
– Genki “Wanky” Watanabe (JAP) x Fred Kyrillos (BRA)*
Semi 2 –
Jeff Campacci (BRA) x Taka Higashino (JAP)*


Quartas de Final
Duelo A – Marcelo Simoes (BRA) x Genki “Wanky” Watanabe (JAP)*
Duelo B – Diego Dias (BRA) x Jeff Campacci (BRA)*
Duelo C – Pao Bergamini (BRA) x Fred Kyrillos (BRA)*
Duelo D – Gian Bergamini (BRA) x Taka Higashino (JAP)*

Classificatório
1 – Taka Higashino (JAP)**
2 – Fred Kyrillos (BRA)**
3 – Genki “Wanky” Watanabe (JAP)**
4 – Jeff Campacci (BRA)**
5 – Diego Dias (BRA)**
6 – Marcelo Simões (BRA)**
7 – Pao Bergamini (BRA)**
8 – Gian Bergamini (BRA)**
9 – Pedro Nougalli (BRA)
10 – Kleber Mazoni (BRA)



*Vencedores dos duelos

**Avançou para a fase seguinte

Classificação Final – Arena Freestyle Show 2023
1º Fred Kyrillos – 60 pontos
2º Jeff Campacci – 47 pontos
3º Marcelo Simões – 45 pontos
4º Pedro Nougalli – 34 pontos
5º Paô Bergamini – 31 pontos
6º Diego Dias – 28 pontos
7º Gian Bergamini – 28 pontos
8º Tatá Mello – 10 pontos
9º Kleber Mazoni – 9 pontos



Solução premiada de proteção perimetral estará exposta no XXVII SNPTEE

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Desenvolvido para perímetros complexos e ameaças reais, a solução Fence Lite® aumenta a segurança no perímetro e age de forma proativa, oferecendo proteção de forma simples e assertiva, ela conta com um sensor de campo, com garantia de 25 anos e imune a interferências eletromagnéticas e queima por raios. Este sensor óptico e a tecnologia estará disponível para testes no estande da Alfa Sense, no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que será realizado de 26 a 29 de novembro de 2023, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília – DF.

Dessa forma, a solução poderá ser vista e analisada por um público composto por profissionais do setor elétrico, representando diversas empresas de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos, concessionárias e demais órgãos e agentes setoriais.

Concebida por uma deep tech, dentro de toda a característica científica própria do sistema, a solução Fence Lite®, se tornou itinerante em feiras de tecnologias com a realização de um teste drive tecnológico, onde o visitante faz uma experimentação pratica da solução de alta segurança, criando um ambiente interativo, para facilitar o entendimento do alto nível de desenvolvimento tecnológico embarcado na solução premiada FENCE LITE®️.

“A solução Fence Lite® é considerada a tecnologia mais inovadora para o setor elétrico na proteção de perímetros e ativos de subestações, sendo apresentada como um informe técnico na SNPTEE de 2022 em conjunto com a área de engenharia do grupo CEMIG. Por isso consideramos que o Fence Lite® contribui para as empresas do setor de produção e transmissão de energia”, explica Hamilton Luiz, CEO da Alfa Sense.

Para ele, deve ser ressaltada ainda a característica de tripla proteção do sistema para subestações, que será demonstrado na SNPTEE onde além da proteção perimetral, elevando o nível de segurança e com a detecção antes da invasão, ainda deve-se considerar a precisão da barreira virtual, com detecção imediata de passos em área restrita (área britada) e a proteção de cabos e ativos, com detecção proativa (em tempo real) de possíveis furtos ou roubos.



Black Friday: empresas aderem ao programa Remessa Conforme

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A Black Friday movimenta o varejo neste mês de novembro e as expectativas são positivas para o e-commerce. A expectativa é de que o e-commerce brasileiro movimente R$ 186 milhões em 2023, de acordo com dados do E-Commerce Brasil. Uma das novidades da Black Friday é a adesão de empresas como Amazon, Shein, Aliexpress e Shopee ao programa Remessa Conforme.

A Iniciativa da Receita Federal oferece vantagens tributárias e aduaneiras a lojas do exterior. Com o programa, os produtos de até US$ 50 estão isentos de impostos de importação, cuja alíquota é de 60%. Por outro lado, essas empresas precisam recolher tributos estaduais de forma antecipada na venda da mercadoria.

De acordo com Mariane Talao, coordenadora de Comércio Exterior da Econet Editora, todas as encomendas de empresas para pessoas físicas que aderirem ao Remessa Conforme, mesmo as compras de até US$ 50, pagarão 17% de ICMS (Imposto sobre Comércio de Mercadorias e Serviços).

Desta forma, os consumidores devem ficar atentos e verificar qual o valor adicional que deverão pagar de tributos no momento de finalizar a compra. “Eles devem avaliar se tributos regulares podem aumentar o valor da compra de forma considerável, ou se apenas o ICMS de 17% está sendo cobrado nos termos do programa”, alerta a coordenadora da Econet Editora.

Canal verde

As mercadorias das empresas que fazem parte do programa Remessa passarão pelo chamado ‘canal verde’ da Receita Federal. Por meio dele, as embalagens são escaneadas para identificar possíveis mercadorias proibidas ou entorpecentes e são liberadas em seguida para entrega ao destinatário, sem permanecer muito tempo na alfândega.

“Seja por questões de tributação ou logística, quem for comprar durante a Black Friday deve ficar de olho e se informar se a plataforma em que fará as compras está credenciada no Programa Remessa Conforme”, afirma.

Esse programa foi instituído pela IN 2146/2023 da RFB (Receita Federal Brasileira) e é uma certificação voluntária destinada às empresas de comércio eletrônico, nacionais ou estrangeiras, que se utilizam dos meios digitais na intermediação da compra e venda de produtos estrangeiros distribuídos em território nacional. A Remessa Conforme surgiu em razão da dificuldade que a Receita Federal tem em fiscalizar as compras pela internet, em especial, as internacionais.



Fortaleza recebe curso de ESG e Sustentabilidade Corporativa com Roberto Roche

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A cidade de Fortaleza será palco de um dos principais eventos de ESG do país. Nos dias 20 e 21 de janeiro, o curso “Gestor Estratégico ESG e Sustentabilidade Corporativa” promove dois dias de imersão em gestão estratégica e sustentabilidade, com uma extensa programação voltada para gestores, empresários e profissionais interessados no tema. O curso será ministrado pelo consultor Roberto Roche, especialista com mais de 20 anos dedicados ao ESG e Responsabilidade Social, com experiência em empresas dos setores de energia e infraestrutura. 

O evento é promovido pelo Grupo Prollabor, especialista em soluções de saúde ocupacional e segurança do trabalho, que há mais de 20 anos oferece serviços em gestão de qualidade e saúde laboral. O curso terá momentos dedicados a networking, além de uma ampla área de estandes para que os visitantes explorem diversas soluções inovadoras e tecnológicas que estão moldando o futuro sustentável. 

“Diferentemente da edição anterior, este curso se estenderá por dois dias, proporcionando uma imersão mais profunda e rica em conteúdo. É um momento único para se conectar com profissionais influentes e compartilhar ideias que devem impulsionar carreiras e negócios. Serão dois dias de imersão na prática para aprender com exemplos reais e aplicáveis no contexto empresarial, proporcionando uma compreensão prática e tangível do tema”, destaca Solânia Leite, diretora do Grupo Prollabor.

O evento acontece na Fábrica de Negócios, no Hotel Praia Centro, das 8h às 18h. Para garantir presença no curso, os interessados podem fazer inscrição pelo Sympla.

Serviço

Curso “Gestor Estratégico ESG e Sustentabilidade Corporativa”

Dias 20 e 21 de janeiro de 2024

Horário: das 8h às 18h

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/curso-esg-gestor-estrategico-esg-sustentabilidade-corporativa/2247221



Fraudes contra o setor financeiro aumentam na Black Friday

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Consolidada como uma das principais datas do comércio brasileiro, a Black Friday promete movimentar o setor neste fim de ano, com 85% dos consumidores planejando ir às compras no dia 24 de novembro, como mostra um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. É também esperado que nesse período haja um aumento na incidência de golpes, e os compradores não são as únicas vítimas. O alerta é da Provenir, empresa de software para tomada de decisão de risco baseado em Inteligência Artificial.

Entre as práticas emergentes adotadas pelos criminosos está o uso de identidades sintéticas – quando uma nova identidade é criada a partir da combinação de informações falsas e verdadeiras, o que dificulta a detecção do golpe – para abertura de contas, aquisição de cartões de crédito e de lojas e para empréstimo pessoal. Roubo de identidades legítimas e transferências bancárias indevidas também figuram entre as principais modalidades de fraude.

“O risco de perdas por fraude, seja na integração ou ao longo da jornada do cliente, deve estar sempre entre as principais preocupações das instituições financeiras, e esse risco é potencializado em datas-chave para o varejo, como a Black Friday. Por isso, é preciso acompanhar a constante evolução das ameaças, aperfeiçoando os mecanismos para detectar e prevenir a ação dos agentes maliciosos”, alerta Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir.

Apesar de toda a oferta de dados disponíveis para análise de risco, abrangendo uma variedade de parâmetros – verificação de documentos, presença em redes sociais, informações de dispositivos, etc. –, um dos grandes desafios das instituições financeiras é consolidar essas fontes em um único fluxo de dados que possa  ser empregado de forma ágil e flexível no processo de tomada de decisão.

“Nem sempre as instituições sabem que tipo de dados elas precisam ou como acessar e integrar facilmente novas fontes de dados. Além disso, as equipes de risco de fraude, identidade e crédito geralmente atuam de forma isolada, o que dificulta otimizar totalmente as decisões ou ter uma visão holística dos clientes ao longo de sua jornada”, comenta Vargas.

O executivo da Provenir também destaca o avanço no uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de ponta capaz de auxiliar na tomada de decisão de risco e prevenção à fraude.

“Com soluções baseadas em IA, é possível orquestrar dados com base em necessidades específicas, utilizando uma ampla variedade de fontes prontamente disponíveis e com fácil integração aos fluxos de trabalho de tomada de decisão. Além disso, modelos de risco podem ser atualizados tão rapidamente quanto os vetores de ataque, com regras configuráveis para respostas mais rápidas diante de novas ameaças de fraude”, pontua.

Por fim, Vargas reforça que o Brasil tem assistido a um aumento considerável no número de ocorrências envolvendo identidade sintética, e que as instituições precisam se preparar. “O acesso em profundidade a fontes de dados tradicionais e alternativos permite identificar até mesmo as anormalidades mais sutis durante verificações de fraude e integração de novos clientes, fornecendo pistas necessárias para analisar detalhes como pequenas alterações de e-mail ou até mesmo se a geolocalização do suposto cliente corresponde à atividade de suas redes sociais”, conclui.



Bruno Lacerda conta como a criação de conteúdo impulsiona a trajetória digital

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De acordo com os dados mais recentes da pesquisa do Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 84% da população brasileira tem acesso à internet, um aumento em relação aos 81% observados em 2020, demonstrando uma rápida mudança no acesso à internet no país que, além disso, conta com 152,4 milhões de usuários de redes sociais, o equivalente a 70,6% da população.

Os criadores de conteúdo para a internet surgem em meio a este cenário, tornando-se essenciais no ambiente digital, especialmente quando se trata de pesquisas referentes ao marketing de influência. O relatório do Influencer Marketing Hub indicou que a previsão para todo o ano de 2023 é de um mercado que deve alcançar US$ 21,1 bilhões, com 83% dos entrevistados indicando a eficiência das parcerias entre influenciadores e marcas.

Com isso, o uso de ferramentas de gerenciamento de mídias sociais se torna relevante, otimizando a gestão das redes, tanto para as marcas quanto para os criadores de conteúdo, através da análise de dados e da automação de tarefas. Mónica Medina, especialista em marketing e Country Manager da LiveDune, conta que o uso destas plataformas permite que os criadores tenham mais tempo para explorar a criatividade, se concentrando na criação do conteúdo, que é fundamental para ter destaque em um universo digital cada vez mais exigente.

O amadurecimento da criação de conteúdo

Bruno Lacerda, especialista de marketing digital e criador de conteúdo para redes sociais, conta: “o humor é muito bom para começar conversas que a gente não quer ter”. Em entrevista, Bruno fala sobre a trajetória inicial, contando como busca criar um impacto duradouro na audiência, inicialmente gerando risadas e, depois, provocando reflexões. “Queria que as pessoas tivessem aquela reação de risada vendo o conteúdo e depois parassem para pensar ‘Peraí, o que ele tá falando é verdade!”.

Para Bruno, começar a criar conteúdo para as redes sociais foi um momento de transformação na carreira. Com humor, ele destaca a importância de ser visto para ser lembrado: “a produção de conteúdo veio para mim nesse sentido, os clientes e as marcas começaram a chegar a partir do conteúdo que eu estava produzindo”.

Com uma análise de concorrentes, onde é possível identificar a performance dos conteúdos e compreender mais sobre o público-alvo de outros perfis através dos dados, Bruno, que também fala de temas relacionados à relação saudável com o trabalho, conta sobre uma mudança dos conteúdos iniciais para abordagens mais sérias, informativas e didáticas, demonstrando a importância do amadurecimento do conteúdo, principalmente ao alcançar um público cada vez maior.

“Hoje em dia, ainda uso bastante o humor, mas trago coisas mais sérias, não somente apontando as dores das situações que levanto, como também trago um pouco mais de solução”, conta. Ele destaca como um objetivo importante para os criadores de conteúdo, falar sobre assuntos com mais propriedade e tornar o conteúdo mais robusto e embasado para o público.

Além disso, as marcas entendem, cada vez mais, que a autenticidade e a relevância do conteúdo são essenciais para o sucesso da parceria, não o número de seguidores. “Hoje, as empresas estão procurando influenciadores que tenham um conteúdo que faça sentido com o produto ou serviço delas. A partir do momento em que analisar pelo número de seguidores já não faz mais sentido, deve-se observar a qualidade e a autenticidade do conteúdo”.

A compreensão do público e o entendimento das métricas

Bruno Lacerda destaca a importância de escolher a plataforma certa para manter uma presença online e analisar dados neste momento, “escolhi o Linkedin porque o meu público está aqui”. O publicitário reconheceu o Linkedin como uma plataforma estratégica, consciente de que seu público-alvo estava ativamente envolvido na rede social, “às vezes, a galera quer criar conteúdo em diferentes plataformas, mas é crucial ir onde o seu público está”.

Optando por se destacar não apenas seguindo as tendências, mas também abordando pontos de discussão específicos nas redes sociais, Bruno comenta “alguns influencers estão em trends, mas no meu caso, poderia falar sobre criatividade e sobre o mercado de trabalho como um todo, que, curiosamente, eram temas que não eram falados no Linkedin. As discussões rodavam muito em volta das mesmas coisas. O meu intuito foi ajudar as pessoas e quebrar alguns tabus”.

Além disso, Bruno destaca a importância de estudar o público e analisar as métricas do conteúdo utilizando dados, “olhar as métricas é importante para entender o público, como está sendo o alcance e o engajamento das publicações, por exemplo, o que é fundamental. Hoje eu sei quais são as empresas e o mercado que tem mais pessoas que me seguem, qual é o setor que as pessoas estão inseridas, entre vários outros dados”, comenta o especialista.

O uso de ferramentas de gestão de mídias sociais

Com a Black Friday se aproximando, Mónica Medina conta como as plataformas de gestão de redes sociais desempenham um papel fundamental para quem trabalha com estes canais, desde os criadores de conteúdo, até empresas e agências, a fim de impulsionar a estratégia digital com insights direcionados aos negócios, através da análise de dados.

Para ela, o planejamento de marketing nas redes sociais é um processo contínuo, que requer planejamento, execução, monitoramento e ajustes, afinal, as tendências mudam constantemente, afetando o comportamento do público e, portanto, seu engajamento com o conteúdo.

“Através do uso das ferramentas, os criadores de conteúdo e as marcas podem não apenas entender melhor essas etapas, mas também agir de forma mais eficaz, otimizando sua presença online e alcançando os objetivos da estratégia das redes sociais de maneira mais eficiente”, complementa Mónica.



Prêmio homenageia Brasileiros de destaque em Orlando-EUA

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No próximo dia 28 de novembro, a comunidade brasileira de Orlando, nos Estados Unidos, se reunirá para prestigiar e homenagear 60 pessoas de destaque ​​durante o Prêmio Tudo Para Brasileiros. O evento, que será realizado no Hotel Hilton – Embassy Suites, em Orlando, promete ser uma noite de reconhecimento, celebração e networking.

O Prêmio Tudo Para Brasileiros destaca empresários, autoridades e artistas brasileiros que se destacam nos Estados Unidos, especialmente na região de Orlando. No entanto, a premiação não se limita apenas a essa cidade, contemplando também homenageados de Miami, do estado da Califórnia e também do Brasil.

“Para nós, do Tudo Para Brasileiros, é uma alegria imensa reunir tantos brasileiros de destaque em nosso evento. São pessoas, profissionais e empresas, que com suas histórias servem de inspiração e exemplo para todos nós. Tenho certeza que será uma noite especial para a comunidade brasileira em Orlando, nos Estados Unidos”, destaca o jornalista Géro Bonini, CEO do Tudo Para Brasileiros.

Este evento especial visa não apenas celebrar o talento individual, mas também considera as contribuições significativas dos profissionais brasileiros que empreendem na América do Norte. A cerimônia oferece uma plataforma única para entretenimento, networking, desenvolvimento de novos negócios e troca de conhecimentos.

Os participantes do Prêmio Tudo Para Brasileiros terão a oportunidade de interagir com uma comunidade diversificada de profissionais e líderes de diferentes setores.

O evento será marcado pela cerimônia de entrega dos troféus, com um jantar completo, no Embassy Suites by Hilton.  A cobertura do Prêmio Tudo Para Brasileiros na mídia nacional e internacional ampliará a visibilidade dos premiados e do concorrido evento.

 

Instagram: @tudoparabrasileiros



Aegea: Fato Relevante – Licitação Jaru (RO)

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São Paulo, 23 de novembro de 2023 – Para fins do disposto na Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Aegea” ou “Companhia”), anuncia que, nesta data, sagrou-se vencedora da Concorrência Pública (“Licitação”) nº 004/2023, cujo objeto consiste na concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário pelo prazo de 35 anos no município de Jaru, em Rondônia (“Concessão”), com uma população de, aproximadamente, 50 mil habitantes. A companhia irá promover a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação.

A Aegea já opera em outras 4 (quatro) concessões no Estado de Rondônia e, com essa vitória, passará a operar em 506 municípios de 14 estados do país, agregando expertise e diferentes modelos de contrato no atendimento a mais de 31 milhões de pessoas.

Esta conquista representa a concretização de mais uma importante etapa do planejamento estratégico da Aegea, que visa o seu crescimento qualificado e a contribuição para o desenvolvimento do saneamento básico no Brasil.

O presente material tem caráter exclusivamente informativo nos termos da legislação em vigor.

 

André Pires de Oliveira Dias
Vice-Presidente de Finanças e
Diretor de Relações com Investidores



A Technology Holdings assessora a WINNING Consulting, especialista em transformação digital e líder em consultoria de gestão, em sua venda estratégica para a Alan Allman Associates

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A Technology Holdings, um banco de investimentos global com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, tem o prazer de anunciar que atuou como consultor financeiro exclusivo da WINNING Consulting, empresa de consultoria em gestão e tecnologia com sede em Lisboa, em sua venda estratégica para a Alan Allman Associates, um ecossistema de empresas de transformação digital com sede na França e listada na Euronext.

A WINNING Consulting é uma premiada empresa de consultoria de gestão e tecnologia orientada por dados, com capacidades de execução de transformação digital em toda a Península Ibérica. Fundada em 2012, a empresa conta hoje com mais de 250 funcionários e é conhecida como a primeira empresa de consultoria do mundo a adotar em todas as suas atividades o modelo de gestão científica, mantendo parcerias com as principais plataformas de transformação digital, incluindo Microsoft, UIPath, Celonis, Bonita BPM, entre outras.

Com a aquisição da WINNING Consulting, a Alan Allman Associates desenvolve ainda mais suas capacidades de consultoria de gestão, reforça sua estratégia de marcas fortemente hiperespecializadas e expande sua presença na Península Ibérica, incluindo Portugal e Espanha.

“A Technology Holdings foi nosso parceiro chave ao longo do processo. A equipe demonstrou enorme profissionalismo, conhecimento e dedicação. Sua compreensão do espaço de Consultoria de Gestão e Transformação Digital é incomparável. Gostaria de destacar especialmente sua capacidade de atrair jogadores com potencial global e características que se encaixam nos requisitos que tínhamos definido. A jornada é complexa, e sem eles teria sido impossível chegar com sucessoàlinha de chegada”, disse Leandro F. Pereira, CEO da WINNING Consulting.

Vivek Subramanyam, fundador e CEO da Technology Holdings disse: “Estamos muito satisfeitos por termos fechado essa transação no setor de consultoria de gerenciamento e transformação digital. Esta é a nossa 33ª transação de transformação digital e a 22ª transação de consultoria, o que ressalta nossa profunda experiência na área. Estamos satisfeitos com o resultado alcançado pela empresa e entusiasmados com as possibilidades futuras da WINNING Consulting em conjunto com a Alan Allman Associates.”

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kate Geary

Gerente sênior de marketing

E-mail: kate@technologyholdings.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Desafio do Ministério da Defesa da França: Thales realiza hack de IA soberana com sucesso e apresenta soluções de segurança avançadas para IA militar e civil

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Desafio da segurança de IA do Ministério da Defesa da França

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231123776023/pt/

@Thales

@Thales

Os participantes do desafio CAID tiveram que realizar duas tarefas:

1. Em um determinado conjunto de imagens, determinar quais imagens foram usadas para treinar o algoritmo de IA e quais foram usadas para o teste.

Uma aplicação de reconhecimento de imagem baseado em IA aprende com um grande número de imagens de treinamento. Ao estudar o funcionamento interno do modelo de IA, a equipe Friendly Hackers da Thales determinou quais imagens foram usadas para criar a aplicação, obtendo informações valiosas sobre os métodos de treinamento usados e a qualidade do modelo.

2. Encontrar todas as imagens sensíveis de aeronaves usadas por um algoritmo de IA soberana protegido por técnicas de “desaprendizado”.

Uma técnica de “desaprendizado” consiste em excluir os dados usados para treinar um modelo, como imagens, a fim de preservar sua confidencialidade. Essa técnica pode ser usada, por exemplo, para proteger a soberania de um algoritmo em caso de exportação, roubo ou perda. Por exemplo, no caso de um drone equipado com IA, ele deve ser capaz de reconhecer uma aeronave inimiga como potencial ameaça. No entanto, o modelo da aeronave do seu próprio exército precisaria ser aprendido para ser identificado como amigável e depois apagado por uma técnica conhecida como desaprendizado. Dessa forma, mesmo que o drone fosse roubado ou perdido, os dados sensíveis de aeronaves contidos no modelo de IA não poderiam ser extraídos para fins maliciosos. No entanto, a equipe Friendly Hackers da Thales conseguiu reidentificar os dados que deveriam ter sido apagados do modelo,ignorando o processo de desaprendizado. Exercícios como esse ajudam a avaliar a vulnerabilidade dos dados de treinamento e dos modelos treinados, que são ferramentas importantes e oferecem um desempenho excepcional, mas também representam novos vetores de ataque para as forças armadas. Um ataque a dados de treinamento ou a modelos treinados pode ter consequências catastróficas em um contexto militar, onde esse tipo de informações pode dar vantagem aos adversários. Os riscos incluem roubo do modelo, roubo dos dados usados para reconhecer equipamentos militares ou outros recursos em uma zona de operações e injeção de malware e backdoors para comprometer a operação do sistema usando a IA. Embora a IA em geral, e a IA generativa em particular, proporcionem benefícios operacionais substanciais e ofereçam aos militares ferramentas de suporteàdecisão extensivamente treinadas para diminuir sua carga cognitiva, a comunidade de defesa nacional deve priorizar o enfrentamento de novas ameaças a essa tecnologia.

Abordagem da Thales BattleBox para lidar com vulnerabilidades de IA

A proteção dos dados de treinamento e dos modelos treinados é fundamental no setor de defesa. A cibersegurança da IA está se tornando cada vez mais fundamental e deve ter autonomia para combater as diversas ameaças que surgem com o avanço da IA. Em resposta aos riscos e ameaças relacionados ao uso de inteligência artificial, a Thales desenvolveu um conjunto de contramedidas chamado BattleBox para fornecer proteção avançada contra possíveis violações.

  1. O BattleBox Training oferece proteção contra envenenamento de dados de treinamento, evitando que hackers introduzam um backdoor.
  2. O BattleBox IP marca digitalmente o modelo de IA para garantir sua autenticidade e confiabilidade.
  3. O BattleBox Evade tem como objetivo proteger modelos contra ataques de injeção de prompt, que podem manipular prompts para contornar medidas de segurança de chatbots que usam grandes modelos de linguagem (LLMs), e combater ataques de adversários em imagens, como a inclusão de um patch para enganar o processo de detecção em um modelo de classificação.
  4. O BattleBox Privacy oferece um framework para treinar algoritmos de aprendizado de máquina, usando criptografia avançada e protocolos seguros de compartilhamento de segredos para garantir altos níveis de confidencialidade.

Para evitar a invasão de modelos de IA durante as tarefas do desafio CAID, contramedidas como a criptografia do modelo de IA poderiam ser uma das soluções implementadas.

“A IA oferece benefícios operacionais consideráveis, mas exige níveis elevados de proteção e cibersegurança para evitar violações e uso indevido de dados. A Thales implementa uma ampla gama de soluções baseadas em IA para diversos casos de uso civil e militar. Elas são explicáveis, incorporáveis e integradas a sistemas críticos robustos, além de serem desenvolvidas para serem soberanas, frugais e confiáveis, graças aos métodos e ferramentas avançados usados para qualificação e validação. A Thales conta com experiência em IA e na área de negócios necessária para incorporar essas soluções em seus sistemas e melhorar suas capacidades operacionais significativamente”, afirmouDavid Sadek, vice-presidente de pesquisa, tecnologia e inovação da Thales responsável por inteligência artificial.

Thales e AI

Nos últimos quatro anos, a Thales desenvolveu as capacidades técnicas necessárias para testar a segurança de algoritmos de IA e arquiteturas de redes neurais, detectar vulnerabilidades e propor contramedidas eficazes. A equipe Friendly Hackers da Thales, com sede no laboratório ThereSIS em Palaiseau, foi uma das aproximadamente doze equipes que participaram do desafio de IA e conquistou o primeiro lugar em ambas as tarefas.

A Thales ITSEF (Information Technology Security Evaluation Facility) é credenciada pela Agência Nacional Francesa de Cibersegurança (ANSSI) para realizar avaliações de segurança pré-certificação. Durante a European Cyber Week, a equipe da ITSEF apresentou também o primeiro projeto do tipo no mundo que visa manipular as decisões de uma IA embarcada por meio da radiação eletromagnética do seu processador.

As equipes consultoria e auditoria em cibersegurança da Thales disponibilizam essas ferramentas e metodologias aos clientes que desejam desenvolver os próprios modelos de IA ou criar um framework para uso e treinamento de modelos comerciais.

Em consonância com as necessidades críticas de seus negócios de defesa e segurança, muitas vezes com implicações para a segurança da vida, a Thales estabeleceu uma estrutura ética e científica para o desenvolvimento de IA confiável baseada nos quatro pilares estratégicos de validade, segurança, explicabilidade e responsabilidade. As soluções da Thales contam com o know-how de mais de 300 especialistas seniores em IA e mais de 4.500 especialistas em cibersegurança e a experiência operacional do Grupo nos setores aeroespacial, defesa terrestre, defesa naval, espacial e outros negócios de defesa e segurança.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder internacional em tecnologias avançadas em três domínios: defesa e segurança, aeronáutica e espaço, e identidade e segurança digital. A empresa desenvolve produtos e soluções que ajudam a fazer do mundo um lugar mais seguro, ecológico e inclusivo.

O Grupo investe cerca de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente em áreas-chave como tecnologias quânticas, computação de borda, 6G e cibersegurança.

A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. O Grupo gerou vendas de € 17,6 bilhões em 2022.

ACESSE

Grupo Thales

Segurança

1Conference on Artificial Intelligence for Defence (Conferência sobre Inteligência Artificial para Defesa)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CONTATO COM A IMPRENSA

Thales, relações com a mídia

Segurança, cibernética, IA

Marion Bonnet

marion.bonnet@thalesgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Nordeste: estudo inédito traz dados sobre consumo, xenofobia e representatividade

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Em uma pesquisa inédita desenvolvida pela potiguar Juliana Freitas em parceria com a jornalista Thaís Ribeiro, Luiz Gonzaga, Juliette e Alceu Valença são apontados como figuras públicas que mais representam a cultura nordestina. “Meu Nordeste Todo” aponta caminhos para a criação de ações de publicidade e foi elaborado através da plataforma v-tracker, uma importante ferramenta de monitoramento de dados ou social listening.

Realizada em outubro com pessoas que declararam residir em um dos nove estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe), a análise teve a participação de mais de 265 pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo entender a representatividade nordestina através do olhar dos próprios habitantes da região.

“Costumo dizer que o dado zero também é um dado. E na posição de profissional e pesquisadora de comunicação, eu procurei e não encontrei os dados do Nordeste sobre ele mesmo. Pode até existir muito conteúdo, mas raramente sobre o que ele pensa de si mesmo. O time v-tracker concordou em expandir a pesquisa por todo o Brasil e forneceu sua ferramenta v-ask para investigar, o que foi rico e proporcionou uma base para o lançamento do estudo”, declara Juliana Freitas.

O levantamento apresenta, além do perfil demográfico, percepções sobre a preservação e valorização da cultura nordestina, divulgação nos meios de comunicação, consumo de programação cultural e comentários negativos sobre a área.

“Enquanto o povo da região nordestina é frequentemente estereotipado como desaculturado, ignorante e carente de referências, ele, na verdade, consome e promove a cultura local. Cerca de 95% das pessoas participam de eventos culturais”, destaca a pesquisadora potiguar.

“O Brasil desconhece as diversas realidades existentes. E é crucial conhecê-las. E, acima de tudo, não se trata do Nordeste como um bloco homogêneo, mas sim do Nordeste composto por estados e dialetos diferentes, basicamente um mosaico”, conclui a pesquisadora.

“Meu Nordeste Todo” aponta que o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é o maior representante da cultura nordestina na mídia hoje, de acordo com os respondentes. A cantora Juliette aparece em segundo lugar, por estar presente na mídia nacional e redes sociais. Dentre os 16 nomes citados, dez são do segmento musical, (tais como Ivete Sangalo, Alceu Valença e Elba Ramalho com 8% cada), três são humoristas (Tiririca, Whindersson e Renato Aragão), duas são figuras históricas (Lampião e Maria Bonita) e um é ator (Lázaro Ramos). 

O levantamento aponta ainda que 95% frequentam eventos de cultura da região (independentemente de sua frequência), enquanto apenas 5% nunca participam deles.

Repercussão 

“Meu Nordeste Todo” tem sido noticiado em jornais e blogs, principalmente da região Nordeste destacando o ineditismo e a importância da publicação. Nas redes sociais, pesquisadores e comunicadores têm compartilhado avaliações positivas sobre os dados apontados. 

“As pesquisas como a da Juliana Freitas favorecem o entendimento sobre assuntos importantes”, relata um usuário no LinkedIn, plataforma de mídia social focada em negócios e emprego.

“Importante demais ter esses dados, um ponto de partida e referência! Assim como é importante que as marcas e agências tenham times plurais que possam falar de um Brasil que vai além do que se vê no eixo que todo mundo sabe qual é, para que tenhamos comunicações e campanhas menos engessadas em achismos ensimesmados. Parabéns pelo estudo, muito bacana os insights”, comenta outra pessoa também na mesma plataforma.

O estudo completo pode ser acessado de forma gratuita através do link: https://dataismo.com.br/

Sobre as autoras: 

Juliana Freitas

Formada em Marketing, pós-graduanda em Digital Business na USP/ESALQ. Trabalha no mercado e na academia de comunicação desde 2008. Tem passagem pela Artplan, Grupo Abril Digital e Accenture, atuando como Team Lead em projetos de consumo e e-commerce no Brasil e América do Sul. Selecionada no Programas Editoriais do LinkedIn (Linkedin Creators Editorial Program Set/23). Idealizadora e criadora de conteúdo no projeto de conteúdo Dataísmo – Histórias Guiadas por Dados, atualmente com mais de agora tem 25 mil visitas por mês, de acordo com o Similar Web (dados de outubro de 2023), e um dos 5 maiores portais sobre dados e consumo no Brasil (Similar Web, 2023). Já publicou o capítulo Brand awareness e monitoramento de redes sociais no livro do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (2017). Sobre cultura nordestina, escreveu “A presidência democrática em cordel: comunicações e representações” (2010) e “O sistema do cordel: a literatura da comunicação (2009)”, ambas monografias.

Thais Ribeiro 

Jornalista e videomaker. Atualmente é Marketing na ferramenta de dados e pesquisas de mercado v-tracker e passagem também na ferramenta brasileira mLabs, além de experiência em redação na BKW. No seu portfólio, tem os estudos nas redes sociais sobre “A Pequena Sereia: live action”,  “Racismo: Vini Jr.”, “Análise de Acidentes do Trabalho”.



Abdominoplastia não impede paciente de engravidar

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A abdominoplastia é um dos procedimentos plásticos mais realizados segundo a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Diante disto, um melhor contorno abdominal, através do procedimento estético, poderá ser obtido de acordo com a escolha da técnica adotada pelo especialista, que deverá dominar o formato anatômico alinhado com a paciente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é imprescindível ter boas condições de saúde para se submeter à abdominoplastia. É importante não ter nenhuma doença que possa comprometer o processo de cicatrização, expectativas realistas em relação ao resultado e também não ser fumante.

Quem faz abdominoplastia pode engravidar?

Vitor Nunes, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Plástica, esclarece: “Quem fez abdominoplastia pode engravidar sim, sem nenhum problema. Por mais que tenha puxado a pele, esticado e corrigido a diástase abdominal, deixando a barriga mais firme e com mais tonicidade. Isso não atrapalha o processo de gravidez”.

O dr. Vitor ainda afirma que a nova mamãe deve seguir seu curso de gestação normalmente, sendo acompanhada por um ginecologista obstetra. E caso seu abdômen volte a ter flacidez, é possível passar por uma nova avaliação para saber o que pode ser feito e melhorado após a gestação.

Para quem a abdominoplastia é indicada?

O cirurgião plástico aponta que o procedimento estético é indicado para pessoas que têm flacidez, excesso de pele e muitas estrias abaixo do umbigo. Pessoas com esses aspectos geralmente perderam peso de maneira significativa, tiveram queda de hormônios, passaram por um processo de envelhecimento ou múltiplas gestações. 

Depois da cirurgia, é importante seguir as recomendações do cirurgião

O dr. Vitor alerta que é fundamental ter cuidado com a cicatriz e os curativos, evitar o sol, esforço físico, ser cautelosa com a posição de dormir, deitar, andar e ficar encurvada. O cirurgião escolhido pela paciente deverá passar mais detalhes das precauções do pós-operatório em uma consulta médica, por isso, é importante ser acompanhada por um profissional experiente.

Vitor Nunes, RQE 92622



Projeto Deca Águas do Pantanal convida à reflexão sobre a preservação da morada

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A importância da preservação da natureza, como consciência fundamental para o presente e futuro do morar é destaque na CASACOR Mato Grosso, com o projetoDeca Águas do Pantanal, do arquiteto Ivã Guimarães, que provoca uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente, trazendo a Bacia Hidrográfica do Pantanal como referência.

Neste habitat, as águas surgem junto a vegetação nativa que abriga, protege e necessita de atenção. No espaço, o arquiteto faz uso de elementos que evidenciam essa rica diversidade.

Ele conta que a escolha de louças, metais e revestimentos foi feita pensando na história que o ambiente quer contar. ” Defini os chuveiros de parede Jader Almeida em Black Matte para evocar a ideia de que todo indivíduo tem o direito ao cuidado com o corpo, destacando a importância da preservação das águas”.

Remetendo ao leito de um rio, louças e metais foram dispostos em uma ampla bancada. “Criei composições com as Cubas Inox Redonda de Apoio em Black Matte com Misturadores para Lavatório Arthur Casas; Cubas Gota de Apoio Branco Fosco com Torneiras para Lavatório Tube Black Matte, além de Cubas Slim Redonda de Apoio Branca com Torneiras Orion em textura Bloom, de Ricardo Bello Dias Black Matte, que completam a cena”.

O profissional fez também um percurso pelo ambiente, unindo revestimentos e tapeçaria para uma alusão ao solo pantaneiro. “A escolha aqui foi o piso da coleção Maracangalha, da Portinari, que junto aos tapetes com desenhos de folhas e aos pufes, convidam o visitante à contemplação”.

Ao final, o visitante se depara com um espaço de reflexão. “A Banheira Deca Senses com Apoio e Misturador para Banheira Arthur Casas de Piso em Black Matte foram colocados diante de um poema sobre as águas do Pantanal. A sustentabilidade reforça a mensagem de alerta de que o  corpo humano habita essa morada”. 

A Deca está presente na mostra em outros 16 ambientes assinados por Ana Elise Pereira; Ana Paula Bonadio; Bruna Dorileo e Wlliam Magaiver; Bruno Gabriel e Jessica Candido; Carolina Fagundes; Danielle Lucialdo; Lise Bokkorni; Érika Queiroz; Flavia França; Giovanna Trojan; Fernando Costa; Paulo Magno; Roberta Bertazzo; Rosana Fiovaranço e Suzana Vilela; Thaís Rodrigues; Josué Assis e Val Assis. A CASACOR Mato Grosso acontece até 10 de dezembro de 2023.



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