Home Blog Page 621

Pathfinder Energy Corp. e Petroborn Óleo e Gás S/A assinam memorando de entendimento para colaboração em O&G onshore no Brasil

A Pathfinder Energy Corp., uma empresa de tecnologia especializada em identificação e exploração de recursos de petróleo e gás onshore no Brasil, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Petroborn Óleo e Gás S/A, uma empresa brasileira de exploração e produção de petróleo e gás.

Essa parceria visa melhorar a avaliação, aquisição, exploração e produção de ativos de petróleo e gás onshore no Brasil. A colaboração aproveita a expertise tecnológica avançada da Pathfinder Energy Corp. e o conhecimento local e a experiência operacional da Petroborn, posicionando ambas as empresas para causar um impacto significativo no setor de petróleo e gás brasileiro.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Petroborn Óleo e Gás S/A”, disse Licurgo Albuquerque, presidente da Pathfinder Energy Corp. “Este MoU representa um grande passo em nossa missão de aproveitar a ciência de ponta para a exploração de recursos. Em conjunto, podemos desbloquear um valor substancial dos ativos de O&G onshore do Brasil.”

O CEO da Petroborn, Marcos Farina, acrescentou: “A parceria com a Pathfinder se alinha com nossa estratégia de melhorar nossa exploração e produção. Essa colaboração nos permite utilizar as tecnologias inovadoras da Pathfinder para maximizar o potencial de nossos ativos e destacar as oportunidades de petróleo e gás para o mercado canadense”.

O MoU estabelece uma estrutura para as empresas colaborarem em projetos, com foco em ativos de alto potencial, avaliações completas e estratégias eficientes de exploração e produção. Ambas as empresas estão comprometidas com a excelência operacional, segurança e administração ambiental, com o objetivo de impulsionar o crescimento e oferecer valor sustentável às partes interessadas.

Sobre a Pathfinder Energy Corp.

A Pathfinder Energy Corp. é uma empresa de tecnologia focada em identificar e explorar recursos cruciais de petróleo e gás onshore no Brasil. Comprometida com a inovação e a sustentabilidade, a Pathfinder visa liderar a indústria em exploração e produção de recursos.

Sobre a Petroborn Óleo e Gás S/A

A Petroborn Óleo e Gás S/A é uma empresa brasileira independente de exploração e produção de petróleo e gás com ativos nas bases de Tucano Sul e Recôncavo, no Brasil, e dedicada a liberar todo o potencial dos recursos de petróleo e gás brasileiro.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Licurgo Albuquerque

licurgo@pathfinderenergycorp.com

+1 (778)773-5731

Fonte: BUSINESS WIRE



Media.K anuncia Keith Matsumoto como novo sócio

A agência Media.K, focada em estratégias de comunicação e marketing, anuncia a entrada de Keith Matsumoto como seu mais novo sócio. O objetivo é fortalecer ainda mais o portfólio de serviços e expandir as operações da empresa. 

Fundada em 2008 por Diego Kanaane, a agência Media.K se especializou em atender clientes da área da saúde, principalmente em campanhas de performance. Com a chegada de Matsumoto, a empresa está passando por um momento de transformação e crescimento. 

Expansão e Reestruturação

Segundo Diego Kanaane, a entrada de Keith Matsumoto é estratégica e agrega muito valor ao novo momento que a agência está vivendo. Com vasta experiência no setor, o novo sócio traz consigo conhecimentos sobre tecnologia e marketing, além de uma visão estratégica que promete impulsionar o crescimento da empresa. 

“Há quatro anos, iniciamos um processo de reestruturação da agência, visando mudar o foco dos serviços oferecidos e o perfil dos clientes atendidos. Agora, com a chegada do Keith, pretendemos escalar a agência, focando muito mais em Branding e construção de marca como pilares de sucesso para nossos clientes”, finaliza Diego. 

Quem é Keith Matsumoto?

Keith Matsumoto possui domínio sobre assuntos relacionados ao mundo do Marketing Digital e da tecnologia. Nos últimos onze anos, trabalhou como executivo no Google, sendo que seu último cargo foi de gerente estratégico de parcerias.

Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui diversas especializações, como Branding pelo Insper e Estratégia pela Harvard Business School. 

Expectativas e planos 

Keith Matsumoto diz que tem três objetivos muito bem definidos a curto prazo: “cultura, cultura e cultura”, brinca o executivo. “Em um mundo de inteligência artificial, sabemos que o maior diferencial será a relação humana”, Matsumoto declara.

Ele planeja implementar rituais e processos para criar uma cultura de serviços sólida. Um exemplo é o estabelecimento de um indicador de felicidade no trabalho. “Imagina a gente criar um ambiente onde as pessoas se alegram quando chega o domingo à tarde?”, o novo sócio reflete.

Um dos seus principais desafios na Media.K é provar que é possível gerar vínculos e estimular a criatividade e engajamento no trabalho remoto: “desde 2022, nós vemos um movimento de ‘demonizar’ o trabalho remoto, retrocedendo os ganhos que vimos em flexibilidade, foco em resultados e satisfação dos funcionários”, Keith afirma.  

Sobre a Media.K 

A Media.K é uma agência de Marketing que possui expertise em Performance e Branding, oferecendo uma ampla gama de serviços, como gestão de mídia paga, SEO, gestão de redes sociais, consultoria de comunicação, entre outros. 

O site Media.K apresenta informações detalhadas sobre os serviços oferecidos pela empresa, além de exemplos de cases de clientes que mostram as estratégias aplicadas pela agência. 



KAGA FEI expande a linha de módulos combinados de LAN sem fio/Bluetooth

A KAGA FEI Co., Ltd., fornecedora global dos principais módulos sem fio de curta distância, anunciou hoje o “WKI611AA1”, um módulo combinado de LAN sem fio/Bluetooth com suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth para dispositivos incorporados.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240809150594/pt/

WKI611AA1 (Photo: Business Wire)

WKI611AA1 (Photo: Business Wire)

Esse módulo apresenta uma antena integrada de alto desempenho e obteve várias certificações, permitindo a redução do tempo de desenvolvimento da antena e dos custos de certificação ao desenvolver dispositivos industriais de IoT e dispositivos de automação residencial, como equipamentos de construção inteligentes, terminais práticos para logística, câmeras de vigilância e eletrodomésticos. O uso desse módulo permite um tempo de comercialização mais rápido para os produtos.

Com suporte para Wi-Fi 6 e Bluetooth, este módulo é adequado para aplicações que exigem taxas de dados mais rápidas e excelente evitamento de interferências. A produção em massa do módulo começará em maio de 2025.

A KAGA FEI continuará respondendo às necessidades do mercado e expandindo sua linha de módulos.

Recursos do produto

1. Integração do chip NXP

O módulo adota o chip “IW611” da NXP Semiconductors, que inclui processadores e memória dedicados para os subsistemas de LAN sem fio e Bluetooth, permitindo o processamento independente de protocolos em tempo real. Com suporte para Wi-Fi 6 e capacidade de comunicação nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, ele alcança maior taxa de transferência, eficiência de rede superior, menor latência e uma faixa de comunicação mais ampla em comparação com os modelos existentes.

2. Baixo consumo de energia

A interface do host utiliza SDIO 3.0 para LAN sem fio e UART para Bluetooth, garantindo baixo consumo de energia. Além disso, possui um sistema de gerenciamento de energia eficiente que suporta modo de baixo consumo em sono profundo, tornando-o ideal para aplicações que requerem operação de longa duração.

3. Sem necessidade de projeto de antena e pré-certificado

Apresenta uma antena integrada de banda larga e alta eficiência, eliminando a necessidade de projeto de antena. Obteve a qualificação e as certificações Bluetooth para a Radio Law MIC (Japão), FCC (EUA) e ISED (Canadá), reduzindo o tempo e os custos.

Disponibilidade do produto

Amostra

:

Dezembro de 2024

Início da produção em massa

:

Maio de 2025

Sobre marcas registradas

Os nomes de produtos e outros substantivos próprios mencionados aqui são marcas registradas ou marcas registradas de suas respectivas empresas.

Site da KAGA FEI

https://www.kagafei.com/jp/eng/

Isenção de responsabilidade

As especificações do produto, o conteúdo do serviço etc. declarados no comunicadoàimprensa são válidos a partir da data do anúncio e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

KAGA FEI Co., Ltd.

Sede de Negócios de Soluções

Divisão de Produtos de Módulos

E-mail: ml-module_contact@jp.kagafei.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Instituto Não Aceito Corrupção promove evento sobre ética em SP

Promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), integrante da OEA (Organização dos Estados Americanos), bem como do Pacto Global da ONU e que em 2025 completará 10 anos de fundação, inicia nesta segunda-feira (19), o “Ética Imortal”, um ciclo de dez conferências presenciais seguidas de debate no Teatro CIEE, localizado na Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, em São Paulo. Com membros da Academia Brasileira de Letras (ABL), como o presidente Merval Pereira, discutindo “Ética e Jornalismo” abre o ciclo de palestras. As palestras serão veiculadas pela TV Cultura, com a apresentação do Roberto Livianu, diretor-presidente do Instituto Não Aceito Corrupção e procurador de justiça criminal em São Paulo, e mediação da Joyce Ribeiro, jornalista da TV Cultura.

A pauta do evento

A ideia é resgatar a importância do conceito da ética em todas as suas amplas facetas, produzindo conhecimento no âmbito social com aprimoramento de regras eficientes sobre o cenário brasileiro, tais como a economia, a política, o direito, diplomacia, a literatura, a inteligência artificial, a história, a medicina, o meio ambiente, o jornalismo, a educação e muito mais.

O evento acontece de agosto a novembro de 2024 e inicia suas atividades em 2025, a partir de fevereiro até julho.

Ingressos gratuitos:

https://www.sympla.com.br/evento/projeto-etica-imortal/2592155?share_id=whatsapp

Serviço

Local: CIEE – Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, São Paulo/SP

Data: 19/08 (segunda-feira)

Horário: 19h00

Os demais ciclos de palestras ocorrerão até novembro de 2024 e em 2025, de fevereiro a julho. Sempre às segundas-feiras.

Sobre o INAC

O Instituto Não Aceito Corrupção (INAC) é uma associação civil, nacional e apartidária, sem fins econômicos, fundada em 2015. Com atuação em quatro frentes: pesquisa, políticas públicas, educação e mobilização da sociedade utiliza dados concretos para realizar discussão profunda, crítica e qualificada de leis e projetos de lei, de modo a contribuir para a edificação e aprimoramento de regras eficientes no enfrentamento do mau uso dos recursos públicos.



Kinaxis anuncia mudanças na liderança executiva

Kinaxis Inc.® (TSX:KXS), líder mundial em orquestração de cadeia de fornecimento de ponta a ponta, anunciou hoje que John Sicard, presidente e diretor executivo da Kinaxis, irá se aposentar de sua função a partir de 31 de dezembro de 2024, após uma carreira incrivelmente bem-sucedida de três décadas na empresa. John irá manter uma função de consultoria na Kinaxis ao longo de 2025, sendo que o Conselho Administrativo iniciou uma busca por seu sucessor.

Desde a designação de Sicard para diretor executivo em 2016, a Kinaxis quadruplicou a receita, mais que triplicou sua avaliação, aumentou sua força de trabalho em 400% e foi uma líder reconhecida em inovação de produtos; apenas nos últimos três anos, a empresa dobrou sua base de clientes. Enquanto a Kinaxis se prepara para sua próxima onda de crescimento, para se tornar uma empresa com receita de US$ 1 bilhão e obter ainda mais do mercado de software na gestão de cadeia de fornecimento de US$ 16 bilhões, ela está mudando seu foco da construçãoàampliação.

“John vem sendo um líder incansável e inspirador como diretor executivo nos últimos nove anos e ao longo de suas quase três décadas de mandato na empresa”, disseRobert (Bob) Courteau, presidente do conselho. “Ele começou sua carreira na Kinaxis como desenvolvedor de software e arquitetura central, e sob sua administração a empresa criou uma plataforma líder de mercado amplamente reconhecida por analistas, clientes e parceiros como o padrão do setor em software de gestão de cadeias de fornecimento realmente inovador. A paixão e o entusiasmo de John por sua função são inigualáveis, e estamos em uma posição invejável hoje graçasàsua visão.”

Courteau continuou, “À medida que aceleramos rumoànossa meta ambiciosa de nos tornar uma empresa com receita de US$ 1 bilhão, concordamos que agora é o momento certo para uma transição de diretores executivos e John irá desempenhar um papel importante neste processo. Não estaríamos nesta posição sem a fundação que ele criou ao longo dos anos, somos gratos por sua dedicação contínuaàempresa e estamos todos comprometidos com uma transição perfeita para apoiar a trajetória contínua da Kinaxis.”

“Estou extremamente orgulhoso do que conquistamos na Kinaxis, ao nos tornar um líder respeitado a nível mundial em orquestração da cadeia de fornecimento com potencial ilimitado, uma base de clientes fiéis que representa o melhor da excelência da cadeia de fornecimento e uma equipe internacional incrível”, disse Sicard. “É o momento certo de passar o bastão ao próximo líder que irá acelerar este impulso e estou na expectativa de presenciar os sucessos inevitáveis ​​que virãoàKinaxis.”

Além disto, a diretora de vendas, Claire Rychlewski, decidiu deixar a empresa para aproveitar uma oportunidade que se adapta melhor a suas metas atuais. A Kinaxis agradece a Claire por suas contribuiçõesàempresa ao longo de seus cinco anos de mandato. Ela foi crucial no crescimento da equipe de vendas da empresa na EMEA, APAC e América do Norte e na preparação da equipe mundial de vendas para a ampliação. Ela irá permanecer na empresa até novembro para apoiar uma transição tranquila.

A empresa também reafirma sua orientação fiscal para 2024 fornecida como parte de seu comunicado de imprensa sobre os lucros do segundo trimestre emitido em 31 de julho de 2024.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder mundial em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, potencializando complexas cadeias de fornecimento mundiais e respaldando as pessoas que as administram, a serviço da humanidade. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento com infusão de IA, Maestro™, combina tecnologias e técnicas proprietárias que fornecem total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento, desde o planejamento estratégico plurianual até a entrega de última milha. Temos a confiança de marcas internacionais renomadas para oferecer a agilidade e a previsibilidade necessárias para navegar na volatilidade e na interrupção de hoje. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

Nota de Precaução e Informações Prospectivas

Este comunicadoàimprensa contém informações prospectivas dentro do significado da legislação de valores mobiliários canadense. As informações prospectivas se referem a eventos futuros ou ao desempenho previsto da Kinaxis e refletem as expectativas ou crenças da administração quanto a tais eventos futuros. Em certos casos, as declarações que contêm informações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como “planejar”, “esperar”, “é esperado”, “orçamento”, “programado”, “estimar”, “prever”, “pretender”, “antecipar”, “acreditar” ou variações de tais palavras e frases, ou declarações de que certas ações, eventos ou resultados “podem”, “poderiam”, “iriam” ou “serão tomados”, “irão ocorrer” ou “serão obtidos” ou o negativo destas palavras ou terminologia comparável. As informações prospectivas neste comunicadoàimprensa incluem declarações quanto aos planos e metas de crescimento de receita e participação de mercado da Kinaxis e a reafirmação de sua orientação fiscal para 2024. Por sua própria natureza, as informações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que o desempenho real da Kinaxis seja materialmente diferente de qualquer desempenho previsto expresso ou implícito por tais informações prospectivas.

As informações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas, que podem fazer com que eventos ou resultados reais sejam diferentes daqueles refletidos nas informações prospectivas, incluindo, sem limitação, riscos descritos sob o título “Fatores de Risco” no formulário de informações anuais da Empresa datado de 25 de março de 2024 para seu ano fiscal concluído em 31 de dezembro de 2023, sob o título “Declarações Prospectivas” em nosso comunicadoàimprensa datado de 31 de julho de 2024, e outros riscos identificados nas apresentações da Empresa aos reguladores de valores mobiliários canadenses, cujas apresentações estão disponíveis no SEDAR+ em https://www.sedarplus.ca.

Os fatores de risco citados acima não são uma lista exaustiva dos fatores que podem afetar qualquer informação prospectiva da Empresa. As informações prospectivas incluem declarações sobre o futuro e são inerentemente incertas, sendo que as realizações reais da Empresa ou outros eventos ou condições futuras podem diferir materialmente daqueles refletidos nas informações prospectivas devido a uma variedade de riscos, incertezas e outros fatores. As declarações da Empresa que contêm informações prospectivas estão baseadas nas crenças, expectativas e opiniões da administração na data em que as declarações são feitas, sendo que a Empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar tais informações prospectivas caso as circunstâncias ou as crenças, expectativas ou opiniões da administração mudem, exceto conforme exigido pela lei aplicável. Pelos motivos expostos acima, não se deve depositar confiança indevida nas informações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas de Mídia

Belinda Thomas | Kinaxis

bthomas@kinaxis.com

+1 613 322 9305

Relações com Investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

+1 613 907 7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Declaração de emergência da Mpox: CDC da África dá exemplo para a dengue da América Latina, diz AHF

Em 13 de agosto, os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (África CDC) declararam o surto de varíola em curso como uma emergência de saúde pública de segurança continental, marcando a primeira vez que uma agência regional o fez independentemente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa declaração ocorreu no momento em que a República Democrática do Congo (RDC) enfrenta um aumento exponencial de casos de varíola, com mais de 17.000 casos confirmados e suspeitos e 511 mortes registradas. O surto se espalhou para 16 países africanos, incluindo alguns que não haviam sido afetados anteriormente, como Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.

Notavelmente, o CDC da África, com sede em Adis Abeba, na Etiópia, tomou a iniciativa de declarar essa emergência um dia antes de a OMS emitir sua declaração do Mpox como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Essa postura proativa destaca a importância da liderança regional no enfrentamento de ameaçasàsaúde pública.

O Dr. Jorge Saavedra, diretor-executivo do Instituto de Saúde Pública Global da AHF, declarou: “A ação oportuna do CDC da África serve como um exemplo crucial para outras regiões que enfrentam ameaças semelhantesàsaúde pública”. Ele acrescentou: “Na América Latina, por exemplo, o surto de dengue atingiu proporções alarmantes, com mais de 11 milhões de casos registrados somente neste ano – 650 vezes o número de casos de varíola na África – e mais de 6.000 mortes, 12 vezes mais do que as mortes na África. Apesar da gravidade da crise da dengue, ninguém a declarou uma emergência regional, e cada país se concentra em respostas nacionais, uma a uma, como se o mosquito não atravessasse nossas fronteiras, enquanto o CDC da África estabeleceu o precedente a ser seguido pela OMS. Parece que, na América Latina, estamos esperando que a OMS de Washington ou Genebra nos diga se a dengue é uma emergência regional”.

O Dr. Jean Kaseya, Diretor Geral do CDC da África, enfatizou que a declaração não é meramente simbólica, mas um passo necessário para unificar a cooperação global e regional. “Devemos ser proativos e agressivos em nossos esforços para eliminar essa ameaça”, disse Kaseya. Esse sentimento reflete o crescente apelo na América Latina para a criação de um Centro Latino-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (LATAM CDC), um órgão regional dedicado a liderar a luta contra ameaças emergentesàsaúde, como a dengue.

A Dra. Patricia García, ex-ministra da Saúde do Peru e atual professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Peruana Cayetano Heredia, elogiou a ação decisiva do CDC da África.

“A Africa CDC estabeleceu um poderoso exemplo de liderança em saúde pública regional. Sua rápida resposta ao surto de mpox é uma prova da eficácia de uma abordagem coordenada em todo o continente”, disse Garcia. “A América Latina deve aprender com isso e urgentemente estabelecer seu próprio CDC para enfrentar as ameaçasàsaúde recorrentes e emergentes que enfrentamos. Um CDC da LATAM nos permitiria responder de forma mais eficiente, compartilhar recursos e proteger a saúde de nossas populações de maneira unificada”.

A necessidade de uma instituição como essa foi destacada em um comentário recente da revista The Lancet, que ressaltou os desafios que a América Latina enfrenta no gerenciamento regional durante uma crise de saúde pública. Em particular, a falta de respostas coordenadas e a perda de oportunidades de compartilhar recursos e agir coletivamente durante a pandemia da COVID-19.

A abordagem fragmentada atual da América Latina tem resultado em crises de saúde pública repetidas, com os países lutando individualmente para combater doenças que não reconhecem fronteiras. A criação de um CDC na LATAM permitiria uma resposta mais eficaz baseada na ciência, livre de interferências políticas, garantindo que a região esteja melhor preparada para futuras pandemias e surtos.

AIDS Healthcare Foundation (AHF), a maior organização global de combateàAIDS, atualmente oferece atendimento e/ou serviços médicos a mais de 2 milhões de clientes em 47 países nos EUA, África, América Latina/Caribe, região da Ásia/Pacífico e Europa. Para saber mais sobre a AHF, visite nosso site: www.aidshealth.org, encontre-nos no Facebook: www.facebook.com/aidshealth e siga-nos no Twitter: @aidshealthcare e Instagram: @aidshealthcare

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CONTATO COM A MÍDIA – EUA:

Ariel Terron

Diretor

Instituto de Saúde Pública Global da AHF para a América Latina e o Caribe

+52 722 369 8383

ariel.terron@ahf.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Mudanças climáticas serão pauta de discussões no 35º Encontro Técnico AESabesp

De 22 a 24 de outubro, o Expo Center Norte, em São Paulo, será palco do Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e da Fenasan 2024 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), a edição deste ano traz o tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”.

As inscrições podem ser feitas neste link: https://fenasan.com.br/inscricoes/. A visitação à feira é gratuita e o credenciamento pode ser feito no link fenasan.com.br

Durante três dias, o 35º Encontro Técnico da AESabesp contará com 12 Mesas Redondas e 8 Painéis, abordando a inovação e tendências no saneamento, com presença de especialistas do setor. Temas como ESG, sustentabilidade e Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) são alguns destaques deste ano.

Serão foco das mesas redondas:

– Cidades Inteligentes e as Mudanças Climáticas;

– Saneamento Ambiental do Continente aos Oceanos: condição fundamental para a saúde planetária e para enfrentar as mudanças climáticas;

– Eficiência Energética no Saneamento;

– Regulação dos Recursos Hídricos: mediando conflitos pelo uso da água;

– Automação no Saneamento: abordando a indústria 4.0 e IA;

– Estratégias e políticas para implantar a gestão compartilhada do saneamento em comunidades rurais;

– Segurança Hídrica: a conexão entre energia, saneamento e recursos hídricos no novo contexto climático;

– Emissões de Gases de Efeito Estufa evitadas em Saneamento: contribuição ao desafio global das mudanças climáticas;

– Desafios e Oportunidades dos Municípios Brasileiros diante das Mudanças Climáticas e da Segurança Hídrica;

– Resiliência Operacional: adaptação às mudanças climáticas e efeitos das catástrofes naturais nos sistemas de saneamento;

– Metano no Saneamento: problema ou oportunidade?;

– Responsabilidade Social Corporativa: impactos das mudanças climáticas em comunidades vulneráveis.

E os painéis destacarão os seguintes assuntos:

– Gestão coordenada de obras de infraestrutura – Políticas e Normas;

– Drenagem urbana e as fortes consequências das mudanças climáticas nas cidades;

– Indicadores ESG no Setor de Saneamento – A mensuração de resultados sociais, ambientais e de governança nas organizações;

– Tecnologias para o Saneamento Rural;

– Painel IPCC (Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas);

– Painel especial Sustentabilidade dos recursos hídricos em tempos de mudanças climáticas: entenda a importância da formação técnica;

– Saneamento ambiental e saúde: a intersetorialidade nas mudanças climáticas frente patologias emergentes e reemergentes;

– Planos de comunicação em recursos hídricos.

Compromisso com a Sustentabilidade

O congresso e a feira estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos conceitos de ESG, reforçando o papel fundamental do saneamento na construção de um futuro mais sustentável.

Fenasan 2024

Nesta edição, a Fenasan ocupará mais de 25 mil m² e já conta com a confirmação de mais de 300 empresas nacionais e internacionais. A visitação será integrada à feira Waste Expo Brasil 2024, ampliando as oportunidades de networking e negócios para os mais de 22 mil visitantes esperados.

A Fenasan reunirá especialistas e profissionais como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

Além de polo de negócios e oportunidades de networking, o evento tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos utilizados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental.

Serviço

35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024 “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”

Quando: de 22 a 24 de outubro de 2024

Onde: 35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024 – Expo Center Norte, em São Paulo, capital – Pavilhões Verde e Vermelho Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Visitação à feira: gratuita

Para mais informações, basta acessar: https://www.fenasan.com.br/



Lideranças debatem futuro da Energia no Rio Innovation Week

A busca por uma economia mais sustentável foi uma das principais pautas discutidas no Rio Innovation Week, considerado um dos maiores evento de tecnologia e inovação da América Latina. Na manhã de quarta-feira (14), o painel “Energy Leaders – O Futuro da Energia” reuniu executivos de grandes empresas para debater as perspectivas e desafios críticos do setor energético em um cenário de constante transformação.

O debate fez parte do Energy Hub Summit — conferência que reúne agentes de inovação e tomadores de decisão para discutir os tópicos mais relevantes do setor — e contou com a participação de Fernanda Hermanny, Diretora de Produto e Inovação da Infotec Brasil; Felipe Versiani, Diretor da NTT Data Brasil; Gabriela Rainer, Superintendente de Mercado Livre de Energia da Light e Paula Klajnberg, fundadora da Electy.

Durante o painel, foram abordadas as visões e perspectivas dos executivos sobre o futuro da energia, incluindo tendências, desafios e oportunidades. Em relação às possíveis reestruturações do setor em um futuro próximo, os palestrantes destacaram a importância de iniciativas voltadas para a redução das emissões de carbono.

De acordo com os executivos, é necessária uma completa reestruturação dos comportamentos ambientais das corporações. “Todas as empresas atuantes no setor elétrico estão em busca de uma redução drástica na pegada de carbono. Essa missão já existe, é inevitável e vai se intensificar cada vez mais”, afirmou Fernanda Hermanny.

Para a executiva, a tecnologia — como o uso de Inteligência Artificial — pode ser uma grande aliada na transição para uma economia mais sustentável. “O uso de inteligência artificial se insere diretamente nessa questão, não só na redução das emissões de carbono, mas também na melhoria da eficiência dos serviços, com dados mais centralizados e uma maior integração entre os sistemas. Para quem atua com manutenção, isso é fundamental”, declarou.



Empresas SaaS recebem 69% de investimento venture capital

O modelo de negócio SaaS vem se destacando no mercado da tecnologia nos últimos anos, de acordo com o portal Startups, houve um salto de investimento venture capital nesse setor, partindo de 29% em 2017 para 69% atualmente, representando um aumento de investimento de aproximadamente 137% em modelos de negócios SaaS na América Latina.

O Software as a Service, SaaS, é um modelo de distribuição de software em que as aplicações são hospedadas por um provedor e disponibilizadas aos usuários via internet. Com isso, ao invés de instalar e manter o software localmente, os clientes conseguem acessar as funcionalidades diretamente pela web, geralmente por meio de uma assinatura mensal ou anual.

Esse modelo está se tornando uma escolha nas empresas que buscam reduzir custos com infraestrutura, atualizações automáticas e acessibilidade em diferentes dispositivos.

Outra tecnologia que está sendo cada vez mais adotada pelas empresas é a inteligência artificial, entretanto, quando associada ao SaaS, a mesma pesquisa mostra que apenas cerca de 17% das empresas latino-americanas lançaram produtos de IA e aproximadamente 19% ainda não conseguiram monetizar seus produtos após o lançamento.

No Brasil, a combinação de SaaS com inteligência artificial é sinônimo de democratização de análise de dados com o lançamento da plataforma Belake.ai, que está em sua fase final de teste.

A plataforma SaaS nacional é baseada em IA generativa e permite que não só especialistas de dados, mas qualquer pessoa consiga transformar dados em insights a nível global e sem depender do time técnico.

“O Belake.ai foi criado com o objetivo de resolver um dos maiores desafios das empresas modernas: a velocidade e a assertividade nas respostas sobre seus negócios. Desenvolvemos o conceito de Brain Lake após trabalharmos com centenas de empresas e percebermos a dificuldade em obter respostas rápidas e precisas para questões relacionadas ao negócio, desde o nível executivo até o analista na linha de frente. Entendemos que aliar dados estruturados a uma Inteligência Artificial seria uma solução. Assim, criamos uma plataforma para integrar os dados da organização como ferramenta de tomada de decisões”, explica Caio Amante, fundador do produto.

Para saber mais sobre a novidade no mercado SaaS, basta acessar o site da plataforma.



Cuidado cerebral: ressonância magnética inova em diagnóstico

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm proporcionado um novo patamar na qualidade dos exames de imagem, especialmente no campo da ressonância magnética (RM). Essas inovações têm permitido a produção de imagens cerebrais com níveis de detalhe sem precedentes, o que é fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento adequado de diversas condições neurológicas.

De acordo com um levantamento realizado pelo Global Burden of Disease, Injuries and Risk Factors Study (GBD) e publicado em março de 2024 na revista The Lancet Neurology, o número de pessoas afetadas por doenças neurológicas tem aumentado significativamente nos últimos 30 anos. Em 2021, aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas no mundo apresentaram alguma condição relacionada ao sistema nervoso.

Nesse sentido, a recorrência dos sinais de esquecimento pode ser um indicador de problemas neurológicos subjacentes. Alterações frequentes na memória e na cognição podem sinalizar condições que afetam diretamente o cérebro. O impacto desses sinais pode variar, influenciando a capacidade funcional e a qualidade de vida do indivíduo.

Os principais sintomas que podem indicar o surgimento de condições neurológicas incluem dor de cabeça de início recente com aumento contínuo de intensidade e frequência, alterações visuais, mudanças no comportamento, dificuldades na fala e na memória, perda de força muscular em determinados membros, paralisia facial, perda de peso e falta de apetite.

As ressonâncias magnéticas modernas utilizam tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial (IA), para oferecer imagens cerebrais de alta precisão. A introdução de softwares sofisticados ainda permite uma análise detalhada de alterações precoces que podem ser indicativas de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, AVC e Esclerose Múltipla.

Tais inovações no ramo da medicina diagnóstica melhoram a precisão e permitem um acompanhamento mais eficaz da evolução das condições neurológicas. Com a capacidade de visualizar alterações com maior clareza, médicos e especialistas podem planejar intervenções mais precisas e personalizadas aos pacientes.

Ressonâncias magnéticas com inteligência artificial (IA) no Brasil

No Brasil, a instalação de ressonâncias magnéticas de última geração tem avançado rapidamente. O Hospital Beneficente Portuguesa foi um dos pioneiros no país e o terceiro na América Latina a adotar essa tecnologia. Santana de Parnaíba, em São Paulo, conta com essa tecnologia na SPX Clínica.



Investimentos na agenda ambiental impulsionam negócios com sustentabilidade

Diante da urgência em fortalecer as temáticas sustentáveis no mercado corporativo, estratégias, como a ecoinovação, surgem como uma abordagem que busca conciliar o crescimento econômico com a preservação do planeta.  O conceito, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pode ser definido como “uma inovação — processos, técnicas, práticas — que reduz o impacto ambiental, seja esse resultado intencional ou não”. Os termos inovação verde e inovação ambiental também têm sido utilizados com o mesmo sentido. 

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 47% das indústrias brasileiras têm projetos ou plano de ação formal em ecoinovação. De acordo com a Sondagem Especial: Ecoinovação e Transformação Digital, 30% das empresas têm trabalhos em execução e outras 17% estão com projetos aprovados para serem iniciados. Os dados revelam também que 28% das empresas estão realizando estudos iniciais sobre o tema.  

A indústria da construção civil é um dos setores que têm investido na ecoinovação. O Grupo EPO, que atua no mercado imobiliário de alto padrão, tem atuado para transformar as regiões em que está presente, desenvolvendo projetos que buscam pela qualidade de vida, cultura, lazer e proximidade com a natureza. Um exemplo é a adoção do conceito placemaking adotado no projeto do Novo Vale do Sereno, na cidade mineira de Nova Lima, que tem o intuito de transformar o bairro em um dos mais desejados para viver, estudar, trabalhar, divertir e investir.

Para 2024, a construtora tem a previsão de lançar dois empreendimentos na região. “Nosso objetivo é buscar dar um novo significado à ocupação dos espaços urbanos para que as pessoas tenham um local onde possam se encontrar, levar os filhos para brincar, passear com os pets ou até mesmo descansar durante o horário de almoço observando a paisagem”, explica Guilherme Santos, diretor de Incorporação do Grupo EPO.

No setor farmacêuticoo Grupo Farmácia Artesanal investiu na logística reversa. Um projeto de iniciativa de um farmacêutico colaborador de promover a logística reversa em farmácias foi apresentado à Anvisa em Goiânia, resultando na aprovação de uma lei federal de recolhimento de resíduos como medicamentos. “Isso demonstra a atenção e o compromisso com a gestão responsável de resíduos e o incentivo à reciclagem e destinação correta”, explica a diretora de qualidade da empresa, Walkíria Tokarski. Dessa forma, a empresa possui um programa em suas lojas que envolve o recebimento de medicamentos por meio de ecopontos para descarte apropriado.

Outro destaque de práticas sustentáveis do grupo é na área de energia: a empresa estimula suas franqueadas a investirem na energia fotovoltaica. Além disso, o grupo investiu, recentemente, em duas fazendas de energia fotovoltaica, que estão em fase de implantação.

Setor lácteo – Sediada em Sete Lagoas, a indústria de laticínios Trevo Lácteos também é comprometida com a ecoinovação. A empresa implementa estratégias sustentáveis em suas operações, abrangendo desde a energia renovável até a gestão eficiente de resíduos. Toda a energia utilizada na indústria é 100% renovável. Os resíduos, como plástico e papel, são encaminhados para doação em associações de catadores de Sete Lagoas. A empresa também realiza a fertirrigação com o efluente gerado pela fábrica na fazenda.

Outra ação é a substituição de produtos de limpeza commodity por formulados, o que reduz a carga de ativos químicos no efluente da empresa. “Desde a fundação, a Trevo Lácteos mantém um compromisso contínuo com a sociedade e o meio ambiente, inspirando outras empresas a adotarem práticas ecoeficientes e contribuírem para um futuro mais verde”, comenta Guilherme Pereira, diretor de operações da empresa.

No setor de combustíveis, uma iniciativa sustentável foi desenvolvida pela ALE Combustíveis, quarta maior distribuidora do Brasil, segundo ranking da ANP (Agência Nacional do Petróleo). A companhia criou a linha Energy, categoria de combustíveis de transição energética. Composta por etanol, gasolina e diesel com catalisadores especiais, a linha proporciona redução de cerca de 30% na emissão de poluentes, além de economia de aproximadamente 7% no consumo a partir de uma combustão mais limpa e eficiente. “Com Energy, oferecemos um produto que traz benefícios para o consumidor, o revendedor e o meio ambiente”, afirma o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires.

Fortalecimento da agenda ambiental – Para impulsionar os debates sobre a importância dos investimentos em ESG, no dia 31 de agosto, uma oportunidade internacional de aprendizado chegará a Belo Horizonte. O 4º Seminário Internacional da Sunflower estará pela primeira vez no Brasil, no Espaço Vista, no bairro Estoril, das 9h às 18h. 

O evento será realizado pela Sunflower, empresa de mentoria que conta com uma atuação multinacional, conectando mais de 400 profissionais e 40 empresas em 12 países. “Com os avanços tecnológicos, a pauta ambiental alcança uma nova importância: uma missão comum pelo futuro da humanidade. É preciso conscientizar as marcas de que é possível, sim, investir na agenda socioambiental e potencializar seus resultados financeiros, tornando as empresas mais humanizadas e conscientes”, destaca Grazielle Cristina Silva,  fundadora e mentora da Sunflower. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo Whatsapp (31) 97158-3965.



Mercado de estética em alta leva Doce Pele a abrir franquias

O mercado global de Estética apresentou nos últimos anos uma taxa de crescimento significativa. De acordo com a mais recente atualização do relatório “Aesthetic Medicine Market Size, Share & Trends Analysis” divulgado pela Grand View Research, o mercado de Medicina Estética foi avaliado em 82,46 bilhões de dólares em 2023 e espera-se que este mercado cresça a uma taxa de 8,3% ao ano entre 2024 e 2030. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil em 2023 alcançou a posição de 3º maior mercado consumidor no mundo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Ainda de acordo com relatório da Grand View Research, o crescimento do mercado de Medicina Estética vem sendo sustentado pela motivação dos consumidores em atender a demandas da sociedade, com foco na melhoria da aparência e aumento da autoestima, ocasionando a alta procura por procedimentos estéticos. Os avanços tecnológicos, principalmente, relacionados ao lançamento de procedimentos não-invasivos, tem aumentado o interesse do público na procura pelos tratamentos estéticos.

“Ao longo dos anos, a Doce Pele construiu um portfólio que inclui tratamentos faciais: como a limpeza de pele, peeling e led terapia; tratamentos corporais: que incluem tratamento de gordura localizada, drenagem linfática; e procedimentos de Harmonização Facial, tais como a aplicação de toxina botulínica, preenchimento facial, bioestimulador de colágeno, fios de sustentação, PDO, entre outras técnicas. Porém, a maior procura se concentra nos protocolos exclusivos da clínica, que associam diferentes procedimentos somados à utilização de equipamentos de alta tecnologia, como radiofrequência, laser e ultrassom microfocado. A Doce Pele possui protocolos específicos com a finalidade de atender a necessidades dos clientes, tais como redução de gordura localizada, tratamento de acne, celulite, rejuvenescimento, entre outros objetivos. O quadro de profissionais da clínica conta com esteticistas, biomédicos e enfermeiros especializados em Dermatologia Estética, além de uma Médica Dermatologista, especialista em Harmonização Facial.”, afirma Larissa Ferreira, fundadora da Doce Pele.

Resultados positivos e expansão do negócio por meio de franquias

A estratégia da Doce Pele, que combina portfólio com diferentes tratamentos, utilização de equipamentos tecnológicos, aliado a condições comerciais específicas, como o oferecimento de serviços de forma recorrente por meio do clube de estética, parcelamento, entre outras políticas, contribuiu com a clínica, que obteve crescimento médio das receitas da ordem de 30% ao ano desde a inauguração. Além disso, a empresa tem obtido aceitação pelo público, manifestada pelos próprios clientes, refletida na quantidade de avaliações positivas da clínica, que conta com mais de 390 avaliações registradas no maior site de buscas do mundo.

O volume financeiro do mercado de Medicina Estética, bem como o seu crescimento significativo vivenciado nos últimos anos e projetado para os próximos, somado aos resultados positivos da clínica, motivaram os sócios a expandir o negócio por meio da operação de franquias.

O Franchising é um sistema no qual a empresa proprietária da marca (franqueadora) transmite o conhecimento (“know-how”) sobre o seu negócio e ramo de atuação a outras empresas interessadas (franqueados) em comercializar produtos e serviços, utilizando a marca, modelo de negócios, métodos, sistemas e processos operacionais da franqueadora, mediante o pagamento de um valor inicial, conhecido como Taxa de Franquia, bem como um pagamento percentual (“Royalties”) sobre o faturamento total da unidade franqueada.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franchising no Brasil voltou a crescer em 2023, registrando faturamento de R$ 240,661 bilhões, um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior. Segundo a ABF, todos os 11 setores apresentaram crescimento em 2023. Dentre os três que mais cresceram, destaca-se o setor de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que apresentou crescimento de 17,5%, tal fato foi justificado pela tendência dos brasileiros em cuidar mais da saúde, bem como pelo desempenho satisfatório dos segmentos de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias. 

Apostando no modelo de negócios de franquias, a Doce Pele iniciou sua trajetória de expansão buscando abrir novas unidades no território nacional. “A Doce Pele Franquias já possui 1 nova unidade em implantação no município de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e a meta é fechar novos contratos, fazendo com que rede de franquias possua 6 unidades até o final de 2024″, afirma Rogério Pires, sócio da Doce Pele Franquias.

Link para a página da Doce Pele Franquias: https://esteticadocepele.com.br/franquias



Agilidade emocional é tema de curso da ABIMAQ

Nos dias 19 e 20 de agosto (segunda e terça-feira), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promove, de maneira online, via plataforma zoom, o curso Agilidade emocional: Fortalecendo a resiliência e adaptabilidade.

As aulas, lecionadas pela consultora integrativa, Andreia Gandolfi, especialista em desenvolvimento do capital humano, com ampla experiência na facilitação de treinamentos focados em habilidades comportamentais, liderança, inteligência emocional e comunicação, visa desenvolver nos profissionais as habilidades de agilidade emocional, fortalecendo sua resiliência e capacidade de adaptação frente aos desafios pessoais e profissionais.

O curso busca não apenas a capacitação teórica, mas também a transformação prática na vida dos participantes, promovendo o bem-estar e desempenho em todas as áreas da vida.

O conteúdo programático abordará as questões de:

Introdução à agilidade emocional

– Entender o conceito de agilidade emocional e sua importância no contexto atual;

– Definição de agilidade emocional;

– Níveis de consciência;

– Estratégias para autogestão emocional;

– Benefícios da agilidade emocional na vida pessoal e profissional.

Autenticidade e essência

– A importância da autenticidade nas relações interpessoais;

– Inteligência relacional;

– A transformação da atitude positiva;

– Atitude positiva na mudança do padrão mental;

– A arte de servir.

Comunicação empática

– Melhorar a empatia e a comunicação para fortalecer as relações interpessoais;

– A importância da empatia no contexto profissional;

– Técnicas de comunicação assertiva;

– Gestão de conflitos e resolução de problemas.

Desenvolvimento da resiliência e adaptabilidade

– Fortalecer a capacidade de recuperação frente a adversidades e adaptação as mudanças;

– Conceito de resiliência e suas características;

– Estratégias para desenvolver uma mentalidade resiliente, adaptável e flexível;

– Gestão de mudanças e incertezas.

Planejamento de ação e encerramento

– Criar um plano de ação pessoal para aplicar os conhecimentos adquiridos;

– Revisão dos principais conceitos do curso;

– Desenvolvimento de um plano de ação individual;

– Compromisso com o desenvolvimento contínuo.

Serviço – Curso – Agilidade emocional: Fortalecendo a resiliência e adaptabilidade:

Data: 19 e 20 de agosto (segunda e terça-feira)

Horário: 09h às 12h

Carga horária: 6h

Local: online, via plataforma zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/989/agilidade-emocional-fortalecendo-a-resiliencia-e-adaptabilidade



Campanha Pintando o 7 bate recorde e arrecada R$ 3,3 milhões

A campanha Pintando o 7, promovida pelo Grupo Gazin, em prol das Apaes e de outras instituições similares, bateu um novo recorde e arrecadou R$ 3,3 milhões em doações. O valor foi divulgado após o balanço realizado pelo presidente da empresa, Gilmar de Oliveira. A iniciativa ocorreu durante todo o mês de julho, e converteu R$ 7 em doações a cada R$ 100 de compras realizadas nas lojas físicas e virtuais da rede varejista, bem como doações de parceiros, a exemplo de Samsung, TCL Semp e Três Corações Cafeteiras.

Segundo Oliveira, o recorde em doações foi motivo de comemoração entre toda a equipe da companhia. O presidente explicou que a ação faz parte do DNA do Grupo Gazin e reforçou a sua importância.

“Gostaria que essa campanha inspirasse outras empresas a irem além do seu papel econômico, auxiliando as entidades que cumprem um papel crucial em nossa sociedade”, declarou. 

O presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner de Barros, agradeceu as doações e afirmou que o valor arrecadado fortalecerá as diversas ações realizadas pelas Apaes em benefício das pessoas com deficiência e suas famílias nas unidades localizadas nos municípios onde a rede varejista possui lojas físicas. 

Para Edson Oleksyw, gerente de marketing do Grupo Gazin, a adoção de novas estratégias de engajamento e o envolvimento de parceiros foi essencial para o sucesso de arrecadação. 

“Nessa edição, além de toda a mídia já garantida e o esforço da nossa força de vendas, realizamos ações pontuais para envolver ainda mais as equipes das Apaes e outras entidades. Além disso, novos parceiros somaram esforços, como Samsung, TCL Semp e Três Corações Cafeteiras”, explicou. Oleksyw reforçou, ainda, a importância do papel exercido pela TV Gazin, ao gerar conteúdo e integrar pessoas.

Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site oficial.



Intersolar 2024 aborda novas estratégias para o setor solar

A Intersolar South America, feira e congresso do setor solar que ocorrerá nos dias 27 a 29 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunirá marcas, globais e locais, especialistas do mercado.  

Na ocasião, serão abordadas novas estratégias para um setor energético em transformação, além de apresentar oportunidades, soluções e as tendências da energia fotovoltaica no Brasil e no mundo. Em 2023, a Intersolar recebeu cerca de 50 mil visitantes e mais de 2.500 congressistas no decorrer dos três dias de feira, que contou com a participação de mais de 400 empresas expositoras.  

Setor em evolução 

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país ultrapassou a marca de 3,3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica. O estudo ainda aponta que, até o fim de 2024, a expectativa é que se chegue a 46,6 GM de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil.  

Inovação no mercado 

Nesse sentido, o mercado solar precisa estar em constante evolução para gerar soluções dentro de um setor que cada vez mais necessita. Guilherme Costa, Gerente Geral Executivo da Renovigi, empresa que atua desde os primeiros passos da energia fotovoltaica no Brasil, afirma que é necessário buscar a inovação todos os dias.  

“A Renovigi tem a missão de conectar o mundo com energia de alta qualidade e, para tanto, vamos apresentar na Intersolar 2024 um novo momento da marca onde reafirmamos o objetivo de trazer soluções completas, sustentáveis e inovadoras para o setor solar”, conta. 

O estande da empresa estará localizado no pavilhão branco do Expo Center Norte, posição W3.44. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link https://www.thesmartere.com.br/inicio



GoBots anuncia novas integrações com Amazon e Magazine Luiza

A GoBots, empresa de gestão de SAC para marketplaces e e-commerces com inteligência artificial anunciou o lançamento de duas novas integrações estratégicas com grandes players do mercado: Amazon e Magazine Luiza.

Já integrados com MercadoLivre, Via (Casas Bahia), Americanas e com a possibilidade de gerir e-commerces próprios, a empresa possui uma base de clientes que inclui marcas do setor como Nike, Hering, Samsung, Electrolux e MadeiraMadeira.

Essas atualizações ampliam as capacidades da plataforma GoBots, permitindo aos lojistas otimizar suas operações em diferentes marketplaces e aprimorar a experiência do cliente, agora também na Amazon e no Magazine Luiza.

Integração com a Amazon: Gerenciamento Eficiente do Pós-Venda

Com a nova integração da GoBots com a Amazon, os lojistas podem gerenciar todo o atendimento de suas lojas em uma única plataforma.

A integração oferece ferramentas para a gestão de interações com clientes, implementação de menu de autoatendimento, tagueamento e inteligência artificial como auxílio nas respostas, agilizando o atendimento e a resolução de problemas.

Detalhes completos sobre essa integração estão disponíveis aqui. A novidade visa melhorar a eficiência operacional e fortalecer a relação entre as marcas e seus consumidores.

Integração com a Magazine Luiza: Otimização do Pré-Venda

A segunda integração é com a Magazine Luiza, focada na gestão de perguntas e respostas no pré-venda.

Com essa funcionalidade, os lojistas poderão gerenciar de forma centralizada todas as dúvidas dos clientes, garantindo respostas rápidas e precisas, contribuindo para o aumento das conversões de vendas.

Informações detalhadas sobre a integração com a Magazine Luiza estão disponíveis no link.

Transformando o Futuro do Varejo

O Brasil é o 5º país no mundo com maior crescimento no varejo entre 2024 e 2028 (Statista, 02/2024, superando a China e atualmente lidera o varejo online na América Latina, atingindo um marco de US$ 275 bilhões de movimentação em 2023, reforçando a necessidade da utilização de soluções tecnológicas para suprir o volume de atendimentos no meio digital e oferecer uma boa experiência aos clientes, como a inteligência artificial, URA, chatbots, entre outros.

Em vista desta necessidade, a GoBots pretende incluir novos marketplaces e oferecer soluções que melhoram a eficiência e a eficácia das operações de varejo.

“Estamos entusiasmados com essas novas parcerias e as oportunidades que elas trazem para nossos clientes e o mercado varejista,” afirma Daniel Buglia, CFO da GoBots. “Essas integrações não apenas expandem nossas soluções para novos ambientes de marketplace, mas também representam um avanço significativo para lojistas de diferentes portes, possibilitando automatizar tarefas no atendimento e deixar sua operação focada em tarefas mais estratégicas. Por isso, nossa visão é capacitar os lojistas com as melhores ferramentas para enfrentar os desafios do mercado e prosperar no cenário competitivo atual.”

 

Sobre a GoBots

A GoBots é uma empresa de tecnologia especializada em gestão e centralização de SAC para o comércio eletrônico, oferecendo soluções de inteligência artificial que ajudam lojistas a melhorarem a eficiência operacional e a experiência do cliente. 

Para mais informações sobre a GoBots e suas soluções, é possível obter acessando o site.



Dotz divulga resultados sólidos do 2T24 e 1S24

A Dotz, um ecossistema de negócios composto por Loyalty por Coalizão, SuperApp e Techfin, fecha o segundo trimestre do ano com resultados concretos. Operando no mercado em um novo patamar de rentabilidade, e com um lucro bruto de R$31,3 milhões, a companhia atingiu mais um EBITDA positivo, de R$ 5,5 milhões, com melhora de R$ 15,3 milhões se comparado ao segundo trimestre de 2023. Consolidando um marco importante desde o IPO, também chegou a um crescimento de R$30 milhões no comparativo do semestre ano a ano.

A evolução das métricas da empresa foi consolidada pelo crescimento significativo e claro do negócio de Techfin, especialmente em receitas de crédito, que representa um dos principais resultados deste trimestre. Em um comparativo com o 2T23, a originação de crédito cresceu 39%, alcançando R$ 112,2 milhões. No faturamento, a frente de Techfin também obteve resultados expressivos, em mais um crescimento constante, com aumento de 20% quando comparado ao 1T24 e de 57% em relação ao 2T23. Este avanço impulsionou a Margem Bruta da Companhia, que atingiu 55%, crescendo 9 pontos percentuais contra o 2T23.

A implementação do Dotz Parcela (Buy Now Pay Later), que aconteceu no início do ano,  incorpora soluções de TechFin para o varejo e também digitaliza as operações, fornecendo um acesso completo do App Dotz com a vitrine de ofertas e campanhas. Isso tem possibilitado a criação de um canal de comunicação alinhado com o calendário promocional dos parceiros, que podem recompensar os clientes de acordo com o nível de engajamento e geração de valor de cada um.

“Além da jornada digital e o cross sell entre os produtos de fidelidade e financeiros, essa estratégia está diretamente ligada ao aumento do poder de compra do brasileiro. Queremos que essas pessoas cheguem ao final do mês com uma renda extra, para gastar com produtos ou serviços que não estão presentes na rotina, ampliando e viabilizando também o acesso ao lazer”, ressalta Otávio.

Apostando em esforços contínuos de eficiência operacional, com o crescimento da área de Techfin e a consolidação do loyalty, a companhia continua com o plano de avanço de todos os seus produtos, fortalecendo também a coalizão com parceiros e PDV (Pontos de Venda).



Segurança influencia na valorização, aponta estudo

A Pesquisa “Tendências e Comportamentos do Consumidor”, realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, revela importantes insights sobre tipos de imóveis preferidos, motivações e desafios enfrentados pelos consumidores na hora de comprar um imóvel. Segurança condominial (64%) foi o segundo item mais importante apontado pelas pessoas que responderam o levantamento, atrás somente de localização privilegiada (65%).

A pesquisa mostrou, ainda, que 80% dos entrevistados consideram os itens de segurança, como portaria virtual, sistema de câmeras, reconhecimento facial e fechadura digital, os que mais agregam valor a um imóvel.

Luiz Gonzaga, sócio da ATGB Sistemas, diz que os dados da pesquisa reforçam o que se observa no mercado imobiliário e na preocupação de síndicos e moradores de condomínios. “Um empreendimento seguro valoriza o imóvel e essa valorização fica evidente quando se tem um conjunto de ferramentas bem desenhadas e aplicadas”, ressalta Gonzaga.

“Fica mais claro entender os reflexos dos investimentos em segurança quando se percebe a desvalorização de um empreendimento que não tem uma solução bem dimensionada. Quando você vai visitar um amigo, que aponta ter dificuldade ou reporta as dificuldades que tem com a administração de acesso, isso acaba trazendo uma desvalorização imediata para o empreendimento”, diz Gonzaga.

Segundo o executivo, quando se pensa em fazer investimentos em segurança é importante analisar os riscos e também os investimentos feitos ao longo dos anos na atualização dos sistemas. Dentro desse projeto, o especialista aponta itens importantes que devem ser contemplados, como sistemas inteligentes de automação predial, câmeras com inteligência artificial, controle de acesso com reconhecimento facial, proteção perimetral, alarme de intrusão, cabeamento estruturado, solução de interfonia voip e rede óptica para transmissão integrada de dados, vídeo, voz e internet.

“As próprias construtoras têm se preocupado mais com a questão da segurança na hora de lançar produtos, agregando valor nas vendas e na valorização dos imóveis a médio e longo prazo”, explica o sócio da ATGB Sistemas.

Gonzaga diz que essa preocupação das empresas imobiliárias e dos próprios moradores tem se refletido no aumento da procura e crescimento do mercado de segurança nos últimos anos. “O mercado de segurança eletrônica projeta crescimento de 19% neste ano”, diz ele.



Feira da Franquia traz opções de negócios para Minas Gerais

Promovendo um espaço de prospecção de negócios para franqueadores, potenciais investidores e geração de conteúdo especializado em franchising, a Feira da Franquia chega a Belo Horizonte, de 23 a 25 de agosto, no BH Shopping. Apresentando uma centena de opções de negócios, de diferentes áreas e perfis econômicos, esta edição conta com uma programação de palestras para desmistificar o empreendedorismo através de franquias e abordar temas relevantes ao setor, como: ESG, vendas, como escolher a franquia ideal, como transformar o seu negócio em franquia, dentre outros temas.

O mercado de franquias segue em plena expansão no país, com crescimento de 19,1% em faturamento no 1º semestre de 2024, em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Serviços de alimentação, a área de saúde, beleza e bem-estar e o setor de hotelaria e turismo estão entre os que mais crescem. Em Minas Gerais, o crescimento do setor foi de 21,7% de 2022 para 2023.

A Feira da Franquia cria um ambiente democrático onde algumas das maiores franquias do Brasil, como: Mercadão dos Óculos, Igui Piscinas, Cacau Show, Casa Bauducco, Spoleto, Não Mais Pelo, Re/Max, dentre outras que dividem espaço com franquias regionais que estão iniciando seu processo de expansão ou franquias que serão lançadas no evento, como é o caso da Fábrica de Monstros, que atua no segmento fitness e pertence ao fisiculturista e influencer Leo Stronda.

O evento trará ofertas com diferentes patamares de investimento, com opção partindo de R$9.000,00 até franquias ultrapassando a casa de R$1 milhão, atraindo empreendedores e investidores com perfis de investimento diversificados. Um evento em que todos ganham, pois traz novas opções de negócios para o mercado de Minas Gerais, gera empregos, receita e fomenta o surgimento de novas franquias no estado.

“Trouxemos uma edição da Feira da Franquia para Belo Horizonte porque o mineiro tem um espírito empreendedor latente e por ser um estado que oferece mão-de-obra qualificada. Aqui, o evento é encarado como oportunidade de negócios não apenas para quem busca a segurança e as facilidades de investir em franquias, como pelo poder público, mercado imobiliário e centros comerciais”, aponta o diretor-executivo da Feira da Franquia, Arvid Auras.

O evento ocorre de 23 a 25 de agosto, das 14h às 20h. O passaporte dá acesso aos três dias de evento e todas as palestras pode ser adquirido pela plataforma Sympla. Sempre com opção de meia-entrada para estudantes, professores e idosos, mediante comprovação.

SERVIÇO

Feira da Franquia 2024
Quando:
23 a 25 de agosto, das 14h às 20h
Onde: BH Shopping – Piso Ouro Preto Portaria H (BR-356, 3049 – Belvedere, Belo Horizonte – MG)

Mais informações: https://www.sympla.com.br/feira-da-franquia—belo-horizonte-2024__2474452



Pagamentos eletrônicos de fretes rodoviários crescem 10% ao ano no Nordeste

Os pagamentos eletrônicos de fretes no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) estão crescendo, em média, 10% ao ano no Nordeste, nos últimos 4 anos. A informação é da Roadcard, empresa que movimenta um volume total de R$ 15 bilhões em fretes pagos no Brasil anualmente.

O crescimento dos pagamentos eletrônicos de fretes indica maior formalização da atividade na região, uma vez que esse é o meio exigido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), nas contratações de caminhoneiros autônomos e equiparados, que representam a maior parte da categoria no Brasil.

O Pagamento Eletrônico de Frete é determinado pela Lei 11.442/2007 e pela Resolução nº 6.055/2022 da ANTT, com o objetivo de evitar o uso da carta-frete, documento informal que era usado para pagar os caminhoneiros, sem garantias de respeito ao valor mínimo do frete.

Atualmente, cerca de 14,5% dos Transportadores Autônomos de Cargas (TAC) estão no Nordeste, segundo a ANTT. “O aumento no volume de pagamentos eletrônicos de fretes nesta região aponta uma profissionalização crescente da categoria, o que dá mais segurança aos motoristas e para as transportadoras que os contratam”, avalia Lindson Xavier, gerente regional da Roadcard.

Fundada em 2011, a Roadcard foi uma das primeiras Instituições de Pagamento Eletrônico de Fretes (IPEF) homologadas pela ANTT. A empresa desenvolveu a Solução Pamcard, por meio da qual os contratantes de Transporte Rodoviário de Cargas podem gerar o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte), pagar o frete, o vale-pedágio, o vale-abastecimento e ainda fazer a gestão de despesas.

As soluções da Roadcard são destinadas tanto para empresas embarcadoras, transportadoras de cargas (com frota própria ou não) quanto para caminhoneiros autônomos e frotistas. Os pagamentos eletrônicos podem ser feitos por meio do Cartão Pamcard (Bradesco ou Banco do Brasil); conta digital Pambank; tags de vale-pedágio (ConectCar, MoveMais, Sem Parar, Veloe); ou por tecnologia mobile.

Além disso, a Roadcard é a única IPEF (Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete) que possibilita o pagamento do frete por PIX. O objetivo de suas soluções de pagamento é proporcionar eficiência e segurança à operação das empresas e liberdade de escolha aos caminhoneiros.

Mais informações em: https://roadcard.com.br/

 



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »