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Empresa brasileira de minimercados anuncia expansão para os Estados Unidos

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A SmartStore, empresa no segmento de minimercados para condomínios e empresas, inaugura nesta semana três lojas em condomínios da Flórida, nos Estados Unidos. Em franca expansão no Brasil, a empresa projeta fechar 2023 com um faturamento de cerca de R$ 200 milhões. A meta para o próximo ano é dar continuidade à internacionalização da marca na maior economia do mundo.

Contextualizando o cenário brasileiro, a SmartStore possui atualmente 1,4 mil lojas em condomínios e empresas de todos os estados do país. A rede licencia aproximadamente 50 minimercados por mês, com a expectativa de atingir 2 mil unidades no próximo ano. O modelo de negócios, embora não seja comum nos Estados Unidos, visa exportar uma abordagem viável e consolidada no Brasil, oferecendo uma experiência mais completa para os cidadãos americanos, sem que precisem sair de casa, conforme destaca o diretor de expansão da SmartStore, Oberdan Siqueira.

“A SmartStore é uma das primeiras empresas brasileiras consolidadas no ramo de minimercados para condomínios e empresas a replicar o modelo nos Estados Unidos”, afirma Siqueira.

As três lojas iniciais ficarão em condomínios de Miami e região, e a expectativa é inaugurar mais três unidades no próximo mês. Em dois anos, a empresa projeta ter 120 unidades em atividade na América do Norte. A escolha da região de Miami se justifica pela significativa concentração de brasileiros na área, habituados com o modelo de negócio.

Criada em novembro de 2019, a empresa vem transformando a experiência em condomínios com seus minimercados. Atualmente, conta com mais de 1400 lojas em todos os estados do país, abrindo em média 40 lojas por mês. A SmartStore é uma rede de minimercados que proporciona conveniência, conforto e segurança para condomínios e empresas, simplificando o dia a dia dos usuários.



Mais de 50% das empresas optam por sistemas integrados de RH

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A alta demanda por soluções tecnológicas revolucionou a forma como todos os setores lidam com a gestão de processos. Para o RH das empresas, o movimento não é diferente. A necessidade de um ecossistema de soluções integradas para o gerenciamento de recursos humanos é uma das principais tendências do mercado.

Esse movimento pode ser notado por meio da parceria entre a Propay, integradora de soluções tecnológicas para RH e a Unico, empresa especializada em soluções de identidade digital. A procura pela digitalização total do RH das empresas, ofertado por meio do Unico People,  tecnologia incorporada à cartela de serviços da Propay, já representa 57% do total de integrações desenvolvidas em 2023.

Tecnologia para otimizar a gestão de pessoas  

Entre os principais diferenciais da tecnologia que garante uma gestão de Recursos Humanos 100% digital, destaca-se a possibilidade de fazer admissões em até 20 minutos, assinar eletronicamente arquivos, OCR e análise humana para validar mais de 400 tipos de documentos, além da disponibilização de módulos de benefícios personalizáveis para admissão. 

‘’Acreditamos e defendemos que a gestão de RH deve ser cada vez mais fluída e tecnológica. Essa parceria tem um grande potencial para ambos os lados e já conta com números que comprovam isso. A união dos nossos serviços garante muito mais capilaridade geográfica e força comercial’’, ressalta Leandro Bonetti, presidente da Propay.

De acordo com a sondagem ‘’Transformação Digital nas Empresas Brasileiras” realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice de digitalização entre empresas brasileiras, que varia de 0 a 200, somou 120,7 pontos no segundo trimestre, alta de 2,8 pontos, em relação ao primeiro trimestre de 2023. A elevação demonstra um cenário promissor para os serviços que baseiam seu core business em tecnologia e inovação.

‘’As boas práticas e facilidades disponibilizadas por essas tecnologias demonstram-se muito mais práticas e efetivas do que a gestão feita nos moldes tradicionais. Por isso, continuamos vendo cada vez mais empresas migrando para a gestão de RH 100% digital. A tendência é que esse movimento ganhe ainda mais força nos próximos anos’’, explica Dayse Araújo, gerente de canais e parcerias da Unico.   

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Para além das facilidades que a digitalização garante, a adesão dessas tecnologias impulsionam a sustentabilidade, responsabilidade ambiental e economia, já que excluem a necessidade de uso de papel. Considerando somente esse tipo de insumo, em média 3% do lucro das empresas são direcionados para a compra de papel, isso porque segundo a consultoria Gartner, cada funcionário gasta cerca de 10 mil folhas por ano. Outro dado preocupante, é que 50% do desperdício das empresas está relacionado ao descarte de papéis. 

‘’Sustentabilidade, integração de sistemas, dinamismo e economia são valores indispensáveis para a era em que vivemos. O aumento percentual de procura por esses serviços demonstra que as empresas estão trilhando um caminho positivo para o gerenciamento e sustentabilidade de seus negócios’’, finaliza o presidente da Propay. 



Cirion apresenta SASE: serviços de rede sempre protegidos

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Um dos principais desafios dos CISO e dos responsáveis por segurança nas organizações é o de garantir serviços de rede seguros a partir de qualquer lugar onde o usuário possa se conectar.  Esta necessidade aumenta à medida que as empresas adotam SD-WAN cada vez mais para otimizar o desempenho de suas redes e surgem novas ameaças além do “perímetro de segurança” estabelecido.

Pensando nisto, a Cirion apresenta sua solução SASE (Secure Access Service Edge)que combina a segurança e a conectividade de redes WAN, LAN, Cloud e de acesso remoto em uma única solução. Fornece uma infraestrutura segura e escalável para acessar aplicações e serviços na nuvem, permitindo às organizações proteger e otimizar o tráfego de rede de forma eficiente.

Entre outros benefícios, Cirion SASE fornece desempenho e escalabilidade para otimizar as aplicações críticas.  Baseado em Secure SD-WAN como parte integral da solução, acrescenta os benefícios do acesso remoto de confiança zero (ZTNA) para oferecer políticas de acesso granular personalizadas para o usuário, o dispositivo, a localidade e a função. Além disto, agrega a proteção e a gestão da LAN, com e sem fio.  A flexibilidade e visibilidade são outros pontos fortes da solução; é possível administrar a conectividade e a segurança a partir de uma única plataforma de gestão que permite uma visibilidade mais clara do panorama do desenho da rede, aumentando a produtividade.

Em um contexto vertiginoso no qual as ameaças cibernéticas tornam-se mais complexas e multiplicam-se em volume quase diariamente, esta ferramenta é crucial para manter-se na dianteira: as atualizações contínuas são fornecidas automaticamente e controladas de forma centralizada.

Os componentes sobre os quais SASE é construído

Cirion SASE integra diversos produtos de networking, gestão de dados e segurança para que as empresas possam continuar liderando em um mundo dinâmico e competitivo, ao mesmo tempo em que minimizam seus riscos.  Entre seus componentes estão:

  • Secure SD-WAN. A base sobre a qual Cirion SASE é construído: gestão de rede para esta era hiperdistribuída, na qual imperam o trabalho remoto, as bordas e o acesso ubíquo aos dados. Fornece otimização de links, roteamento inteligente, controle de tráfego, recursos de VPN e controle de aplicações.
  • Managed Secure SD-LAN e NAC. Solução integral que oferece segurança no acesso à rede LAN e WiFi a partir de diversos dispositivos. Fornece visibilidade, controle e análise dos dispositivos, minimizando a superfície de ataque.
  • Cloud Security. Proteção integral dos ambientes de nuvem, como se estivessem dentro da empresa.
  • Zero Trust Network Access (ZTNA). Foco de “confiança zero” para que os usuários acessem suas aplicações de forma mais transparente e segura, levando em conta também a localização de seus dispositivos.

“A aceleração da transformação digital, a nuvem e a borda levaram os dispositivos, os dados e as aplicações muito além do perímetro da organização, o que implica novos riscos e ameaças que exigem a adoção de novas estratégias”, observou Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produto, Inovação e Parcerias Estratégicas da Cirion. “Com SASE, procuramos integrar a segurança e a conectividade em uma única solução, para minimizar a superfície de ataque e oferecer proteção de ponta a ponta”.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina.  



Varejo investe em comunicação para movimentar a economia

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A recuperação do poder de compra, a melhora da renda, queda da inflação e o início da redução da taxa de juros são fatores promissores para o varejo. Essa combinação vem gerando crescimento no setor, mesmo que a passos mais lentos. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comparação anual demonstra a retomada do nível de atividade do varejo, com quatro altas seguidas e com o mês de setembro com maior crescimento desde 2020, garantindo também ao varejo o melhor terceiro trimestre dos últimos três anos. Já no mês de outubro, segundo pesquisa Stone e Cielo, o segmento registrou queda.

Frente a esse cenário, os varejos regionais precisaram investir em comunicação ainda mais direcionada e com produtos que gerem impacto, uma vez que as pessoas estão cada vez mais multiconectadas. Fazer com que algo chame atenção pelo ineditismo, mesmo que por alguns segundos, é o desafio dos dias de hoje.

O Koerich, varejista catarinense que tem tradição de investir na comunicação e no diálogo focado no consumidor, vem investindo na irreverência para superar os desafios mercadológicos. “Tivemos um primeiro trimestre de incertezas e não podíamos apenas esperar que o mercado reagisse. Resolvemos experimentar”, explica Rafael Dantas, gerente de marketing. Dantas conta que a grande provocação partiu do presidente do grupo, Antonio Koerich. “Ele foi certeiro com a frase: Não se deixe influenciar por visões externas. Se o mercado não crescer, busque formas de aumentar sua participação”.

A varejista sempre teve a comunicação com um de seus pilares.  “Além de focarmos no resultado, nas vendas, precisávamos unir dois pilares, o primeiro deles era fazer com que as pessoas voltassem a olhar os comerciais de televisão, assim como faziam nos anos 90, quando a publicidade brasileira era uma referência criativa”, explica o gerente de marketing Koerich. “E, o segundo, era chamar e conquistar a atenção do consumidor. Juntamos esses dois elementos em criações com linguagem extremamente simples, onde as pessoas não precisam pensar sobre o que estão assistindo. Uma maneira que a gente conseguiu de trazer entretenimento para o intervalo comercial”, completa Rafael Dantas.

Com isso, a empresa catarinense registrou seis meses consecutivos de crescimento, sendo o mês de outubro o com maior crescimento ante os últimos anos, dado que contrapõem os números nacionais do varejo. E os primeiros dias do mês de novembro também apontam para a manutenção deste crescimento. “No último dia 11 tivemos uma venda recorde em relação a um dia normal de vendas, sem conexão com uma data comercial”, explica Dantas. Ao longo de 2023 a linha branca é que puxa a alta, com produtos como ar-condicionado, refrigerador e lavadora de roupas, impulsionando também o segmento de móveis.

Irreverência

A virada de chave na comunicação teve como pontapé inicial o Dia das Mães. Com uma personagem regional, a Dona Maricotinha, Koerich lançava uma provocação: não compre, peça de presente para o seu filho. Ainda em maio, a varejista aproveitou um meme que nasceu no ambiente virtual, se apropriando da brincadeira e colocando o seu mascote, o Kerito, junto a um comunicador, na mesma cena, para divulgar um feirão. “Tivemos também, na ocasião, o maior resultado de vendas da história dos feirões”, explica o gerente de marketing Koerich.

Na sequência, a empresa trouxe para a linha de frente de sua comunicação o bordão “Chique é economizar”, fazendo uma autocrítica aos  comerciais de varejo que eram muito gritados. “Colocamos a Sinfonia de Mozart no lugar do locutor chamando as ofertas. Depois disso, fizemos uma brincadeira com Dom Pedro na Semana da Independência, e mais uma vez uma campanha musical, com um ritmo popular, o chorinho”, pontua Rafael Dantas.

Para a Black Friday, uma das datas com maior relevância para o varejo no país, além de a empresa ter antecipado negociação com marcas e indústrias garantindo preços e prazos de entrega, o Koerich apresentou para o mercado muita irreverência para chamar atenção para as ofertas do período. O esquenta Black começou com o ator tocando um bolero, sem que o público preste muita atenção, mas ele faz questão de dizer para as pessoas não esperarem até o dia da black, pois essas ofertas anunciadas não ficaram mais baratas nesta data. Na sequência, a empresa trouxe a Banda Massacration para anunciar as ofertas. “Toda essa transformação da comunicação visa também superar uma dificuldade para as marcas locais estarem conectadas ao entretenimento, já que são concentradas no eixo Rio e São Paulo, nas mãos de grandes anunciantes”, justifica o gerente de marketing. Dantas ressalta que a intenção era surpreender com algo que as pessoas não esperam de um varejo tradicional. “Queremos mostrar para as pessoas que aqui é um lugar de encontros, onde todos são bem-vindos, a extensão da casa dos catarinenses, resgatando um dos primeiros bordões da varejista: Koerich, casa de amigos”, comenta Dantas.

Perspectivas de vendas para 2024

No acumulado de 2023, a expectativa é de um crescimento de 4,96% para o varejo ampliado brasileiro, enquanto o varejo restrito deve crescer 1,74%, conforme projeção da Ibevar. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê alta real de 2% das vendas em 2023. Segundo a Sociedade Brasileira de Consumo as quase 5,5 milhões de empresas de comércio em atividade no Brasil também comemoram o aumento de clientes, o que também tem contribuído para a geração de novos postos de trabalho. Segundo dados do IBGE, uma em cada quatro vagas são geradas pelo varejo, dentre os trabalhadores formais, 23% estão no comércio. “Nessa linha, o Koerich, com seu plano de expansão também vem contribuindo para o fortalecimento da economia, com mais de 200 novos postos de trabalho nos últimos 24 meses”, explica o diretor comercial, Eduardo Koerich.

Para 2024 a expectativa é positiva. “Continuaremos a gerar confiança na economia para garantir crescimento, contribuindo não apenas com a criação de novas vagas, mas também na redução do endividamento da população, com programas de renegociação e concessão de crédito e entendendo as demandas de nosso público, com produtos e tendências que se adequem as tendências”, finaliza Eduardo Koerich.



Da produção à comercialização: etapas da fabricação de medicamentos

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Cercado por diversos mitos, o processo de criação de um medicamento, desde o início dos estudos, até chegar nas prateleiras das farmácias, passa por um longo e rigoroso procedimento de validação. Questionamentos como – será que esse remédio faz mal? O mais barato funciona? Quais são os efeitos colaterais? – fazem parte do trabalho diário de um farmacovigilante, profissional responsável por cuidar da segurança dos medicamentos. O objetivo é sempre buscar alternativas e soluções a fim de melhorar a qualidade de vida de quem convive com uma doença crônica, como diabetes, obesidade, entre outras.

No entanto, esse trabalho, muitas vezes, pode ser corrompido por fake news ou informações sem embasamento, que podem fazer com que as pessoas deixem de se medicar ou se automediquem. Laura Orlando, gerente de qualidade, farmacovigilância e atendimento ao cliente da Novo Nordisk, explica que, dentro da indústria, existe um processo super rígido por meio do qual são coletadas evidências técnicas para seguirem todos os padrões que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as autoridades correlatas exigem em cada país.

“Temos um dossiê que é preparado para cada medicamento, contendo todas as informações presentes na bula. É nesse documento que temos fatos, números e dados científicos que comprovam o quê está sendo informado. Temos a preocupação, junto com a autoridade sanitária, de colocar tudo em evidências técnicas, que corroboram e comprovam o risco e o benefício do medicamento”, explica.

A especialista conta que é comum que pessoas se coloquem em risco por interromperem tratamentos contínuos por ouvirem informações erradas, deixando, assim, de tratar a doença. Outro ponto de atenção está relacionado aos usuários que optam por medicamentos vendidos fora de estabelecimentos seguros, e muitas vezes podem ser enganados pelo preço mais “atrativo”. “A partir do momento em que você compra um medicamento que não sabe a origem, está correndo o risco de adquirir um produto que não foi produzido e armazenado corretamente ou não estava em temperatura adequada e, com isso, a eficácia pode ser comprometida. Qualquer fármaco que não passe por um processo de fiscalização é irregular e pode ocasionar uma série de efeitos danosos para a saúde.”

Laura ainda afirma que existe uma regulamentação específica para o preço dos medicamentos, usado muitas vezes como isca para vendas ilegais. “Assim como os pontos de vendas, que devem ser regulamentados, os preços dos medicamentos também são. A Câmara de Regulação de Mercado do Medicamento (CMED) é o órgão responsável por definir o preço dos medicamentos do Brasil. Infelizmente, assim como as falsificações de produtos como, roupas, acessórios, entre outros, o mesmo ocorre com os medicamentos. Dessa forma, caso a pessoa perceba que o valor está diferente do encontrado nos pontos de vendas oficiais, deve desconfiar”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos medicamentos de cadeia fria chegam danificados aos pacientes por causa de falhas na cadeia de distribuição, de armazenamento e de condições de dispensação.

O processo de registro de um medicamento envolve a submissão para a autoridade sanitária de documentações complexas com a comprovação técnica e científica dos riscos e benefícios do medicamento, somente após a aprovação do registro é possível a comercialização.

Para os especialistas, a regra é clara – se o produto não está aprovado pela Anvisa, significa que não foi assegurado pela autoridade responsável para ser comercializado no Brasil. Além disso, é importante que, além de ler a bula, o paciente busque orientações de um profissional de saúde ou de um farmacêutico e não se automedique.

É comum que as pessoas estejam habituadas a tomar o remédio ‘à sua própria maneira’, ou deixem de se medicar por algum tipo de fake news, ou efeito colateral, e isso é extremamente perigoso.

Por fim, é importante que, durante todo o processo de utilização, o paciente reporte informações de segurança para um profissional da área da saúde – seja um efeito colateral, apresentação divergente, etc. – ou eventuais dúvidas sobre a utilização do medicamento.



Paraná registra mais de 44 mil acidentes de trabalho ao ano

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Somente em 2022, o Paraná teve 44.786 notificações de acidentes de trabalho. O número corresponde a 8% dos 612,9 mil registros no país, de acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com a Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop), entre as principais causas de acidentes e doenças ligadas à atividade profissional estão a falta de treinamento e capacitação dos trabalhadores; condições de trabalho inadequadas, muitas vezes com máquinas defeituosas e ausência de equipamentos de proteção; falta de conscientização e cultura de segurança; problemas ligados à ergonomia, como posturas inadequadas ou movimentos repetitivos que podem levar a lesões musculoesqueléticas; e ambientes estressantes, que podem contribuir não apenas com lesões físicas como também com problemas de saúde mental, levando ao absenteísmo.

A adoção de boas práticas voltadas à segurança e à saúde no trabalho traz benefícios econômicos, melhoria da produtividade, maior satisfação profissional, sustentabilidade e boa imagem corporativa às organizações. Ciente desta realidade, a Facop, por meio do serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT Coletivo), capacita e orienta empresas e colaboradores em relação às boas práticas laborais. 

A entidade incentiva, por exemplo, os trabalhadores a praticarem o cuidado ativo, uma abordagem que visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais por meio da conscientização e do envolvimento de todos. Desta forma, cada colaborador se torna responsável pela segurança no local de trabalho e sabe que tem um papel a desempenhar para evitar ocorrências negativas. 

O cuidado ativo é baseado em três pilares: cuidar de si, onde cada pessoa é responsável por tomar medidas para garantir a própria segurança; cuidar do outro, que envolve estar atento aos colegas e aos perigos e riscos que eles podem estar enfrentando; e se deixar cuidar, estando aberto a receber feedback e orientações de colegas e profissionais de segurança do trabalho sobre as melhores práticas de prevenção. 

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da fundação, Silvioney Cavalheiro, a Facop tem como missão auxiliar os clientes na implementação e manutenção de programas eficazes de segurança. Isso inclui uma série de atividades, como avaliação de riscos, elaboração de novas políticas, desenvolvimento de procedimentos eficazes, treinamentos, ações de conscientização, inspeções, análises de incidentes, investigações de situações específicas, gestão, revisão e atualização de práticas voltadas à saúde ocupacional. 

“A Facop presta toda uma consultoria personalizada para atender as necessidades específicas de cada cliente na implementação e manutenção da segurança e saúde do trabalho, oferecendo conhecimento especializado, apoio técnico e prático para ajudar os clientes a manterem um ambiente de trabalho seguro e saudável. O objetivo é garantir o cumprimento das regulamentações e promover a melhoria contínua das práticas de segurança, gerando ambientes livres de acidentes e de doenças ocupacionais”, diz Cavalheiro. “Ao investir em boas práticas, as empresas criam um ambiente de trabalho mais positivo, promovendo o senso de pertencimento e aumentando a satisfação e o engajamento dos funcionários”, complementa o engenheiro.



Pesquisa revela como a IA pode afetar mulheres no trabalho

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Uma pesquisa recente, conduzida pela Kenan-Flagler Business School da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aponta para um desafio significativo que as mulheres podem enfrentar no mercado de trabalho: o impacto da inteligência artificial generativa no meio corporativo.

O estudo revelou que aproximadamente 79% das mulheres trabalhadoras, totalizando quase 59 milhões, ocupam posições suscetíveis a interrupções e automação. Esse número contrasta com os 58% dos homens trabalhadores em situação semelhante.

Segundo a empresária e especialista em tecnologia, Cristina Boner, a pesquisa que destaca como as mulheres podem ser mais afetadas pela IA no mercado de trabalho é uma chamada crucial para a ação.

“A inteligência artificial, como ferramenta, é neutra, mas o seu desenvolvimento e aplicação muitas vezes refletem os vieses existentes na sociedade”, diz. “Se os dados usados para treinar algoritmos de IA não forem cuidadosamente selecionados e se a diversidade não for uma prioridade, existe um risco real de perpetuação e ampliação das desigualdades de gênero.”

Boner avalia que as mulheres podem ser desproporcionalmente afetadas, especialmente em setores onde já são sub-representadas. “Por isso, é vital que haja uma conscientização e uma abordagem proativa para garantir que a inteligência artificial seja uma força de inclusão, e não de exclusão”, salienta.

A empresária ressalta, ainda, a importância de se considerar a educação e o treinamento contínuo como instrumentos essenciais para mitigar os impactos negativos da inteligência artificial no emprego das mulheres. “Isso inclui não só a formação em competências técnicas, mas também a promoção do pensamento crítico, criatividade e habilidades interpessoais – áreas em que a IA ainda não pode substituir a capacidade humana”, explica.

Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner | LinkedIn e https://www.guiaempreendedor.com/guia/cristina-boner-professora-megaempresaria-ti



Dia nacional de compromisso com educação acontece este mês

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No próximo dia 21, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação. A data foi instituída por lei em 2012 e o dia 21 de novembro, escolhido em homenagem à Declaração dos Direitos da Criança, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta data em 1959.

O principal objetivo da data nacional é conscientizar a população sobre a importância da educação. O autor da proposta de lei, o então senador Cristovam Buarque, destacou na época a necessidade de educar para combater as desigualdades e ensinar o exercício da cidadania.

A Declaração dos Direitos da Criança de 1959, inspiração para a data nacional, traz dez princípios para guiar a garantia dos direitos das crianças, dentre os quais está o direito a receber educação em condições de igualdade. O princípio 7 da Declaração estabelece que toda criança deve receber educação que a permita  “desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade”.

“Após 11 anos de Lei, precisamos reafirmar nosso compromisso com a criança e o adolescente, protegendo-os e garantindo uma educação de qualidade para que o futuro lhes traga boas oportunidades”, afirma Jones Augusto Silva, diretor da Urmes Urgências Médico Escolares. Silva lembra que a data é uma oportunidade de ressaltar o papel da educação na formação para a cidadania, com participação ativa da comunidade de estudantes e suas famílias.

Em junho deste ano, o governo federal já lançou uma iniciativa de compromisso com a educação, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Oficializado no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, dia 12 de junho, a proposta tem como principal objetivo garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental.

A política completa inclui ainda eixos de trabalho para apoiar as escolas a aprimorarem áreas como formação de profissionais e infraestrutura física e pedagógica. “Precisamos entender que a concepção de qualidade da educação, que antes era ligada ao fornecimento das condições básicas, evoluiu.  Sabemos que a qualidade na escola exige o compromisso e participação de todos os sujeitos do processo educativo, incluindo alunos e familiares”, explica Silva.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da participação distribuída do governo, sociedade e professores nos compromissos com a educação durante o lançamento do Compromisso Nacional. Silva relaciona essa responsabilidade com o compromisso da escola, como “centro de referência da educação”, de estar sempre evoluindo, investindo em serviços especiais e buscando alternativas. 

“Hoje, entendemos que a escola precisa ir além nisso que chamamos de compromisso com a educação. Atendimento médico dentro da escola e treinamento de alunos, professores e demais colaboradores para situações de emergência são exemplos desse trabalho”, finaliza o profissional.

Para saber mais, basta acessar http://www.urmes.com.br



Estudo global projeta aumento de casos de lombalgia

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Um estudo publicado no periódico científico The Lancet estimou que 837 milhões de pessoas serão afetadas pela lombalgia até 2050. Os pesquisadores trabalharam com dados de 1990 a 2020 e foi apontada a incidência de mais de meio bilhão de casos desde 2017. Foram analisados cerca de 204 países e territórios.

Corroborando sua grande ocorrência, a OMS calcula que 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna. Por sua vez, a Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que entre 65% a 80% da população desenvolve a lombalgia em algum momento de sua vida e que 50% dos pacientes podem melhorar espontaneamente em 1 semana.

No entanto, o Dr. Felipe Figueira, neurocirurgião especialista em doenças da coluna, alerta que há diferentes tipos de lombalgia, com prevenção e tratamentos que podem variar de acordo com as condições de saúde, idade e hábitos do paciente. Segundo o médico, há 4 principais tipos de lombalgia:

  1. Lombalgia Mecânica: esse tipo de dor nas costas é a mais comum. Ela ocorre quando os ossos, músculos, ligamentos ou discos da coluna estão sob pressão ou se movendo de maneira errada. Geralmente, é causada por má postura, levantamento de objetos pesados de maneira incorreta ou esforço excessivo. A dor pode ser intermitente e piorar com certos movimentos.
  2. Lombalgia Radicular: nesse caso, a dor é resultado da compressão de um nervo na coluna. Isso pode causar dor que irradia para as pernas, conhecida como ciática. A dor pode ser acompanhada de formigamento ou dormência nas pernas e pés. Normalmente, é provocada por hérnias de disco ou estreitamento dos espaços onde os nervos passam.
  3. Lombalgia Inflamatória: este tipo de lombalgia está relacionado a condições inflamatórias, como a espondilite anquilosante. A dor geralmente é mais persistente e piora com o repouso, melhorando com o movimento. Pode haver rigidez matinal que dura mais de 30 minutos.
  4. Lombalgia Crônica: quando a dor nas costas dura mais de 12 semanas, é considerada crônica. Pode ser devido a uma variedade de causas, como lesões antigas, doenças crônicas, ou simplesmente o envelhecimento. A dor crônica nas costas pode ser debilitante e requer cuidados a longo prazo.

Com efeito, o estudo publicado na The Lancet aponta que a lombalgia é mais comum em idosos, que devem ter cuidados redobrados. Além disso, mulheres sofrem mais que homens e hábitos prejudiciais como o tabagismo, excesso de peso e fatores ocupacionais são agravantes das dores nas costas.

Prevenção

O Dr. Felipe Figueira afirma que alguns hábitos são essenciais para prevenir a lombalgia: “Manter uma boa postura, evitando curvar as costas ao levantar objetos ou ao sentar. As costas devem estar retas. Use os músculos das pernas ao levantar algo pesado. Além disso, faça exercícios regularmente”, alerta. “Fortalecer os músculos das costas, abdômen e pernas pode ajudar a prevenir a lombalgia. Exercícios como natação, caminhada, pilates e ioga são ótimas opções”, complementa.

Ainda, o especialista reitera a importância de controlar o peso: “O excesso de peso coloca pressão extra nas costas. Manter um peso saudável é importante para evitar dores nas costas.”

Ele lembra do cuidado com a postura ao sentar: “Cadeiras com um bom suporte lombar são indicadas, evite ficar sentado por longos períodos. Faça pausas e levante-se regularmente”, finaliza. Conforme a orientação da OMS, o Dr. Figueira reitera que o tabagismo pode prejudicar a circulação sanguínea na coluna e aumentar o risco de dor nas costas.

Tratamento

Segundo os responsáveis pelo artigo publicado na The Lancet, citado acima, a dor lombar já é a principal causa de incapacidade no mundo e faltam abordagens mais consistentes por parte das autoridades de saúde locais, além de opções limitadas de tratamento. O Dr. Felipe Figueira listou os principais tratamentos, conforme a gravidade e intensidade das dores.

  1. Repouso e autocuidado: se sentir dor nas costas, o indivíduo deve descansar por um curto período e evitar atividades que pioram a dor. Aplicar gelo ou calor na área afetada pode ajudar a aliviar o desconforto.
  2. Fisioterapia: um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos para fortalecer os músculos das costas e melhorar a flexibilidade.
  3. Medicamentos: em alguns casos, o médico pode recomendar analgésicos, anti-inflamatórios ou moduladores centrais para aliviar a dor e a inflamação.
  4. Infiltrações com medicações: em situações de dor intensa, o médico pode administrar infiltrações com uma série de medicações na área afetada para reduzir a inflamação.
  5. Cirurgia (em casos graves): a cirurgia é geralmente a última opção e é considerada apenas quando outras formas de tratamento não funcionam ou quando há um problema sério na coluna, como uma hérnia de disco que está pressionando um nervo.

Por fim, o médico aconselha: “é importante lembrar que, se você estiver enfrentando dor nas costas, é fundamental consultar um médico, como um neurocirurgião especializado em doenças da coluna, para um diagnóstico preciso e recomendações de tratamento adequadas”. E finaliza: “cada tipo de lombalgia requer abordagens específicas para aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida”.

Para mais informações, basta acessar: https://drfelipefigueira.com.br/



Giuliana Flores aposta em Black Friday 2023 e prevê crescimento de 15%

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A Black Friday, marcada para 24 de novembro, deve chegar à marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento no comércio eletrônico, aumento de 17% na comparação com o ano anterior. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O período analisado para essa projeção acontece desde o início da semana da Black Friday, no dia 20 de novembro, até 27 de novembro, dia da Cyber Monday, que fecha o ciclo da data.

Além das categorias principais, como eletrônicos, eletrodomésticos e moda, o segmento de perfumaria, cosméticos e beleza está entre os que mais cresceram em número de buscas nos últimos meses.

Neste ano, a Giuliana Flores, empresa que atua no ramo de flores e presentes, apresenta as expectativas para a Black Friday, tradicional temporada de compras. Depois de um 2022 com números poucos expressivos no comércio, a recuperação da economia neste ano tem animado os varejistas brasileiros. A empresa espera um crescimento de 15% comparado com o ano passado, no período de 20 a 24 de novembro.

Pensando em criar novas experiências, a marca oferece uma ampla variedade de produtos e, além disso, o recém lançado clube de assinaturas, Clube da Giu, que promove imersão no universo da Giuliana Flores com arranjo com vaso, sachê perfumado e playlist musical todos os meses na casa dos clientes.

“Desde sua criação, a Giuliana Flores se compromete a proporcionar experiências por meio de seus presentes e se orgulha em fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Nossa missão é estar nesses momentos”, diz Clóvis de Souza, CEO e fundador da empresa.

Pronta para mais uma celebração, a Giuliana Flores tem como meta atingir o crescimento de 18% em todo país, com 850 mil pedidos até o final de 2023.



EKKO Group projeta abertura de capital da companhia

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A EKKO Group, incorporadora voltada para o desenvolvimento de projetos mistos com casas e apartamentos modernos, está lançando mais dois projetos residenciais na região de Alphaville: o EKKO LIVE Alpha 3 e o EKKO LIVE Alpha 4. Os condomínios EKKO LIVE Alpha contam com mais 60.000 mil m2 de terreno. O Live Alpha 3 é composto por 127 unidades, sendo 53 casas de 187m² e 74 apartamentos de 114m², 135m² e 265m², com vista para uma reserva ambiental, além de mais de 125 unidades do Alpha 4, sendo 51 Casas de 187m², 74 apartamentos de 114m² 135m² e 265m², que fazem parte da estratégia da incorporadora para a abertura do capital na Bolsa de Valores.

Os recentes lançamentos se juntam aos empreendimentos Ekko Live Alpha 1 e 2, alavancando a participação da incorporadora na Região Metropolitana de São Paulo onde conta com diversos lançamentos de alto e médio padrão. Também consolida a visão estratégica da EKKO Group como “player” não apenas em Osasco e Granja Viana, onde concentra seus lançamentos, mas também em Alphaville, aumentando seu Market Share local e buscando criar uma marca com mais valor agregado e custo-benefício favorável.

A empresa, que completou 24 anos de história, sendo 13 anos como incorporadora, possui indicadores que sustentam o projeto de abertura de capital da companhia. O grupo gera quase 2 mil empregos diretos e indiretos, com mais de 4.300 unidades lançadas, mais de 1.300 unidades entregues e R$ 4,3 bilhões em VGV (Valor Geral Vendas) ofertado, cerca de R$ 3,2 bilhões de vendas realizadas, além de 56 projetos simultâneos em desenvolvimento, com capacidade de lançar R$ 20 Bilhões de VGV pelos próximos 10 anos.

“Assumi o cargo de CEO em 2010 e recebi como missão transformar uma empresa, que nasceu familiar, em um grupo corporativo”, destaca Diego Dias, CEO da EKKO Group. “Nosso propósito está em ‘transformarmos vidas’ com produtos adequados ao perfil das cidades que atuamos, buscando diferenciais competitivos para nossos clientes, como projetos de alto padrão, e oferecer o melhor custo-benefício possível. Nesses 13 anos de gestão profissional da companhia, alcançamos indicadores financeiros relevantes, sócios estratégicos e grandes bancos como parceiros, nos quais detemos indicadores que buscam tornar a companhia mais atrativa”.

Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a Ekko Group registrou o VGV de R$ 858 milhões. “Estamos no quinto ano seguido de balanços combinados lucrativos e pelo terceiro ano consecutivo entre as melhores empresas para se trabalhar pelo ranking GPTW. Atingimos a NPS (nota satisfação do consumidor na zona de qualidade), além de solidez financeira com mais de 175 milhões de PL (patrimônio líquido) em nossa Ekko Group SA”, completa o executivo.

A companhia apresenta portfólio com mais de 37 empreendimentos lançados, sendo 15 projetos entregues, 20 obras em andamento, além dos 02 novos projetos Ekko Live Alpha 3 e 4. Como região sede da companhia, seu planejamento estratégico visa o bairro de Alphaville, onde já conta com dois empreendimentos lançados, que tem vendas superior a 90% e duas obras em andamento. Esse ano a empresa registra seu sétimo lançamento na região metropolitana de SP.

Para atingir o patamar atual, a desenvolvedora imobiliária vem investindo práticas de gestão empresarial que renderam a conquista prêmios e certificados, como o Master Imobiliário e o GPTW. Com investimento em tecnologia e modernização, a empresa implantou a plataforma internacional para atendimento a sua cadeia de valores, o SALESFORCE. Possui Certificação do ISO 9001 em toda companhia. Segue o Processo Aqua, que atesta a “Alta Qualidade Ambiental”, dos programas, o “Green Building Council” e o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), além de contar com um programa de ESG, através de seu projeto Ekkológico.

“Desenvolvemos e apoiamos projetos sociais e de proteção ao meio-ambiente nas áreas em que atuamos, bem como ações de governança. De tratamento de esgoto a biofilia; passando por atividades junto às comunidades locais, melhorias nos bairros do entorno; incorporação dos princípios ESG ao planejamento estratégico, além do aculturamento e capacitação do time EKKO para as melhores práticas”, listou Dias. “Isso impacta a vida para nossos colaboradores e traz benefícios para nossos clientes, a quem buscamos entregar mais do que produtos e sim o que será um dia o lar de cada um”.

Verticalização empresarial

O grupo EKKO engloba verticais estratégicas que oferecem condições de aquisição aos clientes EKKO GROUP. Uma delas é a Ekko Vendas, vertical responsável pela comercialização de 98% de toda produção de vendas do grupo. O canal DIREKKT trata das parcerias com imobiliárias locais e está em fase de franca expansão. Outra vertical, para a personalização e decoração do imóvel pronto, é a empresa DEKKOR.

Financial

A EKKO Group é auditada há cinco anos pela Ernst Young, BIG FOUR mundial de auditoria, que atesta a segurança nas informações financeiras do grupo. A empresa apresentou resultados líquidos positivos e crescentes nos últimos cinco anos, acumulando reservas financeiras consistentes, além de possuir ROE (retorno sobre o patrimônio) equivalente a 31%.

O grupo EKKO é composto por 300 colaboradores em seu staff, conta com mais de 400 corretores em sua House de vendas, além de agregar milhares de trabalhadores em seus canteiros de obras.

A governança, princípios e valores da companhia têm um objetivo definido: “Buscamos figurar em breve entre as maiores e mais rentáveis empresas do mercado imobiliário do Brasil e futuramente fazermos a abertura de capital da companhia”, resumiu o CEO da EKKO Group.



Mercado pet friendly conquista o setor turístico

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O censo do Instituto Pet Brasil (IPB), apresentado no final do ano de 2021, aponta que o Brasil é o terceiro país com o maior número de animais domésticos, com 149,6 milhões de pets. Por essa razão, os espaços pet friendly têm atraído cada vez mais consumidores acompanhados de seu animal de estimação, inclusive no setor turístico.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Booking.com, 46% dos viajantes brasileiros optam por acomodações pet friendly na escolha por um destino de férias, um percentual bem acima da média global (31%). A tendência dos hotéis pet friendly é mundial. Os animais de estimação são, para muitas pessoas, como mais um membro da família.

Viajar com os pets exige um bom planejamento e alguns cuidados essenciais para garantir o bem-estar dos animais durante o passeio. “Dependendo do porte do animal, também é preciso ficar atento às taxas cobradas pelos hotéis”, alerta Vininha F. Carvalho, diretora de marketing da Rede Del Valle de Hotéis e editora da Revista Ecotour News.

Segundo Vininha F. Carvalho, o número de hotéis que aceitam pets cresceu consideravelmente nos últimos anos. Esse tipo de serviço virou um diferencial para a maioria dos hotéis de lazer. Na maioria desses estabelecimentos, os animais de estimação podem ficar acomodados nos quartos com seus tutores e em muitos casos recebem até mimos do hotel. 

Cleber Santos, especialista em comportamento animal e CEO da Comportpet orienta que o check-list de viagem aérea relacionado aos pets engloba uma pré-adaptação à caixa de transporte com antecedência, de preferência semanas antes da viagem. Ele alerta ser crucial ficar atento para os cuidados tomados pelas companhias aéreas, a fim de garantir a segurança dos animais durante os voos e no momento do desembarque até a chegada aos braços do tutor.



Texto-base da reforma tributária é aprovado no Senado

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No dia 8 de novembro, foi aprovado pelo Senado Federal o texto-base da reforma tributária. A proposta de emenda à Constituição (PEC) passou por algumas mudanças e deverá voltar à Câmara para ser novamente votada.

Durante as discussões em plenário, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da PEC, acatou seis novas emendas que ampliaram as exceções à alíquota-padrão do futuro IVA (Imposto sobre Valor Adicionado). Espera-se que a tramitação seja concluída até o final do ano.

“O projeto fiscal em tramitação pretende simplificar a tributação sobre o consumo de produtos e serviços, reduzindo distorções e tornando-a mais transparente para o consumidor”, informa Nilton Serson, advogado especializado em negociação e mercado de capitais.

Caso o novo sistema tributário seja aprovado em definitivo, o país passará a ter um IVA Dual, composto pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), de cunho federal, e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), gerido por estados e municípios.

Os impostos federais PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) serão substituídos pela CBS. Já o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), arrecadado pelos estados, e o ISS (imposto sobre serviços), arrecadado pelos municípios, darão lugar ao IBS.

Serson avalia que as alterações promovidas pela reforma tributária devem impactar positivamente a produtividade e o crescimento do Brasil. “O setor produtivo já clamava por uma simplificação do sistema tributário, visto que o modelo vigente impõe altos custos aos negócios e, consequentemente, a perda de competitividade”, destaca o especialista. 

O advogado ainda ressalta que as discussões sobre a redistribuição da carga tributária entre os diferentes setores econômicos e regiões do país ainda são intensas, refletindo a complexidade e os desafios inerentes a essa reforma.

“Não obstante, a capacidade tributária do contribuinte não deveria ser ignorada: os que têm mais deveriam ter alíquotas diferenciadas dos menos favorecidos. E existem formas de contemplar tais princípios mesmo em um sistema de valor agregado”, enfatiza Serson.

Para saber mais, basta acessar: http://niltonserson.com/ e Fusões e Aquisições apresentam movimentações no Brasil (globo.com)



Guerreiro inaugura nova loja no Shopping Iguatemi

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A joalheria Guerreiro inaugurou, em 27 de outubro, uma nova loja no Iguatemi, shopping de luxo da capital paulistana. A história de parceria das marcas teve início há mais de 20 anos e segue com a expectativa de continuidade em alta. A inauguração contemplou uma mudança de ponto dentro do centro comercial e projetou a modernização do espaço com a assinatura do Estúdio Tupi.

A mudança realizada pela marca de joias acontece em um período de melhora do faturamento de lojas físicas em shopping, que teve 5% de alta no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estudo apresentado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a HiPartners, venture capital focado em Retail Techs.

A loja apresentou uma renovação na sua estrutura, que segundo José Carlos Guerreiro, fundador e proprietário da marca, retrata a constante evolução das peças desenhadas pela marca ao longo de mais de 50 anos de história. 

“É uma mudança não apenas na localização da loja, mas também na arquitetura e no formato de expor os produtos. As peças Guerreiro foram evoluindo, ficando mais detalhadas e mais sofisticadas, e precisavam de um espaço à altura”, explicou Guerreiro.

Tendência de crescimento nos próximos anos

De acordo com o relatório do mercado da indústria de joias no Brasil, feito pela Mordor Intelligence, o setor de joias no país deverá apresentar 2% de taxa de crescimento anual até 2028. 

A expectativa de crescimento, principalmente para os próximos meses, é destacada pelo fundador da Guerreiro. “Justamente pelo novo ambiente fazer jus às peças mais finas e agregar a elas o devido valor, a marca espera que as vendas tenham um bom crescimento de agora até o fim do ano”, disse. 



Uva em Jundiaí (SP) tem registro de Indicação Geográfica

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A uva Niágara Rosada, plantada em em Jundiaí (SP), passou por um processo de estudo para que pudesse ser registrada como Indicação Geográfica. Isso é resultado de uma qualificação diferenciada da fruta tem qualidade, com características de aroma, coloração, sabor e quantidade de açúcar, que são diferentes das espécies produzidas em outras regiões.

Marcela Moro, coordenadora da Festa da Uva de Jundiaí que chega a sua 90ª edição em 2024, explica que como este tipo de uva nasceu em Jundiaí, já é divulgada com tipo de indicação geográfica que é a IP, ou seja, indicação de procedência.

Ela explica que a uva surgiu por conta de um fenômeno nos parreirais de Jundiaí. “Isso foi no bairro do Traviú, em 1933. No ano seguinte foi realizada a primeira Festa da Uva de Jundiaí”.

Foram quase dez anos de muito trabalho para obter essa marca de indicação geográfica da Uva Niágara de Jundiahy. A escrita Jundiahy remete a uma característica histórica do período em que a Niágara surgiu, em 1933. Nessa época, faziam parte da área de Jundiaí os municípios de Louveira, Itapeva, Vinhedo e Jarinu. “São essas cidades que estão na indicação. E isso traz muita gente de fora para comprar o produto específico daquela região. É uma ação que intensifica o fluxo turístico que, em 10 anos, subiu mais de 1% por conta da indicação dos vinhos”, conta Marcela.

Histórico

A indicação é uma forma histórica que acontece no mundo inteiro, não é só aqui no Brasil. A coordenadora contextua que a primeira indicação geográfica que se tem registro no mundo é a do vinho do Porto, em 1756. “Ela foi criada exatamente para valorizar esses produtos que têm características específicas por conta da origem em que eles estão que eles são desenvolvidos”.

Marcela ainda explica que para dizer hoje que o é vinho do Porto, ele somente pode ser produzido na região do Porto. “Se você for comprar garrafas que fazem este vinho em outro local, os produtores colocam vinho tipo do Porto. O mesmo acontece com a linguiça calabresa, o queijo provolone”.

No Brasil já existem registros de algumas indicações geográficas, como os vinhos da região do Vale dos Vinhedos, os espumantes de Farroupilha e o queijo da Canastra. “E quando a gente fez todo o estudo da gente geográfica da Niágara Rosada foi exatamente para isso. Para comprovar que temos uma fruta diferenciada e que é um grande atrativo para o mundo todo”, reflete a coordenadora.

 

Sobre a Festa da Uva

A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebê-la.

Em 1953 foi inaugurado o Parque Municipal Antônio Carbonari (Parque da Uva), localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município. Desde 2013, além de Festa da Uva, este tradicional evento do calendário municipal passou a ser comemorado junto com a Expo Vinhos.

Jundiaí ficou um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial e em 2021 e 2022, devido às restrições da pandemia do COVID-19. Em 2023 retomou as atividades, desta vez, com 4 finais de semana repletos de atrações para toda a família.

 

 

Serviço Festa da Uva

Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |

Fevereiro – 2, 3 e 4.

Local – Parque da Uva | Avenida Jundiai – s/n

Cidade – Jundiaí (SP)

Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br

 



Teste do Bafômetro implica penalidades e direitos

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Ser “pego” no teste do bafômetro é uma das infrações que mais preocupam os motoristas, devido às diversas situações que acarretam. Envolve não apenas uma multa especial, mas também a suspensão da carteira de motorista por um período de 12 meses. Contudo, o que muitos motoristas desconhecem é que há possibilidade de contestar tanto a multa quanto a suspensão da CNH.

Primeiramente, eles não são obrigados a fazer o teste do bafômetro, porém, se fizeram o teste e correm o risco de perder sua CNH, existem inúmeras formas de garantir seu direito e continuar dirigindo dentro da legalidade.

O bafômetro, também conhecido como etilômetro, é um dispositivo projetado para medir a concentração de álcool no organismo de um indivíduo. Seu objetivo é verificar se um motorista está conduzindo um veículo sob a influência de bebidas alcoólicas, o que é proibido por lei. Quando um condutor é abordado pelas autoridades, ele pode optar por se submeter ou não ao teste do bafômetro. Independentemente da escolha, o motorista será autuado, mas é essencial estar ciente de que possui o direito de recorrer tanto da multa quanto da suspensão de sua carteira de habilitação.

Tipos de infrações relacionadas ao bafômetro:

A multa por recusa ao teste do bafômetro representa uma sanção aplicada aos condutores que se recusam a realizar o teste de alcoolemia. Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a recusa ao bafômetro é considerada uma infração de natureza gravíssima, resultando nas seguintes consequências:

Aplicação de uma multa no valor de R$ 2.934,70, que pode ser dobrada em caso de reincidência no período de 12 meses.

Suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses.

Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Retenção do veículo, caso não haja outro condutor habilitado presente para assumir a direção.

Além disso, a recusa ao teste de bafômetro pode ser enquadrada como crime de trânsito, se houver outros indícios de embriaguez, como sinais físicos, testemunhas ou vídeos. Nesse caso, o condutor pode ser preso em flagrante e responder a um processo criminal, que pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação.

Devanir Poyer, especialista em trânsito da Liberty Multas, explica que o condutor autuado por recusa de bafômetro ou bafômetro positivo tem o direito de apresentar defesa e recurso à autoridade de trânsito competente “o motorista abordado recusando ou não o bafômetro, ele tem direito de recorrer e é importante contestar a legalidade da abordagem, a validade do aparelho, a falta de provas ou outros argumentos que possam anular a autuação”.

Conforme estipulado no artigo 165 do CTB, a infração relacionada ao bafômetro positivo é considerada gravíssima, acarretando nas seguintes previsões:

Aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70, que pode ser dobrada em caso de reincidência no período de 12 meses.

Suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses.

Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Retenção do veículo, caso não haja outro condutor habilitado presente para assumir a direção.

Além disso, ao apresentar resultado positivo para álcool no bafômetro, o condutor pode ser enquadrado em crime de trânsito, conforme o artigo 306 do CTB. Nesse caso, ele pode ser preso em flagrante e responder a um processo criminal, que pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação.

Lei Seca:

“Lei Seca” é um termo coloquial usado para se referir às leis e disposições que proíbem ou restringem o consumo de álcool por motoristas antes ou durante a condução de veículos. Essas leis visam aumentar a segurança no trânsito, reduzindo os acidentes relacionados ao consumo de álcool, que podem resultar em lesões graves e mortes.

As leis da “Lei Seca” geralmente estabelecem limites legais para a concentração de álcool no sangue de um motorista, conhecido como limite de tolerância alcoólica. Quando um condutor ultrapassa esse limite, ele poderá ser multado, ter sua carteira de habilitação suspensa e até mesmo enfrentar penalidades criminais, dependendo da gravidade da infração e das leis locais.

O objetivo principal é promover a segurança viária ao desencorajar a combinação de álcool e direção, que é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Consequências de não recorrer:

Devanir Poyer diretor da Liberty Multas, alega que, se o condutor optar por não recorrer à multa e, consequentemente, à suspensão, será necessário frequentar um curso de reciclagem e passar por uma prova teórica para recuperar a CNH. O curso possui uma carga horária de 30 horas e aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Dirigindo dentro da Lei:

Devido à alta complexidade das leis de trânsito e às sérias consequências do teste do bafômetro, é fundamental que todos os motoristas estejam cientes de seus direitos e saibam como recorrer quando necessário.

A elaboração de uma defesa consistente, respaldada por fatos, evidências e base legal, tem um papel crucial nesse processo. Conhecer os procedimentos e seus direitos em relação ao bafômetro é crucial para condutores.

Muitos motoristas não exercem esse direito, seja por falta de conhecimento ou pela dificuldade de elaborar uma defesa adequada. O processo passa por diversas instâncias até a sua conclusão.

Portanto, em casos de recusa de bafômetro ou bafômetro positivo, é aconselhável buscar o auxílio de especialistas em direito de trânsito para sanar todas as dúvidas e auxiliar na construção da defesa.

Conhecer os próprios direitos é fundamental para manter a mobilidade e a cidadania.



Iniciativa busca conscientizar sobre doença ocular rara

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A Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) lança a Semana de Conscientização da Doença Ocular da Tireoide (DOT) – importante ação da campanha #OOlharDizTudo, com o objetivo de informar, conscientizar e desmistificar a DOT, também conhecida como Orbitopatia ou Oftalmopatia de Graves, uma condição autoimune que afeta os olhos, causando desconforto ocular, inchaço, projeção anormal dos olhos e outros sintomas.

Em alguns casos, há inchaço e rigidez dos músculos que movem os olhos, de modo que eles não se movem mais de forma alinhada; isso pode causar visão dupla. Raramente, a DOT pode causar visão reduzida devido à pressão no nervo na parte posterior do olho ou formação de úlceras na parte frontal dos olhos, se as pálpebras não fecharem completamente.

Na maioria das pessoas, a mesma condição autoimune que causa DOT também pode afetar a glândula da tireoide, resultando na doença de Graves. A doença de Graves é uma das causas da hiperatividade na tireoide (hipertireoidismo); mais raramente pode causar hipoatividade da tireoide (hipotireoidismo, ou doença de Hashimoto). A DOT pode ocorrer em pessoas quando a tireoide está hiperativa, hipoativa ou funcionando normalmente. Também pode ocorrer após o tratamento da doença de Graves. 

A prevalência de pessoas com DOT não é conhecida, mas é estimada que a condição afete 16 a cada 100 mil mulheres na população mundial e 2,9 a cada 100 mil homens. Além disso, a DOT pode afetar o bem-estar psicológico e social das pessoas com essa condição, isso porque, além das alterações na tireoide que modificam níveis hormonais, há o enfrentamento de uma mudança na aparência dos olhos, que pode ser difícil de lidar. 

“O impacto na qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com DOT é muito grande. Por isso, voltamos o nosso trabalho para a conscientização e desmistificação dessa patologia ainda pouco conhecida”, explica Giulia Gamba, gerente de comunicação da CDD.

A Semana de Conscientização da DOT abrange diversas ações digitais, incluindo mídia kit, campanhas nas redes sociais, vídeos educativos sobre os impactos da condição, distribuição gratuita do guia “Qualidade de Vida e dicas práticas na DOT” e para facilitar o acesso a cuidados especializados. O Mapa de Especialistas é uma importante iniciativa que será disponibilizada nesse mesmo período, no site da campanha, auxiliando os pacientes na localização de profissionais de saúde qualificados no tratamento da DOT, em busca de mitigar desafios para o diagnóstico e tratamento adequado que são comumente vivenciados pelas pessoas que convivem com a condição.

“Sempre falamos que informação é o melhor remédio e trabalhamos diariamente para que todas as pessoas que convivem com condições crônicas de doenças raras, como no caso da DOT, tenham acesso a essas informações e a profissionais especialistas para que consigam receber um tratamento adequado e ter uma maior qualidade de vida”, enfatiza Gamba. 

Sobre a CDD

A associação Crônicos do Dia a Dia – www.cdd.org.br – é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença. A partir dos pilares de trabalho de responsabilidade social, qualidade de vida, políticas públicas, pesquisa e informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, tratamentos e vivências com os diagnósticos, para impactar na qualidade de vida das pessoas que convivem com as condições, seus amigos e familiares. Desenvolve desde 2022 a campanha O Olhar Diz Tudo que, em 2023, conta com o investimento social da farmacêutica Horizon.



Consórcios superam marca inédita de dez mi de participantes

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Ao alcançar dez milhões de participantes ativos, o sistema de consórcios registrou um recorde histórico em outubro. O total foi 9,5% maior que os 9,18 milhões anotados há um ano, naquele mesmo mês. Com mais de seis décadas de criação, a modalidade vem ampliando sua presença nos vários segmentos da economia, contribuindo para o crescimento de vários setores, e possibilitando a realização de objetivos pessoais e empresariais.

Paralelamente, de janeiro a outubro, as adesões somaram 3,48 milhões de novos participantes, anotando 6,2% de crescimento sobre as 3,27 milhões comercializadas no mesmo período em 2022. As comercializações movimentaram R$ 260,51 bilhões, 22,5% maior que os R$ 212,70 bilhões anteriores. O volume alcançado evidencia que não há correlação entre a crescente demanda das vendas e a decrescente taxa de juros, 12,25% da Selic, praticada no mercado.

Os créditos concedidos nas contemplações, totalizados de janeiro a outubro deste ano no sistema de consórcios, assinalaram aumento de 21,9% sobre os mesmos meses de 2022. Foram injetados R$ 70,60 bilhões nos diversos segmentos de mercado, onde a modalidade está presente, segundo levantamento da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Há um ano, a soma era de R$ 57,91 bilhões. Neste mesmo período, o total de consorciados contemplados correspondeu a 1,40 milhão de cotas e ultrapassou em 11,1% a marca de 1,26 milhão, anotada há doze meses.

No período, considerados os seis principais indicadores do Sistema de Consórcios, quatro assinalaram altas nos percentuais das adesões: imóveis, com 18,3%; veículos leves, com 11,5%; motocicletas, com 5,3%, e veículos pesados, com 4,9%. Os dois setores que apresentaram retração foram: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com -56,8%; e serviços, com -25,6%; que, mesmo menores, não interferiram no crescimento geral de 6,2%.

Com o avanço dos consorciados ativos, observou-se aumento no valor do tíquete médio geral, apesar da redução em alguns setores, especialmente em razão de grande número de cotas comercializadas ter apresentado valor abaixo das médias setoriais. O tíquete médio de outubro atingiu R$ 77,56 mil, 19,8% acima dos R$ 64,76 mil constatado naquele mês do ano passado.

Presentes em todos os segmentos da economia brasileira como veículos automotores, que incluem veículos leves, motocicletas e veículos pesados, imóveis, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, “o recente recorde do sistema de consórcios é justificado pelo aumento de opções feitas pelo consumidor brasileiro que, ao  decidir pela compra de bens ou contratação de serviços, planeja seus compromissos mensais dentro do orçamento, administrando com conhecimento suas finanças pessoais”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “As boas performances verificadas nos diversos indicadores são consequência da mudança de postura dos consumidores que, com confiança e credibilidade, têm optado pelo mecanismo, ano após ano, sempre considerando a capacidade financeira para realizar seus objetivos”, complementa Rossi.

Em cada um dos setores, onde o mecanismo está presente, o total de cotas ativas esteve assim distribuída: 43,6% em veículos leves; 27,9% em motocicletas; 16,4% em imóveis; 7,5% em veículos pesados; 2,8% em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 1,8% em serviços.

No cenário vivido no início da indústria automobilística e por ocasião da criação do Sistema de Consórcios, nos primeiros anos da década de 60, a inexistência de linhas de crédito para aquisição dos primeiros automóveis, fez com que o consórcio se tornasse alternativa para o consumidor. Tanto naquela época como atualmente, um dos principais objetivos da modalidade, além daqueles de cada consorciado, tem sido a importância para o planejamento da produção industrial nos mais diversos segmentos da economia onde o consórcio está presente, confirmando sua importante contribuição ao desenvolvimento das diversas ligações produtivas do país.

Após alguns anos, o mecanismo passou a estar em outros setores como, por exemplo, o das duas rodas que, nos dez meses de 2023 as contemplações apontaram a potencial aquisição de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno. No setor automotivo, a potencial presença esteve também em um a cada três veículos leves vendidos no país.

Um outro exemplo de participação pode ser verificado no mercado de veículos pesados, onde a modalidade marcou quase uma a cada três comercializações de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas do setor de transportes com destaque especial para utilização no agronegócio.

A forte presença dos consórcios na economia brasileira pode ser comprovada pelos totais de créditos concedidos. Nas liberações acumuladas de janeiro a outubro, o Sistema atingiu 36,6% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 46,3% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 35,1%, no período.

No segmento imobiliário, somente em nove meses deste ano, as contemplações representaram potenciais 14,1% de participação no total de 621,94 mil imóveis financiados, incluindo os consórcios. Aproximadamente um imóvel a cada sete comercializados.

De janeiro a outubro, a economia brasileira voltou suas metas para a continuidade do crescimento econômico, incentivando a reativação de obras paralisadas e aprovação da reforma tributária. O ajustamento de novas medidas aprovadas para controlar a dívida pública, acelerando o processo desinflacionário via arcabouço, vem contando com a expectativa e o esforço para a redução da taxa de juros básica, sempre visando a geração do reaquecimento econômico.

“No passar deste ano, o balanço do Sistema de Consórcios tem apresentado o mesmo ritmo de crescimento”, diz Rossi. “A sequência constante e crescente reafirma que os avanços sobre marcas passadas de adesões, tíquete médio, e consequentemente dos negócios realizados, independente da alta ou da baixa do percentual da taxa de juros, com destaque para os valores concedidos e injetados na economia por ocasião das contemplações, permitem projetar perspectivas otimistas para os últimos dois meses deste ano”, detalha.



Consumo de açúcar compromete saúde bucal dos brasileiros

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Dados preliminares da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Projeto SB Brasil), principal forma do Ministério da Saúde avaliar a condição de saúde bucal da população, indicam que há muitos brasileiros precisando ir ao dentista com urgência. Entre os adultos de 35 a 44 anos, foi identificada a necessidade de realizar ao menos um procedimento odontológico eletivo em 48,4% dos examinados.

O Ministério da Saúde também chamou a atenção para a alta proporção do componente “cariado”, que é um indicativo de que, no momento do exame, a pessoa teria, no mínimo, uma cárie não tratada.

O cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Nívio Fernandes Dias, explica que a cárie está atrelada à frequência de açúcar na boca e não necessariamente à quantidade de açúcares ingeridos. De acordo com o especialista, isso acontece porque existe no dente o biofilme, que é a placa bacteriana que está presente na boca. Ela só sai com a limpeza, com a escovação e com o uso do fio dental. A placa, portanto, está presente na boca o tempo todo.

“Por exemplo, se a pessoa comer uma barra de chocolate inteira terá um efeito, mas se pegar essa barra de chocolate, quebrar em dez pedacinhos e comer um pedaço a cada meia hora, terá um efeito dez vezes maior”, esclarece. 

Dr. Nívio detalha que, ao ingerir um alimento com açúcar, como uma bala, um sorvete, uma bolacha recheada, um café com açúcar ou leite com chocolate, esse açúcar vai permear a placa bacteriana. “Existem bactérias que precisam desse açúcar para produzir energia para sobreviver. O subproduto disso é que elas liberam um ácido chamado lático. Esse ácido, em contato com o dente, começa a corroer o esmalte”.

O cirurgião-dentista explica, ainda, que o esmalte começa, então, a desmineralizar, ou seja, a perder mineral para a placa. Ele compara esse processo a uma casinha cheia de tijolos; cada tijolo é um cálcio e ele vai saindo quando o pH da boca está baixo pela ingestão de açúcares. Depois de algum tempo a saliva lava e vai elevando o pH da própria saliva; depois, vai recolocando esses tijolinhos de cálcio no dente, ou seja, fazendo a remineralização. “A placa provocou a desmineralização e a saliva a remineralização. A cárie se instala quando existe um desequilíbrio nesse processo. O consumo frequente de açúcar durante o dia faz com que ocorra um desequilíbrio e essa balança vai pender para a desmineralização. A partir daí, o dente começa inicialmente com uma mancha branca, essa mancha vira uma cavidade e essa cavidade é uma cárie”.

Prevenção

A doença conhecida como cárie, de acordo com o Dr. Nívio, não se resume ao buraco no dente. O buraco no dente é um sinal da cárie. Ele explica que a cárie é uma doença única que se manifesta por meio de várias feridas. “Não temos, por exemplo, 10 cáries, temos 10 lesões de cárie. Restaurar essas lesões é um tratamento para o sinal da doença e não para a doença. Portanto, o tratamento da cárie é a prevenção, o conhecimento, explicar ao paciente os malefícios do consumo frequente de açúcares e o que eles podem causar. São os açúcares mais simples, sacarose e glicose, que são facilmente metabolizados pela placa bacteriana”.

Dr. Nívio esclarece ainda que, quando se trata de açúcares provenientes dos carboidratos dos alimentos, como arroz, batata, mandioca e frutas, dificilmente haverá uma desmineralização grande a ponto de poder causar uma lesão de cárie. Ele lembra também que a cárie depende basicamente de prevenção e que o único medicamento que “ajuda” a manter o equilíbrio quando a pessoa ingere açúcar é o flúor.

A presença do flúor na boca ocorre por meio da utilização de cremes dentais e nas aplicações em consultórios. “O flúor presente na boca frequentemente faz com que o esmalte do dente fique mais protegido da cárie dental. Portanto, ao escovar os dentes com creme dental com flúor, promovemos a presença dele na boca durante o processo de desmineralização. Quando o dente vai ser remineralizado pela saliva, esse flúor entrará no dente tornando-o mais resistente”.

Tempo certo para a escovação 

Após a alimentação, promover a higienização dos dentes é fundamental, contudo, existe um tempo certo para realizar a escovação. Segundo o Dr. Nívio, quando o indivíduo acaba de comer não deve escovar imediatamente os dentes, pois quando ingere um alimento, o pH da boca está ácido e os dentes estão sendo corroídos. Ele explica que, se além da corrosão química, que é chamada de biocorrosão, a pessoa esfregar os dentes durante a escovação, aumenta mais o dano.

“Antes se falava ‘comeu, escovou os dentes’, hoje não faz sentido assim. O ideal seria escovar os dentes antes de comer porque aí seria possível remover a placa bacteriana e não teria tantas bactérias para causar o dano, mas isso é muito pouco provável que aconteça. Então, o ideal é aguardar pelo menos de meia hora a quarenta minutos para fazer a escovação, principalmente se houver ingestão de doces durante essa refeição”, conclui Dr. Nívio.  



Lei alerta para quem pretende se se mudar para o Reino Unido

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A nova Lei de Imigração Ilegal promete mudar a relação do Reino Unido com os imigrantes que vivem no país. A proposta, aprovada no Parlamento britânico no meio do ano, veda a tentativa de imigrantes que entram ilegalmente em suas fronteiras de tentar asilo político. Aliás, a política é de repressão ainda mais pesada: ela determina a detenção e a rápida extradição de quem está ilegal. Isso pode ser tanto para o país de origem quanto para Ruanda, na África, com quem o Reino Unido tem acordo de relocalização de pessoas ilegais.

Além disso, a lei permite ao Estado britânico lavar as mãos em relação a imigrantes que aportaram na região para fugir da escravidão, e dispensa o limite de tempo de detenção de crianças desacompanhadas. Uma emenda que fazia parte do projeto de lei impedia que pessoas identificadas como LGBTQIA+ presas pela Imigração fossem deportadas para países hostis à sua orientação sexual, mas a proposta também foi derrubada pelos congressistas. As medidas causaram espanto até mesmo na Organização das Nações Unidas (ONU).

“A ONU encarou como um golpe duro, principalmente porque o Reino Unido é um dos poucos signatários do acordo internacional de receptividade a refugiados”, explica Paulo Victor Freire, do escritório Paulo Victor Freire, especializado em Direito Internacional. “Isso liga o alerta para os brasileiros que alimentam o sonho de ir morar na Inglaterra, na Escócia, na Irlanda ou no País de Gales. A orientação é que jamais tentem ir ilegalmente, mas que estejam preparados para entrar pela porta da frente”, instrui.

As relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido dispensam a exigência de visto para o turista, que permite a estadia por até 6 meses. Mas esse benefício não serve para vistos de trabalho nem de estudo. “Se o objetivo for ir a passeio, é um processo relativamente simples. Há alguns cuidados, é verdade, mas que não representam um grande problema para o brasileiro. Mas quem pretende ir para morar deve atentar para todos os procedimentos, e demover da cabeça a ideia de tentar imigrar ilegalmente”, atenta Paulo Victor.

A orientação do advogado é que o interessado procure por um escritório especializado em direito internacional, que preste consultoria completa para a emissão do visto adequado. “Tentar entrar à força em qualquer nação que seja representa uma advertência séria, e que coloca em risco até mesmo a imagem do país frente às relações diplomáticas. É o que já aconteceu na relação com os Estados Unidos, que são mais exigentes com o visto de brasileiros. A orientação é para que ajam de forma adequada, e busquem respaldo jurídico para tentar o procedimento legal. É possível ir, desde que atente às leis locais”, conclui.



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