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Seguro de vida é um auxílio na batalha contra o câncer de próstata

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Especialistas alertam sobre as questões relacionadas à saúde masculina. Em se tratando de câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, o número estimado de casos novos da doença no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Com base nesse cenário, a campanha “Novembro Azul” reforça a importância de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e tabaco. Outro foco da iniciativa é despertar nos homens a importância da realização de exames regulares e preventivos do câncer de próstata, como o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal, para a detecção precoce da doença.

De acordo com o Inca, os cânceres de próstata estão associados a longevidade, fatores reprodutivos e hormonais, inatividade física, obesidade e uso de álcool, como fatores genéticos, comportamentais (sobrepeso, bebida alcoólica, obesidade, inatividade física), ambientais (exposição frequente a radiações ionizantes, no caso raio-X), entre outros. Já o risco de se desenvolver a doença aumenta com o avanço da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Seguro de vida 

Nos casos de diagnósticos de câncer de próstata, é importante fazer economias, haja vista que os custos com o tratamento da doença podem comprometer a renda familiar. Nesse caso, o seguro de vida é um grande aliado, de acordo com Carolina Ramos, diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional. 

“Neste mês de conscientização sobre a prevenção da doença, é importante que os homens fiquem a par sobre a importância de possuírem um seguro de vida, que é um recurso financeiro destinado não só para o tratamento, bem como para proteger os filhos e a família no caso de sua falta. Os valores gastos com a compra de medicamentos, despesas médicas e hospitalares são altos”, diz. 

De acordo com a executiva, o prazo para o pagamento da indenização aos segurados ou dos beneficiários costuma ser feito em até 30 dias, após a apresentação da documentação necessária. “O dinheiro pode ser usado para complementar o tratamento coberto pelo plano de saúde, dependendo da cobertura. Também pode ser destinado à contratação de enfermeira, melhorar a estrutura da casa e, até, às viagens”.

Carolina Ramos acrescenta que no sistema Unicred, cujo percentual de homens cooperados é de 51%, o seguro de vida corresponde a 60% das contratações entre todos os seguros oferecidos pela cooperativa. “Desse universo masculino, 12% dos homens já possuem algum seguro de vida e garantem uma preocupação financeira aos seus beneficiários no caso de sua ausência”.



Inovação no atendimento ao cliente otimiza processos e impulsiona negócios

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Com o avanço contínuo da tecnologia e o advento da inteligência artificial (IA), a automação dos processos empresariais tem se tornado uma realidade em empresas ao redor de todo o mundo. À medida que a tecnologia avança, as empresas estão adotando soluções automatizadas para otimizar suas operações e aumentar a eficiência, de acordo com análise da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil.

Uma das áreas impactadas pelo avanço tecnológico é a de atendimento ao cliente ou os “call centers”. Com as inovações tecnológicas, essa área otimiza tempo e libera as equipes para atividades proativas e estratégicas.

A distribuidora de combustíveis ALE, por exemplo, verificou ganhos no setor de atendimento. Na companhia, as equipes agora atuam de forma mais estratégica, na célula de pré-venda, prospectando e identificando leads potenciais com interesse de se tornarem bandeira ALE. “A automação em diversos processos traz benefícios para a empresa; no entanto, verificamos  a importância de viabilizar uma célula específica com foco em atividades estratégicas que agregam valor, como análise de dados para a busca incessante de leads potenciais que desejam receber propostas de negócios para se tornar um Posto ALE”, comenta a gerente de Relacionamento com o Cliente da ALE, Giseli Lauer. Ela afirma que, com isso, o trabalho do consultor comercial de novos negócios ficou mais eficiente.

Tecnologia também proporciona mais humanização no atendimento

Em tempos de IA e automação de processos, o atendimento humanizado é fundamental para manter a proximidade com clientes. A mais recente edição do relatório Zendesk CX Trends mostrou não apenas que os consumidores latino-americanos valorizam mais o atendimento ao cliente do que o resto do mundo, mas também que os líderes de experiência do cliente (CX) estão cada vez mais preocupados em atender às expectativas desses consumidores.

Segundo o estudo, embora a média global seja de 52%, na América Latina, 74% dos consumidores mudariam para um concorrente devido a uma única experiência ruim. O relatório também destaca que 81% dos clientes latino-americanos gastam mais com empresas que proporcionam uma experiência de conversação integrada e contínua, 11 pontos percentuais acima da média global.

De acordo com Giseli Lauer, o estudo reflete a visão da companhia sobre o tema. “Consumidores valorizam a proximidade, a atenção e os relacionamentos duradouros. Na esteira da IA, observamos que os recursos proporcionados pela tecnologia desempenham um papel importante na execução de parte do serviço da área de atendimento, mas é fundamental ter um alto nível de humanização e empatia para encantar os clientes”, afirma. Ela complementa que “a automação dos processos não é apenas sobre eficiência operacional; é também sobre liberar o potencial humano e, dessa forma, a ALE mantém um relacionamento personalizado e mais próximo com seus clientes”.



Psicóloga social comenta depressão em regiões do mundo

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A depressão, um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, apresenta realidades distintas nos contextos brasileiro, norte-americano e argentino. Analisando dados recentes, é possível destacar nuances preocupantes sobre a prevalência da doença em cada país, trazendo à luz questões sociais e de saúde mental.

No Brasil, a depressão atinge níveis alarmantes, tornando-se uma questão de saúde pública. Segundo uma revisão de estudos realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, publicada pelo Poder 360, o Brasil lidera as estatísticas de diagnóstico na América Latina. Com uma taxa de 17%, superior à média latino-americana de 12%, revela-se uma situação crítica. Cerca de 5,48% dos brasileiros receberam o diagnóstico, em comparação com 3,12% nos demais países da região.

Em relação a Argentina, a psicóloga social Danieli Silva, que já fez trabalhos voluntários no país, destaca a relevância da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão. A psicóloga pontua: “os  trabalhos realizados em regiões vulneráveis do país revelam uma situação preocupante, com a depressão afetando significativamente a qualidade de vida de muitos argentinos”, e acrescenta que os desafios emocionais associados a traumas profundos demandam estratégias terapêuticas eficazes e atenção total aos atendidos.

Nos Estados Unidos, a pesquisa do Pew Research Center, também veiculada pelo Poder 360, revela um quadro de sofrimento psicológico expressivo durante a pandemia. Com 41% dos adultos afetados e números ainda mais alarmantes entre os jovens, a depressão tornou-se uma preocupação generalizada. A disparidade de impacto conforme a renda evidencia a necessidade de abordagens inclusivas na promoção da saúde mental. A psicóloga, que atua com refugiados e imigrantes, destaca os desafios emocionais desses grupos, reforçando a importância do acesso universal à saúde mental como um direito fundamental.

Danieli enfatiza que a psicologia social desempenha um papel crucial no suporte aos menos favorecidos, reiterando que a saúde mental é um direito fundamental para todos. “Em um cenário global em constante transformação, compreender e abordar a depressão exige não apenas ações individuais, mas também políticas e sociais que promovam um ambiente propício ao bem-estar emocional de todos os cidadãos”, finaliza.



Black Friday deve crescer cerca de 12% em vendas este ano

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Projeção realizada pela Neotrust, empresa de dados com foco em operações digitais, mostra que a Black Friday deve ter um crescimento de 12% nas vendas deste ano, chegando a R$6,92 bilhões. Apesar da alta em relação ao ano de 2022, o faturamento esperado para 2023 ainda ficará abaixo do que foi registrado nas Black Fridays de 2020 e 2021, que arrecadaram R$7,8 bilhões e R$7,9 bilhões, respectivamente.

Ainda de acordo com a pesquisa da Neotrust, entre a quinta-feira (23) e o domingo (26) deste mês de novembro, período que engloba a sexta-feira oficial da Black Friday, deve ocorrer o maior número de compras por parte dos consumidores. A expectativa para este período é que, só no comércio eletrônico, as vendas vão movimentar cerca de R$ 6,9 bilhões.

O estudo também revela que deve haver um aumento significativo em aquisições de certas categorias este ano em relação a 2022. Espera-se que o setor de informática tenha maior destaque, acumulando 40,5% da intenção de compra, seguido pelo de telefonia, com 31,4%. Já o setor de eletrônicos deve crescer apenas 14,8% em 2023.

Durante este período conhecido pelas ofertas e descontos, especialistas no setor fazem um alerta em relação a possíveis golpes. “São comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, além de promoções falsas enviadas por emails, SMS e mensagens de WhatsApp e perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e redes sociais”, destaca Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Por conta desses riscos, Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping – fundado por Ronald Levinsohn -, fornece algumas dicas de como se preparar para a Black Friday. “Em primeiro lugar, é essencial que o consumidor desconfie de promoções exageradas. Uma boa tática ao se deparar com um caso desse é pesquisar o produto desejado nos sites de seus concorrentes. Dessa forma, será possível ter uma noção melhor do preço médio cobrado e se está dentro do que é aceitável pelo mercado”, completa ela.

De acordo com Priscilla, o segundo ponto a ser seguido é ter cuidado com possíveis ofertas recebidas através do e-mail ou das redes sociais, pois eles podem levar a sites falsos que são similares aos de uma loja já conhecida. Como terceira e última dica, a diretora de marketing recomenda conferir a reputação da loja, a qualidade de seus produtos e o atendimento ao cliente antes de efetuar qualquer compra.

“Para não restar dúvidas e aquela dor de cabeça pós compra, vale, inclusive, verificar se a empresa tem muitas ocorrências no ‘Reclame Aqui’, quais são elas e se todas foram resolvidas. Assim, o consumidor consegue evitar problemas depois”, finaliza.



Crianças e adolescentes de Uberlândia-MG participam da Mostra CineOLHAR

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As crianças e adolescentes do bairro Shopping Park de Uberlândia-MG, que fizeram parte do projeto CineOLHAR, participarão de uma mostra dos filmes que foram produzidos por eles, desde março deste ano, durante as oficinas e workshops que frequentaram, no Estação Vida (instituição social situada no bairro Shopping Park). A Mostra CineOLHAR será apresentada ao público, no dia 27 de novembro, às 19 horas, na Casa da Cultura; no dia 30 de novembro, às 10 horas, na Escola Estadual Dona Alexandra Pedreiro (Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Bairro Santa Luzia); e, no dia 04 de dezembro, às 10 horas, na Escola Estadual Hercília Martins Rezende (R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Bairro Pampulha).  Os trabalhos também ficarão disponíveis no canal do projeto CineOLHAR, no YouTube.

O projeto

Vinte e sete crianças e adolescentes de Uberlândia-MG, que vivem em áreas de vulnerabilidade social, tiveram a oportunidade de aprender cinema ao longo de oito meses. Esse é um dos grandes objetivos do projeto CineOLHAR, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chegou ao bairro Shopping Park, levando a esse público vivência da arte por meio de novas mídias.

Nas oficinas, a linguagem audiovisual foi abordada com foco nos principais gêneros: ficção, documentário, videoclipe e animação. Além disso, também foram realizados quatro workshops com especialistas da área, abordando os temas: cinema, documentário, cenografia, figurino e maquiagem artística.

De forma teórica, técnica e vivencial os participantes do projeto CineOLHAR foram imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem/edição, que possibilitaram ferramentas para retratar o cotidiano e a comunidade, na qual estão inseridos, em um novo olhar sobre o ordinário e o extraordinário da vida.

O projeto é iniciativa da proponente Aline Miguel e faz parte das oficinas oferecidas no Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Algar. Com o intuito de dar continuidade ao percurso no campo da arte-educação em audiovisual, o desejo de Aline é promover o potencial criativo e expressivo de crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de um novo olhar sobre o dia-a-dia deles, além de colaborar para a democratização e descentralização da produção artística e cultural.

A proponente defende que o CineOLHAR foi uma maneira de levar as crianças a ter a possibilidade de realizar novas leituras do cotidiano por meio da vivência e experiência com a linguagem audiovisual. “Essa modalidade artística tem um grande poder sedutor para levar esse público para o universo da arte. Queremos transformar os participantes em atores, diretores de arte e fotografia, cinegrafistas, produtores executivos, editores, dividindo-os em funções e alternando atuações, numa perspectiva em que o individual dinamiza o coletivo, para que eles se percebam agentes culturais e atores sociais”, defende Aline Miguel.

Segundo a proponente, a Mostra CineOLHAR será uma oportunidade de difundir a cultura e também valorizar o trabalho dos alunos. “Nós queremos potencializar a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados do projeto na internet e nessas mostras voltadas gratuitamente à comunidade. Será uma grande comemoração da democratização da arte, incluindo social e culturalmente esse público, descentralizando a produção artística e cultural”, finaliza Aline Miguel.

Programa Transforma

Segundo a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, o Programa Transforma busca parcerias e projetos que aconteçam no contraturno escolar e que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social durante todo o ano, oferecendo oficinas que possam ampliar o universo cultural. “Aqui no Instituto Algar, acreditamos na arte e na cultura para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, e buscamos sempre apoiar iniciativas como as do projeto CineOLHAR, que possibilitam fortalecer o nosso propósito e missão de transformação na vida delas”, afirma.

Sobre o Instituto Algar

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto, que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço

O quê: Mostra do Projeto CineOLHAR
Quando:

27/11 às 19h na Casa da Cultura – (Praça Cel. Carneiro, 89 – Fundinho)     

30/11 às 10h na E. E. Dona Alexandra Pedreiro – (Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Bairro Santa Luzia)

04/12 às 10h na E. E. Hercília Martins Rezende – (R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Bairro Pampulha)

Entrada: gratuita

 



Lançamento da Carbon Trade eXchange Índia (CTX Índia)

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Em outro passo histórico da primeira Troca de Carbono Voluntário do mundo, a CTX fechou parceria com a SASA ENVIRO, reverenciada provedora de soluções ambientais e agrícolas localizada em Chennai. Essa licenciada master nacional também operará uma versão de marca própria da plataforma CTX para fornecer uma versão de operação, propriedade e marca indiana da principal plataforma global de Carbono Voluntário do mundo.

Isso dá aos compradores indianos (corporações, corretoras e instituições) acesso imediato a centenas de projetos mundialmente, com milhões de créditos listados na CTX em várias nações prontas para liberação e liquidação T+0.

Os créditos para carbono de alta qualidade emitidos pelos vários registrados que possuem interface com a CTX podem ser listados através da plataforma da CTX Índia e CTX globalmente, com valores por vendedores, sem custos para listar seus créditos e somente uma pequena taxa sobre a venda.

“Este é o início do futuro que a Índia falou que queria do Acordo de Paris em 2015”, afirmou Wayne Sharpe, CEO e fundador da CTX & Global Environmental Markets (grupo GEM).

“Estamos animados de formar a parceria com líderes tecnológicos experientes e de classe mundial do mercado de carbono na CTX”, afirmou Suresh Jadhav, CEO da SASA Enviro, que também cofundou a Tree Ambulance Foundation com seu sócio Dr. Abdul Ghani, mais bem conhecido como “O homem ecológico da Índia”. Ao prosseguir para a COP28 da CQNUMC em Dubai para formalmente anunciar isso, Suresh acrescentou: “Esperamos que a resposta dos compradores, projetos, comunidades e governos será excelente. Estaremos rapidamente expandindo a equipe de desenvolvimento de negócios da CTX Índia, após o treinamento pela CTX Global em dezembro”.

Wayne brincou: “A Índia acabou de ganhar a Copa Mundial do Carbono; vamos esquecer do críquete”.

Sobre a GEM/CTX:

A GEM é uma empresa fintech de renome mundial na Austrália, que licencia soluções de software de registro e tecnologia de troca mercantil para mercados de commodities ambientais. Além disso, é fornecedora aprovada pelo Banco Mundial.

A Carbon Trade Exchange (CTX) é parceira estratégica do CDM (Mecanismo do Desenvolvimento Limpo) da CQNUMC desde 2017, abrigando e transacionando mais de 600 milhões de créditos em diferentes Normas de Crédito simultaneamente no mundo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias ao ano, há mais de 15 anos.

Sobre a SASA Enviro

A SASA é pioneira amante do planeta em sustentabilidade ambiental, alimentada por diversas equipes experientes, com iniciativas completas em conservação, regeneração e proteção ambiental.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CTX/GEM:

Wayne Sharpe

CEO e fundador

info@ctxglobal.com

+44 7502 229523

Fonte: BUSINESS WIRE



Festa da Uva de Jundiaí faz 90 anos, comemoração em dobro

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A Festa da Uva de Jundiaí completa 90 anos com quatro finais de semana de atividades e um evento todo dedicado à comemoração. A primeira Festa aconteceu em 1934 por conta da variedade de uva Niagara Rosada, que surgiu de uma mutação genética espontânea em 1933. Aqui estão as duas comemorações: dos 90 anos da festa e do surgimento da variedade da fruta. 

Já os detalhes da festa ainda são mantidos em segredo. Já os números foram divulgados. A estrela da festa estará em exposição em uma área de 15 mil metros quadrados com 170 expositores. São 6 galpões com 3 pavilhões que abrigam mais de 800 artistas em 5 palcos que vão funcionar de forma simultânea. O público pode participar de mais de 30 harmonizações e workshops e das 9 cerimônias de pisa da uva, uma das principais atrações da Festa. A praça de alimentação oferece cinco mil lugares em 16 restaurantes de comidas típicas. No cardápio: mais de 70 pratos para agradar qualquer paladar. A Festa beneficia diretamente mais de 40 entidades assistenciais que produzem e vendem produtos no recinto.

Se na última edição foram quase 250 mil visitantes, em 2024 são esperadas 300 mil pessoas.  Um público grande e de todos os estados brasileiros. Na última edição, foi realizada pesquisa de perfil e os dados surpreenderam. Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí diz que “sabíamos que a festa atraía muita gente e de vários lugares, mas não imaginávamos que os registros iriam revelar que tivemos visitantes de todos locais diferentes.  Neste ano, com a festa maior e mais receptiva, a tendência é que os dados se repitam e fiquem mais robustos.”

Foram identificados, em 2023, visitantes de 495 cidades, 26 estados e o Distrito Federal e ainda participação internacional, com turistas de 24 países que estiveram na Festa da Uva de Jundiaí.

Jundiaí Terra da Uva

A história da uva em Jundiaí é bastante antiga.  Em 1669, quando a cidade era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava a venda de vinho de uva produzida na cidade. Mas foi somente no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos, que a produção ganhou força.

Entretanto, foi em 1933 que a cidade ganhou destaque nacional na produção, quando, a partir de uma mutação genética somática espontânea, em meio à produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade Rosada, em Jundiaí.

Essa mutação espontânea chamou a atenção dos produtores e também dos consumidores: a Niagara Rosada passou a ser conhecida nacionalmente e Jundiaí, por ser o berço desta variedade, passou a ser conhecida como a Terra da Uva, o que se consolidou em 1934 com a realização da primeira Festa da Uva, que trouxe para a cidade mais de 100 mil visitantes.

Niagara Rosada

A uva surgiu por conta de um fenômeno nos parreirais de Jundiaí, em 1933. O registro foi feito no bairro do Traviú. No ano seguinte, o fato motivou a realização da primeira Festa da Uva, que recebeu mais de 100 mil visitantes.

A Festa era realizada, inicialmente, no centro da cidade, utilizando áreas das ruas centrais, do antigo mercado municipal (depois Centro das Artes) e do grupo escolar Conde do Parnaíba.

Em virtude do sucesso da mesma, foi construído um espaço especialmente para recebê-la: o Parque Comendador Antônio Carbonari, o nosso Parque da Uva, inaugurado em 1953.

A Uva em Jundiaí Hoje

Jundiaí possui, atualmente, 900 propriedades agrícolas, que representam 52% do território da cidade. Mais da metade de Jundiaí é ainda da agricultura. E deste relevante espaço, saem as uvas que tornaram Jundiaí conhecida nacionalmente como a Terra da Uva.

Atualmente, cerca de 30% da produção de uva do estado de São Paulo sai de Jundiaí. São mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva em nossa cidade.

A estimativa de safra para 2024 é de aproximadamente 38 mil toneladas.

Sabor de Uva

Os visitantes da Festa da Uva de 2024 terão uma enorme variedade de produtos à base de uva. Além da fruta em natura, direto do produtor, o suco e o vinho, a uva aparece em diversas opções oferecidas na Festa.

Pão de uva, geleia, bolos, sorvete de uva e de vinho, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva, cerveja de uva e até coxinha de uva são algumas das opções que atendem a todos os gostos.

A variedade de produtos à base de uva permite ao visitante uma viagem gastronômica aos sabores da uva e do vinho de Jundiaí.

 

Serviço Festa da Uva

Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |

Fevereiro – 2, 3 e 4.

Local – Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari | Avenida Jundiaí – s/n

Cidade – Jundiaí (SP)

Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br



Telemedicina democratiza o acesso à saúde

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A telemedicina é uma tendência que vem ganhando destaque no cenário da saúde, trazendo consigo a promessa de democratização do acesso aos cuidados médicos. Só no Brasil, foram realizadas mais de 7,5 milhões de consultas via telemedicina entre 2020 e 2021, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital.

Essa modalidade de atendimento se refere à prestação de serviços de saúde por meio de comunicação digital, como videochamadas, mensagens e aplicativos, permitindo que pacientes e médicos interajam à distância. 

Nesse sentido, essa possibilidade ganha ainda mais relevância no país, visto que os médicos não estão distribuídos de forma igualitária em todas as cidades e estados. De acordo com a Demografia Médica de 2023, enquanto a razão de médicos na capital Vitória (ES) chega a 14,49 por mil habitantes, em Macapá (AP) é de apenas 2,12 médicos por mil habitantes

Para Richard Rivière, cofundador e CEO da empresa Versatilis System, uma das vantagens mais evidentes da telemedicina é o acesso universal aos cuidados de saúde. “A eliminação de barreiras geográficas permite que pacientes em áreas remotas ou carentes de recursos obtenham consultas médicas de qualidade. Isso é particularmente relevante em regiões onde a infraestrutura de saúde é limitada, contribuindo para reduzir as disparidades no atendimento médico”, afirma Richard.

Além disso, a telemedicina também pode resultar em uma redução dos custos operacionais. Segundo um estudo da Journal of Health Economics, o uso dessa tecnologia possibilitou que o custo total do atendimento fosse reduzido em 7% para todas as idades e em 9% especificamente para a população adulta.

Em emergências, o mesmo estudo citado acima demonstrou que a telemedicina desempenha um papel fundamental ao reduzir a procura por atendimento de urgência. Com as análises, demonstrou-se que a utilização de salas de emergência foi reduzida em 24,1% e a procura por atendimento de urgência diminuiu em 11,3%.

“A democratização da saúde por meio dessa ferramenta já é uma realidade tangível, mas é necessário cautela, especialmente em relação à segurança. Por isso, a recomendação é utilizar uma plataforma de telemedicina segura, confiável e feita especialmente para a área médica”, complementa Richard. 

No Brasil, dados do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane, mostram que o orçamento para saúde digital cresceu 50,6% entre 2013 e 2023, o que consolida cada vez mais a adoção da telemedicina e demais tecnologias relacionadas, como o prontuário eletrônico

A proposta é que essa prática não apenas represente uma revolução na forma como as pessoas recebem cuidados médicos, mas também um passo significativo em direção a uma sociedade mais equitativa em termos de acesso à saúde.

Para mais informações, basta acessar: https://www.versatilis.com.br/.



Hikvision fecha parceria com empresa de monitoramento do Nordeste

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A Hikvision, multinacional que oferece produtos de segurança físicos e soluções integradas com a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), fechou parceria com o GrupoSEG, com matriz na cidade de Recife (PE). O acordo possibilitou a instalação de mais de 500 centrais de monitoramento. A empresa buscava produtos confiáveis, com gerenciamento remoto, manutenção preventiva fácil e que não gerasse disparos falsos, motivo esse de geração de despesas operacionais de desgaste com cliente final.  

Entre as empresas de segurança e serviços do Nordeste, o GrupoSEG foi fundado em 1995 a partir da visão de um técnico em elétrica que encontrou na instalação de sistemas de alarmes de segurança uma oportunidade de negócio. Dois anos depois, a SEG Eletronic já tinha mais de 100 clientes, instalava e monitorava os sistemas. Em meados da década de 2000, foi criada a marca GrupoSEG, quando houve investimentos em marketing e na expansão. Atualmente, a empresa atende mais de 24 mil clientes, cuidando da segurança de pessoas e bens 24 horas por dia.   

Por meio de uma parceria comercial com a Hikvision, o GrupoSEG busca atender às necessidades do público-alvo e expandir serviços e atividades para outras cidades além das já atendidas: Recife, Gravatá, Caruaru, Petrolina, João Pessoa, Natal, Maceió, Aracaju e Salvador. O objetivo é chegar a todas as capitais da região Nordeste. A empresa está usando as linhas de alarme Hikvision, e pretende seguir com 500 novos contratos a cada mês.

“Estamos comprometidos em oferecer excelência em segurança aos nossos clientes, por isso a Hikvision nos atende de forma completa, com soluções inteligentes que garantem retorno do benefício investido, com economia em manutenção, por exemplo”, afirma o CEO do GrupoSEG, Sr. Antonio Francisco da Silva.  

Para Salomão Castro, Diretor de Produtos do GrupoSEG, a linha de alarme AX Pro teve grande êxito nos testes realizados em campo. “Testei os equipamentos por quase um ano e tivemos excelentes resultados, levamos em consideração alcance dos equipamentos, autonomia, consumo de bateria, e gerenciamento remoto”. O executivo completa que “a estabilidade do sistema nos testes apresentou ser confiável e sem disparos falsos. Esse produto nos trouxe economia nos custos com manutenção técnica e deslocamento de pronta resposta, consequentemente também trouxe mais segurança ao cliente final.”  

“Eles já são líderes de mercado na região em que atuam e valorizam a qualidade. A Hikvision também segue o mesmo modelo de operação e prioriza esses valores”, completa o Gerente Regional do Nordeste da Hikvision, Maike Cunha.



Inspirali – Notícia veiculada na imprensa

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A INSPIRALI EDUCAÇÃO S.A. (“Inspirali”), em atendimento ao disposto na Resolução CVM n° 44n, de 23 de agosto de 2021, vem comunicar a seus acionistas e ao mercado em geral, em referência à notícia veiculada nesta data no site do jornal Valor Econômico, envolvendo sua acionista controladora (ANIMA HOLDING S.A.), intitulada “Ânima recebe propostas pela São Judas e quer fechar exclusividade neste mês” o quanto segue:

Diante da divulgação da matéria da mídia acima referenciada, que trata de questões protegidas por sigilo e compromissos de confidencialidade por todos os envolvidos, a Inspirali informa que a acionista controladora recebeu propostas não vinculantes para aquisição da Universidade São Judas, de investidores estratégicos e financeiros. Reforçamos, como anteriormente informado, que não há nenhuma decisão da Inspirali acerca do interesse em relação a referidas propostas, nem tampouco qualquer certeza de que alguma decisão será adotada nesse sentido. A Inspirali, adicionalmente, realizou consultado a respeito junto à acionista controladora, tendo como resposta o direcionamento da mesma ao Fato Relevante emitido pela ANIMA HOLDING S.A. na data de ontem (22 de novembro de 2023).

A Inspirali reitera o compromisso de manter seus acionistas e o mercado informados caso sobrevenha qualquer ato ou fato cuja divulgação seja necessária nos termos da lei, da regulamentação da CVM e de sua Política de Divulgação. Se e quando houver algo em relação a qualquer transação deliberada conforme ritos de governança da Companhia, reportaremos ao mercado, como usual e dentro da melhor governança e transparência.

Inspirali segue à disposição para esclarecimento de dúvidas e sugestões através do Departamento de Relações com Investidores:
E-mail: ri@inspirali.com

São Paulo, 23 de novembro de 2023.

 

Tiago Garcia Moraes
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

 

Guilherme Colin de Soárez
Diretor Presidente



Mundo pode ter 1 bilhão de nômades digitais até 2035

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A pandemia de Covid-19 afetou profundamente o mercado de trabalho em todo o mundo. Com o isolamento social e o fechamento de empresas, milhões de pessoas foram forçadas a trabalhar em casa. Esse período de incertezas e mudanças também impulsionou o crescimento do nomadismo digital, um estilo de vida que permite trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Segundo um estudo realizado pela MBO Partners, desde o início da pandemia, em 2019, o número de nômades digitais triplicou, registrando um crescimento de 131% até o ano de 2022. A partir de então, o número segue registrando crescimento a uma taxa de 2% ao ano.

Uma recente reportagem do periódico estadunidense Newsweek mostrou que, dentre as profissões mais comuns entre os nômades digitais naquele país, destacam-se aquelas que não exigem impreterivelmente a presença física no local de trabalho, como profissionais de tecnologia, jornalistas e editores, profissionais de marketing e design, bem como educação e treinamento. 

Frequentemente impulsionados por ganhos bem acima da média de mercado, esses profissionais optaram por levar um estilo de vida nômade, e costumam se mudar de país com frequência, às vezes fixando-se mais tempo em algum lugar em específico, quando encontram a combinação ideal de estrutura, lazer, clima ameno, custo e qualidade de vida.

Alguns países acabaram se sobressaindo nestes quesitos e são hoje conhecidos por abrigar um grande número de nômades digitais que chegam de todas as partes do mundo, ajudando a movimentar a economia local. Esse estudo da Statista mostra que Estados Unidos, Espanha, Tailândia, Inglaterra e Alemanha estão atualmente dentre os países que se destacam nesta lista.

O especialista em tecnologia Ramon Santinello acredita que o nomadismo digital é uma modalidade de vida profissional que veio para ficar. “O nomadismo digital dá ao profissional a liberdade de viajar e experimentar novas culturas, além de melhorar sua produtividade e qualidade de vida”, afirma. “A flexibilidade de escolher onde quer viver e trabalhar, de ser mais produtivo por não ter que lidar com rotinas pesadas que englobam o trânsito, o estresse do escritório e outras distrações, é o que move o nômade digital a adotar esse estilo de vida”.

Santinello acrescenta que, além da liberdade e da autonomia, o nomadismo digital oferece outros benefícios, como uma maior convivência familiar e a flexibilidade de horário. “Essa modalidade de trabalho pode proporcionar uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional”, conclui.

Nomadismo digital pós-pandemia

O período pós-pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas para o trabalho remoto. Muitas empresas perceberam que o trabalho remoto pode ser eficaz e produtivo, e estão investindo em tecnologias e ferramentas que permitam aos funcionários trabalhar de qualquer lugar.

No entanto, ainda há empresas que estão tentando acabar com o trabalho remoto. Essas empresas alegam que o trabalho remoto prejudica a produtividade, a cultura organizacional e a colaboração.

Em meados deste ano, a Tesla, empresa de Elon Musk, anunciou que todos os funcionários deveriam retornar ao trabalho presencial, ou de outro modo a ausência seria considerada um pedido de demissão. O Google tem criado incentivos para os funcionários retornarem ao escritório, ao passo que a Amazon trava uma batalha com seus colaboradores para que retomem as posições em suas dependências.

Esses gigantes da tecnologia acreditam que o trabalho presencial é essencial para a cultura organizacional e a colaboração. No entanto, ainda é cedo para dizer se essas iniciativas serão bem-sucedidas.

O futuro do trabalho remoto e dos nômades digitais é incerto. No entanto, é provável que o trabalho remoto se torne cada vez mais popular, à medida que as empresas e os funcionários se adaptem a essa nova realidade.

Algumas tendências que podem influenciar o futuro do trabalho remoto incluem o aumento da conectividade e da velocidade da internet, o desenvolvimento de tecnologias que permitam o trabalho colaborativo à distância; e a mudança de valores da sociedade, que preza cada vez mais pela flexibilidade e a autonomia Se essas tendências se confirmarem, o nomadismo digital pode se tornar uma opção de vida cada vez mais acessível e atrativa para um número crescente de pessoas.



Ânima – Fato Relevante: Notícia Veiculada na Imprensa

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A ANIMA HOLDING S.A. (“Ânima Educação”), em atendimento ao disposto na Resolução CVM n° 44, de 23 de agosto de 2021, comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que, em referência à notícia veiculada nesta data no site do jornal Valor Econômico intitulada “Ânima recebe propostas pela São Judas e quer fechar exclusividade neste mês”, a Ânima Educação reitera o Comunicado ao Mercado divulgado em 9 de outubro de 2023, bem como a Mensagem da Administração do Release de Resultados do 3T23, divulgado no último dia 10 de novembro de 2023, especialmente no que diz respeito a, dentro do seu papel fiduciário e no curso normal de seus negócios, estar sempre avaliando oportunidades que possam otimizar seu portfólio de ativos, destravar valor para seus acionistas e aprofundar discussões de estrutura de capital que priorizem a agenda de desalavancagem.

Nesse sentido, diante da divulgação da matéria da mídia acima referenciada, que trata de questões protegidas por sigilo e compromissos de confidencialidade por todos os envolvidos, a Companhia informa ter recebido propostas não vinculantes para aquisição da Universidade São Judas, de investidores estratégicos e financeiros. Reforçamos, como anteriormente informado, que não há nenhuma decisão da Companhia acerca do interesse em relação às referidas propostas, nem tampouco qualquer certeza de que alguma decisão será adotada nesse sentido.

A Ânima Educação reitera o compromisso de manter seus acionistas e o mercado informados sobre eventuais evoluções do referido processo, e caso sobrevenha qualquer ato ou fato cuja divulgação seja necessária nos termos da lei, da regulamentação da CVM e de sua Política de Divulgação. Se e quando houver algo em relação a qualquer avenida de fortalecimento de nossa estrutura de capital, reportaremos ao mercado, como usual e dentro da melhor governança e transparência.

Ânima Educação segue à disposição para esclarecimento de dúvidas e sugestões através do Departamento de Relações com Investidores:
E-mail: ri@animaeducacao.com.br

 

São Paulo, 22 de novembro de 2023.

Marcus Vinicius Cuiabano Peixoto
Diretor de Relações com Investidores 

Marcelo Battistella Bueno
Diretor Presidente



PowerSchool e Learnbase fazem parceria para impulsionar a transformação digital da educação no Brasil

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PowerSchool (NYSE: PWSC), líder em oferecer software baseado em nuvem para educação básica na América do Norte, anunciou hoje uma parceria com a Learnbase como parte da expansão contínua do programa Global PowerPartner da PowerSchool. A parceria com a Learnbase dará suporteàexpansão do programa de parcerias do canal da PowerSchool e irá oferecer PowerSchool Schoology Learning, PowerSchool SIS, PowerSchool Enrollment e PowerSchool Ecollect Forms para instituições de ensino no Brasil.

“Estamos animados com a parceria com a Learnbase para capacitar instituições de ensino em todo o Brasil com tecnologia educacional baseada em nuvem líder do setor”, disse Stewart Monk, Vice-Presidente Sênior e Diretor Geral Internacional da PowerSchool. “Estamos alinhados com nosso compromisso de melhorar os resultados dos alunos e esperamos fazer parceria com a Learnbase para continuar possibilitando a transformação digital da educação no Brasil.”

A parceria com a Learnbase terá como foco apoiar os educadores e os mais de 40 milhões de alunos matriculados em todo o Brasil. A Learnbase terá uma equipe dedicada para vender, comercializar e atender o principal sistema de gestão de aprendizagem (LMS), Schoology Learning, PowerSchool SIS, Enrollment e Ecollect Forms, a fim de apoiar educadores, alunos e famílias e ajudá-los a tornar realidade a promessa de educação personalizada.

“Nós da Learnbase estamos empolgados com a parceria com a PowerSchool, líder mundial em soluções de tecnologia de ensino. Esta parceria se alinhaànossa missão de transformar experiências de aprendizagem através de tecnologia inovadora em todo o Brasil”, disse Lars Janér, Fundador e Diretor Executivo da Learnbase. “Com o conjunto abrangente de serviços da PowerSchool, estamos preparados para capacitar educadores e alunos com ferramentas que melhoram os resultados da aprendizagem e simplificam os processos educacionais. Nossa cooperação é um passo adiante no enriquecimento do panorama de ensino, sendo que estamos empenhados em oferecer excelência e apoio às escolas e instituições que servimos. Juntos, estamos moldando o futuro da educação na América Latina.”

O programa PowerPartner, uma iniciativa mundial de parceiros do canal, aproveita os parceiros regionais do canal da PowerSchool para dar suporte a esforços localizados de marketing, vendas e implantação de clientes. O programa em rápida expansão inclui atualmente parceiros do canal PowerSchool que atendem a clientes no Oriente Médio, África, Ásia e América Latina.

Sobre a Learnbase

A Learnbase proporciona ferramentas tecnológicas de alta qualidade dos principais fornecedores internacionais, visando elevar o cenário educacional do Brasil. Nosso compromisso está em transformar experiências de aprendizagem e ensino, ao selecionar com cuidado soluções que sejam eficazes, intuitivas e em sintonia com as necessidades educacionais únicas do Brasil. Esta estratégia estabelece a Learnbase como um contribuição chave para criar um sistema de ensino mais envolvente, equitativo e direcionado ao futuro no Brasil.

Sobre a PowerSchool

A PowerSchool (NYSE: PWSC) é líder em oferecer software baseado em nuvem para educação básica na América do Norte. Sua missão é capacitar educadores, administradores e famílias para garantir uma educação personalizada para cada jornada do aluno. A PowerSchool oferece nuvens de produtos de ponta a ponta que conectam o escritório centralàsala de aula eàresidência com produtos premiados, incluindo Schoology Learning e Naviance CCLR, para que os distritos escolares possam gerenciar com segurança os dados dos alunos, matrículas, frequência, notas, instrução, avaliações, recursos humanos, talento, desenvolvimento profissional, educação especial, análise e informações de dados, comunicações e preparação para faculdades e carreiras. A PowerSchool dá suporte a mais de 50 milhões de alunos em mais de 90 países e mais de 16.000 clientes, incluindo mais de 90 dos 100 principais distritos em número de matrículas de alunos nos EUA. Saiba mais em www.powerschool.com.

© PowerSchool. PowerSchool e outras marcas PowerSchool são marcas registradas da PowerSchool Holdings, Inc. ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato do Programa do Canal PowerPartner:

Tim Russell

tim.russell@powerschool.com

Contato de Mídia:

WE Communications pela PowerSchool

WE-PowerSchool@we-worldwide.com

(503) 443-7155

Fonte: BUSINESS WIRE



Itaúsa:FatoRelevante–Homologação da Subscrição e Bonificação

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ITAÚSA S.A. (“Companhia”) (B3: ITSA3, ITSA4), em observância à Resolução CVM 44, de 23 de agosto de 2021, comunica aos acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração, reunido nesta data, deliberou:

1. Homologar o aumento de capital deliberado em 14.08.2023, após concluído o processo de subscrição particular das 134.923.077 ações escriturais, sendo 46.366.756 ordinárias e 88.556.321 preferenciais, ao preço de R$ 6,50 por ação – período preferencial (de 24.08 a 22.09.2023), rateios de sobras (1º rateio de 5 a 11.10.2023 e 2º rateio de 17 a 20.10.2023) e venda do saldo das sobras de ações (leilão na B3 em 17.11.2023).

As ações subscritas serão creditadas nas contas dos acionistas no final do dia 24.11.2023 e farão jus à percepção integral de quaisquer benefícios (inclusive bonificações, dividendos e juros sobre o capital próprio) declarados com data-base posterior a 24.11.2023.

2. Elevar o capital social em R$ 8.812 MM mediante capitalização de reservas de lucros com bonificação de 5% em ações com emissão de 491.816.639 novas ações, sem valor nominal, sendo 169.014.392 ordinárias e 322.802.247 preferenciais, que serão atribuídas gratuitamente aos acionistas, a título de bonificação, na proporção de 5 ações novas para cada 100 ações da mesma espécie que possuírem na posição acionária final do dia 27.11.2023.

As ações bonificadas serão creditadas nas contas dos acionistas no final do dia 29.11.2023 e farão jus a quaisquer dividendos e/ou juros sobre o capital próprio declarados com data- base posterior a 29.11.2023.

A bonificação será efetuada sempre em números inteiros e os acionistas que desejarem transferir suas frações de ações (que resultem 1 ação da mesma espécie), poderão realizá- las no período de 30.11 a 30.12.2023 da seguinte forma:

(i) por meio de contas de mesma titularidade em corretoras distintas; e/ou

(ii) por meio de negociações em ambiente privado de mercado de balcão não organizado (operações não registradas na Bolsa de Valores).

Após decorrido o período acima mencionado, eventuais sobras decorrentes dessas frações serão separadas, agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão na B3 e o valor líquido da venda será disponibilizado aos titulares dessas frações, em data a ser informada oportunamente pela Companhia.

O custo atribuído às ações bonificadas é de R$ 17,917246 por ação, para os fins do disposto no §1º do Artigo 58 da Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1.585/15.

 

São Paulo (SP), 22 de novembro de 2023.

ALFREDO EGYDIO SETUBAL
Diretor de Relações com Investidores



Solution4Fleet oferece sistema inteligente de segurança de frotas para locadoras

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No mundo dos negócios, investimentos em gestão de frotas são sempre uma preocupação crucial para as empresas. Locadoras, concessionárias, empresas de transporte e logística investem em segurança de frotas com a consciência de que zelar pelo patrimônio é ter a responsabilidade e cuidado com o produto oferecido ao mercado. Para se ter uma ideia, segundo o Centro de Inteligência da Overhaul, mais de 17 mil mercadorias transportadas foram roubadas no primeiro semestre desse ano.

Diante dos inúmeros desafios encontrados no transporte terrestre nas grandes metrópoles, empresas como a Solution4Fleet, do Grupo Santander, gestora de locadoras e concessionárias no Brasil, que oferece um ecossistema de soluções para o mercado de locação veicular, que vai desde a parte jurídica até novas tecnologias que auxiliam empresas a crescerem e se desenvolverem no mercado; vem oferecendo um sistema de Segurança de Frotas aos clientes para fornecer detalhes de frotas.

O sistema consiste em duas frentes: a telemetria veicular e a blindagem de frotas. Na telemetria veicular, o serviço é contratado por veículo e possibilita insights em tempo real da localização de sua frota, com segurança, ajudando empresas a otimizar suas operações e melhorando a eficiência da operação. A blindagem de frotas possibilita que a locadora ou concessionária oferecer ao cliente a segurança necessária desde o momento em que o condutor pegar o veículo. O sistema é oferecido por meio de parceiros da Solution4Fleet.

“Com um sistema de segurança de frotas, é possível ter um controle completo sobre as manutenções preventivas, os veículos estarão mais seguros, diminuindo o risco de roubos e até acidentes por falha mecânica e também resulta na redução de custos”, explica André Ricardo Vieira, CEO da Solution4Fleet.

“Além disso, o sistema de telemetria mostra dados detalhados da localização da frota, desempenho e condição, permitindo que o gestor tome decisões baseadas em dados rastreados”, complementa o executivo.

Quando se fala em segurança de frotas, não há um limite na quantidade de veículos para essa empresa ser considerada uma frota e poder contratar o serviço de segurança. “Na Solution4Fleet nós fazemos gestão de mais de mil carros, por meio da telemetria, por exemplo. Temos locadoras e concessionárias com diferentes características e diferentes tipos de serviços prestados. Pequenas, médias e grandes, de diferentes setores. E em todas, a contratação de segurança de frotas faz a diferença”, finaliza o executivo.

Sobre a Solution4Fleet

Fundada em 2019 por sócios com mais de 30 anos de experiência no mercado automotivo, a Solution4Fleet é uma consultoria de negócios que conta com um ecossistema formado por mais de 200 parceiros que oferecem soluções para melhorar a eficiência operacional de locadoras e concessionárias de veículos em todo o país.

A empresa conta com amplo conhecimento e tecnologia para integrar todos os serviços necessários para cada estabelecimento, com foco na redução de custo e melhora da qualidade dos serviços prestados.

Sobre a S4F

A S4F é a nova marca de franquias da  Solution4Fleet. Criada em 2023, essa nova frente comercial nasceu para complementar uma necessidade do mercado brasileiro que apresenta demandas crescentes por locação e assinatura de veículos. A nova marca é a concretização de um trabalho reconhecido nacionalmente e irá se espalhar pelo Brasil nos próximos anos, levando qualidade e novas alternativas para a mobilidade urbana brasileira.



Segurança no WhatsApp protege empresas de ataques e fraudes

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De acordo com o Relatório de Cenário de Ameaças Global 2022, da Fortinet, a América Latina e o Caribe sofreram mais de 360 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano passado. O México foi o país que mais sofreu este tipo de tentativa, com 187 bilhões, seguido por Brasil (103 bilhões), Colômbia (20 bilhões) e Peru (15,4 bilhões). 

Em um mundo global e interconectado, em que as pessoas se comunicam o tempo todo por apps de mensagens, a segurança de dados se tornou estratégica para as empresas, uma vez que contribui para garantir a integridade e a confidencialidade das informações. Na prática, é uma necessidade operacional, mas também uma questão de confiança e reputação no mercado.  

Para a presidente e cofundadora da Tuvis, Deborah Palacios Wanzo, em um ambiente digital tão dinâmico, as empresas devem adotar uma postura proativa e resiliente para enfrentar e superar os desafios da segurança de dados. “Isso significa uma série de padrões, políticas e tecnologias destinadas a garantir que os dados estejam resguardados contra ameaças – o que inclui informações pessoais de clientes até segredos comerciais e dados internos da empresa”, explica presidente da Tuvis, startup israelense especializada na tecnologia de integração do CRM (Customer Management Relationship) ao WhatsApp por meio do Salesforce ou Microsoft Dynamics 360. 

Segundo a executiva, as ameaças cibernéticas estão em contínua evolução, uma vez que os cibercriminosos seguem adaptando e aprimorando seus métodos. Ataques como ransomware, phishing e malware tornam-se mais sofisticados a cada dia, exigindo das empresas atualização e adaptação contínua de suas defesas. “À medida que as empresas adotam novas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e computação em nuvem, a superfície de ataque se expande, tornando a tarefa de proteger os dados ainda mais desafiadora”, destaca Deborah. 

Para isso, é preciso investir em tecnologias capazes de controlar dados internos compartilhados, seja intencionalmente ou não, em canais não oficiais. No caso do WhatsApp, só a versão business já foi baixada 143 milhões de vezes, e 53% das pessoas usam a rede social para trabalhar. “Se não houver uma governança de dados e histórico de conversas e documentos registrado, a empresa corre riscos graves e reais de infringir leis ou mesmo de reputação”, reitera Deborah. 

A DLP (ou Data Loss Prevention – Prevenção contra a Perda de Dados, em português) consolida práticas e ferramentas na prevenção de vazamentos de dados. Os sistemas permitem monitorar e proteger as informações em diversos formatos como e-mail, transferências de arquivos, tráfego da web, entre outros.  Já o SSO – Single Sign-on, é uma autenticação que permite que um usuário faça login com um único ID e senha, sem precisar refazer a autenticação, por exemplo. Com a integração a ferramentas de DLP e SSO, por exemplo, é possível receber informações em tempo real caso alguma informação sigilosa vaze ou mesmo controlar acesso a materiais sensíveis.  
 
Além disso, há plataformas que permitem monitorar as informações e arquivos transmitidos pelo app, sempre em linha com a Lei de Proteção de Dados. “São monitoramentos feitos em ambientes profissionais, para impedir que dados sigilosos caiam em mãos erradas e evitam a perda de milhões de dólares. Por isso, tudo é feito muito próximo ao Compliance, para garantir que as diretrizes internas da empresa também estejam nas prioridades da proteção destes dados”, finaliza Deborah.  
 



ABComm estima faturamento de R$ 7,1 bilhões na Black Friday

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A Black Friday, marcada para 24 de novembro, deve chegar à marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento no comércio eletrônico, aumento de 17% na comparação com o ano anterior. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O período analisado para essa projeção acontece desde o início da semana da Black Friday, no dia 20 de novembro, até 27 de novembro, dia da Cyber Monday, que fecha o ciclo da data.

Além das categorias principais, como Eletrônicos, Eletrodomésticos e Moda, o segmento de Perfumaria, cosméticos e beleza está entre os que mais cresceram em número de buscas nos últimos meses.

Para 2023, a logtech Eu Entrego estima aumentar em 40% o volume total de operações, o que representa crescimento de 10% em comparação com o evento do ano passado. A empresa atua em uma rede de mais de 300 cidades em todo o território brasileiro, o que requer aprimoração constante dos métodos operacionais ao longo o ano.

“Investimos em melhorias contínuas, tanto em nossa plataforma quanto em nossos aplicativos, mantendo nossos serviços atualizados para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Recentemente, incorporamos inteligência artificial (IA) à nossa plataforma, um avanço tecnológico que nos capacita a criar rotas logísticas mais ágeis e precisas. Esse desenvolvimento não apenas aumenta a eficiência de nossas operações, mas também solidifica nosso compromisso com a excelência em todas as etapas de nossa cadeia de entrega”, explica Vinicius Pessin, CEO da logtech.

Neste ano, a Giuliana Flores, empresa que atua no ramo de flores e presentes, espera um crescimento de 15% para a Black Friday, em comparação ao ano passado, no período de 20 a 24 de novembro.

Pensando em criar uma experiências com os clientes, a marca oferece uma ampla variedade de produtos para esta semana de Black Friday. Além disso, o recém lançado clube de assinaturas, Clube da Giu, que promove imersão no universo da marca com itens diversos, também está entre as apostas da marca.

“Desde sua criação, a Giuliana Flores se compromete a proporcionar experiências por meio de seus presentes e se orgulha em fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Nosso compromisso é estar presente nesses momentos” diz Clóvis de Souza, CEO e fundador da empresa.

Por fim, a Céu de Prata, empresa que atua no segmento de joias on-line no Brasil, projeta incrementar em 15% o faturamento durante a data desse ano, em comparação com o mesmo período de 2022. A marca estima comercializar mais de 21 mil joias na temporada de compras, com ticket médio na casa dos R$ 210.

“A Black Friday é essencial para a Céu de Prata, pois representa a oportunidade de expandir nossa base de clientes. Felizmente, conseguimos sempre fidelizar essas novas clientes, que retornam para adquirir nossas joias no Natal, uma época para presentear aqueles que amamos. Inclusive, estar presente nos momentos especiais das mulheres que escolhem nossas joias é parte da nossa missão”, ressalta a CEO da Céu de Prata, Yara Machado.

A empresa ainda prevê que mais da metade das vendas (54%) ocorram no estado de São Paulo, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, assim como em todo o restante do Brasil. No evento do ano passado, a Céu de Prata registrou aumento de 34% de novos clientes em relação a 2021. Além disso, mais de 250 mil usuários foram alcançados e mais de 5 mil pedidos enviados somente durante a data.



Câncer de próstata é o segundo mais incidente entre homens

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Novembro é o mês da prevenção contra o câncer de próstata e de alerta para o cuidado integral da saúde do homem. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre homens de todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, e estima-se cerca de 72 mil novos casos da doença por ano no período de 2023 a 2025.

Os dados evidenciam a relevância epidemiológica do câncer de próstata no país, e justificam os esforços da campanha Novembro Azul para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce, lembrando que a doença não é exclusividade de pessoas cisgênero – que se identificam com seu gênero de nascimento – e sim de todas as pessoas que possuem próstata.

O receio de um diagnóstico negativo ou o preconceito com exames não podem ser motivos para não buscar o atendimento médico necessário, alerta o Dr. Maurício Perez, médico urologista chefe da Urologia Amil no Alto Tietê (SP).

“O câncer de próstata é uma ameaça silenciosa, mas existem sinais, como dificuldade ao urinar, jato urinário fraco, gotejamento após urinar ou sensação de bexiga não completamente vazia. Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, é importante procurar o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica”, explica o urologista.

A idade é o principal fator de risco para este tipo de câncer – sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida – além de histórico familiar da doença antes dos 60 anos e obesidade. Os exames utilizados para diagnóstico são o toque retal e o PSA. O toque retal avalia o tamanho, volume, textura e a forma da próstata, possibilitando o diagnóstico do câncer em seu estágio inicial, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.

Já o exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. No entanto, diversas condições não cancerosas também podem aumentar o nível do antígeno no sangue, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

“Existem prós e contras neste rastreamento e o valor de PSA encontrado em um resultado de exame deve ser sempre correlacionado com uma série de outros fatores clínicos. É importante o paciente conversar com o seu médico que deverá avaliar se há indicação para o exame”, orienta o médico.

Manter o peso corporal adequado e adotar hábitos saudáveis, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, são atitudes que reduzem o risco de doenças crônicas, como o câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão. Outro ponto de atenção deve estar na saúde mental do homem, tema muitas vezes tratado como tabu.

“Historicamente, foi conferido ao homem o papel de provedor da casa e criou-se o mito de que ele deve ser forte e pouco demonstrar sentimentos. Nesse sentido, uma demanda de saúde mental pode ser subvalorizada e encarada como ponto fraco. Mas esse estereótipo vem sendo desconstruído, o que é benéfico sob todos os pontos de vista, inclusive o da saúde. Sabemos que o adoecimento psíquico não escolhe gênero e traz marcas significativas em nossas vidas”, explica Vinícius Ferreira, psicólogo e coordenador do Programa Saúde Mental da Amil.

Cerca de 30% dos participantes do programa são homens e apresentam quadros depressivos graves, psicóticos e dependência química. “Estes agravos afetam de maneira expressiva o dia a dia das pessoas. Prevenção e tratamento são as melhores escolhas”, acrescenta o psicólogo.



Treino Muscular Expiratório melhora disfagia

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A crescente incidência de disfunções respiratórias e de deglutição em populações neurológicas tem se tornado um desafio significativo na área da saúde. Já em 2010 o Censo apontou que existem mais de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, que representam 10.8% do total da população. Diante dessa preocupação, uma revisão sistemática realizada por Marinda Brooks e colaboradores, da Austrália, investigou a eficácia do Treinamento Muscular Expiratório (TME) como uma potencial intervenção para mitigar esses problemas.

No estudo “O treinamento de força muscular expiratória melhora os resultados respiratórios e deglutição em pessoas com disfagia: uma revisão sistemática” explora fontes confiáveis de literatura científica, onde foram identificados 2898 estudos, dentre os quais 7 foram criteriosamente selecionados para discussão nesta revisão. A literatura existente já aponta a importância dos músculos expiratórios na comunicação e deglutição, destacando sua relevância tanto para a tosse, que auxilia na limpeza dos pulmões, quanto para a fala, contribuindo para a produção vocal e comunicação efetiva.

No entanto, muitas doenças neurológicas, como Parkinson, AVC e esclerose, podem causar fraqueza muscular expiratória, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos indivíduos, afetando sua capacidade de comunicação e deglutição. Diante desse cenário, a busca por intervenções terapêuticas eficazes e inovadoras se torna fundamental para fonoaudiólogos e profissionais da área.

Neste contexto, o TME surge como uma opção de tratamento, baseado no princípio da sobrecarga progressiva e com resultados apontados em estudos clínicos anteriores. Através desta revisão, destaca-se os resultados obtidos, fornecendo evidências que sustentem o uso do treinamento de força muscular expiratório como uma intervenção para melhorar os resultados respiratórios e de deglutição em pacientes com disfagia relacionada a condições neurológicas adquiridas.

Com base nessa análise, espera-se fornecer subsídios para a prática clínica, embasando a recomendação de programas de treinamento de, pelo menos, 6 semanas de duração, empregando sobrecarga progressiva, como uma abordagem terapêutica efetiva para potencializar a comunicação motora adquirida e melhorar as deficiências de deglutição.

Desenvolvimento de tecnologias para pacientes

Acompanhando esse cenário, há disponíveis no mercado equipamentos que visam avaliar o exercício da musculatura respiratória. Segundo Renata Oliveira, Fisioterapeuta da Hab Latin America, empresa importadora e exportadora de equipamentos, a utilização de soluções específicas para a expiração, podem ser aliadas durante o tratamento da disfagia, por exemplo. 

No campo da fonoaudilogia, a Carolina Silverio, Doutora em Ciência e Especialista em Disfagia é uma profissional atuante na área e referência em Disfagia. Com ênfase na reabilitação de pacientes disfágicos, a Drª Carolina utiliza equipamentos para avaliação e acionamento da treinamento da musculatura respiratória, tanto em atendimentos domiciliares quanto hospitalares. A abordagem adotada visa auxiliar pacientes que lidam com os desafios da doença. De acordo com Carolina, “O treinamento muscular expiratório pode ser utilizado pelo fonoaudiólogo na reabilitação da voz e da deglutição. Especificamente em disfagia, esse treino pode promover o ganho de força da musculatura suprahioidea e faringea, favorecendo uma deglutição mais forte e eficiente. Esse ganho de força tende a favorecer a proteção da via aérea durante a deglutição, reduzindo episódio de engasgos e de possível aspiração traqueal em pacientes com disfagia, o que traz maior qualidade de vida e, principalmente, segurança clínica pulmonar com estes pacientes “.



Inteligência artificial ganha força e ajuda na aprendizagem

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A transformação digital vem dando demonstrações de facilidades no dia a dia de profissionais de diversos setores nos últimos anos. No cenário da educação não poderia ser diferente. Após a adoção do computador, tablet e das aulas online, a inteligência artificial (IA) está ganhando força nas escolas, seja para ajudar no processo de aprendizagem dos alunos ou na otimização das atividades de diretores e professores.

Levantamento do Google mostra que 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de inteligência artificial e, três em cada dez já utilizaram ferramentas com a tecnologia. A pesquisa, realizada em parceria com a Educa Insights e que entrevistou cerca de mil alunos de todo o Brasil, também revelou que 86% dos jovens acreditam que a IA será eficaz ou muito eficaz na resolução das dúvidas e problemas, enquanto 10% afirmam ainda não saber, e 4% acreditam que será pouco eficaz.

De acordo com Christine Lourenço, diretora pedagógica do Grupo Salta Educação, é imprescindível que gestores, coordenadores e professores estejam envolvidos nos debates sobre os avanços e as novas tendências da tecnologia, que chegaram para aprimorar o ensino e o processo de aprendizagem. “Entender como funciona cada uma delas é fundamental para se adaptar às novas metodologias educacionais, que exigem cada vez mais de alunos, professores e instituições de ensino”, afirma ela.

Impactos da inteligência artificial na educação

Especialistas afirmam que a inteligência artificial pode impactar significativamente a educação, transformando a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam. Para Christine, a adoção da IA tem dois caminhos: o primeiro deles é a assistência ao professor, chamada de teacher assistant, e o segundo, relacionado à tutoria direta ao aluno. Ambos com possibilidade de promover uma grande repercussão no processo educacional.

“Introduzir a inteligência artificial na escola é uma ótima maneira de preparar os alunos para o futuro e ajudá-los a desenvolver habilidades em áreas como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Do lado do professor, a tecnologia é usada para aprimorar a atuação como mediador e curador do conteúdo. O dia a dia deles é cheio de atividades que vão além das tarefas feitas em sala de aula, como tarefas anteriores (plano de aula, seleção de principais objetivos da aula) ou posteriores às aulas (correção de exercícios, correção de provas). Nessas frentes, em que tempo é um empecilho, a utilização dessa tecnologia será um grande aliado na vida dos docentes”, completa.

A otimização do tempo é um dos benefícios da IA, especialmente pela possibilidade de automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo para que os educadores possam se concentrar em atividades que requerem habilidades humanas, como orientação individualizada, feedback personalizado e interações sociais. Um benefício não muito falado do uso da IA é o fato de o aluno ficar por dentro das tecnologias que surgem. Inclusive, é uma das competências garantidas aos estudantes de Educação Básica pela BNCC – nova Base Nacional Comum Curricular – que trata de cultura digital.

Cuidados e desafios com a IA

A IA também requer cuidados para que seja eficaz na educação. Um deles é garantir que haja pensamento crítico para que o aluno consiga mediar o conteúdo e possa construir em cima do que está sendo proposto. De acordo com Christine, já é consenso entre educadores sobre a necessidade de se trabalhar questões éticas e sociais envolvendo plágio, cola e situações similares, para que os estudantes consigam fazer um bom uso das ferramentas tecnológicas. “Esse é um desafio que as escolas enfrentam com os alunos, mas que precisamos falar sobre isso, preparando-os para este mundo digital, no qual estão expostos e inseridos”, conclui.



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