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Prêmio “Somos Cidade” anuncia os edifícios do ano

Com a missão de contribuir para transformar as cidades, um edifício de cada vez, o Prêmio Somos Cidade de Arquitetura Contemporânea anuncia seus vencedores. A partir de inscritos de todo o país, o júri selecionou três projetos da categoria empreendimentos concluídos e outros três projetos da categoria empreendimentos em execução. 

Entre os ganhadores, há edifícios das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, comprovando o potencial de transformação da produção imobiliária por todo o território brasileiro. A iniciativa busca incentivar a inovação arquitetônica no mercado imobiliário e a relação desses projetos no ambiente urbano, valorizando fachadas ativas, térreos bem planejados, gentilezas urbanas e os cuidados com a permeabilidade visual, fundamentais para garantir que uma edificação agrade e melhore a vida das pessoas.

“Ficamos muito felizes em receber candidaturas de vários estados e de incorporadoras e arquitetos de grande relevância, o que mostra que o movimento para modernizar o mercado imobiliário está se espalhando e fortalecendo por todo o Brasil. As empresas estão se conscientizando de que a boa arquitetura é um grande diferencial para os empreendimentos e, ao mesmo tempo, uma contribuição para as cidades”, afirma Felipe Cavalcante, coordenador do Movimento Somos Cidade, responsável pela iniciativa.

O júri foi composto por Amanda Ferber, da Architecture Hunter; Anthony Ling, do Caos Planejado; Cláudio Hermolin, Presidente do Sinduscon Rio e VP para o Sudeste da CBIC; Fernando Mungioli, Publisher da revista PROJETO; Fernando Serapião, da Editora Monolito; Kardec Borges, da ADIT Brasil, Laura Janka, do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper, Luciano Ramos Leite, vice-presidente da Asbea Ceará; Washington Fajardo, Harvard GSD, Loeb Fellow e ex-secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo da CBIC. Felipe Cavalcante, fundador e Presidente de honra da ADIT Brasil, CEO da MATX, Coordenador do Movimento Somos Cidade, atuou como presidente do júri.

Abaixo, a relação dos vencedores:

 

Categoria empreendimentos em execução

AGE360
Autores: ARCHITECTS OFFICE + Triptyque
Localização: Curitiba, PR

Projetado para a AG7, o AGE360 será uma das 20 construções mais altas do país, atingindo 124 metros de altura com vista de 360 graus da capital paranaense. Focado em proporcionar bem-estar aos moradores e com certificação LEED, é uma das primeiras torres residenciais do mundo a receber a certificação Fitwel. A torre de uso misto, com 35 andares, faz uso de soluções estruturais perimetrais, possibilitando plantas livres. Vigas e lajes se projetam nas faces e demarcam o grafismo do grid tridimensional. As unidades residenciais têm entre 200 e 560 m2 e terraços moldados em diferentes proporções.

BOTANICA Office
Autores: TROOST + PESSOA Architects
Localização: Manaus, AM

Com uma fachada de 10 espécies de plantas trepadeiras filtrando a luz do sol da tarde, o projeto desenvolvido para a Engeco é marcado por um rasgo central que forma terraços escalonados. Esse elemento, concebido como uma extensão visual e física do espaço público, busca promover a interação social e conectar os usuários com a natureza. O empreendimento reúne em 15 pavimentos a mesma área de 11.000 m2 inicialmente prevista para 25 pavimentos, reduzindo o custo de construção e respeitando o meio ambiente.

 

Viva!
Autor: SPOL Architects + Zanatta Figueiredo Arquitetos
Localização: São Paulo, SP

O empreendimento de uso misto consiste em 4 blocos dispostos em um terreno de cerca de 10.000 m2, a totalidade de uma quadra, com implantação e acessos que garantem permeabilidade para os pedestres e qualidade de vida urbana. Concebido para a Jacarandá Capital para renovar uma área fabril, o Viva! foi pensado para se tornar um conector do bairro e um fomentador para a economia local, reunindo escritórios, comércio, serviços, teatro, lazer e áreas verdes.

Categoria empreendimentos concluídos

 

Casa Nor
Autor: Terral Incorporadora
Localização: Brasília, DF

O Casa Nor é um empreendimento residencial de alto padrão de 7 pavimentos com 30 apartamentos de 4 suítes e metragens entre 201 e 404 m2, incluindo duplexes e unidades com piscina de vidro na varanda. Há lazer coletivo na área do pilotis e na cobertura, além de garagem subterrânea. O Casa Nor faz referência ao setor Noroeste do Plano Piloto, onde está inserido, e teve como premissa criar apartamentos com jeito de casa, a partir da horizontalidade da volumetria, singularidade da fachada, materialidade com predominância de elementos como pedra e madeira, e conexão com o meio natural, por meio de floreiras na altura das esquadrias. 

 

CASAMIRADOR Savassi
Autor: Gisele Borges Arquitetura
Localização: Belo Horizonte, MG

O edifício residencial criado para a incorporadora CASAMIRADOR está inserido em um bairro muito bem localizado de Belo Horizonte (MG), que permite que as pessoas realizem a pé boa parte de suas atividades cotidianas. São 14 lofts e 24 studios distribuídos em 9 pavimentos e 3 subsolos, em um terreno de 12×60 metros, que permitiu uma arquitetura em escala humanizada. O design cosmopolita marca a paisagem local pela sua forma, material e cor.

 

Inn
Autor: Idealiza Cidades
Localização: Pelotas, RS

Compondo o conjunto de edifícios do Parque Una, em Pelotas (RS), bairro planejado que utiliza no masterplan conceitos urbanísticos contemporâneos, o edifício propõe a reconexão dos usuários com sua rotina e bem-estar. Com 144 apartamentos, distribuídos em 12 pavimentos, o escalonamento da fachada e os terraços permitem manter a escala humana do prédio mesmo com o ganho de altura. No térreo, a fachada ativa sinuosa comporta lojas em uma ambiência diversa para a rua, mesclando-se a ela.

A organização do Prêmio Somos Cidade é do Movimento Somos Cidade. O apoio institucional é da ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário), Caos Planejado, canal sobre cidades, e Arq.futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades.



Sangiogo Advogados abre nova filial em Salvador

O escritório Sangiogo Advogados anunciou a abertura de sua terceira filial no Brasil, agora em Salvador. A nova unidade, situada na Avenida Tancredo Neves, 2227, Edifício Salvador Prime Work, 6º andar, marca um passo na expansão estratégica da firma, que já possui sede em Porto Alegre e filiais em Curitiba e São Paulo. Esta expansão visa fortalecer a presença do escritório na região Nordeste, atendendo de maneira mais direta a uma clientela em crescimento.

Salvador foi escolhida como nova localização devido ao seu status como um dos principais polos econômicos e culturais do Nordeste. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o número de advogados ativos no país continua crescendo, com uma presença significativa na região Nordeste, que tem mostrado uma demanda crescente por serviços jurídicos especializados. O estudo da OAB revela que a região tem experimentado um aumento na quantidade de advogados, refletindo o crescimento econômico e a complexidade das questões jurídicas enfrentadas por empresas e indivíduos.

O Dr. Tiago Sangiogo, sócio fundador do escritório, destacou a importância da nova filial para a estratégia de expansão da empresa: “Estamos anunciando a abertura da nossa filial em Salvador. Acreditamos que a proximidade com nossos clientes é essencial para um atendimento de qualidade e é justamente isso que buscamos com essa nova unidade. Queremos estar mais presentes no dia a dia dos nossos clientes baianos, entendendo suas necessidades específicas e oferecendo soluções jurídicas personalizadas e didáticas”.

A escolha de Salvador também se alinha com a tendência observada no setor jurídico, onde há um crescente número de escritórios e advogados estabelecendo presença em locais estratégicos para capturar oportunidades emergentes. A presença da nova filial em um endereço como o Edifício Salvador Prime Work, pretende proporcionar aos clientes uma infraestrutura alinhada com as exigências do mercado jurídico atual.

A presença crescente de advogados e a demanda por serviços especializados indicam um mercado em expansão que justifica a decisão do Sangiogo Advogados de abrir uma nova unidade na região. Com a abertura da filial em Salvador, o Sangiogo Advogados busca não apenas expandir sua área de atuação, mas também se posicionar para atender às necessidades de uma clientela diversificada no Nordeste. A firma pretende utilizar esta nova localização para aprofundar suas relações com os clientes existentes e explorar novas oportunidades de mercado, refletindo a tendência de crescimento do setor jurídico na região.

A expansão para Salvador é um reflexo das estratégias de crescimento adotadas por muitas empresas jurídicas que reconhecem a importância de estar presente em centros regionais chave. O escritório Sangiogo Advogados continuará a monitorar as necessidades de seus clientes e a evolução do mercado jurídico para garantir que sua expansão continue a atender às demandas e expectativas dos clientes na região Nordeste e além.



Tigo Energy apresenta MLPE de 800 W e programa de serviços para instaladores para a LATAM na Intersolar South America

A Tigo Energy, Inc. (NASDAQ: TYGO) (“Tigo”), provedora líder de soluções inteligentes de software solar e de energia, anunciou hoje que a presença da empresa na Intersolar South America 2024 em São Paulo, Brasil se concentrará no apoio aos instaladores com produtos de alta qualidade e programas de serviço focados na qualidade. No evento, os representantes da Tigo apresentarão a plataforma de software Tigo Energy Intelligence (EI) Professional e toda a família de dispositivos Tigo TS4 Flex MLPE, incluindo o recém-lançado TS4-X-O, compatível com a maioria dos potentes módulos solares da atualidade.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240813237124/pt/

An aerial view of a recent Innovatis installation featuring 5,400 Tigo TS4-A-O optimizers, part of a 3MWp solar project at the Children's Hospital in Brasília (Photo: Business Wire)

An aerial view of a recent Innovatis installation featuring 5,400 Tigo TS4-A-O optimizers, part of a 3MWp solar project at the Children’s Hospital in Brasília (Photo: Business Wire)

Na Intersolar South America 2024, a Tigo demonstrará o mais avançado conjunto de produtos de MLPE para otimização, monitoramento a nível de módulo e desligamento rápido para projetos solares de todos os tamanhos. Além de liderança em inovação solar com a família de produtos Tigo TS4 Flex MLPE, o compromisso da empresa com Solar de Qualidade Total se manifesta, melhorando o setor através do programa Green Glove de serviço para instaladores.

“É um prazer para a Innovatis trabalhar com uma empresa como a Tigo Energy, que fornece produtos e serviços de qualidade que abrangem desde treinamento antes da compra do equipamento até o serviço pós-venda”, afirmou Lélio Jr, CEO da Innovatis, que recentemente empregou a Tigo em um projeto de 5.400 otimizadores (TS4-A-O). “A tranquilidade de trabalhar com produtos premium não tem preço para nós. Usamos a Tigo no projeto 3MWp no Children’s Hospital de Brasília, e o resultado foi excelente. Nossa parceria com a Tigo é a mesma que a com nossos clientes, duradouras e baseadas no mesmo compromisso com a qualidade”.

O processo Green Glove começa com uma análise abrangente do design antes da instalação, na qual os funcionários de suporte da Tigo fornecem insights e orientação valiosos. Durante a instalação, eles ficam de plantão em unidades regionais da Tigo para prestar assistência e tratar de quaisquer preocupações. Após a instalação, um integrante da equipe de suporte da Tigo realiza uma análise meticulosa e facilita as discussões seguintes, tratando continuamente de questões não resolvidas e obtendo feedback para aprimorar ainda mais a experiência de instalação. Quase 70% das inscrições ao Green Glove globalmente vêm do segmento comercial e industrial.

“O programa Green Glove foi criado para auxiliar os instaladores e integradores em seus primeiros projetos, usando a solução de MLPE da Tigo, e garantir projetos bem sucedidos, desde o planejamento até a instalação e operação”, afirmou Manoel Monteiro, gerente de vendas e marketing da Tigo Energy para a LATAM. “Muitos parceiros da Tigo estão impressionados com o serviço da nossa equipe de sucesso do cliente em cada projeto. Nosso compromisso com Solar de Qualidade Total varia de sistemas residenciais a usinas de energia de grande porte, e esperamos que o programa Green Glove cresça nessa região”.

Agende uma reunião com a equipe da Tigo na Intersolar South America 2024 aqui para saber mais sobre as soluções Tigo Flex MLPE e a plataforma de monitoramento Tigo Energy Intelligence. A Tigo estará em exibição durante o evento, de 27 a 29 de agosto.

Sobre a Tigo Energy

Fundada em 2007, a Tigo Energy, Inc. (Nasdaq: TYGO) é líder mundial no desenvolvimento e produção de soluções inteligentes de hardware e software que aprimoram a segurança, aumentam o rendimento de energia e reduzem os custos operacionais de sistemas solares residenciais, comerciais e de serviços públicos. A Tigo combina o seu Flex MLPE (Module Level Power Electronics, eletrônica de potência em nível de módulo) e a tecnologia de otimização solar com recursos inteligentes de software baseados na nuvem para monitoramento e controle avançados de energia. Os produtos de MLPE da Tigo potencializam o desempenho, permitem o monitoramento de energia em tempo real e propiciam o desligamento rápido exigido por código no nível do módulo. A empresa também desenvolve e fabrica produtos como inversores e sistemas de armazenamento de bateria para o mercado residencial de armazenamento solar. Para mais informações, acesse www.tigoenergy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Technica Communications

Cait Caviness

E-mail: tigoenergy@technica.inc

Fonte: BUSINESS WIRE



Sudati comemora 15 anos de história e apresenta lançamentos

No ano em que celebra 15 anos de história, a Sudati, marca catarinense de painéis de MDF, apresenta diversas novidades em seu mais recente lançamento. A marca, que participou da 10ª edição da ForMóbile neste ano, em um stand de 320m2, com projeto assinado pela arquiteta Patrícia Pasini, apostou no desenvolvimento de nova linha: a Atma, com cinco padrões exclusivos.

Novos padrões linha Eleva

Reforçando os últimos lançamentos da marca, a Linha Eleva, que aposta na interpretação de madeiras clássicas, ganha quatro novos padrões, são eles: Carvalho Nobre, Nogueira Itália, Imbirema, e Palissandro Dourado.

Em cada veio e marcação, o Carvalho Nobre ressoa com ecos de tradição. O padrão possui uma tonalidade escura, com um toque mais clássico. Já o Nogueira Itália traz a essência do estilo de vida mediterrâneo e sua textura natural adiciona camadas de calor aos ambientes.

Com raízes africanas e influências brasileiras, o Palissandro Dourado apresenta uma tonalidade quente e distinta. Seu desenho é uma mescla de linhas retas e sinuosidades, capturando a essência de tendências globais. Para finalizar os lançamentos da linha, o Imbirema possui uma coloração clara, aquecida e contemporânea.

Linha Atma

Com uma narrativa cheia de significados, a linha Atma foi idealizada “para trazer a essência da natureza e o sussurro da alma desvendados e impressos em padrões que trazem a experiência do belo para o que é palpável e fundamental à vida”, segundo a Gerente Nacional de Vendas e Marketing, Delci Bortolotto. A linha conta com uma nova textura e cinco padrões: Aurum, Gramado, Jeri, Palmas e Marajó.

Do latim “Aurum”, o ouro foi a inspiração para o padrão que leva o mesmo nome e que possui um tom dourado sutil.

Já o Gramado, apresenta uma tonalidade que passeia entre o verde e o cinza. “É como se a nuance nos transportasse para as montanhas, onde a brisa gelada é um convite à renovação”, afirma a gerente. Sua tonalidade proporciona uma sensação de refresh, para quem busca uma paleta discreta, mas com personalidade.

Ainda a linha dos acinzentados, o padrão Palmas recebeu uma leve infusão de calor, se revelando como uma tonalidade um pouco mais quente, ornando com os diversos projetos. 

Fazendo referência às areias de Jericoacoara, o Jeri é um off-white, que segundo Delci Bortolotto “foi pensado para ser como uma brisa suave que convida à contemplação e introspecção”. Por fim, o padrão Marajó, faz referência a delicadeza de um pôr do sol. Sua tonalidade traz as nuances pastéis encontradas na natureza.



Montana Química expande portfólio de produtos

A Montana Química, multinacional brasileira especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira, lançou três produtos no mercado de tintas, todos à base de água e com tecnologias para o varejo da construção civil.

“O lançamento desses três produtos é um passo importante da Montana Química no setor de tintas, não só porque um deles é nossa primeira tecnologia no segmento de tintas acrílicas para alvenaria, mas também porque são inovações focadas nas necessidades dos profissionais e consumidores”, afirma Wagner Borrejo, supervisor do Laboratório de Tintas da Montana Química.

A  tinta acrílica para alvenaria chama-se Zero Mofo, um produto à base de água indicado para áreas úmidas como tetos de banheiros, cozinhas, saunas, hospitais, restaurantes, garagens e outros espaços. 

O Zero Mofo é uma tinta acrílica acetinada, de cor branca, fungicida, de fácil aplicação e baixo nível de respingo. Além disso, possui bom nivelamento, poder de cobertura, rápida secagem, baixo odor e baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC).

O produto pode ser utilizado em diversas superfícies, como reboco, gesso, texturas, concreto, massa acrílica e massa corrida. Exige 2 a 3 demãos que podem ser aplicadas com rolo, pincel ou pistola, em um intervalo de 3 a 4 horas.
 

Madeira Emborrachada

Outro lançamento é a Madeira Emborrachada, um impermeabilizante para madeiras à base de água, na cor cumaru, para uso interno e externo. O produto é ultraflexível, acompanha os movimentos de contração e dilatação da madeira, fosco, pronto para uso, com secagem rápida, baixo odor, baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e resistência às intempéries.

“Depois de aplicado e seco, o produto forma uma barreira física impermeável sobre a superfície de madeira, protegendo da umidade presente no solo e da água de chuva, piscinas e lavagem”, afirma Borrejo.

Pode ser aplicado com trincha ou airless, com duas ou três demãos a cada 4 horas em diversas superfícies, como estruturas de decks, tapumes, topos de vigas, madeira enterrada, interiores de vasos e jardineiras.
 

Seladora Base Água

A Montana Química também incluiu no seu portfólio a Seladora Base Água para madeiras de uso interno. “A Seladora é pronta para uso, com brilho acetinado incolor, de fácil aplicação, bom lixamento, capacidade de preenchimento dos poros da madeira, rápida secagem, transparência, baixo odor e baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC)”, diz Borrejo.

As superfícies previamente seladas com a Seladora Base Água permitem a aplicação de todos os vernizes da Montana, tanto nas versões à base de água quanto à base de solvente, além de aumentar o rendimento do verniz. Pode ser aplicada com pincel, boneca ou pistola, exigindo uma ou duas demãos com um intervalo de 2 horas.



Empresa alerta para os riscos da utilização de cabos de alumínio cobreado

Nos últimos anos, a busca por alternativas mais econômicas em instalações elétricas tem levado muitos consumidores a optarem por fios e cabos elétricos de qualidade duvidosa como, por exemplo, os de alumínio cobreado.

Embora pareçam uma escolha atraente devido ao seu menor custo e peso reduzido, esses cabos assim como os demais condutores elétricos irregulares e os ‘desbitolados’ (que possuem menor quantidade de cobre) escondem uma série de riscos que podem comprometer a segurança e a eficiência das instalações elétricas.

Recentemente uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por meio da 3ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos (Disccpat), em conjunto com o 4º Batalhão de Ações Especiais da Policia (Baep) apreendeu na zona leste de São Paulo/SP mais de 14 mil rolos de cabos elétricos irregulares, entre outros materiais.

A ação, que também teve a participação do corpo técnico do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) e da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (Qualifio), resultou no fechamento da fábrica onde estavam os produtos irregulares e na prisão dos três responsáveis pelo local e que responderão por crimes contra relação de consumo, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O que são os cabos de alumínio cobreado?

De acordo com o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, esses produtos são cabos elétricos que têm o condutor metálico formado por fios de alumínio revestidos por uma fina camada de cobre, também conhecidos popularmente no mercado como “alucobre”.

“Porém, nenhuma das normas técnicas de instalações elétricas de média e baixa tensão no Brasil permite o uso de cabos de alumínio cobreado, resultando que tais condutores são proibidos nas instalações elétricas brasileiras”, alerta Hilton Moreno, que lembra que os cabos elétricos de baixa e média tensão no Brasil devem atender às normas técnicas de instalações elétricas correspondentes, que são, respectivamente, a ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039.

Hilton Moreno ressalta que, sob o ponto técnico, antes de falar do cabo de alumínio cobreado, é preciso lembrar que os cabos com condutores de alumínio, sem revestimento de cobre, podem ser utilizados nas instalações de baixa tensão, porém com severas restrições devido à complexidade para se realizar as conexões elétricas com este tipo de material.

“Neste sentido, o condutor de alumínio revestido de cobre tem as mesmas particularidades e exigências em relação às conexões elétricas, que, se não realizadas com as ferramentas, procedimentos e mão de obra especializada, representam sério perigo de incêndio e perda de energia nas instalações. Pelo aspecto da lei, os cabos de alumínio cobreado para uso em instalações elétricas de baixa e média tensão não possuem nenhuma norma técnica de fabricação nem de instalação, o que os torna terminantemente proibidos para estas utilizações”, atesta Moreno.

Por que o material é irregular?

Hilton Moreno esclarece que os cabos com condutores de alumínio cobreado não possuem normas técnicas apropriadas de fabricação e ensaios, nem normas técnicas de instalação que permitam seu uso.

O profissional ainda comenta que há vários casos de cabos elétricos fabricados com condutores cobreados à venda no mercado brasileiro, particularmente nas revendas de materiais elétricos e de construção, além de várias notícias de condutores deste tipo que são comprados diretamente por instaladoras e construtoras.

“E como é muito difícil, quase impossível, que um consumidor leigo consiga identificar visualmente um condutor de alumínio cobreado, uma dica é desconfiar de preços muito baixos de uma determinada marca em relação a outras que seguem as normas técnicas. Neste caso, o preço muito baixo pode ser porque aquele cabo foi fabricado com condutor de alumínio cobreado, ou também o cabo é de cobre ‘desbitolado’, que utiliza matérias-primas inadequadas e não atende as normas”, orienta Hilton Moreno.  

Outra dica é o consumidor final estar atento às informações da embalagem dos fios e cabos elétricos, em particular, o pedaço dela que mostra o selo do Inmetro e, nele, os dados que permitem verificar no site da instituição, se aquele selo é verdadeiro e está válido.

Uma maneira de garantir a compra de marcas idôneas é consultando a lista de associados da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (Qualifio) no site da entidade (qualifio.org.br).

Riscos de utilizar cabos de alumínio acobreado

O principal risco do uso desse material é a ocorrência de incêndios devido a problemas de sobreaquecimento nas emendas e terminações de cabos elétricos. Outro problema sério com este produto é que ele é criminosamente apresentado como tendo seções nominais iguais às dos cabos com cobre.

Segundo Hilton Moreno, fabricantes inescrupulosos que adotam essa prática se aproveitam do fato de a camada externa do condutor ser na cor do cobre e enganam os consumidores desavisados, que acham que aquele cabo é de cobre.

Hilton Moreno ainda explica que, além do mau contato resultante de conexões feitas de forma inadequada, o uso de um cabo de alumínio cobreado de uma dada seção nominal como se fosse a mesma seção nominal de um cabo de cobre pode levar à sobrecargas, que podem evoluir para curtos-circuitos e incêndios, além de representar aumento no consumo de energia.

Como denunciar produtos irregulares

O caminho mais efetivo que existe para encaminhar denúncias sobre suspeita de fraude nos fios e cabos elétricos é entrar em contato com a Qualifio.

A entidade tem como objetivo principal fiscalizar e combater a comercialização de produtos irregulares, identificando os fabricantes desonestos e encaminhando o assunto para as autoridades competentes.

A Qualifio inclusive testa e avalia os fios e cabos de seus associados com o mesmo rigor que os das empresas não associadas. E, caso seja encontrada alguma irregularidade, o fabricante associado é denunciado ao Inmetro e ao Órgão Certificador, podendo ser até mesmo desligado da entidade. O site da associação é o www.qualifio.org.br, onde existe um canal direto para que seja feita a denúncia.



Dia do Estagiário: empresas investem em novos talentos

No próximo dia 18 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Estagiário, data que leva as empresas a reconhecerem os jovens talentos que integram suas equipes. O momento é de reflexão sobre o impacto positivo que os estagiários conseguem levar para o ambiente corporativo. 

Ainda no início de suas trajetórias profissionais, as pessoas estagiárias tendem a chegar ao mercado de trabalho com vontade de aprender e contribuir para o sucesso das organizações. Afinal, o estágio é um ponto de virada na preparação dos universitários, permitindo que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Para as empresas, essa etapa pode ser uma oportunidade de cultivar talentos e preparar futuros profissionais. 

Mas, para as organizações valorizarem esses talentos, algumas práticas são essenciais. Andrea Felgueiras, Gerente Executiva de Marketing B2C no ManpowerGroup Brasil, comenta: “investir em um bom processo de onboarding, por exemplo, ajuda os estagiários a se sentirem seguros desde o início, com as ferramentas necessárias para desempenharem suas funções com confiança”. 

Outra prática recomendada pela especialista é: “dar espaço para os estagiários participarem de projetos relevantes. Essa participação motiva, engaja e integra os jovens talentos ao time, proporcionando uma experiência de aprendizado mais rica”. 

Além disso, conversas regulares sobre o desempenho e o reconhecimento das conquistas dos estagiários podem ser fundamentais para seu desenvolvimento. “O feedback contínuo cria um ambiente de aprendizado, permitindo que os jovens profissionais cresçam e se sintam valorizados”, complementa Andrea. 

Ou seja, estimular o autodesenvolvimento, seja por meio de treinamentos ou conversas de carreira, demonstra o compromisso da empresa com o crescimento de suas pessoas estagiárias. 

“As práticas comentadas aqui são fundamentais para as organizações construírem uma base sólida de talentos engajados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. No Dia do Estagiário, e durante todo o ano, reconhecer e valorizar esses jovens é um investimento no futuro”, finaliza Andrea Felgueiras.



Especialista dá dicas de como trabalhar com Direito nos EUA

A possibilidade de estudar, trabalhar e morar nos Estados Unidos tem atraído um número crescente de profissionais brasileiros em busca do sonho americano. Atualmente, mais de dois milhões de brasileiros vivem em solo americano, segundo levantamento do Itamaraty.

Entre as áreas de maior interesse dos imigrantes está o Direito. Contudo, a validação do diploma e o exame do Bar, equivalente ao exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), são barreiras. No entanto, existem algumas opções para advogados brasileiros que desejam exercer a profissão nos Estados Unidos sem precisar validar o diploma e passar no Bar.

Bruno Lossio, sócio fundador da Premium Global Mobility Partner, explica: “Os advogados brasileiros têm outras formas de atuação na área em solo americano. Ou seja, é possível migrar para os EUA sem renunciar à carreira de advogado, mesmo sem a obrigatoriedade de validar o diploma ou passar no Bar Exam”.

Para um norte-americano se tornar advogado nos Estados Unidos são necessários cerca de 8 anos de estudo, incluindo um bacharelado, uma pós-graduação de 3 anos em Direito (Juris Doctor – JD) e a aprovação no exame do Bar de uma jurisdição americana. “Mas isso não significa que o advogado brasileiro com pretensões de exercer a profissão de advogado nos EUA terá que enfrentar mais esse tempo de estudo”, tranquiliza Bruno.

Segundo o profissional, que é advogado licenciado no Brasil, existem outras possibilidades para advogados brasileiros que desejam morar e trabalhar nos EUA sem abrir mão da carreira jurídica. Uma das opções é a profissão de “paralegal”, ou assistente de advogado. No Brasil, não existe uma profissão equivalente legalmente, mas trata-se de alguém que realiza muitas das mesmas tarefas jurídicas de um advogado, exceto aquelas restritas por lei. “Um paralegal pode auxiliar no preparo das petições e casos, fazer pesquisas e ter contato direto com clientes, por exemplo. No entanto, é importante mencionar que este profissional deve estar sempre sob a supervisão de um advogado licenciado.” 

Visto imigratório para advogados

Existem mais de 180 tipos de vistos para os Estados Unidos e o EB-1 está entre os mais indicados para os advogados brasileiros, de acordo com Bruno. O EB-1, da categoria “Employment Based” (Baseado em Emprego), baseia-se nas conquistas e realizações profissionais do candidato. Além disso, o EB-1 concede residência permanente nos Estados Unidos a profissionais que se destacam em suas áreas de atuação. 

O EB-1 é para profissionais com habilidades extraordinárias, indicado para quem atua nas áreas das ciências, artes, educação, negócios e atletismo. “Para ser elegível ao EB-1, basta comprovar o reconhecimento e destaque na área profissional por meio de documentos. Geralmente, advogados brasileiros atendem aos requisitos de elegibilidade para este visto”, aponta Bruno, referindo-se à publicação de artigos em revistas especializadas, premiações e afiliação a associações profissionais.

Bruno alerta sobre a desinformação acerca do visto EB-1. “Muitos profissionais e escritórios de imigração focam no visto EB-2 NIW como primeira opção para imigrar. No entanto, na maioria das vezes, profissionais de Direito se encaixam perfeitamente na categoria do EB-1”, afirma, complementando: “Esta é, certamente, uma maneira mais eficiente e rápida para quem quer migrar para os EUA”.

A Premium Global Mobility Partner é um escritório de mobilidade global e planejamento imigratório para os Estados Unidos. Fundada pelos advogados brasileiros Bruno Lossio e Henrique Scliar, a empresa tem sede em Salt Lake City, Utah, com escritório no Texas, na Flórida e no Rio de Janeiro.

A empresa oferece serviços jurídicos para processos imigratórios com base em carreira, emprego e investimentos, além de imigração de negócios e naturalização. A assessoria de vistos como EB-2 NIW, EB-1 e O-1 está entre os principais serviços da Premium.



Congresso da SBPC/ML aborda sustentabilidade e inovação

Salvador irá sediar o 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), de 10 a 13 de setembro, no Centro de Convenções da cidade. O evento deve reunir quatro mil pessoas, e tem como tema central ‘O Papel da Patologia Clínica na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde’. Este tema destaca os desafios contemporâneos enfrentados pela saúde pública e privada no pós-pandemia, promovendo discussões científicas alinhadas à urgência de tornar os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis. As inscrições estão abertas. 

O congresso será palco para discussões sobre inteligência artificial (IA) e sua aplicação na medicina laboratorial. De acordo com Fábio Sodré, médico patologista clínico, diretor regional da SBPC/ML e presidente do congresso, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa na identificação de padrões, agilização de exames e otimização de recursos e há grande variedade de palestras nessa temática, abrangendo diversos aspectos para melhorar o atendimento nos laboratórios clínicos. 

Outras áreas que terão palestras estão diagnósticos moleculares e genéticos, bioquímica, bicrobiologia, hematologia, testes laboratoriais remotos, qualidade assistencial e segurança do paciente. O evento contará com mesas redondas, workshops e palestras sobre temas como gestão de laboratórios, relacionamento com operadoras de saúde e regulação do setor.

A programação será ampla e inclusiva. O 56º Congresso da SBPC/ML busca atender tanto os profissionais da bancada quanto os estrategistas de inovação. Serão dez salas de aula com palestras simultâneas, além de workshops e arenas promovidos pela indústria diagnóstica. A área de expositores será a maior da história do congresso, com quatro mil e duzentos metros quadrados. 

Fábio Sodré conta que entre os palestrantes para as conferências magnas, está Luiz Cláudio Lemos Correia, mestre em saúde pública pela Johns Hopkins University e pesquisador da Emory University. “Ele vai abordar a utilização racional dos recursos em saúde. Sua experiência com a metodologia Choosing Wisely, que promove o uso adequado dos recursos médicos, promete trazer insights valiosos para os participantes”, ressaltou Fábio Sodré. 

Outro renomado palestrante e que também fará conferência magna é o Alysson Muotri, professor da Universidade de San Diego e especialista em organoides cerebrais, revelou Fábio. “Muotri apresentará suas pesquisas inovadoras que mimetizam o comportamento do cérebro humano em modelos reduzidos, oferecendo novas perspectivas para o estudo de doenças neurológicas”, diz.

Neste site está a grade completa de mesas redondas, encontros com especialistas, cursos pré-congresso, atividades de empresas, entre outros eventos, como cerimônia de abertura, festa de encerramento e palestras.

Sobre a SBPC/ML – A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial é uma associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944. Tem como finalidades congregar Médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Médicos de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligadas à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da Especialidade dentro dos padrões ético-científicos. Entre os associados estão médicos patologistas clínicos e de outras especialidades (como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos, estudantes de nível universitário e nível médio). Também podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos, produtos e serviços para laboratórios. Ao longo das últimas décadas a SBPC/ML tem promovido o aperfeiçoamento científico em Medicina Laboratorial, buscando a melhoria contínua dos processos, evolução da ciência, tecnologia e da regulação do setor, com o objetivo principal de qualificar de forma permanente a assistência à saúde do brasileiro.



Jorge Matos, CEO da Etalent, estará no Rio Innovation Week

Jorge Matos, CEO da Etalent, uma das principais empresas de gestão comportamental do Brasil com 36 anos de mercado, será um dos palestrantes da Rio Innovation Week, evento global de tecnologia e inovação. A conferência acontecerá entre os dias 13 e 16 de agosto no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Matos subirá ao palco do Startup Programme, localizado no Armazém 5, no dia 16 de agosto, às 16:30, para discutir o tema “Empreendedorismo e Inovação: Qual o Seu Perfil?”.

A palestra de Jorge promete uma profunda exploração das “Essential Skills”: conhecimentos, comportamentos e habilidades necessárias para ter sucesso no mundo do empreendedorismo e inovação. Os participantes terão a oportunidade de entender como as competências se interrelacionam e o que fazer para gerar resultados de alta performance para o negócio, promovendo o sucesso no ambiente de inovação e startups. Além disso, a Etalent oferecerá gratuitamente a todos os presentes uma análise interativa do perfil de empreendedorismo e inovação, permitindo uma experiência prática e personalizada.

O Rio Innovation Week 2024 será um evento de grandes proporções, ocupando uma área de 70.000m² e contando com a participação de 2000 startups, 32 conferências, 2500 palestrantes e mais de 350 expositores. A conferência reunirá os principais nomes da tecnologia e inovação, proporcionando um espaço para networking, aprendizado e desenvolvimento de novos negócios.

“Participar do Rio Innovation Week é uma oportunidade ímpar para compartilhar nosso conhecimento em gestão comportamental e ajudar empreendedores a entenderem melhor seus perfis e potencialidades”, afirma o CEO. “O mapeamento do perfil empreendedor é uma ferramenta poderosa para quem deseja crescer e se destacar no competitivo ambiente de negócios atual”, finaliza Jorge.

Serviço:

Evento: Rio Innovation Week 2024  

Data: 13 a 16 de agosto de 2024  

Local: Pier Mauá, Rio de Janeiro  

Ingressos: passaporte Rio Innovation Week – R$ 600,00, ingresso diário – R$ 250,00 

Rio Innovation Week – 4ª Edição em Rio de Janeiro – Sympla

 



Boomi foi nomeada uma das empresas privadas de crescimento mais rápido dos Estados Unidos na lista 2024 Inc. 5000 de 2024

A Boomi ™, líder em integração e automação inteligente, anunciou hoje sua inclusão na lista anual Inc. 5000, a mais prestigiada classificação das empresas privadas de crescimento mais rápido do país. A lista oferece uma visão fundamentada em dados das empresas mais bem-sucedidas nos segmentos mais dinâmicos da economia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240813232920/pt/

Boomi Named One of America's Fastest-Growing Private Companies on the 2024 Inc. 5000 List (Graphic: Business Wire)

Boomi Named One of America’s Fastest-Growing Private Companies on the 2024 Inc. 5000 List (Graphic: Business Wire)

“Ser nomeado para a lista Inc. 5000 é uma honra e um testemunho não apenas do nosso rápido crescimento, mas também da crescente demanda por nossa plataforma inovadora de integração e automação”, disse Steve Lucas, CEO da Boomi. “À medida que as organizações buscam navegar pelas complexidades da transformação digital, a liderança da Boomi em IA, automação, gerenciamento de APIs e integração inteligente nos diferencia no setor, e esse reconhecimento reflete isso”.

“Uma das maiores alegrias do meu trabalho é revisar a lista Inc. 5000″, diz Mike Hofman, que recentemente se juntouàInc. como editor-chefe. “Ver todas as maneiras intrigantes e surpreendentes pelas quais as empresas estão transformando setores, desde saúde e IA até vestuário e alimentos para animais de estimação, é fascinante para mim como jornalista e contador de histórias. Parabéns aos homenageados deste ano por terem crescido seus negócios rapidamente, apesar da disrupção econômica que todos enfrentamos nos últimos três anos, desde problemas na cadeia de suprimentos até inflação e mudanças na força de trabalho”.

Como pioneira da plataforma de integração como serviço (iPaaS), com uma das maiores bases de clientes globais entre os fornecedores de plataformas de integração, a Boomi tem uma comunidade de usuários crescente de mais de 250.000 membros e uma rede mundial de aproximadamente 800 parceiros. Ela foi reconhecida pela CRN como uma empresa Cloud 100 e vencedora do Programa de Parceiros 5 estrelas.

A empresa anunciou recentemente um compromisso estratégico com a ServiceNow para elevar conjuntamente as experiências dos clientes por meio de soluções de autoatendimento alimentadas por IA, e também lançou recentemente o Boomi API Control Plane – uma plataforma centralizada para descobrir, gerenciar e governar APIs em uma organização. A Boomi assumiu a liderança em inovação de IA com a introdução do Boomi AI Agent Framework e seis Boomi AI Agents inaugurais que permitem que os clientes aproveitem totalmente os recursos alimentados por IA para uma inovação inigualável.

À medida que a demanda das empresas por soluções de conectividade digital, IA, integração, gerenciamento de API e automação inteligente cresce, a Boomi continua a escalar rapidamente e a contratar globalmente. Visite Boomi Careers para obter uma lista de vagas abertas na equipe global da Boomi.

Para obter uma lista completa da Inc. 5000, visite www.inc.com/inc5000.

Recursos adicionais

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em integração e automação inteligente, ajuda organizações ao redor do mundo a automatizar e agilizar processos cruciais para obter resultados de negócios com mais rapidez. Aproveitando recursos avançados de IA, a Boomi Enterprise Platform conecta perfeitamente sistemas e administra fluxos de dados com gestão de API, integração, gerenciamento de dados e orquestração de IA em uma solução abrangente. Com uma base de clientes que excede 20.000 empresas a nível mundial e uma rede em rápida expansão de mais de 800 parceiros, a Boomi está revolucionando a forma como empresas de todos os tamanhos conquistam agilidade empresarial e excelência operacional. Descubra mais em boomi.com.

© 2024 Boomi, LP. A Boomi, o logotipo “B” e a Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

+1-415-613-8320

Fonte: BUSINESS WIRE



Animes e mangás impulsionam o estudo de japonês no mundo

O Doutor Michael J. Norris, Deputado Distrital no Estado Americano de Nova York no artigo Exploring Japanese Popular Culture as a Soft Power Resource analisa como a cultura popular japonesa, especialmente através de animes, mangás, videogames e outros produtos culturais, tem sido utilizada como um recurso estratégico de soft power (poder brando).

Neste artigo, o Dr. Norris discute como a exportação cultural japonesa gerou uma atração por uma imagem positiva e o papel do Japão como disseminador de videogames e jogos de computador, tendências da moda, anime, mangá e culinária, transformando o Japão em um visual arbiter of cool”. O “Cool Japan” é uma iniciativa do governo japonês para promover a cultura japonesa globalmente, destacando aspectos que são considerados “legais” por pessoas de fora do Japão. 

O artigo também identificou que este resultado é expresso pelo número de alunos estrangeiros estudando japonês no mundo que em 1990, no auge do milagre econômico japonês, somavam 981.407, enquanto em 2003, o número de estudantes de japonês havia saltado para 2.356.745.

No entanto, esses números continuam em crescimento. O Ministério da Relações Exteriores do Japão divulgou Pesquisa sobre Educação em Língua Japonesa no Exterior FY2021 realizada pela Japan Foundation, onde aproximadamente 3,79 milhões de pessoas em 141 países e regiões estudam japonês.

O impacto dos animes e mangás incentiva o estudo da língua Japonesa no Brasil

O artigo A Presença da Mídia na Socialização Contemporânea dos Jovens: O Caso do Anime como Convite ao Estudo da Língua Japonesa de Nancy Naomi Ueda e Leiko Matsubara Morales explora o impacto dos animes na socialização dos jovens e como isso influencia o aumento do número de aprendizes da língua japonesa no Brasil.

As autoras apresentaram resultados de pesquisas realizadas com aprendizes de japonês na Universidade de São Paulo (USP) que mostraram que grande parte dos estudantes foi inicialmente atraída pela língua japonesa em função do interesse por animes e mangás. Além disso, o artigo discute iniciativas recentes que buscam associar a cultura pop japonesa ao ensino da língua no Brasil, sugerindo que essa combinação é eficaz para atrair e engajar novos alunos.

No artigo A influência cultural japonesa através dos desenhos animados: animes culturais ou fruto da cultura de massa? Eliana Cristina de Alvarenga Saraiva Gorgatti, explora como a influência dos animes no Brasil tem sido significativa na formação cultural dos jovens e no aumento do interesse pelo aprendizado da língua japonesa. A autora argumenta que os animes não são apenas um produto de entretenimento, mas também um veículo de transmissão cultural que impacta diretamente no comportamento e nas escolhas educacionais dos jovens brasileiros.

O artigo conclui que os animes possuem um papel vital na motivação para o aprendizado da língua japonesa entre os jovens brasileiros. Eles funcionam como uma porta de entrada para a cultura japonesa e podem ser vistos como uma ferramenta educativa poderosa que vai além do entretenimento para influenciar positivamente as escolhas culturais e educacionais dos jovens.

Os dados da pesquisa sobre as instituições de língua japonesa no mundo divulgada pela Japan Foundation relata que no Brasil a quantidade de estudantes de língua japonesa totalizou 26.157. Esse número de estudantes classifica o Brasil em 14º lugar mundial. A entidade informou que nova pesquisa de 2024 será realizada a partir de setembro. Os resultados da pesquisa serão compilados em um relatório com as informações mais recentes sobre a situação atual do ensino de língua japonesa.

Oportunidades de carreira e bolsas de estudos no Japão

A Embaixada do Japão no Brasil divulgou o regulamento para o processo de seleção 2025 para bolsas de estudo de graduação e pós-graduação no Japão. Para a graduação, entre os critérios está definido a nacionalidade brasileira; ter ensino médio completo ou conclusão prevista até março de 2025; ter nascido após 02/04/2000; ter conhecimento avançado da língua inglesa e conhecimento da língua japonesa; é necessário ter disposição para estudar japonês e assistir aulas nesse idioma; disponibilidade de embarque na 1ª semana de abril de 2025; além disso, devem possuir um histórico ou boletim do ensino médio com alto rendimento escolar.

A JETRO – Japan External Trade Organization é uma iniciativa governamental que oferece um portal dedicado a profissionais qualificados interessados em trabalhar no Japão. O portal destaca as oportunidades em diversas indústrias, desde grandes corporações até pequenas e médias empresas japonesas que procuram profissionais com habilidades para suportar suas operações globais. Além disso, o site fornece guias sobre como estudar, trabalhar e se estabelecer no Japão, enfatizando a importância de habilidades técnicas e proficiência em idiomas para se destacar no competitivo mercado japonês.

Benefícios e oportunidades de aprender japonês

Sobre o aprendizado do idioma japonês e outras línguas na modalidade on-line, Sergio Arruda, franqueado Yázigi Vila Leopoldina em São Paulo e gestor do modelo All Line é crítico da flexibilidade absoluta para o aprendizado de idiomas e relata que “aulas on-line podem ter um problema recorrente que é manter a motivação para evitar a desistência dos alunos. Assim, para mitigar o problema é fundamental criar um sistema com turmas fixas, sempre os mesmos alunos, o mesmo professor, o mesmo engajamento e que ao invés de seguir o esquema ‘venha a hora que quiser’ porque as pessoas acabam não indo em hora alguma, a melhor opção é definir horários, reservar a agenda, ter um professor que conhece o aluno e como resultado buscar a entrega de um aprendizado eficaz”.

Finalizando, o professor e economista Diercio Ferreira, CEO da Techtalent Innovation and Language School destaca que “aprender japonês facilita o acesso a oportunidades de trabalho em empresas japonesas e melhora a competitividade no mercado global. Além disso, permite compreender a rica cultura japonesa, desde negócios até entretenimento, fortalecendo habilidades cognitivas e a capacidade de resolução de problemas. Em suma, aprender japonês abre portas para novas oportunidades profissionais e culturais em um cenário internacional cada vez mais interconectado”.



Índice de Demanda por Crédito cai 26% na comparação anual

Segundo dados divulgados pelo Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), a demanda por crédito no Brasil caiu 26% em março de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a fevereiro, a queda foi de apenas 13%.

De acordo com o índice, que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços, o segmento varejista foi o principal responsável pelo cenário negativo, registrando uma queda anual de 33%. No mesmo período, apenas o setor de Serviços registrou alta, com aumento de 12%.

Bancos e demais instituições financeiras também apresentaram perda de demanda considerável, com queda de 27% em um ano. Para o CEO da Inteligência Comercial e Mentor do Crédito Internacional, Luciano Bravo, essa redução se dá pela escassa oferta de crédito. O empresário destaca que esse fator “gera dificuldade, pois tem pouco crédito para muita procura, além de um preço muito alto”.

O INDC destaca ainda que, em março, no segmento varejista, apenas a categoria Supermercado apresentou uma recuperação de 8%, na comparação dos últimos 12 meses. Já as demais categorias registraram quedas consideráveis, como uma redução de 59% em Lojas de Departamento, 54% no setor de Vestuário, 38% no de Eletro/Móveis e 11% em outros segmentos.

Na comparação com fevereiro deste ano, houve queda de 28% entre Bancos e financeiras e de 3% em Serviços. No entanto, o único aumento registrado foi no Varejo, que subiu 3%. Bravo avalia que uma das maiores dificuldades para o acesso ao crédito ainda é a burocracia. 

“Pede-se muita coisa, mas as empresas não conseguem atender a todos os critérios. Além disso, o custo (que é mediado pela Selic) também é muito alto e torna o crédito nacional não tão vantajoso”, explica o Mentor.

Na comparação mensal, o cenário foi de quedas mais brandas em Eletro/Móveis, com uma redução de 6%, 2% no setor de vestuário e outros 2% nas demais categorias. Em contrapartida, uma leve recuperação foi registrada em Supermercado, com 7%, e mais 3% em Lojas de Departamento.

“Entende-se que existe, no Brasil, uma busca por crédito que acaba sendo muito alta, mas a burocracia e outras questões dificultam o acesso”, finaliza Luciano.

Para saber mais, basta acessar: http://www.inteligenciacomercial.com



Empresa act digital discute monetização de dados em painel

A act digital, consultoria brasileira de transformação digital, promoveu um painel sobre o tema da monetização de dados durante o Febraban Tech, congresso de tecnologia no setor financeiro realizado entre 25 e 27 de junho, em São Paulo (SP).

O painel ‒ que pode ser visto no YouTube ‒ foi moderado por Guilherme Zuccolotto, head de Data & AI da act digital. Na visão do especialista, a monetização de dados é um tema fundamental para o futuro não só das instituições financeiras, mas de todo o mercado.

O debate aborda a possibilidade de transformar dados em fonte de receita para uma empresa. A monetização de dados internamente nas empresas, envolve o uso estratégico de dados para impulsionar eficiência e inovação dentro da própria companhia. Ao alavancar dados internos, as organizações podem otimizar processos, melhorar produtos e serviços, e personalizar a experiência do cliente. Outra perspectiva é a criação de produtos de dados que possam ser vendidos externamente (como dados usados para prevenção de fraudes e otimização de crédito), respeitando, em todos os casos, os limites legais.

“Monetização de dados, no começo, era muito visada em produtos que poderiam ser vendidos diretamente ao cliente externo. Na verdade, monetizar os dados é usar esses assets internamente para ter mais valor e desbloquear negócios”, disse Zuccolotto, na abertura do painel.

Participantes

A discussão contou com a participação de Irene Romão (superintendente de negócios da empresa Núclea), Murilo Garcia (chief data e analytics officer da Núclea), Guilherme Haraguchi (superintendente executivo do Bradesco Seguros) e Diego Borsato (diretor-executivo de tecnologia da informação do BTG Pactual). 

Na visão de Borsato, um dos maiores desafios da monetização de dados é evidenciar que o cliente vai ter um benefício ao compartilhar voluntariamente suas informações. “Como a gente dá clareza para o cliente do benefício que ele vai ter em função do compartilhamento do seu dado, por exemplo, como usuário de rede social, é muito claro ao cliente o benefício que ele tem em relação aos dados que dá para as plataformas, que são: interagir com as pessoas e acompanhar os conteúdos de maior interesse de forma gratuita”, alegou Borsato.

Romão disse que muitos não conseguem mostrar qual seria a vantagem para o cliente. “A proposta de valor e o que o mercado vem fazendo com essa informação ainda são muito superficiais. Por que o banco recebe essa informação? Vai receber um cashback, vai ter mais limite no cartão de crédito?”, exemplificou.

Outro desafio abordado pelos especialistas foi a gestão e a qualidade dos dados. Sem informações bem gerenciadas e de alta qualidade, é difícil criar produtos valiosos, afirmou Garcia.“Se não tiver dados que você conhece bem, nunca vai conseguir fazer algo bom com eles. Então, existe toda uma parte de mapear as fontes de dados, entender, no detalhe, o que significa cada informação para depois começar, efetivamente, a usar”, complementou o especialista.

No painel do Febraban Tech, os participantes discutiram ainda como empresas estão cada vez mais conscientes do valor dos dados e investindo em infraestruturas tecnológicas como data lakes e data warehouses (que permitem armazenamento de grandes quantidades de dados), ou ainda arquiteturas mais modernas como o data mesh, visando a democratização dos dados e habilitando a construção de produtos de dados.

Já Haraguchi ressaltou a importância de uma boa governança dentro do processo de monetização de dados. Isto é, ter bem definidos os princípios, regras, estruturas e processos, além de departamentos atuando juntos para tomada de decisões.

“Você quer trabalhar com dados e não quer entender de governança? Tem preguiça de entender a legislação? Olha para a regulamentação e fala ‘isso é com o jurídico’? Está errado. A Governança tem que ter parceria com as áreas de que a gente depende para fazer a coisa acontecer: as áreas de privacidade, compliance e jurídico têm que formar parcerias e colaborar com as soluções”, argumentou Haraguchi.

Para saber mais, basta acessar: www.actdigital.com



Aura Pharma lança novo produto à base de cannabis

A Aura Pharma, indústria farmacêutica de produtos à base de cannabis medicinal, amplia o seu portfólio com o lançamento do Extrato de Cannabis. O produto Full Spectrum contém todos os compostos naturalmente encontrados na planta, o que inclui uma variedade de canabinoides (como THC, CBD, CBG, entre outros), terpenos (responsáveis pelo aroma e sabor) e outros flavonoides.

O Extrato de Cannabis chega para complementar a linha de produtos do laboratório, que agora conta com cinco apresentações:

– Extrato de Cannabis sativa Aura Pharma – 200 mg/mL – 10 mL

– Canabidiol Aura Pharma 100 mg/mL – 30mL

– Canabidiol Aura Pharma 50 mg/mL – 30mL

– Canabidiol Aura Pharma 100 mg/mL – 10mL

– Canabidiol Aura Pharma 50mg/mL – 10mL.

A linha de produtos da Aura Pharma cresce em um panorama em que a busca por esse tipo de solução avança no Brasil.  Segundo indicativos compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCann), compartilhados pelo portal Medicina S/A, as vendas de produtos medicinais à base de cannabis nas farmácias cresceram 122% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Guilherme Jabur, CEO da Aura Pharma, afirma que a empresa desenvolve seus produtos dentro de rigorosos padrões de qualidade, desde a pesquisa e cultivo da planta, manipulação das formulações, testes e distribuição. “Realizamos um trabalho especializado buscando oferecer aos pacientes bem-estar e qualidade de vida por meio da medicina canabinoide”.

Segundo Jabur, a fabricação das soluções da Aura Pharma segue os padrões de qualidade, cumprindo as Boas Práticas de Fabricação (Good Manufacturing Practices, GMP) de produtos. Então, o produto pronto é enviado ao Brasil de acordo com a regulamentação e processos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

“Chegando aqui, são realizados ensaios físico-químicos e microbiológicos atendendo às exigências. O laboratório Biocientific possui Habilitação REBLAS (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde) além de ser acreditado pela ISO/IEC 17025 para manuseio de produtos à base de cannabis. Só então o produto é distribuído para todo o Brasil”, explica. 

Além disso, acrescenta Jabur, a Aura Pharma conta com o apoio de cientistas e prescritores em projetos de pesquisa para a avaliação e análise de tudo o que oferece. “A empresa tem como objetivo ser 100% transparente com os clientes, profissionais de saúde e com os órgãos regulatórios, além de contribuir na divulgação de informações científicas”.

Full Spectrum: qual a diferença para o CBD Isolado?

Segundo o CEO da Aura Pharma, o Extrato de Cannabis, por ser Full Spectrum, apresenta THC e outros canabinoides, diferenciando-o das demais formulações da marca:

  • Efeito Comitiva: a presença de múltiplos canabinoides e terpenos no extrato podem potencializar os efeitos terapêuticos, graças ao que é conhecido como “efeito comitiva”. Esse efeito é a interação entre os diferentes compostos da planta que, juntos, podem oferecer benefícios superiores em comparação ao uso isolado de cada um;
  • Variedade de canabinoides: além de THC e CBD, a solução reúne outros canabinoides que também possuem potenciais terapêuticos;
  • Terpenos: os terpenos oferecem variedade de aromas e, em estudos pré-clínicos, demonstraram exercer propriedades terapêuticas anti-inflamatórias, analgésicas e ansiolíticas. 

Segundo Jabur, o produto pode ser indicado para pessoas que buscam um espectro completo dos benefícios da cannabis, aproveitando todos os compostos naturais da planta.

“Já o produto Isolado contém apenas o CBD (canabidiol), removendo todos os outros compostos da planta e é ideal para quem deseja evitar completamente o THC ou outros compostos. O Isolado de CBD é indicado para pessoas que precisam ou preferem usar CBD isoladamente, sem a presença de THC ou outros compostos. Indicado, também, para quem precisa de controle rigoroso sobre a ingestão de canabinoides”, explica o CEO da Aura Pharma. 

Mercado de cannabis medicinal cresce no Brasil

Jabur observa que o mercado de cannabis medicinal no Brasil é recente, pois teve sua constituição e sua legislação a partir da Resolução 327/2019, emitida pela ANVISA. “Desde então, podemos observar que muitos médicos vêm se movimentando para prescrever o canabidiol e que muitos profissionais da saúde já entendem que a cannabis medicinal oferece benefícios para o paciente”.

O empresário acrescenta que, agora, o mercado brasileiro de farmácias consegue se organizar para oferecer produtos à base de cannabis medicinal para venda nos PDVs (Pontos de Venda). “Além disso, a indústria começa a observar que esse mercado possui potencial e com isso, passa a investir. Recentemente, muitas indústrias começaram a desenvolver seus projetos de cannabis”, articula.

Para mais informações, basta acessar: https://www.aurapharma.com.br/



Relatório de Segmento de Mercado da Best: Resseguradoras Latino-Americanas se Beneficiam do Crescimento do PIB

As resseguradoras que operam na América Latina continuam a se beneficiar do crescimento do PIB da região, embora o impacto do furacão Otis de 2023 destaque a necessidade de capacidade adicional, de acordo com um novo relatório da AM Best.

O relatório de segmento de mercado da Best, “Latin American Reinsurers Benefiting from GDP Growth” (Resseguradoras latino-americanas se beneficiam do crescimento do PIB), faz parte da análise da AM Best sobre o setor global de resseguros antes do Rendez-Vous de Septembre em Monte Carlo. Outros relatórios, incluindo a classificação da AM Best dos principais grupos globais de resseguros e análises detalhadas dos mercados de títulos vinculados a seguros, Lloyd’s, vida/anuidade, saúde e resseguros regionais, estarão disponíveis em agosto e setembro.

Esse relatório afirma que as resseguradoras no primeiro semestre de 2024 continuaram apoiando as seguradoras primárias. Alguns participantes globais que operam na América Latina mudaram seu apetite por riscos, devido a mandatos globais ou aversão geral a riscos. A maioria dos déficits na colocação de contratos foi coberta por outros grandes participantes internacionais ou resseguradoras regionais. Em alguns casos, os programas não foram colocados em 100%.

“A experiência de renovação de resseguros em toda a América Latina tem variado, mas geralmente favoreceu as seguradoras primárias com capacidades mais abrangentes de gestão de risco da empresa, que apresentam melhor histórico de sinistros e, assim, conseguem negociar contratos de resseguro de forma mais eficaz”, disse Eli Sanchez, diretor de análise da AM Best. “As renovações estão sendo afetadas por eventos significativos na região, incluindo inundações no Brasil e as consequências do furacão Otis no México”.

O relatório observa que o uso de agentes gerais de gestão (MGAs), seja para fornecer capacidade ao mercado latino-americano ou para assumir riscos por resseguradoras regionais do exterior, ganhou popularidade. À medida que as taxas de juros globais continuam a cair, a atratividade da região pode gerar mais demanda por empresas de autoridade de subscrição delegada (DUAEs).

No Brasil, as resseguradoras domésticas com exposição a catástrofes internacionais estão reduzindo suas exposições a catástrofes patrimoniais, alinhando-se às tendências globais. Entretanto, essas ações ainda não se traduziram em lucros significativos de subscrição ou crescimento de capacidade. As resseguradoras nacionais têm concentrado seus esforços em linhas especializadas, como fianças, automóveis, transportes e agrícola, pois representam oportunidades de crescimento.

“O crescente volume de prêmios cedidos, com um crescimento de 8,9% em 2023, para resseguradoras locais reflete a maturação do mercado de seguros”, disse Ricardo Rodriguez Perez, analista financeiro da AM Best. “Os preços continuam favoráveis, com a ajuda do mercado global de resseguros, que permanece em alta.”

Para acessar a cópia completa desse relatório de segmento de mercado, acesse http://www3.ambest.com/bestweek/purchase.asp?record_code=345889.

Uma discussão em vídeo sobre esse relatório também está disponível em http://www.ambest.com/v.asp?v=ambgrlatam824.

Para futuros relatórios globais de resseguro antes do Rendez-Vous de Septembre, visite Best’s Research.

AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Exposição O Legado Suíço na Amazônia ocorre em Florianópolis

A exposição “O Legado Suíço Brasileiro na Amazônia” está em cartaz em Florianópolis até o dia 15 de setembro, proporcionando aos visitantes uma oportunidade para conhecer o legado suíço na região amazônica, com enfoque na arte, ciência e sustentabilidade.

A mostra é organizada por três instituições: Embaixada da Suíça, Museu Paraense Emílio Goeldi e a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi. O objetivo principal da curadoria é oferecer aos visitantes uma chance de mergulhar mais fundo nesta conexão entre a Suíça e a Amazônia.

A exposição une acervos do século XVIII em conjunto com a tecnologia de realidade aumentada. Através dessa união, os visitantes têm a oportunidade de explorar a fauna e a flora brasileira, além de observar artefatos e memórias.

O projeto reuniu observadores em todas as cidades por onde passou, como Brasília, Porto Alegre e São Paulo, com um recorde de público de mais de 50 mil visitantes registrados. A exposição continuará a itinerar pelo país até 2025, promovendo o intercâmbio cultural para todas as cidades onde estará presente, finalizando em Belém durante a COP 30, trazendo à tona a importância da preservação cultural e ambiental.

 



Pipefy Anuncia Novos Recursos de IA para Automação de Processos

CURITIBA, Brasil, Aug. 13, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Pipefy, líder global em automação de processos sem código, inaugura novos recursos de inteligência artificial capazes de acelerar a criação de workflows, automatizar processos complexos e analisar dados usando linguagem natural. Tudo isso em uma interface intuitiva e no-code de verdade.

Ideal para times como RH, Financeiro e Compras, a Pipefy AI garante, ao mesmo tempo, autonomia para áreas de negócios e total controle e visibilidade para o departamento de TI. Suas três funcionalidades primárias são:

  • Automação por IA: ajuda times a economizar recursos, evitar erros e reduzir lead times ao automatizar tarefas manuais e repetitivas com um simples prompt, como ler e extrair dados de documentos e imagens.
  • Agentes de IA: auxiliam equipes na prestação de serviços de excelência. Disponíveis 24 horas por dia, todos os dias, tiram dúvidas comuns de solicitantes, garantindo acesso rápido a informações de políticas e documentos.
  • IA-copiloto: permite que as equipes criem e otimizem fluxos de trabalho, analisando dados e fornecendo insights instantâneos e aprofundados sobre desempenho.

“Hoje, todas as empresas operam lidam com limitações de recursos, e a Pipefy AI entrega automações mais rápido e por um custo menor que qualquer outra solução disponível”, afirma Alessio Alionço, CEO da Pipefy.

A Pipefy AI usa protocolos de segurança rígidos para garantir a proteção dos dados. Isso inclui criptografia de dados em trânsito (TLS 1.2 e superior) e o uso de técnicas de anonimato para garantir que dados sensíveis permaneçam invioláveis. Além disso, a plataforma OpenAI API usada pelo Pipefy foi auditada e certificada para conformidade com SOC 2 Tipo 2. Para saber mais, acesse: https://www.pipefy.com/pt-br/ai/

Sobre a Pipefy

A Pipefy oferece uma plataforma líder em automação de processos impulsionada por IA, que aumenta a produtividade e eficiência, centraliza dados e padroniza processos para equipes de/como Financeiro, RH, Compras, Suporte ao Cliente e mais. Fundada em 2015, a empresa tem hoje mais de 4.000 clientes, incluindo Visa, IBM, Volvo e Kraft Heinz, e foi nomeada para o Deloitte Technology Fast 500™ – classificação das 500 empresas de crescimento mais rápido na América do Norte.

Contato:

Carina Bacelar

communication@pipefy.com


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Ethiopian Airlines fecha contrato de consultoria em design com um consórcio liderado pela Dar e Zaha Hadid Architects para novo aeroporto central global da Etiópia

O Ethiopian Airlines Group anunciou planos para construir o maior aeroporto da África em Abusera, um elemento crítico do plano estratégico de 15 anos do Ethiopian para se tornar um dos grupos de aviação mais competitivos do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240812482086/pt/

Ethiopian Airlines Group CEO Mesfin Tasew and Dar’s Director of Operations in Ethiopia Tariq Al-Qanni sign consultancy contract for new Abusera International Airport. (Photo: AETOSWire)

Ethiopian Airlines Group CEO Mesfin Tasew and Dar’s Director of Operations in Ethiopia Tariq Al-Qanni sign consultancy contract for new Abusera International Airport. (Photo: AETOSWire)

A localização do aeroporto permite crescimento progressivo, capacitando a companhia aérea a atender as previsões da Associação Internacional de Transporte Aéreo de mais de 200% de crescimento na próxima década, crescendo mais que o Aeroporto Internacional Bole, que não tem possibilidades de ampliação significativa. A altitude mais baixa de Abusera elevará o desempenho de decolagem das aeronaves, ao passo que a ligação com o transporte ferroviário expresso a Addis Ababa facilitará a conectividade.

Na primeira fase, programada para 2029, o aeroporto terá capacidade para 60 milhões de passageiros anualmente, quase três vezes o aeroporto mais movimentado da África atualmente, criando milhares de empregos para atender a base de clientes e a frota em expansão do Ethiopian. Por fim, o aeroporto atenderá 110 milhões de passageiros anualmente, quatro vezes a capacidade do Aeroporto Internacional Bole.

O CEO do Ethiopian, Mesfin Tasew, afirmou: “Com sua capacidade excepcional e instalações de categoria mundial, este novo aeroporto promete elevar a aviação africana”.

Para realizar esse novo projeto transformador, a Ethiopian Airlines fechou um contrato de consultoria com um consórcio liderado pela Dar Al-Handasah Consultants (Shair and Partners), com a Zaha Hadid Architects (ZHA),Pascall+Watson Architects, Landrum&Brown e TY Lin.

A Dar, a TY Lin e a Landrum&Brown pertencemàSidara, colaboração global classificada como número 1 em aviação (Engineering News Record 2023). A ZHA traz premiados recursos de design e um histórico global de aclamados projetos aeroportuários, enquanto a Pascall+Watson Architects já realizou mais de 2.000 projetos de aviação em 70 aeroportos.

Coletivamente, essas empresas proverão serviços de assessoria técnica, engenharia, gestão de projetos e supervisão de construção para as instalações de 600.000 m2 para passageiros, 126.000 m2 para suporteàcompanhia aérea, duas pistas paralelas de Código 4E com infraestrutura de campo de aviação associada e outras importantes instalações e infraestruturas aeroportuárias.

Sobre o Ethiopian Airlines Group

A Ethiopian é uma das maiores companhias aéreas e de mais rápido crescimento na África. Com base em um histórico altamente bem sucedido de 78 anos, a Ethiopian opera a frota mais moderna da África para mais de 150 destinos em cinco continentes.

https://www.ethiopianairlines.com/et

Sobre a Dar

A Dar fornece serviços de design, planejamento, engenharia e gestão para projetos prediais, municipais, de transporte e infraestrutura.

Sobre a Zaha Hadid Architects (ZHA)

Fundada há 45 anos em Londres, a ZHA oferece serviços de arquitetura, design e planejamento em todo o mundo.

Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dar – Marketing e comunicações

Haya Yahya

MC@dar.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dia Nacional de Combate à Poluição é celebrado em 14 de agosto

A data é celebrada no Brasil em virtude da publicação do Decreto-Lei nº 1.413 de 14 de agosto de 1975, em que se determinava, pela primeira vez no país, mecanismos para controle da poluição industrial. As principais formas de poluição existentes atualmente são: a hídrica, a do solo, a sonora, a visual e a atmosférica.

A data alerta a sociedade para buscar alternativas que reduzam urgentemente o aquecimento global, atendendo um dos princípios da Agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A poluição do ar e as mudanças climáticas estão diretamente relacionadas na medida em que muitas das fontes de emissão poluentes são também fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Causando uma em cada nove mortes em todo o mundo, a poluição do ar é a maior ameaça ambiental à saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), contidas na cartilha informativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a poluição do ar seria responsável por cerca de sete milhões de mortes prematuras no mundo a cada ano. 

“Em 2023, a orientação da OMS era de não haver mais de 5 microgramas por metro cúbico de PM 2,5, e somente 7 países cumpriram essa orientação. O Brasil ocupou a 83ª posição no ranking mundial, sendo Bangladesh o primeiro”, relata Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

“O aquecimento global causa efeitos devastadores e as pessoas começam a sentir cada vez mais seus impactos. As ondas de calor tem provocado incêndios florestais que emitem gases e partículas finas, prejudicando a vegetação e causa a morte de animais silvestres, além de aumentar a poluição do ar, diminuir a fertilidade do solo, oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população”, pontua o ambientalista Willian Oliveira.

A poluição por plásticos é tão preocupante que, hoje, a Organização das Nações Unidas (ONU) já a considera a 2ª maior ameaça ambiental ao planeta, atrás apenas da emergência climática. Na avaliação de Natalie Gil, diretora executiva da Sea Sheperd, por ser um país continental, o Brasil tem muitos desafios ainda em relação a saneamento básico e gestão de resíduos, com um índice de reciclagem muito precário.

O setor de transportes é responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa, o que exige cada vez mais investimento em transporte sustentáveis. “Nesse contexto, as bicicletas mostram-se como ferramentas fundamentais na transição para uma economia de baixo carbono, uma vez que são modais não poluentes, além de eficazes para a maior parte dos deslocamentos”, finaliza Vininha F. Carvalho.



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