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Baixo engajamento custa US$ 8,9 trilhões à economia global

O mercado de trabalho é tomado cada vez mais pela ideia da “mentalidade de crescimento”, a crença de que os profissionais são capazes de melhorar ativamente suas capacidades, em vez de se considerarem capazes ou incapazes. O conceito sustenta que habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas por meio de dedicação, esforço e persistência. Porém a falta de desafios, por outro lado, pode levar à desmotivação ou engajamento.

Relatório do State of the Global Workplace: 2024 Report (Estado do Local de Trabalho Global, na tradução do inglês), da Gallup, mostrou que seis em cada dez pessoas estão emocionalmente desligadas do trabalho. 60% estariam apenas sentados em suas cadeiras, esperando a hora passar, fazendo o mínimo esforço e psicologicamente desconectado com o emprego. A pesquisa ouviu 122 mil pessoas em 160 países e estima que o baixo engajamento dos funcionários custaria à economia global US$ 8,9 trilhões, o equivalente a 9% do PIB global.

Diógenes Malaquias, especialista em negócios e fundador da LabMídia, destaca a importância da pressão como um fator de crescimento pessoal, especialmente para jovens e a vê como uma oportunidade para amadurecimento, responsabilidade e motivação. A ideia é que, ao enfrentar desafios sem a garantia de uma rede de segurança, um jovem aprenderia a ser resiliente e confiar em suas próprias capacidades. “A pressão é quase um privilégio, especialmente entre 20 e 30 anos de idade, pois quando se percebe que ninguém vai te ajudar, que você que tem que fazer e entregar um resultado, há o amadurecimento de fato. Às vezes eu brinco que algumas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ter essa pressão, sempre com um backup de “segurança”, são “crianças” para sempre, mas no mau sentido, pois impede o amadurecimento, crescimento e, em muitos casos, a motivação. É tudo interligado com um propósito maior. Dinheiro, estética, sucesso, relacionamento sempre serão consequências da pessoa que você se torna. Não podem ser objetivos. Quando a gente pensa na vida, ela é como se fosse uma equação, com variáveis que podem ser somadas, multiplicadas, divididas, subtraídas, mas vão gerar um resultado. O resultado só acontece se você trabalhar nessas variáveis da forma certa.”, ensina o empreendedor. 



Alunos realizam ações sociais na África Oriental durante as férias de inverno

Pelo segundo ano consecutivo, alunos das Escolas Premium do Grupo SEBPueri Domus (SP), Sphere International School (SJC/SP) e Carolina Patrício (RJ) — dedicaram dez dias de suas férias escolares a uma missão social em Musanda, povoado no Quênia, localizado a 600 km de Nairóbi, a capital do país. Em parceria com a Nasio, instituição de caridade com sede no Reino Unido e no Quênia, eles participaram de diversas ações para melhorar a qualidade de vida da população local.

Durante a missão, os estudantes ajudaram na construção de residências, trabalharam em ações de limpeza para prevenir a tungíase ― doença de pele infecciosa causada pelo parasita Tunga penetran, popularmente conhecido como bicho-de-pé ―, acompanharam médicos em atendimentos à população, participaram de projetos preventivos contra o HIV e de empoderamento econômico feminino, além de assistir as visitas de assistentes sociais às famílias da região.

Deivis Pothin, Diretor Geral da Escola Bilíngue Pueri Domus, destaca que os alunos vivenciaram uma experiência completa, lidando diretamente com todos os aspectos de vulnerabilidade social e econômica enfrentados pelas famílias que vivem abaixo da linha da pobreza.

“A comitiva ainda levou do Brasil cerca de 800 kits de higiene e escolares, contendo sabonetes, pasta de dente, lápis de cor e cadernos, que foram distribuídos em escolas e hospitais. Além das doações, os alunos participaram ativamente na alfabetização das crianças, ministrando aulas e ensinando o uso adequado dos produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza”, reforça.

Construção do conhecimento

A prática de ações sociais e humanitárias é parte integrante da metodologia de ensino das Escolas Premium do Grupo SEB. Desde cedo, os estudantes são estimulados a buscar soluções para a construção de um mundo mais igualitário. Cada experiência proporciona conhecimentos únicos, fortalecendo a formação escolar e humana.

“É essencial que os estudantes tenham experiências que confrontem a desigualdade social do mundo com sua realidade. A diferença cultural, a hospedagem em alojamentos e a escassez de água potável e luz são aspectos que fazem os alunos refletirem sobre a importância de preparar novas gerações para enfrentar problemas complexos da sociedade”, destaca Pothin.

Os alunos também interagiram com estudantes de graduação da Universidade de Oxford, Inglaterra, e participaram de projetos agrícolas e de nutrição, como a produção de espirulina, conhecida pelo seu alto teor de nutrientes e benefícios à saúde.

“Essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento de futuros líderes globais conscientes e preparados para atuar em um mundo cada vez mais interdependente”, conclui.



Agência de marketing digital lança curso de Facebook Ads para microempresários

Levando em consideração que 94% das empresas utilizam o marketing digital como estratégia de crescimento, Angélica Bandeira, CEO da ABC, agência de marketing digital em BH lança um curso focado em como anunciar no Facebook Ads, que é voltado para donos de empresas que não possuem faturamento suficiente para pagar pelos serviços de uma agência de marketing digital e que desejam melhorar seu desempenho na captação de clientes pela internet.

“O curso estará disponível de forma online e contará com aulas gravadas em alta qualidade. O objetivo é ensinar os microempreendedores a criarem anúncios de alto desempenho de maneira simples e com uma linguagem menos técnica, onde poderão entender melhor como funciona o Facebook Ads, apertando somente os botões necessários para criarem campanhas focadas no seu público-alvo”, comenta Angélica Bandeira.

Alguns MEIs, no início de sua carreira, não dispõem de muito capital e por isso não conseguem contratar um gestor de tráfego pago, o que pode levar muitos a criarem suas próprias campanhas baseadas em baixo aprendizado, sem resultado, ou até mesmo a não anunciarem por falta de conhecimento. Neste curso de Facebook Ads, microempreendedores aprenderão de maneira simples e objetiva como anunciar no Facebook. Além disso, o curso conta com módulos bônus com algumas dicas, criação de artes que vendem e copy para legendas.

O conteúdo programático de como anunciar no Facebook apresentará os seguintes temas:

Criação de FanPage:

  • Criação de uma página profissional no Facebook;
  • Configurações necessárias;
  • Otimizações recomendadas para aumentar o score da conta;
  • Dicas do que não fazer.

Impulsionamento Para Anúncios Básicos no Facebook:

  • Publicação de post;
  • Impulsionamento de post sem aparecer;
  • Quanto investir;
  • Dicas para não tomar bloqueio no Facebook;
  • Analisando os resultados.

Gerenciador de Anúncios Profissionais do Facebook:

  • Criação da conta;
  • Configuração geral da conta;
  • Configuração da forma de pagamento;
  • Criação do público-alvo e deixá-lo salvo;
  • Criação de campanha;
  • Analisando os resultados.

Pixel do Facebook:

  • O que é Pixel e para que ele serve;
  • Criação do pixel;
  • Instalação do pixel no site;
  • Checar e testar a instalação do pixel no site;
  • Criação de um público-alvo com o pixel. 

Anúncios no Instagram Ads:

  • Melhor conta para o tipo de perfil;
  • Configurações necessárias;
  • Impulsionamento de posts no Instagram.

Bônus Dicas:

  • Utilização do Canva;
  • Dicas de Copy;
  • Dicas de artes que vendem mais;
  • Programação de postagem no Meta Business Suite. 
  • Criação de uma loja virtual;
  • Ideias de anúncios, visualizando a concorrência;
  • Como anunciar com pouca verba.

curso Facebook Ads, como anunciar no Facebook, conta com alguns benefícios:

  • Aumento da Visibilidade da Marca: competitividade com outras empresas no mesmo nicho. Os anúncios apareceram em toda rede do Meta.
  • Melhor Tomada de Decisões: tomada de decisão baseada em métricas reais, o que torna mais assertivo os próximos passos.
  • Redução de Custos: campanhas de marketing digital podem ser mais econômicas e ter um alto retorno sobre o investimento em comparação com métodos tradicionais como TV e rádio.
  • Economia de dinheiro: não será necessário uma agência de marketing digital no início, através do curso de Facebook Ads os microempreendedores conseguirão criar seus anúncios e gerenciá-los até que ele se torne tão rentáveis que no futuro poderão contratar uma empresa especialista em anúncios online e focar no crescimento do negócio.

Para mais informações sobre o curso Facebook Ads, basta acessar: https://abcmarketingdigital.com.br/curso-facebook-ads/



Como as eleições americanas impactam a imigração

As eleições presidenciais dos Estados Unidos ocorrerão em 5 de novembro deste ano. O atual presidente americano, Joe Biden, desistiu de concorrer à reeleição pelo Partido Democrata e há rumores de que ele será substituído pela sua vice, Kamala Harris. O Partido Republicano, por sua vez, será representado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump.

Ambos os partidos já declararam suas propostas relacionadas à imigração, assunto que chama a atenção dos eleitores e do mundo. De um lado, o candidato republicano Donald Trump retoma muitas das propostas de sua gestão anterior, como a construção de um muro na fronteira com o México e a implementação de medidas mais restritivas para a entrada de imigrantes. Trump também defende uma redução significativa no número de vistos concedidos, especialmente aqueles destinados a imigrantes de baixa qualificação. Ele também pretende endurecer o processo de deportação de imigrantes indocumentados.

A pré-candidata democrata Kamala Harris, que deve assumir o lugar deixado recentemente pelo atual presidente Joe Biden, se apresenta com uma agenda mais progressista no tema da imigração. Enquanto vice-presidente, ela reconhece a necessidade de reformas no sistema imigratório dos EUA e propõe facilitar o processo de naturalização para imigrantes que chegam no país por meio do programa de asilo. 

Os sócios da Premium Global Mobility, escritório de planejamento imigratório, Bruno Lossio e Henrique Scliar, entendem que ambos os partidos têm um compromisso com as políticas imigratórias. “É um assunto que gera bastante interesse não apenas dos eleitores americanos, mas do mundo inteiro, pois são decisões que afetam pessoas de diversos país, inclusive do Brasil”, aponta Bruno, referindo-se à crescente comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Embora as promessas do lado Republicano sejam mais severas e restritivas, Henrique acredita que se trata mais de um discurso externo de campanha: “No primeiro mandato de Trump ele não cumpriu muitas das promessas feitas em sua campanha, no que se refere á imigração. Não acho que dessa vez será diferente. Ou seja, os brasileiros que sonham em imigrar não precisam temer qualquer declaração mais forte feita pelo candidato”, aconselha.

Bruno compartilha da mesma ideia e menciona que o candidato republicano tem muito interesse em atrair para o país mão de obra qualificada dos imigrantes. “Donald Trump favorece os estrangeiros com qualificação profissional. Nesse sentido, os brasileiros com formação superior, empresários, e demais pessoas com uma boa carreira têm grandes chances de imigrar”, explica o especialista. 

No que se refere às políticas mais brandas do lado democrata, Henrique acredita que também pouco impactará na imigração de brasileiros. “As promessas do partido Democrata são mais direcionadas aos “dreamers”, aqueles que chegaram pelo programa de asilo, fugindo de situações de guerra ou perseguição em seus países de origem. Não é o caso dos brasileiros,  portanto, se os Democratas seguirem no poder, isso não deve afetar quem deseja obter o Green Card por meio dos vistos imigratórios”, declara.

Os vistos EB-2 NIW e EB-1 ainda serão valorizados nos Estados Unidos, conforme afirmam os sócios. “É difícil que haja uma mudança drástica nessas categorias de vistos, pois eles são muito benéficos para os Estados Unidos. Ou seja, caso alguém esteja se perguntando se esse seria um bom momento para iniciar o pleito imigratório, minha resposta é sim. Não é preciso se preocupar com o resultado das eleições americanas, pois os profissionais qualificados são e ainda serão muito valorizados aqui, independentemente de quem assumir o poder”, assegura Bruno.  

Sobre os vistos EB-2 NIW e EB-1

O visto EB-2 NIW é um tipo de visto dos Estados Unidos para pessoas que possuem habilidades especiais e querem morar e trabalhar legalmente no país. A sigla “NIW” significa “National Interest Waiver”, que pode ser traduzido como “Dispensa de Interesse Nacional”.

Pessoas que têm habilidades excepcionais em suas áreas, como cientistas, pesquisadores, médicos, ou qualquer profissional altamente qualificado, podem se candidatar. Também é possível para quem tem um diploma avançado de mestrado ou doutorado, por exemplo. Esta categoria de visto dispensa a exigência de uma oferta de trabalho de uma empresa americana se for possível comprovar o interesse para os EUA.

Em resumo, o EB-2 NIW é uma forma de imigrar para os EUA baseada nas habilidades excepcionais e no impacto positivo que o trabalho pode ter no país, sem precisar de uma oferta de trabalho específica.

O visto EB-1, por sua vez, é um tipo de visto dos Estados Unidos destinado a pessoas com habilidades ou realizações excepcionais. Ele é voltado para profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, como ciências, artes, educação, negócios ou esportes.

Em suma, o visto EB-1 é para pessoas que são extremamente talentosas ou bem-sucedidas em suas áreas e querem viver e trabalhar legalmente nos EUA, oferecendo um caminho mais rápido para a residência permanente.

Sobre a Premium Global Mobility

A Premium Global Mobility Partner é um escritório de mobilidade global e planejamento imigratório para os Estados Unidos. A empresa, fundada pelos advogados brasileiros e sócios Bruno Lossio e Henrique Scliar, tem sede em Salt Lake City, Utah, e escritório no Texas, na Flórida e no Rio de Janeiro.

A empresa oferece serviços jurídicos para processos imigratórios com base em carreira, emprego e investimentos, além de imigracao de negócios e naturalização. A assessoria de vistos como EB-2 NIW, EB-1 e O-1 estão entre os principais serviços que compõem escopo da Premium.



CASACOR São Paulo 2025 anuncia novo local: o Parque da Água Branca

A CASACOR São Paulo está de mudança e a 38ª edição da mostra vai ocupar uma das mais importantes áreas verdes da cidade, o Parque Doutor Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca.

Localizado na zona oeste, conhecida por sua diversidade cultural, infraestrutura desenvolvida e vasta gama de opções de lazer, além do notável interesse do mercado imobiliário – o parque é um refúgio de natureza em meio à ocupação dos edifícios.

A novidade reforça o caráter itinerante do evento e o desafio de colocar sob os holofotes os mais diversos pontos da cidade. Além disso, a ocupação do Parque da Água Branca pela CASACOR tem o objetivo de deixar um legado ao restaurar a memória cultural e arquitetônica, atraindo ainda mais a atenção para o potencial de uso do espaço. 

“A CASACOR sempre foi mais do que uma mostra. É uma plataforma de relacionamento que conecta público, profissionais e marcas, mas também diferentes entidades governamentais e não governamentais. Nosso objetivo é atuar na regeneração urbana, criando e fomentando espaços que transcendem seu uso original. Mobilizamos recursos para reestruturar esses espaços e atrair novas ocupações. No caso do Parque da Água Branca, estamos acelerando o desejo da concessionária de promover outros eventos e atividades, transformando o parque em um verdadeiro polo de dinamismo e inovação para São Paulo”, explica André Secchin, CEO da CASACOR.

Em colaboração com a Concessionária Reserva Novos Parques Urbanos S.A – que desde 2022 está à frente do Parque da Água Branca –, a CASACOR São Paulo vai acelerar a manutenção dos edifícios, ampliando as dinâmicas de uso do parque e contribuindo para sua recuperação e ressignificação.

A ideia da parceria é a de colocar o parque definitivamente no mapa de atrações de São Paulo para moradores e turistas, reposicionando-o, com uma visão contemporânea sobre a função dos parques urbanos, além de cumprir seu propósito de resgatar a memória arquitetônica e cultural, colaborando para sua regeneração e a de seu entorno.

“A CASACOR é um evento que estimula muito a cena cultural de São Paulo, que atrai um público altamente qualificado e investimentos, provenientes tanto das marcas parceiras quanto de negócios locais, que devem se beneficiar do movimento que será atraído para as proximidades. O plano não é apenas o de fazer nossa 38ª edição, mas sim, o de fazer parte do crescimento e desenvolvimento locais”, completa Secchin.

Constituído em 1929, o Parque da Água Branca abriga cerca de 190 espécies de flora remanescente da Mata Atlântica, oito de peixes e mais de 40 aves catalogadas em estudos. É tombado desde 1996 pelo Condephaat (órgão estadual) como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico, e desde em 2004 pelo Conpresp (nível municipal), por seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico-ambiental.

O endereço, de atmosfera bucólica, é conhecido por oferecer 137 mil m² de área verde e por preservar a arquitetura dos anos 1930. Abriga atrações como a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O Parque possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.

Livia Pedreira, presidente do time curador de CASACOR, complementa que a escolha do parque para abrigar a CASACOR 2025 levanta questões contemporâneas, como a necessidade de integrar melhor as áreas verdes à cidade, melhorando as condições ambientais e a qualidade de vida das pessoas.

“Quase um século depois de sua constituição, o Parque da Água Branca está totalmente inserido no tecido urbano. Nesse contexto, ele pode oferecer respostas para grandes questões do morar, que temos visto constantemente na mostra e nos estudos de tendências que guiam, anualmente, a escolha das temáticas e desafios que propomos junto ao elenco”.  Segundo Livia, existe um grande anseio humano em não apenas apreciar, mas por sentir-se parte da natureza. “Frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, muitos urbanistas entendem que a natureza não mais deve ser dissociada da metrópole. A próxima edição da CASACOR vem para sedimentar essa ideia”, finaliza.

A ocupação do parque está prevista, em princípio, apenas para 2025. A data de realização da 38ª CASACOR São Paulo, assim como o tema da próxima edição, serão anunciados em breve.



Empresa carioca de engenharia em construção civil conquista selo GPTW

No ano em que completa 55 anos, a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, foi reconhecida como Great Place to Work (GPTW), que aponta as melhores empresas para se trabalhar. Com 11 filiais no Brasil e uma no Paraguai, a SH possui um time de mais de 900 colaboradores e atendeu mais de 1160 obras por todo o país somente no ano de 2023.

Como uma marca empregadora, a SH valoriza seus funcionários e realiza ações de reconhecimento para colaboradores a partir do primeiro ano de casa e a cada cinco anos. A partir dos quinze anos de empresa, o funcionário recebe um voucher para escolher uma das experiências disponíveis na plataforma de um parceiro. Além disso, aposta em políticas de diversidade e inclusão oferecendo oportunidades de crescimento para mulheres, tendo 10% de mulheres em cargos de gerência e 56% na área administrativa da empresa. A conquista do selo GPTW reforça os compromissos da marca de seguir inovando no setor.

“Atuando em um mercado com vagas predominantemente preenchidas por homens, enxergamos a necessidade de mudar esse cenário pouco a pouco. Adotamos políticas que valorizem cada colaborador independentemente do gênero, mas abrimos espaço para que mais mulheres se desenvolvam e contribuam no crescimento da SH e do setor”, comenta Mônica Barciela, Gerente de recursos humanos da SH.

A corporação acredita no poder transformador da educação e investe no desenvolvimento de seus colaboradores.  Com uma “Política de Educação”, oferta bolsas de estudo de até 50% para cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação/MBA e de idiomas para colaboradores elegíveis. 

Com o Programa “Carreiras em Construção”, são concedidas bolsas de estudo de até 100% em cursos técnicos para colaboradores das áreas operacionais, resguardados também os critérios de elegibilidade. Em 2024 foram mais de 35 funcionários contemplados.

Histórias Inspiradoras 

Anderson Fritz, Diretor Administrativo Financeiro da SH, iniciou sua jornada na SH em 1994 como estagiário na área administrativa. Inicialmente rejeitado devido a um conflito de horários com a UFRJ, foi chamado de volta pela Ruth, atual CEO, que flexibilizou o horário, permitindo que sua história na SH começasse.

“Intrigado com o excesso de atividades manuais, incentivei a integração de tecnologia na organização, colaborando com o engenheiro Rodrigo Depp, onde aprendi bastante. Em 1997, fui o primeiro colaborador a ter uma pós-graduação totalmente custeada pela SH, no IBMEC. Trabalhei na unidade do Rio de Janeiro até 2020 como Supervisor Administrativo, papel que me preparou para liderar o desenvolvimento do sistema central da empresa. Assumi a Direção Administrativo-Financeira em 2006 após uma reestruturação. Desde então, cresci significativamente, aprendendo com os acertos e erros. Mesmo após 30 anos, minha dedicação e alinhamento com os valores da SH me mantém motivado”, afirmou Fritz. 

Para Lucas Almeida Curado, Diretor de Operações Logísticas e Manutenção na SH, que começou sua jornada na SH há mais de 25 anos, a SH oferece um ambiente de trabalho acolhedor e inúmeras oportunidades de desenvolvimento.

“Na SH aprendi que o planejamento e a execução de cada projeto são fundamentais para alcançar os objetivos da companhia e, principalmente, dos nossos clientes. É inspirador ver como cada membro da equipe, independentemente do cargo, trabalha com paixão e dedicação”, disse. 

Cultura de valorização humana

A Coordenadora Administrativo e de Planejamento da Produção, Judith Félix, acredita que um diferencial marcante da SH como marca empregadora é a cultura de valorização humana. Segundo ela, desde o treinamento inicial até as oportunidades de crescimento dentro da empresa, todas as etapas da carreira foram cuidadosamente acompanhadas por um time dedicado a apoiá-la. 

“Aqui na SH, o sucesso individual é uma extensão do sucesso coletivo, e essa mentalidade faz toda a diferença. Quando entrei na empresa há 10 anos, não poderia imaginar a magnitude das transformações que essa jornada traria para a minha vida. A SH é muito mais do que uma companhia de construção civil, é uma empresa que se importa genuinamente com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Logo nos primeiros meses, fui impactada pelo ambiente de trabalho colaborativo e pelo compromisso com a excelência. Temos lideranças inspiradoras que incentivam o aprendizado contínuo e a inovação em cada projeto que assumimos. Isso, sem dúvida, contribui para os resultados que alcançamos em campo”, afirmou. 

A SH tem 28 vagas nas áreas Operacional, Comercial, Administrativa e de Engenharia, em sua ampla atuação nacional. Para se cadastrar, basta acessar o site para conhecer a localidade de cada unidade e fazer o cadastro no Trabalhe Conosco para novas oportunidades.

 



Altos Executivos se reúnem na 6ª edição do Clube do Vinho SP

A 6ª edição do Clube do Vinho Altos Executivos ocorrerá no dia 22 de agosto, no exclusivo Palácio Tangará, em São Paulo, somente para clientes e convidados. Este evento celebra o 23º aniversário da LPM Global Relations, uma empresa voltada para altos executivos C-Level no país.

O trabalho da LPM Global é exclusivo para executivos e empresas nacionais de grande porte e multinacionais, e, anualmente, com exceção do período da pandemia da Covid-19, busca proporcionar um networking para os seus clientes e parceiros. O evento será marcado por uma relevante troca de informações, já que os executivos raramente têm tempo para sair e fazer networking por conta própria. A empresa também auxilia na geração de negócios, sendo esta uma parte essencial aos serviços realizados.

Sandra Dias, High Level Business Strategist International Executive e CEO da LPM Global Relations, comentou sobre a expectativa para o evento deste ano: “Estamos ansiosos por este momento. Vamos trazer quatro palestrantes para falar de um tema da atualidade, aprofundando na inteligência artificial e suas nuances. Teremos o executivo da Amazon, Arnaldo Armola, Mário Toews, sócio-fundador da Datalege Consultoria, Flávio Lima, fundador da MOVEO Consultoria e Marcelo Murilo, vice-presidente e conselheiro do grupo Benner. Cada um trará uma visão distinta sobre as IAs, tema que hoje é imprescindível em nosso dia a dia.”

Ela acrescentou: “As pessoas não falam muito do jurídico e da lei LGPD dentro da IA. Esse será um dos temas absolutamente relevantes.”

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte no Brasil, 58% das empresas já utilizam inteligência artificial em suas atividades ou em produtos e serviços oferecidos aos clientes. Entre elas, 79% pretendem ampliar o uso para outras funções ou produtos/serviços. Isso é um aumento significativo comparado aos 41% de 2022, segundo dados da ABES (Associação Brasileira de empresas de software).

Segundo um dos palestrantes, Mário Toews, a expectativa para esse evento é enorme devido à oportunidade de fazer networking e trocar experiências com os demais palestrantes: “Fico feliz em poder contribuir com conteúdos da atualidade que sejam de grande valia para os altos executivos que estarão presentes no evento.”

Ainda segundo ele, a sua palestra vai abordar as leis gerais de produção de dados, conectadas com as questões atuais e a própria legislação. “Vamos falar também sobre os golpes na internet e principalmente sobre a inteligência artificial. Estamos preparando um excelente conteúdo para todos”, disse Mário.

Além disso, estudos mostram que antes da implementação das IAs, as grandes empresas enfrentavam desafios significativos em termos de processamento de dados, automação de tarefas e personalização de serviços. Com a chegada da inteligência artificial, elas conseguiram otimizar processos, reduzir custos operacionais e melhorar a tomada de decisões estratégicas. As IAs permitiram uma análise mais precisa e rápida de grandes volumes de dados, aumentando a competitividade no mercado e a satisfação dos clientes.

O evento será realizado no  seis estrelas Palácio Tangará, um dos espaços mais exclusivos de São Paulo. “Estamos preparando um evento totalmente diferente das edições anteriores, com o objetivo de fortalecer ainda mais a nossa marca e o nosso trabalho no meio executivo. Após as palestras, teremos um Petit Comité com vinhos premiados, embora eu não possa revelar ainda quais serão servidos”, comentou Sandra Dias. “Não vou dar spoiler, mas, após as palestras, teremos um momento especial que promete surpreender a todos.”

Já estão confirmados para o Clube do vinho altos executivos, presidentes e vice-presidentes de algumas das maiores empresas do Brasil e exterior.

“Estamos entusiasmados com essa grande oportunidade de reunir renomados executivos neste evento especial, que celebra o aniversário da nossa empresa com as melhores mentes do mercado corporativo atual”, finalizou Sandra Dias.



Canon lança as novas câmeras mirrorless full-frame EOS R1 e EOS R5 Mark II

A Canon do Brasil anuncia o lançamento de duas novas câmeras profissionais mirrorless full-frame: a EOS R1 e a EOS R5 Mark II. A EOS R1 foi projetada para fotógrafos profissionais e produtores de vídeo, abrangendo uma ampla gama de áreas, incluindo esportes, fotojornalismo, reportagens e a produção de vídeo de alta qualidade. Já a EOS R5 Mark II apresenta recursos aprimorados com foco em vídeo para criadores de conteúdo e assim como a EOS R1, conta com um sistema de rastreamento e reconhecimento múltiplo em tempo real.

Os principais recursos da EOS R1 incluem:

  • Sensor CMOS sobreposto retroiluminado full-frame de 24,2 megapixels com um novo sistema de processamento para leitura extremamente rápida
  • Velocidade de leitura ampliada, reduzindo distorções de “rolling shutter”
  • Captura de imagens estáticas de até 40 fps
  • Sensor de imagem “AF tipo cruzado” para um foco preciso em detalhes lineares
  • Grandes capacidades em vídeo até 4K, com opções de vídeo em 6K RAW

Canon EOS R5 Mark II 

EOS R5 Mark II oferece elementos fundamentais para fotógrafos de esportes, vida selvagem, jornalistas, produtores de vídeo e criadores visuais. Os principais recursos da EOS R5 Mark II incluem:

  • Sensor CMOS sobreposto retro iluminado full-frame de 45 megapixels com um novo sistema de processamento para leitura rápida
  • Quando comparado aos modelos anteriores de câmera EOS R, o sistema de AF é mais avançado, incluindo Eye Control AF e novas tecnologias de rastreamento de assunto
  • Recursos de vídeo da série Cinema EOS, como:
    • Perfil de cor de imagem personalizado, incluindo Canon Log 2
    • Monitor de forma de onda e False Color
    • 4 canais de áudio com 24 bit LPCM
    • Pré-gravação de até 5 segundos

 

Os acessórios da EOS R5 Mark II foram projetados pensando no usuário final. Há uma nova bateria, a LP-E6P, com maior potência e o dobro da amperagem em comparação às versões anteriores. Os GRIPS opcionais também foram projetados com três opções:

– BG-R20 – Expansão da bateria e operação da câmera na vertical

– BG-R20EP com conexão Ethernet – Expansão da bateria, operação da câmera na vertical e permite a comunicação com cabos para a transmissão em alta velocidade

– CF-R20EP com ventoinha e conexão Ethernet – Expansão da bateria, comunicação via Ethernet e ventoinha de resfriamento que ajuda a maximizar o desempenho nas gravações de vídeo

Ambas as câmeras apresentam o novo DIG!C Accelerator, uma adição ao processador DIG!C X. O DIG!C Accelerator auxilia no processamento do aprendizado profundo, permitindo a análise rápida de grandes volumes de dados e oferecendo suporte ao sistema de AF, o Dual Pixel Intelligent AF.

O Dual Pixel Intelligent  AF, baseado em Captura Acelerada, proporciona avanços em rastreamento, como a estimativa de área do corpo, articulação e cabeça, além de foco em pessoas que não sejam o assunto principal.

As câmeras EOS R1 e EOS R5 Mark II, assim como seus acessórios, estarão oficialmente disponíveis no Brasil no segundo semestre de 2024, através da Canon do Brasil.

Nos links abaixo é possível conhecer mais sobre cada modelo.

Canon EOS R5 Mark II
Canon EOS R1

 



Clubes de futebol são alvos de crimes na internet

A mesma tecnologia que está levando os clubes de futebol a uma revolução nos campos e nos negócios abriu uma porta que pode gerar grandes prejuízos de reputação, financeiros e até de estratégia em campeonatos. As organizações desportivas tornam-se alvos devido à grande quantidade de informações confidenciais em sistemas, relatórios, análises, estratégias e até mesmo dados sensíveis de jogadores. 

O scouting de jogadores (observação e análise de dados de cada atleta), o uso de rastreadores de GPS e monitores de condicionamento físico, os programas de relacionamento com a torcida e todas as demais frentes de trabalho que necessitam de aplicativos fazem com que os clubes acumulem dados pessoais, o novo petróleo para os cibercriminosos

“Hoje o esporte está no foco dos cibercriminosos, com o risco específico de possível exposição de dados confidenciais como contratos, prontuários médicos dos atletas e até informações de seus próprios apoiadores. Os cibercriminosos podem obter acesso a contas e transações financeiras, causando potencialmente perdas financeiras consideráveis. Eles também podem ser vítimas de ataques de ransomware que causam interrupções nas operações do clube ou de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) que permite a queda de sites, o que pode levar à interrupção, por exemplo, da venda de ingressos, da transmissão de jogos e qualquer outro tipo de serviço digital”, alerta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina. 

O Paris Saint-Germain foi vítima de um ataque cibernético em abril deste ano. No caso do time francês, o ataque afetou principalmente o seu site e o sistema de venda de ingressos para as partidas. O clube contatou imediatamente as pessoas da sua base de dados para informá-las do incidente e para confirmar que não houve consequências graves. O caso não foi o primeiro envolvendo a equipe parisiense, que, em 2018, depositou 520 mil euros de forma errônea após um ataque de phishing em que cibercriminosos que enviaram e-mails falsos e desviaram parte do pagamento do time ao Boca Juniors, da Argentina, pelo volante Leandro Paredes. O caso aconteceu cerca de seis meses depois de o PSG adotar uso de fax nas negociações para mitigar os riscos de vazamento de informações sensíveis.

Em 18 de outubro de 2023, um ataque cibernético à Real Sociedad, da Espanha, afetou os servidores que armazenavam dados sensíveis como nomes, sobrenomes, endereços postais, endereços de e-mail, números de telefone e até contas bancárias dos sócios e acionistas do clube basco. Diante da situação, a equipe de San Sebastián sugeriu que os atingidos verificassem suas contas caso houvesse algum movimento estranho.

No final de 2020, o Manchester United foi alvo de um ciberataque na véspera de uma partida contra o West Bromwich Albion pelo campeonato inglês. À época, o clube ressaltou que “todos os sistemas críticos necessários para a realização dos jogos em Old Trafford permanecem seguros e operacionais”, porém, os eventos não eram abertos ao público geral por conta das restrições da pandemia de Covid-19. O caso não foi o único na cidade: arquirrival do United, o Manchester City  também foi vítima de um vazamento, especificamente da sua base de dados global de scouting, durante o ano de 2013.

Segundo a ESET, empresa global especializada na detecção proativa de ameaças, para um clube de futebol, as consequências de ser vítima de um ataque podem ser diversas e muito perigosas, como os danos à reputação e até a perda de confiança que resulta em suspensão de patrocínios. 

Também pode haver perdas financeiras diretas, desde o pagamento de um resgate caso tenha sido infectado por ransomware – prática não recomendada – até o impacto econômico da restauração de sistemas após sofrer um ataque, ou a impossibilidade de vender ingressos ou coordenar partidas.

Além disso, pode haver repercussão legal, uma vez que um vazamento ou violação de dados pessoais daria origem a multas significativas ou ações judiciais por parte dos afetados. No âmbito do futebol, representaria uma desvantagem esportiva muito relevante se fossem divulgadas táticas, estratégias, relatórios de observação de jogadores ou dados sensíveis ligados ao desempenho de cada membro das equipes. 

“Assim como em outras indústrias, a integração da tecnologia com o futebol produziu transformações mais do que positivas, que impactaram não só no campo de jogo, mas também na dinâmica das estratégias de gestão, no desempenho dos jogadores e até na experiência do torcedor. Diante deste novo panorama, os clubes que colocam em prática estas inovações também devem estar atentos aos desafios ligados à segurança cibernética. Ter a segurança de suas informações e sistemas como prioridade é tão fundamental quanto contratar o jogador da moda no mercado de transferências”, acrescenta Amaya.



Especialista dá dicas essenciais para o uso do ar-condicionado durante as férias

Com a chegada do período das férias, muitas famílias passam mais tempo em casa, o que pode levar a um aumento significativo no uso do ar-condicionado. Este é um período crucial para entender o impacto desse uso tanto no conforto, quanto no orçamento familiar. Por este motivo, especialista da Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado atuando no Brasil há 44 anos, aconselha como agir nestes períodos.

 A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – aponta que os gastos com ar-condicionado aumentam em média 25% durante o período de férias escolares se comparado aos dias normais. Isso se deve principalmente ao maior tempo de uso contínuo do aparelho.

“Durante as férias, é comum que mais pessoas fiquem em casa por períodos prolongados, isso leva a um uso mais intenso resultando em um consumo maior de energia. Por esta razão, equipamentos com a tecnologia Inverter sempre são a melhor solução”, pontua Daniel Alexandre da Silva, instrutor técnico da Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado atuando no Brasil há 44 anos.

Hora da manutenção

Fazer a manutenção preventiva consiste em uma verificação geral do funcionamento do aparelho, da conservação das peças e uma limpeza em itens como o filtro de ar, bandeja de condensado, ventilador e umidificador.

“Os equipamentos que estão precisando de manutenção começam apresentar sinais como congelamento e baixo rendimento. Por isso, recomendamos que a manutenção seja realizada de forma preventiva logo no início da temporada de férias, quando o uso é mais intensivo. Assim garante que o sistema esteja funcionando de maneira mais eficiente e confiável”, explica Silva.

A manutenção geralmente inclui uma série de verificações e serviços que devem ser monitorados regularmente e pode interferir no desempenho do equipamento. “Vale reforçar que manter o ar-condicionado limpo economiza energia e dinheiro, mas também contribui para um ambiente mais saudável e confortável”, ressalta o profissional da Fujitsu General do Brasil.

O especialista pontua que um filtro limpo e um sistema livre de sujeira e detritos funcionam de maneira mais eficiente. Isso significa que o ar-condicionado irá consumir menor energia, além de um ar mais limpo. “Acúmulo de sujeira e poeira podem causar desgaste prematuro nos componentes internos, resultandos em menos necessidade de reparos e substituições de peças ou até mesmo de aparelhos”.

O acúmulo de sujeira no sistema de ar-condicionado pode causar odores desagradáveis no ar que é soprado para dentro da casa. “Um sistema limpo pode ajudar a prevenir o crescimento de fungos, bactérias e outros microrganismos que podem se acumular e contaminar o ar que respiramos”, explica Daniel.

Como economizar energia utilizando o ar-condicionado

Independentemente da estação do ano, ao adquirir o ar-condicionado procure por equipamentos com eficiência energética A e com tecnologia Inverter. “Compare o consumo de energia entre os modelos, essa informação está disponível nas especificações técnicas dos produtos. Opte sempre por equipamentos que ofereçam o desempenho desejado com o menor consumo de energia possível”, explica Daniel Silva, instrutor técnico da Fujitsu General do Brasil.

Algumas ações importantes contribuem para a utilização dos aparelhos de forma consciente para aproveitar os melhores benefícios do aparelho. Manter a temperatura interna de 24 a 26ºC, traz mais conforto térmico para todos os ambientes da casa.

O uso do ar-condicionado durante as férias pode sim levar a um aumento significativo na conta de luz, mas com algumas práticas simples, é possível minimizar esse impacto. A manutenção regular e o uso consciente são essenciais para garantir o conforto sem comprometer o orçamento familiar e as férias em família.



Regras para divulgação nas eleições de 2024 são definidas

As Eleições Municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, mobilizando milhões de eleitores em todo o país. Estima-se um universo eleitoral de aproximadamente 150 milhões de votantes, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que campanhas bem estruturadas, com um plano claro e material de qualidade, tendem a alcançar melhores resultados. Segundo o TSE, é fundamental que todas as normas de divulgação sejam seguidas para garantir a equidade do processo eleitoral.

A preparação dos candidatos é crucial para uma campanha eleitoral bem-sucedida. Especialistas em marketing político e campanhas eleitorais destacam que a antecipação e o planejamento estratégico diferenciam os candidatos que conquistam votos daqueles que não conseguem atrair o eleitorado, como mostra. Dados Fundação º de Maio indicam que campanhas bem estruturadas tendem a ter um desempenho superior.

As regras de divulgação eleitoral são rigorosas. Segundo o TSE, a legislação exige que toda propaganda eleitoral siga normas específicas para evitar excessos e garantir a igualdade entre os concorrentes. Por exemplo, os candidatos têm um período específico para realizar suas propagandas, que começam oficialmente em 16 de agosto. 

Divulgação de materiais eleitorais impressos

Na divulgação impressa, algumas regras específicas precisam ser observadas:

Permissões:

  • A distribuição de panfletos, santinhos, adesivos, cartazes e folhetos é permitida, desde que não causem perturbação à ordem pública.
  • É permitido utilizar impressos com até 0,5 m² para afixar em locais particulares, desde que autorizado pelo proprietário e não ofereça risco à segurança.

Obrigatoriedades:

  • Todo material impresso deve conter o número de inscrição no CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, bem como de quem contratou o serviço.
  • É obrigatório incluir a tiragem do material.
  • Os impressos devem exibir de forma clara o nome da coligação ou do partido político e o nome do candidato.
  • As peças publicitárias precisam informar que são de responsabilidade do candidato ou do partido.

As regras mencionadas para a divulgação impressa nas campanhas eleitorais são baseadas na legislação eleitoral brasileira, especificamente na Lei nº 9.504/1997 e nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Victor Nakamura, coordenador de marketing da Gráfica Online FuturaIM, ressalta a importância de preparar um material de divulgação amplo e eficaz, “impressos eleitorais têm um poder persuasivo enorme. A FuturaIM atende candidatos de todo o país, oferecendo desde panfletos e santinhos até banners e cartazes personalizados. Nossa experiência mostra que materiais de qualidade não apenas aumentam a visibilidade dos candidatos, mas também reforçam sua credibilidade e mensagem junto aos eleitores”.

Redes sociais e compliance eleitoral

Além dos materiais impressos, Nakamura enfatiza a importância de integrar a campanha com ações nas redes sociais. “Uma presença forte nas redes sociais complementa a distribuição de materiais impressos e amplia o alcance da mensagem do candidato. A combinação de mídias é essencial para uma campanha moderna e eficaz”.

Uma divulgação compreensível é essencial

“Uma campanha visualmente atraente e coerente, tem o poder de impactar positivamente nos resultados. Mas para isso é importante se atentar na hora de criar os impressos eleitorais, procurando por materiais de qualidade e respeitando as diretrizes na criação na arte”, finaliza Nakamura.

Para garantir que todas as regras e normas eleitorais sejam seguidas durante as Eleições Municipais de 2024, os candidatos devem estar cientes das exigências específicas para a divulgação de materiais impressos. A transparência na identificação dos responsáveis pela confecção e distribuição dos materiais é crucial para evitar problemas legais. Mais informações sobre as normas eleitorais podem ser encontradas no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Normas Eleitorais – TSE.



Consórcio minimiza os efeitos do paradoxo da parcimônia

Poupar recursos é uma atitude que atravessa gerações. Poupar não é nada mais que acumular dinheiro hoje para utilizá-lo no futuro, também é sabido que ela, a poupança, melhora a qualidade de vida.

Ao mesmo tempo que isso acontece, com redução de endividamento, o acúmulo de recursos proporciona um sentimento de maior segurança financeira.

O paradoxo da parcimônia ou paradoxo da poupança, conceito popularizado pelo economista inglês John Maynard Keynes, demonstra uma situação causadora de implicações na economia de uma forma geral.

“Keynes afirma ser o aumento da poupança de cada indivíduo fator de diminuição da demanda agregada na economia”, cita Luiz Antonio Barbagallo, economista da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Ao detalhar, explica que “o paradoxo está no fato de que a diminuição da demanda reduz a produção, e que, consequentemente, contribui para redução da poupança, pois menor produção e menor demanda significam menos renda. Por conseguinte, haverá menos poupança”.

Se, por decorrência, o que é bom para um indivíduo é prejudicial para a população e para a economia em geral, Barbagallo acrescenta que “basicamente muitas recessões econômicas foram e são causadas por retração de demanda agregada”, e encontram explicação no paradoxo da parcimônia.

O Brasil, um país com dimensões continentais, com uma população acima dos 215 milhões de habitantes, segundo o Banco Mundial, é um mercado gigante e com diversidades regionais. Desta forma, há demanda para vários tipos de produtos financeiros como aplicações, empréstimos, investimentos, financiamentos e os consórcios. “Para muitos, quando se fala em poupar recursos financeiros”, explana o economista da ABAC, “tem-se a impressão que o dinheiro ficará parado, sem uso e rendendo”.

Contudo, na economia não existe recurso ocioso. Todos os valores poupados, em qualquer tipo de investimento, sejam originários de pequeno, médio ou de grande investidor, destinam-se a financiar empreendimentos empresariais ou pessoais.

Para Barbagallo, “um aplicador que, por exemplo, compra um CDB, estará injetando recursos em alguma atividade produtiva ou financiando o consumo. O equilíbrio entre ambos é salutar para a economia, principalmente porque crescer, via investimentos, é sólido e duradouro. Também o crescimento via consumo, é sem dúvida, importante”. 

No sistema de consórcios, uma criação genuinamente brasileira, a característica principal é ser um autofinanciamento, no qual os recursos poupados mensalmente, transformam-se em patrimônios. Apoiado na essência da educação financeira, a modalidade é um indutor de demanda, de forma planejada, sem as oscilações típicas do mercado.

Sem contrapor o conceito disseminado por Keynes e ao analisar de forma microeconômica, Barbagallo aponta um diferencial exclusivo dos consórcios: “o autofinanciamento é uma poupança realizada por meio do consórcio, com objetivos de compra definidos. Mantém a demanda estabilizada ao longo do tempo, visto que à medida que os consorciados mais antigos são contemplados e utilizam suas cartas de crédito, outros novos consorciados vão aderindo à modalidade, tornando-se futuros compradores”.

Na evolução das contemplações e das vendas de cotas de consórcio de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, ou seja, no período pré e pós pandemia, é possível, no gráfico anexo, conferir que, após queda acentuada nas vendas de cotas no início das medidas de isolamento, a recuperação se deu logo em seguida, no formato “V”. “Os consumidores seguiram aderindo ao consórcio, em outras palavras, poupando. Todavia, as contemplações, depois de breve redução, voltaram também ao seu ritmo normal. Isto é, a demanda por bens e serviços por parte dos consorciados, continuou”.

De forma positiva, a maioria dos consorciados contemplados transformou os créditos concedidos em consumo, mesmo tendo a opção de não o fazer de imediato, mantendo-os corrigidos de acordo com as regras fixadas pelo Banco Central do Brasil. Barbagallo exemplifica com as contemplações do segmento de veículos automotores, que inclui leves, motocicletas e pesados, cujas cartas de crédito foram convertidas em bens, de acordo com dados fornecidos pela B3.

No gráfico, verifica-se que a linha verde, identificando somente o setor automotivo, retratou o comportamento de consumo da mesma forma como ocorreram com os outros dois indicadores. “No início do isolamento, houve uma queda mais acentuada, porém, após rápida recuperação, manteve o ritmo normal”, reafirmou o economista.

No Brasil, antes da estabilidade da moeda, houve vários planos econômicos, sempre visando controlar a inflação. Foram adotadas diversas medidas para restringir o consumo, tais como a limitação dos financiamentos, da formação de novos grupos de consórcio e aumento das taxas de juros.

“Com uma história de mais de 60 anos, o consórcio sempre contribuiu para o desenvolvimento sustentado da economia, por se tratar de compra planejada, com liberação paulatina de créditos ao longo dos prazos dos grupos”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. Afirma ainda que “ele, o consórcio, jamais foi e jamais será um mecanismo inflacionário. Ao contrário, é um produto que estimula a atividade econômica, sem, contudo, pressionar os preços”, conclui.

Ao participar com 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do ano passado, calculado a partir da base de R$ 574 bilhões totalizados nos Ativos Administrados, o consórcio age como verdadeiro lubrificante nos diversos mercados nos quais está presente.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o sistema de consórcios movimentou mais de R$ 140 bilhões, resultado de 1,73 milhão de adesões. No período, injetou potencialmente quase R$ 41 bilhões nos vários segmentos produtivos. Somente em maio somou 10,59 milhões de consorciados ativos.



Curso da ABIMAQ promove dicas para melhor atendimento a clientes nas empresas

A ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) está com inscrições abertas para o curso Qualidade máxima no atendimento a clientes pós-vendas e SAC.

Realizado de maneira online no próximo dia 02 de agosto (sexta-feira), a aula será um treinamento dinâmico e prático que envolverá situações do cotidiano de atendimento a clientes nas empresas.

Na ocasião, profissionais envolvidos com atendimento ao público, recepcionistas, secretárias, prestadores de serviços, representantes e funcionários que atuam na área comercial (vendas internas e externas), terão um aparato para evitar um atendimento mal realizado, que poderá levar a um rompimento de parceria comercial com algum cliente.

O conteúdo programático, ministrado pelo administrador de empresas Fábio Tozzini, abordará os seguintes tópicos:

Conceito de comunicação com clientes e imagem da empresa

– Comunicação telefônica – O poder e os perigos do telefone;

– Como falar e como ouvir ao telefone.

Não há segunda chance para uma primeira boa impressão

– Cuidados prévios na abordagem e apresentação de produtos;

– Sua imagem: O cartão de visitas da empresa.

Quando tudo dá errado no atendimento à clientes

– Situações que levam os clientes à loucura.

Habilidades básicas do atendente

– Levantamento das expectativas do cliente;

– Resolução de todas as solicitações pendentes.

Porque nossos clientes são clientes

– Razões pelas quais os clientes deixam de fazer negócios com as empresas.

Serviço – Curso – Qualidade máxima no atendimento a clientes pós-vendas e SAC:

Data: 02 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9h às 17h

Carga horária: 6h

Local: Online, via plataforma ZOOM

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/383/qualidade-maxima-no-atendimento-a-clientes-pos-vendas-e-sac



Viagem se torna investimento para quem tem mais de 50 anos

O consumo faz parte da vida, seja por necessidade ou desejo. A efetivação ocorre por meio do poder de compra. No Brasil, apesar de a terceira idade injetar R$ 1,6 trilhão, de acordo com pesquisa realizada pela empresa americana FleishmanHillard, a publicidade para a chamada economia prateada ainda é tímida. 

Na mesma pesquisa, 72% dos entrevistados disseram que as lojas parecem ter pouco preparo para atender a população 65+. Mais da metade deles, 52%, confirma que encontrar produtos e serviços que façam sentido para as suas realidades é uma tarefa difícil. Outro estudo, agora da Fundação Getulio Vargas, demonstra que a população brasileira com mais de 65 anos representa 5% do grupo de brasileiros com maior poder aquisitivo

E um dos investimentos que tem se tornado cada vez mais comum entre o público da terceira idade são as viagens. Vitoria Miriam de Paula, de 73 anos, que é passageira da Pastore Turismo, empresa do Brasil especializada em viagens de grupo para o público 50+, comenta que faz de duas a três viagens por ano, com pelo menos um destino internacional. “Para mim, viajar é um superinvestimento. Sempre gostei de viajar e depois que fiquei viúva em 2017, passei a viajar em grupo, que foi uma ótima opção”.

População 65+ e as redes sociais

Rodrigo Pastore, CoPresidente e Sócio da Pastore Turismo, enfatiza a importância das empresas investirem em marketing de qualidade voltado para este público. “As marcas precisam lembrar que essa população tem poder de compra, opinião e maior tempo disponível. Hoje, uma das nossas principais frentes de investimento é em comunicação digital”, explica. A empresa obteve um aumento de 115% no número de passageiros da empresa, desde que começou a investir em mídia nas redes sociais.

Segundo levantamento da “Beyound Age”, produzido pelo Kantar com dados do Target Group Index, essa mesma parcela da população é a que mais cresce em perfis nas redes sociais. Pesquisa da Febraban entrevistou pessoas com mais de 60 anos e, entre os entrevistados, apontou que 34% dessa população utiliza a internet para fazer consultas, enquanto 85% faz uso da internet para interagir nas redes sociais. 

“Conheci a Pastore Turismo pela internet, procurando viagens para pessoas mais idosas. Achei a Pastore, com propostas interessantes e passei a estudar. Eu estava muito a fim de viajar, tinha ficado solteiro há pouco tempo e não tinha mais o que fazer e essa alternativa surgiu. O que mais me chamou atenção foi a explicação, o detalhamento da viagem. Inclusive, já estou em busca de outro destino para fazer com eles”, comenta Marcelo Giorgi, de 65 anos, que viajou com a Pastore Turismo pela primeira vez para Capitólio/MG, em maio deste ano.

Sobre a Pastore Turismo

Sob o comando de Maurício Pastore e Rodrigo Pastore, a Pastore Turismo é uma operadora de viagens criada em 1992, especializada em viagens de grupo para pessoas da terceira idade. A empresa faz roteiros personalizados para este público, com pacotes para destinos nacionais e internacionais. Ao longo dos seus mais de 30 anos de história, a Pastore Turismo já atendeu mais de 30 mil passageiros e figura como uma das maiores no segmento voltado à melhor idade.



Vencedores do Stevie Awards de 2024 para Grandes Empregadores

FAIRFAX, Va., Aug. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Os vencedores do nono anual Stevie® Awards for Great Employers de 2024 (Stevie Awards para Grandes Empregadores), “as Olimpíadas de Recursos Humanos”, foram anunciados hoje. Os prêmios reconhecem os melhores empregadores e profissionais, equipes, conquistas e produtos de Recursos Humanos e fornecedores relacionados a RH do mundo que ajudam a criar e impulsionar ótimos locais de trabalho.    

Entre as organizações com vários prêmios Gold Stevie estão Bank of America (9), Everise (4), pladis (4), Apexon (3), Digital Hands (3), ecosio (3), Enerjisa Uretim (3), LMI (3), Peak on Air (3), SOCAR Türkiye (3), TurkTraktor (3), Abu Dhabi Customs (2), Arkas Holding (2), Ayala Land, Inc. – Makati Development Corporation (2), Benefex (2), Capital One (2), Cathay United Bank (2), DHL Global Forwarding, Freight (2), Doğuş Holding (2), ENERJISA ENERJI (2), Entek Elektrik (2), Gamefam (2), GCash (Mynt – Globe Fintech Innovations, Inc.) (2), HALKBANK (2), Octopus Energy (2), ResultsCX (2), Seer Medical (2), Tata Consultancy Services (2), Wells Fargo (2), e Wesley, LLC (2).

Para uma lista completa dos vencedores por categoria, visite https://www.StevieAwards.com/HR.

Os vencedores serão homenageados durante uma cerimônia na segunda-feira, 16 de setembro, no Marriott Marquis Hotel, em Nova York. Os ingressos já estãoàvenda. As apresentações serão transmitidas ao vivo.

Mais de 1.000 indicações de organizações de 35 países e territórios foram avaliadas na competição deste ano. Os vencedores foram escolhidos pelas pontuações médias por mais de 130 profissionais de todo o mundo, que atuaram como julgadores. Os Stevie Awards for Great Employers homenageiam as conquistas em muitas facetas do local de trabalho. As categorias são:

  • Categorias Employer of the Year (Empregador do Ano)
  • Categorias HR Achievement (Conquistas de RH)
  • Categorias HR Individual (Indivíduo de RH)
  • Categorias HR Team (Equipe de RH)
  • Categorias Solution Provider (Provedor de Soluções)
  • Categorias Solutions, Implementations, and Training Programs or Media (Soluções, Implementações e Programas de Treinamento ou Mídia)
  • Categorias Thought Leadership (Liderança de Pensamento)

As colocações nas 31 categorias de Empregador do Ano foram determinadas por uma combinação única de classificação de profissionais e votos do público em geral. Mais de 34.000 votos foram dados este ano por membros do público para o seu empregador favorito.

Os prêmios são apresentados pelo Stevie Awards, que organiza nove das principais premiações de negócios do mundo, incluindo os prestigiados International Business Awards® e American Business Awards®.

Sobre o Stevie Awards

Stevie Awards são concedidos em nove programas: Stevie Awards Ásia-Pacífico, Stevie Awards Alemão, Stevie Awards Oriente Médio e África do Norte, The American Business Awards®, The International Business Awards®, Stevie Awards para Mulheres Empresariais, Stevie Awards para Grandes Empregadores, Stevie Awards para Excelência em Tecnologia e Stevie Awards para Vendas e Serviço ao Cliente. Os concursos Stevie Awards recebem mais de 12.000 nomeações todos os anos de empresas de mais de 70 países. Honrando empresas de todos os tipos e tamanhos, e as pessoas por trás delas, os Stevies reconhecem excelente desempenho no local de trabalho em todo o mundo. Saiba mais sobre os Stevie Awards em http://www.StevieAwards.com.

Um dos patrocinadores do 9º anual Stevie Awards para Grandes Empregadores é HiBob.

Contato de Marketing:

Nina Moore
Nina@StevieAwards.com
703 547 8389

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/c9a9c552-21f4-41b6-afaf-dfaf8746a185


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Como transformar empresas em notícia é tema de curso lançado em agosto

Em agosto, será lançado o curso “Como a Utilização da Imprensa Pode Alavancar Negócios”, com o principal objetivo de ajudar empresários e executivos a aprenderem como transformar informações do dia a dia em notícias e se destacarem no mercado. Este curso é ministrado pela jornalista e mestre em comunicação, Vera Lucia Rodrigues, que há mais de 40 anos atua com assessoria de imprensa.

O curso busca solucionar questões relacionadas à falta de entendimento sobre assessoria de imprensa e os benefícios que ela pode trazer dentro do contexto corporativo. Segundo Vera, muitas empresas não conseguem bons resultados na imprensa porque não sabem como criar uma narrativa atraente ou como utilizá-la para engajar o público e gerar resultados positivos. “Entre outras dificuldades, nota-se o receio dos gestores de uma exposição negativa, que possa prejudicar a imagem e a venda dos produtos para seus diferentes públicos, exatamente porque não dominam a técnica dessa ciência chamada comunicação”, explica Vera.

Vera Lucia Rodrigues desenvolveu estratégias que ajudam os profissionais a serem notados pela imprensa. Seu método resolve o problema de como identificar e aproveitar as informações do dia a dia para promover notícias que possam destacar iniciativas e desempenhos empresariais satisfatórios.

A Masterclass gratuita “Seja Notícia: A Referência do Seu Mercado” está prevista para o dia 8 de agosto, às 19h. Nesta aula, Vera mostrará o caminho, trará dados e informações relevantes para apresentar seu método de transformar informação em notícia, e ao final apresentará a oportunidade de dar o próximo passo adquirindo o curso completo.

As inscrições para a Masterclass podem ser feitas pelo Instagram @veralrjornalista



Deepnote adquire Hyperquery; permitindo que organizações democratizem IA e análise de dados

Deepnote, o espaço de trabalho de dados alimentado por IA, anunciou a aquisição da Hyperquery, uma concorrente no espaço de ciência de dados e análise. Esta aquisição marca um passo significativo na missão da Deepnote de se tornar a peça central da democratização de dados.

A Deepnote redefiniu a análise de dados colaborativa ao criar um espaço de trabalho de dados, possibilitando que os membros da equipe compartilhem seu trabalho e recebam feedback em tempo real. Esta abordagem colaborativa reduz o tempo gasto em comunicações de ida e volta e permite ciclos de feedback mais rápidos, que resultam em entrega mais rápida de produtos de dados.

Além de suas poderosas ferramentas de cooperação, a Deepnote é celebrada por sua experiência de usuário agradável. A Deepnote garante que tanto profissionais de dados experientes como tomadores de decisão possam navegar na plataforma com facilidade. Sua interface intuitiva, recursos de integração perfeitos e recursos de cooperação integrados o tornam um favorito entre os usuários, aumentando a produtividade e a satisfação. Os assistentes de IA recentemente introduzidos aceleram significativamente o fluxo de trabalho de análise e permitem análises de dados avançadas para equipes mais juniores ou mesmo não técnicas.

“Estamos presenciando uma mudança massiva no mercado com o surgimento da computação de IA, levandoàdemocratização da análise de dados e, por fim,àcriação de um novo tipo de interface de usuário, um bloco de notas de dados”, disse Jakub Jurovych, Cofundador e Diretor Executivo da Deepnote. Uma mudança radical semelhante ocorreu uma vez antes, quando a ascensão da computação pessoal na década de 1980 levouàcriação de um novo tipo de interface de usuário: uma planilha. Vemos que os blocos de notas estão se tornando o sucessor natural das planilhas graçasàsua versatilidade, integração natural com agentes de IA e capacidade de criar aplicativos e modelos de dados avançados, que seriam impossíveis de criar no Excel. Desde que iniciamos o Deepnote, temos sido o bloco de nota de dados nativo de IA líder e estamos aqui para vencer esta categoria. É por isto que estamos adquirindo nosso concorrente mais próximo, a Hyperquery.”

A Deepnote, respaldada pela Index Ventures, Accel, Y Combinator e Credo Ventures, experimentou um rápido crescimento, obtendo um aumento de 3x na receita no ano passado. A plataforma é confiável por empresas líderes como Ramp, Motive, SoundCloud, Gusto e Webflow, demonstrando sua capacidade de satisfazer as diversas necessidades de organizações de primeira linha. Os clientes Hyperquery, incluindo Docplanner, Output e Zeeto, serão migrados sem problemas para a plataforma da Deepnote.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jakub Jurovych

Diretor Executivo / Fundador

jakub@deepnote.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Textron Aviation e Gama Aviation (UK) Limited firmam contrato de aeronaves para três Beechcraft King Air 360C e prestar serviços de ambulância aérea que salva vidas na Escócia

Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), anunciou hoje um contrato com a Gama Aviation (UK) Limited para a aquisição de três aeronaves Beechcraft King Air 360C equipadas com portas de carga com entrega prevista para 2025. O contrato, fechado no Farnborough International Airshow (FIA), moderniza a frota da Gama Aviation e respalda a missão do Scottish Ambulance Service (SAS).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240722724020/pt/

The deal, inked at the Farnborough International Airshow (FIA), modernizes Gama Aviation’s fleet and supports the mission of the Scottish Ambulance Service (Photo: Business Wire)

The deal, inked at the Farnborough International Airshow (FIA), modernizes Gama Aviation’s fleet and supports the mission of the Scottish Ambulance Service (Photo: Business Wire)

“Ao oferecer uma ampla gama de serviços essenciais de saúde para comunidades regionais, rurais e remotas, o escopo da missão da Scottish Air Ambulance requer disponibilidade operacional 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse Bob Gibbs, Vice-Presidente de Vendas de Missão Especial da Textron Aviation. “Continuar sendo o provedor de escolha para serviços de emergência na Escócia é uma prova do desempenho do King Air quando cada segundo importa.”

A SAS equipa a Escócia continental e suas ilhas com um serviço nacional de ambulância aérea. Como único serviço de ambulância aérea totalmente financiado publicamente no Reino Unido, a SAS fornece um recurso inestimável ao público escocês.

A Gama Aviation é um provedor de serviços de ambulância aérea para a SAS há mais de 30 anos, com o King Air como o pilar da frota de asa fixa da empresa. Juntas, a SAS oferece a equipe clínica, enquanto a aeronave, a tripulação de voo (pilotos) e o suporte de engenharia são proporcionados pela Gama Aviation em uma base de serviço administrado.

“Nossa equipe trabalhou em estreita cooperação com os especialistas da Textron Aviation, a fim de especificar os Beechcraft King Air 360Cs para nosso contrato recentemente concedido na Escócia”, disse Marwan Khalek, Diretor Executivo do Grupo na Gama Aviation. “Estrategicamente, o KA360C atinge a marca, ao propiciar bons custos operacionais diretos e desempenho de voo com uma plataforma de missão altamente escalável que iremos modificar na Gama Aviation. A aeronave concluída, ao entrar em serviço, irá representar um avanço substancial no prestação de cuidados pré- e intra-hospitalares para a população da Escócia.”

Possibilidades infinitas de missões especiais

Quando clientes governamentais, militares e comerciais querem soluções aerotransportadas para missões críticas, eles recorremàTextron Aviation. As soluções de aviação da empresa ofecerem o alto desempenho e as características de voo necessários para lidar com os desafios únicos das operações de missões especiais. Com qualidade, versatilidade e baixos custos operacionais sem comparação, os produtos da Textron Aviation são ideais para ambulância aérea; inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); transporte de equipamentos; reconhecimento aéreo; inspeção de voo; treinamento e uma série de outras operações especiais.

Sobre a Textron Aviation

Inspiramos a jornada do voo. Durante mais de 95 anos, a Textron Aviation Inc. capacitou seu talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação aos seus clientes. Com uma linha que inclui tudo, desde jatos executivos, turboélices e pistões de alto desempenho até missões especiais, treinamento militar e produtos de defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos de aviação mais versátil e abrangente do mundo e uma força de trabalho que produziu mais de metade de todas as aeronaves da aviação geral do mundo inteiro. Clientes em mais de 170 países contam com nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, juntamente com nossa confiável rede global de atendimento ao cliente, para voos acessíveis, produtivos e flexíveis.

Para mais informações, acesse www.txtav.com|specialmissions.txtav.com|defense.txtav.com|scorpion.txtav.com.

Sobre a Textron

A Textron Inc. é uma empresa multissetorial que aproveita sua rede internacional de negócios aeronáuticos, de defesa, industriais e financeiros para oferecer aos clientes soluções e serviços inovadores. A Textron é conhecida no mundo todo por suas marcas poderosas, como a Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO, Arctic Cat e Textron Systems. Para mais informações, acesse: www.textron.com.

Certas declarações neste comunicadoàimprensa são declarações prospectivas que podem projetar receitas ou descrever estratégias, metas, perspectivas ou outros assuntos não históricos; estas declarações são válidas apenas na data em que são feitas e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas. Estas declarações estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que nossos resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nessas declarações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Doug Scott

+1.316.347.0116

dscott2@txtav.com

txtav.com

Fonte: BUSINESS WIRE



F1 Commerce anuncia reposicionamento de marca no Fórum E-commerce Brasil 2024

A F1 Commerce participará da edição 2024 do Fórum E-commerce Brasil, que ocorrerá de 30 de julho a 1º de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A empresa, que marca presença no evento desde 2015, apresentará soluções abrangendo todo o ciclo de vendas on-line, desde a gestão de mercadorias, frete e logística até a integração com mais de 30 marketplaces. 

O fórum deste ano será palco do reposicionamento da marca. Com um estande de 20 m² localizado próximo às principais atrações do evento, como a plenária de Marketplace, Marketing e Vendas, a empresa divulgará sua nova identidade e busca fortalecer o relacionamento com os clientes atuais.

Eduardo Oliveira, CEO da F1 Commerce, declarou: “Estamos entusiasmados em anunciar nossa nova marca no Fórum E-commerce Brasil, que sempre foi um marco importante para nós — e esta edição não será diferente. A novidade nos torna ainda mais preparados para trazer soluções completas para B2B, B2C e Gestão de Marketplaces.”

Além disso, Oliveira complementou: “Nosso foco sempre foi e continuará sendo a satisfação dos nossos clientes e a otimização de seus processos de vendas. Com a marca, reafirmamos nosso compromisso em oferecer as melhores soluções tecnológicas e serviços personalizados que atendam às necessidades específicas de cada parceiro de negócios.”

Evento Exclusivo: Happy Business Hour

Para celebrar essa nova fase, a F1 Commerce realizará um evento exclusivo no restaurante Lassù durante o Fórum E-commerce Brasil 2024. Nesta ocasião, os convidados terão a oportunidade de experimentar em primeira-mão a nova marca. O objetivo é reforçar os laços com parceiros, clientes e prospects, oferecendo um momento de networking e celebração. A iniciativa será patrocinada por parceiros como Vindi, Xlow e SimFrete.

Detalhes do Fórum E-commerce Brasil 2024

Datas: 30 de julho a 1º de agosto
Horário: das 8h30 às 20h
Local: Distrito Anhembi – R. Prof. Milton Rodrigues, s/n – Santana, São Paulo



Full Sail University realiza cursos para alunos brasileiros

A Full Sail University, universidade sediada na Flórida, nos Estados Unidos, disponibiliza, neste segundo semestre, disciplinas eletivas para estudantes brasileiros. O público-alvo são alunos do 9º ano do fundamental até o 3º ano do ensino médio de escolas parceiras da instituição.

Os cursos, oferecidos entre agosto e novembro de 2024, são de carreiras do futuro (careers of the future), arte e design (art & design), negócios (business), desenvolvimento de jogos (game development), produção cinematográfica (film production), mídia e comunicação (media & communication), música e gravação (music & recording) e tecnologia (technology). 

Já o conteúdo varia de acordo com o curso escolhido. No caso de mídia e comunicação, por exemplo, o aluno vai aprender sobre marketing, gamificação, storytelling, webdesign, entre outros assuntos.

“As eletivas nasceram com o objetivo de aumentar o aprendizado de alunos das escolas parceiras no Brasil, além de levar informações sobre o mercado de trabalho com as carreiras criativas”, afirma Carol Olival, community outreach director (diretora de alcance da comunidade, em tradução literal ao português) da Full Sail University.

Ela explica que os cursos ajudam também a mudar visões que as pessoas podem ter sobre determinada área e abrir novas perspectivas. “Muitos ainda acreditam que trabalhar com música, por exemplo, é sinônimo de não sucesso, mas a intenção é realmente mostrar que esse campo faz parte de uma indústria que cresce no mundo inteiro”, diz Olival.

As aulas são pelo Zoom, em forma de webinário e também na plataforma própria da Full Sail University. Além do conteúdo sobre a área, os alunos ainda têm a oportunidade de aprimorar o conhecimento em inglês (as disciplinas são ministradas pelos instrutores da universidade nesse idioma, sem tradução).

Oferecidas desde 2021, as eletivas já tiveram a participação de mais de 3,5 mil alunos de cerca de 178 escolas. “Levar aprendizado, para nós, é fazer algo diferente por cada um dos alunos”, comenta Olival.

Em 2024, a Full Sail University já realizou a edição do primeiro semestre das disciplinas. Na ocasião, os seguintes alunos receberam menção honrosa:

Curso de business

Arthur Sebastiany (Colégio Vila Olímpia)
Vitória Ribeiro (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Olivia Pinto (Colégio Magister)
Jorge Dias (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Beatriz Oliveira (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Julia Cardillo Mertz de Oliveira (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Bruno Klautau (Colégio Guilherme Dumont Villares)

Curso de media & communication

Paula Bayer (Colégio Pentágono)
Flávia Tiemi Nagamine (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Rafael Sanchez de Melo Fiani Alvares (Colégio Pentágono)
Isabele Neves (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Bianca Salomão (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Julia Catarino (Colégio Guilherme Dumont Villares)

Ana Beatriz Chieco (Colégio Nossa Senhora do Rosário)

Curso de film production

Laura Vallejo de Oliveira Steffens Nogueira (Colégio Bonja)
Julia Emi Figueiredo Ito (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Giulia Santolia Rebouças (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Manuela Mota (Colégio Magister)
Maria Luiza Quental (Colégio Nossa Senhora do Rosário)

Curso de music & recording

Gabriela Pinto (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Maria Clara dos Santos Ribeiro (Colégio Objetivo)
Maria Fernanda Faria Ferreira (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Eduardo Fernandes (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Gabrielle Maria De Castro Rizzatto (Marista Champagnat)
Julia Ramos (Colégio Objetivo)

Curso de game development

Heitor Benotti (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Felipe Tujisoki (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Nicolas Souza (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Mateus Tannus (Full Sail University)
Felipe Overbeck

Curso de technology

Mariana Araújo Gomes (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Lucas Freitas (Colégio Objetivo)
Dafne Kitazana (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Pietra Honda (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Aline Ariake (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Maria Clara Dragone (Colégio Guilherme Dumont Villares)
Enzo Lippai Matarazzo Sanchez (Colégio Guilherme Dumont Villares)

Vitória Espindula (Colégio Bonja)
Arthur Cunha (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Jose Antonio Souza de Melo (Colégio Guilherme Dumont Villares)

Curso de careers of the future

Anna Clara Jovanette Correia (Colégio Johann Gauss)
Lucas Laet de Almeida Fontes (Colégio Johann Gauss)
Henrique Shigetomi (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Gabriela Barbosa de Lima (CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada)
Nicolas Cosaka Lombardo (Colégio Johann Gauss)
Victor Maia 

Heitor Shigetomi (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Nicolas Souza (Colégio Nossa Senhora do Rosário)
Carolina Lopes Brasileiro (CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada)
Gustavo Rezende (CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada)
Laís Serra (CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada)
Lucas Teles (CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada)
Maria Fernanda Leles Rosa Lopes (CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada)

Curso de art & design

Agatha Silva Nunes 

Giovanna Scairato Bochnakian (Full Sail University)
Matheus Scatolino (Colégio Catarinense)
Maria Helena Araújo

Maria Paula Ortega Aversani (Colégio Positivo Londrina)
Victória Cecília (Full Sail University)
Alana Ikeda (Colégio Objetivo)
Pedro Gonçalves (Colégio Objetivo)

Para saber mais, basta acessar: https://fs-courses.com/careers-of-the-future/2024-2/ 



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