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Cibercrime rouba dados de usuários com QR Codes maliciosos

A SonicWall, uma empresa especializada em cibersegurança, divulgou que sua equipe de pesquisa de ameaças, o SonicWall Capture Labs, identificou cibercriminosos (criminosos digitais) explorando arquivos PDF (Portable Document Format ou Formato de Documento Portátil) com QR Codes (Códigos QR) maliciosos para roubar dados dos usuários. Anualmente, mais de 2.5 trilhões de arquivos PDF são criados, tornando esse formato, criado pela Adobe System em 1993, extremamente popular.

Em 2023, 98% das empresas afirmaram usar o PDF para compartilhar documentos interna e externamente. Além disso, o uso de QR Codes em arquivos PDF está em ascensão, com aplicações que vão desde pagamentos até feedback (avalição) em diversas indústrias, como marketing, varejo, educação, saúde, hospitalidade, transporte, imobiliário e serviços públicos.

Juan Alejandro Aguirre, Diretor de Soluções de Engenharia da SonicWall América Latina, conta que, no entanto, desenvolvedores de malware (software malicioso) estão se aproveitando dessa popularidade. O executivo explica que os criminosos digitais enviam os arquivos PDF por e-mail ou fax, contendo códigos QR maliciosos que solicitam aos usuários que os escaneiem com a câmera do smartphone.

“Alguns desses arquivos alegam ser atualizações de segurança, enquanto outros contêm links de plataformas de colaboração entre grupos de aplicação na web multifacetada (intranet das empresas) para assinatura de documentos”, afirma Aguirre.



Point2Web colabora com a NewsBreak para ampliar o alcance da publicidade para clientes

A Point2Web, sua potência máxima em marketing criativo, publicitário e de desempenho, tem o prazer de anunciar que foi escolhida como a primeira Agência Parceira de Vendas na Europa para a NewsBreak, a plataforma americana de notícias e informações locais, com mais de 40 milhões de usuários ativos mensais.

Juntas, a Point2Web e a NewsBreak estão preparadas para oferecer soluções de publicidade excepcionais que envolvem profundamente o público local. Esta parceria pretende impulsionar o crescimento e o desempenho significativos para os clientes da Point2Web, combinando os pontos fortes de ambas as empresas para criar algo verdadeiramente inovador. Espera-se que a colaboração promova a inovação, melhore a excelência do serviço e alcance resultados positivos para os usuários locais da NewsBreak e suas comunidades em toda a América.

Ao utilizar a tecnologia inovadora e presença local inigualável da NewsBreak, as marcas podem revolucionar a sua publicidade local e segmentada e ajudar a direcionar seus recursos para onde são mais necessários. A experiência com liderança na indústria da Point2Web possibilitará ainda mais que os clientes ampliem seu impacto publicitário em uma escala sem precedentes. A colaboração será particularmente benéfica para anunciantes nas áreas de seguros, finanças, viagens, reformas residenciais, comércio eletrônico e jogos casuais, entre outros.

Destaques da parceria:

  • Alcance ampliado: os clientes da Point2Web agora terão acesso aos 40 milhões de usuários da NewsBreak nos Estados Unidos, aumentando significativamente o impacto de suas campanhas publicitárias. Este acesso garante que os anunciantes possam alcançar uma base de usuários vasta e altamente engajada.
  • Soluções inovadoras: a parceria traz o uso de novas tecnologias pela NewsBreak para a clientela da Point2Web.
  • Experiência global, impacto local: a presença global da Point2Web e sua vasta experiência em redes de desempenho, combinadas com a robusta plataforma de informações locais da NewsBreak, garantem uma estratégia de publicidade direcionada e eficaz que repercutirá nas comunidades locais. Esta sinergia permite aos anunciantes elaborar mensagens que sejam globalmente informadas e localmente relevantes.
  • Promovendo a inovação e alcançando o sucesso: a Point2Web e a NewsBreak compartilham um forte compromisso com a inovação, excelência no serviço e em alcançar resultados positivos para suas partes interessadas. Esta parceria é uma prova de sua visão conjunta de ultrapassar os limites do que é possível na publicidade digital.

“Por meio dessa parceria com a NewsBreak, não estamos só expandindo a presença digital de nossos clientes; estamos proporcionando a eles as ferramentas e plataformas necessárias para alcançarem níveis sem precedentes de engajamento e sucesso em suas campanhas publicitárias”, disse Valentine Kovalenko, COO na Point2Web. “Esta colaboração é uma comprovação de nosso compromisso inabalável com a inovação e excelência em serviço. O público da NewsBreak é altamente engajado e de alta qualidade, o que garante que os anúncios dos nossos clientes alcancem um público-alvo valioso e responsivo.”

“Estamos muito felizes com a parceria com a Point2Web, cuja experiência global e abordagem inovadora estão em perfeita conformidade com a nossa missão de criar um ecossistema de mídia local onde as informações estejam prontamente disponíveis e sejam facilmente acessíveis”, disse Ryan Ludlow, gerente geral da NewsBreak Advertising. “Ao tirar proveito de nossa nova tecnologia de última geração e trabalhar com parceiros estratégicos como a Point2Web, permanecemos dedicados a melhorar o sucesso do anunciante e manter o nosso foco na qualidade do anúncio.”

Para obter mais informações sobre esta parceria e como pode beneficiar suas estratégias de publicidade, visite o nosso site da web.

Sobre a Point2Web

Point2Web – Sua potência máxima em marketing criativo, publicitário e de desempenho. Unimos a rede de desempenho, a agência, e o estúdio criativo para oferecer uma mistura poderosa de serviço, experiência e inovação em todo o mundo.

Criamos conteúdo cativante e compatível em nosso estúdio criativo, maximizamos o seu retorno sobre os investimentos em anúncios com ofertas exclusivas e fontes de mídia de alta qualidade através de nossa rede de desempenho e oferecemos soluções de publicidade estratégicas e personalizadas com a nossa agência para equipes de marketing e equipes de compra de mídia.

Faça parceria conosco para elevar a sua marca com resultados dinâmicos, impactantes e inegavelmente eficazes.

Sobre a NewsBreak

A NewsBreak é a plataforma líder em notícias e informações locais nos Estados Unidos que oferece aos usuários as notícias e informações locais que desejam e precisam em formato digital. Ao utilizar tecnologia de ponta, capaz de aprender as preferências dos usuários para a seleção de conteúdo personalizado para o seu uso, a NewsBreak reúne notícias e informações com foco na comunidade de mais de 10.000 fontes de forma oportuna, acessível e fácil de usar, sem nenhum custo para os usuários. A NewsBreak preenche a lacuna entre as novas tecnologias e a mídia local tradicional, oferecendo uma solução digital inovadora que beneficia a todos, desde usuários individuais e suas comunidades até empresas em toda a América.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Diretora de operações

Valentine Kovalenko

valentine@point2web.com

Chefe de Marketing

Anastasia Tomchani

anastasia.t@point2web.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dataside anuncia Parceria Select com Databricks

A Dataside, uma consultoria brasileira focada em soluções de dados e Inteligência Artificial, anunciou em julho o reconhecimento de Select Partner concedido pela Databricks, a empresa de Dados e IA, para aumentar o valor comercial unificando dados e inteligência artificial (IA).

A parceria entre Dataside e Databricks foi anunciada para oferecer às empresas uma estratégia de dados e implementação de IA que seja segura e vantajosa, juntamente com uma governança de dados eficaz. Um dos desafios enfrentados pelas empresas na criação de projetos de IA rentáveis está na base: a qualidade, segurança e disponibilidade dos dados.

“Estamos entusiasmados com o status de Select Partner da Databricks. Esta parceria é fundamental para o crescimento estratégico da Dataside e o sucesso contínuo de nossos clientes. Com parceiros em regiões estratégicas, expandimos nossa presença geográfica, adaptamos soluções às necessidades de negócios e incorporamos inovações que mantêm nossos serviços à frente das tendências,” explica Letícia Carvalho, chefe das equipes Comercial e de Marketing da Dataside.

Empresas interessadas em desenvolver projetos de inteligência artificial podem se beneficiar da tecnologia da Databricks e do suporte especializado da equipe de consultores da Dataside para unificar grandes volumes de dados, que exigem soluções que atendam à demanda por análise e descoberta de insights.

A Plataforma de Inteligência de Dados da Databricks ajuda as organizações a acelerar a inovação unificando as equipes de dados com uma plataforma aberta e escalável para todos os seus casos de uso orientados por dados. A Databricks fornece uma arquitetura moderna de data lakehouse que unifica engenharia de dados, ciência de dados, aprendizado de máquina e análises dentro de uma única plataforma colaborativa.

“Essas parcerias são cruciais para o crescimento dos negócios e para o fomento de um ecossistema cada vez mais rico em tecnologia e inovação.” conclui Letícia.

“Hoje, mais empresas estão vendo o valor comercial em mover-se da inteligência geral para a inteligência de dados,” disse Bruna Wells, diretora de Vendas de Parceiros LATAM na Databricks. “Na Databricks, estamos comprometidos em entregar uma plataforma unificada para dados, análises e IA para todos os nossos clientes. Nossa parceria com a Dataside nos permitirá ajudar mais organizações no Brasil a resolver desafios e tomar melhores decisões com dados.”

Dataside junta-se à Data + AI World Tour em São Paulo como patrocinador oficial.

A Databricks reunirá empresas líderes no dia 7 de agosto, em São Paulo-SP, para trocar experiências sobre o uso de dados para a criação de IA personalizada com a Plataforma de Inteligência de Dados da Databricks no Data & AI World Tour.

A Dataside estará presente como patrocinadora oficial e terá um espaço para falar no evento sobre a parceria com a Databricks e um caso de sucesso construído através dessa parceria.

 



Cidades de MT crescem mais de 100% nos últimos 20 anos

O estado de Mato Grosso vem crescendo de maneira acelerada nos últimos 20 anos, principalmente por conta do agronegócio. As ‘cidades do agro’ estão acelerando o desenvolvimento local e atraindo investidores e profissionais em busca de oportunidades de negócios e trabalho. Com o avanço do agronegócio, os setores do comércio, indústria e construção civil também crescem, gerando movimentação na economia dos municípios, abertura de novas empresas e consequente aumento de emprego e renda.

Mato Grosso é um estado com forte vocação agrícola, possuindo uma área territorial de 903.357 km², tendo o agro como principal eixo de estímulo às demais atividades econômicas. Ao Norte do Estado, as cidades de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde tiveram crescimento exponencial nos últimos 20 anos, segundo análise do MT Econômico, conforme será relatado a seguir.

Sinop

Sinop possuía nos anos 2000 cerca de 74.831 habitantes e de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022, o município registrou 196.312 habitantes, um aumento de 162,34% em 22 anos. 

Com uma área territorial de 3.990,870km², Sinop é resultado da ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo governo federal em 1970. O nome do município é derivado das letras iniciais da colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. 

A fundação ocorreu em 14 de setembro de 1974 e em 1976, Sinop foi levada a categoria ‘distrito’ através da Lei 3.754 de 29 de junho de 1976. Cinco anos após a sua fundação, o município alcançou autonomia política através da Lei 4.156 de 17 de dezembro de 1979.

Sinop está localizada a 479 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá e possui um PIB per capita de R$ 64.607,12, segundo apurado em 2021 pelo IBGE e citado na mesma pesquisa de crescimento populacional. 

Sua principal atividade econômica é o agronegócio já que possui uma localização privilegiada em uma das principais vias de escoamento de grãos, a BR-163. 

O município integra o Portal do Agronegócio (classificação atribuída pelo Ministério do Turismo), que permite ao Poder Público identificar as potencialidades das cidades neste nicho e estruturar a promoção do turismo, investimentos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Sinop também é privilegiada com a passagem de um dos principais rios do estado, o Teles Pires, que fomenta o turismo local. 

Sorriso

O município de Sorriso possuía nos anos 2000, aproximadamente 35.605 habitantes. Em 2022, a população registrada foi de 110.635 habitantes, um aumento de 210,73%. Os dados são do último Censo Demográfico do IBGE

Sorriso foi elevado a município em 13 de maio de 1986, através da Lei n° 5.002/86. Está localizado às margens da BR-163, sendo vizinho de Sinop. A cidade possui a maioria de sua população formada por migrantes, especialmente das regiões Sul e Nordeste do Brasil.

O município está a uma distância de 398 km de Cuiabá, capital do estado e possui um PIB per capita de R$131.899,11, conforme dados do IBGE de 2021, demonstrado na mesma pesquisa do Censo Demográfico citada anteriormente. Sua economia está diretamente relacionada ao agronegócio, sendo o cultivo da soja, milho e algodão herbáceo as principais atividades produtivas do agro.

O Parque Municipal e a Área Verde Central são os principais pontos turísticos do município. 

Lucas do Rio Verde 

O município de Lucas do Rio Verde possui 3.674,596km² de área territorial e está a 333 km de Cuiabá. O seu nome foi escolhido em homenagem ao seringalista Francisco Lucas de Barros e ao Rio Verde que corta o município e possui a cor esverdeada.

Nos anos 2000, Lucas possuía 19.316 habitantes e em 2022, 83.789, um aumento na população de 333,83% em apenas 22 anos. Os dados também são do último Censo Demográfico do IBGE de 2022

O aumento populacional ocorreu principalmente pelos migrantes que vieram de diversas partes do país (especialmente Sul, Nordeste e Norte) em busca de emprego e oportunidades de negócios.

Assim como Sinop e Sorriso, Lucas do Rio Verde também é um forte produtor agrícola, com PIB per capita de R$ 98.915,82, segundo a mesma pesquisa do IBGE citada. 

Em 1988 Lucas do Rio Verde conquistou sua emancipação político-administrativa, e 36 anos depois, se tornou um dos principais destaques do estado de Mato Grosso na agricultura e nos avanços tecnológicos. 

Os principais atrativos turísticos são o Rio Verde, o Horto Municipal, o Parque dos Buritis e dois lagos: Ernani José Machado e Harri Muller.

Sobre o MT Econômico

O MT Econômico, portal de notícias e dados econômicos de Mato Grosso, busca auxiliar os empresários, investidores, produtores e profissionais na busca de informações sobre o cenário regional.

Atuante há 8 anos no jornalismo econômico e empresarial, o MT Econômico aborda notícias e dados sobre os principais setores que movimentam a economia de Mato Grosso, com assuntos diários que impactam o Comércio, Serviços, Agronegócio, Indústria, Política e Desenvolvimento Regional.



TikTok cresce e se torna ferramenta de marketing digital

Pequenos negócios ainda são parcela pequena na plafatorma, que tem grande potencial na divulgação de serviços e produtos. Os empresários e empreendedores não precisam fazer dancinhas no TikTok, mas podem acabar “dançando” na disputa pela atenção (e conversão) de consumidores se não incluírem a plataforma na sua estratégia de marketing digital.

Em 2024, os vídeos on-line seguem firmes no gosto do público. Como mostra o estudo Inside Video, da Kantar Ibope Media, 41% dos brasileiros conectados prestam mais atenção aos anúncios em vídeo que em outros tipos de anúncios on-line.

O formato também tem se provado eficaz tanto para atrair tráfego como para criar conexão com o público. Outro estudo, desta vez da americana Wyzowl, aponta que 91% dos entrevistados preferem assistir um vídeo para aprender mais sobre um produto ou serviço e que 82% já foram convencidos a fazer uma compra por conta de um vídeo.

Plataformas como TikTok, Instagram e YouTube explicam o crescimento consistente do vídeo marketing. Cada uma delas tem suas próprias características e audiências. Para pequenos negócios, no entanto, existe uma variável importante que costuma passar despercebida na hora de investir em marketing digital.

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, 64% dos empreendedores brasileiros têm perfil no Instagram, mas apenas 3% estão apresentando seus produtos e serviços no TikTok. “É essencial que empresários e empreendedores fiquem atentos às novas tendências. Chegar primeiro ou produzir conteúdo autêntico são diferenciais competitivos em qualquer área no mercado hoje em dia”, diz Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, sócio da agência Blueberry e criador do método Conversão Extrema.

Vídeos curtos são mais recomendados e visualizados

O YouTube continua como uma plataforma essencial para conteúdos mais longos e informativos. Já o TikTok se destaca pela sua capacidade de viralização rápida e pelos vídeos curtos, que busca uma interação mais direta e criativa com o público.

Com duração média de 15 a 60 segundos, os vídeos curtos são apontados pela Hubspot como o formato mais popular hoje no marketing digital. Além de ser utilizado por mais de 44% dos profissionais da área, é o que oferece o maior retorno sobre o investimento. Não é à toa que 56% dos profissionais na plataforma TikTok pretendem elevar os investimentos na área, mais do que qualquer outra plataforma. “O formato é perfeito para o consumo em celulares e para a atenção cada vez mais curta dos usuários”, ressalta Tessmann.

O especialista lembra que muitos empresários e empreendedores perdem oportunidades porque esperam condições perfeitas para começar a investir em vídeos.
Neste contexto, “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, a famosa frase do cineasta brasileiro Glauber Rocha encaixa-se perfeitamente no dinâmico universo das vendas on-line.

O TikTok é uma ótima ferramenta para demonstrar como um produto pode resolver um problema comum. Dicas rápidas, vídeos explicativos e depoimentos também são formatos importantes para construir credibilidade e influenciar na decisão de compra.
Outro ponto importante é que vídeos ajudam a humanizar a marca e a criar uma conexão emocional com o público, o que traz resultados no longo prazo. “Como benefício adicional, as plataformas estão priorizando cada vez mais o conteúdo de vídeo, o que traz maior alcance e engajamento orgânico”, afirma o especialista.

Comportamento no TikTok

Pelo ponto de vista dos empresários e empreendedores, faz sentido investir num perfil do TikTok. Mas como os usuários brasileiros do TikTok enxergam a presença das marcas na plataforma?

A pesquisa TikTok no Brasil, realizada em março de 2024 pelo Opinion Box, ajuda a responder a esta dúvida: 68% dos usuários ouvidos acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas.

Outro dado interessante é que 37% deles gostam de utilizar o TikTok para assistir vídeos de marcas e empresas. A pesquisa também revela que conteúdo informativo tem espaço na plataforma: 31% dos entrevistados gostam de assistir reviews de produtos, sendo que um de cada três usuários revelou já ter comprado um produto ou serviço que conheceu ali. “A plataforma desponta pelo enorme potencial como vitrine on-line. Se a estratégia de marketing digital for bem feita, o resultado é certo”, conclui Tiago Tessmann.

Dicas de Tiago Tessmann, especialista em Marketing digital, para a criação de vídeos curtos envolventes

1. Priorizar a gravação no formato vertical que é o mais adequado para celulares;

2. Ser criativo, autêntico e direto;

3. Inserir legendas para garantir que a mensagem seja entendida mesmo sem som;

4.Não ter medo de experimentar com humor, música e efeitos visuais.



Mais Médicos: 78% dos municípios sofrem sem profissionais

Instituído em julho de 2013 pelo governo brasileiro, o Programa Mais Médicos surgiu como uma resposta emergencial à carência de profissionais nas regiões mais remotas e vulneráveis do país. Com o objetivo de fortalecer a atenção básica e democratizar o acesso ao sistema de saúde, o programa tem como referência os índices da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Porém, dez anos após a criação do Mais Médicos, quase 80% dos municípios brasileiros não possuem sequer dois profissionais para cada mil habitantes. 

Os dados são do Painel da Educação Médica, plataforma desenvolvida pela Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior – AMIES – em parceria com o portal Melhores Escolas Médicas – MEM. A análise considera todos os 5.359 municípios que dispõem de pelo menos um médico. Deste universo, 4.211 (78,58%) possuem até 1,7 médico por mil habitantes, menor índice registrado pelos países da OCDE em 2012, um ano antes da implementação do programa Mais Médicos. Por outro lado, apenas 149 cidades brasileiras (2,78%) registram mais de 3,73 médicos a cada mil habitantes e estão dentro da média dos países da OCDE em 2023.   

O Painel da Educação Médica mostra que as realidades são muito distintas entre os municípios. Vão desde a cidade de Colares, no estado do Pará, com 12.868 moradores e 0,03 médico para cada mil habitantes, à Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, que possui uma população de 6.702 pessoas – 52% menor que a de Colares – e uma média 12,24 médicos por mil habitantes.

A análise dos dados por regiões também evidencia a disparidade. O Sul (2,98 médicos/mil habitantes), o Sudeste (2,97) e o Centro-Oeste (2,75) já atingiram o objetivo do Mais Médicos, que é chegar a 2,65 por mil habitantes brasileiros em 2026. Contudo, o Nordeste (1,87 médicos/mil habitantes) e o Norte (1,62) estão longe de atingir a meta do programa e, sobretudo, a média da OCDE, que no ano passado já era de 3,7 médicos/mil habitantes.

 

É PRECISO FORMAR MÉDICOS

Apesar de o Mais Médicos propor a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica na estratégia de qualificar a formação dos profissionais e levá-los para as regiões onde há maior carência, as dificuldades impostas para a abertura de novas vagas de graduação em Medicina contribuem para que o Brasil permaneça com uma média aquém da registrada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.  

“O programa Mais Médicos registra várias postergações que fizeram com que alguns cursos fossem iniciados com atraso. Isso impacta no número de profissionais formados nos últimos dez anos e decorre da disputa judicial por abertura ou bloqueio de vagas”, afirma Alcindo Ferla, médico, doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Segundo Ferla, um dos argumentos mais frequentes para o indeferimento de novas vagas e cursos de Medicina é a ausência de leitos hospitalares para a formação dos novos profissionais. “Isso é um paradoxo, pois a falta de leitos não é um problema do sistema educacional, mas do sistema de saúde. Ou seja, o sistema que diz que não há leitos é o mesmo que deveria ser responsável por implementá-los”, pondera. 

O professor da UFRGS avalia o argumento da falta de leitos como precário e obsoleto. “Ele vem sendo utilizado há cerca de 40 anos, como representação de um sistema de saúde que evoluiu muito desde então. Há outros serviços que são mais relevantes para formar competências, como o mecanismo de internação domiciliar, que é muito mais confortável para os pacientes e não se dá por dentro de um hospital”, exemplifica. 



Sete tecnologias para melhorar a gestão de restaurantes

O brasileiro valoriza uma boa experiência na hora de fazer as refeições. Pesquisas usadas como referência em apresentações de executivos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) apontam que 84% das pessoas acham que ir ao restaurante com a família e amigos é a melhor forma de aproveitar o tempo de lazer. E 67% preferem gastar dinheiro em uma experiência no restaurante a fazer compras em loja.

Estudo feito pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a empresa de inteligência de mercado Mosaiclab calculou que os brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa em 2022. O montante representou um aumento de 27,6% em comparação ao ano anterior.

“Apesar do cenário favorável, a concorrência é grande e aprimorar a gestão é fundamental para otimizar processos e melhorar a eficiência do negócio”, afirma Sergio Marcondes, cofundador e CEO da Linked Gourmet, startup de automação comercial para empresas do segmento de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, integrante do Grupo Entre, um ecossistema de empresas com foco no mercado de meios de pagamento, serviços digitais agregados e soluções financeiras. “No cenário atual, de transformações intensas e constantes, inovar é imprescindível para se manter e crescer no mercado”, diz Antonio Freixo, o Mineiro, CEO do Grupo Entre.

Investir em novas tecnologias pode trazer benefícios operacionais, melhorar a experiência do cliente e ajudar na tomada de decisões. Existem várias soluções disponíveis no mercado que podem contribuir para alavancar as vendas e conquistar mais clientes:

  1. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) — Essas tecnologias estão sendo usadas para prever demanda, otimizar estoques, personalizar ofertas e melhorar a experiência do cliente.
  2. Cardápios digitais e pedidos online — A automação permite que os clientes façam pedidos diretamente de seus dispositivos móveis, reduzindo erros e agilizando o processo.
  3. Gestão de estoque automatizada — Sistemas automatizados monitoram o estoque em tempo real, evitando desperdício e garantindo que os ingredientes estejam sempre disponíveis.
  4. Pagamentos sem contato — A automação facilita pagamentos rápidos e seguros, seja por meio de aplicativos, seja por QR codes.
  5. Automação de marketing — Ferramentas automatizadas ajudam a segmentar clientes, enviar promoções personalizadas e manter os fregueses engajados.
  6. Análise de dados — A coleta e a análise de dados automatizadas permitem que os restaurantes tomem decisões mais assertivas sobre preços, menu e estratégias de marketing.
  7. Robôs e automação na cozinha — Desde robôs que preparam alimentos até sistemas automatizados de limpeza, a cozinha também está se beneficiando da automação.

A Linked Gourmet, por exemplo, tem como principal produto um software por assinatura para a operação e gestão de restaurantes e estabelecimentos de todos os tipos e tamanhos, de pizzarias e lojas de franquias a barraquinhas de cachorro-quente.

Seu modelo de negócios escalável lhe permite atender remotamente estabelecimentos em todo o país, de diferentes portes, com diferentes necessidades, em relação à complexidade da operação. A plataforma inclui operações como atendimento de balcão, mesas, comandas e delivery, com integração com diversos aplicativos de serviços complementares, como apps de entrega.



Setor de alimentação cria 170 novas vagas em junho na RMC

Enquanto o setor de serviços fechou junho com 1025 postos de trabalho fechados, o grupo de alimentação, formado por bares e restaurantes, da Região Metropolitana de Campinas (RMC) gerou 170 novas vagas com carteira assinada em junho e fechou o primeiro semestre com 452 novos empregos criados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta terça-feira, e apurados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas. Foi o quinto mês seguido com mais admissões que contratações no segmento.

De acordo com o Caged, no mês de junho o grupo de alimentação registrou um total de 2.885 admissões e 2.715 demissões, com saldo de 170 novos postos de trabalho. Os dados indicaram um ligeiro recuo no número de novas admissões em relação a maio (2.933), mas com queda nas demissões (2.889 em maio).

Dos 20 municípios que integram a RMC, 12 tiveram saldo positivo. Americana liderou o grupo, com saldo de 83, seguida por Campinas (51), Sumaré e Vinhedo (20) e Holambra (19). Dentre as sete cidades com saldo negativo, Santa Barbara D’Oeste lidera (124), seguida de Indaiatuba (19), Jaguariúna (11), Monte Mor (8) e Itatiba (2). Cosmópolis foi o único município da RMC com saldo zerado.

No acumulado dos seis meses, com exceção de janeiro, quando o saldo entre admissões e demissões ficou negativo em Total 425 postos, todos os demais meses o setor apresentou desempenho positivo. “Isso mostra a importância dos bares e restaurantes tanto para a economia das cidades, como na geração de empregos, mesmo com as dificuldades para manter os pagamentos e contas em dia”, diz André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas.

Ele lembra, como uma das dificuldades, que em junho o setor registrou queda de 0,7% no volume de vendas, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. “A maioria dos bares e restaurantes também ainda não se recuperou totalmente dos prejuízos oriundos da pandemia e muitos ainda estão inseridos no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que prevê redução de carga tributária e, consequentemente, uma melhoria no fluxo dos caixas”, lembra.

O Banana Café Campinas é um dos exemplos de empresas do setor que vem contratando ao longo do ano. André Biazzo, sócio, conta que a casa teve de ampliar seu quadro de funcionários ao longo do semestre para atender o aumento da demanda. “Entre janeiro e junho, criamos seis vagas e a tendência é aumentar no segundo semestre”, conta.

Outro estabelecimento que efetivou contratações no segundo semestre foi o Dom Brejas. Além de 14 funcionários já contratados, a casa ainda conta com dez vagas em aberto, para várias posições. Apesar da dificuldade em encontrar mão de obra e da alta rotatividade, Dino Ramos, sócio da casa, diz que foi criado um projeto de treinamento de retenção de funcionários, com o objetivo que essa rotatividade diminua nos próximos anos”, afirma Ramos.

O Empório do Nono e a Espósito Pizzaria efetivaram diversos funcionários neste ano. Porém, eles ainda têm vagas em aberto para garçom, cozinheiro e estoquista.



Campanha Pintando o 7 já ultrapassa R$ 2 milhões em doações

A campanha “Pintando o 7” do Grupo Gazin, em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), já ultrapassou a marca de mais de R$ 1,5 milhão de reais em doações para a entidade. A campanha teve início no primeiro dia de julho e, até o final deste mês, todas as compras acima de R$100 reais, que forem realizadas nas lojas físicas e virtuais da varejista, terão R$ 7 reais convertidos em doações para a Apae. Além disso, serão realizadas doações adicionais de fornecedores parceiros, como Samsung TV/Celulares, TCL Semp/TV e Condicionadores de Ar Inverter e Três Corações Cafeteiras.

“Entendemos que todos podemos ajudar uma organização tão importante como a Apae e instituições similares onde atuamos e vamos fazer isso. É parte do DNA da nossa empresa”, afirma o presidente do Grupo Gazin, Gilmar Oliveira.

Para acompanhar os valores arrecadados basta acessar o site https://pintando7.gazin.com.br/ e conferir em tempo real as doações. 

Segundo o gerente de marketing da empresa, Edson Oleksyw, o ótimo histórico de vendas das lojas e e-commerce da Gazin está refletindo nas doações para a Apae. “A campanha ‘Pintando 7’ ajuda também a conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da união em prol daqueles que precisam de uma mão amiga”, reforça.

 

Informações para a Imprensa – Grupo Gazin

 

COMMUNICA BRASIL

Andrea Funk – (11) 9173-9120 – andrea@communicabrasil.com.br

Gisely Ludtke – (19) 99841-3201 – giselly@communicabrasil.com.br 



Endometriose acomete cerca de 190 milhões de mulheres no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta aproximadamente 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva no mundo, o que equivale a 10% dessa parcela da população. A causa exata ainda não é completamente conhecida, mas suspeita-se que fatores genéticos, hormonais, estilo de vida, estresse e alterações no sistema imunológico possam influenciar o desenvolvimento do problema, podendo acometer qualquer mulher que menstrua. A origem está ligada intimamente à menstruação e aos estímulos hormonais, mas existem casos raros também na menopausa. 

A endometriose é uma condição em que as células do tecido que reveste o útero (chamado endométrio) crescem fora da cavidade uterina. Em vez de serem expulsas durante a menstruação, essas células multiplicam-se e sangram onde estiverem, exemplo: no meio do músculo do útero (adenomiose), ovários (endometrioma ovariano), na cicatriz de cesariana (endometrioma de parede), dentre outros. As lesões também podem acometer a bexiga e o intestino. 

A médica ginecologista e endoscopista ginecológica do Hospital VITA, em Curitiba, Dra. Jordana Nascimento Pereira, explica que dentre os sintomas estão cólicas menstrual intensa, desconforto durante ou após o sexo, menstruação abundante, sangramento fora do período menstrual, dor ao urinar ou evacuar, cansaço excessivo, depressão ou ansiedade, inchaço abdominal e náusea. 

Diagnóstico

Segundo a Dra. Jordana, a endometriose pode ser identificada por meio de uma combinação de história clínica detalhada, exame físico e exames complementares, que inclui o mapeamento para endometriose que pode ser realizado com ultrassonografia ou ressonância magnética a depender de cada caso. “Vale ressaltar que nem sempre esse diagnóstico é fácil. Exames sem lesões aparentes não excluem o diagnóstico definitivo, uma vez que acometimentos microscópicos podem resultar em sintomatologia, mas raramente são expressivos nas imagens, sendo fundamental a história clínica e o exame físico para nortear o diagnóstico que pode demorar para ser concluído”, acrescenta a médica. 

Tratamento 

Quanto ao tratamento, a ginecologista conta que depende de qual das áreas está afetada e o desejo de gestar. O principal sintoma que motiva a investigação é a dor pélvica e o tratamento envolve medicações analgésicas, anti-inflamatórios, anticoncepcionais e, em alguns casos, uma classe de medicações que bloqueiam a produção hormonal com a finalidade de não estimular os focos de endometriose e aliviar as dores. “Fisioterapia pélvica oferece certo alívio na dor relacionada à atividade sexual e a acupuntura tem demonstrado resultados satisfatórios no manejo desses sintomas”, aponta a médica. 

Já o tratamento cirúrgico é indicado quando existe refratariedade dos sintomas apesar das medidas clínicas, ou quando já existem acometimentos mais graves, podendo ser realizada remoção das lesões e preservação do útero e consequentemente da fertilidade da paciente. Nos casos em que não existe interesse em gestar, a remoção uterina faz parte da abordagem cirúrgica na maioria dos casos. “Quando a endometriose afeta a fertilidade da paciente o processo envolve uma associação de tratamento cirúrgico e outras técnicas de fertilização combinadas para aumentar as taxas de sucesso”, ressalta a especialista. 

A Dra. Jordana enfatiza ainda que endometriose é uma doença de difícil diagnóstico e manejo, mas a medicina tem evoluído muito no combate aos sintomas da doença. Hoje é possível, com tratamentos multidisciplinares, que envolvem uma abordagem cirúrgica de qualidade associada a um manejo hormonal eficaz, mudança do estilo de vida com atividade física e dieta bem controladas em conjunto com fisioterapeutas, nutricionistas e preparadores físicos é possível controlar a doença e evitar progressões e recidivas. 

Fatores de risco

A médica salienta que os principais fatores de risco são genéticos e ambientais, início da menstruação muito cedo, ciclos menstruais curtos com fluxo menstrual abundante, mulheres que nunca engravidaram e que prorrogam a primeira gestação, porém, os principais fatores vêm do estilo de vida sedentário associado a uma alimentação pouco nutritiva e mais inflamatória. 

Prevenção

Segundo a ginecologista, a principal forma de prevenir envolve dois pilares: exames ginecológicos em dia e uma mudança do estilo de vida. As consultas ginecológicas devem fazer parte do calendário de toda mulher. Exames de sangue e ginecológicos possibilitam detectar quadros iniciais e, em alguns casos, identificar os fatores de risco antes da doença se instalar. “Já os hábitos de vida saudáveis são os mais simples, mas ao mesmo tempo, os mais difíceis. Dizer não para os alimentos ricos em gorduras e carboidratos e os ricos em lactose e glúten tornam a tarefa ainda mais difícil. Iniciar atividade física com rotinas de trabalho tão longas e desgastantes, associada à dupla jornada que muitas mulheres vivem é desafiador, mas a mudança tem que acontecer e oferece recompensas não só no âmbito ginecológico, como também em um envelhecimento saudável e ativo”, alerta a ginecologista do Hospital VITA.



Holding é uma alternativa para ter eficiência tributária

O Governo de São Paulo promoveu em julho a Operação Loki com a finalidade de verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos devido ao Estado.

O ITCMD está previsto no artigo 155 da Constituição Federal e figura entre os artigos 33 e 45 do Código Tributário Nacional. As alíquotas e formas de cobranças são estabelecidas pelos estados. Ou seja, sua legislação é criada nas Assembleias Legislativas de cada unidade federativa do país.

“Com a operação Loki, que segundo a mitologia nórdica é um deus da trapaça, a Sefaz/SP – Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo enviou notificações para os contribuintes por suposta falta de pagamento do ITCMD”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

Inicialmente, as notificações estão focadas em operações realizadas em 2020, convidando os contribuintes para a autorregularização, não constituindo ainda uma autuação formal ou o início de uma ação fiscal. Mas a fiscalização deverá se estender para os anos subsequentes até o final de 2026.

Os contribuintes notificados são aqueles que teriam realizado planejamentos sucessórios irregulares, simulando a venda de cotas ou ações de empresas para transmitir heranças de forma disfarçada, evitando assim o pagamento adequado do ITCMD.

“Além da autorregulação proposta pelo Governo, muitos gestores buscam na criação de uma holding uma alternativa para controlar e administrar o patrimônio das pessoas que pertencem a um determinado grupo, com o objetivo principal de ter eficiência tributária para os bens da família”, diz Ardanaz.

Vale destacar que, para a Sefaz/SP, a venda de cotas para herdeiros não pode ocorrer por um valor inferior ao patrimônio líquido ou patrimonial da holding e em casos que isso acontece, o entendimento é que há uma simulação do negócio jurídico, configurando uma doação disfarçada de contrato de compra e venda.

Portanto, o uso inteligente de uma holding pode ser uma ferramenta na organização patrimonial e no planejamento sucessório, permitindo a concentração de investimentos de pessoas físicas ou jurídicas, atuando como instrumento de controle societário, além de promover a segregação de ativos ou atividades, podendo assim segmentar e proteger o patrimônio com regras especiais.

A holding poderá ser constituída sob a forma de sociedade limitada ou por ações e pode ser dividida em:

  • Pura ou de Participações, quando a empresa investidora tem como único objetivo social a participação em outras sociedades na qualidade de acionista ou quotista;
  • Mista, quando possui atividades secundárias, caracterizando-se pela integralização de bens imóveis ou móveis dos quotistas/acionistas, fundadores no capital social da pessoa jurídica; e
  • Familiar, aquela que ampara o empresariado nacional com blindagem e diretrizes frente aos problemas cotidianos, como conflitos familiares, separações e falecimentos, dentre outros.

“Dessa forma, além de possibilitar uma redução da carga tributária, a proteção patrimonial através de uma sociedade holding constitui uma medida preventiva e eficaz em face de futuros credores e dos riscos empresariais, aperfeiçoando a gestão de ativos, resguardando as atividades econômicas e problemas familiares”, finaliza Ardanaz.



Brasil tem a 6ª maior indústria química do mundo, diz estudo

A indústria química brasileira ocupa a 6ª colocação no ranking global de seu segmento, conforme relatório apresentado, em 2023, pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). De acordo com a entidade, o tamanho do mercado químico brasileiro é de US$250 bilhões, e no ano passado, o setor registrou um faturamento líquido de US$167,4 bilhões, 13,7% menor que o ano anterior. 

Segundo a Abiquim, o segmento químico no setor industrial é o terceiro maior em participação no Produto Interno Bruto (PIB) industrial, com 11% de contribuição (e 3% no PIB nacional). O mercado é responsável por gerar 2 milhões de empregos diretos e indiretos, e tem o segundo maior salário do setor industrial.

De acordo com Alexandrine Brami, CEO e Co-Founder do Lingopass, apesar de sua importância, a indústria química brasileira enfrenta desafios significativos. “A redução do uso da capacidade instalada e um aumento nas importações, a dependência de matérias-primas estrangeiras, especialmente produtos especializados e commodities químicas, têm sido um fator crítico para essa crise”.

Investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D)

A empresária explica que, para superar a concorrência global, as empresas brasileiras do mercado químico têm investido em áreas de alta especialização e valor agregado, com foco em pesquisa e desenvolvimento (P&D). 

“A Raízen, por exemplo, tem direcionado investimentos para o desenvolvimento de biocombustível e já realizou sua primeira exportação para a Europa. E a parceria entre a Braskem e a francesa Veolia visa implementar um projeto de energia a partir de biomassa de eucalipto em Alagoas”, afirma, pontuando que este último projeto, que conta com um investimento de R$ 400 milhões, busca reduzir as emissões de CO₂ em aproximadamente 150 mil toneladas por ano, alinhando-se aos objetivos da Braskem de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 15% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Outro exemplo trazido por Brami foi a Biolab Farmacêutica, que estabeleceu um centro de P&D no Canadá e, em 2022 adquiriu a Exzell Pharma consolidando sua infraestrutura local para melhor exportar sua linha de produtos de saúde animal. Por fim, outras empresas, como a Aché Laboratórios e a Eurofarma, “também têm firmado parcerias com centros de pesquisa nos Estados Unidos, fortalecendo sua presença global”, destacou.

A pesquisa Investimentos na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o percentual de grandes indústrias com planos de investimentos subiu de 68% para 73% entre 2023 e 2024. Pela primeira vez na série histórica, o percentual de empresas que pretendem investir no mercado externo alcançou 10%. Em 2023, a taxa era de 5%. 

Outro dado revelado pela pesquisa foi que os investimentos que abrangem a aquisição de ativos intangíveis ou produtos de propriedade intelectual, como despesas com P&D, softwares, banco de dados, entre outros, é o objetivo de 22% das grandes empresas entrevistadas. 

Brami lembra que, para que o setor químico brasileiro mantenha e expanda sua competitividade internacional, a capacitação das equipes é fundamental. “Projetos de P&D frequentemente envolvem colaborações internacionais e exigem habilidades específicas como fluência em idiomas e competências interculturais”, diz a empresária, frisando que, dessa maneira, é possível facilitar a comunicação e a colaboração com parceiros internacionais – da mesma forma, é possível desenvolver habilidades interculturais que ajudem as equipes a trabalhar de forma mais eficaz em ambientes globais. 

“Treinamentos em sensibilidade cultural, particularidades do idioma estrangeiro e gestão de equipes diversificadas são importantes para o sucesso de projetos internacionais”, ressalta a CEO do Lingopass, pontuando a importância da formação técnica e científica na equipe de funcionários. “Investir em programas de treinamento contínuo em novas tecnologias, processos químicos avançados e metodologias de pesquisa é crucial para manter a força de trabalho atualizada e competente”, completa.

Para a especialista, parcerias com universidades e instituições de pesquisa também são cruciais para manter a força de trabalho atualizada e competente com formação técnica e científica. “A combinação desses elementos é vital para fortalecer o setor químico brasileiro no cenário internacional, garantindo sua capacidade de inovação e competitividade”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/setores/quimico



Setor de eventos cresce com oportunidade para ações de marca

Quem vê os números do setor de eventos atualmente não imagina que há menos de cinco anos o mercado estava inteiramente fechado devido à pandemia de Covid-19. Hoje, segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) divulgados pela CNN, estima-se que até o fim do ano a área tenha um faturamento de 75 bilhões de reais.

E mais: esses números se relacionam com apenas três segmentos: festividades de música, de esportes e de gastronomia. Não é à toa que a Abrape estima que este mercado envolva 52 atividades econômicas diferentes – incluindo a de brindes personalizados. Afinal, justamente por atraírem grandes públicos, esses eventos mostram serem boas oportunidades para as marcas e os comércios eletrônicos investirem nos brindes enquanto estratégia de marca.

“Os comércios eletrônicos podem utilizar brindes personalizados como cadernos, canecas, copos, mochilas personalizadas, garrafas e eco bags para aumentar o ticket médio de suas vendas de várias maneiras”, explica Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes. Esse é o caso, por exemplo, de itens estampados com imagens que remetem aos diferentes eventos ou às atrações participantes. 

“Ao oferecer esses produtos como parte de promoções ou pacotes especiais, os clientes são incentivados a gastar um pouco mais para receber um item exclusivo e de qualidade, com a marca da loja”, ressalta a diretora. “Isso não só aumenta o valor das vendas, mas também fortalece a lealdade à marca, refletindo diretamente no Lifetime Value – ou LTV – do cliente”.

Ainda de acordo com Paula, essa oferta de brindes personalizados ajuda a melhorar a retenção, uma vez os clientes tendem a retornar aos comércios eletrônicos para novas compras, diminuindo assim o churn – a taxa de abandono ou cancelamento dos consumidores. 

“Além disso, o custo de aquisição de clientes pode ser otimizado. Isso porque compradores satisfeitos são mais propensos a recomendar a loja a amigos e familiares”, enfatiza a diretora. Por fim, Paula explica que a oferta de brindes personalizados também influencia positivamente a satisfação do cliente, “criando uma experiência de compra mais agradável e aumentando a receita média por usuário.”

Indo além dos eventos

Por mais que o mercado de eventos esteja aquecido e ofereça uma variada gama de oportunidades de relacionamento com o cliente, não se deve depender apenas deles. No entanto, é perfeitamente possível desenvolver uma série de estratégias de marketing envolvendo o uso de brindes como reforço da marca e, assim, garantir que os consumidores retornem à loja ou reutilizem o serviço. 

A mais comum são as campanhas sazonais ligadas às datas comemorativas, onde é possível criar edições limitadas de brindes personalizados com temáticas especiais. Aqui também entram os brindes ligados a eventos dos mais diferentes tipos. Contanto, Paula cita outra estratégia bastante eficaz: os programas de fidelidade. “Os clientes acumulam pontos e podem trocá-los por presentes exclusivos, aumentando o LTV e a retenção.”

“Além disso, [existem] as parcerias com influenciadores digitais, que podem promover os produtos personalizados em suas redes sociais”. Para a diretora, estas são uma excelente forma de alcançar um público mais amplo e engajado, contribuindo para a redução do custo de aquisição de clientes.

Uma última estratégia que Paula Alves destaca é o envio gratuito de brindes em compras acima de um determinado valor. Para ela, “[essa atitude] pode não só aumentar o ticket médio, mas também encantar e surpreender positivamente os clientes, melhorando os índices de satisfação do cliente e, consequentemente, a receita média por usuário”, destaca.

Por fim, “essas estratégias são essenciais para criar um vínculo emocional com os clientes, garantindo sua satisfação e fidelidade”, finaliza a diretora.



Sujeira acumulada em sofás pode desencadear alergias de pele

Áreas mais grossas, coceira, descamação, lesões avermelhadas, vesículas e bolhas. Esses são apenas alguns dos sinais de algum tipo de alergia na pele, segundo informação publicada pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Um problema cada vez mais comum: um estudo publicado no livro “Alérgicos: Como nosso sistema imunológico reage a um mundo em transformação”, de Theresa MacPhail, professora do Stevens Institute of Technology, nos Estados Unidos, aponta que cerca de 30% a 40% da população de todo o mundo sofre com algum tipo de alergia. 

No dia 8 de julho, Dia Mundial da Alergia, o Ministério da Saúde alertou para os principais sintomas e prevenção da doença que altera o sistema de defesa do organismo. O órgão destacou que as alergias acontecem quando os anticorpos reagem sinalizando o contato de substâncias que são inofensivas, mas que o sistema imunológico confunde com um agente perigoso. Diante da exposição ao alérgeno, o organismo libera uma reação química que causa os sintomas.

Pedro Sampaio, técnico em limpeza da Dr. Lava Tudo – empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados -, destaca que, quando se trata de alergia de pele, o “inimigo” pode ser, justamente, um dos pontos que mais reúne a família e amigos: o sofá de casa. Isso porque a sujeira acumulada nos estofados pode desencadear diversas alergias de pele.

“Um sofá que nunca foi limpo profissionalmente pode ter mais ácaros do que um banheiro. A sujeira acumulada em sofás, muitas vezes, são invisíveis a olho nu e, por isso, podem desencadear alergias de pele, principalmente para quem já tem predisposição”, afirma.

Segundo Sampaio, os principais “culpados” pela alergia de pele são:

  • Ácaros da poeira: minúsculos aracnídeos que se alojam em ambientes quentes e úmidos como sofás. Eles se alimentam de descamação da pele humana e liberam proteínas que causam coceira, vermelhidão, irritação e até eczemas nos alérgicos.
  • Fungos e mofo: ambientes úmidos e com pouca ventilação favorecem a proliferação desses fungos, que também podem desencadear alergias e irritações na pele.
  • Poeira: ela carrega consigo diversos alérgenos como pólen, pelos de animais e ácaros mortos, piorando ainda mais a situação para quem já tem alergias.
  • Resíduos alimentares: migalhas, restos de pele e outros detritos que caem no sofá servem de banquete para ácaros e outros microrganismos, além de atrair insetos indesejáveis.

Alguns exemplos de substâncias que podem causar alergia são ácaros da poeira doméstica, pólens, proteínas de alguns alimentos, entre outros. Existe uma predisposição genética pela qual os pais alérgicos, com frequência, têm filhos também alérgicos.

Limpeza periódica de estofados pode evitar crises alérgicas

Para Sampaio, a limpeza periódica do sofá é fundamental para prevenir alergias de pele e manter um ambiente mais saudável. “Passar um pano úmido regularmente é importante, mas não remove todos os ácaros e bactérias que causam a alergia”, ressalta.

Na visão do especialista, é importante realizar:

  1. a) Aspiração: utilizar um aspirador de pó com filtro HEPA para remover poeira, ácaros e outros alérgenos. Aspirar todo o sofá, incluindo encostos, assentos, cantos e frestas.
  2. b) Lavagem profissional: investir em uma limpeza de sofá profissional a domicílio a cada seis meses. Esse tipo de higienização é profunda e vai livrar todo o estofado dos acúmulos de ácaros e poeiras.
  3. c) Secagem: deixar o sofá secar completamente ao ar livre ou utilizar um secador de cabelo na temperatura fria. A umidade pode favorecer o crescimento de fungos e mofo.

Quais são os processos de limpeza mais efetivos?

Segundo o técnico em limpeza da Dr. Lava Tudo, com alguns cuidados a mais é possível deixar o sofá “blindado” contra as alergias: “A limpeza a seco, na realidade, é uma lavagem semisseca, e é recomendada para ampliar a proteção do estofado. Ela é chamada assim por utilizar apenas 10% da água de uma lavagem tradicional”.

Após a limpeza com a solução de água e um detergente especial, prossegue Sampaio, uma máquina extratora faz a sucção de toda a sujeira. Por fim, a secagem do objeto acontece de maneira muito mais rápida, permitindo que o proprietário possa voltar a utilizar o estofado ainda no mesmo dia.

O especialista chama a atenção para a importância de contratar uma empresa especializada e que trabalhe com equipamentos de alta tecnologia e produtos de limpeza de qualidade.

“Verifique se os produtos de limpeza que serão utilizados são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, orienta. “Veja também se os produtos são atóxicos, o que significa que não vão fazer mal para as pessoas ou animais de estimação e não irão contaminar plantas que estiverem próximas ao local do serviço”, recomenda.

De acordo com Sampaio, também é fundamental usar apenas produtos bactericidas, antifúngicos e antiácaros, garantindo que esses microrganismos fiquem longe da casa, sem risco de causar doenças e alergias. “Por fim, certifique-se de usar apenas produtos biodegradáveis, ou seja, que são ecológicos por não poluírem o meio ambiente”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



Empresas se preparam para combater assédio eleitoral

Com a aproximação das eleições, o tema do assédio eleitoral ganha relevância no ambiente de trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem orientado empresas e empregadores que práticas que envolvam a oferta de benefícios em troca de votos ou ameaças a colaboradores que não apoiem determinado candidato ou candidata são consideradas crime. 

 A prática de assédio eleitoral contra trabalhadores é considerada uma grave infração, podendo resultar em medidas extrajudiciais e/ou judiciais na esfera trabalhista.Mesmo tendo sido feita por uma pessoa física dentro do ambiente laboral: por exemplo, um chefe ou encarregado conceder benefícios a quem votar em alguém que ele preze pode dar consequência a um processo trabalhista contra a empresa onde ambos trabalham, isso ocorre pois o assédio eleitoral, neste caso, foi praticado no ambiente de trabalho. 

A recomendação do MPT enfatiza que prometer vantagens ou benefícios em troca de votos, bem como usar de violência ou ameaça para coagir alguém a votar ou não em um candidato específico, é crime eleitoral, conforme estabelecido nos artigos 299 e 301 do Código Eleitoral. 

Rodolpho Takahashi, CEO do Grupo IAUDIT, empresa especializada em Compliance, Canal de Denúncias e Auditorias, destaca a importância de um canal de denúncias robusto: “As empresas têm um papel crucial na garantia de um ambiente de trabalho ético e livre de coações. Um canal de denúncias bem estruturado é fundamental para assegurar que todos os colaboradores possam exercer seus direitos eleitorais sem medo de represálias ou pressões indevidas.”

Takahashi ainda acrescenta: “Além disso, esses canais auxiliam a empresa a detectar casos de assédio eleitoral antes que eles se transformem em uma demanda judicial ou em um problema crônico no local de trabalho.”

 

Sobre o Grupo IAUDIT: O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e Canal de Denúncias.  



Cidadania portuguesa: como dar entrada em 2024

A cidadania portuguesa, em 2024, tem se tornado um objetivo cada vez mais almejado por brasileiros descendentes de portugueses ou os que são cônjuges de nativos. 

O processo, que pode parecer complexo à primeira vista, não é algo impossível de ser realizado. Além disso, a possibilidade de ter um dos passaportes mais poderosos do mundo e os mesmos direitos que um cidadão da União Europeia atrai interessados que buscam iniciar o processo ainda em 2024, mas não sabem por onde começar.

Para esclarecer todas as etapas envolvidas, David Manzini, CEO da Porto Cidadania Portuguesa, escritório especializado no reconhecimento da dupla cidadania, explica detalhes importantes para quem deseja dar entrada no benefício em 2024. 

Verificação do direito à cidadania

Antes de dar os primeiros passos para reconhecer a cidadania portuguesa em 2024, Manzini comenta que o interessado deve procurar descobrir se realmente tem direito. “O primeiro passo é verificar se você tem direito à cidadania portuguesa. As principais formas de obter a nacionalidade incluem a descendência, para filho e neto de portugueses, casamento ou união estável com cônjuges de cidadãos portugueses e tempo de residência”.

Depois de confirmar o direito, Manzini afirma que a próxima etapa é reunir a documentação exigida pelos órgãos portugueses. “Entre os documentos mais comuns de serem solicitados estão a certidão de nascimento do cidadão português da família e as certidões de nascimento dos demais membros – filho e neto – certidão de casamento, para casos de cônjuges ou descendentes diretos e óbito, se aplicável”.

Para quem deseja a cidadania por tempo de residência, ainda é necessário ter autorização de residência válida no momento do pedido.

Apostilamento de Haia

De acordo com Manzini, os documentos brasileiros precisam ser apostilados para serem reconhecidos em Portugal. Este processo é realizado em cartórios autorizados no Brasil e é chamado de apostilamento de Haia. “O apostilamento confere autenticidade aos documentos, tornando-os válidos em território português”, explica.

Documentos em português são aceitos diretamente. No entanto, se houver algum documento em outro idioma, será necessário traduzi-lo para o português por um tradutor juramentado. Essa tradução deve ser igualmente apostilada.

Montagem do processo

Com toda a documentação em mãos, o próximo passo é montar o processo. “O solicitante deve organizar os documentos em uma ordem lógica e clara, facilitando a análise pelas autoridades portuguesas”, descreve Manzini.

Feito isso, o pedido de cidadania pode ser submetido de diferentes maneiras:

Assessorias especializadas: é possível contratar uma assessoria especializada para conduzir todo o processo em nome do solicitante, que será protocolado diretamente em Portugal. A assessoria, através de advogados cadastrados na Ordem dos Advogados (OA) de Portugal, possui acesso à plataforma digital do IRN exclusiva para advogados e facilitadores protocolarem o processo com menos burocracia.

Consulados Portugueses no Brasil: para quem está no Brasil, os consulados portugueses são o principal ponto de submissão.

Prazos para a cidadania portuguesa

Após dar entrada no processo de reconhecimento da dupla cidadania, também inicia o tempo de espera para atualizações do caso até, finalmente, chegar na decisão favorável. Segundo Manzini, em média, o processo de cidadania portuguesa pode levar de um a três anos, aproximadamente. “Esse tempo depende da complexidade do caso e do volume de pedidos. Quanto aos custos, estes envolvem taxas de emissão de certidões, apostilamento, tradução e outros gastos relacionados”, salienta.

Após a submissão, é importante acompanhar o andamento do pedido. Consulados e conservatórias disponibilizam meios para consulta online do status do processo. Manter-se atualizado evita surpresas e permite a correção rápida de possíveis pendências.

No caso de quem contrata uma assessoria, Manzini enfatiza que o contato com o cliente é regular. “Na Porto Cidadania Portuguesa, sempre entramos em contato com o cliente quando há uma atualização no processo. Sabemos que é normal sentir ansiedade esperando uma decisão, por isso, acompanhamos de perto todas as etapas, informando e tranquilizando o requerente”. 

Benefícios da cidadania portuguesa

A cidadania portuguesa oferece uma série de vantagens, como:

Livre circulação: direito de viver, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia.

Qualidade de vida: acesso ao sistema de saúde e educação de Portugal.

Oportunidades de trabalho: maior facilidade para se candidatar a vagas de emprego em toda a União Europeia.

Estabilidade econômica: viver em um país com alto índice de segurança e qualidade de vida.

A respeito das vantagens de se tornar cidadão português, Manzini explica que obter a cidadania portuguesa em 2024 pode parecer um desafio, mas com a preparação adequada e a orientação correta, o processo pode ser significativamente simplificado. “Seguir as etapas descritas e manter-se informado sobre mudanças na legislação são passos cruciais para quem deseja alcançar o sonho da dupla cidadania. Portugal oferece inúmeras oportunidades para quem decide se tornar cidadão, e iniciar o processo agora pode abrir portas para um futuro repleto de possibilidades”, conclui.



Brasil é 3° país com mais vendas farmacêuticas por ecommerce

O Brasil se posiciona como o terceiro maior mercado mundial de compras farmacêuticas online, de acordo com um recente estudo da IQVIA. A pesquisa revela que o país fica atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos, e que 18% dos brasileiros compram medicamentos exclusivamente online. Além desse mercado, outro que cresce no e-commerce é o de suplementos.

Talles Lauton, bioquímico e confundador da Lauton Suplementos, comenta sobre o impacto desse comportamento no setor de suplementos. “O aumento das compras online demonstra uma maior confiança do consumidor nas plataformas digitais, o que começou com a pandemia. Isso é especialmente relevante para o mercado de suplementos, já que os consumidores buscam conveniência e acesso a uma ampla gama de produtos, assim como preços mais baixos”, afirma Talles.

Através do e-commerce, marcas de suplementos conseguem disponibilizar cupons de desconto e outras formas de fidelização, além de muitas realizarem vendas direto das fábricas. Assim, as lojas físicas não são capazes de competir, principalmente com a redução da desconfiança em lojas online. 

 Kennedy Lauton, nutricionista e Co-Fundador da Lauton Suplementos, acrescenta: “A popularização das compras online nos permitiu alcançar um público mais amplo e diversificado. As plataformas digitais oferecem uma experiência personalizada ao consumidor, com recomendações baseadas em suas necessidades individuais, o que tem sido um grande diferencial para o nosso crescimento no mercado.”

Além disso, o e-commerce permite uma comunicação direta e eficaz com os clientes, possibilitando que as marcas eduquem os consumidores sobre os benefícios dos suplementos e suas melhores utilizações. “As ferramentas digitais proporcionam um canal direto para esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações detalhadas sobre os produtos. Isso não só aumenta a satisfação do cliente, mas também promove um uso mais consciente e seguro dos suplementos”, destaca Talles. Com isso, o mercado de suplementos online no Brasil continua a se expandir, impulsionado pela conveniência e confiança que o comércio eletrônico oferece.



CASACOR São Paulo 2024 recebe Selo de Acessibilidade pelo segundo ano

A CASACOR São Paulo recebeu, pela 37ª edição da mostra, o Selo de Acessibilidade pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), atestando que o evento é acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para obter o Selo de Acessibilidade, a mostra passou por rigorosa avaliação realizada por engenheiros, arquitetos, pessoas com deficiência e membros da CPA.

Conforme dados internos, a mostra recebe diariamente uma média de 4 a 5 pessoas com algum tipo de deficiência motora. Além disso, mais de 500 visitantes que utilizam cadeiras de rodas se somam a esse número. Antes da implementação das medidas de acessibilidade, a média era de apenas 15 por mostra, representando um aumento de 4.900%.

O crescimento da participação de pessoas com deficiência na CASACOR São Paulo pode ser atribuído às estratégias de acessibilidade adotadas ao longo dos anos, visando universalizar o acesso ao evento. “Nos locais onde pessoas em cadeiras de rodas não têm acesso, nenhum outro visitante terá também: esse é um dos lemas que seguimos, e pedimos a colaboração de todos os arquitetos nisso. O acesso deve ser universal”, afirma Darlan Firmato, Diretor de Operações.

Para garantir que o percurso da CASACOR São Paulo seja totalmente acessível todos os anos, Silvana Cambiaghi, arquiteta e consultora de acessibilidade, coordena a análise técnica do circuito desde o início, acompanhando o local e os projetos dos arquitetos que participam do evento.

Além do compromisso com a acessibilidade física, destinada às pessoas com mobilidade reduzida, as ações visam a garantir a equidade para todos os visitantes. “Requer pensar nas necessidades de todo o público com deficiência em geral. Por isso, a CASACOR São Paulo implementou recursos de acessibilidade em diversas áreas’, reitera Silvana. 

O ICOM, Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais, oferece traduções simultâneas para facilitar a interação de pessoas com dificuldades de comunicação em qualquer espaço. É possível acessar o ICOM pelo aplicativo da CASACOR: ao clicar no ícone de libras no aplicativo, o visitante é direcionado à plataforma, que o conecta a um especialista que realiza a tradução em tempo real.

Além disso, existem quatro mapas táteis ao longo da mostra, que orientam os visitantes no percurso e oferecem um audioguia para pessoas cegas ou com baixa visão, além da presença de pisos táteis em todo o percurso. Elevadores, plataformas elevatórias, rampas e guarda-corpos complementam as visitas guiadas oferecidas a grupos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Comissão Permanente de Acessibilidade da Cidade de São Paulo (CPA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e outras entidades relacionadas a pessoas com deficiência, proporcionando uma experiência inclusiva e completa.

“A conscientização e adesão de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, aliadas ao acompanhamento constante da direção do evento, fizeram com que a CASACOR evoluísse até o estágio atual, onde a acessibilidade está naturalmente incorporada aos ambientes, tornando a mostra uma experiência fluida e confortável para todos”, endossa Lívia Pedreira, curadora da CASACOR.



Casa construída no Jardim Colombo é o 70º ambiente da CASACOR São Paulo

Em ação inédita, a CASACOR São Paulo extrapola os limites da mostra e traz um ambiente de habitação real, construído no Jardim Colombo, na zona sul de São Paulo. A responsável pelo projeto de arquitetura social é a arquiteta e ativista Ester Carro, moradora do bairro e presidente do Fazendinhando, instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua na região.

Em pouco mais de 10m², em uma viela do Jardim Colombo, foi concebida a Casa do Wallece, com a proposta de reformar totalmente a moradia de Wallece Gonzaga de Souza, 33, que trabalha como entregador e guardava um sonho aparentemente simples, mas inacessível para tantos: dispor de um chuveiro e de alguma privacidade.

Após a reformulação, Wallece não só conquistou seu banheiro completo como uma residência montada sob medida, num exemplo da arquitetura como ferramenta de transformação social. O local, anteriormente era um cômodo de apenas 7,30m2, com um banheiro improvisado. Sem estrutura para encanamento, não havia chuveiro, o que fez com Wallece precisasse planejar um horário para tomar banho na casa da mãe, num local próximo dali.

“É ruim porque ela dorme cedo para sair de manhã para trabalhar. Evito chegar muito tarde para não atrapalhar”, conta. Até pouco tempo atrás, Wallece alimentava o sonho do banheiro próprio, projeto que começou a tomar forma no início do ano. Ele só não imaginava que a obra, impulsionada pela CASACOR São Paulo, acabaria por se tornar uma extensão da mostra.

A Casa do Wallece é uma evolução da parceria com Ester Carro, após a repercussão positiva do Espaço Motirõ, em 2023, dedicado ao morar periférico. Nesta sua segunda participação, Ester deu um passo além na abordagem do tema: lidou não com um ambiente controlado, mas com uma história e um cenário reais da cidade.

Ela comanda o Instituto Fazendinhando, que além de recuperar áreas abandonadas, tem oferecido cursos de formação na construção civil para mulheres da comunidade e reformado moradias do bairro. Desde 2020, a instituição conta com o apoio da CASACOR São Paulo, que fornece insumos para a concretização dessas ações, incluindo materiais e objetos remanescentes das edições anteriores.

Para montar a Casa do Wallece, Ester ampliou a metragem, totalizando 10,50m2, mas antes da reforma, a casa precisava conquistar uma estrutura de residência.

“Planejamos uma cama elevada, numa espécie de mezanino. Também aumentamos a quantidade de janelas”, descreve. Com pouco espaço na lateral do terreno, ela olhou para o alto e sugeriu a criação de um pé-direito duplo com uma laje reforçada substituindo as antigas telhas de amianto. A fachada cresceu e recebeu uma horta vertical montada com paletes, além de um grafite do artista local Júlio Jesus, que deve torná-la um novo ponto de referência no Colombo.

Nos interiores, a profissional aproveitou cada canto para conquistar uma estrutura completa de residência. Abaixo da área de dormir surgiram armários sob medida e na sequência uma pequena bancada de cozinha, geladeira e um tanque. Na ponta da casa, ergue-se o desejado banheiro. “Eu só queria mesmo um lugar para tomar banho e ter alguma privacidade. Agora, é como se eu tivesse ganhado na loteria”, fala Wallece.

Para Ester, a ousadia de incluir uma moradia real na CASACOR vem de um esforço de sensibilização do público. “A história do Wallece não é exceção. Essa é a situação de vários entregadores e motoboys paulistanos, jovens que não tiveram acesso à educação e que estão batalhando no dia a dia. Devemos dar voz a quem está invisibilizado”, afirma e complementa: “muitos moram em lugares assim sem qualquer auxílio técnico. A arquitetura que aprendemos na faculdade acaba ficando muito longe dessa realidade. E um layout bem planejado pode impactar a saúde física e mental. Hoje, no Fazendinhando, temos a missão de lutar por dignidade para essa população”.

Para Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR, o projeto destaca um dos pilares mais importantes da marca, o de responsabilidade socioambiental. “É fundamental que, cada vez mais, possamos ampliar nossa atuação junto às comunidades. Iniciamos nossa parceria com a ONG Fazendinhando, do Jardim Colombo, durante a pandemia, com o projeto Janelas CASACOR. Esse projeto do 70º ambiente da CASACOR, no Jardim Colombo, contou com o apoio de empresas Coral, Deca, Duratex, Eletromec, Eternit, Portinari, Sleep Solution e a construtora Rennove”.



Empresa do ramo de móveis implementa SAP Business One

A Power One Consultoria divulgou que a Clean Lousas é a nova empresa a adotar o ecossistema SAP Business One. Segundo a Power One, a empresa e suas coligadas passaram a sentir a necessidade de aderir a um ERP robusto que acompanhasse suas operações desde o chão de fábrica até sua nova loja no varejo, acompanhando seu ritmo de crescimento, algo que seu sistema anterior não conseguia atender às expectativas.

Dentre todas as opções, segundo a empresa, o SAP Business One se apresentou como a mais aderente à necessidade por sua robustez, abrangência, confiabilidade e extensibilidade, visto que atende todos os segmentos em que a Clean Lousas atua. Após a escolha de uma das soluções disponíveis no mercado, era hora de definir a consultoria responsável pelo projeto, sendo selecionada a Power One.

Ana Paula Almeida, diretora da Clean Lousas, comenta: “A razão que motivou a nossa mudança foi que, até então, precisávamos de vários sistemas ou planilhas para atender nosso negócio. Com nosso planejamento de crescimento e a abertura da nova loja no segmento do varejo, a adequação a novas tecnologias e integrações entre as empresas se tornou essencial para nossa sobrevivência no mundo globalizado”. A rede deu início a uma procura de mercado mais profunda, em que o SAP Business One, mais uma vez, se mostrou um dos ERPs mais utilizados do país, atingindo um percentual de 34% das indústrias do país, de acordo com a pesquisa “Panorama do Uso de TI no Brasil” realizada pela FGV.

“O grande diferencial da Power One foi a clareza e transparência das demonstrações e informações apresentadas, assim como a atenção com a parte humana do negócio”, destaca a diretora.

Roberto Azevedo, CEO da Power One, comentou: “Para nós, é gratificante realizarmos um projeto em uma empresa que compreende tantas oportunidades de negócios, como a Clean Lousas. Nos sentimos honrados com a escolha por nosso trabalho e a oportunidade de mostrar a versatilidade do SAP Business One em atender tanto o setor fabril como o setor de varejo”.

Implementação e benefícios

O processo de implementação está sendo executado de acordo com o cronograma proposto em poucos meses, com o objetivo de atender, o mais rápido possível, todas as expectativas.

Desde então, a Clean Lousas tem acompanhado, na prática, os benefícios que a Power One tem demonstrado em toda a implementação, como o mapeamento de processos através do qual se obtém uma visão geral do negócio. Hoje, a rede possui dashboards com todas as informações, previsão de fluxo de caixa, faturamento, pedidos e cadastros de compras, notas fiscais, pagamento de títulos e mais informações.

Há 16 anos no mercado, a Clean Lousas tem como missão oferecer aos seus clientes produtos de qualidade, indo além das expectativas, acreditando que o design de seus produtos é fundamental para agregar valor aos espaços, o que os faz investir em modelos exclusivos e modernos. A Clean Lousas já atendeu mais de 4350 clientes, tendo entregue 25.000 lousas de vidro em 18 estados.



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