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LambdaTest apresenta o Live Inspect para testes aprimorados de automação de aplicativos

A LambdaTest, uma plataforma líder de testes unificados com base em nuvem, apresenta sua mais recente oferta, o recurso Live Inspect para testes de automação de aplicativos. Esta ferramenta capacita os desenvolvedores e testadores a otimizarem seus processos de automação de aplicativos com recursos de depuração ao vivo incomparáveis, diretamente do painel de automação do LambdaTest.

O recurso Live Inspect permite aos usuários interagirem com seus dispositivos de teste automatizados em tempo real para aprimorar a eficiência e eficácia dos testes automatizados. Com recursos como a navegação em tempo real, inspeção detalhada de elementos de interface do usuário e captura de tela, as equipes agora podem solucionar problemas diretamente,àmedida que surgem, com seus scripts de automação, indo além da mera reprodução de vídeo para o envolvimento ativo com seus aplicativos.

Os recursos Live Inspect do LambdaTest incluem interação em tempo real, que permite aos usuários navegarem em seus aplicativos, inspecionarem os elementos da interface do usuário, capturarem instantâneos de telas e gerarem xpaths personalizados e exclusivos enquanto o script de automação é executado perfeitamente. O UI Inspector aprimorado também oferece uma experiência personalizada que se adapta ao script do usuário, garantindo interações precisas com base na sessão Appium. Os usuários podem executar testes de automação de aplicativos em mais de 3.000 dispositivos, sistemas operacionais e combinações de navegadores para uma cobertura abrangente.

O Live Debugger é fácil de usar: simplesmente execute o teste de automação de aplicativos no LambdaTest, acesse os testes de execução ao vivo a partir do painel e clique na opção Live Inspect para interagir com o UI Inspector estendido. Isto possibilita a interação perfeita com o aplicativo, enquanto o script de automação é executado, garantindo uma experiência de teste mais tranquila.

“O recurso Live Inspect capacita as equipes a assumirem o controle de seus testes de aplicativos como nunca antes”, disse Mayank Bhola, cofundador e chefe de produto da LambdaTest. “Ao integrar a geração xpath exclusiva em tempo real com aplicativos nativos e híbridos, ajudamos as empresas a otimizarem seus fluxos de trabalho, reduzirem o tempo de colocação no mercado e melhorarem a qualidade geral. Este recurso é inovador para as equipes que desejam agilidade em seus ciclos de desenvolvimento.”

O LambdaTest procura capacitar equipes com ferramentas que levem a ciclos de desenvolvimento mais rápidos e aplicativos de maior qualidade como parte de seu compromisso com a inovação.

Para obter mais informações sobre o LambdaTest Live Debugger, acesse https://www.lambdatest.com/support/docs/live-debug-in-app-automation/.

Sobre a LambdaTest

O LambdaTest é um ambiente de execução empresarial inteligente e omnichannel que ajuda as empresas a reduzirem drasticamente o tempo de colocação no mercado por meio do Just in Time Test Orchestration (JITTO, Orquestração de Teste Just in Time) para garantir lançamentos de qualidade e transformação digital acelerada. Mais de 10.000 clientes corporativos e mais de 2 milhões de usuários em mais de 130 países confiam no LambdaTest para suas necessidades de teste.

  • Teste de navegador e aplicativo A nuvem permite que os usuários executem testes manuais e automatizados de aplicativos web e móveis em mais de 3.000 navegadores diferentes, dispositivos reais e ambientes de sistemas operacionais.
  • HyperExecute ajuda os clientes a executarem e organizarem grades de teste na nuvem para qualquer estrutura e linguagem de programação em velocidades extremamente rápidas para reduzir o tempo de teste de qualidade, ajudando os desenvolvedores a criarem software de maneira mais rápida.

Para mais informações, acesse https://lambdatest.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato da imprensa:press@lambdatest.com

Fonte: BUSINESS WIRE



São Sebastião é referência nacional em atividades turísticas sustentáveis

São Sebastião, município litorâneo do estado de São Paulo, tem se firmado como um exemplo nacional de preservação ambiental aliada ao turismo sustentável. Recentemente, iniciativas de conservação têm colocado a cidade no mapa como um destino privilegiado para amantes da natureza e ecoturistas.

O município conquistou a segunda vitória consecutiva do Prêmio Bratzoa de Sustentabilidade, promovido pelo Ministério do Turismo para reconhecer práticas de sustentabilidade em toda a cadeia nacional do setor, sendo premiado pelo projeto Avistamento de Baleias no ano passado e Turismo de Base Comunitária em 2022.

O investimento em ações que contribuem para a fauna e a flora da região também foram responsáveis pelo aumento expressivo da quantidade de peixes observados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), especialmente entre espécies em extinção.

No final de junho, o Projeto Baleia à Vista publicou nas redes sociais o avistamento recorde de 70 baleias jubartes e centenas de golfinhos em São Sebastião e Ilhabela, um número sem precedentes nas últimas duas décadas.

Visibilidade e interesse crescentes

A diversidade de atividades turísticas no município está atraindo grande visibilidade para a região. Segundo o relatório global Sustainable Travel Report 2023, 76% dos entrevistados estabeleceram a meta de viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses e estão pedindo aos participantes do setor hoteleiro mais propostas alinhadas com essa expectativa.

Nesse movimento, o proprietário da Pousada Porto Mare em Maresias, Rodrigo Alves, comentou que seus hóspedes estão cada vez mais preocupados em saber se a sua estadia conta com recursos que contribuam com o meio ambiente.

“Eu vejo um futuro muito verde para nossa região. Estamos entre a Mata Atlântica e o oceano, e é nossa obrigação e missão sermos 100% sustentáveis, termos lixo reciclado e descartado corretamente e tratamento de esgoto. Mas acredito que estamos no caminho e, em pouco tempo, teremos um destino impecável”, afirma Rodrigo.

Investimento local em práticas sustentáveis

Para que as práticas sejam implementadas no setor, o relatório da empresa Booking também comenta que 55% dos viajantes brasileiros estariam dispostos a pagar mais por opções de viagens eco-friendly, elevando os gastos para sentirem que estão fazendo a diferença. 

Com a crescente demanda pelo ecoturismo, as empresas locais de São Sebastião estão apostando em ações que buscam ampliar a preservação ecológica. A Porto Mare, por exemplo, está investindo em energia solar, redução da utilização de papel e conscientização dos hóspedes sobre o uso responsável dos recursos naturais.

Essas iniciativas refletem um compromisso crescente com o ambiente que está sendo adotado por outros setores comerciais e instituições na região do litoral norte. A cidade está se posicionando como um modelo de turismo ecológico, atraindo visitantes que valorizam a conservação da natureza.

Benefícios econômicos do ecoturismo

O turismo sustentável não beneficia apenas o meio ambiente, mas também traz significativos avanços econômicos e sociais para a comunidade em que está inserido. De acordo com o Roteiro Bonito MS, o ecoturismo mundial movimenta mais de US$ 77 bilhões, representando cerca de 7% de todo o mercado. 

O aumento no número de visitantes interessados resulta em maior movimentação econômica, beneficiando desde pequenos comerciantes até grandes empreendimentos turísticos.

A promoção de atividades sustentáveis também é responsável pela geração de empregos diretos e indiretos na região, desde guias especializados na região, até funcionários de pousadas, restaurantes e instituições diversas.

Compromisso com a sustentabilidade

A conscientização e a prática de ações sustentáveis não apenas preservam o meio ambiente, mas também impulsionam o crescimento local, criando uma sinergia positiva entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental. São Sebastião, com suas políticas e práticas inovadoras, mostra que é possível combinar turismo de qualidade com respeito ao ecossistema.

O compromisso da comunidade e dos empresários locais, como exemplificado pelas ações da Pousada Porto Mare, destaca o potencial do município em se tornar um modelo global de turismo sustentável. 

As conquistas da cidade no campo da preservação ambiental e do ecoturismo servem de inspiração para outras regiões, mostrando que é possível desenvolver o setor de forma responsável e benéfica para todos.



Relatório de Segmento de Mercado da Best: AM Best Mantém Perspectiva Negativa Para o Mercado de Resseguros do Brasil

Embora tenha havido alguma melhoria no mercado de resseguros do Brasil, a AM Best está mantendo uma perspectiva de mercado negativa no segmento até que tendências de desempenho favoráveis possam ser sustentadas.

No relatório de segmento de mercado da Best chamado “Market Segment Outlook: Brazil Reinsurance” (Perspectivas de segmento de mercado: Resseguro no Brasil), a AM Best cita restrições regulatórias sobre ativos estrangeiros que limitaram o crescimento de resseguradoras nacionais no exterior como um fator na perspectiva negativa. As resseguradoras nacionais têm uma vantagem competitiva por estarem um tanto isoladas das flutuações cambiais. No entanto, para que as resseguradoras nacionais possam ter um perfil de negócios global mais forte, a regulamentação precisa permitir participações mais significativas em moeda estrangeira para evitar uma disparidade cambial entre investimentos e reservas.

Além disso, os prêmios de resseguro (líquidos de comissões) continuam crescendo anualmente, impulsionados principalmente pelas linhas de transporte, propriedade, riscos especiais e saúde. Devidoàseca de 2022 no sul do Brasil, as companhias de (re)seguros diminuíram suas exposições no agronegócio, cedendo mais de 50% dos prêmios.

A taxa de juros do Brasil também permanece em uma alta histórica. Como resultado, o segmento de (re)seguros do país se beneficiou de maiores taxas de juros pagas sobre suas reservas investidas. No geral, a receita de investimentos contribuiu significativamente para a lucratividade do setor de resseguros do Brasil e levou a resultados positivos para 2023. Ao mesmo tempo, a AM Best acredita que as resseguradoras têm dependido excessivamente da receita de investimentos desde a pandemia para impulsionar a lucratividade nos últimos anos.

“As resseguradoras brasileiras registraram resultados finais positivos em 2023, mas isso se deveu principalmenteàreceita de investimentos”, disse Ricardo Rodriguez Perez, analista financeiro da AM Best. “Para que a perspectiva seja revisada para estável, a volatilidade dos resultados técnicos e financeiros do setor precisaria diminuir, juntamente com uma receita técnica positiva.”

Para acessar a cópia completa desse relatório de segmento de mercado, acesse http://www3.ambest.com/bestweek/purchase.asp?record_code=345294.

AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.

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Ricardo Rodriguez Perez

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Fonte: BUSINESS WIRE



Open Finance: Geração Z é mais propensa a compartilhar dados

Uma pesquisa da Fiserv revela que metade dos brasileiros não se sente confortável em compartilhar suas informações e o histórico de cartões de crédito com outras instituições financeiras. Boomers e usuários da geração X são os mais receosos em aderir ao Open Finance (67% e 53%, respectivamente), enquanto a geração Z é a mais propensa – apenas 40% não compartilharia suas informações.

Apenas 13% dos Boomers sentem-se muito seguros em dar acesso a esses dados, seguidos pelas gerações X (23%), Y (24%) e Z (36%). Um ponto positivo, no entanto, é a mudança de postura quando questionados se estariam dispostos a informar sobre o pagamento e valor de faturas, limite e benefícios resgatados, entre outros, em troca de vantagens financeiras. Neste caso, 55% responderam positivamente, em especial se isso significar obter cartões de categorias superiores ou premium, enquanto mais da metade mudaria de ideia caso o compartilhamento desse a eles acesso a limites maiores de crédito ou a benefícios diferenciados (ambos com 52% das respostas). 

O levantamento faz parte da pesquisa “Fiserv Insights: brasileiros e o uso de cartões de crédito hoje e amanhã”, realizada entre 23 de abril e 15 de maio de 2024 com 1.216 proprietários de pelo menos um cartão de crédito ativo, e que usam este cartão pelo menos uma vez por semana. 

No país que se destaca mundialmente pela rápida adoção de tecnologias financeiras e diversidade de meios de pagamento, a forma de utilização dos cartões avança – de acordo com o mais recente levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), 65,8% dos R$ 965 bilhões transacionados via meios eletrônicos de pagamento no primeiro trimestre do ano foram na modalidade crédito. Um montante de R$ 635,2 bilhões, que representa uma alta de 11,4% em relação ao mesmo período de 2023.

“Mergulhar no universo específico dos cartões de crédito, olhando para o hoje e para as expectativas do usuário para amanhã, nos permite obter informações que são de extrema importância para os pequenos e médios negócios, com o propósito de ajudá-los a vencer o desafio diário de garantir a melhor experiência e a segurança que atraem e fidelizam seus consumidores”, afirma Jorge Valdivia, General Manager da Fiserv no Brasil.

Segurança

A tentativa de fraude no cartão de crédito é uma realidade para 45% dos usuários. De acordo com a Fiserv Insights, dos que sofreram fraude, 53% tiveram perda financeira – 18% entre R$ 100 e R$ 500 e 20% entre R$ 500 e R$ 5 mil. Neste cenário, 67% dos usuários de cartões de crédito se declaram muito preocupados com o tema, independente da classe social. As modalidades de pagamento que consideram mais seguras pelos usuários de cartão de crédito são, respectivamente: biometria (67%), cartão físico inserindo o chip (64%), cartão virtual para compras online (59%) e mobile wallet (carteiras digitais). 

Curiosamente, mesmo com o constante crescimento de utilização, o cartão físico por aproximação (34%) e armazenamento de dados de cartão físico em apps (31%), são as formas de pagamento consideradas menos seguras para os consumidores, reforçando a importância de se aumentar a informação e orientações capazes de desmistificar essa sensação de insegurança, uma vez que os especialistas no assunto são unânimes em reafirmar as vantagens de se usá-los para evitar ser vítima de fraude.

O cartão de crédito na era do Pix

A coexistência do Pix com o cartão de crédito pode ser analisada de acordo com a experiência de cada compra e o perfil do cliente. Para os usuários que preferem o uso do Pix no dia a dia, a maioria (53%) declara que ele não substitui o cartão de crédito por terem características distintas. Olhando para o futuro, 40% da Geração Z, que já utiliza mais o Pix no dia a dia (37%) do que o cartão de crédito (30%), é a que mais acredita que o Pix pode vir a substituir o cartão de crédito.

A pesquisa indica que o cartão de crédito prevalecerá especialmente nas compras em loja online (57%), compras em lojas físicas (47%) e para pagar serviços recorrentes de assinaturas (48%). O levantamento também destaca que Geração Z é a que mais declara que vai deixar de usar cartão de crédito para compras para pagamentos de serviços como luz, água e gás (32%), em redes sociais (29%) e para pagar serviços recorrentes de assinaturas (19%). Compras parceladas (63%) e de alto valor (59%) são as menos propensas à substituição. 

Perfil do usuário de cartão

Fiserv Insights expõe que a maioria dos consumidores entrevistados (77%) possui três ou mais cartões de crédito ativos e apenas 9% possuem apenas um cartão. Como esperado, consumidores do nível socioeconômico A têm mais adesão a múltiplos cartões (85%) em comparação às classes B (80%), C (73%) e D (72%), apesar de não haver uma grande discrepância. 

Cartão: meio ou renda?

Ainda dentro deste tema, para 15% dos entrevistados, o limite do cartão de crédito é considerado como uma complementação da renda, ou seja, esse valor é essencial para que eles consigam arcar com seus gastos mensais. Nos níveis D e E, o percentual aumenta para 28%. Apesar de 85% definirem o cartão apenas como um meio de pagamento, sem extrapolar seu faturamento mensal, o uso do limite como fonte adicional de renda também aparece entre os usuários dos níveis socioeconômicos A e B, mesmo que discretamente – respectivamente, 8% e 9%, subindo para 15% entre os respondentes da classe C.

A maioria dos pagamentos do dia a dia são feitos no cartão de crédito, fator vinculado principalmente à oferta de benefícios e a um melhor controle das finanças. A prática é mais comum entre os entrevistados das gerações Y (75% das respostas), X e Boomers (ambos com 79%), enquanto os consumidores da geração Z alternam o uso do cartão (53%) com outros meios de pagamento (37%). 

“O segmento de varejo e serviços depende totalmente do avanço dos meios de pagamento digitais, ainda mais em um país repleto de diferenças e particularidades. Acompanhamos esses resultados para o desenvolvimento de soluções e serviços personalizados aos clientes, para atuação em um cenário cada vez mais competitivo”, finaliza Valdivia. 



Grupo IAUDIT anuncia apoio institucional à Expo Compliance

O Grupo IAUDIT anuncia seu apoio institucional à Expo Compliance 2024, um evento do setor de compliance no Brasil, que será realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 2024, no Centro de Convenções Santo Amaro, em São Paulo. A Expo Compliance é destinada a profissionais de compliance, auditoria, background check, canal de denúncias, governança, investigações, prevenção à lavagem de dinheiro, proteção de dados, ESG, além de gestores(as) de empresas e organizações públicas e privadas. 

A Expo Compliance 2024 contará com uma programação que inclui painéis temáticos, palestras e workshops. O evento também terá uma exposição de serviços do segmento de integridade corporativa, com a participação de empresas de tecnologia, organizações, editoras, consultorias empresariais e escritórios especializados, que apresentarão suas soluções para o mercado de Compliance. 

Rodolpho Takahashi, CEO do Grupo IAUDIT, comentou sobre a importância do evento: “A Expo Compliance 2024 é essencial para a troca de conhecimentos, inovação e criação de parcerias estratégicas que fortalecem as práticas de integridade corporativa.” 

A Expo Compliance apresentará novas tecnologias e tendências de mercado, fóruns, seminários temáticos e atividades imersivas. Para participar das ações do evento, é necessário adquirir um ingresso que permite acesso ilimitado a todos os espaços. 

Quando: 06, 07 e 08 de agosto 

Onde: Centro de Convenções Santo Amaro 

Como adquirir ingressos: Os ingressos podem ser comprados no link abaixo, utilizando o cupom IAUDIT40, para ganhar 40% de desconto. 

https://www.ccompliance.com.br/expocompliance

 

Sobre o Grupo IAUDIT: O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e Canal de Denúncias.



Especialistas falam sobre o CLM no cumprimento da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709, de 14/08/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e de cada indivíduo. Todas as empresas que operam no Brasil e fazem uso de dados pessoais devem se adequar à LGPD, independentemente do porte e do setor. Especialistas em gestão contratual destacam o uso do Contract Lifecycle Management (CLM) para garantir o cumprimento da LGPD.

“A conformidade em proteção de dados é um tema cada vez mais relevante e crucial no mundo dos negócios. Com as leis e regulamentações de proteção de dados em constante evolução, é essencial que as empresas sejam diligentes em garantir a conformidade com as regras e regulamentos aplicáveis. As empresas devem encontrar um equilíbrio entre o cumprimento das normas e a busca por novas oportunidades de negócios, e adotar uma abordagem proativa em relação à proteção de dados para minimizar riscos e garantir a continuidade dos negócios”, diz Thomaz Côrte Real, especialista em Direito Digital, Tecnologia Empresarial e Consultor Jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

Côrte Real completa: “A adequação de um contrato à LGPD vai muito além do que a simples criação de cláusulas-padrão, cláusulas estas que não se atêm ao detalhe do tratamento dos dados pessoais estabelecidos naquela relação e, portanto, não refletem a sua real necessidade de uso das informações dentro daquela relação contratual. Achar que se encontra em conformidade com a lei, só porque insere em seus contratos cláusulas gerais sobre a proteção de dados é um erro que comumente as empresas incorrem”.

Ângela Zander, cofundadora da simplesmenteUse, destaca: “Não basta criar contratos seguindo a LGPD, é crucial gerenciar e proteger bem todo o seu ciclo. Ao adotar um sistema Contract Lifecycle Management (CLM), as empresas passam a armazenar seus contratos com mais segurança. A ferramenta garante que os documentos sejam mantidos em um ambiente digital controlado, protegendo informações confidenciais contra acessos não autorizados e perdas de dados porque oferece uma camada adicional de segurança, que é crucial para a conformidade com a LGPD. Com ele, podemos assegurar que todos os dados estão protegidos de maneira adequada.”

“O controle de acesso granular é outra vantagem significativa de um sistema CLM. Ele permite que permissões específicas sejam definidas para cada usuário, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam visualizar, editar e aprovar contratos. Isso é fundamental para manter a integridade dos dados e evitar acessos indevidos. Ter um controle rigoroso sobre quem pode acessar determinadas informações é essencial para evitar violações de segurança e manter a conformidade com a LGPD,” afirma Antônio Gaspar, diretor da simplesmenteUse.

“Em caso de incidentes de segurança que comprometam a proteção dos dados pessoais, a LGPD exige que as empresas notifiquem rapidamente as autoridades e os titulares dos dados. Um sistema CLM facilita esse processo, permitindo que as notificações sejam enviadas de maneira ágil e eficiente. A capacidade de notificar rapidamente as partes interessadas em caso de violação de dados é um dos aspectos mais críticos da conformidade com a LGPD. O CLM nos proporciona as ferramentas necessárias para cumprir essa obrigação de maneira eficaz,” acrescenta Gaspar.



Especialistas revelam tendências do ramo têxtil em 2024

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, (Abit), apontou que a indústria têxtil no Brasil tem mais de 200 anos. E hoje, é referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear, além de ganhar espaço em nichos como fitness e lingerie. 

Entre janeiro e abril de 2024, a produção têxtil registrou um aumento de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

E uns dos fatores que influenciam o crescimento da produção são as tendências que marcam o comportamento do consumidor brasileiro. 

De acordo com a Brother Brasil, a sustentabilidade é tendência para este ano. Esse conceito eco-friendly no ramo têxtil tem adotado práticas mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente, como a redução de resíduos têxteis e uma produção com mais eficiência energética.

Segundo a gráfica GIV Online, os produtos personalizados têm despertado cada vez mais o interesse do consumidor, como camisetas, bonés e adesivos, além da impressão em DTF Têxtil, uma tendência que chegou para ficar, já que favorece a ideia sustentável, com a redução de resíduos, menor consumo de água e energia, e uso mais eficiente de tintas e materiais.

“O DTF é um método de impressão que utiliza tecnologia digital para aplicar designs diretamente em tecidos. Essa técnica permite uma alta flexibilidade de design, produção rápida, menos desperdícios de matéria-prima e a capacidade de imprimir pequenas quantidades sob demanda”, explica Victor Nakamura, coordenador da GIV Online

Para a consultoria internacional Future Market Insights (FMI), o mercado global de impressão digital têxtil pode crescer 16,3% até 2027 e já nota-se esse reflexo no Brasil.  

 “A GIV Online tem percebido essa tendência que tem se consolidado com o passar do tempo. Por isso, a gráfica tem investido em tecnologia inovadora para atender demandas como essa, pois entendemos que a impressão DTF Têxtil atende a produção de moda, decoração de interiores, têxteis técnicos e acessórios. Tudo isso requer preparo”, explica o coordenador da gráfica online.

O minimalismo é outra tendência que tem ganhado espaço em 2024. A versatilidade da moda com o mínimo de informações possível, tecidos leves, cores neutras e tons nude inspirados em bebidas como cappuccino, chocolate quente e café para usar em diversas ocasiões, têm agradado o gosto dos brasileiros.  

E mesmo que a versão minimalista tenha marcado o comportamento dos consumidores, as cores vibrantes também têm chamado a atenção em 2024. Para a Fênix Fabril, as peças com cores inspiradas em frutas, verduras e legumes, como: vermelho melancia, amarelo banana, verde abacate, além dos florais e animal print, têm sido uma forte tendência neste ano.    

A indústria têxtil e de confecção brasileira são o segundo setor que mais emprega no país, perdendo apenas para o de alimentos e bebidas. E conforme o relatório da Abit, o Brasil tem 24,6 mil unidades têxteis produtivas e ativas.

O Brasil está entre os 4 primeiros produtores de malhas do mundo e segundo a Infosot, o Brasil continua sendo a maior cadeia têxtil completa do ocidente, que inclui: produção das fibras; plantação de algodão, fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções, acabamento, varejo e desfiles de moda. 



Empresária cria blog para ajudar pessoas a empreenderem

Uma empresária brasileira desenvolveu um blog para ajudar pessoas que têm o sonho de empreender. À frente do site We.X, Fernanda Uliano aborda aspectos econômicos e técnicos da geopolítica atual e análise técnica a fim de empoderar novos empreendedores com ferramentas e informações que fortaleçam sua capacidade de equilibrar múltiplas identidades e responsabilidades.

O site, que apoia o empreendedorismo, surge em um contexto em que cerca de 48 milhões de brasileiros nutrem o desejo de liderar o próprio negócio em um intervalo de três anos, conforme a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em conjunto com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) em 2023.

Fernanda Uliano, CEO da WEX, conta que a criação do site We.X foi motivada por uma “paixão” profunda pelo empoderamento feminino e pela crença de que o conhecimento é uma ferramenta para promover a autonomia e a segurança das mulheres. “Deixei a odontologia para me dedicar à área que promove a educação e o bem-estar, percebendo a carência de recursos voltados especificamente para mulheres em temas como economia, geopolítica, gerenciamento financeiro e estilo de vida”, diz ela.

O relatório Técnico “Empreendedorismo Feminino 4º Trimestre de 2023”, publicado pelo Data Sebrae em março de 2024, destaca que as mulheres vêm preenchendo cada vez mais espaço dentro do universo dos donos de negócios no Brasil. O estudo demonstra que a participação feminina nesse cenário tem crescido ao longo dos anos e que as mulheres representam, hoje, um somatório de mais de 10 milhões de empreendedoras (com recorde de 10,3 milhões em 2022). 

“Ao longo dos anos, percebi que muitas mulheres enfrentam desafios específicos em suas jornadas pessoais e profissionais, muitas vezes decorrentes de uma falta de acesso a informações claras e práticas”, afirma. “Isso me motivou a criar um espaço onde elas [empreendedoras] pudessem encontrar recursos valiosos que as ajudassem a navegar por essas questões de forma mais confiante”, explica.

Segundo Uliano, a missão do We.X é proporcionar um ambiente acolhedor e informativo, onde os empreendedores, de modo geral e, sobretudo as mulheres, possam aprender sobre economia, política, finanças pessoais e estilo de vida, entre outros temas pertinentes à área. “Queremos que cada mulher que acesse nosso site se sinta empoderada e preparada para enfrentar os desafios com conhecimento e segurança”.

Informação como ferramenta

De acordo com a CEO da WEX, o blog tem como objetivo levar conhecimento e empoderamento a todas as mulheres, utilizando a informação como uma ferramenta essencial para proteção e bem-estar. “Acreditamos que o conhecimento pode servir como um hedge, oferecendo uma camada extra de segurança e confiança nas decisões diárias”.

O site We.X oferece noções básicas de economia e geopolítica internacional, visando proporcionar entendimento sobre o contexto global e suas implicações no dia a dia. Além disso, compartilha orientações para organizar as finanças pessoais, desde a criação de um orçamento até a gestão de despesas e investimentos.

“Fornecemos dicas práticas para melhorar a qualidade de vida, abordando tópicos como saúde, bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, afirma Uliano. Mais da metade das mulheres empreendedoras trabalham em casa (52%), número superior aos homens da mesma categoria profissional (29%), conforme um estudo da SumUp.

A pesquisa “Empreendedorismo feminino” destaca que, ao trabalhar em casa, as mulheres conseguem cuidar das tarefas domésticas e dos filhos, mas tendem a dedicar menos tempo aos negócios do que os homens, provavelmente em função da dupla jornada.

“Além disso”, continua Uliano, “no blog We.X compartilhamos conselhos e sugestões para viagens seguras e enriquecedoras. Nosso compromisso é criar um ambiente onde as mulheres se sintam apoiadas e capacitadas para tomar decisões informadas e seguras”, complementa a empresária.

Conteúdo aborda de gerenciamento de orçamento a estilo de vida

Segundo Uliano, no ar há poucos meses, o site We.X vem recebendo retornos positivos:  “Temos recebido feedback positivo de pessoas que tiveram acesso ao conteúdo do site We.X. Muitas mulheres já relataram que se sentiram mais seguras e capacitadas para tomar decisões informadas em suas vidas pessoais e profissionais”.

A empresária reporta que diversas mulheres relataram que se sentiram mais confiantes e capazes de gerir suas finanças de maneira eficaz depois de acessar os conteúdos sobre gerenciamento de orçamento e finanças pessoais disponíveis no site: “Elas destacaram a importância das noções básicas de economia que ensinamos e como essas informações têm sido importantes para o planejamento financeiro de longo prazo”.

De acordo com Uliano, os artigos sobre geopolítica internacional têm ajudado muitas mulheres a compreender melhor o cenário global e suas implicações. “Essa compreensão tem sido essencial para aquelas que buscam investir ou, mesmo, se manter informadas sobre os eventos mundiais e suas repercussões”.

Para concluir, Uliano ressalta que o objetivo do site We.X é capacitar mulheres e homens à vida: “Quero ajudar pessoas como eu, que, quando saí da faculdade de odontologia, não tinha a mínima ideia de como administrar um consultório, pagar impostos ou contratar funcionários”, afirma. “Naquele tempo, não tinha meu horizonte geopolítico aberto às mudanças. Hoje, por outro lado, existe muita informação não verdadeira, com parcialidade ou dispersa. Por isso, decidi trabalhar para reunir informações importantes no site”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.wex.icu/



Giuliana Flores projeta crescimento de 15% nas vendas para o Dia dos Avós

A Giuliana Flores, empresa que atua no comércio online de flores no Brasil, divulgou as projeções para o Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho. A empresa espera um aumento de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. O ticket médio esperado é de R$ 190, refletindo o desejo dos consumidores em homenagear os avós.

Estima-se que 80% dos pedidos sejam de flores acompanhadas de complementos, enquanto os outros 20% se dividem entre cestas e outros itens.

A campanha deste ano, intitulada “Presentes que contam histórias”, deseja transmitir que esta é uma oportunidade para honrar e celebrar a sabedoria e o legado que os avós compartilham com a família. A ação destaca como cada presente pode ser uma forma de agradecer pelos momentos inesquecíveis proporcionados por eles, além de criar novas memórias para toda a vida.

“Queremos mostrar que os avós são guardiões de tradições familiares, e nossas peças podem servir como um elo entre o passado e o futuro”, explica Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores.

A estratégia para essa data sazonal envolve um acompanhamento próximo de 100% do consumidor, desde a compra no site até a entrega. A empresa também aposta no aplicativo próprio, onde o consumidor pode acessar serviços como o clube de assinaturas. “Nosso app tem se mostrado um canal muito expressivo, principalmente nos dias que antecedem eventos comemorativos. A praticidade e as ofertas exclusivas têm conquistado nosso público”, destaca Souza.

No ano de 2024, a Giuliana Flores tem como meta realizar 800 mil entregas em todo o Brasil. 



ZTNA ajuda a garantir segurança da informação em empresas

Em meio a uma sociedade cada vez mais digital e tecnológica, empresas recorrem a diferentes estratégias de segurança da informação. Uma delas é o Zero Trust Network Access (ZTNA), cuja tradução literal em português é “acesso à rede de confiança zero”.

Nessa abordagem, parte-se do princípio “nunca confiar, sempre verificar”. Em outras palavras, é necessário checar a identidade e a permissão de todos os dispositivos antes deles fazerem o acesso. A verificação inclui também outros atributos, como data, hora e geolocalização do usuário ou do dispositivo.

Dessa forma, vai na contramão de empresas que partem de uma confiança implícita e liberam o acesso a diferentes dispositivos e não fazem a verificação, expondo a organização ao risco de invasores.

O ZTNA tem, como elemento fundamental, a necessidade dessa confiança ser reavaliada constantemente. Caso seja detectada alguma anormalidade no comportamento do usuário ou do dispositivo, o acesso pode ser revogado como forma de proteção.

Como explica Cristiano Oliveira, vice-presidente da Brasiline Tecnologia (empresa de segurança da informação que oferece uma solução de ZTNA), a abordagem traz inovações significativas. Além da autenticação contínua e controle do acesso baseado em identidade, ele cita a “segmentação de rede, criando zonas menores e mais seguras para dificultar movimentos laterais de ataques”.

É concedido aos usuários o nível certo de acesso (ou seja, apenas ao que a pessoa realmente necessita) para que a empresa possa operar com o mínimo de riscos. Mais uma vez, é o oposto de um negócio em que um mesmo funcionário pode acessar redes e arquivos de setores distintos aos seus.

“Essas características tornam o ZTNA essencial para um ambiente corporativo, proporcionando uma segurança robusta, adaptável e específica às necessidades de acesso de cada usuário e dispositivo, aumentando a resiliência contra ameaças cibernéticas”, acrescenta Oliveira.

Para saber mais, basta acessar: brasiline.com.br



Green card para brasileiros: EUA atinge recorde, diz estudo

Em 2023, o número de brasileiros que receberam a residência permanente estadunidense, conhecida popularmente como green card americano, foi o mais alto já registrado. Segundo uma pesquisa realizada pelo escritório de advocacia especializado em imigração AG Immigration, baseada em dados do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, 28.050 cidadãos brasileiros obtiveram o documento. 

O levantamento revelou ainda que a quantidade de vistos desta categoria, emitida no ano passado para brasileiros, foi 16% maior se comparada a 2022. O ano anterior já havia registrado um recorde, com 24.169 permissões concedidas a imigrantes do Brasil. O país ficou em décimo lugar no ranking de países que mais receberam o benefício imigratório.

A porta-voz da empresa responsável pela elaboração da pesquisa afirmou que os quatro maiores volumes anuais de emissão de green cards para brasileiros foram registrados nos últimos cinco anos, e que “esta é uma tendência notável”, com base nos dados obtidos.  

O país com mais emissão de green cards estadunidenses, em 2023, foi o México, com 179 mil permissões concedidas. Em seguida, vem a Índia, com 76 mil cidadãos beneficiados; e Cuba, com 74 mil. A República Dominicana, em quarto lugar, obteve 66 mil documentos de residência permanente emitidos, enquanto a China conquistou 58 mil green cards americanos.

Alessandra Crisanto, advogada com mestrado internacional, especialista em carreira internacional e empreendedora digital, enxerga o acontecimento de forma promissora. “A tendência é que este número continue aumentando de forma exponencial nos próximos anos, com as novas oportunidades migratórias de cursos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em livre tradução) atrelados ao trabalho legalizado”, pontua. 

Segundo a empresária especialista em Educação Internacional, a permissão de residência permanente favorece tanto o país quanto o imigrante. “Os Estados Unidos se beneficiam cada vez mais ao abrir espaço para que brasileiros possam construir uma carreira internacional de sucesso, quando oferecem oportunidades, segurança e o crescimento financeiro”, diz.

Dra Alessandra Crisanto acredita que o cenário atual pode ser ampliado, caso Donald Trump volte a presidir o país norte-americano. “Acredito que Trump, caso seja eleito, irá investir em programas educacionais para que mais estrangeiros estudem no país. Os Estados Unidos já são uma fábrica de profissionais altamente qualificados, se unirmos isso a proposta de Green card para formados nas faculdades americanas, podemos esperar uma avalanche de brasileiros no país nos próximos anos”.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou em 20 de junho, durante entrevista a um podcast estadunidense, que estudantes estrangeiros formados em universidades americanas deveriam receber, como parte do diploma, o visto para a permanência definitiva no país. A declaração de Trump foi dada dois dias depois de o atual presidente, Joe Biden, anunciar medidas para legalizar meio milhão de imigrantes. O tema é um dos mais debatidos no período que antecede as eleições estadunidenses. 

Para saber mais, basta acessar: alecrisanto.com.br/



Dia dos Pais: varejo digital tem expectativas positivas

O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio brasleiro, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, como indica uma publicação da Agência Brasil. Por isso, apesar de ainda não haver estimativas para a data comemorativa que, este ano, cai no dia 11, as expectativas são positivas.

Espera-se que o Dia dos Pais, que é celebrado no segundo domingo de agosto, mantenha os resultados positivos conquistados nos últimos anos, assim como o Dia das Mães: este ano, as vendas para a data que celebra a figura materna cresceram 6,8%, frente ao período comparável do ano anterior, conforme dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

De acordo com o levantamento, que considerou as vendas que foram apuradas entre os dias 6 e 12 de maio, o varejo físico avançou 7,3% enquanto o comércio eletrônico cresceu 2,3%. O ICVA acompanha a evolução do varejo brasileiro mês a mês, conforme as vendas realizadas em dezoito setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Em 2023, as vendas relacionadas ao Dia dos Pais aumentam 2,3% no varejo, de modo geral, em comparação com o período referente a essa mesma data em 2022, como mostra o ICVA, que considera as vendas apuradas entre os dias 7 e 13 de agosto do último ano. Já no e-commerce, o balanço apontou crescimento de 6,3%, ao passo em que as vendas nas lojas físicas subiram 2%.

Para Dogival Mendonça, diretor da Calçados Laroche, as estimativas para o Dia dos Pais 2024 são promissoras. “O crescimento de 6,3% alcançado pelo varejo digital no Dia dos Pais do último ano reflete não apenas a confiança dos consumidores no e-commerce, mas, também, o crescimento contínuo das compras on-line no Brasil”.

Segundo Mendonça, a Calçados Laroche se posicionou para aproveitar a oportunidade trazida pelo Dia dos Pais deste ano, com o investimento para o lançamento de novos produtos, além do aporte em estratégias digitais robustas e uma promoção de dia dos pais, a fim de alcançar os clientes. “Estamos otimistas e preparados para atender à demanda com eficiência e inovação”, diz.

Setor calçadista tem expectativas positivas

De acordo com o diretor da Calçados Laroche, as expectativas para o setor calçadista são positivas em um cenário de crescimento do varejo digital. “Com o aumento do faturamento projetado para o Dia dos Pais, esperamos um crescimento significativo na demanda por calçados, especialmente com foco em presentes”.

Na perspectiva de Mendonça, o segmento de calçados deve se beneficiar dessa tendência, pois os consumidores buscam itens de qualidade e estilo na hora de escolher um presente de Dia dos Pais. “No Dia dos Pais, os estilos de calçados mais procurados tendem a ser aqueles que combinam elegância e conforto, perfeitos para presentear”, afirma.

Ele também revela que sapatos sociais são, sempre, uma escolha popular, pois são “versáteis e adequados para diversas ocasiões formais e profissionais”. Além disso, sapatênis e mocassins também têm alta demanda, pois oferecem “um equilíbrio entre o casual e o sofisticado”, sendo ideais para o dia a dia e momentos de lazer.

“Botas e coturnos, especialmente nesta época do ano [inverno], também ganham destaque pela sua robustez e estilo, sendo presentes recomendados para os pais que apreciam um calçado durável e estiloso”, afirma. 

Mercado on-line impulsiona varejo

Para Mendonça, o mercado on-line é uma força vital para as marcas atualmente. “Ele [e-commerce] oferece uma plataforma vasta e acessível para alcançar consumidores em todo o país, ampliando significativamente o alcance das marcas”.

O diretor conta que, para a Calçados Laroche, especificamente, o e-commerce permite que a marca apresente uma grande diversidade de produtos, facilitando o processo de compra por parte de clientes de todo o Brasil. “Além disso, o mercado on-line oferece insights sobre o comportamento do consumidor, permitindo-nos ajustar nossas estratégias de marketing e fazer o desenvolvimento de produtos para atender melhor às necessidades dos nossos clientes”.

Na visão de Mendonça, a flexibilidade e a capacidade de resposta rápida do e-commerce são essenciais para manter a competitividade e relevância no mercado atual.

Para mais informações, basta acessar: https://loja.calcadoslaroche.com.br/



Acne se torna cada vez mais comum entre mulheres adultas

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é o principal motivo que leva as pessoas aos consultórios médicos. E se muitos pensam que esta é uma questão ligada apenas à adolescência, agora, um novo público vem lidando com a doença: as mulheres adultas. O levantamento, realizado em 2018, é o mais recente produzido pela entidade. 

Segundo dados da SBD repercutidos pela revista L’Officiel Brasil, atualmente, 40% das mulheres adultas acima de 25 anos têm acne. Segundo a Dra Fernanda Galante, nutricionista clínica ortomolecular e biomédica esteta, as causas da acne são diversas, pois envolve uma interação complexa entre fatores endógenos, ou seja, do próprio organismo, e exógenos, vindos do ambiente em que o paciente vive. 

“Predisposição genética, hormônios, microbioma da pele e intestino, estresse psicológico, poluentes do ar, produtos faciais agressivos e certos medicamentos são citados como fatores que influenciam a formação da acne”, elenca a médica, apontando, ainda, que esses fatores têm efeitos tanto na pele quanto no cabelo. 

A relação entre alimentação e acne

Um dos fatores que leva a formação de cravos e espinhas é a alimentação. A nutricionista comenta que algumas populações como os inuits canadenses, os zulus sul-africanos, os japoneses de Okinawa, os achés do Paraguai ou os ilhéus de Kitavan da Papua Nova Guiné, historicamente, não tinham acne. “O aparecimento de acne nesses grupos foi atribuído à aceitação de dietas ocidentais, incluindo alimentos processados, laticínios e açúcares refinados”, diz ela.

Assim, Fernanda afirma que existem pesquisas que revelam que a prevalência da acne é significativamente maior em populações ocidentais. E, geralmente, considera-se o fator alimentação como motivador dessa diferença. 

“As dietas ocidentais geralmente carecem de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa. Um desequilíbrio entre os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 é considerado fortemente envolvido no desenvolvimento da acne”, elucida a médica. “Além disso, a dieta ocidental é rica em laticínios, carboidratos refinados, chocolate e gorduras saturadas, que podem agravar a acne”.

Contudo, se a alimentação parece ser “inimiga” da pele, ela também pode atuar como grande aliada da beleza. A biomédica revela que suplementos derivados de fontes alimentares que fornecem benefícios nutricionais e medicinais, os chamados nutracêuticos, são particularmente interessantes para o tratamento de doenças da pele, incluindo a acne.

“Entre os estudos atualmente disponíveis sobre nutracêuticos para acne, uma revisão sistemática recente identificou 42 estudos de qualidade razoável ou boa, que mostram um benefício potencial do uso do zinco, da vitamina B5 e da vitamina D, além de extratos botânicos – incluindo chá verde –, probióticos e ácidos graxos ômega-3 no tratamento da acne”, pontua.

Para mais informações, basta acessar: @drafernandagalante 



Regione Liguria – Cinque Terre – Via dell’Amore: neste 27 de julho, uma das mais belas trilhas do mundo, um símbolo da Ligúria, será reaberta após 12 anos fechada

Após uma longa espera, neste sábado (27 de julho), a Via dell’Amore será reaberta ao público. Com pouco mais de 900 metros de trilha sobre o mar, esse símbolo icônico da Ligúria é um dos caminhos mais impressionantes, evocativos e famosos do mundo. Ele está localizado no paraíso natural de Cinque Terre, que foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240725256427/pt/

View of Via dell'Amore - ph credits Bruno Maderna

View of Via dell’Amore – ph credits Bruno Maderna

Fechada desde 2012 devido a um deslizamento de terra, a Via dell’Amore foi reaberta após uma complexa remodelação comandada pela região da Ligúria, pelo comissário do governo para a gestão da instabilidade hidrogeológica e em colaboração com Riomaggiore, o Parque Nacional Cinque Terre, a Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem e a Capitanias dos Portos.

O investimento total ultrapassou 23 milhões de euros, com a região da Ligúria contribuindo com 12 milhões de euros e financiamento extra do Ministério da Cultura (6,9 milhões), do Ministério do Meio Ambiente (3 milhões) e da Proteção Civil (1,5 milhão).

A reabertura da Via dell’Amore foi complexa devidoàsua frágil localização em um penhasco. O trabalho de restauração começou em 14 de janeiro de 2022 e terminou em 19 de julho de 2024. Empresas especializadas trabalharam no local usando helicópteros para transportar materiais, enquanto trabalhadores da rocha suspensos por cordas e cabos realizavam ancoragens profundas no penhasco e instalavam telas de aço inoxidável.

Na véspera de sua reabertura, a Via dell’Amore foi inaugurada com o apoio do Ministério do Turismo. As comunidades de Riomaggiore e Manarola comemoraram com figuras importantes, incluindo a ministra do Turismo, Daniela Santanchè; o comissário para a gestão da instabilidade hidrogeológica, Giacomo Raul Giampedrone; o presidente interino da região da Ligúria, Alessandro Piana; a presidente do Parque Nacional Cinque Terre, Donatella Bianchi; e a prefeita de Riomaggiore, Fabrizia Pecunia.

Acompanhando as autoridades, havia um trem adornado com um desenho dedicadoàVia dell’Amore, que permanecerá em serviço na rota. O dia foi marcado por uma cativante exibição de fogos de artifício e um show musical.

No futuro, a cidade de Riomaggiore administrará a trilha como um museu ao ar livre com acesso reservado, limitado e pago para manter as medidas de segurança.

www.lamialiguria.it

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Emanuela Capitanio

Alessandra Perrucchini +393404212323

press@wondercomunicazione.net

Fonte: BUSINESS WIRE



Hotéis investem em retrofit para modernização responsável

Com o turismo global crescendo continuamente, o setor hoteleiro enfrenta a necessidade de se adaptar e modernizar para atender às expectativas dos viajantes contemporâneos. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional cresceu 62,7% em 2023 em comparação com 2022, período pós-pandemia. Nesse contexto, o conceito de retrofit se destaca como uma prática para a modernização e sustentabilidade dos estabelecimentos. O retrofit, que consiste na reforma e atualização de edificações antigas sem a necessidade de demolição completa, traz inúmeros benefícios para hotéis que buscam se manter competitivos e atrativos no mercado.

“Primeiramente, o retrofit permite a atualização das infraestruturas dos hotéis para atender às novas exigências tecnológicas e de conforto dos hóspedes. A modernização de sistemas de climatização, iluminação e conectividade, por exemplo, pode ser importante para oferecer uma experiência mais agradável e eficiente. Além disso, o retrofit é uma prática sustentável que contribui para a redução do impacto ambiental. Ao reutilizar e adaptar estruturas existentes, evita-se a geração de resíduos e o consumo excessivo de novos materiais”, comenta o gerente geral do hotel Transamerica Prima International Plaza, que passa pelo processo de renovação. 

“Economicamente, o retrofit também pode ser uma alternativa mais viável do que a construção de novos empreendimentos. O custo de uma reforma profunda pode ser significativamente menor do que o de uma construção do zero, especialmente em áreas urbanas onde o espaço é limitado e os custos de terrenos são elevados. Modernizar um hotel já bem localizado pode trazer um retorno sobre o investimento mais rápido, mantendo a operação durante o processo de reforma”, afirma o gerente geral do hotel Transamerica Chácara Santo Antônio, que recentemente finalizou o processo de retrofit de algumas de suas áreas. 

Implementar o retrofit em nosso hotel foi uma decisão estratégica que nos permitiu modernizar nossas instalações sem perder o charme e a história do edifício. O feedback dos clientes tem sido extremamente positivo, especialmente daqueles que valorizam a sustentabilidade e a modernização, é o que defendem a gerente do hotel Transamerica Executive Congonhas. Na mesma linha, a gerente do Transamerica Executive Perdizes acredita que Um futuro projeto de retrofit poderá revitalizar seus ambientes e conectar o hotel às demandas atuais”.

Desta forma, o retrofit é uma estratégia para hotéis que desejam se modernizar, de forma economicamente viável, ao mesmo tempo em que preservam o valor de sua imagem. Ao investir em retrofit, os hotéis não apenas melhoram suas operações e atraem mais hóspedes, mas também contribuem para um futuro mais sustentável e responsável.



RS Fantástico organiza a primeira mostra de games em Gramado

Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes e tradicionais eventos do calendário audiovisual brasileiro, chega à sua 52ª edição, que acontece entre os dias 9 e 17 de agosto na acolhedora cidade gaúcha. E, pela primeira vez neste mais de meio século de história, dentro da programação do Conexões Gramado Film Market, o festival será palco de uma mostra de games, promovida pelo RS Fantástico em parceria com o Cluster GameRS.

Para a Mostra de Games, totens serão instalados na Sociedade Recreio Gramadense, um dos corações do festival. Eles serão compostos de um computador, uma televisão e um pufe e tablets, onde os visitantes poderão escolher entre 13 títulos de 11 produtoras gaúchas para jogar e se divertir.

Os games ficarão disponíveis para o público do dia 10 até o dia 16 na Sociedade Recreio Gramadense, das 10 às 18 horas. Abrindo os painéis do Conexões Gramado Film Market, dia 10 de agosto às 11 horas, no Museu do Festival, estarão reunidos os nove grupos dos Ecossistemas audiovisuais do Rio Grande do Sul num encontro de networking, no qual o RS Fantástico apresentará ao público sua proposta. 

RS Fantástico

Essa mostra de games, que integra o Conexões Gramado Film Market, braço comercial do festival, é a primeira iniciativa do RS Fantástico, projeto que se encontra em fase de lançamento. Ele consiste em um ecossistema produtivo de inovação voltado à produção de animações, filmes, séries e games dos mais diversos gêneros ligados ao universo fantástico. O RS Fantástico reúne mais de 70 empresas, entre desenvolvedoras de games, produtoras audiovisuais e empresas auxiliares ligadas ao setor. 

“A nossa ideia é somar pessoas para multiplicar resultados”, define Daniela Israel, sócia-diretora da Bactéria Filmes e coordenadora do RS Fantástico. Ela conta que o projeto é fruto de um edital de ecossistemas produtivos oriundo da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a SICT – Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e a Sedac – Secretaria da Cultura, ambas do Rio Grande do Sul. “Há muitos anos que nós, produtoras de conteúdo fantástico localizadas no Sul, começamos a unir esforços para viabilizarmos nossas produções e mostrar que é possível produzir conteúdos de gênero com qualidade e diversidade. Isso foi crescendo, e quando surgiu este edital, foi natural que fizéssemos esse movimento de união.” 

Tanto a distância do chamado eixo Rio-São Paulo, quanto a percepção de que há um certo isolamento por parte da indústria em relação a produtores de conteúdo do universo fantástico, foram fatores que levaram a essa necessidade de união entre produtoras, empresas parceiras e talentos. 

Apesar de já estar rendendo frutos, o RS Fantástico ainda será lançado oficialmente em breve. Para saber mais sobre o projeto e não perder nada sobre as próximas iniciativas, confira o Instagram do ecossistema → rs_fantastico 

“A iniciativa de promover ecossistemas regionais para o setor do audiovisual e games surge a partir de uma profícua experiência de ecossistemas de inovação já implementados pela nossa parceira, a SICT. Estamos integrando experiências entre secretarias de Estado para potencializar nossa economia da cultura. Integrar empresas, centros formativos e potenciais de negócios é uma missão que surge para expandir e aprimorar nosso mercado, de forma transversal e perene”, explica Sofia Ferreira, diretora do IECINE – Instituto Estadual de Cinema.
 

Sobre o RS Fantástico

Com foco em filmes, séries, games e animações de conteúdos de gênero e apostando em produtos que visam o entretenimento, o RS Fantástico – Ecossistema de inovação audiovisual para games, animações e filmes de gênero prevê uma série de ações voltadas a aceleração de empresas do setor, promovendo melhorias de gestão, investimento em distribuição, licenciamento, internacionalização e ações de formação cujo objetivo é a abertura de novos mercados. Coordenado pela produtora Bactéria Filmes e considerando as potencialidades das empresas criativas gaúchas, o RS Fantástico chega para promover empresas, serviços e produtos, de forma a possibilitar a abertura de novos mercados, atuação internacional e consolidação de negócios relativos à distribuição e licenciamento de conteúdos gaúchos de nicho. 

Sobre o Cluster GameRS

Cluster GameRS é um conglomerado de empresas, desenvolvedores e sistemistas do setor de jogos digitais no Rio Grande do Sul. Com mais de 30 empresas pertencentes à rede, o cluster visa fortalecer e expandir o mercado de games no estado, promovendo a colaboração entre desenvolvedores, empresas de tecnologia, instituições de ensino e governo. Seus objetivos incluem a criação de um ambiente propício para a inovação, a internacionalização dos jogos gaúchos e a capacitação de profissionais através de workshops, cursos e eventos de networking. 

Proveniente de um edital da FAPERGS, junto da SCIT e em parceria com a Universidade Feevale, Instituto Caldeira e a ADJogos/RS (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul), o Cluster GameRS tem trabalhado ativamente para colocar o Rio Grande do Sul no mapa global da indústria de jogos. A missão do Cluster é criar um ecossistema sustentável e dinâmico, capaz de atrair investimentos e gerar oportunidades para todos os envolvidos no setor de games.



NEon impulsa inovação no Nordeste e reúne startups na PB

Pela segunda vez, o Sebrae realizou uma edição do evento NEon, que faz referência ao termo “Nordeste Online”. Este ano, o NEon aconteceu em João Pessoa, capital da Paraíba, nos dias 6 e 7 de junho. No ano passado, o evento foi sediado em São Luís, no Maranhão. O principal objetivo do NEon é contribuir com um ecossistema de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, além de fomentar os pequenos negócios e incentivar o desenvolvimento de novas startups na Paraíba e no Nordeste, segundo o Sebrae.

De acordo com a organização do evento, cerca de 230 startups, que atuam principalmente no Nordeste, participaram desta edição do NEon. Foram 115 palestras ministradas por especialistas, empreendedores e investidores. As palestras abordaram temas cruciais para o desenvolvimento de startups, como captação de investimentos, marketing digital, escalabilidade de negócios e novas tecnologias.

O Centro de Convenções de João Pessoa foi o local escolhido para o evento. A organização estima que mais de 16 mil pessoas compareceram durante os dois dias. Passaram por João Pessoa nomes como Lázaro Ramos (ator), Rony Meisler (empresário), Santiago Uribe (antropólogo), Sílvio Meira (cientista), Gil Ardelli (professor de inovação), Carlos Ferreirinha (consultor), Diego Ribas (ex-jogador de futebol), Lubyanka Baltar (chef de cozinha) e outros. 

Também houve espaço para uma programação cultural com artistas nordestinos. O evento contou com apresentações de quadrilhas juninas, orquestra sinfônica, cantores, forró pé de serra, produtores de cinema, profissionais de redes sociais e fotografia, designers e grupos de tradições nordestinas.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que o evento foi uma oportunidade importante para mostrar as potencialidades dos empreendedores do Nordeste dentro do cenário nacional.

O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, também comentou sobre o NEon. 

“O evento criou um ambiente propício para networking e troca de conhecimentos entre os participantes. Todos os detalhes, desde a recepção dos convidados até a logística das apresentações, foram cuidadosamente planejados para garantir uma experiência única e produtiva”, disse Holanda. 

Além do foco em inovação e empreendedorismo, o NEon também teve um caráter social. Durante os dois dias de realização, os participantes doaram 1.368 quilos de alimentos, de acordo com a organização. Os produtos beneficiaram pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas por instituições localizadas na capital paraibana. As doações foram entregues ao Hospital Padre Zé, Banco Solidário da Igreja Batista Miramar, projeto Missão Ações do Bem e projeto Ganha Mais Quem Doa.



Tecnologia e IA transformam o transporte de veículos

A venda online tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos. Acelerado pela pandemia de COVID-19, o setor de e-commerce brasileiro figura entre os que mais crescem no mundo (E-commerce Brasil). Com a facilidade de acessar opções e comparar preços e modelos, consumidores estão cada vez mais confiando na internet para realizar compras. 

Com o mercado de veículos não é diferente. O Relatório de Mobilidade de 2021, produzido pela SAE Brasil, revelou que já naquela época 3 em cada 10 brasileiros pretendiam comprar seu carro de maneira online. E dados de grandes players, como a OLX, também corroboram com a digitalização do mercado. A gigante dos marketplaces divulgou um crescimento de 21,73% no número de usuários navegando nas seções automotivas de seu portal no primeiro trimestre de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023 (OLX Autos).

Apesar das boas perspectivas de mercado, a venda de veículos online apresenta um desafio adicional quando comparada à tradicional: a entrega do veículo. Uma vez que a venda tenha sido concretizada, o vendedor deverá realizar o processo de contratação da transportadora e de acompanhamento do transporte até a entrega na casa do cliente.

Para os vendedores, encontrar a transportadora ideal pode ser uma tarefa demorada e complexa, especialmente quando se considera a variação de preços e a disponibilidade de serviços. O timing na venda (velocidade em obter a cotação e realizar a contratação no momento em que o cliente toma a decisão de compra), a segurança do transporte e a garantia de entrega no prazo também são preocupações constantes, impactando diretamente a experiência do cliente final.

Nesse cenário surgem startups com soluções focadas no transporte de veículos, como a EVO! Transportes, plataforma que permite que pessoas físicas e empresas que vendem ou locam veículos lancem suas demandas de transporte e recebam propostas de uma rede com mais de 500 transportadoras especializadas.

A solução da EVO! conta com recursos de pregão online, onde embarcadores podem comparar preços e prazos, rastreamento em tempo real, permitindo o acompanhamento do progresso do transporte, vistoria digital dos veículos transportados, com comparativo e alerta de divergências, gestão de pagamentos, com aprovação automática, entre outros. 

Uma das ferramentas de destaque da startup é a contratação do serviço de transporte via WhatsApp: “A venda de veículos hoje, mesmo para lojas físicas, não é mais local… é nacional! O cliente muitas vezes vai até uma loja procurando por um veículo que está disponível apenas em outra loja. O vendedor precisa ter agilidade para fazer a cotação e contratar o transporte do veículo até a casa do cliente. E para isso temos o único serviço do Brasil que utiliza IA para que o lojista faça cotação e contrate na hora o serviço de transporte de veículos. Tudo por Whatsapp e de forma automática e segura.“, explica Caitano Marcatto, CEO da EVO!.

Os resultados da implantação de soluções de logística são promissores. Segundo estudo da McKinsey, a digitalização de processos logísticos pode resultar em uma economia operacional de 20% a 40% em dois a quatro anos. Ainda segundo o estudo, empresas que investem em transformação digital relatam não apenas melhorias na eficiência operacional, mas também uma maior capacidade de atender às expectativas dos clientes, oferecendo prazos de entrega mais precisos e informações atualizadas sobre o status das encomendas. 



Formação de líderes é vital para o crescimento de franquias

O mercado de franchising se consolida cada vez mais como uma das principais portas de entrada para o empreendedorismo no Brasil. Embora existam muitas vantagens em pertencer a uma rede de franquias, como ter um negócio já formatado, testado, aprovado e pronto para abrir as portas e dar lucro, há um desafio comum que até mesmo os franqueados profissionais (que possuem duas, três ou mais franquias da mesma ou de diferentes bandeiras) enfrentam: a dificuldade de formar líderes para ganhar escala de maneira ainda mais acelerada. 

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o setor faturou R$ 240,6 bilhões em 2023 e cresceu pujantes 14% em relação ao ano anterior. Embora esses números sejam promissores, o crescimento do desenvolvimento de lideranças não tem acompanhado o ritmo da expansão. Esse descompasso pode ser atribuído a fatores como desafios operacionais, expectativas desalinhadas e a complexidade da gestão contínua de uma franquia.

Valéria Pimenta, especialista em análise comportamental e desenvolvimento de liderança, destaca que muitos franqueados ainda acreditam que pertencer a uma marca reconhecida seja o suficiente para garantir o sucesso do negócio, negligenciando investimentos no desenvolvimento do time. “É essencial transmitir aos gestores a importância de entender os processos de forma independente e desenvolver um processo de liderança integrado para resolver problemas de gestão”, afirma.

Para a especialista, que também é mentora comportamental e coach de executivos, engana-se quem, no franchising, acha que não é preciso estar próximo ao time. A transmissão da cultura da organização vem do líder, é ele quem engaja o time para entregar resultados de forma sustentável. “É essencial repassar aos gestores que auxiliam nessa missão a importância de enxergar com clareza os processos na organização de forma independente. Com o mercado cada vez mais competitivo, as marcas precisam de um processo de desenvolvimento de liderança integrado, que ajude a resolver os problemas de gestão”, afirma Valéria.

Segundo ela, a transição de um colaborador para uma posição de liderança exige mais do que apenas habilidades técnicas. É necessário tomar decisões estratégicas, liderar equipes, motivar pessoas e lidar com situações complexas. Somente com essa preparação os franqueados poderão escalar seus negócios de maneira eficaz e ágil.

Valéria aponta quatro estratégias práticas para o desenvolvimento de lideranças:

  • Capacitação contínua: implementar programas de treinamento contínuos para todos os níveis de gestão. Esses programas devem incluir workshops, cursos online e sessões de treinamento prático, focando em habilidades essenciais como comunicação, resolução de conflitos e gestão de equipes;

 

  • Mentoria do coaching: estabelecer programas de mentoria para desenvolver habilidades de liderança e proporcionar apoio contínuo. A mentoria oferece uma abordagem personalizada para o desenvolvimento de líderes, permitindo que eles aprendam com a experiência e sabedoria de profissionais mais experientes. Além disso, o coaching, que é um processo mais formal, foca no desenvolvimento de competências específicas e no aprimoramento de desempenho;

 

  • Avaliações de desempenho: realizar avaliações regulares para identificar potenciais líderes e áreas de melhoria. Essas avaliações devem ser abrangentes, incluindo feedback 360° de colegas, subordinados e superiores. Além disso, deve-se utilizar ferramentas de avaliação de competências para medir habilidades específicas e mapear planos de desenvolvimento personalizados;

 

  • Cultura organizacional: promover uma cultura que valorize o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores. Isso pode ser feito através da criação de um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, em que a aprendizagem contínua é incentivada. As empresas devem reconhecer e recompensar o esforço e o progresso, além de criar oportunidades para que os colaboradores assumam novos desafios e responsabilidades.

“A transição de um colaborador para uma posição de liderança exige muito mais que apenas habilidades técnicas. É preciso estar apto para tomar decisões estratégicas, liderar equipes, motivar pessoas e lidar com situações complexas. Somente desta forma, os franqueados profissionais poderão ter tranquilidade de escalar seus negócios de maneira ainda mais ágil. O franchising oferece uma plataforma robusta para o crescimento dos negócios, mas o sucesso a longo prazo depende da capacidade de desenvolver lideranças eficazes. Com as estratégias certas, franqueados podem superar os desafios de gestão e escalar suas operações com confiança e competência”, conclui Valéria.



Empresa brasileira chega à Colômbia para implementar sistema de pagamentos

Conhecida por fazer parte da implementação do Pix no Brasil e pelo apoio prestado no projeto de concretização do FedNow Service nos Estados Unidos, o “Pix norte-americano”, a C&M Software (CMSW) expande seus serviços à Colômbia, onde negocia o lançamento do primeiro sistema de pagamentos instantâneos do país, em parceria com a empresa de investimentos Pronus. 
 
A CMSW, que oferece tecnologias para o mercado financeiro e setor de meios de pagamento, vai cocriar a Pronus Payments que tem previsão de lançamento já em 2025. Exportando a tecnologia 100% brasileira do Pix, a CMSW espera ter um sucesso parecido com o do Brasil, que em 2023 registrou quase 42 bilhões de transações, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 
 
Segundo o CEO e fundador da C&M Software, Orli Machado, levar essa tecnologia para fora é importante para ampliar o alcance desse formato de pagamento que acolhe desbancarizados e promove inclusão social. 
 
“Queremos fazer na Colômbia o que realizamos no Brasil e contribuir com esse sistema financeiro, nesta que é a terceira economia da região, com amplo potencial bancário e de demanda por serviços. Já conhecemos a Pronus e por isso decidimos unir forças nessa nova empreitada”, comentou Machado. 
 
A Colômbia teve um crescimento de 0,6% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2023, o que apontou uma melhora na situação econômica do país. A criação de um meio de pagamento instantâneo pode impulsionar ainda mais esse crescimento. 
 
 
Para Camilo Zea, CEO da Pronus, a chegada dos parceiros brasileiros é importante para a Colômbia, onde o sistema de pagamentos imediatos já está em processo adiantado. Segundo ele, quando se reuniram com os bancos foram informados de que “eles vão querer o sistema de pagamento imediato como fazem no Brasil com o Pix, já que existem grandes oportunidades de negócios derivadas do sistema. É uma mudança muito importante e não é um jogo de soma zero, mas sim um jogo de lucros para todos e o risco no sistema de pagamentos também será reduzido”, comentou a executiva. 
 
Orli Machado afirma, ainda, que as estruturas do sistema de pagamentos Pix são 100% padrão ISO20022 e o mecanismo é mantido pelo Banco Central do Brasil e as operações são conta a conta, em tempo real e totalmente interoperáveis. Replicar esse sistema, garantirá transações seguras e transparentes. 
 
“O Pix já é utilizado massivamente com operações de um real a 1 bilhão de reais. Queremos colaborar com a Colômbia nas etapas necessárias para o sucesso do seu sistema, para que cheguem tão longe quanto nós chegamos”, finaliza o CEO. 



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