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Networking estruturado gera R$ 136 milhões em Goiás

Networking estruturado gera R$ 136 milhões em Goiás
Networking estruturado gera R$ 136 milhões em Goiás

Um grupo que se reúne semanalmente para compartilhar contatos e gerar negócios de forma estruturada e profissional. É assim que empresários goianos têm se apoiado na metodologia de networking estruturado vinda dos Estados Unidos para alcançar um marco histórico em Goiás: mais de R$ 140 milhões em negócios gerados em cinco anos. Trata-se do BNI (Business Network International), organização idealizada pelo médico Ivan Misner e hoje presente em diversos países.

De fato, os números goianos mostram que os empresários que fazem parte da organização têm contribuído para impulsionar a economia local, chamando atenção para o potencial do networking estruturado de gerar valor.

Expansão acelerada pelo Estado

De acordo com dados do Banco Central e do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica, Goiás apresentou crescimento econômico de 4,7% entre janeiro e julho, enquanto a média nacional foi de 2,9% no mesmo período. Nesse cenário, as 19 equipes do BNI Goiás, espalhadas por cidades da região metropolitana de Goiânia e do interior, geraram R$ 86 milhões só nos últimos 12 meses.

Trazido para Goiás em 2021 pelo empresário Jair Lima, com a inauguração do primeiro grupo em Goiânia, o BNI Goiás expandiu sua presença para cidades estratégicas da região Centro-Oeste, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Trindade, Jataí, Caldas Novas e Catalão. Atualmente, são mais de 830 membros ativos, que se reúnem semanalmente com um objetivo claro: impulsionar seus negócios por meio de referências qualificadas.

"Estamos falando de um networking que gera resultados reais. A marca de R$ 140 milhões em cinco anos é uma conquista coletiva e prova a força do networking bem-feito", diz Jair Lima, diretor regional do BNI Goiás e Tocantins.

Não por acaso, o formato de networking tem atraído a atenção de empresários. Com a consolidação das equipes existentes e o interesse crescente de negócios em outras regiões, o BNI Goiás projeta expandir sua presença para novas cidades do Estado, buscando replicar o resultado dos primeiros cinco anos com mais negócios.

Metodologia por trás do resultado da organização

Com base na metodologia "Givers Gain®" (quem doa, ganha), cada membro é incentivado a indicar negócios para os colegas de grupo. Diferente de encontros informais, as reuniões seguem um modelo próprio, com exclusividade nas especialidades de atuação, além de treinamentos constantes em vendas, marketing e relacionamento profissional. Com encontros semanais e compromisso com resultados mensuráveis e transparentes, a organização oferece um ambiente profissional focado na geração de negócios.

Mais do que isso, o desempenho dos negócios que fazem parte da comunidade criada pela organização se deve a um modelo que prevê capacitação contínua e métricas claras de desempenho, elementos que contribuem para o fortalecimento da visibilidade e das habilidades comerciais dos participantes. "Foram mais de 55 mil referências geradas em Goiás, apenas no último ano. São conexões que se transformam em vendas, contratos e parcerias duradouras. O que torna o BNI diferente é a disciplina, a confiança mútua e o foco em resultados. O crescimento do número de equipes é prova da consolidação de uma cultura empresarial mais colaborativa e profissional em Goiás", complementa o diretor regional.

Impacto econômico comprovado

Os negócios gerados em Goiás demonstram o impacto direto do networking estruturado na economia local. Os números representam não apenas vendas, mas também contratos futuros, parcerias estratégicas e o fortalecimento de toda a cadeia de fornecedores e prestadores de serviços, com impacto visível também através de:

  • Geração constante de negócios entre empresas locais;
  • Expansão de mercado por meio de conexões estratégicas;
  • Profissionalização das relações comerciais e networking estruturado;
  • Apoio mútuo entre empresários de diferentes segmentos;
  • Fortalecimento do ecossistema empresarial com oportunidades de crescimento para micro, pequeno e médio portes.

Sobre o BNI

O Business Network International está presente em 77 países, com mais de 348 mil membros. Fundado em 1985, o BNI aplica a filosofia Givers Gain® para conectar empresários e gerar oportunidades por meio de referências qualificadas. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking — atrás apenas dos Estados Unidos e Índia —, com mais de 500 equipes e 19 mil membros. Nos últimos 12 meses, foram movimentados R$ 2,5 bilhões, gerando oportunidades para empresas crescerem com apoio da metodologia da organização e de outros empreendedores.

BNI em números

Membros ativos: mais de 830 empresários
Equipes ativas: 19
Cidades com equipes abertas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Trindade, Jataí, Caldas Novas, Catalão e Rio Verde
Cidades com equipes em abertura: Senador Canedo, Ceres, Porangatu, Formosa, Águas Lindas de Goiás, Planaltina, Goianésia, Novo Gama, Valparaíso, Morrinhos, Luziânia, Itumbiara, Quirinópolis e Mineiros.
Referências realizadas nos últimos 12 meses: mais de 55 mil
Negócios gerados nos últimos 12 meses: R$ 83 milhões
Negócios gerados em Goiás desde a fundação: mais de R$ 140 milhões



Campanhas de fim de ano impulsionam vendas no varejo online

Campanhas de fim de ano impulsionam vendas no varejo online
Campanhas de fim de ano impulsionam vendas no varejo online

Campanhas de fim de ano estão impulsionando as vendas no varejo digital brasileiro em 2025. Entre novembro e janeiro, as marcas têm intensificado ações promocionais e estratégias integradas para ampliar resultados e manter o engajamento do consumidor após as festas, acompanhando um cenário de alta planejada no comércio online.

Indicadores de mercado apontam tração relevante na janela da Black Friday e do Natal, com impacto direto no desempenho do trimestre. Em 2024, as vendas online na sexta-feira da Black Friday somaram R$ 4,27 bilhões, alta de 8,4% sobre 2023, segundo monitoramento da Neotrust divulgado pela CNN Brasil. O resultado evidencia o apetite do consumidor e a antecipação das compras de fim de ano.

No comportamento de compra, preço e conveniência permanecem no centro das decisões. O estudo “Consumer Signals – 2024 Festive Season Insights”, realizado pela EY, aponta que a busca por melhores preços e condições de pagamento está entre os principais fatores que influenciam a escolha de varejistas durante o período festivo.

A jornada também combina etapas digitais e presença física. Levantamento da CNDL/SPC Brasil mostrou que 47% dos internautas sempre buscam informações online antes de comprar em lojas físicas, o que reforça a importância de campanhas omnicanal e da integração entre estoque, busca e comunicação local.

Em relação às tendências de compra, o relatório “Consumer Trends 2025”, da Opinion Box, aponta aumento na procura por itens de uso funcional e cotidiano, com consumidores planejando aquisições e acompanhando ofertas para adequar orçamento e necessidades do lar. Esse comportamento reflete um consumo mais racional e planejado, que se estende do Natal ao início do novo ano.

Nesse contexto, a Mixtou realiza campanhas de fim de ano com foco em organização doméstica, ferramentas e utilidades práticas, conectando o calendário de dezembro aos hábitos de compra de janeiro. Segundo César Soares, gerente de e-commerce da Mixtou, “as campanhas sazonais deixaram de ser ações isoladas e passaram a fazer parte de um planejamento contínuo, voltado para o comportamento real do consumidor e para a manutenção do relacionamento ao longo do ano”.

O conjunto de pesquisas e práticas de mercado evidencia que as campanhas de fim de ano continuarão a impulsionar o varejo digital brasileiro. Com consumidores mais planejados e marcas mais estratégicas, o período consolida-se como uma oportunidade não apenas de vendas imediatas, mas também de construção de relacionamento e fidelização para o ciclo seguinte.



BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things

BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things
BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things

Depois de semanas de suspense em torno do "desaparecimento das canetas BIC 4 Cores", a BIC finalmente revelou o mistério: trata-se da chegada ao mercado da linha Stranger BIC’s, fruto da collab inédita com a Netflix inspirada na série Stranger Things.

A revelação aconteceu nas redes sociais por meio de fake OOH, que mostraram que as canetas não estavam desaparecidas ou perdidas, mas sim em outra dimensão, em referência ao "Mundo Invertido" da série.

No centro desse lançamento está a Caneta BIC 4 Cores. A nova linha mantém suas tradicionais quatro cores de tinta — azul, preto, vermelho e verde — acionadas com apenas um clique, mas agora chega em versões exclusivas com corpos personalizados com ícones da série Stranger Things. São modelos diferentes, que combinam o design característico da série e a funcionalidade da escrita BIC. Todas contam com ponta média de 1.0mm e largura de linha de 0.32mm proporcionando escrita contínua.

A coleção estará disponível em embalagens com uma, quatro e 12 unidades, além de um kit especial que reúne uma unidade da 4 Cores Stranger Things acompanhada de duas canetas exclusivas BIC Cristal Efeito Matte nas cores vermelho e preto. A chegada da BIC Cristal Efeito Matte em outras cores também integra os lançamentos do semestre, reforçando a combinação entre inovação em design e mantendo o padrão de qualidade da marca.

Para impulsionar a campanha digital, a BIC contou com criadores de conteúdo como Mateus Aquino (sósia brasileiro do Dustin), Nono Franco, Beatriz Glion, Giovana Pagano e com o Omelete, que apresentou a novidade no universo geek por meio de publicações em feed e stories. A ação ainda inclui vídeos exclusivos com o ilustrador Fernando Menezes, que mostrará a criação de artes inspiradas no universo de Stranger Things usando a caneta 4 Cores.

"A Caneta BIC 4 Cores é um produto amplamente reconhecido e utilizado no cotidiano de milhões de brasileiros. Com a série Stranger Things, da Netflix, conseguimos unir essa tradição a um dos universos mais amados da cultura pop mundial. Nossa proposta é oferecer um produto que vai além da funcionalidade, tornando-se também um item de colecionador para os fãs da série. Queremos que essa collab seja lembrada como uma das mais comentadas entre os produtos licenciados no Brasil", afirma Rodrigo Iasi, diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.

Com essa collab, a BIC reforça sua presença no mercado de licenciados e amplia sua conexão com a cultura pop, oferecendo produtos que unem funcionalidade, colecionabilidade e expressão cultural. O objetivo é consolidar a marca como uma das mais comentadas entre os fãs de produtos licenciados no Brasil.

A quinta e última temporada da série Stranger Things será lançada em três volumes na Netflix neste outono (do hemisfério norte), com quatro episódios em 26 de novembro, três episódios no Dia de Natal (25 de dezembro) e o Finale em 31 de dezembro. Cada volume será disponibilizado às 17h (horário do Pacífico). Para descobrir quando Stranger Things 5 fará sua estreia na sua região, basta clicar aqui.



Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae

Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae
Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae

O mercado brasileiro de moda vive um momento de expansão. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o setor faturou R$ 215 bilhões em 2024, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, com produção desde as fibras até os desfiles de moda. Com 25,3 mil unidades produtivas formais e a produção de mais de 8 bilhões de peças por ano, o segmento atrai cada vez mais empreendedores em busca de oportunidades. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, só no primeiro trimestre de 2025, foram abertos mais de 1,4 milhão de pequenos negócios no país, sendo 78% deles por microempreendedores individuais (MEIs), com a moda figurando entre os setores mais procurados.

No entanto, por trás dos números promissores, existe um cenário desafiador que exige atenção. Um estudo do Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil revela que 30,2% dos negócios do setor de comércio fecham as portas em até cinco anos. Esse dado, alinhado a estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que mais de 60% das empresas brasileiras em geral não sobrevivem ao mesmo período, acende um alerta sobre a importância da gestão para a sustentabilidade de novos empreendimentos no competitivo mercado da moda.

Segundo Jaqueline Venzon Colombi, graduada em Finanças, com MBA em Custos e Modelagem Financeira e consultora financeira parceira da Brunx Ind., empresa do setor industrial que acompanha de perto o desenvolvimento de novas marcas de moda no país, o crescimento do empreendedorismo no setor é impulsionado pela busca por independência financeira, pela criatividade e pelo desejo de criar marcas com identidade própria. “Porém, a paixão pelo design e pela criatividade muitas vezes não é acompanhada de uma base sólida em gestão,” observa a especialista.

Uma pesquisa do Sebrae de 2016 já apontava que, entre as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários do ramo, estavam a diminuição da frequência dos clientes (50%) e o excesso de concorrentes (35%), enquanto 89% dos entrevistados não possuíam formação técnica em moda. A falta de planejamento e de controle financeiro está entre as principais causas para a alta taxa de mortalidade empresarial. Jaqueline explica que a capacidade de gerenciar eficientemente os custos, o estoque e o fluxo de caixa torna-se um diferencial competitivo crucial. “Muitos empreendedores, especialmente no início da jornada, subestimam a complexidade da gestão financeira, o que leva a problemas como precificação inadequada, margens de lucro apertadas e falta de capital de giro,” alerta a consultora.

O setor de confecção é o segundo maior empregador da indústria de transformação brasileira, com 1,3 milhão de empregos formais e 8 milhões ao considerar indiretos e efeito renda, o que demonstra sua relevância econômica e social. A profissionalização, portanto, não é um luxo, mas uma necessidade para a sobrevivência e o crescimento.

Para superar esses obstáculos, a capacitação em gestão é o caminho mais seguro. Segundo Jaqueline, a solução passa pela adoção de boas práticas. “O primeiro passo é a elaboração de um planejamento orçamentário detalhado, que permita ao empreendedor ter uma visão clara de todas as suas despesas. A partir daí, é possível implementar um controle de estoque eficiente para evitar excessos ou rupturas e desenvolver uma política de precificação realista, que considere não apenas os custos, mas também o valor percebido pelo cliente e o posicionamento da marca no mercado,” analisa a especialista.

A consultora reforça que a jornada do empreendedor de moda vai além da criatividade. “Ela exige uma base sólida de educação financeira e uma visão estratégica para transformar talento em um negócio próspero e duradouro. Em um mercado que movimenta bilhões e emprega milhões, investir em capacitação e no conhecimento profundo do próprio negócio são passos decisivos. Nesse sentido, o acesso a ferramentas de gestão se torna um importante aliado,” afirma.

Atenta a essa necessidade, a Brunx Ind., por exemplo, disponibiliza uma planilha de gestão financeira gratuita que auxilia no controle de custos e na precificação de produtos, ajudando a garantir que novas marcas possam não apenas sobreviver, mas também florescer e contribuir para a consolidação do Brasil como potência criativa e produtiva no cenário global da moda.



Seguro de vida é um auxílio na proteção da saúde masculina

Seguro de vida é um auxílio na proteção da saúde masculina
Seguro de vida é um auxílio na proteção da saúde masculina

Este mês é marcado pela campanha Novembro Azul, que reforça a importância dos cuidados com a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta o surgimento de 71.730 novos casos para o triênio de 2023 a 2025.  Em paralelo, cresce o entendimento sobre o papel do seguro de vida como suporte financeiro e emocional para os homens diagnosticados, segundo a diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos.

Nesse contexto, o seguro de vida, de acordo com a especialista, pode oferecer uma proteção financeira que vai além do amparo à família em caso de ausência, podendo ser utilizado em vida para cobrir tratamentos e outras necessidades, se a modalidade contratada estipular cobertura para doenças graves, o que garante mais tranquilidade e qualidade de vida ao paciente.

“Um diagnóstico de câncer pode acarretar uma série de despesas, como medicamentos, consultas, exames frequentes e, em alguns casos, adaptações no ambiente de casa”, diz Carolina. Ela ressalta que, no mês de conscientização sobre a doença, é necessário que os homens considerem o seguro de vida como uma ferramenta que não só auxilia no tratamento, mas também protege financeiramente seus familiares.

“O segurado que for diagnosticado com uma enfermidade coberta na apólice, como o câncer, deve entrar em contato com a corretora, que solicitará documentos, como laudos médicos e exames para análise. Os recursos podem ser aplicados no complemento do tratamento, adequação da estrutura domiciliar, ou contratação de cuidadores, dependendo da cobertura contratada”, explica.

Na Unicred, que tem cerca de 51% de cooperados homens, o seguro de vida representa 60% dos contratos entre todos os seguros oferecidos. “Deste público, 14% já possuem este tipo de seguro, garantindo um amparo financeiro em caso de ausência do segurado”, detalha a executiva.

De acordo com a diretora, o seguro não cobre doenças pré-existentes. “Se o segurado já tiver um diagnóstico antes da contratação, essa condição não dará direito à indenização”, afirma.



União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas

União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas
União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas

A LABEST, empresa especializada em soluções inteligentes de trânsito, anuncia uma nova parceria com o aplicativo de pagamentos e fidelidade dos postos Shell, o Shell Box. Essa união visa oferecer facilidade, conforto e condições especiais para motoristas profissionais clientes das duas empresas.

O mercado de transportes no Brasil, especialmente no que se refere aos serviços voltados para motoristas profissionais, está em constante evolução. Isso ocorre não apenas pelas inúmeras exigências legais impostas a esses profissionais, mas também pelo avanço das tecnologias, que abre espaço para soluções que facilitam o cumprimento dessas obrigações.

Uma das exigências mais conhecidas para motoristas de transportes de cargas e passageiros é o exame toxicológico, determinado tanto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse exame, que detecta o uso recorrente de substâncias psicoativas com uma janela de detecção mínima de 90 dias, é não só uma exigência legal, mas também uma medida importante para garantir a segurança nas vias do país.

A LABEST atua no mercado de exames toxicológicos para motoristas profissionais desde 2015, ano em que a obrigatoriedade foi implementada como política pública. Desde então, já realizou mais de 7 milhões de exames e atendeu a mais de 30 mil empresas em todo o Brasil.

Segundo Camille Lages, diretora de Marketing da LABEST, a parceria com o Shell Box faz parte do planejamento estratégico da empresa, que visa cada vez mais se aliar a grandes marcas para trazer benefícios para os seus clientes. "Sabemos que a rotina dos motoristas profissionais é repleta de desafios. Com essa estratégia, reconhecemos o esforço desses profissionais que são essenciais para a economia do país", afirma Camille.

Além de descontos no exame toxicológico e no abastecimento utilizando Diesel, a parceria com o Shell Box também contempla benefícios em cursos obrigatórios para motoristas profissionais.

Utilizar o Shell Box, portanto, não é apenas uma alternativa de gerenciar os pagamentos de combustível, mas também uma possibilidade de acesso aos benefícios oferecidos pela LABEST. Da mesma forma, ao adquirir o exame toxicológico com a LABEST, os motoristas passam a contar com outras vantagens, como descontos em combustíveis, por exemplo.

"Essa parceria representa mais um passo na missão da LABEST de transformar o setor de transporte com tecnologia, inovação e benefícios reais para quem move o Brasil todos os dias", conclui Camille.

Para o Shell Box, a parceria com a LABEST reforça a estratégia da marca em ampliar o ecossistema de benefícios voltado aos caminhoneiros, unindo conveniência e tecnologia para facilitar a rotina na estrada. A iniciativa permite que esses profissionais tenham acesso a uma experiência personalizada, com vantagens exclusivas, acúmulo de pontos e uma plataforma de gamificação.

"O Shell Box tem como propósito simplificar e valorizar a jornada dos motoristas, oferecendo soluções que realmente fazem diferença no dia a dia. Hoje, a experiência para esse público já é 100% personalizada dentro do aplicativo e essa parceria com a LABEST é mais um passo nesse caminho, conectando o universo digital à experiência real de quem movimenta o país", afirma Vivian Reis, gerente de Digital & Shell Box na Raízen.

Sobre a LABEST
Nascida em 2015, como LABET, a LABEST é uma empresa de soluções inteligentes de trânsito que atua em todo o Brasil. Com mais de 7 milhões de motoristas e 30 mil empresas atendidas, a missão da empresa de promover a segurança nas vias do país e, com isso, ajudar a salvar cada vez mais vidas no trânsito está presente em todos os serviços prestados: Exame Toxicológico CNH e CLT, Consulta Veicular, Comunicação de Venda Eletrônica, Parcelamento de Multas e Débitos Veiculares e Cursos de Reciclagem, Formação e Atualização para Motoristas.

Sobre o Shell Box
O Shell Box é o aplicativo de pagamentos e fidelidade da rede Shell no Brasil, desenvolvido pela Raízen, licenciada para operar a marca no país. Pelo aplicativo, clientes podem pagar o abastecimento sem sair do carro, acumular pontos e acessar benefícios exclusivos em milhares de postos Shell.



São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025

São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025
São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025

São Paulo receberá, nos dias 28 e 29 de novembro, uma nova edição do Arena Freestyle Internacional, evento de motociclismo voltado às modalidades radicais do freestyle motocross (FMX). A atividade será realizada no Parque Villa-Lobos e faz parte do calendário oficial de esportes a motor do município.

A programação prevê treinos oficiais no dia 28, com acesso restrito a convidados e imprensa. No dia 29, a partir das 17h, ocorre a apresentação principal, reunindo atletas do Brasil e do exterior em demonstrações técnicas de saltos e manobras.

Entre os participantes confirmados estão Fred Kyrillos, sete vezes campeão brasileiro; Marcelo Simões, campeão mundial de Best Whip; além de Jeff Campacci, Diego Dias, Gian Bergamini, Tatá Mello e Kleber Mazzone, representantes da elite nacional da modalidade. O grupo brasileiro dividirá a pista com os estrangeiros Taka Higashino (Japão), tricampeão dos XGames, Billy Kohut (Canadá) e Marco “Chino” Gonzales (Chile).

A estrutura do evento contará com arquibancadas, camarotes, praça de alimentação e painéis de LED para acompanhamento das apresentações. A organização destaca que o formato visa garantir visibilidade e segurança para o público e para os competidores. "São Paulo tem tradição em grandes eventos e o Arena Freestyle se insere nesse cenário como uma vitrine para o motociclismo e para o turismo esportivo", observa Carlinhos Romagnolli, responsável pela realização.

Os ingressos estarão disponíveis a partir de 31 de outubro, às 10h, por meio do site ticket360.com.br, com opção de ingresso social no valor de R$ 10, cuja renda será revertida a ações e entidades assistenciais.

O Arena Freestyle Internacional tem patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, Monster Energy e Honda, copatrocínio da Kawasaki, e apoio da Revista Dirt Action, Show Radical e Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e a realização é da Romagnolli Promoções e Eventos, em parceria com a Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).



E-Lance lança campanha para formação de leiloeiros

E-Lance lança campanha para formação de leiloeiros
E-Lance lança campanha para formação de leiloeiros

A E-Lance, rede de franquias voltada exclusivamente para a formação e operação de leiloeiros públicos oficiais, anunciou uma campanha temporária com condições diferenciadas para novos franqueados. A iniciativa faz parte da programação de novembro da empresa, período em que são oferecidas alternativas facilitadas de adesão à rede, com prazos estendidos e redução de valores para ingresso.

A ação visa estimular a entrada de novos profissionais no setor de leilões, ampliando o acesso à carreira de leiloeiro oficial em diferentes regiões do país. O modelo de franquia permite operação remota, com estrutura jurídica, suporte contínuo e acesso à escola de leilões mantida pela própria rede.

Segundo o fundador da E-Lance, Jerônimo Pompeu de Souza, o momento é estratégico para quem deseja se credenciar na Junta Comercial e iniciar atividades como leiloeiro. "Nosso objetivo é ampliar o acesso à carreira de leiloeiro oficial com suporte jurídico e formação técnica completa", afirma.

A franquia oferece estrutura para realização de leilões judiciais e extrajudiciais, com plataforma nacional própria, assessoria na regularização junto aos órgãos competentes e acompanhamento operacional. Os franqueados também recebem capacitação em gestão de processos, avaliação estratégica de ativos e marketing institucional.

A campanha Black November é válida durante o mês de novembro ou até o preenchimento das vagas previstas para a ação. A E-Lance informa que a adesão às condições especiais pode ser feita por meio do site oficial da rede.

Mais informações estão disponíveis em www.mybid.com.br ou pelo telefone (11) 94166-0975.



Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas

Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas
Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas

O período entre o primeiro e o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser decisivo para o desempenho dos candidatos. Neste momento, muitos estudantes, ansiosos por melhorar a performance, acabam cometendo erros que prejudicam a concentração e aumentam o estresse, comprometendo a segunda etapa da prova. Pensando nisso, Lucas Vieira, gerente de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Elite Rede de Ensino, escola do Grupo Salta Educação, lista algumas dicas do que não fazer nesta semana de pausa.

Dica 1: é uma tarefa difícil, mas o ideal é não se preocupar com o gabarito da primeira prova. O que passou, passou. Ficar pensando nos erros — e até nos acertos — pode gerar mais ansiedade e tirar a concentração do que é mais importante neste momento: a segunda prova.

Dica 2: não exagerar nos estudos e evitar dormir pouco. Agora é a hora de fazer revisões estratégicas e fortalecer as habilidades mais importantes para a prova. Além disso, a privação de sono prejudica a concentração e a memória. Portanto, dormir bem para estar descansado para enfrentar o segundo dia de prova é extremamente importante.

Dica 3: também é uma tarefa complicada, mas é recomendado tentar não se comparar com os outros. Cada um tem seu ritmo. Comparações podem aumentar a insegurança e atrapalhar o foco. O ponto aqui é se orgulhar da jornada de estudos e dos desafios superados.

Dica 4: não se alimentar mal e fazer exercícios físicos. É muito importante evitar junk food e refeições pesadas. Uma alimentação saudável ajuda a manter o corpo preparado. Além disso, fazer exercícios mais leves, como caminhadas, pode ajudar a controlar o estresse.

Dica 5: evitar redes sociais e discussões sobre a prova. Conversas sobre o Enem nas redes sociais ou em grupos de amigos podem gerar ansiedade. Se desconectar um pouco é uma boa medida.

Dica 6: não negligenciar momentos de lazer e descanso mental. Além de descansar o corpo, é importante relaxar a mente. Realizar atividades prazerosas, como assistir a um filme leve, ler um livro descontraído ou ouvir música, pode ajudar a reduzir a tensão e a equilibrar o emocional para o segundo dia.



Ben Mauro Anuncia HUXLEY: The Oracle em Capa Dura

O aclamado artista de conceitos e criador de mundos, Ben Mauro (Halo Infinite, Call of Duty, Elysium, The Predator) sente o prazer de anunciar o lançamento antecipado da edição de luxo em capa dura do HUXLEY: The Oracle, o primeiro grande livro ‘prequel’ no universo em expansão HUXLEY. Os exemplares premium desta edição de luxo já estão sendo enviados em quantidades limitadas, antes do lançamento mundial da edição padrão em 2 de dezembro.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251111070421/pt/

Screenshot from HUXLEY: THE ORACLE

Imagem de HUXLEY: THE ORACLE

The Oracle explora as origens do FURY-7, um mundo desértico e escaldante governado pelo antigo império de máquinas conhecido como os Oráculos. A história segue Max, um executor de elite dos Ronin, enquanto ele descobre uma conspiração que define as bases para os eventos das histórias em quadrinhos originais do HUXLEY.

Esta edição de luxo apresenta mais de 100 ilustrações coloridas de artistas líderes do setor, incluindo Steve Chinhsuan Wang (Gears of War 5), Nikolas Gekko (Halo Infinite, Destiny 2), o criador Ben Mauro e o material exclusivo de ‘storyboard’ de Syama Pedersen, diretor da Astartes (Warhammer 40k).

The Oracle expande as bases do universo HUXLEY de um modo que me deixa muito feliz e que os fãs podem experimentar”, disse Mauro. “As edições de luxo oferecem uma visão mais profunda sobre a arte e a narrativa por trás deste novo capítulo.”

Exemplares de luxo em capa dura, em edição limitada, já estão disponíveis e sendo enviados. A edição mundial para varejo será lançada em 2 de dezembro.

Edições de luxo:

https://readonlymemory.com/products/the-oracle

https://readonlymemory.com/products/the-oracle-deluxe

Sobre o HUXLEY

HUXLEY é um universo de ficção científica pós-apocalíptico ambientado em um futuro distante no planeta FURY-7, onde máquinas ancestrais, impérios de IA renegados e sobreviventes humanos convergem em uma luta mítica em grande escala. Criado por Ben Mauro, HUXLEY combina a criação de um mundo cinematográfico, a narrativa em estilo de romance gráfico e a futura expansão transmídia para jogos eletrônicos, animação e itens de coleção. Para mais informações, acesse www.huxleysaga.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para mídia:

Ben Mauro

benmauro@huxleysaga.com

www.huxleysaga.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)

Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)
Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)

A Serv Medical anunciou que recebeu autorização 510(k) da U.S. Food and Drug Administration (FDA) para seu Sistema de Apoio à Decisão Cirúrgica (CDSS) baseado em inteligência artificial (IA). Essa autorização permite que a empresa introduza sua tecnologia no mercado norte-americano, representando um marco importante em sua expansão global em saúde digital. A aprovação valida a segurança, o desempenho e a confiabilidade da plataforma no suporte a médicos com insights baseados em evidências antes, durante e após procedimentos cirúrgicos.

"Essa conquista reforça o compromisso da Serv Medical em oferecer soluções que unem inovação e segurança clínica. O reconhecimento da FDA valida nosso rigor técnico e apoia nossa missão de gerar impacto real nos hospitais brasileiros e latino-americanos", afirma Arthur Schahin, Country Manager da Serv Medical no Brasil.

O processo de revisão 510(k) da FDA exige documentação clínica, técnica e de qualidade detalhada, demonstrando que o produto é seguro e eficaz. A aprovação da Serv Medical confirma que seu CDSS atende a esses rigorosos critérios e está em conformidade com padrões internacionalmente reconhecidos para softwares médicos utilizados em ambientes de saúde.

A autorização representa um passo importante na estratégia de crescimento global da empresa, especialmente à medida que expande suas operações na América Latina. A Serv Medical iniciou suas atividades no mercado brasileiro no início deste ano, com foco em colaborações com hospitais e sistemas de saúde para fortalecer fluxos clínicos, automatizar relatórios e apoiar a tomada de decisão operacional. O marco obtido junto à FDA adiciona uma camada adicional de validação para hospitais que buscam parceiros confiáveis e com certificação global em saúde digital.

Sobre a Serv Medical

A Serv Medical é uma empresa de tecnologia em saúde, com sede em Singapura, que desenvolve e implementa soluções digitais para provedores de saúde. Com foco em impacto prático nos fluxos clínicos e operacionais, enfatizando a digitalização e a automação para melhorar resultados e eficiência, a empresa colabora com hospitais e sistemas de saúde para apoiar qualidade, segurança e eficiência.



Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados

Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados
Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados

O Brasil deve encerrar 2025 com um volume de US$ 418,8 bilhões movimentados no e-commerce, registrando uma taxa média de crescimento de 21% ao ano até 2027. Entre as tendências que impulsionam esse avanço, o Pix já é o método de pagamento preferido dos consumidores brasileiros e deve ultrapassar os cartões como principal meio de pagamento digital nos próximos dois anos.

As conclusões fazem parte do relatório consolidado "Guia de Expansão Global para Mercados de Alto Crescimento", que encerra a primeira edição da série de estudos da Nuvei, fintech global de pagamentos, dedicada a mapear o desempenho e o potencial dos mercados emergentes. Ao longo do ano, a pesquisa analisou oito economias de destaque: Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile e Índia.

No cenário brasileiro, o relatório aponta o Pix, Mercado Pago, PicPay, boleto bancário (em declínio) e PayPal como os principais meios de pagamento utilizados no comércio eletrônico. Os cartões de crédito nacionais representam 31% das transações, enquanto os internacionais somam 10%, e o parcelamento continua sendo uma prática amplamente adotada pelos consumidores.

"Para o mercado brasileiro, o aprendizado é claro: os pagamentos instantâneos tornaram-se uma expectativa padrão, não mais uma alternativa. As taxas de fraude vêm melhorando, mas tecnologias como tokenização e autenticação avançada continuam sendo fundamentais para manter a segurança e a eficiência nas transações", afirma Juan Jorge Soto, General Manager da Nuvei América Latina.

De acordo com a Nuvei, empresas que desejam expandir suas operações no setor precisam oferecer opções de pagamento locais, como Pix, cartões de crédito nacionais e carteiras digitais, além de habilitar parcelamentos e preços em real (BRL). O uso de QR Codes via Pix aumenta a conversão de vendas, enquanto o emprego de tokenização e impressão digital de dispositivos é essencial para o controle de fraudes e melhoria nas taxas de aprovação.

Inclusão financeira

Em escala global, o estudo revela que o volume total de e-commerce nos oito mercados analisados atingiu US$ 908,4 bilhões, com projeção de quase dobrar até 2027, alcançando US$ 1,2 trilhão, o que representa um crescimento médio anual de 19%.

Entre os países estudados, o Brasil desponta como o maior mercado digital, movimentando US$ 418,8 bilhões. Na sequência, aparecem Índia (US$ 212,9 bilhões), México (US$ 125,7 bilhões), Colômbia (US$ 61,4 bilhões) e Chile (US$ 39,1 bilhões). Nos Emirados Árabes Unidos, cartões e carteiras digitais ainda dominam, enquanto na África do Sul o recém-lançado PayShap começa a impulsionar a inclusão financeira.

A ascensão de sistemas de pagamento locais, como o Pix no Brasil e o UPI na Índia, é apontada como um dos principais fatores por trás desse salto. Ambos os modelos se tornaram referências globais em pagamentos instantâneos, servindo de exemplo para novas iniciativas em países como México (DiMo) e Colômbia (PSE).

O relatório destaca ainda que os oito mercados analisados abrigam quase dois bilhões de pessoas, mais da metade delas com menos de 35 anos, uma geração que já nasce digital, compra online por padrão e molda o futuro do comércio eletrônico global. Suas economias digitais crescem em ritmo de dois dígitos, impulsionadas por consumidores jovens e conectados, classes médias em expansão e políticas públicas de inclusão financeira.

Esse movimento vem sendo reforçado por iniciativas governamentais, regulamentações de open banking e inovações conduzidas por bancos centrais, como o próprio Pix e o UPI, que reduziram a dependência do dinheiro físico e integraram milhões de pessoas aos ecossistemas digitais formais. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), as economias emergentes devem crescer, em média, 4% ao ano entre 2024 e 2029, mais que o dobro das economias avançadas.

"O comércio eletrônico deve ultrapassar a marca de US$ 1,2 trilhão até 2027, e as economias emergentes continuarão crescendo em ritmo significativamente mais rápido do que América do Norte e Europa Central. O Brasil, em especial, consolida-se como um dos maiores polos de inovação em pagamentos do mundo", afirma Soto.

Próxima edição amplia olhar sobre oportunidades globais de pagamento

Para 2026, a Nuvei prepara uma nova edição do Guia de Expansão Global, com foco em novas geografias. As próximas fases do estudo deverão apoiar comerciantes e empresas internacionais a ampliarem sua base de consumidores digitais, explorando novas oportunidades de diversificação e fortalecendo o acesso a ecossistemas que inovam em velocidade sem precedentes.

A Nuvei ressalta que o avanço da Geração Z e dos Millennials nos mercados emergentes será determinante nesse processo. Essa população, altamente conectada e adepta do mobile first, busca experiências digitais personalizadas e pagamentos instantâneos. A influência desse público tende a crescer: até 2030, três em cada quatro consumidores nas economias emergentes terão entre 15 e 34 anos.

"A principal conclusão é clara: o cenário de pagamentos nos mercados de alto crescimento está evoluindo, não se substituindo. As economias digitais que mais crescem no mundo e a próxima geração de consumidores estão prontas para os comerciantes que também estiverem prontos para elas", conclui Juan Soto.

Para saber mais sobre o estudo consolidado e suas respectivas fases, basta acessar este link.



Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança

Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança
Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança

A importância de estudar a história como ferramenta para a liderança e a gestão de pessoas será o tema central do Bom Dia RH, tradicional evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), que acontece no dia 25/11 (terça-feira), das 8h às 11h, no auditório da Propósito Human Capital Solutions (Visconde do Rio Branco, 1488 – 4° andar – Centro)

O Bom Dia RH, com o tema “O futuro pertence a quem entende o passado”, terá como convidado Adeildo Nascimento, especialista em Cultura Organizacional e CEO da DHEO Consultoria. Direcionado a líderes, gestores de pessoas e facilitadores de programas de desenvolvimento, o evento busca equipar os profissionais para os desafios da liderança moderna. As inscrições podem ser feitas neste link.

Vantagem competitiva

Em um mundo cada vez mais focado em tecnologia e Inteligência Artificial, Adeildo Nascimento argumenta que o diferencial dos grandes líderes reside na compreensão do passado. “Para ser um bom líder de pessoas e transformações culturais, é preciso olhar para o passado, que está carregado de informações práticas e inspiradoras”, afirma.

Ele destaca que estudar fatos históricos não é sobre decorar datas, mas sim desenvolver uma vantagem competitiva oculta. “Enquanto a tecnologia ensina a respeito do futuro, a história equipa o líder para entender e gerenciar pessoas, equipes e culturas organizacionais, permitindo desenhar um futuro mais sólido”, acentua.

Na palestra do Bom Dia RH, o especialista irá detalhar como a história fortalece as competências de liderança e como contribui para o aumento da resiliência, humildade, visão estratégica e empatia intergeracional dos participantes.

ServiçoBom Dia RH – O futuro pertence a quem entende o passado com Adeildo Nascimento

Data: 25/11 (terça-feira), das 8h às 11h

Local: auditório da Propósito Human Capital Solutions (Visconde do Rio Branco, 1488 – 4° andar – Centro)

Realização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/bom-dia-rh—o-futuro-pertence-a-quem-entende-o-passado/3201539.



O futuro está definido para a próxima era do turismo com a abertura da TOURISE Summit

Com a ousada ambição de reescrever as regras de viagens, a TOURISE Summit inaugural, sob o patrocínio de Sua Alteza Real, Príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro, foi oficialmente aberta hoje por Sua Excelência, Ahmed Al Khateeb, Ministro do Turismo da Arábia Saudita e Presidente da TOURISE.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251111822967/pt/

His Excellency Ahmed Al Khateeb, Saudi Arabia's Minister of Tourism and Chairman of TOURISE, opens the inaugural TOURISE Summit in Riyadh.

Sua Excelência Ahmed Al Khateeb, Ministro do Turismo e Presidente do Conselho da TOURISE abre a sessão inaugural do TOURISE Summit em Riad.

A TOURISE inaugura uma nova era para o turismo internacional, unindo ministros, delegados e visionários de todo o mundo como a principal plataforma dedicada a moldar o futuro do turismo mundial.

A TOURISE, que irá ocorrer de 11 a 13 de novembro de 2025, logo após a 50ª Assembleia Geral de Turismo das Nações Unidas, vem reinventando o modo como os setores interagem para encontrar oportunidades onde concorrentes se tornam parceiros, investimentos são otimizados e áreas fragmentadas convergem. O evento visa transformar ideias inovadoras em soluções concretas e catalisar iniciativas transformadoras que irão moldar os próximos 50 anos do setor turístico mundial.

Durante seu discurso de abertura hoje, Sua Excelência, Ahmed Al Khateeb, observou que nunca houve um momento mais urgente ou oportuno para a convergência de setores na formação do turismo internacional, visto que o setor turístico se recuperou e atingiu níveis historicamente altos, com chegadas internacionais e investimentos superando os patamares antes da pandemia. Contudo, alertou que, ao mesmo tempo, o setor enfrenta desafios e oportunidades sem precedentes: rápida disrupção tecnológica, uma mudança geracional direcionada a viagens sustentáveis ​​e com foco em experiências, e a necessidade imperativa de formar resiliência diante da incerteza econômica e ambiental e da crescente fragmentação mundial.

Sua Excelência reconheceu que a TOURISE chegou a este ponto de inflexão, em que o mundo está ávido por novos modelos, novas parcerias e novas soluções.

“A TOURISE é mais do que um evento; é uma plataforma de ação onde, juntos, resolveremos os desafios que há muito limitam o pleno potencial do turismo, entre eles, os desafios referentes a habilidades, investimento, infraestrutura, sustentabilidade e transformação digital. É um espaço onde trabalharemos lado a lado para atingir os melhores resultados para todos: retorno aos investidores; destinos mais acessíveis e experiências mais econômicas para os viajantes; empregos e prosperidade para as comunidades,àmedida que a demanda por viagens aumenta. Não estamos aqui apenas para debater ideias. Estamos aqui para atuar. É por isto que a TOURISE existe.”

Ao longo de seus três dias, a TOURISE irá acolher diversos painéis e palestras importantes com líderes mundiais de vários setores. Entre os palestrantes internacionais de destaque, estão incluídos:

  • Ariane Gorin, Diretora Executiva da Expedia
  • Embaixadora Patricia Espinosa, Fundadora da onepoint5
  • Gloria Guevara, Interim, Diretora Executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo
  • Xeica, Nasser Al Nowais, futura Secretária Geral do Turismo da ONU
  • Luis Maroto, Diretor Executivo da Amadeus
  • Francis Suarez, Prefeito de Miami
  • Paul Griffiths, Diretor Executivo da Dubai Airports
  • Lucia Penrod, Cofundadora e Proprietária da Nikki Beach
  • Sébastien Bazin, Diretor Executivo da Accor
  • Eduardo Santander, Diretor Executivo da Comissão Europeia de Viagens (ETC)
  • Harvey Goldsmith CBE, Fundador da Nvisible Productions
  • Thomas Woldbye, Diretor Executivo do Aeroporto de Heathrow
  • Steve Hafner, Cofundador e Diretor Executivo da Kayak.com

A lista de palestrantes demonstra como a TOURISE reúne líderes de setores raramente vistos juntos, que criam cooperações inovadoras e contra-intuitivas. Estas convergências não são apenas inéditas; elas são o mecanismo para novos modelos de negócios, melhores experiências aos viajantes, desenvolvimento sustentável de destinos e estratégias de investimento, que só poderiam surgir de uma plataforma multissetorial tão singular.

O encontro de cúpula irá abordar as grandes questões que vêm redefinindo o futuro das viagens, desde experiências com tecnologia de IA e fronteiras sem obstáculos até o design de destinos, investimentos e a corrida pelos viajantes de amanhã, bem como transformar estas questões em ação mediante diálogos ministeriais de alto nível, conversas em salas de reuniões, palestras principais e apresentações de inovação.

Os vencedores da primeira edição dos TOURISE Awards também serão anunciados esta noite, reconhecendo os locais que exemplificam a excelência em destinos turísticos e atendem às expectativas em constante evolução do viajante moderno.

Promovida pelo Ministério do Turismo da Arábia Saudita, a TOURISE é mais do que um encontro de cúpula de três dias; é uma plataforma internacional permanente. Fundamentalmente, as conversas iniciadas em Riad irão continuar ao longo do ano através de cooperação e parcerias intersetoriais, transformando ideias inovadoras em soluções reais.

Sobre a TOURISE

A TOURISE é a principal plataforma global que molda um novo cenário para o turismo mundial.

Organizada pelo Ministério do Turismo da Arábia Saudita, a primeira edição da TOURISE Summit irá ocorrer de 11 a 13 de novembro de 2025 em Riad. A TOURISE irá reunir visionários dos setores governamental, empresarial, de investimento, turístico e tecnológico, a fim de apresentar iniciativas de alto impacto e acordos transformadores que irão redefinir o setor e configurar um turismo sustentável, equitativo e com foco no futuro.

Com um formato físico exclusivo e enfoque digital inclusivo, a TOURISE irá garantir ampla participação internacional, ao proporcionar acesso direcionado a visionários que moldam o futuro do turismo mundial. Após o encontro de cúpula, a TOURISE irá se consolidar como uma plataforma permanente, onde ideias inovadoras se convertem em soluções reais.

É aqui que se moldam os próximos 50 anos do turismo. Juntos, somos invencíveis.

Para mais informações sobre a TOURISE, acesse www.TOURISE.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais detalhes, entre em contato com:media@TOURISE.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ativos das frutas se tornam destaque no cuidado capilar

Ativos das frutas se tornam destaque no cuidado capilar
Ativos das frutas se tornam destaque no cuidado capilar

As frutas estão conquistando cada vez mais espaço na rotina de beleza. Com alto potencial nutritivo e propriedades revitalizantes, elas são fontes naturais de vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais que fortalecem, hidratam e devolvem o brilho aos cabelos.

Essa tendência vem ganhando força por unir o melhor da natureza ao avanço da ciência cosmética: segundo um estudo publicado na MDPI Biomolecules (2023), extratos de frutas tropicais são capazes de aumentar a densidade capilar, o diâmetro médio dos fios e a proporção de fios grossos, comprovando o poder real dos compostos frutais no cuidado capilar. Além disso, uma revisão recente da MDPI Molecules (2024) mostrou que extratos vegetais aplicados topicamente podem melhorar o diâmetro e a densidade capilar em até 24 semanas de uso, o que reforça o potencial científico por trás da “frutoterapia”.

Explicando mais detalhadamente, a melancia, por exemplo, é rica em água e antioxidantes, o que ajuda a manter os cabelos hidratados, leves e com brilho natural. Já o coco é conhecido por seus ácidos graxos e lipídios essenciais, que penetram na fibra capilar, nutrem profundamente e ajudam a recuperar fios danificados.

A banana e a uva, com suas altas concentrações de potássio e vitaminas, fortalecem a estrutura capilar, reduzindo a quebra e estimulando um crescimento mais saudável. Além disso, os antioxidantes do morango e da uva protegem os fios da poluição, radiação solar e radicais livres, retardando o envelhecimento capilar e mantendo o couro cabeludo equilibrado.

O maracujá, por sua vez, é um revitalizante natural: rico em vitaminas A e C, ajuda a devolver força e vitalidade aos cabelos fragilizados, enquanto o abacate é fonte de vitamina E e ácidos graxos, que hidratam e melhoram a elasticidade da fibra. A manga e o cacau oferecem reconstrução e proteção térmica natural, selando as cutículas e combatendo o frizz, enquanto o açaí, com sua composição rica em polifenóis, revitaliza fios opacos e ressecados, devolvendo maciez e movimento.

“De modo geral, o uso das frutas em produtos capilares une o poder dos ingredientes naturais à ciência cosmética moderna, atendendo à crescente busca por cuidados mais saudáveis e sustentáveis”, explica Bruna Veneziano, diretora de Marketing da Skala Cosméticos. Sabendo desse potencial das frutas, graças a investimentos em pesquisas e inovação, Skala Cosméticos conta com a linha Skala Frutástica, que une vitaminas e ciência capilar em produtos dermatologicamente testados e que podem ser usados a partir dos três anos de idade.

Composta pelas linhas Abacate, Manga, Maracujá, Cacau, Cereja, Açaí, Melancia, Banana, Coco, Morango e Uva, Skala Frutástica para cabelos mais brilhantes e resistentes conta com shampoos, condicionadores e cremes de pentear/tratamento, além de gelatina e óleos.



PMEs aceleram digitalização e inovação até 2026

PMEs aceleram digitalização e inovação até 2026
PMEs aceleram digitalização e inovação até 2026

Com o avanço da transformação digital e a evolução constante do comportamento do consumidor, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam um momento decisivo para repensar sua forma de atuar. Preparar-se para 2026 exige compreender as tendências de mercado, investir em tecnologia e fortalecer a integração entre pessoas, processos e dados.

Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 66% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda estão nos níveis iniciais de maturidade digital — ou seja, em estágios 1 e 2 de adoção tecnológica. O estudo aponta que a maioria das PMEs ainda depende de processos manuais e enfrenta desafios para integrar sistemas e automatizar rotinas.

De acordo com o Índice de Transformação Digital Brasil, publicado pela PwC, a digitalização ainda é uma fronteira em expansão: a média nacional de maturidade digital ficou em 3,7 pontos (em uma escala de 1 a 6), e apenas 13,9% das empresas tratam a transformação digital como prioridade estratégica de longo prazo. O relatório reforça que as organizações que priorizam tecnologia e análise de dados tendem a reagir de forma mais ágil às mudanças do mercado.

Para o CEO da Upper, Flávio Silva, consultoria especializada em SAP Business One e Gold Partner da SAP há 19 anos, a primeira etapa da preparação das PMEs é a mudança de mentalidade. "Empresas que mantêm uma postura aberta à inovação e à experimentação conseguem se adaptar melhor e mais rápido às transformações do mercado. A cultura da inovação precisa estar presente no cotidiano e não ser apenas uma resposta a momentos de crise", destaca o executivo.

Além da digitalização, a inovação logística e a capacitação das equipes despontam como pilares estratégicos para 2026. De acordo com o relatório "Transformações Digitais no Brasil", da McKinsey & Company, empresas líderes em maturidade digital alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até três vezes maior que as demais. O estudo mostra que a integração de tecnologia, processos ágeis e qualificação constante das equipes está diretamente associada ao desempenho financeiro e à capacidade de adaptação organizacional.

Para Flávio Silva, o futuro das PMEs está na integração entre tecnologia, pessoas e processos. "As empresas que se estruturarem de forma inteligente e conectada estarão mais bem posicionadas para crescer de maneira sustentável e aproveitar as oportunidades do mercado em evolução", conclui.



COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática

COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática
COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, a primeira a se realizar no Brasil e na Amazônia, começou na última segunda-feira (10/11), em Belém (PA), e reforça um tema central: garantir que vozes indígenas, afrodescendentes e de comunidades tradicionais participem das decisões sobre o futuro climático do planeta. O evento é o principal espaço de negociação e decisão sobre o tema no mundo e reúne diplomatas de mais de 160 países, especialistas e representantes da sociedade civil.

A expectativa é de forte mobilização social na capital paraense. Mais de 1,1 mil movimentos sociais de 61 países participam da Cúpula dos Povos, que retorna após três edições ausente. Eventos paralelos, fora da conferência principal, foram proibidos na COP27, no Egito; COP28, nos Emirados Árabes; e COP29, no Azerbaijão. A organização do encontro calcula reunir entre 10 e 15 mil participantes na Universidade Federal do Paraná (UFPA), de 12 a 16 de novembro. A Cúpula defende que a solução para a emergência climática deve colocar a vida no centro do debate.

Para Atila Roque, historiador e diretor da Fundação Ford no Brasil — instituição presente na COP30 com um pavilhão dedicado à justiça climática —, é urgente reconhecer o papel das populações mais impactadas pelas mudanças climáticas na busca por soluções para a crise. "Comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas estão entre as mais vulneráveis, mas também entre as que oferecem soluções", afirma. Roque lembra que o Brasil tem forte tradição de participação da sociedade civil e de protagonismo nas negociações internacionais sobre o clima: foi no país, durante a Rio-92, que nasceu a Convenção-Quadro da ONU, marco fundador das COPs. Essa herança de mobilização social se renova este ano em Belém.Financiamento climático direto aos territórios

Na abertura da Cúpula dos Líderes, evento que reuniu chefes de Estado entre 6 e 7 de novembro na capital paraense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu discurso que essa será "a COP da verdade". Ele defendeu a justiça climática como uma aliada no combate à fome e à pobreza mundiais, da luta contra o racismo, da igualdade de gênero e da promoção de uma governança global mais representativa e inclusiva.

"Temos que abraçar um novo modelo de desenvolvimento mais justo, resiliente e de baixo carbono. Espero que esta Cúpula contribua para empurrar o céu para cima e ampliar nossa visão para além do que enxergamos hoje", disse o presidente, em referência à crença Yanomami de que cabe aos humanos sustentar o céu para que ele não desabe sobre a Terra.

Estudos comprovam que onde há terra indígena ou quilombola tem floresta em pé. Relatório do Instituto Socioambiental (ISA) aponta que, na Amazônia, entre 2023 e 2024, a perda de vegetação foi de apenas 1,74% nas áreas indígenas, em contraste com 27% fora delas. Já o levantamento da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e do ISA mostra que, de 2003 a 2022, os quilombos perderam 1,4% de florestas, enquanto no entorno as perdas chegaram a 82%.

Em 2024, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais lançaram a campanha "A Resposta somos nós", reivindicando protagonismo nos espaços de decisão. A mobilização defende que a justiça climática só será possível se também houver justiça territorial, social e popular. Este ano os movimentos indígena e quilombola lançaram suas próprias "NDCs", que apresentam as propostas dessas populações para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) brasileiras.

As NDCs são compromissos que cada país define de forma voluntária para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas. Entre as principais demandas dos dois movimentos estão reconhecer a titulação e proteção dos territórios e a reestruturação dos modelos de financiamento, de forma que os recursos sejam canalizados diretamente às comunidades que enfrentam os impactos da crise ambiental.

"Precisamos de financiamento para fortalecer as ações dos povos indígenas e das comunidades locais, que são essenciais para conter a crise climática", aponta Dinaman Tuxá, coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). De acordo com ele, com financiamento adequado e proporcional à contribuição dessas populações, será possível escalar muito mais as ações de adaptação e mitigação climática. "A resposta somos nós, mas nossas soluções têm sido implementadas há muito tempo sem o financiamento necessário para garantir sua continuidade", afirma.

A demanda é reforçada por Kátia Penha, coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), que defende um modelo de financiamento "descentralizado, acessível e territorializado". "Queremos que os recursos cheguem diretamente às comunidades, apoiando iniciativas comunitárias, lideranças femininas, práticas agroecológicas, educação ambiental", ressalta. De acordo com ela, é preciso romper com a lógica burocrática e elitista que concentra recursos em grandes instituições e projetos distantes da realidade.

Penha chama atenção ainda para a forma desproporcional com que a crise climática afeta as mulheres afrodescendentes, quilombolas e latino-caribenhas. "Os impactos não são neutros: atingem nossos corpos, territórios e modos de vida com mais força. Justiça climática é colocar a vida no centro do debate global", afirma.

Toda essa mobilização reforça o papel da Amazônia como símbolo de urgência e esperança na luta global contra a crise climática. A expectativa é de que a conferência entre para a história como a COP em que as vozes dos povos foram, de fato, ouvidas.



Nomus apresenta iniciativa para modernização industrial

Nomus apresenta iniciativa para modernização industrial
Nomus apresenta iniciativa para modernização industrial

A partir de 2026, a Reforma Tributária trará uma série de mudanças na forma como as empresas brasileiras calculam, registram e recolhem tributos. Diante desse cenário, a desenvolvedora de software de gestão industrial Nomus anunciou uma ação voltada a apoiar indústrias na adaptação às novas exigências fiscais.

Durante o mês de novembro, a empresa disponibilizará condições especiais para contratação do Nomus ERP Industrial, sistema de gestão capaz de atender às mudanças da reforma tributária. Segundo a empresa, o objetivo é facilitar o acesso a ferramentas que auxiliem o setor produtivo na transição para o novo modelo tributário, previsto para entrar em vigor no próximo ano.

A ação faz parte da campanha anual “Black November Nomus”, que ocorre entre os dias 10 e 28 de novembro de 2025. Nesta edição, 72 empresas poderão contratar o software no plano anual e receberão gratuitamente a implantação pelo método lean, que combina treinamentos online, acompanhamento remoto e autonomia no ritmo de implantação.

De acordo com a Nomus, o sistema já está sendo atualizado para atender às novas regras fiscais, incluindo a integração de parâmetros como IBS e CBS, previstos na Reforma Tributária. O software também contempla funcionalidades voltadas à gestão de produção, estoque, finanças, compras e rastreabilidade, em conformidade com normas de qualidade e regulamentações industriais.

Fundada em 2004, a Nomus tem sede no Rio de Janeiro e atua em todo o território nacional com foco em pequenas e médias indústrias. A empresa é reconhecida por desenvolver soluções específicas para o setor fabril, com ênfase em processos produtivos e controle operacional.

Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site oficial: www.nomus.com.br/blacknovember.



Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026

Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026
Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026

O Governo Federal publicou, em 21 de outubro de 2025, o Decreto nº 12.688, apelidado de Novo Decreto do Plástico, que institui o Sistema Nacional de Logística Reversa de Embalagens Plásticas, regulamentando dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este novo marco regulatório exige que o setor privado alcance uma meta de recuperação de 32% do volume de embalagens plásticas colocadas no mercado já no ano de 2026.

A obrigatoriedade abrange embalagens primárias, secundárias e terciárias, e produtos de plástico equiparáveis. Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dividem a responsabilidade de estruturar, financiar e operar sistemas de logística reversa, na proporção da massa de embalagens introduzida no mercado nacional.

Além da meta de recuperação, o Decreto 12.688/2025 inova ao estabelecer metas obrigatórias para o uso de Material Reciclado Pós-Consumo (PCR), focando na transformação estrutural do produto final. Para 2026, as empresas devem comprovar que pelo menos 22% da massa das embalagens é composta por material reciclado. Essa exigência busca acelerar a Economia Circular. Contudo, a implementação por fabricantes de embalagens e marcas enfrenta obstáculos estruturais, incluindo a bitributação do material reciclado, que diminui sua competitividade frente à matéria-prima virgem.

Para orientar empresas de todo o país, a eureciclo, em parceria com o Instituto Giro, promoveu no dia 30 de outubro um webinar técnico para debater o tema "Decreto do Plástico: tudo o que você precisa saber".

Muitas perguntas foram sobre as metas instituídas pelo decreto e quais os caminhos viáveis para que as empresas possam cumpri-las com eficácia e segurança jurídica. Lucas Barbosa, especialista em economia circular na eureciclo, esclarece o que muda na prática: "As marcas devem fazer um levantamento de todas as embalagens plásticas que utilizam, definir quais delas irão adotar ou ampliar o uso de PCR e montar uma estratégia considerando as embalagens primárias, secundárias (ex.: shrink, saco enfardadeira) e terciárias (ex.: stretch). É importante ressaltar que as metas só serão consideradas atingidas quando forem cumpridos, ao mesmo tempo, os índices de reciclagem e de uso de conteúdo reciclado".

A tendência de regulamentação por tipo de material, seguindo o modelo já adotado para o vidro, sinaliza um amadurecimento na Política Nacional de Resíduos Sólidos.



UBiqube e Netskope: Integração que Revoluciona SASE

DUBLIN, 12 de novembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A UBiqube, líder em orquestração e automação de infraestrutura de TI de múltiplos domínios, anunciou hoje a expansão do seu portal de capacitação SASE OpsLabs com a Netskope, líder em segurança e redes modernas para a era da nuvem e da IA. A nova integração introduz kits de automação para casos de uso de implantação e migração, fornecendo às empresas da Fortune 5000 um caminho mais rápido e altamente flexível para a adoção e migração de SASE – reduzindo ainda mais a carga operacional manual

Com essa integração, a criação e gerenciamento de túneis seguros de Equipamentos de Instalações do Cliente (CPE) de vários fornecedores para um ponto de presença (POPs) da Netskope e a migração de definições de aplicativos privados dentro do Netskope One Private Access tornam-se um processo contínuo. Ao eliminar as configurações manuais propensas a erros e encurtar o tempo de espera da configuração e das alterações de túneis, as organizações se beneficiam com as implementações dramaticamente aceleradas dos principais serviços da Netskope sem custos indiretos.

“A Netskope se concentra na combinação da nossa tecnologia líder com as melhores experiências do cliente”, disse David Willis, VP de Alianças de Tecnologia da Netskope. “A parceria SASE OpsLab utiliza a tecnologia de automação de infraestrutura para ajudar a remover possíveis encargos operacionais das jornadas SASE dos clientes, o que torna esta integração um sucesso.”

“A mudança para um modelo de segurança cibernética centrado na nuvem habilitado pela SASE exige especial atenção às operações de túnel e ao gerenciamento de mudanças de conectividade em geral”, disse Hywel Edwards, VP de Alianças Estratégicas da UBiqube. “Nossa integração com a Netskope resultará em um fluxo contínuo de soluções de automação de SecOps entregues ao ecossistema da Netskope, para uma experiência de entrega e migração SASE sem atrito.”

Sobre o SASE OpsLab

O SASE OpsLab é um mercado de automação para casos de uso de implantação e migração pré-empacotados, criados especificamente para simplificar e dimensionar as operações do SASE. Com os “Ops Kits” prontos para uso, o SASE OpsLab viabiliza que clientes, revendedores e fornecedores acelerem as implantações, simplifiquem as migrações e reduzam o risco operacional. Com o apoio da UBiqube, líder global em automação de infraestrutura de TI e nuvem, o SASE OpsLab combina a tecnologia de automação comprovada com a profunda experiência operacional para resolver os desafios mais difíceis do SASE.

Contato com a Mídia

Gabrielle Small
ghs@ubiqube.com


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