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AI Ease cria funcionalidades para remover objetos de fotos

O uso de inteligência artificial (IA) para edição de imagens tem crescido de forma acelerada no Brasil, segundo publicação recente feita pela Locaweb. O estudo desenvolvido pela empresa de tecnologia em parceria com a Conversion, detalha que, apenas no último ano, as buscas on-line por comandos direcionados para assistentes de inteligência artificial cresceram cerca de 65% no Brasil.

O estudo, que analisou os comportamentos digitais da população brasileira, identificou que os prompts mais buscados estão relacionados à geração de imagens, vídeos e textos. Um dos fatores que explicam a procura por esse tipo de comando é a facilidade oferecida por ferramentas que permitem aos usuários e empresas especificarem com detalhes o que esperam como resultado final.

A metodologia utilizada no estudo para identificar os comandos de inteligência artificial mais buscados no Brasil, analisou dados de pesquisas feitas no Google durante o último ano. O levantamento considerou expressões como “prompts IA”, “comandos IA” e variações semelhantes, abrangendo usuários das cinco regiões do país. Os termos foram organizados em um ranking de acordo com o volume total de buscas registradas no período.

Segundo levantamento publicado pela Locaweb, algumas das principais variações de buscas feitas pelos usuários brasileiros foram “prompt para criar imagens”, “prompt para gerar fotos”, “prompt para criar posts para redes sociais”, entre outros. A soma, analisada pela Locaweb, mostrou que esses termos de busca atingiram um crescimento 65% nos últimos 12 meses, movimentando mais de 200 mil pesquisas em todo o país.

Atento ao aumento dessa demanda no mercado brasileiro, a AI Ease, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções com base em inteligência artificial, anunciou novas funcionalidades para remoção de objetos em imagens.

Ferramentas para remover objetivos de fotos usando AI

A funcionalidade AI Ease Removedor de Objetos faz parte de um pacote que busca aperfeiçoar a tecnologia da plataforma direcionada para edição visual de maneira automatizada. A atualização também foi feita para agilizar edições de imagens para o público geral, lojistas que precisam melhorar fotografias e também para criadores de conteúdo digital.

Com a tecnologia da AI Ease, o usuário pode, por exemplo, escrever comandos como “remover a cadeira ao fundo da imagem” ou “apagar a pessoa do lado esquerdo da foto”, “remover objetos no chão”, entre outros. A funcionalidade automatiza uma função já existente em softwares como o Adobe Photoshop, que demandava conhecimento técnico na ferramenta, criando opções para remover áreas específicas de fotos de forma automatizada.

Além dessa função, a ferramenta também gera automaticamente preenchimentos necessários com base nos elementos disponíveis ao redor do objeto principal da imagem, utilizando aprendizado de máquina para manter a coerência visual da cena. Além disso, é possível solicitar ajustes como “clarear o fundo”, “melhorar a nitidez” ou “corrigir distorções na imagem”, tudo por meio de comandos de texto simples disponíveis para pessoas que não possuem domínio técnico em softwares utilizados por profissionais de criação e fotógrafos. 

A nova ferramenta permite que usuários apaguem elementos específicos de uma imagem de forma simples, por meio de comandos de texto. O sistema utiliza IA generativa para entender as instruções e reconstituir o fundo da imagem de maneira automática. A funcionalidade foi projetada para atender a uma demanda crescente de usuários que buscam edições rápidas sem recorrer a softwares tradicionais de edição.

No caso da AI Ease, a empresa explica que a ferramenta de remoção de objetos foi pensada para se integrar a esse novo hábito digital. Os usuários podem, por exemplo, digitar instruções como “remover a pessoa no canto direito da foto” ou “apagar o carro ao fundo” e obter em segundos uma imagem ajustada, com a área editada preenchida automaticamente.

A companhia informou que pretende seguir com atualizações periódicas para aprimorar a precisão dos comandos e a qualidade visual dos resultados. A plataforma está disponível em versão on-line, e não exige instalação de programas adicionais.

Com o aumento da concorrência entre soluções de IA e a intensificação da presença dessas ferramentas no cotidiano digital dos brasileiros, a AI Ease busca posicionar-se como alternativa para edições rápidas, sem a necessidade de conhecimento técnico em design ou fotografia.



Startup lança ferramentas para recuperar arquivos excluídos

Um estudo global realizado pelo Futurum Group, encomendado pela NetApp e publicado pela Business Wire, mostrou que mais de 54% das organizações sofreram algum tipo de ataque cibernético nos últimos 18 meses.

Conforme apuração, os danos causados por essas práticas estão cada vez mais recorrentes. Em um a cada cinco casos, usuários e empresas não conseguiram recuperar os dados perdidos. O levantamento, que entrevistou mais de 1.300 líderes de segurança em diversos setores, reforça a necessidade de soluções voltadas à resiliência cibernética e à recuperação de informações importantes para as corporações.

A matéria publicada pela Business Wire também destacou a necessidade das empresas em potencializar a infraestrutura de dados inteligentes para lidar com os riscos crescentes apresentados pelas ameaças apontadas. Dentro desse cenário, um dos desafios enfrentados pelas empresas e usuários, é a recuperação de dados excluídos.

Indicado pelo site de tecnologia TecMundo como uma das opções de software para recuperação de dados e arquivos, a startup EaseUS anunciou o lançamento de novas funcionalidades em um conjunto de ferramentas voltadas à recuperação de diversos arquivos excluídos.

Segundo reportagem assinada pelo jornalista Douglas Petronilho, a empresa é um dos primeiros nomes quando o assunto é software para recuperação de dados, ao incluir em seu portfólio diversas outras funcionalidades de recuperação com foco em usuários que enfrentam perda de dados por erro humano, excluídos acidentalmente ou por conta de falhas técnicas.

A principal aposta da empresa de tecnologia é o EaseUS Data Recovery Wizard, software que reúne diversas funcionalidades para restaurar informações apagadas de forma acidental ou por outros motivos externos. Entre as novas funcionalidades, estão o reparo de fotos, vídeos e arquivos corrompidos em pendrives, HD, cartão SD, computadores e câmeras digitais.

De acordo com a empresa, o programa é capaz de recuperar arquivos eliminados após uma formatação de disco, além de restaurar partições perdidas. O software também realiza varreduras completas em diferentes tipos de dispositivos como pen drives, HD externo, drones e filmadoras digitais, ampliando o alcance da ferramenta para além de computadores e celulares pessoais e corporativos.

A EaseUS atua no setor de tecnologia desde 2004, com foco em soluções de backup e recuperação de dados. A startup destaca que a ferramenta foi desenvolvida para atender tanto usuários domésticos quanto ambientes corporativos, com interface simplificada e compatibilidade com os principais sistemas operacionais da atualidade.

O EaseUS Data Recovery Wizard está disponível em versão gratuita, que oferece recursos básicos de recuperação, e em versões pagas com funcionalidades mais avançadas. O lançamento ocorre em um contexto de aumento na demanda por ferramentas de proteção de dados, impulsionada pelo crescimento do trabalho remoto e da digitalização de documentos pessoais e profissionais.

O serviço pode ser acessado diretamente pelo site da empresa, onde os usuários encontram opções para download, suporte técnico e instruções para o uso das ferramentas como novas medidas de segurança digital.



Moda online avança com mudanças nos hábitos de consumo

O comércio eletrônico brasileiro passa por uma fase de maturação. De acordo com o estudo “Hábitos do consumidor 2025”, realizado pela NP Digital em parceria com o Opinion Box, os consumidores digitais demonstram comportamentos cada vez mais conectados à conveniência, personalização e segurança.

A pesquisa ouviu mais de duas mil pessoas em fevereiro de 2025, com idades e perfis socioeconômicos variados, todas com histórico de pelo menos uma compra online nos últimos seis meses. Um dado que se destaca é o volume expressivo de consumidores que mantêm uma rotina frequente de compras pela internet, com 85% relatando aquisições algumas vezes por mês.

Entre os fatores mais citados para a escolha de uma loja online estão a facilidade de navegação, a qualidade das imagens dos produtos e a presença de descrições detalhadas. No recorte de gênero, 70% das mulheres apontaram esses elementos visuais como fundamentais na hora de decidir pela compra, reforçando o papel da apresentação nas categorias de moda e vestuário.

Nesse contexto, setores como o de moda feminina têm se adaptado ao comportamento do público digital. Peças como vestidos longos de festa, por exemplo, aparecem com destaque em catálogos online de diferentes marcas, atendendo a um consumidor que valoriza não apenas a estética, mas também a clareza das informações e a confiabilidade do ambiente de compra.

A pesquisa também evidenciou a importância da personalização na experiência de consumo. Mais de 66% dos entrevistados afirmaram preferir comprar em sites que apresentam sugestões baseadas em preferências anteriores. Esse comportamento impacta diretamente o planejamento das marcas, que passaram a investir em algoritmos e ferramentas para entender padrões de navegação e consumo.

Outro ponto abordado diz respeito à confiança. Apenas 20,7% dos consumidores disseram confiar plenamente nas informações fornecidas por e-commerces. A maioria ainda busca validação externa, como avaliações de clientes e selos de segurança. Para consumidores acima dos 50 anos, a preocupação com proteção de dados é ainda mais intensa, com 78% indicando essa barreira como um obstáculo para realizar compras online com maior frequência.

O estudo também mostra que datas promocionais, como a Black Friday, seguem influenciando o comportamento de compra. Entre os entrevistados da Geração Z, 71,7% declararam esperar esse tipo de ocasião para realizar compras com descontos mais vantajosos.

Mesmo com os avanços tecnológicos e o crescimento do digital, o contato humanizado e a comunicação clara ainda são altamente valorizados. Quando o assunto é atendimento, 37,4% dos participantes disseram não se sentirem confortáveis com interações completamente automatizadas. Isso aponta para a necessidade de equilibrar inovação com sensibilidade no relacionamento com o cliente.

A pesquisa reforça que o comportamento de compra no ambiente digital está em constante transformação, e que fatores como imagem, contexto e clareza informacional exercem influência direta na experiência do usuário. Marcas que atuam com moda e vestuário, especialmente em nichos como o de roupas sociais femininas, têm acompanhado essas mudanças com atenção, ajustando narrativas visuais e a forma de apresentar peças como vestidos longos de festa para melhor se conectar com seus públicos.



Arte digital e games ganham espaço em exposição interativa em Goiânia

Entre os dias 5 de junho e 8 de agosto de 2025, a Galeria Alois Feichtenberger, no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), sediará a exposição “Josh Journey: A Arte por Trás do Game”, iniciativa que propõe uma imersão no universo criativo do jogo “Josh Journey: Totens da Escuridão”. A mostra apresentará ao público os bastidores do desenvolvimento do game, incluindo ilustrações, animações e fases do processo de produção.

Com curadoria de Michelle Santos e produção executiva do Província Studio, a exposição reunirá 20 telas em alta resolução (impressas em fine art) com ilustrações originais dos personagens e cenários do jogo, três estações interativas de gameplay, além de telões com vídeos que evidenciam as etapas de criação, desde o conceito inicial até a versão final. A ação busca fomentar a valorização da arte digital e estimular o interesse por carreiras ligadas à animação e ao desenvolvimento de jogos.

O projeto também incluirá atividades formativas voltadas a estudantes, artistas e profissionais do setor. Estão previstas palestras como “O Processo Criativo de Produção de um Game” e “Maximizando Oportunidades: A Experiência do Província em Negociações”, além do workshop “5 Princípios Indispensáveis na Animação”, que será realizado em junho de 2025 no HUB Goiás.

Com público estimado em cerca de 2 mil visitantes ao longo do período, a exposição contará com recursos de acessibilidade, como QR Codes com audiodescrição, placas em Braille, vídeos com legendas e tradução em Libras. Grupos escolares também terão acesso a mediações guiadas, visando ampliar o entendimento sobre os processos criativos e técnicos envolvidos na produção de um jogo digital.

O jogo “Josh Journey: Totens da Escuridão”, disponível nas plataformas Steam, Xbox Store, PlayStation Store e Nintendo eShop, é uma produção independente brasileira que tem ganhado visibilidade internacionalmente, com participação em eventos e festivais como a BGS (Brasil Game Show), BIG Festival, Prêmios Quirino e NYX Game Awards. Seus criadores, os irmãos Guilherme e Iuri Araújo, são mestres em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possuem formação complementar na GOBELINS Paris, uma das escolas de animação mais prestigiadas do mundo.

“Acreditamos que os games são uma poderosa forma de arte, que mistura narrativa, música, ilustração e programação. Mostrar esse processo ao público é uma forma de valorizar todo o trabalho criativo por trás da tela”, afirma Guilherme Araújo, ilustrador e cofundador do Província Studio.

Para Iuri Araújo, também cofundador do estúdio e responsável pela animação do jogo, “a exposição é uma oportunidade de inspirar jovens artistas e desenvolvedores que desejam ingressar na indústria criativa. Queremos compartilhar o que aprendemos ao longo dos anos e abrir caminhos para novas produções brasileiras”.

A iniciativa é realizada com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult GO) e do Governo de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e propõe-se a fortalecer o reconhecimento dos games como expressão artística legítima e parte integrante da produção cultural contemporânea em Goiás.



Segmento de brindes personalizados investe em tecnologia

O mercado de brindes promocionais tem incorporado novas tecnologias como forma de agregar valor às ações de comunicação e aumentar a percepção de marca. Técnicas como impressão UV 360°, gravação a laser, impressão digital de alta resolução e a integração com QR Codes estão entre os recursos mais adotados por empresas do setor para personalização e interatividade.

Segundo o relatório Ad Impressions Study 2023, divulgado pelo Advertising Specialty Institute (ASI), 63% dos consumidores mantêm brindes por pelo menos um ano, e itens como copos reutilizáveis geram em média mais de 3.100 impressões durante sua vida útil, reforçando sua eficácia em campanhas de branding.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, explica que esses avanços são estratégicos. “As marcas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do consumidor. A personalização tecnológica permite oferecer um produto que é, ao mesmo tempo, útil, visualmente marcante e conectado a uma narrativa institucional”, afirma.

A impressão UV 360° é usada principalmente em superfícies cilíndricas, como copos e squeezes, enquanto a gravação a laser é aplicada em materiais metálicos e kits corporativos, garantindo acabamento durável e sofisticado.

Além disso, a utilização de QR Codes em brindes tem se mostrado eficaz para aproximar o público do ambiente digital. De acordo com o estudo The Future of QR Codes 2023, publicado pela Statista, mais de 89 milhões de usuários nos Estados Unidos escanearam QR Codes em 2023, demonstrando o crescimento da ferramenta em ações promocionais e estratégias de engajamento.

Pereira comenta que a funcionalidade digital agrega rastreabilidade. “Ao escanear o código, o consumidor acessa páginas promocionais, vídeos, formulários ou cupons. Isso conecta o brinde físico ao conteúdo online da marca e permite mensurar resultados”, explica.

O executivo também destaca o uso de softwares de mockup 3D, que vêm sendo adotados por fornecedores para facilitar a pré-visualização dos produtos. “Esse recurso permite ao cliente aprovar detalhes como layout, cores e posicionamento do logotipo antes da fabricação, evitando retrabalho e reduzindo prazos”, afirma.

Com consumidores cada vez mais atentos à originalidade dos brindes, o uso de tecnologia tende a se consolidar como diferencial competitivo. “O público valoriza exclusividade, design funcional e conexão com os valores da marca. O uso de tecnologia na criação de brindes atende exatamente a essa expectativa e posiciona a empresa de forma moderna e relevante”, conclui.



Estudo analisa impacto psicológico dos brindes em decisões

O uso de brindes promocionais tem se consolidado como estratégia de marketing voltada à aproximação com o consumidor. Ao oferecer itens gratuitos, empresas buscam não apenas promover sua marca, mas também gerar vínculos emocionais e influenciar decisões de compra.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, afirma que a percepção de valor associada aos brindes está diretamente relacionada à utilidade do item e ao tempo em que ele permanece com o consumidor. “Quando o brinde é funcional e personalizado, ele tende a ser usado com mais frequência, reforçando a presença da marca de forma espontânea”, explica.

O executivo também destaca o impacto da exclusividade. “Campanhas que envolvem brindes com tiragens limitadas ou design diferenciado despertam senso de urgência e desejo. A escassez bem planejada aumenta a taxa de engajamento nas ações promocionais”, comenta Pereira.

Outro ponto abordado é o princípio da reciprocidade, conhecido no campo da psicologia social como a tendência de retribuir um gesto recebido. Pereira observa que, ao receber um brinde inesperado, o consumidor passa a ter uma relação mais favorável com a marca. “Esse vínculo emocional é um ativo que influencia no retorno à loja, na fidelização e até mesmo na recomendação espontânea”, afirma.

De acordo com o Ad Impressions Study 2023, realizado pelo Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais como copos reutilizáveis geram, em média, 3.162 impressões ao longo de sua vida útil. O relatório também revela que 63% dos consumidores mantêm esses produtos por pelo menos um ano, o que reforça sua eficácia no fortalecimento da marca.

Segundo Pereira, o uso de tecnologias de personalização também influencia na eficácia das campanhas. “A gravação UV 360° em copos e squeezes, por exemplo, permite maior aproveitamento da área de impressão e gera impacto visual. Isso aumenta o valor percebido e diferencia a ação em relação à concorrência”, explica.

O CEO reforça que ações promocionais com brindes precisam estar alinhadas ao plano de comunicação das empresas. “O brinde, quando integrado à estratégia de marketing e pensado para o perfil do público, torna-se uma ferramenta eficaz de aproximação, reconhecimento e reforço institucional”, conclui.



Técnicas com laser avançam em tratamentos odontológicos

O mercado global de terapia a laser foi avaliado em 5,22 bilhões de dólares em 2024 e está projetado para atingir 7,95 bilhões de dólares até 2032, com um crescimento anual de 5,4%, segundo o Data Bridge Market Research. Esse crescimento reflete a crescente adoção da laserterapia em diversas especialidades médicas, incluindo a odontologia, devido aos seus efeitos secundários mínimos, natureza não invasiva e capacidade de atingir tecidos específicos com elevada precisão.

De acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o uso de tecnologias a laser na odontologia tem se expandido no Brasil, impulsionado por avanços científicos e pela busca por tratamentos menos invasivos. Segundo o Conselho, a laserterapia, que utiliza fontes de luz como lasers e LEDs de diferentes potências, tem sido aplicada em diversas especialidades odontológicas, promovendo benefícios terapêuticos e regenerativos.

A presidente da Câmara Técnica de Laserterapia do CROSP, Dra. Marina Bello, explica que a biofotônica, termo que engloba o uso de diferentes fontes de luz além dos lasers tradicionais, tem ganhado destaque por sua capacidade de tratar, prevenir e até diagnosticar doenças bucais.

A cirurgiã-dentista esclarece que cada tipo de luz tem características específicas como comprimento de onda e potência, os quais são ajustados conforme o objetivo do tratamento. Esses procedimentos podem ser aplicados para alívio de dor, aceleração de cicatrização, controle de inflamações, remoção de tecidos dentais (esmalte e dentina), tecido ósseo ou tecido mole (como gengivas) e biópsias.

“Quem sofre com dor muscular e na Articulação Temporomandibular (ATM), com inflamação gengival, mucosite oral ou quem tem sensibilidade dentária pode fazer uso da laserterapia. Ela pode ser usada também na remoção seletiva de cárie, preservando a vitalidade do dente, e na remoção de facetas e lentes de contato dentais, preservando os dentes de desgaste adicionais”, explica.

Para cada tratamento é indicado um tipo de laser. “Em casos de remoção de lesão de cárie, por exemplo, os lasers de alta potência de érbio são os recomendados a fim de favorecer a preservação da estrutura sadia e a manutenção da vitalidade pulpar em lesões profundas”, diz a especialista.

Já os lasers de diodo, segundo a Dra. Marina, são aplicados em cirurgias sem sangramento, que frequentemente dispensam suturas e oferecem pós-operatórios mais confortáveis, com menor necessidade de anti-inflamatórios.  

A fotodinâmica, por sua vez, associa um fotossensibilizador à aplicação de luz para o tratamento de infecções, incluindo as complexas e resistentes a antibióticos tradicionais, além de lesões necróticas. “Estudos recentes têm mostrado que a terapia fotodinâmica é capaz de prevenir a osteonecrose (morte de tecido ósseo devido à falta de suprimento sanguíneo) em pacientes em tratamento com medicamentos para osteoporose e câncer, quando realizada no momento da cirurgia”, complementa.

De acordo com a profissional, o laser é indicado para todas as idades — desde bebês até idosos — e em tratamentos de pacientes com dor de origem muscular, no pós-operatório, com acometimento de tecidos nervosos como nevralgia e paralisia facial. “Pacientes em tratamento de feridas na boca como herpes, aftas e lesões, também podem realizar o procedimento com laser”, afirma a Dra. Marina. 

Cuidados 

Mesmo com o impacto positivo do laser nos tratamentos odontológicos, a cirurgiã-dentista ressalta que seu uso deve ser evitado sobre áreas de lesões sem diagnóstico e de tumor maligno ativo e que a aplicação do laser deve ser feita por um cirurgião-dentista habilitado em laserterapia. 

“No Brasil, a laserterapia é regulamentada pelos Conselhos Regionais de Odontologia e no CROSP existe a Câmara Técnica dedicada exclusivamente a ela, reforçando sua importância crescente no cenário odontológico”, observa a Dra. Marina Bello. 

Para finalizar, a cirurgiã-dentista destaca que o uso de lasers de baixa ou alta potência representa uma odontologia mais tecnológica, eficiente e centrada no bem-estar do paciente. 



Dom Brejas conquista pelo terceiro ano o Kings Day Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo, o bar Dom Brejas, de Campinas, conquistou o Kings Day Brasil, competição criada há três anos pela cervejaria holandesa, com o objetivo de premiar bares e restaurantes com maior volume de vendas de chope da marca e engajamento de clientes. O título também mantém a casa da Região Metropolitana de Campinas (RMC) como maior vendedora de chopp Amstel do Brasil. Neste ano de 2025, a competição teve a participação de mais de 200 casas de todo o Brasil.

Para escolher os vencedores, o Kings Day Brasil levou em consideração três critérios: quantidade de chope vendido no período da disputa, em abril (50% da pontuação final), troca de chope no May Bar (na compra de um chope o cliente ganha um King coin — bolacha de chope — e juntando cinco moedas troca por um copo colecionável) e engajamento do estabelecimento em mídias sociais.

Em 2025, o Dom Brejas conquistou o título pela terceira vez — desde a criação da premiação no Brasil. O bar de Campinas vendeu no período da disputa mais de 30 mil copos de Amstel, além de receber a melhor pontuação de engajamento dos clientes, outro fator que pesou na classificação final.

Robson Franco Ramos (Dino), sócio-fundador do Dom Brejas, conta que conquistar o tricampeonato é um feito histórico para o estabelecimento. “O Kings Day é muito concorrido, pois envolve bares e restaurantes de todo o Brasil, e levar o título desde sua criação é algo importante para nós e toda a equipe de colaboradores, gerentes e diretores, que se empenharam para essa conquista”, conta ele.

“Esse campeonato vem crescendo no Brasil e ganha popularidade e peso com a participação de grandes estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Hoje Campinas é destaque, mais uma vez, o que mostra a força das vendas no interior de São Paulo”, acrescenta Ramos.

Priscila Sigolo Germano, sócia do Dom Brejas, acrescenta “que os títulos dos dois anos anteriores aumentaram as expectativas da casa e de todos os colaboradores, mas o objetivo de conquistar o tricampeonato foi alcançado”, afirma. “Desde o encerramento da edição 2024 já estávamos nos preparando e engajados para trazer esse título inédito para a região”, complementa ela.



Campanhas sazonais com brindes elevam vendas no varejo

Campanhas sazonais realizadas entre outubro e janeiro movimentam o setor varejista brasileiro. Com o objetivo de ampliar os resultados nesse período, empresas adotam a oferta de brindes personalizados como estratégia promocional em datas como Black Friday, Natal, Ano Novo e início do ano letivo.

A prática combina ações de incentivo com itens funcionais, reforçando a identidade da marca. Segundo o Ad Impressions Study 2023, divulgado pela Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais como copos reutilizáveis, canetas e mochilas geram milhares de impressões ao longo de sua vida útil e são eficazes para aumentar a lembrança de marca e o engajamento com o público.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, afirma que a organização prévia é um dos principais fatores de sucesso. “As datas sazonais concentram um grande volume de pedidos. O desempenho da campanha está diretamente ligado ao alinhamento entre o público-alvo, o tipo de brinde e a capacidade de entrega dentro do prazo”, explica.

Com base na demanda de clientes atendidos, Pereira relata que durante a Black Friday os itens mais solicitados são copos reutilizáveis, sacolas ecológicas e acessórios tecnológicos. Já no Natal, a preferência é por kits temáticos, como agendas, garrafas térmicas e estojos personalizados.

Para o período de volta às aulas, instituições de ensino e redes de papelaria priorizam mochilas com identidade visual, cadernos customizados e estojos escolares. Esses itens, segundo ele, “funcionam como ferramentas de relacionamento e incentivo à fidelização”.

Ainda segundo o executivo, a integração entre o ambiente físico e digital tem ampliado o alcance das campanhas. “Muitas empresas estão utilizando brindes em ações online, como sorteios em redes sociais ou campanhas vinculadas ao e-commerce. Essa estratégia aumenta o engajamento e cria oportunidades de contato com novos públicos”, comenta.

De acordo com o Ad Impressions Study 2023, realizado pelo Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais como copos reutilizáveis geram, em média, mais de 3.100 impressões ao longo de sua vida útil. O estudo também mostra que 63% dos consumidores mantêm esses itens por pelo menos um ano, o que reforça sua eficácia na promoção e lembrança de marca.

Pereira recomenda que a produção e a logística de entrega sejam planejadas com no mínimo 60 dias de antecedência. “Esse tempo permite personalizações mais complexas, melhor controle de estoque e evita imprevistos com fornecedores e transporte”, afirma.

Com o fortalecimento do marketing de experiência, ações com brindes seguem entre as estratégias adotadas por empresas que buscam diferenciação em períodos de alta concorrência no varejo.



Impressão digital e IA impulsionam setor gráfico

A indústria gráfica está passando por uma transformação significativa impulsionada pela digitalização, automação e inteligência artificial (IA). O que antes era um setor majoritariamente analógico, com processos longos e pouco flexíveis, agora incorpora tecnologias que permitem personalização em escala, redução de desperdícios e maior agilidade na produção.

De acordo com divulgação da Print Industry News, mídia especializada no setor de impressão, a adoção da impressão digital deve se intensificar ao longo da próxima década e atingirá um valor de US$ 251,1 bilhões em 2035, quase 50% a mais do que em 2025. parte desse crescimento acontecerá por meio de máquinas que podem substituir as plataformas analógicas tradicionais. 

Esse movimento abre espaço para negócios de todos os tamanhos, de grandes fornecedores industriais a gráficas independentes. Um exemplo é o profissional Gilmario Pereira de Sousa, que atua há 25 anos no setor de comunicação visual e tem acompanhado de perto essa transição tecnológica. Com uma trajetória construída na prática, Gilmario atende hoje desde pequenas demandas, como impressão de banners e adesivos, até projetos de comunicação interna para grandes empresas — entre elas, a mineradora Vale.

“Hoje consigo ajustar processos de produção para atender tanto o cliente que precisa de poucas unidades quanto empresas com grandes volumes e padrões rigorosos. A automação e os sistemas digitais nos permitem isso com mais rapidez e qualidade”, afirma.

Gilmario incorporou ao seu negócio tecnologias como impressoras digitais a laser, softwares de pré-impressão automatizados e sistemas que integram atendimento comercial ao processo produtivo. A adoção desses recursos não só melhorou o fluxo de trabalho, mas também otimizou o uso de insumos e ampliou a margem de personalização.

A inteligência artificial começa a ser utilizada em tarefas como revisão automática de arquivos, sugestões de materiais conforme a aplicação desejada e ajustes finos em layouts, gerando mais eficiência e padronização.

“O diferencial hoje está em oferecer soluções rápidas, inteligentes e alinhadas ao que o cliente realmente precisa. E, para isso, a tecnologia é uma aliada indispensável”, diz Gilmario.

Além dos ganhos em produtividade, os avanços tecnológicos têm permitido uma produção mais sustentável, com menos resíduos e maior controle sobre o consumo de energia e papel. “Não se trata apenas de imprimir com tecnologia, mas de entregar valor. A comunicação visual tem um impacto direto na identidade de uma marca, na forma como as pessoas interagem com os espaços e com os produtos. É gratificante fazer parte disso com responsabilidade e criatividade”, conclui.

 



Vistos “O” ganham ainda mais força após políticas

A busca por vistos americanos tem apresentado crescimento contínuo, segundo dados divulgados pela Panrotas, a emissão total de vistos para os Estados Unidos aumentou 4,6% em agosto de 2024. Esse é o terceiro maior número do ano e o quarto maior da história.

Para o advogado Eduardo Galvão, especialista em imigração, o crescimento da procura de visto, principalmente de 2024 para 2025, está relacionado ao cenário de maior exigência no controle migratório dos Estados Unidos e ao endurecimento regulatório sobre imigrantes imposto durante o governo Trump.

“A procura pelo visto O, por exemplo, aumentou significativamente devido às políticas imigratórias mais rígidas, que levaram muitos imigrantes a buscar soluções mais rápidas e acessíveis para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, sem precisar enfrentar os processos longos e custosos do green card, explica Galvão.

Além disso, segundo ele, o visto O está alinhado à filosofia de imigração baseada em mérito, defendida pelo ex-presidente Trump durante sua campanha e mandato.

“O visto O representa um benefício voltado para indivíduos qualificados, o que se encaixa exatamente na prioridade dada à imigração meritocrática no período”, acrescenta.

Outro fator que impulsionou a busca pelo visto foi o aumento das ações de fiscalização promovidas pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE). “O ICE intensificou operações em locais de trabalho, aumentou o número de prisões domiciliares e cancelou vistos, até mesmo de estudantes, por infrações consideradas leves, como multas de trânsito. Isso gerou uma sensação de vulnerabilidade muito maior entre os imigrantes”, relata o advogado.

Com a pressão para se regularizar, muitos optam por processos mais diretos. O tempo médio para a aprovação de uma petição de visto O-1 é de cerca de quatro meses no procedimento padrão, podendo cair para 15 dias úteis se o candidato optar pelo serviço de “Premium Processing”. Após a aprovação nos Estados Unidos, o prazo para agendamento da entrevista no consulado varia conforme o país de origem e a carga de trabalho das unidades consulares.

Outras alternativas ao visto O também têm sido consideradas, dependendo do perfil do imigrante. Entre elas, destacam-se o visto L-1 (transferência de executivos ou profissionais especializados de empresas multinacionais), o visto E-2 (para investidores de países que possuem tratado comercial com os EUA) e o visto H-1B (para ocupações especializadas que exigem ensino superior).

De acordo com Eduardo Galvão, o perfil dos imigrantes que têm buscado a regularização via vistos como o O é bastante diversificado.

“Recebemos famílias que buscam melhor qualidade de vida, profissionais que querem liberdade para fazer negócios nos EUA sem abrir mão da residência no Brasil, e pessoas que passaram anos com vistos de turista ou estudante e agora buscam entrar no mercado de trabalho americano de forma estável e segura”, comenta.

A tendência, segundo ele, é que a busca por vistos baseados em mérito continue a crescer, especialmente diante da valorização da qualificação e da regularidade no processo migratório norte-americano, impulsionada também pelas mudanças regulatórias implementadas recentemente pelo governo Trump.



Semana da Arte promovida pela Nova Acrópole aborda a riqueza da diversidade

Nova Acrópole promove em junho mais uma edição da Semana da Arte, evento internacional que acontece simultaneamente em mais de 50 países onde a escola de filosofia está presente. Este ano, a programação segue com o lema “A busca da Unidade para além das diferenças”, reunindo exposições, apresentações musicais, oficinas e palestras que celebram a diversidade como fundamento da harmonia e da beleza.

Inspirada no papel transformador da arte na vida humana, a Semana da Arte 2025 destaca o valor das diferenças como parte essencial de uma composição maior. Assim como uma orquestra é formada por instrumentos distintos que se harmonizam, ou um quadro é construído a partir de incontáveis matizes, a convivência humana também pode alcançar beleza e equilíbrio por meio do respeito à diversidade.

“A beleza se produz na harmonia dos diferentes. Este é um segredo da natureza. Não haveria vida se não houvesse diferenças. Quanto aos seres humanos, a arte ensina a ter sensibilidade, não só utilidade. Os computadores tecnicamente podem fazer muitas coisas bem melhor do que nós, contudo ele não coloca amor e não transmite vida”, comenta o Prof. Luís Carlos Marques, diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte.

Trazendo a visão de que toda segregação é ver o problema no outro, é competir sendo contrário, deste modo, às leis da natureza, a filosofia propõe reflexões sobre a importância da Ética (valores morais) e da Estética (valores da forma) para o desenvolvimento humano. “Não existe o grande e o pequeno no universo, ele é. Não há oposição na vida, tudo se complementa e está unido”, analisa o professor.

Durante o evento, a arte é tratada como um caminho de construção interior, e a conduta humana, como uma obra de arte em constante aperfeiçoamento. Na palestra A conduta moral que embeleza a vida, a professora Lúcia Helena Galvão, propõe que a verdadeira beleza se expressa em atitudes cotidianas como a integridade, a escuta atenta, o prazer em servir e a empatia. Segundo a filósofa, “esculpir a nós mesmos, tendo como modelo o ideal humano, consiste na mais perfeita e requintada das artes, que permite o nascimento de todas as demais”.

Essa reflexão se aproxima da visão apresentada por Sri Ram em sua obra Um Vislumbre da Realidade, em que compara a construção do ser humano à criação artística mais sublime: “A criação ou recriação de nós mesmos como um vaso da Verdade […] é uma arte que lida não com um objetivo limitado, mas com energias que fluem do nosso ser interior”. Para Sri Ram, essa corrente de vida interior, quando harmonizada, revela a verdadeira unidade entre sujeito e objeto, essência e expressão.

Arte imitando a vida
Através da promoção da cultura e de estudos comparados, a escola de filosofia Nova Acrópole se propõe a promover um ideal de fraternidade internacional baseado no respeito à dignidade humana, mais além das diferenças raciais, de sexo, culturais, religiosas e sociais. A ideia é que, se a arte pode impactar os seres humanos trazendo uma sensação de paz, os próprios seres humanos também podem impactar a todos com atitudes generosas.

O maestro Leandro Aguiar, na série Arte para o Dia a Dia, disponível na plataforma de streaming Acropoleplay, cita diversas manifestações artísticas e explica como a arte pode ajudar a encontrar o melhor e mais belo em cada ser humano e na vida. Comentando a música Ode à Alegria, 4º movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, por exemplo, o professor traça um paralelo entre a profundidade artística e a vida interior, destacando como ambas podem ser compreendidas com mais significado quando analisadas em sua profundidade.

As atividades da Semana da Arte buscam inspirar o público por meio de múltiplas linguagens — música, teatro, literatura, pintura, fotografia, dança — associadas a reflexões filosóficas sobre ética, identidade e humanidade. A programação envolve tanto produções de artistas voluntários quanto manifestações artísticas de convidados que compartilham o mesmo propósito: expressar por meio da arte os valores universais que unem os seres humanos para além das suas diferenças.

A Nova Acrópole é uma escola de filosofia que promove cultura e pratica o voluntariado em mais de 50 países desde 1957. A Semana da Arte é uma de suas iniciativas culturais mais tradicionais e visa aproximar o público de um ideal de fraternidade e dignidade humanas por meio da beleza e da reflexão.

Programação
A programação completa da Semana da Arte 2025 pode ser consultada no site oficial da Nova Acrópole: www.acropole.org.br. Boa parte das atividades são gratuitas e abertas ao público, com eventos locais e nacionais realizados ao longo do mês de junho.

 



Adium anuncia Vegapali, novo injetável para esquizofrenia

A Adium, farmacêutica presente em 18 países da América Latina, anuncia o lançamento no Brasil do Vegapali (palmitato de paliperidona), um medicamento injetável mensal indicado para o tratamento da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo. Com uma fórmula de liberação prolongada, a terapia chega ao mercado como alternativa para ampliar a adesão e melhorar os desfechos clínicos de pacientes que convivem com essa condição psiquiátrica crônica.  

A esquizofrenia é uma importante doença mental, caracterizada por distorções no pensamento, alucinações, delírios e déficits cognitivos, que impactam profundamente a vida social e funcional do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 24 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença — no Brasil, são aproximadamente 1,6 milhão de pessoas diagnosticadas. Trata-se de um dos transtornos psiquiátricos mais disfuncionais, responsável por cerca de 25% dos gastos totais em psiquiatria e com redução média de dez anos na expectativa de vida.  

A adesão ao tratamento ainda representa um dos maiores desafios no manejo da esquizofrenia: estima-se que 61% dos pacientes em terapia oral deixem de tomar a medicação. Essa baixa adesão está associada ao risco elevado de recaídas, hospitalizações frequentes e piora funcional, gerando impacto não só para os pacientes e famílias, mas também para os sistemas de saúde. 

Nesse contexto, o palmitato de paliperidona se apresenta como uma solução eficiente. Por ser injetável e aplicado apenas uma vez por mês, a terapia garante níveis estáveis no organismo, reduz flutuações nos sintomas e pode minimizar efeitos colaterais associados a variações de dose. Estudos apontam que seu uso reduz em até 40% as taxas de recaída e em mais de 85% a duração das hospitalizações, além de favorecer a qualidade de vida e o funcionamento diário dos pacientes.  

“A esquizofrenia ainda representa um grande desafio ao Brasil, especialmente no que diz respeito à adesão ao tratamento. É muito importante todo esforço em favor desses pacientes, especialmente com novas terapias, que ampliem as possibilidades de abordagem médica da condição”, afirma o Dr. Ary Gadelha, médico psiquiatra e coordenador do Programa de Esquizofrenia da EPM/UNIFESP (PROESQ). 

“Esse lançamento representa um avanço importante no tratamento da esquizofrenia no país”, afirma o Dr. Eduardo Issa, diretor médico da Adium no Brasil. “Sabemos que a adesão ao tratamento é um fator crítico para evitar recaídas e internações. Com uma formulação injetável de ação prolongada, oferecemos aos pacientes e médicos uma alternativa eficaz e segura, que promove estabilidade clínica e reduz os custos diretos e indiretos associados à doença.” 

A Adium espera faturar no Brasil em torno de R$ 20 milhões no primeiro ano, chegando a R$ 45 milhões no terceiro ano de comercialização do produto. Com isso, a terapia irá representar 10% do faturamento bruto da área de Sistema Nervoso Central da companhia no país, chegando a 16% no terceiro ano. Lançado inicialmente no Brasil, a terapia deve chegar em breve a outras regiões da América Latina.  

O medicamento estará disponível nas apresentações de 50 mg, 75 mg, 100 mg e 150 mg, em seringas preenchidas para aplicação intramuscular mensal. Com o lançamento, a Adium amplia o seu portfólio de terapias para saúde mental e reforça o seu compromisso de disponibilizar tratamentos inovadores e contribuir para uma melhor jornada dos pacientes com esquizofrenia no Brasil. 

 



IRPF 2025: CRCBA incentiva destinação para entidades filantrópicas do estado

Com o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2025 se aproximando do fim, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) reforça a importância da destinação de parte do imposto para entidades filantrópicas no estado.

Na Bahia, há instituições filantrópicas como o Hospital Martagão Gesteira, que é um dos maiores hospitais pediátricos filantrópicos do Norte e Nordeste; e a instituição Obras Sociais Irmã Dulce, a qual atende gratuitamente nas áreas da saúde, da educação, da ação social e assistência espiritual, visando promover a dignidade humana, entre outras entidades.

Os contribuintes podem direcionar até 6% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, municipais ou estaduais, sem nenhum custo.

A destinação pode ser feita de duas formas: por meio de doação direta ao fundo escolhido, deduzindo o valor na declaração seguinte, ou diretamente no ato do preenchimento do Imposto de Renda, respeitando o limite de 3% para cada tipo de fundo. Para a doação direta no programa da Receita Federal, é necessário gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e realizar o pagamento dentro do prazo da declaração.

O contribuinte pode direcionar o recurso diretamente para alguma entidade que tenha projetos cadastrados nos Fundos Assistenciais. Nesse caso, deve enviar o comprovante de pagamento do DARF ao e-mail da entidade, com os dados pessoais (nome, CPF, endereço e telefone) e manifestar o interesse em doar para a entidade.

O CRCBA tem desempenhado um importante papel na conscientização sobre essa possibilidade, oferecendo informações aos profissionais da contabilidade para que possam orientar seus clientes sobre essa forma de contribuição social. Com esse intuito, realizou um evento no dia 18 de fevereiro em sua sede, na capital baiana, em parceria com a Receita Federal e a presença de representantes dos fundos assistenciais do estado e dos municípios de Lauro de Freitas e Salvador. Na ocasião, os profissionais contábeis receberam orientações sobre a destinação e foram sensibilizados sobre os projetos desenvolvidos com os recursos arrecadados.

O presidente do CRCBA, o contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura, destaca a relevância dessa iniciativa: “Quem adere à destinação tem a possibilidade de ajudar entidades sociais de sua localidade, sem precisar desprender nenhum recurso extra. Essa é uma forma de exercer a solidariedade e contribuir diretamente para projetos que impactam positivamente a sociedade”.

Essa iniciativa fortalece o papel da contabilidade como ferramenta de transformação social, permitindo que os contribuintes escolham onde parte do seu imposto será aplicado, beneficiando diretamente crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode consultar o profissional contábil de sua preferência para ter mais segurança no processo.

Conteúdo audiovisual

Presidente do CRC-BA, o contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura: https://drive.google.com/drive/folders/1pHohtMPt-_ocGgi4yFc4OYkD0j0EcZKm?usp=drive_link 



Brasil ativa estratégia de IA da Microsoft com casos de uso locais

Grandes empresas brasileiras estão demonstrando usos significativos das principais tecnologias de IA da Microsoft, sinalizando uma rápida adoção futura, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft AI and Cloud Ecosystem de 2025 para o Brasil constata que o país está bem posicionado para adotar a estratégia de IA da empresa por meio de seus componentes Copilot, Copilot Devices e pilha de IA. A Microsoft possui uma forte presença e um ecossistema maduro de parceiros no Brasil, complementados por uma robusta infraestrutura nacional de TI.

“A Microsoft está levando a IA para o futuro, da especulação às aplicações práticas”, disse Bill Huber, sócio de plataformas e soluções digitais da ISG. “Empresas e parceiros do ecossistema no Brasil estão ajudando a transformar essa visão em realidade.”

O Brasil está se beneficiando da estratégia global da Microsoft de investir em mercados emergentes, com a empresa expandindo recentemente seus data centers no país, afirma o relatório. O rápido crescimento do setor de tecnologia e a importância econômica do Brasil na América Latina tornam o país um local propício para iniciativas significativas de IA. Com base nas lições aprendidas com as iniciativas da Microsoft em países em desenvolvimento, como a Índia, há um forte potencial de IA em setores como agronegócio, serviços financeiros e saúde.

O ISG espera uma adoção crescente de soluções baseadas em IA no Brasil por grandes empresas e setores tecnologicamente avançados no curto prazo, seguidas por empresas de médio porte que usam ferramentas Copilot no médio prazo e, possivelmente, uma transformação dos negócios brasileiros no longo prazo.

Espera-se que as organizações no Brasil utilizem os recursos do Copilot como uma interface universal de IA para gerar impactos significativos nos negócios por meio da adaptação linguística e cultural, afirma o ISG. Ao usar o Copilot para realizar processamento de linguagem natural em português brasileiro e compreender contextos culturais únicos, as empresas podem mudar a forma como os usuários interagem com a tecnologia e obter uma vantagem competitiva significativa. Algumas grandes empresas já utilizam o Copilot para otimizar processos específicos do Brasil, incluindo atendimento ao cliente, conformidade regulatória automatizada e gerenciamento de projetos adaptadoàcultura local.

No clima tropical do Brasil, algumas grandes empresas recorreram aos data centers locais da Microsoft para processamento de IA, pois operam com energia renovável e utilizam novas tecnologias de resfriamento, afirma o relatório. A estratégia de dispositivos híbridos da Microsoft, que permite o uso de PCs com unidades de processamento neural (NPUs) integradas, provavelmente será importante para o uso da IA ​​no Brasil, onde a infraestrutura de internet é distribuída de forma desigual.

“A IA tem um potencial significativo para ajudar as empresas a prosperar na cultura, infraestrutura e ambiente regulatório únicos do Brasil”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Empresas e fornecedores de serviços já aproveitaram os pontos fortes da IA ​​da Microsoft para concretizar essa visão.”

O relatório também examina outras tendências relacionadasàMicrosoft no Brasil, incluindo uma comunidade de desenvolvedores do GitHub em rápido crescimento e o foco crescente dos fornecedores em soluções verticais do setor.

Para mais insights sobre os desafios empresariais relevantes para os serviços e soluções da Microsoft no Brasil, além dos conselhos do ISG para lidar com eles, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft AI and Cloud Ecosystem de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 45 fornecedores em seis quadrantes: Managed Services for Azure — Large Accounts, Managed Services for Azure — Midmarket, Microsoft 365 Services — Large Accounts, Microsoft 365 Services — Midmarket, Power Platform Services e AI Services for the Microsoft Clouds.

O relatório aponta Brasoftware, Kumulus e TIVIT como Líderes em todos os seis quadrantes. Ele aponta SoftwareOne como Líder em cinco quadrantes e Accenture, Dedalus e Processor como Líderes em quatro quadrantes cada. Ele aponta Ingram Micro e Lattine como Líderes em três quadrantes cada. BlueShift, Dell Technologies, Kyndryl e Teltec Solutions são Líderes em dois quadrantes cada. AlfaPeople, Best.Projects, Cloud Target, ITCore e Smart Consulting são Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a UPBI foi nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição do ISG — em dois quadrantes. Capgemini, Cloud Target, DXC Technology e Qualiserve foram nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em Best.Projects, Processor e Qualiserve.

Na área de experiência do cliente, a HCLTech foi nomeada ISG CX Star Performer global em 2024 entre os fornecedores do ecossistema Microsoft. A HCLTech obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voz do Cliente da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft AI and Cloud Ecosystem 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contato:

Press Contacts:

Laura Hupprich, ISG

+1 203 517 3132

laura.hupprich@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



Relatório da NIQ revela tendências mundiais de saúde e bem-estar para 2025

A NielsenIQ (NIQ) lançou hoje seu Relatório Mundial sobre Estado da Saúde e Bem-Estar 2025: Navegando pela mudança das tendências de saúde para escolhas do estilo de vida, o primeiro relatório do gênero da NIQ a examinar os comportamentos emergentes do consumidor quantoàsaúde e ao bem-estar. As descobertas incluem análises regionais aprofundadas em 19 países, com foco em temas importantes como confiança e influência, nutrição, perda de peso, bem-estar mental, tecnologia em saúde e compras conscientes em saúde e bem-estar.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250527442765/pt/

Segundo a NIQ, os consumidores estão cada vez mais fazendo escolhas para sua saúde futura: 70% dos consumidores em todo o mundo acreditam que são proativos em administrar sua saúde e 57% agora priorizam “envelhecer bem” mais do que há cinco anos. Como resultado, 55% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de US$ 100 por mês em melhor nutrição, autocuidado, saúde física e mental e muito mais. Contudo, os consumidores estão cada vez mais céticos quanto às indicações de saúde. A nível mundial, 82% dizem que os rótulos dos produtos de saúde e bem-estar precisam ser mais transparentes e fáceis de compreender, e 25% dizem que a falta de confiança de que produtos ou serviços de bem-estar serão eficazes os impede de fazer escolhas de vida mais saudáveis.

“Para prosperar no mercado do bem-estar em evolução, as marcas devem ir além da inovação de produtos para oferecer clareza, transparência, acessibilidade e confiança”, disse Marta Cyhan-Bowles, Diretora de Comunicações e Chefe de Marketing Global do COE. “Os consumidores estão prontos para investir em seu bem-estar, mas precisam de orientação. As empresas precisam garantir que seus produtos sejam acessíveis, rotulados de modo transparente e tenham preços competitivos para conquistar a fidelidade do consumidor.”

Principais tendências de consumo em saúde e bem-estar em 2025

Para captar as mudanças nas preferências dos consumidores e o que significa viver bem, os fabricantes e varejistas devem se conectar com os consumidores atuais, mais bem informados e com uma mentalidade holística, de forma que tenham foco em suas prioridades.

Nutrição e saúde intestinal estão impulsionando escolhas saudáveis ​​de alimentos e bebidas:

Metade (53%) dos consumidores em 19 países pesquisados ​​afirmam que planejam comprar mais alimentos ricos em fibras em 2025, enquanto cerca de 40% planejam comprar mais superalimentos, alimentos vegetais ricos em proteínas ou alimentos probióticos.

Os medicamentos contra obesidade (AOMs) estão transformando a administração da perda de peso:

Mais da metade (54%) dos consumidores dão mais importância ao peso corporal saudável,àforma física e ao tônus ​​muscular agora do que há cinco anos. Quatro em cada dez (43%) consideraria tomar AOMs se recomendado pelo seu médico, mas 63% não estão familiarizados com os medicamentos a nível mundial.

A tecnologia referenteàsaúde é uma área de crescimento no mercado internacional de tecnologia de consumo e bens duráveis:

Três quartos (74%) dos consumidores preferem um produto de tecnologia com recursos extras de saúde e bem-estar a um sem. Quase dois terços (63%) acreditam que os produtos de tecnologia com foco na saúde são eficazes para ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar, e 57% dizem que usariam um aplicativo ou dispositivo de detecção que garanta que os produtos comprados estejam alinhados com suas prioridades pessoais de saúde.

Os consumidores estão se concentrando em autocuidado e bem-estar:

Quase dois terços (63%) dos consumidores priorizam dormir bem e cuidar da saúde mental mais do que há cinco anos. Eles também planejam praticar mais atividades, como passar tempo na natureza (60%), massagem e relaxamento muscular (40%), ioga e meditação (35%), ou aromaterapia (24%).

Compra consciente – A demanda mundial por produtos socialmente responsáveis ​​vem aumentando:

O bem-estar pessoal e a responsabilidade social estão cada vez mais interligados nas perspectivas dos consumidores. De fato, 70% dos clientes entrevistados afirmam acreditar que é “importante” ou “muito importante” que os produtos de saúde e bem-estar que compram também sejam ecológicos e/ou produzidos de modo ético (por exemplo, comércio justo, sem crueldade com animais, maior bem-estar animal) e 71% estão dispostos a pagar mais por produtos de bem-estar com estes atributos.

Principais conclusões para marcas

Fabricantes e varejistas devem abordar as preocupações centrais dos consumidores quanto ao custo eàdisponibilidade de opções mais saudáveis, bem como seu desejo por informações autênticas, claras e detalhadas sobre os produtos. As marcas também podem conquistar a fidelidade de segmentos-chave, além do potencial de qualidade premium, ao garantir que todo o seu portfólio de produtos tenha foco no bem-estar, além de ser de origem ética, ambientalmente responsável e socialmente consciente.

Sobre o Relatório Mundial sobre Estado da Saúde e Bem-Estar 2025

Este relatório emblemático tem foco nas forças mundiais que estão moldando as necessidades em desenvolvimento dos consumidores e nas descobertas sobre a conscientização, aspirações, motivações, barreiras e intenções de compra futuras dos consumidores quantoàsaúde e ao bem-estar. Para compreender como estas tendências vem impactando seu mercado local, baixe uma cópia gratuita do relatório mundial e um ou mais dos cinco Regional Insights Companions que se aprofundam em mercados específicos na Ásia-Pacífico; Europa, Oriente Médio e África; América Latina; América do Norte; e Europa Ocidental.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa do Relatório Mundial sobre Saúde e Bem-Estar 2025 da NIQ foi realizada em janeiro e fevereiro de 2025. Quase 19.000 consumidores adultos foram entrevistados online nos seguintes 19 países: Brasil, Canadá, China, República Tcheca, França, Alemanha, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Países Baixos, Polônia, África do Sul, Espanha, Turquia, EAU, Reino Unido e EUA. Os dados refletem a população adulta que compra alimentos em cada país.

Sobre a NIQ

A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder em inteligência de consumo, proporcionando a compreensão mais completa do comportamento de compra dos consumidores e revelando novos caminhos para o crescimento. A NIQ se uniuàGfK em 2023, reunindo dois líderes do setor com um alcance global inigualável. Nosso alcance global abrange mais de 90 países, cobrindo aproximadamente 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos globais de consumo. Com uma leitura holística do varejo e os insights mais abrangentes sobre o consumidor – fornecidos com análises avançadas com uso de plataformas de última geração –, a NIQ oferece o Full View™.

Para mais informações, acesse www.niq.com

© 2025 Nielsen Consumer LLC. Todos os direitos reservados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20250527442765/pt/2476031/19/NIQ-Global_Health_Wellness_report.mp4
Contato:

Patricia Ratulangi

patricia.ratulangi@nielseniq.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ESET alerta para golpe de phishing com páginas falsas de empresas reais

A ESET identificou uma campanha de phishing que usa uma nova técnica para enganar vítimas e roubar informações pessoais e confidenciais, como senhas e dados bancários. Ao contrário dos golpes tradicionais, esse ataque utiliza páginas falsas dinâmicas que se adaptam automaticamente ao alvo, tornando o golpe mais realista e difícil de ser detectado pelos usuários.

O phishing é um tipo de ataque em que o criminoso se passa por uma empresa ou serviço confiável para induzir a vítima a fornecer dados sensíveis. No caso dessa nova campanha, os criminosos enviam e-mails com links que direcionam para sites falsos, mas que importam logos e informações oficiais de serviços externos, criando páginas de login personalizadas para cada empresa alvo. Além disso, o endereço de e-mail da vítima é preenchido automaticamente nos formulários, o que aumenta a sensação de legitimidade.

Segundo Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET no Brasil, “o phishing dinâmico é uma evolução dos golpes tradicionais. Ele usa tecnologia para deixar as páginas falsas muito parecidas com as originais, o que confunde até usuários atentos”. Ao inserir a senha, a vítima tem seus dados enviados em tempo real aos criminosos, e é redirecionada para o site legítimo da empresa, dificultando a percepção do golpe.

Esses tipos de campanhas foram mencionadas pela equipe da RiskIQ, especialmente em relação a uma ferramenta chamada LogoKit, que facilita a criação rápida e convincente de páginas falsas de login, além de plataformas em nuvem para hospedagem, como Firebase e GitHub, o que dificulta a identificação e remoção dos sites maliciosos.

Para reduzir os riscos desse tipo de ataque, a ESET recomenda que empresas e usuários adotem medidas como a autenticação em dois fatores (MFA), que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login, dificultando o uso indevido de credenciais roubadas.

“Os cibercriminosos continuam evoluindo suas técnicas, utilizando tecnologias originalmente desenvolvidas para melhorar a experiência do usuário, mas que acabam sendo destinadas para fins maliciosos. A atenção constante e a implementação das melhores práticas de segurança são essenciais para proteger dados e sistemas”, alerta Barbosa.



Bebidas sem álcool ganham espaço em bares e gôndolas

O segmento de bebidas sem álcool vêm respondendo de forma dinâmica à tendência global de busca por mais saúde e bem-estar. Para suprir a demanda crescente, além de alternativas aos néctares e refrigerantes que atendem ao público abstêmio em busca de menos açúcar e conservantes, a indústria tem colocado no mercado uma série de novidades. São cervejas, vinhos, destilados e coqueteis não etílicos, que impulsionam as vendas.

As bebidas alcoólicas seguem sendo um mercado trilionário. Neste ano, a expectativa é de que as vendas em todo o mundo alcancem US$ 1,7 trilhão, e sigam crescendo 2,46% ano, até 2029, de acordo com estudos da Statista. “Mas os jovens, preocupados com questões como saúde mental e bem estar, estão buscando um estilo de vida mais equilibrado, sem abrir mão de sabor e de hábitos arraigados de socialização”, afirma Fabiano Zettel, sócio da Moriah Asset, veículo de investimento brasileiro especializado no segmento de saúde e bem-estar.

No Brasil, assim como em países como os Estados Unidos, a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, bebe menos e com menor frequência que gerações anteriores. É o que indicam diferentes estudos. O Relatório Covitel, de 2023, por exemplo, mostrou que o percentual de brasileiros entre 18 e 24 anos que consomem álcool três ou mais vezes por semana caiu de 10,7%, antes da pandemia, para 8,1%, em 2023. Outro levantamento, da Mind & Hearts, do grupo HSR Specialist Researchers, mais recente, indica que 36% da Geração Z bebe no máximo uma vez por mês, enquanto nas gerações Y e X o percentual cai para 32%.

A moderação no consumo de álcool é uma tendência global e tem o Brasil como um dos protagonistas. Mundialmente, a previsão é de que as vendas de bebidas não alcoólicas cresçam 7% ao ano, até 2028, adicionando mais de US$ 4 bilhões ao mercado anualmente, de acordo com a IWSR, principal empresa global de análise e dados sobre o mercado de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. É um percentual quase duas vezes maior que o de crescimento das alcoólicas. No Brasil, a expectativa é de expansão de 10% ao ano, três vezes maior.

O país já é o segundo maior mercado de cervejas sem álcool do mundo. Em 2018, ocupava a sétima posição. Hoje, perde apenas para a Alemanha, segundo a World Brewing Alliance (WBA), associação global que representa a indústria cervejeira.

Em supermercados e empórios, há grifes locais de Gin, como a Nulla; vinhos, como os da La Dorni, e cervejas artesanais não etílicas, como a Etapp e a Cervejaria Campinas, além de versões zero álcool de grandes marcas (Heineken, Corona e Guinness, entre outras).

Mas o movimento não se restringe a produtos de prateleira. Nas principais capitais brasileiras, coqueteis sem álcool ganham espaço na carta de restaurantes e bares especializados, seguindo uma tendência já consolidada em metrópoles como Londres e Nova York. Em São Paulo, por exemplo, podem ser encontrados no Belô, no Guilhotina, no MoMa, no BEC Bar e na Casa do Porco, entre mais de uma dezenas de outros.

Nas unidades do Empório Frutaria, rede de restaurantes da qual a Moriah é sócia, voltado a um público que busca uma vida mais saudável, a busca por drinks sem álcool subiu em 38%, em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2024.

“São números e exemplos que demonstram as imensas oportunidades do mercado brasileiro, que tem tudo para ser protagonista nessa indústria: biodiversidade (matérias-primas para bebidas botânicas), conhecimento e experiência no agronegócio e um consumidor ávido por novidades. Cabe às empresas e a nós, investidores, capturar essa onda”, afirma Zettel.



Dove apresenta Bond Intense Repair no remake de Vale Tudo

Sucesso nos anos 80, a novela Vale Tudo retornou à TV Globo com um remake, sendo um dos principais lançamentos em comemoração aos 60 anos da emissora. Para marcar esse momento, Dove se une à trama, que estreou em março, para apresentar a linha Dove Bond Intense Repair. A parceria amplia a presença da marca ao conversar com o grande público e insere a categoria de Haircare de Dove em um contexto de alta visibilidade cultural, com ativações estratégicas em product placement, merchandising e outros formatos crossmedia. 

Ao longo da novela, personagens como Solange Duprat, interpretada por Alice Wegmann, apresentarão ao público os produtos da linha, composta por cinco produtos: shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme leave-in com proteção térmica e Óleo + Sérum Bifásico. 

Com tecnologia patenteada Bio-Protein Care™ e Peptídeo Complex, a linha Dove Bond Intense Repair atua na reparação da fibra capilar ao nível molecular desde o primeiro uso, segundo a fabricante. Os produtos contam com 7% de Peptídeo Complex e uma fórmula de absorção rápida, com foco na reconstrução capilar, controle do frizz, redução das pontas duplas e intensificação do brilho.

Como um dos patrocinadores da produção, a marca reforça sua visibilidade com a participação de Paolla Oliveira, embaixadora de Dove, que interpreta Heleninha, filha de Odete Roitman. “Essa iniciativa faz parte da estratégia da marca de se aproximar ainda mais da realidade do público, por meio de uma novela que marcou gerações e tem papel importante na história da televisão brasileira, por refletir as vivências de diferentes mulheres. Buscamos participar de conversas relevantes do dia a dia, tangibilizando os produtos da linha como aliados na reparação e no tratamento dos cabelos, para que nenhuma mulher precise se privar de viver intensamente. Com expectativa do público em relação ao remake, conseguimos dar ainda mais protagonismo à linha Bond Intense Repair, ao evidenciar a tecnologia de seus produtos e apresentar Dove como uma das marcas atuantes no segmento de cuidado e reparação capilar, enquanto buscamos uma conexão direta com os consumidores”, destaca Mariana Martins, Diretora de Marketing de Dove Hair.



MAG Group e CITIC Limited assinam memorando de entendimento para o desenvolvimento do “Keturah Ardh” de USD 6 bilhões em Dubai

Em um passo histórico que deverá moldar significantemente o cenário de imóveis de luxo em Dubai, o MAG Group e a CITIC Limited, um dos maiores conglomerados estatais da China, anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento (MoU, Memorandum of Understanding) para o desenvolvimento do Keturah Ardh, um projeto visionário de USD 6 bilhões abrangendo 18,47 milhões de pés quadrados no primeiro distrito Al Rowaiyah de Dubai.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250527203368/pt/

Moafaq A. Al Gaddah, Founder and Chairman of MAG Group Holding and Yang Jianqiang, Chairman of CITIC Limited. (Photo: AETOSWire)

Moafaq A. Al Gaddah, Founder and Chairman of MAG Group Holding and Yang Jianqiang, Chairman of CITIC Limited. (Photo: AETOSWire)

A cerimônia de assinatura reuniu duas potências financeiras: o MAG Group Holding, com um portfólio avaliado em USD 3 bilhões, vendas contínuas no valor de USD 5 bilhões e desenvolvimentos estimados em aproximadamente USD 17 bilhões; e a CITIC Limited, que gerencia ativos totais que excedem USD 1,67 trilhões. Essa colaboração marca a primeira entrada significativa da CITIC Limited no setor imobiliário premium de Dubai.

A programação do desenvolvimento indica a finalização das obras de infraestrutura e mobilização total do local até o T2 e T3 de 2025. A primeira fase, lançada sob a marca Keturah Ardh Couture Art, estreará no T4 de 2025. Espera-se que a segunda fase aconteça no T1 de 2026, com fases subsequentes que serão implementadas até 2027. Espera-se que o projeto seja concluído dentro de um prazo de dois a sete anos.

Os tamanhos dos terrenos dentro do desenvolvimento variarão de 50.000 a 200.000 pés quadrados, e o local contará com mais de 100.000 árvores com idade entre 20 a 2.200 anos, reunidas através de uma abordagem inovadora de “life-scaping” (encontro de paisagismo com a vida cotidiana).

Em seus comentários, Moafaq A. Al Gaddah, fundador e presidente do MAG Group Holding, afirmou: “Keturah Ardh exemplifica como deverá ser o futuro do modo de vida em Dubai. Nosso objetivo é criar um lugar onde as pessoas se sintam profundamente conectadas com seus arredores, com a natureza e com a comunidade, integradas na vida cotidiana”.

Yang Jianqiang, presidente da CITIC Limited, afirmou: “Nossa parceria com o MAG Group Holding foi construída com base em uma estratégia de valor a longo prazo e colaboração genuína. Ao aproveitar a vasta expertise da CITIC Limited em manufatura avançada, materiais inovadores, infraestrutura sustentável e setor imobiliário, queremos formar um destino que acolhe todas as gerações e estabelece novos padrões de referência para sustentabilidade na região”.

Alinhado com as normas ambientais internacionais, o projeto está ativamente buscando obter certificações prestigiosas, como LEED ND e o Padrão de Construção WELL, destacando o compromisso de Dubai com desenvolvimentos sustentáveis e prontos para o futuro.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Fonte:AETOSWire

Contato:

Khaled Abu Hishme

khaled@cbpr.me

Fonte: BUSINESS WIRE



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