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Oftalmologia: cirurgias podem ser soluções definitivas

Algumas cirurgias oftalmológicas proporcionam a correção definitiva de problemas de visão e eliminam a necessidade de óculos ou lentes de contato. Outros procedimentos cirúrgicos exigem acompanhamento para controle de doenças a longo prazo, e algumas intervenções cirúrgicas possibilitam a prevenção, evitando a progressão para cegueira ou perda grave da visão.

As cirurgias refrativas corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo através da remodelação da córnea com laser, um procedimento minimamente invasivo na superfície ocular que otimiza o foco da luz na retina. Já a cirurgia de catarata substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular, eliminando definitivamente a causa da perda de visão e restaurando a capacidade visual de forma eficaz e duradoura.

O Dr. Lucas Faria, médico oftalmologista, esclarece que a cirurgia refrativa é um procedimento oftalmológico rápido e seguro, e que o planejamento e a técnica mais indicados dependerão da avaliação individualizada para cada caso, enquanto a cirurgia de catarata é considerada um procedimento curativo capaz de restituir uma visão nítida, desde que não existam outras doenças oculares associadas.

“A tecnologia avançou significativamente na oftalmologia, desde o diagnóstico e planejamento, através de exames de imagens com aparelhos de alta tecnologia, aos procedimentos com a evolução do laser, inteligência artificial (IA) e robótica integrada. Essas inovações têm melhorado a segurança, previsibilidade dos resultados e conforto do paciente”, afirma o Dr. Lucas Faria.

Mais de 35 milhões de pessoas no Brasil têm algum grau de dificuldade visual, segundo o Ministério da Saúde (MS). A pasta também divulgou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam cerca de 285 milhões de pessoas no mundo com visão prejudicada. De acordo com a OMS, entre 60% e 80% desses casos poderiam ser evitados e dispõem de tratamento.

Para o Dr. Lucas Faria, os dados mostram uma grande lacuna no acesso à informação, além de uma deficiência na prevenção, no diagnóstico precoce e na oferta de cuidados oftalmológicos. “Entre as causas mais comuns da perda de visão evitável estão erros de refração não corrigidos — como miopia e hipermetropia e astigmatismo —, que podem ser tratados de forma simples e acessível, com a cirurgia refrativa a laser”, avalia.

Ainda segundo o oftalmologista, as cirurgias oftalmológicas são indicadas a pacientes que apresentam problemas de visão, como os chamados erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), ou doenças oculares graves que necessitam prevenção de progressão para cegueira ou perda grave de visão.

“A decisão para cada caso é individualizada e feita com base em uma avaliação completa, levando em consideração o grau e tipo da doença ocular, impacto da condição na qualidade de vida, resposta a outros tratamentos menos invasivos, condições de saúde geral do paciente e exames específicos, como mapeamento de retina, tomografia de córnea, biometria e campimetria visual”, explica o Dr. Lucas Faria.

Problemas se estendem para o trânsito

O número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por conta de problemas de visão em 2024 foi de 25,4 milhões, um aumento de 77% em dez anos. Em 2014, eram 14,4 milhões de motoristas que só podiam conduzir veículos com o uso obrigatório de óculos ou lentes de grau. Os dados foram divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e publicados pela Agência Brasil.

O médico pontua que doenças como glaucoma, descolamento de retina ou retinopatia diabética, que podem progredir para cegueira ou perda grave da visão, podem ser prevenidas com intervenção cirúrgica. Outro benefício das cirurgias oftalmológicas, apontado pelo especialista, é a redução de riscos associados à visão prejudicada.

“Com melhor visão, os pacientes têm menor risco de quedas, acidentes domésticos ou de trânsito — especialmente os idosos, que são mais vulneráveis. Os pacientes apresentam melhor bem-estar emocional e satisfação com a vida após cirurgias que restauram a nitidez visual. Manter uma boa visão ao longo dos anos contribui para o envelhecimento ativo, ajudando os pacientes a se manterem independentes e engajados por mais tempo”, pondera Dr. Lucas Faria.

Para mais informações, basta acessar: https://drlucasfariaoftalmo.com.br/



Carta contemplada: aquisição elimina espera do consórcio

A carta contemplada é o documento que libera o crédito para a compra de bens ou serviços dentro do sistema de consórcios — uma modalidade de compra coletiva em que pessoas contribuem mensalmente para formar um fundo comum, gerido por administradoras autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central (BC).

A comercialização da carta contemplada está prevista no artigo 13 da Lei nº 11.795/2008, que regulamenta o sistema de consórcios no Brasil, e geralmente ocorre mediante autorização da administradora do consórcio. A carta confere ao titular o poder de compra à vista do bem ou serviço previsto no contrato.

Daniel Augusto, especialista da Kontemplados, explica a principal diferença entre consórcio convencional e carta contemplada. “No consórcio convencional, o consorciado entra no grupo e espera ser contemplado, o que pode levar meses ou anos. Com a carta contemplada, o comprador está direto na etapa de compra do bem”.

O especialista esclarece que, por isso, a carta contemplada pode ser a opção mais ágil para aquisição do bem, se comparada ao consórcio convencional. “Uma carta contemplada é uma cota de consórcio que já foi sorteada ou teve lance vencedor, ou seja, já passou do período de espera e o comprador a adquire no momento de usar o crédito”.

Segundo o profissional, se a documentação estiver em dia e a administradora aprovar o cadastro do comprador, é possível comprar o bem quase de imediato. “No consórcio convencional, o consorciado depende de sorteios ou de ter o valor financeiro para dar um lance competitivo, o que pode demorar bastante”.

No primeiro trimestre de 2025, o número de contemplações cresceu 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Neste período, 485,57 mil pessoas foram contempladas, frente a 438,04 mil no mesmo intervalo de 2024. O período também registrou o maior volume trimestral de adesões ao consórcio dos últimos vinte anos, com a venda de 1,23 milhão de cotas, uma alta de 26%.

Pontos de atenção na hora de comprar uma carta contemplada

Augusto alerta sobre alguns cuidados imprescindíveis que devem ser tomados ao comprar uma carta contemplada de terceiros. “O mais importante é checar se a carta é real, válida e se não tem pendências, mas também é recomendado verificar se a administradora é autorizada pelo BC”.

O especialista orienta que os potenciais compradores peçam os documentos da cota, verifiquem o histórico de pagamento, peçam tudo por escrito e, se possível, façam a transferência diretamente com a administradora. Ele alerta para os riscos de golpes como em casos de ofertas com preços muito abaixo dos praticados.

“Ao optar por uma carta contemplada, o comprador deve evitar intermediários sem credibilidade. Também é relevante lembrar que mesmo com o crédito disponível, a administradora precisa aprovar a compra do bem, então é melhor escolher algo dentro das regras do contrato para não ter dor de cabeça depois”, aconselha o profissional da Kontemplados.

De acordo com Augusto, um ponto fundamental é compreender se a compra de cota contemplada está de acordo com o perfil do comprador. “A carta contemplada é ideal para quem precisa do bem com mais urgência, mas não quer, ou não pode, pagar à vista. Já o consórcio convencional costuma ter um custo mais previsível se for até o fim, e faz mais sentido para quem tem paciência, quer se planejar e não tem pressa”.

O profissional pontua, ainda, que a fase de documentação no processo de compra de uma carta contemplada costuma exigir mais atenção do que no consórcio convencional, especialmente em um primeiro momento.

“Como o comprador irá assumir uma cota em andamento, há processos e documentos relacionados à transferência e à aprovação do perfil pela administradora, enquanto no consórcio convencional, após a assinatura do contrato, o contratante só se preocupa com a documentação no momento da contemplação”, explica o especialista.

Augusto lembra que os valores das parcelas na carta contemplada são parecidos com os do consórcio convencional, no entanto, alguns vendedores optam por aplicar uma margem de lucro, e pode haver diferença no valor final pago em uma outra opção.

“Normalmente, as parcelas seguem a mesma base de contrato, mas na carta contemplada pode haver parcelas já pagas, o que diminui a quantidade de pagamentos a serem feitos e, consequentemente, o valor final. Por outro lado, alguns vendedores embutem um valor ‘extra’ pela carta contemplada, o que pode acabar deixando o custo final mais alto se não for bem negociado”, conclui.  

Para mais informações, basta acessar: kontemplados.com.br



Monetização é desafio, mas influencers buscam alternativas

Apenas 9% dos influenciadores brasileiros conseguem viver exclusivamente da produção de conteúdo, segundo o Censo dos Criadores de Conteúdo. A maioria precisa complementar a renda com outras atividades, o que tem levado parte desses profissionais a repensar suas estratégias de parceria com marcas.

Essa movimentação acompanha uma mudança no próprio perfil dos criadores, visto que 71% dos influenciadores brasileiros têm audiências menores, mas taxas de engajamento até 22,2 vezes superiores às de grandes perfis.

“O mercado brasileiro é altamente segmentado e baseado em confiança. O micro e nano influenciador tem uma audiência fiel, que se identifica com sua rotina e com seu conteúdo. Isso cria um ambiente muito mais propício para conversão de campanhas com propósito, não apenas de visibilidade, explica Bruno Brito, CEO da Empreender.

Segundo o executivo, esse cenário contribuiu para o desenvolvimento do Ovni, uma plataforma que conecta influenciadores e criadores de conteúdo a lojistas virtuais de forma automatizada.

“A ideia do Ovni nasceu ao observarmos que muitos criadores queriam testar produtos, criar conteúdo livremente e ganhar por resultado — e não só por post. A plataforma oferece essa liberdade, com campanhas baseadas em afiliação, pagamento por venda ou permuta, e total controle dos dois lados”, afirma.

Essa ferramenta permite criar campanhas personalizadas (com formato, remuneração e prazo definidos), acessar um painel com influenciadores segmentados por nicho, rede social e localização, gerar links rastreáveis e acompanhar dados de cliques, conversões e comissões.

A comunicação entre as partes ocorre por um chat interno, e os pagamentos são feitos automaticamente via Pix. Para os influenciadores, a plataforma também funciona como painel de desempenho, com informações sobre comissões, saldo disponível, vendas por link e avaliações anteriores.

De acordo com dados da Rakuten Advertising, campanhas comissionadas devem se intensificar em 2025, especialmente entre criadores de nicho. A pesquisa mostra que 61% dos consumidores compraram produtos recomendados por influenciadores nos últimos seis meses, sendo a credibilidade o fator mais decisivo na escolha.

Um relatório da Typeform indica que 40% dos entrevistados confiam mais em influenciadores autênticos do que em celebridades. Globalmente, 71% dos consumidores relataram arrependimento após compras feitas com base em recomendações de creators.

“O futuro do marketing de influência está menos em quem fala mais alto e mais em quem gera valor real para a audiência. E isso só é possível com relações diretas, liberdade de escolha e resultado claro para todos os envolvidos”, conclui Brito.

Para mais informações, basta acessar o site: www.empreender.com.br



Tecnologia pode ajudar gestão financeira de empresas

Independentemente do porte ou segmento, toda empresa precisa manter suas finanças sob controle para garantir sustentabilidade e crescimento. A organização financeira é parte essencial da estratégia corporativa, e negligenciá-la pode comprometer desde decisões operacionais até investimentos futuros.

Com a popularização das tecnologias digitais, surgem ferramentas acessíveis e eficazes para auxiliar o controle de caixa, emissão de cobranças, fluxo de pagamentos e tomada de decisões estratégicas. De acordo com especialistas, o uso desses recursos pode transformar a rotina administrativa e trazer mais clareza para o gestor.

“Empresas que estruturam bem o financeiro, mesmo sendo pequenas, conseguem planejar, crescer e até captar investimentos com mais segurança”, explica Ana Eliza Penedo Resende, gerente de Financeiro e RH, com formação em Engenharia de Produção e MBA em Gestão Empresarial.

Ana Eliza destaca que a tecnologia é um suporte importante, mas o verdadeiro diferencial está na capacidade de interpretar os dados com inteligência. Com processos bem definidos, é possível tomar decisões mais assertivas, evitar desperdícios e manter a empresa financeiramente saudável. “A boa gestão financeira começa pela clareza dos números. Com informações organizadas e indicadores confiáveis, o empreendedor consegue antecipar cenários e criar estratégias realistas para crescer com equilíbrio. A análise de dados e o uso de métodos de qualidade, como o Six Sigma, por exemplo, permitem identificar gargalos, otimizar recursos e corrigir rotas antes que se tornem um problema, mas somente a tecnologia não resolve tudo”, diz.

Entre as opções disponíveis no mercado, é possível encontrar plataformas como:

  • Conta Azul – gestão financeira integrada, emissão de notas fiscais e controle de fluxo de caixa;
  • Asaas – conta digital com automação de cobranças e controle de inadimplência;
  • InfinitePay – app com soluções completas: de pagamentos a loja on-line, com destaque para o recurso Tap to Pay;
  • TagPlus – sistema ERP para controle de estoque, vendas e finanças;
  • Neon MEI – conta digital voltada para autônomos, com recursos simplificados e intuitivos.

Para Ana, além do ganho de tempo, essas ferramentas oferecem previsibilidade, facilitam o cumprimento de obrigações legais e permitem que o empreendedor tenha uma visão mais clara da saúde financeira do negócio.

“Tecnologia, quando bem aplicada, não só organiza o presente como prepara o futuro da empresa. E isso vale tanto para um autônomo quanto para uma empresa com 50 colaboradores”, pontua Ana Eliza.

Para finalizar, a profissional defende que em um cenário onde a competitividade exige decisões rápidas e embasadas, investir em tecnologia para o controle financeiro deixou de ser uma escolha. “Eu como especialista no setor contábil, entendo que é um passo estratégico para empresas que desejam crescer de forma mais segura. É possível mensurar resultados com mais precisão e estabelecer metas mais alinhadas à realidade do negócio”, conclui.



Tecban expõe gestão do autoatendimento na Febraban Tech 2025

A Tecban, empresa de soluções que integram o físico e o digital, marcará presença no Febraban Tech 2025, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que acontece entre os dias 10 a 12 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Neste ano, os destaques serão as soluções da companhia, que têm como objetivo contribuir para a gestão de autoatendimento das instituições financeiras. Um dos cases apresentados será a parceria da Tecban com o Banrisul, um modelo de terceirização no país voltado à modernização da rede de ATMs da instituição. O acordo prevê a instalação de novos equipamentos recicladores (caixas eletrônicos que recebem depósitos sem a necessidade do uso de envelope) em agências e pontos estratégicos do Banrisul com a interface tecnológica do Banco24Horas no modelo compartilhado com outras instituições financeiras.

A solução visa permitir ao banco a modernização da gestão dos terminais e integração de soluções tecnológicas avançadas, como manutenção, atualização e monitoramento 24×7, mantendo a identidade visual do Banrisul, enquanto oferece a interface do Banco24Horas, além de contemplar desde a manutenção até a operação, contribuindo para a otimização dos processos operacionais dos terminais, seja ao apresentar diferenciais sustentáveis com menor uso de papel e recusa automática de cédulas falsas ou danificadas, seja na redução de custos com abastecimento com transportadoras de valores, entre outros benefícios.

Além disso, a Tecban fará o lançamento do Motor de Ofertas, serviço voltado às instituições financeiras para viabilizar a oferta de produtos aos clientes finais, de forma proativa e personalizada, durante a utilização de ATMs do Banco24Horas.

No estande da Tecban, os visitantes conhecerão ainda uma nova versão do caixa eletrônico do Banco24Horas, com a mesma interface e funcionalidades para os clientes, mas em formato reduzido, que também permite a realização de depósitos sem o uso de envelopes. O equipamento foi desenvolvido para o atendimento de estabelecimentos comerciais cujo volume de sangria é menor. A tecnologia permite ainda a recirculação do numerário, que poderá ser sacado logo após ser depositado.

Entre as soluções que serão exibidas em seu estande, na vertical de conectividade, a companhia apresentará os serviços capazes de evitar a interrupção das atividades das instituições financeiras de diferentes portes como o LinkBooster, uma solução de conectividade Dual Chip 4G/5G, que seleciona as duas melhores coberturas de sinal no local, o que pode entregar 99,8% de disponibilidade, e o BetterWAN, solução SD-WAN, conta com uma camada virtual segura e resiliente para interconexão de uma empresa entre seus datacenters, matriz e filiais.

“Acreditamos que a transformação do autoatendimento passa por modelos mais inteligentes e colaborativos. No Febraban Tech 2025, vamos mostrar como nossa solução de terceirização pode impulsionar a eficiência das instituições financeiras, com tecnologia, segurança e foco na experiência do cliente”, afirma Karine Barros, diretora comercial da Tecban.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site: https://febrabantech.com/inscricao.

Febraban Tech 2025
Quando: 10, 11 e 12 de junho de 2025, das 9h às 20h
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Localização do estande da Tecban: D133-D134, próximo ao Auditório Imersão



Pesquisa: anúncios em TV conectada aumentam 66% em um ano

A DoubleVerify (DV) divulgou o relatório DV Global Insights: Trends in the Modern Streaming Landscape, destacando dados exclusivos sobre a publicidade em streaming de TV em 2025. Com base em seus dados de medição e em uma pesquisa global com 22 mil consumidores, o relatório explora como o comportamento do consumidor e o desempenho da publicidade estão evoluindo no ecossistema de TV conectada (CTV), que cresce rapidamente.

Em 2024, o volume de impressões de CTV aumentou 66% em relação ao ano anterior, refletindo a escala e a importância desta mídia para os anunciantes. No entanto, a pesquisa da DV também ressalta os desafios significativos que o setor ainda enfrenta: a falta de transparência dos aplicativos, pontos cegos persistentes em viewability e altas taxas de tráfego inválido sofisticado (SIVT), incluindo fraudes de bots.

“A CTV se tornou uma peça central da estratégia de vídeo digital com enorme potencial de crescimento para campanhas de branding e performance”, diz Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify. “No entanto, ainda é uma mídia em amadurecimento, e este relatório destaca os desafios reais inerentes a esta evolução. A falta de transparência, o aumento do comportamento malicioso e a falta de padrões operacionais da indústria criam um ambiente no qual o desperdício de mídia está se tornando um problema crescente. Estes são desafios que podem ser enfrentados por meio de uma combinação de inovação tecnológica e colaboração entre os participantes do setor, beneficiando todos os anunciantes”, complementa.

As principais conclusões do relatório da DV sobre streaming incluem:

  • Os volumes de impressões de anúncios de CTV aumentaram 66% em relação ao ano anterior, com um crescimento particularmente forte em mercados como Holanda, Indonésia e Cingapura; 
  • Apenas 50% das impressões de CTV ofereceram transparência total em nível de  aplicativo em 2024, criando pontos cegos significativos para os profissionais de marketing; 
  • A “TV Off” continua sendo um problema generalizado, em que os anúncios continuam a ser reproduzidos mesmo com  a tela da TV  desligada. Sem as devidas proteções, este e outros problemas de qualidade de mídia na CTV custam aos anunciantes uma média de US$ 700.000 em gastos desperdiçados por bilhão de impressões;
  • A fraude de bots é responsável por 65% de todas as fraudes de CTV,  com 4 milhões de dispositivos infectados gerando tráfego falso diariamente, custando milhões aos anunciantes em gastos desperdiçados a cada mês.

O relatório também examina como as preferências do consumidor estão moldando a experiência dos anúncios de streaming. De acordo com a pesquisa da DV, 41% dos consumidores preferem vídeos com anúncios do que assinaturas pagas, sendo que o conteúdo de formato longo (como programas de TV e podcasts) oferece ambientes mais fortes para a construção de marcas do que as plataformas de formato curto. É importante ressaltar que 64% dos espectadores dizem que o gênero de conteúdo afeta a forma como eles percebem anúncios e marcas, reforçando a necessidade de alinhamento contextual dos anúncios.

A pesquisa da DV ainda explora como os anunciantes estão adaptando suas estratégias de streaming à luz destes desafios. O estudo mergulha nas tendências de gastos com CTV, nas barreiras ao crescimento e na crescente demanda por transparência, medição e brand suitability.

Os principais dados da de marketing mostram que:

  • 72% dos profissionais de marketing dizem que os anúncios colocados em ambientes de CTV superam as linhas de base de suas campanhas, ressaltando o forte ROI percebido do canal. 
  • Ao mesmo tempo, 68% dos profissionais de marketing dizem que precisam ter transparência para justificar o alto custo da publicidade em CTV, sinalizando uma clara demanda por melhor visibilidade sobre onde os anúncios estão sendo veiculados;
  • Além disso, 63% dos profissionais de marketing dizem que é difícil saber se suas compras de CTV estão realmente alcançando espectadores reais, uma preocupação agravada por problemas contínuos, como cenários de “TV Off” e padrões de viewability inconsistentes;
  • Apesar destes desafios, 54% dos profissionais de marketing aumentaram seus gastos com CTV no ano passado e 66% dos anunciantes que ainda não anunciam em CTV planejam começar a investir no canal nos próximos 12 meses, ilustrando tanto o otimismo quanto a urgência em obter a medição correta.



Relatório Estado da Computação Quântica 2025

A IQM Quantum Computers, em colaboração com a empresa de análise Omdia (LON:INF), divulgou hoje a terceira edição do seu relatório State of Quantum, revelando que a indústria quântica deve abordar a escassez de talentos e as disparidades nos kits de desenvolvimento de software (SDK) para poder se expandir para além da simples contagem de qubits.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250610049705/pt/

IQM State of Quantum 2025 Report

Relatório State of Quantum 2025 da IQM

À medida que a computação quântica passa da promessa teórica para a integração prática, o relatório projeta que o mercado global de computação quântica atingirá mais de US$ 22 bilhões até 2032,àmedida que as implementações comerciais se aceleram.

Os resultados também mostram que 75% das pessoas entrevistadas acreditam que definir as aplicações certas é o fator mais crucial para a adoção. Como observou Jan Goetz, co-CEO e cofundador da IQM, em seu prefácio: “A promessa da computação quântica é clara, mas cumpri-la requer um progresso orquestrado em toda a pilha de hardware e software – transformando essas potentes máquinas de ferramentas de nicho em impulsionadoras de resultados no mundo real”.

O relatório também argumenta que o progresso depende da sincronização da industrialização do hardware com a maturidade da plataforma de software. Atualmente, a fragmentação dos kits de desenvolvimento de software dificulta a portabilidade e retarda a adoção em ambientes com vários fornecedores.

Integração de HPC, Quantum e IA

O relatório também destaca como a computação de alto desempenho (HPC), a computação quântica e a IA estão convergindo para impulsionar a próxima onda de crescimento. De acordo com especialistas do setor, investidores e usuários da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania entrevistados, a HPC fornece a infraestrutura robusta e a orquestração necessárias para integrar sistemas quânticos em ambientes do mundo real, garantindo que os recursos quânticos e clássicos funcionem em harmonia.

Essa sinergia promete acelerar a adoção, ampliar os retornos para os primeiros usuários e transformar a computação quântica de uma capacidade de nicho em uma parte confiável da caixa de ferramentas científica e industrial mais ampla.

“As pessoas entrevistadas identificaram três grandes desafios: um é atingir o nível de confiabilidade em que os computadores quânticos possam ser considerados produtos industriais, em vez de dispositivos de laboratório artesanais; outro é melhorar a camada de software para fornecer o tipo de experiência de desenvolvedor que vemos nas estruturas de alto nível usadas para IA; e o terceiro é ajudar os usuários a identificar oportunidades para se beneficiar do computador quântico e configurar seus experimentos. Curiosamente, as pessoas entrevistadas esperam que várias tecnologias quânticas coexistam, com um certo grau de especialização entre elas”, disse Alexander Harrowell, analista principal de Computação Avançada da Omdia.

Principais conclusões e tendências do mercado

  • Preparação do setor: 57% dos participantes da pesquisa colocaram as cargas de trabalho relacionadasàdescoberta de medicamentos e modelagem molecular como sua principal prioridade quântica,àfrente de finanças e produtos químicos.
  • Financiamento: após uma queda em 2023, o financiamento de risco voltou a crescer em 2024, com 58% do financiamento acumulado de risco quântico ainda fluindo para empresas estadunidenses, com valores médios de negócios (US$ 38 milhões) três vezes maiores do que na Europa (US$ 12 milhões).
  • Desafios futuros: a escassez de talentos na área quântica e o financiamento em fase de crescimento fora dos EUA são os dois maiores riscos sistêmicos para o crescimento contínuo do setor.

Além disso, o relatório também aponta três prioridades críticas para transformar essas percepções em resultados tangíveis:

  • Melhores camadas de abstração: preenchendo a disparidade entre a física dos qubits e os problemas práticos que são importantes para as empresas.
  • Orquestração e programação unificadas: permitindo que recursos HPC quânticos e clássicos operem juntos de forma integrada.
  • Colaboração interdisciplinar: promovendo equipes que combinam experiência quântica, conhecimento de domínio e desenvolvimento de software, criando uma nova geração de solucionadores de problemas.

Baixe o relatório completo aqui: State of Quantum 2025 Report.

Sobre a IQM Quantum Computers:

A IQM é uma das líderes globais em computação quântica com tecnologia de supercondutores. A empresa oferece computadores quânticos completos para instalação local, além de uma plataforma em nuvem para acesso remoto. Seus clientes incluem centros de computação de alto desempenho (HPC), laboratórios de pesquisa, universidades e empresas, todos com acesso total ao software e hardware da IQM. Com mais de 300 colaboradores, a IQM tem sede na Finlândia e presença global na França, Alemanha, Itália, Japão, Polônia, Espanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

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E-mail: press@meetiqm.com

Cel.: +358504790845

www.meetiqm.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Barbieri une Steel Frame e Método Modular em obra de escola

A utilização conjunta do Light Steel Frame e do Método Modular tem sido uma alternativa às construções tradicionais, com avanços em produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor. Ambas as técnicas se complementaram no projeto da Escola 35, obra realizada em Cañuelas, província de Buenos Aires, na Argentina.

Com uma área de 614 m², a Escola 35 traz a aplicação de novos e ecológicos métodos na construção civil, especialmente através do uso de Steel Frame. A execução deste projeto foi liderada pela construtora GT Construcción, com a equipe composta por Pablo Quiroga à frente do projeto, a arquiteta Florencia Lecolant na direção e Maximiliano González no projetista/design. No projeto houve ainda a colaboração entre a Consulsteel e a MOLBER para a engenharia detalhada por inspeções no local e consultorias, e fornecimento de painéis materiais, utilizando o Sistema de Painéis da Barbieri, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para Drywall e Light Steel Framing na América Latina.

“O sucesso deste projeto foi alcançado através de um rigoroso trabalho de engenharia, que permitiu a resolução de cada elemento estrutural utilizando o Steel Frame e o Método Modular. Ambas as soluções contribuem com mais precisão, menor desperdício de materiais e flexibilidade para criar diferentes layouts e designs, facilitando adaptações futuras”, comenta André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil.

Detalhes arquitetônicos e de construção

O edifício térreo com cobertura de uma só água foi desenvolvido utilizando um sistema construtivo de uso misto e moderno, com materiais de alvenaria na área dos banheiros e as demais áreas usufruem das estruturas de aço. A cobertura foi feita exclusivamente em Steel Frame, projetada para maximizar a durabilidade e a eficiência energética, com peso estrutural de 23,94 kg/m². 

O sistema Light Steel Frame é caracterizado pelo uso de perfis leves de aço galvanizado, o que garante estruturas resistentes, duráveis e flexíveis para diferentes tipos de edificações. Em paralelo, o Método Modular consiste na fabricação de módulos completos — paredes, pisos e coberturas — em ambiente fabril controlado, que posteriormente são transportados para o canteiro e instalados rapidamente. 

 



CBYK anuncia Alcione Giovanella como novo Partner

A CBYK, empresa de serviços multidisciplinares em tecnologia, anuncia o novo Partner, Alcione Giovanella. Com mais de 20 anos de experiência no setor, o executivo tem como objetivo impulsionar o crescimento da empresa e incorporar novas unidades de negócio.

Giovanella será responsável por liderar a estratégia de transformação digital no setor financeiro, com foco na integração de soluções baseadas em inteligência artificial, squads ágeis e performance digital. Também terá como atribuição o desenvolvimento da unidade de Antifraude, com o lançamento de soluções inovadoras que envolvem monitoramento avançado, automação e IA, integradas ao portfólio atual de BPO.

“A CBYK busca consolidar seu posicionamento como referência em inteligência artificial aplicada ao setor financeiro e em segurança digital. Com minha experiência, pretendo impulsionar novos produtos e negócios e mostrar a grandeza e qualidade do trabalho da companhia”, afirma Giovanella.

Reconhecido por sua atuação no mercado de tecnologia e no atendimento a grandes clientes, o executivo acumula expertise em transformação digital, segurança da informação, tecnologia antifraude, cloud computing, ISPs, telecomunicações e banking.

Antes de ingressar na CBYK, atuava na NTT DATA, onde liderou projetos em áreas críticas como Prevenção a Fraudes, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Riscos e Compliance, Modernização e Inteligência Artificial. Giovanella também é sócio-fundador da Plataforma 4Loja e atua como vice-presidente regional da Federasul.



Uniphore Lança Plataforma de IA Empresarial: Business AI Cloud

A Uniphore, empresa especializada em IA para negócios, lançou hoje a Uniphore Business AI Cloud: uma plataforma soberana, modular e segura que elimina as “lacunas da IA” entre a TI e os usuários empresariais ao combinar a simplicidade da IA voltada ao consumidor com segurança e escalabilidade de nível corporativo.

As tecnologias de IA estão transformando rapidamente as empresas, mas pouco tem sido feito para implementá-las de forma que permita aos CIOs escaloná-las com segurança e, ao mesmo tempo, ofereça aos usuários empresariais acesso intuitivoàIA com todo o poder dos dados, integrações e contexto corporativo. É essencial unificar TI e negócios por meio de uma plataforma única para que a IA cumpra sua promessa como força transformadora nas empresas.

Apresentando o Business AI Cloud

A Business AI Cloud da Uniphore impulsiona operações baseadas em agentes com uma plataforma de IA full-stack que abrange dados, conhecimento, modelos e agentes. Ela permite que usuários empresariais implantem agentes de IA e acessem o conhecimento corporativo instantaneamente, ao mesmo tempo em que oferece aos CIOs uma base para entregar aplicações de IA seguras e integradas, treinadas com dados empresariais.

  • Camada de dados: uma malha de dados modular e zero-copy, que se conecta a qualquer plataforma, aplicativo ou nuvem — consultando e preparando os dados onde eles estão para eliminar migrações e acelerar a adoção da IA.
  • Camada de conhecimento: estrutura e contextualiza os dados da empresa para torná-los prontos para recuperação de conhecimento com IA, permitido o ajuste fino de SLM proprietária, ajustes contínuos e a geração de insights profundos e compreensíveis em diversos domínios.
  • Camada de modelo: aberta e compatível com LLMs de código aberto e fechado, permitindo que as empresas apliquem diretrizes de segurança e governança, além de orquestrar e trocar modelos conforme a tecnologia evolui, sem precisar refazer processos.
  • Camada agêntica: oferece agentes prontos para uso de nível corporativo e uma ferramenta de criação de agentes em linguagem natural, além de orquestração baseada em Business Process Model and Notation (BPMN) para implementar IA em fluxos de trabalho reais de vendas, marketing, atendimento, RH e outros.

Superando as barreiras da IA corporativa

Apesar da variedade de plataformas e aplicações de IA, a adoção da IA nas empresas ainda encontra bastante resistência. A Business AI Cloud foi criada especificamente para enfrentar os quatro principais obstáculosàimplementação da IA corporativa:

  • O gargalo da camada de dados: encontrar dados desorganizados, transformá-los e prepará-los para uso pela IA ainda é um processo altamente manual, demorado e fragmentado, o que atrasa a implementação e dificulta a escalabilidade da IA.
  • Soberania de dados: empresas globais precisam de uma arquitetura única que funcione em nuvem, multi-nuvem ou localmente.
  • Desconexão na responsabilidade pela IA entre TI e negócios: normalmente, a TI é responsável pela infraestrutura e estratégia de IA, mas a experiência da IA deve estar com os negócios. As plataformas atuais não permitem uma adoção rápida pelos usuários empresariais.
  • Exigência de substituição completa: a maioria das plataformas de IA não é compatível com a infraestrutura tecnológica existente nas empresas e exige mudanças significativas para implementação.

“A maioria das soluções de IA atuais foi criada para consumidores ou pesquisadores, não para empresas”, disse Umesh Sachdev, CEO e cofundador da Uniphore. “A Business AI Cloud da Uniphore muda esse cenário. Reunimos quatro camadas essenciais da tecnologia de IA: dados, conhecimentos, modelos e agentes. Agora, os CIOs podem implementar IA com segurança e em escala, mantendo o controle da governança, enquanto permitem que os usuários empresariais conduzam a experiência e o valor”.

Uniphore Business AI Cloud – Soberana, modular e segura

Como uma plataforma de IA soberana, modular e segura para empresas, a Uniphore oferece aos CIOs e líderes de negócios três capacidades essenciais para implantação e adoção rápida de IA.

  • Soberania: a Uniphore oferece suporte a implantações de agentes e aplicativos de IA empresariais em nuvem, multi-nuvem e no local. Nossa plataforma permite que as empresas mantenham controle sobre seus dados, modelos e fluxos de trabalho de IA. Com uma arquitetura única de zero-copy, a Uniphore garante que os dados permaneçam no local, atendendo às exigências de privacidade, regulamentação e governança.
  • Modularidade: a Uniphore se integra às tecnologias e bancos de dados empresariais existentes, conectando-se a qualquer fonte de dados, modelo ou aplicação de IA. Essa flexibilidade permite a implantação sem dependência exclusiva de um fornecedor, modelo ou arquitetura.
  • Segurança: a Uniphore integra proteções específicas para IA, incluindo limites para controlar o comportamento dos modelos, monitoramento, governança granular, defesa contra prompts adversos e testes contínuos de segurança para garantir a resiliência e conformidade do sistema.

IA empresarial descomplicada.

A Uniphore preenche a lacuna entre a IA para consumidores e a empresarial, oferecendo a simplicidade, personalização e facilidade de uso que os usuários empresariais esperam, junto com a segurança, governança e escalabilidade de nível corporativo que o setor de TI exige. Diferente das ferramentas para consumidores, que carecem de contexto e controle empresarial, ou dos frameworks técnicos voltados só para desenvolvedores, a Business AI Cloud da Uniphore capacita CIOs e usuários empresariais ao unificar agentes, modelos, conhecimentos e dados em uma plataforma única e modular. Esse equilíbrio entre usabilidade e rigor nos permite oferecer a verdadeira promessa da IA, não apenas como um upgrade tecnológico, mas como uma força transformadora para as empresas.

Utilizada por empresas globais

A Uniphore está presente em milhares de ambientes finais de clientes em todos os principais setores. Grandes empresas globais de serviços profissionais também utilizam a Business AI Cloud para criar modelos personalizados, implantar agentes, automatizar fluxos de trabalho corporativos e proporcionar experiências aprimoradas por IA para clientes e colaboradores em grande escala.

“Com a Uniphore, estamos criando uma fábrica de IA agêntica, projetada para desenvolver, implantar e coordenar rapidamente agentes de IA nos ambientes dos nossos clientes”, disse Oscar Vergé, diretor de implantação de IA da Konecta. “O criador de agentes da plataforma, o motor de orquestração e o suporte tanto para agentes prontos quanto personalizados nos permitem transformar fluxos de trabalho essenciais de cada cliente, do atendimento ao consumidoràautomação de processos internos. Isso vai além da adoção de IA: é uma verdadeira transformação em escala empresarial”.

“Para nós, não era questão de usar IA só por usar”, disse Rajesh Subramaniam, CEO da ResultsCX. “Queríamos ir além de soluções isoladas e apostar em uma plataforma unificada, com suporte a modelos de linguagem específicos de domínios e capaz de orquestrar agentes de IA personalizados e prontos para uso. Esses agentes, que fazem parte da camada agêntica da Uniphore, estão nos ajudando a repensar a jornada do cliente com mais inteligência, agilidade e impacto nos negócios”.

“O conjunto de aplicações agênticas da Uniphore se destaca não só pela robustez para uso corporativo, mas também pela eficiência em facilitar a transição para fluxos de trabalho baseados em agentes”, disse Luis Alonso, líder de estratégia e engenharia de dados de clientes – Ciências de Dados de Marketing Global da HP. “Vimos na prática como o Marketing AI CDP acelera nossos negócios ao oferecer acesso direto aos dados para nossas equipes de marketing”.

A Business AI Cloud da Uniphore estará disponível para o público a partir de julho. Para saber mais, acesse http://www.uniphore.com/

Revelando o poder da IA empresarial no AI Leadership Summit em Londres

A Uniphore vai apresentar a Business AI Cloud com destaque em seu exclusivo AI Leadership Summit, em Londres, no dia 9 de junho, às 16h BST (8h PST, 11h EST).

Este evento fechado, disponível por transmissão ao vivo, é uma oportunidade rara de aprender diretamente com executivos e líderes do setor sobre como aplicar a nova geração de IA empresarial, incluindo sistemas agênticos que raciocinam, tomam decisões e geram resultados.

O que esperar:

  • Descubra como os executivos da Konecta, KPMG e ResultsCX estão ampliando o uso da IA em implementações reais.

  • Confira insights do analista de IA da Forrester, Rowan Curran, sobre a ascensão dos sistemas agênticos e da IA pronta para negócios.

  • Ouça em primeira mão um anúncio importante do CEO da Uniphore, Umesh Sachdev, que vai definir o próximo capítulo da IA empresarial.

  • Confira demonstrações ao vivo que mostram as últimas inovações em IA agêntica e modular.

URL para registro no evento: https://www.uniphore.com/events/unlocking-business-ai-a-leadership-summit-by-uniphore-webcast/

Sobre a Uniphore

A Uniphore é uma empresa de IA empresarial. Nossa plataforma soberana, modular e segura conecta dados corporativos, ajusta modelos de IA e implanta IA agêntica em toda a empresa. Capacitando cada colaborador a aumentar a produtividade, ajudamos as empresas a crescer mais rápido, operar de forma mais inteligente e reduzir custos. Utilizada por mais de 1.500 empresas no mundo todo e reconhecida pela Deloitte Fast 500, a Uniphore cumpre a promessa da IA como força transformadora para as empresas.

Saiba mais sobre a Business AI Cloud da Uniphore e suas soluções de IA para empresas em www.uniphore.com. Para insights, novidades e visões de especialistas, visite nosso blog ou siga-nos no LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Tim Harris

Diretor de relações públicas

tim.harris@uniphore.com

Fonte: BUSINESS WIRE



SailPoint fortalece a sua presença na América do Sul com instância SaaS hospedada na AWS do Brasil

A SailPoint, Inc. (NASDAQ: SAIL), líder em segurança de identidade unificada, anunciou hoje o lançamento em junho de sua primeira instância de Software como Serviço (SaaS) na América do Sul, hospedada na Amazon Web Services (AWS) do Brasil. Esse lançamento destaca a expansão estratégica da presença global da SailPoint e a demanda por soluções de segurança de identidade globalmente.

A nova instância SaaS no Brasil da SailPoint, com seu Identity Security Cloud, responder à crescente demanda regional por segurança de identidade. Ela garantirá a soberania de dados, a conformidade regulatória e a segurança para organizações. Setores altamente regulamentados como finanças, saúde e governo poderão, assim, aproveitar os benefícios da nuvem e utilizar localmente, a plataforma líder de segurança de identidade da SailPoint, o SailPoint Atlas.

“Lançar uma instância de SaaS no Brasil é mais do que simplesmente adicionar infraestrutura — é sobre capacitar empresas locais com soluções de segurança de identidade que sejam seguras, escaláveis e adaptadas às necessidades regionais”, disse Gary Nafus, Chief Commercial Officer da SailPoint. “Do nosso ponto de vista, as organizações na América do Sul estão acelerando suas jornadas de transformação digital, e acreditamos que nossa oferta regional de SaaS lhes permitirá fazer isso com confiança — melhorando a postura de segurança, apoiando esforços de conformidade e reduzindo a complexidade operacional”.

Construída como um ambiente SaaS multi-tenant na AWS, a instância do Brasil é totalmente isolada das demais regiões da AWS, sendo projetada para impedir que os dados dos clientes sejam replicados ou armazenados fora do país. Este anúncio reforça a visão de longo prazo da SailPoint de se tornar a parceira preferencial em segurança de identidade para empresas globais. Ao expandir sua presença SaaS para a América do Sul, a SailPoint continua a capacitar as organizações a escalarem com segurança, simplificarem a conformidade e se protegerem contra ameaças de identidade cada vez mais sofisticadas.

Para informações adicionais sobre o SailPoint Identity Security Cloud, visite:

Sobre a SailPoint, Inc.

Na SailPoint, acreditamos que a segurança corporativa deve ter a identidade como base. As empresas atuais contam com uma força de trabalho diversificada, composta não apenas por identidades humanas, mas também de máquina — e protegê-las todas elas é essencial. Com uma abordagem centrada na identidade, a SailPoint capacita as organizações a gerenciar e proteger o acesso a aplicativos e dados de forma integrada, com agilidade e escala. Nossa plataforma unificada, inteligente e extensível oferece segurança orientada por identidade, ajudando as empresas a se protegerem contra ameaças dinâmicas, enquanto promovem a produtividade e a transformação. Com a confiança de muitas das organizações mais complexas do mundo, a SailPoint protege a empresa moderna.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa da SailPoint

Samantha Person

Gerente sênior de Relações Públicas e Comunicação Corporativa

+1-512-923-4053

Samantha.Person@SailPoint.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Indicium lança AI Data Squads para acelerar migrações complexas para Databricks usando Agentic AI e dbt

NOVA YORK, 10 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Indicium, líder global em serviços de dados e IA, anunciou hoje o lançamento do AI Data Squads as a Service, um novo modelo de entrega que ajuda empresas a executar migrações complexas, modernizar plataformas de dados, aumentar a qualidade dos seus dados e criar a base para operar com inteligência operacional. O serviço foi construído a partir do IndiMesh, o framework proprietário da Indicium, e opera utilizando Agentic AI. Ele oferece a velocidade e a garantia de qualidade que as empresas precisam para extrair o valor real dos seus dados.

Muitas grandes empresas enfrentam obstáculos como baixa qualidade dos dados, plataformas fragmentadas e processos manuais. Os AI Data Squads resolvem esses desafios por meio de um modelo de consultoria flexível baseado na experiência do mundo real. Cada Squad é uma equipe híbrida que combina engenheiros e consultores altamente certificados com agentes de IA incorporados. Ambos possuem ampla experiência em Databricks, dbt Cloud e modern data stack. Essas equipes viabilizam fluência nas plataformas, entregas estruturadas e insights práticos em cada engajamento. Elas adaptam-se a cada organização, e garantem o alinhamento com os negócios e resultados consistentes.

Desenvolvidos a partir do framework IndiMesh e habilitados por Agentic AI, os Squads usam inteligência embarcada para apoiar o planejamento, automatizar as tarefas de migração e simplificar a validação e a otimização. Essa combinação de talentos especializados, métodos de entrega comprovados e ferramentas inteligentes ajuda as equipes a avançar mais rápido, aumentar a qualidade dos dados e oferecer melhores resultados em todas as etapas da modernização.

O AI Data Squads as a Service é um modelo de entrega projetado para ajudar grandes empresas a modernizar suas plataformas, aumentar a qualidade dos seus dados e extrair todo o potencial dos seus investimentos em dados. Para isso, cada Squad é equipado com um conjunto de agentes de IA desenvolvidos a partir de mapas de processos IndiMesh e treinados em anos de experiência no modern data stack. Esses agentes desempenham um papel fundamental no apoio às principais tarefas em todas as fases do trabalho.

Ferramentas de Agentic AI treinadas no modern data stack

Cada agente usado no modelo de entrega da Indicium é desenvolvido a partir de mapas de processos IndiMesh e baseado em anos de experiência no modern data stack. Esses agentes dão suporte às principais tarefas durante a migração e a implementação, ajudando as equipes a automatizar etapas repetíveis, aumentar a precisão e manter a velocidade e o controle em projetos complexos:

  • Agente Prompt2Pipeline: automatiza a tradução de projetos PySpark, pandas e SSIS em modelos dbt modulares para Databricks com melhores práticas alinhadas e validação MCP.
  • Agentes de Arquitetura: recomendam padrões de implementação com base em mais de 250 arquiteturas de referência comprovadas.
  • Agentes de Pipeline de Dados: agilizam o desenvolvimento de ETL e ELT, a otimização de desempenho e a confiabilidade do fluxo de trabalho.
  • Agentes de Governança: garantem a conformidade por meio de verificações de validação automatizadas mapeadas de acordo com a política interna da empresa e os padrões do setor.
  • Agentes de MLOps: automatizam a implantação, o monitoramento e o controle de versão de modelos de aprendizado de máquina em sistemas de produção.
  • Agentes de Documentação: mantêm a documentação atualizada a partir do código e da configuração, incluindo dicionários de linhagem e dados.
  • Agentes de Análise: permitem a geração de consultas intuitivas e insights rápidos usando a exploração de linguagem natural.
  • Agentes de Gerenciamento de Projetos: rastreiam o progresso, alocam recursos e sinalizam os riscos de entrega, usando informações da matriz de competências do IndiMesh.
  • Agentes de Garantia de Qualidade: automatizam testes rigorosos de fluxos de dados, código e saídas para a garantia de que todos os componentes atendam aos padrões internos e regulamentares.

Os agentes são implantados com segurança em ambientes de clientes sem dados transferidos externamente. As equipes acessam os agentes por meio de ferramentas utilizadas por desenvolvedores e APIs para aumentar a velocidade, reduzir o esforço manual e fortalecer a governança ao longo da entrega.

Resultados alcançados em escala empresarial

Em um projeto recente para uma empresa global do setor de recursos minerais, a Indicium substituiu mais de 400 notebooks legados e 100 fluxos de trabalho interdependentes por modelos dbt padronizados no Databricks. O projeto foi concluído em menos de quatro meses. O tempo de migração do código foi reduzido em mais de 85%, e o esforço de modernização proporcionou maior consistência, facilidade de manutenção e confiança em toda a plataforma.

Desenvolvido para grandes empresas

Com empresas cada vez mais adotando Databricks e dbt, ou migrando pipelines legados, os AI Data Squads oferecem um modelo claro e estruturado para uma modernização rápida e confiável. A abordagem da Indicium combina melhores práticas, automação inteligente e profunda experiência de entrega para ajudar clientes a reduzir a complexidade, aumentar o desempenho e preparar sua infraestrutura de dados para o futuro.

“A IA pode acelerar a entrega, mas o valor real vem da combinação da automação com a experiência prática e a profundidade da plataforma”, disse Daniel Avancini, Diretor de Dados da Indicium. “Nossas equipes têm anos de experiência com Databricks e dbt, aprimoradas por agentes que agilizam o trabalho sem pegar atalhos. É assim que ajudamos os clientes a se modernizarem com rapidez e confiança.”

As empresas podem começar com uma avaliação da sua plataforma de dados para avaliar a maturidade atual, identificar bloqueadores e definir uma estratégia de migração ou de otimização alinhada às suas metas. A Indicium fornece planejamento, execução, documentação e capacitação por meio de um modelo de serviços unificado que garante resultados mensuráveis desde o primeiro dia.

Para mais informação, visite www.indicium.ai.

Sobre a Indicium
Com sede em Nova York, a Indicium é líder global em serviços de dados e IA, ajudando grandes empresas a modernizar plataformas, acelerar a adoção de dbt e Databricks e escalar o uso operacional de IA. Seu framework proprietário IndiMesh capacita a execução consistente em mais de 1.000 projetos corporativos, combinando inteligência coletiva, experiência comprovada e rigoroso controle de qualidade. A Indicium oferece resultados reais por meio da modernização de plataformas de dados, preparação para IA e inovação.



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9465884)



MVNO de primeiro nível seleciona BSS nativo de IA da Tecnotree para transformação multinacional no Reino Unido e na Europa

A Tecnotree, pioneira mundial em BSS Digital nativos de IA e plataformas fintech, anunciou um importante contrato plurianual e multinacional com uma Operadora de Rede Virtual Móvel (MVNO) de primeiro nível para transformar suas operações no Reino Unido e na Europa. O contrato, avaliado em US$ 19,58 milhões durante cinco anos, posiciona a Tecnotree na vanguarda da capacitação de MVNOs de última geração em mercados de telecomunicações consolidados e altamente competitivos.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250609094284/pt/

Este compromisso prevê a substituição completa dos sistemas legados da MVNO pelo BSS nativo em nuvem e componível da Tecnotree, uma plataforma com foco em IA, alinhada à ODA do TM Forum, elaborada para velocidade, escala e interoperabilidade. Criada para liberar a personalização em tempo real, orquestração ágil de serviços e ecossistemas financeiros incorporados, esta transformação define as bases para que a MVNO possa competir com inteligência e crescer com objetivo.

A implantação terá início no segundo semestre de 2025, com reconhecimento de receita previsto para começar no mesmo período e expandindo sua presença em mercados europeus de alto potencial.

George Glass, Diretor de Tecnologia do TM Forum, disse:

“Este anúncio exemplifica o tipo de transformação ágil e nativa de IA que a Arquitetura Digital Aberta do TM Forum foi criada para dar suporte. Ao adotar padrões abertos e design componível e nativo da nuvem, a Tecnotree permite que as MVNOs aproveitem a velocidade, a inteligência e a interoperabilidade em escala. Este é o modelo de como os provedores de serviços digitais podem preparar suas operações para o futuro e prosperar em um ecossistema em rápida evolução.”

Padma Ravichander, Diretora Executiva da Tecnotree, disse:

“Não estamos apenas implantando sistemas, mas entregando o futuro. Esta cooperação representa o novo paradigma de transformação das telecomunicações: enxuta, nativa de IA, governada eticamente e criada para escala centrada no ser humano. Vemos as MVNOs não como ramificações, mas como inovadoras ousadas, sendo que nossa plataforma proporciona a elas uma infraestrutura de inteligência para liderar.”

Prianca Ravichander, Diretora de Marketing e Diretora Comercial da Tecnotree, acrescentou:

“O mercado de MVNOs está entrando em sua próxima curva em S de crescimento, impulsionado por IA, componibilidade e monetização baseada em consentimento. Com o núcleo digital da Tecnotree no centro, estamos possibilitando interação em tempo real e baseado em valor em todos os serviços, redes e pontos de contato financeiros. Não se trata de uma troca de sistema, mas sim uma redefinição estratégica.”

Destaques estratégicos e técnicos:

  • BSS digital nativo de IA: Arquitetura de microsserviços que permite implementações de serviços modulares e escaláveis ​​com Sensa
  • CVM e tomada de decisão em tempo real: Orquestração orientada por ML e automação governada por KPI com a plataforma Moments
  • Inteligência componível: Catálogo unificado, monetização ágil e criação dinâmica de produtos
  • Integração de Nível Financeiro: Carteira Diwa incorporada para dar suporte à fidelidade, pagamentos e inclusão
  • Alinhamento à ODA do TM Forum: Ecossistema de API aberta para acelerar parcerias de ecossistemas
  • Núcleo de inteligência multinacional: Controle de plataforma federada com adaptabilidade localizada

A expansão da Tecnotree para mercados de MVNOs desenvolvidos é respaldada por uma estratégia que molda o setor: desvincular a infraestrutura da inovação e substituir sistemas isolados por plataformas de aprendizagem unificadas que se tornam mais inteligentes a cada interação.

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é uma empresa digital de Sistemas de Suporte a Negócios (BSS) pronta para 5G, com recursos de IA/ML e extensibilidade multinuvem. A Tecnotree lidera o caminho na conformidade de APIs abertas do TM Forum com 59 APIs abertas certificadas, incluindo 9 APIs abertas do mundo real, uma prova do compromisso da empresa com a excelência e da busca contínua por oferecer experiências e serviços diferenciados para CSPs e DSPs. Nossa conjunto de BSS Stack digitais, ágil e com código aberto, abrange a gama completa (do pedidoàcobrança) de processos de negócios e gerenciamento de assinaturas para telecomunicações e outros setores de serviços digitais, criando oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também proporciona um mercado digital com múltiplas experiências em Fintech e B2B2X para sua base de assinantes através da plataforma Tecnotree Moments, a fim de capacitar comunidades digitalmente conectadas em jogos eletrônicos, saúde, educação, OTT (distribuição de conteúdo digital) e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree tem ações cotadas na Nasdaq de Helsinki (TEM1V).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia

Prianca Ravichander, Diretora de Marketing e Diretora Comercial

E-mail: marketing@tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Resident Evil Requiem da Capcom, o mais novo título da série, com lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026!

A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Resident Evil Requiem, o mais recente título da série Resident Evil, tem lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250609444104/pt/

Resident Evil Requiem Logo

Logo do Resident Evil Requiem

Resident Evil Requiem é um jogo de sobrevivência de terror que serve como o nono título principal da série. O título vem sendo desenvolvido usando RE ENGINE, o mecanismo de jogos de propriedade da Capcom, e aproveita a ampla experiência de desenvolvimento da Capcom, cultivada mediante inúmeros títulos de sucesso. A fidelidade gráfica passou por uma evolução significativa, em particular, oferecendo visuais com realismo cinematográfico que transmitem vividamente as emoções dos personagens e oferecem um nível de imersão sem precedentes. A empresa está desenvolvendo o título de modo constante para satisfazer as altas expectativas dos fãs de longa data da série e do público de jogos a nível mundial. Mais detalhes sobre o título serão anunciados no futuro.

A Capcom permanece firmemente comprometida em atender às expectativas de todos os usuários, ao aproveitar seus recursos de desenvolvimento de jogos líderes do setor, a fim de criar experiências de jogos com muito entretenimento.

Sobre a série Resident Evil

A franquia Resident Evil apresenta jogos de sobrevivência de terror nos quais os jogadores utilizam diversas armas e outros itens para sobreviver a situações aterrorizantes. Com o apoio de uma base mundial e apaixonada de fãs, as vendas acumuladas de jogos desde o lançamento do primeiro título desta série emblemática, em 1996, ultrapassam 170 milhões* de unidades.

* Em 31 de março de 2025

SOBRE A CAPCOM

A Capcom é uma editora líder mundial em desenvolver e distribuir entretenimento interativo para consoles, PCs, dispositivos portáteis e sem fio. Fundada em 1983, a empresa criou centenas de jogos eletrônicos, incluindo as franquias inovadoras Resident Evil™, Monster Hunter™, Street Fighter™, Mega Man™, Devil May Cry™ e Ace Attorney™. A Capcom mantém operações nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Hong Kong, Taiwan, Singapura e Tóquio, com sede corporativa localizada em Osaka, Japão. Mais informações sobre a Capcom podem ser encontradas em https://www.capcom.co.jp/ir/english/

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Contato:

Seção de Relações Públicas e Relações com Investidores da Capcom

+81-6-6920-3623

Fonte: BUSINESS WIRE



Plano de marketing estratégico guia inauguração da Doce Pele

A expansão do mercado de franquias no Brasil tem mostrado que um planejamento de marketing bem estruturado constitui um dos pilares essenciais para o sucesso de uma nova unidade. De acordo com uma matéria veiculada pelo Portal Sebrae, o dia da inauguração de uma loja é muito importante para a marca, pois é uma oportunidade única de criar uma primeira impressão positiva nos clientes. Uma inauguração bem planejada pode ajudar a impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade do público.

Foi com essa visão que a Doce Pele Estética e Harmonização Facial estruturou a chegada de sua nova unidade em Ribeirão Preto. A estratégia para a abertura foi pautada no “live marketing”, trazendo um evento imersivo que conectou clientes, influenciadores e profissionais da área da saúde e beleza em uma experiência sensorial e informativa.

Live marketing: além da inauguração, a construção da marca

A cerimônia de inauguração foi realizada no dia 19 de março e os organizadores apostaram na interação ao vivo e no engajamento direto com o público. A equipe promoveu “talks” especializados sobre saúde, bem-estar e tendências da estética, conduzidos por profissionais que atuam na área e convidados.

Durante a ocasião, temas ligados à beleza e à autoestima foram também abordados pelos palestrantes, relacionando os conceitos de estética e qualidade de vida. Foram discutidos desde os cuidados faciais e corporais no dia a dia, com a Dra. Larissa Eleodoro, fundadora da Doce Pele, até a conexão essencial entre estética e Nutrologia, apresentada pela Dra. Carla Macriani. Além disso, o evento trouxe uma discussão sobre harmonização facial descomplicada, abordando seus benefícios e desmistificando conceitos, novamente com a doutora Larissa.

A importância do planejamento de marketing na expansão de franquias

A estratégia de marketing envolveu um plano de comunicação, que incluiu:

Marketing digital: campanhas segmentadas para atração de clientes, explicando o funcionamento e serviços oferecidos pela clínica;

Parcerias com influenciadores: convidados estratégicos para ampliar o alcance da marca;

Conteúdo estratégico: divulgação consistente nas redes sociais antes, durante e após o evento;

Ações promocionais: condições especiais para quem agendasse avaliações e fechasse protocolos durante a inauguração.

Este exemplo reforça a relevância de possuir um plano de marketing estratégico que seja pautado pelo objetivo de promover uma comunicação eficiente, buscando gerar reconhecimento de marca perante o público.

Segundo Larissa Eleodoro, fundadora da Doce Pele: “Por meio de um plano de marketing estratégico, as clínicas que almejam se destacar perante o público podem reafirmar o seu compromisso de levar excelência em estética para novos mercados, garantindo não apenas o sucesso da inauguração, mas a fidelização de clientes a longo prazo”.

A rede de franquias Doce Pele possui unidades nos municípios de São José do Rio Preto – SP e Ribeirão Preto – SP. Os sócios almejam abrir novas clínicas da marca até o final de 2025.



Barbieri do Brasil amplia soluções para sistemas Steel Frame

A Barbieri do Brasil, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing, integra à sua linha de produção os “perfis engenheirados” da máquina Framecad de perfilação totalmente automatizada, capaz de produzir componentes estruturais de alta precisão, como montantes, guias e outros perfis metálicos essenciais ao sistema construtivo light steel frame, de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada projeto.

“Embora máquinas semelhantes já existam no mercado, a proposta da Barbieri foca na qualidade de seus perfis, desde a certificação da matéria-prima até a rastreabilidade de todo processo produtivo. Ao adotar essa tecnologia, a empresa reforça seu compromisso com a excelência e amplia a oferta de produtos da linha light steel frame, proporcionando aos clientes uma nova opção, além de personalização e versatilidade nos projetos”, comenta André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri.

Informações sobre a Perfiladeira Framecad

A máquina visa garantir rapidez na operação através de múltiplas funções, fazendo perfurações de forma precisa para parafusos, incluindo rebaixos que otimizam o acabamento, e é capaz de entregar estruturas completas de parede com precisão.

“A tecnologia de software embarcada permite customizar e adaptar os perfis conforme as necessidades específicas de cada projeto. A perfiladeira interpreta projetos com facilidade, realizando furos e cortes conforme o planejamento determinado pelo engenheiro, proporcionando integração total entre projeto e execução”, completa Rossi.

Com a nova solução, o Grupo Barbieri busca se destacar no setor através da industrialização e customização avançadas dos perfis, disponibilizando ao setor novos produtos. Considerando que steel frame tem sido cada vez mais utilizado nacionalmente, a meta é seguir oferecendo mais opções, solidificando a reputação no mercado de construção civil.  



Padrões emocionais influenciam vínculos na vida adulta

Relacionamentos que causam dor, insegurança ou esgotamento emocional são mais comuns do que parecem. Muitas pessoas se veem em ciclos afetivos repetitivos — nos quais, mesmo mudando de parceiro, as experiências acabam se parecendo. Essa repetição, segundo estudos em psicologia do desenvolvimento, pode estar ligada a registros inconscientes formados ainda na infância.
 
Entre os pesquisadores que estudaram o tema, o psiquiatra britânico John Bowlby, escritor da trilogia clássica de livros sobre apego. Ele estabelece os fundamentos da Teoria do Apego, explicando como as experiências precoces de vínculo influenciam os padrões emocionais e de relacionamento ao longo da vida. Observou também que os cuidados recebidos nos primeiros anos de vida moldam os modelos emocionais usados nas relações futuras. Vínculos primários instáveis, com rejeição ou ausência emocional, tendem a gerar mecanismos de sobrevivência que, embora inicialmente protetores, tornam-se disfuncionais ao longo do tempo.
 
Uma pesquisa publicada pela Revista Psicologia USP apontou que pessoas com dependência emocional têm maior tendência a desenvolver baixa autoestima, sintomas depressivos e dificuldade para lidar com frustrações afetivas. Em muitos casos, pode haver uma idealização do parceiro ou um medo intenso de ficar só, possibilitando a pessoa a se anular em nome da relação.
 
“Esse padrão não é uma escolha consciente”, explica a hipnoterapeuta Giuliana Guimarães. “A neurociência demonstra que vivências emocionais não elaboradas ficam registradas em áreas do cérebro responsáveis por emoções e comportamento, sendo reativadas em situações de relacionamento. Quando isso acontece, é comum que a pessoa reaja com ansiedade, apego excessivo ou sensação de abandono, mesmo sem uma ameaça real.”
 
Frases como “sei que não me faz bem, mas não consigo sair disso” são recorrentes entre pacientes que buscam compreender padrões afetivos repetitivos. Profissionais da saúde mental afirmam que esses registros moldam o modo como uma pessoa se entrega, ama e, por vezes, se distancia por medo de sofrer novamente.
 
Diante dessa realidade, novas abordagens terapêuticas vêm se tornando cada vez mais procuradas. Uma delas é a Programação Neurobiológica Integrativa (PNI), desenvolvida por Giuliana Guimarães, hipnoterapeuta clínica, pedagoga e membro da International Therapist Register. Segundo ela, a PNI reúne técnicas como escuta terapêutica profunda, leitura do corpo e hipnose clínica para ajudar o paciente a acessar memórias emocionais que ficaram guardadas — muitas vezes, desde a infância.
 
“A dependência emocional não é um defeito. É um pedido de ajuda interno, vindo de partes nossas que não foram acolhidas. Quando entendemos isso, tudo começa a mudar”, explica Giuliana Guimarães, que também é especialista em terapia com casais e em dependência emocional. Em seu site, ela aborda com profundidade o tema no artigo “Rompendo com a dependência emocional”. 
Existem várias abordagens terapêuticas que buscam trabalhar a dependência emocional. A terapeuta Giuliana Guimarães escolheu a hipnose como seu método, a PNI. Um bom profissional independente da técnica usada pode capacitar o individuo para suas mudanças de padrão em sua vida.
 
Essa mudança de padrão não é apenas uma questão de força de vontade, mas envolve transformações profundas no funcionamento do cérebro. Conforme aponta um artigo publicado na Revista Psicologia: Teoria e Prática, experiências emocionais têm o potencial de gerar mudanças nas conexões neurais, especialmente quando reinterpretadas em ambientes terapêuticos seguros. Esse fenômeno, conhecido como plasticidade neural, reforça a ideia de que, ao ressignificar vivências do passado, é possível modificar respostas afetivas automáticas — abrindo espaço para novas formas de se relacionar.
 

A compreensão dos próprios gatilhos emocionais é apontada por especialistas como um passo importante para fortalecer a autoestima, estabelecer limites e realizar escolhas mais conscientes. Mudanças nesse sentido tendem a ocorrer de forma gradual, especialmente quando acompanhadas por orientação profissional e comprometimento pessoal com o processo terapêutico.

O aumento na procura por tratamentos voltados à saúde emocional indica uma maior conscientização sobre a importância de abordar não apenas os sintomas atuais, mas também as raízes afetivas que os sustentam. Conforme apontam psicólogos clínicos, tratar padrões emocionais é uma forma de interromper ciclos que, muitas vezes, atravessam gerações.



Marketing promocional com brindes atinge novos públicos

Itens personalizados com identidade visual da escola ou universidade também podem ser utilizados em contextos variados, como ações de boas-vindas, feiras acadêmicas ou processos de integração institucional. Em cada um desses momentos, o material pode desempenhar um papel simbólico de acolhimento e pertencimento. Além disso, quando distribuídos em eventos externos, esses produtos ajudam a reforçar a presença da instituição em diferentes ambientes e fortalecer a percepção de identidade junto a novos públicos.

Itens como canetas, mochilas, cadernos, estojos e garrafas reutilizáveis costumam ser distribuídos em ações de volta às aulas, feiras educacionais, eventos internos e processos seletivos, funcionando como recursos visuais que reforçam a imagem da instituição no cotidiano dos alunos. Segundo o Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais permanecem em uso por longos períodos e ajudam a manter a marca em evidência.

De acordo com o relatório Ad Impressions Study 2023, divulgado pela Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais geram milhares de impressões e são mantidos por consumidores durante meses, o que reforça sua eficácia como ferramenta de marketing.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, comenta que o uso de brindes no setor educacional deve considerar o perfil do público-alvo. “A instituição deve avaliar a faixa etária e o contexto do aluno. Produtos úteis e personalizados permanecem por mais tempo com o estudante, o que aumenta a presença da marca”, afirma.

Segundo Pereira, garrafas sustentáveis, ecobags, blocos de anotações e pen drives têm sido amplamente utilizados por instituições que desejam alinhar a comunicação promocional aos valores pedagógicos e ambientais. “Itens reutilizáveis, quando personalizados com a identidade da escola, atuam como extensão da proposta institucional”, explica.

Além disso, a personalização com logotipo, cores institucionais e mensagens reforça o sentimento de pertencimento entre alunos, professores e colaboradores. Pereira destaca que “quando o aluno se reconhece no material, há uma identificação imediata com a instituição”.

A distribuição dos brindes também tem sido aplicada em kits de boas-vindas para calouros, campanhas de matrícula, ações em escolas de idiomas e eventos de integração. Pereira afirma que a estratégia tem sido adotada principalmente por instituições privadas que desejam gerar engajamento e ampliar a base de alunos.

Para medir os resultados, instituições educacionais observam indicadores como adesão às campanhas, aumento de contatos diretos e reconhecimento da marca. Pereira conclui: “Para que a ação seja eficaz, os brindes precisam estar integrados ao plano de comunicação da escola, com qualidade, prazo e relevância para o público-alvo”.



Recuperadora B2B registra R$1,5 bi em títulos vencidos

Mais de 1,5 milhão de títulos vencidos, que representam cerca de R$ 1,5 bilhão. Esse foi o volume de crédito renegociado pela Global em 2024 – a maior recuperadora de crédito B2B do país, que realizou 43,1 milhões de acionamentos por WhatsApp, robô autônomo, IA generativa, telefone, e-mail, negociadores, entre outros acionamentos – para regularização de débitos de empresas – desde os pequenos comércios, até organizações de maior porte. Esses são os dados apurados no primeiro Índice Global de Recuperação de Crédito B2B, elaborado pela empresa.  

O maior volume de títulos recebidos pela Global ficou na faixa entre 0 e 10 dias de atraso, representando 30% desse total. Em segundo lugar, estão os títulos com atraso entre 180 a 360 dias (13%) e, em terceiro, os títulos com atraso entre 31 e 60 dias (11%). Além disso, o relatório também aponta que o final do ano registra o maior volume de envio de títulos para cobrança: em outubro, a inadimplência foi de 10,32%; em novembro, esse número foi de 8,31% e, em dezembro, 10,96% – para se ter uma ideia, a média entre os meses de janeiro e setembro é de 7,82%.

“O maior envio de títulos vencidos no último trimestre pode ser reflexo do momento das empresas, que muitas vezes, nesta época do ano, estão em preparação para fechamento de demonstrações de resultados e balanços patrimoniais ou da intensificação de negociações do fim do ano”, avalia Rafael Medeiros, diretor Executivo B2B, da Global.  

Os títulos vencidos estão divididos em 15 segmentos: agronegócio; alimentos e bebidas; atacadista e distribuidor; bens de consumo não duráveis; construção e projetos; educação; financeiro; lazer e entretenimento; logística; manufatura; saúde; serviços; têxtil e vestuário; TI; e varejo.

Tempo de atraso e localização: dois fatores que fazem a diferença

A região Sudeste concentra 51,5% do volume de inadimplência dos títulos negociados pela Global, seguida do Sul, com 19,3%. O Nordeste concentra 15,3% dos títulos vencidos, o Centro-Oeste, 8,8% e o Norte, 5% – dados que refletem a concentração econômica do país. Os segmentos com maior número de títulos cadastrados foram os Bens de consumo não duráveis (30%), Alimentos e Bebidas (27%), e Construção e Projetos (12%).

Já a taxa de recuperação por segmento e faixa de atraso mostra que os setores de Educação, Lazer e Entretenimento e Têxtil e Vestuário têm o maior volume de recuperação de crédito na faixa de 1 a 10 dias – de 98%. Os segmentos com menor recuperação nessa faixa são o Agronegócio (88%), Logística e Bens de consumo não duráveis – ambos os segmentos com 91%.  

Na medida em que aumenta o tempo em que a dívida fica em aberto, a taxa de recuperação vai diminuindo. Por exemplo: na faixa de atraso de 11 a 20 dias, o setor de Têxtil e Vestuário tem um índice de recuperação de apenas 87%, e o segmento de Lazer e Entretenimento consegue recuperar 78% dos títulos vencidos.

Quando o atraso passa dos 30 dias, a diferença entre os índices de recuperação se torna maior para todos os segmentos. Na faixa de atraso entre 31 e 60 dias, o setor de Lazer e Entretenimento tem uma taxa de recuperação de 60%, enquanto Têxtil e Vestuário tem um índice de recuperação de 56%. A área de Educação, na faixa de 61 a 90 dias, tem sucesso na recuperação em apenas 44% dos casos. Já quando a dívida tem um atraso entre 181 dias e um ano, a média de recuperação é de apenas 20%.  

“Uma coisa é fato: os setores com melhor recuperação são aqueles que adotam tecnologia, inteligência de dados e processos ágeis para manter a inadimplência sob controle. Sem informação, e sem agir rapidamente, a chance de a empresa não conseguir recuperar o valor só aumenta. Atuar nas duas primeiras semanas, e utilizando vários canais de contato, aumenta significativamente as chances de recuperação”, pontua Medeiros.

Estratégia digital: fundamental para a recuperação de crédito

Considerando os canais da Global, o WhatsApp lidera com 51% de participação, entre os canais com maior quantidade de acordos fechados. Os agentes de negociação com uso da IA Generativa Sophi-IA foram responsáveis por 74% dos acordos gerados nos canais digitais.

“O contato via canal digital gera uma melhor experiência ao devedor, porque permite que ele responda no seu tempo, com menos pressão e constrangimento. Isso geralmente melhora a relação com a empresa credora e, em muitos casos, pode aumentar a disposição para negociar”, explica o executivo.

Além disso, a Global tem investido em novas tecnologias, como a incorporação de uma solução de IA Generativa que foi desenvolvida pela própria empresa para a hiperpersonalização e automação inteligente das cobranças. “Hoje, nosso maior público se concentra nas gerações Millenials (nascidos entre 1981 e 1996) e Z (nascidos entre 1997 até o início de 2010) – que são mais conectadas – acreditamos que os canais digitais vão substituir cada vez mais os canais mais tradicionais, como o telefone”, finaliza.



Comércio eletrônico deve movimentar R$ 9,23 bilhões no Dia dos Namorados

No Brasil, o Dia dos Namorados segue como uma das datas mais importantes para o varejo digital. Em 2025, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional deve registrar um faturamento de R$ 9,23 bilhões no período de 14 dias que antecede a celebração, crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024, quando o faturamento foi de R$ 8,09 bilhões.

A expectativa é de 16,76 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 550,45, superior aos R$ 506,53 registrados em 2024, o que reflete um consumidor disposto a investir mais em presentes para a data.

Entre os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados estão perfumaria, moda, eletrônicos, flores, joias, acessórios e experiências personalizadas. Com cenário promissor, o comércio eletrônico segue como principal canal para compras planejadas e de última hora.

“O crescimento contínuo do Dia dos Namorados reforça que o digital continua ganhando espaço nas principais datas comemorativas. O consumidor está cada vez mais familiarizado com a jornada digital e datas como essa sustentam a importância de conveniência, personalização e entrega ágil”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Empresas que investem em marketing digital e em uma boa experiência de compra tendem a se destacar. Diante disso, para potencializar os resultados, a ABComm recomenda que os lojistas apostem em ações promocionais com foco em kits especiais, frete competitivo, descontos progressivos e marketing direcionado, além de reforçarem logística e atendimento personalizado.

Nesse contexto, a Giuliana Flores projeta um crescimento de 14% no número de pedidos em relação a 2024. Considerada uma das datas mais importantes do segundo trimestre para o comércio, a ocasião reforça o otimismo da marca, que espera um tíquete médio de R$ 220.

Para a data, a empresa aposta na diversificação para atender aos mais variados estilos de consumidores. Além dos vasos, arranjos florais e buquês, que devem liderar as vendas com 70% da preferência, os combos com presentes representam 20% da expectativa de pedidos, enquanto as cestas de café da manhã devem alcançar 10%, reforçando a variedade das escolhas.

O fortalecimento das vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, tem sido essencial para a estratégia de crescimento da companhia. Em 2025, a empresa projeta alcançar a marca de 800 mil entregas, apostando nessas ocasiões para alavancar os resultados. Esse desempenho se torna evidente ao compromisso da marca com um portfólio de mais de 10 mil produtos, atendimento de qualidade e logística eficiente. Atuando em todo o território nacional, a Giuliana Flores oferece entregas expressas que, em algumas localidades, podem ser realizadas em até 3 horas.

“O Dia dos Namorados é uma data especial para nós, marcada pelo romance no ar e pelo desejo de celebrar o amor em suas mais diversas formas. As flores, especialmente as rosas, têm um simbolismo poderoso nesse contexto — representam paixão, afeto e conexão. Nosso propósito vai além de vender presentes: queremos entregar emoções. É uma ocasião perfeita para reforçar os laços afetivos e expressar sentimentos que, muitas vezes, as palavras não conseguem traduzir,” destaca Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores.



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