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Especialista explica obstáculos de RH no setor público

Assim como as empresas privadas, o Estado também faz uso de gestão de recursos humanos (RH) para atrair, reter e desenvolver talentos. No caso do Brasil, são aproximadamente 11 milhões de servidores públicos federais, estaduais e municipais. O dado consta no Atlas do Estado Brasileiro, levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Leonardo Alves, especialista em Gestão e Orçamento Público e Gestão Executiva Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), afirma que existem muitas diferenças na gestão de RH entre a iniciativa governamental e a privada, com a última possuindo maior flexibilidade em processos que vão da contratação à determinação de salários, bônus e promoções.

“O recrutamento no setor público é geralmente mais formal e rígido, baseado em concursos públicos que visam garantir a igualdade de oportunidades e a meritocracia. Esse processo é mais lento e burocrático, mas torna a seleção transparente e igualitária para todos os candidatos”, explica Alves.

Um exemplo dessa prática é o Concurso Nacional Unificado (CNU), lançado neste ano pelo governo federal para preencher mais de 6 mil vagas em 21 órgãos.

Tendo trabalhado em diversas posições no setor público ‒ incluindo um cargo na Câmara dos Deputados e o posto de secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Maricá (RJ) ‒, Alves explica que a estabilidade é vista como um grande atrativo por aqueles que decidem prestar concurso e tentar uma vaga em órgãos federais, estaduais ou municipais.

“Hoje, em nosso país, estar concursado representa estabilidade financeira e garantia de empregabilidade perpétua”, reflete.

Ele acrescenta que essa “estabilidade pós-concurso e pós-estágio probatório [período em que o profissional passa por uma espécie de avaliação] leva a uma menor rotatividade, mas pode resultar também em diminuição da motivação com o passar dos anos”.

Isto é, ao mesmo tempo em que o setor público oferece clareza e previsibilidade, pode acabar não incentivando os servidores a inovarem, se atualizarem e melhorarem o próprio desempenho, acredita Alves.

Os desafios não acabam aí. O especialista elenca outras questões que também devem ser um ponto de atenção para quem trabalha com gestão de RH. Entre elas estão a rigidez e a lentidão de processos administrativos (que dificultam a implementação de mudanças), limitações orçamentárias e a oferta reduzida de programas de capacitação e desenvolvimento.

Alves opina ser necessário se espelhar em boas medidas que existem em empresas privadas e buscar replicá-las dentro da realidade do setor público.

“A gestão de recursos humanos requer soluções inovadoras e adaptadas ao contexto específico. Embora as diferenças sejam significativas, há muitas oportunidades para o setor público aprender com as práticas de gestão de RH da iniciativa privada, implementando melhorias que possam beneficiar tanto os funcionários quanto a sociedade como um todo”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://www.leonardoalves.online/



Brindes personalizados impactam cerca de 81% dos clientes

Com o crescimento do mercado de presentes corporativos nos últimos anos, empresas têm adotado cada vez mais a estratégia de entrega de brindes para atrair consumidores durante feiras de negócios, sejam elas de consumo ou setoriais. De acordo com um levantamento recente sobre dados de mercado de 2024, divulgado pela plataforma de pesquisa Gitnux, aproximadamente 81% dos consumidores afirmam manter produtos promocionais por um ano ou mais, o que indica uma alta taxa de retenção desses itens entre os consumidores.

Essa estatística sugere que os produtos promocionais são eficazes em criar um impacto duradouro sobre os destinatários, “não apenas atraindo e engajando os participantes das feiras, mas também reforçando os valores e a identidade da marca”, como afirma Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes, empresa que atua em soluções corporativas personalizadas.

“A escolha de brindes personalizados, como ecobags, mochilas, cadernos, garrafas e power banks, deve ser estratégica e alinhada com o tipo de feira. Oferecer itens que são úteis, inovadores e sustentáveis ajuda as empresas a se destacarem e criarem uma conexão duradoura com os participantes”, destaca Alves.

O estudo concluiu ainda que esse nível de retenção sobre os produtos promocionais podem servir como ferramentas de marketing valiosas, oferecendo exposição prolongada da marca e envolvendo o público-alvo de forma eficaz. Alves ressalta que oferecer os itens exemplificados acima “serve como um incentivo para os participantes visitarem o estande, criando uma oportunidade para interagir e conhecer os produtos e serviços oferecidos pela empresa”.

“Os brindes personalizados são uma extensão eficaz da estratégia de marketing de uma empresa em feiras comerciais, de consumo ou setoriais. Seja por meio de brindes ecológicos, tecnológicos ou produtos de cuidado pessoal, a escolha certa dos brindes pode transformar a participação nas feiras em uma oportunidade valiosa para fortalecer a marca”, conclui Alves.

Uso estratégico de brindes em feiras

Paula Alves pontua que os brindes personalizados podem ser utilizados de diversas formas de modo a maximizar o impacto em feiras. No que diz respeito à atração de visitantes, por exemplo, ela frisa que tal oferta serve como um cartão de visitas, uma “estendida de mão” ao possível cliente ou parceiro comercial. 

A questão do reforço da marca também é frisada pela diretora comercial da Zen Brindes: “Brindes tecnológicos, como power banks e fones de ouvido personalizados, são altamente valorizados e frequentemente utilizados, mantendo a marca em evidência na rotina dos participantes. Esses itens ajudam a aumentar a lembrança da marca e a criar uma associação positiva com os produtos da empresa”, pontua.

Alves destaca, também, que, em feiras onde o público é sensível às questões ambientais, brindes ecológicos como garrafas reutilizáveis, canetas feitas de materiais reciclados e eco bags, “demonstram o compromisso da empresa com a sustentabilidade, além de incentivar a interação do consumidor e a experimentação de produtos”.

Há, por fim, o fator “conforto/conveniência”. Neste ponto, a executiva lembra, por exemplo, que produtos de cuidado pessoal e para viagens, como mochilas ergonômicas e kits de bem-estar, “proporcionam conforto aos participantes durante a feira, tornando a experiência mais agradável e positiva”.

Sobre a eficiência da estratégia de marketing com brindes, Alves diz que há três importantes pontos a serem ressaltados: a visibilidade e reconhecimento da marca, a valorização da marca e a fidelização do cliente:

“Os brindes personalizados são ferramentas poderosas em feiras, quando usados da forma correta e estratégia”, diz Alves.



Modelo holding busca facilitar investimentos corporativos

A holding é um viés estratégico que busca trazer ao meio empresarial planejamento e controle, bem como proteção patrimonial, além de planejamento sucessório e tributário por meio de um CNPJ próprio. No Brasil, as holdings foram instituídas pela Lei das Sociedades Por Ações – Lei número 6.404 /76, permitindo que uma empresa exerça ou controle outra.

De acordo com a Receita Federal, o Brasil já tem mais de 100 mil holdings constituídas. Elas têm como intuito a organização de patrimônio e dos interesses empresariais e familiares, além de organizar os controles das empresas, seja por meio da aquisição de imóveis, patentes, marcas registradas, títulos, ações, direitos autorais, entre outros ativos.

Para Talia de Cerqueira Rocha, diretora negocial da Rocha Gomes Auditoria Tributária, há inúmeras vantagens de abrir uma holding, uma vez que ela pode ajudar a otimizar a gestão de ativos, reduzir obrigações fiscais e auxiliar no planejamento de sucessões empresariais de forma estratégica. 

“Um controle centralizado permite que um indivíduo ou grupo centralize o controle de várias empresas. Isso é particularmente útil para grandes conglomerados que possuem subsidiárias em diferentes setores ou regiões geográficas”, avalia a profissional.

Dentro desta estratégia é possível ainda ter a proteção de ativos, uma vez que se uma empresa operacional enfrentar problemas legais ou financeiros, os ativos mantidos pela holding podem permanecer protegidos, destaca a diretora negocial.

“A flexibilidade financeira também é algo a citar, pois a holding pode facilitar a obtenção de financiamento ao consolidar os ativos e receitas de suas subsidiárias. Além dessas vantagens, há, ainda maior facilidade de fusões e aquisições, bem como maior planejamento sucessório, e demais benefícios. Porém, é necessário estudar caso a caso para que a holding não seja uma desvantagem para seu negócio”, avalia Rocha.

A holding pode ser pura ou mista. A pura tem como objetivo central a participação societária e a centralização da administração, não exercendo atividade empresarial. Já a holding mista, além da participação societária em outra empresa, também possui como objetivo a exploração de uma atividade empresarial, informa a especialista.

A seguir, a diretora negocial da Rocha Gomes Auditoria Tributária lista outros tipos de classificações:

Holding administrativa: tem como objetivo atuar diretamente na gestão das empresas subsidiárias, otimizando seu processo de decisões por meio de uma administração profissional.

Holding de participação: busca participar de diversas outras companhias, mas de forma minoritária, ou seja, sem se envolver diretamente na gestão. 

Holding de controle: busca pelo controle total de suas subsidiárias. Ao se tornar sócia majoritária, ela tem o poder de tomar decisões estratégicas para as empresas que controla, suas subsidiárias.

Patrimonial: tem como objetivo deter e centralizar o patrimônio de uma ou mais empresas, visando a proteção patrimonial. 

Participação: tem intenção de deter participações societárias.

Imobiliária: tem o intuito de ser a proprietária dos imóveis, para a devida gestão e administração dos mesmos.

Operacional: exerce a atividade empresarial, a operação e a prestação de serviços.

Familiar: utilizada para planejamento sucessório pelas empresas, a fim de proporcionar a concentração, organização da administração e simplificação do processo sucessório. 

Por fim, a profissional recomenda que para saber qual o tipo mais adequado aos interesses do empresário, o ideal é procurar ajuda de uma empresa especializada para elaboração do planejamento ideal para o negócio.

Para mais informações, basta acessar o site: https://rochagomesaudtributaria.com.br/ e a página do instagram da empresa: https://www.instagram.com/rochagomes_auditoriatributaria/



TÜV Rheinland anuncia operação de novo laboratório de testes

A TÜV Rheinland, uma das líderes mundiais em serviços de testes, tem um novo laboratório no Brasil, localizado na cidade de Salto (SP). O espaço, que já está em operação, tem 2.400 m² e é um dos maiores da certificadora na América Latina.   

No laboratório são realizados ensaios mecânicos, químicos, elétricos e térmicos, para garantir segurança e qualidade de produtos como carregadores de celulares, computadores, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, lâmpadas, plugues e tomadas, além de cabos e fios usados nestes produtos e equipamentos destinados às telecomunicações.  

O laboratório também é o único acreditado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realização de ensaios em seringas hipodérmicas de dose única (ISO 7886-3) e seringas hipodérmicas reutilizáveis. E nele também são feitos ensaios mecânicos, térmicos, acústicos, elétricos e magnéticos para certificar produtos direcionados à saúde e segurança humana como incubadoras para recém-nascidos, berços aquecidos, camas hospitalares, agulhas, endoscópios, equipos e outros equipamentos médicos e odontológicos.

“A mudança do bairro do Jabaquara, na capital paulista, para a cidade de Salto possibilitou a expansão da área física, mas também a modernização e ampliação da operação visando garantir a segurança dos profissionais e dos consumidores que irão utilizar os produtos testados”, explica Patrícia Hellmeister, Diretora de Certificação de Produtos da TÜV Rheinland.

Apoio ao produto nacional 

As empresas brasileiras que querem certificar seus produtos para exportação podem contar com o laboratório da TÜV Rheinland para apoiar na homologação para qualquer país do mundo, principalmente Japão, Taiwan, China, Estados Unidos, Canadá e Austrália – a partir de um processo realizado diretamente com especialistas destes países, mas centralizado no laboratório brasileiro.  

“Um longo processo de globalização, facilitado pela flexibilização histórica de inúmeras restrições comerciais, além do progresso tecnológico, resultou em mercados altamente interconectados. Essas cadeias de abastecimento globais criam desafios para os fabricantes garantirem a segurança, a qualidade, e confiabilidade do produto final. Ou seja, o segmento de testes e certificações funciona como um grande regulador do mercado, garantindo que padrões mínimos de qualidade sejam atendidos, de acordo com a legislação de cada país”, completa a diretora.

O laboratório da empresa é um dos únicos no país que atende a um amplo escopo de normas e regulamentos vigentes de órgãos como Anvisa, Anatel, Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), único organismo de acreditação reconhecido pelo Governo Brasileiro para acreditar Organismos de Avaliação da Conformidade, e Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

De acordo com o TIC Council – entidade global que congrega empresas do segmento de testes e certificações do mundo todo, o setor movimentou cerca de US$ 200 bilhões em 2020, devendo ultrapassar os US$ 260 bilhões até o final de 2025. O mercado latino-americano corresponde a pouco mais de 10% desse segmento, tendo movimentado US$ 22,4 bilhões em 2020. 



The Estée Lauder Companies nomeia Akhil Shrivastava como vice-presidente executivo e diretor financeiro a partir de 1º de novembro de 2024

The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL) (“ELC” ou a “empresa”) anunciou hoje que Akhil Shrivastava foi nomeado vice-presidente executivo e diretor financeiro, sucedendo Tracey T. Travis, cuja intenção de se aposentar foi anunciada em 11 de julho de 2024. Akhil se reportará a William P. Lauder, presidente executivo, e a Fabrizio Freda, presidente e diretor executivo, de acordo com a estrutura prévia de Tracey.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240723569053/pt/

The Estée Lauder Companies Names Akhil Shrivastava as Executive Vice President and Chief Financial Officer, Effective November 1, 2024 (Photo: Business Wire)

The Estée Lauder Companies Names Akhil Shrivastava as Executive Vice President and Chief Financial Officer, Effective November 1, 2024 (Photo: Business Wire)

Akhil assumirá seu novo cargo em 1º de novembro de 2024. Tracey permanecerá na empresa até sua aposentadoria, em 30 de junho de 2025, para apoiar uma transição perfeita.

“Com mais de 25 anos de ampla experiência financeira e de liderança, Akhil é um líder excepcional e capaz, cujos conhecimentos e percepções financeiras e estratégicas foram importantes para apoiar a empresa nos últimos anos, e ele será fundamental para levar adiante nossa direção e decisões estratégicas”, disse Fabrizio Freda. “Mal posso esperar para trabalhar em parceria com Akhil e continuar reconstruindo uma rentabilidade mais forte e sustentável, bem como acelerar o crescimento das vendas em toda a empresa.”

Em seu novo cargo como diretor financeiro, Akhil será responsável pelas organizações globais de finanças, contabilidade, impostos, tesouraria, relações com investidores e desenvolvimento de novos negócios da empresa. Ele liderará a organização de Finanças e Estratégia Globais (F&S) da ELC e continuará a cultivar e fortalecer a Equipe de Finanças e Estratégia, extremamente talentosa, continuando a imbuir agilidade e foco no consumidor em toda a organização para impulsionar a criação de valor sustentável, a governança e os objetivos e prioridades estratégicos de negócios a longo prazo.

Desde que ingressou na ELC em 2015, Akhil ocupou várias funções financeiras sênior na empresa. Recentemente, ele foi nomeado vice-presidente sênior de Controladoria Corporativa da ELC, cargo que supervisiona a contabilidade corporativa, o planejamento e a análise financeira, as organizações de finanças internacionais e on-line, preços e finanças da cadeia de valor, atuando na equipe de liderança de Finanças e Estratégia e na equipe de liderança executiva. Ele também supervisiona o pilar de Excelência Operacional, como parte do plano de recuperação de lucros e crescimento, que se concentra em promover melhorias significativas no estoque, no caixa e nos custos da empresa. Antes de assumir seu cargo atual, Akhil foi vice-presidente sênior e tesoureiro, onde era responsável pelas funções essenciais de tesouraria, pelo programa de riscos corporativos, pelo setor imobiliário e pela supervisão dos fundos de aposentadoria da empresa.

Akhil atuará como membro de vários grupos de liderança de gerenciamento sênior da ELC, incluindo a equipe de liderança executiva, o Comitê de Desenvolvimento de Investimentos, o Comitê de Investimentos Fiduciários e o Comitê de Gerenciamento de Riscos Corporativos. Em alguns casos, sua filiação continuará e, em outros, ele se tornará um novo membro.

“Akhil demonstrou sua capacidade como líder transformador, visionário e colaborativo, que combina finanças e estratégia com um apreço pela criatividade em nossos negócios e em nossas marcas, tendo os consumidores como centro”, afirmou William P. Lauder. “Ele também tem uma grande capacidade de cultivar equipes e organizações de alto desempenho e continuará fortalecendo a organização extremamente talentosa de Finanças e Estratégia, que será fundamental para continuar impulsionando nossos objetivos e prioridades estratégicas de negócios a longo prazo.”

Akhil ingressou na ELC em 2015 como vice-presidente global de Finanças e Estratégia para a marca Estée Lauder e, em janeiro de 2019, foi nomeado vice-presidente global sênior de Finanças e Estratégia para o grupo de marcas Jane Hertzmark Hudis, onde forneceu liderança estratégica e orientação financeira, maximizando as oportunidades de negócios e de transformação em todo o grupo de marcas. Especificamente, ele ajudou a alocar recursos para apoiar e promover as melhores oportunidades de crescimento do ponto de vista do consumidor, da subcategoria, da geografia e do canal.

Ele também atuou como membro valioso de muitas iniciativas empresariais importantes na empresa, fornecendo direção financeira estratégica para projetos que incluem a transformação dos processos e recursos de planejamento da ELC para dar suporte aos negócios de ponta a ponta, desde a demanda do consumidor até a entrega.

“Com seu portfólio líder de marcas icônicas, amplo alcance mundial e pessoas muito talentosas, é uma honra comandar a equipe global de Finanças”, comentou Akhil Shrivastava. “Quero ajudar a promover os vários mecanismos de crescimento da empresa para reconstruir uma rentabilidade mais forte e sustentável e apoiar a aceleração do crescimento das vendas em todas as marcas, categorias de produtos e regiões, ao mesmo tempo em que evolui os negócios para o futuro.”

Antes da The Estée Lauder Companies, Akhil passou 18 anos na Procter & Gamble, onde ocupou vários cargos financeiros e de liderança na Ásia, na América do Norte e nos negócios internacionais, incluindo o de diretor financeiro da Gillette na América do Norte.

Akhil é formado pela Faculdade de Engenharia de Rewa (Índia) e tem mestrado em Finanças e Controle pela Universidade de Delhi.

Nota de advertência sobre declarações prospectivas

As declarações contidas neste comunicadoàimprensa podem constituir declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) dos de 1995. Tais declarações incluem as várias citações relacionadasàreconstrução da rentabilidade e ao crescimento das vendas e ao futuro da função de finanças e estratégia. Embora a empresa acredite que suas expectativas se baseiam em suposições razoáveis dentro dos limites de seu conhecimento de seus negócios e operações, os resultados reais podem diferir substancialmente das suas expectativas. Os fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam diferentes das expectativas incluem a capacidade de implementar com sucesso o plano de recuperação de lucros e crescimento da empresa e aqueles descritos nos registros da empresa juntoàComissão de Valores Mobiliários (SEC), incluindo seu relatório anual no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2023. A empresa não assume nenhuma responsabilidade de atualizar as declarações prospectivas feitas neste documento ou de outra forma.

Sobre The Estée Lauder Companies

The Estée Lauder Companies Inc. é uma das líderes mundiais na fabricação, comercialização e venda de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e tratamento capilar, além de ser administradora de marcas de luxo e prestígio no mundo inteiro. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob nomes de marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, e a família de marcas DECIEM, entre elas The Ordinary e NIOD.

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O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Jill Marvin

jimarvin@estee.com

Relações com Investidores:

Rainey Mancini

rmancini@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Responsabilidade civil prioriza o desenvolvimento de projetos sustentáveis

Com leis relacionadas às questões ambientais muito mais rígidas, as empresas e indústrias se viram na obrigação de desenvolver projetos voltados à logística reversa. A Lei 12.305/2010, obriga os fabricantes e distribuidores a recolherem as embalagens usadas.

Uma das ferramentas mais eficazes no enfrentamento dos riscos ambientais é a norma de gestão ambiental ISO14001. Esta norma preenche os requisitos necessários para que as empresas enfrentem as ameaças ambientais previstas pelas agências internacionais e que afetarão os negócios nos próximos anos.

“Hoje em dia já não basta reaproveitar e remover os refugos do processo de produção. O fabricante é responsável por todas as etapas até o final da vida útil do produto”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

No Brasil, que possui uma população superior a 210 milhões de habitantes, cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano: no total, cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos.

Um dos principais desafios está na educação, pois um programa de coleta seletiva depende que, primeiro, as pessoas pensem antes de jogar o resíduo no lixo para que ele seja separado desde a hora que cai na lixeira, mas a maioria dos brasileiros ainda desconhece o funcionamento da reciclagem.

“Nesse contexto, a economia circular é uma alternativa que tem como objetivo despertar e conscientizar indivíduos e organizações acerca dos impactos negativos causados pela geração de resíduos”, conclui Vininha F. Carvalho.



Franquias online viabilizam carreira e família para mulheres

O empreendedorismo feminino é uma força motriz significativa no crescimento do Brasil. De acordo com a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor 2021, realizada em parceria com o Sebrae, 45% dos empreendedores no país são mulheres, totalizando aproximadamente 19 milhões de mulheres liderando negócios. Contudo, empreender sendo mulher ainda implica enfrentar uma série de desafios adicionais, como conciliar as tarefas familiares e da casa com o trabalho.

É nesse cenário que as franquias online surgem como uma solução viável e atrativa. Esse modelo de negócio é particularmente vantajoso para mães que desejam estar mais presentes na vida de seus filhos enquanto gerenciam um empreendimento. Com treinamento completo e suporte contínuo oferecido pelas franqueadoras, essas mulheres podem ingressar no mercado muitas vezes sem necessidade de experiência prévia, recebendo todo o apoio necessário para desenvolverem a franquia.

“As mulheres, principalmente aquelas que são mães e que saíram do mercado de trabalho há um tempo, veem no franchising uma oportunidade de crescimento e recolocação. Na nossa rede, por exemplo, contamos com 160 franqueados e cerca de 70% são mulheres. Observamos que a maioria delas busca a nossa microfranquia por ser um modelo de negócio remoto e que não exige espaço físico e nem funcionários. Acredito que esse tipo de modalidade home office, em que o franqueado tem a liberdade de operar o negócio de casa, será cada vez mais procurado por pessoas que querem empreender com segurança, em especial as mulheres, pela possibilidade de ter um horário mais flexível e passar mais tempo com a família”, falou Aline Girelli, cofundadora da Voarmais.com, franquia de agência de viagens online.

Mulheres empregam mais mulheres

Mesmo que a maioria dos negócios comandados por mulheres não tenha funcionários, de acordo com pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 60% das empreendedoras preferem contratar mão de obra feminina. Além disso, 45% dos empreendimentos liderados por mulheres são majoritariamente femininos, e sete em cada dez empreendedoras possuem sócias mulheres, segundo relatório do IRME de 2021.

“Incentivar e apoiar mulheres empreendedoras é crucial para fortalecer ainda mais o cenário do empreendedorismo no Brasil, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento econômico. O modelo de franquias online não apenas possibilita que mulheres conciliem carreira e vida pessoal, mas também contribui para um mercado de trabalho mais inclusivo”, finalizou Aline.



Pessoas, Paixão, Planeta: Mary Kay divulga Relatório de Sustentabilidade 2024

Mary Kay Inc., líder global em sustentabilidade corporativa e defesa de direitos, lançou hoje seu Relatório de Sustentabilidade de 2024. O relatório – organizado por impacto ambiental, social e econômico – sublinha o compromisso da empresa em criar e nutrir um modelo de negócio que enriqueça a vida das mulheres e apoie as comunidades, protegendo ao mesmo tempo o nosso planeta.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240723040542/pt/

Mary Kay’s 2024 Sustainability report, released in July, is organized by environmental, social, and economic impact. It underscores the company’s commitment to creating and nurturing a business model that enriches women’s lives and supports communities while protecting our planet. (Photo credit: Mary Kay).

Mary Kay’s 2024 Sustainability report, released in July, is organized by environmental, social, and economic impact. It underscores the company’s commitment to creating and nurturing a business model that enriches women’s lives and supports communities while protecting our planet. (Photo credit: Mary Kay).

“A sustentabilidade tem raízes profundas na história da Mary Kay”, disse Deborah Gibbins, Diretora de Operações da Mary Kay Inc. “Gostamos de dizer que fizemos isso antes de ser ‘legal’. não apenas mudando o mundo, mas protegendo-o. Estou orgulhosa do trabalho que realizamos este ano – e todos os anos – na realização do seu sonho. Acho que ela também ficaria orgulhosa.”

Num mundo que está evoluindo rapidamente, a Mary Kay está na vanguarda da mudança, defendendo a causa das mulheres, ao mesmo tempo que reconhece o imenso poder que elas detêm na formação da nossa economia global e na promoção de mudanças significativas.

O relatório de 2024 destaca a promessa da Mary Kay de tomar decisões que sejam adequadas para o nosso planeta e para a sua população:

Sustentabilidade ambiental

  • Gestão da água : em parceria com a The Nature Conservancy há mais de 36 anos, a Mary Kay apoia a iniciativa “Super Reefs” para proteger recifes de coral resilientes.
  • Conservação de recursos: Através de uma parceria de 16 anos com a Arbor Day Foundation, a Mary Kay apoiou a plantação de mais de 1,4 milhões de árvores em projetos de reflorestação em nove países.
  • Fornecimento sustentável: Ao aderiràGlobal Shea Alliance, a Mary Kay promove o bem-estar econômico para as 16 milhões de mulheres coletoras de Carité na África Ocidental.

Sustentabilidade social

  • Pink Changing Lives: Através deste programa, financiado pela venda de produtos designados, a Mary Kay doou mais de 18 milhões de dólares para iniciativas que enriquecem a vida das mulheres em todo o mundo desde 2008.
  • Empoderamento das mulheres: No Dia Internacional da Mulher, Mary Kay aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um conjunto de Princípios que oferece orientação às empresas sobre como promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. Mais de 600.000 mulheres se beneficiaram das formações, eventos e programas oferecidos pelo Women’s Entrepreneurship Accelerator, lançado pela Mary Kay em parceria com seis agências das Nações Unidas em 2019.
  • Fomentando Mulheres em STEM: comprometida com o desenvolvimento da próxima geração de mulheres líderes STEM, a Mary Kay concedeu 29 bolsas, totalizando quase US$ 195.000 desde 2020.

Sustentabilidade econômica

  • Comemorando 60 anos: a visão de Mary Kay Ash de enriquecer a vida das mulheres continua. A Mary Kay, ainda de propriedade e liderança familiar, tornou-se uma marca global com quase 4.000 funcionários e milhões de Consultoras de Beleza Independentes Mary Kay em mais de 35 mercados. Por mais de 60 anos, a Mary Kay tem proporcionado uma oportunidade de empreendedorismo incomparável para mulheres em todo o mundo. A empresa foi nomeada a marca número 1 em vendas diretas de cuidados com a pele e cosméticos coloridos no mundo pela Euromonitor International 1.1 .
  • Inovação digital A Mary Kay aprimora as capacidades das Consultoras de Beleza Independentes por meio de ferramentas digitais, incluindo aplicativos de realidade aumentada e o Catálogo Interativo, permitindo-lhes se destacarem em seus negócios e realizarem seus sonhos.
  • Defesa da igualdade de gênero na IA: em parceria com o Equal Rights Trust, a Mary Kay foi pioneira na investigação para eliminar o preconceito de gênero nas tecnologias de IA.

Para obter mais informações sobre a estratégia global de sustentabilidade, envolvimento e impacto da Mary Kay, veja o relatório completo aqui.

Sobre a Mary Kay

Antes. Agora. Sempre. Uma das pioneiras em quebrar barreiras de gênero, Mary Kay Ash fundou sua marca de beleza dos sonhos no Texas em 1963 com um objetivo: enriquecer a vida das mulheres. Esse sonho se transformou em uma empresa global com milhões de membros independentes da força de vendas em mais de 35 países. Por 60 anos, a oportunidade Mary Kay capacitou mulheres a definirem seus próprios destinos por meio da educação, mentoria, defesa e inovação. A Mary Kay está comprometida em investir na ciência por trás da beleza e na fabricação de produtos avançados para cuidados com a pele, cosméticos, suplementos nutricionais e fragrâncias. A Mary Kay acredita na preservação do nosso planeta para as gerações futuras, na proteção de mulheres impactadas pelo câncer e violência doméstica, e em incentivar os jovens a seguir seus sonhos. Saiba mais em marykayglobal.com, nos encontre no Facebook, Instagram e LinkedIn, ou nos siga no X (anteriormente conhecido como Twitter).

1 “Source Euromonitor International Limited; Beauty and Personal Care 2023 Edition, value sales at RSP, 2022 data.”

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mary Kay Inc. Corporate Communications

marykay.com/newsroom

972.687.5332 or media@mkcorp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



LambdaTest se integra à Netlify para aprimorar fluxos de trabalho de desenvolvedores

LambdaTest, uma plataforma de testes unificada baseada em nuvem líder, anuncia sua parceria com a Netlify, a plataforma essencial para empresas criarem sites, lojas de comércio eletrônico e aplicativos da web com alto desempenho e dinâmicos. Esta cooperação visa melhorar os recursos de testes de desenvolvedores, permitindo que entreguem aplicativos da web de alta qualidade com mais eficiência.

A LambdaTest oferece aos desenvolvedores uma lista exaustiva de soluções de teste baseadas em nuvem, incluindo testes de compatibilidade entre navegadores, testes de automação da web e aplicativos, bem como testes de dispositivos reais. Os usuários da Netlify podem integrar facilmente os testes em seus fluxos de trabalho de implantação contínua e garantir testes abrangentes de seus aplicativos da web antes de implantar através da integração com a LambdaTest.

Mayank Bhola, Cofundador e Chefe de Produto da LambdaTest, declarou: “Para desenvolvedores que se esforçam por oferecer aplicativos da web estáveis ​​e seguros, a integração entre a LambdaTest e a Netlify representa um avanço significativo. Ao aproveitar esta integração, os desenvolvedores podem se beneficiar de perfeitos processos de implantação da Netlify e dos robustos recursos de teste da LambdaTest, que garantem a confiabilidade e a qualidade de seus aplicativos em todos os ambientes e dispositivos.”

O ecossistema Netlify agora tem a fácil integração da LambdaTest, permitindo que os desenvolvedores acessem uma plataforma abrangente para testar aplicativos da web diretamente de seus canais de implantação. Os fluxos de trabalho operam com mais eficiência, e as implantações são mais rápidas devido a esta integração, que elimina a necessidade de gerenciar configurações complexas ou alternar entre as diversas ferramentas.

Steven Larsen, Vice-Presidente de Parcerias e Ecossistemas na Netlify, disse: “Temos prazer em cooperar com a LambdaTest para oferecer a nossos usuários soluções de teste aperfeiçoadas. Com esta integração, os desenvolvedores podem acelerar significativamente seus ciclos de desenvolvimento sem sacrificar a qualidade. Esta integração dá suporte adicionalàmissão da Netlify de equipar os desenvolvedores com as ferramentas e o suporte de que precisam para desenvolver e executar aplicativos de ponta da web com eficiência.”

A integração entre a Netlify e a LambdaTest agora está disponível para todos os usuários, oferecendo aos desenvolvedores uma solução abrangente para testar e implantar aplicativos da web com confiança.

Para mais informação sobre esta integração, acesse https://www.lambdatest.com/support/docs/netlify-integration-with-lambdatest/

Sobre a LambdaTest

A LambdaTest é um ambiente de execução empresarial inteligente e omnicanal que ajuda as empresas a reduzir drasticamente o tempo de comercialização mediante o Just in Time Test Orchestration (JITTO), garantindo lançamentos de qualidade e transformação digital acelerada. Mais de 10.000 clientes empresariais e mais de 2 milhões de usuários em mais de 130 países confiam na LambdaTest para suas necessidades de testes.

  • Testes de navegadores e aplicativos: A nuvem permite que os usuários executem testes manuais e automatizados de aplicativos da web e móveis em mais de 3.000 navegadores diferentes, dispositivos reais e ambientes de sistemas operacionais.
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Fonte: BUSINESS WIRE



CAIXA Cultural Curitiba promove oficina de manipulação de bonecos

A CAIXA Cultural Curitiba realiza no próximo sábado, 27 de julho, uma oficina de teatro de bonecos voltada para crianças e adultos, abordando o teatro de formas animadas. Nesta prática, que é gratuita, os participantes irão aprender a manipular os incríveis bonecos da Cia Caravan Maschera, feitos com materiais simples e recicláveis, podendo dar vida e personalidade aos mesmos, além de criar histórias e cenas com eles.

Também poderão conhecer um pouco da história e das técnicas do teatro de bonecos, e ver exemplos de espetáculos famosos e premiados. A oficina é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento da imaginação, expressão, comunicação e sensibilidade artística.

Os alunos irão manipular e entender o funcionamento dos bonecos da Cia Caravan Maschera em diversas técnicas: luva, manipulação direta, varetas, bonecos híbridos. Não se trata de uma oficina de confecção de bonecos, mas de uma atividade de entendimento e introdução das diversas técnicas utilizadas no espetáculo Hoje, Godot Não Vem!.

Espetáculo Hoje, Godot Não Vem!

De quarta a domingo desta semana, a CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280) apresenta o espetáculo infantil Hoje, Godot Não Vem!, da Cia Caravan Maschera de Teatro, da Cia Caravan Masquera de Teatro. Na peça, que tem ingressos a preços populares, duas crianças estão no deserto acompanhadas de uma árvore solitária, à espera de Godot. Enquanto aguardam, sem saber direito o que ou quem é Godot, os pequenos passam a refletir sobre o ato da espera e do tornar-se adulto. No dia 26 de julho, na sessão das 17h, o espetáculo será apresentado com tradução em Libras.

Sobre a Cia Caravan Maschera de Teatro

 A Cia Caravan Maschera Teatro iniciou em 2012 seus primeiros trabalhos no Brasil, na zona rural da cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Desde o início, estabelecem como princípio de criação de espetáculos uma interação constante com a comunidade que os cerca por meio de oficinas, cursos de formação e residências artísticas com artistas de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Até hoje, a Cia Caravan Maschera Teatro criou nove espetáculos que já circularam por 12 estados do Brasil e o Distrito Federal, além de ter participado de festivais internacionais na França, Itália, Eslovênia e Suíça.

SERVIÇO:  

OFICINA DE TEATRO DE BONECOS

Data/Horário: 27 de julho. Das 10h às 12h

Local: Sala de Oficinas da CAIXA Cultural Curitiba (R. Cons. Laurindo, 280)

Público: Crianças e adultos a partir de 10 anos

Vagas: 20

Inscrições gratuitas: Pelo link https://forms.gle/4zEQrTqbcwwWVkaL7

TEATRO: Hoje, Godot Não Vem!

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Datas: De 24 a 28/07/2024

Horários: Quarta, quinta, sexta e domingo, sessões às 17h. No sábados sessões às 15h e às 17h. Dia 26/7 (sexta-feira) com tradução em Libras

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba. Início das vendas dia 06/07

Classificação: livre para todos os públicos

Duração: 65 minutos

Acesso a pessoas com deficiência 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Informações: Site Curitiba Caixa Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba

(41) 4501-8722

Mais informações de imprensa com Antonio Carlos Domingues 41 99972-4792.



Aumenta a busca por profissionais de inovação e tecnologia

Nos últimos anos, a demanda por profissionais de inovação e tecnologia tem crescido exponencialmente, refletindo sua importância no ambiente corporativo. De acordo com um levantamento do Google for Startups, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. Empresas de todos os setores estão investindo em novas tecnologias e fomentando culturas de inovação para criar soluções disruptivas e melhorar continuamente processos, destacando-se no mercado global. Empresas como Google, Apple e Amazon exemplificam como a inovação impulsiona o sucesso ao desenvolver novos produtos, melhorar a eficiência operacional e aprimorar a experiência do cliente.

 

A demanda por talentos de inovação e tecnologia

Com a crescente demanda por inovação e tecnologia, a procura por profissionais especializados nessas áreas tem disparado. De acordo com um relatório recente da McKinsey & Company, mais de 80% dos CEOs consideram a inovação crítica para o crescimento de suas empresas, mas muitos relatam dificuldades em encontrar talentos qualificados para liderar esses esforços. 

Segundo relatório publicado pelo Pew Research Center em 2023, profissionais com habilidades em design thinking, gestão de projetos de inovação, desenvolvimento de novos produtos, e capacidade de transformar ideias em soluções viáveis serão de extrema importância no mercado de trabalho do futuro. Além disso, é importante que eles tenham conhecimento em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, business intelligence, realidade virtual/aumentada, entre outros.

 

Perfil do profissional de inovação e tecnologia

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o profissional do futuro focado em inovação e tecnologia deve possuir um conjunto diversificado de habilidades que vai além do conhecimento técnico. Habilidades analíticas e criativas são igualmente importantes, assim como a capacidade de trabalhar de forma colaborativa em equipes multifuncionais. A adaptabilidade e a capacidade de aprender rapidamente também são importantes, dado o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e de mercado.

Beatriz Barros, especialista em Design, Tecnologia e Inovação pela Universidade do Sul da Califórnia, destaca que um bom profissional de inovação deve ser versátil e ter uma compreensão abrangente de design, tecnologia, negócios e aplicação de dados.

“Para criar soluções inovadoras e manter as empresas relevantes, é essencial não só dominar tecnologias emergentes mas também ter a capacidade de imaginá-las dentro de aplicações únicas e práticas. Atualmente, poucas formações preparam os jovens adequadamente para essa realidade”, afirma Beatriz.

Com ampla experiência em inovação e tecnologia, Beatriz já idealizou projetos de inovação com empresas como Apple, Harvard Business Publishing, Verizon, Yahoo, Mattel e XQ Institute. Além disso, um de seus projetos autorais, o Mindbuddies, combina realidade aumentada, absorção de dados e inteligência artificial para auxiliar no tratamento da saúde mental infantil.

O papel das instituições de ensino

Diante desse cenário, algumas instituições de ensino estão adaptando seus currículos para preparar melhor os alunos para essa nova demanda. Um exemplo notável é o projeto liderado por Beatriz em parceria com o XQ Institute, uma ONG fundada por Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs. Esse projeto colaborou na criação de um currículo interdisciplinar e tecnologias interativas de ensino para o Iovine and Young Center Integrated Design, Technology, and Entrepreneurship Magnet, uma escola de ensino médio localizada no Sul de Los Angeles. Fundada pelos empresários Dr. Dre e Jimmy Iovine, o colégio tem como objetivo não apenas oferecer uma educação de alta qualidade, mas também fomentar a inovação e o empreendedorismo em uma comunidade que historicamente enfrenta desafios socioeconômicos.

Desafios e oportunidades

Apesar do aumento na busca por profissionais de inovação e tecnologia, ainda existem desafios significativos. A rápida evolução tecnológica cria uma lacuna entre as habilidades oferecidas pelos profissionais e as necessidades das empresas. Além disso, a cultura corporativa tradicional pode, por vezes, ser uma barreira para a implementação de ideias inovadoras.

“Estamos vivendo um momento único, onde a inovação não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para a sobrevivência das empresas. A busca por profissionais que combinam habilidades técnicas com criatividade e visão de negócios nunca foi tão alta. Aqueles que se prepararem de forma multifacetada estarão à frente, prontos para transformar desafios em oportunidades de crescimento e sucesso”, comenta Beatriz Barros.

 



Documentário sobre Betty Lago terá roteiro e edição de Marcelo Rodrigues

Marcelo Rodrigues, roteirista e um dos editores de documentários mais premiados do Brasil, vai contar a vida da atriz e modelo Betty Lago no filme “Quem foi Betty Lago para você?”, que entra na fase inicial de pesquisa e produção ainda neste ano. A iniciativa de realização do documentário é de Rodrigues e da diretora e produtora Patty Lago, filha de Betty Lago, que vai assinar a direção do longa. O documentário será produzido pela Iluminatta Films, produtora de Los Angeles, dirigida por Shanti Correa.

Carioca, o roteirista e editor Marcelo Rodrigues trabalhou diretamente com Betty Lago como assistente de direção do programa GNT Fashion e também atuou como editor do programa “Pirei com Betty Lago”, atração do canal GNT, que unia informação e humor com entrevistas da apresentadora Betty Lago com personalidades como Maitê Proença e Miguel Falabella.

Embora tenha cursado Direito pela Universidade Santa Úrsula, Rodrigues se rendeu à sua paixão pelo cinema, e desde então vem há mais de 25 anos se dedicando ao conteúdo audiovisual. Ele estudou videoarte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e fez cursos com o editor Henrique Tartarotti. Nacionalmente reconhecido pelo seu talento como editor e internacionalmente premiado, Marcelo Rodrigues foi responsável pela edição e roteiro dos documentários “Recife/Sevilha” (2003), “As batidas do samba” (2011), e “A via sacra da Rocinha” (2002), e edição do documentário “Caminho do Mar” (2018), entre outros.

Ícone da moda

A modelo Betty Lago nasceu no Rio de Janeiro em 1955 e iniciou sua carreira no começo dos anos 1970 quando foi descoberta pelo fotógrafo Evandro Teixeira. Com 1,78m de altura, ela rapidamente se consagrou como modelo internacional, atuando durante 15 anos nas passarelas, sendo uma das brasileiras mais bem-sucedidas da época, desfilando para as principais marcas de alta costura na Europa e anos depois nos Estados Unidos.

Na televisão, Betty Lago estreou como atriz na minissérie “Anos Rebeldes”, de Gilberto Braga, em 1992. Dois anos depois, foi uma das protagonistas da novela “Quatro por Quatro”, de Carlos Lombardi, com quem desenvolveu uma importante parceria, atuando em vários outros títulos do autor. Na TV, também ela foi responsável pela criação e produção do primeiro programa de moda Brasileiro o GNT Fashion, onde deixou sua marca como apresentadora e diretora do programa.
Ela faleceu em setembro de 2015, aos 60 anos, vítima de câncer.

Marcelo Rodrigues afirma que “Quem foi Betty Lago para você?” terá locações no Brasil, Europa e Estados Unidos. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o roteiro prevê gravações em Paris, Roma, Ibiza, Londres, Los Angeles e em Nova York, onde Betty Lago morou por mais de 22 anos. “O filme vai percorrer lugares significativos na vida de Betty, desde suas raízes no Brasil às cidades mais importantes em sua trajetória internacional”, afirma Marcelo.

Entre os nomes que estão previstos para participação no filme estão as ex-top models Naomi Campbell, Iman, Gisele Bündchen, Carla Bruni, Silvia Pfeifer e Marpessa Hennink; os fotógrafos Mario Testino, Sarah Moon, David Bailey, Marcio Madeira e Eduardo Alonso; e personalidades da TV como Miguel Falabella, Carlos Lombardi, Malu Mader, Cláudia Abreu, Humberto Martins e Marcos Pasquim.

Música e Consumo Sustentável

Além do documentário sobre Betty Lago, o roteirista e editor Marcelo Rodrigues tem outros dois projetos de conteúdo audiovisual, um sobre músicos brasileiros e outro com foco em consumo responsável com ajuda social. Os dois projetos também serão produzidos em parceria com a Iluminatta Films, que tem em seu portfólio produções para Disney, Airbnb, YouTube e ESPN, entre outras.

“Behind the Songs” (ou “Por trás das músicas” em tradução livre) é uma série que revela as histórias de músicos brasileiros que vivem nos Estados Unidos. O projeto envolve artistas, instrumentistas e compositores de diversos estilos que atuam no competitivo mercado norte-americano.

A série foi idealizada por Marcelo Rodrigues a partir de um encontro com o cantor e compositor Rogê, em Los Angeles. A proposta é mostrar as histórias e os bastidores por trás da criação de músicas, encontros e parcerias de artistas que resultaram em shows e lançamentos de discos.

O outro projeto de audiovisual no qual Marcelo Rodrigues está envolvido, “The Next Day Party” (“A festa do dia seguinte”), é um programa de TV que aborda o consumo responsável a partir das grandes festas de milionários realizadas em Los Angeles. A proposta é fazer um contraponto entre a extravagância e o desperdício, de um lado, e a oportunidade de aproveitamento da estrutura de decoração, luz, som e, se possível, o que não foi consumido de bebidas e alimentos. “A partir da extravagância, a proposta é criar eventos memoráveis para pessoas menos favorecidas. Cada episódio vai mostrar como o luxo pode ser transformado em generosidade e criatividade”, conta o editor e roteirista.



Pesquisa aponta que flores podem ajudar pessoas a lidar com as emoções

As flores são capazes influenciar as emoções das pessoas emoções e promover bem-estar. Assim como no filme Divertida Mente (Inside Out), animação da Disney/Pixar onde cada emoção tem um papel essencial na vida da protagonista, as plantas podem ajudar a equilibrar os sentimentos. Diferentes espécies transmitem emoções variadas.

Um estudo das universidades Rutgers e La Salle, nos EUA, examinou como as flores influenciam o comportamento emocional, focando em mulheres adultas. Os resultados mostraram que receber buquês causou felicidade imediata em 100% das participantes, que também relataram um aumento duradouro no humor positivo.  

Nesse cenário, Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores traz algumas dicas de flores para incorporar nos ambientes, bem como as emoções que elas representam:

1) Girassóis 

Os girassóis exalam alegria com suas cores vibrantes e tamanho imponente. Suas pétalas amarelas e a forma sempre virada para o sol simbolizam otimismo e energia positiva. Colocar girassóis em casa pode levantar o astral e proporcionar sorrisos instantâneos, criando um espaço cheio de luz e felicidade. 

2) Rosas brancas 

As rosas brancas são conhecidas por sua beleza pura e serenidade. Elas transmitem uma sensação de paz e calmaria, aliviando a ansiedade com sua simplicidade e elegância. Ter um arranjo de rosas brancas em casa pode ajudar a acalmar a mente e trazer uma sensação de tranquilidade, contribuindo para um espaço mais sereno. 

3) Flores do campo 

Possuem simplicidade e beleza natural e têm o poder de acalmar a mente e aliviar o medo. A sua diversidade de cores e formas traz uma sensação de paz e tranquilidade ao espaço, ajudando a criar um refúgio seguro e acolhedor em casa. 

4) Margaridas 

As margaridas representam inocência e pureza. Sua simplicidade e beleza natural podem trazer conforto e esperança, lembrando-nos dos momentos felizes na vida. Um vaso de margaridas pode iluminar qualquer ambiente, proporcionando uma sensação de bem-estar e otimismo. 

5) Lírios 

Os lírios, com sua delicadeza e fragrância suave, representam um retorno à felicidade. Eles podem trazer um toque de alegria e suavidade ao ambiente, ajudando a dissipar a raiva e promover um clima de harmonia. Ter lírios em casa pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse e encontrar paz interior. 



Acolhimento de novos alunos promove integração escolar

Com a proximidade da volta às aulas, muitas escolas se preparam para receber novos alunos, especialmente aqueles que estão mudando de escola no meio do ano. Essa transição pode ser ainda mais desafiadora, já que o novo aluno precisa se adaptar rapidamente a um ambiente já estabelecido. Reconhecendo a importância desse período de adaptação, a diretora pedagógica do Grupo Salta Educação, Christine Lourenço, enfatiza a necessidade de um acolhimento cuidadoso para garantir uma experiência positiva aos novos estudantes.

A fase de recepção na nova escola, quando bem elaborada, proporciona um ambiente facilitador para que os alunos expressem suas emoções, sintam-se acolhidos em suas dúvidas e incertezas, e, consequentemente, se sintam seguros em sua nova jornada acadêmica. Isso é ainda mais importante para alunos que chegam no meio do ano, quando os grupos sociais já estão estabelecidos.

A diretora destaca que o primeiro acolhimento desempenha um papel crucial, permitindo que os alunos criem expectativas em relação à mudança de escola. “É vital selecionar cuidadosamente as ações realizadas nesse momento. Profissionais da educação e responsáveis pela criança devem colaborar para garantir um acolhimento eficaz,” observa.

O acolhimento no ambiente escolar deve envolver todos os agentes da escola e incluir as famílias de maneira contínua. Essa abordagem é fundamental para assegurar que a chegada do aluno seja tranquila e integrada. “As dinâmicas de integração e atividades que promovam o sentimento de pertencimento são essenciais para os novos alunos se sentirem parte da comunidade escolar,” afirma Christine.

O acolhimento pode começar antes mesmo do primeiro dia de aula. As famílias, por exemplo, podem já começar a preparar a criança para a nova rotina escolar. Algumas dicas incluem trazer a criança para o momento da escolha dos materiais do colégio, começar a ajustar a rotina para horários mais próximos aos que serão cumpridos quando do início das aulas e, também, evitar falas do tipo “agora que as aulas vão começar a moleza vai acabar”. Quanto menos disruptiva for a mudança em termos emocionais e de rotina, melhor para o estudante.

Especialmente na Educação Infantil, o estabelecimento de vínculos afetivos e a garantia de segurança são fundamentais. A participação contínua da família é indicada até que a criança se sinta confortável em explorar o ambiente escolar de forma independente. “No caso de uma mudança no meio do ano, é crucial que os pais estejam ainda mais presentes para apoiar essa transição,” reforça Christine.

A escola, quando organiza um momento para os novatos antes do início das aulas, propicia uma ambientação mais fácil com o espaço escolar, os colaboradores e também os colegas que estão na mesma situação. Dinâmicas e atividades de identificação e pertencimento entre os estudantes durante a primeira semana de aula também são sempre benéficas. Christine enfatiza que uma criança bem acolhida desenvolve a confiança necessária para se expressar e aprender. Além disso, a família experimenta tranquilidade ao ver seu filho feliz, compartilhando suas novas descobertas, amizades e conhecimentos.



Procura por seguro viagem aumenta no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, o segmento de seguros de pessoas registrou um notável crescimento, refletindo a crescente conscientização e a busca por proteção entre os consumidores. De acordo com os dados disponíveis pela SUSEP, o total de prêmios (valor pago pelos seguros) do segmento de seguros de pessoas atingiu R$ 102,72 bilhões até maio de 2024, representando um aumento expressivo de 24,8% em comparação com o mesmo período de 2023.

Dentro deste cenário positivo, destaca-se o seguro de vida, que arrecadou R$ 13,64 bilhões até maio de 2024, evidenciando um crescimento de 16,1% em relação ao ano anterior. Esse crescimento significativo é indicativo da maior preocupação das pessoas com a sua segurança e bem-estar, principalmente em um contexto global ainda marcado por incertezas.

A procura por seguro viagem também acompanhou essa tendência de alta, refletindo a retomada das viagens e o aumento da mobilidade das pessoas após os desafios impostos pela pandemia. Com a reabertura das fronteiras e a flexibilização das restrições, os consumidores têm priorizado a contratação de seguros viagem para garantir uma maior tranquilidade durante seus deslocamentos, tanto a lazer quanto a trabalho.

A análise desses dados demonstra uma mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento à importância de estar segurado e protegido contra imprevistos. As seguradoras, por sua vez, têm investido em oferecer produtos mais abrangentes e personalizados, atendendo às demandas específicas dos viajantes modernos.

Para Grasiela Ferreira, supervisora de Sucesso do Cliente da Real Seguro Viagem, essa procura foi motivada, em grande parte, devido ao aumento do interesse dos viajantes em estarem protegidos, em especial após a crise sanitária de 2020. “Além de estarem protegidos contra imprevistos que podem prejudicar a viagem, há um crescimento por parte dos clientes em adquirir coberturas extras, além das já convencionais.”

Os resultados positivos registrados no primeiro semestre de 2024 são um indicativo claro de que o mercado de seguros de pessoas, especialmente o seguro viagem, continua a se expandir e a se consolidar como um setor essencial para a proteção e a segurança dos consumidores. Segubdo Grasiela, com a expectativa de crescimento contínuo, as seguradoras seguem comprometidas em inovar e aprimorar seus serviços, garantindo uma cobertura completa e eficiente para todos os tipos de viagens.



Thiago Carvalho lança obra sobre cinema no Estação NET Rio

O autor Thiago Carvalho lançou, no dia 15 de maio de 2024, sua obra intitulada “Cinema é Celebração: a cena de exibição de cinema e audiovisual independentes do Rio de Janeiro na virada dos anos 2000”. Promovido e publicado pela editora Autografia, o lançamento, aberto ao público, ocorreu às 19:00, na loja Cavídeo do cinema Estação Net Rio, Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo – RJ. O evento contou com em torno de 100 pessoas presentes, onde foram vendidos 70 exemplares do livro que trata-se da primeira obra inteiramente de minha autoria.

No início dos anos 2000, o Rio de Janeiro foi possivelmente palco da principal cena de exibição independente do país nesse período, com dezenas de espaços alternativos de exibição, cineclubes, mostras e festivais, exibindo regularmente centenas de filmes e vídeos para milhares de pessoas.

O livro aborda essa efervescente cena independente que despontou na região, se expandindo também para regiões periféricas, cuja característica central era sua dimensão celebratória, festiva e gregária, incorporando elementos da socialidade da cultura urbana da cidade e arredores. O movimento estava também inserido em um cenário mais amplo de transformação do cinema brasileiro, que teve início na mudança do século a partir de transformações sociais e tecnológicas no ambiente cultural, e que se transformou, a partir de 2010, na geração de renovação do cinema brasileiro do período.

O foco de interesse foi buscar compreender o papel desempenhado pelos cineclubes, eventos e espaços de exibição, na formação de identidade da geração local, a partir do estudo de cinco de seus principais eventos: Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Incinerasta, Cachaça Cinema Clube, Mostra do Filme Livre, e Cineclube Mate Com Angu.

Entre as questões abordadas estão aspectos como: o papel das escolas e cursos de cinema na formação dos grupos; as transformações tecnológicas da época; a importância do curta-metragem na cena; o movimento cineclubista no Rio de Janeiro nos anos 2000; a expansão do audiovisual para a periferia; o resgate histórico e a relação com a institucionalidade existente na região.

Como integrante dessa geração, o autor compartilha de suas experiências formativas e seus anseios, possuindo, dessa forma, interesse pessoal em contar uma história que entende como socialmente relevante. Mas, para além disso, pensa que esse movimento possui importância histórica para a cena de cinema e audiovisual da cidade e do país. Dada sua intensidade e capacidade de mobilização, e seu caráter celebratório e libertário de experimentação de linguagens e práticas, representou impacto e força contundentes no sentido de desestabilizar as formas de fazer e assistir cinema então estabelecidas, abrindo possibilidades de renovação.

A intenção foi apresentar um panorama sobre as características principais da cena, assim como apresentar um registro que sirva como fonte de memória documental, com retrospecto e referências a manifestações, eventos, agentes e produções dos grupos estudados, de forma a possibilitar futuras pesquisas. Entendendo também que a análise de grupos e contextos que adquiriram capacidade de mobilização e efervescência cultural, representa material para o debate, sempre necessário, sobre questões e desafios, sociais e artísticos, presentes na construção da trajetória do cinema brasileiro.

O livro é uma adaptação de sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da UFRJ em novembro de 2022. Trata-se de uma investigação preliminar, de importante movimento cultural ocorrido na região, efetuada por meio de abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e documental e a partir de entrevistas semiestruturadas com alguns de seus integrantes.

A ideia da adaptação para o livro foi retirar, na medida do possível, o excessivo teor acadêmico, construindo uma linguagem mais simples, direta e acessível, de forma a permitir o alcance por parte de um público mais amplo. Ainda assim, trata-se de um livro de divulgação científica, organizado e estruturado segundo os aspectos formais da pesquisa.

“Mesmo com as limitações naturais de um primeiro estudo sobre tema complexo, é uma satisfação poder compartilhar uma história e uma memória que considero relevantes acerca de bastidores culturais, pouco lembrados, de nosso cinema e do nosso território. Penso que se trata de um capítulo importante, tanto da trajetória recente de movimentos culturais e geracionais no campo do audiovisual no Rio de Janeiro, quanto do cineclubismo e do cinema no país, que não apenas necessitam de reconhecimento histórico, mas também servem como referências, para novas gerações, na contínua reinvenção de futuros para os desafios e complexidades contemporâneas para o audiovisual brasileiro”, conta.

“Para mim, pessoalmente, é uma forma não só de disseminar conhecimento para além dos círculos acadêmicos restritos, permitindo que os resultados encontrados sejam compartilhados com um público mais amplo, e incitando o debate sobre o tema, mas também um gesto de reverência à memória da rede afetiva de sociabilidade e coletividade que constituiu meu ser social, e que segue atuante no tecido social do RJ”, diz.

Thiago ingressou em 1998 no Curso de Cinema e Vídeo da UFF. A partir da rica vivência do período universitário, sua inserção no campo se deu em grupos de jovens engajados no audiovisual na época, os quais, por meio de práticas compartilhadas, estabeleceram conexões geracionais.

No início dos anos 2000, foi integrante da produtora Asterisko Filmes, um coletivo de audiovisual da cena independente do Rio de Janeiro, onde participou do movimento cultural descrito no livro. Desde então, sua trajetória passou também pela produção e realização de curtas, edição de vídeos, filmes e séries, e pela docência em cursos de graduação, especialização e formação técnica. Desde 2006, atua no setor público, trabalhando com políticas públicas de fomento e regulação do setor.

A partir da crença na importância da reflexão e da pesquisa como complemento para a experiência prática, buscou também a atividade acadêmica realizando especialização no Instituto de Economia da UFRJ, e mestrado na Escola de Comunicação também da UFRJ, de onde teve origem o presente livro.

 



Atividades lúdicas reforçam o aprendizado durante as férias

As férias escolares já começaram e os jovens estudantes que irão prestar vestibular esse ano não veem a hora de aproveitar o descanso. Estar com a família e desfrutar de momentos de lazer é essencial para recarregar as energias. Atividades físicas e lúdicas proporcionam uma sensação de bem-estar e relaxamento, mas ao mesmo tempo, mantém o cérebro ativo, o que será importante para o segundo semestre, com diversas provas de vestibular chegando.

Embora o foco das férias não deva ser os estudos, é importante manter um contato leve e contínuo com o aprendizado, ainda que de forma prazerosa. Isso pode ser feito através da leitura de livros, audiobooks, assistindo séries documentais, ou peças teatrais; ou utilizando formatos de estudo de forma gamificada, unindo entretenimento e concentração.

De acordo com Glaucia Sobral, coordenadora dos segmentos Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil do Elite Rede de Ensino, os responsáveis podem propor diversas atividades em família, até mesmo dentro de casa, com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais à aprendizagem e de criar juntos memórias para a vida toda.

  1. Passeios ao ar livre: passear ao ar livre, e estar em contato com a natureza, seja na serra ou na praia, e fazer isso em confraternização com a família é uma ótima forma de aliviar o estresse e aproveitar o tempo juntos.
  2. Atividades culturais: ir ao cinema, exposições, museus ou ao teatro pode ser uma maneira divertida de aprender e relaxar ao mesmo tempo.
  3. Jogos de tabuleiro: utilizar jogos de tabuleiro para passar o tempo em família ou em amigos é uma forma divertida de estimular a concentração e a interação.
  4. Estudo em grupo: criar grupos de estudo onde os alunos possam se divertir juntos enquanto aprendem é uma excelente estratégia, inclusive podendo criar desafios internos que estimulem o estudo de forma competitiva e saudável.
  5. Tempo de tela: as telas merecem atenção, mas é preciso dosar. É importante incluir com responsabilidade o uso de recursos digitais e televisivos. Aplicativos e funções que permitam delimitar o tempo de uso são bons aliados para garantir o equilíbrio.
  6. Atividades físicas: ao exercitar o corpo, também exercitamos a mente. Participar de atividades físicas, principalmente por meio do esporte em grupo, trabalha a socialização, o refinamento de habilidades criativas e estimula hábitos saudáveis também na alimentação e na higiene.

“O que não é recomendável durante as férias é deixar de descansar e não se distrair com atividades que não possuem relação com o Enem. É essencial que haja uma pausa para o corpo e a mente. O ócio pode ser muito criativo. O fazer nada também ajuda na tomada de decisões. Realizar atividades de diversão é fundamental para este momento, ajuda a aliviar o estresse e recarrega as energias para o segundo semestre. A dedicação aos estudos deve continuar, mas de forma leve, sem causar desconforto ou pressão”, finaliza Glaucia.

 



Vender precatório é até 65% mais barato que pegar empréstimo

Mesmo com a queda da Selic a partir da reunião do Copom em agosto de 2023, as taxas de juros para modalidades de empréstimo pessoal continuam altas, com os principais bancos atuando com taxa de juros entre 6,27% a 9,99% ao mês, 107,45% e 213,50% ao ano respectivamente, de acordo com a última pesquisa realizada pelo Procon de São Paulo. Para quem tem direito a receber um precatório, considerar vendê-lo com deságio pode ser uma boa alternativa ao crédito caro dos bancos.

De acordo com João Carlos Garcia, CEO da Preks e ex-vice-presidente da Caixa: “A venda do precatório pode ser muito vantajosa para aquelas pessoas que precisam de capital para fazer algum investimento ou quitar dívidas. Com a Selic a 10,5%, o custo do crédito nos bancos fica muito caro, muitas vezes passando de 100% de juros ao ano e com durações longas, o que acaba dificultando a capacidade do tomador do crédito em pagá-lo”.

Cálculo do custo da venda do precatório

O custo da venda do precatório pode ser considerado como o valor do deságio aplicado. Por exemplo, a venda de um precatório no valor de R$100 mil com deságio de 30% implica em um custo de R$30 mil. Para uma comparação justa, é importante trazer a valor presente o valor do precatório e verificar o valor real do precatório no momento da venda. Num cenário em que o precatório será recebido em 18 meses a partir da data da venda, considerando um juros de 10,5% ao ano (Selic atual), o valor presente dos R$100 mil a serem recebidos em 18 meses é de R$86.926,83. Portanto, o custo real da venda é R$86.926,83 – R$70.000,00, totalizando R$16.926,83.

Cálculo do custo do empréstimo

Para calcular o custo do empréstimo, é importante comparar um valor semelhante, ou seja, R$70.000,00 de empréstimos contratados hoje. Por exemplo, um empréstimo de R$70 mil a serem pagos em 18 parcelas com taxa de juros mensal de 6,27%, conforme a banda inferior apresentada na pesquisa do Procon São Paulo, resulta em um pagamento total de R$118.739,70, segundo a ferramenta de calculadora do cidadão oferecida pelo Banco Central do Brasil. Subtraindo deste valor o valor do empréstimo contratado, o custo do empréstimo é de R$48.739,70.

Portanto, no cenário hipotético comparado, vender o precatório tem um custo de R$16.926,83 enquanto contratar um empréstimo do mesmo valor e nas condições de mercado atuais possui um custo de R$48.739,70. Vender o precatório nesse cenário é 65% mais barato.

Como vender o precatório com segurança

Existem muitas empresas que atuam no mercado de compra e venda de precatórios. Plataformas digitais têm inovado na digitalização dos processos envolvidos na cessão do crédito, facilitando a vida de quem busca vender. João Carlos Garcia, CEO da Preks, comenta: “Nós focamos muito em remover a necessidade de ir ao cartório para executar a cessão do crédito. Desenvolvemos uma plataforma digital na qual todo o processo de assinatura de contrato e transferência do dinheiro acontece. Nossos clientes e investidores têm se mostrado muito contentes com a nossa ferramenta, o que nos deixa confiantes de que estamos no caminho certo”.

O deságio na venda de precatórios federais é menor pois há menos risco de recebimento do ente devedor. Antes de escolher a empresa para vender precatório, é importante verificar a idoneidade da mesma e buscar por informações na internet que comprovem a sua atuação no mercado de compra e venda de precatórios.



Playlists do Spotify influenciam a promoção de artistas

A música pode conectar pessoas, trazer lembranças à memória, animar ambientes, reforçar marcas e contar histórias. Com a globalização do mundo e as plataformas de streaming, as playlists se popularizaram e conquistaram um papel significativo na forma como os usuários consomem música.  O Spotify, por exemplo, conta com aproximadamente 8 bilhões de playlists criadas por usuários. Afirmou em entrevista para o site americano musicbusinessworldwide.com o cofundador e CEO Daniel Ek.

O Spotify se mantém como plataforma líder em curadoria musical. Além das playlists criadas pelos próprios usuários, o streaming também oferece playlists oficiais, atualizadas regularmente para compartilhar as tendências musicais e os gostos dos ouvintes.

Segundo Caroline Bezerra, CMO da New Music Brasil, para os usuários do Spotify, a importância das playlists está justamente na curadoria personalizada de músicas que atende aos gostos e preferências individuais de cada usuário. “A New Music Brasil utiliza as playlists para promover os artistas do nosso casting, garantindo visibilidade em uma plataforma de amplo alcance”, esclarece ela.

Pode-se esperar ainda mais playlists, em um futuro próximo, na plataforma com lançamento beta do Al Playlist, divulgado pela Spotify em abril deste ano. Que permite aos assinantes criar playlists automaticamente usando prompts (comandos) de texto. De início está disponível para usuários de iOS e Android no Reino Unido e Austrália, a Al Playlist permite que os assinantes digitem instruções específicas e gera uma lista de faixas sugeridas com base nesses comandos.

A expectativa para esse lançamento é de que será possível mudar a forma como os usuários criam playlists, oferecendo uma curadoria automatizada e personalizada, com mais descrição do usuário quando forem escrever os prompts.

Impacto das playlists no sucesso dos artistas


A curadoria de playlists pode influenciar o sucesso ou o fracasso digital de uma música, ou artista, de acordo com sua exposição e alcance. Com quase uma década no mercado, a New Music Brasil é especialista em distribuição de música digital e conhece os mecanismos dos streamings. “Reconhecemos a importância das playlists no cenário musical atual. Por isso, contamos com um setor especializado dedicado à criação, alimentação e atualização de playlists que abrangem diversos gêneros musicais”, explica Caroline Bezerra. “Esse trabalho é essencial para garantir que os artistas da gravadora alcancem mais visibilidade, através do público mais amplo e diversificado”, acrescenta ela.

Ainda de acordo com Caroline Bezerra, a inclusão de obras em playlists populares pode levar ao aumento no número de reproduções e seguidores, o que ajuda no crescimento e alcance de um artista. “Com a crescente importância das plataformas de streaming, a estratégia de playlist tornou-se uma ferramenta crucial no marketing musical”, garante Caroline.

Usuários do Spotify têm compartilhado suas experiências e expectativas em relação às playlists e à nova ferramenta AI Playlist. Rennan Hartmann, é usuário assíduo de streaming.

Assinante de mais de uma plataforma, garante que faz suas próprias playlists e também escuta outras disponíveis e indicadas pelas plataformas. “É muito prático, no dia a dia, escolher uma playlist do artista que curto, ou então, do estilo que quero escutar naquele momento”, expõe Hartmann. “Além do fato que a plataforma já entende meu gosto, com base nas informações que disponibilizo e meu consumo, me sugerindo novas músicas, parecidas com o que já entende que vou gostar”, complementa ele.

A curadoria de playlists por empresas especializadas como a New Music Brasil destaca-se como um elemento estratégico para que usuários encontrem novas músicas e para o sucesso dos artistas no cenário musical contemporâneo. A inovação tecnológica, aliada à expertise na criação de playlists, promete transformar a maneira como a música é consumida e promovida na era digital.



Reforma Tributária é aprovada: principais medidas e impactos

A Câmara dos Deputados aprovou o PLP 68/2024, que trata da regulamentação da Reforma Tributária, após uma longa sessão de votações. Dentre os principais tópicos abordados, estão: a inclusão da carne na cesta básica, os impostos para planos de saúde e bens imobiliários, split payment e itens inclusos no Imposto do Pecado.

Na prática, o texto define regras e diretrizes para a cobrança dos três impostos sobre o consumo: IBS, CBS e Imposto Seletivo, que substituirão cinco tributos atualmente cobrados sobre o consumo (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). O projeto da reforma foi aprovado no final de 2023, mas ficaram indefinidas as alíquotas que serão cobradas e quais serão as exceções. 

Antes do início da sessão no plenário, que ocorreu no dia 10 de julho, o texto recebeu uma nova versão que apresenta duas mudanças principais: a redução dos impostos que devem incidir sobre remédios; e o aumento do cashback dos impostos sobre a conta de luz, para consumidores de baixa renda. O projeto ainda precisa ser votado no Senado para ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em meio a tantas mudanças e pensando em facilitar o entendimento do que será realmente impactante para o mercado corporativo e tributário, Karen Miura, Chief Visionary Officer (CVO) da Bravo — empresa especializada em soluções inteligentes para acelerar a transformação digital das áreas financeira, fiscal e contábil — separou os principais pontos votados pela Câmara dos Deputados.

As principais decisões da votação da Câmara dos Deputados

Sobre as decisões, Karen inicia destacando a trava da alíquota padrão, pois, caso supere os 26,5% previstos, o Poder Executivo, ouvindo o Comitê Gestor, poderá propor um Projeto de Lei Complementar (PLP) para rever o escopo das alíquotas reduzidas. 

Na última sessão, oito itens foram alterados nas categorias de alíquotas reduzidas e isenções — entre eles está a polêmica da inclusão da carne vermelha na cesta básica, e a redução de medicamentos a zero. As principais decisões que modificaram o texto são:

• Cesta Básica (Anexo I): inclusão de todas as proteínas — inclusive carnes —, queijo, sal, pães, óleos de milho, aveia, farinhas.

• Alimentos com redução de 60% (Anexo VIII): inclusão de salmão, atum, extrato de tomate, pão de forma.

• Produtos hortícolas com redução a zero (Anexo XVI): inclusão de flores.

• Insumos agropecuários com redução de 60% (Anexo X): biofertilizantes, bioestimulantes, calcário, etc.

• Medicamentos com redução a zero (Anexo XV): inclusão de todos os medicamentos adquiridos pela administração pública que têm, no sistema vigente, alíquota zero.

• Dispositivos médicos sujeitos à redução de 60% (Anexo IV): inclusão de dispositivos como filmes especiais para raio-X, filtro de linha arterial e reagentes.

• Produtos de higiene pessoal sujeitos à redução de 60% (Anexo IX): inclusão de água sanitária.

• Não são contribuintes do IBS e da CBS planos de assistência à saúde na modalidade de autogestão e entidades de previdência complementar fechada.

No entanto, vale ressaltar que o atual formato de imposto unificado, proposto pela Reforma Tributária, a isenção de um item significa, consequentemente, a oneração de outros. “O principal obstáculo para manter a alíquota padrão dentro do previsto é a concessão de alíquotas reduzidas para alguns setores… precisamos lembrar que temos o valor de arrecadação a ser atingido”, explica Karen.

Neste cenário, a solução encontrada pelo governo para ajudar as pessoas de baixa renda é o cashback. 

Para a CVO, o cashback é uma medida eficiente do ponto de vista econômico porque de fato aloca o tributo na sociedade diretamente. “Ao passo que se o tributo vai primeiro para o Governo a sociedade vê o seu efeito somente depois através de alguma ação social, saúde, educação, segurança (de forma indireta)”, afirma.

Outro destaque das votações foi o Imposto Seletivo, também conhecido como “Imposto do Pecado”. Esta categoria visa englobar itens que são considerados prejudiciais à saúde, como bebidas alcoólicas, jogos de azar, entre outros. 

Conforme explica a especialista, na prática, essa categoria terá uma alíquota maior do que a padrão — estimada em cerca de 26.5%. O objetivo é desestimular, por meio da cobrança extra, o consumo desses tipos de produto. “O impacto deste imposto ao empresário é o aumento do preço final do seu produto, o que tende a diminuir o seu faturamento. Atingindo assim, inclusive, o objetivo da reforma”, afirma.

Segundo Karen, uma das principais alterações em relação ao Relatório apresentado aborda a inclusão dos critérios de reciclabilidade veicular e realização de etapas fabris no país, para fins de gradação das alíquotas do imposto seletivo sobre veículos. 

Além disso, o percentual máximo dos minérios foi reduzido de 1% para 0,25%. Foi definido, ainda, que as alíquotas ad valorem poderão ser diferenciadas por categorias de produtos e progressivas em virtude do teor alcoólico.

Pensando na complexidade do sistema, o Comitê de Harmonização e o Fórum de Harmonização Jurídica irão propor um ato conjunto para balizar atos administrativos, normativos e decisórios das administrações tributárias da União, estados, DF e municípios.

“A importância do trabalho em conjunto é extrema, o alinhamento desses dois sistemas é o que assegurará uma segurança jurídica para os contribuintes. O objetivo final é a redução do contencioso tributário através da harmonização de posicionamentos”, conclui.



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