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Busca internacional pode detectar bens no exterior

Investir no exterior tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre brasileiros, especialmente à medida que buscam diversificar suas carteiras e proteger seus ativos da volatilidade do mercado doméstico. De acordo com informações do Ministério da Fazenda, cerca de 100 mil brasileiros têm ativos que equivalem a mais de R$ 1 trilhão no exterior. Recentemente, visando promover maior transparência fiscal e simplificar o sistema tributário, exigindo adaptação dos contribuintes, a Lei nº 14.754, de 2023, em vigor desde janeiro de 2024, reformulou o tratamento tributário de investimentos no exterior. 

Mesmo com a facilitação oferecida pelo sistema de tributação nacional, alguns desses investidores, que possuem dívidas em aberto no Brasil, usam como estratégia a ocultação e pulverização de bens e ativos financeiros em diferentes partes do mundo. Com a globalização, esses devedores aproveitam a facilidade de transferir e esconder seu patrimônio, utilizando métodos que dificultam a identificação e recuperação desses bens pelos credores.

Ao descobrirem a existência de bens do devedor no exterior, muitos credores acabam, seja por escolha ou por desconhecimento, desistindo da busca pelo crédito devido às burocracias e custos envolvidos. No entanto, existem ações que podem ser tomadas no âmbito nacional, realizadas por profissionais especializados da área jurídica, através de ferramentas tecnológicas e acordos internacionais, onde é possível identificar e recuperar ativos ocultos: trata-se da busca internacional de bens para a execução. 

Segundo Daniela Sigliano, CEO da Effort, empresa especializada em pesquisa com foco em recuperação de ativos, a alienação de ativos móveis e imóveis, como casas, apartamentos, barcos, aeronaves, coleções, fazendas, lotes e carros, é uma estratégia comum dos devedores para transformar seus bens em liquidez e dificultar a rastreabilidade.

“Outro caminho bastante utilizado é a criação de empresas Offshore. A constituição de empresas desse segmento em países com legislação favorável à proteção de dados empresariais e tributários, como BVI, Panamá, Ilhas Cayman e Delaware, representa uma barreira significativa. Essas jurisdições dificultam o acesso a informações empresariais, tornando a identificação de bens um processo complexo. Porém, superáveis, mediante ferramentas e acordos internacionais”, explica Daniela. 

Entre outras alternativas, utilizadas por esses devedores, Daniela destaca também os movimentos contábeis complexos, incluindo a celebração de contratos de mútuo sem contrapartida. Esses são usados pelos devedores para transferir capital para o exterior de maneira a evitar a detecção.

Soluções utilizadas na busca internacional de bens para a execução

A especialista afirma que há soluções que permitem que os bens do devedor nos paraísos fiscais sejam identificados. 

“O uso de tecnologia avançada, como os protocolos que oferecem o módulo Mapa de Relacionamentos, podem ser eficazes. Essa ferramenta traça vínculos pessoais e empresariais do devedor, facilitando a identificação de participações empresariais e possíveis ocultações de bens e fraudes transnacionais em questão de minutos”, exemplifica Sigliano.

De acordo com ela, é fundamental também fazer uma análise detalhada dos documentos contábeis da empresa e suas controladoras no exterior. A partir disso, é possível identificar movimentações financeiras suspeitas e transferências de capital ilícitas.

A cooperação entre diferentes sistemas judiciais e a existência de acordos internacionais também são importantes para a eficácia da busca de bens. Países que reconhecem sentenças estrangeiras, sob certas condições, facilitam a transferência de processos entre jurisdições, agilizando a recuperação de créditos.

“A transferência é crucial para a eficácia da busca de bens e envolve cooperação entre sistemas judiciais diferentes, existência de acordos internacionais e ferramentas legais que permitam uma maior flexibilidade e rapidez na movimentação e execução dos processos”, analisa Sigliano.

Ela acrescenta que existem também “protocolos de buscas patrimoniais que consolidam as informações rapidamente, fornecendo ao judiciário a base necessária para decisões rápidas e fundamentadas, agilizando o processo de recuperação de crédito”.

A busca internacional de bens, apesar de complexa, é viável e pode ser eficaz com a utilização de tecnologias avançadas e cooperação jurídica internacional.

Para saber mais, basta acessar: https://effort-co.com.br/



Ator Seo In Guk realiza fanmeeting em São Paulo

A SAM Entretenimento apresenta, em 24 de agosto, o evento “Fanmeeting Seo In Guk – Ao Seu Dispor”, na casa de espetáculos Vibra São Paulo, em São Paulo. Esta modalidade de evento promove o encontro do fã com o artista em um ambiente que permitirá interações pessoais entre os participantes.

O “Fanmeeting Seo In Guk – Ao Seu Dispor” é o segundo encontro nessa modalidade, com um artista coreano, realizado pela produtora, no Brasil. A SAM Entretenimento é uma produtora de shows e eventos da cultura coreana com parcerias com empresas do ramo de entretenimento coreano. 

Sam Lee, diretor executivo da SAM Entretenimento, explica a escolha da cidade de São Paulo para a realização do evento: “São Paulo é a maior cidade do país e um dos principais centros econômicos e culturais da América Latina. O estado tem uma vasta rede de rodovias, facilitando o acesso de pessoas de outras regiões do Brasil e mesmo do exterior, com o maior aeroporto do país”. 

A programação do encontro será dividida em blocos, com apresentações musicais, jogos interativos, sessões de perguntas e respostas, e oportunidades para interação direta com Seo In Guk. As interações opcionais incluem foto individual, fansign (momento para autógrafos) e hi touch (toque de mãos).

Ingressos e setores do evento

Os ingressos estão à venda no site kticket.com.br, e tem disponibilidade para os setores cadeira, poltrona e plateia superior, com valores entre R$ 300 e R$ 1.100. O evento conta, no total, com seis setores – entre eles estão VIP, premium e camarote. As entradas começaram a ser vendidas no final de junho.

A produtora de eventos disponibiliza a entrada solidária, ingresso com 25% de desconto sobre o valor da entrada inteira, para todos os setores, exceto para os combos. Para ter direito à entrada solidária, é necessário doar uma peça de roupa de frio em boas condições.

O portal de entretenimento voltado para a cultura coreana K4US realizou um levantamento que revela o aumento de 350% de eventos com artistas coreanos no Brasil, em uma década. Segundo a pesquisa, em 2013, o país sediou apenas seis shows de k-pop, frente a 27 em 2023. 

Seo In Guk

Seo In Guk é um dos artistas mais conhecidos da Coreia do Sul. O artista revelou sua aptidão para a música e tornou-se nacionalmente conhecido com a participação no programa de caça-talentos do k-pop “Superstars K”, e venceu a competição em 2009. No mesmo ano, Seo In Guk lançou sua música de estreia.

Em 2012, Seo In Guk estreou como ator, com um papel secundário em “Love Rain”, e foi protagonista de “Reply 1997”, produção para a qual realizou a gravação de dois duetos, entre eles a canção “All For You”.

A carreira na música continuou em paralelo com a atuação, e em 2022, ele venceu a categoria de melhor ator na premiação Asia Artist Awards. No final de 2023, estrelou o K-drama de suspense Death ‘s Game, no qual passa por um jogo com a morte, demonstrando sua versatilidade como ator, se distanciando de seus papeis com tramas românticas.

“Seo In Guk é um artista amplamente admirado pelos brasileiros. Nosso objetivo é proporcionar a ele uma experiência acolhedora, refletindo o carinho que o Brasil tem a oferecer”, diz Lee, ressaltando que o evento “não apenas celebra o talento de Seo In Guk, mas também fortalece a ponte cultural entre o Brasil e a Coreia do Sul”.



Engageware é reconhecida como ‘Major Contender’ no PEAK Matrix® Assessment 2024 de Soluções de IA Conversacional do Grupo Everest

A Engageware, líder SaaS de soluções para engajamento do cliente, escolhida por mais de 700 empresas globalmente, anuncia sua nomeação como ‘Major Contender’ no PEAK Matrix® Assessment de Produtos de IA Conversacional do Everest Group em 2024. Este relatório de pesquisa independente destaca os principais fornecedores SaaS de tecnologia de IA conversacional para empresas B2B.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240723833757/pt/

Engageware nomeada Major Contender na Avaliação PEAK Matrix® de Produtos de IA Conversacional do Everest Group 2024 (Graphic: Business Wire)

Engageware nomeada Major Contender na Avaliação PEAK Matrix® de Produtos de IA Conversacional do Everest Group 2024 (Graphic: Business Wire)

“Estamos orgulhosos pelo reconhecimento no PEAK Matrix do Everest Group para IA Conversacional,” disse Nina Vellayan, CEO da Engageware. “Este reconhecimento de nossa liderança na indústria é um testemunho do nosso contínuo investimento em inovação e dedicação em nos tornarmos o parceiro mais confiável de nossos clientes, capacitando empresas a melhorar experiências de clientes, eficiência operacional e impulsionar um crescimento acelerado, tudo isso garantindo facilidade de uso.”

“À medida que a IA conversacional se torna cada vez mais comum, a personalização das interações, a integração entre canais e a segurança dos dados surgem como requisitos principais dos clientes. A Engageware está impulsionando a inovação nesses campos, oferecendo recursos avançados de privacidade e segurança de dados e comunicações multicanais, permitindo a transição contínua de conversas entre diferentes canais,” diz Sharang Sharma, Vice-Presidente do Grupo Everest.

“A plataforma da Engageware também conta com recursos como um assistente de agendamento omnichannel robusto impulsionado por IA para gerenciamento de conhecimento e um forte roadmap de produto para a adoção e integração de IA generativa. O foco da empresa na inovação tecnológica e na melhoria da experiência do cliente, juntamente com suas parcerias estratégicas, lhe rendeu o reconhecimento como ‘Major Contender’ na PEAK Matrix® Assessment de IA Conversacional do Grupo Everest em 2024.”

A PEAK Matrix® avalia os produtos de IA conversacional com base no seu impacto de mercado – medido pela adoção de mercado, mix de portfólio e valor entregue – bem como na visão e capacidade, avaliadas através da visão e estratégia, implementação e suporte, capacidades tecnológicas, execução e amplitude de serviços.

Entre as inovações que posicionaram a Engageware como ‘Major Contender’ no campo da IA conversacional estão suas integrações omnichannel para suporte ao cliente através de WhatsApp, SMS, Voz e Vídeo. Além disso, o uso inovador da IA generativa pela Engageware automatiza o atendimento ao cliente e serve como copiloto para as equipes de atendimento ao cliente, melhorando significativamente a jornada do cliente ao promover novos produtos e serviços, notificando os clientes sobre promoções, automatizando o onboarding de novos clientes, respondendo a perguntas de rotina, realizando transações e aumentando a eficiência dos funcionários para garantir que as empresas possam resolver as necessidades dos clientes na primeira interação.

Com um legado de mais de 20 anos apoiando indústrias como Serviços Financeiros, Varejo, Educação, Tecnologia de Software e Telecomunicações, a Engageware tem sido pioneira na oferta de ferramentas que melhoram a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

A robusta plataforma da empresa é fundamentada em três pilares principais: IA Conversacional, Gerenciamento de Conhecimento e Agendamento de Compromissos. Além disso, a Engageware é líder na oferta de funcionalidades avançadas de IA e está investindo em um roadmap inovador que combina a IA generativa, machine learning e outras tecnologias disruptivas.

Você pode acessar o relatório visitando a Conversational AI Products PEAK Matrix® Assessment 2024 aqui. Para as atualizações mais recentes sobre os produtos, visite o site da Engageware.

Sobre a Engageware

A Engageware é o único provedor completo de soluções de engajamento do cliente, permitindo que as empresas resolvam as necessidades dos clientes na primeira interação para aumentar a satisfação e melhorar a experiência do cliente. Sua plataforma tem como base IA conversacional e Generativa para automatizar respostas a perguntas de rotina, fornecendo acesso instantâneo a bases de conhecimento e oferecendo às organizações uma visão holística da jornada do cliente.

Mais de 700 organizações confiam na Engageware para impulsionar o crescimento com aumento de vendas e conversão, automatizar o atendimento ao cliente, aumentar a eficiência dos funcionários, reduzir a carga de trabalho de call centers e melhorar a satisfação do cliente. A plataforma da Engageware também permite transferências de canal síncronas e dados e análises robustas para informar decisões estratégicas de negócios que impulsionam o crescimento, a eficiência e relacionamentos mais fortes com os clientes. A Engageware é uma empresa do portfólio da Clearhaven Partners.

Contato:

Lucia Fallavena, Senior content manager of Engageware

lfallavena@engageware.com

Fonte: BUSINESS WIRE



eNor Escolhe Matera Para Fornecer Pagamentos Internacionais Sem Interrupções

Matera, uma dos principais fornecedores de software bancário anunciou hoje uma parceria com eNor Securities, uma fintech que oferece uma bolsa de investimentos para ativos digitais e um mercado para ativos tokenizados. Este acordo permitiráàeNor fornecer pagamentos internacionais sem interrupções, de moedas fiduciárias para bitcoin e stablecoins. Esta nova parceria com a Matera é mais do que uma atualização tecnológica — é um passo rumo ao futuro, onde moedas fiduciárias e digitais coexistem.

Há mais de 30 anos, a Matera tem sido um fornecedor confiável de soluções tecnológicas para fintechs e instituições financeiras. A solução de pagamentos instantâneos Pix da empresa processa mais de 5 bilhões de transações por ano para mais de 230 bancos e fintechs, incluindo dois dos três maiores bancos do mundo e mais de um terço de todos os bancos no Brasil. Quase metade dessas transações é iniciada utilizando a tecnologia de pagamento por QR Code.

Regulada pela inovadora Lei Bitcoin e Lei de Emissão de Ativos Digitais de El Salvador, a eNor Securities oferece uma variedade de serviços, desde custódia de Bitcoin até tokenização de ativos. O compromisso da eNor com a gestão de ativos digitais atende às crescentes necessidades de uma clientela internacional e diversificada, refletindo o crescente interesse em finanças digitais.

“Ao fazer parceria com a eNor, a Matera está avançando no desenvolvimento de um ecossistema de pagamentos global mais inovador. Ativos tokenizados e tecnologia baseada em blockchain impulsionarão o futuro das finanças – desde investimentos até pagamentos internacionais,” disse Carlos Netto, Co-fundador e CEO da Matera. “Juntamente com a eNor, esperamos redefinir o que é possível no mundo das moedas digitais.”

“Este é um marco emocionante para a eNor e a Matera, e exemplifica um ecossistema financeiro em evolução onde pagamentos tokenizados são a norma,” disse Rodrigo Mendes, CEO da eNor. “Na eNor, acreditamos em um mundo que promove uma economia global mais inclusiva e eficiente, e nossa parceria com a Matera nos ajudará a fazer um progresso significativo em direção a essa missão.”

A combinação dinâmica da eNor e da Matera capitaliza em diversos benefícios estratégicos, incluindo:

  • As políticas favoráveis às criptomoedas de El Salvador criam um cenário ideal para a inovação em finanças digitais.

  • As tecnologias Digital Twin, QR Code Payment e Wallet-as-a-Service da Matera trabalham em conjunto para facilitar transações sem fricções, alinhando-se a protocolos universais que atendem tanto a bancos quanto a fintechs.

  • A rigorosa licença e conformidade da eNor com os padrões de KYC/AML e regras de viagem de dinheiro garantem operações seguras e transparentes.

Com a tecnologia da Matera, a eNor pode integrar-se de forma perfeita com bancos e fintechs no mesmo ecossistema, criando assim um proxy de pagamento tokenizado global.

Essa solução estará disponível para os clientes corporativos e de varejo da eNor a partir de setembro.

Sobre a Matera

A Matera é um fornecedor confiável de soluções tecnológicas para instituições financeiras. Com mais de 30 anos de experiência e uma equipe de mais de 1.000 profissionais, a Matera possui vasta expertise em Core Banking, Pagamentos Instantâneos e Pagamentos por QR Code. Dois dos três maiores bancos globais, três dos dez maiores bancos dos EUA e um terço de todos os bancos no Brasil confiam na Matera. A Matera opera tanto no Brasil quanto na América do Norte. Para saber mais, visite: www.matera.com.

Sobre a eNor

A eNor Securities é uma bolsa de investimentos para ativos digitais focada em Ativos do Mundo Real. A eNor é regulamentada e tem sede em El Salvador, sendo pioneira em mercados de capitais digitais e tokenizados, oferecendo todos os serviços regulamentados relacionadosàcustódia, estruturação e distribuição para clientes em todo o mundo. A empresa é parte da OR Corporation e administra a E-Grains, emissora da primeira oferta pública de commodities tokenizadas por meio do Token $ESOY. Para saber mais, visite https://enorsecurities.com.

Contato:

Matera

Mallory Griffin, York Public Relations

Mallory@yorkpublicrelations.com

eNor

Rodrigo Mendes, eNor

marketing@enorsecurities.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A fibra COOLMAX® EcoMade faz sua estreia nos Jogos de Verão em Paris

A The LYCRA Company, líder global no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis de fibra e tecnologia para a indústria têxtil e de vestuário, anunciou que sua fibra COOLMAX® EcoMade, feita com 100% de resíduos têxteis, é o principal ingrediente nas camisas da seleção brasileira de vôlei de quadra e de praia para os Jogos de Verão de 2024 em Paris. A Body Work, marca esportiva da varejista Riachuelo, criou os uniformes oficiais revelados em uma projeção impressionante na estátua do Cristo Redentor, com vista para o Rio de Janeiro, no último dia 27 de junho, Dia do Vôlei no Brasil.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240716103859/pt/

A Body Work, marca fitness da varejista Riachuelo, apresentou as camisas oficiais da seleção brasileira de vôlei para os jogos de verão de 2024. O tecido combina duas tecnologias da The LYCRA Company: 92% da fibra COOLMAX® EcoMade feita a partir de resíduos têxteis pré-consumo, e 8% de fio LYCRA®, tudo para ajudar a manter os atletas mais frescos, secos e com liberdade de movimento. (Photo: Business Wire)

A Body Work, marca fitness da varejista Riachuelo, apresentou as camisas oficiais da seleção brasileira de vôlei para os jogos de verão de 2024. O tecido combina duas tecnologias da The LYCRA Company: 92% da fibra COOLMAX® EcoMade feita a partir de resíduos têxteis pré-consumo, e 8% de fio LYCRA®, tudo para ajudar a manter os atletas mais frescos, secos e com liberdade de movimento. (Photo: Business Wire)

A fibra COOLMAX® EcoMade transporta a umidade do corpo para a superfície do tecido, onde ela evapora. Isso ajuda os atletas a se manterem mais frescos, secos e confortáveis para que possam se concentrar no jogo. Essa é uma das muitas fibras inovadoras produzidas pela The LYCRA Company e projetadas para ajudar a otimizar o desempenho esportivo. Essa tecnologia converte os resíduos têxteis pré-consumo dos fabricantes de roupas em fibras que oferecem desempenho comparável ao do poliéster original.

“Estamos entusiasmados com o fato de os uniformes de vôlei do Brasil apresentarem 92% de tecnologia COOLMAX® EcoMade, feita a partir de resíduos têxteis, e 8% de fibra LYCRA®, por isso estaremos torcendo por eles em Paris”, disse Nicolas Banyols, Diretor Comercial para Vestuário, The LYCRA Company. “Os benefícios das roupas esportivas com fibras de alto desempenho não estão mais limitados aos atletas de elite. Consumidores de todos os tipos agora podem comprar essas roupas inovadoras no varejo, garantindo que todos possam experimentar o conforto e o desempenho que nossas fibras oferecem, além de opções de fibras duráveis e sustentáveis para reduzir o impacto ambiental”.

As fibras da marca LYCRA®, agora de propriedade da The LYCRA Company, têm feito parte dos jogos desde 1968, quando a equipe francesa de esqui alpino dominou o quadro de medalhas em Grenoble. Os trajes de esqui da equipe eram feitos com fio LYCRA®, que proporcionava um ajuste do tipo segunda pele e maior liberdade de movimento. A longa história de desempenho e inovação nos esportes é uma prova da confiança e da segurança que as fibras da empresa sempre ofereceram, inspirando confiança tanto nos atletas quanto nos consumidores.

“Além do fato de que o uniforme da seleção brasileira de vôlei de 1984, vencedor da medalha de prata, tenha sido a principal inspiração para o design desta camisa, queríamos que o tecido fosse inovador e focado no futuro”, disse Camila de Paula Souza, Gerente de Estilo da Body Work | Riachuelo. “Esse tecido foi pensado para proporcionar conforto e é feito a partir de resíduos têxteis – que já é uma vitória para os atletas e uma vitória para o planeta.”

Os consumidores podem comprar as camisas oficiais da Seleção Brasileira de Vôlei no site riachuleo.com. Para obter mais informações sobre os benefícios da fibra COOLMAX® EcoMade, acesse coolmax.com.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company é uma fornecedora líder global de soluções tecnológicas e de fibras para os setores de vestuário e cuidados pessoais, comprometida em oferecer produtos sustentáveis usando ingredientes reciclados renováveis, pré e pós-consumo que reduzem o desperdício e ajudam a preparar o terreno para a circularidade. Com sede em Wilmington, Delaware, Estados Unidos, é proprietária das marcas LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. A LYCRA Company agrega valor aos produtos de seus clientes oferecendo inovações exclusivas que atendemànecessidade do consumidor por conforto e desempenho duradouro. Saiba mais em lycra.com.

COOLMAX® e LYCRA® são marcas registradas da The LYCRA Company.

Sobre Riachuelo

Com mais de 75 anos de história, a Riachuelo atua com o propósito de conectar desejos a conquistas. Ao aliar inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a marca é referência no setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. A Riachuelo possui mais de 30 milhões de portadores de cartão e mais de 400 lojas próprias em todo o país.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Karie J. Ford

Karie.J.Ford@lycra.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Desafios legais impactam gestão de contratos empresariais

A gestão de contratos é uma área que exige atenção minuciosa aos detalhes legais, envolvimento de múltiplos departamentos e adaptação constante às novas regulamentações. O volume cada vez maior de contratos, com exigências legais e técnicas diversas, o vaivém de inúmeras minutas, o cuidado com as datas de renovação variadas, o acompanhamento de eventos para efetivar pagamentos e recebimentos são alguns dos desafios diários que envolvem gestores, diferentes áreas e colaboradores, conforme mostra artigo no site administradores.com.br.

As empresas que conseguem superar esses desafios frequentemente utilizam a tecnologia para facilitar processos e garantir conformidade. Além disso, é importante desenvolver a conscientização jurídica em todos os departamentos e promover a integração interdepartamental na construção e em todo o ciclo de vida dos contratos.

“É preciso promover a cultura da empresa de envolver a todos, para que o conteúdo do contrato seja verdadeiro, robusto e baseado na necessidade e particularidades de cada departamento. Portanto, é imprescindível que todos os departamentos de uma empresa tenham noções de questões legais, não apenas o setor jurídico”, afirma Ângela Zander, co-founder da simplesmenteUse.

Zander completa: “Por exemplo, ao contratar um colaborador remoto como PJ, o RH deve estar ciente das regras e não apenas delegar ao jurídico. Um processo que, graças ao uso de ferramentas tecnológicas, está mais rápido e eficiente. A tecnologia facilita a elaboração e gestão de contratos. Se um contrato não condiz com a legislação, o jurídico pode fazer observações e ajustes em tempo real”.

O papel da tecnologia

Plataformas digitais permitem que os contratos estejam sempre atualizados e em conformidade com a legislação. Sistemas de gerenciamento de contratos centralizam todos os documentos, permitindo fácil acesso e monitoramento de prazos e obrigações contratuais.

O avanço na digitalização da gestão de documentos se torna claro quando observamos as melhorias em eficiência, segurança e transparência proporcionadas por essas tecnologias. A tecnologia não apenas automatiza processos repetitivos, mas também transforma a maneira como os contratos são gerenciados, otimizando cada etapa do ciclo de vida dos contratos.

Além de automatizar tarefas, a tecnologia melhora a comunicação interdepartamental e a colaboração, permitindo que todas as partes envolvidas tenham acesso em tempo real às informações contratuais. Ferramentas como CLM (Contract Lifecycle Management) oferecem uma visão integrada dos contratos, desde a criação até a execução, revisão e renovação.

A conscientização jurídica em todos os departamentos

Os desafios legais na gestão de contratos são complexos e exigem uma abordagem integrada e tecnológica. Empresas que adotam essas práticas promovem um ambiente de trabalho mais coeso e produtivo, e mitigam os riscos.

“A informalidade, característica da cultura brasileira, pode ser benéfica em momentos de descontração, mas traz riscos significativos quando aplicada à gestão de contratos. Ignorar ou não dar a devida atenção às leis e regulamentos pode resultar em consequências legais e financeiras graves para as corporações, tais como multas e penalidades por não conformidade, ações judiciais por parte de clientes internos e externos, perda de confiança no mercado e danos à reputação devido práticas inadequadas, entre outras”, diz Antônio Gaspar, diretor da simplesmenteuse.com.



São Paulo será palco da Yale MUN Latin America em agosto

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, São Paulo será palco da primeira edição da Yale Model United Nations Latin America (YMUN Latam). Organizada por estudantes da Yale University, nos Estados Unidos, a YMUN Latam é uma conferência internacional de Modelo da ONU voltada para alunos do Ensino Médio, destacando-se como uma das maiores simulações do mundo.

Entre as instituições participantes está a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville, localizada na Grande São Paulo. Com 13 estudantes selecionados, a escola se prepara para aplicar conhecimentos teóricos em um contexto prático e desafiador. 

“O evento proporciona uma oportunidade única para nossos alunos desenvolverem habilidades diplomáticas, de negociação e pensamento crítico, aplicando na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, destaca a coordenadora pedagógica, Ana Carolina Lourenço.

A YMUN Latin America é reconhecida por seu rigor acadêmico e pela capacidade de proporcionar experiências transformadoras aos participantes. Com exceção de um comitê, todos os outros ocorrem em inglês, o que representa um desafio significativo para os estudantes de escolas bilíngues como a Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville. Esse contexto não apenas fortalece suas habilidades linguísticas, mas também amplia sua capacidade de argumentação e compreensão intercultural.

Os alunos são designados de forma aleatória para representar diferentes países ou figuras públicas. Isso garante uma experiência diversificada e imparcial. Além disso, nem sempre os estudantes debatem a favor de suas próprias opiniões. Ao representar um país ou uma figura pública, eles devem defender a posição atribuída, independentemente de suas crenças pessoais. “Essa dinâmica desafia os alunos a expandirem suas perspectivas e a desenvolverem uma argumentação sólida”, explicou o professor de história, Daniel Rodrigues Placido.

A estudante Maria Isabella Mariscal Pereira participará do JCC (Joint Crisis Committee – Comitê de Crise Conjunta), representando Troy A. Miller dos EUA, enfrentando crises globais em tempo real. Já Fernanda Fragoso Campestrini e Valentina Fragoso Terada Moreno representarão El Salvador, enquanto Gabriella Cerutti Leal Reis e Isabela Trindade Barbosa estarão no SOCHUM (Social, Humanitarian and Cultural Committee – Comitê Social, Humanitário e Cultural), debatendo questões de direitos humanos e sociais.



Deivide Sacramento lança obra “Minha voz: uma autobiografia”

Em seu primeiro livro, o jornalista baiano Deivide Sacramento revela sua trajetória ao deixar a periferia de Salvador, para alcançar o sonho de ser repórter de televisão no sul do país.

 

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho, o autor trabalhou em emissoras afiliadas ao SBT, Record e Globo, e teve a oportunidade de aprender com grandes profissionais e lendas do telejornalismo.

 

Sua carreira como repórter começou ainda durante o estágio, e teve um crescimento meteórico graças a entrevistas com personalidades da música e da política. O autor já venceu os prêmios Sebrae de Jornalismo, Unesc e foi finalista do nacional ABMES de Jornalismo, que teve como júri técnico membros da Academia Brasileira de Letras (ABL). Agora, o jornalista abre seu coração e lança o seu primeiro livro “Minha voz: uma autobiografia”.

 

Na obra, o autor mostra a vida como ela é, mas carrega também uma pitada de humor. O jornalista quis mostrar que em todas as situações, sejam boas ou ruins, é possível encontrar algo positivo.

 

A autobiografia é dividida em atos. Deivide começa contando a história dos seus pais, depois o seu nascimento e crescimento na Liberdade, bairro periférico de Salvador, até chegar nas suas experiências profissionais.

 

A escrita é subjetiva e tem cunho autobiográfico. O autor abre o coração e conta detalhes de sua história, sem tirar e nem por.

São 170 páginas muito intensas, onde é possível arrebatar os leitores, mesmo aqueles que não acompanham diretamente a trajetória do profissional.

 

Em entrevista ao Blog Autografia, Deivide conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Sou muito feliz e grato por minha história profissional até aqui. Graças a Deus eu trabalhei em bons veículos de comunicação, e tive a chance de aprender com grandes profissionais e lendas do telejornalismo”.

 

“Comecei como repórter ainda durante o estágio, e no início eu tinha muito medo de me posicionar em frente a câmera. Gravar uma passagem (momento no qual o repórter aparece no vídeo) poderia ser assustador. Mas, com o tempo, a prática foi levando a “perfeição”, salienta Deivide.

 

“Não há nada 100%, a gente sempre vai aprender, e acho que por isso é muito importante estar aberto pra acolher as demandas, aberto pra ouvir. Tive a oportunidade de fazer grandes coberturas, entrevistar grandes personalidades, e de falar com seu João e dona Maria também. Reportar o problema deles, e ajudar a resolver”, acrescenta o autor.

 

“O livro Minha Voz – Uma autobiografia, é sincero e direto, e busca ajudar as pessoas a perseguirem seus sonhos. Em momento nenhum ilude ninguém, dá a real, mostra a realidade da vida. Mas, carrega também uma pitada de humor e mostra que em todas as situações, sejam elas boas ou ruins, é possível encontrar algo positivo, e isso é muito a minha filosofia de vida”.

 

“O livro começa contando a história dos meus pais, depois o meu nascimento, crescimento em uma comunidade de Salvador, até chegar nas minhas experiências profissionais. E aí entra um lado muito subjetivo também da escrita autobiográfica, é a minha história, é o meu lado da história, sem tirar e nem por”.

 

“São 170 páginas muito intensas, com um cunho pessoal em cada uma das palavras, mas que é possível arrebatar os leitores, mesmo aqueles que não acompanham a minha trajetória”.

 

A inspiração para Deivide escrever o livro veio de sua família. “Minha inspiração foi eu e minha família. Quando se é uma pessoa pública, há histórias pra todos os lados sobre você. As pessoas querem te julgar pelo que ficou sabendo sobre você da boca de outra pessoa”, conta o jornalista.

 

O vendedor do Prêmio Sebrae de Jornalismo conta que foi necessário deixar um tema importante fora da obra.  “Então, minha inspiração foi meu coração, arrancar pra fora uma trajetória, que apesar de jovem, já percorreu longos caminhos. Mas também fazer uma homenagem a minha família. E aqui preciso abrir uma história. Esse ano tive a infelicidade de perder meu irmão Daniel”.

 

O autor continua. “Eu o amava! Nós crescemos juntos e dividimos muitas histórias. Durante o processo de escrita do livro, fiquei sabendo que ele estava com uma doença e em fase terminal. Mas, em respeito a ele, e ao que ele desejava, preferi excluir esse detalhe do livro”, reflete.

 

“Quando ele faleceu, o livro já estava pronto e já tinha ido pra gráfica. Então, durante a leitura vai ser possível ler eu falar dele sempre no presente, como se ele ainda estivesse aqui, e realmente está, no meu coração”.

 

O escritor ainda conta mais sobre o processo de produção do livro: “O processo de escrita do livro foi muito bonito, sereno e envolveu muito sentimento. Escrever sua própria vida não é uma das tarefas mais fáceis, ainda mais quando sua história também envolve a vida de outras pessoas, e lugares pelos quais você já passou ou trabalhou”.

 

“Mas, a produção foi muito gostosa, escrevi tudo em apenas 2 meses, e tenho orgulho em dizer que fiz tudo sozinho. Era apenas eu e o notebook na maior parte das vezes, mas confesso que tive que recorrer a minha mãe algumas vezes, principalmente quando a história envolvia a infância dela. E aí que digo que o livro ‘Minha Voz’ não é só meu, é a obra autobiográfica da minha família”.

 

Para Deivide, o livro traz uma sensação de felicidade e que é possível alcançar os seus sonhos, basta querer. “Estou muito feliz de lançar meu primeiro livro. Realmente espero que ele possa ser uma injeção de ânimo pra quem o lê. Que as pessoas possam se inspirar, e que a partir da leitura saibam que não importa o quão rápido você pode alcançar um sonho, o que realmente é importante é a caminhada”.

 

“Gostaria de pedir aos leitores do blog, e da Editora Autografia, que prestigiem o lançamento do meu livro. E quero desejar que cada palavra lida nele seja como benção na vida de cada um de vocês”.

 



Ampliação do Terminal da CBL em Paranaguá entra em operação

Acaba de entrar em operação no Porto de Paranaguá dez novos tanques para armazenamento de derivados de petróleo, construídos pela Companhia Brasileira de Logística (CBL), terminal de líquidos do Grupo Interalli. 

As novas obras garantiram um aumento de 74,4% na capacidade estática da CBL, que saiu de 93,7 milhões de litros de armazenagem e deverá chegar a marca de 163.500 milhões de litros de capacidade de armazenamento. Ao todo, a empresa deverá operar cerca de 1,7 bilhões de litros ao ano. Já a capacidade de recebimento do Porto de Paranaguá passará de 773 milhões de litros, para 840 milhões de litros com a ampliação da CBL, um aumento de 9%.

Hoje o porto de Paranaguá é o segundo do país na movimentação de líquidos, movimentando cerca de  9,3 bilhões de litros por ano. Com os novos investimentos a expectativa é atingir a marca de 10 bilhões de Litros movimentados por ano.

O diretor do Grupo Interalli, Fabrício Fumagalli, conta que Paranaguá tem se tornado um destino cada vez mais frequente para a entrada de derivados líquidos no Brasil.

“O terminal da CBL é considerado um dos mais automatizados do país e deverá contribuir ainda mais com as importações e exportações de líquidos pelo  Porto de Paranaguá, que entre janeiro e março de 2024 representou o equivalente a 5.028.271 m³ ou 5,028 bilhões de litros”, afirma o diretor do Grupo Interalli, Fabrício Fumagalli.

Estrutura 

As operações de importação e exportação da CBL utilizam o píer público de inflamáveis de Paranaguá, em dois berços de atracação e está licenciado para o recebimento de óleo diesel, biodiesel, etanol, metanol, gasolina, nafta, entre outros.

Todos os tanques construídos para recepção e expedição de líquidos são de formato cilíndrico vertical, com fundo plano, construídos com chapa de aço estrutural ASTM A-36, conforme normas brasileiras para o setor. Os tanques são dotados de sistema de combate a incêndio através de câmaras de espuma e anéis com aspersores para resfriamento automático dos costados. O terminal conta ainda com dois reservatórios de água para combate a incêndio com capacidade de 5.410,00m³. 

Os berços interno e externo permitem a atracação de navios de até 50 mil m3 com LOA de até 190 metros e calado de 11,6 metros.

“Estamos colocando em operação novos tanques com uma operação 100% automatizada, com a maior capacidade de movimentação ferroviária de Paranaguá e preparado para atender o mercado nacional e internacional”, completa o gerente do terminal, Carlos Camillo.

A ampliação da CBL foi feita em área própria e a obra levou 18 meses para ser concluída. Ao todo, foram gerados  aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos durante a ampliação e outras 40 novas vagas permanentes

Todos os funcionários do terminal, da área administrativa e operacional, já passaram por cursos de qualificação, treinamento e preparo para atuar neste tipo de atividade.

Capacidade de recebimento e expedição 

O terminal conta com duas linhas em aço inox interligadas ao píer público de líquidos do Porto de Paranaguá para recebimento e expedição de produtos dos navios tanques. Essas linhas estão acopladas a três bombas com capacidade nominal de 600 metros cúbicos por hora (m3/h) cada. Assim, é possível realizar operações de carregamento de navios com 1.200 m3/h.

O novo terminal da CBL conta com oito plataformas rodoviárias e quatro rodoferroviárias, com capacidade para receber até 12 caminhões simultaneamente de todos os tamanhos.

Já para o modal ferroviário, o sistema da CBL possibilita operar 32 vagões simultaneamente, sendo o terminal com maior capacidade para movimentação ferroviária no Porto de Paranaguá. O ramal ferroviário conta com 16 pontos de operação que juntos oferecem uma capacidade de recebimento e expedição de 960 metros cúbicos por hora.

Informações técnicas 

Um dos usuários e clientes do Terminal, o diretor de suprimentos da empresa Empresa Royal Fic, que importa diesel pelo terminal paranaense, Plínio Moscoso Barretto de Araujo Neto, diz que a operação da CBL Líquidos tem sido muito eficiente. ” Isso porque conseguimos dar uma produtividade boa aos navios, com operação 24 horas e muito acima da média nacional”, avaliou Plínio.

 



Criminosos utilizam IA, redes sociais e bots para lavagem de dinheiro

Cerca de US$ 3,1 trilhões em fundos ilícitos circularam pelo sistema financeiro global no ano passado, de acordo com a Nasdaq. No Brasil, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) produziu mais de 16 mil relatórios sobre movimentações bancárias suspeitas no mesmo período, um aumento de 24% em comparação a 2022. Em meio à escalada de esquemas de fraude e lavagem de dinheiro no setor bancário, as chamadas contas laranja ou contas mula, são cada vez mais utilizadas como facilitadoras do crime organizado.

O expediente, utilizado para transferir fundos ilícitos para contas de terceiros com objetivo de ocultar sua origem criminosa, não é uma novidade, mas de acordo com a Lynx Tech, especializada em prevenção a fraudes, vem sendo aprimorado por meio de tecnologias avançadas.

“Grande parte das cifras movimentadas por laranjas é oriunda de crimes cibernéticos, e os bandidos têm recorrido à IA para orquestrar, com o mínimo de recursos, ataques mais complexos contra instituições financeiras e seus clientes, utilizando bots e mídias sociais para amplificar seu alcance”, explica Rogério Freitas, diretor-geral da Lynx Tech no Brasil.

O surgimento das identidades sintéticas, impulsionadas pela adoção generalizada de IA, facilitou a criação de contas laranja. Desenvolvidas a partir da combinação de informações falsas e verdadeiras, as identidades sintéticas tornam mais difícil a detecção de atividades ilícitas.

“À medida que quadrilhas especializadas aumentam a oferta de serviços de assinatura para ataques avançados, o Crime como Serviço (CaaS) tende a gerar ainda mais violações de dados, roubos de identidade e fraudes em contas”, alerta Rogério.

O executivo recomenda quatro medidas para que os bancos aprimorem suas estratégias de detecção, prevenção e mitigação de infrações envolvendo atividades de contas laranja.

1) Criação de identidades digitais robustas de clientes, apoiadas por perfis de dispositivos, dados de geolocalização e biometria comportamental durante a integração e interações subsequentes com a instituição financeira, fornecendo uma visão de 360 ​​graus do usuário, incluindo todas as transações e contas potencialmente arriscadas.

2) Revisão de todas as transferências/transações recebidas, analisando comportamentos financeiros de entrada e saída em tempo real. “Pagamentos instantâneos, como o PIX, permitem que os criminosos movimentem volumes de dinheiro em um ritmo acelerado sem precedentes, contribuindo para o sucesso das fraudes bancárias”, observa o diretor-geral da Lynx Tech no Brasil.

3) Aplicação de uma pontuação de risco à transferência/transação com base na probabilidade de associação com atividades ilícitas.

4) Sinalização e bloqueio automático de atividades em contas identificadas como mulas.

“Acabar com as contas laranja é importante não apenas para as instituições bancárias, mas para toda a sociedade. As contas laranja são um elo fundamental na cadeia logística do crime financeiro. Ao interromper esse fluxo, não apenas protegemos inúmeras vítimas, mas também reduzimos a capacidade operacional das organizações criminosas”, conclui o executivo.



Brasil: 44% das empresas pretendem contratar no 3º trimestre

A Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2024, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, líder global em soluções de força de trabalho, revelou que 44% das empresas no Brasil pretendem contratar no 3º trimestre de 2024. 

O levantamento mostra que a expectativa de emprego no país para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que pretendem contratar – é de +27%, um crescimento de nove pontos percentuais no comparativo com o trimestre anterior, que foi +18%. 

Entre os setores com maior expectativa de demanda de posições no país, estão os de Finanças & Imobiliário (36%), Tecnologia da Informação (32%), Energia & Serviços de Utilidade Pública (27%) e Bens de Consumo e Serviços (26%). 

Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de expectativa de contratações pelo sétimo trimestre consecutivo, seguido pelo setor de Finanças & Imobiliário (27%), Saúde & Ciências da Vida (27%), Indústria & Materiais (24%) e Bens de Consumo e Serviços (21%). 

O levantamento traz ainda a intenção de contratação por regiões do Brasil. O destaque ficou para o estado do Rio de Janeiro, com o melhor índice (27%), à frente de São Paulo (25%), Paraná (22%) e Minas Gerais (21%). 

Brasil ocupa 10ª posição no ranking global 

Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no terceiro trimestre de 2024, relatando uma expectativa líquida de emprego ajustada sazonalmente em +22%. 

Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Costa Rica (35%), Suíça (34%), Guatemala (32%), México (32%), África do Sul (31%), Índia (30%), EUA (30%), China (28%), Países Baixos (28%) e Brasil (27%).  

“Globalmente, 55% dos empregadores projetam um aumento no número de colaboradores devido ao uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning nos próximos dois anos. Para impulsionar a eficácia, a inovação e os resultados proporcionados pelas novas tecnologias, é importante que as lideranças apoiem o aprendizado e o desenvolvimento das equipes, com um olhar atento à cultura organizacional, à gestão da mudança e às necessidades de upskilling e reskilling dos colaboradores”, comenta Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil. 

Para visualizar os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup do terceiro trimestre, incluindo dados regionais e nacionais, clique aqui. A próxima pesquisa será divulgada em setembro e reportará as expectativas de contratação para o quarto trimestre de 2024. 

Sobre a pesquisa 

A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup é a mais abrangente e prospectiva desse tipo, usada globalmente como um importante indicador econômico. A Expectativa Líquida de Emprego é obtida tomando-se o percentual de empregadores que preveem aumento na atividade de contratação e subtraindo-se dele o percentual de empregadores que esperam uma diminuição na atividade de contratação. 

Ao todo, foram 40.374 empregadores, públicos e privados, entrevistados em 42 países e territórios, para medir as tendências de emprego previstas a cada trimestre. No Brasil, foram entrevistados 1.050 empregadores.



Golpes em marketplaces serão abordados pela Expolux 2024

Em 2023 e 2024, as compras em marketplaces aumentaram significativamente, conforme pesquisa da Adyen, em parceria com o Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (Cebr). No entanto, com esse crescimento, houve também um aumento nos golpes, principalmente a itens para design de interiores, em ambientes virtuais.

O estudo revelou que, em 2023, 65% dos consumidores fizeram compras em marketplaces, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Em 2024, esse número subiu para 70%. O levantamento também apontou que 25% dos compradores on-line já foram vítimas de algum tipo de golpe em marketplaces, com itens de iluminação representando 15% desses casos.

No mesmo período, os golpes em marketplaces cresceram 8% em comparação com 2022. Em 2024, o aumento foi de 5% em relação ao ano anterior. Esses dados indicam a necessidade de maior atenção dos consumidores ao realizar compras on-line, especialmente nestas plataformas. Ao todo, no Brasil, o setor sofreu com fraudes equivalentes a, em média, R$8,5 milhões por empresa somente no ano passado. Em âmbito global, o prejuízo seria equivalente a R$15 milhões por empresa.

“Já sabemos, como consumidores, sobre a importância de verificar a reputação dos vendedores e ler atentamente as avaliações de outros compradores antes de finalizar compras. Também devemos utilizar métodos de pagamento seguros e desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Mas, para além dos consumidores, a cadeia do setor precisa estar atenta e em alerta e, pensando nisso, a Expolux abordará o impacto do comércio eletrônico e marketplaces para a indústria de iluminação”, afirmou Tatiana Rassini, gerente da Expolux.

Expolux aborda os impactos dos marketplaces para a indústria da iluminação

A 18ª edição da Expolux se posiciona como um espaço com oportunidades para discutir os impactos do comércio online na indústria de itens de iluminação. Com a crescente incidência de fraudes em marketplaces, é fundamental abordar a transversalidade do varejo e tecnologia, que compõe a programação do evento.

“Um mundo conectado e globalizado é um ambiente de facilidades e possibilidades, mas também de desafios. Os golpes têm impacto no consumidor, na ponta, mas causam um prejuízo enorme para a indústria na totalidade. E se mexe com o mercado, é claro que é algo que fará parte das discussões durante os dias de evento”, completa a executiva.

Discussões a respeito do impacto do comércio eletrônico e marketplaces para a indústria de iluminação serão oferecidas na programação de conteúdo da Expolux 2024 e, para participar, basta se credenciar como visitante pelo link https://bit.ly/CredenciamentoExpolux.

Serviço

Expolux 2024

Data: 17 a 20 de setembro

Local: Expo Center Norte – SP

Informações: www.expolux.com.br

Sobre a Expolux

Com 18 edições, a Expolux é um dos principais eventos voltados para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como um dos locais para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os players do mercado.

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors. 

Informações para imprensa

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Rogério Porto – roger@kbcomunicacao.com.br

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Vendas de cotas somam 2,1 mi e consorciados chegam a 10,7 mi

O sistema de consórcios encerrou o primeiro semestre deste ano cravando 2,10 milhões de cotas vendidas, recorde histórico nas mais de seis décadas da modalidade para seis meses, contra 1,99 milhão atingidos no mesmo período do ano passado. Em doze meses, houve crescimento de 5,5%.

Na comparação de junho último com o mesmo mês do ano passado, o mecanismo anotou avanço de 10,7% em participantes ativos. Foram 10,70 milhões sobre os 9,67 milhões de um ano antes, informou a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Ao longo do primeiro semestre, os negócios realizados, a partir das vendas de cotas, alcançaram R$ 170,43 bilhões, 18,4% maior que os R$ 144,00 bilhões do mesmo semestre de 2023.

Com a entrada de mais participantes, contratando créditos maiores, o tíquete médio do Sistema de Consórcios em junho chegou a R$ 81,18 mil, 4,3% acima dos R$ 77,85 mil obtidos naquele mês em 2023.

Entre outros fatores, o progresso nominal de 55,1% do tíquete médio pode ser creditado ao crescente conhecimento do brasileiro sobre educação financeira, agregado à gestão das suas finanças pessoais. Porém, o principal input continua sendo a renda. Em abril, o valor médio real foi de R$ 3.222,00, 6,8% superior ao valor atingido naquele mesmo mês no ano passado, R$ 3.017,00, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua.

No semestre, o acumulado de consorciados contemplados somou 865,22 mil, 7,5% superior às 804,49 mil, contabilizado nos mesmos seis meses do ano passado, o que propiciou aumento de liberações de créditos para potenciais aquisições.

A concessão de créditos relativos aos consorciados contemplados, ocasião em que os objetivos podem ser concretizados, somou R$ 49,48 bilhões, potencialmente injetados nos segmentos da economia onde o mecanismo está presente, 23,8% maiores que os anteriores R$ 39,98 bilhões.

“Durante o primeiro semestre, o sistema de consórcios apresentou ligeiras oscilações nos meses iniciais, motivadas pelas férias escolares, carnaval, fins de semana prolongados e menos dias úteis trabalhados. Na retomada, nos meses subsequentes, o ritmo repetiu o desempenho dos anos anteriores. A performance reagiu de forma gradativa e consolidada”, avaliou Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Ao anotar dois recordes históricos: vendas de cotas e volume de participantes ativos, a modalidade reafirmou sua importância no planejamento dos consumidores que desejam ampliar patrimônio ou dar um upgrade na qualidade de vida. “Ao optar pelo consórcio como investimento econômico, o brasileiro tem evitado arcar com o ônus dos juros, comuns às outras modalidades de aquisição parcelada. Procurou manter seu orçamento equilibrado e gerir suas finanças para concretizar objetivos pessoais, familiares e profissionais, com custos finais menores”, completa. “O comportamento do consorciado, apoiado basicamente na essência da educação financeira, vem evidenciando que as decisões pela não realização de compras com imediatismos, sempre com pés no chão, ratificam maior responsabilidade no respeito aos compromissos financeiros assumidos”, particulariza Rossi.

A presença dos consórcios nos elos da cadeia produtiva

O porte dos consórcios na economia brasileira pode ser comprovado pelos totais de créditos concedidos e potencialmente inseridos, como nos mercados de veículos automotores e imobiliário. Nas liberações acumuladas de janeiro a junho, o sistema de consórcios atingiu 31,7% de potencial frequência no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 40,3% de provável participação, e no de veículos pesados, a relação somente para caminhões foi de 33,2%, no período.

No segmento imobiliário, somente nos cinco primeiros meses deste ano, as contemplações representaram potenciais 19,1% de participação no total de 243,84 mil imóveis financiados, incluindo os consórcios. Aproximadamente ocorreu um imóvel por consórcio a cada cinco comercializados.

No primeiro semestre do ano a economia brasileira seguiu buscando se ajustar em diversas áreas, visando expandir o cenário de desenvolvimento. Medidas vem sendo tomadas para tentar controlar a dívida pública, inclusive a grande pressão para redução da taxa básica de juros, na expectativa de aceleração de crescimento de diversos segmentos.

“Com os bons resultados contabilizados nos primeiros seis meses, o sistema de consórcios, face às suas características e peculiaridades exclusivas, deverá continuar tendo desempenho crescente nos diversos setores onde está presente, sempre apoiado no comportamento consciente e planejador exercido pelos consumidores”, conclui Rossi.

ICSC sinaliza boas perspectivas para os próximos meses

Divulgado há dois meses pela ABAC, o Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC visa referenciar o consumidor sobre a confiança das associadas da ABAC para o futuro da modalidade como realizador de objetivos e contribuição para a economia brasileira.

Além dos tradicionais indicadores estatísticos, publicados mensalmente, a associação está informando o segundo resultado do ICSC, apontando as expectativas setoriais para curto prazo.

“Ao variar de 0 a 100 pontos, o ICSC, estando acima de 50 pontos indicará a confiança dos empresários. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos demonstrará a falta de confiança”, detalha Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC.

Em sua primeira edição, há dois meses, o ICSC somou 64,0 pontos, reafirmando e mostrando confiança daquelas empresas que responderam o questionário.

Em julho, o resultado das avaliações foi de 68,2 pontos, 4,2 a mais que o anterior, mostrando boas perspectivas para os próximos meses do ano, segundo a assessoria econômica da ABAC. Para Barbagallo, “o índice refletiu um cenário positivo. Enquanto foi observada estabilidade nas avaliações sobre o cenário econômico, com viés de crescimento, para o Sistema de Consórcios houve sinalização de boas expectativas, mesmo com as administradoras demonstrando cautela em suas projeções”.



Evento esportivo Terry Fox Run Alphaville 2024 acontece em setembro

Para quem gosta de correr e contribuir para uma causa nobre, a Terry Fox Run Alphaville é o evento esportivo do mês de setembro. Inspirada na icônica jornada de Terry Fox, a corrida deste ano promete reunir a comunidade de Alphaville em um ato de solidariedade e apoio à pesquisa contra o câncer. A realização do evento é da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville e será realizada no Grupo Escoteiro Bacury (Via Parque Alphaville), a partir das 7h30. 

O evento é aberto ao público e oferece percursos adaptados para todas as idades e níveis de condicionamento físico. Crianças, adultos e idosos são convidados a participar, seja correndo, caminhando ou apoiando os participantes ao longo do percurso. 

Mais do que arrecadar fundos para a pesquisa do câncer, a Terry Fox Run celebra a solidariedade e a união comunitária. Na edição anterior, cerca de 250 pessoas participaram, arrecadando mais de R$ 11 mil para o Hospital do Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos). “Participar dessa corrida não é apenas uma atividade física, mas uma forma tangível de educar nossos alunos sobre o poder de fazer a diferença no mundo,” destaca Marcelo de Castro, diretor da Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville. 

Os interessados podem adquirir o kit atleta, que inclui uma camiseta oficial e outros itens exclusivos, através do site oficial da Terry Fox Run Alphaville 2024. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link: https://terry-fox-run-alphaville-2024.carrinho.digital/home

A Maple Bear Global Schools adotou a corrida em toda a rede de escolas pelo mundo, e a versão da corrida da Maple Bear Brasil acontecerá no dia 29 de setembro, na cidade de Florianópolis. Este movimento global reforça a importância da conscientização e do apoio à pesquisa contra o câncer, conectando estudantes e comunidades em um esforço conjunto para honrar o legado de Terry Fox.

Sobre a Terry Fox Run
Inspirada na jornada de Terry Fox, que em 1980 percorreu o Canadá para arrecadar fundos para a pesquisa contra o câncer, a Terry Fox Run é uma série de corridas realizadas globalmente, mantendo vivo o legado de Fox e promovendo a arrecadação de fundos para a pesquisa do câncer.

SERVIÇO
Terry Fox Run Alphaville 2024
Data: 08 de Setembro
Horário: A partir das 7h30
Local: Grupo Escoteiro Bacury
Endereço: Avenida Marginal Direita, 3000 – Santana de Parnaíba – SP, 06544-071 (Via Parque Alphaville)
Inscrição: R$ 130,00



Brasileiro vence competição de carros de turismo americano

Em corrida realizada no último sábado (20), no circuito Vírginia International Raceway nos EUA, o baiano Celso Neto venceu a categoria principal do TC América, a bordo do Acura Integra Type S TCX, garantindo a primeira vitória da Acura na competição.

Ainda, no domingo (21), durante a segunda corrida do final de semana, Neto garantiu a segunda colocação do pódio, sendo o vencedor geral no fim de semana, somando-se as duas corridas.

Essa foi a segunda vitória de Celso Neto em corridas oficiais nos EUA, em carros de Turismo. A primeira foi em Indianápolis, no ano passado, quando venceu guiando o Honda Civic Type R, também da Skip Barber Racing. Esse é o primeiro ano do piloto brasileiro na categoria principal, a TCX, do TC America.

“Em uma temporada marcada pela vantagem das BMW M2, tanto no quesito potência quanto pelo fato de possuírem tração traseira, essas vitórias  tornam-se mais significativas”, afirma Neto. Junto a sua equipe Skip Barber Racing, que possui sua sede no VIR (Virgínia International Raceway), Neto venceu esta etapa da competição em casa. 

Durante o trajeto, o piloto manteve uma liderança inicialmente com uma vantagem de cerca de 10 segundos. Quando o Safety Car foi acionado nos últimos cinco minutos da corrida, a vantagem havia diminuído para aproximadamente 7 segundos. O trajeto terminou sob o Safety Car, com Neto cruzando a linha de chegada para garantir sua primeira vitória da temporada. “O plano era economizar o máximo possível dos meus pneus porque sabia que precisaria defendê-los, não exagerei na pilotagem e o tráfego ajudou”, disse o piloto.

O feito do final de semana teve uma emoção ainda maior uma vez que Neto dedicou sua vitória ao pai, Celso Filho. “Obrigado a toda a equipe Skip Barber Racing, aos nossos patrocinadores, todos que me apoiam, mas hoje é um dia especial, agradeço muito e dedico essa vitória ao meu pai, essa vai pra ele, por tudo que ele fez e faz por mim, ele é uma pessoa e um pai incrível”, disse no evento. 

Para mais informações, basta acessar o site do TC America e acompanhar o piloto Celso Neto no Instagram



MDF é alternativa sustentável na indústria moveleira

Nos últimos anos, a indústria moveleira tem visto um crescimento contínuo na preferência por materiais sustentáveis. Em 2024, essa tendência se mantém forte, com um destaque especial para a fibra de média densidade, ou MDF, abreviação em inglês para Medium Density Fiberboard.

Segundo um relatório da Mordor Intelligence, o mercado de MDF está em expansão, com estimativas apontando um volume de 117,40 milhões de metros cúbicos em 2024 e espera-se que alcance 141,53 milhões de metros cúbicos até 2029, com um crescimento anual composto de 3,81% durante esse período.

Um dos principais atrativos do MDF é seu impacto ambiental reduzido em comparação com a madeira maciça. Enquanto o MDF utiliza fibras de madeira provenientes de florestas sustentáveis e resíduos de serraria, a fabricação de móveis com madeira maciça muitas vezes requer o uso de árvores de crescimento lento e recursos naturais limitados.

Além disso, o MDF reduz o desperdício de madeira ao aproveitar até pequenos pedaços que seriam descartados, contribuindo para a preservação de recursos naturais e diminuindo o impacto ambiental associado à extração e ao processamento da madeira.

Especialista neste mercado, Marjo Dip Rangel presta consultoria para empresas brasileiras e americanas. Segundo ele, o Brasil é referência na produção de fibra de média densidade proveniente de madeira de eucalipto e pinus, abundantes no território nacional. “Essas espécies são cultivadas de forma sustentável, contribuindo para a disponibilidade contínua de matéria-prima”, explica.

Rangel destaca também a vantagem do MDF diante do plywood, ou madeira compensada, bastante utilizada nos Estados Unidos. “Enquanto o plywood requer maior consumo de cola e gera mais desperdício durante o processo de fabricação, o MDF utiliza resinas certificadas, tornando-o uma escolha mais sustentável e econômica ao longo de seu ciclo de vida”, afirma.

Durabilidade é outro aspecto eco-friendly do MDF, que produz peças menos propensas a rachaduras, empenamento ou deformações, mantendo sua integridade estrutural ao longo dos anos. “O revestimento melamínico do MDF possibilita a utilização de cores e texturas diferentes, com proteção a riscos e calor, o que lhe garante uma durabilidade muito grande frente ao plywood quando este está pintado, envernizado ou revestido com uma lâmina de madeira”, comenta Rangel.

Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares, a última edição da CASACOR, em São Paulo, apontou o MDF como um tipo de madeira “mais resistente e denso”, por isso bastante indicado para compor armários, guarda-roupas, entre outros móveis que precisam de robustez no processo construtivo. 

O Brasil tem desempenhado um papel significativo nesse cenário, com a produção de MDF iniciando em 1997 e expandindo com novas unidades produtoras e tecnologias modernas.



Empreendedor Renato Pereira investe em negócios nos EUA

Assim como muitos brasileiros, o empresário Renato Pereira, de 50 anos, deixou o Brasil em 2018 e partiu para os Estados Unidos com o objetivo de recomeçar a vida e construir uma carreira bem-sucedida. Seis anos depois, ele celebra o fato de ter conseguido criar diferentes negócios no exterior.

O começo, no entanto, não foi fácil, explica Renato Pereira. A decisão de deixar o Brasil veio em um momento de grande turbulência pessoal e profissional. Ele havia acabado de perder a filha Larissa, de 22 anos, e viu a cidade de Orlando, na Flórida, como um refúgio.

“Cheguei em Orlando em sete pessoas, incluindo minha esposa, duas filhas, meu genro e dois bebês. Sem planejamento financeiro, literalmente tentando fugir da dor da perda da minha filha”, afirma Renato Pereira.

O empresário relata que a adaptação aos Estados Unidos foi repleta de desafios. Recursos limitados, saudade de casa, choque cultural e a necessidade de aprender uma nova língua foram obstáculos que teve de superar.

Já tendo trabalhado com vendas e gestão no Brasil, o paulista nascido em Jundiaí (a cerca de 60 quilômetros da cidade de São Paulo) identificou nichos de mercado inexplorados e passou a empreender na Flórida.

“Uma das primeiras conquistas foi a parceria com a empresa brasileira Teralife, especializada na fabricação de colchões terapêuticos. Os negócios iniciaram de forma muito acelerada com centenas de vendedores espalhados pelos Estados Unidos e alcançamos faturamento significativo em poucos meses”, relata.

Em seguida, Renato Pereira fundou a RP International Business, negócio especializado na internacionalização de empresas brasileiras que desejam ampliar sua atuação para mercados estrangeiros.

O empresário deu continuidade aos seus planos de expansão e criou a 2Easy Insurance. Trata-se de uma agência de seguros, inicialmente especializada em simplificar o processo de compra para brasileiros na América, mas que hoje atende todos os tipos de clientes.

Segundo Renato Pereira, a 2Easy Insurance tem valuation (avaliação de quanto vale uma empresa) de US$ 296 milhões ‒ aproximadamente R$ 1,6 bilhão, na cotação atual.

Outros negócios em que o empresário atuou envolvem a North America Energy (focada na fabricação e exportação de placas solares), Easy Tech (startup que desenvolve softwares) e a Merlion IT (também especializada em software e em processos por inteligência artificial).

Renato Pereira adquiriu ainda a emissora TV Connect USA, afiliada da CNN com programas veiculados em língua portuguesa em mais de 80 países. Além disso, compartilha o conhecimento e a experiência adquiridas ao longo da carreira em cursos, livros e palestras, abordando temas como liderança, compliance e cultura organizacional.

Em outubro deste ano, Renato Pereira levará um grupo de empreendedores para uma missão empresarial na China, como forma de construção de networking e conhecimento sobre o mercado do país asiático.

“Com visão de futuro, planejamento e execução do planejado, é possível reescrever nosso destino, alcançar grandes conquistas e criar um impacto duradouro”, afirma, em relação aos aprendizados obtidos em sua carreira e que busca passar a outros empresários.

Para saber mais, basta acessar: https://renatopereirausa.com.br/home.html



Manutenção e reparo de automóveis pode evitar acidentes

Entre janeiro e abril de 2024, o Distrito Federal registrou 57 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, que resultaram na morte de 57 cidadãos, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-DF) compartilhados pelo Correio Braziliense. No primeiro quadrimestre de 2023, foram registrados 63 acidentes, com 69 vítimas fatais.

Em entrevista concedida ao jornal, o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Clever de Farias Silva, afirmou que, entre as ações para zerar o número de vítimas, o órgão vem reforçando as operações, além de investir no mapeamento de pontos de maior consumo de bebida e direção, aliada às ações educativas, feitas em escolas, bares, terminais de ônibus e faixas de pedestres.

Thais Cristina Alves Fernandes, administradora e proprietária da Oficina Podium – Centro de Reparação Automotiva, destaca que, além de investir em ações educativas e fiscalizações a fim de impedir que os motoristas dirijam alcoolizados, outro elemento desempenha um papel importante na segurança nas estradas e na prevenção de acidentes: a reparação correta de veículos.

“Um veículo que passa por uma manutenção adequada, periódica e reparos de alta qualidade apresenta um desempenho melhor e é mais seguro para o motorista e os passageiros”, afirma.

Recentemente, o Detran-SP alertou para a importância de manter a mecânica e os itens de segurança dos veículos em dia. O órgão também ressaltou que a manutenção preventiva pode possibilitar economia, além de evitar imprevistos e sinistros.

Já um estudo conduzido pelo Instituto Scaringella Trânsito, compartilhado pelo Estadão, revelou que a má conservação dos veículos resulta em 30% dos acidentes nas estradas. A pesquisa demonstrou que as principais falhas estão relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água.

Manutenção preventiva exige atenção

Segundo Fernandes, os motoristas devem prestar atenção às partes do carro que são mais importantes a serem preservadas ou devidamente reparadas para a garantia da segurança do condutor.

Ela explica que componentes essenciais como freios, direção, suspensão e pneus precisam estar em perfeitas condições para garantir o controle do veículo e a capacidade de resposta em situações de emergência.

“Além disso, sistemas de segurança como airbags, cintos de segurança e controle de estabilidade eletrônica devem estar funcionando corretamente. Reparos regulares e de qualidade evitam falhas mecânicas inesperadas”, ressalta.

Aliás, o  Detran-SP destacou que, como um reparo de emergência, a manutenção corretiva costuma ser mais cara do que a preventiva. Isso porque o dono do veículo é obrigado a contratar o serviço sem tempo prévio para fazer qualquer orçamento.

A fundadora da Oficina Podium chama a atenção para a importância da segurança veicular e a importância da manutenção de qualidade: “Oficinas de funilaria e pintura desempenham um papel crucial ao garantir que veículos danificados sejam reparados de maneira correta, contribuindo para a redução de acidentes e melhorando a segurança geral”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: @oficinapodiumdf



Glória abriga Golden Park Rio de Janeiro Aeroporto

Situado no bairro da Glória, o Hotel Golden Park Rio de Janeiro Aeroporto é uma opção de hospedagem para aqueles que visitam a capital fluminense, seja a passeio ou a negócios.

O hotel localiza-se a apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e próximo do Centro da cidade e de pontos turísticos, como explica Ricardo Aly, diretor da Nacional Inn Hotéis – rede à qual a unidade pertence.

“O fato de o hotel ficar próximo do aeroporto facilita muito a vida dos viajantes que chegam ou partem da cidade”, afirma Aly. Nas proximidades, o turista pode conhecer a praia do Flamengo e da Glória, aproveitando para se banhar, caminhar pela areia ou descansar. 

Considerado um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar fica a aproximadamente seis quilômetros do hotel. Nesse ponto turístico, o visitante pode fazer o trajeto no teleférico em uma altura de até 396 metros acima do nível do mar, com uma vista privilegiada da cidade. 

“A região central combina história, cultura e modernidade de uma forma que poucos lugares conseguem. Os prédios coloniais e as ruas de paralelepípedo do Centro Histórico são como um portal para o passado da cidade”, acrescenta Aly.

O diretor explica que há muitas pessoas que adoram passear pela Cinelândia e pelo Theatro Municipal. “Além disso, os museus como o Museu Nacional de Belas Artes e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) sempre oferecem exposições surpreendentes, que enriquecem a experiência cultural dos visitantes.”

“Não posso deixar de mencionar a Zona Portuária revitalizada, onde o Museu do Amanhã se destaca não só pela arquitetura futurista, mas também pela forma como explora questões importantes de maneira criativa”, completa.

Estrutura do hotel

Situado na rua do Russel, o Hotel Golden Park Rio de Janeiro Aeroporto oferece diferentes opções de quartos e áreas de lazer. Isso inclui piscina no terraço, bar, academia, sauna e sala de jogos com mesa de bilhar. 

“Outro ponto que eu valorizo bastante é a acessibilidade, com facilidades para cadeira de rodas e berços disponíveis sob pedido. Além disso, há serviços como café da manhã, limpeza diária, Wi-Fi gratuito, flexibilidade nos horários de check-in e check-out e uma equipe na recepção que fala vários idiomas”, explica Ary.

Para saber mais, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-golden-park-aeroporto-rio-de-janeiro-hotel.



Brindes personalizados se destacam em eventos corporativos

Que atire a primeira bolsa retornável aquele que nunca saiu contente de um evento, como seminários ou feiras, por ter recebido diversos brindes. A verdade é que, falar em eventos corporativos é pensar além das participações do público em palestras, workshops e visitas a estandes. 

Independentemente do tamanho do evento, seja um coffee break ou um simpósio, muitos vão a esses encontros para realizar networking. Ou seja, para verem e serem vistos. Assim, os brindes corporativos se mostram eficientes para levar as marcas além daquele momento presencial. 

“Eventos como conferências, seminários e workshops são plataformas valiosas para o networking, aprendizado e promoção de marcas”, destaca Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes. “Nesses ambientes, os brindes corporativos desempenham um papel crucial ao engajar os participantes, criar memórias positivas e reforçar a identidade da marca”.

O que considerar ao definir que brinde distribuir

A escolha do brinde a ser distribuído tem relação direta com o impacto que a marca deseja causar em seu público alvo. “Oferecer itens que são úteis, inovadores e sustentáveis ajuda as empresas a se destacarem e criarem uma conexão duradoura com os participantes”, ressalta a diretora.

O uso de brindes personalizados em eventos corporativos como ecobags, canetas, chaveiros ou cadernos, por exemplo, funciona como forma de atração e engajamento, servindo como um contato inicial e apresentação da marca. 

Já itens mais tecnológicos ou que têm vida útil mais longa, como power banks ou fones de ouvido personalizados, mantém a marca em evidência não apenas durante o evento, mas depois dele também, devido a sua utilidade prática. 

Em uma era em que as pessoas estão cada vez mais ambientalmente conscientes, apostar em brindes sustentáveis como garrafas reutilizáveis ou itens feitos com materiais reciclados demonstram o compromisso da empresa com o meio ambiente. Produtos de cuidado pessoal também podem conquistar o participante, promovendo sensação de conforto e bem-estar ao longo do evento.

O brinde personalizado como ferramenta de marketing

De acordo com a diretora, são vários os motivos que fazem da distribuição de brindes personalizados uma estratégia de marketing eficiente. E a primeira delas é o aumento do reconhecimento de marca. “Brindes com o logotipo da empresa aumentam a visibilidade da marca durante e após o evento”, explica a executiva, citando itens que são usados com frequência, como copos personalizados ou power banks.

Além disso, a distribuição de itens valoriza a marca diante dos concorrentes. “Oferecer brindes de alta qualidade reflete positivamente na percepção da marca, associando-a a produtos úteis e inovadores, o que pode influenciar a decisão de compra dos participantes no futuro”, ressalta a diretora.

Por fim, Paula também cita a questão da fidelização do cliente. “Brindes que são utilizados regularmente, como cadernos e chaveiros personalizados, ajudam a construir uma relação de lealdade com os clientes, lembrando-os constantemente da empresa”.

O item certo para cada tipo de evento corporativo

Segundo dados da União Brasileira de Feiras e Eventos (Ubrafe), somente na cidade de São Paulo foram realizados 1.231 eventos de grande porte, ou seja, com público acima de 700 pessoas, em 2023. Destes, 223 foram feiras de negócios, 705 eventos corporativos, 177 convenções e mais 126 congressos. 

Ou seja, o setor movimenta não apenas muito dinheiro como, também, muitas pessoas, tornando-se o momento apropriado para investir nos brindes corporativos. No entanto, é preciso elaborar estratégias adequadas a cada tipo de evento na hora de planejar as ações e os itens utilizados para o reforço de marca.  “Oferecer itens que são úteis, inovadores e sustentáveis ajuda as empresas a se destacarem e criarem uma conexão duradoura com os participantes”, enfatiza.

No caso de conferências, por exemplo, ecobags com materiais do evento ou carregadores portáteis são ideais para atrair e informar o público. Enquanto isso, itens personalizados como chaveiros e canetas podem facilmente ser utilizados como troca de contatos para networking.

Já nos seminários, o ideal é investir no conforto e conveniência dos participantes. Assim, itens como garrafas personalizadas e kits de viagem são bem vindos. Além disso, a distribuição de brindes sustentáveis como canetas feitas em material reciclado e afins são particularmente relevantes para se diferenciar dos concorrentes.

Por fim, eventos mais curtos como workshops prezam pela praticidade. Ou seja, cadernos e canetas personalizados e mesmo fones de ouvido são bastante úteis. Além disso, kits de bem-estar, mochilas ergonômicas e outros itens que tornem a experiência do usuário mais agradável também podem estar entre as opções.

“Os brindes corporativos são uma extensão eficaz da estratégia de marketing de uma empresa em conferências, seminários e workshops”, ressalta Paula Alves. “Seja através de brindes sustentáveis e ecológicos, tecnológicos, bags e mochilas, ou produtos de cuidado pessoal, a escolha certa de brindes pode transformar a participação em eventos em uma oportunidade valiosa para fortalecer a marca e criar conexões significativas com os clientes”, finaliza a diretora da Zen Brindes



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