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Marca figurativa da PUMA tem alto renome reconhecido pelo INPI

Com a assessoria do escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, especializado em Propriedade Intelectual, a PUMA conquistou na semana passada o reconhecimento do Alto Renome de sua marca figurativa. O reconhecimento da marca figurativa do “jumping cat” contribui para elevar o grau de exclusividade da empresa PUMA perante o mercado brasileiro. O status é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após uma análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado. Dessa forma, a marca figurativa em questão entrou para um time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.

Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade. A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse renomado status.

Dentre as diversas evidências apresentadas para embasar o requerimento de Alto Renome, constava a pesquisa de opinião pública conduzida pelo Instituto Datafolha, que constatou que 86% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca figurativa, o que corresponde ao reconhecimento por aproximadamente 138 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. Dentre aqueles que reconheceram a marca, 72% afirmaram que ela pertence à PUMA SE, 90% a associaram ao segmento de artigos de vestuário esportivo e o mesmo percentual afirmou que a marca tem boa reputação no mercado, identificando produtos ou serviços de qualidade.

Fundada na Alemanha em 1948, a PUMA é uma marca global de artigos esportivos, reconhecida por sua ampla gama de produtos, incluindo calçados, roupas e acessórios. A marca figurativa representa um “gato selvagem”, conhecido pelo dinamismo, velocidade e agilidade.

A parceria entre a PUMA SE e o escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, portanto, buscou pelo reconhecimento oficial, visando fortalecer a posição e a reputação da empresa no mercado.

“Obter o reconhecimento do Alto Renome de mais uma marca da PUMA no país do futebol, e onde atuam tantas outras marcas esportivas, é mais uma confirmação da reputação e da boa impressão que os brasileiros têm da PUMA”, afirma a advogada associada Isadora Lima, que participou do processo de requerimento do Alto Renome.

Andréa Possinhas, sócia sênior do escritório e responsável pela área de Propriedade Intelectual e Marcas, disse: “O reconhecimento do Alto Renome da marca figurativa certamente será um importante reforço nas ações promovidas pela PUMA contra a pirataria e a falsificação de produtos por terceiros, que tentam se valer da reputação conquistada pela empresa ao longo de anos”.

Sobre o Escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira

Fundado na capital do Rio de Janeiro no ano de 1969, o escritório construiu sua reputação na área de Propriedade Intelectual. Em 2012, o escritório alterou seu quadro societário com a entrada da sócia Andréa Possinhas e passou a ser denominado Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, com o objetivo de incrementar e reafirmar sua atuação, aliando tradição e contemporaneidade, através de uma aproximação maior com seus clientes e uma renovação nas práticas dos serviços prestados.

Entre os clientes encontram-se grupos empresariais nacionais e estrangeiros, concessionárias de serviços públicos, além de pequenos e médios empreendedores e pessoas físicas, em todos os setores da indústria, especialmente nas áreas farmacêutica, de petróleo e gás, química, mecânica, tecnologia, têxtil, entretenimento, tabaco, alimentos, bebidas, calçados e cosméticos.



Saudali lança campanha de fim de ano com linha de produtos sazonais

Visando as celebrações de fim de ano, a empresa alimentícia mineira Saudali lançou sua campanha de fim de ano, intitulada “Celebre a magia dos sabores”. A divulgação tem como foco a linha sazonal “Saudali Festa”, que contém os produtos tender, pernil e lombo temperados, bem como outros itens de seu portfólio de produtos derivados de suínos. As carnes Saudali já estão presentes na mesa do brasileiro no decorrer dos meses e, com a campanha de fim de ano, a empresa pretende marcar presença também nas comemorações de Natal e Ano Novo.

Os cortes pernil, lombo suíno e presunto cozido e defumado são temperados com especiarias e prontos para assar. São pratos principais que, com acompanhamentos como arroz de castanhas e farofa, podem compor a ceia popularmente conhecida no Brasil. 

Para Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali, é preciso se aperfeiçoar e diversificar os produtos tendo em vista que a carne suína é uma das mais saborosas, versáteis e favoritas, principalmente pelos mineiros. “Queremos estar na mesa do brasileiro nestes momentos especiais e sabemos que a carne suína é tradicional nesta época do ano. Assim, desenvolvemos e comercializamos, desde 2021, uma linha de produtos sazonais, voltados especialmente para as comemorações de Natal e Ano Novo. Analisamos o mercado e percebemos que nestas ocasiões o pernil e o lombo são muito procurados, bem como há uma demanda específica pelo tender”, afirma.

Para Clara Senra, influenciadora digital, jornalista gastronômica e ex-Masterchef, uma boa dica de cardápio para a ceia é servir as carnes suínas acompanhadas de molhos agridoces. “Geleia de pimenta, chutney de goiabada e de frutas vermelhas, são opções que combinam com a carne suína que pode ser preparada nessa época do ano”, indica. 

De acordo com a supervisora de marketing, Esmeralda Canazart, o objetivo da campanha “Celebre a magia dos sabores” é promover um vínculo emocional com os consumidores da marca. “O fim de ano possui ocasiões de consumo muito especiais para os brasileiros e, nossa intenção é demonstrar a diversidade de nosso portfólio de produtos e como os itens se encaixam nos momentos da vida de nossos consumidores, fomentando esse apelo emocional das datas Natal e Ano Novo”, explica a supervisora. 

Para impulsionar a marca, a empresa investiu em comerciais de TV, mídia OOH e em redes sociais. “Além de estarmos presentes na ceia, vamos fazer companhia para o consumidor no caminho até a casa de seus entes queridos. A Saudali terá um espaço, por meio de um circuito led, nos aeroportos de Confins e Salvador, acompanhando aqueles que estão indo para casa ou passar as festas em outra cidade”, detalha Adriano Pacheco. Nas capitais Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Vitória, a campanha ainda abrange mídias como backbus, outdoors e comerciais nas emissoras regionais da Globo e da Band.



Engie: Alienação parcial de participação na TAG

ENGIE BRASIL ENERGIA S.A. 
Companhia AbertaCNPJ 02.474.103/0001-19
NIRE 4230002438-4

FATO RELEVANTE

ENGIE BRASIL ENERGIA S.A. (“Companhia”), sociedade anônima, com registro de companhia aberta perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) na categoria “A”, em cumprimento ao disposto no artigo 157, §4º, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada (“Lei das S.A.”) e na Resolução CVM n.º 44/2021, de 23 de agosto de 2021, conforme alterada, vem a público informar o quanto segue:

Em reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada nesta data, foi aprovada, dentre outras matérias, a celebração do Contrato de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças (“Contrato de Compra e Venda”) entre, de um lado, a Companhia, e de outro lado, o Caisse de Dépôt et Placement du Québec (“CDPQ”), por meio de sua subsidiária integral CDP Groupe Infrastructures Inc., com interveniência e anuência da Transportadora Associada de Gás S.A. – TAG (“TAG”), por meio do qual foram estabelecidos os termos e condições para alienação, pela Companhia à CDPQ, de ações de emissão da TAG de titularidade da Companhia representativas de 15% do capital social total da TAG (“Transação”).

O preço base de aquisição ofertado pelo CDPQ foi de R$ 3.113.550.000,00 (três bilhões, cento e treze milhões e quinhentos e cinquenta mil reais), em uma estrutura de porteira fechada (locked box), com as devidas correções monetárias até a data de fechamento, em linha com termos usuais em operações do mesmo porte e natureza e conforme previsto no Contrato de Compra e Venda.

A Companhia esclarece que, com a efetivação da Transação, permanecerá acionista da TAG, passando a ser titular direta de ações de emissão da TAG representativas de 17,5% do capital social total da TAG. Nesse sentido, a Companhia permanecerá vinculada ao acordo de acionistas da TAG, mantendo o grupo de controle atual, em conjunto com a GDF International (“GDFI”) e o CDPQ.

“O desinvestimento parcial em TAG é uma opção atrativa para implementar uma rotação de ativos, em momento em que a Companhia possui um pipeline sólido de projetos em implementação, sem aumentar a pressão sobre a alavancagem, ratings e payout da Companhia”, explicou Eduardo Takamori, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

A efetiva implementação da Transação está sujeita à satisfação (ou renúncia, conforme aplicável), de certas condições precedentes conforme previsto no Contrato de Compra e Venda. A administração da Companhia estima que o fechamento da Transação deverá ocorrer até o final de janeiro de 2024.

A Transação está alinhada aos planos de investimentos da Companhia em renováveis e transmissão de energia, possibilitando uma melhor alocação de capital nesses dois segmentos, que estão no centro de nossa estratégia de crescimento”, comentou Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente da Companhia.

A ENGIE Brasil Energia realizará no dia 29 de dezembro de 2023, às 11h, uma videoconferência para discutir sobre a Transação. Para participar, os interessados devem acessar o link:

https://tenmeetings.com.br/ten-events/#/webinar?evento=Engie_644.

A Companhia reafirma o seu compromisso de manter os acionistas e o mercado em geral atualizados sobre quaisquer desdobramentos e atualizações relevantes referentes ao assunto aqui tratado.

Florianópolis, 28 de dezembro de 2023.

Eduardo Takamori Guiyotoku
Diretor Financeiro e de
Relações com Investidores

Eduardo Antonio Gori Sattamini
Diretor-Presidente



Procura por voos para as férias de janeiro cresceu 35%

A Decolar destacou um aumento na busca por voos para as férias de janeiro. Conforme a publicação do Guia Viajar Melhor, o levantamento foi desenvolvido com base nas pesquisas feitas no próprio site e aplicativo da companhia. Entre os dados analisados, o aumento na procura de passagens aéreas, um dos principais produtos da marca, mostra uma projeção otimista já para o primeiro mês do ano com um crescimento de 35% no comparativo de 2023. A empresa também ressaltou quais foram os destinos que mais despertaram interesse entre os viajantes.

Segundo a publicação, entre os dez destinos nacionais mais cotados, seis estão localizados no Nordeste do Brasil, sendo os cinco primeiros deles capitais que servem de porta de entrada para viajantes do Brasil e do exterior. 

“Testemunhamos uma crescente demanda para metrópoles como São Paulo e Buenos Aires, que lideram o ranking das mais buscadas para as férias de janeiro”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar.

O levantamento divulgado pela Decolar e enviado para a imprensa especializada na indústria de viagens, mostrou que grande parte dos turistas da empresa que irão viajar em janeiro escolheram as capitais nordestinas como destino para as férias. 

As capitais dos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas e Paraíba lideram o ranking de intenção dos turistas como ponto de chegada para as férias do início do ano. Entre os destinos do exterior, Buenos Aires, na Argentina, e Lisboa, em Portugal, lideram na intenção de compra dos viajantes brasileiros, seguida pelos Estados Unidos com dois destinos já consagrados entre os brasileiros (Miami e Orlando). 

As viagens para a Europa também aparecem na intenção dos turistas que querem viajar nas férias de janeiro. Além de Portugal, que ficou na segunda posição, França, Espanha e Itália também aparecem na lista entre os dez destinos internacionais mais procurados para o início de 2024. 

Brasil como destino de viagens para os estrangeiros

Este ano o Brasil também se consolidou como destino de férias para milhões de estrangeiros. Foram cerca de 5 milhões de viajantes internacionais visitando o Brasil em 2023, segundo publicação feita pela Agência Brasileira de Notícias. Entre os meses de janeiro e setembro, visitantes do exterior deixaram em torno de R$ 25 bilhões na economia nacional. 

“Tudo indica que vamos chegar a dezembro batendo o recorde de arrecadação com o turismo internacional, passando a marca de R$ 34 bilhões”, afirmou Marcelo Freixo, atual presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, durante a cerimônia de abertura do 7º Salão Nacional do Turismo, que ocorreu em Brasília na sexta-feira (15). 

Com o volume de visitantes vindos do exterior, a indústria de turismo espera igualar o número de visitantes estrangeiros pré-pandemia. Para Celso Sabino, atual Ministro do Turismo, a retomada das viagens garantiu um volume de estrangeiros que gera boas perspectivas para o setor. “Os números [resultados atuais] tendem a aumentar com o país à frente da liderança do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais, e com as quais teremos vários contatos, aqui, em 2024”, declarou o ministro.



Especialista em imóveis explica como amortizar um financiamento imobiliário

Realizar o financiamento de um imóvel envolve diversas questões e gera muitas dúvidas nos compradores. Entre as dúvidas mais comuns no processo de financiamento, estão o funcionamento da amortização e quais as vantagens dessa prática no planejamento financeiro. Para explicar essas questões, Babiton Espindola, CEO da da Urban Company, imobiliária especialista em investimentos, comenta sobre o assunto.

Um financiamento imobiliário se trata basicamente do empréstimo de uma instituição financeira para adquirir a propriedade desejada. Esse montante é pago ao longo de um período pré-determinado, geralmente em parcelas mensais, e inclui não apenas o valor principal do imóvel, mas também os juros e, eventualmente, outros encargos.

Nesse processo, de modo simples, a amortização se trata da redução gradual do saldo devedor de um empréstimo. No caso dos financiamentos imobiliários, a amortização pode ser utilizada para aliviar o valor total devido ao financiamento e quitar as parcelas em menor tempo.

Segundo Babiton Espindola: “A amortização em um financiamento imobiliário ocorre mensalmente, sendo parte integrante do valor total da parcela paga. Essa prática contribui para que o comprador alcance a sonhada quitação do imóvel de forma mais eficiente e se livre da dívida antes”.

Ainda de acordo com Espindola, existem diferentes tipos de amortização de financiamento imobiliário, que podem variar de acordo com o tipo de contrato com a instituição financeira. Mas, os mais comuns são a Tabela Price e o Sistema de Amortização Constante (SAC).

A Tabela Price apresenta prestações fixas, em que a parcela destinada à amortização aumenta ao longo do tempo, enquanto os juros diminuem. Nesta modalidade, ao início do financiamento, a parcela é composta principalmente por juros e, com o passar do tempo, a proporção se inverte e a parcela passa a ser composta mais pelo valor de amortização do que de juros.

Enquanto, com o SAC, a parcela destinada à amortização permanece constante, mas os juros diminuem. Isso implica em prestações decrescentes ao longo do tempo. Ou seja, o valor da primeira parcela do financiamento será maior do que a segunda e assim por diante. 

“A amortização imobiliária proporciona benefícios para a vida financeira de quem financiou, pois acelera o processo de quitação do financiamento. Além disso, assegura uma redução dos juros, diminuindo o custo total do financiamento”, completa Espindola.

Considerando todos os benefícios da prática, segundo o especialista, a chave para o sucesso na amortização imobiliária está na consistência dos pagamentos. Se o comprador seguir seus pagamentos de modo equilibrado, poderá ampliar suas oportunidades de pagar menos e, assim, ter melhores resultados em seu planejamento financeiro.



“Nature Research Journal” apresenta as conquistas do UAEREP na produção de chuva artificial

As conquistas pioneiras em pesquisa e tecnologia do Programa de pesquisa para a ciência de aumento das precipitações nos EAU (UAEREP) aparecem em um artigo revisado por pares publicado em Clima e Ciências Atmosféricas do Nature Research journal (npj).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231227618978/pt/

UAE Research Program for Rain Enhancement Science (Photo: AETOSWire)

UAE Research Program for Rain Enhancement Science (Photo: AETOSWire)

Intitulado “Rethinking water security in a warming climate: rainfall enhancement as an innovative augmentation technique” (Repensando a segurança hídrica em meio ao aquecimento global: aumento na pluviosidade como uma técnica inovadora de aumento), o artigo apresenta o progresso atual e as diretrizes futuras para aplicações de aumento na pluviosidade com base no programa operacional de chuvas artificiais do Centro Meteorológico Nacional (NCM) e no ecossistema internacional de pesquisa e desenvolvimento baseado em bolsas sob o UAEREP.

O artigo baseia-se em contribuições de ilustres colaboradores, como HE Dr. Abdulla Al Mandous, Diretor Geral do NCM e Presidente da OMM; Omar Al Yazeedi, Diretor-Geral Adjunto do NCM; e Alya Al Mazrouei, Diretor do UAEREP. Dr. Steve Griffiths, Vice-Presidente Sênior de P&D da Khalifa University, é o autor correspondente do trabalho e o Dr. Youssef Wehbe, membro da equipe do UAEREP, o autor principal.

Disse Al Mandous: “Este artigo enfatiza a importância do trabalho de pesquisa conduzido pelo NCM no apoio aos esforços dos EAU para atingir a segurança hídrica e contribuir com a mitigação das consequências das mudanças climáticas nas regiões áridas e semiáridas. Através desses esforços, pretendemos promover soluções inovadoras e promover uma colaboração internacional de modo a abordar os desafios da escassez hídrica.”

O artigo menciona um aumento de 5 a 25% na precipitação sazonal média decorrente dos diferentes esforços internacionais na produção de chuva artificial com base no Relatório Revisado por Pares da OMM sobre Atividades de Aumento nas Precipitações. Utilizando esse intervalo-padrão, corroborado por estudos locais baseados em radar nos EAU, estima-se que os esforços na produção de chuva artificial nos EAU produzam um acréscimo de 168 a 838 milhões de metros cúbicos na precipitação anual. Ajustando-se para considerar a evaporação e a retenção no solo, o volume de água de chuva artificial captada varia de 84 a 419 milhões de metros cúbicos. Isso representa uma fração da precipitação anual de aproximadamente 6,7 bilhões de metros cúbicos nos EAU.

Além disso, o artigo revela que as missões de produção de chuva artificial gerenciadas pelo NCM podem custar até US$ 8.000 por hora de voo. Em 2020, foram realizados 390 voos, cada um deles com uma média de uma hora de duração. Considerando-se a faixa de volume de precipitação captada por meio da produção de chuva artificial, o custo unitário da chuva artificial captada pode ser estimado entre US$ 0,01 e US$ 0,04 por metro cúbico que, comparado ao custo estimado de US$ 0,31 por metro cúbico de produção de água dessalinizada nos EAU, representa uma vantagem de custo interessante em relaçãoàdessalinização.

*Fonte: AETOSWire

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Contato:

Osama Dagamseh

oaldagamseh@apcoworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



O Future Minerals Forum amplia o debate global sobre a transição para a energia limpa

RIAD, Arábia Saudita, Dec. 27, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — O Future Minerals Forum (FMF), previsto para ocorrer de 9 a 11 de janeiro, em Riad, na Arábia Saudita, anunciou hoje três novas parcerias estratégicas para promover o discurso global sobre minerais e seu papel fundamental no desenvolvimento global sustentável e na necessidade de transição para novas fontes de energia. As novas parcerias com o CRU Group, a Global AI e a Wood Mackenzie fornecerão inteligência de negócios e insights em uma série de estudos a serem publicados antes da realização do FMF. Elas complementam as parcerias atuais com a McKinsey & Company, o Payne Institute for Public Policy, a Clareo-DPI e o Baker Institute.

A Wood Mackenzie está iniciando um estudo fundamental para identificar o potencial da Super Região. O documento identificará os principais motivadores para a criação de cadeias de valor sustentáveis, além de salientar os desafios atuais enfrentados pelos minerais globais e como eles impactam o setor de minerais nessa área rica em recursos. Esse relatório servirá como um guia essencial para as partes interessadas, estabelecendo o que pode ser alcançado por meio da colaboração governamental e de mercado,àmedida que a região procura desbloquear seu potencial de recursos para viabilizar ainda mais a transição energética.

A Global AI está pronta para fazer uma análise abrangente do sentimento global usando inteligência artificial de última geração, com foco em operações de mineração e minerais em toda a Super Região. Essa análise tem como objetivo esclarecer a percepção da sociedade para subsidiar o diálogo acerca dos papéis que os governos, o setor privado e a sociedade civil devem desempenhar a fim de garantir a licença social para atuar, assegurando que as operações de mineração tragam benefícios tangíveis às comunidades locais e minimizem o impacto sobre o meio ambiente.

Enquanto isso, o relatório do CRU destacará a urgência de abordar os gargalos minerais críticos no cumprimento das metas climáticas, com foco no Oriente Médio, na África e na Ásia Central como importantes fornecedores futuros.

Juntas, esses insights se alinhamàmissão do FMF de permitir o desenvolvimento de setores minerais sustentáveis, colocar a Super Região na vanguarda do debate global sobre minerais e orientar práticas de mineração responsáveis. O FMF, como uma plataforma governamental composta por várias partes interessadas, tem como objetivo catalisar o diálogo entre líderes do setor, legisladores e partes interessadas para promover o progresso na direção de um futuro mais sustentável e próspero com relação ao desenvolvimento mineral.


Assessoria de imprensa:
Omar Shereen
E-mail: Omar.Shereen@fleishman.com
Celular: +966 50 663 0489

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Embalagens de papel crescem como alternativa sustentável no e-commerce

As embalagens de papel crescem como uma alternativa sustentável no e-commerce neste final de ano e para 2024, de acordo com a SEE, empresa especializada em embalagens. Isso porque, de acordo com um levantamento interno, dos players que buscam por sustentabilidade em embalagens para o e-commerce, metade têm apostado no papel, enquanto a outra metade busca soluções com conteúdo reciclado.

A SEE, que desenvolveu o plástico bolha e hoje conta com portfólio crescente de soluções de plástico e papel para o mercado do e-commerce, revela que atualmente as empresas estão diversificando os materiais de embalagem em prol de uma operação mais sustentável. 

A Gerente de Marketing de Protective Packaging da SEE para América do Sul, Erika Martínez, explica que o cenário é um reflexo do movimento vivido pelo e-commerce em direção a operações que colaboram para uma economia circular. “Sem dúvida, a busca por uma operação mais segura e ao mesmo tempo sustentável é o que tem feito o varejo evoluir na maneira de proteger as mercadorias em suas jornadas até o cliente. Hoje no Brasil temos uma cadeia de reciclagem de papel muito mais evoluída que a do plástico, o que potencializa a reinserção deste material no processo produtivo”, comenta. Segundo dados compilados pelo CEMPRE, a taxa de reciclagem do plástico no Brasil é de 23%, enquanto a do papel chega a 66%.

A executiva pontua ainda que a evolução do papel como embalagem não invalida os esforços de uso de plástico reciclado, pois o mercado demanda diferentes categorias de proteção e o plástico continuará sendo extremamente necessário. “Quando falamos sobre a escolha da melhor embalagem, junto como material é importante que se avalie sua capacidade de resistência, seu impacto na cubagem e na experiência de unboxing e descarte realizado pelo cliente”, explica.

Além das caixas de papelão, o papel está presente em soluções para amortecimento e preenchimento de espaços vazios, e ainda, envelopes, conhecidos como mailers, que contam com sistema de bolhas de papel. Esta categoria de mailer elimina a necessidade de materiais de preenchimento e pode substituir as caixas de papelão, influenciando na redução de cubagem e custo de frete. “Estes envelopes atendem tranquilamente segmentos como vestuário, saúde, beleza e eletrônico; todos mercados aquecidos para as compras neste fim de ano”, comenta Martinez.

Por fim, a especialista acrescenta que soluções funcionais de papel, como os envelopes, tendem a favorecer a eficiência operacional dos fullfilments, podendo tornar a operação até três vezes mais ágil do que um processo com caixas, já que demanda menos procedimentos. “Acredito muito que daqui para frente deve crescer ainda mais a busca por opções de papel que otimizam material e entregam alta resistência e proteção. Afinal, essa é uma combinação certeira para atender as demandas de agilidade, experiência do cliente e sustentabilidade”, finaliza Martinez.



Varejo tem menor taxa de interrupção de ciberataques

A Sophos divulgou as conclusões da nova pesquisa setorial, intitulada “The State of Ransomware in Retail 2023”, que revelou que, no ano passado, apenas 26% das organizações do ramo do varejo conseguiram interromper um ataque de ransomware antes que seus dados fossem criptografados. Essa taxa representa uma baixa consecutiva de três anos – com declínio de 34% em 2021 e 28% em 2022 – sugerindo que o setor está cada vez mais incapaz de impedir ofensivas em andamento.

Além disso, o relatório constatou que, para as organizações de varejo que pagaram pelo resgate dos dados, os custos médios de recuperação (sem incluir o pagamento do resgate) foram quatro vezes maiores do que os daquelas que usaram backups para restaurar seus dados – US$ 3 milhões contra US$ 750 mil.

“Os varejistas estão perdendo terreno na batalha contra o ransomware. Os cibercriminosos têm criptografado porcentagens cada vez maiores de dados das companhias de varejo nos últimos três anos, conforme evidenciado pela taxa cada vez menor de organizações do setor que interrompem ataques em andamento. As instituições devem melhorar seus mecanismos de defesa, configurando estratégias de segurança que detectem e respondam a invasões mais cedo durante a cadeia de ataque”, explica Chester Wisniewski, diretor e CTO de campo global da Sophos.

“De acordo com os entrevistados da nossa pesquisa, 43% das vítimas do setor varejista pagaram o resgate, mas o custo médio de recuperação para aqueles que o fizeram foi quatro vezes maior do que o valor gasto pelos que usaram backups e outros métodos de restauração. Não há atalhos nessas situações e a reconstrução de sistemas quase sempre é necessária. É melhor privar os criminosos de seus recursos e reconstruir o sistema de forma melhor”, completou Wisniewski.

Outras descobertas importantes do relatório incluem:

  • Alinhado a uma tendência mais ampla e multissetorial, o setor de varejo apresentou a maior taxa de criptografia nos últimos três anos, com 71% das organizações atacadas por ransomware declarando que os invasores criptografaram seus dados com sucesso;
  • A porcentagem de organizações de varejo atacadas por ransomware diminuiu de 77% no ano passado para 69% neste ano;
  • O percentual de organizações de varejo que se recuperaram em menos de um dia diminuiu de 15% para 9% este ano, enquanto a porcentagem de instituições que levaram mais de um mês para se recuperar aumentou de 17% para 21%.

A Sophos recomenda as seguintes práticas para ajudar na defesa contra ransomware e outros ataques cibernéticos:

  • Fortalecer os mecanismos de defesa com: 
    • Ferramentas de segurança que protejam contra os vetores de ataque mais comuns, incluindo proteção de endpoint com fortes recursos anti-ransomware e anti-exploração; 
    • Zero Trust Network Access (ZTNA) para impedir a exploração de credenciais comprometidas; 
    • Tecnologias adaptáveis que respondem automaticamente aos ataques, interrompendo os adversários e ganhando tempo para os defensores responderem; 
    • Detecção, investigação e resposta a ameaças 24 horas por dia, sete dias por semana, sejam elas fornecidas internamente ou por um provedor especializado em detecção e resposta gerenciadas (MDR).
  • Otimizar a preparação para ataques, incluindo a realização de backups regulares, praticar a recuperação de dados de backups e manter um plano atualizado de resposta a incidentes; 
  • Manter a higiene da segurança, incluindo a aplicação de correções em tempo hábil e a revisão regular das configurações das ferramentas de segurança.

Para saber mais sobre o “The State of Ransomware in Retail 2023”, o download do relatório completo está disponível em Sophos.com.

A pesquisa “The State of Ransomware 2023” entrevistou 3 mil líderes de TI/segurança cibernética em organizações que têm entre 100 e 5 mil funcionários, incluindo 355 do setor de varejo, em 14 países das Américas, EMEA e Ásia-Pacífico.



A AI Redefined ganha impulso com novos investimentos, expande-se para a Europa e nomeia veteranos do setor para cargos importantes de liderança

A AI Redefined, uma força pioneira em tecnologia de colaboração humano-AI (entre humanos e IA), revela marcos importantes que destacam crescimento excepcional e impulso. Após uma bem-sucedida rodada de captação de recursos no Vale do Silício, a empresa canadense está preparada para o sucesso no próximo ano. Isso é impulsionado por uma nova instalação de P&D em Paris, o alicerce de suas operações europeias, e a nomeação de líderes do setor, Dr. Yves Lostanlen como gerente-geral e Bernard Slede como vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios. A expansão está alinhada com a crescente adoção de sua premiada tecnologia Cogment™.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231227912681/pt/

AI Redefined, a pioneering force in human-AI collaboration technology, unveils key milestones showcasing exceptional growth and momentum (Photo: Business Wire)

AI Redefined, a pioneering force in human-AI collaboration technology, unveils key milestones showcasing exceptional growth and momentum (Photo: Business Wire)

Situado na Estação F, no coração do polo tecnológico de IA de Paris, o novo estúdio serve como um movimento estratégico para estabelecer uma presença no cenário europeu de IA. Além de um escritório, esse local visa ser um centro de inovação e colaboração para o desenvolvimento de novos produtos e parcerias. A expansão inclui uma equipe dedicada de P&D baseada em Paris, apoiando o compromisso da AI Redefined com um papel central no dinâmico ecossistema europeu de IA.

À frente da AI Redefined na Europa está o gerente geral Dr. Yves Lostanlen, um veterano experiente do setor, conhecido por funções de liderança transformadoras em grandes organizações, como Engie, Siemens, Element AI, instituições governamentais e acadêmicas. Com profundo e extenso conhecimento em tecnologias de IA, os insights estratégicos do Dr. Lostanlen são evidenciados por meio de inúmeras palestras e mais de 1.200 citações em seus artigos. Como ex-membro da diretoria da IEEE Communication Society e consultor especialista de entidades de prestígio, como a Comissão Europeia e o Conselho da Europa, sua nomeação reforça o compromisso da AI Redefined de atrair os melhores talentos para impulsionar ainda mais a inovação e o crescimento.

Sobre seu novo papel, o Dr. Lostanlen afirma: “Juntar-meàAI Redefined eàequipe do Cogment neste momento emocionante, quando a interação humana é reconhecida como essencial para os avanços da IA, é uma grande oportunidade. Com os comprovados produtos de IA com interação humana da Cogment, oferecemos uma proposta de valor única para indústrias de profundo conhecimento historicamente desafiadas pela alinhamento AI-Human. Estou confiante de que a AI Redefined tem o que é preciso para liderar no cenário de IA em rápida evolução de hoje.”

Em outro movimento estratégico, Bernard Slede se juntaàAI Redefined como vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios, trazendo um histórico comprovado da Intel, Dolby e Vonage. Animado por se juntaràequipe da AIR, Slede observa: “Importantes mercados como aviação, defesa, energia renovável, manufatura e saúde veem as soluções Humano-IA da AIR como a peça que faltava para alavancar seus dados. Eles estão ansiosos para adotar e implantar a IA com segurança por meio do nosso confiável conjunto Cogment de produtos de colaboração entre humanos e IA.”

À medida que a AI Redefined ganha impulso e se prepara para anunciar contratos importantes, prevê-se que 2024 será um ano de crescimento exponencial. A expansão europeia, juntamente com as nomeações de líderes do setor e os avanços contínuos da Cogment, reafirma o compromisso da AI Redefined em moldar o futuro da colaboração Humano-IA.

Para obter mais informações sobre a AI Redefined, acesse www.ai-r.com.

Sobre a AI Redefined: A AI Redefined é uma empresa multinacional de pesquisa em inteligência artificial aplicada, premiada, dedicada ao melhor alinhamento humano-AI. Fundada em Montreal em 2018, a empresa concentra-se no desenvolvimento de soluções Humano-IA (RLHF) que expandem os limites do que humanos e IA podem alcançar em diversos segmentos, incluindo aeronáutica, energia renovável, manufatura e sistemas autônomos (por exemplo, colaboração humano-máquina).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para consultas à mídia:

Craig Vachon, AI Redefined (AIR), craig@ai-r.com

Fonte: BUSINESS WIRE



CCM Biosciences anuncia lançamento da unidade de negócios 5Prime Sciences

A CCM Biosciences (CCM Bio), empresa de biotecnologia diversificada, anunciou o lançamento de sua unidade de negócios CCM 5Prime Sciences voltada para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias proprietárias no campo da biotecnologia de DNA. A plataforma tecnológica da 5Prime inclui diversas composições e métodos patenteados e comercializados globalmente para clonagem molecular, sequenciamento de DNA de última geração e diagnósticos moleculares.

A 5Prime tem duas áreas de foco: 1) testes de diagnóstico in vitro (IVD): uma ampla variedade de testes de diagnóstico complementar (CDx) para diagnóstico de câncer direcionado, doenças raras e pré-natal/pré-implantação, desenvolvidos usando a reação em cadeia da polimerase digital em gotas (ddPCR) e o sequenciamento de última geração (metodologias NGS), que acompanham a linha terapêutica de medicina personalizada (Rx) da CCM Bio; 2) biologia sintética: enzimas projetadas para manipulação de DNA e RNA que aprimoram as enzimas usadas em testes IVD, em reagentes de PCR e na síntese enzimática de DNA/RNA.

Tecnologia comprovada por trás de produtos líderes de mercado nas áreas de sequenciamento de DNA e testes diagnósticos, incluindo uma das 5 tecnologias com maior rendimento inventadas na história da Universidade de Princeton

As áreas de foco 1 e 2 se baseiam na tecnologia patenteada da empresa que teve origem na tese de doutorado do cofundador e CEO Dr. Raj Chakrabarti na Universidade de Princeton. De acordo com o Escritório de Licenciamento de Tecnologia da Universidade de Princeton, as patentes deste portfólio, que agora são controladas pela 5Prime, estão entre as 5 patentes que mais geraram receita na história da universidade, tendo sido comercializadas em colaboração com empresas como Celera Diagnostics, Quest Diagnostics, Abbott, New England Biolabs e Toyobo Life Sciences. Os testes diagnósticos e produtos que utilizam a propriedade intelectual da empresa abrangem o teste XSense da Quest Diagnostics, o teste de triagem genética de autismo (síndrome do X frágil) líder de mercado, e o kit de polimerase Q5 comercializado pela New England Biolabs, que é o principal kit de polimerase de alta fidelidade para sequenciamento de DNA.

No contexto do diagnóstico molecular, o NGS geralmente é aplicado para diagnosticar em alto rendimento os padrões de mutações de DNA nos genes. Um método relacionado, chamado RNA-Seq, que aplica NGS ao RNA, em vez do DNA, para medir os níveis de expressão genética em tempo real tornou-se a base da medicina personalizada moderna. No entanto, uma dificuldade bem conhecida tanto no NGS tradicional quanto no RNA-Seq é o viés de sequência, que resulta em estimativas imprecisas dos números de cópias relativas de diferentes genes e mutações causadoras de doenças associadas, o que limita o potencial transformador desses métodos. O ddPCR, um método sensível para diagnosticar mutações em genes específicos associados a doenças, também é limitado por problemas de viés de sequência.

A tecnologia da 5Prime possibilita a polimerização e amplificação eficientes de quase qualquer sequência de DNA ou RNA, superando o viés de sequência na amplificação de ácidos nucleicos e em métodos diagnósticos associados, como NGS e ddPCR, com mercados globais avaliados em US$ 10 bilhões e US$ 6 bilhões, respectivamente, em 2022, e projeções para ultrapassar US$ 44 bilhões e US$ 14 bilhões, respectivamente, até 2032. Sua plataforma de biologia sintética de última geração para engenharia de enzimas polimerase produz polimerases proprietárias com propriedades ideais para testes diagnósticos baseados em NGS ou PCR, aplicando algoritmos de aprendizado de máquina aos grandes volumes de dados gerados a partir de triagens experimentais de atividade enzimática em microfluídica de ultra-alto rendimento. Além disso, a plataforma tecnológica da empresa aplica meios não aquosos proprietários e métodos de biologia de sistemas computacionais em conjunto com essas enzimas para melhorar consideravelmente a polimerização de ácidos nucleicos e a eficiência da amplificação.

Sobre a CCM Biosciences

CCM Biosciences, Inc. é uma empresa de biotecnologia dedicadaàdescoberta e desenvolvimento de novos medicamentos, incluindo moléculas pequenas, terapias genéticas, biológicos e nanomedicamentos, bem como diagnósticos complementares associados. As plataformas patenteadas de descoberta molecular da CCM Bio foram desenvolvidas no Chakrabarti Advanced Technology, um instituto de P&D com financiamento privado fundado em 2010 com cientistas dos EUA, França e Índia e com publicações em revistas científicas importantes, incluindo PNAS, Nucleic Acids Research, além de revistas da American Chemical Society e da Nature Publishing Group. A CCM Bio é parceira da empresa global de serviços químicos e farmacêuticos PMC Group, Inc. na descoberta, desenvolvimento e fabricação totalmente integrados de medicamentos e diagnósticos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dr. Anisha Ghosh

e-mail: anisha@ccm-bio.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas ainda subestimam riscos de acidentes de trabalho

Um estudo realizado em 33 países da Europa, com mais de 45 mil empresas, revelou que 25% delas não realizam avaliações periódicas de riscos de acidentes de trabalho, por acreditar que estes já seriam bastante conhecidos. A Pesquisa Europeia sobre Riscos Novos e Emergentes nas Empresas (ESENER) é conduzida pela Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho e publicada a cada cinco anos – sendo a última edição de 2019.

Apesar de dois terços das empresas informarem que promovem avaliações de riscos regularmente, o número das que não o fazem causou preocupação nos organizadores do estudo. As pequenas e microempresas enfrentam desafios graves de gestão da segurança e saúde no trabalho. Embora a maior parte das organizações realizem avaliações de risco com regularidade, os estabelecimentos de menor porte provavelmente não o farão, afirma a agência (página 8).

No Brasil, o problema pode ser ainda mais grave, pois o país já tem uma das maiores taxas de acidentes de trabalho do mundo, com 612 mil ocorrências em 2022, ou cerca de 70 por hora, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – e ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

Segundo a AHM Solution, especialista em produtividade e segurança em operações logísticas, a avaliação regular de riscos e a adoção de equipamentos de “segurança ativa” podem baixar em até 80% os casos de lesões e afastamentos por acidente de trabalho.

A AHM Solution adota uma metodologia chamada Site Assessment, que promove um diagnóstico completo dos riscos de acidentes de trabalho nas plantas das empresas – sejam fábricas, pátios ou armazéns. “Este processo gera objetivos e ações que estimulam as empresas a proteger melhor a integridade dos colaboradores e terceiros que atuam em suas operações”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution.

Um dos possíveis resultados da avaliação periódica de riscos é a adoção dos chamados dispositivos de “segurança ativa”, que se diferenciam dos tradicionais equipamentos de proteção individual (EPI) e sinalizações de alerta. “Numa planta que disponibiliza apenas esses itens de segurança passiva, a prevenção de acidentes depende exclusivamente da atenção dos funcionários”, explica Moreira. “No entanto, em uma fábrica com ruído elevado ou diferenças de luminosidade, podem ocorrer acidentes como atropelamentos por falta de visibilidade dos pedestres e operadores de máquinas”, completa.

Entre os equipamentos de “segurança ativa” que reduzem acidentes em operações onde circulam veículos e pessoas, Moreira cita sensores de presença e câmeras embarcadas em empilhadeiras. “Alguns dispositivos inteligentes ainda registram em vídeo as ocorrências de quase acidente, o que ajuda as empresas a evitarem novas situações de perigo”, conclui o executivo.

Mais informações em https://www.ahmsolution.com.br/



Fortalecimento das iniciativas do “Cinturão e Rota”: expansão global notável da DENZA em 2023

Como uma marca de luxo de nova energia cocriada pela BYD, líder em veículos de nova energia, e pela Mercedes-Benz, inventora do carro a gasolina, a globalização está no DNA da DENZA. Além de projetar todos os seus produtos para um público global, a marca também aspira se tornar líder global de carros de luxo de nova energia. Orientada por uma estratégia global, a DENZA adota e implementa ativamente a iniciativa do “Cinturão e Rota”, construindo uma imagem de marca global, fortalecendo suas vantagens internas e alcançando um sucesso considerável tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231225519386/pt/

DENZA product matrix. (Photo: Business Wire)

DENZA product matrix. (Photo: Business Wire)

2023 foi o primeiro ano da DENZA no cenário internacional, com destaque significativo nos principais salões do automóvel do mundo, como o Bangkok International Motor Show, em março, visitado pelo ex-primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha; o Munich International Motor Show, em setembro, em que a estreia da marca na Europa foi amplamente aclamada; o Japan Mobility Show, em outubro, em que a empresa se destacou como a única marca chinesa de carros de luxo; a Thailand International Motor Expo, em novembro, onde o DENZA N7 continuou sua jornada internacional, acompanhando o DENZA D9; e o Hong Kong International Auto Show, em dezembro, que marcou a estreia e abertura das encomendas do DENZA D9. Com uma expansão internacional constante e ordenada, além de conquistar a mídia e os clientes globais, a DENZA também estabeleceu uma base sólida para se tornar uma marca líder global de alto nível, prometendo ser o “cartão de visita” dos automóveis de luxo chineses de nova energia, redefinindo a indústria automotiva da China e apresentando a DENZA para um público global.

Além do sucesso internacional, a DENZA também alcançou resultados consideráveis no mercado nacional. Seu primeiro MPV, o DENZA D9, com elementos de design de luxo, conforto, inteligência, controle e segurança, além de sua capacidade de uso familiar e empresarial, tornou-se o modelo chinês de luxo da nova energia que mais rapidamente entregou 100.000 unidades em apenas 11 meses, estabelecendo um novo recorde do setor. Até o início de dezembro de 2023, o DENZA D9 ocupa o primeiro lugar em vendas de MPVs de luxo acima de RMB 300.000 por 11 meses consecutivos. A previsão é que o modelo seja o campeão de vendas anual da categoria de MPVs em 2023.

O DENZA D9 se destaca não apenas pelo volume de vendas, mas também pelo preço. Com um preço médio de venda superior a RMB 420.000, o modelo é o mais caro entre as marcas automotivas chinesas. Além disso, ele mantém a liderança em valor de revenda no segmento de MPVs de nova energia após um ano, estabelecendo um novo padrão no mercado de MPVs de luxo. Além da popularidade entre as famílias tradicionais, o DENZA D9 é o veículo preferido de muitas figuras da elite contemporânea, como a atriz nacional Hai Qing, a famosa apresentadora de TV Yang Lan e o proeminente empresário Cao Hui, todos aderindo a esse novo padrão de luxo.

Como pioneira que combina as tecnologias inovadoras de nova energia da BYD e a tradição de fabricação de luxo da Mercedes-Benz, cada passo na jornada global da DENZA abre possibilidades infinitas para a marca, além de demonstrar o charme e a força das marcas chinesas de carros de luxo de nova energia. No futuro, a DENZA continuará a acelerar seu desenvolvimento global, aprimorar sua linha de produtos de luxo e criar uma experiência de transporte de luxo incomparável para os usuários no mundo todo, contribuindo para a jornada da China para se tornar uma potência automotiva.

Sobre a DENZA

Em 2010, a DENZA, uma marca de automóveis de luxo de nova energia, foi criada em Shenzhen por uma parceria entra a BYD, líder de veículos de nova energia, e a Mercedes-Benz, a inventora do carro a gasolina. A marca foi a primeira dedicada ao mercado de automóveis de luxo de nova energia. Nos últimos treze anos, a DENZA passou por três fases: iniciação, acumulação e inovação. Nesse período, o mercado chinês passou uma revolução tecnológica nos veículos de nova energia, mudando rapidamente a compreensão das pessoas sobre os carros e transformando significativamente o mercado de automóveis de luxo com o desenvolvimento da nova energia. Em 16 de maio de 2022, a DENZA passou por uma renovação da marca, incorporando três atributos distintos e três principais vantagens. Temos uma marca, produtos e equipe independentes e contamos com três principais vantagens competitivas em nossos produtos e serviços. A primeira delas é a tecnologia inteligente e de nova energia fornecida pelo Grupo BYD; a segunda é a alta qualidade de luxo dos produtos, resultante de treze anos de desenvolvimento conjunto com a Mercedes-Benz; a terceira é o ecossistema de serviços que a DENZA desenvolveu para atender às necessidades atuais e futuras dos usuários de veículos de nova energia. No futuro, visamos oferecer aos nossos usuários uma experiência de transporte luxuosa e completa, consolidando uma nova marca de carros de luxo inteligentes e seguros.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Ásia-Pacífico: Liya Huang, pr@byd.com tel.: +86-755-8988-8888-69666

Europa: Penny Peng, PressEU@byd.com tel.: +31-102070888

América do Norte: Frank Girardot, frank.girardot@byd.com tel.: +1 213 245 6503

América Latina: José Miranda, jose.miranda@byd.com tel.: +56 9 96443906

Brasil: Pablo Toledo, pablo.toledo@byd.com tel.: +19 3514 2554

Oriente Médio e África: Nikki Li, meapr1@byd.com tel.: +86-755-8988-8888-62319

Fonte: BUSINESS WIRE



Relatório aponta dados de indicadores imobiliários no Brasil

Segundo os dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII), referentes ao segundo trimestre de 2023, os indicadores imobiliários no Brasil apresentaram variações significativas em lançamentos, vendas e oferta final. No período analisado, foram lançadas 64.309 unidades residenciais em todo o país. Esse número representa um aumento de 15,7% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Entretanto, ao comparar com o segundo trimestre de 2022, observa-se uma redução de 15,8%. A Região Norte foi a que apresentou o maior crescimento, com uma expressiva variação de 84,1%.

O relatório também apontou que os números das vendas de unidades residenciais atingiram a marca de 74.315 no segundo trimestre de 2023, refletindo um acréscimo de 0,5% em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano. No entanto, em comparação com o segundo trimestre de 2022, houve uma diminuição de 5,3%. A Região Centro-Oeste se destacou com um aumento de 28,8% nas vendas.

Ainda sobre o estudo, nota-se que a oferta final disponível totalizou 290.615 unidades no segundo trimestre de 2023. Embora tenha havido um aumento de 3,4% em relação ao primeiro trimestre, a comparação com o segundo trimestre de 2022 revela uma diminuição de 6,0%. A Região Norte liderou o crescimento na oferta final, com um aumento significativo de 36,4%. 

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que analisando os dados recentemente divulgados pela CBIC e CII sobre os indicadores imobiliários do segundo trimestre de 2023, apontam um quadro dinâmico e heterogêneo no mercado brasileiro. O aumento de 15,7% nos lançamentos residenciais em comparação com o primeiro trimestre evidencia a vitalidade do setor, pelo menos neste período. 

Ainda sobre o assunto, José Antônio disse que a despeito dessa ascensão, observa-se uma queda de 15,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando uma possível adaptação do mercado. “Ao considerar o panorama nacional, compreendemos a complexidade das variações regionais. A análise comparativa por região revela diferentes trajetórias, como a robustez do Centro-Oeste em lançamentos (80,9%) e vendas (28,8%), contrastando com a queda no Nordeste em lançamentos (-23,4%) e vendas (-2,2%)”.

O estudo divulgado também apresentou dados comparativos por região no Brasil:

Norte: a Região Norte registrou um aumento tanto nos lançamentos (84,1%) quanto nas vendas (15,8%). Além disso, a oferta final disponível cresceu, com uma variação de 36,4%.

Nordeste: apesar de um declínio nos lançamentos (-23,4%) e vendas (-2,2%), a oferta final apresentou uma queda de apenas 0,8%, sugerindo um possível equilíbrio no mercado.

Centro-Oeste: a região teve um desempenho robusto em lançamentos (80,9%) e vendas (28,8%). No entanto, a oferta final diminuiu em 3,8%, indicando uma possível adaptação à demanda.

Sudeste: apesar de uma queda nos lançamentos (-18,0%) e vendas (-1,5%), a oferta final manteve-se relativamente estável, com uma redução de apenas 0,2%.

Sul: a Região Sul enfrentou declínios tanto nos lançamentos (-32,2%) quanto nas vendas (-11,5%). No entanto, a oferta final apresentou uma pequena variação positiva de 0,2%.

Além disso, o relatório apontou dados em grandes centros urbanos:

São Paulo e Rio de Janeiro: ambas as cidades tiveram queda nos lançamentos e vendas, refletindo o cenário nacional. A oferta final em São Paulo apresentou uma leve redução, enquanto no Rio de Janeiro houve um aumento de 2,8%.

Brasília: a capital federal teve uma diminuição nos lançamentos (-6,3%) e nas vendas (-6,5%), mas a oferta final cresceu 4,4%.



Dados apontam crescimento na construção civil em 2024

Segundo dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), o setor da construção civil está previsto para apresentar um crescimento de 1,2% em 2023, com uma expectativa mais otimista de 2,9% em 2024. Essas estimativas foram compartilhadas durante uma coletiva de imprensa virtual realizada em 6 de dezembro e matéria publicada sobre o assunto no site SindusCon-SP.

Conforme revelado pelo SindusCon-SP, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou recentemente os números do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil, indicando um crescimento de 12,62% em 2021 e 6,85% em 2022. O desempenho do setor em 2023, segundo o conteúdo publicado, ficou aquém das expectativas, com um crescimento de 1,2%, impactado pela retração no mercado de autoconstrução e pequenas obras. Ainda a respeito do conteúdo divulgado, o mercado formal, liderado por construtoras e incorporadoras, conseguiu compensar esse desempenho inferior. O aumento do emprego formal na construção também foi destacado, refletindo a demanda aquecida e a escassez de mão de obra qualificada.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP falou sobre o cenário desafiador com o aumento das taxas de juros, apontando que o mercado imobiliário mostrou resiliência. “Para 2024, o setor conta com uma redução significativa de juros somada a uma menor volatilidade dos custos dos materiais e o apoio aos programas de habitação governamentais, como MCMV, PAC, Casa Paulista e Pode Entrar”.

A publicação mostra informações para 2024, apontando que a perspectiva é de um resultado mais positivo, impulsionado pela queda contínua das taxas de juros e um novo ciclo imobiliário liderado pelo programa Minha Casa Minha Vida. Investimentos adicionais em infraestrutura também são esperados.

Em continuação as afirmações de Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, fala ainda sobre um crescimento de 1,2% projetado para 2023 é uma queda vigorosa na comparação com anos anteriores, parcialmente derivada da taxa de juros restritiva, afetando a economia como um todo e os investimentos na construção. “Para 2024, esperamos diminuições dos juros básicos e das taxas do financiamento imobiliário, possibilitando aumento dos investimentos no setor da construção”.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de ferramentas Franquias Trans Obra comentou sobre a publicação dizendo que diante das projeções divulgadas pelo SindusCon-SP e as expectativas para o setor da construção civil, observando um cenário desafiador, marcado por um crescimento moderado em 2023, refletindo a retração no mercado de autoconstrução e pequenas obras. 

Ainda perguntado sobre o assunto, José Antônio disse que é evidente que o mercado formal, liderado por construtoras e incorporadoras, têm desempenhado um papel crucial na mitigação desses desafios. “O novo ciclo imobiliário liderado pelo programa Minha Casa Minha Vida e os investimentos adicionais em infraestrutura são elementos que podem contribuir para um cenário mais otimista no próximo ano. Vale ressaltar que a escassez de mão de obra qualificada continua a ser um desafio significativo”.

Quando o assunto é sobre investimentos, o presidente do SindusCon-SP ressalta, na publicação, sobre a preocupação com o possível fim da desoneração sobre a folha de pagamentos, alertando que isso poderia resultar em um aumento de custos repassados para as unidades imobiliárias, afetando a demanda. Ele enfatizou que, apesar da diminuição nos lançamentos, os preços atrativos dos imóveis em estoque estão criando um momento favorável para a aquisição. “Para 2024, esperamos diminuições dos juros básicos e das taxas do financiamento imobiliário, possibilitando aumento dos investimentos no setor da construção”.



SLB anuncia teleconferência de resultados do quarto trimestre e do ano inteiro de 2023

A SLB (NYSE: SLB) realizará uma teleconferência em 19 de janeiro de 2024 para discutir os resultados do quarto trimestre e do ano completo encerrado em 31 de dezembro de 2023.

A teleconferência está programada para começar às 9h30, horário do leste dos EUA, e um comunicadoàimprensa sobre os resultados será emitido às 7h, horário do leste dos EUA.

Para acessar a teleconferência, os ouvintes devem entrar em contato com o operador da teleconferência pelo telefone +1 (844) 721-7241 na América do Norte ou +1 (409) 207-6955 fora da América do Norte cerca de 10 minutos antes do início da teleconferência e o código de acesso é 8858313.

Uma transmissão ao vivo da conferência será feita simultaneamente em www.slb.com/irwebcast apenas para ouvintes. Os ouvintes devem fazer login 15 minutos antes do início da chamada para testar seus navegadores e se registrar para a transmissão ao vivo. Após o término da conferência, uma reprise estará disponível em www.slb.com/irwebcast até 19 de fevereiro de 2024, e pode ser acessada ligando para +1 (866) 207-1041 na dentro da América do Norte ou +1 (402) 970-0847 fora da América do Norte e informando o código de acesso 8122009.

Sobre a SLB

A SLB (NYSE: SLB) é uma empresa mundial de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com presença internacional em mais de 100 países e funcionários representando quase o dobro de nacionalidades, trabalhamos todos os dias para inovar na área de petróleo e gás, entregando tecnologia digital em escala, descarbonizando indústrias e desenvolvendo e escalonando novos sistemas de energia que aceleram a transição energética. Saiba mais em slb.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Investidores

James R McDonald

Vice-presidente sênior de relações com investidores e assuntos do setor

Joy V. Domingo

Diretor de relações com investidores

Tel: +1 (713) 375-3535

E-mail: investor-relations@slb.com

Mídia

Moira Duff

Diretora de comunicações externas

Tel.: +1 (713) 375-3407

E-mail: media@slb.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo traz “Coeficientes de Abertura Comercial” na indústria

Segundo a publicação recente do Portal da Indústria, chamado de “Coeficientes de Abertura Comercial“, os dados revelam uma tendência marcante no setor industrial brasileiro, destacando um aumento substancial na importância do mercado externo, conforme expresso pelo Coeficiente de Exportação. Este indicador registrou crescimento, alcançando 20,3% em 2022, representando um aumento de quase dois pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Segundo o relatório, o aumento do Coeficiente de Exportação reflete um crescimento no volume de produtos exportados em comparação com a produção interna, indicando uma resposta dinâmica da indústria às condições econômicas, buscando oportunidades no mercado global. No entanto, o relatório também destaca uma desaceleração no crescimento da proporção de produtos importados no consumo doméstico.

O Coeficiente de Penetração das Importações, também citado no relatório, cresceu 1,1 ponto percentual em 2022, atingindo 25,9%, marcando o nível mais elevado da série histórica a preços constantes. Esse aumento foi impulsionado pela recuperação da demanda por bens de consumo e investimentos, evidenciando a resiliência da economia brasileira pós-pandemia.

José Antônio Valente, diretor da franquia de locação de máquinas e equipamentos Franquias Trans Obra afirma que diante do cenário revelado pelo recente relatório do Portal da Indústria, fica evidente a dinâmica desafiadora enfrentada pelos diversos setores. José Antônio continuou dizendo que o relatório sublinha uma desaceleração no incremento de produtos importados no consumo doméstico, um fenômeno evidenciado pelo Coeficiente de Penetração das Importações, atingindo 25,9%, um ápice na série histórica a preços constantes. “Essas nuances apresentam desafios e oportunidades para as empresas, como a Franquias Trans Obra, demandando estratégias ágeis e adaptativas para navegarem com êxito nas complexidades desse cenário em constante evolução”.

Ainda segundo o relatório divulgado, que pode ser consultado através do link no início desta matéria, o setor de Vestuário e Acessórios, juntamente com o setor de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos, destacaram-se com aumentos no coeficiente de penetração de importações. Essa dinâmica pode ser atribuída à retomada da demanda do consumidor, refletindo o retorno às compras represadas durante a pandemia.

A análise setorial revela diferentes cenários apontados no estudo. Setores como Celulose e Papel e Fumo registraram aumentos no Coeficiente de Exportação, impulsionando a produção destinada ao mercado externo. Por outro lado, setores como Outros Equipamentos de Transporte e Móveis experimentaram quedas nesse indicador, indicando desafios específicos para essas áreas, conforme apresentado no relatório.

O estudo do Portal da Indústria, citado nesta matéria, ainda informa dados sobre a indústria de transformação brasileira experimentou um marco histórico com a participação de insumos industriais importados atingindo um novo valor recorde em 2022, conforme revelado pelos dados do Coeficiente de Insumos Industriais Importados divulgados recentemente.

O referido coeficiente, que mede a proporção de insumos importados em relação ao total de insumos utilizados pela indústria, elevou-se de 24,5% em 2021 para 25,1% em 2022, conforme registrado no estudo. Esse aumento reflete, segundo o relatório, uma mudança significativa nas dinâmicas de abastecimento da indústria, evidenciando uma maior dependência de insumos provenientes do mercado internacional. Além disso, verifica-se na publicação que uma análise setorial revela que, dos 20 setores considerados, três apresentaram redução no coeficiente de insumos industriais importados, enquanto 15 registraram aumentos e dois permaneceram inalterados em relação a 2021.



Promotores da Adani investirão US$ 1.125 milhões em ações da Adani Green

A Adani Green Energy Ltd (“AGEL”), a maior desenvolvedora de energia renovável da Índia e líder mundial, anunciou que o Conselho de Administração da AGEL aprovou uma emissão preferencial de bônus de subscrição para os Promotores da AGEL por um montante de INR 9.350 crore (equivalente a US$ 1.125 milhões) a um preço por ação de INR 1.480,75/ação, calculado com base nos regulamentos SEBI ICDR. A emissão está sujeitaàaprovação das autoridades regulatórias e estatutárias, como também dos acionistas da empresa na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) agendada para 18 de janeiro de 2024. Os fundos serão utilizados para desalavancagem e aceleração das despesas de capital.

A AGEL está agora totalmente equipada para atingir sua meta declarada de 45 GW até 2030, com uma capacidade garantida de 20,6 GW, terras seguras com mais de 200.000 acres (equivalente a mais de 40 GW de capacidade adicional) em áreas ricas em recursos na Índia e uma injeção adicional de capital de INR 9.350 crore, que financia completamente essa meta declarada.

“A Índia está prestes a se tornar líder global em energia renovável, e a Adani Green Energy está na vanguarda dessa revolução,” afirmou o Sr. Gautam Adani, Presidente do Grupo Adani. “Esse investimento da família Adani sublinha nosso compromisso não apenas em tornar o sonho de energia limpa de nossa nação uma realidade, mas também em uma transição energética equitativa, onde reduzimos as fontes tradicionais de energia enquanto simultaneamente aumentamos as alternativas verdes e acessíveis para impulsionar nossos planos acelerados de crescimento e desenvolvimento. Com a infusão de fundos, a AGEL permanece favoravelmente posicionada para alcançar sua trajetória acelerada de crescimento.”

Anteriormente, a AGEL anunciou um financiamento de construção de US$ 1,36 bilhão (por 8 bancos internacionais líderes) para a construção de projetos de energia solar de 2.167 MW em Khavda, Gujarat, o maior parque solar da Índia. Além disso, a AGEL anunciou um capital acionário de US$ 1,425 bilhão (US$ 1,125 bilhão de emissão preferencial pelos promotores e US$ 300 milhões da TotalEnergies JV), o que se traduz em um aumento de capital de cerca de US$ 3 bilhões.

Isso demonstra o profundo interesse de investidores de longo prazo, parceiros estratégicos, instituições financeiras, bancos, juntamente com o compromisso contínuo dos acionistas controladores, para viabilizar a meta da AGEL de adicionar 45 GW de capacidade de energia renovável na Índia até 2030.

Sobre a Adani Green Energy Ltd (AGEL)

A AGEL é a maior parceira de soluções de energia renovável da Índia, desempenhando um papel primordial na viabilização da transição para a energia limpa. A empresa desenvolve, possui e opera usinas de energia solar, eólica e híbrida conectadasàrede em escala de serviços públicos. Com um portfólio renovável operacional de 8,4 GW espalhado por 12 estados, a AGEL é atualmente a maior desenvolvedora de energia renovável da Índia, compensando mais de 41 milhões de toneladas de emissões de CO2 cumulativamente. A AGEL está comprometida com sua meta de atingir 45 GW de capacidade de energia renovável até 2030, alinhada com as metas de descarbonização da Índia. A empresa se concentra em alavancar a tecnologia para reduzir o custo nivelado de energia (LCOE) e facilitar a adoção generalizada de energia limpa acessível. O portfólio operacional da AGEL é certificado como “positivo em termos de água para usinas com mais de 200 MW de capacidade”, “livre de plástico de uso único” e “zero desperdício em aterros sanitários”, demonstrando seu compromisso com o crescimento sustentável.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para consultas de mídia, entre em contato com Roy Paul: roy.paul@adani.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo aponta redução no volume de estoques na indústria

De acordo com a última publicação divulgada pelo Portal da Indústria chamada Sondagem Industrial, o mês de novembro de 2023 testemunhou uma redução no volume de estoques na indústria brasileira. Conforme o relatório publicado, o indicador demonstrou uma clara diminuição dos estoques de produtos finais durante a transição de outubro para novembro, com um índice de evolução do nível de estoques alcançando 49,6 pontos.

Esse movimento assume destaque ao ser comparado com períodos anteriores, mostrando uma diferença grande com relação ao mês anterior. Segundo as informações apresentadas no relatório, empresas de diferentes portes, tiveram movimentações do indicador de forma diferente. A análise da disparidade entre empresas de diferentes portes revela uma dinâmica diversificada, com empresas de porte médio sendo as únicas a apresentar um índice acima dos 50 pontos, sugerindo um aumento do volume de estoques no período.

Outro aspecto apontado no estudo é o índice de estoque efetivo em relação ao usual, que atingiu 50,6 pontos em novembro de 2023, após uma diminuição de 0,6 pontos em relação ao resultado de outubro. Este resultado, segundo o relatório, indica que os estoques efetivos estão se aproximando do planejado pelas empresas para o período, ainda que permaneçam acima desse nível, conforme destacado no relatório.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos para construção civil Franquias Trans Obra afirma que o cenário apresentado pelo relatório do Portal da Indústria, que aponta para uma substancial redução no volume de estoques na indústria brasileira durante o mês de novembro de 2023, reflete uma dinâmica impactante para diversos setores, incluindo o de franquia de locação de equipamentos na construção civil. “A diminuição nos estoques, segundo a publicação, representa uma variável crucial para a dinâmica econômica, exercendo influência direta sobre a produção, as vendas e o desempenho financeiro das empresas”.

Esse ajuste nos estoques também está em sintonia com as expectativas do mercado, que, segundo a publicação, indicam uma desaceleração na atividade industrial, destacando a busca por uma maior eficiência e a adaptação às condições econômicas. A capacidade de resposta da indústria brasileira ao ajustar seus estoques evidencia a resiliência do setor diante dos desafios, conforme mencionado na publicação.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio disse que a compreensão de que essa redução nos estoques está alinhada com a busca por eficiência e otimização, conforme destacado no relatório, ressalta a importância de estratégias sólidas de gestão de recursos. Nesse contexto, as franquias têm o desafio de se manterem ágeis, ajustando suas operações para atender às variações do mercado.



Springer Nature e Yakult Honsha lançam site exclusivo

A Yakult Honsha – matriz da multinacional japonesa localizada em Tóquio – adquiriu recentemente os direitos exclusivos de patrocínio para uma nova página na web criada pela Springer Nature sobre pesquisas da microbiota intestinal. Um dos frutos dessa parceria, que terá duração por um período de dois anos, é um site especial para abordar o microbioma humano – chamado The human microbiome. O site foi lançado em língua inglesa mundialmente no dia 12 de dezembro.

Esse projeto de parceria da Yakult com a Nature tem por objetivo fornecer as informações mais recentes e relevantes sobre estudos relacionados à microbiota humana. Logo após o lançamento já estavam disponíveis no site artigos de autores de diferentes partes do mundo, que exploram os conceitos e achados mais relevantes sobre o microbioma humano.

“Esta parceria é muito importante, porque permitirá que pesquisadores, professores e demais interessados tenham acesso às mais recentes pesquisas sobre o microbioma humano”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

Programa de bolsas de pesquisa

Desde 2018, a Yakult Honsha também mantém uma parceria com a Springer Nature, que publica a revista científica Nature, para apoiar o programa de bolsas de pesquisa ‘The Global Grants for Gut Health’ (GGGH).

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completou 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.



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