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IaBoi leva inteligência artificial ao campo via WhatsApp

IaBoi leva inteligência artificial ao campo via WhatsApp
IaBoi leva inteligência artificial ao campo via WhatsApp

Com um rebanho bovino estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em mais de 238 milhões de animais, o Brasil tem, na pecuária, uma das suas principais atividades econômicas. Em meio ao avanço tecnológico, soluções como a IaBoi têm surgido com o propósito de facilitar a rotina do produtor.

Como o próprio nome diz, a IaBoi usa inteligência artificial (IA) via WhatsApp, sem necessidade de baixar outro aplicativo. O produtor abre a conversa, fala ou digita e a IA registra, organiza e transforma o que foi dito ou escrito em informações estruturadas, indicadores e dados.

Entre as principais funcionalidades da solução, estão o registro imediato de eventos (nascimentos, mortes, compras, vendas, transferências e pesagens de gado), histórico detalhado por animal, lote ou pasto, consolidação automática de dados para indicadores de produtividade e relatórios e alertas em tempo real no celular.

O pecuarista e economista Oberdan Ermita é o idealizador da IaBoi. Ele explica que a solução usa uma linguagem simples e próxima da realidade do campo, não exigindo conhecimento técnico do usuário. Além de compilar informações, a IA fornece explicações que ajudam a tomar decisões.

"Enquanto os grandes tinham acesso a softwares complexos e caros, a IaBoi nasceu com foco no pequeno e médio produtor. A característica principal é que ela funciona diretamente no WhatsApp, ferramenta que já está na mão de praticamente todos os pecuaristas. Isso reduz drasticamente a barreira de aprendizado e evita a necessidade de treinamentos ou computadores. A gestão passa a ser tão simples quanto mandar uma mensagem, mas com a força da IA por trás." diz o idealizador da IaBoi.

Ermita afirma que a solução surgiu a partir da sua própria vivência no campo. Ele registrava os dados do gado em um computador simples, e um funcionário perguntou quanto custava aquele equipamento e o que exatamente estava sendo feito ali.

Ao perceber a complexidade e o esforço para manter controles básicos de rebanho, ficou evidente que a gestão não era algo acessível ou prático. Na sua visão, essa cena mostrou a distância entre a realidade do campo e as ferramentas disponíveis. "Foi daí que nasceu a ideia: criar uma solução tão fácil quanto mandar uma mensagem no WhatsApp, mas capaz de organizar e transformar os registros em informações inteligentes." revela ele.

O pecuarista é enfático ao dizer que a IA não substitui o papel do profissional do campo. Seu objetivo é funcionar como um apoio para que veterinários, zootecnistas e técnicos tenham dados confiáveis em mãos e o produtor possa tomar decisões mais seguras em conjunto, esclarece Ermita.

Para Keynes Fernandes, cofundador e desenvolvedor da IaBoi e especialista em Inteligência Artificial aplicada a negócios, "com dados em tempo real, os produtores podem tomar decisões melhores, reduzir perdas, aumentar a eficiência e garantir rastreabilidade — exigência cada vez maior do mercado. Isso fortalece a competitividade do setor, inclusive para exportação."

Ermita lembra que, em setembro, o Brasil bateu recorde de carne bovina vendida ao exterior. Foram exportadas 352 mil toneladas, aumento de 31,1% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Em relação ao futuro, a startup já tem planos para tornar a tecnologia mais completa. "Os próximos passos da IaBoi estão em evoluir dentro da mesma linha de simplicidade: tudo pelo WhatsApp, sem depender de equipamentos extras. A plataforma vai incorporar indicadores zootécnicos mais avançados, ferramentas para apoiar o manejo nutricional e suplementação, e análises que ajudem o produtor a aumentar a produtividade de forma prática. A ideia é clara: só com dados confiáveis é possível tomar decisões assertivas, e a IaBoi quer garantir isso sem complicar a rotina do campo." finaliza Fernandes.

Para saber mais, basta acessar o site da IaBoi: https://iaboi.com.br/



Alergia alimentar na infância demanda manejo nutricional

Alergia alimentar na infância demanda manejo nutricional
Alergia alimentar na infância demanda manejo nutricional

Alergia alimentar (AA) é uma condição clínica em que o sistema imunológico identifica componentes de um alimento como ameaças, desencadeando uma resposta exagerada sempre que esse alimento é ingerido, de acordo com informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

As AAs são mais prevalentes na infância, com cerca de 8% das crianças apresentando algum tipo de alergia alimentar, enquanto entre adultos a prevalência é de aproximadamente 2%. Segundo a ASBAI, essa diferença pode estar relacionada à imaturidade do sistema imunológico na infância.

Com objetivo de ajudar pais com a seletividade e alergias alimentares em crianças, a Dra. Juliana Reges, médica pediatra pós graduada em nutrologia pediátrica, fundou a plataforma digital de bem-estar infantil Kidzenith, que conta com aplicação de inteligência artificial (IA) para responder às necessidades específicas dessa condição.

“Identificamos que muitos pais, inclusive eu que sou mãe de uma criança alérgica a ovo, enfrentam insegurança e sobrecarga ao lidar com a alimentação infantil, especialmente diante de seletividade, alergias, obesidade e dúvidas sobre combinações nutritivas. Buscamos preencher essa lacuna oferecendo uma solução orientada por dados, que conecta o conhecimento dos profissionais à rotina real das famílias”, revela a pediatra.

De acordo com a Atualização em Alergia Alimentar 2025, o tratamento da AA envolve retirar o alimento que provoca a reação, incluir substitutos seguros na dieta e tratar as crises quando elas ocorrem. A orientação nutricional tem como objetivo evitar novos episódios, prevenir deficiências e garantir que a criança cresça e se desenvolva adequadamente.

Assistente Virtual

A KidZenith utiliza a IA para compreender o perfil alimentar e clínico de cada criança, identificando padrões e necessidades específicas, e a partir disso, oferece sugestões de cardápios, substituições seguras e estratégias práticas para ampliar a aceitação alimentar, com base em protocolos pediátricos e nutricionais validados por profissionais.

“Através do assistente virtual Pipo, o Urso, a plataforma ajuda a montar cardápios equilibrados, sugere substituições inteligentes, orienta sobre sinais de desconforto alimentar, organiza lembretes e envia alertas personalizados de forma simplificada, interativa e alinhada à rotina da família”, detalha Reges.

A IA da KidZenith utiliza dados fornecidos pelos pais — como idade, rotina, preferências, restrições e histórico de saúde — para personalizar as recomendações. Isso permite que o assistente se torne mais assertivo, ajustando cardápios e orientações conforme o desenvolvimento e as necessidades de cada criança.

A especialista em nutrologia pediátrica ressalta que as recomendações geradas pela IA são baseadas em protocolos científicos e revisadas por profissionais de saúde.

“Todo o conteúdo do Pipo é construído e revisado por uma equipe de nutricionistas e pediatras da KidZenith. A curadoria segue diretrizes de sociedades médicas e referências científicas atualizadas, buscando garantir que a IA funcione como apoio, e não substituto, da orientação profissional”.

Reges acrescenta que a KidZenith está expandindo sua IA para novas áreas do cuidado infantil, como a parte comportamental, de movimento e desenvolvimento e comportamento.

“O objetivo é criar um ecossistema integrado de assistentes virtuais especializados, conectados ao acompanhamento humano, tornando o suporte pediátrico e nutricional mais acessível, contínuo e personalizado para todas as famílias”, conclui a pediatra. 

Para mais informações, basta acessar: kidzenith.com.br/



Livro oferece guia de liderança e gestão para área da saúde

Livro oferece guia de liderança e gestão para área da saúde
Livro oferece guia de liderança e gestão para área da saúde

O cirurgião-dentista, mestre e doutor em Odontologia Dr. Rogério Mengarda acaba de lançar o livro "Liderança Clínica Estratégica: como médicos e dentistas podem gerir com excelência, propósito e resultados sustentáveis". A obra oferece um guia de liderança e gestão para profissionais da saúde, integrando conceitos modernos de administração, estratégia, cultura organizacional, marketing ético, finanças e inovação tecnológica ao contexto real de clínicas e consultórios.

Inspirado em princípios da saúde baseado em valor (Value-Based Health Care), a obra revela como alinhar excelência clínica, sustentabilidade econômica e propósito, a fim de transformar a prática individual em uma organização de alto desempenho.

Com linguagem direta e exemplos práticos, o leitor pode encontrar caminhos para redesenhar processos com foco em desfechos clínicos, experiência do paciente e engajamento de equipes. Além disso, o livro busca explicar como planejar estrategicamente e tomar decisões baseadas em dados, posicionar a clínica de forma ética e diferenciada no mercado e crescer de modo sustentável e coerente com seus valores.

O título tem como público-alvo profissionais e empreendedores que atuam nas áreas da saúde e gestão, o que inclui dentistas, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e gestores de clínicas e consultórios, além de profissionais da área administrativa e empreendedores da saúde que desejam aprimorar a gestão de seus negócios.

O livro também se destina a professores, estudantes de pós-graduação e consultores interessados em liderança clínica, estratégia, cultura organizacional e saúde baseada em valor. "Liderança Clínica Estratégica é voltado a quem busca unir excelência assistencial, visão estratégica e sustentabilidade empresarial no contexto da prática clínica moderna", descreve Mengarda, que também é autor do livro "Método dos Elementos Finitos em Implantes Dentários".

Além de autor, o Dr. Rogério Mengarda (CRO 16544 RS) possui MBA em Gestão de Clínicas e Hospitais, é diretor Clínico da OdontoMengarda e CEO da SmileSenior. O profissional possui formação executiva pela Harvard Business School nos programas Owner/President Management e Value-Based Health Care Delivery.

Vivências no sistema de saúde inspiram a escrita

Segundo o Dr. Rogério Mengarda, o livro nasceu a partir de sua vivência prática e acadêmica na intersecção entre odontologia, gestão e liderança. Ele conta que, ao longo de mais de duas décadas de atuação clínica e empresarial, percebeu que muitos profissionais da saúde — embora tecnicamente brilhantes — enfrentavam dificuldades para conduzir suas clínicas como organizações sólidas, éticas e sustentáveis.

"A partir dessa constatação, surgiu o propósito de criar uma obra que pudesse unir experiência de mercado, fundamentos de gestão moderna e princípios da saúde baseada em valor, com foco em oferecer um guia acessível e estratégico para médicos e dentistas que desejam prosperar com propósito", afirma o autor.

O diretor Clínico da OdontoMengarda revela que o projeto amadureceu ao longo de anos de estudo e imersão internacional, sobretudo durante sua formação acadêmica na Harvard Business School. "Essas experiências reforçaram a convicção de que a excelência clínica só se torna completa quando acompanhada de liderança, cultura organizacional forte e foco em desfechos reais para o paciente", explica.

Para o autor, o livro representa a consolidação de uma jornada pessoal e profissional dedicada a transformar a forma como os profissionais da saúde lideram suas equipes, planejam seus negócios e entregam valor à sociedade. "É uma obra que combina método, reflexão e inspiração — um chamado à ação para que o profissional da saúde assuma o papel de CEO da própria clínica", articula.

Perspectivas da profissão

O Sistema Conselhos de Odontologia possui 449 mil cirurgiões-dentistas inscritos em todo país, segundo estatísticas do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O número de médicos está próximo de 600 mil, entre especialistas (353.287) e generalistas (244.141), segundo estimativa publicada pelo Ministério da Saúde.

Na visão do CEO da SmileSenior, o livro também traz à tona um convite para refletir sobre o futuro da odontologia e da medicina sob a ótica da gestão e da liderança. "Estamos diante de uma mudança profunda de paradigma, em que o foco deixa de ser o volume de atendimentos e passa a ser o valor gerado para o paciente", diz.

Esse movimento, conhecido como Value-Based Health Care, vem redefinindo a forma como os atuantes da área da saúde medem resultados, estruturam equipes e geram recursos. "Clínicas e hospitais do futuro serão avaliados não apenas pelo que fazem, mas pelos desfechos clínicos e experiências que entregam", afirma.

Para Mengarda, outra tendência é o fortalecimento da liderança clínica estratégica — com profissionais da saúde assumindo o papel de líderes, com competências em gestão, comunicação, finanças e tecnologia. "O modelo do ‘bom clínico que administra no improviso’ está ficando para trás: o futuro exige líderes preparados, com visão sistêmica e capacidade de inspirar equipes multidisciplinares", articula.

O autor também vê uma crescente integração entre tecnologia, inteligência de dados e humanização. "A transformação digital permite medir indicadores em tempo real, personalizar o cuidado e melhorar a eficiência operacional — mas isso só faz sentido se mantivermos o paciente no centro das decisões", pontua.

Obra busca ajudar profissionais a se reconhecerem como líderes

O livro "Liderança Clínica Estratégica" tem como principal objetivo contribuir para que médicos e dentistas se reconheçam como líderes de impacto, capazes de unir excelência técnica com visão estratégica e responsabilidade social. "Porque, no fim das contas, liderar uma clínica é muito mais do que administrar um negócio — é liderar um projeto de saúde. Se essa mensagem despertar em cada leitor o desejo de aprimorar sua forma de cuidar, inspirar sua equipe e construir uma prática mais ética e sustentável, o livro já terá cumprido seu papel", finaliza Dr. Rogério Mengarda.

Para mais informações, basta acessar: https://rogeriomengarda.com



Abordagem multidisciplinar na obesidade melhora o tratamento

Abordagem multidisciplinar na obesidade melhora o tratamento
Abordagem multidisciplinar na obesidade melhora o tratamento

Cuidar da pessoa, e não apenas da doença. É o que defende a abordagem multidisciplinar na saúde ‒ como o próprio nome sugere, esse conceito pressupõe a integração entre diferentes áreas do conhecimento, especialmente em tratamentos de maior complexidade, como o combate à obesidade. A condição afeta um a cada três brasileiros adultos (31% desse grupo), segundo dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025.

Por muitos anos, a medicina dividiu o corpo em partes isoladas, com cada especialidade atuando de forma segmentada, sem comunicação entre si, explica a Dra. Gabriella Molinari, médica especializada em obesidade, metabolismo, medicina regenerativa e longevidade do Instituto Molinari, localizado em Campo Grande (MS). Ela esclarece que a abordagem multidisciplinar entende o ser humano como um conjunto de sistemas interligados, influenciados por fatores físicos, emocionais e comportamentais.

"Na prática clínica moderna, essa visão integrada nos permite entender o contexto real de cada paciente: sua rotina, seus hábitos, suas dores e motivações. Com isso, conseguimos elaborar planos de tratamento individualizados, mais humanos e eficazes, que não apenas tratam sintomas, mas promovem transformação real e duradoura. O diferencial está exatamente aí: em cuidar da pessoa, e não apenas da doença", diz a Dra. Gabriella Molinari.

O cuidado multidisciplinar busca melhorar a experiência do paciente em cirurgias gastroenterológicas ou bariátricas, por exemplo. No pré-operatório desses procedimentos é feita uma avaliação ampla — nutricional, psicológica, metabólica, endoscópica, cardiovascular e pré-anestésica — para identificar e tratar eventuais alterações que possam impactar o sucesso da cirurgia ou o pós-operatório.

"Essa etapa é fundamental para prevenir complicações como tromboses, dificuldades na intubação, deficiências vitamínicas, anemias, uso de medicamentos com riscos, alergias e até cirurgias anteriores que possam interferir na abordagem escolhida. Quanto mais criteriosa essa avaliação, melhor a indicação cirúrgica e menor o risco para o paciente", ressalta o Dr. Fábio Molinari, cirurgião do aparelho digestivo do Instituto Molinari.

Durante o transoperatório (período que vai desde a entrada do paciente na sala de cirurgia até o encaminhamento à sala de recuperação), além da competência técnica da equipe, é indispensável que haja empatia, cuidado e respeito. O paciente e seus acompanhantes precisam se sentir seguros e acolhidos, defende o Dr. Fábio Molinari.

"Já no pós-operatório, o acompanhamento clínico, nutricional, psicológico e metabólico contínuo funciona como uma verdadeira rede de apoio. Essa integração é o que sustenta os resultados ao longo do tempo, favorecendo a adesão, o bem-estar e a prevenção de complicações. A atuação conjunta das especialidades permite não apenas tratar, mas transformar a vida do paciente", acrescenta a Dra. Ágatha Molinari, gastroenterologista do Instituto Molinari.

De acordo com a especialista, alguns dos principais exames voltados para o diagnóstico do cuidado são: manometria esofágica, pHmetria, impedâncio-pHmetria, testes respiratórios de hidrogênio expirado, avaliação de intolerâncias alimentares e diagnóstico de doenças funcionais e inflamatórias intestinais.

Dra. Marina Molinari, médica do Instituto Molinari, ressalta os efeitos práticos da abordagem. Para ela, quando o paciente percebe que todos os profissionais estão conectados e falando a mesma língua, a segurança e a confiança aumentam. 

"A atuação em equipe cria uma rede de apoio que fortalece o paciente emocionalmente e favorece a adesão às propostas terapêuticas. Além disso, o olhar conjunto permite ajustes mais precisos, respeitando os limites e o ritmo de cada pessoa", diz a Dra. Marina Molinari.

No caso de pacientes em tratamento de obesidade, o Instituto Molinari, onde os quatro profissionais atuam, integra ainda a abordagem em neurocomportamento com foco no resgate da autoestima, na mudança de identidade alimentar e na construção de hábitos sustentáveis a longo prazo. Esse acompanhamento é feito pelo psicólogo clínico, Bruno S. Morghetti.

"É feito também um acompanhamento de psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC), conduzido pelo psicólogo do Instituto Molinari. O foco é na modulação emocional, no autoconhecimento e na construção de estratégias práticas para mudança de comportamento alimentar e de estilo de vida", esclarece o psicólogo.

Além disso, há uma nutricionista especializada, com planos personalizados e adequados à composição corporal, preferências e necessidades metabólicas do paciente; e também um educador físico.

Os médicos do Instituto Molinari defendem o papel da família no processo de mudança de hábitos e sustentação dos resultados. Envolver os familiares no tratamento, seja com informação, escuta ou apoio prático, pode tornar a jornada mais leve e eficaz, afirmam.

"Em resumo, a abordagem multidisciplinar enxerga o paciente de forma completa, com respeito à sua história, seus desafios e suas potencialidades. Para mim, como médica, é uma forma de praticar uma medicina mais autêntica, baseada em vínculo, escuta e ciência com propósito", enfatiza a Dra. Gabriella Molinari.

Para saber mais sobre o tratamento promovido pelo Instituto Molinari, basta acessar: https://institutomolinari.com.br/



Aquisição de consórcio demanda atenção com contratos

Aquisição de consórcio demanda atenção com contratos
Aquisição de consórcio demanda atenção com contratos

O sistema de consórcios vem ganhando espaço no Brasil. Considerando apenas o setor de imóveis, as vendas de cotas cresceram quase 300% nos últimos seis anos, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Por outro lado, também há notícias sobre golpes e casos que vão parar na Justiça.

Primeiramente, a recomendação é pesquisar sobre o responsável pelo consórcio. O Banco Central (BC) informa que é possível consultar a relação de administradoras sob supervisão do órgão. O site da instituição traz também um ranking da área e uma lista de reclamações mais frequentes.

Em relação à documentação, o advogado Flávio Silva Pimenta, do escritório Silva Pimenta Advogados, orienta que o consorciado mantenha um dossiê mínimo para se resguardar de eventuais problemas.

Os principais documentos são: contrato de adesão assinado e todas as condições gerais; comprovantes de pagamento (boletos/recibos e extratos); cotas e comunicados das assembleias; comunicações formais com a administradora (e-mails, notificações, protocolos); comprovantes de lances (ofertas, aceite, resultado); termos de contemplação/liberação do crédito; eventuais aditivos ou mudanças de grupo.

"Esses itens são justamente os que documentam direitos e deveres previstos na Lei 11.795/2008 (Lei dos Consórcios) e nas normas do Banco Central, que exigem transparência e clareza nas condições da operação", ressalta Pimenta.

Segundo o advogado, o contrato de adesão é a peça central por se tratar do documento que rege a relação entre consorciado e administradora. A Circular BCB n° 3.432 determina que todas as condições, direitos e deveres constem de forma clara e explícita, devendo a via ficar acessível ao consorciado, lembra ele.

"Por lei e regulação, o contrato deve trazer condições completas da operação: duração do grupo, valor das parcelas, critérios de reajuste, encargos e penalidades, regras de contemplação, lances, cobertura do fundo comum/reserva/administrativo, procedimentos de desistência e exclusão, transferência de cota e prazos", explica Pimenta.

"O contrato deve ter também condições completas da operação: duração do grupo, valor das parcelas, critérios de reajuste, encargos e penalidades, regras de contemplação, lances, cobertura do fundo comum/reserva/administrativo, procedimentos de desistência e exclusão, transferência de cota e prazos", acrescenta.

Caso o consorciado acione a Justiça contra a administradora e não tenha o contrato em mãos, a ausência do documento dificulta qualquer tipo de comprovação e fragiliza a ação movida, explica Silva. "O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já afirmou expressamente a necessidade de juntar o contrato de adesão em ações como busca e apreensão quando o instrumento fiduciário não detalha encargos, tamanha a centralidade desse documento", comenta.

Antes de assinar o contrato, a recomendação de Pimenta é que o interessado leia com atenção cada cláusula. Ele destaca a necessidade de uma atenção especial para trechos que imponham multas, retenções, regras incompreensíveis de contemplação e cobranças.

Mas o que fazer se, uma vez assinado o contrato, houver divergências de valores ou cobranças indevidas? Segundo Pimenta, o primeiro passo é formalizar a reclamação por escrito à administradora, guardar protocolo e pedir memória de cálculo.

Persistindo a divergência ou havendo risco imediato (por exemplo, execução ou exclusão do grupo), é possível entrar na Justiça com pedido de tutela para suspender cobranças ou impedir efeitos até a análise do mérito, orienta o advogado.

"O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a informação seja passada de forma adequada, clara e transparente desde a fase pré-contratual. A oferta deve corresponder ao que é efetivamente contratado, e cláusulas limitativas precisam vir em destaque. Se a informação não foi disponibilizada de modo claro e prévio, o contrato não obriga o consumidor, e cláusulas abusivas são nulas. É a aplicação direta dos arts. 6º (direito à informação), 46 (conhecimento prévio), 47 (interpretação pró-consumidor), 51 (nulidade de cláusulas abusivas) e 54 (regras do contrato de adesão)", detalha Pimenta.

Para saber mais, basta acessar o site do escritório Silva Pimenta Advogados:

https://silvapimenta.com.br/



Álbum de figurinhas ensina história do Limão Taiti em Anhanguera-GO

Álbum de figurinhas ensina história do Limão Taiti em Anhanguera-GO
Álbum de figurinhas ensina história do Limão Taiti em Anhanguera-GO

O município de Anhanguera/GO, reconhecido como Capital Goiana do Limão Taiti, lançou o álbum de figurinhas educativo “Anhanguera – Terra do Limão Taiti: Fazendo melhor ainda”. A iniciativa transforma memória cultural, educação criativa e participação popular em uma experiência coletiva de aprendizado. O material circula desde 27/10/25 com participação de crianças, jovens e adultos.

Anhanguera é o menor município de Goiás, com 913 habitantes em 55,5 km², e o segundo menor do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O limão taiti tornou-se símbolo do desenvolvimento local após o Projeto Limão Taiti, criado em 2021 pela prefeitura, com distribuição de mudas, incentivo à agricultura familiar, festivais e parcerias. Em 2023, o município recebeu o título de Capital Estadual do Limão Taiti (Lei nº 22.440/23) e foi premiado nacionalmente no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Comunidade engajada

Transformar esse processo em um álbum de figurinhas educativo foi estratégia para ensinar, de forma lúdica, temas como agricultura, economia, sustentabilidade, cultura e orgulho local. Todos os moradores receberam gratuitamente o álbum. Crianças e adolescentes ganharam o material nas escolas. Para completar a coleção de 72 figurinhas, os moradores trocam materiais recicláveis, cupons fiscais, comprovantes de vacinação ou IPTU quitado por Bandeirantes, a moeda local fictícia. 

As trocas de figurinhas acontecem em praças, escolas e redes sociais, fortalecendo o convívio entre gerações e oferecendo alternativa saudável ao excesso de telas. Para reforçar o caráter pedagógico, quem completar o álbum participará de uma Gincana do Conhecimento, com perguntas sobre o conteúdo do material. A competição terá categorias para crianças, jovens e adultos, com premiação para os três primeiros colocados. A ação comprova que o álbum vai além da coleção: promove leitura, estudo e memorização.

Entre os estudantes, a iniciativa pedagógica também despertou entusiasmo e aprendizado prático. Pietro Fellype Vasconcelos, de 11 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Joãozinho e Maria, foi um dos primeiros a completar sua coleção. “Eu gostei muito do projeto. Aprendi muito sobre o limão taiti enquanto colava as figurinhas e por que ele é importante para nossa cidade. Consegui completar o álbum trocando lacres, papelão e latinhas todos os dias. Eu juntava os recicláveis que encontrava pelas ruas. Depois, vendia para conseguir os Bandeirantes e comprar os pacotinhos. Já as figurinhas repetidas, trocava com meus amigos”, revelou o estudante, orgulhoso. Animado com a próxima etapa, Pietro já se prepara para a Gincana do Conhecimento. “Vou estudar muito o álbum: na escola, no quarto, em todo lugar. Quero acertar tudo”, conta.

O prefeito Marcelo Paiva (MDB) afirma: “Mesmo sendo uma das menores cidades do Brasil, temos capacidade de sonhar grande. Transformamos uma fruta simples em símbolo de união, identidade e futuro. Ver nossas crianças aprendendo, trocando figurinhas e valorizando a natureza é motivo de orgulho”.

Educação criativa e pertencimento

O álbum de figurinhas educativo aborda a origem do limão taiti, formas de cultivo, colheita, benefícios à saúde, festivais gastronômicos, economia e história da cidade. Mais do que colecionar, o projeto incentiva o pensamento sobre sustentabilidade, produção local e cidadania.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Anhanguera, com desenvolvimento da Issi Comunicação e Consultoria, especializada em álbuns de figurinhas personalizados para educação, cultura e iniciativas comunitárias.

Além de recuperar a memória local, o projeto resgata interações fora das telas. “Em um cenário em que o uso de celulares preocupa escolas e famílias, inclusive com leis que limitam aparelhos em sala de aula, o projeto incentiva o olhar no outro, a troca, a escrita à mão e o prazer de colecionar, além de criar memórias”, destaca o idealizador do álbum de figurinhas educativo, Alessandro Issi.

Aplicações do projeto

Issi reforça que álbuns de figurinhas educativos podem ser aplicados em:

  • Projetos pedagógicos municipais
  • Educação ambiental
  • Cultura e história local
  • Turismo e festivais temáticos
  • Incentivo à leitura e protagonismo estudantil

“Nosso objetivo foi transformar informação em afeto. O limão taiti virou símbolo de pertencimento e desenvolvimento. Acreditamos na educação criativa, que se coleciona, se troca e permanece. Esse modelo pode ser adaptado para outros temas, como cultura local, meio ambiente, saúde e cidadania”, completa Issi.

Ficha técnica

  • Início da distribuição: 27/10/2025
  • Entrega: comunidade e escolas municipais
  • Realização: Prefeitura de Anhanguera
  • Desenvolvimento: Issi Comunicação e Consultoria – (62) 98403-3205 / albumeducativo@gmail.com



Networking estruturado gera R$ 136 milhões em Goiás

Networking estruturado gera R$ 136 milhões em Goiás
Networking estruturado gera R$ 136 milhões em Goiás

Um grupo que se reúne semanalmente para compartilhar contatos e gerar negócios de forma estruturada e profissional. É assim que empresários goianos têm se apoiado na metodologia de networking estruturado vinda dos Estados Unidos para alcançar um marco histórico em Goiás: mais de R$ 140 milhões em negócios gerados em cinco anos. Trata-se do BNI (Business Network International), organização idealizada pelo médico Ivan Misner e hoje presente em diversos países.

De fato, os números goianos mostram que os empresários que fazem parte da organização têm contribuído para impulsionar a economia local, chamando atenção para o potencial do networking estruturado de gerar valor.

Expansão acelerada pelo Estado

De acordo com dados do Banco Central e do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica, Goiás apresentou crescimento econômico de 4,7% entre janeiro e julho, enquanto a média nacional foi de 2,9% no mesmo período. Nesse cenário, as 19 equipes do BNI Goiás, espalhadas por cidades da região metropolitana de Goiânia e do interior, geraram R$ 86 milhões só nos últimos 12 meses.

Trazido para Goiás em 2021 pelo empresário Jair Lima, com a inauguração do primeiro grupo em Goiânia, o BNI Goiás expandiu sua presença para cidades estratégicas da região Centro-Oeste, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Trindade, Jataí, Caldas Novas e Catalão. Atualmente, são mais de 830 membros ativos, que se reúnem semanalmente com um objetivo claro: impulsionar seus negócios por meio de referências qualificadas.

"Estamos falando de um networking que gera resultados reais. A marca de R$ 140 milhões em cinco anos é uma conquista coletiva e prova a força do networking bem-feito", diz Jair Lima, diretor regional do BNI Goiás e Tocantins.

Não por acaso, o formato de networking tem atraído a atenção de empresários. Com a consolidação das equipes existentes e o interesse crescente de negócios em outras regiões, o BNI Goiás projeta expandir sua presença para novas cidades do Estado, buscando replicar o resultado dos primeiros cinco anos com mais negócios.

Metodologia por trás do resultado da organização

Com base na metodologia "Givers Gain®" (quem doa, ganha), cada membro é incentivado a indicar negócios para os colegas de grupo. Diferente de encontros informais, as reuniões seguem um modelo próprio, com exclusividade nas especialidades de atuação, além de treinamentos constantes em vendas, marketing e relacionamento profissional. Com encontros semanais e compromisso com resultados mensuráveis e transparentes, a organização oferece um ambiente profissional focado na geração de negócios.

Mais do que isso, o desempenho dos negócios que fazem parte da comunidade criada pela organização se deve a um modelo que prevê capacitação contínua e métricas claras de desempenho, elementos que contribuem para o fortalecimento da visibilidade e das habilidades comerciais dos participantes. "Foram mais de 55 mil referências geradas em Goiás, apenas no último ano. São conexões que se transformam em vendas, contratos e parcerias duradouras. O que torna o BNI diferente é a disciplina, a confiança mútua e o foco em resultados. O crescimento do número de equipes é prova da consolidação de uma cultura empresarial mais colaborativa e profissional em Goiás", complementa o diretor regional.

Impacto econômico comprovado

Os negócios gerados em Goiás demonstram o impacto direto do networking estruturado na economia local. Os números representam não apenas vendas, mas também contratos futuros, parcerias estratégicas e o fortalecimento de toda a cadeia de fornecedores e prestadores de serviços, com impacto visível também através de:

  • Geração constante de negócios entre empresas locais;
  • Expansão de mercado por meio de conexões estratégicas;
  • Profissionalização das relações comerciais e networking estruturado;
  • Apoio mútuo entre empresários de diferentes segmentos;
  • Fortalecimento do ecossistema empresarial com oportunidades de crescimento para micro, pequeno e médio portes.

Sobre o BNI

O Business Network International está presente em 77 países, com mais de 348 mil membros. Fundado em 1985, o BNI aplica a filosofia Givers Gain® para conectar empresários e gerar oportunidades por meio de referências qualificadas. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking — atrás apenas dos Estados Unidos e Índia —, com mais de 500 equipes e 19 mil membros. Nos últimos 12 meses, foram movimentados R$ 2,5 bilhões, gerando oportunidades para empresas crescerem com apoio da metodologia da organização e de outros empreendedores.

BNI em números

Membros ativos: mais de 830 empresários
Equipes ativas: 19
Cidades com equipes abertas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Trindade, Jataí, Caldas Novas, Catalão e Rio Verde
Cidades com equipes em abertura: Senador Canedo, Ceres, Porangatu, Formosa, Águas Lindas de Goiás, Planaltina, Goianésia, Novo Gama, Valparaíso, Morrinhos, Luziânia, Itumbiara, Quirinópolis e Mineiros.
Referências realizadas nos últimos 12 meses: mais de 55 mil
Negócios gerados nos últimos 12 meses: R$ 83 milhões
Negócios gerados em Goiás desde a fundação: mais de R$ 140 milhões



Campanhas de fim de ano impulsionam vendas no varejo online

Campanhas de fim de ano impulsionam vendas no varejo online
Campanhas de fim de ano impulsionam vendas no varejo online

Campanhas de fim de ano estão impulsionando as vendas no varejo digital brasileiro em 2025. Entre novembro e janeiro, as marcas têm intensificado ações promocionais e estratégias integradas para ampliar resultados e manter o engajamento do consumidor após as festas, acompanhando um cenário de alta planejada no comércio online.

Indicadores de mercado apontam tração relevante na janela da Black Friday e do Natal, com impacto direto no desempenho do trimestre. Em 2024, as vendas online na sexta-feira da Black Friday somaram R$ 4,27 bilhões, alta de 8,4% sobre 2023, segundo monitoramento da Neotrust divulgado pela CNN Brasil. O resultado evidencia o apetite do consumidor e a antecipação das compras de fim de ano.

No comportamento de compra, preço e conveniência permanecem no centro das decisões. O estudo “Consumer Signals – 2024 Festive Season Insights”, realizado pela EY, aponta que a busca por melhores preços e condições de pagamento está entre os principais fatores que influenciam a escolha de varejistas durante o período festivo.

A jornada também combina etapas digitais e presença física. Levantamento da CNDL/SPC Brasil mostrou que 47% dos internautas sempre buscam informações online antes de comprar em lojas físicas, o que reforça a importância de campanhas omnicanal e da integração entre estoque, busca e comunicação local.

Em relação às tendências de compra, o relatório “Consumer Trends 2025”, da Opinion Box, aponta aumento na procura por itens de uso funcional e cotidiano, com consumidores planejando aquisições e acompanhando ofertas para adequar orçamento e necessidades do lar. Esse comportamento reflete um consumo mais racional e planejado, que se estende do Natal ao início do novo ano.

Nesse contexto, a Mixtou realiza campanhas de fim de ano com foco em organização doméstica, ferramentas e utilidades práticas, conectando o calendário de dezembro aos hábitos de compra de janeiro. Segundo César Soares, gerente de e-commerce da Mixtou, “as campanhas sazonais deixaram de ser ações isoladas e passaram a fazer parte de um planejamento contínuo, voltado para o comportamento real do consumidor e para a manutenção do relacionamento ao longo do ano”.

O conjunto de pesquisas e práticas de mercado evidencia que as campanhas de fim de ano continuarão a impulsionar o varejo digital brasileiro. Com consumidores mais planejados e marcas mais estratégicas, o período consolida-se como uma oportunidade não apenas de vendas imediatas, mas também de construção de relacionamento e fidelização para o ciclo seguinte.



BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things

BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things
BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things

Depois de semanas de suspense em torno do "desaparecimento das canetas BIC 4 Cores", a BIC finalmente revelou o mistério: trata-se da chegada ao mercado da linha Stranger BIC’s, fruto da collab inédita com a Netflix inspirada na série Stranger Things.

A revelação aconteceu nas redes sociais por meio de fake OOH, que mostraram que as canetas não estavam desaparecidas ou perdidas, mas sim em outra dimensão, em referência ao "Mundo Invertido" da série.

No centro desse lançamento está a Caneta BIC 4 Cores. A nova linha mantém suas tradicionais quatro cores de tinta — azul, preto, vermelho e verde — acionadas com apenas um clique, mas agora chega em versões exclusivas com corpos personalizados com ícones da série Stranger Things. São modelos diferentes, que combinam o design característico da série e a funcionalidade da escrita BIC. Todas contam com ponta média de 1.0mm e largura de linha de 0.32mm proporcionando escrita contínua.

A coleção estará disponível em embalagens com uma, quatro e 12 unidades, além de um kit especial que reúne uma unidade da 4 Cores Stranger Things acompanhada de duas canetas exclusivas BIC Cristal Efeito Matte nas cores vermelho e preto. A chegada da BIC Cristal Efeito Matte em outras cores também integra os lançamentos do semestre, reforçando a combinação entre inovação em design e mantendo o padrão de qualidade da marca.

Para impulsionar a campanha digital, a BIC contou com criadores de conteúdo como Mateus Aquino (sósia brasileiro do Dustin), Nono Franco, Beatriz Glion, Giovana Pagano e com o Omelete, que apresentou a novidade no universo geek por meio de publicações em feed e stories. A ação ainda inclui vídeos exclusivos com o ilustrador Fernando Menezes, que mostrará a criação de artes inspiradas no universo de Stranger Things usando a caneta 4 Cores.

"A Caneta BIC 4 Cores é um produto amplamente reconhecido e utilizado no cotidiano de milhões de brasileiros. Com a série Stranger Things, da Netflix, conseguimos unir essa tradição a um dos universos mais amados da cultura pop mundial. Nossa proposta é oferecer um produto que vai além da funcionalidade, tornando-se também um item de colecionador para os fãs da série. Queremos que essa collab seja lembrada como uma das mais comentadas entre os produtos licenciados no Brasil", afirma Rodrigo Iasi, diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.

Com essa collab, a BIC reforça sua presença no mercado de licenciados e amplia sua conexão com a cultura pop, oferecendo produtos que unem funcionalidade, colecionabilidade e expressão cultural. O objetivo é consolidar a marca como uma das mais comentadas entre os fãs de produtos licenciados no Brasil.

A quinta e última temporada da série Stranger Things será lançada em três volumes na Netflix neste outono (do hemisfério norte), com quatro episódios em 26 de novembro, três episódios no Dia de Natal (25 de dezembro) e o Finale em 31 de dezembro. Cada volume será disponibilizado às 17h (horário do Pacífico). Para descobrir quando Stranger Things 5 fará sua estreia na sua região, basta clicar aqui.



Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae

Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae
Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae

O mercado brasileiro de moda vive um momento de expansão. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o setor faturou R$ 215 bilhões em 2024, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, com produção desde as fibras até os desfiles de moda. Com 25,3 mil unidades produtivas formais e a produção de mais de 8 bilhões de peças por ano, o segmento atrai cada vez mais empreendedores em busca de oportunidades. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, só no primeiro trimestre de 2025, foram abertos mais de 1,4 milhão de pequenos negócios no país, sendo 78% deles por microempreendedores individuais (MEIs), com a moda figurando entre os setores mais procurados.

No entanto, por trás dos números promissores, existe um cenário desafiador que exige atenção. Um estudo do Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil revela que 30,2% dos negócios do setor de comércio fecham as portas em até cinco anos. Esse dado, alinhado a estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que mais de 60% das empresas brasileiras em geral não sobrevivem ao mesmo período, acende um alerta sobre a importância da gestão para a sustentabilidade de novos empreendimentos no competitivo mercado da moda.

Segundo Jaqueline Venzon Colombi, graduada em Finanças, com MBA em Custos e Modelagem Financeira e consultora financeira parceira da Brunx Ind., empresa do setor industrial que acompanha de perto o desenvolvimento de novas marcas de moda no país, o crescimento do empreendedorismo no setor é impulsionado pela busca por independência financeira, pela criatividade e pelo desejo de criar marcas com identidade própria. “Porém, a paixão pelo design e pela criatividade muitas vezes não é acompanhada de uma base sólida em gestão,” observa a especialista.

Uma pesquisa do Sebrae de 2016 já apontava que, entre as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários do ramo, estavam a diminuição da frequência dos clientes (50%) e o excesso de concorrentes (35%), enquanto 89% dos entrevistados não possuíam formação técnica em moda. A falta de planejamento e de controle financeiro está entre as principais causas para a alta taxa de mortalidade empresarial. Jaqueline explica que a capacidade de gerenciar eficientemente os custos, o estoque e o fluxo de caixa torna-se um diferencial competitivo crucial. “Muitos empreendedores, especialmente no início da jornada, subestimam a complexidade da gestão financeira, o que leva a problemas como precificação inadequada, margens de lucro apertadas e falta de capital de giro,” alerta a consultora.

O setor de confecção é o segundo maior empregador da indústria de transformação brasileira, com 1,3 milhão de empregos formais e 8 milhões ao considerar indiretos e efeito renda, o que demonstra sua relevância econômica e social. A profissionalização, portanto, não é um luxo, mas uma necessidade para a sobrevivência e o crescimento.

Para superar esses obstáculos, a capacitação em gestão é o caminho mais seguro. Segundo Jaqueline, a solução passa pela adoção de boas práticas. “O primeiro passo é a elaboração de um planejamento orçamentário detalhado, que permita ao empreendedor ter uma visão clara de todas as suas despesas. A partir daí, é possível implementar um controle de estoque eficiente para evitar excessos ou rupturas e desenvolver uma política de precificação realista, que considere não apenas os custos, mas também o valor percebido pelo cliente e o posicionamento da marca no mercado,” analisa a especialista.

A consultora reforça que a jornada do empreendedor de moda vai além da criatividade. “Ela exige uma base sólida de educação financeira e uma visão estratégica para transformar talento em um negócio próspero e duradouro. Em um mercado que movimenta bilhões e emprega milhões, investir em capacitação e no conhecimento profundo do próprio negócio são passos decisivos. Nesse sentido, o acesso a ferramentas de gestão se torna um importante aliado,” afirma.

Atenta a essa necessidade, a Brunx Ind., por exemplo, disponibiliza uma planilha de gestão financeira gratuita que auxilia no controle de custos e na precificação de produtos, ajudando a garantir que novas marcas possam não apenas sobreviver, mas também florescer e contribuir para a consolidação do Brasil como potência criativa e produtiva no cenário global da moda.



Seguro de vida é um auxílio na proteção da saúde masculina

Seguro de vida é um auxílio na proteção da saúde masculina
Seguro de vida é um auxílio na proteção da saúde masculina

Este mês é marcado pela campanha Novembro Azul, que reforça a importância dos cuidados com a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta o surgimento de 71.730 novos casos para o triênio de 2023 a 2025.  Em paralelo, cresce o entendimento sobre o papel do seguro de vida como suporte financeiro e emocional para os homens diagnosticados, segundo a diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos.

Nesse contexto, o seguro de vida, de acordo com a especialista, pode oferecer uma proteção financeira que vai além do amparo à família em caso de ausência, podendo ser utilizado em vida para cobrir tratamentos e outras necessidades, se a modalidade contratada estipular cobertura para doenças graves, o que garante mais tranquilidade e qualidade de vida ao paciente.

“Um diagnóstico de câncer pode acarretar uma série de despesas, como medicamentos, consultas, exames frequentes e, em alguns casos, adaptações no ambiente de casa”, diz Carolina. Ela ressalta que, no mês de conscientização sobre a doença, é necessário que os homens considerem o seguro de vida como uma ferramenta que não só auxilia no tratamento, mas também protege financeiramente seus familiares.

“O segurado que for diagnosticado com uma enfermidade coberta na apólice, como o câncer, deve entrar em contato com a corretora, que solicitará documentos, como laudos médicos e exames para análise. Os recursos podem ser aplicados no complemento do tratamento, adequação da estrutura domiciliar, ou contratação de cuidadores, dependendo da cobertura contratada”, explica.

Na Unicred, que tem cerca de 51% de cooperados homens, o seguro de vida representa 60% dos contratos entre todos os seguros oferecidos. “Deste público, 14% já possuem este tipo de seguro, garantindo um amparo financeiro em caso de ausência do segurado”, detalha a executiva.

De acordo com a diretora, o seguro não cobre doenças pré-existentes. “Se o segurado já tiver um diagnóstico antes da contratação, essa condição não dará direito à indenização”, afirma.



União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas

União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas
União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas

A LABEST, empresa especializada em soluções inteligentes de trânsito, anuncia uma nova parceria com o aplicativo de pagamentos e fidelidade dos postos Shell, o Shell Box. Essa união visa oferecer facilidade, conforto e condições especiais para motoristas profissionais clientes das duas empresas.

O mercado de transportes no Brasil, especialmente no que se refere aos serviços voltados para motoristas profissionais, está em constante evolução. Isso ocorre não apenas pelas inúmeras exigências legais impostas a esses profissionais, mas também pelo avanço das tecnologias, que abre espaço para soluções que facilitam o cumprimento dessas obrigações.

Uma das exigências mais conhecidas para motoristas de transportes de cargas e passageiros é o exame toxicológico, determinado tanto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse exame, que detecta o uso recorrente de substâncias psicoativas com uma janela de detecção mínima de 90 dias, é não só uma exigência legal, mas também uma medida importante para garantir a segurança nas vias do país.

A LABEST atua no mercado de exames toxicológicos para motoristas profissionais desde 2015, ano em que a obrigatoriedade foi implementada como política pública. Desde então, já realizou mais de 7 milhões de exames e atendeu a mais de 30 mil empresas em todo o Brasil.

Segundo Camille Lages, diretora de Marketing da LABEST, a parceria com o Shell Box faz parte do planejamento estratégico da empresa, que visa cada vez mais se aliar a grandes marcas para trazer benefícios para os seus clientes. "Sabemos que a rotina dos motoristas profissionais é repleta de desafios. Com essa estratégia, reconhecemos o esforço desses profissionais que são essenciais para a economia do país", afirma Camille.

Além de descontos no exame toxicológico e no abastecimento utilizando Diesel, a parceria com o Shell Box também contempla benefícios em cursos obrigatórios para motoristas profissionais.

Utilizar o Shell Box, portanto, não é apenas uma alternativa de gerenciar os pagamentos de combustível, mas também uma possibilidade de acesso aos benefícios oferecidos pela LABEST. Da mesma forma, ao adquirir o exame toxicológico com a LABEST, os motoristas passam a contar com outras vantagens, como descontos em combustíveis, por exemplo.

"Essa parceria representa mais um passo na missão da LABEST de transformar o setor de transporte com tecnologia, inovação e benefícios reais para quem move o Brasil todos os dias", conclui Camille.

Para o Shell Box, a parceria com a LABEST reforça a estratégia da marca em ampliar o ecossistema de benefícios voltado aos caminhoneiros, unindo conveniência e tecnologia para facilitar a rotina na estrada. A iniciativa permite que esses profissionais tenham acesso a uma experiência personalizada, com vantagens exclusivas, acúmulo de pontos e uma plataforma de gamificação.

"O Shell Box tem como propósito simplificar e valorizar a jornada dos motoristas, oferecendo soluções que realmente fazem diferença no dia a dia. Hoje, a experiência para esse público já é 100% personalizada dentro do aplicativo e essa parceria com a LABEST é mais um passo nesse caminho, conectando o universo digital à experiência real de quem movimenta o país", afirma Vivian Reis, gerente de Digital & Shell Box na Raízen.

Sobre a LABEST
Nascida em 2015, como LABET, a LABEST é uma empresa de soluções inteligentes de trânsito que atua em todo o Brasil. Com mais de 7 milhões de motoristas e 30 mil empresas atendidas, a missão da empresa de promover a segurança nas vias do país e, com isso, ajudar a salvar cada vez mais vidas no trânsito está presente em todos os serviços prestados: Exame Toxicológico CNH e CLT, Consulta Veicular, Comunicação de Venda Eletrônica, Parcelamento de Multas e Débitos Veiculares e Cursos de Reciclagem, Formação e Atualização para Motoristas.

Sobre o Shell Box
O Shell Box é o aplicativo de pagamentos e fidelidade da rede Shell no Brasil, desenvolvido pela Raízen, licenciada para operar a marca no país. Pelo aplicativo, clientes podem pagar o abastecimento sem sair do carro, acumular pontos e acessar benefícios exclusivos em milhares de postos Shell.



São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025

São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025
São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025

São Paulo receberá, nos dias 28 e 29 de novembro, uma nova edição do Arena Freestyle Internacional, evento de motociclismo voltado às modalidades radicais do freestyle motocross (FMX). A atividade será realizada no Parque Villa-Lobos e faz parte do calendário oficial de esportes a motor do município.

A programação prevê treinos oficiais no dia 28, com acesso restrito a convidados e imprensa. No dia 29, a partir das 17h, ocorre a apresentação principal, reunindo atletas do Brasil e do exterior em demonstrações técnicas de saltos e manobras.

Entre os participantes confirmados estão Fred Kyrillos, sete vezes campeão brasileiro; Marcelo Simões, campeão mundial de Best Whip; além de Jeff Campacci, Diego Dias, Gian Bergamini, Tatá Mello e Kleber Mazzone, representantes da elite nacional da modalidade. O grupo brasileiro dividirá a pista com os estrangeiros Taka Higashino (Japão), tricampeão dos XGames, Billy Kohut (Canadá) e Marco “Chino” Gonzales (Chile).

A estrutura do evento contará com arquibancadas, camarotes, praça de alimentação e painéis de LED para acompanhamento das apresentações. A organização destaca que o formato visa garantir visibilidade e segurança para o público e para os competidores. "São Paulo tem tradição em grandes eventos e o Arena Freestyle se insere nesse cenário como uma vitrine para o motociclismo e para o turismo esportivo", observa Carlinhos Romagnolli, responsável pela realização.

Os ingressos estarão disponíveis a partir de 31 de outubro, às 10h, por meio do site ticket360.com.br, com opção de ingresso social no valor de R$ 10, cuja renda será revertida a ações e entidades assistenciais.

O Arena Freestyle Internacional tem patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, Monster Energy e Honda, copatrocínio da Kawasaki, e apoio da Revista Dirt Action, Show Radical e Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e a realização é da Romagnolli Promoções e Eventos, em parceria com a Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).



E-Lance lança campanha para formação de leiloeiros

E-Lance lança campanha para formação de leiloeiros
E-Lance lança campanha para formação de leiloeiros

A E-Lance, rede de franquias voltada exclusivamente para a formação e operação de leiloeiros públicos oficiais, anunciou uma campanha temporária com condições diferenciadas para novos franqueados. A iniciativa faz parte da programação de novembro da empresa, período em que são oferecidas alternativas facilitadas de adesão à rede, com prazos estendidos e redução de valores para ingresso.

A ação visa estimular a entrada de novos profissionais no setor de leilões, ampliando o acesso à carreira de leiloeiro oficial em diferentes regiões do país. O modelo de franquia permite operação remota, com estrutura jurídica, suporte contínuo e acesso à escola de leilões mantida pela própria rede.

Segundo o fundador da E-Lance, Jerônimo Pompeu de Souza, o momento é estratégico para quem deseja se credenciar na Junta Comercial e iniciar atividades como leiloeiro. "Nosso objetivo é ampliar o acesso à carreira de leiloeiro oficial com suporte jurídico e formação técnica completa", afirma.

A franquia oferece estrutura para realização de leilões judiciais e extrajudiciais, com plataforma nacional própria, assessoria na regularização junto aos órgãos competentes e acompanhamento operacional. Os franqueados também recebem capacitação em gestão de processos, avaliação estratégica de ativos e marketing institucional.

A campanha Black November é válida durante o mês de novembro ou até o preenchimento das vagas previstas para a ação. A E-Lance informa que a adesão às condições especiais pode ser feita por meio do site oficial da rede.

Mais informações estão disponíveis em www.mybid.com.br ou pelo telefone (11) 94166-0975.



Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas

Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas
Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas

O período entre o primeiro e o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser decisivo para o desempenho dos candidatos. Neste momento, muitos estudantes, ansiosos por melhorar a performance, acabam cometendo erros que prejudicam a concentração e aumentam o estresse, comprometendo a segunda etapa da prova. Pensando nisso, Lucas Vieira, gerente de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Elite Rede de Ensino, escola do Grupo Salta Educação, lista algumas dicas do que não fazer nesta semana de pausa.

Dica 1: é uma tarefa difícil, mas o ideal é não se preocupar com o gabarito da primeira prova. O que passou, passou. Ficar pensando nos erros — e até nos acertos — pode gerar mais ansiedade e tirar a concentração do que é mais importante neste momento: a segunda prova.

Dica 2: não exagerar nos estudos e evitar dormir pouco. Agora é a hora de fazer revisões estratégicas e fortalecer as habilidades mais importantes para a prova. Além disso, a privação de sono prejudica a concentração e a memória. Portanto, dormir bem para estar descansado para enfrentar o segundo dia de prova é extremamente importante.

Dica 3: também é uma tarefa complicada, mas é recomendado tentar não se comparar com os outros. Cada um tem seu ritmo. Comparações podem aumentar a insegurança e atrapalhar o foco. O ponto aqui é se orgulhar da jornada de estudos e dos desafios superados.

Dica 4: não se alimentar mal e fazer exercícios físicos. É muito importante evitar junk food e refeições pesadas. Uma alimentação saudável ajuda a manter o corpo preparado. Além disso, fazer exercícios mais leves, como caminhadas, pode ajudar a controlar o estresse.

Dica 5: evitar redes sociais e discussões sobre a prova. Conversas sobre o Enem nas redes sociais ou em grupos de amigos podem gerar ansiedade. Se desconectar um pouco é uma boa medida.

Dica 6: não negligenciar momentos de lazer e descanso mental. Além de descansar o corpo, é importante relaxar a mente. Realizar atividades prazerosas, como assistir a um filme leve, ler um livro descontraído ou ouvir música, pode ajudar a reduzir a tensão e a equilibrar o emocional para o segundo dia.



Ben Mauro Anuncia HUXLEY: The Oracle em Capa Dura

O aclamado artista de conceitos e criador de mundos, Ben Mauro (Halo Infinite, Call of Duty, Elysium, The Predator) sente o prazer de anunciar o lançamento antecipado da edição de luxo em capa dura do HUXLEY: The Oracle, o primeiro grande livro ‘prequel’ no universo em expansão HUXLEY. Os exemplares premium desta edição de luxo já estão sendo enviados em quantidades limitadas, antes do lançamento mundial da edição padrão em 2 de dezembro.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251111070421/pt/

Screenshot from HUXLEY: THE ORACLE

Imagem de HUXLEY: THE ORACLE

The Oracle explora as origens do FURY-7, um mundo desértico e escaldante governado pelo antigo império de máquinas conhecido como os Oráculos. A história segue Max, um executor de elite dos Ronin, enquanto ele descobre uma conspiração que define as bases para os eventos das histórias em quadrinhos originais do HUXLEY.

Esta edição de luxo apresenta mais de 100 ilustrações coloridas de artistas líderes do setor, incluindo Steve Chinhsuan Wang (Gears of War 5), Nikolas Gekko (Halo Infinite, Destiny 2), o criador Ben Mauro e o material exclusivo de ‘storyboard’ de Syama Pedersen, diretor da Astartes (Warhammer 40k).

The Oracle expande as bases do universo HUXLEY de um modo que me deixa muito feliz e que os fãs podem experimentar”, disse Mauro. “As edições de luxo oferecem uma visão mais profunda sobre a arte e a narrativa por trás deste novo capítulo.”

Exemplares de luxo em capa dura, em edição limitada, já estão disponíveis e sendo enviados. A edição mundial para varejo será lançada em 2 de dezembro.

Edições de luxo:

https://readonlymemory.com/products/the-oracle

https://readonlymemory.com/products/the-oracle-deluxe

Sobre o HUXLEY

HUXLEY é um universo de ficção científica pós-apocalíptico ambientado em um futuro distante no planeta FURY-7, onde máquinas ancestrais, impérios de IA renegados e sobreviventes humanos convergem em uma luta mítica em grande escala. Criado por Ben Mauro, HUXLEY combina a criação de um mundo cinematográfico, a narrativa em estilo de romance gráfico e a futura expansão transmídia para jogos eletrônicos, animação e itens de coleção. Para mais informações, acesse www.huxleysaga.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para mídia:

Ben Mauro

benmauro@huxleysaga.com

www.huxleysaga.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)

Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)
Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)

A Serv Medical anunciou que recebeu autorização 510(k) da U.S. Food and Drug Administration (FDA) para seu Sistema de Apoio à Decisão Cirúrgica (CDSS) baseado em inteligência artificial (IA). Essa autorização permite que a empresa introduza sua tecnologia no mercado norte-americano, representando um marco importante em sua expansão global em saúde digital. A aprovação valida a segurança, o desempenho e a confiabilidade da plataforma no suporte a médicos com insights baseados em evidências antes, durante e após procedimentos cirúrgicos.

"Essa conquista reforça o compromisso da Serv Medical em oferecer soluções que unem inovação e segurança clínica. O reconhecimento da FDA valida nosso rigor técnico e apoia nossa missão de gerar impacto real nos hospitais brasileiros e latino-americanos", afirma Arthur Schahin, Country Manager da Serv Medical no Brasil.

O processo de revisão 510(k) da FDA exige documentação clínica, técnica e de qualidade detalhada, demonstrando que o produto é seguro e eficaz. A aprovação da Serv Medical confirma que seu CDSS atende a esses rigorosos critérios e está em conformidade com padrões internacionalmente reconhecidos para softwares médicos utilizados em ambientes de saúde.

A autorização representa um passo importante na estratégia de crescimento global da empresa, especialmente à medida que expande suas operações na América Latina. A Serv Medical iniciou suas atividades no mercado brasileiro no início deste ano, com foco em colaborações com hospitais e sistemas de saúde para fortalecer fluxos clínicos, automatizar relatórios e apoiar a tomada de decisão operacional. O marco obtido junto à FDA adiciona uma camada adicional de validação para hospitais que buscam parceiros confiáveis e com certificação global em saúde digital.

Sobre a Serv Medical

A Serv Medical é uma empresa de tecnologia em saúde, com sede em Singapura, que desenvolve e implementa soluções digitais para provedores de saúde. Com foco em impacto prático nos fluxos clínicos e operacionais, enfatizando a digitalização e a automação para melhorar resultados e eficiência, a empresa colabora com hospitais e sistemas de saúde para apoiar qualidade, segurança e eficiência.



Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados

Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados
Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados

O Brasil deve encerrar 2025 com um volume de US$ 418,8 bilhões movimentados no e-commerce, registrando uma taxa média de crescimento de 21% ao ano até 2027. Entre as tendências que impulsionam esse avanço, o Pix já é o método de pagamento preferido dos consumidores brasileiros e deve ultrapassar os cartões como principal meio de pagamento digital nos próximos dois anos.

As conclusões fazem parte do relatório consolidado "Guia de Expansão Global para Mercados de Alto Crescimento", que encerra a primeira edição da série de estudos da Nuvei, fintech global de pagamentos, dedicada a mapear o desempenho e o potencial dos mercados emergentes. Ao longo do ano, a pesquisa analisou oito economias de destaque: Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile e Índia.

No cenário brasileiro, o relatório aponta o Pix, Mercado Pago, PicPay, boleto bancário (em declínio) e PayPal como os principais meios de pagamento utilizados no comércio eletrônico. Os cartões de crédito nacionais representam 31% das transações, enquanto os internacionais somam 10%, e o parcelamento continua sendo uma prática amplamente adotada pelos consumidores.

"Para o mercado brasileiro, o aprendizado é claro: os pagamentos instantâneos tornaram-se uma expectativa padrão, não mais uma alternativa. As taxas de fraude vêm melhorando, mas tecnologias como tokenização e autenticação avançada continuam sendo fundamentais para manter a segurança e a eficiência nas transações", afirma Juan Jorge Soto, General Manager da Nuvei América Latina.

De acordo com a Nuvei, empresas que desejam expandir suas operações no setor precisam oferecer opções de pagamento locais, como Pix, cartões de crédito nacionais e carteiras digitais, além de habilitar parcelamentos e preços em real (BRL). O uso de QR Codes via Pix aumenta a conversão de vendas, enquanto o emprego de tokenização e impressão digital de dispositivos é essencial para o controle de fraudes e melhoria nas taxas de aprovação.

Inclusão financeira

Em escala global, o estudo revela que o volume total de e-commerce nos oito mercados analisados atingiu US$ 908,4 bilhões, com projeção de quase dobrar até 2027, alcançando US$ 1,2 trilhão, o que representa um crescimento médio anual de 19%.

Entre os países estudados, o Brasil desponta como o maior mercado digital, movimentando US$ 418,8 bilhões. Na sequência, aparecem Índia (US$ 212,9 bilhões), México (US$ 125,7 bilhões), Colômbia (US$ 61,4 bilhões) e Chile (US$ 39,1 bilhões). Nos Emirados Árabes Unidos, cartões e carteiras digitais ainda dominam, enquanto na África do Sul o recém-lançado PayShap começa a impulsionar a inclusão financeira.

A ascensão de sistemas de pagamento locais, como o Pix no Brasil e o UPI na Índia, é apontada como um dos principais fatores por trás desse salto. Ambos os modelos se tornaram referências globais em pagamentos instantâneos, servindo de exemplo para novas iniciativas em países como México (DiMo) e Colômbia (PSE).

O relatório destaca ainda que os oito mercados analisados abrigam quase dois bilhões de pessoas, mais da metade delas com menos de 35 anos, uma geração que já nasce digital, compra online por padrão e molda o futuro do comércio eletrônico global. Suas economias digitais crescem em ritmo de dois dígitos, impulsionadas por consumidores jovens e conectados, classes médias em expansão e políticas públicas de inclusão financeira.

Esse movimento vem sendo reforçado por iniciativas governamentais, regulamentações de open banking e inovações conduzidas por bancos centrais, como o próprio Pix e o UPI, que reduziram a dependência do dinheiro físico e integraram milhões de pessoas aos ecossistemas digitais formais. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), as economias emergentes devem crescer, em média, 4% ao ano entre 2024 e 2029, mais que o dobro das economias avançadas.

"O comércio eletrônico deve ultrapassar a marca de US$ 1,2 trilhão até 2027, e as economias emergentes continuarão crescendo em ritmo significativamente mais rápido do que América do Norte e Europa Central. O Brasil, em especial, consolida-se como um dos maiores polos de inovação em pagamentos do mundo", afirma Soto.

Próxima edição amplia olhar sobre oportunidades globais de pagamento

Para 2026, a Nuvei prepara uma nova edição do Guia de Expansão Global, com foco em novas geografias. As próximas fases do estudo deverão apoiar comerciantes e empresas internacionais a ampliarem sua base de consumidores digitais, explorando novas oportunidades de diversificação e fortalecendo o acesso a ecossistemas que inovam em velocidade sem precedentes.

A Nuvei ressalta que o avanço da Geração Z e dos Millennials nos mercados emergentes será determinante nesse processo. Essa população, altamente conectada e adepta do mobile first, busca experiências digitais personalizadas e pagamentos instantâneos. A influência desse público tende a crescer: até 2030, três em cada quatro consumidores nas economias emergentes terão entre 15 e 34 anos.

"A principal conclusão é clara: o cenário de pagamentos nos mercados de alto crescimento está evoluindo, não se substituindo. As economias digitais que mais crescem no mundo e a próxima geração de consumidores estão prontas para os comerciantes que também estiverem prontos para elas", conclui Juan Soto.

Para saber mais sobre o estudo consolidado e suas respectivas fases, basta acessar este link.



Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança

Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança
Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança

A importância de estudar a história como ferramenta para a liderança e a gestão de pessoas será o tema central do Bom Dia RH, tradicional evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), que acontece no dia 25/11 (terça-feira), das 8h às 11h, no auditório da Propósito Human Capital Solutions (Visconde do Rio Branco, 1488 – 4° andar – Centro)

O Bom Dia RH, com o tema “O futuro pertence a quem entende o passado”, terá como convidado Adeildo Nascimento, especialista em Cultura Organizacional e CEO da DHEO Consultoria. Direcionado a líderes, gestores de pessoas e facilitadores de programas de desenvolvimento, o evento busca equipar os profissionais para os desafios da liderança moderna. As inscrições podem ser feitas neste link.

Vantagem competitiva

Em um mundo cada vez mais focado em tecnologia e Inteligência Artificial, Adeildo Nascimento argumenta que o diferencial dos grandes líderes reside na compreensão do passado. “Para ser um bom líder de pessoas e transformações culturais, é preciso olhar para o passado, que está carregado de informações práticas e inspiradoras”, afirma.

Ele destaca que estudar fatos históricos não é sobre decorar datas, mas sim desenvolver uma vantagem competitiva oculta. “Enquanto a tecnologia ensina a respeito do futuro, a história equipa o líder para entender e gerenciar pessoas, equipes e culturas organizacionais, permitindo desenhar um futuro mais sólido”, acentua.

Na palestra do Bom Dia RH, o especialista irá detalhar como a história fortalece as competências de liderança e como contribui para o aumento da resiliência, humildade, visão estratégica e empatia intergeracional dos participantes.

ServiçoBom Dia RH – O futuro pertence a quem entende o passado com Adeildo Nascimento

Data: 25/11 (terça-feira), das 8h às 11h

Local: auditório da Propósito Human Capital Solutions (Visconde do Rio Branco, 1488 – 4° andar – Centro)

Realização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/bom-dia-rh—o-futuro-pertence-a-quem-entende-o-passado/3201539.



O futuro está definido para a próxima era do turismo com a abertura da TOURISE Summit

Com a ousada ambição de reescrever as regras de viagens, a TOURISE Summit inaugural, sob o patrocínio de Sua Alteza Real, Príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro, foi oficialmente aberta hoje por Sua Excelência, Ahmed Al Khateeb, Ministro do Turismo da Arábia Saudita e Presidente da TOURISE.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251111822967/pt/

His Excellency Ahmed Al Khateeb, Saudi Arabia's Minister of Tourism and Chairman of TOURISE, opens the inaugural TOURISE Summit in Riyadh.

Sua Excelência Ahmed Al Khateeb, Ministro do Turismo e Presidente do Conselho da TOURISE abre a sessão inaugural do TOURISE Summit em Riad.

A TOURISE inaugura uma nova era para o turismo internacional, unindo ministros, delegados e visionários de todo o mundo como a principal plataforma dedicada a moldar o futuro do turismo mundial.

A TOURISE, que irá ocorrer de 11 a 13 de novembro de 2025, logo após a 50ª Assembleia Geral de Turismo das Nações Unidas, vem reinventando o modo como os setores interagem para encontrar oportunidades onde concorrentes se tornam parceiros, investimentos são otimizados e áreas fragmentadas convergem. O evento visa transformar ideias inovadoras em soluções concretas e catalisar iniciativas transformadoras que irão moldar os próximos 50 anos do setor turístico mundial.

Durante seu discurso de abertura hoje, Sua Excelência, Ahmed Al Khateeb, observou que nunca houve um momento mais urgente ou oportuno para a convergência de setores na formação do turismo internacional, visto que o setor turístico se recuperou e atingiu níveis historicamente altos, com chegadas internacionais e investimentos superando os patamares antes da pandemia. Contudo, alertou que, ao mesmo tempo, o setor enfrenta desafios e oportunidades sem precedentes: rápida disrupção tecnológica, uma mudança geracional direcionada a viagens sustentáveis ​​e com foco em experiências, e a necessidade imperativa de formar resiliência diante da incerteza econômica e ambiental e da crescente fragmentação mundial.

Sua Excelência reconheceu que a TOURISE chegou a este ponto de inflexão, em que o mundo está ávido por novos modelos, novas parcerias e novas soluções.

“A TOURISE é mais do que um evento; é uma plataforma de ação onde, juntos, resolveremos os desafios que há muito limitam o pleno potencial do turismo, entre eles, os desafios referentes a habilidades, investimento, infraestrutura, sustentabilidade e transformação digital. É um espaço onde trabalharemos lado a lado para atingir os melhores resultados para todos: retorno aos investidores; destinos mais acessíveis e experiências mais econômicas para os viajantes; empregos e prosperidade para as comunidades,àmedida que a demanda por viagens aumenta. Não estamos aqui apenas para debater ideias. Estamos aqui para atuar. É por isto que a TOURISE existe.”

Ao longo de seus três dias, a TOURISE irá acolher diversos painéis e palestras importantes com líderes mundiais de vários setores. Entre os palestrantes internacionais de destaque, estão incluídos:

  • Ariane Gorin, Diretora Executiva da Expedia
  • Embaixadora Patricia Espinosa, Fundadora da onepoint5
  • Gloria Guevara, Interim, Diretora Executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo
  • Xeica, Nasser Al Nowais, futura Secretária Geral do Turismo da ONU
  • Luis Maroto, Diretor Executivo da Amadeus
  • Francis Suarez, Prefeito de Miami
  • Paul Griffiths, Diretor Executivo da Dubai Airports
  • Lucia Penrod, Cofundadora e Proprietária da Nikki Beach
  • Sébastien Bazin, Diretor Executivo da Accor
  • Eduardo Santander, Diretor Executivo da Comissão Europeia de Viagens (ETC)
  • Harvey Goldsmith CBE, Fundador da Nvisible Productions
  • Thomas Woldbye, Diretor Executivo do Aeroporto de Heathrow
  • Steve Hafner, Cofundador e Diretor Executivo da Kayak.com

A lista de palestrantes demonstra como a TOURISE reúne líderes de setores raramente vistos juntos, que criam cooperações inovadoras e contra-intuitivas. Estas convergências não são apenas inéditas; elas são o mecanismo para novos modelos de negócios, melhores experiências aos viajantes, desenvolvimento sustentável de destinos e estratégias de investimento, que só poderiam surgir de uma plataforma multissetorial tão singular.

O encontro de cúpula irá abordar as grandes questões que vêm redefinindo o futuro das viagens, desde experiências com tecnologia de IA e fronteiras sem obstáculos até o design de destinos, investimentos e a corrida pelos viajantes de amanhã, bem como transformar estas questões em ação mediante diálogos ministeriais de alto nível, conversas em salas de reuniões, palestras principais e apresentações de inovação.

Os vencedores da primeira edição dos TOURISE Awards também serão anunciados esta noite, reconhecendo os locais que exemplificam a excelência em destinos turísticos e atendem às expectativas em constante evolução do viajante moderno.

Promovida pelo Ministério do Turismo da Arábia Saudita, a TOURISE é mais do que um encontro de cúpula de três dias; é uma plataforma internacional permanente. Fundamentalmente, as conversas iniciadas em Riad irão continuar ao longo do ano através de cooperação e parcerias intersetoriais, transformando ideias inovadoras em soluções reais.

Sobre a TOURISE

A TOURISE é a principal plataforma global que molda um novo cenário para o turismo mundial.

Organizada pelo Ministério do Turismo da Arábia Saudita, a primeira edição da TOURISE Summit irá ocorrer de 11 a 13 de novembro de 2025 em Riad. A TOURISE irá reunir visionários dos setores governamental, empresarial, de investimento, turístico e tecnológico, a fim de apresentar iniciativas de alto impacto e acordos transformadores que irão redefinir o setor e configurar um turismo sustentável, equitativo e com foco no futuro.

Com um formato físico exclusivo e enfoque digital inclusivo, a TOURISE irá garantir ampla participação internacional, ao proporcionar acesso direcionado a visionários que moldam o futuro do turismo mundial. Após o encontro de cúpula, a TOURISE irá se consolidar como uma plataforma permanente, onde ideias inovadoras se convertem em soluções reais.

É aqui que se moldam os próximos 50 anos do turismo. Juntos, somos invencíveis.

Para mais informações sobre a TOURISE, acesse www.TOURISE.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais detalhes, entre em contato com:media@TOURISE.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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