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Coworking Smart celebra 10 anos no mercado em 2024

Inaugurado em 2014, o projeto do Coworking Smart teve início através de uma necessidade de empreendedores, que estavam com dificuldade de achar locais específicos para trabalhar – e com a impossibilidade de arcar com custos mensais de somente um locatário. Com esse cenário, o conceito de coworking surgiu como uma opção para pessoas físicas ou jurídicas trabalharem em espaços compartilhados, economizando até 90% em seus custos fixos.

E foi exatamente com esse propósito que a empresa foi criada: democratizar o acesso a escritórios executivos de alto padrão, planos mais acessíveis e contratação ágil. Com a pandemia de Covid-19, esse processo se tornou ainda mais relevante para algumas empresas, que seguem no estilo home office ou híbrido.

Para Saulo Da Rós, diretor do Coworking Smart, o serviço oferecido pode ir mais além: “Hoje, somos muito mais que um coworking, somos um hub de negócios, oferecendo facilidades de escritório e endereço fiscal, além de serviços como contabilidade, assistente virtual, grupo de networking, entre outras necessidades dos empreendedores”. 

Em janeiro de 2024, a companhia irá fazer seu décimo aniversário no mercado. Com clientes e unidades em todo o Brasil, a supervisora Jaquelline de Almeida ressalta “a alegria e a honra” de celebrar este momento. 

Ela comenta que diversas pequenas e grandes empresas já usufruíram dos serviços do hub, impactando em uma economia de mais de um bilhão aos clientes, e que hoje o Coworking Smart já possui seis unidades próprias, sendo duas em Brasília, três em São Paulo (duas localizadas na Avenida Paulista) e uma em Belo Horizonte.

A previsão para o futuro é que, de acordo com planejamento estratégico citado por Da Rós, tenham 25 unidades distribuídas em 15 estados e no Distrito Federal até 2027, com aproximadamente 30 mil clientes que contarão com os serviços inteligentes da Smart. 

Para saber mais, basta acessar: www.coworkingsmart.com.br



Prefeitura de SP relata alta na busca por Pics no SUS

Segundo a prefeitura de São Paulo, em 2022, houve um aumento de 85,44% na quantidade de atendimentos na rede municipal de saúde de pessoas em busca de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), em comparação com números de 2019. Foram atendidas, ao longo de todo o ano, mais de 465 mil pessoas.

As Pics são ações de atenção à saúde que objetivam a promoção do cuidado integral, a prevenção de doenças e a recuperação da saúde com ênfase na escuta acolhedora, na construção de laços terapêuticos e na conexão entre os indivíduos, o meio ambiente e a sociedade.

Ainda de acordo com a prefeitura, desde 2001, quando foi criada a área técnica da Saúde Integrativa, tem sido gradativamente ampliada a oferta de modalidades de Pics nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), em alguns estabelecimentos de atenção especializada e em alguns hospitais municipais, visando expandir os recursos terapêuticos integrativos existentes no SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade de São Paulo.

Hoje, são disponibilizadas gratuitamente na rede municipal de saúde, entre outras, práticas da medicina tradicional chinesa, como acupuntura e auriculoterapia, e da medicina tradicional indiana, como ioga.

“Considero a ampliação da oferta de Pics na rede pública de saúde uma iniciativa fundamental para garantir a qualidade de vida da população”, avalia Reginaldo de Carvalho Silva Filho, diretor-geral da Faculdade EBRAMEC, na qual são ministrados cursos livres, de formação, graduação e pós-graduação em diversas áreas, em práticas da medicina tradicional chinesa inclusive.

Popularização da acupuntura e formação

Reginaldo de Carvalho Silva Filho destaca que, graças à popularização da acupuntura ocorrida nos últimos anos, em grande parte devido ao aumento na quantidade de informações disseminadas por meio das redes sociais, cada dia mais pessoas conhecem e se beneficiam dessa técnica, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo com finalidades preventiva e terapêutica.

Na Biblioteca Virtual em Saúde, composta por uma rede de fontes de informação em saúde na América Latina, há um Mapa de Evidências da Efetividade Clínica da Acupuntura que demonstra efeito positivo dela para uma série de desfechos clínicos, como menopausa decorrente da quimioterapia, arritmias cardíacas, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), Doença de Alzheimer, obesidade e asma.

Como diretor-geral de uma instituição de ensino, o especialista reforça a necessidade de formar profissionais bem capacitados para atuar na área da saúde integrativa e manter elevados os padrões dos resultados clínicos. “Os estudantes que desejam ingressar em cursos nessa área devem se preocupar em escolher uma instituição que lhes ofereça boa infraestrutura e seja reconhecida por órgãos oficiais, como o MEC [Ministério da Educação]”, aconselha.

Reginaldo de Carvalho Silva Filho, que também integra as diretorias da Federação Mundial de Sociedades de Medicina Chinesa e da Federação Mundial de Sociedades de Acupuntura e Moxabustão, defende que é preciso levar adiante as possibilidades e os conhecimentos oferecidos por essas por essas práticas integrativas e complementares.. 

“Integrando a herança histórica da medicina tradicional chinesa com as inovações tecnológicas na medicina, os pacientes certamente poderão ter muitos benefícios em seus cuidados de saúde”, conclui.

Para saber mais, basta acessar www.ebramec.edu.br



Mhnet Telecom disponibiliza aplicativo de telemedicina

A empresa de telecomunicações Mhnet Telecom anunciou recentemente a formalização de uma parceria operacional com a Ektech, especializada em atender às demandas dos ISPs (Provedores de Acesso à Internet). Com o acordo, a Ektech comercializa os serviços da Starbem, healthtech de atendimento on-line, que conta com profissionais de diversos ramos da área de saúde, como psicólogos, nutricionistas e médicos de diferentes especialidades, aos assinantes da Mhnet.

Tendo participado do processo de treinamento, distribuição e integração dos sistemas, a Ektech oferece, através da comercialização do serviço pela Mhnet, os benefícios do plano família com custo equivalente ao plano individual. 

O gerente do Centro de Gerenciamento de Rede da Mhnet Telecom, Renan Werlang, explica que a empresa irá comercializar o serviço com seus assinantes. 

Segundo o gerente, essa é uma forma disruptiva da entrega desses serviços, com facilidade de uso e ativação simples. “Estamos sempre buscando novas formas de aprofundar a experiência, focamos em trazer soluções úteis e diferenciadas. Em breve, nossa solução de câmeras de segurança e vizinhança compartilhada, além da plataforma de rastreamento veicular”, relata.

Fundada em 2002, a Mhnet Telecom atua com uma rede de fibra óptica que se estende pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Além da internet, a empresa apresenta soluções em telefonia, TV streaming, fora a telemedicina. 

A promulgação da Lei nº 13.989/2020 impulsionou o aumento progressivo dos atendimentos por telemedicina no Brasil. A Saúde Digital Brasil, representante dos principais operadores de telemedicina no país, divulgou dados que indicam que entre 2020 e 2021 foram realizados mais de 7,5 milhões de atendimentos por mais de 52,2 mil médicos, sendo 87% deles categorizados como primeiras consultas. 

Além disso, uma pesquisa realizada em 2022 pelo Cetic (Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) indicou que a teleconsulta ou consulta médica não presencial foi utilizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país no atendimento a pacientes naquele ano. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.mhnet.com.br/



Spraying Systems Co. inaugura nova unidade

A Spraying Systems Co. inaugurou oficialmente, no dia 6 de dezembro, sua nova unidade fabril para América do Sul. O evento foi marcado com a presença do CEO dos Estados Unidos, Franklin E. Bramsen e do diretor da América do Sul, Edson Rocha.

Presente no Brasil desde 1983, a Spraying Systems Co. ganhou um novo capítulo em sua história com a inauguração da recente unidade, comemorando simultaneamente os 40 anos da empresa no país. Com a nova unidade, a área de capacidade fabril foi triplicada: a infraestrutura atual é de mais de 6.500 metros quadrados, englobando tanto a área fabril quanto os escritórios administrativos. 

Durante a cerimônia de inauguração, o CEO da Spraying Systems, Franklin E. Bramsen, ressaltou a relevância estratégica dos investimentos realizados. Na oportunidade, ele destacou que a expansão da unidade oferecerá à empresa uma vantagem competitiva para atender a demanda dos clientes da América do Sul.

“Estamos entusiasmados com o potencial que esta expansão nos oferece”, disse Bramsen. Com a nova infraestrutura, a empresa terá a capacidade de impulsionar ainda mais a inovação, oferecendo soluções de pulverização precisa de última geração.

Segundo Edson Rocha, Gerente Geral da América Latina, a empresa acredita no Brasil e que a indústria do país poderá crescer para atender a demanda mundial dos mercados que a Spraying Systems atende: siderurgia, açúcar e etanol, alimentos e bebidas, energia, papel e celulose, mineração, indústria química e farmacêutica, dentre outros.

De acordo com o gerente comercial, Sergio Gaiotto, além de oferecer maior capacidade de produção, a nova unidade fabril permitirá à Spraying Systems Co. dedicar uma área significativa ao desenvolvimento de produtos e testes de soluções para os diversos segmentos de mercado. “Essa abordagem centrada no cliente fortalecerá ainda mais a colaboração com parceiros e clientes, garantindo soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada setor. Nosso DNA sempre foi centrado na ideia de que cada gota conta, focando em inovação e sustentabilidade, o que resulta na economia de milhares de litros de água e insumos renováveis”, salienta.



Sindicel emite alerta sobre a qualidade de cabos de alumínio

Observando o mercado de condutores elétricos no Brasil, o Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos – Sindicel, divulgou um comunicado apontando irregularidades em alguns fabricantes de cabos multiplexados em alumínio. Conforme consta no documento, os apontamentos fazem parte do resultado de uma série de análises e testes realizados por um laboratório certificado, que cita os riscos oferecidos pelos cabos fabricados fora das especificações da ABNT NBR 8182 – norma que parametriza a construção destes produtos.

Risco de incêndio e de choque elétrico são algumas das consequências apontadas pelo Sindicel para os cabos com desvios críticos nas quantidades de alumínio: “Todo revendedor (lojista) ou distribuidor ligados à sua comercialização e os instaladores dos cabos multiplexados autossustentados, são também responsáveis para que estes produtos cumpram os requisitos das Normas da ABNT aplicáveis.”, diz trecho do comunicado.

O sindicato aponta ainda, os problemas encontrados na isolação dos cabos testados, com polietileno convencional termoplástico (PE) ou polietileno termofixo (XLPE): “Se as informações sobre a isolação forem falsas (por exemplo, indicar isolação em XLPE e na realidade for utilizado o PE), ou se não houver a declaração clara do tipo de isolação e dos materiais dos condutores fase e neutro de sustentação, o usuário e projetistas serão enganados sobre a capacidade de condução de corrente real”, alerta o documento.

Comumente utilizados nas entradas de energia e nas ligações de consumidores, os cabos multiplexados, quando fabricado em não-conformidade com as normas construtivas, podem acarretar grandes prejuízos. De acordo com o Sindicel, além de aumentar as perdas de energia,  o risco de incêndios ou choques elétricos causados pelo derretimento da isolação é muito alto.

No comunicado, a instituição destaca que, no Brasil, não existe um programa de certificação compulsória para esses cabos, e se coloca à disposição dos consumidores para oferecer recomendações dos produtos com qualidade aferida. “Para não haver surpresas indesejáveis, com cabos irregulares, consulte e compre cabos de potência multiplexados autossustentados dos fabricantes certificados. Na dúvida, consulte-nos para obter mais informações detalhadas”, conclui.

Para conferir os fabricantes listados pelo Sindicel e ler o comunicado na íntegra, basta acessar o site.



Carnaval e Tecnologia se unem para ação “Sambando com Saúde”

Para muitos, o carnaval significa oportunidade de emprego, formação e cuidado. O barracão, espaço como é chamado por membros da escola, também é local de trabalho, socialização e engajamento para a comunidade que ao longo do ano é usado para realização de projetos sociais ligados a educação, cultura e saúde.

Para 2024, a escola de samba, Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com a empresa de laser médico Fotona, via Bateria Furiosa, realizará um projeto social “Sambando com Saúde”, visando mais bem-estar comunidade Salgueirense e a todos que necessitarem de um tratamento.

 A psicóloga, responsável por comandar profissionais voluntários e especialistas no atendimento gratuito à comunidade, Dra. Vilma Araújo, fala da importância da parceria: “A possibilidade de realizar tratamentos de saúde com uma tecnologia de ponta, fortalece, ainda mais, os que tornam o Carnaval uma realidade.”

Em agosto de 2023, Frederico Blaustein, CEO do Fotona Brasil, a convite dos mestres de bateria Guilherme Oliveira e Gustavo Oliveira foi convidado para conhecer os bastidores do projeto e logo comprometeu-se a levar tratamentos de ponta para auxiliar os médicos. ” Ver a força das mulheres salgueirenses foi inspirador, e queremos garantir que elas e toda a comunidade tenham acesso aos mais avançados tratamentos a laser disponíveis.” Já no início de 2024, nos dias 19,20 e 21 de janeiro, atendimentos na área de ginecologia, dermatologia e odontologia irão beneficiar a saúde das comunidades e exaltar a beleza das madrinhas de bateria Salgueirense expandindo para outras comunidades.

O “Sambando com Saúde” faz parte de um de uma sequência de projetos sociais que a Fotona se inspirou após ver os resultados benéficos de uma ação realizada no Complexo do Alemão, em parceria com a SAS Brasil, GasLivre e o instituto Alok o “Luz da Saúde” em que deu início às comemorações dos 60 anos da marca. Para o próximo ano para contribuir com a festa um camarote exclusivo no Sambódromo da Marquês de Sapucaí assinado pelo Studio Cor, onde deverá circular 2.500 pessoas entre os dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro. “Ao participar do camarote Fotona a pessoa estará contribuindo para que esse projeto social ocorra de forma ainda mais grandiosa.” Explica Federico, isso porque toda o dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos será revertido à parceria com a comunidade. Para saber mais sobre como participar, basta acessar o site: www.carnavalfotona.com.br



Londrina se torna referência nacional em mobilidade urbana

A mobilidade urbana está no centro do debate das cidades inteligentes. Por isso mesmo, o transporte público coletivo está entre as principais políticas deste modelo de gestão municipal.

Segundo o estudo “Tendências e Desigualdades da Mobilidade Urbana no Brasil I: o uso do transporte coletivo e individual”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a frota de veículos individuais motorizados (automóveis e motocicletas) aumentou em 331% de 2001 a 2020 no país.

Um dos efeitos desse aumento é a deterioração das condições de mobilidade urbana, com o agravamento dos congestionamentos e o aumento do tempo que as pessoas gastam no trânsito.

É por isso que cada vez mais administrações municipais trabalham para promover soluções de mobilidade sustentável em todo o mundo, investindo em transporte coletivo de qualidade.

No Brasil, um dos municípios que mais tem investido e inovado no transporte coletivo é Londrina, que fica no norte do Paraná. Sua população é de 555.937 habitantes, sendo que 45 mil utilizam o sistema de transporte público todos os dias. 

Londrina foi uma das primeiras cidades a ter a frota 100% adaptada a deficientes físicos, veículos com ar-condicionado e a primeira a contar com Wi-Fi disponível para os passageiros nos ônibus e nos terminais. Em 2017, um levantamento do IBGE apontou que entre os 1.679 municípios que dispunham de serviço de transporte coletivo, apenas 197 (11,7%) estavam com a frota totalmente adaptada. Londrina já tinha adaptado sua frota um ano antes.

Todas as regiões do Município possuem um terminal que é integrado aos outros. Esse sistema permite que o londrinense pague apenas uma passagem e faça várias viagens para diferentes bairros. Há também a integração eletrônica, ou seja, todos os usuários que possuem o Cartão Inteligente para o pagamento das tarifas, podem integrar em qualquer ponto da cidade, pagando apenas uma única tarifa, desde que a segunda viagem seja realizada no período de uma hora entre o desembarque e o embarque em outro ônibus.

Antes de encerrar 2023, Londrina avançou ainda mais na gestão da mobilidade. Em 10 de dezembro, quando comemorou 89 anos, os moradores da cidade foram surpreendidos com uma carreata de 147 novos ônibus, o que representa uma renovação de 50% da frota operante.

São modelos Euro 6, com chassi Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo. Desse total, 96 veículos foram adquiridos pela Grande Londrina, empresa que opera 65% das linhas e 51 pela LondriSul, responsável por 35% das linhas. O investimento chega a quase R$ 100 milhões.

Além de atender as normas de acessibilidade, os veículos contam com 4 câmeras de monitoramento com sistema de gravação para garantir a segurança dos passageiros. Também há monitores que exibem as paradas e vídeos.

O passageiro escolhe pagar através de diferentes métodos por aproximação, como débito e crédito, seja com o cartão ou celular. Há ainda uma terceira opção, que é o cartão recarregável antecipadamente com créditos de viagens.

Os assoalhos são em duas versões antiderrapantes: alumínio e em Taraflex, material que favorece o isolamento térmico. Já as poltronas são dos modelos City estofadas e City Confort com encosto alto, apoio de cabeça e assento e encosto estofados.

Os ônibus vêm com os novos motores diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Esta solução atende à legislação de emissões Proconve P8, equivalente à norma Euro 6, que entrou em vigor no Brasil em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados.

Isso implica em redução de emissão de gases na ordem de 80% de Nox – Óxido De Nitrogênio, 50% de MP – Material Particulado e 72% de HC – Hidrocarbonetos. São 35 vezes a menos emissões se comparadas a veículos com 18 anos de uso e 5 vezes a menos se comparadas aos modelos atuais da versão anterior.

Os motoristas também foram beneficiados com maior conforto e segurança através da tecnologia embarcada, que oferece sistema eletrônico de estabilidade e outras informações sobre o veículo exibidas no computador de bordo.

Essa tecnologia, que foi exigida pela Administração Municipal, não é por acaso. Todos os itinerários dos ônibus, agora, passam a ser planejados e controlados, em tempo real, pelo Centro de Inteligência Operacional – CIOP, uma estrutura única na América Latina, equipada para fazer a gestão da mobilidade de acordo com a demanda do trânsito e de passageiros. Em um modelo inédito no serviço de transporte público coletivo, o CIOP reúne funcionários do poder público e das duas empresas que operam o serviço.

Marcelo Belinati, prefeito de Londrina em seu segundo mandato, explica que a prioridade e desafio é, ao mesmo tempo, oferecer o melhor serviço à população e garantir maior mobilidade.

“Entregamos a maior frota de novos ônibus da história de Londrina. É mais conforto, qualidade e rapidez para quem usa o transporte coletivo. As pessoas precisam entender que quando se trata de gestão de tráfego, o ônibus sai na frente. Segundo dados da NTU (Associação das Empresas de Ônibus), cada ônibus substitui pelo menos 40 carros nas ruas, ao mesmo tempo em que transporta cerca de 70 pessoas, ocupando um espaço 21 vezes menor nas vias”.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU) é o órgão público responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte coletivo, que inclui desde o planejamento das linhas até a fiscalização do serviço, além de administração dos terminais.

De acordo com Wilson de Jesus, diretor de transportes da CMTU, todas as melhorias visam elevar a qualidade do serviço: “Estamos trazendo inovação e tecnologia para o transporte coletivo, demonstrando que este serviço, tão essencial para a população, está alcançando um novo patamar de qualidade, superando a fase mais difícil de sua história, que foi o período da pandemia COVID-19”, destacou.

A CMTU tem buscado associar e trabalhar a imagem do Sistema de Transporte Público Coletivo a qualidades, como movimento, agilidade e modernidade. Esse conceito é expresso na marca MOV, que está em todos os ônibus.

“O MOV é o Sistema de Transporte Coletivo de Londrina que visa, em primeiro lugar, a mobilidade da população. Nosso objetivo é que as pessoas se identifiquem com essa marca e com várias ações e programas que serão desdobradas a partir dela”, afirma o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez.



Caquis espanhóis chegam ao mercado brasileiro

Ao verão brasileiro, junta-se uma tradicional fruta da Europa, o caqui PersiMon, de origem espanhola. Já está disponível nos principais distribuidores e atacadistas do país. Diretamente da Espanha, o PersiMon retorna ao mercado nacional com o objetivo de seduzir  o paladar dos brasileiros. Para marcar sua chegada, diversas atividades serão realizadas com os consumidores e principais distribuidores, promovendo degustações deste caqui europeu.

De cor laranja brilhante, PersiMon tem textura firme e crocante, e leve sabor de baunilha. Não é adstringente, tornando a degustação uma experiência diferente das variedades locais que são consumidas. Originário da região espanhola de Valência, PersiMon é a marca registrada que permite aos consumidores reconhecer os caquis da variedade “vermelho brilhante” que têm a denominação de origem “Kaki Ribera del Xúquer” desde 1997. 

Segundo a Agência Espanhola de Segurança Alimentar, pode também atuar como supressor do apetite, com apenas 66 calorias.  Os caquis PersiMon não têm caroço nem sementes e a sua casca é comestível, tornando-os uma escolha para todas as idades.

Seus frutos são colhidos à mão, cuidando ao máximo dos detalhes – calibre, aparência, grau de maturação . Apenas os frutos dessa DOP– denominação de origem protegida – podem levar o nome de PersiMon, com a garantia de estarem sempre maduros e prontos para comer ao chegar às lojas. Mas além do sabor, o PersiMon oferece  benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, vitamina C e fibra, o caqui é um aliado para aqueles que buscam uma dieta equilibrada. Com apenas 66 calorias, é também uma fonte de provitamina A, potássio, fósforo e magnésio.

Conforme mostra o estudo publicado no site institucional do Caqui Persimon, a fruta é rica em água, proporcionando hidratação e energia com seus açúcares naturais. A grande quantidade de fibra beneficia a saúde gastrointestinal e proporciona saciedade, tornando-se um aliado para pessoas com sobrepeso ou diabetes. Fornece energia e antioxidantes, contendo um terço da dose diária recomendada de provitamina A (2710 ul).

Para quem gosta de cozinhar o caqui PersiMon pode ser utilizado como complemento em preparos crus, em purê, com carne ou até em receitas mais elaboradas.  

Também pode ser servido com peixe branco, vieiras, foie gras ou aves, ou degustado em uma tigela polvilhada com uma colher de granola e amêndoas. Ou pode ser cozido por 5 minutos com um toque de vinagre balsâmico e molho de soja para acompanhar um filé de frango ou peixe como dip.

De acordo com a Agência Espanhola de Segurança Alimentar, a composição nutricional varia de acordo com a variedade de caqui “Vermelho Brilhante” (DOP Persimon®). A Agência informa que comer um caqui PersiMon® todos os dias pode contribuir significativamente para a ingestão diária de nutrientes essenciais que o  caqui fornece – 

43% da fibra diária recomendada

22% do potássio diário

43% do ferro diário para homens e pelo menos 30% para mulheres

18% do manganês diário

23% da vitamina C diária

Conforme a legislação em vigor, os caquis PersiMon® podem incluir as seguintes declarações:

Baixo teor de gorduras

Baixo teor de sódio/sal

Fonte de fibra

Instagram: @persimondaespanha



Embratur lança Cadastro Nacional de Experiências Turísticas

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) deu um grande passo em direção à promoção do turismo brasileiro no exterior com o lançamento do Cadastro de Experiências Turísticas, denominado CAÊ. Desenvolvida em parceria com a startup Destinos Inteligentes, que integra o programa de Aceleração EmbraturLab, essa plataforma visa fortalecer o turismo internacional e aprimorar a experiência dos turistas que visitam o País.

O CAÊ já está disponível para diversos segmentos do setor turístico, incluindo o setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, hotéis e restaurantes. A plataforma permite que essas entidades cadastrem suas experiências turísticas, fornecendo detalhes essenciais para a promoção internacional. Esses detalhes incluem indicadores de sustentabilidade e informações em línguas estrangeiras, que são cruciais para atrair viajantes internacionais.

Monica Samia, gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, explicou a importância da plataforma: “Com os dados sistematizados, a Embratur irá analisar as informações coletadas, entender o que está pronto ou maduro para o mercado internacional e ativar essas experiências em todas as nossas ferramentas, sejam campanhas, feiras, famtours, press trips, entre outras.”

O lançamento oficial do CAÊ ocorreu durante o “Conexão Embratur”, que foi parte da 50ª ABAV Expo 2023, realizada no Rio de Janeiro. O workshop proporcionou uma visão abrangente das ações e atividades que a Embratur planeja realizar até o final de 2023 para promover o Brasil internacionalmente. Durante o evento, diretores, gerentes, coordenadores e colaboradores da agência conduziram painéis sobre tópicos como a Marca Brasil, mercados prioritários, dados e inovação, sustentabilidade, turismo de negócios e eventos.

Destinos Inteligentes, uma das oito startups de tecnologia do turismo que participam do programa Aceleração EmbraturLab, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do CAÊ. A EmbraturLab recomendou a empresa para disseminar o formulário de cadastro de experiências para sua base de agências de viagens. A equipe de desenvolvimento da Destinos Inteligentes propôs a utilização de sua plataforma já consolidada no mercado desde 2018, que poderia ser personalizada para atender às necessidades da Embratur.

Edimar Martins, CTO da Destinos Inteligentes, comentou sobre o desafio de desenvolver a plataforma customizada: “A Embratur aceitou, e o desafio foi entregar em 15 dias a plataforma customizada para ser distribuída aos seus DMCs – Destination Management Company – empresas de gerenciamento de destinos pudessem começar a cadastrar as experiências brasileiras. Nascia então o CAÊ, Cadastro Automático de Experiências.”

A plataforma CAÊ possui um painel de gestão que permite listar, visualizar, classificar e publicar as experiências cadastradas, bem como promovê-las internacionalmente. Além disso, a plataforma possibilita a comunicação com as Destination Management Companies (DMCs), fornecendo uma ferramenta poderosa para impulsionar o turismo internacional.

Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes, comemorou o sucesso do projeto: “O tempo de resposta e flexibilidade da plataforma Destinos Inteligentes foi essencial para o sucesso do projeto, firmando assim uma forte parceria tecnológica com a Embratur e a EmbraturLab.”

A Destinos Inteligentes já está em operação em 65 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará. O objetivo desta parceria é fortalecer o turismo nacional, promovendo o Brasil como um destino turístico diversificado e atraente para viajantes de todo o mundo. Com o CAÊ, a Embratur está pronta para colocar na prateleira internacional as riquezas e experiências únicas que o Brasil tem a oferecer.

Aplicativo Apple Store e Google Play – http://www.destinosinteligentes.tur.br/app.html

Plataforma de Gestão Inteligente do Turismo: comercial@destinosinteligentes.tur.br

Website: http://www.destinosinteligentes.tur.br

 



Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa em SC

No último sábado, 16 de dezembro, aconteceu a final da edição 2023 do Hackathon Jovem Programador, uma maratona virtual destinada aos alunos para que possam aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do programa sob orientação de profissionais experientes e atuantes no mercado de tecnologia de Santa Catarina. O Jovem Programador é uma parceria do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina) com o Senac SC.

O primeiro lugar ficou com a equipe “Os Capivara”, de Brusque. Na segunda colocação ficou a equipe “Crocodevs”, de Jaraguá do Sul, e o terceiro lugar ficou com a “AstroByte”, de Joinville. Todos os integrantes das equipes vencedoras ganharam o prêmio correspondente: smartwatchs para o primeiro lugar, Alexas para o segundo e kits gamer para a terceira colocada do ranking. Além disso, os finalistas receberão brindes enviados pelos patrocinadores.

“Eu fui encorajado a participar do Hackathon por um professor do Senac e foi uma entrega gigantesca da equipe, como há muito tempo eu não fazia. A gente estava muito focado. Estou muito feliz, sou muito grato aos meus colegas, aos professores e mentores. A programação é gratificante quando você vê tudo aquilo rodando e o Hackathon vem para fechar esse ciclo de curso com chave de ouro”, comemora Juliano Pereira, membro da equipe vencedora.

Andréas Hartmann, presidente do SEPROSC, avalia que “O Hackathon é a coroação dos participantes deste programa tão importante para o mercado catarinense de tecnologia. O evento tem o objetivo de colocar em prática o que foi aprendido durante o curso e simular desafios que fazem parte do mercado de trabalho. É uma forma de desenvolver habilidades importantes e ainda ter contato com profissionais atuantes e experientes”.

Por dentro do Hackathon 2023

A edição 2023 do Hackathon do Jovem Programador foi realizada de forma virtual entre os dias 9 e 16 de dezembro e contou com a participação de mais de 150 alunos divididos em 27 equipes, que foram orientadas por 23 mentores. O objetivo do evento é fazer com que os alunos desenvolvam soluções a partir de pesquisas de mercado e criem projetos eficientes e aplicáveis.

Neste ano, os eixos que os alunos tiveram que explorar foram: “Mapeamento de custos nos procedimentos realizados nas aulas práticas de saúde”, “Precisão na cozinha – análise eficiente do custo na gastronomia”, “Gamificando a jornada do aluno no Senac SC”, “Senac protegido e seguro: livre de violências escolares” e “Gestão e valorização do tempo”.

A equipe de jurados do Hackathon foi formada por Andréas Hartmann (HartSystem/Seprosc), Daniela Papelbaum (Senac Brasil), Henrique Otte (Bridge101 Aceleradora), Moacir Antonio Marafon (Softplan/ACATE) e Renata Rubik Maestri (Senac SC).

Lariana Luy Peixoto, uma das organizadoras do Hackathon, faz questão de ressaltar a relevância do evento: “Todos os alunos que participaram aprenderam muito, mesmo os que não foram premiados. Consideramos que o importante é a jornada, o que vai ser levado para a frente e, nesse sentido, o Hackathon é uma super conquista para todos. A final encerra um ano de dedicação e nós estamos muito satisfeitos com o resultado dessa terceira edição”, complementa. 

Inscrições abertas para o Jovem Programador 2024

Estão abertas as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Programador (PJP), uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina (SEPROSC) em parceria com o Senac SC, que atua na formação de profissionais para o mercado de Tecnologia da Informação (TI). As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro e as aulas têm previsão de início na segunda quinzena de março.

A próxima edição do PJP vai oferecer mais de 830 vagas nas cidades de: Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê. Esta abrangência geográfica visa proporcionar capacitação em tecnologia para pessoas em diversas regiões do estado, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional e o fortalecimento do setor tecnológico em Santa Catarina.

Podem se inscrever no Programa Jovem Programador pessoas a partir de 16 anos com ensino médio completo ou cursando. Os interessados em participar do Programa Jovem Programador 2024 podem encontrar informações detalhadas, requisitos e realizar a inscrição no site: www.jovemprogramador.com.br 

Sobre o Jovem Programador

O Programa Jovem Programador é uma referência no Estado de Santa Catarina, oferecendo capacitação tecnológica para jovens a partir de 16 anos e de forma gratuita junto às famílias com renda per capita de até dois salários mínimos. Com um olhar voltado para a empregabilidade, o programa visa preparar os participantes para um futuro de sucesso no setor de tecnologia.

O Programa Jovem Programador tem patrocínio das empresas: Datainfo, Exímio, Fácil, Grupo BST, Havan, JB Software, NDD, Quicksoft, Senior, Seti, Softplan, Systêxtil, Trier Sistemas e HartSystem, e apoio de Arco Instituto, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Communitech, Centro de Inovação Blumenau (CIB), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Gene Conecta, Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Orion Parque Tecnológico, Inovale – Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe, SOMAR Vale Europeu,  Núcleo de Empresas de Tecnologia de Tubarão e Região (AmurelTec) e e Sindicato das Empresas de Informática e Processamento de Dados da Grande Florianópolis (Seinflo).

www.jovemprogramador.com.br
contato@jovemprogramador.com.br
@programa_jovemprogramador



Combate ao superendividamento do TJSP tem apoio do setor de birôs de crédito

Resultado da articulação do Poder Judiciário paulista com órgãos do Poder Executivo, empresas do varejo, de análise de crédito, instituições financeiras e concessionárias de serviços públicos, foi criado o Programa Estadual de Combate ao Superendividamento,  que permite que, por meio de uma plataforma digital desenvolvida pelo TJSP, devedores pessoas físicas, comerciantes individuais e microempresários do Estado de São Paulo possam tentar obter acordo com credores empresas privadas, instituições financeiras ou concessionárias de serviços públicos, para pagamento de seus débitos. 

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) comemora a criação do programa do TJSP e destaca que a iniciativa está em linha com os propósitos dos birôs de combaterem o superendividamento e promoverem a educação financeira e o bem-estar social. 

O programa contará com o apoio dos birôs de crédito Boa Vista, Quod, Serasa e SPC Brasil, na qualidade de Parceiros Institucionais do Tribunal de Justiça de São Paulo, para, com o suporte da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), divulgarem o programa e seus benefícios no fortalecimento e emprego da conciliação e da mediação para encontrar soluções para litígios entre devedores superendividados e seus credores, conforme estabelece a Lei 14.181/21.

Para aderir, os interessados precisam preencher um formulário e incluir os comprovantes das dívidas. Na sequência, o pedido de mediação será encaminhado para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) mais próximo da residência do solicitante e, em seguida, uma equipe especializada fará contato com as empresas credoras para agendamento da sessão de conciliação, acompanhada por conciliador especialista em casos de superendividamento. Ocorrendo acordo, ele será homologado pelo magistrado da unidade, passando a valer como título executivo judicial. 

“O superendividamento é um desafio para o país, pois abala profundamente o tecido social e causa uma série de consequências econômicas e sociais. Por isso, a ANBC está comprometida com a divulgação da iniciativa, em suas diversas fases, assim como de seus resultados. O Programa Estadual de Combate ao Superendividamento do TJSP objetiva facilitar o processo de recuperação do crédito e a contribuir para um consumo mais consciente”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

O programa aceita casos pré-processuais ou de processos em andamento – sendo que nesse caso o processo judicial será suspenso para a tentativa de conciliação. As próximas fases do programa serão divulgadas pelo TJSP no início de 2024. 



Química Sustentável: Chem-Trend recebe classificação ‘Gold’ da EcoVadis

A Chem-Trend, que fornece especialidades químicas de processo com valor agregado, acaba de conquistar o selo “Gold” da EcoVadis, plataforma mundial colaborativa de classificações de sustentabilidade empresarial.

Dentro de um grupo seleto de 5% das mais de 100 mil empresas avaliadas, a empresa do Grupo Freudenberg se destacou nas categorias Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Ética, no rigoroso processo de avaliação conduzido pela EcoVadis, plataforma de classificação independente que gera avaliações holísticas relacionadas à responsabilidade social corporativa (CSR). A pontuação total, de 70, representa uma grande melhoria em relação ao índice de 2022, ano em que a empresa obteve a medalha de prata.

O reconhecimento alcançado é o fruto do comprometimento da empresa com metas distintas e desafiadoras. Desde 2020, a Chem-Trend definiu objetivos ambiciosos de sustentabilidade, comprometendo-se a alcançar e superar esses alvos alinhados à meta do Grupo Freudenberg de neutralidade de carbono até 2045. A empresa está avançando de maneira constante e diligente para reduzir, até 2025, as emissões de CO2 em 25%, diminuir a geração de resíduos para 4%, limitar o consumo de água em 90% ou menos, além de atingir a meta anual de reciclar 14 quilos ou mais de materiais. Esses marcos representam um passo essencial em sua jornada rumo a uma operação mais sustentável e responsável.

Sobre a Chem-Trend

A Chem-Trend fabrica agentes desmoldantes, agentes de purga e outras especialidades químicas de processo. Utilizando uma abordagem centrada no cliente, pesquisa e desenvolvimento, a Chem-Trend fornece a sua expertise desde 1986 no Brasil e suas soluções para ajudar seus clientes a se tornarem mais eficientes, produtivos e sustentáveis, agora e no futuro. A empresa atende os seus clientes por meio de escritórios e plantas na América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa, e é parte do Grupo Freudenberg.  

Sobre o Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que desenvolve tecnologias, produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, baterias e células de combustível, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais e produtos médicos. Inovação, orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com mais de 170 anos, vivencia seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2022, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 51.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.7 bilhões.

Mais informações:

ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)

Contatos com:

Marcelo Domingues – tel. 11 9.9165-9076 / e-mail marcelod@adsbrasil.com.br

Meire Nery – tel. 11 9.9103-7527 / e-mail meiren@adsbrasil.com.br



Academias adotam WhatsApp para controle de agenda

Uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas Statista, em 2022, apontou que 70% da população brasileira utiliza o WhatsApp regularmente. Isso é equivalente a 147 milhões de pessoas. Também, sabe-se que a ferramenta é um dos apps de mensagem mais populares do mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários em 180 países.  O Brasil fica em segundo lugar no ranking de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Além da utilização para troca de mensagens entre pessoas físicas, muitas empresas fazem negócios por meio do WhatsApp. O aplicativo ajuda na divulgação de produtos e serviços, atendimento ao consumidor, compartilhamento de orçamentos, fechamento de pedidos e mais. Uma pesquisa do Yalo com dados do IDC revelou que 95% das empresas brasileiras utilizam WhatsApp. Esta mesma pesquisa mostrou que 88% dos entrevistados preferem ser atendidos via WhatsApp, sendo este, o canal preferido das pessoas.

No segmento fitness não é diferente. Muitas academias e profissionais da área têm utilizado o WhatsApp para enviar recados e lembretes aos alunos, além de permitir a troca de mensagens para reagendar uma aula, explica Leonardo Assuane Duarte, especialista em tecnologia com mais de 15 anos de atuação na área.

Em se tratando de agenda, existe um problema crônico no mundo fitness. A agenda deve ser precisa, para melhor aproveitamento da grade de horários e permitir o aumento das receitas. No entanto, isso não é trivial, pois existem os reagendamentos de aulas e a gestão de horários livres. Essas tarefas muitas vezes são feitas manualmente, por meio de mensagens ou telefonemas, adicionando um nível a mais de complexidade ao problema, uma vez que abre brecha para falhas humanas e sobrecarrega os profissionais, que precisam lidar com muitas mensagens, boa parte delas fora do horário de expediente, avalia Leonardo.

Na tentativa de amenizar o problema da agenda, existem diversas soluções que oferecem aplicativos móveis ou sites para lidar com reagendamentos, faltas e check-ins. Porém, nem sempre os alunos conseguem criar o hábito de acessar sites ou instalar novos aplicativos, bem como investir tempo para aprender a usá-los, explica Leonardo.

Diante disso, surgiram soluções que usam o próprio WhatsApp, mas de forma automatizada, para lidar com a gestão da agenda das academias. Dessa forma, o aluno conversará com a central de autoatendimento da academia no WhatsApp e poderá realizar a reposição de sua aula de forma simples e intuitiva, liberando o profissional para realizar outras tarefas. Dessa forma, o aluno terá uma experiência com a central de autoatendimento que lembra uma URA telefônica, que solicita um número para realizar uma ação, mas de forma mais moderna e mais rápida, pontua Leonardo.

Leonardo Assuane Duarte é especialista em TI e atua na área há 15 anos (nos últimos dez ajudando academias a terem uma melhor gestão), atua principalmente no desenvolvimento de softwares e gerência de times de tecnologia. Em 2010 fundou uma empresa que desenvolve um sistema de gestão para academias e desenvolveu soluções para agendamento online em modalidades fitness.

Site da empresa: www.personalcheckin.com.br

 

Fontes: 

https://canaltech.com.br/apps/alem-do-brasil-em-quais-outros-paises-o-whatsapp-e-popular/

https://engage.sinch.com/pt-br/blog/whatsapp-no-brasil/

https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2022/08/whatsapp-quer-ganhar-dinheiro-no-brasil-nas-conversas-entre-empresas-e-consumidores-diz-diretor.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2022/07/94-tem-conta-em-alguma-rede-social-whatsapp-ldera-com-92.shtml



Empresas devem buscar o uso seguro da IA Generativa em 2024

O cenário empresarial está sendo transformado pela Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa), focada na automação de tarefas e no aumento da produtividade, mas a segurança de dados surge como uma prioridade. Estudo feito pelo Gartner indicou que 45% das empresas testam a IA Generativa, com 10% já a utilizando ativamente, marcando um crescimento expressivo e interesse acelerado na tecnologia. 

Espera-se que o uso empresarial da IA Generativa movimente cerca de US$ 200 bilhões até 2025, uma visão otimista compartilhada por 78% dos CEOs, que veem as vantagens superando os riscos. Além disso, o resultado de pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC) no Brasil, a pedido do Google, destaca a tecnologia como uma prioridade imediata entre grandes empresas brasileiras, ressaltando a importância estratégica da inovação tecnológica. 

Entretanto, essa ascensão enfrenta desafios, principalmente em termos de ética e regulamentação. As empresas precisam equilibrar inovação e conformidade legal, respeitando diretrizes importantes como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Inteligência Artificial Generativa, cada vez mais estratégica nas operações empresariais, eleva a segurança da informação a um tópico de relevância. 

As empresas devem navegar por este território inovador, considerando o valor gerado para negócios e clientes, mas também enfrentando desafios legais e éticos na proteção de dados. 

Democratização da IA: caminho para inovação responsável

A LGPD exemplifica a necessidade de diretrizes claras no uso da IA Generativa, incluindo a coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados pessoais. De fato, a legislação brasileira oferece não apenas responsabilidades legais, mas também oportunidades para as empresas repensarem suas estratégias de negócios, fortalecendo a confiança e lealdade do cliente por meio da transparência e respeito à privacidade dos dados. 

A regulamentação do uso da Inteligência Artificial, atualmente em discussão no Congresso Brasileiro, reforça a importância da convergência entre inovação tecnológica, o uso seguro e eficiente da inovação tecnológica que teve grande destaque no decorrer do ano de 2023. 

Fábio Arrebola, Diretor de Tecnologia da Eval Digital, enfatiza a importância das organizações em buscar ativamente maneiras de mitigar os riscos associados, mantendo os benefícios da tecnologia.  

“É fundamental enfatizar o uso seguro da Inteligência Artificial e a educação contínua sobre sua ética, buscando formas de reduzir riscos e implementar a tecnologia de maneira responsável, alinhada às regras de negócios e políticas de segurança”, destaca. 

IA Generativa nas empresas: entre a inovação e a segurança de dados 

A adoção da IA Generativa nas empresas está avançando rapidamente, com previsões de um impacto significativo nos próximos anos. Para garantir um uso eficaz e seguro desta tecnologia, as empresas estão cada vez mais focadas na gestão de riscos e segurança.  

Segundo a empresa de consultoria Gartner, a implementação de controles de uso para a Inteligência Artificial que inclui o gerenciamento de confiança, risco e segurança, pode melhorar a precisão da tomada de decisões, eliminando até 80% das informações incorretas ou ilegítimas. 

Além disso, o gerenciamento de modelos de IA Generativa com esses controles pode aumentar o controle de viés, promovendo a equidade em aplicações impulsionadas por IA.  

Na prática, as empresas que adotam essas práticas não apenas protegem seus dados, mas também aprimoram a precisão e consistência dos modelos de IA, resultando em maior valor de negócio e confiança do cliente. 

Website: 

https://eval.digital/  



Alfabetização: como e quando iniciar o caminho do aprendizado

A alfabetização é uma das grandes preocupações dos pais ao verem os filhos crescendo e deixando de serem bebês. As capacidades cognitivas da criança sobre a comunicação estão em pleno desenvolvimento, e muitos pais se perguntam sobre como e quando começar a estimular os pequenos, para que eles se desenvolvam e aprendam a ler e escrever.

Para começar, é preciso entender a importância dos estímulos corretos na idade pré-escolar. É um período crucial em que as crianças estão ávidas por explorar e absorver conhecimento. Os estímulos adequados nessa fase não apenas promovem o interesse pela leitura e escrita, mas também contribuem para o desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras finas e capacidades cognitivas.

A pedagoga Bruna Duarte Vitorino, que atua como coordenadora e especialista em educação na rede Kumon, explica que “a percepção, o raciocínio, a memória e a comunicação se desenvolvem diariamente e aos poucos, em momentos de contações de histórias, por meio da música e das brincadeiras com outras crianças”.

Bruna ainda conta que é fundamental explorar a fala e a audição com exercícios lúdicos e interativos, e que estes podem ser feitos tanto na escola, quanto em casa, com a família: “O processo de alfabetização ocorre a todo o momento, seja ouvindo ou cantando uma música, observando as figuras de um livro infantil ou associando as palavras aos objetos e, na escola, isso será estimulado ao máximo”, complementa.

Com isso, o interesse pela leitura virá naturalmente, e a criança demonstrará estar disponível para aprender a ler e escrever. Este processo se chama letramento, e vem antes da alfabetização propriamente dita, possibilitando a interpretação da leitura em diferentes contextos e de uma escrita lógica e organizada. A alfabetização que conhecemos é responsável por permitir que uma pessoa reconheça o sistema de escrita, sabendo codificar e decodificar letras e palavras. Sendo assim, os dois processos interagem entre si.

De uma maneira mais natural por meio dos estímulos feitos ainda na primeira infância, a alfabetização acontece de forma mais orgânica, sem afetar o desenvolvimento da criança e nem acelerar seu amadurecimento, assim, se adequando ao ritmo de aprendizado de cada um.



Especialistas dão dicas para reforma prática neste final de ano

Com a chegada do final de ano, a transformação dos ambientes pode ir além das decorações temáticas que remetem às festividades e trazer pequenas reformas para renovação pensada para o próximo ano. Uma mudança de cor, de design ou mesmo a ampliação de funcionalidades dos espaços da casa podem ser rápidas, a partir de escolhas simples e práticas.

Para isso, a indústria de acabamentos oferece inúmeras possibilidades de mudanças com produtos de instalação ou troca simplificada. Assim, louças, metais e revestimentos se apresentam como soluções eficientes para atualizar e melhorar os espaços sem a necessidade de grandes alterações estruturais.

“Uma cuba de apoio, por exemplo, pode ser trocada por uma versão mais atual, tanto em dimensões, como em cor, utilizando a mesma base de saída de água, por exemplo. Isso também vale para metais, uma vez que a substituição por um mesmo perfil de instalação é simples”, destaca o Gerente de Marketing de Produto de Deca e Hydra, Diniz de Melo Simões. “Além disso, a Hydra conta com torneiras com bica flexível que colaboram para o dia a dia na cozinha e ainda trazem um toque de cor ao espaço”, finaliza.

Fáceis de aplicar, os revestimentos cerâmicos são ótimas opções para uma reforma prática, pois apresentam diversas vantagens técnicas.  “As peças são muito resistentes a impactos, riscos, rupturas e desgaste. Um revestimento cerâmico dura muitos anos sem a necessidade de manutenção, quando especificado de maneira correta”, explica Francine Nuernberg, arquiteta especialista em revestimentos cerâmicos das marcas Portinari e Ceusa.

Outra solução de simples aplicação é o piso laminado, que pode ser instalado sobre o piso já existente. “Essa opção facilita e agiliza a reforma, uma vez que não é necessário remover o revestimento atual. Além disso, não precisa de cola, porque as réguas são fixadas uma na outra por meio de um sistema de encaixe”, destaca Everton Padial, Coordenador da Assistência Técnica de Durafloor. “A única observação é que o piso atual ou contrapiso não pode apresentar saliências, ou seja, caso haja irregularidades, necessitam ser sanadas antes da instalação”, sinaliza.

Para um toque rápido de personalidade em espaços de convivência, painéis de madeira podem ser uma boa alternativa. “Sua versatilidade de aplicação traz inúmeras possibilidades criativas para casa, transformando de maneira simples qualquer ambiente, seja em cores ou acabamentos que reproduzem materiais, como a madeira natural”, afirma Patrícia Cisternas, Gerente de Marketing Duratex.

Entre as vantagens técnicas estão a facilidade da instalação e sua composição em MaDeFibra (MDF) Ultra Premium, ainda mais resistente, com melhor fixação e encaixes mais firmes. “São essas características diferenciadas que garantem que o produto final tenha um acabamento superior e com maior durabilidade”, finaliza.



Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições para o ciclo de 2025

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, o pioneiro Prêmio global dos EAU em sustentabilidade e humanitarismo, está anunciando oficialmente a abertura das inscrições para o novo ciclo de 2025.

As inscrições serão aceitas até o dia 23 de junho de 2024, através do portal online do Prêmio. Pequenas e Média Empresas (PMEs), Organizações sem Fins Lucrativos (ONGs) e Escolas de Ensino Médio Global com soluções sustentáveis são convidadas a enviar uma inscrição para consideração em uma das seis categorias: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas Globais de Ensino Médio.

Comentando sobre o lançamento do ciclo de inscrições de 2025, Sua Excelência Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada do UAE, Diretor Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade e Presidente da COP28, disse: “”Desde 2008, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade homenageia o legado do Sheik Zayed, de promover o desenvolvimento humanitário e sustentável inclusivo em todo o mundo. Nesta década decisiva para as mudanças climáticas, esses valores são mais importantes do que nunca.”.

“Estou otimista de que o Prêmio contribuirá para a ação climática global, em linha com o Consenso dos EAU, que abrirá caminho para uma resposta eficaz ao Balanço Global de decisão.”

As soluções dos 106 vencedores anteriores do Prêmio transformaram a vida de 384 milhões de pessoas em todo o mundo. Onze novos vencedores, que ampliarão ainda mais o impacto do Prêmio, foram reconhecidos na COP28 UAE em 1º de dezembro de 2023.

Em respostaàurgente crise climática e para apoiar ainda mais os esforços dos EAU para acelerar as soluções práticas necessárias para impulsionar a ação climática e elevar comunidades vulneráveis ao redor do mundo, o Prêmio aumentou seus fundos de US$ 3,6 milhões para US$ 5,9 milhões. O Prêmio recompensará US$ 1 milhão para cada vencedor nas categorias organizacionais de Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ação Climática. Dentro da categoria Escolas Globais de Ensino Médio, que é dividida em seis regiões mundiais, cada escola pode reivindicar até US$ 150.000 para iniciar ou expandir ainda mais seu projeto. As seis regiões mundiais da categoria Escolas Globais de Ensino Médio são as Américas, África Subsaariana, Oriente Médio & Norte da África, Europa & Ásia Central, Sul da Ásia e Leste da Ásia & Pacífico. Os últimos vencedores foram premiados na COP28.

Para incentivar uma gama mais ampla de organizações e escolas de ensino médio a participarem, o Prêmio aceitará inscrições em vários idiomas, incluindo árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Isso garantirá que soluções inovadoras de diversos contextos linguísticos e culturais possam ser reconhecidas.

Para as categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ação Climática, as organizações devem comprovar que estão melhorando o acesso a produtos ou serviços essenciais em suas comunidades-alvo e são capazes de implementar uma visão de longo prazo para melhores condições de vida e trabalho. Para a categoria Escolas Globais de Ensino Médio, os projetos devem ser liderados por estudantes e devem demonstrar abordagens inovadoras para enfrentar os desafios da sustentabilidade

A avaliação de cada inscrição para o Prêmio consiste em um processo rigoroso de três etapas. Primeiro, é realizada uma diligência em todas as inscrições para garantir que atendam aos critérios de avaliação do Prêmio de Impacto, Inovação e Inspiração. Isso identifica as inscrições qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis. Após isso, as avaliações são realizadas por um Comitê de Seleção consistindo de painéis independentes de especialistas internacionais específicos para cada categoria. Desta lista de candidatos, os finalistas são escolhidos e, em seguida, enviados ao Júri do Prêmio que elege unanimemente os vencedores em todas as seis categorias.

Os vencedores do Prêmio de Sustentabilidade Zayed serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi de 2025.

Sobre o Prêmio de Sustentabilidade Zayed

O Prêmio de Sustentabilidade Zayed é uma homenagem ao legado do falecido fundador dos EAU, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. O Prêmio visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e a ação humanitária, reconhecendo e recompensando organizações e escolas de ensino médio que estão entregando soluções sustentáveis inovadoras nas categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas Globais de Ensino Médio. Há mais de 15 anos, por meio de seus 117 vencedores, o Prêmio impactou positivamente a vida de 384 milhões de pessoas em todo o mundo

Source: AETOSWire

Contato:

Para mais informações, entre em contato com Reem Diab: Reem.Diab@bcw-global.com

Fonte: BUSINESS WIRE



dSPACE na CES 2024: Novas soluções para desenvolvimento, simulação e validação com base em dados de carros elétricos e autônomos

Na CES 2024, a dSPACE irá mostrar como os carros elétricos e autônomos podem chegar às vias de circulação com mais rapidez e com soluções inovadoras de desenvolvimento, simulação e validação. Como patrocinador exclusivo de tecnologia de informática para veículos do Indy Autonomous Challenge (IAC), a dSPACE irá demonstrar como as soluções dSPACE atuam em ambientes de corrida exigentes na corrida noturna Autonomous Challenge @ CES 2024 no Las Vegas Motor Speedway. Oito soluções serão apresentadas no estande nº 4300 da dSPACE no LVCC, West Hall. Aqui estão alguns destaques:

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231219004835/pt/

At the Autonomous Challenge @ CES 2024, which will be held on January 11 at the Las Vegas Motor Speedway, nine teams comprised of 17 universities will compete against each other with fully autonomous racecars. Photo Credits: Indy Autonomous Challenge

At the Autonomous Challenge @ CES 2024, which will be held on January 11 at the Las Vegas Motor Speedway, nine teams comprised of 17 universities will compete against each other with fully autonomous racecars. Photo Credits: Indy Autonomous Challenge

Mobilidade elétrica: Testes de sistemas de gestão de baterias, componentes eletrônicos de potência e tecnologias para carregamento inteligente

Battery Management Systems (BMS) – Sistemas de Gestão de Baterias, são cruciais para uma suave operação das baterias de íons de lítio, garantem o uso eficiente da capacidade disponível em temperaturas ideais, evitam sobrecargas e descargas profundas e, assim, garantem o funcionamento seguro e a longa vida útil dos sistemas de armazenamento de energia. A dSPACE demonstra um projeto de sistemas modulares para testes de sistemas de gestão de baterias (BMS) que permite testes de BMS modernos. O campo de aplicação do sistema nas áreas de desenvolvimento e validação vai desde sistemas de baterias para carros e aviões elétricos até sistemas de armazenamento de energia para redes elétricas modernas.

Os sistemas Power HIL da dSPACE são a primeira opção onde os inversores, incluindo controle e componentes eletrônicos de potência, devem ser testados em potência máxima. Projetados especificamente para simulação ‘hardware-in-the-loop’ (HIL) em nível de potência, combinam a flexibilidade de sistemas HIL estabelecidos com desempenho total, que possibilita testes excepcionalmente precisos de componentes eletrônicos de potência. Os testes vão muito além da resistência e também incluem testar o comportamento do controle com diferentes pontos dinâmicos de operação de motores elétricos.

A Smart Charging Solution é uma solução completa para desenvolvimento e testes de tecnologias de carregamento inteligente. A solução considera os padrões internacionais, garante análises e testes de interoperabilidade e dá suporte a desenvolvedores de carregadores de bordo, estações de carregamento e, no futuro, sistemas de carregamento indutivo, carregamento de robôs e carregamento de megawatts para o setor de caminhões e aviação com uma gama abrangente de opções de testes e modelos dinâmicos.

Direção autônoma: testes de alta precisão no mundo virtual

O desenvolvimento de funções para uma condução altamente automatizada e autônoma impõe exigências cada vez mais rigorosasàqualidade e segurança das funções. Os testes virtuais são adiantados para fases anteriores de desenvolvimento e executados por equipes de desenvolvimento distribuídas a nível internacional. Para satisfazer estes requisitos, a dSPACE desenvolveu soluções como a SIMPHERA, a solução em nuvem altamente escalável e baseada na web para simulação e validação virtual, e a simulação de sensores AURELION. Na CES, a dSPACE irá demonstrará como cenários lógicos gerados a partir de dados de medição podem ser utilizados para testes baseados em cenários na SIMPHERA. Deste modo, cenários reais gravados podem ser utilizados posteriormente para validação virtual. Além disto, é mostrado como a AURELION alcança um alto grau de realismo na simulação, ao comparar a simulação de sensores sintéticos com dados reais de medição registrados do mesmo cenário.

Em uma demonstração conjunta com a AWS, a dSPACE apresenta um ambiente inteligente de gerenciamento de frota e dados, que permite campanhas específicas de coleta de dados para desenvolvimento e validação de algoritmos ADAS/AD. A solução visa diminuir drasticamente o tempo de aquisição de dados desde a definição dos requisitos até a disponibilidade dos dados registrados do veículo e dos sensores na central de dados, aumentando assim a eficiência do processo de desenvolvimento baseado em dados.

A simulação de sequências de software em computadores de alto desempenho (HPCs) nas mais novas arquiteturas E/E para veículos definidos por software (SDVs) apresenta um desafio particular em testes de integração de software. Para validar com eficácia tais sistemas, são necessários ambientes de ‘software-in-the-loop’ baseados em nuvem que permitam a simulação dos componentes de software em HPCs com base em processadores ARM reais, junto com os do restante da arquitetura E/E. Para isto, a dSPACE vem trabalhando com a AWS para oferecer uma solução ponta a ponta baseada em dSPACE VEOS e AWS Graviton.

IAC: tecnologia dSPACE durante corridas noturnas e no estande de exposição

No Autonomous Challenge @ CES 2024, que irá ocorrer em 11 de janeiro no Las Vegas Motor Speedway, nove equipes compostas por 17 universidades competirão entre si com carros de corrida totalmente autônomos. Os visitantes da CES são convidados a experimentar a ação no Las Vegas Motor Speedway. Além disto, a dSPACE irá apresentar suas tecnologias para o IAC no estande 5901 na área de exposição do Las Vegas Convention Center (LVCC) West. Um componente dSPACE comprovado nos veículos é o AUTERA AutoBox, o computador central de bordo que gerencia todos os dados de sensores e executa os complexos cálculos de trajetória. A calendário do IAC para 2024 e outras novidades serão apresentadas na segunda-feira, 8 de janeiro, como parte da coletiva de imprensa do IAC.

Sobre a dSPACE

A dSPACE é líder mundial em oferecer soluções de simulação e validação para desenvolver veículos conectados em rede, autônomos e elétricos. A gama de soluções completas da empresa é utilizada sobretudo por fabricantes automotivos e seus fornecedores para testar componentes de software e hardware de seus novos veículos muito antes de um novo modelo ser autorizado a rodar em vias de circulação. A dSPACE não é apenas um parceiro solicitado em desenvolver veículos, é também onde os engenheiros confiam em nosso conhecimento quando se trata de automação aeroespacial e industrial. Nosso portfólio vai desde soluções completas para simulação e validação até serviços de engenharia e consultoria, bem como treinamento e suporte. Com mais de 2.500 funcionários ao redor do mundo, a dSPACE tem sede em Paderborn, Alemanha; possui três centros de projetos na Alemanha; e atende clientes através de suas empresas regionais nos EUA, Reino Unido, França, Japão, China, Croácia, Coreia do Sul e Índia.

Sobre o IAC

O Indy Autonomous Challenge (IAC) organiza competições de corrida entre equipes afiliadas a universidades, representando 17 universidades de todo o mundo, para programar carros de corrida totalmente autônomos e competir em uma série de eventos que farão história em pistas emblemáticas. Com sede em Indiana, o IAC vem trabalhando para estabelecer um centro para automação de desempenho no estado e aproveitando o poder de competições inovadoras para atrair as melhores e mais brilhantes mentes internacionais, a fim de impulsionar tecnologia de ponta em segurança e desempenho de veículos automatizados. O IAC começou como uma competição com prêmios de US$ 1 milhão, com 31 equipes universitárias inscritas para competir há mais de três anos, representando os principais programas de engenharia e tecnologia de 15 estados dos EUA e 11 países. Siga o IAC @IndyAChallenge no LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e YouTube.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

dSPACE GmbH

Bernd Schäfers-Maiwald

Vice-Presidente de Comunicações Corporativas

Tel.: +49 5251 1638-714

E-Mail: bschaefers-maiwald@dspace.de

dSPACE GmbH

Ulrich Nolte

Tel.: +49 5251 1638–1448

E-Mail: unolte@dspace.de

press@dspace.de

Allison Fried

Diretor de Comunicações

Tel.: +1 702.526.4413

E-mail: afried@onemorevolley.com

Marc Ferlet

Diretor de Marketing

Tel.: +33 6 79 16 96 26

E-mail: marc.ferlet@indyautonomouschallenge.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo aponta queda nas vendas de máquinas e equipamentos

Relatório da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou dados de setembro sobre o setor de máquinas e equipamentos. O estudo apontou que a receita líquida de vendas registrou uma queda em comparação com o mês anterior de 10,8%, revertendo parcialmente o crescimento que havia sido observado em julho.

O relatório afirma que a fraqueza nas atividades do mercado doméstico contribuiu para a diminuição, enquanto as exportações, apesar da desaceleração global e da valorização do real frente ao dólar, apresentaram expansão em relação ao mesmo período do ano anterior. Contudo, conforme apontado no relatório, a análise interanual indica melhorias apenas no mercado de bens de consumo, evidenciando a persistência de desafios setoriais.

Ainda no estudo da Abimaq sobre dados de exportação, após um crescimento de 25,2% em agosto de 2023, as exportações do setor de máquinas e equipamentos registraram uma queda de 20,7% em setembro, retornando ao nível de US$ 1,2 bilhão. O relatório mostra também que as exportações ainda ficaram 11,7% acima do mesmo mês de 2022. É possível observar dados do acumulado do ano até setembro, onde as exportações alcançaram US$ 10,46 bilhões, representando um aumento de 17,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A valorização do Real em relação ao Dólar foi compensada pela melhora nos preços internacionais desses bens.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de locação de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que observando o relatório, nota-se que as oscilações nas exportações, com um crescimento significativo em agosto seguido por uma queda de 20,7% em setembro, reflete a volatilidade do cenário global. Em seguida, José Antônio comentou que é interessante notar que, apesar dessa variação, as exportações permanecem acima dos números de 2022 e que o relatório diz sobre a compensação da valorização do real pelos melhores preços internacionais como um aspecto positivo para esses dados. “Diante das nuances apresentadas pelo relatório, é crucial adotar estratégias adaptativas e promover a resiliência do setor, garantindo sua contribuição contínua para o desenvolvimento econômico”.

Ainda sobre o estudo divulgado pela Abimaq, foi apontado que o mês de setembro de 2023 testemunhou uma redução nas importações de máquinas e equipamentos, caindo 17,3% em relação ao mês anterior e 6,8% em comparação com setembro de 2022. O relatório afirma que esse resultado anulou parte do crescimento acumulado no ano. O documento também mostrou que as importações, mesmo desacelerando, indicam uma perda de competitividade do produto nacional em relação ao importado. Até setembro de 2023, os equipamentos importados ganharam quase 4 pontos percentuais do consumo aparente de máquinas e equipamentos no Brasil.

É possível ver dados sobre consumo aparente nacional de máquinas e equipamentos, que em setembro, foi de R$ 30,3 bilhões, uma queda de 11,2% em relação a agosto de 2023 e 19,9% abaixo do mesmo mês de 2022. Apesar da desaceleração em setembro, o terceiro trimestre encerrou, segundo o relatório, com investimentos superiores aos trimestres anteriores, porém, ainda aquém dos realizados no terceiro trimestre de 2022. No acumulado do ano até setembro, o consumo nacional foi de R$ 274 bilhões, indicando uma queda de 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando, conforme dito na pesquisa, uma piora em relação aos dados anteriores.



Índice de horas trabalhadas na indústria registra queda

Em recente estudo publicado pelo Portal da Indústria chamado de Indicadores Industriais, foram divulgados dados referentes a outubro de 2023 que sinalizam, segundo o relatório, uma persistente debilidade na atividade do setor. É possível observar no relatório que o índice de horas trabalhadas na indústria registrou uma queda em relação ao mês anterior, prolongando uma sequência de quatro meses sem crescimento. Paralelamente, pode ser observado no documento divulgado que o faturamento real da indústria permaneceu estável no período, indicando uma estagnação que se desenha desde o final de 2022. 

Ainda sobre o relatório, nota-se que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), por sua vez, experimentou um aumento moderado, revertendo a queda do mês anterior, mas mantendo-se em um patamar inalterado desde junho.

O estudo apresenta ainda dados do indicador de horas trabalhadas na produção industrial, que revela, segundo o relatório, um cenário desafiador para o setor. Em outubro de 2023, houve um recuo de 0,4% em comparação com setembro, marcando o quarto mês consecutivo sem crescimento. Na análise anual, registrado no estudo, o declínio é de 0,5%, enquanto o acumulado do ano até outubro registra uma queda de 0,4% em relação ao mesmo período de 2022. O documento aponta que a falta de dinamismo nas horas trabalhadas reflete a difícil conjuntura que a indústria vem enfrentando nos últimos meses.

O relatório divulgado mostra dados sobre o mercado de trabalho industrial, que após três meses consecutivos de retração, apresentou uma variação positiva de 0,1% de setembro para outubro de 2023. Porém, conforme apresentado no estudo, essa recuperação ainda revela sinais de fragilidade, com avanços mais modestos em comparação com os recuos ao longo do ano. Os indicadores de massa salarial e rendimento médio real, por sua vez, mostraram um recuo, sugerindo que, embora haja algum crescimento no emprego, as condições salariais estão enfrentando desafios.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos para construção civil Franquias Trans Obra afirma que o declínio contínuo no índice de horas trabalhadas na indústria ao longo de quatro meses, somado à estagnação no faturamento real desde o final de 2022, sinaliza um ambiente desafiador para as empresas. “Os dados anuais e acumulados até outubro corroboram essa tendência negativa, apontando para uma difícil conjuntura enfrentada pela indústria nos últimos meses”.

Dados do relatório, que podem ser analisados no link informado no início desta matéria, ainda mostram que o faturamento real da indústria permaneceu estável de setembro para outubro de 2023, segundo a série livre de efeitos sazonais. No entanto, a análise mais ampla indica uma tendência de queda, com recuo de 0,8% em relação a outubro de 2022 e um acumulado no ano até outubro com uma diminuição de 1,0% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirma que é importante adotar estratégias proativas e colaborativas para promover a recuperação e sustentabilidade da indústria, garantindo a vitalidade do setor e seus impactos positivos na economia como um todo, contribuindo também para que o faturamento real obtenha tendência de crescimento e não de queda, como acontece atualmente.



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