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Strip malls crescem no Brasil priorizando alguns segmentos

Strip malls – ou centros de proximidade como também são chamados – compreendem empreendimentos focados em conveniência. Em crescimento no Brasil, eles se destacam por reunirem negócios do varejo que apresentaram resiliência durante a pandemia de Covid-19, como mostram dados da Cielo.

Analisando informações de compras feitas no débito e no crédito, a empresa identificou que supermercados e drogarias, configurados como itens essenciais, foram os setores do varejo mais resistentes à crise, bem como centros comerciais com serviços essenciais e conveniência.

“Mesmo após o fim do período de isolamento social, notamos uma resiliência muito forte dos setores de primeira necessidade”, comenta Marcos Saad, sócio da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls.

“O consumidor que frequenta o strip mall busca soluções rápidas para o dia a dia. Por isso, supermercados, drogarias, laboratórios, restaurantes drive-thru, academia e petshops têm migrado, cada vez mais, para esse tipo de empreendimento”, completa.

Como a vocação do strip mall é ser um centro de proximidade, localizado em pontos estratégicos dentro de bairros, o consumidor usa esses espaços para resolver tudo em um só lugar.

Prova disso é o crescimento de redes como o Minuto Pão de Açúcar, com muitas lojas posicionadas em strip malls. Das 49 lojas da empresa inauguradas nos nove primeiros meses de 2023, 45 são no formato de proximidade. 

Na visão do GPA, o modelo de proximidade tem mais chances de crescimento, pois apresenta custos de operação e expansão mais baixos na comparação com um supermercado da bandeira Pão de Açúcar.

“Falando na MEC Malls, especificamente, nossos últimos três empreendimentos reuniram esse mix de lojas focado em supermercado, petshop, academia, restaurante drive-thru e drogaria”, explica Marcos Saad, que também integra a direção da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

Um estudo realizado pelo Kantar Worldpanel em dez países da América Latina indica que 68% dos latinos fazem suas compras perto de casa. Com a pandemia, o comércio local se intensificou ainda mais, transformando-se no foco de expansão de várias marcas.



Câmara debate proteção de criança em ambiente digital

A preocupação global crescente com o tipo de mensagem promocional a que os jovens estão sendo expostos e sua susceptibilidade no ambiente digital motivou, por iniciativa do deputado Jadyel Alencar, a Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados a debater a questão da salvaguarda de dados e a publicidade online direcionada às crianças e aos adolescentes.

O desafio é estabelecer boas práticas que garantam a não exploração das vulnerabilidades das crianças, que são alvos dos mais diversos anúncios, desde jogos eletrônicos a roupas e comidas, por exemplo, sem qualquer controle sobre o conteúdo publicitário ofertado.

“É importante se buscar o equilíbrio entre estimular o uso das mídias de forma ética, segura e saudável, criando mecanismos que possam garantir maior controle parental e colaboração das plataformas, e coibir situações que exponham os menores a riscos”, afirma Patricia Peck. “Isto passa pela criação de canais de denúncia e fiscalização das autoridades, com capacidade de agir rapidamente para garantir o bem-estar da criança e do adolescente.”

Portanto, o debate se passa entre a educação no uso ético e saudável das mídias digitais pelos jovens e como trazer limites para garantir seu bem-estar e segurança, com definição clara de papéis e responsabilidades de todos os atores envolvidos: responsáveis legais, familiares, comunidade, plataformas e autoridades.

Nesse sentido, a presidente do Instituto Peck aponta uma alternativa para buscar mais transparência na interação nas redes digitais. “É possível criar um chip específico para uso de crianças e adolescentes, cadastrado e certificado pelos órgãos competentes. Esta solução já foi adotada por outros países, como Reino Unido e Filipinas, por exemplo. Desta forma, as plataformas saberiam que a conexão está sendo usada por uma criança e, portanto, teriam de aplicar as regras estabelecidas e ficariam sujeitas a penalidades, caso infrinjam as leis”, sugere.

“Por outro lado, o controle parental também seria facilitado com a criação do ‘chip kids’, pois os pais teriam a certeza de que a navegação pela internet não causaria danos aos seus filhos, desde que assumissem a responsabilidade de garantir a navegação dos menores somente de forma segura. Seria uma forma simples e direta de estabelecer transparência com responsabilidade das partes. Afinal, sabemos que simplesmente proibir não garante proteção. É preciso combinar informação com mecanismos de controle e denúncia, colaboração, fiscalização e educação,” enfatiza.

Nesse sentido, o Projeto de Lei 2628/2022 do senador Alessandro Vieira, reforça a importância de o Brasil adotar um marco legal sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. “O artigo 17 do PL 2628 /2022 fala exatamente sobre a implementação de medidas técnicas a serem adotadas pelos provedores, fato que dialoga com a exigência do artigo 14 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, finaliza Patricia Peck.



Conselho de Administração da APIMEC Brasil elege novo presidente executivo

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) elegeu Ricardo Tadeu Martins, economista-chefe da Planner Investimentos, como seu novo presidente executivo. Ele terá como vice-presidente a atual diretora de relações com empresas e eventos da entidade, Mara Limonge. Os dois haviam sido eleitos pelos associados em votação aberta e tiveram seus nomes ratificados em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 15 de dezembro. A atual presidente executiva da APIMEC Brasil, Lucy Sousa, passa a ocupar o cargo de presidente do Conselho da instituição.

O processo eleitoral elegeu nove membros titulares para o Conselho de Administração da APIMEC Brasil e quatro suplentes, todos com mandato de três anos, que assumem a partir do dia 01/01/2024. Os conselheiros titulares são: Lucy Sousa (SP); Ricardo Aquino Coimbra (NE); Luiz Fernando de Almeida Bello (RJ); Ivanor de Oliveira Torres (Sul); Alexandre Guimarães (DF); Ricardo Tadeu Martins (SP); Mara Limonge (SP); Harold Thau (SP); Francisco D’Orto Neto (SP). Os suplentes são: Dio Jaime Machado de Almeida (RJ); Rosana Canela Barradas (RJ); José Dias da Silva (RJ); Júlio César Gomes Chartone (SP).

Ricardo Tadeu Martins, novo presidente executivo da APIMEC Brasil, é economista pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo, com diversos cursos de especialização. Atua no mercado de capitais desde 1986, iniciou a carreira de analista nas instituições Bradesco BBI (1986/1989), Itaú (1989/1996) e Corretora Souza Barros (1996/2006). Está na Planner Investimentos desde 2007, onde já atuou como analista chefe e assumiu a área de projetos especiais junto à superintendência em 02/2011 e o departamento econômico em 02/2014. Foi presidente (2013/2016), vice-presidente (2009/2012) e diretor de Relações com Empresas (2005/2008) da APIMEC SP; vice-presidente de Assuntos Técnicos da OEB (2012/2017); e Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Economia do Corecon-SP (2014/2016).

Mara Limonge, nova vice-presidente executiva, é diretora de relações com empresas e eventos da APIMEC Brasil desde junho de 2021. Mara acumula mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, sua carreira profissional inclui experiência em importantes instituições como Banco Itaú BBA, Unibanco, Banco ABC Brasil (com foco em Debt Capital Markets, DCM), SRB Banco de Negócios e Tauá Partners.

No período de 2003 a 2010 foi executiva da ANBIMA, na área de representação de Mercado de Capitais responsável pelo relacionamento com reguladores locais e internacionais, tais como: CVM, Bacen, Secretaria de Política Econômica, Secretaria de Previdência Social, Ministério da Fazenda, IOSCO, SEC, World Bank, encontros de Basiléia. No período de 2017 a início de 2019 atuou na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (SEPLAG CE), na Reforma da Previdência e no modelo de gestão dos ativos do Estado, projetos de infraestrutura e modelagem de reestruturação financeira de empresas estatais.

Mara é graduada em Administração e especializada em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lucy Sousa, nova presidente do Conselho, é graduada em Economia (1978) e em Ciências Sociais (1983) pela USP e Doutora em Economia pela UNICAMP (1998). Atual Presidente Executiva da APIMEC Brasil e APIMEC Autorregulação (2021-23). Foi membro do Conselho Interino APIMEC Brasil (2021). Foi Presidente da APIMEC Nacional, gestão 2008-12; presidente da APIMEC SP nas gestões 2007-8 e 2017-20. Consultora de Mercado de Capitais, nas áreas de regulamentação, educação financeira, compliance e avaliação de empresas. Foi analista de investimento no Unibanco (1980-1986) e Citibank (1986-1991) e Consultora Associada a Interlink (1996-2016). Atividades acadêmicas: Professora do MBA Engenharia financeira do PECE-POLI-USP (desde 2008). Foi Professora de Graduação e Pós na FAAP (2003-13); de MBAs FIPECAFI (2005-16), de Especialização em Economia Financeira Unicamp (2005-08) e de Mestrado em Administração na Universidade Metodista (2002-03). Coautora dos livros Abertura do Capital de Empresas no Brasil: Um enfoque prático. S. Paulo: Atlas, 2010 4ª. Ed., Guia do Mercado de Capitais. S. Paulo: Lazuli, 2006, 2a.ed., Acontece nas melhores famílias: Repensando a empresa familiar. S. Paulo: Saraiva 2008. Nós e a China, 2009. Planejamento financeiro pessoal e gestão do patrimônio. 2ª. Ed., S. Paulo: Manole, 2018.

A APIMEC Brasil é uma entidade de pessoas físicas, com fins técnicos, culturais e não lucrativos. A associação realiza a interface entre entidades do mercado financeiro e de capitais, órgãos fiscalizadores, poderes executivo e legislativo, imprensa e profissionais de investimentos, participando de diversos fóruns de discussão em outras entidades, no Brasil e no exterior.  

Presente há 53 anos no mercado, anteriormente como ABAMEC, a associação é uma das mais longevas e relevantes entidades do mercado financeiro brasileiro, promovendo eventos técnicos e educacionais e atividade de autorregulação do analista de valores mobiliários. 



Social Links e TechBiz Forense Digital duplicam esforços para expandir os serviços de tecnologia forense no Brasil e na América Latina

A Social Links, fornecedora líder de software de inteligência de código aberto (OSINT), fortaleceu sua parceria estratégica com a TechBiz Forense Digital, maior integradora do segmento, pioneira e líder no mercado nacional na oferta de soluções digitais para ciência forense no país, com o objetivo de expandir os serviços de tecnologia forense nos mercados brasileiro e latino-americano.

“Com uma equipe de profissionais altamente qualificada, orientamos, treinamos e atendemos nossos clientes em todos os estados brasileiros. Nossa parceria combina experiência de mercado com as soluções de Machine Learning Social Links, proporcionando ganho de performance para os nossos clientes em todo o ciclo de inteligência. A ampliação deste acordo corrobora o compromisso da TechBiz em firmar parcerias com os maiores especialistas do setor e os fabricantes mais inovadores para fortalecer o cenário da tecnologia forense”, afirmou Rafael Velasquez, sócio e diretor comercial do TechBiz Forense Digital.

A TechBiz Forense Digital, empresa do Grupo TechBiz, se destaca como a principal integradora e pioneira na entrega de soluções digitais no Brasil. Sua experiência e abordagem completa em tecnologias de investigação, antifraude e auditoria solidificaram sua posição como a principal fornecedora na América Latina.

“A TechBiz tem sido parte integrante de nossa jornada e sua liderança no mercado brasileiro é incomparável”, expressou Stella González, diretora dos Canais LATAM da Social Links. “Estamos empolgados com as possibilidades desta colaboração e com o impacto positivo no setor de tecnologia forenseàmedida que fortalecemos nossa parceria de longa data para ampliar os serviços de OSINT e de Perícia Digital na América Latina.”

No início deste ano, a Social Links conquistou a categoria de líder Frost Radar™: Open-Source Intelligence Solutions 2023, a primeira revisão exaustiva da indústria de OSINT. De acordo com o relatório, “com uma pontuação perfeita em Inovação, a Social Links oferece soluções abrangentes de plataforma de OSINT que incluem ferramentas essenciais de visualização e análise de dados, integração de inteligência artificial e aprendizado de máquina, identificação de grupos, marcação e análise da deep/dark web”.

Sobre o Grupo TechBiz

O Grupo TechBiz tem o compromisso de oferecer sempre as mais modernas e eficientes soluções tecnológicas para perícia, investigação forense digital, segurança da informação, antifraude e auditoria para forças de lei, instituições de segurança pública, inteligência e organizações privadas. Atualmente é formado pelas Unidades de Negócio, Academia TechBiz, TechBiz Americas e TechBiz Forense Digital. Temos como propósito contribuir para o fortalecimento de uma sociedade mais justa, igualitária e segura.

Sobre a Social Links

A Social Links é uma fornecedora líder de software de inteligência de código aberto (OSINT). Reunimos grandes volumes de dados de fontes abertas, incluindo mídias sociais, apps de mensagens, blockchains e dark web, para analisar e obter uma imagem holística capaz de agilizar as investigações baseadas em dados. A Social Links é uma empresa privada com sede nos EUA, escritórios em Miami e Amsterdã (Holanda) e um centro de P&D em Riga (Letônia). https://sociallinks.io/

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Contato:

pr@sociallinks.io

Fonte: BUSINESS WIRE



VeriSilicon e Google colaboram no projeto de código aberto Project Open Se Cura

A VeriSilicon (688521.SH) anunciou hoje sua colaboração com o Google em apoio ao recém-lançado Project Open Se Cura, uma estrutura de código aberto composto por ferramentas de design e bibliotecas IP, para acelerar o desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) seguros, escaláveis, transparentes e eficientes. Como parte da infraestrutura do projeto, a VeriSilicon contribuiu com sua expertise fornecendo vários IPs, design de silício de baixa potência, pacote de suporteàplaca (BSP) e comercialização.

O Project Open Se Cura é equipado com um sistema de percepção e detecção de ambiente de código aberto, seguro e de baixo consumo de energia, baseado no RISC-V ISA, incluindo gerenciamento de sistema, aprendizado de máquina e funções de raiz de confiança de hardware. Para facilitar a industrialização, a VeriSilicon forneceu uma plataforma de hardware para o projeto, incluindo design de SoC, design físico, verificação de FPGA, design de placa e serviço de produção de chips. Também abrimos o código-fonte de um IP ISP para esse projeto. Isso permite que os desenvolvedores se concentrem em cenários de aplicativos específicos e realizem pesquisa, desenvolvimento e verificação de sistemas de IA relacionados com base na plataforma de hardware.

“O mundo digital gera uma enorme quantidade de dados todos os dias, exigindo uma grande capacidade computacional de IA para processamento com altos requisitos de segurança e privacidade, já que muitos dados pessoais estão envolvidos.” Wayne Dai, presidente do conselho, presidente e CEO da VeriSilicon, disse: “A VeriSilicon tem o prazer de participar do Project Open Se Cura do Google e contribuir para promover a implantação segura e eficiente em termos de energia de sistemas de IA distribuídos na borda, ao mesmo tempo em que cumpre nosso compromisso de usar plataformas de hardware aberto para facilitar o desenvolvimento de ecossistemas de software de código aberto.”

Sobre a VeriSilicon

A VeriSilicon está comprometida em oferecer aos clientes serviços de silício personalizados completos, baseados em plataformas e serviços de licenciamento de IP de semicondutores, ao aproveitar seu IP interno de semicondutores. Para mais informação, acesse: www.verisilicon.com

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Contato:

Contato com a mídia: press@verisilicon.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Começa uma nova era: Milestone Technologies Inc. revela transformação da marca

Milestone Technologies, líder do setor de serviços de TI e soluções digitais, anunciou hoje o lançamento de seu novo logotipo e identidade de marca. Esta transformação significativa é uma prova da jornada da Milestone, de um parceiro de serviços reconhecido a um inovador pioneiro no setor de serviços de tecnologia, ressaltando um compromisso com raízes profundas e um excepcional atendimento ao cliente com avanço tecnológico.

“Na Milestone, somos movidos por uma visão que redefine os limites do que é possível e por uma meta de exceder consistentemente as expectativas dos clientes”, disse Sameer Kishore, Diretor Executivo da Milestone Technologies. “Nossa nova marca é um passo ousado, que reflete nossa agilidade e abordagem progressiva em prestar serviços. Esta mudança de marca é mais do que uma reformulação visual; é um movimento estratégico para ampliar nosso impacto na área de serviços de TI, que reforça nosso compromisso com nossa cultura de colocar as pessoas em primeiro lugar, a fim de oferecer soluções excepcionais com base na tecnologia a nossos clientes Nossa mudança de marca reflete nosso compromisso com uma cultura empresarial inclusiva e diversificada, ao aproveitar o poder de nossa força de trabalho em todo o mundo para impulsionar a inovação e a excelência.”

Desde sua fundação em 1997, a Milestone vem transformando consistentemente o setor de TI, ao revolucionar a implantação e o suporte de tecnologia em escala mundial. Este relançamento da marca comemora a história dinâmica da Milestone e reafirma sua dedicação em capacitar os clientes com soluções inovadoras e de ponta que moldam o futuro dos negócios e da tecnologia.

Sobre a Milestone Technologies

A Milestone Technologies é uma empresa internacional de serviços de TI e soluções digitais com sede no Vale do Silício. Desde 1997, oferece soluções inovadoras de TI e digitais, ajudando centenas de empresas líderes a fornecer tecnologia ao redor do mundo. A empresa emprega mais de 3.000 profissionais do setor, atende mais de 200 clientes e opera em 35 países diferentes. A Milestone é de propriedade majoritária do The Halifax Group, uma empresa de capital privado de médio porte que tem parceria com fundadores e administradores para investir em empresas líderes de mercado. Para mais informação, acesse Milestone Technologies e siga-nos no LinkedIn.

Sobre o The Halifax Group

Fundado em 1999, o The Halifax Group é uma empresa de capital privado que tem parceria com administradores e empreendedores para recapitalizar e investir em equipes de gestão de alto desempenho em empresas líderes de mercado. A Halifax é especializada em recapitalizações de ações, desmembramentos corporativos e aquisições administrativas, investindo em vários setores. A empresa tem sede em Washington, D.C. Para mais informação, acesse The Halifax Group.

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Contato:

Para mais informação, entre em contato com:

Andreana Amaton

E-mail: aamaton@milestonetech.com

Tel.: 510-468-1542

Fonte: BUSINESS WIRE



Mondial conquista Prêmio ReclameAQUI em duas categorias

Pelo quarto ano seguido, a fabricante nacional conquista o lugar mais alto do pódio no segmento de eletrodomésticos e inova vencendo, também, na categoria de beleza pelo atendimento prestado aos consumidores.

A Mondial Eletrodomésticos conquistou pela quarta vez consecutiva o pódio do prêmio ReclameAQUI com a categoria Eletrodomésticos – Fabricantes e, de forma inédita, na categoria Beleza – Eletroportáteis – Fabricantes, que inclui secadores de cabelo, pranchas, escovas secadoras, entre outros.

O evento de premiação aconteceu em São Paulo, na noite do dia 12 de dezembro, ao lado de outras grandes marcas. O troféu foi recebido pelo cofundador da marca, Giovanni M. Cardoso, acompanhado de suas equipes de atendimento ao consumidor, trade marketing e marketing institucional, igualmente responsáveis e engajadas para que essa conquista se tornasse realidade.

O prêmio, que avalia o atendimento e experiência dos clientes no Brasil, traduz a preferência dos consumidores por meio de voto popular. Segundo a fabricante, a vitória reforça as premissas da marca e endossa a força de um relacionamento de qualidade com seu público. “Este prêmio, assim como outros que já conquistamos, nos traz um sentimento de dever cumprido. Trabalhamos focados, todos os dias do ano, para que os nossos consumidores tenham sempre as melhores experiências. Essa é a prova de que estamos no caminho certo”, comenta Giovanni.

O Prêmio Reclame AQUI 2023 contabilizou mais de 17 milhões de votos e 165 empresas premiadas.



Relatório aponta crescimento do ramo gráfico em 2023

A Abigraf (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), fez um levantamento o qual relata que o ramo gráfico cresceu 7,8% e as atividades de impressão subiram para 23,7% em 2021. Os dados do Ministério da Economia também apontam que o quarto trimestre de 2021 encerrou com superávit de $4,5 milhões de dólares.

Com relação ao ano vigente, foi publicado um relatório também pela Abigraf em março de 2023, que mostra detalhadamente a participação dos segmentos na indústria gráfica brasileira. 

Esse relatório dá destaque para o setor de embalagens com 49% de atuação; 21% na produção da linha editorial como, livros, revistas, manuais e guias; 8% de impressos promocionais; 7% de impressos de segurança e formulários; 5% de rótulos e etiquetas; 3,9% de cartões transacionais, como cartões de banco e cartões alimentação; 3,1% de pré-impressão; 2,9% de cadernos e 0,1% de envelopes. A análise corrobora com o crescimento da produção de embalagens na gráfica GIV Online. 

A GIV é uma gráfica online que possui um parque gráfico próprio situado na região da Grande São Paulo. Essa empresa que atua no ramo de impressão há mais de duas décadas, aponta uma previsão de aumento de 17,4% na produção de sacolas personalizadas no decorrer de 2023, e uma perspectiva de crescimento no volume de produção de revistas, segundo a GIV Online, em aproximadamente 9,2% até este mês de dezembro.   

Ainda em 2023, a gráfica GIV Online focou em novas contratações de mão de obra especializada e em inovações tecnológicas para oferecer mais soluções gráficas ao seu público-alvo, além de focar em otimização de processos.  

Para exemplificar essa reestruturação, a empresa investiu em 2 plotters para estamparia digital têxtil e em uma impressora solvente com 8 cabeças. E, para atender a demanda de brindes neste período de Natal, a indústria gráfica GIV Online comprou uma nova laminadora, uma Impressora DTF Têxtil e uma impressora DTF – UV, que produz até 2 m² / hora de adesivos para personalização de brindes. 

A GIV também investiu neste último bimestre na máquina de borda hot stamping, em 2 impressoras de serigrafia elétrica, e ainda focou seu investimento em tecnologia de ponta em processos de encadernação com capa dura, embalagens com corte e vinco e corte a laser.  

Todo o capital voltado para compra de novos maquinários de automação e para implementação de novas possibilidades de produtos personalizados, levou à expansão do parque gráfico, com a construção de mais um galpão de produção. Agora, a sua área fabril atinge mais de 11 mil m² com produção 24 horas.  

Em entrevista com o diretor administrativo da gráfica GIV Online, Willington Bekmer, o mesmo relata que essas novas implementações viabilizam as perspectivas de vendas para o Natal e para o próximo ano. 

Bekmer explica que a expectativa da empresa é que entre o Natal deste ano até meados de 2024, aumente em média 54% na venda de adesivos; 47% de cartões de visita; 41% dos folhetos; 32% em banners e materiais de comunicação visual em geral; 24,33% no volume de vendas de sacolas; 17,37% em brindes promocionais e 12% na venda de revistas.

Com o investimento humano, investimento tecnológico e com a expansão do parque industrial, o diretor conclui a entrevista, ressaltando que a previsão da gráfica é que atinja aproximadamente 20 mil pedidos até o 1º semestre de 2024.



Caixa bate recorde em concessão de crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal fechou o terceiro trimestre de 2023 com o melhor resultado de sua história em relação a concessão de crédito imobiliário. De julho a setembro, foram liberados R$ 51,3 bilhões em financiamentos para a aquisição da casa própria. O recorde anterior foi registrado no terceiro trimestre do ano passado, quando foram liberados R$ 48,3 bilhões.

Segundo a Caixa, de janeiro até setembro, quando foi divulgado o último balanço do banco, já haviam sido liberados R$ 136,6 bilhões em crédito imobiliários. Apenas neste ano, houve a contratação de 1.773 empreendimentos para a construção de mais de 243 mil unidades habitacionais. Ainda de acordo com o banco, atualmente há mais de 1 milhão de imóveis em construção financiados com recursos da instituição.

O acesso facilitado ao crédito imobiliário – seja da Caixa ou de outras instituições financeiras – acaba sendo tentador para quem sonha em adquirir o primeiro imóvel ou apenas quer investir nesse mercado. Com 16 anos de experiência na área de Direito, o advogado e consultor jurídico Sílvio José Rodrigues de Souza, aconselha que, antes de fechar qualquer negócio imobiliário, seja aquisição de financiamento ou a compra à vista, é preciso estar atento às formalidades de cada operação e às formas de manter a segurança jurídica da negociação.

“A segurança é o instituto e princípio do Direito que diz respeito ao cumprimento de condutas éticas, morais e legais na realização de negociações, a fim de que cada contrato seja revestido de previsibilidade e estabilidade, desde a confecção até o seu cumprimento”, explica ele, acrescentando que no âmbito de imóveis, “a segurança jurídica faz parte da ‘due diligence imobiliária’, integrando parte de toda a análise que compõe a negociação, a fim de que o contrato seja revestido de legalidade e da estabilidade desejada”.

Ele enfatiza que no decorrer do processo de aquisição ou negociação, é preciso que se analise todos os documentos referentes ao imóvel negociado e às partes envolvidas, com atenção à situação e as condições existentes, de forma a evitar riscos e prejuízos que possam resultar da negociação ou, futuramente, do próprio imóvel.

“É primordial atentar-se à segurança jurídica e aos procedimentos que dela decorrem, uma vez que isso garante às partes (pessoas físicas ou jurídicas) a previsibilidade quanto ao cumprimento das cláusulas e quanto à situação do imóvel, trazendo uma maior certeza acerca do resultado que se quer alcançar com o negócio realizado”, comenta Souza.

É preciso atenção às normas que regem os contratos imobiliários, defende especialista

O advogado e consultor jurídico Silvio José Rodrigues de Souza esclarece que os contratos imobiliários no Brasil são regidos pelo Código Civil em seus artigos 422, 427, 481, 538, 541, e do 555 ao 564. Segundo ele, é preciso atenção também ao Código de Processo Civil, em seus artigos 466, 461, 633 e 638. No ordenamento jurídico brasileiro, em relação a esse tema, é preciso estar atento ainda ao que diz a Lei do Inquilinato e o Código de Defesa do Consumidor.

Outra norma importante é a Lei nº 13.097, de 2015, que, segundo o especialista, acabou trazendo maior segurança jurídica aos contratos imobiliários. Entre os 169 artigos que compõem essa norma, um deles consolidou o princípio da concentração dos dados imobiliários nas respectivas matrículas dos imóveis.

“Para colocar esse princípio em prática e proteger os adquirentes e terceiros de boa-fé, a lei previu que os negócios imobiliários são eficazes em relação aos atos não levados a registro ou averbação na matrícula do imóvel”, diz.

Souza acrescenta que apesar da lei aumentar a segurança jurídica dos contratos, ela, por si só, não impede eventuais riscos de uma negociação.

“É necessário cautela ao realizar negócios imobiliários. Para levar maior segurança jurídica às partes, o legislador criou a lei 13.097/15, que se preocupa em centralizar todas as informações do imóvel em sua respectiva matrícula. Além disso, é essencial contar com procedimentos de due diligence imobiliária para que os resultados jurídicos esperados sejam alcançados com segurança e previsibilidade”, conclui.



Pesquisas apontam suplementos essenciais para veganos

A ascensão da dieta vegana tem despertado um interesse significativo, impulsionada por razões éticas, ambientais e de saúde, segundo relatório da SkyQuest, até 2028, o mercado vegano alcançará 34 bilhões de dólares. Com a exclusão de produtos de origem animal, surge a necessidade de alguns nutrientes essenciais e neste contexto, a suplementação emerge como estratégia inteligente para os veganos.

Entre os suplementos, destaque para a vitaminas B12 e a coenzima Q10, como aponta a pesquisa Lower plasma coenzyme Q10 concentrations in healthy vegetarians and vegans compared with omnivores de 2022 sobre a baixa concentração de Coenzima Q10 em vegetarianos e veganos, e a pesquisa “The importance of vitamin B12 for individuals choosing plant-based diets” também de 2022.

 

1. Vitamina b12: essencial para a saúde nervosa e mental

A vitamina B12, essencial para a saúde nervosa e formação de glóbulos vermelhos, é encontrada principalmente em produtos de origem animal. Sua deficiência está associada a neurológicos e psiquiátricos, aponta a pesquisa “Deficiência de vitamina B12 e transtorno depressivo refratário” publicada no Jornal Brasileiro de Psiquiatria 

Além disso, continua a mesma pesquisa do Jornal Brasileiro de Psiquiatria: “é relatado o caso de uma paciente com depressão refratária ao tratamento com antidepressivos que melhorou somente após a detecção e o tratamento da deficiência de vitamina B12”.

“Toda dieta com restrição necessita atenção, sou celíaco, intolerante ao glúten, falo por experiência própria. Sempre estou atento aos nutrientes. O mesmo ocorre aos veganos. Por isso, eu que estou à frente como diretor da área de desenvolvimento técnico da Lauton Suplementos, sempre pauto a representatividade, para termos produtos veganos e sem glúten”, afirma Talles Lauton, sócio e fundador da Lauton Suplementos

2. Coenzima Q10: Saúde cardiovascular e neurológica

A deficiência de ubiquinona (Coenzima Q10) tem sido observada em diversas doenças cardiovasculares e neurológicas. A CoQ10 tem forte influência no metabolismo lipídico, na oxidação dos lipídios do sangue, na inflamação vascular e nas membranas celulares. de células e neurônios cardíacos e arteriais, afirma estudo publicado no The Open Nutraceuticals Journal.

Contudo, uma pesquisa realizada no Japão com pessoas saudáveis, demonstrou que as concentrações plasmáticas de CoQ10 total foram significativamente mais baixas no grupo vegetariano/vegano em comparação com o grupo onívoro. O que aumenta a importância da suplementação, em que diversos estudos apontam inclusive a redução da fadiga em quem suplementa, como mostra o artigo publicado no jornal científico Complementary Therapies in Medicine

“Todas as restrições dietéticas, por ética ou por deficiência enzimática, requerem muito cuidado e atenção, além de exigir que as empresas que se proponham a atender essas particularidades sejam idôneas e sinceras, por representarem um papel muito importante na vida e na saúde das pessoas. Por exemplo no caso da deficiência de B12, uma pessoa ser enganada pode ter a vida posta em risco”, alerta e conclui Talles Lauton da Lauton Suplementos



Apartamentos decorados podem ser aliados na venda de imóveis

Os apartamentos decorados projetados pelas construtoras ou incoporadoras são criados pensando na funcionalidade dos futuros moradores no seu dia a dia, mas sem deixar de lado a estética. Escolher um novo lugar para morar pode ser uma tarefa difícil. Além dos valores e localização, o tamanho do imóvel e o melhor aproveitamento do espaço são essenciais na hora da decisão. Dessa forma, os decorados auxiliam os clientes no momento da compra.

Especialistas aponta que eles mostram as possibilidades de layout, buscando atender as necessidades e expectativas do futuro comprador. Inovação, introdução de novos usos aos espaços convencionais, criando novas respostas a situações do cotidiano são alguns dos diferenciais dos apartamentos decorados.

O imóvel também precisa ser atrativo e marcante, segundo Adriana Fialho, arquiteta e engenheira civil da Conbral. “Portanto, buscamos a beleza em cada item, em cada revestimento para que, ao entrar no imóvel, o cliente se impressione”, afirma . “Ele permite que o cliente vislumbre o seu sonho projetado no imóvel. Essa vivência no espaço se torna um dos maiores influenciadores de venda”.

Além de oferecer essa primeira experiência para os clientes, os decorados também servem como um guia. “Com eles os futuros moradores podem ter ideias de layout, materiais, mobiliários e adornos para o seu imóvel dos sonhos, onde eles imprimirão o seu próprio estilo”, comenta Adriana. “Pois sem a mobília e a marcenaria se torna difícil de visualizar uma ideia e se saber se tudo realmente funciona e se encaixa nos planos”. 

A especialista ainda ressalta, que durante a visita, os compradores devem observar, principalmente, o desenho do espaço. “Para saber se ele se enquadra para a sua família e imaginar a flexibilidade da planta e outras possibilidades que ele dá, levando sempre em conta os planos que a família tem para o futuro”, aponta. “A disposição dos móveis e cômodos são pensados para mostrar a funcionalidade e otimização dos espaços, o que no final se traduz em conforto e praticidade para o morador”. 

Leilão

Algumas empresas, após o período de vendas realizam leilões dos móveis, artigos de decoração e eletrodomésticos utilizados nos apartamentos decorados. Adriana conta que na Conbral os clientes têm a oportunidade de adquirir o imóvel decorado completo, com a marcenaria, mobiliários e itens decorativos. “O cliente que se interessou pelo apartamento decorado pode adquiri-lo da forma que foi projetado, sem se preocupar em contratar um arquiteto ou comprar os móveis e itens de decoração”, finaliza. 



Webinar mostrou empresas que transformam o social com tecnologia

Evidenciando a importância de integrar a tecnologia como uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios sociais e econômicos, o webinar realizado pelo Brazil-Florida Business Council, Inc. (BFBC), organização sem fins lucrativos voltada à promoção de negócios internacionais, que teve como tema Brasil Consciente: Tecnologias de Impacto Social, destacou as principais iniciativas e soluções de empresas que adotam a tecnologia como alavanca na busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. “A inovação tecnológica pode acelerar o impacto social e é uma ferramenta que toda empresa deve adotar para aumentar a transformação que o mundo precisa”, ressaltou o membro do Conselho Consultivo do Brazil-Florida, Thomas Eckschmidt, em abertura do evento.

Mediado por Fernando Cariello, Co-Presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia do BFBC, o webinar contou com representantes das empresas Doare, V2V e Vai na Web. Juntos, apresentaram suas plataformas que atuam como pilar de transformação social e o impacto que isso tem gerado na vida de diversas pessoas.

Transformando Vidas por meio da educação em tecnologia

Aline Froes, co-fundadora e CEO da Vai na Web, compartilhou a iniciativa do programa em democratizar a educação em tecnologia para jovens de periferias. Com uma média de mais de mil jovens formados nos últimos anos, a organização busca conectar a juventude talentosa com as oportunidades no mercado de trabalho de empresas que estão em busca de profissionais de TI (Tecnologia da Informação).

“Observamos aqueles jovens de periferia que gostariam de ter acesso e aprender tecnologia, e os empresários que reclamavam da falta de profissionais, e resolvemos conectar esses ‘dois mundos’ e preparar essa juventude potente, criativa, resiliente e que ama tecnologia para atender os requisitos dessas empresas que estavam carentes dessas habilidades”, explicou Aline.

De acordo com a co-fundadora e CEO, o programa preza não apenas pelos ensinamentos tecnológicos, mas também pelas competências e habilidades socioemocionais, visando a formação de bons seres humanos que estejam preparados para se desenvolverem e abrirem grandes oportunidades que possam mudar suas vidas e de suas famílias.

Fintech de doações e democratização do acesso

Enfatizando a importância de simplificar o processo de doação online de forma rápida e segura, Felipe Antunes, Co-Fundador e CEO da Doare, startup que tem por objetivo melhorar e facilitar a forma de doações digitais para as instituições de caridade, comentou sobre a forma inovadora da plataforma em conectar doadores e organizações, de acordo com o interesse de cada usuário.

“Surgimos da dificuldade que os gestores tinham em mobilizar doações e iniciamos como uma plataforma para processar doações online em poucos minutos. Hoje estamos evoluindo, porque não basta dar tecnologia, precisa ensinar os melhores caminhos em termos tecnológicos para garantir novos pagamentos.”

Por meio do fornecimento de soluções inovadoras de tecnologia, a startup realiza parcerias estratégicas que tornam possível a realização de doações para ONGs e instituições através de plataformas populares como Uber e Ifood.

Plataforma de voluntariado corporativo e inovação

Especializada em criar portais para grandes empresas realizarem programas de voluntariado social, a V2V foi a empresa responsável pelo surgimento, no ano 2002, do Portal do Voluntário, primeira rede social com foco específico em voluntariado:

Desde então, a empresa tem se destacado pela flexibilidade da plataforma e na incorporação de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, que tem sido usada para sugerir melhorias nas ações, proporcionando uma gestão mais eficaz de programas sociais.

“A plataforma é responsável por toda questão de comunicação com voluntários, treinamento, e fornece relatórios dos funcionários que atuaram e do impacto que as ações estão resultando”, resumiu João Barbosa, CEO da V2V, pontuando a criação de um novo módulo de doações financeiras voltadas para o Mercado de Crédito Social.

“Isso está aumentando no mercado, e acredito que cada vez mais tenha recursos disponíveis para isso. Temos vários exemplos de iniciativas que não conseguem andar pela falta de financiamento necessário para sua atuação e a tecnologia, nesse contexto, surge como uma ferramenta essencial para viabilizar projetos e promover o crescimento sustentável”, finalizou João.

Para Sueli Bonaparte, presidente fundadora da Brasil-Flórida Business Council, Inc, o tema em discussão é de extrema importância não só para as empresas como também para a sociedade como um todo.



FAEP recebe, pela segunda vez, Selo de Responsabilidade Social pela ABMES

A responsabilidade social permite que as organizações, incluindo instituições de ensino superior, contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Neste contexto, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada na zona noroeste de São Paulo, recebe, pela segunda vez, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Trata-se de um reconhecimento pela promoção do bem-estar social e o desenvolvimento da comunidade em que a empresa está inserida.

A importância de as instituições de ensino superior engajarem-se em projetos sociais vai além do seu papel acadêmico, refletindo um compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Juliana Chagas, diretora acadêmica da FAEP, destaca que a conquista do selo de Instituição Socialmente Responsável é de extrema importância, pois representa o reconhecimento público e oficial do comprometimento da instituição com a responsabilidade social. “Receber o selo reforça a visibilidade da instituição, sensibiliza os colaboradores e parceiros para participarem dessas iniciativas e permite que a sociedade tenha acesso a informações detalhadas sobre as ações sociais promovidas”, completa.

Em relação à segunda conquista do Selo, a diretora ressalta que esse reconhecimento reflete o comprometimento contínuo com a responsabilidade social. Ela enfatiza que as ações realizadas ao longo das edições anteriores da “Campanha da Responsabilidade Social”, que promove a concessão do Selo, demonstraram um histórico consistente de iniciativas em diversas áreas, beneficiando a comunidade local.

Dentre os projetos sociais desenvolvidos pela FAEP que levaram ao reconhecimento do segundo Selo, destacam-se:

  1. Campanha de doação de Sangue – FAEP NA VEIA 2023: a instituição recebe, semestralmente, a Fundação Pró-Sangue, transformando o campus em ponto de coleta de sangue.
  2. Projeto Capelania Universitária: serviço de aconselhamento prestado por docentes e discentes do curso de Teologia, aberto não apenas para alunos, mas para a comunidade em geral, visando o desenvolvimento humano e espiritual.
  3. Projeto Quebrada Atualizada: promove o acesso à educação básica para jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo regular, valorizando a cidadania através de metodologias educacionais sociais e construtivas.
  4. Espaço Exclusivo para Amamentação:  projeto mais recente lançado no segundo semestre de 2023, em que a FAEP oferece um espaço para que as colaboradoras possam amamentar seus filhos pequenos. Por meio desse projeto, a instituição também busca o reconhecimento como empresa amiga da amamentação, conforme a Lei nº 14.683, de 20 de setembro de 2023, oferecendo um espaço dedicado à amamentação em conformidade com os requisitos legais.

A diretora ainda destaca que o processo de inscrição para o Selo de Responsabilidade Social foi simples e acessível: “Cadastramos as atividades e programações no sistema designado para a campanha, e a confirmação da adesão ocorreu mediante a comprovação da realização do evento, garantindo à FAEP o direito de receber o Selo Instituição Socialmente Responsável. Com esse reconhecimento, a FAEP reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e reforça seu papel como agente transformador na comunidade em que está inserida”, conclui Juliana.

Mais informações sobre os projetos que levaram ao reconhecimento da instituição como empresa socialmente responsável estão disponíveis no link.



Pagamento do 13º salário é alternativa para acertar as finanças

O final de ano se aproxima e com ele a expectativa de muita gente, o recebimento da segunda parcela do 13º salário, considerado um grande aliado do orçamento financeiro e na realização dos sonhos, como viagens, por exemplo. Levantamento recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise, revela que dos 33% dos trabalhadores entrevistados, que têm direito ao benefício, pretendem comprar presentes de Natal, o que significa um universo de cerca de 23 milhões de consumidores.

 

O 13º é um benefício concedido aos trabalhadores contratados em regime CLT e que corresponde a uma parcela de salário a mais, sempre paga no final do ano. Para o comércio, invariavelmente, significa uma injeção de dinheiro que impulsiona as compras de fim de ano, principalmente as relativas ao Natal. A pesquisa também mostrou que do total de entrevistados, 29% pretendem economizar, poupar ou investir, 25% gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo e 21% pagar dívidas em atraso. 

 

Uma alternativa para buscar o controle financeiro é utilizar do 13º salário, cujo prazo para o pagamento da segunda parcela vai até 20 de dezembro. De acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, a utilização deste pagamento é mais recomendada para quitar dívidas que envolvem juros maiores, como cheque especial ou cartão de crédito. “Vale a pena também aproveitar um desconto para pagamento à vista de algum bem que seja superior aos juros a serem pagos na operação”, explica.

 

Para quem tem dívidas menores, como financiamentos, a especialista recomenda avaliar se o débito custa mais do que os juros líquidos da renda fixa. Se a resposta for positiva, é recomendável quitar ou amortizá-la. Se negativa, aproveitar os juros altos da renda fixa é mais apropriado e fazer uma aplicação.  “Investir sempre é uma boa opção. Quando os juros caírem e forem inferiores ao custo da dívida, daí vale resgatar o investimento realizado para quitar o financiamento”, recomenda.

 

Investimentos

Carolina Ramos diz que, se a pessoa não tem dívidas, o 13º salário é uma oportunidade para começar a investir. Nesse caso, a recomendação é começar pela construção de uma reserva de emergência focada em investimentos com liquidez diária. Aqueles que já têm uma reserva construída podem diversificar, conforme o perfil de risco.

 

Quem prefere usar o 13º salário para pagar despesas típicas de começo de ano, como IPTU, IPVA e matrícula escolar, não precisa deixar o dinheiro parado. Uma opção pode ser investir o valor em uma aplicação com liquidez diária e pagar as contas à vista, com desconto.

 

Se as opções para pessoas físicas são várias, para as empresas, o período do 13º significa mais despesas e pode acontecer de firmas de médio e pequeno portes não possuírem recursos em caixa para o pagamento do benefício aos funcionários. Uma indicação, nesse caso, é que a empresa busque uma linha de crédito específica para essa finalidade, para não deixar de quitar as obrigações trabalhistas.

Em relação às grandes empresas, com as baixas taxas de juros internacionais e a incerteza dos mercados de ações, o financiamento de dívidas é um mecanismo que pode ser usado para levantar capital. “Devido à crise de crédito que se instalou no fim da década passada, os empréstimos bancários não retomaram seus níveis históricos e as empresas se voltaram cada vez mais para os mercados de títulos”, explica o sócio e líder de Mercado de Capitais da PwC Brasil, Alessandro Marchesino. Ele afirma que “ter acesso a diferentes mercados é fundamental para diversificar as fontes de financiamento para a empresa nesse contexto”.



Nova plataforma de investimento chega ao mercado em janeiro

O investidor pessoa física poderá acessar diretamente o mercado acionário dos Estados Unidos e da Europa por meio de nova plataforma que estará disponível a partir de janeiro de 2024.

O serviço faz parte do plano de expansão da Mirae Asset no Brasil, marca sul-coreana presente em 18 países e no Brasil desde 2010. A plataforma terá 100% de tecnologia desenvolvida pela wealthtech Velexa, que atua no segmento de tecnologia e de inovação para o mercado financeiro, e sistema da DMA Exante, que será o responsável por disponibilizar o acesso aos mercados internacionais.

Com investimento massivo em tecnologia e uma carteira de produtos voltados ao varejo, a Mirae Asset Brasil quer dobrar o número de clientes e o capital sob custódia no ano que vem. Hoje, a corretora tem cerca de 50 mil clientes cadastrados, sendo 75% deles institucionais, e R$ 15 bilhões sob custódia.

Por meio da plataforma, os investidores terão acesso direto ao mercado de ações dos Estados Unidos e de Toronto, no Canadá. Além disso, na primeira fase do projeto, a marca sul-coreana vai permitir operações diretas à Euronext Amsterdã e à bolsa de Londres. Para o futuro, o plano da Mirae Asset Brasil é disponibilizar também o investimento no mercado asiático, pedido que já foi protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“Nosso CEO, Mr. Taekoo Kim, tem como objetivos democratizar a entrada dos investidores de varejo em mercados globais e deixar um legado de educação financeira”, afirma Ricardo Tantulli, COO da Mirae Asset Brasil.

A CEO da Velexa, Tamara Kostova, complementa: “O Brasil é um mercado promissor, com demanda crescente por plataformas de investimento independentes e interesse cada vez maior pelos mercados globais”.  



Organon e Lilly assinam contrato de comercialização na Europa para dois medicamentos para enxaqueca

Organon (NYSE: OGN), uma empresa internacional de saúde com foco na saúde feminina, anunciou um contrato com a Eli Lilly and Company (Lilly) para se tornar a única distribuidora e promotora dos medicamentos para enxaqueca Emgality® (galcanezumab) e RAYVOW(lasmiditan) na Europa.1

O Emgality, um antagonista do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), anticorpo monoclonal humanizado, é indicado para a profilaxia da enxaqueca em adultos que têm pelo menos quatro dias de enxaqueca por mês. O RAYVOW é um agonista do receptor 5-HT1F da serotonina de primeira classe aprovado para tratamento da fase aguda de dor de cabeça e crises de enxaqueca, com ou sem aura em adultos.

“Este contrato de comercialização se alinha perfeitamente ao conjunto de tratamentos do sistema nervoso central da Organon em nosso portfólio de marcas estabelecidas e, o mais importante, fortalece ainda mais nossas ofertas para mulheres, que são desproporcionalmente afetadas pela enxaqueca”, disse Kevin Ali, Diretor Executivo da Organon. “Nossa enorme experiência comercial e nosso histórico comprovado nesta área terapêutica irá nos permitir levar estes importantes tratamentos a mais pacientes em toda a Europa que deles necessitam.”

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1

`O RAYVOW™ é comercializado e distribuído nos EUA como REYVOW.

A enxaqueca é a terceira doença mais comum no mundoi causando dores de cabeça recorrentes moderadas a graves, acompanhadas com frequência por outros sintomas debilitantes, incluindo náuseas, vômitos e sensibilidadeàluz e ao somii que pode interromper negativamente a vida diária de uma pessoa, incluindo vida familiar, carreira, educação, relacionamentos e rendimentosiii. A doença é três vezes mais comum em mulheres do que em homens, sendo uma das principais causas de incapacidade feminina.iv

“A Lilly está comprometida em ajudar as pessoas que vivem com enxaqueca, uma doença neurológica debilitante”, disse Ilya Yuffa, Vice-Presidente Executivo da Eli Lilly and Company e Presidente da Lilly International. “Estamos confiantes de que esta cooperação com a Organon irá ajudar ainda mais pessoas em toda a Europa a ter acesso a nossos tratamentos inovadores para enxaqueca.”

Sob os termos do contrato, a Organon irá se tornar a única distribuidora e promotora do Emgality e RAYVOW na Europa. A Lilly continuará sendo a titular da autorização de marketing e irá fabricar os produtos para venda.

A contraprestação total a ser pagaàLilly inclui um pagamento antecipado de US$ 50 milhões e pagamentos por marcos baseados em vendas. É esperado que a transação seja finalizada no primeiro trimestre de 2024, após concluída a revisão com as autoridades pertinentes e específicas ao país.

Sobre o Emgality®

O Emgality é um anticorpo monoclonal que se liga seletivamente ao peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em novembro de 2018.

Indicações e uso na UE:

Indicações terapêuticas: O Emgality é indicado para a profilaxia da enxaqueca em adultos que apresentam pelo menos 4 dias de enxaqueca por mês. Posologia e modo de administração: O Emgality deve ser indicado por médicos com experiência no diagnóstico e tratamento da enxaqueca.

Posologia: A dose recomendada é de 120 mg de galcanezumab injetado por via subcutânea uma vez ao mês, com uma dose de carga de 240 mg como dose inicial. Os pacientes devem ser instruídos a injetar uma dose omitida o mais rápido possível e depois retomar a dosagem mensal. O benefício do tratamento deve ser avaliado dentro de 3 meses após o início do tratamento. Qualquer decisão adicional de continuar o tratamento deve ser tomada individualmente. A avaliação da necessidade de continuar o tratamento é recomendada regularmente a partir de então.

Modo de administração:

Uso subcutâneo

Um paciente pode auto-injetar galcanezumab seguindo as instruções de uso. O galcanezumab deve ser injetado por via subcutânea no abdômen, coxa, parte posterior do braço ou na região glútea. Após o treinamento, os pacientes podem auto-injetar galcanezumab se um profissional de saúde definir que é adequado. Instruções completas para administração são indicadas no folheto informativo.

Sobre o RAYVOW (lasmiditan)

O RAYVOW é um tratamento oral que se une aos receptores 5-HT1F com alta afinidade, sendo aprovado pela EMA para o tratamento da fase aguda de dor de cabeça e crises de enxaqueca, com ou sem aura em adultos. Seus efeitos terapêuticos no tratamento da enxaqueca são presumivelmente mediados por efeitos agonistas no receptor 5-HT1F; contudo, o mecanismo preciso é desconhecido. O RAYVOW não é indicado para tratamento preventivo de enxaqueca. O RAYVOW pode ser prescrito a pacientes em doses orais de 50 mg, 100 mg e 200 mg, conforme necessário. Não devem ser tomados mais de 200 mg em 24 horas.

Indicações e uso na UE:

O RAYVOW é indicado para o tratamento da fase aguda de dor de cabeça e crises de enxaqueca, com ou sem aura em adultos.

Posologia e modo de administração:

Posologia: Em geral, a dose inicial recomendada em adultos é de 100 mg de lasmiditan para tratamento de crises agudas de enxaqueca. Se necessário, a dose pode ser aumentada a 200 mg para maior eficácia ou reduzida a 50 mg para maior tolerabilidade. Se a enxaqueca reaparecer dentro de 24 horas após a resposta inicial após tomar 50 mg ou 100 mg de lasmiditan, uma segunda dose da mesma concentração pode ser tomada. A segunda dose não deve ser tomada dentro de 2 horas após a dose inicial. Não devem ser tomados mais de 200 mg em 24 horas.

Se um paciente não responderàprimeira dose, é improvável que uma segunda dose seja benéfica no mesma crise. O lasmiditan pode ser tomado com ou sem alimentos.

Modo de administração: Uso oral.

Sobre a Organon

Organon é uma empresa internacional de saúde formada com foco na melhoria da saúde das mulheres ao longo de suas vidas. A Organon oferece mais de 60 medicamentos e produtos para a saúde feminina, além de um negócio crescente de biossimilares e uma grande franquia de medicamentos estabelecidos em várias áreas terapêuticas. Os produtos existentes da Organon proporcionam grandes fluxos de caixa que dão suporte a investimentos em inovação e futuras oportunidades de crescimento na saúde feminina e em biossimilares. Além disto, a Organon está buscando oportunidades de cooperar com inovadores biofarmacêuticos que procuram comercializar seus produtos, ao aproveitar sua escala e presença em mercados internacionais de rápido crescimento.

A Organon tem uma presença mundial com escala e alcance geográfico significativos, capacidades comerciais de classe internacional e cerca de 10.000 funcionários com sede localizada em Jersey City, Nova Jersey.

Para mais informação, acesse http://www.organon.com e se conecte conosco no LinkedIn, Instagram, X (anteriormente conhecido como Twitter) e Facebook.

Nota de precaução sobre declarações prospectivas

Algumas declarações e divulgações neste comunicadoàimprensa são “declarações prospectivas” dentro do significado das disposições de porto seguro da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados dos EUA de 1995. Declarações prospectivas incluem todas as declarações que não se referem apenas a fatos históricos ou atuais, podendo ser identificadas pelo uso de palavras como “potencial”, “pode”, “espera”, “pretende”, “antecipa”, “planeja”, “acredita”, “busca”, “estima”, “irá” ou palavras de significado semelhante. Estas declarações prospectivas incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre o momento esperado para finalizar a transação entre a Organon e a Eli Lilly and Company, a capacidade da Organon de obter as licenças necessárias e comercializar o Emgality® e o RAYVOW™ na Europa durante o prazo esperado e os benefícios esperados conforme a comercialização. Tais declarações estão baseadas em planos e expectativas atuais da Organon, estando sujeitas a uma série de riscos e incertezas que podem fazer com que seus planos e expectativas, incluindo resultados reais, sejam materialmente diferentes das declarações prospectivas. Os riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a, momento e impacto de quaisquer revisões ou aprovações regulatórias necessárias, qualquer falha em cumprir as condições para concluir a transação de comercialização, uma incapacidade da Organon de executar totalmente seus planos de comercialização do Emgality® e do RAYVOW™ e/ou incapacidade de obter as licenças necessárias para comercializar tais ativos, eficácia, segurança ou outras preocupações de qualidade quanto aos produtos comercializados, incluindo ações de mercado, como recalls, retiradas ou queda nas vendas; condições gerais da indústria e concorrência; impacto da regulamentação da indústria farmacêutica e da legislação referente aos cuidados de saúde e as tendências para conter custos dos cuidados de saúde; novos produtos e patentes obtidas por concorrentes; dificuldades ou atrasos de fabricação; instabilidade financeira das economias internacionais e risco soberano; dificuldades em desenvolver e manter relações com contrapartes comerciais; dependência da eficácia das patentes e outras proteções para produtos inovadores; e exposição a litígios, incluindo litígios de patentes e/ou ações regulatórias. A Organon não assume nenhuma obrigação de atualizar publicamente qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outro modo. Fatores adicionais que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes daqueles descritos nas declarações prospectivas podem ser encontrados nas apresentações da OrganonàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (“SEC”), incluindo o Relatório Anual da Organon no Formulário 10-K para o ano finalizado em dezembro. 31 de 2022 e apresentações subsequentesàSEC, disponíveis no site da SEC na Internet (www.sec.gov).

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i

 

Fundação Americana do Cérebro, Visão Geral da Enxaqueca, disponível: Migraine – American Brain Foundation [último acesso em novembro de 2023]

 

ii

Instituto Nacional de Transtornos Neurológicos e AVC, Enxaqueca, disponível: Migraine | National Institute of Neurological Disorders and Stroke (nih.gov) [último acesso em novembro de 2023]

 

iii

Buse DC. et al. Vida com Enxaqueca: Efeitos em relacionamentos, carreira e finanças a partir do estudo de epidemiologia e resultados da enxaqueca crônica (CaMEO), dor de cabeça: The Journal of Head and Face Pain, 2019;59:1286-1299 doi: 10.1111/head.13613

 

iv

Pavlović JM. O impacto da meia idade na enxaqueca em mulheres: Resumo de opiniões atuais. Womens Midlife Health. 2020;6(1):11. doi:10.1186/s40695-020-00059-8

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Consumo de frutas e cereais ajuda a higiene bucal nas férias

Segundo os dados preliminares divulgados em julho da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil, do Ministério da Saúde, há muitos brasileiros precisando de cuidados em saúde bucal. Na faixa de 65 a 74 anos, 44,9% necessitam de algum tipo de tratamento imediato, devido à dor ou infecção dentária. Entre os adultos de 35 a 44 anos, há necessidade de realizar ao menos um procedimento odontológico em 48,4%. Números que preocupam ainda mais com a chegada do verão, quando muita gente viaja ou faz programas diferentes do seu dia a dia que podem atrapalhar a manutenção dos cuidados com a saúde bucal. O ideal é realizar um mínimo de três escovações diárias e o uso regular de fio dental. Mas se a pessoa for passar a maior parte do dia em um local que a impeça de escovar os dentes após o almoço, por exemplo, ela pode contribuir com a limpeza de sua boca ao comer uma maçã ou beber muita água. 

Beber água é fundamental para saúde em geral e ajuda a limpar a boca, ressalta a dentista Patricia Colombo, responsável técnica pela Amil Dental no Rio de Janeiro. Outra dica passada pela profissional de Odontologia é comer alimentos fibrosos, que provocam uma higienização natural – eles fazem uma limpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana.

“Posso indicar frutas como maçã, ameixa e pêssego, e cereais, como granola e aveia. Outra orientação é evitar alimentos com açúcar, principalmente se não houver como fazer a higiene após o consumo”, destaca Patricia Colombo. E para quem vai viajar, a instrução é levar um kit de higiene que tenha uma escova de dentes nova, preferencialmente com cerdas maciais, creme dental e fio dental.

“Enxaguante bucal não substituiu a escovação e tem indicação específica, que só o dentista pode orientar. O ideal é sempre ter a mão uma escova de dentes, mesmo que seja daquelas menores e mais fáceis de levar para todos os lugares. E se a pessoa estiver sem pasta de dentes, deve fazer a escovação mesmo assim, sem creme dental”, ressalta Patricia Colombo.

A dentista também recomenda que se evite o consumo excessivo de álcool, que reduz a produção de saliva e contribui para o mau hálito. E no caso de qualquer problema ou desconforto bucal em uma viagem, a pessoa deve procurar imediatamente por um dentista pois o tempo entre o ocorrido e a consulta pode ser um fator importante na solução do problema.



CEO enfatiza influência do comportamento humano nas empresas

Empresas que curam é uma premissa que traz benefícios não apenas para a empresa, mas também para o Capital Humano, uma vez que começa-se a viver a trilha verde da ecologia humana, tão difundida pela Etalent, empresa de gestão do comportamento. Este foi o tema da palestra realizada no evento HSM+, onde o CEO Jorge Matos elucidou como é fundamental o alinhamento de cargo e comportamento, e como não é fácil encontrar o profissional mais adequado para cada posição, ressaltando a importância de se criar um ambiente saudável de trabalho. O conceito de People Centric, ou “foco em pessoas”, é uma estratégia que vem sendo adotada em muitas empresas como forma de alcançar resultados mais significativos. Após a popularização de movimentos como o RH 5.0, organizações buscam outras formas de manter seu Capital Humano motivado, engajado e satisfeito ao desempenhar suas funções. 

A teoria parte do princípio de que o sentimento de reconhecimento, pertencimento, boa estrutura em relação ao ambiente de trabalho, boas relações interpessoais com os colegas e até a adequação do perfil comportamental com o cargo são fatores que impactam diretamente nos resultados. Quando estes tópicos estão devidamente alinhados, os colaboradores sentem-se mais felizes e realizados com o trabalho, tornando-se mais produtivos, criativos, engajados, o que ajuda a criar o sentimento de pertencimento ainda maior. Considerando que o trabalho ocupa a maior parte da vida de um adulto, essa abordagem também é uma estratégia eficiente para reduzir o desgaste físico e mental.

“Da mesma forma, quando um profissional não se sente valorizado, faz parte de uma empresa com cultura organizacional tóxica, não sente confiança nos colegas e ainda tem que lidar com a pressão por resultados, a tendência é que, rapidamente, ele seja tomado por um sentimento de infelicidade. A consequência direta é que o rendimento cai, bem como a produtividade”, explica Jorge Matos. Em casos mais graves, isso pode levar a distúrbios psicossomáticos, como o burnout, a depressão e a ansiedade. Sob essas circunstâncias, o ato de trabalhar já se torna um desafio diário.

Por fim, o CEO da ETALENT enfatizou como o entendimento do comportamento humano é um dos maiores geradores de alta performance e resultados, além de prevenir o desenvolvimento de doenças relacionadas à saúde mental. Em matéria publicada na revista HSM, de acordo com estudo do Gallup, empresas com funcionários felizes têm um índice 50% menor em acidentes de trabalho. Além disso, trabalhadores que se sentem realizados geram mais produtividade, colaboração, criatividade e inovação. Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostra que a felicidade impacta diretamente a produtividade, a eficiência e a inovação de uma empresa, revelando que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

“De acordo com a Ecologia Humana, quando fazemos coisas que são naturais para nós, estamos no caminho da trilha verde. Na prática, isso significa que nossos melhores desempenhos serão atingidos com mais facilidade em cargos que estejam alinhados aos nossos talentos”, comenta Jorge. 

E, com o intuito de promover cada vez mais alinhamento entre profissionais e suas atividades laborais, estão abertas as inscrições para a turma do Essentia – Formação DISC ETALENT, que é um programa imersivo em gestão comportamental. ESSENTIA ensina a aplicar a análise comportamental em todos os processos da Gestão de Pessoas, desde a Atração de talentos até o fim da Jornada do Colaborador. 

A próxima turma começa no dia 9 de janeiro, com aulas online via webinar. Para saber mais informações, basta acessar: https://conteudo.etalent.com.br/curso-disc-essentia



Alterações orais ajudam no diagnóstico precoce do HIV

Neste Dezembro Vermelho, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) alerta sobre as várias manifestações associadas à aids, síndrome transmitida pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), entre as quais as alterações orais, que são frequentes e impactam significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que, atualmente, um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil. Em 2022, cerca de 30 pessoas morreram de aids por dia no país.

De acordo com o CROSP, reconhecer tais manifestações é muito importante para um diagnóstico precoce e um plano de tratamento eficaz. A cirurgiã-dentista e secretária da Câmara Técnica de Patologia do Conselho, Dra. Ana Lia Anbinder, explica que as lesões mais comuns associadas à aids são a candidose oral, a leucoplasia pilosa, o sarcoma de Kaposi, o eritema gengival linear, a gengivite necrosante, a periodontite necrosante e o linfoma não Hodgkin.

“Nenhuma das lesões descritas é exclusiva de pacientes com HIV/aids; no entanto, todas elas apresentam uma prevalência e gravidade mais elevadas em comparação com pacientes sem HIV, em alguns casos, associadas ao uso de terapia antirretroviral“, esclarece a especialista.

Dra. Ana diz que, com o surgimento de terapias antirretrovirais (medicamentos utilizados para o tratamento de infecções por retrovírus), a prevalência de algumas manifestações orais relacionadas ao HIV diminuiu, especialmente aquelas associadas a contagens mais baixas de células CD4, como candidose, leucoplasia pilosa e sarcoma de Kaposi. Por outro lado, segundo ela, houve um reconhecimento maior do papel de condições comuns, como cárie e doença periodontal, associadas à xerostomia, por exemplo, e consequentemente uma maior atenção ao cuidado odontológico de rotina e preventivo para pacientes com HIV.

Apesar de ter sua prevalência reduzida com o uso da terapia antirretroviral, o sarcoma de Kaposi continua sendo a neoplasia maligna oral mais frequente associada ao HIV. É uma neoplasia vascular causada pelo herpesvírus humano 8, que é transmitido durante o sexo, ou através de sangue e saliva.

“As características clínicas do herpesvírus variam de acordo com seu estágio, progredindo de pápulas a placas vermelho-arroxeadas, as quais podem ulcerar. Em estágios avançados, a lesão pode se manifestar como múltiplos nódulos roxos e ulcerados, levando à mobilidade e perda dentária. O diagnóstico é baseado nas características clínicas e histopatológicas”, esclarece a cirurgiã-dentista.

Dra. Ana informa ainda que a terapia antirretroviral é recomendada para todas as pessoas com sarcoma de Kaposi associado ao HIV, pois essas lesões frequentemente regridem com este tratamento. Quando isso não acontece, o tratamento adicional pode envolver uma combinação de radioterapia, quimioterapia ou excisão cirúrgica.

“O diagnóstico precoce das manifestações orais em pacientes com aids é crucial para garantir a eficácia do tratamento e melhorar a qualidade de vida. Cirurgiões-dentistas desempenham um papel fundamental ao realizarem exames bucais regulares e ao estarem cientes das manifestações associadas à infecção pelo HIV”, finaliza.

 



DENTALIS Animal Health recebe selo VOHC

A Dentalis Animal Health, dedicada a desenvolver produtos de saúde bucal de qualidade superior para animais de estimação, anuncia com orgulho sua primeira aprovação do Conselho Veterinário de Saúde Bucal (VOHC). Os Canine Dental Sticks da Dentalis ganharam o selo VOHC pela redução do tártaro.

O Dentalis Canine Dental Stick foi concebido com a máxima consideração pela saúde bucal e satisfação dos cães. Com excelentes dados na redução do tártaro, o produto está agora comprovado como eficaz em diversos estudos clínicos, sendo considerado extremamente palatável. O Canine Dental Stick tem potencial de ser o melhor da categoria.

“Estamos animados em trazer o Canine Dental Stick aos donos de animais de estimação que buscam o melhor para seus companheiros peludos. Nosso compromisso com a inovação e o bem-estar dos cães se reflete em todos os aspectos deste produto”, disse o Presidente Kevin McDonnell.

A DENTALIS informa ter mais três produtos de saúde bucal em sua linha de produtos, incluindo um produto felino altamente palatável.

McDonnell previu um rápido crescimento para a DENTALIS.

Sobre a DENTALIS

Nós nos empenhamos por descobrir novas formas de melhorar e prolongar a vida de nossos animais de estimação através de inovações em saúde bucal com base na ciência.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

David Hauptman

David@dentalis.ca

1-514-578-0345

Fonte: BUSINESS WIRE



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