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Aberta consulta pública para tratamento de DPOC no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) está com uma consulta pública aberta até 05/ago de 2024 para ouvir a sociedade civil e a classe médica sobre a inclusão da terapia tripla em spray em um único dispositivo, também chamada de terapia tripla fixa, para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na lista de medicamentos oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde à população.

A DPOC representa um importante desafio de saúde pública, sendo a terceira principal causa de morte no mundo. Estima-se que, em 2019, mais de 3 milhões de pessoas morreram da doença, totalizando 6% de todas as mortes no mundo. No Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas vivem com a DPOC e todos os anos cerca de 200 mil hospitalizações são registradas, gerando um gasto aproximado de R$ 103 milhões por ano.

A Consulta Pública é o momento em que toda a sociedade pode expor suas experiências e opiniões a respeito da inclusão para amparar as decisões tomadas pelo poder público na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

A terapia tripla em spray combina em um único dispositivo três substâncias ativas comumente utilizadas para o tratamento da doença: um corticoide inalatório com ação anti-inflamatória (CI), que atua na redução da inflamação dos pulmões, e dois broncodilatadores, sendo um agonista beta adrenérgico de longa ação (LABA) e um anticolinérgico de longa ação (LAMA). Ambos agem no relaxamento dos músculos das vias respiratórias, permitindo ao paciente com DPOC respirar melhor.

Atualmente, diretrizes internacionais, como a Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD 2024), preconizam que seja priorizada a escolha de medicações combinadas em dispositivo único. Essa recomendação, por sua vez, não está totalmente atendida no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) – documento que orienta o cuidado com o paciente através de recomendações de tratamento – disponibilizado pelo SUS. A tripla terapia recomendada para tratar pacientes graves e muito graves é disponibilizada em múltiplos dispositivos, impactando na adesão ao tratamento e no uso correto dos dispositivos, o que pode agravar a doença.      

O PCDT também não inclui os dispositivos em spray, que viabilizam a administração dos medicamentos principalmente para pacientes que apresentam obstrução grave das vias aéreas (VEF1 inferior a 50%) e têm dificuldade de usar os dispositivos em pó devido à capacidade reduzida de inalar.

“A terapia tripla representa um avanço significativo para o tratamento de pacientes com a doença por conter três fármacos em um único dispositivo, simplificando a administração dos medicamentos, e, portanto, melhorando a adesão do paciente ao tratamento e, consequentemente, seu estado clínico”, comenta Dr. Clystenes Odyr Soares Silva, pneumologista e diretor de ensino da Sociedade Brasileira de Pneumologia e professor de pneumologia da Faculdade de Medicina da UNIFESP. O especialista ressalta ainda a importância de haver múltiplas tecnologias à disposição para que médicos e pacientes possam definir em conjunto a melhor estratégia de tratamento, com base no estágio da doença e na adaptação aos diferentes tipos de inaladores.

De acordo com a pesquisa “Retrato da DPOC na visão dos brasileiros”, 55% dos pacientes já abandonaram o tratamento sem o consentimento do médico por considerar o preço do remédio uma barreira “muito alta” para a adesão. O levantamento foi realizado pela biofarmacêutica Chiesi com o apoio técnico-científico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e contou com entrevista de 2.141 pessoas, entre pacientes, cuidadores e população geral de todas as regiões do país.

“A possibilidade de ampliação das terapias ofertadas gratuitamente para pacientes com DPOC no SUS, é um importante avanço para a qualidade de vida dessas pessoas. Não podemos esquecer que de cada quatro brasileiros, três dependem exclusivamente do SUS para cuidar de sua saúde. Por isso, é tão importante que a sociedade civil participe da consulta pública”, completa Gustavo San Martin, diretor executivo da Associação Crônicos do Dia a Dia – CDD.

A terapia tripla fixa em spray está aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da DPOC desde 2019, e atualmente é disponibilizada gratuitamente na rede pública apenas para os pacientes de Pernambuco e Goiás.

As Consultas Públicas da Conitec estão na plataforma Participa + Brasil. Para participar é preciso seguir os seguintes passos:

  1. O site da consulta pública é: www.gov.br/conitec;
  2. A contribuição deve ser feita em “Participação Social” e depois “Consultas Públicas”;
  3. É preciso procurar pela Consulta Pública Nº 42. Importante ler os materiais disponíveis e entender os detalhes em discussão para tomar uma decisão informada;
  4. Depois, fazer o login na plataforma GOV.BR, clicando no botão entrar, localizado no canto superior direito da tela;
  5. É preciso preencher todas as perguntas do formulário de contribuição e compartilhar suas perspectivas;
  6. Na 5ª questão, há opções para responder como deseja contribuir;
  7. No item 19, é possível adicionar comentários sobre a sua opinião;
  8. No item 22, é necessário observar as orientações para anexar documentos, caso tenha;
  9. Após preencher todos os itens, é preciso clicar em “Enviar Opinião”;
  10. Para confirmar se sua opinião foi registrada, é preciso rolar a página até o final e assim confirmar o envio.

Especialistas e sociedade civil podem enviar suas contribuições até o dia 05 de agosto.



Fujirebio lança o ensaio Lumipulse® G GFAP totalmente automatizado para uso exclusivo em pesquisa e fortalece ainda mais sua lista de testes neurológicos

A H.U. Group Holdings Inc. e sua subsidiária integral Fujirebio anunciaram hoje a disponibilidade do ensaio Lumipulse G da GFAP para os sistemas de imunoensaio LUMIPULSE® G totalmente automatizado e de acesso aleatório. O ensaio rotulado como Research Use Only (RUO) – termo usado para identificar produtos que estão em fase de desenvolvimento e pesquisa laboratorial – já está disponível nos Estados Unidos e, a partir de setembro deste ano, estará disponível no Japão, na Europa e em outras regiões*. O teste de imunoensaio enzimático de quimiluminescência (CLEIA) permite a medição quantitativa da proteína ácida fibrilar glial (GFAP) em plasma e soro humanos em apenas 35 minutos.

“Em 2023, já apresentamos dois novos e importantes neuroensaios para a detecção baseada em RUO de neurofilamentos de cadeias leves (NfL) e pTau 217”, disse Goki Ishikawa, presidente e CEO da Fujirebio Holdings, Inc. “Continuamos realizando testes fundamentados em biomarcadores para doenças neurológicas com o Lumipulse G GFAP, afirmando nosso compromisso de desempenhar um papel essencial de parceria, tanto na pesquisa quanto na rotina clínica.”

O ensaio Lumipulse G GFAP permitirá que a comunidade científica e os profissionais de pesquisa clínica estudem e compreendam melhor a utilidade clínica potencial desse promissor biomarcador astrocítico para doenças neurológicas, como esclerose múltipla, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e lesões traumáticas agudas ou derrames cerebrais.1

Com a plataforma LUMIPULSE G totalmente automatizada e de acesso aleatório, os profissionais poderão medir a GFAP de forma fácil e confiável. Essa plataforma padronizada de imunoensaio já está amplamente disponível em laboratórios para testes de rotina e de pesquisa de biomarcadores relacionados a doenças neurológicas. O novo ensaio atende aos requisitos de qualidade, rendimento e regulamentação necessários para dar suporte a possíveis testes de rotina de GFAP em combinação com outros testes da lista de biomarcadores neurológicos da Fujirebio.

Sobre a Fujirebio

A Fujirebio, membro da H.U. Group Holdings Inc., é uma empresa líder mundial em testes de diagnóstico in vitro (IVD) de alta qualidade, com mais de 50 anos de experiência acumulada em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização internacional de produtos de IVD.

A Fujirebio foi a primeira empresa a desenvolver e comercializar biomarcadores do líquido cefalorraquidiano (LCR) sob a marca Innogenetics há mais de 25 anos. A Fujirebio oferece uma ampla linha de ensaios manuais e totalmente automatizados para doenças neurológicas e colabora constantemente com organizações e especialistas clínicos no mundo inteiro para desenvolver novas vias que permitem disponibilizar ferramentas de diagnóstico neurodegenerativo mais precoces, simples e completas. Para mais informações, acesse www.fujirebio.com/neuro.

Referências:

  1. Abdelhak, A., Foschi, M., Abu-Rumeileh, S. et al. Blood GFAP as an emerging biomarker in brain and spinal cord disorders.Nat Rev Neurol 18, 158–172 (2022). https://doi.org/10.1038/s41582-021-00616-3

* Entre em contato com o representante local da Fujirebio para obter informações sobre a disponibilidade desse produto em seu país.

Lumipulse é uma marca registrada da Fujirebio Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



A Minimum Deposit Casinos anuncia a conclusão da reformulação completa do seu site

WATERFORD, Irlanda, July 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Minimum Deposit Casinos (MDC), um dos principais recursos on-line para fãs de cassinos, tem o prazer de anunciar a conclusão bem-sucedida da ampla reformulação do seu site. Esse projeto ambicioso, iniciado em maio, envolveu a migração de todas as páginas e regiões para uma interface elegante e modernizada, melhorando a experiência do usuário em todos os aspectos.

O site reformulado da MDC agora apresenta:

  1. Navegação simplificada: a melhoria do layout e os menus intuitivos facilitam o acesso a análises de jogos, guias de depósito e recomendações de cassinos, dando aos usuários a certeza de que encontrarão as informações de que precisam com rapidez e eficiência.
  2. Melhoria da funcionalidade: o novo design tem um tempo de carregamento menor e uma interface ágil, proporcionando uma experiência de navegação perfeita em desktops, tablets e smartphones.
  3. Atualização do logotipo e simplificação das imagens em destaque: o site agora apresenta um logotipo atualizado e imagens em destaque simplificadas, tornando o design coeso e visualmente atraente.
  4. Estética moderna: o novo visual do site tem cores vibrantes, recursos visuais atraentes e uma interface intuitiva, alinhada com as tendências digitais contemporâneas.

“Estamos entusiasmados em apresentar o site da Minimum Deposit Casinos totalmente renovado”, disse Ian Dalgety, analista sênior de SEO da MDC. “Desde maio, nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para migrar todas as páginas e regiões para o novo design. Nosso principal objetivo é oferecer uma experiência incomparável ao usuário, e temos a certeza de que nossos usuários gostarão da maior funcionalidade e estética do novo site.”

Descubra as melhores ofertas nos cassinos de depósito mínimo

Como um dos principais sites do setor, a MDC tem o compromisso de oferecer as melhores ofertas para cassinos de depósito mínimo, a partir de $1 de depósito. Nossas análises detalhadas e as recomendações de especialistas ajudam os usuários a encontrar as ofertas mais vantajosas e a maximizar sua experiência de jogo sem gastar muito.

Para explorar o site atualizado e descobrir seus novos recursos, acesse Minimum Deposit Casinos.

Sobre a Minimum Deposit Casinos

A Minimum Deposit Casinos (MDC), uma subdivisão do OneTwenty Group, oferece análises e informações detalhadas sobre os melhores cassinos de depósito mínimo. Com foco na acessibilidade e na satisfação do usuário, a MDC ajuda os fãs de cassino a encontrar a experiência de jogo perfeita que se adapta ao seu bolso e às suas predileções.

Assessoria de imprensa:

Sara Jacobs
Estrategista de SEO PR
Minimum Deposit Casinos
sara@onetwentygroup.com

Notificação de problemas:

Procuramos oferecer uma experiência de usuário impecável. Se você encontrar algum bug ou problema em nosso site, encaminhe-o para info@minimumdepositcasinos.org.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/507f1d90-528d-4128-9b40-21d753421a8a


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Marca Mobil 1™ lança a série de eventos Legend vs. Leaderboard Rival no Forza Motorsport protagonizada por pilotos profissionais do automobilismo mundial

Hoje, a marca Mobil 1, o óleo sintético líder mundial para motores, anunciou sua colaboração ampliada com o Forza Motorsport, a franquia de videogame de corrida mais vendida e premiada, na qual gamers e fãs de corridas do mundo inteiro poderão competir contra pilotos profissionais do automobilismo, como a lenda do das corridas, Tony Stewart, e a recente vencedora do INDY NXT, Jamie Chadwick. A partir de 25 de julho de 2024, os gamers e fãs do automobilismo terão a oportunidade única de competir contra estes pilotos em Maple Valley, uma circuito de jogo ambientado nos Estados Unidos e da marca Mobil 1. Outros pilotos profissionais de carros de corrida serão anunciados mais tarde este ano com os quais os gamers poderão competir nos próximos Legend vs. Leaderboard Rival Events.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240725845993/pt/

Motorsports icons including Tony Stewart and Jamie Chadwick to race gamers in-game and on-track in Legend vs. Leaderboard Rival Events. (Graphic: Business Wire)

Motorsports icons including Tony Stewart and Jamie Chadwick to race gamers in-game and on-track in Legend vs. Leaderboard Rival Events. (Graphic: Business Wire)

A colaboração continua na celebração dos 50 anos da marca Mobil 1 por meio de conteúdo exclusivo da marca, uma chance de ganhar prêmios incríveis e a oportunidade de superar voltas cronometradas de pilotos icônicos do automobilismo no percurso virtual de 4,81 km. A colaboração do Forza Motorsport marca a maior campanha da marca Mobil 1 no espaço do entretenimento de videogame e celebra o legado de 50 anos da equipe Mobil 1 e sua paixão de longa data pelas corridas.

O ícone do automobilismo americano, Tony Stewart, dará início aos Legend vs. Leaderboard Rival Events. De 25 julho a 7 de agosto de 2024, os gamers terão a chance de superar o tempo de Stewart na pista de corrida virtual Maple Valley. Os fãs também poderão desfrutar de conteúdo exclusivo nos canais de mídia social da Mobil 1 Racing, como parte de uma série de eventos de mídia social Legend vs. Leaderboard Rival, que mostra Stewart marcando seu tempo a ser batido enquanto dirige um Ford Mustang Boss 302 1969. Novos pilotos famosos aparecerão na série de conteúdos até o final de 2024. A cada mês, um novo piloto lendário assumirá a pista de Maple Valley, oferecendo desafios contínuos, novos prêmios e conteúdo adicional para o público desfrutar.

“Estamos muito entusiasmados de dar vida a esta colaboração icônica com o Forza Motorsport para continuar a celebração do histórico 50º aniversário da marca Mobil 1”, disse Laura Bustard, gerente global de marca, em nome da equipe Mobil 1. “Esta colaboração representa o nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência no automobilismo motorizado, ao mesmo tempo que demonstra a nossa paixão pelas corridas além do circuito físico, cada vez mais presente no mundo virtual. Estamos orgulhosos de ter criado uma experiência dinâmica e envolvente para gamers e fãs de corridas que nos permite celebrar nossa herança, e mal podemos esperar para ver os fãs compartilharem a emoção ao competir contra vários pilotos profissionais.”

Mais tarde neste verão, acontecerá a próxima série dos Legends vs. Leaderboard Rivals Events que contará com a participação da piloto de corrida britânica Jamie Chadwick. De 29 de agosto a 11 de setembro de 2024, os gamers terão a oportunidade de competir contra a estrela em ascensão do automobilismo. Chadwick correrá com um Corvette 1967 e convidará o público global do Forza Motorsport a se unirem a ela no jogo para terem a chance de superar sua volta cronometrada.

O Forza Motorsport, criado pela Turn 10 Studios e Xbox Game Studios, continua a ser um dos principais jogos de corrida que oferece aos gamers a oportunidade de participar de eventos de corrida em diversas pistas reais e fictícias, incluindo alguns de seus próprios circuitos favoritos, disponíveis no jogo. À medida que a marca Mobil 1 continua a crescer no espaço dos jogos e a organizar experiências incríveis para os entusiastas da direção, a relação com o Forza Motorsport serve como um marco fundamental para o alcance de novos públicos e para proporcionar experiências automobilísticas virtuais únicas, enquanto compartilha a sua paixão pela pilotagem no mundo inteiro.

Os Legends vs. Leaderboard Rival Events terão início em 25 de julho e se prolongarão até 11 de dezembro de 2024, com cinco eventos diferentes para gamers e fãs de corridas participarem.

Para se manter atualizado e saber mais sobre esta colaboração, acesse https://promotions.mobil.com/offers/Mobil1Gaming-forza. Fique atento também aos anúncios dos pilotos e conteúdo exclusivo no @Mobil1Racing no Instagram e X.

Sobre a Mobil 1

Há 50 anos, a marca Mobil 1 é usada por motoristas para manterem seus motores funcionando por muito mais tempo. Nossos produtos combinam as mais recentes tecnologias e inovações para superar os mais rigorosos padrões dos fabricantes de veículos e oficinas de ajustes para que os consumidores possam aproveitar ao máximo seu tempo ao volante, tanto na estrada quanto na pista. Transforme cada dia em uma aventura com a Mobil 1, a marca líder mundial em óleos sintéticos. Saiba mais em www.mobil1.us ou siga @Mobil1Racing no Instagram e X.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Carolyn Stanton

CStanton@webershandwick.com

Fonte: BUSINESS WIRE



CBA realiza a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada em Uberlândia-MG

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), entidade vinculada à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e a M&L Produções realizam neste final de semana (19, 20 e 21 de julho), a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, na pista do Arena Race, em Uberlândia-MG.

Pilotos de diversas partes do Brasil já estão a caminho do Triângulo Mineiro para participarem da disputa, que garante pontos para o ranking nacional.

Na sexta-feira, 19, das 9 às 12 horas, os portões serão abertos para o público assistir, gratuitamente, aos treinos. E no mesmo dia, às 14 horas, iniciam-se as classificatórias.

No sábado (20), a partir das 9 horas, iniciam-se as 3ª, 4ª e 5ª baterias classificatórias, com término previsto para as 21 horas. No domingo (21), os portões abrem às 9 horas, já com a 6ª bateria classificatória.  A partir das 13 horas, acontecerá o chaveamento mata a mata, finalizando o evento com a premiação, às 18h.

Os ingressos para a entrada nos dias 20 e 21 já estão à venda e podem ser adquiridos por meio do site: https://arrancadabrasil.com/event/3o-etapa-brasileiro-uberlandia-mg/ . Crianças até 12 anos de idade, acompanhadas pelos responsáveis, não pagam.

O Campeonato Brasileiro de Arrancada é disputado em quatro etapas. A primeira foi realizada nos dias 01 e 03 de março, na pista Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Em maio, dias 03 e 05, foi a vez da recém inaugurada pista Dragway, na cidade de Toledo (PR), receber a segunda etapa. “Agora estamos de volta a Uberlândia para realizar a terceira etapa, na pista do Arena Race, que conta com uma infraestrutura profissional que atende os requisitos de segurança da CBA que a considera uma pista de alto nível”, comenta o presidente da Comissão Nacional da Arrancada da CBA, Fábio Félix Pascoal.

Segundo Pascoal, a pista de Uberlândia foi reformada e promete colaborar com a performance dos pilotos. “Agora ela é de concreto e isso vai ajudar no tratamento de pista em relação a temperatura e, consequentemente, no desempenho dos carros”.

Para Uberlândia, a expectativa da comissão organizadora é reunir em torno de 120 pilotos de diversos estados brasileiros, além de milhares de fãs da categoria. “Nós teremos 24 categorias nacionais e 02 categorias locais. E esperamos recordes de pista, como no ano passado”, comenta Pascoal.

Dentre os destaques da etapa de Uberlândia, no ano passado, está a Categoria Força Livre Traseira – FLT, do piloto Fabiano “THE RED CARBON” Pinto, com o tempo de 4s760 em 201 metros atingidos pelo seu GM Chevette, com motor C20XE.

Outro destaque foi para a categoria Força Livre Dianteira – FLD, com o piloto Sergio “Sapinho” Ganga: tempo 4s781, no seu VW GOL G6 e motor AP 16V.

Quem fez bonito na Categoria Traseira Turbo A – TTA, foi o piloto Marcio Valmor Julio, na sua Caravan com motor 6 cilindros turbo, atingindo 201 metros em 4s855.

“Estamos contando com esses pilotos novamente para essa etapa de Uberlândia”, adianta Pascoal.

Participação das crianças

A arrancada é um esporte que envolve toda a família. A categoria Dragster Júnior, por exemplo, revela grandes pilotos. No ano passado, em Uberlândia, o destaque da etapa do Campeonato Brasileiro ficou para a garotada desse segmento.

Na categoria Dragster Junior – Drag-J 10, Samuel Alves de Paula destacou-se com o novo recorde nacional e o tempo de 10s011.

E na categoria Dragster Junior – Drag-J 11, a melhor da pista foi Isabella Pedroso com o tempo de 11s083, novo recorde conquistado durante esta etapa.

“Os nossos pequenos vêm nos surpreendendo a cada etapa do campeonato, o que demonstra que esse esporte é para toda família e que eles têm grande potencial para se destacarem na arrancada”, afirma Fábio Pascoal.

Arrancada

A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores, por meio da qual automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201 metros, aproxime-se dos 300 Km/h, completando o trajeto em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros.

O carro mais rápido do Campeonato Brasileiro de Arrancada ainda é o GM Camaro, do Gaúcho Jader Krolow, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m, conquistado na temporada de 2022 na pista de Uberlândia. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos. Esse é o recorde geral a ser batido em 2024.

 

SERVIÇO

O quê: 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada

Quando: 19, 20 e 21 de julho de 2024

Onde: Pista Arena Race – em Uberlândia-MG

Ingressos:https://arrancadabrasil.com/event/3o-etapa-brasileiro-uberlandia-mg/

Dia 19/07 – Entrada Gratuita

Dias 20 e 21 de julho:

2º Lote: R$ 35,00 por dia; 60,00 sábado e domingo (até o dia 18/07)

Portaria 50,00

Estacionamento carro 30,00 e moto 15,00

FICHA TÉCNICA – PISTA ARENA RACE

Extensão de aceleração: 1/8 de milha ou exatos 201 metros

Área de frenagem: 400 metros

Altitude: (do nível do mar) 845 metros

Tempo de construção: 4 anos



Contagem regressiva para conhecer os ganhadores do Prêmio Ser Humano 2024

No dia 12 de agosto serão conhecidos os premiados da 13ª edição do Prêmio Ser Humano (PSH) promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos-Seccional Paraná (ABRH-PR). Nesta edição, 24 empresas se inscreveram, com um total de 34 projetos. A premiação acontecerá no dia 12/08 (segunda-feira), às 19h, no Campus da Indústria – Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

A avaliação dos trabalhos inscritos foi realizada por um Comitê Avaliador formado por profissionais renomados, voluntários e representantes de diversas cidades do país, que levaram em conta nos projetos inscritos os interesses de pessoas, organizações e sociedade, e os resultados mensuráveis. Puderam se inscrever empresas e profissionais de Recursos Humanos (RH) que se destacaram não só em suas carreiras, mas que também desempenham um papel fundamental na promoção do lado humano da gestão de RH.

A diretora responsável pelo PSH 2024, Lúcia Fernandes, conta que as modalidades Desenvolvimento e ESG foram as com maior número de inscrições nesta edição que vai premiar ainda projetos nas modalidades: Excelência Organizacional, Jovem e Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas. “Este ano aumentamos o volume de inscrições. Isto representa mais práticas que vamos conhecer, e que as empresas estão empenhadas em criar, executar e divulgar”, afirma a diretora que é psicóloga por formação, especialista em saúde mental e bem-estar, e diretora da Consultoria Dialogoss.

Benefícios para a organização

Para o presidente da ABRH-PR, professor Gilmar Andrade, o PSH é de grande importância no campo da gestão de pessoas e desenvolvimento das organizações. “Ele reconhece práticas inovadoras e eficazes na área de Recursos Humanos, destacando-se por: valorização das melhores práticas, incentivo à inovação, reconhecimento e prestígio, fomento ao desenvolvimento sustentável e impacto no clima organizacional entre outros”, afirma Andrade.

“Algumas das práticas que podem ser reconhecidas pelo Prêmio incluem programas de desenvolvimento de liderança, iniciativas de diversidade e inclusão, ações de sustentabilidade e responsabilidade social, entre outros projetos que promovam um ambiente de trabalho mais saudável tanto para saúde física quanto a saúde mental dos colaboradores”, conclui o presidente da ABRH-PR.

Lúcia Fernandes destaca que participar do Prêmio Ser Humano traz benefícios para a organização, tais como o reconhecimento da ABRH-PR à importância do trabalho para a sociedade, valorização da empresa no mercado, visibilidade na mídia e a confirmação de que a empresa está tornando o ambiente melhor e mais saudável ao trabalho. “Para os profissionais da área, a premiação concede a oportunidade de divulgar seus trabalhos, demonstrando o valor de suas competências e potenciais, criando diferenciais em seus currículos, tendo seu trabalho reconhecido, e ampliando a visibilidade e diferenciação no mercado de atuação”, afirma a diretora.

Cerimônia de premiação
Os nomes dos projetos ganhadores serão divulgados na cerimônia do Prêmio na FIEP, assim como o profissional de destaque do ano, indicado por profissionais da área.

Por meio do Prêmio Ser Humano, a ABRH-PR ajuda no desenvolvimento de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. O Prêmio foi instituído em 1993 pela ABRH Brasil e em 2010 pela ABRH-PR e tem como objetivo proporcionar ambientes mais humanos e saudáveis para se trabalhar, estimular a diversidade e inclusão e promover a sustentabilidade do planeta.

A seguir a relação dos inscritos no PSH 2024:
Academia de Si

Accion Sistemas
Addiante
Amigos do HC
Atlas

Consultoria Ketty Cipullo
Copel

Cresol

Estrela Oriente Transportes
GRPCOM

Instituto GRPCOM
Kapazi

Logcomex
Lorena Azevedo

Posigraf
Positivo
Supremo Cimentos
Tamarana
Transportadora Sulista

Uniformes do bem
Unimed Curitiba
Viking
Vivaworks
Volkswagen

Serviço – Prêmio Ser Humano 2024

Data: 12/08 (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: FIEP – Campus da Indústria- Av. Cândido de Abreu, 200

 



Alta no aluguel faz empresas reduzirem espaços físicos

O valor dos aluguéis comerciais sobe no Brasil e segundo o Índice FipeZAP, que analisa o preço de locação de imóveis comerciais e residenciais no país, em abril de 2024, o preço de locação de salas e conjuntos comerciais de até 200 m2 subiu 1,11% em comparação ao mês anterior, maior aumento mensal desde novembro de 2013. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE subiu 0,38% e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) da FGV teve uma elevação de 0,31%.
No acumulado de 12 meses, de maio de 2023 a abril deste ano, a valorização acumulada do preço do aluguel de prédios comerciais foi de 7,69%, o que indica a manutenção da tendência de aumento no custo, já que no acumulado de 2023 a valorização dos preços de locação foi de 5,87%, maior resultado anual do indicador desde o início da série histórica em 2013.
A elevação dos valores é impulsionada pelo retorno ao trabalho presencial. Segundo a 27ª edição do Índice de Confiança, pesquisa da consultoria de Recursos Humanos, Robert Half, 35% das empresas no Brasil exigem a presença diária dos funcionários nos escritórios. E o modelo híbrido, com dias presenciais pré-definidos pela empresa, é adotado por 43% das organizações.
Além de liberar espaços, cada vez mais caros e acima dos principais índices usados para a correção dos valores de locação de imóveis, ao fazer a guarda de documentos físicos com uma empresa especializada também é possível aumentar a sua segurança. As soluções de armazenamento externo de documentos não se limitam a um serviço de alocação de espaço. “A guarda também inclui um sistema de indexação de documentos, que permite rastrear e gerenciar o inventário de registros físicos”, explica Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Brasil.

Segurança na guarda de documentos

As empresas de guarda devem seguir as normas do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que integra o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Essas normas determinam que todos os documentos devem ser armazenados em locais com condições ambientais apropriadas às suas necessidades de preservação, pelo prazo estabelecido em tabela de temporalidade e destinação”, completa Neves.
A localização do depósito de arquivo deve ser de fácil acesso e ter medidas de segurança contra perigos iminentes, evitando-se, por exemplo: áreas de risco de vendavais e outras intempéries, e de inundações, como margens de rios e subsolos; áreas de risco de incêndios, próximos a postos de combustíveis, depósitos e distribuidoras de gases, e construções irregulares; áreas próximas a indústrias pesadas com altos índices de poluição atmosférica, como refinarias de petróleo; áreas próximas a instalações estratégicas, como indústrias e depósitos de munições, de material bélico e aeroportos.

“Ter as informações armazenadas em local seguro, regulamentado pelas normas nacionais e internacionais de segurança de dados, provido de toda infraestrutura necessária para o armazenamento, garante a integridade das informações e as mantêm livres de ameaças como incêndios, campo eletromagnético, furto, roubo, acesso indevido, gases corrosivos, fumaça, poeira, umidade excessiva”, explica Neves.

Os registros relativos aos documentos também são incorporados a um sistema de informações, como um banco de dados, e os sistemas de recuperação devem ser amplamente compatíveis. Segundo Neves, “um sistema de indexação centralizado ajuda a encontrar um documento com mais agilidade e permite elaborar uma tabela de temporalidade e identificar o ciclo de vida. Isso facilita para que os responsáveis por cada área saibam exatamente quais documentos estão arquivados”.
A manutenção da conformidade e o controle sobre a segurança da informação também é importante para estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), que criou regras sobre a retenção dos dados, incluindo a manutenção das informações apenas enquanto forem necessárias.



ONG impacta 5 mil crianças e adolescentes pelo esporte em 27 cidades no país

Uma pesquisa do Instituto Ipsos aponta que o tempo que os brasileiros se dedicam a exercícios é metade em relação à média global. As principais causas que afastam os brasileiros das atividades esportivas são a falta de tempo (32%), a falta de recursos financeiros (21%) e a ausência de instalações adequadas nas proximidades de onde vivem (13%). 

Com o intuito de ampliar o acesso e transformar vidas pelo esporte, o Instituto Mais Ação, uma ONG criado em Belo Horizonte e presente em sete estados, vem desenvolvendo um trabalho reconhecido nacionalmente. Com apenas cinco anos de história, o Mais Ação já atendeu a mais de 5.000 crianças e adolescentes de 4 a 18 anos em seus projetos sociais oferecendo aulas de vôlei e futsal gratuitos.

“O esporte possui um poder transformador. No entanto, nem todos têm a oportunidade de participar de escolinhas de esportes devido a limitações financeiras. Foi pensando em garantir um futuro digno para essas crianças e adolescentes que nos unimos a empresas parceiras e criamos o Instituto Mais Ação. Ele foi estruturado para levar lazer, bem-estar, saúde e acima de tudo valores e oportunidades para o máximo de pessoas o possível”, conta Alexandre Seixas, diretor do Mais Ação.

O Instituto Mais Ação nasceu em 2018 no Barreiro, bairro na região oeste de Belo Horizonte, como uma Organização da Sociedade Civil sem Fins Lucrativos (OSCIP). A Instituição foi idealizada por Alexandre Seixas, um entusiasta do esporte, professor de educação física que teve sua carreira marcada pela paixão pelo voleibol que teve início na escola pública. Seixas montou sua primeira escolinha de vôlei aos 20 anos. Depois de se formar em educação física, se especializou em gestão de projetos sociais e promoveu diversos projetos de vôlei e futsal até 2018, quando fundou o Instituto Mais Ação.

Projetos – Para levar esporte e educação para milhares de crianças e adolescentes, o Instituto Mais Ação desenvolveu quatro projetos que são os pilares da instituição: Semear Esportes, Sementinhas do Esporte, Mais Ação Voleibol, Mais Ação Olímpico. Financiados por empresas parceiras, através da Lei de Incentivo ao Esporte dos Governos Federal e de Minas Gerais, os projetos, inteiramente gratuitos, atendem atualmente a mais de 3500 crianças e adolescentes.

O Semear Esportes oferece aulas de futsal e voleibol a meninos e meninas entre 5 a 17 anos. Com mais de 1800 atletas já beneficiados, o projeto acontece atualmente em Minas Gerais, nas cidades de Caeté, Carandaí, Contagem, Juiz de Fora, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Bárbara. No Estado do Rio de Janeiro, o Semear Esportes está presente em Itaguaí, Paraíba do Sul e São João do Meriti.

O Sementinhas do Esporte atende também meninos e meninas, mas de 4 a 16 anos na prática de futsal. Com quase 2 mil alunos, o projeto está em atuação nos estados do Amazonas (Manaus), Bahia (Tucano), Minas Gerais (Catas Altas, Itabira, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo e Uberaba), Paraná (Ponta Grossa), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (Cubatão, Santo André, São José dos Campos e São Paulo) e Sergipe (Estância).

Já os projetos Mais Ação Olímpico e Mais Ação Voleibol são focados na formação e no rendimento de atletas de futebol de campo. Atendendo a meninos e meninas de 11 a 14 anos, o Mais Ação Olímpico acontece na cidade de Itatiaiuçu (MG) e tem atualmente 100 atletas. O Mais Ação Voleibol oferece treinamento de alto rendimento em voleibol feminino para 98 meninas entre 9 a 18 anos em Belo Horizonte e Contagem, visando a participação em competições e o desenvolvimento de talentos no esporte.

Os projetos acontecem, em sua maioria, em escolas públicas ou em complexos esportivos cedidos pelas prefeituras das cidades onde estão inseridos. O Mais Ação é responsável por contratar professores locais e implantar o método pedagógico de ensino. Os novos atletas recebem gratuitamente uniforme como camisa, bermuda e meião e a escola toda a estrutura necessária para as aulas. Além disso, os alunos também participam de atividades como aulas de inglês online, palestras motivacionais e ações de conscientização ambiental.

“Nossos projetos foram desenvolvidos com o objetivo de contribuir na formação de crianças e adolescentes. Nesse sentido, além da prática esportiva, também oferecemos atividades educativas que buscam enriquecer o aprendizado e o desenvolvimento integral”, ressalta Alexandre Seixas.

Em Minas Gerais desde 2020, os projetos educacionais do Mais Ação vêm conquistando a admiração dos beneficiários e de seus pais. “Fiquei conhecendo o projeto através da Escola Municipal João XXIII. Aprendi muita coisa, principalmente a fazer muitos gols, tocar a bola até chegar no gol. Estou muito feliz e bem animado. Tudo melhorou também na escola. Meu sonho é ser um bom jogador de futebol”, conta Arthur Viana, aluno do projeto Sementinhas na cidade de Catas Altas.

Conquistas – Além de garantir a formação e o desenvolvimento de atletas, os projetos do Instituto Mais Ação têm se destacado no cenário esportivo. É o caso do projeto Mais Ação Voleibol, que tem conquistado prêmios e revelado talentos. As atletas do Mais Ação Voleibol participaram de torneios importantes como a Superliga C (2020), tendo conquistado o 4º lugar, a Taça Paraná (2022 e 2023), o Campeonato Brasileiro Interclubes (2021 e 2022) e o Campeonato Mineiro (2019, 2022 e 2023). Em 2019, as atletas do Mais Ação ficaram em 3º lugar no Sub-17 do Estadual.  

Entre os talentos revelados pelos projetos estão Glayce Kelly, atleta do Minas Tênis; Letícia Gabriele, atleta do Belenenses de Portugal e Maria Clara, atleta do Cloud Volleyball dos Estados Unidos.

“Temos muito orgulho de fazer parte da formação de vários atletas e de revelarmos talentos. Todos que passam pelo Instituto têm oportunidades iguais de se desenvolverem. O nosso país é um celeiro de jovens com habilidades. É preciso apenas investimento e apostar neles. O esporte educa, aumenta a autoestima e também pode transformar a vida das nossas crianças e adolescentes”, ressalta Alexandre Seixas.



MPD inicia obras do Trinity: residencial em São Paulo

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação nos mercados de alto e médio padrão, anuncia o início das obras de mais um empreendimento em São Paulo, o Trinity Vila Clementino, atualmente a 6ª construção residencial da empresa na cidade. O edifício será localizado na esquina das ruas Borges Lagoa e Otonis, a 200 metros da estação Hospital São Paulo, próximo ao Parque Ibirapuera, universidades e shoppings. Realizado em parceria com a Helbor, o projeto iniciou as obras em maio e tem previsão de entrega para 2026.

A escolha desta região reafirma o compromisso da empresa em expandir sua atuação na capital, focando em um mercado em expansão, uma vez que de acordo com um levantamento realizado em abril pela Loft, a Vila Clementino apresentou uma significativa alta de valorização e está entre os dez bairros que apresentaram maior percentual desde janeiro de 2024, com um aumento de 10,84%. Planejado para públicos com diferentes desejos e anseios, como moradores ou investidores, o empreendimento oferecerá opções para residência e studio.

Home – A versão residencial, contará com duas opções de planta: as de 61m² terão dois quartos, incluindo uma suíte, enquanto as unidades de 81m², apresentarão três quartos, com duas suítes, além de oferecerem previsão para instalação de churrasqueira a carvão.

Em suas áreas comuns, esta opção contará com piscina adulto e infantil descoberta, brinquedoteca, sauna seca, academia, espaço gamer, playground, salão de festas, churrasqueira, beauty center, espaço gourmet, sala de massagem, bicicletário, espaço delivery e lavanderia.

Smart – Já os studios apresentam seis opções de plantas, variando entre 26m² a 31m². Para as áreas comuns, serão incluídas piscina adulta descoberta, academia, churrasqueira, espaço gourmet, lavanderia e espaço delivery, alinhadas com as comodidades e necessidades do público já conhecido e mapeado pela companhia.

O Trinity foi lançado no chamado quadrilátero da saúde, composto por unidades de referência como Hospital São Paulo, Servidor Público Estadual e Edmundo Vasconcellos e inúmeras clínicas mantidas pela Universidade Federal de São Paulo no bairro. Além disso, fica a 6 minutos de bicicleta do Parque Ibirapuera, a 3 minutos a pé da estação de metrô Hospital São Paulo e a 1 km do corredor Norte-Sul, principal ligação viária da cidade a vários bairros de São Paulo e ligações rodoviárias.



MSS Experience: Evento de milhas e viagens aterriza em SP

Os indicadores de dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostram que, de 2022 para 2023, houve um aumento de 11% nas milhas resgatadas em programas de fidelidade no Brasil. O crescimento em especial se dá, segundo André Coelho, coordenador de projeto da FGV (Fundação Getulio Vargas), devido aos influenciadores que compartilham seu conhecimento de milhas e viagens na internet, despertando curiosidade e interesse em quem deseja transformar seus gastos em passagens.

Foi pensando nisso que Túlio Faria e Rafaela Molás, especialistas e influenciadores da área, criaram o MSS Experience (Milhas Sem Segredo Experience). Um dos maiores eventos de milhas e viagens do Brasil acontece nos dias 7 e 8 de setembro no Blue Tree Transatlântico Convention Center, em São Paulo. O encontro tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre milhas e emissões de passagens aéreas.

Túlio Faria, especialista que já movimentou mais de 40 milhões de milhas e desbravou 14 países, e Rafaela Molás, referência feminina no universo das milhas segundo o Prêmio Passageiro de Primeira, que já visitou 35 países com estilo e economia, são os pilotos centrais dessa viagem. Junto com outros especialistas no assunto, eles guiarão os participantes por um roteiro que engloba as últimas tendências e as melhores estratégias para aqueles que desejam aproveitar ao máximo o potencial desse mercado em ascensão. 

O mercado de milhas cresce exponencialmente ano a ano

Ainda a ABEMF, os consumidores desses programas resgataram R$ 509,4 bilhões em pontos e milhas em 2022, 61,8% acima do registrado em 2021, sendo 85% convertidos em passagens aéreas. “Por isso, no MSS Experience, serão apresentadas técnicas avançadas para emitir passagens fora da curva, realizar viagens de luxo a preços acessíveis ou quase de graça”, afirma Rafaela Molás.

O anfitrião do evento conta que novas estratégias do mercado de milhas serão reveladas durante o encontro. “Os participantes irão desvendar mais horizontes e transcender seus limites com experiências únicas e transformadoras que os levarão ao próximo patamar nas suas viagens”, pontua Túlio Faria.

“Chique sim, caro JAMAIS!”

Rafaela enfatiza que: “nosso objetivo principal é ajudar as pessoas a viajarem mais e melhor, com experiências incríveis e gastando menos”. A influenciadora e empresária que utiliza o jargão “chique sim, caro jamais”, conta hoje com mais de 430 mil seguidores no Instagram.

Os anfitriões do evento, juntos, criaram o Milhas Sem Segredo, uma plataforma de treinamento que já ensinou sobre o mercado de milhas e viagens para mais de 18 mil alunos em todo o Brasil. A primeira edição do MSS Experience aconteceu em 2023 e contou com mais de 300 participantes. Neste ano, a ideia é expandir ainda mais a disseminação de informações sobre milhas e viagens e, segundo Túlio, “fornecer uma experiência inesquecível para aqueles que já são apaixonados por esse universo e buscam se aprofundar ainda mais”.

 



Founders no Brasil enfrentam desafios de saúde mental

No cenário brasileiro de startups, os founders enfrentam uma dura realidade: a saúde mental está sendo seriamente comprometida. As pressões e desafios diários, exacerbados por fatores específicos do Brasil, tornam a jornada empreendedora ainda mais árdua.

Leandro Piazza, fundador da 49 Educação, destaca que a saúde mental dos founders precisa ser uma prioridade. “Muitos empreendedores não estão preparados para lidar com o nível de estresse e pressão que enfrentam diariamente,” afirma Piazza.

Os dados são alarmantes. Segundo uma pesquisa realizada pela Sifted, 55% dos fundadores disseram que sofrem de insônia, enquanto 53% sofrem de esgotamento. No Brasil, esses números são amplificados pelas cargas tributárias elevadas, alta do dólar, dificuldade em encontrar talentos qualificados e a desigualdade na competição com grandes empresas.

Além disso, a escassez de talentos qualificados no mercado brasileiro é um desafio significativo. De acordo com o “Panorama de Talentos em Tecnologia 2023”, um relatório global do Google for Startups, 92% das startups brasileiras acreditam que há uma escassez de profissionais de tecnologia no país. Startups frequentemente lutam para atrair e reter profissionais competentes, competindo com grandes empresas que oferecem salários e benefícios mais atrativos. Essa dificuldade em formar equipes eficientes aumenta a carga de trabalho dos founders, que muitas vezes se veem obrigados a assumir múltiplas funções dentro da empresa.

Essas pressões se somam a um ambiente já volátil e imprevisível, resultando em altos níveis de ansiedade e burnout entre os founders. Sem um suporte adequado, muitos acabam desenvolvendo problemas sérios de saúde mental. É crucial que o ecossistema empreendedor brasileiro reconheça esses desafios e promova uma cultura de apoio e conscientização.

Leandro Piazza, fundador da 49 Educação reforça a importância de cuidar da saúde mental: “Precisamos criar ambientes onde os empreendedores se sintam apoiados e possam buscar ajuda sem medo de serem julgados. A saúde mental deve ser uma prioridade.”

Em resposta a esses desafios, é essencial que sejam implementadas políticas de suporte à saúde mental, como programas de mentoria, redes de apoio e acesso a serviços de saúde mental. Empresas e investidores também têm um papel fundamental em criar um ambiente mais saudável e sustentável para os empreendedores.

A jornada de um founder no Brasil é repleta de desafios únicos. Abordar a saúde mental de maneira proativa não só beneficiará os indivíduos, mas também fortalecerá todo o ecossistema de startups, promovendo inovação e crescimento sustentável.



Equipotel 2024 recebe pelo sétimo ano consecutivo o congresso Conotel

A Equipotel, evento nacional que reúne o mercado de hospitalidade, está com o credenciamento aberto e pelo sétimo ano consecutivo será a casa do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2024), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). De 17 a 18 de setembro, o Conotel traz o tema “Liderança que Conquista Resultados” e promete uma edição repleta de inovação, inspiração e oportunidades.

Entre os palestrantes desta edição estão João Mendes Miranda, fundador da Non Stop; Pablo Spyer, apresentador do “Minuto Touro de Ouro”; Cintia Chagas, influenciadora digital e colunista da Jovem Pan; Zico, ícone do futebol; Celso Sabino, ministro do Turismo; a senadora Daniella Ribeiro; e os deputados federais Felipe Carreras e Renata Abreu. Estes líderes compartilharão insights sobre o cenário legislativo, políticas públicas e estratégias digitais para a indústria de hotéis e turismo.

Daniel Pereira, gerente de produtos da Equipotel, ressalta o valor dessa longa parceria com a ABIH-Nacional. “Receber um congresso com a tradição do Conotel dentro do nosso espaço significa unir forças em prol do setor, buscando conhecimento, novos negócios, networking e evolução. É uma grande honra para nós. A Equipotel sempre se destacou por ser um evento que reúne as melhores soluções e inovações para a hospitalidade e ter o Conotel conosco só reforça o nosso compromisso em oferecer uma plataforma completa para os profissionais do setor. Este ano, estamos ainda mais preparados para surpreender e inspirar nossos visitantes”.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, reforça o impacto significativo do Conotel 2024 e a colaboração contínua com a Equipotel. “A realização do Conotel dentro da Equipotel consegue congregar os interesses dos empreendedores e profissionais da hotelaria de todo país. A simultaneidade dos eventos proporciona aos seus participantes a oportunidade de uma imersão completa na indústria nacional de hotéis. No Congresso, partilhando de discussões sobre questões políticas e institucionais que desenharão o futuro do setor e, na Equipotel, conhecendo todas as novidades e tendências mundiais em produtos e serviços voltados para a hospitalidade e gastronomia”.

O Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2024 tem como apoiadores a RX Brasil, a BAT, a CVC Corp, a Realgens e a ABMotéis.

Serviço
Equipotel
Data: 17 a 20 de setembro
Horários: 17 a 19 de setembro, das 13h às 20h, e no dia 20 de setembro, das 13h às 18h
Local: Expo Center Norte
Credenciamento: Gratuito através do link.

Serviço
Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2024)
Data: 17 de setembro (das 13h às 18h) e 18 de setembro (das 15h às 18h)
Local: Expo Center Norte, em São Paulo – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Inscrições: Pelo link.

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países, empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors

Equipotel

A Equipotel 2024 une os players da indústria de hospitalidade, oferecendo uma plataforma abrangente para profissionais de diversos segmentos aprimorarem seus negócios e suas relações com os clientes. Com uma exposição diversificada e uma vasta programação de conteúdo, a feira destaca as últimas tendências, inovações e práticas sustentáveis que estão moldando o futuro do setor. Desde tecnologias de ponta até soluções eco-friendly, a Equipotel proporciona oportunidades de networking e colaboração para todos os participantes.



Escola lança curso focado na internacionalização de empresas

Após conquistar a sonhada independência financeira por meio do empreendedorismo, o sonho de muitos gestores é internacionalizar a sua marca. Para ajudar nesse aspecto é que existem instituições voltadas a levar empresas a entrarem no mercado de outros países. Esse é o caso da Conexão Global de Empresários (CGE), uma escola de Negócios Internacionais e Consultoria de Comércio Exterior.

A escola nasceu da experiência da CEO Dryelle Santana como advogada de empresas na Inglaterra. “Ao trabalhar com o setor de mobilidade global, percebi uma lacuna crítica: a ausência de brasileiros no cenário empresarial internacional”, conta a advogada. “Não por falta de capacidade, mas pela falta de conhecimento sobre as oportunidades e os caminhos para a internacionalização de seus negócios e serviços”.

O projeto será lançado  oficialmente no dia 25 de julho, com a ideia de ensinar diversos métodos para a internacionalização empresarial, tais como licenciatura de marca, exportações, joint ventures e parcerias estratégicas. 

Mil empresas do Brasil para o mundo

A missão principal da CGE é internacionalizar mil empresas até 2026. E, para isso, a CGE oferece educação e suporte especializado justamente para facilitar a entrada de empresas e startups brasileiras no comércio exterior. “O desafio é ambicioso, mas perfeitamente realizável, considerando que, em 2024, temos no Brasil mais de 20,8 milhões de empresas em funcionamento”, ressalta a CEO.

A fim de realizar essa missão, será iniciado um curso on-line focado na internacionalização de empresas. As aulas serão ministradas por professores especializados, como mestres em direito marítimo, portuário e aduaneiro; analistas de mercado e exportação de produtos farmacêuticos, dentre outros. A própria Dryelle Santana ministrará aulas sobre os aspectos legais da internacionalização, incluindo elementos como o registro de marca no exterior. 

“A CGE não apenas pode oferecer conhecimento, mas também conectar empresários brasileiros com uma vasta rede global, uma vez que estamos presentes no Reino Unido, Europa e na Austrália. Isso amplia nosso alcance e compreensão dos desafios internacionais”, destaca Santana. 

Dentre os módulos estudados, estão temas como: o que é a internacionalização; os desafios de expandir fora do país; a análise do mercado internacional e a seleção de mercados-alvo; pesquisa de concorrência internacional; como internacionalizar sem sair do Brasil; e mais. Há, ainda, um tópico focado nos aspectos legais e fiscais do processo, como a proteção de propriedade intelectual no exterior, contrato internacional, legislação trabalhista internacional e a Lei de Proteção de Dados (GPDR).

A internacionalização no Brasil

O Brasil é o segundo país com maior potencial empreendedor do mundo, atrás somente da Índia. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

Segundo o estudo, no final de 2023, o país tinha 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores. Destes, 2 milhões são de pessoas adultas, com 18 a 64 anos, que já tinham um negócio e ou que fizeram alguma ação em 2023 visando ter um negócio no futuro.

Esses dados dão uma pequena mostra do potencial de internacionalização que o Brasil possui. Uma pesquisa recente da Fundação Dom Cabral analisou mais de 230 empresas brasileiras já internacionalizadas a fim de traçar um perfil. 

De acordo com o relatório, cerca de 50% das empresas fazem parte da chamada indústria de transformação. E para quem acha que apenas empresas de grande porte alcançam a sonhada ida para o exterior, o estudo mostra que não é bem assim. Segundo a pesquisa,  50,4% das participantes são médias, com faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões. 

Já a participação de micro e pequenas empresas representa, cada uma, o valor de 12,8% no comércio internacional, número bem similar ao das empresas de grande porte, com 13,5%. Por fim, quase 80% das empresas participantes se internacionalizaram após a chegada dos anos 2000. Somente na década de 2010, 41% da amostra se expandiu para fora do país.

Para mais informações, basta acessar: https://conexaoglobal.co/



APISVIDA: celebra 30 anos e 10 anos de ISO 22.000 em 2024

Tudo começou em 1964, quando a família Matiazzi deu início a uma jornada na apicultura nacional. Em 1994, as portas do entreposto da APISVIDA se abriram, impulsionadas pela visão de Luiz Henrique. Em 2021, a marca expandiu seus horizontes com a aquisição da empresa Bellabelha.

Com dois parques fabris e um Laboratório Farmacêutico a empresa possui registros no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que é o órgão fiscalizador de processadores de produtos de origem animal (no caso da Apis Vida, representados pelo mel, própolis, geleia real e pólen), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), também conhecido como Ministério da Saúde, órgão fiscalizador de Suplementos alimentares e cosméticos, e também no FDA (Food and Drug Administration) que é o órgão fiscalizador dos Estados Unidos, um dos países que a APISVIDA exporta seus produtos. 

Thaís Matiazzi, farmacêutica e responsável técnica do GRUPO APISVIDA, ressalta que as certificações obtidas pela marca são resultado de um trabalho desenvolvido nos 65 anos de história na apicultura e, principalmente, nos 30 anos completados pela empresa no mercado em 2024.

Ainda neste ano, o GRUPO APISVIDA completou dez anos da conquista da Certificação ISO 22000. O certificado representa a implantação do SGSA (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos) que abrange desde a comunicação interativa ao controle de riscos na produção.

De acordo com Thaís, a jornada da APISVIDA para obter a certificação ISO 22000 foi, ao mesmo tempo, desafiadora e recompensadora.  Ela acrescenta que, após uma auditoria, a companhia conquistou a certificação, tornando-se a primeira e única empresa no ramo apícola a obter esse reconhecimento. “Esse certificado é um marco para o grupo, pois demonstra nosso comprometimento na entrega de produtos seguros aos consumidores, além de valorizar o trabalho desenvolvido pela nossa equipe”.

“O grupo tem como objetivo sempre atuar com qualidade, segurança e conformidade nas normas regulatórias, como ISO 22000, HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point – Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, em português), bem como perante os órgãos fiscalizadores como MAPA, ANVISA e FDA (Food and Drug Administration)”, afirma. 

Segundo Thaís, o grupo também atende à demanda por produtos sustentáveis com certificações orgânicas e de reciclagem, e recentemente o Mel Orgânico APISVIDA foi premiado, em Paris, como melhor mel orgânico e embalagem sustentável.

“Reconhecimentos internacionais, como Kosher e USDA, ampliam o alcance global, enquanto selos de qualidade, como ITQI, reforçam a confiança dos consumidores”, pontua. Aliás, uma pesquisa revelou que o interesse público e a preocupação dos brasileiros com a natureza cresceram 16% nos últimos anos, como resposta de um avanço no engajamento digital, conforme dados do Relatório EcoDespertar. 

De acordo com a responsável técnica do GRUPO APISVIDA, na empresa, a busca incessante por inovação e novas tecnologias é o “motor” que impulsiona a marca. “Implementar o SGSA conforme a ISO 22000 foi um passo crucial, mas não o único. Estamos constantemente explorando novas fronteiras, adotando práticas avançadas e tecnologias de ponta para aprimorar cada etapa de nossa produção”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.apisvida.com.br



Sudeste concentra a maioria das startups brasileiras

O estudo Startups Mindscape 2024 revelou que a região Sudeste do país concentra o maior número de startups (77,89%), seguida pela região Sul (14,42%), Centro-Oeste e Nordeste (ambas com 2,88%) e, por último, a região Norte, com apenas 1,92% dos empreendimentos.

Esse levantamento produzido pelo TEC Institute, com realização da MIT Technology Review Brasil em parceria com o Google Cloud, ouviu mais de 100 fundadores e cofundadores de startups brasileiras para identificar e compreender o impacto dos desafios do mercado sobre o estado emocional desses empreendedores.

Com relação ao comportamento dos investidores, o estudo mostra uma possível relação entre o excesso de confiança e o fracasso no empreendedorismo. Aqueles que tinham bons conhecimentos, mas falharam, representavam 49%, enquanto aqueles sem bons conhecimentos, e que também falharam, eram 25%. Já 88% dos que possuíam bons conhecimentos estavam confiantes, assim como 77% dos que não tinham conhecimento suficiente.

Para o empresário Junio William Ferreira, CEO e fundador da Aluga Aí, startup especializada em locação de veículos executivos para companhias e terceirização de frotas, o mercado brasileiro está em expansão, mas acredita que “os desafios do setor ainda sejam imensos”.

“Acredito muito nesse sistema de trabalho. O fundador de uma startup precisa ser ouvido, afinal, trazemos as maiores soluções tecnológicas para o mercado”, diz.

Nesse sentido, o estudo revela que 28% dos respondentes disseram que a maior dificuldade na obtenção de conhecimento e investimento foi, justamente, a falta de acesso a uma rede de contatos que os conectasse aos investidores. Além do capital, a falta de mentoria, contatos com outros empreendedores, informações sobre gestão de negócios e suporte tecnológico foram citados por 16% dos entrevistados.

De acordo com 51,92% dos respondentes, o maior desafio no início do empreendimento foi encontrar pessoas qualificadas. Além disso, a necessidade de delegar mais e centralizar menos também se destacou, representando um desafio considerável, indicado por 22,12% dos fundadores. “Mesmo com todos os desafios encontrados, o mercado está em forte crescimento. Eu acredito que em poucos anos teremos várias startups figurando também no cenário internacional”, conclui Ferreira.

O levantamento mostrou ainda que o investimento em startups no Brasil é predominantemente de homens (81%), autodeclarados brancos (69,23%), heterossexuais (87,50%) e com idade entre 25 e 44 anos (74,04%).



Inteligência Artificial vira aliada à educação bilíngue

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo, a procura por instituições de ensino com modelo bilíngue aumentou 64% no último ano, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O jornal paulista, na mesma reportagerm, informou que, de acordo com os dados da Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (Oebi), número de alunos nestas escolas passou de 2,8 mil para 4,6 mil,

A partir disso, e com o avanço da tecnologia aliado à educação, instituições de ensino tendem a começar a oferecer recursos como a Inteligência Artificial para auxiliar no aprendizado de uma segunda língua. Para o diretor executivo da Simple Education, Fernando Rodrigues, o uso desta tecnologia pode ser usada para adaptar o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, “impactando na fluidez oral e dando mais autonomia para praticar”.

De acordo com Rodrigues, a fluência oral é uma das habilidades mais demoradas a se dominar, exigindo muito esforço e dedicação constante. “Aqueles alunos que se permitem errar e se expõem mais são aqueles que conquistam maior fluência oral. Mas é algo um pouco complicado para alguns alunos que ficam retraídos e com medo de errar, e evitam falar no segundo idioma justamente por essas inseguranças”.

Com o uso desses chatbots baseados em IA, os alunos podem interagir com assistentes virtuais em tempo real para praticar diálogos, corrigir erros e melhorar a fluência. “O aluno se vê livre para errar e praticar sem limites, o que, se bem aproveitado, poderá trazer enormes benefícios para a segurança e fluência no segundo idioma. É possível acessar um tutor da IA para conversar sobre a lição aprendida, sendo guiado para que treine na prática a sua fluência sobre os tópicos estabelecidos, podendo realizar o diálogo com a IA quantas vezes quiser, até se sentir seguro”, afirma.

Esse processo é estabelecido por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, onde o sistema analisa o desempenho do aluno, identifica as áreas de dificuldade e fornece exercícios específicos para aprimorar suas habilidades linguísticas. Isso permite que cada aluno progrida em seu próprio ritmo e receba suporte personalizado. “Toda essa tecnologia já está disponível para alunos brasileiros, e os estudantes do modelo bilíngue terão acesso a partir do segundo semestre deste ano”, conclui Rodrigues.

Para saber mais, basta acessar: http://www.simpleeducation.com.br



Ceres assina contrato com Shell para hidrogênio verde

A Ceres obteve mais um contrato para a segunda fase da sua colaboração com a Shell, com o objetivo de cooperar na concepção de um módulo eletrolisador de óxido sólido (SOEC) para uso em aplicações industriais de grande escala, como combustíveis sintéticos, amônia e aço verde.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240603178060/pt/

Ceres container at Shell R&D facility in Bangalore (Photo: Business Wire)

Ceres container at Shell R&D facility in Bangalore (Photo: Business Wire)

A Ceres e a Shell trabalham juntas desde 2022 e implementaram um sistema de SOEC de 1 MW nas instalações de P&D da Shell em Bangalore (Índia). Com base nessa demonstração, o foco deste contrato é desenvolver um projeto de módulo pressurizado que possa ser ampliado para centenas de megawatts e ser integrado a plantas industriais com a finalidade de produzir combustíveis sustentáveis no futuro.

O programa utilizará os aprendizados e dados coletados do projeto de demonstração de 1 MW para desenvolver uma solução comercialmente competitiva e escalável.

A chave para isso são os importantes ganhos de eficiência oferecidos pela tecnologia de SOEC, que resulta em aproximadamente 35% mais hidrogênio produzido por unidade de energia elétrica quando acoplado ao calor de processos industriais. O projeto examinará sistemas pressurizados que podem aumentar a eficiência, o desempenho e a integração com outros processos, visando uma eficiência em nível de módulo inferior a 36 kWh/kg de hidrogênio, o que se alinha às metas tecnológicas da UE para 2030. 1

Phil Caldwell, CEO da Ceres, comentou: “Nossa colaboração estratégica com a Shell continua fornecendo insights valiosos, garantindo que a tecnologia de SOEC da Ceres esteja bem posicionada para atender às necessidades de nossos parceiros para os mercados de hidrogênio verde e combustíveis sintéticos. Com base na tecnologia líder da classe da Ceres,nosso compromisso com a inovação contínuamantém a oferta comercial da Ceres na vanguarda da indústria em termos de simplicidade, eficiência e desempenho”.

Para mais informações, acesse www.ceres.tech.

1 Clean Hydrogen Partnership, Strategic Research and Innovation 2021-2027 , acessado em https://www.clean-hydrogen.europa.eu/about-us/key-documents/strategic-research-and-innovation-agenda_en.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Ceres: Elizabeth Skerritt (diretora de Relações com Investidores), +44(0)7932 023 283

FTI Consulting (Consultoria de Relações Públicas): Dwight Burden / Ben Brewerton, +44 (0)203 727 1000

E-mail: ceres_power@fticonsulting.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Equipes multinacionais são aposta do setor automotivo

O relatório “Tendências globais de RH Indústria automotiva (Edição 2024)” apontou que as equipes internacionais podem ser a resposta aos desafios de competências, habilidades e mão de obra enfrentados pelas empresas do setor automotivo. Segundo a pesquisa, atrair profissionais internacionais é uma estratégia potencial para as indústrias automotivas que buscam preencher lacunas de competências e habilidades.

Conforme apresentado pelo levantamento, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a Europa é atualmente o destino mais popular para profissionais internacionais, por receber 30,9% da população migrante global. A Ásia, com 30,5%, é o segundo lugar a receber mais equipes. Já os Estados Unidos recebem 20,9%. 

O estudo indicou ainda que as barreiras linguísticas e as dificuldades de comunicação são as maiores preocupações nos processos de mobilidade internacional – apresentada por 42,4% dos entrevistados – e resgatou dados de 2022 sobre a indústria automotiva. Segundo o documento, 58% das empresas do segmento estão fornecendo programas de treinamento, upskilling (termo em inglês para ensino de novas competências) e educação, sendo que 20% oferecem cursos nas dependências da empresa.

Alexandrine Brami, CEO e Co-founder do Lingopass, edtech de solução de idiomas para empresas, lembra que o setor automobilístico passa por uma revolução graças às novas tecnologias, que trazem veículos elétricos, conectividade avançada e direção autônoma. “Para aproveitar ao máximo os benefícios dessas tecnologias, é essencial que os profissionais do setor se mantenham atualizados constantemente”, pontua.

Em relação às vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in, o portal Inside EVs divulgou dados da AIE que mostram que em 2023 houve um aumento de 35% em relação ao ano anterior, atingindo 14 milhões de novas unidades. A previsão para 2024 é que a venda de carros elétricos ultrapasse 17 milhões de veículos. 

No contexto das inovações tecnológicas do segmento, Brami destaca que a formação em línguas desempenha um papel fundamental. “Com a globalização, as empresas do ramo automotivo operam em um cenário internacional onde a comunicação eficaz entre equipes de diferentes países é essencial. Ter conhecimento em outros idiomas facilita a troca de informações, colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como negociações comerciais”, lembra.  

“Além disso, muitos dos avanços tecnológicos e pesquisas líderes são divulgados em inglês ou outras línguas amplamente utilizadas. Portanto, possuir proficiência em línguas estrangeiras é uma habilidade indispensável para os profissionais que buscam se destacar no setor automobilístico”, ressalta o especialista. 

O mesmo estudo destacou ainda que, tanto trabalhadores manuais, quanto engenheiros e designers são funções fortemente impactadas pela tecnologia, no setor automotivo. Os primeiros, com 57,3%, e os engenheiros e designers, com 54,6% de impacto. O relatório foi produzido pela Politecnico di Milano, universidade de tecnologia da Itália, e a empresa de inteligência de dados INTWIG Data Management. Participaram da pesquisa mais de 6,5 mil entrevistados de 11 países, Brasil, Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha, França, Hungria, Itália, Japão, Espanha e Polônia.

Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/setores/automotivo



Serviços de fretes e mudanças variam em São Paulo e interior

São Paulo é a maior cidade do Brasil, com uma população de aproximadamente 11.451.999 pessoas, segundo dados do Censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022. Com isso, a cidade possui cerca de 7.528,26 habitantes por quilômetro quadrado.

Assim como o número de cidadãos, a cidade também chama a atenção pelo número de veículos. Segundo dados do levantamento mais recente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), datado de 2021, em média, 6,2 milhões de carros já estavam registrados na capital paulista, representando 11% da frota nacional. 

Já o estado de São Paulo, como um todo, possui uma frota de 19 milhões de automóveis registrados na base de dados do Detran-SP. A soma representa 33% dos veículos automotores cadastrados no território nacional. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota nacional de carros é de 58 milhões.

Luiz Henrique Mello de Souza, diretor da Fretes SRV – empresa focada em prestação de serviços locais de fretes, mudanças, carretos e montagem de móveis, entre outros -, conta que, diante desses números, podem ser observadas diversas diferenças entre os serviços de fretes e mudanças realizados em São Paulo e no interior do estado.

“As principais diferenças entre os serviços de fretes e mudanças realizados em São Paulo e no interior podem ser observadas em diversos aspectos, incluindo infraestrutura, demanda, preços e tipos de serviços oferecidos”, explica.

Segundo Souza, as facilidades e desafios para serviços de fretes e mudanças na capital e no interior de São Paulo variam bastante devido às diferentes características dessas regiões.

“Por exemplo, a facilidade de locomoção no interior é bem melhor quando comparada com o trânsito da região metropolitana, que possui um trânsito bem congestionado, que dificulta bastante a locomoção dos veículos”, afirma o diretor da Fretes SRV, que atua com fretes, mudanças e carreto na capital paulista e interior do estado.

São Paulo ocupa a 33ª posição mundial do ranking das cidades com os piores índices de congestionamento em 2023 realizado pela empresa TomTom Traffic e compartilhado pelo site da revista Autoesporte. Na capital paulista, o tempo médio para percorrer um trajeto de 10 quilômetros foi de 23 minutos. Com uma velocidade média de 21 km/h, o tempo perdido no congestionamento em 2023 foi de 48 horas.

Para mais informações, basta acessar: https://fretes.srv.br/



Mercado de beleza no Brasil é bom negócio e segue crescendo

De acordo com pesquisa de mercado Euromonitor International,o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. De indústria de produtos a pequenos negócios – como salões de beleza – todos se beneficiam do crescimento do setor.

Em outra pesquisa recente do Data Nubank, apurou-se que o gasto médio dos clientes do banco, no salão de beleza ultrapassa R$90,00 por pessoa, sendo que, quando se especifica o público como feminino, esse ticket  médio sobe para R$110,40.

Para a cabeleireira Cristiane Ribeiro, mais conhecida como Cris, “esse mercado é muito dinâmico e todos os dias há novidades que atraem novos clientes e ajudam a fidelizar outros tantos”, conta.

Cris presta serviço no setor de beleza e cuidados pessoais há 27 anos e nunca atuou em outro segmento. “Comecei como recepcionista num salão e busquei uma boa formação, sempre me atualizando”, relembra.

Embora o mercado seja claramente grande, a concorrência é acirrada. “A necessidade de se manter atualizada com as tendências e técnicas, a gestão eficiente do negócio e a adaptação às demandas das clientes é constante”, revela a profissional.

Um fator que tem colaborado para esse crescimento tão expressivo ano a ano, é a atuação dos influenciadores. Segundo a Rakuten Advertising, mais de 76% das pessoas afirmam comprar produtos recomendados por celebridades online várias vezes ao mês.

“Com a rápida propagação da informação por meio das redes sociais, influencers digitais têm causado cada vez mais impacto sobre os telespectadores com os seus estilos, gostos, e por consequência a área da beleza não fica de fora. Com isso, quando uma atriz, pessoa influente, ou celebridade de modo geral, aparece nas redes com um estilo diferente de cabelo, por exemplo, isso gera nos seguidores o desejo de aderir-se a esta tendência, fator que faz o mercado estar sempre se movimentando com novas técnicas e demandas”, finaliza.



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