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Entidades pedem prorrogação em benefício da folha de pagamento

 
Entes da área legislativa, empresários e dirigentes de entidades se reuniram em Porto Alegre-RS para tratar da prorrogação da desoneração da folha de pagamento, conforme proposto no Projeto de Lei 334/23. O evento contou com a presença de deputados federais, além de representantes do Seprorgs, como o presidente, Rafael Krug, e o diretor Financeiro, Edgar Serrano, entre outras autoridades de diversas representações. 
 
Serrano, que também é diretor de Relações Institucionais e ex-presidente da Fenainfo, informa que o encontro teve o objetivo de aprofundar a discussão sobre os impactos negativos que o fim do incentivo fiscal proposto pode gerar na economia do Rio Grande do Sul.

As lideranças presentes compartilharam suas perspectivas, discutiram estratégias e uniram esforços para buscar soluções voltadas a preservar a saúde econômica do estado e promover o desenvolvimento sustentável, especialmente no que diz respeito à manutenção e criação de empregos.

Além disso, os participantes afirmaram que a pauta sempre foi debatida com cuidado em relação ao diálogo entre 17 setores, visando a beneficiar todos os interessados. 

Agora, as entidades aguardam a decisão, que será tomada em Brasília, sobre a manutenção ou derrubada do veto que, por enquanto, não prorroga a desoneração da folha de pagamento.

 
“A decisão de veto presidencial impactará significativamente 17 setores estratégicos para a geração de emprego no país. Setores cruciais, como tecnologia, confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, entre outros, enfrentarão os desafios decorrentes da manutenção da contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de salários”, avalia o presidente do Seprorgs, Rafael Krug. “Em parceria com a Fenainfo, viemos trabalhando esta pauta há anos, e esperamos agora obter uma nova conquista para o país”, finaliza. 



Empresas de ônibus se beneficiam com a alta na procura por passagens rodoviárias

Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil registrou mais de um milhão de viagens por transportes rodoviários em 2023. É o que revela o mais recente levantamento apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), em publicação realizada pela Agência Gov. Em um comparativo com 2022, o número de viagens realizadas pelo setor aumentou em média 20,6%.

Com este cenário favorável ao turismo interno, grupos empresariais que tem alta oferta em rotas turísticas se beneficiam frente a concorrência. Um exemplo disso é o Grupo Guanabara que opera nas 5 regiões do país destinos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Goiânia e Florianópolis.

A Guanabara vem investindo desde 2022 na retomada definitiva do setor rodoviário pós-pandemia, para isso adquiriu frota nova e ônibus double decker (dois andares) com o propósito de oferecer classes premium de serviços, inclusive nas rotas onde operava essencialmente com veículos clássicos de um só piso e classe de serviço. O capital investido desde o ano passado já ultrapassa os R$ 320 milhões e não se restringe apenas à frota, mas a toda jornada do viajante desde o primeiro contato com a marca.

Hoje, as empresas regulares de transportes terrestres vivem um momento favorável de recuperação dos prejuízos sofridos na pandemia, tanto no volume de passageiros embarcados quanto na qualidade dos serviços. 

“Preço dinâmico, app para motoristas utilizando gamificação, manutenção prevista por inteligência artificial, as empresas de ônibus evoluíram muito na crise e a tecnologia tomou conta das garagens e rodoviárias, o que era um setor tradicional mudou muito ao abraçar a IOT (ou internet das coisas) para trazer mais qualidade para os consumidores e retorno para os empresários”, detalha Letícia Pineschi, diretora de marketing do grupo Guanabara.

Para comprovar as boas expectativas o grupo citado ainda observou que entre os dias 15 e 31 de dezembro já ampliou expressivamente a oferta e abriu 873 horários extras para viagens em todo o país, e as passagens compradas com antecedência saem pela metade do preço, além de benefícios em seu programa de fidelidade. Os bilhetes rodoviários podem ser buscados nos canais da empresa.



Bruxismo afeta cerca de 30% da população mundial

De acordo uma pesquisa realizada pela OMS e noticiada pela Agência Brasil, o bruxismo é comum em boa parte das pessoas e cerca de 30% da população mundial sofre com tal condição – este índice pode ser ainda maior entre os brasileiros, chegando a 40%.

O cuidado com os dentes vai muito além de questões estéticas e podem até mesmo estarem ligados a questões psicossomáticas. Ao contrário do que alguns podem imaginar, o bruxismo não é distúrbio, mas sim um comportamento ou hábito de atividade muscular mastigatória que pode acontecer durante o sono ou durante a vigília, como divulgado pelo Segundo Consenso Internacional de 2018.

O problema que pode ocorrer em todas as idades, em muitos casos, só possui diagnóstico através de uma consulta ao dentista que poderá constatar alguns sintomas visíveis como o desgaste do dente e do esmalte, ou até mesmo relatos do próprio paciente sobre dores na mandíbula e face. 

Para o dentista, pesquisador e professor em bruxismo André Porporatti, o comportamento que ocorre, principalmente, em vigília (acordado) tem uma relação próxima com fatores emocionais como estresse, ansiedade, nervosismo e concentração.

Em uma população com cada vez mais índices de ansiedade, como mostra um levantamento da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o índice de comportamento do bruxismo pode se agravar e justificar o aumento no número de pessoas que sofrem com o problema. O especialista também esclarece algumas principais dúvidas sobre o assunto:

Quais são os principais sintomas?

“Em primeiro lugar, o travamento de boca e dificuldades de movimentá-la ao acordar e, em segundo lugar, o desconforto, cansaço ou dor nos músculos da face. Há ainda outros sintomas comuns como: desgaste ou fratura no dente; hipertrofia muscular, podendo levar a assimetrias no rosto; dentes móveis, língua e bochechas com marcas; e, ainda, dores de cabeça pela manhã de forma recorrente.”

Existem tipos diferentes de bruxismo?

“Sim, atualmente existem dois tipos: do sono (que acontece quando a pessoa está dormindo) e o da vigília (quando a pessoa está acordada). Atualmente, existem estudos na literatura mostrando que o Bruxismo pode estar associado a várias doenças e fatores sistêmicos importantes, como: síndromes genéticas, como Síndrome de Down; obstrução das vias aéreas, como desvios de septo; problemas alérgicos, como asma e rinites; distúrbios do sono, como apneias do sono; refluxo gastroesofágico; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); drogas e medicamentos, como antidepressivos; fumo, álcool e café; estresse e fatores psicológicos, como ansiedade, nervosismo e concentração; e alterações neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.”

O professor André Porporatti também esclarece que antes mesmo de discutir um tipo de tratamento, é importante que uma avaliação seja feita por um Cirurgião-Dentista capacitado e especializado em bruxismo e dores orofaciais, para avaliar as possíveis causas secundárias citadas anteriormente. 

“Após o diagnóstico correto, os tratamentos podem envolver algumas opções como: orientações para o sono, para o autocuidado, para saúde física e mental, placas oclusais (de material rígido), compressas quentes ou geladas dependendo dos sintomas, técnicas de biofeedback, laserterapia etc.”

Para saber mais, basta acessar: www.andreporporatti.com ou @andreporporatti



Análise do IEG reflete tendência na automação de processos

Em média, 1 em cada 4 CSCs (Centro de Serviços Compartilhados) do Brasil já utilizam alguma tecnologia para captura de contas de consumo, como água, luz, condomínio, internet e telefone. A informação integra uma análise da MIA (Market Intelligence Application Shared Services) – plataforma de dados sobre CSC do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão). O dado chama a atenção para a importância da tecnologia no aprimoramento das operações de negócios, pois o recurso diminui o risco de receber uma multa por atraso de pagamento de despesas do tipo.

O estudo também mostra que 60% dos CSCs brasileiros utilizam portais de fornecedores. Com a solução em automação, é possível aumentar a eficiência dos processos de compras e acessar dados e informações atualizadas de forma simplificada.

Lara Pessanha, sócia e responsável pela Área de Inteligência de Mercado do IEG, destaca que essas e outras soluções de automação estão ajudando os CSCs a aumentar ainda mais a sua eficiência operacional. Como resultado, os processos se tornam ainda mais céleres e estratégicos, o que diminui os riscos para os negócios.

“A pesquisa reforça o quanto as empresas estão buscando embarcar mais tecnologia em suas operações a fim de trazer ganhos não apenas financeiros, mas também de qualidade para os processos e entregas”, diz ela.

Para Pessanha, quando bem implementada, a tecnologia desempenha um papel importante para o aprimoramento das operações de negócios, pois traz mais velocidade e acuracidade para as empresas.

O IEG elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações. A empresa consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um CSC no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama do mercado. A maior parte das estatísticas são disponibilizadas na MIA.

Para mais informações, basta acessar: https://ieg.com.br/



Tattoo Week conta com novo sócio rumo à expansão de mercado

Após onze edições, com o objetivo de expandir o evento para outras cidades brasileiras e outros países no mundo, a família Conte e Gawendo, que administra a Tattoo Week, decidiu dar um novo passo, a partir da entrada de um novo sócio, que promete fazer grandes mudanças.

O novo sócio e parceiro que estará junto ao projeto é Alan Spadone, micropigmentador, que criou uma grande academia de micropigmentação, referência na América Latina. Já formou mais de 100 mil profissionais da micropigmentação de forma presencial e 80 mil online, tem base em 22 países e possui mais de 100 unidades de franquias no país.Também fabrica e comercializa produtos com a marca própria. Ele migrou do marketing do mercado farmacêutico para a micropigmentação.

“Vamos promover uma grande mudança. Podem esperar, que vem muita coisa boa vindo por aí”, enfatiza o novo sócio, que será o CEO da empresa e pretende trazer governança para o evento em todas as áreas como marketing, jurídico, administração, etc.

Segundo Spadone, a família Conte e Gawendo, idealizadora do projeto, continua sendo a cabeça e a cara da Tattoo Week. O contrato já está assinado e o novo sócio assume logo após a realização da Tattoo Week Rio, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2024, no Rio de Janeiro.

Enio Conte, idealizador da Tattoo Week, se emociona diante da concretização de um sonho. “Abrimos portas no mercado, lutamos contra preconceitos e resistências de patrocinadores. Agora, em tamanho gigante, sentimos a necessidade de uma nova gestão. Com a parceria, acredito na governança profissionalizada, na melhoria e no crescimento do evento para o Brasil e o mundo. Sempre tendo como meta a valorização da arte da tatuagem e dos tatuadores”, destaca.

Universidade da tatuagem

Após a realização da Tattoo Week Rio, Spadone assume como CEO da Tattoo Week. “Será uma nova era na Tattoo Week. Traremos para o projeto tudo que há de melhor no mundo e vamos valorizar ainda mais a arte e o mercado da tatuagem”, revela Spadone.

Grandes investimentos serão feitos na área educacional para elevar o nível da tatuagem, criando uma plataforma digital educacional voltada ao tatuador. Uma “universidade da tatuagem”, para ensinar os profissionais a trabalharem o marketing digital, gestão, biossegurrança e muito mais.

“Quero que por meio da minha expertise e experiência na micropigmentação, consiga somar na Tattoo Week, para dar início a uma nova era na tattoo. Tudo o que fiz e construí até hoje através da micropigmentação, quero trazer também para a Tattoo Week. Quero transformar a Tattoo Week, em um Lollapalooza, para ampliar o público e trazer tudo o que seja possível agregar a esse crescimento, como por exemplo, trazendo atrações cada vez mais incríveis ao evento e melhorando a qualidade da premiação aos profissionais”, enfatiza.

Ampliação

A nova gestão pretende levar a Tattoo Week para outras partes do país e para outros países. A partir desta parceria, a ideia é elevar a marca Tattoo Week em nível internacional, trazendo linhas de produtos e licenciamento. “Quero ouvir o que os tatuadores têm a dizer, como podemos melhorar, que tipo de premiação eles acreditam que seja a ideal, o que gostariam que mudasse. Essa troca será fundamental nessa virada de chave da Tattoo Week”, afirma o novo CEO.

Esther Gawendo, atual CEO da Tattoo Week, trouxe ao evento o seu lado feminino, criando ações sociais relevantes como a doação de micropigmentação de sobrancelhas e aréolas para pacientes oncológicas; doação de tatuagens de segurança para pacientes crônicos entre outros projetos como a instalação de uma área kids no evento. “Todas as ações sociais vão prosseguir e serão ampliadas. A Tattoo Week mostra que a tatuagem pode salvar vidas e projetos podem estar conectados ao apoio de causas sociais como mulheres que sofrem violência, refugiados ou ações de sustentabilidade. Tudo isso será ampliado”, garante.



Moda Plus Size movimentará R$ 15 bilhões em 2027, diz estudo

O mercado de moda Plus Size no Brasil movimentará R$ 15 bilhões em 2027, de acordo com um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size). Segundo o relatório, o segmento cresceu 75% no país nos últimos 10 anos – o mesmo estudo apontou um faturamento de R$ 9,6 bilhões do segmento em 2021.

Nathalia Cercós Aguirre, CEO da Naguirre Shop, avalia que o crescimento do mercado plus size no Brasil acontece devido à necessidade de uma moda inclusiva, abrangente a públicos que vivem à margem das ditas normas de beleza convencionais. 

“As mídias sociais e os movimentos de positividade desempenharam um papel muito importante para dar voz à diversidade, influenciando a mudança de paradigmas na indústria de moda”, explica Aguirre.

“Essa combinação de fatores trouxe relevância para pessoas que não se enquadram nos padrões convencionais e ditados pela maioria das fast-fashions”, complementa a empresária. De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners no Brasil, 61% das pessoas obesas sentem dificuldade para encontrar roupas do seu tamanho nas lojas mais populares. 

Para Aguirre, as empresas de vestuário aos poucos responderam às necessidades do mercado, trazendo em suas linhas tamanhos e estilos para atender um público mais diversificado e com muito poder de compra. 

Moda inclusiva e autoestima

Aguirre também reforça que a moda plus size oferece mais do que simplesmente roupas, é um veículo de expressão pessoal e autoaceitação. “Ao proporcionar uma gama diversificada de opções de vestuário, a moda plus size permite que as consumidoras se sintam representadas, confiantes e confortáveis em sua própria pele”, afirma.

Uma pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Body Image, entrevistou  participantes de 65 países e revelou que a aceitação do próprio corpo está diretamente ligada ao bem-estar psicológico e à satisfação com a vida. O Brasil ficou na 56ª posição do ranking de apreciação corporal. 

O estudo global “What Women Want” revelou que 64% dos brasileiros entrevistados acreditam que as marcas de moda são as que mais ajudam na construção da autoestima. Aguirre explica que o crescimento do segmento no Brasil reflete também um avanço social e cultural. “Isso não só reforça a autoestima, mas também desafia os estigmas associados aos corpos fora do padrão, promovendo uma cultura de aceitação e inclusão”.

A empresária acredita que a moda plus size desempenha um papel fundamental no ‘empoderamento’ e inclusão “À medida que continuamos a quebrar barreiras e a celebrar a diversidade, estabelecemos um caminho para uma indústria mais diversa e representativa”, defende Aguirre.

Para saber mais, basta acessar: www.naguirreshop.com.br



Brasil é o país com mais dentistas no mundo

De acordo com informações do Conselho Regional de Odontologia (CFO), o Brasil conta, atualmente, com mais de 400 mil dentistas, número expressivo que, segundo relatório elaborado pela Unimed, coloca o país com o maior detentor de profissionais desta especialidade no mundo.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram a maior parte dos profissionais e, além disso, 52% dos cursos de odontologia estão nessas localidades. Os dados indicam também que o Brasil conta com mais de 52 mil clínicas odontológicas, sendo 31,22% localizadas no estado de São Paulo.

Diante deste panorama, o Fernando Cordeiro de Albuquerque, cirurgião-dentista que atua em Curitiba, vê o segmento com tendência à saturação no país, ao se observar as características do mercado, que conta com clínicas particulares, franquias, planos de saúde e profissionais independentes.

Segundo ele, apesar de o mercado de odontologia estar em expansão no mundo, o Brasil tem particularidades que contrastam com a média mundial de 5,59% de crescimento entre 2018 a 2023.

“Com certeza existe uma saturação. A cada dia mais faculdades de odontologia são inauguradas, além de novas franquias o que, por sua vez, diminui a remuneração, principalmente dos novos profissionais, aumentando a carga de trabalho”, pondera.

Embora a competitividade seja grande, o Brasil segue como referência mundial na área. Exemplo recente disso foi a premiação recebida pelo curso de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo) que, segundo o ranqueamento QS World University Ranking by Subject, obteve a 14ª posição por área entre todos os países, sendo a melhor colocada no país, contribuindo para a liderança nacional na América Latina.

Neste cenário de mercado acirrado e qualificado, Albuquerque considera fundamental que o dentista busque se especializar, além de aperfeiçoar suas habilidades de administração e marketing.

“Creio que é ainda mais importante estar sempre atualizado sobre novas técnicas e tecnologias que a cada dia estão mais avançadas no nosso meio, para que assim possamos oferecer aquilo que as grandes franquias não conseguem acompanhar”, afirma.

Por fim, ele acredita que o relacionamento com outros profissionais também é importante. “Um dos pontos principais é buscar parcerias com outros colegas, igualmente capacitados e atualizados, de especialidades diferentes, para que assim possamos manter um tratamento diferenciado e de alto nível em todas as especialidades da odontologia”, finaliza.

Mais informações e contato no LinkedIn.



Compositor brasileiro usa orquestra virtual em seus projetos

Nos últimos anos, o crescente desenvolvimento das tecnologias possibilitou que artistas de diversos segmentos passassem a dispor de uma gama de novas ferramentas tecnológicas para realizar seu trabalho.

É o caso do compositor, orquestrador e arranjador brasileiro Antonio Ibrahine, que em seu processo de criação faz uso de uma tecnologia de instrumentos virtuais que simulam o som e o comportamento de uma orquestra acústica tradicional. O resultado disso são orquestrações ultrarrealistas. A exemplo disso, é possível citar as faixas compostas para o catálogo de “History Tones” e “Earth Tones” da ExtremeMusic, braço da Sony Music Publishing para licenciamento de música. 

“Nesse processo, além de instrumentos virtuais apropriados e de um computador potente, o conhecimento musical e a percepção cirúrgica do produtor/compositor são fundamentais. No final, o produtor se torna uma espécie de regente moderno”, avalia Ibrahine.

Ao discorrer sobre a utilidade das simulações com “orquestras virtuais”, o profissional destaca a significativa diminuição, para os clientes, dos custos de produção, preservando-se a qualidade sonora.

Antonio Ibrahine ressalta que, em grande parte dos trabalhos que realiza com Bleeding Fingers, uma joint venture do compositor de Hollywood Hans Zimmer, o som de uma orquestra completa é criado por meio de sons eletrônicos. 

“Há 30 anos, para obter esse resultado, seria necessário gravar em estúdios de excelência com cerca de 70 músicos por sessão, mais outras tantas pessoas envolvidas em uma gravação; hoje, porém, os instrumentos virtuais eliminam esses custos”, afirma.

Sobre o compositor

Ibrahine graduou-se em composição pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), dando sequência a seus estudos ingressando em um curso de música para cinema na Filmuniversität Babelsberg, instituição de cinema da Alemanha e por último, fez o curso “música para filme/TV” na USC/Los Angeles

Desde 2022, Ibrahine trabalha como arranjador e orquestrador no estúdio e gravadora Tim Janis Ensemble, cujo proprietário é o compositor norte-americano de new age Tim Janis, que já teve 10 discos no ranking global da revista Billboard e conta com mais de 1,5 milhão de seguidores no YouTube. “O desafio, nesse caso, consiste em fazer produções orquestrais complexas sem perder a conexão emotiva com o público-alvo de Tim, mantendo sempre um equilíbrio entre simplicidade e refinamento”, salienta.

No ano passado, Ibrahine também atuou como orquestrador para o Big Apple Circus, circo com sede em Nova York que se tornou atração turística da cidade, preparando partituras para serem executadas ao vivo.

Recentemente, em 2023, desenvolveu trabalhos como orquestrador e arranjador para o produtor musical brasileiro Daniel Figueiredo, que produz trilhas para TV. Entre as diversas produções das quais participou, Ibrahine destaca a telenovela “Reis”, exibida pela Record TV. “Este foi um dos trabalhos de que eu mais gostei, pois tive a oportunidade de aliar som orquestral épico com sons eletrônicos e elementos de época na música”, relembra.

Para saber mais, basta acessar www.antonioibrahine.com ou https://www.instagram.com/antonio.ibrahine/



Renato Mesquita e Gabi Topázio participam do Natal Iluminado

Durante todo o mês de dezembro, o município de Embu das Artes, situado na região metropolitana de São Paulo, receberá o evento Natal Iluminado, que contará com diversas atrações artísticas gratuitas, com barracas de comidas e bebidas e com a tradicional Feira de Artes e Artesanato, além, é claro, de decoração natalina, presépio e Papai Noel. A programação cultural será divulgada semanalmente, e pode ser conferida no site da prefeitura de Embu das Artes.

A rádio oficial do evento será a Rádio Disney, que promoverá alguns eventos especiais. A convite da rádio, no dia 15 de dezembro, Renato Mesquita e Gabi Topázio farão uma apresentação ao vivo com repertório inédito aos visitantes. Esta será a terceira vez que ambos se apresentam no evento de fim de ano do município.

“Poder participar de um evento dessa magnitude é um privilégio e uma honra, e agradecemos especialmente ao Secretário de Turismo de Embu das Artes, Rogerio Castro”, afirma Mesquita. Ele destaca que, graças às plataformas de streaming e às redes sociais, o registro em vídeo que será feito das apresentações poderá ser visto por pessoas de todo o país e até mesmo de outros lugares do mundo, ampliando o alcance de seu nome e do de Embu das Artes para outros públicos. Mesquita agradece, também, o diretor Kaju e a locutora Pati Liberato, da Rádio Disney

Renato Mesquita, cantor, ator e compositor nascido em Embu das Artes, escolheu sua cidade natal para o lançamento de seu mais novo DVD, no final de agosto. Entre os convidados que participaram da gravação está a cantora, bailarina e compositora mineira Gabi Topázio. O trabalho, que é totalmente autoral, dedica-se a um repertório do gênero reggaeton.

No evento especial da Rádio Disney, os artistas farão shows individuais. Segundo Mesquita, neles serão apresentadas canções inéditas de um álbum que será lançado em 2024. Gabi Topázio ressalta sua alegria e sua gratidão por ter, junto com Mesquita, a oportunidade de representar o reggaeton brasileiro no evento, “especialmente como artistas independentes, sem o suporte de uma grande gravadora”.

Tal convite, segundo ela, é um testemunho do poder da diversidade musical e da capacidade de unir culturas por meio da arte. “Ele nos possibilita não apenas celebrar nossa identidade musical, mas também mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade que o Brasil tem a oferecer.”

O Natal Iluminado acontece na Praça das Artes, no Largo 21 de Abril, situado na região central de Embu das Artes.

Para saber mais, basta acessar https://www.renatomesquita.com/



Estudo aponta uso industrial de tecnologia digital avançada

Estudo publicado no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chamado Pesquisa de Inovação Semestral 2022, revelou que 84,9% das 9.586 empresas industriais com 100 ou mais funcionários incorporaram pelo menos uma tecnologia digital avançada em suas operações. Os dados provêm do módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, parte da pesquisa PINTEC Semestral 2022 e podem ser observados nos links informados.

Segundo a publicação, a tecnologia mais adotada foi a computação em nuvem, registrando uma taxa de 73,6%. Além disso, o relatório aponta dados sobre outras tecnologias investigadas, incluindo a internet das coisas (48,6%), robótica (27,7%), análise de big data (23,4%), manufatura aditiva (19,2%) e inteligência artificial (16,9%).

O estudo ainda apresenta dados por setores, sendo possível analisar que as atividades de fabricação de máquinas e equipamentos lideraram, com 94,5% delas utilizando tecnologias digitais avançadas. Além disso, o estudo mostra que outros setores proeminentes, também usaram alguma tecnologia digital avançada em algum momento dos seus processos.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos para construção civil  Trans Obra, afirma que a constatação de que a maioria das empresas industriais está adotando tecnologias digitais avançadas não apenas valida a necessidade de modernização, mas também destaca a adaptabilidade do setor. “Reconhecemos a importância de abraçar essas inovações para impulsionar a eficiência operacional e oferecer serviços de locação de equipamentos cada vez mais alinhados com as demandas do mercado. A evolução tecnológica não é apenas uma escolha, mas uma imperativa para permanecer relevante e competitiva na indústria atual”.

Os dados publicados também incluíram números nas Indústrias extrativas (92,2%), Fabricação de produtos diversos (92,0%), Fabricação de produtos de metal (91,9%) e Fabricação de bebidas (91,6%). O estudo também revelou setores da indústria que menos usaram algum tipo de tecnologia digital avançada em seus processos. Observa-se no relatório que setores como Fabricação de outros equipamentos de transporte (68,2%), Confecção de artigos do vestuário e acessórios (71,6%) e Fabricação de produtos de madeira (72,2%) apresentaram menor adoção dessas tecnologias.

Ainda sobre o relatório publicado, das 8.134 empresas industriais que incorporaram pelo menos uma tecnologia digital avançada, a maioria (31,5%) optou por usar duas tecnologias, enquanto 27,7% utilizaram apenas uma. Surpreendentemente, apenas 3,7% das empresas empregaram todas as tecnologias digitais avançadas investigadas, indicando uma diversidade nas escolhas de implementação entre os setores industriais.



Lâmpadas LED geram eficiência energética e sustentabilidade

A iluminação LED é uma das tecnologias mais eficientes em termos de eficiência energética e sustentabilidade. Comparada às lâmpadas incandescentes e fluorescentes, a lâmpada LED produz mais luz (lúmens) por watt consumido, resultando em economia de energia entre 50% e 80%, além de emitir até 80% menos dióxido de carbono.

Ao contrário de outras tecnologias, a luz LED não emite radiação ultravioleta, proporcionando uma fonte de luz mais quente, limpa e segura, sem prejudicar as pessoas ou a camada de ozônio. Luzes tradicionais requerem filtros especiais de bloqueio de UV para atender a padrões de segurança, especialmente em aplicações industriais. Além disso, as lâmpadas LED possuem uma vida útil de 25 mil horas, em comparação com as mil horas das incandescentes.

Outra grande vantagem da lâmpada LED é que ela pode ser reciclada, pois é composta por alumínio, estanho, cobre, níquel, plástico, componentes eletrônicos, fenóis e vidro. Nenhum componente é tóxico e 98% deles podem ser reciclados. 

Já as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, elemento altamente tóxico e poluente. Apesar de possibilitar a reciclagem e reutilização dos componentes de mercúrio, vidro e metal, seu conteúdo tóxico é uma desvantagem. Já as lâmpadas incandescentes, compostas principalmente de vidro, metal e filamento de tungstênio, não são recicláveis, porque o seu vidro contém pequenas partículas de metal. Por isso, mesmo sem conterem materiais tóxicos, geram maior impacto ambiental.

Garantir a segurança elétrica nas instalações

Produtos de iluminação podem apresentar riscos se não forem projetados e construídos adequadamente, incluindo incêndios, choques elétricos e ferimentos físicos. Para mitigar esses riscos, requisitos e normas de segurança determinam testes de qualidade realizados em laboratórios credenciados, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente.

Segundo Higor Beccari, Analista Técnico na TÜV Rheinland, “os testes e ensaios realizados nas lâmpadas LED são rigorosos, abrangendo aspectos como durabilidade, eficiência energética, resistência a impactos e segurança elétrica. Esses testes são fundamentais para garantir que os produtos atendam aos requisitos estabelecidos pelo Cgcre/INMETRO, assegurando assim a qualidade e a segurança para os consumidores.”

No Brasil, todas as lâmpadas LED precisam ser certificadas, garantindo a conformidade com as normas determinadas pelo INMETRO. Na embalagem, deve constar a etiqueta ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) que apresenta selo do INMETRO e a identificação do organismo de certificação, além das informações sobre a eficiência energética do produto.

“Por isso, ao adquirir lâmpadas LED, certifique-se de buscar os selos de certificação para garantir que o produto tenha passado por testes rigorosos e atenda aos padrões de qualidade e segurança. Também é importante checar a quantidade de lúmens, a temperatura de cor expressa em kelvins e a vida útil estimada em horas. Esses detalhes auxiliam os consumidores a fazerem escolhas informadas, garantindo que as lâmpadas atendam não apenas às suas expectativas de iluminação, mas também aos requisitos de eficiência e durabilidade”, acrescenta Higor.



Inflação e Pix impulsionam financiamento de motos com cartão

O cenário econômico brasileiro reflete diretamente nas escolhas dos consumidores, e em 2023, o uso do cartão de crédito para financiar a compra de motos registrou um crescimento significativo de 15%, conforme revelam dados recentes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Esse aumento expressivo está atrelado a dois fatores principais: o contexto de inflação elevada, que impulsiona os consumidores a buscarem alternativas para parcelar suas compras, e o lançamento do saque do limite de crédito instantâneo no Pix, que oferece taxas de juros mais competitivas que as do cartão de crédito tradicional.

Marcelo Neri, diretor da FGV Social, que afirmou em entrevista ao Valor Econômico que “o cartão de crédito é uma opção de financiamento que pode ser atraente para os consumidores em meio à inflação elevada, mas é importante que eles estejam cientes dos riscos envolvidos.”

Segundo a Abraciclo, em 2023, o cartão de crédito foi utilizado para financiar a compra de 153.450 motos, representando 15% do total de vendas no ano. As motos de baixa cilindrada, até 160 cilindradas, continuam liderando as vendas no Brasil, representando 82% do mercado e sendo as mais financiadas por meio de cartão de crédito. A icônica Honda CG 160 Titan lidera as vendas e é também o modelo mais financiado com cartão de crédito, com 54.629 unidades financiadas em 2023.

Vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito para financiamento de motos

O uso do cartão de crédito para financiar motos oferece algumas vantagens, como:

  • Possibilidade de adquirir a moto imediatamente e pagar em parcelas mensais;
  • Opção de parcelamento em até 48 vezes;
  • Aproveitamento de promoções oferecidas pelas lojas.

No entanto, também é importante considerar as desvantagens dessa opção, como:

  • Taxas de juros do cartão de crédito geralmente altas;
  • Risco de endividamento sem controle financeiro adequado.

Antes de optar pelo financiamento da moto com cartão de crédito, é crucial realizar um planejamento financeiro sólido e comparar as taxas de juros entre diferentes lojas. A diversificação das linhas de crédito disponíveis, como débito automático, crédito consignado e leasing, oferece opções aos consumidores para escolherem a mais adequada às suas necessidades.

Saque do limite de crédito instantâneo (Pix Card)

Uma alternativa disponível no mercado é o saque do limite de crédito instantâneo, conhecido como Pix Card. Com taxas iniciais de 3,99% ao mês, esse método oferece prazos de pagamento que variam de 2 a 12 meses e um processo de contratação online. Para aqueles que buscam recuperar o limite do cartão imediatamente, a opção de antecipar o pagamento sem carência é uma opção. 

Financiando uma moto com cartão de crédito

  1. Planejamento financeiro detalhado.
  2. Comparação entre as taxas de juros oferecidas por diferentes lojas.
  3. Leitura atenta da simulação antes de finalizar a transação.
  4. Estudo de outras opções de financiamento, como crédito consignado e financiamento bancário.

Embora o cartão de crédito seja uma opção para financiar motos, é essencial agir com cautela diante das taxas de juros elevadas. O consumidor, munido de um planejamento financeiro sólido, pode realizar o financiamento de sua moto sem comprometer suas finanças, explorando alternativas e comparando as condições oferecidas no mercado.

O crescimento do uso do cartão de crédito para financiar motos é um reflexo da atual conjuntura econômica brasileira. A inflação elevada e o lançamento do saque do limite de crédito instantâneo no Pix impulsionaram essa tendência.

No entanto, é importante que os consumidores estejam atentos às taxas de juros elevadas do cartão de crédito e considerem outras opções de financiamento, como crédito consignado e financiamento bancário. Com planejamento financeiro e atenção, é possível realizar o financiamento de uma moto sem comprometer as finanças.



Aumento salarial de professores na Coreia do Sul impacta PIB

Um significativo aumento nos salários dos professores na Coreia do Sul está gerando impactos positivos no sistema educacional do país, resultando em melhorias notáveis na qualidade da educação oferecida aos estudantes. De acordo com o artigo O papel da educação no desenvolvimento económico: uma comparação
da Coreia do Sul e do Quirguistão a relação entre o papel da educação e o crescimento econômico de um país, gerando maior produtividade no capital humano.

O governo sul-coreano implementou uma política de reajuste salarial para os profissionais da educação, buscando valorizar o papel fundamental dos professores na formação da próxima geração. Esse aumento salarial, que abrange desde os educadores do ensino fundamental até os professores universitários, está sendo considerado como um passo crucial para fortalecer o setor educacional. De acordo com o Asia Society, o Ministério da Educação da Coreia do Sul tem um orçamento de 29 bilhões de dólares, seis vezes o que era em 1990. Isto representa cerca de 20 por cento das despesas do governo central.

O impacto mais imediato observado é a retenção e atração de talentos para a profissão docente. Anteriormente, a baixa remuneração era uma das principais razões para a evasão de profissionais experientes e desestímulo para os recém-formados ingressarem na carreira. Com os novos salários mais atrativos, a expectativa é que a Coreia do Sul consiga manter e atrair educadores altamente qualificados. O governo foca em treinamento dos professores, com curso gratuito e capacitações profissionais frequentes.

Além disso, o aumento salarial está contribuindo para uma atmosfera mais positiva nas escolas, refletindo diretamente na motivação e no desempenho dos professores. Isso, por sua vez, tem impactado positivamente o envolvimento dos alunos nas atividades escolares e o desempenho acadêmico. 

Os efeitos desse aumento salarial estão sendo monitorados de perto por especialistas em educação e autoridades governamentais. O sucesso dessa iniciativa pode servir de modelo inspirador para outros países que buscam fortalecer seus sistemas educacionais por meio do reconhecimento e valorização dos professores. A Coreia do Sul tornou-se um país pobre e dependente a um país economicamente desenvolvido com aumento da educação, formação em ensino superior e mão-de-obra qualificada, gerando impacto positivo no PIB do país.



Brasil tem produção selecionada para o ‘Bridging The Dragon’

O longa-metragem “Monlo”, de José Almeida, projeto desenvolvido pela Animuz (de São Paulo/SP) & Druzina Content (de Porto Alegre/RS), é a única produção fora do continente europeu e asiático selecionada para participar do 9º Bridging The Dragon Lab, um workshop online com foco, principalmente, em coproduções entre Europa e China. Ao participar do laboratório, além de apresentar o novo projeto de animação, a Druzina terá a oportunidade de conhecer as últimas tendências do mercado chinês e asiático de cinema e televisão e, também, de estabelecer conexões importantes para seus próximos projetos.

Atualmente, o mercado asiático é o maior em números, tanto quali quanto quantitativamente, mas, também é um mercado reservado para produções externas. Por isso, a seleção de uma produção brasileira, bastante distante desse eixo audiovisual, é muito significativa e representa uma oportunidade única para entrar neste mercado. 

“Abrir uma ponte de cultura e entretenimento entre ocidente e oriente, além de ser uma honra é algo urgente, pois o Brasil está no momento certo para voar alto na produção e, principalmente, na coprodução de animações. Nossos profissionais são conhecidos por serem alguns dos melhores tecnicamente e criativamente sem falar da nossa habilidade nata de falar sobre várias culturas e assuntos com naturalidade dada a enorme diversidade de nosso país. Poder falar sobre aventura e situar essa jornada na Ásia é muito legal, e saber que eles se interessaram por essa ideia de ter um grupo brasileiro produzindo isso, é mais incrível ainda”, diz José de Almeida, diretor da animação e da Animuz.  

“Monlo” conta a história do personagem homônimo, filho de um grande guerreiro que vive em uma tribo nômade na Mongólia. Porém, tudo muda quando a tribo é massacrada em uma emboscada pelo bando do Vilão Ying Sin. Após cair e perder a memória, o jovem é resgatado por uma xamã excêntrica até que, ao lembrar e descobrir a verdade sobre seu passado, decide se tornar o maior de todos os guerreiros. Para isso, Monlo, sua cabra de estimação Gonlo e sua amiga Ohkin, embarcam em uma jornada repleta de emoções pela Ásia Central e China para lutarem no “Grande Torneio”, onde enfrentarão Ying Sin. 

“Monlo reúne todos os elementos de uma boa história: uma narrativa jovem, cômica e animada, literalmente, permeada por uma jornada heróica de protagonistas meio ‘azarões’ que passam por momentos de aventuras, de lutas, desafios e superações, tendo o cenário asiático como pano de fundo. Mostrar pro ocidente uma estética que ainda é muito exótica tem muito apelo, e para o oriente algo que lhes já é conhecido, mas com uma abordagem diferente também traz muita curiosidade, o que torna essa animação tão especial a ponto de ter sido a única escolhida fora da região de abrangência do laboratório. Vamos em busca de parcerias, financiamentos e coproduções internacionais para que esse projeto ganhe o mundo”, diz Luciana Druzina, CEO da Druzina Content.

Sobre a Druzina Content
A premiada empresa Druzina Content possui mais de 15 anos de experiência no mercado de inovação audiovisual e produção de conteúdo e atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão e games. Sua  fundadora e CEO é Luciana Druzina, profissional que atua no mercado há mais de 20 anos, membro da International Academy of Television Arts & Sciences e da comissão julgadora do International Emmy® Awards. Suas obras já participaram de diversos festivais e mercados, recebendo inúmeros prêmios. Atualmente, a Druzina está presente em mais de 60 países, nas mais diversas plataformas, salas de exibições e canais, incluindo Prime Video, Nickelodeon, Youku, Canal Futura, Telecine, Netflix, Tv Brasil, Tv Cultura, ZooMoo Kids, GloboPlay, Box Kids, Canal Brasil, entre outros. Em reconhecimento à sua atuação no mercado externo, a Druzina Content conquistou o Prêmio Exportação ADVB por quatro anos consecutivos (2020 – 2023), uma conquista inédita para o setor de economia criativa e para a indústria audiovisual brasileira.



Espaços culturais dominam os quarteirões da Avenida Paulista

A Avenida Paulista, um dos principais espaços da cidade de São Paulo, foi marcada por mais um aniversário de sua inauguração no dia 8 de dezembro. A via, inaugurada em 1891, foi planejada para ser um espaço largo, arborizado e plano, e mantém suas características até os dias atuais, considerado um dos polos culturais de maior evidência da cidade.

Logo após sua inauguração, a Avenida passou a ser ocupada pelas famílias ricas de São Paulo, dando origem aos conhecidos casarões da região. Contudo, ao longo dos anos, edifícios comerciais, bancos e instituições culturais passaram a se instalar nos seus pouco menos de três quilômetros de extensão. Atualmente, o local é palco para manifestações populares, celebrações, além de possuir muitos espaços culturais abertos para visitação.

Inspirados pela iniciativa Museum Mile, que teve início na década de 1970 em Nova Iorque, algumas das instituições da Avenida Paulista criaram, em 2017, a Paulista Cultural, iniciativa para propor diálogo e intercâmbio cultural entre Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles (IMS), Itaú Cultural, Japan House São Paulo (JHSP), Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Sesc Avenida Paulista. Periodicamente, as instituições se articulam com o objetivo de fortalecer a vocação de eixo cultural da avenida.

Construída em 1935 e antigo lar da família Ramos de Azevedo, a Casa das Rosas foi restaurada e transformada em espaço cultural pouco menos de 60 anos após sua construção. Atualmente, o casarão oferece palestras, exposições, apresentações literárias, musicais e teatrais e é conhecido por seus jardins de roseiras, que dão o nome ao espaço.

Do outro lado da avenida, está a Japan House São Paulo, primeiro dos três polos de difusão da cultura japonesa espalhados pelo mundo. Inaugurada em 2017, a JHSP é facilmente reconhecida por sua fachada de arquitetura contemporânea japonesa, criada a partir de madeiras de encaixe projetadas pelo arquiteto Kengo Kuma. Com entrada gratuita ao público, a instituição oferece exposições, palestras, oficinas, atividades gastronômicas, entre outras programações voltadas para diferentes temáticas da cultura nipônica. A JHSP também é um ponto de parada para quem gosta de pedalar pela ciclovia da Avenida Paulista, aberta para o livre trânsito dos pedestres aos domingos, por conter um bicicletário exclusivo e gratuito para os ciclistas que queiram estacionar suas bicicletas no estacionamento do 1º subsolo.

Um dos últimos centros culturais a abrir suas portas, em 2018, o Sesc Avenida Paulista atrai inúmeros visitantes todos os dias para apreciarem a vista da própria avenida do alto de seu mirante no 17° andar. O prédio de arquitetura moderna ainda abriga diversos espaços para lazer e cultura, incluindo uma biblioteca onde são realizadas oficinas,  contações de histórias, encontros com escritores; áreas para práticas esportivas, e salas dedicadas a oficinas, palestras, cursos, exposições, apresentações teatrais e musicais.

Ao lado do Sesc, o Itaú Cultural preenche mais uma esquina da Avenida desde 2014 com manifestações culturais e artísticas. O último andar do espaço abriga uma exposição permanente, que revela 500 anos da história do Brasil. Reunindo quadros, ilustrações, esculturas, livros, roupas, mapas, entre mais de 1300 artefatos da história nacional, a mostra narra desde a chegada portuguesa ao país até o Brasil do século XIX. O Itaú Cultural ainda é palco para peças de teatro, apresentações musicais e atividades artísticas, mostras itinerantes e oficinas.

Mais adiante, fica o Centro Cultural Fiesp, espaço administrado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), que recebe exposições, apresentações, palestras, oficinas, mostras de cinema, literatura e música ao longo do ano. O edifício em formato de pirâmide se destaca no cenário urbano pelo grande painel de LED que ocupa sua fachada e exibe mostras de arte digital e intervenções artísticas variadas. O andar térreo e o primeiro subsolo do complexo ainda concentram duas galerias de arte, uma galeria para mostras fotográficas, a livraria da Sesi-SP Editora e o tradicional Teatro do Sesi-SP.

Ícone da Avenida Paulista, o MASP carrega uma importância histórica equivalente à da própria avenida. Sua arquitetura assinada por Lina Bo Bardi, é um dos principais marcos do século XX, abrigando um acervo de mais de 11 mil obras de origem europeia, africana, asiática e das Américas. Primeiro museu de arte moderna do país, o MASP é um espaço com uma programação plural para além das mostras, com seminários, oficinas, cursos e exibição de filmes – um dos polos culturais de maior destaque a nível mundial.

No outro extremo da avenida, em um moderno prédio envidraçado fica o Instituto Moreira Salles, responsável por operar uma programação cultural voltada à fotografia, literatura, música e cinema. Inaugurado em 2017, o IMS é composto por um cineteatro que recebe diversos eventos, uma biblioteca de fotografia completa e salas de aula para ofertar esporadicamente seminários, cursos e oficinas. Além de sua gama de exposições itinerantes, o IMS também conta, desde 2019, com a escultura Echo, do artista americano Richard Serra, instalada permanentemente no jardim externo do prédio. Com visitação aberta e entrada gratuita, o IMS fecha o roteiro cultural da Avenida Paulista.

Serviço:
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37
Horários: terça-feira a domingo – jardim, das 7h às 22h; museu, das 10h às 18h (entrada até 17h30)
Entrada gratuita

Japan House São Paulo
Av. Paulista, 52
Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita

Sesc Avenida Paulista
Av. Paulista, 119
Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 21h30
Entrada gratuita

Itaú Cultural
Av. Paulista, 149
Horários: terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313
Horários: terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita

MASP
Av. Paulista, 1578
Horários: terça-feira, das 10h às 20h (entrada até 19h); quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Entrada gratuita às terças e na primeira quinta-feira do mês
Reserva online de ingressos a partir de R$30 no site.

IMS Paulista
Av. Paulista, 2424
Horários: terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita



Aumenta experimentação de álcool entre estudantes

Em publicação realizada, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) apontou que a experimentação de álcool entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentou uma estabilidade entre 2012 e 2015, com percentuais ligeiramente superiores entre as meninas em comparação aos meninos. Contudo, o relatório mostrou que em 2019, ambos os sexos obtiveram um aumento, segundo o documento, estatisticamente significativo na experimentação, sendo mais pronunciado entre as meninas (67,4%) do que entre os meninos (58,8%). O relatório, que aponta dados sobre a diferença entre os gêneros, que era de 3,7 pontos percentuais em 2015, mostrou que a diferença foi ampliada para 8,6% em 2019.

Ainda segundo o relatório informado no início da matéria, o aumento na experimentação de álcool em 2019 não se limitou a uma determinada rede de ensino, afetando tanto escolas públicas quanto privadas. A pesquisa ainda destaca que, nas capitais, a experimentação foi mais expressiva entre os estudantes da rede pública, atingindo 65,9%, enquanto nas escolas privadas, o percentual foi de 56,3%.

Sobre o assunto, Miler Nunes Soares, médico psiquiatra e responsável pela Clínica de Recuperação em Mato Grosso Granjimmy disse que a experimentação é a porta de entrada para o vício e que a idade dos jovens nessa fase escolar deveria ser somente no foco com a formação educacional e profissional. “A diferença de quase 10% pode levantar questões sobre as dinâmicas socioeconômicas e educacionais que podem influenciar os padrões de comportamento em relação ao álcool entre os estudantes, não somente do 9º ano, mas em todo momento da vida escolar onde exista a possibilidade de o aluno ter contato com o álcool”.

Ainda sobre a publicação que pode ser analisada no portal do IBGE, verifica-se que também foi analisada a precocidade da exposição ao álcool entre escolares que já ingeriram alguma vez na vida. O documento informa que embora tenha havido uma pequena oscilação entre 2009 e 2019, sem mudanças estatisticamente significativas, as meninas apresentaram uma maior precocidade na experimentação em 2019 (70,7%) em comparação aos meninos (65,9%).

Perguntado sobre o assunto, Miler Nunes disse que os resultados podem indicar a importância de estratégias de prevenção voltados para as diferenças de gênero dos alunos e a necessidade de monitoramento constante, e até mesmo intervenções por parte das escolas para abordar o aumento da experimentação de álcool entre os alunos.



Estudo aponta aumento na experimentação de drogas

Em publicação realizada, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) apontou que o aumento na experimentação de drogas não foi uniforme entre os sexos. Entre estudantes do 9º ano, a publicação mostrou que houve um aumento com maior diferença para o público feminino, saindo de 6,7% em 2009 para 13,1% em 2019. Por outro lado, o relatório apontou que os estudantes do sexo masculino apresentaram um aumento de menor diferença em comparação ao público feminino, de 9,8% em 2009 para 11% em 2019, sem significância estatística, permanecendo dentro da variação do intervalo de confiança de 95%, como indicam os dados disponíveis no link do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informado no início da matéria.

O estudo abordou ainda sobre quesitos como a experimentação, precocidade da exposição e o uso recente entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental nas capitais brasileiras. Os dados mostraram que ao longo da última década, o indicador de experimentação apresentou uma tendência de crescimento, passando de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019.

Ainda sobre o estudo informado, é possível verificar a informação sobre a aplicação do modelo logístico de regressão linear, que revelou uma tendência de crescimento da razão de chances de escolares do 9º ano do ensino fundamental usarem drogas alguma vez durante a vida, no período de 10 anos, com um aumento de 55%. O relatório afirma que esses resultados ressaltam a importância de abordagens preventivas e educativas no ambiente escolar para lidar com o desafio crescente da experimentação de drogas entre os jovens brasileiros.

Sobre o assunto, Miler Nunes Soares, médico psiquiatra e responsável pela Clínica de Reabilitação em Cuiabá Granjimmy disse que em 2015, o dado apresentado no relatório de que 10,4% dos jovens do 9º ano já haviam usado drogas alguma vez na vida, apontou um crescimento menor durante o período de 2012 a 2015 em comparação o período de 2015 a 2019. “Mesmo que o intervalo de tempo entre as duas comparações não sejam iguais, nota-se que no período mais recente, o crescimento foi de 1,7% e no anterior foi de 0,8%”.

Ainda sobre a publicação que pode ser analisada no portal do IBGE, em formato digital, é possível observar que houve aumento na exposição às drogas entre as estudantes do sexo feminino em comparação aos estudantes do sexo masculino. O relatório apontou que o aumento mais expressivo nas chances de experimentação de drogas ilícitas foi observado entre as estudantes do sexo feminino nas escolas públicas, que apresentaram um aumento de 107,4%, dobrando as chances de experimentação ao longo do período analisado, segundo a publicação informada.



Nível de atividade na indústria da construção cresce

Segundo estudo publicado recentemente pelo Portal da Indústria, no décimo mês de 2023, o indicador que mensura a evolução do nível de atividade na indústria da construção alcançou a marca de 49,7 pontos. Este resultado mostra que houve um crescimento de 3,5 pontos em comparação ao mês anterior, aproximando-se da linha divisória de 50 pontos. O documento publicado aponta o fato de que o índice supera a média histórica para o mês de outubro, fixada em 47,7 pontos, indicando um desempenho superior ao habitual para o período.

Ainda sobre a publicação que pode ser verificada na íntegra através do link destacado acima, entre os diferentes segmentos da construção, destaque-se, segundo a publicação, o ramo da Construção de Edifícios, que, ao transitar de setembro para outubro, deixou para trás a fase de declínio, registrando um aumento na atividade, passando de 46,4 pontos para 51,1 pontos. No entanto, verifica-se no relatório, que os setores de Obras de Infraestrutura e Serviços Especializados para a Construção experimentaram avanços, embora ainda permaneçam em declínio, situando-se abaixo da marca de 50 pontos, que demarca a fronteira entre crescimento e retração.

Sobre o mesmo relatório, Sondagem Indústria da Construção, o índice que monitora a evolução do número de empregados na indústria da construção atingiu 48,4 pontos em outubro de 2023, após um acréscimo de 0,1 ponto.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos Franquia Trans Obra afirma que é possível verificar neste estudo sobre o índice que monitora a evolução do número de empregados na indústria da construção, ultrapassa a média histórica observada nos meses de outubro, que é de 46,3 pontos. José Antônio disse que “conforme informado na sondagem publicada, o indicador de número de empregados reflete um desempenho mais positivo do que o usual para o período, cenário importante diante de um ano onde os valores ficaram, por muitas vezes, abaixo da linha divisória de 50 pontos”.

Ainda no estudo publicado, na Utilização da Capacidade Operacional (UCO) em outubro, houve um aumento de 1,0 ponto percentual, atingindo 68%. Este valor, segundo o estudo é idêntico ao registrado no mesmo período de 2022 e representa um incremento de 2,0 pontos percentuais em comparação ao indicador de outubro de 2021.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que os dados publicados de outubro de 2023 sugerem uma queda menos intensa e mais disseminada na atividade e emprego na indústria da construção.



Sandbox Regulatório é aprovado em Canoas

A Câmara de Vereadores de Canoas-RS aprovou, por unanimidade, a constituição do Sandbox Regulatório, projeto que tem apoio do SEPRORGS em um trabalho realizado por meio de sua diretoria junto aos vereadores de diversos municípios gaúchos. Os diretores do SEPRORGS, Marice Fronchetti e Michael Tatsch, estiveram presentes na sessão, trazendo argumentos sobre os benefícios do projeto.

Hoje, o Sandbox Regulatório está presente, em diversos estágios de andamento, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Pelotas e Uruguaiana.

“Esse novo marco representa um novo passo em direção à desburocratização do setor de Tecnologia da Informação (TI) em Canoas”, disse Marice, que destacou a importância de posicionar a cidade como um epicentro de inovação.

A diretora, que é empresária há mais de 20 anos, ressaltou que a iniciativa pode criar um ambiente propício para a instalação de empresas de tecnologia, fomentando o desenvolvimento local e atraindo investimentos.

Já Michael Tatsch, que atua como empresário também há mais de duas décadas e faz parte do ecossistema do SEPRORGS desde 2018, hoje atuando junto à pasta de Relações do Trabalho da entidade, complementou as informações, abordando detalhes técnicos do projeto. Ele enfatizou que o mesmo busca flexibilizar regulamentações para impulsionar a inovação, proporcionando um ambiente controlado para testes de novas tecnologias e modelos de negócios.

“Na prática, essa é uma iniciativa destinada a simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios, especialmente para empresas de inovação. Os objetivos visam não apenas apoiar os negócios locais, mas também transformar Canoas em um polo de inovação de referência estadual e nacional”, comentou Marice.

“Vale dizer que o projeto estabelece critérios rigorosos para a participação, priorizando modelos de negócios inovadores. Empresas selecionadas receberão autorizações temporárias para testar seus modelos em condições regulatórias adaptadas. Os princípios orientadores do Sandbox incluem a promoção da liberdade econômica, a boa-fé, a intervenção mínima do estado e a celeridade nos processos administrativos”, explicou Michael. 

Conforme os dirigentes, ao término do período de testes, as empresas deverão apresentar relatórios transparentes sobre suas experiências e resultados. O impacto almejado é incentivar a inovação, fortalecer a base técnico-científica da cidade, aumentar a competitividade local e promover a inclusão financeira.



Banco de la República de Colombia e ACI Worldwide se juntam para viabilizar pagamentos instantâneos na Colômbia

O Banco Central da Colômbia, Banco de la República, anunciou hoje que está se juntandoàACI Worldwide (NASDAQ: ACIW), líder global em software de pagamentos críticos em tempo real, para construir um novo ecossistema de pagamentos em tempo real doméstico como parte de um projeto de transformação bancária em todo o país.

O Banco Central utilizará a Infraestrutura Central Digital da ACI, que é parte da premiada, ACI Enterprise Payments Platform, para construir a Infraestrutura Central de um esquema interoperável em todo o país, que inclui liquidação centralizada, gestão de chaves e endereçamento (proxy/alias) e outros serviços para os esquemas de Pagamentos instantâneosjá existentes. O projeto está programado para entrar em operação em 2025 e todos os sistemas de pagamento instantâneos, em operação ou futuros, precisarão se conectar ao novo ecossistema a ser construído.

“Estamos entusiasmados com a jornada de modernização do sistema de pagamento instantâneos que embarcamos em conjunto com a ACI Worldwide, líder global em pagamentos em tempo real”, disse Leonardo Villar, Gerente Geral do Banco Central da Colômbia. “Será o primeiro esquema na América Latina construído através de consenso e colaboração de todos os stakeholders presentes no ecossistema de pagamentos – governo, reguladores, bancos privados e o Banco Central têm trabalhado conjuntamente com o objetivo de trazer os benefícios da modernização do pagamento instantâneo para consumidores e empresas colombianas.”

“Com a tecnologia de última geração fornecida pela ACI Worldwide, estamos em uma posição sólida para impulsionar a transformação digital do ecossistema de pagamentos da Colômbia como parte de nossa jornada rumo a uma economia moderna, digital e financeiramente inclusiva”, continuou Villar.

A Colômbia, assim como outros países da região, está preparada para obter benefícios econômicos significativos para empresas e consumidores com a adoção do pagamento instantâneo. Os pagamentos em tempo real melhoram a eficiência geral do mercado e impulsionam o crescimento econômico. Os países que adotam com sucesso essa modalidade de pagamentos em tempo real podem esperar um crescimento anual adicional do PIB de até 2%, de acordo com um relatório publicado pela ACI em parceria com a GlobalData e o Centre of Economics and Business Research (Cebr).

De acordo com o relatório 2023 Prime Time for Real-Time da ACI, as transações de pagamentos em tempo real na 4º maior economia da América Latina devem saltar de 15 milhões em 2022 para 92 milhões em 2027, um CAGR de 43,4% em cinco anos. Esses números devem aumentar significativamente quando o novo esquema estiver operacional.

“Parabenizamos o Banco Central da Colômbia por sua decisão de adotar tecnologias inovadoras, sua habilidade em alcançar consenso entre todos os stakeholders no ecossistema de pagamentos e sua determinação em impulsionar mudanças e transformações em uma velocidade deslumbrante”, disse Leonardo Escobar, Diretor da ACI Worldwide para a América Latina. “Os pagamento instantâneos melhoram a liquidez no sistema financeiro e a eficiência geral do mercado na economia. Agora, a Colômbia tem uma incrível oportunidade de impulsionar o crescimento econômico e e promover a inclusão financeira com a ajuda desse sistema.”

“A ACI Worldwide tem um histórico singular de sucesso na criação de esquemas em tempo real no mundo inteiro, ajudando bancos, fintechs e outros provedores de serviços de pagamento a se conectarem aos esquemas e oferecerem serviços financeiros novos e inovadores para consumidores e empresas”, comentou Federico Vilanova, Diretor da ACI Worldwide para América Latina de Língua Espanhola. “Estamos confiantes de que nossas soluções de software já conhecidas e resilientes contribuirão para o sucesso do novo esquema pagamento instantâneos da Colômbia.”

A ACI atualmente alimenta 25 esquemas em tempo real domésticos e pan-regionais em seis continentes, incluindo nove infraestruturas centrais, fornecendo soluções para bancos centrais, bancos participantes, fintechs e outros provedores de serviços de pagamento. No plano global, a ACI abrange cerca de um terço dos países que oferecem serviços de pagamentos em tempo real, alcançando cerca de 1,8 bilhão de pessoas atendidas por várias organizações, incluindo governos centrais, redes de pagamento, bancos, instituições financeiras e empresas fintech.

Sobre a ACI Worldwide

A ACI Worldwide é líder global em software de pagamentos críticos e em tempo real. Nossas soluções de software comprovadas, seguras e dimensionáveis permitem que as principais corporações, fintechs e disruptores financeiros processem e gerenciem pagamentos digitais, potencializem os pagamentos de omni-comércio, apresentem e processem pagamentos de contas e gerenciem fraudes e riscos. Combinamos nossa presença global com uma presença local para impulsionar a transformação digital em tempo real de pagamentos e comércio.

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ACI, ACI Worldwide, ACI Payments, Inc., ACI Pay, Speedpay e todos os nomes de produtos/soluções da ACI são marcas comerciais ou marcas registradas da ACI Worldwide, Inc., ou de uma de suas subsidiárias, nos Estados Unidos, em outros países ou ambos. Marcas comerciais de outras partes mencionadas são propriedade de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Nick Karoglou: nick.karoglou@aciworldwide.com

Katrin Boettger: katrin.boettger@aciworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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