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Deutsche Telekom adiciona FWA ao portfólio de produtos

A Deutsche Telekom Global Business, uma das principais empresas de telecomunicações integradas do mundo, incorpora ao seu portfólio de produtos e soluções a conexão FWA (Fixed Wireless Access) para atender aos seus clientes corporativos por meio de sua operação de rede móvel. A Deutsche Telekom tem presença no mercado brasileiro no modelo de rede móvel virtual, mais conhecida como MVNO (Mobile Virtual Network Operator).  

A empresa já é parceira de uma operadora de telecomunicações com presença em cerca de 4,8 mil cidades, que abrange 98% da população brasileira, e irá usar sua estrutura de rede para ofertar o serviço no país. A Deutsche Telekom também avalia parcerias com outras operadoras para expandir sua área de cobertura, portfólio de serviços, bem como incremento nos níveis de SLA (Service Level Agreement) aos clientes.  

“Vamos oferecer uma solução de FWA agnóstica a fabricantes e exclusiva para o mercado corporativo. A solução contará com hardware 5G de alta capacidade, suporte a Wi-Fi 6, funções avançadas de segurança e roteamento, garantindo mais segurança aos clientes”, explica Thiago Baeta, Solutions Architect da Deutsche Telekom.  

A solução FWA estará disponível no mercado brasileiro no segundo semestre de 2024, no modelo de serviço, que incluirá a locação do hardware 5G, além de toda gestão e operação do serviço. A empresa irá comercializar o FWA como uma conexão backup para os clientes que já utilizam sua solução SD-WAN, ou como conexão Standalone (principal) em clientes que não tenham acesso a uma rede de fibra óptica, por exemplo.  

O FWA pode ser aplicado por empresas de diversas verticais, como indústria, varejo, setor financeiro, mineração, oil & gas, logística, entre outros, que precisam garantir uma conexão de internet de elevada capacidade e alta disponibilidade. A solução também pode ser usada como conexão principal no agronegócio, por exemplo, por se tratar muitas vezes, de regiões nas quais não há estrutura para cabeamento, devido à baixa densidade de potenciais clientes para as operadoras ou onde a legislação ambiental proíba a construção de infraestrutura de transmissão. 

“Todo o suporte durante a jornada do cliente é feito diretamente pelo gerente de conta e antes de implementar uma solução nossa equipe avalia todas as necessidades e os desafios de negócio para formular o conjunto de produtos e soluções que melhor atenderá ao cliente. Por meio de nossas parcerias com outras operadoras podemos adotar modelos onde o FWA funciona como backup da conexão principal, ou até mesmo em um cenário de uma rede 5G atuando como backup de outra rede móvel 5G”, explica Thiago Baeta, Solutions Architect da Deutsche Telekom.   



Nacional Inn tem unidade em Copacabana, no Rio

Localizado estrategicamente a duas quadras da praia de Copacabana, na Rua Belford Roxo, a unidade do Nacional Inn Hoteis no tradicional bairro carioca, oferece a seus hóspedes uma área de lazer que inclui uma piscina no terraço com serviço de petiscos frios e bebidas, além de uma sauna para relaxamento. Os hóspedes também contam com um bar no lobby, serviço de recepção 24 horas com equipe multilíngue e wi-fi.

Ricardo Aly, diretor da Nacional Inn Hotéis, destaca que a proximidade com o Pão de Açúcar, a apenas 12 minutos de carro, e o fácil acesso ao Shopping Rio Sul, a 10 minutos, fazem com que os hóspedes tenham uma gama diversificada de opções de lazer e compras a poucos passos de distância.

Aly ressalta que a região central do Rio de Janeiro possui uma importância turística inestimável, sendo um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de edifícios históricos e marcos culturais. “Um dos principais atrativos é, sem dúvida, o Theatro Municipal, um símbolo da riqueza cultural do Rio. Além disso, a Confeitaria Colombo é um ponto de parada obrigatório para os amantes de gastronomia e história, oferecendo um ambiente que nos transporta para o início do século XX.”

Outro ponto destacado pelo executivo é a Praça Mauá, que, segundo ele, se tornou “um epicentro cultural” com a revitalização da área portuária. “A presença do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio reforça ainda mais o apelo turístico da região, atraindo visitantes interessados em inovação e arte contemporânea”, diz Aly, lembrando também do histórico bairro da Lapa, “com seus arcos icônicos e vida noturna vibrante, onde os visitantes podem desfrutar de uma experiência autêntica de samba e boemia carioca”.

O diretor considera ainda o centro do Rio como um ponto essencial para quem deseja conhecer a verdadeira essência da cidade, combinando história, cultura e entretenimento de forma única. 

“A Cinelândia é outro ponto que, na minha visão, merece ser visitado. Com seus cinemas históricos e a Biblioteca Nacional, oferece uma viagem pela história do entretenimento e da literatura no Brasil. Além disso, o Real Gabinete Português de Leitura, com sua arquitetura impressionante e acervo vasto, é uma parada obrigatória para os amantes de livros e arquitetura”, pontua. 

Hotel Nacional Inn Copacabana

O Hotel Nacional Inn Copacabana está localizado em Copacabana no Rio de Janeiro e as diárias incluem café da manhã cortesia servido das 06h00 às 10h00, e oferta de petiscos e frios até às 13h00 e de bebidas até às 15h00 na área de piscina. Além disso, o hotel oferece cortesia para uma criança de até 5 anos acompanhada de dois adultos e a opção de day use, permitindo que pessoas possam aproveitar as instalações do hotel, mesmo que por um dia, de domingo a quinta-feira.

Para saber mais, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacional-inn-copacabana-2/promocoes/ferias-de-julho-2024



Tribunal de Recursos do Reino Unido decide a favor da justiça no caso Lenovo vs InterDigital

O Tribunal de Recursos do Reino Unido decidiu hoje no caso histórico em andamento entre a InterDigital e a Lenovo sobre as taxas de licença para patentes 3G, 4G e 5G, determinando um aumento limitado e muito modesto da taxa de royalties original para 22,5 centavos de dólar por unidade, apenas 6,5 centavos a mais do que a Lenovo argumentou no julgamento como sendo justo, razoável e não discriminatório (FRAND).

O valor decidido no recurso é apenas 5 centavos de dólar a mais do que a taxa estabelecida pelo juiz Mellor (17,5 centavos de dólar), mas significativamente menos da metade (27 centavos de dólar a menos) da taxa de 49-50 centavos de dólar que a InterDigital buscava tanto no julgamento quanto no recurso. Além da taxa de royalties, a decisão original do juiz Mellor permaneceu inalterada, incluindo sua determinação de que a conduta da InterDigital não era FRAND. Como prova adicional de sua disposição e compromisso com o licenciamento FRAND, a Lenovo está publicamente oferecendoàInterDigital 22,5 centavos de dólar por unidade celular para uma licença prospectiva e espera que isso resolva totalmente as disputas entre as partes.

Comentando sobre a decisão, John Mulgrew, vice-presidente, conselheiro geral adjunto e diretor de Propriedade Intelectual da Lenovo, acolhe a decisão:

“Estamos satisfeitos com o compromisso do Tribunal em confirmar termos justos, razoáveis e não discriminatórios para o licenciamento, e estamos encorajados pelo que essa decisão significa para as negociações em andamento com a InterDigital, para os casos mais amplos de litígios de propriedade intelectual no setor, mais importante ainda, para como isso facilita a proliferação de inovações acessíveis aos clientes em todas as partes do mundo. Dada que a decisão está muito mais próxima da posição original da Lenovo do que da InterDigital, acreditamos que isso representa mais uma vitória para a Lenovo e reforça nosso compromisso contínuo com o licenciamento FRAND e com sermos um licenciado disposto frente a ofertas e comportamentos supra-FRAND”.

Sobre a Lenovo

Lenovo é uma potência tecnológica global com receita de US$ 57 bilhões, classificada em 217º lugar na Fortune Global 500, e atendendo milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Dedicada a uma visão audaciosa de oferecer Tecnologia Mais Inteligente para Todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PC do mundo com um portfólio abrangente, desde dispositivos habilitados para IA até soluções em nuvem (PCs, estações de trabalho, smartphones, tablets), infraestrutura (servidores, armazenamento, edge, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovação transformadora está construindo um futuro mais equitativo, confiável e inteligente para todos, em todos os lugares. A Lenovo está listada na bolsa de Hong Kong sob Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com, e leia sobre as últimas notícias em nosso StoryHub.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Stuart Gill

+44 (0)7917 437 532

sgill@lenovo.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Conforto e diversão se encontram em Foz do Iguaçu

Pensar na cidade de Foz do Iguaçu é lembrar imediatamente da grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, um dos destinos internacionais mais procurados da região Sul do Brasil. A região, no entanto, oferece muitas outras atrações – e não apenas para os fãs de turismo de natureza.

Tanto é que a cidade foi escolhida para sediar mais uma unidade da rede hoteleira Nacional Inn. É lá que fica situado o Hotel Nacional Inn Foz do Iguaçu. Localizado a apenas cinco quilômetros do Aeroporto e da entrada do Parque das Cataratas do Iguaçu, é um grande diferencial para os turistas que chegam à cidade. 

“Essa proximidade facilita o acesso aos principais atrativos naturais, tornando a estadia ainda mais conveniente”, destaca Ricardo Aly, diretor nacional da rede Inn Hotéis. Isso sem contar que a Avenida das Cataratas é uma das principais vias de acesso da cidade, o que garante fácil mobilidade.

O hotel também é próximo de outra região que faz os olhos dos visitantes brilharem: a fronteira com o Paraguai. Além disso, o estabelecimento conta com uma piscina coberta, piscina externa com toboágua, sauna, sala de jogos, playground, bar no lobby, serviço de drinks, entre outros. 

O esplendor das Cataratas

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, somente em janeiro de 2024, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 214.868 visitantes, o que representa um aumento de 2,4% em relação a janeiro de 2023. O parque é formado por mais de 270 quedas d’água, sendo a Garganta do Diabo a maior e mais famosa, com cerca de 80 metros de altura.

O parque também é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem grande importância histórica e cultural, uma vez que é o lar de importantes sítios arqueológicos, com pinturas rupestres e outros registros dos povos indígenas que ali viveram no passado. 

Foz do Iguaçu além das Cataratas

O turismo em Foz do Iguaçu oferece muito mais opções do que as trilhas exuberantes na natureza e as quedas d’água. Outra região que atrai muitos turistas é a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Ou seja, em uma única viagem, o turista pode visitar três diferentes países. 

“Este local proporciona uma vista espetacular dos três países e é um símbolo da amizade e da diversidade cultural que caracteriza a região”, enfatiza Ricardo Aly, que também destaca outro ponto não tão conhecido, mas igualmente espetacular da cidade: a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab. “Ela não só serve como um centro religioso, mas também como um ponto turístico que oferece um mergulho na cultura árabe.”

Os amantes da boa gastronomia também encontram restaurantes que oferecem as mais variadas experiências, além de lojas que refletem a rica mistura cultural da cidade.

“Em resumo, acredito que Foz do Iguaçu é um destino que se destaca pela sua importância turística, com atrativos fascinantes tanto na região central quanto em seus arredores”, enfatiza Aly.

Hotel Nacional Inn Foz do Iguaçu

O Hotel Nacional Inn Foz do Iguaçu está localizado no centro de Foz do Iguaçu e as diárias incluem café da manhã, que é servido diariamente. Além disso, sua política de hospedagem, permite que uma criança de até 7 anos, acompanhada de 2 adultos, não pague a estadia. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hotel/39/dan-inn-express-foz-do-iguacu



Startup Aluga Aí apresenta modelo de negócios nos EUA

A startup Aluga Aí, especializada na locação de veículos, foi convidada para participar do Startups Mentorship Program, evento de empreendedorismo que será realizado na cidade de Orlando, nos Estados Unidos.

No dia 13 de julho, a startup irá apresentar seu modelo de negócios em um seminário que é visto como oportunidade de networking e de fortalecimento da empresa. 

“Iremos apresentar uma plataforma muito intuitiva, ao estilo ‘streaming’ de locação de veículos para empresas”, afirma o CEO e fundador da Aluga Aí, Junio William. Ele acrescenta que se trata da primeira participação da startup em um evento internacional e que as expectativas estão altas.

“Para nós, é super importante estar nesse evento representando não só nossa empresa, mas também todo o cenário de startups brasileiro. Esperamos retornar com muitas parcerias e com vários insights para nosso negócio”, diz William.

Aluga Aí

Pertencente ao Grupo Yes Gestão, a Aluga Aí já atendeu clientes como Nestlé, Seara e Carrefour em seu serviço de locação de veículos.

William descreve o setor como uma atividade em alta: no ano passado, o segmento teve faturamento bruto de R$ 44,9 bilhões no Brasil, um aumento de 22% em relação a 2022. Os dados são do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Automóveis.

Na visão da Aluga Aí, um dos diferenciais do aluguel de veículos é a possibilidade de usar um automóvel sem o compromisso financeiro da compra e sem se preocupar com manutenção ou desvalorização do carro com o passar do tempo. 

Buscando crescer no mercado, a empresa estima colocar mais 200 veículos em operação nos próximos seis meses.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/grupo.alugaai/ 



Tratamentos pouco invasivos ajudam no bem estar da região íntima

Quando se fala do termo “rejuvenescimento íntimo”, temas como estética e embelezamento podem vir à mente. Entretanto, esse não é o principal propósito de algumas tecnologias da regeneração íntima, e sim proporcionar saúde, confiança e bem-estar para a mulher.  Assim como recomenda a Federação das Associações Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), alguns desses procedimentos são indicados para tratar sintomas da atrofia vaginal, como o ressecamento, perda da elasticidade, flacidez, dor e irritação, comuns durante a menopausa e outras alterações hormonais.

Para Ana Luiza, biotecnóloga e mestre em Genética e Bioquímica, profissional parceira da Dita Cuja, entre as tecnologias não invasivas existentes, estão os lasers e radiofrequências, que tem como objetivo estimular a síntese de colágeno e elastina e auxiliar no tratamento da incontinência urinária.  “Existem também procedimentos cirúrgicos ou o tratamento com ácido hialurônico, que pode ser usado para preencher e reestruturar a região íntima”, explica Ana.

A especialista ainda destaca que também existem práticas alternativas, como uso de cosméticos e suplementos alimentares, que podem servir para complementar os tratamentos clínicos. 

“Os cosméticos são excelentes aliados aos procedimentos da ginecologia regenerativa e oferecem resultados satisfatórios, além de serem acessíveis e menos invasivos, atendendo as necessidades das mulheres que buscam por prevenção do envelhecimento, ou ainda, resultados mais naturais, além do alívio dos sintomas, como o ressecamento”, afirma a biotécnologa Ana.

É crucial lembrar que, antes de considerar qualquer técnica, é essencial consultar um médico com formação adequada e experiência na área para discutir as opções disponíveis e determinar qual é a melhor opção para atender as necessidades. 

Dita Cuja desenvolve Sérum Regenerador 12 em 1  

Pensando no desconforto, irritação, flacidez e ressecamento que afetam a região íntima feminina, principalmente devido às alterações hormonais, o time de especialistas da Dita Cuja formulou o Sérum Íntimo Regenerador e o Colágeno Íntimo. O sérum possui uma combinação de 12 ativos naturais, entre eles o óleo de rosa mosqueta, óleo de abacate, melaleuca e vitamina E. Já o Colágeno Íntimo é composto por peptídeos bioativos de colágeno, creatina, MSM, ácido hialurônico e vitaminas e minerais que auxiliam na produção endógena de colágena.

“A combinação desses componentes oferece hidratação à pele e mucosas da região íntima e combate os sinais de envelhecimento de dentro pra fora, além de auxiliar no alívio de coceiras e irritações”, afirma Ana Luiza Borges.

Em geral, optar pelos cosméticos de rejuvenescimento íntimo e suplementação alimentar específica implica em uma solução menos invasiva e mais acessível e que auxiliam no tratamento e prevenção dos desconfortos nessa região, disponível no mercado para ajudar as mulheres a recuperarem a saúde, a confiança e o bem-estar com a sua região íntima.

Acesse mais informações sobre o tema no site: www.ditacuja.com



Mercado de hipoclorito de sódio cresce e supera projeções

Pesquisa divulgada em 2020 pela Allied Market Research indicava crescimento do mercado de hipoclorito de sódio a uma taxa de 4,7% ao ano, pelos dez anos seguintes. Com o aumento de demanda por alvejantes das indústrias têxteis e de celulose e papel, bem como da indústria médica – que faz uso do hipoclorito de sódio para desinfecção de instrumentos cirúrgicos e quartos de hospital – as perspectivas já eram positivas. Agora, dados da Fortune Business Insights mostram que o tamanho desse mercado global está crescendo acima do esperado, devendo encerrar 2024 em 315,2 milhões de dólares e atingir uma taxa de crescimento anual de 5% até 2032.

O hipoclorito de sódio é um produto químico altamente eficaz, esterilizador, germicida, oxidante e desinfetante. Por sua versatilidade, é utilizado tanto no tratamento de água e esgoto, quanto na criação de soluções de limpeza para fins veterinários, de processamento de alimentos e eliminação de odores. Também as indústrias têxtil e de papel e celulose utilizam o produto como um agente de branqueamento.

De acordo com José Rosenberg, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas – que ocupa posição de destaque na América Latina – também o aumento da conscientização da sociedade sobre a necessidade de desinfecção regular e adequada de escritórios, banheiros públicos, shopping centers e complexos residenciais está alimentando a demanda por hipoclorito de sódio, contribuindo para impulsionar o crescimento do mercado. “O alvejante também é amplamente utilizado na indústria doméstica para produtos como detergentes, limpadores de superfície, produtos de limpeza, sabonetes para as mãos, desinfetantes e alvejantes coloridos”.

Na opinião de Rosenberg, até mesmo a ocorrência de desastres naturais acaba impactando a indústria de hipoclorito de sódio, já que depois de enchentes e deslizamentos de terra é preciso uma limpeza acurada para evitar a propagação de doenças. Dados apurados pela EOS Analytics junto ao Centro Nacional de Desastres indicam que o Brasil registrou um número recorde de desastres naturais em 2023. Houve mais de mil casos registrados devido às mudanças climáticas, principalmente enchentes e desmoronamentos.

Ainda segundo o estudo, a frequência e a severidade das inundações têm aumentado globalmente, devido à tendência de urbanização, industrialização e extração de recursos naturais. Em 2023, esse tipo de desastre natural atingiu quase todas as partes do mundo, com alguns dos piores episódios ocorrendo no Congo, Chile, Estados Unidos e Brasil. “O hipoclorito de sódio é fundamental para o tratamento de água, já que o cloro age sobre vírus e bactérias. Sendo assim, a demanda crescente por esse produto também pode ser associada ao aumento populacional e à urbanização em regiões em desenvolvimento”, diz Rosenberg.



Expolux reúne indústria da iluminação para lançamento de sua 18ª edição

No mês de julho, empresários, representantes de associações e profissionais do setor de iluminação se reuniram em um coquetel de lançamento da Expolux, evento dedicado para indústria na América Latina. O movimento é estratégico para a feira, que traz uma edição renovada e com proposta de reforçar a conexão com a modernidade e sofisticação.

“A Expolux é como um ponto de conexão para negócios. Ao mesmo tempo em que apresenta técnica, também mexe com o imaginário e desejos representados pelos designs mais criativos, mostrando soluções tecnológicas que os varejistas e os especificadores devem usar para o consumidor final. Os players do setor são essenciais para que tudo aconteça e é uma honra recebê-los para mais uma edição”, afirma Tatiana Rassini, gerente da feira.

O evento, que aconteceu no restaurante Pipo, localizado na mesma área do Museu da Imagem e do Som (MIS), foi comandado pelo chef Felipe Bronze. Na ocasião, a equipe da Expolux apresentou as novidades da feira, com algumas mudanças previstas para a 18ª edição. Além do SIMPOLED, também serão incluídas a Rota da Eficiência Energética, Rota da Automação Residencial, Mostra de Projetos de Iluminação, Selo Lumina 2024, Mostra Design de Luminárias, Fórum Nacional Iluminação Urbana e o Decor Light Show, que trará cases para os especificadores, além de instalações temáticas voltadas a diferentes tipos de iluminação.

“O SIMPOLED é o Simpósio Internacional de Iluminação, com curadoria da Associação Brasileira de Iluminação Industrial (ABILUX), que conta com uma programação de palestras com temas atuais e diversos sobre tecnologia, ESG e mercado, apresentados por especialistas do setor. É uma oportunidade para abordar um panorama do atual cenário e apontar direções para a indústria da iluminação”, reforça Isac Roizenblatt, diretor técnico da ABILUX.

Expositores e mercado

O encontro também foi uma oportunidade de relacionamento com algumas das mais de 400 marcas confirmadas. Uma troca de experiências e expectativas, tanto por parte das empresas, que apostam no espaço para o lançamento de produtos e soluções, quanto para os profissionais e lighting designers que estiveram presentes no evento de lançamento e puderam conferir o que está sendo planejado para 2024.

“A expectativa sobre essa edição da Expolux é bem grande. Acho que as pessoas estão em busca de novidades, lançamentos e alternativas. Cada vez mais a indústria de iluminação está cumprindo esse papel para a residência, a indústria, a corporativa e outros aspectos”, explica Ronaldo Malesza, diretor comercial da Intral Iluminação, que já confirmou presença na edição deste ano.

A estimativa é que a Expolux receba aproximadamente 20 mil visitantes durante os quatro dias de feira. O embaixador digital do evento e lighting designer, Alberto Biancalana, reforça a expectativa do mercado: “A Expolux é o ponto de encontro essencial para profissionais do setor de iluminação no Brasil. É o momento em que o mercado se une para conferir as últimas tendências e inovações, além de realizar networking para impulsionar o mercado. Como influenciador, vejo que os profissionais da área estão ansiosos para o que a feira tem a oferecer em sua 18ª edição”.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento de lançamento, entre marcas expositoras, influenciadores, imprensa e associações ligadas ao mercado, para marcar a reta final até o início do evento, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento para participar é gratuito para profissionais do setor e já está disponível no site oficial: www.expolux.com.br.

Serviço

Expolux 2024

Data: 17 a 20 de setembro

Local: Expo Center Norte – SP

Informações: www.expolux.com.br

Sobre a Expolux

Com 18 edições, a Expolux é um dos principais eventos voltados para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como um dos locais para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os players do mercado.

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors. 

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808 | 11 99211.7420

Rogério Porto – roger@kbcomunicacao.com.br

Nicole Defillo – nicole@kbcomunicacao.com.br



Setor de TI fatura 350 bilhões em 2023 e amplia oportunidades

De acordo com o último relatório setorial divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) obteve uma receita de R$ 348,2 bilhões em 2023, apresentando um crescimento de 8,5% em relação a 2022. Os dados incluem TI, Software, Serviços, Nuvem, BPO, Business Consulting, Estatais, Hardware e Exportações. 

Todo esse crescimento é também reflexo do investimento que as empresas brasileiras vêm fazendo na área. Seja para empresas que oferecem serviços de tecnologia, seja para aquelas que desenvolveram bem um TI interno. Ainda conforme o levantamento, o macrosetor de TIC (reúne TI e Telecom) atingiu a cifra de R$ 707, 7 bilhões de reais em 2023, um crescimento de 5,9% em relação ao ano de 2022 e, que representa 6,5% do PIB brasileiro. 

Para a Arklok, uma das maiores empresas de infraestrutura de TI do Brasil, o crescimento do setor já era esperado e seus benefícios devem ser sentidos a curto e médio prazo. Com a incorporação de cada vez mais tecnologias no dia a dia das empresas, a tendência é que esse tipo de investimento aumente e agregue com mais inovação. 

Investir, inovar e reduzir custos 

Quando se fala de inovação em tecnologia, a Inteligência Artificial e suas possibilidades rapidamente vem à mente. Mas não só disso vive o setor, e, para muitas empresas os modelos de IA ainda não são uma realidade. Em alguns casos, inovar vem da reformulação das áreas em relação ao seu uso de tecnologia e disso a Arklok entende bem. Para o vice-presidente da marca, Renan Torres, o investimento na modernização da área de TI pode ser um bom começo. 

“O TI é o coração de diversas corporações e não pode ficar defasado. Seja em relação aos aparelhos que são utilizados ou aos softwares e sistemas que conduzem as operações. Para continuar apresentando um bom crescimento, investir em boas ferramentas de trabalho para a equipe pode ser um bom ponto de partida”, comenta o executivo.  

Para ampliar o investimento, muitas marcas acreditam precisar aumentar também seus gastos. Entretanto, existem algumas formas de reduzir os custos sem perder a eficiência e qualidade de entrega dos times. Uma das formas de solucionar essa questão, é com outsourcing da infraestrutura de TI. 

Ao optar pela terceirização, as empresas têm a oportunidade de usufruir de recursos especializados, tecnologia avançada e serviços de excelência sem a obrigação de realizar altos investimentos em infraestrutura, softwares e equipe interna. É possível pagar pelos serviços de infraestrutura de acordo com a demanda do setor, evitando gastos desnecessários e não calculados. 

“Mais que uma forma de reduzir custos, o outsourcing traz também a possibilidade de aumentar a produtividade e qualidade as equipes. Com equipamentos de mais qualidade e atualizados, é possível otimizar o tempo e garantir melhores resultados”, complementa Torres. 

Não podemos deixar de falar da IA 

O levantamento também apontou para o tema do momento, a Inteligência Artificial. Em 2024, R$ 8,3 bilhões (US$ 1,6 bilhão na cotação de US$ 5,17 considerada pela IDC) serão destinados a plataformas de análises de dados e IA. 

Ao possibilitar automatização, análise de dados e geração de insights, os modelos de IA tem o potencial de transformar a maneira como as empresas atuam e fornecem produtos e serviços aos clientes. Sua incorporação não só pode impulsionar a eficiência e a inovação, mas também criar oportunidades de negócio e receita para o setor de tecnologia brasileiro. 

“Diante desse contexto, as corporações devem estar atentas a essas tendências e investir na capacitação e no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial. A expectativa é de que, com a crescente adoção dessa tecnologia, o mercado de tecnologia no Brasil possa recuperar seu ímpeto de crescimento e se firmar como um importante centro de inovação e empreendedorismo”, comenta Torres. 



Dados se transformam em estratégias em 34% das empresas

Nos últimos anos os dados se transformaram em protagonistas de estratégias de crescimento em grandes empresas, já que para realizar previsões assertivas e com redução de riscos e custos, os gestores precisam se basear em análises de dados, sejam eles sobre o comportamento dos clientes, sobre satisfação de colaboradores ou aumento de vendas. 

Os dados são aplicáveis para todos os segmentos e objetivos, para o marketing, por exemplo, o uso de dados é fundamental em estratégias de cross-channel, responsável por entregar uma experiência de qualidade aos clientes através de diferentes canais, tanto de forma digital, quanto física, o que gera aumento de vendas e fidelização de clientes.

De acordo com o estudo da TOTVS, publicado pelo site E-Commerce Brasil, de 98% das empresas que coletam dados dos consumidores, de forma digital e física, apenas 34% consideram ter os dados integrados para aplicá-los em ações como o cross-channel.   

O mesmo estudo explica que por trás do “glamour de insights analíticos” existem muitas tarefas envolvidas na preparação dos dados, e que o processo de tratamento dessas informações é um grande desafio, mas é fundamental para que os dados possam ser integrados e usados em análises e segmentações que realmente façam a diferença para o negócio.

De acordo com Caio Amante, CEO e Founder da Dataside, consultoria focada em dados, IA e negócios, entre os principais desafios da inovação na empresa, como a inteligência artificial, por exemplo, está a falta de maturidade de dados, por isso, o investimento em uma cultura data-driven se torna o caminho percorrido para as empresas inovarem com segurança e assertividade.

“Informação é dado, e quando tenho dados eu tenho históricos. Então com os históricos é possível pegar tendências e correlacionar as informações para então planejar o futuro. Essa é a importância da jornada de maturidade de dados, garantir que cada etapa traga os benefícios esperados, desde a sustentação, na infraestrutura, até a tão buscada inovação”, explica Caio.

Vale ressaltar, que o sucesso de uma implementação de estratégia de dados voltada para o crescimento das empresas depende também dos profissionais envolvidos no projeto.

“É fundamental contar com especialistas dedicados para cada tipo de banco de dados, com um time de especialistas é possível reduzir custos e, claro, alcançar os objetivos de cada negócio”, complementa Caio, CEO da Dataside.

Para saber mais sobre estratégias de dados nas empresas, basta acessar o site: www.dataside.com.br



IA Generativa impulsiona a inovação empresarial

A Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) está se consolidando como um marco transformador para empresas em diversos setores, incluindo B2C e saúde. Uma pesquisa da Bain & Company revela que 85% das organizações, de diferentes áreas e países, consideram a adoção da IA uma das cinco maiores prioridades estratégicas. Esse cenário destaca a crescente importância da IA Generativa, evidenciando o compromisso empresarial com a inovação responsável e autônoma.

Um relatório recente da McKinsey & Company aponta que a implementação da inteligência artificial generativa em diversas indústrias pode movimentar entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões na economia global anualmente. Para se ter uma ideia da magnitude, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022 foi de US$ 1,92 trilhões. Estima-se que cerca de 75% desse valor será gerado em quatro áreas principais: marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento (P&D), operações voltadas ao cliente e engenharia de software. Setores como bancário, bens de consumo e ciências biomédicas estão entre os mais significativamente impactados. No setor bancário, por exemplo, a geração de valor potencial anual varia de US$ 200 bilhões a US$ 340 bilhões, enquanto no varejo e bens de consumo, o impacto pode atingir de US$ 400 bilhões a US$ 660 bilhões por ano. No contexto brasileiro, a Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) do IBGE destaca um aumento constante nos investimentos em inovação, incluindo a inteligência artificial, refletindo a crescente adoção tecnológica pelas indústrias nacionais.

Além disso, a transformação na força de trabalho provocada pela IA Generativa pode afetar entre 60% e 70% do tempo dos profissionais, resultando em impactos diretos na produtividade e na operação das empresas.

De acordo com o Grand View Research, o mercado de inteligência artificial generativa está projetado para um crescimento exponencial nas próximas décadas. Em 2023, o mercado global de IA generativa foi avaliado em aproximadamente US$ 43,87 bilhões, com projeções indicando que o valor pode atingir cerca de US$ 967,65 bilhões até 2032, apresentando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 39,6%.

A IA Generativa promete remodelar as operações empresariais, desde a melhoria de processos internos até o desenvolvimento de experiências customizadas para consumidores. Na saúde, a IA Generativa tem o potencial de revolucionar o setor, permitindo análises de dados em grande escala que podem conduzir a diagnósticos mais precisos e terapias personalizadas, elevando os padrões de cuidado ao paciente. Estudos indicam que a aplicação da IA na saúde pode aumentar significativamente a precisão diagnóstica e a eficiência dos tratamentos personalizados.

George Randolph, CEO e CTO da IPsense, destaca a sinergia entre Data Analytics e IA Generativa como um catalisador para a inovação empresarial: “A fusão dessas tecnologias não só aprofunda nossa compreensão dos dados, mas também nos capacita a desenvolver soluções criativas e eficazes. Estamos liderando essa mudança, auxiliando nossos clientes a maximizar as vantagens da Inteligência Artificial Generativa.”

Randolph também ressalta os benefícios tangíveis da IA Generativa para as operações empresariais. “Além de impulsionar a eficiência e reduzir custos, a IA Generativa desempenha um papel crucial na melhoria da tomada de decisões. Ao analisar grandes volumes de dados com precisão e velocidade superiores, ela permite que as empresas identifiquem tendências, prevejam demandas e respondam de maneira proativa aos desafios do mercado. Isso fortalece não apenas a posição competitiva das empresas, mas também melhora significativamente a experiência do cliente, personalizando ofertas e comunicações de maneira eficaz.”

As perspectivas para a Inteligência Artificial Generativa são extremamente positivas, antecipando um avanço significativo na inovação e eficiência operacional em diversos campos. A análise da McKinsey & Company ressalta que essa tecnologia pode oferecer melhorias substanciais em eficiência e inovação, transformando funções de desenvolvimento de software, pesquisa e desenvolvimento de produtos, e interações com clientes. A ênfase na sustentabilidade e autonomia digital também permanece como um pilar importante, refletindo o engajamento das empresas com práticas inovadoras e responsáveis. A McKinsey destaca que a utilização da IA generativa pode ajudar a melhorar a eficiência energética e reduzir desperdícios em processos de fabricação e design de produtos, contribuindo para práticas empresariais mais sustentáveis.

Segundo George, essas tendências indicam que a IA generativa está se tornando um pilar central da transformação digital global, com impactos significativos previstos em diversas indústrias e aplicações. A demanda por soluções personalizadas e a inovação contínua em modelos de aprendizado profundo estão alimentando esse crescimento robusto e transformador.

Sobre a IPsense

A IPsense é uma empresa especializada no fornecimento de soluções de computação em nuvem, sendo parceira AWS no Brasil desde 2012 com diversas certificações de competência AWS. Com sua trajetória consolidada desde 2006, a empresa tem como cerne a implementação de estratégias de Data Lakes, Data Analytics e Machine Learning. Além disso, busca implementar uma gestão eficaz de infraestrutura na nuvem, visando que os clientes mantenham seus orçamentos sob controle durante o processo de migração e operação na nuvem.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ipsense.com.br/



Câmara dos Deputados rejeita proposta de Cesta Básica de Material de Construção

O setor da construção civil está apreensivo quanto à iminente aprovação da Reforma Tributária. Responsável por 6,2% do PIB do país, esse segmento representa 34% do total da indústria brasileira. Em 2022, o país tinha 152,9 mil lojas varejistas de material de construção, segundo o estudo da RAIS divulgado pela Anamaco. É nesse contexto que a Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – dispara um alerta urgente: a reforma como foi encaminhada para o Senado poderá resultar em um aumento de 26,5% no preço da Cesta Básica de Material de Construção.

A Anamaco, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção (FMC), defende a manutenção da redução de impostos sobre materiais básicos, como o cimento, dentro do escopo da regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024), proporcionando um alívio significativo nos preços dos insumos para a construção civil.

A importância da Cesta Básica de Material de Construção na Reforma Tributária

A manutenção da “Cesta Básica dos Materiais de Construção” é fundamental, conforme previsto pela Lei no 12.844/2013 e regulamentada pelo Decreto Lei 11.158/2022, que dispõe sobre a redução das alíquotas para produtos relacionados à construção civil.

De acordo com o presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, a não inclusão deste pleito na reforma acarretará nesse aumento, comprometendo o programa Minha Casa Minha Vida e sobrecarregando as classes C e D, que são grandes consumidoras de materiais de construção. “É imperativo garantir que as políticas tributárias não prejudiquem aqueles que fazem parte de mais 6,2 milhões do déficit habitacional e que mais precisam de moradia acessível, “ defende Tucunduva.

A construção civil é um dos pilares fundamentais da economia brasileira. Manter a redução de impostos em materiais básicos da construção é fundamental para preservar e incentivar essa cadeia produtiva. Sem essa isenção, o aumento dos custos será inevitável, pois produtos essenciais para a construção civil passarão a sofrer incidência do novo teto da Reforma Tributária.

Diante disso, a Anamaco luta para garantir que a isenção aos materiais básicos de construção seja mantida na Reforma Tributária. “A cesta básica de material de construção segue um padrão similar à cesta básica de alimentos. Existe a necessidade do ser humano de comer, vestir e morar. É realmente essencial que seja aprovada”, afirma o presidente da Anamaco.



Fracionamento de férias proporciona mais momentos em família

As férias escolares de julho trazem desafios e oportunidades para as famílias brasileiras. Alinhar o tempo livre de pais, mães tutores com o descanso dos filhos nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, a reforma trabalhista de 2017 trouxe a flexibilidade necessária para que trabalhadores sujeitos à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) possam compartilhar períodos de descanso com seus filhos em idade escolar.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil tem mais de 46 milhões de pessoas contratadas por empresas que seguem a CLT, ou seja, que têm carteira de trabalho assinada. Para esses celetistas que almejam alinhar suas férias com as dos filhos, o fracionamento passou a ser uma solução prática que contribui no fortalecimento de laços familiares e na criação de memórias.

Planejar bem as pausas remuneradas pode fazer toda a diferença

Alinhar as férias de pais e filhos exige planejamento. O primeiro passo é conhecer o calendário escolar e definir as datas das férias de julho e outros recessos durante o ano letivo.

Depois, vale conversar com os gestores e o departamento de Recursos Humanos, com antecedência, para acordar com a empresa os períodos de ausência. “Vale ressaltar que a concessão de férias é uma prerrogativa do empregador, que tem a posição final sobre o período do descanso”, destaca a diretora da área trabalhista da Econet Editora. Mas ela pontua que o fracionamento das férias em até três períodos, introduzido pela reforma trabalhista de 2017, requer a concordância do trabalhador.

Por último mas não menos importante, vem a tarefa de planejar atividades em família. Inclusive, a divisão das férias também pode ser uma estratégia eficaz para o planejamento financeiro, pois a distribuição dos gastos ao longo do ano permite um melhor controle.

Aspectos jurídicos das férias

Para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, é importante considerar alguns aspectos jurídicos das férias.

Marta Mazza reforça que o empregado ganha o direito de tirar férias após o período aquisitivo, que corresponde a 12 meses de trabalho a partir da data de admissão. O prazo de 12 meses subsequente é chamado de período concessivo, no qual o empregador deve conceder as férias ao empregado.

A cada período aquisitivo, o empregado tem direito a 30 dias de férias remuneradas, mas esse período pode ser reduzido dependendo do número de faltas injustificadas no trabalho.

Durante as férias, o empregado tem direito a receber a remuneração normal acrescida de um adicional de um terço do salário, sendo que esse pagamento deve ser feito até dois dias antes do início do período de férias. Além disso, é opção do empregado “vender 10 dias”, ou seja, converter um terço do período de férias em abono pecuniário, sendo que esse pedido precisa ser feito até 15 dias antes do término do período aquisitivo.

Se membros da família trabalharem na mesma empresa terão uma preferência em usufruir as férias no mesmo período, se assim quiserem, mas desde que este procedimento não cause nenhum prejuízo ao desenvolvimento do respectivo serviço.

As férias não podem ser iniciadas nos dois dias que antecedem um feriado ou dia de repouso semanal remunerado. “Isso garante que o descanso do trabalhador não seja prejudicado e que ele possa aproveitar plenamente seus dias de férias”, explica a diretora da área trabalhista da Econet Editora.

Como são as férias de aprendiz e de estagiário?

As famílias com filhos adolescentes e jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho, seja como aprendiz ou estagiário, também precisam considerar as particularidades desses contratos na hora de planejar as férias.

Os aprendizes, contratados por meio do programa de aprendizagem, possuem os mesmos direitos trabalhistas que os demais empregados regidos pela CLT, incluindo o direito às férias. A diferença é que se eles forem menores de 18 anos as férias deles devem coincidir com o recesso escolar, para os demais há uma preferência para que sejam concedidas durante o recesso.

Os estagiários têm uma legislação específica, regida pela Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008). Eles têm direito a 30 dias de recesso remunerado a cada 12 meses de estágio na mesma empresa. Se o estágio tiver duração inferior a 12 meses, o recesso será proporcional ao período estagiado. É preferível que o recesso do estagiário coincida com as férias escolares, e o recesso deve ser remunerado se o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação.

 

 



IA: 74% das MPMEs utilizam como estratégia de produtividade

A inteligência artificial (IA) se tornou realidade para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras. Um estudo recente encomendado pela Microsoft e pela Edelman Comunicação revela que 74% das empresas já estão usando Inteligência Artificial, o que demonstra um aumento significativo em relação aos 61% do ano passado.

A pesquisa mostra o panorama da transformação digital nas MPMEs, destacando o papel importante da IA. O levantamento mostra que 74% das empresas avançaram na adoção da tecnologia, com destaque para o setor de telecomunicações.

O estudo também mostra que os investimentos cresceram consideravelmente no último ano: 47% das empresas estão investindo na tecnologia, um aumento significativo em relação aos 27% de 2022. Os sistemas de armazenamento em nuvem, como a Cloud Computing, lideram os investimentos, com 56% das MPMEs direcionando recursos para essa área.

As MPMEs estão aplicando IA principalmente para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência e agilidade e garantir a continuidade dos negócios. As ferramentas mais comuns incluem assistentes virtuais para atendimento e ferramentas de produtividade. Para o futuro, as empresas veem potencial de IA nas áreas de TI, Comunicação e Marketing e Finanças.

O estudo “The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise”, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), revelou que 51% das empresas que utilizam inteligência artificial na América Latina conseguiram lucrar com o uso da tecnologia, sendo que em 7% dos casos, o retorno financeiro foi considerado elevado. Globalmente, 55% das organizações que adotaram IA registraram lucro, e 11% dessas lucraram significativamente.

O levantamento também constatou que a IA melhora o trabalho em equipe e impacta positivamente as culturas organizacionais. Na América Latina, 71% dos usuários relataram melhorias na tomada de decisão dos times, 63% disseram que o trabalho se tornou mais eficiente, 71% notaram avanços na aprendizagem coletiva, e 61% acreditam que a confiança da equipe melhorou. 

Nesse cenário, a segurança cibernética é uma preocupação crescente, com 16% das empresas relatando incidentes relacionados à IA. “A falta de profissionais na área e  as incertezas sobre o vazamento dos dados processados pela IA podem ser obstáculos iniciais para essa preocupação, principalmente por se tratar de uma tecnologia nova”, comenta a presidente e cofundadora da tuvis, startup brasileira-israelense especializada em sistemas de segurança cibernética para aplicativos de mensageria, Deborah Palacios Wanzo

Entender os riscos associados ao uso de inteligência artificial é fundamental para evitar consequências negativas. Para construir defesas sólidas contra esses riscos, é essencial adotar medidas preventivas como controles de acessos, bloqueios e permissões de downloads e envio de documentos, notificação de palavras ou frases. A gestão de dados deve ser realizada com políticas claras, armazenamento e uso, garantindo a conformidade com as leis e regulamentações.

O sistema da tuvis já utiliza a inteligência artificial como uma ferramenta no auxílio para a proteção de dados. O sistema DLP (Data Loss Prevention) funciona como uma prevenção para o vazamento de dados sensíveis. É possível gerenciar o envio de palavras específicas, arquivos e downloads em mensagens enviadas no WhatsApp, além de notificar os gestores quando ocorre um incidente, como a tentativa de envio de um arquivo ou termo específico dentro do do software de mensageria, como o WhatsApp. 

Para a especialista, a implementação de monitoramento contínuo e auditorias regulares é importante para detectar e corrigir falhas, garantindo a segurança dos sistemas de IA utilizados pelas empresas. “Medidas robustas de segurança cibernética são necessárias para proteger os dados contra ataques cibernéticos. Além disso, é essencial utilizar sistemas de IA que sejam transparentes, permitindo que o raciocínio por trás das decisões seja compreendido”, finaliza Deborah. 



Juros altos afetam mais a indústria que os demais setores

As incertezas econômicas nos mercados externo e interno estão impactando vários indicadores, como câmbio, inflação e também a expectativas para as taxas de juros deste ano. Se no primeiro trimestre os agentes financeiros chegaram a prever que a Selic, a taxa básica da economia, terminaria 2024 próxima de 9%, agora as previsões começam em 10% .

Uma Selic elevada tem várias consequências. No mundo real, impacta diretamente o crédito, pois os empréstimos e financiamentos ficam mais caros. Com isso, inibe o consumo, uma vez que o custo dos produtos e serviços aumenta. Neste ciclo, a roda da economia vai girando cada vez mais devagar.

“Forma-se uma espiral negativa em que o setor produtivo é duramente atingido”, diz José Maurício Caldeira, membro do Conselho Administrativo da Asperbras Brasil, que atua em diversos segmentos da indústria, do agronegócio e dos serviços.

Porém, nem todos os segmentos econômicos são afetados da mesma forma por uma taxa elevada. Estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) concluiu que o impacto dos juros altos é 60% maior na indústria de transformação.

Isso ocorre, no entendimento da entidade, porque a indústria não tem mecanismos alternativos de financiamento, ao contrário de outros setores, cujas empresas captam recursos diretamente no mercado. A indústria não tem Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), debêntures incentivadas (destinadas ao setor de infraestrutura), nem um Plano Safra .

“O setor industrial sente na veia quando os juros estão altos”, diz José Maurício Caldeira. “E como é o setor que tem o maior multiplicador econômico, ou seja, o que mais irradia crescimento na economia, afeta bastante o desempenho do país como um todo”.

Se tudo correr como o governo planeja, em breve o setor industrial poderá acessar uma nova modalidade de financiamento. No mês passado, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6235/2023, que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) , instrumento que poderá dar um impulso à neoindustrialização.

Diferentemente das ferramentas de financiamento do agronegócio e do setor imobiliário, as empresas não farão captação de recursos diretamente no mercado. A LCD será emitida pelos bancos de financiamento, ou seja, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) , Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O limite será de R$ 10 bilhões por instituição financeira.

Pelo texto aprovado na Câmara, a LCD poderá financiar projetos de infraestrutura, da indústria, de inovação e direcionados a micro, pequenas e médias empresas. No longo prazo, as estimativas do governo são de que apenas o BNDES agregue à economia cerca de R$ 100 bilhões anuais em empréstimos com esse novo instrumento.

“Taxas de juros elevadas são um veneno para quem quer produzir e investir no Brasil”, afirma José Maurício Caldeira, da Asperbras. “Por isso, precisamos de mais instrumentos de crédito, precisamos colocar mais alternativas no mercado, para que os empresários consigam recursos a juros compatíveis com a realidade do setor produtivo.”



Tracey T. Travis irá se aposentar da The Estée Lauder Companies como Vice-Presidente Executiva e Diretora Financeira

The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL) anunciou hoje que Tracey T. Travis, Vice-Presidente Executiva e Diretora Financeira, decidiu se aposentar, a partir de 30 de junho de 2025, após mais de doze anos de liderança e serviços exemplares na empresa. Um sucessor para a função de Diretor Financeiro foi identificado e será nomeado nas próximas semanas. Tracey irá trabalhar em estreita cooperação com esta pessoa para garantir uma transição tranquila e bem-sucedida.

“Tracey vem sendo uma parceira de negócios inestimável e uma assessora de confiança para mim, nossos executivos e Conselho Administrativo, bem como uma mentora e modelo para muitos em nossa organização”, disse Fabrizio Freda, Presidente e Diretor Executivo. “Ela estabeleceu e liderou uma sólida e integrada organização de Finanças e Estratégia Global, que serviu como uma valiosa parceira de negócios em toda a empresa, ajudando a otimizar a entrega de nossos planos financeiros. Sua perspicácia financeira, disciplina e excelência operacional foram essenciais para o crescimento de nossa empresa, e muitas áreas de nossa organização contêm sua valiosa impressão.”

Desde que se uniuàThe Estée Lauder Companies (ELC), Tracey liderou organizações de Finanças Globais, Contabilidade, Impostos, Tesouraria, Relações com Investidores, Tecnologia da Informação e Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios da empresa. Tracey também liderou em conjunto o Conselho de Valor Global da empresa e atuou como membro da Equipe de Liderança Executiva e do Comitê de Desenvolvimento de Investimentos. Tracey também foi uma líder respeitada e envolvente em seu extenso trabalho com nossa comunidade mundial de investidores.

Sob sua orientação, a empresa aumentou sua força financeira e flexibilidade, nos permitindo investir ainda mais em nossos mecanismos de crescimento a longo prazo, como inovação, transformação digital, mercados emergentes, desenvolvimento de talentos e estratégias de fusões e aquisições. Além disto, Tracey desempenhou um papel primordial na liderança e no avanço do perfil financeiro de nosso portfólio mundial de marcas.

Durante os últimos doze anos, Tracey criou uma sólida e integrada organização de Finanças e Estratégia Global (F&S) na ELC que serve como uma parceira de negócios de valor em toda a empresa, com foco particular em cultivar talentos em toda a organização para trazer novas perspectivasàfunção financeira. Sob sua liderança, a F&S proporcionou orientação financeira em toda a empresa, ao maximizar oportunidades de negócios e transformação, otimizar a estrutura de capital e apoiar estratégias de crescimento de marcas e gestão de caixa. Tracey deixa a função de F&S como uma organização transformada.

Junto com a liderança sênior da ELC, Tracey incorporou profundamente a estratégia corporativa da empresa em toda a organização, consolidando os principais processos de planejamento com ênfase na excelência de execução. Trabalhando junto com a liderança sênior, Tracey e sua equipe implementaram e conduziram uma estratégia progressiva de fusões e aquisições de ponta a ponta, além de capacitação e integração orientadas por valor, incluindo muitas aquisições e investimentos estratégicos importantes, como DECIEM e TOM FORD. Tracey também liderou a equipe de Novos Empreendimentos de Incubação (NIV) para permitir a busca, o desenvolvimento e o crescimento de marcas e modelos de negócios do futuro.

Tracey ajudou a melhorar e elevar ainda mais a função de Tecnologia da Informação da empresa, ao intensificar sua vantagem competitiva mediante investimentos em áreas como centros de tecnologia digital em todo o mundo, incorporando o enfoque mundial da ELC para gestão e inovação de tecnologia e aprimorando a diversidade de suas capacidades. Tracey também atuou como líder instrumental em definir a capacidade de serviços compartilhados da empresa para dar suporte ao negócio e seu crescimento.

Tracey desempenhou um papel crucial em fortalecer o desenvolvimento e o engajamento de talentos ao desenvolver e expandir o Programa de Desenvolvimento de Liderança em Finanças e Estratégia (FASLEAP) da ELC e orientar a abordagem da função para identificar, treinar e colocar os melhores talentos. Tracey também foi uma comprometida Patrocinadora Executiva Global do Grupo de Recursos para Funcionários (ERG) da Women’s Leadership Network (WLN), onde ajudou a promover uma cultura de reconhecimento de mulheres como pioneiras no setor de beleza e destacar sua criatividade e engenhosidade em formar tendências e redefinir padrões. Ela tem sido uma defensora apaixonada dos esforços da empresa em filantropia, cidadania e sustentabilidade, bem como inclusão, diversidade e equidade, inclusive defendendo iniciativas para promover a equidade racial e a representação dentro da empresa e do setor de beleza.

“Como líder inspiradora e visionária, Tracey tem se comprometido profundamente a exemplificar nossos valores ao longo de seus anos de serviço dedicadoànossa empresa”, disse William P. Lauder, Presidente Executivo. “Tracey teve um impacto notável em impulsionar nossos negócios adiante, ao liderar nossa estratégia de portfólios, mas também desenvolvendo nossos talentos, cultivando uma cultura de inclusão e aprendizagem contínua e promovendo iniciativas para fomentar um local de trabalho e mercado mais diversificados e equitativos.”

Tracey foi homenageada com diversos prêmios e distinções do setor ao longo de sua distinta carreira. Ela recebeu o prêmio de Melhor Diretora Financeira da revista Institutional Investor, sendo reconhecida como uma das “100 Maiores Afro-Americanas na América Corporativa”, bem como “As Mulheres Mais Poderosas na América Corporativa” pela revista Black Enterprise. Em 2019, ela foi homenageada com o Prêmio ‘Achiever’ deMulheres Executivas de Cosméticos. Tracey atua no momento como Diretora no Conselho da Accenture PLC e no Conselho da Meta Platforms Inc. (anteriormente, Facebook).

SOBRE THE ESTÉE LAUDER COMPANIES

The Estée Lauder Companies Inc. é uma das principais empresas de fabricação, comercialização e vendas mundiais de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com cabelos, sendo uma administradora de marcas de luxo e prestígio a nível mundial. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob marcas como: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+ e a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary e NIOD.

Para mais informação, acesse www.elcompanies.com.

ELC-C

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Contato:

Relações com a Mídia:

Jill Marvin

jimarvin@estee.com

Relações com Investidores:

Rainey Mancini

rmancini@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



The Rohatyn Group vende plantação florestal no Uruguai para subsidiária da Oji Holdings

O The Rohatyn Group (“TRG”), um gestor global de ativos especializado em mercados emergentes e ativos reais, anunciou a venda de mais de 40.000 hectares de plantações florestais nos departamentos de Tacuarembó e Rivera, na parte norte do Uruguai, para a Oji Uruguay Forest Company S.A.S. (“OUFC”), uma subsidiária da fabricante japonesa de produtos de papel e celulose Oji Holdings Corporation (“Oji”). A Oji é uma das maiores empresas florestais, de papel e embalagens do mundo.

Os ativos florestais, que consistem em florestas plantadas de pinheiros e eucaliptos, foram adquiridos pela equipe da TRG Forestry & Agriculture (“TRG F&A”) em 2013. 1 Em dezembro de 2023, a TRG celebrou um contrato de transferência de ativos com o OUFC e, posteriormente, fechou a transação em 9de julho de 2024.

Durante o período em que a TRG era proprietária do ativo, as plantações eram gerenciadas para a produção de madeira sólida, desenvolvendo operações de desbaste comercial com toras destinadas principalmente aos mercados de exportação da China e da Índia. A equipe de F&A da TRG foi uma das primeiras a exportar toras do Uruguai por meio de transporte a granel. Após o fechamento, a TRG continuará prestando serviços de gerenciamento de transição para a OUFC. O envolvimento contínuo da TRG na gestão da propriedade visa maximizar o valor, desenvolver o processamento doméstico no Uruguai e ajudar a cumprir as metas ambientais da Oji.

O sócio da TRG, Ian Jolly, comentou: “A TRG continua sendo um investidor entusiasta nas plantações do Uruguai. Esta venda ocorre no final de um período de investimento planejado, durante o qual nos orgulhamos das contribuições que fizemos para ajudar a desenvolver o setor de madeira de coníferas, incluindo a introdução de processamento de madeira de coníferas de última geração. A TRG tem a honra de auxiliar a Oji em sua entrada no Uruguai. A aquisição por uma empresa global de silvicultura tão respeitada destaca o valor deste recurso e reforça o status do Uruguai como um destino de investimento florestal de primeira linha. A TRG espera continuar seu trabalho no setor florestal deste país”.

Sobre a TRG

Fundada em 2002, a TRG é especializada em mercados emergentes e ativos reais. Com sede em Nova York, a empresa é composta por 160 profissionais baseados em 17 países nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio, África, Índia, Sudeste Asiático e Oceania.

A TRG F&A é composta por uma equipe experiente de profissionais de investimento e é dedicadaàaquisição e gestão de carteiras diversificadas de terras florestais e/ou agrícolas em benefício de seus clientes. Empregando uma abordagem orientada para o valor, a TRG busca investir em ativos a preços que reflitam o potencial de rendimento biológico. A equipe se concentra em propriedades em geografias de menor risco, onde a silvicultura comercial e a agricultura estão bem desenvolvidas, e onde estão disponíveis títulos de propriedade seguros, gestão de alta qualidade e infraestrutura adequada.

Sobre a Oji Uruguay Forest Company S.A.S.

A Oji Uruguay Forest Company S.A.S. (“OUFC”) tem sede no Uruguai e é uma subsidiária da fabricante japonesa de produtos de papel e celulose Oji Holdings Corporation. A OUFC recebeu aprovação para o investimento do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca) e do Gabinete do Presidente do Uruguai.

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1 Em 15 de dezembro de 2017, a TRG Management LP adquiriu os negócios da GMO Renewable Resources, LLC. Entre em contato com a TRG para obter informações adicionais sobre a transação.

 

Contato:

The Rohatyn Group

+1 (212) 984-2900

trg@rohatyngroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Absa Bank reafirma LTIMindtree como parceiro estratégico de tecnologia em sua jornada de transformação

LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou hoje uma extensão de contrato multimilionária com o Absa Bank, um grupo líder em serviços financeiros africanos. Isto reforça a posição da LTIMindtree como parceira tecnológica estratégica confiável do Absa Bank. A parceria estendida se baseia em uma cooperação bem-sucedida de 17 anos, onde a LTIMindtree tem sido essencial para impulsionar a jornada de transformação digital do Absa Bank, ao promover crescimento e eficiência.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240717450550/pt/

(L to R) Srinivas Rao, EVP & Chief Business Officer, LTIMindtree; Johnson Idesoh, Group Chief Information and Technology Officer, Absa Group; Sudhir Chaturvedi, President & Executive Board Member, LTIMindtree; Muhammad Ali Bhikhan, Chief Information Officer for Absa Regional Operations. (Photo: Business Wire)

(L to R) Srinivas Rao, EVP & Chief Business Officer, LTIMindtree; Johnson Idesoh, Group Chief Information and Technology Officer, Absa Group; Sudhir Chaturvedi, President & Executive Board Member, LTIMindtree; Muhammad Ali Bhikhan, Chief Information Officer for Absa Regional Operations. (Photo: Business Wire)

O Absa Group Limited, uma empresa de capital aberto na JSE, é um dos maiores grupos diversificados de serviços financeiros da África. A empresa tem presença em 12 países africanos, China, Reino Unido e EUA. O LTIMindtree irá atuar como um balcão único para as necessidades de TI do Absa Bank, provendo serviços abrangentes para reforçar sua infraestrutura digital. Isto inclui a implantação de soluções de ponta em Transformação Digital, IA Aplicada, Aceleração de Nuvem, Tomadas de Decisão Orientadas por Dados e Modernização Central de Serviços Bancários.

Johnson Idesoh, Diretor de Informação e Tecnologia no Absa Group, disse, “Adotar sistemas e recursos de TI modernos sempre foi nossa prioridade para garantir experiências excepcionais e perfeitas aos clientes. Com um relacionamento de 17 anos, a LTIMindtree entregou valor comercial tangível a nossos bancos, por um longo período. Ao mesmo tempo, a LTIMindtree, através da otimização de processos e da aplicação de tecnologia avançada como Automação e IA Generativa, nos ajudou a reduzir o custo total de propriedade em 46% nos últimos 5 anos. Isto está associadoànossa jornada de transformação tecnológica. Juntos, entregamos serviços estáveis ​​e robustos a nossos clientes no continente africano. Estamos confiantes de que estender esta parceria irá permitir o crescimento ainda maior de nosso negócio e nos ajudar a aumentar continuamente o valor para nossos clientes, tornando nossos bancos ainda mais competitivos.”

Sudhir Chaturvedi, Presidente e Membro do Conselho Executivo, LTIMindtree, disse, “Estamos orgulhosos de ser um parceiro estratégico confiável para o Absa Bank, ao comemorar mais de 17 anos de cooperação bem-sucedida. Mediante esta renovação, continuaremos oferecendo as melhores soluções bancárias básicas da categoria, abrangendo tecnologias digitais, de agências e de pagamento aos clientes do Absa. Estas soluções abrangem diversos mercados e se concentram em maior localização. Estamos confiantes de que, através de nosso profundo conhecimento do setor e recursos avançados de dados e análises, continuaremos acelerando a jornada de transformação do Absa Bank. Isto os irá capacitar a alcançar suas metas estratégicas de se tornar um banco centrado no cliente e com tecnologia em primeiro lugar.”

Esta parceria intensificada consolida a liderança da LTIMindtree no setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFS & I). Ao aproveitar sua experiência de domínio, soluções tecnológicas robustas, ofertas específicas do setor e um poderoso ecossistema de parceiros, a LTIMindtree capacita os clientes da BFS & I a obter uma verdadeira transformação de ponta a ponta. Isto inclui modernização central, inovação de entrada no mercado, adoção de nuvem, tomadas de decisão baseadas em dados e melhor engajamento do cliente mediante análises perspicazes, marketing personalizado e experiências sob medida.

Sobre a LTIMindtree

A LTIMindtree é uma empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite que empresas de todos os setores reinventem modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento aproveitando tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital para mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz ampla experiência em domínio e tecnologia para ajudar a impulsionar diferenciação competitiva superior, experiências do cliente e resultados de negócios em um mundo convergente. Com mais de 81.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 30 países, a LTIMindtree, uma empresa do Larsen & Toubro Group, soluciona os desafios comerciais mais complexos e oferece transformação em escala. Para mais informação, acesse www.ltimindtree.com

Sobre a Absa Bank

O Absa Group Limited (‘Absa Group’) está cotado na Bolsa de Valores de Johannesburg, sendo um dos maiores grupos diversificados de serviços financeiros da África.

O Absa Group oferece um conjunto integrado de produtos e serviços em serviços bancários pessoais e empresariais, corporativos e de investimento, gestão de patrimônio e investimentos, e seguros.

O Absa Group possui participações majoritárias em bancos em Botsuana, Gana, Quênia, Ilhas Maurício, Moçambique, Seychelles, África do Sul, Tanzânia (Absa Bank Tanzania e National Bank of Commerce), Uganda e Zâmbia, tendo operações de seguros em Botsuana, Quênia, Moçambique, África do Sul e Zâmbia. O Absa também tem escritórios de representação na China, Namíbia, Nigéria e EUA, bem como entidades de valores mobiliários no Reino Unido e nos EUA, junto com colegas de suporte de tecnologia na República Tcheca.

Para mais informação sobre o Absa Group Limited, acesse www.absa.africa.

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Contato:

LTIMindtree

Shambhavi Revandkar | Relações com a Mídia Global | shambhavi.revandkar@ltimindtree.com

Absa Group Limited

Daniel Munslow | Gestão Executiva: Comunicações do Grupo | PRmedia@absa.africa

Fonte: BUSINESS WIRE



Imprudência é a maior causa de acidentes com elevadores

Acidentes com elevadores noticiados nos últimos dias têm levantado a questão da segurança desses equipamentos e a responsabilidade de condomínios prediais em relação à conservação e manutenção. Porém, atitudes imprudentes, muitas vezes causadas por pressa, impaciência e desatenção, tendem a ser as principais causas de acidentes graves.

Isso, no entanto, não tira o peso e a importância das manutenções regulares, que devem ser executadas por profissionais qualificados e obedecer às normas de segurança.

Quem reforça isso é o engenheiro Sergio Castanheira, Gerente de Produção da Acro Cabos. O especialista explica que, estatisticamente, elevadores são o meio de transporte mais seguro que existe, apesar de ser também um dos que mais causa receio nas pessoas.

“É até natural e compreensível o amedrontamento que este equipamento provoca, já que usar um elevador mexe com duas fobias muito comuns: a acrofobia, que é o medo de altura; e a claustrofobia, que é o medo de lugares fechados”, explica Castanheira.

Queda improvável

Embora o imaginário popular em relação a acidentes com elevadores tenha como principal cenário o rompimento de cabos e a queda da cabine, o especialista afirma que este é o tipo de acidente mais raro que existe. Isso porque a mecânica de funcionamento e os dispositivos de segurança que existem hoje tornam improvável uma queda sem freios. Além disso, por funcionar com um sistema de contrapesos, uma falha no maquinário de tração tenderia a fazer o elevador subir em vez de cair.

A maioria dos acidentes, na verdade, estão relacionados à imprudência na utilização dos equipamentos, algumas vezes combinada com uma falha temporária. No caso das chamadas portas batentes – que precisam ser puxadas manualmente por quem vai entrar – é comum as pessoas puxarem a porta como forma de saber se a cabine está no andar ou mesmo antes do destravamento durante a abertura da porta interna. Acontece que isso tende a desgastar e, com o tempo, até mesmo quebrar essa trava, o que pode ocasionar uma queda no poço de alguém desatento.

Outros acidentes comuns causados por imprudência e desatenção estão relacionados a pessoas com membros presos na porta, tropeços quando o elevador para desnivelado do pavimento, pessoas sem treinamento tentando resgatar pessoas presas antes da chegada dos bombeiros.

Há ainda o exemplo de crianças que ficam pulando dentro do elevador e muitas vezes isso provoca a sua paralização. O motivo é que, por segurança, o assoalho foi projetado para sofrer uma leve deformação em caso de excesso de peso e quando isso acontece há o contato com um dispositivo que paralisa o elevador como forma de prevenir acidentes.

Manutenção deve ser mensal

A manutenção regular, contudo, continua sendo o principal fator de segurança para elevadores. Este é um procedimento que precisa ser feito mensalmente e que, quando bem executado, garante o funcionamento do equipamento sem qualquer risco. Para isso, é necessário que a gestão do prédio siga as instruções do técnico e faça as substituições de peças quando necessárias.

Quanto ao rompimento de cabos, o especialista esclarece que isso é extremamente raro. Primeiro, porque elevadores são suspensos por um conjunto de cabos e não por apenas um; segundo, porque a capacidade desses cabos é sempre muitas vezes superior à carga máxima de operação. Por fim, uma parte da manutenção é a inspeção regular de todo o conjunto de cabos de aço e das polias que os movimentam. É uma avaliação minuciosa de toda a extensão do material, verificando o estado de conservação, deformidades e desgastes.

“Para se ter uma ideia, o cabo de aço mais usual em elevadores comuns de até cinco pessoas tem cerca de 10 milímetros, o que dá uma resistência de mais de quatro toneladas. Elevadores utilizam, no mínimo, um conjunto de três cabos, o que dá uma capacidade muito superior a 12 toneladas, sendo que a cabine, com toda sua estrutura interna, dificilmente ultrapassa 2,5 toneladas”, ilustra o engenheiro.

Além da segurança proporcionada pelos cabos, a queda da cabine também é improvável por causa de um sistema de segurança que foi inventado em 1850 por Elisha Graves Otis e representou um marco na evolução desse equipamento. Trata-se do regulador de velocidade associado a um sistema de cunhas projetado para impedir a queda da cabine. No entanto, como o mecanismo atua para uma redução de velocidade suave, se uma eventual descida acelerada ocorrer perto do fundo do poço, pode não haver tempo para uma desaceleração total e gradual. É por isso que há um sistema de amortecimento de impacto na base do poço.

“Como nenhum sistema no mundo é 100% à prova de falhas, cabos podem se romper e freios podem falhar. No entanto, este é o cenário menos provável de todos, porque elevadores são desenhados com múltiplos recursos de segurança. O uso prudente e a atenção diante de eventuais falhas, além das manutenções regulares, são a melhor garantia de que seguirão sendo o meio de transporte mais seguro do mundo”, finaliza Castanheira.



Show de drone é experiência de marca na construção civil

Produzir emoções no público, gerar interatividade e garantir uma vivência marcada por narrativas que criam conexões e impactam a transformação que a marca produz nas localidades onde atua. Esse é um dos propósitos da SPL Engenharia que foi colocado em prática no dia 28 de junho em Sinop, no norte do Mato Grosso. A construtora optou por lançar seu mais recente produto na cidade de uma forma inusitada: com um show de 100 drones que inaugurou o novo estande de vendas com showroom e apartamento decorado.

A estratégia visou surpreender os clientes e convidados com um espetáculo de arte e tecnologia, sincronizado por luzes, cores e som. Por meio de vertentes digitais da projeção, laser, LED e efeitos visuais no céu da cidade, o show foi concebido por uma empresa especializada no voo de drones e criado tendo como base os valores e missão da SPL. A empresa possui mais de 40 anos no mercado da construção civil e atuação em mais de 30 cidades, tendo sua operação atual centralizada em cidades da região metropolitana de Campinas e no Mato Grosso, com Sinop e expansão prevista para Sorriso ainda em 2024.

O gerente de marketing e sucesso do cliente, Yhury Nukui, conta que a ideia de promover um show de drones faz parte de uma campanha de lançamento que buscou possibilitar uma experiência de marca completa. “Idealizamos o voo com o objetivo de gerar uma conexão com o público local, apresentando traços de nossa identidade”, explica. “Procuramos propiciar, com essa ação histórica em Sinop, uma narrativa que possibilitasse uma vivência que, de fato, ficasse registrada na memória afetiva de quem estava lá. Também procuramos ocasionar movimentos de transformação em termos de moradia, investimento e qualidade de vida”, destaca a vice-presidente da empresa, Paula Ballesteros. Segundo a executiva, em cada cidade onde atua, a construtora desenvolve uma linha de conexão com a população, buscando retribuir toda receptividade que recebe desde quando se instala no local.

A reação do público foi decisiva para a mensuração de resultados da SPL Engenharia. “Percebemos que os efeitos especiais projetados no céu impactaram a cidade e engajaram o público nas redes sociais, gerando relatos de emoção, de forma orgânica, in loco e em nossos canais digitais”, conclui Nukui.

Ativações no lançamento
Além do show de drones, o evento oferecido exigiu um staff profissional com 82 pessoas, entre criativos, técnicos, equipe e gestores da construtora, e ainda fornecedores – incluindo empresa de eventos, suporte de gastronomia e baristas especializados.

Outro atrativo foram as ativações no apartamento decorado, que incluiu a presença de um chef especializado em cortes e carnes para trazer contexto com os espaços de churrasqueira do empreendimento, com oportunidade de aprendizado sobre cortes, temperos e afins para churrasco e degustação de uísques associada ao rooftop bar.

Ares Eco Club
A VP, Paula Ballesteros, pontua que o lançamento do condomínio fechado Ares é o segundo na cidade, em apenas nove meses. O empreendimento será construído por meio do feedback recebido por moradores de Sinop. Com isso, o produto foi modulado de forma a atender a essas expectativas dos clientes. “Nossa história está só começando em Sinop. Temos projeções de novos empreendimentos na cidade que irão contribuir com seu desenvolvimento urbano planejado e sustentável”. A SPL tem perspectivas de construir condomínios fechados com conceito de moradia baseado na segurança, conforto, bem-estar e exclusividade. Além de garantir valorização contínua de seus produtos: o primeiro em Sinop, o Acqua by SPL, já teve um aumento de preço que superou a marca de 30% de valorização após o seu lançamento, em setembro de 2023.

O novo Ares Eco Club foi projetado em localização estratégica de Sinop. O residencial fechado traz uma área de lazer e convivência com mais de 40 itens, que será entregue totalmente
equipada e decorada.

Mais 40 anos de experiência
Construir sonhos e transformá-los em realidade é a premissa que move e motiva a SPL Engenharia. Os resultados desta postura são mais de 7 mil unidades e 90 empreendimentos entregues, cerca de 760 mil metros quadrados construídos.

Por todas as etapas da incorporação e construção, a SPL sempre procurou desempenhar alto nível de excelência. A atuação e expertise em todos os ramos da construção civil – da incorporação à entrega do imóvel – tornou a construtora referência em gestão e negócios, com certificações referenciadas como ISO 9001, PBQP-H Nível A e Selo NDT da Caixa. Em 2023, foi a SPL foi eleita uma das maiores construtoras do país no Ranking Nacional da Construção Imobiliária, realizado pela revista O Empreiteiro.

Endereços da SPL Engenharia na internet:
Site: https://spl.eng.br/
Instagram: @splengenharia
YouTube: @splengenharia

 



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