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INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO MPB ESTÃO ABERTAS

O Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil nasce para educar o mercado sobre a diversidade e inovação dos podcasts, incentivar os novos talentos e inspirar mais pessoas a explorar esse novo meio de comunicação, moldar o futuro do áudio e vídeo digitais e impactar positivamente milhões de ouvintes.

Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de podcast e sirva para valorizar os projetos que se enquadram nesse formato. Durante o processo de inscrição as regras devem ser respeitadas e aceitas.

A fase de inscrições irá durar 30 dias corridos a partir da data do seu lançamento – dia 5/6 – e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.premiompb.com.br

O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades: somente Áudio ou Áudio e Vídeo. Não será possível se inscrever nas duas opções. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 30 disponíveis para a primeira fase de votação pública. A inscrição é gratuita e não existe qualquer taxa ou valor a ser pago. O único requisito é preencher o cadastro disponível no site.

“O Prêmio MPB surge como um marco na indústria do audiovisual, preenchendo uma lacuna de atenção e valorização que há muito tempo precisa ser suprida. Nosso objetivo é conectar projetos inovadores, incentivando a diversidade e a criatividade no meio. Além disso, queremos promover um movimento de ensino e educação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem este meio de comunicação tão dinâmico e impactante.”, informa Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.

As 30 categorias

Como será a votação?
Terminado o período de inscrição, a premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts.

Na primeira fase de votação – que irá durar 60 dias corridos, 24h/dia -, o público irá escolher os 10 podcasts mais votados em cada categoria, que passarão para a segunda fase.

TopCasts – Quem são eles?
Na segunda fase, além dos 10 classificados das 30 categorias, serão adicionadas mais quatro subcategorias, batizadas de TopCasts. Eles estão inscritos automaticamente e não participam da primeira fase de votação.

As subcategorias são as seguintes:
1 -TopCasts em áudio e vídeo entre de um milhão e três milhões de inscritos
2 – TopCasts em áudio e vídeo acima de três milhões de inscritos
3 – Melhores TopCasts somente em áudio
4 – Melhores TopCasts Grande Mídia

Os TopCasts irão competir entre si – de acordo com sua categoria – e não terão um embate direto com os inscritos nas 30 categorias.

Fontes
Podcasts em áudio e vídeo – YouTube
Podcast somente em áudio – Chartable Podcast Industry Charts
https://chartable.com/charts/chartable/podcast-br-all-podcasts-reach

Segunda fase de votação
A data da segunda fase de votação popular será amplamente divulgada e irá durar 60 dias corridos, 24h/dia. Dela sairão cinco podcasts finalistas e deles sairão os três mais votados, ou seja, 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria.

“Tanto na primeira quanto na segunda fase de votação cada podcast inscrito deverá ser um “cabo eleitoral” de si próprio, pois provavelmente irá chamar sua base de inscritos – e mesmo quem ouve e vê seu podcast – para votar nele e essa é uma maneira de engajar o público no prêmio de maneira consistente”, explica Guido Orlando Jr., jornalista, publicitário e um dos idealizadores do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil.

Premiação
Está previsto um evento para a entrega dos troféus para os três primeiros colocados das 30 categorias mais os TopCasts no mês de dezembro e o local e data serão divulgados durante a segunda fase da votação popular.

Responsividade
O site do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil será totalmente responsivo, adaptando-se de forma dinâmica e inteligente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos utilizados pelos usuários. Isso significa que, independentemente de ser acessado por um desktop, tablet ou smartphone, a experiência de navegação será otimizada, proporcionando uma visualização confortável e interação intuitiva.

Segurança, tecnologia e auditoria de dados
Como todo o processo do prêmio será online, com as inscrições e votação popular em duas fases,  o planejamento da premiação deu especial atenção à segurança e veracidade dos dados, como explica Guido: “Sem a segurança contra invasão de hackers ou mesmo vazamento de dados e auditoria para comprovar a veracidade das votações esse prêmio não seria possível, além de um elaborado projeto de LGPD a Lei Geral de Proteção de dados.”, afirma.

“Da mesma forma, o desenvolvimento do site e sua infraestrutura são o estado da arte da tecnologia para que não aconteçam travamentos ou queda do sistema durante os acessos durante as votações”, completa Guido.

Para que tudo isso funcione de maneira contínua e segura foram contratadas as empresas Add Value para a infraestrutura e segurança, a BigDataCorp para a validação e consolidação dos dados e votações, a Zivit Tecnologia para o desenvolvimento e manutenção do site e a Witec, para cuidar do dia a dia de tecnologia do projeto. Todas elas são empresas 100% brasileiras.

Serviço
Término das inscrições – 22/7/2024 às 23h59
Link para as inscrições
https://www.premiompb.com.br
Link para conhecer o regulamento
https://www.premiompb.com.br/regras
Link da política de privacidade
https://www.premiompb.com.br/politica-privacidade
Preço da inscrição – GRATUÍTO



Pesquisa aponta que 3/4 das empresas no mundo já utilizam IA

Dados do Relatório de Estratégia de Implementação de Inteligência Artificial (IA) para o ano de 2024, mostram que 75% (ou 3/4) das organizações no mundo estão, neste momento, incorporando a Inteligência Artificial (IA) em seus processos. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 700 executivos de empresas de tecnologia ao redor do globo, sendo 25 deles do Brasil.

No entanto, conforme o estudo feito pela F5, empresa que oferece soluções de segurança digital, 72% dos entrevistados estão enfrentando desafios relevantes em relação à precisão dos dados e encontram obstáculos ao expandir suas iniciativas de dados.

Segundo Kunal Anand, Vice-Presidente Executivo e CTO da F5, a inteligência artificial é uma poderosa ferramenta que possibilita a criação de experiências digitais inovadoras e únicas para as empresas. Ainda assim, o executivo ressalta que é preciso ter cuidado e garantir a segurança, já que o uso irresponsável da IA pode representar um sério risco para as organizações. “Muitas empresas, ávidas por adotar a IA, acabam se descuidando da base necessária, o que pode comprometer a eficiência das soluções e deixar as empresas vulneráveis a ameaças de segurança”, disse Anand.

Além do exposto, o documento salienta a crescente popularidade da Inteligência Artificial generativa, apontada pelos participantes como a tendência tecnológica mais empolgante para o ano de 2024. Contudo, somente cerca de 24% das empresas afirmam ter incorporado a IA generativa de forma abrangente. As aplicações mais frequentes incluem assistentes de colaboração e ferramentas para aumento da eficiência dos colaboradores (40%) e chatbots (Robôs) para suporte ao cliente (36%).

Com base no relatório, Kunal Anand explica que os obstáculos para a incorporação da Inteligência Artificial em grande escala estão ligados, sobretudo, à qualidade dos dados e infraestrutura. Além disso, Anand conta que as despesas de processamento (62%) e confiabilidade dos algoritmos (57%) são questões frequentemente mencionadas pelos executivos corporativos.



Samsonite apresenta coleção em colaboração com BOSS

A Samsonite, marca internacional de viagens, realiza parceria com a Boss para uma colaboração que busca apresentar os efeitos da união entre os setores de moda e tecnologia, resultando em uma coleção de malas confeccionadas em alumínio.

O lançamento da parceria almeja capturar a essência do design atemporal e do toque distintivo da temporada de outono/inverno de 2024. Com a incorporação de detalhes característicos de ambas as marcas, busca-se apresentar uma coleção que não apenas reflita as tendências do mercado, mas que também realça os pontos diferenciados de cada uma.

A coleção BOSS | Samsonite combina as características do monograma da marca de alfaiataria do grupo Hugo Boss com o uso de alumínio anodizado. Este tipo de alumínio passa por um processo eletroquímico que confere resistência e durabilidade ao produto.

A colaboração reforça o compromisso compartilhado de investir continuamente na área de inovação. A coleção procura refletir a jornada dessas empresas, trazendo para o mercado de viagens uma abordagem de negócios mais ampla. Detalhes em preto, combinados com uma textura suave e tonalidades caramelo em seu interior, refletem a essência das marcas, combinadas às tendências da temporada.

A edição BOSS | Samsonite apresenta peças com compartimentos amplos e alças de couro ajustáveis, proporcionando aos viajantes a organização. Para saber mais sobre este modelo exclusivo, basta assistir ao vídeo oficial da BOSS | Samsonite.

Para Kyle Gendreau, Presidente do grupo Samsonite, a união entre as duas marcas demonstra a compreensão de como a tecnologia e funcionalidade de dois universos de segmentos diferentes podem se complementar. “Nós temos o prazer de colaborar com a BOSS, pois ambas as marcas estão comprometidas em fornecer produtos de alto desempenho alcançados através de extensa pesquisa, engenharia e habilidade”, comenta Kyle.

As malas de viagem estão disponíveis em edição limitada em lojas selecionadas, além do site oficial da Samsonite Brasil.

Sobre Samsonite:

Desde a sua fundação em 1910, a Samsonite é uma das principais marcas globais do segmento de malas. Seu portfólio oferece uma extensa gama de produtos que abrangem desde acessórios, linha de negócios até itens casuais e soluções de viagem.

Sobre BOSS e HUGO BOSS:

A alfaiataria tradicional, ternos esportivos, roupas casuais, jeans e acessórios da marca buscam atender ao consumidor mais exigente, que busca sofisticação. Fragrâncias licenciadas, óculos, relógios e roupas infantis completam a marca. Os itens BOSS podem ser experimentados em mais de 400 lojas BOSS em todo o mundo. BOSS é a principal marca da HUGO BOSS, uma das empresas líderes posicionadas no segmento Premium do mercado global de vestuário.



ABES lança plataforma digital de conteúdo sobre saneamento ambiental

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) lançou, nesta quinta-feira, 27 de junho, a Plataforma ABES de Conhecimento, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento, inovação e boas práticas, contribuindo para o desenvolvimento do setor. O evento de lançamento está disponível no canal ABES Saneamento, no YouTube  (https://www.youtube.com/watch?v=fHfR7CtDaDU). Acesse a plataforma neste link: https://plataforma.abes-dn.org.br/

“É um marco importante para a ABES e para todo o setor de saneamento no Brasil. Há 58 anos a ABES vem trabalhado pelo saneamento ambiental, meio ambiente, pela saúde e qualidade de vida das pessoas e tem sido sempre atuante para colaborar com o desenvolvimento e as políticas públicas relacionadas. Estamos muito felizes em proporcionar aos nossos associados uma gama vasta de conteúdos de alta qualidade técnica, com alguns dos maiores especialistas do Brasil e outros países”, ressalta Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES.

A Plataforma ABES de Conhecimento é um recurso digital desenvolvido para centralizar e facilitar o acesso a informações dos congressos, seminários, workshops e webinares da ABES. Nela, os associados encontrarão artigos técnicos, estudos de caso, guias práticos e cursos online, entre outros. O portal traz em vídeo alguns dos mais importantes eventos do setor no país, como edições do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizações internacionais, como a Brazil Water Week e o Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, e outros seminários nacionais e encontros promovidos pelas Câmaras Temáticas e Técnicas da ABES.

A interface é intuitiva e amigável e possui um sistema de busca avançada que permite encontrar informações específicas por tema, autor ou trilhas dos eventos.

A Plataforma ABES de Conhecimento ficará aberta ao público em geral de 27 de junho a 31 de agosto de 2024. Após esta data, o acesso será para associados da ABES.

Assista no canal da ABES no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=fHfR7CtDaDU



Espetáculo “O Homem da Flor na Boca”, de Pirandelo, estreia em Niterói (RJ)

O conto “O Homem da Flor na Boca” escrito por Luigi Pirandelo (1867-1936), escritor e dramaturgo italiano nascido na Sicília, foi adaptado sob a forma de uma cena de teatro pela Cia Ópera Prima Teatral para uma apresentação em Niterói, no restaurante Peixe Frito. A direção é de Silvia Carvalho e no elenco, estão os atores Carrique Vieira (também produtor) e Marcelo Sancho.

A peça permite ao espectador apreciar o estilo deste autor, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1934. A cena transcorre como uma simples conversa perdida entre dois homens, onde um observa o outro, que aparentemente, perdeu o trem e senta-se em seu estabelecimento para passar a noite. O diálogo começa supérfluo, mas rapidamente avança para temas mais profundos e incômodos, como vida, doença e morte. Esta enxurrada de sensações e visões dolorosas que o apego a vida traz para quem está marcado para morrer.

O texto clássico de Pirandello, O Homem da Flor na Boca, recebe uma montagem que sai a rua buscando o cenário real de um bar para ser encenado. A produção conta com o apoio da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói e do Governo Federal, através da Chamada Pública Lei Paulo Gustavo, e se apresenta de forma inédita no Bar e Restaurante Peixe Frito, para trazer a atmosfera proposta pelo autor.

Ficha Técnica:

Texto – Luigi Pirandello

Iluminação – Diogo Borges

Figurinos – Bárbara Latorraca

Composição da Trilha Sonora – Bernardo Leão Monitoria, Rebeca Góis e Luiza Vergara

Fotografia – Andrew Pereira

Assessoria de Imprensa – Fernanda Brasil

Serviço:

Peça Teatral: “O Homem da Flor na Boca”

Datas:  5 e 6 de julho, às 20h / 7 de julho, às 19h

Local: Bar e Restaurante Peixe Frito

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 699 – Piratininga – Niterói

Capacidade: 100 lugares

Ingressos: Gratuito

Transporte Solidário para Idosos e PCDs 4 vagas para cada sessão dos dias 6 e 7 de julho (sábado e domingo) através de agendamento prévio pelos canais de comunicação da produção: 21 – 99533 6710 21 – 99864 2581

Informações e reservas: 21 99533 6710 operaprima.teatral@gmail.com / @operaprimateatral



Adotando Tecnologias de Casa Inteligente

Com dispositivos que variam de assistentes virtuais a sistemas de segurança conectados, as tecnologias de casa inteligente oferecem conveniência, eficiência e segurança aprimorada. Este artigo explora os benefícios dessas tecnologias, a crescente demanda por profissionais especializados e a importância da tecnologia e do recrutamento especializado, incluindo Sydney mobile app developers e a questão de “how much does greenhouse ats cost” (quanto custa o Greenhouse ATS), para a implementação bem-sucedida de soluções de casa inteligente.

Benefícios das Tecnologias de Casa Inteligente

As tecnologias de casa inteligente trazem inúmeros benefícios que melhoram significativamente a qualidade de vida. A conveniência e o conforto são os principais atrativos dessas tecnologias. Com a automação de tarefas diárias, como controlar a iluminação, a temperatura e até mesmo preparar café, as casas inteligentes permitem que os moradores desfrutem de uma vida mais confortável e eficiente.

A eficiência energética é outro benefício crucial. Dispositivos inteligentes podem otimizar o uso de energia, desligando automaticamente luzes e aparelhos quando não estão em uso, ou ajustando a temperatura com base nas preferências dos moradores e nas condições climáticas. Isso não apenas reduz o consumo de energia, mas também resulta em economia de custos a longo prazo.

A segurança é uma área onde as tecnologias de casa inteligente realmente se destacam. Sistemas de segurança conectados, como câmeras de vigilância, fechaduras inteligentes e sensores de movimento, oferecem monitoramento remoto e alertas em tempo real, proporcionando paz de espírito aos moradores.

Principais Tecnologias de Casa Inteligente

As casas inteligentes são equipadas com uma variedade de tecnologias inovadoras. Sistemas de automação para iluminação e temperatura são populares, permitindo que os moradores ajustem facilmente o ambiente de suas casas. Assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistant, possibilitam o controle por voz de diversos dispositivos, facilitando ainda mais o uso diário.

Sistemas de segurança doméstica inteligente são essenciais para muitos proprietários. Câmeras conectadas, fechaduras inteligentes e alarmes integrados oferecem uma camada adicional de proteção, permitindo que os moradores monitorem e controlem a segurança de suas casas a partir de qualquer lugar.

Necessidade de Profissionais Especializados

Com o aumento da popularidade das casas inteligentes, há uma demanda crescente por profissionais especializados. Instaladores de tecnologias de casa inteligente são necessários para configurar e integrar dispositivos, garantindo que tudo funcione perfeitamente. Esses profissionais devem ter conhecimento técnico e habilidades práticas para lidar com a complexidade dos sistemas interconectados.

Desenvolvedores de IoT são essenciais para criar soluções inovadoras que integram diferentes dispositivos e sistemas. Esses profissionais trabalham para garantir que os dispositivos possam se comunicar entre si e funcionar de maneira harmoniosa. Especialistas em suporte técnico são igualmente importantes, oferecendo manutenção contínua e resolvendo problemas que possam surgir, garantindo que os sistemas de casa inteligente operem sem problemas.

Conexão com Tecnologia e Recrutamento

O desenvolvimento de aplicativos móveis é uma parte crucial das tecnologias de casa inteligente. Sydney mobile app developers desempenham um papel vital na criação de aplicativos que permitem aos usuários controlar seus dispositivos inteligentes diretamente de seus smartphones. Esses aplicativos fornecem uma interface intuitiva para monitorar e gerenciar sistemas domésticos, tornando a experiência do usuário mais fluida e integrada.

A implementação de tecnologias de casa inteligente também envolve custos de instalação e manutenção. A questão de how much does greenhouse ats cost (quanto custa o Greenhouse ATS) é relevante ao considerar sistemas de automação e monitoramento. O custo inicial de implementação pode ser significativo, mas os benefícios em termos de eficiência energética e segurança podem justificar o investimento a longo prazo.

Conclusão

As tecnologias de casa inteligente oferecem uma gama de benefícios que transformam a vida cotidiana, proporcionando conveniência, eficiência energética e segurança aprimorada. À medida que a adoção dessas tecnologias cresce, a demanda por profissionais especializados, como instaladores, desenvolvedores de IoT e especialistas em suporte técnico, também aumenta.

A colaboração com desenvolvedores de aplicativos móveis, como Sydney mobile app developers, e a consideração cuidadosa dos custos de implementação, como “how much does greenhouse ats cost”, são essenciais para garantir que as soluções de casa inteligente sejam eficazes e acessíveis. Com a combinação certa de talento e tecnologia, as casas inteligentes têm o potencial de se tornar uma parte integrante de nosso futuro, oferecendo uma vida mais conectada e eficiente para todos.



Alunos do Colégio Fecap vencem Game Jam 2024

Estudantes do Colégio Fecap, de São Paulo, venceram o Game Jam 2024, projeto da Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, direcionado a estudantes brasileiros. Os alunos das escolas Rio International School, da capital fluminense, e Colégio Johann Gauss, da capital paulista, conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente.

A iniciativa é voltada a alunos de escolas parceiras da Full Sail, matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, que participaram e exploraram o processo de criação de um game. Isso se dá em um contexto onde, segundo dados divulgados pelo Senac, 71,2% das empresas que atuam no setor de jogos digitais faturam mais de R$80 milhões. O número dessas organizações registrou um crescimento de 164% em cinco anos. 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 22 de maio, às 17h30, e a transmissão foi realizada via Zoom, e os projetos foram desenvolvidos entre os dias 08 e 18 de maio. 

Como participantes do Game Jam, os estudantes assistiram aulas de mentoria que discorrem sobre temas importantes para seus projetos. Entre os principais conteúdos, destacam-se: “redação de roteiro”, “composição de personagens”, “TinkerCad como ferramenta de desenvolvimento de personagens e cenários”, “equilibrando o jogo”, “tipos de jogos, plataformas e seus públicos” e “pitching”.

Premiação

Os jovens concorrem a oito prêmios, sendo cinco Menções Honrosas e o pódio dos 3 primeiros colocados. 

Menções Honrosas: cada aluno das turmas selecionadas receberam um certificado de Menção Honrosa e as escolas representadas pelas turmas selecionadas receberam um troféu de Menção Honrosa. Foram eles:

  • Mateus Ambrósio Vargas da Marista Frei Rogério; 
  • Catarina Gomes e Bruna Jabour da Everest; 
  • Pedro Ramos do Colégio Pentágono; 
  • Bianca Uchoas Fernandes, Miguel Toledo Nonaka e Valentina Gasparin do Colégio UNIVAP 
  • Nicole Moda Parizotto, Ana Clara Bach de Paula e Beatriz Castro Okasaki do Marista Santa Maria. 

No pódio dos 3 primeiros lugares ficaram:

  • Em 1º lugar: Eric Hiyosuke Nakau Azuma, Eduarda Macedo Nocetti e Murilo dos Santos Silva Vieira do Colégio Fecap; Cada aluno ganhou um certificado de “Vencedor” e um “Gamer Bundle”. A Full Sail também deu um troféu para a escola representada pelo grupo selecionado; 
  • Em 2º lugar: Bernardo Oliveira e Maria Eduarda Villanova da Escola Internacional do Rio;
  • Em 3º lugar: Júlia Mimo do Colégio Johann Gauss. 

Para os alunos do 2º e 3º lugar, foram entregues um certificado e as escolas representadas também receberam um troféu.

Critérios do Game Jam 2024

Cada grupo criou um vídeo com até 3 minutos de duração com uma ideia para um jogo, incluindo informações sobre personagens, missões e cenários, entre outros, e descreveu o público-alvo deste jogo e como ele será monetizado.

Além disso, as equipes escreveram um parágrafo com até 500 caracteres com espaços a fim de auxiliar os juízes a compreenderem melhor o conceito do projeto..

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, explica que o Game Jam é uma oportunidade para jovens que são apaixonados por jogos poderem colocar em prática suas ideias e pensar, no cenário profissional, de como a carreira de games funciona, seja no Brasil ou no mundo.

“Ou seja, eles devem pensar num jogo, mas também de como este poderá ser jogado e vendido. É uma competição que une essa indústria com a realidade do mercado”, afirma.

O que dizem os vencedores?

Rodrigo Cruz Domingos, professor do colégio Fecap, conta que ficou entusiasmado quando soube que a escola participaria da Game Jam da Full Sail. “A oportunidade de orientar meus alunos e incentivá-los a aplicar todo o conhecimento adquirido até o momento do curso, visando a criação de algo relevante e enriquecedor no desenvolvimento de jogos, era empolgante”.

Domingos destaca que a vitória trouxe satisfação para todos do colégio. “Penso que o aprendizado e a experiência adquiridos ao longo do processo são inestimáveis, preparando-nos para desafios futuros com ainda mais vigor e determinação”, pontua 

De acordo com Débora Machado, coordenadora técnica do Colégio Fecap, participar da Game Jam na Full Sail University foi uma experiência enriquecedora para os alunos de Programação de Jogos Digitais.  “Eles [estudantes] puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um ambiente desafiador e colaborativo, desenvolvendo habilidades essenciais como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas”.

Segundo Machado, conquistar o 1º lugar com um dos projetos foi um momento de imenso orgulho e validação do talento e da dedicação dos alunos. “Essa conquista destaca a capacidade dos alunos de inovar e criar jogos excepcionais, reafirmando nosso compromisso em formar profissionais altamente competentes e apaixonados pela indústria de jogos digitais”.

Eric Azuma, estudante da equipe vencedora, conta que esta foi a sua primeira participação em uma Game Jam. “A nossa escola, a Fecap, nos inscreveu como uma atividade escolar para os alunos do ensino técnico em programação de jogos digitais. Eu fiquei bem feliz em ver que os itens técnicos aprendidos sobre desenvolvimento de jogos ajudaram a nossa equipe a criar um projeto validado por profissionais ativos na indústria de jogos.”

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/gamejam/2024/



NEon 2024 em João Pessoa impulsiona inovação no Nordeste

A Brasil Startups participou do Sebrae NEon (Nordeste On) que ocorreu entre os dias 6 e 7 de junho, em João Pessoa (PB). A organização marcou presença com um time, além de realizar o primeiro Demo Day de Govtech no NEon, junto com o CatalisaGov, iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O evento foi promovido pelo Sebrae/PB e pelo Governo do Estado da Paraíba, com o intuito de fomentar a geração de negócios, a capacitação e o networking, em uma estrutura montada no Centro de Convenções de João Pessoa. De acordo com os organizadores, foram entregues mais de 100 horas de conteúdo, incluindo a participação de palestrantes nacionais e internacionais.

Foram dois dias de imersão em temas relacionados ao empreendedorismo, sustentabilidade e inovação. De acordo com a Brasil Startups, a ação teve como objetivo propagar as contratações de inovação e principalmente a Licitação para Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI – definição no marco legal das startups).

Durante o Sebrae NEon, a Brasil Startups analisou 250 startups e extraiu 10 negócios do mesmo porte com foco em atender o governo (Govtech). Um painel composto por seis jurados analisou as melhores iniciativas, sendo elas: Arandu, Trashin e Seeway, que conquistaram os três primeiros lugares, respectivamente.

“Promover uma ação de estímulo ao ecossistema de startups no Nordeste se tornou um objetivo estratégico aqui na Brasil Startups”, afirma Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startups. “Entendemos que o Nordeste é um oceano azul de oportunidades devido à baixa penetração de ventures capital”.

Também fizeram parte da programação do evento 250 startups expositoras de todo o Brasil e rodadas de negócios, além de investimentos e mentorias para empresários e potenciais empreendedores. 

Foram dois dias de interações, com a participação de 100 startups que se apresentaram para 51 investidores e 12 corporações, em momentos individuais de bate-papos, gerando 372 conexões. Segundo a Gestora Nacional do Programa Capital Empreendedor do Sebrae Nacional, Maria Auxiliadora Umbelino, a expectativa é que nos próximos meses essas interações se aprofundem e resultem em investimentos nas startups que se apresentaram.

Além disso, o NEon também contou com espaços destinados à economia criativa e ao agronegócio, ações relacionadas com a educação empreendedora, o turismo e, ainda, as políticas públicas de fomento à inovação.

“Para o Sebrae, eventos como o NEon são extremamente importantes para o nosso propósito de democratizar a inovação no país, porque os recursos e oportunidades destinados à inovação normalmente são muito concentrados nas regiões Sul e Sudeste”, afirma Rafael Gonçalves de Castro, analista de inovação no Sebrae.

Castro destaca que a Brasil Startups ajudou o Sebrae com o NEon de 2024 em João Pessoa, na praça de inovação territorial, que teve como objetivo mostrar aos gestores e autoridades públicas como é possível promover um empreendedorismo inovador nos territórios de atuação das suas organizações públicas.

De acordo com Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, atividades como o Demoday podem ser vistas como as vitrines mais disputadas de eventos de inovação. “Participar dessa corrida é estratégico para uma startup, porque é justamente nesse ambiente que os empreendedores terão visibilidade perante as aceleradoras, apresentando seus negócios para investidores e potenciais clientes”, afirma. 

“Ao conectar profissionais e empresas interessadas em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, o NEon fortalece o ecossistema empreendedor regional e consolida o Nordeste como um polo de inovação no país”, complementa Quick. 



Prazo para cadastro no DJE termina no dia 30 de setembro

O prazo para cadastro das pessoas jurídicas de direito privado no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) passou do dia 30 de maio para 30 de setembro de 2024. A medida, estabelecida pela portaria da presidência 178, de 23 de maio deste ano, foi tomada depois que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) solicitou a prorrogação do prazo para cadastramento no dia 29 de maio para a data em questão.

O DJE funciona como um canal oficial de comunicação entre o Poder Judiciário e os brasileiros, dispensando a exigência de notificações físicas, o que promove a atualização e a agilidade do sistema judicial brasileiro, conforme a resolução 455/22.

Victor Hugo de Oliveira Abreu, sócio-fundador da Abreu e Santos Advocacia, conta que, ainda hoje, muitas empresas desconhecem o que é e para que serve o DJE. “O Domicílio Judicial eletrônico é uma inovação do sistema judiciário brasileiro que busca prover mais agilidade e eficiência ao movimento processual”.

Abreu explica que, de forma simplória, é possível entender o domicílio como uma caixa de correio institucional eletrônica para a qual serão direcionadas citações, intimações, notificações e outros atos/comunicações dos processos judiciais.

O Brasil soma 21,9 milhões de empresas ativas. Dentre elas, 351 mil empreendimentos foram abertos em maio de 2024, conforme informação do Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de negócios, como o tempo médio para abertura e o número de iniciativas abertas e fechadas.

De acordo com o sócio-fundador da Abreu e Santos Advocacia, a adoção do DJE pode reduzir a burocracia nos processos, trazendo benefícios como:

  • Eficiência processual: a digitalização dos atos de comunicação do processo judicial reduz o tempo de movimento das operações processuais.
  • Economia de recursos: reduzir o custo com papel, correio e movimento para adotar práticas de negócios mais sustentáveis e eficientes.
  • Segurança e rastreabilidade: mensagens processuais entregues com segurança, datadas e marcadas no tempo para rastreabilidade e segurança adicionais. 
  • Acessibilidade e organização: correspondência processual ao alcance de qualquer lugar, com rastreabilidade de processo facilmente mantida.

Para mais informações, basta acessar: https://www.abreuesantos.adv.br/



Plataforma ajuda produtores artesanais a vender alimentos

Uma plataforma on-line que conecta produtores artesanais ao consumidor final. Essa é A Casa do Produtor, e-commerce idealizado por um grupo de empreendedores de São Paulo (SP) que buscavam uma forma de facilitar a venda de alimentos do campo para a cidade.

O projeto surgiu primeiramente em 2019 e foi amadurecendo até se tornar realidade em meio à pandemia de Covid-19. Naquela época, muitos comércios e estabelecimentos físicos tiveram seu funcionamento afetado e a internet tornou-se a alternativa para vender. 

A iniciativa deu certo: hoje já são mais de 50 mil consumidores atendidos e 50 produtores de diferentes estados que comercializam produtos artesanais por meio do e-commerce, muitos sendo produzidos através de tradições familiares. 

O objetivo é proporcionar opções diferentes dos alimentos industrializados e ultraprocessados de marcas convencionais, normalmente encontrados nas prateleiras dos supermercados.

“A Casa do Produtor busca criar não apenas transações comerciais, mas uma comunidade que valoriza o trabalho artesanal e promove o apoio mútuo. É o compromisso com uma mudança positiva no cenário comercial, fortalecendo laços sociais e econômicos”, explica Henrique Tanaka, um dos sócios da empresa.

Tanaka acrescenta que A Casa do Produtor tem três pilares fundamentais que norteiam sua atuação profissional. O primeiro deles é a sustentabilidade, princípio presente em todas as operações do e-commerce, da seleção de parceiros ao material usado no dia a dia.

“Priorizamos os parceiros que aderem a métodos de produção, de manejo animal e de flora sustentáveis. Todas as caixas que utilizamos são feitas de outras caixas recicladas, não usamos plástico-bolha, mas, sim, materiais naturais como palha de madeira. Em breve, teremos entregas sem emissão de dióxido de carbono [CO2, que contribui para o efeito estufa]”, afirma o sócio Carlo Caruso.

O segundo pilar da empresa é o fair trade, termo em inglês que significa “comércio justo”. Como não tem intermediários, A Casa do Produtor oferece margens mais vantajosas para os produtores e preços mais acessíveis aos consumidores finais. Ou seja, os dois lados ganham, dizem os representantes da empresa.

“Visamos divulgar a cultura e a história dos produtores artesanais do Brasil. Nosso foco são eles, pois cada produto que as pessoas recebem é fruto de dedicação e trabalho duro de gerações”, alega o sócio Herbert Gieg.

A empresa também segue o princípio do farm-to-table ‒ “da fazenda para a mesa”, em tradução literal ao português. “Proporcionamos uma conexão direta do campo à mesa, para que as propriedades dos alimentos não sejam perdidas ao longo do trajeto até a casa dos consumidores”, esclarece Luis Deluqui, sócio da Casa do Produtor.

Para que o alimento chegue rápido ao cliente, a empresa possui um hub logístico em São Paulo, onde os produtos são recebidos e distribuídos semanalmente. Em relação ao futuro do negócio, os empreendedores se dizem otimistas. “É um mercado ainda pequeno no Brasil comparado com países mais desenvolvidos, mas que tem enorme potencial de crescimento”, resume Deluqui.

Em 2024, A Casa do Produtor foi convidada pela Rede Globo para participar do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios

Para saber mais sobre a empresa, basta acessar: https://acasadoprodutor.com.br/



Turismo internacional desponta no brasil e bate recorde

De acordo com dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o mês de abril bateu recorde no número de valor gasto por turistas estrangeiros no Brasil, registrando um crescimento de 37,1% em comparação com o mesmo período em 2023. O valor deixado no país pelos turistas foi de US$ 620 milhões. 

Na visão geral do quadrimestre, os números também são positivos, fechando os quatro primeiros meses do ano com um crescimento de 24,6% em relação ao ano anterior, totalizando a maior marca já registrada de US$ 2,6 bilhões recebidos. 

Para Felipe Pedreira, fundador da Bahia Terra Turismo e Eventos, a avaliação é positiva e também surpreende o setor turístico. “A expectativa só aumenta devido ao fato de que a temporada internacional, principalmente a europeia, costuma começar a partir do final de julho. Isso nos encoraja e nos deixa ainda mais esperançosos de que o melhor ainda estar por vir”, afirma. 

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também apontou suas expectativas positivas para o setor em publicação feita pela própria Agência. “Vamos seguir crescendo. O turismo tem uma importância muito grande para a economia brasileira. Quando eu olho para o Século 21, eu não tenho dúvida: o futuro do país será através do turismo. O grande modelo de desenvolvimento e geração de emprego será o turismo”, afirmou. 

No total de entradas estrangeiras no país, o Brasil registrou, até abril, uma alta de 74%, com 2,92 milhões de visitantes em 2024 contra 2,71 milhões no ano passado. 

Bahia em destaque no setor

A Bahia, dentro desse contexto, também se apresenta positivamente. Somente em março de 2024, o estado recebeu mais de 14 mil turistas estrangeiros, o que representa 50% de todos os visitantes que entraram no país pelos aeroportos nordestinos, segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia. 

“A Bahia é sempre um destino muito visitado pelos turistas internacionais e nesse ano não tem sido diferente: existe uma crescente na demanda e percebemos a alta procura internacional por serviços turísticos como os voos, transfer marítimo e terrestre, passeios e transportes para os principais destinos da região”, aponta Pedreira. 

Os números colocaram o estado como líder de atrativos turísticos para os turistas internacionais na região nordestina. “O turista estrangeiro tem interesse em visitar o Brasil e o estado da Bahia, principalmente por ainda possuir destinos praticamente não descobertos pelo grande público, como a Ilha de Boipeba e a cidade de Belmonte”, comenta o fundador da Bahia Terra Turismo e Eventos. 

Para mais informações sobre o turismo na Bahia, basta acessar: https://www.bahiaterra.com/



Feira reúne novidades e oportunidades do setor de franquias

Dentre as diferentes formas de empreender, uma das maneiras mais simples e seguras são as franquias. Afinal, elas já trazem o respaldo de marcas consolidadas para quem está começando no ramo dos negócios. E é por meio da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e feiras como a ABF Franchising Expo que franquias como a #1 Lavanderia se expandem de forma organizada e sustentável.

Realizada entre os dias 26 e 29 de junho, a feira da ABF é uma das maiores feiras do setor em todo o mundo. O evento apresenta o trabalho de mais de 400 franquias ao público, além de promover o compartilhamento de conhecimentos sobre o mercado de franchising e experiências, tanto entre os expositores quanto entre os visitantes. Assim, a ABF Franchising Expo se torna um importante ponto de networking e realização de negócios.

Uma associação de marcas confiáveis

Uma das franquias que participou de edições anteriores da ABF Franchising Expo é a #1 Lavanderia, marca associada a ABF – organização sem fins lucrativos que visa representar oficialmente o sistemas de franquias do Brasil. Segundo o próprio site da associação, “sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.”

Atualmente, ela conta com mais de 1,7 mil associados, entre franqueadores e potenciais franqueadores, além dos franqueados, fornecedores, consultores e startups. No entanto, assim como a #1 Lavanderia, para ser um associado da ABF é necessário cumprir uma série de especificações e exigências solicitadas pela associação. 

Assim, para Raphael Marques, CEO da #1 Lavanderia, “participar da ABF denota que somos uma empresa dentro dos parâmetros legais de uma franqueadora”, destaca. “Ser uma franquia com o selo ABF transmite para o franqueado o conceito de investir em uma empresa idônea, validada e com estrutura para capacitar a rede junto à consolidação da marca no mercado”, enfatiza Marques.

Para mais informações, basta acessar: https://www.lavanderiafranquia.com.br/



Serviços de frete atendem a pessoas físicas e jurídicas

Uma pesquisa recente revelou que, em média, seis a cada dez (61,9%) brasileiros estão pensando em mudar de endereço nos próximos dois anos. O estudo foi realizado pela startup do mercado imobiliário Loft, em parceria com a empresa Offerwise, e compartilhado pelo Estadão Imóveis.

De acordo com a sondagem, 21,4% dos entrevistados declararam que planejam mudar de casa, ao passo que 40,3% analisam a possibilidade. Além disso, o levantamento revelou que 60% dos participantes que têm o desejo de se mudar querem comprar um imóvel e 38,5% acham mais viável alugar um novo espaço.

Nesse contexto, Priscilla Amaral, gerente comercial da Carreto São Paulo – Mudanças e Carretos, empresa que presta serviços na cidade de São Paulo (SP) desde 2014, destaca que uma categoria é essencial para todo tipo de mudança: os serviços de fretes.

“Os serviços de fretes, mudanças e carretos desempenham um papel crucial na dinâmica da mobilidade urbana das metrópoles, refletindo diretamente na eficiência e qualidade de vida dos cidadãos”, afirma.

Amaral explica que existem vários tipos de fretes, cada um com características específicas que atendem a diferentes necessidades e contextos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

“A escolha do tipo de frete depende de fatores como o volume e o peso das mercadorias, além de elementos como a urgência da entrega, a distância a ser percorrida e o custo envolvido”, afirma.

A gerente comercial da Carreto São Paulo – Mudanças e Carretos também conta que, atentas às necessidades dos clientes, algumas empresas de fretes e mudanças optam por oferecer serviços de montagem de móveis.

“Muitas vezes, na hora da mudança, contar com um montador de móveis especializado para desmontar e montar as mobílias, se for preciso, torna-se uma alternativa, mas é preciso contar com uma empresa de confiança, a fim de garantir a integridade de todos os bens da forma esperada”, observa.

Para saber mais, basta acessar: https://carretosaopaulo.com.br/

 



Deutsche Telekom integra IA ao serviço de PIU

A Deutsche Telekom Global Business, uma das principais empresas de telecomunicações integradas do mundo, está incorporando ao seu serviço de Premium Internet Underlay (PIU) – lançado no Brasil no final do ano passado – funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) – oferecendo a tecnologia Hyperscaling de redes no mercado nacional.
Com a aplicação da IA à rede da Deustche Telekom, é possível coletar e analisar dados históricos de toda a estrutura de rede para estabelecer o seu padrão de comportamento.
 
“Isso permite ao PIU aprender, correlacionar e centralizar dados para identificar o que causou ou pode gerar um problema e corrigir ou atuar de maneira preventiva, sem interrupções ao usuário, que pode se conectar de forma segura a sites globais, data centers e ambientes multicloud com alto desempenho, baixa latência e redução de custos”, explica Douglas Falsarella, Solution Designer da Deutsche Telekom.

Avanço tecnológico e mais velocidade

O PIU foi lançado no Brasil no fim de 2023, já com um algoritmo de machine learning (ML) e pode ser integrado a rede internet existente no cliente através do próprio (CPE) do cliente. O serviço de internet foi criado para atender aos exigentes requisitos de desempenho das redes empresariais privadas. A solução fornece além do acordo de nível de serviço (SLA) convencional, a tecnologia melhora níveis de latência e jitter, o que garante melhor qualidade em vídeo conferências; e de perda de pacotes, para promover mais segurança na troca de informações.

Agora com a camada de IA o PIU decide qual o melhor caminho e método de roteamento para otimizar o desempenho da rede. “A tecnologia leva em consideração fatores como latência, largura de banda disponível e prioridades de aplicativos, respondendo a picos instantâneos e solicitando mais largura de banda de forma dinâmica ou redirecionando essa demanda, por meio de nosso backbone multicloud híbrido dedicado”, completa Falsarella.

O PIU é compatível com qualquer solução de sobreposição, como SD-WAN, IP-SEC ou ZTNA. Também pode ser combinado com soluções de Secure Access Service Edge (SASE), como Zscaler e Fortinet. O serviço de internet ponta a ponta está aderente a todas as legislações globais, incluindo as mais regulamentadas como a China.
A Deutsche Telekom atua em mais de 50 países, tem mais de 500 pontos de presença (PoPs) em todo o mundo e é sustentada por backbones de 25 provedores de nuvem e parceiros internacionais, que permitem oferecer suporte robusto aos clientes nacionais e internacionais.



Farmácias sobrevivem à concorrência contra drogarias

A indústria farmacêutica brasileira tem sido palco de uma abertura recorde de novas lojas nos últimos anos, com mais de 120 mil estabelecimentos farmacêuticos atualmente operando no país, de acordo com dados do Sebrae. Segundo a entidade, o grande desafio enfrentado por essa indústria está na sobrevivência desses pontos de vendas.

As pequenas farmácias constituem 84% dos pontos de venda do varejo farmacêutico, superando o número de postos de saúde e hospitais, e desempenham um papel essencial na capilaridade dos serviços de saúde. No entanto, de acordo com o Sebrae, enfrentam desafios significativos, com uma média de 28 drogarias fechando diariamente, das quais 80% são de pequeno e médio porte, ou seja a consequente diminuição gradual das farmácias de bairro, aquelas que o cliente até conhece o farmacêutico pelo nome.

Um estudo apresentado pela Close-Up Internacional revelou que quase 30% das drogarias fecham as portas após o período de dois anos de operação. Segundo a consultoria, há muitas que permanecem abertas e não estão prosperando devido à falta de gestão profissional e não encantam os clientes. 

De acordo com os dados da consultoria, entre 2021 e 2022, o Brasil testemunhou a abertura de 18.176 novas farmácias, o que corresponde a cerca de 19,9% do total de lojas no país. Esse crescimento significativo, porém, também veio acompanhado do fechamento de 5.125 estabelecimentos no mesmo período. Os dados consideram que esses pontos de venda não demonstraram ter um faturamento nos três meses anteriores.

Existem cinco farmácias para cada 10 mil habitantes no Brasil. Os números são de um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cognatis, empresa especializada em big data e analytics.

A região Centro-Oeste é a que apresenta a maior quantidade de lojas na proporção populacional, totalizando 6,1 a cada grupo de 10 mil pessoas, enquanto o Sudeste tem a menor taxa: 4,2 unidades a cada 10 mil habitantes.

Quando considerado o número geral de estabelecimentos, 36% das farmácias no Brasil concentram-se nos quatro estados do Sudeste, o que representa 35.912 unidades físicas. O Nordeste aparece a seguir, com 30%, ou 29.901 em números absolutos.

Em terceiro lugar, vem o Centro-Oeste, onde se concentram 15% das farmácias brasileiras (15.186 lojas). Depois, vêm as regiões Sul e Norte, respectivamente, com 10% e 9% do total dos pontos de vendas no País, representando, em ordem decrescente, 9.847 e 8.970 unidades.

As redes farmacêuticas representam quase 20% do volume de lojas. “A presença das farmácias no mercado brasileiro mostra que algumas poucas empresas são de alcance nacional e diversas companhias têm muita força regional”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Atualmente, o índice desses encerramentos é particularmente impactante para as pequenas e médias empresas do ramo. Enquanto as farmácias de redes consolidadas têm uma maior capacidade de negociação e vendas, as independentes enfrentam desafios significativos devido à falta de recursos e conhecimentos específicos de gestão.

“O atual cenário do comércio farmacêutico sofre limitações de visões de negócios e gestões de alguns empresários do setor independente”, afirma Gio Mileo, consultor farmacêutico e palestrante da metodologia Farmácia 10X. Segundo ele, “a boa gestão é a chave para ampliação de vendas. Os proprietários de farmácias independentes e associativistas demandam o trabalho operacional e desconhecem os principais indicadores do negócio, evidenciando uma direção às cegas do estoque, marketing, lucratividade e equipe”.

Na visão do especialista, as supostas concorrências deveriam ser vistas como uma oportunidade de inspiração, mas no cenário atual há certa tensão. “Os números das grandes redes podem acabar inspirando, mas no momento as farmácias independentes estão em pânico. Estas redes começam a abrir seus estabelecimentos próximos aos pequenos comércios e em cidades menores, assim levantando e sustentando seu próprio crescimento”.

Por meio das ferramentas de medição que sua consultoria disponibiliza para as farmácias, Mileo identifica três aspectos primordiais que ajudam farmácias independentes a aumentarem suas vendas e concorrerem com grandes empresas. São eles, relacionamento e proximidade com os clientes, agilidade na execução e delivery mais ágil.

“Poucos negócios têm o potencial de criação de relacionamentos duradouros quanto uma farmácia independente. Além do atendimento, o que destaca um estabelecimento é a aprendizagem de gestão e processos. Donos independentes precisam usar estratégias para não perderem vendas, um destaque é o delivery, em que as entregas rápidas com eficiência equilibram a vantagem em relação às grandes redes”, afirma Mileo.

O especialista informa que a metodologia já salvou mais de 2 mil farmácias independentes, os conteúdos abordados aos empreendedores e gestores de farmácia ajudam no crescimento de comércios independentes ampliando o profissionalismo, baseados na experiência do cotidiano, boa aparência e comunicação. 



Cetrel integra Conferência Battelle 2024 sobre remediação de áreas contaminadas

Durante a Conferência Battelle sobre Remediação de Compostos Clorados e Recalcitrantes 2024, realizada entre 2 a 6 de junho em Denver, nos Estados Unidos, os especialistas em gerenciamento de áreas contaminadas André Pozzetti, Ana Nigro, Patricia Lupi e Jordon Werlang representaram a Cetrel, empresa brasileira especializada em soluções ambientais, no evento sobre remediação de áreas contaminadas.

Esta edição da conferência contou com 477 apresentações em plataforma, 550 pôsteres e 8 painéis técnicos de discussão. A participação estimada ultrapassou 1.800 profissionais ambientais de 22 países.

Durante o evento, a Cetrel apresentou os trabalhos “Mitigação da intrusão de vapor através do controle dinâmico da despressurização subslab”, de autoria dos integrantes da Cetrel André Pozzetti, André Luis de Souza, Mahjal Bueno Pinheiro e Patricia Lupi e “Metodologias para avaliação de mobilidade e particionamento LNAPL”, desenvolvido por Ana Nigro (Cetrel), Maiara Almeida Pillon (Cetrel), Fabio Oliveira (Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo) e Rafael Sato (VsolGroup).

“Como uma das maiores empresas de consultoria ambiental no Brasil, é muito importante para nós estarmos no maior evento internacional de GAC (gerenciamento de áreas contaminadas) e podermos trocar conhecimentos e experiências com os melhores profissionais da área em todo o mundo”, afirma Ana Nigro, gerente de consultoria ambiental da Cetrel.

Além disso, Ana Nigro ressalta a importância de se atualizarem sobre as novas tecnologias e pesquisas que foram apresentadas durante os cinco dias de conferência. “O evento trouxe muitos painéis sobre os mais variados temas de gerenciamento de áreas contaminadas, tais como abordagens sobre contaminantes emergentes, intrusão de vapores, tecnologias inovadoras de investigação e remediação ambiental, além de muitos projetos sobre caracterização e tratamento de PFAS com abordagens inovadoras de remediação e fóruns sobre os avanços em termos de regulamentação e exigências legais”, destaca.

Segundo a executiva, a participação constante da Cetrel em congressos internacionais é um ponto-chave para atualização sobre as melhores práticas e inovações em gerenciamento de áreas contaminadas, a fim de trazer as melhores soluções para os seus clientes.



Filme DivertidaMente reflete emoções com o dinhheiro

Antes memos da estreia, o filme Divertida Mente 2, já era comentado e aguardando pelo público. A aparição de novas emoções como Ansiedade e Nostalgia, que se juntaram as já conhecidas Raiva, Tristeza, Nojinho, Medo e Alegria, animou a internet.  Mas o que todas essas emoções têm a ver com o dinheiro? Tudo, segundo a economista e educadora Mila Gaudencio, parceira do will bank, banco digital com mais de 7 milhões de clientes em todo o país. 

No primeiro filme, a história revela o processo de construção da personalidade da menina Riley por meio das memórias base e das emoções que, ludicamente, formavam as “ilhas de personalidade”. Na sala de controle, os sentimentos se reuniam para gerar um misto de sensações e confusões na garotinha. Com os novos personagens, o longa continua trazendo reflexões importantes para o sentir. Na onda do filme, o will bank traz para o centro da “sala de controle” as questões financeiras e a relação direta com as emoções. 

De acordo com a Mila, a relação emocional que as pessoas têm com o dinheiro permite uma correlação direta entre as emoções apresentadas no filme e o dia a dia dos brasileiros. Por isso, a estreia do longa é um bom momento para pensar no assunto. Mila ressalta que a relação entre dinheiro e emoções é uma pauta discutida há tempos. “A psicologia financeira é tema de estudo dos doutores Brad e Ted Klontz que em seu livro, ‘A mente acima do dinheiro’ afirmam que eventos emocionais  associados ao dinheiro nas primeiras fases da vida deixam marcas para a fase adulta. A pesquisa de Dismorfia Financeira reforça esse conceito. De acordo com o estudo, 79% das pessoas adultas gostariam de ter hoje coisas que não tiveram acesso quando eram crianças, um exemplo clássico da nostalgia”, explica a consultora. 

Os sentimentos representados no filme também são identificados no estudo de Dismorfia Financeira. Segundo os dados levantados pela pesquisa, realizada com mais de 2.000 pessoas de todo o Brasil, 88% sentem alegria ou satisfação em conquistar algo que outras pessoas duvidaram que elas conseguiriam. Enquanto 60% relatam ter medo de usar o crédito que é oferecido pelas instituições financeiras e não conseguir pagar. Para Mila, administrar essas emoções passa pelo planejamento e pelo conhecimento. “Comemorar conquistas e sentir-se alegre faz parte do processo saudável da aquisição de um bem desejado, porém, para que esse sentimento não se transforme em angústia lá na frente, é importante ter um planejamento prévio. O conhecimento gera segurança e permite uma tomada de decisão mais coerente e realista”, explica.

A inveja pode ser uma nova emoção para Riley, mas na vida adulta, o sentimento é um ponto de destaque na relação com as finanças. No estudo conduzido pelo will, a grama do vizinho parece sempre ser mais verde. Para 53% dos entrevistados, outras pessoas sempre estarão à frente deles mesmo se ganharem mais. Outros 52% afirmam que “ser rico” significa pertencer a grupos distantes da sua realidade e 71% dos respondentes creem que os outros ganham facilmente aquilo que eles precisam conquistar com muito esforço.

E a ansiedade, outra emoção nova para Riley, está presente em sintomas físicos de pessoas que foram questionadas sobre a vida financeira. Cerca de 16% dos homens e 13% das mulheres têm suor excessivo ao pedirem uma linha de crédito ao gerente do banco. O estudo ainda revela que 14% dos homens e 18% das mulheres apresentam dores de cabeça nesta mesma situação. Ainda sobre esse aspecto, a insônia é outro sintoma relatado por 10% dos homens e 14% das mulheres, seguido por tensão muscular, que aparece para 7% dos homens e 17% das mulheres.

“Administrar as emoções, como ensina o filme, é um processo de autoconhecimento que contribui para uma relação mais plena com o dinheiro, onde ele passa a ser instrumento e não fim. Ressignificar e entender os motivos pelos quais as emoções – positivas e negativas – afloram é fundamental para estabelecer um ponto de virada e reconexão com o dinheiro”, diz Mila.

Raiva, tristeza e vergonha também estão na central de controle das emoções dos respondentes da pesquisa. Mulheres (14%) sentem mais raiva que homens (13%) ao ter que pedir um empréstimo no banco, enquanto os homens (14%) expressam esse sentimento com mais frequência que as mulheres (8%) quando precisam pedir um empréstimo a parentes ou conhecidos.

Já a tristeza acomete cerca de 23% dos homens e 19% das mulheres quando o assunto é solicitação de empréstimo ao banco. E a vergonha está presente em 22% dos homens ao pedir um empréstimo e 24% nas mulheres.

“Produtos financeiros como empréstimos e cartões de crédito precisam ser entendidos e vivenciados como facilitadores, que têm o potencial de impulsionar projetos. Contudo, as tomadas de decisão precisam ser feitas em uma linha mais racional do que emocional – nem muito feliz, nem muito triste, ou ansioso ou com raiva – mas com foco em obter uma relação sustentável e prazerosa com as finanças”, aconselha Mila, que complementa: “Estar saudável financeiramente não significa ser rico, mas ter uma conexão equilibrada com o dinheiro”, diz.

*O estudo completo pode ser baixado, gratuitamente, no site de Dismorfia Financeira.



Economia circular revoluciona a gestão de resíduos e impulsiona sustentabilidade

A economia circular está ganhando cada vez mais atenção como uma abordagem viável para enfrentar os desafios ambientais e econômicos, especialmente no que diz respeito à gestão de resíduos. Segundo um relatório da Ellen MacArthur Foundation, este modelo propõe um sistema regenerativo e restaurador, que minimiza a geração de resíduos através da reciclagem, reutilização e extensão da vida útil dos produtos, em contraste com o modelo linear tradicional de extração, uso e descarte.

A aplicação da economia circular na gestão de resíduos requer uma reestruturação significativa das práticas e políticas existentes. Primeiramente, o design de produtos precisa ser repensado para facilitar a desmontagem e a reciclagem. Produtos devem ser duráveis, reparáveis e, ao final de sua vida útil, recicláveis. Essa abordagem não apenas reduz a quantidade de resíduos, mas também conserva recursos naturais. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a transição para uma economia circular poderia reduzir a geração de resíduos em até 80% em certos setores industriais.

A reciclagem é um componente central na economia circular. Materiais como plástico, vidro, metal e papel são reprocessados e transformados em novos produtos, diminuindo a dependência de matérias-primas virgens. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a reciclagem economiza recursos naturais e consome menos energia, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a EPA destaca que a reciclagem fortalece a economia local, criando empregos e oportunidades econômicas. Estima-se que, nos Estados Unidos, a reciclagem e indústrias relacionadas empregam cerca de 1,25 milhão de pessoas e geram uma receita anual de US$ 236 bilhões.

A reutilização de materiais é outro aspecto vital da economia circular. Produtos que ainda possuem valor são reaproveitados ou remanufaturados para novos usos, como a reparação de eletrônicos, reutilização de móveis e renovação de equipamentos industriais. Isso prolonga a vida útil dos produtos e reduz a necessidade de produzir novos itens, diminuindo a geração de resíduos. A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) enfatiza que a reutilização pode reduzir a demanda por novos recursos em até 50%.

A compostagem, especialmente para resíduos orgânicos, é uma prática complementar na economia circular. Restos de alimentos e resíduos de jardinagem são decompostos naturalmente, transformando-se em composto que pode ser usado para enriquecer o solo na agricultura e na jardinagem urbana. Esta prática reduz a quantidade de resíduos enviados a aterros e melhora a saúde do solo e a produtividade agrícola. Um estudo da Universidade de Wageningen indica que a compostagem pode reduzir os resíduos orgânicos em até 40%.

A implementação de políticas e regulamentações que promovam práticas sustentáveis é essencial para o avanço da economia circular. Governos podem introduzir incentivos fiscais para empresas que adotam práticas circulares e estabelecer metas de reciclagem e reutilização para setores industriais. Políticas de responsabilidade estendida do produtor, onde os fabricantes são responsáveis pelo ciclo de vida completo de seus produtos, também são eficazes. Um exemplo é a Diretiva de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE) da União Europeia, que obriga os fabricantes a gerenciar a coleta e reciclagem de seus produtos.

Empresas e indústrias desempenham um papel crucial na transição para uma economia circular. Modelos de negócios baseados em serviços, onde os consumidores pagam pelo uso de um produto em vez de comprá-lo, podem incentivar o design de produtos mais duráveis e recicláveis. Além disso, parcerias entre setores para criar cadeias de suprimentos circulares, onde os resíduos de uma indústria são utilizados como matéria-prima por outra, promovem eficiência e sustentabilidade. A McKinsey & Company analisa como essas práticas podem ser aplicadas em larga escala e aponta que a economia circular pode gerar uma economia de custos de até US$ 1 trilhão até 2025.

A transformação para uma economia circular na gestão de resíduos exige a colaboração de todos os setores da sociedade, incluindo governos, empresas e consumidores. A adoção desta abordagem pode levar a uma redução significativa na geração de resíduos, conservação de recursos naturais e criação de uma economia mais sustentável e resiliente. Mais informações sobre a aplicação da economia circular na gestão de resíduos podem ser encontradas em publicações e relatórios de organizações dedicadas à sustentabilidade e inovação ambiental.

Informações complementares em GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental.



Danos em equipamentos de Óleo e Gás podem gerar perdas de US$ 144 mil por hora

O Brasil tem uma previsão de investimentos de R$ 514 bilhões no setor de óleo e gás, entre 2024 e 2028, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Esse cenário está movimentando o mercado de equipamentos para campos de exploração e usinas de refino, entre outros polos industriais. Com isso, aumenta também a complexidade logística no transporte dessas máquinas, uma vez que danos podem comprometer a produção.

Segundo um estudo global realizado pela ABB, cada hora parada no setor de óleo e gás representa uma perda de aproximadamente US$ 144 mil (“O Valor da Confiabilidade”, página 9). Este é o segmento com terceiro maior impacto financeiro em caso de inatividade não programada, quando provocada por falhas de equipamentos.

Para evitar essas intercorrências, fabricantes de máquinas voltadas para o setor de petróleo estão fazendo o monitoramento do transporte dessas cargas, que apesar do grande porte contêm componentes sensíveis. “A operação logística nesse segmento precisa ser cuidadosamente planejada e executada, pois alguns equipamentos de alto custo podem não funcionar corretamente se transportados em condições que causem trepidações ou impactos”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em gestão de danos na cadeia de suprimentos.

O monitoramento do transporte destas máquinas e outros componentes pode ser feito por meio de sensores que informam em tempo real caso a carga receba vibrações acima dos níveis permitidos pelos fabricantes. “Dispositivos como ShockWatch e SpotBot, desenvolvidos pela SpotSee, alertam instantaneamente sobre choques que possam comprometer a integridade dos equipamentos, permitindo ações corretivas antes que estes entrem em operação”, completa Moreira.

Segundo ele, os sensores também identificam movimentos perigosos, como excesso de vibrações ou manuseio inadequado. “Esses dispositivos são conectados à rede móvel e enviam relatórios via celular para os fabricantes sobre as condições em que seus equipamentos estão sendo transportados, em tempo real”, informa o executivo. “Além disso, um histórico de cada operação de transporte fica registrado, o que contribui para corrigir eventuais falhas nos processos logísticos e melhorar a segurança do transporte e a eficiência dos equipamentos”, conclui.

Mais informações em https://www.ahmsolution.com.br/



Elvis A Musical Revolution: Leandro Lima vive lenda do rock

Com 29 atores e uma banda com 9 músicos, o espetáculo terá como protagonistas Leandro Lima, que alterna o papel principal com Daniel Haidar, Luiz Fernando Guimarães no papel de Coronel Parker, Caru Truzzi como Priscilla Presley, Fabiana Gugli no papel de Gladys, mãe do cantor, e Eduardo Semerjian interpretando Vernon, seu pai.

O elenco contará ainda com Gabriella di Grecco como Dixie, a primeira namorada, Sérgio Dalcin como Frank Sinatra, Bruno Sigrist será Sam Phillips, Andreza Medeiros como Ann-Margret, Rupa Figueira como Roy Brown, Letícia Nascimento como Sister Rosetta e Robson Lima como Elvis quando jovem. Imagens das caracterizações podem ser conferidas aqui.

Com direção, versão e adaptação de Miguel Falabella, direção musical de Jorge de Godoy e direção coreográfica de Bárbara Guerra, o espetáculo tem patrocínio da Zurich Santander, Esfera, Sem Parar e Atlas Schindler, com apoio de Santander Brasil, Grupo Qualicorp, Hyundai Financiamentos, Shell e Wiz Co.

O musical conta a saga do cantor através das músicas, números coreográficos e histórias da vida complexa de Elvis Presley, com sucessos de diversas fases da carreira do astro, como “Jailhouse Rock”, “Hound Dog”, “Heartbreak Hotel”, “Love Me Tender” e “Suspicious Minds”, entre outros.

Leandro Lima, ator, modelo e cantor reconhecido por suas atuações em novelas como Levi na recente versão de “Pantanal” (2022) e o delegado Marino em “Terra e Paixão” (2023), além de suas participações em filmes, séries e peças de teatro, foi selecionado para interpretar um dos maiores ícones da música de todos os tempos no Brasil.

“Este é provavelmente o trabalho mais complexo que já fiz na vida. Pensar na cena, cantar, dançar e atuar ao mesmo tempo tem sido desafiador, mas o processo é muito colaborativo. Tanto os colegas de elenco quanto a direção do Miguel têm sido fundamentais. Estamos todos dando o nosso melhor, especialmente por conta da grande responsabilidade de nos apresentarmos para os fãs do Elvis”, comenta Leandro sobre os ensaios.

O ator Daniel Haidar compartilhará o papel de Elvis com Leandro, alternando as apresentações em datas previamente anunciadas no canal da Sympla e nas redes sociais do espetáculo. Daniel é parte do elenco da segunda temporada da série “DOM”, de Breno Silveira, e protagonizou o musical com canções de Luan Santana, dirigido por Ulysses Cruz. Ele também atuou em produções como “Se Essa Lua Fosse Minha” e “Clube da Esquina”, além de participar das novelas “Verdades Secretas 2” e “Malhação – Viva a Diferença!”.

Interpretado no cinema por Tom Hanks, “Coronel Parker” será vivido pelo ator Luiz Fernando Guimarães. Convidado pelo diretor Miguel Falabella, Luiz Fernando aceitou de pronto o papel do homem que proibiu Elvis de se apresentar fora dos Estados Unidos por medo de não conseguir retornar ao país, onde havia entrado ilegalmente.

“Os ensaios estão sendo maravilhosos. Estou conhecendo um monte de gente talentosa e me entrosando com o elenco, já que o coronel interage com quase todos. O Miguel é um amigo de longa data, ele me entende, e o personagem caiu como uma luva. Eu adoro o coronel Parker e vou dar tudo de mim para ele se tornar o personagem canalha mais simpático do mundo. Ele é fingido, dissimulado, um personagem maravilhoso”, comenta Luiz Fernando Guimarães.

“O espetáculo é sobre um ícone que quase todos conhecem e está ficando lindo. Eu mesmo bebi na fonte de Elvis durante muitos anos; fazia mímicas imitando ele quando era criança, meus pais tinham os discos dele. Também lembro de assistir, na época, o filme ‘Saudades de um Pracinha’, sobre o serviço dele no exército. Enfim, estou amando participar de todo esse processo e tenho certeza de que será um enorme sucesso”, completa o ator.

A importância do astuto empresário “Coronel Tom Parker” na vida e carreira de Elvis Presley é amplamente debatida. Com uma biografia enigmática e cheia de controvérsias, o ex-militar, que trabalhou em circos e parques de diversões, chegou ilegalmente aos Estados Unidos aos 20 anos e se tornou uma figura crucial na trajetória de sucesso de Elvis.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser conferidas aqui

Elenco Elvis – A Musical Revolution

Luiz Fernando Guimarães (Coronel Tom Parker)
Leandro Lima (Elvis)
Daniel Haidar (Elvis Alternante)
Caru Truzzi (Priscilla Presley)
Robson Lima (Elvis Jovem)
Fabiana Gugli (Gladys)
Eduardo Semerjian (Vernon e Coronel Tom Parker)
Andreza Medeiros (Ann – Margreet)
Rupa Figueira (Roy Brown e ensemble)
Letícia Nascimento (Sister Rosetta e ensemble)
Gabriella Di Grecco (Dixie e ensemble)
Bruno Sigrist (Sam Phillips e ensemble)
Sérgio Dalcin (Frank Sinatra ensemble)     
Pedro Silveira (Cover Elvis e ensemble)

Ensemble:
Charles Damasio
Gabi Germano
Gustavo Waz
John Seabra
Renato Bellini
Daniel Caldini 
Leonam Moraes
Lucas Colombo
Mari Saraiva
Maysa Mundim
Tiss Garcia
Thór Junior

Bruno Kimura (Swing Masculino) Cárolin Von Siegert (Swing Feminino) Estêvão Souz (Swing Masculino)

Vendas on-line na plataforma sympla

Bilheteria física (sem taxa de conveniência):
Teatro Santander – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. 
Para grupos os ingressos poderão ser comprados através do e-mail elvis@atualp.com.br

Os Produtores

“Elvis – A Musical Revolution” é assinado pelos produtores Júlio Figueiredo e Bárbara Guerra, das empresas Atual Produções e Bárbaro! Produções. Com mais de 18 anos de expertise em entretenimento, e reconhecimento como referência no mercado de eventos ao vivo no Brasil, marcaram presença na inauguração de espaços como o Allianz Parque, com shows de artistas como Paul McCartney, e o Teatro Santander, com produção internacional de “We Will Rock You”. Realizaram festivais e shows internacionais, com artistas como Beyoncé, Green Day, Iron Maiden, The Black Eyed Peas e Lenny Kravitz, e também espetáculos como o recente “Donna Summer Musical”, “Zorro – Nasce uma Lenda”, com Marcos Mion, Letícia Spiller e Bruno Fagundes, “Alegria Alegria” com Zéia Duncan, “Hebe – O Musical”, “A Mentira” com Miguel Falabella e Danielle Winits, e “Frozen in Concert” em uma tenda de 4.000 metros quadrados no Parque Villa Lobos.

Também promoveram a exposição científica “EXPODINOS – Patagotitan, O Maior Dinossauro do Mundo”, em colaboração com o Museu da Argentina MEF.

 



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