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Meu Crediário realizará o 2º Fórum do Lojista em Salvador

No dia 20 de julho, dia anterior à inauguração da 35º feira Bahiacal, acontecerá o 2º Fórum do Lojista em Salvador. Evento exclusivo com foco no desenvolvimento do varejo de moda que reunirá renomados palestrantes do setor, proporcionando uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os lojistas da região. 

O 2º Fórum do Lojista é promovido pelo Meu Crediário, Data System e Aberc e tem o objetivo de fortalecer e profissionalizar ainda mais o mercado de varejo no Nordeste. No 2º Fórum do Lojista, os participantes terão a oportunidade de acessar insights sobre o comportamento dos clientes e as tendências de mercado e inovações.

Palestrantes já confirmados:

Marcelo Ortega: escritor, palestrante e treinador internacional, focado em técnicas de venda e motivação.

Ermelino Espíndola: especialista em Gestão de Lojas e criador do canal “Falando de Loja”, que abordará temas sobre gestão de varejo e metodologias práticas.

Jeison Schneider: CEO do Meu Crediário e especialista em estruturação de operações de crediário para o varejo, compartilhar insights para maximizar resultados no Crediário.

Alex Marques: Diretor Comercial na Data System, apresentará soluções tecnológicas inovadoras para a gestão de lojas.

Data da Fórum do Lojista: 20 de julho

Local: Centro de Convenções, Salvador, BA

Link para inscrição: https://www.instagram.com/aberc_bahiacal/

35ª Feira Bahiacal, Salvador – BA

A empresa Meu Crediário também estará presente na 35ª edição da Feira de Negócios Bahiacal, que ocorrerá de 21 a 23 de julho no Centro de Convenções em Salvador, BA. Esse evento voltado para o setor de calçados e varejo, promete ser uma oportunidade na troca de contatos e conhecimentos para os lojistas da região.

Essa é a oportunidade de entender o cenário competitivo do mercado e as soluções tecnológicas voltadas para o varejo, como softwares de gestão que automatizam processos, e discutir junto dos idealizadores dessas inovações como desenvolver negócios ainda mais lucrativos. 

Data da Feira 35º Bahiacal: 21 a 23 de julho

Local: Centro de Convenções, Salvador, BA

Para mais informações e cadastramento na 35° Bahiacal, basta clicar aqui



Evento reúne o mercado de serviços compartilhados brasileiro

O 11th Shared Services Knowledge Experience (SSKE) reuniu no mês de maio, em São Paulo, líderes, diretores, alta e média gerência de CSC para discutir sobre as melhores práticas do mercado de Serviços Compartilhados e teve como tema central: Hands-On! É tempo de resultados reais nos CSCs.

Há 11 anos, o IEG promove o SSKE, evento de interação e discussão sobre serviços compartilhados do Brasil, fomentando a troca de ideias, a apresentação das principais tendências e o networking entre os participantes. 

Na 11ª edição, o evento contou com a participação de mais de 150 profissionais de cerca de 55 empresas.

Para a palestra de abertura, Rafael Nunes, especialista em neurociências e comportamento humano, compartilhou sua experiência promovendo um debate e reflexões na sessão “Neuroliderança: Conectando estratégia e ação na gestão de diferentes gerações”.

Ao longo de todo o dia de evento, o 11th SSKE foi palco de grandes palestras simultâneas, divididas em dois espaços: Knowledge e Solutions e contou com cerca de 21 palestrantes, entre eles de empresas como Natura, iFood, Nestlé e Petrobras, e muitas outras. O evento abordou uma ampla gama de temas atuais como a Satisfação do Cliente, Engajamento de Times de CSC, Atuação Global dos CSCs, Experiências Digitais, Melhoria Contínua, Automação e Otimização de Processos

O evento proporcionou um dia inteiro de conteúdo e insights sobre o Mercado de Serviços Compartilhados, com palestras e mesas de discussões. Além disso, contou com a presença de diversos parceiros. Durante o Welcome Coffee e nos intervalos da programação, os participantes tiveram a oportunidade de explorar soluções e serviços oferecidos pelos parceiros, em um espaço dedicado à exposição.

Para a palestra de encerramento “A Inteligência é artificial, mas a estratégia não. Ações possíveis de aplicar IA no seu CSC a partir de amanhã”, Bruno Cobbi, especialista em Inovação e Estrategista Digital, explorou toda a sua experiência em IA e transformação digital, assim como sua aplicabilidade nos CSCs.



Crescimento do e-commerce impulsiona mercado de suplementos

Nos últimos cinco meses, o setor de saúde e farmácia no e-commerce registrou um crescimento de 16%, destacando-se como o único segmento do varejo online a apresentar alta nesse período. As buscas por essas categorias atingiram a marca de 137,3 milhões de visitantes únicos, evidenciando uma mudança significativa nos hábitos de consumo da população, de acordo com dados do relatório de e-commerce do Brasil.

A facilidade de acesso às plataformas de e-commerce via dispositivos móveis tem sido um fator crucial. Ainda de acordo com o levantamento, 82% das visitas ao segmento de saúde e farmácia são realizadas a partir de celulares, classificando-o como o quarto setor mais acessado por esses dispositivos, atrás apenas de jóias e relógios, infantil e calçados.

O mercado de suplementação no Brasil também tem colhido os frutos desse crescimento. Com a busca crescente por saúde e bem-estar, os consumidores estão recorrendo aos suplementos alimentares para complementar suas dietas e melhorar a qualidade de vida. A conveniência de adquirir esses produtos online, aliada à confiança em marcas estabelecidas no mercado, tem impulsionado as vendas e expandido a base de consumidores. Desde a pandemia, o setor de saúde e farmácia no e-commerce tem mostrado um crescimento constante. A mudança nos hábitos de consumo durante o período pandêmico, com um aumento significativo nas compras online, tornou-se uma prática comum que persiste até hoje.

A Lauton Suplementos, por exemplo, tem observado um aumento na procura por seus produtos nas plataformas de e-commerce, refletindo essa tendência. Com a expansão do mercado digital, a empresa continua investindo em qualidade e inovação para atender às necessidades dos consumidores modernos, que buscam praticidade sem abrir mão de produtos de alta performance.

“Esse aumento na procura de suplementação hoje reflete a mudança nos hábitos de consumo e a crescente demanda por saúde e bem-estar. Na Lauton, estamos comprometidos em oferecer produtos de alta qualidade que atendam às necessidades dos consumidores que buscam praticidade e eficiência em suas compras online”, afirma Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos.

O crescimento do e-commerce de saúde e farmácia não só reforça a importância do setor, mas também destaca o papel crucial dos suplementos alimentares na promoção de um estilo de vida saudável. A tendência é que essa demanda continue crescendo, impulsionada pela conscientização cada vez maior sobre a importância da saúde preventiva e pelo fácil acesso a esses produtos por meio das plataformas digitais. Com a evolução do mercado digital e a adaptação dos consumidores a novas formas de compra, o setor de suplementação no Brasil está preparado para continuar crescendo, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis para um público cada vez mais exigente e informado.



Pesquisa Global: 93% dos empreendedores brasileiros apostam na IA

A Pesquisa Global de Empreendedorismo 2024 da GoDaddy, realizada com empreendedores e proprietários de pequenas empresas em 15 países em todo o mundo, revela insights sobre suas perspectivas em relação às tecnologias de inteligência artificial (IA), desafios e suas metas para o crescimento dos negócios.

O poder potencial da inteligência artificial para pequenas empresas

Os resultados da pesquisa mostram que a grande maioria dos pequenos empresários brasileiros está confiante em sua capacidade de navegar pelas ferramentas de IA (91%) e acredita que a implementação da inteligência artificial pode ter um impacto positivo tangível em seus resultados (93%). Juntamente com uma atitude positiva em relação à IA, eles estão dispostos a adotar os avanços tecnológicos para ajudar a impulsionar o sucesso. Esse alto nível de aceitação reflete a visão da IA como uma ferramenta valiosa para aumentar a eficiência, a produtividade e, potencialmente, a lucratividade.

Além disso, quando se trata de investir em ferramentas de IA, os brasileiros têm clareza sobre as áreas que escolheriam para otimizar seus negócios. Os três principais pontos apontados como benefícios do uso da IA foram o impacto positivo no atendimento ao cliente (44%), o potencial para aumentar a eficiência (47%) e a relação custo-benefício (39%).

Os entrevistados identificaram ainda as principais áreas em que a IA poderia trazer mais benefícios para as operações de suas pequenas empresas, citando marketing (75%), atendimento ao cliente (62%) e planejamento e estratégia de negócios (55%). No geral, 94% dos proprietários de pequenas empresas acreditam que a digitalização melhorou consideravelmente seus processos de trabalho.

Desafios na implementação da IA

Apesar do entusiasmo e da confiança, os desafios apontados com relação à implementação de ferramentas de IA incluem custos potenciais (59%), falta de conhecimento sobre as soluções disponíveis (52%), falta de compreensão dos benefícios (37%) e falta de tempo para implementar essas ferramentas (26%).

Para ajudar empreendedores e proprietários de pequenas empresas a enfrentar esses desafios, a GoDaddy oferece serviços de IA fáceis de usar, como GoDaddy Studio e domínios com a extensão .ai.

Outro dado aponta que 58% das pequenas empresas brasileiras relataram que manter-se informado sobre o rápido avanço da tecnologia era um desafio, o maior entre todos os países pesquisados, acima também da média global de 39%. A GoDaddy apoia os empreendedores brasileiros e proprietários de pequenas empresas, oferecendo recursos de IA gratuitos, incluindo a  Biblioteca de Prompts de IA GoDaddy para ajudar os empreendedores a aprender como a IA pode simplificar seus fluxos de trabalho, economizando tempo e acelerando o crescimento de seus negócios. Essa coleção cuidadosamente selecionada foi projetada para ajudar os empreendedores em várias tarefas de negócios, como criação de conteúdo para marketing e simplificação do atendimento ao cliente.

Metas dos brasileiros para o crescimento dos negócios

À medida que os empreendedores brasileiros abraçam o potencial da IA para impulsionar seus negócios, os resultados da pesquisa da GoDaddy ressaltam suas aspirações de transformação digital e crescimento futuro. No Brasil, 93% dos empreendedores acreditam que a digitalização é fundamental para seus negócios, um pouco acima da média global, que é de 90%.

Com otimismo contínuo, 90% dos entrevistados brasileiros esperam que seus negócios cresçam nos próximos 3 a 5 anos, em comparação com o total global de 83%. Para aqueles que esperam que seus negócios cresçam pelo menos 50% nesse período, os brasileiros relataram 40%, em comparação com o total global de 34%.

“À medida que os proprietários de pequenas empresas no Brasil exploram o potencial da IA, a GoDaddy fornece ferramentas e recursos necessários para que eles se sintam confiantes em adotar os avanços tecnológicos digitais”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “São ferramentas como o Guia Gratuito GoDaddy’s de IA, onde os empreendedores podem navegar pelos benefícios da implementação da tecnologia enquanto se concentram em acelerar o crescimento de seus negócios”.

A Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024 foi realizada pela Advanis em janeiro de 2024 na Espanha, Brasil, México, Colômbia, Índia, Alemanha, Áustria, Suíça, Filipinas, Malásia, Paquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Os critérios de amostragem foram proprietários de pequenas empresas, e as empresas foram definidas com base no número de funcionários, variando de um a 49. Um total de 4.383 pessoas foram pesquisadas, 526 delas no Brasil. O primeiro conjunto de resultados foi divulgado no início de março com foco na diversidade, especialmente no empreendedorismo feminino.

Para mais informações: www.godaddy.com.br.

A GoDaddy tem como objetivo ajudar empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios digitais. As pessoas podem criar um nome e um logo para seus empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender seus produtos e serviços on-line, sendo possível gerenciar tudo em um só lugar com suporte especializado em português e com pessoas atendendo ao telefone.



Tratamento experimental com células-tronco ajuda a controlar epilepsia grave

A utilização de células-tronco para o tratamento da epilepsia é alvo de pesquisas da há bastante tempo. O estudo foi apresentado no Congresso da Academia Americana de Neurologia em Denver, Colorado, que aconteceu em abril de 2024, e comprova a eficiência deste tratamento para casos graves da doença.

Foram implantados neurônios inibitórios obtidos a partir de células-tronco em pessoas com epilepsia do lobo temporal por esclerose mesial temporal, uma das causas mais frequentes de epilepsia refrataria ao tratamento medicamentoso. O implante foi realizado por procedimento cirúrgico e essas pessoas precisaram ficar em uso de imunossupressores para evitar rejeição das células transplantadas.

Os resultados são preliminares, mas promissores. Dos cinco pacientes submetidos ao tratamento até o momento, as respostas foram significativas em dois deles que tem maior tempo em acompanhamento, com redução de mais de 90% das crises mais graves, que levavam a perda de consciência.

Os pesquisadores também relataram a melhora em alguns pacientes com relação a memória. Até o momento não foram vistos efeitos adversos graves relacionados ao tratamento, mas é importante ressaltar que se trata de um estudo preliminar, com poucos pacientes, em que o implante é feito por meio de um procedimento cirúrgico e é necessário uso de medicamentos para reduzir a imunidade para que as células não sejam rejeitadas.

O estudo é patrocinado pela Neurona Therapeutics, originária dos Estados Unidos, e a ideia é que na primeira fase um total de 10 pessoas recebam esse tratamento. “Dados como esse trazem novas perspectivas de tratamentos para pessoas com epilepsia no futuro, visando melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença e seus familiares”, afirma Dr. Lécio Figueira Pinto, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE). “Por volta de 30% das pessoas com epilepsia não respondem aos tratamentos convencionais”, reforça.

É importante ressaltar que, apesar das evoluções científicas, muitas pessoas ainda não possuem acesso a um tratamento adequado e básico no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, é necessário mais investimento e a criação de uma estrutura de atendimento que comporte a demanda da população.

Sobre Associação Brasileira de Epilepsia

A ABE é uma Associação sem fins lucrativos que se estabeleceu como organização para divulgar conhecimentos acerca dos tipos de epilepsia, disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. Integra o International Bureau for Epilepsy e é composta por pessoas que têm epilepsia, familiares, neurologistas, nutricionistas, advogados, assistentes sociais, pesquisadores e outros profissionais. Atua formando grupos de autoajuda, facilitando a reabilitação profissional, lutando pelo fornecimento regular de medicamentos nos postos de saúde e hospitais públicos, além de batalhar, incansavelmente, pelo bem-estar das pessoas que convivem com a doença e pelo fim dos estigmas e preconceitos sociais.



No Brasil, 343 vidas são perdidas por dia para o AVC

O AVC é responsável por mais de 100 a 120 mil mortes anuais no Brasil, o que equivale a cerca de 343 vidas perdidas por dia. Além do impacto direto na vida das pessoas, o AVC gera um enorme custo econômico, incluindo gastos com cuidados de saúde e perda de produtividade. Os dados globais de 2019, indicando a ocorrência de 12,2 milhões  de AVCs, com o AVC isquêmico representando 62,4% de todos os casos.

Patrícia De Luca, representante da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar e co-fundadora do FórumCCNTs, compartilhou recentemente sua experiência pessoal com um acidente vascular cerebral (AVC) transitório. Ela enfatiza a importância de eventos e atividades que trazem a perspectiva das pessoas afetadas, lembrando que o objetivo principal desse tipo de trabalho é sensibilizar para salvar vidas. Ela destaca a implementação do Dia Nacional de Prevenção ao AVC, instituído pela Lei 14.885/2024. Este dia visa aumentar a visibilidade do problema e envolver os municípios na garantia do tratamento adequado.

Segundo Elton Sady, secretário-geral da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais e membro do FórumCCNTs, o AVC é uma condição que afeta cerca de 1% da população adulta no Brasil, resultando em significativos impactos na saúde, bem-estar e qualidade de vida desses indivíduos. Em 2021, dados do GBD revelaram que o AVC foi a terceira principal causa de anos de vida perdidos ajustados por incapacidade, contribuindo com mais de 120 mil óbitos no país, o que equivale a aproximadamente 343 vidas perdidas diariamente. Além disso, a doença acarreta um custo econômico considerável, estimando-se cerca de 125 milhões de dólares anualmente em despesas hospitalares e previdenciárias no Brasil.

Desde 2011, o Brasil tem observado significativos avanços na organização dos serviços de tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC e da World Stroke Organization (WSO), destaca o papel fundamental do Ministério da Saúde nesse progresso. Ela enfatiza a importância de investir na prevenção, no tratamento na fase aguda com técnicas como trombólise e trombectomia, e na reabilitação precoce com continuidade de cuidados após a alta hospitalar. Esses investimentos são essenciais para minimizar os danos causados pelo AVC, garantir a recuperação completa das pessoas acometidas e melhorar sua qualidade de vida, representando um avanço significativo no enfrentamento do AVC no país.

Para o Dr. Álvaro Avezum, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), as abordagens mais eficazes para o AVC são as de prevenção, e devem ser incorporadas com seriedade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele enfatiza que noventa por cento dos casos de AVC podem ser evitados com a prevenção e controle da hipertensão, prática de atividade física e alimentação saudável.

De acordo com Rodrigo Cariri, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, a nova política de financiamento da atenção primária e a recente incorporação da trombectomia mecânica no SUS são passos importantes. Cariri enfatiza a necessidade de capacitação das equipes e melhorias no atendimento pré-hospitalar para garantir a eficácia dos tratamentos.

A implementação de práticas baseadas em evidências é crucial para melhorar os desfechos  e reduzir a carga econômica associada ao AVC. Para mais informações, visite o site do FórumCCNTs.





ART.PE consolida mercado de arte no Nordeste

A ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – chega a sua terceira edição consolidando o Nordeste como espaço de fomento do mercado de arte. Desta quarta, 26, até o dia 30 de junho, galerias de arte e instituições irão ocupar o Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife. Durante os cinco dias da feira, é esperado um público de 14 mil pessoas, 20% a mais do que foi registrado no ano passado. A visitação será aberta das 14h às 21h. Ampliando a programação, será realizada, em paralelo, uma exposição com esculturas de Abelardo da Hora, no bairro da Várzea, no Recife.

Participam desta edição 30 galerias, instituições públicas e privadas e lojas de museus, sendo 20 galerias do Nordeste, além de Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal. A direção artística formada por Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello acompanhou essas escolhas. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana, idealizador do ART.PE.

Entre os museus, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.

“A ART.PE consolida-se hoje como um dos eventos relevantes do mercado nacional de artes visuais do Nordeste e do Brasil, atraindo artistas e colecionadores. Nas duas edições passadas, a feira recebeu personalidades do mercado das artes”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira.

Centenário de Abelardo da Hora

A exposição “Hora, substantivo feminino” trará seis esculturas do artista visual Abelardo da Hora. A mostra ficará em cartaz de sexta a domingo, entre 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h, no Quintal da Iron House, do Grupo Cornélio Brennand, no bairro da Várzea. O espaço fica localizado na área externa transformada em uma locação. A curadoria da exposição é assinada por Carlos Mélo. 

Realizada pela Galeria Boi, junto com a ART.PE, a exposição é uma homenagem ao artista com a exibição de seis esculturas, cujo recorte curatorial trata do tema da presença da mulher na obra de Abelardo da Hora.

Para a neta de Aberlado da Hora, Clara da Hora, a exposição é uma homenagem à trajetória do avô, que tem uma relação com o cenário cultural de Pernambuco. “Ele não foi apenas um artista, foi um agente político, tendo atuado como secretário de Educação e Cultura do Recife e criador de movimentos como Movimento de Cultura Popular e o Ateliê Coletivo. Também foi o criador da lei municipal que determina a inserção de obras de arte em construções com mais de mil metros quadrados, tendo um papel na paisagem do Recife. Ele traz a raiz da cultura em suas obras, que ocupam espaços da cidade, como o aeroporto e praças”, afirma Clara.

Fotografia

Outra novidade desta edição da Feira ART.PE é o Salão de Fotografia. O espaço contará com a participação de cerca de 20 artistas. A curadoria é assinada por Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão.

O Salão de Fotografia receberá artistas nordestinos ou que tenham o Nordeste em sua pesquisa ou ainda, que morem com a Região. Participam do Salão de Fotografia da Feira ART.PE os artistas Alcir Lacerda, Akira Cravo, Alexandre Severo, Antônio Melcop, Aslan Cabral, Ashlley Melo, Caio Danyalgil, Claudio Maranhão, Coletivo Encruzilhada, Evandro Teixeira, Flora Negri, Fred Jordão, Géssica Amorim, Geyson Magno, Hélia Scheppa, Heudes Régis, Isaias Belo, Júlio Jacobina, Leo Caldas, Miva Filho, Priscilla Buhr, Rafael Martins, Roberta Guimarães, Rodrigo Braga e Yeda Bezerra de Melo.

“Buscamos mesclar nomes já consolidados no mercado de fotografias artísticas e outros que são promessas do gênero. A ideia é apresentar ao público a fotografia como arte, mostrar as possibilidades da imagem”, explica Gustavo Bettini.

Outros espaços

Além do Salão de Fotografia, a ART.PE terá outros espaços. A Arena BNB Cultural: Nordeste Expandido, oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e participações dos museus que estão presentes na Feira.

Os visitantes contarão, também, com o Salão de Design, com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria ART.PE. A Área Gastronômica terá a presença do Restaurante Cá-Já em um lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.

A Iquine, uma das patrocinadoras da ART.PE, terá um espaço com 60 m² assinado pela arquiteta Cláudia Buchholz. O lounge conceitual da marca é inspirado na campanha publicitária comemorativa aos 50 anos, que possui paletas de cores criadas e pensadas em cada região do Brasil. A proposta é gerar uma atmosfera para os visitantes que forem conferir o local, valorizando a identidade cultural brasileira.

Serviço:
Exposição “Hora, substantivo feminino”
Data: De 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h
Local: Quintal da Iron House (R. João Francisco Lisboa, 385 – Várzea)
Acesso gratuito

3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Data: De 26 a 30 de junho, das 14h às 21h
Local: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife
Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras



Fidelização: brindes podem ser usados como estratégia

Dados do Panorama da Fidelização no Brasil 2023, realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com Tudo Sobre Incentivos (TSI), revelam crescimento no percentual de pessoas que preferem realizar compras em marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios. O número passou de 72% em 2022 para 85,2% em 2023.

Além disso, empresas que investem em programas contínuos e estruturados têm seis vezes mais interações (transacionais e relacionais) com os seus melhores clientes. “Esse crescimento reflete o constante interesse dos consumidores por benefícios que vão além de descontos, buscando experiências que agreguem valor real ao seu relacionamento com as marcas”, explica Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes.

Alves afirma ainda que os brindes corporativos desempenham um papel crucial no fortalecimento dos programas de fidelidade. “Eles não apenas oferecem uma recompensa tangível que os consumidores podem apreciar, mas também ajudam a criar uma conexão emocional mais profunda com a marca.”

O levantamento, realizado pela plataforma Opinion Box, ouviu 2.317 pessoas durante o mês de agosto de 2023. Deste número, 80,9% dos respondentes disseram participar de programas de fidelidade, sendo que 53,6% deles fazem parte de até três programas. Para 82,7% dos entrevistados, o reconhecimento (receber um obrigado, badges ou tratamento diferenciado) é um item importante na relação marca-consumidor.

Brindes personalizados podem ser utilizados como recompensas para marcos importantes no programa de fidelidade, como aniversários de adesão ou conquistas específicas, incentivando, assim, o engajamento contínuo e a lealdade. Além disso, os produtos promocionais aumentam a visibilidade da marca no dia a dia dos consumidores, reforçando a lembrança da marca e a fidelidade a longo prazo”, explica Alves.

Os dados mostram ainda que 64,1% dos entrevistados acham que, atualmente, os programas de fidelidade trazem benefícios tanto para as companhias quanto para os consumidores. “Em suma, os brindes corporativos agregam um valor significativo às estratégias de fidelização, transformando-as em experiências mais completas e gratificantes para os clientes”, conclui a diretora da Zen Brindes.



EB2-NIW é opção de visto para trabalhar e morar nos EUA

Os Estados Unidos abrigam mais de 1,9 milhão de moradores brasileiros, sendo a nação estrangeira com mais cidadãos do Brasil, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores

Ao mesmo tempo em que muitos nutrem o sonho de trabalhar e construir uma vida em cidades como Nova York, Los Angeles, Boston e Miami, é comum haver dúvidas sobre qual o visto de residência mais apropriado. 

“A escolha do visto sempre vai depender de diversos fatores, como o seu diploma, conquistas e carreira. Ou seja, um visto que melhor se adapta à situação de uma pessoa, pode não ser o melhor para outra”, diz Murtaz Navsariwala, advogado especialista em imigração legal para os Estados Unidos e fundador da Murtaz Law.

Uma das possibilidades, segundo Navsariwala, é o visto EB2-NIW. Ele explica que essa opção tem sido bastante procurada por profissionais de áreas como ciências, tecnologia, saúde e negócios ‒ incluindo aí engenheiros e especialistas em tecnologia da informação (TI).

“O visto EB2-NIW é uma via para profissionais estrangeiros qualificados conseguirem a residência permanente. Ele permite que indivíduos cujo trabalho é considerado de interesse nacional possam solicitá-la sem a necessidade de já ter uma vaga de emprego”, afirma o advogado.

O site oficial do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS, na sigla em inglês) traz mais informações sobre o visto EB2-NIW. Em um dos casos de elegibilidade citados pelo órgão, é necessário demonstrar “habilidade excepcional em ciências, artes ou negócios” e preencher, ao menos, três critérios de uma lista determinada pelo órgão.

Fazem parte dessa lista requisitos como apresentação de diploma, carta assinada por atual ou antigo empregador descrevendo a ocupação do candidato ao visto, comprovante de que a pessoa é membro de uma associação profissional da sua área, apresentação de licença para exercer o cargo, entre outros pontos.

Navsariwala ressalta que, antes de qualquer coisa, é necessário entender como o histórico profissional da pessoa pode ajudar especificamente os Estados Unidos, as empresas do setor e outros trabalhadores, como forma de atender à premissa de interesse nacional que caracteriza o visto EB2-NIW.

“Quando a pessoa tiver essa análise completa do histórico profissional, será possível construir uma estratégia com base no conjunto de habilidades específicas”, esclarece.

Engenheiros, profissionais de TI e bancários

São muitas as áreas do conhecimento que oferecem, nos Estados Unidos, oportunidades de trabalho. No caso da engenharia, Navsariwala afirma que é classificada pelo Departamento de Trabalho norte-americano (BLS, na sigla em inglês) como “a segunda profissão mais necessitada no país atualmente, perdendo somente para profissionais de saúde”.

“O país depende fortemente da expertise de engenheiros para impulsionar setores-chave, como tecnologia da informação, transporte e infraestrutura. Profissionais qualificados nessa área são considerados motores por trás da inovação, desenvolvendo soluções para desafios complexos e moldando o futuro da nação”, acrescenta o especialista.

Segundo Navsariwala, as áreas da engenharia com mais oportunidades nos Estados Unidos são civil (para construções residenciais e de grande porte), química, óleo e gás, de produção, eletrônica, elétrica, telecomunicações e redes. Ele ressalta que, em alguns desses casos, pode ser necessário obter uma licença estadual para exercer a profissão, com exigências que variam de acordo com cada estado. 

Outro exemplo citado pelo advogado é a área de TI, impulsionada pelo surgimento de startups e empresas do segmento. “Esses profissionais são muito requisitados nos Estados Unidos. No Vale do Silício [região na Califórnia], especialmente, há muitas vagas de emprego. Um número maior de oportunidades do que pessoas que possam usufruir delas”, comenta.

De acordo com ele, setores como Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem, Big Data, desenvolvimento de software e Internet das Coisas (IoT) estão no centro desse crescimento.

Por fim, Navsariwala chama a atenção para oportunidades no setor financeiro. “Tradicionalmente, o EB2-NIW tem sido popular entre os ramos de ciências, tecnologia, saúde e negócios, mas não se limita a eles. Essa categoria de visto pode ser uma excelente opção para um profissional qualificado da área bancária ou financeira, por exemplo, obter sua residência permanente nos Estados Unidos”, salienta.

Independentemente de qual modalidade de visto a pessoa escolher, Navsariwala ressalta que a aprovação fica sujeita à análise da documentação e do histórico do indivíduo por parte da autoridade governamental norte-americana.

Para saber mais, basta acessar: https://pt.murtazlaw.com/



Limpeza de estofados pode prevenir doenças respiratórias

O Brasil soma 20 milhões de asmáticos, conforme indicativos compartilhados pela SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia). Segundo o DATASUS, banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), ligado ao Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 350 mil brasileiros são internados por conta da doença, que é a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS (2,3% do total), conforme o grupo etário considerado.

A asma pode ser desencadeada por uma série de agentes infecciosos, como vírus, bactérias e alérgicos. A informação é da SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), que alerta que a doença tem como principais vítimas os pacientes predispostos.

Também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, a asma é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões), conforme definição da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

Segundo Pedro Sampaio, técnico em limpeza da Dr. Lava Tudo – empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados -, além da asma, a ausência da correta limpeza de estofados pode desencadear doenças respiratórias como rinite, doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não, como mostra a BVS.

“A negligência na limpeza de estofados pode desencadear ou agravar doenças respiratórias como asma e rinite, principalmente em indivíduos já suscetíveis”, afirma. “Todo mundo sabe a importância de fazer faxinas regulares em casa, mas a maior parte das pessoas se esquece dos móveis, principalmente sofás, colchão e travesseiro, que são os itens que temos mais contato”, explica.

Larissa Oliveira, coordenadora de marketing da Dr. Lava Tudo, acrescenta que as crises alérgicas ocorrem devido ao acúmulo de alérgenos como ácaros, fungos, mofo e poeira nesses estofados, já que não são limpos com tanta frequência. “Passar só um pano no tecido não é suficiente para limpar de verdade. Já a higienização profissional profunda utiliza os equipamentos e métodos corretos para eliminar os microorganismos”, esclarece.

Gian Gandra, CEO da Dr. Lava Tudo, conta que a empresa faz mais de 60 serviços de limpeza profunda. “Nossos técnicos realizam os serviços com produtos bactericidas, antifúngicos e antiácaros. Tudo isso para garantir que esses microrganismos nocivos fiquem longe, sem risco de causar doenças e alergias”.  

Gandra ressalta que, ainda hoje, muitas pessoas desconhecem a forma como deve ser feita a limpeza de estofados para que os causadores destas doenças não proliferem.

“Recomendamos que a higienização profissional de estofados seja feita a cada seis meses. O técnico da Dr. Lava Tudo vai até a casa do cliente e pulveriza os produtos de limpeza especializada no estofado, que vão agir profundamente no tecido, desprendendo até a sujeira mais grossa e difícil de retirar”.

Para concluir, o CEO da Dr. Lava Tudo observa que, após esse procedimento, os técnicos utilizam um equipamento especial, que faz extração a vácuo removendo a sujeira, ácaros, fungos e bactérias do sofá, deixando-o completamente limpo. “Todo o processo dura aproximadamente 1 hora e o estofado pode ser usado entre 5 e 12 horas”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



Empreendimento de luxo em Miami será entregue em 2026

Com entrega prevista entre março e agosto de 2026, o ONE Park Tower é o novo empreendimento imobiliário da Turnberry, na SoLé Mia, uma comunidade planejada, situada entre Miami e Fort Lauderdale, na Flórida. O edifício de 33 andares com 292 unidades prontas para morar,  foi projetado para oferecer uma vida luxuosa, em estilo resort, por grandes marcas, como o escritório de arquitetura Arquitectonica e o estúdio de design de interiores Meyer Davis. 

De acordo com Michael Internoscia, Diretor de Vendas e Marketing do One Park Tower by Turnberry, mais de 60% do projeto do condomínio de luxo, que oferece unidades espaçosas de um, dois, três quartos e 21 coberturas ultraluxuosas, já foi vendido. Além disso, o empreendimento conta com espaço de coworking, biblioteca, salas de eventos, adega climatizada e sala de jogos infantil.

Um levantamento da Real Estate Consulting sobre as comunidades planejadas mais vendidas em 2023 revelou um aumento de 14% de vendas de imóveis residenciais entre as 50 comunidades planejadas mais vendidas, em relação a 2022. 

O relatório também apontou que cerca de 40% das vendas entre as comunidades mais bem classificadas estão no estado da Flórida, sendo que cinco das 10 principais comunidades do país estão no estado. O Texas é o segundo estado com maior percentual de vendas, representado por 37%.

De acordo com o proprietário da imobiliária OVD Realty, empresa responsável pela comercialização do lançamento imobiliário no Brasil, Ricardo Oliveira, o ONE Park Tower está em uma localização privilegiada para seu público. “Fica próximo de distritos culturais e de negócios, e nas proximidades do Aeroporto Internacional de Miami e de Fort Lauderdale”.

O empreendimento dá acesso a vistas panorâmicas do Oceano Atlântico, da Biscayne Bay e do Oleta River State Park. São 15 hectares de espaço verde, com 13 quilômetros de trilhas para ciclismo e corrida, piscina e quadras de pickleball privativas e um centro de bem-estar de última geração que inclui área fitness, spa e instalações de massagens. 

Segundo Oliveira, os responsáveis pelo empreendimento têm expectativas altas com os investidores brasileiros. “É do conhecimento deles que existe um grande número de brasileiros que buscam a tão sonhada ‘proteção patrimonial em dólar’. A migração de capital para a Flórida em busca de projetos seguros e rentáveis é uma realidade”.

O especialista destaca que projetos centralizados numa cidade como Miami tem a localização como principal atrativo. “Hoje, a cidade de Miami e seu rico mercado imobiliário atrai investimentos do mundo inteiro e de todos os portes, seja simplesmente como opção de investimento ou como um local dos sonhos para a uma família brasileira viver nos Estados Unidos”.

Os moradores do ONE Park Tower também poderão desfrutar da grande oferta de entretenimento ao ar livre, varejistas populares, e uma variedade de restaurantes finos e casuais do SoLé Mia. 

Uma cidade dentro da cidade

O SoLé Mia é uma cidade de mais de 74 hectares dentro da cidade de North Miami. Em sua área, há uma escola charter Mater Academy, um centro médico Uhealth da Universidade de Miami, um clube de Padel, o Reserve Padel Club, restaurantes, lojas e outros parques.

A comunidade planejada fica localizada próxima ao parque Oleta River State, e conta com uma Crystal Lagoon de água doce de aproximadamente três hectares, que rendeu ao projeto uma homenagem no World Design Awards 2020.

Para saber mais, basta acessar: @ovdrealty



SOC: ferramenta ajuda na segurança cibernética de empresas

Uma empresa tem seu sistema invadido, dados dos clientes são vazados e todas as atividades ficam paralisadas. Para ajudar a prevenir esse tipo de risco, a Brasiline Tecnologia possui uma solução de Security Operation Center (SOC), ou Centro de Operações de Segurança, em tradução ao português.

O SOC funciona como um posto de comando que centraliza o monitoramento e a resposta a incidentes de segurança cibernética. usando pessoas, processos e tecnologia para detectar e responder a ameaças. Como o próprio nome já diz, seu foco é proteger as operações da empresa.

Clerio Almeida, CEO da Brasiline, explica que o SOC é baseado em três pilares ‒ estes atuam em conjunto para que tudo funcione de maneira adequada. O primeiro pilar são as ferramentas (softwares, hardwares e infraestrutura). O segundo, a engenharia, representada por uma equipe multidisciplinar de pessoas. Por fim, há a metodologia, constituída por processos de padrão global bem definidos, padronizados e testados.

“A implementação de um SOC traz diversas melhorias para a companhia. Ele reduz riscos ao minimizar a probabilidade e impacto de violações de segurança, acelera o tempo de resposta a incidentes, diminuindo o tempo de inatividade e perdas financeiras, e garante a conformidade com normas de segurança e privacidade”, afirma Almeida.

Segundo o CEO, outra vantagem está na “abordagem proativa”. Isto é, a possibilidade de o SOC prever ameaças antes que elas causem danos significativos, fazendo com que a empresa possa planejar ações e não precise lidar com as consequências de uma falha de segurança, por exemplo.

Dessa forma, uma vez em operação, o SOC da Brasiline é capaz de descobrir e controlar dispositivos não autorizados, identificar vulnerabilidades no sistema, fazer a caça proativa de ameaças e oferecer suporte em tempo real para qualquer dúvida.

Almeida explica ainda a importância da implementação dos playbooks, frequentemente denominados de “manuais de resposta a incidentes”.

“Trata-se de um conjunto sistematizado de respostas predefinidas, projetado para lidar com tipos específicos de eventos de segurança. Mesmo que as organizações possam enfrentar ataques semelhantes, é crucial entender que os playbooks não são idênticos para todos os clientes e projetos. Cada organização, com suas especificidades e ferramentas, requer um manual personalizado”, diz.

Os playbooks, de forma geral, abrangem questões como detecção de intrusões, ataque de phishing (técnica de fraude eletrônica), resposta a malwares (software malicioso que provoca danos) e análise de logs (processo relacionado a dados gerados pelo sistema de tecnologia da informação).

Para Almeida, ter boas práticas de segurança cibernética não é um diferencial, mas, sim, um requisito indispensável para toda empresa ‒ especialmente diante do dado de que o Brasil é o segundo país que mais sofre ataques hackers no mundo, de acordo com relatório da companhia NetScout. “O desenvolvimento de soluções corporativas em tecnologia da informação é essencial para proteger os dados das empresas contra ameaças do mundo virtual”, conclui o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://brasiline.com.br/



Como a Salton zerou o uso de herbicidas em vinhedos próprios

Como uma empresa com experiência em mais de 100 anos na elaboração de espumantes e vinhos pode evoluir caminhando lado a lado com tecnologia e sustentabilidade? A Salton se aproxima dos 114 anos de história comprometida em avançar nas práticas de conservação da biodiversidade, no manejo sustentável e no desenvolvimento da viticultura. Por isso, dentro do aspecto sustentabilidade na viticultura, a vinícola celebra um dado importante: na última safra da uva, em 2023, a Salton zerou o uso de herbicida em vinhedos próprios.

Essa redução foi possível graças a uma das práticas de manejo sustentável realizada nos vinhedos da Salton, que é o uso do azevém. Planta de cobertura nativa, do tipo gramínea, essa espécie possui um ciclo vegetativo de inverno, o que garante o seu desenvolvimento sem competitividade com a videira, formando uma espécie de barreira protetora para as videiras suprimindo o desenvolvimento de plantas daninhas.

“Por meio de pesquisas desenvolvidas junto às equipes de viticultura e universidades, descobriu-se que o azevém traz ganhos para o solo, como a redução da erosão, o controle de temperatura em períodos de calor mais intensos, a redução na taxa de evaporação e sequestro de carbono, resultando em remoções de gases de efeito estufa. Observamos que com o uso dessa e de outras gramíneas nativas deixamos de utilizar herbicida (produto químico) em nossos vinhedos próprios”, explica o diretor-presidente Maurício Salton.

Com o avanço dos controles e monitoramentos, a Salton conseguiu reduzir significativamente o uso de inseticidas e de produtos químicos em geral em seus vinhedos próprios, na Campanha Gaúcha (na Azienda Domenico). Por meio da coleta de informações relevantes sobre o clima, as equipes passaram a identificar e definir, com precisão, a real necessidade de intervenções, reduzindo significativamente aplicações que se tornaram estritamente pontuais. “Todas essas informações são compartilhadas com os nossos produtores parceiros para que eles também possam replicar as intervenções em suas propriedades, evitando desperdícios”, pontua o diretor-presidente.

Em 2023, foi realizada uma única aplicação, de um litro para 0,05% da área total, em vinhedos próprios de Bento Gonçalves. Nos vinhedos da Campanha Gaúcha, a Salton inseriu no manejo fitossanitário uma gama de produtos biológicos, atuando no controle natural de fungos e bactérias. Isso também atuou na inserção de microrganismos em solo para condicionar e garantir o melhor aproveitamento de nutrientes, já que estes manejos atuam concomitantemente com químicos para garantir qualidade e produtividade em escala.

Na Azienda Domenico, a Salton possui 635 hectares, sendo 141,5 hectares de vinhedos plantados. Já em Bento Gonçalves são 63,5 hectares, dos quais 4,7 são cultivados. Somadas, as áreas de preservação permanente, de reserva legal e de vegetação nativa, totalizam mais de 157 hectares em todas as propriedades. Os resultados que detalham essas iniciativas estão presentes na segunda edição do Relatório de Sustentabilidade da Vinícola Salton, divulgado em maio. O material pode ser acessado e baixado no site da vinícola – www.salton.com.br.

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul viveu a maior tragédia climática de sua história e, claro, a agricultura e a viticultura também tiveram perdas importantes. Diante disso, as equipes da Salton estão ainda mais próximas e colaborativas das famílias de agricultores que vivem este momento extremamente difícil e desafiador, visando minimizar os impactos sociais e econômicos desta catástrofe. As contribuições das equipes da Salton junto destas famílias seguirão pelos próximos meses.

A viticultura como parceira da preservação da fauna e flora

No Rio Grande do Sul, das 607 espécies da flora ameaçadas de extinção, estima-se que 250 estão presentes na Campanha Gaúcha. Encontrar alternativas para minimizar o impacto das atividades agrícolas, portanto, é de extrema relevância para o meio ambiente e também para o setor vitivinícola, visto que a Campanha Gaúcha é atualmente a segunda maior região produtora de uvas do Brasil – ficando atrás apenas da Serra Gaúcha. A Indicação de Procedência (IP) da região da Campanha abrange 14 municípios, totalizando uma área de 44 mil km2, sendo que a área de vinhedos com variedades viníferas totaliza 1.560 hectares, segundo a Embrapa Uva e Vinho com dados de 2020.

 “A manutenção das espécies vegetais do Bioma Pampa pode contribuir na proteção da superfície do solo, por exemplo, diminuindo a erosão hídrica, o que também diminui o potencial de contaminação de águas. Além disso, as espécies colaboram na ciclagem de nutrientes, que podem contribuir positivamente na nutrição da videira e produtividade de uvas. Colaboram também na manutenção e até incremento do conteúdo de carbono em solos, o que é desejado”, destaca o professor Gustavo Brunetto, engenheiro agrônomo e Doutor em Ciência do Solo, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Salton realizou nos últimos anos um estudo de mapeamento ambiental da instituição para desenvolver técnicas sustentáveis, visando a harmonia entre seus vinhedos, na Azienda Domenico (Campanha Gaúcha), com o bioma natural. Estudos de base da universidade apontaram que, diferente do cultivo de grãos e da pecuária extensiva (que são as atividades mais comuns na região), a viticultura é a que menos gera impacto ambiental no Bioma Pampa.

A atividade mantém o equilíbrio natural do Bioma Pampa, fazendo com que os vinhedos se tornem sumidouros de carbono, ou seja, absorvem CO2 da atmosfera e contribuem diretamente para preservação da fauna e flora local, evitando impactos no efeito estufa. A Salton, inclusive, já identificou quais são os corredores biológicos dos seus vinhedos. Eles estão sendo preservados dentro das suas propriedades e acabam servindo como um refúgio da flora e da fauna.



In-cosmetics Latin America abre credenciamento para edição especial de 10 anos

A edição especial de 10 anos da in-cosmetics Latin America, feira 100% dedicada a matérias-primas de cosméticos, será 28% maior. Isso significa não só uma expansão física, mas, principalmente, novos fornecedores e um número maior de lançamentos. O credenciamento gratuito e on-line já está aberto para químicos, formuladores, profissionais de marketing e P&D de indústrias de cosméticos, que estarão reunidos entre os dias 25 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Em uma indústria pulsante, veloz e plural como a de beleza e cuidados pessoais, que teve um superávit comercial, em 2023, de 130,2%; o melhor desempenho do setor na última década, segundo a ABIHPEC, o evento assumiu ao longo de toda a última década a posição de conexão em negócios do Brasil e da América Latina com o que há novidades em termos de formulações, ativos e tecnologias para produção de cosméticos.

“Para que os profissionais do setor possam criar produtos, linhas e soluções de sucesso, o primeiro passo é sempre a matéria-prima, um universo cada vez mais avançado, baseado em ciência, tecnologia e sustentabilidade”, explica Ana Beatriz Elia, head do evento.

Década de estratégia e crescimento

A indústria da beleza tem ciclos de tendências, sempre impulsionados por inovação e ligados ao comportamento das pessoas. Em 10 anos, a in-cosmetics Latin America adiantou muitos desses movimentos, como o poder do carvão ativado, as propriedades do açaí, a praticidade dos cosméticos em bastão e da onda “on the go”, até, mais recentemente, o avanço dos cosméticos com foco em bem-estar e até mesmo antiestresse.

Em 2023, a edição registrou recorde de público. Foram 5.983 visitantes únicos, crescimento de 23% em relação ao registrado em 2022. O evento contou, ainda, com 194 expositores, com representantes de 32 países.

Nesta edição de 10 anos, uma das grandes novidades é a expansão de 28% na área expositiva, o que reflete o bom momento do setor e, também, o reconhecimento da in-cosmetics Latin America como um ambiente estratégico no calendário de marketing, negócios e criação das empresas de HPPC. “É importante ressaltar que concentramos os principais fornecedores globais de matérias-primas e a programação de conteúdo é inteiramente voltada para avanço do mercado em questões urgentes, como a participação da indústria na redução dos efeitos das mudanças climáticas, por exemplo”, fecha a executiva.

O credenciamento para participar da in-cosmetics está disponível no site: https://www.in-cosmetics.com/latin-america/



Mais de 75% das empresas esperam que a IA afete suas estratégias de contratação

A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma tecnologia transformadora, capaz de revolucionar diversos setores, incluindo o empresarial. Embora a IA ofereça oportunidades significativas para aumentar a eficiência e gerar valor, ela também apresenta desafios relacionados à ética, segurança e substituição de funções humanas. Conforme o artigo “Now decides next: Getting real about Generative AI”, publicado pela Deloitte em abril de 2024, os impactos mais esperados na estratégia de talentos são o redesenho de processos (48%) e a melhoria ou requalificação (47%), e conforme apurado, mais de 75% das empresas esperam que a IA afete suas estratégias de contratação.

O relatório examina as tendências da inteligência artificial generativa, seus impactos nos negócios e os desafios previstos para 2024. Esta publicação é fruto de uma pesquisa realizada com 1.982 entrevistados, abrangendo desde diretores até executivos, em seis setores e seis países, entre janeiro e fevereiro de 2024. 

Segundo o relatório, a integração da Inteligência Artificial (IA) nas operações empresariais é considerada um marco significativo na evolução do comércio. Desde o aumento da eficiência por meio da automação até a promoção da inovação e a oferta de experiências personalizadas aos clientes, o potencial da IA é vasto. Embora seja necessário enfrentar desafios, incluindo os que envolvem deslocamento da força de trabalho, as organizações que superarem esses obstáculos, podem obter uma vantagem competitiva significativa. O cenário dinâmico da IA exige adaptação e aprendizado contínuos, à medida que as empresas exploram suas capacidades para transformar indústrias e impulsionar o crescimento econômico na era digital.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) transformou as interações com os clientes por meio de chatbots, assistentes virtuais e recomendações personalizadas. Os chatbots oferecem suporte ao cliente em tempo real, reduzindo os tempos de resposta. Algoritmos orientados por IA analisam as preferências e comportamentos dos clientes para fornecer recomendações personalizadas de produtos, aumentando as vendas e a fidelidade dos consumidores. No entanto, é essencial manter um equilíbrio entre a automação e o toque humano para evitar a alienação dos clientes. “A automação inteligente dos processos, com métricas de performance guiadas sob propósito e valores intrínsecos humanos, é o caminho para a eficiência máxima de um time.” – diz, Cris Lindner,  Vice-Presidente de Inovação, Ciências e Tecnologias na Câmara Brasil-Portugal SC, fundadora da Innovati IO e criadora da Cristal, a primeira IA Designer de Futuro.

Colaboração Humano-IA

A competitividade é definida como a capacidade de uma organização em cumprir sua missão com mais êxito do que seus concorrentes. Considerando que o impacto da Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais evidente para empresas e sociedade, com transformações significativas em áreas como educação, energia, saúde e sustentabilidade, torna-se crucial compreender as dimensões estruturais do uso da IA no setor empresarial. No contexto do avanço global da IA, a competitividade das empresas nacionais enfrenta múltiplos desafios. Um desses desafios é a definição e implementação de uma estratégia para alcançar metas e objetivos de longo prazo. “A falta de estratégias adequadas representa um obstáculo para a incorporação das ferramentas de IA nos processos empresariais.”, conforme pontuado por Deiah Rodrigues, especialista internacional em Processos Gerenciais, CEO da Ela Acelera e Diretora de Operações da Optimize TI.

A Academia Brasileira de Ciências lançou, em 9 de novembro de 2023, o documento intitulado “Recomendações para o Avanço da Inteligência Artificial no Brasil”. A publicação foi elaborada por um grupo de trabalho composto por 16 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de mapear os desafios para o desenvolvimento de Inteligências Artificiais (IA) nacionais e indicar caminhos para seu uso responsável em todos os setores da sociedade onde possam ser aplicadas.

No setor de serviços, a Inteligência Artificial (IA) já é amplamente utilizada para atendimento a clientes e otimização de processos. Entretanto, Virgílio Almeida, coordenador do grupo, professor emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard, emite um alerta: “Utilizar IA apenas para substituir pessoas não é o que o país precisa. Devemos focar no aprimoramento das capacidades humanas, e não em sua substituição”.

A versatilidade é possivelmente a característica que melhor define a utilização da Inteligência Artificial (IA) nas empresas. As possibilidades de aplicação dessa tecnologia são atualmente quase ilimitadas, dada a ampla variedade de propósitos que ela auxilia a alcançar, aponta o documento.

Gestão de pessoas

Outro uso que justifica o crescimento da aplicação da inteligência artificial nas empresas é sua implementação direta na gestão de Recursos Humanos. 

O artigo “The True Value Of Data And AI In Human Resources”, publicado pela Forbes em dezembro de 2023, destaca os três principais usos dessa tecnologia:

  1. Facilitação do processo de tomada de decisão.
  2. Melhoria na prestação de serviços aos funcionários e candidatos em potencial.
  3. Aumento da eficiência do serviço de RH como um todo.

A justificativa para a resposta da IA à desafios tão variados nesse setor estratégico reside em seu grande poder de análise e interpretação de dados. Com a implantação de ferramentas de IA, o setor de Recursos Humanos está se tornando mais hábil em fornecer melhores experiências para os funcionários, além de agilizar processos e serviços de RH, esclarece o artigo.

Adicionalmente, a IA pode prever problemas futuros relacionados às pessoas, atuando como um sistema de alerta precoce, o que ajuda as organizações a preparar seus sistemas e processos para o futuro. Por exemplo, a IA pode prever um déficit de habilidades, permitindo que o RH aumente o recrutamento em áreas específicas.

Nesse contexto, aqueles que estiverem mais preparados para extrair das soluções em IA as respostas aos problemas nos negócios poderão conquistar os melhores posicionamentos.

 

Maiores informações: https://www.elaacelera.com.br



Casais apostam na venda direta para empreender juntos

Em um mundo em constante mudança, onde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal se torna cada vez mais importante, alguns casais estão encontrando uma solução interessante: empreender juntos. Em estudo feito pela International Stress Management no Brasil (Isma-BR), revelou que casais trabalhando juntos conseguem entender melhor as angústias vividas no dia a dia, assim como outras circunstâncias da carreira.

“Trabalhar como casal é um grande privilégio, pois nos aproxima como marido e mulher. Temos mais oportunidades para demonstrar amor e empatia um pelo outro diariamente”, conta Gabriela Silveira, Distribuidora Autorizada Independente junto ao marido, Marcos, da Royal Prestige®, marca de panelas premium. Eles fazem parte dos 34% dos casais que empreendem com a companhia e escolheram seguir o caminho da venda direta – setor que abrange 3,5 milhões de empreendedores.

Segundo a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas, o Brasil ocupa a 7ª colocação no mercado global da categoria e em 2023, o volume de negócios no país foi de aproximadamente R$ 47 bilhões. Entre os motivos que fizeram a Gabriela e o Marcos empreenderem por meio da venda direta foi a autonomia. “Podemos controlar melhor o nosso tempo e conciliar com as demandas das nossas três filhas no dia a dia, além de que temos liberdade geográfica para viajar e administrar nossa agenda entre diversão e trabalho”, relata a distribuidora. 

Ela também enxerga outra oportunidade muito promissora com este cenário: empreender com o parceiro permite que os casais utilizem suas habilidades complementares de maneira eficaz. “Temos a nossa rotina diária bem definida e cada um tem seu papel. Ele é bom com as demandas administrativas, números e é um ótimo treinador de campo, eu cuido da agenda e do relacionamento com os clientes, parceiros e equipe, organizo os eventos e sou treinadora também”, explica. 

Beth Ribeiro, Diretora de Vendas da Royal Prestige®, destaca a importância dos casais que empreendem juntos, especialmente no setor de venda direta. “A sinergia entre eles não só fortalece a estrutura do negócio, mas também cria uma rede de apoio mútuo que acaba sendo um diferencial para superar os desafios do mercado. Eles são a prova viva de que, quando duas pessoas compartilham a mesma visão e comprometimento, os resultados podem ser extraordinários”.



Interior do Mato Grosso é opção para conhecer as tradições juninas do estado

Segundo dados do Ministério do Turismo, este ano as Festas Juninas devem movimentar cerca de 21,6 milhões de pessoas pelos Brasil, atraídas principalmente pelos destinos mais clássicos para a temporada. As festividades têm origem na cultura pagã, mas foram adotadas pela igreja católica pelo apelo popular e hoje estão entre as maiores comemorações realizadas em território nacional, perdendo apenas para o carnaval.

Para o turismo e a cultura imaterial do Brasil, estas festas têm grande importância pois ajudam na preservação das culturas locais de diferentes regiões e contribuem para um intercâmbio entre diversas tradições que aparecem em cada estado.

No Centro Oeste, por exemplo, as festas juninas receberam influências de países fronteiriços, principalmente o Paraguai. Com isso, além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, uma dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda de dança.

Os quitutes típicos também mostram essa mistura, com os populares bolo de milho, curau e arroz doce acompanhados de pratos regionais como Maria Isabel, misturado de arroz com carne-de-sol, além pé de moleque, curau e a sopa paraguaia, que apesar do nome se trata de um bolo de farinha de milho e queijo.

Para conhecer essas e outras características das festas do Mato Grosso, a capital Campo Grande reúne grandes eventos, com shows e programação intensa. Mas, para quem prefere o sossego e o contato com as tradições do campo, o interior do estado reúne festejos em cidades como Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, parte do cinturão verde do agronegócio.

Segundo os gerentes dos hotéis Transamerica FIT, as Festas Juninas são uma excelente oportunidade para impulsionar o turismo nas cidades. “Receber visitantes durante esse período festivo permite que eles conheçam a rica cultura local e contribui significativamente para a economia da região. Nossos hotéis estão preparados para oferecer uma estadia confortável, garantindo que todos aproveitem ao máximo as celebrações”, comentaram.

 



Estudo aponta dados sobre confiança na construção

Segundo os dados apresentados sobre a Confiança na Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), o Índice de Confiança da Construção (ICST) manteve-se estável em 96,4 pontos no mês de junho de 2024. De acordo com a publicação, a média móvel trimestral também registrou estabilidade, com uma variação de apenas -0,1 ponto.

Conforme informado no estudo, a estabilidade do ICST foi resultado das variações opostas de seus subíndices. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) apresentou uma leve alta de 0,2 ponto, alcançando 95,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) teve uma queda de 0,3 ponto, fechando o mês em 97,5 pontos. A análise detalhada revelou que a percepção das empresas sobre a situação atual dos negócios recuou 0,7 ponto, para 94,2 pontos, enquanto o volume de carteira de contratos avançou 1,2 ponto, chegando a 96,8 pontos.

O relatório aponta dados indicando que, pela ótica das expectativas, a retração do IE-CST foi influenciada principalmente pela queda no indicador de tendência dos negócios para os próximos seis meses, que caiu 2,1 pontos, situando-se em 94,7 pontos. Em contrapartida, o indicador de demanda prevista para os próximos três meses subiu 1,6 ponto, atingindo 100,3 pontos. Esses movimentos refletem a incerteza quanto ao futuro próximo, mesmo em um cenário de relativa estabilidade atual.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção variou 0,2 ponto percentual, fixando-se em 80,1%. O NUCI de Mão de Obra manteve-se relativamente estável, com uma variação de 0,3 ponto percentual, alcançando 81,5%, enquanto o NUCI de Máquinas e Equipamentos retraiu 0,9 ponto percentual, registrando 74,4%. Esses indicadores destacam a capacidade ociosa ainda presente no setor, especialmente no que tange ao uso de máquinas e equipamentos.

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de ferramentas Trans Obra, afirmou que olhando para o futuro, é essencial que as empresas de locação de equipamentos se mantenham ágeis e informadas sobre as tendências do mercado. A estabilidade observada no ICST oferece uma base sólida para planejar investimentos em novos equipamentos, mas a incerteza nas expectativas sugere que esses investimentos devem ser feitos com cautela e adaptabilidade. “A capacidade de responder rapidamente às mudanças de demanda e manter uma operação eficiente será crucial para navegar com sucesso no ambiente de construção civil nos próximos meses”.

O relatório também destaca que a falta de mão de obra qualificada permanece como a principal limitação para os negócios das empresas da construção, com 28,8% das empresas assinalando este fator. A demanda insuficiente, que outrora liderava o ranking de limitações, agora representa uma preocupação para 22,7% das empresas. Este dado é reflexo do aumento do ritmo da atividade no setor, que também pressiona os custos de obras.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que em um cenário de falta de mão de obra qualificada, que lidera o ranking das limitações desde dezembro do ano passado, a automação e a modernização dos equipamentos de construção tornam-se cada vez mais relevantes. Isso sempre é tratado como prioridade na unidade da empresa locadora de equipamentos em São Paulo. “Investir em máquinas e tecnologias avançadas pode não apenas mitigar a escassez de trabalhadores qualificados, mas também aumentar a produtividade e a qualidade dos projetos”.



Estudo aponta dados sobre confiança do empresário industrial

De acordo com o relatório Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado no Portal da Indústria, os números indicaram uma queda na confiança da indústria brasileira. Segundo os dados apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 19 dos 29 setores industriais analisados mostraram uma redução na confiança dos empresários. Esse declínio ocorreu nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, enquanto a região Sul apresentou uma leve melhora.

Conforme informado na publicação da CNI, o índice ICEI, que varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança, registrou uma queda em 11 setores industriais, colocando-os em território de falta de confiança. Esse é o maior número de setores com falta de confiança desde outubro de 2023. Entre os setores menos confiantes estão Couros e Artefatos de Couro (47,0), Produtos de Minerais Não-Metálicos (47,4) e Equipamentos de Informática, Eletrônicos e Ópticos (48,1).

O relatório aponta dados de que a confiança da indústria caiu de maneira expressiva em alguns setores específicos, como Produtos de Metal, Vestuário e Acessórios, Metalurgia, Celulose e Papel, Máquinas e Equipamentos, e Biocombustíveis. Em contrapartida, o documento aponta que houve uma recuperação em setores como Impressão e Reprodução, Calçados e suas Partes, e Móveis, que migraram da falta de confiança para a confiança. No total, 17 setores industriais registraram confiança, 11 registraram falta de confiança e um setor permaneceu neutro.

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que para o setor de locação de máquinas e equipamentos para construção civil, é essencial manter um olhar atento às mudanças nos índices de confiança e às políticas econômicas que podem impactar o setor. A adaptação e a agilidade serão fundamentais. “Investir em tecnologias que aumentem a eficiência dos equipamentos e oferecer soluções flexíveis de locação podem ser diferenciais importantes para atravessar períodos de incerteza”.

Ainda sobre o relatório, a análise por regiões geográficas mostrou que a confiança da indústria recuou no Norte (-1,5 ponto), Centro-Oeste (-0,9 ponto) e Nordeste (-0,6 ponto). No Sudeste, a confiança permaneceu praticamente estável (-0,1 ponto), enquanto no Sul houve um leve avanço (+0,5 ponto). Excetuando a região Sul, as indústrias das demais regiões do Brasil ainda se mantêm confiantes. O estudo ainda mostra que a região Sul, apesar do leve avanço, continua registrando falta de confiança, especialmente após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.

Em relação ao porte das empresas, o relatório indica que a confiança caiu nas grandes empresas (-1,0 ponto), registrou um leve avanço nas médias (+0,5 ponto) e ficou praticamente estável nas pequenas empresas (-0,2 ponto). As pequenas indústrias continuam mostrando falta de confiança, enquanto as médias e grandes empresas ainda apresentam indicadores de confiança.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que a estabilidade nas pequenas empresas e o leve aumento nas médias indicam uma oportunidade para focar nesses segmentos. As pequenas e médias empresas muitas vezes necessitam de soluções de locação flexíveis e economicamente viáveis, o que pode ser um diferencial competitivo. É o que a unidade da empresa de locação de equipamentos em Canoas, Rio Grande do Sul  Além disso, essas empresas podem estar mais dispostas a investir em novos projetos locais ou regionais, onde a demanda por equipamentos de construção tende a ser mais estável ou até crescente.



A “literatura de cura” incentiva debates e clubes do livro

Uma livraria, uma loja de conveniências, uma biblioteca, um estúdio de fotografias. Esses são alguns dos cenários que abrigam os livros da chamada “literatura de cura” (do inglês healing fiction), novo gênero literário que tem se destacado no mercado. Abordando narrativas reconfortantes e com enredos pouco complexos, os livros que compõem o gênero tem como objetivo tornar a leitura relaxante e reflexiva, abordando com leveza temas como empatia, cura e coragem.

Muitas vezes de origem asiática, as histórias exploram sentimentos por meio de mensagens e reflexões para quem busca por uma vida mais saudável e, apesar da temática não ser inédita, os livros passaram a ser incorporados sob um mesmo gênero em grandes feiras literárias, facilitando os leitores a encontrarem os títulos cobiçados.

Com a discussão acerca de saúde mental das pessoas ganhando cada vez mais força, assim como maneiras de lidar com as próprias emoções, e com transtornos como depressão, ansiedade e fobia social, o gênero literário oferece jornadas que acalentam, promovendo um relaxamento e uma leveza muitas vezes necessários durante uma pausa em meio a agitação cotidiana, refletindo necessidades que muitos ainda não sabem suprir.

Sucesso nas redes sociais, especialmente entre as gerações mais jovens, títulos da literatura de cura já podem ser facilmente encontrados em livrarias, ostentando artes de capa convidativas, que retratam o cenário cotidiano da história, tons quentes e elementos como plantas, janelas e gatos. Os temas também são recorrentes e ganham cada vez mais destaque nas redes sociais, ampliando a discussão literária como um todo e auxiliando no surgimento de rodas de conversa e clubes do livro que destacam autores além do eixo Estados Unidos-Europa, como é o caso do Clube da Prosa, iniciativa mensal da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) em conjunto com a Companhia das Letras para incentivar a leitura de diferentes autores com diversidade de gêneros, etnias e nacionalidades, buscando por títulos disponíveis em bibliotecas públicas, facilitando o acesso dos participantes.

Outra instituição que promove discussões literárias é o Clube de Leitura JHSP + 451, promovido de forma online e gratuita pela Japan House São Paulo e pela revista literária Quatro Cinco Um a fim de ampliar o acesso dos brasileiros à literatura japonesa. A atividade comemorou sua 50° edição em março de 2024, abrindo para discussão os temas em um dos títulos mais conhecidos da literatura de cura: “Meus dias na livraria Morisaki”, de Satoshi Yagisawa, que narra a vida de uma jovem que, em meio a uma depressão, recebe a oferta de trabalhar na antiga livraria de sua família e que, ao longo da trama, encontra um amor na literatura e aprende a lidar melhor consigo mesma.

Entre os títulos mais conhecidos, também se destacam “A Biblioteca dos sonhos secretos”, de Michiko Aoyama, que narra cinco histórias que se entrelaçam em uma biblioteca de um centro comunitário, explorando os diferentes momentos da vida e o desejo de recomeçar; “Antes que o café esfrie”, por Toshikazu Kawaguchi, que conta sobre quatro pessoas que viajam no tempo a fim de consertar erros do passado, por meio de uma cadeira especial em um café, em uma jornada emocional sobre arrependimento e redenção; e “A lanterna das memórias perdidas”, por Sanaka Hiiragi, que aborda questões sobre a vida, o amor e as memórias ao contar sobre as visitas recebidas por um estúdio fotográfico que se revela o ponto de transição entre a vida e a morte – título que será discutido no próximo encontro do Clube de Leitura JHSP + 451, em junho.

Serviço:
Clube da prosa da BMA
Local: Sede da Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94, República – São Paulo/SP
Entrada livre gratuita mediante inscrição prévia no formulário
Mais informações no site

Clube de leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Evento online
Participação livre e gratuita mediante inscrição prévia no Sympla
Mais informações no site



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