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Bicicleta e esteira: qual é mais eficaz para emagrecer?

A bicicleta e a esteira podem ser boas aliadas no processo de perda de peso. Para Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica, os dois aparelhos podem ser incluídos no treino de emagrecimento, mas, apesar de proporcionarem benefícios semelhantes, exigem habilidades diferentes dos praticantes.   

“Para fazer uma boa escolha sugiro considerar alguns pontos, como a intensidade do exercício, o condicionamento físico do praticante, seu histórico de saúde e, claro, sua preferência pessoal”.  

De acordo com a especialista, a esteira promove uma queima maior de calorias do que a bicicleta porque o exercício exige que o praticante sustente seu próprio peso e movimente todo o corpo, mesmo que não seja de forma tão intensa. Com isso, os músculos precisam realizar um esforço maior durante a atividade, assim como o coração, o que aumenta a queima de gordura.   

Na bicicleta, Monica Marques explica que o praticante tem um apoio para sustentar seu corpo, movimentando apenas as pernas, por isso, promove um gasto calórico menor, mas que auxilia na redução de percentual de gordura. “É importante lembrar que essa comparação entre a esteira e a bicicleta é baseada em treino de mesma intensidade e duração. Tanto a bicicleta ergométrica quanto a esteira possibilitam que o praticante adapte seu treino de acordo com o seu condicionamento físico ou objetivo”, reforça Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.  

Na esteira, é possível ainda ajustar a velocidade e a inclinação para todo o treino, além de programar simulações de corrida. Com isso, o praticante segue a intensidade já definida no aparelho. Já na bicicleta, a intensidade do treino depende do esforço do praticante em pedalar, que deve controlar o ritmo das pedaladas a todo momento. Também é possível regular o peso do pedal, para aumentar a resistência, o que exige mais força nas pernas. 

Independente da escolha, bicicleta ou esteira, é fundamental que a pessoa consulte um médico antes de iniciar sua estratégia de treino físico, além de realizar um acompanhamento com um profissional de educação física, para obter as orientações corretas e conseguir alcançar seus objetivos. “Na Cia Athletica, todos os alunos passam por uma avaliação inicial, para que os profissionais possam entender melhor seu perfil, condição física e objetivos. Com base nisso, é possível elaborar um plano de treino cardio personalizado, seja com a esteira ou a bicicleta para perder barriga”, finaliza Monica Marques. 



GovTech Summit abordará transformação digital em governos

O GovTech Summit 2024, que foi adiado para 2025 em decorrência das enchentes que assolaram os municípios do Rio Grande do Sul, está com uma nova data, 29 e 30 de maio de 2025, e será realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. 

Os responsáveis pelo evento informaram que, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), estão sendo desenvolvidas iniciativas para impulsionar a conexão de governos a tecnologias inovadoras em busca da reconstrução do estado. 

A proposta do evento é ser uma iniciativa que conecta atores do setor público e de startups, com o objetivo de impulsionar a transformação digital em governos, por meio da apresentação de soluções que modernizem a prestação de serviços no segmento.

Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, empresa de soluções integradas de atendimento, ressalta a importância da modernização, por meio da adoção de soluções inovadoras, no relacionamento entre o cidadão e o governo. “Essa digitalização facilita o acesso dos cidadãos a serviços essenciais, reduz a burocracia e melhora a transparência”, aponta.

Ainda existem alguns desafios nesse processo de digitalização, conforme destaca Alcácio. “A infraestrutura tecnológica em algumas regiões do país ainda é insuficiente, o que dificulta a implementação uniforme de soluções digitais. E a cibersegurança também é uma preocupação crescente, especialmente com o aumento da quantidade de dados sensíveis armazenados digitalmente”.

No entanto, segundo o especialista, a transformação digital no setor público brasileiro tem avançado significativamente nos últimos anos. “Iniciativas de centralização de diversos serviços em uma única plataforma digital são exemplos claros de como a tecnologia está sendo utilizada para aumentar a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos”, afirma.

O levantamento Mapa GovTech Brasil 2024, identificou 338 iniciativas de inovação do poder público existentes ou desenvolvidas nos últimos quatro anos no país – 38,7% delas em nível federal, 33,7% a nível estadual e 27,5% a cargo de governos municipais. Em relação aos três poderes, o Executivo registra a maior fatia, com 55,9%, em seguida o Judiciário com 33,4%, enquanto o Legislativo tem apenas 3,8%.

Governos Inteligentes 

Governos Inteligentes será o tema do GovTech Summit 2025, conforme divulgado inicialmente para a edição do evento ainda em 2024. A proposta promete debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão. Durante os dias do encontro também serão apresentados cases globais.

Conforme publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), o conceito de Governo Inteligente envolve foco em tecnologias inteligentes e integradas, ações governamentais em rede e ações administrativas possibilitadas por essas tecnologias, gestão da inovação e novos modelos de prestação de serviços baseados em percepções comportamentais de dados.

Alcácio garante que a transformação digital no setor público brasileiro está no caminho certo, promovendo melhorias significativas na prestação de serviços e na eficiência administrativa. “Com investimentos contínuos em infraestrutura, segurança e capacitação, o Brasil pode se tornar um exemplo de modernização digital no setor público”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: 3pbrasil.com.br/



Especialista lança livro sobre jornada do cliente

Como criar uma experiência do cliente ‒ “customer experience”, em inglês ‒ que transforme e alavanque um negócio? É esse questionamento que o livro se propõe a explorar e responder. Com autoria de Ricardo Pena, CEO da empresa PeopleXperience, a obra foi lançada em maio pela Editora Gente e pode ser adquirida através deste site

No livro, Pena apresenta os sete passos de mapeamento da jornada do cliente para ajudar profissionais de diversas áreas e especialidades a compreenderem o processo de criação de experiências marcantes. Isto é, como proporcionar um bom atendimento, criar conexões duradouras e entregar além do que o público espera.

Ele explica que muitos empreendedores podem achar que estão tratando o cliente “maravilhosamente bem”, só que, muitas vezes, a percepção do lado do consumidor não é essa. 

O primeiro passo, segundo Pena, é conhecer bem o cliente e estabelecer as personas ‒ termo usado para se referir a uma representação fictícia do que seria o cliente ideal, a fim de identificar quem de fato são os consumidores e o que eles estão buscando.

A partir disso, é possível estruturar um planejamento, transformar reclamações e feedbacks em ação e resultados, inovar e traçar outras estratégias que ajudarão uma empresa a se tornar referência no mercado. 

“O livro é uma das poucas obras de experiência do cliente criadas por autores brasileiros. Hoje, nosso mercado possui poucos materiais de relevância no tema. Além disso, foi publicado pela Editora Gente, uma das editoras com mais best sellers no mercado brasileiro”, explica Pena.

Ele lembra, inclusive, que o próprio “O Caminho do Cliente” recebeu o título de best seller, ficando em oitavo lugar na lista dos mais vendidos entre obras de negócios na semana de 6 a 12 de maio. O ranking é compilado pelo PublishNews, site especializado na cobertura do mercado editorial. 

Ricardo Pena

Formado em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, Pena tem mais de 20 anos ajudando empresas e pessoas a construir diferenciais competitivos, por meio da experiência do cliente e da habilidade de comunicação.

Grande parte da sua carreira foi na área da tecnologia, tendo criado a NetCallCenter, software de atendimento via chat, e trabalhado na Avaya, empresa de telecomunicações onde foi diretor de pré-vendas para o Brasil e diretor de consultoria para a América Latina.

Em 2016, Pena se aprofundou na área de customer experience nos Estados Unidos, onde estudou no Disney Institute, braço de desenvolvimento profissional e treinamento externo da The Walt Disney Company.

De volta ao Brasil, criou a PeopleXperience, empresa sediada em São Paulo (SP) e especializada em mapeamento, gestão e automação da jornada do cliente.

Para saber mais, basta acessar: http://ocaminhodocliente.com/



Especialista explica como conservar o sofá limpo no inverno

O inverno no Hemisfério Sul começou na última quinta-feira, 20 de junho de 2024, às 17h51, e segue até o dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). No Brasil, a estação é marcada pela redução nos níveis de chuva nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste – o que, todos os anos, aciona o alerta para o aumento de doenças respiratórias.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a queda no número de chuvas em grande parte do país durante o inverno é resultado da persistência de massas de ar seco, que levam à diminuição da umidade relativa do ar que, por conseguinte, promove o aumento de doenças respiratórias.

Pedro Sampaio, especialista em limpeza de sofá, que atua na Dr. Lava Tudo desde 2012 – empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados -, destaca que, diante desse cenário, é essencial seguir alguns cuidados para manter o sofá limpo por mais tempo durante o inverno de 2024.

“Algumas ações regulares são necessárias para quem busca conservar o sofá por mais tempo e ainda mantê-lo limpo e livre de ácaros”, afirma. O Ministério da Saúde destaca que os ácaros estão entre os principais riscos para alérgicos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 35% da população mundial sofre de doenças alérgicas respiratórias.

A falta da limpeza correta de estofados pode desencadear tais doenças respiratórias, como asma, rinite, doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não, conforme informações da BVS.

De acordo com Sampaio, as principais recomendações são: fazer higienização profunda profissional no sofá a cada seis meses, além de impermeabilização.

“O objetivo principal da impermeabilização é impedir a penetração de líquidos derramados no sofá, evitando, assim, o surgimento de manchas”, explica. “Mas, além disso, o procedimento também facilita a limpeza de sujeiras secas, evita a impregnação de poeira e aumenta a vida útil do tecido, dando mais resistência e proteção contra os raios solares”, diz.

Segundo o técnico da Dr. Lava Tudo, além de contar com o apoio de um especialista de limpeza, alguns cuidados caseiros podem auxiliar na conservação do sofá no seu dia a dia. São eles:

  • Não comer no sofá;
  • Evitar que pets subam no estofado;
  • Aspirar o sofá regularmente;
  • Evitar que o estofado fique posicionado em locais de muito sol ou umidade.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



Capital Concreto anuncia ecossistema de negócios

A Capital Concreto, incorporadora imobiliária sediada em Barueri (SP), anunciou a criação de um ecossistema de negócios (empresas que interagem de maneira conjunta). Essa novidade vem acompanhada da chegada de três executivos à empresa, com o intuito de somar experiência, expertise e visão estratégica. São eles: Leandro Barankiewicz, Wagner Morais, Fernando Remor e Marco Túlio Granato Jr.

Barankiewicz é formado em Publicidade com especialização em Marketing, especialista em processos e operações de vendas complexas de Growth, Ramp Up e B2B e atualmente é Fundador e CEO do Grupo TGP e ex-CEO da NonStop.

Multi certificado no mercado de tecnologia, com mais de 20 anos de experiência em posições estratégicas de liderança no mercado de TI brasileiro, Barankiewicz também possui experiência na criação e transformação de novas áreas de negócios e na gestão de equipes de alta performance.

Morais, por sua vez, possui mais de 30 anos de experiência em setores como varejo, marketing e vendas, Morais tem passagens por grandes empresas como IBM e Oracle, ambas da área de tecnologia. No ecossistema da Capital Concreto, é o responsável pela Craft, agência de marketing de performance.

Já Remor é advogado graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e tem uma experiência de mais de 35 anos na advocacia. Durante sua trajetória, participou em diversos negócios internacionais, auxiliando clientes estrangeiros a empreenderem no Brasil.

Atualmente, mora entre os Estados Unidos e o Brasil e, no ecossistema da Capital Concreto, atua na Lynkos, empresa de tokenização imobiliária ‒ isto é, conversão de ativos imobiliários em tokens digitais).

Granato Jr., o quarto executivo a se juntar ao ecossistema da Capital Concreto, chega com o objetivo de aplicar todo seu conhecimento em desenvolvimento de novos negócios.

Ele trabalhou na SAP Brasil (do ramo de tecnologia), fundou a Finity Consultoria (especializada em processos de negócios) e foi executivo de contas da SPREAD (plataforma de marketing). No ecossistema da Capital Concreto, é responsável pela Squadra, empresa de personalização dos imóveis.

Marcelo Menezes, CEO da Capital Concreto, celebrou a parceria com os quatro profissionais e explicou o que a empresa pretende com o ecossistema de negócios. Na sua visão, será possível “desenvolver soluções ainda mais completas para quem deseja investir no mercado imobiliário em busca de alta performance de lucratividade”. 

“Como diretora de branding, vejo que esse é o momento de consolidação da marca Capital Concreto no cenário imobiliário brasileiro. A criação do ecossistema nos permitirá criar ainda mais negócios e conexões”, complementou Mariana Menezes.

Com diferentes obras e projetos em andamento em São Paulo (SP), a Capital Concreto tem a meta de faturar R$ 1 bilhão em 2025, segundo revelado pelo CEO ao site Expresso Business

Para saber mais, basta acessar: https://cconcreto.com.br/



Workshop explica decreto sobre compartilhamento de postes

No dia 21 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou o decreto 12.068/24, que regulamenta a licitação e a prorrogação de concessões de distribuição de energia elétrica. Dentre as novas regras, o artigo 16 obriga as concessionárias de energia a cederem os seus postes a terceiros (os “posteiros”). Na prática, o que muda no setor de telecom a partir de agora? Quais pontos ainda precisam ser definidos e que são do interesse dos provedores de internet? Essas e outras questões atrairão muitos profissionais para o debate sobre “Os Avanços e Oportunidades no Compartilhamento no Brasil”, que será realizado no dia 7 de agosto dentro da programação do 3° Workshop RTI Compartilhamento de Postes, no Expo Center Norte em São Paulo (SP).  

“O evento vai acontecer em um momento oportuno porque já vai ter dado o tempo de as agências terem amadurecido a orientação vinda pelo decreto e encontrado o caminho para fazer todo o trabalho restante. Esperamos que até a realização do NETCOM, em agosto, já tenhamos mais definições vindas da Aneel e da Anatel”, avalia o economista Luiz Henrique Barbosa, presidente-executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). Ele representará a entidade no debate, que também terá as presenças dos representantes das agências reguladoras Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, e José Borges da Silva Neto, superintendente de competição da Anatel

Segundo Barbosa, agora devem ser discutidas questões relativas à terceirização, como governança, custos, gestão e granularidade da ação do posteiro, levando em conta a realidade econômica do País e as características demográficas de cada região. 

“Há diferenças, por exemplo, entre um poste de uma área rural e de uma cidade densamente populada como São Paulo. Mesmo dentro da capital paulista, ainda há variações entre os bairros.Tudo isso deve ser considerado na regulamentação, pois o agente terá que entender este tipo de detalhe para fazer o seu plano de negócios”. Também devem ser definidos prazos, duração do trabalho e outros critérios para avaliação de performance antes de ser feito o chamamento público.  

“Há muito trabalho a ser feito antes que as mudanças resultem na limpeza dos postes e na proteção das pessoas. Ninguém quer o estado atual, com postes bagunçados, ocorrências de acidentes e, consequentemente, com as reputações dos setores de telecom e de energia elétrica abaladas. Com essa determinação, as agências têm obrigação de dar celeridade a este processo”, conclui o presidente da TelComp e participante do workshop. 

Outros convidados a debater o assunto serão o engenheiro e advogado Sidney Simonaggio, sócio-proprietário da Simonaggio Soluções Empresariais e head da área de energia do escritório Carpena Advogados Associados e a advogada Katia Pedroso, sócia e diretora da TELCOnsultoria. A mediação ficará a cargo do engenheiro Helcio Binelli, sócio-diretor da PGB Security e diretor-administrativo da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest).

“Acredito que o debate despertará grande interesse por ser técnico e orientativo, uma vez que os temas a serem discutidos demandam providências urgentes para a implantação e o ordenamento das redes”, avalia o engenheiro especialista em infraestrutura de telecomunicações Marcius Vitale, CEO da Vitale Consultoria e presidente da Associação dos Diplomados do Inatel (Adinatel), que coordenará o painel, parte integrante da programação do NETCOM 2024.

 

Serviço – 3° Workshop RTI Compartilhamento de Postes

7 de agosto de 2024, das 13h30 às 18h30

 

NETCOM 2024 – 5, 6 e 7 de agosto

Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. São Paulo-SP

Feira: 12h às 20h

Congressos: 13h30 às 18h30

Inscrições gratuitas 

 

Informações para a imprensa

(11) 99689-6712

Denise Marson – denise@arandanet.com.br

 



Chuvas no Rio Grande do Sul expõem vulnerabilidades de barragens

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano demonstram a urgência de melhorar o monitoramento das barragens no Brasil, inclusive as de usinas hidrelétricas. A automatização desse processo é essencial para garantir a segurança das estruturas e prevenir desastres.  

As barragens são estruturas construídas para reter água, rejeitos de mineração ou outras substâncias. O Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) registra mais de 26 mil unidades delas no Brasil. Dessas, aproximadamente 4 mil são classificadas como de alto dano potencial associado (DPA), o que indica a gravidade das consequências em caso de rompimento. Durante as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, 18 barragens foram monitoradas devido ao risco de se romperem, incluindo seis usinas hidrelétricas classificadas como de alto dano potencial. 

Muitas das barragens nacionais foram projetadas com base em estatísticas de pluviosidade do século passado e não estão preparadas para o atual cenário de chuvas intensas e concentradas. Assim, diante de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, o monitoramento constante e eficaz das barragens brasileiras torna-se cada vez mais necessário.

Monitoramento manual é maioria nas barragens do Brasil

Grande parte das barragens brasileiras têm monitoramento manual, uma vez que apenas as barragens de mineração são obrigadas a automatizar esse processo, conforme a Resolução ANM nº 95, de 2022

“Embora a legislação seja mais severa com as barragens de mineradoras, as de usinas hidrelétricas também têm um passivo grande e a automação do monitoramento traria muitos benefícios”,  alerta Oliver Miranda, diretor comercial da Auro Tecnologia. Sediada no Paraná, a empresa é especializada em projetos de sensoriamento remoto com foco nas áreas ambiental, industrial e de energia. 

Oliver explica que, no monitoramento manual de barragens, técnicos visitam periodicamente as estruturas para medir e monitorar diversos parâmetros em solos e rochas. Para isso, eles utilizam instrumentos geotécnicos como medidores de vazão, medidores de nível de água, piezômetros que medem a pressão da água nos poros do solo, inclinômetros que detectam mudanças de inclinação, extensômetros que avaliam deformações, sensores piezoelétricos que monitoram vibrações, entre outros. Esses sensores são instalados em locais estratégicos na barragem, como fundações, paredes, corpo da barragem e áreas ao redor. A coleta manual de dados envolve o deslocamento dos técnicos até os sensores, a anotação dos dados e a posterior transferência para um sistema centralizado. 

“Apesar de eficaz em condições normais, o monitoramento manual pode se tornar insuficiente durante eventos extremos, atrasando a tomada de decisões críticas”, comenta o diretor comercial da Auro Tecnologia. 

Telemetria possibilita acompanhamento em tempo real

Segundo Oliver Miranda, uma solução mais avançada e eficiente para a coleta dos dados dos instrumentos geotécnicos é a telemetria ou sensoriamento remoto. Esse sistema permite a coleta e transmissão automatizada de dados de hora em hora, proporcionando uma visão contínua e precisa da integridade estrutural das barragens. Para isso, equipamentos chamados de coletores de dados (ou dataloggers, em inglês) são instalados em estações de monitoramento próximas à barragem com os objetivos de coletar os sinais enviados pelos sensores, convertê-los em dados digitais e armazená-los temporariamente. Posteriormente, os dataloggers podem transmitir esses dados via cabo ou rede sem fio para um centro de monitoramento remoto.

“Em suma, a telemetria em barragens reduz a necessidade de visitas de campo frequentes, possibilita o acesso remoto aos dados coletados e agiliza a tomada de decisão em situações críticas”, avalia Oliver Miranda.

Dataloggers para sensores de corda vibrante: ouvidos inteligentes nas barragens

Fundada em 2009 em Curitiba (PR), a Auro Tecnologia desenvolve e fabrica soluções para a captação, transmissão e interpretação de dados de instrumentos geotécnicos. A empresa é a única na América Latina que produz dataloggers para a leitura de sensores que funcionam com base na chamada “corda vibrante”. 

Os sensores de corda vibrante operam com base no princípio da ressonância mecânica, no qual a frequência de vibração de uma corda de aço tensionada é diretamente proporcional à tensão aplicada. Instrumentos desse tipo são ideais para aplicações em barragens, onde a segurança e a integridade estrutural são de suma importância. Por exemplo, os piezômetros de cordas vibrantes são mais precisos, duráveis, estáveis a longo prazo e imunes a interferências que os piezômetros pneumáticos, hidráulicos ou elétricos. 

“Os sensores de corda vibrante captam informações detalhadas sobre a saúde estrutural das barragens e os dataloggers produzidos no Brasil pela Auro Tecnologia  coletam e transmitem os dados remotamente para análise”, explica o diretor comercial da Auro Tecnologia. Segundo ele, os equipamentos da empresa já foram utilizados para monitorar grandes usinas hidrelétricas e várias barragens de rejeitos de mineradoras.  “A mesma tecnologia pode ser adaptada para outros tipos de barragens, como as de usinas hidrelétricas, de abastecimento, de irrigação, entre outros”, finaliza Oliver.



Pesquisa INAC revela que 54% dos eleitores dizem ter vivenciado compra de votos

O Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), organização nacional sem fins econômicos de âmbito nacional fundada em 2015, que atua no âmbito da pesquisa científica, política pública anticorrupção, mobilização da sociedade e educação traz a público a segunda edição da pesquisa inédita referente às práticas corruptas e sua mensuração, fruto do trabalho do núcleo de pesquisas científicas do INAC, coordenado pela professora Rita Biason, integrado também por Maria Tereza Sadek, Agatha Paraventi, Kleber Carrilho, André Aquino e Roberto Livianu. O INAC é presidido por Roberto Livianu, procurador de justiça criminal do Ministério Público de São Paulo.

Objetivo

O objetivo estratégico desta pesquisa, a ser aplicada sempre em anos de eleições, é aumentar a conscientização em relação ao problema da corrupção nos eleitores ao definirem seus votos, escolhendo representantes efetivamente comprometidos com a transparência, integridade e com a jornada anticorrupção. Influenciá-los no sentido de terem responsabilidade social em suas escolhas, tendo em vista as graves implicações decorrentes da corrupção. O desenvolvimento dos questionários parametrizadores da pesquisa ocorreu ao longo do ano de 2023 até os primeiros meses de 2024, sendo sua aplicação fruto de parceria pro bono com a Ágora Pesquisa a quem o INAC externa sua pública gratidão.

Corrupção é a 8ª preocupação do brasileiro

Ao questionar sobre os problemas prioritários em suas vidas, os entrevistados apontam na média a corrupção em oitavo lugar dentre doze opções com apenas 6% de prioridade na média. Os primeiros lugares são ocupados por saúde (20%), educação (17%) e segurança (15%).

Dados da pesquisa

A pesquisa abordou as práticas corruptas e sua aceitação pela sociedade brasileira em ano eleitoral. Entrevistas pessoais foram realizadas entre 23 de março a 28 de maio com 2026 eleitores de 16 a 75 anos, com representatividade nacional, em todos os estados brasileiros.

A aceitação da corrupção

A pesquisa procurou medir a aceitação da corrupção, listando várias práticas corruptas e outras ilegalidades conexas, num total de 20, devendo-se destacar no extremo da aceitação pelos entrevistados duas condutas: a mais aceitável delas a do indivíduo que oferece dinheiro para não ser multado por violação do trânsito em situação de dificuldade (5,2 pontos sendo o máximo de 7) e a segunda com 3,2 pontos a oferta de alimentos a policiais em padarias como cortesia com a óbvia velada espera pela retribuição de proteção.

Rachadinha, funcionário fantasma e compra de voto geram repúdio

No extremo oposto das condutas inaceitáveis, que geram repúdio, destaque para três delas: funcionário fantasma – ser admitido formalmente como agente público, mas não trabalhar de fato (1,2 pontos), a chamada rachadinha – ser admitido como agente público. Eventualmente trabalhar ou não, com a condição de dividir os vencimentos com o agente público que o contratou (1,4). Ambas são hipóteses de crime de peculato. E a corrupção eleitoral praticada por candidatos e seus cabos eleitorais que compram votos (1,7).

Indagados, num universo de 21 irregularidades, se os entrevistados já as tinham vivenciado. 52% afirmaram que sim de alguma forma e a irregularidade que mais apareceu com 34% foi a prática do crime de peculato, representada pelas hipóteses do funcionário fantasma e rachadinha. Merecem destaque ainda em quarto lugar com 7% o nepotismo (contratação irregular de parentes para atuar na administração pública) e em sexto com 5% a corrupção eleitoral (venda de votos), tão relevante em ano de eleições municipais.

Troca de voto por dinheiro

Ao perguntar, se seria do conhecimento dos entrevistados se nos últimos 10 anos algum candidato ou cabo eleitoral teria oferecido algo pelo voto de alguém e qual seria o valor. 54% responderam afirmativamente. Na região Norte o percentual sobe para 72% e no Nordeste para 65%. No Sul, cai para 41%, patamar ainda considerável. Ao perguntarmos sobre a troca do voto por dinheiro, o índice pula de 54% para 62%. O valor médio mais alto pelo qual se vende o voto é no Sul por pouco mais de R$ 142,00 e o mais baixo no Nordeste (R$ 124,00).

A maioria desconhece os canais de denúncia

Por fim, mas não menos importante, ao questionar sobre canais de denúncia, apenas 20% dos entrevistados responderam que conhecem e que funcionam. Do universo restante, ou não se conhece, ou se conhece ou são conhecidos, mas se acredita não funcionarem ou se sabe que existem genericamente sem saber quais são. Ou seja, muito trabalho a fazer e muitas propostas a apresentar por futuros prefeitos e vereadores no âmbito do controle interno nas eleições de outubro.



Klüber Lubrication traz novidades em lubrificantes especiais na Fispal 2024

Apresentar as novidades de sua linha de lubrificantes especiais para as indústrias de Alimentos e Bebidas e reforçar o foco em sustentabilidade, eficiência energética e serviços são as atrações que a Klüber Lubrication trouxe para a Fispal Tecnologia 2024. A empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve e produz soluções em lubrificação de alto desempenho, graxas e óleos para diversas indústrias esteve presente no maior evento do setor na América do Sul, que ocorreu de 18 a 21 de junho no São Paulo Expo, na capital paulista.

“A Fispal é o evento mais importante do segmento por conta das marcas que participam e também do público formado por decisores e influenciadores. Além disso, a TecnoCarne, evento simultâneo que reúne representantes deste setor, também é muito importante para a Klüber Lubrication”, comenta Leandro Machado, gerente de mercado da indústria alimentícia.

O carro-chefe entre as soluções apresentadas foi a graxa Klübergrease NH1 74-222 SAM, solução semissintética desenvolvida com óleo base e espessante de poliuréia. Sua composição oferece desempenho em diferentes níveis de rotação e em ambientes úmidos. Na indústria alimentícia, é um componente importante no funcionamento de equipamentos industriais para a produção de alimentos.

Entre os diferenciais de desempenho estão:

  • substituição para graxas de complexo de alumínio, com performance superior;
  • custo-benefício, confiabilidade e versatilidade na aplicação;
  • produção local, o que agiliza o tempo de entrega em comparação com produtos importados;
  • proteção contra corrosão, suporta diversas velocidades e altas resistências de carga, além de um intervalo maior de lubrificação devido à sua composição com poliureia;
  • adaptação a diferentes temperaturas.

A solução pode ser aplicada em equipamentos como rolamentos de esteiras transportadoras, ferramentas de processamento de carnes, máquinas de embalagens e rotuladoras, entre outros. Conta também com certificações específicas para a indústria, como a NSF-H1 167074, em conformidade com Halal e ISO 21469, para requisitos sanitários de produção, além do rótulo ecológico da União Europeia, que se refere à adoção de padrões ambientais elevados em todo o ciclo de vida.

“O segmento de Alimentos e Bebidas vem crescendo a cada ano. A indústria vem fazendo investimentos expressivos, principalmente no que se refere às novas tecnologias, devido à falta de mão-de-obra qualificada e o foco na eficiência e sustentabilidade. Outro aspecto importante é a necessidade de adequação às normas alimentares”, completa Leandro Machado.

A Klüber Lubrication recebeu, em 2019 no Brasil, as certificações ISO 21469, Kosher e Halal. Como player global na fabricação de lubrificantes especiais, a empresa desenvolve soluções customizadas que atendem requisitos importantes como segurança alimentar, sustentabilidade, eficiência energética e serviços preditivos e de manutenção.



KFSH&RC Alcança Notável Taxa de Sobrevivência de 98% em 400 Cirurgias Cardíacas Robóticas

RIADE, Arábia Saudita, July 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital& Research Centre (KFSH&RC) teve um alcance extraordinário com o seu Programa de Cirurgia Cardíaca Robótica que teve início em fevereiro de 2019. No seu primeiro ano, o programa realizou 105 procedimentos cardíacos. Até hoje, 400 cirurgias cardíacas robóticas foram realizadas com uma notável taxa de sobrevivência de 98%.

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC) está liderando uma revolução na área da saúde com a utilização da robótica para transformar o atendimento ao paciente e elevar a precisão cirúrgica. Reconhecido como um dos melhores hospitais em cirurgias robóticas, ele cultivou um portfólio robusto de expertise e conquistas inovadoras, solidificando sua posição no cenário global.

A jornada do KFSH&RC em cirurgia robótica teve início em 2003. Ao longo dos anos, com o desenvolvimento da máquina até a quarta geração, o volume da realização de cirurgias robóticas cresceu exponencialmente em várias especialidades, incluindo urologia, cardiologia, transplante e cirurgias gerais.

Reconhecido em todo o mundo, o programa possui o maior volume de cirurgias cardíacas robóticas fora dos EUA e está entre os cinco melhores do mundo, de acordo com a American Global Medical Surgical Robotics (GMSR), uma subsidiária de treinamento da Da Vinci Robotics. O Programa Cardíaco de Robótica do KFSH&RC também é reconhecido como o segundo programa de inicialização e líder para troca de válvula aórtica (AVR) robótica em todo o mundo.

Reconhecido por abordar alguns dos casos mais complexos da cirurgia cardíaca, o programa inclui operações em menores de 18 anos, um feito que nenhum outro hospital do mundo realiza com o uso da robótica. A complexidade e a excelência do programa são ainda demonstradas pelo tratamento de pacientes de alto risco, incluindo os com obesidade mórbida e os que requerem refazer cirurgia. A destacar, o KFSH&RC realiza cirurgias robóticas em pacientes cardíacos refeitos 3 vezes, uma conquista inigualável de qualquer hospital nos EUA.

O KFSH&RC introduziu procedimentos cardíacos inovadores, como operações robóticas multiválvulas e substituições robóticas de válvulas aórticas, alcançando novas alturas no campo. Esses avanços na cirurgia cardíaca robótica aprimoraram substancialmente os resultados dos pacientes, reduzindo as transfusões de sangue, o tempo de ventilação mecânica e o tempo de internação em mais de 50% e reduzindo os custos em 40% em comparação com os métodos convencionais. As iniciativas de supervisão e treinamento do programa na Alemanha, nos EUA e em outros países aumentaram ainda mais a influência e a experiência internacional do KFSH&RC em cirurgia cardíaca robótica.

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre foi classificado em primeiro lugar no Oriente Médio e África e em 20º lugar em todo o mundo na lista dos 250 melhores Centros Médicos Acadêmicos pelo segundo ano consecutivo e foi reconhecido como a marca de saúde mais valiosa do Reino e do Oriente Médio, de acordo com o ranking Brand Finance de 2024. Além disso, no mesmo ano, ele ficou classificado entre os 250 melhores hospitais do mundo pela prestigiada revista Newsweek.

Para mais informações, contate:
Sr. Essam Al-Zahrani, Diretor Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429
Sr. Abdullah Alown, Diretor de Coordenação de Mídia, 0556294232

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/ef261fba-c64b-4bad-8160-ac586e235a0f


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9173675)



Carro de corrida com IA da Indy Autonomous Challenge apresentado pela Bridgestone estabelece recorde de subida autônoma no Goodwood Festival of Speed

Em uma agitada tarde de domingo, diante de um público mundial de entusiastas do automobilismo, o carro de corrida AV-24 autônomo do Indy Autonomous Challenge (IAC) estabeleceu o recorde para a subida autônoma mais rápida no Festival of Speed. O AV-24 é pilotado por um motorista de IA desenvolvido pela equipe PoliMOVE-MSU (Politecnico di Milano e Michigan State University).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240716345812/pt/

The IAC AV-24, a racecar driven by AI, sets autonomous record at the Goodwood Festival of Speed. (Photo: Business Wire)

The IAC AV-24, a racecar driven by AI, sets autonomous record at the Goodwood Festival of Speed. (Photo: Business Wire)

O AV-24 realizou uma série de três corridas durante o icônico festival. O recorde foi quebrado durante sua terceira e última corrida até a Goodwood Hill, onde o carro de corrida chegou uma velocidade máxima de 111,2 mph (179 km/h) e um tempo de chegada de 66,37 s. A corrida recorde pode ser assistida aqui. O recorde anterior era mantido pela Roborace desde 2019, quando seu carro autônomo “DevBot 2.0” registrou um tempo de 66,96 s a uma velocidade máxima de 101,16 mph (162,8 km/h).

Goodwood é conhecida por seu percurso estreito e implacável, bordeado por sinos de feno e espaço de escape limitado. Tentar uma subida autônoma de colina no Festival of Speed ​​exigiu controle absoluto de aderência e deslizamento dos pneus de corrida Bridgestone do AV-24, bem como mapeamento e localização de precisão em um ambiente limitado por GPS, resultando em uma dependência maior do que o normal dos lidars Luminar Iris do AV-24.

As equipes do IAC e da PoliMOVE-MSU trabalharam em estreita cooperação com os engenheiros de pneus da Bridgestone para otimizar o desempenho antes da subida, incluindo viagens ao Centro Técnico Europeu da Bridgestone e ao Campo de Provas Europeu em Roma. A equipe também teve a oportunidade única de explorar cada etapa da produção de pneus e testar o quão impactante é o desempenho dos pneus na pista.

Paul Mitchell, Presidente de Conselho e Presidente do IAC, afirmou: “Durante três anos, o IAC vem expandindo os limites da autonomia de alta velocidade e estabelecendo novos recordes ao longo do caminho. O Goodwood Hillclimb é um cenário histórico com grandes multidões e um público mundial que agora está ciente do potencial dos veículos autônomos para serem implantados com segurança nas estradas no futuro.”

O Professor Sergio Savaresi, Diretor da Equipe PoliMOVE-MSU, disse: “Este desafio representa um marco importante para a mobilidade autônoma. Neste fim de semana, superamos desafios significativos impostos por uma pista complicada e padrões climáticos instáveis. Graças ao trabalho e às habilidades excepcionais implementados por nossa equipe de engenharia e ao desempenho dos pneus garantido por nossos pneus de corrida Bridgestone, fizemos história ao mostrar ao público que a autonomia veicular segura e de alta velocidade é possível mesmo em condições adversas. Nosso recorde no Goodwood Festival of Speed irá ​​inspirar a confiança em futuras aplicações de direção autônoma.”

Sara Correa, Diretora de Marketing da Bridgestone nas Américas, Europa, Oriente Médio e África (EMEA) acrescentou: “A Bridgestone sente orgulho de apoiar a equipe PoliMOVE-MSU nesta incrível conquista no Goodwood Festival of Speed ​​2024. Estamos comprometidos em fazer parceria com o IAC e seus engenheiros estudantes cheios de inspiração para continuar testando e aprimorando tecnologias autônomas em corridas recordes como esta e mais além. Os esportes motorizados fazem parte do DNA da Bridgestone, sempre fizeram e sempre farão. E o que realmente importa é que aproveitamos as aprendizagens de experiências como esta e as aplicamos às soluções de mobilidade sustentável que desenvolvemos para sociedade e nossos clientes.”

Imagens e filmagens, incluindo da Subida Autônoma do IAC, podem ser encontradas aqui.

Sobre o IAC: O Indy Autonomous Challenge (IAC) é uma corporação sem fins lucrativos com sede em Indianápolis, Indiana (EUA) que organiza competições de corrida entre 10 equipes afiliadas a universidades representando 18 universidades ao redor do mundo. As equipes programam pilotos de IA para pilotar carros de corrida totalmente autônomos e competir em uma série de eventos históricos em pistas icônicas. O IAC vem trabalhando para estabelecer um centro de automação de desempenho no estado e aproveitando o poder de competições inovadoras para atrair as melhores e mais brilhantes mentes de todo o mundo, a fim de promover a tecnologia de ponta na segurança e desempenho de veículos autônomos. O IAC começou como uma competição com prêmio de US$ 1 milhão e 31 equipes universitárias se inscrevendo para competir há mais de três anos, representando os principais programas de engenharia e tecnologia de 15 estados dos EUA e 11 países. Siga o IAC @IndyAChallenge no LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e YouTube.

Sobre a Bridgestone: A Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aproveitando sua experiência para oferecer soluções para mobilidade segura e sustentável. Com sede em Tóquio, a empresa emprega cerca de 130.000 pessoas a nível mundial, conduzindo negócios em mais de 150 países e territórios. A Bridgestone oferece um portfólio diversificado de produtos de pneus de alto nível e soluções avançadas respaldadas por tecnologias inovadoras, que aprimoram o modo como as pessoas de todo o mundo se movem, vivem, trabalham e se divertem.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Marc Ferlet

marc.ferlet@indyautonomouschallenge.com

EUA: +1 317 662 5070

França: +33 6 79 16 96 26

Fonte: BUSINESS WIRE



Modelos de Franquias apostam em autoatendimento para crescer

O mercado de franquias brasileiro demonstra vitalidade e continua em trajetória ascendente. Dados recentes da ABF – Associação Brasileira de Franchising comprovam a força do setor, que registrou um crescimento nominal de 19,1% no faturamento do primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O montante saltou de R$ 50,854 bilhões para expressivos R$ 60,560 bilhões, consolidando o franchising como um modelo de negócio atrativo e promissor.        

Diversos casos de sucesso ilustram o potencial do mercado de franquias no Brasil. Um exemplo é a trajetória da La Ville Lavanderia, empresa catarinense que iniciou suas atividades em 2016 com foco em lavagem de uniformes para empresas. A marca expandiu seus serviços para o público em geral, apostando na qualidade e variedade, e inaugurou sua primeira loja física em 2017. A busca por inovação e atendimento diferenciado impulsionou a La Ville a oferecer serviços de tingimento e a inaugurar, em 2022, a La Ville Express Lavanderia, loja 100% self-service e autogerenciável.

De acordo com Maiko Steffens – COO da Laville, a estratégia da La Ville no autoatendimento reflete uma tendência crescente no mercado. “Ja esta acontecendo um crescimento significativo nos modelos de autoatendimento, impulsionado pela conveniência, tecnologia e a crescente demanda pelo serviços rápido”. Afirma Maiko Steffens.  O modelo, impulsionado pela busca por praticidade e autonomia, tem conquistado cada vez mais espaço em diversos segmentos, e no franchising não é diferente. A facilidade de gestão e a otimização de custos atraem empreendedores, enquanto a conveniência e a rapidez conquistam o público final.

O futuro do autoatendimento no franchising se mostra promissor. De acordo com o especialista Danilo Santana – Sócio Diretor da Enigma Franquias , a expectativa é que o modelo continue em expansão, impulsionado por novas tecnologias e pela crescente demanda por soluções práticas e eficientes.

“A implementação de ferramentas digitais, como aplicativos e totens interativos, promete aprimorar ainda mais a experiência do consumidor, tornando o processo de compra e utilização de serviços ainda mais ágil e intuitivo.” –  Destaca Danilo Santana

Em um cenário econômico desafiador, o mercado de franquias se destaca como um porto seguro para investidores e empreendedores. O crescimento consistente, aliado ao potencial de expansão do autoatendimento, demonstra que as oportunidades nesse setor são vastas e prometem impulsionar ainda mais o empreendedorismo no Brasil.

O mercado de franquias no Brasil apresenta um potencial de crescimento significativo, especialmente quando comparado ao cenário norte-americano. Nos Estados Unidos, a maior parte do varejo opera sob o sistema de franquias, enquanto no Brasil, uma economia em desenvolvimento, esse modelo ainda não é tão predominante. Essa diferença indica um futuro promissor para o franchising brasileiro, com vastas oportunidades para expansão e consolidação nos próximos anos.



Grupo Gazin realiza campanha Pintando o 7 em prol das Apaes

A campanha Pintando o 7, iniciativa do Grupo Gazin, que desde 2021 beneficia as Apaes e instituições similares em todo o Brasil, retorna com força em 2024. Ao longo de todo o mês de julho, a campanha doará R$ 7 para as entidades nas compras acima de R$100 realizadas nas lojas de varejo do grupo e no site. Desde a primeira edição da ação, já foram arrecadados mais de R$ 7 milhões em doações.

Segundo o regulamento da campanha, em cidades onde o Grupo Gazin atua, mas não existe Apae, a doação será feita para uma entidade similar, como Pestalozzi, Cernic ou Afaag. No caso de não haver nenhuma entidade, a doação será disponibilizada para o município mais próximo que atenda ao pré-requisito.

A Gazin tem plena consciência do seu papel econômico e social nas regiões onde atua e no país como um todo. E a Apae Brasil é uma entidade que tem muito respeito e muita credibilidade, devido ao grande trabalho que desenvolve junto às famílias brasileiras. Entre 2021 e 2023, ultrapassamos R$ 7 milhões em arrecadação para a entidade, o que nos deixou muito felizes. Para 2024, a expectativa é ainda mais ousada”, afirma o presidente do Grupo Gazin, Gilmar de Oliveira.

O executivo ressalta também a importância da campanha: “Sabemos quem são as famílias assistidas pelas Apaes, compreendemos as suas necessidades e, por isso, estamos novamente promovendo a campanha”, explica.

O presidente da Apae Brasil, prof. Jarbas Feldner de Barros, enalteceu a ação da empresa varejista. “É uma grande honra sermos lembrados para esta campanha, pelo quarto ano consecutivo. Ver uma empresa como a Gazin tomando essa iniciativa, por livre e espontânea vontade, realmente só temos que agradecer”, destaca.

Jarbas acrescenta ainda que a doação ajudará diversas unidades apaeanas pelo país. “Nós vamos utilizar esses recursos de várias formas, com material didático, equipamentos, reformas. São recursos muito bem-vindos”, reforça o presidente da Apae Brasil.

O gerente do Departamento de Marketing do Grupo Gazin, Edson Oleksyw, aponta que novas estratégias foram criadas para a campanha neste ano. “Em 2024, além de toda a mídia já garantida e o esforço da nossa força de vendas, com direito novamente à Caravana Pintando o 7, cobertura total, geração de conteúdo e link direto com nossas lojas pela TV GAZIN, com o engajamento das equipes das Apaes e de outras entidades em ações pontuais. Outra grande novidade neste ano é a parceria com dois grandes fornecedores da Gazin, a SAMSUNG TV e TCL SEMP TV/Condicionadores de Ar Inverter, que estarão fazendo doações adicionais na venda de produtos específicos de suas marcas. Tudo isso, com certeza gerará uma grande sinergia para atingir a meta de arrecadação”, enfatiza Edson Oleksyw.



FreeBrands lança Vedika e entra no mercado de aromaterapia

Detentora do desodorizador sanitário conhecido como FreeCô, a FreeBrands estreia no universo da aromaterapia com a Vedika. A marca chega ao mercado com uma linha de óleos essenciais, em oito versões, além de óleo vegetal carreador, e quatro opções de difusores de varetas. Trata-se de lançamentos com o propósito de ampliar o mix de produtos da companhia, que segue investindo na expansão nacional. 

Entre as opções de óleos essenciais estão lavanda, melaleuca, alecrim, capim santo, eucalipto, hortelã-pimenta, laranja doce e limão siciliano. Já os aromatizadores de ambientes podem ser encontrados nas fragrâncias de lavanda, verbena, castanha e capim-limão. Além de marketplaces, a linha deve chegar a mais de 10 mil pontos de vendas como perfumarias, farmácias, casas de aromaterapias, entre outros. 

“Muitas novidades ainda estão por vir. Estamos focados em fortalecer a relação com os nossos consumidores e conquistar novos públicos em meio a um portfólio cada vez mais amplo. Desde 2015, seguimos alcançando uma posição de destaque no setor HPPC no país”, afirma Renato Radomysler, diretor comercial e cofundador da FreeBrands. 

Os óleos essenciais Vedika são inspirados no conhecimento milenar da medicina Ayurveda, cujo nome vem do termo em sânscrito e significa “ciência da vida”. São 100% puros e naturais – livres de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de veganos, também são cruelty free, ou seja, não foram testados em animais. Os produtos se apresentam em frascos portáteis de 10 ml, com bico dosador. 

Os itens em pauta contam com diversas formas de aplicação: podem ser usados na aromaterapia, meditação, em massagens, banhos, escalda-pés, até mesmo para nutrir os cabelos e cuidar da pele. A quantidade também pode variar conforme o objetivo e a técnica utilizada. Recomenda-se a diluição em água ou óleo carreador para aplicação na pele. 

Já as varetas de madeira atuam para a propagação de aromas. Submersas no óleo difusor, absorvem a fragrância e passam a liberá-la pouco a pouco, perfumando o ambiente em volta. O design dos difusores ainda foi pensada para agregar na decoração dos espaços.

No primeiro trimestre de 2024, a empresa anunciou três novidades, sendo que mais inovações prometem chegar em breve ao público. Seguindo o movimento de expansão dos últimos tempos, a multimarcas projeta atingir os R$ 70 milhões de faturamento ainda este ano, um incremento de 10% na receita.



Giraffas celebra Dia Mundial da Girafa com sanduíche grátis

O Giraffas celebrou o Dia Mundial da Girafa, oferecendo um sanduíche gratuito para quem comprovasse ter 1,90 m ou mais de altura. A promoção, realizada exclusivamente nas lojas de Brasília, foi muito positiva e promete se tornar um evento anual no calendário da marca. A ação contou com a participação dos consumidores, resultando na distribuição de mais de 8.500 sanduíches em 55 lojas da capital federal. 

Para se ter uma ideia do impacto da promoção, a ação mais do que dobrou a venda de sanduíches em Brasília, com 60% das vendas sendo do Triplo Burger Americano. Devido ao sucesso dessa primeira edição, o Giraffas já planeja ampliar para todo o Brasil. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e a receptividade do público. Essa campanha não só reforça nosso compromisso com a inovação e a diversão, mas também celebra a altura como uma característica proprietária”, comemora Ana Carolina Morais, gerente de Marketing do Giraffas.

A ativação também gerou um grande engajamento nas redes sociais. As interações positivas destacaram o entusiasmo dos clientes em participar dessa data, com comentários como “Meu momento de brilhar chegou!”, “Finalmente vou ganhar um hambúrguer de graça” e “Ação genial. Mandaram muito bem!”. 

Apesar de alguns desafios, como o esgotamento de estoque em algumas unidades devido à grande procura, a ação foi considerada extremamente positiva pela marca.



Golpistas miram beneficiários do BPC com novo tipo de fraude

Recentemente, foi identificado um novo golpe direcionado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Denúncias de um servidor do Serviço Social no Rio de Janeiro revelaram a metodologia utilizada pelos golpistas.

Idosos recebem mensagens SMS ou via WhatsApp informando que têm direito ao BPC, mesmo sem terem solicitado o benefício. Na mensagem, é marcado um dia, horário e local para o suposto recebimento do pagamento. Quando os idosos comparecem ao local, os golpistas apresentam um boleto de cobrança pelo “serviço” de liberação do benefício.

Processo de fraude

No golpe, o intermediário fraudulento realiza a solicitação do BPC em nome do idoso, registrando-se como procurador do beneficiário. Como trata-se de um benefício concedido administrativamente, sem necessidade de perícia médica, basta que o idoso esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, tenha a idade mínima exigida e comprove baixa renda.

O Benefício de Prestação Continuada é destinado a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência, independentemente da idade. O valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 1.412 em 2024).

O golpe foi descoberto quando um idoso compareceu a um serviço de atendimento do INSS relatando a situação. No atendimento, identificou-se que o cadastro do segurado no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) continha um e-mail e número de telefone desconhecidos pelo próprio segurado. A análise revelou que vários procuradores haviam sido cadastrados na mesma solicitação de BPC.

A mensagem enviada pelos golpistas ao segurado normalmente contém informações detalhadas sobre o recebimento do benefício, incluindo um boleto para pagamento de “honorários” ao intermediário.

Ações contra fraudes

Golpes semelhantes têm sido aplicados contra aposentados e pensionistas do INSS. Neles, frequentemente utilizam técnicas de engenharia social para obter dados pessoais dos segurados, muitas vezes sob o pretexto de realizar a Prova de Vida, que está suspensa até o final do ano. Os golpistas podem contatar as vítimas por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, e até mesmo pessoalmente, utilizando uniformes falsos com a logo do INSS.

São solicitados ainda dados pessoais e fotos de documentos para evitar um suposto “bloqueio no pagamento”. Em alguns casos, enviam links para que o segurado realize a biometria facial. A pessoa que realiza o contato é geralmente muito segura e pode fornecer informações sobre o segurado para dar credibilidade à fraude.

Para o CEO da Carrera Carneiro, Corban especializado na concessão de empréstimo consignado com foco no conceito smart money, a desconfiança deve existir a todo momento como mecanismo de defesa para evitar se tornar uma vítima. “Beneficiários devem tomar muito cuidado com golpes não apenas na solicitação de seu benefício, mas também quando forem realizar pedidos de empréstimo. É fundamental estar sempre atento e desconfiar de ofertas recebidas no WhatsApp, por SMS ou por ligação telefônica. Por segurança recomendamos que, caso tenha interesse em contratar esse tipo de serviço, procurar por uma instituição conhecida é indispensável”.

Medidas de proteção

O INSS nunca entra em contato direto com os segurados para solicitar dados pessoais ou o envio de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.

As únicas formas seguras de enviar documentos ao INSS são pelo portal Meu INSS (site gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo Meu INSS para celular. O número oficial do SMS utilizado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41, e o INSS nunca envia links, apenas informações sobre o andamento dos processos no Meu INSS.

A biometria facial é realizada exclusivamente pelo aplicativo Gov.br. Quando o INSS convoca um cidadão para apresentar documentos, a convocação é registrada no Meu INSS e pode ser verificada pelo telefone 135. É fundamental que os segurados utilizem apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, como agendar serviços ou entregar documentos.

Caso a vítima receba uma ligação suspeita, nunca deve fornecer dados pessoais ou fotos de documentos, e é muito importante que reporte a situação ao INSS.



Cerca de 15% dos brasileiros podem ter cidadania italiana

No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, um dado surpreende: 30 milhões de brasileiros são ítalo-descendentes, conforme dados da Embaixada Italiana no Brasil, todos aptos para conseguir a cidadania que dá livre acesso para circular dentro da União Europeia.

Para suprir essa demanda surgiu em 2023 a San Pietro: um escritório especializado em reconhecimento de cidadania italiana com sede em Caxias do Sul (RS) e atendimento em todo território brasileiro. 

Com o lema “cidadania italiana ao seu alcance”, a empresa conduz todo o processo referente à busca pela cidadania, facilitando e estimulando o acesso a esse reconhecimento. O escritório realiza uma consultoria completa, desde a pesquisa dos documentos necessários para o reconhecimento da nacionalidade italiana até a finalização do processo, onde os clientes estarão aptos para emitir o tão sonhado passaporte italiano. Também é um compromisso da empresa integrar o cliente à vida italiana, auxiliando os clientes que chegam para residir em solo italiano.

De acordo com a gerente administrativa, Celania Dall’Agnol, há três maneiras de conquistar a cidadania italiana, cada uma com suas particularidades. Entre elas está a Consular, que pode levar até 10 anos para sua finalização; a Administrativa, que leva de 60 a 120 dias e onde o requerente deve residir por um período na Itália; e a Judicial, a mais utilizada por conta de seu custo-benefício, com período de seis meses até dois anos para reconhecimento da cidadania. “Conduzimos o cliente de maneira ampla durante todo o processo, até ele ter sua cidadania em mãos, oferecendo suporte até nos mais pequenos detalhes, com acompanhamento constante e próximo”, resume. 

Ainda, o valor dos processos é diferenciado em cada caso, sendo possível agregar diversos requerentes a um mesmo pedido, por exemplo. “O mais importante é entender que a cidadania italiana é acessível a todos”, aponta Celania. A análise inicial é gratuita, onde a empresa questiona o requerente e, a partir desse atendimento, verifica-se a possibilidade de dar andamento à cidadania. 

A San Pietro teve início com escritórios diretamente na Itália, com presença em Bologna, Roma, Milano e Vicenza. Em 2023, surgiu a necessidade de abrir um espaço também no Brasil, por conta do crescimento nas demandas. Até o momento, a empresa conduziu mais de 4.500 processos de cidadania com êxito. Atualmente, conta com 37 funcionários, entre administração, pesquisa, departamento jurídico e genealogia, entre outros profissionais, além dos colaboradores na Itália.

O nome escolhido para a empresa homenageia São Pedro, símbolo religioso considerado pedra fundamental da Igreja Católica, fazendo relação com a espiritualidade da família fundadora da empresa e, também, à religião mais popular entre os italianos e os imigrantes que chegaram à região. 

A San Pietro também presta assessoria para alcance da cidadania de outros países, como Portugal, por exemplo.

 



Empresa cresce 41% e impulsiona marketing de influência

A Airfluencers, especializada em soluções tecnológicas para o marketing de influência, apresentou um crescimento de 41% entre 2022 e 2023. No período anterior, entre 2021 e 2022, o aumento foi de 83%. Esses números refletem a expansão do mercado de criadores de conteúdo, projetado para movimentar US$ 470 bilhões até o final de 2024, segundo o Goldman Sachs Research.

Fundada em 2011, a Airfluencers desempenha um papel na evolução do marketing de influência, promovendo a formalização e a transparência nas relações entre marcas e influenciadores.

A profissionalização dos criadores de conteúdo é uma tendência emergente no setor. Dados do Meta e do IAB Next 2023 indicam que 23,7% dos influenciadores não possuem empresa registrada e 50,7% ainda não emitem notas fiscais. Essa falta de formalização pode prejudicar a sustentabilidade das parcerias e dificultar o cumprimento das obrigações fiscais. Ferramentas como o Propozall, do Grupo Airfluencers, focadas na gestão de propostas e contratos, ajudam a oficializar as contratações e reduzir os riscos para ambas as partes.

Pensando ainda nos criadores de conteúdo, a Airfluencers oferece um mídia kit estruturado. Basta o creator preencher um formulário e, em poucos minutos, ele recebe o material personalizado por e-mail. Esse mídia kit inclui dados qualitativos e quantitativos sobre desempenho, audiência e engajamento. Com essas informações, os influenciadores podem demonstrar claramente o valor de suas parcerias para as marcas. “A transparência e a credibilidade são essenciais no marketing de influência. Com o nosso mídia kit, os criadores de conteúdo têm um recurso poderoso que agrega valor ao seu trabalho, fornecendo insights relevantes e confiáveis para parceiros em potencial”, afirma Patrícia Anauate, Head de Marketing da Airfluencers.

Além disso, a plataforma Airsearch disponibiliza dados e métricas de 5 milhões de influenciadores brasileiros cadastrados. Essas informações permitem que marcas e agências façam escolhas mais precisas e criem campanhas mais eficazes.

A Creator Economy tem crescido nos últimos anos, impulsionada pelas redes sociais. De acordo com o Goldman Sachs Research, o mercado movimentou US$ 250 bilhões globalmente em 2023, destacando o potencial econômico e a relevância dos criadores de conteúdo como agentes de transformação cultural e de consumo. No entanto, a profissionalização e a gestão empresarial ainda são desafiadoras devido à falta de conhecimento sobre questões contábeis e legais e à ausência de suporte especializado.

Nesse contexto, a Airfluencers oferece soluções práticas e orientações que contribuem para um ecossistema online mais transparente e profissional. Com a crescente adoção de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados, espera-se que criadores e marcas otimizem suas estratégias de conteúdo, potencializando seu impacto na indústria e obtendo melhores resultados.

Sobre a Airfluencers

A Airfluencers fornece serviços e soluções tecnológicas para o marketing de influência, conectando-se com as principais redes e ferramentas. Desde 2011, a empresa se dedica a construir o futuro da influência digital, promovendo o crescimento de negócios de todos os tamanhos com seus serviços, através da agência Airlab e produtos digitais, como a plataforma Airsearch. Além disso, facilita a conexão entre marcas e criadores de conteúdo com uma equipe de especialistas, dados precisos, desempenho e tecnologia proprietária. Para mais informações: www.airfluencers.com.



Ecoturismo no Brasil é uma tendência em ascensão

O ecoturismo vem ganhando destaque nos últimos anos no Brasil, refletindo uma mudança de preferência entre os turistas por destinos que adotam práticas sustentáveis. De acordo com uma pesquisa realizada em 2024 pelo Sebrae, a prática do ecoturismo é responsável por uma parcela significativa do faturamento das pequenas empresas do setor turístico no país. Surpreendentemente, 65,9% de todas as empresas do setor oferecem destinos eco, demonstrando uma crescente demanda por experiências que promovam a preservação ambiental e o contato com a natureza.

O estado líder nesse movimento é o Mato Grosso, com 85,9% das empresas entrevistadas atuando no ecoturismo. Em seguida, o Mato Grosso do Sul se destaca, com 83% das empresas operando nessa área, o que representa uma significativa fatia do faturamento do setor no estado. Por outro lado, o Rio de Janeiro apresentou o menor volume de ações voltadas ao ecoturismo, com apenas 54,9% das empresas participantes.

Entretanto, apesar do crescimento, há desafios a serem enfrentados para o pleno desenvolvimento do ecoturismo no Brasil. A necessidade de envolvimento das comunidades locais, a gestão de impactos ambientais e a preservação do ambiente são algumas das questões destacadas pelos empresários do setor. Além disso, parcerias entre entidades públicas e empresas são cruciais para a comercialização efetiva do produto ecoturismo, juntamente com a implementação de procedimentos e normas técnicas adequadas.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo revela que as viagens mais sustentáveis e ligadas à natureza estão entre as principais micro tendências para o ano corrente. Segundo a publicação, análises e perspectivas do mercado indicam uma busca crescente por experiências autênticas e respeitosas com o meio ambiente e as culturas locais. Essa tendência se reflete na preferência por alojamentos ecologicamente conscientes e passeios na natureza.

Pensando nessa crescente procura pelo ecoturismo é que o Desviantes, plataforma de reserva online de viagens e atividades na natureza, vem se fortalecendo no mercado com uma forma mais simples de encontrar e reservar experiências incríveis. Segundo Eduardo Junqueira, Diretor do Desviantes, a empresa tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar e vivenciar experiências na natureza, revelando atividades que ofereçam novas experiências e um contato consciente com a natureza.

“O ecoturismo oferece experiências únicas que não apenas conectam as pessoas com a natureza, mas também as sensibilizam para a importância da preservação ambiental. O aumento na busca por esse tipo de turismo reflete um desejo crescente por experiências autênticas e uma maior consciência sobre a importância de proteger nosso planeta.”, afirma Junqueira.

Os dados do Ministério do Turismo corroboram essa afirmação, evidenciando um aumento na demanda por experiências ao ar livre e em contato direto com a natureza. Em 2023, os parques nacionais brasileiros registraram um recorde histórico de visitação, indicando uma crescente valorização das riquezas naturais do país e a busca por uma conexão mais profunda com o ambiente natural.



Empresa 7IT completa 14 anos de transformação digital B2B

Celebrando 14 anos de jornada, a 7IT está entre os principais nomes no cenário brasileiro de cibersegurança e cloud computing. Com um faturamento que ultrapassa a marca de 20 milhões de reais e um portfólio de mais de mil clientes atendidos, a empresa busca se inserir no mercado como um pilar de inovação e confiança na transformação digital B2B.

Sob a liderança do CEO e fundador Protta, a 7IT não é apenas uma empresa de tecnologia, mas sim uma organização que busca redefinir as fronteiras do possível. A tríade de serviços que a empresa oferece – Trabalho Moderno com Soluções Cloud, Cyber Proteção e uma Plataforma de Proteção Digital – é um conjunto de soluções que visa entregar eficiência, segurança e crescimento.

A abordagem da 7IT ao Trabalho Moderno busca ir além da produtividade convencional, oferecendo soluções cloud que eliminam barreiras e expandem horizontes. A Cyber Proteção da empresa é uma solução contra as ameaças digitais, trazendo uma garantia de que os dados mais importantes estão seguros. E a plataforma de proteção digital da 7IT é um ecossistema de serviços gerenciados e monitoramento contínuo que tem como objetivo colocar os clientes à frente da curva tecnológica.

De acordo com o empresário, a expertise da 7IT na migração de infraestruturas locais para data centers em nuvem, trata-se de uma missão para capacitar empresas a maximizar os benefícios da computação em nuvem, impulsionando desempenho e eficiência.

Um estudo recente do Google destaca a crescente demanda por serviços B2B em tecnologia, com pequenas empresas brasileiras liderando a adoção. 

A parceria com marcas globais como Microsoft, Acronis, Dell, Fortinet, Kaspersky, TeamViewer, AWS, Adobe e Urmobo é um dos pilares de garantia das soluções da 7IT. Mas, de acordo com Protta, “ouvir os clientes é o caminho para um legado duradouro”. 

Completando 14 anos de história

Protta conta que a trajetória da empresa foi desafiadora e repleta de aprendizados. “Me aventurei e fui para os EUA em 2013 para aprender como inovar e atingir metas preestabelecidas. O ano de 2017 foi marcante, porque conseguimos mostrar nosso trabalho da forma que sempre idealizei”. 

O CEO da 7IT tinha como propósito construir uma empresa inovadora e percebeu que, além da solução de problemas técnicos, havia uma falha das empresas do setor em ouvir os clientes. “Foi assim que decidi criar uma empresa mais humana, pois acredito que esse caminho vai levar a um legado forte”, diz.

Olhando para o futuro, Protta afirma que a 7IT tem ambições audaciosas: um faturamento de cem milhões de reais nos próximos cinco anos e uma expansão para o mercado europeu. “Com a recente expansão para os Estados Unidos, a empresa está pronta para atender as Américas e o Caribe, levando sua expertise e inovação para além das fronteiras nacionais”.

Desde a primeira viagem de Protta aos EUA em 2013, ele conta que a empresa tem se reinventado continuamente, buscando inovação e transformação. “Hoje, a 7IT não é apenas uma empresa de tecnologia, mas um símbolo de progresso e um parceiro confiável na jornada digital de seus clientes”. 

Para saber mais, basta acessar: www.7it.com.br



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