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Inscrições do Mutirão da Catarata em São Paulo entram na reta final

Últimos dias para que moradores de São Paulo acima de 50 anos com algum grau de deficiência visual possam se inscrever para participar do Mutirão da Catarata.

A inscrição pode ser feita diretamente no shopping até o dia 15 de setembro, das 10h30 às 21h, na Alameda Vila Formosa, próximo às lojas Riachuelo e Di Gaspi. Para confirmar a participação, é preciso levar documento com foto e comprovante de residência. Caso a inscrição seja para terceiros, o responsável deve levar seu documento pessoal junto com os documentos do paciente. Não serão atendidos pacientes que sejam de outros municípios, somente da cidade de São Paulo-SP.

A iniciativa, uma das maiores ações sociais do Brasil, é realizada pelo Centro Comercial Aricanduva. É a 20ª edição, que já encaminhou mais de 30 mil pessoas para cirurgia gratuita ao longo dos últimos anos.

A doença

A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho transparente e que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a enfermidade é a maior causa de cegueira reversível no mundo. Afeta mais de 65 milhões de pessoas e causa perda de visão moderada a grave em mais de 80% dos casos. 

Serviço:
Inscrições para 21º Mutirão da Catarata – Centro Comercial Aricanduva
Data:
até 20 de junho.

Horário: segunda a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 14h às 19h.

Endereço: Av. Aricanduva, 5555, Vila Matilde – SP.



Webinar aborda nova Política Nacional de Cuidados Paliativos

O Comitê de Políticas Públicas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), entidade representativa dos Cuidados Paliativos no país, realiza no dia 18/06, às 19h, pelo canal da ANCP no YouTube, o webinar gratuito “Política Nacional de Cuidados Paliativos”.

A Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024) inova ao contemplar importantes ações, dentre elas, a criação de equipes matriciais e assistenciais em todo o território nacional, a capacitação de profissionais de saúde em cuidados paliativos, principalmente na atenção primária, e a melhoria do acesso a medicamentos por quem necessita de cuidados paliativos.

A ANCP, junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), além do Ministério da Saúde, participou ativamente das etapas da construção dessa Política, essencial para uma abordagem multiprofissional, humanizada e compassiva aos pacientes em qualquer estágio de doenças graves.

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

O webinar é voltado a profissionais de saúde, mas o público leigo no assunto também é bem-vindo. O encontro terá a participação de seis especialistas:

– Rodrigo Kappel Castilho, médico especialista em medicina intensiva com área de atuação em medicina paliativa e presidente da ANCP;

– Thaís Gonçalo, terapeuta ocupacional e vice-presidente da ANCP;

– Gabriela Hidalgo, médica de família especializada em cuidados paliativos;

– Alexandre Silva, enfermeiro, fundador e líder do projeto “Comunidades Compassivas em favelas no Brasil” e membro do coletivo de experts que discute a operacionalização da PNCP no âmbito do SUS;

– Douglas Crispim, geriatra e paliativista, ex-presidente da ANCP e membro da diretoria da WHPCA (Wordwide Hospice Palliative Care Alliance);

– Luís Fernando Rodrigues, membro fundador e ex-presidente da ANCP, secretário do Comitê de Políticas Públicas da ANCP e médico titular da equipe de Cuidados Paliativos e responsável técnico do Serviço de Atendimento Domiciliar Paliativo do Hospital de Câncer de Barretos (SP).

Serviço:

Webinar gratuito “Política Nacional de Cuidados Paliativos”.

Data: 18/06, às 19h

AO VIVO

YouTube: @TVANCP

Instagram: @ancpaliativos.br

 

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica, fundada em 2005, que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais.

A ANCP também busca parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares, a fim de que estimular a implementação de serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, que comprovadamente aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem melhor gestão nas instituições de saúde.

 



Brasil debate avanços no tratamento e suporte ao paciente oncológico

Enquanto dados alarmantes mostram o câncer como a segunda principal causa de morte em todo o mundo, o Brasil se une para enfrentar essa epidemia de frente. A realização do XIII Fórum Nacional sobre Câncer – Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente oncológico é um passo significativo nessa direção. Promovido pelo Programa Ação Responsável – Ciclo Saúde, o evento movimenta Brasília, no dia 4 de julho, com a participação de profissionais de saúde, especialistas, representantes do governo e formadores de opinião, para uma discussão focada em soluções. O objetivo é disseminar informações sobre as recentes descobertas científicas e avanços clínicos e terapêuticos no tratamento dos diversos tipos de câncer, visando melhorar o cuidado oncológico no Brasil. Interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo site www.acaoresponsavel.org.br. As vagas são limitadas.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, com projeções alarmantes, que indicam um aumento de quase 47% nos casos até 2040. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil novos casos da doença anualmente de 2023 a 2025. Nesse contexto, o XIII Fórum Nacional sobre Câncer emerge como um evento crucial para discutir e propor soluções para melhorar o cenário do câncer no Brasil.

Política Nacional, em vigor

Entre os temas do evento, destaca-se a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, instituídos pela Lei 14.758 de 19 de dezembro de 2023. Essas iniciativas, que entraram em vigor neste mês junho, são vistas como um avanço significativo no tratamento dos pacientes oncológicos. A nova legislação busca diminuir a incidência de câncer, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir a mortalidade e garantir acesso ao cuidado integral a todos os pacientes.

Para enriquecer as discussões, o evento contará com a presença de formadores de opinião e tomadores de decisão dos diversos segmentos sociais, incluindo governos, setor privado, profissionais de saúde, mídias impressas, instituições nacionais e internacionais, setor acadêmico e terceiro setor.

A promoção do XIII Fórum Nacional sobre Câncer é alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2024-2027), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, entre outras políticas setoriais, e conta apoio do Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, OPAS, OMS, PNUD e a Agência Íntegra Brasil.

Serviço: XIII Fórum Nacional sobre Câncer – Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente oncológico
Data: 4 de julho, quinta-feira, das 9 às 14h
Local: Senado Federal – Interlegis – Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Via N2 Asa Norte, Brasília/DF
Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br

 



Estudo aponta dados sobre índice de preço ao produtor

Em abril de 2024, o relatório Índice de Preços ao Produtor (IPP), apontou que os preços das indústrias extrativas e de transformação, conhecidas como indústria geral (IG), registraram uma variação média de 0,74% em relação ao mês anterior, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta elevação, segundo a publicação, mantém a tendência de alta observada em março de 2024, quando o índice apresentou uma variação de 0,35% em relação a fevereiro de 2024.

Segundo os dados apresentados, a variação mensal do Índice de Preços ao Produtor (IPP) reflete um aumento contínuo, com a indústria geral acumulando uma variação de 0,99% no ano. Comparativamente, em abril de 2023, o acumulado no ano registrava uma taxa de -0,99%. Este é o quarto menor valor registrado para um mês de abril desde o início da série histórica, em 2014.

O relatório aponta que, em abril de 2024, 20 das 24 atividades industriais investigadas apresentaram variações positivas de preço em relação ao mês anterior. Entre as atividades com maiores variações absolutas estão papel e celulose (3,99%), indústrias extrativas (-3,58%), fumo (2,49%) e produtos farmacêuticos (2,10%). Em março de 2024, 16 atividades haviam registrado aumentos de preço, mantendo a tendência de alta observada na indústria geral.

Conforme informado no estudo, o setor de alimentos destacou-se como a atividade com maior impacto no resultado agregado da variação mensal, contribuindo com 0,19 ponto percentual (p.p.) para a variação de 0,74% da indústria geral. Outros setores que tiveram influência significativa foram as indústrias extrativas (-0,19 p.p.), papel e celulose (0,12 p.p.) e refino de petróleo e biocombustíveis (0,08 p.p.). O relatório também informa que a variação acumulada em 12 meses, que compara abril de 2024 com abril de 2023, foi de -3,08%. No mês anterior, março de 2024, esta mesma comparação havia registrado uma variação de -4,13%. Entre os setores com as maiores variações anuais estão refino de petróleo e biocombustíveis (-9,65%), impressão (7,54%), outros produtos químicos (-7,08%) e produtos de metal (-5,64%).

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que o aumento constante dos preços das indústrias de transformação e extrativas pode influenciar diretamente o custo de aquisição e manutenção de equipamentos. Com a indústria de papel e celulose registrando um aumento significativo de 3,99%, por exemplo, podemos prever que materiais derivados desses setores, como certos tipos de isolamentos e acabamentos, também sofrerão reajustes. “Essa dinâmica pode levar a um aumento nos custos operacionais para empresas de locação de equipamentos, impactando desde a aquisição de novos equipamentos até a substituição de peças e materiais de desgaste”.

Os dados divulgados no estudo, mostram que, sob a perspectiva das grandes categorias econômicas, a variação de preços em abril de 2024 foi de 1,16% para bens de capital (BK), 0,59% para bens intermediários (BI) e 0,89% para bens de consumo (BC). No segmento de bens de consumo, a variação foi de 0,83% para bens duráveis e 0,90% para bens semiduráveis e não duráveis. O relatório também destaca que a principal influência na variação de preços da indústria geral foi exercida pelos bens de consumo, que representam 36,87% do índice geral e contribuíram com 0,33 p.p. da variação de 0,74% em abril de 2024. Em seguida, os bens intermediários e bens de capital contribuíram com 0,33 p.p. e 0,09 p.p., respectivamente.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que olhando para o futuro, é essencial que as empresas de locação de equipamentos adotem uma abordagem proativa. Investir em tecnologias de automação e digitalização pode aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, como ocorreu em nossa unidade da empresa de locação de equipamentos em Rebouças, Curitiba . “A implementação de sistemas de gestão de ativos pode otimizar o uso dos equipamentos, minimizando o impacto dos aumentos de preços. Além disso, a formação de parcerias estratégicas com fornecedores e clientes pode proporcionar maior estabilidade e previsibilidade nos negócios”.

De acordo com os dados, a variação acumulada no ano até abril de 2024, comparada ao mesmo período de 2023, mostra uma reversão do sinal de -0,99% para 0,99% na indústria geral. O relatório aponta que este movimento foi seguido por bens intermediários, que apresentaram uma variação acumulada de -2,80% em abril de 2023, enquanto bens de capital e bens de consumo mantiveram sinais positivos.



Estudo aponta dados sobre investimentos em infraestrutura

No estudo apresentado no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), chamado investimentos necessários para o equacionamento do déficit habitacional e de infraestrutura e seus impactos econômicos foi apontado que nos últimos anos, a formação bruta de capital no Brasil tem apresentado desafios. A taxa de investimento, que mede a proporção do PIB direcionada a investimentos, caiu desde seu pico em 2013, quando alcançou 20,9% do PIB, para um mínimo de 14,6% em 2017, conforme divulgado no estudo.

Segundo dados apresentados pelo IPEA e informados no relatório, o indicador de formação bruta de capital fixo em 2023 estava 17% abaixo da média de 2013. No setor de construção civil, a redução foi de 12,2%. Essa diminuição substancial dos investimentos tem afetado diretamente a infraestrutura do país, resultando em um déficit significativo.

O estudo também informou que, segundo dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após 2013, houve uma queda expressiva nos investimentos públicos em infraestrutura, não compensada pelo setor privado. Conforme informado na publicação “Livro Azul da Infraestrutura – 2023” da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), entre 2013 e 2023, o investimento público em infraestrutura caiu 45,2%, enquanto o privado cresceu 20,1%. Entre 2019 e 2023, o investimento público cresceu 13,3% e o privado 46,6%, resultando em uma participação do investimento público de apenas 22,4% em 2023.

O relatório apontou que os investimentos totais em infraestrutura, que somaram R$ 227,2 bilhões em 2014, caíram 6,1% até 2023. O estudo informou que segundo estimativas da consultoria Inter.B, espera-se um crescimento de 11% em 2024, com investimentos públicos e privados alcançando R$ 54,04 bilhões e R$ 181,94 bilhões, respectivamente. No entanto, essa previsão ainda coloca o Brasil em desvantagem quando comparado a outros países em desenvolvimento, como mostra o relatório do Banco Mundial, segundo relatado na publicação.

Ainda sobre o relatório, é possível verificar que a série histórica mostra que, em 2013 e 2014, os investimentos em infraestrutura representavam 2,17% e 2,18% do PIB, respectivamente. Em 2023, essa taxa foi de 1,96%, com uma projeção de aumento para 2,12% em 2024. Esses números indicam uma recuperação tímida e insuficiente para cobrir o déficit existente. O relatório aponta que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal é uma tentativa de reverter esse quadro. O estudo informa em sua publicação que o novo PAC prevê investimentos de R$ 240 bilhões nos próximos quatro anos, com o objetivo de triplicar o nível atual.

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que como especialista em locação de equipamentos para construção civil, é crucial compreender as implicações desta realidade e as perspectivas futuras. A redução de 12,2% nos investimentos no setor de construção civil é preocupante, pois evidencia uma diminuição na atividade econômica que afeta diretamente a demanda por equipamentos de construção. A queda nos investimentos públicos, não compensada pelo setor privado, também reflete um ambiente de incerteza e volatilidade que influencia as decisões de investimento das empresas. “Para capitalizar sobre estas oportunidades, as empresas de locação de equipamentos devem focar em estratégias de inovação e eficiência operacional. Investir em tecnologia para oferecer equipamentos mais modernos e eficientes, além de soluções de manutenção preditiva, pode diferenciar os serviços oferecidos e aumentar a competitividade”.

A publicação informa ainda que estudos indicam que o estoque de capital em infraestrutura no Brasil deveria ser de 60,4% do PIB, mas em 2021 estava em 37,4%. Esse déficit de 23% está distribuído entre os setores de transportes, energia, saneamento e comunicações. O estudo informou que segundo o Banco Mundial, a insuficiência em infraestrutura custa cerca de 1,4% do PIB anualmente, devido às ineficiências operacionais.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que a capacidade de adaptação às novas tecnologias, como a construção modular e o uso de materiais sustentáveis, será essencial para atender às exigências de um mercado em transformação. E é dessa forma que agimos em nossa unidade da empresa de locação de equipamentos em Cidade Industrial, Curitiba.  “A chave para o sucesso estará na capacidade de adaptação e na antecipação das necessidades do mercado, aproveitando o momento de recuperação econômica e o impulso dos investimentos em infraestrutura”.



Cultura da colaboração nas empresas será tema do programa Bom Dia RH no dia 20

No dia 20 de junho (quinta-feira), a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) realizará o Bom Dia RH, que abordará o tema “Construindo uma Cultura de Colaboração e Felicidade”. O encontro acontecerá na Associação Comercial do Paraná (Rua XV de Novembro, 621), em Curitiba, das 8h às 12h.

O evento contará com a presença dos palestrantes: Cristiano Venâncio (fundador da Ora Laboratório de Governança e da Orah!); Flavia da Veiga (fundadora da BeHappier e da BeGroup Publicidade Positiva); e Michelle Taminato (CEO da CollabSoul com mais de 21 anos de experiência global em consultoria), além da mediação do Presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade.

“Construir uma cultura de colaboração inclui promover a participação ativa, o respeito mútuo, satisfação no trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos. São pontos essenciais para criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados, resultando em benefícios tanto para eles quanto para a organização”, pontua o Presidente da ABRH-PR.

Na ocasião, também será apresentado à comunidade um pedido de homenagem aos profissionais de RH realizado pelo vereador Pier Petruzziello. A solicitação foi feita à Câmara Municipal de Curitiba como um reconhecimento à celebração do Dia Internacional do Profissional de RH (20 de maio).

Durante o encontro, serão abordadas práticas como o incentivo ao trabalho em equipe, a promoção da comunicação aberta, o alinhamento de objetivos comuns e a resolução conjunta de problemas. Além disso, será enfatizada a importância do bem-estar dos colaboradores através de programas dedicados e a criação de um ambiente de trabalho positivo e acolhedor.

O Bom Dia RH promete ser um espaço de troca de conhecimentos e experiências, proporcionando ferramentas valiosas para a implementação de uma cultura organizacional de sucesso a longo prazo. O evento é gratuito para os associados da ABRH-PR. 

Serviço – Bom Dia RH

Data: 20 de junho de 2024 (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Associação Comercial do Paraná (ACP) / Rua XV de Novembro, 621 – Curitiba/PR

Apoio: Associação Comercial do Paraná (ACP) e Rádio Band News FM Curitiba



RecargaPay lança cartão de crédito com 1,5% de cashback

O app de pagamentos RecargaPay anunciou o lançamento de mais um produto, o Cartão de Crédito com Limite Garantido RecargaPay. A novidade foi pensada para oferecer uma dinâmica “Ganha Ganha”, na qual todas as funcionalidades disponíveis geram vantagens ao cliente: ele ganha o maior cashback da categoria em todas as compras e ganha bônus diário equivalente a 106% do CDI desde o primeiro dia em cima do limite que ele próprio pode construir. 

O cartão oferece cashback de 1,5% em todas as compras e, com um modelo de limite garantido, permite que o cliente controle o seu limite. Dessa forma, é ele quem escolhe o valor que será colocado no cartão virtual e quanto poderá gastar. Além de garantir sua organização financeira, o valor reservado cresce o equivalente a 106% do CDI, ou seja, assim como o saldo da carteira digital, o limite também recebe o bônus diário. A novidade já está disponível para todos os clientes do app gratuitamente e sem a necessidade de análise. Com bandeira Mastercard, ele pode ser usado para qualquer tipo de compra, inclusive com parcelamento. O lançamento chega para complementar o portfólio de pagamentos da RecargaPay e visa ajudar os brasileiros a alcançar seus objetivos financeiros.

“Queremos desafiar a noção de que o cartão de crédito representa um gasto. Aqui na RecargaPay convidamos nossos clientes a fazer boas escolhas e ganhar também com o cartão “Ganha Ganha”, com o cashback em todas as compras e o bônus diário no limite”, revela Rodrigo Teijeiro, Founder e CEO da RecargaPay. 

“A criação do cartão “Ganha Ganha” é um passo natural para o nosso negócio e um pedido de nossos clientes. Estamos animados em oferecer o cartão com os melhores benefícios da categoria e que gera um ciclo de ganhos sem nenhuma anuidade, pois acreditamos que todos devem ter acesso ao cartão de crédito. É muito conveniente. Queremos convidar nossos clientes a repensar seus pagamentos para encontrar soluções que façam mais sentido para seus objetivos financeiros. Com o nosso cartão virtual, além de ganhar um controle maior sobre o seu limite, ele ganha 1,5% de cashback em todas as compras e um bônus diário equivalente a 106% do CDI já no primeiro dia,” complementa Teijeiro. 

O executivo explica ainda que a empresa está sempre trabalhando para levar soluções práticas e que deem autonomia para os brasileiros realizarem seus pagamentos da forma que preferirem. O lançamento fortalece a vertical de crédito do app: “as pessoas têm diferentes demandas de pagamentos, e queremos que os clientes repensem a maneira de pagar contas, até encontrar o que se encaixa melhor no seu bolso. Pretendemos agregar cada vez mais benefícios ao cartão e tornar o nosso ecossistema ainda mais integrado e atraente”, comenta Teijeiro.

Testado e aprovado dentro de casa

O cartão “Ganha Ganha” com Limite Garantido passou por um período de testes com os próprios colaboradores da RecargaPay. “Nós lançamos o cartão exclusivamente para nossos colaboradores, que nos enviaram uma série de sugestões, ajustes e melhorias que já foram incorporadas ao lançamento oficial para o mercado. Sempre há um cuidado muito grande nas inovações que apresentamos, e as avaliações de nossos clientes, como por exemplo as 4.8 estrelas no Google Play, mostram como a RecargaPay sabe criar a melhor experiência aos usuários. É essa experiência que criamos também para o cartão de crédito”, completa Teijeiro.



Clínica Fares com receita do dia envia 1 tonelada ao RS

Com o intuito de prestar auxílio imediato e eficaz às vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, a Clínica Fares decidiu converter 50% da receita obtida em um dia inteiro de atendimentos em doações para ajuda humanitária. A iniciativa faz parte das ações solidárias que a instituição sempre promove, direcionando esforços para apoio das vidas afetadas pela tragédia climática.

Empresas de diversos setores têm se mobilizado para prestar apoio às vítimas. De acordo com um artigo da Exame, companhias do setor aéreo, varejistas e instituições financeiras estão liderando ações de socorro para amenizar os impactos das inundações na região

Adiel Fares reforça que, além da ajuda emergencial, a ação visa estimular outras organizações a se engajarem em causas sociais. “Espero que essa ação inspire outros empresários a também contribuírem de alguma forma com as famílias atingidas,” declarou ele. A receita arrecada foi destinada à compra de cestas básicas que chegaram a pesar 1 tonelada.

Não é a primeira vez que o Grupo Fares demonstra seu compromisso social. A clínica, que tem uma longa trajetória de ações comunitárias, já havia contribuído para campanhas de doação de sangue e mutirões de atendimento gratuito em regiões carentes. A atual situação no Rio Grande do Sul, no entanto, exige uma mobilização maior e mais urgente.

“As recentes enchentes no Rio Grande do Sul provocaram uma devastação imensa, deixando inúmeras famílias desabrigadas e carecendo de suporte básico. Nosso intuito é contribuir significativamente para aliviar o sofrimento dessas pessoas,” afirmou Adiel Fares, Ceo da clínica, destacando a importância da solidariedade em tempos de crise.

Empresas do setor privado têm implementado diversas formas de ajuda, incluindo doações em dinheiro, transporte de mantimentos, vaquinhas virtuais, congelamento de preços no varejo e condições para renegociar dívidas. Segundo uma reportagem da CNN, companhias aéreas como Azul e Gol estão concentrando esforços para coletar e transportar doações para o estado.

A campanha da Clínica Fares não se limita apenas ao recolhimento de doações, mas inclui também a logística para a entrega dos itens às áreas mais necessitadas. A coordenação com outras iniciativas do setor privado e a Defesa Civil do estado visa garantir que a ajuda chegue de maneira rápida e eficiente.

Fares finaliza com uma mensagem de esperança: “Neste momento crítico, cada contribuição, por menor que seja, faz uma grande diferença. Convidamos todos a se unirem a nós nessa missão de reconstruir as vidas afetadas pelas enchentes.” A previsão é que os recursos arrecadados e os donativos cheguem ao destino nos próximos dias, trazendo alívio e esperança para muitas famílias.



Estomaterapeuta trata ferida crônica e promove autocuidado eficaz

O papel do estomaterapeuta no tratamento de feridas crônicas é fundamental para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes. Estomaterapeuta, de acordo com o dicionário Priberiam, é o especialista em estomaterapia que realiza cuidados necessários a portadores de drenos e cateteres, estomias, feridas crônicas, fístulas e incontinências.

No contexto de feridas crônicas, que são aquelas que não cicatrizam dentro do tempo esperado, o papel do estomaterapeuta destaca-se pela abordagem multidisciplinar e científica.

As feridas crônicas são consideradas um grave problema na saúde pública, pois são caracterizadas por sua demora ou dificuldade na cicatrização, o que impacta na qualidade de vida do paciente (Revista Arq. Ciência Saúde UNIPAR, 2023). Essas feridas requerem uma avaliação precisa e contínua do estado da ferida e das condições do paciente, como a circulação sanguínea e o controle glicêmico, facilitado pela expertise do estomaterapeuta.

Um dos principais papéis do estomaterapeuta é o conhecimento científico para a qualidade de vida do paciente como um todo. Segundo SOBEST (2024), com esse conhecimento científico o estomaterapeuta é capaz de fornecer cuidados preventivos, curativos e de reabilitação, com uma abordagem holística, em todas as suas áreas de atuação profissional; como também promover a autonomia de seus assistidos. Com essas informações, o estomaterapeuta pode criar um plano de tratamento personalizado que promove a cicatrização e melhora na qualidade de vida do paciente.

O estomaterapeuta não trata apenas feridas crônicas, ele também educa o paciente e cuidadores sobre o autocuidado e a prevenção de novas feridas, comenta Micheline Sarquis, Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e CEO do Instituto Micheline Sarquis tratamento de feridas crônicas em Belo Horizonte – MG.

A atuação do estomaterapeuta conta com a colaboração multiprofissional. Trabalhando em conjunto com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, eles buscam atender as necessidades do paciente. Essa abordagem integrada lida com a complexidade das feridas crônicas buscando a cicatrização efetiva.

Para mais informações e conhecer os tipos de tratamentos de feridas crônicas, basta
acessar: https://www.institutomichelinesarquis.com



Relatório aponta dados sobre consumo com impacto positivo

Segundo os dados apresentados no relatório Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo 2023 do Mercado Livre, o consumo de moda infantil sustentável está aumentando tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina. O documento mostra que este crescimento reflete uma mudança nas preferências dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes sobre as práticas sustentáveis e o impacto ambiental de suas escolhas.

Conforme informado na publicação, houve um aumento de 29% no número de compradores sustentáveis no Brasil no ano de 2022. O estudo indica que este crescimento é impulsionado por uma maior oferta de produtos sustentáveis, como roupas infantis feitas com materiais orgânicos e reciclados.

O relatório aponta dados que mostram um aumento de 30% nas vendas de produtos sustentáveis na região, com destaque para o Brasil, que registrou o maior crescimento em comparação com outros países latino-americanos. Entre os produtos mais vendidos estão roupas feitas de tecidos de bambu e algodão orgânico.

O relatório aponta dados que indicam que os compradores que mais cresceram no consumo de produtos sustentáveis pertencem à Geração Z, com um aumento de 50% em comparação ao período de 2021/2022. Conforme informado na publicação, a Geração X, composta por consumidores entre 42 e 58 anos, representa mais de 30% dos compradores sustentáveis. Os Millennials, que constituem aproximadamente 40% dos compradores sustentáveis, também estão impulsionando o mercado de produtos ecológicos.

Lillian de Oliveira, CEO da Loja Virtual de Fraldas Ecológicas Malana Eco, afirmou que a conscientização crescente dos consumidores sobre práticas sustentáveis e o impacto ambiental de suas escolhas está gerando um aumento significativo na demanda por produtos que respeitam o meio ambiente. Com o aumento de 29% no número de compradores sustentáveis no Brasil, vemos uma tendência clara de mudança nas preferências de consumo. Lillian continuou dizendo que em paralelo, as categorias de fraldas ecológicas, brinquedos montessorianos e itens como cueca para desfralde e calcinha para desfralde, estão se beneficiando desta tendência. Os pais estão cada vez mais atentos à sustentabilidade, buscando opções que sejam seguras para seus filhos e para o planeta. Fraldas ecológicas, por exemplo, oferecem uma alternativa sustentável às fraldas descartáveis tradicionais, reduzindo o impacto ambiental e proporcionando conforto e segurança para os bebês. “A moda infantil sustentável destaca-se por oferecer peças que não só são elegantes e confortáveis, mas também respeitam o meio ambiente”.

Conforme indicado no relatório, a moda infantil não é apenas uma tendência passageira, mas uma parte integral de um movimento maior em direção ao consumo consciente. O aumento na demanda por roupas infantis sustentáveis reflete uma crescente preocupação dos pais com o futuro do planeta e a saúde de seus filhos. Produtos como fraldas reutilizáveis e roupas feitas de materiais reciclados são exemplos de itens que têm visto um aumento nas vendas, de acordo com as informações apresentadas no relatório.

Perguntado sobre o assunto, Lillian de Oliveira afirmou que a busca por produtos que minimizem o impacto ambiental e promovam práticas sustentáveis está se tornando cada vez mais comum entre diferentes faixas etárias. As empresas que investirem em sustentabilidade estarão não só atendendo a uma demanda crescente, mas também contribuindo para um futuro mais sustentável para todos.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/malanaeco/



Crédito digital impulsiona inclusão financeira no Brasil

Comprovando sua capacidade de inclusão financeira, o segmento crédito digital/serviços destacou-se como o que mais aumentou sua base de clientes entre junho de 2018 e dezembro do ano passado, de acordo com a mais recente edição do Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central. Segundo a autoridade monetária, o número de usuários ativos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) mais do que dobrou no período analisado, registrando 103,2% de expansão. 

Na análise específica do segmento crédito digital/serviços, o Banco Central sinaliza que o crescimento foi impulsionado principalmente pela chegada de novos players no mercado, “devido à oferta do Pix e de cartões de crédito”, pontua o estudo, que destaca que “os usuários ativos apenas em operações de crédito ultrapassaram a marca de 63 milhões de PF e mais de 1 milhão de PJ em dezembro de 2023”. 

Ainda de acordo com o levantamento, nos sistemas financeiro e de pagamentos, os clientes pessoas físicas saltaram de 77,2 milhões (46,8% da população adulta) para 152 milhões (87,7% da população adulta), representando uma elevação de 97,0%. Já entre as pessoas jurídicas (incluindo microempreendedores individuais) houve uma expansão de 3,4 milhões para 11,6 milhões, o que significa um avanço de 244,5%. 

Na avaliação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), as conclusões do relatório do BC comprovam a capacidade do setor em promover a inclusão financeira e estão em linha com a movimentação do mercado nos últimos anos. 

“A digitalização dos serviços financeiros, fortemente impulsionada pela expansão das fintechs na esteira da pandemia, vem ano a ano demonstrando seu potencial ao permitir que um contingente importante de pessoas tenha acesso não apenas a uma conta bancária e a um cartão de crédito, mas também a uma série de produtos e serviços financeiros”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da associação. 

“Por meio dessas ofertas, potencializadas pelo aumento da concorrência e pela profusão de inovações, cada vez mais brasileiros têm a oportunidade de buscar recursos financeiros em condições mais favoráveis e alinhadas a seus perfis e objetivos”, completa a executiva. 

O Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central está disponível na íntegra em https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconomiabancaria



Itaúsa:Fato Relevante – Amortização Antecipada de Debêntures

ITAÚSA S.A. (“Companhia”) (B3: ITSA3, ITSA4) comunica aos acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia, reunido nesta data, deliberou pagar, em 30 de agosto de 2024, juros sobre o capital próprio no montante bruto de R$ 1,700 bilhão (ou líquido de R$ 1,445 bilhão), correspondente ao valor bruto de R$ 0,1646 por ação, com retenção de 15% de imposto de renda na fonte, resultando em juros líquidos de R$ 0,13991 por ação, excetuados dessa retenção os acionistas pessoas jurídicas comprovadamente imunes ou isentos, sendo:

>       R$ 0,977 bilhão ou R$ 0,0946 por ação (líquidos de R$ 0,08041 por ação), declarados nesta data, tendo como data-base a posição acionária final do dia 20 de junho de 2024; e

>        R$ 0,723 bilhão ou R$ 0,07 por ação (líquidos de R$ 0,0595 por ação), declarados em 18 de março de 2024, tendo como data-base a posição acionária final do dia 21 de março de 2024, conforme anteriormente divulgado.

São Paulo (SP), 17 de junho de 2024.

 

ALFREDO EGYDIO SETUBAL

Diretor de Relações com Investidores



AEGEA | Retap Bond 2031

São Paulo, 17 de junho de 2024 – Para fins do disposto na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44, de 23 de agosto de 2021, a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que a sua subsidiária Aegea Finance S.à r.l. (“Emitente”) precificou, nesta data, a reabertura da oferta privada de títulos sênior representativos de dívida com garantia integral prestada pela Companhia e vencimento em janeiro de 2031 (“Notes” ou “Sustainable e Sustainability-Linked Notes”) de US$ 300 milhões de principal agregado e coupon  de 9,000% a.a., pagos semestralmente (“Oferta”). O preço de emissão da reabertura foi de 102,711% do valor principal das Notes, com yield de 8,375%. A liquidação das Notes está prevista para o dia 25 de junho de 2024.

A emissão das Notes constitui uma emissão de notas adicionais com termos e condições idênticos aos definidos na Indenture datada de 4 de outubro de 2023 (“Indenture”), exceto pela data de emissão e preço de emissão, nos termos da Indenture.

Reforçando o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e a sua evolução na agenda ESG (ambiental, social e de governança), esta emissão é caracterizada como Sustainable e Sustainability-Linked (SLB) uma vez que, de acordo com o Sustainable e Sustainability-Linked Framework, disponível no site de Relações com Investidores da Companhia (“Framework”), (i) os recursos decorrentes das Notes serão utilizados para usos corporativos gerais, inclusive para financiar ou refinanciar, no todo ou em parte, projetos existentes ou futuros que deverão gerar resultados ambientais positivos e avanços sociais no Brasil, conforme detalhado no Framework (“Investimentos Elegíveis”); e (ii) a emissão está associada ao desempenho de indicadores de performance em sustentabilidade (KPIs – Key Performance Indicators), vinculados ao aumento da eficiência energética e diversidade de gênero e raça nas posições de liderança da Companhia.

Os títulos são regidos pelos Sustainable e Sustainability-Linked Bond Principles, promulgados pela International Capital Markets Association. Como auditor dos KPIs a Companhia contou com a Bureau Veritas e como avaliador independente com a Sustainalytics para emissão do relatório de Second Party Opinion. Mais informações estão detalhadas no Framework disponível no site de Relações com Investidores da Companhia.

As Notes serão colocadas no mercado internacional e ofertadas somente a investidores institucionais qualificados, residentes e domiciliados nos Estados Unidos da América (“EUA”), com base na regulamentação emitida pela Securities and Exchange Commission, especificamente, a “Rule 144A”, que também são “qualified purchasers” (conforme definido no regulamento do Investment Company Act) e, nos demais países, exceto no Brasil e nos EUA, com base na “Regulation S do Securities Act”.

 

AVISO LEGAL: Este fato relevante não constitui uma oferta ou venda de valores mobiliários no Brasil, nos EUA ou em qualquer outra jurisdição. A Oferta e a emissão das Sustainable e Sustainability-Linked Notes não foram registradas na CVM, na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA nos termos da Lei de Valores Mobiliários dos EUA de 1933 (“Securities Act”) ou lei de valores mobiliários de qualquer estado dos EUA, ou em qualquer outra jurisdição. As Sustainable e Sustainability-Linked Notes não podem ser ofertadas e não serão vendidas no Brasil, exceto em circunstâncias que não constituam uma oferta pública ou uma distribuição não autorizada nos termos da legislação e regulamentação brasileiras. As Sustainable e Sustainability-Linked Notes não poderão ser oferecidas ou vendidas nos EUA ou para United States persons na ausência de registro ou de uma isenção de registro, nos termos do Securities Act e qualquer legislação estadual aplicável.

 

André Pires de Oliveira Dias

Vice-Presidente de Finanças e
Diretor de Relações com Investidores



Aumento das recuperações judiciais leva escritório carioca para Brasília

Com recorde de inadimplência empresarial, o Brasil testemunhou aumento surpreendente no índice de recuperações judiciais em 2023, ultrapassando o patamar de 1.400 pedidos, de acordo com o indicador de Falência e Recuperação Judicial da Serasa Experian.

Impulsionado por pequenas e micro empresas dos setores de comércio e serviços, o crescimento de 68% em comparação a 2022 preocupa o mercado e abre espaço para empresas especializadas na área ajudarem nos processos.

Com mais de 20 anos de mercado, a Swot Global é uma consultoria especializada em gestão de projetos de capital e está abrindo sua filial em Brasília. “Nós temos ampla experiência nestes processos e esse aumento de demanda em outros estados nos abriu os olhos para a necessidade de ampliação dos nossos negócios. Atendemos grandes empresas como Enel, Rio Galeão, Editora Abril, Heineken, Via Bahia, Farmoquímica. Além disso, atuamos como peritos e assistentes técnicos no técnicos no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.”, explica Marcello Guimarães, sócio e fundador da empresa.

Grande parte do reconhecimento também deve-se à atuação como peritos e assistentes técnicos. Nesses casos, os profissionais são responsáveis por fornecer análises detalhadas e precisas sobre engenharia, economia, finanças e direito. Atividade essencial para fornecer um parecer técnico aos juízes e árbitros, possibilitando tomadas de decisão fundamentadas e assertivas.

Ainda de acordo com Marcello, o novo escritório será localizado na Asa Sul, com facilidade de acesso aos principais órgãos da cidade. “Estamos contratando 15 novos profissionais, mantendo sempre nosso diferencial de trabalhar com uma equipe própria e especializada”, afirma Hilton Junior, vice-presidente. 

Embora o grande volume das recuperações seja de pequenas e micro empresas, grandes nomes do cenário nacional apresentam dificuldades. 

No mercado atual, algumas empresas, conhecidas por suas estratégias persuasivas de marketing, têm sido alvo de desafios financeiros significativos. Recentemente, uma dessas organizações teve seu pedido de recuperação judicial aprovado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, enquanto outra entrou com um processo semelhante em março na mesma jurisdição. Essas situações demonstram a importância da expertise técnica em processos de reestruturação financeira, incluindo a avaliação minuciosa das finanças corporativas, a detecção de passivos não aparentes e a apresentação de planos de reestruturação abrangentes.



Escolas brasileiras que se destacaram no ENEM 2023

Melhores Escolas do Brasil em 2023. A Edutech AIO Educação divulgou as notas do ENEM, destacando as escolas melhor colocadas no exame no ano. O ranqueamento completo pode ser conferido no site do projeto.

As 10 escolas com alunos de maior proficiência em 2023, conforme a última pesquisa realizada, estão concentradas em poucos estados: Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia. Minas Gerais destaca-se com quatro escolas no ranking, sendo uma delas pública, enquanto o Ceará aparece com três escolas.

A escola que mais se destacou nos quatro anos da pesquisa foi o Farias Brito, do Ceará, sendo a escola com a maior nota média em todos os quatro anos. Como o Farias Brito também tinha sido o primeiro colocado nos quatro anos anteriores às pesquisas, passou a ser a única escola do país a liderar por oito anos seguidos o ranking do ENEM por escola, sempre com uma distância considerável do segundo colocado.

Escolaridade das mães

A relação entre a escolaridade das mães e a nota dos alunos foi um dos temas centrais da pesquisa. Mateus Prado, que coordenou a pesquisa com o auxílio de Paulo Vivas e Murilo Vasconcelos, todos da Edutech AIO Educação, descobriu que alunos matriculados em escolas onde a média da escolaridade das mães é maior tendem a ter notas mais altas, mostrando que a renda não é necessariamente o fator que mais influencia as notas dos alunos. Outra descoberta significativa é que, quando se coloca um aluno com mãe de menor escolaridade em uma escola onde a maioria das mães têm maior escolaridade, ele é puxado pela turma e aumenta sua nota. O contrário também foi constatado: se um aluno com mãe de maior escolaridade é colocado em uma escola onde a maioria das mães têm menor escolaridade, a tendência é que suas notas no ENEM sejam menores.

Como metodologia os pesquisadores utilizaram a mediana das escolaridades das mães declaradas pelos alunos de cada escolas e as notas que estes alunos tiveram no ENEM. 

Pandemia e impactos nas notas do ENEM

Nas escolas públicas, desde 2020, observou-se um aumento na média das notas dos alunos no ENEM, mas isso não pode ser confundido com uma melhoria na qualidade da escola pública. Mateus Prado ressalta que correlação não significa casualidade. Quando se cruzam mais dados, descobre-se que a maioria dos alunos que faltaram ao ENEM de 2020 e não fizeram as inscrições no exame nos anos seguintes são de menor renda e de menor escolaridade das mães. Esses alunos são justamente os que, historicamente, têm as menores notas no ENEM.

Onde encontrar os dados completos?

Os dados completos estão disponibilizados para as comunidades de escolas públicas, como diretores, coordenadores, pais, alunos e todos os interessados, podem acessar o site e ter acesso totalmente gratuito a relatórios detalhados sobre as escolas desde 2012, com dados da pesquisa e mais dados proprietários da AIO Educação.

Escolas particulares conseguem ver os dados de sua própria escola. A pesquisa completa, com dados de cerca de 20 mil escolas que 10 ou mais alunos fizeram o ENEM desde 2012 pode ser conferida também no site da AIO Educação.

Toda a coleta de dados para a pesquisa foi feita pelos pesquisadores na sala segura do SEDAP, o Serviço de Dados Sensíveis do INEP, sob a autorização do INEP. As opiniões contidas na matéria não são necessariamente as opiniões do INEP e do MEC. Qualquer publicação de dados da pesquisa deve citar a fonte original retirada do site do projeto, com o nome da pesquisa, dos pesquisadores e de como foi o acesso à sala segura do INEP.



Novo indicador da ABAC mostra otimismo dos consórcios

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) está lançando um novo indicador, o Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC. Trata-se de um índice que visa mostrar ao consumidor como está a confiança dos principais executivos das administradoras associadas em relação ao sistema de consórcios e também em relação à economia de uma forma geral.

Além dos tradicionais indicadores estatísticos, publicados de forma regular, a entidade divulgará bimestralmente o resultado do ICSC, apontando as expectativas setoriais para curto prazo, com base nas respostas dos filiados à ABAC, que representam 73% das administradoras autorizadas pelo Banco Central. Esse universo corresponde a 99% dos participantes ativos do sistema de consórcios.

De acordo com a assessoria econômica, “o ICSC variará de 0 a 100 pontos, no qual a pontuação acima de 50 indicará otimismo dos empresários em relação ao sistema de consórcios no contexto econômico de curto prazo. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos demonstrará falta de otimismo para o período analisado”, detalha Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC.

Calculado e testado previamente durante o 44º CONAC Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios, realizado em maio, o Índice de Confiança do Setor de Consórcios cravou 64,0 pontos. “Trata-se de um número expressivo, pois acima de 50 pontos aponta a confiança daquelas empresas que responderam ao questionário piloto”, valida Barbagallo. O próximo resultado será divulgado em julho.

Metodologia

Para cálculo do ICSC, serão ponderadas as respostas empresariais relativas aos seis focos seguintes: situação atual da economia, situação atual do sistema de consórcios e situação atual da administradora, perspectivas para os próximos 12 meses da economia, para os próximos 12 meses do sistema consórcios e para os próximos 12 meses da administradora associada que respondeu à pesquisa.

“O novo índice será mais um meio de análise à disposição dos consumidores que estão interessados em aderir a uma cota de consórcio”, explica Barbagallo. “Seja para formação ou ampliação de patrimônio e realização de sonhos de consumo, ou ainda para compra de bens ou contratação de serviços para geração de renda futura, por meio do mecanismo de autofinanciamento simples e econômico existente no país há mais de 60 anos”, completa Barbagallo.

Atualmente, a associação disponibiliza orientações e informações setoriais sobre o produto, dados de mercado, legislação, empresas associadas, educação financeira, entre outras, por meio dos sites: abac.org.br e saberfinanceiro.org.br. O consumidor pode, também, consultar o consorciodeaaz, um guia que explica as principais regras do sistema de consórcios.

Se por um lado, há uma tendência crescente na confiança do consumidor em consultar diversas fontes de informação, por outro, o setor produtivo poderá também planejar seus negócios considerando o ICSC.

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, assinala ainda que “se trata igualmente de referência positiva para outros segmentos econômicos. Vale destacar que o nosso setor contribui diretamente, também, para o desenvolvimento e crescimento dos mercados automotivo, imobiliário, serviços, de eletroeletrônicos e bens móveis duráveis, entre outros”.

Em abril, o sistema de consórcios contava com 10,53 milhões de participantes ativos. Movimentou R$ 108,67 bilhões no acumulado do primeiro quadrimestre, resultado das vendas de 1,35 milhão de cotas, no período.



Otimização fiscal se torna prioridade entre as agências de publicidade

O mercado publicitário brasileiro tem passado por transformações significativas, com um movimento crescente de formalização entre as agências de publicidade. De acordo com informações do Sebrae, o setor de publicidade e propaganda no Brasil é composto por aproximadamente 85% de micro e pequenas empresas. Esse dado é corroborado por um estudo da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), que aponta a predominância de pequenas e médias empresas no mercado publicitário nacional.

Além disso, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) indica que existem cerca de 15 mil empresas desse segmento no Brasil, englobando agências de publicidade, marketing, relações públicas, entre outras.

Segundo dados do Anuário da Comunicação Corporativa de 2022, o mercado de agências de comunicação faturou quase R$ 5 bilhões e empregou mais de 17.000 profissionais.

Especialistas afirmam que a busca por uma estrutura tributária mais eficiente tem sido um dos principais fatores impulsionando essa tendência de formalização. “Muitas agências perceberam que, ao migrar de um regime como o Simples Nacional para estruturas mais robustas, elas podem obter economias expressivas”, destaca Robson Araújo, CEO da SmartSolve, empresa especializada em contabilidade no mercado publicitário. “Ao adotar um regime mais adequado ao seu porte e atividade, é possível reduzir a carga tributária em até 30%, o que representa um ganho significativo que pode ser aplicado no crescimento do negócio”, completa.

O assessoramento contábil especializado tem sido fundamental nesse processo, auxiliando as agências a analisarem em profundidade os diferentes regimes tributários e encontrar a melhor solução para seu negócio. “Essa orientação garante que elas tomem a decisão mais assertiva, simplificando todo o processo burocrático”, afirma o consultor.

Com um cenário econômico ainda incerto, a otimização fiscal deve se consolidar como uma prioridade ainda maior para as agências de publicidade nos próximos anos. Investir nessa frente pode ser a chave para impulsionar o crescimento sustentável desse importante setor da economia brasileira.

Para mais informações sobre abertura de empresas e diagnóstico tributário no mercado publicitário, basta acessar.



Empresa facilita compra de passagens aéreas promocionais

De acordo com um estudo realizado pela Kantar Worldpanel, cerca de 80% dos brasileiros afirmam que compraram itens por identificarem uma promoção. De olho nesta característica do consumidor, a Resgate Milhas, empresa brasileira que atua com passagens aéreas, pacotes de viagens e hotéis, busca, justamente, oferecer a seus clientes descontos atrativos. 

A demanda inicial pelos serviços da empresa se deu a partir da rede de contatos do fundador Daniel Vivone, entusiasta do assunto e viajante frequente. De acordo com o empresário, ao comercializar entre conhecidos e amigos, ele vislumbrou um mercado a ser explorado, podendo alcançar um negócio que fosse muito além de seu círculo social. 

De acordo com os dados compartilhados por Vivone, a empresa recebeu, apenas no primeiro trimestre de 2024, mais de 5 mil cotações de passagens, concretizou pelo menos mil trechos ao redor do mundo para seus clientes apenas neste período.

Trata-se, de fato, de um mercado de grande potencial. O mês de abril, por exemplo, registrou a maior atividade aérea do ano, com 237.653 movimentos, como indicam os dados do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), compartilhados pelo Instituto Brasileiro de Aviação. No mês analisado, foram registrados 8.745 movimentos a mais do que o mês de março – um crescimento de 5,9% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Além disso, o levantamento revelou que os movimentos aéreos da Aviação Comercial Nacional chegaram a 128.093 registros em 30 dias, uma expansão de 4,5%, conforme informações do Relatório Comparativo de 100 aeródromos do CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea).

“Nesse panorama, o mercado de milhas aéreas e passagens oferece acessibilidade financeira, flexibilidade nas viagens e incentiva a fidelidade dos clientes”, afirma Vivone. “Além disso, esse segmento promove a competição entre as empresas, cria oportunidades de negócios e impulsiona o desenvolvimento do turismo”, acrescenta, pontuando que a empresa, além de oferecer um atendimento individualizado, comercializa passagens com milhas aéreas, “o que torna a viagem até 70% mais barata do que os principais sites de busca”.

O fundador da Resgate Milhas explica que o time da empresa realiza um rastreamento diário de passagens em todo o mundo. “Ao identificar disponibilidades vantajosas, disponibilizamos gratuitamente essas promoções em nossas comunidades no WhatsApp, destinados tanto à classe econômica quanto à classe executiva”.

Segundo Vivone, a empresa tem planos de continuar investindo em atendimento especializado no curto e médio prazo, visando atender cada cliente de forma individual. “Esperamos dar continuidade à missão da Resgate Milhas: comercializar passagens aéreas mais acessíveis, com um atendimento personalizado para nossos clientes”, afirmou.

Para mais informações, basta acessar: https://www.resgatemilhas.com.br/, https://resgatemilhas.com.br/comunidades/economica/ ou https://resgatemilhas.com.br/comunidades/executiva/



NextWave: app ajuda a criar ideias de vídeos curtos e virais

Se uma imagem vale mais que mil palavras, o que dizer de um vídeo? Bem, a resposta para isso talvez esteja entre os mais de 98 milhões de usuários que o TikTok tem somente no Brasil. E para ajudar aqueles que produzem diariamente conteúdos não apenas para o TikTok, mas também para outros apps como os Reels do Instagram ou o YouTube Shorts, existe o NextWave.

Diante da necessidade de estar sempre em dia com o que é tendência, a criatividade pode ser um gargalo para quem precisa criar novos conteúdos digitais de forma diária e massiva. E mais: é preciso fazer isso de forma a antecipar o que se torna viral ou não, com a finalidade de alcançar o maior número de pessoas nas redes sociais. Neste contexto, o NextWave é um aplicativo capaz de gerar ideias de vídeo de alta qualidade e grande chance de viralização.

Gabriel Ponzi, um dos idealizadores do app, explica que a ideia do aplicativo surgiu após uma pesquisa sobre soluções para a criação de vídeos longos que já existiam no mercado. “Mas logo percebemos que o mercado digital estava em uma tendência de uso de vídeos curtos. Foi, então, que surgiu a ideia de criar o app para auxiliar os usuários nessa demanda de criação de conteúdos cursos e recorrentes.”

Para isso, o NextWave utiliza um algoritmo avançado aliado à Inteligência Artificial para criar ideias de vídeos sobre diferentes assuntos, antes mesmo que estes sejam descobertos e postados por outros usuários das redes sociais. E é importante salientar que as ideias geradas são personalizadas de acordo com o perfil do usuário.

“O aplicativo pode criar definitivamente conteúdo sobre qualquer assunto. E, ainda melhor, interligar dois assuntos completamente diferentes, para que o usuário consiga falar do seu próprio negócio, conectando com uma ideia de assunto popular que esteja em alta no momento”, ressalta Hugo Rocha, responsável pelo desenvolvimento do produto. Ele ainda explica que o usuário recebe a ideia de vídeo no formato de texto adaptado para vídeos curtos, como uma espécie de roteiro. O NextWave fornece todos os detalhes que o usuário precisa falar no vídeo e, ainda, as cenas que ele deve filmar. 

Atualmente, o NextWave já conta com mais de trinta e seis  mil usuários ativos, que já geraram mais de 49 mil ideias de vídeos curtos. E, de acordo com Moisés Meireles, CEO da companhia, o retorno dos usuários tem sido bastante positivo. “É claro que ajustes precisam ser feitos em todo lançamento de produto, mas estamos felizes com o resultado de mais de 1300 avaliações, com nota média de 4.6, que inclusive é uma nota superior ao aplicativo do próprio Instagram.”

O poder de um vídeo curto

Segundo um relatório do Google, em janeiro de 2022, mais de 700 milhões de horas de conteúdos em vídeo foram vistos na televisão – que tem, cada vez mais, se tornado apenas uma extensão da tela do celular. Ou seja, a cada dia que passa, os vídeos on-line têm se tornado mais populares do que a produção de conteúdo tradicional. 

Segundo esse mesmo estudo, dentre os diferentes formatos de vídeos on-line, 59% das pessoas da chamada Geração Z (nascidos entre os anos de 1995 e 2010) preferem os mais curtos. Tanto que, segundo um relatório da Vidyard, a produção de vídeos com duração entre 2 e 4 minutos cresceu 53% em 2023 em relação ao ano anterior. 

O mercado do marketing também já descobriu o poder dos vídeos curtos em aplicativos como TikTok e Instagram. Tanto que, segundo o Data Reportal, números da ByteDance – empresa responsável pelo TikTok – indicam que os anúncios do app alcançaram 59,8% de todos os adultos com 18 anos ou mais no Brasil no início de 2024. Enquanto isso, o Instagram possui mais de 134 milhões de usuários ativos no país, dos quais, cerca de 71% são impactados com anúncios. 

É possível comparar a rivalidade entre TikTok e Instagram Reels como uma verdadeira “guerra de titãs” dos vídeos curtos. Um estudo da Emplifi comparou mais de mil perfis de marcas que estão em ambas as redes para avaliar o quanto cada rede contribuiu para seu desempenho geral. 

O resultado mostrou que as contas no Instagram superaram as do no que diz respeito ao alcance médio (65% vs. 35%), média de interações (61% vs. 39%) e média de visualizações (64% vs. 36%). No entanto, as marcas obtiveram uma taxa média de engajamento mais alta via TikTok do que no Instagram (54% vs. 46%).

Para mais informações, basta acessar: http://www.nextwaveapp.io



Faturamento dos serviços de alimentação cresceu 16% em 2023

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), e conduzida pela consultoria Galunion, 74% dos serviços de alimentação, como restaurantes, cafés e lanchonetes, tiveram alta em seu faturamento em 2023, ante os 58% do ano anterior. Trata-se de um aumento de 16 pontos percentuais na quantidade de negócios que conseguiram incrementar o faturamento no último ano. Outros 18% revelaram estar com faturamento igual e 8% com receita inferior.

Com relação ao resultado financeiro das operações, também foi registrado lucro de 74% no ano passado, ao passo que 21% tiveram resultado próximo a zero e 5% relataram prejuízo. 

Para o sócio-diretor da franquia de alimentação saudável Sucão, Filipe Falcão, o levantamento é extremamente positivo e demonstra uma recuperação do setor após o período crítico da pandemia. “Esse crescimento indica não apenas uma retomada do consumo, mas também uma adaptação bem-sucedida dos negócios às novas demandas e expectativas dos consumidores.”

Os dados mostram ainda que houve um decréscimo de seis pontos percentuais no número de empresas do segmento que estão com dívidas ou atrasos de pagamento, caindo de 28% em agosto de 2023 para 22% em fevereiro-março de 2024. “O aquecimento do setor no período pós-pandemia é um indicativo claro de que o mercado está se fortalecendo, criando um ambiente propício para novos investimentos. Para os empresários, este é um momento oportuno para expandir seus negócios, diversificar suas ofertas e inovar em produtos e serviços”, ressalta Falcão.

“Investir agora pode significar capitalizar sobre um mercado em expansão, aproveitando a recuperação econômica e a disposição dos consumidores de gastar em experiências alimentares”, afirma o CEO. Ele diz ainda que as lições aprendidas durante a pandemia sobre eficiência operacional e adaptação rápida às mudanças do mercado podem ajudar os empresários a tomar decisões estratégicas mais assertivas.

No entanto, o levantamento revelou preocupação do setor sobre encontrar e reter talentos. Cerca de 57% das empresas informaram falta de mão de obra qualificada, tanto para contratação como para retenção. Em contrapartida, 37% afirmam que vão focar no desenvolvimento da gestão, por meio de treinamentos internos e externos. Outros 31% revelam investir em premiação a partir de metas atingidas, 24% em um plano de carreira revigorado, com novas perspectivas e personalização, e 22% com mudança no formato de remuneração, com introdução de parte variável.

“É importante ressaltar que o setor de alimentação não apenas se recuperou, mas também evoluiu significativamente durante a pandemia. A franquia Sucão, por exemplo, tem investido em tecnologias e processos para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Acreditamos que o futuro do setor é brilhante e cheio de oportunidades para aqueles que estão dispostos a inovar e se adaptar às novas demandas do mercado”, conclui Falcão.



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