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Exposição “Origens” de Manu Pivatti: viagem visual e humanitária

A ArboREAL, em parceria com a Alma Eventos Brasil, apresenta “Origens”, uma exposição fotográfica de Manu Pivatti que destaca a beleza e a riqueza cultural dos povos indígenas da Amazônia. A exposição, inaugurada para o público no dia 27, poderá ser vista até o dia 26 de agosto. A entrada é gratuita, com necessidade de agendamento prévio, especialmente para grupos que desejam visitas guiadas.

“Origens” é o resultado das extensas expedições de Manu Pivatti na Amazônia, onde atuou como voluntário em logística para ONGs da área da saúde. Ao longo dessas expedições, Manu imergiu na vida cotidiana de várias tribos indígenas, acumulando um acervo de mais de 10 mil fotografias e uma coleção de artefatos únicos.

“As experiências antropológicas e culturais, somadas às adversidades enfrentadas para sobreviver na selva, moldaram minha versatilidade e capacidade de adaptação como fotógrafo. As extensas jornadas por terra, água e ar me permitiram conhecer intimamente as origens do Brasil,” afirma Manu Pivatti.

A exposição apresenta fotografias exclusivas de rituais indígenas, raramente testemunhados por externos, e artefatos de grande valor antropológico, histórico e cultural, como um tronco utilizado no Ritual Xinguano do Kuarup e as Luvas de Formigas Tucandeiras do Ritual de Passagem do Povo Sateré-Mawé. O Kuarup é uma cerimônia de homenagem aos mortos, realizada pelo povo Xinguano, envolvendo danças, cantos e lutas cerimoniais. Já o Ritual de Passagem dos Sateré-Mawé utiliza luvas cheias de formigas tucandeiras, cujas picadas dolorosas testam a resistência dos jovens iniciados.

Saiba mais:   Manu Pivatti é um fotógrafo, jornalista e voluntário que, desde 2013, realiza trabalhos humanitários na área da saúde com populações indígenas em áreas remotas. Suas expedições resultaram em um vasto acervo fotográfico e de artefatos indígenas, refletindo a rica tapeçaria cultural das comunidades amazônicas. A Alma Eventos Brasil, organizadora da exposição, é uma empresa dedicada à gestão de marcas nas áreas gastronômica, cultural, artística e musical. A ArboREAL, patrocinadora do evento, destaca-se pela criação de móveis sofisticados e contemporâneos, valorizando a beleza natural da madeira. Venha conhecer esta incrível exposição e mergulhe nas origens do Brasil através do olhar sensível e respeitoso de Manu Pivatti.

Exposição “Origens” por Manu Pivatti

Local: ArboREAL – Loja Conceito, Avenida Imperatriz Leopoldina, 1042

Data: de 27 de junho até 26 de agosto de 2024

Entrada: Gratuita e aberta ao público com agendamento prévio

Grupos precisam agendar visitas guiadas

Informações:  (19) 9 8208 0805

Para seguir no Instagram:

 @origens_expo  |  @manupivatti |  @arbo_real 



Coworking Smart lança Programa de Indicações

Em um movimento para ampliar ainda mais sua rede de colaboração e reforçar o compromisso com a comunidade empresarial, o Coworking Smart, no ano em que celebra seus 10 anos de mercado e o atendimento a mais de 10 mil clientes, lança o “Indique o Coworking Smart”, um programa destinado a reconhecer e recompensar financeiramente a lealdade e o apoio de seus clientes e parceiros.

O programa permite que clientes, contadores, corretores de seguros e todos que desejarem ser afiliados, recomendem os serviços do Coworking Smart, recebendo benefícios mútuos substanciais. Quem indica ganha 20% de retorno, inclusive de forma mensal e recorrente, sobre as indicações que se converterem em novos negócios, enquanto os novos clientes indicados recebem um desconto inicial de 10%. Todos saem ganhando.

“Com o aumento significativo na demanda por espaços de coworking, conforme revelado pelo Censo Coworking by Woba 2024, percebemos a necessidade de engajar ainda mais nossa comunidade na expansão da nossa rede”, afirma Saulo Da Rós, CEO do Coworking Smart. “O Programa de Indicações é uma estratégia para alcançar esse objetivo, permitindo que nossos membros atuais se tornem embaixadores da nossa marca e sejam bem pagos por isso.”

Para participar, os interessados devem se registrar através do site dedicado Indique Coworking Smart, onde podem gerar e compartilhar links de indicação. As recompensas são processadas automaticamente, garantindo transparência e facilidade no acompanhamento das indicações e benefícios.

O lançamento do programa será precedido por uma fase de pré-lançamento que visa gerar expectativa e informar os clientes e parceiros existentes sobre as vantagens de participar. Seguirá com uma campanha ativa de comunicação, utilizando e-mail, redes sociais e WhatsApp para alcançar e engajar o público-alvo.

Segundo o Da Rós, “Este programa não apenas valoriza nossos clientes e parceiros existentes, mas também abre portas para novas colaborações e oportunidades de crescimento. É uma forma de dizer ‘obrigado’ e de incentivar a comunidade profissional a crescer conjuntamente. Durante o período de testes, o programa já demonstrou sua capacidade de gerar receita adicional para seus afiliados”.

“O Programa de Indicações do Coworking Smart é desenvolvido para facilitar a expansão da rede de contatos profissionais, permitindo acesso aos serviços oferecidos pelo espaço de coworking”, explica Saulo Da Rós, CEO da empresa. “Nosso sistema de indicação e recompensa é uma das várias iniciativas que implementamos para apoiar a colaboração e inovação no ambiente de trabalho moderno”, acrescenta.

Para mais informações sobre o programa e como se inscrever, bastar visitar o site Coworking Smart. Para dúvidas e suporte, os interessados podem entrar em contato através do serviço de atendimento ao cliente do Coworking Smart.





Como proteger empresas e pessoas de vazamento de dados

Vazamentos de senhas estão se tornando cada vez mais comuns e, a cada notícia de nova ocorrência, pode surgir a dúvida: como descobrir se algum dado já foi roubado ou se o nome da empresa ou mesmo de usuários estão rodando no submundo da internet?

Em janeiro de 2024, um grande vazamento na dark web expôs informações como dados governamentais e credenciais de acesso de empresas e serviços online, dentre os quais LinkedIn e Twitter (agora X). Batizado de “a mãe de todas as violações”, o ataque revelou 26 bilhões de arquivos e mais de 12 terabytes de dados. Outros casos anteriores conhecidos incluem a exposição de dados do Cam4, que disponibilizou quase 11 bilhões de registros, e o chamado Coleção nº 1, que revelou 773 milhões de nomes de login e senhas roubados anteriormente de várias organizações. 

O chefe do Laboratório de Pesquisa na América Latina da ESET, empresa especialista em detecção proativa de ameaças, Camilo Gutiérrez Amaya, recomenda medidas de segurança para pessoas e empresas e explica porque mesmo com medidas rigorosas de segurança em vigor, as credenciais de uma conta ainda podem ficar presas em várias listas, principalmente devido a ataques a grandes empresas. 

“Os gerenciadores de senhas são fundamentais ​​quando se trata de lidar com uma grande quantidade de logins, pois podem armazená-las com segurança e gerar senhas complexas e exclusivas para cada uma de suas contas online. Nem é preciso dizer, entretanto, que você precisa usar uma senha mestra forte, mas memorável, para acessá-lo. Embora não sejam imunes a ataques, recursos como a verificação de senhas vazadas e a integração com sistemas de autenticação de dois fatores (2FA) atualmente disponíveis em muitas plataformas online minimizamos riscos de exposição”, diz o chefe do Laboratório.

O Haveibeenpwned.com é uma ferramenta de checagem recomendada pela ESET. Este site possui um dispositivo gratuito que pode informar quando e onde dados pessoais, como endereço de e-mail ou senhas, apareceram. Basta digitar o endereço de e-mail e clicar em “pwned?”. A tela exibe uma mensagem informando sobre o status de segurança das credenciais, bem como o vazamento exato em que elas estiveram envolvidas. Para os sortudos, o resultado é verde, indicando que não houve exposição. Para os menos afortunados, o site fica vermelho, indicando em qual violação de dados as informações apareceram.

Alguns navegadores da web como Google Chrome e Firefox verificam se houve inclusão de senhas em alguma violação de dados conhecida. O Chrome também pode recomendar senhas mais fortes por meio do módulo de gerenciamento de senhas ou oferecer outros recursos para melhorar a segurança de senhas.

Pode-se usar ainda um gerenciador de senhas específico que tenha histórico comprovado, inclusive por meio de criptografia forte. Essas ferramentas normalmente incluem software de segurança multicamadas confiável.

Para evitar o impacto de vazamentos de credenciais, é fundamental usar a autenticação de dois fatores (2FA) em todos os sites que a permitem, idealmente na forma de uma chave de segurança dedicada para 2FA ou de uma aplicação de autenticação como o Microsoft Authenticator ou o Google Authenticator. Isto dificulta aos invasores o acesso às contas, mesmo que tenham obtido os códigos de login de alguma forma. Além disso, deve-se evitar senhas simples e curtas, como uma palavra e um número. Uma boa prática é usar frases que podem ser mais seguras e fáceis de lembrar. 

Em caso de dúvida, a ESET disponibiliza uma ferramenta para gerar senhas ou verificar a força das existentes, no endereço https://www.eset.com/br/password-generator/.

Usar senhas diferentes para cada conta evita ataques como “recheio de credenciais”, que reutiliza as mesmas combinações em vários serviços online. 

Não é recomendado escrever os dados de acesso em papel ou armazená-los em um aplicativo de anotações, assim como o armazenamento de credenciais de conta em navegadores da web, que geralmente os salvam como arquivos de texto simples, o que os torna vulneráveis ​​a vazamentos de dados por malware.

Para empresas, a ESET aconselha o investimento em ferramentas como software de detecção e resposta, que pode evitar violações e incidentes de segurança. Além disso, indica-se a redução proativa da superfície de ataque e a reação imediata a qualquer suspeita constatada. A gestão de vulnerabilidades é essencial, pois estar ciente das lacunas ajuda a prevenir a exploração por cibercriminosos.

É fundamental observar a importância de treinamento em segurança cibernética e a segurança de terminais e e-mail para a equipe de trabalho. Um ataque pode ser facilmente desencadeado, por exemplo, quando um funcionário abre um anexo de e-mail suspeito ou clica em um link. 

A implementação de uma solução de prevenção de perda de dados(DLP) e de uma política de backup sólida é primordial. Além disso, lidar com grandes volumes de dados de clientes e funcionários exige práticas rígidas de criptografia. A criptografia de credenciais locais pode proteger esses dados confidenciais, dificultando a exploração de informações roubadas pelos invasores sem acesso às chaves de criptografia correspondentes.

“Em última análise, não existe uma solução única para todos e cada usuário ou empresa deve adaptar a sua estratégia de segurança de dados às suas necessidades específicas e ao cenário de ameaças em evolução. No entanto, uma combinação das melhores práticas de segurança cibernética contribuirá muito para evitar vazamentos e violações de dados”, conclui Gutiérrez Amaya, pesquisador da ESET América Latina.

 



Segundo Fórum Reforma Tributária, da Econet, discutiu mudanças no agronegócio

Neste mês de junho, a Econet Editora reuniu profissionais que atuam nas áreas de Contabilidade e Direito Tributário para debater o novo sistema tributário brasileiro e as implicações dos impostos para o setor do agronegócio – responsável por cerca de 25% do PIB nacional, o equivalente a R$ 2,58 trilhões conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). O 2º Fórum Reforma Tributária – Agronegócio aconteceu em Curitiba e contou com participantes do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás e Amazonas, que conferiram palestras ministradas por especialistas no tema.

Durante o 2º Fórum Reforma Tributária – Agronegócio, os palestrantes abordaram a substituição de impostos como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e a Prestação de Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS) pelo Imposto de Valor Agregado Dual, conhecido como IVA Dual. Como o próprio nome diz, ele será composto pelo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) e Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS).

Na palestra “A CBS no agronegócio”, Juliano Garrett, Diretor da Econet Editora, destacou a importância de se esclarecer todos os conceitos envolvidos, a começar pela forma correta de contabilizar plantio, cultivo e colheita em toda a cadeia produtiva. Segundo ele, é crucial fazer comparações entre culturas temporárias e permanentes a fim de se obter uma visão clara de todas as particularidades e situações específicas que podem influenciar o regime de tributação.

Além de citar os produtos milho e laranja, Juliano Garrett incluiu as atividades da pecuária de leite e corte, bem como a avicultura, para demonstrar a dimensão do cenário. E a conclusão do diretor da Econet Editora é de que será preciso estudar toda a cadeia produtiva para saber, por exemplo, quais segmentos do agro terão direto às reduções na base de cálculo ou créditos, questões a serem analisadas ao longo das discussões das leis complementares – responsáveis por definir as alíquotas aplicadas no consumo de bens e serviços agropecuários e dos demais setores da economia.

Ademais, Garrett destacou as vantagens das mudanças ao setor do agronegócio, tais como os benefícios fiscais, que variam de 60% a 100%, limite para os produtores rurais não contribuintes (aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano terão isenção); alíquota zero para a cesta básica; e menos impostos para alimentos, insumos e produtos agropecuários.

Já em relação ao mercado de trabalho, o diretor da Econet editora vê a reforma como positiva do ponto de vista da contabilidade e direito tributário. “Uma vez que as regras de transição iniciam em breve, a adequação irá demandar o trabalho desses profissionais pelo fato de que muitas empresas ainda não fazem planejamento tributário. Com a Reforma, será impossível ignorar a mudanças nos tributos na gestão empresarial”, aponta o diretor da Econet Editora.

A ideia é que os empresários possam compreender qual será a melhor escolha dentro da sua área de atuação, considerando diversos fatores dentro do Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, regimes de caixa e competência, etc. – sempre com foco em não comprometer o fluxo de caixa. 

O Imposto Seletivo

Graziela Machado, sócia-diretora da LTA Consultoria e Assessoria Tributária e Aduaneira, proferiu a palestra “O IS no agronegócio” e destacou que o momento é de suma importância para os contadores e profissionais que atuam na área do Direito Tributário entenderem às questões inerentes à Emenda Constitucional 132, da qual deriva a reforma tributária, e o PLP 68/24, onde ficam instituídos os novos impostos IBS, CBS e IS.

Em sua palestra Graziela promoveu uma reflexão sobre o Imposto Seletivo (IS) – popularmente chamado de imposto do pecado por tratar de itens para além da sua essencialidade, mas também considerando o caráter nocivo à saúde humana e ao meio ambiente, cuja previsão para início é o ano de 2027. A especialista discutiu, inclusive, a saída do viés tributário para o filosófico em torno do IS. “Até que ponto o governo pode influenciar no comportamento do cidadão a ponto encarecer produtos como bebidas alcoólicas, com alto teor de açúcar, como refrigerantes e tabaco, por exemplo?”, questiona Graziela.

Segundo ela, os grupos de trabalho envolvidos na regulamentação da reforma estão se baseando nos critérios estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas a especialista questiona se estão levando em conta quesitos como a da incidência. O questionamento da especialista diz respeito à recomendação de 14/03/2024, assinada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O documento, além de recomendar a tributação do tabaco, álcool, produtos ultraprocessados, bebidas açucaradas e agrotóxicos (chamados de defensivos agrícolas pelos presentes) no rol do imposto seletivo na Reforma Tributária, entre outras medidas correlatas, deixa claro que o objetivo será meramente arrecadatório se não vir acompanhado de políticas públicas extrafiscais capazes de gerar contrapartidas à sociedade.

“Caso não seja cobrado da forma correta, reforça o risco de judicialização. Só para ilustrar, cito os veículos menos poluentes produzidos a partir de matriz energética ambientalmente correta: como o consumidor terá acesso, serão repassados os créditos no preço final? E o IS, será aplicado sobre os carros ou combustíveis?”, pontua Graziela. Ela acrescenta que todas essas perguntas só serão respondidas após à aprovação das leis complementares, que ainda terão a missão de determinar as alíquotas. 

Lançamento

Na ocasião, a Econet Editora também lançou o MBA em Direito, Contabilidade e Tributação do Agronegócio, com início no próximo mês de julho, na modalidade EaD. Durante a pós-graduação, os participantes irão aprimorar seus conhecimentos sobre as operações inerentes às atividades do Agronegócio, desde aspectos contratuais, societários, formas de tributação, planejamento tributário, contabilidade e análise de relatórios financeiros para tomada de decisões.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link.



Fiserv marca presença com a Bin na ABF Expo

A Bin, marca própria de adquirência da Fiserv, faz sua estreia na ABF Franchising Expo 2024 apresentando as oportunidades de investimento em uma franquia de soluções de meios pagamento – incluindo as chamadas maquininhas de cartão.

Atuar em soluções de meios de pagamento traz inúmeras vantagens para os franqueados, como custos flexíveis, facilidade de reposição, não demandar a manipulação ou transformação do produto e eliminar a necessidade de manter estoques. As maquininhas são entregues à franquia conforme a demanda, já prontas para uso, com todas as atualizações, manuais e automações disponíveis. Além disso, como a metodologia da Fiserv é específica, a oportunidade pode ser considerada para quem nunca atuou nesse segmento, mas quer se capacitar. 

Na ABF Expo, a Bin apresenta seus modelos de franquias, com investimentos a partir de R$ 11 mil. Uma oportunidade para pequenos e médios empresários que buscam remuneração diferenciada, capacitação constante e baixo investimento inicial. “A marca Bin tem grande potencial de crescimento neste que é um mercado perene, em constante expansão. No ano passado, foram registradas mais de 42 bilhões de transações no país, movimentando R$ 3,7 trilhões. Estamos confiantes de que nossa oferta apoiará o empreendedor que busca atuar em um novo segmento, oferecendo um produto com serviços integrados que facilita o dia a dia dos varejistas”, afirma Fabiano Wohlers, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv Brasil, responsável por Bin. 

Segundo o executivo, a expectativa da Fiserv é dobrar seu faturamento de receita da Bin no segmento de adquirência nos próximos dois anos graças ao novo programa de franquias. 

Raio X Franquia Bin

  • Início da franquia: 2019
  • Segmento de atuação da franquia: Serviços e Outros Negócios
  • Valor de investimento: a partir de R$ 11 mil 
  • Prazo de retorno estimado: entre 12 e 24 meses
  • Quantidade de franqueados: 200
  • Número de unidades (localização geográfica): 260
  • Produtos: soluções em meios de pagamentos para lojas físicas e delivery e soluções digitais de pagamentos em geral
  • Volume transacionado: R$ 1,5 trilhão de transações por ano
  • Associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) desde 2023



Lançamento inédito de Chrystian em parceria com Sérgio Reis

A música “Amargurado” do último projeto, do cantor Chrystian, é a quinta faixa a ser disponibilizada nas plataformas digitais do DVD “60 anos de Estrada, ao vivo”. O feat com o cantor Sérgio Reis estará disponível nos streamings, YouTube e redes sociais, na próxima sexta-feira (05). O lançamento ocorre poucos dias após o falecimento do artista, que aconteceu em 19 de junho.

O projeto “60 Anos de Estrada, ao vivo” celebra a trajetória profissional do artista, trazendo novos arranjos para músicas consagradas, além de algumas músicas inéditas. Participações especiais como Renato Teixeira e as duplas Maria Cecília & Rodolfo e Lipe e Lyan estarão presentes no álbum que ainda não tem previsão de lançamento de acordo com fontes da New Music Brasil.

O projeto “60 anos de Estrada, ao vivo” está sendo lançado aos poucos e inclui faixas inéditas como “Sob o Céu Azul” e “Saudade tá Pior” e algumas consagradas na carreira do artista como “Sou Eu”, “Cheiro de Shampoo” e “Brigas”.  A produção musical ficou a cargo do próprio Chrystian, com direção de vídeo de Eduardo Galeno e produção geral de Monte Castelo.

Chrystian

Nascido José Pereira da Silva Neto, Chrystian, começou sua carreira musical ainda criança, cantando em serestas com os pais. Aos seis anos, conhecido como Zezinho, o artista já se apresentava em clubes de Goiânia. Em São Paulo, adotou o nome artístico Chrystian e alcançou sucesso com baladas em inglês nos anos 70.

Dupla Sertaneja

Na década seguinte, formou com seu irmão, a dupla sertaneja Chrystian & Ralf. Famosos por seus agudos, a dupla foi reconhecida como mais afinada do Brasil até a separação em 2021.

Juntos, os irmãos lançaram 20 álbuns, dois DVDs e 32 coletâneas ao longo da carreira, que os fizeram conquistar 15 Discos de Ouro, nove de Platina e quatro de Diamante. 

Falecimento

De acordo com informações divulgadas pelo Hospital Samaritano Higienópolis, o cantor faleceu devido a um choque séptico (infecção generalizada), em decorrência de pneumonia e comorbidades. 



NOC Zero Cellere tem base na eficiência trazida pela Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial chegou trazendo desafios e muitas propostas para as empresas, mas a verdadeira eficiência e valor agregado de seu uso sempre foi tema de grandes debates.

As tecnologias de IA tentam imitar a inteligência humana em tarefas de computação não tradicionais, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural (PLN) e tradução.

Foi com base nessa tecnologia que Cellere anunciou o NOC Zero, cujo objetivo é transformar o Centro de Operações de Rede (NOC) através da automação avançada e do uso de inteligência artificial (IA), bem como promover uma maior eficiência, precisão e qualidade nos serviços oferecidos.

Benefícios do NOC Zero

Os primeiros casos de uso de IA generativa em telecomunicações, por exemplo, concentram-se em reinventar a experiência do cliente. Elas também podem otimizar o desempenho da rede analisando os dados da rede para recomendar correções, além de reinventar o relacionamento com os clientes com assistentes de vendas individuais personalizados.

A automação do NOC através do projeto NOC Zero traz vantagens, como a redução de erros humanos em tarefas repetitivas e complexas, melhor resposta a incidentes, ou seja, com prevenção, detecção e resolução de incidentes mais rápidas.

Ao mesmo tempo, garante eficiência operacional, já que as operações mais eficientes liberam a equipe para tarefas estratégicas. O NOC Zero também facilita o crescimento da rede sem a necessidade proporcional de aumentar a equipe e reduz custos, pois tem menor necessidade de intervenção humana e maior eficiência operacional.

E, ainda, traz a análise preditiva, visto que ferramentas avançadas preveem problemas potenciais e permitem ações preventivas.

Transformando o NOC com tecnologia de ponta

O NOC é essencial para a infraestrutura de telecomunicações, uma vez que é responsável pelo monitoramento, gerenciamento e manutenção de redes complexas que suportam serviços de voz, dados e vídeo.

O projeto NOC Zero visa enfrentar desafios críticos e otimizar as operações através de implementação de processos automatizados para acelerar operações e reduzir a dependência de intervenções humanas.

A implementação de tecnologias de ponta proporciona um serviço mais eficiente, estabelecendo um novo padrão de excelência no setor de telecomunicações.



Instituto Mauá de Tecnologia firma parceria com a Universide CentraleSupélec

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) acaba de firmar parceria com a CentraleSupélec. Essa colaboração internacional visa oferecer oportunidades educacionais únicas e enriquecedoras para os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Automotiva e Eletrônica do IMT. 

Com essa parceria, estudantes do 3.º e 4.º anos dos cursos mencionados poderão concorrer a bolsas de estudo para intercâmbio na CentraleSupélec. Esse programa permite que os estudantes selecionados vivenciem um ambiente acadêmico de excelência, participem de projetos de pesquisa inovadores e desenvolvam habilidades técnicas e culturais num dos principais centros de ensino de Engenharia do mundo. 

A CentraleSupélec é famosa por sua forte ênfase em inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, características que se alinham aos valores e à missão do Instituto Mauá de Tecnologia. Essa colaboração não só reforça o compromisso do IMT com a formação de engenheiros altamente qualificados, mas também amplia o horizonte de seus alunos, oferecendo uma experiência internacional que os prepara para os desafios globais da Engenharia. 

Os alunos interessados em participar desse programa de intercâmbio deverão atender aos critérios de elegibilidade estabelecidos, incluindo desempenho acadêmico destacado e proficiência na língua francesa ou inglesa. O processo seletivo será conduzido pelo IMT em parceria com a CentraleSupélec, garantindo que os candidatos mais qualificados tenham a oportunidade de aproveitar ao máximo essa experiência enriquecedora. 

“A parceria com a CentraleSupélec representa um passo significativo para o Instituto Mauá de Tecnologia e faz parte da nossa constante busca por excelência acadêmica e inovação. Estamos entusiasmados em oferecer aos nossos alunos a oportunidade de estudar em uma das melhores e mais concorridas instituições de Engenharia do mundo e de voltar com conhecimentos e experiências que contribuirão para o avanço de nossa comunidade acadêmica e científica”, afirma Vanderlei Cunha Parro, professor de Sistemas e Sinais dos cursos de Engenharia.  

Para os estudantes que embarcarão para Paris para cursar algumas matérias na instituição, o IMT congelará o período vigente e, quando o aluno retornar, é possível continuar as aulas do ponto em que o formando parou. 

” Entendemos o peso curricular que uma certificação internacional traz, além da própria experiência capaz de moldar a jornada desses futuros profissionais. Por isso, oferecemos todo o suporte para que esse estudante possa concentrar-se no curso no exterior e, depois, continuar seus estudos no Brasil’’, explica Vanderlei. 

A CentraleSupélec é uma instituição francesa de ensino superior e pesquisa, reconhecida  por sua atuação acadêmica nas áreas de Engenharia e Ciências Aplicadas. Fundada em 1829, polo de inovação e pesquisa, forma engenheiros capacitados para atuarem em diversos setores da economia global. A instituição conta com uma ampla concorrência e oferece parceria com poucas instituições de ensino do mundo. 



Encontro de grupos de discussão sobre CSC acontece no país

Em um formato online e ao vivo, realizado em plataforma customizada, com sessões simultâneas acontecendo em duas salas, Synergy e Solutions, o IEG realizou no dia 19 de junho, das 14 às 18 horas, o primeiro encontro dos 6 grupos de discussão sobre Centro de Serviço Compartilhado (CSC).

O encontro, exclusivo para os integrantes dos grupos gerenciados pelo IEG, GESC, Compartilha, Somar, Coopera+, Inova e Transforma, contou com mais de 166 participantes conectados das mais diversas empresas do país e uma programação especial, com muito conteúdo e temas super atuais.

Para a sessão de abertura, Roger Ramiro, especialista em Gestão de Pessoas e Head de Estratégia e Inovação da LF Negócios e Marketing falou sobre os desafios das lideranças de hoje, apresentando o tema “Refletindo com líderes de CSC: Quais desafios estão tirando o seu sono?”.

Ao longo da tarde, foram explorados temas importantes para os Centros de Serviços como gestão de Centros de Serviços Compartilhados (CSC), incluindo a exploração de dados, competências digitais, importância estratégica dos CSCs, transformação de serviços, uso de inteligência artificial, estratégias centradas no cliente, e governança de cadastros de fornecedores. 

Empresas como Braskem, Andrade Gutierrez, Saint-Gobain, Afya, RDsaúde, Copel, ADM, WEG, Leega, Dexco, Grupo NC, Vale, Profarma e Grupo Cornélio Brennand, entre outras, participaram do evento, totalizando 96 empresas presentes nesse grande primeiro encontro.

A tarde de palestras terminou com um wrap-up, resumindo os temas abordados ao longo do dia e promovendo reflexões sobre as lições aprendidas.

“O encontro surgiu com a intenção de fortalecer e aproximar ainda mais os integrantes dos seis Grupos de discussão, para que pudessem interagir e compartilhar de forma dinâmica, criando uma rede de troca, informações e experiências cada vez maior para o segmento de serviços compartilhados.”, reforça Tais Nascimento, Sócia do IEG.



Comunicação Multiplataforma impulsiona o segmento da saúde

Nos últimos anos, a comunicação entre profissionais da saúde e seus pacientes passou por transformações significativas. 

Hoje, não se trata apenas de fornecer informações sobre especialidades e localizações, mas também de estabelecer conexões mais humanizadas e genuínas. 

Nas redes sociais, os profissionais de saúde compartilham rotinas, oferecem orientações práticas e se aproximam de seus potenciais clientes. 

Além disso, veículos de notícias buscam fontes especializadas para discutir avanços na medicina. 

Essa abordagem integrada, conhecida como Comunicação Multiplataforma, coordena todos os meios de comunicação para ampliar a mensagem.

A mudança na forma de se comunicar não apenas fortalece a relação entre profissionais da saúde e pacientes, mas também pode gerar resultados financeiros significativos. 

Ao estabelecer uma presença online mais robusta, os especialistas podem atrair mais pacientes, aumentar a visibilidade de suas clínicas e serviços e, consequentemente, impulsionar seus rendimentos.

Segundo a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios, edições 2019 e 2021, realizadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), a busca por informações relacionadas à saúde intensificou-se, atingindo 55% dos usuários de internet no Estado de São Paulo.

Para Kelly Bessa, jornalista especialista em assessoria de imprensa e marketing digital, estar presente nas multiplataformas é fundamental para construir autoridade no assunto proposto, confiança e acessibilidade com os pacientes. “ A comunicação integrada permite que os profissionais de saúde se conectem com seus pacientes de maneira mais personalizada, oferecendo informações fundamentadas em evidências científicas,” afirma.

Marketing digital impactando vidas

A busca por informações de saúde online se intensificou, refletindo a necessidade dos profissionais de saúde de estabelecerem uma presença digital sólida e confiável nas multiplataformas para atender às demandas dos pacientes modernos. 

Entre as principais atividades na internet, a busca por informações relacionadas à saúde (55%) e transações financeiras (53%) estiveram entre as mais realizadas.

Com isso, o marketing digital vem crescendo e oferece oportunidades para os profissionais de saúde se conectarem com seus pacientes.

Um website profissional, blogs e perfis ativos nas redes sociais são ferramentas que podem informar e educar os pacientes. 

Além disso, a otimização para motores de busca (SEO) e o marketing de conteúdo são estratégias para atrair e reter pacientes.

Campanhas de e-mail marketing e parcerias com influenciadores também fazem parte do leque de estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade online. 

A assessoria de imprensa ajudando na credibilidade e autoridade

Enquanto a presença digital tem o papel de levar conhecimento e gerar vendas através dos conteúdos estratégicos,  as mídias tradicionais fortalecem a construção da credibilidade dos profissionais de saúde. 

Participações em programas de TV, rádio, matérias e artigos em jornais e revistas não apenas aumentam a visibilidade, mas também solidificam a autoridade do profissional no campo.

“Uma boa estratégia de assessoria de imprensa pode posicionar profissionais de saúde em portais de notícias e veículos de comunicação de grande relevância, gerando tráfego para suas redes sociais e sites, e destacando-os como autoridades em suas áreas. Essa visibilidade não só atrai potenciais clientes, mas também convites para palestras e eventos, aumentando a relevância e a percepção pública do profissional,” explica Kelly Bessa.

Comunicação integrada ou omnichannel 

A integração de estratégias de marketing digital e assessoria de imprensa pode alcançar bons resultados. 

Investir em comunicação integrada, de forma planejada, pode ser um passo essencial para qualquer profissional da área da saúde que deseja se destacar no mercado e oferecer o melhor para seus pacientes.

“Uma abordagem coordenada que utiliza múltiplos canais de comunicação maximiza o alcance e o impacto das mensagens, gera tráfego nas plataformas, aumenta a visibilidade do especialista e, além disso, pode transformar a vida de muitas pessoas de forma ética e responsável,” conclui Kelly Bessa.

Para mais informações, basta acessar: http://www.kbessacomunica.com

 



Junho Laranja: cirurgião alerta sobre os riscos de queimaduras e como tratá-las

Os acidentes com queimaduras costumam ocorrer em diversos contextos, a começar por situações rotineiras como cozinhar, acender churrasqueira e passar roupa. Com a chegada de junho, mês marcado pelos tradicionais festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro, cresce ainda mais a preocupação diante dos episódios gerados pela utilização de fogos de artifício e fogueiras.

Estima-se que no Brasil, todos os anos, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 70% dos casos acontecem em ambientes domésticos – sendo crianças e idosos os mais vulneráveis. As hospitalizações também são frequentes, com registro de 150 mil internações anuais causadas por lesões capazes de afetar a pele, músculos, tendões e ossos.  

Segundo o cirurgião plástico do Hospital Mater Dei Premium Goiânia, Sylverson Rassi, esses números revelam a importância da campanha que visa trazer à tona os riscos e prevenir ocorrências, que geralmente são motivadas pelo contato com agentes inflamáveis (álcool, gasolina, etanol, querosene, diesel) e líquidos quentes, choques elétricos e fogo. “Sugiro impedir que as crianças frequentem a cozinha sozinhas ou nos horários de preparo de comidas, sejam em fornos ou fogões. Outra medida auxiliar é que se busque utilizar mais frequentemente as chamas mais distantes da frente do fogão, que são menos acessíveis, deixando sempre os cabos das panelas virados para o fundo, ficando longe do alcance das mãos das crianças”, orienta Sylverson. 

Ainda de acordo com o médico, outro vilão no que diz respeito às queimaduras é o álcool líquido, pois além de inflamável, sua chama é comumente quase imperceptível, fazendo com que o contato com esse líquido incandescente cause diferentes graus de lesão térmica. “Para prevenir esse tipo de queimadura, deve-se restringir o acesso ao álcool líquido, principalmente por crianças, buscando-se utilizar produtos mais adequados para o acendimento de churrasqueiras e fogueiras”, alerta Sylverson.

Tratamentos iniciais e especializados

Em lesões cutâneas causadas por agentes externos, como a combustão de pólvora dos fogos de artifícios, o médico explica que o trauma pode ser superficial ou profundo. A depender do tipo, ele orienta lavar o local com água corrente fria, sem jatos fortes, e cobrir com um curativo ou pano limpo. “O tratamento das queimaduras é determinado pelo grau de lesão térmica produzida, que depende do tempo de contato com o fogo ou chama, superfície quente ou líquido superaquecido, mas o ideal é procurar resfriar a área imediatamente, evitando assim o aumento da extensão do dano térmico”, adverte.

Assim como as queimaduras de terceiro grau, que afetam todas as camadas da pele e possuem aspecto esbranquiçado, as que resultam de choques elétricos também demandam a ida imediata ao hospital; isso porque elas envolvem fraturas ou retração de membros, amputações associadas e até a carbonização de diferentes partes do corpo. “Existem também as queimaduras elétricas e as de vias aéreas, que podem ser mais complexas e fatais. Mais uma vez, prevenir, usando materiais isolantes e equipamentos de proteção individual, é sempre o melhor remédio capaz de evitar sequelas, que podem ser altamente estigmatizantes e de tratamento extremamente complexo”, diz o cirurgião.  



Dr. Luiz Otávio Ladeira alerta sobre a importância da vacina

A vacinação infantil é fundamental para a proteção contra doenças graves e potencialmente fatais, garantindo a saúde e o bem-estar das crianças e da comunidade. Sendo assim, em entrevista o médico pediatra Dr. Luiz Otávio Ladeira esclarece mais sobre esse assunto. 

Mas antes de aprofundar, é importante recordar o quanto a vacinação desempenha um papel crucial na redução de mortes e sequelas graves causadas por diversas doenças infecciosas ao longo da história. No Brasil, campanhas de vacinação em massa foram responsáveis pela erradicação da varíola em 1973 e da poliomielite em 1989, demonstrando a eficácia dessas ações na proteção da saúde pública​. 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), que celebrou 70 anos em 2023, é um marco na saúde pública brasileira, oferecendo um dos maiores números de vacinas à população mundial. De acordo com o pediatra,  o PNI disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 32 vacinas, além de soros e imunoglobulinas, protegendo contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B e febre amarela​​.

Ainda, segundo o médico, manter o calendário vacinal atualizado é uma das medidas mais eficazes para proteger as crianças contra uma série de doenças potencialmente graves e fatais. “A vacinação é uma das ferramentas mais poderosas que temos na medicina preventiva. Ela não apenas protege a criança vacinada, mas também ajuda a controlar a disseminação de doenças na comunidade, proporcionando o que chamamos de imunidade de grupo”, explica o Dr. Luiz Otávio. 

Ele reforça que as vacinas são seguras e altamente eficazes. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Secretaria da Saúde mostram que a vacinação tem sido fundamental para a erradicação de doenças e a significativa redução de casos de sarampo e rubéola no Brasil. “Vacinar é um ato de responsabilidade e amor, não apenas para proteger seus filhos, mas também para proteger aqueles que não podem ser vacinados por questões médicas, como os imunocomprometidos”, destaca o pediatra.

O calendário de vacinação infantil, estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), abrange as vacinas desde o nascimento até a adolescência. Dr. Luiz Otávio salienta a importância de seguir rigorosamente esse calendário. “Cada vacina tem um momento específico para ser administrada, garantindo a máxima eficácia e proteção para a criança”, explica.

Além de atualizar o calendário vacinal, as consultas pediátricas regulares são uma oportunidade para identificar precocemente sinais de doenças e orientar os pais sobre medidas preventivas. “Durante as consultas, avaliamos o estado geral de saúde da criança e oferecemos orientações sobre higiene, nutrição e outros cuidados essenciais para prevenir doenças”, acrescenta o médico.

O pediatra também aborda a importância de combater a desinformação sobre vacinas. “Infelizmente, ainda existem muitos mitos e informações erradas sobre a vacinação. É fundamental que os pais busquem informações de fontes confiáveis e conversem com seus pediatras para esclarecer qualquer dúvida”, aconselha.

Manter o calendário vacinal em dia e seguir as orientações dos profissionais de saúde são passos essenciais para garantir a saúde e o bem-estar das crianças. As consultas pediátricas regulares de acordo com o Dr. Luiz Otávio Ladeira são uma oportunidade de revisar o calendário vacinal, identificar precocemente problemas de saúde e receber orientações valiosas para promover um desenvolvimento saudável.

Sobre o Dr. Luiz Otávio Ladeira

O Dr. Luiz Otávio Ladeira é  médico pediatra formado na UNIARA, com registro no Conselho Regional de Medicina 156.935.
Atualmente atua em Araraquara e região, ajudando famílias no desenvolvimento das crianças prezando pelo bem-estar e saúde.
Além disso, ele é conhecido por auxiliar nas redes sociais, respondendo às dúvidas de mães que buscam por conhecimento para uma maternidade tranquila e responsável.



BCB São Paulo começa na próxima segunda-feira

Bares, restaurantes, bartenders e profissionais da indústria de bebidas que buscam inovar ou conquistar consumidores nos próximos meses se encontram no BCB São Paulo a partir de segunda, 1 de julho. A organização do evento de bebidas da América Latina faz a última chamada para o credenciamento, que passa pela comprovação da atuação do visitante no setor.

O BCB nasceu na Alemanha, expandiu para os Estados Unidos e há 4 anos acontece no Brasil, conectando a coquetelaria nacional com o cenário mundial. Tanto que, neste ano, a brasilidade será o grande destaque, além de movimentos que ganham impulso, como os drinks sem álcool, novas técnicas, ingredientes e combinações.

Para Daniel Pereira, o evento vem amadurecendo junto com o público. “A coquetelaria é muito  ligada à cultura e comportamento. Por isso, pede atualizações muito rápidas. Nossa forma de contribuir com o setor e seus profissionais é oferecer um evento no qual os participantes possam conferir os lançamentos, produtos e serviços, mas também conversar diretamente com os representantes das marcas e ter acesso a uma programação de conteúdo estratégico”, diz.

Pluralidade de marcas e soluções

Já que a brasilidade está em alta, não faltam novidades e parcerias sobre a cachaça. Pelo menos 11 expositores estarão representando este símbolo nacional, como The Spirits, Cachaça Magnífica, Curia e Famigerada. Tradição e futuro também serão defendidos pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), que terá um espaço exclusivo no evento deste ano.

Outra estrela é o Gin, que terá 19 expositores na edição, incluindo marcas nacionais. Quem visitar o BCB conhecerá e entenderá como a bebida vem acompanhando as mudanças de mercado, sendo o Gin sem álcool um dos maiores exemplos. Fora isso, o centro de exposição terá uma variedade de Bourbon, Cerveja, Conhaque, Licor, Rum, Saquê, Tequila, Vodka, Whisky e outras categorias.

“Nossa forma de contribuir é oferecer um ecossistema completo, que soma lançamentos, produtos, serviços, networking com as marcas e muito conhecimento. Um combo estratégico para elevar o patamar da coquetelaria brasileira”, diz.

A lista completa de expositores está disponível aqui.

Conhecimento técnico estratégico

Como montar um bar moderno?” Indo além: “como montar um sem dinheiro?” Esses são apenas dois exemplos de como a programação de atualizações  deste ano está ainda mais voltada para prática de mercado e para o fomento de novos, criativos e sustentáveis negócios. As abordagens passam por todas as fases de negócio, do planejamento à gestão e serão ministradas por especialistas nacionais e estrangeiros.

Serviço

BCB São Paulo

Data: 1 a 3 de julho

Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-000

https://www.barconventsaopaulo.com.br/

Somente para maiores de 18 anos.



Icefruit investe R$ 35 mi na expansão das linhas de produção

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Icefruit iniciou um novo capítulo de crescimento em sua jornada para levar o frescor e a qualidade de seus produtos alimentícios para os lares brasileiros. Em 2023, a empresa recebeu novos investidores e agora, com quadro diretor reformulado, está impulsionando um forte ciclo de investimentos.

Desde então, mais de R$ 15 milhões foram destinados à modernização e expansão das linhas de produção. Para 2024, a Icefruit reserva um investimento ainda maior: R$ 20 milhões serão destinados à ampliação das linhas de produtos existentes, abrindo portas para novas experiências.

“A empresa também buscará novas oportunidades em produtos congelados e secos, incluindo importações, expandindo ainda mais seu portfólio e levando o sabor da Icefruit para novos cantos do Brasil”, explica Francisco Sant’Ana, chef da Icefruit.

Novos negócios em exportação e importação reforçam o compromisso da empresa em oferecer aos seus parceiros garantias financeiras sólidas e parcerias duradouras. As marcas Maísa e Icefruit, entre outras, ganham força no mercado, impulsionando o crescimento da empresa e conquistando a confiança dos consumidores.

“Sabemos que o sucesso dessa jornada depende de um ingrediente fundamental: os nossos colaboradores, parceiros e fornecedores”, afirma a diretora-executiva, Ivini Granado. “A empresa reconhece a dedicação e o talento de cada um e acredita que, juntos, podemos alcançar resultados extraordinários.”



GFT Technologies na Febraban Tech: IA impulsiona digitalização e produtividade

A jornada de criação de software é longa, complexa e fragmentada com o uso de dezenas de ferramentas. Soluções com Inteligência Artificial embarcada podem reduzir custos e aumentar a eficiência nas etapas do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC). É isso que a GFT Technologies apresenta para todo o setor financeiro na Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do segmento da América Latina, que acontece de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP). A empresa comprova com dados como resolve os principais desafios de seus clientes para acelerar a transformação digital.

Para melhor atender à crescente demanda pela tecnologia de IA, a GFT lançou o AI.DA Marketplace, um sistema modular com mais de 20 soluções específicas para a indústria. Os clientes da GFT e os visitantes do estande no evento poderão entender os benefícios e saber como aproveitar ao máximo a tecnologia. Um destaque entre as soluções do AI.DA Marketplace é o GFT AI Impact 1.0. A solução integra IA Generativa para acelerar a transformação digital e reduzir o déficit técnico. Os resultados comprovados nas diversas etapas do ciclo de desenvolvimento de software, por meio de casos de aplicação e provas de conceito em clientes do setor financeiro, incluem:

  • Ganho de 85% no tempo e na qualidade de geração de documentação;
  • Redução de 65% no tempo para correção de bugs;
  • Ganho de velocidade de 85% na identificação de novas vulnerabilidades;
  • Ganho de 90% na velocidade de criação de histórias;
  • Melhora de 80% na velocidade na revisão de códigos;
  • Eliminação do déficit técnico, aumento da eficiência do desenvolvedor e automatização de etapas.

Atualmente, a GFT já testa o AI Impact 1.0 em diversos bancos de nível 1, companhias de seguros e empresas de infraestrutura na América do Sul e Europa. No Brasil, são ao menos cinco projetos em diferentes fases de implantação em setores como telecomunicações, varejo e saúde, além do financeiro.

“Este é um momento crucial para a GFT, pois revelamos nossas mais recentes inovações em tecnologia de IA e continuaremos aprimorando os aspectos técnicos para expandir nossa base de clientes e implantações”, diz Alessandro Buonopane, CEO da GFT no Brasil. “Essa é a base da nossa estratégia para, pelo menos, os próximos dois anos. A profundidade do entendimento da empresa sobre a tecnologia, integrando todas as etapas do desenvolvimento de software é um diferencial competitivo único. E é assim que continuaremos a transformar a forma como os softwares do futuro serão criados”, completa Buonopane.

Além disso, a GFT também apresenta a sua ‘mandala digital de soluções’, que mostra como os clientes podem aprimorar a sua jornada de inovação e transformação nos negócios. Temas como DREX, Open Banking, Open Finance (GO!BaaS), meios de pagamentos globais (rede UDPN), otimização de mainframe e sustentabilidade de software serão aprofundados pelos executivos presentes em painéis específicos no estande.

“Temos visto melhorias significativas na economia e na produtividade dos desenvolvedores em projetos que utilizam nossas soluções. Esses resultados demonstram o impacto tangível de nossos esforços para prover soluções e processos que trazem valor agregado aos nossos clientes e aos clientes deles, acelerando a transformação digital. Estamos construindo hoje o futuro dos negócios com IA”, conclui Jonatas Leandro, VP de Negócios.

Especialistas da GFT explicam o impacto da utilização da IA

Os visitantes da Febraban Tech poderão conhecer melhor a aplicação da Inteligência Artificial através de uma solução customizada que aumenta a produtividade das equipes de TI e acelera o processo de produção de software.

Os especialistas Jonatas Leandro, VP de Negócios, e Fernando Ramos, CTO, participam do painel “AI Impact: o poder da IA na produtividade de sua equipe de TI”, dentro da trilha ‘IA responsável: confiança, segurança e transformação dos negócios’. A sessão acontece no dia 27 de junho, quinta-feira, às 10h00, no palco Inovação e Novos Negócios.

Este comunicado de imprensa também está disponível para download na GFT newsroom.

Informações sobre Febraban Tech 2024:

Data: 25 a 27 de junho – das 10h às 18h

Local: Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP)

Estande da GFT: A12

Sobre a GFT – Shaping the future of digital business

A GFT é uma empresa pioneira na transformação digital. Ao alavancar as tecnologias da próxima geração, habilita seus clientes para que impulsionem sua produtividade com soluções de software inteligentes, com foco em Digital Finance, Soluções Enterprise de IA & Dados e Modernização de Plataformas.

Os pontos fortes da GFT são a sua profunda excelência tecnológica, um forte ecossistema de parceiros e expertise em indústria. A GFT é agile@scale e impulsiona a transformação digital para os clientes do setor financeiro e de seguros, bem como para a indústria de manufatura. Os talentos da GFT criam, implementam e gerenciam aplicações de software para possibilitar negócios inovadores e, ao mesmo tempo, cumprir as regulações.

Localizada em 20 mercados em todo o mundo, a GFT garante a proximidade com os seus clientes. A empresa baseia-se em mais de 35 anos de experiência e uma equipe global composta por mais de 12.000 talentos determinados. A GFT oferece oportunidades de carreira nas áreas mais inovadoras da engenharia de software. As ações da GFT Technologies SE estão listadas no índice SDAX da Bolsa de Valores da Alemanha (ticker: GFT-XE).

www.gft.com/br/pt

https://blog.gft.com/br/

https://www.linkedin.com/company/gft-technologies/

https://twitter.com/gft_tech



Bar Convent terá quarta edição na Bienal do Ibirapuera

Uma das maiores feiras de destilados para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul, o Bar Convent São Paulo terá sua quarta edição de 1 a 3 de julho, em novo local, na Bienal do Ibirapuera.

A primeira edição, realizada em 2019, foi bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo, reunindo referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018. 

A Aurora Fine Brands se prepara para esta edição e promete uma nova experiência para os visitantes, com dois espaços distintos, degustações especiais e lançamentos.

“O BCB São Paulo é sempre uma grande oportunidade de mostrar nossas marcas e apresentar as novidades para o mercado. Nesta edição, além de destacarmos os rótulos da Zamora Company e Sazerac Co, vamos lançar dois ícones da coquetelaria, os bitters Peychaud´s e Regans´, que chegam ao nosso portfólio em setembro”, afirma Marcelo Pereira, Gerente de Marketing de Bebidas da Aurora Fine Brands.

O bitter Peychaud’s é um ingrediente essencial para qualquer entusiasta de coquetéis. Criado em meados do século XIX por Antoine Amédée Peychaud, é símbolo da cultura de Nova Orleans. Apresenta um sabor doce e complexo, com notas marcantes de cereja, cravo e noz-moscada. Toques de canela, anis e genciana, além de ingredientes secretos, complementam o perfil intrigante. O aroma floral e herbal, com especiarias proeminentes, completa a experiência do Peychaud’s. Embora seja associado ao coquetel Sazerac, pode ser usado para adicionar profundidade e sabor a uma variedade de bebidas.

Já o Regans´, nascido da mente do mixologista Gary Regan no início dos anos 2000, é versátil, saboroso e um dos favoritos entre os bartenders. Com uma base de casca de laranja, especiarias como canela e cravo, além de cardamomo e ervas aromáticas, oferece um sabor cítrico complexo.

Os novos bitters Peychaud´s e Regans´ serão exibidos juntamente com os bourbons premium, Buffalo Trace, Eagle Rare e 1792, em um espaço exclusivo inspirado na Sazerac House, de Nova Orleans. O público poderá degustar drinques com bourbons e shots. “A Sazerac House, é um lugar que celebra a história e a cultura de Nova Orleans; queremos levar um pouco desse clima para o BCB”, explica Leandro Barbosa, Embaixador da Sazerac Co. no Brasil.

A Zamora Company, representada por Villa Massa, Martin Miller’s e pela família Licor 43 – Original, Horchata e Chocolate – também terá um espaço especial para receber os convidados e mostrar suas linhas de produtos.

Além dos estandes da Sazerac Co. e da Zamora Company, a Casa Cuervo destaca suas tequilas premium e super premium com uma palestra no dia 2 de julho, às 18h, que será conduzida pelo embaixador das marcas 1800 Tequila e Maestro Dobel, Michel Felício. Ele irá compartilhar seu conhecimento sobre o mundo das tequilas, ressaltando as tendências, os diferentes tipos, sabores e processos de produção das tequilas 1800 Tequila e Maestro Dobel.

As marcas que compõem o portfólio de destilados da Aurora Fine Brands são:  Jose Cuervo, 1800 Tequila, Maestro Dobel, Licor 43, Villa Massa, Martin Miller’s, Fireball, Buffalo Trace, Southern Comfort, Eagle Rare, 1792, Stoli Vodka, De Kuyper, Peachtree, Mozart, Boudier, Tito’s Handmade Vodka, Gekkeikan, Schlichte, Capel, Carpano e Fernet Branca.

BCB São Paulo

Data: de 1, 2 e 3 de julho

Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo/SP

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera – São Paulo

Credenciamento: https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html.

Evento para maiores de 18 anos.

Mais informações estão em www.barconventsaopaulo.com.br

Sobre a Aurora Fine Brands

Com mais de 75 anos de experiência, a Aurora Fine Brands acredita que sabores únicos criam momentos especiais. A empresa foi fundada em 1921 em Hamburgo, na Alemanha, e hoje é uma das mais consolidadas na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946.

Estruturada em quatro divisões: Alimentos, Confectionery, Destilados & Licores, e Vinhos (divisão também conhecida como Inovini), representa e desenvolve mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas o snack de arroz Kalassi, conservas Bonduelle, mostardas Maille, geleias St. Dalfour, chocolates Baci Perugina, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e, na Inovini, os vinhos Louis Latour (França), Dr Loosen (Alemanha), Golan Heights (Israel), Laurent-Perrier (Champagne/França), Penfolds (Austrália) e Alfa Crux (Argentina) entre outras.

A Aurora Fine Brands é membro da CEISA (Circle of Specialty Food Importers), e está sob o comando de sua terceira geração, tendo como valores fundamentais o compromisso com a qualidade de atendimento ao cliente, rigorosos critérios na escolha de produtos, valores éticos, responsabilidade social e consistência ao longo dos anos.



Roubo de identidade preocupa 55% dos CISOs

Resultados do estudo 2024 Hybrid Security Trends, relatório construído pela Netwrix, a partir de entrevistas com 1.309 profissionais de TI e Cybersecurity (Cibersegurança), comprova que ataques focados no roubo da identidade dos usuários são hoje a grande frente de batalha dos Diretores de Segurança da Informação (CISOs, Chief Information Security Officer). De acordo com o relatório, se em 2020 apenas 16% dos entrevistados acusavam esse golpe, hoje a marca chega a 55%. Do universo pesquisado, 31 dos entrevistados são líderes de empresas locais.

Segundo o levantamento, o roubo da credencial do usuário visa, por exemplo, ter acesso aos dados que estão nas diversas nuvens do usuário, onde dados críticos e senhas de muitas outras Apps na nuvem estão registrados. O estudo aponta que onde há uma pessoa consumindo algum serviço online, há uma credencial de usuário sendo alvo de ataques. De posse deste ID, a gangue digital consegue obter ganhos financeiros tangíveis.

Thiago Felippe, CEO da Aiqon, conta que uma estratégia muito usada pelos criminosos para chegar até o Account Takeover (ATO ou invasão de conta) é o phishing, que continua causando estragos nas empresas. Com base no estudo da Netwrix, Felippe, explica que enquanto 74% usuários de ambientes on-premises sofrem esse ataque, quase a mesma marca é atingida por quem adota a nuvem (73%). “Vale destacar que, se no passado o phishing visava, por exemplo, acesso à conta de e-mail do usuário, hoje o ativo digital mais cobiçado são as contas que a pessoa mantém nas múltiplas nuvens que consome”, detalha Felippe.

Outra revelação do estudo da Netwrix é o fato de que colaboradores empresariais continuam sendo displicentes em relação às políticas de segurança da empresa. Numa resposta de múltipla escolha sobre as maiores dificuldades que enfrentam para proteger os dados da empresa, 47% dos CISOs reclamaram de erros ou negligência por parte de seus usuários. Somente 15%, no entanto, acreditam que o colaborador esteja agindo com malícia.

Alexandre Conceição, CTO da Aiqon, relata que esta realidade leva os CISOs a buscarem proteções para esse tesouro de dados. “Isso explica por que, numa resposta de múltipla escolha a respeito da tecnologia de cybersecurity mais estratégica para a empresa em 2024, 38% dos entrevistados afirmem que seja a adoção de soluções de PAM (Privileged Account Management ou Gerenciamento de Acesso Privilegiado).

Conceição ressalta que o dono do acesso privilegiado tem livre acesso a recursos e sistemas que contêm informações altamente confidenciais. Com o PAM, privilégios deixam de ser um direito de acesso fixo, não importando a posição hierárquica do usuário. Nesta nova abordagem, o usuário conseguirá acessar o serviço necessário por um tempo mínimo. Assim que a tarefa for realizada, a pessoa perderá o privilégio de acesso. “Isso permite que acessos de alto nível aconteçam somente após análise do perfil do usuário, por um período muito limitado e com o máximo controle”, explica Alexandre Conceição.



Impacto do streaming na indústria musical transforma segmento

Impulsionado pela revolução digital e pela ascensão do streaming, o mercado da música brasileira tem passado por mudanças. Esse exercício vem acompanhando as tendências globais da indústria musical. De acordo com os dados fornecidos pelo IFPI Global Music Report 2024 em 2023, o crescimento mundial do setor foi de 15%, e a estimativa para 2024 é ainda mais otimista, com um aumento de 8% em relação ao ano passado. Com a popularização das plataformas online, a forma de fazer e consumir música tem mudado.

Artistas independentes e renomados têm encontrado mais espaço para alcançar o público, que se descentralizou. Streaming, redes sociais, plataformas digitais, rádios, TVs e eventos podem ser utilizados como meios de disposição de obras.

“As plataformas online permitem que muitos artistas lancem seus materiais de forma mais fácil e barata, instantaneamente para o mundo todo. Hoje, a música pode chegar em qualquer lugar, mas é necessário criatividade e investimentos para obter destaque”, avalia Chico Teixeira, cantor e compositor.

Quando lançou o primeiro CD em 2022, o artista lembra que vender 100 mil cópias de um disco “rendia uma boa grana, ainda assim não achávamos justo”. Atualmente, na avaliação de Chico Teixeira, o pagamento por 100 mil streamings está longe do ideal e justo. “Embora o acesso esteja mais fácil, os artistas de ponta são beneficiados pela batalha dos artistas independentes. Vejo um mercado voraz e predatório”, expõe o cantor.

Para alavancar a presença junto ao público e obter retorno do investimento feito, é fundamental ser estratégico no mundo digital. “O mercado da música no Brasil sempre foi muito agitado e ligado nas tendências mundiais”, garante Teixeira. Para se destacar nesta indústria competitiva e nem sempre gentil, contar com a expertise de quem conhece o mercado é vantajoso para aumentar a visibilidade e o retorno.

Expertise Musical

A New Music Brasil é uma gravadora, distribuidora e editora especialista em música digital. Além de monetizar as obras, a empresa oferece suporte de marketing para potencializar a entrega para os grandes players do mercado.

A New Music Brasil trabalha com foco na diversidade musical, assessorando artistas independentes e renomados de diferentes gêneros, como sertanejo, funk, gospel, rap, entre outros. A gravadora, distribuidora e editora musical tem se destacado por adaptar-se às necessidades do mercado, entregando estratégias de alta performance para seus assessorados. Fato que se  mostranposso  um crescimento de 74% em 2023, em comparação ao ano anterior.

O avanço expressivo, segundo Caroline Bezerra, CMO da empresa, aconteceu por causa da abordagem inovadora e humanizada no mercado musical. “Oferecemos assessoria completa, com serviços de edição musical, distribuição digital, gravadora e marketing in-house. Com quase uma década de experiência nesta indústria competitiva, a New Music Brasil se destaca por sua transparência e eficiência, garantindo a gestão de carreiras artísticas e ativos musicais com excelência”, garante Caroline.

Pagamento de Royalties

Segundo o relatório anual de economia da música Loud & Clear, com o Spotify, artistas podem iniciar sua carreira com o auxílio da plataforma e crescer junto ao público.

Ainda segundo o estudo, de cada cinco artistas que geraram mais de US$ 10 mil em 2017, quatro arrecadaram pelo menos o mesmo valor em 2023. Se destaca que metade deles gerou mais de US$ 50 mil no ano passado.

Para Chico Teixeira, o pagamento de royalties é vital para que esse modelo se sustente por mais tempo. Assim como aconteceu com a arrecadação dos direitos autorais quando surgiu a televisão, o processo levou tempo para se adequar à mudança da época. “Eu acredito que está sendo assim, embora estejamos muito longe do ideal”, pontua Teixeira.

Atualmente, os streamings têm passado por alterações no que se refere ao pagamento aos artistas e compositores. As discussões em torno do tema têm sido mais constantes em diferentes níveis, entretanto, os valores pagos em 2023 bateram recorde, conforme o relatório anual de economia da música.

Foram pagos aos artistas e compositores mais de US$ 9 bilhões, número que é quase quatro vezes maior que há seis anos. Desse montante, US$ 4,5 bilhões foram destinados a artistas independentes, algo que nunca havia acontecido antes. Quase metade de todos os royalties foram para essa categoria de artistas.

Essa tendência não se limita apenas ao Spotify. A receita total, considerando outros serviços de streaming e gravações, sugere que os artistas podem estar ganhando até quatro vezes mais, sem contar as receitas adicionais provenientes de shows e vendas de produtos.

Democratização da indústria

Com a democratização da indústria musical, o impacto do streaming vai além do aumento de receitas. As plataformas online estão promovendo a diversidade, permitindo que artistas de diversos países e idiomas encontrem seu público, reduzindo as barreiras para músicos e ouvintes.

Em 2023, mais da metade dos 66 mil artistas que geraram pelo menos US$ 10 mil no Spotify vieram de países onde o inglês não é o idioma oficial. Novas tendências tendem a surgir na indústria musical nos próximos anos, oferecendo novas oportunidades para artistas e público, popularizando ainda mais as obras, artistas e idiomas diferentes do inglês.



Transporte rodoviário de produtos químicos vislumbra ano promissor em 2024

Desde o ano passado conforme dados da DC Logistics, o mercado de transporte de produtos químicos vem crescendo no Brasil, refletindo a recuperação da indústria química brasileira e o aumento da demanda por produtos químicos no mercado interno e externo. Esse crescimento é apoiado por investimentos em infraestrutura e tecnologia, bem como por políticas de incentivo à produção industrial.

Um dos principais fatores para essa perspectiva positiva é a retomada do investimento em infraestrutura rodoviária. O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal anunciou recentemente novos projetos de concessão e modernização de rodovias, que deverão melhorar significativamente a qualidade e segurança das estradas, facilitando o transporte de produtos perigosos. “A modernização das rodovias é crucial para garantir a eficiência e a segurança no transporte de produtos químicos, reduzindo custos operacionais e riscos ambientais”, afirma José da Silva, presidente da ABTLPP.

Além disso, as empresas de logística estão cada vez mais adotando tecnologias avançadas para monitorar e gerenciar suas operações. O uso de sistemas de rastreamento em tempo real e a implementação de práticas de manutenção preditiva estão permitindo um transporte mais seguro e eficiente. “A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da segurança e eficiência das nossas operações. Com a digitalização, podemos monitorar nossos veículos e cargas em tempo real, garantindo a integridade dos produtos transportados”, destaca Lucas Morgado, Diretor Executivo da Complex, empresa que realiza transporte de produtos químicos.

Outro fator que contribui para o otimismo do setor é a expectativa de crescimento da produção industrial no Brasil. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção industrial deve crescer 3% em 2024, impulsionada pela recuperação econômica global e pelo aumento da demanda por produtos manufaturados. Como resultado, a demanda por transporte de produtos químicos, que são essenciais para diversos processos industriais, também deverá aumentar.

Segundo um relatório recente da consultoria Frost & Sullivan, o mercado de transporte de produtos químicos na América Latina deve apresentar um crescimento estável nos próximos anos, com o Brasil desempenhando um papel central devido ao seu grande mercado interno e à sua posição estratégica para exportações.

Para Lucas Morgado, o setor de transporte rodoviário de produtos químicos no Brasil está bem posicionado para um ano promissor em 2024, impulsionado por investimentos em infraestrutura, avanços tecnológicos e um ambiente econômico mais favorável. As empresas do setor estão preparadas para aproveitar essas oportunidades e continuar a desempenhar um papel crucial na cadeia de abastecimento industrial do país.



Benefícios que fazem a diferença destacam-se no GPTW

Um estudo realizado pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, em conjunto com a Hays, consultoria especializada em remuneração e benefícios, revelou que apenas 20% dos candidatos priorizam o valor do salário. Para 90% deles, são os benefícios não financeiros que os mantêm na empresa ou os fazem considerar uma nova proposta.

De acordo com a pesquisa de satisfação interna conduzida pela consultoria Great Place to Work (GPTW), 95% dos colaboradores da Axis Communications no Brasil consideram a empresa um ótimo lugar para trabalhar. Este resultado supera significativamente a média nacional de 65%, destacando o sucesso das políticas de valorização profissional da empresa.

A Axis Communications procura oferecer uma gama diversificada de benefícios e iniciativas com o propósito de contribuir para um ambiente de trabalho positivo e motivador. “A certificação Great Place to Work é um reconhecimento significativo das práticas de excelência que a Axis Communications adota para criar um ambiente de trabalho inspirador e acolhedor”, explica Leopoldo Ruiz, Diretor Regional para a América Latina.

Entre os principais destaques estão um programa de licença sabática que permite, após cinco anos de trabalho contínuo, os funcionários terem direito a uma licença sabática de três semanas remuneradas. A empresa também oferece um subsídio anual para atividades que promovam bem-estar físico, mental e financeiro, além de diversas iniciativas para o desenvolvimento profissional, incluindo programas de liderança e oportunidades de intercâmbio global.

No que se refere à responsabilidade social, cada colaborador pode dedicar um dia por ano para voluntariado, recebendo um dia adicional de férias em reconhecimento. Nos comitês, os colaboradores podem se envolver em iniciativas que promovem a diversidade, equidade e responsabilidade social. A empresa também possui um código de vestimenta flexível, permitindo que os colaboradores escolham entre um visual casual ou formal, conforme a necessidade do dia.

A Axis ainda oferece a possibilidade de trabalhar remotamente por duas semanas ao ano, de qualquer lugar do mundo. Licença remunerada para novos pais de até 100 dias, após um ano de empresa, e para cuidar de membros da família com condições de saúde graves, também são benefícios oferecidos pela empresa.

Além do Brasil, a Axis Communications também recebeu a certificação Great Place to Work em suas filiais na Europa, Oriente Médio, África e América Latina. “Com uma força de trabalho global diversificada que abrange vendas, marketing, suporte técnico e outras funções corporativas, a Axis investe em inovação e desenvolvimento profissional para fortalecer nossa missão de colaborar para um mundo seguro, inteligente, eficiente e com qualidade de vida”, complementa Ruiz.

Leopoldo Ruiz também detalha o processo de seleção da empresa: “É muito importante para nós termos um processo seletivo abrangente que nos dê uma visão completa do perfil dos candidatos que se candidatam a alguma das nossas vagas disponíveis. Para atingir este objetivo, o nosso processo é longo, podendo durar entre 4 meses e um ano. Durante cada etapa, desenvolvemos as diferentes habilidades e competências dos candidatos por entrevistas e uma apresentação final, onde avaliamos a inovação e a forma de desenvolvimento da pessoa. Uma parte importante é que o perfil seja compatível com a nossa cultura, que se caracteriza por ser inclusiva e diversificada, além de se adequar aos nossos valores, que são: Agir como um só, Pensar grande e estar sempre aberto”.

Ruiz destaca ainda as áreas com maior procura de vagas na empresa: “Tenho o prazer de afirmar que a Axis Communications é uma organização que cria oportunidades de carreira significativas, que convidam ao constante aperfeiçoamento e crescimento profissional, sem esquecer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com benefícios competitivos em relação aos do mercado. Porém, os cargos que mais atraem talentos são aqueles relacionados às nossas equipes de Vendas e Tecnologia, onde está localizado o core em termos de contratação, desenvolvimento e crescimento do negócio”.



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