Home Blog Page 667

Coberturas de steel frame agregam valor e qualidade às obras

O steel frame está se destacando como uma tecnologia do futuro graças à eficácia e flexibilidade deste sistema, já que permite diferentes soluções de construções em telhados, por exemplo, adaptando-se a diferentes necessidades e estilos arquitetônicos.

Segundo André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, a cobertura steel frame se assemelha a de mezaninos e painéis.

“O sistema baseia-se na divisão da carga total em elementos estruturais equidistantes, garantindo uma distribuição uniforme das cargas, com segurança e ótima resistência”, diz.

Telhado plano

Conforme o executivo, a cobertura plana é uma opção versátil no Steel Frame, pois se trata de uma construção concebida, geralmente, como mezanino úmido, variando a espessura do contra piso para obter as inclinações de escoamento necessárias, seja por ralo ou por calha, para o exterior. “Estas vertentes de drenagem não podem ficar expostas: existem opções de projeto arquitetônico que permitem que a cobertura tenha um aspecto uniforme e plano, com a respectiva inclinação num ponto não acessível à vista a partir do solo”, explica Rossi.

Além disso, este tipo de cobertura atua como elemento de reforço proporcionando estabilidade e resistência à estrutura. “Esta resolução permite criar tanto coberturas tradicionais como terraços verdes, muito populares em construções que contemplam a otimização energética e aspectos sustentáveis”, acrescenta o executivo.

Cobertura inclinada

Segundo Rossi, a cobertura inclinada é outra opção na construção com steel frame, semelhante à resolução das coberturas de madeira. Para evitar vazamentos, o especialista recomenda que os telhados tenham inclinação mínima de 10%. A obra pode ser realizada por meio de caibros ou treliças.

O executivo explica que, neste tipo de cobertura, as estruturas de caibro são construídas com perfis montantes ou vigas inclinadas apoiadas em ambas as extremidades. Já as treliças são formadas por conjuntos de perfis galvanizados unidos entre si, formando painéis, permitindo cobrir grandes vãos livres sem a necessidade de pontos intermediários de apoio.

De acordo com Rossi, outra característica que torna as coberturas inclinadas particulares em relação às coberturas planas é que são inacessíveis e, por sua vez, melhoram o comportamento estrutural da construção por terem menos carga, podendo resolver grandes declives. Elas são especialmente utilizadas em climas com neve.

O executivo destaca que a abordagem modular e a possibilidade de adaptação a diferentes estilos e necessidades, fazem com que o steel frame se torne uma opção atrativa e funcional para projetos de construção de todos os tipos.

“A qualidade das construções é sempre um ponto central, por isso, quando se trata de coberturas, é importante ter em mente que é fundamental que a estrutura esteja alinhada entre as almas. O enquadramento em linha deve ser respeitado nos painéis onde se apoiam estruturas planas ou inclinadas. Além disso, deve-se ter em conta que elementos de ligação, como reforços de alma, são sempre necessários para evitar amolgadelas ou flambagem local dos perfis nos apoios. Sendo assim, a secção dos perfis utilizados para a cobertura deve ser sempre detalhada no cálculo estrutural”, finaliza Rossi.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasceu em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina,  empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos do mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.



Linear Softwares Matemáticos passa por rebranding com nova comunicação

Assim como o mercado está em constante evolução, a Linear Softwares Matemáticos também está. Diante disso, a empresa anuncia ao mercado sua nova identidade visual. O rebranding que garantiu uma cara nova ao logo e demais materiais de identidade visual da marca tem como principal objetivo comunicar uma narrativa e mensagem mais atualizadas e alinhadas com as tendências do setor.

A transformação da empresa é uma resposta direta às expectativas mercadológicas em constante evolução. O novo logo da Linear, por exemplo, produzido pela agência de comunicação Trama Reputale, buscar encapsular a essência da marca de uma forma mais moderna e relevante, enquanto mantém os valores fundamentais que a tornaram reconhecível ao longo dos anos.

“A conexão entre os elementos que impulsionam o funcionamento e o sucesso da Linear com a narrativa da marca nos guiou para a construção de um novo caminho visual que transmite atributos de crescimento, união, excelência, desenvolvimento e progresso. Além disso, utilizamos o conceito matemático da interseção para conectar a natureza da empresa, os drives do negócio e os pilares da marca’’, explica Rodrigo Pasinato, gerente do núcleo design e criação na Trama Reputale.

Ao refinar sua identidade visual, a Linear busca estabelecer uma conexão mais profunda com seu público-alvo, transmitindo uma mensagem de inovação, confiança e excelência.

“O design revitalizado representa um equilíbrio perfeito entre tradição e progresso, simbolizando o nosso compromisso contínuo com a qualidade e a inovação. Ao longo dos anos evoluímos muito dentro do setor e apresentamos soluções disruptivas que acompanham a tecnologia e conectividade da atualidade. Diante disso, sentimos a necessidade de trazer esses conceitos para a nossa nova identidade visual’’, ressalta Fabio Sas, sócio e diretor comercial da Linear.

Comunicação visual atualizada

Além do novo logo, a companhia também apresenta uma comunicação visual atualizada, que será integrada em todos os pontos de contato da marca, desde apresentação de produtos até plataformas digitais e campanhas de marketing. Além disso, a marca também passou a contar com maior presença midiática a partir da contratação dos serviços de assessoria de imprensa do grupo Trama Reputale.

Essa abordagem coesa e unificada tem como principal objetivo garantir uma experiência consistente e memorável para os consumidores, ao mesmo tempo em que reforça a identidade da marca.

“Estamos entusiasmados em apresentar nossa nova identidade visual, que reflete não apenas quem somos hoje, mas também para onde estamos indo. Esta renovação é um testemunho do nosso compromisso em evoluir com o tempo e continuar a oferecer experiências excepcionais aos nossos clientes”, finaliza Paula Elias, analista de comunicação e marketing na Linear.



Lojas especializadas preveem aumento de 10% durante período de festas juninas

O período de Festas Juninas deste ano deve provocar um crescimento de 10% no faturamento das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria frente ao ano anterior, segundo uma pesquisa divulgada pela ASBRAFE (Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos). 

O levantamento, que ouviu diversos varejistas de todo o país, aponta para otimismo em relação à data. O crescimento do interesse cultural, a constante retomada dos eventos presenciais, o investimento em decoração e guloseimas somada às estratégias de marketing das lojas e indústrias do segmento são os principais fatores responsáveis pelo crescimento previsto.

“As pessoas buscam, cada vez mais, estarem juntas em momentos de confraternização, e a festa junina é um dos momentos mais queridos e aguardados do ano. A data é uma das mais tradicionais e aguardadas do Brasil, e vêm mantendo sua relevância em todo o país”, destaca André Zolla, Presidente Executivo da ASBRAFE.

Festas se tornaram experiências 

O dirigente comenta que as festas têm se tornado verdadeiras experiências, seja ela um encontro de família ou um grande evento. “As pessoas têm investido mais nas datas sazonais, especialmente em itens de decoração, e, nesse sentido, a festa junina se mantém como uma das festas mais tradicionais do país”.

Segundo Zolla, o período estendido de comemorações também contribui para o crescimento. “Hoje, todo mundo está muito ocupado e fica difícil encontrar uma data para reunir todas as pessoas da família. Pensando nisso, tem sido cada vez mais comum as festas julinas e até mesmo agostinas, que aumentam o período de festividades”, complementa. 

ICFestas aponta otimismo

Criado em 2023 pela ASBRAFE, o Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos, o ICFestas, tem o objetivo de disponibilizar um indicador mensurável de diversas questões levantadas nas pesquisas, tanto da situação das próprias empresas pesquisadas quanto a avaliação e expectativa frente a economia brasileira.

O levantamento de maio apresentou recuperação em relação à queda do mês de abril, saindo de 50,4 para 51. O aumento do índice de situação atual, que vinha em queda desde janeiro, inverteu a tendência em maio, encerrando o mês com 45,6, dois pontos a mais que o de abril, que encerrou com 43,3. “As expectativas para 2024 continuam otimistas e as empresas mantêm a aposta em crescimento do faturamento próximo a 7% em relação a 2023”, finaliza Zolla. 



WeClever lança IA de interpretação de imagem

A análise de imagens tornou-se um componente essencial para diversas indústrias, desde a saúde até a segurança, financeiro e o varejo. Empresas enfrentam desafios significativos ao tentar interpretar grandes volumes de dados visuais de maneira eficiente e precisa. A necessidade de ferramentas que possam não apenas reconhecer, mas compreender o contexto das imagens, é cada vez mais evidente. Em resposta a essa demanda, a WeClever lançou uma nova atualização em sua plataforma: Interpretação de Imagens.

Agora, a IA da empresa não apenas interpreta os áudio. Essa nova atualização também identifica as informações presentes nas imagens enviadas pelos clientes durante as conversas com os agentes conversacionais construídos pela startup. Para o cliente, isso significa um aumento na eficiência e na precisão do atendimento, automatizando processos e reduzindo o tempo de resposta. Já para o cliente final, a interação será mais ágil e personalizada, resultando em uma experiência muito mais positiva.

“Imagine um cliente precisando atualizar e confirmar seu endereço, esclarecer dúvidas sobre um boleto ou enviar um documento para análise. Estamos empolgados em anunciar uma atualização que revolucionará a forma como as empresas se comunicam com seus clientes”, comenta Otávio Limão, CPO e co-fundador da WeClever. “Nossos Agentes Conversacionais conseguem interpretar as imagens como se fossem textos, analisando o conteúdo e extraindo as informações de forma eficiente”, finaliza. 

 



Especialista trata uso do balão intragástrico para emagrecer

Emagrecimento rápido é, pelo senso comum, um sonho universal. Porém, também faz parte do senso comum que essa corrida contra o relógio e contra a balança ao mesmo tempo é algo que mais prejudica que ajuda. Todavia, segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Instituto Datafolha, e publicada pelo Uol, 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer. Do outro lado da moeda, um dispositivo que também é popular é o balão intragástrico.

A maioria dessas pessoas sequer procuram auxílio de um especialista. Na verdade, 63% dos entrevistados acabam recorrendo a internet para realizar a aquisição desses, sem nenhum tipo de avaliação prévia de um médico ou outro agente de saúde.

Iniciativa condenada pelo cirurgião geral e endoscopista Mauro Jácome, especialista no tratamento de obesidade com balão intragástrico e endosutura. Para o médico, lidar com o emagrecimento carece uma dinâmica construída a partir de uma tratativa ajustada para cada caso.

“A luta contra o excesso de peso é uma realidade para muitas pessoas. Felizmente, existem várias abordagens para a perda de peso, e uma delas é o balão intragástrico. Este método não cirúrgico tem ajudado muitos indivíduos a alcançar seus objetivos de emagrecimento e melhorar sua qualidade de vida”, disserta o médico.

Na contramão do emagrecimento exacerbado, Mauro recomenda a utilização do balão intragástrico. “Trata-se de um dispositivo médico feito de silicone, que é preenchido com soro fisiológico ou ar e colocado no estômago. Diferente de procedimentos cirúrgicos, a inserção não é invasiva e é realizada através de uma endoscopia. Uma vez no estômago, ele é inflado, ocupando espaço e ajudando no controle do peso”.

Ao ocupar espaço no estômago, reduz a capacidade de armazenamento do órgão, levando a uma sensação precoce de saciedade após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos. Isso resulta em uma diminuição natural da ingestão calórica, base essencial para a perda de peso. Além disso, também retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade e ajudando a evitar excessos alimentares.

Tornando a pauta da individualidade por casos, Mauro Jácome ainda esclarece que existem modelos diferentes de balão intregástrico e cada um deles recorre a um tipo distinto de tratamento. “Os tipos variam principalmente em termos de material, formato, volume e duração do tratamento. Cada tipo tem suas próprias indicações e contra-indicações, e a escolha mais adequada deve ser feita pelo médico, considerando o perfil e as necessidades do paciente”, salienta o médico.

Na prática, a colocação do é feita em uma clínica endoscópica com atendimento ambulatorial, na qual o paciente sedado para maior conforto. O médico utiliza um endoscópio para guiar o balão através da garganta até o estômago. Uma vez posicionado, é inflado com o líquido ou ar apropriado, e o tubo de inserção é removido. O procedimento completo dura cerca de 20 a 30 minutos, permitindo que o paciente retorne para casa no mesmo dia.

“Clinicamente, confirmo que o balão intragástrico é eficaz na perda de peso em pacientes com sobrepeso e obesidade. No entanto, o sucesso do tratamento depende da adesão a um programa de mudança de estilo de vida, incluindo orientação nutricional e atividade física regular. Os resultados variam, mas muitos pacientes perdem uma quantidade significativa de peso durante o período de seis meses a um ano em que esteja no estômago. Além da perda de peso, os pacientes relatam melhorias na qualidade de vida, níveis de energia e autoestima”, justifica o especialista.

Novamente a pauta do emagrecimento rápido, Mauro Jácome ainda esclarece que, apesar do balão instragástrico auxiliar na perda de peso, o paciente também tem boas responsabilidades. “Lembre-se de que a perda de peso saudável e sustentável requer comprometimento e apoio profissional. Com o auxílio adequado é possível seguir o caminho certo para alcançar seus objetivos de perda de peso e melhorar significativamente sua saúde e bem-estar”, finaliza.



Aumento de 30% na procura por passagens de ônibus

Com a temporada de férias à vista, a Guanabara, um dos maiores grupos rodoviários do país, espera um aumento de 30% no número de passageiros embarcados em direção aos principais destinos do grupo. A estimativa é comparada ao movimento de passageiros do último mês de maio e deverá se concretizar já nos primeiros dias do mês de julho.

Com essa expectativa, o grupo destaca ainda a demanda dos viajantes por categorias de viagem que ofereçam maior conforto, segurança e economia. Para atender a essa grande movimentação, a Guanabara disponibilizará mais de 400 veículos de dois andares (conhecidos como Double Deckers) que foram adquiridos nos últimos 2 anos no projeto de ampliação e modernização da frota.

A Guanabara ampliou os canais de atendimento e está oferecendo para os viajantes da compra online expressa, ou seja, sem a necessidade de impressão do bilhete de passagem e com vantagens de pontuação em um programa de fidelidade, o Viva Fidelidade. Quem opta pela compra no aplicativo ou site da empresa de qualquer um dos mais de 2 mil destinos do país como o Rio de Janeiro obtém esse novo serviço.

Nas rodoviárias, a Guanabara disponibiliza salas VIP para seus passageiros aguardarem o embarque em ambiente totalmente climatizado. E, para aqueles que planejam suas férias com antecedência, há ainda mais benefícios, descontos em passagens de ônibus podem ser garimpados numa busca rápida desde que realizada com mais de 10 dias antes da data da viagem.

“Seja para aproveitar o sol nas praias icônicas da cidade maravilhosa ou explorar suas atrações culturais e históricas, comprar passagens de ônibus neste momento é o momento ideal para garantir as férias com um preço especial”, explica a diretora de marketing do grupo, Letícia Pineschi.

Sobre a Guanabara

A Guanabara atua, há mais de 31 anos, operando serviços rodoviários conectando passageiros a mais de 2 mil destinos em todo o Brasil. 

 



Profissionais da fonoaudiologia usam da criatividade no cuidado infantil

A fonoaudiologia infantil no Brasil vem passando por uma revolução criativa, com profissionais adotando abordagens inovadoras para promover o desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças. Utilizando técnicas lúdicas e personalizadas, os fonoaudiólogos têm buscado resultados significativos, proporcionando um cuidado mais eficaz e prazeroso para os pequenos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), o uso da criatividade nos tratamentos tem se mostrado uma ferramenta poderosa para engajar as crianças e facilitar o processo terapêutico. “Abordagens que incorporam brincadeiras, música e jogos não apenas tornam as sessões mais divertidas, mas também estimulam as habilidades de linguagem e comunicação de maneira natural e eficaz”, afirma a Dra. Paula Medeiros, presidente da SBFa.

Um exemplo notável dessa inovação é a integração de tecnologia nas sessões de fonoaudiologia. Aplicativos educacionais e jogos interativos estão sendo amplamente utilizados para ajudar as crianças a praticarem sons e palavras de forma divertida. Estudos recentes publicados na revista “Fonoaudiologia Brasil” indicam que crianças que utilizam essas ferramentas demonstram uma melhora mais rápida na articulação e compreensão da linguagem. “A tecnologia é um complemento fantástico para as terapias tradicionais, proporcionando estímulos visuais e auditivos que captam a atenção das crianças”, destaca a fonoaudióloga Gislene Marques.

Além da tecnologia, os fonoaudiólogos têm explorado o uso de atividades artísticas, como o teatro e a contação de histórias, para desenvolver a comunicação oral. Essas atividades permitem que as crianças expressem suas emoções e pensamentos de maneira criativa, promovendo a autoconfiança e a interação social. “Quando as crianças participam de atividades como dramatizações ou cantigas, elas se envolvem profundamente, o que facilita o aprendizado e a aplicação das habilidades de fala e linguagem no dia a dia”, complementa Gislene.

Outro recurso criativo empregado é o uso de brinquedos terapêuticos especialmente desenvolvidos para estimular habilidades motoras orais. Brinquedos que incentivam a mastigação, a sucção e o sopro ajudam no fortalecimento dos músculos necessários para a fala. “Esses brinquedos são divertidos e, ao mesmo tempo, ajudam a desenvolver as capacidades motoras essenciais para uma boa articulação das palavras”, e ainda há a alternativa do livre brincar, proposta realizada pela Helper Assessoria, na busca de promover um ambiente acolhedor, divertido e incentivar o livre brincar, proporcionando às crianças a sensação de estar no “quintal de casa”, acrescenta a fonoaudióloga Karina Freitas.

Os resultados positivos dessas abordagens criativas são respaldados por pais e educadores. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), 85% dos pais de crianças em terapia fonoaudiológica relataram melhorias significativas na comunicação de seus filhos após a introdução de métodos lúdicos e tecnológicos.



Mercado de joias cresce 18% nos últimos cinco anos no Brasil

Os setores de joalherias e semijoias crescem a cada ano e têm sido impulsionados pelos lançamentos da moda, já que os consumidores procuram acessórios para complementar o visual.

Uma pesquisa feita pela Bain afirma que esse mercado cresceu 18% nos últimos cinco anos no Brasil, e só em 2022 gerou cerca de R$ 74 bilhões, com expectativa de dobrar esse valor até 2030. Para a Bain, em 2023 o mercado de luxo brasileiro chegou a faturar quase R$ 18 bilhões, e só os acessórios como joias e relógios representam cerca de 27% desse faturamento. 

A análise feita pela Mordor Intelligence, espera que o mercado brasileiro de joias possa atingir em média US$ 3,59 bilhões até dezembro de 2024, e poderá alcançar US$ 5,34 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 8,31% durante os próximos cinco anos. 

A participação brasileira no segmento de joias é influente, visto que o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) aponta que o Brasil está entre os 15 maiores produtores mundiais de joias, comercializando um total de 22 toneladas de peças feitas em ouro. 

A Bain apontou outro dado. Cerca de 52% dos acessos a plataformas online de moda e artigos pessoais de luxo são mulheres. E mesmo que 75% do poder aquisitivo mais elevado esteja nas mãos das mulheres acima de 50 anos, as mulheres mais jovens de até 35 anos correspondem a 49% dos gastos. 

Para Victor Nakamura, especialista em marketing da gráfica GIV Online, a forte atuação da Geração Millennials e Geração Z no consumo de joias de luxo em lojas online, faz os empreendedores repensarem sobre a forma de atender o público feminino que está online, seja nas redes sociais, marketplace ou e-commerce, que desejam receber a melhor experiência de compra com embalagens elegantes e personalizadas para que sejam compatíveis à sofisticação das peças de luxo. 

Nakamura ressalta que para atender esse tipo de público, embalagens com enobrecimentos sofisticados, tags com acabamentos diferenciados e sacolas personalizadas, ajudam a agregar valor às peças de luxo dessas lojas especializadas.    

Quanto às peças mais comercializadas no Brasil, os anéis têm uma participação de mercado de 33.8%. E especialistas acreditam que brincos e pulseiras crescerão a uma CAGR de 4.5%. As perspectivas de crescimento se devem ao fato de surgirem diversas tendências que acabam impulsionando o mercado. Algumas das principais tendências que têm impactado o ano de 2024 são: 

O uso de joias permanentes, que normalmente são colares ou pulseiras. A procura por esse tipo de joia ou semijoia cresceu 30% no ano passado, atingindo 201,000 pesquisas em janeiro de 2024, segundo dados do Google Ads. 

A busca por brincos planos e joias à prova d’água de uso diário cresceu em 2023. O interesse por brincos planos aumentou 63% no ano passado, atingindo uma média de 5.7 mil pesquisas mensais. E as joias à prova d’água cresceram 33%, com 16 mil pesquisas por volume mensal.

As joias de gênero neutro ou unissex cresceu em 84% no ano passado, alcançando 4.3 mil pesquisas mensais. E a Realidade Aumentada (RA) que nada mais é que uma tecnologia que permite sobrepor elementos digitais ao mundo real para proporcionar uma experiência mais realista e personalizada às peças ao acessar a plataforma online também são tendências nesse momento.  

Esse recurso passa a ser cada vez mais necessário, visto que para a Mordor Intelligence há um crescimento gradativo das vendas de joias online, e os recursos personalizados estão sempre presentes em sites de grandes marcas. 

E por falar em personalização, o segmento de joias personalizadas também está em alta. Essa tendência permite que as clientes criem seus próprios acessórios, de acordo com sua preferência. E outra tendência que chama a atenção são as joias para o público masculino. Para o Instituto Brasileiro de Gemas de Metais Preciosos, as joias masculinas já chegam a 10% dos produtos oferecidos pelas joalherias no Brasil. 

Outra tendência em ascensão são as joias sustentáveis. Essas joias normalmente são feitas de matérias-primas recicladas ou de longa durabilidade, com práticas éticas de trabalho. Elas necessitam de uma escolha consciente de embalagens mais ecoeficientes que transmitam essa mesma mensagem eco friendly.  

Victor da GIV Online explica que para acompanhar essa tendência sustentável, a gráfica produz embalagens como cartelas de brincos, certificados de garantia e outros tipos de embalagens em substratos que transmitem a mensagem sustentável, como embalagens feitas no papel kraft. 

Para Victor é essencial que as empresas de joias e semijoias pensem na experiência do cliente como um todo, sendo elas empresas físicas ou online. 

“Os dados mostram que o mercado de joias está em expansão. E não só as lojas físicas, mas as lojas online de joias e semijoias, devem investir em embalagens profissionais e personalizadas que transmitam credibilidade à marca, com o intuito de acompanhar as tendências de forma compatível que surpreendam seus clientes”, enfatiza o especialista em marketing da gráfica GIV Online



CTC cria diretoria de RH e promove Vania Previatti ao cargo

A CTC, uma das 150 maiores empresas de tecnologia do país, inaugura diretoria de Recursos Humanos (RH) e anuncia a chegada de Vania Previatti ao cargo. A profissional, que já exercia outras funções no setor de Recursos Humanos, atua há mais de 20 anos na empresa. 

“Ao longo da minha trajetória na CTC, tive a oportunidade de crescer profissionalmente e colaborar significativamente com o desenvolvimento da nossa equipe. É com imenso orgulho e entusiasmo que assumo a diretoria de Recursos Humanos, com o propósito de implementar novas estratégias que não apenas fortaleçam nosso capital humano, mas também impulsionem nossa capacidade de inovação”, afirma. 

Vania, formada em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, possui vasta experiência na gestão de capital humano de todas as operações de recursos humanos. 

A profissional esteve à frente da pesquisa de clima, certificando a CTC por quatro anos seguidos no GPTW (Great Place To Work), e foi responsável por implementar, em 2023, o estudo de diversidade e inclusão da empresa, mensurando os dados demográficos de seus colaboradores a fim de traçar estratégias necessárias para o fortalecimento da diversidade e inclusão na CTC.  

“Estamos empenhados em adotar abordagens que promovam a excelência profissional, elevando o potencial de nossa força de trabalho. Nosso objetivo primordial é não apenas atrair talentos excepcionais, mas também proporcionar um ambiente que permita o crescimento e a satisfação contínuos de nossos colaboradores. Queremos impactar positivamente a jornada de cada indivíduo conosco, desde o primeiro contato com uma vaga até o término de seu ciclo em nossa organização. 

Estas iniciativas refletem nosso compromisso em fortalecer continuamente a nossa equipe e em cultivar um ambiente que valorize o potencial de cada colaborador. Estou muito feliz em poder contribuir ainda mais nessa jornada de crescimento e sucesso da CTC”, destaca a nova diretora.



Knewin lança funcionalidade de monitoramento de podcast

O país que mais consome podcasts no mundo é o Brasil, como aponta pesquisa. Isso mostra a relevância desse meio de comunicação, já consolidado com o público. Buscando atender a demanda de monitoramento de marca, incluindo este canal tão importante, a Knewin anuncia uma expansão significativa em suas soluções. 

A partir de junho de 2024, os produtos Knewin Monitoring e Knewin Reputation passarão a monitorar Podcasts no YouTube, a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros — 142 milhões de usuários —, ficando atrás somente do WhatsApp.

Essa inovação é uma resposta direta à crescente relevância dos podcasts, incluindo além do consumo, também a produção. Grandes companhias estão investindo e criando conteúdos nesse formato para impactar a audiência e estar em todos os canais que ela se faz presente. 

Com essa nova funcionalidade, a empresa reforça seu compromisso em fornecer aos clientes uma visão abrangente e precisa da presença de marcas em todos os canais relevantes.

“Estamos sempre atentos às mudanças que estão ocorrendo sobre gestão de reputação. Acompanhamos conteúdos, tecnologias e muitas outras tendências, além de ter uma escuta ativa dos nossos clientes. Dentro desse trabalho, percebemos o crescimento dos canais de podcasts e o quanto era importante trazer esses conteúdos para as organizações poderem entender também ali os sentimentos dos seus públicos”, argumenta Cristiane Fontana, Head of Product da Knewin.

A executiva afirma que incluir o monitoramento de podcasts se torna numa maneira eficaz de acompanhar como os públicos estão lidando e repercutindo as participações das organizações nesse canal e salienta que essa ação é crucial para cuidar da reputação.

“Estamos disponibilizando os podcasts dentro de dois produtos do nosso ecossistema: Knewin Reputation e Knewin Monitoring. Nossa expectativa é que as empresas avancem mais um passo na gestão de reputação e na conexão com os seus stakeholders”.

A funcionalidade já está disponível para os clientes da marca que assinam as soluções apresentadas.



Equipotel 2024 abre credenciamento para visitantes

A Equipotel, evento nacional especializado no mercado de hospitalidade, anuncia que o credenciamento para visitantes já está aberto. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site oficial do evento, garantindo acesso a uma edição repleta de inovação, inspiração e oportunidade de negócios. Feira acontece entre 17 e 20 de setembro no Expo Center Norte.

Reconhecida como o destino para profissionais de meios de hospedagem, bem-estar, alimentação e setores correlatos, a Equipotel 2024 oferece uma plataforma para a apresentação de produtos e serviços relacionados a arte de receber bem. Com uma exposição diversificada, programação repleta de palestras, workshops e demonstrações ao vivo, a feira abrange todas as necessidades do mercado de hospitalidade, destacando as últimas tendências e avanços tecnológicos.

Para mais informações e credenciamento, é necessário visitar o site oficial do evento. 

Serviço
Equipotel
Data: 17 a 20 de setembro
Horários: 17 a 19 de setembro, das 13h às 20h, e no dia 20 de setembro, das 13h às 18h
Local: Expo Center Norte
Credenciamento: Gratuito através do link.

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países, que empregam mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors



KFSH&RC Lidera a Revolução Global da Saúde com IA e Robótica

RIADE, Arábia Saudita, June 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) —  O King Faisal Specialist Hospital& Research Centre (KFSH&RC) está revolucionando a IA e a robótica global. Esses avanços tecnológicos, impulsionados pela Saudi Vision 2030, devem resultar um valor econômico estimado de US $15 bilhões a US $27 bilhões para o setor médico do Reino até 2030, além do seu papel fundamental na simplificação de processos e na transformação do atendimento ao paciente.

As cirurgias robóticas assistidas são uma marca registrada da integração tecnológica do KFSH&RC. Somente em 2023, o KFSH&RC realizou 1.195 procedimentos assistidos por robótica, inclusive o primeiro transplante de fígado totalmente robótico do mundo, destacando o papel pioneiro do KFSH&RC no uso da robótica para aprimorar a precisão cirúrgica e a recuperação do paciente.

Complementando esses avanços cirúrgicos, o Whole Genome Sequencing (WGS – Sequenciamento do Genoma Completo) tornou-se uma pedra angular da abordagem do KFSH&RC para detecção precoce e tratamento de distúrbios genéticos. Com a realização de mais de 7.000 testes WGS de 2023 até o momento, o hospital permitiu a identificação de predisposições genéticas para várias doenças. Este duplo foco na tecnologia cirúrgica de ponta e na análise genética abrangente posiciona o KFSH&RC na vanguarda da inovação médica, garantindo que os pacientes recebam os cuidados mais precisos e eficazes possíveis.

Os laboratórios do KFSH&RC também estão equipados com sistemas automatizados que simplificam os processos de diagnóstico e teste. Esses sistemas aumentam a precisão e a velocidade, permitindo um diagnóstico e tratamento mais rápidos dos pacientes. Mais de 1,5 milhão de testes foram processados, reduzindo o tempo de resposta em 30%.

Reconhecendo o potencial transformador da saúde digital, o KFSH&RC adotou soluções com base em IA em vários departamentos. Em 2023, as ferramentas de IA em radiologia aprimoraram a precisão diagnóstica em 25% e reduziram as taxas de diagnóstico incorreto em 18%, aumentando a detecção e o tratamento de doenças como câncer e distúrbios cardiovasculares. Com o uso da IA e de métodos biotecnológicos avançados, o KFSH&RC produziu com sucesso células CAR-T internamente para o tratamento do câncer, reduzindo o custo do tratamento e aliviando o sofrimento do paciente.

O centro dos avanços do KFSH&RC é o Capacity Command Centre de última geração, a principal fonte de tomada de decisões com base em dados. Ele monitora a movimentação dos pacientes para manter a qualidade do atendimento, aderir aos procedimentos padrão e prever o volume de demanda para mitigar os riscos. Com as estratégias conduzidas por IA, o Centro realizou mais de 170.000 procedimentos de intervenção desde o seu lançamento em setembro de 2021, reduzindo significativamente o tempo de espera no leito de 32 horas para 6 horas e cortando o tempo de espera na emergência em 14%.

Com vista para o futuro, o KFSH&RC continua a integrar tecnologias avançadas no ecossistema global de saúde como um hospital inteligente e comprometido em impulsionar a inovação e a excelência nos cuidados médicos.

O KFSH&RC foi classificado em primeiro lugar no Oriente Médio e África e em 20º lugar em todo o mundo na lista dos 250 melhores Centros Médicos Acadêmicos pelo segundo ano consecutivo e foi reconhecido como a marca de saúde mais valiosa do Reino e do Oriente Médio, de acordo com o ranking Brand Finance de 2024. Além disso, no mesmo ano, ele ficou classificado entre os 250 melhores hospitais do mundo pela prestigiada revista Newsweek.

Para mais informações, contate:
Sr. Essam Al-Zahrani, Chefe Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429
Sr. Abdullah Alown, Diretor de Coordenação de Mídia, 0556294232

Foto disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/16594984-1eaf-488b-ada2-1291d75bf71c


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9171007)



Uso de IA aumenta eficácia em operações de vendas

A utilização da Inteligência Artificial na busca e qualificação de leads tem crescido no setor comercial. À medida que a demanda aumenta, a tecnologia tem sido ajustada para lidar com volumes maiores de dados e leads sem necessidade de uma expansão proporcional da equipe de vendas.

De acordo com Renan Lima, CEO da startup de inteligência artificial Ultraqualify, a mudança pode economizar tempo e esforço que seriam gastos manualmente, permitindo que a equipe de vendas se concentre em prospecções de maior qualidade e potencial de conversão, aumentando a eficiência e a eficácia das operações de vendas. 

“A automação da prospecção ativa com IA substitui funções repetitivas realizadas por humanos, como aquelas desempenhadas pelos BDRs (Business Development Representative) e SDRs (Sales Development Representative), resultando em uma redução significativa nos custos operacionais”, afirma o empresário.

Renan Lima afirma ainda que essa automação é crucial para empresas menores e com recursos limitados, permitindo que elas possam competir com empresas maiores. “Além disso, a utilização de algoritmos avançados e análise de dados permite uma identificação mais precisa de leads com maior probabilidade de conversão, otimizando os recursos de vendas e marketing e garantindo que o esforço da equipe de vendas esteja direcionado para os leads com maior potencial.”

As soluções de prospecção ativa com IA também podem se tornar altamente escaláveis, possibilitando que uma empresa tenha uma expansão do faturamento aumentando o número de clientes e lucrando mais, sem que esse aumento impacte proporcionalmente seus custos de operação. “A Ultraqualify exemplifica bem essa aplicação ao oferecer uma solução específica de prospecção ativa com IA, que inclui técnicas de social selling, automatização de conversas com leads e agendamento de reuniões, e qualificação de leads utilizando tecnologias de análise de dados”, explica o CEO.

“Essas práticas demonstram como a IA pode ser integrada ao processo comercial para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar as taxas de conversão, trazendo benefícios tangíveis para empresas de todos os tamanhos e setores.”

Outro fator importante destacado pelo empresário é que o uso da IA pode fazer com que a empresa opere continuamente, garantindo que a prospecção de leads ocorra ininterruptamente. Isso aumenta a capacidade de resposta e a velocidade de engajamento com potenciais clientes. “Esses ganhos demonstram como a IA pode transformar a prospecção ativa de vendas, melhorando a eficiência, reduzindo custos e aumentando as taxas de conversão, trazendo benefícios significativos para as empresas”, afirma. 

Renan Lima faz ainda uma analogia comparando a utilização da Inteligência Artificial à Revolução Industrial do século XVIII, que transformou a manufatura e a produção ao introduzir máquinas que automatizaram tarefas manuais. 

“Assim como a Revolução Industrial foi um marco que impulsionou a humanidade para uma nova era de produtividade e crescimento, a adoção da IA no setor comercial está abrindo novas possibilidades para as empresas, permitindo-lhes operar de maneira mais inteligente, eficaz e competitiva no mercado global”, diz Renan Lima.

Para saber mais, basta acessar: https://ultraqualify.tech/



UTUA apresenta chat com IA para tirar dúvidas financeiras

A Be Growth, empresa de mídia programática, desenvolveu um chat assistente com Inteligência Artificial (IA) para oferecer esclarecimentos sobre cartões de crédito, empréstimos, seguros, entre outros. Segundo a empresa detentora da marca, o Chat UTUA tem como premissa proporcionar ao usuário um canal de atendimento, onde ele possa tirar as suas dúvidas a qualquer hora, de forma fácil e acessível.

As principais funcionalidades do Chat UTUA incluem atendimento automatizado a fim de responder perguntas frequentes. A solução foi criada para fornecer informações rápidas, precisas e suporte técnico, com o propósito de ajudar o usuário com problemas comuns, além de encaminhar casos complexos a profissionais humanos.

“A implementação de IA nas empresas tem se mostrado crucial para o atendimento aos usuários, oferecendo um canal de suporte eficiente e ágil, capaz de esclarecer dúvidas de forma rápida e precisa, além de proporcionar uma experiência mais satisfatória e personalizada aos clientes”, destaca Bernardo Starling Moss, CEO da Be Growth, empresa detentora da marca UTUA.

A título de exemplo, Moss conta que, quando o usuário pergunta “Como faço pra melhorar meu score de crédito?”, o Chat UTUA pode apresentar as seguintes respostas: “Pague suas contas em dia”, “Evite atrasos ou inadimplência”, “Tenha um bom relacionamento com instituições financeiras”, “Mantenha seus dados atualizados” e “Use o crédito de forma consciente”. Além disso, a solução pergunta se é possível ajudar em mais alguma coisa.

Para Moss, a ferramenta pode ajudar na educação financeira dos usuários de várias maneiras: “O Chat UTUA oferece respostas a perguntas financeiras e oferece informações sobre conceitos financeiros básicos como poupança, investimentos e orçamento”.

A iniciativa surge em um panorama em que cerca de 58% dos brasileiros admitem que nunca, ou apenas de vez em quando, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, como mostra um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), compartilhado pela Agência Brasil.

De acordo com o executivo, o recurso também apresenta guias e dicas práticas para economizar dinheiro, planejar gastos e evitar dívidas e recursos educativos, pois direciona os usuários para artigos sobre finanças pessoais.



EUA atraem brasileiros com cursos STEM e chances de trabalho

Com a maior economia do mundo e sede de universidades renomadas, os Estados Unidos são o destino de muitos brasileiros que buscam cursos de graduação ou de Master of Business Administration (MBA, um tipo de pós-graduação). 

Para aqueles que atuam na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (resumidas pela sigla STEM, em inglês), há um diferencial: a possibilidade de trabalhar legalmente no país por quase cinco anos.

Como explica Alessandra Crisanto, CEO da Study & Work USA, fazer uma graduação ou MBA em uma dessas áreas não só oferece a chance de uma educação de alta qualidade, mas também abre portas para novas oportunidades profissionais e experiências de vida consideradas enriquecedoras. A empresa em que ela atua como CEO é especializada em prestar consultoria a brasileiros interessados em estudar nos Estados Unidos.

Crisanto acrescenta que existem diferentes tipos de autorizações possíveis para um estudante com visto do tipo F1 trabalhar. Uma delas é a Curricular Practical Training (CPT), que permite aos alunos ganharem experiência prática em estágios ou empregos enquanto ainda estão matriculados.

A outra opção é chamada Optional Practical Training (OPT). Ela permite que o estudante trabalhe na sua área após a conclusão bem-sucedida de um programa acadêmico. A duração máxima é de 12 meses.

Estudantes das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática são elegíveis à OPT STEM. Ela é uma extensão de uma OPT regular, com prazo máximo total de 36 meses (ou seja, um prazo maior do que a autorização convencional).

“O estudante pode ter uma experiência de trabalho durante as aulas e, como os cursos são STEM, o governo permite que fique até 3 anos após o término apenas trabalhando”, afirma Crisanto. 

Ela faz, no entanto, uma ressalva. Caso o estudante faça o CPT por mais de 12 meses em período integral (mais de 20 horas de trabalho por semana), perde o direito ao OPT. Para evitar isso, o interessado teria de fazer 12 meses no período integral, mais oito meses de CPT meio período (20 horas ou menos por semana) e, assim, conseguiria usufruir do OPT STEM para os próximos três anos, totalizando 56 meses (quatro anos e oito meses).

“Primeiro, a faculdade libera para o trabalho, desde que a oportunidade faça parte integral do curso. Após o término, o estudante é orientado a pedir direto para a imigração, a qual irá permitir inclusive que a pessoa monte sua própria startup”, acrescenta a especialista.

Cursos STEM

É comum que muitas pessoas fiquem em dúvida com quais cursos estão inclusos na definição de STEM. Para isso, o interessado deve consultar a relação completa que está disponível no site oficial do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

A lista traz cursos como ciência da computação, engenharia civil, engenharia química, agronomia, veterinária, comunicação digital, inteligência artificial, entre outros.

De acordo com Crisanto, o primeiro passo na hora de planejar seus estudos nos Estados Unidos é encontrar universidades e programas que se alinhem aos objetivos e interesses individuais, informando-se, em seguida, sobre formas de ingresso, vistos, possíveis bolsas de estudos e o dia a dia na cidade escolhida. 

Para saber mais, basta acessar: http://www.alecrisanto.com.br



Orgulho LGBTQIA+ é importante para 70% no Brasil, diz estudo

As paradas e celebrações a favor do Orgulho LGBTQIA+ são importantes para 70% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O estudo revelou que as manifestações pela diversidade, ocorridas durante o mês de junho, têm maior apoio entre as mulheres (com 73%) e que o reconhecimento da importância da luta pelos direitos de igualdade é mais comum entre pessoas da geração Z (18 a 29), com 77%.

O mês do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em junho no Brasil e em diversos países. Historicamente, as celebrações tiveram início em cidades dos Estados Unidos em 1970, por meio de marchas que protestavam contra a violência policial, recordando um episódio de abordagem violenta ocorrido em Nova York em 28 de junho de 1969, e que buscavam a equiparação de direitos para os homossexuais, já que na época era proibida a relação entre duas pessoas do mesmo sexo.

“O dia 28 de junho é marcado pela celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que representa a luta por direitos e igualdade de pessoas que não aguentam mais sofrer tanto ódio e preconceito”, afirma Juana Nascimento, CEO da Drika Brindes.

A empresária destaca que, entre tantos desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e a discriminação sofridas por colaboradores por conta da orientação sexual ou identidade de gênero, são obstáculos que precisam ser superados. “Apesar do cenário ter apresentado melhora ao longo dos últimos anos, muitas organizações ainda não contratam LGBTQIA+ para cargos de chefia”. 

Brindes personalizados podem auxiliar em causa social

Juana ressalta a necessidade de colocar em prática ações educativas que incentivem a compreensão das diferenças no ambiente de trabalho, como por exemplo, a distribuição de material específico para difundir apoio e acolhimento à causa LGBTQIA+.

Conforme explica a empresária, uma estratégia prática e segura que pode ser adotada pelas empresas durante o mês de junho é a distribuição de brindes personalizados que enaltecem a diversidade. “Somada a outras práticas de promoção de igualdade, os brindes ajudam a fortalecer a reputação das empresas que buscam um ambiente de trabalho justo e equitativo”.

Entre os brindes mais indicados por Nascimento em apoio ao público LGBTQIA+ estão o cordão para crachá, bottons, cartelas de adesivos, sacolas ecobags e bandanas que carregam as cores do arco-íris. “Estas são excelentes formas de divulgação das marcas que apoiam a igualdade e a luta contra o preconceito”, destaca.



E-learning se destaca como ferramenta corporativa

Muita gente pode achar que a educação à distância por meio de aulas on-line é uma novidade derivada da pandemia de Covid-19. No entanto, o e-learning é bem mais antigo e é de fundamental importância para a formação profissional.  O termo, emprestado do inglês, significa aprendizado eletrônico, e pode ser simplificado justamente como educação à distância ou cursos on-line.

O e-learning existe antes mesmo da popularização da internet. Afinal, quem vive na era das conexões discadas certamente já se deparou com CDs ou DVDs acompanhados de apostilas com conteúdos educativos para estudar em casa pelo computador. A revolução digital apenas ampliou os recursos de educação on-line e ofereceu mais ferramentas para esse processo de aprendizagem. 

Em uma era em que tempo é dinheiro, não é de se admirar que a ideia do “estude onde quiser, quando quiser, adaptando o curso ao seu horário” tenha feito tanto sucesso no mundo corporativo. Afinal, não é preciso mais gastar com deslocamentos ou materiais para manter os funcionários de uma empresa atualizados. 

“O e-learning também facilita a personalização do aprendizado, adaptando o ritmo e o conteúdo às necessidades individuais dos colaboradores, o que maximiza a eficácia do treinamento”, ressalta Gilclécio Lucena, especialista em Assessoria de Comunicação.

A importância das plataformas de e-learning

Segundo dados do Ministério da Educação, somente entre os anos de 2011 e 2021, o ensino a distância cresceu 474% – isso considerando apenas o Ensino Superior. Uma pesquisa recente do PagSeguro demonstrou que o mercado de e-learning no Brasil movimentou US$ 4,5 bilhões em 2023. Ou seja, essa é uma realidade que se consolida a cada dia.

Para quem ainda não é familiarizado com esse processo de aprendizado, ele é bem simples. A Fundação Instituto de Administração (FIA) explica que o e-learning pode funcionar de duas formas: com ou sem gerenciamento do aprendizado. O primeiro modelo é o clássico que utiliza CDs ou pendrives, além de outros materiais que permitem ao aluno estudar por conta própria, mas sem nenhum tipo de suporte ou avaliação do aprendizado.

Já o método com gerenciamento funciona por meio de ambientes virtuais de aprendizado, geralmente por meio de plataformas LMS ou learning machine system. Tais plataformas funcionam como uma espécie de sala de aula virtual e os alunos conseguem ter um acompanhamento mais próximo. 

“As plataformas de e-learning permitem a medição precisa do progresso dos funcionários e a identificação de áreas de melhoria, contribuindo para um desenvolvimento contínuo e alinhado às metas estratégicas da empresa”, aponta Lucena. Para ele, “essas ferramentas garantem que os funcionários estejam constantemente evoluindo e contribuindo para o crescimento sustentável da companhia”.

O e-learning no meio corporativo

Paralelamente a este cenário, desenvolve-se uma sociedade que está em constante mudança e que a competitividade no mercado profissional cresce a cada dia. Assim, estar alinhado com as últimas tendências e metodologias da profissão é um diferencial para quem quiser ficar em destaque no mundo corporativo. 

E como meio de auxiliar no equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e saúde é que o ensino a distância encontra seu nicho. “Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, onde o posicionamento da marca é levado em consideração pelo público-alvo, investir em e-learning é investir no futuro da empresa e na capacitação de seus líderes, garantindo que estejam preparados para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades com eficiência e inovação”, enfatiza o assessor.

E para quem acha que apenas os profissionais buscam esse tipo de serviço para manter-se atualizados, Gilclécio Lucena deixa claro que as próprias empresas também devem investir em plataformas de aprendizado virtual. Isso porque, segundo ele, em um ambiente de negócios dinâmico, a capacidade de atualizar rapidamente o conteúdo de treinamento é fundamental para manter os funcionários alinhados com as últimas tendências e tecnologias. 

“A capacidade de personalização e a flexibilidade oferecidas por essas ferramentas permitem que as empresas adaptem rapidamente suas estratégias de treinamento às necessidades emergentes, mantendo-se sempre à frente no mercado”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: @gilcleciolucena



Restaurante Carlota apresenta menu inspirado em Seychelles

A chef e proprietária do restaurante paulistano Carlota, Carla Pernambuco, elaborou receitas que misturam ingredientes da gastronomia brasileira aos aromas e às cores do arquipélago Seychelles, localizado na costa leste africana. Esse menu especial é o resultado de uma parceria inédita entre a chef e o Visite Seychelles, Escritório de Turismo das Ilhas Seychelles no Brasil, e estará disponível para o público até o dia 24 de julho. 

A natureza, mas sobretudo a cultura culinária seychellois, proveniente em grande parte da vasta miscigenação de povos, serviram como referências na criação de um menu enxuto – composto por uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e um drinque de boas-vindas –, mas que captura a essência deste destino insular africano. 

“É toda a cultura créole que faz a magia acontecer. Os costumes alimentares se mesclam às manifestações artísticas, às tradições, formando o cenário vibrante e original de um povo com sua natureza: um estilo de vida Seychelles. É assim que eu imagino, enquanto saboreio seus frutos e planejo uma visita o mais breve possível”, comenta a chef Carla Pernambuco.

O pontapé inicial é dado com o welcome drink preparado com Takamaka, rum produzido unicamente em Seychelles, e tamarindo. Em seguida, a entrada é servida e o finger food de blinis de inhame e tartare de pupunha dá início à refeição propriamente dita. Para o prato principal, uma iguaria típica do arquipélago e traços brasileiros: arroz de polvo, com leite de coco e tomates tostados na brasa. E, para finalizar a experiência, uma fusão dos dois países em uma sobremesa composta por tapioca de coco e manga.  

“Empolgada com as descobertas, o menu foi expandido e se transformou em um pequeno livro de receitas intitulado Sabores das Ilhas Seychelles, onde assino 15 receitas de bebidas, pratos e sobremesas desse arquipélago no Oceano Índico africano”, comenta a chef Carla Pernambuco.

Para reservas, basta acessar o site do Carlota. 

Rua Sergipe, 753 – Higienópolis | Tel.: (11) 3661 8670

O menu permanece até o dia 24 de julho, no almoço e no jantar, e custa R$ 280 por pessoa. 

Para mais informações sobre Seychelles, basta visitar o site seychelles.com



Emenda 21 aprovada pelo Senado inclui hidrelétricas

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (19) a inclusão da emenda número 21 ao  projeto de lei (PL) 2.308/2023, que estabelece o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e determina incentivos fiscais e financeiros para o setor, incluindo as hidrelétricas – que haviam ficado de fora do texto original – como contribuintes essenciais para a matriz energética nacional.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch), Alessandra Torres de Carvalho, a aprovação da emenda representa uma vitória, tendo em vista que as hidrelétricas com reservatório são a única fonte renovável firme pra complementar da melhor forma as intermitentes.

“O hidrogênio verde seria feito com a eletrólise da água, a partir das fontes eólica e solar, o que seria um contra senso, tendo em vista que as hidrelétricas são a fonte renovável mais  firme e a única que gera energia 24 horas por dia e 7 dias na semana, atuando como a bateria das fontes eólica e solar e dando suporte para o maior aproveitamento dos eletrolisadores”, afirma Alessandra. 

Ela explica que houve a necessidade atuar junto aos senadores para mostrar que as hidrelétricas precisava ser incluída no texto. “Foi feito um trabalho de convencimento, por um grupo de entidades engajadas, já que deixar de fora as hidrelétricas –  indústria 100% nacional – é prejudicial à competitividade do Brasil. As variadas fontes que o Brasil têm são fundamentais para a transição energética”, completou.

A emenda Nº  21 (ao PL 2308/2023)  –  proposta pelo Senador Vanderlan Cardoso (PSD – GO) – justifica a inclusão das pequenas usinas ao PL que cria Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono por uma série de fatores que ressaltam a importância dessas fontes de energia no contexto ambiental, econômico e de segurança energética do Brasil. 

“Em primeiro lugar, as PCHs e CGHs são fontes de energia renovável que desempenham um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa. Diferentemente das grandes hidrelétricas, essas centrais possuem um impacto ambiental significativamente menor, preservando a biodiversidade e minimizando os efeitos adversos sobre as comunidades locais. Ao aproveitar recursos hídricos locais, as PCHs e CGHs promovem a utilização sustentável dos recursos naturais, contribuindo diretamente para a mitigação das mudanças climáticas”, informa o texto da emenda 21, ressaltando ainda a geração de emprego e renda nos locais em que os empreendimentos estão instalados.

 

Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono

O projeto cria a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, formada por cinco programas. Um deles é o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro). O texto prevê suspender por cinco anos a incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre a compra de matérias-primas, produtos intermediários, embalagens, estoques e materiais de construção feita por produtores de hidrogênio de baixa emissão de carbono habilitados.

O PL institui ainda o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono; dispõe sobre a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono; institui incentivos para a indústria do hidrogênio de baixa emissão de carbono; institui o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro); cria o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC); e altera as Leis nºs 9.427, de 26 de dezembro de 1996, e 9.478, de 6 de agosto de 1997.

Cenário Nacional 

Atualmente, as PCHs e CGHs somam juntas 5.560 megawatts  (MW) de energia gerada. São 1.046 usinas em operação no país.

Nos últimos cinco anos 65 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e 52 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) – que produzem até 50 megawatts de energia – entraram em operação no Brasil, totalizando 938,81 MW de potência instalada.

Ao todo, as 117 pequenas usinas geraram um investimento de R$7,9 bilhões em diferentes regiões do país.

Cerca de 110 PCHs e CGHs estão em construção ou aguardando  licenciamento. 



Bancos apostam em novas práticas de gestão de pessoas

Diante de um cenário em que a retenção de talentos é um desafio cada vez maior, as empresas têm buscado modernizar suas práticas de gestão de pessoas para atender às necessidades de seus colaboradores e criar ambientes de trabalho mais harmônicos. Essa realidade já chegou às instituições financeiras, que vêm incluindo atividades e benefícios atrativos para cultivar o bem-estar das equipes.

Seguindo essa tendência, a Somapay Digital Bank é um dos bancos que está apostando em atrativos para a equipe. Entre as iniciativas desenvolvidas pela empresa estão programas de desenvolvimento pessoal e profissional, além de atividades focadas na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Dentre elas, estão o “Momento Desconecta e Relaxa” com massoterapia, o “Soma Play” com jogos semanais de vôlei, e parcerias com academias. Também são oferecidos lanches diários, com um dia dedicado à alimentação saudável, além de frutas diárias no café da manhã. 

Outra iniciativa da empresa é oferecer um pacote de benefícios robusto, que inclui plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, programas de bem-estar e bolsas para capacitação e desenvolvimento profissional.

Como resultado desses esforços, este ano a Somapay recebeu, pela segunda vez, a certificação Great Place to Work, concedida às empresas que demonstram excelência em criar uma cultura organizacional positiva. O reconhecimento é baseado em feedbacks anônimos dos funcionários e em uma análise das práticas culturais da empresa. 

De acordo com Caroline Sales, Analista de Gente e Gestão, “Este reconhecimento é resultado do nosso compromisso contínuo em criar um ambiente de trabalho onde nossos colaboradores se sintam valorizados, engajados e motivados a alcançar grandes realizações, afinal, o nosso propósito é transformar vidas.” 

Nayana Branco, COO da Somapay Digital Bank, acrescenta: “Receber a certificação Great Place to Work é uma grande honra e reflete nosso compromisso com nossos colaboradores. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo é fundamental para o sucesso da empresa e para o bem-estar de todos que fazem parte da nossa equipe”.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »