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IA é aliada estratégica para mais de 70% dos profissionais

A inteligência artificial já deixou de ser uma promessa futura para se tornar uma realidade concreta no dia a dia dos profissionais brasileiros. Segundo a 4ª edição do Pulso RH, estudo conduzido pela Alice em parceria com BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, iFood Benefícios e Grupo Fleury, 65% dos trabalhadores afirmam que o uso das ferramentas de IA tornou suas atividades mais estratégicas, ao mesmo tempo em que ampliou sua satisfação e engajamento no trabalho.

Entre aqueles que utilizam ferramentas de inteligência artificial diariamente, esse índice chega a 77%. Os principais benefícios apontados foram o aumento da eficiência, a redução de tarefas repetitivas e a melhoria na gestão de tempo.

De acordo com Sarita Vollnhofer, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Alice, a transformação vai além da produtividade. “A inteligência artificial não é só uma questão de eficiência, mas redefine o papel das pessoas no trabalho. Ao assumir tarefas operacionais, a tecnologia permite que profissionais atuem de forma mais estratégica, criativa e conectada com o propósito da organização”, afirma.

Além dos ganhos em produtividade, o estudo aponta uma possível relação entre o uso da IA e melhorias na saúde física e hábitos dos profissionais. Entre os usuários da tecnologia, a prática regular de exercícios físicos é 14% maior, a alimentação saudável aumenta 14,5%, o cuidado com o sono sobe quase 40% e a realização de exames de rotina é cerca de 23% mais frequente, comparado a quem não utiliza as ferramentas.

“A IA bem aplicada pode ser uma alavanca de bem-estar. Nossa hipótese é que, ao reduzir o cansaço mental e dar mais previsibilidade à rotina, ela cria espaço para decisões mais conscientes sobre saúde e autocuidado. Quando o tempo deixa de ser escasso, as pessoas podem priorizar o que realmente importa e isso se traduz em escolhas mais saudáveis no dia a dia”, afirma a CHRO.

No entanto, o estudo também revela desafios importantes para ampliar o uso da IA nas empresas. Entre os profissionais que ainda não utilizam as ferramentas, 82% relatam que suas organizações não oferecem treinamentos adequados, enquanto 63,8% dizem ter dificuldade em entender como aplicar a IA no dia a dia. “O maior desafio hoje não é ter acesso à tecnologia, mas sim desenvolver as habilidades para usá-la de forma crítica e ética”, complementa Sarita.

Na Alice, a inteligência artificial já faz parte do dia a dia do RH, com aplicação em processos como onboarding, gestão de performance e people analytics. Além disso, a empresa criou iniciativas como o “AI Day”, um espaço de experimentação em que diferentes áreas se reúnem para resolver problemas reais com o uso de IA.



Cemitérios de SP reforçam treinamento em ética e acolhimento

O Grupo Maya, responsável pela gestão de serviços cemiteriais em São Paulo, inicia o segundo semestre de 2025 com uma agenda robusta voltada à qualificação de seus profissionais e à consolidação de uma cultura organizacional centrada na ética, no acolhimento e na excelência no atendimento.

Após o sucesso do ciclo de treinamentos comerciais realizado em fevereiro, uma nova edição será promovida em julho, com foco nos colaboradores da equipe comercial de cemitérios e funerárias, visando a qualificação do atendimento prestado aos munícipes nas unidades sob sua responsabilidade. A iniciativa prevê ainda outras duas etapas ao longo de 2025, como parte de um programa contínuo de qualificação.

Com abordagem prática e humanizada, o treinamento busca aprimorar técnicas de atendimento com foco no acolhimento, conduta ética e clareza na comunicação, reforçando a missão do grupo em oferecer uma experiência respeitosa e eficiente às famílias atendidas.

“A reformulação estratégica inclui mudanças nas práticas de atendimento, comunicação com o cliente e reposicionamento da identidade institucional — como a substituição dos números das quadras por nomes e frases que transmitam acolhimento e personalização”, explica Ricardo Gontijo, presidente da concessionária.

As capacitações também reafirmam diretrizes já estabelecidas nos compromissos firmados pela concessionária com o município, em consonância com padrões de integridade e conformidade. Além da área comercial, ao longo do ano o Grupo Maya promove formações voltadas ao fortalecimento de rotinas internas ligadas à governança e à conduta ética, envolvendo a alta gestão em ações que visam consolidar o controle institucional e ampliar a credibilidade dos serviços perante a sociedade.

A meta é ampliar gradualmente a participação dos demais colaboradores, com a expectativa de atingir todo o  quadro funcional, reforçando a adoção de valores éticos em todos os setores, o respeito às normas e o comprometimento com a responsabilidade pública. A iniciativa busca assegurar que toda a equipe atue em sintonia com as diretrizes corporativas, contribuindo para a solidez da reputação da empresa e a continuidade dos negócios.



Treeal amplia oferta de pagamentos recorrentes

A Treeal – fintech especializada em soluções de meios de pagamento – anuncia sua integração ao Pix Automático, funcionalidade recém-lançada pelo Banco Central que facilita pagamentos recorrentes. O objetivo é oferecer mais agilidade, previsibilidade e segurança para as empresas clientes da fintech e os consumidores dessas empresas. 

Com o Pix Automático, os consumidores poderão programar cobranças recorrentes, como mensalidades, assinaturas e serviços, sem a necessidade de autorizações repetidas a cada transação. A autorização é realizada uma única vez, diretamente no aplicativo, e os pagamentos são liquidados automaticamente nas datas previamente definidas. 

“A Treeal está sempre atenta às tendências e comprometida em acompanhar a evolução dos meios de pagamento no Brasil. Nossa proposta é oferecer ferramentas que tornem a gestão financeira mais simples e previsível. O Pix Automático traz benefícios claros: melhora o fluxo de caixa, reduz inadimplência e elimina etapas burocráticas, tanto para quem paga quanto para quem recebe”, diz João Santos, CEO da Treeal. “Diferentemente do débito automático, que exige vínculos com bancos e funciona apenas para contas correntes, o Pix Automático é mais acessível. A autorização acontece no app, sem intermediários.” 

Atualmente, a Treeal processa mais de 200 milhões de transações via Pix por mês, um reflexo da adoção crescente de pagamentos digitais no Brasil. A chegada do Pix Automático reforça o movimento da empresa em ampliar sua oferta de soluções para gestão financeira, principalmente para pequenas e médias empresas. 

Segurança e evolução   

A implementação do Pix Automático também impõe desafios importantes, especialmente no que diz respeito à segurança digital e à orientação sobre o funcionamento da nova funcionalidade. De acordo com dados da PSafe, empresa especializada em segurança digital, mais de 5 milhões de tentativas de golpes virtuais foram registradas no Brasil apenas no primeiro trimestre de 2025, um alerta para a necessidade de soluções cada vez mais seguras.  

Atenta a esse cenário, a Treeal avalia a adoção de funcionalidades complementares à jornada do Pix Automático, com foco em eficiência, proteção e praticidade. Entre as possibilidades em estudo estão: sugestão inteligente de pagamentos, relatórios e alertas em tempo real, definição de prioridades nos pagamentos e aprovação automatizada com camadas adicionais de segurança. 

“Essas soluções estão em fase de estudo e avaliação. Estamos ouvindo nossos clientes para entender suas necessidades e desenvolver produtos que tornem a gestão financeira mais eficiente, inteligente e intuitiva”, afirma João Santos, CEO da Treeal. “Com a recente autorização do Banco Central para atuarmos como Instituição de Pagamento (IP) e Iniciador de Transações de Pagamento (ITP), nosso foco é garantir que empresas estejam sempre um passo à frente, com acesso às tecnologias mais robustas, seguras e eficazes do mercado.” 



Inverno favorece tratamentos para varizes nas pernas

Com a chegada do inverno, aumenta a procura por tratamentos de varizes, especialmente em clínicas e consultórios especializados em cirurgia vascular. A estação mais fria do ano é considerada o período ideal para iniciar esse tipo de procedimento, graças a condições que favorecem tanto a recuperação quanto a eficácia dos resultados. A menor exposição ao sol, o uso mais confortável da meia de compressão e a redução dos efeitos colaterais na pele estão entre os principais motivos. Segundo especialistas, como a cirurgiã vascular Camila Caetano, o clima mais ameno contribui para um pós-operatório mais tranquilo e melhora significativa nos resultados estéticos e funcionais até o verão seguinte.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), existe uma prevalência média de varizes de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias. Quanto mais idoso maior a prevalência sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes. Os maiores fatores de risco são predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2,3 para 1 homem), idade (quanto maior a idade, maior a prevalência), obesidade, número de gestações.

De acordo com Camila, a condição ocorre quando há dilatação anormal das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração. Em estágios avançados, pode gerar dor, inchaço e até úlceras venosas. “No inverno, conseguimos realizar os tratamentos com mais conforto para o paciente e com menor risco de efeitos colaterais na pele, o que impacta diretamente na qualidade dos resultados”, afirma a cirurgiã vascular.

A realização dos tratamentos no inverno também garante que os resultados estejam mais consolidados no verão, caso a pessoa deseje usar roupas mais curtas, sem marcas de procedimentos recentes.



Memes ganham espaço no marketing político

A linguagem dos memes, marcada pelo humor, ironia e velocidade de disseminação, tem se consolidado como ferramenta de comunicação política nas campanhas eleitorais contemporâneas, conforme destacou o ministro da SECOM do Governo Federal, Sidônio Palmeira. Utilizados tanto para mobilizar apoiadores quanto para atacar adversários, os memes passaram a ocupar um lugar estratégico nas disputas políticas, especialmente nas redes sociais.

Embora popularizados com a internet, os memes têm origem anterior ao mundo digital. O termo foi cunhado pelo biólogo britânico Richard Dawkins em 1976, em analogia ao gene, para descrever unidades culturais que se replicam e se adaptam ao longo do tempo. Nas últimas décadas, essa definição foi ressignificada e incorporada pela cultura on-line para designar conteúdos — como imagens, vídeos e frases — que se espalham rapidamente entre usuários.

Na análise do estrategista político e professor Yuri Almeida, os memes cumprem uma função de síntese e pertencimento na ambiência digital. “Essa linguagem, caracterizada por camadas de informação e humor, atende a uma lógica de construção de identidade, especialmente relevante em contextos polarizados. Nas eleições brasileiras de 2026, as estratégias de desconstrução do adversário serão ainda mais fundamentais, pois mobilizam emoções e sentimentos”, afirma.

De acordo com Yuri Almeida, “o uso político dos memes não é recente, mas ganhou novo impulso com a consolidação das redes sociais. A campanha de Barack Obama, em 2008, nos Estados Unidos, é frequentemente apontada como uma das primeiras a integrar esse tipo de comunicação. No Brasil, os memes passaram a ter maior protagonismo a partir das eleições de 2014, quando passaram a circular de forma mais articulada nas plataformas digitais”, contextualiza. Segundo Almeida, campanhas investem cada vez mais na criação e no incentivo à circulação de memes, por meio de equipes próprias ou de redes de apoiadores. “O objetivo é construir ou desconstruir a imagem de candidatos, persuadir eleitores e reforçar determinadas visões de mundo”, explica.

O especialista também chama atenção para os limites éticos dessa prática. “É preciso cuidado com o uso do humor, evitando estereótipos, ofensas e ataques pessoais. O humor político deve criticar o poder, e não humilhar indivíduos. O fenômeno dos memes políticos, ao mesmo tempo em que amplia o alcance da comunicação eleitoral, também impõe desafios quanto à veracidade das informações e ao respeito aos direitos individuais. O debate sobre os limites entre sátira, desinformação e discurso de ódio segue como um dos temas centrais na regulamentação das campanhas em ambiente digital”, ressalta.



Lockers inteligentes otimizam gestão de bagagens em hotéis

A tendência global de autoatendimento, já consolidada em setores como varejo e estacionamentos, chega com força à hotelaria para resolver um de seus desafios operacionais mais persistentes: o armazenamento de bagagens. Em um mercado focado na experiência do cliente, os lockers inteligentes surgem como uma resposta tecnológica que não apenas otimiza processos internos, mas também cria um novo e rentável modelo de negócio. A solução substitui o sistema manual de guarda de malas, que frequentemente sobrecarrega a equipe da recepção e ocupa espaços valiosos no empreendimento.

Tradicionalmente, a gestão de bagagens antes do check-in ou após o check-out é realizada manualmente pela equipe do hotel, que utiliza balcões ou salas dedicadas para o armazenamento. Embora funcional, esse modelo apresenta limitações significativas. É o que explica Gabriel Peixoto, CEO da Meu Locker. “Em horários de pico, a recepção precisa dividir sua atenção entre o atendimento aos hóspedes e o manuseio de malas, o que pode comprometer a agilidade e a qualidade do serviço”, completa.

Para Gabriel, as áreas destinadas a depósitos poderiam ser convertidas em espaços mais rentáveis, como cafés ou lounges. “Outro ponto crítico é a responsabilidade que o hotel assume pela custódia dos pertences, ficando sujeito a problemas em caso de perdas ou danos”, afirma.

“A recepção de um hotel deve ser o centro da hospitalidade, não um depósito de bagagens. Ao automatizar esse processo, liberamos a equipe para focar no que realmente importa: proporcionar uma experiência de check-in e check-out impecável e personalizada para o hóspede”, diz. “Nossa solução transforma o que antes era um passivo operacional e um ponto de risco em um ativo estratégico. O hotel não apenas otimiza seu espaço e reduz sua responsabilidade, mas também cria uma nova e consistente fonte de receita, modernizando o serviço e agregando valor à estadia do cliente.”

A implementação de lockers inteligentes transforma esse cenário. Com um sistema de autoatendimento, o próprio hóspede pode alugar um armário de forma rápida e segura, usando seu celular, o que garante mais autonomia e tranquilidade. “Para o hotel, os benefícios são imediatos: a equipe da recepção pode se dedicar integralmente ao atendimento e a tarefas estratégicas, o espaço físico é otimizado e a responsabilidade pelas bagagens é transferida”, reforça o CEO. “Mais do que uma simples modernização, a tecnologia permite a monetização do serviço, gerando uma fonte de receita adicional e transformando um antigo ponto de atrito em uma experiência positiva e eficiente para o cliente”, finaliza.



Zexter integra inteligência artificial ao conteúdo digital

A inteligência artificial começa a ganhar protagonismo na rotina de criadores de conteúdo — e uma das primeiras plataformas a integrar essa tecnologia de forma prática e contínua é a Zexter. Por trás da iniciativa está o empreendedor brasileiro Bruno Souza, que, após duas décadas atuando em projetos de tecnologia no Brasil e no exterior, lidera a incorporação da IA à estrutura da plataforma.

Fundada em 2024, a Zexter já oferecia ferramentas como lojas integradas, conteúdos pagos personalizados, leilões digitais e sistemas de engajamento direto. Agora, com a entrada da inteligência artificial, a proposta é automatizar tarefas, sugerir estratégias de monetização baseadas em dados e personalizar interações com os seguidores — tudo isso sem interferir no controle criativo dos usuários.

“A ideia não é substituir o criador, mas ampliar suas possibilidades com tecnologia de apoio”, explica Bruno Souza. “Criadores lidam com múltiplas demandas e têm pouco tempo para análise. A IA entra como ferramenta de organização, planejamento e execução”.

Com essa atualização, a Zexter passa a contar com algoritmos capazes de identificar padrões de comportamento da audiência, propor conteúdos mais alinhados ao perfil do público e automatizar mensagens mantendo o tom de voz característico de cada criador. O objetivo é tornar o processo mais eficiente, com base em dados e personalização.

Bruno Souza é o responsável pelo desenho técnico da nova fase da plataforma. Antes da Zexter, atuou como CTO em projetos públicos de blockchain para o governo de Dubai, fundou a iDevelop (criadora do aplicativo Denare, com reconhecimento internacional), liderou o desenvolvimento da plataforma 2signer, voltada à assinatura digital com blockchain no Brasil, e participou de startups aceleradas no Vale do Silício.

A Zexter aposta na inteligência artificial como diferencial competitivo. A integração das novas tecnologias faz parte de uma estratégia para transformar a relação entre criadores e suas comunidades — com apoio de sistemas inteligentes desenvolvidos sob a coordenação direta de Bruno.



Monge Han participa do 26º Festival do Japão com suas HQs

Nos dias 11, 12 e 13 de julho, Monge Han, designer e ilustrador amarelo-brasileiro, nascido em Manaus (AM), participa do 26º Festival do Japão (São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo).

Han estará em um espaço na Rua F com suas histórias em quadrinhos Daruma – Perseverança (Ed. Pitaya, 224 páginas) e Vozes Amarelas, e outros produtos da sua linha criativa, como bonés.

No domingo, 13 de julho, das 12h às 12h50, Monge Han participa de um bate-papo com o tema Livros e HQs – Cultura Amarela no Papel, mediado por Bianca Sakai, criadora de conteúdo sobre histórias em quadrinhos, mangás, filmes, séries e cultura japonesa, e co-host do podcast AkibaCast.

Representatividade amarela

Monge Han trata do assunto em suas obras. Daruma – Perseverança narra a vida de Yumi Gushiken (24 anos), moradora de São Paulo e torcedora do Corinthians, que ao conhecer o símbolo do Daruma (boneco japonês que simboliza perseverança, sorte e a realização de desejos) na infância, sempre fez o mesmo pedido. 

A jovem passa por inúmeras situações, como ser responsável pelos irmãos mais novos Kenji e Sayuri, após a morte precoce dos seus pais; o preconceito amarelo; a fetichização; e uma tragédia, na qual vai recorrer uma última vez ao Daruma, descobrindo um mundo novo e realidades mais profundas e complicadas do que jamais sonhou.

“Nesta história em quadrinhos abordo vários temas num misto de humor e drama, como a experiência de ser brasileiro e a discriminação das pessoas amarelas aqui, pois já senti muito isso por conta da minha descendência: minha mãe é sul-coreana e eu sou manauara. É uma forma de conscientizar as pessoas sobre esse tipo de preconceito e também de escrever sobre a gente”, conta Monge Han.

Em Vozes Amarelas, as histórias apresentadas são ao mesmo tempo particulares e comuns à realidade de muitas pessoas amarelas no Brasil. O autor traz suas já conhecidas cores vibrantes e os característicos três olhinhos para compartilhar reflexões sobre preconceito, identidade, ancestralidade e respeito.

Sobre Monge Han

É designer e ilustrador amarelo-brasileiro, criador de histórias em quadrinhos, ilustrações, capas de livro e tirinhas. Descendente de coreanos, nasceu em Manaus, e foi criado entre o Rio de Janeiro e Curitiba. Estudou Belas Artes – Artes Impressas na Royal Academy of Art, na Holanda, e se formou em design gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde recebeu o apelido de Monge Han, em razão da personalidade tranquila e do cabelo raspado, e que mais tarde se tornaria seu nome artístico.

Desde 2016, transforma o cotidiano e as nuances da existência humana em tirinhas com histórias autorais que misturam humor e crítica. E, nessa linha, já publicou duas obras. A primeira foi Vozes Amarelas (Ed. HarperCollins), que traz uma narrativa rica em representatividade e emoção, que se aprofunda ainda mais em Daruma: Perseverança (Ed. Pitaya), cuja aventura sobre amarelos-brasileiros apresenta Yumi Santos Gushiken, uma jovem que sobrevive com seus dois irmãos mais novos em São Paulo, e se depara com dilemas ligados à identidade racial e à busca pelo pertencimento.

Foi reconhecido pelo projeto VOZES30, como uma das 30 vozes mais influentes de 2024, pela criação e desenvolvimento de histórias em quadrinhos com narrativas pessoais e reais, que abordam a discriminação e a representatividade de pessoas amarelas.

Monge Han vem expondo seu trabalho em eventos, como a Comic Con Experience Brasil (CCXP), da qual já participou de cinco edições como artista. Também já trabalhou com marcas como Universal Music (ilustrando o quadrinho oficial da música Modo Turbo, de Anitta, Pabllo Vittar e Luisa Sonza), Cartoon Network, São Paulo FC (ilustrações comemorativas para os dez anos do mundial do clube), entre outros.

Serviço: Monge Han no 26º Festival do Japão

Local: São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, Rua F.

Data e horários:

11/07, sexta-feira, das 11h às 21h

12/07, sábado, das 9h às 21h

13/07, domingo, das 9h às 18h



Embracon economiza R$1 milhão ao ano com automação em Python

A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcio do país, vem consolidando sua jornada de transformação digital com foco em eficiência operacional, escala sustentável e protagonismo humano. Em 2024, a empresa alcançou uma economia anual estimada de R$ 1 milhão com a adoção de tecnologias de automação baseadas em Python e Inteligência Artificial (IA), além de registrar uma redução de mais de 12 mil horas de trabalho repetitivo em áreas críticas do negócio.

A mudança estratégica teve início em 2022, com a migração de uma plataforma low-code para uma arquitetura mais robusta, flexível e escalável, baseada em Python e orquestrada pela BotCity. Essa virada reduziu o TCO (custo total de propriedade) em 64%, ao mesmo tempo em que ampliou a autonomia e o poder de execução da área de Governança de Processos & RPA.

Um dos cases de destaque foi a automação de um fluxo que levava 27 minutos para ser executado manualmente — agora realizado em menos de dois minutos. A mudança elevou a produtividade e liberou os times para atuarem com mais profundidade em iniciativas analíticas, criativas e de maior valor estratégico.

“A BotCity nos aproximou e promoveu a inovação. A parceria com uma empresa de ponta com forte suporte técnico tem sido fundamental para o nosso sucesso com a automação Python. Estamos entusiasmados com o potencial de crescimento e otimização que alcançamos juntos”, afirma Diego Arcanjo, Gerente de Governança de Processos & RPA da Embracon.

Na Embracon, cada robô recebe um nome próprio, como Taylor, Dudu, Dante e Enola, em uma estratégia que humaniza a tecnologia e aproxima a inovação do dia a dia das pessoas. A automação deixa de ser um conceito técnico e se transforma em uma ferramenta com identidade, que apoia, colabora e entrega junto com os times.

  • Taylor: automatizou a atualização de dados no CRM, promovendo agilidade, precisão e ganhos expressivos em produtividade.
  • Dudu: trouxe padronização e velocidade à formalização de contratos, com redução significativa de retrabalho.
  • Dante: automatizou o input de dados, com impacto direto na qualidade e agilidade dos atendimentos.
  • Enola: fortaleceu o controle e a rastreabilidade de documentos, ampliando o alcance das soluções para os clientes.

Essa abordagem fortalece a adesão, o engajamento e o senso de pertencimento, reforçando a proposta de uma transformação digital com foco em colaboração e usabilidade. Exemplos que refletem essa transformação:

  • ROI de 856% com payback médio em 6 meses;
  • Redução de erros operacionais e riscos de retrabalho ou penalidades;
  • Padronização e aumento da velocidade em fluxos de alto volume;
  • Compliance assegurado, com rastreabilidade em processos críticos;
  • Escalabilidade real, sem crescimento proporcional de estrutura.

A equipe dedicada à automação cresceu de três para dez profissionais, um reflexo direto do impacto das iniciativas. Para 2025, está prevista a criação de uma oficina interna de robôs, com um time técnico dedicado à evolução contínua do ecossistema de automação.

Inovação feita em parceria

A relação próxima com a comunidade técnica da BotCity tem sido um dos pilares do avanço da Embracon na área. A troca ativa de experiências acelera o desenvolvimento, amplia a capacidade de entrega e conecta a empresa a um ecossistema de inovação aberta. “Mais do que tecnologia, encontramos um parceiro estratégico que entende o nosso ritmo e compartilha a visão de crescimento com responsabilidade e eficiência”, conclui Diego Arcanjo.

Com uma abordagem centrada nas pessoas, nos dados e na inteligência aplicada, a Embracon apresenta uma estratégia de automação voltada não apenas à eficiência operacional, mas também à liberação de tempo para iniciativas de inovação e melhoria contínua.

Mais detalhes sobre esse projeto estão disponíveis na íntegra em: https://www.botcity.dev/br/cases/embracon

Sobre a BotCity

A BotCity é uma plataforma de governança centralizada de automações inteligentes para grandes empresas que permite às equipes técnicas criar, operar e escalar bots. Além de eliminar o lock-in tecnológico, a solução também oferece controle total sobre scripts Python dispersos, combatendo o Shadow Python com rastreabilidade, versionamento e orquestração unificada.

Mais informações: www.botcity.dev

Sobre a Embracon

Há mais de 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), a empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 1.000 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas.

Mais informações: https://www.embracon.com.br/



Rio de Janeiro Sediará o Meridian 2025 no Copacabana Palace

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2025, o Rio de Janeiro sediará o HACKMeridian 2025, um hackathon com inscrições gratuitas, organizado pela NearX Education Platform, no Hotel Copacabana Palace. O evento, que antecede a conferência Meridian 2025, ambos promovidos pela Stellar Development Foundation, reunirá 500 desenvolvedores de diversos países em uma maratona de 36 horas, com US$ 50.000,00 em premiações para os projetos vencedores.
O Meridian 2025 é o principal evento do ecossistema Stellar, uma rede blockchain que facilita transações financeiras globais, movimentando US$ 11 trilhões em derivados de crédito segundo uma publicação da Forbes e conectando empresas como IBM e Coinbase. O Brasil, ao sediar o evento, consolida sua posição no cenário de inovação tecnológica. O HACKMeridian 2025 permitirá que desenvolvedores criem soluções baseadas na blockchain Stellar, com foco em finanças descentralizadas (DeFi) e inclusão financeira.
Mercado de Blockchain: global e nacional

O mercado global de blockchain foi avaliado em US$ 31,28 bilhões em 2024 e deve alcançar US$ 1,431,54 bilhões até 2030, com um CAGR de 85,9%, segundo a consultoria Grand View Research Grand View Research. A Stellar é utilizada em transações internacionais e rastreabilidade. No Brasil, o mercado de blockchain atingiu US$ 563,4 milhões em 2024 e projeta crescimento a um CAGR de 82,5%, alcançando US$ 186,15 bilhões até 2033, conforme estudo do IMARC Group ImarcGroup
Caio Mattos, CEO da NearX Education Platform, destaca: “O HACKMeridian 2025 coloca o Brasil no mapa global do blockchain, conectando talentos a um mercado em explosão. Competências práticas definem o futuro, e a Stellar é o caminho”.
Sobre o HACKMeridian 2025
  • Datas: 15 e 16 de setembro de 2025
  • Local: Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro, RJ
  • Participantes: 500 desenvolvedores de diversas nacionalidades
  • Premiação: US$ 50.000,00 para os projetos vencedores
  • Foco: Soluções na blockchain Stellar, com desafios em DeFi, inclusão financeira e Web3
Organizado pela NearX Education Platform, o hackathon busca fomentar projetos que promovam eficiência, transparência e inclusão no setor financeiro. A NearX é reconhecida por programas como o Bootcamp Stellar, que capacita profissionais para demandas do mercado global.
Sobre a NearX Education Platform

A NearX Education Platform é uma escola digital focada em blockchain, Web3 e inteligência artificial, com atuação na formação de milhares de profissionais na América Latina. A organização promove eventos técnicos para conectar talentos e empresas no ecossistema blockchain.
Sobre a Stellar e o Meridian

A Stellar é uma rede blockchain de código aberto que agiliza transações financeiras. O Meridian, organizado pela Stellar Development Foundation, reúne líderes globais para discutir inovações e parcerias no setor financeiro.
Convite à Imprensa

Jornalistas são convidados a cobrir o HACKMeridian 2025 e o Meridian 2025, eventos que posicionam o Brasil no cenário global de tecnologia. Para credenciamento, entrevistas ou mais informações, basta contatar a equipe de comunicação.

Contato para Imprensa

NearX Education Platform
E-mail: imprensa@nearx.com.br
Telefone: +55 (11) 973280389 whatsapp – Suely Brusko
Site para Inscrições: meridian.nearx.com.br/pt
Mais informações: meridian.stellar.org



PetCerto compara preços e reúne milhares de produtos

Com mais de 15 anos de experiência no segmento de comparação de preços, os especialistas em tecnologia e empresários paulistanos Angelo Alves e Cezar Machado lançaram, no início de 2025, um comparador de preços 100% dedicado a produtos para animais de estimação.

A PetCerto é uma plataforma gratuita que tem como objetivo facilitar a vida de tutores de animais e impulsionar as vendas e a conversão de lojas que vendem produtos para pets. Segundo Alves, a ideia de desenvolver um comparador de preços 100% voltado ao universo pet nasceu da experiência no desenvolvimento de plataformas de comparação de preços em outros segmentos, como o de medicamentos.

“Além disso, somos tutores de pets e vivenciamos, na prática, as dificuldades para encontrar os melhores preços e produtos em meio a tantas opções disponíveis on-line. Em nossas pesquisas, percebemos que o mercado pet no Brasil estava em forte expansão, mas ainda não contava com um comparador de preços dedicado exclusivamente a esse segmento”, explica.

O setor movimentou R$ 75,4 bilhões no país em 2024, com destaque para o segmento de pet food, que representou R$ 40,8 bilhões do total, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

A venda de animais por criadores, por sua vez, representa R$ 8,1 bilhões, ou 10,8% do faturamento do mercado. A comercialização de produtos veterinários (pet vet) representa R$ 7,8 bilhões, ou 10,4% do total da receita do setor. Serviços veterinários são a quarta maior área em faturamento, com R$ 7,7 bilhões (10,2%).

Como a PetCerto funciona?

O usuário pesquisa o produto desejado, como ração, remédio antipulgas, brinquedos ou itens de alimentação, e o sistema exibe uma lista com os preços praticados por diferentes lojas online.

Atualmente, a ferramenta ainda não exibe informações de frete ou prazo de entrega, mas já disponibiliza filtros por departamento (Cachorros e Gatos), categorias (como Decoração e Presentes e Rações e Alimentação) e fabricantes.

“Nosso objetivo é evoluir a plataforma e, em breve, incluir novos filtros, como por região e tipo de loja, além de funcionalidades que tornem a busca mais personalizada e eficiente para os tutores”, ressalta Cezar Machado.

Empresa investe em tecnologia, IA e parcerias estratégicas

Ainda segundo Machado, a marca pretende se posicionar em um mercado cada vez mais competitivo como a principal plataforma de decisão de compra no segmento pet. Ele destaca que, mais do que apenas comparar preços, a plataforma deseja ser o ponto de partida para qualquer tutor que queira cuidar melhor do seu animal, economizando com inteligência.

“Estamos investindo em tecnologia, Inteligência Artificial (IA) e parcerias estratégicas para ampliar nossa base de dados, incluir serviços como agendamento de consultas e banhos, e criar soluções mais completas para o ecossistema pet”, afirma.

Plataforma oferece conteúdo educativo

A PetCerto também oferece conteúdo educativo e dicas para ajudar os tutores na hora de escolher os melhores produtos para seus pets. “Acreditamos que informação de qualidade é essencial para o bem-estar dos pets e para decisões de compra mais conscientes”, destaca Machado.

Todos os produtos listados na PetCerto contam com descrições detalhadas, incluindo indicações de uso, ingredientes, orientações nutricionais e diferenciais técnicos.

“Além disso, oferecemos um guia de raças com conteúdos aprofundados sobre comportamento, cuidados, alimentação e curiosidades”, explica o empresário.

Sistema verifica alterações em tempo real

A PetCerto tem como foco garantir a atualização constante dos preços e a confiabilidade das informações apresentadas no site por meio de tecnologias avançadas de coleta e atualização de dados e monitoramento frequente dos preços e estoques. O sistema verifica alterações diariamente e atualiza as informações constantemente, com o objetivo de ofertar que os valores exibidos sejam sempre os mais recentes daquele determinado produto.

“Além disso, contamos com processos internos de validação com o objetivo de garantir que a experiência do usuário seja segura, transparente e de confiança”, complementa Alves.

Para conferir a plataforma PetCerto, basta acessar: https://petcerto.com.br



CBA realizará o 1º Festival Brasileiro de Manobras

Após reconhecimento das manobras radicais como modalidade esportiva, oficializado pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, em 2024, o Brasil realizará o 1º Festival Brasileiro de Manobras. Nos dias 12 e 13 de julho, a pista do Race Valley Motorsports, em Tremembé, interior de São Paulo, será palco de uma competição inédita. O evento marca a estreia oficial da modalidade no calendário da CBA e contará com a presença de aproximadamente 50 pilotos de diversas regiões do país.

O Festival é organizado e supervisionado pela CBA, em parceria com a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e apoio do Race Valley. Segundo o presidente da Comissão de Arrancada, Drift e Track Day da CBA, Fábio Félix Pascoal, para realizar o evento, foi necessário adaptar os padrões de segurança e regulamentação às características específicas das manobras radicais. “Foram meses de reuniões e análises até chegarmos a um modelo que atendesse às exigências técnicas da CBA”, explica.

O evento é uma grande expectativa da CBA, pois reunirá pilotos de vários estados do Brasil que já se tornaram referência no cenário das manobras e do Drift. É o caso de Chico Loco e Márcio “Kabeça”, integrantes da equipe Hot Wheels do Beto Carrero World. Ambos se apresentam regularmente em shows da marca e estão entre os pioneiros da modalidade no Brasil. Márcio Kabeça, campeão brasileiro de Drift, também irá competir com um Mustang, e enfrentará o próprio filho, Juninho, atual líder do Campeonato Brasileiro, que participará com um Nissan 350Z.

Outro nome de destaque, segundo Pascoal, é Clerison “Pinguim”, piloto profissional de Drift, que participará com uma BMW turbo. “Ele terá a companhia da médica Carol, que faz sua estreia na modalidade pilotando também uma BMW”, informa.

Um recordista também estará na competição: o catarinense Douglas Eduardo Brunes, conhecido como “Douglas Manobras”. Empresário de 44 anos, Brunes foi o primeiro filiado à categoria Piloto de Manobras Radicais e detém o recorde oficial do Guinness Book por ter realizado 101 “zerinhos” consecutivos, sentado na capota de um Chevette. O recorde, conquistado em setembro de 2023, foi reconhecido pela organização internacional em agosto de 2024, após análise técnica do material enviado. “Esse feito do Douglas representa o espírito da modalidade e mostra o potencial do Brasil nesse tipo de competição. Ele foi o primeiro filiado à nova categoria criada pela CBA, a de Piloto de Manobras Radicais”, afirma Pascoal.

A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas acompanhem os dois dias de evento. Além da disputa, o Festival contará com a presença de juízes renomados, como o youtuber e piloto de Drift, Bruno Bar, e a especialista em manobras radicais, Nete Braga. “O terceiro jurado será revelado nos próximos dias”, afirma Pascoal.

Para o presidente da Comissão Brasileira de Arrancada, a primeira edição do Festival de Manobras já nasce com um papel simbólico. “É o início oficial da modalidade dentro da estrutura da Confederação. Um evento que reúne competidores de diferentes estados, vindos da Bahia, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e mostra a força do automobilismo brasileiro em suas diversas vertentes”, conclui.

Inscrições

As inscrições são gratuitas para os pilotos filiados à CBA com cédula desportiva válida, ao custo anual de R$ 182. Os ingressos para o público custam R$ 30 antecipadamente, pelo Sympla, e R$ 40 na bilheteria.

Mais informações e regulamento podem ser acompanhados no site www.cba.org.br e também nos perfis @cbamanobrasradicais e @cbaoficial nas redes sociais.

SERVIÇO

 

O quê: 1º Festival Brasileiro de Manobras

Onde: Race Valley Motorsports – Tremembé (SP)

Quando: 12 e 13 de julho de 2025 (sábado e domingo)

Horário: a partir das 9h, nos dois dias

Ingressos:

R$ 30 (antecipado, pelo Sympla)

R$ 40 (na portaria, nos dias do evento)

Participação de pilotos:  inscrição gratuita, mediante apresentação da cédula desportiva da CBA (R$ 182, válida por 1 ano)

Mais informações: www.cba.org.br | @cbaoficial | @cbamanobrasradicais



Pré-fabricados ganham espaço e desafiam antigos estigmas

Apesar do crescimento acelerado e das inovações que vêm transformando a engenharia civil, a construção pré-fabricada ainda convive com uma série de mitos que limitam sua adoção mais ampla, principalmente nos segmentos residencial e comercial.

Dados da Mordor Intelligence apontam que o mercado global de construção pré-fabricada tende a crescer nos próximos anos. A estimativa é de que o segmento atinja US$ 30,93 bilhões até 2029, impulsionado por um crescimento anual médio de 6,23%. Essa projeção reflete o interesse crescente por soluções construtivas mais rápidas, com menor impacto ambiental e maior previsibilidade de custos e prazos.

Ainda assim, um dos mitos mais comuns associa as construções pré-fabricadas à baixa qualidade, pouca durabilidade ou que servem apenas para galpões ou obras industriais, avalia o engenheiro civil da Garder Engenharia, Pedro Santana. “Essa ideia vem de práticas antigas e soluções precárias utilizadas décadas atrás, quando o modelo era aplicado com menos rigor técnico e baixa padronização”, explica.

“Hoje, com a evolução dos processos industriais, o uso de concretos de alta performance, controle de qualidade em ambiente fabril e sistemas de montagem otimizados, a durabilidade e a qualidade estrutural são frequentemente superiores à da construção convencional”, acrescenta.

Outro ponto sensível é a ideia de que construções modulares são todas iguais ou limitam a criatividade do projeto. De acordo com o engenheiro, mesmo que os elementos sejam pré-fabricados, não há impedimento para a personalização de layout, acabamento e volumetria arquitetônica.

“A precisão da produção em fábrica garante qualidade, enquanto o projeto arquitetônico traz a flexibilidade que o cliente espera”, afirma. A combinação entre precisão fabril e liberdade de projeto também tem ampliado o campo de aplicação desse método. Segundo Santana, ainda é comum associar o pré-fabricado apenas a obras industriais, no entanto o sistema tem avançado para residências de alto padrão, escolas, hospitais e edifícios comerciais.

“Entre os atrativos estão a redução do tempo de obra, menor interferência no entorno, previsibilidade de custos e ganhos logísticos”, explica.

Já o engenheiro civil Daniel Matos, também membro da Garder Engenharia, recomenda que, na hora de comparar valores com a construção convencional, o cliente observe o custo total da obra e não apenas o valor por metro quadrado. “Isso inclui economia com mão de obra, redução de retrabalho e desperdícios, além da possibilidade de colocar empreendimentos para funcionar antes do previsto, especialmente em empreendimentos com foco em retorno rápido”, revela.

Como demonstrar corretamente as inovações da engenharia?

Para tentar derrubar preconceitos, empresas do setor têm investido em comunicação técnica, abertura de obras para visitação e atendimento consultivo. “Grande parte da resistência ainda vem do desconhecimento”, explica Matos. “Quando o cliente entende o processo, percebe que o sistema é robusto, eficiente e adaptável”, completa.

De acordo com os engenheiros da Garder, entre as inovações mais recentes se destacam o uso de BIM (Modelagem da Informação da Construção), automação dos processos fabris, concretos com aditivos especiais, conexões metálicas e fundações otimizadas.

“Tais avanços reforçam o potencial da construção pré-fabricada como uma alternativa segura, moderna e estratégica. Ao conhecer o sistema em detalhes, o cliente percebe que os receios vêm mais do desconhecimento do que de problemas reais”, avalia Santana.

À medida que o setor busca consolidar sua reputação, o desafio continua sendo informar, demonstrar e desmistificar. “A construção modular e pré-fabricada não é apenas um método alternativo: é uma resposta concreta às demandas de um mercado cada vez mais exigente em agilidade, qualidade e sustentabilidade”, conclui o especialista.

Para saber mais, basta seguir a Garder Engenharia no Instagram: https://www.instagram.com/garder.engenharia/



Praia de Salvador é eleita a melhor das Américas

Recentemente, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), foi eleita a melhor das Américas e da Península Ibérica. O destino, localizado na Ilha dos Frades, conquistou o reconhecimento após uma avaliação conduzida pelo CIF Playas (Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias), que analisou 200 praias de 11 países.

A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe conquistou o topo do ranking geral, com uma nota de 0,97 em uma escala que vai até 1. A praia possui o selo internacional Bandeira Azul, concedido a locais que cumprem “rigorosos critérios de qualidade socioambiental”, conforme repercutido pela Agência Gov.

Felipe Oliveira Pedreira, especialista da agência de turismo receptivo Bahia Terra Turismo, chama a atenção para a importância desse reconhecimento para o turismo em Salvador. “A conquista é importante e possui visibilidade internacional o que destaca não apenas a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, mas também o Estado da Bahia”, afirma.

Para Pedreira, diversos elementos tornam a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe um destino especial e merecedor desse destaque internacional. “A praia possui águas cristalinas, boa recepção da comunidade, infraestrutura, organização e limpeza”, destaca.

Reconhecimento reposiciona Salvador no cenário turístico internacional

Ainda na visão de Pedreira, o reconhecimento contribui para reposicionar Salvador no cenário turístico nacional e internacional, especialmente fora dos circuitos mais tradicionais.

“A conquista posiciona a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe de forma muito positiva, principalmente no cenário internacional devido ao prêmio ser de nível mundial”, celebra.

Agências devem aproveitar o momento

De acordo com o especialista, esse tipo de premiação tem gerado um aumento na procura por pacotes e passeios para a região. “Os turistas têm reagido bem à novidade. O reconhecimento tem gerado uma boa visibilidade e uma procura considerável”, afirma.

Para o representante da Bahia Terra Turismo, as agências de turismo podem – e devem – aproveitar essa conquista para impulsionar o interesse por experiências mais completas e personalizadas na capital baiana.

“Trata-se de um momento importante para intensificar as vendas de passeios para Ilha dos Frades saindo de Salvador, onde está localizada a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe”, explica.

Selo Azul

Pedreira destaca que costuma apresentar aos viajantes o diferencial do Selo Azul, que certifica praias com padrões internacionais de qualidade.

“Informamos sempre que esses locais se comprometem com a preservação do meio ambiente e proporcionam uma experiência segura e agradável para os visitantes”, afirma.

Reconhecimento pode beneficiar outros destinos baianos

Na opinião de Pedreira, diversos destinos baianos merecem maior visibilidade turística e podem se beneficiar com o efeito positivo desse reconhecimento de Guadalupe. “Com certeza, existem muitas opções de praias e destinos para esse selo importante na Bahia, mas as praias na Ilha de Boipeba como Moreré e Castelhanos merecem uma atenção especial”, afirma.

Já a Praia do Forte e a quarta praia no Morro de São Paulo também não podem ficar de fora, considera o especialista. Outros pontos do litoral de Salvador também ganharam destaque na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º).

Para mais informações, basta acessar: https://www.bahiaterra.com



Dr. Lava Tudo anuncia expansão para mais cidades brasileiras

A Dr. Lava Tudo, empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados, acaba de anunciar a expansão da marca para mais cidades brasileiras. A empresa nasceu em 2012, em São Paulo (SP), já atendeu mais de 1 milhão de clientes ao longo de treze anos de atuação e agora se movimenta para acolher a demanda crescente por serviços de higienização profissional.

Felipe Ataíde, chefe de operações da Dr. Lava Tudo, destaca que a atenção à necessidade dos brasileiros foi o que motivou esse momento de crescimento da marca. “Hoje, somos uma das maiores plataformas especializadas em limpeza de estofados da América Latina, conectando nossos técnicos parceiros a mais de meio milhão de clientes. Entendemos que este era o momento certo de levar nossas soluções a ainda mais lares brasileiros”, pontua.

A Dr. Lava Tudo conquistou duas vezes o título de “Melhor Empresa de Higienização” do Prêmio Época. A companhia possui mais de sessenta opções de serviços em seu portfólio como limpeza de sofás, tapetes, colchões, parte interna de automóveis e ar-condicionado.

Expansão visa democratizar o acesso à higienização

Ataíde revela que o principal objetivo da empresa com essa nova fase de expansão é democratizar o acesso à higienização. “Queremos atender novas famílias e empresas com o mesmo padrão, já temos mais de 60 opções de serviços de limpeza e condições de pagamento que buscam se adequar à realidade de cada cliente”, complementa.

O chefe de operações da Dr. Lava Tudo destaca que, entre os critérios que foram levados em consideração na escolha das novas cidades que receberão as operações da empresa, a busca pelos próprios consumidores é o principal. “Sempre recebemos pedidos de orçamento de todos os locais do Brasil. Escolhemos algumas dessas em que temos maior procura”, revela.

Empresa investe em capacitação de novos técnicos

Ataíde destaca que uma série de adaptações e investimentos foram feitos para viabilizar a expansão de forma eficiente. “Investimos na capacitação de novos técnicos e parceiros na região, através de cursos gratuitos, com objetivo de garantir qualidade na prestação de serviços e contribuir com novas oportunidades de trabalho nas regiões”, pontua.

Marketing e comunicação

Para apresentar a marca ao público das novas cidades, diversas ações e iniciativas de marketing e comunicação estão sendo realizadas pela empresa.

Segundo Pedro Sampaio, especialista em limpeza da Dr Lava Tudo, a marca vem fortalecendo sua presença no digital, além de investir em conteúdos educativos e parcerias locais.

“Além disso, ações promocionais de boas-vindas, como descontos e benefícios exclusivos para os primeiros clientes, estão ajudando a introduzir a marca de forma próxima”, explica Sampaio.

Visão de futuro

Sampaio ressalta que a expansão da Dr Lava Tudo se conecta com a visão de futuro da empresa para o mercado nacional. “A expansão está totalmente alinhada com nossos planos de ser a principal referência em higienização de estofados do Brasil”, revela o especialista.

De acordo com ele, mais do que crescer em número de cidades, a empresa deseja construir uma rede nacional que valorize o cuidado com o lar, a saúde das pessoas e a confiança em cada etapa do atendimento.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



YellowIpe investe em IA para desenvolvimento de soluções

A YellowIpe, multinacional de tecnologia especializada em conectar empresas a ferramentas tecnológicas personalizadas, tem utilizado Inteligência Artificial (IA) em suas operações e desenvolvimento de novas soluções para o mercado, focando principalmente em automação e análise de dados. 

A implementação de IA em larga escala envolve desafios como integração com sistemas legados, garantia de segurança e privacidade dos dados, adaptação cultural das equipes e a necessidade de infraestrutura robusta e escalável.

“Na YellowIpe, nosso objetivo é superar essas barreiras investindo em uma abordagem consultiva, que começa com o mapeamento das necessidades do cliente e a modelagem de dados adequada”, explica Vinicius Simionato, CEO da YellowIpe.

Simionato conta que a YellowIpe utiliza práticas de DevSecOps com foco em garantir segurança desde o início do ciclo de desenvolvimento, além de contar com times multidisciplinares capacitados e plataformas próprias que buscam facilitar a integração e a governança dos projetos de IA. “Outra característica é a automação de processos críticos, o que tem como objetivo acelerar a adoção e reduzir riscos operacionais”, acrescenta o CEO. 

IA gera novas oportunidades de negócio 

O uso da IA tem gerado novas oportunidades de negócio e possibilitado a criação de serviços que antes não eram viáveis. “A IA tem sido um catalisador de inovação, permitindo desde a automação de rotinas administrativas até a criação de serviços totalmente novos, como chatbots inteligentes, plataformas de atendimento digital multicanal e análise preditiva de dados para tomada de decisão”, evidencia Simionato. 

Para o CEO da YellowIpe, um exemplo prático é a plataforma Mi4U, própria da empresa, que integra atendimento via WhatsApp com automação de processos internos e videochamadas, algo que seria inviável sem IA. Além disso, a Mi4U transforma um aplicativo de banco dentro do WhatsApp, fazendo com que o cliente consiga consultar seu saldo, realizar transferências, entre outros serviços.  

“Também desenvolvemos soluções de RPA (automação robótica de processos) e BI Cognitivo, que transformam grandes volumes de dados em insights acionáveis, abrindo portas para novos modelos de negócio”, cita o especialista. 

YellowIpe capacita colaboradores

Simionato destaca que a YellowIpe capacita seus colaboradores para lidarem com soluções baseadas em IA e serem capazes de extrair valor das análises geradas de forma contínua e estratégica. Entre os programas de treinamento promovidos pela empresa estão aulas práticas em IA, machine learning, data analytics, workshops internos e acesso a certificações internacionais de conhecimento técnico.

O CEO conta que os colaboradores também têm acesso a laboratórios de inovação, onde podem experimentar novas tecnologias e criar protótipos. Assim, a companhia busca garantir que o time esteja sempre atualizado e preparado para extrair o máximo valor das soluções de IA.

Perspectivas para o futuro 

Rodrigo Faccioli, head de IA e Automação da YellowIpe, destaca que a empresa vê a IA como pilar estratégico para o crescimento sustentável e para a geração de valor aos clientes. “Nossos planos incluem expandir o portfólio de soluções proprietárias de IA, avançar em automação cognitiva e explorar aplicações em setores como saúde, financeiro, varejo e logística”, revela. 

Segundo ele, a multinacional também está atenta às tendências globais, como IA generativa, personalização em escala e automação de processos complexos. “Também buscamos parcerias tecnológicas e expansão internacional, especialmente em mercados com alta demanda por transformação digital baseada em inteligência artificial”, pontua Faccioli. 

Soluções em IA e automação

Faccioli conta que as soluções de IA & Automação da YellowIpe abrangem desde o desenvolvimento de modelos de machine learning personalizados até a implementação de plataformas de atendimento digital e RPA.

“Utilizamos tecnologias como Python, TensorFlow, Power BI, além de integrações nativas com AWS, Azure e Google Cloud”, explica. 

Entre as características das soluções oferecidas, estão: 

  • Mi4U: plataforma de atendimento digital via WhatsApp, com automação de processos, integração a sistemas internos e videochamadas;
  • Emme: plataforma de IA generativa para automação de fluxos, interpretação de linguagem natural e extração de insights de dados;
  • Chatbots e RPA: automatização de atendimento, processos internos e tarefas administrativas;
  • BI Cognitivo: Inteligência Artificial aplicada à análise de dados, para auxílio na tomada de decisões; 
  • Frameworks próprios: para testes, integração CI/CD e segurança (DevSecOps). 

“Nosso objetivo é entregar valor em todas as etapas do projeto, desde a concepção até a sustentação pós-implantação, sempre com foco na segurança, escalabilidade e experiência do cliente”, afirma o CEO da YellowIpe. 

Para saber mais, basta seguir a YellowIpe no Instagram:
https://www.instagram.com/yellowipe.io/



Consórcio atrai quem busca segurança e disciplina financeira

O setor de consócios deve repetir, em 2025, os bons resultados alcançados no ano passado. Ao menos, é o que espera a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Segundo a entidade, de janeiro a novembro de 2024, o segmento teve o segundo maior volume de vendas em 20 anos, registrando mais de 425 mil adesões.

A ABAC estima que 2025 terá alta de 6% nos consórcios de veículos leves, de 2% para motocicletas, de 10% para veículos pesados e de 20% para imóveis, entre outras previsões.

Fabio Luiz, sócio da Consórcio Fast, explica que algumas características dos consórcios fazem com que eles tenham uma boa receptividade perante os clientes, especialmente em tempos de incerteza econômica.

Ele pode ser mais seguro para quem não tem pressa para comprar o bem. Que o consórcio não possui juros, apenas taxas administrativas, a maioria das pessoas já sabe. Além disso, existem outros fatores que podem tornar uma opção atraente, como a possibilidade de reduzir o valor do crédito (consequentemente o valor da parcela), de fazer o cancelamento da cota ou a venda dela em caso de desistência, diz Fabio Luiz.

De acordo com o executivo, há ainda pessoas que enxergam o consórcio como uma “poupança forçada”. Segundo ele, “geralmente são aquelas pessoas que não possuem disciplina financeira e que só conseguem guardar dinheiro se tiverem um boleto para pagar”.

No caso do consórcio, os indivíduos pagam uma taxa como forma de guardar dinheiro e não conseguem resgatar os valores sem terem sido contempladas ou sem haver o encerramento do grupo. “Muitas dessas pessoas nos procuram para vender os seus consórcios, o que acaba sendo a melhor alternativa para elas”, acrescenta Fabio Luiz.

Cancelamento e venda da cota do consórcio

O cancelamento da cota antes da contemplação é algo comum no mercado, diz o executivo. O consorciado que optar pelo cancelamento continua participando das assembleias, tendo a chance de ser contemplado somente por sorteio.

Se isso acontecer, ele pode solicitar o resgate do valor pago para a administradora, que descontará algumas taxas. Caso não seja contemplado, ele receberá esse valor somente no encerramento do grupo.

Outra possibilidade é a venda da cota, situação na qual a pessoa busca reaver uma quantia que já foi paga sem ter que esperar ser contemplada ou o encerramento do grupo para isso.

“Todo tipo de cota de consórcio pode ser comercializado. Há, porém, alguns casos em que não é possível uma empresa ofertar preço pela cota. Isso ocorre, por exemplo, quando o consórcio está muito no início, e os lances do grupo são altos”, explica Fabio Luiz.

“No caso de consórcios contemplados, há uma procura maior no mercado e, consequentemente, um valor maior de venda. Cotas não contempladas acabam sofrendo um deságio maior, pois são avaliadas de acordo com o grupo. Informações como o valor pago, o prazo de encerramento e a média de lance são fundamentais nessa análise de preço”, detalha o executivo.

Para saber mais, basta acessar: https://consorciofast.com.br/



Conselho consultivo impulsiona a transformação digital

No Brasil, 80% das empresas reconhecem que adotar tecnologias avançadas será um fator-chave para o sucesso no futuro. Além disso, 79,3% dos empresários do país pretendem aumentar os investimentos em tecnologia em pelo menos 20% nos próximos três a cinco anos, revela uma pesquisa feita pela empresa de software Infor e divulgada pelo site Infomoney.

Os dados mostram que a transformação digital deixou de ser um diferencial competitivo e tornou-se uma necessidade para empresas que desejam se manter relevantes em um cenário de mudanças rápidas e constantes. É o que afirma Márcio Teschima, membro do Conselho Consultivo da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation.

Ele destaca que a adoção de novas tecnologias no contexto empresarial não é tão simples quanto parece. Na sua visão, não basta comprar um software ou equipamento – o processo exige visão estratégica, governança e um alinhamento claro entre inovação e objetivos de longo prazo.

Nesse contexto, o conselho consultivo assume o papel de garantir que a empresa não apenas acompanhe a evolução tecnológica, mas a utilize como ferramenta de crescimento, eficiência e competitividade, explica Teschima.

“Ter o apoio de um grupo preparado para efetuar mudanças permite olhar de forma ativa para o futuro, para as tendências e a inovação. O conselho consultivo deve levar para a empresa recursos que ajudam na busca da perenidade do negócio”, salienta.

O conselho consultivo – ao qual o profissional faz referência – tem a função de dar apoio especializado, emitir pareceres e sugestões que ajudem a traçar estratégias, sem o poder formal de tomar decisões.

Resistência das empresas

Muitas empresas hesitam em adotar novas tecnologias por medo de perder sua identidade ou modificar processos consolidados. O conselho precisa questionar modelos ultrapassados, trazendo benchmarking e tendências para demonstrar o impacto positivo da inovação, diz Fernando José de Paula e Silva, Presidente do Conselho de Ética, associado emérito da Conselheiros TrendsInnovation e diretor da Problem Solution.

“O empresário precisa aprender a tomar decisões com um colegiado, que vai contribuir para o entendimento saudável das dificuldades e propor soluções visando a longevidade da empresa e uma perspectiva de tendência, futuro e inovação”, defende Silva.

Ele afirma que o conselho consultivo pode incentivar programas de capacitação em novas tecnologias, garantindo que os líderes e colaboradores estejam preparados para adotar e utilizar essas ferramentas.

Uma tecnologia que não pode ser ignorada, na visão de Silva, é a inteligência artificial (IA). Em 2024, a Microsoft e o LinkedIn divulgaram o resultado de uma pesquisa apontando que três a cada quatro trabalhadores já usam IA no ambiente profissional.

Por outro lado, 60% dos líderes manifestam preocupação com o fato de não ter um plano para implementação dessa tecnologia nos processos da companhia. Como ressalta Silva, o conselho consultivo pode ajudar a suprir essa carência.

“Uma das funções estratégicas do conselho é ampliar as conexões da empresa com startups, hubs de inovação, centros de pesquisa e grandes players do mercado. Incentivar a participação em eventos de tecnologia, trazer especialistas para discussões e facilitar parcerias pode acelerar a curva de aprendizado e adoção digital”, sugere Silva.

Quem tem uma opinião semelhante é Marcelo Veras, associado emérito da Conselheiros TrendsInnovation e Professor de Planejamento de Carreira, Estratégia e Governança na Inova Business School.

“O papel do conselheiro não é apenas orientar empresas no presente, mas prepará-las para os desafios do futuro. O diferencial está no uso das tendências como ferramentas estratégicas para moldar negócios que não apenas sobrevivam, mas prosperem em contextos em constante mudança”, diz Veras, que também é mentor do Founder Institute Campinas e do Amcham Arena, além de coordenar o Comitê de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Suíça.

Ele alerta que, ao ignorar novas tecnologias, empresas negligenciam a possibilidade de inovação e correm o risco de ficar para trás, cabendo ao conselho consultivo garantir que isso não aconteça.

Para saber mais, basta acessar: https://conselheiros.pro/



Mastopexia corrige flacidez nas mamas após a maternidade

A mastopexia, também conhecida como lifting de mamas, tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por mulheres que, após a gestação e o período de amamentação, desejam corrigir a flacidez e restaurar a firmeza das mamas. O procedimento cirúrgico visa reposicionar o tecido mamário e a aréola, removendo o excesso de pele e proporcionando um contorno mais jovem e harmonioso.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o lifting de mamas apresentou um aumento de 31,4% no número de procedimentos realizados em 2021, evidenciando a crescente demanda por cirurgias que visam restaurar a aparência das mamas após mudanças corporais significativas, como as ocorridas durante a maternidade.

“Durante a gravidez, as mamas passam por alterações hormonais e estruturais, aumentando de volume para preparar a amamentação. Após o término do aleitamento, é comum que ocorra uma redução no volume mamário, resultando em flacidez e queda das mamas. Essas mudanças podem impactar a autoestima e o bem-estar das mulheres, levando-as a considerar procedimentos cirúrgicos para recuperar a forma original das mamas , explica Maria Júlia Norton (CRM 52.878669).

“A mastopexia é indicada para mulheres que apresentam ptose mamária, ou seja, queda das mamas, sem necessariamente desejar aumentar o volume com implantes de silicone. No entanto, em casos onde houve perda significativa de volume, é possível associar a mastopexia à colocação de próteses mamárias, visando restaurar tanto a posição quanto o volume das mamas , afirma a cirurgiã plástica, especialista em mama no Rio de Janeiro.

Maria Júlia (CRM 52.878669) afirma que “a cirurgia é realizada sob anestesia geral e tem duração média de quatro horas, dependendo da complexidade do caso. As técnicas cirúrgicas variam conforme o grau de flacidez e o volume mamário, podendo incluir incisões ao redor da aréola, verticais ou em forma de L, ou T invertido. A cirurgiã plástica avaliará individualmente cada caso para determinar a técnica mais adequada .

O pós-operatório requer cuidados específicos, como o uso de sutiã cirúrgico, repouso relativo e restrição de atividades físicas por um período determinado pela médica. A recuperação completa pode levar algumas semanas, sendo essencial o acompanhamento médico para garantir a cicatrização adequada e o sucesso do procedimento.

“A boa recuperação está diretamente ligada à adesão às orientações pós-operatórias. Seguimos cada paciente de perto, pois pequenas condutas fazem toda a diferença no processo cicatricial e no resultado final”, pontua a Dra Maria Júlia Norton.

Para mulheres que desejam restaurar a firmeza e a posição das mamas após a maternidade, “a mastopexia se apresenta como uma opção eficaz e segura, desde que realizada por profissionais qualificados e em ambiente adequado. A decisão pela cirurgia deve ser tomada após avaliação médica criteriosa e alinhamento das expectativas da paciente com os resultados possíveis , conclui a médica especialista.

Informações adicionais sobre a mastopexia e outros procedimentos mamários podem ser encontradas no site da Dra. Maria Júlia Norton: mariajulianorton.com.br

A médica também aborda o tema em vídeos informativos disponíveis em seu canal no YouTube.



Burnout: líderes adotam IA para prever esgotamento

O burnout — condição de esgotamento relacionada ao trabalho — tem se tornado um dos principais desafios organizacionais contemporâneos. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um fenômeno ocupacional, o esgotamento não afeta apenas a saúde mental dos colaboradores, como também impacta diretamente a produtividade e os custos operacionais das empresas.

Entre as soluções adotadas pelas empresas está o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) para antecipar sinais de desgaste. A startup brasileira Evope é um dos exemplos que aplicam IA para transformar dados operacionais dos computadores corporativos em indicadores que ajudam gestores a identificar padrões como excesso de horas, interrupções contínuas e concentração de tarefas. A partir desse diagnóstico, a plataforma, via IA integrada, apresenta insights com oportunidades de ações estratégicas. “Quando o gestor tem visibilidade sobre esse tipo de comportamento, ele pode redistribuir as demandas ou ajustar a jornada antes que isso se converta em um quadro de esgotamento,” afirma Danilo Lira, fundador e CEO da empresa.

Segundo estudo conjunto da OMS com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), jornadas superiores a 55 horas semanais estão associadas a um aumento de 35% no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e 17% no risco de doenças cardíacas. O estudo ainda estima que, em 2016, o excesso de carga horária esteve relacionado a aproximadamente 745 mil mortes em todo o mundo.

De acordo com o MIT Sloan Management Review, fatores como sobrecarga de trabalho, interrupções constantes e falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre os principais elementos que contribuem para o burnout. Ambientes com cultura organizacional tóxica, por exemplo, são dez vezes mais preditivos de rotatividade voluntária do que remuneração ou carga horária elevada.

Em um dos casos recentes acompanhados pela Evope, uma empresa do setor de tecnologia com mais de 300 colaboradores apresentava, no momento do diagnóstico, 27,5% dos profissionais com propensão ao burnout e 16,3% em estado persistente de esgotamento por dois meses ou mais. A ação implementada foi o bloqueio automatizado dos computadores após oito horas de uso diário, respeitando a jornada padrão. Caso fosse necessário ultrapassar esse tempo, o colaborador solicitava autorização do gestor direto. Após 60 dias, a propensão ao burnout caiu para 17% (redução de 38%) e os casos persistentes caíram para 9% (redução de 44%).

A tecnologia da Evope também permite configurar limites de carga horária, gerar alertas automáticos e fazer recomendações sobre redistribuição de atividades ou possibilidades de automação. “O objetivo não é vigiar, mas oferecer subsídios concretos para uma gestão mais equilibrada e preventiva”, complementa Lira.

Além dos impactos à saúde, o tema ganhou espaço na legislação brasileira. Desde 2022, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) ampliou a responsabilidade das empresas na identificação e prevenção de riscos psicossociais, incluindo o estresse ocupacional. A norma exige a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), voltadas à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores.

Nesse contexto, o uso de ferramentas digitais como a da Evope tem sido considerado pelas empresas como apoio ao cumprimento das exigências normativas. Ao fornecer dados confiáveis sobre a jornada e os padrões de trabalho, a IA oferece base para decisões mais conscientes.

Segundo o relatório CEO Decision-Making in the Age of AI, do IBM Institute for Business Value, 66% dos executivos que utilizam IA na gestão de talentos relataram ganhos de eficiência em ações de prevenção e alocação de recursos humanos.

E com a consolidação de modelos híbridos e remotos, o monitoramento digital e transparente da jornada se torna um instrumento importante para a construção de ambientes mais sustentáveis. A detecção precoce de sinais de burnout, aliada a políticas claras de apoio à saúde mental, deve seguir como uma das prioridades estratégicas das empresas nos próximos anos.



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