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Bitget oferece uma experiência de nocaute: acesso VIP à luta KC54 Dubai UFC do Karate Combat

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 27 de maio de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, trouxe calor para o Token2049 com uma experiência exclusiva ao lado do ringue no Karate Combat KC54 em Dubai, em 2 de maio. Pense em grandes ataques no octógno, tratamento VIP e uma noite tão selvagem que até o blockchain sentiu o impacto.

Este ano, a Bitget elevou as apostas oferecendo uma experiência premium que colocou os entusiastas de criptomoedas no centro da ação. Os estimados VIPs da Bitget testemunharam lutadores de classe mundial trocando golpes enquanto desfrutavam de comida gourmet e bebidas premium em uma seção VIP exclusiva, reservada apenas para os principais formadores de opinião e convidados especiais da Bitget.

Com uma multidão de 4.000 a 5.000 fãs de luta, a energia no principal local de Dubai era elétrica. O COO da Bitget, Vugar Usi Zade, captou perfeitamente o espírito do evento: “A operação de criptomoedas e os esportes de combate exigem as mesmas qualidades: reflexos rápidos, pensamento estratégico e nervos de aço. Estamos entusiasmados em darànossa comunidade esta oportunidade exclusiva de experimentar de perto a competição de classe mundial. Esteja você analisando gráficos ou técnicas de luta, é aqui que os campeões são feitos.”

Robert Bryan, CEO da Karate Combat, comentou: “O KC54 foi um marco significativo em nossa jornada, e ter a Bitget como patrocinadora ampliou nosso compromisso com a inovação em esportes de combate. O apoio deles nos ajudou a oferecer uma experiência inesquecível que combinou tradição com tecnologia de ponta.

Asim Zaidi, presidente da Karate Combat, também acrescentou: “A parceria com a Bitget para o KC54 foi um divisor de águas. Seu envolvimento não apenas elevou o perfil do evento, mas também ressaltou a sinergia entre as artes marciais e o cenário digital em evolução.”

O evento marcou outra parceria estratégica para a Bitget no mundo dos esportes de combate, após suas colaborações bem-sucedidas com atletas profissionais de combate, como a campeã mundial de luta livre, Buse Tosun Çavuşoğlu, e o medalhista de ouro do boxeSamet Gümüş (Boxe). Ao criar essas experiências ao vivo exclusivas, a Bitget continua a construir conexões significativas entre a comunidade de criptomoedas e eventos esportivos de alto nível.

Jyotsna Hirdyani, chefe da Bitget no Sul da Ásia, que orquestrou o evento, compartilhou ideias. “Este é o futuro. Do blockchain aos esportes, as criptomoedas estão mudando o jogo para sempre. Isso é o que acontece quando esportes e entretenimento encontram a tecnologia blockchain. É uma mudança cultural em que você verá mais e mais cross-plays de esportes x criptomoedas, o cross-over final.”

Essa parceria ressalta o compromisso da Bitget em oferecer experiências únicas e de alto valor para sua comunidade. Assim como na operação, o tempo é tudo, e 2 de maio, em Dubai foi quando a criptomoeda encontrou o combate no que acabou sendo um confronto inesquecível. O foco da Bitget continua sendo a criação de valor tangível para a comunidade de criptomoedas além das interfaces digitais.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossosTermos de Uso.

Sobre a Karate

O Karate Combat é a principal liga de karatê de contato total do mundo, conhecida por sua abordagem inovadora ao entretenimento esportivo de combate. Conhecido por seu estilo de luta distinto e acelerado – essencialmente MMA sem luta no chão, o Karate Combat oferece lutas de alta energia, com quase metade terminando em nocautes. Com mais de 7 milhões de seguidores, centenas de milhões de visualizações mensais e mais de 100.000 usuários ativos do aplicativo, o Karate Combat está na vanguarda da combinação de experiências esportivas e tecnológicas voltadas para a comunidade.

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Blockchain4Youth da Bitget comemora dois anos de inovação impulsionada por jovens

Bitget’s Blockchain4Youth Celebrates Two Years of Youth-Driven Innovation

VICTORIA, Seychelles, May 27, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal empresa de câmbio de criptomoedas e Web3, tem a alegria de comemorar o segundo aniversário do Blockchain4Youth. Com mais de 8.000 participantes em todo o mundo e mais de 3.000 certificados emitidos, o programa continua a capacitar a próxima geração com o conhecimento e as ferramentas necessárias para moldar o futuro da inovação em blockchain e Web3.

O sucesso da iniciativa está ancorado em sua missão de preencher a lacuna de conhecimento entre as tecnologias emergentes e o público jovem, especialmente estudantes, jovens desenvolvedores e aspirantes a empreendedores. Por meio da iniciativa principal Bitget Builders, a Bitget anunciou sua expansão global por meio de uma série de compromissos off-line, convidando entusiastas de criptografia de várias origens para coconstruir o ecossistema Bitget e, ao mesmo tempo, desbloquear percepções, acesso a eventos e oportunidades de crescimento.

No último ano, o Blockchain4Youth colaborou com universidades e instituições educacionais do mundo todo, incluindo as principais instituições da América do Norte, APAC e outras regiões. Em março de 2025, a Blockchain4Youth se viu no centro do Hackathon “Build with AI” (Construa com IA) do Google Developer Group, discursando para e inspirando 130 mentes brilhantes de estudantes, explorando a interseção de blockchain e IA.

Agora, entrando em seu terceiro ano, o Blockchain4Youth se expandiu para mais de 70 países e regiões, alcançando uma série de parcerias educacionais, hackathons e cursos on-line. Com mais de 80 palestras no campus, o Blockchain4Youth deixou sua marca na ampliação da educação e no aumento da conscientização sobre essa tecnologia emergente. Esse crescimento mostra o compromisso de longa data da Bitget em tornar o conhecimento sobre blockchain acessível e inclusivo, ao mesmo tempo em que cria um impacto no mundo real.

“Nos últimos dois anos, o Blockchain4Youth evoluiu de uma ideia para um movimento global”, declarou Vugar Usi Zade, COO da Bitget. “Acreditamos firmemente que o futuro está nas mãos dos jovens e estamos entusiasmados em ver quantos deles tomaram a iniciativa de aprender, construir e contribuir com o espaço da Web3. À medida que o setor de blockchain continua a amadurecer, torna-se essencial construir um futuro digital mais inclusivo e inovador, e acredito que a resposta esteja na próxima geração.”

A Bitget continua comprometida em capacitar a juventude global por meio de iniciativas impactantes que promovem a inovação, a educação e a construção de comunidades na Web3. Conforme o Blockchain4Youth entra em seu terceiro ano, continua a servir como uma pedra angular da missão mais ampla da Bitget de impulsionar a adoção do blockchain convencional por meio da educação e do apoio aos jovens.

Para saber mais sobre o Blockchain4Youth, acesse aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a bolsa Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operarem de forma mais inteligente com o seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading. Tudo isso, oferecendo acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, preço do Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

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Mitsui Chemicals lança novo fundo de capital de risco corporativo ‘321Catalyst™’

A Mitsui Chemicals, Inc. (Tóquio: 4183; Presidente e Diretor Executivo: HASHIMOTO Osamu), fabricante mundial de produtos químicos com sede no Japão, anunciou hoje o lançamento de seu segundo fundo de capital de risco corporativo, o ‘321Catalyst™’, bem como o estabelecimento de uma nova subsidiária, a ‘321Catalyst Ventures, Inc.’, que irá administrar o fundo.

Com base no sucesso de seu primeiro fundo, o ‘321FORCE™’, lançado com a empresa de capital de risco japonesa Global Brain em 2022, a missão do 321Catalyst™ será acelerar a formação de parcerias internacionais de inovação, bem como o lançamento de novos produtos e negócios. Com a criação do novo fundo independente nos EUA, a Mitsui Chemicals está duplicando seus investimentos mundiais em startups inovadoras alinhadas a seu foco estratégico. Grandes parcerias de inovação com as empresas de seu portfólio irão permitiràMitsui Chemicals lançar novos negócios com vantagem competitiva. O volume do fundo do 321Catalyst™ será de US$ 60 milhões com um prazo de 10 anos.

A Mitsui Chemicals pretende aperfeiçoar e intensificar sua estratégia básica de ‘criar modelos de negócios com base em soluções’, conforme manifestado em seu Plano de Negócios de Longo Prazo, VISÃO 2030. Consistente com esta meta, a Mitsui Chemicals continuará investindo em startups em todo o mundo para expandir o lançamento de novos produtos e novos negócios, bem como a transformação de seu portfólio de negócios.

Descrição geral do 321Catalyst™, o novo fundo de capital de risco corporativo

Nome registrado

321Catalyst LP

Endereço

San José, CA, EUA

Volume do fundo

US$ 60 milhões

Data de constituição

6 de maio de 2025

Prazo do fundo

10 anos

Estágio foco

Inicial e em todos os estágios posteriores

Região foco

Mundial (EUA, Europa, Ásia, etc.)

Setor foco

Todos os setores, incluindo vida e saúde, mobilidade, TIC, sustentabilidade e outros novos setores

Sócio geral

321Catalyst Ventures, Inc.

Sócio limitado

321Indigo Ventures, Inc. (100% subsidiária da Mitsui Chemicals)

Descrição geral da nova subsidiária atuando como sócio geral

Nome registrado

321Catalyst Ventures, Inc.

Endereço

San José, CA, EUA

Representante

Shunsuke Fujii (Presidente)

Descrição geral do negócio

Gestão de fundos de capital de risco corporativo

Data de constituição

10 de abril de 2025

Propriedade

100% de propriedade da Mitsui Chemicals America, Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para consultas sobre este lançamento, entre em contato com a:

Divisão de Comunicação Corporativa da Mitsui Chemicals, Inc.

Tel.: +81-3-6880-7500

Formulário de consulta: https://form.mitsuichemicals.com/corporate/cc_pr_csr_en?param=13

Fonte: BUSINESS WIRE



Intelsat obtém aprovação da Índia para serviços de transmissão direta

A Intelsat, operadora de uma das maiores redes terrestres e de satélite integradas do mundo, se tornou uma das primeiras operadoras estrangeiras de satélite a receber aprovação do governo indiano para fornecer ampla cobertura de satélite diretamente às empresas de mídia de transmissão da Índia, uma conquista regulatória significativa que coloca a Intelsat em um caminho acelerado para oferecer novos serviços e mais investimentos na Índia.

A empresa obteve autorização para quatro satélites geoestacionários (GEO) que oferecem cobertura em banda C sobre a Índia: os satélites IS-17, IS-20, IS-36 e IS-39. A frota de satélites aprovada irá atender sobretudoàdinâmica indústria de mídia de transmissão da Índia, permitindo melhores capacidades de entrega e distribuição de conteúdo em todo o subcontinente e da Índia a outras regiões do mundo. Este marco regulatório destaca o compromisso da Intelsat em expandir sua presença na Índia e promover o avanço tecnológico na região.

“Esta aprovação representa um avanço significativo na contribuição da Intelsat para o setor de comércio espacial da Índia, uma fonte de grande orgulho nacional”, disse Gaurav Kharod, Vice-Presidente Regional da Intelsat para a Ásia-Pacífico. “Nossa extensa rede de satélites, com quatro satélites cobrindo a região, irá oferecer às emissoras indianas soluções de conectividade confiáveis ​​e de alta qualidade que satisfaçam suas necessidades em constante evolução. Esta autorização nos permite atender melhor nossos clientes e contribuir para o crescente panorama midiático da Índia.”

Após a autorização do Centro Nacional Indiano de Promoção e Autorização Espacial (IN-SPACe), a Intelsat obteve novos contratos com três das maiores empresas de mídia da Índia. Este novo serviço expandido irá possibilitar que a Intelsat forneça o portfólio completo de conteúdo de mídia aos telespectadores na Índia.

Sobre a Intelsat

A equipe global de profissionais da Intelsat mantém o foco em fornecer comunicações via satélite seguras e ininterruptas para clientes dos setores governamental, ONGs e empresas, por meio da rede mundial de última geração e dos serviços gerenciados da empresa. Reduzindo a exclusão digital com uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat permite que pessoas e suas tecnologias se comuniquem através dos oceanos, enxerguem além dos continentes e ouçam pelos céus, promovendo a comunicação, a cooperação e a coexistência. Desde sua fundação, há seis décadas, a empresa tem sido sinônimo de pioneirismo no setor de satélites, sempre a serviço de seus clientes e do planeta. Com base em um legado de inovação e voltada para os desafios da nova geração, a equipe da Intelsat agora mira os próximos marcos na exploração espacial, revolucionando o setor e liderando a transformação digital do setor.

Siga-nos nas redes sociais:

LinkedIn = https://www.linkedin.com/company/intelsat

Instagram = https://www.instagram.com/intelsat/?hl=en

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Contato:

Contato com a mídia:

Melissa Longo – melissa.longo@intelsat.com; +1 240-308-1881

Fonte: BUSINESS WIRE



Bitget lista o token USD1 (USD1) da World Liberty Financial para trading à vista

VICTORIA, Seicheles, May 27, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3, anunciou a listagem do USD1, adicionando-o ao tradingàvista. O USD1 da World Liberty Financial é um stablecoin lastreado em moeda fiduciária, atrelado na proporção de 1:1 ao dólar americano. O trading dos pares USD1/USDT e USD1/USDC começará em 26 de maio de 2025, às 10h00 (UTC), com saques disponíveis a partir de 27 de maio de 2025, às 11h00 (UTC).

O USD1, emitido pela World Liberty Financial, afiliadaàfamília Trump, foi projetado para otimizar transações digitais, permitindo uma conversão fluida entre moeda fiduciária e ativos digitais. Sua recente integração e crescente popularidade marcam um grande avanço rumo a uma adoção mais ampla, permitindo que o stablecoin opere em várias blockchains. Por meio de parcerias estratégicas, o USD1 está acelerando sua integração no ecossistema de finanças descentralizadas.

À medida que a Bitget continua a selecionar ativos únicos e influentes em sua zona de inovação, a listagem do USD1 indica uma crescente demanda por ecossistemas de stablecoins.

A Bitget continua a expandir suas ofertas, posicionando-se como uma plataforma líder para o trading de criptomoedas. A bolsa conquistou uma reputação por suas soluções inovadoras, permitindo que os usuários explorem criptomoedas dentro de um ecossistema CeDeFi seguro. Com uma ampla seleção de mais de 800 pares de criptomoedas e o compromisso de expandir suas ofertas para mais de 900 pares de trading, a Bitget conecta usuários a diversos ecossistemas, incluindo Bitcoin, Ethereum, Solana, Base e TON.

A adição do USD1 ao portfólio da Bitget marca um passo importante para a expansão de seu ecossistema ao abraçar comunidades de nicho e fomentar a inovação em economias descentralizadas, fortalecendo ainda mais o seu papel como porta de entrada para diversos projetos Web3.

Para saber mais sobre o USD1, acesse aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a bolsa Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operarem de forma mais inteligente com o seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading. Tudo isso, oferecendo acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, preço do Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), a fim de inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

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Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer grande volatilidade. Invista somente quantias que você puder perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal seja recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e sua experiência financeira pessoal e posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

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Suprema Corte da Geórgia desestima apelação da SPRIBE, consolidando vitória da Aviator LLC em matéria de propriedade intelectual

Em 20 de maio de 2025, a Suprema Corte da Geórgia julgou o recurso da SPRIBE como inadmissível, finalizando assim a invalidação das marcas registradas da SPRIBE na Geórgia. O tribunal confirmou que as marcas registradas da SPRIBE foram registradas de má-fé e em violação aos direitos autorais da Aviator LLC. Esta decisão representa um marco significativo para a Aviator LLC em seus esforços mundiais de aplicação da propriedade intelectual, sobretudo porque a Geórgia, o país de origem da propriedade intelectual da Aviator, agora reconheceu formalmente a Aviator LLC como a legítima proprietária tanto da marca registrada Aviator como da imagem do avião associada.

A decisão representa uma vitória estratégica para a Aviator LLC, ao reforçar sua posição jurídica em disputas relacionadas que se desenrolam em várias jurisdições. O reconhecimento dos direitos exclusivos de propriedade intelectual da Aviator LLC em seu país de origem pode servir como um precedente persuasivo em processos em curso em outros lugares.

Um processo importante deste tipo está atualmente em andamento no Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), onde a Aviator LLC apresentou um pedido de invalidação das marcas registradas Aviator da SPRIBE. Até o momento, a SPRIBE solicitou três prorrogações de prazo distintas para apresentar uma resposta, uma aparente tentativa de atrasar o caso e evitar abordar a alegação subjacente: o registro não autorizado de propriedade intelectual de terceiros no mercado europeu.

Para mais informações e consultas da mídia, entre em contato com os representantes da Aviator LLC em info.aviator@mikadze.ge.

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Contato:

Nikoloz Gogilidze

info.aviator@mikadze.ge

Fonte: BUSINESS WIRE



DEWA recebe inscrições de empresas locais e internacionais que buscam participar da 27a Edição da WETEX

A Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA) começou a receber inscrições para participação na 27a edição da Exposição sobre Água, Energia, Tecnologia e Meio Ambiente (WETEX). Organizada pela DEWA conforme as diretrizes de Sua Alteza Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos EAU e Governante de Dubai, e sob o patrocínio de Sua Alteza Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente do Conselho Supremo de Energia de Dubai, a exposição será realizada de 30 de setembro a 2 de outubro de 2025 no Dubai World Trade Centre.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250526375420/pt/

DEWA receives applications from local and international companies seeking to participate in 27th edition of WETEX (Photo: AETOSWire)

DEWA recebe inscrições para participação de empresas locais e internacionais na 27a edição da WETEX (Foto: AETOSWire)

A WETEX é a maior feira comercial da região, abrangendo setores-chave como energia, água, desenvolvimento ecológico, sustentabilidade, mobilidade ecológica, cidades inteligentes e sustentáveis, além de outros setores relacionados. É também uma das maiores exposições especializadas do mundo em seu gênero. A 26ª edição da WETEX, ocorrida em 2024, contou com a participação de mais de 2.800 expositores de 65 países e atraiu 50.598 visitantes do mundo todo. Além disto, a exposição recebeu 21 pavilhões internacionais, atraindo empresas líderes locais, regionais e internacionais envolvidas na produção, transmissão e distribuição de energia, incluindo de fontes limpas e renováveis, bem como empresas especializadas em tecnologias hídricas, transformação digital, segurança cibernética, sistemas de informação e segurança de redes, edifícios ecológicos, cidades sustentáveis ​​e comunidades de residências inteligentes com emissão zero de carbono.

Além disto, o Green Mobility Hall da WETEX 2024 recebeu empresas locais e internacionais líderes em mobilidade, transporte e logística sustentável. A WETEX 2024 também contou com um centro dedicado, apresentando as mais recentes tecnologias em saúde e segurança. A iniciativa também atraiu fóruns regionais e internacionais em busca de novos parceiros, bases de clientes mais amplas e oportunidades de crescimento.

Como parte da WETEX 2024, a DEWA também organizou o Future Energy Landscape Forum (Fórum do Panorama Energético do Futuro), que reuniu importantes representantes governamentais, tomadores de decisão, profissionais, pesquisadores, investidores e especialistas para discutir a sustentabilidade do petróleo e do gás.

A WETEX 2024 foi sede uma série de seminários e grupos de discussão com destaque aos incentivos de Dubai para empresas que buscam estabelecer suas sedes ou filiais no Emirado.

Expositores e empresas de todo o mundo podem se inscrever para a 27ª edição da WETEX através do site https://www.wetex.ae/en/exhibit

*Fonte: AETOSWire

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Contato:

Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai

Shaikha Almheiri, +971552288228

shaikha.almheiri@dewa.gov.ae

Fonte: BUSINESS WIRE



Importação no setor de saúde exige adaptação a novas regras e desafios

A importação de insumos para o setor de saúde está cada vez mais condicionada ao cumprimento de normas regulatórias rigorosas e procedimentos aduaneiros específicos. Com a ampliação das exigências sanitárias, a adaptação a novos marcos legais e o aumento da fiscalização, os desafios enfrentados por empresas importadoras se intensificam.

Entre os principais obstáculos do setor, destacam-se a necessidade de adaptação às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a adequação ao novo cronograma de implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP) e as dificuldades operacionais no transporte e desembaraço aduaneiro de cargas hospitalares e farmacêuticas.

“O planejamento logístico e a conformidade documental são fatores essenciais para assegurar que os insumos cheguem ao destino final dentro dos prazos estabelecidos”, afirma Daniel Cruz, diretor comercial da Unia. Ele explica que “a importação de insumos para o setor de saúde exige um alinhamento rigoroso com as normas vigentes, garantindo que todos os produtos atendam às exigências regulatórias sem comprometer o abastecimento”.

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), cerca de 60% dos insumos utilizados no setor hospitalar brasileiro são importados. Isso reforça a importância de estratégias eficazes para minimizar riscos logísticos e regulatórios, sobretudo em um contexto de mudanças constantes.

Segundo Daniel Cruz, o monitoramento contínuo das atualizações normativas, aliado à adoção de boas práticas no processo de importação, tem se mostrado uma ferramenta importante para garantir maior previsibilidade e segurança operacional às empresas do setor.



Manpower abre diversas vagas para Pessoas com Deficiência

Atuante no mercado de Recursos Humanos, a empresa ManpowerGroup Brasil está contratando profissionais em todo o território nacional e está com vagas afirmativas também para Pessoas com Deficiência (PCD). De forma a aumentar a diversidade das organizações, a iniciativa abrange diversos perfis, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, deficiência auditiva, autismo e demais condições. 

Atualmente são mais de 300 vagas disponíveis também afirmativas ao público PCD, em vários estados e com maior concentração de oportunidades direcionadas à São Paulo. Há também oportunidades para outros estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em menor escala, há vagas no Amazonas, Santa Catarina, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Tocantins.  

As principais áreas de atuação contemplam os setores de Administração, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação, Atendimento ao Cliente, Vendas e Logística. Os requisitos variam conforme a vaga, podendo incluir desde o ensino médio completo até formação superior, além de conhecimentos básicos ou intermediários em informática. Em algumas posições, especialmente nas funções operacionais e de especialistas, pode ser necessária experiência prévia.  
  
As vagas podem ser acessadas no site da ManpowerGroup, na página inicial, em destaque com o nome ‘’Oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD) – Faça Parte do Nosso Time!’’. Também é possível procurar na aba de pesquisa por ‘’PCD”.  

Os interessados podem realizar a candidatura no próprio site da Manpower, onde há também vagas abertas para outros setores e localidades: https://vagas.manpowergroup.com.br/  



Volume do contencioso tributário com reforma preocupa STJ

Ministros da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovaram o relatório do grupo de trabalho sobre os impactos processuais da reforma tributária, que os fez acreditar na possibilidade de que o contencioso tributário venha a ser triplicado.

O STJ informou que o Grupo de Trabalho apresentou anteprojeto de emenda regimental estabelecendo normas de organização quanto ao processo e ao julgamento de conflito federativo envolvendo o Imposto sobre Bens e Serviços – IBS e a Contribuição sobre Bens e Serviços – CBS, bem como propostas de aperfeiçoamento do sistema diante dos impactos que a Reforma Tributária produzirá no contencioso judicial, explorando diferentes cenários de regulamentação.

Na conclusão do relatório, o grupo afirma que, apesar da reforma tributária ser um importante marco para a justiça fiscal e para o aperfeiçoamento do sistema tributário nacional, ela tem potencial de elevar o contencioso judicial tributário a parâmetros inéditos, esgotando os recursos do Poder Judiciário, pois não dá resposta suficiente à questão da integração do contencioso judicial tributário, ao indicar um tríplice trabalho da burocracia estatal sobre a mesma realidade imponível e para à tríplice judicialização de cada conflito tributário, o que deve ser evitado.

O tributarista Ricardo Vivacqua, sócio fundador da Vivacqua Advogados, que desde meados de 2023 vem alertando quanto ao risco da reforma tributária ocasionar o crescimento do contencioso fiscal, apesar de simplificar a matriz tributária, acredita que “a eficácia da reforma depende de ajustes na legislação ou até mesmo na constituição, se necessário, para deliberar sobre temas que colaborem com a redução do contencioso tributário, como ajustar a redação de forma a evitar futuros questionamentos acerca da aplicação analógica ao IBS ou a CBS de temas já consolidados pela jurisprudência, tal como a exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins e para concentrar a competência de julgamento de questões relacionadas ao IBS ou a CBS tanto na esfera administrativa quanto judicial, que venho sinalizando desde o início de 2024”.

Continua o advogado, “a centralização de competência visa garantir a previsibilidade, diante da concentração de capacidade decisória que na esfera judicial pode ocorrer com a criação de uma justiça especializada, já na esfera administrativa acredito que a solução possa ocorrer com a unificação contencioso administrativo para o IBS e a CBS, mesmo que só em instância recursal”.



Entidade dos analistas do mercado de capitais faz 55 anos

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) comemora 55 anos de história em 2025, marcando mais de meio século de dedicação ao desenvolvimento e à profissionalização do mercado financeiro brasileiro. A entidade foi fundada em 18 de maio de 1970, no Rio de Janeiro, então como Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC), em uma época decisiva para a estruturação do mercado de capitais brasileiro, no mesmo período histórico em que surgiram a Lei do Mercado de Capitais, em 1965; a Lei das S.A. e a criação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ambas em 1976. A ABAMEC nasceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor e qualificar os profissionais da área, nesse sentido, décadas depois, transformou-se na APIMEC Brasil, ampliando sua atuação e seu alcance.

A data de 18 de maio marca, também, a comemoração oficial do Dia do Analista de Valores Mobiliários, cujo evento inaugural aconteceu em maio de 2024, com a cerimônia de toque de campainha na sede da B3, com presença de diversas entidades do mercado financeiro.

Ao longo dessas mais de cinco décadas, a APIMEC Brasil passou por importantes transformações e consolidações institucionais. Entre alguns dos principais marcos regulatórios está a Instrução CVM 483, de 2010 (atualmente Resolução CVM 20/2021), que conferiu à entidade o poder de credenciar e autorregular a atividade dos analistas de valores mobiliários. Para o exercício legal dessa profissão, o analista precisa estar credenciado, obtendo o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).

Outras autoridades reguladoras também adotaram a certificação CNPI como referência. O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução 4.604/2017 (atual Resolução 4.963/2021), passou a considerar os portadores do CNPI aptos a respaldar laudos de avaliação de ativos de fundos voltados aos regimes próprios de previdência social (RPPS). Já a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) validou a certificação por meio da Portaria 560/2019 (atual 1044/2023), como instrumento para comprovação de capacitação técnica em entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

Unificação e modernização

Outro importante marco recente foi a consolidação da APIMEC Brasil como entidade nacional única, processo iniciado em 2019 e concluído em 2024, com a integração das regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Nordeste, Distrito Federal, Sul, Minas Gerais e da área de autorregulação, passando a contar justamente com a denominação Apimec Brasil. Essa reestruturação fortaleceu a governança da entidade e impulsionou a profissionalização de suas áreas internas — administrativa, técnica, educacional, certificadora e de eventos — sob a nova gestão liderada por Ricardo Martins (presidente-executivo) e Mara Limonge (vice-presidente executiva), com Lucy Sousa assumindo a presidência do Conselho de Administração.

A modernização da infraestrutura tecnológica, a reformulação do portal, a ampliação da comunicação institucional e a consolidação do Boletim Técnico como uma referência de conteúdo semanal para associados e analistas também são destaques do período recente. 

Parcerias institucionais

A APIMEC Brasil manteve ao longo dos anos sua vocação para o diálogo com o mercado, estabelecendo parcerias estratégicas com entidades como a CVM, B3, ANCORD, IBRI, CORECON-SP, IBRACON e o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), além de acordos como o celebrado com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para desenvolvimento de projetos voltados ao fomento do mercado de capitais.

Um dos frutos mais importantes dessas parcerias surgiu em 2020, com a criação do Prêmio APIMEC-IBRI, que anualmente reconhece os melhores profissionais de análises e Relações com Investidores, em um evento que em cinco edições se tornou referência no calendário do mercado financeiro nacional. A sexta edição vai acontecer no final de 2025.

Compromisso com o futuro

Atualmente, entre associados e analistas credenciados e certificados, a APIMEC Brasil congrega diretamente em torno de 7.200 profissionais de investimento, distribuídos em todo território nacional e segue firme em sua missão de fortalecer o mercado de capitais brasileiro — agora com 55 anos de experiência, inovação e compromisso com o desenvolvimento do setor.

“Celebrar 55 anos de história é também reconhecer a responsabilidade que a APIMEC Brasil carrega para o futuro do mercado de capitais. Seguimos com o compromisso de qualificar profissionais, ampliar a diversidade — como a participação de mulheres certificadas — e contribuir para a regulação de novas dinâmicas do mercado, como a atuação dos influenciadores financeiros”, diz Lucy Sousa, presidente do Conselho de Administração.

O presidente-executivo Ricardo Tadeu Martins destaca que o reconhecimento obtido junto a órgãos reguladores reforça o papel institucional da APIMEC Brasil: “Conquistar a confiança da CVM, do Banco Central e da PREVIC não apenas legitima nosso trabalho, mas garante segurança e qualidade aos investidores e ao ecossistema como um todo”.

Marcos Históricos:

  • 1970: Fundação da ABAMEC no Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar e representar analistas e fomentar o mercado de capitais.
  • 1971: Fundação da APIMEC Minas Gerais.
  • 1971: Fundação da APIMEC São Paulo.
  • 1971: Realização do I Seminário Brasileiro dos Analistas do Mercado de Capitais, que resultou na elaboração de um texto básico para o Código de Ética e Padrões de Conduta dos analistas.
  • 1979: Fundação da APIMEC Sul.
  • 1981: Fundação da APIMEC DF.
  • 1980: Início da concessão voluntária da certificação dos analistas da certificação voluntária do Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI)
  • 1983: Fundação da APIMEC Nordeste.
  • 1988: Fundação da APIMEC Nacional como associação civil.
  • 1989: Durante o I Encontro de Conselheiros das ABAMECs, foi recomendada a adoção de princípios éticos e padrões de conduta pelos analistas, visando garantir a imagem da classe profissional e a qualidade dos trabalhos prestados.
  • 1990: A ABAMEC Nacional instituiu oficialmente o ‘Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional dos Analistas do Mercado de Capitais’, por meio das Resoluções nº 01/90 e nº 02/90.
  • 2003: Nos termos da Instrução CVM nº 388/2003, a APIMEC passou a ser entidade certificadora dos analistas, cuja certificação passa a ser obrigatória e deve ser obtida por exames com conteúdo programático adequado à atividade, e por um período de transição a CVM admitiu a certificação por experiência. Obtida a certificação CNPI, o analista deveria se registrar na CVM para o exercício da atividade, pagando taxa de registro à autarquia.
  • 2005: Criação do Instituto APIMEC, com foco em educação e certificação profissional.
  • 2010: A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) edita a Instrução CVM 483, atual Resolução CVM 20/2021, autorizando a APIMEC Brasil a credenciar e autorregular a atividade de Analista de Valores Mobiliários.
  • 2017: O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução 4.604/2017, atual Resolução 4963/2021, reconhece os portadores do Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) para respaldo de laudos de avaliação de ativos em fundos de RPPS.
  • 2018: A CVM editou, em 03.5.2018, a Instrução CVM nº 598/2018, trouxe a previsão da necessidade de credenciamento de analistas de valores mobiliários constituídos sob a forma de pessoas jurídicas.
  • 2019-2024: Processo de unificação das APIMECs regionais (Rio, São Paulo, Sul, Nordeste e Minas), culminando na consolidação como entidade única APIMEC Brasil, como associação de âmbito nacional, com a incorporação das áreas de autorregulação.
  • 2023: Inauguração do Centro de Memória APIMEC Brasil no Rio de Janeiro, preservando documentos e objetos que narram a história da entidade e do mercado de capitais brasileiro.
  • 2024: Lançamento do Dia do Analista de Valores Mobiliários, celebrado em 18 de maio, data da fundação da ABAMEC.

Esses marcos refletem o compromisso da APIEMC Brasil com a ética, a profissionalização e o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro desde suas primeiras décadas de existência.

Com 55 anos de atuação, a associação congrega mais de 7.200 profissionais de investimento em todo o país.

 



Lançamento de política externa da Tanzânia fortalece a solidariedade afro-latina e a Cooperação Sul-Sul

A estrutura da nova política externa da Tanzânia, que foi lançada recentemente em Dar es Salaam, pede maior solidariedade afro-latino-americana e diplomacia cultural.

Destaca os laços históricos e as prioridades de desenvolvimento compartilhados entre a Tanzânia, o Brasil e Cuba.

A política foi lançada em 19 de maio durante um evento presidido pela Presidente da República Unida da Tanzânia, S. Ex.ª. a Dra. Samia Suluhu Hassan.

O lançamento também contou com a presença do Dr. Hussein Ali Mwinyi, Presidente de Zanzibar e presidente do Conselho Revolucionário, membros do Corpo Diplomático, líderes sêniores do governo e representantes do setor privado.

Desde a independência, a diplomacia da Tanzânia defende valores anticoloniais e o orgulho cultural. A nova política revisita essas raízes, ao passo que faz progredir o desenvolvimento centrado nas pessoas, o engajamento multilíngue e as parcerias de inovação com a América Latina.

Com fortes bases em educação, saúde e história da libertação, a Tanzânia faz um convite a uma colaboração renovada com parceiros latino-americanos.

A política também apoia a promoção do kiswahili, a inovação Sul-Sul, a justiça climática e o desenvolvimento centrado em pessoas, oferecendo novos caminhos para engajamento dentro de plataformas como G77, CNUCED e o diálogo entre a União Africana e a CELAC.

Ao falar durante a cerimônia de lançamento, a Presidente Samia disse aos delegados que a elaboração da política incluiu opiniões de tanzanianos de todas as esferas da vida.

“A política foi elaborada de forma participativa, pois queríamos que todos participassem do processo; já era hora de revisarmos a política para lidar com as mudanças globais em vários campos”, ela observou.

A Presidente mencionou algumas das mudanças globais, como a luta contínua por minerais estratégicosàmedida que o mundo busca passar do consumo de combustível fóssilàenergia renovável, bem como interrupções nas cadeias de valor comercial causadas por conflitos em alguns países.

Segundo a Presidente Samia, a política renovada estabelece um caminho claro de como a Tanzânia engaja com o mundo – fundamentada no interesse nacional, em princípios e responsivaàevolução do contexto global.

“Esta política fala sobre quem somos quanto nação, fortalece nossos valores, sendo proativos na nossa diplomacia e comprometidos com parcerias construtivas que fazem progredir a paz, a segurança e a prosperidade compartilhada”, ela afirmou.

As diretrizes planejam treinamento especial para oficiais e enviados, para que alcancem os objetivos da diplomacia econômica, onde uma característica central é conceder o status especial para a diáspora não cidadã da Tanzânia, formalizando seu papel no desenvolvimento nacional.

A Presidente encorajou o Ministério das Relações Exteriores e a Cooperação da África Oriental a fazer uso de diplomatas aposentados para conduzir treinamentos especiais aos funcionários dos ministérios e outros gabinetes governamentais sobre a implementação da política.

Da sua parte, o Presidente Mwinyi afirmou que a política atualizada desbloqueará potenciais sociais, econômicos e políticos em muitas áreas.

“A Tanzânia continua se posicionando em níveis mais altos globalmente, e a política revisada se alinha com as necessidades do mundo em evolução”, ele afirmou.

Por outro lado, o Dr. Mwinyi encorajou o Ministério das Relações Exteriores e a Cooperação Internacional a atrair mais países para os consulados abertos no Zanzibar, com o objetivo de abrir as ilhas para o mundo.

Ele prosseguiu, apelando para que os tanzanianos protejam os interesses do seu país através da implementação da nova política.

“Deveríamos usar a política para proteger o interesse do nosso país; as novas diretrizes beneficiarão ambas as partes da Tanzânia continental e de Zanzibar”, ele observou.

O Embaixador Mahmoud Thabit Kombo disse que a política revisada busca promover uma cooperação econômica mais profunda com os parceiros de desenvolvimento, e apoiar o não alinhamento e a Cooperação Sul-Sul.

O Ministro explicou que a política externa revisada foca em 10 áreas temáticas, especificamente diplomacia econômica; a promoção da paz, segurança e estabilidade política; e a homologação e domesticação de tratados e protocolos internacionais.

A nova política também busca adotar a participação efetiva em corpos bilaterais, regionais e internacionais, o uso do kiswahili como um instrumento diplomático, e a mobilização de recursos internacionais para o desenvolvimento nacional, ele afirmou.

Outras áreas de foco são a participação da diáspora, maximizando as oportunidades que surgem da economia azul e providenciando direitos humanos e boa governança de acordo com a Constituição da República Unida da Tanzânia de 1977 e seus valores sociais e culturais.

Como parte dos esforços para promover o kiswahili, os governos da Tanzânia e de Cuba organizaram a Primeira Conferência Internacional de Kiswahili em Havana, de 7 a 10 de novembro do ano passado.

A defesa do kiswahili por parte da Presidente Samia representa um marco histórico na diplomacia cultural da Tanzânia.

Através de engajamentos estratégicos nas Nações Unidas e na UNESCO, ela, de forma bem sucedida, fez campanha para que o dia 7 de julho fosse reconhecido como o Dia Mundial da Língua Kiswahili. Dessa conquista, assegurada através de uma Resolução da UNESCO em novembro de 2021, seguiram-se mais esforços que levaramàdecisão da Assembleia Geral da ONU de 2024 de reconhecer oficialmente o Dia do Kiswahili a partir de 2025.

A visão da Presidente Samia se estende para além do reconhecimento simbólico. Ela estabeleceu centros de língua kiswahili nas universidades internacionais e promoveu seu estudo mundialmente, concretizando o papel da Tanzânia como líder cultural nos fóruns globais.

Distribuído pelo APO Group em nome do Ministério das Relações Exteriores da Tanzânia e da Cooperação da África Oriental.

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Legenda da imagem (1): S. Ex.ª a Embaixadora Mindi Kasiga, diretora da unidade de comunicações governamentais do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação da África Oriental, em sua palestra no evento de lançamento da política externa da Tanzânia de 2024 em Dar es Salaam recentemente

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Legenda da imagem (2): S. Ex.ª Samwel William Shelukindo, secretário permanente no Ministério das Relações Exteriores e na Cooperação da África Oriental, dirige-se aos participantes no evento de lançamento da política externa da Tanzânia (2024) em Dar es Salaam, Tanzânia

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Legenda da imagem (3): S. Ex.ª o Dr. Hussein Ali Mwinyi, Presidente de Zanzibar e presidente do Conselho Revolucionário, fala durante as celebrações que marcou o lançamento oficial da política externa da Tanzânia (2024) em Dar es Salaam, Tanzânia

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Legenda da imagem (4): Jovens cantores tanzanianos entretêm o público durante as celebrações do recente lançamento da política externa da Tanzânia (2024) em Dar es Salaam, Tanzânia

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Legenda da imagem (5): S. Ex.ª o Dr. Jakaya Mrisho Kikwete, ex-Presidente da República Unida da Tanzânia (centro) com S. Ex.ª o Embaixador Mahmoud Thabit Kombo, Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação da África Oriental, no evento que marcou o lançamento da política externa da Tanzânia (2024) em Dar es Salaam, Tanzânia

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Legenda da imagem (6): S. Ex.ª o Embaixador Mahmoud Thabit Kombo falando no lançamento da política externa da Tanzânia (2024) em Dar es Salaam, Tanzânia

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Legenda da imagem (7): S. Ex.ª a Dra. Samia Suluhu Hassan, Presidente da República Unida da Tanzânia, dirigindo-se aos participantes no evento de lançamento oficial da política externa da Tanzânia (2024) que aconteceu recentemente em Dar es Salaam, Tanzânia

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

marie@apo-opa.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Congresso de meio ambiente reunirá milhares em São Paulo

A edição especial do Congresso Ambiental (CAMBI) que será realizada em São Paulo, dias 29 e 30 de maio, celebra os 40 anos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Este ano, o evento, em sua edição de 2025, será, mais uma vez, palco para o debate com os mais diversos players da sociedade brasileira sobre a relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente.

“Nunca foi tão crucial discutir desenvolvimento e meio ambiente quanto agora”, afirma Rodrigo Sucesso, presidente do CAMBI. “Esta edição dá-se sob um novo e instável contexto de geopolítica mundial e temas como regulação, o licenciamento ambiental de grandes projetos, a relação clima e carbono, a transição energética, entre outros, ganham ainda maior destaque”, afirma ele. “E, exatamente por sua urgência e relevância, serão tratados por governadores que já confirmaram a sua presença – Eduardo Leite (PSD/RS), Gladson Camelí (PP/AC), Mauro Mendes (União Brasil/MT), Renato Casagrande (PSB/ES) e Wilson Lima (União Brasil/AM) –, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), além de outros 250 palestrantes das mais diferentes esferas de governo, instituições, entidades, empresas e especialistas”, informa.

Na visão de Sucesso, as pressões sobre políticas para o meio ambiente na era pós-Trump, em seu segundo mandato frente ao governo norte-americano, comprovam a necessidade da construção de novos consensos entre diversas esferas do poder público, instituições da sociedade civil e empresas.

Quatro décadas

O papel da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) nesse contexto também cresce em importância. Para Mauren Lazzaretti, presidente da ABEMA e Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, a ABEMA tem contribuído para a construção e fortalecimento da política ambiental brasileira ao longo das últimas quatro décadas. “Tem sido um elo entre os órgãos estaduais de meio ambiente. Promove o diálogo, a cooperação e a articulação técnica entre os entes federativos, apoiando a consolidação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA)”, pontuou.

Já Thomaz Toledo, presidente da CETESB e diretor-executivo da ABEMA acrescenta: “É tempo de valorizar os estados. Meio ambiente se cuida é no território e estando ao lado das pessoas. São os estados que estão mais próximos da população e que melhor conhecem as realidades que formam nosso grande Brasil”.

Pavilhão das Culturas Brasileiras

O CAMBI, nesta sua oitava edição, será sediado, pela primeira vez desde a sua criação, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento será precedido, no dia 28, pelo Encontro dos Governadores, no qual vários deles se reunirão em São Paulo para a discussão da relação entre desenvolvimento e sustentabilidade. Nos dois dias seguintes, 29 e 30 de maio, são esperadas algo perto de três mil pessoas no Pacubra, entre executivos C-Level, líderes de órgãos públicos, especialistas sobre questões regulatórias, presidentes de associações e de consultorias ambientais, assim como sócios de escritórios de advocacia.

Sobre o 8º. Congresso Ambiental (CAMBI) – VIEX

O Congresso Ambiental (CAMBI) consolidou-se como um encontro de autoridades, líderes e profissionais voltados às melhores práticas ambientais e à defesa de uma sustentabilidade alinhada com as políticas empresariais e públicas. A edição de 2025 será marcada, ainda, pela celebração dos 40 anos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

Sobre a ABEMA

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, legítima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente. Presente nos 26 estados e no Distrito Federal, a ABEMA reúne as 26 secretarias de estado e 24 autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental.

Cadastro de jornalistas: a inscrição de profissionais da imprensa deverá ser feita por meio da Evocar Comunicação – WhatsApp (11) 96852-9623 – ou pelo e-mail info@viex-americas.com.



Grande São João do Guará exalta a força da mulher nordestina

A 9ª edição do Grande São João do Guará reunirá música ao vivo, quadrilhas, gastronomia, artesanato e homenagens culturais, com destaque neste ano para as “Mulheres Nordestinas” e forrozeiras — figuras presentes na construção da identidade do forró e da cultura popular. O evento acontecerá entre 6 a 8 de junho, a partir das 17h, no estacionamento do Edifício Consei, na EQS 19/34, no Guará II, região administrativa do Distrito Federal.

Barracas com comidas típicas, decoração tradicional e apresentações de forró, de dança e de artistas locais são alguns dos atrativos do evento que promove o resgate da cultura junina. O Grande São João do Guará é considerado um símbolo de resistência cultural e de união popular pela comunidade local e anualmente recebe 40 mil pessoas durante os três dias de evento.

“Queremos que o público se sinta dentro de um São João nordestino de verdade, com todos os elementos que tornam essa tradição tão rica e querida pelo povo brasileiro. Moradores de todo o DF prestigiam a festa”, afirma Miguel Alves, idealizador do evento.

Atrações Femininas

O Grande São João do Guará terá a exposição “Mulheres Arretadas”, da artista plástica Lola Lígia Vanessa, com curadoria de Lívia Vanessa. A mostra contém obras pirografadas com imagens de importantes figuras nordestinas, como Irmã Dulce, Gal Costa e Tia Ciata, entre outras.

No palco principal, irão se apresentar grupos formados por mulheres como Fuá da Paulinha, Trio Caxicó e Som A+, atrações já confirmadas. Para as crianças, será montado o “Espaço Kids”, com atrações voltadas para o público infantil.

Além disso, os artistas plásticos Wailer Amorim, Julimar dos Santos e Zakeu Vitor; a escritora Onã Silva; e a atriz e bonequeira Jialene Pascoal já confirmaram presença no evento.

O evento também contará com painéis visuais temáticos com frases e imagens de grandes nomes femininos do forró, espaços “instagramáveis” e ações culturais que promovem o respeito e a valorização das mulheres na música e nas festas populares.

A festa é realizada pela Confraria Diversão e Arte e pelo Festival Kombinando Cultura e Ideias, com apoio da Administração Regional do Guará, do Sindicato dos Bancários de Brasília e da concessionária Saga BYD. As vendas dos ingressos estão abertas no portal Sympla.



Dataside renova certificação de Especialização Avançada

A Microsoft renovou a certificação de Especialização Avançada em Analytics on Microsoft Azure concedida à Dataside. O reconhecimento reforça a continuidade da atuação da consultoria em projetos de engenharia de dados e analytics, após um processo de validação que analisou a qualificação técnica da equipe, a metodologia aplicada e a atuação prática da empresa junto a clientes. 

A certificação confirma que a Dataside mantém conformidade com os padrões e requisitos técnicos exigidos pela Microsoft, consolidando sua habilitação para liderar projetos complexos, com foco na implementação de soluções escaláveis e seguras baseadas na plataforma Azure. 

O processo de renovação envolve auditorias independentes, que avaliam as entregas realizadas, o volume e a relevância dos projetos conduzidos, bem como a aderência às boas práticas globais recomendadas pela Microsoft. 

Para organizações que utilizam o Microsoft Azure, a certificação atesta que a Dataside está oficialmente qualificada para apoiar iniciativas relacionadas à modernização de dados, à construção de ambientes analíticos e ao desenvolvimento de soluções orientadas por inteligência de dados. 

Segundo Joyce Cirino, Analista de Parcerias da Dataside: “A certificação reflete o trabalho de toda a equipe — desde os profissionais técnicos, que se mantêm atualizados e certificados, até as áreas de vendas e suporte, que garantem aos clientes acesso às melhores práticas e soluções.” 

Com a renovação, a Dataside amplia sua participação em programas estratégicos da Microsoft, incluindo acesso a suporte técnico especializado e a recursos adicionais que contribuem para a eficiência e agilidade na entrega de soluções em dados e inteligência artificial. 

O reconhecimento também fortalece a presença da consultoria no ecossistema Microsoft, integrando iniciativas que impulsionam a modernização dos ambientes de dados nas organizações que atende. 



Psicóloga afirma que adolescência é o elo perdido no cuidado ao autista

A adolescência é uma fase marcada por intensas transformações físicas, emocionais e sociais. Para os jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esses desafios se tornam ainda mais complexos. A necessidade de socializar, desenvolver autonomia e lidar com mudanças no corpo e na rotina pode gerar insegurança, ansiedade e até isolamento, especialmente quando não há suporte adequado da família, da escola e da rede de saúde, segundo a psicóloga Daniela Landim.

De acordo com a especialista, primeira brasileira certificada com QBA (qualified behavior analyst) e coordenadora da Versania Cuidado Infantil, em São Paulo, as dificuldades enfrentadas por adolescentes autistas variam de acordo com cada indivíduo, mas costumam envolver questões como a interação social, interpretação das regras sociais, manutenção de conversas sobre temas diversos e saída de seus hiperfocos, que são pontos que costumam gerar dificuldades. “Também há desafios no desenvolvimento da independência, como tomar decisões e se organizar, além de dificuldades naturais relacionadas às mudanças físicas da adolescência”, ressalta.

A psicóloga explica que, diferentemente da infância, a adolescência impõe novas e maiores demandas sociais e emocionais. “A gente pode ver mais ansiedade, depressão, isolamento e dificuldade em lidar com essa fase de forma geral”, afirma. No ambiente escolar, segundo ela, os desafios são ainda maiores: “A maioria das escolas não está preparada para atender adolescentes autistas. Falta capacitação da equipe, e muitas vezes não há adaptações de conteúdo ou ambiente necessárias para a inclusão”, lamenta.

Em meio a esse cenário, Daniela dá exemplos concretos: “Se um adolescente autista tem dificuldade para permanecer sentado durante toda a aula, que tipo de adaptação será feita para que ele participe das atividades? Ou se ele tem sensibilidade ao som, como interagir com os colegas no intervalo, quando há muito barulho?”, questiona. Para ela, são questões que precisam ser pensadas com planejamento e empatia.

A especialista explica que a educação especial contempla estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação. Entre 2023 e 2024, as matrículas de alunos com TEA cresceram 17,2%, saltando de 1,8 milhões para 2,1 milhões, conforme dados do Censo Escolar divulgado pelo Ministério da Educação. Já na série histórica, o número de estudantes matriculados na educação especial aumentou 58,7%, em relação a 2020.

De acordo com psicóloga, a ausência de diagnóstico ou intervenção precoce compromete o desenvolvimento de habilidades importantes. “Sem os estímulos corretos, essa criança pode não adquirir competências sociais, cognitivas e emocionais, e na adolescência isso se reflete em dificuldades maiores, como queda no rendimento escolar”, destaca. Acrescenta que a complexidade dos conteúdos aumenta, e sem o suporte adequado, o adolescente pode enfrentar dificuldades que não existiam na infância. “Vemos também um aumento significativo de ansiedade e depressão, muitas vezes ligados à falta de suporte na infância”, completa.

Psicoeducação

Na abordagem de temas delicados como autoestima, ansiedade, sexualidade e depressão, Daniela Landim destaca a importância da psicoeducação. “É preciso ensinar de forma clara, acessível, com recursos visuais e exemplos, de acordo com o nível de compreensão de cada adolescente. Trabalhar o reconhecimento e nomeação das emoções, as mudanças do corpo, os limites e o consentimento é essencial”.

Ela também chama atenção para uma lacuna preocupante: a falta de serviços especializados para adolescentes e adultos com autismo. “Há muitas clínicas e centros voltados para crianças, mas pouquíssimos para adolescentes e ainda menos para adultos. Precisamos ampliar as políticas públicas para garantir a continuidade do cuidado”, alerta.

Por fim, Daniela reforça que essa transição precisa de planejamento. “Não podemos pensar só no hoje. Quais habilidades o adolescente precisa aprender agora para garantir mais segurança e independência na vida adulta? Lidar com dinheiro, com transporte, com o autocuidado. Tudo isso precisa ser treinado na adolescência. As intervenções devem ser individualizadas, considerando as possibilidades e necessidades de cada jovem”, conclui ela.



Atendimento urológico inclusivo é fundamental, diz médico

Cerca de 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs) ao longo de um ano, o que corresponde a 0,6% da população com 18 anos de idade ou mais. As informações são da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos que são sexualmente transmissíveis, dentre elas o herpes genital, sífilis, gonorreia, HPV, HIV/AIDS, clamídia, tricomoníase, além das hepatites virais B e C.

A publicação ainda destaca que as ISTs estão entre os problemas de saúde de maior impacto sobre os sistemas públicos de saúde e qualidade de vida da população em nível nacional e mundial. 

“A saúde urológica é essencial para todas as pessoas, mas a população LGBTQIA+ enfrenta desafios únicos ao buscar atendimento médico”, destaca o Dr. Marcelo Magalhães, médico urologista especialista em saúde LGBTQIA+, membro ativo da Sociedade Europeia de Urologia e da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual.

Dr. Marcelo Magalhães chama a atenção para a importância de um atendimento acolhedor, livre de preconceitos e adaptado às necessidades específicas desse público. “Saúde não é apenas sobre conhecimento técnico, é também sobre acolhimento. Para pessoas LGBTQIA+, que historicamente sofrem discriminação em consultórios, sentir-se em um ambiente seguro é fundamental”.

População LGBTQIA+ enfrenta desafios específicos 

“Muitos evitam ir ao médico por anos devido a experiências anteriores de desrespeito ou medo de julgamento”, explica Dr. Marcelo Magalhães. “Isso pode levar ao diagnóstico tardio de doenças urológicas, como ISTs, câncer de próstata e complicações relacionadas à terapia hormonal”, ressalta.

O médico especialista destaca que as vivências e necessidades podem ser diferentes, uma vez que pessoas transsexuais podem estar em processo de hormonização ou cirurgia de redesignação sexual, exigindo acompanhamento urológico especializado.

“Homens trans e mulheres trans precisam de exames adaptados, realizados com respeito e sensibilidade”, pontua.

Além disso, prossegue, práticas sexuais diversas requerem orientação personalizada sobre prevenção de ISTs. “Um bom urologista precisa saber, por exemplo, como examinar um homem trans ou uma mulher trans, fazendo isso com respeito”, reforça o médico.

Preconceito impacto o acesso à saúde

Mais de um milhão de ISTs curáveis e não virais ocorrem diariamente no mundo em pessoas com idade entre 15 e 49 anos, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicadas pelo Ministério da Saúde

A publicação ressalta que há uma concentração de casos de ISTs maior em indivíduos que vivem em contextos de vulnerabilidades sociais de ordem econômica, de gênero, raça/cor e etnia em relação à população geral. 

Dr. Marcelo Magalhães observa que muitas pessoas das classes da comunidade LGBTQIA + evitam procurar médicos por medo de discriminação. “A falta de diálogo aberto sobre sexualidade diversa também dificulta a prevenção e diagnóstico precoce”, diz.

O médico observa que os profissionais, muitas vezes, não estão preparados para abordar práticas sexuais não heteronormativas. “A prevenção precisa ser uma conversa franca, não uma lição de moral”, afirma.

A sífilis é uma das ISTs com maior número de infecções no Brasil: de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 167 mil novos casos de sífilis adquirida em 2021, com taxa de detecção de 78,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. 

Como deve ser um atendimento urológico inclusivo?

Na visão do urologista especializado no cuidado da comunidade LGBTQIA +, para melhorar o acesso e a qualidade do cuidado, é fundamental que os profissionais de saúde considerem alguns pontos essenciais:

  • Respeitar nome social e pronomes do paciente;
  • Abordar sexualidade sem julgamentos, perguntando, por exemplo, “Como é o sexo com sua parceria?”, ao invés de presumir a orientação sexual do paciente apenas pelo seu gênero, quando se pergunta “Como é o sexo com sua mulher?”;
  • Oferecer testagem regular para ISTs, incluindo PrEP e PEP quando necessário;
  • Adaptar exames para corpos trans, garantindo conforto e privacidade.

Mudanças necessárias na medicina

Dr. Marcelo Magalhães aponta que a formação médica ainda é deficiente em questões LGBTQIA+: “Faculdades de medicina ainda formam profissionais que não sabem, por exemplo, que nem todo homem tem pênis”.

Para o especialista, é preciso incluir identidade de gênero, saúde trans e diversidade sexual nos currículos acadêmicos. “Políticas públicas devem garantir acesso digno a tratamentos e prevenção”, considera.

O urologista ressalta que um atendimento urológico inclusivo não só previne doenças, mas restaura a dignidade de quem, por muito tempo, foi excluído dos espaços de saúde.

“A medicina precisa evoluir para acolher a diversidade. Se você faz parte da comunidade LGBTQIA+ e busca um urologista especializado e respeitoso, priorize profissionais que ofereçam segurança, informação e empatia. Sua saúde merece cuidado sem julgamentos”, finaliza o médico especialista. 



Samsung SDS leva soluções digitais à Intermodal 2025

A Samsung SDS, divisão de TI e logística do Grupo Samsung, marcou presença na Intermodal South America 2025, realizada de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. No evento, um dos maiores da América Latina no setor, a empresa apresentou suas soluções em logística digital, com destaque para a plataforma Cello Square. 

Presente em mais de 40 países, a Samsung SDS atua globalmente com soluções logísticas inteligentes, conectando tecnologia e eficiência operacional. Com mais de 35 anos de experiência, a empresa oferece serviços que integram toda a cadeia de suprimentos, desde transporte a armazenagem até serviços de frete internacional. Em seu estande interativo, a Samsung SDS recebeu líderes do setor para promover conexões estratégicas e explorar novas oportunidades de negócios. 

Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS, avaliou a participação no evento como positiva e enriquecedora: “A feira proporcionou um ambiente ideal para fortalecer a presença da marca no setor logístico, apresentar nossas soluções e estreitar o relacionamento com parceiros e potenciais clientes. Com um estande focado na experiência do visitante, conseguimos transmitir com clareza nosso compromisso com a transformação digital da cadeia de suprimentos”, afirmou.

Recurso auxilia na coordenação de diferentes fases da logística

Um dos principais focos da Samsung SDS na Intermodal 2025 foi a apresentação da plataforma Cello Square, uma solução digital de freight forwarder (transporte de mercadorias) que tem o objetivo de oferecer cotações de frete instantâneas, rastreamento em tempo real, dashboards com análises de dados e KPIs e também integração com inteligência artificial via GPT.

“A Cello Square visa combinar automação, visibilidade e inteligência para simplificar processos, reduzir custos e dar mais controle aos nossos clientes em toda a América Latina”, explicou Rosa Amador.

Para engajar o público, a empresa promoveu um jogo da memória interativo, que mostrava as principais funcionalidades da plataforma.

Demandas do mercado e oportunidades de negócios

De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado global de frete e logística deve movimentar US$ 7,54 trilhões até 2029, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,57% no período projetado. Na América Latina, o setor também avança: dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) indicam que o comércio exterior da região apresentou um crescimento estimado de 4,1% em 2024, aumentando a demanda por soluções logísticas integradas.

Durante o evento, a Samsung SDS identificou demandas dos visitantes por visibilidade em tempo real, otimização de custos operacionais e uso de inteligência artificial. “Nosso principal objetivo foi nos posicionar como operador logístico, e o estande recebeu um grande número de visitantes. Estabelecemos novas conexões comerciais, abrindo oportunidades de projetos e conversas promissoras”, destacou a diretora.

Próximos passos: investimento em inovação e expansão regional

A Intermodal 2025 também trouxe insights para os próximos passos da Samsung SDS na região.

“Um dos principais aprendizados foi a confirmação de que o mercado busca soluções cada vez mais tecnológicas, integradas e personalizadas. A feira reforçou a importância de proximidade com os parceiros locais, escuta ativa e agilidade na adaptação das soluções às realidades regionais”, afirmou Rosa Amador.

Atualmente, a empresa possui seis centros logísticos na América Latina e planeja ampliar seus investimentos em inovação, com foco em parcerias estratégicas, soluções escaláveis e digitalização da cadeia logística.

Mais informações sobre as soluções da Samsung SDS estão disponíveis no site oficial da empresa: https://www.samsungsds.com/la/insights/index.html



Antecipação de honorários ajuda a gerir fluxo de caixa

A gestão eficiente do fluxo de caixa sempre foi algo crucial para a sustentabilidade e crescimento das empresas. Embora o empréstimo ainda seja a modalidade mais escolhida pelas organizações (42%) para obter capital de giro de forma ágil, a antecipação de recebíveis (38%) tem ganhado força nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), como revela uma pesquisa realizada pela Serasa Experian.

A antecipação de recebíveis é um mecanismo pelo qual uma empresa pode receber valores de vendas a prazo ou serviços já executados de forma imediata. Em troca, a empresa recebe um montante financeiro correspondente a um percentual do valor desses recebíveis, com a instituição financeira cobrando juros pelo adiantamento.

Para Daniela Pierobon, advogada e diretora de relacionamento da PrecPago, a prática tem se tornado muito comum em escritórios de advocacia, com o objetivo de contribuir com o fluxo de caixa. Segundo a especialista, os recursos podem ser utilizados para pagar despesas com funcionários ou fazer investimentos que ampliem a receita da companhia.

“Os advogados podem usar a modalidade para antecipar seus honorários a fim de arcar com compromissos financeiros, ou realizar investimentos em seu negócio com foco no crescimento do escritório. Um dos casos é o honorário proveniente de precatórios, sejam destacados ou não. Com o contrato de honorários em mãos, o advogado pode consultar e antecipar os valores de precatórios já expedidos”, explica Pierobon.

Ela afirma ainda que essa alternativa é positiva, pois ajuda a escapar de endividamento futuro. Além disso, evita que a empresa precise esperar anos para receber o dinheiro que seria investido no escritório, seja em sua estrutura ou em processos de captação de clientes.

“Muitas empresas antecipam os recebíveis de seu nicho, sejam eles pagamentos realizados por máquinas de cartão de crédito, ou até restaurantes que operam por aplicativos. A solução de antecipar um recebível é extremamente útil para manter um fluxo de caixa saudável”, avalia.

Pierobon explica que, para os escritórios de advocacia, essa prática é muito comum seguindo os processos de antecipação de precatórios. No entanto, ela alerta que o interessado deve buscar uma empresa especializada e com credibilidade no ramo para não correr riscos. “Inclusive, o que muitos advogados não sabem, é que há a possibilidade de antecipação mesmo no caso de honorários não destacados, em que são solicitados dados do credor para análise”.

“A partir daí, será solicitada uma lista de documentos para iniciar o processo de validação, podendo ser necessários os dados do próprio credor em casos de precatórios não destacados. Após a análise do advogado e do processo, é agendado o cartório e, por fim, o pagamento é realizado”, acrescenta.

A especialista informa ainda que os prazos variam conforme cada empresa. “Consulte empresas especializadas, cheque a credibilidade delas e entre em contato para solicitar uma proposta. Verifique também o histórico de processos realizados”, finaliza.

Sobre a PrecPago

Há mais de sete anos atuando no mercado de antecipação de precatórios com cerca de R$ 300 milhões em transações e uma das líderes no segmento, a PrecPago tem como objetivo usar da tecnologia e inovação para criar uma experiência de cessão de precatórios mais ágil e segura, oferecendo soluções que propiciem condições favoráveis aos clientes que querem vender seus precatórios.

A empresa conta com soluções em antecipações para recebimento de precatórios e  já possui mais de 250 advogados e escritórios parceiros.

Para saber mais, basta acessar: https://precpago.com.br/



Levantamento aponta queda no preço médio dos combustíveis

O preço médio da gasolina caiu 0,46%, e o do etanol, 0,67% no Brasil, em abril, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), divulgado pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). A gasolina foi vendida, em média, a R$6,46 o litro, enquanto o etanol custou R$4,48.

O levantamento da Edenred Mobilidade considera 21 mil postos do país credenciados à empresa de soluções para mobilidade urbana, e também mostrou que o menor preço médio, tanto do etanol quanto da gasolina, foi registrado no Sudeste, como R$4,38 e R$6,31, respectivamente.

Ricardo Fiorillo, CMO do marketplace de venda de combustíveis Baratão Combustíveis, atribui a recente queda nos preços da gasolina e do etanol no Brasil a uma combinação de fatores.

“A redução no preço internacional do petróleo, que caiu cerca de 17% em 2025, as mudanças na tributação do etanol — com a adoção da tributação monofásica — e a nova política de preços da Petrobras, que passou a priorizar os custos internos, foram determinantes para esse cenário”, aponta o empresário.

Estratégias de economia no abastecimento

Com a variação nos preços dos combustíveis, surgem dúvidas sobre a escolha mais econômica na hora de abastecer, os cuidados necessários para garantir a qualidade do produto e as práticas de direção que podem contribuir para um consumo mais eficiente.

Entre as medidas que ajudam a reduzir o consumo de combustível, Fiorillo destaca uma direção mais consciente. “Evitar acelerações e frenagens bruscas, o excesso de peso no veículo, manter os pneus calibrados, trocar as marchas no tempo certo, usar o ar-condicionado com moderação e desligar o motor em paradas prolongadas são hábitos simples que ajudam bastante”.

Além disso, o profissional orienta manter a manutenção do carro em dia para que o motor funcione de forma eficiente, planejar rotas para evitar congestionamentos, abastecer em horários estratégicos e utilizar o combustível mais indicado para o veículo.

“A gasolina comum e a aditivada têm o mesmo rendimento, mas a aditivada limpa o motor e pode melhorar a durabilidade com o tempo. Já o etanol tem rendimento menor, mas é mais barato e menos poluente. A escolha ideal depende da relação de preços e do desempenho do carro com cada combustível”, pontua Fiorillo.

Além disso, segundo o especialista, é importante avaliar a procedência do produto. “O consumidor deve observar o selo do Inmetro na bomba, exigir nota fiscal e, se necessário, pedir o teste de qualidade. Problemas como dificuldade de partida ou aumento de consumo podem indicar que o combustível é adulterado”.

O CMO do Baratão Combustíveis ressalta que a inovação tecnológica tem contribuído para tornar o abastecimento mais eficiente. “Observando as mudanças de mercado e em busca de transformar a experiência de abastecimento foi possível desenvolver um aplicativo de venda direta de combustíveis”.

Sobre o Baratão Combustíveis

O Baratão Combustíveis é um marketplace que disponibiliza descontos em postos credenciados, permite que motoristas acumulem pontos em um programa de fidelidade e realizem pagamentos diretamente pelo aplicativo.

Para mais informações, basta acessar: usebaratao.com.br/



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