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Cetrel integra Conferência Battelle 2024 sobre remediação de áreas contaminadas

Durante a Conferência Battelle sobre Remediação de Compostos Clorados e Recalcitrantes 2024, realizada entre 2 a 6 de junho em Denver, nos Estados Unidos, os especialistas em gerenciamento de áreas contaminadas André Pozzetti, Ana Nigro, Patricia Lupi e Jordon Werlang representaram a Cetrel, empresa brasileira especializada em soluções ambientais, no evento sobre remediação de áreas contaminadas.

Esta edição da conferência contou com 477 apresentações em plataforma, 550 pôsteres e 8 painéis técnicos de discussão. A participação estimada ultrapassou 1.800 profissionais ambientais de 22 países.

Durante o evento, a Cetrel apresentou os trabalhos “Mitigação da intrusão de vapor através do controle dinâmico da despressurização subslab”, de autoria dos integrantes da Cetrel André Pozzetti, André Luis de Souza, Mahjal Bueno Pinheiro e Patricia Lupi e “Metodologias para avaliação de mobilidade e particionamento LNAPL”, desenvolvido por Ana Nigro (Cetrel), Maiara Almeida Pillon (Cetrel), Fabio Oliveira (Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo) e Rafael Sato (VsolGroup).

“Como uma das maiores empresas de consultoria ambiental no Brasil, é muito importante para nós estarmos no maior evento internacional de GAC (gerenciamento de áreas contaminadas) e podermos trocar conhecimentos e experiências com os melhores profissionais da área em todo o mundo”, afirma Ana Nigro, gerente de consultoria ambiental da Cetrel.

Além disso, Ana Nigro ressalta a importância de se atualizarem sobre as novas tecnologias e pesquisas que foram apresentadas durante os cinco dias de conferência. “O evento trouxe muitos painéis sobre os mais variados temas de gerenciamento de áreas contaminadas, tais como abordagens sobre contaminantes emergentes, intrusão de vapores, tecnologias inovadoras de investigação e remediação ambiental, além de muitos projetos sobre caracterização e tratamento de PFAS com abordagens inovadoras de remediação e fóruns sobre os avanços em termos de regulamentação e exigências legais”, destaca.

Segundo a executiva, a participação constante da Cetrel em congressos internacionais é um ponto-chave para atualização sobre as melhores práticas e inovações em gerenciamento de áreas contaminadas, a fim de trazer as melhores soluções para os seus clientes.



Filme DivertidaMente reflete emoções com o dinhheiro

Antes memos da estreia, o filme Divertida Mente 2, já era comentado e aguardando pelo público. A aparição de novas emoções como Ansiedade e Nostalgia, que se juntaram as já conhecidas Raiva, Tristeza, Nojinho, Medo e Alegria, animou a internet.  Mas o que todas essas emoções têm a ver com o dinheiro? Tudo, segundo a economista e educadora Mila Gaudencio, parceira do will bank, banco digital com mais de 7 milhões de clientes em todo o país. 

No primeiro filme, a história revela o processo de construção da personalidade da menina Riley por meio das memórias base e das emoções que, ludicamente, formavam as “ilhas de personalidade”. Na sala de controle, os sentimentos se reuniam para gerar um misto de sensações e confusões na garotinha. Com os novos personagens, o longa continua trazendo reflexões importantes para o sentir. Na onda do filme, o will bank traz para o centro da “sala de controle” as questões financeiras e a relação direta com as emoções. 

De acordo com a Mila, a relação emocional que as pessoas têm com o dinheiro permite uma correlação direta entre as emoções apresentadas no filme e o dia a dia dos brasileiros. Por isso, a estreia do longa é um bom momento para pensar no assunto. Mila ressalta que a relação entre dinheiro e emoções é uma pauta discutida há tempos. “A psicologia financeira é tema de estudo dos doutores Brad e Ted Klontz que em seu livro, ‘A mente acima do dinheiro’ afirmam que eventos emocionais  associados ao dinheiro nas primeiras fases da vida deixam marcas para a fase adulta. A pesquisa de Dismorfia Financeira reforça esse conceito. De acordo com o estudo, 79% das pessoas adultas gostariam de ter hoje coisas que não tiveram acesso quando eram crianças, um exemplo clássico da nostalgia”, explica a consultora. 

Os sentimentos representados no filme também são identificados no estudo de Dismorfia Financeira. Segundo os dados levantados pela pesquisa, realizada com mais de 2.000 pessoas de todo o Brasil, 88% sentem alegria ou satisfação em conquistar algo que outras pessoas duvidaram que elas conseguiriam. Enquanto 60% relatam ter medo de usar o crédito que é oferecido pelas instituições financeiras e não conseguir pagar. Para Mila, administrar essas emoções passa pelo planejamento e pelo conhecimento. “Comemorar conquistas e sentir-se alegre faz parte do processo saudável da aquisição de um bem desejado, porém, para que esse sentimento não se transforme em angústia lá na frente, é importante ter um planejamento prévio. O conhecimento gera segurança e permite uma tomada de decisão mais coerente e realista”, explica.

A inveja pode ser uma nova emoção para Riley, mas na vida adulta, o sentimento é um ponto de destaque na relação com as finanças. No estudo conduzido pelo will, a grama do vizinho parece sempre ser mais verde. Para 53% dos entrevistados, outras pessoas sempre estarão à frente deles mesmo se ganharem mais. Outros 52% afirmam que “ser rico” significa pertencer a grupos distantes da sua realidade e 71% dos respondentes creem que os outros ganham facilmente aquilo que eles precisam conquistar com muito esforço.

E a ansiedade, outra emoção nova para Riley, está presente em sintomas físicos de pessoas que foram questionadas sobre a vida financeira. Cerca de 16% dos homens e 13% das mulheres têm suor excessivo ao pedirem uma linha de crédito ao gerente do banco. O estudo ainda revela que 14% dos homens e 18% das mulheres apresentam dores de cabeça nesta mesma situação. Ainda sobre esse aspecto, a insônia é outro sintoma relatado por 10% dos homens e 14% das mulheres, seguido por tensão muscular, que aparece para 7% dos homens e 17% das mulheres.

“Administrar as emoções, como ensina o filme, é um processo de autoconhecimento que contribui para uma relação mais plena com o dinheiro, onde ele passa a ser instrumento e não fim. Ressignificar e entender os motivos pelos quais as emoções – positivas e negativas – afloram é fundamental para estabelecer um ponto de virada e reconexão com o dinheiro”, diz Mila.

Raiva, tristeza e vergonha também estão na central de controle das emoções dos respondentes da pesquisa. Mulheres (14%) sentem mais raiva que homens (13%) ao ter que pedir um empréstimo no banco, enquanto os homens (14%) expressam esse sentimento com mais frequência que as mulheres (8%) quando precisam pedir um empréstimo a parentes ou conhecidos.

Já a tristeza acomete cerca de 23% dos homens e 19% das mulheres quando o assunto é solicitação de empréstimo ao banco. E a vergonha está presente em 22% dos homens ao pedir um empréstimo e 24% nas mulheres.

“Produtos financeiros como empréstimos e cartões de crédito precisam ser entendidos e vivenciados como facilitadores, que têm o potencial de impulsionar projetos. Contudo, as tomadas de decisão precisam ser feitas em uma linha mais racional do que emocional – nem muito feliz, nem muito triste, ou ansioso ou com raiva – mas com foco em obter uma relação sustentável e prazerosa com as finanças”, aconselha Mila, que complementa: “Estar saudável financeiramente não significa ser rico, mas ter uma conexão equilibrada com o dinheiro”, diz.

*O estudo completo pode ser baixado, gratuitamente, no site de Dismorfia Financeira.



Economia circular revoluciona a gestão de resíduos e impulsiona sustentabilidade

A economia circular está ganhando cada vez mais atenção como uma abordagem viável para enfrentar os desafios ambientais e econômicos, especialmente no que diz respeito à gestão de resíduos. Segundo um relatório da Ellen MacArthur Foundation, este modelo propõe um sistema regenerativo e restaurador, que minimiza a geração de resíduos através da reciclagem, reutilização e extensão da vida útil dos produtos, em contraste com o modelo linear tradicional de extração, uso e descarte.

A aplicação da economia circular na gestão de resíduos requer uma reestruturação significativa das práticas e políticas existentes. Primeiramente, o design de produtos precisa ser repensado para facilitar a desmontagem e a reciclagem. Produtos devem ser duráveis, reparáveis e, ao final de sua vida útil, recicláveis. Essa abordagem não apenas reduz a quantidade de resíduos, mas também conserva recursos naturais. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a transição para uma economia circular poderia reduzir a geração de resíduos em até 80% em certos setores industriais.

A reciclagem é um componente central na economia circular. Materiais como plástico, vidro, metal e papel são reprocessados e transformados em novos produtos, diminuindo a dependência de matérias-primas virgens. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a reciclagem economiza recursos naturais e consome menos energia, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a EPA destaca que a reciclagem fortalece a economia local, criando empregos e oportunidades econômicas. Estima-se que, nos Estados Unidos, a reciclagem e indústrias relacionadas empregam cerca de 1,25 milhão de pessoas e geram uma receita anual de US$ 236 bilhões.

A reutilização de materiais é outro aspecto vital da economia circular. Produtos que ainda possuem valor são reaproveitados ou remanufaturados para novos usos, como a reparação de eletrônicos, reutilização de móveis e renovação de equipamentos industriais. Isso prolonga a vida útil dos produtos e reduz a necessidade de produzir novos itens, diminuindo a geração de resíduos. A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) enfatiza que a reutilização pode reduzir a demanda por novos recursos em até 50%.

A compostagem, especialmente para resíduos orgânicos, é uma prática complementar na economia circular. Restos de alimentos e resíduos de jardinagem são decompostos naturalmente, transformando-se em composto que pode ser usado para enriquecer o solo na agricultura e na jardinagem urbana. Esta prática reduz a quantidade de resíduos enviados a aterros e melhora a saúde do solo e a produtividade agrícola. Um estudo da Universidade de Wageningen indica que a compostagem pode reduzir os resíduos orgânicos em até 40%.

A implementação de políticas e regulamentações que promovam práticas sustentáveis é essencial para o avanço da economia circular. Governos podem introduzir incentivos fiscais para empresas que adotam práticas circulares e estabelecer metas de reciclagem e reutilização para setores industriais. Políticas de responsabilidade estendida do produtor, onde os fabricantes são responsáveis pelo ciclo de vida completo de seus produtos, também são eficazes. Um exemplo é a Diretiva de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE) da União Europeia, que obriga os fabricantes a gerenciar a coleta e reciclagem de seus produtos.

Empresas e indústrias desempenham um papel crucial na transição para uma economia circular. Modelos de negócios baseados em serviços, onde os consumidores pagam pelo uso de um produto em vez de comprá-lo, podem incentivar o design de produtos mais duráveis e recicláveis. Além disso, parcerias entre setores para criar cadeias de suprimentos circulares, onde os resíduos de uma indústria são utilizados como matéria-prima por outra, promovem eficiência e sustentabilidade. A McKinsey & Company analisa como essas práticas podem ser aplicadas em larga escala e aponta que a economia circular pode gerar uma economia de custos de até US$ 1 trilhão até 2025.

A transformação para uma economia circular na gestão de resíduos exige a colaboração de todos os setores da sociedade, incluindo governos, empresas e consumidores. A adoção desta abordagem pode levar a uma redução significativa na geração de resíduos, conservação de recursos naturais e criação de uma economia mais sustentável e resiliente. Mais informações sobre a aplicação da economia circular na gestão de resíduos podem ser encontradas em publicações e relatórios de organizações dedicadas à sustentabilidade e inovação ambiental.

Informações complementares em GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental.



Danos em equipamentos de Óleo e Gás podem gerar perdas de US$ 144 mil por hora

O Brasil tem uma previsão de investimentos de R$ 514 bilhões no setor de óleo e gás, entre 2024 e 2028, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Esse cenário está movimentando o mercado de equipamentos para campos de exploração e usinas de refino, entre outros polos industriais. Com isso, aumenta também a complexidade logística no transporte dessas máquinas, uma vez que danos podem comprometer a produção.

Segundo um estudo global realizado pela ABB, cada hora parada no setor de óleo e gás representa uma perda de aproximadamente US$ 144 mil (“O Valor da Confiabilidade”, página 9). Este é o segmento com terceiro maior impacto financeiro em caso de inatividade não programada, quando provocada por falhas de equipamentos.

Para evitar essas intercorrências, fabricantes de máquinas voltadas para o setor de petróleo estão fazendo o monitoramento do transporte dessas cargas, que apesar do grande porte contêm componentes sensíveis. “A operação logística nesse segmento precisa ser cuidadosamente planejada e executada, pois alguns equipamentos de alto custo podem não funcionar corretamente se transportados em condições que causem trepidações ou impactos”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em gestão de danos na cadeia de suprimentos.

O monitoramento do transporte destas máquinas e outros componentes pode ser feito por meio de sensores que informam em tempo real caso a carga receba vibrações acima dos níveis permitidos pelos fabricantes. “Dispositivos como ShockWatch e SpotBot, desenvolvidos pela SpotSee, alertam instantaneamente sobre choques que possam comprometer a integridade dos equipamentos, permitindo ações corretivas antes que estes entrem em operação”, completa Moreira.

Segundo ele, os sensores também identificam movimentos perigosos, como excesso de vibrações ou manuseio inadequado. “Esses dispositivos são conectados à rede móvel e enviam relatórios via celular para os fabricantes sobre as condições em que seus equipamentos estão sendo transportados, em tempo real”, informa o executivo. “Além disso, um histórico de cada operação de transporte fica registrado, o que contribui para corrigir eventuais falhas nos processos logísticos e melhorar a segurança do transporte e a eficiência dos equipamentos”, conclui.

Mais informações em https://www.ahmsolution.com.br/



Elvis A Musical Revolution: Leandro Lima vive lenda do rock

Com 29 atores e uma banda com 9 músicos, o espetáculo terá como protagonistas Leandro Lima, que alterna o papel principal com Daniel Haidar, Luiz Fernando Guimarães no papel de Coronel Parker, Caru Truzzi como Priscilla Presley, Fabiana Gugli no papel de Gladys, mãe do cantor, e Eduardo Semerjian interpretando Vernon, seu pai.

O elenco contará ainda com Gabriella di Grecco como Dixie, a primeira namorada, Sérgio Dalcin como Frank Sinatra, Bruno Sigrist será Sam Phillips, Andreza Medeiros como Ann-Margret, Rupa Figueira como Roy Brown, Letícia Nascimento como Sister Rosetta e Robson Lima como Elvis quando jovem. Imagens das caracterizações podem ser conferidas aqui.

Com direção, versão e adaptação de Miguel Falabella, direção musical de Jorge de Godoy e direção coreográfica de Bárbara Guerra, o espetáculo tem patrocínio da Zurich Santander, Esfera, Sem Parar e Atlas Schindler, com apoio de Santander Brasil, Grupo Qualicorp, Hyundai Financiamentos, Shell e Wiz Co.

O musical conta a saga do cantor através das músicas, números coreográficos e histórias da vida complexa de Elvis Presley, com sucessos de diversas fases da carreira do astro, como “Jailhouse Rock”, “Hound Dog”, “Heartbreak Hotel”, “Love Me Tender” e “Suspicious Minds”, entre outros.

Leandro Lima, ator, modelo e cantor reconhecido por suas atuações em novelas como Levi na recente versão de “Pantanal” (2022) e o delegado Marino em “Terra e Paixão” (2023), além de suas participações em filmes, séries e peças de teatro, foi selecionado para interpretar um dos maiores ícones da música de todos os tempos no Brasil.

“Este é provavelmente o trabalho mais complexo que já fiz na vida. Pensar na cena, cantar, dançar e atuar ao mesmo tempo tem sido desafiador, mas o processo é muito colaborativo. Tanto os colegas de elenco quanto a direção do Miguel têm sido fundamentais. Estamos todos dando o nosso melhor, especialmente por conta da grande responsabilidade de nos apresentarmos para os fãs do Elvis”, comenta Leandro sobre os ensaios.

O ator Daniel Haidar compartilhará o papel de Elvis com Leandro, alternando as apresentações em datas previamente anunciadas no canal da Sympla e nas redes sociais do espetáculo. Daniel é parte do elenco da segunda temporada da série “DOM”, de Breno Silveira, e protagonizou o musical com canções de Luan Santana, dirigido por Ulysses Cruz. Ele também atuou em produções como “Se Essa Lua Fosse Minha” e “Clube da Esquina”, além de participar das novelas “Verdades Secretas 2” e “Malhação – Viva a Diferença!”.

Interpretado no cinema por Tom Hanks, “Coronel Parker” será vivido pelo ator Luiz Fernando Guimarães. Convidado pelo diretor Miguel Falabella, Luiz Fernando aceitou de pronto o papel do homem que proibiu Elvis de se apresentar fora dos Estados Unidos por medo de não conseguir retornar ao país, onde havia entrado ilegalmente.

“Os ensaios estão sendo maravilhosos. Estou conhecendo um monte de gente talentosa e me entrosando com o elenco, já que o coronel interage com quase todos. O Miguel é um amigo de longa data, ele me entende, e o personagem caiu como uma luva. Eu adoro o coronel Parker e vou dar tudo de mim para ele se tornar o personagem canalha mais simpático do mundo. Ele é fingido, dissimulado, um personagem maravilhoso”, comenta Luiz Fernando Guimarães.

“O espetáculo é sobre um ícone que quase todos conhecem e está ficando lindo. Eu mesmo bebi na fonte de Elvis durante muitos anos; fazia mímicas imitando ele quando era criança, meus pais tinham os discos dele. Também lembro de assistir, na época, o filme ‘Saudades de um Pracinha’, sobre o serviço dele no exército. Enfim, estou amando participar de todo esse processo e tenho certeza de que será um enorme sucesso”, completa o ator.

A importância do astuto empresário “Coronel Tom Parker” na vida e carreira de Elvis Presley é amplamente debatida. Com uma biografia enigmática e cheia de controvérsias, o ex-militar, que trabalhou em circos e parques de diversões, chegou ilegalmente aos Estados Unidos aos 20 anos e se tornou uma figura crucial na trajetória de sucesso de Elvis.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser conferidas aqui

Elenco Elvis – A Musical Revolution

Luiz Fernando Guimarães (Coronel Tom Parker)
Leandro Lima (Elvis)
Daniel Haidar (Elvis Alternante)
Caru Truzzi (Priscilla Presley)
Robson Lima (Elvis Jovem)
Fabiana Gugli (Gladys)
Eduardo Semerjian (Vernon e Coronel Tom Parker)
Andreza Medeiros (Ann – Margreet)
Rupa Figueira (Roy Brown e ensemble)
Letícia Nascimento (Sister Rosetta e ensemble)
Gabriella Di Grecco (Dixie e ensemble)
Bruno Sigrist (Sam Phillips e ensemble)
Sérgio Dalcin (Frank Sinatra ensemble)     
Pedro Silveira (Cover Elvis e ensemble)

Ensemble:
Charles Damasio
Gabi Germano
Gustavo Waz
John Seabra
Renato Bellini
Daniel Caldini 
Leonam Moraes
Lucas Colombo
Mari Saraiva
Maysa Mundim
Tiss Garcia
Thór Junior

Bruno Kimura (Swing Masculino) Cárolin Von Siegert (Swing Feminino) Estêvão Souz (Swing Masculino)

Vendas on-line na plataforma sympla

Bilheteria física (sem taxa de conveniência):
Teatro Santander – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. 
Para grupos os ingressos poderão ser comprados através do e-mail elvis@atualp.com.br

Os Produtores

“Elvis – A Musical Revolution” é assinado pelos produtores Júlio Figueiredo e Bárbara Guerra, das empresas Atual Produções e Bárbaro! Produções. Com mais de 18 anos de expertise em entretenimento, e reconhecimento como referência no mercado de eventos ao vivo no Brasil, marcaram presença na inauguração de espaços como o Allianz Parque, com shows de artistas como Paul McCartney, e o Teatro Santander, com produção internacional de “We Will Rock You”. Realizaram festivais e shows internacionais, com artistas como Beyoncé, Green Day, Iron Maiden, The Black Eyed Peas e Lenny Kravitz, e também espetáculos como o recente “Donna Summer Musical”, “Zorro – Nasce uma Lenda”, com Marcos Mion, Letícia Spiller e Bruno Fagundes, “Alegria Alegria” com Zéia Duncan, “Hebe – O Musical”, “A Mentira” com Miguel Falabella e Danielle Winits, e “Frozen in Concert” em uma tenda de 4.000 metros quadrados no Parque Villa Lobos.

Também promoveram a exposição científica “EXPODINOS – Patagotitan, O Maior Dinossauro do Mundo”, em colaboração com o Museu da Argentina MEF.

 



Incluir os animais de estimação na viagem requer planejamento

Férias e feriados são momentos para descansar e viajar, mas, também, períodos de preocupação para tutores de pets. Levar o pet nas viagens é uma iniciativa eficaz que exige cuidados especiais para mantê-lo próximo e não gerar estresse ou tristeza causado pela distância dos tutores por longos períodos.

Durante o trajeto de carro, caixa de transporte bem-fixada ou cinto de segurança preso ao peitoral do cachorro evitam acidentes e multas. A caixa precisa garantir que o pet fique de pé e que possa se esticar e fazer um movimento de 360°.

 “Os cuidados preventivos com os pets pode ser a garantia de férias inesquecíveis e de um retorno tranquilo. Antes de viajar, é preciso conferir quando foi o último check-up. Caso não seja recente, é necessário agendar uma consulta com o veterinário”, salienta a ambientalista e protetora dos animais Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.

Embora os pets sejam bem-vindos em diversos tipos de estabelecimento, alguns ainda têm restrições. Antes de viajar, é importante mapear os locais que aceitam os animais, seja na hospedagem, pontos turísticos, e até mesmo nas praias a serem visitadas, pois algumas possuem leis específicas que proíbem a presença deles.

“Antes da viagem, o ideal é uma alimentação sem excessos, para prevenir desconforto estomacal. A maioria dos pets acaba enjoando, então é melhor que se alimentem no destino, mas no caso de viagens mais longas, podem alimentar o pet duas ou três horas antes de viajar, assim dá tempo de fazer a digestão. Durante a viagem, é preciso realizar paradas de tempo em tempo para permitir que seu pet se alongue e faça suas necessidades. Esticar as pernas é essencial para evitar desconfortos”, orienta Cleber Santos, CEO da Comport Pet e especialista em comportamento animal.

Para viagens aéreas, a maioria das companhias permite que animais de até 10 kg acompanhem seus tutores na cabine. Dra. Karin Karin Botteon, veterinária e gerente técnica da Boehringer Ingelheim enfatiza a necessidade de documentação atualizada, incluindo a carteira de vacinação e o atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos que deve ser preenchido e assinado pelo médico-veterinário responsável. As especificações para caixas de transporte em cabines de avião também devem ser verificadas, pois variam entre as companhias.

“Ao chegar ao destino, é crucial proporcionar ao pet um espaço confortável. É importante estar atento à presença de parasitas como vermes, sarna, pulgas e carrapatos, que podem ser mais prevalentes em ambientes com bastante natureza ou com alta frequência de outros pets”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Seguro viagem é essencial na garantia de boas férias

Em junho, tradicionalmente, começa a movimentação para os preparativos para as tão sonhadas férias. Enquanto muitos aproveitam o período para embarcar para o exterior, outros preferem curtir os destinos no Brasil. De junho a julho, por exemplo, a região Nordeste é uma das preferidas pelos turistas em função das festas populares de época, como a de São João. Levantamento recente do Ministério do Turismo, com informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo, revela que mais de 21,6 milhões de pessoas devem curtir esses tradicionais festejos.

Para quem tem como rota um destino fora do Brasil, é preciso atenção redobrada. Uma das recomendações é fazer o seguro viagem que, além de ser pré-requisito para entrar em alguns países, proporciona férias tranquilas e sem custos com despesas inesperadas.

Segundo a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, a contratação de um seguro viagem se mostra essencial para garantir proteção e assistência em situações imprevistas. “É uma segurança para o viajante, pois cobre gastos inesperados. A gente sabe que, por mais que haja planejamento, imprevistos podem acontecer”, afirma.

A especialista ressalta que o seguro viagem oferece cobertura para despesas relacionadas ao extravio de bagagem, cancelamento de voos, entre outros serviços importantes, proporcionando tranquilidade e segurança aos viajantes. “Além de atender a exigências legais em diversos países, o seguro viagem protege os turistas de imprevistos que podem causar grandes transtornos e prejuízos financeiros”, ressalta.

Carolina lembra que o acesso a serviços de saúde em muitos países pode ser difícil e caro para os turistas. “Por isso é importante ter um seguro que cubra despesas médicas, incluindo consultas, tratamentos e hospitalização; atendimento necessário sem enfrentar dificuldades financeiras.

De acordo com a diretora, alguns países exigem a comprovação de seguro viagem para a concessão de vistos de entrada. A União Europeia, por exemplo, requer que os turistas possuam um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas, como parte das condições do Acordo de Schengen. 



Meu Crediário realizará o 2º Fórum do Lojista em Salvador

No dia 20 de julho, dia anterior à inauguração da 35º feira Bahiacal, acontecerá o 2º Fórum do Lojista em Salvador. Evento exclusivo com foco no desenvolvimento do varejo de moda que reunirá renomados palestrantes do setor, proporcionando uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os lojistas da região. 

O 2º Fórum do Lojista é promovido pelo Meu Crediário, Data System e Aberc e tem o objetivo de fortalecer e profissionalizar ainda mais o mercado de varejo no Nordeste. No 2º Fórum do Lojista, os participantes terão a oportunidade de acessar insights sobre o comportamento dos clientes e as tendências de mercado e inovações.

Palestrantes já confirmados:

Marcelo Ortega: escritor, palestrante e treinador internacional, focado em técnicas de venda e motivação.

Ermelino Espíndola: especialista em Gestão de Lojas e criador do canal “Falando de Loja”, que abordará temas sobre gestão de varejo e metodologias práticas.

Jeison Schneider: CEO do Meu Crediário e especialista em estruturação de operações de crediário para o varejo, compartilhar insights para maximizar resultados no Crediário.

Alex Marques: Diretor Comercial na Data System, apresentará soluções tecnológicas inovadoras para a gestão de lojas.

Data da Fórum do Lojista: 20 de julho

Local: Centro de Convenções, Salvador, BA

Link para inscrição: https://www.instagram.com/aberc_bahiacal/

35ª Feira Bahiacal, Salvador – BA

A empresa Meu Crediário também estará presente na 35ª edição da Feira de Negócios Bahiacal, que ocorrerá de 21 a 23 de julho no Centro de Convenções em Salvador, BA. Esse evento voltado para o setor de calçados e varejo, promete ser uma oportunidade na troca de contatos e conhecimentos para os lojistas da região.

Essa é a oportunidade de entender o cenário competitivo do mercado e as soluções tecnológicas voltadas para o varejo, como softwares de gestão que automatizam processos, e discutir junto dos idealizadores dessas inovações como desenvolver negócios ainda mais lucrativos. 

Data da Feira 35º Bahiacal: 21 a 23 de julho

Local: Centro de Convenções, Salvador, BA

Para mais informações e cadastramento na 35° Bahiacal, basta clicar aqui



Evento reúne o mercado de serviços compartilhados brasileiro

O 11th Shared Services Knowledge Experience (SSKE) reuniu no mês de maio, em São Paulo, líderes, diretores, alta e média gerência de CSC para discutir sobre as melhores práticas do mercado de Serviços Compartilhados e teve como tema central: Hands-On! É tempo de resultados reais nos CSCs.

Há 11 anos, o IEG promove o SSKE, evento de interação e discussão sobre serviços compartilhados do Brasil, fomentando a troca de ideias, a apresentação das principais tendências e o networking entre os participantes. 

Na 11ª edição, o evento contou com a participação de mais de 150 profissionais de cerca de 55 empresas.

Para a palestra de abertura, Rafael Nunes, especialista em neurociências e comportamento humano, compartilhou sua experiência promovendo um debate e reflexões na sessão “Neuroliderança: Conectando estratégia e ação na gestão de diferentes gerações”.

Ao longo de todo o dia de evento, o 11th SSKE foi palco de grandes palestras simultâneas, divididas em dois espaços: Knowledge e Solutions e contou com cerca de 21 palestrantes, entre eles de empresas como Natura, iFood, Nestlé e Petrobras, e muitas outras. O evento abordou uma ampla gama de temas atuais como a Satisfação do Cliente, Engajamento de Times de CSC, Atuação Global dos CSCs, Experiências Digitais, Melhoria Contínua, Automação e Otimização de Processos

O evento proporcionou um dia inteiro de conteúdo e insights sobre o Mercado de Serviços Compartilhados, com palestras e mesas de discussões. Além disso, contou com a presença de diversos parceiros. Durante o Welcome Coffee e nos intervalos da programação, os participantes tiveram a oportunidade de explorar soluções e serviços oferecidos pelos parceiros, em um espaço dedicado à exposição.

Para a palestra de encerramento “A Inteligência é artificial, mas a estratégia não. Ações possíveis de aplicar IA no seu CSC a partir de amanhã”, Bruno Cobbi, especialista em Inovação e Estrategista Digital, explorou toda a sua experiência em IA e transformação digital, assim como sua aplicabilidade nos CSCs.



Crescimento do e-commerce impulsiona mercado de suplementos

Nos últimos cinco meses, o setor de saúde e farmácia no e-commerce registrou um crescimento de 16%, destacando-se como o único segmento do varejo online a apresentar alta nesse período. As buscas por essas categorias atingiram a marca de 137,3 milhões de visitantes únicos, evidenciando uma mudança significativa nos hábitos de consumo da população, de acordo com dados do relatório de e-commerce do Brasil.

A facilidade de acesso às plataformas de e-commerce via dispositivos móveis tem sido um fator crucial. Ainda de acordo com o levantamento, 82% das visitas ao segmento de saúde e farmácia são realizadas a partir de celulares, classificando-o como o quarto setor mais acessado por esses dispositivos, atrás apenas de jóias e relógios, infantil e calçados.

O mercado de suplementação no Brasil também tem colhido os frutos desse crescimento. Com a busca crescente por saúde e bem-estar, os consumidores estão recorrendo aos suplementos alimentares para complementar suas dietas e melhorar a qualidade de vida. A conveniência de adquirir esses produtos online, aliada à confiança em marcas estabelecidas no mercado, tem impulsionado as vendas e expandido a base de consumidores. Desde a pandemia, o setor de saúde e farmácia no e-commerce tem mostrado um crescimento constante. A mudança nos hábitos de consumo durante o período pandêmico, com um aumento significativo nas compras online, tornou-se uma prática comum que persiste até hoje.

A Lauton Suplementos, por exemplo, tem observado um aumento na procura por seus produtos nas plataformas de e-commerce, refletindo essa tendência. Com a expansão do mercado digital, a empresa continua investindo em qualidade e inovação para atender às necessidades dos consumidores modernos, que buscam praticidade sem abrir mão de produtos de alta performance.

“Esse aumento na procura de suplementação hoje reflete a mudança nos hábitos de consumo e a crescente demanda por saúde e bem-estar. Na Lauton, estamos comprometidos em oferecer produtos de alta qualidade que atendam às necessidades dos consumidores que buscam praticidade e eficiência em suas compras online”, afirma Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos.

O crescimento do e-commerce de saúde e farmácia não só reforça a importância do setor, mas também destaca o papel crucial dos suplementos alimentares na promoção de um estilo de vida saudável. A tendência é que essa demanda continue crescendo, impulsionada pela conscientização cada vez maior sobre a importância da saúde preventiva e pelo fácil acesso a esses produtos por meio das plataformas digitais. Com a evolução do mercado digital e a adaptação dos consumidores a novas formas de compra, o setor de suplementação no Brasil está preparado para continuar crescendo, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis para um público cada vez mais exigente e informado.



Pesquisa Global: 93% dos empreendedores brasileiros apostam na IA

A Pesquisa Global de Empreendedorismo 2024 da GoDaddy, realizada com empreendedores e proprietários de pequenas empresas em 15 países em todo o mundo, revela insights sobre suas perspectivas em relação às tecnologias de inteligência artificial (IA), desafios e suas metas para o crescimento dos negócios.

O poder potencial da inteligência artificial para pequenas empresas

Os resultados da pesquisa mostram que a grande maioria dos pequenos empresários brasileiros está confiante em sua capacidade de navegar pelas ferramentas de IA (91%) e acredita que a implementação da inteligência artificial pode ter um impacto positivo tangível em seus resultados (93%). Juntamente com uma atitude positiva em relação à IA, eles estão dispostos a adotar os avanços tecnológicos para ajudar a impulsionar o sucesso. Esse alto nível de aceitação reflete a visão da IA como uma ferramenta valiosa para aumentar a eficiência, a produtividade e, potencialmente, a lucratividade.

Além disso, quando se trata de investir em ferramentas de IA, os brasileiros têm clareza sobre as áreas que escolheriam para otimizar seus negócios. Os três principais pontos apontados como benefícios do uso da IA foram o impacto positivo no atendimento ao cliente (44%), o potencial para aumentar a eficiência (47%) e a relação custo-benefício (39%).

Os entrevistados identificaram ainda as principais áreas em que a IA poderia trazer mais benefícios para as operações de suas pequenas empresas, citando marketing (75%), atendimento ao cliente (62%) e planejamento e estratégia de negócios (55%). No geral, 94% dos proprietários de pequenas empresas acreditam que a digitalização melhorou consideravelmente seus processos de trabalho.

Desafios na implementação da IA

Apesar do entusiasmo e da confiança, os desafios apontados com relação à implementação de ferramentas de IA incluem custos potenciais (59%), falta de conhecimento sobre as soluções disponíveis (52%), falta de compreensão dos benefícios (37%) e falta de tempo para implementar essas ferramentas (26%).

Para ajudar empreendedores e proprietários de pequenas empresas a enfrentar esses desafios, a GoDaddy oferece serviços de IA fáceis de usar, como GoDaddy Studio e domínios com a extensão .ai.

Outro dado aponta que 58% das pequenas empresas brasileiras relataram que manter-se informado sobre o rápido avanço da tecnologia era um desafio, o maior entre todos os países pesquisados, acima também da média global de 39%. A GoDaddy apoia os empreendedores brasileiros e proprietários de pequenas empresas, oferecendo recursos de IA gratuitos, incluindo a  Biblioteca de Prompts de IA GoDaddy para ajudar os empreendedores a aprender como a IA pode simplificar seus fluxos de trabalho, economizando tempo e acelerando o crescimento de seus negócios. Essa coleção cuidadosamente selecionada foi projetada para ajudar os empreendedores em várias tarefas de negócios, como criação de conteúdo para marketing e simplificação do atendimento ao cliente.

Metas dos brasileiros para o crescimento dos negócios

À medida que os empreendedores brasileiros abraçam o potencial da IA para impulsionar seus negócios, os resultados da pesquisa da GoDaddy ressaltam suas aspirações de transformação digital e crescimento futuro. No Brasil, 93% dos empreendedores acreditam que a digitalização é fundamental para seus negócios, um pouco acima da média global, que é de 90%.

Com otimismo contínuo, 90% dos entrevistados brasileiros esperam que seus negócios cresçam nos próximos 3 a 5 anos, em comparação com o total global de 83%. Para aqueles que esperam que seus negócios cresçam pelo menos 50% nesse período, os brasileiros relataram 40%, em comparação com o total global de 34%.

“À medida que os proprietários de pequenas empresas no Brasil exploram o potencial da IA, a GoDaddy fornece ferramentas e recursos necessários para que eles se sintam confiantes em adotar os avanços tecnológicos digitais”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “São ferramentas como o Guia Gratuito GoDaddy’s de IA, onde os empreendedores podem navegar pelos benefícios da implementação da tecnologia enquanto se concentram em acelerar o crescimento de seus negócios”.

A Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024 foi realizada pela Advanis em janeiro de 2024 na Espanha, Brasil, México, Colômbia, Índia, Alemanha, Áustria, Suíça, Filipinas, Malásia, Paquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Os critérios de amostragem foram proprietários de pequenas empresas, e as empresas foram definidas com base no número de funcionários, variando de um a 49. Um total de 4.383 pessoas foram pesquisadas, 526 delas no Brasil. O primeiro conjunto de resultados foi divulgado no início de março com foco na diversidade, especialmente no empreendedorismo feminino.

Para mais informações: www.godaddy.com.br.

A GoDaddy tem como objetivo ajudar empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios digitais. As pessoas podem criar um nome e um logo para seus empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender seus produtos e serviços on-line, sendo possível gerenciar tudo em um só lugar com suporte especializado em português e com pessoas atendendo ao telefone.



Tratamento experimental com células-tronco ajuda a controlar epilepsia grave

A utilização de células-tronco para o tratamento da epilepsia é alvo de pesquisas da há bastante tempo. O estudo foi apresentado no Congresso da Academia Americana de Neurologia em Denver, Colorado, que aconteceu em abril de 2024, e comprova a eficiência deste tratamento para casos graves da doença.

Foram implantados neurônios inibitórios obtidos a partir de células-tronco em pessoas com epilepsia do lobo temporal por esclerose mesial temporal, uma das causas mais frequentes de epilepsia refrataria ao tratamento medicamentoso. O implante foi realizado por procedimento cirúrgico e essas pessoas precisaram ficar em uso de imunossupressores para evitar rejeição das células transplantadas.

Os resultados são preliminares, mas promissores. Dos cinco pacientes submetidos ao tratamento até o momento, as respostas foram significativas em dois deles que tem maior tempo em acompanhamento, com redução de mais de 90% das crises mais graves, que levavam a perda de consciência.

Os pesquisadores também relataram a melhora em alguns pacientes com relação a memória. Até o momento não foram vistos efeitos adversos graves relacionados ao tratamento, mas é importante ressaltar que se trata de um estudo preliminar, com poucos pacientes, em que o implante é feito por meio de um procedimento cirúrgico e é necessário uso de medicamentos para reduzir a imunidade para que as células não sejam rejeitadas.

O estudo é patrocinado pela Neurona Therapeutics, originária dos Estados Unidos, e a ideia é que na primeira fase um total de 10 pessoas recebam esse tratamento. “Dados como esse trazem novas perspectivas de tratamentos para pessoas com epilepsia no futuro, visando melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença e seus familiares”, afirma Dr. Lécio Figueira Pinto, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE). “Por volta de 30% das pessoas com epilepsia não respondem aos tratamentos convencionais”, reforça.

É importante ressaltar que, apesar das evoluções científicas, muitas pessoas ainda não possuem acesso a um tratamento adequado e básico no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, é necessário mais investimento e a criação de uma estrutura de atendimento que comporte a demanda da população.

Sobre Associação Brasileira de Epilepsia

A ABE é uma Associação sem fins lucrativos que se estabeleceu como organização para divulgar conhecimentos acerca dos tipos de epilepsia, disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. Integra o International Bureau for Epilepsy e é composta por pessoas que têm epilepsia, familiares, neurologistas, nutricionistas, advogados, assistentes sociais, pesquisadores e outros profissionais. Atua formando grupos de autoajuda, facilitando a reabilitação profissional, lutando pelo fornecimento regular de medicamentos nos postos de saúde e hospitais públicos, além de batalhar, incansavelmente, pelo bem-estar das pessoas que convivem com a doença e pelo fim dos estigmas e preconceitos sociais.



No Brasil, 343 vidas são perdidas por dia para o AVC

O AVC é responsável por mais de 100 a 120 mil mortes anuais no Brasil, o que equivale a cerca de 343 vidas perdidas por dia. Além do impacto direto na vida das pessoas, o AVC gera um enorme custo econômico, incluindo gastos com cuidados de saúde e perda de produtividade. Os dados globais de 2019, indicando a ocorrência de 12,2 milhões  de AVCs, com o AVC isquêmico representando 62,4% de todos os casos.

Patrícia De Luca, representante da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar e co-fundadora do FórumCCNTs, compartilhou recentemente sua experiência pessoal com um acidente vascular cerebral (AVC) transitório. Ela enfatiza a importância de eventos e atividades que trazem a perspectiva das pessoas afetadas, lembrando que o objetivo principal desse tipo de trabalho é sensibilizar para salvar vidas. Ela destaca a implementação do Dia Nacional de Prevenção ao AVC, instituído pela Lei 14.885/2024. Este dia visa aumentar a visibilidade do problema e envolver os municípios na garantia do tratamento adequado.

Segundo Elton Sady, secretário-geral da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais e membro do FórumCCNTs, o AVC é uma condição que afeta cerca de 1% da população adulta no Brasil, resultando em significativos impactos na saúde, bem-estar e qualidade de vida desses indivíduos. Em 2021, dados do GBD revelaram que o AVC foi a terceira principal causa de anos de vida perdidos ajustados por incapacidade, contribuindo com mais de 120 mil óbitos no país, o que equivale a aproximadamente 343 vidas perdidas diariamente. Além disso, a doença acarreta um custo econômico considerável, estimando-se cerca de 125 milhões de dólares anualmente em despesas hospitalares e previdenciárias no Brasil.

Desde 2011, o Brasil tem observado significativos avanços na organização dos serviços de tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC e da World Stroke Organization (WSO), destaca o papel fundamental do Ministério da Saúde nesse progresso. Ela enfatiza a importância de investir na prevenção, no tratamento na fase aguda com técnicas como trombólise e trombectomia, e na reabilitação precoce com continuidade de cuidados após a alta hospitalar. Esses investimentos são essenciais para minimizar os danos causados pelo AVC, garantir a recuperação completa das pessoas acometidas e melhorar sua qualidade de vida, representando um avanço significativo no enfrentamento do AVC no país.

Para o Dr. Álvaro Avezum, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), as abordagens mais eficazes para o AVC são as de prevenção, e devem ser incorporadas com seriedade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele enfatiza que noventa por cento dos casos de AVC podem ser evitados com a prevenção e controle da hipertensão, prática de atividade física e alimentação saudável.

De acordo com Rodrigo Cariri, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, a nova política de financiamento da atenção primária e a recente incorporação da trombectomia mecânica no SUS são passos importantes. Cariri enfatiza a necessidade de capacitação das equipes e melhorias no atendimento pré-hospitalar para garantir a eficácia dos tratamentos.

A implementação de práticas baseadas em evidências é crucial para melhorar os desfechos  e reduzir a carga econômica associada ao AVC. Para mais informações, visite o site do FórumCCNTs.





ART.PE consolida mercado de arte no Nordeste

A ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – chega a sua terceira edição consolidando o Nordeste como espaço de fomento do mercado de arte. Desta quarta, 26, até o dia 30 de junho, galerias de arte e instituições irão ocupar o Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife. Durante os cinco dias da feira, é esperado um público de 14 mil pessoas, 20% a mais do que foi registrado no ano passado. A visitação será aberta das 14h às 21h. Ampliando a programação, será realizada, em paralelo, uma exposição com esculturas de Abelardo da Hora, no bairro da Várzea, no Recife.

Participam desta edição 30 galerias, instituições públicas e privadas e lojas de museus, sendo 20 galerias do Nordeste, além de Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal. A direção artística formada por Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello acompanhou essas escolhas. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana, idealizador do ART.PE.

Entre os museus, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.

“A ART.PE consolida-se hoje como um dos eventos relevantes do mercado nacional de artes visuais do Nordeste e do Brasil, atraindo artistas e colecionadores. Nas duas edições passadas, a feira recebeu personalidades do mercado das artes”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira.

Centenário de Abelardo da Hora

A exposição “Hora, substantivo feminino” trará seis esculturas do artista visual Abelardo da Hora. A mostra ficará em cartaz de sexta a domingo, entre 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h, no Quintal da Iron House, do Grupo Cornélio Brennand, no bairro da Várzea. O espaço fica localizado na área externa transformada em uma locação. A curadoria da exposição é assinada por Carlos Mélo. 

Realizada pela Galeria Boi, junto com a ART.PE, a exposição é uma homenagem ao artista com a exibição de seis esculturas, cujo recorte curatorial trata do tema da presença da mulher na obra de Abelardo da Hora.

Para a neta de Aberlado da Hora, Clara da Hora, a exposição é uma homenagem à trajetória do avô, que tem uma relação com o cenário cultural de Pernambuco. “Ele não foi apenas um artista, foi um agente político, tendo atuado como secretário de Educação e Cultura do Recife e criador de movimentos como Movimento de Cultura Popular e o Ateliê Coletivo. Também foi o criador da lei municipal que determina a inserção de obras de arte em construções com mais de mil metros quadrados, tendo um papel na paisagem do Recife. Ele traz a raiz da cultura em suas obras, que ocupam espaços da cidade, como o aeroporto e praças”, afirma Clara.

Fotografia

Outra novidade desta edição da Feira ART.PE é o Salão de Fotografia. O espaço contará com a participação de cerca de 20 artistas. A curadoria é assinada por Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão.

O Salão de Fotografia receberá artistas nordestinos ou que tenham o Nordeste em sua pesquisa ou ainda, que morem com a Região. Participam do Salão de Fotografia da Feira ART.PE os artistas Alcir Lacerda, Akira Cravo, Alexandre Severo, Antônio Melcop, Aslan Cabral, Ashlley Melo, Caio Danyalgil, Claudio Maranhão, Coletivo Encruzilhada, Evandro Teixeira, Flora Negri, Fred Jordão, Géssica Amorim, Geyson Magno, Hélia Scheppa, Heudes Régis, Isaias Belo, Júlio Jacobina, Leo Caldas, Miva Filho, Priscilla Buhr, Rafael Martins, Roberta Guimarães, Rodrigo Braga e Yeda Bezerra de Melo.

“Buscamos mesclar nomes já consolidados no mercado de fotografias artísticas e outros que são promessas do gênero. A ideia é apresentar ao público a fotografia como arte, mostrar as possibilidades da imagem”, explica Gustavo Bettini.

Outros espaços

Além do Salão de Fotografia, a ART.PE terá outros espaços. A Arena BNB Cultural: Nordeste Expandido, oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e participações dos museus que estão presentes na Feira.

Os visitantes contarão, também, com o Salão de Design, com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria ART.PE. A Área Gastronômica terá a presença do Restaurante Cá-Já em um lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.

A Iquine, uma das patrocinadoras da ART.PE, terá um espaço com 60 m² assinado pela arquiteta Cláudia Buchholz. O lounge conceitual da marca é inspirado na campanha publicitária comemorativa aos 50 anos, que possui paletas de cores criadas e pensadas em cada região do Brasil. A proposta é gerar uma atmosfera para os visitantes que forem conferir o local, valorizando a identidade cultural brasileira.

Serviço:
Exposição “Hora, substantivo feminino”
Data: De 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h
Local: Quintal da Iron House (R. João Francisco Lisboa, 385 – Várzea)
Acesso gratuito

3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Data: De 26 a 30 de junho, das 14h às 21h
Local: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife
Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras



Fidelização: brindes podem ser usados como estratégia

Dados do Panorama da Fidelização no Brasil 2023, realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com Tudo Sobre Incentivos (TSI), revelam crescimento no percentual de pessoas que preferem realizar compras em marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios. O número passou de 72% em 2022 para 85,2% em 2023.

Além disso, empresas que investem em programas contínuos e estruturados têm seis vezes mais interações (transacionais e relacionais) com os seus melhores clientes. “Esse crescimento reflete o constante interesse dos consumidores por benefícios que vão além de descontos, buscando experiências que agreguem valor real ao seu relacionamento com as marcas”, explica Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes.

Alves afirma ainda que os brindes corporativos desempenham um papel crucial no fortalecimento dos programas de fidelidade. “Eles não apenas oferecem uma recompensa tangível que os consumidores podem apreciar, mas também ajudam a criar uma conexão emocional mais profunda com a marca.”

O levantamento, realizado pela plataforma Opinion Box, ouviu 2.317 pessoas durante o mês de agosto de 2023. Deste número, 80,9% dos respondentes disseram participar de programas de fidelidade, sendo que 53,6% deles fazem parte de até três programas. Para 82,7% dos entrevistados, o reconhecimento (receber um obrigado, badges ou tratamento diferenciado) é um item importante na relação marca-consumidor.

Brindes personalizados podem ser utilizados como recompensas para marcos importantes no programa de fidelidade, como aniversários de adesão ou conquistas específicas, incentivando, assim, o engajamento contínuo e a lealdade. Além disso, os produtos promocionais aumentam a visibilidade da marca no dia a dia dos consumidores, reforçando a lembrança da marca e a fidelidade a longo prazo”, explica Alves.

Os dados mostram ainda que 64,1% dos entrevistados acham que, atualmente, os programas de fidelidade trazem benefícios tanto para as companhias quanto para os consumidores. “Em suma, os brindes corporativos agregam um valor significativo às estratégias de fidelização, transformando-as em experiências mais completas e gratificantes para os clientes”, conclui a diretora da Zen Brindes.



EB2-NIW é opção de visto para trabalhar e morar nos EUA

Os Estados Unidos abrigam mais de 1,9 milhão de moradores brasileiros, sendo a nação estrangeira com mais cidadãos do Brasil, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores

Ao mesmo tempo em que muitos nutrem o sonho de trabalhar e construir uma vida em cidades como Nova York, Los Angeles, Boston e Miami, é comum haver dúvidas sobre qual o visto de residência mais apropriado. 

“A escolha do visto sempre vai depender de diversos fatores, como o seu diploma, conquistas e carreira. Ou seja, um visto que melhor se adapta à situação de uma pessoa, pode não ser o melhor para outra”, diz Murtaz Navsariwala, advogado especialista em imigração legal para os Estados Unidos e fundador da Murtaz Law.

Uma das possibilidades, segundo Navsariwala, é o visto EB2-NIW. Ele explica que essa opção tem sido bastante procurada por profissionais de áreas como ciências, tecnologia, saúde e negócios ‒ incluindo aí engenheiros e especialistas em tecnologia da informação (TI).

“O visto EB2-NIW é uma via para profissionais estrangeiros qualificados conseguirem a residência permanente. Ele permite que indivíduos cujo trabalho é considerado de interesse nacional possam solicitá-la sem a necessidade de já ter uma vaga de emprego”, afirma o advogado.

O site oficial do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS, na sigla em inglês) traz mais informações sobre o visto EB2-NIW. Em um dos casos de elegibilidade citados pelo órgão, é necessário demonstrar “habilidade excepcional em ciências, artes ou negócios” e preencher, ao menos, três critérios de uma lista determinada pelo órgão.

Fazem parte dessa lista requisitos como apresentação de diploma, carta assinada por atual ou antigo empregador descrevendo a ocupação do candidato ao visto, comprovante de que a pessoa é membro de uma associação profissional da sua área, apresentação de licença para exercer o cargo, entre outros pontos.

Navsariwala ressalta que, antes de qualquer coisa, é necessário entender como o histórico profissional da pessoa pode ajudar especificamente os Estados Unidos, as empresas do setor e outros trabalhadores, como forma de atender à premissa de interesse nacional que caracteriza o visto EB2-NIW.

“Quando a pessoa tiver essa análise completa do histórico profissional, será possível construir uma estratégia com base no conjunto de habilidades específicas”, esclarece.

Engenheiros, profissionais de TI e bancários

São muitas as áreas do conhecimento que oferecem, nos Estados Unidos, oportunidades de trabalho. No caso da engenharia, Navsariwala afirma que é classificada pelo Departamento de Trabalho norte-americano (BLS, na sigla em inglês) como “a segunda profissão mais necessitada no país atualmente, perdendo somente para profissionais de saúde”.

“O país depende fortemente da expertise de engenheiros para impulsionar setores-chave, como tecnologia da informação, transporte e infraestrutura. Profissionais qualificados nessa área são considerados motores por trás da inovação, desenvolvendo soluções para desafios complexos e moldando o futuro da nação”, acrescenta o especialista.

Segundo Navsariwala, as áreas da engenharia com mais oportunidades nos Estados Unidos são civil (para construções residenciais e de grande porte), química, óleo e gás, de produção, eletrônica, elétrica, telecomunicações e redes. Ele ressalta que, em alguns desses casos, pode ser necessário obter uma licença estadual para exercer a profissão, com exigências que variam de acordo com cada estado. 

Outro exemplo citado pelo advogado é a área de TI, impulsionada pelo surgimento de startups e empresas do segmento. “Esses profissionais são muito requisitados nos Estados Unidos. No Vale do Silício [região na Califórnia], especialmente, há muitas vagas de emprego. Um número maior de oportunidades do que pessoas que possam usufruir delas”, comenta.

De acordo com ele, setores como Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem, Big Data, desenvolvimento de software e Internet das Coisas (IoT) estão no centro desse crescimento.

Por fim, Navsariwala chama a atenção para oportunidades no setor financeiro. “Tradicionalmente, o EB2-NIW tem sido popular entre os ramos de ciências, tecnologia, saúde e negócios, mas não se limita a eles. Essa categoria de visto pode ser uma excelente opção para um profissional qualificado da área bancária ou financeira, por exemplo, obter sua residência permanente nos Estados Unidos”, salienta.

Independentemente de qual modalidade de visto a pessoa escolher, Navsariwala ressalta que a aprovação fica sujeita à análise da documentação e do histórico do indivíduo por parte da autoridade governamental norte-americana.

Para saber mais, basta acessar: https://pt.murtazlaw.com/



Limpeza de estofados pode prevenir doenças respiratórias

O Brasil soma 20 milhões de asmáticos, conforme indicativos compartilhados pela SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia). Segundo o DATASUS, banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), ligado ao Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 350 mil brasileiros são internados por conta da doença, que é a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS (2,3% do total), conforme o grupo etário considerado.

A asma pode ser desencadeada por uma série de agentes infecciosos, como vírus, bactérias e alérgicos. A informação é da SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), que alerta que a doença tem como principais vítimas os pacientes predispostos.

Também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, a asma é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões), conforme definição da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

Segundo Pedro Sampaio, técnico em limpeza da Dr. Lava Tudo – empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados -, além da asma, a ausência da correta limpeza de estofados pode desencadear doenças respiratórias como rinite, doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não, como mostra a BVS.

“A negligência na limpeza de estofados pode desencadear ou agravar doenças respiratórias como asma e rinite, principalmente em indivíduos já suscetíveis”, afirma. “Todo mundo sabe a importância de fazer faxinas regulares em casa, mas a maior parte das pessoas se esquece dos móveis, principalmente sofás, colchão e travesseiro, que são os itens que temos mais contato”, explica.

Larissa Oliveira, coordenadora de marketing da Dr. Lava Tudo, acrescenta que as crises alérgicas ocorrem devido ao acúmulo de alérgenos como ácaros, fungos, mofo e poeira nesses estofados, já que não são limpos com tanta frequência. “Passar só um pano no tecido não é suficiente para limpar de verdade. Já a higienização profissional profunda utiliza os equipamentos e métodos corretos para eliminar os microorganismos”, esclarece.

Gian Gandra, CEO da Dr. Lava Tudo, conta que a empresa faz mais de 60 serviços de limpeza profunda. “Nossos técnicos realizam os serviços com produtos bactericidas, antifúngicos e antiácaros. Tudo isso para garantir que esses microrganismos nocivos fiquem longe, sem risco de causar doenças e alergias”.  

Gandra ressalta que, ainda hoje, muitas pessoas desconhecem a forma como deve ser feita a limpeza de estofados para que os causadores destas doenças não proliferem.

“Recomendamos que a higienização profissional de estofados seja feita a cada seis meses. O técnico da Dr. Lava Tudo vai até a casa do cliente e pulveriza os produtos de limpeza especializada no estofado, que vão agir profundamente no tecido, desprendendo até a sujeira mais grossa e difícil de retirar”.

Para concluir, o CEO da Dr. Lava Tudo observa que, após esse procedimento, os técnicos utilizam um equipamento especial, que faz extração a vácuo removendo a sujeira, ácaros, fungos e bactérias do sofá, deixando-o completamente limpo. “Todo o processo dura aproximadamente 1 hora e o estofado pode ser usado entre 5 e 12 horas”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



Empreendimento de luxo em Miami será entregue em 2026

Com entrega prevista entre março e agosto de 2026, o ONE Park Tower é o novo empreendimento imobiliário da Turnberry, na SoLé Mia, uma comunidade planejada, situada entre Miami e Fort Lauderdale, na Flórida. O edifício de 33 andares com 292 unidades prontas para morar,  foi projetado para oferecer uma vida luxuosa, em estilo resort, por grandes marcas, como o escritório de arquitetura Arquitectonica e o estúdio de design de interiores Meyer Davis. 

De acordo com Michael Internoscia, Diretor de Vendas e Marketing do One Park Tower by Turnberry, mais de 60% do projeto do condomínio de luxo, que oferece unidades espaçosas de um, dois, três quartos e 21 coberturas ultraluxuosas, já foi vendido. Além disso, o empreendimento conta com espaço de coworking, biblioteca, salas de eventos, adega climatizada e sala de jogos infantil.

Um levantamento da Real Estate Consulting sobre as comunidades planejadas mais vendidas em 2023 revelou um aumento de 14% de vendas de imóveis residenciais entre as 50 comunidades planejadas mais vendidas, em relação a 2022. 

O relatório também apontou que cerca de 40% das vendas entre as comunidades mais bem classificadas estão no estado da Flórida, sendo que cinco das 10 principais comunidades do país estão no estado. O Texas é o segundo estado com maior percentual de vendas, representado por 37%.

De acordo com o proprietário da imobiliária OVD Realty, empresa responsável pela comercialização do lançamento imobiliário no Brasil, Ricardo Oliveira, o ONE Park Tower está em uma localização privilegiada para seu público. “Fica próximo de distritos culturais e de negócios, e nas proximidades do Aeroporto Internacional de Miami e de Fort Lauderdale”.

O empreendimento dá acesso a vistas panorâmicas do Oceano Atlântico, da Biscayne Bay e do Oleta River State Park. São 15 hectares de espaço verde, com 13 quilômetros de trilhas para ciclismo e corrida, piscina e quadras de pickleball privativas e um centro de bem-estar de última geração que inclui área fitness, spa e instalações de massagens. 

Segundo Oliveira, os responsáveis pelo empreendimento têm expectativas altas com os investidores brasileiros. “É do conhecimento deles que existe um grande número de brasileiros que buscam a tão sonhada ‘proteção patrimonial em dólar’. A migração de capital para a Flórida em busca de projetos seguros e rentáveis é uma realidade”.

O especialista destaca que projetos centralizados numa cidade como Miami tem a localização como principal atrativo. “Hoje, a cidade de Miami e seu rico mercado imobiliário atrai investimentos do mundo inteiro e de todos os portes, seja simplesmente como opção de investimento ou como um local dos sonhos para a uma família brasileira viver nos Estados Unidos”.

Os moradores do ONE Park Tower também poderão desfrutar da grande oferta de entretenimento ao ar livre, varejistas populares, e uma variedade de restaurantes finos e casuais do SoLé Mia. 

Uma cidade dentro da cidade

O SoLé Mia é uma cidade de mais de 74 hectares dentro da cidade de North Miami. Em sua área, há uma escola charter Mater Academy, um centro médico Uhealth da Universidade de Miami, um clube de Padel, o Reserve Padel Club, restaurantes, lojas e outros parques.

A comunidade planejada fica localizada próxima ao parque Oleta River State, e conta com uma Crystal Lagoon de água doce de aproximadamente três hectares, que rendeu ao projeto uma homenagem no World Design Awards 2020.

Para saber mais, basta acessar: @ovdrealty



SOC: ferramenta ajuda na segurança cibernética de empresas

Uma empresa tem seu sistema invadido, dados dos clientes são vazados e todas as atividades ficam paralisadas. Para ajudar a prevenir esse tipo de risco, a Brasiline Tecnologia possui uma solução de Security Operation Center (SOC), ou Centro de Operações de Segurança, em tradução ao português.

O SOC funciona como um posto de comando que centraliza o monitoramento e a resposta a incidentes de segurança cibernética. usando pessoas, processos e tecnologia para detectar e responder a ameaças. Como o próprio nome já diz, seu foco é proteger as operações da empresa.

Clerio Almeida, CEO da Brasiline, explica que o SOC é baseado em três pilares ‒ estes atuam em conjunto para que tudo funcione de maneira adequada. O primeiro pilar são as ferramentas (softwares, hardwares e infraestrutura). O segundo, a engenharia, representada por uma equipe multidisciplinar de pessoas. Por fim, há a metodologia, constituída por processos de padrão global bem definidos, padronizados e testados.

“A implementação de um SOC traz diversas melhorias para a companhia. Ele reduz riscos ao minimizar a probabilidade e impacto de violações de segurança, acelera o tempo de resposta a incidentes, diminuindo o tempo de inatividade e perdas financeiras, e garante a conformidade com normas de segurança e privacidade”, afirma Almeida.

Segundo o CEO, outra vantagem está na “abordagem proativa”. Isto é, a possibilidade de o SOC prever ameaças antes que elas causem danos significativos, fazendo com que a empresa possa planejar ações e não precise lidar com as consequências de uma falha de segurança, por exemplo.

Dessa forma, uma vez em operação, o SOC da Brasiline é capaz de descobrir e controlar dispositivos não autorizados, identificar vulnerabilidades no sistema, fazer a caça proativa de ameaças e oferecer suporte em tempo real para qualquer dúvida.

Almeida explica ainda a importância da implementação dos playbooks, frequentemente denominados de “manuais de resposta a incidentes”.

“Trata-se de um conjunto sistematizado de respostas predefinidas, projetado para lidar com tipos específicos de eventos de segurança. Mesmo que as organizações possam enfrentar ataques semelhantes, é crucial entender que os playbooks não são idênticos para todos os clientes e projetos. Cada organização, com suas especificidades e ferramentas, requer um manual personalizado”, diz.

Os playbooks, de forma geral, abrangem questões como detecção de intrusões, ataque de phishing (técnica de fraude eletrônica), resposta a malwares (software malicioso que provoca danos) e análise de logs (processo relacionado a dados gerados pelo sistema de tecnologia da informação).

Para Almeida, ter boas práticas de segurança cibernética não é um diferencial, mas, sim, um requisito indispensável para toda empresa ‒ especialmente diante do dado de que o Brasil é o segundo país que mais sofre ataques hackers no mundo, de acordo com relatório da companhia NetScout. “O desenvolvimento de soluções corporativas em tecnologia da informação é essencial para proteger os dados das empresas contra ameaças do mundo virtual”, conclui o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://brasiline.com.br/



Como a Salton zerou o uso de herbicidas em vinhedos próprios

Como uma empresa com experiência em mais de 100 anos na elaboração de espumantes e vinhos pode evoluir caminhando lado a lado com tecnologia e sustentabilidade? A Salton se aproxima dos 114 anos de história comprometida em avançar nas práticas de conservação da biodiversidade, no manejo sustentável e no desenvolvimento da viticultura. Por isso, dentro do aspecto sustentabilidade na viticultura, a vinícola celebra um dado importante: na última safra da uva, em 2023, a Salton zerou o uso de herbicida em vinhedos próprios.

Essa redução foi possível graças a uma das práticas de manejo sustentável realizada nos vinhedos da Salton, que é o uso do azevém. Planta de cobertura nativa, do tipo gramínea, essa espécie possui um ciclo vegetativo de inverno, o que garante o seu desenvolvimento sem competitividade com a videira, formando uma espécie de barreira protetora para as videiras suprimindo o desenvolvimento de plantas daninhas.

“Por meio de pesquisas desenvolvidas junto às equipes de viticultura e universidades, descobriu-se que o azevém traz ganhos para o solo, como a redução da erosão, o controle de temperatura em períodos de calor mais intensos, a redução na taxa de evaporação e sequestro de carbono, resultando em remoções de gases de efeito estufa. Observamos que com o uso dessa e de outras gramíneas nativas deixamos de utilizar herbicida (produto químico) em nossos vinhedos próprios”, explica o diretor-presidente Maurício Salton.

Com o avanço dos controles e monitoramentos, a Salton conseguiu reduzir significativamente o uso de inseticidas e de produtos químicos em geral em seus vinhedos próprios, na Campanha Gaúcha (na Azienda Domenico). Por meio da coleta de informações relevantes sobre o clima, as equipes passaram a identificar e definir, com precisão, a real necessidade de intervenções, reduzindo significativamente aplicações que se tornaram estritamente pontuais. “Todas essas informações são compartilhadas com os nossos produtores parceiros para que eles também possam replicar as intervenções em suas propriedades, evitando desperdícios”, pontua o diretor-presidente.

Em 2023, foi realizada uma única aplicação, de um litro para 0,05% da área total, em vinhedos próprios de Bento Gonçalves. Nos vinhedos da Campanha Gaúcha, a Salton inseriu no manejo fitossanitário uma gama de produtos biológicos, atuando no controle natural de fungos e bactérias. Isso também atuou na inserção de microrganismos em solo para condicionar e garantir o melhor aproveitamento de nutrientes, já que estes manejos atuam concomitantemente com químicos para garantir qualidade e produtividade em escala.

Na Azienda Domenico, a Salton possui 635 hectares, sendo 141,5 hectares de vinhedos plantados. Já em Bento Gonçalves são 63,5 hectares, dos quais 4,7 são cultivados. Somadas, as áreas de preservação permanente, de reserva legal e de vegetação nativa, totalizam mais de 157 hectares em todas as propriedades. Os resultados que detalham essas iniciativas estão presentes na segunda edição do Relatório de Sustentabilidade da Vinícola Salton, divulgado em maio. O material pode ser acessado e baixado no site da vinícola – www.salton.com.br.

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul viveu a maior tragédia climática de sua história e, claro, a agricultura e a viticultura também tiveram perdas importantes. Diante disso, as equipes da Salton estão ainda mais próximas e colaborativas das famílias de agricultores que vivem este momento extremamente difícil e desafiador, visando minimizar os impactos sociais e econômicos desta catástrofe. As contribuições das equipes da Salton junto destas famílias seguirão pelos próximos meses.

A viticultura como parceira da preservação da fauna e flora

No Rio Grande do Sul, das 607 espécies da flora ameaçadas de extinção, estima-se que 250 estão presentes na Campanha Gaúcha. Encontrar alternativas para minimizar o impacto das atividades agrícolas, portanto, é de extrema relevância para o meio ambiente e também para o setor vitivinícola, visto que a Campanha Gaúcha é atualmente a segunda maior região produtora de uvas do Brasil – ficando atrás apenas da Serra Gaúcha. A Indicação de Procedência (IP) da região da Campanha abrange 14 municípios, totalizando uma área de 44 mil km2, sendo que a área de vinhedos com variedades viníferas totaliza 1.560 hectares, segundo a Embrapa Uva e Vinho com dados de 2020.

 “A manutenção das espécies vegetais do Bioma Pampa pode contribuir na proteção da superfície do solo, por exemplo, diminuindo a erosão hídrica, o que também diminui o potencial de contaminação de águas. Além disso, as espécies colaboram na ciclagem de nutrientes, que podem contribuir positivamente na nutrição da videira e produtividade de uvas. Colaboram também na manutenção e até incremento do conteúdo de carbono em solos, o que é desejado”, destaca o professor Gustavo Brunetto, engenheiro agrônomo e Doutor em Ciência do Solo, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Salton realizou nos últimos anos um estudo de mapeamento ambiental da instituição para desenvolver técnicas sustentáveis, visando a harmonia entre seus vinhedos, na Azienda Domenico (Campanha Gaúcha), com o bioma natural. Estudos de base da universidade apontaram que, diferente do cultivo de grãos e da pecuária extensiva (que são as atividades mais comuns na região), a viticultura é a que menos gera impacto ambiental no Bioma Pampa.

A atividade mantém o equilíbrio natural do Bioma Pampa, fazendo com que os vinhedos se tornem sumidouros de carbono, ou seja, absorvem CO2 da atmosfera e contribuem diretamente para preservação da fauna e flora local, evitando impactos no efeito estufa. A Salton, inclusive, já identificou quais são os corredores biológicos dos seus vinhedos. Eles estão sendo preservados dentro das suas propriedades e acabam servindo como um refúgio da flora e da fauna.



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