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CROSP alerta sobre fake news na área da saúde bucal

Com a responsabilidade de levar informações verdadeiras aos profissionais da Odontologia e à população em geral, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esclarece aos cirurgiões-dentistas, profissionais da Odontologia e à sociedade que não existe a especialidade Odontologia Biológica.

Nos últimos meses, uma série de notícias falsas sobre o tema se espalhou pela internet, colocando em risco a saúde dos pacientes. De acordo com a Resolução 63 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) — órgão que aprova e consolida as normas para procedimentos no Sistema Conselhos de Odontologia — a Odontologia Biológica não é reconhecida como especialidade.

O cirurgião-dentista, mestre e doutor em Odontologia e Dentística, Prof. Dr. Camillo Anauate Netto, ressalta que, apesar de existir o termo “Odontologia Biológica”, não há regulamentação e nem comprovação científica que justifique se tratar de uma especialidade. Assim, o profissional que divulgar esta modalidade de procedimentos, ou se intitular como especialista em áreas não reconhecidas pelo CFO, poderá responder por infração ética e estar sujeito a penalidades previstaso no artigo 44 do Código de Ética Odontológica, o qual proíbe o anúncio ou divulgação de técnicas, terapias de tratamento e áreas de atuação que não sejam cientificamente comprovadas, assim como anunciar a cura de determinadas doenças para as quais não exista tratamento eficaz.

De acordo com o Dr. Camillo Anauate Netto, as redes sociais são os canais em que mais tem se espalhado essa fake news. “Por lá são disseminados anúncios sobre supostos benefícios da Odontologia Biológica, junto de informações inverídicas referentes ao amálgama, alegando supostos males à saúde causados pelos materiais presentes em suas composições que, vale frisar, são usados há anos em restaurações dentárias”, explica.

Segundo o profissional, nesses anúncios falsos são citadas, também, outras informações inverídicas como a toxicidade do flúor para a saúde. “Alguns defendem o uso do perigoso colar de âmbar em bebês; outros fazem a associação entre contenção ortodôntica e infertilidade; e alguns afirmam que a endodontia pode levar a focos de infecção que se perpetuariam por toda a vida”, alerta.

O tema do amálgama assumiu uma proporção tamanha que demandou a atenção de órgãos internacionais. A International Association for Dental Research publicou uma declaração de política e posicionamento sobre a segurança do amálgama dental, com base em estudos da Food and Drug Administration (FDA) — agência que regula os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos.

O Comitê Científico sobre Riscos Emergentes e Recém-Identificados à Saúde, órgão da União Europeia (UE), também afirma não haver evidências sobre os efeitos adversos à saúde causados pelo mercúrio presente no amálgama odontológico. “O amálgama é uma liga metálica que contém mercúrio em sua composição, mas os níveis do metal nas restaurações dentárias são muito baixos e não representam perigo à saúde, mesmo que toda a boca seja reabilitada com amálgama”, esclarece o Dr. Camilo.

Outro ponto no âmbito da Odontologia Biológica que circula nas redes sociais traz um raciocínio errado sobre haver perigo de envenenamento ou intoxicação na retirada das restaurações de amálgama. Com isso, supostos profissionais oferecem “serviços especializados” com “protocolos de segurança específicos”.

Porém, há documentos técnicos amparados em evidências científicas, produzidos pelo CFO, pelo CROSP, pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQ) e pelo Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD), que desmistificam esse tema e ressaltam que: “os instrumentais e equipamentos utilizados há décadas por cirurgiões-dentistas são suficientes e seguros para proteção de profissionais e pacientes, na remoção das restaurações de amálgama, incluindo EPIs tradicionais, sugador , separador de resíduos, e dique de borracha”.

Há, ainda, sem qualquer embasamento científico, algumas publicações relacionadas à Odontologia Biológica que mencionam supostas doenças adquiridas devido ao uso das restaurações de amálgama, induzindo o paciente a sentir melhoras após a remoção das mesmas. De acordo com o Dr. Camilo, “estudos comprovaram que, mesmo na época em que o mercúrio era manipulado nos consultórios, o uso de irrigação, sugador e isolamento com dique de borracha eram suficientes para filtrar 99,5% do vapor de mercúrio liberado na remoção das restaurações”.

As publicações a respeito do assunto são aventadas pelos defensores da prática, sem nenhum embasamento científico, produzidas e publicadas, muitas vezes, em folhetins criados especialmente para isso, ou periódicos sem nenhuma credibilidade, caracterizando mais uma fake news.

A replicação de informações inverídicas favorece o ganho financeiro e pode configurar charlatanismo. Portanto, o CROSP alerta que o cirurgião-dentista sempre deverá ser a fonte de informações confiáveis e a melhor referência na promoção da saúde oral. Se houver qualquer dúvida ou questionamento sobre uma informação que circula nos meios digitais, a recomendação é pesquisar nos sites oficiais do CROSP e do CFO, para identificar a sua veracidade.

 



Governo quer limitar uso dos créditos do PIS e da Cofins

O Governo Federal apresentou medidas para compensar a perda de receitas com o acordo que manteve a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano e espera alcançar o volume de R$ 29,2 bilhões com a medida.

A ideia principal é restringir o uso de créditos tributários do PIS – Programa de Integração Social e Cofins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social para abatimento de outros impostos do contribuinte, colocando fim no ressarcimento do crédito presumido.

De acordo com a equipe econômica, a continuidade da política de desoneração custará aos cofres da União R$ 26,3 bilhões em 2024, sendo R$ 15,8 bilhões em relação às empresas e R$ 10,5 bilhões em relação aos municípios.

“Atualmente os empresários conseguem acumular créditos para suas empresas usando instrumentos que fazem com que paguem menos tributos, como isenções, imunidade, alíquotas reduzidas e créditos presumidos e o governo quer limitar o uso dessas compensações”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

A desoneração da folha das empresas foi criada no ano de 2011 com o objetivo de estimular a criação de empregos. Prorrogada por diversas vezes, no fim de 2023 o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei da desoneração até 2027 e a troca da contribuição previdenciária, correspondente a 20% da folha de pagamento, por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores da economia.

“Essa limitação ao uso do PIS e da Cofins mostra a importância de as empresas estarem preparadas para lidar com as mais complexas questões tributárias e ter uma assessoria especializada, desde a área preventiva até a contenção de litígios administrativos e judiciais”, pontua Ardanaz.

Os 17 setores da economia beneficiados são confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carrocerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

A importância do uso dos créditos do PIS e da Cofins pelas empresas foi observado nos números apresentados pela RFB – Receita Federal do Brasil referente ao ano de 2023.

Foram utilizados R$ 62,4 bilhões desses créditos para pagamento de outros tributos. Olhando apenas para as compensações de débitos previdenciários, R$ 31,2 bilhões foram com esses créditos e as compensações de imposto de renda chegaram a R$ 9,6 bilhões com esses créditos.

A proposta do Governo Federal quer evitar exatamente isso, permitindo que as empresas só poderão usar créditos tributários do PIS e da Cofins para abater o pagamento do próprio tributo, e não de outros, evitando uma alternativa para a compensação dos créditos tributários mais rapidamente

“Ter uma equipe para desenvolver trabalhos orientados ao planejamento tributário, com elaboração de pareceres apontando alternativas de estruturas a serem eleitas como opção para a realização de negócios de acordo com o sistema fiscal brasileiro deixou de ser uma alternativa para se tornar uma necessidade”, finaliza Ardanaz.



Embedded finance muda a cara do mercado de pagamentos

O conceito de finanças embutidas (embedded finance) está transformando rapidamente o cenário do mercado de pagamentos. O termo se refere à integração de serviços financeiros em plataformas não financeiras, permitindo que empresas de diversos setores ofereçam soluções bancárias e de pagamento diretamente aos seus clientes.

Na prática, isso significa que é possível, por exemplo, que um salão de beleza ou um pequeno comércio, tanto o físico quanto o digital, comercializem desde micro-seguros e empréstimos pessoais, até contas digitais e softwares de automação para pequenos negócios, além dos bens que tradicionalmente já vendiam. Em troca, ficam com um percentual da venda.

Um dos principais motores dessa mudança é a tecnologia. Com o avanço de APIs (interfaces de programação de aplicativos) e a crescente digitalização de serviços, tornou-se mais fácil para empresas de todos os tamanhos e atividades incorporar funcionalidades financeiras em seus aplicativos, sites e sistemas de meios de pagamento. Trata-se de uma inovação que promete simplificar transações e também criar novas oportunidades de negócios e melhorar a experiência dos consumidores.

Um dos grupos empresariais que vêm explorando essa tendência é o Grupo Entre, um ecossistema de empresas com foco no mercado de meios de pagamento, serviços digitais agregados e soluções financeiras. Fundada em 2016, por profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, o grupo surgiu com o propósito de ser um facilitador de negócios, levando inovação e soluções com maior agilidade às empresas, diz seu CEO e fundador, Antonio Freixo, o Mineiro. 

Segundo ele, o grupo tem hoje como peça central a EntrePay, de adquirência, que habilita outras empresas financeiras e de varejo a atuarem em meios de pagamento com maquininhas de marca própria. Por meio das maquininhas dessas empresas parceiras, o grupo oferece uma série de produtos e serviços, que vão desde novas soluções de pagamento, como o Pix parcelado, até o crédito P2P (entre pares, sem a intermediação de um banco), microsseguros e plataformas de automação da gestão para pequenos negócios.

“Acreditamos que as finanças embutidas vão transformar radicalmente o mercado de meios de pagamentos, hoje muito baseado apenas na cobrança de taxas sobre as transações dos clientes, e torná-lo mais competitivo e inclusivo”, afirma Freixo. “Pequenos empreendedores poderão ter renda extra e maior acesso a serviços financeiros, mesmo em regiões longe dos grandes centros, nas quais hoje há menos opções”, avalia.

Essa tendência não é apenas conveniente para os consumidores, mas também oferece vantagens significativas para as empresas. Ao oferecer serviços financeiros diretamente, as empresas podem aumentar a fidelidade do cliente, coletar dados valiosos sobre os hábitos de consumo e criar novas fontes de receita. 

De acordo com um estudo da consultoria Deloitte, as finanças embutidas deverão movimentar cerca de R$ 24 bilhões, até 2026, redefinindo a competitividade no setor de meios de pagamento, permitindo que as empresas diversifiquem suas fontes de receita e oferecendo aos consumidores novas opções de serviços.



Especialista em ar-condicionado explica como escolher o melhor aparelho

Escolher um ar-condicionado é uma decisão importante que pode impactar significativamente o conforto e a eficiência energética do ambiente. Com tantas opções disponíveis no mercado, é essencial que os consumidores estejam bem-informados antes de fazer uma compra.

Antes de adquirir um ar-condicionado, é fundamental que o consumidor verifique algumas informações relevantes para garantir a escolha mais adequada às suas necessidades.

“Sempre considere a capacidade do aparelho, a eficiência energética, os níveis de ruído e as funcionalidades adicionais que podem proporcionar maior conforto e conveniência”, aconselha Bruno Cezar Furlin, coordenador de engenharia de aplicação da Fujitsu General do Brasil.

Pesquisa e comparação de modelos

Antes de decidir qual equipamento escolher para residência ou escritório, é recomendável fazer uma pesquisa detalhada e comparar diferentes modelos e marcas. “Leia as avaliações de outros consumidores em sites de varejo, canais do YouTube e fóruns especializados. Além disso, visitar lojas físicas para observar demonstrações e obter recomendações de vendedores é muito importante”, aponta Furlin.

Capacidade do aparelho

A capacidade do ar-condicionado deve ser adequada ao tamanho do ambiente onde será instalado. Um aparelho com capacidade inadequada pode não resfriar ou aquecer eficientemente, resultando em maior consumo de energia. “Todos os equipamentos da linha Premium da Fujitsu General contam com tecnologia ALL DC, além de modelos que possuem compressores inverter, ventiladores e sistemas de expansão para maior eficiência, economia de energia e menor ruído”, explica Furlin.

Também é importante verificar as normas de segurança elétrica e de desempenho energético, regulamentações sobre o uso de gases refrigerantes, certificações de eficiência energética, como Inmetro e selo Procel, e padrões industriais específicos.

Eficiência energética

Os consumidores devem buscar aparelhos com alta eficiência energética, identificados pelo selo Procel ou pela classificação do Inmetro. Equipamentos eficientes podem representar uma economia significativa na conta de luz a longo prazo. “Investir em um ar-condicionado com boa eficiência energética beneficia o bolso e o meio ambiente. Escolha um bom profissional ou empresa para realizar a instalação com materiais de qualidade”, pontua Furlin.

Além disso, a manutenção do equipamento é crucial. “Opte por modelos com classificação energética A ou superior, como Procel e Procel Ouro. Prefira os modelos que ajustam a velocidade do compressor conforme a necessidade e utilizam gases refrigerantes ecológicos, como o R-32, economizando energia”, acrescenta.

Escolhendo o equipamento correto

Ao escolher o ar-condicionado para um ambiente específico, considerar vários fatores para garantir que o aparelho atenda às necessidades de resfriamento, eficiência energética e conforto. Medir a área onde será instalado para garantir que a unidade interna e externa funcionem adequadamente.

“Verifique se a rede elétrica é atual e possui a voltagem específica próxima para a instalação da unidade externa. Considere a circulação de ar no ambiente, garantindo que não haja obstruções. Outro ponto importante é a distância das tubulações entre as unidades”, orienta Furlin.

Outros fatores a considerar incluem o tamanho do espaço em metros quadrados, a quantidade de pessoas no ambiente, equipamentos eletrônicos que geram calor, isolamento térmico do ambiente e condições climáticas locais.

Funcionalidades adicionais

Muitos aparelhos modernos oferecem funcionalidades adicionais que aumentam o conforto e a conveniência, como modos de operação diferenciados, controles remotos inteligentes e integração com sistemas de automação residencial. “Pesquise diferentes marcas e modelos, considerando a durabilidade e a reputação da marca. Empresas japonesas são conhecidas pela alta qualidade e inovação em seus produtos, oferecendo tecnologias avançadas e maior confiabilidade”, finaliza Bruno Furlin.



Mediação deve fazer parte do compliance nas organizações

A prática de compliance está em alta no mundo corporativo. Um estudo desenvolvido pela Deloitte, companhia do setor de auditoria e consultoria empresarial e de gestão de riscos, mostra que essa é uma prática que está no radar da maioria das organizações. A pesquisa, intitulada Integridade Corporativa no Brasil: evolução do compliance e das boas práticas empresariais nos últimos anos, realizada em 2022, apontou que 73% das empresas entrevistadas no país tinham projetos consistentes de investimentos em treinamentos de conformidade com as leis até o fim de 2024.

Além de incorporar recursos e know-how que dêem transparência e controle rigoroso sobre qualquer risco de irregularidade, as empresas também devem considerar a mediação como meio de combater, de forma célere e eficaz, os conflitos que o compliance evita. “As práticas de conformidade dizem como fazer de forma correta e o que não se deve fazer. Mas quando algo sair do lugar devemos recorrer a práticas dialógicas para resolver” , explica Camila Linhares, da Unniversa Soluções de Conflitos, empresa especializada em mediações e diálogos.

“A empresa que adota o Compliance também deve se municiar de ferramentas que tornem a eliminação dos problemas mais rápida. É como um seguro de carro ou residencial: você faz torcendo para nunca precisar. Mas sabe que ele precisa ser bom e o mais completo possível, porque, quando for necessário recorrer, ele tomará decisões rápidas e certeiras”, compara a CEO da Unniversa.

Na prática, a mediação age contornando os conflitos que possam surgir num ambiente corporativo já controlado por todas as leis e normativas que interferem no seu campo de atuação. “Chega a soar como ironia uma empresa que se prepara meticulosamente para não ter mais problemas com o poder público, com o Poder Judiciário, com clientes ou fornecedores, deparar com uma situação de conflito em que ela fica à mercê de uma decisão judicial muitas vezes por alguns anos. Ela não quer protelar as divergências, mas dar fim a elas de forma rápida”, explica Alynne Liboreiro, advogada especialista em Compliance.

Para isso, ele orienta que as empresas trabalhem com esses dois setores de forma integrada. “Numa organização onde o compliance esteja incorporado, ele e a mediação se completam mutuamente. É necessário que ambos estabeleçam um canal estreito de comunicação, tornando um incorporado ao outro. É difícil de imaginar que um possa funcionar plenamente sem o outro dentro desse ambiente corporativo”, finaliza Alynne.



Brasil sediará evento de ESG, Sustentabilidade e Pré-COP30

Acontecerá no Brasil o Congresso Nacional de ESG, um dos maiores eventos de ESG e Sustentabilidade da América Latina e o Principal Evento Pré-COP 30. O Congresso Nacional de ESG (Ambiental, Social e Governança) tem a realização prevista para os dias 16 e 17 de outubro na cidade de São Paulo.

O evento reunirá líderes empresariais, governamentais, personalidades, investidores e profissionais para discutirem estratégias inovadoras, cases e práticas inspiradoras no campo da sustentabilidade e ESG.

O evento proporcionará um espaço para a troca de ideias, aprendizado e networking entre os principais stakeholders interessados em promover a Sustentabilidade e o ESG como um pilar central dos negócios modernos. Assim como será um ponto de encontro nacional entre as principais lideranças e organizações, para compartilharem as melhores práticas em ESG. Contribuindo para disseminação da cultura organizacional focada em ESG.

Com mais de 150 palestrantes confirmados, incluindo líderes empresariais, tais como: Dra. Jeane Tsuitsui, Presidente do Grupo Fleury, Fabio Roth, CEO Grupo 5àsec Brasil, Cláudio Vilardo, Presidente da Kimberly-Clark, Cristovam Ferrara, Diretor de Responsabilidade Social da Globo, André Borges, Diretor de Sustentabilidade do Ifood, Rafael Morais, CFO da Caixa Vida e Previdência, Iuri Mendonça, CEO da CEMIG Sim, Pedro Moro, Presidente da CPTM, Marcelle Paiva, COO América Latina da Oracle, Roberto Braun, Diretor de Comunicação e ESG da Toyota e Presidente da Fundação Toyota, Kin Honda, Diretor de ESG da KPMG, Camila Novaes, Diretora de Marketing e Head do Comitê de Inclusão e Diversidade da VISA, Luis Guggenberger, Presidente do Instituto Ultra, Vivian Broge, Vice-Presidente de Relações Humanas e Marketing da TOTVS, David Canassa, Diretor Executivo da Reservas Votorantim, Arthur Mitke, Vice-Presidente de Sinistros, Operações e CX da Axa Seguros, Carolina Graça, Head de Sustentabilidade América Latina da Bayer, Cesar Sanches, Head de Sustentabilidade da B3, Suelen Jone, Head de Sustentabilidade da Arezzo, João Zeni, Diretor de Sustentabilidade e ESG da Electrolux América Latina, entre outros.

O evento conta com o apoio na realização da Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB Nacional), do Conselho Federal de Administração (CFA), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), do Conselho Federal de Química (CFQ) entre outras, o congresso representa milhares de profissionais e organizações comprometidos com essas temáticas.

Este ano, o tema central do congresso é “A Era da Jornada ESG – Impulsionando um Futuro Sustentável, Diante dos Desafios de Governança Ambiental, Social e de Corporativa”. Durante os dois dias do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, painéis de discussão interativos e workshops práticos, todos voltados para explorar as melhores práticas e inovações no campo do ESG. Além disso, serão apresentados estudos de caso bem-sucedidos de empresas que incorporaram efetivamente princípios de ESG em suas operações e estratégias de negócios.

Entre os tópicos a serem abordados estão a ética e inteligência artificial, diversidade e inclusão, saúde mental e bem-estar, felicidade no trabalho, mitigação das mudanças climáticas, transição energética, energias renováveis, crédito de carbono, cidades sustentáveis, hidrogênio verde, inclusão social, responsabilidade social corporativa, direitos humanos, mulheres no conselho, transparência corporativa, governança responsável, investimentos sustentáveis e a integração de metas ESG no cerne das operações organizacionais.

O objetivo do Congresso Nacional de ESG é promover a conscientização, a colaboração e o avanço das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) entre empresas, investidores, governos e sociedade, promovendo a construção de um futuro mais sustentável, ético e responsável em todos como esferas da atividade econômica e social. Buscando alinhar as metas e os esforços das empresas e investidores com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Visando inspirar líderes e stakeholders a adotarem abordagens responsáveis ​​em suas operações, impulsionando a construção de um futuro melhor para todos.

“A sustentabilidade e o ESG não são mais apenas uma escolha, mas uma questão de inteligência para as organizações que buscam prosperar e crescer nos negócios. O Congresso Nacional de ESG é um evento essencial para compartilhar conhecimentos, insights e experiências, impulsionando assim a agenda de um futuro mais sustentável para todos”, disse Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, instituição realizadora do evento.

Para mais informações sobre o evento, incluindo detalhes sobre palestrantes, programação e apoiadores, os interessados podem acessar o site oficial do congresso em www.congressodeesg.org.br


Sobre o Congresso Nacional de ESG

O Congresso Nacional de ESG é um evento que reúne líderes empresariais, governamentais, investidores, personalidades e profissionais para discutir e promover práticas de ESG no ambiente corporativo. O evento oferece uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas, ajudando as empresas a incorporar princípios de sustentabilidade e ESG em suas operações e estratégias de negócios.

Para mais informações, basta acessar: www.congressodeesg.org.br


Sobre a Associação Brasileira de ESG

A Associação Brasileira de ESG é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega e representa pessoas físicas e jurídicas, comprometidas com os padrões e boas práticas ESG  – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança).

A missão da Associação Brasileira de ESG é contribuir para que o Brasil seja protagonista mundial em práticas ESG. Deixando um legado para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.

Para mais informações, basta acessar: www.associacaoesg.org.br



Mudanças climáticas e comportamento humano são temas de encontro no Recife

Discussões cruciais relacionadas à psicologia evolucionista, ecologia política, conservação biocultural, biodiversidade alimentar, etnobiologia, saúde pública, nutrição, mudanças climáticas e comportamento humano estarão em pauta durante a 3ª Reunião de Psicologia Evolucionista e Comportamento Humano e a 1ª Reunião de Perspectivas Multidisciplinares sobre Mudanças Climáticas (Rede Resiclima), que acontecerão paralelamente no Recife, Pernambuco, entre os dias 15 e 17 de agosto. O encontro inter e transdisciplinar vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e de outros países. As inscrições vão até o dia 1º de agosto e podem ser feitas no site: https://www.even3.com.br/resiclima-445390/ .

Para Ulysses Albuquerque, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da Resiclima, o evento é uma oportunidade de difundir a ciência e contribuir para o avanço das pesquisas nessas áreas. “Iremos debater a formação de estratégias eficazes e sustentáveis para lidar com os desafios emergentes relacionados a essas áreas, especialmente no momento em que vivemos situações extremas devido às mudanças climáticas”, ressalta. Albuquerque é considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo a  lista atualizada da Elsevier, empresa global de informações analíticas, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA). 

Entre as temáticas abordadas pelo evento, estão a utilização de dados de grande escala para analisar e compreender os impactos das mudanças climáticas, o uso de metodologias de sistemas complexos para saúde pública e clima, além de discutir sobre a biodiversidade alimentar como estratégia de adaptação às mudanças climáticas, suas oportunidades e desafios. 

Alguns dos temas que serão discutidos: 

Análise de dados (big data) e modelos preditivos para mudanças globais – O curso aborda a utilização de dados de grande escala para analisar e compreender os impactos das mudanças climáticas. No curso iremos explorar fontes de dados e aprender sobre gestão eficaz de bases de dados (manipulação de dados) e, por fim, serão explordos modelos preditivos como GLM e GLMM. Com Reginaldo Augusto Farias de Gusmão, mestre e doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza  (UFRPE). 

Uso de metodologias de sistemas complexos para saúde pública e clima – A palestra irá abordar como a área de sistemas complexos vem sendo e pode ser usada para investigar e agir para a promoção da saúde planetária e da saúde pública no contexto das mudanças climáticas. Com Leandro Garcia, professor assistente de Sistemas Complexos em Saúde Pública do Centro de Saúde Pública da Queen’s University Belfast, no Reino Unido.

Biodiversidade Alimentar como Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas: Oportunidades e Desafios – A apresentação visa explorar como a biodiversidade pode atuar como um recurso indispensável para a adaptação às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que identifica os desafios prementes nesta área de interesse. Serão discutidas abordagens estratégicas para superar esses desafios, com o objetivo de promover um sistema alimentar que seja resiliente e sustentável. Com Michelle Cristine Medeiros Jacob, professora da UFRN, no Departamento de Nutrição. Além disso, lidera o LabNutrir, Laboratório de Biodiversidade e Nutrição, um espaço dedicado ao desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão e ensino-aprendizagem, centrado na biodiversidade.

Sobre a Resiclima

A Rede Resiclima (www.resiclima.com.br) é uma colaboração interinstitucional que reúne pesquisadores dedicados ao estudo das mudanças climáticas. Originária de diversas instituições acadêmicas, como UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, Unifesspa, UNIVASF, UNEAL, UFAL, USP, UnB, UFRN, PUC-Rio, UFU, Universidad Nacional del Comahue (Argentina), Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México), Universidade do Michigan (EUA), Universidade de Turku (Finlândia) e Universidade de Osnabrück (Alemanha), a rede promove uma abordagem integrada para entender as variadas dimensões das transformações climáticas e suas implicações.

Um dos pilares centrais da Resiclima é aprofundar a compreensão sobre a relação entre seres humanos e o clima. Como perceber as mudanças no ambiente? Como reagir e se adaptar a essas alterações? A rede dedica-se a explorar questões como essas, buscando identificar e analisar fatores que influenciam o engajamento público, a percepção e as ações individuais e coletivas relacionadas ao clima.

Contato: resiclimacom@gmail.com 



Paraná terá a primeira unidade do Museu Pompidou no Brasil

Em maio deste ano, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, liderou uma missão internacional que passou por quatro países – França, Polônia, Estados Unidos e Canadá -, tendo como objetivo atrair investimentos, parcerias e novos negócios para o estado. Em meio a estes encontros, foi assinado um acordo que dá prosseguimento à instalação de uma unidade do tradicional museu francês Pompidou no Paraná, representando a primeira unidade na América Latina.

Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, este reconhecimento representa um passo importante para a região. “Mais uma vez, Foz do Iguaçu se destaca ao receber um museu desta magnitude. O Pompidou da França possui a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea da Europa e nossa cidade poderá receber, em parceria, estas grandes obras”, avalia.

Para se ter noção, de acordo com o estudo do Mordor Intelligence, o tamanho do mercado da indústria hoteleira no Brasil é estimado em US$ 9,14 bilhões para este ano, e deve atingir US$ 12,35 bilhões até 2029, crescendo a uma taxa de crescimento anual de 6,23% durante o período de previsão (2024-2029). 

Ainda segundo Mendes, esses números são otimistas e representam para o setor uma forte alavanca para o turismo cultural do país. “A chegada desse museu representa o potencial da região enquanto ponto turístico, o que acaba, também, por impulsionar a economia local”, reforça.

Por fim, o sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel reflete que a vinda dessa unidade do museu Pompidou no Paraná será uma oportunidade para a difusão da arte. “Foz do Iguaçu entrará para o cenário de grandes cidades ao redor do mundo que terá a oportunidade de receber visitantes para aprender, estudar e contemplar  algumas das mais importantes obras de arte”, conclui.

Para mais informações sobre o setor de hotelaria de Foz do Iguaçu, basta acessar: https://www.hoteldelreyfoz.com.br/



Dois e-books gratuitos abordam a gestão das empresas brasileiras

O escritório Ronaldo Martins & Advogados está trazendo a segunda edição do e-book “Guia do Administrador” elaborado pelo time de líderes da assessoria jurídica. A publicação traz uma análise detalhada e prática dos aspectos legais essenciais para empresários, diretores de sociedades anônimas e administradores de sociedades empresariais limitadas, abordando uma variedade de áreas vitais para o desempenho do negócio e atendimento às práticas de governança.

Composta por 23 capítulos, essa edição explora uma gama de tópicos, incluindo aspectos societários, responsabilidade civil, tributária, trabalhista, previdenciária, ambiental, econômico-contábil, leis de anticorrupção, crimes ambientais, improbidade administrativa, fusões, aquisições, além de jurisprudência ligadas a outros temas do Direito. Cada capítulo oferece insights e orientação prática sobre as complexidades legais enfrentadas pelos empresários e administradores no ambiente de negócios atual.

“O Guia do Administrador é uma ferramenta para os profissionais que exercem funções de diretores ou mesmo participam de sociedades empresariais, porque muitas vezes, acontecem equívocos que poderiam ser evitados, se houvesse maior conhecimento do tema.  Nossa equipe fez uma ampla revisão e acrescentou novas jurisprudências para que administradores possam atuar com maior segurança jurídica”, fala o fundador e CEO, Ronaldo Martins.

A equipe responsável pela revisão engloba advogados e profissionais de diversas áreas do Direito e também de Ciências Contábeis, Economia e Direito Internacional

O outro e-book é intitulado “Impacto da Gestão Tributária Eficiente (GTE) nas Empresas Brasileiras”, de autoria do advogado, economista e contador Ronaldo Martins, que traz reflexões para a implementação de práticas de gestão tributária, considerando um programa de conformidade tributária, métricas e soluções. Na obra, o autor destaca a importância de avaliar a performance das empresas por meio de uma abordagem abrangente da carga tributária, evidenciando sua relevância como medida de valor empresarial.

Na conclusão do livro, o autor afirma que “este trabalho procurou evidenciar o papel da carga tributária, corroborada pela subsunção às normas legais e aos princípios da governança corporativa, na apuração do lucro das empresas, elemento fundamental para validade de sua utilização nos indicadores de medição e valor das empresas”.

O download gratuito dos e-books está disponível no site do escritório jurídico – Ronaldo Martins – www.ronaldomartins.adv.br 



Cipasa tem alta no volume de vendas no primeiro trimestre

Com empreendimentos em 23 estados, a Cipasa Urbanismo fechou o primeiro trimestre de 2024 com volume expressivo de vendas. A companhia registrou nos três primeiros do ano R$ 100 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). Esse volume foi atingido três meses antes do que foi negociado em todo o primeiro semestre de 2023. O aumento das vendas é resultado da nova estratégia comercial adotada, com realização de meetings nas cidades onde a empresa está presente, além do aquecimento do mercado de loteamento urbanizados em todas as regiões brasileiras.

De acordo com a Cipasa, é possível observar em 2024 que as vendas acontecem em um volume maior e de forma pulverizada em todos os estados em que ela atua, como Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Região Metropolitana de Porto Alegre, mesmo com a tragédia vivida naquele estado.

“Em Canoas e Rio Grande tivemos 70 unidades comercializadas após o desastre natural, sendo que em Canoas tivemos nosso estoque zerado”, afirma Rogério Riquelme, diretor de Vendas da Cipasa Urbanismo.

Ele diz que as negociações fechadas no primeiro trimestre são animadoras e projetam um ano forte para a empresa. “Estamos observando neste ano uma escalada e velocidade de vendas maiores, o que nos permite vislumbrar um dos melhores anos para a empresa”, acrescenta.

Uma das estratégias adotadas pela companhia foi a implantação de meetings comerciais em cidades como Marília (SP), Vitória da Conquista e Camaçari (BA). Isso fez com que a empresa se conectasse mais com corretores, imobiliárias e população locais, estreitando relacionamentos, além de apresentar de forma mais assertiva os produtos.

Em números gerais, as vendas do primeiro trimestre representam uma forte redução nos estoques de produtos da empresa. “Hoje, temos apenas 10% de lotes em estoque na nossa carteira em todos os nossos empreendimentos já lançados e entregues para início de construção”, explica.

Com a redução dos estoques, a companhia já trabalha no desenvolvimento de novos projetos. “Os empreendimentos antigos estão praticamente no final e vamos entrar em uma nova fase de projetos e novos investimentos”, adianta Riquelme. “Estamos com planejamento de pelo menos dois lançamentos para o segundo semestre e outros em fase de estudos e planejamentos para 2025”, conclui.



Esporte Clube Sírio promoverá Festa Junina nos dias 29 e 30 de junho

O Esporte Clube Sírio promoverá sua tradicional Festa Junina, nos dias 29 e 30 de junho (sábado e domingo), a partir das 12h. A programação da festa contará com barracas de jogos, comidas típicas, comida árabe, churrasco e comida japonesa assinada pelo Kosho, show pirotécnico, e área kids.

No sábado, shows de Solange Voguel (música brasileira) e Juninho Bessa (sertanejo) e, no domingo, de Felipe Lima (sertanejo) e Mr. Tobias (forró).

A festa é gratuita para os associados, recebendo também público convidado não-associado, desde que o visitante esteja acompanhado por sócio do Clube Sírio. Para o público, a entrada é R$ 100,00 e os ingressos podem ser comprados na sede do Clube Sírio por associados.

Serviço:

O quê: Festa Junina 2024

Quando: 29 de junho – sábado – 12 às 22h, e 30 de junho – domingo – 12 às 20h

Quanto: sócios – gratuito; não sócios – R$100,00

Os não sócios podem participar da festa somente acompanhados por um sócio do Clube Sírio

Onde: Esporte Clube Sírio Avenida Indianópolis, nº 1192, bairro Planalto Paulista – São Paulo – SP

Mais informações: https://www.sirio.org.br/ ou (11) 2189-5000



KFSHRC Produz com Sucesso Primeiras Células T Terapêuticas do Reino

RIADE, Arábia Saudita, June 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) —  O King Faisal Specialist Hospital& Research Centre (KFSH&RC) produziu internamente com sucesso Células CAR T para o tratamento do câncer. Esse avanço permitiu a redução do custo do tratamento de 1,3 milhão de SAR para aproximadamente 250.000 SAR por tratamento, sendo disponível para os pacientes em 14 dias. Essa conquista supera todos os desafios de custo e transporte, alívio do sofrimento do paciente, tratamento oportuno e apoio aos esforços nacionais para localizar indústrias biotecnológicas.

O anúncio deste marco, que solidifica ainda mais a posição do KFSHRC como líder em saúde especializada, foi feito durante a abertura do Advanced Therapies Forum realizado neste domingo de manhã. O fórum visa expandir o número de ensaios clínicos em terapia com células T e terapia genética, proporcionando aos pacientes do Reino acesso a esses novos tratamentos e oferecendo aos parceiros industriais a oportunidade de explorar iniciativas de pesquisa clínica no KFSHRC.

Antes da produção interna do tratamento, o período de produção variava de 21 a 28 dias devidoàsua fabricação fora do Reino. Isso sujeitou o processo a inúmeros desafios logísticos e interrupções na cadeia de suprimentos, incluindo criopreservação, envio para centros de fabricação externos e posterior reenvio para o hospital, muitas vezes resultando em possíveis atrasos no acesso ao tratamento e sofrimento prolongado do paciente.

Essa conquista é o resultado da colaboração contínua entre vários departamentos dentro do hospital, alojados em um centro interno de fabricação de células T equipado com biorreatores avançados e unidades de processamento de células. Estes aderem a rigorosos padrões regulatórios para garantir a qualidade e a segurança dos produtos terapêuticos, precedidos por programas abrangentes de treinamento da equipe sobre os princípios e técnicas de fabricação de células T. Na fase atual, as células T produzidas internamente serão oferecidas aos pacientes como parte de um ensaio clínico no KFSHRC.

A terapia com células T é um dos mais recentes desenvolvimentos no tratamento do câncer, envolvendo a modificação das células imunes de um paciente para que elas possam reconhecer e destruir células cancerígenas. As células são extraídas do sangue do paciente, geneticamente modificadas em centros de fabricação e, em seguida, reinjetadas no corpo do paciente para atingir e destruir células cancerígenas.

Essa conquista faz parte da estratégia do KFSHRC de desenvolvimento de terapias avançadas e aumento de oportunidades de pesquisa clínica, garantindo a prestação dos melhores cuidados de saúde possíveis para todos os pacientes, de acordo com o compromisso do hospital em aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde impulsionada pela inovação e excelência.

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre foi classificado em primeiro lugar no Oriente Médio e África e em 20º lugar em todo o mundo na lista dos 250 melhores Centros Médicos Acadêmicos pelo segundo ano consecutivo e foi reconhecido como a marca de saúde mais valiosa do Reino e do Oriente Médio, de acordo com o ranking Brand Finance de 2024. Além disso, no mesmo ano, ele ficou classificado entre os 250 melhores hospitais do mundo pela prestigiada revista Newsweek.

Para mais informações, contate:
Sr. Essam Al-Zahrani, Chefe Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429
Sr. Abdullah Alown, Diretor de Coordenação de Mídia, 0556294232

Fotos deste comunicados disponíveis em:
https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/7056c9cb-8529-4193-8b16-61fe11e95198
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Psicóloga conquista prêmios em 2022 e 2023

A psicóloga paulista Paola Vicente, que atua com psicologia e coaching, conquistou o prêmio Next Pesquisas de “Melhor consultório psicológico” e “Melhor coach pessoal” nos anos de 2022 e 2023, consecutivamente. Paola formou-se em psicologia em 2011 e em coaching em 2015 e vem trabalhando na área clínica desde 2012 em Itapira (SP).

Segundo Paola, as premiações recebidas pela Next Pesquisas de “melhor consultório psicológico” e “melhor coach pessoal” representam um alinhamento sólido do que define como sua “missão de vida”. “Há algum tempo, conquistamos o posto como uma das clínicas mais bem avaliadas no Google nas categorias de psicóloga e coach”, reporta.

“Os reconhecimentos são reflexo dos resultados obtidos pelos clientes. Eu foco em resultados, de acordo com cada indivíduo, considerando levá-lo para onde almeja chegar”, destaca a psicóloga e coach. “As ferramentas são selecionadas conforme cada objetivo e perfil de cliente, o que alavanca o tempo de conquista. Atualmente, o tempo médio para altas e atingimentos de meta é de um ano e meio, considerando a análise dos clientes que foram atendidos de 2015 a 2023”, acrescenta. 

Recentemente, a profissional participou como palestrante convidada no Instituto Americo Bairral e na Empresa Penha S/A. Além disso, acumula cursos internacionais na Stanford University e Harvard, ambas dos Estados Unidos, é certificada internacionalmente como “Life coach e Professional Coaching” e possui certificação em análise de perfil comportamental.

Paola conta que, a princípio, atendia apenas na cidade de Itapira. “Comecei a atender on-line em 2018, expandindo a área de atuação para o Brasil. Desde 2020, existem clientes do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Portugal”. 

A psicóloga destaca que começou a trabalhar com a abordagem cognitiva-comportamental. “Atualmente, trabalho com esta mesma abordagem, considerando técnicas da psicologia sistêmica, do coaching para integração de mente e emoção”, diz.

Além de atendimento psicológico e coaching individual, a especialista atua com terapia de casal e o chamado treinamento “Eu me garanto”, desenvolvido para mulheres que se sentem inseguras e que buscam desenvolver a autoconfiança necessária para assumir o comando de suas vidas.

A psicóloga também ministra palestras pelas empresas da região de Itapira e interior do estado de São Paulo, para eventos como SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), dentre outras datas especiais, atendendo a assuntos diversos. 

De acordo com a psicóloga, entre os planos e expectativas para o futuro a curto e médio prazo, está a resolução de contribuir cada dia mais para sociedade com conteúdo gratuito por meio de plataformas digitais como Instagram e TikTok, além de investir na expansão dos serviços oferecidos por sua clínica.

“Planejamos contratar e supervisionar psicólogos que prestem serviços dentro dos valores da clínica Paola Vicente, com o objetivo de iluminar e libertar emocionalmente mais pessoas, harmonizando suas famílias a partir de um olhar fortalecedor de sua história – por mais dolorida que seja”, afirma.

A longo prazo, Paola pretende desenvolver trabalhos voluntários com adolescentes com transtorno de conduta na Fundação Casa ou assistidos pelo serviço de proteção, com o objetivo de mostrar o real valor humano que possuem e ensiná-los a edificarem suas vidas, favorecendo ecologicamente o convívio social.

Para conhecer os serviços ou entrar em contato, basta acessar: https://paolavicent.com.br/



Empreendedorismo feminino cresce no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com a maior proporção de empreendedoras no Brasil, conforme dados da SEM-RJ (Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro), compilados até o terceiro trimestre de 2022.

Segundo o “Diagnóstico Empreendedorismo Feminino no Estado do Rio de Janeiro 2023”, o total de donos de negócios, considerando homens e mulheres, é de 2.461.050 distribuídos em: 1,52 milhão de homens (61,77%), e 941,05 mil de mulheres (38,23%).

De acordo com o estudo, em torno de 38% dos empreendimentos no estado são liderados por mulheres, o que ultrapassa a média nacional, que gira em torno de 34%. Em seu relatório, a SEM-RJ destaca que a estatística mostra não apenas o vigor do empreendedorismo feminino na região, mas também a relevância das mulheres empreendedoras para o cenário econômico fluminense.

Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, ressalta que o empreendedorismo feminino no estado do Rio de Janeiro está em um momento de expansão e consolidação, com diversos apoios e iniciativas para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios liderados por mulheres.

“No entanto, desafios importantes ainda precisam ser enfrentados para garantir a plena igualdade de oportunidades e o fortalecimento contínuo deste segmento”, observa.

Para Boner, entre os dados do estudo que mais têm chamado a atenção, vale destacar que o número de mulheres empreendedoras tem aumentado consideravelmente. “Dados recentes indicam que as mulheres estão cada vez mais presentes em diversos setores, especialmente nos de serviços, comércio, tecnologia e economia criativa.”

A empresária destaca que o nível de escolaridade das mulheres donas de negócio também tem chamado a atenção: De fato, em média, 29% das entrevistadas possuem ensino superior, comparado a 19% dos homens. 

“Isso indica um alto nível de qualificação entre as empreendedoras. Além disso, 52% das donas de negócio são chefes de domicílio, o que mostra um papel significativo na liderança familiar e econômica”, articula Boner, citando dados do DataSebrae.

Para a profissional da área de tecnologia, outro número relevante é o rendimento médio das mulheres à frente do próprio negócio, que é de R$2.633,80, enquanto que o dos homens é de R$3.432,30. “Apesar de ainda haver uma diferença de renda, a presença crescente das mulheres em posições de liderança no empreendedorismo é um indicador positivo de mudança”, complementa, ainda conforme dados do DataSebrae.

Para mais informações, basta acessar:  Cristina Boner | LinkedIn



Adriana Mendes lança o livro “Empresas são feitas de gente”

Marcado para o dia 25 de junho, às 19h, o lançamento do livro “Empresas são feitas de gente”, de Adriana Mendes, ocorrerá na Livraria da Vila, do Galleria Shopping, em Campinas. 

A obra, de acordo com a autora, visa ensinar o leitor a compreender as necessidades e potencialidades do seu negócio a partir de uma perspectiva humana, tendo como ponto de partida a sua essência. Além disso, mostrar os desafios de quebrar paradigmas, mudar a mentalidade para conquistar resultados mais conscientes e consistentes e, com isso, prosperar. “O livro é um canal para provocar a reflexão e a mudança de mentalidade dos donos de empresa”, afirma a autora.

Adriana Mendes considera que o livro vem para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de empreendedores e empresários. “Primeiro, para que olhem para dentro de si, resgatem a sua identidade e a implementem na gestão. Segundo, para despertar sobre a importância de conhecer sobre gente, a fim de criar estratégias e ações que coloquem pessoas no centro da gestão. E terceiro, é sobre desfrutar dos resultados que são alcançados com esse modelo de negócios.”

A autora é fundadora e CEO do grupo Higidoctor Saúde, uma holding que integra várias empresas da área da saúde. Além dos quase 30 anos de atuação na área odontológica, Adriana Mendes também é escritora, professora, pesquisadora, empreendedora e gestora de gente. Estuda sobre gestão e comportamento humano e construiu um modelo de negócios centrado em ‘gente para empresas feitas de gente’ e que potencializou os resultados de suas operações.

O livro ‘Empresas são feitas de gente’, diz ela, pretende mostrar ao empresário como gerar impacto positivo com lucro, integrando suas capacidades naturais, autorais e espirituais na construção de uma marca com significado e uma cultura organizacional humanizada e consciente, garantindo, assim, a saudabilidade do seu negócio. Outro ponto abordado são insights sobre a criação de planos sólidos e adaptáveis, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado com empatia e visão humana.

“Considero o livro um manual de práticas incomuns de gestão focadas em gente para empresários e empreendedores que desejam alavancar e destacar seus negócios neste mercado comum”, resume a autora e mentora.

O livro está disponível para compra nas livrarias de todo o Brasil, e na Amazon.

Para mais informações, basta acessar: https://adrianamendes.com.br/



Alimentação saudável crescerá US$ 452,93 milhões até 2027

O mercado de alimentos de saúde e bem-estar crescerá US$ 452,93 milhões até 2027, conforme  prevê a empresa canadense de pesquisa de mercado Technavio. A taxa anual de crescimento para o segmento será de 8,5% durante o período. As categorias de alimentos analisadas pela empresa foram o de alimentos naturais saudáveis, alimentos funcionais, alimentos BFY (Better For You, ou “Melhor Para Você” na tradução literal), alimentos orgânicos e produtos de intolerância alimentar.

Segundo o relatório da empresa canadense, a previsão de crescimento para o mercado de alimentos saudáveis está atrelada ao aumento da adoção de hábitos alimentares saudáveis pelas pessoas, como o consumo de alimentos não processados ​​e integrais e a inclusão de uma dieta que ofereça uma alimentação variada e equilibrada. 

Para Filipe Falcão, sócio-diretor da Sucão, franquia de sucos e alimentação saudável, a previsão de crescimento do mercado global de alimentos saudáveis é bastante promissora. “Diversos estudos indicam que esse segmento deverá continuar a expandir-se a uma taxa significativa, impulsionado pela crescente conscientização dos consumidores sobre a importância da alimentação para a saúde e bem-estar”. 

Falcão justifica que a demanda por alimentos naturais, orgânicos e funcionais aumente nos próximos anos por refletir uma mudança de comportamento e estilo de vida que valoriza mais a saúde. “Essa tendência global também é apoiada por políticas públicas e iniciativas de organizações internacionais que incentivam hábitos alimentares mais saudáveis”.

Segmento de alimentação saudável no Brasil

De acordo com o relatório Food Barometer da empresa de serviços de alimentação, Sodexo e do centro de pesquisas Harris Interactive, cerca de 90% dos brasileiros têm uma uma percepção positiva sobre o termo “alimentação sustentável” e 49% relataram que diminuíram o consumo de alimentos processados.

Segundo o sócio-diretor da Sucão, o investimento em inovação e sustentabilidade na produção de alimentos saudáveis pode posicionar o Brasil como um líder global nesse segmento, gerando empregos e promovendo desenvolvimento econômico sustentável, principalmente pelo fato do país possuir uma rica biodiversidade e uma capacidade agrícola robusta que favorece a produção de alimentos naturais e orgânicos. 

“O mercado brasileiro é vasto e diversificado, oferecendo inúmeras oportunidades para inovação e desenvolvimento de novos produtos“, aposta.



Mercado imobiliário brasileiro deve crescer 5,4% até 2029

Um estudo realizado pela Mordor Intelligence avalia que o mercado imobiliário brasileiro deve crescer 5,4% até 2029, passando dos atuais US$ 59,61 bilhões em valor de transação, para US$ 77,54 bilhões. O levantamento projetou as informações com base em análises de mercado obtidas entre 2019 e 2023.

Nesse período, a pesquisa concluiu que após o período de recessão em 2020, causado pela pandemia de covid-19, o mercado imobiliário brasileiro melhorou significativamente, superando a recessão econômica, particularmente no setor residencial. Nos primeiros quatro meses de 2021, no Rio de Janeiro, foram vendidas cerca de 13.012 casas, ante 8.738 no mesmo período de 2020. Já em São Paulo, foram vendidas pouco mais de 5,5 mil casas em 2021, quase o mesmo número do ano anterior.

O administrador de empresas e CEO da Quality Inteligência Imobiliária, Guilherme Romero, avalia que, para as empresas já estabelecidas, um crescimento anual de 5,4% pode impactar seguramente em 40% ou 50% de incremento no faturamento. “Estamos falando de uma demanda 30% maior em 5 anos. Em um cenário de custos de obras já não mais crescente, após as explosões da pandemia, a notícia é fantástica”.

Romero atribui esse aumento principalmente ao mercado aquecido no segmento popular, impulsionado pelo aumento no teto subsidiário e criação de novos mecanismos do Minha Casa Minha Vida. “Mesmo com a queda da Selic nos últimos meses, a tendência continua. Seguramente, os bancos aumentarão a oferta de crédito para outros produtos, tanto para consumidores finais quanto para os empreendedores nas linhas de apoio à produção. Enxergo um horizonte muito positivo”, afirma.

O levantamento também mostrou que o mercado imobiliário de luxo, com procura de propriedades com valor superior a R$ 2 milhões, registrou um aumento expressivo, subindo para 3,2% em São Paulo e para 10% no Rio de Janeiro. “O perfil do consumidor moderno mudou após a revolução digital, fazendo com que tome decisões mais seguras e mais embasadas na hora de escolher um imóvel, apoiado principalmente pelo volume de informações que possui e pela vasta oferta de empreendimentos”, diz Romero.

Para saber mais, basta acessar: http://www.qualityimobiliaria.com



Proptech avança na negociação de terrenos no Brasil

Nos últimos anos, o mercado imobiliário brasileiro vem passando por transformações significativas, devido ao surgimento de diversas startups que fomentam tecnologia e inovação no setor. O QuintoAndar, por exemplo, vem atuando com a locação de casas e apartamentos, e recentemente teve um crescimento de 40% no setor de vendas. Olhando para um nicho mais específico, nasceu a pouco mais de três anos a proptech Terreno Livre, que vem apostando no segmento de terrenos com o propósito de facilitar a forma como são realizadas as negociações no Brasil. A empresa que nasceu em Belo Horizonte em 2020 e se transferiu para São Paulo em 2022, se tornou no mesmo ano uma das vencedoras do prêmio proptech do ano pelo Secovi-SP.

Segundo estudo realizado com 47 incorporadoras e construtoras pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Deloitte, 97% das empresas entrevistadas do MCMV (Minha Casa Minha Vida) e 93% das empresas de MAP (Médio e Alto Padrão) pretendem lançar imóveis ou adquirir terrenos nos próximos 3 a 12 meses. O Terreno Livre utiliza uma combinação de tecnologia e uma abordagem personalizada para conectar proprietários, corretores e empresas que estão em busca de terrenos. “Portais de imóveis tradicionais podem não ser específicos e nichados em áreas e terrenos, é um mercado específico que o Terreno Livre conseguiu abraçar”, conta Sérgio Teixeira, um proprietário de terreno dentro da plataforma.

“Os terrenos são diferentes dos outros imóveis, são negociações complexas e morosas. No mercado de locação de imóveis por temporada, onde o Airbnb dobrou sua demanda em 2023 no Brasil com sua operação, o mercado de short-stay roda basicamente num modelo onde a reserva é finalizada 100% dentro de uma plataforma, com o pagamento com cartão de crédito do inquilino. No universo de aquisição ou locação/arrendamento de áreas e terrenos, nosso foco foi entender a dinâmica deste mercado e levar nosso negócio com tecnologia até um certo ponto, onde mesclamos o serviço de um especialista que conduz cada contexto e negociação das partes, até o seu êxito. E assim nasceram também as Captações Dedicadas, serviço acoplado à plataforma que disponibiliza profissionais de desenvolvimento imobiliário e novos negócios, para trabalhar de forma personalizada com cada empresa cliente desde o início – tendo como objetivo que os imóveis que recebemos de proprietários e intermediadores, atendam especificamente às suas necessidades, seja na área de incorporação, loteamento, energia, varejo, indústria ou agronegócio – nossos principais segmentos de atuação”, contextualiza Fábio Bertini, líder do time de Captações Dedicadas na empresa. Fábio possui experiência em escalar negócios de alto desempenho, incluindo a fundação e venda bem-sucedida da startup de real estate Uotel para o Grupo Loft – hoje como Chief Growth Executive e um dos sócios-diretores na Terreno Livre. 

O novo Plano Diretor da cidade de São Paulo ampliou a oferta de terrenos para as incorporadoras, facilitando a negociação de vagas de garagem nos empreendimentos e incentivando a diversificação das tipologias dos novos apartamentos. A expectativa é de que os primeiros empreendimentos erguidos sob as novas regras comecem a surgir no mercado ao longo deste ano, e os lançamentos ocorram em 2025. Com a regulamentação mais recente, as construtoras se preparam para uma guinada no mercado imobiliário. O preço dos terrenos deve desacelerar comparado ao ritmo de crescimento verificado nos últimos anos.

“A partir do momento que nos associamos ao Terreno Livre, nossos terrenos foram acessados por empresas de diversos segmentos do Brasil – atingindo mais do que apenas nossa rede de relacionamentos. Como corretor, agora com a tecnologia e ajuda dos profissionais da Terreno Livre estamos otimistas com as novas possibilidades de negócios”, complementa o corretor Aramis Luiz da Cunha, da imobiliária Costa Nova Imóveis.

Sobre a Terreno Livre:

Fundada em meados de 2020, a Terreno Livre investe no ecossistema de áreas e terrenos em todo país, a fim de ampliar as opções de negócios para proprietários ou intermediadores (corretores e imobiliárias). Atualmente, a empresa conta com mais de 22 mil terrenos consultados, 6 mil negociações entre empresas e ofertantes, e mais de 54 terrenos recebidos diariamente na plataforma, por todo o Brasil.



Embalagem amplia em 94% visibilidade de marca da Nestlé

Alinhada ao compromisso com a inovação, a Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, desenvolveu solução para a Nestlé, com o objetivo de ampliar a visibilidade da marca nos pontos de venda. Como resultado, a nova embalagem apresentou 94% de aumento na visibilidade e 153% de crescimento da atenção da marca, segundo estudo realizado pela Smurfit Kappa.

O modelo priorizou materiais de alta reciclabilidade, enquanto promoveu um formato que simplifica a organização do produto na prateleira, com mais agilidade de reposição.“A parceria com o time da Smurfit Kappa nesse projeto foi fundamental para encontrar uma solução atendendo a expectativa do time marketing, com agilidade, qualidade e que não houvesse investimento no equipamento que até então era recém adquirido pela Nestlé”, comenta Rogério Bastos, coordenador de projetos da Nestlé.

Para isso, a Smurfit Kappa encarou o desafio de desenvolver uma solução nova e versátil, mas que se adequasse às especificações e dimensões utilizadas anteriormente para atender a produção automatizada do cliente. Nessa versão, a caixa que antes servia somente como transporte dos produtos passa a ter a opção de se tornar também um display para exposição dos produtos e diferenciação da marca perante os consumidores nos pontos de venda. 

“Nosso modelo de cocriação com a Nestlé permitiu entender rapidamente suas necessidades e entregar de forma rápida uma solução além das expectativas do cliente. Realizamos um estudo detalhado para produzir uma estrutura que atendesse as exigências de resistência e os padrões da linha de produção já existente. Para isso, usamos nossas ferramentas de inovação para realizar os testes necessários para proteger o produto e entregar a melhor visibilidade do produto na gondola”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. 

Decisões baseadas em dados 

A companhia fez uso dos dados das ferramentas proprietárias para obter resultados mais alinhados com os objetivos do cliente. Um exemplo foi o Pack Expert, tecnologia que auxilia na definição da estrutura do papelão, levando em consideração o tipo de conteúdo, peso, a quantidade de produtos por caixa, o empilhamento, os aspectos de cadeia logística, características de armazenamento, tipos de impressão etc. 

Outra ferramenta de inovação utilizada foi o Eye Scan, software que captura o movimento dos olhos do consumidor, que combina milhões de dados e informação para avaliar o poder de atração das embalagens nos pontos de venda, permitindo uma análise de comportamento, por meio de mapas de calor e gráficos. A ferramenta permite mensurar e adaptar características da embalagem e, a partir dessas mudanças, o produto também passou a ser encontrado 16% mais rápido nas prateleiras.  

Sobre a Smurfit Kappa 

A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é uma das principais fornecedoras de soluções de embalagens em papel do mundo. Conta com aproximadamente 47 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 11.3 bilhões de euros em 2023. Os produtos 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, melhoram a pegada ambiental dos clientes.

Localizada em 22 países da Europa, 13 nas Américas e 1 na África, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui cinco fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS);  Maranguape (CE) e Saquarema (RJ); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão prontas para fabricar um portfólio de soluções para embalagens de papel, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.  



Aumento das doenças respiratórias preocupam médicos

Com a aproximação de junho de 2024, médicos e especialistas estão em alerta para o aumento das doenças respiratórias. Este fenômeno, recorrente anualmente, é exacerbado pela maior concentração de poeira e poluentes no ar, contribuindo para uma série de crises alérgicas e inflamatórias. 

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios adicionais ao diagnóstico de doenças respiratórias. Apesar da incidência do coronavírus ter diminuído, seus sintomas ainda podem se confundir com outras doenças respiratórias. Portanto, a diferenciação entre resfriados, gripe e Covid-19 continua essencial para um tratamento adequado.

A rinite, uma inflamação alérgica que afeta principalmente o nariz, juntamente com a asma, uma doença inflamatória crônica que compromete o sistema respiratório, são as principais causas de preocupação. Além dessas, a faringite e a sinusite são infecções que podem ser causadas tanto por vírus quanto por bactérias. “O que difere essas doenças é que a rinite é uma inflamação de crises alérgicas e que acomete o nariz. Já a asma ataca especialmente os brônquios,” explica Adiel Fares CEO do Grupo Fares.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, as doenças respiratórias são uma preocupação constante e tendem a se agravar nos meses mais frios. Entre dezembro de 2023 e abril de 2024, foram registradas 1.885 ocorrências de síndromes respiratórias agudas graves. Esses números refletem a maior proliferação de vírus durante o outono e inverno, comprometendo a capacidade hospitalar. A oferta de leitos de UTI está em níveis críticos, com apenas 24 leitos disponíveis de um total de 598.

Além da vacinação, outras medidas preventivas são recomendadas, como evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas, proteger a face ao espirrar e manter as mãos sempre limpas. Nos meses mais frios, há uma tendência de buscar ambientes fechados e menos ventilados, o que facilita a propagação de vírus. Evitar aglomerações e contato com pessoas gripadas são atitudes prudentes nesse período.

Para o futuro, a prevenção permanece a melhor estratégia. É crucial que a população esteja consciente das medidas de higiene e vacinação para enfrentar o aumento das doenças respiratórias nos próximos meses.



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