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Como as empresas podem diminuir os altos reajustes em seus planos de saúde?

Toda pessoa que paga por um plano de saúde empresarial já deve ter notado os altos reajustes, em especial nos últimos 3 anos. Em alguns casos, os reajustes superaram 30%. Sabe-se que a utilização dos planos aumentou muito após a pandemia da Covid-19. Outro fator, oculto e silencioso, também é um grande responsável por estes aumentos: a enorme quantidade de fraudes no uso dos planos de saúde. Neste contexto desafiador, o que as empresas podem fazer para reduzir seus custos com o plano de saúde empresarial?

O que determina os reajustes dos planos de saúde?

Entender os fatores que determinam os reajustes dos planos de saúde é fundamental para compreender o que as empresas podem fazer proativamente para reduzir seus custos dos seus planos de saúde. Há 2 fatores por trás da equação do aumento dos planos:

  • A Variação dos Custos Médicos Hospitalares (VCMH), índice mais conhecido como inflação médica;
  • A taxa de sinistralidade da operadora, que é o quanto a operadora gastou com a prestação dos serviços médicos dividido por quanto ela arrecadou com as mensalidades.

O VCMH é um fator sobre o qual temos menos controle, mas uma coisa é certa: com o avanço da tecnologia na área médica e tratamentos mais modernos, sua tendência é de alta. A inflação médica tende a ser sempre mais alta que o IPCA.

Sobre sinistralidade, tipicamente, as operadoras têm como meta alcançar uma razão de pelo menos 70% entre o que gastou e o que recebeu. Este número, que seria o máximo aceitável pela operadora de saúde, é conhecido como breakeven do plano. Se a sinistralidade ficar acima do breakeven, pode-se esperar um grande aumento do plano no próximo exercício.

O impacto das fraudes

Segundo o Instituto de Estudos da Saúde Suplementar, IESS, em 2022, estima-se que as fraudes tenham gerado perdas de até R$ 34 bilhões aos planos de saúde no Brasil. Entre as fraudes mais comuns, encontram-se:

  • Fracionamento de recibos, para maiores reembolsos
  • Notas fiscais falsas
  • Solicitação de reembolso de procedimentos não realizados
  • Cobranças por procedimentos ou exames não realizados
  • Empréstimo da carteirinha para outra pessoa
  • Adulteração do tipo de atendimento, declarando procedimentos não cobertos, principalmente estéticos, como outro tipo, coberto.

As fraudes aumentam muito o índice de sinistralidade das operadoras, resultando em maiores reajustes e aumento geral nos preços.

Neste contexto desafiador, há algumas iniciativas que as empresas podem fazer para que seus planos de saúde reajustem menos.

  1. Orientar sobre o uso racional do plano de saúde

As empresas devem orientar os funcionários sobre a importância de se utilizar o plano de saúde com parcimônia. Por exemplo: não correr para o pronto-socorro ao primeiro mal-estar ou febre. Muitas vezes, a teleconsulta, já disponível na maioria dos planos de saúde, pode ajudar o usuário a determinar a gravidade do problema.

Outro exemplo de uso racional seria priorizar a rede credenciada em vez da rede particular, que, quando usada com reembolso, é mais custosa. Este cuidado deve ser ainda maior na parte de exames já que, na maioria dos casos, principalmente nos planos bons, que possuem reembolso, há ótimos laboratórios credenciados.

  1. Focar na prevenção de doenças

A prevenção de doenças, principalmente as graves, é sempre mais barato que o tratamento tardio delas. Por isso, os exames preventivos de doenças como câncer de mama, de cólon de útero e de próstata devem ser feitos regularmente pela população onde estes são recomendados. O RH das empresas deve estimular os exames preventivos, aproveitando as campanhas já existentes, como Outubro Rosa e Novembro Azul, ou criando comunicações específicas e adicionais sobre o tema.

  1. Ter dados sobre o perfil dos colaboradores

Para o RH trazer comunicações e ações eficazes é fundamental entender o perfil dos colaboradores da empresa. Por exemplo: em uma população composta majoritariamente de homens, talvez não valha a pena gastar muito tempo falando da importância do pré-natal bem feito. No entanto, se o RH souber que estão ocorrendo muitos atendimentos ortopédicos, sobretudo por dores de coluna, talvez seja necessário rever a ergonomia de mesas e cadeiras do escritório ou promover algum tipo de ação in-company, como ginástica laboral ou quick massage.

  1. Auditoria, análise e controle da utilização

Educar é bom, mas controlar é ainda melhor. Se a empresa souber, por exemplo, que o uso do reembolso aumentou consideravelmente, o que é péssimo para a sinistralidade do plano, ela pode chegar à conclusão que ou há um problema de rede credenciada em alguns locais ou os funcionários estão cometendo abusos ou até fraudes.

Pode-se também verificar os top prestadores, para entender onde o plano tem sido usado com mais frequência e, eventualmente, detectar algum padrão suspeito, como por exemplo, clínicas de estéticas disfarçadas de clínicas dermatológicas. E, como último exemplo, com um bom monitoramento, pode-se ver como está o uso da telemedicina e como estão os exames preventivos entre a população indicada para tais, e estimular comportamentos desejados.

Implementar estes 4 pontos nas empresas não é trivial, mas fica mais fácil se elas utilizarem um sistema de Business Intelligence (BI) em Saúde. As empresas podem contratar um BI de Saúde através de corretoras de benefícios especializadas.

O diretor da unidade de Benefícios Corporativos da Garantia Corretora de Seguros, Marcelo Pinto, comenta: “As empresas que oferecem plano de saúde aos seus funcionários precisam estar assessoradas por uma corretora especializada no assunto. Na Garantia, implementamos, sem custo algum para o cliente, um sistema de BI de Saúde em todos os nossos clientes com mais de 100 vidas, treinamos o RH para sua utilização, e entregamos relatórios mensalmente sobre a utilização. E, principalmente: quando se aproxima o reajuste anual, utilizamos os dados obtidos como argumentos de negociação para reduzir o custo para nossos clientes.”

Comunicar e orientar sobre a correta utilização dos planos de saúde é importante para os RHs, mas monitorar é mais efetivo. Neste sentido, ter o suporte de uma corretora especializada no assunto faz toda a diferença.

 



Encontro de Relações com Investidores debate diversidade nas empresas

O painel 6 da 25ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais realizará debate sobre “O que significa ter um Conselho e Diretoria diversa? Como o RI deve se posicionar em relação ao tema?” no dia 25 de junho de 2024, das 12:30 às 14:00, no Teatro B32, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, em São Paulo (SP).

O painel terá como moderadora Anna Guimarães, Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club, e como debatedores: Andréa Nogueira, Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco; Fernando Luciano Pereira, Diretor de Gestão de Pessoas da Vivo; e Jvan Gaffuri, Diretor ESG Benchmarking da S&P Global Sustainable.

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), a 25ª edição do Encontro de RI e Mercado de Capitais ocorrerá nos dias 24 e 25 de junho de 2024.

O evento tratará de temas como: “Digital Verde – Aspectos regulatórios e não regulatórios: o que as empresas podem esperar”; apresentação da Pesquisa Deloitte IBRI “O protagonismo estratégico do RI: como a Comunicação, as novas regulações de ESG e a Inteligência Artificial podem influenciar o valor das empresas”; “As novas fronteiras da Análise de Mercado – Sell side e buy side – evolução”; “Perspectivas do Mercado de Capitais brasileiro – visão de equity e dívida”; “Mudanças Contábeis – S1 e S2 – regras IFRS a serem adotadas”; “Inteligência Artificial aplicada à Área de RI – Status Atual e Perspectivas”; e “O que significa ter um Conselho e Diretoria diversa? Como o RI deve se posicionar em relação ao tema?”.

O 25º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com o patrocínio das seguintes empresas: Brasil, Bolsa, Balcão (B3); Banco do Brasil: blendOn; Bradesco; BTG Pactual; Cescon Barrieu Advogados; Closir; Deloitte; Itaú Unibanco; Luz Capital Markets – Printer; MZ; Petrobras; Report; S&P Global Market Intelligence; Sumaq; TheMediaGroup; VALE; e Valor Econômico.

Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC); Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); CFA Society Brazil; Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP); Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS); Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP).

Credenciamento de Imprensa:

credenciamento@digitalassessoria.com.br

Para mais informações e inscrições, basta acessar:

https://www.encontroderi.com.br/



INSS mantém antecipação de pagamento de benefícios no Rio Grande do Sul em junho

O INSS anunciou a continuidade da antecipação do pagamento de benefícios previdenciários para os residentes de municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Os valores serão depositados no dia 24 de junho de 2024, em uma única parcela, conforme determinação do Ministério da Previdência Social.

Essa medida, que já havia sido adotada em meses anteriores, visa apoiar aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC que estão enfrentando dificuldades financeiras decorrentes das enchentes e tempestades que atingiram a região. 

“A antecipação dos pagamentos é uma ação essencial para proporcionar um alívio imediato às famílias afetadas pelas chuvas”, observa João Adolfo, especialista em finanças e proprietário da João Financeira.

Detalhes dos benefícios antecipados

A antecipação é para quem recebe aposentadoria, pensão e BPC, e excluí benefícios temporários como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão. 

Segundo informações divulgadas pelo INSS, e conforme dito anteriormente, os beneficiários nas áreas afetadas receberão seus pagamentos em 24 de junho. No entanto, no restante do país, o pagamento seguirá o calendário normal, baseado no número final de identificação do benefício e no valor a ser recebido. Aqueles que recebem um salário mínimo recebem primeiro, como de costume.

O calendário de pagamentos para os beneficiários do Rio Grande do Sul é simples e direto, com todos os pagamentos sendo feitos no dia 24 de junho. Para os demais estados, o calendário escalonado segue até o início de julho. 

“É fundamental que as pessoas afetadas estejam cientes dessa antecipação para poderem se planejar financeiramente e utilizar seus benefícios da melhor forma possível, para se reerguer”, acrescenta João Adolfo.

Calendário de pagamento de junho no Rio Grande do Sul

Para os beneficiários do Rio Grande do Sul, o calendário de pagamento é o seguinte:

– Todos os beneficiários (dígito final do benefício de 0 a 9): 24 de junho

Calendário de pagamento no resto do país

Quem recebe um salário mínimo

  • Dígito final do benefício 1: 24 de junho
  • Dígito final do benefício 2: 25 de junho
  • Dígito final do benefício 3: 26 de junho
  • Dígito final do benefício 4: 27 de junho
  • Dígito final do benefício 5: 28 de junho
  • Dígito final do benefício 6: 1 de julho
  • Dígito final do benefício 7: 2 de julho
  • Dígito final do benefício 8: 3 de julho
  • Dígito final do benefício 9: 4 de julho
  • Dígito final do benefício 0: 5 de julho

Quem recebe acima de um salário mínimo

  • Dígitos finais do benefício 1 e 6: 1 de julho
  • Dígitos finais do benefício 2 e 7: 2 de julho
  • Dígitos finais do benefício 3 e 8: 3 de julho
  • Dígitos finais do benefício 4 e 9: 4 de julho
  • Dígitos finais do benefício 5 e 0: 5 de julho

Processo de liberação dos benefícios

Os pagamentos do INSS são realizados com base no mês de competência, sendo os valores liberados no final de cada mês, estendendo-se até o início do mês seguinte. A antecipação tem o objetivo de minimizar o impacto das calamidades naturais sobre a vida dos beneficiários, oferecendo um suporte financeiro essencial em momentos de crise. 

“Essas antecipações garantem que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso rápido aos seus benefícios, ajudando a manter a dignidade e a subsistência em tempos de emergência”, explica João Adolfo.

Direito ao benefício e consultas

Todos os segurados que recebem um benefício previdenciário de longa duração têm direito ao pagamento mensal conforme o calendário anual do INSS. Para os moradores das áreas em calamidade no Sul, os valores antecipados serão disponibilizados em 24 de junho.

Os beneficiários podem consultar seus valores e datas de pagamento através do portal Meu INSS ou pelo aplicativo disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). A consulta também pode ser realizada via Central de Atendimento 135, onde é necessário fornecer o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes.

Atendimento e suporte

Em complemento às medidas de antecipação de pagamento, o INSS reforça a importância do suporte técnico e atendimento aos beneficiários afetados pelas chuvas. Técnicos da Caixa Econômica Federal estão sendo deslocados para o Rio Grande do Sul para auxiliar as prefeituras locais na implementação de planos de recuperação e na orientação dos cidadãos sobre como acessar o saque calamidade do FGTS.

 “O apoio técnico e a orientação adequada são fundamentais para os beneficiários poderem usufruir de seus direitos sem complicações”, destaca João Adolfo.

Em suma, a antecipação do pagamento de benefícios do INSS para os moradores das áreas afetadas no Rio Grande do Sul é uma medida essencial para garantir a estabilidade financeira e o bem-estar dos beneficiários em tempos de dificuldade. A ação coordenada entre o INSS, o Ministério da Previdência Social e a Caixa Econômica Federal demonstra o compromisso do governo em oferecer suporte imediato à população atingida por desastres naturais. 

“Garantir que os recursos cheguem rapidamente às mãos daqueles que mais necessitam é uma questão de justiça social e um dever do Estado”, conclui João Adolfo.

Como consultar e solicitar serviços

Os beneficiários podem consultar os valores e datas dos pagamentos de seus benefícios através do portal Meu INSS, disponível na internet, ou pelo aplicativo Meu INSS. Para acessá-los, é necessário realizar um cadastro no Portal Gov.br. No site ou no aplicativo, os beneficiários podem visualizar o extrato de pagamento, verificar empréstimos consignados e até mesmo solicitar o pagamento de benefícios não recebidos. 

Caso a pessoa não tenha acesso à internet, as consultas e solicitações também podem ser feitas pela Central de Atendimento 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O beneficiário deverá fornecer o número do CPF e confirmar informações cadastrais para garantir a segurança dos dados e evitar fraudes.



ABIMAQ tem inscrições abertas para curso de liderança 5.0

A ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) realiza, no próximo dia 24 de junho (segunda-feira), em sua sede, localizada na Av. Jabaquara, 2925 – Mirandópolis – São Paulo/SP, um curso voltado a profissionais que procuram se capacitar e desenvolver metodologias e competências de gerenciamento e autoliderança esperadas pelo mercado de trabalho.

Ministrado por Marcelo Salvo, especialista em comportamento humano, gestão de pessoas, comunicação e oratória, o curso Liderança do Futuro 5.0 – Conectando, Estratégias, Tecnologia, Processos e Pessoas, terá como enfoque os seguintes conteúdos:

– Autoconhecimento;

– I.E;

– Feedforward e feedback – Scarf;

– Pipeline da liderança;

– Swot;

– Estilos de liderança;

– Gerenciamento de conflitos;

– CNV – comunicação não violenta;

– Métodos ágeis para gestão de produtividade;

– Gestão de mudanças;

– Liderança humanizada;

– Comunicação assertiva;

– Transformação digital;

– Exercícios e dinâmicas.

Serviço – Curso: Liderança do Futuro 5.0 – Conectando, Estratégias, Tecnologia, Processos e Pessoas:

Data: 24 de junho (segunda-feira)

Horário: 9h às 18h

Carga horária: 8h

Local: Sede da ABIMAQ – Av. Jabaquara, 2925 – Mirandópolis – São Paulo/SP

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/356/lideranca-do-futuro-50-conectando-estrategias-tecnologia-processos-e-pessoas



Podcast – Cibercrime também usa Inteligência Artificial para crime real

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Neste Podcast conversei com Thiago Sposito, sócio fundador e CMO – responsável pelo marketing – da Add Value, empresa brasileira que tem como atividade principal segurança da informação, além de infra estrutura em nuvem de tecnologia.

Conversamos sobre vários assuntos desse setor, mas o que mais chamou atenção foi o de segurança de TI e abordamos diversos aspectos a que somos expostos a todo momento na internet, seja como usuário corporativo ou usuário final.

Veja ou ouça agora o Podcast, deixe seu comentário, curta o vídeo, se inscreva no canal e ative o sininho para receber em primeira mão os vídeos que são publicados aqui.

E lembre-se: ALÉM DE EXCELENTE CONTEÚDO, ENTREGAMOS CONHECIMENTO.



Pós-bariátrica exige atenção para a Síndrome de Dumping

Em média, 2,3 bilhões de adultos de todo o mundo devem viver acima do peso em 2025, conforme uma projeção divulgada pela Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Segundo a estimativa, 700 milhões de pessoas estarão com obesidade já no próximo ano.

Hoje, mais da metade (55,4%) da população brasileira vive com excesso de peso, com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior do que 25, ainda de acordo com a entidade. Destes, 57,1% são homens e 53,9% são mulheres. Já a obesidade, por sua vez, afeta 19,8% da população, que têm com um IMC igual ou maior do que 30, entre homens (18,7%) e mulheres (20,7%).

Nesse contexto, ganham destaque medidas como a cirurgia bariátrica que, por sua vez, acompanham a prevenção para a Síndrome de Dumping, conforme alerta do médico cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo Dr. Leandro Nóbrega.

Ele explica que a Síndrome de Dumping é uma condição que pode ocorrer após cirurgias bariátricas, como a gastrectomia ou bypass gástrico. “O sintoma do Dumping acontece quando o conteúdo do estômago é esvaziado no intestino delgado muito rapidamente, mais rápido do que o usual, e é despertado quando um recém-operado não se alimenta adequadamente”.

Leandro Nóbrega possui especialidade de cirurgia videolaparoscópica e cirurgia bariátrica. Também auxilia no tratamento de pacientes que necessitem de atendimento especializado, realizando procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva. 

Segundo Leandro Nóbrega, a Síndrome de Dumping pode levar a uma série de sintomas que são geralmente classificados em dois grupos: precoce e tardio. “Os sintomas precoces ocorrem dentro de uma hora após comer, e podem incluir em alguns pacientes: náuseas, vômitos, gases, dor abdominal, cólicas, fadiga e tontura. No caso de sentir esses sintomas, é necessário um cuidado maior durante a alimentação.”

Ainda de acordo com o médico, caso estes sintomas apareçam em pacientes recém cirurgiados, surgirão em algumas horas depois de comer e estão relacionados à baixa de açúcar no sangue, com sinais como fraqueza, cansaço, dificuldade de concentração, sonolência e desmaios. Neste caso, o paciente que sentir algum inconveniente, deve procurar seu médico para que ele o oriente sobre sua alimentação.

Segundo Nóbrega, para minimizar o desconforto da síndrome, as medidas incluem comer pequenas refeições ao longo do dia ao invés de grandes refeições, evitar alimentos muito doces ou gordurosos que possam acelerar o esvaziamento do estômago, mastigar bem os alimentos e comer devagar.

“É aconselhável, também, não beber líquidos durante as refeições, pois podem acelerar o esvaziamento do estômago”, adverte. Além disso, pode ser útil deitar-se após as refeições para retardar o esvaziamento do estômago.

“A orientação nutricional personalizada e o acompanhamento regular com profissionais de saúde também são essenciais para ajustar a dieta conforme necessário e para monitorar o progresso do paciente”, ressalta Nóbrega.

O Dr. Leandro Nóbrega pontua que o indivíduo que sentir algo parecido com dumping deve procurar seu cirurgião e este vai alinhar com o nutricionista da equipe o melhor tratamento.

O médico ainda informa que, na grande maioria das equipes de cirurgia bariátrica, há a presença de um nutricionista mais experiente na alimentação do bariátrico, e por esta razão, se há um acompanhamento mais próximo e uma adaptação alimentar que favorece o bem-estar do paciente, qualquer sintoma ou a prevalência da síndrome pode ser minimizada.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/drleandronobrega/



Rejuvenescimento facial: médico explica detalhes da cirurgia

Muitas pessoas, com o passar dos anos, desejam mudanças em seu rosto por questões como melhoria da autoestima e conforto com a sua própria aparência. Um desses procedimentos são as cirurgias de rejuvenescimento facial.

Como o próprio nome diz, no rejuvenescimento facial, o paciente passa a ter um visual mais jovem, com a pele revitalizada. O cirurgião plástico Dhyego Curado é especializado no procedimento, que consiste em “trazer de volta o contorno da face e reposicionamento dos tecidos”, como ele mesmo define.

“A indicação da cirurgia facial acontece quando já existe aquela sensação de que o rosto está derretendo, flacidez no pescoço, papada e a região das pálpebras”, acrescenta o profissional. 

Dr. Dhyego Curado é criador do método AuraFace, no qual há a associação do lifting facial (um procedimento para tratar a flacidez e envelhecimento de todo o rosto de forma natural) e da rinoplastia (cirurgia no nariz). Segundo o médico, unir os dois procedimentos proporciona um diferencial em termos de técnica e otimização de tempo cirúrgico para o embelezamento facial

“Com o envelhecimento, a ponta do nariz também vai caindo e isso traz um efeito negativo ao rosto. O lifting facial vai rejuvenescer e a rinoplastia vai embelezar a face e potencializar o rejuvenescimento do rosto”, explica, a respeito da relação entre os dois procedimentos. 

Além de atender em seu consultório em Goiânia (GO), Dr. Dhyego Curado também é palestrante internacional e presença constante em congressos da área de cirurgia plástica ‒ a agenda do profissional em 2024 inclui, por exemplo, a participação em eventos nos Estados Unidos, Itália, Bielorússia e México. O Dr. Dhyego Curado também é membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, considerado o melhor hospital da América Latina.

Com base em sua experiência, ele enxerga uma tendência nas cirurgias modernas de rejuvenescimento facial: a busca por resultados mais naturais, sem que fique muito evidente que o paciente passou por um procedimento. 

“Pensamos no rejuvenescimento global da face, envolvendo a região do olhar, a região das bochechas e a região do pescoço. Além disso, hoje utilizamos o enxerto de gordura e tratamento da pele durante a cirurgia”, acrescenta. 

Dr. Dhyego Curado ressalta ainda a importância do paciente buscar sempre um profissional especializado, tirar todas as dúvidas antes do procedimento e seguir os cuidados recomendados após a cirurgia.

Para saber mais, basta acessar: https://plasticacurado.com/



Receita da indústria de alimentos cresce 7,2% em 2023

O faturamento da indústria brasileira de alimentos e bebidas cresceu 7,2% em 2023 em relação a 2022. No mesmo período, a produção avançou 5,1%, conforme indicativos divulgados pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e compartilhados pela Exame.

A receita do setor chegou a R$ 1,161 trilhão no último ano, quando consideradas exportações e vendas para o mercado doméstico. Já as vendas reais totais (mercado interno e exportações) aumentaram 3,4% em 2023. 

De acordo com a entidade, o fenômeno é resultado do aumento das exportações, que avançaram 5,2% em valor (dólar), conquistando o nível recorde de US$ 62 bilhões (R$ 322,62 bilhões). Em volume, por sua vez, as exportações foram de 72,1 milhões de toneladas – um aumento de 11,4%. Com isso, o Brasil se consolidou como o maior exportador de alimentos industrializados.

Na visão de Filipe Falcão, sócio-diretor da Sucão – franquia de alimentação saudável -, a pesquisa que apontou um crescimento de 7,2% no faturamento da indústria de alimentos em 2023 é um indicativo robusto da força e resiliência do setor. “Esse crescimento reflete não apenas a recuperação econômica após os desafios impostos pela pandemia, mas também a adaptação da indústria às novas demandas do mercado”.

Ainda segundo os dados, publicados pela Exame, ganharam destaque os produtos de “proteínas animais” (US$ 23,6 bilhões), “açúcar” (US$ 16,0 bilhões), “farelo de soja e outros” (US$ 12,6 bilhões), além de “óleos e gorduras” (US$ 3,6 bilhões) e de “sucos e preparações vegetais” (US$ 2 9 bilhões).

Para Falcão, o aumento no faturamento mostra que os consumidores estão valorizando mais a qualidade e a variedade dos alimentos, e que as empresas estão respondendo de maneira eficaz às mudanças nas preferências dos consumidores. “Além disso, este crescimento também pode ser atribuído à inovação e ao investimento em tecnologia, que têm permitido às empresas aumentar a eficiência e atender melhor aos seus clientes”.

O sócio-diretor da rede Sucão observa que, além dos pontos já mencionados, é importante destacar que o crescimento da indústria de alimentos abre inúmeras oportunidades para novos investimentos, especialmente em segmentos que estão em alta, como o de alimentos saudáveis e sustentáveis.

“A Sucão, por exemplo, está posicionada de forma estratégica para aproveitar essa tendência, oferecendo produtos que não apenas atendem às expectativas dos consumidores por qualidade e saúde, mas também estão alinhados com práticas sustentáveis”, afirma.

Para investidores, prossegue Falcão, isso significa que apostar no mercado de alimentação, especialmente em empresas inovadoras e comprometidas com a sustentabilidade, pode ser uma decisão acertada. “O cenário atual é extremamente favorável, e investir agora pode gerar retornos significativos no médio e longo prazo”, conclui.



Portal de compras indica nova fase para Hoff Analytics

Neste ano, a Hoff Analytics, uma empresa que une inteligência artificial e big data analytics em sua tecnologia, expandiu suas soluções com uma nova vertical focada no mercado agro e anunciou, em maio, o lançamento de seu Portal de Compras. O objetivo desse portal é integrar, por meio da tecnologia, compradores, fornecedores e profissionais do ecossistema da construção. Em menos de um mês, a empresa já celebra os resultados positivos, acumulando mais de 5 mil usuários no novo portal de compras.

Ao avaliar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, a Hoff Analytics desenvolveu estratégias implementadas ao longo dos últimos seis meses. Segundo Wesley Bichoff, “aqueles que subestimaram o impacto destas iniciativas se surpreenderam com os resultados expressivos, confirmando que o mercado da Construção Civil demanda por soluções tecnológicas abrangentes”.

Sobre o portal de compras, Bichoff aborda a utilização da inteligência artificial e o foco da chamada “primeira etapa”. Segundo ele, o portal atualmente se concentra em divulgar produtos relacionados ao mercado da construção, facilitando conexões entre compradores, fornecedores e profissionais. A expectativa é que a “segunda etapa” utilize modelos preditivos para informar o varejo da construção sobre o potencial de consumo em suas áreas de atuação e proporcionar aos construtores melhores combinações de compras.

“Mais de 5 mil usuários em menos de um mês de lançamento foi surpreendente e valida que a estratégia fez sentido”, afirma Janaine Nascimento. 

“Sempre dissemos que nosso objetivo é transformar dados em oportunidades de negócios. Com o esforço de toda a equipe, evidenciamos que o aumento de usuários ativos é resultado da nossa inovação em novas soluções que sempre visam atender uma necessidade do mercado. Para mim, não existe inovação sem uma dor a ser resolvida”, afirma a empresária.

Ainda segundo a CEO, o início de novos relacionamentos neste último mês e a chegada de milhares de usuários na nova plataforma indicam que a Hoff Analytics está no caminho correto na busca pelo objetivo de ser líder em inovação em seu setor. A empresa, que começou mapeando obras em todo o território nacional em 2020, agora se concentra em atrair ainda mais clientes.

 



Venda de imóveis em São Paulo atinge recorde em 2024

O mercado imobiliário de São Paulo está em alta, conforme apontado por uma reportagem do Estado de S. Paulo. De acordo com uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, no fim de março, o total de imóveis vendidos na cidade ultrapassou pela primeira vez a marca de 100 mil unidades dentro do acumulado de 12 meses. Esse resultado representa um crescimento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Outra publicação da CNN Brasil também ressalta o aumento das vendas na capital paulista, destacando que entre janeiro e abril os imóveis de pequeno porte cresceram 14,5% no comparativo com 2023. Na mesma linha, apartamentos de grande porte, acima de 120m², também apresentaram um crescimento de 6,1%.

Rafael Pizzotti Machado, cofundador e CEO do Meu Imóvel, comenta o cenário otimista que o aquecimento do mercado imobiliário traz para o setor. Segundo ele, diversos fatores estão contribuindo para esse momento favorável:

“A união de taxas de juros decrescentes, uma demanda reprimida após pandemia e anos de juros altos, a consolidação do governo (anos iniciais de governos após trocas de gestão sempre são turbulentos) e crescentes incentivos ao mercado imobiliário configuram um momento ideal para a retomada das vendas e da atividade imobiliária como um todo”, afirma Machado.

Além do crescimento, outro ponto que merece destaque é a diversificação dos perfis dos compradores de imóveis paulistanos, refletindo uma demanda crescente por imóveis que atendam a diferentes necessidades e estilos de vida.

“As mudanças recentes no plano diretor abriram espaço para um novo perfil de produto, mais compacto, com valores mais acessíveis e nos grandes eixos urbanos. Hoje, praticamente todos os incorporadores têm lançado produtos nessa linha, para morar ou investir”, observa Rafael. “Além disso, as áreas de lazer estão cada vez mais completas, em todos os perfis de produtos, o que traz um diferencial relevante ao mercado de lançamentos, frente ao mercado de terceiros (compra e aluguel de imóveis de outras pessoas)”, completa.

Perspectivas no setor para 2024

Após um início de ano com forte crescimento devido à baixa base de comparação de 2023, a expectativa é de moderação no ritmo de aumento nos próximos trimestres. No entanto, o mercado deve continuar aquecido e, segundo projeção do Secovi-SP, 2024 deve fechar com alta entre 5% e 10% em comparação ao ano anterior.

Este panorama abre oportunidades para quem deseja investir ou adquirir um novo imóvel em São Paulo. O aumento nas vendas e a valorização de bairros tradicionais e emergentes colocam a capital paulista como um dos mercados imobiliários mais promissores do país.

O portal Meu Imóvel é gratuito e está disponível para todos que desejam iniciar a busca por um novo apartamento em São Paulo.

 



Setor financeiro investe bilhões em compliance em 2024

O ano de 2024 está sendo marcado por um grande investimento no setor financeiro brasileiro, com um montante de R$ 47,4 bilhões direcionados para diversas áreas. Essa quantia será destinada a aprimorar dados, compliance, segurança e a experiência do cliente, refletindo a importância no mercado financeiro. A modernização dos sistemas de dados permitirá uma gestão mais eficiente e segura das informações, enquanto os avanços em compliance garantirão que as operações estejam sempre alinhadas com as regulamentações vigentes.

Essa iniciativa é impulsionada por 113 bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos), destacando a união e a preocupação do setor em combater crimes financeiros e fortalecer a confiabilidade das instituições. O compromisso em melhorar a segurança e a experiência do cliente é um reflexo da necessidade de adaptação às novas exigências do mercado e da sociedade. 

O que o compliance abrange? 

Compliance vai além de seguir as regras. É um compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade, abrangendo toda a organização a longo prazo. Ao implementar um programa de compliance, a empresa assume algumas responsabilidades essenciais:

  • Gestão de riscos: atua contra perigos como fraudes, corrupção, sanções legais e danos à reputação, identificando e analisando os riscos.
  • Cumprimento de obrigações legais: garante que a organização esteja em dia com todas as suas obrigações legais, sejam elas fiscais, trabalhistas, ambientais ou de qualquer outra natureza.
  • Prevenção de ações antiéticas: promove uma cultura de ética e integridade em toda a organização, desde a alta gerência até os colaboradores da base.
  • Combate à corrupção: estabelece práticas que previnem e detectam qualquer tipo de prática corrupta.
  • Cumprimento de normas internas: assegura que todas as normas e procedimentos internos sejam cumpridos rigorosamente, incluindo políticas de saúde e segurança até regras de conduta e uso de recursos.
  • Transparência: garante que todos os processos da empresa, tanto internos quanto externos, sejam realizados de forma transparente e aberta.

A necessidade crescente de ações de compliance contra crimes financeiros é um dos principais motivos para esse investimento bilionário. Em 2023, os custos de compliance na América Latina, incluindo o Brasil, aumentaram 97%, alcançando US$15 bilhões, segundo um estudo da Lexis Nexis Risk Solutions. No último ano, R$39,9 milhões foram destinados à capacitação de 226,4 mil profissionais de tecnologia, um aumento de 139% em relação a 2022, demonstrando o compromisso do setor em se atualizar e combater novas ameaças cibernéticas. 

Os investimentos também visam aprimorar a experiência do cliente, utilizando a tecnologia para oferecer serviços eficientes e seguros. “Ao assumir essas responsabilidades, o compliance se torna um investimento estratégico para as empresas, principalmente o setor financeiro, comprometido com a ética e o crescimento responsável empresarial”, comenta a presidente e cofundadora da tuvis, startup brasileira-israelense especializada em sistemas de segurança cibernética e compliance para aplicativos de mensageria, Deborah Palacios Wanzo. 

A solução da tuvis é hoje uma aliada de grandes empresas mundialmente para prevenir vazamento de dados sensíveis e garantir o uso de aplicativos de comunicação como o WhatsApp dentro das instituições financeiras de maneira segura. 

O estudo da Forrester Consulting, realizado com 268 instituições financeiras na América Latina, revela que 39% dos entrevistados identificam as crescentes exigências relacionadas a crimes financeiros e as expectativas regulatórias como os principais motivos do aumento dos custos de compliance. Diante desse cenário, o investimento em dados, segurança e experiência do cliente fazem parte das práticas diárias do setor financeiro brasiliero, que visa constantemente aprimorar a segurança e compliance dentro das organizações. “As instituições que se destacarem nesse quesito, futuramente, serão as que conquistaram a confiança dos clientes e se posicionam como líderes no mercado atual”, finaliza Deborah.  



Inscrições para o Prêmio MPB estão abertas

O Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil nasce para educar o mercado sobre a diversidade e inovação dos podcasts, incentivar os novos talentos e inspirar mais pessoas a explorar esse novo meio de comunicação, moldar o futuro do áudio e vídeo digitais e impactar positivamente milhões de ouvintes.

Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de podcast e sirva para valorizar os projetos que se enquadram nesse formato. Durante o processo de inscrição as regras devem ser respeitadas e aceitas.

A fase de inscrições irá durar 30 dias corridos a partir da data do seu lançamento – dia 5/6 – e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.premiompb.com.br

O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades: somente Áudio ou Áudio e Vídeo. Não será possível se inscrever nas duas opções. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 30 disponíveis para a primeira fase de votação pública. A inscrição é gratuita e não existe qualquer taxa ou valor a ser pago. O único requisito é preencher o cadastro disponível no site.

“O Prêmio MPB surge como um marco na indústria do audiovisual, preenchendo uma lacuna de atenção e valorização que há muito tempo precisa ser suprida. Nosso objetivo é conectar projetos inovadores, incentivando a diversidade e a criatividade no meio. Além disso, queremos promover um movimento de ensino e educação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem este meio de comunicação tão dinâmico e impactante.”, informa Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.

As 30 categorias

  • Arquitetura e Design
  • Assuntos diversos
  • Autocuidado e Autoajuda
  • Automotivo, Automobilismo e Moto
  • Ciências
  • Cinema e TV
  • Comunicação, Marketing e Vendas
  • Crimes Reais/Investigativo
  • Culinária
  • Cultura
  • Cultura POP
  • Direito
  • Diversidade e Inclusão
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Espiritualidade e Religião
  • Esporte
  • Ficção & Fantasia
  • Fotografia
  • Humor
  • Moda e Estilo
  • Mundo Animal
  • Música
  • Natureza e Vida Selvagem
  • Negócios e Finanças
  • Relacionamento (Amor e Sexo)
  • Saúde & Bem-estar
  • Sustentabilidade e Meio-ambiente
  • Tecnologia e Telecomunicações
  • Viagem e Lazer

Como será a votação?

Terminado o período de inscrição, a premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts.

Na primeira fase de votação – que irá durar 60 dias corridos, 24h/dia -, o público irá escolher os 10 podcasts mais votados em cada categoria, que passarão para a segunda fase.

TopCasts – Quem são eles?

Na segunda fase, além dos 10 classificados das 30 categorias, serão adicionadas mais quatro subcategorias, batizadas de TopCasts. Eles estão inscritos automaticamente e não participam da primeira fase de votação.

As subcategorias são as seguintes:
1 – TopCasts em áudio e vídeo entre de um milhão e três milhões de inscritos
2 – TopCasts em áudio e vídeo acima de três milhões de inscritos
3 – Melhores TopCasts somente em áudio
4 – Melhores TopCasts Grande Mídia

Os TopCasts irão competir entre si – de acordo com sua categoria – e não terão um embate direto com os inscritos nas 30 categorias.

Fontes

Podcasts em áudio e vídeo – YouTube
Podcast somente em áudio – Chartable Podcast Industry Charts
https://chartable.com/charts/chartable/podcast-br-all-podcasts-reach

Segunda fase de votação

A data da segunda fase de votação popular será amplamente divulgada e irá durar 60 dias corridos, 24h/dia. Dela sairão cinco podcasts finalistas e deles sairão os três mais votados, ou seja, 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria.

“Tanto na primeira quanto na segunda fase de votação cada podcast inscrito deverá ser um “cabo eleitoral” de si próprio, pois provavelmente irá chamar sua base de inscritos – e mesmo quem ouve e vê seu podcast – para votar nele e essa é uma maneira de engajar o público no prêmio de maneira consistente”, explica Guido Orlando Jr., jornalista, publicitário e um dos idealizadores do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil.

Premiação

Está previsto um evento para a entrega dos troféus para os três primeiros colocados das 30 categorias mais os TopCasts no mês de dezembro e o local e data serão divulgados durante a segunda fase da votação popular.

Responsividade

O site do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil será totalmente responsivo, adaptando-se de forma dinâmica e inteligente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos utilizados pelos usuários. Isso significa que, independentemente de ser acessado por um desktop, tablet ou smartphone, a experiência de navegação será otimizada, proporcionando uma visualização confortável e interação intuitiva.

Segurança, tecnologia e auditoria de dados

Como todo o processo do prêmio será online, com as inscrições e votação popular em duas fases, o planejamento da premiação deu especial atenção à segurança e veracidade dos dados, como explica Guido: “Sem a segurança contra invasão de hackers ou mesmo vazamento de dados e auditoria para comprovar a veracidade das votações esse prêmio não seria possível, além de um elaborado projeto de LGPD a Lei Geral de Proteção de dados.”, afirma.

“Da mesma forma, o desenvolvimento do site e sua infraestrutura são o estado da arte da tecnologia para que não aconteçam travamentos ou queda do sistema durante os acessos durante as votações”, completa Guido.

Para que tudo isso funcione de maneira contínua e segura foram contratadas as empresas Add Value para a infraestrutura e segurança, a BigDataCorp para a validação e consolidação dos dados e votações, a Zivit Tecnologia para o desenvolvimento e manutenção do site e a Witec, para cuidar do dia a dia de tecnologia do projeto. Todas elas são empresas 100% brasileiras.

Serviço

Término das inscrições – 5/7/2024 às 23h59

Link para as inscrições
https://www.premiompb.com.br

Link para conhecer o regulamento
https://www.premiompb.com.br/regras

Link da política de privacidade
https://www.premiompb.com.br/politica-privacidade

Preço da inscrição – GRATUITO



Startup lança projeto “Despertar Regenerativo”

A startup ESGPEC anunciou o lançamento do projeto “Despertar Regenerativo: Integrado, Equilibrado, Biodiverso”, que disponibiliza gratuitamente aos produtores a inédita calculadora de pegada de carbono e o App para atribuir escores de sustentabilidade na atividade leiteira. As ferramentas inovadoras foram lançadas pelas cofundadoras da ESGPEC, Bruna Silper e Heloise Duarte, durante a 19ª edição da Megaleite (Belo Horizonte/MG), diante dos diversos elos da cadeia produtiva: pesquisa e ensino (Elizabeth Fernandes – Embrapa Gado de Leite; Sandra Gesteira – UFMG); indústria de beneficiamento do leite (Iago Silveira – Alvoar Lácteos; Claudinei Chaves – Lactalis); indústria de insumos (Agener Grandes Animais, Boehringer Ingelheim, Evonik Industries, Belgo Arames, dentre outras), além de produtores de leite e técnicos do setor.  

O projeto permite aos produtores de leite calcular a pegada de carbono e fazer simulações do impacto das alterações em manejos, produtividade, entre outros. A calculadora PEC CALC foi desenvolvida de acordo com diretrizes globais e metodologias validadas, aplicadas em condições brasileiras, priorizando a experiência do usuário. Para a realização do cálculo da pegada de carbono, são necessárias informações como dados gerais da propriedade, manejo de dejetos, pastagens, rebanho, combustíveis e energia, alimentação e detalhamento dos ingredientes da dieta.

Além da PEC CALC, a ESGPEC disponibiliza gratuitamente ferramentas para obter escores de sustentabilidade e de bem-estar animal, via aplicativo para iOS e Android.

 Benefícios e Impacto

O uso das soluções permite aos produtores identificar áreas com maior potencial para a redução das emissões, aplicar estratégias de mitigação e aumentar a eficiência do negócio. Com os diagnósticos, os produtores podem monitorar a evolução ao longo do tempo, identificar pontos de melhoria e comprovar seu compromisso com a Agenda ESG. O amplo uso dessas tecnologias permitirá a construção de bancos de dados para benchmarking e a identificação das melhores práticas, visando transformações positivas diante das mudanças climáticas e dos novos hábitos de consumo, culminando com o fortalecimento do setor.

Detalhes do Projeto “Comunidade Despertar Regenerativo”

O objetivo é fomentar uma rede de produtores e técnicos, envolvendo os setores privado e público, com uma visão comum sobre a aplicação abrangente dos conceitos de sustentabilidade na pecuária. As próximas etapas incluem a utilização das ferramentas por produtores e técnicos, a construção de um banco de dados para gerar insights e a formação de uma comunidade para a troca de conhecimentos entre os stakeholders.

Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, professor na Universidade de Copenhague/Dinamarca, especialista em pecuária regenerativa e emissão de gases de efeito estufa na produção de leite e cocriador da ESGPEC, destacou: “Muito além de um conjunto de ferramentas, este projeto permitirá estabelecer uma comunidade de agentes de mudança que desejam contribuir para a evolução da pecuária, promovendo a colaboração, o diálogo e a inovação para, juntos, alcançarmos objetivos de desenvolvimento com envolvimento, de forma integrada, equilibrada e biodiversa”.

Os interessados podem se inscrever e acessar os recursos no endereço www.esgpec.com.br/ieb. Após o cadastro, as instruções serão enviadas por e-mail e WhatsApp. 

Demandas Mundiais de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Pecuária

A redução das emissões de gases de efeito estufa é uma prioridade global, com metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, para limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais. Mais recentemente, com a assinatura do pacto do metano, mais de 100 países se comprometeram em reduzir 30% das emissões de metano até 2030. Segundo o relatório de 2023 da FAO (disponível em openknowledge.fao.org), a pecuária é responsável por aproximadamente 12% das emissões antropogênicas globais de gases de efeito estufa, com o metano representando cerca de 40% dessas emissões devido à fermentação entérica em ruminantes. A implementação de boas práticas na pecuária é crucial para atender as metas. Essas práticas ajudam a mitigar os impactos no meio ambiente e contribuem para melhorar a eficiência, promovendo a produção responsável e assegurando a longevidade do setor.

Sobre a ESGPEC

A ESGPEC foi criada para simplificar a geração de informações a partir de dados captados no campo. Focada na Agenda ESG aplicada às atividades agropecuárias, a empresa visa ampliar a consciência de produtores e técnicos sobre práticas sustentáveis e regenerativas. A ESGPEC fornece soluções simples e aplicáveis às demandas particulares dos sistemas de produção. Além das ferramentas sem custos disponibilizadas aos produtores por meio do projeto “Despertar Regenerativo”, a startup oferece alternativas que atendem às demandas corporativas que envolvem grandes volumes de dados.

 Informações de Contato

Para mais informações, os produtores interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@esgpec.com.br ou pelo telefone 31 99953-6251.



Show da Madonna injetou mais de R$ 300 mi no Rio de Janeiro

O Governo do Rio de Janeiro divulgou que o show da Madonna, realizado no dia 4 de maio nas areias da Praia de Copacabana, gerou mais de R$ 300 milhões à economia carioca. O valor superou as expectativas dos organizadores que, antes do evento, acreditavam que a apresentação da diva do pop traria um retorno financeiro à cidade de R$ 293 milhões.

Para o show da cantora norte-americana, estado e Prefeitura investiram, juntos, R$ 20 milhões, enquanto a iniciativa privada fez aportes de R$ 40 milhões, completando os R$ 60 milhões necessários para a organização do megaevento. Dessa forma, o retorno financeiro foi 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio, por exemplo.

O show da Madonna no Rio de Janeiro marcou o final da turnê mundial The Celebration Tour, que celebrou os 40 anos de carreira da cantora. Esta foi a quarta vez que a popstar se apresentou no Brasil. Antes, ela trouxe ao país shows das turnês The Girlie Show, em 1993; Sticky and Sweet Tour, em 2008; e MDNA, em 2012.

Detalhes do show da Madonna

Durante o show, Madonna deixou claro seu amor pelo Rio de Janeiro, ao justificar o motivo de ter escolhido a Cidade Maravilhosa para encerrar a turnê em comemoração aos seus 40 anos de carreira. Participaram da apresentação as cantoras brasileiras, Anitta e Pabllo Vittar, contracenando com a rainha do pop.

O show também teve homenagens a Renato Russo, Cazuza, Abdias do Nascimento, Paulo Freire, Pelé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mano Brown, Erika Hilton, Marta, Cacique Raoni, Maria Bethânia, Daniela Mercury, entre outros.

De acordo com a Riotur, empresa de turismo ligada à prefeitura, 1,6 milhão de pessoas ocuparam as areias de Copacabana para acompanhar a apresentação da cantora pop, que foi gratuita ao público. O número superou em 100 mil a expectativa inicial, de que o show da Madonna atrairia 1,5 milhão de pessoas para a megaestrutura montada em frente ao hotel Copacabana Palace e próximo à praia do Leme.

Ocupação hoteleira no Rio de Janeiro

Segundo informações da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, a rede de hotéis dos bairros de Copacabana e Leme tiveram 96% de ocupação no fim de semana do evento.

Hotéis de bairros vizinhos também tiveram taxas altas de ocupação, sendo de 82,4% em Ipanema e Leblon, e de 70% em Botafogo e Flamengo (70%). Até mesmo bairros mais afastados, como Centro, Barra e Recreio, registraram ocupação acima dos 70% nas hospedagens.

Os números registrados durante o final de semana do show da Madonna surpreenderam não só porque ocorreram em uma época de baixa temporada na cidade, mas também porque aproximaram-se das taxas comuns dos feriados e da alta temporada.

Como comparação, um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio, em parceria com a ABIH-RJ e HotéisRIO, mostrou que o Rio de Janeiro registrou uma média de 87% dos quartos reservados no Carnaval de 2024. Durante o final de semana do show da Madonna, a média de ocupação das hospedagens na cidade ficou acima dos 83%. 

Olhando especificamente para os bairros de Copacabana e Leme, a taxa de ocupação foi maior durante a apresentação da rainha do pop, ficando em 96% contra os 87,84% registrados no Carnaval.

Turismo no Rio de Janeiro

De acordo com o balanço da megaoperação para a apresentação da cantora Madonna, o evento atraiu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais. Esse número foi obtido através dos registros dos aeroportos e hotéis da capital fluminense. 

Para além do show da popstar e outros grandes eventos realizados na cidade, o Rio de Janeiro está entre os principais destinos do Brasil. De acordo com o levantamento Tendências de Turismo, feito pelo Ministério do Turismo com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, a Cidade Maravilhosa é o destino turístico mais conhecido do país e o terceiro mais procurado pelos brasileiros. 

A pesquisa destaca as praias cariocas e monumentos famosos, como Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Além disso, ressalta que os atrativos da capital fluminense não se limitam às suas belezas naturais, indicando que ela possui uma rica cena cultural e gastronômica.



Zuk e Santander promovem leilão com mais de 190 opções

A Zuk, empresa que atua com leilão de imóveis no Brasil, em parceria com o banco Santander, preparou um feirão com ofertas para junho. São mais de 190 imóveis em leilão com preços até 62% abaixo do mercado, pagamento à vista ou parcelamento em até 420 vezes. Há opções residenciais e comerciais para quem pretende adquirir a casa própria ou iniciar o investimento em um negócio. Vale destacar que as negociações ocorrem totalmente on-line, através do Portal Zuk

Os leilões oferecem uma variedade de opções em diferentes estados brasileiros, entre eles: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 

Um dos destaques é uma casa à venda por R$ 39 mil em Bocal, na cidade de Maracanã (PA), com 264 metros quadrados. O imóvel com maior valor está em R$ 1 milhão para uma casa à venda no bairro Jardim Brasil, na cidade de Frutal (MG), com 720 metros quadrados. O maior desconto concedido é de 62% em uma casa de R$ 111 mil no bairro Vila Dutra, em Bauru (SP), com 175 metros quadrados. 

Mais informações no Portal Zuk e no portal do Santander Imóveis



Eletrificados em alta no Brasil: vendas de carros elétricos batem recorde

A não emissão de gases poluentes, eficiência energética, baixa manutenção e incentivo tributário são algumas das vantagens dos veículos eletrificados que tem atraído cada vez mais brasileiros. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de janeiro a março, as vendas de eletrificados chegaram a 36.090 e bateram mais um recorde, com aumento de 145% sobre o mesmo período do ano anterior (14.786). 

Segundo a entidade, o desempenho é impulsionado por uma série de fatores, incluindo investimentos na infraestrutura de recarga, incentivos governamentais e a ampla oferta de modelos e campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras. Para quem pretende aproveitar o momento e investir nos eletrificados, a aquisição por meio de um consórcio de automóveis é uma opção que também garante a liquidez do investidor.

A modalidade permite adquirir o bem sem entrada e com a diluição do valor ao longo do  período de pagamento das cotas. “No mercado, há diversos planos que atendem às necessidades de cada cliente e que possibilitam programação e organização financeira. Isso é fundamental, considerando que o investimento para esse tipo de veículo ainda é alto no país”, explica José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás. “Assim, o consórcio é um excelente mecanismo para investir sem se descapitalizar”, acrescenta.

Meia parcela

Com os Planos de Meia Parcela, a liquidez do comprador é ainda maior. A modalidade permite que o consorciado pague parcelas reduzidas – em até 50% – até o momento da contemplação, quando o montante correspondente ao período de vigência da parcela reduzida pode ser abatido do crédito, diluído nas prestações futuras ou, ainda, ser quitado com recursos próprios do consorciado. “A redução vem para beneficiar aquela pessoa que está em dúvida se deve ou não adquirir uma carta de crédito. Ela permite que o cliente consiga ajustar o seu orçamento, sem que o consórcio interfira em outros compromissos financeiros”, pontua.



Inscrições do Mutirão da Catarata em São Paulo entram na reta final

Últimos dias para que moradores de São Paulo acima de 50 anos com algum grau de deficiência visual possam se inscrever para participar do Mutirão da Catarata.

A inscrição pode ser feita diretamente no shopping até o dia 15 de setembro, das 10h30 às 21h, na Alameda Vila Formosa, próximo às lojas Riachuelo e Di Gaspi. Para confirmar a participação, é preciso levar documento com foto e comprovante de residência. Caso a inscrição seja para terceiros, o responsável deve levar seu documento pessoal junto com os documentos do paciente. Não serão atendidos pacientes que sejam de outros municípios, somente da cidade de São Paulo-SP.

A iniciativa, uma das maiores ações sociais do Brasil, é realizada pelo Centro Comercial Aricanduva. É a 20ª edição, que já encaminhou mais de 30 mil pessoas para cirurgia gratuita ao longo dos últimos anos.

A doença

A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho transparente e que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a enfermidade é a maior causa de cegueira reversível no mundo. Afeta mais de 65 milhões de pessoas e causa perda de visão moderada a grave em mais de 80% dos casos. 

Serviço:
Inscrições para 21º Mutirão da Catarata – Centro Comercial Aricanduva
Data:
até 20 de junho.

Horário: segunda a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 14h às 19h.

Endereço: Av. Aricanduva, 5555, Vila Matilde – SP.



Webinar aborda nova Política Nacional de Cuidados Paliativos

O Comitê de Políticas Públicas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), entidade representativa dos Cuidados Paliativos no país, realiza no dia 18/06, às 19h, pelo canal da ANCP no YouTube, o webinar gratuito “Política Nacional de Cuidados Paliativos”.

A Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024) inova ao contemplar importantes ações, dentre elas, a criação de equipes matriciais e assistenciais em todo o território nacional, a capacitação de profissionais de saúde em cuidados paliativos, principalmente na atenção primária, e a melhoria do acesso a medicamentos por quem necessita de cuidados paliativos.

A ANCP, junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), além do Ministério da Saúde, participou ativamente das etapas da construção dessa Política, essencial para uma abordagem multiprofissional, humanizada e compassiva aos pacientes em qualquer estágio de doenças graves.

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

O webinar é voltado a profissionais de saúde, mas o público leigo no assunto também é bem-vindo. O encontro terá a participação de seis especialistas:

– Rodrigo Kappel Castilho, médico especialista em medicina intensiva com área de atuação em medicina paliativa e presidente da ANCP;

– Thaís Gonçalo, terapeuta ocupacional e vice-presidente da ANCP;

– Gabriela Hidalgo, médica de família especializada em cuidados paliativos;

– Alexandre Silva, enfermeiro, fundador e líder do projeto “Comunidades Compassivas em favelas no Brasil” e membro do coletivo de experts que discute a operacionalização da PNCP no âmbito do SUS;

– Douglas Crispim, geriatra e paliativista, ex-presidente da ANCP e membro da diretoria da WHPCA (Wordwide Hospice Palliative Care Alliance);

– Luís Fernando Rodrigues, membro fundador e ex-presidente da ANCP, secretário do Comitê de Políticas Públicas da ANCP e médico titular da equipe de Cuidados Paliativos e responsável técnico do Serviço de Atendimento Domiciliar Paliativo do Hospital de Câncer de Barretos (SP).

Serviço:

Webinar gratuito “Política Nacional de Cuidados Paliativos”.

Data: 18/06, às 19h

AO VIVO

YouTube: @TVANCP

Instagram: @ancpaliativos.br

 

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica, fundada em 2005, que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais.

A ANCP também busca parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares, a fim de que estimular a implementação de serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, que comprovadamente aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem melhor gestão nas instituições de saúde.

 



Brasil debate avanços no tratamento e suporte ao paciente oncológico

Enquanto dados alarmantes mostram o câncer como a segunda principal causa de morte em todo o mundo, o Brasil se une para enfrentar essa epidemia de frente. A realização do XIII Fórum Nacional sobre Câncer – Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente oncológico é um passo significativo nessa direção. Promovido pelo Programa Ação Responsável – Ciclo Saúde, o evento movimenta Brasília, no dia 4 de julho, com a participação de profissionais de saúde, especialistas, representantes do governo e formadores de opinião, para uma discussão focada em soluções. O objetivo é disseminar informações sobre as recentes descobertas científicas e avanços clínicos e terapêuticos no tratamento dos diversos tipos de câncer, visando melhorar o cuidado oncológico no Brasil. Interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo site www.acaoresponsavel.org.br. As vagas são limitadas.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, com projeções alarmantes, que indicam um aumento de quase 47% nos casos até 2040. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil novos casos da doença anualmente de 2023 a 2025. Nesse contexto, o XIII Fórum Nacional sobre Câncer emerge como um evento crucial para discutir e propor soluções para melhorar o cenário do câncer no Brasil.

Política Nacional, em vigor

Entre os temas do evento, destaca-se a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, instituídos pela Lei 14.758 de 19 de dezembro de 2023. Essas iniciativas, que entraram em vigor neste mês junho, são vistas como um avanço significativo no tratamento dos pacientes oncológicos. A nova legislação busca diminuir a incidência de câncer, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir a mortalidade e garantir acesso ao cuidado integral a todos os pacientes.

Para enriquecer as discussões, o evento contará com a presença de formadores de opinião e tomadores de decisão dos diversos segmentos sociais, incluindo governos, setor privado, profissionais de saúde, mídias impressas, instituições nacionais e internacionais, setor acadêmico e terceiro setor.

A promoção do XIII Fórum Nacional sobre Câncer é alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2024-2027), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, entre outras políticas setoriais, e conta apoio do Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, OPAS, OMS, PNUD e a Agência Íntegra Brasil.

Serviço: XIII Fórum Nacional sobre Câncer – Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente oncológico
Data: 4 de julho, quinta-feira, das 9 às 14h
Local: Senado Federal – Interlegis – Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Via N2 Asa Norte, Brasília/DF
Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br

 



Estudo aponta dados sobre índice de preço ao produtor

Em abril de 2024, o relatório Índice de Preços ao Produtor (IPP), apontou que os preços das indústrias extrativas e de transformação, conhecidas como indústria geral (IG), registraram uma variação média de 0,74% em relação ao mês anterior, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta elevação, segundo a publicação, mantém a tendência de alta observada em março de 2024, quando o índice apresentou uma variação de 0,35% em relação a fevereiro de 2024.

Segundo os dados apresentados, a variação mensal do Índice de Preços ao Produtor (IPP) reflete um aumento contínuo, com a indústria geral acumulando uma variação de 0,99% no ano. Comparativamente, em abril de 2023, o acumulado no ano registrava uma taxa de -0,99%. Este é o quarto menor valor registrado para um mês de abril desde o início da série histórica, em 2014.

O relatório aponta que, em abril de 2024, 20 das 24 atividades industriais investigadas apresentaram variações positivas de preço em relação ao mês anterior. Entre as atividades com maiores variações absolutas estão papel e celulose (3,99%), indústrias extrativas (-3,58%), fumo (2,49%) e produtos farmacêuticos (2,10%). Em março de 2024, 16 atividades haviam registrado aumentos de preço, mantendo a tendência de alta observada na indústria geral.

Conforme informado no estudo, o setor de alimentos destacou-se como a atividade com maior impacto no resultado agregado da variação mensal, contribuindo com 0,19 ponto percentual (p.p.) para a variação de 0,74% da indústria geral. Outros setores que tiveram influência significativa foram as indústrias extrativas (-0,19 p.p.), papel e celulose (0,12 p.p.) e refino de petróleo e biocombustíveis (0,08 p.p.). O relatório também informa que a variação acumulada em 12 meses, que compara abril de 2024 com abril de 2023, foi de -3,08%. No mês anterior, março de 2024, esta mesma comparação havia registrado uma variação de -4,13%. Entre os setores com as maiores variações anuais estão refino de petróleo e biocombustíveis (-9,65%), impressão (7,54%), outros produtos químicos (-7,08%) e produtos de metal (-5,64%).

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que o aumento constante dos preços das indústrias de transformação e extrativas pode influenciar diretamente o custo de aquisição e manutenção de equipamentos. Com a indústria de papel e celulose registrando um aumento significativo de 3,99%, por exemplo, podemos prever que materiais derivados desses setores, como certos tipos de isolamentos e acabamentos, também sofrerão reajustes. “Essa dinâmica pode levar a um aumento nos custos operacionais para empresas de locação de equipamentos, impactando desde a aquisição de novos equipamentos até a substituição de peças e materiais de desgaste”.

Os dados divulgados no estudo, mostram que, sob a perspectiva das grandes categorias econômicas, a variação de preços em abril de 2024 foi de 1,16% para bens de capital (BK), 0,59% para bens intermediários (BI) e 0,89% para bens de consumo (BC). No segmento de bens de consumo, a variação foi de 0,83% para bens duráveis e 0,90% para bens semiduráveis e não duráveis. O relatório também destaca que a principal influência na variação de preços da indústria geral foi exercida pelos bens de consumo, que representam 36,87% do índice geral e contribuíram com 0,33 p.p. da variação de 0,74% em abril de 2024. Em seguida, os bens intermediários e bens de capital contribuíram com 0,33 p.p. e 0,09 p.p., respectivamente.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que olhando para o futuro, é essencial que as empresas de locação de equipamentos adotem uma abordagem proativa. Investir em tecnologias de automação e digitalização pode aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, como ocorreu em nossa unidade da empresa de locação de equipamentos em Rebouças, Curitiba . “A implementação de sistemas de gestão de ativos pode otimizar o uso dos equipamentos, minimizando o impacto dos aumentos de preços. Além disso, a formação de parcerias estratégicas com fornecedores e clientes pode proporcionar maior estabilidade e previsibilidade nos negócios”.

De acordo com os dados, a variação acumulada no ano até abril de 2024, comparada ao mesmo período de 2023, mostra uma reversão do sinal de -0,99% para 0,99% na indústria geral. O relatório aponta que este movimento foi seguido por bens intermediários, que apresentaram uma variação acumulada de -2,80% em abril de 2023, enquanto bens de capital e bens de consumo mantiveram sinais positivos.



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