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Atriz do Amazonas, Valentina Marques estreia em Cangaço Novo

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A série brasileira Cangaço Novo é a mais nova produção original do Prime Video a estrear em 240 países. Com um enredo que mistura drama e ação, a série traz no elenco a atriz Valentina Marques . Descoberta no Amazonas, atriz vive com os pais em Presidente Figueiredo-AM, no interior e, comemora que a estreia na série brasileira mostra que é possível realizar sonhos.

Valentina interpreta Dinorah na fase da infância em ‘Cangaço Novo’. A personagem é irmã de Ubaldo Vaqueiro (Allan Souza Lima), um bancário de São Paulo que descobre suas raízes no sertão do Ceará. No enredo, Dinorah cresce e passa a ser integrante de uma gangue de ladrões de banco. Na fase adulta, a personagem é interpretada por Alice Carvalho, conhecida por seu papel em ‘Segunda Chamada’.

A atriz revela que fazer parte de uma produção em uma das principais plataformas de streaming do mundo como a do Prime Video é um sonho realizado. “Estar em um projeto como ‘Cangaço Novo’ é algo especial para qualquer ator ou atriz. O teatro me ensinou que o verdadeiro artista é aquele que entrega o melhor de si, independentemente, de ser um figurante ou protagonista. Eu sou muito grata por dar vida a Dinorah, junto com Alice Carvalho”, comenta.

A série traz como pano de fundo o novo cangaço, nova onda de violência e roubos a banco em pequenas cidades do interior do país. A maioria das cenas foi gravada na Paraíba, terra natal da atriz. Além do desafio artístico, os trabalhos ocorreram durante o período de pandemia, adicionando um nível extra de complexidade e responsabilidade. Ela conta que o processo de cada viagem com a mãe – do coração da Amazônia até o sertão – foi “uma jornada de superação, repleta de determinação e resiliência e que o apoio incondicional de toda equipe da série foi incrível”.

Valentina ainda destaca que, para além da estreia de ‘Cangaço Novo’, tem grandes aspirações para o futuro. O maior sonho da atriz é fazer um filme em Hollywood. “Eu me inspiro na trajetória de artistas como Maísa, um testemunho inspirador de como a paixão, o esforço e a dedicação podem transformar uma jovem talentosa em uma estrela ascendente nas telas”, revela.

Início da carreira

Valentina iniciou no universo artístico aos seis anos. Ela conta que tudo começou por acaso, durante uma volta por um shopping de Manaus, capital do Amazonas, a atriz lembra que recebeu o cartão da companhia de teatro Casa de Artes Trilhares enquanto passeava no centro de compras e que esse momento mudou sua vida.

“Eu pedi a meu pai para estudar lá e, desde então, são mais de seis anos de história, percorrendo um total de 1 mil quilômetros todos os meses, entre Presidente Figueiredo e Manaus, para estudar teatro e me apresentar nos espetáculos”, recorda.

Apaixonada pela arte, Valentina tem sido muito elogiada por diretores, produtores e colegas do meio artístico, apesar da pouca idade, já atuou em séries, web séries, filmes, musicais e espetáculos em teatros renomados, dentre eles o Teatro Amazonas. O primeiro trabalho nacional da carreira foi a série ‘Já Não Sou Eu Quem Vive’, lançada em 2020 no streaming Feliz7play.

A artista, traz no currículo 4 prêmios nacionais, dentre eles o de melhor atriz no Prêmio Jorge Fernando em 2022 e Festival Nacional de Monólogos em 2021. Ela também é modelo, apresentadora e repórter mirim. Mais sobre Valentina Marques no perfil @valentinamarquesoficial. 

Cangaço Novo

Produzida pela O2 Filmes, ‘Cangaço Novo’ conta a história de Ubaldo Vaqueiro, um bancário de São Paulo que descobre suas raízes no sertão do Ceará, onde tem duas irmãs: Dinorah, integrante de uma gangue de ladrões de banco, e Dilvânia, líder de um grupo ligado ao pai falecido. Ubaldo se vê envolvido em sua herança, história familiar e se torna o improvável líder de um grupo de “cangaceiros”, enfrentando desafios internos e externos, incluindo valores e ética pessoal.

A jornada de Ubaldo explora a transformação de bancário a líder de gangue, enquanto enfrenta bandidos, policiais corruptos e dilemas éticos. ‘Cangaço Novo’ tem oito episódios na primeira temporada. A trama tem direção de Fabinho Mendonça e Aly Muritiba.



Lenovo aumenta a sustentabilidade do cliente com o novo Serviço de Transporte com Redução das Emissões de Carbono

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Para apoiar os clientes empresariais conscientes sobre as emissões de carbono em suas jornadas de sustentabilidade, a Lenovo está oferecendo um serviço de transporte com redução das emissões de carbono, uma oferta distinta que oferece às empresas a opção de diminuir o impacto do carbono quando dispositivos de TI forem transportados por via aérea. Por meio do serviço de transporte com redução das emissões de carbono, os clientes podem adquirir créditos de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) e atribuir o benefício resultante da redução de emissõesàsua aquisição de TI, alcançando um mínimo de 70% de redução de emissões de CO21.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230829464101/pt/

Lenovo Reduced Carbon Transport Service (Graphic: Business Wire)

Lenovo Reduced Carbon Transport Service (Graphic: Business Wire)

Um substituto mais limpo para o combustível de aviação convencional, o SAF tem potencial2 na redução das emissões de CO2 do transporte aéreo de carga e possibilita que as empresas cumpram as metas para emissões de Escopo 3. O protocolo Gases com Efeito de Estufa define as emissões de Escopo 3 — que são responsáveis por 70% da média das emissões totais corporativas3 — como aquelas que ocorrem fora dos muros de uma empresa, incluindo as emissões associadasàcompra e descarte de produtos. Enquanto menos de 10% das empresas medem com precisão suas emissões de Escopo 34, o serviço de transporte com redução das emissões de carbono da Lenovo oferece aos clientes um caminho tangível para redução das emissões de carbono do transporte aéreo de carga. Os clientes recebem uma confirmação da redução das emissões de carbono que pode ser utilizada para relatar suas próprias metas de Escopo 3, o que garante maior transparência em todo o processo.

“Estamos incorporando a sustentabilidade mais profundamente na cadeia de valor da tecnologia com inovações, como o serviço de transporte com redução das emissões de carbono, para que os clientes tenham um caminho para a tomada de decisão de TI mais sustentável”, disse Claudia Contreras, diretora executiva de Serviços de Sustentabilidade Global da Lenovo. “Na Lenovo, assumimos um compromisso com mais do que apenas a nossa própria visão Net-Zero. O Net-Zero é alcançado através de um conjunto de escolhas sustentáveis. Estamos felizes em ser o parceiro de negócios e fornecedor de soluções confiável que ajuda os clientes a alcançar o sucesso na transformação digital e na sustentabilidade.”

Clientes empresariais na América do Norte, EMEA e Ásia-Pacífico têm a opção de adicionar o serviço de transporte com redução das emissões de carbono às suas compras de dispositivos. Como parte de sua transformação liderada por serviços, a Lenovo continua a inovar ao oferecer soluções que ajudam os clientes a alcançar suas próprias metas de sustentabilidade. Além do seu novo serviço de transporte de carbono reduzido, a Lenovo possibilita que os clientes cumpram os seus objetivos de ação climática e implementem práticas de TI mais circulares e responsáveis com vários serviços centrados na sustentabilidade, incluindo o Serviço de compensação de CO2 da Lenovo e Serviços de recuperação de ativos.

O Serviço de transporte com redução das emissões de carbono é a oferta mais recente do Grupo de Soluções e Serviços (SSG) da Lenovo, que reúne todas as soluções e serviços de TI da Lenovo em PCs, infraestrutura e verticais inteligentes, incluindo ofertas de serviços de suporte, gerenciamento, projetos e soluções. Com uma rede de mais de 20.000 técnicos em 180 mercados, o SSG ajuda os clientes a transformar os seus negócios em escala global e local ao proporcionar inovação prática para fortalecer a sua vantagem competitiva. Os clientes do Lenovo TruScale podem implantar serviços por “assinatura”, utilizando apenas o que precisam e reduzindo o desperdício.

Saiba mais sobre as Soluções de Sustentabilidade da Lenovo aqui: https://techtoday.lenovo.com/us/en/sustainability-solutions

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência mundial de tecnologia com receita de US$ 62 bilhões, classificada em 217º lugar na Fortune Global 500, que emprega 77.000 pessoas do mundo inteiro e atende a milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Com foco em uma visão ousada de oferecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo, expandindo ainda mais em áreas de crescimento que impulsionam o avanço das tecnologias da “Nova TI” (cliente, borda, nuvem, rede e inteligência), incluindo servidor, armazenamento, dispositivos móveis, software, soluções e serviços. Esta transformação e a inovação revolucionária da Lenovo estão formando uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia sobre as últimas notícias por meio de nosso StoryHub.

1 Percentual aproximado de redução de GEE da ACV versus jato fóssil com base em matérias-primas utilizadas no SAF, tais como resíduos e lipídios residuais, árvores produtoras de oleaginosas em terras degradadas com baixo risco ILUC ou como culturas rotativas de cobertura oleaginosa. O benefício indireto de redução de emissões de CO2 é obtido através da compra de créditos de Combustíveis Sustentáveis de Aviação.

2https://www.icao.int/environmental-protection/pages/SAF.aspx

3https://www.bloomberg.com/professional/blog/closing-the-scope-3-ghg-emissions-data-gap-2/

4https://www.bcg.com (Boston Consulting Group) conforme https://www.terrascope.com/blog/overcoming-challenges-in-understanding-and-quantifying-scope-3-emissions-for-large-enterprises

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20230829464101/pt/1875316/19/Lenovo_Reduced_Carbon_Transport_Video.mp4
Contato:

Zeno Group pela Lenovo: lenovossg@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Tigo Energy fornece serviços de gerenciamento e monitoramento de frotas solares na Austrália

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Tigo Energy, Inc. (Nasdaq: TYGO) (“Tigo” ou a “Empresa”), um provedor líder de soluções inteligentes de armazenamento solar e energia, anunciou hoje que o cliente de longa data, a SCE Energy Solutions, implantou o Tigo Fleet Manager, uma extensão da plataforma Tigo Energy Intelligence (EI), que apresenta um poderoso painel interativo que proporciona dados de desempenho do sistema abundantes e acionáveis, desde a frota até a nível do módulo. A SCE Energy Solutions (SCE) utiliza o Tigo EI Fleet Manager para descobrir e operacionalizar informações sofisticadas sobre a crescente frota de sistemas solares sob seus cuidados para fornecer os mais altos padrões possíveis de desempenho, confiabilidade, estabilidade financeira e segurança aos seus clientes.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230828364783/pt/

Com mais de 3,44 milhões de instalações fotovoltaicas implantadas, os instaladores por trás do crescente setor de energia solar da Austrália precisam de soluções avançadas para implantar, monitorar e gerenciar os portfólios em constante expansão dos sistemas solares dos clientes. Como um cliente da Tigo Energy por mais de uma década, a SCE agora utiliza o EI Fleet Manager para monitorar o desempenho de sistemas e gerenciar as operações e manutenção (O&M) em mais de 20.000 módulos solares implantados em sua frota de sistemas de clientes com a operacionalização dos dados de desempenho do sistema até o componente individual e utilização total de grupamentos personalizáveis de sistemas por atributos comuns, como tipo de equipamento, localização, tamanho ou status.

“O Tigo Fleet Manager foi um divisor de águas porque fornece uma visibilidade sem precedentes de nossa frota de clientes, o que nos permite cumprir os nossos compromissos de desempenho do sistema e oferecer novos serviços valiosos”, disse Jon De Martin, CEO na SCE Energy Solutions. “À medida que o nosso portfólio de produtos de energia solar continua a crescer, seria quase impossível consolidar os inúmeros pontos de dados nos quais confiamos para oferecer o melhor serviço ao cliente da categoria. Além do monitoramento do desempenho, agora temos uma visibilidade tão refinada do hardware que implantamos que isso transformou completamente nossas operações e manutenção. O Tigo EI Fleet Manager, combinado com a plataforma TS4 MLPE, nos permite oferecer um desempenho superior, enquanto crescemos em sistemas solares cada vez maiores.”

O cliente SCE De Bortoli Wines é a 6ª maior vinícola geral e a segunda maior vinícola familiar da Austrália. Com a meta de 10% de redução em energia por ano, a vinícola contratou a SCE para atualizar e expandir a sua capacidade otimizada de geração solar para 1,15MW. O novo sistema é constituído por mais de 2.200 módulos solares, incluindo os existentes, rendendoàDe Bortoli Wines um sistema que agora oferece proteção aos socorristas com desligamento rápido, otimização Tigo para proteger o desempenho do sistema contra problemas de sujeira do módulo comuns às operações da vinícola e monitoramento em nível de módulo para a obtenção de informações detalhadas sobre o desempenho do sistema. Por meio do Tigo EI Fleet Manager, a SCE tira proveito de novas visualizações de dados sofisticadas, idealizadas para elevar o que é acionável, reduzir a fadiga de alertas e apresentar aos instaladores uma interface intuitiva que rastreia dados operacionais essenciais, de produção e de consumo em todos os módulos das instalações de De Bortoli.

“Somos uma vinícola voltada para a sustentabilidade com uma plano abrangente para reduzir nosso impacto no meio ambiente, e os grandes aumentos nos custos de energia ultimamente apenas validaram ainda mais a decisão de expandir agressivamente nossa infraestrutura de geração solar”, disse Tarek Heiland, engenheiro-chefe da De Bortoli Wines. “A SCE demonstrou ser uma grande parceira durante todo o processo de atualização e expansão, e estamos entusiasmados por ter a mais recente tecnologia Tigo para segurança e desempenho. Este sistema solar agora cobre de 30% a 35% de nosso uso total de energia em plena geração, e não poderíamos estar mais felizes com este investimento.”

Desde a visibilidade de instalações pendentes e em andamento até indicadores abrangentes de sistema e status de produção, o El Fleet Manager oferece diagnóstico do sistema e monitoramento aprofundado de mais de uma dúzia de métricas essenciais de saúde e desempenho para os sistemas solares implantados. Com este nível de visibilidade, o Tigo EI Fleet Manager torna fácil a identificação e a implantação rápida de mitigações em dispositivos de vários fornecedores, desde ao nível do sistema até o módulo. O Tigo El Fleet Manager é compatível com todos os tamanhos de sistemas, incluindo implantações solares residenciais, comerciais e industriais, e utiliza casos de uso desde grandes frotas de vários sistemas até sistemas individuais, no cumprimento de suas metas financeiras e de segurança. A SCE implantou o Tigo El Fleet Manager em todo o seu portfólio de sistemas de clientes, incluindo a De Bortoli Wines, Planet Fitness, a sede da Komatsu, na Austrália, e muito mais.

“Estamos muito entusiasmados em ver grandes empresas de instalação solar, como a SCE, explorarem totalmente o poder dos dados de energia com o EI Fleet Manager para aprimorar a experiência do cliente solar, fornecer novos serviços valiosos e agilizar as operações internas”, disse Zvi Alon, CEO na Tigo Energy. “À medida que o volume e a fidelidade dos dados produzidos pelos sistemas solares aumentam, também devem aumentar a sofisticação, a velocidade e a facilidade com que estes dados podem ser transformados em informações acionáveis. Nossas ferramentas de frota fazem exatamente isso, e os instaladores que as utilizam plenamente criam benefícios para seus clientes e suas operações. Esperamos continuar nossa jornada com a SCE enquanto os seus negócios crescem e continuam a elevar o padrão de desempenho, confiabilidade e segurança solar na Austrália.”

Para obter mais informações sobre o Tigo EI Fleet Manager e como os instaladores solares como a SCE Energy Solutions se beneficiam da plataforma para gerenciar portfólios crescentes de instalações de clientes, leia o estudo de caso aqui. Para obter mais informações sobre a utilização da SCE do Tigo Flex MLPE TS4-A-O, leia o estudo de caso aqui. Para saber mais sobre o Tigo EI Fleet Manager, agende uma demonstração com um gerente de conta Tigo.

Sobre a Tigo Energy

Fundada em 2007, a Tigo Energy, Inc. (Nasdaq: TYGO) é líder mundial no desenvolvimento e produção de soluções inteligentes de hardware e software que aprimoram a segurança, aumentam o rendimento de energia e reduzem os custos operacionais de sistemas solares residenciais, comerciais e de serviços públicos. A Tigo combina o seu Flex MLPE (Module Level Power Electronics) e a tecnologia de otimização solar com recursos inteligentes de software baseados em nuvem para monitoramento e controle avançados de energia. Os produtos MLPE da Tigo potencializam o desempenho, permitem o monitoramento de energia em tempo real e propiciam o desligamento rápido exigido por código no nível do módulo. A empresa também desenvolve e fabrica produtos como inversores e sistemas de armazenamento de bateria para o mercado residencial de armazenamento solar. Para mais informações, acesse www.tigoenergy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20230828364783/pt/1876292/19/SCE_De_Bertoli_video.mp4
Contato:

Contato de relações com a mídia:

Technica Communications

Cait Caviness

tigoenergy@technica.inc

Contato de relações com investidores:

Gateway Group

Matt Glover ou Tom Colton

(949) 574-3860

TYGO@gateway-grp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Klüber Lubrication apresenta soluções para o setor alimentício na Mercoagro 2023

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A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve e produz lubrificantes, graxas e óleos para diversas indústrias, marca presença na feira internacional de negócios, processamento e industrialização da carne Mercoagro 2023, que acontece de 12 a 15 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Nessa edição, a Klüber Lubrication apresenta as suas soluções para a indústria de processamento de alimentos, um portfólio que abrange 280 produtos com aplicações em equipamentos, entre os quais os lubrificantes H1, HT1 e H3, que possuem as certificações ISO 21.469, Kosher e Halal.

A norma ISO 21.469 assegura que o processo de produção de tipos de lubrificantes de grau alimentício é higiênico e seguro, prevenindo contaminações que possam afetar a toxicidade dos produtos. Já as certificações Kosher e Halal atestam que as condições de produção respeitam as normas religiosas das culturas judaica e islâmica. 

A empresa terá um estande para receber clientes, parceiros e visitantes, e contará com a participação do Consultor de Confiabilidade e Gestão de Ativos e Lubrificação Felipe Almeida, que fará uma apresentação sobre o tema “Além da lubrificação: como a Confiabilidade pode apoiar seu negócio?”, no dia 15, sexta-feira, às 14h30.

Além disso, a linha de lubrificantes foi desenvolvida tendo em vista as metas de proteção ambiental das empresas e a redução das emissões de CO2, considerando aspectos como consumo de lubrificante, intervalo de manutenção dos equipamentos, eficiência na lubrificação, produtividade, eficiência energética e economia de custos.  

“A Mercoagro é um evento de extrema relevância não apenas para a região de Chapecó, onde se encontram importantes indústrias de processamento de carne e clientes da Klüber Lubrication, mas para todo o Brasil. Como evento relevante do setor na América Latina, atrai expositores e visitantes do mundo todo, constituindo uma oportunidade para revermos amigos e clientes e apresentarmos as soluções de lubrificação e serviços de consultoria”, afirma Leandro José Machado, Gerente de Mercado de Alimentos da Klüber Lubrication Bras.

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países,  fornece soluções em lubrificação com o objetivo de oferecer de forma ideal o funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para indústrias como automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

Presente no Brasil há mais de 50 anos, a empresa possui unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.



Alfa Inteligência recebe premiação em evento de marketing político

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A Alfa Inteligência, empresa que atua no mercado de pesquisa de opinião e estratégia do Brasil, foi reconhecida no 3º Prêmio CAMP da Democracia, evento voltado para marketing político, governamental e de defesa dos interesses do Brasil. A Alfa ficou no segundo lugar pelo Melhor Uso de Pesquisa de Opinião, com o case da prefeitura Municipal de Petrolina/PE, gerida pelo então prefeito, Miguel Coelho, na categoria de trabalhos governamentais/institucionais de defesa de interesse.

O uso das pesquisas de opinião conduzidas pela Alfa Inteligência auxiliou na elaboração da estratégia de gestão da prefeitura de Petrolina. Na gestão, Miguel Coelho apareceu com mais de 90% de aprovação. Os dados das pesquisas possibilitaram a renovação de 100% da frota de ônibus e de toda a rede de unidades básicas de saúde do município; a pavimentação mais de 1,6 mil ruas; construção de avenidas, viadutos, duplicações e centenas de outras ações em prol da população. Segundo o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), estudo da Macroplan, Petrolina foi considerada a melhor cidade para se viver do Nordeste, com a melhor saúde e educação de Pernambuco. Foi eleita ainda a maior geradora de empregos do estado.

O evento aconteceu no Digitalks Expo 2023, no último dia 23, sediado no São Paulo Expo. O case de Miguel Coelho recebeu mais de 5 mil votos do júri, composto pelos associados Camp e especialistas convidados. Ao todo, mais de 280 projetos participaram da votação.

O Prêmio CAMP da Democracia é um reconhecimento aos profissionais que atuam em campanhas eleitorais, comunicação e consultoria política, associativa, partidária e governamental, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing PolíticoCAMP.

“Essa premiação é resultado do nosso comprometimento para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de um trabalho de políticas públicas que impactou os cidadãos de Petrolina de forma positiva. Sabemos que tudo nasce com uma pesquisa estratégica e esse trabalho reuniu uma equipe que conseguiu amarrar todas as pontas de um ecossistema complexo, resultando em ações que aconteceram de forma prática e eficiente. Os méritos vão para nosso time, clientes e parceiros”, destacou Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.

Reconhecimentos internacionais

Todo o trabalho por trás de projetos da empresa já resultou também em premiações internacionais. Em 2020 e 2022, a Alfa Inteligência e a Mosh Brasil receberam o Polaris Awards, em Londres, considerado o Oscar do marketing eleitoral, sendo que a última conquista se deu em duas categorias com ouro, além de um troféu de prata e outro de bronze.

 



Conselho ressalta a importância da inclusão no atendimento odontológico

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A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 27 de agosto, é dedicada à conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas de políticas públicas para promover a inclusão social dessa população, além de fortalecer o combate ao preconceito.
 
Com o objetivo de ampliar a visibilidade da causa e explanar as particularidades de atendimento a este público, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) destaca a importância da inclusão de cuidados bucais específicos direcionados a esses pacientes e como eles devem ser feitos.
 
A vice-diretora do Departamento de Odontologia para Pacientes com Necessidade Especiais (OPNE) da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas de São Paulo (APCD) e Secretária da Câmara Técnica de OPNE do CROSP, Dra. Stella Maris Badino Abani Krahembuhi, observa que, atualmente, o atendimento inclusivo é possível tanto no setor público como no privado, em função das atuais políticas vigentes.
 
Da mesma forma, a Dra. Stella lembra que as políticas de inclusão dos PNE/PcD – Pessoas com Deficiência nas 3 esferas públicas (União, Estados e Municípios) possibilitam a igualdade de oportunidades e direitos humanos, assim como liberdades fundamentais nas esferas política, econômica, sociocultural e civis, por leis específicas e ações interministeriais voltadas aos direitos de pessoas com deficiência (CF/Lei 7.853/89), conforme previsto na “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” ONU 2008/Brasil 2009, que classifica e define o direito deste grupo de pessoas ao acesso à Saúde e Serviços.
 
Como deve ser o atendimento
 
Os atendimentos direcionados aos pacientes com Deficiência Intelectual e Múltipla requerem, de acordo com a cirurgiã-dentista, maiores complexidades que as iniciativas de atenção à saúde, pois integram e interagem com ações especializadas, compartilhadas e pertinentes à Odontologia, como a Medicina, Fonoaudiologia e Psicologia. 
 
A especialista destaca, ainda, que, assim como no conjunto diagnóstico-tratamento, a avaliação da atitude psicocomportamental individual associada ao tipo e grau da deficiência serão fatores de interferência direta nesse diagnóstico e no plano de desenvolvimento terapêutico mais adequado. O mesmo se aplica à indicação da melhor técnica de abordagem e condução do tratamento odontológico especializado, seja via não farmacológica (recursos de ludoterapia, técnica que se vale de jogos e divertimentos – ambulatorial) ou farmacológica (sedação consciente-ambulatorial/hospitalar; anestesia geral/hospitalar).
 
“Esses recursos vão desde a avaliação de risco e da queixa principal, até a edificação e construção deste cuidado e atenção, assim como também deverá contar com o compartilhamento das informações e orientações provenientes dos familiares e/ou cuidadores em relação à comunicação, hábitos, necessidades individuais e convívio destes indivíduos”, explica a Dra. Stella.
 
A importância da especialização
 
Dr. Stella esclarece que, em função do padrão diferenciado e complexidade nos protocolos de atenção à saúde da população PcD, há a necessidade da especialidade neste tipo de atenção e da formação em nível pós-graduação do Cirurgião-Dentista, especializado na condução deste tipo complexo de atendimento, que envolve as fases iniciais de diagnóstico, plano de condução terapêutica, prognóstico, tratamento, e plano de reabilitação e controle periódicos terapêuticos adequados e individualizados.
 
“Atualmente, observa-se que o incentivo e desenvolvimento à pesquisa científica e tecnológica nas Instituições de ensino público e privado nessa área de atuação têm agregado importantes setores tecnológicos, como o de biomateriais, insumos, equipamentos funcionais, protetores e terapêuticos, que promovem, além do
aperfeiçoamento, a retaguarda e o suporte ao profissional, à equipe auxiliar, ao atendente e ao paciente; promovendo interação-integração multidisciplinar e, consequentemente, tratamento humanizado, ampliado e abrangente em ambiente ergonômico e acolhedor”, avalia a cirurgiã-dentista.
 
A especialidade OPNE – Odontologia para Pacientes com Necessidade Especiais foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2022. Seu reconhecimento conforme a CIF – “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde” da ONU, em 2001, significou crescimento, avanço e desenvolvimento científico-tecnológico agregados à inclusão humanizada da população de indivíduos PcD/PNE – na área das deficiências intelectual e múltiplas.
 
Portanto, segundo a Resolução CFO 63/2005, Capítulo VIII, Seção XI, artigo 70, são áreas de competência deste especialista a atenção odontológica aos indivíduos que possuam alterações ou deficiências intelectuais, neuropsicomotoras, sensoriais, sistêmicas ou sociocomportamentais, em nível Ambulatorial, Hospitalar (Centro Cirúrgico/UTI) e domiciliar, no âmbito de prestação de serviço na atenção pública, privada e institucional, e no ensino, formação e capacitação profissional público e privado (Geral/Hospitalar).
 
“Esses recursos vão desde a avaliação de risco e da queixa principal, até a edificação e construção deste cuidado e atenção, assim como também deverá contar com o compartilhamento das informações e orientações provenientes dos familiares e/ou cuidadores, em relação à comunicação, hábitos, necessidades individuais e convívio destes indivíduos”, conclui a Dra. Stella.
 



Brasil terá moeda digital em 2024, o Drex

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A partir deste mês de agosto o Brasil possui uma moeda digital. O anúncio foi feito pelo Banco Central (BC) e o nome oficial do Real Digital é Drex. Trata-se de uma versão brasileira do “Central Bank Digital Currency” ou CBDC. O novo nome vai “rebatizar” todo o projeto que o BC vem desenvolvendo.

Cada letra do Drex equivale a uma característica da ferramenta. O “D” representa a palavra digital; o “R” representa o real; o “E” representa a palavra eletrônica; e o “X” passa a ideia de modernidade e de conexão, além de repetir a última letra do Pix, sistema de transferência instantânea criado em 2020 pela mesma instituição.

O Drex é só uma nova forma de representação da moeda e tem paridade com o real. A solução funcionará como uma espécie de Pix e também permitirá a transferência de ativos financeiros de forma imediata. A expectativa é de que seja implementada em 2024.

Para Elisabete Ranciaro, Diretora da Consultoria Fiscal da Econet Editora, a moeda digital é mais uma medida para proporcionar um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios. “Além disso, o real digital é uma forma de democratizar o acesso à digitalização da economia por cidadãos e empreendedores. As apresentações virtuais da moeda, como o Drex, já estão sendo desenvolvidas por pelo menos 90 países e o Brasil está entrando nesta lista”, aponta.

Mas, na prática, quais são os benefícios das moedas digitais?

As moedas digitais devem mudar a forma como as políticas monetárias são realizadas em todo mundo. Para se ter uma ideia, com a implementação da solução, os governos poderão enviar dinheiro diretamente para o cidadão, sem intermediação de bancos, por exemplo.

A criação do Drex é mais um passo do BC para digitalizar cada vez mais a economia brasileira, com o objetivo de trazer mais eficiência e segurança nas operações financeiras.

O Drex terá três categorias de ativos:

  • Drex Digital: para o atacado ou interbancário; moeda do Banco Central, que hoje os análogos são as reservas bancárias ou as contas de liquidação;
  • Drex Tokenizado: para o varejo; versões tokenizadas do depósito bancário; que é o dinheiro em sua versão digital do que a pessoa física tem no banco;
  • Títulos do Tesouro Direto: possibilidade de compra e venda de títulos públicos federais (TPF) no mercado primário e secundário.

Drex não é criptomoeda

Elisabete Ranciaro destaca que muitos brasileiros interpretam erroneamente o Drex como uma criptomoeda. No entanto, a principal diferença entre as duas moedas é a forma de regulamentação e o controle. “O Drex é uma ferramenta exclusiva do BC e pode ser definido como uma moeda digital brasileira, equivalente ao real. Ou seja, o Drex será emitido pelo BC exatamente como o Real convencional. Já as criptomoedas têm uma gestão descentralizada e não possuem fiscalização. As criptomedas, inclusive, são movimentações financeiras anônimas, segundo a Receita Federal. Por isso, o Drex traz mais transparência e segurança para os pagamentos”, esclarece a Diretora da Econet Editora.



Campanha nacional de doação de calçados para crianças aconteceu dia 25 de agosto

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A Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com a Franquia Pezinho e Cia, realizou a campanha ‘O Seu Pezinho virou Pezão’, entre os dias 25 e 26 de agosto. A ação tem por objetivo arrecadar calçados infantis, novos e usados, em bom estado, para serem doados. São 30 pontos de coleta em todo o Brasil. Em seguida, eles serão destinados a crianças de comunidades onde a organização atua.

Os pontos de coletas estão nos estados de São Paulo, Goiás, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e no Distrito Federal. Onde vão oferecer toda a logística para receber e destinar os calçados para CUFA. Depois, os itens separados e embalados, serão entregues nas sedes regionais da CUFA Brasil que fará a distribuição para diversas comunidades no país. Para mais informações sobre as localidades de recebimento, basta acessar: pezinhoecia.com.br/blog-do-pezinho/campanha-solidaria—o-seu-pezinho-virou-pezao.

A franqueadora da marca Pezinho e Cia, Walkiria Calixto, explica o que motivou a empresa a desenvolver o projeto: “Pensando nisso, decidimos nos unir a outras pessoas e organizações que trabalham com ações sociais. Com essa parceria com a CUFA saberemos exatamente para quem serão canalizadas todas as doações de calçados. Estamos motivados a trabalhar para que a população possa aderir e fazer doações”.

“É muito importante contarmos com esse tipo de parceria. Favela é território de potência, mas muitas vezes também precisamos de apoio. Essa distribuição da com a Franquia Pezinho e Cia veio em ótima hora. Crianças e jovens das favelas de São Paulo e do Brasil inteiro terão maior dignidade e estrutura, depois dessa grande ação”, disse Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA.



Prêmio “Território Criativo” reconhecerá experiências culturais em MG

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As inscrições para o prêmio “Território Criativo” foram lançadas, na última sexta-feira (25/08), durante a primeira fase do V Seminário de Economia da Cultura realizado em Uberlândia-MG. Os interessados em participar da premiação podem inscrever, entre o dia 26 de agosto e 20 de setembro deste ano, os trabalhos por meio do link disponível na internet, onde também está disponível o regulamento de participação.

O prêmio é o único do interior de Minas Gerais que tem como objetivo reconhecer experiências em que o uso de “tecnologias artístico-culturais” resultou em algum tipo de impacto positivo ou ganho econômico, entendendo economia para além aspecto unicamente financeiro, como a ciência da gestão de recursos.

Para concorrer ao prêmio, podem ser inscritos ações, projetos, pessoas ou instituições de 90 cidades mineiras, que têm a cobertura da TV Paranaíba, emissora do Grupo Paranaíba, parceiro do Seminário de Economia da Cultura. “Serão quatro categorias: Singularidade Artística, Inovação e Solução, Arranjo Produtivo e Transversalidade. Estamos abrindo a oportunidade para que artistas de Minas Gerais e produtores culturais possam inscrever seus projetos, tendo em vista um reconhecimento que é inédito na área”, informa o diretor da Balaio do Cerrado Produtora, Rubem dos Reis, responsável pela organização do V Seminário de Economia da Cultura e pela condução do prêmio.

O V Seminário de Economia da Cultura será realizado em conjunto com a XII Semana da Cultura Popular. Os eventos são promovidos pela Balaio do Cerrado Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da TS Trim do Brasil e contam com o apoio do Grupo Paranaíba (que contempla a TV Paranaíba, afiliada Record TV, além da Paranaíba FM e Educadora 90.9) e o Sebrae Minas.

Para o superintendente do Grupo Paranaíba, Rogério Silva, neste momento de altíssimo estímulo de investimento ao setor cultural, o Grupo Paranaíba sente-se feliz em poder apoiar a realização desse prêmio. “Cremos firmemente na qualidade das inscrições e na escolha dos melhores trabalhos em cada categoria. A comunicação em Uberlândia e todo o entorno do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é dinâmica e, por certo, nosso papel é dar fluidez e atrair máximo possível de atenção para a causa”, declarou.

Na avaliação de Rubem dos Reis, esse prêmio inédito vem para incentivar ações culturais que contribuem para a economia da cultura. “Será um reconhecimento de muitas atividades que fazem a economia girar, geram empregos e nem sempre são valorizadas nesse sentido. Uma maneira também de a sociedade perceber que ações culturais têm um peso importante no mercado e colaboram na distribuição de renda social”, comenta.

O troféu

O vencedor do prêmio “Território Criativo”, além de conquistar o reconhecimento inédito na área, receberá uma premiação no valor de R$ 3.000,00 e um troféu estilizado, que foi desenvolvido pelo artista mineiro plástico Fauster Martins. Inspirado numa conjugação entre abstração e figuração; entre o pensamento criativo e o executável, e o concreto, o artista pensou no formato de um balaio de bambu. “Esse objeto tradicional e típico da artesania foi abstraído a uma fragmentação. A trama condensa conceitos que são também atitudes necessárias na nossa reformulação social. Há necessidade urgente de nos tornarmos mais maleáveis, dinâmicos, flexíveis e articulados, no campo social, cultural e artístico. Nesse sentido, o troféu simboliza as iniciativas valorizadas e cultivadas no V Seminário de Economia da Cultura”, explica.

Seleção

Os vencedores do prêmio serão conhecidos na segunda etapa XII Semana da Cultura Popular e V Seminário de Economia da Cultura programados para os dias 26 e 27 de outubro deste ano.

Serviço:

O quê: inscrições para o prêmio “Território Criativo”

Quando: 26 de agosto a 20 de setembro de 2023

Quem: ações, projetos, pessoas ou instituições de 90 cidades mineiras

Link para as inscrições



Agências de RP e assessoria faturaram R$ 4,8 bi em 2022

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O mercado das agências de Relações Públicas e Assessorias de Imprensa faturou R$ 4,88 bilhões, em 2022. Os dados são do Anuário da Comunicação Corporativa e representam um crescimento nominal de 31,46% se comparado com o ano anterior. 

Foi registrado também um crescimento de pessoas empregadas no setor, que saltou de 17.023 em 2021 para 18.749 no ano passado, uma expansão de 10.14%. E a previsão para 2023 é otimista. Segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), o mercado deve crescer de 15% a 20% este ano. 

O trabalho de uma assessoria de imprensa ou agência de relações públicas, em linhas gerais, consiste em repercutir as movimentações que uma companhia está provocando em seu nicho ou na sociedade como um todo junto a veículos de imprensa. 

Com o setor em alta, agências estão buscando alternativas e serviços que ofereçam diferenciais para seus clientes. “A imersão dentro do negócio do cliente é um dos principais caminhos para garantir a eficiência nos resultados”, diz André Groh, CEO da Growth Global. “É preciso entender todo o discurso e alinhar o tom de voz para explorar as oportunidades que destacam esse cliente diante do seu mercado”.

Encontrar a oportunidade perfeita de divulgação e interesse da mídia é uma situação que pode ser reativa, ou seja, com uma busca iniciada pelo próprio veículo de imprensa, ou proativa, quando o oferecimento de pauta parte da agência ou assessoria. 

“Em assessoria de imprensa, o que resiste é a necessidade de repercutir as movimentações que uma companhia está provocando em seu nicho. E isso deve estar alinhado ao entendimento do que uma redação está buscando como conteúdo e pauta, por exemplo”, afirma Groh. “Fazemos a ponte entre esses dois lados, entendendo a aspiração por assuntos inteligentes de um, e a necessidade em fazer reverberar os impactos que uma companhia busca causar em sua comunidade do outro lado”, completa. 

A imersão dentro do negócio do cliente, de acordo com o profissional, é um dos principais caminhos para garantir a eficiência nos resultados para uma agência de assessoria. 

“Preciso entender todo o seu discurso e alinhar o tom de voz para explorar as oportunidades que destacam esse cliente diante do seu mercado como os caminhos seguintes”, pontua, destacando, como trunfos a serem explorados junto aos veículos de mídia, impactos ambientais causados pela empresa, números de mercado que a destacam em seu segmento, lançamentos e novos produtos que impactam a vida do consumidor, ou as culturas adotadas pelo RH para pautas institucionais. 

Para saber mais, basta acessar: www.growthglobal.com.br 



São Paulo celebra união de culturas em pontos de observação das cerejeiras

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Ao contrário do Japão, no Brasil, a temporada da floração das chamadas “sakuras” (flores de cerejeira), considerada símbolo da cultura nipônica acontece no mês de agosto e é marcada por celebrações e atividades típicas deste momento. Um dos eventos mais aguardados todos os anos desde 1970 é a Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, reconhecido como segundo maior bosque de cerejeiras do mundo fora do Japão com cerca de 6 mil árvores.

A cidade de São Paulo também abriga um contingente de cerejeiras no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera, na região central. Construído em 1954, o pavilhão é uma doação do governo japonês e da Comunidade Nipo Brasileira para a cidade. Além de celebrar a união entre as duas culturas, o pavilhão se tornou um espaço buscado pelos paulistanos para observar as cerejeiras durante o hanami – hábito de contemplar as flores de cerejeiras em grupo.

Para além das festas e celebrações em torno de sua floração, a sakura tem uma presença marcante na arte japonesa, sendo frequentemente retratada em pinturas, gravuras, cerâmica, além de roupas e acessórios. Considerada patrimônio natural do Japão, essa flor ganha espaço em duas obras da exposição Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka, em cartaz na Japan House São Paulo, instituição dedicada a promover a cultura japonesa em diversas formas. Na primeira, tecidos recriam a estética das pétalas rosadas, distribuídas sob uma superfície azul em um cenário de um casal navegando uma pequena jangada. Na segunda, papéis cortados fazem uma alusão às cerejeiras e suas pétalas em meio à prática do hanami em um parque. Ambas são criação do fotógrafo e miniaturista japonês, conhecido nas redes sociais por criar miniaturas diferentes todos os dias.

A Japan House São Paulo ainda oferece diversos conteúdos em seu site e em seu canal no YouTube sobre a relação da cultura japonesa com as flores de cerejeira, que inspiraram até o nome dado a um dos mascotes dos últimos jogos paralímpicos, a Someity – uma das variações da sakura.

“No contexto da comunidade japonesa em São Paulo, a sakura desempenha um papel vital na preservação da identidade cultural e na conexão com as raízes ancestrais e festividades, assim, exposições e eventos em sua homenagem são ocasiões que reforçam os laços entre Japão e Brasil”, comenta o Presidente Interino da Japan House São Paulo, Carlos Roza.

Serviço:

Parque do Carmo
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 5h30 às 20h
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951

Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera
Horário de funcionamento: quinta a domingo, das 10h às 17h
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°– portão 10
Ingressos: entrada gratuita às quintas-feiras; sexta a domingo, R$15,00 a inteira e R$7,00 a meia.

Japan House São Paulo
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Endereço: Avenida Paulista, 52
Entrada gratuita.
Mais informações no site.



Número de pessoas que sofreram de transtorno sobe 45%

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Estudo divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Relatório Mundial sobre Drogas 2023, apontou que o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos. O relatório também afirma que a propagação de substâncias proibidas, que continua a alcançar níveis nunca antes vistos, combinada com as redes de tráfico que estão se tornando cada vez mais ágeis, está ampliando as crises globais interligadas e desafiando os sistemas de saúde e as iniciativas de cumprimento da lei. Além disso, o documento informa que somente no ano de 2021, uma em cada cinco pessoas teve acesso a tratamento para condições relacionadas ao consumo de substâncias. Adicionalmente, as desigualdades no acesso a esses tratamentos em distintas regiões do globo estão em crescimento.

De acordo com o relatório European Drug Report 2023: Trends and Developments divulgado pelo European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA), está ocorrendo uma exposição mais ampla às “diversificadas substâncias psicoativas”. Os dados do relatório, principalmente entre as nações do sudeste asiático, revelaram que, no período de 2011 a 2021, houve aumentos significativos nas apreensões de drogas na União Europeia: cocaína (416%), cannabis (260%), metanfetamina (135%), heroína (126%), MDMA (123%), haxixe (77%) e anfetaminas (42%).

Ainda sobre o estudo divulgado, a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly, afirmou: “estamos observando um aumento contínuo no número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas em todo o mundo, enquanto o tratamento não chega para as pessoas que precisam. Além disso, precisamos intensificar as respostas às redes de tráfico de drogas que se aproveitam de conflitos e crises globais para expandir o cultivo e a produção de drogas ilícitas, sobretudo drogas sintéticas, abastecendo os mercados ilícitos e causando mais danos às pessoas e às comunidades”.

Sobre o assunto, Miler Nunes Soares, médico psiquiatra e responsável pela Clínica de Recuperação no Mato Grosso Granjimmy afirma que o relatório produzido pelo UNODC aponta para a necessidade de que as políticas de combate às drogas e tratamentos para transtornos associados ao consumo de entorpecentes sejam realmente eficientes em todo mundo. Miler Nunes continuou dizendo que na Unidade da Clínica de Reabilitação em Cuiabá, localizada no Mato Grosso, a atuação é baseada também na proteção dos cidadãos impactados pelo uso de drogas e de pessoas em situação de vulnerabilidade. “O número de 39,5 milhões de pessoas que sofreram transtorno a partir do consumo de alguma droga é alarmante e a atuação nesse assunto deve ser de rever as políticas públicas que implicam na saúde do cidadão que precisa de ajuda”.

Ainda no estudo do UNODC é possível verificar que houve um acréscimo de 23% no número de pessoas que consumiram drogas nos últimos dez anos em comparação com a década anterior.



Moda busca resgate do estilo dos anos 1990

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Uma viagem no tempo para resgatar estilos que marcaram época no passado recente, especialmente na década 1990. Essa é a proposta que ganha força na moda brasileira, movimentando o setor de vestuário no país e ativando memórias afetivas dos consumidores. 

A sitcom “The Fresh Prince of Bel-Air” fez um enorme sucesso nos Estados Unidos na última década do século passado. Estrelada por Will Smith, as aventuras do jovem chegaram ao Brasil com o título “Um Maluco no Pedaço”, e a trama encantou os jovens da época. Foi com essa inspiração que uma empresa produziu a coleção “Starter of Bel-Air”, com produtos inspirados no icônico visual do principal personagem do programa.

“A identificação do público brasileiro com a série é muito forte. Ela fez e ainda faz sucesso por aqui, mesmo com mais de 30 anos da estreia nos Estados Unidos. A marca decidiu apostar nessa conexão, em mexer com as boas lembranças que o tema traz para o consumidor, relembrando o tempo em que ele parava em frente à TV e se divertia com as histórias de Will Smith e companhia. Essa viagem aos anos 1990 é divertida para o consumidor que era criança ou adolescente na época”, explica o gerente da marketing da Starter Brasil, Bruno Rosolem.

O lifestyle das ruas é atemporal na moda. No segmento esportivo, ele também se faz muito presente e atual. A AND1 também promove esse mergulho na década 1990, época em que foi criada e ganhou destaque em todo o planeta. A marca está de volta ao mercado brasileiro, agora com operação do NTK Grupo Têxtil.

A força do movimento streetwear e sua comunidade impulsiona a economia global da moda, sempre presente em peças de roupa que representam atitude, originalidade e estilo. Foi com essa proposta que a marca norte-americana fez história, promovendo a descoberta de inúmeros talentos nas quadras de basquete por todo o mundo e vestindo grandes nomes da NBA, tornando seus itens cada vez mais cobiçados.

“O cenário de crescimento do basquete no Brasil nos enche de confiança para o desenvolvimento do projeto que montamos para a AND1 por aqui. Convidamos os fãs a embarcarem com a gente nessa jornada”, convoca o brand manager, Marcelo Foroni.



Feira de emprego para estudantes recebe mais de 6 mil visitantes

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O Preparadão Universia recebeu mais de 6 mil visitantes no último fim de semana, em sua primeira edição dedicada a apoiar estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho. O evento contou com processos seletivos em tempo real para vagas em empresas de todo o Brasil, além de painéis com uma série de conteúdos pensados para impulsionar a empregabilidade dos jovens. O Preparadão, que foi realizado nos dias 26 e 27 de agosto, ofereceu transporte gratuito da estação Jurubatuba da CPTM até a sede da F1RST, hub de tecnologia do Santander Brasil em Interlagos, na zona sul de São Paulo, em uma área de mais de 90 mil m².

Durante o evento foram realizadas palestras sobre futuro do trabalho, tecnologia, primeiro emprego e diversidade. O local também foi palco da ação inédita “Voz do Talento”: uma dinâmica ao vivo e em público que vai conectar candidatos e grandes empresas, representadas por uma banca de jurados composta por equipes de RH e gestores. Foram três tipos de candidatura: Jovem Aprendiz, Estagiário e Trainee.

“Acreditamos que só teremos uma sociedade próspera quando todos tiverem oportunidades igualitárias de inserção no mercado de trabalho e que a diversidade de talentos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O Preparadão 2023 foi uma grande oportunidade de conexão entre talentos plurais e ofertas de primeiro emprego, impulsionando inclusão produtiva de fato”, afirma Daniela Neves, CEO da Universia, empresa do Grupo Santander responsável por empregabilidade e inclusão produtiva.

Um time selecionado de speakers trouxe muita informação e troca de experiências em apresentações sobre os pilares fundamentais do Preparadão: Futuro do Trabalho, Tecnologia, Primeiro Emprego e Diversidade. A mestre de cerimônias foi a Flávia dos Prazeres, apresentadora do Café Filosófico da TV Cultura.

O painel sobre o Futuro do Trabalho contou com as participações de Maíra Blasi, criadora da Subversiva; Igor Puga, diretor de Marketing do Santander; Rosa Alegria, cofundadora do NEF (Núcleo de Núcleo de Estudos do Futuro) da PUC-SP e representante do Projeto Millennium no Brasil; Natália Montibeller, membro da UNESCO; e Matheus Fernandes, articulador social e criador de conteúdo. Os participantes abordaram as mudanças no mercado de trabalho e os impactos da Inteligência Artificial, com foco na geração Z.

Para falar das oportunidades de trabalho em Tecnologia, um painel trouxe grandes nomes do mercado, como Nicolle Merhy, uma das maiores referencias femininas no mundo dos games e eSports do Brasil, segundo a Forbes; Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode; Richard Flavio, especialista em Cyber Security no Santander; e Luis Bittencourt, CIO da F1RST, hub de tecnologia do Santander.

No painel dedicado a capacitação para o Primeiro Emprego, o assunto foi a importância das comunidades para o desenvolvimento de carreira, com dicas para o sucesso em médio e longo prazo. Estiveram presentes Pedro Cruz, LinkedIn Top Voice e Creator; Maite Schneider, cofundadora da Integra Diversidade e 1ª profissional trans Linkedln Top Voice; Paula Boarin, três vezes premiada como Jovem Talento de RH pela ABRH e LinkedIn Top Voice; Emanuelle Magno, head de Pessoas na F1RST; Alini Dal Magro, CEO do Instituto Proa; e Pericles Costa, filósofo e consultor de gestão de pessoas na Vivo.

Fechando o ciclo de atrações, o painel de Diversidade debateu a inclusão à tona, mostrando a importância de equipes diversas para o sucesso das empresas, além de abordar os desafios de talentos diversos no mercado de trabalho. A conversa contou com Claudia Paula, executiva da GetNet e cofundadora do Black Chamas; Ana Buchaim, diretora-executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3; e Kelly Baptista, atuante em projetos de geração de renda, em especial para mulheres em situação de vulnerabilidade social e qualificação profissional de jovens periféricos.

O Preparadão foi criado em 2018, à época com a proposta de reforçar a preparação dos estudantes para o ingresso na universidade e de apoiá-los na escolha de carreira. O evento levou milhares de estudantes ao Ginásio do Ibirapuera, e na edição de 2019 foi alcançado o recorde mundial de maior aula de biologia, com a presença de 5.019 alunos – fato que foi registrado pelo Guinness Book of Records. Após duas edições on-line, agora o Preparadão retorna ao modelo presencial com a proposta de impulsionar o acesso dos estudantes ao primeiro emprego, com foco em inclusão e diversidade.

 

 



Comunidades descendentes de imigrantes serão homenageados na Alesp

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Representantes de comunidades descendentes de imigrantes serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 4 de setembro, às 19h. A cerimônia é promovida pelo Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).

A Homenagem às Personalidades das Comunidades será prestada a membros de 10 Comunidades participantes, em Sessão Solene a convite do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, do proponente Deputado Estadual Delegado Olim, e do presidente do CONSCRE, Gabriel Sayegh, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Os homenageados serão: Sociedade Beneficente Alemã (Comunidade Alemã), Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos (Comunidade Árabe), Dra. Kenarik Boujikian (Comunidade Armênia), Profa. Aspasia Papazanakis (Comunidade Grega), Miss. Gianfranco Mellino (Comunidade Italiana), Sr. Hiroshi Shimuta (Comunidade Japonesa), Profa. Fany Cogan Barocas (Comunidade Judaica), Dr. Jamal Suleiman (Comunidade Palestina), Pe. Irmano Borsatto (Comunidade Paraguaia) e Dr. Renato Afonso Gonçalves (Comunidade Portuguesa). Após a entrega das placas, haverá apresentação cultural e gastronômica de diversos países no Hall Monumental da Alesp.

O presidente do Conscre, Gabriel Sayegh, ressalta a importância da iniciativa. “É um ato solene de reconhecimento ao trabalho dessas Comunidades e que tem como padrinho o Deputado Delegado Olim, que muito tem nos apoiado”, informa.

Sobre o Conscre

O Conscre é um Conselho de Comunidades, de natureza permanente e deliberativa no âmbito de suas competências, criado pela Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através da Resolução nº 817, de 22 de novembro de 2001, com intuito de fomentar uma maior integração entre as comunidades descendentes de estrangeiros, atualmente residindo no Estado de São Paulo.

Idealizado pelo então Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Walter Feldman, o Conselho tem objetivo de integrar, socializar e amparar organizadamente os trabalhos comunitários de diversas nacionalidades residentes no estado de São Paulo, possibilitando assim, uma integração maior com os diversos órgãos públicos.

Atualmente, o Conselho conta com o apoio de 18 comunidades estrangeiras: alemã, árabe, argentina, armênia, boliviana, chilena, chinesa, espanhola, grega, italiana, japonesa, judaica, moldova, palestina, paraguaia, peruana, portuguesa e russa.

“Vindos de todas as partes do mundo, das mais diversas etnias, raças, cor ou religião, essas pessoas foram muito bem acolhidas e tornaram este país sua nova pátria, integrando-se, criando seus filhos e, de alguma forma, colaborando para a formação deste nosso Brasil. Por meio do Conscre, reunimos esses agora novos brasileiros, desenvolvendo atividades que mantêm vivas suas tradições e cultura, visando a preservar suas origens, promovendo a pluralidade cultural, desenvolvendo e integrando a solidariedade dos povos aqui presentes de uma forma fraterna, enaltecendo o privilégio de poderem aqui viver, sempre muito gratos a este país maravilhoso, do qual todos muito se orgulham”, explica o presidente Gabriel Sayegh.

Atuação pela diversidade cultural

Entre os eventos organizados pelo Conscre, além da Homenagem às Personalidades das Comunidades, estão a OCRE, Olimpíada das Comunidades de Raízes Estrangeiras, na qual se disputam jogos de salão, e o Festival das Comunidades Estrangeiras, evento com barracas gastronômicas das comunidades e apresentações culturais, executado na área externa da ALESP.



Incorporadora lança condomínio vertical em São Pedro da Aldeia (RJ)

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A BRZ Empreendimentos anuncia o pré-lançamento do seu primeiro condomínio vertical em São Pedro da Aldeia (RJ), na Região dos Lagos. O Portal Vila dos Ventos deve gerar R$ 110 milhões em vendas, o que representa 12% da receita da construtora, que deve atingir os R$ 913 milhões de faturamento até o final do ano. O empreendimento vai reunir 448 unidades, lazer de clube com mais de 15 itens dedicados ao descanso e entretenimento, além de um aplicativo específico para os moradores.   

Em mais de 24 mil metros quadrados, o projeto está localizado no bairro Nova São Pedro, ponto estratégico da cidade. A região, que fica no litoral do Rio de Janeiro, possui opções de turismo histórico-cultural e contato com áreas verdes. O condomínio está à cerca de duas horas de distância da capital e a menos de 1 quilômetro da Rodovia RJ-140, que liga São Pedro a Cabo Frio, Búzios e à Região dos Lagos.   

O Portal Vila dos Ventos é voltado às faixas de renda acima de R$ 6 mil e incluirá unidades garden com varanda e suíte de até 101,7 m²; apartamentos Garden com varanda de até 111,8 m²; unidades com suíte e varanda de até 53,5 m²; e apartamentos sem suíte e com varanda de até 50,8 m². Serão sete torres com oito pavimentos cada e oito unidades por andar, todas com dois quartos. Como marca da BRZ, o empreendimento busca facilitar o dia a dia e possui áreas de lazer para todas as idades. 

O empreendimento é feito em parceria com a Housi. A startup é responsável pelo AppSpace, plataforma que auxilia o acesso de moradores a serviços dentro e fora do condomínio, como bike e carro compartilhados e vending machine com produtos para pet, de farmácia, adega e conveniências.   

“O Portal Vila dos Ventos é mais um condomínio da BRZ para quem busca oportunidade de investimento. No pico da obra, a previsão é gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos”, ressalta Vinicius Diniz, Superintendente da BRZ no estado do Rio de Janeiro.   



Raciocínio lógico pode se desenvolver com estímulos diversos

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O desenvolvimento do raciocínio lógico é uma busca constante, pois sua relevância vai além do âmbito acadêmico e profissional, estendendo-se às atividades do dia a dia. A capacidade de pensar de maneira clara, coerente e consistente é fundamental para resolver problemas e tomar decisões. Este aspecto se torna especialmente relevante em um mundo em constante evolução. Felizmente, a ciência tem oferecido insights sobre como cultivar essa habilidade, demonstrando que o raciocínio lógico pode ser enriquecido por uma série de estímulos.

A pesquisa “Individual Differences in Reasoning: Implications for the Rationality Debate?“, conduzida por Keith E. Stanovich, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que o raciocínio lógico não é apenas uma característica intelectual abstrata, mas um fator que impacta nas escolhas diárias e tomadas de decisões. Os dados apontam ainda para a relevância do desenvolvimento do pensamento lógico para aprimorar a capacidade de analisar informações e fazer escolhas racionais, independentemente do contexto.

Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon, compartilha insights sobre aprimorar essa habilidade. Ela ressalta que existem inúmeras maneiras de treinar o raciocínio lógico, não apenas para crianças, mas também para manter adultos mentalmente ativos ao longo da vida. Um dos métodos indicados é a promoção da leitura, que amplia vocabulário e gramática. “Livros proporcionam um terreno fértil para estimular a criatividade e a imaginação, além de construir opiniões e adquirir conhecimento do mundo”, conta.

A especialista conta ainda que os primeiros anos de vida oferecem uma janela crítica para moldar a capacidade lógica. Introduzir exercícios mentais desde cedo, seja por meio de jogos como o xadrez, aprender novos idiomas como o inglês – que se tornou uma parte integrante do cotidiano – ou resolver problemas matemáticos, estabelece alicerces sólidos.

Ainda segundo Mariana, uma estratégia que vale ser aplicada é a busca por atividades saudáveis, que contribuam para que o cérebro permaneça jovem por mais tempo e tenha um alto raciocínio. “Aqui valem os exercícios físicos, que melhoram o fluxo sanguíneo, uma dieta balanceada, que colabora para que os neurônios vivam mais e, por fim, ter uma boa noite de sono, para que o cérebro funcione com agilidade e mantenha a concentração e o raciocínio lógico”, detalha.

É essencial destacar, de acordo com a psicopedagoga, que o equilíbrio é fundamental. Incorporar essas práticas na rotina ajuda a manter o cérebro ativo e engajado, mas é igualmente vital dedicar tempo ao descanso e relaxamento.



Faculdade oferece bootcamp de carreira internacional online e gratuito

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A Faculdade Sirius oferece gratuitamente, durante todo o mês de setembro, um bootcamp online e assíncrono com dicas para quem quer dar os primeiros passos na carreira internacional e trabalhar remotamente. O curso prático e introdutório tem duração total de 5 horas e será ministrado por quatro professores, cada um abordando um viés diferente referente ao tema.

A trilha é composta por quatro aulas gravadas – que pretendem abordar diferentes áreas da carreira internacional em ciência de dados, desde como se candidatar a vagas remotas e receber o seu salário, até ferramentas e pensamento orientado a dados – e um bootcamp ao vivo com Rafaela Herrera, COO e cofundadora da Faculdade Sirius e ganhadora do prêmio Forbes Under 30. 

Os professores 

O bootcamp conta com professores brasileiros e estrangeiros que trazem um olhar diversificado para a questão. Vinicius Dacal, fundador da comunidade Trabalho Remoto no Exterior e software developer trabalhando para empresas fora do Brasil há mais de 5 anos, trará o tema “Como Ganhar em Dólar sem sair do Brasil”. “Como construir uma carreira global e remota com ciência de dados” (conteúdo em inglês) será a temática da aula ministrada por Farshad Fahimi, estrategista e arquiteto de IA. Fahimi trabalha em Berlin e dá dicas sobre ferramentas e pensamento orientado a dados. 

Os outros dois assuntos tratados durante a trilha são: “Dos and don’ts na hora de escolher um trabalho remoto”, com Tammy Silva que ensina a conquistar o seu primeiro emprego ganhando em dólares. Tammy também faz uma curadoria semanal de vagas no seu perfil do LinkedIn, gratuitamente. E “Hacks para dar os primeiros passos na sua carreira remota”, com Laura Oliveira, que é professora da Faculdade Sirius e foi de investment sales para recrutamento. Hoje, Laura ajuda brasileiros a se prepararem para processos seletivos focados na área de tecnologia.

O fenômeno do trabalho remoto

A consolidação do home office e as mudanças nas leis trabalhistas, como as que permitiram o trabalho híbrido, foram responsáveis pelo aumento exponencial no número de profissionais brasileiros que trabalham para o exterior, que mostrou um crescimento de 491% no período entre 2020 e 2022, segundo o portal InfoMoney. “O fenômeno do trabalho remoto redefiniu a maneira como encaramos o equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, finaliza Arnobio Morelix, CEO da Faculdade Sirius

Sobre a Faculdade Sirius

A Faculdade Sirius foi nomeada uma das 15 startups mais promissoras da América Latina pela Forbes Magazine e ranqueada como uma das 100 melhores edtechs do continente pelo Holon IQ Global Summit na Cidade do México. Com escritórios no Vale do Silício (Califórnia, EUA) e em Belo Horizonte (MG). A edtech recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em 2022.



Linhas de crédito têm pequena redução com a nova taxa Selic

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O Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central optou pela redução da taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano em razão da melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos.

Esse foi o primeiro corte da taxa básica de juros após longos três anos, pois a última queda havia acontecido em agosto de 2020, em meio à fase mais aguda da pandemia de Covid-19, quando a taxa Selic caiu de 2,5% para 2% ao ano.

“A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC – Banco Central para controlar a inflação. O nome da taxa vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que nada mais é que uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC”, explica Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Quando ela sobe, os juros cobrados ficam mais altos, desestimula o consumo e favorece a queda da inflação. Já o contrário, quando cai, tomar dinheiro emprestado fica mais barato e isso estimula o consumo.

O que muda nos financiamentos, empréstimos e cartão de crédito?

A queda de 0,5% na taxa Selic altera pouco o juro médio, de acordo com a Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. De acordo com a associação, o juro para as pessoas físicas passará de 126,23% para 125,22% ao ano. Já para as pessoas jurídicas, a taxa média sairá de 62,21% para 61,46% ao ano.

Alguns exemplos:

  • Financiamento de um bem de consumo de R$ 1,5 mil em 12 prestações, o comprador desembolsará R$ 0,81 a menos por prestação e R$ 9,73 a menos no valor final com a nova taxa Selic;
  • Cheque especial: o cliente que entrar no limite em R$ 1 mil por 20 dias pagará R$ 0,27 a menos;
  • Na utilização de R$ 3 mil do rotativo do cartão de crédito por 30 dias, o cliente gastará R$ 1,20 a menos.
  • Um empréstimo pessoal de R$ 5 mil por 12 meses cobrará R$ 1,24 a menos por prestação e R$ 14,89 a menos após o pagamento da última parcela.
  • Um empréstimo de R$ 3 mil em 12 meses numa financeira sairá R$ 0,41 mais barato por prestação e R$ 4,87 mais barato no total.
  • No financiamento de um automóvel de R$ 40 mil por 60 meses, o comprador pagará R$ 11,32 a menos por parcela e R$ 679,10 a menos no total da operação.

Independentemente de qual for a taxa Selic, para quem está pensando em contratar uma linha de crédito, é importante saber que é possível escolher entre muitas opções, como um empréstimo consignado, crédito pessoal, entre outros, que servem para as mais diversas necessidades. “Antes de tomar a decisão de contratar algum serviço financeiro, é fundamental conhecer e entender bem a rede de correspondente bancário, que entregue confiança e solidez, por exemplo”, diz Salim.

É importante também saber como é essa rede, se é composta por um ou centenas de parceiros de negócios em todo o país, incluindo regiões com baixa presença bancária, oferecendo a mais ampla gama de produtos de crédito, consórcios e seguros exclusivos, customizando soluções para todos os públicos.

“É importante ter em mente que empréstimos são dívidas, portanto sua contratação só é recomendada caso tenha um objetivo definido. Dessa forma, evita-se débitos desnecessários para seguir com a vida financeira em ordem”, finaliza o especialista financeiro.



EJA: modalidade destinada a adultos tem baixa procura

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O número de matrículas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) diminuiu 21,8% entre 2018 e 2022, chegando a 2,8 milhões no ano passado. A informação integra o Censo Escolar da Educação Básica 2022, realizado pelo MEC (Ministério da Educação), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Deed (Diretoria de Estatísticas Educacionais).

De acordo com o levantamento, a queda no último ano foi de 6,3%, ocorrendo de forma desigual nas etapas de nível fundamental e de nível médio, que apresentaram redução de 1,9% e 12,5% respectivamente.

O Censo também mostra que, na EJA de nível fundamental, 72,3% das matrículas estão concentradas na rede municipal, enquanto as redes estadual e privada detêm 23,3% e 4,4% das matrículas, respectivamente. Na EJA de nível médio, por sua vez, a rede estadual é responsável por 86,3% das matrículas, bem à frente da rede privada e da municipal, com 10,7% e 2,1%. Já a EJA de nível fundamental concentra proporcionalmente o maior número de matrículas na zona rural (29,3%).

Entre outros dados, a pesquisa revelou que a EJA é composta, de forma predominante, por estudantes com menos de 30 anos, que representam mais da metade (50,3%) das matrículas. Nesse caso, os alunos do sexo masculino são maioria (55,0%). As matrículas de estudantes acima de 30 anos, por outro lado, são compostas em maior parte pelo sexo feminino (58,9%).

Vitoriano Santana, diretor da Nobel Educação – centro de formação e educação profissional que oferece supletivo EJA -, observa que, legalmente constituída no Brasil em 1996, a EJA, apesar de ter quase 30 anos e ter ajudado muitas pessoas que não estudaram na idade escolar apropriada, tem como desafio basilar alcançar as mais de 69,5 milhões de adultos (51,2%) que não terminaram o ensino básico.

“Nesse panorama, a modalidade on-line será fundamental e essencial para reverter esses números e habilitar o maior número de adultos no Brasil ao universo acadêmico através da conclusão dos estudos”, afirma Santana.

Educação a distância é alternativa para EJA

O diretor da Nobel Educação destaca que a vida adulta é cercada de compromissos e obrigações e, sendo assim, pouco tempo sobra para os estudos. “Apesar disso, é sabido que a conclusão do ensino básico é de fundamental importância para o mercado de trabalho, faculdade, concursos públicos e outros”.

Na visão de Santana, diante dos desafios cotidianos, o Supletivo EJA é uma alternativa para quem tem pouco tempo e deseja terminar os estudos e seguir em frente. “Isso porque na EJA o tempo de estudos é reduzido e pode acontecer de forma on-line”, pontua. “Além disso, o Supletivo EJA tem a mesma validade da escola regular e conta com um conteúdo apropriado para quem deixou de estudar há muitos anos”, completa.

Para mais informações, basta acessar: https://supletivo.cursosnobel.com.br/



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