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Levantamento aponta queda no preço médio dos combustíveis

O preço médio da gasolina caiu 0,46%, e o do etanol, 0,67% no Brasil, em abril, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), divulgado pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). A gasolina foi vendida, em média, a R$6,46 o litro, enquanto o etanol custou R$4,48.

O levantamento da Edenred Mobilidade considera 21 mil postos do país credenciados à empresa de soluções para mobilidade urbana, e também mostrou que o menor preço médio, tanto do etanol quanto da gasolina, foi registrado no Sudeste, como R$4,38 e R$6,31, respectivamente.

Ricardo Fiorillo, CMO do marketplace de venda de combustíveis Baratão Combustíveis, atribui a recente queda nos preços da gasolina e do etanol no Brasil a uma combinação de fatores.

“A redução no preço internacional do petróleo, que caiu cerca de 17% em 2025, as mudanças na tributação do etanol — com a adoção da tributação monofásica — e a nova política de preços da Petrobras, que passou a priorizar os custos internos, foram determinantes para esse cenário”, aponta o empresário.

Estratégias de economia no abastecimento

Com a variação nos preços dos combustíveis, surgem dúvidas sobre a escolha mais econômica na hora de abastecer, os cuidados necessários para garantir a qualidade do produto e as práticas de direção que podem contribuir para um consumo mais eficiente.

Entre as medidas que ajudam a reduzir o consumo de combustível, Fiorillo destaca uma direção mais consciente. “Evitar acelerações e frenagens bruscas, o excesso de peso no veículo, manter os pneus calibrados, trocar as marchas no tempo certo, usar o ar-condicionado com moderação e desligar o motor em paradas prolongadas são hábitos simples que ajudam bastante”.

Além disso, o profissional orienta manter a manutenção do carro em dia para que o motor funcione de forma eficiente, planejar rotas para evitar congestionamentos, abastecer em horários estratégicos e utilizar o combustível mais indicado para o veículo.

“A gasolina comum e a aditivada têm o mesmo rendimento, mas a aditivada limpa o motor e pode melhorar a durabilidade com o tempo. Já o etanol tem rendimento menor, mas é mais barato e menos poluente. A escolha ideal depende da relação de preços e do desempenho do carro com cada combustível”, pontua Fiorillo.

Além disso, segundo o especialista, é importante avaliar a procedência do produto. “O consumidor deve observar o selo do Inmetro na bomba, exigir nota fiscal e, se necessário, pedir o teste de qualidade. Problemas como dificuldade de partida ou aumento de consumo podem indicar que o combustível é adulterado”.

O CMO do Baratão Combustíveis ressalta que a inovação tecnológica tem contribuído para tornar o abastecimento mais eficiente. “Observando as mudanças de mercado e em busca de transformar a experiência de abastecimento foi possível desenvolver um aplicativo de venda direta de combustíveis”.

Sobre o Baratão Combustíveis

O Baratão Combustíveis é um marketplace que disponibiliza descontos em postos credenciados, permite que motoristas acumulem pontos em um programa de fidelidade e realizem pagamentos diretamente pelo aplicativo.

Para mais informações, basta acessar: usebaratao.com.br/



OMS classifica burnout como condição de saúde ocupacional

O reconhecimento da síndrome de burnout como fenômeno ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entrou em vigor no Brasil na primeira semana de 2025. A condição, que causa sintomas como esgotamento físico e mental em decorrência de situações relativas ao trabalho, já era motivo de afastamento e aposentadoria no país. 

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de casos de burnout, e cerca de 30% das pessoas ocupadas no país sofrem com a condição mental, conforme dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), divulgados pela Agência Gov.

Raphael Gonçalves, diretor de Projetos e Suporte da SISQUAL® WFM, observa que a medida admite a real existência do burnout no meio laboral e afirma que ela reforça a responsabilidade das empresas sobre o tema.

“Com esta mudança, as empresas precisarão se debruçar sobre o assunto, revendo a forma como lidam com metas e cobranças feitas aos colaboradores, para que as entregas aconteçam sem ignorar a saúde mental, que passa a ser prioridade até mesmo para garantir que os colaboradores tenham condições de executar suas funções”, avalia o profissional.

Na prática, o especialista explica que será necessário incorporar novas ações nos processos de gestão de pessoas, com atenção individualizada. “O modo como cada colaborador lida com os desafios na empresa precisa ser observado. Ignorar isso pode criar ambientes desfavoráveis e comprometer não apenas a produtividade, mas também a saúde mental da equipe”, afirma.

Gestão eficiente de trabalho como estratégia de prevenção

Para Gonçalves, ferramentas de acompanhamento podem ajudar a identificar ambientes de trabalho propícios ao surgimento do Burnout. “Monitorar os níveis de satisfação e comparar o volume de tarefas com a capacidade de entrega do colaborador em determinado tempo é fundamental. A viabilidade dessa relação tem impacto direto na construção de um ambiente ‘anti-burnout’”, diz.

“É neste contexto que emergem as soluções de gestão da força de trabalho (WFM- Workforce Management)”, comenta Gonçalves. “O WFM possibilita um planejamento eficiente da força de trabalho, garantindo que as escalas sejam distribuídas de maneira equilibrada e justa entre os colaboradores. Isso evita jornadas excessivas e sobrecarga, dois dos principais fatores que desencadeiam a síndrome”, acrescenta.

O especialista acredita que uma gestão eficaz de metas, carga horária e controle de produtividade pode contribuir para a prevenção do burnout. “Metas claras, exequíveis e uma jornada que valorize entregas mais do que o tempo no escritório ou em frente ao computador, mudam a perspectiva sobre produtividade e reduzem o risco de esgotamento”.

Segundo o diretor de Projetos e Suporte da SISQUAL® WFM, empresas que desejam promover o bem-estar mental devem adotar abordagens mais humanizadas. “Hoje, o colaborador é visto como parte vital do processo empresarial, diferentemente de anteriormente quando se olhava para o colaborador apenas como mão de obra. Entender suas necessidades pessoais, como horários de maior rendimento, por exemplo, e oferecer flexibilidade quando possível pode aumentar o bem-estar e o desempenho”, explica.

Gonçalves também destaca a importância da atuação integrada entre o setor de recursos humanos (RH) e dos gestores na construção de uma cultura organizacional que priorize o bem-estar mental.

“O RH é responsável por propor e implementar políticas de bem-estar do colaborador, precavendo o ambiente propício ao burnout. Já o gestor tem um papel importante em sustentar as ações implementadas pelo RH. Ele está próximo da operação e pode fazer as ações de cuidado chegarem de forma efetiva aos colaboradores”, defende o profissional.

Para mais informações, basta acessar: sisqualwfm.com/



Inclusão de crianças atípicas demanda pertencimento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada 100 crianças no mundo está no espectro autista. A inclusão ainda é um desafio: pessoas autistas sofrem constantemente com estigma e discriminação, incluindo falta de educação adequada e de oportunidades de se envolver com suas comunidades, afirma a entidade.

Situações semelhantes se repetem com outras crianças atípicas ‒ termo usado para se referir a pessoas que se desenvolvem de forma diferente do padrão considerado “típico” em termos de comportamento, cognição, comunicação, socialização, entre outros. O conceito abrange, por exemplo, indivíduos com autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

De acordo com Ednália Melo, terapeuta ocupacional pós-graduada em Reabilitação Neurológica, a inclusão desde cedo é essencial para o desenvolvimento global da criança. Isso inclui a parte física, emocional, cognitiva e social.

“Quando uma criança com necessidades específicas é inserida em espaços sociais, como escolas, atividades comunitárias ou momentos de lazer, ela não está apenas ocupando um lugar. Ela está sendo reconhecida como parte do todo. E o sentimento de pertencimento é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da saúde mental”, pontua Melo.

A profissional lembra que, para muitas crianças atípicas, o ambiente social pode representar um desafio sensorial e emocional. Sons altos, mudanças inesperadas, interações complexas e excesso de estímulos podem desencadear sobrecargas. Por isso, a regulação emocional (capacidade de entender, expressar e controlar emoções de forma adequada ao ambiente e ao momento) precisa caminhar junto com a inclusão, diz. 

“Ensinar a criança a reconhecer, expressar e organizar suas emoções de forma segura é essencial para que ela consiga se adaptar, participar e crescer com equilíbrio. A inclusão começa em casa, mas precisa se estender para todos os ambientes que a criança frequenta. E isso exige planejamento, vínculo, intencionalidade e, principalmente, amor”, orienta a terapeuta ocupacional.

Mas como esse processo ocorre na prática? O primeiro passo, segundo Melo, é fortalecer o vínculo familiar. Quando os pais se envolvem de forma afetiva e funcional, a criança se sente mais segura em casa e também mais confiante para explorar o mundo com mais autonomia. 

“O fortalecimento do vínculo se constrói por meio de rotinas previsíveis, brincadeiras com propósito, escuta ativa e, muitas vezes, com o apoio da comunicação alternativa ou de recursos adaptados”, detalha.

“Nenhuma intervenção terapêutica é verdadeiramente completa se a família não estiver envolvida. Isso porque a família ‒ especialmente os pais ou cuidadores ‒ é o ambiente afetivo e funcional mais presente na vida da criança”, pontua.

A criança passa, no máximo, algumas horas por semana em sessões terapêuticas, mas vive diariamente em casa, onde desenvolve vínculos, hábitos, comportamentos e segurança emocional, complementa a profissional.

O segundo pilar é promover autonomia com intencionalidade. Isso não significa soltar a criança para que “dê conta sozinha”, mas sim ensiná-la passo a passo, com paciência e estímulo, a desenvolver independência nas atividades da vida diária: como se alimentar, vestir-se, comunicar suas necessidades, fazer escolhas simples e confiar em sua capacidade.

“Já o terceiro pilar é preparar a criança e o ambiente para a inclusão verdadeira. Isso envolve treinar adultos e crianças do convívio para que todos aprendam a conviver com a diversidade. Em escolas e igrejas, por exemplo, oriento líderes e professores a adaptar instruções, criar espaços de regulação emocional, usar recursos visuais e, acima de tudo, fomentar um ambiente de empatia, onde ninguém seja excluído por ser diferente”, explica Melo.

Ela reforça que os pais não devem ter receio de buscar auxílio profissional, como a própria terapia ocupacional. Esta é descrita por Melo como uma das principais aliadas no processo de inclusão de crianças atípicas, atuando de forma prática, funcional e personalizada para promover participação e pertencimento nos diversos contextos da vida da criança.

Na escola, por exemplo, a terapia ocupacional adapta tarefas e materiais de acordo com o nível funcional da criança. Além disso, trabalha a coordenação motora fina e grossa para facilitar a escrita, recorte e manipulação de objetos.

“A terapia ocupacional oferece estratégias para regulação emocional e sensorial durante a rotina escolar (como cantinho de calma, brinquedos sensoriais) e colabora com professores, orientando sobre comunicação alternativa, flexibilidade de regras e mediação com colegas. Há ainda a participação em reuniões pedagógicas, ajudando a construir planos educacionais individualizados (PEI)”, ressalta Melo.

No meio familiar, a terapia ocupacional ensina como organizar uma rotina estruturada, promove a autonomia nas atividades da vida diária (AVDs), como vestir-se, escovar os dentes, comer, brincar. Ela também treina os pais para usar comunicação acessível e estratégias de regulação emocional com a criança.

“Ainda hoje, em muitos espaços, a inclusão é tratada como um gesto simbólico ‒ uma vaga reservada, uma matrícula aceita, uma foto com legenda bonita. Mas a criança atípica não precisa apenas ser aceita. Ela precisa pertencer, participar, ser vista, ser ouvida e ter suas necessidades respeitadas”, finaliza Melo.



Salvador e SP recebem edições do Café com WFM

A SISQUAL® WFM promoveu, em abril e maio deste ano, nas cidades de Salvador (BA) e São Paulo (SP), respectivamente, as duas primeiras edições do Café com WFM, uma série de encontros exclusivos que reuniu especialistas, clientes e parceiros para discutir os desafios e soluções em gestão da força de trabalho (Workforce Management – WFM). A iniciativa teve como objetivo aproximar o mercado de trabalho das estratégias de WFM, por meio da troca de experiências, networking, apresentação de cases de sucesso e geração de novas oportunidades de negócio.

José Pedro Fernandes, vice-presidente da SISQUAL® WFM, afirma que os dois eventos superaram as expectativas. Segundo ele, na pesquisa de satisfação promovida pela empresa, mais de 90% dos participantes avaliaram o encontro de forma positiva. “É importante destacar que a maioria dos presentes afirmou que a experiência superou suas expectativas e mais de 80% reconheceram os benefícios diretos da gestão automática de escalas na melhoria das operações dos seus negócios”, informa.

O especialista ressalta que os feedbacks obtidos são fundamentais para o aperfeiçoamento contínuo da ferramenta. “As informações colhidas durante os eventos ajudam a moldar nossas soluções às reais necessidades dos clientes”.

As primeiras edições, conforme explica o profissional, focaram no setor da saúde — um dos segmentos com maior crescimento e representatividade para a SISQUAL® WFM no Brasil — reforçando o compromisso da empresa com esse setor.

Gestão da força de trabalho em foco

De acordo com José, durante os encontros, temas como automatização de escalas e horários, gestão de pessoas, estratégias de retenção de talentos e promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho ganharam ênfase nos debates.

“Tudo isso foi contextualizado com as funcionalidades da SISQUAL® WFM, evidenciando como a solução pode contribuir para o aumento da produtividade e da qualidade nos serviços prestados”, acrescenta.

O primeiro encontro, realizado no dia 29 de abril, teve como tema “O Poder do WFM: Otimizando Escalas e Valorizando Pessoas”. O evento contou com a presença do palestrante convidado, Marcelo Carvalho, gerente de Administração de Pessoal do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Já o Café com WFM em São Paulo teve como tema central “Acreditação e WFM: Um Elo para a Eficiência Operacional” e contou com a participação da palestrante Liliane Nunes Aires, avaliadora dos processos de Acreditação JCI e ONA.

O vice-presidente da SISQUAL® WFM elucida que o formato das edições do Café com WFM foi pensado para estimular a troca de experiências entre os participantes. “Com a presença de palestrantes especialistas em temas relevantes, a proposta dos encontros foi propiciar debates dinâmicos sobre inovação, digitalização de processos e gestão eficiente, favorecendo o diálogo entre profissionais e promovendo um ambiente para networking e aprendizado”, detalha.

A proposta agora é expandir o evento para outras cidades estratégicas, alinhadas ao plano de crescimento da SISQUAL® WFM. “Outro objetivo para as próximas edições é diversificar os conteúdos abordados, ampliando o foco para setores como varejo, hotelaria e demais temas que também se beneficiam das soluções de gestão de força de trabalho”, conclui Fernandes.

Para mais informações, basta acessar: www.sisqualwfm.com



Especialista fala sobre eficiência no setor imobiliário

A aprovação do projeto de Lei 5605/2019, que amplia a responsabilidade de empreiteiros em obras públicas e privadas, sinaliza um avanço significativo na consolidação de boas práticas de compliance no setor da construção civil. A proposta aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados tem como objetivo estabelecer prazos mais claros e segmentados para a responsabilização por vícios construtivos. A lei será uma peça importante no combate à judicialização indevida por supostos vícios construtivos, diminuindo a insegurança jurídica e os custos excessivos das incorporadoras e construtoras pelo país, conforme informações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Segundo levantamento da Rio Times, os custos de construção praticamente dobraram no Brasil, enquanto o relatório da ResearchAndMarkets.com projeta um crescimento médio anual de 4% de 2026 a 2029 para a indústria da construção civil, apesar dos cortes em investimentos públicos. Os estudos feitos estão disponíveis e são mecanismos das empresas da construção civil identificarem e avaliarem oportunidades de mercado; entenderem as últimas tendências do setor e, ainda, analisarem riscos comerciais, incluindo custos, pressões regulatórias e competitivas.

Além de práticas que assegurem eficiência operacional e governança para a sustentabilidade do setor imobiliário, o sistema de normas do país precisa ser alinhado para impulsionar as empresas a buscar a conformidade legal, a transparência e a prevenção de riscos, comenta o advogado e professor Vitor Costa Silva. “O avanço do Poder Legislativo em ampliar a responsabilidade contratual dos empreiteiros significa elevar o padrão, fortalecer a previsibilidade jurídica e obrigar empresas a adotarem controles internos mais rigorosos. O compliance se torna, mais do que nunca, uma exigência estrutural, e não apenas uma política opcional. É hora de incorporar o compliance desde a concepção dos projetos até o pós-obra, passando por contratação, execução e entrega”, explica.

Conforme artigo publicado pela Aurum Software, o compliance contribui para a diminuição de falhas contratuais, irregularidades documentais e a má gestão de contratos e obras. Vitor relata que muitas demandas judiciais derivam de vícios construtivos que poderiam ter sido evitados com a adoção de uma política preventiva mais eficiente. “O compliance atua na raiz do problema, ao exigir implementação de padronização de processos, a realização de auditorias regulares e a revisão de todos os contratos. É uma mudança de postura: da remediação para a prevenção efetiva”, afirma Vitor, que fez a gestão de projetos financeiros e habitacionais junto à Caixa Econômica Federal, um dos maiores bancos do Brasil.

Vitor Costa Silva, especialista em compliance e política de defeitos de construção e direito imobiliário, entende que o contexto econômico atual impõe desafios consideráveis à construção civil. Os aumentos de custo exercem pressão sobre as margens de lucro e expõem a vulnerabilidade de empresas que não possuem mecanismos de compliance robustos. “Um sistema de integridade bem estruturado, moderno e movido a dados concretos, possui a capacidade de prevenir fraudes, desperdícios e desvios de recursos, otimizando a alocação destes e viabilizando a conclusão de projetos dentro dos prazos estabelecidos e dos orçamentos planejados”, complementa o advogado.

Como organizador e coautor do livro “20 anos de Direito Civil: estudos em celebração aos 20 anos da vigência do Código Civil de 2002”, da Editora Dialética, Vitor dedicou-se a escrever sobre a otimização de processos e eficiência no setor imobiliário. A matéria do portal jurídico The Legal Designer destacou que, para a escrita do capítulo “Vícios construtivos: prescrição do direito de reparar”, Vitor utilizou sua experiência na gestão de contratos da construção civil das construtoras e incorporadoras na região de Minas Gerais. O portal jurídico ainda afirma que a nova tese virou referência em inúmeros processos judiciais e se tornou uma base para a jurisprudência brasileira, gerando uma contribuição significativa e original para o direito brasileiro.

Conforme o portal The Legal Designer, em 2023 Vitor Costa Silva recebeu o título de Cidadão Honorário de Uberlândia, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na área jurídica em prol do município de Uberlândia. Também recebeu a Moção de Aplausos à Excelência por parte da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Uberlândia como forma de reconhecimento por sua contribuição na coautoria do livro Primeiro Anuário da Ordem dos Advogados – OAB da cidade de Uberlândia 2022/2023. E, em 2025, Vitor foi agraciado com o Prêmio ANCEC Ouro, prêmio nacional que tem por objetivo reconhecer o desempenho excepcional e as contribuições significativas de profissionais para o setor jurídico.

As ferramentas de compliance têm a capacidade de otimizar processos e implementar soluções inovadoras no setor imobiliário. O compliance precisa se consolidar como um elemento fundamental para a sustentabilidade das empresas do setor da construção civil, aponta Vitor. “Iniciativas como a busca de soluções alternativas para resolução de conflitos e fortalecimento das áreas de compliance representam o futuro da solução de litígios em grandes obras — promovendo transparência, agilidade e a aplicação de expertise técnica especializada. É o compliance que garante a execução efetiva e bem-sucedida desses mecanismos”, enfatiza.

Para o advogado mineiro Vitor Costa Silva, a implementação de mecanismos preventivos, a busca por soluções alternativas para resolução de conflitos e a consolidação de uma cultura organizacional pautada pela ética podem determinar de forma decisiva o sucesso de um empreendimento. “Compliance não representa um mero diferencial competitivo, mas sim um pilar fundamental de sobrevivência e crescimento a longo prazo. O setor da construção civil precisa enxergar a governança como uma ferramenta estratégica de crescimento e não como um custo operacional ou um entrave burocrático”, finaliza o especialista.



Fifi Rally Team fecha Rally Minas Brasil com saldo positivo

A dupla goiana Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira, da Fifi Rally Team, participou da 7º Rally Minas Brasil, realizado em Araxá, no interior do Estado de Minas Gerais, e ficou em 3º no geral entre carros. O saldo final da competição, que encerrou no último sábado, dia 17, foi positivo. Mesmo enfrentando problemas no carro logo no primeiro dia, a equipe cumpriu a missão que era testar o veículo já pensando no Rally dos Sertões, que acontecerá no final do mês de julho. Além disso, todo o percurso foi transmitido ao vivo.

A equipe ganha um integrante a mais na frota, o FifiHub, com uma infraestrutura que conta com cinco links exclusivos de satélite, ilha móvel de edição e a transmissão é comandada pelo repórter Juliano Moreira. Todas as manobras, desafios e estratégias são registrados através de câmeras instaladas em áreas internas e externas do carro, além de drone e câmeras em solo, e transmissão ao vivo pode ser acompanhada na página do YouTube da equipe.

Balanço e perspectivas 

“Em Minas, passamos por terrenos com características parecidas com alguns lugares que estaremos no Rally dos Sertões e, assim, conseguimos acertar e alinhar alguns itens no veículo e isso será fundamental na próxima competição. Além disso, o fato de ser um rally de “tiro curto” também foi bom para fazer testes. Por isso, o saldo foi bem positivo”, explica Weberth Moreira.

“Agora temos dois meses, o que é pouco, já que o carro está todo “depenado” e precisamos deixar tudo pronto para julho”, diz Weberth. Ele afirma que, se as datas não chocarem com a competição do Jalapão, o Rally Minas Brasil deve ir para o calendário do Fifi Rally Team a partir das próximas temporadas.

Mais sobre a dupla

A trajetória da dupla que foi vencedora do Rally dos Sertões 2024 na categoria Challenger e levou ouro na 5ª edição da South American Rally Race (SARR Series), entre os carros T3.2, iniciou na década de 90 nos rallys de regularidade. Em 2025, seguem com um cronograma intenso de provas e preparos que envolvem muito condicionamento físico e treinos em um simulador totalmente customizado. O Rally Dakar 2026 é o grande objetivo.

A Fifi Rally Team conta com o patrocínio de Rafatella Investimentos, BCJ, Ritzy Incorporadora e Asarock Asset Management, além do apoio da Happy Capital, Billionaires Miami, CBDI, Fralle, Dub Boyz, DSX e Gasomix.

 



IA acelera processos seletivos e aumenta eficiência

A tecnologia está transformando todos os setores, e o recrutamento não fica de fora. Nos últimos anos, o uso de inteligência artificial (IA) em processos seletivos tem se tornado cada vez mais comum, oferecendo novas formas de avaliar e selecionar talentos com mais precisão e agilidade. De acordo com o relatório “The Future of Recruiting 2024” do LinkedIn, 62% dos profissionais de recrutamento expressam otimismo quanto ao impacto da inteligência artificial nos processos seletivos. O estudo também aponta que 71% dos profissionais brasileiros afirmam que as ferramentas de IA podem melhorar o seu desempenho no trabalho.

Nesse cenário, algumas empresas têm adotado plataformas desenvolvidas para integrar inteligência artificial em diferentes etapas do recrutamento. Um exemplo é o HRelper, que atua na triagem e organização de currículos com apoio de agentes de IA. Essas ferramentas permitem centralizar informações sobre vagas, organizações, departamentos e candidatos em ambientes digitais unificados. Com esse tipo de solução, os profissionais de recrutamento conseguem acompanhar o andamento dos processos e organizar as candidaturas em fluxos mais estruturados.

A inteligência artificial vem sendo aplicada para análise de grandes volumes de dados, permitindo a triagem de currículos com base em critérios diversos. A expectativa, é que a tecnologia contribua para decisões mais objetivas, auxiliando na redução de vieses associados à triagem exclusivamente humana.

Um dos principais benefícios observados com o uso da IA é o aumento da eficiência nas etapas iniciais de recrutamento. Por meio de um agente de inteligência artificial, a plataforma consegue filtrar candidatos com base em critérios variados, como habilidades técnicas, experiências prévias e compatibilidade cultural. O agente de IA realiza uma análise profunda dos dados, considerando não apenas os requisitos técnicos, mas também aspectos comportamentais, aumentando a assertividade nas contratações. Esses benefícios são percebidos por empresas que já adotam o HRelper, como é o caso da Rising Capital Humano, que já conduziu processos seletivos para empresas como McDonald’s, MSC, Camil, Cofco Agri e Nita. Fabio Sartori, fundador da empresa, destaca: “Os nossos processos ganharam mais produtividade e assertividade. Com o HRelper, conseguimos reduzir o tempo total do processo em 7 dias já numa primeira etapa, e a expectativa é reduzir 15 dias desse tempo. A triagem mais rápida permite apresentar os candidatos aos nossos clientes de forma mais ágil e organizada.”

A T2S, empresa de tecnologia da informação, também utiliza a solução em seus processos internos. Rodrigo Salgado, diretor-executivo da T2S, comenta: “Usamos o HRelper como solução para nossa página de vagas, embutida no nosso próprio site institucional. Aumentamos muito a quantidade de submissões para nossas vagas abertas e agora temos a possibilidade de analisar massivamente centenas de currículos, nos mais diferentes espectros necessários.”

Outro aspecto observado é a centralização de informações e a automação de etapas relacionadas à comunicação e ao acompanhamento de candidatos ao longo dos processos seletivos. A inteligência artificial da solução atua em diversas etapas do recrutamento, desde a análise automática de currículos até a gestão de etapas e comunicação com candidatos. Essa divisão de tarefas permite que as equipes de RH concentrem esforços em decisões estratégicas, enquanto parte das atividades operacionais é delegada a sistemas automatizados.

Além disso, relatos de uso indicam a adoção de práticas voltadas à proteção de dados e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com atenção à confidencialidade das informações dos candidatos.

Com uma gestão integrada e automatizada, a plataforma permite que os profissionais de recursos humanos concentrem seus esforços em atividades estratégicas, enquanto a tecnologia realiza a triagem, organização e comunicação com os candidatos. A adoção de soluções baseadas em inteligência artificial tem contribuído para tornar os processos mais ágeis, estruturados e compatíveis com as novas exigências do mercado de trabalho.



MultiBank Group vence prêmio de “Token Mais Valioso com Lastro em Ativos” na Crypto Expo Dubai 2025

O MultiBank Group, a maior instituição de derivativos financeiros do mundo com sede em Dubai, foi reconhecido como o emissor do “Token Mais Valioso com Lastro em Ativos” na Crypto Expo Dubai 2025, realizada de 21 a 22 de maio no Dubai World Trade Centre.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250526506858/pt/

MultiBank Group, the world’s largest financial derivatives institution headquartered in Dubai, has been recognized as the issuer of the ‘Most Valuable Asset-Backed Token’ at Crypto Expo Dubai 2025, held from May 21–22 at the Dubai World Trade Centre.

O MultiBank Group, a maior instituição de derivativos financeiros do mundo com sede em Dubai, foi reconhecida como o emissor do “Token Mais Valioso com Lastro em Ativos” na Crypto Expo Dubai 2025, realizada de 21 a 22 de maio no Dubai World Trade Centre.

Como principal evento de fintech da região, a Crypto Expo Dubai atrai inovadores e líderes formadores de opinião de todo o mundo para discutir os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia descentralizada. A premiação ressalta o papel pioneiro do MultiBank Group na tokenização de ativos do mundo real (RWAs) e na oferta de soluções seguras e regulamentadas para o mercado.

Naser Taher, Fundador e Presidente do MultiBank Group, afirmou: “Estamos orgulhosos em receber o prêmio de ‘Token Mais Valioso com Lastro em Ativos’ na Crypto Expo Dubai 2025. Este reconhecimento reflete nosso compromisso com o avanço das tecnologias blockchain que reforçam a transparência, a proteção do investidor e o uso na economia digital. Nosso foco continua sendo moldar o futuro das finanças mediante produtos digitais compatíveis e com lastro em ativos.”

O token premiado $MBG é um produto da inovação contínua do MultiBank Group, que proporciona um vínculo prático entre as finanças tradicionais e plataformas emergentes. Ao alavancar RWAs, a empresa oferece aos investidores estabilidade e garantia regulatória, qualidades que a diferenciam em um dinâmico panorama de criptomoedas.

Esta última homenagem se soma ao crescente portfólio do MultiBank Group de mais de 80 prêmios internacionais e consolida sua posição como líder em mercados convencionais e no mundo em rápida evolução das finanças impulsionadas por tecnologia.

SOBRE O MULTIBANK GROUP

O MultiBank Group, estabelecido na Califórnia, EUA, em 2005, é líder mundial em derivativos financeiros. Com mais de 2 milhões de clientes em mais de 100 países e um volume diário de negociação superior a US$ 35 bilhões, oferece uma ampla gama de serviços de corretagem e gestão de ativos. Reconhecido por suas soluções de negociação inovadoras, sólida conformidade regulatória e atendimento excepcional ao cliente, o Grupo é regulado por mais de 17 autoridades financeiras de primeiro nível em cinco continentes. Suas plataformas premiadas oferecem alavancagem de até 500:1 em divisas, metais, ações, commodities, índices e criptomoedas. O MultiBank Group recebeu mais de 80 prêmios internacionais por excelência em negociação e conformidade regulatória. Para mais informações, acesse o site do MultiBank Group.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

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Fonte: BUSINESS WIRE



Otimismo de empresas recua no Brasil e no mundo

A confiança empresarial iniciou 2025 em queda no Brasil e em diversas partes do mundo. Segundo o International Business Report (IBR), levantamento global da Grant Thornton com lideranças de médias empresas, o otimismo no Brasil recuou de 74% no final de 2024 para 61% no primeiro trimestre deste ano. A redução de 13 pontos percentuais reflete um movimento de realinhamento estratégico em meio a um ambiente econômico marcado por juros altos, inflação persistente, instabilidade regulatória, tarifas comerciais, tensões geopolíticas, entre outros.

“Não estamos apenas diante de uma mudança de humor, mas sim de uma reorientação estratégica do setor produtivo, que volta a priorizar a proteção das margens e a manutenção da estrutura mínima de operação. A curva da confiança diz muito sobre o ambiente de negócios, afirma Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.

Clima global também esfria

A tendência não é isolada: o otimismo global caiu pela primeira vez em dois anos, passando de 76% para 73%. A principal preocupação apontada por 55% dos entrevistados em todo o mundo é a incerteza econômica — reflexo de questões como políticas fiscais instáveis, barreiras comerciais e custos elevados.

Entre as principais variações regionais do otimismo empresarial estão:

  • América do Sul registrou queda de 10 pontos percentuais (para 63%);
  • Europa e Ásia-Pacífico se mantiveram estáveis (58% e 74%, respectivamente);
  • África foi exceção, com aumento de 3 pontos percentuais no otimismo (para 71%).

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) também apontou incertezas econômicas em relatório publicado no dia 16 de abril, projetando crescimento econômico mundial de apenas 2,3% em 2025. O limiar técnico de uma recessão global é de 2,5%.

Recuo nos investimentos, contratações e qualificação

No Brasil, os dados do IBR mostram retração generalizada nos planos de investimento e gestão de pessoas:

  • Planos de contratação caíram de 77% para 74%;
  • Intenção de reajuste salarial recuou de 90% para 84%, com aumentos reais acima da inflação caindo de 21% para 17%;
  • Investimentos em capacitação profissional reduziram de 83% para 74%.

A tendência acompanha a desaceleração global, que também aponta redução nas expectativas de emprego (56%, -2 pontos percentuais) e expansão internacional (48%, -3 pontos percentuais). “As empresas estão optando por estruturas mais enxutas e adotando decisões mais conservadoras, inclusive no que diz respeito à valorização e ao desenvolvimento de talentos, destaca Maranhão.

De acordo com o executivo, esse movimento pode trazer efeitos colaterais sérios no médio prazo.  “Capacitação não é custo — é ativo estratégico. Deixar de investir no desenvolvimento e na excelência das equipes pode significar a perda de competitividade justamente quando ela mais é necessária“.

Tecnologia e ESG pressionados pelo curto prazo

Áreas estratégicas como tecnologia e sustentabilidade também estão sofrendo cortes. No Brasil, o investimento em tecnologia caiu de 90% para 85% e o foco em ESG recuou de 80% para 70%. A tendência acompanha o cenário global, que mostra:

  • Sustentabilidade em queda (55%, -5 pontos percentuais);
  • Pesquisa e desenvolvimento em desaceleração (58%, -3 pontos percentuais);
  • Tecnologia ainda em alta prioridade, mas com leve recuo (68%, -1 ponto percentual), com exceção da inteligência artificial, que alcançou 69% nas intenções de investimento.

“Essas áreas não podem ser tratadas como supérfluas. Elas são a base da sustentabilidade e da relevância futura das empresas, alerta Maranhão. “Quando cortamos investimentos em tecnologia e ESG, corremos o risco de ficar para trás em um mercado que exige cada vez mais responsabilidade e inovação“, ressalta.

Setores mais impactados e os que mantêm fôlego

Segmentos de alta demanda por capital, como construção civil e indústria de base, estão entre os mais afetados pela cautela. Já áreas como saúde, tecnologia e serviços digitais, que operam com mais flexibilidade e menor exposição a cadeias de suprimento internacionais, mantêm desempenho mais estável.

Além disso, preocupações com acesso a financiamento (46%, +3 pontos percentuais), aumento da regulação (51%, +2 pontos percentuais) e pressões competitivas (53%) reforçam a necessidade de gestão ágil e estrutura decisória clara. “Empresas que conseguem ser dinâmicas e inovar mesmo sob restrições demonstram resiliência e estão mais preparadas para retomar o crescimento. A inovação não é um luxo: é uma ferramenta de sobrevivência estratégica”, afirma.

As médias empresas e o papel da liderança

Responsáveis por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e pela maior parte dos empregos formais, as médias empresas continuam sendo termômetro e motor da economia. “Quando essas empresas reduzem seu ritmo, o sinal é claro: o ambiente deixou de ser seguro para o crescimento. Mas também são motores potentes. Dada a sinalização adequada, elas retomam a inovação e o investimento com agilidade surpreendente, pontua Maranhão. “Elas têm a velocidade das pequenas e a estrutura das grandes — uma combinação que, em contextos favoráveis, gera dinamismo”, observa o executivo.

O estudo também destaca o papel da liderança neste cenário. “O papel da liderança é ser farol na tempestade. É quem deve manter a equipe coesa, engajada e conectada a um propósito maior, mesmo quando as metas precisam ser revistas ou os caminhos redesenhados”, completa.

Perspectivas: como virar a maré?

Para a Grant Thornton, a travessia de 2025 exige um esforço conjunto de empresas, sociedade e governos. As recomendações passam por:

  • Compromisso com o equilíbrio fiscal e previsibilidade regulatória;
  • Redução sustentável dos juros;
  • Políticas de fomento à inovação, transformação digital e qualificação profissional;
  • Apoio à internacionalização e à cultura exportadora.

“A travessia será exigente, mas não é impossível. Com responsabilidade compartilhada, podemos transformar essa fase de cautela em um ciclo renovado de crescimento”, finaliza Maranhão.



M2M inicia nova fase com expansão de mercados e nova marca

A M2M entra em uma nova fase. Com um novo posicionamento e atuação em novos mercados em soluções IoT para infraestrutura urbana inteligente no Brasil.

O movimento de transformação foi apresentado, em primeira mão, aos colaboradores no início de maio, em um encontro que reuniu os resultados do ano até o momento e revelou as direções estratégicas para os próximos meses.

“Estamos expandindo com consistência, preparados para atender às novas demandas do setor público e privado. A nova M2M é mais ampla, mais conectada e ainda mais comprometida com a entrega de valor para cidades e concessionárias”, afirma Felipe Fulgêncio, CEO da M2M.

E os números refletem essa trajetória de crescimento. A empresa já ultrapassou a marca de 350 mil pontos vendidos com o NOX Smart Lighting, sua solução para telegestão da Iluminação Pública, impactando mais de 30 cidades brasileiras . A mesma é uma parceria estratégica entre a M2M e a TIM Brasil, combinando tecnologia de ponta com conectividade NB-IoT de alta disponibilidade. Um marco importante deste ano será a primeira cidade 100% conectada com a nossa solução: Canoas (RS), referência em eficiência energética e inovação em iluminação pública. Outro destaque dessa solução é ser o primeiro SIP (Sistema de Iluminação Pública) com telegestão do Brasil a ser homologado pelo Inmetro, um passo fundamental para elevar o padrão de qualidade e confiabilidade no setor. (Imagem anexada)

“Inovação não é apenas um discurso aqui na M2M — ela acontece todos os dias, nos nossos produtos, processos e nas relações que cultivamos com clientes, parceiros e colaboradores”, destaca Ronaldo Sousa, Diretor da M2M.

Com parceiros globais e atuação local, a empresa oferece soluções IoT para cidades inteligentes, com suporte local e uma entrega que considera a realidade brasileira. O novo portfólio contempla, além da telegestão de iluminação pública, diversas soluções IoT para os mercados de energia e água. Algumas destas soluções serão lançadas no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), que acontecerá em Belo Horizonte, de 27 a 30 de maio, no Expominas. 

O SENDI marcará o lançamento oficial do novo posicionamento da M2M, ocasião em que a empresa será patrocinadora oficial. Além disso, durante o evento, Felipe Fulgêncio participará de um workshop exclusivo sobre Iluminação Pública sobre “Consumo e faturamento de energia elétrica nos sistemas de IP”, promovido pela ABCIP e pela ABRADEE. A programação completa pode ser acessada em: https://sendi.org.br/abcip.html.

No início de maio, a novidade foi apresentada em primeira mão para os colaboradores da empresa, na reunião trimestral de resultados. “Cada resultado é fruto de uma rede de pessoas comprometidas com nosso propósito. Agradecemos a cada colaborador, parceiro e cliente que caminha com a gente nessa jornada”, conclui Felipe Fulgêncio.

A M2M vive a inovação e está preparada para os novos desafios das cidades no Brasil e no mundo.



Mercado de hipoclorito de sódio tem previsão de crescimento

O mercado global de hipoclorito de sódio tem apresentado crescimento consistente, impulsionado por suas diversas aplicações, que vão desde o tratamento de água e desinfecção até usos na indústria farmacêutica, alimentícia, têxtil e de papel e celulose. De acordo com dados do Market Research Future, o setor deve expandir de US$ 8,16 bilhões em 2025 para US$ 12,07 bilhões até 2034, com uma taxa de crescimento anual média de 4,40%.

Entre os principais fatores que impulsionam esse crescimento, segundo a pesquisa, estão as regulamentações governamentais rigorosas para tratamento de água, a rápida industrialização e a expansão do setor de saúde. Além disso, há uma demanda crescente por hipoclorito de sódio de alta pureza para aplicações críticas, como processamento de alimentos e produção farmacêutica.

Anderson Lopes, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas (RJ), destaca que o hipoclorito de sódio é amplamente utilizado pela sua eficácia como esterilizante, germicida, oxidante e desinfetante. “É um produto versátil, aplicado tanto no tratamento de água e esgoto quanto na fabricação de produtos de limpeza, processamento de alimentos e controle de odores”, comenta o executivo, acrescentando que a Katrium fornece toda a demanda para o tratamento de água do estado do Rio de Janeiro.

Lopes também ressalta que a crescente necessidade de acesso a água potável, especialmente em regiões com infraestrutura limitada, tem sido um dos principais motores do mercado. “Esse composto é essencial para remover contaminantes e inativar patógenos, garantindo segurança microbiológica”, afirma.

Outro fator que justifica o momento favorável da indústria química, segundo Lopes, são normas ambientais mais rigorosas — que vêm acelerando a adoção do hipoclorito de sódio em sistemas de tratamento ao redor do mundo.

 



Plano Brasil Saúde acelera expansão e mira 10 mil vidas no Centro-Oeste

Com apenas quatro anos de atuação, o Plano Brasil Saúde vem se consolidando no competitivo mercado de saúde suplementar. Fundada na Bahia como uma healthtech, a empresa já ultrapassa a marca de 40 mil vidas seguradas e opera atualmente em cinco estados brasileiros.

De olho em uma expansão, a empresa escolheu o Centro-Oeste como porta de entrada para sua próxima fase de crescimento, com foco estratégico em Brasília e Goiânia. A meta da empresa é passar das mil vidas seguradas na região para chegar a 10 mil até o final de 2026. O objetivo é impulsionado principalmente pelos contratos empresariais — modalidade que, só em dezembro de 2024, representou um salto de mais de 33% no número de beneficiários da companhia. Em dois anos, o Plano Brasil Saúde espera que o Centro-Oeste represente R$ 6 milhões de faturamento.

De acordo com Paulo Bittencourt, CEO e fundador da operadora baiana, a escolha do Centro-Oeste se apoia no ritmo acelerado de adesão aos planos de saúde privados na região — especialmente nas modalidades coletivas, como os contratos empresariais, que ganham cada vez mais força no mercado.

“O Centro-Oeste tem apresentado uma expansão significativa no setor de saúde suplementar, tornando-se um mercado altamente promissor. Com o aumento da concorrência, estamos ainda mais motivados a investir, oferecendo um modelo de negócio centrado na prevenção e na eficiência operacional”, destaca o executivo.

O Plano Brasil Saúde aponta que sua taxa de sinistralidade atualmente está em torno de 55%. Esse desempenho permite à operadora reinvestir em melhorias no atendimento e na ampliação de sua operação.

“O mercado está com investimentos retraídos, enquanto nós seguimos crescendo”, reforça Bittencourt. “A expansão para o Centro-Oeste é apenas o começo de um movimento nacional que pretende levar nosso modelo a cada vez mais brasileiros.”



Vila Mariana ganha projeto para viver bem e investir

A incorporadora Huma lança a Huma Connect, nova linha de produtos com objetivo de oferecer empreendimentos que unam qualidade construtiva e eficiência para atender um público mais abrangente, formado tanto por quem busca o primeiro imóvel quanto por investidores que procuram oportunidades acessíveis. O primeiro lançamento aconteceu no dia 22 de março, em parceria com a incorporadora Benx, no bairro da zona sul de São Paulo.

O Viva Benx Estação Vila Mariana fica a poucos metros de três estações do metrô e terá 379 apartamentos residenciais, sendo que há 90 unidades exclusivas para HIS (habitação interesse social) e outras 49 reservadas para HMP (habitação mercado popular). O edifício contará com 18 áreas comuns, incluindo piscina, sala delivery, churrasqueira, minimarket, lavanderia e coworking com sala de reunião.

“A iniciativa representa um avanço em nossa estratégia, ampliando a atuação para atender diferentes perfis de compradores e sendo fiel à inovação e à excelência. Vamos atender tanto quem busca realizar o sonho da casa própria como quem pensa em investir, especialmente na locação por temporada”, declara Rafael Rossi, diretor proprietário da Huma e da Conviva Stay.

A Huma Connect nasce para oferecer um novo padrão de moradia urbana, combinando praticidade, localização estratégica e custo-benefício. Com um projeto moderno, completo e atrativo, o empreendimento agrega soluções para atender variados públicos.

“Acreditamos que inovação e qualidade não precisam estar restritas a um nicho. A Huma Connect é um movimento natural para ampliar nossa atuação e oferecer ao mercado soluções. Seguimos pensando além do imóvel e priorizando o impacto positivo na vida das pessoas e no entorno, mas agora com um alcance ainda maior, afirma Rossi.

Aluguel short stay

Além da criação da Huma Connect como submarca de produtos, a incorporadora Huma possui uma empresa de gestão de ativos, a Conviva Stay, que oferece gestão especializada em locações de curta e longa temporada, e que adiciona mais uma possibilidade de valorização aos empreendimentos lançados.

“É uma alternativa para rentabilizar as unidades, sem complicação. Ao desenharmos um empreendimento já com a gestão de short e long stay estruturada, oferecemos um produto alinhado às tendências do setor. Isso facilita tanto a comercialização das unidades quanto a experiência do investidor, que adquire um imóvel pronto para gerar renda desde o primeiro dia, diz o executivo.

A Conviva Stay atende não só os empreendimentos da própria Huma, mas também a outras incorporadoras que desejam agregar a oferta do serviço aos seus lançamentos e unidades em estoque. Rossi destaca que a parceria com gestoras especializadas de short e long stay agrega valor ao projeto desde a concepção, garantindo que os imóveis atendam às demandas do mercado. Esse valor também se reflete ao proprietário, que tem a opção de receber o imóvel já decorado e operando a locação, obtendo um ganho médio de até 50% mais em receita em comparação ao aluguel tradicional de longo prazo.

“A terceirização da administração garante que a precificação seja ajustada conforme a demanda, que a manutenção esteja sempre em dia e que as unidades sejam promovidas nos principais canais de hospedagem, aumentando a taxa de ocupação. O resultado é um modelo que potencializa o investimento, unindo as vantagens da propriedade imobiliária à liquidez do mercado de hospedagem”, completa Rossi.



Bitget Wallet lança nova identidade de marca e o movimento “Criptomoedas para todos”

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SAN SALVADOR, El Salvador, 25 de maio de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget Wallet, principal carteira de criptomoedas de autocustódia, revelou uma nova identidade de marca para refletir sua evolução para uma carteira de criptomoedas de serviço completo, projetada para o uso diário. Com mais de 80 milhões de usuários, a Bitget Wallet expandiu estrategicamente suas ofertas além de negociação e ganhos para descoberta on-chain e pagamentos globais. Com um novo logotipo que simboliza simplicidade e direção, o aplicativo implementou uma interface mais simplificada e amigável para tornar as criptomoedas mais intuitivas para todos. A Bitget Wallet segue o lema inclusivo – Criptomoedas para Todos –, mas agora, como parte de uma iniciativa mais abrangente, o Movimento Criptomoedas para Todos, que visa integrar o próximo bilhão de usuários. Com isso, a organização planeja incentivar a comunidade com uma doação de mais de US$ 1 milhão como gesto de agradecimento pelo apoio.

“O papel das carteiras está evoluindo – deixando de ser uma ferramenta de nicho para se tornar uma ferramenta com utilidade real para as necessidades cotidianas”, declarou Alvin Kan, COO da Bitget Wallet“Essa reformulação da marca faz parte de um plano de longo prazo para tornar as criptomoedas acessíveis para todos. Estamos construindo um futuro no qual interagir com criptomoedas será tão fácil quanto usar o Uber ou o PayPal”, acrescentou. O crescimento da Bitget Wallet coincidiu com o aumento da demanda por autocustódia e acesso financeiro alternativo, sobretudo em regiões onde a infraestrutura bancária é limitada. A plataforma teve um aumento de 300% no número de usuários no ano passado, com o crescimento mais rápido na África (+959%), Europa (+367%) e Oriente Médio (+350%),àmedida que mais pessoas recorrem às criptomoedas como alternativa para lidar com a inflação, o acesso limitado ao sistema bancário e a instabilidade econômica, obtendo maior controle sobre suas finanças.

A reformulação da Bitget Wallet se concentra em tornar as criptomoedas mais fáceis de usar e mais práticas para as necessidades do dia a dia. Construída em torno de quatro atos principais – Negociar, Ganhar, Pagar e Descobrir –, a carteira permite que os usuários acompanhem tendências de mercado, explorem novos tokens e negociem em mais de 130 blockchains com um clique. Em regiões selecionadas, um novo Modo Simples será lançado com o objetivo de proporcionar uma experiência simplificada para usuários iniciantes em criptomoedas. Para oferecer suporte ao uso seguro, este modo inclui proteções como monitoramento de riscos em tempo real e seleção de transações, ajudando os usuários a navegar nas finanças on-chain com mais segurança.

A Bitget Wallet está entre as primeiras a lançar uma loja no aplicativo e continua sendo a única grande carteira de autocustódia que oferece flexibilidade total para pagamentos, incluindo cartões de criptomoedas, leituras de código QR e compras diretas. A loja oferece suporte a mais de 300 marcas nos segmentos de jogos, dispositivos móveis, viagens e comércio eletrônico, permitindo pagamentos com criptomoedas na Amazon, Google Play, Shopee e muito mais. Integrações regionais com sistemas nacionais de pagamento QR também estão em curso. Com base nessa utilidade cotidiana, a carteira oferece recursos de rendimento para ajudar os usuários a obterem renda passiva com seus saldos de criptomoedas e planeja prestar suporte a ativos tokenizados do mundo real, como ações e ouro, conforme se expandem além dos ativos digitais.

A Bitget Wallet se destaca pela essência das criptomoedas, que vai além da nossa visão descentralizada, servindo como uma camada de acesso essencial para negociações, ganhos e pagamentos de ativos on-chain. Os usuários agora podem contar com uma ferramenta ainda mais poderosa – simples de usar, acessível e repleta de recursos – que conecta as pessoas a oportunidades, onde quer que estejam, sempre que precisarem”, declarou Gracy Chen, CEO da Bitget.

Para marcar a reformulação da marca, a Bitget Wallet está lançando o Movimento Cripto para Todos em parceria com os principais projetos do ecossistema, oferecendo mais de US$ 1 milhão em recompensas e convidando os usuários a explorarem a plataforma atualizada por meio de campanhas interativas.

Mais detalhes sobre a atualização da marca e o roteiro do produto estão disponíveis no blog Bitget Wallet. Assista ao vídeo da marca no YouTube.

Sobre a Bitget Wallet
A Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas de autocustódia que foi criada para tornar as criptomoedas simples e seguras para todos. Com mais de 80 milhões de usuários, ela reúne um conjunto completo de serviços de criptomoedas, incluindo swaps, insights de mercado, staking, recompensas, exploração de DApps (aplicativos descentralizados) e soluções de pagamento. Com suporte para mais de 130 blockchains e milhões de tokens, a Bitget Wallet permite negociações multi-chain fluidas entre centenas de DEXs e pontes que conectam duas ou mais blockchains, chamadas de cross-chain. Apoiada por um fundo de proteção ao usuário de mais de US$ 300 milhões, ela garante o mais alto nível de segurança para os ativos dos usuários.
Para mais informações, visite: X | Telegram | Instagram | YouTube | LinkedIn | TikTok | Discord | Facebook
Para consultas da imprensa, envie um e-mail para media.web3@bitget.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001098839)



Bitget e Cryptita Plays inspiram nova geração com Enciclopédia para Jovens Aprendizes

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VICTORIA, Seychelles, 25 de maio de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Bitget, a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, anunciou sua colaboração com a Cryptita Plays no projeto Enciclopédia para Jovens Aprendizes, um livro ilustrado criado para introduzir conceitos de blockchain e criptomoedas para jovens por meio de histórias envolventes e recursos visuais atrativos.

A colaboração está totalmente alinhada com as iniciativas Blockchain4Youth e Blockchain4Her da Bitget, que têm como objetivo tornar a educação em blockchain acessível para jovens e comunidades sub-representadas ao redor do mundo. A enciclopédia funciona como um novo canal para simplificar temas complexos e despertar, desde cedo, a curiosidade das novas gerações sobre o universo cripto.

Desenvolvida pela Cryptita Plays, a Enciclopédia para Jovens Aprendizes abordará temas fundamentais do Web3, como descentralização e NFTs, de uma forma divertida e fácil de compreender para as mentes jovens. O projeto foi pensado não apenas para crianças, mas também para educadores interessados em incorporar conteúdos voltados ao futuro em suas salas de aula. Como parte da sua missão de alcance social, o livro será distribuído em regiões carentes, começando por escolas e centros comunitários nas Filipinas, onde o acessoàeducação em blockchain ainda é limitado.

A participação da Bitget reflete uma estratégia mais ampla voltada a promover o aprendizado e a inovação em nível de base. A enciclopédia oferecerá uma abordagem prática e criativa para a educação, que apoia a conscientização precoce e a participação em longo prazo na economia digital.

“Este livro é mais do que apenas uma ferramenta educacional criativa. É uma ponte que conecta a próxima geração ao mundo do Web3 por meio de histórias, ilustrações e imaginação,” disse Gracy Chen, CEO da Bitget. “Ele representa a essência do que o Blockchain4Youth e o Blockchain4Her defendem: capacitar os jovens e elevar as vozes dos sub-representados que estão promovendo mudanças reais nesse setor. O futuro do Web3 pertence a eles, e começa aqui.”

Mais detalhes sobre a distribuição da Enciclopédia para Jovens Aprendizes serão anunciados no momento apropriado, com lançamento previsto até o final de 2025. A distribuição inicial começará nas Filipinas, com planos de lançamento global a seguir.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget Exchange tem o compromisso de ajudar os usuários a negociar de forma mais inteligente — com o seu pioneiro recurso de copy trading e outras soluções de negociação —, ao mesmo tempo em que oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, ao preço do Ethereum e a outros preços de criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro das criptomoedas.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal seja recuperado. Recomenda-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, lembrando que a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossosTermos de Uso.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001098836)



Mohit Kapoor é Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards

A NielsenIQ (NIQ) tem o prazer de anunciar que Mohit Kapoor, diretor de tecnologia, foi eleito o Executivo do Ano no primeiro Global Tech & AI Awards. Esta homenagem reconhece a liderança extraordinária e as contribuições visionárias de Mohit para a indústria de tecnologia, particularmente no campo da inteligência do consumidor alimentada por inteligência artificial.

“É uma satisfação imensa receber o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards. Este reconhecimento é uma demonstração do trabalho extraordinário e dedicação de toda a equipe da NielsenIQ”, disse Mohit Kapoor, diretor de tecnologia da NIQ. “Juntos, redefinimos a inteligência do consumidor e do varejo, utilizando a IA para fornecer insights incomparáveis ​​e incentivar mudanças relevantes no setor.”

Sob a liderança de Mohit, a NIQ adotou uma abordagem fundamentada em inteligência artificial para sua ambição de transformação digital, que incluiu um investimento de 400 milhões em tecnologia e a migração de sua base global de clientes para o Discover, uma plataforma unificada baseada em nuvem que integra perfeitamente dados de painel de consumidores e medições de varejo coletados por meio de 3 trilhões de transações a cada semana para oferecer análises diferenciadas e em tempo real aos tomadores de decisão em marketing, branding e estratégia de consumo.

A plataforma integrada Discover da NIQ revolucionou como 23.000 consumidores de bens de consumo e varejo em 90 países utilizam e tiram proveito dos dados para fazer escolhas estratégicas em tempo real.

Na posição de diretor de tecnologia, Mohit promove um ambiente de cooperação e inovação constante na NIQ, capacitando os 1.200 cientistas de dados, 2.000 engenheiros e 2.500 especialistas em análise da empresa do mundo inteiro. Além disso, também firmou alianças estratégicas com empresas de tecnologia de ponta para moldar suas estratégias de produtos e ampliou as funcionalidades da plataforma NIQ por meio de colaborações com Microsoft Azure, Google Cloud e Snowflake.

Ao longo de seus 30 anos de carreira, Mohit promoveu incessantemente a inovação digital transformadora em várias áreas. Antes de ingressar na NIQ, Mohit ocupou cargos de liderança sênior em empresas como a TransUnion, HSBC, Accenture, Coopers & Lybrand e EDS. Foi reconhecido por seu impacto no setor com o prêmio Chicago CIO of the Year (2017) e como um dos 100 líderes mais influentes em tecnologia da ComputerWorld.

Sobre a NielsenIQ

A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder em inteligência de consumo, proporcionando a compreensão mais completa do comportamento de compra dos consumidores e revelando novos caminhos para o crescimento. A NIQ se uniuàGfK em 2023, reunindo dois líderes do setor com um alcance global inigualável. Nosso alcance global abrange mais de 90 países, cobrindo aproximadamente 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos globais de consumo. Com uma leitura holística do varejo e os insights mais abrangentes sobre o consumidor – fornecidos por meio de análises avançadas com o uso de plataformas de última geração –, a NIQ oferece o Full View™. Para mais informações, acesse www.niq.com.

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Patricia Ratulangi

patricia.ratulangi@nielseniq.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Entretenimento sem Fronteiras: AI-Media e Lightning International Unem Forças para Tornar os Canais FAST Acessíveis a Todos

SYDNEY e HONG KONG, 23 de maio de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A AI-Media Technologies Limited (“AI-Media”), líder global em soluções de legendagem e tradução ao vivo, firmou uma parceria inovadora com a Lightning International (“Lightning”), o principal distribuidor de canais Free Ad-Supported Television (FAST). Essa colaboração visa quebrar barreiras e levar a alegria do entretenimento a todos os cantos do globo e aumentar as oportunidades de receita para plataformas FAST e proprietários de conteúdo, transformando a forma como o conteúdo premium é distribuído e monetizado em diversos mercados.

Solução para os Desafios de Acessibilidade e Localização

Imagine espectadores na Alemanha – ou em qualquer lugar do mundo – acessando as últimas notícias em tempo real, sem barreiras linguísticas. Esta parceria aborda os principais desafios para plataformas FAST: fornecer conteúdo premium e localizado para um público global e aumentar a acessibilidade para todos os espectadores, desde filmes de ação de tirar o fôlego até as mais recentes músicas no topo das paradas e até mesmo animais de estimação adoráveis. Com as soluções LEXI e LEXI Translate da AI-Media, o conteúdo é localizado em tempo real com legendas traduzidas ao vivo gravadas diretamente no feed, tornando-o acessível em mais de 50 idiomas.

Por exemplo, um canal anteriormente limitado aos mercados de língua inglesa agora pode alcançar fãs em todo o mundo, oferecendo legendagem traduzida ao vivo em francês, alemão, italiano, japonês e muito mais. Isso abre novos canais de distribuição, expande a audiência e permite a monetização de conteúdo em mercados anteriormente inacessíveis.

Tony Abrahams, CEO da AI-Media, disse: “Esta parceria com a Lightning International é um divisor de águas para a indústria FAST. Ao tornar o conteúdo premium acessível e localizado em tempo real, estamos ajudando as plataformas a aumentar o público e a receita, ao mesmo tempo em que tornamos o conteúdo global verdadeiramente inclusivo.”

Benefícios Transformadores para Plataformas FAST e Proprietários de conteúdo

  • Aumento do Engajamento e Visualização: As legendas aumentam o engajamento, gerando visualizações repetidas e tempos de exibição mais longos – um fator essencial para a criação de oportunidades de anúncios em plataformas FAST.
  • Maior Acessibilidade: Além de beneficiar as comunidades de pessoas com deficiência auditiva, as soluções da AI-Media também atendemàcrescente demanda de legendas de parte dos espectadores da geração do milênio e da geração Z, 87% dos quais acham as legendas úteis para assistir um conteúdo de vídeo.
  • Novos Fluxos de Receita: Ao quebrar as barreiras linguísticas, essa parceria permite que os proprietários de conteúdo alcancem novos mercados, gerando maiores números de público e receita publicitária.
  • Localização de Custo Eficaz: Os métodos tradicionais de tradução ao vivo são caros e consomem muitos recursos. As soluções baseadas em IA da AI-Media oferecem localização escalável e em tempo real por uma fração do custo, com menos latência e maior confiabilidade.

As Soluções

As soluções Alta e LEXI Translate da AI-Media fornecem transcrição e tradução em tempo real. As legendas são perfeitamente integradas ao feed de canal linear, que é então entregue a plataformas FAST por meio dos serviços de entrega de conteúdo da Lightning International com sede em Hong Kong. Essa abordagem garante um fluxo de trabalho simplificado que é rentável, escalonável e confiável.

James Ross, CEO da Lightning International, comentou: “Estamos entusiasmados em colaborar com a AI-Media. Com esta parceria, criamos um novo padrão de localização na indústria FAST, para a descoberta de novos mercados, possibilitando que todos os espectadores se beneficiem dos nossos diversos conteúdos sem barreiras linguísticas.”

O futuro da localização FAST TV ficou mais promissor do que nunca com o lançamento da LEXI Voice na NAB. Esse avanço na dublagem de IA capacita emissoras e proprietários de conteúdo a fornecer faixas de áudio em linguagem alternativa em tempo real – aprimorando a acessibilidade para deficientes visuais e oferecendo ao público global uma experiência mais imersiva e em língua nativa.

Sobre a AI-Media

Fundada na Austrália em 2003, a AI-Media (ASX: AIM) é líder global em soluções de tradução de voz ao vivo, legendagem e acessibilidade de idiomas baseadas em IA. A mais recente inovação da AI-Media, o LEXI Voice, transforma a forma como o público global se envolve com o conteúdo ao vivo – fornecendo traduções de voz multilíngues em tempo real, baseadas na precisão líder do setor das suas legendas LEXI. Projetado para emissoras, empresas e produtores de eventos, o LEXI Voice abre novos fluxos de receita e alcance do público, tornando o conteúdo ao vivo instantaneamente acessível em vários idiomas. Utilizado em mais de 25 países, o ecossistema completo da AI-Media – incluindo iCap, Alta, Encoder Pro e LEXI Toolkit – oferece automação, precisão e escalabilidade incomparáveis. Com um histórico comprovado de substituição de fluxos de trabalho humanos legados, a AI-Media capacita as principais organizações do mundo a oferecer experiências acessíveis e inclusivas em escala.

Sobre a Lightning International
A Lightning International é uma empresa de soluções de conteúdo com foco na criação e distribuição de canais de TV, programas e formatos. Com sede em Hong Kong e no Reino Unido desde 2011, a Lightning reforçou ainda mais a sua capacidade com a sua união com a família AsiaSat em 2023. Ela distribui um pacote de mais de 15 canais FAST que já são distribuídos por várias plataformas em todo o mundo. Esses canais são totalmente selecionados pela Lightning de acordo com os padrões de transmissão e estão disponíveis na Ásia e em todo o mundo. Esses canais são Action Hollywood Movies, Concerto TV, Docsville, NOW 70s, NOW 80s, Now 90s00s, NOW Rock, Pet Club TV, Pulse, RCM, TRACE Urban, TRACE Sport Stars, NewsWorld, Globetrotter e nossas mais recentes adições 24/7 SAMURAI-SHINOBI e hi Life! Além disso, a empresa licencia um catálogo completo de programação, tanto em shows acabados quanto em formatos. http://www.lightninginternational.net

Contato com a Mídia:
Fiona Habben
Dirigente de Marketing Global
Fiona.habben@ai-media.tv

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/201bd6ac-b226-4036-b19d-a4f14b2d8907


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9457564)



ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação

A 3ª ANALOC Rental Show, uma das principais mostras de equipamentos, tecnologias e sistemas para locação do Brasil, preparou uma programação de palestras e rodas de conversa com nomes de peso da economia, da gestão e da liderança empresarial.

A feira acontece de 4 a 6 de junho de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e reúne fornecedores, fabricantes e locadores de todo o Brasil. “No auditório, vamos transformar o evento em um ponto de disseminação de conhecimento e atualização profissional”, explica Reynaldo Fraiha, diretor da ANALOC Rental Show.

A proposta é valorizar o conhecimento como ativo estratégico para os empresários da locação. “Para isso, construímos uma agenda de palestras voltada a quem vive os desafios da gestão, da concorrência e da profissionalização do setor”, complementa Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor executivo da Sisloc Softwares de Gestão e presidente do Grupo LocadoresBR.

Elas no comando

Um dos momentos mais aguardados pelo público feminino acontece no dia 4 de junho, às 16h30: trata-se do Conexão Gestoras, um evento exclusivo para as mulheres do universo do rental compartilharem experiências, fortalecerem o networking e se inspirarem com grandes profissionais do setor. O tema deste ano será “Gestão de alto impacto – desafios e oportunidades no setor.

Conduzido por Talita e Helen Zácaro, diretoras da Locaza Rental, o Conexão Gestoras terá como convidadas: Priscila Liske, especialista em liderança; Lorena Pessoa, da Locflex; Adriana Tavares, da Haix Rental; Daniele Cruzatto, da Tecnogera; e Fernanda Fasolin, especialista em riscos financeiros.

Economia e gestão

No dia 5, às 14h, entra em cena o jornalista e economista Luis Artur Nogueira, para falar sobre o tema “Perspectivas econômicas e políticas para o mercado de locação 2025/2026”. Luis Artur é um dos palestrantes mais aguardados desse evento, por fazer conjecturas alinhadas às expectativas dos empresários do setor de locação de equipamentos. 

Às 15h, Juliano Ohta, conselheiro das Tintas Leinertex, do grupo belga NMC e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), palestrará sobre o tema “Gestão da transformação”.

No dia 6, às 14h, o professor e palestrante internacional Luis Lobão vai explanar sobre o tema “A transformação da jornada comercial”, num momento em que as empresas do ramo vivem um processo de aperfeiçoamento de gestão administrativa e comercial.

Na sequência, às 14h40, acontece uma mesa redonda onde líderes do setor falarão sobre os aspectos técnicos, administrativos, econômicos e mercadológicos mais pertinentes às empresas de aluguel de máquinas. Estarão presentes: Eurimilson Daniel, presidente da Escad Rental, vice-presidente da Sobratema, diretor da ANALOC e diretor do Deconcic FIESP; Leônidas Ferreira (Leo Sisloc), CEO da Sisloc e presidente do Grupo LocadoresBR; Sérgio Guerra Lages, CEO do Grupo Orguel; Abraham Curi, CEO da Tecnogera Energia e Equipamentos; e Paulo Esteves, presidente da ANALOC e CEO da Nest Rental.

Eventos e palestras técnicas

Além dos painéis estratégicos, a ANALOC Rental Show também terá uma grade de palestras técnicas elaboradas pelo Sindileq-MG, voltadas ao dia a dia dos profissionais da locação de equipamentos. Essas palestras acontecerão simultaneamente, na parte da manhã. Confira:

Dia 5 de junho

  • 10h às 12h – 9º Encontro Regional de PEMTs – ABRASFE (mediação: Alexandre Pandolfo)
  • 10h às 11h – Dr. Paulo Gandra – Gestão de risco em locação de bens móveis
  • 10h às 12h – Renan Berracozo (Makita) – Organização eficiente de oficina e estoque
  • 11h às 12h – Dra. Adriana de Fátima Moreira (Eficaz Gestão Tributária) – Impactos da reforma tributária para locadoras

Dia 06 de junho

  • 10h às 11h – Thales Ramon (Mecan) – Andaimes e escoramentos: normas e insights de lucratividade
  • 10h às 12h – Renan Berracozo (Makita) – Estratégias de fidelização para locadoras
  • 11h às 12h – Ricardo Righi (MTower) – Tecnologia e sustentabilidade na redução de custos

Todas as palestras acontecem dentro da feira, com participação gratuita para visitantes credenciados. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

3ª ANALOC Rental Show

– Data: 4, 5 e 6 de junho de 2025

– Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Belo Horizonte (MG)
– Horários: 4/6 das 13h às 20h | 5 e 6/6 das 10h às 20h



Casa Paulista investe R$ 2,1 bilhões na construção de moradias em São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo anunciou, no último dia 14/4, um novo pacote habitacional por meio do programa Casa Paulista, com investimento de R$ 2,1 bilhões destinados à construção de 22.714 novas moradias em 148 municípios paulistas.

As unidades serão viabilizadas por meio de diferentes frentes: 9.599 imóveis serão licitados pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), enquanto 13.115 serão entregues via modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI). O plano inclui ainda a autorização para contratação de mais 10 mil unidades habitacionais por meio da Carta de Crédito Associativa, em parceria com a iniciativa privada.

Durante o evento, também foram firmadas 84 novas parcerias com prefeituras no âmbito do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, voltado à realização de obras de infraestrutura urbana com foco em sustentabilidade e qualidade de vida.

O setor da construção civil deve ser um dos principais beneficiados com o volume de recursos. Segundo Diego Baroni, gerente comercial da Pafil Empreendimentos, o anúncio é essencial para ampliar o acesso à moradia: O programa tem se mostrado essencial para ampliar o acesso à moradia em diversas regiões do estado. Em Ribeirão Preto, o subsídio de R$ 13 mil deve ajudar muitas famílias a realizarem o sonho do imóvel próprio. Na Pafil contamos com três empreendimentos que se enquadram no programa: o Fiusa016, o Parc das Orquídeas e o Parc das Primaveras”, afirmou Baroni.

O programa também prevê a concessão de subsídios entre R$ 10 mil e R$ 16 mil por unidade, com valores mais altos destinados a municípios com menos de 20 mil habitantes, medida voltada a estimular a adesão do mercado nessas localidades, que historicamente enfrentam maior dificuldade de atração de empreendimentos habitacionais. 

Desde 2023, o Casa Paulista viabilizou, por meio de cheques habitacionais, 54 mil moradias e conta com mais de 110 mil em produção, consolidando-se como uma das principais iniciativas de habitação popular do país.



Alma Brasileira leva educação musical a escolas do DF

O projeto Alma Brasileira está levando música, história e identidade cultural para dentro de escolas públicas no Distrito Federal. Com apresentações gratuitas desde 9 de maio, a iniciativa realiza concertos comentados de diferentes estilos musicais brasileiros; oficinas de percussão e palestras interativas nas regiões administrativas de Taguatinga, Águas Claras e Areal. O circuito se encerra no dia 26 de maio (segunda-feira), no período vespertino, na CEMAB de Taguatinga, localizada na QSA 03/05 AE 01 – Taguatinga Sul, Brasília – DF.

Criado em 2005, inicialmente, para turnês internacionais, o projeto Alma Brasileira já passou por mais de 30 países e várias cidades brasileiras. Em Brasília, a primeira edição nacional aconteceu em 2018. Nesta edição de 2025, a expectativa dos responsáveis pelo projeto é atingir cerca de três mil estudantes.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, com gestão do Coletivo Educação pela Arte. As atividades são conduzidas pelos músicos Nelson Latif (violão de sete cordas e cavaquinho), Marcelo Lima (voz, violão e bandolim), Ismael Rattis e Sandro Alves (percussão).

A cada encontro com estudantes e professores, o grupo apresenta estilos musicais como o choro, o samba e o frevo, trazendo essas e outras manifestações culturais para formar o mosaico que ilustra o Brasil moderno, do final do século XIX até hoje. “Contextualizamos fatos do nosso país que envolvem o período da República, como o crescimento da população por conta da imigração em massa de vários países europeus e o fim da escravidão — toda a miscigenação étnica está refletida na arte da época e até os dias atuais”, destaca Nelson Latif, coordenador do projeto.

A proposta tem como foco mostrar, de forma interativa, como a música acompanha os movimentos sociais e culturais do Brasil. Entre os temas abordados estão a repressão histórica ao samba, o papel de Chiquinha Gonzaga, mulher negra e visionária como pioneira no choro, e as influências africanas ainda presentes em ritmos atuais, como o funk, entre outros da cena da época.

O músico Marcelo Lima destaca que, ao embarcarem nessa jornada musical, os alunos não apenas exploram a riqueza da música brasileira, mas também se reconhecem nela. “Trata-se de um esforço para preservar e recuperar nossas raízes culturais, promovendo a integração das novas gerações com as diversas épocas e estilos da nossa música”, acrescenta Lima.

Além das apresentações musicais, a temporada 2025 do projeto oferece ainda uma palestra especial voltada a professores, com foco na educação antirracista, mediante agendamento gratuito pelo e-mail: fakhouri@uol.com.br.

Artistas do Alma Brasileira

Nelson Latif

O violonista, cavaquinista e sociólogo, de São Paulo (capital), tem formação erudita e encontrou no Choro a sua principal referência. Representante da boa safra de músicos paulistanos da década de 1980, Latif possui formação musical em Jazz e Choro e atua nos principais palcos brasileiros e europeus. É também integrante do Trio Baru e da Camerata Caipira, além de diversos projetos que têm a arte-educação como base do seu trabalho.

Marcelo Lima

Multi-instrumentista, compositor e professor, Marcelo Lima já participou de vários grupos musicais da capital federal e do Brasil e em vários países da Europa. Ele considera o bandolim como seu grande parceiro. Foi professor de bandolim da Escola de Choro Rafael Rabelo por dez anos. O artista possui sete álbuns musicais no portfólio.

Ismael Rattis

Formado em Música pela Universidade de Brasília (UnB), o músico e educador reúne experiências com a Funqquestra, Trem Caipira, Trio Baru e Carlinhos Veiga & Banda. Além das aulas no Instituto Batucada Organizada, Rattis ministra oficinas de percussão em projetos culturais variados como “Eu Faço Cultura”, “Caravana da Criança”, entre outros.

Sandro Alves

Percussionista carioca radicado em Brasília há mais de dez anos, Sandro Alves é conhecido por misturar ritmos tradicionais  da música afro-brasileira com o jazz moderno. É pesquisador da cultura folclórica brasileira, o que fundamentou sua musicalidade nos instrumentos de percussão. Atua em projetos no Brasil e no exterior e também com oficinas educativas de percussão. O músico integra a formação do Trio Baru, atua em diversos projetos culturais e como sideman de alguns de cantores do país.

Serviço: Próxima apresentação do projeto Alma Brasileira 2025

Quando: 26/5 (segunda-feira)

Turno: vespertino

Local: CEMAB | Taguatinga | QSA 03/05 AE 01 – Taguatinga Sul, Brasília – DF



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