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Destinos Inteligentes prestigia acordo entre Cascais e RJ

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A startup de tecnologia do turismo Destinos Inteligentes recentemente prestigiou a cerimônia de celebração do acordo de aproximação entre o município de Cascais e o Rio de Janeiro para fortalecer os laços culturais, comerciais e industriais entre Portugal e o Brasil.

Realizado no Palácio das Laranjeiras, o concorrido evento foi organizado pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e reuniu diversas autoridades de ambos os países, entre as quais, o Governador Claudio Castro e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. A Destinos Inteligentes participou do evento, no início do mês passado, a convite do presidente da Associação de Turismo de Cascais Visitors and Convention Bureau Bernardo Corrêa de Barros, responsável pela promoção internacional da oferta turística da cidade portuguesa.

Segundo o presidente da Associação de Turismo de Cascais “esta parceria promove, da melhor forma, o intercâmbio de conhecimentos e oportunidades entre as duas cidades e os dois países. Este acordo reflete o compromisso de ambas as partes em fortalecer os laços culturais, comerciais e industriais, além de incentivar o turismo e a cooperação mútua”. 

O convite para participar do evento surgiu após uma visita técnica do diretor de tecnologia e desenvolvimento da Destinos Inteligentes, Edimar Martins, para conhecer de perto a experiência da cidade de Cascais reconhecida como smart city europeia, pela introdução da tecnologia na gestão da cidade e na melhoria de vida dos moradores e dos visitantes. Nela, foi recebido, justamente pelo presidente Bernardo Corrêa de Barros. “A Destinos Inteligentes está sempre buscando benchmarks no mercado de turismo e acompanhando as tendências mundiais. Cascais é uma referência mundial em Smart Cities e Smart Destination e fomos estudar o que ela tem de melhor, para que possamos incorporar em nossos produtos, propiciando a nossos clientes atuais e clientes futuros um produto inovador e alinhado com as melhores práticas mundiais”, celebra Edimar Martins.     

Cooperação: Embratur e Turismo de Portugal

A aproximação entre Cascais e o Rio de Janeiro é fruto do acordo de cooperação bilateral para intercâmbio de boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros formalizada durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelos presidentes dos dois países – Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.

O acordo está sendo implementado pela Embratur- Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e o Turismo de Portugal e prevê a colaboração técnica entre as entidades dos dois países e formaliza a partilha de dados e tecnologia de informação, bem como o intercâmbio de experiências positivas de ações de promoção do turismo, de inovação e de sustentabilidade.

No âmbito desta parceria, está igualmente previsto “o planeamento e execução de estratégias de promoção que aumentem o fluxo de turismo entre os dois países”. 

Aceleração EmbraturLAB

A Destinos Inteligentes foi selecionada para o programa Aceleração EmbraturLab, fruto da parceria entre a Embratur e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina.

Nos próximos três meses, a startup paulista participará de mentorias e workshops para impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a governança, o comércio e a experiência dos turistas no Brasil. Após este período, as startups mais promissoras terão a oportunidade de realizar uma prova de conceito, um teste prático na cidade do Rio de Janeiro, como uma etapa adicional ao programa de aceleração.

“Temos a chance de nossas soluções tecnológicas serem amplamente promovidas pela Embratur e serem adotadas nacionalmente, beneficiando os turistas que visitam o Brasil e o setor do turismo como um todo, tanto o trade turístico quanto a governança”, destaca Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.

Destinos Inteligentes

A Destinos Inteligentes desenvolveu um Sistema de Gestão Inteligente do Turismo, composto por um painel de gestão para a governança e um guia turístico digital para o turista. Os dados lançados no sistema dão ao gestor uma visão consolidada sobre a distribuição do inventário, a capacidade de atendimento dos atrativos e meios de alimentação, a quantidade de leitos da hotelaria, a geração de empregos diretos e indiretos, a segmentação turística da cidade, informações sobre acessibilidade, atendimento em idioma estrangeiro, tipo de público, entre muitos outros indicadores.

Estes dados compõem a base de informações do aplicativo mobile para turistas e moradores, além de divulgar e promover o trade, os eventos e os roteiros locais. Questionários de avaliação podem ser elaborados e aplicados automaticamente, de acordo com a geolocalização do usuário.

Em suma, as cidades e regiões dispõem de um guia turístico digital oficial e gratuito, com mapa interativo, no qual é possível explorar os pontos turísticos, informar-se sobre o calendário de eventos, escolher os meios de hospedagem e de alimentação, elaborar seus próprios roteiros, conhecer os serviços e estabelecimentos comerciais e conhecer as rotas da região. Tudo de forma prática e intuitiva, 100% geolocalizado, em dez idiomas, com informações sobre acessibilidade, se aceita animais, horários de funcionamento, formas de pagamento, imagens ilustrativas e demais informações.

A partir dos dados gerados pelo aplicativo, em tempo real, é possível acessar através do painel de gestão informações atualizadas e dinâmicas, como por exemplo: as palavras mais buscadas, o fluxo de turistas, avaliar os resultados dos questionários de opinião (estudos de demanda), bem como o acesso ao Dashboard com mais estatísticas e relatórios.

A Destinos Inteligentes já está em operação em 55 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará.

App na Apple Store e Google Play – http://www.destinosinteligentes.tur.br/app.html

Plataforma de Gestão Inteligente do Turismo: comercial@destinosinteligentes.tur.br



Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 31 de agosto em São Paulo

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O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em correalização com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio, promoverá, de 31 de agosto a 6 de setembro de 2023, a 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Celebrando a diversidade dos países árabes, em formato 100% presencial, a mostra traz 10 filmes inéditos. A abertura, com o filme “Ventre Materno”, será realizada dia 31 de agosto (quinta-feira), às 20h30, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo, em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria).

A programação inclui dois debates, nos dias 1º e 5 de setembro. A Mostra tem patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e do Instituto do Sono.

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Arthur Jafet, a Mostra Mundo Árabe de Cinema tem na temática social seu fio condutor da edição deste ano. “As produções tratam de elucidar temas em voga nas sociedades do Mundo Árabe, como o avanço dos direitos das mulheres, a busca por mais direitos civis, políticos e sociais, bem como a releitura de acontecimentos que esculpiram a realpolitik da região”, frisa o curador.

“Mais uma vez estamos realizando a Mostra, que é importante e foi idealizada há mais de 18 anos. Desde o início do Instituto da Cultura Árabe, praticamente, já tínhamos esse desejo de realizar atividades relacionadas ao cinema, que tem produções muito ricas, abundantes, com temáticas diversas e que se relacionam e sempre dialogam com as questões do mundo contemporâneo”, ressalta Soraya Smaili. “É importante também salientar que essa é a primeira Mostra totalmente presencial, depois de termos tido três anos de Mostras virtuais – os dois primeiros anos 2020-2021, totalmente virtuais, e 2022 em formato híbrido – e agora totalmente presencial no CineSesc, com atividades como debates, e filmes cuidadosamente escolhidos pela curadoria. Estamos muito orgulhosos de trazermos novamente para o público brasileiro a produção que dialoga e que traz um pouco das questões contemporâneas, mas também do mundo árabe e dos países que atuam e que têm uma tradição muito grande em termos culturais”, completa.

Serviço:

18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Onde: CineSesc – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo | telefone: (11) 3087-0500 | sescsp.org.br/cinesesc

Abertura: 31 de agosto (quinta-feira), às 20h30, com o filme “Ventre Materno” (em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria).

Em cartaz: de 31 de agosto a 6 de setembro

Programação: https://mundoarabe2023.icarabe.org/



Inclusão de fibras na dieta dos pets melhora o funcionamento do trato digestivo

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As fibras, carboidratos complexos cujas ligações são acessíveis somente pela microbiota intestinal, desempenham um papel fundamental na alimentação de cães e gatos, junto com proteínas e gorduras. Segundo um estudo sobre a importância dos alimentos funcionais em cães e gatos, publicado pela revista científica internacional focada em pesquisa veterinária e biomedicina Research in Veterinary Science, a inclusão adequada na dieta dos pets contribui para a saúde intestinal ao promover a retenção de água nas fezes e servir como alimento para as bactérias benéficas do intestino.

As fibras possuem características que as classificam de acordo com a fermentabilidade (rapidamente fermentáveis, lentamente fermentáveis ou não fermentáveis) ou sua solubilidade (solúvel ou insolúvel). Henrique Tobaro Macedo, consultor profissional veterinário da Hill’s Pet Nutrition, explica que existem diversos tipos de fibras, mas de forma geral as fibras insolúveis, que são lentamente fermentáveis ou não fermentáveis, tendem a aumentar o volume fecal e o trânsito intestinal.

“As fibras solúveis, que geralmente são fermentáveis, ajudam a reter água nas fezes e promovem saúde intestinal por servirem de alimento para as bactérias benéficas do intestino. Essas fibras fermentáveis são chamadas prebióticos”, ressalta.

Segundo Macedo, as fibras não estão diretamente relacionadas à prevenção de doenças, mas a inclusão em quantidades adequadas é fundamental para o funcionamento normal do trato gastrointestinal. Em pacientes com problemas digestivos, é importante identificar a alteração presente e qual porção do trato gastrointestinal está sendo acometida.

“Alterações no intestino delgado, geralmente vão se beneficiar de alimentos com maior digestibilidade e menor teor de fibras, e alterações associadas ao intestino grosso, e com manutenção da motilidade intestinal, os alimentos com alto teor de fibras costumam ter um melhor resultado” completa o veterinário. 

A falta ou o excesso de determinadas fibras podem acarretar problemas nas fezes, como diarreia ou constipação, bem como redução da aceitação do alimento. Nesse sentido, a escolha do alimento e a quantidade de fibras devem ser ajustadas de acordo com os objetivos nutricionais e as necessidades individuais de cada animal. Consultar um médico-veterinário é imprescindível para garantir uma alimentação balanceada e saudável para os pets.

Atualmente existe nutrição própria para ajudar a melhorar a a função gastrointestinal nos pets. Um exemplo é o alimento Gastrointestinal Biome, da linha Prescription Diet, da Hill´s Pet Nutrition, indicado para oferecer suporte nutricional nos quadros de distúrbios gastrointestinais responsivos às fibras, como colite aguda e crônica, constipação responsiva à fibra, diarreia infecciosa, diarreia responsiva a antibióticos, megacólon com motilidade intestinal e disbiose. 



Feira de saneamento e meio ambiente: Fenasan 2023 tem credenciamento aberto

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A Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), realizada pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp juntamente com o 34º Encontro Técnico (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), está com credenciamento aberto para o público em geral. O evento acontecerá de forma presencial, de 3 a 5 de outubro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, na capital paulista. Nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

O tema central desta edição é “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”. Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e aos conceitos de ESG, a edição 2023 continuará ampliando o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

O evento reunirá especialistas e profissionais como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

Além de polo de negócios e oportunidades de networking, o evento tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental.

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil

Quando: de 3 a 5 de outubro de 2023

Onde: 34º Encontro Técnico AESabesp – Online / Fenasan 2023 – Expo Center Norte, em São Paulo, capital – Pavilhões Branco e Verde

Visitação às Feiras: gratuita

Para mais informações, basta acessar: https://www.fenasan.com.br/



Investimento em automação impulsiona logística eficiente

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O investimento em automação no setor de Serviços tem apresentado um crescimento consistente, com um aumento observado no último ano para 0,27%, de acordo com o Índice de Automação de Empresas 2022, publicado pela Associação Brasileira de Automação em junho deste ano. A tecnologia é uma das maiores aliadas nos processos de automação, sendo a armazenagem automatizada uma das estratégias mais relevantes para melhorar e inovar os procedimentos.

Uma das principais serventias é o ganho de espaço em armazenagem e redução de tempo de picking, além de outros fatores tão importantes quanto, como saber realmente a localização do item, sua validade e o tempo de procura na separação. A armazenagem automatizada fornece, em tempo real, todas as informações necessárias no gerenciamento de um Centro de Distribuição (CD).

De acordo com Francisco Luis Bertolini Neto, diretor da Bertolini Sistema de Armazenagens, a automação logística se desenvolve na mesma velocidade com que o novo perfil de consumo se modifica. Essa prática dá controle total da cadeia intralogística, pois identifica as situações de cada etapa dos processos, desde o pedido até a entrega ao cliente final. 

Bertolini ressalta que, porém, a escolha por um sistema de armazenagem automatizada precisa ser muito bem planejada. Afinal, isso envolve investimento em equipamentos e sistemas especializados, além da capacitação dos funcionários. “É importante para as empresas buscarem por novas oportunidades, projetos e desafios, pois só isso gera demandas cujo objetivo é reduzir tempo e custo. No entanto, deve-se saber aplicá-la de forma inovadora para que agregue mais qualidade na cadeia logística, automatizando processos para que sejam mais assertivos nas operações realizadas diariamente. As tecnologias adotadas devem ser empregadas para atingir seu potencial ao máximo”, afirma o diretor da empresa, que possui unidade fabril sediada em Colatina (ES) e escritório administrativo em Bento Gonçalves (RS), atendendo todo o território nacional, além de países como Uruguai e Bolívia. 

Entre as características da armazenagem automatizada, o empresário aponta a redução nos custos de entregas realizadas e de movimentação interna, como também a eliminação de fluxos cruzados e a otimização de pedidos e separação por grupos de pedidos, o que resulta em redução no tempo de entrega. “Há pouco tempo, as indústrias concentravam seus investimentos nas linhas de produção. Hoje, buscam modernizar seus processos, eliminando falhas e reduzindo custos e tempo, sem impactar a qualidade dos produtos e serviços”, resume Bertolini.



You.com apresenta pesquisa impulsionada por inteligência artificial no WhatsApp

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You.com, pioneira em bate-papo com IA para pesquisa, anunciou hoje que agora está disponível no WhatsApp, possibilitando que mais pessoas experimentem bater papo com IA e pesquisem perfeitamente onde enviam mensagens de texto diariamente.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230823136492/pt/

You.com introduz uma função de chat e pesquisa com IA no WhatsApp para resolver necessidades do dia a dia em qualquer lugar. Adicione +1 585-496-8266 aos seus contatos do WhatsApp para começar a usar. (Graphic: You.com)

You.com introduz uma função de chat e pesquisa com IA no WhatsApp para resolver necessidades do dia a dia em qualquer lugar. Adicione +1 585-496-8266 aos seus contatos do WhatsApp para começar a usar. (Graphic: You.com)

Em todo o mundo, a ampla base de usuários do WhatsApp agora pode fazer uso do vasto conhecimento do You.com e seus recursos de pesquisa de conversação. Com apenas uma mensagem, os usuários podem experimentar o bate-papo e a pesquisa de IA, bem como obter respostas acompanhadas de fontes e links diretos da web.

Para iniciar uma conversa com o You.com no WhatsApp, digite +1 585-496-8266 (+1 585 4 YOU COM).

A inclusão do You.com no WhatsApp marca mais um passo para atender os usuários onde quer que estejam, ao oferecer formas ainda mais convenientes de ajudar as pessoas a fazerem mais.

“No You.com, nossa meta é criar o mecanismo de busca de bate-papo mais útil. O WhatsApp é outro excelente modo de conversar com nossa IA, que é mais fatual, atualizada, indicando citações para suas perguntas, não importa onde você esteja”, disse Richard Socher, fundador e diretor executivo da You.com.

“O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular na região da América Latina, onde também vimos um grande crescimento. Agora usuários ao redor do mundo, sobretudo nossa maravilhosa comunidade na América Latina, podem pesquisar sem trocar de aplicativo. Estamos apenas a uma mensagem de distância”, disse Socher.

Fique conectado com o You.com

Acesse o bate-papo com IA e pesquise com You.com, a qualquer momento e em qualquer lugar, gratuitamente:

Sobre a You.com

Fundada em 2020 pelos principais cientistas de pesquisa em IA, Richard Socher e Bryan McCann, You.com é um chatbot e mecanismo de pesquisa de IA. You.com usa um ‘Large Language Model’ (LLM) para proporcionar respostas personalizadas a consultas com respostas semelhantes às humanas. You.com oferece pesquisa eficiente na web, criação de conteúdo e imagem, além da geração de códigos. Com aprendizagem automática avançada, You.com agiliza respostas a questões complexas, auxilia em tarefas e oferece suporteàpesquisa com citações e informações atualizadas, que aumentam a produtividade e poupam tempo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Julia La Roche

press@you.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Prova de redação no ENEM é importante para resultado final

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O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil. Além de avaliar o conhecimento dos estudantes em diversas áreas, o Enem também exige que os candidatos produzam uma redação sobre um tema atual e relevante para a sociedade.

Em geral, o tema cobrado no Enem traz um enfoque acerca de problemas da realidade brasileira. Já foram cobrados no Enem, por exemplo, temas como a invisibilidade gerada pela ausência de registro civil, o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, a democratização do acesso ao cinema no Brasil e a manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet.

A redação é uma das partes mais importantes do Enem e pode ser decisiva para o ingresso em uma universidade, especialmente nos cursos mais concorridos, como medicina e direito. A nota da redação equivale a 20% da prova do Enem e é dividida em cinco partes, com 0 a 200 pontos para cada competência avaliada na prova, somando um total de 1.000 pontos.

Resultados do Enem em 2023

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2023, apenas 19 dos mais de 4 milhões de candidatos conseguiram tirar nota mil na redação. Ainda conforme o Inep, 87.567 participantes tiraram nota zero na redação. A desproporção entre textos com nota máxima e textos zerados revela problemas diversos de expressão, como fuga do tema, cópia dos textos motivadores usados na elaboração da proposta, texto em tamanho insuficiente, não entendimento do tipo de texto, partes desconectadas, entre outros. Nas últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio, a nota média da redação ficou em torno de 600 pontos.

As notas revelam problemas na educação básica

A professora de Língua Portuguesa Flávia Rita Coutinho Sarmento, sócia-fundadora do site flaviarita.com e autora da gramática “Português Descomplicado”, esclarece que a redação é um instrumento de avaliação da capacidade de expressão, de argumentação e de reflexão crítica dos candidatos, habilidades essenciais para o exercício da cidadania e da própria profissão escolhida. No entanto, ainda segundo a professora, a educação básica no Brasil não tem sido capaz de oportunizar a aquisição plena de tais habilidades. Muitos alunos saem do ensino médio sem conseguir escrever um texto claro, coeso e bem fundamentado. A professora ainda pontua que o Exame Nacional do Ensino Médio revela as distorções entre o ensino público e o privado, evidenciando as desigualdades existentes.

Para garantir uma boa nota na redação, é fundamental que os estudantes se preparem adequadamente, seguindo as orientações e os critérios de correção estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame.

No Enem, o texto a ser produzido deve ser dissertativo-argumentativo, ou seja, um texto que apresenta uma tese (opinião) sobre o tema proposto, defende essa tese com argumentos consistentes e coerentes (desenvolvimento/argumentação) e propõe uma intervenção social para o problema abordado (proposta de intervenção).

Dicas para uma boa redação

Segundo a professora Flávia Rita, para elaborar uma boa redação, é preciso estar atento aos seguintes aspectos:

– Domínio da norma padrão da língua portuguesa: o texto deve estar escrito conforme as regras gramaticais e ortográficas vigentes, evitando-se erros de concordância, regência, pontuação, acentuação, grafia etc.

– Compreensão da proposta de redação: o texto deve atender ao tema proposto e aos textos motivadores que acompanham a proposta, sem fugir do assunto. Vale destacar que o candidato é penalizado se copiar trechos dos textos de apoio ou reproduzi-los na sua redação.

– Seleção e organização das informações: o texto deve selecionar as informações relevantes para o desenvolvimento da tese e organizá-las em uma estrutura lógica e clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

– Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: o texto deve utilizar recursos coesivos (conjunções, pronomes, advérbios etc.) para garantir a articulação entre as partes do texto e a progressão das ideias.

– Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: o texto deve apresentar uma solução para o problema discutido na redação, indicando os agentes responsáveis pela intervenção, a ação a ser realizada e os meios para sua realização. A proposta deve respeitar os valores éticos e democráticos da sociedade brasileira.

A professora destaca que a redação do Enem é um desafio que requer dedicação, estudo e prática. É também uma oportunidade de demonstrar o potencial dos estudantes e os problemas da formação escolar básica no país, já que as notas baixam revelam, também, as lacunas do ensino ofertado no Brasil. Por meio das notas do Enem, pode-se pensar em políticas adequadas para a educação básica no país, pois o Enem fornece importantes indicadores acerca do ensino ao nível nacional.



Política Nacional do Meio Ambiente completa 42 anos de atuação

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A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6938 81, faz 42 anos em agosto. Ela define os princípios e objetivos sobre as questões ambientais no Brasil, estabelece os mecanismos de aplicação e penalidades e quem deve implementar suas regras. Como órgão que representa um marco de institucionalidade da Política e do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente), o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é o responsável por sua aplicação.

Ao longo dessas quatro décadas, o CONAMA destaca-se como uma instituição democrática, integrada por setores e esferas de governo, empresariado e sociedade civil, além de manter-se permanentemente ativa.

A política ambiental brasileira iniciou sua trajetória a partir da década de 1930, quando os primeiros atos normativos relativos à gestão dos recursos naturais, tais como o Código de Águas e o Código Florestal, foram instituídos.

“O Brasil tem avançado gradualmente, tanto no estabelecimento de importantes marcos legais, como no processo de institucionalização das políticas públicas de meio ambiente”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Sancionada em dois de agosto de 2010, a Politica Nacional Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) estabelecia até o final de 2014 o prazo para que as prefeituras se adequassem às novas regras. Em julho de 2015, o Senado estendeu a data-limite para o fim dos lixões. Além das capitais e regiões metropolitanas, os municípios de fronteira e os que contam com mais de 100 mil habitantes, com base no Censo de 2010, ganharam prazo até 2019.

Mediante a falta de planejamento e a penúria financeira das cidades, mais uma vez o governo foi obrigado a prorrogar a data para o fim desses locais de depósito irregular de lixo. Agora, com o Planares, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões e aterros controlados devem acabar em 2024.

A PNRS foi criada para melhorar os processos de destinação final dos rejeitos, o que proporciona um ganho considerável da melhoria da qualidade de vida local e do meio ambiente como um todo. Apesar do avanço da legislação, ainda há um grande caminho a ser percorrido, que vai desde a conscientização sobre o lixo que cada cidadão gera, até as formas mais eficientes de separação.

Atualmente no Brasil o licenciamento ambiental é regulado de forma setorial pela Resolução 237 de 19 de dezembro de 1997 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). As dimensões continentais do Brasil, as peculiaridades de cada região e a falta de aparato oficial de licenciamento e fiscalização de alguns estados e municípios, transformam o licenciamento ambiental em um grande gargalo no planejamento e condução de negócios com segurança jurídica. 

“A meta a ser atingida através de uma grande mobilização social é exigir o cumprimento da Lei nº 12.305/10, causando um efeito multiplicador positivo, seja capaz de mobilizar desde o grande gerador de rejeitos até o cidadão comum”, conclui Vininha F. Carvalho.

 



Companhia de circo brasileira se apresenta no Museu de Ciência de Boston

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O Circocan, companhia de circo brasileira, fez uma apresentação especial no Museu de Ciência de Boston, no último dia 14 de agosto. O evento fez parte de um projeto que, além do Circocan, é liderado por pesquisadores da Cruz Vermelha, NASA, Harvard, MIT, Boston University e instituições parceiras e traz discussões e propostas para comunicar e agir na prevenção dos riscos e efeitos das mudanças climáticas.

A iniciativa reuniu nos Estados Unidos um grupo de cientistas e trabalhadores humanitários para seminários e workshops práticos que relacionam a prática das acrobacias com conceitos fundamentais nas ações de prevenção, gerenciamento de risco e trabalho em comunidade.

O evento permitiu aos mais diversos públicos (de 5 a 87 anos) vivenciar na prática situações de risco e superação em que eram necessárias comunicação assertiva, trabalho em equipe, ações antecipatórias e desenvolvimento das relações humanas.

Pedro Cruz, diretor do Circocan e realizador do projeto, tem uma trajetória de 20 anos levando o circo além dos picadeiros: “Acreditamos que a prática do circo traz ferramentas importantes com poder transformador dentro da sociedade: autoconhecimento, diversidade, trabalho em equipe, desafios físicos e mentais. A colaboração com cientistas e pesquisadores de relevância global potencializa nossa contribuição em diversas esferas.”

A iniciativa levou a equipe do Circocan ao Museu de Ciência de Boston, onde foram realizadas performances e oficinas para os visitantes do local. O evento trouxe reflexões sobre fenômenos naturais, os efeitos das mudanças climáticas, além de formas de melhorar a eficiência nas ações de prevenção e comunicação às populações em áreas de risco.

As vivências ainda contaram com participação de neurocientistas das principais Universidades de Massachusetts, que buscam desde promoção da melhora da saúde mental em populações de idade avançada até formas de melhorar a eficiência nas ações de mitigação dos riscos advindos das mudanças climáticas.

De acordo com Pablo Suarez, um dos idealizadores do projeto, cientista e consultor de órgãos como o Banco Mundial, ONU e Boston University, com o cenário das mudanças climáticas é necessário rever a relação com o que pode dar errado, desde prevenção a desastres naturais até seus efeitos na saúde mental:
“Acrobatas são experts em diagnosticar, compreender e se preparar para situações de risco. O trabalho com a equipe Circocan tem sido transformador. Hoje, sou melhor como cientista e trabalhador humanitário graças ao talento, generosidade e forma de enxergar a sociedade desses artistas”, diz ele.

A colaboração entre artistas, cientistas, pesquisadores e trabalhadores humanitários não termina com o evento. Além das ações que cada participante leva para sua realidade profissional, futuros encontros em diversos países já estão no planejamento, visando colocar em prática ideias e ações criativas relacionadas a sustentabilidade e mudanças climáticas.

Informações e contato:
Cristina Mello – cristina@sigsinergia.com.br – (41) 9 8411-5347
Pedro Mello – CEO Circocan – (41)9 9926-8713



Artistas transformam a rotina dos jovens e redes sociais indicam crescimento

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De acordo com um estudo realizado pela LiveDune, ferramenta de gerenciamento de redes sociais, artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte e Ivete Sangalo têm conquistado um público cada vez maior em suas redes, principalmente entre os jovens. Isso ocorre porque, como forma de entretenimento, a música pode ajudar a aumentar o foco e reduzir os níveis de ansiedade, o que pode contribuir para a criatividade e produtividade no trabalho.

Ao conectar os jovens com a história e reflexões profundas, as músicas antigas de Caetano Veloso remetem a outros períodos da história e cultura brasileira. Líder do movimento Tropicalismo, com uma ampla trajetória nos palcos, o disco Transa (1971) representa seu retorno ao Brasil, após exílio político no regime militar e foi comemorado em sua mais recente apresentação, no Festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro.

Por sua vez, iniciando sua carreira na Banda Eva, a cantora Ivete Sangalo tem como uma de suas principais referências, o carnaval brasileiro. A artista viraliza nas redes sociais por seus comentários em cima do palco durante os shows. Como exemplo de conexão com o público e o intuito de gerar experiências, através de sua turnê “Portas”, a cantora Marisa Monte informou ter colocado muito foco no audiovisual, onde a artista conta que a estética foi pensada para potencializar o sentido das palavras cantadas e a comunicação com o público, trazendo inspiração aos espectadores.

“Com as redes sociais, podemos entender o impacto que artistas tão conhecidos, como Caetano, Marisa e Ivete, diante de seus diferentes gêneros, inspiram a criatividade das pessoas, onde é possível ver claramente a conexão que eles tem com o público, através dos dados”, destaca Mónica Medina, especialista em marketing e Country Manager na LiveDune.

A Conexão com os Jovens

No final de 2022, uma pesquisa do Fan Study, ferramenta de análise do Spotify, identificou que os ouvintes mais jovens curtem músicas mais antigas. Para os ouvintes com menos de 25 anos, nos últimos quatro anos, a parcela do total de streams representada por músicas dos anos 80 aumentou 45%.

Nas redes sociais não é diferente, o crescimento constante no número de seguidores e a alta taxa de engajamento do público nos perfis destes artistas representam o impacto que eles têm na vida das pessoas. A participação de artistas consagrados nos festivais que possuem um público majoritariamente jovem reforça a admiração dos jovens pelos artistas. No perfil de Caetano, as publicações que recebem mais interações das pessoas também são sobre sua vida pessoal, recebendo, em média, mais de meio milhão de curtidas mensalmente, como mostra a pesquisa realizada pela LiveDune.

Seguida por mais de 35 milhões de pessoas, Ivete Sangalo traz energia em seus posicionamentos como artista, seja através de suas músicas ou pelas redes, onde suas publicações com maior engajamento do público são sobre sua vida pessoal, como fotos de suas família e viagens. Além disso, a quantidade de comentários nas publicações entre maio e julho, teve um salto de 106,94%, no perfil de Marisa Monte, trouxe o estudo. As publicações com maior interação do público são vídeos publicados de fãs cantando e se emocionando nas apresentações da artista, aproximando os espectadores do evento.

A Música no Ambiente de Trabalho

De acordo com um estudo guiado pelo Dr. David Lewis-Hodgson, da Mindlab International, uma seleção de músicas foi divulgada com a capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade em até 65%. No ambiente corporativo, inserir música no dia a dia é uma prática cada vez mais adotada pelos jovens, revelando efeitos notáveis na produtividade e na criatividade. A escolha de uma trilha sonora reconfortante pode transformar um espaço de tarefas e compromissos, em um lugar descontraído, onde a música entra na rotina para potencializar o bem estar e, também, como uma válvula de escape para as tensões diárias.

Com facilidade de acesso às plataformas de streaming, esse hábito reflete a busca dos jovens por uma conexão emocional com as músicas que admiram, tornando o ambiente de trabalho não apenas mais eficiente, mas também mais enriquecedor, como informa o professor e sociólogo Dr. Marek Korczynski, através de um estudo sobre a música no trabalho, com uma visão sobre a divisão histórica entre trabalho e lazer, remetendo ao período de industrialização. Há também comprovações sobre a música deixar as pessoas mais inteligentes, facilitando o desenvolvimento do aprendizado, como mostram os testes realizados pela Universidade de Toronto, que indicou um aumento no QI de crianças, quando estavam em contato com diferentes aulas de músicas, em comparação às que não recebiam nenhuma aula relacionada às artes. 

Para Mónica Medina, com o ritmo frenético do dia a dia profissional, a música se torna uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, proporcionando uma pausa essencial em meio à constante maratona de prazos e estratégias das agências e empresas, tornando o dia a dia das pessoas mais leve e produtivo.

As empresas que identificam as vantagens de utilizar a música como ferramenta para insights criativos, desenvolvem estratégias para implementar uma rotina mais acolhedora, como a playlist colaborativa da LiveDune, que conta com diversos gêneros musicais, do samba ao rock, passando pelas internacionais e brasilidades e o acesso à playlist criada no Spotify é aberto para todas as pessoas que ouvem músicas durante o trabalho poderem incluir suas preferências.



Varejo Contrata apoia 4ª edição do Rolezinho da Empregabilidade e da Cidadania

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O portal Varejo Contrata, plataforma onde os estabelecimentos do setor podem divulgar as vagas de emprego disponíveis, sem custo para os candidatos, uma iniciativa do Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), participará do Rolezinho da Empregabilidade e da Cidadania para Jovens, que acontecerá no próximo dia 25/08, das 10h às 15h, no Cantareira Norte Shopping (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001, Jardim Pirituba).

A ação é organizada pela empreendedora social e professora Laine Daniel e pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, no Jaraguá (zona norte de São Paulo), em parceria com o Cantareira Norte Shopping.

O evento, que surgiu para suprir a grande procura de jovens por vagas de emprego, está em sua quarta edição. Para Laine, que acumula experiência em escolas públicas, como professora e diretora, e também como professora do ensino superior, a iniciativa também tem o objetivo de diminuir a evasão escolar e aproximar o aluno do ensino médio de uma oportunidade de trabalho.

“Sabemos que nem sempre eles têm dinheiro sequer para a condução. Por isso começamos a trazer as empresas para as comunidades e assim conseguimos juntar as empresas, as vagas e os candidatos”, diz. “O apoio do portal Varejo Contrata será importante, porque o comércio é uma verdadeira porta de entrada para o mercado de trabalho para esse público”.

Nesta edição, a expectativa é receber mais de 400 candidatos, que poderão participar de processos seletivos para jovens aprendizes e também tirar o Título de Eleitor.

Serviço:

Rolezinho da Empregabilidade e da Cidadania para Jovens – Processo Seletivo para jovens aprendizes e emissão de Título de eleitor.

Local: Cantareira Norte Shopping (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001, Jardim Pirituba).

Dia: 25/08, sábado, das 10h às 15h.



Websérie combate a desinformação sobre a Esclerose Múltipla

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A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) apresenta a série documental exclusiva “Informação É O Melhor Remédio: O impacto das fake news na Esclerose Múltipla”, composta por dois episódios. A série traz depoimentos de pessoas que convivem com a condição e especialistas que confrontam a desinformação em torno da EM. O objetivo é esclarecer mitos e fornecer informações confiáveis, ampliando a conscientização sobre a doença.

A estreia da websérie acontecerá no Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, em 30 de agosto. O evento contará com a presença de especialistas, pessoas com EM e colaboradores da AME, proporcionando uma oportunidade única para dialogar sobre a luta contra a desinformação e a importância da conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

A Esclerose Múltipla (EM), uma doença crônica rara que afeta o sistema nervoso central, impacta significativamente a vida de cerca de 40 mil pessoas no Brasil, predominantemente jovens entre 20 e 40 anos, sendo mais prevalente em mulheres. Durante o mês de agosto, o movimento Agosto Laranja busca sensibilizar e educar a sociedade sobre a doença, desmistificando informações incorretas e promovendo a conscientização.

O tema central deste ano é #InformaçãoÉOMelhorRemédio, uma referência à importância da informação baseada em evidências científicas para enfrentar as pseudociências e combater a disseminação de fake news que podem impactar negativamente a vida de pessoas com EM. Criada em 2014 pela AME, a campanha já atingiu mais de 100 milhões de pessoas em edições anteriores.

Um destaque do documentário é a participação da artista Guta Stresser, que convive com a EM há três anos. Seu depoimento e vivência acrescenta profundidade à compreensão dos desafios enfrentados por pessoas diagnosticadas com EM. Guta aborda, de maneira sincera, a desinformação, as dificuldades emocionais e o impacto da condição em sua vida.

“Ver histórias reais de pessoas com Esclerose Múltipla e especialistas compartilhando suas experiências e enfrentando a desinformação que rodeia a EM reforça o poder da informação de qualidade. A websérie não apenas esclarece mitos, mas também oferece uma visão abrangente da realidade da doença e a importância de se basear em evidências científicas”, comenta Bruna Rocha, gerente geral da AME, diagnosticada com EM desde 2000.

Além da série, a campanha disponibiliza o Manual Fact Checking “Como falar sobre Esclerose Múltipla na Internet”, que orienta a abordagem responsável e fundamentada sobre a Esclerose Múltipla na web. O manual será distribuído gratuitamente para profissionais de comunicação, visando disseminar informações confiáveis e reforçar o poder da informação de qualidade.

“Espero que cada pessoa que assista ao documentário possa sentir o impacto que a informação correta pode ter na vida das pessoas que convivem com a EM. Juntas, estamos fortalecendo a luta contra a desinformação e construindo um futuro onde a conscientização e a qualidade de vida prevaleçam”, conclui Rocha.

Ao longo de todo o mês de agosto, é possível acessar o site oficial do Agosto Laranja em www.agostolaranja.org.br para obter informações detalhadas sobre as atividades e horários das transmissões ao vivo. A fim de assistir à série documental, é possível acessar o canal do YouTube da AME e acompanhar as redes sociais para receber atualizações regulares e conteúdos exclusivos relacionados à campanha.

Sobre a AME – A associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) – www.amigosmultiplos.org.br – é uma organização sem fins lucrativos. Tem como missão divulgar a esclerose múltipla, promover a conscientização e dar apoio a pessoas que convivem com a doença. Trabalha para fortalecer o diagnóstico precoce e defende o tratamento adequado e para ampliar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a condição, seus amigos e familiares. Desenvolve desde 2014 a campanha Agosto Laranja que, em 2023, conta com o investimento social das farmacêuticas Novartis, Sanofi, Merck e Roche.

Esclerose Múltipla – A esclerose múltipla é a doença autoimune do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. A causa da doença e a cura ainda são desconhecidas, mas existem diversos tratamentos eficazes. Seus principais sintomas são: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, vista embaçada), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a esclerose múltipla é a neurologia.



Engenharia de automação pode transformar rumos da indústria

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O setor de produção de energia brasileiro busca sua modernização, sendo pauta importante e debatida constantemente pelo novo governo que tomou posse em 2023. Atualmente, no país, 67% de geração de energia é oriunda de hidrelétricas. De acordo com informações do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), depender quase que exclusivamente da energia vinda de uma única fonte pode configurar um risco, segundo especialistas do setor. Um dos maiores consumidores de energia no Brasil é o ramo da indústria que, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), consome mais de 30% da energia do país.

O setor energético busca tornar-se, a cada dia, melhor aparelhado e preparado para o futuro através de sua modernização. É o que menciona publicação da Agência Brasil, sobre o Ciclo de Palestras sobre Legislação e Políticas Públicas – evento promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado em maio de 2022. Durante o encontro, lideranças do setor destacaram o andamento do Projeto de Lei 414/2021 que traz, como premissa, aprimorar o modelo regulatório e comercial do setor elétrico.

Para o engenheiro mecânico e especialista em automação, Lucas Marinho Mossia, a automação, que já é realidade na maioria dos ramos da indústria, permite que os processos de produção ganhem em eficiência e produtividade. “Seja por meio do menor tempo de produção, redução no desperdício de matéria-prima, menor quantidade de poluentes produzidos ou até por todos esses fatores trabalhando juntos, tornar um sistema de produção automatizado vai além do luxo”, afirma.

Para saber que caminhos a indústria nacional pode seguir, o especialista lista algumas práticas que o setor industrial pode adotar para que os temores de falhas na produção e consequente desabastecimento não se tornem realidade:

  1. Monitoramento em tempo real: trata-se do acompanhamento constante das operações e sistemas da indústria de energia usando sensores e dispositivos conectados. Isso permite identificar problemas imediatamente, tomar ações rápidas e evitar interrupções não planejadas, contribuindo para um funcionamento mais confiável e eficiente;
  2. Otimização de processos: refere-se à melhoria contínua dos processos industriais para maximizar a eficiência, minimizar desperdícios e otimizar a alocação de recursos. A automação pode analisar dados em tempo real para ajustar parâmetros operacionais e garantir um fluxo de produção mais suave;
  3. Previsão de demanda: usando análise de dados históricos e padrões de consumo, a previsão de demanda permite antecipar variações na procura por energia. Isso ajuda a planejar o fornecimento de forma mais precisa, evitando picos de demanda e garantindo a disponibilidade adequada de energia;
  4. Manutenção preditiva: através do monitoramento constante de equipamentos e sistemas, a manutenção preditiva usa análise de dados e algoritmos para prever quando uma máquina pode falhar. Isso possibilita a realização de manutenções preventivas no momento certo, evitando paralisações não programadas e prolongando a vida útil dos equipamentos;
  5. Redução de custos: a automação e otimização dos processos, aliada à manutenção preditiva e previsão de demanda, permite a redução de gastos operacionais. Isso acontece ao evitar desperdícios de energia, minimizar interrupções, otimizar o uso de recursos e melhorar a eficiência geral da indústria de energia;
  6. Integração de tecnologias: refere-se à combinação de diversas tecnologias, como IoT, inteligência artificial, análise de dados e sistemas de controle, para criar um ambiente coeso e colaborativo. A integração possibilita a troca de informações em tempo real entre diferentes partes do sistema, permitindo decisões mais informadas e uma operação mais eficiente e autônoma.

Mesmo assim, segundo Lucas Marinho, um problema recorrente que essa automação ainda enfrenta nas empresas é pelo fato de ser enxergado como custo, e não investimento. Vale ressaltar que o parque industrial brasileiro representa quase 23% do PIB do país e sua dependência por matrizes energéticas eficientes, limpas e modernas cresce a cada ano. “Quem tem o olhar voltado para o futuro e, desde já, se prepara para ele, está degraus à frente do concorrente”, completa o especialista.



Grupo Petrópolis marca presença no II Fórum de ESG

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O Grupo Petrópolis marca presença no II Fórum de ESG, que será realizado no dia 24 (quinta-feira) de agosto, na GS1 Brasil. Promovido pela Central Consult, o evento visa analisar e debater estratégias e soluções para assegurar boas práticas de ESG que estejam em sintonia com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para debater o assunto ESG e abordar temas como a Economia Circular e a Logística Reversa, o Grupo Petrópolis leva ao Fórum a palestra do gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua, Alaercio Nicoletti. 

“A adoção das boas práticas de ESG, exige estratégias assertivas, capacitação, engajamento e conscientização de todos os líderes e equipes da companhia, para assim gerar resultados efetivos e duradouros. Nesse sentido, o evento trará uma discussão madura e propositiva a partir da experiência de empresas que dispõem de práticas avançadas e inovadoras, a exemplo do Grupo Petrópolis”, afirma Nicoletti.

O evento será híbrido com transmissão online ao vivo e gravada na plataforma de transmissão da Central Consult.

SERVIÇO

II Fórum de ESG

Data: 24/08/2023

Horário: das 08h às 17h30

Inscrições e informações: https://www.centralconsult.com.br/IIforumesg/

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é uma empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré, Weltenburger e Cacildis; as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o refrigerante It!; o isotônico TNT Sports Drink; a água Petra e água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o grupo é composto por mais de 20 mil colaboradores. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool.  



Brasil desenvolve tecnologia para gerar energia e gás

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Durante a COP-27, realizada em dezembro do ano passado no Egito, o Brasil foi destacado como um player em potencial na produção de energia verde, assumindo uma posição relevante mundialmente. Esse tipo de constatação está ligada ao avanço do número de iniciativas voltadas para a adoção de energias provenientes de fontes renováveis que ganham corpo no país.

Uma das brasileiras  na jornada de energia sustentável é um reator capaz de gerar tanto energia elétrica quanto gás hidrogênio verde – considerado o principal combustível para setores de alta intensidade energética, cuja descarbonização será atingida por soluções alternativas – de forma independente, sem depender das condições climáticas. A inovação foi desenvolvida pela GDN Innovation e Alta Tecnologia, que tem como missão criar alternativas tecnológicas para a geração de energia com fontes limpas e renováveis.

Para criar o GLE-1000, equipamento de geração de 1 megawatt, a GDN selou uma parceria com a HINE, empresa europeia de fabricação de equipamentos para energia eólica. Entre os principais benefícios do equipamento estão o baixo investimento, redução do impacto ambiental, garantia de 20 anos, tamanho compacto, além da capacidade de geração de energia limpa, tempo de construção, portabilidade, possibilidade de geração de energia ou gás.

Segundo Gabriel D’Amato Neto, CEO da GDN, o equipamento não depende de fatores como sol, vento, biomassa ou grande quantidade de água para funcionar, como ocorre com as matrizes de produção de energia existentes hoje como,  fotovoltaica, eólica, termoelétricas e as provenientes das hidrelétricas, respectivamente. “Isso faz parte da nossa estratégia de produzir soluções sustentáveis que possam melhorar a vida das pessoas, empresas e meio ambiente”.

Outro aspecto positivo do GLE-1000 é o seu tamanho – o equipamento possui um diâmetro de 12 metros e uma altura de  9 metros. Apesar de ser um reator/gerador de grande porte, se destaca pela sua mobilidade, podendo ser adequado a espaços reduzidos. “O equipamento pode ser colocado próximo do destino que necessite de energia. Ou seja, não há a necessidade de aguardar as linhas de transmissão chegarem até o GLE-1000, pois ele pode ir próximo à infraestrutura existente. Além disso, pode ocupar um espaço bem pequeno se comparado com as demais matrizes energéticas existentes, sendo suficiente para prover o abastecimento total de uma empresa de grande porte ou cidade”, diz Gabriel.

Capacidade de produção e comercialização

O GLE-1000 será produzido em terras brasileiras e  instalado    no interior de São Paulo. Atualmente, de acordo com Gabriel, a capacidade de produção mensal é de cinco unidades, com possibilidade de aumentar esse volume sem grandes dificuldades operacionais.

Além do Brasil, o equipamento patenteado pela GDN,  também está sendo produzido lá fora – graças à parceria com a empresa  europeia. “A HINE possui fábricas em todos os  continentes.  No  Brasil, a fábrica está localizada no interior de São Paulo e será responsável também pela produção de boa parte do equipamento”.

Antes de ser disponibilizado ao mercado, o GLE-1000 foi levado para a Europa, onde passou por vários testes em laboratório. “Isso foi importante para que a GDN pudesse entender e validar todos os cálculos, além de conferir se a máquina atendia todas as especificações não somente sob o ponto de vista técnico, mas também ambiental. O fato de ter a chancela de uma empresa europeia que é referência em energia verde é algo que ajuda a aumentar a credibilidade do equipamento”, aponta Gabriel. O equipamento já foi testado e aferido pelo Governo de São Paulo através da Cesp, Emae com acompanhamento da Aneel, entre outros testes realizados.

O GLE-1000 será comercializado em formato de locação, no qual a GDN terá como resultado a receita de aluguel proveniente da redução do gasto mensal de  energia ou gás da empresa contratante. Gabriel enfatiza que, ao adotar o equipamento, uma empresa pode chegar a ter uma economia de até 50% do valor gasto mensalmente e o retorno do investimento, dependendo do valor, pode retornar em até 10 meses.

As primeiras unidades produzidas no Brasil já têm endereço de entrega: uma indústria especializada na produção de pisos e revestimentos localizada na região de Campinas. Internacionalmente, a GDN assinou contrato para a produção de 20 unidades do GLE-1000 para serem enviados para Portugal em razão da crise energética e dos preços que estão sendo praticados na Europa.  “Metade dos equipamentos serão colocados em empresas para consumo próprio e a outra será destinada para um operador de energia local”, conta Gabriel, enfatizando que ainda há várias conversas em andamento tanto localmente quanto no exterior.

Sobre a GDN Innovation

Fundada no Brasil, suportada por cientistas brasileiros de renome internacional, com sede em São Paulo (SP), a GDN Innovation vem inovando o mercado nacional de energia e gás do país, através da preservação de  recursos naturais, reduzindo os custos de energia e gás para as empresas. Para isso, aposta no desenvolvimento de soluções de alta performance para a produção de energia limpa, cuja tarifa sobe regularmente.  



Empresas são os alvos preferenciais de grupos de ransomware

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Nos últimos anos, as redes de cibercriminosos que executam ataques por meio do ransomware deixaram de focar em computadores individuais, passando a ter como alvo preferencial agências governamentais e organizações corporativas uma vez que, segundo a 1º Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, 26% das empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos no último ano e dados do relatório anual da Apura Cyber Intelligence mostram que as áreas mais visadas são as instituições governamentais, industria e saúde, de acordo com matéria da Exame

Ransomware é um malware que mantém os dados como reféns em troca de um resgate. Por sua vez, ele ameaça publicar, bloquear ou corromper dados, e nunca garante a devolução dos dados, por isso nunca deve-se pagar o resgate. Hoje, o ransomware é frequentemente enviado por e- mails de phishing e esses anexos maliciosos infectam o computador do usuário assim que são abertos.

A SSIC (Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, apontou os grupos de ransomware com taxas de atividade mais altas neste ano, a partir de um levantamento realizado com base em informações coletadas em notícias de fontes abertas.

Segundo o estudo da SSIC, o líder do ranking é o LockBit Ransomware, que opera no modelo conhecido como RaaS (ransomware-as-a-service), uma estrutura de cibercrime que envolve desenvolvedores de ransomware e afiliados, que pagam para lançar ataques com o malware. Este grupo tem sido utilizado em ataques altamente direcionados contra empresas e outras organizações.

Luiz Henrique Silveira, CTO da Brasiline Tecnologia, avalia que a globalização dos negócios e sua expansão para o ambiente digital têm exigido cada vez mais o investimento em segurança cibernética por parte das empresas, objetivando a busca de soluções de proteção atualizadas e eficazes contra ameaças digitais.

“Os ataques de ransomware persistem devido à evolução das táticas dos criminosos, que exploram vulnerabilidades em sistemas desatualizados e usam métodos como phishing e engenharia social para ganhar acesso às redes corporativas”, ressalta Silveira.

Como se proteger dos ataques

Entre as medidas que devem ser adotadas pelas empresas para se proteger de ataques ransomware, Luiz Henrique Silveira destaca a importância de manter softwares e antivírus atualizados, segmentar redes e realizar backups com frequência. “Utilizar soluções que possuam detecção e resposta a incidentes, utilizar firewalls e usar autenticação multifator também aumenta o nível de proteção, minimizando os riscos de sofrer um ataque”, acrescenta o CTO da Brasiline Tecnologia.

Além das medidas técnicas citadas, o especialista salienta que criar uma cultura de segurança no ambiente corporativo, com treinamento e simulações, é essencial. “Contar com a colaboração de especialistas externos também ajuda as empresas a se manterem atualizadas sobre as últimas ameaças e práticas de proteção”, afirma.

Para conhecer mais sobre a Brasiline, basta acessar: https://brasiline.com.br/

 



Mercado de trabalho requer novas habilidades e competências dos profissionais

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Diante das constantes transformações que o mundo do trabalho vivencia nos últimos anos, as organizações estão se tornando cada vez mais competitivas e, consequentemente, as exigências relativas ao perfil do profissional também estão mudando. Agora, para permanecer relevante no mercado, o colaborador precisa se reinventar continuamente e, assim, conseguir atender às demandas desse novo cenário ainda mais dinâmico, globalizado e incerto.

Um levantamento promovido pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP com os seus registrados, em maio deste ano, mostrou que a inserção no mercado de trabalho tem sido mais difícil nos últimos anos. O estudo, realizado com 439 egressos da área da Administração (graduados em cursos tecnológicos e de bacharelado) revelou que mais de 80% dos respondentes que se formaram há mais de 21 anos terminaram a faculdade empregados ou conseguiram emprego menos de um ano após a conclusão do curso, sendo que a maioria deles (63,6%) não teve dificuldades com as rotinas diárias após a faculdade. Entretanto, dos profissionais que se formaram há menos de 10 anos, apenas 43,4% ingressaram no mercado de trabalho logo após a formatura e 31,3% deles ainda não estão empregados na área.

Entre os possíveis fatores que justificam essa mudança ao longo do tempo estão as constantes transformações que estão ocorrendo, dentro e fora das empresas, principalmente em razão do avanço da tecnologia, que fazem com que os estudantes saiam da faculdade já desatualizados para a prática desenvolvida nas organizações.

ENCOAD 2023

Mas, afinal, quais as habilidades e competências que as empresas buscam hoje em dia? O que faz um profissional ser desejado pelo mercado? Qual é o perfil profissional que mais atrai os recrutadores? Para responder essas e outras questões, o CRA-SP, em parceria com os seus Grupos de Excelência, promoverá nos dias 13 e 14 de setembro a 14ª edição do ENCOAD – Encontro do Conhecimento em Administração.

O evento, que contará com a participação de mais de 40 especialistas para abordar assuntos voltados ao tema central “O Algoritmo da Empregabilidade”, trará em sua programação palestras, entrevistas e painéis. Entre os assuntos abordados estão as estratégias para o cenário futuro; o universo ESG; as competências para a empregabilidade; a força feminina no mercado de trabalho; além do papel do CRA-SP no desenvolvimento da sociedade.

Para o presidente do Conselho, Adm. Alberto Whitaker, a discussão desses assuntos é muito relevante não só para os profissionais da administração, mas para toda a sociedade. “Precisamos compreender o que o mundo atual nos pede em termos de competências e essa velocidade de transformação nos obriga a falar sobre o tema diariamente. Aos profissionais, o debate traz insights claros sobre como se preparar. Para as empresas e instituições de ensino, o tema fomenta o diálogo e promove maior sinergia com os alunos e profissionais. E, para a sociedade, a discussão se faz importante na medida em que agrega aspectos sociais, ambientais e éticos que não podem ser desconsiderados”, enfatiza.

Entre os convidados confirmados para o ENCOAD 2023 estão José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Carolina Dostal, diretora da ABRH-SP, especialista do LinkedIn e mentora de carreira; Whiny Fernandes, especialista em Employer Branding e mentora de Startups e Carreira; Mórris Litvak, CEO e founder da Maturi; Thalita Gelenske, fundadora da Blend Edu e LinkedIn Top Voice; Paula Esteves, sócia e CO-CEO da Cia de Talentos; Carol Milters, escritora, palestrante e consultora da saúde mental na relação com o trabalho; e Ana Chauvet, CEO da I9Hunter e LinkedIn Top Voice.

O Encontro, inteiramente on-line e gratuito, será transmitido ao vivo pelo canal do CRA-SP no YouTube, com tradução simultânea em libras e direito a certificado de participação. A realização do evento faz parte dos objetivos do CRA-SP de levar conhecimento de qualidade à sociedade, em especial aos profissionais e estudantes da área da Administração. A programação completa está disponível em www.encoad.com.br



Grupo Onze comemora seus 25 anos com exposição no Espaço arte cultura & design

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Em comemoração aos seus 25 anos, o Grupo Onze apresenta exposição até dia 2 de setembro no Espaço Arte Cultura & Design. O evento celebra a criação do coletivo artístico, e trajetória do grupo formado pelas artistas, Ana Nogueira ,Beth Faria, Catherine Kafiris, Helena Muller, Maria Luiza Mello, Neuza Mattos, Rosane Gauss, Suely Cauduro, Thereza Duarte, Cristina Libardi e Margarida Gregori.

Desde a sua criação em 1998, desempenha papel de formação da cena artística contemporânea. Os membros fundadores do grupo, vindos de diversas formações artísticas, compartilhavam a ideia comum de promover projetos em colaboração dentro das artes visuais. Ao longo dos anos, a trajetória à expressão artística lhes rendeu reconhecimento no meio cultural. 

A exposição compõe a jornada do Grupo Onze ao longo de duas décadas e meia, disponibiliza obras de arte em formatos variados, como pintura, escultura, fotografia e arte instalação. Os visitantes podem conferir as etapas históricas de desenvolvimento do Grupo como entidade coletiva. 

O tema de identidade e sociedade é característica da criação dos integrantes. “A intenção do grupo é examinar criticamente questões sociais, temas de identidade, cultura e conexão humana, desafiando as normas vigentes”, segundo a curadora Celia Rachel.

A exposição trata sobre o individual, mas também do porque da existência do grupo. Instalações criadas em conjunto pelos membros demonstrarão a perspectivas de técnicas mistas, essa comemoração dos 25 anos também reflete sobre o caminho futuro dos Onze.

Serviço:

Onde: Rua Caconde, 231, Jardim Paulista

Telefone: 11 3884-8758

Data: Até 2 de setembro, ; durante a semana das 11h-18h. Sabados com visita guiada 



Estações de carregamento de carro elétrico se tornam nova oportunidade de renda

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A sustentabilidade vem se tornando cada vez mais um tópico presente nos últimos tempos, diante de diversos fenômenos naturais que acabaram impactando a humanidade. Com isso, passou-se a haver uma necessidade de encontrar alternativas para hábitos e costumes enraizados. E é nesse contexto que surgem os carros elétricos

Falando do Brasil, especificamente, a demanda por esse modelo de veículo nunca foi tão grande. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), houve um aumento de 503% na frota de veículos elétricos (VEs) nos últimos 4 anos, passando de uma frota de 24,6 para 124,4 mil veículos. 

A grande barreira para um crescimento ainda mais exponencial continua sendo o preço. De fato, a média do valor dos VEs em solo brasileiro é de R$ 143 mil, enquanto um carro popular custaria cerca de um terço disso. 

No entanto, com a movimentação de algumas fabricantes que já produzem esse veículo por aqui, nos próximos meses e anos, é bastante provável que os valores passem a cair consideravelmente. 

De qualquer maneira, com a alta já vista, surgiu-se também uma necessidade iminente: as estações de carregamento de carros elétricos, também chamados de eletropostos. E é aqui que uma nova oportunidade de negócio se desenha para estabelecimentos ao redor do Brasil.

Como funcionam as recargas pagas de carros elétricos

Hotéis, shoppings, farmácias, mercados e todo tipo de estabelecimento que tenha uma boa circulação de público pode estar perdendo uma chance de fazer um “caixa” extra para o fim do mês. 

O funcionamento desse tipo de negócio é relativamente simples: os estabelecimentos instalam e mantêm o chamado “eletroposto”, que seriam os pontos de recarga. 

Toda vez que alguém quiser abastecer em um “eletroposto”, essa pessoa poderá encontrá-lo pelo app, e fazer a transação toda por ele, sem que você tenha de se preocupar.

E o dono que mantém o eletroposto, ganha por cada abastecimento.

O ganho vai depender do modelo de contrato que o usuário possuir com uma das empresas responsáveis por fazer a instalação, gestão e manutenção da estação de carregamento. 

Esse é o caso da Tupinambá, que possui uma solução completa para empresas construírem um negócio de carregamento de veículos elétricos

Por que os carros elétricos estão ganhando terreno ao redor do mundo e no Brasil

O mundo vem testemunhando um crescimento exponencial na adoção de carros elétricos. 

Diversos fatores contribuem para isso: a preocupação crescente com as mudanças climáticas, os avanços tecnológicos que tornam os carros elétricos mais acessíveis e a crescente conscientização sobre as emissões de poluentes dos veículos tradicionais. 

No Brasil, esse movimento não é diferente. 

O país, conhecido por sua rica biodiversidade e potencial em energias renováveis, percebeu que a transição para veículos elétricos é mais do que uma tendência, é uma necessidade. E com isso, o número de carros elétricos nas ruas brasileiras tem crescido a cada ano.

Como é possível lucrar com isso

Ao oferecer estações de carregamento para carros elétricos, esses locais não apenas atendem a uma demanda emergente, mas também atraem um público-alvo crescente que busca por eletropostos durante suas rotinas. 

A monetização pode ocorrer de diversas maneiras: cobrando pelo carregamento, oferecendo como um serviço premium para atrair mais clientes ou estabelecendo parcerias com empresas especializadas, como a Tupinambá, que fornecem soluções completas, desde o planejamento até a operacionalização do eletroposto.

Perspectivas futuras

O ano de 2023 pode ser visto como o ano da consolidação dos carros elétricos no Brasil, mas também como o ano em que as oportunidades em torno das estações de carregamento surgem em foco. 

Para os estabelecimentos que desejam estar na vanguarda, atender a essa demanda não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas também uma estratégia inteligente de negócios. 



Feel Sharp, Play Sharp: Gillette e Razer se unem para a melhor colaboração em cuidados pessoais e games

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Gillette™, a maior empresa em cuidados de beleza masculina, e Razer™, marca líder mundial em estilo de vida para gamers, se uniram para lançar a melhor parceria em cuidados pessoais e jogos eletrônicos. As duas marcas, que têm uma rica história e tradição dentro da comunidade, encontram-se na intersecção do design, inovação e tecnologia de ponta para revelar a série de edição limitada dos produtos GilletteLabs da marca Razer com tira esfoliante.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230822617525/pt/

Feel Sharp, Play Sharp: Gillette and Razer Team Up for the Ultimate Collaboration in Grooming and Gaming. To learn more, visit gillette.com/razer. (Graphic: Business Wire)

Feel Sharp, Play Sharp: Gillette and Razer Team Up for the Ultimate Collaboration in Grooming and Gaming. To learn more, visit gillette.com/razer. (Graphic: Business Wire)

Pronto para estar nas lojas e em vendas online a partir do final de agosto, os clientes poderão adquirir o barbeador GilletteLabs com tira esfoliante – a mais recente inovação da marca Gillette – com o icônico logotipo de cobra de três cabeças e a marca registrada em verde ácido da Razer. Além disso, os gamers e fãs podem participar com as marcas nos maiores eventos gamers do mundo, assim como ativar campanhas por meio da lista de streamers e influenciadores da Razer da Gillette Gaming Alliance.

“Razer, uma empresa de games de elite, e Gillette, a marca de lâminas de barbear com liderança mundial, não significa apenas uma coincidência de nomes”, disse Daniel Ordonez, líder global de franquias de marca para Gillette. “Há muito tempo que somos fãs da Razer com sua tecnologia de inovadora; é uma marca que todos reconhecem em games e tecnologia. Estamos entusiasmados em elevar a experiência de barbear e de jogar por meio deste emocionante empreendimento, marcando um novo passo para nós na cultura de games. Gamers e fãs do mundo inteiro irão desfrutar da nossa mais recente colaboração – a combinação perfeita de forma, função e design.”

Estas duas marcas há muito se admiram, ocupando os mesmos espaços no ambiente de games, reunindo-se em eventos ao longo dos anos e discutindo a ideia de uma colaboração para ofereceràcomunidade de gamers algo que poderiam gostar e usar. Mais cedo este ano, um vídeo do Dia da Mentira, 1o de abril – divulgado pela Razer – mostra um mouse barbeador para a comunidade – um aceno sutil, mas divertido, para a parceria em potencial. O vídeo gerou um entusiasmo significativo, sinalizando para as duas marcas que era uma ótima ideia e era hora de dar vida a essa colaboração.

“Depois que o Razer Razer foi apresentado no Dia da Mentira, 1o de abril, fomos inundados com pedidos para o projeto desse produto. Estamos ansiosos para proporcionar aos nossos fãs o que eles pediram”, explicou Ayesha Durante, vice-presidente, chefe global de Marketing na Razer. “Esta colaboração entre estas duas potências resultou na criação de um design, que apresenta o melhor da Razer e da Gillette, com foco na qualidade e no desempenho.”

As duas marcas icônicas se unem sob a plataforma “Feel Sharp, Play Sharp” (Sinta-se afiado, jogue afiado), que destaca o espírito de quando você se sente afiado e joga com precisão, seja no jogo ou na vida.

O GilletteLabs com tira esfoliante oferece um barbear sem esforço em apenas uma passada. Com a tecnologia de esfoliação embutida, esta lâmina foi projetada para liberar os pelos presos, enquanto o disco flexível contorna o rosto para a melhor experiência de barbear da Gillette.

O GilletteLabs com tira esfoliante recentemente apareceu nas áreas mais relevantes da cultura masculina, incluindo comerciais durante os maiores eventos esportivos do mundo e ativações em alguns dos maiores festivais. Além disso, a Gillette vem destacando a estética elegante do barbeador e criando demanda entre os primeiros usuários e impulsionadores da cultura. Consequentemente, a marca tem o prazer de anunciar o que há de mais recente em ruptura cultural do GilletteLabs e de fazer parceria com uma das melhores empresas de tecnologia de jogos do planeta, a Razer.

Para mais informações por favor visite gillette.com/razer e siga a Gillette Gaming nas redes sociais, incluindo TikTok aqui, assim como a Razer aqui.

Sobre a Gillette:

Há mais de 120 anos, a Gillette proporciona tecnologia de precisão e desempenho inigualável em seus produtos, aprimorando a vida de mais de 800 milhões de consumidores no mundo inteiro. Desde o barbear e higiene corporal até cuidados com a pele e proteção contra o suor, a Gillette oferece uma ampla diversidade de produtos, que incluem lâminas, gel para barba (géis, espumas e cremes), cuidados com a pele, loções pós-barba, antitranspirantes, desodorantes e gel de banho. Para obter mais informações e saber das últimas novidades sobre a Gillette, visitewww.gillette.com. Para ver a nossa seleção completa de produtos, acesse www.gillette.com. Siga a Gillette no Twitter, Facebook e Instagram.

Sobre a Procter & Gamble:

A P&G atende aos consumidores do mundo inteiro com um dos portfólios mais poderosos de marcas de confiança, qualidade e liderança, que incluem a Always®, Ambi Pur®, Ariel®, Bounty®, Charmin®, Crest®, Dawn®, Downy®, Fairy®, Febreze®, Gain®, Gillette®, Head & Shoulders®, Lenor®, Olay®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, SK-II®, Tide®, Vicks® e Whisper® A comunidade da P&G inclui operações em aproximadamente 70 países do mundo inteiro. Acesse http://www.pg.com para saber sobre as últimas novidades e obter informações sobre a P&G e suas marcas. Para outras notícias sobre a P&G, acesse www.pg.com/news.

Sobre a Razer:

Razer™ é a marca líder mundial em estilo de vida para gamers, por gamers. A marca registrada com a cobra de três cabeças da Razer é um dos logotipos mais reconhecidos nas comunidades globais de games e e-sports. Com uma base de fãs que abrange todos os continentes, a empresa projetou e construiu o maior ecossistema de hardware, software e serviços para gamers do mundo.

O hardware premiado da Razer inclui periféricos gamer e notebooks gamer Blade de alto desempenho. A plataforma de software da Razer, com mais de 200 milhões de usuários, inclui o Razer Synapse (uma plataforma de Internet das Coisas), o Razer Chroma RGB (um sistema de tecnologia de iluminação RGB proprietário com suporte para milhares de dispositivos e centenas de jogos/aplicativos) e o Razer Cortex (um otimizador e inicializador de jogos).

A Razer também oferece serviços de pagamento para gamers, jovens, millennials e a Geração Z. O Razer Gold é um dos maiores serviços de pagamentos de jogos do mundo e a Razer Fintech oferece serviços de tecnologia financeira em mercados emergentes.

Fundada em 2005, a Razer tem duas sedes, uma em Irvine, na Califórnia, e outra em Singapura, com sedes regionais em Hamburgo e Xangai, além de 19 escritórios em todo o planeta.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kristyn Brown, MMK+ em nome da Gillette

Kristyn.Brown@Ketchum.com

Carey Spence, Razer

Carey.Spence@razer.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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