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Profissionais de saúde podem participar de Seminário de Capacitação, gratuito e online, sobre Depressão na Pessoa Idosa

Crédito Imagem: Bruna Laja

Os desafios e estratégias no diagnóstico da depressão em pessoas idosas, o seu impacto na saúde cognitiva, as intervenções comportamentais, a fragilidade nesses casos, abordagem farmacológica e como a tecnologia pode contribuir para suavizar a depressão. Essas são algumas das abordagens dos temas do Seminário de Capacitação gratuito e online: “Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa”, destinado a Profissionais de saúde de Unidades Básicas de Saúde – UBS, de hospitais e de Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, entre outros.

O seminário tem 3 módulos, 12 aulas online + 1 aula extra sobre suicídio em pessoas idosas (total de 2h15), ministradas por médicos renomados como o psiquiatra  Bernardo de Mattos Viana, Coordenador do Programa de Residência Médica em Psicogeriatria do HC-UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais), chefe do Programa de Extensão em Psiquiatria e Psicologia do Idoso da UFMG e do Programa de Residência Médica em Psicogeriatria do HC-UFMG; o geriatra Antônio Barreto, Coordenador Geral do Ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas; e o geriatra Edgar Nunes, Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) na Área da Saúde do Idoso e Coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG. Interessados devem acessar a Plataforma de Youtube da Casa Ondina Lobo.

As aulas podem ser assistidas nos horários preferidos dos profissionais. Os certificados serão entregues aos que completarem o seminário até final desse mês de junho.

    O seminário é um dos componentes relevantes da multiplicação do Projeto Plataforma de Apoio à Depressão 60+, inovador e inédito, que visa implantar sistema de avalição multidimensional, com ênfase na saúde mental, acompanhamento e monitoramento da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social. Faz parte além do rastreio, o encaminhamento de quadros de depressão e o estabelecimento de um plano de cuidados multidisciplinar. Para que ocorra, o Projeto alia tecnologia com a capacitação das equipes assistenciais.

O projeto é uma iniciativa da Casa Ondina Lobo – terceira conquista com certificado FMID (Fundo Municipal do Idoso) -, com coordenação científica da Universidade de São Paulo – USP e da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; com gestão e coordenação da equipe multidisciplinar da Ativa Longevidade; e com plataforma desenvolvida pela MedLogic.

      O Seminário — Os participantes descobrirão estratégias de prevenção e promoção da saúde mental e, também, serão capacitados para terem acesso ao Projeto e utilizar a Plataforma de Apoio à Depressão 60+. “Abordar a depressão na pessoa idosa é de extrema importância.

A depressão mais grave tem uma prevalência de 5 a 11% da população geral e ocorre por volta dos 30 anos de idade. Um em cada 7 pacientes com episódios depressivos recorrentes morrem por suicídio – uma das principais causas de morte entre adultos jovens e de meia idade, além de idosos”, afirma o médico psiquiatra Bernardo Viana, integrante do Projeto Plataforma.  

     Segundo ele, as pessoas idosas podem apresentar mais sintomas depressivos do que pessoas jovens, mas muitas vezes não identificados ou diagnosticados. “Pessoas idosas são as que mais se suicidam, proporcionalmente. Entretanto, poucas são as políticas públicas. Ao avaliar a depressão também se está avaliando o risco de suicídio”. Viana também informa que na depressão em pessoas idosas pode se observar mais a falta de vontade de fazer atividades do dia a dia, queixas de sintomas do corpo, diminuição de energia e de apetite.

 Projeto já beneficia 540 pessoas idosas
Com início em agosto de 2022, o projeto Plataforma de Apoio à Saúde Mental 60+ emprega ferramentas científicas validadas e reconhecidas no Brasil e no exterior. Possui uma equipe multidisciplinar — composta por profissionais das áreas de psicologia, gerontologia, educação física, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, psiquiatria e geriatria — na formulação de um protocolo em parceria com o Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG. 

 Já foi realizado um piloto do Projeto com 70 pessoas idosas moradoras na Casa Ondina Lobo e, desde o início desse ano, a Plataforma já está em uso e disponibilizada gratuitamente para 57 profissionais de 11 ILPIs (localizadas na região metropolitana de São Paulo). Até o momento beneficiou um total de 540 pessoas idosas.

Arivaldo de Moraes Freitas, Gerente Administrativo da ILPI Irmã Alice, conta que participar de um projeto tão pioneiro é um grande desafio e uma oportunidade única de aprendizado para a equipe técnica. “O projeto nos ajuda a ter as informações de forma objetiva e organizada, oferecendo a quem utiliza a possibilidade de consultar rapidamente os dados, estabelecer comparações, analisar de forma rápida e clara os indicadores e produzir uma informação precisa”.

 Já Vinicius Cavalcante, Coordenador Assistencial do Lar Madre Regina, conta que sua equipe conseguiu identificar sinais de declínio cognitivo em idosos que inicialmente julgavam estar plenamente conscientes e sem alterações significativas. “A utilização da tecnologia melhora a precisão e a eficiência das avaliações e enriquece a capacidade dos profissionais de saúde em oferecer um atendimento mais personalizado e contínuo”. Ele conta que o Projeto ajudou desde detecção precoce até o acompanhamento contínuo e a personalização do cuidado.

 Isabella Berger, geriatra especializada em psicogeriatria do Projeto Plataforma, conta que no projeto “Conforme esperado, grande parte das pessoas idosas avaliadas são classificadas como frágeis, elas enfrentam um maior risco de eventos adversos de saúde, como quedas, hospitalizações, incapacidades funcionais e, infelizmente, até mesmo óbito”.

 Segundo Isabella, o Projeto já está na sua etapa final. “Para os idosos identificados como de alto risco para depressão, realizamos telemonitoramento com a equipe para avaliar como poderíamos melhorar o tratamento de depressão para cada indivíduo, utilizando os recursos disponíveis na ILPI e na rede pública”. A médica explica que outro ganho notável do telemonitoramento é que, frequentemente, algumas mudanças de comportamento que podem ser atribuídas à depressão, quando investigadas mais a fundo, revelam-se sintomas de declínio cognitivo. “Isso requer uma investigação e tratamento adequados”, completa.

     Nadir Francisco do Amaral, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na Cidade de São Paulo (gestão 23/25) diz que é de extrema importância que o FMID tenha projetos como esse. “O sistema público precisa tomar ciência do que acontece com as pessoas idosas, que hoje somam 2 milhões e 100 mil na cidade de São Paulo. Quase 17% da população. Parabenizo a Casa Ondina Lobo, em nome dos 30 conselheiros da cidade de SP, por trazer esse tema à discussão e por se tratar de um assunto com essa abrangência”, diz. E conclui: “A criação de uma Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa poderia aglutinar essas informações e ser mais focada numa política pública que atinja o objetivo, que abrace o idoso”.

Seminário- Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa

Módulo 1: Conceitos da depressão em idosos: Diagnóstico, impacto cognitivo e intervenções comportamentais

  • Epidemiologia e depressão em pessoas idosas
  • Desafios e estratégias no diagnóstico de depressão
  • Impacto da depressão na saúde cognitiva
  • Ativação comportamental no manejo de sintomas depressivos

Módulo 2: Complexidade do cuidado no contexto de fragilidade e depressão e necessidade de uma abordagem multidisciplinar

  • Fragilidade e depressão na pessoa idosa
  • Estratégias para abordagem de cuidado centrado na pessoa idosa
  • A importância do exercício físico para o corpo e a mente das pessoas idosas
  • Qual a relação entre depressão e fonoaudiologia?

            Módulo 3: Farmacologia, tecnologia e desafios futuros

  • Iniciação na abordagem farmacológica para depressão
  • Interação medicamentosa e efeitos adversos em medicamentos psicotrópicos: o que devo prestar atenção?
  • Desafios e perspectivas na assistência à depressão em pessoas idosas

Seminário no Youtube da Casa Ondina Lobo: https://www.youtube.com/channel/UCmuew-GFVi3iGAPTsLfx9MQ

Casa Ondina Lobo – Fundada em 1950, é uma instituição sem fins lucrativos de longa permanência para pessoas idosas. Criada por um grupo de amigos e familiares por orientação de sua patrona, Ondina Lobo (1885-1942). Sua missão é atender de forma integral, pessoas idosas sem recursos, de ambos os sexos. A Plataforma Tecnológica de Apoio à Depressão 60+ é o terceiro projeto que a Casa Ondina coloca em prática que tem o apoio do FMID. Os dois demais projetos que já foram concluídos são: Gastronômico 1.0, e o Projeto Emergencial – Medidas de Prevenção COVID.



Rodoviária do Rio terá evento para os namorados nesta quarta-feira, 12 de junho

Depois de amanhã, os casais de apaixonados que estiverem na Rodoviária do Rio serão recebidos com um evento especial: um show de sax de Jeferson Rino nas áreas de embarque. O evento é promovido pelo grupo Guanabara, em parceria com a concessionária que administra o principal terminal carioca. A ação faz parte da política de responsabilidade social do grupo Guanabara que promove eventos culturais e de inclusão social nas regiões operadas por linhas rodoviárias regulares.

O saxofonista Jeferson Rino, 25 anos, foi convidado para tocar canções para todos os gostos, do sertanejo ao rock e músicas internacionais e MPB românticas trazendo leveza e alegria ao público, principalmente, criando um clima de romance para os casais que estiverem na Rodoviária do Rio. A apresentação ocorre das 7h às 13h, com intervalos, no embarque superior, próximo à praça de alimentação e próximo aos guichês e Sala VIP da Viação Guanabara, que estarão adornados com arranjos de corações.

“O objetivo é promover um momento de cultura no terminal para comemorar o amor e tornar o ambiente ainda mais acolhedor para o embarque dos viajantes”, explica Letícia Pineschi, diretora de marketing da Guanabara. A empresa também realizará ações simultâneas em outros terminais como o de Brasília com uma apresentação da Orquestra Filarmônica Arte Jovem formada por meninos de comunidades carentes apoiada pela Guanabara.                             

A quarta-feira, dia 12/6, deverá movimentar mais de 20 mil passageiros pela Rodoviária do Rio, quando muitos casais devem embarcar para regiões turísticas do Estado do Rio em um bate e volta, principalmente em direção às cidades de Miguel Pereira, Vassouras, Paty do Alferes, Arcozelo, Penedo, Itatiaia, Teresópolis, Friburgo, Petrópolis e destinos da região Sudeste como Juiz de Fora, com bastante procura também.

“A Rodoviária do Rio é elemento fundamental no cenário carioca com seus mais de 55 anos de existência, símbolo do bem receber de turistas em nossa cidade. Além das melhorias estruturais, incentivamos a realização de eventos como este. Esta será uma oportunidade para que nossos passageiros fortaleçam ainda mais os laços de amor e compartilhem momentos inesquecíveis antes da viagem”, complementa Roberta Faria, diretora geral da Rodoviária do Rio S/A.

Sobre o músico – Jeferson Rino, carioca de Senador Camará, desde criança era apaixonado por música, influenciado também por seu pai que também é músico e ouvia muito jazz instrumental. Aos quatro anos de idade começou a estudar violão, mas já mostrava total admiração pelo saxofone, ouvindo seus maiores ídolos Charlie Parker e Michael Brecker. Aos sete anos de idade conheceu o professor e músico saxofonista, George de Oliveira que lhe dava aulas práticas enquanto o mestre Constâncio Trombonista lhe ensinava partitura. Mestre Constâncio pegava duro, mas Jeferson conseguiu ler e escrever com essa fera da música. Jefferson tocou ao lado dele até o fim. Ao longo de sua carreira, o músico já teve a oportunidade de tocar com grandes nomes como Zeca do Trombone que hoje lhe é um grande padrinho. Atualmente toca com Marquinhos Gomes, artista renomado gospel, mas já acompanhou outros grandes nomes como Arthur Maia, Hermeto Pascoal, André Neiva, André Vasconcelos, Ney Conceição, Josué Lopez e outros. 

Serviço:

Evento dos Namorados da Guanabara na Rodoviária do Rio – Apresentação musical do saxofonista Jeferson Rino 

Endereço: Av. Francisco Bicalho, n° 1 – Santo Cristo – Rio de Janeiro / RJ

Data: 12/06

Horário: 7h às 13h

Evento gratuito



Rodoviária de Brasília terá ação para os namorados dia 12/6

Nessa quarta-feira (12/06), os casais que estiverem no terminal rodoviário de Brasília bem como todos os apaixonados por música serão presenteados com uma apresentação musical especial da Orquestra Filarmônica do Projeto Musical Arte Jovem, a partir das 10h, em celebração ao Dia dos Namorados.

A iniciativa é uma parceria administração do terminal rodoviário de Brasília com o Viva Fidelidade, programa de fidelidade do Grupo Guanabara que apoia, há muitos anos, o projeto social de meninos da comunidade carente de Ceilândia (DF).

O objetivo da administração da rodoviária é alimentar o gosto pela música de qualidade, criando esse espaço de cultura no local que recebe público de diversas regiões do Brasil. Já o Viva Fidelidade aproveita a data para lembrar os apaixonados por viagens que toda fidelidade pode ser premiada, seja com a pontuação no programa seja com eventos surpresa como esses que, além de criar, no terminal de embarque e desembarque, um ambiente mais acolhedor, dá visibilidade a um projeto social que possui um importante papel educativo na vida dessas crianças que encontram na música e na dança uma alternativa para seu futuro.

“A ideia é promover um momento de cultura no terminal para comemorar o amor e tornar o ambiente ainda mais acolhedor para o embarque dos viajantes. A rodoviária é um ambiente rico em histórias e diversidade, recebe pessoas de todas as regiões do país, sendo assim, aproveitamos a data também para que as pessoas se sintam acolhidas pela arte e cultura”, explica Letícia Pineschi, diretora de marketing da Guanabara.

A empresa também realizará ações simultâneas em outros terminais como a Rodoviária do Rio, no Rio de Janeiro, onde fará um pocket show de sax para os casais de namorados que forem viajar pelo terminal carioca.

Sobre a orquestra – O Projeto Musical Arte Jovem nasceu em 2016 com o sonho de transformar vidas por meio da Arte. Atualmente atendemos aproximadamente 425 crianças e jovens da cidade de Ceilândia e entorno, uma organização sem fins lucrativos que visa fomentar e divulgar o estudo e o interesse pela Arte entre crianças e jovens da comunidade de Ceilândia e entorno, que normalmente não possuem acesso a ações culturais, contribuindo assim com a formação dos participantes.

Serviço:

Evento para os Namorados da Guanabara – Apresentação da Orquestra Filarmônica Arte Jovem

Local: Rodoviária interestadual de Brasília

Horário: A partir das 10h

Endereço: SMAS, Trecho 4, Conjunto 5, 6 – Asa Sul, Brasília – DF, 70610-635



EmpowerTech Women Realiza 2ª Edição da Jornada para Mulheres na Tecnologia

Dê as boas-vindas à 2ª edição da Jornada do EmpowerTech Women, onde continuamos a quebrar barreiras e moldar o futuro das mulheres na tecnologia! Este evento inspirador será realizado no dia 27 de junho, a partir das 18h, no inovador Microsoft Reactor, localizado na Rua Jaceru, 225 – Vila Gertrudes, São Paulo, e contará com a transmissão online no Youtube.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://aka.ms/EmpowerTechWomen/2Edicao

O que é o EmpowerTech Women?
O EmpowerTech Women é um movimento da Witec It, em parceria com a B2Mamy, Microsoft Reactor e EvoluTI Digital, dedicado a capacitar mulheres no setor de tecnologia, proporcionando conhecimento, contatos e oportunidades de crescimento profissional. A 2ª edição da Jornada é um evento imperdível para aquelas que desejam explorar o potencial das ferramentas Microsoft, como o Microsoft 365 com foco em Excel e Power BI, independentemente do seu nível de conhecimento atual sobre tecnologia.

Evento inclusivo e acessível
Uma das principais características do EmpowerTech Women é a inclusão. Este evento é focado em mulheres e foi especialmente desenhado para ser acessível a todas, mesmo aquelas com zero conhecimento sobre ferramentas Microsoft e tecnologia. Nossa missão é criar um ambiente onde mulheres talentosas podem se conectar, aprender e crescer, utilizando a tecnologia no seu cotidiano como uma aliada para aumentar a produtividade e a inovação.

Programação e atividades
Durante o evento, as participantes terão a oportunidade de:

  • Conhecer um pouco mais sobre o Microsoft 365;
  • Explorar o Excel e o Power BI, a ferramenta mais poderosa do mercado para geração de gráficos e indicadores.

Palestrante desta edição
A nossa speaker para esta edição é Jaqueline Battista, uma líder reconhecida na área de tecnologia, Founder da Rainhas do Excel e da JBPlan Inteligência para Negócios. Ela é desenvolvedora de projetos, instrutora do LinkedIn Learning e professora de MBA em disciplinas como Business Intelligence, Analytics, Power BI, Storytelling com dados e Excel. Desde 2013, Jaqueline tem atendido grandes empresas como Johnson & Johnson, Palmolive, Copart, Louis Vuitton, Pandora, Oi, Santander, GM Motors, Merck e John Deere.

Jaqueline é formada em Administração de Empresas com especialidade em finanças pela ESPM, graduada em gestão ágil e inovação, e possui um MBA em Data Science pela USP. Como Rainha do Excel, ela é trainer the trainer, focando principalmente em mulheres e minorias, promovendo a formação como meio de transformação social e inserindo-as no mercado de trabalho como instrutoras ou profissionais altamente qualificadas.

Parcerias e apoios
Este evento é realizado em parceria por três frentes que acreditam na força da comunidade para a construção de um mundo com mais diversidade, equidade e inclusão. Conheça um pouco mais de cada uma:

Sobre a Witec IT Solutions:
Uma empresa especializada em soluções de TI, focada em segurança cibernética, governança e proteção de dados. Witec oferece serviços que ajudam empresas a se adaptarem às rápidas mudanças tecnológicas, promovendo um ambiente seguro e eficiente.

Sobre a B2Mamy:
A B2Mamy é a maior comunidade de mães do Brasil. Tem como missão tornar mães líderes e livres economicamente por meio de educação, networking e saúde e bem-estar. No modelo B2B2C entrega pesquisa, educação corporativa e ferramentas de employee experience para grandes empresas e no B2C um plano de assinatura one stop shop de benefícios para a jornada da maternidade. para mães e mulheres se conectarem. Desde 2016, mais de 100 mil mulheres já foram impactadas e 27 milhões de reais foram gerados. 

Sobre a Microsoft Reactor:
Um espaço de aprendizado e inovação que oferece uma série de eventos, workshops e programas para desenvolvedores, startups e profissionais de tecnologia. O Reactor é conhecido por promover a educação contínua e o desenvolvimento de habilidades no setor de TI.

O evento é produzido por EvoluTI Digital e conta com o apoio de diversas empresas do mercado tech que acreditam na nossa causa e se dedicam a promover a inclusão e diversidade no setor.

Participe e Transforme sua Carreira
Não perca a chance de ser parte desta revolução e aumentar sua produtividade em até 30% com o uso eficiente do Microsoft 365. Inscreva-se agora e junte-se a outras mulheres na construção de um futuro mais inclusivo e tecnológico. Para mais informações, visite: https://aka.ms/EmpowerTechWomen/2Edicao



Aberje: 65% dos negócios têm cultura de dados na comunicação

Um estudo desenvolvido pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em parceria com a Cortex, revelou que cerca de 65% das empresas do Brasil já têm cultura de dados na área de comunicação. A pesquisa investigou como funcionam a gestão de ações de comunicação e as intersecções entre a área de comunicação e cultura de dados, em relação à origem dos dados, sua arquitetura, governança e integração. 

A sondagem “Cultura de dados e mensuração em comunicação empresarial”, compartilhada pela Propmark – mídia especializada no portal publicitário – coletou informações de 108 empreendimentos de 11 estados do país, de diversos setores de atividade econômica.

Guilherme Reitz, CEO da Yungas – negócio que oferece soluções tecnológicas para otimizar a gestão e comunicação de empresas -, acredita que a comunicação empresarial é fundamental no ambiente corporativo, sendo a base que mantém todas as áreas da empresa conectadas e alinhadas com os objetivos estratégicos.

“Uma boa comunicação interna e externa garante que todos os colaboradores estejam na mesma página, evitando mal-entendidos e retrabalho. Isso se traduz em maior produtividade, engajamento e um clima organizacional positivo”, afirma Reitz. 

Na análise de Reitz, é positivo ver que 65% das empresas do país já adotaram uma cultura de dados na comunicação. “Acreditamos que o uso de dados é essencial para otimizar a comunicação. Com dados, podemos medir o impacto das nossas ações, identificar pontos de melhoria e tomar decisões mais informadas”, explica. “Essa abordagem permite uma gestão mais estratégica e eficiente da comunicação, resultando em processos mais transparentes e colaboradores mais engajados”, exemplifica.

O especialista destaca que, atenta a este fator, a Yungas investe em inovação a fim de atender às necessidades de grandes redes de negócios. “Desenvolvemos uma plataforma integrada com o objetivo de facilitar a comunicação e a gestão, centralizando diversos processos em um único sistema”.

Segundo o CEO da Yungas, uma plataforma integrada pode contribuir para a melhora da eficiência operacional e fortalecer a conexão entre matriz e unidades, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. “Continuamos investindo em tecnologia e metodologias avançadas a fim de atender a clientes que buscam alcançar resultados de forma sustentável”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://yungas.com.br/comunicacao-empresarial/



Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autoriza IDPJ

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) autorizou recentemente um Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica (IDPJ), permitindo a inclusão de outras empresas na formalização de grupos econômicos e familiares. Esta decisão foi fundamentada com o auxílio de uma empresa especializada na localização de patrimônios, fraudes, desvios e ocultação de bens e direitos.

A medida foi amparada pelo Art. 22 da Lei de Falências, que permite ao administrador judicial, com autorização do juiz, contratar profissionais ou empresas especializadas para auxiliá-lo em suas funções. “A contratação de empresas especializadas, conforme previsto na Lei de Recuperação Judicial e Falência, ainda é pouco utilizada pelo Judiciário,” afirma Daniela Sigliano, CEO da Effort-CO.

A falência em questão envolve uma dívida superior a 30 milhões de reais. A fraude detectada e a inclusão de outras pessoas físicas e jurídicas relacionadas à falida revelaram a existência de diversos bens móveis e imóveis, como imóveis de veraneio e condomínios de luxo no litoral e interior de São Paulo. Apenas um dos imóveis localizados possui um valor estimado de R$ 6 milhões.

O auxiliar do juízo realizou buscas para verificar transferências patrimoniais da devedora e a existência de empresas coligadas ou familiares que poderiam estar sendo usadas para blindagem patrimonial. As provas apresentadas demonstraram que a falida utilizava a personalidade jurídica para a prática de atos fraudulentos, com a finalidade de blindagem patrimonial e prejuízo aos credores.

“A autorização legal para contar com o auxílio de especialistas na localização de bens e comprovação de fraudes facilita significativamente a agilidade e a efetividade dessas ações”, destaca Daniela Sigliano. Segundo ela, a correta aplicação da lei deve garantir segurança jurídica para investidores, bancos e fundos que concedem créditos a empresas.

A decisão do TJSP e a utilização de empresas especializadas representam, segundo a advogada, um avanço importante para a segurança jurídica e a efetividade no processo de falência, proporcionando maior confiança aos investidores e credores. “Com essa possibilidade de agilidade e auxílio, a satisfação efetiva dos credores na falência é aumentada, trazendo maior segurança jurídica para todos os envolvidos,” conclui Daniela Sigliano.

Para saber mais, basta acessar: www.effort-co.com.br



Número de empresas que fecharam cresce 25% em 2023

O Brasil registrou, em 2023, mais de 2,1 milhões de negócios fechados. Trata-se de um aumento de 25,7% em comparação com 2022, segundo dados do Mapa de Empresas, boletim divulgado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Apesar do crescimento no número de empresas que encerraram as atividades, o saldo do ano foi positivo, com uma diferença de mais de 1,7 milhão de novos negócios abertos em relação aos que fecharam.

Luciano Bravo, CEO da empresa Inteligência Comercial (especializada em captação de investimentos), ressalta a importância de boas práticas de gestão e de planejamento para que uma empresa não encerre suas atividades precocemente.

“A falta de planejamento sempre foi uma crítica forte da população. O erro sucessivo dos governos também é cometido por cidadãos e empresários. Precisamos romper com essa tradição ruim e entender de forma clara o resultado de nossas ações presentes, que serão espelhadas no futuro”, afirma, traçando um paralelo entre o setor público e o privado.

Bravo usa ainda o exemplo da saúde: se a pessoa não tiver bons hábitos de alimentação e prática de atividades físicas, não terá uma vida saudável pela frente. O mesmo acontece nos negócios, explica.

“A boa gestão traz resultados de curto, médio e longo prazo de forma a ajustar o processo produtivo, financeiro e de qualidade da empresa. Desta forma, o empresário adapta, a cada momento, o curso de seu negócio, evitando perdas e dificuldades que fariam quebrá-lo”, acrescenta.

Ciclo PDCA

Ele diz que uma das melhores ferramentas que pode ser usada é o ciclo PDCA. Nessa sigla, originária do inglês, cada letra significa uma ação ‒ planejar, fazer, checar e agir, respectivamente, em tradução ao português. 

Com essa metodologia, uma empresa consegue pensar em soluções, colocar as novas ideias em prática, acompanhar sua implementação e, caso não esteja funcionando, readequar as ações. 

É o caso, por exemplo, de uma empresa de e-commerce que está registrando um alto número de desistências no momento de fechar a compra. Ou seja, o cliente seleciona o produto, mas desiste de comprar o item quando este já está no carrinho virtual. 

A gestão detecta o problema e desconfia que seja algo relacionado às opções de pagamento, que se resumem a Pix, cartão de débito ou parcelamento com juros no crédito.
Logo, nessa situação hipotética, pensa em uma alternativa (o P da sigla): oferecer a possibilidade de o cliente parcelar a compra sem juros, pelo mesmo valor cobrado à vista. 

Ao implantar a mudança (fase D), a empresa passa a monitorar periodicamente (C) se houve alguma diferença nas vendas com a nova opção de pagamento. Analisando os dados, torna-se capaz de avaliar a eficiência da medida ou tentar uma solução diferente (A).

Para Bravo, quem tem negócio próprio também não pode esquecer de outros cuidados igualmente importantes, como conhecer bem o setor no qual atua, recolher os tributos em dia, cortar despesas desnecessárias, manter-se atualizado com as tendências do mercado e não misturar gastos pessoais com os da empresa (algo comum principalmente em pequenos empreendimentos).

Para saber mais, basta acessar: https://inteligenciacomercial.com/



Ética: advogado não pode comprar precatório do cliente

O conceito de precatório é de fácil entendimento apesar do termo parecer complexo. Ele diz respeito a ordens de pagamento emitidas pela Justiça que devem ser cumpridas pela União, estados ou municípios ‒ na linguagem popular, seria uma espécie de “dívida” por parte do poder público. As quantias podem ser devidas tanto para pessoas físicas como jurídicas e incluem pensões, aposentadorias, indenizações, desapropriações, entre outros.

Como não há maneira de saber exatamente quando o dinheiro será pago (saques de 2022 e 2023 começaram a ser liberados só em 2024, por exemplo), é comum que os indivíduos optem por vender os precatórios, uma prática autorizada por lei. “Além disso, a prática tem sido mais comum entre os credores para finalidades de saúde, oportunidades de investimento e quitação de dívidas”, afirma Daniela Pierobon, advogada atuante na empresa PrecPago.

Assim, identificando oportunidades no momento atual para o dinheiro, ou precisando dele para alguma necessidade, alguns credores optam pela venda do título por meio da aplicação de um deságio para uma empresa especializada, que passa a ser a cessionária. Esta irá aguardar o pagamento feito pelo Estado ou utilizará para operações de compensação de dívidas.

Neste processo de venda do precatório, o trâmite recomendado é de que os credores busquem uma empresa especializada, porém alguns podem receber ofertas dos próprios advogados para comprar o precatório do caso. Pierobon explica que o advogado pode orientar o cliente em relação à possibilidade de venda, mas nunca efetuar a compra ele mesmo, ainda que use o argumento de que está tentando ajudar. 

“É antiético realizar a compra de precatórios dos próprios clientes. Ao se posicionar dessa forma, o advogado assume uma posição de negociador, visando os seus próprios interesses e não os do credor”, justifica Pierobon.

“Se eu fui contratado para atuar como advogado daquela pessoa e, de um momento para outro, me torno comprador de um crédito, isso pode ter interesses conflituosos. Os tribunais de ética na maioria das seccionais [da Ordem dos Advogados do Brasil] têm firmado entendimento de que esses casos configuram-se como infrações disciplinares”, acrescenta o advogado Thiago Barbosa de Oliveira. Ele é presidente da 2ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Minas Gerais ‒ Regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

No entanto, é permitido que o advogado indique empresas de credibilidade ao cliente e ajude-o a entender o contrato de cessão do precatório antes de fechar a negociação.

“Esses contratos, às vezes, não são simples. Eles têm diversas cláusulas e o advogado é a pessoa mais capaz de analisar isso e dizer ao cliente ‘olha, pode acontecer isso, pode acontecer aquilo, presta atenção em cada uma das informações que estão ali’”, esclarece Rafael Fortes, advogado e presidente da Comissão de Precatórios da OAB de Sergipe. 

De acordo com Pierobon, a antecipação de precatórios federais também tem sido de interesse dos próprios advogados, que podem ceder o crédito da parte de seus honorários por meio de empresas especializadas. Em relação aos honorários (a remuneração do advogado pelo serviço prestado), Pierobon afirma que não é necessário que todos realizem a cessão de crédito. “Assim, sendo de interesse exclusivo do advogado, ou somente do credor, cada parte pode antecipar o seu precatório separadamente”, finaliza. 



A Quantexa lança o Q Assist, novo pacote de tecnologia de IA generativa com reconhecimento de contexto

  • O HSBC está entre os vários líderes do setor que participam do Lighthouse Program da Quantexa para os primeiros usuários
  • O HSBC prevê que a simplificação da análise e a aceleração dos processos podem gerar ganhos significativos de produtividade no primeiro ano de implantação
  • O Q Assist combina a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa e a IA generativa para aumentar as decisões das equipes de vendas, atendimento ao cliente e conformidade nos serviços financeiros, TMT e agências governamentais

LONDRES, June 11, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Nesta segunda-feira, no palco central da London Tech Week 2024, a Quantexa, líder global em soluções de Inteligência Decisória (Decision Intelligence, DI) para os setores público e privado, apresentou o Q Assist, um pacote de tecnologia de IA generativa com reconhecimento de contexto para ajudar as organizações a aumentarem a tomada de decisões confiáveis em equipes de trabalhadores da linha de frente e de informações. O anúncio demonstra o progresso em relação ao plano de inovação da plataforma da empresa e ocorre quase um ano depois de a Quantexa detalhar um investimento significativo no setor global de inteligência artificial (IA) e apresentar o Q Assist como um copiloto autônomo agnóstico de LLM.

Com o novo pacote de tecnologia Q Assist, os clientes da Quantexa poderão operacionalizar a IA generativa para obter ganhos transformacionais sem investimentos significativos em infraestrutura, ferramentas e outros recursos qualificados.

Os trabalhadores da linha de frente e da área de informação podem aproveitar o poder dos copilotos, dos dados vinculados, do recurso de gráfico de conhecimento da Quantexa e de outros recursos da Plataforma de Inteligência de Decisão para aumentar a precisão e a confiabilidade dos modelos de IA generativa que interagem com todos os dados (estruturados e não estruturados), o contexto e o insight em toda a organização. A combinação de LLMs com o valioso contexto da Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa permite uma maior compreensão dos dados, fundamenta as respostas com segurança, aumenta o desempenho e a confiança e garante que as equipes tenham as informações mais precisas e atualizadas em um único lugar.

Descubra o que é o Q Assist e como ele funciona com a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa.
Assista ao vídeo completo

Como ajudar os clientes a ter sucesso na era da IA
O HSBC é uma das organizações que participam atualmente do Lighthouse Program para os primeiros usuários. Cada organização no programa prevê o uso do Q Assist de várias maneiras, incluindo:

  • Simplificar as tarefas de análise, investigação e geração de relatórios para que os profissionais da informação e do conhecimento alcancem uma maior eficiência.
  • Reduzir a dependência das equipes de ciência de dados e operações para solicitações de dados ad-hoc, permitindo que tenham mais tempo para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
  • Proporcionar às equipes de contado direto com o cliente o acesso a dados aprimorados e insights necessários para aumentar a receita e melhorar a experiência dos clientes.
  • Permitir que as equipes de toda a organização tomem decisões confiáveis de forma consistente, que sejam rastreáveis e acelerem o aprimoramento do processo operacional.

O BNY Mellon já está avaliando a possibilidade de se juntar ao HSBC no esforço do Lighthouse. A Quantexa trabalhou com os participantes do Lighthouse Program para projetar os benefícios de um, três e cinco anos da implantação do Q Assist em suas equipes de atendimento ao cliente, ciência de dados e investigação. Foi constatado um ganho de produtividade quase imediato em três áreas principais: economia de tempo e eficiência, identificação de novas oportunidades e aumento das taxas de conversão.

O HSBC prevê que a democratização da análise e a aceleração dos processos nessas áreas possam levar a ganhos de produtividade no primeiro ano de implementação. A empresa também espera liberar o tempo dos funcionários, permitindo que eles voltem a se concentrar em outras tarefas estratégicas.

David Rice, diretor de operações globais de atividades bancárias comerciais do HSBC, disse: “Essa nova solução tem o potencial de aumentar a eficiência e a precisão de tarefas complexas, como investigações contra lavagem de dinheiro e estratégias de vendas, fornecendo dados confiáveis e análises contextuais. A introdução da análise contextual e da inovação permitirá que o HSBC concentre nossos recursos de forma mais produtiva e, por fim, ajude nossos clientes”.

A Quantexa estima que uma instituição financeira global de primeiro nível, com três níveis de defesa em crimes financeiros e esforços de conformidade contra fraudes, gerando aproximadamente 15 mil alertas por mês, poderia obter ganhos significativos de eficiência e redução de custos com a implementação do pacote de tecnologia de IA generativa Q Assist:

  • Mais de £17 milhões em economia anual, graças ao aprimoramento eàautomatização dos processos de investigação e de geração de relatórios sobre crimes financeiros e fraudes.

O CTO da Quantexa, Jamie Hutton, disse: “O princípio de engenharia da Quantexa de moldar soluções para oferecer o máximo de valor ao cliente permitiu que nossos clientes desempenhassem um papel fundamental ao ajudar a moldar os requisitos do produto Q Assist. Por meio do Lighthouse Program da empresa para os primeiros usuários, temos o benefício de trabalhar com líderes do setor que fornecem um valioso feedback durante todo o processo de elaboração do nosso roteiro”.

Eric Hirschhorn, diretor de dados do BNY Mellon, disse: “Estamos entusiasmados em ver a inovação contínua da Quantexa. Nossa colaboração de vários anos nos ajudou a eliminar os silos de dados e a unificar nossos dados com uma precisão sem precedentes. A próxima fase de nossos esforços de inovação nos levará a explorar o potencial de permitir que os funcionários da linha de frente de todo o banco usem a IA generativa para agir com base em insights dos dados com confiança e alcançar novos níveis de eficiência no processo”.

Como funciona o novo pacote de tecnologia de IA generativa Q Assist
O novo pacote de tecnologia de IA generativa da Quantexa combinará a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa e a IA generativa por meio de uma nova camada de integração de dados, criador de prompts e copiloto que acelera a capacidade das equipes de tomar decisões comerciais críticas.

O Q Assist oferece IA confiável e extensível, apoiada pela Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa. Isso permite que equipes não técnicas se beneficiem dos recursos essenciais da plataforma da Quantexa, incluindo uma base de dados conectada, análise de gráficos, modelagem e pontuação para aumentar e automatizar a tomada de decisões. O novo pacote de tecnologia Q Assist é composto por três componentes:

  • Camada de Integração do Q Assist: o sistema central do Q Assist. É uma estrutura de ferramentas, conectores e APIs projetados para vincular com segurança a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa com LLMs e sistemas de IA de conversação prontos para uso.
  • Prompt Builder do Q Assist: um recurso extensível de gerenciamento e compartilhamento de prompts que se integra facilmente a ferramentas e estruturas externas de engenharia de prompts, como o Azure Prompt Flow da Microsoft, o Semantic Kernel ou o AutoGen, para colocar o poder nas mãos dos administradores para definir e controlar prompts e respostas baseadas em dados contextuais gerados pela Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa.
  • Copilot do Q Assist: permite que os usuários consultem dados grandes e díspares por meio de uma interface de linguagem natural, compreendam e resumam dados, insights e descobertas em tempo real e automatizem tarefas de pesquisa, investigação e geração de relatórios.

Hoje, a empresa está disponibilizando os recursos do pacote de tecnologia de IA generativa Q Assist para um conjunto limitado de clientes, com disponibilidade pública mais ampla planejada para o início de 2025.

Para saber mais sobre como a Quantexa está ajudando as organizações a preparar seus dados para IA, ou para fazer o download do Total Economic Impact™ da Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa fornecida pela Forrester e começar a medir o ROI dos investimentos em Inteligência de Decisão, acesse https://www.quantexa.com/discover/ai/.

Sobre a Quantexa
A Quantexa é uma empresa global de software de IA, dados e análise, pioneira em Inteligência de Decisão para capacitar as organizações a tomar decisões operacionais confiáveis com dados em contexto. Usando os mais recentes avanços em IA, a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa ajuda as organizações a descobrirem riscos ocultos e novas oportunidades, unificando dados em silos e transformando-os no recurso mais confiável e reutilizável. Ela resolve os principais desafios de gerenciamento de dados, inteligência de clientes, KYC, crimes financeiros, riscos, fraudes e segurança, durante todo o ciclo de vida do cliente.

A Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa melhora o desempenho operacional, proporcionando um aumento de mais de 90% na precisão e uma resolução do modelo analítico 60 vezes mais rápida do que as abordagens tradicionais. Um estudo de TEI da Forrester, encomendado de forma independente, sobre a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa, constatou que os clientes obtiveram um ROI de 228% em três anos. Fundada em 2016, a Quantexa agora tem mais de 700 funcionários e milhares de usuários da plataforma que trabalham com bilhões de transações e pontos de dados em todo o mundo.

Media Enquiries
C: Stephanie Crisp, Fight or Flight
E: Quantexa@fightorflight.com
OU
C: Adam Jaffe, vice-presidente sênior de marketing corporativa
T: +1 609 502 6889
E: adamjaffe@quantexa.com

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Com experiências, salões movimentam milhões na economia

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo. O reflexo desse cenário vem recaindo cada vez mais na recuperação econômica do país pós-crise da covid-19. Nos últimos anos, segundo a ABIHPEC, setor o cresceu 560% e chamou a atenção de novos empreendedores. Só no ano passado, por dia, foram criados mais de 524 novos estabelecimentos, de acordo com dados no SEBRAE.

Com tanta concorrência, a pergunta que merece atenção é: como atrair o olhar dos clientes e manter o caixa positivo? Em São Paulo, onde há a maior concentração de novos espaços de beleza, investir na experiência no atendimento dos consumidores virou a palavra-chave para manter a agenda cheia.

Um exemplo positivo é o You Hair Concept, liderado pela empresária Bruna Castro, que ganhou os holofotes na zona Oeste da capital paulista por ir além de serviços básicos. “O cliente não quer só fazer uma escova, ele busca atendimento personalizado e deseja se sentir no conforto de casa”, revela Bruna.

De acordo com a empreendedora, o novo modelo de atendimento fez seu faturamento sair do negativo e atingir cerca de R$ 4,5 milhões/ano. “Transformei um salão falido em um negócio de sucesso”, revela, após festejar cinco anos do espaço com grande festa.

Para não ficar para trás, Bruna afirma que vai inaugurar novos espaços em bairros estratégicos da cidade e ainda ampliar suas operações. “Além de investir em infraestrutura, quem quer ganhar espaço nesse segmento precisa valorizar muito os profissionais, se planejar e fazer parcerias com marcas para projetos educacionais”, finaliza.

Outro fator que fortalece o movimento positivo do setor é a influência da Lei Salão Parceiro, de 2016, que flexibilizou o mercado e a oportunidade de os empreendedores crescerem com o passar do tempo. Por outro lado, o empoderamento e a autoafirmação por meio da beleza também fortalecem a recuperação do mercado.

Segundo pesquisa da McKinsey Global Institute, após uma forte recuperação desde o auge da pandemia de covid-19, a previsão é que o mercado de beleza atinja cerca de US$ 580 bilhões até 2027, crescendo 6% ao ano.



São Paulo sedia conferência de cibersegurança em setembro

A capital paulista se prepara para sediar a The Starti Conference 2024, uma das maiores conferências de cibersegurança e negócios do Brasil. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, contando com mais de 20 especialistas do mercado de segurança e privacidade para discutir os principais avanços em inteligência artificial (IA), novas tecnologias e cibersegurança no mundo dos negócios.

Segundo pesquisas recentes, os investimentos globais em cibersegurança devem atingir US$ 187 bilhões em 2024, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Este crescimento reflete a crescente conscientização sobre a importância de proteger dados e infraestruturas digitais, especialmente em um cenário onde as ameaças cibernéticas se tornam cada vez mais sofisticadas.

Apesar disso, em 2023 o Brasil enfrentou uma onda significativa de ataques ransomware, um crescimento de 8% no número de ataques, em comparação aos números de 2022, segundo a Check Point. Dados como esse revelam a insegurança e vulnerabilidade que as empresas brasileiras ainda enfrentam. Diante de tal cenário, a TSC 2024 apresentará trará uma nova abordagem e as tendências mais recentes de cibersegurança, propondo estratégias para auxiliar empresários, executivos e gestores de tecnologia a proteger seus negócios. 

Para discutir as temáticas e propor essas soluções, o evento receberá nomes como: Arthur Sabbat, Diretor da Associação Nacional de Proteção de Dados (ANPD), João Lucas Brasio, CEO da Elytron Security, Daniel Donda, Influenciador e CEO da Hackers Hive, o especialista internacional Glauco Sampaio (CISO CIELO) e Marcelo Leal, Product VP at Skie.io.

Além disso, o evento contará com 2 palcos simultâneos, palestra internacional com tradução simultânea, painéis de discussão e o Business Hall, com uma exposição 360° de soluções inovadoras e oportunidades de networking com as principais marcas do mercado.

Os interessados em participar da The Starti Conference 2024 poderão garantir seu ingresso no site oficial do evento, escolhendo entre duas modalidades, o Global Pass e o VIP Pass, que possibilita uma experiência exclusiva, incluindo acesso à Área VIP, coquetéis e almoços de networking.

Os dados aqui apresentados e o aumento constante de ameaças digitais reforçam a importância de eventos como este para equipar as empresas e profissionais brasileiros com o conhecimento necessário para se protegerem de ataques e garantirem a continuidade de seus negócios.

A The Starti Conference 2024 é realizada pela Starti, empresa de software de cibersegurança focada em PMEs, que trabalha com o propósito de descomplicar a cibersegurança pelo Brasil e no mundo.

Para mais detalhes sobre a programação completa e ingressos, basta acessar https://tsc.starti.com.br/



SET EXPO 2024 acontecerá em agosto no Distrito Anhembi

São Paulo, junho de 2024 – Considerado um dos maiores eventos de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina, o SET EXPO está de casa nova. Neste ano, o evento, que reúne feira e congresso, acontece no Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo, entre os dias 19 e 22 de agosto.

O SET Expo reúne mais de 14 mil visitantes anualmente, incluindo 3.000 congressistas e 200 palestrantes e pode ser uma referência para quem busca realizar negócios e se atualizar sobre as tendências do mercado. 

“O SET Expo é o grande momento do setor de Mídia e Entretenimento no ano. Profissionais e empresas se encontram em São Paulo no maior evento da América Latina para conhecer e debater as novidades e tendências de tecnologia e negócios desse amplo universo do conteúdo audiovisual”, afirma Carlos Fini, presidente da SET, organizadora da feira e congresso.

A visitação à feira, gratuita para os profissionais do setor, é uma oportunidade de networking e realização de negócios. No pavilhão, os principais fabricantes do mercado nacional e internacional exibem seus produtos, soluções e serviços para um público que representa toda a cadeia produtiva da área audiovisual e da radiodifusão. Ao todo, é possível conhecer as novidades de mais de 400 marcas.

Além disso, a SET também organiza, como de costume, o Congresso SET EXPO, que reúne especialistas nacionais e internacionais que abordam os temas mais atuais do setor.

“Do futuro da TV (com a TV 3.0), passando por Inteligência Artificial, produção virtual, produtos e soluções para os creators – a SET traz tudo isso para o público na feira e no congresso”, diz Fini.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Serviço

SET EXPO 2024
Local: Centro de Convenções I e II do Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura s/n, Santana, São Paulo
Data: 19 a 22 de agosto
Congresso, de 19/08 a 22/08, das 8:30 às 17:30
Feira: 20/08, das 11h às 20h; 21/08, das 10h às 20h; 22/08, das 10 às 18h.
Inscrições: clique aqui.

Mais Informações: www.setexpo.com.br

Sobre a SET
Considerado um centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.

Informações para a Imprensa:
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br | Cel. +55 11 98378.3888
Roseanne Café – roseanne.cafe@2pro.com.br | Cel. + 55 11 9 8620 4444
www.2pro.com.br



Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, ganhará novo colégio

Após três décadas atuando no bairro da Cidade Nova e região, o Colégio Magnum Agostiniano anuncia sua mais recente empreitada: uma nova unidade no bairro de Lourdes. 

O projeto está programado para o segundo semestre de 2024, com foco no ano letivo de 2025. Segundo o diretor-geral, Germano Cord, o balanço dos 30 anos do colégio, que serão celebrados no próximo mês de agosto, motivou a abertura da nova unidade. De acordo com o gestor, a trajetória de longa data, aliada à qualidade comprovada por indicadores educacionais, deu ao colégio a confiança necessária para expandir a operação da marca e alcançar ainda mais famílias.

Um dos indicadores a que Germano se refere é a colocação do Magnum entre as 10 melhores escolas do país, no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nos dados de 2023, divulgados recentemente, o Magnum sagrou-se com a 8ª melhor média do país na categoria de escolas com mais de 100 alunos na 3ª série do Ensino Médio, 4ª em Minas Gerais e 3ª em Belo Horizonte. 

 

Inovação em Educação, Espaço e Comunidade

O projeto arquitetônico do Magnum Lourdes tem à frente uma equipe multidisciplinar coordenada por Chico Albano e pela BIRI Arquitetura. O conceito visa criar espaços que promovam a convivência saudável e o bem-estar da comunidade escolar, abarcando, inclusive, diversas áreas de interação e descanso.  Já a concepção dos ambientes de aula e laboratórios são cuidadosamente pensados para fomentar a concentração e o pensamento criativo. 

A integração da luz natural e a comunicação visual harmoniosa com a área externa arborizada será característica marcante do Magnum Lourdes. O espaço é projetado para abrigar espaços de inovação com moderna biblioteca multidisciplinar, sala maker, cozinha pedagógica, quadras esportivas e restaurante rooftop. Elementos como hortas verticais, jardins suspensos e sensoriais serão algumas das inovações previstas para aproveitar ao máximo o prédio que receberá o Magnum Lourdes. Tudo isso foi projetado para ocupar mais de 4 mil metros quadrados de área construída e acolher até 900 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, em períodos matutino, vespertino e integral.

Mais um endereço, mesma cultura

O Magnum Agostiniano Lourdes nasce com o mesmo compromisso da primeira unidade: ser uma escola que oferece ensino e formação, estimulando o desenvolvimento do raciocínio, das habilidades socioemocionais e da capacidade de análise, além de proporcionar uma vivência diária da espiritualidade cristã. A tríade mente-espírito-emoções é uma das apostas para conquistar as famílias da região. “Apesar da oferta satisfatória de colégios particulares nessa porção da cidade, queremos atender famílias que buscam uma escola bem comunitária, como as confessionais, e com um forte desempenho no ENEM e vestibulares”, comenta o diretor geral. 

Magnum, uma escola em rede

Em abril de 2021, o Magnum passou a fazer parte da Rede Inspira de Educadores, uma das mais jovens e maiores redes de escolas do Brasil. Mais de sessenta colégios espalhados por todo o Brasil compõe o grupo Inspira que atua com o foco na troca de melhores práticas entre escolas de Norte a Sul do país em diversas frentes, como programas bilíngues, participação em olimpíadas científicas, educação socioemocional e preparação para os diversos vestibulares do Brasil e do mundo.

 



ESG impulsiona um ciclo de amadurecimento das práticas de mercado

O conceito de ESG se destaca como um dos principais critérios para avaliar o desempenho das empresas. Esses três pilares, ambiental, social e de governança, se tornaram cada vez mais relevantes para o mercado financeiro, impactando diretamente os investidores, acionistas e consumidores.

Dados do último estudo International Business Report (IBR), da Grant Thornton, mostram que 39% das companhias brasileiras já estão desenvolvendo um plano estratégico com abordagem ESG. A pesquisa relatou que do total de empresas brasileiras analisadas, quase metade (47%) apontou o pilar ambiental como prioritário em suas agendas.

“Com a utilização de metodologias e sistemas adequados, é possível estabelecer as métricas e indicadores de desempenho, que favorecem o trabalho dos envolvidos, para elaboração de relatórios e prestação de contas, reforçando a confiabilidade e transparência das informações”, pontua Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Para Jennifer Chen, CEO da JC Capital e especialista em captação de investimentos, a integração de critérios na estratégia empresarial não apenas atende às demandas crescentes da sociedade por responsabilidade, mas também pode gerar impactos positivos nos resultados financeiros das empresam incentivando a competitividade no mercado.

“Empresas que praticam ESG geralmente são mais valorizadas pelos investidores. Isso ocorre porque essas práticas são percebidas como indicadores de gestão sólida, mitigação de riscos e responsabilidade social”, esclarece a especialista.

O termo ESG e a exigência de incorporação de critérios ESG na análise de ativos só apareceram pela primeira vez em 2006 no Principles for Responsible Investment (PRI) da United Nations. “Isso demonstra que faz apenas 18 anos que o mercado financeiro se movimenta pró ativamente para criar metodologias e abordagens de análise ESG”, conclui Vininha F. Carvalho.



Revolução Industrial 5.0 impacta o varejo presencial

No cenário atual, marcado por uma constante evolução tecnológica e mudanças sociais, surge a discussão sobre a influência da chamada Indústria 5.0 na Gestão da Cadeia de Suprimentos e, consequentemente, no varejo presencial. O professor Renato Moreira Toledo, especialista em Administração e docente do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana, traz à tona essa reflexão, ponderando sobre o futuro das vendas no varejo tradicional frente ao avanço do comércio eletrônico.

Desde os primórdios da Indústria 4.0, iniciada em meados de 2012 com um projeto estratégico de alta tecnologia na Alemanha, tem-se discutido os impactos da tecnologia na forma como as empresas produzem, distribuem e melhoram seus produtos. 

Ainda hoje, executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0, apresentado, trazendo e discutindo conceitos de manufatura inteligente, em que pode-se promover a implementação de novas tecnologias (processos e produtos) como forma de revolução no setor produtivo, alterando significativamente a maneira como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos e, principalmente, trazendo a concretização da transformação digital, proporcionando tomada de decisões em tempo real e mais produtividade, flexibilidade e agilidade.

Contudo, conforme Toledo aponta, a Indústria 5.0 vai além ao ampliar os objetivos da cadeia produtiva – (Supply Chain), direcionando não mais só os processos e produtos na cadeia produtiva, dos negócios empresariais, mas principalmente, focando-se em tecnologias que buscam integrar o bem-estar das pessoas, tanto nos aspectos sociais, como nos aspectos profissionais, sem no entanto, perder a referência e promoção dos negócios e mudanças organizacionais, ampliando assim, o conceito de sustentabilidade empresarial.

O professor destaca que a pandemia acelerou essa transformação, impulsionando o crescimento do e-commerce e dos serviços de entrega rápida. Com isso, surge o questionamento inevitável: até que ponto o varejo presencial resistirá? Toledo levanta a questão: “Será que estamos caminhando para a morte das vendas no varejo físico?”

O avanço do e-commerce em detrimento das vendas presenciais é uma realidade que não pode ser ignorada. A cada ano, observa-se uma diminuição nas transações realizadas em lojas físicas em comparação com as compras virtuais, é o que aponta o Índice de Performance do Varejo, organizado pela  Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em colaboração com a HiPartners Capital & Work, impulsionadora de startups de soluções tecnológicas no segmento, revelando que, apesar de haver menos clientes em lojas físicas, as vendas aumentaram. 

Nesse contexto, o impacto na Gestão da Cadeia de Suprimentos é inevitável. Os processos logísticos precisam se adaptar a essa nova realidade, buscando eficiência e agilidade para atender às demandas do varejo online.

Toledo, com sua experiência acadêmica e profissional, ressalta a importância de compreender e se adaptar a essas mudanças. Para ele, é fundamental que as empresas estejam preparadas para essa transição, investindo em tecnologia e repensando suas estratégias de supply chain.

Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de uma reflexão profunda sobre o futuro do varejo presencial e o papel da Indústria 5.0 na transformação da cadeia de suprimentos. Enquanto as vendas online ganham cada vez mais espaço, cabe às empresas e aos gestores se adaptarem a essa nova realidade para garantir sua relevância e competitividade no mercado.



Inscrições para o XXI Seminário Internacional FACPCS estão abertas

O XXI Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e Sustentabilidade ocorrerá em 30 de outubro de 2024, das 08:00 às 18:00. O evento com inscrições abertas será híbrido em plataforma digital fechada e presencial limitada no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), em São Paulo (SP).

O objetivo do Seminário é proporcionar uma visão prática relacionada com a aplicação das normas internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS) e dos relatórios de sustentabilidade (International Sustainability Standards Board – ISSB) no Brasil e no mundo, bem como discutir as mudanças mais relevantes que estão em andamento e seus possíveis reflexos.

O evento tratará de temas como: “IFRS 18 – Demonstrações Primárias; IFRS S1 e S2 – Implementação e vantagens”; “FICE – Instrumentos Financeiros com Características de Equity; Equivalência Patrimonial e visão geral dos projetos do IASB”; e “Informações sobre sustentabilidade e seus reflexos nas demonstrações: o que contabilizar e o que divulgar?”.

O público-alvo do evento é composto de Conselheiros de Administração e Fiscais; membros de Comitês de Auditoria; profissionais de Investimentos em geral; Analistas do Mercado de Capitais e de Crédito; Administradores e Gestores de Carteiras de Investimentos; profissionais de Relações com Investidores; Executivos Financeiros, de Controladoria e de Sustentabilidade; profissionais de Contabilidade e Auditores; Investidores Institucionais; consultores e especialistas em Finanças Corporativas; Advogados; além de Professores e estudantes universitários de Finanças, de Contabilidade e de Sustentabilidade.

Os participantes do XXI Seminário Internacional FACPCS receberão créditos nos programas de educação profissional continuada: APIMEC Brasil – 8 créditos; CFC/CRCs – em credenciamento; e IBGC – 4 créditos. A pontuação e o certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

Participam como coordenadores do XXI Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade: Ana Tércia Lopes Rodrigues; Carl Douglas; Edison Arisa; Eduardo Flores; Guillermo Braunbeck; Haroldo R. Levy Neto; Leandro Ardito; Rogério Mota; Verônica Souto Maior; e Zulmir Breda.

O Seminário é uma realização do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com a colaboração das entidades-membros: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Brasil, Bolsa, Balcão (B3); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI); e Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON).

A Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade é a organizadora do XXI Seminário Internacional FACPCS. O evento tem o apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Para mais informações e inscrições, basta acessar:

http://www.eventos.facpcs.org.br/inscricao/XXISeminarioFACPCS



Cemitério Vila Formosa é a quarta maior área verde de SP

O Cemitério Vila Formosa, reconhecido como o maior da América Latina, destaca-se por sua extensa área verde. Com aproximadamente 763 mil m², a necrópole possui a quarta maior área verde de São Paulo, ficando atrás apenas dos parques Ibirapuera, Anhanguera e do Carmo, conforme informações da Prefeitura.

Inserido em um vasto complexo urbano de São Paulo, o Cemitério Vila Formosa desempenha um papel relevante na preservação da biodiversidade. A área abriga cerca de 10 mil árvores, distribuídas em uma área verde total de 633 mil m², que inclui vegetação nativa, conforme dados levantados pela empresa Consolare, que atualmente administra a unidade. Entre as espécies arbóreas encontradas estão Sibipiruna, Goiabeira, Pinheiro-do-Paraná, Ipê e Quaresmeira.

Aline Souza, gerente do Cemitério Vila Formosa, destaca a importância do espaço para além dos sepultamentos. “Nossa missão vai além da função tradicional de um cemitério. Aqui, preservamos a vida em suas diversas formas, mantendo esse grande espaço de área verde preservado, contribuindo para o equilíbrio ambiental da cidade e proporcionando benefícios diretos à comunidade, como conforto térmico, valorização do espaço urbano e melhoria da qualidade do ar.”

A Consolare, concessionária responsável pela administração de sete cemitérios de São Paulo, incluindo o Vila Formosa, realizou em 2023 um mapeamento detalhado da fauna e flora presentes no Cemitério Vila Formosa e nas outras unidades sob sua administração. Esse estudo permitiu a identificação e catalogação das espécies existentes, resultando na criação de um banco de dados ambiental. Este banco de dados é fundamental para a implementação de ações de manejo sustentável e conservação da biodiversidade.

 



Mojix Fornece Soluções de Rastreabilidade Total para a Farm Rio

BOCA RATON, Fla., June 20, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Mojix, líder global em soluções de visibilidade de item (RTILV) em tempo real para cadeias de suprimentos, anunciou hoje que fechou um acordo com a Farm Rio para fornecer uma solução de rastreabilidade SaaS total para produtos nas suas operações internacionais. Além disso, a Mojix capacitará a Farm Rio a atender aos regulamentos europeus de passaportes digitais de produtos, por meio do rastreamento de todos os aspectos necessários relacionados aos produtos da cadeia de suprimentos, desde a origem até o consumidor final.

A FARM Rio é uma marca global e faz parte do maior grupo varejista de moda do Brasil, o Grupo SOMA. A marca iniciou sua expansão global em 2019 com a abertura da sua boutique principal no SoHo, Nova York, e agora tem quatro lojas nos EUA (NYC, Miami, Venice e West Hollywood) e quatro na Europa (Londres, Paris, Mykonos e Bodrum). A FARM Rio também tem seus próprios sites de compras online e vende através de mais 2.000 varejistas globais e espaços de marca em mais de 35 países.

A implementação das soluções de rastreabilidade total da Mojix forneceráàFarm Rio:

  • Dados de rastreamento da fonteàprateleira para atender aos requisitos do passaporte digital do produto
  • Gerenciamento de levantamento de estoque altamente preciso com contagem móvel precisa dos itens dos produtos
  • Gerenciamento de estoque otimizado com RFID
  • Gerenciamento e manutenção de uma única fonte real para todos os produtos
  • Painéis intuitivos para auditorias e prevenção de perdas

As soluções de rastreabilidade de item da Mojix são projetadas com base na ideia de que qualquer produto de uma cadeia de suprimentos pode ser serializado com uma identidade digital única. Isso proporciona uma base poderosa para permitir a visibilidade total do ciclo de vida do produto: rastreamento desde a origem e fabricação até os centros de distribuição, lojas e até mesmo após a venda. Os varejistas saberão onde estão seus itens, de onde vieram, por qual processo de negócios passaram e para onde devem ir em seguida. Cada vez que o status de um item muda, a Mojix coleta os dados desses eventos, transmite-os para a plataforma ytem™ e os processa ao longo de um modelo de dados de ciclo de vida exclusivo, permitindo que os usuários conheçam, em tempo real, o status e o histórico de qualquer item.

“A Mojix tem orgulho de fazer parceria com a Farm Rio para suas operações nos EUA e na Europa, para a garantia de uma cadeia de suprimentos transparente e sustentável”, disse Chris Cassidy, CEO da Mojix. “Somos especializados em soluções de rastreabilidade total que fornecem visibilidade upstream e downstream da Fazenda até o garfo ou dos fornecedores de matéria-prima até o produto acabado e até mesmo após a venda para garantir a conformidade regulatória. Essa parceria aprimorará os processos operacionais da DC da Farm Rio, impulsionando a qualidade, o controle e a confiança do cliente com um passaporte de produto digital. A Mojix está pronta para colaborar com um dos maiores varejistas do Brasil nesta jornada transformadora.”

Sobre a Mojix
A Mojix é líder em soluções em tempo real de visibilidade e de gerenciamento de capital humano para serviços de desenvolvimento de TI próximos que fornecem inteligência de negócios completa para cadeias de suprimentos em todo o mundo. A Mojix harmoniza os dados para fornecer rastreabilidade, autenticação de produtos e soluções automatizadas de gerenciamento de estoque em uma plataforma SaaS escalável e de alta segurança. A Mojix captura ações desencadeadas por eventos e características vitais com o rastreamento de bilhões de identidades únicas, para seguir os ciclos de vida dos itens da fonteàprateleira. As empresas podem utilizar os dados integrados para aumentar suas vendas e eficiência operacional, reduzir riscos e aprimorar a experiência do cliente. Saiba mais em www.mojix.com.

Contato Editorial/de Mídia
Maggie Williams Dryden
Vice-Presidente, Chefe de Marketing Global
Mojix, Inc.
(404) 913-2488
maggie.dryden@mojix.com

©Mojix, Inc. Mojix, maiven e ytem são marcas comerciais registradas ou marcas comerciais da Mojix, Inc.


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Mediasmart e TCL se unem em parceria estratégica para CTV

A mediasmart, uma empresa do grupo Affle, anunciou hoje uma parceria estratégica com a TCL, uma das maiores fabricantes mundiais de Android TV, para integrar seu inventário com anunciantes na TV Conectada (CTV). Essa integração permitirá que a oferta da TCL seja combinada com as soluções de publicidade programática da mediasmart, desbloqueando diversas oportunidades de anúncio para marcas e democratizando o crescente espaço da CTV além dos Walled Gardens.

A parceria global representa um avanço significativo para a publicidade em CTV, oferecendo às marcas acesso a oportunidades em escala mundial, incluindo diferentes formatos e a ampla gama de canais Free Ad-supported Streaming TV (FAST). 

Taísa Pereira, Regional Director LATAM da mediasmart, acrescenta: “Com o crescimento da TV Conectada (CTV) na América Latina, especialmente no Brasil e México, nossa parceria com a TCL oferece aos anunciantes e parceiros locais oportunidades para engajar seu público de maneira eficaz neste ecossistema com a garantia da qualidade de público e conteúdo alcançado em TVs conectadas”.

As soluções incluem alta visibilidade para lançamentos de produtos, aumento de visualizações de conteúdo em qualquer plataforma de vídeo e OTT, tráfego para instalações de aplicativos CTV e promoções de eventos ao vivo. Com as soluções em formatos prioritários da TCL, os anunciantes poderão utilizar posicionamentos premium para alcançar públicos específicos, tendo como um dos principais produtos desta parceria a “TV+ offering”, que ajuda anunciantes a segmentar consumidores que estão migrando da televisão linear.

Comentando sobre a parceria, Matt Ding, Global Business Development Manager da TCL, afirma: “A maneira como o público consome conteúdo televisivo mudou drasticamente. Nosso objetivo é oferecer mais aos espectadores. Junto com a mediasmart, pretendemos criar sinergias que vão além do convencional, explorando novas oportunidades no espaço da CTV. A mediasmart tornou a publicidade em CTV mais mensurável com sua tecnologia. Combinando nossas forças estratégicas e tecnológicas, esperamos proporcionar oportunidades para mais marcas se conectarem com seus públicos de maneiras significativas”.

Os anunciantes na TCL e mediasmart poderão aumentar a eficácia das campanhas publicitárias e obter maior engajamento. Eles também terão a capacidade de expandir sua segmentação, escolhendo públicos específicos nos mais de 180 canais FAST da TCL em 14 gêneros principais, como Notícias, Estilo de Vida, Alimentação e Entretenimento, permitindo uma segmentação baseada em afinidade e melhorando a experiência publicitária. Além disso, eles podem integrar a tecnologia proprietária CTV Household Sync da mediasmart, que maximiza o engajamento e a interatividade da CTV com anúncios de reengajamento sincronizados em dispositivos móveis no mesmo domicílio.

Nikhil Kumar, Chief Growth Officer da mediasmart, diz: “À medida que o mundo se volta cada vez mais para a CTV para entretenimento, informação e conectividade, o potencial para as empresas se engajarem com seus públicos de maneiras significativas nunca foi tão grande. A mediasmart é uma plataforma programática omnichannel, com a publicidade mensurável em CTV sendo um foco central para nós. Com nossa parceria com um fabricante como a TCL, queremos usar nossa expertise para cocriar soluções inovadoras e de grande impacto, elevando o cenário da publicidade em CTV. Estamos comprometidos em expandir os horizontes do que os anunciantes podem fazer na CTV, e essa parceria é um passo nessa direção”.

Sobre a mediasmart

A mediasmart (uma empresa Affle) é uma plataforma de publicidade programática omnichannel confiada por anunciantes, agências e mesas de negociação globalmente. A mediasmart capacita os profissionais de marketing a integrar a jornada do consumidor em dispositivos conectados como Mobile, CTV e DOOH, entregando uma comunicação unificada, aproveitando sinais comportamentais tanto online quanto offline para melhor segmentar e personalizar suas mensagens.

Com gestão de audiência omnichannel e medição de incrementalidade, além de publicidade em CTV mensurável e de alto impacto (através da tecnologia proprietária Household Sync), a mediasmart é a plataforma de escolha para os profissionais de marketing que procuram soluções programáticas, seja utilizando o console da mediasmart ou construindo suas próprias soluções sobre suas APIs abertas.

Para mais informações, basta entrar em contato com pr@affle.com



Empresa do Amazonas aparece em ranking da revista Exame

A empresa Reche Frotas conquistou a 31ª posição na categoria de R$ 30 a R$ 150 milhões no Ranking Exame de Negócios em Expansão 2023, ficando em primeiro lugar no Amazonas e o segundo na região norte do país. A empresa se destaca por sua atuação na locação e gestão de frotas corporativas, no fornecimento de veículos para motoristas de aplicativos e na venda de veículos seminovos.

O Ranking Negócios em Expansão 2023 é uma iniciativa promovida pela revista EXAME, em parceria com BTG Pactual e com o suporte técnico da PwC Brasil, com o objetivo de reconhecer e premiar os negócios brasileiros que obtiveram notável expansão em vendas e conquistaram novos mercados nos últimos meses. Esta classificação anual contempla empresas com receita operacional líquida anual situada entre R$ 2 milhões e R$ 300 milhões, com sede no Brasil, e leva em consideração a evolução de suas receitas ao longo do ano anterior.

A Reche Frotas, inicialmente estabelecida em 2007 sob o nome de RGS (Reche Galdeano & Sales Comercio e Serviços), centrava suas atividades em licitações de materiais para escritório, contando com apenas dois veículos populares em seu início. Atualmente, a empresa mantém uma frota que ultrapassa a marca de 1.500 veículos e expandindo sua presença por toda a região Norte do país.

A trajetória de expansão da Reche Frotas também se refletiu na diversificação de seus serviços. Com o crescimento contínuo, a empresa identificou oportunidades para atender a diferentes públicos. Em 2016, surgiu a Reche Seminovos, com foco na venda de veículos que passam pelo processo de desmobilização. Já em 2020, a empresa lançou o serviço de locação voltado para pessoas físicas, incluindo o carro por assinatura, Reche Zero KM, e a locação semanal direcionada para motoristas de aplicativos, denominada Motora Reche.

Segundo informações do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Automóveis, o mercado de carros por assinatura tem demonstrado um crescimento constante no cenário automobilístico a cada ano. No ano de 2022, o segmento de locação de veículos representou mais de 30% dos registros de automóveis e comerciais leves. 

Além disso, informações divulgadas pela Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) apontam que, no início deste ano, mais da metade (52%) da frota das empresas de locação foi alocada para contratos de longa duração.

De acordo com o fundador da Reche Frotas e diretor regional da Abla, Sidney Galdeano, uma parte dos colaboradores se mostraram surpresos com a premiação, uma vez que não possuem como objetivo superar as demais empresas do mercado. 

Ainda segundo Galdeano, o prêmio é um reconhecimento da ascensão como uma das companhias de locação e gestão de frotas e carro por assinatura que mais crescem no Brasil.

“Uma parte essencial desse reconhecimento foi a robusta governança da empresa. Nossas demonstrações financeiras foram submetidas ao rigoroso crivo da Exame, PwC e BTG Pactual”, diz. “Essa análise detalhada destaca o nosso comprometimento com a transparência, integridade e conformidade, pilares que são fundamentais para os nossos pilares em visão e estratégia”, completa o empresário.

Galdeano explica que o atual cenário de alta taxa de juros e aumento de preço de veículos tem levado os indivíduos e empresas a repensar as alternativas para usufruir da mobilidade, passando a migrar da compra para a assinatura ou terceirização de frotas, em busca de praticidade, produtividade e economia. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.rechefrotas.com.br/



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