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Acidentes alertam para riscos de descargas elétricas

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O mês de outubro chegou com calor e, também, com constantes pancadas de chuvas, que são resultado das altas temperaturas que estão atingidos vários estados brasileiros. E com isso, a preocupação da população aumenta com as descargas elétricas que atingem as cidades. Uma pesquisa da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), divulgada no último mês, revela um aumento no número de acidentes causados por origem elétrica durante o 1º semestre de 2023. De acordo com a pesquisa, os números totais aumentaram, tanto no que se refere a acidentes, como a mortes. Em 2022, neste período houve 949 acidentes totais (choques, incêndios e raios), em 2023 os números subiram para 992. As mortes também aumentaram, se em 2022 foram 384, em 2023 elas chegaram a 399. E com as constantes chuvas previstas para o segundo semestre, o ideal é ficar atendo e tomar os cuidados necessários para que esses acidentes não aconteçam.

Segundo João Borges, gestor de contratos e sócio da Projelet, empresa de engenharia e arquitetura especializada em soluções inteligentes para a construção civil, as sobrecargas ocorrem quando são plugados na rede elétrica equipamentos que ela não suporta atender. “Existe um dispositivo nos quadros elétricos chamado disjuntor que desarma o circuito em caso de sobrecarga. Infelizmente, é muito comum as pessoas trocarem esses disjuntores por outros de valor de corrente maior para que esse problema de desligamento seja resolvido. Outro ponto comum de sobrecarga são as famosas ‘gambiarras’, algumas pessoas derivam cabos de uma rede elétrica existente para atender outros ambientes e equipamentos dentro de sua propriedade sem a mínima instrução e capacidade de avaliar os riscos”, completa.

O levantamento mostrou que os choques elétricos continuam se destacando, se em 2022 foram 458 acidentes por choque elétrico, o número em 2023 subiu para 521 acidentes, as mortes em 2022 foram 330 e em 2023, 350. Mas os incêndios não ficam para trás, em 2022 houve um aumento muito grande de incêndios por sobrecarga, no meio de 2022 eles eram 441 com 33 mortes. O ano fechou em 874 acidentes e 55 mortes (quase 40% a mais que 2021). Mas em 2023, os números continuam altos, foram 421 incêndios no 1º semestre com 35 mortes.

As descargas atmosféricas (raios que geraram alguma consequência, seja de vítimas ou perda de patrimônio) foram 28 no 1º semestre de 2022 e subiram para 50 em 2023. As mortes, porém, caíram, em 2022 foram 21 e em 2023, 14. “Nos últimos anos, os incêndios por sobrecarga de energia têm mantido um alerta aqui na Abracopel. Em parceria com o Sindicel e Qualifio, monitoramos de perto a situação (péssima) do mercado nacional de fios e cabos elétricos cujas consequências são mostradas todas as vezes que os dados de ocorrências de incêndios no país são divulgados. Sabemos que na quase totalidade dos casos, a origem destes incêndios está na péssima qualidade dos fios, e temos alertado constantemente a imprensa, a sociedade e as autoridades”, destaca o documento.

O gestor de contratos e sócio da Projelet, João Borges alerta sobre como se prevenir para evitar esse tipo de problemas. “Se a rede elétrica é existente, contrate um profissional especializado para avaliar se a mesma se encontra em condições seguras de operação para as cargas que você pretende conectar”, pondera. “É necessário avaliar o quadro elétrico, se os disjuntores estão bem conectados aos cabos, se há marcas de queimado que sugerem problemas anteriores, avaliar se os disjuntores estão compatíveis com os cabos conectados etc. Ao menor sinal de problema, deve-se fazer uma espécie de retrofit da rede elétrica para o uso desejado”, explica.

“Se a rede será ainda instalada, certifique-se que foi feito um projeto elétrico por um profissional especializado, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao Crea do seu estado. E também contratar profissionais especializados para a execução, de maneira que esta siga corretamente todas as instruções inseridas no projeto”, complementa.

“Como apresentado anteriormente, não houve um aumento no número de incêndios por sobrecarga – 441 em 2022 e 421 em 2023, porém esta pequena queda não representa, para nós, motivo de comemoração, já que quando olhamos o número de mortes percebemos um aumento e não uma queda – 33 em 2022 e 35 em 2023”, demonstra o gestor de contratos e sócio da Projelet, João Borges.

Em casos em que o problema elétrico atingir o imóvel vizinho, o primeiro passo é entrar em contato com o dono do imóvel afetado para se informar da situação. “Oferecer sempre para resolver o problema, estar disposto a fornecer informações para poder avaliar a situação, verificar a extensão do problema e se ele, de fato, afetou o imóvel e para identificar as possíveis causas de um curto circuito, uma falha no sistema ou qualquer outra questão relaciona a eletricidade”, ressalta Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na Região Metropolitana de Belo Horizonte

“Um segundo passo seria desligar a eletricidade no local pra poder evitar riscos de adicionais de incêndio, choque e outros danos. Depois chamar um profissional qualificado para verificar o problema. Outra sugestão seria avaliar o seguro de responsabilidade. Então o imóvel, um condomínio, por exemplo, tem um seguro contra incêndio e muitas vezes também tem atrelado a sua apólice, um seguro de responsabilidade civil. Nesse caso, o seguro de responsabilidade civil pode cobrir danos causados ao imóvel vizinho”, explica.

Uma sobrecarga elétrica ou um outro acidente pode atingir qualquer lugar, inclusive um condomínio. E quando isso acontece as dúvidas são muitas. Via de regra o condomínio é responsável por áreas comuns e estruturais do lugar. Enquanto as unidades individuais são de responsabilidade do proprietário. “O código civil, no seu artigo 1336, considera que são deveres dos condôminos não realizar obras que comprometam a segurança da edificação e dar a mesma destinação que tem a edificação e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, insalubridade e segurança dos possuidores ou bons costumes. Então, aqui é muito claro que o condômino tem uma responsabilidade em qualquer tipo de intervenção que ele faça no interior da sua unidade”, esclarece.



Congresso Nacional do Mercado Imobiliário será em Belo Horizonte neste ano

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O 21º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami), evento bienal, existente há 42 anos e organizado pelos sindicatos da habitação (Secovis) de todo o país, será realizado, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte. A edição do evento na capital mineira está sendo organizada pela CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais).

Com apoio de 17 Secovis ligados à Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), o Conami 2023 deve reunir 1,7 mil pessoas no foyer, Grande Teatro e sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Em dois dias, empresários e gestores do mercado imobiliário terão acesso a palestras e painéis com profissionais de renome. Dos mais de 20 previstos, 13 já foram revelados: o economista Fernando Ulrich, o especialista em marketing imobiliário Guilherme Blumer, o especialista em inovação e transformação digital Romeo Busarello, o especialista em mercado de luxo Carlos Ferreirinha, a economista Rita Mundim, o empresário especializado em construção de alto padrão e inovação Daniel Katz, o especialista em cultura organizacional, gestão e lideranças Louis Burlamaqui, o secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Jorge Lima, a especialista em marketing imobiliário e digital Raquel Trevisan, o especialista em marketing e vendas Luigi Zampetti, o empresário Ricardo Paixão Barbosa, o investidor de construtech e proptechs Marcus Anselmo e o especialista em intermediação digital imobiliária Ronal Balena. 

“Com o Conami, buscamos descobrir novos caminhos e estabelecer o ritmo dos próximos passos para o setor”, afirma a presidente da CMI/Secovi-MG, Cássia Ximenes. Ela destaca que o evento pretende conectar o público depois de dois anos de preparação. 

Os ingressos para os dois dias podem ser adquiridos por R$ 1.000,00 (Uai Card) e R$ 1.800,00 (Uai Card Experience, que inclui acesso à área VIP e almoços nos restaurantes do Automóvel Clube). Mais informações estão disponíveis no site do evento.

PQEX será realizado durante o Conami 2023

A 18ª edição do Programa de Qualidade e Excelência Empresarial (PQEX), uma das maiores certificações do mercado imobiliário do país, promovida pela CMI/Secovi-MG desde 2005, será realizada durante o Conami 2023. O PQEX busca promover o fortalecimento da capacitação profissional do setor em Minas Gerais. No ano passado, certificou 30 empresas e, neste ano, será ampliado nacionalmente. “Teremos uma grande oportunidade para debater sobre os próximos passos e descobrir juntos o caminho para o futuro do nosso mercado”, ressalta Cássia Ximenes.

O Conami 2023 conta com os patrocínios “Nióbio”, da Fecomércio MG, e “Diamante”, da cooperativa de crédito Sicoob Imob.vc; outras cotas estão sendo negociadas. Os patrocínios têm nomes de riquezas minerais: Nióbio (patrocínio master), Diamante, Esmeralda, Água Marinha, Turmalina, Topázio e Ametista.



Tecnologia na estética tem crescimento expressivo

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O cenário global de medicina estética continua otimista e terá uma taxa de crescimento de 14,5% entre 2023 e 2030, é o que aponta o Grand View Research. Este aumento atribui-se principalmente aos procedimentos novos e menos invasivos, como por exemplo, àqueles que usam tecnologia de congelamento de gordura, toxina botulínica, preenchimentos e bioestimuladores.

As tecnologias estéticas não cirúrgicas surgem como alternativa ou até mesmo como complemento das cirurgias. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgias Plásticas, a taxa de procedimentos minimamente invasivos, como por exemplo, os procedimentos de preenchimento facial, aumentou nos últimos anos, especialmente na América Latina.

Com o avanço da tecnologia e a popularização dos procedimentos estéticos, as pessoas estão cada vez mais dispostas a investir em tratamentos que promovam melhorias na sua imagem. Segundo Simone Barros, fisioterapeuta e proprietária da Clínica Simone Barros, em 2023, algumas tendências na área da estética estão se destacando no mercado, oferecendo soluções inovadoras e eficazes para diversos tipos de procedimentos. “Temos observado, nos últimos anos, que os clientes estão optando por tratamentos estéticos mais naturais, menos invasivos, com recuperação rápida e mais confortável”, explica.

Ainda de acordo com Simone, “tecnologias que têm sido muito utilizadas são as que estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo, como o CO2, radiofrequência ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno, no caso do tratamento corporal”. A fisioterapeuta ressalta também, “que é importante lembrar que esses procedimentos minimamente invasivos são feitos na região da face como um bioestimulador potente e, o ultrassom microfocado e o bioestimulador minimamente injetável que dá uma aparência rejuvenescedora associado a toxina botulínica e laser com fibra de carbono”.

Karlla Danielly, profissional de odontologia e parceira da Clínica Simone Barros, conta que atualmente existem diversos tratamentos estéticos que são procurados com mais frequência pelos clientes. “O avanço tecnológico na área estética, tem sido um importante aliado no gerenciamento do envelhecimento, tornando mais agradável esse processo que ocorre para todos”. 
Karlla diz ainda que os resultados alcançados através da ciência estética, tem tornado cada vez mais conhecido e abrangente esse mercado, despertando cada vez mais os pacientes para o autocuidado e bem-estar. “Com a queda da produção de colágeno endógena, e a perda das estruturas de sustentação facial, lançamos mão de bioestimuladores de colágeno, volumizadores e procedimentos minimamente invasivos para manutenção da saúde e estética, sem abrir mão da naturalidade”.
“Por isso temos desenvolvido protocolos e associações para alcançar o melhor resultado, sempre lembrando que como tratamento, é necessário um acompanhamento e manutenção periódicas”, finaliza Karlla Danielly.

Clínica Simone Barros

Com sede em Belo Horizonte (MG), a clínica Simone Barros está no mercado há 15 anos e possui uma equipe multidisciplinar que oferece tratamento de forma individualizada prestando serviços corporais, faciais e íntimos. A clínica também tem parcerias com médicos dermatologistas e nutricionistas autônomos e especializados.



Conferência discute modernização e unificação bancária de 54 países africanos

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O sistema financeiro e bancário de 54 países africanos deve ser uniformizado nos próximos anos. O processo de modernização a partir da transformação digital é o tema central da Conferência do Sector Bancário, Financeiro, Serviços e Seguros – BFSI (Mozambique Banking, Finance Service and Insurance) que será realizado em 13 e 14 de setembro em Maputo, Moçambique. Representantes do Governo Federal brasileiro estão entre os convidados da programação.

Atualmente, 57% dos 1,4 bilhões de africanos não possuem conta bancária. Em razão disso, o fórum reunirá especialistas, executivos e autoridades governamentais nacionais e internacionais para tratar do uso de Inteligência Artificial nos serviços financeiros, cibersegurança, a participação das fintechs no mercado, novos modelos de negócios no setor de seguros, regulação, compliance e bancarização. A partir do encontro espera-se elaborar ações concretas que gerem investimentos no setor BFSI, planos de implementação e compromissos de inclusão financeira, em prol de um sistema financeiro mais eficiente, abrangente e desenvolvido.

“À medida que avançamos em direção a uma economia cada vez mais digitalizada, reconhecemos a importância de abordar questões críticas, como segurança cibernética, inclusão financeira, colaboração interinstitucional e interoperabilidade. Estamos confiantes de que as deliberações tomadas durante esta conferência fornecerão a base necessária para moldar estratégias que impulsionarão a inovação e sustentabilidade no sector financeiro em Moçambique e além”, afirma Kekobad Patel, membro representante da Comissão Organizadora da Conferência Mozambique Banking, Financial Services and Insurance (BFSI).

Participação brasileira

A experiência do Brasil é uma das referências para a proposta do mercado africano, por isso, a organização do evento aguarda a confirmação de participantes do governo federal na agenda de discussões e propostas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi convidado para ser orador no painel “Transformação Digital no Setor BFSI: Oportunidades e Desafios”. Para participar do “Potencial do mercado de serviços financeiros móveis e o Open Banking como oportunidades para novos e melhores negócios”, foi convidada a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e para o painel “Inclusão financeira como motor de desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida”, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante.

A organização do evento irá reforçar a importância da participação do Brasil com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitando sua presença na reunião dos Brics na África do Sul, entre 22 e 24 de agosto. O presidente brasileiro também irá visitar Angola nos dias 25 e 26 de agosto.

Serviço:
Mozambique Banking, Financial Services and Insurance
Data: 13 e 14 de setembro de 2023
Local: Centro de Conferências Joaquim Chissano, Maputo, Moçambique.



Faculdade realiza evento Internacional de Ensino e Pesquisa

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O 4º Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde (SIEPS) e o 3º Workshop Café Virtual dos Comitês de Ética em Pesquisa, promovidos pela faculdade de medicina FACERES, serão realizados nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2023, de forma online e gratuita.

Pesquisadores, membros de comitê de ética em pesquisa, educadores, profissionais da área da saúde e de outras áreas do conhecimento, estudantes e interessados no avanço do conhecimento em saúde e boas práticas em pesquisa estão convidados a participar e contribuir para este evento que traz como tema central “Boas práticas em pesquisa”.

A programação propõe discussões entre pesquisadores renomados da ciência nacional e internacional sobre os aspectos éticos e a integridade ética das atividades científicas, desde a elaboração até a publicação.

A professora Dra. Tamara Veiga Faria, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, enfatizou a importância do evento para o setor da saúde, lembrando que na edição passada reuniu mais de 2 mil participantes. Ela destaca ainda que um dos diferenciais desta edição é a colaboração por meio da troca de experiências entre instituições de ensino superior, pesquisadores e membros dos comitês de ética em pesquisa para garantir a integridade das pesquisas. “Entendemos que não existe pesquisa sem boas práticas e, sobretudo, ela deve se basear em um princípio fundamental: a melhor contribuição para a ciência e o seu avanço na saúde só é possível se todo cientista exercer sua profissão de maneira ética”, explica Tamara Veiga.

Professora Dra. Talita Valentino, coordenadora de Pesquisa da faculdade, destacou a importância do evento, em sua 4ª edição, que contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, instituições hospitalares e de ensino superior, membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). 

“Um dos diferenciais do evento é a contribuição para o aprimoramento das pesquisas por meio do compartilhamento de insights, experiências e estratégias que promovem a excelência em cada etapa do processo de pesquisa. Juntos, exploraremos maneiras de aprimorar nossas abordagens de pesquisa e colaborar em busca de avanços científicos significativos”, explica Talita Valentino. A programação do evento conta com oficinas, palestras, apresentação de trabalhos científicos, sessões interativas e workshop que promovem a discussão ativa, a troca de ideias e a aprendizagem prática.

Com base na temática central “Boas Práticas em Pesquisa”, serão abordados temas como: A integridade ética da pesquisa; Privacidade, ética e gestão de dados na ciência e organizações; Coleta e gerenciamento de dados em pesquisa; Validade do instrumento de pesquisa e as estratégias para criar um formulário de avaliação eficaz; Pesquisa clínica e suas implicações na prática; Desafios e experiências éticas em pesquisas CHS e Biomédicas na visão do CEP e CONEP; Construção do Parecer Consubstanciado.

Um dos convidados internacionais, Prof. Dr. Carlos Fernando Collares especialista em avaliação para o European Board of Medical Assessors, tem como tema da palestra: “Como aumentar a validade do seu instrumento de pesquisa? Estratégias para criar um formulário de avaliação eficaz”, agendada para o dia 01 de setembro.

O 3º Workshop – Café Virtual dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), agendado para o dia 02 de setembro tem o apoio da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – para que os membros dos CEPs brasileiros possam compartilhar suas experiências. Além da discussão de temas relacionados às atividades de rotina dos CEPs, serão debatidas em pequenos grupos, ferramentas que podem contribuir para a qualidade dos processos desses comitês. Tal evento estimulará a participação dos CEPs distribuídos em todo o país.

Professora Tamara Veiga destaca que na última edição do Workshop, mais de 700 comitês de ética brasileiros participaram do evento, com a participação de membros de comitês de ética de todos os estados brasileiros.

Dra. Laís Alves de Souza Bonilha, Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP é uma das convidadas do evento. Sua palestra traz o tema “O que deve significar as Boas Práticas em Pesquisa para os CEPs?”, agendada para o dia 02 de setembro.

O período de submissão dos trabalhos científicos do 4º SIEPS vai até 18 de agosto/23. Serão aceitos trabalhos científicos referentes às diferentes categorias: Pesquisa original; Revisão de literatura; Relato de caso; Relato de experiência.

As inscrições para submissão dos trabalhos e para participar do evento estão abertas são gratuitas e podem ser feitas direto no link: https://www.even3.com.br/4-sieps-e-3-cafe-virtual/



 Tigo Energy compatível com SolaX Power à medida que as regras de desligamento rápido seguem avançando globalmente

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A Tigo Energy, Inc. (“Tigo” ou a “Empresa”) (Nasdaq: TYGO), líder no fornecimento de soluções inteligentes de armazenamento solar e de energia, anunciou hoje seu progresso contínuo no que diz respeito a levar a tecnologia de desligamento rápido para os instaladores solares no Brasil. A SolaX Power, empresa de fabricação de baterias e inversores solares, é a empresa mais recente no Brasil a potencializar a Tigo Energy para fornecer suporte avançado ao design eàsegurança dos sistemas solares desde que a tecnologia de segurança foi codificada como um requerimento pelo estado de Minas Gerais.

A funcionalidade de desligamento rápido e confiável é essencial para fornecer segurança contra incêndio aos proprietários de sistemas, bombeiros e socorristas, que podem realizar seu trabalho com mais segurança sem o risco de encontrar eletricidade DC em alta tensão em componentes de sistemas solares. A plataforma TS4 da Tigo maximiza o benefício dos sistemas fotovoltaicos para instaladores em todos os continentes. Com uma linha de menos de 10 kW a mais de 10 MW em tamanho, e instalação em menos de dez segundos por módulo, a Tigo tem um portfólio de produtos confiáveis, empregados em todo o mundo, com recursos desde desligamento rápido a monitoramento ao nível do módulo e otimização avançada de energia.

“A SolaX Power vem desenvolvendo soluções para o mercado de energia solar há mais de uma década, atendendo nossos clientes com produtos de alta qualidade, e os dispositivos de eletrônica de potência ao nível do módulo (MLPE, Module Level Power Electronics) da Tigo complementam nossas soluções com suas tecnologias de segurança”, afirmou Gilberto Camargos, gerente da SolaX Power para o Brasil. “Estamos confiantes de ter a Tigo ao nosso lado conforme a tecnologia de segurança por desligamento rápido e a proteção do interruptor de circuito por falha de arco (AFCI, arc-fault circuit interrupter) começam a se tornar um requerimento em todo o Brasil. Nossos inversores são completamente compatíveis com a tecnologia de MLPE da Tigo, assim nossos instaladores podem facilmente adicionar o desligamento rápido aos seus sistemas”.

A norma técnica referente ao desligamento rápido em Minas Gerais foi definida na instrução técnica no. 30/2022 do Corpo de Bombeiros (Instalações e equipamentos elétricos: subestações, painéis fotovoltaicos e grupos geradores de energia). Essa norma exige o uso de tecnologias de segurança, como os dispositivos de desligamento rápido e equipamentos de AFCI, em sistemas solares em prédios, incluindo habitações unifamiliares.

“À medida que as iniciativas das autoridades contra incêndio no Brasil continuam assegurando a codificação do desligamento rápido e das regras de AFCI, os instaladores solares agora têm a liberdade de resolver o acúmulo significante de demanda reprimida por energia solar”, afirmou Manoel Monteiro, gerente de vendas e marketing da Tigo Energy para a América Latina. “A demanda inicial por desligamento rápido no Brasil chegou a nós pela comunidade de bombeiros, que se preocupava cada vez mais com os perigos dos cabos dos sistemas solares de alta tensão. Desde então, estamos ativos em treinamento de segurança e contentes de conseguir ajudar os instaladores e empresas de hardware como a SolaX em todo o Brasil a garantir que os sistemas dos seus clientes estejam em conformidade com as novas regras de segurança”.

À medida que os requerimentos de desligamento rápido são implementados regionalmente no Brasil, o país se juntaàEslovênia,àRepública Tcheca e a outras 34 nações na promulgação de mandatos para a tecnologia de segurança dos sistemas solares. O desligamento rápido, também cada vez mais exigido pelas empresas globais para canteiro de obras offshore e empresas de seguro, permite que os sistemas solares fotovoltaicos sejam rapidamente desenergizados durante emergências ou manutenção. Para satisfazer o número crescente de requerimentos regulatórios ao redor do mundo, a tecnologia de desligamento rápido da Tigo está em conformidade com a UL 1741 (Norma de segurança para inversores, conversores, controladores e equipamentos de sistemas de interconexão para uso com recursos de energia distribuída), bem como com os requerimentos de desligamento rápido do Código Elétrico Nacional (NEC, National Electric Code) dos EUA. Milhões de produtos de MLPE da Tigo são instalados mundialmente e fornecem energia solar otimizada, monitorada e segura para proteger a infraestrutura crítica de energia solar. Os dispositivos Tigo TS4 MLPE da geração atual são certificados, funcionando com 1.634 modelos de inversores e contam com o apoio de alguns dos melhores termos de garantia da indústria.

Para saber mais sobre a SolaX Power, acesse o site da empresa. A Tigo apresentará suas inovadoras soluções de desligamento rápido na Intersolar SA de 29 a 31 de agosto de 2023. Para mais informações sobre os produtos Tigo Flex MLPE, contate a equipe de vendas da Tigo Energy aqui.

Sobre a Tigo Energy

Fundada em 2007, a Tigo é líder mundial no desenvolvimento e fabricação de soluções inteligentes de hardware e software que melhoram a segurança, aumentam o rendimento de energia e reduzem os custos operacionais de sistemas solares residenciais, comerciais e em escala de concessionárias. A Tigo combina sua tecnologia Flex MLPE (eletrônica de potência ao nível do módulo) e otimizadores solares com recursos inteligentes baseados na nuvem para monitoramento e controle avançados de energia. Os produtos de MLPE da Tigo maximizam o desempenho, permitem o monitoramento de energia em tempo real e fornecem o desligamento rápido obrigatório no nível dos módulos. A empresa também desenvolve e fabrica produtos como inversores e sistemas de armazenamento de bateria para o mercado de energia solar residencial com armazenamento. Para mais informações, acesse www.tigoenergy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Technica Communications

Cait Caviness

E-mail: tigoenergy@technica.inc

Fonte: BUSINESS WIRE



Mercado de remoção de tatuagens pode crescer 8,5%, diz estudo

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O mercado de remoção de tatuagens está aquecido e estima-se um crescimento de 8,5% nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa da Mordor Intelligence. O levantamento reuniu dados de 2018 a 2022 e fez previsões para os anos de 2023 a 2028.

O estudo atribui a previsão do desenvolvimento do segmento à constante pesquisa e introdução de novos produtos no mercado, e aponta a mudança contínua de tendências e alterações no estilo de vida como responsáveis pelo aumento da demanda por remoção de tatuagens.

Apesar de haver procedimentos cirúrgicos com a mesma finalidade, o relatório da pesquisa pontua que a terapia a laser é a opção que reúne mais adeptos, já que apresenta baixo risco, com efeitos colaterais mínimos.

Giancarlo Pincelli, biomédico esteta e proprietário da Hell Tattoo explica como funciona o procedimento a laser. “Feixes de laser de alta intensidade atuam nos pigmentos da tatuagem e os quebram em micropartículas. Isto permite que o sistema linfático elimine esses pigmentos naturalmente com o tempo”, afirma.

As sessões de aplicação de laser duram entre 10 e 20 minutos, a depender do tamanho da tatuagem, e devem respeitar um intervalo de quatro a oito semanas para que o organismo remova a quantidade máxima de pigmento e haja a cicatrização da pele. “É importante que o procedimento seja realizado por um profissional qualificado, com uma máquina certificada e respeite o tempo de cicatrização para não deixar cicatriz na pele do paciente”, ressalta Pincelli.

Segundo Pincelli, o processo de remoção de tatuagem por meio deste procedimento apresenta três fases. Na primeira delas, logo após a primeira sessão de aplicação de laser, o paciente não irá notar mudanças significativas, mas, a partir da segunda sessão, as tintas de cores mais escuras começam a desbotar e, aos poucos, desaparecer, ao passo que outras cores clareiam gradativamente. Na fase final, depois de 5 a 10 sessões, a tatuagem terá sido totalmente removida.

“Vale ressaltar que algumas cores como o amarelo e o branco são mais difíceis de remover e alguns fatores podem fazer a diferença, como, por exemplo, o sistema imunológico de cada pessoa, tipo de pele, tom de pele e características da tatuagem”, diz. “Tudo isso influencia no tempo em que a tatuagem irá demorar para ser removida por completo”, lembra Pincelli.

Uma pesquisa sobre os tipos mais populares de tatuagens de idiomas apontou os erros de tradução e ortografia como uma das causas de arrependimento e consequente demanda por remoção de tatuagens. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking global de arrependimentos em tatuagem, com mais de 275 mil buscas anuais por remoção. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, que têm mais de 1 milhão de arrependidos. 

Para saber mais, basta acessar: https://helltattoo.com.br/



Êxodo urbano pós-pandemia faz campo virar opção de moradia

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Termo utilizado para descrever a ação de deslocamento das grandes cidades para as áreas rurais ou cidades menores, o êxodo urbano passou a ser um movimento natural – muito em função das mudanças de comportamento geradas pela pandemia de coronavírus – para parte da população brasileira. 

Por conta das restrições sanitárias e necessidade de isolamento social, as pessoas se viram obrigadas a mudar radicalmente a maneira como interagiam entre si e também com os espaços públicos, ambientes de trabalho e suas próprias residências. Dados mostram que se, antigamente, o movimento de êxodo rural era predominante na sociedade, quando a população mudava da área rural para a urbana em busca de melhores oportunidades, hoje, o processo contrário vem ocorrendo.

Procura por melhor qualidade de vida atrelada a um custo de vida mais baixo, acesso facilitado aos serviços básicos de saúde e educação e a tranquilidade que pode ser encontrada fora dos grandes centros urbanos e das capitais são alguns dos principais motivadores, que ainda contam com o teletrabalho e a prática de home office para favorecer a adoção desse novo estilo de vida.

De acordo com dados do Grupo ZAP, entre janeiro e maio de 2020, período que antecedeu o início da pandemia e a fase de adoção das medidas de isolamento social, a procura por imóveis nas cidades paulistas com mais de 100 quilômetros de distância da capital São Paulo havia subido 340%.

Tendência passageira ou não?

Em 2021, uma pesquisa realizada pela Datastore, especializada no setor imobiliário, apontou que 1,32 milhão de famílias brasileiras com renda superior a R$ 2 mil tinham a intenção de adquirir propriedades na zona rural. O número é 66,9% superior ao apontado em 2020. 

A pandemia abriu precedentes para que mais pessoas avaliassem e questionassem a maneira como têm vivido nos grandes centros. Nesse contexto, a proposta de novos estilos de moradia e de trabalho remoto que podem ser realizados de qualquer lugar fomentam a saída da cidade para o campo. A busca por mais qualidade de vida, inclusive, também tem sido notada entre os millenials, a geração que compreende os nascidos entre 1981 e 1996. 

Jornais internacionais, como o The New York Times, dizem que esse grupo tem encabeçado uma poderosa tendência de mudança demográfica, levando cada dia mais pessoas a buscarem uma vida mais barata e confortável em regiões mais afastadas das cidades grandes. 

Vida mais tranquila e descomplicada

No passado, as gerações anteriores sonhavam em deixar a área rural para viver na cidade, mas hoje é o movimento inverso que tem feito com que milhares de pessoas considerem o deslocamento para o campo em busca de uma vida mais tranquila, em harmonia com a natureza, e livre do stress da cidade grande. 

Segundo Mayron César, CEO da Match Imob, uma plataforma de soluções imobiliárias, investir em terrenos rurais também pode ser uma opção para aqueles que desejam uma alternativa para a rotina: “É um grande objetivo de quem já cansou da vida nos centros urbanos. Afinal, nem todos se dão bem com um ritmo mais acelerado e com um acesso limitado à natureza. Mas mesmo para quem busca apenas um refúgio nos fins de semana, feriados e férias, essa é uma ótima alternativa.” Isso porque muitos lotes estão situados em locais de fácil acesso às cidades e permitem um deslocamento rápido e seguro para quem ainda não se decidiu de maneira definitiva ou precisa seguir dividido entre as diferentes realidades de moradia.

Vantagens para quem investe em uma propriedade rural

  • Local de descanso

Ainda de acordo com o empresário da Match Imob, ter uma residência fora da cidade grande permite que o proprietário escolha viver seus momentos de descanso e lazer sem complicações e custos extras: “Diferente de férias em hotéis ou fins de semana na praia, quando a propriedade é sua, basta querer descansar, pegar suas coisas e viajar com sua família para sua chácara. Sendo assim, não há necessidade de gastar muito dinheiro, fazer planos elaborados ou se programar. Tudo depende apenas da sua vontade de ir lá e relaxar com quem você mais gosta”, diz o CEO.

  • Alimentação saudável e conforto para os pets

Uma das características que atraem os investidores é a possibilidade de ter a sua própria horta em casa e criar seus animais livremente. Praticamente impossível nas cidades grandes, a propriedade rural permite a criação de animais de grande porte, como cavalos, vacas e porcos, além de garantir mais conforto e liberdade aos pets. O espaço extra ainda favorece o cultivo de frutas, vegetais, temperos e ervas naturais, que ajudam a deixar a alimentação mais saudável e rica em nutrientes.

  • Contato com a natureza

O empresário também completa que “a necessidade de maior envolvimento com a natureza tem aumentado nas últimas décadas, com as pessoas buscando a vista de árvores e paisagens verdes em vez de muros de concreto. Por esse motivo, muitos empreendimentos investem em jardins luxuosos e pomares. No entanto, para os amantes da natureza, nada supera a sensação de acordar em meio à bela paisagem rural, com ar puro, canto de pássaros, céu limpo e muito mais”. 



Futebol solidário reúne torcedores, autoridades e empresários em Sumaré

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Fechando o mês de julho (29), foi realizado no Centro Esportivo de Sumaré – Vereador José Pereira o Jogo das Estrelas Futebol Solidário. O evento contou com a participação de craques do esporte em comemoração aos 155 anos da cidade. A entrada para o evento foi um quilo de alimento não perecível, em prol de causas beneficentes. Os portões do estádio foram abertos a partir das 14 horas para uma partida pré-liminar das escolinhas de futebol. O Jogo das Estrelas teve início às 15 horas com a presença da mídia local e do público da cidade.

Além dos empresários da cidade, ex- jogadores do futebol nacional e internacional também estiveram presentes, como o goleiro Gilmar, ex-Palmeiras, o lateral Pavão, ex-São Paulo, Nilson, ex-Flamengo e Corinthians, Alexandre Rosa, ex-Palmeiras, Diego Macedo, ex-Corinthians e Atlético Mineiro, Jean Carlo, ex-Palmeiras, Zenon, ex-Corinthians e seleção brasileira, Macedo, ex-São Paulo, Vasco e Grêmio, Ezequiel, ex-Corinthians, Marcelo Wernek, ex-árbitro de futebol, Tonhão, bicampeão pelo Palmeiras, Muller, tetracampeão mundial, Viola, tetracampeão Mundial, Amaral, ex-seleção brasileira e Palmeiras, Rogerinho R9, da Seleção Brasileira de amputados, também craque do Corinthians e o Ademir da Guia (Divino), que fez parte da Academia Alviverde. Também estiveram presentes o Mestre do Piseiro, Thiago Ferraz, e os sósias dos jogadores Ronaldinho Gaúcho, Piqué e muito mais.

Segundo Gil Santos, coordenador da Seleção Craques Master Brasil, o evento foi um sucesso com presença de várias autoridades, dentre eles Luiz Dalben, prefeito de Sumaré, Hélio Silva, presidente da Câmara Municipal, Dirceu Dalben, Deputado Estadual e Eder Ruzza, secretário da cidade. “O encontro reuniu torcedores, autoridades, empresários, admiradores e ex- atletas do futebol brasileiro e mundial que fizeram história, em uma tarde recheada de nostalgia e boas memórias, unindo esporte à responsabilidade social”, relata.

O evento contou com a colaboração de vários empresários da cidade: Good Bom Supermercados, Construtora Peconi, Farmacia Virginelli, Domus Construtora, Caroba Transportes, Labutare, Garra Sport, Farmácia do Wellington, Carnes America e Papaguara da Sorte.

Serviço

Realização GS7 Eventos esportivos – Craques Master Brasil.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré.



Brasil tem 750 mil casos de hepatites virais registrados

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O Brasil tem cerca de 750 mil casos de hepatites virais notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, que relaciona essas informações no país. O número consta no Boletim EpidemiológicoHepatites Virais 2023, divulgado em julho . O levantamento aponta que o tipo predominante no país é o C (39,8%), seguido pelo B (36,9%). Essas duas cepas (que são as famílias ou linhagens do vírus) têm formas de transmissão em comum: por contato com sangue contaminado, sexo sem uso de preservativos, na transmissão de mãe para filho durante a gestão ou ainda no parto. Ambos também se tornam frequentemente crônicos, assim como a hepatite D (0,6% dos casos no país).

O Ministério da Saúde registrou no Brasil casos também de hepatite A (22,5%) e E (0,2%). Embora se diferenciem nas formas de transmissão e tratamento, os tipos de hepatite podem apresentar sintomas semelhantes.

 “As hepatites podem causar alterações leves, moderadas ou graves no fígado. Entre os sintomas, estão cansaço, mal-estar, vômitos, dor abdominal, febre, tontura, enjoo, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, detalha a infectologista Giorgia Torresini, que atua no Hospital do Círculo, em Caxias do Sul (RS).

Segundo a médica, a falta de diagnóstico é comum em pacientes com hepatite porque são, na maior parte das vezes, infecções silenciosas. De acordo com ela, isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem infecção. “O avanço da infecção compromete o fígado, e, como consequência, o paciente pode ter fibrose avançada ou cirrose. São doenças que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão”, explica.

Os tratamentos são feitos de acordo com a cepa com que o paciente foi infectado. A hepatite B, por exemplo, não tem cura, mas o tratamento disponível no SUS reduz o risco de progressão da doença e as consequentes complicações. Para as hepatites C, o tratamento é feito com medicamentos chamados de antivirais de ação direta, que apresentam taxas de cura acima de 95%. Para os tipos A, D e E, não há tratamentos específicos, portanto o foco é no controle dos sintomas e do dano ao fígado. 

Prevenção contra as hepatites virais

Existem várias formas de se proteger das hepatites, e o Ministério da Saúde relaciona quais são essas medidas:

No caso das hepatites A e E, lavar as mãos após o uso do sanitário, da troca de fraldas e antes do preparo de alimentos. Além disso, lavar com água tratada, clorada ou fervida os alimentos consumidos crus (deixar de molho por 30 minutos). Outras orientações do Ministério são: cozinhar bem os alimentos antes do consumo, em especial mariscos, frutos do mar e peixes; lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras; usar instalações sanitárias; no caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, como a desinfecção de objetos, bancadas e chão (a recomendação é o uso de hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária). Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou perto de esgoto e evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios também são medidas indicadas pelo Ministério da Saúde. E, além destas, o uso de preservativos e higienização das mãos, genitália, períneo e região anal antes e após as relações sexuais. A vacina para hepatite A é a principal medida de prevenção.

Para prevenção às hepatites B e D, segundo o Ministério, a vacina contra o tipo B, disponível no SUS, é também a principal medida e ajuda a prevenir a hepatite D (esta ocorre em quem está com hepatite B). O uso de preservativo nas relações sexuais e o não-compartilhamento de objetos de uso pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, para confecção de tatuagem e colocação de piercings) são, igualmente, formas de evitar o contágio.

No caso da hepatite C, a prevenção inclui não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.); uso de preservativo nas relações sexuais e não compartilhar objetos para o uso de drogas.



Grupo Petrópolis apresenta missão estratégica na Abrasel

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O Grupo Petrópolis marca presença na 35ª edição do Congresso Nacional Abrasel, realizado entre os dias 15, 16 e 17 de agosto. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o encontro reunirá os principais líderes empresariais e do setor de alimentos e bebidas do país, com o intuito de discutir os desafios centrais e, sobretudo, propor soluções inovadoras para o avanço da alimentação fora do lar no Brasil. Haverá também debates sobre o fortalecimento do ambiente empreendedor e como melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Com o tema “Na era digital, o ser humano”, o 35º Congresso acontece em formato híbrido e paralelamente às palestras haverá também o “Mesa ao Vivo Brasília”, que reunirá grandes chefs de renome nacional, em uma experiência com feira, cozinhas-show e degustações.

Para debater sobre as tendências sustentáveis do mercado cervejeiro, o Grupo Petrópolis leva ao Congresso a palestra do gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua, Alaercio Nicoletti. O papo será transmitido às 15h00, do dia 17 (quinta-feira) de agosto, via link.  

Nicoletti destacará o lançamento da 1ª Chamada Nacional de Inovação e Sustentabilidade para Circularidade do Vidro, realizada em setembro de 2022 pelo Grupo Petrópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a fim de aumentar a captação das embalagens de vidro pós-consumo. Participa da conversa também o coordenador de Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos, Gustavo Spina.

A Missão Estratégica de Circularidade do Vidro visa desenvolver soluções para ampliar e fortalecer a circularidade das embalagens de vidro na cadeia produtiva e de consumo, priorizando assim alternativas tecnológicas, logísticas e econômicas. 

Atualmente, as embalagens de vidro do Grupo já possuem 60% de conteúdo reciclado, porém a meta é aumentar cada vez mais. “Atuamos para a concretização e o fortalecimento de parcerias como esta com o SENAI/CNI, pois acreditamos que assim contribuímos para impulsionar as iniciativas da economia circular no Brasil, proporcionando benefícios tanto para outras empresas como para a sociedade como um todo”, afirma Alaercio.

O tema foi destaque no lançamento do Relatório de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis que chega à sua terceira edição consecutiva. O conteúdo pode ser baixado no próprio site da companhia: https://www.grupopetropolis.com.br/sustentabilidade/relatorio-de-sustentabilidade/ 

Lembrando que a chamada pública da Plataforma Inovação para a Indústria contou com 22 propostas submetidas, totalizando mais de R$49 milhões em projetos. Dessas propostas, 13 foram pré-selecionadas e indicadas para uma apresentação em formato pitch. O executivo abordará a evolução do projeto que possui três iniciativas, são elas: aumento da captação de embalagens de vidro pós-consumo; sensibilização e educação para a logística reversa do vidro; e soluções de aplicações em produtos em regiões distantes das fábricas de garrafas.

SERVIÇO

35º Congresso Nacional Abrasel

Quando: de 15 a 17 de agosto

Palestra Grupo Petrópolis

Dia e horário: 17 de agosto às 15h00

Inscrições e informações: www.congressoabrasel.com.br



Empresas economizam com gestão tributária e compliance

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Não é novidade para o empreendedor, que o planejamento da gestão tributária é uma tarefa muito importante e deve ser analisada com cautela. A gestão tributária consiste em administrar todos os processos da empresa que envolvem os tributos e o planejamento estratégico do negócio, seja na precificação, tributos de fornecedores, benefícios fiscais entre outros fatores.

Devido a sua complexidade e alta carga tributária o Brasil ocupa 4º lugar no ranking dos países que mais tributa as empresas no mundo, segundo dados da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico em 2022 – OCDE Corporate Tax Statistics: Fourth Edition.

Realizar a emissão dos documentos fiscais e entrega de declarações dentro da lei, além de uma revisão periódica destas informações, permite alcançar melhores resultados para os negócios.

Marcelo Cunha Junior, diretor da Sharecorp, empresa especializada em contabilidade estratégica e gestão tributária explica: “Os serviços de BPO de contabilidade, revisões tributárias, auditorias fiscais, análise da qualidade das informações do ERP, auditorias das obrigações acessórias que são transmitidas ao fisco passam a ser preocupação dos donos e gestores de pequenas e médias empresas também”. Segundo ele, esse perfil já entende que diversos problemas podem ser evitados e deixar a empresa em Compliance não é somente acessível as grandes corporações. “Empresários não querem mais surpresas com multas do fisco e identificar que ao longo do tempo pagaram mais impostos por falta de planejamento, comprometendo a existência do negócio”, pontua Marcelo.

O recente crescimento de empresas de ERP Valor Econômico – Mercado de TI deve encerrar com 23,4% de crescimento em 2022 e sistemas mais simples, para pequenos negócios, já refletem a necessidade do empresário ter informações seguras em tempo real estes dados que efetivamente refletem a realidade da empresa.

“As empresas têm priorizado esse tema nos últimos anos e o que ficava para ‘um dia vamos ver isso’ passou a fazer parte das rotinas, essa necessidade de ter a correta tributação dos impostos e informação em tempo real, traz os gestores para a contabilidade com foco estratégico na sua gestão tributária. A área fiscal, contábil, departamento pessoal e societário são uma das principais áreas de suporte para o funcionamento da empresa quando se fala em legislação”, comenta Marcelo.

“Para as empresas que ainda não se adequaram e estruturaram sua área fiscal, contábil, departamento pessoal ou societário, existem metodologias para trabalhar essas áreas, onde se tem o foco em pessoas, processos e ferramentas (ERP, Sistemas de suporte etc.)”, finaliza.

Para mais informações basta acessar o site https://sharecorp.com.br/  



Fundadores da Prytania Media Divulgam Dois Estúdios AAA Adicionais

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Jeff Strain (co-fundador da ArenaNet, co-fundador da Undead Labs, Crop Circle Games, Possibility Space, co-fundador e presidente de estúdios da Prytania Media) e Annie Delisi Strain (co-fundadora da Undead Labs, Crop Circle Games, Possibility Space, co-fundadora e diretora executiva da Prytania Media) sentem o prazer de apresentar publicamente duas adições AAAàfamília de estúdios Prytania Media.

A Fang & Claw está criando a próxima evolução dos esportes de combate de fantasia para o mercado de jogos competitivos em rápido crescimento. Com um investimento inicial de US$ 3 milhões da Transcend Fund, o estúdio está construído em torno de uma equipe veterana, incluindo:

  • Jeremy Gaffney, chefe de estúdio (co-fundador da Turbine Entertainment, diretor sênior na Blizzard Entertainment)

  • Fleur Marty, produtora executiva (produtora executiva na WB Games Montreal)

  • Chris Venturini, diretor criativo (diretor de animação na ArenaNet e líder de jogabilidade na Undead Labs)

  • Horia Dociu, diretor de arte (diretor de arte de estúdio na 343 Industries e Sucker Punch Productions)

  • Ben Scott, diretor técnico (diretor técnico e diretor de tecnologia da Undead Labs)

Dawon Entertainment se uneàPrytania Media como nosso primeiro estúdio anunciado para mercados emergentes, com sede em Bangalore, Índia. Liderado pelo premiada diretora de estúdio e designer de jogos, Whitney Beltrán, a Dawon está criando jogos eletrônicos culturalmente focados por desenvolvedores indianos para jogadores indianos, abraçando o cativante folclore, arte, música e setor de tecnologia de ponta da Índia.

Fang & Claw e Dawon Entertainment se unem aos estúdios co-irmãos Possibility Space e Crop Circle Games na marca de estúdios Prytania Media.

Sobre a Prytania Media

Fundada em 2021 por Annie Delisi Strain e Jeff Strain, a Prytania Media é um portfólio independente e privado de estúdios de desenvolvimento AAA com curadoria concentrada na criação de novos jogos eletrônicos inovadores em escala mundial. Atualmente empregando mais de 150 equipes de desenvolvimento, negócios e suporte de jogos ao redor do mundo, a Prytania Media também recruta, treina e contrata ativamente pessoas de locais mal atendidos / esquecidos em nossa família de estúdios mediante nossos programas Mosaic Initiative e Prytania Media Scholars.

Sobre a Crop Circle Games

Fundada em 2021 como um estúdio da Prytania Media e com suporte de investimentos iniciais no total de US$ 23 milhões da Transcend Fund e outros parceiros estratégicos, a Crop Circle Games está definindo a próxima geração de jogos eletrônicos ‘sandbox’ narrativos para uma comunidade internacional de jogadores.

Sobre a Possibility Space

Fundada em 2021 como um estúdio da Prytania Media com investimento inicial de US$ 3 milhões da Transcend Fund e em parceria de desenvolvimento com uma grande editora, a Possibility Space vem capacitando uma comunidade mundial de criadores com uma nova e ambiciosa plataforma social de jogos de simulação.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas de mídia:

Elise Favis // Prytania Media

elise@prytania.co

Fonte: BUSINESS WIRE



STF favorece caminhoneiros que não receberam vale-pedágio

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O Superior Tribunal de Justiça decidiu pela constitucionalidade do recebimento do frete em dobro como multa a empresas que não pagaram Vale-Pedágio a motoristas de caminhão. Um exemplo prático: se um motorista faz um frete no valor de R$ 20 mil, mas não recebeu em tempo hábil o benefício do Vale-Pedágio do tomador de serviço, ele terá direito a indenização de R$ 40 mil. 

Instituído pela Lei nº 10.209, de 23 de março de 2001, o Vale-Pedágio obrigatório foi criado com o principal objetivo de atender a uma das principais reivindicações dos caminhoneiros autônomos: a desoneração do transportador do pagamento do pedágio.

“Na grande maioria dos casos, essas indenizações superam os R$ 200 mil e, conhecendo a realidade da categoria, acredito que esses valores podem fazer muita diferença na vida dos caminhoneiros”, afirma David Eduardo da Cunha, sócio-proprietário do escritório de advocacia especializado em direito trabalhista para direitos dos caminhoneiros.

Com a decisão do STF, desde 25 de outubro de 2002, a responsabilidade e a obrigatoriedade pelo pagamento dos valores devidos a título de pedágio passaram a ser do embarcador. O motorista que não viu cumprida essa determinação pôde ingressar com ação judicial para buscar os valores devidos e corrigidos no período de dez anos, até 24 de abril de 2022. Após essa data, o prazo foi reduzido. 

A situação se aplica sobre a empresa que não antecipou o pagamento do vale-pedágio obrigatório, nem quitou o valor do pedágio, o que demonstra flagrante violação ao artigo 1º, parágrafo 1º, e ao artigo 3º da Lei nº 10.209/2001.

“Os caminhoneiros possuem vários outros direitos que muitas vezes não sabem e que podem lhe gerar indenizações, como direito a pagamentos de estadias pela demora na descarga e do piso mínimo de frete, questões que devem ser analisadas em conjunto com a indenização do vale pedágio”, complementa Cunha.

Para saber mais, basta acessar: www.davideduardocunha.com.br 



Brasil ocupa a 14ª posição no ranking de mercados de vinhos

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Um balanço revelou que o Brasil está entre os maiores consumidores de vinho do mundo. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, o país atingiu a 14ª posição no ranking de mercados de vinhos mais atraentes do mundo em 2021, após subir doze posições.

Além disso, outro estudo realizado pela mesma consultoria demonstrou que o número de brasileiros que tomam vinho de forma regular passou de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022.

Nilton Serson, que reside em Portugal e é especialista em vinhos, vê de forma positiva o atual momento do mercado de vinhos no Brasil. “Até setembro de 2021, o mercado de vinhos no Brasil estava em constante crescimento. O consumo da bebida vinha aumentando nos últimos anos, impulsionado por uma maior apreciação da cultura do vinho, o surgimento de novos apreciadores, uma crescente classe média e o aumento da disponibilidade de vinhos importados e nacionais”, articula.

Na visão do especialista, esse viés de crescimento se consolida nos dias atuais, inserindo o Brasil como um player global neste mercado.

“As expectativas para os próximos anos são positivas: podemos esperar um grande crescimento”, considera Serson. Na análise dele, o Brasil é um dos principais mercados emergentes para vinhos, com uma variedade crescente de opções, tanto de vinhos nacionais quanto importados. “O país também possui diversas regiões produtoras de vinho, como a Serra Gaúcha, que têm ganhado reconhecimento internacional por sua produção”, complementa.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a viticultura ocupa uma área de mais de 78 mil hectares, com vinhedos estabelecidos desde o extremo sul do país a regiões situadas muito próximas ao Equador.

Ainda segundo informações da Embrapa, a produção de uvas é da ordem de 1,5 milhões de toneladas por ano. Deste volume, em média, 50% é destinado ao processamento, para a elaboração de vinhos, sucos e outros derivados, e 50% comercializado como uvas de mesa.

Para mais informações, basta acessar: https://niltonserson.com/



Bittrex Global chega a um acordo bem-sucedido com a SEC

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A Bittrex Global divulgou a seguinte declaração hoje após chegar a um acordo bem-sucedido com a Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission, SEC) dos EUA em relaçãoàacusação feita em 17 de abril contra a empresa por supostamente operar uma plataforma de negociação não registrada nos EUA:

A Bittrex Global tem o prazer de anunciar que, após a apresentação do nosso pedido de rejeição da ação da SEC contra nós em junho, agora chegamos a um acordo bem-sucedido.

Desde o início, estamos otimistas e dispostos a trabalhar produtivamente com a SEC para explicar nossa posição. Estamos muito satisfeitos por termos conseguido chegar a um acordo com a SEC e por ambas as partes poderem evitar o esforço e o custo do litígio. Para chegar a essa conclusão rápida, o acordo de liquidação inclui um pagamento de US$ 24 milhões, que será pago pela Bittrex Inc. (também conhecida como Bittrex US), e não pela Bittrex Global. Agora que a SEC concordou em resolver o caso, com a Bittrex Global nem admitindo nem negando as alegações, o assunto está completamente superado e nossa atenção pode ser totalmente focada em fazer o que fazemos de melhor: fornecer aos nossos clientes a plataforma de negociação mais segura, inovadora e regulamentada no mercado.

Oliver Linch, CEO da Bittrex Global, disse:“Estamos muito satisfeitos que um acordo sobre esses termos tenha sido alcançado rapidamente. Embora seja uma boa notícia para a Bittrex Global, agora não é hora de uma volta da vitória. Em vez disso, com esse assunto encerrado, podemos nos concentrar em construir nossa visão para o futuro da criptomoeda, como uma parte regulamentada, desenvolvida e sofisticada do ecossistema financeiro mais amplo. Essa visão requer regimes regulatórios apropriados que sejam adequados ao propósito, e é por isso que a Bittrex Global se orgulha de ser regulamentada em Liechtenstein e Bermuda, duas das principais e mais respeitadas jurisdições para supervisão regulatória de cripto no mundo.

“A Bittrex Global fez enormes investimentos para garantir que não aceitamos clientes dos EUA. Atendemos clientes e fornecemos serviços exclusivamente fora dos EUA. Os participantes do mercado em todo o mundo, que estão cada vez mais preocupados em ter qualquer conexão com os Estados Unidos devidoàincerteza regulatória, devem saber que, se quiserem fazer negócios com uma bolsa de ativos digitais não regulamentada nos EUA, a Bittrex Global estáàsua disposição. A Bittrex Global continuará liderando o caminho para demonstrar que o futuro da criptografia é seguro, inovador e regulamentado.”

Andrew Michaelson, sócio da King & Spalding LLP, acrescentou: “Estamos orgulhosos de ter assessorado a Bittrex Global nesse assunto. O que torna esse resultado tão incomum e gratificante é que nosso cliente, a Bittrex Global, encerrará esse assunto sem pagar um centavo em acordo. Estamos entusiasmados com este resultado em nome do nosso cliente”.

A Bittrex Global foi fundada com base nos três princípios básicos de segurança, inovação e regulamentação, e tem muito orgulho de sua reputação global como uma das plataformas de negociação mais antigas e compatíveis do mundo. Todos os fundos dos clientes da Bittrex Global continuam seguros e acessíveis, e a empresa continua comprometida em fornecer aos clientes a plataforma de negociação mais segura do mercado.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas de mídia

E-mail: bittrexglobal@wachsman.com

Fonte: BUSINESS WIRE



The Nature Conservancy Abre Seu Concurso Anual de Fotos de 2023

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Hoje, The Nature Conservancy (TNC) anunciou que seu Concurso Mundial de Fotografia anual começará a aceitar inscrições em 30 de agosto. A competição está aberta a todos e irá aceitar inscrições até 29 de setembro. Ao inserir suas fotos mais atraentes da natureza, você pode ajudar a ampliar a mensagem de que é uma prioridade protegê-la e restaurá-la.

Enquanto a competição do ano passado quebrou recordes de participação mundial com mais de 100.000 inscrições de um total de 196 países e territórios, a versão de 2023 deste badalado evento deve ser a maior de todos os tempos. Pela primeira vez na história do concurso, o número de categorias de prêmios dobrou, de seis para impressionantes 12. A expansão dará aos fotógrafos a liberdade de definir melhor suas inscrições, além de oferecer mais oportunidades de vitória.

Em 2022, o fotógrafo chinês Li Ping levou o grande prêmio, por sua foto vencedora com a visão de um drone de uma rodovia solitária cercada em cada lado por ravinas que se estendem para fora na forma de uma árvore.

As 12 categorias deste ano são Oceanos, Pessoas e Natureza, Plantas e Fungos, Água Doce, Terras, Mamíferos, Clima, Imagens Aéreas, Insetos e Aracnídeos, Vida Subaquática, Aves e Répteis e Anfíbios. As inscrições serão avaliadas por um prestigiado grupo de jurados, incluindo o fotógrafo Javier Aznar, o fotojornalista e cineasta Morgan Heim e o fotógrafo de história natural Frans Lanting. Juntos, este grupo irá selecionar um vencedor de primeiro e segundo lugar para cada categoria, além de menções honrosas em todas as 12 categorias. O concurso irá conceder mais de US$ 25.000 em prêmios em dinheiro, incluindo um kit de câmera no valor de US$ 5.000 para o vencedor geral do grande prêmio.

Fotógrafos de todos os níveis de habilidade são incentivados a se inscrever. Todos os vencedores serão anunciados em outubro de 2023.

Acesse nature.org/photocontest para obter mais informações sobre as regras do concurso, especificações de fotos e como participar. Para ver todas as fotos vencedoras de 2022, acesse: https://www.nature.org/en-us/get-involved/how-to-help/photo-contest/2022-winners/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Ann Kaiser

Gerente Sênior de Mídia

Ann.kaiser@tnc.org

Claire Griffin

Coordenadora de Assessoria de Imprensa

Claire.griffin@tnc.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Inadimplência atinge quase 72 milhões de brasileiros

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De acordo com dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, levantamento mensal elaborado pela Serasa sobre a relação da população com dívidas atrasadas, em junho deste ano o país contava com 71,45 milhões de pessoas em situação de inadimplência.

Ao comparar esse número com o registrado em junho do ano passado, quando havia 66,82 milhões indivíduos com o nome na lista de endividados, constata-se um aumento de quase 7% em 12 meses na quantidade de inadimplentes no Brasil. O relatório também indicou que o maior percentual da população com o nome negativado – 34,8% do total de inadimplentes – encontra-se na faixa etária de 41 a 60 anos. A segunda faixa etária com maior grau de endividamento é a de 26 a 40 anos (34,7%).

As dívidas em atraso dos brasileiros concentram-se, em sua maior parte – 31,13% –, no segmento de bancos e cartões de crédito. Em segundo lugar está o segmento de contas básicas (22,07%), como água, luz e gás, seguido pelo de varejo (11,44%).

Vítor Bertuzzi, CFO da Bertuzzi Gestão Patrimonial (BGP), avalia que esse cenário de endividamento decorre da situação econômica do país, que gera um ambiente favorável ao crescimento da inadimplência. Ele afirma que o Brasil vive um momento de recessão, com altas taxas de desemprego e baixo crescimento do PIB. “Em períodos como este, as pessoas tendem a recorrer a empréstimos, geralmente caros, devido à elevada taxa básica de juros atual.”

Plataforma Salva-Dívidas

Diante desse contexto de alta inadimplência, Vítor Bertuzzi destaca que a BGP fez um investimento na plataforma Salva-Dívidas, cujo foco é conciliação e mediação, desenvolvida para auxiliar devedores a formalizar acordos com as instituições financeiras com as quais possuem dívidas.

“A proposta é que a plataforma dê voz ao consumidor endividado, buscando compreender os valores que ele tem à disposição para adimplemento de sua dívida e instruindo-o para que realize uma negociação mais efetiva”, ressalta.

O CFO da BGP salienta que grande parte do problema da inadimplência está relacionada à falta de conhecimento da população sobre finanças pessoais, o que faz com que diversas instituições financeiras cobrem juros abusivos, que dificilmente são detectados por quem não tem um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. 

Para saber mais, basta acessar www.bertuzzipatrimonial.com.br



Ganhos elevados de clientes e crescimento notável nos EUA ajudam a Entersekt a solidificar sua posição no mercado

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Entersekt, líder global em soluções de autenticação de transações para prevenção de fraudes financeiras, anunciou hoje um elevado crescimento em receita e número de clientes, impulsionado pela expansão contínua nos EUA e parcerias estratégicas. Desde o investimento feito pela Accel-KKR no ano fiscal de 2022, a Entersekt viu seus negócios fora da África do Sul acelerarem rapidamente com um aumento de receita recorrente anual contratada em 191% e um crescimento de quase 220% em clientes baseados nos EUA apenas no ano fiscal de 2023.

“Nosso crescimento sólido em um clima de negócios global difícil é uma prova da inovação e experiência da Entersekt em lidar com ameaças de fraude emergentes”, disse Schalk Nolte, CEO da Entersekt. “Nossa reputação de oferecer o mais alto nível de segurança para instituições financeiras em todos os canais digitais sem comprometer a experiência do usuário está chamando a atenção dos tomadores de decisão — muitos dos quais agora reconhecem a necessidade urgente de adotar métodos de autenticação mais robustos para substituir as abordagens tradicionais que estão se mostrando vulneráveis a tentativas de fraude cada vez mais sofisticadas”.

“Estamos particularmente satisfeitos com nosso desempenho nos EUA, que está se aproximando do hipercrescimento. A região continua sendo um foco principal para o próximo ano e identificamos parceiros e talentos importantes que são bem conhecidos no setor para nos ajudar a acelerar a trajetória atual. O mercado tem se mostrado ansioso para adotar nossa tecnologia, que tem um histórico comprovado com instituições financeiras em todo o mundo”, explicou Nolte.

“Como a fraude e o crime financeiro continuam ameaçando as instituições financeiras em todo o mundo, a oportunidade para as empresas de tecnologia inovadoras ajudarem a mitigar esses riscos é maior do que nunca”, explicou Julie Conroy, Chefe de Insights de Riscos da Datos Insights. “O crescimento e a expansão constantes da Entersekt são um indicador-chave do apetite das instituições financeiras de todos os tamanhos em busca de soluções que possam reduzir a fraude e, ao mesmo tempo, garantir uma experiência de usuário ideal”.

Destaques do desempenho fiscal de 2023

Inovações em prevenção de fraudes líderes de mercado

A equipe da Entersekt continuou inovando bemàfrente da curva da indústria, com três novas patentes concedidas no ano fiscal de 2023, somando-se às mais de 60 patentes de tecnologia existentes. Entre elas está a Context Aware Authentication que é a primeira prevenção de fraude entre canais a considerar o canal de origem, o contexto da transação, a análise e a orquestração de sinais de risco ativos e silenciosos, os mecanismos de autenticação disponíveis, bem como a escolha do cliente para determinar a jornada de autenticação mais apropriada — tudo em tempo real.

“Muitos bancos continuam enfrentando dificuldades com mecanismos de autenticação isolados, com diferentes soluções para serviços bancários online, ofertas em agências, centrais de atendimento, pagamentos digitais e open banking, cada um usando sua própria tecnologia de autenticação. Estamos oferecendo a capacidade de quebrar todos esses silos e ter uma plataforma de autenticação comum em todos os vários canais. Isso não apenas fornece uma experiência de usuário e cliente muito melhor, como também ajuda a orquestrar todos esses dados para ajudar os bancos a tomarem melhores decisões”, disse Nolte.

Novos canais estratégicos e parcerias tecnológicas

A equipe da Entersekt continuou solidificando novas parcerias em todas as regiões, melhorando sua escala de entrada no mercado e criando novas oportunidades de mercado. Ao oferecer suporteàpré-integração, essas parcerias permitiram que os bancos implantassem de maneira rápida e fácil a tecnologia de autenticação de ponta da Entersekt. Mais recentemente, a tecnologia de autenticação biométrica da Entersekt foi integradaàPlataforma de Serviços Bancários Digitais da Q2, adicionando recursos de autenticação biométrica aos aplicativos de serviços bancários online e móveis no segundo trimestre.

Gestão sênior expandida

Para apoiar o crescimento significativo e a oportunidade no mercado nos EUA, a Entersekt contratou dez novos diretores, vice-presidente ou executivos do alto escalação nos EUA no ano fiscal de 2023. Sua equipe executiva e sede da empresa agora estão sediadas nos EUA e na África do Sul, mostrando a importância e o compromisso com a representação regional.

Três novas nomeações no alto escalão, todas com décadas de experiência em liderança, incluem Matt Loos como Diretor de Receitas, Pradheep Sampath como Diretor de Produtos e Frank Moreno como Diretor de Marketing.

  • Loos se juntaàEntersekt com mais de 20 anos de experiência de liderança em empresas como Fifth Third Bank, Cardinal Commerce e Mastercard.

  • Sampath liderou novas iniciativas de produtos por mais de 20 anos, dimensionando produtos SaaS, móveis e baseados em API para empresas como ID.me e GXS.

  • A experiência de Moreno inclui cargos de liderança sênior de marketing em mais de 20 anos em empresas de tecnologia como Bottomline e Datawatch.

Mais crescimento no horizonte

Olhando para o futuro, Nolte disse que o setor deve se preparar para os desafios contínuos de esquemas de fraude de tomada de controle de contas e fraude de pagamento por push autorizado, dizendo que o aumento de pagamentos em tempo real, principalmente por meio de aplicativos móveis, introduziu a necessidade de mecanismos de detecção de fraude mais rápidos e eficazes.

“Nossa visão para o futuro está centrada em nos tornarmos uma força líder no cenário digital, revolucionando a forma como as pessoas conduzem transações seguras em plataformas digitais. Com o apoio dos nossos investidores norte-americanos, parceiros-chave e uma abordagem centrada no cliente, estamos preparados para um sucesso excepcional no próximo ano e além”, disse Nolte.

Sobre a Entersekt

A Entersekt garante que as transações financeiras digitais sejam seguras e livres de atritos desnecessários. A empresa fornece uma plataforma única multicanal para instituições de serviços financeiros atenderem aos requisitos de autenticação e otimizarem as experiências do usuário. Com uma variedade de opções disponíveis para implantação e configuração, as soluções da Entersekt são totalmente personalizáveis em todos os canais e dispositivos. Um histórico sólido de mais de dez anos trabalhando com as principais instituições de serviços financeiros nos Estados Unidos, Europa e África, combinado com várias inovações de segurança patenteadas, estabeleceu a Entersekt como líder global do setor em autenticação. Apoiada por empresas como a Accel-KKR, com sede no Vale do Silício, uma das maiores empresas de capitais privados do mundo, a Entersekt continua expandindo sua presença em regiões importantes. Para mais informações, visite entersekt.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Frank Moreno

Diretor de Marketing

frank@entersekt.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empreendedoras enfrentam o baixo empoderamento no Brasil

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O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer até a igualdade de gêneros. Para além de uma informação conhecida e verificada no dia a dia de muitas brasileiras, esta é também a conclusão de um recente relatório conjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da ONU Mulheres, que classificou o Brasil entre os países em que o empoderamento feminino é “médio-baixo”. 

O documento, chamado The Paths to Equal (Os Caminhos para Igualdade, em tradução livre) e publicado oficialmente no mês passado, mapeou o avanço da situação das mulheres no mundo e foi baseado em dois índices complementares: o Índice de Empoderamento das Mulheres (WEI, na sigla em inglês) e o Índice Global de Paridade de Gênero (GGPI, na sigla em inglês). 

O Índice de Empoderamento das Mulheres considera cinco dimensões: vida e saúde; educação, capacitação e conhecimento; trabalho e inclusão financeira, participação nas tomadas de decisões e liberdade de violência. Já o GGPI avalia dimensões similares, mas em comparação com os dados relativos aos homens, produzindo um índice relativo. Em conjunto, os dois indicadores geram uma nota de 0 a 1, que indica a situação das mulheres em relação à liberdade para fazer escolhas e conquistar oportunidades.

O índice de empoderamento feminino no Brasil é de 0,637, colocando o país entre as nações de médio-baixo empoderamento. “Isso reflete uma análise do status e da participação das mulheres na sociedade brasileira”, aponta Cristina Boner, profissional da área de tecnologia que empreende no mercado brasileiro há vários anos.

“Observamos a desigualdade de gênero em áreas como representação política, participação no mercado de trabalho, acesso à educação e saúde, entre outros”, pontua a empresária. “De uma forma geral, as mulheres brasileiras enfrentam barreiras persistentes para participar plenamente da força de trabalho e para ocupar posições de liderança e poder em muitos setores”, completa.

Desenvolvimento e desigualdade

O levantamento mapeou a situação do empoderamento das mulheres em 114 países e gerou resultados preocupantes, como a porcentagem de mulheres e meninas que vivem em um país com alto empoderamento feminino e alta igualdade de gênero: apenas 1% delas. No Brasil, o índice de igualdade de gênero mostra que as mulheres têm indicadores 32% mais baixos do que os homens nas dimensões de vida e saúde; educação, capacitação e conhecimento, trabalho e inclusão financeira; e participação nas tomadas de decisões.

Segundo a ONU Mulheres, um destaque dos resultados do relatório é o fato de que maior desenvolvimento humano, de forma geral, não significa maior igualdade de gênero e mais empoderamento das mulheres. Muitos países incluídos no estudo apresentavam alto ou muito alto desenvolvimento humano e ainda têm baixo ou médio índice de empoderamento das mulheres. O Brasil é um caso de país em que o crescimento do índice de desenvolvimento humano não significou maior paridade de gênero e maior liberdade das mulheres para a tomada de decisões.

Inovação nas políticas para igualdade: mulheres empreendedoras

O objetivo do estudo, segundo o PNUD e a ONU Mulheres, foi reunir “dados robustos” e medidas que fossem comparáveis entre os países, baseadas em metodologias sólidas, para orientar políticas voltadas a aumentar o empoderamentos de mulheres e meninas e atingir a igualdade de gênero global. Por ter sido feito com indicadores inéditos, o documento pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de novas políticas e ações sociais.

Para Cristina Boner, o avanço no empoderamento das mulheres depende dessa possível inovação nas políticas. “Essa avaliação do empoderamento feminino é uma medida que pode evoluir ao longo do tempo, dependendo das políticas, ações e mudanças sociais implementadas a partir de agora”, diz a empreendedora. 

Após anos empreendendo em tecnologia da informação, Boner concorda com a orientação proposta pelo relatório, que sugere um foco na capacitação de meninas e mulheres para a era digital. A ONU Mulheres propõe pensar ações para reduzir os déficits na educação de áreas como ciência, tecnologia, engenharias e matemática para melhorar os índices de igualdade de gênero.

“Essa avaliação serve como um chamado à ação para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente em que todas as pessoas possam contribuir plenamente para a sociedade, independentemente do gênero”, conclui a Boner.

O levantamento também sugere a definição de políticas voltadas para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Serviços de cuidados infantis, licenças parentais e arranjos de trabalhos flexíveis são temas que afetam as escolhas e liberdades de mulheres empreendedoras no Brasil e que têm o potencial de colaborar com a mudança da situação da paridade de gêneros no país.

Para saber mais basta acessar: www.cristinaboner.com.br e Cristina Boner | LinkedIn



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