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Mojix Fornece Soluções de Rastreabilidade Total para a Farm Rio

BOCA RATON, Fla., June 20, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Mojix, líder global em soluções de visibilidade de item (RTILV) em tempo real para cadeias de suprimentos, anunciou hoje que fechou um acordo com a Farm Rio para fornecer uma solução de rastreabilidade SaaS total para produtos nas suas operações internacionais. Além disso, a Mojix capacitará a Farm Rio a atender aos regulamentos europeus de passaportes digitais de produtos, por meio do rastreamento de todos os aspectos necessários relacionados aos produtos da cadeia de suprimentos, desde a origem até o consumidor final.

A FARM Rio é uma marca global e faz parte do maior grupo varejista de moda do Brasil, o Grupo SOMA. A marca iniciou sua expansão global em 2019 com a abertura da sua boutique principal no SoHo, Nova York, e agora tem quatro lojas nos EUA (NYC, Miami, Venice e West Hollywood) e quatro na Europa (Londres, Paris, Mykonos e Bodrum). A FARM Rio também tem seus próprios sites de compras online e vende através de mais 2.000 varejistas globais e espaços de marca em mais de 35 países.

A implementação das soluções de rastreabilidade total da Mojix forneceráàFarm Rio:

  • Dados de rastreamento da fonteàprateleira para atender aos requisitos do passaporte digital do produto
  • Gerenciamento de levantamento de estoque altamente preciso com contagem móvel precisa dos itens dos produtos
  • Gerenciamento de estoque otimizado com RFID
  • Gerenciamento e manutenção de uma única fonte real para todos os produtos
  • Painéis intuitivos para auditorias e prevenção de perdas

As soluções de rastreabilidade de item da Mojix são projetadas com base na ideia de que qualquer produto de uma cadeia de suprimentos pode ser serializado com uma identidade digital única. Isso proporciona uma base poderosa para permitir a visibilidade total do ciclo de vida do produto: rastreamento desde a origem e fabricação até os centros de distribuição, lojas e até mesmo após a venda. Os varejistas saberão onde estão seus itens, de onde vieram, por qual processo de negócios passaram e para onde devem ir em seguida. Cada vez que o status de um item muda, a Mojix coleta os dados desses eventos, transmite-os para a plataforma ytem™ e os processa ao longo de um modelo de dados de ciclo de vida exclusivo, permitindo que os usuários conheçam, em tempo real, o status e o histórico de qualquer item.

“A Mojix tem orgulho de fazer parceria com a Farm Rio para suas operações nos EUA e na Europa, para a garantia de uma cadeia de suprimentos transparente e sustentável”, disse Chris Cassidy, CEO da Mojix. “Somos especializados em soluções de rastreabilidade total que fornecem visibilidade upstream e downstream da Fazenda até o garfo ou dos fornecedores de matéria-prima até o produto acabado e até mesmo após a venda para garantir a conformidade regulatória. Essa parceria aprimorará os processos operacionais da DC da Farm Rio, impulsionando a qualidade, o controle e a confiança do cliente com um passaporte de produto digital. A Mojix está pronta para colaborar com um dos maiores varejistas do Brasil nesta jornada transformadora.”

Sobre a Mojix
A Mojix é líder em soluções em tempo real de visibilidade e de gerenciamento de capital humano para serviços de desenvolvimento de TI próximos que fornecem inteligência de negócios completa para cadeias de suprimentos em todo o mundo. A Mojix harmoniza os dados para fornecer rastreabilidade, autenticação de produtos e soluções automatizadas de gerenciamento de estoque em uma plataforma SaaS escalável e de alta segurança. A Mojix captura ações desencadeadas por eventos e características vitais com o rastreamento de bilhões de identidades únicas, para seguir os ciclos de vida dos itens da fonteàprateleira. As empresas podem utilizar os dados integrados para aumentar suas vendas e eficiência operacional, reduzir riscos e aprimorar a experiência do cliente. Saiba mais em www.mojix.com.

Contato Editorial/de Mídia
Maggie Williams Dryden
Vice-Presidente, Chefe de Marketing Global
Mojix, Inc.
(404) 913-2488
maggie.dryden@mojix.com

©Mojix, Inc. Mojix, maiven e ytem são marcas comerciais registradas ou marcas comerciais da Mojix, Inc.


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9157267)



Mediasmart e TCL se unem em parceria estratégica para CTV

A mediasmart, uma empresa do grupo Affle, anunciou hoje uma parceria estratégica com a TCL, uma das maiores fabricantes mundiais de Android TV, para integrar seu inventário com anunciantes na TV Conectada (CTV). Essa integração permitirá que a oferta da TCL seja combinada com as soluções de publicidade programática da mediasmart, desbloqueando diversas oportunidades de anúncio para marcas e democratizando o crescente espaço da CTV além dos Walled Gardens.

A parceria global representa um avanço significativo para a publicidade em CTV, oferecendo às marcas acesso a oportunidades em escala mundial, incluindo diferentes formatos e a ampla gama de canais Free Ad-supported Streaming TV (FAST). 

Taísa Pereira, Regional Director LATAM da mediasmart, acrescenta: “Com o crescimento da TV Conectada (CTV) na América Latina, especialmente no Brasil e México, nossa parceria com a TCL oferece aos anunciantes e parceiros locais oportunidades para engajar seu público de maneira eficaz neste ecossistema com a garantia da qualidade de público e conteúdo alcançado em TVs conectadas”.

As soluções incluem alta visibilidade para lançamentos de produtos, aumento de visualizações de conteúdo em qualquer plataforma de vídeo e OTT, tráfego para instalações de aplicativos CTV e promoções de eventos ao vivo. Com as soluções em formatos prioritários da TCL, os anunciantes poderão utilizar posicionamentos premium para alcançar públicos específicos, tendo como um dos principais produtos desta parceria a “TV+ offering”, que ajuda anunciantes a segmentar consumidores que estão migrando da televisão linear.

Comentando sobre a parceria, Matt Ding, Global Business Development Manager da TCL, afirma: “A maneira como o público consome conteúdo televisivo mudou drasticamente. Nosso objetivo é oferecer mais aos espectadores. Junto com a mediasmart, pretendemos criar sinergias que vão além do convencional, explorando novas oportunidades no espaço da CTV. A mediasmart tornou a publicidade em CTV mais mensurável com sua tecnologia. Combinando nossas forças estratégicas e tecnológicas, esperamos proporcionar oportunidades para mais marcas se conectarem com seus públicos de maneiras significativas”.

Os anunciantes na TCL e mediasmart poderão aumentar a eficácia das campanhas publicitárias e obter maior engajamento. Eles também terão a capacidade de expandir sua segmentação, escolhendo públicos específicos nos mais de 180 canais FAST da TCL em 14 gêneros principais, como Notícias, Estilo de Vida, Alimentação e Entretenimento, permitindo uma segmentação baseada em afinidade e melhorando a experiência publicitária. Além disso, eles podem integrar a tecnologia proprietária CTV Household Sync da mediasmart, que maximiza o engajamento e a interatividade da CTV com anúncios de reengajamento sincronizados em dispositivos móveis no mesmo domicílio.

Nikhil Kumar, Chief Growth Officer da mediasmart, diz: “À medida que o mundo se volta cada vez mais para a CTV para entretenimento, informação e conectividade, o potencial para as empresas se engajarem com seus públicos de maneiras significativas nunca foi tão grande. A mediasmart é uma plataforma programática omnichannel, com a publicidade mensurável em CTV sendo um foco central para nós. Com nossa parceria com um fabricante como a TCL, queremos usar nossa expertise para cocriar soluções inovadoras e de grande impacto, elevando o cenário da publicidade em CTV. Estamos comprometidos em expandir os horizontes do que os anunciantes podem fazer na CTV, e essa parceria é um passo nessa direção”.

Sobre a mediasmart

A mediasmart (uma empresa Affle) é uma plataforma de publicidade programática omnichannel confiada por anunciantes, agências e mesas de negociação globalmente. A mediasmart capacita os profissionais de marketing a integrar a jornada do consumidor em dispositivos conectados como Mobile, CTV e DOOH, entregando uma comunicação unificada, aproveitando sinais comportamentais tanto online quanto offline para melhor segmentar e personalizar suas mensagens.

Com gestão de audiência omnichannel e medição de incrementalidade, além de publicidade em CTV mensurável e de alto impacto (através da tecnologia proprietária Household Sync), a mediasmart é a plataforma de escolha para os profissionais de marketing que procuram soluções programáticas, seja utilizando o console da mediasmart ou construindo suas próprias soluções sobre suas APIs abertas.

Para mais informações, basta entrar em contato com pr@affle.com



Empresa do Amazonas aparece em ranking da revista Exame

A empresa Reche Frotas conquistou a 31ª posição na categoria de R$ 30 a R$ 150 milhões no Ranking Exame de Negócios em Expansão 2023, ficando em primeiro lugar no Amazonas e o segundo na região norte do país. A empresa se destaca por sua atuação na locação e gestão de frotas corporativas, no fornecimento de veículos para motoristas de aplicativos e na venda de veículos seminovos.

O Ranking Negócios em Expansão 2023 é uma iniciativa promovida pela revista EXAME, em parceria com BTG Pactual e com o suporte técnico da PwC Brasil, com o objetivo de reconhecer e premiar os negócios brasileiros que obtiveram notável expansão em vendas e conquistaram novos mercados nos últimos meses. Esta classificação anual contempla empresas com receita operacional líquida anual situada entre R$ 2 milhões e R$ 300 milhões, com sede no Brasil, e leva em consideração a evolução de suas receitas ao longo do ano anterior.

A Reche Frotas, inicialmente estabelecida em 2007 sob o nome de RGS (Reche Galdeano & Sales Comercio e Serviços), centrava suas atividades em licitações de materiais para escritório, contando com apenas dois veículos populares em seu início. Atualmente, a empresa mantém uma frota que ultrapassa a marca de 1.500 veículos e expandindo sua presença por toda a região Norte do país.

A trajetória de expansão da Reche Frotas também se refletiu na diversificação de seus serviços. Com o crescimento contínuo, a empresa identificou oportunidades para atender a diferentes públicos. Em 2016, surgiu a Reche Seminovos, com foco na venda de veículos que passam pelo processo de desmobilização. Já em 2020, a empresa lançou o serviço de locação voltado para pessoas físicas, incluindo o carro por assinatura, Reche Zero KM, e a locação semanal direcionada para motoristas de aplicativos, denominada Motora Reche.

Segundo informações do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Automóveis, o mercado de carros por assinatura tem demonstrado um crescimento constante no cenário automobilístico a cada ano. No ano de 2022, o segmento de locação de veículos representou mais de 30% dos registros de automóveis e comerciais leves. 

Além disso, informações divulgadas pela Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) apontam que, no início deste ano, mais da metade (52%) da frota das empresas de locação foi alocada para contratos de longa duração.

De acordo com o fundador da Reche Frotas e diretor regional da Abla, Sidney Galdeano, uma parte dos colaboradores se mostraram surpresos com a premiação, uma vez que não possuem como objetivo superar as demais empresas do mercado. 

Ainda segundo Galdeano, o prêmio é um reconhecimento da ascensão como uma das companhias de locação e gestão de frotas e carro por assinatura que mais crescem no Brasil.

“Uma parte essencial desse reconhecimento foi a robusta governança da empresa. Nossas demonstrações financeiras foram submetidas ao rigoroso crivo da Exame, PwC e BTG Pactual”, diz. “Essa análise detalhada destaca o nosso comprometimento com a transparência, integridade e conformidade, pilares que são fundamentais para os nossos pilares em visão e estratégia”, completa o empresário.

Galdeano explica que o atual cenário de alta taxa de juros e aumento de preço de veículos tem levado os indivíduos e empresas a repensar as alternativas para usufruir da mobilidade, passando a migrar da compra para a assinatura ou terceirização de frotas, em busca de praticidade, produtividade e economia. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.rechefrotas.com.br/



Identidade visual estratégica revoluciona marcas

No contexto do branding, a identidade visual desempenha um papel central, transcendendo sua estética para se tornar uma narrativa visual significativa para uma marca. Mais do que um simples apelo visual, é uma linguagem gráfica que comunica valores, visão e personalidade, estabelecendo uma conexão única com os consumidores.

A consistência é fundamental nesse processo. Manter uma identidade visual uniforme em diversos pontos de contato, como redes sociais, website e embalagens, cria uma sinfonia visual que fortalece a confiança do consumidor e estabelece um reconhecimento imediato.

Segundo especialistas, uma identidade visual eficaz vai além das tendências momentâneas. É uma visão de longo prazo que se adapta, evolui e se torna atemporal. Ao resistir às oscilações de modismos temporários, estabelece uma conexão duradoura com a audiência.

De acordo com profissionais da área, a identidade visual, longe de ser uma mera representação gráfica, é uma promessa implicitamente feita ao consumidor. Cada elemento, desde a escolha da tipografia até a disposição dos elementos gráficos, contribui para a construção de uma experiência visual coesa e significativa.

No cerne dessa influência está a capacidade de contar uma história sem a necessidade de palavras. Cores cuidadosamente escolhidas evocam emoções, enquanto um logotipo bem elaborado transmite a essência e missão da marca instantaneamente. É uma narrativa visual que cria vínculos emocionais, transformando clientes em embaixadores leais da marca.

Assim, enquanto as nuances da estratégia de marca são exploradas, é fundamental reconhecer o impacto sutil, mas profundo, de uma identidade visual cuidadosamente elaborada. Especialistas afirmam que é uma ferramenta poderosa que, quando aplicada com maestria, não apenas acrescenta um toque estético, mas se torna uma voz influente que ressoa na mente do consumidor, definindo de maneira inconfundível a personalidade e o caráter de uma marca.



Expansão da 3° Av. em Itapema/SC projeta alta de valorização

Itapema, no litoral norte catarinense, há anos vem se destacando por sua qualidade de vida, beleza natural e crescimento econômico exponencial, atraindo cada vez mais pessoas em busca de moradia e investimento.

De acordo com os dados do índice FipeZAP, o valor do metro quadrado na cidade teve um aumento expressivo de 17,55% comparado com o mesmo período em 2023, colocando atualmente Itapema em segundo lugar no ranking do metro quadrado mais caro do país.

Esta valorização é um reflexo direto no desenvolvimento contínuo e planejado de Itapema, que vem investindo de forma coordenada em infraestrutura, buscando valorizar ainda mais a região. Hoje, já em execução, um dos projetos em andamento é a expansão da 3ª Avenida na Meia Praia, que visa conectar a rua 306 à BR 101. 

A prefeita, Nilza Simas, destaca que o projeto cujo contrato foi assinado em setembro de 2022, visa melhorar o fluxo de trânsito entre os municípios de Itapema/SC e Porto Belo/SC, proporcionando maior mobilidade para os moradores.

Após o lançamento deste projeto, estudos realizados por construtoras da região, revelaram uma projeção que já vislumbra um grande potencial construtivo nessa área.

No vídeo do canal do youtube “Postado pelo portal Itapema Mil Grau”, mostra a execução das obras realizadas entre os municípios, bem como uma simulação dos possíveis empreendimentos que poderão surgir ao redor dessa via. A expansão da 3° Avenida promete não apenas facilitar o fluxo de trânsito entre os municípios, mas também impulsionar a economia local e a geração de empregos. 

Com uma qualidade de vida e um mercado imobiliário em ascensão, Itapema se destaca como uma cidade em constante evolução, pronta para receber aqueles que buscam não apenas um lugar para viver, mas um lugar para investir.



Produtos físicos são próxima fronteira da Creator Economy

Há diversas personalidades da Creator Economy e do mercado de influência que se tornaram símbolos da expansão do modelo de negócio para o mundo “físico” com o investimento em produtos. Bruna Tavares, Marina Smith e Bianca Andrade foram algumas das expoentes no mercado da beleza. Elas compreenderam que suas audiências vão muito além e podem transformar fãs em clientes, e seguidores em comunidades engajadas. 

Segundo estudo da Hotmart, empresa global de tecnologia atuante no setor da Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo), quase metade (46%) dos criadores de conteúdo brasileiros já vende ou pretende vender produtos físicos de maneira a complementar suas fontes de receita. 

O levantamento mostra que os livros estão em primeiro lugar (44%) entre os produtos que já são ofertados pelos criadores de conteúdo, seguido por cosméticos (25%) e roupas (12%). Papelaria (7%), itens de alto valor (7%) e produtos alimentícios (5%) completam a lista. A predominância dos livros pode ser explicada pelo fato de muitos projetos de marca no mercado de infoprodutores terem como base o conhecimento e a expertise como atributos fundamentais.

De acordo com o estudo, entre os criadores que ainda não lançaram um produto físico, 22% afirmaram que não o fizeram porque não encontraram o parceiro ideal. “Durante anos, no modelo econômico tradicional, os produtos físicos foram o ponto de partida na construção de uma marca. A partir deles, aspectos como valores, promessas e significados eram criados. Contudo, hoje, os processos se inverteram, e pensar em comercializar produtos físicos pode ser um complemento ao mercado de produtos digitais, especialmente quando consideramos o significativo número de brasileiros que realizaram compras pela internet”, afirma João Pedro Resende, CEO e cofundador da Hotmart. Somente em 2023, mais de 80 milhões de brasileiros realizaram compras pela internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2023.

O estudo da Hotmart revelou ainda que um complemento do conteúdo em formato de produto físico pode ajudar a aumentar a satisfação dos alunos de produtos digitais. Cerca de 80% dos novos compradores que compraram produtos físicos compraram também produtos digitais, o que reforça a ideia de comunidade engajada e aumento de fãs na audiência. Além disso, infoprodutores que adicionaram produtos físicos ao portfólio tiveram um incremento de 20% em vendas.



Falta de clareza na lei antidesmatamento europeia preocupa agroexportadores

Representantes das indústrias exportadoras de carnes, couro e soja do Brasil criticaram a falta de clareza das autoridades da União Europeia sobre a aplicação da lei antidesmatamento do bloco, que entrará em vigor no início de 2025. O texto prevê exigências para a comprovação da origem e do cumprimento de critérios socioambientais desses e de outros produtos.

De acordo com a proposta desta regulamentação, as empresas serão obrigadas a garantir que apenas produtos livres de desmatamento sejam comercializados no mercado da União Europeia. No entanto, para o Brasil a lei se tornou uma preocupação, tratando-se do setor de carnes, pois a cadeia não possui rastreabilidade completa ou mesmo transparência sobre a movimentação dos animais.

Dessa forma, o ambiente atual é de total incerteza sobre os procedimentos que os europeus adotarão para verificar informações sobre as exportadoras brasileiras, segundo participantes da terceira edição do Fórum Futuro do Agro, evento que a Globo Rural realizou esta semana em São Paulo.

Nos debates, os exportadores relataram que não se sabe se o bloco aceitará iniciativas individuais que as empresas já adotam no país. O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, disse que “as cargas dos navios que atracarem nos portos europeus a partir de 1º de janeiro de 2025 já precisarão cumprir as novas regras. Os esclarecimentos, no entanto, precisam ocorrer antes, no momento do embarque dos contêineres no Brasil, para que todo o processo esteja implementado.”

O economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz acredita “que os europeus devem postergar o início da vigência da lei devido à complexidade dos ajustes, que ainda não ocorreram”. Ele destacou, no entanto, “que a União Europeia não voltará atrás no objetivo de aplicar as cobranças socioambientais e que o Brasil precisa se adaptar a essa nova dinâmica”.

As discussões globais têm se concentrado no aspecto da mitigação das emissões de carbono, o que dá ao Brasil a chance de adicionar seus ativos ambientais aos esforços. Por isso o país deve regulamentar o mercado de carbono para que este funcione como uma ferramenta de enfrentamento da mudança do clima.

A China, principal destino das exportações do agro brasileiro, não está em fase de preparação para a vigência de uma nova lei, como o bloco europeu, mas também tem exigências crescentes sobre a sustentabilidade da produção de alimentos. Segundo Felipe Bernardi Diniz, “a intensificação das cobranças é um reflexo da expansão da classe média chinesa, que hoje tem cerca de 500 milhões de pessoas”.

De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, os protocolos de exportação de carne bovina para o mercado chinês já contribuíram para melhorar a sustentabilidade do segmento – os chineses exigem que os animais sejam abatidos com até 30 meses. “Isso tem feito com que a renovação do nosso rebanho ocorra com mais frequência, o que traz uma qualidade enorme para a produção brasileira”, avaliou.

Com isso, destaca Felipe Bernardi Diniz que” é uma questão de tempo até o principal cliente internacional do agro brasileiro passar a adotar exigências ambientais mais rígidas. Hoje essas exigências vêm da União Europeia, mas daqui dez anos podem ser demandas sobre biodiversidade do nosso parceiro chinês.”

 



Estudo aponta dados do Índice Nacional da Construção Civil

Segundo os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) teve uma variação de 0,17% em maio de 2024. Este resultado representa uma queda de 0,24 ponto percentual em relação ao índice de abril, que foi de 0,41%. Nos últimos doze meses, o índice acumulou uma variação de 2,31%, inferior aos 2,51% registrados no mesmo período do ano anterior. Em maio de 2023, a variação foi de 0,36%.

Conforme informado na publicação, o custo nacional da construção por metro quadrado aumentou de R$ 1.736,37 em abril para R$ 1.739,26 em maio. Deste valor, R$ 1.006,80 correspondem aos materiais e R$ 732,46 à mão de obra. A parcela dos materiais apresentou uma taxa negativa de -0,05%, a menor do ano, representando uma queda de 0,16 ponto percentual em relação ao mês anterior (0,11%). Em comparação com maio de 2023 (-0,24%), houve um aumento de 0,19 ponto percentual.

O relatório aponta dados específicos sobre a mão de obra, que registrou uma taxa de 0,46% em maio, apesar dos dissídios coletivos observados. Este valor é inferior ao registrado em abril (0,83%) e também em maio do ano anterior (1,24%), representando quedas de 0,37 e 0,78 pontos percentuais, respectivamente. De janeiro a maio de 2024, os acumulados foram de 0,50% para materiais e 1,68% para mão de obra. Em doze meses, os acumulados ficaram em 0,24% para materiais e 5,31% para mão de obra.

Matheus de Paula, sócio-administrador na Empresa de Trilhos Ferroviários GMS Resíduos, afirmou que conforme os números apresentados, o custo dos materiais de construção registrou uma leve queda de -0,05%, a menor taxa do ano. Isso reflete um ambiente de estabilidade nos preços dos insumos, que pode ser aproveitado para a aquisição de trilhos ferroviários usados ou outros recursos metálicos residuais que podem ser usados no setor da construção civil. Matheus continuou dizendo que entende que o recurso do uso de trilhos usados por exemplo, oferecem uma excelente relação custo-benefício, pois são robustos e duráveis, permitindo sua reutilização em diversas aplicações da construção civil, contribuindo com o meio ambiente realocando dentro do setor recursos reutilizáveis”.

Ainda sobre o assunto, Matheus de Paula afirmou que o relatório também destaca que a mão de obra teve uma taxa de aumento de 0,46% em maio, uma redução em relação ao mês anterior. “Para o futuro, essa tendência de estabilização nos custos da mão de obra pode incentivar ainda mais as empresas de engenharia a investir em materiais alternativos, como os trilhos ferroviários usados. Além de serem uma opção economicamente viável, esses trilhos promovem a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de produzir novos materiais, contribuindo para a economia circular”.

Ainda sobre o estudo, que pode ser observado na íntegra através do link informado no início da matéria, a região Norte foi a que registrou a maior variação regional em maio, com um aumento de 0,34%, influenciada por altas em quatro dos seus sete estados. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: 0,30% no Nordeste, 0,06% no Sudeste, -0,03% no Sul e 0,32% no Centro-Oeste. Dentre os estados, o Acre destacou-se com a maior alta, registrando uma variação de 2,16%, seguido por Maranhão (1,88%) e Distrito Federal (1,60%).

O SINAPI, criado em 1969, tem como objetivo fornecer informações sistematizadas sobre custos e índices da construção civil em âmbito nacional, auxiliando na elaboração e avaliação de orçamentos e no acompanhamento de custos.

Perguntado sobre o relatório divulgado, Matheus de Paula afirmou que o cenário atual, conforme apontado pelo estudo, apresenta um momento estratégico para as empresas de engenharia investirem recursos que cuidem do meio ambiente. O exemplo do uso dos trilhos residuais como alternativa não apenas oferece uma redução nos custos imediatos, mas também se alinha com as práticas de sustentabilidade, que são cada vez mais valorizadas no setor da construção civil. “Olhando para o futuro, a tendência é que o uso de materiais reciclados e reutilizados, como os trilhos ferroviários, se torne uma prática comum e essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades e da infraestrutura nacional”.

Para saber mais, acesse: https://www.linkedin.com/company/gms-residuos/



Guanabara faz ação para os namorados na Rodoviária do Rio

Nesta quarta-feira (12/6), data em que se comemora o Dia dos Namorados, o Grupo Guanabara, em parceria com a Rodoviária do Rio S/A presentearão os usuários do 2º maior terminal rodoviário da América Latina em movimentação de passageiros com uma apresentação musical para aquecer os corações apaixonados que estiverem no local. A ação faz parte da política de responsabilidade social da Guanabara que promove eventos culturais e de inclusão social nas regiões operadas por linhas rodoviárias regulares.

O saxofonista Jeferson Rino, 25 anos, foi convidado para tocar canções para todos os gostos, do sertanejo ao rock e músicas internacionais e MPB românticas trazendo leveza e alegria ao público, principalmente, criando um clima de romance para os casais que estiverem na Rodoviária do Rio. A apresentação ocorre das 7h às 13h, com intervalos, no embarque superior, próximo à praça de alimentação e próximo aos guichês e Sala VIP da Viação Guanabara, que estarão adornados com arranjos de corações.

“O objetivo é promover um momento de cultura no terminal para comemorar o amor e tornar o ambiente ainda mais acolhedor para o embarque dos viajantes”, explica Letícia Pineschi, diretora de marketing da Guanabara. A empresa também realizará ações simultâneas em outros terminais como o de Brasília com apresentação de uma Orquestra Filarmônica formada por meninos de comunidades carentes apoiada pela Guanabara.                             

A quarta-feira, dia 12/6, deverá movimentar mais de 20 mil passageiros pela Rodoviária do Rio, quando muitos casais devem embarcar para regiões turísticas do Estado do Rio em um bate e volta, principalmente em direção às cidades de Miguel Pereira, Vassouras, Paty do Alferes, Arcozelo, Penedo, Itatiaia, Teresópolis, Friburgo, Petrópolis e destinos da região Sudeste como Juiz de Fora, com bastante procura também.

“A Rodoviária do Rio é elemento fundamental no cenário carioca com seus mais de 55 anos de existência, símbolo do bem receber de turistas em nossa cidade. O evento será uma oportunidade para que nossos passageiros fortaleçam ainda mais os laços de amor e compartilhem momentos inesquecíveis antes da viagem”, complementa Roberta Faria, diretora geral da Rodoviária do Rio S/A.

Sobre o músico – Jeferson Rino, carioca de Senador Camará, desde criança era apaixonado por música, influenciado também por seu pai que também é músico e ouvia muito jazz instrumental. Aos quatro anos de idade começou a estudar violão, mas já mostrava total admiração pelo saxofone, ouvindo seus maiores ídolos Charlie Parker e Michael Brecker. Aos sete anos de idade conheceu o professor e músico saxofonista, George de Oliveira que lhe dava aulas práticas enquanto o mestre Constâncio Trombonista lhe ensinava partitura. Mestre Constâncio pegava duro, mas Jeferson conseguiu ler e escrever com essa fera da música. Jefferson tocou ao lado dele até o fim. Ao longo de sua carreira, o músico já teve a oportunidade de tocar com grandes nomes como Zeca do Trombone que hoje lhe é um grande padrinho. Atualmente toca com Marquinhos Gomes, artista renomado gospel, mas já acompanhou outros grandes nomes como Arthur Maia, Hermeto Pascoal, André Neiva, André Vasconcelos, Ney Conceição, Josué Lopez e outros. 

Serviço:

Evento dos Namorados da Guanabara – Apresentação musical do saxofonista Jeferson Rino 

Local: Rodoviária do Rio

Endereço: Av. Francisco Bicalho, n° 1 – Santo Cristo – Rio de Janeiro / RJ

Data: 12/06

Horário: 7h às 13h



Altas habilidades podem ser úteis no trabalho, diz psicóloga

Dados do Censo Escolar de 2022 revelaram que há 26.815 alunos identificados com altas habilidades/superdotação no Brasil. Recentemente, uma publicação do Centro Multidisciplinar de Apoio, Pesquisa e Assessoria a Educação Especial Inclusiva (Cemap), da Prefeitura Municipal de Campinas, chamou a atenção para o fato de que a chamada “superdotação” não é só inteligência e que as altas habilidades podem vir acompanhadas de uma série de dificuldades para quem apresenta a condição. 

Segundo o artigo, especialistas e famílias de crianças superdotadas relatam despreparo e incompreensão do sistema educacional. De acordo com a psicóloga Elisheva Cesco Martinelli, no meio corporativo, as altas habilidades também vão além do quociente de  inteligência (QI) e podem, sim, ser usadas no ambiente de trabalho.

“Atenção, memória, criatividade, raciocínio lógico, raciocínio numérico e raciocínio espacial são apenas algumas das altas habilidades que podem – e devem – ser desenvolvidas no dia a dia profissional”, afirma.

Como identificar e desenvolver as altas habilidades no meio corporativo?

De acordo com Joseph Renzulli, referência no tema, a superdotação caracteriza-se por 3 pilares , sendo estes; Potencial acima da média, Criatividade e Envolvimento com a tarefa (motivação para a aprendizagem). Ter uma ou duas destas características não fecha o diagnóstico. Neste contexto, Elisheva frisa que a avaliação neuropsicológica com um psicólogo é um elemento essencial para identificar as altas habilidades e aproveitá-las da melhor maneira possível no meio corporativo. 

“A avaliação de um psicólogo é importante considerando que, entre outras coisas, um profissional com altas habilidades pode ser comumente confundido com TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). Além do mais, vale destacar que ser superdotado não significa, necessariamente, que uma pessoa é super inteligente e muito menos “perfeita”, frisa. Elisheva explica, ainda, que alguém com atenção difusa, ou seja, a capacidade de conseguir prestar atenção em vários assuntos e temas paralelos, pode ser confundida com transtorno de déficit de atenção, pois este considera apenas a atenção concentrada, e que a pessoa com superdotação, assim como outras, pode estar sujeita a possuir outras condições associadas.. Outro exemplo, segundo a profissional, vem daqueles que procrastinam e perdem o interesse em atividades rotineiras, o que é algo normal e natural para pessoas com altas habilidades de criatividade.

“Vivemos em um mundo em constante transformação, onde as carreiras enfrentam desafios únicos. Muitas pessoas se sentem perdidas, sem direção, ou enfrentam obstáculos para atingir seus objetivos profissionais e isto pode ser inclusive sintomas de pessoas com altas habilidades”, diz.

Segundo Elisheva, pessoas com altas habilidades também precisam de atenção, orientação, estruturação e planejamentos adequados que possam dar sustentação ao seu desenvolvimento psicoemocional e organização cognitiva, e quanto antes o diagnóstico for feito, maiores as chances de sucesso. Para tanto, explica, é possível combinar o que há de mais novo e moderno em psicologia e psicometria no mundo, em um programa que pode incluir, por exemplo, testes específicos, coaching e mentoria de carreira como plano de fundo. 

Ela destaca que a combinação das técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Programação Neurolinguística (PNL), neurociência, psicodrama e psicologia positiva mostra-se muito eficaz no melhor aproveitamento destas habilidades.

“Esse método é  baseado em ações, em olhar para todos os seus seres – psíquico, físico, espiritual e intelectual -, empoderamento, autonomia, liberdade, descobrimento e desenvolvimento de recursos internos”, relata.

“Olhamos para o passado buscando entender suas crenças, história e padrões. A partir daí, aplicamos ‘assessments’ (ferramentas científicas) para conhecer suas potencialidades e talentos e colhemos feedbacks a fim de desenvolver as altas habilidades no meio corporativo, com foco no presente e futuro. A partir do conhecimento de suas habilidades, a pessoa poderá fazer melhores escolhas profissionais, inclusive utilizando seus talentos. E ser mais feliz, pois o ser humano é mais feliz quando atua com seus talentos e potencialidades em seu estado natural”, conclui.

Elisheva possui experiência nos ramos de alimentos, agronegócio, e-commerce, varejo, logística, games, educação, salesforce e tech em geral. Além disso, atua como psicóloga há 17 anos, possui formação em Neuroscience for Business pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Gestão de Projetos Complexos por Cambridge, MBA em Gestão de Pessoas e Marketing, pós-graduação em Gestão e Liderança em Tecnologia e, ainda, uma pós em Espiritualidade, Carreira e Sentido da Vida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/elishevacescopsi/



E-commerce segue forte: alimentos e bebidas é destaque

Comprovando a tendência da continuação de compras digitais no ritmo do pós-pandemia, o e-commerce brasileiro segue em amplo crescimento. De acordo com a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, da BigDataCorp, em publicação feita pelo Portal E-commerce Brasil, o número de lojas virtuais aumentou em 17%, chegando a mais de 1,9 milhão.

Mesmo com a retomada da presencialidade em 2021, os consumidores brasileiros se acostumaram às facilidades da compra on-line. Os dados demonstram que este fenômeno fez também com que várias empresas fossem atraídas pelo potencial do segmento, investindo cada vez mais na presença digital.

Simultaneamente, um dos segmentos de maior destaque foi o de alimentos e bebidas, com cada vez mais consumidores buscando a praticidade e as promoções oferecidas pelo setor no e-commerce. Um estudo da Kantar destacou que, na América Latina, o primeiro trimestre de 2023 foi representado por uma recuperação para bens de consumo massivo. Um ponto que merece ênfase é que os consumidores têm buscado canais com preços mais acessíveis, representando uma  alta de 10% no mesmo período.

Marco Vezzani, COO da Zini Alimentos destaca que este crescimento do e-commerce de alimentos no Brasil reflete uma tendência que vem se consolidando ao longo dos últimos anos. “Esse crescimento destaca a crescente preferência dos consumidores pela conveniência das compras on-line, especialmente em categorias que tradicionalmente dependiam das vendas físicas”, reforça.

Ainda segundo ele, o segmento de alimentos e bebidas, especificamente, mostrou um enorme potencial de crescimento, ainda mais quando observamos a dinâmica de vendas on-line versus off-line.

“Durante a pandemia, muitos consumidores se voltaram para o e-commerce devido às restrições e à necessidade de evitar lugares públicos. Essa mudança forçou uma adaptação ao ambiente on-line, não apenas para produtos não alimentícios, mas significativamente para alimentos e bebidas, um segmento que antes da pandemia era menos explorado”, complementa o profissional.

O consumidor foi se adaptando às novas rotinas de consumo e o e-commerce busca oferecer a eles a conveniência de comprar a qualquer hora e de qualquer lugar, além de acesso a uma variedade maior de produtos que muitas vezes não estão disponíveis nas lojas físicas, explica Vezzani.

Esse aspecto é particularmente atrativo no segmento de alimentos e bebidas, onde consumidores buscam produtos específicos ou alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Para se ter uma ideia, o setor movimentou cerca de R$ 48,65 bilhões em 2023, tendo os itens de nicho como uma das principais buscas pelos consumidores.

“Com base nesses insights, podemos concluir que o e-commerce de alimentos no Brasil está numa trajetória de crescimento sólido, impulsionado pela inovação tecnológica, mudanças nos hábitos de consumo e pela capacidade das empresas de adaptar suas estratégias às preferências dos consumidores”, afirma o COO da Zini Alimentos.

Para saber mais, basta acessar http://www.zini.com.br 



Espetáculo Internacional de Tango chega ao Rio de Janeiro

O espetáculo, que já se apresentou em 2023 nos teatros de Buenos Aires, tem agora sua data de estreia confirmada para o  dia 21 de junho no Teatro dos Grandes Atores na Barra da Tijuca. Diferente do que já foi visto em sua edição portenha, a temática agora propõe vivenciar a noite de Buenos Aires sem sair do Brasil.

A peça “Luzes de Buenos Aires” chega ao Brasil com a sua primeira parada no Rio de Janeiro. Logo em seguida, o grupo se prepara para percorrer os teatros do país, trazendo ao elenco a incorporação de profissionais da dança brasileiros que com seus pares argentinos colocaram-se à disposição do Diretor Artístico Luciano Bastos para a criação da nova versão do espetáculo que será apresentado inicialmente no Rio de Janeiro.

“Luzes de Buenos Aires é a evocação da grande cidade, de sua cultura e de seu povo, através do tango cantado e dançado, a partir de uma perspectiva diferente dos cânones do gênero”, comenta Ricardo Fontana, Produtor do espetáculo. “Com repertório que foge de clichês e se vale de composições clássicas, recentes e grandes orquestrações, a proposta busca expandir as fronteiras do universo do tango sem distorcer sua essência, mas exaltando-a desde suas raízes”, finaliza o profissional.

 

Ficha técnica:

 

Diretor Artístico: Luciano Bastos

Coreografia: Diogo Carvalho

Operador de Luzes: Marcos Billé

Operador de Som: Marcelo Ivson Netto

Produção Geral: Ricardo Fontana

 

Canais do espetáculo:

Instagram: @luzesdebuenosaires

Serviço:

Espetáculo “LUZES DE BUENOS AIRES”

Data: De 21 a 30 de junho

Horário: Sexta e sábado 21h

Domingo: 20h

Venda de Ingressos: DIVERTIX

Website: www.divertix.com.br

Local: Teatro dos Grandes Atores

Website: www.teatrodosgrandesatores.com.br

Endereço: Av. Das Américas 3555, Shopping Barra Square, Barra da Tijuca



Mulheres representam a maioria em produção artesanal no país

O artesanato é uma forma de expressão cultural que desempenha um importante papel na preservação da identidade e tradições de um povo. Para além destes aspectos, ele representa também uma alternativa para a geração de renda e realização profissional. Segundo dados da Agência Sebrae, o setor movimenta cerca de R$102 bilhões por ano, o que representa 3% do PIB (Produto Interno Bruto). Esse movimento engloba 8,5 milhões de artesãos, com destaque para as mulheres que dominam este mercado com cerca de 77% de participação.

Para Rosanna Santana, empreendedora, professora de artesanato com mais de 20 anos de carreira e franqueada do Center Panos na cidade de Indaiatuba, o artesanato brasileiro, marcado pela presença feminina, vai além da produção de peças. “O artesanato é um legado vivo que resgata e preserva a memória através da transmissão de saberes entre gerações. Mães e filhas perpetuam tradições com suas mãos habilidosas. As mulheres, verdadeiras mestras, garantem a sobrevivência desse patrimônio cultural, tecendo histórias e sonhos em cada ponto e cor”, diz.

Para além dos dados otimistas, um exemplo de iniciativa que oferece suporte e oportunidades para mulheres empreendedoras no ramo do artesanato é o PAB – Portal do Artesanato Brasileiro, que visa coordenar e desenvolver atividades que tenham como objetivo valorizar os artesãos brasileiros, possibilitando o artesanato brasileiro se consolidar no setor econômico de forte impacto no desenvolvimento de suas comunidades.

Ainda segundo a empreendedora, o artesanato se apresenta como uma alternativa promissora para geração de renda e realização profissional, especialmente para as mulheres. “Com criatividade, dedicação e o apoio de iniciativas de suporte é possível transformar a paixão pela criação manual em um negócio de sucesso e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país”, afirma a artesã.

Herança e exclusividade

Rosana conta que a paixão pelo artesanato começou aos 8 anos por incentivo de sua mãe. “Sempre tive o sonho de ser professora, mas acabei tomando gosto pelo ofício na medida em que ia praticando e via as peças tomando forma a partir das minhas próprias mãos”, conta.

Para ela, o artesanato não é apenas um hobby, mas sim uma oportunidade real de gerar renda e alcançar a independência financeira. “É indiscutível que o artesanato é um negócio lucrativo que contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, analisa.

A profissional ainda avalia que o ideal é sempre buscar se atualizar e trazer o que há de mais recente para o mercado, pois o público está cada vez mais exigente.

“Tem sido comum as pessoas gostarem de se diferenciar, possuir algo que só elas têm, por isso, ao falar de produtos, muitas peças artesanais acabam tendo alto valor agregado. E justamente por serem feitos à mão do início ao fim, eles podem também transmitir a sensação de exclusividade”, conclui Rosanna.

Para acompanhar a artista e a Center Panos, basta acessar suas redes sociais:

Instagram Center Panos Indaiatuba


Instagram Rosanna Santana

Loja Center Panos Indaiatuba: R. Vinte e Quatro de Maio, 1342 – Centro, Indaiatuba – SP, 13330-060

Como chegar até a loja

 



Não incidência de IOF reduz custo final do consórcio

Ao contar com 10,53 milhões de consorciados ativos, o Sistema de Consórcios, presente nos segmentos de veículos, imóveis, eletrônicos e serviços, apresenta características que possibilitam investimentos com custo final inferior entre as diversas modalidades de aquisição parcelada.

Ao não ser cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos negócios com consórcios, verifica-se tratar de um fator importante pouco notado. Arrecadado em operações de crédito e financiamento de veículos ou imóveis comerciais, o IOF eleva o Custo Efetivo Total (CET). A alíquota de 0,38% sobre o valor de amortização de todas as parcelas, somada aos 0,0082% também cobrados sobre essa base incidem a partir da assinatura do contrato até a última parcela, no limite de 365 dias, travados quando o prazo ultrapassa 12 meses, significando um custo considerável para o tomador do crédito.

“Na adesão a um grupo de consórcios, o participante, ao planejar suas finanças pessoais, visa formar ou ampliar patrimônio, desenvolver atividades comerciais ou usufruir qualidade de vida, além de ter custo final menor”, afirma Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Entre os fatores que tornam o consórcio atrativo, estão, entre outros, a ausência de juros, pois o consórcio cobra taxa de administração, que é a remuneração pelo serviço da administradora. Além disso, a não cobrança de correção retroativa, e, por ocasião da contemplação, a manutenção do poder de compra à vista com possibilidade de desconto ou com barganha na negociação do bem.

Dependendo da negociação, pode ocorrer que o IOF de 0,38% seja incorporado ao valor financiado, ou seja, “o tomador do crédito, neste caso, pagará juros sobre o principal e sobre o imposto também, o que eleva ainda mais o custo final”, alerta. Em contrapartida, no consórcio não há incidência de IOF.

“Trata-se de características que permitem aos consorciados a aquisição do bem desejado a qualquer momento de sua contemplação”, esclarece Barbagallo. “Vale repetir que a correção das parcelas não retroage, ou seja, o consorciado apenas arca com a correção nas parcelas futuras, e sem custos tributários”, especifica.

Outro diferencial da modalidade é a flexibilidade na utilização do crédito. “Ao permitir a troca do bem ou serviço, dentro do segmento escolhido, o consórcio atende aos objetivos do consumidor, que por diversos motivos possa necessitar alterar seus planos pessoais e iniciais”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “Some-se a isso a permissão do uso de parte do crédito, até 10%, para despesas com documentação e seguros, algo positivo ao consorciado”, acrescenta.

A não incidência de IOF nas operações de consórcio é mais uma peculiaridade do Sistema de Consórcios. “Ao realizar os objetivos planejados com custos baixos, o consórcio contribui também para o crescimento dos diversos setores da economia”, finaliza Rossi.



Site UTUA reúne informações financeiras de forma acessível

O acesso, de forma simples e gratuita, a diversos conteúdos sobre o mundo das finanças é o propósito do UTUA, site que reúne diversas informações para quem busca gerir melhor os gastos e saber quais são as opções mais indicadas para empréstimos e opções de cartão de crédito disponíveis no mercado. 

Presente em mais de 20 países, o portal possui mais de 600 mil acessos diários e direciona a abertura de mais de 10 mil novas contas por mês em instituições bancárias. A UTUA divulga apenas links e informações oficiais fornecidas pelas instituições financeiras, para evitar possíveis fraudes e manter a segurança dos usuários.

Bernardo Starling Moss, CEO da UTUA, afirma que a empresa é comprometida em oferecer uma plataforma inovadora e intuitiva, que facilita a busca por diversos serviços financeiros. “Nosso site foi projetado para proporcionar uma experiência de usuário simplificada, permitindo que nossos clientes encontrem as melhores opções financeiras de forma rápida e segura em um único lugar.”

Carência de educação financeira no Brasil

Cerca de 90% dos brasileiros admitem ter a necessidade de uma educação financeira. É o que mostra um estudo divulgado pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Xpeed. O relatório também apontou que 47% dos participantes da pesquisa disseram que começaram a fazer planos para o futuro por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19.

Moss aponta que muitas pessoas acabam se envolvendo em problemas financeiros em razão da falta de conhecimento sobre o funcionamento do mercado. “Uma linguagem acessível pode ajudar pessoas que queiram entender melhor sobre o mercado financeiro, mas não sabem por onde começar.”

O empresário destaca que os principais serviços disponíveis na UTUA são os comparativos de cartões de crédito, comparativos de ofertas de empréstimo, calculadoras que auxiliam em contas trabalhistas ou simulações financeiras e o Chat UTUA, que utiliza a inteligência artificial para esclarecer dúvidas sobre temas financeiros. “Por meio de ferramentas avançadas de suporte garantimos que cada visitante possa tomar decisões mais assertivas e adequadas às suas necessidades”.

Moss detalha que na página inicial do UTUA os usuários podem acessar abas segmentadas para serviços financeiros, através do menu inicial, como também no decorrer da paginação do site. 

Além disso, o especialista explica que é possível pesquisar os assuntos por categorias de interesse. “No caso dos cartões, os filtros mostram diferentes benefícios existentes, como cartões para viagens aceitos em todo mundo, cartões participantes de programas de pontos, cartões com cashback ou que oferecem descontos em diversos estabelecimentos, como supermercados e cinema”. 

O mesmo vale para as opções de empréstimos, que podem ser filtradas por opções de empréstimos pessoais, consignados, com garantia ou para microempreendedores, conforme orienta Moss. 

Além dos comparativos de serviços financeiros, o empresário ressalta que o site possui um blog que traz conteúdos atualizados sobre educação financeira, como opções de investimentos para renda extra e sobre tipos de seguros, como de vida, automotivo, imobiliário, por exemplo.

O empresário ressalta que UTUA é um blog de notícias com conteúdos e análises de produtos financeiros, onde possui amplo material, com análises de vários cartões, proporcionando ao usuário obter informações detalhadas sobre qual produto se adequa melhor a sua realidade financeira. “Além das informações encontradas em nosso blog, nossa equipe envia e-mails diariamente com conteúdos exclusivos de acordo com o perfil de cada usuário”, finaliza. 

Para saber mais, basta acessar: https://utua.com.br/



Número de startups cresce e chega a mais de 12 mil no Brasil

As startups tornaram-se comuns em vários setores da economia (como educação, saúde e transporte) e já chegam a mais de 12 mil no Brasil, segundo dados de um relatório feito pela plataforma especializada em negócios Cortex Intelligence em parceria com a rede de empreendedorismo Endeavor. 

A título de comparação, no ano de 2000, o país possuía apenas 365 startups. O termo, originário do inglês, é usado para se referir a negócios com determinadas características. Entre elas, está a fácil escalabilidade (ou seja, que podem aumentar sua oferta ou alcance) sem crescimento proporcional dos custos e o uso intensivo de tecnologia, explica a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). 

“As startups estão ganhando cada vez mais espaço. Ao contrário de uma empresa tradicional, elas crescem muito nos primeiros anos, com soluções inovadoras e uma forte base tecnológica. Nos próximos cinco anos, o Brasil deve estar entre os cinco países com mais startups renomadas”, diz Junio William. Ele é CEO da Aluga Aí, startup especializada na locação de veículos para empresas.

O relatório da Cortex Intelligence e da Endeavor aponta ainda que os segmentos de tecnologia da informação e serviços respondem por mais da metade da quantidade atual de negócios desse tipo. Em seguida estão varejo, financeiro e indústria.

Na avaliação de William, há outros três segmentos que possuem grande potencial:  mobilidade, sustentabilidade e voltados para entretenimento. “Startups dessas áreas estão e estarão sempre em grande crescimento e sendo procuradas por investidores”, alega o executivo.

A pesquisa analisou ainda o faturamento das startups e identificou que 45% delas se encaixam como microempresas; ao passo que 24% são de porte pequeno; 20%, médio; e 11%, grande. Em relação à localização, a cidade de São Paulo (SP) lidera, sendo sede de 30% das startups. 

Diante da sua experiência no ramo, William vê com bons olhos o futuro e destaca que as startups têm recebido cada vez mais atenção. “Há alguns anos, quase não víamos projetos ou núcleos voltados a esse setor. Hoje, por exemplo, temos um departamento bem estruturado do próprio Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] voltado para startups”.

Apesar do otimismo e do crescimento, ele ressalta que ainda há desconhecimento do que são as startups por parte da população em geral, especialmente entre indivíduos não ligados ao mundo dos negócios e da tecnologia.

“O mercado de startups no Brasil ainda não é conhecido por todos. As pessoas consomem as soluções. mas não se dão conta que aquilo é ou já foi uma startup. Um exemplo disso é a Netflix e o iFood, que nasceram como startups”, exemplifica. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/grupo.alugaai/ 



Falta de contabilidade pode gerar gastos extras com impostos

Dados de uma pesquisa conduzida pela e-Auditoria com 52 mil empresas constatou que, de 2018 a 2023, elas pagaram cerca de R$ 5,5 bilhões a mais do que deveriam em impostos. A média é de R$ 104 mil em excesso por CNPJ. O levantamento foi divulgado pela revista Forbes.

De acordo com Heitor Carvalho, diretor comercial da Contajá, empresa de base tecnológica, focada em ajudar empresários na gestão contábil, 100% online, as empresas brasileiras têm pago mais impostos anualmente devido à complexidade das legislações e suas constantes mudanças. Ele afirma que, ao acompanhar milhares de companhias, foi possível detectar erros comuns entre elas no pagamento de impostos.

“Algumas empresas negligenciam o fato de ter uma contabilidade especializada no assunto. Isso faz toda a diferença. Além disso, a legislação brasileira é complexa e tem várias particularidades, incluindo não só obrigações, mas também a possibilidade de utilizar benefícios e isenções fiscais”, explica Carvalho.

A classificação incorreta de mercadorias, por exemplo, pode levar a empresa a uma autuação fiscal, onde é obrigada a pagar retroativamente os tributos devidos, acrescidos de juros e multas. Além disso, um dos principais erros ao apurar impostos é usar uma base de cálculo (quantia sobre a qual a alíquota do tributo incidirá) incorreta. Isso pode acarretar a penalização da empresa.

As empresas enfrentam uma variedade de impostos e de tributos que afetam suas operações, mas podem optar por diferentes regimes tributários, como, por exemplo, o Simples Nacional (indicado para micro e pequenas empresas, com alíquotas simplificadas), Lucro Presumido (que se baseia em uma margem de lucro presumida para calcular os impostos) e Lucro Real (que calcula os impostos com base no lucro efetivo da empresa).

Esferas tributárias

O sistema brasileiro é dividido em três esferas, cada uma com seus próprios tributos. Os impostos federais são aqueles estabelecidos pelo governo e aplicados em todo o território nacional, como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os impostos estaduais variam de acordo com cada Estado, sendo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) um dos mais conhecidos. Ele é aplicado sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços, importante para a arrecadação dos Estados.

Já os impostos municipais são estabelecidos pelas prefeituras. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é um exemplo comum de tributo municipal e incide sobre a prestação de serviços.

Para saber mais informações sobre como é possível economizar com pagamento de impostos, basta solicitar uma análise pelo site: https://contaja.com.br/



Keep Running Talks: evento aborda tema para corredores

A Keep Running Brasil, empresa especializada no universo da corrida, realizou, pela primeira vez, o evento Keep Running Talks, que teve  como objetivo reunir profissionais das áreas da fisioterapia, nutrição, psicologia e educação física para debater diversos tópicos relacionados ao universo da corrida de rua. 

Nessa primeira edição, o tema que norteou o evento foi “Corrida 360°: Como Conquistar Sua Primeira Maratona“. O evento foi estruturado em debates moderados entre os palestrantes, que eram atletas reconhecidos e profissionais na área da saúde, permitindo uma troca dinâmica de ideias e experiências. Entre eles, estavam: 

  • Raquel Campos, nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especializada em Nutrição Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP), praticante de endurance, triatleta e corredora com foco em atendimento nutricional exclusivo para esse público.
  • Sidney Togumi, treinador físico pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Unifesp e especialista em Treinamento Desportivo em Havana, Cuba.
  • Nayra Rabelo, fisioterapeuta com foco em prevenção e reabilitação de atletas de endurance, diretora de pesquisa dos grupos de quadril e de joelho da Santa Casa de São Paulo e atleta amadora de corrida de rua, ciclismo e corrida de montanha.
  • Wania Rennó, psicóloga clínica e do esporte com especialização em Medicina Psicossomática e atuação no Núcleo de Integralização Humana.

De acordo com Izabel Goulart, cofundadora da Keep Running, as conversas abordaram desde a nutrição e o treinamento até a prevenção e reabilitação de lesões, passando também pela saúde mental para superação física. “Dessa forma, foi possível proporcionar aos participantes insights para aprimorar sua prática e maximizar seu desempenho, fazendo assim com que a comunidade de corredores cresça e se fortaleça cada vez mais”.

Para Goulart, esse tipo de evento proporciona uma oportunidade para os corredores se encontrarem e compartilharem experiências, criando uma rede de apoio mútua. “Isso fortalece o senso de comunidade e pertencimento entre os participantes”, afirma. 

“Para quem está entrando agora no mundo das corridas, esses eventos também são uma porta de entrada segura, já que será possível dar os primeiros passos em um ambiente confiável e estruturado, recebendo suporte e orientação desde o início”, complementa. 

A profissional ressalta que a empresa, ainda no próximo mês, pretende de realizar mais eventos para colaborar com os corredores e todo esse segmento, sendo eles: “Treinão Hoka” (prevista para o dia 01/06), “Treinão Showzaço” (previsto para 08/06), e “Treinão Mizuno ” (previsto para 22/06).

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/keeprunningbrasil/



Filme ‘Armageddon – Os Carros Mais Rápidos do Brasil’ chega a Uberlândia-MG

A paixão pela velocidade dos carros saiu das pistas e foi direto para as telas do cinema. A produção nacional “ARMAGEDDON – Os Carros Mais Rápidos do Brasil”, que retrata as competições de arrancadas criadas com o objetivo de realizar as disputas de carros em um ambiente seguro e profissional e que reúnem mais de 10 mil pessoas, em autódromos para acompanhar os carros velozes, e 60 mil amantes da velocidade nas transmissões ao vivo oficiais, virou filme e estará em cartaz em uma das salas do Cinemark do Uberlândia Shopping, em Uberlândia-MG, entre os dias 13 a 19 junho deste ano.

O documentário, que mostra a essência da arrancada e intensifica a rivalidade nas pistas, peculiaridades da competição Armageddon, foi trazido para Uberlândia pelos dirigentes da Arena Race, considerada uma das cinco melhores pistas do Brasil para o esporte de alta velocidade. “Um dos grandes motivos do Arena trazer o filme pra Uberlândia-MG é apresentar à população o mundo da arrancada, o esporte que mais cresce no país, e com isso reforçar que Uberlândia tem um local apropriado para esportes automotivos, inclusive contribuir para conscientização das pessoas de que a rua não local para corridas, rachas”, comenta o responsável pelo Arena Race, Edmar Pessoa Júnior.

O filme

Gravado em 2023, na cidade de Goiânia, o documentário tem duração de 90 minutos e classificação livre, retratando a 9ª edição do campeonato Armageddon. Produzido pelo renomado diretor Emiliano Ruschel (que já passou pela Rede Globo, RecordTv, Multishow e Hollywood), o filme mostra, em detalhes, um dos maiores eventos de arrancada da América Latina.

O Armageddon foi criado em Londrina, onde foi sediado por três vezes e a cada edição as principais cidades brasileiras disputam para receber esse que é considerado um dos maiores  eventos de arrancada do país. O campeonato reúne os 128 carros mais rápidos de todos os cantos do país para uma disputa sem limites de preparação, no qual o que importa é quem chega à frente.

O filme conta com a participação de dois pilotos de Mato Grosso do Sul, o advogado Niuton Júnior e o mecânico Rafael Tolini – primeiro piloto da competição no Brasil. “O documentário ARMAGEDDON mostra, além desse fascínio das arrancadas, a importância social do evento, que tira as competições das ruas e promove em segurança a prática da corrida de carro. É um orgulho muito grande fazer parte desse filme, que mostra a grandeza desse esporte e acima de tudo, que Mato Grosso do Sul tem raízes e potencial nesse esporte que envolve uma grande equipe, desde vendedor de peças ao piloto”, conta Niuton Junior.

Serviço

O quê: Filme “ARMAGEDDON – Os Carros Mais Rápidos do Brasil”
Data: 13 a 19 de junho de 2024
Local: Cinemark Uberlândia Shopping

Sinopse do filme: o filme retrata a disputa da 9ª edição do Armageddon, que chega em Goiânia com vários favoritos ao título. Neste filme, é possível acompanhar toda a adrenalina, desafios, angústias e glórias de alguns dos pilotos de maior representatividade da arrancada no prep do Brasil. Durante os dois dias de evento, treinos e competição mata-mata a adrenalina é certa, carros com preparação única no mundo, muita velocidade e fumaça de pneus fazem o público estremecer as arquibancadas do autódromo.

Ficha Técnica:
Direção: Emiliano Ruschel.
Roteiro original: Diego Marchi, Cadu Moreira, Eliton Oliveira e Emiliano Ruschel
Produção Executiva: Diego Marchi
Produção: Adriana Gonçalves
Direção de Fotografia & Montagem: Cristian Dal Solio
Som Direto: Juan Quintans
Música: Thunder Force
Finalização: Fábrica Sonora
Produção e Distribuição: Ruschel Studios
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
Duração: 91 min.
Ano: 2024
Classificação: livre



Em todo o Brasil Nova Acrópole une Cultura e Filosofia com a Semana da Arte

De 15 a 22 de junho a Nova Acrópole, organização de filosofia, cultura e voluntariado, realiza a Semana da Arte em mais de 50 países, incluindo mais de 100 sedes localizadas em todas as regiões do Brasil. Este evento busca destacar a importância da arte na promoção de valores universais e na construção de um futuro mais inclusivo e harmonioso.

As atividades que compõe as programações incluem palestras, cafés literários, apreciações de artes plásticas e fotografias, espetáculos de dança clássica, poesia e musicais, com a tônica “A busca da Unidade para além das Diferenças”.

Sobre o tema, culturas de diferentes continentes e lugares trazem a análise filosófica milenar sobre como as diferenças podem enriquecer a vida ao invés de separá-la. A filosofia hermética do Egito considera que o Todo, ou a Unidade, é a primeira das leis da natureza. Steven Pressfield, autor de “A Guerra da Arte”, afirma que toda arte é sobre o reconhecimento da beleza e a articulação da empatia e compaixão pelo outro, vendo o artista como uma força de união.

A Importância da Arte na Vida Humana

Para a filósofa e professora voluntária de Nova Acrópole, Profa. Lúcia Helena Galvão, “precisamos da arte porque precisamos de harmonia, e a arte educa para a percepção dela”. Ela destaca que a Semana da Arte é uma oportunidade para perceber como a beleza eleva e como os sentimentos estéticos, éticos e místicos são fundamentais para a elevação da consciência.

A artista e voluntária de Nova Acrópole, Juliana Limeira, explica que, em seu trabalho, diferentes elementos se conjugam para formar uma harmonia, sem um padrão fixo. Ela pontua: “São infinitas as formas de harmonia dentro da Natureza, a qual é a minha fonte de inspiração artística”.

A arte é notadamente diversa e, ao longo da história, tem revelado formas, padrões, movimentos, experiências e valores de culturas distintas e aparentemente separadas pelo tempo e pelo espaço, que longe de constituir uma barreira, expressa riqueza, potência e beleza.

Um olhar mais atento perceberá um fio que enlaça as múltiplas expressões artísticas. Para além da evidente diversidade, é possível encontrar um sentido profundo e unificador, uma unidade. Essa dualidade é uma das características da arte, pois, apesar da imensa diversidade que a identifica, há elementos universais que mostram a humanidade é compartilhada e a arte se torna, assim, uma expressão universal da experiência humana.

Diversas expressões artísticas abordam temas como amor, compaixão, devoção e alegria. Muitas obras retratam experiências relacionadas à dor, perda e morte. Outras exploram a busca por sentido e significado na vida, o esforço para compreender os acontecimentos e a relação com a natureza. “Viver sem arte seria viver em um mundo estéril, desprovido de vida. No fundo, a arte serve a vida”, conclui a Profa. Lúcia Helena.

A programação completa da Semana da Arte em todo o Brasil pode ser acompanhada pelo site https://acropole.org.br/lp/semanadaarte/.

 

 



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