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Setor de cartão de crédito vive incertezas com o PL 2685/22

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Atualmente aguardando apreciação pelo Senado Federal o Projeto de Lei 2685/22, aprovado na terça-feira (5) pela Câmara dos Deputados, concede ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a obrigação de fixar os limites para os juros do cartão de crédito. O projeto determina que os emissores de cartão de crédito e de outros instrumentos de pagamento pós-pagos deverão apresentar ao CMN proposta de autorregulação das taxas de juros e encargos financeiros cobrados no crédito rotativo e no parcelamento de saldo devedor das suas faturas, caso esses limites não sejam aprovados pelo CMN no prazo de 90 dias o total cobrado de acréscimos não poderá ser superior ao valor original da dívida.

No mesmo dia em que a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei, foi divulgado o resultado da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentando índice de endividamento das famílias brasileiras de 77,4% e de consumidores endividados com o cartão de crédito de 85,5%.

Este assunto tomou corpo com a manifestação do Presidente do Banco Central (BACEN), Roberto Campos Neto, durante participação em comissão geral no Senado, de que o rotativo do cartão de crédito pode acabar, gerando reação tanto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que se manifestou acerca da manutenção das compras parceladas no cartão de crédito, quanto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que declarou que a solução para o rotativo do cartão de crédito não pode prejudicar o consumidor nem o comércio.

De acordo com o Panorama do Mercado de Crédito, estudo elaborado pela área de economia da FEBRABAN, no mês de julho deste ano a taxa de juros média praticada pelas administradoras de cartão para as pessoas físicas foi de 445,69% ao ano, mas de acordo com Jose Campello, consultor da Vivacqua Advogados, que atua no segmento há mais de duas décadas, apesar das elevadas taxas, não se pode esquecer que grande parte dos brasileiros tem o cartão de crédito como um grande aliado na hora de fazer suas compras, principalmente aquelas parceladas sem juros, modalidade esta que o comércio vê com bons olhos, uma vez que o crédito à vista está cada dia mais escasso.

O Projeto de Lei 2685/22 pretende preencher lacuna na legislação, ao limitar os juros praticados pelos cartões de crédito, que são considerados regulares tanto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que entende não haver lei que limite a cobrança de juros ou encargos por instituições financeiras, quanto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entende que deve prevalecer a taxa média praticada pelo mercado.

Para Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, caso aprovado o projeto de lei, o ente regulador deve se manter atento às movimentações do mercado, pois a melhor forma de se regular um mercado saudável é através do estímulo da concorrência. A intervenção estatal em um mercado, seja qual for, por mais ampla que seja, sempre deixa brechas por onde o mercado tende a se autorregular.

“No caso em questão se busca um resultado benéfico para os usuários de cartão de crédito com a redução das taxas praticadas, mas podem ocorrer efeitos adversos negativos gerando desde a restrição na oferta de crédito até o cancelamento de algumas linhas de crédito atualmente disponíveis ocasionando a desaceleração da economia”, comenta Ricardo.

 



Estudantes de TI têm alto índice de abandono da universidade

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A pesquisa Mapa do Ensino Superior no Brasil, produzido pelo Instituto SEMESP aponta que 6 em cada 10 alunos das áreas de tecnologia abandonam a faculdade antes de se formarem. Cursos como ciência da computação, design de games e sistema de informações são os mais afetados

De acordo com análise do próprio estudo, a alta demanda por mão de obra e currículo defasado das universidades podem ser fatores que desestimulem jovens a terminarem a faculdade na área de TI. Ainda conforme a análise, para serem mais chamativos, os cursos de TI deveriam firmar parcerias e convênios com empresas de tecnologia para levar toda a teoria da sala de aula para a prática, incluindo as demandas do mercado nos currículos.

As próprias empresas têm interesse em fazer uma abordagem antecipada a esses jovens, lapidando conhecimento com foco no core business do negócio: “realmente há uma grande necessidade de mão de obra especializada no segmento de tecnologia e estamos com frequentes programas de estágio e capacitação para trazer os jovens que têm interesse na área logo para dentro da empresa. Estando aqui, além de aprender na prática, eles têm acesso a microcertificações, cursos e ainda um grupo de pessoas especialistas, com anos de experiência no mercado e que podem ser ótimos tutores de carreira”, comenta Marcelle Nascimento, líder de Pessoas e Gestão na SMAR APD, empresa de tecnologia que desenvolve softwares para a gestão de órgãos públicos em todo o país.

No mercado há mais de 40 anos, esta empresa de Ribeirão Preto vem acompanhando de perto a acelerada evolução tecnológica ao longo das últimas décadas e já desenvolveu várias táticas para atração de talentos e interessados em tecnologia. Um dos seus programas de estágio capacita jovens universitários ao longo de doze meses. Os selecionados passam inicialmente pela parte didática, aprendendo na prática a funcionalidade de várias ferramentas de programação utilizadas no mercado e da regra de negócio no setor público, e depois vão evoluindo para projetos da empresa, simulando o dia a dia do negócio. A proposta do programa é capacitar os estagiários antes de serem contratados definitivamente pela empresa.

Antes mesmo de se tornarem universitários, a SMAR APD já tem uma forma de abordar jovens interessados em tecnologia que estão no Ensino Médio, através do investimento em educação transformadora do Projeto Kick, que realiza cursos de linguagem de programação para jovens, a partir dos 16 anos e que estudaram na rede pública. “Estamos sempre contratando e precisamos desenvolver programas de capacitação interna para formarmos este time jovem que vem chegando ao mercado de trabalho”, comenta Alice Alves, recrutadora da SMAR APD. 

A fala de Alves, corrobora com a recente pesquisa divulgada pelo Google, que mostrou que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia da informação até 2025. O relatório da gigante mundial de tecnologia aponta também que o mercado de TI brasileiro desenvolve poucos profissionais seniores, aumentando o déficit de pessoas com experiência.

Para Alves, outro desafio considerável é o desenvolvimento das habilidades comportamentais (soft skills), tais como: trabalhar em equipe, lidar com os desafios no trabalho, negociação e comunicação. “O jovem pode até ter excelentes notas na faculdade de tecnologia, mas se não houver desenvolvimento das softskills se torna um profissional estritamente técnico. Pode ser um ótimo programador e executor de sistemas, mas as empresas começam a ter outros tipos de desafios internos, precisando criar mecanismos para envolver essas pessoas na cultura e engajar com outras equipes”, finaliza Alves.  

Mais informações sobre os programas de Estágio e atração de talentos estão disponíveis em www.smarapd.com.br.



Brasileiros sofrem com problemas na coluna

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Cerca de 80% da população mundial já sofre ou terá dor na coluna, conforme apontam os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e informativos do Jornal da Universidade de São Paulo (USP), que chamam a atenção quanto ao uso excessivo de celulares, falta de exercícios físicos regulares e o envelhecimento da população: alguns dos fatores que estão contribuindo para um aumento constante no número de casos desse mal.

As informações reforçam o relato de Rogério Feliz, de 50 anos, que enfrentou sintomas severos da questão e passou por procedimento cirúrgico da alta complexidade nessa região do corpo, em junho do ano passado, em busca de mais qualidade de vida.

“Foram mais de 28 dias com dor, um período de terror”, diz o paciente, que um mês antes, havia chegado no consultório de Silvio Ferreira, ortopedista especialista em coluna vertebral, quase sem andar de tanta dor. “Estava há semanas sem dormir porque não conseguia encontrar uma posição confortável. Nem morfina estava adiantando mais”, desabafa.

Assim como muitos pacientes, Rogério quando recebeu a informação de que teria que ser submetido a um procedimento cirúrgico, teve medo de não ter mais autonomia, de não poder trabalhar ou ter limitações severas que impactassem o seu estilo de vida. O que não aconteceu. Inclusive, ganhou qualidade de vida, com exercícios físicos regulares incluindo musculação e pedal na orla de Santos – sua história serviu de inspiração para amigos que sofriam do mesmo problema. Indicou mais dois amigos que também sofriam de problemas de coluna. Ambos também já realizaram a cirurgia.

A cirurgia endoscópica da coluna vertebral é um procedimento menos agressivo e, de acordo com Silvio Ferreira, especialista do Hospital Alvorada Moema, da rede Americas, deve tornar-se, no futuro próximo, o ‘padrão ouro’ no tratamento de patologias de coluna tratáveis pela via minimamente invasiva. A conclusão do especialista também está respaldada no tempo de internação. “Numa cirurgia endoscópica, a paciente interna de manhã e pode voltar para casa depois do almoço. O que antes, pelo procedimento tradicional, não seria possível. Em uma semana o paciente já pode dirigir e em 15 dias retomar suas atividades profissionais. Numa artrodese convencional, por exemplo, isso pode demorar quatro meses”, observa.

Em torno de 60% dos pacientes submetidos à cirurgia endoscópica no Hospital Alvorada Moema têm mais de 50 anos; o que chama bastante atenção é que 10% delas foram realizadas em indivíduos menores de 20 anos de idade – sendo, a lombociatalgia persistente associada a hérnia de disco, o principal motivo que os levaram para o centro cirúrgico.

Para Ricardo Meirelles, especialista em cirurgia de coluna dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, rede Americas no Rio de Janeiro, “O envelhecimento da população e o ritmo de vida estressante da atualidade, associados à má postura durante o dia, somados à falta de exercícios físicos regulares, o uso excessivo de celulares e a falta de alimentação regrada, representam os principais responsáveis pelo aumento dessa prevalência de doenças da coluna vertebral”. De acordo com o especialista, a queixa de lombalgia ou de dor cervical é a segunda mais comum nos consultórios especializados e fica atrás apenas dos sintomas do resfriado.



Tecnologia catarinense é reconhecida em evento da construção

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A indústria da construção civil catarinense vem ganhando cada vez mais destaque e protagonismo no cenário nacional e internacional, não apenas pela valorização imobiliária, mas principalmente pela produção de tecnologia construtiva. Esse foi o setor que mais gerou postos de trabalho desde 2020, o número de trabalhadores na construção cresceu 13,1% desde o início da pandemia, segundo dados do Observatório Fiesc 2023 e o setor ocupa a 1ª posição na participação do produto interno bruto industrial de Santa Catarina.

Na noite desta quarta-feira, 09 de agosto, o gerente de operações da FG Empreendimentos, o engenheiro Gustavo Simas, participou da Concrete Show, um dos maiores eventos do setor da construção civil da América Latina, que aconteceu em São Paulo. Simas apresentou o case do Boreal Tower, abordando questões  tecnológicas e de inovação em arranha- céus.

O engenheiro apresentou todo o processo de industrialização da construção do Boreal Tower, empreendimento com assinatura da FG Empreendimentos, falando de formas de alumínio para estrutura, fachada ventilada, piso elevado, piscina modulares que chegam prontas na obra. “Toda essa cadeira organizada de forma sistemática gera também mais postos de trabalho, uma vez que com o desenvolvimento de processo otimizados, também temos a necessidade da formação de mão de obra qualificada e especializada. Temos diversos cases na FG de empresas que nasceram para atender determinada demanda e que hoje atuam em todo o segmento”, exemplifica o engenheiro. 

Gustavo Simas mostrou os índices que reforçam essa tendência, que também está alinhada com os objetivos de desenvolvendo social, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), no que tange a busca por um sistema ainda mais sustentável e reforça os dados apresentados pelo United States Green Building Council (USGBC), em que o Brasil é apontado como o quinto país com mais construções sustentáveis no mundo. O ranking, que leva em conta 180 países, é formado a partir de uma análise que envolve desde projetos em estágios iniciais até a operação de empreendimentos imobiliários. “Muito tem se falado sobre verticalização e a industrialização da construção civil e sobre a sustentabilidade desse processo – tanto economicamente para a cadeia produtiva como ecologicamente, e é por isso que precisamos mostrar os cases pioneiros e de sucesso na área”, explica Gustavo Simas.

“Dentro deste contexto, apresentamos que é possível produzir em escala na indústria e instalar na obra, reduzindo prazos, melhorando a qualidade do produto e reduzindo resíduos. Saindo cada vez mais da construção artesanal para a profissionalização da cadeia produtiva”, explica Gustavo Simas.

Dentre os itens que Simas destacou na apresentação, estão: qualificação da mão de obra, redução do cronograma, maior garantia de qualidade, segurança em todas as etapas, sustentabilidade e obra limpa. “No Boreal Tower projetamos uma redução de 60% nos resíduos produzidos”, destaca. E mais: “Importante destacar que todos esses processos apresentados e hoje aplicados são desenvolvidos dentro do departamento de inovação da FG, contando com benchmarketing internacional e com testes exaustivos para garantir o padrão de construção. Muitas dessas tecnologias, inclusive, começam a ser utilizadas por toda a cadeia produtiva, o que gera o desenvolvimento de todo o mercado”, finaliza Gustavo Simas.



Fintechs brasileiras focam no uso de inteligência artificial nas operações

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O cenário atual das fintechs é a constante busca de maior produtividade e de resultados comerciais, principalmente após a redução dos volumes de capital de risco disponíveis para novos aportes. Com isso, as inovações tecnológicas se tornam ainda mais relevantes, e as empresas do setor precisam estar sempre atentas às novas tecnologias que podem melhorar a performance e competitividade da empresa. 

O uso de tecnologia nas fintechs, mais precisamente da Inteligência Artificial, não é mais exceção e sim a regra. E a busca por processos mais ágeis faz o público buscar por opções desburocratizadas, como as que são propostas pelas empresas de serviços financeiros baseados em tecnologia.

A pesquisa da GlobeNewswire, aponta para um valor de mercado (dos sistemas de pagamentos online) que chega aos US$ 305 bilhões até 2025. A notícia sinaliza uma crescente relevância do setor. Diante disso, os recursos de Inteligência Artificial (IA) entram de vez em cena como fator competitivo para as fintechs, como explica Douglas Barrochelo, CEO da Biz.

A fintech viabiliza às empresas financeiras optarem por um único parceiro, que oferece tecnologia e uma estrutura de produtos e serviços em meios de pagamento. Na Biz, cada cliente pode escolher os produtos e serviços necessários para o seu negócio, a fim de obter um ecossistema financeiro próprio que atenda todas as necessidades, tailor made. Essa conjuntura permite o avanço do core business das empresas que desejam ser seus próprios bancos, e fazer uso de IA é uma opção.

Um levantamento da consultoria McKinsey realizado em 2018, afirma que o uso da IA poderá gerar em torno de US$ 13 trilhões globalmente até 2030, quando o seu uso deverá estar mais consolidado em diversas indústrias. Hoje ela já é aplicada pelas startups do setor financeiro para detectar fraudes, fazer o atendimento ao cliente, automatizar processos, realizar a análise de crédito e ter um gerenciamento de risco mais otimizado, mas as funções podem ser aprimoradas a cada ano.

Douglas Barrochelo explica que o atual debate das possibilidades de uso dos recursos de IA já estão presentes dentro da Biz, que os utilizam no dia a dia dos desenvolvedores e contabilizam resultados significativos. São 60% do time utilizando o recurso dentro da empresa, colaborando para o desenvolvedor a escrever cerca de 20% dos códigos fonte, o que já reduziu em 47% o tempo de andamento dos projetos. Além disso, o executivo explica que esta tecnologia pode ser utilizada por qualquer área da empresa, e não só pelo time tech. “Sem dúvidas, a Inteligência Artificial é o futuro para as fintechs”, afirma o CEO.

Grandes players do mercado de tecnologia, como Amazon, LG, SpaceX, Cisco, Intel, Sony, Zendesk, também utilizam tais recursos de IA, e na Biz, após a tecnologia ser testada e aprovada pela equipe de desenvolvedores, ela está em uso há cerca de três meses, e tem auxiliado o time tech.

“É como se o desenvolvedor estivesse conversando com a IA, e ela vai colaborando na otimização do tempo. O trabalho, por vezes, chega a ser repetitivo, então a ferramenta veio para complementar. Ela vai aprendendo os padrões usados, e com isso o time ganha mais velocidade e qualidade na hora de programar e desenvolver um código”, explica Alexandre Cassiano, CTO da Biz.



U. S. Steel Anuncia Processo de Alternativas Estratégicas

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A United States Steel Corporation (NYSE: X) (“U. S. Steel”) anunciou hoje que seu Conselho Administrativo decidiu iniciar um processo formal de análise, com a ajuda de consultores financeiros e jurídicos externos, para avaliar alternativas estratégicas para a Empresa. O Conselho Administrativo e a equipe de gestão estão comprometidos em agir no melhor interesse da Empresa, seus acionistas e partes interessadas. A U. S. Steel fez um progresso significativo ao transformar a Empresa em uma siderúrgica Best for All® centrada no cliente e competitiva em todo o mundo,àmedida que continua ganhando em mercados estratégicos, descendo a curva de custos e subindo a curva de talentos.

“O Conselho da U. S. Steel e sua equipe administrativa estão comprometidos em maximizar o valor a nossos acionistas e, para este fim, iniciamos uma análise abrangente e completa das alternativas estratégicas”, disse David B. Burritt, Presidente e Diretor Executivo da U. S. Steel e membro do Conselho Administrativo. “Esta decisão segue a empresa recebendo diversas propostas não solicitadas que vão desde a aquisição de certos ativos de produção até a consideração de toda a Empresa. O Conselho está adotando uma abordagem ponderada para considerar estas propostas, incluindo a busca de mais informações para avaliar as propostas preliminares e sujeitasàdevida diligência e análise contínuas.”

Burritt continuou: “A U. S. Steel está em uma jornada estratégica executando uma transformação convincente, ao desenvolver os melhores recursos de fabricação e acabamento de aço EAF da categoria, ao mesmo tempo em que reduz nossa pegada de carbono. Nosso balanço patrimonial está mais forte do que nunca, sendo que estamos entregando um fluxo de caixa resiliente, ao mesmo tempo em que priorizamos o retorno direto aos acionistas. O interesse demonstrado pelas propostas não solicitadas recebidas até o momento é uma validação da estratégia da U. S. Steel e um histórico de execução bem-sucedida. Enquanto o Conselho realiza sua análise de propostas recebidas anteriormente e outras propostas que espera receber, toda a nossa equipe permanece com foco na execução segura e responsável de todas as nossas operações e no avanço de nossa estratégia Best for All®, enquanto continua entregando a todas as partes interessadas.”

Não há prazo ou cronograma definitivo estabelecido para concluir o processo de análise de alternativas estratégicas, nem há garantia de que este processo irá resultar na busca pela Empresa de uma transação ou qualquer outro resultado estratégico. A U. S. Steel não pretende fazer nenhum outro comentário público sobre a análise de alternativas estratégicas até que seja concluída ou a Empresa determine que uma divulgação seja exigida por lei ou considerada adequada.

Consultorias

Barclays Capital Inc. e Goldman Sachs & Co. LLC estão atuando como consultorias financeiras da U. S. Steel. Milbank LLP e Wachtell, Lipton, Rosen & Katz estão atuando como consultorias jurídicas.

Fundada em 1901, a United States Steel Corporation é líder na produção de aço. Com foco inabalável na segurança, a estratégia Best for All® centrada no cliente da Empresa vem promovendo um futuro mais seguro e sustentávelàU. S. Steel e suas partes interessadas. Com uma ênfase renovada na inovação, a U. S. Steel atende as indústrias automotiva, de construção, eletrodomésticos, energia, contêineres e embalagens com produtos de aço de alto valor agregado, como aço avançado de alta resistência XG3®, de propriedade da U. S. Steel. A Empresa também mantém uma produção de minério de ferro competitivamente vantajosa, tendo uma capacidade anual de produção de aço bruto de 22,4 milhões de toneladas líquidas. A U.S. Steel tem sede em Pittsburgh, Pensilvânia, com operações de classe internacional nos EUA e na Europa Central. Para mais informação, acesse www.ussteel.com.

NOTA DE PRECAUÇÃO SOBRE DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS

Este comunicado contém informações que podem constituir “declarações prospectivas” segundo o significado da Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterado, e da Seção 21E da Lei de Bolsa de Valores de 1934, conforme alterado. Pretendemos que as declarações prospectivas sejam cobertas pelas disposições de porto seguro para declarações prospectivas nestas seções. Em geral, identificamos tais declarações prospectivas usando as palavras “acreditar”, “esperar”, “pretender”, “estimar”, “antecipar”, “projetar”, “alvo”, “prever”, “visar”, “deveria”, “plano”, ‘meta”, “futuro”, “irá”, “pode” e expressões semelhantes ou usando datas futuras. Contudo, a ausência destas palavras ou expressões semelhantes não significa que uma declaração não seja prospectiva. As declarações prospectivas não são fatos históricos, mas representam apenas as crenças da Empresa quanto a eventos futuros, muitos dos quais, por sua natureza, são inerentemente incertos e fora do controle da Empresa. É possível que os resultados, situação financeira e desenvolvimentos reais da Empresa possam diferir, possivelmente de modo material, dos resultados, desenvolvimentos e condição financeira antecipados indicados nestas declarações prospectivas. A administração acredita que estas declarações prospectivas são razoáveis no momento em que foram feitas. Entretanto, deve-se tomar cuidado para não depositar confiança indevida em tais declarações prospectivas, pois tais declarações se referem apenasàdata em que foram feitas. Nossa Empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros, exceto conforme exigido por lei. Além disto, as declarações prospectivas estão sujeitas a certos riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente da experiência histórica de nossa empresa e de nossas expectativas ou projeções atuais. Estes riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a, se os objetivos do processo de análise de alternativas estratégicas serão atingidos; os termos, estrutura, benefícios e custos de qualquer transação estratégica; o momento de qualquer transação e se alguma transação será consumada; o risco de que a análise de alternativas estratégicas e seu anúncio possam ter um efeito adverso na capacidade da Empresa de manter clientes, reter e contratar pessoal-chave, bem como manter relacionamentos com clientes, fornecedores, funcionários, acionistas e outras relações comerciais em seus resultados operacionais e negócios em geral; o risco de que a análise de alternativas estratégicas possa desviar a atenção e o tempo de administração da Empresa, o risco de quaisquer custos ou despesas inesperadas resultantes da análise; o risco de qualquer litígio referenteàanálise; e riscos e incertezas descritos no “Item 1A. Fatores de Risco” em nosso relatório anual no Formulário 10-K para o ano concluído em 31 de dezembro de 2022 e aqueles descritos de tempos em tempos em nossos relatórios futuros apresentadosàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Tara Carraro

Vice-Presidente Sênior e Diretor de Comunicações

Tel.: 412-433-1300

E-mail: media@uss.com

Kelly Sullivan / Ed Trissel

Joele Frank, Wilkinson Brimmer Katcher

Tel.: 212-355-4449

Kevin Lewis

Vice-Presidente

Finanças

Tel.: 412-433-6935

E-mail: klewis@uss.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Barbie: longa-metragem influencia a economia com onda rosa

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No dia 20 de julho, o filme “Barbie” ganhou as telas de cinema do Brasil e do mundo e, em menos de duas semanas, atingiu a marca de US$ 1,03 bilhões (R$ 5,05 bilhões) nas bilheterias globais, de acordo com dados oficiais da Warner Bros. Como resultado, Greta Gerwig conquistou o seu lugar na história como a primeira diretora a obter uma produção bilionária sozinha. 

A estreia do longa-metragem trouxe à tona a chamada “onda rosa”: a cor passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros, marcando presença nos ambientes físicos e digitais, tanto de pessoas comuns, como de empreendedores, celebridades e, até mesmo, pessoas do universo político, como Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e a prefeitura de Londrina (PR) e do governo do Estado do Paraná.

Nilton Serson, que é advogado com cursos de especialização em negociação e mercado de capitais em Harvard, ex-professor da USP (Universidade de São Paulo) e do Mackenzie em Direito Comercial e Societário observa que a chamada “onda rosa”, decorrente da estreia do filme da boneca, considerada a mais famosa do mundo, tomou conta das redes sociais digitais, das salas de cinema e, também, dos noticiários recentes.

“A estreia do longa [Barbie] gerou uma oportunidade de marketing sem igual, com centenas de produtos licenciados lançados nas últimas semanas”, afirma.

Ele destaca que grandes varejistas lançaram coleções temáticas; “Marketplaces como o Mercado Livre viram suas buscas sobre produtos Barbie crescerem 130% em relação ao período anterior. Até a plataforma Shoppe entrou na ‘festa’, comercializando produtos”, reporta. Além disso, Renner e Riachuelo aproveitaram para lançar coleções temáticas não apenas para peças de vestuário, como também para itens de cama, mesa e banho, além de utilidades domésticas.

Serson sublinha que a “onda” provocada pelo filme chegou até mesmo ao mercado financeiro, impulsionando as ações da Mattel. “Desde o início de junho, os papéis acumulam alta de 21%”, afirma.

O especialista em negociação e mercado de capitais ressalta que a campanha do filme está em todos os lugares porque a Mattel, dona da marca Barbie, está vendendo mais do que apenas um filme:  “O que você está vendo não é apenas uma promoção para o filme. É para a marca Barbie”.

Para Serson, também vale observar que, se a campanha parece estar acontecendo há meses, o planejamento vem sendo desenvolvido há anos: “Foram negociados contratos de licenciamento que levaram de um a dois anos para serem concluídos”, afirma. “O filme apela para um público que vai além daquele para o qual as bonecas são comercializadas – em parte porque está sendo dirigido por Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://niltonserson.com/



Arte em Cores estreia mural de 100m na Estação do Barreiro, em Belo Horizonte

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Depois de produzir 27 novos murais artísticos descentralizados por Belo Horizonte, o projeto Arte em Cores segue para sua última etapa com a criação de um painel de 100 m² na Estação Barreiro, por onde passam diariamente cerca de 40 mil pessoas. Os transeuntes poderão apreciar o mural, a partir de 5 de agosto, com técnicas como graffiti, stencil, pintura e colagem, entre outras.

Para essa produção, os artistas que participaram da primeira etapa do projeto passaram por mais uma seleção, que contemplou um artista de cada uma das nove regionais de BH. A construção do mural foi realizada por nove artistas, sendo cada um deles morador de uma das nove regionais da capital. O trabalho foi realizado coletivamente e ainda contou com o acompanhamento de profissionais reconhecidos do campo das artes urbanas, como Davi DMS, Fhero e Lídia Viber, que atuaram como mentores ao longo de todo o processo. O projeto Arte em Cores BH é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pelo Instituto Vivas e realizado pelo Instituto Odeon, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais.

A Cemig, que é uma das maiores patrocinadoras de cultura do estado, participa dessa importante iniciativa desde o início. A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da companhia, Cris Kumaira, ressalta que o incentivo permanente a projetos culturais permite que ações relevantes possam ter a continuidade necessária para se consolidarem e ampliarem seus benefícios para toda a população. “Graças ao patrocínio da Cemig, por meio das leis de incentivo cultural, projetos inovadores como o Arte em Cores podem se capacitar para ter uma atuação não só na cidade, mas também para se expandir e atingir outras regiões do estado e do país”, afirmou a diretora.  

Os artistas selecionados para esta etapa são: ART.V (Oeste); Bark (Venda Nova); Carol Smocowisk (Pampulha); Fresh (Barreiro); Julianismo (Nordeste); Magu (Leste); Mariana Marinato (Centro-Sul); Othu CLN (Norte); e Pimenta (Noroeste). “O painel coletivo é uma etapa importante do projeto. Dá aos artistas a oportunidade de trocar experiências ao mesmo tempo que gera aprendizados sobre o processo de criação compartilhada”, afirma André Amparo, coordenador do projeto.

O Arte em Cores BH visa descentralizar a produção artística, ativando diversos espaços expositivos em todas as regionais de Belo Horizonte. A primeira etapa do projeto realizou um chamamento público de artistas, selecionando três representantes de cada regional para a produção de obras em seus territórios. Ao todo, 27 artistas produziram murais e contaram com videoaulas sobre arte urbana, técnicas e suportes, além de mentoria para a produção de obra autoral.

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta a importância de todo o processo do Arte em Cores BH. “A arte urbana é uma marca forte da cultura em Belo Horizonte em todos os seus territórios e que abrange uma cadeia produtiva propositiva, pulsante e criativa. A parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com o Arte em Cores cumpriu, por meio do projeto, um trajeto de transparência, que passou pelo chamamento de artistas, seleção de propostas, criação de murais de diferentes técnicas em todas as regionais, e culminando na criação deste grande painel coletivo, colorindo com arte 28 variados espaços da capital. É uma parceria que cumpre e fortalece as Políticas Públicas de Acesso, Formação e Descentralização e Democratização para o setor”, diz a Secretária.

Sobre o Arte em Cores

O Arte em Cores BH é um desdobramento da iniciativa que já realizou duas edições nos estados do Pará e do Maranhão, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto se dedica à valorização das diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil e colagem. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar as paisagens das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Em Belo Horizonte, o projeto estimula a descentralização da arte urbana, levando novas intervenções artísticas para todas as nove regionais da capital.

Texto originalmente publicado em: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/pbh-e-arte-em-cores-bh-promovem-criacao-de-mural-de-100m2-na-estacao-barreiro



JotaJá Summit reúne donos de restaurante em sua 3ª edição

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No dia 22 de agosto, a partir das 8h, será realizada, no Riocentro, a 3ª edição do JotaJá Summit, evento que reúne especialistas e empreendedores do ecossistema do ramo food e delivery, incluindo investidores e líderes empresariais, com objetivo de proporcionar compartilhamento de conhecimento e conexões.

Ao longo do evento, os participantes encontrarão palestras, painéis de discussões e oportunidades de networking, visando a troca de ideias e criação de parcerias estratégicas que impulsionem o crescimento do negócio. O JotaJá Summit é um evento anual promovido pela JotaJá Pedidos, empresa brasileira do setor de tecnologia desenvolvedora de uma aplicação que busca ajudar restaurantes a atender pedidos de delivery.

Essa iniciativa iniciou-se na pandemia e tem como objetivo principal apoiar negócios do ramo food e delivery a fortalecerem sua base própria de clientes finais para que não dependam de marketplaces. Com a expectativa de mais de 1.500 participantes nesta edição, o JotaJá Summit se tornou um ponto de encontro para reunir marcas, empreendedores, líderes empresariais e profissionais na área food e delivery, buscando oferecer um ambiente para a troca de conhecimento, networking e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

“Criamos o JotaJá Summit para unir empreendedores do setor de food e delivery, impulsionando a educação, o sucesso coletivo e fortalecendo a comunidade” pontua Rafael Ribeiro – CEO do JotaJá Pedidos.

Uma das principais características do JotaJá Summit 2023 é a feira de negócios que acontecerá num espaço projetado para aqueles que estão em busca de oportunidades para expandir seus negócios. O ambiente oferece networking, contato com profissionais portugueses especializados no setor e a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas.

Nessa 3ª edição, o JotaJá Summit contará com João Branco (EX-VP de MKT do McDonald’s), Caito Maia (fundador da Chilli Beans), Chef Ju Lima (Chef e churrasqueira), Marcelo Marani (CEO do portal Donos de Restaurante) e Jean Richon (ex-Outback, especialista em food experience), Fernando Baldino (Mentor de delivery com mais de 5.000 alunos) entre outros. Estes profissionais irão compartilhar suas experiências, discutirão tendências, inovações e estratégias de sucesso, fornecendo um panorama abrangente das oportunidades existentes no setor.

O JotaJá Summit 2023 é uma realização da JotaJá Pedidos, empresa brasileira com sede no Rio de Janeiro, que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema do ramo food e delivery.

O evento JotaJá Summit busca impactar na construção de uma ponte empreendedora fortalecendo as relações comerciais e fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências, discutindo o atual cenário e as perspectivas para o futuro de quem deseja evoluir sua operação atual.

Data: 22/08

Horário: 8h às 18h

Local: Evento presencial no Riocentro Pavilhão 5

O que: Evento com palestras

Inscrição: https://www.jotajasummit.com.br/

JotaJá Summit 2023 é uma realização da JotaJá Pedidos, empresa brasileira com sede no Rio de Janeiro, que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema do ramo food e delivery.



Radisys adquire a Mimosa para acelerar a disponibilidade de acesso de banda larga para sociedades em avanço

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A Radisys® Corporation (“Radisys”), uma subsidiária integral da Jio Platforms Limited e líder global em soluções de telecomunicações abertas, anunciou hoje que concluiu a aquisição da Mimosa Networks, Inc . (“Mimosa”) da Airspan Networks Holdings Inc. (NYSE American: MIMO).

A Mimosa traz um portfólio diversificado de produtos de conectividade ponto a ponto e ponto a multiponto que tiram proveito de bandas de espectro não licenciadas. Estes produtos possibilitam a implantação rápida de redes de acesso sem fio fixo de vários gigabits por segundo e a conectividade de backhaul sem fio para sistemas de telecomunicações. A oferta de produtos da Mimosa complementa o portfólio da Radisys Open Access (Connect Open RAN e Connect Open Broadband) portfolio.

A Mimosa se tornou uma subsidiária integral da Radisys.

Sobre a Radisys

A Radisys é líder global em soluções e serviços de telecomunicações abertas. Seus serviços de integração e plataformas desagregadas aproveitam as arquiteturas e padrões de referência abertos combinados com software e hardware abertos, possibilitando que os provedores de serviços promovam a transformação digital aberta. A Radisys oferece um portfólio de soluções integrais, desde endpoints digitais até soluções acesso desagregado e aberto e soluções essenciais, para aplicativos digitais imersivos e plataformas de engajamento. Sua organização de serviços de rede experiente e de classe mundial oferece serviços de ciclo de vida útil completo para ajudar os provedores de serviços a construir e operar redes de alto desempenho e altamente escaláveis com custo total de propriedade ideal. Para obter mais informações, acesse https://www.radisys.com/.

Radisys® é uma marca registrada da Radisys. Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Nereus pela Radisys

Matt Baxter, +1-503-619-0505

radisys@nereus-worldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Tardezinha chega a Manaus com Thiaguinho e Rodriguinho

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Thiaguinho chega a Manaus para mais uma edição da turnê Tardezinha. Idealizado pelo cantor, e com patrocínio oficial de Itaipava, o show ocorre no próximo sábado, 12 de agosto, a partir das 15 horas, na Arena da Amazônia. A expectativa é que a edição na capital deve atrair mais de 20 mil pessoas.

O cantor Rodriguinho, ex-Travessos, segundo a imprensa local, deve fazer participação especial no show.  

O evento contará com três espaços: Surreal, Tardezinha e Ousadia. Todos os setores incluem bares e espaços instagramáveis. No local, ainda haverá  um minipalco e uma roleta de prêmios. No ambiente o público terá a chance de participar de um desafio musical. Os participantes poderão cantar e dançar um trecho da música “Delirante”, feita especialmente para o evento Tardezinha. Quem cumprir o desafio poderá rodar a roleta e ganhar prêmios exclusivos.

Durante o evento a marca vai oferecer ao público copos personalizados de Ita-Draft e “Tardezinha”. Já a cobertura do evento ficará por conta de um time de influenciadores que irão registrar a turnê nas redes sociais de Itaipava.  

A Tardezinha terá, ao todo, 26 apresentações em 90% dos estados do Brasil e estima impactar 750 mil pessoas fisicamente e mais de 100 milhões de pessoas em todo o ano.  

SERVIÇO: TARDEZINHA EM MANAUS 

Cerveja oficial: Ita-Draft  

Data: 12/08/2023  

Horário: abertura dos portões às 15h  

Local: Arena da Amazônia, Av. Constantino Nery, 5001 – Flores, Manaus – AM. 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é uma grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré, Weltenburger e Cervejaria Cacildis (com os rótulos Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis); as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o refrigerante It!; o isotônico TNT Sports Drink; a água Petra e água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o grupo é composto por mais de 20 mil colaboradores. Por meio de projetos ambientais, promove o plantio e a manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. Mais informações no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais. 



CAS e Molecule.one anunciam uma colaboração estratégica para acelerar a descoberta de medicamentos

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A CAS, uma divisão da American Chemical Society especializada em soluções de informações científicas, e a Molecule.one, líder em biotecnologia em soluções baseadas em IA para a química farmacêutica, estabeleceram uma colaboração estratégica orientada para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de design de síntese assistida por computador para acelerar avanços científicos na descoberta de medicamentos em estágio inicial e ajudar os químicos na descoberta de novas moléculas pequenas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230811163292/pt/

Aproveitando suas tecnologias e conhecimentos existentes, incluindo os modelos proprietários de aprendizado profundo generativo e a plataforma de planejamento de síntese com interface de usuário voltada para químicos da Molecule.one e a coleção de conteúdo de reações químicas de classe mundial e o profundo conhecimento do setor da CAS, as duas empresas trabalharão juntas para aprimorar e desenvolver soluções para o planejamento eficiente e inovador de síntese de produtos químicos. Além de suas capacidades complementares, a colaboração das empresas será alimentada por seu objetivo compartilhado de capacitar cientistas e acelerar avanços.

“Estamos muito empolgados de trazer ao mercado os primeiros modelos generativos para química treinados no conteúdo da CAS, como parceiro estratégico da CAS para acessibilidade sintética e aprimoramentos de aprendizado profundo de retrossíntese”, disse Piotr Byrski, cofundador e CEO da Molecule.one. “A IA generativa demonstrou proezas incríveis em vários campos quando treinada em grandes conjuntos de dados e eu acredito que existe uma necessidade clara de se trazer isso para a descoberta de novos fármacos. Estou muito orgulhoso das equipes da CAS e da Molecule.one, que trabalharam arduamente nos último ano para identificar como reunir a tecnologia e experiência exclusivas da Molecule.one em IA e o conjunto de dados químicos abrangentes da CAS. Estou muito empolgado que, nos próximos meses e anos, vamos testemunhar os resultados desta colaboração e o impacto significativo que ela terá na indústria farmacêutica.”

A primeira oferta conjunta, o M1 RetroScore desenvolvido pela CAS, fará parte do conjunto de produtos Molecule.one e substituirá sua atual ferramenta sintética de pontuação de acessibilidade, o RetroSAS. Tirando proveito dos recentes avanços no desenvolvimento de modelos generativos pela equipe da Molecule.one, a solução utiliza modelos de aprendizado de máquina treinados no conteúdo de reações químicas de ponta da CAS para prever a probabilidade de síntese de novas moléculas. O M1 RetroScore desenvolvido pela CAS fornece a todos os usuários pontuações sintéticas de acessibilidade, juntamente com os principais caminhos de síntese potenciais correspondentes para determinados alvos. Para usuários do CAS SciFindern, a ferramenta se conectará a reações de referência na plataforma CAS SciFindern. O M1 RetroScore desenvolvido pela CAS é a primeira ferramenta sintética de pontuação de acessibilidade treinada em conteúdo CAS comercialmente disponível.

A Molecule.one e a CAS também estão colaborando para aprimorar a capacidade de retrossíntese de alto nível já disponível no CAS SciFindern. Como parte de sua dedicação contínua na melhoria de suas soluções, a CAS incorporará os modelos de aprendizado profundo da Molecule.one para melhorar suas previsões de síntese e ajudar os cientistas a explorar possíveis rotas sintéticas para moléculas pequenas, acelerando assim os avanços científicos.

“As reações químicas e a capacidade de retrossíntese do CAS são incomparáveis”, disse Tim Wahlberg, diretor de produto na CAS. “Ao colaborar com a Molecule.one, vamos trazer uma combinação exclusiva de capacidades ao mercado para solucionar desafios em planejamento de síntese – tanto a triagem em estágio inicial para sintetização quanto o design de síntese em laboratório e em escala. Estas soluções continuarão a reduzir o tempo gasto no processo de descoberta para os cientistas, capacitando-os com eficiência por toda a sua jornada de inovação”

O M1 RetroScore desenvolvido pela CAS será lançado oficialmente em 14 de agosto e será apresentado no estande 364 da Molecule.one na ACS Fall 2023 (ACS Outono de 2023) que acontecerá de 14 a 16 de agosto em São Francisco. Descubra mais em www.molecule.one/retroscore.

Sobre a CAS

A CAS é líder em soluções de informações científicas e realiza parcerias com inovadores do mundo inteiro para acelerar descobertas científicas. O CAS emprega mais de 1.400 especialistas que fazem a curadoria, conectam e analisam o conhecimento científico para revelar conexões invisíveis. Há mais de 100 anos, cientistas, profissionais de patentes e líderes empresariais confiam nas soluções e na experiência da CAS para fornecer a visão retrospectiva, os insights e as previsões de que precisam para que possam, tendo como base os aprendizados do passado, descobrir um futuro melhor. A CAS é uma divisão da American Chemical Society. Conecte-se conosco em cas.org.

Sobre a Molecule.one

A Molecule.one (M1) é uma empresa de biotecnologia em estágio inicial que desenvolve soluções inovadoras de planejamento de síntese química habilitada por IA para apoiar pipelines de descobertas de medicamento em estágios iniciais. A equipe interdisciplinar de especialistas em aprendizado de máquina, engenheiros de software e químicos da M1 desenvolve de forma colaborativa soluções para análise de acessibilidade sintética, previsão de reações químicas e recomendações de condições de reação, aproveitando os avanços em IA e dados proprietários do próprio laboratório de alto rendimento da Molecule.one. Seus produtos são idealizados para químicos, por químicos. A Molecule.one trouxe a primeira solução de planejamento de retrossíntese de aprendizado profundo disponível comercialmente para o mercado em 2019 e arrecadou mais de $ 5 milhões até o momento.

Saiba mais em www.molecule.one.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CAS – Zornitsa Ivanova, cel.: +1 312-806-3983, e-mail: zivanova@cas.org

Molecule.one – Alicja Górka-Pruszczak, cel.: +48 690 194 094, e-mail: alicja.gorka@big-picture.pl

Fonte: BUSINESS WIRE



Missão empresarial brasileira busca ampliar mercado de exportação logística

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Uma missão empresarial brasileira com o objetivo de expandir o mercado de exportação no setor logístico para a Alemanha e toda a Europa vem ganhando destaque como uma estratégia para impulsionar o comércio exterior do país. 

Pesquisas projetivas conduzidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destacam o potencial do setor logístico brasileiro para melhorar sua eficiência e competitividade no mercado global, apontando o  capacidade da infraestrutura portuária e de transporte em desenvolvimento contínuo do país. 

Segundo dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores, a Alemanha é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Europa, e a Europa como um todo é o segundo maior destino das exportações brasileiras.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também enfatiza a importância da diversificação de mercados para a economia brasileira e fortalecimento do setor industrial. A missão empresarial no setor logístico, com foco na Alemanha e Europa, representa uma estratégia para reduzir a dependência de mercados específicos e explorar novas oportunidades de negócios em diferentes regiões.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) vem realizando estudos desde 2013 que demonstram que o setor de logística tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Brasil, o qual tem buscado novos mercados de exportação para promover o aumento da produção e da competitividade na busca de gerar mais empregos e impulsionar o crescimento da economia. Ainda segundo pesquisas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que a eficiência logística está intrinsecamente ligada à sustentabilidade econômica e ambiental. 

Para o especialista do mercado de trade Brasil-Alemanha Luis Campos o setor logístico brasileiro possui desafios, mas também apresenta oportunidades para melhorar sua eficiência e competitividade. Para Luis, “ao fortalecer as relações comerciais com a Alemanha e a Europa, o Brasil pode diversificar seus mercados de exportação, estimular o desenvolvimento econômico e promover práticas mais sustentáveis no comércio internacional”.



Dia do cardiologista é comemorado em 14 de agosto

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A próxima segunda-feira, 14 de agosto, marca o Dia do cardiologista. A data foi estabelecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007, como uma forma de valorizar este profissional e relembrar a importância da saúde do coração, além de coincidir com a fundação da própria SBC, em 1943. A saúde do coração é um assunto que merece atenção, pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, segundo dados da própria sociedade. Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. Por isso se faz tão importante o hábito de se consultar com o especialista em saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

O cardiologista é o profissional que pode identificar, prevenir e tratar problemas cardíacos, como arritmias, pressão alta, infarto, insuficiência cardíaca, entre outros. Ele também pode orientar sobre os fatores de risco e os hábitos saudáveis que podem proteger o coração, como alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do estresse e do tabagismo.

“Para viver uma vida saudável e plena, é fundamental investir em cuidados com a saúde em geral, mas principalmente, com o coração”, lembra o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “Vale sempre lembrar que trata-se do órgão que bombeia sangue para todo o organismo, logo, é ele que mantém a vida das pessoas”, acrescenta.

A consulta com o cardiologista é indicada principalmente quando a pessoa apresenta sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço excessivo, tonturas ou desmaios. Além disso, é recomendado fazer uma avaliação cardiológica anualmente a partir dos 45 anos para os homens e dos 50 anos para as mulheres, ou antes se houver histórico familiar de doenças cardiovasculares.

O cardiologista pode solicitar e realizar diversos exames para verificar o funcionamento do coração, como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e ressonância magnética. Esses exames podem detectar alterações nas estruturas, no ritmo e na função do coração, além de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias.

Ao se consultar com um cardiologista, pode-se obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para cada condição, além de receber orientações personalizadas sobre como cuidar melhor da saúde cardiovascular e evitar complicações futuras. 

Um momento apontado pelo Dr. Rizzieri como uma ferramenta poderosa para detectar problemas cardíacos precocemente é prestar atenção ao corpo durante a prática de exercícios físicos. Segundo o especialista, estes são cinco sintomas que podem indicar problemas cardíacos durante o esforço físico:

1 – Dor ou desconforto no peito: é preciso ficar atento(a) a sensações de aperto, pressão ou queimação.

2 – Falta de ar: a sensação de estar ofegante mesmo com um esforço leve pode ser um sinal de alerta.

3 – Palpitações: um ritmo cardíaco irregular ou acelerado durante o exercício.

4 – Tontura ou desmaio: sentir vertigem ou desmaiar durante o esforço físico.

5 – Fadiga extrema: a sensação de esgotamento rapidamente, mesmo em atividades moderadas, merece atenção.



NTN avança no programa de sustentabilidade na fábrica no Paraná

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A NTN Rolamentos do Brasil, que faz parte do Grupo NTN com mais de um século de atuação no fornecimento de produtos para montadoras, assim como todas as unidades de negócio espalhadas ao redor do mundo, desenvolve práticas sustentáveis e evolui constantemente esse trabalho com adoção de novos processos e ampliação de ações voltadas a questões ambientais sempre na busca de garantir uma gestão adequada dos resíduos.

A companhia, que possui planta no Paraná, já conta com a certificação ISO 14.001 e está em processo de implementação da certificação ISO 50.001, normas relacionadas à gestão ambiental e energética, avançando ainda mais com os programas voltados à sustentabilidade, bem como assume o compromisso de reduzir emissões de carbono, monitorando e estabelecendo metas de neutralização até 2050.

Com programa de reciclagem em constante evolução, a NTN já alcançou altos índices na coleta de resíduos, realizando a destinação correta de 96% dos resíduos gerados.  Segundo Thiago Lammel, Analista de Meio Ambiente e Energia da NTN e um dos responsáveis pelos projetos de sustentabilidade na organização, este número é resultado de uma série de práticas adotadas pela empresa, como a reciclagem de materiais, como plástico e papel e o coprocessamento de resíduos perigosos. Ao encaminhar esses resíduos para o coprocessamento, a empresa evita o envio de materiais potencialmente nocivos para os aterros sanitários, colaborando com a redução do impacto ambiental.

A NTN investe no tratamento de resíduos perigosos e conta com a participação de empresas especializadas em transporte e gerenciamento de todo esse processo e encaminhamento do material a uma indústria de cimento para depois ser transformado em energia e seus componentes inertes serem utilizados na produção de cimento.

Também promove a ação de coleta de óleo de cozinha usado que só é possível com a participação ativa dos colaboradores. Esse trabalho coletivo evita a poluição da água e do solo, dando uma destinação adequada a esse material. A parceria com a empresa Preserve Ambiental e uma cooperativa de recicladores em Pelotas (RS) permite que o óleo vegetal seja reciclado em biodiesel e sabão artesanal, minimizando o impacto ambiental e gerando benefícios para a comunidade local.

É com estas ações e implantações de novas medidas que a NTN une esforços para garantir desenvolvimento sustentável e promove responsabilidade socioambiental.



Projeto promove atividades culturais em escola pública de SP

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No dia 11 de agosto, o Programa de Artes Diversas, chega a Zona Leste de São Paulo realizando espetáculos teatrais e oficinas para alunos da escola pública. O programa tem como objetivo integrar a criatividade do teatro para abordar de maneira singular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo a conscientização e ação em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade global.

Com o compromisso de proporcionar uma experiência enriquecedora e cultural, o Programa de Artes Diversas apresentará uma série de espetáculos teatrais que abordarão temas relacionados à ODS, como ação climática, energia limpa, cidades e comunidades sustentáveis e muito mais. Além disso, oficinas sobre teatro serão ministradas, explorando técnicas de atuação e maneiras de transmitir mensagens poderosas por meio da interpretação.

Os alunos terão oportunidade de participar dessa experiência multicultural, que busca não apenas entreter, mas também promover a conscientização sobre questões globais urgentes. O Programa de Artes Diversas visa despertar a imaginação, estimular o pensamento crítico e incentivar a reflexão sobre ações individuais e coletivas para um futuro mais sustentável.

“Acreditamos no poder transformador da arte e da educação. Queremos atingir os alunos de maneira envolvente e criativa, abordando questões importantes por meio do teatro e de atividades lúdicas”, afirma Luiz Felipe Oliveira, fundador da Oliveira Produções e idealizador do Programa de Artes Diversas.

Programação do “Programa de Artes Diversas” a seguir:

Local: Escola Estadual Wilma Flor
Endereço: Rua Wilma Flor, R. Inácio Monteiro, s/n – Cohab, São Paulo/SP
Horário: Das 10:00 às 17:00

Sobre o Programa de Artes Diversas: O Programa de Artes Diversas é uma iniciativa que busca utilizar a arte do teatro para abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira criativa. Por meio de espetáculos teatrais e oficinas sobre teatro, o programa visa promover a conscientização, inspirar a ação e oferecer uma experiência cultural enriquecedora para alunos de escolas públicas de São Paulo.

Sobre a Oliveira Produções: Fundada em 2019 com o intuito de proporcionar ao público, principalmente de áreas com maior vulnerabilidade social, a ampliação, além da aproximação e do relacionamento efetivo com a diversidade cultural. Há 3 anos no mercado de produção cultural, tem trabalhado em parceria com produtores, associações e instituições para a execução de projetos sociais e culturais.



Evino abre as portas de Bazar para o Dia dos Pais no Shopping Eldorado

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A Evino, e-commerce de vinhos, tem como objetivo democratizar o acesso ao vinho para a casa dos brasileiros. Neste ano, a marca vem ampliando seu território com lojas físicas e, pela primeira vez, dos dias 08 a 13 de agosto, no 2º subsolo do Shopping Eldorado, em São Paulo, a marca abre um bazar de vinhos.

Na ocasião, haverá uma mecânica de descontos progressiva. Estarão à venda vinhos tintos, espumantes, brancos e rosés. A seleção traz rótulos de diversos países, como Itália, Espanha, Argentina, Chile e França.

Segundo dados da Ideal Consulting, dos tipos de vinho, os tintos são a preferência nacional com 92% dos vinhos consumidos, seguido dos brancos com 45%, mas os rosés são os que mais cresceram, com 30% em 2021. Entre as uvas, malbec (45%), cabernet sauvignon (44%) e merlot (44%) são as mais consumidas. 

Investindo no aquecimento do comércio que é proveniente de datas comemorativas, o Bazar da Evino aposta no vinho como o presente para fazer parte das celebrações de Dia dos Pais, além de enxergar grande potencial nas vendas na temporada de inverno, em que o vinho tem por tendência, uma procura maior devido às baixas temperaturas. Segundo Diego Bonassa: “Este ano a gente está trabalhando para criar espaços em que podemos nos aproximar de novos consumidores e conversar com entusiastas do vinho que estão mais acostumados ao físico”.

Mais informações no perfil @evino



eXp Realty Ultrapassa Marco de 1.000 Agentes na África do Sul

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BELLINGHAM, Wash., Aug. 11, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, “the most agent-centric real estate brokerage on the planet™” e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), anunciou hoje que ultrapassou 1.000 agentes em toda a África do Sul, representando um aumento de mais de 74% em relação ao total de 574 agentes em julho de 2022.

“Este é um momento de orgulho para a eXp Realty South Africa, por alcançar um marco tão grande”, disse Michael Valdes, Diretor de Crescimento da eXp Realty. “Nossa proposta de valor atraente e em constante evolução voltada para o agente continua a repercutir com agentes de todo o mundo. Estamos muito contentes em poder contar com mais de 1.000 profissionais do setor imobiliário na África do Sul!” 

De acordo com Andrew Thompson, Diretor e Líder de País da eXp Realty South Africa, a eXp South Africa realizou mais transações nos primeiros seis meses deste ano em comparação com o ano passado. “A eXp África do Sul teve uma operação positiva de fluxo de caixa, livre de dívidas e lucrativa nos seus primeiros 15 meses desde que recebeu sua licença por meio da Autoridade Reguladora de Profissionais de Propriedades em dezembro de 2020”, disse Thompson.

“Desde o seu início, a eXp permanece comprometida em colocar os agentes em primeiro lugar e proporcionar a eles o conhecimento e as ferramentas necessárias para que possam atingir todo o seu potencial. Tenho muito orgulho de poder liderar um grupo tão incrível de agentes nessa expansão e além”, acrescentou.

A eXp África do Sul tem orgulho na sua dedicação em servir a comunidade, tendo recentemente doado R350.000 para o Dr. Imtiaz Sooliman da Gift of the Givers em apoio às comunidades locais e internacionais.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.

A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) é a holding da eXp Realty®, Virbela e SUCCESS® Enterprises.

A eXp Realty é a maior empresa imobiliária independente do mundo, com mais de 88.000 agentes nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, África do Sul, Índia, México, Portugal, França, Porto Rico, Brasil, Itália, Hong Kong, Colômbia, Espanha, Israel, Panamá, Alemanha, República Dominicana, Grécia, Nova Zelândia, Chile, Polônia e Dubai além de continuar a crescer em todo o mundo. Como uma empresa de capital aberto, a eXp World Holdings oferece aos profissionais do setor imobiliário a oportunidade única de ganhar prêmios de capital por metas de produção e contribuições para o crescimento geral da empresa. A eXp World Holdings e suas empresas oferecem um conjunto completo de soluções tecnológicas de corretagem e imobiliária, incluindo seu inovador modelo de corretagem residencial e comercial, serviços profissionais, ferramentas colaborativas e desenvolvimento pessoal. A corretora na nuvem tem por base a Virbela, uma plataforma 3D imersiva profundamente social e colaborativa, que permite que os agentes sejam mais conectados e produtivos. A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS® e seus ativos de mídia, foi fundada em 1897 e é uma marca e publicação líder em desenvolvimento pessoal e profissional.

Para mais informação, visite https://expworldholdings.com.    

Declaração de Previsão

As declarações de previsão contidas neste documento, podem incluir expectativas futuras ou outras declarações de previsão que têm por base a atual opinião e suposições da administração que envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes dos resultados previstos. As declarações de previsão são válidas apenas a partir da presente data, e a empresa não tem nenhuma obrigação de atualizar ou revisar tais declarações. Tais declarações não são garantias de desempenho futuro. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem, mudanças nos negócios ou outras condições de mercado; dificuldade de manter o crescimento das despesas em níveis modestos e, ao mesmo tempo, de aumentar a receita; e outros riscos detalhados ocasionalmente nos registros da Comissão de Valores Mobiliários da empresa, incluindo, mas não se limitando ao Relatório Trimestral protocolado mais recentemente no Formulário 10-Q e no Relatório Anual no Formulário 10-K.

Contato de Relações com a Mídia:

eXp World Holdings, Inc.

mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:

Denise Garcia

investors@expworldholdings.com

Foto deste comunicado disponível em : https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/0f5cf167-2910-43fd-8a41-dfc00358fa16


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INSS: governo retoma bônus por produtividade

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Com o objetivo de reduzir  filas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o governo federal decidiu que os servidores vão voltar a ganhar o bônus de produtividade. Até junho, eram 1,8 milhão de requerimentos para serem analisados – do total, 64% estavam na espera, além dos 45 dias do tempo legal. 

Por meio de medida provisória, foi criado o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que retoma algumas ações emergenciais dos últimos anos. A MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União no último dia 19 de julho.

O programa vai durar nove meses, com possibilidade de prorrogação por mais três. O bônus vai ser pago aos funcionários que trabalharem além da jornada regular na análise de requerimentos de benefícios e na realização de perícias médicas, principalmente nos processos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado. 

Quem é servidor administrativo do INSS vai receber bônus de R$ 68 por tarefa. Já os médicos peritos terão um rendimento de R$ 75 por perícia.  

“A retomada de bônus de produtividade será de grande valia para os segurados do INSS, uma vez que ajudará a minimizar a fila de cerca de 1,8 milhões de pessoas que aguardam pela análise de seus benefícios e perícia médica”, afirma João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, especialista em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.

O Ministério da Previdência quer que, até o fim do ano, todos os processos sejam respondidos dentro do prazo legal de 45 dias. Para saber o tamanho e o perfil da fila do INSS, isso pode ser feito no Portal da Transparência Previdência – o site é o gov.br/inss

“As pessoas aguardam ansiosas pela liberação de seus benefícios. Além disso, o bônus pago pelo governo também trará alívio financeiro para os servidores públicos”, completa Souza.

Para saber mais, basta acessar: www.joaofinanceira.com.br/blog 



Marketing e tecnologia auxiliam campanhas de saúde no Brasil

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No Brasil, a união entre tecnologia e marketing desempenha um papel fundamental na elaboração de campanhas de saúde. Com grande relevância na busca pela adesão da população, essa abordagem se destaca como uma ferramenta de poder na elaboração de estratégias educativas e de conscientização. Por meio da utilização de aplicativos, plataformas de saúde e a crescente integração da telemedicina, junto com a análise de dados e influenciadores digitais, surge um cenário propício para a concepção de campanhas abrangentes e importantes, abordando tópicos como prevenção, imunização, doações e apoio.

No Brasil, o oitavo mês do ano é marcado pelo movimento Agosto Dourado, que visa incentivar e conscientizar sobre o aleitamento materno. Instituído pela Lei nº 13.435/2017, este período traz ações intersetoriais para disseminar a importância do aleitamento, incluindo palestras, eventos e divulgações. O termo simboliza a promoção da amamentação, associando a cor dourada à qualidade do leite materno, uma estratégia eficaz para melhorar a saúde e o desenvolvimento infantil, além de contribuir para o bem-estar social e econômico.

O cenário nacional engloba não apenas o mês de agosto, mas se estende ao longo do ano com diversas campanhas de conscientização, cada uma associada a uma cor específica. Esses movimentos têm o objetivo de direcionar a atenção da população para temas de prevenção e cuidado. O Outubro Rosa, por exemplo, aborda o câncer de mama, o Novembro Azul enfoca o câncer de próstata, enquanto o Dezembro Laranja destaca a prevenção do câncer de pele. Essas iniciativas visam sensibilizar para a importância dos cuidados preventivos e o diagnóstico precoce de doenças.

Neste ano, o governo federal promoveu diversas iniciativas de conscientização. Destacam-se a Campanha Nacional de Amamentação, focada na importância do aleitamento materno, e a Multivacinação, em estados como Amapá, Amazonas e Acre, para ampliar a imunização. Outras campanhas abordam o combate à Dengue, Zika e Chikungunya, a prevenção da Malária, conscientização sobre Tuberculose e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A mobilização pela vacinação também ocorre com o Movimento Nacional pela Vacinação Contra a Gripe e a Vacinação Contra a Covid-19.

O especialista em desenvolvimento de software, Matheus Lúcio, destaca o papel crucial da tecnologia e do marketing no desenvolvimento de campanhas de saúde no Brasil, principalmente para atingir e envolver a população com eficácia. Ele ressalta que existem diversas maneiras de empregar essas ferramentas em iniciativas de saúde.

“O marketing digital pode ser utilizado para disseminar informações relevantes sobre saúde para o público, por meio de blogs, vídeos, infográficos e posts em redes sociais. A tecnologia, por sua vez, ajuda a tornar essas informações mais acessíveis e compartilháveis. Desenvolvimento de aplicativos e plataformas que auxiliem no monitoramento da saúde, lembrete de medicamentos, dicas de bem-estar e acesso a informações médicas confiáveis”, afirma. Além disso, segundo Lúcio, a tecnologia permite a realização de consultas médicas online, o que pode facilitar o acesso à saúde para pessoas que enfrentam dificuldades em deslocar-se até um hospital ou clínica.

De acordo com o especialista, o marketing pode se beneficiar do uso de análise de dados para segmentar a audiência e personalizar as campanhas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo. “Parcerias com influenciadores digitais da área da saúde podem ampliar o alcance das campanhas e aumentar a credibilidade das mensagens transmitidas”, acrescenta.

Lúcio ressalta ainda que o marketing pode ser usado para incentivar a adesão a campanhas de vacinação e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de doenças. “Tecnologias de crowdfunding e plataformas de arrecadação podem ser usadas para angariar recursos para causas de saúde e ajudar pacientes em situação vulnerável”, aponta.

O especialista enfatiza que ferramentas e estratégias são fundamentais nesse contexto. Ele menciona a importância da utilização das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, para disseminar informações e fomentar interações com o público.

Além disso, Lúcio evidencia outras estratégias eficazes que incluem o emprego de e-mail marketing para a distribuição de newsletters e informações pertinentes, a implementação do SEO (Search Engine Optimization) para maximizar a visibilidade dos conteúdos nos motores de busca, a utilização de anúncios pagos em plataformas digitais visando expandir o alcance das campanhas, bem como a incorporação de chatbots para o atendimento de questões frequentes e para aprimorar a interação com o público.

Aspectos Legais

O Manual de Publicidade Médica, Resolução nº 1.974/11 do CFM, orienta que os anúncios médicos sigam a legislação vigente e as normas éticas. O Artigo 4º da resolução orienta os médicos a buscar a Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) dos Conselhos Regionais de Medicina para garantir a conformidade dos anúncios. Em mídias impressas, peças publicitárias e mobiliário urbano, como jornais, revistas, cartazes e outdoors, é essencial incluir os dados de identificação do médico ou do diretor técnico médico (em estabelecimentos/serviços de saúde) com a mesma visibilidade de outros elementos na peça.

Quanto aos aspectos legais, o especialista afirma a importância do cumprimento das leis brasileiras, especialmente no contexto de campanhas de saúde, que exercem um impacto direto sobre as vidas das pessoas. Portanto, é essencial que os envolvidos nessas iniciativas estejam vigilantes em relação a questões como publicidade enganosa, a utilização de informações pessoais, obtenção de consentimento informado, conformidade com o código de ética médica, bem como as restrições ligadas a produtos e critérios adicionais de relevância.

Lúcio finaliza enfatizando que a sinergia entre tecnologia e marketing emerge como uma aliança de grande potencial nas campanhas de saúde no Brasil, desde que conduzida com integridade e em conformidade com os parâmetros legais. “O foco na educação, prevenção e acesso à informação são pilares fundamentais para melhorar a saúde da população e conscientizar sobre a importância do autocuidado e do acompanhamento profissional adequado”, conclui.



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