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Empresas criam manual para reconstrução de prédios no RS

Doze empresas do setor imobiliário se juntaram em um pool e criaram um manual destinado aos síndicos do Rio Grande do Sul para orientá-los como agir diante das fortes cheias que atingiram diversas cidades do estado nas últimas semanas.

As maiores administradoras de condomínios do país se uniram e, com o apoio de outros players do setor, formaram um grupo que articula, debate, organiza e procura caminhos para a retomada da habitabilidade da forma mais segura, rápida e simples.

A primeira iniciativa é o Manual Colaborativo para reconstrução dos condomínios, concebido pelo Portal SíndicoNet, parceiro estratégico do grupo, e lançado oficialmente nesta terça-feira, 28 de maio. A ideia é que este manual gratuito esteja disponível para todos que procuram informação técnica e de qualidade, no sul ou em qualquer outro local onde estas orientações contribuam para uma retomada segura.

Participam deste grupo Lello Condomínios, Hubert, Gestart, Auxiliadora Predial, Guarida, Crédito Real, APSA, Pacto Administradora, VIP Inspeções Prediais e TK Elevadores, além do SíndicoNet.

Os municípios do Rio Grande do Sul calculam que mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas com as enchentes, além dos quase 100 mil imóveis destruídos ou danificados, pelo que está sendo considerada a pior tragédia climática do estado.

No setor condominial, os danos em áreas comuns e imóveis localizados nos pavimentos mais baixos preocupam os síndicos da região. Questões estruturais, técnicas e sanitárias tornam-se desafios para a retomada da habitabilidade. Num cenário onde toda cadeia foi comprometida em diferentes graus, a retomada envolve fatores financeiros, mas também questões relacionadas à informação, orientação e espírito comunitário.

“Formar este grupo que reúne grandes empresas do mercado imobiliário é uma iniciativa que procura aliar conhecimento técnico e capacidade de mobilização. Cuidando prioritariamente das pessoas que vivem e trabalham nos condomínios,” afirma Angélica Arbex, diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios.

O Manual do Síndico – Enchentes RS foi dividido em três fases: atual (emergencial), retomada (quando a água baixar) e prevenção. Em cada uma dessas etapas são destacados o que o grupo gestor precisa fazer para garantir a segurança e vida dos moradores e funcionários, bem como preservar o patrimônio.

Na primeira fase, o manual orienta sobre procedimentos para evacuação, riscos à saúde, cuidados elétricos, apoio a funcionários, roubos, mobilização de moradores e seguro do condomínio. Já na segunda fase, são abordadas questões relacionadas à limpeza, inspeção predial e saúde financeira do condomínio.

Segundo Marjorie Albuquerque, diretora do Portal SindicoNet, nesse momento tão difícil é complexo entender e priorizar as atividades na recuperação do condomínio. Com a expertise e know-how de cada empresa e especialistas, o “Manual do Síndico – Enchentes RS” como objetivo dar uma orientação assertiva para os gestores. Sabemos que há muito o que se fazer ainda, por isso, este material é um guia vivo, que será continuamente atualizado para refletir as melhores práticas e atender as necessidades de ++cada momento.

Para mais informações, basta acessar o MANUAL DO SÍNDICO – Enchentes RS: https://sindiconet-files.s3.amazonaws.com/Documentos/ebook-rs-final.pdf



Sintelmark abre 500 vagas de emprego com foco no público LGBTQIA+

O Sintelmark- Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com Léo Áquila, coordenadora municipal da diversidade, promove o Feirão do Emprego na Feira Cultural da Diversidade, oferecendo em torno de 500 vagas de emprego no setor de contact center com foco no púbico LGBTQIA+. As vagas são para diversos cargos com maior número para operadores de contact center.

Segundo Luis Crem, presidente do Sindicato, o segmento é o mais inclusivo do país, oferecendo emprego para jovens no primeiro emprego, pessoas negras e da comunidade LGBTQIA+. “Nossos colaboradores são 20,6% LGBTQIA+ ,17,6% das posições de liderança são LGBTQIA+ e 91,2% dos colaboradores reconhecem que as empresas possuem políticas claras contra discriminação de qualquer tipo, segundo pesquisa realizada recentemente pelo Sintelmark com 5 mil trabalhadores do setor”, destaca.

O presidente do Sintelmark conta que procurou Leonora Áquila para propor uma estratégia para oferecer as vagas disponíveis em empresas da capital. “Houve um alinhamento com a Leonora Áquila, coordenadora de diversidade da Prefeitura de São Paulo, para aprofundar o entendimento sobre as barreiras específicas enfrentadas pelo público LGBTQIA+, resultando em estratégias mais eficazes para aumentar a empregabilidade deste grupo”.

Para Crem, as vantagens de trabalhar no setor são a carga horária de apenas 6 horas em regime CLT, possibilidade de trabalho em sistema home office e grande oportunidade de ascensão profissional.” O horário flexível possibilita às mães estarem mais presentes junto aos seus filhos e ainda terem tempo para cursar uma universidade e se aprimorarem profissionalmente”, observa.

Convenção coletiva do setor prevê inclusão e garante diversidade

Reajuste salarial acima da inflação e garantia de benefícios sociais que garantem inclusão são conquistas efetivas no instrumento coletivo do setor. A convenção coletiva da categoria prioriza a inclusão. Na cláusula 39 , por exemplo, garante a participação efetiva e igualitária no processo de seleção interna de todos os setores da empresa, da população afrodescendente, pessoas LGBTQIA+ e mulheres, garantindo a todos os mesmos níveis de avaliação para equilíbrio das condições de oportunidade e ascensão de renda. Na cláusula 28 prevê o reconhecimento da união homoafetiva de cônjuges do trabalhador da empresa.

Para o presidente do Sintelmark, a inclusão transcende a aceitação. “É a busca ativa por igualdade. Nossas ações refletem nosso compromisso com todos, demonstrando que a diversidade não é apenas um valor, mas uma prática essencial para o desenvolvimento sustentável do setor”, destaca.



Rio de Janeiro recebe FII PRIORITY Summit com o tema “Investir com Dignidade”

SÃO PAULO, Brasil, May 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o FII PRIORITY Summit, encontro de líderes e executivos de todo mundo para debater oportunidades de investimento que proporcionem crescimento sustentável aos países. O evento é organizado pelo Future Investment Initiative Institute (FII Institute), uma entidade sem fins lucrativos com recursos do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês).

Esta é a primeira vez que o instituto faz um evento na América Latina, e o local escolhido é o Copacabana Palace, que entre os dias 11 e 13 de junho, vai reunir mais de 150 palestrantes, em 44 sessões, para um público superior a mil convidados.

Realizado sob o tema “Investir em Dignidade”, o encontro, vai debater alternativas de investimento em transição energética, sustentável, avanço em tecnologia e inovação, e inclusão social, temas importantes para construir uma nova ordem global que priorize a dignidade para todos. O evento pretende também estreitar as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, potencializando investimentos, além de projetar o país como um pólo de ideias e iniciativas sustentáveis merecedor do investimento global.

Entre os principais palestrantes, estão a Princesa Reema Bint Bandar Al Saud, Embaixadora da Arábia Saudita nos EUA, o Príncipe Faisal Bin Bandar Al Saud, Presidente da Federação Saudita de Esportes Eletrônicos, Yasir Al-Rumayyan, Governador do Fundo de Investimento Público (PIF) e Presidente do Instituto FII, Mike Pompeo, ex-Secretário de Estado dos EUA, e os ex-presidentes Felipe Calderón (México), Juan Manuel Santos (Colômbia), Jorge Quiroga (Bolívia) e Laura Chinchilla (Costa Rica).

O encontro também contará com executivos renomados, especialistas em investimentos e autoridades governamentais, tais como Khalid bin Abdulaziz Al-Falih, Ministro do Investimento da Arábia Saudita, Baronesa Ariane de Rothschild, CEO do Edmond de Rothschild Holding, Gustavo Manrique, Ex-Ministro das Relações Exteriores e Ex-Ministro do Meio Ambiente do Equador, Sir Martin Sorrell, Presidente Executivo do S4 Capital Group, André Esteves, Chairman do BTG Pactual, Marcelo Claure, Fundador e CEO do Claure Group, Bernard Mensah, Presidente Internacional do Bank of America, Aloizio Mercadante, Presidente do BNDES, Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, e Julia Dias Leite, CEO do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRi).

As seções abordarão questões relacionadasàação climática, BRICS, transição energética, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e tecnologias emergentes. Os destaques incluem o “Conselho de Agentes de Mudança”, focado em oportunidades de crescimento e prosperidade econômica, “Como os Investidores Podem Navegar em Mercados Dinâmicos?”, que discutirá estratégias de investimento em meioàvolatilidade do mercado, e “O Futuro da Energia Global”, em que serão apresentadas tecnologias e projetos energéticos emergentes. Outros tópicos abordarão megatendências de investimento global, convergência entre fintech e finanças tradicionais, e liderança na ascensão do sul global.

Sobre o FII Institute
O Future Investment Initiative (FII) Institute é uma fundação global sem fins lucrativos movida por dados, com um braço de investimento focado em iniciativas impactantes para a humanidade. Através de seus Encontros PRIORITY, o instituto reúne grandes mentes para fomentar a inovação e soluções sustentáveis em todo o mundo.

Para cobertura do evento, faça sua inscrição no link abaixo:

Inscrições: https://prioritysummit.fii-institute.org/
Código de acesso: MCJHRKA9I6
Mais informações sobre o evento do Rio de Janeiro e edições anteriores, podem ser encontradas AQUI!

Em caso de dúvidas, por favor envie um e-mail para fii-institute@fsb.com.br e media@fii-institute.org

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000963243)



As 20 melhores universidades de IA formam a primeira turma de Ph.D.

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, June 08, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Sua Alteza Xeque Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi, participou da cerimônia de formatura de 2024 da Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI) em 6 de junho, na qual foram diplomados 101 alunos de 22 países, que receberam títulos de pós-graduação nas principais áreas de IA, incluindo visão computacional (CV), aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (NLP).

O evento também contou com a presença de Sua Excelência o Dr. Sultan bin Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e Presidente Fundador do Conselho de Administração da MBZUAI, além de outras autoridades.

“Antes de muitos outros países reconhecerem seu potencial, as políticas lideradas pelo governo incentivaram a expansão da IA nos Emirados Árabes Unidos”, disse o Dr. Al Jaber. “Essas políticas promoveram o sucesso de empresas como a G42 e grandes modelos de linguagem como a Falcon. Consequentemente, esse pequeno país está criando um ecossistema de alto nível para talentos e empreendedorismo em IA. Estamos atraindo grandes investimentos de proeminentes empresas de tecnologia, como a Microsoft, e emergindo como um importante centro de inovação e aplicação de IA.”

O Dr. Al Jaber observou que o crescimento da IA é uma das três megatendências que moldam o futuro, juntamente com o ritmo acelerado da transição energética e a ascensão dos mercados emergentes e do Sul Global: “A crescente experiência da turma de 2024 será fundamental para solucionar alguns dos desafios mais urgentes do mundo. Na verdade, se quisermos atingir as metas ambiciosas do histórico Consenso dos Emirados Árabes Unidos, acordado na COP28 em dezembro em Dubai, a IA deve ter um papel crítico.”

A terceira e maior formatura da MBZUAI celebrou o primeiro Ph.D. da universidade em ML, além de mestres em ML (55), CV (28) e PNL (12), contando com alunos provenientes de países como Emirados Árabes Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Índia, Vietnã, Paquistão, Etiópia e Sri Lanka.

O presidente da MBZUAI e professor universitário, Eric Xing, disse: “A turma de 2024 da MBZUAI é composta pelos futuros líderes de tecnologia, inovação e criatividade, e está preparada para aceitar a responsabilidade inerenteàadministração de algo tão poderoso e transformador. Eles nos deixam com o conhecimento, as habilidades e uma profunda compreensão da oportunidade que têm diante de si – a chance de moldar um futuro em que a IA sirvaàhumanidade com compaixão e padrões éticos inabaláveis – estão prontos para enfrentar os maiores desafios do mundo atual.”

Cinco anos depois de sua criação, a MBZUAI é hoje reconhecida como uma das 100 melhores universidades do mundo em ciência da computação e está classificada entre as 20 melhores por suas especializações em IA, CV, ML, PNL e robótica (CSRankings).

Para se candidataràadmissão, acesse mbzuai.ac.ae ou entre em contato com admission@mbzuai.ac.ae. Para comunicação social, entre em contato com:

Amy Rogers, Senior Communications Specialist da MBZUAI
media@mbzuai.ac.ae 

Roger Field/Aya Hassan
mbzuai@wallispr.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000965294)



Bahia lidera turismo de estrangeiros para o Nordeste

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo revela que a Bahia é um dos principais destinos turísticos do Brasil. O estado, que lidera na atração de estrangeiros para o Nordeste, registrou mais que o dobro dos turistas internacionais que desembarcaram em Pernambuco e quase o triplo do Ceará. Além disso, Salvador, a capital da Bahia, é o destino mais procurado para turismo em 2024.

Em março deste ano, a Bahia recebeu 14.231 turistas estrangeiros. O número corresponde a quase 50% dos 29.839 visitantes que entraram no Brasil pelos aeroportos do Nordeste. A Bahia registrou mais que o dobro dos turistas internacionais que desembarcaram em Pernambuco (7.701) e quase o triplo do Ceará (5.253), que ocupam a segunda e terceira posições no ranking da região, respectivamente. Os dados são do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

Quando comparado com março de 2023, o fluxo de estrangeiros nos aeroportos baianos cresceu 74%, confirmando as expectativas da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que tem investido na promoção das 13 zonas turísticas do estado e prospecção de voos, nas principais feiras internacionais do setor. 

“O levantamento condiz com a realidade que presenciamos no ano passado e segue acontecendo em 2024. A Bahia tem o maior litoral e a maior infraestrutura para atender o estrangeiro no Nordeste”, ressalta Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos.

A Setur-BA tem realizado eventos para capacitar operadores e agentes de viagens sobre os destinos, além de mostrar os atrativos da Bahia ao público interessado em visitar o Brasil. Pedreira revela ainda que existem locais pouco explorados no estado, mas que merecem atenção do público. “A Ilha de Boipeba, a comunidade litorânea de Caraíva e o arquipélago dos Abrolhos são lugares especiais da Bahia.”

No acumulado de 12 meses encerrados em março, o volume das atividades turísticas na Bahia continuou avançando, com alta de 9,1%, acima da nacional (4,4%) e com o terceiro maior crescimento, abaixo de Minas Gerais (11,2%) e Rio de Janeiro (10,9%), e o mais expressivo do Nordeste.

O empresário comemora o aumento do turismo na região e avalia que a estrutura do estado é um ponto forte na escolha dos estrangeiros como paradeiro. “Sem dúvida, a diversidade de destinos turísticos faz toda a diferença. Temos opções de trilhas, cachoeiras, museus, festas, pontos históricos, praias desertas. Enfim, toda uma estrutura apropriada para atender tanto àqueles que gostam de tranquilidade quanto quem gosta de uma verdadeira badalação”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://www.bahiaterra.com/blog



Atestmed permite solicitar auxílio-doença sem perícia médica

O Atestmed é um sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que entrou em vigor em 2024 e permite aos segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental, sem a necessidade de passar pela perícia médica presencial.

André Beschizza, especialista em direito previdenciário, sócio-fundador e CEO de um escritório que leva seu nome, afirma que a iniciativa é valiosa, pois simplifica o acesso ao benefício, agiliza o processo de concessão e evita o deslocamento até uma agência. “Contudo, cada caso deve ser verificado de forma única, já que uma análise documental à distância pode não refletir a realidade incapacitante do segurado do INSS”, afirma.

O segurado pode solicitar o benefício pelo portal meu.inss.gov.br ou no app Meu INSS. No ato é preciso anexar ao requerimento documentos médicos ou odontológicos que indiquem a necessidade de afastamento das atividades habituais. Além disso, solicitações de benefício por incapacidade, realizadas pela Central 135, serão agendadas e poderão ser transformadas em Atestmed.

“A comprovação deve ser feita por meio de documentação médica detalhada que ateste a severidade e a necessidade de afastamento das atividades habituais”, pontua Beschizza. O advogado explica ainda que o sistema é uma alternativa para casos em que os critérios documentais são suficientemente claros para justificar o afastamento. No entanto, uma perícia presencial pode ser requerida posteriormente se houver necessidade de esclarecimentos adicionais, em casos de prorrogação do benefício ou de afastamentos superiores a 180 dias.

De acordo com Beschizza, não existe uma lista específica de doenças que podem solicitar o Atestmed, mas as mais comuns são aquelas incapacitantes, como hérnia de disco, lombalgia, osteofitose, cervicalgia ou afecções que impactem a capacidade funcional do trabalhador. “Vale reforçar que o segurado precisa atender aos requisitos mínimos, como possuir a carência necessária e estar incapacitado para o trabalho.”

O segurado só precisa realizar a perícia presencial nas situações em que o documento médico ou odontológico não contiver os requisitos mínimos para a concessão do benefício, bem como nos casos em que seria indeferido após a análise documental ou em caso de incapacidade permanente.

Existindo pendências administrativas, o segurado é comunicado via Meu INSS e tem um prazo de 30 dias para providenciar o agendamento de perícia médica presencial. Se a pessoa não realizar o agendamento neste prazo, será considerado que ela desistiu do pedido e o processo será arquivado.

Para saber mais, basta acessar:https://andrebeschizza.com.br/auxilio-doenca-2024-guia-completo-entenda-tudo/



Errata: Colégio Pentágono vence o Creativity Marathon 2024

A matéria enviada anteriormente continha um erro no 3º parágrafo. Segue a versão corrigida:

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, realizou a Award Ceremony (cerimônia de encerramento) do Creativity Marathon 2024 no dia 17 de abril. Todos os anos, a universidade promove o torneio internacional a fim de oferecer uma oportunidade para os estudantes que têm interesse em carreiras criativas, com foco em cinema, com o intuito de desenvolver o aprendizado sobre a área e trabalhos que resolvam questões e desafios cinematográficos.

Ao todo, mais de 75 escolas participam do Creativity Marathon 2024, com mais de 1.700 alunos inscritos. Cada equipe enviou um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração, propondo soluções para ajudar a alcançar um ou mais objetivos apresentados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

A equipe do Colégio Pentágono, com sede em Perdizes, na cidade de São Paulo, venceu o torneio internacional. A Escola Carolina Patrício, do Rio de Janeiro, e a Beacon School, de São Paulo, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Além disso, cinco equipes receberam Honorable Mention (menções honrosas): Colégio Everest Internacional (Rio de Janeiro), Colégio Marista Paranaense (Curitiba), Colégio Santa Cruz (São Paulo), Academia Cristã Pan-Americana (São Paulo) e Escola Rio Internacional (Rio de Janeiro).

O projeto vencedor

O projeto campeão teve como tema “Home Filter for the Release of Pre-cleaned Water Ready for Domestic Reuse” (Filtro Doméstico para Liberação de Água Pré-limpa e Pronta para Reaproveitamento Doméstico), abordando as ODSs 06 e 11 (Água Limpa e Saneamento e Cidades e Comunidades Sustentáveis), tendo como patrocinador o professor Marcio Fernandes.

O time vencedor ganhou um troféu e um certificado emoldurado para a escola, além de um certificado impresso para cada aluno da equipe e um Drone Hk9 Câmera 4k Uhd Vídeo Profissional 2.4ghz (ou similar) para cada aluno e patrocinador.

No vídeo, os jovens apresentaram a ideia de produzir um filtro que fique embaixo da pia e filtre a água que foi utilizada, por exemplo, para lavar a louça. “Nosso objetivo é reduzir o desperdício de água e reutilizá-la para outras finalidades”, descreve o projeto. Os estudantes chamaram a atenção para o fato de que, apesar de ser o elemento mais importante para a vida, a água é um recurso finito. “Por isso, é fundamental aproveitá-la bem, e utilizar a criação apresentada no vídeo poderá evitar o seu desperdício. A chave para a água sustentável pode até estar debaixo da sua pia”, frisa o grupo.

O trabalho dos estudantes está alinhado com a preocupação dos brasileiros com a água. Segundo o estudo “GlobeScan Radar Survey”, que entrevistou 30 mil pessoas em 17 países pela GlobeScan, em parceria com a Circle of Blue e o WWF, 81% dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável. A média mundial é de apenas 58%. 

“A geração Z, formada por jovens que nasceram na primeira década do século 21, está muito mais envolvida na parte de sustentabilidade e pautas sociais e, por isso, esse é um projeto bacana de ser desenvolvido nas escolas para aprimoramento de conhecimento e aprendizado prático sobre a Agenda 2030 e a indústria criativa”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University. 

“A Creativity Marathon representa a oportunidade de experiência nos mercados de desenvolvimento de produção audiovisual”, diz. “Trata-se de uma ativação que proporciona uma dimensão interessante sobre o que os jovens são capazes de produzir e, possibilita o crescimento em um contexto repleto de desafios e aprendizados”, complementa Olival, que também agradeceu à participação dos jurados.

O que dizem os vencedores?

“A Creativity Marathon 2024 dá aos alunos a oportunidade de usar seus conhecimentos e habilidades para criar projetos que podem mudar suas mentes e o mundo. Estamos orgulhosos de nossos alunos”, afirma Daniela Pensado, gestora do departamento internacional do Colégio Pentágono.

“Preparar o vídeo foi um desafio. Me diverti gravando e ajudando meus companheiros. Ainda não consigo acreditar que vencemos”, afirma Janaína Martins, estudante da equipe vencedora. Já a jovem Mari Tokeshi destaca que a equipe ficou surpresa com o fato de que a pesquisa e dedicação do grupo conquistaram o primeiro prêmio. “Já estamos pensando em como desenvolver ainda mais o projeto. Meus entes queridos estão orgulhosos de mim e de meus amigos – e eu também”.

Para Márcio Fernandes, patrocinador e professor da equipe vencedora, a perseverança e o  “trabalho duro” valeram a pena. “Quero parabenizar as demais equipes e patrocinadores. Quando um de nós ganha, todos ganhamos. E, embora houvesse prémios em jogo, somos todos vencedores com tantas ideias a serem partilhadas. Cruzando os dedos, todos eles se tornam realidade”, afirma.

Para o professor, é emocionante ver adolescentes de todo o Brasil apresentarem ideias criativas para mudar o futuro. “Somos gratos à Full Sail University por esta oportunidade. Isso me deixa esperançoso em relação aos próximos anos”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/creativity-marathon/2024/



Armazenamento de energia otimiza sistema de transmissão

Os sistemas de armazenamento de energia podem tornar a geração renovável mais estável e ainda reduzir gastos com a implantação de linhas de transmissão.

Esse foi o resumo da palestra “Limitação de escoamentos do NE pro Sul e Sudeste”, ministrada pelo presidente da Marangon Consultoria & Engenharia, José Marangon, na 3ª edição do Canal Conecta, realizado na FPS (Faculdade Pernambucana de Saúde), em Recife (PE).

A primeira parte da palestra se concentrou no apagão ocorrido no Brasil em 15 de agosto de 2023, causado por uma falha de potência em equipamentos de parques eólicos e solares na região Nordeste. Na ocasião, houve um corte de 22,5 GW, deixando cerca de 29 milhões de brasileiros sem energia.

Após esse evento, o ONS (Operador Nacional do Sistema) aumentou os critérios técnicos para o transporte de energia renovável, o que diminuiu a margem de escoamento das regiões Norte e Nordeste para o Sul e Sudeste/Centro-Oeste, impactando a geração das usinas eólicas e solar.

Segundo Marangon, há uma perspectiva de melhora na margem de escoamento com a expansão prevista para o sistema de transmissão, principalmente com a implantação do bipolo de Graça Aranha (MA) até Silvânia (GO), que vai ampliar a capacidade de escoamento de energia em 5 GW.

“O que a gente observa é que todos os troncos de 500 kV não conseguem sozinhos alterar significativamente esse transporte de energia. Então, o elo de corrente contínua é que vai fazer a grande diferença, passando de 17 GW para 23 GW de exportação da região Nordeste”, disse o especialista.

Uma solução para reduzir os investimentos em linhas de transmissão e ampliar a proporção de geração renovável são os sistemas de armazenamento de energia, também conhecidos como BESS (Battery Energy Storage System). “O armazenamento pode também proporcionar novos serviços por conta da intermitência da eólica e solar”, disse.

O governo estuda, de forma inédita, permitir a participação do BESS no próximo Leilão de Reserva de Capacidade. Marcado para 30 de agosto, esse tema segue indefinido.

De acordo com Marangon, o mercado e as associações estão tentando convencer o MME (Ministério de Minas e Energia) que esse é um bom começo para iniciar o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil. “A gente verificou que tanto o ONS quanto a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) não têm objeções para a entrada dessa tecnologia”, afirmou.

A resistência do MME é justificada pela falta de regulamentação do BESS. “Não dá para fazer uma regulamentação de uma tecnologia que está em gestação. Mas se a gente não testar, essa regulação não tem sentido de avançar”, avaliou o especialista.

Para Marangon, não utilizar essa tecnologia gera um prejuízo para o consumidor, já que as baterias reduziram a necessidade de contratação de termelétricas e de expansão do sistema de transmissão.

O Canal Conecta está sendo realizado nos dias 14 e 15 de maio. O evento conta com mais de 16 horas de conteúdo, divididos em palestras e painéis de discussões, ministrados por profissionais renomados do setor.



Modelo de trabalho remoto aumenta produtividade e engajamento dos colaboradores

No cenário atual, diversas empresas estão considerando o retorno ao modelo presencial, buscando retomar a dinâmica tradicional de escritório. No entanto, dados recentes de pesquisas, como o estudo da Buffer, indicam que o trabalho remoto continua sendo percebido como muito positivo, com 98% dos entrevistados afirmando que gostariam de trabalhar remotamente, pelo menos parte do tempo, durante o resto de suas carreiras.

Apesar do sucesso do home office, um estudo recente realizado pela Catho, empresa de recrutamento on-line, aponta que 61% das empresas entrevistadas têm a intenção de voltar ao trabalho presencial em 2024 e em torno de 29% adotam o modelo híbrido. As razões incluem a necessidade de certos setores operarem presencialmente e a crença de que este modelo favorece o engajamento e a cultura organizacional. Além disso, a pesquisa mostra que o processo seletivo também passará por mudanças, com apenas 17% das empresas prevendo manter todo o recrutamento online, enquanto 48% usarão o formato remoto apenas nas etapas iniciais.

Enquanto muitas organizações optam por abandonar o home office, a Tedsys, especializada em produzir soluções tecnológicas para gestão empresarial, segue na contramão dessa tendência. Pesquisas internas revelam que 92% dos funcionários da empresa se sentem mais engajados e conectados no formato remoto, resultando em um aumento de 30% na produtividade.

Com a pandemia, as empresas foram forçadas a adotar o trabalho remoto sem um planejamento prévio, enfrentando muitos desafios iniciais. Em busca de resoluções, a Tedsys implementou pesquisas internas de avaliação de desempenho e resultados, a fim de realizar ações corretivas até encontrar um formato eficiente. Quando várias organizações decidiram retornar ao presencial, a empresa já estava adaptada ao modelo remoto e decidiu continuar com essa abordagem, considerando os benefícios alcançados.

Para que o novo modelo funcionasse, a empresa ajustou seu modo de trabalho, adotando metodologias ágeis e investindo em softwares de gestão e comunicação interna. Além disso, a empresa também inseriu ritos de celebrações e feedbacks periódicos em sua rotina para manter o engajamento individual. O trabalho remoto não apenas não comprometeu a produtividade, como também a potencializou, ao oferecer flexibilidade e um ambiente propício para a concentração e a entrega de resultados.

Segundo o CEO da Tedsys, João Busin, “Ao adotarmos o trabalho remoto, direcionamos nossos investimentos, passando a focar mais nas pessoas e menos na estrutura física. Essa mudança nos permitiu oferecer mais benefícios e aumentar os bônus por resultados. Acreditamos que investir nas pessoas é a chave para um futuro mais produtivo e engajado.”

Na prática, a mudança para o trabalho remoto não resultou em uma redução efetiva de despesas, mas em uma readequação. A Tedsys, que anteriormente mantinha um espaço com estrutura completa, incluindo salão de jogos, refeitório, cozinha, jardim e salas de reunião, exemplifica essa transformação. Com a transição para o trabalho remoto, a empresa reduziu despesas de manutenção e transporte, redirecionando esses recursos para novos benefícios e bônus por resultados. Dessa forma, a Tedsys priorizou o investimento nas pessoas em vez da infraestrutura, demonstrando como o trabalho remoto pode alterar a alocação de despesas empresariais.

Outro aspecto importante é a conquista do selo GPTW (Great Place To Work®) pela Tedsys, mesmo operando no modelo remoto. O reconhecimento, que destaca o clima organizacional e performance das organizações, reflete a continuidade das práticas de gestão adotadas pela empresa e o engajamento dos colaboradores, demonstrando a capacidade de manter um ambiente de trabalho funcional à distância.



Curta Velho Oeste apresenta sua terceira edição

O Festival de Curtas do Interior do Brasil, “Curta Velho Oeste”, chega à sua terceira edição em 2024, e faz uma provocação aos sonhos das populações interioranas. Inspirado pelo tema “A gente sonha com quê?”, o festival quer provocar a possibilidade dos interiores juntos – público, cineastas e exibidores – reinventarem futuros diversos, possíveis e capazes de transformar a realidade.

O evento acontece entre os dias 22 e 26 de outubro, em Assis/SP, no Cine Fema Piracaia, um cinema de rua dos anos 60 que está entre os maiores do Brasil, e foi recém-restaurado com projeção 4K e sistema de som 7.1 para abrigar as ações do Polo Audiovisual do Velho Oeste, projeto de fomento ao cinema descentralizado que realiza o festival, anualmente.

A programação irá apresentar cerca de 30 curtas-metragens divididos em quatro mostras: a principal delas, ‘Competitiva Interior Brasil’, irá premiar os melhores filmes brasileiros em diversas categorias técnicas e artísticas; já a mostra ‘Panorama Velho Oeste’ apresentará uma programação de filmes produzidos na região Oeste Paulista; e a mostra Infantojuvenil exibirá um programa dedicado às crianças e adolescentes das redes pública e privada de ensino de Assis-SP.

O “Curta Velho Oeste” é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, do mandato da Deputada Federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), e do Polo Audiovisual do Velho Oeste, em parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, o Ponto de Cultura Galpão Cultural, a NovaMCP, e a Oeste Cinema. A produção é do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica “Kino Olho”.

As inscrições de curtas-metragens estão abertas até o dia 31/05 e devem ser feitas pelo site www.curtavelhooeste.com.br. Podem se inscrever filmes realizados em todo o país, exceto nas capitais.

SERVIÇO:

III Curta Velho Oeste

Data: de 22 a 26 de outubro de 2024

Local: Assis-SP, Cine Fema Piracaia

Inscrições de filmes e mais informações: www.curtavelhooeste.com.br

 

 



Monumento do Rio São Francisco será inaugurado em MG

Inspirada no mito simbólico do Rio São Francisco, Zackia Daura, escritora, artista plástica e produtora cultural de Três Marias (MG), construiu o monumento “Minhocão – O Guardião do Rio São Francisco”, que será inaugurado no dia 01 de junho, em Três Marias. Segundo Zackia, “a inspiração para fazer essa gigantesca obra de arte, com 23 metros de comprimento, é lançar uma luz sobre os desafios enfrentados pelo rio e suas comunidades”. 

Alguns dos personagens simbólicos do rio São Francisco, como por exemplo, minhocão, mãe d’água, caboclo d’água, dentre outros, são lendas do folclore e da cultura popular dos moradores das margens do rio. O Minhocão, que é um dos destaques das lendas do Velho Chico, seria uma serpente enorme, fluvial e subterrânea, que existiria no São Francisco. 

O rio São Francisco é mais que um rio. Ele faz parte da história das pessoas que moram às suas margens de uma forma marcante, que muitos creem que o rio tem vida própria. Essa teoria faz parte as lendas populares e em uma delas o Velho Chico tem direito até ao seu sono de beleza. 

Além da inauguração do Minhocão, no mesmo dia 01/06, a artista plástica Zackia Daura vai lançar o novo livro “O Menino e o Minhocão, uma história de um menino curioso que faz uma descoberta, o Guardião do rio São Francisco. “Esse Guardião é um misto de minhoca, peixe, serpente e dragão, que protege o ecossistema”, conta.

Zackia Daura

A escritora, artista plástica, cineasta e produtora cultural, Zackia Daura percorre o universo artístico utilizando diversas técnicas que têm o propósito de conduzir ao autoconhecimento e ampliação de consciência. Natural de Patrocínio, reside em Três Marias desde 1995, com atuação na área cultural. Com ascendência árabe e italiana, o gosto pela arte e poesia, assim como pelos mitos, símbolos e arquétipos, se incorporam à sua obra. Seus monumentos e algumas esculturas podem ser contemplados por estarem instalados ao ar livre, na cidade de Três Marias.



Elgin inaugura centro de treinamento para instaladores de ar-condicionado

Fabricante de ar-condicionado no Brasil, a marca Elgin anuncia a inauguração de um completo centro de treinamento em São Paulo, no próximo dia 27 de maio, voltado para a capacitação de profissionais instaladores dos equipamentos da empresa.

Localizado na fábrica da Elgin em Mogi das Cruzes, região metropolitana do estado, o centro de treinamento será um espaço para preparar os profissionais e apresentar orientações de boas práticas na instalação dos aparelhos de ar-condicionado e refrigeração da marca. “Escolhemos Mogi das Cruzes pelas raízes da empresa com a região, que já abriga nosso centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos, além da baixa disponibilidade de cursos nessa localidade. Por isso, queremos investir no município”, comenta Anderson Bruno, diretor comercial de ar-condicionado e eletroportáteis da Elgin.

A criação deste espaço teve um investimento superior a R$ 3 milhões por parte da marca brasileira, investidos em reformas e adequação do centro de treinamento, que possui capacidade para receber turmas de até 60 instaladores. Nos próximos meses, a Elgin abrirá as inscrições para as agendas de treinamento. Os cursos serão modulados, com carga horária de 8h por módulo. Todos os treinamentos serão gratuitos para os módulos iniciais, marcando o compromisso da Elgin no cuidado e capacitação dos profissionais responsáveis pelas instalações desses produtos.

“O centro de treinamento foi desenvolvido para a criação de mais uma via para capacitação dos nossos profissionais instaladores. A Elgin, sempre preocupada com o desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolveu este centro como mais uma via de capacitação dos nossos profissionais instaladores, que são tão essenciais para a empresa”, complementa Anderson Bruno.

O compromisso da Elgin com a capacitação dos instaladores é uma prática de longa data: a empresa já trabalha com treinamentos em parcerias com distribuidores e investe em eventos com workshops, como no caso da caravana Elgin, que terá uma nova edição entre 06 de junho e 19 de setembro deste ano, passando por 16 cidades no total.



Voarmais.com estreia na ABF Franchising Expo 2024

A Voarmais.com, franquia de agência de viagens online, anuncia a sua participação na ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo. Esta será a primeira vez da empresa no evento, que ocorrerá de 26 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com 17 anos de experiência no mercado de turismo, a Voarmais.com ampliou a sua atuação ao ingressar no setor de franchising em 2021. Atualmente, a rede conta com mais de 160 franquias distribuídas em 11 países oferecendo um modelo de atuação flexível, que permite atuar de casa.

Na feira, a empresa irá apresentar o seu modelo de negócio aos visitantes e colocar em ação o plano de expansão da marca, que almeja alcançar 200 unidades até o final de 2024.

“Ingressar no mercado de franquias nos permitiu alcançar  pessoas que tinham o desejo de empreender, mas encontravam obstáculos para iniciar o próprio negócio. A feira representa uma oportunidade única para fortalecer nossa marca e nos apresentar ao público que ainda não nos conhece”, falou Diogo Isoni, gerente comercial da franquia Voarmais.com.

A 31ª edição da ABF Franchising Expo vai reunir mais de 400 marcas expositoras e espera receber aproximadamente 60 mil empreendedores, tanto do Brasil quanto do exterior. A Voarmais.com estará presente no estande M085.

Mercado de Turismo no Franchising

O setor de Hotelaria e Turismo foi o terceiro segmento com o melhor desempenho dentro do mercado de franchising em 2023, segundo o balanço realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O setor faturou mais de R$ 11 bilhões, registrando um crescimento de 16,4% em relação ao ano anterior.

“Temos presenciado o momento de ouro do turismo. Os brasileiros estão viajando mais, desde destinos nacionais como internacionais, o que tem refletido nos números positivos do setor. Queremos mostrar na ABF Franchising Expo todo o potencial desse mercado aos visitantes”, finalizou Diogo.



Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 49% dos brasileiros que pretendem presentear suas mães no mês de maio compram produtos de beleza e cosméticos. Já outro levantamento, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também aponta que os perfumes e cosméticos estão como a segunda principal opção dos consumidores, atrás apenas de roupas, calçados ou acessórios.

Esse interesse reflete a importância desses itens como presentes, uma vez que oferecem uma ampla gama de opções para atender aos diferentes gostos e necessidades do público feminino. Porém, por trás das vendas, está uma complexa cadeia de eventos que permitem a chegada dos produtos aos seus destinos. Desde a concepção até a entrega, cada etapa requer precisão, planejamento e um intrincado equilíbrio de produção, programação e transporte, entregando produtos com qualidade e com o mínimo de perdas.

“O Mês das Mães é uma das épocas mais movimentadas para o setor de cosméticos, com os consumidores buscando presentes especiais para homenagear seus familiares. No entanto, essa demanda aumentada traz consigo uma série de desafios que as empresas do setor devem enfrentar para garantir que os produtos cheguem às mãos dos consumidores de maneira eficiente e oportuna”, explica Fabio Sas, sócio e diretor comercial da Linear Softwares Matemáticos, uma das principais empresas brasileiras de softwares voltados para a otimização de processos de supply chain.

Planejamento e demanda

De acordo com a pesquisa da empresa de consultoria McKinsey Global Institute, o mercado de beleza deve atingir cerca de US$ 580 bilhões até 2027, revelando o desafio das marcas de precisarem suprir o consumo acentuado em um mercado em expansão e que já possui vendas elevadas em outras épocas do ano.

No caso do Dia das Mães, o planejamento se inicia meses antes da data comemorativa, com as empresas analisando a demanda esperada levando em consideração uma série de fatores, como tendências de mercado, comportamento do consumidor e histórico de vendas.

Essa previsão é crucial para determinar a quantidade de produtos a serem produzidos, evitando tanto a escassez quanto o excesso de estoque. Devido à janela de produção limitada, são necessárias estratégias para maximizar a eficiência e garantir que os produtos estejam prontos para serem distribuídos, atendendo à demanda e proporcionando uma experiência satisfatória aos consumidores.

Vale lembrar que, diferentemente da Páscoa ou do Natal, por exemplo, datas em que os produtos principais são extremamente sazonais (ovo de chocolate e panetone), ter artigos não vendidos até a data do Dia das Mães não é algo tão punitivo, pois a grande maioria ainda pode ser comercializada após o período, seja com promoções ou descontos especiais.

“Porém, é claro que a programação rigorosa da produção ainda é essencial, evitando rupturas e quebras nas vendas devido a elevada demanda. Se o produto não está na prateleira, seja ela física ou digital, o consumidor compra outro. É simples. No final, isso é prejuízo para a marca, pois muito provavelmente ele irá procurar o artigo similar na concorrente e realizar a compra”, explica Fabio.

Alinhamento com estratégias de marketing

No setor de cosméticos e produtos de beleza, o alinhamento entre as estratégias de marketing e a gestão da cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental, especialmente durante períodos importantes, como o Mês das Mães. A categoria é conhecida por investir pesadamente em marketing devido à sua natureza altamente competitiva e à constante busca por atrair e reter clientes.

De acordo com o levantamento Digital AdSpend 2023, realizado pelo IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, o setor de higiene e beleza foi o terceiro que mais aumentou investimentos em marketing online no Brasil em 2023, um incremento de 42% ante o ano anterior. A edição de 2022 da pesquisa já havia apontado um aumento de 85% em relação a 2021.

Sendo assim, o planejamento também inclui as equipes de marketing analisando as tendências do mercado e as campanhas de publicidade planejadas para o mês. Essas informações são essenciais para que a equipe de cadeia de suprimentos possa prever com precisão quais produtos serão os mais populares e em que volumes. Com base na previsão, a gestão de estoque pode planejar antecipadamente a quantidade necessária de produtos para atender às expectativas dos consumidores.

Armazenamento e distribuição

Como as empresas não possuem capacidade de produção para atender toda a demanda de uma só vez, a produção deve começar muito tempo antes da data comemorativa. Isso traz novos desafios, pois essa grande quantidade de artigos deve ser armazenada de maneira correta, a fim de manter as características originais das mercadorias, mas também levando em conta a eficiência e produtividade.

Outro fator a ser levado em conta é que o setor de cosméticos geralmente oferece uma grande variedade de produtos. Gerenciar essa diversidade pode ser complicado, especialmente quando se trata de prever quais itens serão os mais populares. Além disso, muitos dos artigos do setor de cosméticos e beleza possuem baixa durabilidade, visto que o consumidor atual exige cada vez mais produtos naturais e sem conservantes químicos. Isso acaba influenciando tanto o tempo quanto a maneira de armazenar e transportá-los.

“Muitas vezes, em um país quente como o Brasil, os produtos devem ser estocados em armazéns climatizados, meses antes de chegarem às prateleiras. Além disso, as marcas devem planejar onde serão os locais para armazenar esses itens, levando em conta uma série de informações, como capacidade de atendimento, demanda, impostos e transporte”, explica o diretor.

Nesse sentido, soluções avançadas podem ajudar as marcas a superarem desafios complexos da cadeia de produção. Com uma ferramenta de planejamento diário de distribuição primária de produtos finais, é possível realizar todo o planejamento de abastecimento e composição de cargas, determinado pela demanda do mercado e pela produção fabril da empresa.

“Com os desafios impostos no gerenciamento da capacidade de produção e armazenamento, é fundamental buscar soluções inovadoras para otimizar os processos e garantir que os consumidores tenham acesso aos produtos no momento certo e com a qualidade desejada”, conclui Fabio.



ANVISA aprova novo medicamento para colangiocarcinoma

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou a aprovação de um novo tratamento para pacientes com colangiocarcinoma, um tipo raro e agressivo de câncer que afeta as vias biliares, que são pequenos canais responsáveis por transportar a bile, produzida pelo fígado, até o intestino, para auxiliar na digestão. O medicamento Tibsovo (Ivosidenibe) foi aprovado como monoterapia para o tratamento de colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático com uma mutação no gene IDH1 que foram tratados anteriormente com pelo menos uma linha prévia de terapia sistêmica.

A medicação está voltada especialmente para aqueles que não responderam a terapias convencionais. Por ser uma condição grave, o colangiocarcinoma geralmente é diagnosticado em estágios avançados, o que limita as opções de tratamento e diminui as chances de sobrevivência.

Para o oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Fábio Kater, especialista em tumores gastrointestinais, a aprovação do medicamento pela Anvisa representa um avanço no tratamento. “As mutações do IDH1 são umas das mais incidentes no colangiocarcinoma (entre 15 e 20%), frequentemente diagnosticados em estágios avançados, e o desenvolvimento de novas opções terapêuticas, diferente das quimioterapias tradicionais, pode aumentar a expectativa e a possibilidade de uma melhor qualidade de vida”, destaca Kater.

O Tibsovo foi o primeiro inibidor de IDH1 mutado aprovado na Europa, em maio de 2023, e nos EUA, em agosto de.

Estimativas da Sociedade Americana do Câncer sugerem que cerca de 8 mil pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer das vias biliares a cada ano, incluindo cânceres intra-hepáticos (dentro do fígado) e extra-hepáticos (fora do fígado). No entanto, segundo a entidade, o número real de casos pode ser maior devido à dificuldade de diagnóstico e classificação errônea como outros tipos de câncer.

Na Europa, a incidência de colangiocarcinoma é de 0,3 a 3,5 pessoas a cada 100 mil. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) dispõe de dados referentes apenas a câncer de fígado em geral (mais de 10 mil casos ao ano), categoria à qual pertence o colangiocarcinoma.

A idade média das pessoas diagnosticadas com câncer nas vias biliares intra-hepáticos nos EUA é de 70 anos, e para o câncer nos extra-hepáticos é de 72 anos. Embora seja mais comum em pessoas mais velhas, ele também pode ocorrer em jovens.

A chance de sobrevida para pacientes depende em grande parte de sua localização e do estágio em que é encontrado. A cirurgia é a única opção curativa atualmente, porém, é indicada apenas para um pequeno número de pacientes. Para aqueles que não são elegíveis ou cuja doença progrediu após o procedimento, a quimioterapia/imunoterapia é o tratamento padrão com intuito de prolongar a sobrevida. “Atualmente, não temos boas opções após a falha da quimioimunoterapia. Deste modo, a medicação preenche uma demanda médica não atendida, por isso sua importância”, ressalta Fábio Kater.

A aprovação para o uso do Tibsovo foi baseada em dados do estudo ClarIDHy , um ensaio clínico de Fase 3, randomizado, duplo cego e controlado por placebo, que avaliou o uso do medicamento em pacientes com colangiocarcinoma previamente tratados e que possuíam a mutação de IDH1. Os resultados deste estudo demonstraram que os pacientes tratados com Tibsovo apresentaram mediana de 2,7 meses de sobrevida livre de progressão em comparação com 1,4 meses para aqueles que receberam placebo, o que se traduz numa redução de 63% no risco de progressão ou óbito. Além disso, a taxa de sobrevida livre de progressão aos 6 e 12 meses foi significativamente maior no grupo tratado com o medicamento. Pacientes tratados com Ivosidenibe tiveram uma maior sobrevida global em comparação com o placebo, atingindo o dobro de sobrevida global mediana (10,3 meses versus 5,1 meses respectivamente), quando avaliado o grupo ajustado de participantes que receberam o placebo.

Os próximos passos são trazer o medicamento para o mercado e submeter à Agência Nacional da Saúde para que a terapia entre para o Rol de medicamentos.



Telemedicina veterinária facilita atendimento a pets

Em junho de 2022, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamentou as modalidades de atendimento em formato de telemedicina veterinária, que incluem teleconsulta, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação (para comunicação entre veterinários) e telediagnóstico. Essas modalidades permitem que os donos de pets recebam orientação rápida e prática dos veterinários, reduzindo a necessidade de visitas presenciais.

Neste formato, durante a consulta, o veterinário e o dono do animal podem interagir, discutir sintomas, mostrar ocorrências do pet por meio da câmera e receber orientações sobre cuidados e tratamentos, oferecendo, desta forma, conveniência, inclusive em situações menos urgentes, para realizar atendimentos a partir de qualquer local com acesso à internet.

Para Ronnie Girardi, CEO da plataforma de telemedicina Vetconex, essa implementação representa um avanço tecnológico que se traduz em benefícios tangíveis, sendo a agilidade no atendimento uma das principais vantagens. “A capacidade de encaminhar laudos online para os médicos, possibilitando uma rápida apuração do diagnóstico, destaca-se como um marco na eficiência do sistema’’, pontua o executivo.

Girardi também observa essa atualização como um novo paradigma que alivia a sobrecarga hospitalar, especialmente em casos menos graves, o que a torna imprescindível na prevenção de doenças. ‘’A telemedicina, ao identificar e tratar complicações clínicas no tempo adequado, não apenas promove uma abordagem proativa à saúde, mas também contribui para a redução das despesas associadas a tratamentos mais complexos.’’

Adequação em casos específicos

Ainda de acordo com as normas da CFMV, existem requisitos e diretrizes que abordam as responsabilidades, limitações e restrições relacionadas à telemedicina veterinária. 

Essas diretrizes incluem, por exemplo, a exigência ativa no Sistema CFMV/CRMVs, bem como registro com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) aos médicos veterinários.

Já em situações de emergência e urgência, conforme resolução do órgão, a telemedicina veterinária não é permitida, podendo ser realizada apenas nos casos em que haja uma Relação Prévia Veterinária-Animal-Responsável (RPVAR) presencial e devidamente registrada.

Saúde animal e mercado pet

Segundo levantamento da Abinpet, com projeções baseadas no 3º trimestre de 2023, o segmento pet vet (produtos veterinários) registrou um crescimento de 16% em faturamento ao longo de 2023, seguido por pet care (15%) e pet food (10,6%). Esses números demonstram o cuidado dos tutores em saúde, higiene e bem-estar para seus animais de estimação.

Além disso, o Brasil abriga mais de 285 mil empresas dedicadas ao mercado pet, de acordo com dados do Sebrae, o que o coloca como o terceiro maior do mundo, representando uma significativa fatia do mercado. 



Reconstrução do RS é desafio para o poder público

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estima que serão necessários R$ 19 bilhões para recuperar as perdas do estado após as fortes chuvas e enchentes. Há, no entanto, especialistas que alertam que os investimentos necessários podem ser maiores, na casa dos R$ 90 bilhões, segundo o Valor Econômico.

Por se tratar de uma catástrofe de alcance inédito e a dimensão do estrago não ter sido calculada de forma definitiva, os números são preliminares e ainda não é possível chegar a uma cifra exata, informa o jornal. 

Leonardo Alves, especialista em orçamento e gestão pública, explica que, independentemente da quantia, a reconstrução do Rio Grande do Sul será um grande desafio. Ele destaca a importância da união entre todos os entes, ou seja, governos federal, municipal e estadual ‒ incluindo o Congresso Nacional, que pode contribuir por meio de emendas. 

“Não há que se falar em recursos destinados para a bancada do estado x ou y. Todos os congressistas, independente de qual bancada representam, deveriam, como ato de solidariedade, enviar parte das emendas para a reconstrução do Rio Grande do Sul”, argumenta.

Alves acrescenta que uma parcela desse esforço conjunto já está acontecendo, com a União suspendendo o pagamento da dívida de R$ 11 bilhões do estado e anunciando um pacote de ajuda de R$ 50 bilhões.

Contratos emergenciais para questões urgentes

Tendo trabalhado em diferentes cargos públicos ao longo da carreira ‒ que incluem atuação: na Câmara dos Deputados, Estatais do Governos Federal, membro do Conselheiro de Empresa Pública, consultoria em diversos municípios, e Secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá (RJ) ‒, Leonardo Alves explica que é possível a assinatura de contratos emergenciais em situações de calamidade (como no próprio cenário de enchentes), sem a necessidade de licitação, mas dentro dos parâmetros exigidos em Lei.

Segundo ele, trata-se de uma forma de agilizar a liberação de recursos e atender a população, com a compra de insumos, equipamentos e medicamentos, por exemplo. O especialista destaca que o poder público não pode perder de vista o princípio da transparência e do uso adequado dos recursos. 

“Para que não haja transtornos indesejados ao gestor responsável pela contratação, a transparência junto aos órgãos de controle mostra-se primordial. Sempre que possível, é necessário chamar integrantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado para debater o que pretende ser feito. Com colaboração e respaldo, os contratos emergenciais podem ser colocados em prática”, alega.

No entanto, ele esclarece que “não é uma autorização (até porque o chefe do Executivo tem autonomia para executá-los), mas sim, um ‘parecer’ prévio para tais iniciativas”. Alves exemplifica a importância de seguir o devido processo legal a partir do caso de Nova Friburgo (RJ), que, em 2011, sofreu com enchentes que deixaram 451 mortos, segundo relatos da imprensa.

“O caso de Nova Friburgo mostra os desafios da conduta ética de um gestor perante a população. Até hoje, 13 anos depois, há processos administrativos e judiciais, que perturbam a mente de gestores e empresários da cidade”, afirma, fazendo referência a denúncias sobre o mal uso de verbas emergenciais.

Planejamento para o futuro

Além de atender as questões emergenciais, Alves chama a atenção para a importância de um planejamento preventivo do poder público em relação a catástrofes climáticas. Investimentos nas áreas de meio ambiente, infraestrutura e saneamento básico são apontados como cruciais.

Na sua visão, é necessária uma mudança de mentalidade por parte de gestores públicos, que devem buscar formas de desenvolvimento sustentável em consonância com a nova realidade do planeta. 

“Planejar o futuro para possíveis e inevitáveis desastres deve ser a pauta de toda gestão. Os gastos para reconstrução são infinitamente maiores do que os gastos para possíveis contenções ou mitigações de fenômenos climáticos extremos. Que a tragédia do Rio Grande do Sul não seja apenas mais uma entre várias já ocorridas e não caia no esquecimento”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.leonardoalves.online/



Startup brasileira investe em banho automotivo por delivery

O Zé Vip, startup brasileira de banho automotivo delivery, investiu no setor de franquias e já alcançou cinco cidades dos estados do Sudeste e Sul do Brasil. A plataforma participou da feira do empreendedor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de 2023 e já confirmou a presença na ABF Franchising 2024, que acontece de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

O Zé Vip, franquia de lava rápido, nasceu em uma aceleradora de startups, depois que um de seus sócios teve a ideia de criar um aplicativo de prestação de serviço delivery, a fim de proporcionar comodidade e praticidade para os usuários. Hoje, a rede de franquias está presente em São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Presidente Prudente (SP), Birigui (SP) e Maringá (PR).

Mauricio Shinmi, investidor e CMO do Zé Vip, conta que a ideia para criar a startup partiu do desejo de proporcionar comodidade aos brasileiros na prestação de serviço, “partindo de algo tradicional e implementando a inovação”.

“No Zé Vip, todo o controle de agendamento e pagamento do banho automotivo é feito através do aplicativo. O prestador vai até o cliente, independentemente de onde ele estiver, desde que seja possível parar o carro”, explica.

Em 2023, mais de 44 milhões de veículos circularam em todo o Brasil, como indicam dados do “Anuário da Indústria Automobilística Brasileira – 2023”, realizado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). 

“O procedimento é feito de forma prática, focada na qualidade e na agilidade do tempo, fazendo com que uma limpeza completa seja feita de forma rápida”, pontua Shinmi. “Além disso, não é preciso utilizar a água e a energia do local, pois o prestador do Zé Vip já leva tudo”, complementa.

Além disso, ainda segundo o investidor, todos os equipamentos funcionam com bateria. “O prestador de serviços também leva o reservatório de água, que gasta em média de 30 a 40 litros de água por banho. O negócio é ecossustentável, já que um lava-jato convencional gasta em torno de 250 litros por carro”, destaca.

Aliás, a maioria (81%) dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável, conforme indicativos do levantamento “GlobeScan Radar Survey”, que entrevistou 30 mil indivíduos em 17 países pela GlobeScan, em parceria com a Circle of Blue e o WWF. Enquanto isso, a média mundial é de apenas 58%. 

Shinmi ressalta que a plataforma Zé Vip tem como objetivo facilitar o dia a dia do usuário, que pode, por exemplo, estar em uma reunião, no salão ou fazendo qualquer outra coisa durante o banho automotivo, uma vez que cabe ao prestador não apenas se deslocar, como levar os equipamentos necessários e realizar o procedimento.

De acordo com o CMO do Zé Vip, entre as principais expectativas para o futuro a curto prazo, a startup planeja expandir a franquia para mais quinze cidades do país. “Para médio prazo, o Zé Vip pretende conquistar um espaço em todas as capitais do Brasil”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.zevip.com.br/



Mercado de vestuário ultrapassa US$ 1 trilhão em tamanho

Em nível global, o mercado de vestuário é estimado em US$ 1,36 trilhão (R$ 6,87 trilhões, na cotação atual) e deve atingir US$ 1,78 trilhão (R$ 9 trilhões) em 2029. Os dados são de um relatório da empresa de consultoria Mordor Intelligence, que também aponta a Europa como a região mais forte para o setor ‒ embora o crescimento mais rápido esteja na Ásia.

De acordo com a análise, as vendas on-line tiveram uma grande expansão nos últimos anos. Se antes o cliente precisava ir pessoalmente até uma loja para efetuar a compra, hoje tudo pode ser feito por um celular ou computador.

“A maior exposição à Internet e ao comércio eletrónico entre os consumidores melhorou a consciência da moda e a disponibilidade de marcas de gama alta e produtos de edição limitada. O uso de influenciadores impactou a forma como as empresas comercializam seus produtos”, diz o relatório da Mordor Intelligence. 

A CEO da Naguirre Shop (empresa especializada na produção e venda de vestuários para todo o Brasil), Nathalia Cercós Aguirre, aponta ainda outras tendências que marcam o momento atual do setor de vestuário.  

“Há uma crescente conscientização sobre questões éticas e ambientais na produção de roupas. Além disso, a demanda por conforto e praticidade tem impulsionado o segmento de moda confortável”, afirma.

O termo “moda confortável” diz respeito, como o próprio nome sugere, a peças que combinem estilo com conforto. Também chamado de “moda comfy” (abreviação do inglês “comfortable”), o conceito explora tecidos leves e macios, de forma a priorizar o bem-estar de cada indivíduo.

“Com a mudança de prioridades dos consumidores em direção a estilos de vida mais relaxados e flexíveis, a moda confortável está ganhando destaque, oferecendo peças versáteis que podem ser usadas em diversas ocasiões”, explica Aguirre. 

Segundo a CEO, a pandemia de Covid-19, que fez com que muitos aderissem ao trabalho remoto, levou as pessoas a valorizarem mais o conforto no dia a dia, sem abrir mão de se sentirem bem-vestidas.

Diante dos dados da Mordor Intelligence, Aguirre acredita que a previsão de crescimento do mercado de vestuário em geral “reflete a contínua demanda dos consumidores por novidades e qualidade, bem como o potencial de expansão em mercados emergentes”.

Para saber mais, basta acessar: http://www.naguirreshop.com.br



Governos: Evento na Estônia debate transformação digital

Foi realizado, entre os dias 22 e 23 de maio, na Estônia, o evento e-Governance Conference. Segundo o jornal Extra, o estado brasileiro esteve representado pelo programa RJ Digital. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Transformação Digital que, desde a sua implementação, em 2022, ampliou de 1,3 mil para 2,3 mil a quantidade de serviços públicos disponíveis no portal online do governo do estado. 

Realizado na cidade de Tartu, a cerca de 180 quilômetros da capital estoniana Tallin, o e-Governance Conference reuniu autoridades e especialistas de diferentes países para discutir a transformação digital em governos. 

Entre os palestrantes, estava o presidente da Estônia, Alar Karis. O país, inclusive, é visto como referência no assunto ‒ uma pesquisa da Microsoft apontou a nação como líder em serviços públicos digitais na Europa, por exemplo.

“Inclusão social e econômica”

Para Cesar Alcácio, CEO da empresa 3P Brasil, que atua com implementação e gestão de tecnologia, eventos como o e-Governance Conference são fundamentais para reforçar a importância da transformação digital na gestão pública. 

“O acesso ampliado à conectividade é crucial para democratizar o acesso à informação e aos serviços governamentais, facilitando a inclusão social e econômica. Projetos que utilizam plataformas digitais para interagir com a população podem melhorar a transparência, aumentar a eficiência do poder público e fortalecer a participação cidadã”, acredita.

Alcácio explica que a empresa na qual atua como CEO vem desenvolvendo soluções nesse sentido. Nelas, há uso de sistemas de gestão inteligente que fazem uso de conceitos de inteligência artificial (IA), big data, business intelligence e gestão de relacionamento com o cidadão (CzRM, na sigla em inglês). 

O objetivo é o diálogo entre a população, órgãos públicos e o poder executivo, de modo a reduzir burocracias e promover agilidade.

“Trata-se de um movimento constante de benefício a todas as pontas: o cidadão tem suas demandas ouvidas e atendidas; o órgão ganha eficiência no desenvolvimento das ações públicas; e o executivo ganha uma visão completa de toda a gestão, seja ela na arrecadação ou no investimento”, explica Alcácio.

Na visão do especialista, a tendência é que o uso das tecnologias e meios digitais por parte do poder público continue crescendo no Brasil e no mundo, com cada vez mais serviços estando disponíveis de maneira online, o que ele vê como uma “grande transformação na maneira como o Estado se relaciona com a população”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.3pbrasil.com.br/



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