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Allbiom Day em Sorriso reúne líderes de Bioprocessos do País

Mais uma edição do “Allbiom Day” foi realizada e reuniu cerca de 70 participantes, entre clientes, consultores, pesquisadores e profissionais do agronegócio, para um dia de palestras e trocas de experiências com lideranças de diferentes áreas. O evento aconteceu no dia 16 de maio, na filial da Allbiom em Sorriso (MT), e contou ainda com um tour guiado pelas dependências da empresa, especialista em bioprocessos e atende biofábricas em toda a América Latina. 

Realizado na filial de Sorriso, inaugurada em fevereiro de 2024 em um espaço de 600 m2 localizado na Av. Idemar Riedi, 6098 – Industrial e Comercial Eldorado 1a etapa, o Allbiom Day reforça o nome da Allbiom como uma importante geradora de conteúdo de sobre o segmento, além de ser uma oportunidade importante para aprimorar o networking entre os diversos profissionais que estiveram no evento, vindos de diferentes estados do Brasil. 

“A Allbiom se destaca por sua reconhecida atuação no campo dos biológicos. Ao lado dos participantes, tivemos uma boa oportunidade para intercâmbio de conhecimentos e para expandir os horizontes da pesquisa em bioprocessos”, explica Wladimir Crancianinov, diretor comercial da empresa.   

O evento contou com palestras de vários especialistas, como o Engenheiro Agrônomo Adriano Castro Cruvinel, que é sócio da APAS Rio Verde, Tiago Zucchi, Dr. Em Biotecnologia, Prof. Adailson Feitoza, Dr. em Biotecnologia de Microrganismos e a Profª. Drª Enne Gomes, consultora em microbiologia agrícola. 

“O Allbiom Day é um evento de grande importância para o estado do Mato Grosso. A presença de palestrantes renomados discutindo biológicos é um marco positivo para a agricultura sustentável e regenerativa na região”, comenta Sávio dos Santos, gerente de bioindústria.

Sobre a Allbiom 

Fundada em Cajuru (SP), com atuação no Brasil e também outros países da América Latina, a Allbiom garante soluções seguras para o controle dos bioprocessos laboratoriais e industriais. Seus serviços vão desde consultoria e assessoria na área de biotecnologia, até à fabricação própria de equipamentos e desenvolvimento de bioprodutos em instalações de última geração. É a única empresa no Brasil que oferece dois anos de garantia para toda linha de equipamento para cultivo de microorganismos.   



BNB Day 2024 discute estratégias, resultados e perspectivas

O Banco do Nordeste do Brasil vai reunir o mercado financeiro para o seu primeiro BNB Day, que acontecerá na manhã do dia 28 de maio de 2024. O evento, que contará com a participação da alta administração, é voltado especialmente para acionistas, investidores e analistas de investimentos.

O encontro será realizado na MZ Arena, localizada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, e tem como um dos objetivos reafirmar o compromisso do Banco do Nordeste do Brasil com a transparência e o diálogo contínuo com o mercado. Para o evento, são esperados gestores de fundos, profissionais de investimentos e analistas das principais casas da região da Faria Lima, que se reunirão para discutir e explorar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável no Nordeste.

Além de alinhar expectativas e objetivos, o BNB Day irá proporcionar uma oportunidade importante para investidores e acionistas receberem um feedback direto, essencial para ajustar estratégias e operações. A transparência promovida por eventos como este fortalece a confiança entre todo o mercado e a administração, facilitando uma gestão mais eficaz de riscos e crises. Por isso, é tão importante a participação de todos os stakeholders.

Inscrições e Informações:

Para inscrições e detalhamento completo do BNB DAY 2024, basta acessar o link: https://ri.bnb.gov.br/investor-day/.

 

Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com

 

Sobre a MZ

A MZ (www.mzgroup.com) é um player global e independente focado em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. 

 

Sobre o Banco do Nordeste do Brasil

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. é uma instituição financeira de desenvolvimento regional na América Latina. Sua missão é atuar como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste, promovendo o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da Região.



Maio Bordô busca desmistificar gatilhos e causa da enxaqueca

A enxaqueca é uma doença neurológica crônica. Ela afeta mais mulheres do que homens, e se estima que 15% da população mundial, 31 milhões no Brasil, tenha esta doença de forma crônica. Por ser uma condição tão prevalente, é comum que existam diversas crenças ou mitos relacionados a ela. Uma destas crenças é sobre as causas da enxaqueca. Estresse, chocolate, calor, vinho, são alguns dos vilões mais comumente associados às crises de enxaqueca, porém o que é verdade e o que é mentira nisso? A campanha Maio Bordô é uma colaboração da CDD com a Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca (ABRACES) que conta com o apoio social da farmacêutica Teva, com o objetivo de conscientizar a respeito da importância de romper com alguns pressupostos enganosos a respeito desta condição, e seguir um tratamento adequado a ela.

 

Para responder a pergunta feita acima é preciso compreender a diferença entre causa e gatilho. A enxaqueca é uma doença crônica de todo o cérebro, com origem genética, porém que se manifesta através de crises, que podem ser desencadeadas pelo que chamamos de gatilho. Isto é uma interação constante entre a tendência genética e o ambiente (gatilhos).

 

O que é um gatilho?

Imagine um copo se enchendo de água, gota a gota. Este copo é o seu “limite para enxaqueca”, e cada gota que pinga é um gatilho em potencial, que vai sendo tolerado pelo seu corpo até chegar ao limite e transbordar, desencadeando uma crise de enxaqueca. Este limite pode ser qualquer ato, evento, mudança,fator externo ou interno que pode resultar na enxaqueca.

 

Não existe um gatilho universal que “funcione” para todas as pessoas, mas existem alguns gatilhos que são mais comuns:

  • Fatores emocionais como estresse, ansiedade, tensão;
  • Jejum prolongado;
  • Ciclo hormonal feminino (a enxaqueca menstrual acontece entre dois dias antes até três dias após o início da menstruação);
  • Dormir mal;
  • Cheiros fortes, comidas gordurosas, café em excesso, vinho, mudanças climáticas etc.

Como um dos sintomas pré enxaqueca (ou da fase pródromo da enxaqueca) é o craving, isto é, a vontade de consumir determinados alimentos, não existe ainda um consenso científico a respeito se a ingestão de determinados alimentos é um gatilho ou algo que já acontece durante a crise de enxaqueca. 

De qualquer forma, é importante que se tenha autopercepção a respeito do próprio corpo, como uma forma de evitar ou tentar manejar estes gatilhos em potencial. Manter um “diário de enxaqueca” é uma boa forma de fazer isto, anotando fatores que podem ter desencadeado as crises, e tentando perceber as nuances entre gatilho e sintoma. 

Este é um dos motivos da importância de campanhas como a do Maio Bordô, de acordo com a vice-presidente da CDD, Giulia Gamba “Campanhas como essas auxiliam na busca de um diagnóstico e também de autoconhecimento. A enxaqueca ainda é uma condição rodeada de muita desinformação, o que afeta diretamente a qualidade de vida e tratamento.  Esta doença pode ter um grande impacto diretamente na vida em diversos âmbitos, incluindo o profissional, não se tratando de uma simples “frescura”, como ainda é erroneamente encarado em diversas situações

SOBRE A CDD – A associação Crônicos do Dia a Dia é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de Responsabilidade social, Qualidade de vida, Políticas Públicas, Pesquisa e Informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, contribuir com a construção de políticas públicas efetivas, tratamentos e vivências com os diagnósticos. A campanha de conscientização Maio Bordô tem o apoio social da farmacêutica Teva.



Festival Fartura em Conceição do Mato Dentro chega à quinta edição

Após iniciar o ano em Portugal, a Plataforma Fartura volta ao interior de Minas Gerais, para a 5ª edição do Festival Fartura Gastronomia Conceição do Mato Dentro, entre os dias 24 e 26 de maio de 2024, com o tema “Comida de Família”. O evento gratuito tem a participação de chefs como Luana Sabino (SP), Juliana Duarte (MG), Bruna Rezende (MG) e Lucas Corazza (SP) entre outros, em aulas, cozinhas ao vivo e nos estandes servindo seus pratos. A programação também conta com apresentações de artistas locais e nacionais, ao longo do dia. 

O jornalista Zeca Camargo será o padrinho da edição e, além de participar do festival, irá ministrar uma aula e visitar o produtor da Cachaça Bento Velho, na região. O apresentador já passou por diversos programas abordando receitas, entrevistas e histórias que atravessam a gastronomia. “A nossa principal inspiração para esse evento é a comida de família, de dia a dia, que está presente na casa de todo mundo. O Zeca Camargo carrega esse espírito de querer conhecer as pessoas comuns, de estar intimamente ligado ao povo, por isso combina tanto com o festival. Também estamos fazendo uma grande homenagem à boemia belo-horizontina, com verdadeiras instituições como o Bar do Zezé. Temos ainda mulheres, como as chefs Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio, e Bruna Rezende, d’A Porca Voadora, que escrevem a história da culinária mineira, cada uma da sua forma”, comenta Carolina Daher, curadora. 

A quinta edição marca a consolidação do Festival Fartura Gastronomia em Conceição do Mato Dentro. “Conceição nos recebeu tão bem que já somos parte do calendário fixo da cidade. Com grande potencial ao turismo, belezas naturais, cachoeiras famosas, um evento de gastronomia integra muito bem essa programação. De forma leve, com opções que nem sempre estão disponíveis na região, levando um fim de semana agradável aos moradores e turistas”, comenta Rodrigo Ferraz, Diretor da Plataforma. 

O Festival Fartura Gastronomia – Conceição do Mato Dentro tem patrocínio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, da AngloAmerican e da Cemig.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

No Espaço Restaurantes, chefs servem pratos especiais ao longo do dia. Entre eles, três belo-horizontinos que levam a típica comida de boteco mineira:

  • Flávia Baltazar, da Taberna Baltazar (BH);
  • Marcelo Haddad, do restaurante-fazenda Paladino (BH); 
  • Vitor Martins, do Bar do Zezé, outro boteco tradicional da capital (BH);
  • João Paulo, da pizzaria local Monte Castelo; 
  • Simone Cardoso, do Quintal, diretamente do Serro (MG);
  • Lurdinha Majó e Vânia Queiroz com o famoso pastel de angu de Conceição do Mato Dentro. 

Para quem gosta de acompanhar as receitas em tempo real, as Cozinhas ao Vivo terão uma programação especial com chefs preparando seus pratos na hora:

  • Luana Sabino, chef do Metzi de São Paulo, considerado o 18° restaurante da América Latina pelo respeitado e internacional “50 Best Restaurants”.
  • Lucas Corazza, chef paulista e apresentador do programa Que seja Doce, do canal GNT;
  • Bruna Rezende, que após passar pela Cozinha Tupis e Birosca, agora é uma das sócias do bar e armazém A Porca Voadora (BH);
  • Cristiano Seabra, do restaurante local Sr. Pork, que convida Carolina Daher, curadora do festival;
  • Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio, reconhecida por respeitar a sazonalidade dos alimentos;
  • Rafael Pires, do Mia, restaurante de cozinha contemporânea em Tiradentes.

Já no Brasa e Lenha, os assados são preparados ao longo do dia e sendo liberados direto do fogo para apreciação do público. Bruna Rezende, Marcelo Haddad, Rafael Pires e Cristiano Seabra também participam desse espaço, além de Marcelo Aparecido, do Chapa Burger, famoso na cidade de Serro (MG). 

No Espaço do Conhecimento, os chefs que vão cozinhar no festival compartilham suas experiências e receitas em aulas gratuitas. Participam Luana Sabino, Lucas Corazza, Vitor Martins, Bruna Rezende e Juliana Duarte, além do padrinho Zeca Camargo. 

E na Mercearia Fartura, produtores locais terão produtos de origem à venda. Neste espaço, participam empreendedores da Nossa Feira Sabor e Arte, de Conceição do Mato Dentro, e do Projeto Crescer, da AngloAmerican.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Durante os três dias de programação, o evento traz shows de música e intervenções cênicas. A sexta-feira, dia 24 de maio, conta com apresentações da dupla Everton e Giovana, além do Trio Lampião, que traz forró pé-de-serra. No sábado e domingo, atrações para toda a família: o Circo Verde promove o espetáculo Circo Mix e a contadora de histórias Dinda apresenta “As histórias que minha vó me contou” e “Ciranda da Alegria”.

O sábado, dia 25 de maio, continua com três shows musicais: Ayê convida a carioca Jéssica Gaspar; a banda formada exclusivamente por mulheres, Ablusadas, traz variadas vertentes do blues e a cantora, compositora, médica e colunista Júlia Rocha, reconhecida por sua participação no The Voice Brasil, também chega ao festival com suas músicas autorais.

Já no domingo, dia 26 de maio, Gleison Túlio, de Pedro Leopoldo (MG), adapta os sons de vários instrumentos e texturas no seu violão eletro-acústico percussivo, acompanhado por Filipe Gaeta, gaitista e percussionista local de Conceição do Mato Dentro. Diretamente de Juiz de Fora, a banda ETC mescla samba, reggae e pop no repertório. E para fechar a programação, Adrianna (ex-backing vocal da banda Jota Quest) chega com o Baile da Dri.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

DATA: 24 a 26 de maio de 2024
HORÁRIOS:
Sexta: 18h às 00h
Sábado: 12h às 00h
Domingo: 11h às 21h
Local: Largo do Rosário, Conceição do Mato Dentro – MG

Mais informações: www.farturabrasil.com.br 

Instagram.com/farturabrasil/



Novo Fintech Connection traz Drex, tokenização e nova economia digital como foco

Após o 1º Fintech Connection, evento realizado em dezembro de 2023 e que contou com autoridades e diversos especialistas ligados à transformação digital da nova economia, a Pink Law, fintech que integra o ecossistema ThePayGroup, anuncia mais um evento para entender os rumos da economia digital: o 2º Fintech Connection: explorando o universo legal das fintechs.

O encontro será realizado no dia 5 de junho de 2024, a partir das 19h, na sede do ThePayGroup, no TPG Hall, Top Center Avenida Paulista, com entrada pela Rua Joaquim Eugênio, 424, 11º andar, Bela Vista. A entrada é gratuita e haverá estacionamento no local.

A abordagem contará com os últimos desenvolvimentos do Drex, a CBDC do Banco Central do Brasil que acabou de ganhar uma segunda fase de testes, com novos casos de uso determinados pelas fintechs e empresas selecionadas pela instituição para esta nova etapa da moeda digital nacional, que deve ser lançada em 2025.

No evento deste ano, Bruno Diniz será o mestre de cerimônias e o palestrante principal será Bruno Balduccini, sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados. O especialista compartilhará perspectivas sobre regulamentações atreladas à economia digital. Dividido em blocos de informação, serão abordados temas como o papel das legaltechs no universo das fintechs, as tendências e desafios da advocacia 4.0 e as melhores práticas para garantir a conformidade legal nos projetos de blockchain e tokenização.

A noite conta com uma ação beneficente, pois a ThePayGroup irá doar R$ 45 ao Médicos Sem Fronteiras por convidado que fizer o check-in em sua entrada. A doação é equivalente a 26 sachês de alimento terapêutico à base de pasta de amendoim para tratamento da desnutrição.

“O 2º Fintech Connection apresentado pela Pink Law será um ponto de convergência onde o conhecimento, a inovação e a solidariedade se encontram para impulsionar o avanço do setor. É uma oportunidade para profissionais e entusiastas explorarem as últimas inovações regulatórias em blockchain, tokenização e meios de pagamento. A curadoria para a escolha dos speakers foi certeira em trazer os melhores no tema”, afirma Alberto Azevedo, CEO da ThePayGroup.

Serviço

2º Fintech Connection

Data: 5 de junho, a partir das 19h.

Local: TPG Hall, Top Center Avenida Paulista, com entrada pela Rua Joaquim Eugênio, 424, 11º andar, Bela Vista.

Vagas gratuitas e limitadas com inscrição pelo Sympla.

Para mais informações, basta visitar o site ou entrar em contato pelo e-mail



Arquitetura japonesa inspira construções em São Paulo

Por contemplar a maior comunidade japonesa fora do Japão, o Brasil preserva grandes influências da cultura nipônica, especialmente nas cidades que receberam quantidades maiores de imigrantes, como é o caso de São Paulo e seus arredores. Além da gastronomia, outro campo que foi muito influenciado foi o da arquitetura, com construções que remetem a estética e aos ideais japoneses presentes em diversos locais da cidade, mesmo que constantemente atrelados a materiais e tecnologias que já se encontravam nos cenários brasileiros.

As construções tradicionais japonesas são fruto da união de elementos simbólicos, formas resistentes a intempéries e materiais naturais, porém quando os imigrantes japoneses chegaram no Brasil passaram a criar técnicas híbridas, juntando os conceitos e tecnologias arquitetônicas japonesas com os materiais brasileiros. Um exemplo foi o uso de biombos de papel e madeira para criar paredes internas nas casas aliado a técnicas de taipa de mão (o popular pau a pique).

Essas técnicas híbridas de construções adaptadas às regiões, materiais e condições climáticas distintas, deram origem à atual identidade nipo-brasileira conhecida e encontrada, principalmente, nas cidades paulistanas. Um dos maiores marcos da influência japonesa no cenário brasileiro é o bairro da Liberdade, pontuado pela intensa imigração asiática e por construções com decorações que remetem às tradições japonesas, como é o caso dos postes de luz com formas semelhantes a lanternas de papel, e edifícios com entradas que lembram os torii – portais tradicionais e sagrados no xintoísmo, principal religião seguida no Japão.

Dentro desse contexto, também surgiram locais voltados para manter viva a cultura japonesa, como é o caso da Torre de Miroku, localizada às margens da Represa Billings, na cidade de Ribeirão Preto, região metropolitana de São Paulo. A torre, baseada no templo Horyu-ji, construído na cidade Nara, tem 32 metros de altura e cinco telhados com um total de 13 mil telhas pintadas com tinta à base de ouro líquido, importada do Japão. Sua construção levou mais de 10 anos para ser finalizada nos moldes da arquitetura tradicional por meio da técnica de sustentação e encaixe, onde cada madeira é fixada sem o uso de pregos ou parafusos, utilizando uma mistura de madeira de eucalipto e jatobá, típica brasileira.

Já na capital paulista é possível encontrar outro grande exemplo da arquitetura japonesa e da técnica de sustentação por encaixes na Japan House São Paulo, centro cultural localizado no bairro da Bela Vista. O projeto foi criado pelo consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos. Ao todo são 2.500m², que chamam a atenção pela grande fachada de Hinoki, pinheiro nativo do Japão, que já se tornou um marco da cidade e um ícone arquitetônico em meio aos prédios da Avenida Paulista. Montada por uma equipe de cinco artesãos japoneses especializados na arte do encaixe arquitetônico, a fachada possui 36 metros de largura, 11 de altura e seis toneladas de madeira Hinoki vindas diretamente do Japão. Já na lateral da casa, foi criada uma parede de cobogós em concreto, em uma releitura de Kuma do estilo clássico brasileiro dos anos 1930, homenageando a união entre as duas culturas, representada pela instituição cultural.

A história de idealização desta fachada ressalta a sólida relação entre o Brasil e o Japão. A inspiração para o painel surgiu após uma visita de Kengo Kuma ao Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954 e construído com Hinoki e técnicas de encaixe. Guiado pelo presidente da Construtora Nakashima, uma das responsáveis pelas reformas das madeiras na obra do Ibirapuera desde 1988, o arquiteto se encantou com o Pavilhão, desenhado por Sutemi Horiguchi (co-fundador do primeiro movimento moderno da arquitetura no Japão), mestre de Yoshichika Uchida, que foi professor de Kuma. Inspirado pelo trabalho de Horiguchi em São Paulo, Kuma optou por utilizar uma fachada de Hinoki e, assim, evidenciar a técnica tradicional com releitura contemporânea na entrada do prédio na Paulista.

 

Serviço:

Japan House São Paulo 
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

 

Pavilhão Japonês
Endereço: Parque Ibirapuera – Portão 10 (Próximo ao Planetário e ao Museu Afro Brasil)
Horário de funcionamento: quinta a domingo e feriados, das 10h às 17h
Ingressos a partir de 15 reais. Mais informações no site: https://www.bunkyo.org.br/br/pavilhao-japones/

 

Torre de Miroku
Endereço: Rua Bretanha 1 – Ribeirão Pires, SP
Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 9h30 às 14h
Entrada com hora marcada. Ingressos, agendamento obrigatório e mais informações no site: https://www.torredemiroku.com.br/



Hipertensão arterial aumenta o risco para as mulheres

O coração das mulheres merece uma atenção especial. Hoje o sexo feminino já representa quase 50% dos adultos com hipertensão nos Estados Unidos e no Brasil, onde dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontam para mais de 67 mil mortes por doenças hipertensivas, sendo mais da metade (36 mil) de mulheres apenas no ano de 2022.

Segundo artigo publicado na edição especial dedicada às mulheres (Go Red For Women), da revista Circulation, da Associação Americana do Coração, durante todo o século passado, as doenças cardiovasculares foram frequentemente associadas aos homens, enquanto acreditava-se que as mulheres estavam protegidas, principalmente devido aos hormônios intrínsecos pré e pós-menopausa. No entanto, os especialistas vêm observando uma mudança de paradigma nesse cenário, destacando a importância de abordar as especificidades da saúde cardiovascular feminina.

Segundo os especialistas, a fisiopatologia da hipertensão em mulheres é influenciada por fatores hormonais, especialmente após a menopausa, quando os níveis de estrogênio diminuem. Estudos sugerem que o estrogênio desempenha um papel na regulação da função vascular, e sua redução pós-menopausa está associada a um maior risco de rigidez arterial e hipertensão. No entanto, a terapia com estrogênio exógeno (administrados como medicamento) não demonstrou benefícios claros na redução da pressão arterial ou na prevenção de eventos cardiovasculares

O artigo da Circulation ressalta que, embora programas educacionais tenham contribuído para a redução das mortes por doenças cardiovasculares em mulheres, a conscientização tem diminuído ao longo dos anos. “Muitas mulheres ainda têm dificuldade em reconhecer os sinais de um ataque cardíaco, especialmente as mais jovens e pertencentes a grupos étnicos minoritários”, afirma a cardiologista Erika Campana, especialista em hipertensão, pesquisadora e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Além disso, a análise destaca uma lacuna significativa na formação médica. Apenas 22% dos médicos de cuidados primários e 42% dos cardiologistas, em um inquérito nacional realizado pelos pesquisadores, relataram que se sentiam preparados para abordar o risco de doenças cardiovasculares nas mulheres. 

Em outro estudo, publicado na mesma edição especial da revista Circulation observou se que gestantes que apresentam hipertensão têm um risco de 2,7 vezes de desenvolver hipertensão crônica entre 2 a 7 anos após o parto. Os especialistas destacam a necessidade de maior atenção à saúde cardiovascular durante a gravidez e o período pós-parto. Nas últimas duas décadas, houve um aumento de 25% de casos de pré-eclâmpsia, uma condição caracterizada por pressão arterial elevada e níveis mais altos de proteínas na urina durante a gravidez.

Para abordar esses desafios, os pesquisadores enfatizam a necessidade de campanhas de conscientização, identificando as doenças cardiovasculares como o principal risco para as mulheres e enfatizando os benefícios da prevenção. “É necessário também uma educação mais abrangente sobre os fatores de risco específicos para mulheres e a promoção de pesquisas sobre prevenção e tratamento cardiovascular voltadas para as mulheres”, alerta Erika Campana.

Do outro lado, é necessário que todos os agentes envolvidos no cuidado básico de saúde façam abordagens personalizadas sobre a hipertensão nas mulheres. “É preciso que os médicos perguntem sobre fatores de risco específicos de gênero, como menarca precoce, menopausa prematura e distúrbios hipertensivos da gravidez, e estejam atentos aos sintomas que podem ser mais comuns em mulheres, como doenças autoimunes e depressão”, ressalta a cardiologista.

Em última análise, os pesquisadores enfatizam que a conscientização sobre a pressão alta nas mulheres não é apenas uma questão de saúde pública, mas também uma questão de equidade de gênero. “Ao reconhecer e abordar as especificidades da saúde cardiovascular feminina, podemos dar um passo significativo em direção a um sistema de saúde mais justo e inclusivo para todos”, acrescenta a cardiologista Erika Campana.

Aproveitando a data do Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, e alinhada com a preocupação global em torno da saúde do coração das mulheres, a Servier do Brasil lança nacionalmente a campanha Sempre Cuidando Hipertensão que, neste ano, será voltada para o cuidado com o coração da mulher. “Sabemos que a hipertensão arterial é o principal fator de risco cardiovascular, que está por trás do risco aumentado para AVC, infarto, insuficiência cardíaca e vários outros problemas da saúde cardiovascular. Por isso, contribuir para que o controle da pressão alta seja efetivo é muito importante, uma vez que ela bem controlada e bem tratada reduz esse risco”, afirma o cardiologista Abraham Epelman, diretor médico da Servier do Brasil.

O médico explica que o tratamento da pressão alta fora do controle é fundamentalmente dividido em duas etapas. A primeira é o tratamento não medicamentoso, que é a mudança do estilo de vida, como praticar atividade física sob supervisão, parar de fumar e emagrecer. A outra etapa é o tratamento medicamentoso sob orientação do médico.  



Aporte de capital internacional e os benefícios do comércio exterior

O cenário empresarial brasileiro passa constantemente por transformações, com um número crescente de empresas buscando soluções além das fronteiras nacionais. Enquanto a obtenção de crédito dentro do país tem sido um desafio, o aporte de capital internacional surge como uma alternativa viável para impulsionar o crescimento e a expansão dos negócios. Em paralelo, o comércio exterior emerge como um campo promissor para aumentar a competitividade e alcançar novos mercados.

Cristiane Fais, especialista em comércio exterior e diretora da Accrom Logística Internacional, destaca a importância dessas estratégias para os empresários brasileiros. “Estamos vivendo um momento crucial, no qual a internacionalização dos negócios e o acesso ao capital internacional são essenciais para o crescimento sustentável das empresas”, afirma Fais.

Aporte de Capital Internacional: Estratégias e Benefícios

O aporte de capital internacional tem se mostrado uma alternativa eficaz para empresas que enfrentam dificuldades em obter financiamento dentro do país. A internacionalização das operações abre portas para o acesso ao capital em fundos e bancos do exterior, proporcionando oportunidades de crescimento dos negócios.

Uma das modalidades de operações de aporte internacional é o Private Hard Lender, no qual empresas brasileiras podem receber aporte especializado com base em alienação financeira.

Além disso, a internacionalização traz benefícios como a diversificação de fontes de financiamento, renegociação de dívidas e maior flexibilidade financeira. “A empresa se torna imune às restrições cadastrais no Brasil e consegue capturar crédito em mais de 10 países, ampliando suas possibilidades de crescimento”, destaca Fais.

Comércio Exterior: Oportunidades e Desafios

No contexto do comércio exterior, Cristiane Fais fala sobre a importância de entender os procedimentos e normas que regem as transações internacionais. “O comércio exterior oferece uma gama de oportunidades, desde a importação de produtos até a exportação de serviços, contribuindo diretamente para o crescimento econômico do país”, explica a especialista.

Para empresas que desejam ingressar nesse mercado, é fundamental considerar fatores como estabilidade política e econômica, taxas de juros, inflação e câmbio. “A escolha do país e da moeda para o aporte de capital é um passo fundamental para o sucesso das operações internacionais de uma empresa”, enfatiza Fais.

Apoio ao setor

Accrom, empresa especializada em estratégia em logística internacional, apoiou o evento “Workshop: Aporte de Capital Internacional” organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIESP) de Ribeirão Preto.

O workshop liderado por Luciano Bravo, CEO na Inteligência Comercial e Country Manager na Savel Capital Partners, teve como objetivo discutir oportunidades e desafios relacionados ao aporte de capital internacional para empresas brasileiras. Especialistas do setor e empresários locais estiveram presentes, abordando temas como ROF, lei nº 4131, operação Corporate Finance com garantia bancária Financial Instrument, entre outros.

Sarah Dalri, Gerente em Operações Comex na Accrom Logística Internacional, destacou a importância de apoiar o setor de aporte internacional e divulgar possibilidades para os empresários do Brasil: “Fornecer insights valiosos e soluções estratégicas favorece o setor e incentiva empresas que buscam expandir suas operações globalmente”, finaliza Dalri.



CARF e Judiciário assumem posicionamento pró-fisco

Após a promulgação da Lei 14.689/23, que alterou a legislação federal, estabelecendo o voto de qualidade para os presidentes das câmaras e turmas do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Carlos Higino Ribeiro de Alencar, presidente do CARF afirmou ao Estadão que a previsão de arrecadação de R$ 54,7 bilhões do governo com julgamentos no órgão no próximo ano será obtida “com tranquilidade”.

Esta lei foi criticada por membros do legislativo e por juristas, como o Professor Ives Gandra Martins, que diz que a referida lei, “transforma o Carf não num órgão de julgamento justo, de procurar a justiça tributária, de fazer justiça entre o contribuinte e o Fisco. Mas num órgão de arrecadação”, isso porque os votos dos presidentes das câmaras e turmas do CARF, que são representantes da Fazenda Nacional, é que prevalecerão em caso de empate.

Para Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, “o CARF vem demonstrando que pretende cumprir com o compromisso assumido por seu presidente pois nos últimos 2 meses, realizou diversos julgamentos favoráveis ao fisco, como o que determina, a incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas de juros ao exterior, o recolhimento de contribuições previdenciárias sobre plano de stock options,Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e gratificação, e a impossibilidade de amortização de ágio interno na apuração do Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)”.

Lembra ainda Ricardo que, houveram julgamentos sobre “a impossibilidade da exploração de direito de imagem via PJ, a vedação da dedução do Juros sobre Capital Próprio (JCP) da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, a validação da cobrança de IRPJ sobre resultados financeiros de operações do seguro rural e o impedimento do aproveitamento de crédito referente a Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) na apuração das contribuições ao PIS e a Cofins.”

“Decisões como estas permitiram o CARF alcançar o valor recorde de julgamento de R$ 14,4 bilhões em outubro de 2023, e fixar a meta de julgar R$ 870 bilhões em 2024, a qual deve ser atingida pois em abril deste ano foi aumentada a capacidade de julgamento do CARF ao serem criadas mais 9 turmas de julgamento, passando de 15 para 24″, diz Ricardo.

Nos tribunais superiores o fisco venceu em 2023, 8 das 11 discussões tributárias mais relevantes de acordo com levantamento realizado pelo Jota, já em 2024 até o mês de março o fisco ganhou mais 4 grandes discussões tributárias segundo notícia publicada no Valor Econômico.

De março a maio de 2024 o judiciário se manifestou favoravelmente ao fisco em decisões como a que julgou a constitucionalidade da incidência do PIS e da Cofins sobre as receitas de locações de bens móveis e imóveis, a que decidiu pela constitucionalidade do ICMS sobre os serviços de transporte marítimo, e a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633.

Recentemente o ministro Zanin suspendeu por 60 dias os efeitos da decisão, sobre a desoneração da folha de pagamento e a Receita Federal reiterou que os entes beneficiados pelas desonerações podem retificar as declarações (DCTFWeb/eSocial/EFD-Reinf) relativas ao mês de abril de 2024, e realizar o respectivo recolhimento.

Segundo Ricardo “existem decisões favoráveis ao empresariado, como a de fevereiro deste ano, onde o STF suspendeu as penalidades de R$ 8,5 bilhões aplicadas no acordo de leniência na Operação Lava-Jato e a do CARF, a qual permitiu que as penalidades decorrentes do acordo de leniência assinado, sejam deduzidas da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.”

E continua a relacionar decisões deste ano, favoráveis aos contribuintes como “as que o CARF permitiu a amortização de ágio com uso de empresa veículo, como também a que afastou a cobrança da CSLL e do IRPJ sobre a comercialização de pontos de programas de fidelidade.”

Quanto aos novos planos de parcelamento disponibilizados pela Receita Federal para débitos decorrentes de exclusões de incentivos e benefícios fiscais ou financeiros referentes ao ICMS e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para débitos de difícil recuperação ou irrecuperáveis no entendimento de Ricardo “são mecanismos utilizados pelo governo para melhorar a saúde dos cofres públicos, ao abrir caminho alternativo aos contribuintes que preferirem não levar a discussão ao judiciário, tal como ocorreu com a restrição compensação dos créditos tributários”.



Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte promove reflexão

Em 25 de maio é lembrado o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, data que em 2024 completa 14 anos. A sanção foi realizada em 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lei nº 12.325/2010, e visa “mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte”.

Dessa maneira, a data prevê que os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e arrecadação de impostos devem promover campanhas de conscientização e esclarecimento sobre direitos e deveres dos contribuintes.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 125/2022 tenta equilibrar a relação entre Fisco e contribuintes. Dentre as proposições, o PLP prevê benefícios para “bons pagadores” e disponibilização na internet de todas as informações sobre os tributos. A ideia do Código também é reduzir a litigiosidade entre o Estado e os cidadãos.

Por outro lado, o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte também serve como um lembrete sobre a importância de se contribuir corretamente com as obrigações tributárias.

Marcos Gimenez, CEO da Bravo — tax fintech especializada em soluções inteligentes para acelerar a transformação digital das áreas financeira, fiscal e contábil —, pontua que o assunto das tributações merece uma melhor exposição, já que são os impostos que garantem o funcionamento dos serviços públicos.

“Em 2023, os brasileiros trabalharam 147 dias no ano, somente para arcar com todas as obrigações tributárias. Ou seja, parte relevante da renda dos cidadãos do país vai para os cofres públicos e é revertido para benfeitorias sociais. Sendo assim, os brasileiros terão consciência para cobrar dos governantes para que toda a carga tributária retorne em serviços públicos de qualidade”, destaca.

Reforma Tributária e as mudanças profundas na relação entre contribuintes e Governos

O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte marcará, em 2024, a primeira vez da data após a promulgação da Reforma Tributária (RT), realizada em dezembro de 2023. As novas leis representam a maior mudança no sistema tributário brasileiro em três décadas, já que debates sobre o tema ocorrem desde os anos 90.

Serão tantas as alterações causadas pela RT que o novo regime de impostos só entrará em vigor em 2033 — até lá haverá um grande período de transição que começa em 2026.

Marcos ainda explica que as relações entre contribuintes e os Governos (municipais, estaduais e federal) mudarão completamente após a reforma. Segundo ele, o principal objetivo das novas leis é justamente simplificar o complexo sistema tributário brasileiro.

“A Reforma Tributária é um momento histórico e que tem um potencial de trazer benefícios incalculáveis para o país. Esta é uma oportunidade de trazer cidadania fiscal para os brasileiros, fazendo com que todos entendam melhor sobre os tributos que estão presentes nos itens mais comuns do dia a dia, como o pão francês, até bens caros como imóveis e carros e também os serviços”, argumenta.

Para refletir essa simplificação, a RT irá substituir PIS, Cofins e IPI (federal) e ICMS e ISS (estadual) pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O IVA será composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que será um imposto federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será de estados e municípios.

Gimenez pontua que as alíquotas ainda não foram definidas, mas que a alíquota padrão deve ser de cerca de 26,5%. Contudo, produtos como alimentos saudáveis e remédios devem ter impostos menores, enquanto cigarros e alimentos que fazem mal à saúde deverão receber alíquotas maiores.

A reforma tributária também prevê a criação de uma Cesta Básica Nacional de Alimentos, cujos itens como arroz, feijão, entre outros, estariam isentos da arrecadação de impostos. Ainda serão definidos por uma lei complementar, que levará em consideração a diversidade regional e cultural da alimentação dos brasileiros.

“Com a tributação simplificada e sendo mais divulgada, os contribuintes poderão ter mais clareza para exigir dos governantes melhores serviços públicos e um retorno melhor dos bilhões que são pagos em forma de imposto todos os anos”, diz o CEO da Bravo.

Importância da tecnologia para alcançar a cidadania fiscal

Para trazer a simplificação pretendida pela RT, a tecnologia será essencial. As soluções tecnológicas serão parte responsável, inclusive, para se alcançar a tão esperada cidadania fiscal.

Marcos Gimenez ainda destaca que além da apuração correta dos impostos, a tecnologia pode diminuir os problemas do país com a evasão fiscal. “As diversas soluções que utilizam big data, cloud computing e principalmente Inteligência Artificial (IA) desempenham um importante papel no combate à sonegação. As ferramentas analisam discrepâncias nas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), por exemplo”.

De acordo com o “Sonegômetro”, que é uma calculadora de evasão tributária do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz)erdeu mais de R$ 240 bilhões em impostos sonegados por empresas e contribuintes apenas nos cinco primeiros meses de 2024.

Para se ter uma ideia, o Bolsa Família custou R$ 14,25 bilhões aos cofres públicos em 2023. Ou seja, somente o valor sonegado entre janeiro e maio deste ano poderia custear quase 17 anos de pagamentos do programa de transferência de renda.

Gimenez afirma que os mecanismos de automação de processos fazem diferença em um cenário tributário complexo como o atual e seguirão fazendo em um contexto mais simplificado que será trazido pela RT. Ele pontua que nesta data é preciso refletir também sobre as melhores formas de se alcançar uma democracia fiscal.

“Já não se enxerga um setor da economia moderna que não utilize algum tipo de software, já que eles reduzem o erro e servem para atuar em cima de números complexos e em situações em que há um trabalho mais mecânico que não precisa de uma análise conjuntural que só um ser humano pode realizar. Então o debate sobre RT, cidadania fiscal e respeito ao contribuinte passa necessariamente pela reflexão acerca do quão essencial são as novas tecnologias, já que elas vão reduzir a evasão fiscal e consequentemente melhorar os investimentos nos serviços públicos”, finaliza.



CCO facilita trabalho do público interno das empresas

Uma empresa não é feita apenas de clientes. O público interno, sejam funcionários próprios ou terceirizados, também é entendido como fundamental para o sucesso dos negócios.

Nesse ponto de gestão de equipe, muitas organizações enfrentam desafios e dúvidas sobre como organizar e integrar múltiplos departamentos e processos de trabalho. Como explica Bruna Boner, CEO da Globalweb Corp (empresa de tecnologia da informação), há uma vasta gama de ferramentas e soluções tecnológicas que ajudam a tornar a comunicação com diferentes equipes clara, transparente e contínua. 

Entre essas possibilidades, ela destaca a Central de Comando e Operações (CCO), “que une um time de suporte de alta capacitação com ferramentas modernas de monitoramento e controle de infraestrutura de TI, o que permite a centralização das informações e facilita a tomada de decisões rápidas”. 

A função da CCO é, como o próprio nome diz, atuar como um centro, monitorando, coordenando e gerenciando as operações em tempo real para garantir a eficiência e segurança das atividades.

“Logo, a implementação da CCO traz várias vantagens para o suporte ao público interno, incluindo coordenação facilitada entre diferentes áreas da empresa e um monitoramento constante das operações que pode prevenir acidentes e garantir a conformidade com normas de segurança e regulamentações”, afirma Boner.

Ela explica que o CCO é uma estrutura fundamental em muitas empresas, especialmente naquelas que lidam com operações críticas, como transportes, energia ou serviços de emergência. 

“Com o monitoramento em tempo real, problemas e anormalidades são detectados rapidamente, permitindo uma ação imediata. Além disso, a análise de dados recolhidos pela CCO permite identificar padrões e tendências, o que contribui para a melhoria contínua dos processos e serviços”, acrescenta.

Para Boner, no entanto, apenas dispor da tecnologia não é o bastante. A eficácia da central depende também do treinamento e das habilidades das pessoas envolvidas. Quando isso é levado em conta, aumentam as chances da CCO ser bem-sucedida e, inclusive, tornar-se “um diferencial competitivo importante no mercado, destacando a empresa por sua capacidade de garantir a qualidade e a segurança de suas operações”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://www.globalweb.com.br/



Flexibilidade motiva mães a empreenderem

Todos os anos, no segundo domingo de maio, famílias em todo o Brasil celebram o Dia das Mães. Muito embora seja uma importante homenagem, a data, por vezes esconde uma triste realidade: está cada vez mais difícil para muitas mulheres equilibrar a vida profissional com a família. E muitas têm encontrado no empreendedorismo a solução para essa questão.

Segundo uma pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 63% das mulheres que resolvem abrir um negócio tomam essa decisão após o nascimento dos primeiros filhos. Outro dado revelado pelo Instituto é que 83% das empresárias investiram em seus próprios negócios justamente para alcançar a independência financeira e, assim, terem mais tempo para dedicar à família.

Para Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, esses dados são extremamente positivos e reveladores. “A independência financeira, além de ser um objetivo em si, serve como meio para alcançar maior autonomia nas decisões pessoais e familiares”, aponta. 

A empresária acredita, ainda, que o estudo destaca uma importante dimensão do empreendedorismo feminino. “Isso reflete uma realidade em que as mulheres estão redefinindo o papel tradicional no ambiente de trabalho e na sociedade, buscando formas de conciliar suas ambições profissionais com as responsabilidades familiares de uma maneira que faça sentido para suas vidas pessoais.”

Os desafios de ser mãe, mulher e empreendedora

O levantamento da Rede Mulher Empreendedora revela, ainda, que 60% das mães, ainda se sentem sobrecarregadas com os serviços domésticos e o cuidado com os filhos. Esse número é corroborado pela Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024, que mostra que 68% das donas de negócios no Brasil são mães. 

Já o levantamento Mulheres Empreendedoras, realizado pela Unidade de Inteligência Estratégica (UINE) do Sebrae de Minas Gerais, indica que 9 em cada 10 mulheres têm dificuldade em conciliar a gestão do negócio com o cuidado dos filhos. Somam-se a esses números, o dado de que 70% das empreendedoras no Brasil são responsáveis pelos seus negócios e, também, pelos afazeres domésticos. 

Ou seja, elas realizam a chamada “tripla jornada”: após cumprir dois expedientes de trabalho normal, elas precisam cumprir um terceiro turno, o doméstico. É importante salientar que, além do cansaço físico, mental e emocional que essa sobrecarga gera nas mulheres, o terceiro turno é uma atividade que não gera nenhum tipo de remuneração. 

E de acordo com Cristina Boner, esta é apenas a ponta do iceberg quando o assunto é ser mãe e empreendedora. “Primeiramente, há o desafio de balancear o tempo entre a família e a empresa é constante. A empresária precisa ser eficiente na gestão do tempo para poder dedicar-se tanto ao negócio quanto às necessidades de sua família”, enumera a empresária.

“Além disso, elas enfrentam o desafio da culpabilidade, muitas vezes sentindo-se divididas entre as exigências do papel de mãe e as responsabilidades empresariais”, enfatiza. Cristina aponta ainda mais um importante obstáculo que as mães empreendedoras enfrentam: “o preconceito e o julgamento social, em que suas capacidades como líderes podem ser subestimadas devido a estereótipos de gênero”.

O poder da rede de apoio

Para 74% das mulheres entrevistadas pelo Sebrae, a principal fonte de renda delas é o próprio negócio. Outro dado interessante da pesquisa é que, dentre as mulheres entrevistadas, apenas 14% contam com a ajuda do marido ou de outras pessoas com quem dividem a casa para realizar os afazeres domésticos. E outros 44% delas não têm com quem deixar as crianças enquanto trabalham.

Diante deste cenário fica mais clara a importância das mães empreendedoras contarem com uma rede de apoio. Em outras palavras, elas precisam ter com quem contar. Contudo, Boner destaca que isso não basta, é preciso criar medidas que valorizem a diversidade e a inclusão. “Políticas empresariais que suportem a maternidade, como horários flexíveis, trabalho remoto e licenças parentais estendidas, podem ser extremamente benéficas.”

Seja abrindo o próprio negócio ou alcançando postos de liderança em empresas, o fato é que a sociedade como um todo ganha quando há diversidade. Principalmente quando as mulheres têm a oportunidade de inovar, trazendo seu olhar e perspectivas para o mundo dos negócios.

“Portanto, apoiar mulheres empresárias e mães não é apenas uma questão de equidade de gênero, mas também uma estratégia inteligente de desenvolvimento social e econômico”, enfatiza a empresária.

Para mais informações, basta acessar:  Cristina Boner | LinkedIn



Maurício Ferro recebe Prêmio Top of Quality Brazil

A Companhia Nacional de Eventos & Pesquisas (C.N.E.P) certificou com Honra ao Mérito a Maurício Roberto Sociedade Individual de Advocacia no Prêmio Top of Quality Brazil 2024. A premiação reconhece a atuação de Maurício Ferro como advogado durante o ano de 2023, destacando sua excelência profissional e inovação no meio jurídico.

O Top of Quality Brazil acontece todos os anos e avalia questionários enviados para empresas privadas e estatais, formadores de opinião, imprensa, órgãos governamentais, entidades, instituições e sindicatos de classe de todo país que indicam clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros pelo reconhecimento do alto padrão de excelência, qualidade e credibilidade em serviços e produtos.

Entre os critérios avaliados estão atendimento personalizado, pontualidade, respeito ao consumidor, além da contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país com investimento em projetos de cidadania, preservação ao meio ambiente e geração de empregos.

Especializado em Direito Empresarial, Ferro acredita que o Prêmio Top of Quality Brazil é uma contribuição para o avanço do Direito Empresarial no país. “É um reconhecimento de profissionais e empresas destaque na gestão dos negócios, pelo comprometimento com a excelência, e isto impulsiona outros atores do mercado”, declara. 

Segundo o advogado, o reconhecimento público é, para ele, a consolidação de um trabalho eficiente e um incentivo para a manutenção da qualidade dos serviços prestados. “A importância desta conquista para minha carreira é a chancela da autoridade que construí e um estímulo a colher novos frutos da dedicação em fornecer soluções jurídicas eficazes”, afirma Ferro.

Trajetória profissional

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Maurício Ferro tem especializações em universidades internacionais como a London School e University of London, além de ter se formado no curso de Owner President Management (OPM) na Harvard Business School.

Ferro atuou em conselhos de administração de grandes empresas, tendo o Direito Empresarial como foco principal da sua carreira jurídica e executiva. O advogado também é sócio da empresa 2Blive e investidor na empresa californiana Flow Kana. 

Para saber mais, basta acessar www.mauricioferro.com.br



Pesquisa: 36% dos brasileiros planejam obter crédito em 2024

Uma pesquisa da empresa de soluções de informações TransUnion apontou que 36% dos brasileiros pretendem solicitar novo crédito ou refinanciar um já existente em 2024. As pessoas da geração Z ‒ nascidas entre 1995 e 2004 ‒ são as que mais manifestaram essa vontade, com uma porcentagem de 44%.

Os dados, obtidos em 2023, apontam ainda um aumento do uso de bancos digitais e fintechs: no caso da geração Z, 54% dos entrevistados reportaram já ter possuído um cartão de crédito de uma dessas instituições. 

Na análise de Leonardo Magalhães, CEO da empresa de soluções financeiras Callcred, o mercado de crédito do Brasil é um dos mais dinâmicos da América Latina e está passando por uma transformação impulsionada pela digitalização. Ele ressalta a importância de “políticas governamentais e iniciativas do setor privado para promover a inclusão financeira” na expansão do acesso ao crédito.

“Isso não apenas torna os serviços financeiros mais acessíveis, mas também abre novas oportunidades de negócios e impulsiona o crescimento econômico”, afirma Magalhães. 

O CEO destaca algumas vantagens na obtenção do crédito por meios digitais.

A mais evidente é a conveniência. Ao invés de precisar se deslocar até uma agência bancária e passar por longas filas, o usuário consegue fazer tudo pelo computador ou celular.

“Os consumidores podem conversar por meio de aplicativos seguros, preencher formulários on-line, enviar documentos e receber aprovação em tempo recorde, muitas vezes em questão de minutos”, menciona. Essa agilidade, acrescenta Magalhães, é um grande benefício para quem precisa de dinheiro imediatamente ou enfrenta situações de emergência.

Há também a questão da personalização das ofertas com base nas necessidades e no histórico financeiro de cada cliente. “Os sistemas podem analisar os dados dos consumidores de forma mais eficiente, permitindo uma avaliação precisa do perfil de crédito de cada um”, alega.

Do ponto de vista operacional, bancos digitais e fintechs usufruem ainda do benefício da redução de custos. Ao apostarem na tecnologia, os negócios cortam gastos que teriam com análise manual de documentos, processamento de informações e manutenção de agências físicas. Segundo Magalhães, isso pode resultar até mesmo em ofertas de taxas de juros mais competitivas para o consumidor final.

“Sempre existirão pessoas precisando de crédito e outros serviços no mercado financeiro. A corrida por inovação e desburocratização é bem grande, já que são os principais gargalos quando pensamos em agências bancárias. Considero que é necessário estar em constante movimento para entregar o melhor aos clientes”, aponta o CEO da Callcred.

Para saber mais, basta acessar: http://www.callcred.com.br



Transição energética: Brasil tem déficit de profissionais

O Brasil enfrenta um cenário de falta de mão de obra para atender às demandas da transição energética na indústria. Em 2025, haverá um déficit de 532 mil profissionais em diferentes áreas, projeta um estudo feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) e repercutido pela Folha de S.Paulo.

Transição energética é o nome dado ao processo no qual há a substituição de matrizes mais poluidoras por outras consideradas mais sustentáveis, que não contribuam para a emissão de gases do efeito estufa. 

É o caso, por exemplo, de substituir fontes que utilizam combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural) por energia eólica (gerada da força dos ventos), solar, hidrelétrica, de hidrogênio, entre outras. Na indústria automobilística, a alternativa são os veículos elétricos. 

O tema ganha força diante das discussões sobre o aquecimento global e mudança climática. Como explica o site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 73% da emissão de gases do efeito estufa no mundo está relacionada ao setor da energia.

Importância do domínio de idiomas

Além de reforçar a necessidade de agilizar a transição energética, o PNUD afirma que esse processo gera empregos, estimando que serão criados 30 milhões de postos de trabalho no mundo.

A situação exigirá preparo por parte de empresas e profissionais em relação a habilidades exigidas. Um ponto considerado essencial nessa área é o domínio de uma língua estrangeira, como o inglês, explica Alexandrine Brami, CEO do Lingopass, empresa de solução de idiomas para negócios.

“Por meio de cursos que abordem terminologias específicas do setor de energia e promovam habilidades de comunicação em diversos idiomas, é necessário formar uma força de trabalho que não somente responde às exigências atuais, mas também esteja pronta para as inovações futuras da indústria”, afirma Brami.

A CEO diz que esse tipo de capacitação ajuda empresas a ter equipes preparadas para lidar com clientes ou parceiros estrangeiros, incluindo a elaboração de documentos técnicos, a participação em eventos de energia e a condução de negociações em outros idiomas.

Brami acrescenta que podem ser usadas diferentes abordagens para a qualificação dos colaboradores. Alguns exemplos são aulas ao vivo, trilhas de aprendizado que se adaptam ao perfil do usuário e pílulas de microlearning (conteúdo mais enxuto e que vai direto ao assunto desejado).

Na linha do que é apontado pelo PNUD, Brami enxerga tendência de crescimento no setor nos próximos anos. “A adoção de critérios ESG [relativos a boas práticas ambientais, sociais e de governança] impõe uma pressão positiva no setor energético, incentivando a distinção entre os agentes que estão comprometidos com uma abordagem responsável com projetos que apresentam impactos ecológicos bem-avaliados, especialmente aqueles focados em energia renovável”, avalia.

Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/setores/energia



Duck Creek Technologies Homenageia os Campeões da Inovação expert.ai e Cognizant no Formation ’24 Hatch-a-Thon

BOSTON, May 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Hoje, a Duck Creek Technologies, fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do seguro de propriedade e acidentes (P&C) e geral, anunciou os vencedores da sua anual Hatch-a-Thon no Formation ’24. Entre os inúmeros participantes, o parceiro de soluções expert.ai e a integradora de sistemas Cognizant emergiram como campeões, apresentando suas soluções inovadoras dedicadas a simplificar o setor de seguros.

A Duck Creek Technologies contou com uma impressionante variedade de inscrições no seu terceiro ano, com participantes externos do ecossistema e participantes da conferência no Hatch-a-Thon. O evento reuniu suas equipes internas e a comunidade de desenvolvedores para criar novas ideias para simplificar ainda mais a complexidade e promover a inovação no setor de seguros. Ele incentivou os parceiros do ecossistema a apresentar ideias focadas na manutenção do toque humano no setor, explorando a sinergia nas operações de seguros e integrando tecnologias para uma melhor experiência do cliente.

A maratona Hatch-a-Thon recebeu 40 inscrições importantes, todas avaliadas de perto pelo comitê Innovation Anywhere da Duck Creek. As inscrições foram avaliadas com base em critérios como inovação, impacto no produto, impacto nos negócios e execução. Três excelentes finalistas de parceiros de soluções, expert.ai, Glia e Milliman, e três finalistas de integradores de sistemas notáveis, Capgemini, Coforge e Cognizant, foram selecionados para mostrar suas ideias no palco do Formation ’24, onde os participantes tiveram a oportunidade de ver as apresentações dos finalistas e votar na solução mais inovadora.

Os campeões finais do Formation ’24 Hatch-a-Thon foram a expert.ai na categoria de parceiro de solução e a Cognizant na categoria de integrador de sistemas. A equipe de parceiros de solução vencedora deste ano da expert.ai apresentou sua solução inovadora, Conformidade de Tratamento Médico com Reivindicações de Perguntas e Respostas, que ajuda as equipes a aprimorar o tratamento de pacientes feridos e reduzir os custos das seguradoras ao sinalizar planos de provedores não conformes em relação às diretrizes, enquanto a equipe de integradores de sistemas vitoriosos da Cognizant apresentou sua impressionante criação, o Nextgen Claim Assistant, que capacita os avaliadores de sinistros a gerar respostas contextuais com insights significativos para acelerar decisões e rápida liquidação de sinistros.

“O compromisso inabalável da Duck Creek em impulsionar avanços e simplificar a complexidade no setor global de seguros de propriedade, acidentes e geral se reflete na sua dedicação em promover a inovação e a colaboração”, disse Luis Amadeo, Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Inovação de Produtos da Duck Creek Technologies. “Por meio de eventos como o Hatch-a-Thon e nosso robusto ecossistema de parceiros, a Duck Creek pode incentivar novos avanços para nossos clientes.”

Sobre a Duck Creek Technologies

A Duck Creek Technologies é fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do setor de seguros de propriedade e acidentes (P&C) e geral. Somos a plataforma utilizadas como base dos sistemas de seguros modernos, permitindo que a indústria capitalize o poder da nuvem para executar operações ágeis, inteligentes e perenes. Autenticidade, propósito e transparência são fundamentais para a Duck Creek, e acreditamos que o seguro deve estar disponível para indivíduos e empresas quando, onde e como eles mais precisarem. Nossas soluções líderes do mercado estão disponíveis de forma independente ou como um pacote completo disponíveis em Duck Creek OnDemand. Visite www.duckcreek.com para obter mais informação. Siga a Duck Creek nos nossos canais sociais para obter as mais recentes informações – LinkedIn e X.

Contato com a Mídia:
Carley Bunch
carley.bunch@duckcreek.com


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Hill’s Pet Nutrition doa mais de uma tonelada de ração para pets do Sul do país

A Hill’s Pet Nutrition, empresa do Grupo Colgate-Palmolive, em colaboração com a ONG Clube dos Vira-Latas, está mobilizando uma significativa operação de ajuda humanitária ao enviar mais de uma tonelada de ração, além de cobertores, luvas e materiais de uso veterinário, para cães e gatos em situação de vulnerabilidade nas cidades do Rio Grande do Sul. 

Esse esforço é apoiado pelas redes de pet shops Petz e Petlove, que estão encarregadas da logística de transporte dos suprimentos de São Paulo para diversas localidades do estado.

“A doação de mais de uma tonelada de ração é uma resposta direta à crescente necessidade de apoio a animais afetados pelas crises e desastres naturais na região”, afirma Cintia Arruda, Gerente de Marketing da Hills Pet Nutrition Brasil. Com o recente aumento no número de animais desalojados e em situações de risco, a ação conjunta das duas organizações e seus parceiros logísticos visa proporcionar alívio imediato e suporte contínuo às comunidades atingidas.

O Clube dos Vira-Latas, com sua longa história de compromisso com o bem-estar animal, desempenha um papel crucial nesta missão. A organização, que opera há mais de duas décadas, é conhecida por seu trabalho incessante no resgate de animais em condições críticas, proporcionando-lhes cuidados e um refúgio seguro.

Conforme dados recentes fornecidos pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, mais de 11.427 animais já foram assistidos pelas autoridades locais, com ações de resgate que continuam a crescer diariamente. Os animais resgatados estão sendo encaminhados para abrigos temporários ou devolvidos a seus tutores, e os que não são identificados estão sendo fotografados para facilitar o reencontro com suas famílias.

A Hill’s e o Clube dos Vira-Latas estão ativamente buscando o envolvimento de mais parceiros e voluntários para ampliar o alcance de suas ações. As organizações encorajam todos os interessados a contribuir com doações ou como voluntários, para que mais animais possam ser ajudados de maneira eficaz.

Desde 2002, a Hill’s mantém o Programa Comida, Coberta e Amor com doações contínuas que apoiam abrigos de animais de estimação. Já foram doados mais de R$ 280 milhões em rações, com o objetivo de assegurar aos animais desses locais uma nutrição balanceada 365 dias por ano. Mais informações sobre o programa no link  https://www.hillspet.com.br/shelters.



Steel Frame traz inovação à obra do Colégio Erasto Gaertner

A Barbieri do Brasil, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, participou de mais uma parceria socioeducacional. Desta vez, procurada pela DKF Construção para ser uma das empresas fornecedoras de materiais para instalação de uma laje seca em aço, integrando uma obra no Colégio Erasto Gaertner, localizado no bairro Boqueirão, em Curitiba (PR). O projeto foi assinado pelo engenheiro Osvaldo Marques, da Dafis Engenharia, que desenhou  o projeto e, em parceria com Fernando Dück, da DKF Construção Seca, realizaram o cálculo estrutural.

De acordo com Dück, para esta  laje, foram utilizados perfis especiais da Barbieri e peças de 140 mm. Já o restante do aço, instalado nas paredes e na estrutura do telhado em frame cut, industrializado e cortado, foram fornecidos pela Araucária perfis. Outros fornecedores são a Proforte, que disponibilizou a placa cimentícia e membrana, além do sistema de base coat e o OSB. Já as chapas de gesso acartonado, são da Montare, uma revendedora da Knauf Brasil.

“Para execução da obra, além dessas empresas parceiras, nós temos fornecedores de telhas e outros, como a REFORM-RE.4.ME, que executou esta obra não só com a instalação da parte seca, mas do sistema como um todo”, comentou.

Além do tempo, segundo Dück, o Steel Framing era o mais indicado por conta da estrutura do local. “O pavimento térreo possuía projetos diferentes, com ampliações e construções realizadas em diferentes períodos. Sendo assim, não tinha um cálculo estrutural para avaliarmos qual obra poderia ser feita. No entanto, a carga sobre o pavimento suportaria o steel framing, garantindo mais segurança e qualidade no serviço”, comentou.

Além disso, a Barbieri cumpriu o prazo da obra por fornecer perfis de alma maior, ou seja, com altura maior e padrão internacional. “Esse tipo de material é essencial para obras que precisam ser finalizadas em curto espaço de tempo, pois elimina a utilização de treliças e de uma série de perfis menores e recortados que demandam muito tempo de execução. Com isso, o steel framing Barbieri permitiu a peça instalada já pronta, capaz de suportar as exigências estruturais e redução de tempo no processo de montagem entre 80% a 90%”, explicou André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil.

Sobre a realização da obra, Dück explica que foi realizada uma regularização do piso, aplicando uma estrutura seca com os perfis de aço da Barbieri para executar esta laje sobre o pavimento térreo. “A carga de Steel Framing foi distribuída sobre as paredes desta laje para conectá-la com o nível de outra construção, a qual serviria de acesso para esse novo pavimento. A nova laje ficou elevada em aproximadamente 1 metro de altura, e sobre ela foram executadas paredes para a construção das salas, que contam com Steel Framing em toda a estrutura e cobertura”.

Além dessa estrutura interna, a cobertura, segundo Dück, contou com revestimento externo com chapas de OSB, membrana, placa cimentícia e textura, disponibilizado pelas empresas parceiras. “As paredes internas receberam isolamento térmico e acústico em Lã de Pet. O fechamento foi feito com chapa OSB e drywall, forro em drywall, lead patch como isolamento por baixo e ainda um forro modular para criar um espaço tanto de acústica quanto para o acesso à parte técnica”, destaca o coordenador de obras.

André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, destacou que a tecnologia Steel Framing é um sistema de construção que desponta como uma evolução da construção civil atual, já que além da tecnologia e eficiência, ela aborda questões ambientais e econômicas. “Antes de realizar uma obra com esta tecnologia, é importante realizar um estudo no local tanto para entender e conhecer esse sistema, suas etapas, métodos e técnicas, ampliar os conhecimentos como também para promover melhorias e adaptações nesse sistema, difundindo-o cada vez mais”, ressaltou.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasceu em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.



Evento de Relações com Investidores acontece em 24 e 25 de junho

A 25ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, maior evento da área da América Latina, ocorrerá em 24 e 25 de junho de 2024, no Teatro B32, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, em São Paulo (SP).

O evento anual é realizado pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) e pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e conta com a participação de especialistas de mercado, RIs de grandes empresas e representantes de órgãos reguladores.

Além de ser palco de grandes debates, o Encontro de RI promove e incentiva a troca de experiências entre os profissionais e o networking. Há, também, durante os dois dias de evento, estandes com novidades e ferramentas para a área de Relações com Investidores e mercado de capitais.

“Não perca a 25ª edição do maior evento do mercado de capitais da América Latina! Uma oportunidade única de conectar-se com profissionais de Relações com Investidores e fornecedores e atualizar-se sobre o que está acontecendo no mercado. Esperamos vocês”, declara Renata Oliva Battiferro, presidente do Conselho de Administração do IBRI.

O evento tratará de temas como: “Digital Verde – Aspectos regulatórios e não regulatórios: O que as empresas podem esperar”; “Apresentação da Pesquisa Deloitte IBRI – o protagonismo estratégico do RI”; “As novas fronteiras da Análise de Mercado – Sell side e buy side – evolução”; “Perspectivas do Mercado de Capitais brasileiro – visão de equity e dívida”; “Inteligência Artificial aplicada à Área de RI – Status Atual e Perspectivas”; “Mudanças Contábeis – S1 e S2 – regras IFRS a serem adotadas”; e “O que significa ter um Conselho e Diretoria diversa? Como o RI deve se posicionar em relação ao tema?”.

O 25º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com o patrocínio das seguintes empresas: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); blendOn; Bradesco; BTG Pactual; Cescon Barrieu Advogados; Closir; Deloitte; Itaú Unibanco; Luz Capital Markets – Printer; MZ; Report; S&P Global Market Intelligence; Sumaq; TheMediaGroup; e Valor Econômico.

Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital); AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais); ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); APIMEC BRASIL (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil); CFA Society Brazil; CORECON-SP (Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo); FACPCS (Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade); IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo); IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil); e IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial).

Credenciamento de Imprensa: credenciamento@digitalassessoria.com.br

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.encontroderi.com.br/



Dia da Mata Atlântica é celebrado no dia 27 de maio

No dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Este bioma é o segundo mais biodiverso do planeta, ficando atrás somente da Amazônia, e onde mais de 70% dos brasileiros vivem. Atualmente restam apenas 8,5% de sua área original, e muitas espécies estão em risco de extinção, como as 120 espécies e subespécies de aves.

Na Constituição Federal de 1988, a Mata Atlântica foi decretada Patrimônio Nacional e a UNESCO a considera Reserva da Biosfera. Em 2006, foi criada a lei da Mata Atlântica (lei 11.428/2006), que é o principal instrumento para proteger esse bioma. Além disso, existem hoje na Mata Atlântica mais de 433 Unidades de Conservação.

A Mata Atlântica está distribuída ao longo da costa atlântica do Brasil (92%), atingindo áreas da Argentina (2%) e do Paraguai (6%) nas regiões Sudeste e Sul. De acordo com o Mapa da Área de Aplicação da Lei nº 11.428, a Mata Atlântica abrangia originalmente 1.309.736 km2 no território brasileiro. Seus limites originais contemplavam áreas em 17 estados: PI, CE, RN, PE, PB, SE, AL, BA, ES, MG, GO, RJ, MS, SP, PR, SC e RS.

“Este bioma fornece serviços essenciais para os brasileiros que nela vivem, seja na produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios. Influencia na regulação do clima, no controle de deslizamentos de terra, na proteção de rios e do solo, além da produção de água”, pontua Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A Mata Atlântica cobria originalmente 69% da área de São Paulo, ou seja, um pouco mais de 17,07 milhões de hectares. Hoje, restam apenas 2.334.876 milhões de hectares do bioma – 13,7% desse total.

O Parque Estadual Serra do Mar é considerado o maior parque de Mata Atlântica conservada do Brasil, a Unidade de Conservação possui uma área de aproximadamente 332 mil hectares que se estende desde a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, conectando os mais significativos remanescentes da Mata Atlântica do país. Ao total, o PESM abrange 24 municípios, dividido em dez núcleos administrativos: Itariru, Itutinga-Pilões, Curucutu, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Padre Dória, Santa Virgínia, Cunha, Picinguaba.

De acordo com Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma. Sete dos 17 estados da Mata Atlântica já apresentam nível de desmatamento zero. Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou se decorre de iniciativas de restauração florestal, é um bom indicativo de que estamos no caminho certo.

“O valor biológico, cultural e histórico, a Mata Atlântica é uma riqueza natural que merece ser preservada, é um patrimônio que precisará ser herdado pelas próximas gerações”, finaliza Vininha F. Carvalho.



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