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Brasil ganha primeiro plano de bairro voltado a crianças

O Brasil tem cerca de 35,5 milhões de crianças, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2022, e há uma necessidade clara por políticas públicas que atendam às necessidades deste público, principalmente daquelas que estão na faixa entre zero e seis anos.  Além disso, é necessário que a elaboração dessas políticas leve em consideração a participação ativa das crianças na construção da sociedade. Com esses princípios em mente, o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB entregou o primeiro Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (P.BAPI) do país na cidade de Sobral, no Ceará.

O projeto, entregue oficialmente no último dia 09,  foi feito para o bairro Sumaré, na periferia de Sobral. A iniciativa é fruto de um trabalho de dois anos do IAB Nacional, com apoio do Departamento Ceará, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da iniciativa Urban95, da Fundação Van Leer. A iniciativa envolveu diversas secretarias municipais: SETRAN, SEUMA, SME, SECJEL, SEINFRA e a Agência Municipal do Meio Ambiente. Falando sobre a importância do projeto, o presidente nacional do IAB, Odilo Almeida, lembra que “na primeira infância, a criança também está construindo sua cidadania”.

Para chegar ao plano, foram feitas atividades e pesquisas que resultaram em cinco características essenciais para um bairro amigável à primeira infância: segurança, com livre circulação de pessoas; inclusão, atendendo as necessidades de todos; acessibilidade, com boa sinalização e sem obstáculos; ludicidade, com elementos atrativos para o desenvolvimento cognitivo; ser verde e livre, um espaço adaptados com plantas e com redução de ruído.

“O plano direciona quais são as ações que serão realizadas no bairro para que ele seja mais amigável para esse público. Esses primeiros anos de vida são essenciais para a formação do ser humano,  para que sejam adultos mais bem inseridos na sociedade”, relatou Aida Pontes, Gestora Geral do Urban95. Ela também ressalta que o projeto foi feito junto das crianças, dos pais e de diversas secretarias da prefeitura de Sobral.

Protagonismo infantil

As políticas públicas voltadas para crianças devem reconhecer e abordar suas necessidades lhes oferecendo protagonismo nessa construção, é o que aponta Izabela Lima, Secretária Geral do Departamento Nacional do IAB e responsável pela coordenação local do projeto. Ela conta que foram realizadas 15 oficinas durante os dois anos do projeto, garantindo que as crianças participassem ativamente dessa construção. “Fizemos atividades para que eles contassem o que viam no trajeto de casa para a escola, o que gostavam e o que não gostavam em seu bairro, e vimos diferentes cenários, como a janela da casa e a fachada da sorveteria onde elas costumam ir”, apontou Izabela.

As crianças desenharam e construíram com massinha de modelar o que gostariam de ter no bairro, como balançadores, escorregadores e pula-pula e destas algumas saíram do papel. “Até conseguimos realizar intervenções temporárias  como o fechamento de uma rua, ao lado da areninha, para crianças menores brincarem e isso foi realizado. Nossos protagonistas foram as crianças”, complementou Izabela.

“A cidade amigável à primeira infância prioriza segurança das crianças e também espaços verdes, mobilidade, acessibilidade e  características lúdicas”, ressalta Marília Lima, Secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA) de Sobral. “A gente espera que um projeto como esse possa dar visibilidade a uma política pública voltada à Primeira Infância, ao mesmo tempo em que faça com que outros municípios possam contribuir para a melhoria de suas cidades”, conclui. 

O Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (P.BAPI) é um instrumento de planejamento e reorganização da cidade que promove não apenas o bem-estar infantil, mas também cria espaços mais acessíveis para todas as pessoas, já que também favorece outros habitantes, como pais, cuidadores e pessoas com mobilidade reduzida.



IMAM retorna com feiras ao Expo Center Norte

A IMAM, em parceria com a Interlink, organiza a 1a INTRA-LOG Expo e Fórum, do setor de Intralogística e Automação, com perfil maior e ampliado além dos transpaletes, empilhadeiras,  AGVs (veículos automaticamente guiados), AMRs (robôs móveis autônomos), talhas, manipuladores, robôs, sorters, veículos quadridirecionais, racks, estruturas auto portantes, galpões, condomínios e operadores logísticos numa visão holística, integrando hardware e software de TI em um único ambiente para realizar negócios.

Será uma nova versão da tradicional feira que a IMAM criou em 1981, destinada à área de Movimentação e Armazenagem de Materiais.

A IMAM está no ramo de feiras há várias décadas, e esta trajetória é fomentada pela busca incessante de inovações. Foi  através das revistas norte-americanas de “Material Handling”, que Reinaldo Moura conheceu a feira “North American Material Handling Show” e organizou um grupo de executivos brasileiros para uma viagem a Chicago, com o propósito de conhecer o universo dos equipamentos: sistemas de embalagem (a base da movimentação de materiais), elevação e transferência de cargas, conveyors (denominação largamente empregada nas linhas de montagem automobilísticas) e os sistemas para estocagem, desde peças em caixas (nas estanterias), até em paletes (nas várias versões das estruturas porta-paletes).

Com uma visão empreendedora, Reinaldo Moura, criador e fundador do Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (IMAM), lançou ainda na década de oitenta, no Palácio de Convenções do Anhembi, a primeira feira do setor.

Mesmo com limitações de altura e peso no Palácio das Convenções do Anhembi, nascia em setembro de 1981, o primeiro seminário e a feira de equipamentos de MAM (Movimentação e Armazenagem de Materiais), área que hoje denomina-se de Intralogística, a parte interna da logística (da portaria de entrada até a portaria de saída).

Decorridos 43 anos, o Grupo IMAM, que já realizou feiras por todo o Brasil (Porto Alegre, Caxias do Sul, Joinville, Salvador e Recife), com sua feira itinerante denominada Logismat, além do tradicional Salão da Logística, criado nos anos 1990, também no Expo Center Norte, retoma a organização de eventos, de um setor tão importante para a economia do país.

 A INTRA-LOG EXPO SOUTH AMERICA será realizada de 3 a 5 de setembro de 2024.  Um evento dedicado 100% à Intralogística e Automação. Reunirá em um mesmo local, um grande ecossistema de inovações para toda a cadeia de suprimentos, de ponta a ponta.

Sob curadoria da IMAM, simultaneamente à feira, acontecerá o I Fórum INTRA-LOG, um extenso programa de seminários, apresentados por grandes especialistas do setor, que proporcionarão aos visitantes uma visão ampla das novas tecnologias e soluções para tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis dentro do armazém.

Os organizadores preveem mais de 100 marcas expositoras em um espaço de mais de 2000 metros quadrados.

O visitante da INTRA-LOG poderá levar seus projetos e discutir com os expositores as melhores soluções para suas ‘dores”’, completa Reinaldo Moura, conselheiro da Intra-Log e atual presidente do Conselho do Grupo IMAM.

A visitação à uma das principais feiras do setor de Intralogística e Automação é gratuita, e o credenciamento pode ser feito antecipamente. 

Para mais informações: https://www.linkedin.com/company/intra-log-expo-south-america/



Site de viagens indica 100 lugares para viajar no Brasil

O site de viagens brasileiro Guia Viajar Melhor fez um levantamento indicando 100 lugares para visitar no Brasil. A publicação recomendou destinos que vale a pena conhecer ao menos uma vez. São lugares diversos, de Norte a Sul do país, entre praias paradisíacas, parques nacionais, cidades históricas, grandes centros urbanos, monumentos, vales e ilhas. 

A publicação também destacou a diversidade dos destinos turísticos encontrados no Brasil, considerado o quinto maior do mundo em território. Em seus estados ainda é possível encontrar biomas raros no mundo como o cerrado, a caatinga, o Pantanal e diferentes outros cenários que garantem experiências distintas aos visitantes.

Espalhados pelas cinco regiões do país, os 100 lugares recomendados pelo Guia Viajar Melhor têm em comum as belezas que, segundo o site, vão das paisagens deslumbrantes ao charme das cidades brasileiras. 

No Sudeste, por exemplo, a publicação destaca o Instituto Inhotim como um destino imperdível em Minas Gerais. Considerado o maior museu de arte a céu aberto do mundo, o local é uma das opções dos turistas que gostam de destinos cheios de obras de arte e natureza.  

Já no Norte, o guia de viagens indica 13 destinos, sendo 11 deles focados no ecoturismo, entre arquipélagos fluviais, praias de águas doces, ilhas, florestas, rios, cachoeiras e vilarejos ribeirinhos. 

O litoral é o grande destaque da Região Nordeste, segundo a publicação, com 22 lugares para conhecer à beira-mar, incluindo praias e ilhas paradisíacas, além de piscinas naturais encontradas em diferentes regiões.

As águas cristalinas dos rios e lagoas de Bonito (MS) e Cáceres (MT) e as cachoeiras refrescantes de Pirenópolis (GO) são apontadas pelo Guia Viajar Melhor como diferenciais do Centro-Oeste brasileiro. 

Enquanto o Sul tem as opções de destinos mais diversas, que vão de cidades famosas, como Gramado (RS) e Morretes (PR), a praias paradisíacas, como a Guarda do Embaú (SC), e cenários únicos, como os Cânions de Cambará do Sul (RS).

Tendências de viagem para 2024

O Nordeste é a região com mais lugares indicados pelo Guia Viajar Melhor para conhecer no Brasil. No total, a lista traz 30 destinos nordestinos, entre praias, parques naturais e cidades, como Salvador, Recife, Aracaju, Fortaleza, Natal, São Luís e João Pessoa. 

De acordo com uma pesquisa recente do Ministério do Turismo, Salvador é o destino que os brasileiros mais têm interesse em visitar em 2024. O levantamento ainda revelou que a maioria dos viajantes planeja visitar o Nordeste (48%), justamente porque a região tem a atração preferida deles: sol e praia (59%). 

Nesse sentido, o Guia Viajar Melhor indica destinos como Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, Morro de São Paulo, na Bahia, Costa do Conde, na Paraíba, Jericoacoara, no Ceará, e a Praia do Patacho, em Alagoas, além de outros lugares para visitar na região. 

Lugares para conhecer no Brasil

A pesquisa do Ministério do Turismo também revelou que 27% dos viajantes buscam destinos de natureza e ecoturismo. Para eles, o Guia Viajar Melhor ressalta que não faltam lugares para conhecer nas cinco regiões brasileiras. O Nordeste, por exemplo, surpreende os amantes do ecoturismo com as chapadas Diamantina (BA) e das Mesas (MA), além da Serra da Capivara (PI), de São Desidério (BA) e dos Cânions do Xingó (SE).

Na Região Sul, o site indica a Serra do Rio do Rastro (SC) e os Cânions de Cambará do Sul RS). O Centro-Oeste, segundo a publicação, tem como principais destinos para quem procura contato com a natureza as chapadas dos Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT), o Pantanal (MT e MS), a Serra do Roncador (MT) e os parques nacionais Terra Ronca (GO) e das Emas (GO).

Já no Sudeste, o guia de viagens recomenda o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP), que é um dos maiores complexos de cavernas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Caparaó (MG), Parque Nacional Serra dos Órgãos (RJ) e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG). O Jalapão (TO) e o Monte Roraima (RR) são as principais indicações para ecoturismo na região Norte, segundo o Guia Viajar Melhor.

Plataformas de viagens

Após um período de recessão durante a pandemia, as plataformas de viagens se transformaram em catalisadores importantes na comercialização de cidades e produtos turísticos. Em um relatório divulgado no último ano, empresas digitais do setor chegaram a movimentar US$ 18 bilhões em 2022, após o fim das medidas de isolamento gerados pela pandemia. 

São diferentes soluções que auxiliam na divulgação de destinos e na venda de produtos da indústria de viagens. Turistas têm utilizado cada vez mais esses tipos de serviços, como a cozycozy para comparar preços de hotéis, guias de viagens para se informar e planejar roteiros, além das redes sociais servirem como inspiração na hora de procurar um destino para conhecer.

Segundo uma publicação feita pelo Ministério do Turismo, as redes sociais já são a principal fonte de informação para quem deseja viajar. A matéria divulgou um estudo inédito que revela que, para 47% dos entrevistados, as redes sociais aparecem como a fonte mais relevante na busca de informações sobre destinos.

O levantamento “Tendências de Turismo”, divulgados pelo Ministério do Turismo, mostra que 56% dos entrevistados da pesquisa admitiram preferir comprar passagem e hospedagem de forma separada, por conta própria. Com isso, os sites de viagens e plataformas que abordam o tema se tornaram fundamentais para os turistas que buscam dicas de lugares para conhecer no Brasil e no exterior.



Leucemia: rápido diagnóstico é a chave para a cura da doença

Reconhecer precocemente os sinais e sintomas da leucemia pode ser difícil. Por isso, é preciso campanhas de informação voltadas à população para que a procura por médicos especialistas seja rápida. Ela é um dos tipos de cânceres que têm maiores chances de cura quando descoberta em uma fase inicial.

Dividida em vários tipos, a leucemia afeta crianças e adultos. É o câncer mais comum na fase infantojuvenil. Ao contrário do imaginário popular que tende a associar essa doença às crianças, a leucemia afeta adultos em diferentes faixas etárias. Hoje, em nosso país, são diagnosticados cerca de 150 mil casos por ano nessa população.

Para o médico Guilherme Muzzi, hematologista e especialista em transplante de medula óssea, o primeiro passo para o rápido diagnóstico é não negligenciar os sintomas. “É fundamental entender que existem alguns sinais e sintomas que, quando persistentes e inexplicáveis, podem ser um indício da doença. Um exemplo disso é quando a pessoa apresenta anemia, febre e perda de peso sem um motivo aparente. Se isso está acontecendo, é hora de procurar um hematologista para tentar entender do que se trata”.

O Dr. Guilherme Muzzi explica que os primeiros sinais são sutis. “A suspeita pode começar a partir de uma anemia com baixa de glóbulos brancos e plaquetas. Fisicamente, outros sinais também podem indicar um problema, por exemplo, sangramento espontâneo e palidez intensa”, completa. 

O hematologista aponta que os sintomas podem ser diferentes em cada pessoa, mas existem manifestações comuns como fadiga extrema, fraqueza importante e febre persistente. 

“Com relação aos tipos da doença, a Leucemia Mielóide Aguda (LMA) afeta mais adultos. Em contrapartida, a Leucemia Linfoblástica aguda (LLA) tende a aparecer de maneira mais significativa em crianças. Hoje, cerca de 75% dos casos de leucemia em crianças no Brasil correspondem à LLA”, esclarece o médico.

Segundo Muzzi, o tratamento é realizado em etapas. “Primeiro, o mais importante de tudo é a consulta médica, quando procuramos pistas até a confirmação do diagnóstico. Em seguida, fazemos o planejamento do tratamento com o paciente. Por fim, o paciente é internado para efetivamente iniciar a terapia. Após o desaparecimento da doença, o paciente continua o acompanhamento ambulatorial com o hematologista por vários anos”, finaliza.



Simpósio jurídico reúne estudantes de todo o Brasil em Curitiba

Retomando a presença física, após a pandemia, o Simpósio Nacional de Direito Constitucional, organizado pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) está de volta em sua décima quinta edição. O evento será no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), entre os dias 30 de maio e 01 de junho e contará com presenças de renome, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com o tema “200 Anos de Constitucionalismo Brasileiro: Pelo Fortalecimento das Instituições”, o Simpósio tem o objetivo de reafirmar a importância do constitucionalismo não apenas no contexto brasileiro, mas também em escala global. Entre os palestrantes confirmados, estão: os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin do STF; os ministros Marco Aurélio Bellize, Raúl Araújo, Rogério Schietti Cruz, Sérgio Kukina e a ministra Daniela Teixeira do STJ, e o Vice-Presidente da instituição, Og Fernandes; e Richard Pae Kim e Marcos Vinícius Jardim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Também participarão Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Morgana de Almeida Richa, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Andréa Maciel Pachá, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Nelson Jobim, ex-Ministro do STF e Presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, Patrício Maraniello, Juiz Federal na Argentina, Lênio Streck¸ Advogado, jurista e professor; entre outras autoridades.

Segundo Flávio Pansieri, fundador da ABDConst, o tema desta edição é especialmente provocativo, já que o debate sobre a institucionalidade brasileira está posto nas diversas áreas, incluindo os embates entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de envolver questões relacionadas à liberdade de expressão, tributação, meio ambiente e direitos trabalhistas.

“É o único evento brasileiro que tem a proposta de discutir as instituições a partir dessa reflexão histórica em cada uma das suas áreas. Acredito que os atores que estarão presentes no evento, incluindo os conferencistas, terão muito a contribuir para a construção e o fortalecimento das instituições democráticas brasileiras”, afirma Pansieri.

Dentre os assuntos que serão debatidos, estão: Constitucionalismo e relações privadas e empresariais, O Futuro do STF; Administração pública e desenvolvimento nacional; Dois séculos de Constituição brasileira e as relações laborais; Judiciário, democracia e garantias constitucionais; Previsibilidade eleitoral e segurança política no Brasil; Reforma tributária e o futuro do Brasil; entre outros. As inscrições podem ser realizadas no site da ABDConst: https://abdconst.com.br/simposios/xv.

Perspectivas plurais e a construção do pensamento democrático

O evento representa o retorno das atividades presenciais no cenário jurídico brasileiro, sendo um dos primeiros simpósios de grande porte a ser realizado presencialmente após o período de restrições. Atualmente, o evento já está com quase todos os ingressos vendidos, com expectativa de atingir a lotação máxima de 2.000 espectadores.

Flávio Pansieri revela que a expectativa para o Simpósio é a melhor possível, principalmente pelo encontro de diferentes perspectivas, ideologias e posicionamentos políticos, todos convergindo em torno de um tema central: a democracia.

“É um evento onde a direita, a esquerda, os progressistas e conservadores se encontrarão em um mesmo espaço. Onde, de forma plural, reconhece o outro como igual. Teremos múltiplos olhares sobre as instituições brasileiras e sobre o momento que estamos vivendo. A proposta é exatamente esta: um enfrentamento, um constrangimento argumentativo para quiçá, ao final do terceiro dia, todos possamos melhorar nossos argumentos ou mudarmos de opinião”, conclui.

Posse da nova diretoria e de membros catedráticos

O evento também contemplará a posse da diretoria da ABDConst gestão 2024/2028 e de dois novos membros catedráticos: Morgana de Almeida Richa e Nelson Jobim.

Sobre a ABDConst – A Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) foi fundada em julho do ano 2000 e é uma entidade sem fins lucrativos que promove e apoia a educação plural, de excelência. Sua missão é a defesa do constitucionalismo democrático, utilizando como instrumentos a pesquisa e o ensino jurídicos. Mantém Grupos de Estudos e Pesquisa, promove eventos nacionais e internacionais, edita e publica a Revista Jurídica Constituição, Economia e Desenvolvimento e cursos de pós-graduação em diferentes áreas do Direito.

Serviço – XV Simpósio Nacional de Direito Constitucional

Data: 30/05 a 01/06 (quinta-feira a sábado)

Horário: 08h30 às 19h15

Local: Teatro Guaíra (XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba/PR)

Tema: “200 anos de Constitucionalismo Brasileiro: pelo fortalecimento das Instituições”

Realização: Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst)

Informações e inscrições: https://abdconst.com.br/simposios/xv.



Logística emergencial é estratégica em calamidades

Estudo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) estima que 94% da atividade econômica do estado foi afetada com as enchentes desde o dia 29 de abril de 2024. Nove em cada dez indústrias (cerca de 48 mil companhias) estão em cidades atingidas e levarão, pelo menos, três anos para se recuperar. Outro dado preocupante da FIERGS é em relação à malha viária, que aponta cerca de 97 pontos de bloqueio em 53 rodovias estaduais e aproximadamente 60 bloqueios em rodovias federais.

O Aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho), principal do Rio Grande do Sul (RS), segue inoperante por tempo indeterminado, segundo a concessionária Fraport. As operações ferroviárias seguem parcialmente interrompidas. Um significativo prejuízo ao setor de transporte e logística, fundamental também para escoar produtos de primeira necessidade nesta situação de emergência. A utilização de rotas alternativas com multimodais tem sido uma das características da logística emergencial no caso do RS. Mas muitos ainda são os desafios diante da atual situação, seja no atendimento à questão humanitária ou no restabelecimento da produção local.

Quem fala sobre o tema é o especialista em logística emergencial, natural de Caxias do Sul (RS), Marcelo Zeferino, que também é CCO da Prestex.

Como a logística emergencial tem atuado em calamidades como a do RS?

Marcelo Zeferino: A logística emergencial se dá em diversos momentos. Neste primeiro, trata-se muito mais de um atendimento emergencial, priorizando levar itens básicos de sobrevivência à população, da maneira que for possível. O que está acontecendo no Rio Grande do Sul é uma situação praticamente de guerra, na qual estão mobilizados os mais diversos órgãos, além de diferentes frentes e todo recurso possível. Em relação à logística, é preciso ter planejamento do que mandar, como mandar e quando e para onde mandar para não sobrecarregar com itens que não conseguirão ser armazenados ou escoados. Mas que na hora que sejam necessários, esses recursos estejam em fácil acesso. O planejamento dessas etapas de logística é fundamental. No momento seguinte, será necessário um planejamento estratégico logístico para reconstrução do estado, uma vez que praticamente todos os bens das indústrias e iniciativas de atendimento prioritário e secundário foram destruídos.

Haverá reflexos na cadeia produtiva nacional?

Marcelo Zeferino: Sem dúvidas. A cidade de Porto Alegre tem localização estratégica no Brasil. É uma porta de entrada para todos os tipos de produtos, bens e serviços da indústria da transformação. Além da questão humanitária, que é prioridade, a situação de calamidade deverá refletir por alguns anos em vários pontos da cadeia produtiva também de outras regiões do Brasil. Um exemplo recente, são as indústrias automotivas no ABC paulista e do Interior de São Paulo que já estão diminuindo e, em alguns casos paralisando mesmo, a produção de suas fábricas, por conta da falta de peças que eram fabricadas no RS. A logística estratégica emergencial B2B será de extrema importância nesta fase de restabelecimento também.

Quanto tempo levava uma entrega emergencial de suprimentos (água, medicamentos ou maquinário) para Canoas (RS) em situação normal e como está agora?

Marcelo Zeferino: Antes das enchentes era deslocamento para se fazer no mesmo dia pelo modal aéreo. Hoje, não. Para transportar alguma coisa para Canoas, com a situação atual, precisa pousar no aeroporto de Caxias do Sul, planejar uma rota alternativa e ver onde vai receber, então minimamente precisa de 24 horas ou até 36 horas para este transporte. Já no modal rodoviário, no passado, se fazia em 36 horas com tranquilidade. Hoje, leva-se cerca de 72 horas e ainda assim não é certo. Precisa avaliar também a capacidade de recebimento do local.

Com o principal aeroporto, Salgado Filho, inoperante no estado, qual a estratégia para agilizar o transporte de cargas e itens necessários?

Marcelo Zeferino: O Salgado Filho possivelmente ficará inoperante por vários meses. Há algumas opções, mas que também são desafiadoras. Temos o aeroporto regional de Caxias do Sul (Hugo Cantergiani), que é a via mais próxima de Porto Alegre, mas o problema lá são as condições climáticas que interferem bastante, com atrasos e cancelamentos frequentes dos voos. Temos também a Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre e que foi autorizada recentemente a receber alguns voos comerciais de passageiros e de cargas. O desafio da base aérea é a falta de infraestrutura para carga e descarga de grandes mercadorias. Quem trabalha com logística no Sul ficará refém disso. Não há outro aeroporto no estado que suporte voos como Porto Alegre suportava. Passada a situação de calamidade, precisaremos de planejamento estrutural para minimamente enfrentar situações como esta.

Como a Prestex, que trabalha em logística emergencial aérea B2B no transporte de cargas, tem feito para contornar esta situação?

Marcelo Zeferino: Como empresa, nascida em Caxias do Sul (RS) e atuante em todo o Brasil, estamos primeiramente ajudando com doações e envio de materiais emergenciais dentro do possível. E como atuantes em logística emergencial no mercado, seguimos entendendo as necessidades de cada empresa e desenhando uma estratégia específica que atenda de forma ágil e segura as individualidades das cargas transportadas. É um quebra-cabeça que a gente vem montando para suprir as mais variadas necessidades, seja da indústria de medicamentos, de alimentos, peças, maquinários, bebidas, vestuários e tantas outras que fazem parte da indústria de transformação.

 



Estudo aponta dados sobre setor imobiliário brasileiro

Segundo os dados apresentados no Relatório de Indicadores Imobiliários Nacionais do quarto trimestre de 2023, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com a colaboração da Brain Inteligência Estratégica. Comparando-se o acumulado de lançamentos no setor imobiliário brasileiro de 2023 com o ano anterior, houve uma queda de 11,5%. Este resultado reflete um período de retração no mercado, influenciado por diversos fatores econômicos e sociais, de acordo com o estudo.

Conforme informado na publicação, o quarto trimestre de 2023 registrou 85.470 unidades lançadas, o que representa um aumento de 20,7% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano. No entanto, em uma comparação anual, houve uma redução de 10,9% em relação ao quarto trimestre de 2022. Esta variação reflete a volatilidade do mercado e a cautela dos investidores frente ao cenário econômico incerto.

O relatório aponta dados regionais que mostram discrepâncias entre as diferentes áreas do país. No Norte, por exemplo, houve uma queda de 35,5% nos lançamentos no quarto trimestre de 2023 comparado ao mesmo período de 2022. Já o Sudeste, a maior região em termos de lançamentos, registrou uma leve redução de 0,3% na mesma comparação. Por outro lado, o Nordeste apresentou um crescimento significativo de 29% no mesmo período, indicando uma recuperação pontual no mercado local.

Em relação às vendas, o cenário apresentou ligeiras variações. O quarto trimestre de 2023 contabilizou 82.231 unidades vendidas, uma diminuição de 3,2% em comparação ao terceiro trimestre do mesmo ano, mas um aumento de 1,7% em relação ao quarto trimestre de 2022. O total acumulado de vendas em 2023 foi de 322.851 unidades, uma leve queda de 1,4% em relação ao acumulado de 2022, o que demonstra um mercado relativamente estável, apesar das flutuações trimestrais.

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que a expectativa é que o mercado imobiliário brasileiro passe por uma recuperação gradual, sustentada por políticas econômicas que promovam a estabilidade e o crescimento. A inovação tecnológica na construção civil, a adoção de práticas sustentáveis e a digitalização do mercado são tendências que podem fortalecer o setor e atrair novos investimentos. Além disso, o papel das políticas públicas de habitação será crucial para estimular o mercado, especialmente em regiões com maior necessidade de desenvolvimento imobiliário. “Com uma abordagem estratégica e adaptativa, o setor imobiliário brasileiro tem o potencial de se recuperar e prosperar nos próximos anos, contribuindo significativamente para a economia do país”.

A oferta final de imóveis também seguiu a tendência de estabilidade com pequenas variações. Conforme os dados, houve um aumento de apenas 0,1% no quarto trimestre de 2023 em comparação ao terceiro trimestre, enquanto na comparação anual houve uma redução de 11%. 

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que o mercado imobiliário brasileiro, portanto, encerra 2023 com um balanço de retração nos lançamentos, estabilidade nas vendas e uma ligeira queda na oferta de imóveis, refletindo um ano de ajustes e desafios. “A construção civil pode ser impactada positivamente com a recuperação do setor imobiliário, movimentando toda indústria da construção. A expectativa é que o setor de locação de máquinas e equipamentos se mantenha aquecido e cresça mais. Na nossa unidade de locação de equipamentos em Praia Grande SP, planejamos e projetamos cada passo de acordo com estudos e publicações sobre o setor”.



TeleKwai: as mininovelas que viralizaram na web

Em 2022, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, trouxe, para o Brasil, um novo modelo de criação de conteúdo feito, exclusivamente, para a plataforma: as mininovelas e minisséries roteirizadas para o formato vertical, com episódios de até dois minutos. Chamado de TeleKwai, o projeto empodera a produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira, com diferentes gêneros e histórias. Com isso, algumas produções viralizaram não apenas na plataforma, mas também em toda a internet. 

A mininovela “Alguém já desmereceu você?” tem quase 16 milhões de visualizações e é protagonizada pela atriz, cantora e ex-A Fazenda Alicia X. A produção cita uma das figuras mais carismáticas e também controversas do universo midiático brasileiro: Silvio Santos. O roteiro mostra Alicia atuando como neta do Silvio e sendo destratada pelo segurança que não a reconhece. Após sua participação, a atriz ficou conhecida na internet como a neta de Silvio Santos e Alicia Abravanel. Para assistir ao vídeo completo, basta acessar: https://www.kwai.com/@Foradastelas/video/5256976726139893635

“Roubo de celular” é outra produção que conta com atuação de Alicia, mas, dessa vez, a criadora de conteúdo interpreta uma policial, que não pega leve com ninguém, ainda mais se eles forem acusados de roubarem celulares de jovens indefesas. Na mininovela, que tem 3,7 milhões de visualizações, a personagem encontra uma mulher que foi assaltada e vai ajudá-la, indo atrás do ladrão. Para assistir ao vídeo completo, basta acessar: https://www.kwai.com/@Foradastelas/video/5254443448383234119

Já no enredo de “Garota da revista”, o criador de conteúdo Renan Falcondo, do perfil Falcon Filmes, fez uma mininovela baseada em um funk carioca. Com muita criatividade, a mininovela viralizou, porque foi gravada dentro de um ônibus e também graças aos diversos elementos diferentes que foram incorporados, alcançando mais de 6,4 milhões de visualizações. Para assistir ao vídeo completo, basta acessar: https://www.kwai.com/@97RENANFALCAO/video/5218696171617531120

Em “Ela vendeu o bebê”, que tem cerca de 20,8 milhões de visualizações, a mininovela começa com a personagem de Markelly Oliveira vendendo o seu próprio filho para ir atrás do seu sonho, com um final que promete uma reviravolta, emoção e suspense. Para assistir ao vídeo completo, basta acessar: https://www.kwai.com/@markellyemacao/video/5233332868134243784

Por fim, “Briga de trânsito”, que é uma mininovela de humor que mostra uma discussão que envolve gordofobia e etarismo. O vídeo, que tem 2,8 milhões de visualizações, é do canal As 7 Vidas de Tonny, do ator e roteirista Tonny Santana, que, inclusive, já gravou mininovelas com a cantora Gretchen. Para assistir ao vídeo completo, basta acessar:https://www.kwai.com/@Tonnysantana_/video/5218977646916406007



LLYC adquire Dattis e cresce na América Latina

A LLYC (BME:LLYC), empresa global de assuntos públicos e marketing, anunciou um acordo para a aquisição da Dattis Comunicaciones, empresa colombiana que presta serviços profissionais relacionados a comunicação, assuntos públicos e PR marketing, para assim se tornar a empresa número um do setor na Colômbia e consolidar sua liderança na América Latina. 

Com a incorporação da Dattis, a LLYC, que está presente na Colômbia desde 2001, alcança um faturamento que supera os 12 milhões de euros no país, uma carteira de mais de 140 clientes nacionais e internacionais, presença estratégica em Bogotá e Medellín e uma equipe de mais de 175 profissionais com expertise em áreas-chave de diferentes setores de marketing e assuntos corporativos. 

“A Colômbia sempre foi um dos nossos mercados-chave na América Latina e onde a nossa operação local cresceu exponencialmente nos últimos 11 anos até se posicionar como uma das principais referências do mercado. Poder somar, agora, à nossa proposta de valor o talento, o tamanho e a expertise da Dattis, significa dar um salto ainda maior na nossa capacidade, visão de negócio e oferta aos nossos clientes no país”, ressaltou Juan Carlos Gozzer, CEO da LLYC para América Latina.

A LLYC vai adquirir uma participação inicial de 78,69% da Dattis com uma avaliação de seis vezes o Ebitda. Os outros 21,31% da empresa continuarão nas mãos de Andrés Ortiz, sócio sênior, e serão consolidados por meio de uma posterior permuta de ações na sociedade resultante da união com a LLYC Colômbia. Já Darío Vargas, sócio fundador da empresa, venderá toda a sua participação, assim como os outros sócios minoritários.

“A Colômbia é um mercado em que a profissionalização e, consequentemente, a contribuição da comunicação, da gestão de assuntos públicos e de marketing já ocupam um lugar na direção e na liderança das empresas. Esta aquisição nos permitirá aumentar o impacto da LLYC para continuar promovendo a evolução dessa contribuição para responder às novas realidades e necessidades da sociedade e dos negócios.  Fico profundamente emocionada com a concretização desta operação porque é a materialização de um sonho que dividi por anos com José Antonio Llorente”, afirmou María Esteve, sócia e diretora-geral de Assuntos Corporativos para a LLYC Latam.

“Estamos diante de uma grande notícia e de um marco empresarial que nos enche de emoção. Graças à consolidação da Dattis, nestes mais de 25 anos, como uma das empresas líderes em comunicação na Colômbia, hoje estamos registrando esta união com a LLYC, uma grande oportunidade para a nossa equipe e uma proposta muito mais potente para os nossos clientes. O sonho e a caminhada iniciada pelo meu sócio e fundador da Dattis, Dario Vargas, e que soubemos fazer crescer e fortalecer com a atual equipe de gestão, dá hoje seus frutos com esta aquisição por parte de uma grande empresa, o que traz benefícios para os acionistas e para o futuro da nossa organização”, afirmou Andrés Ortiz, sócio sênior da Dattis.

A Dattis passará a fazer parte do grupo LLYC e, durante o ano de 2024, continuará operando sob a marca Dattis by LLYC de forma paralela à operação da LLYC na Colômbia. Além disso, durante este ano, as duas empresas vão trabalhar na integração das operações com vistas a 2025. Em 2024, Andrés Ortiz continuará como sócio sênior a cargo da Dattis by LLYC e Camila Gómez Pardo como presidente. A partir de 2025, já sob a marca LLYC, Andrés vai liderar a estrutura unificada juntamente com Camila e Alejandra Aljure, atual diretora-geral da LLYC Colômbia. 

A Dattis e a LLYC compartilham de uma visão baseada na excelência e proposta de valor. Queremos trabalhar com toda a equipe de liderança para desenvolver tudo o que possa ser complementar na nossa oferta e na nossa maneira de trabalhar, priorizando avanços que agreguem aos nossos clientes e ao desenvolvimento profissional dos nossos talentos”, afirmou David González Natal, diretor-geral Latam Norte da LLYC. 

A Dattis Comunicaciones foi fundada há 25 anos, e conta hoje com mais de 100 colaboradores, 80 clientes e escritórios em Bogotá e Medellín, além de um plano de expansão em mercados como Peru e Equador. A empresa se posicionou como uma aliada estratégica de várias empresas, grandes grupos, principalmente de origem nacional, levando-os a gestão de reputação e posicionamento das marcas desde as áreas de comunicação corporativa e crise, assuntos públicos, PR marketing e influência, criatividade e conteúdo.

Esta operação está alinhada ao Plano Estratégico da LLYC e ao compromisso de investir até 40 milhões de euros em crescimento inorgânico em mercados de alto potencial.Com isso, a LLYC se estabelece como uma das principais consultorias no mercado colombiano e continua a contribuir para seu crescimento na América Latina. Esta aquisição é a 12ª operação da LLYC nos últimos nove anos. Com um valor total de 16,8 milhões de euros, é a segunda maior operação da história da empresa, ficando atrás apenas da compra da Lambert, nos Estados Unidos.

A LLYC opera atualmente com 27 sedes em todo o mundo e é considerada uma das principais empresas de comunicação em nível global, segundo os rankings da PR Week e da PRovoke. Desde 2020, a empresa duplicou seu tamanho e EBITDA recorrente. No ano passado as receitas operacionais cresceram 14% e chegaram a 83,1 milhões de euros.



Ânima – 5ª Emissão de Debêntures

A ÂNIMA HOLDING S.A. (“Ânima”), em atendimento ao disposto na Lei no 6.404/76, na Resolução CVM Nº 44/2021, conforme alteradas, e Regulamento do Novo Mercado, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, dando continuidade às iniciativas de liability management, o Conselho de Administração da Companhia aprovou, em reunião realizada em 22 de maio de 2024, a realização da 5ª (quinta) emissão de debêntures simples da Companhia (“Debêntures” e “Emissão”, respectivamente), não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única, em que serão distribuídas 200.000 (duzentas mil) debêntures simples com valor nominal unitário de R$1.000,00 (mil reais), perfazendo, na data de emissão das Debêntures, o montante total de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais).

 

Para todos os fins e efeitos legais, a data da Emissão das Debêntures será o dia 15 de maio de 2024 (“Data de Emissão”), as Debêntures terão prazo de vencimento de 5 (cinco) anos e amortização semestral, contados da Data de Emissão, vencendo-se, portanto, em 15 de maio de 2029 (“Data de Vencimento”).

 

O Valor Nominal Unitário ou o Saldo do Valor Nominal Unitário das Debêntures (“Saldo do Valor Nominal Unitário”), conforme o caso, não será atualizado monetariamente. Sobre o Valor Nominal Unitário ou o saldo do Valor Nominal Unitário de cada uma das Debêntures, conforme o caso, incidirão juros remuneratórios correspondentes à variação acumulada das taxas médias diárias dos DI – Depósitos Interfinanceiros de um dia, “over extra-grupo”, expressas na forma percentual ao ano, base 252 (duzentos e cinquenta e dois) Dias Úteis, calculadas e divulgadas diariamente pela B3, no informativo diário disponível em sua página na internet (http://www.B3.com.br) (“Taxa DI”), acrescida de sobretaxa (spread), a ser definida no Procedimento de Bookbuilding, limitada ao máximo de 1,92% (um inteiro e noventa e dois centésimos por cento) ao ano, base 252 (duzentos e cinquenta e dois) Dias Úteis (“Remuneração”).

 

A Remuneração das Debêntures será paga semestralmente, a partir da Data de Início da Rentabilidade, sendo o primeiro pagamento devido em 15 de novembro de 2024 (inclusive), e os demais pagamentos devidos sempre no dia 15 dos meses de maio e novembro de cada ano, até a Data de Vencimento das Debêntures.

 

As Debêntures serão depositadas para: (a) distribuição no mercado primário por meio do MDA – Módulo de Distribuição de Ativos (“MDA”), administrado e operacionalizado pela B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão – Balcão B3 (“B3”), sendo a distribuição liquidada financeiramente por meio da B3; e (b) a negociação no mercado secundário por meio do CETIP21 – Títulos e Valores Mobiliários (“CETIP21”), administrado e operacionalizado pela B3, sendo as negociações liquidadas financeiramente por meio da B3 e as Debêntures custodiadas eletronicamente na B3.

 

Os recursos obtidos pela Emissora com a Oferta serão destinados para amortização de dívidas da Emissora e reforço de caixa.

 

A Emissão será destinada exclusivamente a investidores profissionais, conforme definidos na Resolução da CVM n° 30, de 11 de maio de 2021, conforme alterada, observado o disposto na Resolução CVM 160.

 

O presente material tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser interpretado ou considerado, para todos os fins e efeitos legais, como um material de venda das Debêntures e/ou de divulgação da Oferta Restrita.

 

A Ânima Educação reitera e ratifica que segue engajada em iniciativas que possibilitem acelerar a agenda de desalavancagem, bem como de buscar alternativas de redução do custo de suas dívidas, de forma a gerar ainda maior valor para nossos acionistas e stakeholders.

 

A Ânima está à disposição para eventuais esclarecimentos ou sugestões através do Departamento de Relações com Investidores:

 

www.animaeducacao.com.br/ri                 e-mail: ri@animaeducacao.com.br

São Paulo, 22 de maio de 2024.

 

Marina Oehling Gelman                                          Marcelo Battistella Bueno

Diretora de Relações com                                         Diretor Presidente

Investidores

 



APIS VIDA lança Nanoprópolis desenvolvida com a USP

A empresa de produtos apícolas Apis Vida lançará em maio a Nanoprópolis®, que representa uma nova tecnologia de produção do extrato aquoso de própolis, a partir da própolis produzida pelas abelhas. O projeto desta nova formulação foi desenvolvido em parceria com a com a Universidade de São Paulo (USP), no campus da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) e promete otimizar as propriedades e as atividades biológicas fornecidas pela própolis em comparação aos demais extratos alcoólicos convencionais existentes no mercado.

A Nanotecnologia possibilitou encapsular os ativos dos extratos de própolis dentro das nanopartículas, que são 100 mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo. Com isso, foi possível obter vantagens como aumento da absorção e da estabilidade dos componentes e produção de uma solução aquosa com alta concentração de própolis.

A parceria entre a Apis Vida e a Universidade de São Paulo (USP), nesse contexto, serviu para impulsionar o desenvolvimento do produto, resultando no depósito de uma patente. A Nanoprópolis® é um produto exclusivo, certificado e protegido por patente, trazendo maior eficácia no uso das formulações da própolis.

Luiz Felipe Matiazzi, COO do Grupo Apis Vida e idealizador do produto, explica que a Própolis Brasileira é mundialmente conhecida e essa nova tecnologia oferece o produto de forma mais efetiva. “Por isso, disponibilizar aos consumidores é uma evolução tão significativa no mercado nacional e internacional”.

Otimização da formulação

O estudo conduzido e desenvolvido pelos profissionais da USP comprovou que a nanotecnologia utilizada na produção aumenta a biodisponibilidade dos compostos ativos da própolis, permitindo uma absorção mais eficiente pelo organismo. O componente Artepelin C é um derivado do ácido cinâmico presente na própolis verde e se apresenta encapsulado em 99% na formação nanoestruturada.

Sendo assim, a união do entendimento do extrato de própolis da empresa com a tecnologia farmacêutica da Universidade resultou na otimização da formulação, que demonstrou altas atividades biológicas.

Resultados obtidos nos estudos da Nanoprópolis®

No desenvolvimento da Nanoprópolis®, foram obtidos resultados expressivos relacionados às atividades biológicas, como: ação antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, imunomoduladora, cicatrizante, antiúlcera e apresentou resultados significativos no tratamento do câncer do intestino.

A Nanoprópolis® permite a obtenção de uma formulação aquosa com alto teor de extrato de própolis e seus principais bioativos. Com isso, consegue superar a eficácia obtida no uso da própolis convencional, mesmo em doses menores. Os pesquisadores, Prof.s. Drs. Jairo Kenupp Bastos e Priscyla Daniely Marcato Gaspari da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, relatam as ações terapêuticas e os benefícios à saúde que a Nanoprópolis® deve oferecer.

Entre os resultados obtidos, destacam-se: ação cicatrizante 2,6 vezes mais efetiva do que o controle negativo (que recebeu apenas placebo), a redução de 87% na carga viral do Sars-Cov-2 (indicando o seu potencial na prevenção e tratamento da Covid-19) e também apresentou 3 vezes mais atividade antioxidante e citotoxicidade em células de câncer (adenocarcinoma colorretal humano Caco-2) se comparados ao dos extratos convencionais.

Para saber mais, basta acessar: http://www.grupoapisvida.com.br



Produtos sustentáveis atraem 81% dos brasileiros, diz estudo

Um estudo da empresa de pesquisas de mercado Opinion Box, realizado com 2.200 homens e mulheres de todo o Brasil, aponta que 81% dos participantes concordam que se sentem mais satisfeitos ao comprar produtos sustentáveis. Além disso, 82% dos respondentes afirmaram que empresas que têm práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. 

O relatório também destaca que 84% dos entrevistados temem pelo futuro das próximas gerações por causa de questões ambientais, e que 54% também não comprariam de uma empresa que estivesse ligada a casos de agressão à natureza.

Erick Badanai, cofundador da Zen Brindes, afirma que a sustentabilidade aparece como forte tendência para o segmento de brindes corporativos em 2024, acompanhando as demandas em constante evolução das empresas e dos consumidores. “Atualmente, as organizações estão buscando brindes ecológicos para se destacar no mercado e brindes corporativos desempenham um papel crucial nesse aspecto.” 

Segundo o empresário, algumas opções sustentáveis ganharam mais força no mercado de brindes no país. “Em 2024, esperamos ver uma maior adoção de materiais eco-friendly, como fibras de bambu, algodão orgânico, e plásticos reciclados na produção de brindes.”

Badanai ressalta que além de reduzir o impacto ambiental, os materiais sustentáveis agregam valor à marca, demonstrando seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental. “Eco Bag Personalizadas, por exemplo, são uma opção para empresas que desejam combinar sustentabilidade com utilidade, oferecendo aos clientes um brinde prático, de baixo investimento e ambientalmente responsável”, comenta. 

Outras tendências no segmento de brindes corporativos para 2024

Além do foco em práticas que preservam o meio ambiente, o especialista também destaca a tecnologia como diferencial para o mercado de brindes. “Desde a personalização até a incorporação de tecnologias avançadas, a inovação impulsiona a relevância e o impacto dos brindes como ferramentas de branding, marketing e relacionamento.”

O especialista acredita que, num futuro próximo, as tecnologias emergentes também terão papel de destaque no ramo de brindes, como a realidade aumentada, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), que podem transformar a experiência dos brindes corporativos. 

“Essas tecnologias oferecem oportunidades únicas de engajamento e interatividade, permitindo que os brindes se tornem não apenas itens promocionais, mas também ferramentas interativas de comunicação e entretenimento”, afirma.

Conforme explica Badanai, brindes personalizados com designs exclusivos que refletem a identidade e os valores da marca também são uma opção para atrair o público. “A personalização é essencial para criar conexões emocionais com os destinatários, tornando os brindes mais memoráveis e impactantes”, diz ele.

De acordo com o Relatório de Dados de Mercado 2024, da Gitnux, o mercado mundial de brindes corporativos deverá atingir US$ 125,88 bilhões em 2024, o que representaria uma taxa anual de crescimento de 6%.



Área próxima ao Grupo BBF em Roraima tem menos desmatamento

Áreas próximas às operações do Grupo BBF (Brasil BioFuels) em São João da Baliza (RR) possuem 85% menos alerta de desmatamento do que áreas mais afastadas na mesma região. É o que mostra levantamento realizado a partir da plataforma de monitoramento “MapBiomas Alerta”, um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução, criado pelo Observatório do Clima e o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Segundo o levantamento feito em novembro de 2023, em um raio distante 50 km da área em que o Grupo BBF realiza o cultivo sustentável da palma de óleo são identificados mais de 21 mil hectares com alerta de desmatamento (vide imagem). Reduzindo esse raio para 15 km de proximidade da empresa, observa-se uma diminuição de aproximadamente 85% dos alertas. “Isso destaca a influência positiva das práticas de preservação ambiental em relação às atividades do Grupo BBF. Além de gerar renda e emprego em áreas de baixo IDH no país, nosso cultivo sustentável da palma recupera áreas já degradadas pelo desmatamento e contribui para manter a floresta amazônica em pé”, afirma Milton Steagall, CEO do Grupo BBF.

Atualmente, o Grupo BBF mantém mais de 75 mil hectares cultivados com palma no Pará e Roraima. Destes, mais de 15 mil hectares estão em fase de cultivo em Roraima, onde a companhia iniciou suas atividades em 2008.

“O Brasil possui a legislação mais rigorosa do mundo para o cultivo da palma – decreto 7.172 estabelecido pelo Governo Federal em 2010 – que definiu que a palma só pode ser cultivada em áreas desmatadas da região amazônica até dezembro de 2007. O Grupo BBF cultiva a planta apenas nas áreas permitidas por lei, ou seja, nossa operação não resulta em desmatamento, pelo contrário, recupera áreas já degradadas e promove a biodiversidade”, explica Steagall.

Apesar de exótica na região, a palma, traz diversas vantagens nas áreas em que é cultivada. Isso porque transforma as áreas antes degradadas em corredores ecológicos. “A palma é ainda uma planta rústica, ou seja, não precisa de tratos culturais diários e nem o uso de produtos químicos, o que também traz benefícios para a fauna da região”, afirma. Além disso, a companhia acredita que é possível unir a recuperação da floresta e desenvolvimento socioambiental no entorno de suas operações.

O cultivo sustentável da palma não pode ser mecanizado, gerando milhares de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico em regiões isoladas da Amazônia. Atualmente, a companhia se destaca como uma das maiores empregadoras na região Norte, com mais de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos, nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

“Sempre comento que onde há desenvolvimento, educação e geração de renda existe preservação e cuidado com o meio ambiente. Atualmente, mais de 29 milhões de habitantes residem na região amazônica e a prioridade número um, seja do estado ou da iniciativa privada, deve ser a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico da região”, reforça o CEO do Grupo BBF.

Plantio sustentável na prática

Hoje, mais de 11 milhões de árvores de palma são cultivadas pelo Grupo BBF, sendo responsáveis por capturar anualmente cerca de 800 mil toneladas de carbono. Além disso, vale destacar que as áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) protegidas pelo Grupo BBF estocam cerca de 29 milhões de toneladas de carbono na atmosfera.

Em suas áreas de cultivo, o Grupo BBF segue modelo de boas práticas de gestão ambiental com o aproveitamento com alta eficiência nos processos produtivos. Um exemplo disso é o uso da fertirrigação 100% natural e orgânica, em que a água do cozimento dos frutos de dendê, rica em nutrientes, retorna pela fertirrigação às áreas de plantio, como uma alternativa sustentável para os tratos culturais necessários da palma. A companhia também realiza a técnica de compostagem, com o uso de adubo orgânico preparado a partir da decomposição dos resíduos de cacho de palma vazio e dos efluentes do processo produtivo.

“Para garantir o menor impacto possível das nossas operações no ambiente e nas comunidades do entorno, realizamos um programa rígido de monitoramento contínuo, que segue os indicadores estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Nossa operação está ainda de acordo com as melhores práticas internacionais para o manejo sustentável da palma”, conclui Steagall.

Sobre o Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é produtora de óleo de palma e possui área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa atua na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.



Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado em 22 de maio

O Dia Internacional da Biodiversidade alerta para a importância da preservação da diversidade biológica. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas em 22 de maio de 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica. A biodiversidade é um indicador da saúde dos ecossistemas e da sua capacidade de responder às mudanças ambientais.

Característica fundamental da vida na Terra, a biodiversidade é uma fonte de benefícios para os seres humanos, incluindo a produção de alimentos, o abastecimento de água e a absorção de dióxido de carbono.

“O Brasil abriga seis biomas distintos, cada um com sua vegetação e fauna únicas, servindo como um dos maiores depósitos de carbono, principalmente em suas florestas”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Valter Casarin, graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP e coordenador geral e científico da Nutrientes Para a Vida, cada ser vivo ocupa um lugar essencial no equilíbrio dos ecossistemas. Cada espécie é única e tem um papel a desempenhar. Cada espécie tem, portanto, um valor inestimável. Perder uma espécie significa perder parte da memória da evolução. E as perdas são impossíveis de repor.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade, especialistas de mais de 40 países do Comitê Técnico da Organização Internacional de Normalização – ISO sobre Biodiversidade (ISO/TC 331) estarão reunidos em Manaus, capital do Amazonas, para debater temas de extrema relevância mundial voltados ao desenvolvimento sustentável, que será realizada até o dia 24 de maio, no CBA.

O presidente da Associação Brasileira de Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Mario William Esper, em seu discurso afirmou que a normalização internacional da biodiversidade desempenha um papel crucial na proteção e conservação do meio ambiente. Ela ajuda a garantir a coleta consistente de dados, a comparação de informações, a implementação de estratégias de conservação e a colaboração entre os países. Ao promover a padronização e o compartilhamento de conhecimentos, a normalização contribui para a preservação da biodiversidade para as gerações futuras.

“A redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção da biodiversidade e o cumprimento de compromissos internacionais desempenham papéis essenciais para garantir um clima mais equilibrado”, conclui Vininha F. Carvalho.



Casados e solteiros preferem formar patrimônio via consórcio

Em recente pesquisa realizada pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) junto às administradoras associadas que atuam nesse setor, foi observado que consorciados casados e solteiros, cuja soma foi de 75,0%, representaram o maior número de participantes na modalidade. Enquanto os casados somaram 40,2%, os solteiros ficaram com 34,8%, evidenciando que, para ambos, independentes do estado civil, o foco foi e tem sido construir patrimônios, a partir do consórcio. Na sequência, houve 6,5% para separados e 1,0% para viúvos. Outros atingiram 17,5%.

Paralelamente, ficou evidenciado que o maior volume de aquisições foi para imóveis residenciais urbanos. Para o total de 59,8%, o maior objetivo foi morar na cidade, sendo 66,7% no interior, enquanto 33,0% nas capitais. Somente 0,3% utilizou o crédito para o litoral.

Os demais 40,2% ficaram assim distribuídos: 8,6% para aquisição de terrenos, 6,3% para construção e/ou reforma, 1,4% para planta e/ou construção, 0,9% para imóveis comerciais, 0,4% para casas de veraneio. Para outros tipos de investimentos imobiliários ou finalidades houve 22,6%.

O consórcio de imóveis foi criado há quase 35 anos, por ocasião da publicação da Portaria 028/1990 da Receita Federal, em março de 1990, editada por aquele órgão que regulamentava o Sistema à época.

O objetivo, desde o início, foi viabilizar a realização do sonho de milhares de brasileiros: a casa própria. Nos últimos 20 anos, desde 2005, foram contemplados aproximadamente 1,38 milhão de consorciados, que puderam iniciar ou ampliar seus patrimônios pessoais, familiares, profissionais e empresariais. Em levantamento feito de 2019, um pouco antes da pandemia, até março deste ano, foram registradas pouco mais de 480 mil contemplações, 34,8% do acumulado em duas décadas.

Até março último, o consórcio para aquisição de imóveis contava com 1,77 milhão de participantes ativos com diversos objetivos, incluindo, além da casa própria, outros tipos de imóveis como os de veraneio em praia ou no campo, aquisição de terrenos, em plantas e construção, reformas, sítios, chácaras, fazendas, entre outros. Também estão inclusos os imóveis comerciais, compreendendo escritórios, instalações para lojas, indústrias, galpões etc.

Nos últimos anos, desde 2019 até março deste ano, já foram disponibilizados mais de R$ 77 bilhões em créditos para consorciados contemplados que, potencialmente, puderam adquirir bens imóveis de forma simples e econômica.

“Ao verificar que a maioria tem optado pelo imóvel residencial”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “outros consorciados utilizam os créditos para aquisição de terrenos, além de imóveis comerciais. Há ainda os que preferiram comprar casas de veraneio e outros que, pensando no futuro, visam ter rendimentos”, complementa.

Até o mês de março, no consórcio de imóveis o volume de participantes ativos era composto por 82,0% de pessoas físicas e 18,0% de pessoas jurídicas.

Entre as físicas, houve predominância de homens, com 58,0%, de mulheres, com 31,0% e de outros gêneros, com 11,0%.

Nas faixas etárias, a maioria, com 56,0%, foi formada por aqueles que têm acima de 45 anos. Em seguida, com 31,6%, estiveram os da faixa de 31 a 45 anos, e, com 12,4%, os que tinham de 18 a 30 anos.

“Uma das peculiaridades do consórcio de imóveis está na preservação do poder de compra”, pontua Rossi. “Periodicamente, os créditos estabelecidos nos contratos são reajustados e atualizados. Para tanto, vários índices são utilizados. Entre eles estão: o INCC Índice Nacional da Construção Civil, com 75,0%, seguido pelos INPC Índice Nacional de Preços ao Consumidor, com 18,8%, e IGP-M Índice Geral de Preços do Mercado, com 6,2%”, particulariza.

Com a taxa de administração mediana de 0,098% ao mês, em grupos de 207 meses em média, a demanda tem variado em créditos de R$ 21 mil a R$ 1,36 milhão, com valor médio de R$ 425,46 mil.

O levantamento, feito junto às administradoras de consórcios que atuam no setor imobiliário, apresentou ainda que, considerando os acumulados trimestrais, de janeiro a março, de 2019 até o deste ano, houve crescimento de 189,1% nas adesões das vendas de cotas. A comparação dos participantes ativos nos meses de março de cada ano, a partir de 2019, mostra crescimento de 95,6%.

O consórcio de imóveis para o futuro

Para aqueles que entendem o consórcio de imóveis como modalidade para investir patrimonialmente, com planejamento também para obtenção futura de rendimentos, pode-se observar a evolução do tíquete médio mensal.

Nos últimos seis anos, considerando os meses de março como referência, houve avanço de 37,7%, indicando que os valores disponíveis, quando das contemplações, estão atualizados com o mercado imobiliário.

Segundo o presidente executivo da ABAC, “para esses investidores, a procura tem tido como um dos principais objetivos o aumento de suas rendas com vistas a melhoria da qualidade da vida financeira durante a aposentadoria”.

A estratégia está apoiada no uso do consórcio como poupança e transformação do imóvel, residencial ou comercial, quando da contemplação, em mais uma fonte de receitas a partir da locação, proporcionando tranquilidade e segurança na terceira idade.

O uso do FGTS no consórcio de imóveis

Parcela significativa dos consorciados de imóveis vem utilizando os saldos das contas do FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para diversas situações autorizadas para os trabalhadores-consorciados há vários anos.

Importante ressaltar que todas as operações para liberação do saldo do FGTS só podem ser realizadas diretamente pela administradora de consórcios, caso ela seja credenciada para tanto junto ao agente operador, ou por um agente financeiro que possua convênio com a administradora de consórcios.

No acumulado de janeiro a março deste ano, foram liberados R$ 62,11 milhões para 888 consorciados-trabalhadores participantes dos grupos atualmente em andamento do consórcio de imóveis.

Daquele total, 369 consorciados utilizaram seus saldos para aquisição de imóvel pronto. Some-se ainda 411 que destinaram suas disponibilidades para amortização de saldo devedor, 55 que designaram seus recursos para aquisição de imóvel em construção, enquanto 53 liquidaram os saldos devedores.

 

 

 

 

 

 



Autor Jorge Neto lança livro sobre a indústria do videogame

O autor Jorge Neto lança, pela Editora Viseu, o livro “Gerações: A Era de Ouro dos Videogames”, que propõe uma viagem nostálgica e informativa através das primeiras duas gerações de consoles de videogame. A narrativa destaca não apenas os dispositivos, mas os jogos icônicos que definiram cada era. 

Para isso, ele coloca seu olhar sobre clássicos como o Atari 2600 e jogos revolucionários como Pac-Man e Space Invaders, apontando como esses games moldaram a indústria e a cultura pop. O autor traz ainda para obra sua visão particular, de quem viveu e se aventurou também na tela dos games. 

“Foi um período que eu como criança vivi intensamente. Lembro-me de ter grande parte dos games tratados no livro na minha biblioteca pessoal. Enquanto escrevia os capítulos, lembrava de tardes incessantes jogando River Raid e Enduro. Os sons e temas dos jogos vinham à minha cabeça, como os barulhinhos de Pacman. Cada sentimento de saudosismo, cada momento de alegria que tive com esses jogos, foram traduzidos em palavras ao falar sobre cada um deles”, relata.

O livro começa com uma discussão sobre o Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogame doméstico, detalhando sua criação por Ralph Baer e as dificuldades enfrentadas para trazer uma nova forma de entretenimento para as salas de estar. 

Mesmo enfrentando dificuldades para realizar pesquisas sobre o tema, Jorge narra a evolução tecnológica e as estratégias de mercado que acompanharam os primeiros anos da indústria, incluindo o impacto do crash dos videogames no início dos anos 1980. 

“Como falar sobre a história da indústria dos videogames ainda não é um tema muito recorrente no Brasil em termos de literatura, minhas principais referências foram audiovisuais mesmo. Documentários em canais especializados, como Discovery e History Channel. E na grande maioria, nem eram documentários sobre videogames, mas documentários sobre qualquer coisa que me chamava atenção”, diz.

O autor também aborda o aspecto cultural dos videogames, como eles passaram de uma novidade técnica para uma forma de entretenimento mainstream. Com isso, promove uma discussão sobre a influência dos videogames na música, cinema e outras formas de arte, além de explorar como eles se tornaram uma plataforma para narrativas complexas e experiências imersivas.

Além disso, o autor não se esquiva das controvérsias, como a questão dos direitos autorais e a competição feroz entre as empresas, que muitas vezes levou a batalhas legais e a corridas éticas questionáveis por inovação.

Dessa forma, o livro “Gerações” traça um relato histórico, mas também uma análise da trajetória de uma indústria que continua a evoluir e surpreender. “Apesar de ser um livro que fala sobre jogos de videogame, ele é essencialmente um livro de empreendedorismo. Ele conta inúmeras histórias de homens que eram desacreditados por suas ideias aparentemente bobas, mas que insistiram até o fim e obtiveram sucesso”, destaca.

Mais ainda, o autor tem o propósito de transmitir ao leitor uma imagem contemplativa do futuro dos videogames, considerando os avanços recentes em realidade virtual e inteligência artificial, e especulando sobre como essas tecnologias poderão transformar ainda mais nossa forma de jogar e interagir.



Certificação garante qualidade e segurança de alimentos

Com o advento das redes sociais, que divulgam notícias a uma velocidade espantosa, empresas alimentícias estão cada vez mais empenhadas em garantir que seus produtos sejam seguros no tocante à qualidade e à segurança do alimento. 

“Para garantir que a cadeia produtiva seja monitorada, as certificações das empresas podem atestar isso rotineiramente”, afirma José Luiz Porto Filho, Diretor de Qualidade da Zini Alimentos.

De acordo com o diretor, “as certificações mudam a cultura das empresas, fazendo com que todos seus colaboradores participem, de alguma forma, do produto final, não se restringindo única e exclusivamente ao time de produção e controle de qualidade.”

O ISO 9001, por exemplo, é responsável pela gestão de qualidade e é a norma mais utilizada e conhecida no mundo. Ela ajuda na identificação de falhas no processo e mostra soluções que aumentam a satisfação do consumidor. É por meio dela que as rotinas são organizadas, promovendo uma produção mais eficiente e reduzindo riscos.

Outro exemplo é a FSSC 22000 (Food Safety System Certification), focada na segurança de alimentos. Ela integra o ISO 22000 e conta com o apoio da Confederação das Indústrias Alimentares da União Europeia (CIAA). Essa norma abrange desde a produção até o armazenamento e transporte de alimentos, além de definir padrões de trabalho de forma que garantam que os alimentos não causem nenhum tipo de mal à saúde do consumidor final.

Existem também as Boas Práticas de Fabricação (BPF), que são um conjunto de ações criadas para garantir condições sanitárias básicas. São aplicadas a todos os elos da cadeia produtiva da indústria alimentícia, incluindo distribuidores, processadores e produtores primários. O objetivo é prevenir danos à saúde dos consumidores e assegurar a segurança dos alimentos.

O IFS (International Food Standard) também é um padrão de segurança alimentar usado para selecionar e qualificar fornecedores. Ele estabelece critérios uniformes de avaliação e é aplicado em todo o mundo. Esta certificação está aberta a fabricantes de alimentos, corretores, fornecedores de logística, fabricantes de produtos domésticos e de higiene, bem como atacadistas e varejistas.

“As empresas do setor alimentício, em função da exigência de mercado por transparência e segurança alimentar e rastreabilidade, têm exigido de seus fornecedores certificações cada vez mais robustas e de órgãos certificadores confiáveis, e o mesmo procedimento tem sido exigido pela Zini a seus fornecedores”, afirma José.

Com base nisso, as empresas têm adotado auditorias que ajudam a verificar se os processos estão em conformidade com os padrões de segurança alimentar e de qualidade, fornecendo feedback valioso para aprimorar processos e sistemas. “Essa exigência em cadeia do setor alimentício trouxe para a Zini uma credibilidade maior, fazendo nossos produtos bem mais seguros e confiáveis”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://zini.com.br/



Alimentos saudáveis são tendência para 2024

De acordo com informações da Gepea e Conaq, empresas júnior vinculadas à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), respectivamente, os alimentos saudáveis são tendências para 2024. 

Segundo a Gepea (Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos), para este ano, alimentos veganos e plant based (dieta à base de plantas) emergem como destaque no mercado de alimentos saudáveis. A entidade destaca que “essa tendência não é apenas uma resposta à busca por opções mais saudáveis, mas, também, uma evolução na percepção de que alimentos à base de plantas podem ser deliciosos, nutritivos e ecologicamente responsáveis”.

Nesse ponto, ainda de acordo com a Gepea, as superfoods continuam sendo as protagonistas nas escolhas saudáveis dos consumidores, atuando como “super-heróis” da alimentação, carregadas de nutrientes essenciais e benefícios para a saúde. Entre as opções, destacam-se: sementes de chia e girassol, aveia, quinoa, iogurte, linhaça e açaí.

Para a Conaq, consultoria alimentar especializada, desenvolver um produto alimentício que melhore a saúde do consumidor é uma iniciativa relevante e alinhada com as crescentes preocupações com a saúde e o bem-estar da população. Além disso, a organização destaca que a alimentação desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças, e os consumidores estão cada vez mais conscientes dos alimentos que escolhem.

De acordo com a Gepea, dentre os produtos desta linha, vale citar: alimentos antioxidantes (frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes, nozes e chás), alimentos ricos em fibras (grãos), ômega 3, probióticos, alimentos ricos em vitaminas e minerais e, também, detoxificantes (que preservam o fígado).

“Definitivamente, vemos o consumo de alimentos saudáveis não apenas como uma tendência para 2024, mas como uma evolução nos hábitos de consumo que veio para ficar”, afirma Filipe Falcão, sócio-diretor da Sucão, franquia de alimentação saudável.

Segundo Falcão, a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, especialmente reforçada pelas circunstâncias globais recentes, tem levado mais pessoas a optarem por escolhas alimentares que beneficiam sua saúde a longo prazo. “Isso reflete uma mudança significativa no mercado, onde a demanda por produtos naturais, orgânicos e nutritivos está se acelerando.” 

De acordo com Falcão, este ano, é possível observar uma forte tendência no aumento de alimentos que são ricos em proteínas vegetais, que estão cada vez mais populares entre os consumidores conscientes sobre saúde e meio ambiente. 

“A demanda por comidas veganas está se expandindo, não apenas entre veganos, mas também entre aqueles que optam por reduzir o consumo de produtos de origem animal”, observa. “Esperamos ver uma variedade cada vez maior de opções veganas criativas e saborosas no mercado, desde refeições prontas até lanches e sobremesas, atendendo a esse interesse crescente”, explica.

Para o sócio-diretor da Sucão, além de focar em produtos saudáveis, é fundamental que as empresas considerem a sustentabilidade em suas práticas de produção e comercialização.

“A integração de práticas sustentáveis e éticas alinhadas aos valores de nossos consumidores não apenas nos ajuda a construir uma marca de confiança, mas também contribui para um impacto positivo mais amplo na sociedade e no meio ambiente”, afirma.

A Rede Sucão é a franquia de alimentação saudável mais premiada do Brasil. A marca foi premiada pelo Selo de Excelência ABF por seis anos consecutivos; a premiação considera o desenvolvimento e excelência em operações da rede, além da relação da empresa com os franqueados promovidos pela marca.

Para mais informações, basta acessar: https://sucao.com.br/



Escritório lança plano de coworking e endereço fiscal

Em um cenário onde a adaptabilidade e a eficiência são cruciais, o Coworking Smart, escritório com 10 anos de existência e unidades em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, apresenta seu novo plano integrado. Este serviço não apenas oferece endereço fiscal e acesso a estações de trabalho, mas também incorpora uma ampla gama de funcionalidades projetadas para maximizar a produtividade e o networking profissional.

O novo plano oferecido pelo Coworking Smart inclui diversos serviços que vão além do tradicional espaço de coworking. Os clientes têm acesso a endereço fiscal, estações de trabalho disponíveis 24 horas por dia, além de benefícios como gestão de correspondências e um clube de vantagens com descontos exclusivos em milhares de estabelecimentos.

O plano também engloba um grupo de networking e capacitação, que proporciona aos membros acesso a conhecimentos sobre empreendedorismo, estratégia, cultura e gestão. Adicionalmente, os membros têm à disposição encontros mensais focados em desenvolvimento empresarial e workshops que cobrem temas desde gestão financeira até marketing digital.

Saulo, CEO do Coworking Smart e autor do Livro “O Empreendedor Smart”, comenta: “Nossa visão ao desenvolver este plano foi criar mais do que um espaço de trabalho, mas um completo ecossistema de negócios. Queremos oferecer um ambiente onde nossos clientes não só encontram as ferramentas necessárias para o dia a dia, mas também uma comunidade que fomenta o crescimento mútuo e a troca de experiências empreendedoras.”

Com mais de 10 mil clientes, o Coworking Smart espera que o novo plano atraia uma ampla gama de profissionais que buscam flexibilidade e uma rede de suporte e colaboração. Além disso, o plano visa não apenas reduzir custos operacionais para os usuários, mas também potencializar suas oportunidades de networking e desenvolvimento profissional.

O plano foi implementado após um estudo detalhado das tendências de mercado, onde flexibilidade e suporte contínuo emergiram como requisitos essenciais para os empreendedores modernos. Com a introdução deste plano, o Coworking Smart espera não apenas atrair novos membros, mas também fortalecer sua comunidade existente, proporcionando-lhes ferramentas para enfrentar os desafios do mercado atual.

O lançamento do novo plano smart responde às mudanças nas demandas do mercado por espaços de trabalho compartilhados. O plano introduz novos serviços que respondem às necessidades contemporâneas de coworking, facilitando uma abordagem diferente para o uso desses espaços por empreendedores e empresas. O Coworking Smart continua a desenvolver seus serviços em linha com as tendências do setor.

 



Incorporadora Imobiliária ingressa no Pacto Global da ONU

A Capital Concreto acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

A empresa desenvolve um empreendimento onde o time de liderança é 100% feminino, visando abrir ainda mais espaço às mulheres no setor e mostrando as mudanças na estrutura do real estate brasileiro. O time é liderado pela empresária Mariana Menezes, e conta com nomes do mercado como sócias nesta iniciativa tais como: Sophia Martins, Andressa Spenciere, Juliê de Mattos, Juliana Ambrosio e Lissa Dossi. “Como líder de um projeto totalmente liderado por mulheres, vejo esta oportunidade como um canal poderoso para ampliar nossa influência positiva no setor imobiliário e além. Estamos ansiosas para colaborar com líderes em todo o mundo e fazer parte de uma rede global que molda um futuro mais justo e sustentável para as mulheres – completa Mariana.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website www.unglobalcompact.org.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website www.pactoglobal.org.br.



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