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Rede Conceito homenageia arquitetos, urbanistas e designers

Realizada no dia 17 de maio, nos Arcos do Valongo, em Santos, a 3ª edição da Cerimônia de Premiação da Associação Rede Conceito – Campanha Raízes 2023/2024 – celebrou as conquistas e contribuições de profissionais e empresas dos segmentos de arquitetura, decoração, construção e paisagismo no Litoral Paulista.

O evento, organizado pela Rede Conceito, homenageou 144 escritórios de arquitetura e reconheceu 188 profissionais da área, destacando a importância de suas contribuições para o enriquecimento desses segmentos. O evento contou com a presença de mais de 600 convidados, incluindo lojistas, premiados, autoridades locais, fornecedores e parceiros da Rede Conceito.

“Nossa Associação preza pela valorização do comércio local. O troféu oferecido aos premiados, por exemplo, foi produzido pelo artista plástico Jadir Battaglia, de Santos. Praticamente todos os fornecedores, sistemas de som, iluminação, floricultura, móveis e organizadores são locais”, explica Walid Abdouni, ex-presidente da Rede Conceito.

Durante a cerimônia foi apresentada ainda a nova campanha da Rede Conceito para 2024 e 2025, denominada “Sentidos”. “Esta nova iniciativa promete continuar a promover a excelência e a inovação no setor, mantendo o foco na valorização das raízes locais e na promoção de uma visão de negócios centrada nas pessoas e na confiança mútua entre os membros da associação”, afirma Abdouni.

O ex-presidente da associação ressalta que a festa simbolizou o compromisso contínuo da Rede Conceito com a valorização das tradições locais e a promoção de novas perspectivas de negócios. “Este evento se destacou não apenas como uma celebração de conquistas individuais, mas também como uma manifestação poderosa do potencial da colaboração da comunidade na construção de um futuro mais brilhante para o Litoral Paulista.”



Setor de festas cresce 26% e deve faturar mais de R$ 21 bi em 2024

O setor de lojas especializadas em festas, candies e confeitaria no Brasil registrou um crescimento de 26% no faturamento entre 2021 e março de 2024. Os dados exclusivos foram revelados pela Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos (ASBRAFE) durante encontro com associados, realizado em São Paulo. 

O levantamento, que está na segunda edição realizada pela entidade, aponta para um mercado em expansão, impulsionado por fatores como o aumento de gastos com folha de pagamento e encargos sociais, a maior valorização das comemorações e a busca por novas tendências de consumo.

“Os resultados da pesquisa são animadores e demonstram a força do setor de festas, candies e confeitaria no Brasil”, afirma André Zolla, Presidente Executivo da ASBRAFE. “O crescimento do setor nos últimos anos é resultado do trabalho conjunto das empresas, que investem cada vez mais em inovação e qualidade”, complementa. 

Pesquisa e metodologia

A ASBRAFE realizou a primeira pesquisa para dimensionar o setor de festas, candies e confeitaria entre 2019 e 2020. A partir desse panorama, foi possível entender o tamanho e o impacto econômico deste nicho no Brasil. Além disso, identificou-se as oportunidades e desafios diante do cenário econômico proposto para 2020.

O novo levantamento, divulgado neste final de semana, sofreu uma série de limitações, tanto de ausência de dados quanto dos impactos da pandemia, “que limitou pesquisas, especialmente por parte do IBGE, gerando atrasos significativos nos cronogramas de divulgação dessas informações”, explica Zolla. 

Dessa forma, como não há disponibilidade de dados de faturamento para o setor, as estimativas precisaram ser feitas com base em indicadores: estatísticas de gastos com folha de pagamento e encargos sociais; através da massa de salários, que representa uma parte importante do valor adicionado, estima-se o valor do faturamento do setor; atualização das defasagens temporais dos dados para um valor aproximado de 2023. 

De 2021 a 2024

Os dados do setor em 2021 apontam que o faturamento total das lojas especializadas foi de R$ 17,1 bilhões. Segundo a pesquisa, o total gasto com remuneração foi de R$ 1,4 bi, já com encargos sociais, o gasto foi de R$ 2,1 bi, enquanto os custos gerais ultrapassaram a marca de R$ 6,5 bilhões. 

A receita nominal do setor em 2021 encontrava-se 12 pontos percentuais (pp) abaixo dessa média, ao passo que o ganho do setor em março/2024 encontrou-se 11,1 pp acima dessa média. Assim, a expansão do setor no período de 2021 até março/2024 foi de 26,3%. A estimativa de faturamento total das lojas especializadas em 2024 é de R$ 21,6 bilhões. 

Base de dados utilizada:

  • Mais de 5400 empresas com 23 CNAEs diferentes, sendo que 70% das empresas se concentram em 4 deles;
  • Principal CNAE: “Comércio Varejista de Produtos Diversos” (21,4%);
  • Localização: Maior parte das empresas encontram-se na Região Sudeste (41%);
  • Perfil empresas: Média de empregados por empresas 11 funcionários, sendo que 71% delas são Micro Empresas;

Desafios e perspectivas para o futuro

Apesar das oportunidades, o setor também enfrenta alguns desafios, como a concorrência com o comércio eletrônico e a inflação de alimentos, que tira o poder de compra das famílias. “2024 prometia ser um ano de recuperação da renda, mas ainda há muitas incertezas”, destaca Zolla. 

“O setor de festas, candies e confeitaria tem um grande potencial de crescimento e as empresas que investirem em inovação, além de se adaptar às novas tendências de consumo, se destacar no mercado digital e oferecer produtos e serviços de qualidade terão sucesso”, finaliza. 



Estudo da Abcorbam levanta investimentos no setor

Responsável pelo atendimento de mais de 50% do público de aposentados, pensionistas, servidores públicos e assalariados que buscam linhas de crédito, os correspondentes bancários no Brasil investem cerca de R$ 720 milhões anualmente em novas tecnologias, modernizações de sistemas e treinamento. O levantamento é da Associação Brasileira de Correspondentes Bancários (Abcorban). No Brasil, esse setor é formado por cerca de 400 mil profissionais (correspondentes bancários), além de empresas certificadas pelo Banco Central (BC).

Os investimentos realizados pelos correspondentes bancários visam manter os sistemas e tecnologias utilizadas em linha com as novas tecnologias do mercado. Outra preocupação do setor é manter-se atualizado de forma constante para garantir a segurança de dados dos usuários, combater fraudes no sistema e a lavagem de dinheiro, em linha com os modelos adotados pelo sistema financeiro.

Segundo Tiago Mauschi, presidente da Abcorban, atualmente o investimento total anual do setor é de R$ 720 milhões, volume que tende a aumentar nos próximos anos. “Os correspondentes estão em um patamar bastante avançado quando se fala de tecnologias e segurança, nos mesmos padrões das grandes instituições financeiras”, explica. “O setor vem investimento muito em tecnologia para se adequara e adaptar às condições exigidas pelo Banco Central”, explica.

Ele conta que os valores investidos não são apenas de grandes empresas, mas também dos correspondentes autônomos (pessoas jurídicas). “É importante salientar que mensalmente os gastos dessas pessoas, em torno de 400 mil, giram em torno de R$ 150 mensais, apenas com manutenção dos sistemas e tecnologia”, um valor considerável que movimentar toda a cadeia”, completa.



Estudo revela que 46% dos corredores amadores sofrem lesão

Quase metade dos corredores amadores que praticam o exercício de forma regular sofrem lesões. É o que mostra um estudo desenvolvido pelo Departamento de Alimentos, Nutrição e Ciências do Esporte da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, em 2021. Cerca de 46% dos participantes da pesquisa relataram ter passado por algum episódio de lesão no decorrer de um ano. Os locais com mais incidência de lesão foram joelho, com 27%, seguido por tendão de Aquiles e panturrilha, ambos com 25% dos casos.

Cerca de 200 corredores amadores com idade entre 18 e 55 anos participaram da pesquisa. Os requisitos para a participação no estudo eram ter em média 15 km de corrida por semana durante um ano, sem histórico de lesões nos últimos seis meses.

A fisioterapeuta Nayra Rabelo afirma que é muito comum corredores apresentarem quadros de lesão devido ao fato de a corrida ser um esporte de alto impacto. A médica lembra que muitos atletas são submetidos às técnicas de crioterapia para auxiliar na recuperação muscular, alívio da dor e melhora da sensação de fadiga.

“A crioterapia consiste em promover a redução da temperatura dos tecidos biológicos e do fluxo sanguíneo das áreas de aplicação. A imersão de parte, ou do corpo inteiro, em água fria ou gelada é uma forma conhecida deste tratamento”, explica a especialista. 

Rabelo destaca que a imersão em água fria promove melhora da dor muscular de início tardio, de 24 até 96 horas após a corrida, comparado com intervenções passivas como alongamento e massagem, descanso ativo, imersão em água quente ou contraste.

Efeitos variam de acordo com técnica empregada

A fisioterapeuta ressalta que os efeitos não são os mesmos para todas as técnicas de crioterapia, com resultados diferentes de acordo com o nível de imersão do corpo, e com a temperatura utilizada no tratamento. “Observamos melhores efeitos da imersão em água fria após atividades prolongadas, em comparação com atividades que provocam fadiga em uma única articulação”.

Rabelo defende que a aplicação da crioterapia logo após o exercício é melhor que aplicação mais tardia e que os efeitos costumam variar, sendo que tempos mais prolongados de tratamento parecem ter efeitos até negativos. “A água mais gelada (5 graus) é mais efetiva para restauração da capacidade muscular do que água fria (14 graus)”.

Corrida foi o esporte mais praticado em 2023

Dados divulgados pelo aplicativo Strava, voltado para praticantes de exercícios físicos e esportes, mostraram que a corrida foi a atividade mais realizada no mundo em 2023. O resultado foi obtido com um estudo global com 6.900 atletas. Entre os atletas brasileiros, o ciclismo foi o esporte mais praticado, seguido pela caminhada e pela corrida. 



Edtech Empreender com Paixão impulsiona negócios no país

Empresários que desejam se profissionalizar e alavancar os seus negócios podem fazer parte dos mais de 120 mil inscritos no canal Empreender com Paixão (@empreendercompaixao), que ganhou o selo do YouTube em 2024 pelo seu impacto para transformação de empreendedores em gestores de negócio. Uma pesquisa da Oxford Economics revelou que 98% dos usuários do YouTube utilizam a plataforma para adquirir conhecimento. Agora, além desses acessos, o público pode participar de discussões diversas ao acompanhar a edtech, sem custos. Ações de profissionalização também são realizadas pela Empreender com Paixão em parceria com marcas que apoiam o empreendedorismo, como o Banco Mundial, Itaú, Sebrae Nacional e outras. Desta forma, é possível o acesso a cursos, mentorias e palestras oferecidas gratuitamente.

Mas não para por aí. A Empreender com Paixão lançou novos formatos para transformar empreendedores em gestores profissionais por meio do clube de membros que terá acompanhamentos, além de métodos próprios. Por meio do clube, os empresários terão acesso a encontros presenciais, e-books da marca e mentorias para aqueles que desejam um aprofundamento e uma assertividade ainda mais personalizada. O projeto é parte do Programa de Profissionalização, o qual é baseado no método DECOLE, que é desenvolvido em três pilares: o desenvolvimento do empreendedor, entendimento do mercado e aspectos estratégicos e de gestão.

“Com o método, o empresário será preparado para identificar erros e áreas de melhoria, garantindo uma evolução contínua do negócio. Além disso, oferecemos ferramentas, recursos e informações práticas por meio do nosso Clube de Membros, a porta de entrada para o programa de profissionalização e o fim da era do amadorismo no empreendedorismo”, explica Flávia Paixão (@flaviapaixaooficial), a CEO, que é Especialista em Gestão Estratégica, premiada como criadora de conteúdo pelo YouTube e pelo LinkedIn, com o selo Top Voice em 2024. Flávia também teve destaque como speaker no Google em Nova Iorque, representando o canal de sua EdTech. O Canal também ganhou notoriedade no Brandcast 2022 e 2023, maior evento do YouTube para marcas.

Com o programa de profissionalização, os empresários podem aprender com Flávia e com outros mentores diversas temáticas. Algumas delas são: mentalidade empreendedora e estratégica, marketing e vendas, finanças, planejamento e inovação. “Além disso, proporcionamos aulas práticas, onde compartilho como aplico esses conceitos no meu próprio negócio, desafiando os participantes a fazerem o mesmo e compartilharem suas experiências”, exclama Flávia, explicando a força do networking para quem fizer parte do grupo. “A proposta da comunidade visa fortalecer ainda mais essa prática, já que observamos uma significativa troca de informações e experiências entre os membros”.

O projeto combina uma variedade de recursos, com cursos ainda mais atualizados, e-books, mentorias e workshops, que focam no objetivo de acompanhar os empreendedores em cada etapa de sua jornada. “Vi minha mãe, uma garçonete que economizou dinheiro por 20 anos, tentar empreender várias vezes sem sucesso. Embora eu tivesse apenas 8 anos, acompanhei minha mãe nesse processo. Infelizmente, o sonho dela de ter um negócio próprio virou um pesadelo. Agora, queremos proteger os empresários dessa realidade, com um olhar abrangente e sensível, humano”, conclui a CEO.

Para efetuar inscrição e saber mais, basta acessar: empreendercompaixao.com

Novidades do YouTube para a área Educacional e Empresarial:

Além de ter reconhecido a Edtech como canal de impacto, o YouTube tem dado suporte para empresários que desejam aprender ou ensinar na plataforma. A ferramenta YouTube Cursos, lançada inicialmente em alguns países em 2021 e expandida para o Brasil em maio de 2023, permite que criadores de conteúdo ofereçam cursos, tanto suportados por anúncios, quanto pagos, em diversas áreas do conhecimento.

“A recepção do público tem sido positiva, impulsionada pela alta demanda por conteúdo educacional na plataforma. No Brasil, um crescimento de procura pela área educacional voltada ao empreendedorismo”, explica a representante Amanda Ronconi.

A pesquisa da Oxford Economics revelou que 80% dos usuários acreditam que o YouTube oferece oportunidades iguais para todos aprenderem e crescerem. “Isso reforça o papel da plataforma na democratização da educação. A ferramenta de cursos é uma resposta à crescente demanda por conteúdo educacional de qualidade e uma forma de empoderar os criadores, oferecendo a eles novas fontes de renda e incentivando a produção de conteúdo”, conclui.



Grupo Entre patrocina piloto na Mercedes AMG Cup

O Grupo Entre, ecossistema de soluções em meios de pagamento, serviços agregados e soluções financeiras, está patrocinando o piloto Guilherme Franceschini em sua temporada de estreia na Mercedes AMG Cup. A categoria é uma das mais prestigiadas do automobilismo brasileiro. 

“O patrocínio foi uma baita oportunidade de mostrarmos para todo mundo que nós, da EntrePay e do Grupo Entre, apostamos em novos talentos. Nossa ideia é promover e dar condições para que o Guilherme possa crescer e atingir os objetivos dele. É a mesma cultura que a gente tem na EntrePay. Pegamos o cliente, tratamos com o nosso ecossistema e damos capacidade para que ele possa crescer e atingir sonhos grandes”, diz Antonio Freixo, o Mineiro, CEO do Grupo Entre, controlador da EntrePay.

A parceria com a Entre marca um ano redentor para o piloto de 25 anos, filho de Roberto Franceschini, um dos nomes do automobilismo dos anos 70, no Paraná. Guilherme corre de kart desde os 11 e vinha treinando para avançar de categoria, mas por pouco não ficou de fora da temporada deste ano. Uma tuberculose o levou a passar quase 30 dias internado na UTI, em estado grave, com 90% do pulmão comprometido, no final de 2023. “Acreditava que não conseguiria a tempo, mas acabei me recuperando muito rápido e a primeira coisa que fiz, assim que saí do hospital, foi reservar meu carro na Mercedes, antes mesmo de saber se conseguiria um patrocínio”, diz o piloto.

Em média, em condições normais, são necessários seis meses para uma equipe fechar um patrocínio e se inscrever na corrida. Guilherme, no entanto, se encontrou com o Grupo Entre em meados de janeiro, confirmou o patrocínio e conseguiu um encaixe na categoria. Em um mês, reuniu equipe e todos os equipamentos para a temporada, que disputa na categoria C300. 

A competição está indo para a quinta etapa. Na segunda e na terceira, Franceschini enfrentou problemas elétricos e mecânicos. Mas, na quarta, terminou duas provas com o carro inteiro, mesmo em condições climáticas inéditas para ele, que nunca havia corrido sob chuva. “Essa quarta etapa foi desafiadora, mas também bem bacana. Na segunda corrida do dia, conseguimos a 11a. colocação, entre 15 pilotos, mesmo com o meu motor muito mais fraco que os outros, porque ainda estamos com um problema mecânico a ser resolvido para a quinta etapa”, afirmou. 

Para ele, “as dificuldades fazem parte do jogo”. “O importante é que conseguimos acabar as duas corridas do dia e agora estou cada vez mais empenhado em superar todos os obstáculos”. 

As corridas são transmitidas ao vivo pelo canal Band Sports para quem quiser acompanhar de casa.



Aplicativo Ganha+ Saúde oferece gestão de saúde preventiva

Muitas pessoas deixam para buscar ajuda médica apenas quando já estão sofrendo com doenças que poderiam ter sido evitadas, como hipertensão, obesidade e diabetes. Dados recentes do relatório “Carga global de doenças e fatores de risco cardiovasculares”, publicado em dezembro de 2023 no Journal of the American College of Cardiology e mencionado em publicação da Biblioteca Virtual em Saúde, um conjunto de 18 doenças cardiovasculares tirou a vida de aproximadamente 400 mil brasileiros só em 2022.

Ainda segundo a pesquisa, esse aumento está diretamente relacionado aos maus hábitos por parte da população como: consumo excessivo de álcool e cigarros, noites mal dormidas e uma dieta balanceada. Estes números expressivos demonstram que a medicina preventiva pode ser uma aliada para garantir a longevidade dos pacientes.

Diante deste contexto que chama a atenção para os cuidados do corpo, a plataforma Ganha+ Saúde, lançou em março deste ano, um aplicativo que leva o mesmo nome e busca apresentar uma nova abordagem para a gestão da saúde preventiva. 

Gilberto Costa, fundador e sócio, explica que o Ganha+ Saúde é um aplicativo que cuida da saúde de forma preventiva, registrando e arquivando tudo que acontece na vida do usuário. Através da criação de uma linha de cuidados, a pessoa passa a gerenciar e controlar diretamente todas as suas necessidades de prevenção e cuidados com a saúde.

“O app, a partir dos registros do paciente, interage de forma que a pessoa se cuide preventivamente. O profissional da saúde poderá interagir com o paciente diretamente na plataforma, após o seu cadastro e devidamente autorização no app pelo paciente,” complementa.

Com o objetivo de facilitar a prevenção e o controle das informações de saúde, o Ganha+ Saúde oferece recursos abrangentes e acessíveis. “O Ganha+ Saúde possui uma abordagem dinâmica para cuidados preventivos, utilizando protocolos clínicos e fornecendo um guia de cuidados acessível. E também permite aos usuários armazenar digitalmente documentos de saúde”, afirma o Dr. Kelvin Paganini (CRM 4.745/RO), médico infectologista.

O Ganha+ Saúde inclui também funcionalidades como registro de informações de consultas, exames e procedimentos, notificações push para alerta de cuidados com a saúde e compartilhamento seguro de informações com profissionais de saúde autorizados, revela Gilberto Costa.

O médico especialista em infectologia, reforça ainda que o app pode contribuir na execução de estratégias de prevenção que resultem em intervenções precoces no surgimento de possíveis doenças. “A saúde preventiva é fundamental para reduzir a incidência de doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Desta forma, os médicos conseguem atuar de maneira proativa no tempo presente para eliminar riscos que apontam o surgimento ou até mesmo o agravamento de uma determinada enfermidade no futuro”, conclui o Dr. Kelvin Paganini.

Para incentivar a adesão inicial, o aplicativo Ganha+ Saúde estará disponível gratuitamente para download, por tempo determinado nas lojas de aplicativos para dispositivos Android e iOS.

Para mais informações sobre o aplicativo, basta acessar: https://ganhamaissaude.com.br/



Alteração de peso traz alerta antes de cirurgia ortopédica

A obesidade ou excesso de peso é sempre um sinal de alerta para profissionais que irão realizar procedimentos cirúrgicos nestes pacientes,  tendo em vista que ela aumenta os risco de complicações cardiovasculares, de trombose  e também podem interferir na cicatrização no pós-operatório. Contudo, médicos ortopedistas têm questionado a eficácia da perda de peso abrupta em pacientes que devem ser submetidos a uma cirurgia no joelho ou quadril. 

Um recente artigo publicado no Journal of Arthroplasty mostra que as pessoas que perderam muito peso em um curto período de tempo –  seja por uma dieta, exercícios físicos, tratamento clínico  ou cirurgia bariátrica –  têm um risco maior de infecções e readmissão hospitalar se comparado com pacientes que operaram sem tratar a obesidade. 

“O estudo mostrou que pacientes que perdem muito peso rapidamente, também perdem nutrientes, calorias e proteínas importantes durante o processo de emagrecimento. Foi evidenciado que nos obesos Classe I (IMC < 35) e outros com sobrepeso, a perda importante de peso antes da cirurgia pode ser ainda mais problemática, levando a maiores taxas de complicações devido ao seu estado nutricional pré-existente. Por isso é tão importante e recomendada a reposição de nutrientes durante um processo de emagrecimento”, explica Rogério Fuchs, ortopedista especializado em cirurgia do joelho. 

Outro fator apontado com a perda rápida e significativa de peso, em alguns casos de pacientes que chegam a perder 100 quilos em seis meses, por exemplo, está no risco mais acentuado do desenvolvimento de osteoporose e enfraquecimento das articulações.

Suplementação nutricional

A perda de nutrientes e ferro faz parte da realidade dos pacientes bariátricos que tratam a obesidade, ou entre aqueles que perderam muito peso durante uma dieta restritiva. Nesses casos, a suplementação contínua é essencial para evitar complicações e garantir o bem-estar dos pacientes. 

O médico ortopedista Thiago Fuchs, especialista em cirurgia do joelho e quadril, explica que a obesidade é sim um grande fator de risco, mas a carência nutricional também pode servir como alerta para casos de artrose e enfraquecimento dos ossos. 

“Esse quadro também dificulta uma possível cirurgia no joelho ou quadril, já que as articulações e a qualidade dos ossos podem estar comprometidas devido a esse déficit de nutrientes. Por   este motivo, a perda de peso deve ser feita com acompanhamento médico e nutricional sempre”, alerta. Segundo ele, quando há necessidade de prótese em paciente obeso, o cirurgião considera os exames clínicos, possíveis complicações e avalia com o paciente os riscos e benefícios de emagrecer antes da cirurgia. 

O  presidente do Capítulo do Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM-PR) e cirurgião bariátrico José Alfredo Sadowski explica que a obesidade causa outras doenças, como por exemplo problemas articulares em joelhos e quadril devido à sobrecarga mecânica. “A perda de peso é fundamental para a melhora das dores e também para melhorar os resultados pós-operatórios nos casos que exigem cirurgia”, afirma o Dr. José Sadowski. Porém o cirurgião também enfatiza que perdas de peso rápidas, independente do método, sem acompanhamento médico, nutricional e sem suplementação vitamínica e proteica adequada podem sim levar a resultados piores e aumentar a taxa de complicações em cirurgias. 

 

Impacto da obesidade no joelho e quadril

Um novo estudo realizado por pesquisadores da OMS (Organização Mundial da Saúde) e publicado na revista Lancet apontou que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm obesidade. Na prática, isso significa aproximadamente 1 em cada 8 indivíduos.

Apenas no Brasil o número de pessoas com obesidade no Brasil aumentou 72% nos últimos treze anos, segundo a Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

O novo estudo concluiu que a prevalência global de obesidade mais do que dobrou entre adultos acima dos 20 anos. Em 2022, mais de 43% tinham excesso de peso. Já entre crianças e adolescentes (de cinco a 19 anos), a incidência quadruplicou.

Além de apresentar comorbidades como diabetes, pressão arterial, problemas cardiovasculares e apneia do sono, a obesidade também tem um forte impacto nas articulações do joelho e quadril. “O excesso de peso aumenta a carga depositada no joelho e quadril e favorece o surgimento de artrose, lesões e desgaste da cartilagem. Quando o tratamento convencional não apresenta melhorias nem alivia a dor do paciente, a cirurgia de prótese do joelho ou quadril pode ser indicada”, finaliza Thiago Fuchs. 



Unidades do Grupo Fares viram centros de doações para vítima

O Grupo Fares, reconhecido por seu compromisso com ações solidárias, transformou suas unidades em centros de acolhimento e doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa oferecer suporte e ajuda humanitária às comunidades afetadas, que enfrentam uma das maiores tragédias climáticas da história do estado.

A recente onda de chuvas intensas e inundações que assolou o Rio Grande do Sul deixou milhares de desabrigados e provocou perdas materiais significativas. Em resposta a essa situação de emergência, o Grupo Fares iniciou uma campanha robusta de arrecadação de donativos, direcionada tanto por colaboradores quanto por membros da comunidade.

“Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário às vítimas dessas enchentes, mobilizando nossos recursos e esforços para ajudar a mitigar os impactos dessa tragédia,” afirmou Adiel Fares, representante do Grupo. As unidades do Grupo Fares estão recebendo alimentos não perecíveis, cestas básicas, itens de higiene pessoal, roupas e outros materiais essenciais para as pessoas afetadas.

Empresas de diversos setores têm se mobilizado para prestar apoio às vítimas. De acordo com um artigo da Exame, companhias como Mercado Livre, Gol e Grupo Carrefour Brasil também estão promovendo campanhas similares para arrecadar e distribuir recursos necessários.

Adiel Fares destacou ainda a importância da solidariedade em tempos de crise. “A colaboração de todos é crucial para superar este momento difícil. Ao unirmos forças, podemos realmente fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam,” concluiu ele. Os itens prioritários para doação incluem cesta básica, cobertores, roupas íntimas novas, kits de limpeza e higiene pessoal, entre outros.

Segundo informações recentes, os estoques de água mineral já estão plenamente atendidos. As doações devem focar nos outros itens solicitados, como sabão em pó, escovas e pastas de dente, desodorantes, e itens de higiene pessoal. Esses produtos são de extrema necessidade para garantir a dignidade e o bem-estar das famílias desabrigadas.

Unidades do grupo Fares ( Osasco, Penha, Santo Amaro e Vila nova Cachoeirinha) As doações serão entregues pelos correios.

A comunidade é incentivada a preparar kits completos de doação, facilitando assim a triagem e agilizando o repasse do material às comunidades em vulnerabilidade. A ação do Grupo Fares é um exemplo de como a mobilização rápida e eficiente pode oferecer um alívio imediato e tangível para aqueles que enfrentam adversidades climáticas.



Rede Vitória Hotéis investe em ações de sustentabilidade

A indústria hoteleira nacional vem ampliando suas ações de sustentabilidade para reduzir os impactos ambientais dentro de suas operações e nas comunidades em que atua. Essa é uma das preocupações da Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, no Interior de São Paulo. O grupo, que também tem unidades de gastronomia, tem acelerado nos últimos anos a implementação de ações sustentáveis em suas unidades, além de firmar parceria com cooperativa de reciclagem, com geração de empregos e renda para catadores e  familiares.

Atualmente, a Rede Vitória tem 18 ações de sustentabilidade implantadas tanto nos hotéis como nos restaurantes. Elas vão desde adoção de eletroeletrônicos e lâmpadas com maior eficiência energética e menos gastos, uso de chaves inteligentes com desligamento da luz e abertura de portas do quatros, cardápios e informativos em QR Code (para evitar impressões), coleta de óleos utilizados nas cozinhas dos restaurantes e coleta e separação de recicláveis.

Ricardo Lauer, responsável pela área de sustentabilidade da Rede Vitória Hotéis, explica que a preocupação do grupo hoteleiro é constante e com planos atualizados periodicamente. Um dos principais pontos do conjunto de 18 ações, é a coleta seletiva. Mensalmente, os cinco hotéis recebem um fluxo muito grande de visitantes e eventos corporativos, o que resulta em uma grande quantidade de resíduos, com grande impacto ambiental.

“Uma das ações que realizamos é a utilização de copos recicláveis, facilmente descartáveis, nos eventos, coffee break e na área destinada ao café da manhã”, explica Lauer. “Dessa forma, conseguimos diminuir o impacto ambiental”, diz. Ele conta que o copo e outros lixos recicláveis são destinados a um espaço existente no hotel, onde tudo é separado e duas vezes por semana recolhido por uma cooperativa parceira da comunidade, que retira o material reciclável e o leva para a cooperativa, para a destinação correta.

Outra ação diz respeito ao consumo consciente da água, outro item de alto consumo nos hotéis. “Instalamos em todas as unidades torneiras temporizadas nas áreas comuns e com arejador nos quartos, o que reduz o desperdício e economia no consumo da água”, acrescenta. “As medidas adotadas para redução de gastos de energia elétrica também são importantes, já que é outro item de alto consumo dentro de um hotel”.

Além da parceria com a cooperativa de recicláveis, a Rede Vitória Hotéis também busca incentivar parceiros e fornecedores para a boa prática de ações sustentáveis. “Buscamos sempre fornecedores regionais que tenham ações e práticas sustentáveis e também com projetos voltados para ações sociais, alinhados com nossas políticas para estes dois segmentos”, complementa Lauer.



MCTI prorroga prazo da Lei do Bem e anuncia nova plataforma

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou ontem, 04 de junho, a nova plataforma para o envio da Lei do Bem, o principal incentivo fiscal para inovação do país. O lançamento ocorreu na sede do Ministério, em Brasília, com a presença da Ministra Luciana Santos e importantes nomes do setor de inovação, como Guila Calheiros (MCTI), Sheila Pires (MCTI), Rodrigo Pontes (CNI) e Marcela Flores (ANPEI).

Durante o evento, além de apresentar as novidades da plataforma, a Ministra anunciou a prorrogação do prazo para envio da Lei do Bem referente ao ano base 2023. Originalmente previsto para 31 de julho, o prazo foi estendido até 30 de setembro de 2024 devido às mudanças no sistema de envio. Também foi destacada a ampliação do prazo para empresas do Rio Grande do Sul submeterem contestações dos lotes 12º, 13° e 14º, agora estendido até 31 de agosto deste ano.

Entre as novidades da plataforma estão:

  • Novo sistema de segurança com login via gov.br e acesso restrito a representantes autorizados;
  • Plataforma dedicada com capacidade para lidar com alto volume de demandas e processamento ágil de informações;
  • Verificação da continuidade e cooperação nos projetos;
  • Alertas programados para limites de horas trabalhadas por ano;
  • Possibilidade de preenchimento simultâneo por múltiplos usuários da mesma empresa;
  • Melhor integração do FormP&D com a base de dados da Receita Federal.

Desenvolvida para facilitar o acesso aos benefícios fiscais, a nova plataforma foi construída com base em sugestões dos usuários. Além de mais clara e intuitiva, ela promete melhorias contínuas e geração de dados, o que não era possível no formato anterior.

Também foram anunciadas a retomada das atualizações dos relatórios da Lei do Bem, que não eram publicados há quase uma década, e a da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), realizada pelo IBGE e que estava inativa desde 2017. Com relação aos relatórios, há uma parceria com a Unesco, que participa também de estudos para aprimoramento da Lei.

Marcela Flores, diretora-presidente da ANPEI, cujos associados beneficiários da Lei representam 85% do total, aproveitou a oportunidade para enfatizar a urgência da aprovação dos projetos de lei em tramitação no Congresso. Essas propostas têm como objetivo permitir o uso dos benefícios da Lei do Bem em anos subsequentes e garantir maior autonomia na avaliação dos projetos, mantendo transparência e clareza no processo de avaliação.

Prevê-se que, com melhorias e mudanças na legislação, esse benefício, o único multissetorial para inovação, atenda a um número ainda maior de empresas e projetos, consolidando-se como o mais importante do país. Para 2024, o MCTI estima receber cerca de 14.000 projetos de Lei do Bem referentes ao ano-base 2023 e demonstra interesse em restabelecer o fluxo contínuo de análises.

Segundo Guila Calheiros, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, a expectativa é de que a maioria das análises pendentes (ano base 2019 a 2022) seja concluída até o final de 2024, e relembra que já houve mais de 70 mil projetos acumulados antes das forças tarefas realizadas para diminuir esse backlog.

Para André Maieski, sócio da Macke Consultoria, o novo sistema de report da Lei do Bem está mais ajustado à realidade dos projetos apresentados pelas empresas que utilizam os benefícios e que as melhorias trarão avanços na qualidade da prestação de contas das organizações. “O prazo estendido em 60 dias é uma oportunidade para que as empresas que já usufruem dos benefícios se adequem a nova plataforma e que empresas que ainda não utilizam o benefício tenham a oportunidade de fazê-lo”, acrescenta Maieski.

O sócio da Macke Consultoria vê com bons olhos as frentes do MCTI para a atualização da Lei do Bem, afirmando que os ajustes administrativos e as mudanças na legislação visam aprimorar e garantir maior segurança às empresas, bem como a continuidade de seus investimentos em anos de prejuízo fiscal, fortalecendo a economia brasileira.



Nomus lança programa de certificação gratuito

A Nomus, conhecida por suas soluções de software de gestão industrial, lançou recentemente um programa de certificação voltado para profissionais e estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos em sistemas ERP industriais. Os cursos são oferecidos gratuitamente e cobrem diversos módulos importantes, como Vendas, Compras, Gestão Financeira e Controle de Produção. A certificação permite que os participantes estudem no seu próprio ritmo, recebendo um certificado ao final, que pode fortalecer seu currículo e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo a empresa, o programa de certificação tem como objetivo capacitar os participantes com habilidades específicas em sistemas ERP, aumentando a competitividade no setor industrial. A certificação é uma excelente oportunidade para quem busca aprimorar seus conhecimentos e se destacar no mercado, especialmente em um cenário onde a demanda por profissionais qualificados em gestão industrial é crescente.

Para se inscrever no programa, os interessados devem acessar o site oficial da Certificação Nomus, onde estão disponíveis todos os detalhes sobre os módulos, requisitos e o processo de inscrição. A empresa também oferece recursos adicionais, como materiais de estudo e suporte técnico, para garantir que os participantes tenham todas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso na certificação.

Com esta iniciativa, a Nomus busca unir profissionais que desejam se qualificar e se alocar no mercado de trabalho, com empresas que precisam de mão de obra qualificada, já que os profissionais certificados tem seus dados listados no site.

Para mais informações e inscrições, visite o site da certificação Nomus.



Florianópolis participa do Dia Livre de Impostos

Nesta quinta-feira, 06 de junho, diversas marcas participam do Dia Livre de Imposto no país. A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a alta carga tributária paga por todos os brasileiros diariamente. Em 2023, o brasileiro teve que trabalhar 149 dias somente para pagar impostos. Este ano, os gastos são maiores: 158 dias trabalhados.  Neste ano, o apelo da campanha pela redução dos impostos é chamar a atenção dos consumidores para a regulamentação da Reforma Tributária.

Do início do ano até 31 de maio, cerca de R$ 570.847.766,61 milhões foram arrecadados em tributos em Florianópolis, segundo o Impostômetro. Já no estado, a arrecadação foi de R$ 635.954.427.125,12 bilhões. Para se ter noção, no Brasil a cifra é de R$ 1.519.490.669.590,77 trilhão.

Em Florianópolis, o Núcleo Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas organizou uma série de ações e com mais de 50 empresas participantes, com descontos de até 40% em produtos como varejo alimentício, eletroeletrônicos, linha branca, autoescola, barbearia, óticas, lavanderia, produtos de tecnologia e linha de celulares, educação, combustível, cervejaria, colchões e móveis planejados. Será um evento histórico para marcar a 18ª edição.

O presidente da CDL Florianópolis, Julio Geremias, destaca que a ação já se tornou uma data forte  para as vendas no comércio. “É uma forma clara e direta de informar para a população quanto o imposto impacta nos preços finais e o quanto o governo arrecada”, pontua. Além disso, o coordenador do DLI da CDL Jovem Florianópolis, Diego Mroninski, destaca a participação dos lojistas na ação. “É fundamental o apoio dos estabelecimentos comerciais, que estão se unindo a nós para promover essa ação. Juntos, podemos ampliar a conscientização e pressionar por mudanças que beneficiem a todos”, enfatiza o coordenador do DLI da CDL Jovem Florianópolis, Diego Mroninski.

Uma das empresas participantes é o Koerich. Em 2023, a data representou uma venda superior à Black Friday. Este ano a varejista apresentará produtos com até 30% de desconto.

O que é o DLI?

O DLI é uma campanha nacional cujo propósito é oferecer aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos e serviços sem a incidência de impostos. Essa iniciativa visa não apenas conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira, mas também incentivar o debate e a reflexão sobre a necessidade de reformas nesse sistema.

“Estamos trabalhando arduamente para tornar este o maior Dia Livre de Impostos da história. É uma oportunidade não apenas para os consumidores economizarem, mas também para que todos reflitam sobre a complexidade e os impactos dos impostos em nossa economia”, pontua o coordenador do DLI da CDL Jovem Florianópolis.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior destaca que o DLI é uma mobilização nacional para manifestar insatisfação com a carga tributária no Brasil. “Ao longo de nossa gestão, temos viajado por todo estado de Santa Catarina e a alta carga tributária sempre está entre os assuntos mais debatidos, o que torna essa ação ainda mais importante”, frisou.

“Muita gente não percebe que há 61,95% de imposto na gasolina, 48,28% na energia elétrica e quase 70% nos smartphones importados”, pontua Diego Mroninski. Nacionalmente, a expectativa, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. No site, os consumidores poderão ver o comparativo dos valores dos produtos e serviços com e sem os impostos cobrados. O ato educativo elucida a população em relação a quanto a carga tributária impacta em sua rotina diária e no seu poder de compra.

Os consumidores que quiserem saber quais as lojas participantes do DLI em Florianópolis devem acessar o https://www.instagram.com/cdljovemflorianopolis/. Dentre as marcas confirmadas estão Cia Sucos, Koerich, Autoescola Brinhosa, Barão da Navalha, Tudo Dez, Óticas BBZ, Zelup, Celular Center, Barbearia VIP, Movimento Woman, Posto Camarão, Stannis Tap Floripa, Simmons Colchões, Viva Bem Design e Posto Camarão.



Setor de TIC se destaca na economia brasileira

Realizar compras sem sair de casa, acessar conta bancária de qualquer lugar, locomover-se por meio de aplicativo, manter contato com pessoas distantes instantaneamente ou conseguir crédito para financiar veículo de forma rápida e segura. Todas essas atividades eram inconcebíveis décadas atrás, mas a tecnologia da informação e da comunicação (TIC) tornou tudo isso possível.

A evolução tecnológica que transborda para o cotidiano, reflete-se na economia. Segundo o Relatório Setorial 2023 da Brasscom, a área de TIC representa 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, com um crescimento de 5,9% em 2023, mesmo em um cenário de reajuste econômico. Essa robustez se traduz em dois milhões de empregos, equivalente a 4% dos empregos nacionais, e salários médios 2,1 vezes maiores que a média nacional.

“Desde o momento em que acordamos até adormecermos, a tecnologia da informação está presente, facilitando nossa vida, abrindo um leque de possibilidades e moldando a maneira como nos relacionamos com o mundo ao redor”, comenta Marcelo Ciscato, diretor da Alias Tecnologia. A empresa é fornecedora de softwares, um mercado que cresceu 21,6% (R$ 43,8 bilhões) em 2023, de acordo com o relatório.

Um exemplo de inovação desenvolvida pela brasileira Alias é o E-Registro, plataforma digital para gestão de contratos de financiamento de veículos. Essa solução conecta os sistemas dos Detrans estaduais ao de instituições financeiras e revendedoras de veículos.

“Na Alias, acreditamos que a tecnologia precisa ter o poder de otimizar tempo e, por sua vez, transformar vidas. O E-Registro é um exemplo disso, ao tornar o processo de financiamento de veículos mais rápido, seguro e eficiente”, afirma Marcelo Ciscato.

O futuro promissor das TICs inclui avanços como carros autônomos e sistemas de saúde mais precisos e eficientes, impulsionados pela inteligência artificial. “No entanto, para alcançar esse potencial, o país precisa reduzir a desigualdade digital, desenvolver mão de obra qualificada e garantir segurança cibernética”, avalia o diretor da Alias.

A Brasscom alerta que, embora 82,8% dos brasileiros usem internet, apenas 66% das classes C e D têm acesso. No quesito de diversidade, mesmo o número de mulheres no Brasil sendo superior ao de homens, chegando a 51,5% da população, elas ainda ocupam apenas 39% dos empregos no setor de TIC.

 



Animais silvestres são vistos em áreas do Grupo BBF

Dia Mundial do Meio Ambiente – O que antes era uma imensidão de áreas desmatadas na floresta amazônica, sem vida, agora são um espaço verde, com solo recuperado, carbono retido e animais silvestres circulando. É isso que ocorre nas áreas de cultivo da palma de óleo, mais conhecida como dendê, do Grupo BBF (Brasil BioFuels) no Pará e em Roraima. Nos mais de 75 mil hectares cultivados pela empresa, já foram feitos cerca de 5 mil registros e identificadas mais de 400 espécies de animais silvestres nas últimas campanhas de monitoramento. São repteis, anfíbios, aves, mamíferos e peixes, alguns deles classificados como raros e até mesmo ameaçados de extinção.

Entre as espécies ameaçadas de extinção estão tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), macaco-aranha (Ateles paniscus) e queixada (Tayassu pecari). Foram encontrados ainda macaco-mão-de-ouro (Saguinus midas), jaguatirica (Leopardus pardalis), anta (Tapirus terrestres) e dentre outros que normalmente são vistos em ambientes de elevada conservação.

Apesar das limitações técnicas para realização dos estudos, a equipe de sustentabilidade do Grupo BBF já observou nas áreas de cultivo da empresa uma diversidade maior que 85 espécies de répteis e anfíbios, de 270 aves, de 25 mamíferos e de 40 peixes. “Avaliamos que esse número pode ser bem maior, considerando a riqueza dos biomas brasileiros e os benefícios gerados por nossas atividades. Foram constatadas espécies bioindicadoras de boa qualidade ambiental, o que atesta a efetividade das ações de preservação do meio ambiente na região de influência da empresa”, afirma Milton Steagall, CEO do Grupo BBF.

O cultivo da palma de óleo pelo Grupo BBF segue à risca a legislação brasileira, considerada uma das mais rigorosas do mundo. De acordo com o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (Decreto 7.172), seu cultivo recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia. Em um robusto trabalho conduzido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram identificados mais de 31 milhões de hectares aptos ao cultivo da palma na Amazônia”.

“Inserimos o cultivo da palma em áreas antropizadas, que estavam nuas, sem vida alguma, uma planta que recupera o solo degradado e colabora com a conectividade entre ambientes naturais, mitigando impactos associados à fragmentação dos ecossistemas, o que contribui com a preservação da biodiversidade da região. Além disso, a palma de óleo gera emprego e renda para a população local e seu destino final é a geração de energia renovável e biocombustíveis. É um exemplo de bioeconomia e um modelo para geração de riqueza na região, que possibilita manter a floresta em pé”, explica Steagall.

O Grupo BBF é produtor de óleo de palma na América Latina. A empresa cultiva 60 mil hectares com a planta no Pará e outros 15 mil em Roraima, aproximadamente. Nessas áreas, são capturados anualmente cerca 800 mil toneladas de carbono: 729 mil toneladas no Pará e 71 mil toneladas em Roraima. Além disso, a empresa cuida de mais de 60 mil hectares de áreas de Reserva Legal, que estocam anualmente cerca de 26,6 milhões de toneladas de carbono no Pará e 3,1 milhões toneladas de carbono em Roraima. 

Redução no desmatamento

Outra influência positiva da operação da empresa está na redução dos focos de desmatamento. Áreas próximas às operações do Grupo BBF em São João da Baliza (RR) possuem 85% menos alertas de desmatamento do que áreas mais afastadas na mesma região, segundo levantamento realizado a partir da plataforma de monitoramento “MapBiomas Alerta”.

De acordo com levantamento feito em novembro de 2023, em um raio distante 50 km da área em que o Grupo BBF realiza o cultivo sustentável da palma de óleo são identificados mais de 21 mil hectares com alerta de desmatamento. Reduzindo esse raio para 15 km de proximidade da empresa, observa-se uma diminuição de aproximadamente 85% dos alertas, reforçando que onde há emprego e renda existe a diminuição do desmatamento e a proteção para manutenção da floresta em pé.

Sobre o Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, produtora de óleo de palma na América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa atua na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.



Congresso Nacional se posiciona a favor do fisco

Além do CARF e do judiciário, agora o poder legislativo é que adota posicionamento pro-fisco ao aprovar a Lei nº 14.873/24, que publicada no ultimo dia 29, limita a utilização de créditos reconhecidos judicialmente pelos contribuintes e delega ao Ministro da Fazenda a competência para estabelecer as regras de limitação.

Fruto da conversão da Medida Provisória nº 1.202/23, a lei convalida regras que já existem desde janeiro de 2024, ocasião em que Ministério da Fazenda fixou limites aos contribuintes para compensação de créditos oriundos de decisão judicial transitada em julgado pela Portaria Normativa MF nº 14/24.

A portaria restringe a compensação dos créditos tributários de valor igual ou superior a R$ 10 milhões, ao estabelecer a quantidade mínima de meses que o crédito poderá ser utilizado, indo desde 12 meses para valores entre R$ 10.000.000,00 a R$ 99.999.999,99 e até 60 meses para valor igual ou superior a R$ 500.000.000,00.

De acordo com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad esta medida é necessária para o país equilibrar as contas públicas e atingir déficit zero em 2024, isso porque as compensações causaram queda de arrecadação de mais de R$ 60 bilhões em 2023.

Para Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, “a restrição da utilização imediata do crédito pelo contribuinte caracteriza empréstimo compulsório, o qual só pode ser instituído por lei complementar, como previsto no artigo 148, da Constituição Federal, além de infringir o direito adquirido e a coisa julgada.”

Em janeiro de 2024 o Partido Novo ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7587 questionando a limitação do direito de compensação, estabelecida a época pela Medida Provisória nº 1.202/23.

Segundo Ricardo, “o Governo, para evitar a judicialização pelos contribuintes, precisa esclarecer diversos pontos como, quais créditos serão atingidos pela limitação da compensação, os que já entraram com pedido de compensação junto à Receita Federal, os resultantes de ações ajuizadas antes da MP, mesmo que ainda sem decisões definitivas”.

“Outro ponto que precisa ser esclarecido é quanto ao limite mensal de compensação, é por contribuinte ou por ação judicial? Este ponto faz uma grande diferença, isso porque se for por ação judicial o contribuinte que tiver êxito em 2 ações judiciais terá um limite de compensação mensal dobrado.”, afirma Ricardo.



Estudo aponta dados sobre a produção industrial nacional

Segundo os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial nacional cresceu 0,9% em março de 2024 em comparação a fevereiro, na série com ajuste sazonal. A publicação aponta que este é o segundo avanço consecutivo e destaca a intensificação da variação positiva de 0,1% registrada em fevereiro. O conteúdo divulgado ainda mostra que no acumulado do ano, o setor industrial teve uma expansão de 1,9%, enquanto a taxa anualizada, que considera os últimos 12 meses, avançou 0,7%.

Conforme informado na publicação do IBGE, a comparação sem ajuste sazonal com março de 2023 mostrou uma queda de 2,8%, interrompendo uma sequência de sete meses de resultados positivos. Entre as grandes categorias econômicas, bens intermediários e bens de consumo semi e não duráveis registraram crescimento de 1,2% e 0,9%, respectivamente, em relação ao mês anterior. Por outro lado, bens de consumo duráveis e bens de capital apresentaram recuos de 4,2% e 2,8%, respectivamente.

A publicação aponta que, dentre os 25 ramos industriais pesquisados, apenas cinco mostraram avanço na produção em março de 2024. As influências positivas mais significativas vieram de produtos alimentícios (1,0%), produtos têxteis (4,5%), impressão e reprodução de gravações (8,2%) e indústrias extrativas (0,2%). Em contrapartida, atividades como veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,0%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-13,3%) exerceram os principais impactos negativos no mês.

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que a performance dos bens intermediários, que cresceram 1,2%, é particularmente relevante. Este segmento é crucial para a construção civil, pois inclui materiais e componentes essenciais para obras. O aumento na produção desses bens sugere uma maior atividade nos projetos de infraestrutura e construção, o que pode levar a uma maior procura por equipamentos especializados, como escavadeiras, guindastes e betoneiras. José Antônio continuou dizendo que os recuos observados nos bens de capital e bens de consumo duráveis indicam uma cautela no investimento em novos projetos de larga escala. “Com a estabilização econômica e a recuperação gradual, espera-se que esses segmentos também comecem a mostrar sinais de recuperação, aumentando a demanda por locação de equipamentos de construção”.

Ainda sobre a publicação, que pode ser consultada na íntegra através do link informado no início da matéria, entre as grandes categorias econômicas, os bens de capital registraram a maior queda anual (-10,5%), seguido por bens de consumo duráveis (-6,3%) e bens de consumo semi e não duráveis (-3,2%). O segmento de bens intermediários teve uma retração de 1,4% em março de 2024 comparado ao mesmo mês do ano anterior. A média móvel trimestral da produção industrial apresentou variação nula no trimestre encerrado em março de 2024, interrompendo uma trajetória ascendente iniciada em fevereiro de 2023.

O conteúdo da publicação ainda mostra que no acumulado dos primeiros três meses de 2024, a produção industrial cresceu 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, com resultados positivos em três das quatro grandes categorias econômicas. Destaque para os setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,7%), indústrias extrativas (4,6%) e produtos alimentícios (3,7%). No entanto, atividades como produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-16,9%) e máquinas e equipamentos (-5,4%) apresentaram reduções no período.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que olhando para o futuro, é fundamental que as empresas de locação de máquinas e equipamentos estejam preparadas para atender a uma demanda crescente no futuro se houver o pensamento dos empresários for em investir em tecnologia, oferecer manutenção de alta qualidade e diversificar o portfólio de equipamentos serão estratégias chave para aproveitar as oportunidades emergentes como fazemos na unidade da empresa de locação de equipamentos em Piracicaba, São Paulo. “A adaptação às necessidades específicas de diferentes segmentos industriais será crucial para maximizar o crescimento neste cenário de recuperação industrial”.



Estudo aponta dados de resultados locais na indústria

Segundo os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial nacional cresceu 0,9% em março de 2024 em comparação a fevereiro. A publicação aponta que um resultado positivo foi observado em cinco dos 15 locais investigados pela Pesquisa Indústria Mensal (PIM) Regional. O conteúdo aponta que as maiores altas foram registradas no Pará (3,8%), Mato Grosso (2,5%) e Santa Catarina (2,3%). Por outro lado, Amazonas (-13,9%) e Paraná (-13,0%) mostraram os maiores recuos no mês. No acumulado do ano, a alta de 1,9% da indústria nacional foi acompanhada por resultados positivos em 16 dos 18 locais pesquisados, conforme os dados informados.

Como pode ser observado na publicação do IBGE, o Pará se destacou com uma alta de 3,8%, sendo a maior taxa positiva tanto em termos absolutos quanto em influência nos resultados nacionais. Mato Grosso e Santa Catarina também apresentaram avanços, com aumentos de 2,5% e 2,3%, respectivamente. A publicação aponta ainda que o Amazonas registrou uma queda de 13,9%, interrompendo três meses consecutivos de crescimento.

Os dados apresentados informam que o Paraná também mostrou um recuo de 13,0%, impactado pelos setores de derivados de petróleo e biocombustíveis e de produtos químicos. Além disso, observa-se na publicação, apontamentos negativos em outros estados e regiões do país. Pernambuco (-6,3%), Região Nordeste (-5,7%), Mato Grosso do Sul (-4,3%), Minas Gerais (-3,6%) e Bahia (-3,4%) recuaram mais do que a média nacional (-2,8%), enquanto Santa Catarina (-2,6%), Rio Grande do Sul (-2,1%), Maranhão (-1,8%) e São Paulo (-1,6%) completaram o conjunto de locais com resultados negativos, quando existe a comparação com os dados de março em 2023.

A publicação aponta ainda que, na comparação com março do ano passado, a produção industrial do país caiu 2,8%, com resultados negativos em 11 dos 18 locais analisados. Paraná (-12,6%) e Amazonas (-10,9%) registraram os maiores recuos. Já nas informações sobre o acumulado no ano, a publicação aponta que no Mato Grosso (6,2%), Ceará (6,0%), Rio de Janeiro (5,9%), Espírito Santo (5,5%), Amazonas (4,4%), Santa Catarina (3,5%), Bahia (3,3%), Rio Grande do Sul (3,0%), Pará (2,3%), Mato Grosso do Sul (2,3%), Minas Gerais (2,2%) e São Paulo (2,1%) apontaram taxas positivas mais intensas do que a média nacional (1,9%), enquanto Maranhão (0,5%) e Região Nordeste (0,4%) completaram o conjunto de locais com crescimento na produção no índice acumulado no ano.

José Antônio Valente, diretor da empresa locadora de equipamentos Trans Obra, afirmou que com a produção industrial nacional apresentando uma alta acumulada de 1,9% no ano, é fundamental que o setor de locação de máquinas e equipamentos esteja alinhado com as tendências de crescimento. José Antônio continuou dizendo que o aumento na produção em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, que possuem economias diversificadas, sugere que a demanda por equipamentos de construção e industriais deve permanecer robusta. “Empresas que investirem em inovação, manutenção e atualização de seu parque de máquinas estarão melhor posicionadas para aproveitar essas oportunidades”.

Os dados do IBGE sobre o acumulado dos últimos doze meses, que avançou 0,7% em março de 2024, apesar de mostrar crescimento, revelam uma desaceleração em comparação com o resultado de fevereiro (1,0%).

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que regiões que mantiveram ou aumentaram seu dinamismo e resultado, como Rio Grande do Norte (de 19,3% para 20,6%) e Goiás (de 7,6% para 8,5%), mostram um cenário mais promissor. Empresas de locação de máquinas e equipamentos devem estar prontas para atender a todas as demandas específicas no cenário industrial nacional, garantindo a disponibilidade de equipamentos adequados para suportar qualquer demanda solicitada na indústria nacional, principalmente a indústria envolvida com a construção civil, que pode demandar máquinas e equipamentos de grande porte, como na linha amarela e também máquinas de pequeno porte ou até mesmo equipamentos menores como na locação de andaimes para atender necessidades específicas.



Junho é o mês da consciência ambiental

O mês de Junho é marcado por datas importantes que fortalecem a reflexão sobre a preservação da natureza. As comemorações começam em 3 de junho com o Dia Nacional da Educação Ambiental, depois segue com o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Nacional da Ecologia e da Reciclagem, dia 5 de junho.

No Brasil, duas leis mostram que a Educação Ambiental é um processo permanente de construção dos valores que visam promover a sustentabilidade: a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criada em 1999, e a Política Estadual de Educação Ambiental, de 2007.

“A educação ambiental está presente nas escolas, mas precisa estar no âmbito familiar, somente assim atingirá as pessoas em sua totalidade. Dentro dos lares que precisam ser divulgados os principais conceitos para que as boas atitudes sejam consolidadas. A parceria escola-família conseguirá desenvolver um poder transformador em prol dos recursos naturais”, pontua Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pelas Nações Unidas, em 1972, com o propósito de conscientizar e destacar os desafios ambientais existentes no planeta. Este momento é oportuno para salientar sobre as consequências relacionadas às mudanças climáticas, que têm intensificado a gravidade de tragédias ambientais no Brasil e no mundo.

O Dia Nacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2009, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o reaproveitamento de materiais descartados, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O Dia da Ecologia foi criado em homenagem à Conferência de Estocolmo. Inicialmente, essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais, e tem como objetivo promover atividades de proteção, conscientização e preservação do meio ambiente, criando debates e reflexões sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra está enfrentando.  

 “Essas datas despertam na sociedade a vontade de obter cada vez mais informações sobre as mudanças climáticas e reforçam a necessidade de ações para frear as consequências do aquecimento global, além de proporcionar gestos comunitários que possam preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Mediktor adquire a Sensely e consolida sua posição como líder em soluções de saúde baseadas em IA

BARCELONA e SAN FRANCISCO, June 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Mediktor, empresa líder em saúde digital, anunciou a aquisição da Sensely, provedora de saúde digital sediada em San Francisco, que foi pioneira na criação de uma plataforma de conversação baseada em empatia para apoiar sistemas hospitalares e serviços de seguros de saúde de classe mundial. Essa consolidação de duas provedoras líderes mundiais de soluções impulsionadas por inteligência artificial estabelece um importante marco na tecnologia médica, estendendo a presença global da Mediktor para mais de 35 países e expandindo sua atuação nos Estados Unidos.

A fusão cria uma das maiores provedoras globais de soluções baseadas em IA no ecossistema de saúde. A nova organização será impulsionada por uma plataforma de saúde conversacional enriquecida para ajudar a aumentar a eficiência e reduzir os custos usando suas tecnologias complementares, incluindo o assistente médico de IA da empresa. De acordo com uma pesquisa recente de clientes de seguros, 54% dos pacientes que o utilizaram estavam satisfeitos com a orientação médica fornecida e não precisaram de serviços adicionais ou acompanhamento de um médico.

“Esta aquisição é um passo transformacional para a Mediktor e reforça nosso compromisso com a inovação em saúde digital. Ao unir forças com a Sensely, estamos prontos para oferecer uma solução de IA líder e de alta qualidade para múltiplos negócios, melhorando, em última análise, o acessoàsaúde de milhões de pessoas”, afirma Cristian Pascual, CEO da Mediktor.

Como resultado da integração, a Mediktor adquirirá o conteúdo educacional de saúde da Mayo Clinic, que foi desenvolvido como parte de um acordo pré-existente com a Sensely. Mayo Clinic também se tornará acionista da empresa recém-integrada e terá um assento no Conselho de Administração como observadora.

A MTIP, uma empresa suíça de capital de crescimento e parceira de longa data da Mediktor, reafirmou sua confiança na visão e direção da empresa. Como membro do Conselho de Administração da Mediktor, a MTIP comunicou seu inabalável apoio financeiro e estratégicoàaquisição da Sensely pela empresa eàestratégia geral de crescimento da empresa.

Ao mesmo tempo, a Aliath Bioventures, uma empresa de capital de risco que vem apoiando a Mediktor desde 2018, também desempenhou um papel significativo na facilitação desta aquisição. A Aliath permanece profundamente comprometida em apoiar o crescimento estratégico da Mediktor, fortalecendo sua liderança de mercado e seu sucesso a longo prazo.

“A Mediktor e a Sensely representam a sinergia perfeita entre avaliação de sintomas baseada em IA e assistência virtual impulsionada por empatia que coloca os pacientes no centro”, disse Adam Odessky, co-fundador e CEO da Sensely. “A combinação dessas duas organizações fornece aos clientes um conjunto abrangente e forte de serviços de tecnologia que comprovadament aumentam a eficiência e reduzem os custos operacionais das instituições, enquanto oferece serviços de engajamento personalizados incomparáveis para pacientes e membros de seguros. Estamos animados para compartilhar a visão da Mediktor de se tornar um player líder em um ambiente de saúde digital competitivo e em evolução.”

A Mediktor planeja integrar a equipe de gestão atual da Sensely na nova organização, onde o Sr. Odessky assumirá o cargo de Diretor de Produto, trazendo sua vasta experiência e liderança para a equipe.

Sobre a Mediktor

A Mediktor é o chatbot médico baseado em IA mais avançado para triagem e pré-diagnóstico, que orienta os pacientes para o nível adequado de cuidados no momento certo – melhorando o acesso enquanto possibilita uma navegação de cuidados mais eficiente. Impulsionado por um motor de IA sofisticado que permite aos usuários conversar naturalmente em vários idiomas, o SaaS White-Label da Mediktor é omnichannel e pode ser facilmente incorporado em qualquer interface (web, móvel, chatbot). Os clientes da Mediktor incluem planos de saúde, hospitais e sistemas de saúde, empresas de telemedicina e industrias farmacêuticas. Para mais informações, visite www.mediktor.com

Sobre a Sensely

A Sensely é uma das principais inovadoras em plataformas baseadas em avatares e chatbots, projetadas para auxiliar os beneficiários de seguros de saúde com os serviços e recursos de saúde sempre que precisarem. Com escritórios em São Francisco e Londres, as equipes globais da Sensely fornecem soluções de assistente virtual para uma variedade diversificada de setores de saúde, incluindo empresas de seguros, sistemas hospitalares e indústrias farmacêuticas em todo o mundo. Para mais informações, visite www.sensely.com.

Sobre a MTIP
A MTIP é uma empresa suíça de capital de crescimento que investe em empresas tecnológicas europeias que visam revolucionar a saúde global. A equipe aproveita sua vasta experiência no setor para ajudar a expandir negócios de tecnologia sanitária bem-sucedidos e sustentáveis. Para mais informações, visite www.mtip.ch.

Sobre a Aliath Bioventures
Aliath Bioventures, anteriormente conhecida como Alta Life Sciences, é uma empresa de capital de risco em ciências da vida parte do grupo AltamarCAM. A Aliath visa fornecer soluções para os desafios de saúde mais urgentes, direcionando empresas de saúde tecnológicas construídas sobre tendências inovadoras e disruptivas. Para mais informações, visite https://www.aliathbio.com/.

Contato para Relações com a Mídia
David Patti
Telephone: +1 908.421.5971
Email: dspcommsconsulting@gmail.com
www.mediktor.com

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/3bc41a42-969c-4069-9c9e-22e128228d60 


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