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Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país

A Klüber Lubrication vem reforçando nos últimos anos o seu foco em inovação, com iniciativas para promover maior conectividade e proximidade com os clientes, além de aprimorar a eficiência e os resultados na operação. A empresa do Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias e soluções que visam moldar o futuro da indústria química.

A estratégia de inovação passa por quatro frentes de negócios principais: na venda de valor e serviços para o cliente, em eficiência operacional, na linha de produtos e no modelo de negócios. Para isso, identifica as principais tendências e necessidades do mercado em um estágio inicial e transforma esses insights em valores tangíveis que podem ser aplicados na prática diariamente.

Isso levou a empresa a um dos principais reconhecimentos de inovação aberta do país, o Ranking 100 Open Startups 2023, em outubro do ano passado, no qual ficou na 4ª posição entre as mais inovadoras da categoria Química. A premiação reflete o compromisso da Klüber Lubrication com o tema e o papel ativo no ecossistema de inovação brasileiro.

“O desafio está em como podemos nos tornar atrativos para os empreendedores se relacionarem conosco. Estarmos presentes e conectados aos principais players do ecossistema de inovação – entre startups, universidades, ICTs, clientes e fornecedores – é extremamente relevante e está alinhado aos nossos valores, como marca com visão de futuro, que abraça a inovação e está aberta a novas possibilidades”, destaca Mateus Brandão, Especialista em Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Klüber Lubrication.

A empresa acredita na inovação aberta como instrumento de solução de desafios de clientes e desafios internos, além do engajamento e capacitação de colaboradores para fortalecimento da marca. Para resolver as principais dores da indústria e dos clientes de forma ágil e eficiente, a Klüber Lubrication vem desenvolvendo serviços digitais e outras iniciativas em processos e produtos que garantem uma manutenção preditiva total (MPT) como:

  • Oil Condition Analysis (OCA), plataforma centralizada que traz ao cliente a informação completa do status de análise das amostras dos lubrificantes em suas aplicações. A solução visa ampliar a visão das informações e especificações do lubrificante utilizado nos equipamentos.
  • Plataforma digital de treinamentos – modelo que complementa os treinamentos presenciais para clientes, com módulos virtuais (como sustentabilidade, monitoramento de lubrificantes, eficiência energética e lubrificação de elementos de máquina, entre outros) em uma plataforma online e emissão de certificados na conclusão. Permite também acompanhamento dos resultados pelo gestor de manutenção.
  • Cotação expressa – solução de eficiência operacional traz ganho às equipes de vendas na cotação de produtos. Com o novo sistema centralizado, é possível acessar e localizar preços e especificações de qualquer item do portfólio em aproximadamente 10 minutos, ante 48 horas no modelo anterior.
  • Eficiência Energética e Sustentabilidade – criação de um departamento específico para aprimorar a medição de ganhos, da redução do consumo de energia (KlüberEnergy) e da eficiência de componentes, além da atuação de manutenção preditiva. 
  • Hidro-lubrificantes, com tecnologia recentemente desenvolvida que usa água como óleo base e garante um maior alcance em e-mobility. 
  • Produtos à base de óleos naturais, como o Klüberbio LG 39-700, que ajudam os clientes a cumprir os crescentes regulamentos ecológicos.

Para 2024, a Klüber Lubrication mantém a sua abordagem centrada no cliente e já trabalha no desenvolvimento de outros projetos, como: um aplicativo para agilizar a elaboração de planos de lubrificação de forma digital, economizando um dia de trabalho de colaborador da equipe de vendas; um outro aplicativo para rastreio de pedidos e acompanhamento do tempo de entrega pelo próprio cliente; soluções de dispositivos IOT, em parceria com startups, que permitem realizar a manutenção preditiva de ativos e acompanhar o consumo do produto nos equipamentos; uma plataforma de geração automática de pesquisas de satisfação, para ganhos em eficiência operacional, além de uma solução de startups especializadas em biorremediadores e bioabsorvedores para o tratamento de resíduos gerados na planta em Barueri (SP).

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para  elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento. Presente no Brasil há mais de 50 anos, possui unidade fabril em Alphaville (Barueri-SP) e centros de serviços em diversas regiões. Na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 45001, ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.

Mais informações:

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Mercado de LEDs dedicados prevê crescimento mundial de 11,35% até 2029

De acordo com o estudo “Mercado de Iluminação LED”, divulgado pela Mordor Intelligence, o mercado dos LEDs dedicados movimenta 111,57 bilhões de dólares ao ano, sendo equivalente a 578,82 bilhões de reais. Os pesquisadores afirmam que, entre 2024 e 2029, o setor terá um crescimento mundial de 11,35%. O ponto central para esse salto é que os itens estão se tornando uma escolha cada vez mais popular devido à sua capacidade de proporcionar iluminação de alta qualidade com menor consumo de energia.

Segundo Vicente Scopacasa, presidente da SBLuz e especialista parceiro da Expolux, os estudos de iluminação indicam que a tendência do futuro é a obtenção da luz branca através da mescla de LEDs coloridos, o que resultaria em um maior controle e eficácia.

“Os LEDs são componentes semicondutores e isso representa alta confiabilidade quanto à qualidade. O controle da corrente elétrica e da temperatura de operação são fatores preponderantes para a garantia tanto do desempenho quanto da durabilidade fornecidos por essa tecnologia”, explica.

O aumento da eficácia luminosa é a base fundamental para reduzir ainda mais os impactos ambientais em função da diminuição da energia elétrica necessária para a obtenção de luz. A utilização de microLEDs coloridos dispensaria a necessidade de materiais fosforescentes e contribuiria na diminuição dos impactos ambientais. “Pelo fato de apresentarem alta eficácia (Lúmen/Watt) quando comparado com as lâmpadas convencionais, a economia energética passa a ser um fator preponderante em função da necessidade de menos energia elétrica para a obtenção do fluxo luminoso desejado na aplicação”, completa Vicente.

Os benefícios oferecidos pelos LEDs impulsionaram sua adoção no setor residencial. Segundo o relatório do Consumo de Energia Residencial (RECS) nos Estados Unidos conduzido pela IEA, 47% dos lares norte-americanos atualmente utilizam LEDS para a maioria ou totalidade de suas demandas de iluminação. Em 2024, a iluminação LED residencial detém uma fatia no mercado mundial maior em comparação com as opções halógenas, incandescentes e fluorescentes.

A ascensão contínua dos sistemas de iluminação inteligentes, que podem ser controlados via smartphones e outros dispositivos, tem impulsionado cada vez mais a demanda por luzes LED. Isso se deve à facilidade de integração dos sistemas de iluminação, permitindo a criação de ambientes com inteligência artificial e cada vez mais adaptáveis para residências, escritórios e ambientes urbanos.

Todos esses temas farão parte da próxima edição da Expolux, confirmada para acontecer entre os dias 17 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Sobre a conexão com o atual momento de mercado, a gerente do evento, Tatiana Rassini, diz: “a cada dois anos temos a oportunidade de reunir o setor para debate dos próximos passos da indústria, considerando o que há de mais avançado em tecnologia, mas também o comportamento, mudanças urbanas e sociais. Será uma grande edição e logo anunciaremos mais novidades”.

Sobre a Expolux

Com 18 edições, a Expolux é um evento 100% voltado ao mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecida como a plataforma ideal para atualização, ampliar visão estratégica, conhecer inovação e impulsionar contato direto com os principais players do mercado.

Mais informações em: https://www.expolux.com.br

RX

A RX oferece conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX– In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors. 

Informações para imprensa

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Cuidado capilar ganha atenção dos brasileiros

Não é de hoje que o Brasil ocupa sempre posição de destaque quando o tema é mercado de beleza. Segundo a Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), por meio de seu panorama anual de mercado, o mercado da beleza no Brasil, é um dos maiores do mundo, ficando em quarto lugar no ranking promovido pela Euromonitor International.

Segundo dados divulgados pelo portal Mercado & Consumo, quase 8 em cada 10 pessoas adquirem, todos os meses, pelo menos, um produto do segmento (78%).

Mas não é somente a vaidade que leva o brasileiro a cuidar da saúde capilar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que a queda capilar é um dos sintomas que podem persistir mesmo após a recuperação da Covid-19. As causas para o fenômeno incluem a ocorrência de febre alta, a redução da oxigenação do folículo capilar e o estresse causado pela doença.

Para usufruir dos benefícios que um tratamento capilar pode proporcionar, estabelecer uma rotina capilar é uma alternativa eficaz e pode ser realizada tanto num salão de beleza quanto em casa.

“A rotina capilar vai variar de acordo com o perfil do cliente. O foco sempre é a saúde e beleza do cabelo, mas a terapia adotada depende se estamos falando de mulheres ou homens, suas faixas etárias e texturas de cabelo. Isso pode abranger desde produtos básicos de cuidados diários até tratamentos mais especializados”, destaca Rosania Marinho, terapeuta capilar integrativa.

Além do objetivo-fim, que é uma melhor saúde capilar, há também a realização pessoal. “Como profissional na área de saúde e beleza capilar integrativa, estou certa de que o brasileiro busca uma melhor autoestima, para além do cabelo saudável. O bem-estar emocional e autoconfiança melhoram quando o cabelo está bem cuidado”, conta a profissional.

O Brasil tem um mercado robusto de saúde e beleza capilar, e é amplamente conhecido por seus técnicas de tratamento e produtos naturais.

Apesar da forte atuação nacional, a concorrência global impulsiona a constante evolução do setor. “Na terapia integrativa, as abordagens se concentram em uma visão holística, incluindo desde terapia de aromaterapia, gel terapia, nutrição capilar, laser, led de baixa potência, massagem capilar e tratamentos com sinergias de óleos essenciais”, destaca Rosania.

Todavia o maior desafio é o comprometimento do paciente brasileiro. “Nosso povo tem o imediatismo como premissa para qualquer serviço que contrata. Para uma boa saúde capilar é imprescindível contar com a orientação de um profissional experiente, qualificado e disciplina por parte do paciente”, completa.



RS Vigia realiza monitoramento 24 horas com auxílio de IA

A segurança patrimonial é uma preocupação constante para empresas e condomínios, que buscam soluções eficazes para proteger seus ativos e proporcionar tranquilidade aos seus colaboradores e moradores. De acordo com dados do Mapa da Segurança Pública 2024, com os indicadores e dados estatísticos referentes a 2023, são furtados por dia 602 veículos. São Paulo concentra 62,8% do total de furtos de veículos ocorridos no país. Em relação aos roubos, no ano passado, do total dos registros, 133.241 tiveram o emprego de violência ou de grave ameaça. 

Para trazer uma alternativa ao mercado, a RS Serviços, empresa especializada em serviços terceirizados de limpeza, portaria, recepção, vigilância, inclusive o de segurança patrimonial, agregou ao seu portfólio o equipamento RS Vigia.

A ferramenta consiste em um totem equipado com um sistema de câmeras que transmitem, em tempo real, as imagens às centrais de monitoramento da empresa ou residência. O recurso tecnológico também dá acesso à polícia, para investigações de crimes, sempre que solicitado, já que seu campo visual registra transeuntes e ruas, entre outras movimentações. As imagens são gravadas em nuvem e ficam armazenadas pelo período necessário e combinado com o cliente.

“Atualmente, são mais de 500 pontos de imagens em áreas urbanas, promovendo apoio na proteção de condomínios e empresas, e colaborando com a proteção comunitária”, explica Renan Domingos, superintendente de tecnologia RS Serviços.

Além disso, por meio da IA, as câmeras são capazes de identificar situações atípicas e disparar alerta às centrais que irão visualizar e confirmar, ou não, as suspeitas.

Entre algumas funcionalidades da ferramenta, estão:

– Design ostensivo: para a dissuasão de crimes;

– Câmeras que oferecem imagens com resolução para identificação de ocorrências;

– Monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, com equipe especializada na recepção e tratamento de eventos;

-Software de inteligência artificial que identifica movimentos atípicos e emite alerta às centrais de monitoramento e aciona, se preciso, a Polícia Militar;

– Equipe de assistência técnica 24 horas para apoio em manutenções;

– Implantação facilitada, pois necessita apenas de um ponto de energia e internet.



Uso de telas digitais avança 8,1% ano, segundo pesquisa

Em um cenário cada vez mais competitivo, o varejo busca constantemente maneiras inovadoras de atrair e engajar os consumidores. Segundo mostram pesquisas recentes, o digital signage – ou sinalização digital, são telas digitais para exibir conteúdo multimídia para transmitir informações, promover produtos ou serviços e melhorar a comunicação com o público -, hoje presente em diversos segmentos tais como lojas, supermercados, redes de franquias entre outras, vem ganhando grande espaço.

Segundo relatório da Grand View Research, o tamanho do mercado global de sinalização digital foi estimado em US$ 26,76 bilhões em 2023 e deverá crescer a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,1% de 2024 a 2030. Este crescimento do mercado é credenciado à crescente demanda pela promoção digitalizada de produtos e serviços para atrair a atenção do público-alvo. Isso reflete o aumento da demanda por soluções de sinalização digital em várias indústrias, incluindo varejo, hospitais, aeroportos e outros.

Segundo o relatório, isso se deve ao fato de que a comunicação digital é mais eficaz na captura da atenção dos consumidores e na transmissão de mensagens de marketing de forma dinâmica, criando ambientes visualmente estimulantes.

Usuário de um desses sistemas, Guido Franchini Neto, sócio consultor da ATTA Consultores, sediada em Umuarama, Paraná, revela que a opção por uma plataforma gestora de Digital Signage ocorreu na busca por um modelo que trouxesse mais agilidade e precisão na transmissão de conteúdo para vitrines e áreas internas de um dos seus clientes.

“No nosso caso, transmitimos conteúdo para 24 unidades de uma rede com presença em estados diferentes, com vídeos atualizados com frequência. Adotar um sistema com um painel de administração nos trouxe praticidade e agilidade a esse processo, assim como um maior controle na ativação das campanhas no ponto de venda. Além disso, afetou positivamente a rotina dos nossos gestores locais, que agora não precisam lidar diretamente com essas atualizações,” revela.

Já o fornecedor Antonio José Canjani, CEO da TV Sin, cujo software traz versões português, espanhol e inglês, acrescenta que a flexibilidade na gestão de conteúdo é uma característica crucial das telas de sinalização. “Os varejistas podem facilmente atualizar promoções, ofertas especiais e informações de produtos em tempo real, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores. Essa capacidade de resposta ágil permite que os clientes estejam sempre atualizados com as últimas novidades e oportunidades de compra”, defende.

“A dinâmica de quem usa o Digital Signage para atrair o seu consumidor muda completamente. As redes de supermercados, por exemplo, podem realizar promoções de produtos que estejam perto do vencimento com agilidade, reduzindo bastante a perda de mercadorias”, lembra Antônio José.

 



Uso consciente do celular na pauta literária da 16ª Flist

Um dos maiores desafios da geração atual é o uso saudável dos smartphones. Mas como abordar esse assunto com crianças e adolescentes? Para conversar sobre essa questão, a escritora Viviane Viana, que acaba de lançar o livro infantojuvenil “Ah, se Graham Bell falasse!” (Franco Editora), participará, no dia 18 de maio, da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

A autora, que é Mestre em Educação e estudou, há 15 anos, as contribuições da tecnologia para o aprendizado, agora, em seu novo livro infantojuvenil, trata dos excessos no uso das telas. “O que se discute é a moderação. Os smartphones são ferramentas multifuncionais incríveis, porém, a dependência nociva causa problemas à saúde física e mental”, explica Viviane Viana.

O livro utiliza o recurso da rima para descrever situações em que alguém exagera no uso do celular, enquanto o título “Ah, se Graham Bell falasse!” funciona como um refrão, que se repete cena após cena até o inventor, a quem se atribui o desenvolvimento do telefone, dar sua opinião sobre a situação atual, em que o celular se tornou quase uma extensão do próprio corpo.

A ideia é que as crianças e os adolescentes se divirtam com a leitura, se lembrem de experiências parecidas e reflitam sobre a necessidade de se estabelecer limites às tecnologias, além de respeitar o espaço do outro. E nesse ambiente em que o propósito é fornecer elementos para que a garotada faça escolhas de forma consciente, a escritora defende a importância da formação de leitores. “É preciso estimular o hábito da leitura desde cedo. A literatura desempenha um papel fundamental para que possamos compreender melhor o mundo e suas transformações, ampliar repertórios e formar sujeitos mais empáticos”, afirma Viviane Viana.

Serviço

A Festa Literária de Santa Teresa, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) com curadoria da escritora Ninfa Parreiras, acontece nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h, com atividades gratuitas para públicos de diversas faixas etárias. Esta é a 16ª edição da Flist, que ocorre pela primeira vez fora do bairro carioca que dá nome ao evento, em função da reforma do Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas.

Viviane Viana estará no dia 18 de maio, às 14h30, no salão do Palacete do Museu Histórico da Cidade. A autora participa da Flist a partir de uma parceria do Ceat com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), da qual ela faz parte, e que celebrará 25 anos de existência em evento na Festa Literária.



Empresas brasileiras marcam presença na OTC 2024 em Houston

Mais de 55 empresas brasileiras marcaram presença na Offshore Technology Conference  2024, que chega ao fim nesta quinta-feira (09), em Houston, nos Estados Unidos. Reconhecida como a principal feira de petróleo e gás do mundo, a OTC teve foco na cadeia de suprimentos para o segmento offshore (marítimo) e forte representação brasileira.

Durante os cinco dias do evento, empresas nacionais do setor de Óleo e Gás participaram ativamente da programação oficial e em eventos paralelos liderando rodadas de negócios, encontros de relacionamento e discussões voltadas sobre a busca por tecnologias e inovações para garantir a segurança energética do mundo no contexto de transição para um futuro mais sustentável e de baixo carbono.

“Foi extremamente importante participar dessa edição. De fato, neste ano o tema principal foi relacionado à transição energética e percebemos muitas possibilidades para a  indústria brasileira. É uma oportunidade para o nosso setor conhecer as novidades, olhar e direcionar um pouco mais as tecnologias, fechar novos negócios e, principalmente, desenvolver o mercado nacional”, afirma Pedro Ghiatã CEO da Infotec Brasil, empresa especializada em Terceirização de Serviços, Processos (BPO) e Pessoas que enviou uma comitiva de lideranças para Houston. 

Petrobras reconhecida: um dos grandes destaques nacionais na OTC foi a conquista do “Distinguished Achievement Award” pela Petrobras. A premiação aconteceu no primeiro dia de evento e o troféu foi entregue nas mãos de Jean Paul Prates, presidente da empresa. O reconhecimento veio pelas  inovações implementadas na Bacia de Campos, com destaque para os trabalhos no campo de Marlim. Com o uso de tecnologia e capacidade técnica única, aumentando em 230 mil barris por dia a produção nos campos da região.
Outras agendas: Além da premiação – que foi parte da programação oficial do evento – outros encontros paralelos reuniram empresários brasileiros com líderes do mercado internacional. O “6º Encontro dos Brasileiros” foi organizado pela FVG Energia  e aconteceu também em  Houston. Na ocasião, profissionais do setor energético discutiram e dividiram informações para o avanço do conhecimento científico e técnico dos recursos offshore. Já a 10ª edição do encontro “Brazil Energy Meeting”, ocorreu na véspera da abertura da OTC e contou com a presença de Prates, do Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, Outra agenda que teve presença brasileira foi no ABS Meeting, que pontuou o acordo marítimo e tecnológico entre a ABS e Seatrium que visa colaborar na aceleração da descarbonização e na transição energética.



Gêmeos Digitais: técnica traz inovação na construção civil

O termo Gêmeos Digitais, ou Digital Twins – em tradução livre –, consiste na criação de réplicas virtuais de objetos ou sistemas físicos que podem ser usados para simular, analisar e otimizar processos em diferentes estágios de desenvolvimento. O conceito, apresentado em 2002 por Michael Grieves, permite uma representação precisa do comportamento e do desempenho dos sistemas físicos em um ambiente virtual, facilitando tomadas de decisões mais rápidas e eficazes.

Esse tipo de interação permite que o engenheiro ou arquiteto consiga identificar com mais facilidade todos os pontos que deverão ser ajustados ao longo da obra e, principalmente, tudo aquilo que ainda pode ser melhorado no projeto. A simulação de projetos por meio de uma réplica digital é possível graças aos dados coletados com a ajuda de outras tecnologias, como scanner 3D, drones, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e machine learning.

Todos esses apoiadores têm por finalidade garantir que os Digital Twins estejam integrados a sensores que permitam a coleta de dados em tempo real, tornando-se assim uma réplica atualizada e dinâmica, possibilitando análises profundas e a tomada de decisões mais eficazes. 

“Por exemplo, em um prédio comercial, sensores de presença, qualidade do ar e detecção de vazamentos podem fornecer informações contínuas sobre as condições do prédio”, explica o engenheiro e desenvolvedor de software Eduardo Prata Martins Zonta.

Ele conta ainda que, com base nesses dados, o sistema pode otimizar a eficiência energética de um prédio ajustando sistemas de iluminação e ar-condicionado automaticamente em áreas não utilizadas ou melhorando a ventilação em áreas onde a qualidade do ar é insuficiente.

“Além disso, o sistema pode alertar sobre vazamentos de água ou gás e até mesmo tomar medidas preventivas, como fechar automaticamente válvulas de água para mitigar danos causados por vazamentos detectados pelos sensores”, comenta Zonta. 

Na operação de edifícios inteligentes (Smart Buildings), os gêmeos digitais se mostram ainda mais essenciais. Utilizando sistemas integrados, é possível empregar o modelo digital não apenas para simulação e análise, mas também para gerenciar eficientemente os ativos e documentos de um edifício. 

“Por exemplo, dentro do modelo digital, cada componente físico, como uma impressora, pode ter uma réplica virtual detalhada. Usuários podem acessar facilmente todos os documentos relacionados a essa impressora – manuais, registros de manutenção, especificações técnicas – simplesmente selecionando sua representação no modelo digital”, explica Eduardo.

Tecnologia aliada à economia e ao meio ambiente

Em relação à questão econômica e ambiental, a utilização de gêmeos digitais oferece benefícios significativos como, por exemplo, eficiência energética. Por meio da integração com sistemas inteligentes de gestão de energia, a inteligência artificial pode ser aplicada para adaptar automaticamente os sistemas de aquecimento e refrigeração às condições reais, como temperatura externa e ocupação interna dos edifícios. 

“Isso permite uma operação mais eficiente, reduzindo o consumo desnecessário de energia e, consequentemente, os custos operacionais”, afirma Zonta.

Com o suporte da IA, os gêmeos digitais facilitam a identificação precoce de sinais de desgaste ou falha em equipamentos críticos. “Esta capacidade de previsão minimiza a necessidade de reparos emergenciais e evita interrupções no fornecimento de serviços essenciais”, diz o engenheiro de software. 

Além disso, o uso da tecnologia contribui para uma substancial redução das emissões de carbono ao aprimorar a eficiência energética dos edifícios. “Utilizando inteligência artificial, os sistemas podem prever padrões de consumo e ajustar automaticamente o uso de energia em tempo real, o que minimiza o desperdício.”



Guerreiro inaugura nova loja na capital paulista

A Guerreiro, rede de joalherias, inaugura uma nova loja em maio no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP). Com o lançamento, a empresa espera conquistar o aumento no faturamento e reforço de poder de marca, além de investir no posicionamento.

A nova unidade no Shopping Pátio Higienópolis chega para somar aos espaços que a marca já possui na capital paulista, no Shopping Iguatemi, Oscar Freire e Shopping Cidade Jardim. Além disso, a empresa atende a todo o Brasil por meio de seu e-commerce.

Na década de 1970, José Carlos Guerreiro, fundador da empresa, atuava como modelo e fazia retratos das mulheres da alta sociedade paulistana, quando entrou para o mundo das joias. Desde então, o artista e empresário investiu em misturas inusitadas de matéria-prima, como rabo de elefante. 

Pouco tempo depois, Guerreiro abriu sua primeira loja na Rua da Consolação, em São Paulo. Posteriormente, a chamada “Tenda Cigana” chegou a um novo ponto na Rua Augusta, local frequentado por artistas, famosos, membros da sociedade paulista, políticos e jovens estudantes de escolas tradicionais. 

Ainda na década de 1970, o empresário deu início a uma parceria com o ator Luis Gustavo que se estendeu até 1983. Com a reabertura da marca, no ano 2000, Guerreiro passou a se dedicar exclusivamente à criação de peças, mantendo seu estilo próprio e contando com a contribuição da esposa, Gloria Guerreiro, e filha, Juliana Guerreiro Buzolin, que buscaram trazer à marca uma estética com inspirações nas tendências mundiais. 

Franco Carvalho, diretor de marketing da Guerreiro, destaca que está havendo um reaquecimento do varejo em Higienópolis: “A região tem vivenciado um aumento de lojas do segmento de luxo. A Zara, por exemplo, é um indicador de fluxo de pessoas e aumento de receita em um shopping, como qualquer loja âncora. Por isso, há esse reaquecimento”.

Segundo um estudo realizado pela pesquisadora do Curso de Administração da Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Câmpus Santa Rosa) Daniele Cristine Ruckhaber, para 73,8% das mulheres, as joias são um presente que sempre agrada.

Além do mais, a pesquisa revelou que, para 33,4% das entrevistadas, as joias são atrativas porque lembram luxo. De acordo com a sondagem, 70% das participantes gostam da sensação de possuírem peças de ouro. O levantamento envolveu 437 mulheres, com idade entre 18 a 60 anos de idade, da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

Carvalho destaca que Guerreiro desenvolve o trabalho manual em sua joalheria e confecciona joias como edições limitadas e materiais nobres como prata, ouro e pedras preciosas. “A marca trabalha com detalhes em materiais naturais como couro de pyton, arraia e bovino, além de pedras preciosas como esmeraldas, rubis e diamantes, entre outras”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://www.guerreiro.com/



Nanotecnologia ganha espaço no mercado de cosméticos

Com o desenvolvimento científico, novas tecnologias foram incorporadas à produção de cosméticos. Uma delas é a nanotecnologia, campo do conhecimento que diz respeito ao estudo e aplicação de propriedades pertencentes à nanoescala ‒ de tamanho bastante reduzido, equivalente a um bilionésimo de metro ‒, como as nanopartículas. 

Para muitas pessoas, pode ser difícil compreender o quão pequena é essa escala. O National Nanotechnology Initiative (programa do governo dos Estados Unidos dedicado ao estudo da nanotecnologia) exemplifica a questão com uma comparação prática: “uma esfera com diâmetro de um nanômetro está para uma bola de softball da mesma forma que uma bola de softball está para a Terra”. 

Fabiana Alves, CEO da marca de cosméticos HB Health & Beauty, explica que produtos nanotecnológicos são “capazes de penetrar com facilidade nas camadas mais profundas da pele. Logo, têm grande importância na indústria global”, afirma.

“Há muito tempo, o mercado de cosméticos investe na nanotecnologia. Os resultados vêm se mostrando muito eficientes principalmente no segmento de cuidados com a pele e de tratamentos capilares”, acrescenta Fabiana. 

A marca na qual a executiva é CEO, inclusive, faz uso da nanotecnologia em suas principais linhas de produtos para potencializar a ação dos ativos contidos nas fórmulas. Entre eles, a loção que promove a repigmentação natural dos cabelos brancos e o tônico de crescimento e fortalecimento dos fios que combate a queda de cabelo.

De acordo com Rodrigo Veneziani, doutor em Química pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e professor universitário, a nanotecnologia tem um caráter inovador dentro da indústria de cosméticos. 

Ele explica, em um artigo publicado no site Talk Science, que os dois principais benefícios potenciais proporcionados pela nanotecnologia aplicada nos cosméticos são a maior penetração dos ativos na pele e uma liberação mais sustentada desse ativo ao longo do tempo, o que tende a prolongar sua ação e diminuir a necessidade de reaplicação. O especialista cita o exemplo de um protetor solar com ativos nanoestruturados, cujo efeito dura por mais tempo, permitindo que a pessoa o reaplique com uma frequência menor em comparação com outros produtos.

“Como se pode ver, as vantagens técnicas do emprego da nanotecnologia em cosméticos são óbvias e uma realidade. Essas melhorias se traduzem também em vantagens mercadológicas, uma vez que a capacidade de oferecer produtos com eficácia superior e resultados mais visíveis ao consumidor final eleva a percepção de valor desses itens”, complementa Veneziani.

Fabiana vai ao encontro dessa visão e acrescenta que “o mercado de beleza está atingindo um novo nível e os consumidores estão descobrindo o poder transformador dessa tecnologia de ponta.”

Para saber mais, basta acessar: https://gradualcolor.com.br/



Refuturiza lança EJA em formato figital

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no Brasil está atualmente em 7,9%, um dos menores índices registrados no país desde 2015, segundo a mesma instituição. No entanto, esse percentual aumenta no segmento formado por brasileiros com ensino médio incompleto, dentro do qual o desemprego atinge 13% das pessoas, o pior índice entre todas as demais categorias de trabalhadores do país, conforme revela a Agência Brasil.

Nesse contexto, a Refuturiza, ecossistema que une Educação à Empregabilidade, anuncia o lançamento de uma nova solução que passa a integrar seu portfólio de serviços: o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com formato figital — unindo a modalidade EaD à disponibilização de espaço físico para os alunos — a formação é destinada àqueles que têm interesse em cursar os anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e do Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), podendo, assim, prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e conquistar o diploma de conclusão da formação básica.

Junto ao lançamento do novo curso, que ensina disciplinas do Ensino Básico e prepara os alunos para a prova de certificação, a Refuturiza oferecerá também soluções de empregabilidade agregadas, dentre elas: orientação de carreira, teste vocacional e acesso à plataforma de empregabilidade para cadastro gratuito de currículos. De acordo com Rafael Pinho, CEO da Refuturiza, o curso de EJA integra as ações do ecossistema em prol do empoderamento educacional e financeiro da população brasileira de baixa renda.

“Entendemos que a falta de acesso à educação formal é um obstáculo significativo para muitos adultos que desejam melhorar suas perspectivas de carreira. É por isso que nossa abordagem vai além de simplesmente oferecer cursos. Nossa missão é empoderar cada aluno, capacitando-os não apenas com conhecimento, mas também com as habilidades e a confiança necessárias para prosperar no ambiente de trabalho em constante evolução”, ressalta o executivo.

O ecossistema disponibiliza condições especiais para clientes de empresas parceiras, como o Cartão de TODOS e a AllpFit.

Mais informações sobre o curso de EJA da Refuturiza estão disponíveis em: https://promo.refuturiza.com.br/refuturiza-eja



Empresa varejista anuncia novo garoto-propaganda

O Grupo Gazin, um dos maiores grupos empresariais do Brasil no setor de varejo de móveis e eletrodomésticos, serviços, informática, atacado, fabricantes de colchões e e-commerce, terá novamente o cantor Daniel como garoto-propaganda.  O cantor sertanejo, que por mais de dez anos participou de campanhas publicitárias da empresa, volta a ter seu nome associado a um dos maiores varejistas do país. 

Daniel também participará da campanha Pintando o 7, tradicional ação da Gazin com as APAEs de diversas partes do Brasil. O cantor é embaixador da APAE no país, então, mais uma vez há uma grande sinergia com a ação da varejista.  

Além disso, ele fará um show exclusivo no Varejo Experience Brasil, que será realizado de 18 a 20 de setembro em Foz do Iguaçu (PR).  

“Estamos entusiasmados por anunciar que o cantor Daniel, um ícone da música sertaneja, voltou a ser o rosto da Gazin Colchões em 2024. A escolha de Daniel reflete nossa busca constante por alinhamento com valores de excelência e afinidade com nosso público. Sua trajetória de sucesso e a admiração que desperta no público são paralelas à qualidade e confiança que a Gazin busca oferecer aos seus clientes”, afirma Edson Oleksyw, gerente de Marketing do Grupo Gazin.

Ele ainda completa dizendo que “reunir novamente Daniel à marca Gazin é um passo natural que reforça o compromisso do Grupo em proporcionar o melhor para os consumidores, com um porta-voz que é verdadeiramente admirado e querido por todos”. 

O cantor falou sobre a parceria. “Minha história com a Gazin começou de uma forma muito natural, pessoas que trabalham comigo, que são parte da minha família, posso dizer assim, foram atrás deles e foi um grande privilégio, porque já tive um projeto social chamado ‘Amigos do Daniel Futebol Clube’. E, é muito interessante e transformador conhecer pessoas com quem você se identifica, pessoas que têm histórias de vida parecidas com as tuas. E a Gazin é isso, principalmente pela questão família, que acho fundamental. Por ser uma empresa familiar, que me atraiu muito e só veio a somar com tudo que faço”, afirma. 

O Grupo Gazin é composto por 13 empresas, totalizando 415 unidades de negócio, incluindo mais de 342 lojas de varejo, 1 Atacado, 10 Indústrias e 23 Centros de Distribuição. São 58 anos de atividades. Em 2024, a Gazin foi a melhor empresa do varejo para se trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work (GPTW), nas categoria super grandes empresas (com mais de dez mil funcionários), 3ª Melhor empresa entre todos os setores para se trabalhar no Brasil – Categorias Grandes GPTW, 2ª Melhor Indústria para se trabalhar no Brasil; 2ª Melhor empresa do Paraná para se trabalhar categoria grandes; 3ª Melhor empresa do Paraná em práticas de segurança, saúde e bem-estar na categoria grandes. O grupo está presente nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Pará, Goiás, Amazonas e Tocantins. A Gazin também possui um banco digital – o Gazin Bank, Gazin Seguros, Consórcios, Serviços, Gazin Agropecuária, FIDC – Fundo de Investimento, Gazinlog, GazinTech e Ecommerce. 



Trainee da Magnum Tires abre vagas com salário de R$ 6 mil

Um dos maiores players de distribuição de pneus do Brasil, com fabricação própria, a Magnum Tires iniciou a terceira edição do seu programa trainee, Magnum Now, para recrutamento de novos talentos. Até o dia 31 de maio, estarão abertas as inscrições para o bootcamp, que vai desenvolver jovens lideranças com remuneração de R$ 6 mil mais benefícios – entre os quais plano de saúde e odontológico Bradesco, refeitório e transporte fretado até o local de trabalho. Ao todo, serão preenchidas dez novas vagas, com início do trabalho previsto para setembro.

O programa será realizado presencialmente na sede da empresa, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, e terá duração de 18 meses. Podem participar da seleção graduados entre os anos de 2018 e 2023 nos seguintes cursos: Engenharias, Ciências Contábeis, Contabilidade, Economia, Marketing, Administração e Comércio Exterior, com idades entre 22 e 32 anos. Inglês avançado ou fluente é um dos pré-requisitos indispensáveis para concorrer. O regulamento com as informações sobre o processo seletivo e o bootcamp está disponível no site https://parceiros.magnumtires.com.br/magnumnow2024.

COMPETÊNCIAS VALORIZADAS

Resiliência, iniciativa, bom relacionamento e comunicação, capacidade de autogerenciamento e intraempreendedorismo são algumas das competências buscadas para a nova geração de talentos da empresa. Sócio-fundador da Magnum Tires, o empresário Apolo Vieira destaca que a empresa pretende abrir 50 novas unidades nos próximos cinco anos, o que torna essencial o desenvolvimento de profissionais dentro da cultura organizacional do grupo.

“Nós temos no DNA da empresa uma cultura na qual o trainee é preparado para assumir cargos de liderança, isso está no nosso sangue. O time de gestão da Magnum é formado por jovens trainees que assumiram papéis importantes dentro de casa. Crescendo em um país de dimensões continentais como o Brasil, precisamos de lideranças com perfil para assumir desafios em diferentes regiões. Profissionais com essa qualidade e dispostos a desenvolver outras habilidades só têm a crescer na companhia”, destaca o executivo.

De acordo com o empresário, os novos talentos do processo seletivo têm potencial para atuar, no futuro, como peças-chave na linha de sucessão de gestores da Magnum Tires. Dentro do plano de cargos e carreira da empresa, uma das metas é promover o treinamento e formação destes profissionais para assumir posições de gerência e diretoria nos projetos de expansão.

A expectativa da Magnum é encerrar o ano de 2024 com faturamento de R$ 1,6 bilhão, um crescimento de 23% em relação ao exercício do ano anterior, cujo faturamento foi de R$ 1,3 bi. “Temos participantes da última edição que já estão coordenando as operações de outros estados, como é o caso da atual coordenadora de Alagoas e Sergipe”, complementa a gerente de RH da Magnum Tires, Daniele Coutinho. 

Os novos talentos deverão ter disponibilidade para mudanças e serão alocados em áreas como financeiro, supply chain em transporte e distribuição, comercial, marketing e administrativo.

COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO

O Bootcamp Magnum Now foi desenvolvido em parceria com a HR Tech Grow Group, multinacional especializada em conectar oportunidades para profissionais de média e alta gestão em toda a América Latina, com presença no Brasil, na Argentina, no Chile e nos Estados Unidos. 

Primeiramente, os candidatos serão submetidos a análise curricular, testes online (personalidade, raciocínio lógico, social, motivação e cultura), nivelamento de inglês e entrevista remota. Após cumpridas essas etapas, 60 pessoas serão selecionadas para o bootcamp, que tem por finalidade testar competências interpessoais, como a proatividade e a adaptabilidade dos candidatos na resolução de problemas. 

Carla Oliveira, gerente de Relacionamento e Negócios da Grow, explica que o programa será realizado ao longo de dois dias, numa dinâmica que consistirá na apresentação de metodologias ágeis e ferramentas de inovação, com palestras no primeiro dia, até resolução de problemas para um case inspirado em situações da vida real no mundo do trabalho. As entrevistas finais com os aprovados no bootcamp serão entre os dias 15 e 23 de julho, com divulgação dos selecionados no final do mesmo mês.

SOBRE A MAGNUM TIRES

A Magnum Tires é uma das maiores produtoras e distribuidoras de pneus e câmaras de ar do Brasil, com atuação há 32 anos no segmento de pneumáticos. Com um dos centros de distribuição localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, a empresa conta com filiais em todo o país, somando mais de 60 unidades em território nacional, entre os quais mais dois centros de distribuição (Itajaí/SC e Ariquemes/RO). A empresa emprega atualmente mais de 1.200 funcionários, possui cerca de 40 mil clientes ativos e mais de 300 representantes no país. No ano passado, o Grupo Magnum Tires atingiu faturamento aproximado de R$ 1,3 bilhão.

SOBRE A GROW GROUP

A Grow Group é uma holding de empresas especializadas em Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Pessoas e Consultoria para RHs, liderada pelo CEO Felipe Mançano – um pioneiro na implementação de estratégias de felicidade corporativa no Brasil. Fundada em 2015, a empresa é focada no desenvolvimento de carreira pessoal, auxiliando corporações a impulsionarem a trajetória profissional de seus talentos. Desde a sua fundação, intermediou mais de 2,7 mil conexões entre pessoas e oportunidades no Brasil, na Argentina, no Chile e nos Estados Unidos. 

SERVIÇO:

Bootcamp Magnum Now

Inscrições: até 31 de maio

Requisitos: ter entre 22 e 32 anos, ser graduado em Economia, Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Contabilidade, Marketing ou Comércio Exterior, ter concluído a graduação entre 2018 e 2023 e ter inglês avançado



Escolas se tornam ponto de coleta de doações para o RS

Diante dos recentes impactos das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, as escolas se juntaram para ajudar os desamparados pelos alagamentos e se transformaram em pontos de coleta de doações. 

Como parte de suas iniciativas, o Elite Rede de Ensino, do Grupo Salta Educação, promove o projeto “Elite do Bem”, no qual os alunos são incentivados a contribuir com doações de alimentos e itens de higiene. As doações serão arrecadadas durante a Copa Elite, evento que promove atividades esportivas entre alunos e responsáveis, e que este ano vão ser destinadas aos desabrigados do Rio Grande do Sul. 

Na edição realizada no último final de semana, em Ponta Porã, por exemplo, foram arrecadados 60 quilos de alimentos e 11 litros de óleo, dos quais foram encaminhados para o Rio Grande do Sul e serão distribuídos nos pontos de coleta.

Além disso, todas as 52 unidades espalhadas pelo país, localizadas nos estados Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná, estão atuando como pontos de coleta de doações. Os alunos, funcionários e comunidades locais são convidados a contribuir com alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e outros suprimentos essenciais para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul.

O que pode doar:

Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, massa, farinhas, azeite, açúcar, etc.

Alimentos prontos: água potável, barra de cereais, café solúvel, leite, bolacha, pão, bebidas prontas sem necessidade de refrigeração, geleia, manteiga e assemelhados.

Higiene pessoal: sabonete, pasta e escova de dentes, fraldas e absorventes.

Material de limpeza: esfregões, água sanitária, vassouras, panos.

Roupa de cama e banho: lençol, cobertores, mantas e toalhas. Além de colchões novos ou em boas condições. 

Alimento para animais: Ração para gatos e cachorros. 

O Governo Gaúcho também ativou um canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.



Sustentabilidade fiscal no Brasil se torna um desafio

Estudo publicado por Bráulio Borges revela que a desvinculação do piso previdenciário do salário mínimo é crucial para conter a expansão dos gastos previdenciários.

Essa indexação automática representa uma das maiores causas do desequilíbrio nas contas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o sistema previdenciário dos trabalhadores da iniciativa privada. Os aumentos reais do salário mínimo aprofundam o desequilíbrio nas contas públicas.

Bráulio mostra no artigo que os benefícios previdenciários foram os principais responsáveis pelo aumento nas despesas do governo federal nas últimas décadas. Se eles forem excluídos do cálculo, os gastos estão em níveis semelhantes ao que eram em 1988, quando a nova Constituição criou a vinculação.

O economista Felipe Bernardi Diniz lembra que “o Brasil perdeu o grau de investimento lá em 2015. Os países emergentes que estão ali no primeiro nível do grau de investimento têm uma dívida pública de 55%, 60%. O Brasil está com uma dívida pública de 80%. Se algum dia quisermos voltar a ser grau de investimento, precisamos controlar a dívida.”

Ser grau de investimento tem várias vantagens; por exemplo, obter empréstimos no exterior com melhores condições de juros e pagamento. Ter o selo de bom pagador tem implicações positivas, efetivas. Completa Felipe Diniz, “se a gente quiser voltar a ter grau de investimento, a nossa dívida pública precisa cair para pelo menos uns 60% do PIB. Só que para cair primeiro ela tem que parar de subir.”

 



Prêmio vai distribuir R$ 1,3 milhão a empreendedores do ramo alimentício

Com o objetivo de apoiar financeiramente 2.100 microempreendedores do ramo alimentício, formais ou informais, que são vendedores(as) ambulantes, vendem por encomendas ou têm um ponto fixo, o Assaí realiza a 7ª edição do “Prêmio Academia Assaí 2024”. O foco é oferecer ferramentas para ajudar na continuidade e/ou crescimento desses negócios. O prêmio tem apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), pois parte desses empreendedores são representados pela entidade.

Além de créditos na carteira digital Pic Pay, vale-compras Assaí e celulares, o prêmio também vai proporcionar conhecimento, reconhecer habilidades e oferecer assessorias com especialistas em negócios aos selecionados.

Para participar, basta residir em qualquer parte do país; ter um negócio ativo, formal ou informal; trabalhar por conta própria com alimentação ou ter um negócio no setor de alimentos; e se encaixar em uma das três categorias propostas: “Ponto Fixo”, “Vendedor(a) Ambulante” e “Vendas por Encomenda”.

Os interessados precisam se cadastrar na Academia Assaí, assistir as videoaulas em uma das duas trilhas: “Gestão financeira” ou “Marketing e vendas”, disponíveis em www.premioacademiaassai.com.br  e responder questões sobre o seu negócio.

“O Prêmio Academia Assaí se destaca por não se tratar de uma participação por meio da sorte, mas sim do desenvolvimento de habilidades”, diz Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí, que compara a evolução do Prêmio desde 2018, quando foi criado, com a edição atual. “Começamos com 15 premiados e R$ 45 mil em prêmios. Neste ano teremos 2.100 premiados(as) e mais de R$ 1.3 milhão em prêmios. O crescimento demonstra o alto impacto do programa em poucos anos, abrangendo mais pessoas, capacitando e motivando empreendedores de todo o país”.

O prêmio está dividido em duas etapas: regional e nacional. Ao todo, 2.100 empreendedores serão premiados em todo o Brasil com um auxílio de R$ 300. Destes, na segunda fase, serão selecionados 210 finalistas de todas as regiões, que recebem R$ 2 mil mais R$ 500 em vale-compras no Assaí, uma capacitação on-line e uma assessoria com especialista da Aliança Empreendedora.

Desses, 30 irão para a terceira fase, com mais R$ 3 mil de crédito e um celular, além da viagem para São Paulo com tudo pago e a participação em eventos exclusivos. Ao final, os três destaques nacionais, um de cada categoria, receberão mais um crédito de R$ 15 mil cada. Os três vencedores dos Prêmios Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia irão ganhar mais R$ 5 mil cada.

As inscrições para o “Prêmio Academia Assaí 2024” vão até dia 15 de maio de 2024. O encerramento, onde serão anunciados os 15 vencedores, será no dia 05 de outubro de 2024.

“O Assaí nasceu para atender o micro e pequeno empreendedor(a). É uma característica que está totalmente conectada com a nossa origem. E hoje, mesmo com todos os novos públicos que passaram a acessar o canal do atacarejo, os comerciantes ainda são cerca de 45% dos nossos clientes. Por isso, dentro do lema do Assaí de contribuir para que a prosperidade seja uma realidade para todos(as), entendemos que o crescimento desses(as) empreendedores(as) também é o nosso crescimento. Então é muito importante que eles(as) também cresçam conosco”, avalia Lavezo.

“Sabemos que muitas das dificuldades desse público estão relacionadas a habilidades e capacitação sobre gestão de negócios. O Prêmio Academia Assaí tem uma atuação exatamente nessa linha, além do apoio financeiro para que essas pessoas possam reinvestir em seus negócios. Acreditamos dessa forma contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera e justa”, justifica.

Para o executivo do Assaí, esse tipo de concurso visa também garantir a sustentabilidade desses empreendimentos. “Os pequenos negócios respondem por 30% da economia brasileira, são cerca de 18,5 milhões de pequenos negócios no país. Porém, precisamos lembrar que 29% dos micros e pequenos empreendedores vão à falência em apenas 5 anos após abrirem seus negócios, segundo o Sebrae. Isso significa que iniciativas como a Academia Assaí são fundamentais e atuam diretamente na geração de valor para o crescimento das pessoas e da economia do país. Promover a sustentabilidade do ecossistema empreendedor em nossa sociedade, em suas diversas possibilidades, é estratégico em termos de valor compartilhado”, conclui.

Mais informações e inscrições no site: https://www.academiaassai.com.br/premio



Södra Cell adquire nova automação da ABB

A empresa de automação ABB fechou contrato com a sueca Södra Cell para automatizar a planta de celulose de Värö, no Sul do país escandinavo. O entendimento prevê a instalação de um controle avançado (APC) para processos de branqueamento de celulose realizados na unidade, além da atualização do sistema de controle distribuído (DCS) 800xA em uso na instalação. 

Especialistas da ABB farão a análise dos processos de branqueamento, o desenvolvimento de modelos produtivos, a verificação e a programação desses modelos nos sistemas de controle, além do treinamento das equipes da Södra Cell que ficarão a cargo da operação. “Junto com a empresa [Södra Cell], vamos identificar os comportamentos de processo e as condições ideais de fabricação que comporão os modelos a guiar o controle de automação. Então vamos implementá-los e ancorá-los para que os operadores da empresa entendam e confiem no sistema automatizado”, afirmou em comunicado Adam Modig, especialista de modelagem da ABB. 

A empresa com sede na Suíça defende que a integração do APC e das atualizações do 800xA na planta de Värö vai permitir à Södra Cell operar a unidade de forma automatizada, com maior previsibilidade sobre a produção, além de poder melhorar continuamente processos produtivos a partir de decisões orientadas por dados. 

A opção pelos sistemas da ABB ocorreu após uma implantação similar ter sido realizada anteriormente na unidade da empresa em Mönsterås, também no sul da Suécia, cujos resultados foram bem-avaliados pela Södra Cell. Naquele projeto, a ABB fez a automação das linhas de digestão e branqueamento de celulose com as mesmas soluções, obtendo como resultado “um processo produtivo mais estável e com menor utilização de insumos”, segundo a empresa.

“Estamos certos de que teremos os mesmos resultados [em Värö]”, afirmou Marie Boman, gerente de projetos da Södra Cell. “Vemos muitas vantagens em poder aproveitar a experiência e o aprendizado assimilados em projetos anteriores”, seguiu a gestora. A expectativa das duas empresas é que o comissionamento (testagem e homologação de sistemas) da automação de Värö seja concluído em meados de 2024.

A Södra Cell é a maior produtora de celulose da Suécia e, também, a maior gestora de recursos florestais do país nórdico. A empresa também é conhecida por operar algumas das fábricas mais tecnológicas do mundo para a produção de papel e celulose.



Cartiera Fornaci automatiza controle de qualidade

A papeleira italiana Cartiera Fornaci, especializada na fabricação de papelão de origem reciclada, decidiu automatizar seus processos de medição, testagem e verificação de qualidade. A empresa fechou contrato com a especialista em automação ABB para incorporar na fábrica de Fagnano Olona, no Norte da Itália, o equipamento L&W Autoline às linhas produtivas, para automatizar processos de testagem de papel hoje realizados manualmente.

A expectativa é que o equipamento permita realizar testes automatizados, que vão substituir a aferição hoje manual e baseada na anotação de medidas. A papeleira também espera que o investimento gere informação em tempo real sobre a variação de qualidade do produto final, para fazer ajustes corretivos mais rápidos e em tempo real. 

“Desde a primeira demonstração, o L&W Autoline mostrou seu valor a nossa operação, por permitir que deixemos o processo manual por um método que vai gerar informação e sinalizações para a produção de forma automatizada”, afirmou em comunicado a diretora-administrativa da Cartiera Fornaci, Benedetta Cattaneo.

O investimento deve ainda favorecer a eficiência geral das linhas de fabricação da papeleira, reduzir desperdícios, economizar energia e até diminuir a utilização de insumos na fabricação de papelão, conforme o texto divulgado. A ABB afirma ainda no material que o L&W Autoline conta com módulos de testagem para testes Bendtsen de rugosidade, espessura, umidade, dobra, ruptura e gramatura, em linha com a padronização ISO/TAPPI. O equipamento, segundo a fabricante, é capaz de gerar relatórios replicáveis sobre a qualidade de papel e suas medidas em até dez vezes menos tempo comparado ao atual processo manual. 

A fábrica de Fagnano da Cartiera Fornaci produz 55.000 toneladas de papelão reciclado por ano, com gramatura entre 360 e 1000 g/m2. A empresa é uma das principais fabricantes de papel e celulose da Itália, presente no mercado italiano há pelo menos 60 anos. 

 



Em maio, campanha alerta para importância da conscientização

Durante o mês de maio, o mundo se une em uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer cerebral. Com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção, detecção precoce e tratamento, a iniciativa Maio Cinza busca aumentar a sensibilização da população em relação a essa condição muitas vezes subestimada.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores do Sistema Nervoso Central, que incluem os canceres cerebrais, ocupam a 11ª posição dos tumores mais comuns no Brasil e estima-se cerca de 11 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025. Segundo o DATASUS, em 2022, foram notificados 9907 óbitos relacionados a tumores cerebrais, evidenciando a gravidade e a importância da conscientização sobre essa condição.

A oncologista clínica Camilla Yamada, coordenadora do comitê técnico científico de Neuro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), explica que o câncer cerebral pode ser de crescimento rápido ou lento, dependendo do tipo e do grau do tumor. “Os gliomas difusos, como os astrocitomas, oligodendrogliomas e os glioblastomas, são os mais comuns, variando de tumores de crescimento lento, a outros de rápido crescimento. Já os meningiomas, predominantemente não malignos, são mais frequentes em mulheres e muitas vezes de crescimento extremamente lento”, destaca. A especialista explica ainda que outros tipos incluem ependimomas, meduloblastomas e linfomas, além de metástases de tumores de outros órgãos.

Estima-se que a chance de uma pessoa desenvolver um tumor primário maligno no cérebro durante a vida seja inferior a 1%. “Embora essa probabilidade possa parecer baixa, a alta taxa de morbimortalidade associada a essa doença ressalta a importância de ações preventivas e de detecção precoce”, alerta Yamada.

As causas exatas dos tumores cerebrais ainda não são totalmente compreendidas, mas diversos fatores de risco foram identificados. Entre eles a especialista cita os fatores hereditários, como a neurofibromatose e a esclerose tuberosa, deficiência do sistema imunológico, bem como fatores externos, principalmente a exposição à radiação.

Os sintomas, segundo Camilla Yamada, variam de acordo com o tipo, localização do tumor e velocidade de crescimento, podendo se manifestar com qualquer sintoma neurológico, como dores de cabeça persistentes, convulsões, perda de funções neurológicas, alterações no comportamento, entre outros. “O diagnóstico precoce desempenha um papel decisivo na melhoria dos resultados do tratamento. Exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, são fundamentais para identificar essas condições”, destaca.

O tratamento dos tumores cerebrais é complexo e pode envolver uma combinação de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e cuidados de suporte. “Temos hoje em andamento estudos promissores que prometem revolucionar o tratamento de um tipo específico de tumor cerebral primário. São medicamentos que podem mudar o padrão de tratamento que seguimos hoje”, adianta a oncologista Camilla Yamada. 

O Maio Cinza, mês de conscientização sobre tumores cerebrais, contará com uma série de ações no intuito de educar e informar a população sobre essa doença complexa e muitas vezes subestimada. No dia 28, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) receberá uma ação de conscientização à população sobre o tema, com a presença de especialistas que poderão tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a doença. A ação, que conta com o apoio do Laboratórios Servier do Brasil, acontecerá das 9h às 18h.

No período da manhã acontecerão quatro palestras voltadas para profissionais da área da saúde e a partir das 12h os especialistas explicarão sobre o câncer de cérebro e tirarão dúvidas da população sobre o assunto, com entrega de material informativo e educativo. “Com o aumento da conscientização e investimento em pesquisa, podemos avançar no diagnóstico precoce e no tratamento eficaz desses tumores, oferecendo esperança e apoio às pessoas afetadas por essa condição”, afirma Dra. Camila Yamada.



Pessoas com DPOC podem custar três vezes mais ao empregador

O grande desafio da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é seu diagnóstico tardio, pois os sintomas não são valorizados até que se agravem. Com isso, essa condição que pode ser prevenida na maioria das vezes, torna-se de difícil controle. A DPOC, também conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica, é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e está associada, principalmente, à exposição ao fumo, poluição, poeira e produtos químicos. Devido ao absenteísmo, presenteísmo e aposentadorias precoces, seus custos são sentidos não apenas por aqueles que a desenvolvem, mas também pelos empregadores e toda a economia do país.

Algumas regiões do país já conseguiram desenvolver iniciativas exitosas para melhorar esse cenário. Especialistas dizem que o segredo é engajar os setores público, privado e o terceiro-setor no propósito de aprimorar políticas e programas para o lidar com a DPOC.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a principal conduta para evitar a DPOC é não fumar e apostar no controle de todos os produtos fumígenos no Brasil.  A pneumologista Angela Honda, líder de Programas Educacionais da Fundação ProAR alerta “a prevalência da DPOC é de 15% em pessoas acima de 40 anos” e, ao mesmo tempo, se demonstra grande preocupação com o subdiagnóstico. Segundo ela, “existe um subdiagnóstico em torno de 70 a 80%, e isso acontece muito pelo desconhecimento da condição, tanto pelos profissionais da saúde quanto pela população em geral”. Ela ainda ressalta que associado a isso está o elevado número de óbitos causado pela DPOC: “são 98 óbitos por dia atribuídos à DPOC no Brasil”. Para ela, com a disponibilidade de diagnóstico simples e tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), o cenário deveria ser diferente.

DPOC e os impactos na economia

De acordo com Angela, “são 510 milhões de reais em despesa anuais com internação e hospitalização de pessoas com DPOC. E, em relação à parte previdenciária, observa-se antecipação da aposentadoria dessas pessoas em dez anos, em média”.

Paulo Correa, coordenador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) diz: “Em relação às perdas econômicas, foi apontado em um estudo que o maior impacto da DPOC é nos países de renda baixa e média”. Outro dado por ele relatado é o gasto dos empregadores. Segundo Paulo, “cerca de 17 mil reais a mais por ano custam funcionários com DPOC, devido à perda de produtividade”. Ele explica que “o custo de funcionários com DPOC é três vezes maior devido ao diagnóstico tardio e ao tratamento subóptimo”.  

Ações para mais diagnósticos de DPOC

Diante de tantos desafios, Alcina Romero, diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) advoga em favor da estratégia da organização do Cuidado Integrado e do trabalho realizado nas Policlínicas. “É a grande aposta de se conseguir melhorar o subdiagnóstico e iniciar um tratamento mais precoce. O estado da Bahia tem o programa de Oxigênio Terapia Domiciliar, custeado 100% com recurso estadual, com 967 pessoas diagnosticadas com DPOC atendidas com oxigênio”. A gestora relata que as policlínicas permitem o acesso ao especialista e aos exames em um só local. Acessadas a partir do encaminhamento da Atenção Primária de cada cidade, que, após a consulta com o pneumologista, recebe a pessoa de volta para dar continuidade ao tratamento.  

Para a fisioterapeuta Marcella Furtado, apoiadora técnica do Núcleo de Atenção Primária da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, a estratégia de parcerias público-privadas tem sido fundamental para avançar no diagnóstico e cuidados da DPOC e outras condições crônicas não transmissíveis. Segundo ela, “conseguimos alguns laboratórios que prestam serviço de espirometria e, em contrapartida, fazemos capacitações da equipe e de alguns profissionais da atenção primária para realizar a espirometria”. 

O doutor em Fisiologia Humana e fundador do FórumCCNTs, Mark Barone, enfatiza que “será muito difícil alcançarmos a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.4 da ONU, de reduzir em um terço as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis enquanto mais de 70% das pessoas com DPOC não estiverem diagnosticadas e tratadas”.

 

É unânime entre os especialistas consultados que as parcerias e programas para DPOC devem começar na Atenção Primária, para prevenir mais, diagnosticar oportunamente e diminuir casos de aposentadorias precoces, hospitalizações, internações e óbitos prematuros.

Mais informações: https://www.forumdcnts.org/

 

 

 

 



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