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Escolas se tornam ponto de coleta de doações para o RS

Diante dos recentes impactos das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, as escolas se juntaram para ajudar os desamparados pelos alagamentos e se transformaram em pontos de coleta de doações. 

Como parte de suas iniciativas, o Elite Rede de Ensino, do Grupo Salta Educação, promove o projeto “Elite do Bem”, no qual os alunos são incentivados a contribuir com doações de alimentos e itens de higiene. As doações serão arrecadadas durante a Copa Elite, evento que promove atividades esportivas entre alunos e responsáveis, e que este ano vão ser destinadas aos desabrigados do Rio Grande do Sul. 

Na edição realizada no último final de semana, em Ponta Porã, por exemplo, foram arrecadados 60 quilos de alimentos e 11 litros de óleo, dos quais foram encaminhados para o Rio Grande do Sul e serão distribuídos nos pontos de coleta.

Além disso, todas as 52 unidades espalhadas pelo país, localizadas nos estados Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná, estão atuando como pontos de coleta de doações. Os alunos, funcionários e comunidades locais são convidados a contribuir com alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e outros suprimentos essenciais para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul.

O que pode doar:

Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, massa, farinhas, azeite, açúcar, etc.

Alimentos prontos: água potável, barra de cereais, café solúvel, leite, bolacha, pão, bebidas prontas sem necessidade de refrigeração, geleia, manteiga e assemelhados.

Higiene pessoal: sabonete, pasta e escova de dentes, fraldas e absorventes.

Material de limpeza: esfregões, água sanitária, vassouras, panos.

Roupa de cama e banho: lençol, cobertores, mantas e toalhas. Além de colchões novos ou em boas condições. 

Alimento para animais: Ração para gatos e cachorros. 

O Governo Gaúcho também ativou um canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.



Sustentabilidade fiscal no Brasil se torna um desafio

Estudo publicado por Bráulio Borges revela que a desvinculação do piso previdenciário do salário mínimo é crucial para conter a expansão dos gastos previdenciários.

Essa indexação automática representa uma das maiores causas do desequilíbrio nas contas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o sistema previdenciário dos trabalhadores da iniciativa privada. Os aumentos reais do salário mínimo aprofundam o desequilíbrio nas contas públicas.

Bráulio mostra no artigo que os benefícios previdenciários foram os principais responsáveis pelo aumento nas despesas do governo federal nas últimas décadas. Se eles forem excluídos do cálculo, os gastos estão em níveis semelhantes ao que eram em 1988, quando a nova Constituição criou a vinculação.

O economista Felipe Bernardi Diniz lembra que “o Brasil perdeu o grau de investimento lá em 2015. Os países emergentes que estão ali no primeiro nível do grau de investimento têm uma dívida pública de 55%, 60%. O Brasil está com uma dívida pública de 80%. Se algum dia quisermos voltar a ser grau de investimento, precisamos controlar a dívida.”

Ser grau de investimento tem várias vantagens; por exemplo, obter empréstimos no exterior com melhores condições de juros e pagamento. Ter o selo de bom pagador tem implicações positivas, efetivas. Completa Felipe Diniz, “se a gente quiser voltar a ter grau de investimento, a nossa dívida pública precisa cair para pelo menos uns 60% do PIB. Só que para cair primeiro ela tem que parar de subir.”

 



Prêmio vai distribuir R$ 1,3 milhão a empreendedores do ramo alimentício

Com o objetivo de apoiar financeiramente 2.100 microempreendedores do ramo alimentício, formais ou informais, que são vendedores(as) ambulantes, vendem por encomendas ou têm um ponto fixo, o Assaí realiza a 7ª edição do “Prêmio Academia Assaí 2024”. O foco é oferecer ferramentas para ajudar na continuidade e/ou crescimento desses negócios. O prêmio tem apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), pois parte desses empreendedores são representados pela entidade.

Além de créditos na carteira digital Pic Pay, vale-compras Assaí e celulares, o prêmio também vai proporcionar conhecimento, reconhecer habilidades e oferecer assessorias com especialistas em negócios aos selecionados.

Para participar, basta residir em qualquer parte do país; ter um negócio ativo, formal ou informal; trabalhar por conta própria com alimentação ou ter um negócio no setor de alimentos; e se encaixar em uma das três categorias propostas: “Ponto Fixo”, “Vendedor(a) Ambulante” e “Vendas por Encomenda”.

Os interessados precisam se cadastrar na Academia Assaí, assistir as videoaulas em uma das duas trilhas: “Gestão financeira” ou “Marketing e vendas”, disponíveis em www.premioacademiaassai.com.br  e responder questões sobre o seu negócio.

“O Prêmio Academia Assaí se destaca por não se tratar de uma participação por meio da sorte, mas sim do desenvolvimento de habilidades”, diz Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí, que compara a evolução do Prêmio desde 2018, quando foi criado, com a edição atual. “Começamos com 15 premiados e R$ 45 mil em prêmios. Neste ano teremos 2.100 premiados(as) e mais de R$ 1.3 milhão em prêmios. O crescimento demonstra o alto impacto do programa em poucos anos, abrangendo mais pessoas, capacitando e motivando empreendedores de todo o país”.

O prêmio está dividido em duas etapas: regional e nacional. Ao todo, 2.100 empreendedores serão premiados em todo o Brasil com um auxílio de R$ 300. Destes, na segunda fase, serão selecionados 210 finalistas de todas as regiões, que recebem R$ 2 mil mais R$ 500 em vale-compras no Assaí, uma capacitação on-line e uma assessoria com especialista da Aliança Empreendedora.

Desses, 30 irão para a terceira fase, com mais R$ 3 mil de crédito e um celular, além da viagem para São Paulo com tudo pago e a participação em eventos exclusivos. Ao final, os três destaques nacionais, um de cada categoria, receberão mais um crédito de R$ 15 mil cada. Os três vencedores dos Prêmios Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia irão ganhar mais R$ 5 mil cada.

As inscrições para o “Prêmio Academia Assaí 2024” vão até dia 15 de maio de 2024. O encerramento, onde serão anunciados os 15 vencedores, será no dia 05 de outubro de 2024.

“O Assaí nasceu para atender o micro e pequeno empreendedor(a). É uma característica que está totalmente conectada com a nossa origem. E hoje, mesmo com todos os novos públicos que passaram a acessar o canal do atacarejo, os comerciantes ainda são cerca de 45% dos nossos clientes. Por isso, dentro do lema do Assaí de contribuir para que a prosperidade seja uma realidade para todos(as), entendemos que o crescimento desses(as) empreendedores(as) também é o nosso crescimento. Então é muito importante que eles(as) também cresçam conosco”, avalia Lavezo.

“Sabemos que muitas das dificuldades desse público estão relacionadas a habilidades e capacitação sobre gestão de negócios. O Prêmio Academia Assaí tem uma atuação exatamente nessa linha, além do apoio financeiro para que essas pessoas possam reinvestir em seus negócios. Acreditamos dessa forma contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera e justa”, justifica.

Para o executivo do Assaí, esse tipo de concurso visa também garantir a sustentabilidade desses empreendimentos. “Os pequenos negócios respondem por 30% da economia brasileira, são cerca de 18,5 milhões de pequenos negócios no país. Porém, precisamos lembrar que 29% dos micros e pequenos empreendedores vão à falência em apenas 5 anos após abrirem seus negócios, segundo o Sebrae. Isso significa que iniciativas como a Academia Assaí são fundamentais e atuam diretamente na geração de valor para o crescimento das pessoas e da economia do país. Promover a sustentabilidade do ecossistema empreendedor em nossa sociedade, em suas diversas possibilidades, é estratégico em termos de valor compartilhado”, conclui.

Mais informações e inscrições no site: https://www.academiaassai.com.br/premio



Södra Cell adquire nova automação da ABB

A empresa de automação ABB fechou contrato com a sueca Södra Cell para automatizar a planta de celulose de Värö, no Sul do país escandinavo. O entendimento prevê a instalação de um controle avançado (APC) para processos de branqueamento de celulose realizados na unidade, além da atualização do sistema de controle distribuído (DCS) 800xA em uso na instalação. 

Especialistas da ABB farão a análise dos processos de branqueamento, o desenvolvimento de modelos produtivos, a verificação e a programação desses modelos nos sistemas de controle, além do treinamento das equipes da Södra Cell que ficarão a cargo da operação. “Junto com a empresa [Södra Cell], vamos identificar os comportamentos de processo e as condições ideais de fabricação que comporão os modelos a guiar o controle de automação. Então vamos implementá-los e ancorá-los para que os operadores da empresa entendam e confiem no sistema automatizado”, afirmou em comunicado Adam Modig, especialista de modelagem da ABB. 

A empresa com sede na Suíça defende que a integração do APC e das atualizações do 800xA na planta de Värö vai permitir à Södra Cell operar a unidade de forma automatizada, com maior previsibilidade sobre a produção, além de poder melhorar continuamente processos produtivos a partir de decisões orientadas por dados. 

A opção pelos sistemas da ABB ocorreu após uma implantação similar ter sido realizada anteriormente na unidade da empresa em Mönsterås, também no sul da Suécia, cujos resultados foram bem-avaliados pela Södra Cell. Naquele projeto, a ABB fez a automação das linhas de digestão e branqueamento de celulose com as mesmas soluções, obtendo como resultado “um processo produtivo mais estável e com menor utilização de insumos”, segundo a empresa.

“Estamos certos de que teremos os mesmos resultados [em Värö]”, afirmou Marie Boman, gerente de projetos da Södra Cell. “Vemos muitas vantagens em poder aproveitar a experiência e o aprendizado assimilados em projetos anteriores”, seguiu a gestora. A expectativa das duas empresas é que o comissionamento (testagem e homologação de sistemas) da automação de Värö seja concluído em meados de 2024.

A Södra Cell é a maior produtora de celulose da Suécia e, também, a maior gestora de recursos florestais do país nórdico. A empresa também é conhecida por operar algumas das fábricas mais tecnológicas do mundo para a produção de papel e celulose.



Cartiera Fornaci automatiza controle de qualidade

A papeleira italiana Cartiera Fornaci, especializada na fabricação de papelão de origem reciclada, decidiu automatizar seus processos de medição, testagem e verificação de qualidade. A empresa fechou contrato com a especialista em automação ABB para incorporar na fábrica de Fagnano Olona, no Norte da Itália, o equipamento L&W Autoline às linhas produtivas, para automatizar processos de testagem de papel hoje realizados manualmente.

A expectativa é que o equipamento permita realizar testes automatizados, que vão substituir a aferição hoje manual e baseada na anotação de medidas. A papeleira também espera que o investimento gere informação em tempo real sobre a variação de qualidade do produto final, para fazer ajustes corretivos mais rápidos e em tempo real. 

“Desde a primeira demonstração, o L&W Autoline mostrou seu valor a nossa operação, por permitir que deixemos o processo manual por um método que vai gerar informação e sinalizações para a produção de forma automatizada”, afirmou em comunicado a diretora-administrativa da Cartiera Fornaci, Benedetta Cattaneo.

O investimento deve ainda favorecer a eficiência geral das linhas de fabricação da papeleira, reduzir desperdícios, economizar energia e até diminuir a utilização de insumos na fabricação de papelão, conforme o texto divulgado. A ABB afirma ainda no material que o L&W Autoline conta com módulos de testagem para testes Bendtsen de rugosidade, espessura, umidade, dobra, ruptura e gramatura, em linha com a padronização ISO/TAPPI. O equipamento, segundo a fabricante, é capaz de gerar relatórios replicáveis sobre a qualidade de papel e suas medidas em até dez vezes menos tempo comparado ao atual processo manual. 

A fábrica de Fagnano da Cartiera Fornaci produz 55.000 toneladas de papelão reciclado por ano, com gramatura entre 360 e 1000 g/m2. A empresa é uma das principais fabricantes de papel e celulose da Itália, presente no mercado italiano há pelo menos 60 anos. 

 



Em maio, campanha alerta para importância da conscientização

Durante o mês de maio, o mundo se une em uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer cerebral. Com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção, detecção precoce e tratamento, a iniciativa Maio Cinza busca aumentar a sensibilização da população em relação a essa condição muitas vezes subestimada.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores do Sistema Nervoso Central, que incluem os canceres cerebrais, ocupam a 11ª posição dos tumores mais comuns no Brasil e estima-se cerca de 11 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025. Segundo o DATASUS, em 2022, foram notificados 9907 óbitos relacionados a tumores cerebrais, evidenciando a gravidade e a importância da conscientização sobre essa condição.

A oncologista clínica Camilla Yamada, coordenadora do comitê técnico científico de Neuro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), explica que o câncer cerebral pode ser de crescimento rápido ou lento, dependendo do tipo e do grau do tumor. “Os gliomas difusos, como os astrocitomas, oligodendrogliomas e os glioblastomas, são os mais comuns, variando de tumores de crescimento lento, a outros de rápido crescimento. Já os meningiomas, predominantemente não malignos, são mais frequentes em mulheres e muitas vezes de crescimento extremamente lento”, destaca. A especialista explica ainda que outros tipos incluem ependimomas, meduloblastomas e linfomas, além de metástases de tumores de outros órgãos.

Estima-se que a chance de uma pessoa desenvolver um tumor primário maligno no cérebro durante a vida seja inferior a 1%. “Embora essa probabilidade possa parecer baixa, a alta taxa de morbimortalidade associada a essa doença ressalta a importância de ações preventivas e de detecção precoce”, alerta Yamada.

As causas exatas dos tumores cerebrais ainda não são totalmente compreendidas, mas diversos fatores de risco foram identificados. Entre eles a especialista cita os fatores hereditários, como a neurofibromatose e a esclerose tuberosa, deficiência do sistema imunológico, bem como fatores externos, principalmente a exposição à radiação.

Os sintomas, segundo Camilla Yamada, variam de acordo com o tipo, localização do tumor e velocidade de crescimento, podendo se manifestar com qualquer sintoma neurológico, como dores de cabeça persistentes, convulsões, perda de funções neurológicas, alterações no comportamento, entre outros. “O diagnóstico precoce desempenha um papel decisivo na melhoria dos resultados do tratamento. Exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, são fundamentais para identificar essas condições”, destaca.

O tratamento dos tumores cerebrais é complexo e pode envolver uma combinação de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e cuidados de suporte. “Temos hoje em andamento estudos promissores que prometem revolucionar o tratamento de um tipo específico de tumor cerebral primário. São medicamentos que podem mudar o padrão de tratamento que seguimos hoje”, adianta a oncologista Camilla Yamada. 

O Maio Cinza, mês de conscientização sobre tumores cerebrais, contará com uma série de ações no intuito de educar e informar a população sobre essa doença complexa e muitas vezes subestimada. No dia 28, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) receberá uma ação de conscientização à população sobre o tema, com a presença de especialistas que poderão tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a doença. A ação, que conta com o apoio do Laboratórios Servier do Brasil, acontecerá das 9h às 18h.

No período da manhã acontecerão quatro palestras voltadas para profissionais da área da saúde e a partir das 12h os especialistas explicarão sobre o câncer de cérebro e tirarão dúvidas da população sobre o assunto, com entrega de material informativo e educativo. “Com o aumento da conscientização e investimento em pesquisa, podemos avançar no diagnóstico precoce e no tratamento eficaz desses tumores, oferecendo esperança e apoio às pessoas afetadas por essa condição”, afirma Dra. Camila Yamada.



Pessoas com DPOC podem custar três vezes mais ao empregador

O grande desafio da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é seu diagnóstico tardio, pois os sintomas não são valorizados até que se agravem. Com isso, essa condição que pode ser prevenida na maioria das vezes, torna-se de difícil controle. A DPOC, também conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica, é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e está associada, principalmente, à exposição ao fumo, poluição, poeira e produtos químicos. Devido ao absenteísmo, presenteísmo e aposentadorias precoces, seus custos são sentidos não apenas por aqueles que a desenvolvem, mas também pelos empregadores e toda a economia do país.

Algumas regiões do país já conseguiram desenvolver iniciativas exitosas para melhorar esse cenário. Especialistas dizem que o segredo é engajar os setores público, privado e o terceiro-setor no propósito de aprimorar políticas e programas para o lidar com a DPOC.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a principal conduta para evitar a DPOC é não fumar e apostar no controle de todos os produtos fumígenos no Brasil.  A pneumologista Angela Honda, líder de Programas Educacionais da Fundação ProAR alerta “a prevalência da DPOC é de 15% em pessoas acima de 40 anos” e, ao mesmo tempo, se demonstra grande preocupação com o subdiagnóstico. Segundo ela, “existe um subdiagnóstico em torno de 70 a 80%, e isso acontece muito pelo desconhecimento da condição, tanto pelos profissionais da saúde quanto pela população em geral”. Ela ainda ressalta que associado a isso está o elevado número de óbitos causado pela DPOC: “são 98 óbitos por dia atribuídos à DPOC no Brasil”. Para ela, com a disponibilidade de diagnóstico simples e tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), o cenário deveria ser diferente.

DPOC e os impactos na economia

De acordo com Angela, “são 510 milhões de reais em despesa anuais com internação e hospitalização de pessoas com DPOC. E, em relação à parte previdenciária, observa-se antecipação da aposentadoria dessas pessoas em dez anos, em média”.

Paulo Correa, coordenador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) diz: “Em relação às perdas econômicas, foi apontado em um estudo que o maior impacto da DPOC é nos países de renda baixa e média”. Outro dado por ele relatado é o gasto dos empregadores. Segundo Paulo, “cerca de 17 mil reais a mais por ano custam funcionários com DPOC, devido à perda de produtividade”. Ele explica que “o custo de funcionários com DPOC é três vezes maior devido ao diagnóstico tardio e ao tratamento subóptimo”.  

Ações para mais diagnósticos de DPOC

Diante de tantos desafios, Alcina Romero, diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) advoga em favor da estratégia da organização do Cuidado Integrado e do trabalho realizado nas Policlínicas. “É a grande aposta de se conseguir melhorar o subdiagnóstico e iniciar um tratamento mais precoce. O estado da Bahia tem o programa de Oxigênio Terapia Domiciliar, custeado 100% com recurso estadual, com 967 pessoas diagnosticadas com DPOC atendidas com oxigênio”. A gestora relata que as policlínicas permitem o acesso ao especialista e aos exames em um só local. Acessadas a partir do encaminhamento da Atenção Primária de cada cidade, que, após a consulta com o pneumologista, recebe a pessoa de volta para dar continuidade ao tratamento.  

Para a fisioterapeuta Marcella Furtado, apoiadora técnica do Núcleo de Atenção Primária da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, a estratégia de parcerias público-privadas tem sido fundamental para avançar no diagnóstico e cuidados da DPOC e outras condições crônicas não transmissíveis. Segundo ela, “conseguimos alguns laboratórios que prestam serviço de espirometria e, em contrapartida, fazemos capacitações da equipe e de alguns profissionais da atenção primária para realizar a espirometria”. 

O doutor em Fisiologia Humana e fundador do FórumCCNTs, Mark Barone, enfatiza que “será muito difícil alcançarmos a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.4 da ONU, de reduzir em um terço as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis enquanto mais de 70% das pessoas com DPOC não estiverem diagnosticadas e tratadas”.

 

É unânime entre os especialistas consultados que as parcerias e programas para DPOC devem começar na Atenção Primária, para prevenir mais, diagnosticar oportunamente e diminuir casos de aposentadorias precoces, hospitalizações, internações e óbitos prematuros.

Mais informações: https://www.forumdcnts.org/

 

 

 

 



Empresa lança desafio de IA generativa para a agricultura

Durante o manejo de diversas culturas agrícolas, enfrenta-se um desafio significativo relacionado a diferentes problemas que afetam a produtividade e sustentabilidade das plantações. Atualmente, as soluções para esses desafios muitas vezes dependem de métodos convencionais, como a aplicação generalizada de insumos agrícolas, que podem ser ineficientes e demandar intervenções adicionais em diferentes estágios do ciclo de cultivo.

Para se ter uma ideia, o Brasil precisará produzir +76% de grãos e +41% de sementes oleaginosas em 2031 do que em 2021 para atender à demanda de milho e soja mundial. Os dados são do Economic Research Service U.S. Department Of Agriculture.

Em meio a este cenário, o uso da inteligência artificial (IA) surge como uma solução adaptável para enfrentar os mais variados desafios presentes na produção agrícola nacional ao oferecer a implementação de algoritmos avançados de aprendizado, possibilitando uma abordagem mais precisa e eficiente e, assim aumentando a produtividade e sustentabilidade em todo o processo operacional. É o que mostra uma publicação da Forbes Brasil, onde a IA vai movimentar R$ 23,6 bilhões em 2028 na agricultura, permitindo que o setor aumente sua eficiência.

“Com o objetivo de impactar positivamente todas as fases cruciais do ciclo de diferentes culturas, a solução proposta deve buscar a otimização de práticas como irrigação, adubação, controle de doenças, entre outros, promovendo os melhores resultados para toda a cadeia. Isso não só impulsionará o manejo sustentável nas diversas culturas, mas também contribuiria para a redução do impacto ambiental associado a práticas agrícolas convencionais”, afirma Rafael Parras, especialista em Agronegócio da Niterra do Brasil.

A implementação de algoritmos avançados de aprendizado possibilitará uma abordagem mais precisa e eficiente, aumentando a produtividade e sustentabilidade em todo o processo operacional.

Esta chamada aberta visa identificar startups, grupos de pesquisa ou pesquisadores especializados na área agrícola, com foco em soluções baseadas em inteligência artificial para enfrentar os desafios de manejo em diferentes culturas. Dentre os benefícios gerados ao participar deste desafio, está a possibilidade de financiamento da prova de conceito, co-criar uma tecnologia/solução para um desafio compartilhado por todas as empresas no setor do agronegócio e se conectar com os centros de inovação global do Grupo Niterra.

As startups interessadas em participar são convidadas a enviar suas propostas até o dia 15 de maio de 2024. O anúncio das selecionadas será divulgado no dia 28 de maio de 2024, através da página do Desafio Niterra, das Redes Sociais do MOVA e da PwC.

Para saber mais 

A Niterra do Brasil é uma multinacional japonesa do ramo automotivo, reconhecida globalmente pelas suas marcas NGK e NTK, que atualmente busca a expansão de seus negócios em novos segmentos, tendo no Brasil um foco estratégico no agronegócio.

O desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, são conduzidas pela divisão MOVA que atua como veículo de investimento e aceleração da Niterra, promovendo a busca de novos negócios que impactem positivamente o futuro da sociedade.

Negócios que promovam a sustentabilidade e estão diretamente relacionados com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, com atuação em setores que são a base para que se viva em um planeta mais brilhante e com melhor qualidade de vida. O Grupo Niterra já possui investimentos em todo o globo, o que consiste em uma grande oportunidade para as startups que queiram trabalhar conosco.

“A inovação tecnológica pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da eficiência produtiva, diminuindo custos para o produtor rural e contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, afirma Thiago Rodrigues, Gerente Geral de Novos Negócios e Inovação.

Para obter mais informações sobre o regulamento basta acessar o formulário de inscrição no site: https://www.pwc.com.br/agtech-innovation/desafio-niterra-mova



Tattoo Week torna-se sócia do Empire State Tattoo Expo de Nova York

Com o objetivo de internacionalizar a marca, a Tattoo Week, um dos maiores eventos de tatuagem e piercing do mundo torna-se sócia do Empire State Tattoo Expo de Nova York, um dos maiores encontros de tatuadores internacionais de elite em todo o mundo, que reúne de 10 a 12 de maio, no New York Midtown Hilton mais de 500 artistas de diferentes estilos, criando uma experiência única de arte, criatividade e cultura.

A Tattoo Week comparece ao evento com um time de tatuadores brasileiros, como Fabrício Galdino @fabriciogaldino89, Bruno Moreira @brunomoreiratattoo, Marcos Sousa @marcosskull_, Charbelle Lopes @charbellelopes, Caio Cruz @caiocruztattoo, Danilo Lucena @tatuador_danilo_lucena, Victor Reis @victorreis.tattoo, Rodrigo Catuaba @rodrigocatuaba, Jardell da Silva Canto @jardelltattoo, entre outros.

Os tatuadores brasileiros são considerados um dos melhores do mundo pela sua criatividade e originalidade dos trabalhos, adquirindo conceito e fama no cenário mundial”, destaca Enio Conte, idealizador da Tattoo Week.

A Tattoo Week acontece no Brasil, nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro estará presente, trazendo toda a expertise no ramo da tatuagem ao longo dos seus mais de 10 anos, em que reuniu mais de 33 mil profissionais, 90 mil pessoas e 3.500 expositores nas edições anteriores. “O planejamento da empresa é levar o evento para as principais cidades brasileiras e para outras partes do mundo. Queremos alcançar a Europa, Ásia e Américas”, destaca Esther Gawendo, diretora-executiva da Tattoo Week.

A 12ª edição acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo. “Será a maior e melhor edição de todos os tempos”, promete Gawendo.

O objetivo do evento de Nova York é reunir e promover um intercâmbio cultural e internacional entre os melhores tatuadores de diferentes partes do mundo, para que possam apresentar seu trabalho e inspirar os amantes da arte da tatuagem. Os anfitriões do evento são os renomados tatuadores Stéfano Alcântara @stefanoalcantara e Yomico Moreno @yomicoart.

Com uma lista de shows com curadoria, tatuagens ao vivo, seminários e workshops, o Empire State é uma opção para conhecer alguns dos tatuadores mais famosos do mundo.

Mercado Tattoo cresce no mundo

A indústria global de tatuagem mostra que segue em ascensão, depois de superar o crescimento do setor de bens de consumo nos EUA. Segundo a Fortune Business Insights, o tamanho do mercado mundial de arte corporal foi avaliado em cerca de US$ 2 bilhões em 2023 e a projeção é que consiga atingir US$ 3,93 bilhões até 2030 com um CAGR de 9,87% durante o período.

O setor cresceu em média 8,1% ao ano entre 2018 e 2023 nos EUA, um dos países com o maior número de estúdios de tattoo, avanço mais rápido que o setor de bens de consumo e serviços em geral. A informação é da Mainebiz.

Estratégias de colaborações e novas tecnologias contribuem para o crescimento do setor, afirma a Fortune Business Insights. Segundo a pesquisa, a crescente adoção de novas tecnologias como técnicas 3D aumentou a demanda pelo serviço. Além disso, o número crescente de instituições educacionais relacionadas à arte corporal, estimularam consideravelmente o cenário atual em toda a comunidade global.

A receita dos profissionais da área aumentou em 2,4% nos últimos cinco anos, atingindo US$ 1,6 bilhão de faturamento no período, segundo o IBISWorld

Serviço

Empire State Tattoo Expo de Nova York

Data: 10 a 12 de maio de 2024

Local: New York Midtown Hilton

Endereço: 1335 Avenue of the Americas New York, NY 10019

Horários: Sexta-feira: 10 de maio – 16h00 às 00h00

Sábado: 11 de maio – 12h00 às 00h00

Domingo: 12 de maio – 12h00 às 19h00

Os ingressos estão disponíveis para compra na Eventbrite ou na porta.



Termômetros de artéria temporal são destaque na Hospitalar

O Brasil superou 4 milhões de casos de dengue – prováveis e confirmados – em 2024, ano em que o país mais registrou mortes em toda série histórica de monitoramento. E como a febre é um dos principais sintomas da doença, o acompanhamento preciso da temperatura corporal desempenha um papel extremamente importante na detecção precoce de casos suspeitos, possibilitando a implementação de medidas de controle eficazes.

É nesse contexto desafiador que a Exergen Corporation anuncia o lançamento de seus avançados termômetros de artéria temporal na Hospitalar 2024 (E-280), um dos principais eventos de saúde da América Latina, que será realizado em São Paulo entre os dias 21 e 24 de maio.

Os termômetros de artéria temporal da Exergen acabam de receber homologação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram desenvolvidos tendo como foco o emprego em hospitais e clínicas por médicos e enfermeiros. Eles detectam o calor que emana naturalmente da superfície da pele por meio do emprego de tecnologia infravermelha, incorporando um sistema patenteado de equilíbrio de calor arterial que automaticamente contabiliza os efeitos causados na pele pela temperatura ambiente.

De acordo com Benjamin Kalm, diretor de vendas da Exergen para América Latina e o Caribe, “a introdução da linha de termometria da Exergen no mercado brasileiro sinaliza uma nova era na saúde, na qual as ferramentas médicas avançadas se tornam mais acessíveis, assegurando melhores resultados e elevando o padrão de atendimento. A homologação de nossos produtos pela Anvisa e a escolha da CNPH como nosso distribuidor exclusivo para o país refletem a prioridade que a empresa confere ao mercado brasileiro como parte de sua estratégia de expansão global”.

Os visitantes do estande da Exergen na na Hospitalar 2024, terão a oportunidade de conhecer a linha TAT-5000S, voltada para médicos e enfermeiros em hospitais e clínicas; bem como dos modelos TAT-2000 e TAT-2000C, este último projetado especificamente para uso doméstico permitir a detecção precoce de um quadro febril.



Ações educativas combatem o mosquito da dengue nas escolas

Por meio do movimento “Juntos Contra o Mosquito”, projeto de impacto social que promove o combate a doenças transmitidas por mosquitos, as crianças estão sendo envolvidas na conscientização sobre a dengue. Em meio ao surto de casos da doença no Brasil este ano, com mais de 4,5 milhões de casos prováveis, a peça teatral “Esse Mosquito Vai Dançar” é apresentada em escolas públicas da capital paulista para ensinar de forma lúdica a se prevenir contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessa e de outras arboviroses.

Ensinar sobre arboviroses de forma lúdica pode ser uma forma de prender a atenção das crianças e transmitir informações de saúde pública de maneira simples, dentro de contextos que façam sentido no cotidiano dos pequenos.

O projeto leva esquetes teatrais com músicas originais e cantigas de roda, mostrando como o mosquito age e o que pode ser feito para prevenir o contágio. A próxima apresentação acontece no dia 14 de maio no CEI João Ubaldo Ribeiro, nos Altos da Vila Prudente. Nos dias 15 e 16, a peça segue para o CEU Sapopemba. A programação se estende até o começo de junho em diferentes escolas.

Além das esquetes teatrais, o projeto também promoveu a Expedição Planeta, programação de educação socioambiental que contém a apresentação de um filme educacional lúdico e com um circuito de atividades em formato de jogos e brincadeiras para reforçar os ensinamentos sobre prevenção. 

“As crianças são parte importante da sociedade e precisam estar envolvidas quando o assunto é saúde pública. Só por meio do trabalho coletivo vamos conseguir combater o mosquito da dengue. Aquilo que a criança ouve na escola, ela leva para casa e pode educar a própria família sobre prevenção”, explica Fernando Guillemin Contreras, Gerente Sênior de Marketing para Categoria de Pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP, responsável pelo “Juntos Contra o Mosquito”.

Neste ano, o “Juntos Contra o Mosquito” conta com parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e fez visitas a comunidades em São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo do verão, realizando mutirões de limpeza, levando medidas educativas e culturais e fazendo doação de produtos inseticidas e repelentes para prevenir o mosquito da dengue. Além disso, este ano o projeto também teve Ludmilla como embaixadora da causa, produzindo conteúdos sobre prevenção em suas redes sociais e alertando a população sobre a importância da coletividade no combate ao Aedes aegypti. 



El Niño provoca alterações na circulação geral da atmosfera

El Niño é um fenômeno climático que ocorre periodicamente no Oceano Pacífico Equatorial. É caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, que têm um grande impacto nas condições climáticas globais. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Embora seja um fenômeno natural, o El Niño pode apresentar uma série de consequências graves que afetam tanto o meio ambiente quanto a comunidade humana.

“Somado a este fenômeno, evidências científicas confirmam que o planeta está ficando mais quente e que as consequências do aquecimento global serão cada vez mais graves. Tempestades, ondas de calor, secas prolongadas e inundações são alguns dos fenômenos climáticos extremos que serão cada vez mais frequentes”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), instrumento federal criado para promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno, reforça a necessidade de adaptação da zona costeira por meio de um recorte totalmente voltado a esse tipo de ambiente.

Ex-economista chefe do Banco Mundial, Nicholas Stern, foi escolhido pelo governo britânico, em 2006, para produzir um relatório sobre o clima. O resultado foi um texto de 700 páginas, no qual Stern afirmava: as emissões de gases de efeito estufa são a maior falha do mercado que o mundo já viu. Uma de suas principais conclusões foi a de que seria necessário o investimento de 2% do PIB mundial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

As cidades costeiras merecem destaque. Conforme ressaltou o secretário geral da ONU, António Guterres, as cidades são o grande campo de batalha onde a guerra do clima será ganha ou perdida. E são as cidades costeiras que receberão com maior intensidade os efeitos das mudanças do clima, mas que também podem proteger o continente como um todo.

Sem investimentos na proteção dos ambientes costeiros, a infraestrutura e as comunidades localizadas na zona costeira podem ser expostas a progressivos riscos de enchentes e erosões costeiras. “Algumas regiões formadas por ilhas podem sofrer grandes prejuízos ou até mesmo vir a se tornar inabitáveis. Além disso, outros impactos como comprometimento dos recursos naturais e intrusão salina, podem prejudicar fortemente as populações que vivem nessas regiões”, afirma o professor de educação ambiental José Raul Lopez Gomes.

Em determinadas regiões do Brasil, já estão sendo registrados efeitos climáticos cada vez mais intensos, que promovem destruição por onde passam, causando legiões de desabrigados e promovendo ou intensificando a desagregação social.

Segundo Francisco Eliseu Aquino, climatologista e Chefe do Departamento de Geografia da UFRGS, as tempestades que geraram chuva extrema nos últimos sete dias decorrem de complexa situação atmosférica formada sobre o Rio Grande do Sul. Os contrastes entre a onda de calor no centro do Brasil e o ar frio de origem antártica ao sul, associado a ciclones extratropicais, favorecem eventos extremos em um planeta mais quente. Pelo trabalho de investigação em eventos extremos que está sendo feito nos últimos 20-30 anos no Rio Grande do Sul, já era previsto que a mudança climática se somasse aos fatores naturais, intensificando eventos climáticos e meteorológicos extremos no mundo e em especial no Sul do Brasil.

“Os impactos das tempestades na sociedade gaúcha demonstram que, se persistirmos com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas do planeta, eventos climáticos severos e extremos, como chuvas intensas e secas escaldantes, se tornarão cada vez mais frequentes”, finaliza a ambientalista Vininha F. Carvalho.



Declaração de imóveis no Imposto de Renda impõe regras

Em março de 2024 foram anunciadas as novas regras para a Declaração Anual de Imposto de Renda. Uma das mudanças mais relevantes foi o aumento do limite de obrigatoriedade, que passou de R$ 25,8 mil para R$ 30,6 mil. 

No entanto, as regras para declaração de bens e imóveis também foram modificadas. Antes, quem possuía imóveis no valor de até R$ 300 mil era obrigado a declarar. Agora, esse valor passou para R$ 800 mil. 

Ou seja, quem era proprietário de casas, apartamentos, salas comerciais ou mesmo terrenos, além de eventuais transações imobiliárias como consórcios ou financiamentos no dia 31 de dezembro de 2023, precisa incluí-los na declaração deste ano. Vale ressaltar que, mesmo quem se encontra na condição de isento do IR precisa declarar seus bens imobiliários.

Tatiele Bressa, proprietária da GoHome Imobiliária, destaca que para realizar a declaração, é importante manter todos os documentos relacionados às transações imobiliárias, tais como contratos de compra, recibos de pagamento, notas fiscais, escrituras e afins. “Esses documentos são essenciais para comprovar a veracidade das informações declaradas e evitar problemas com a Receita Federal”.

Como declarar bens imóveis no Imposto de Renda 2024

Antes mesmo de adquirir um imóvel, é interessante já consultar um contador de confiança. Tatiele explica que ter esse acompanhamento desde o início do processo garante uma estrutura contratual adequada e evita problemas futuros junto ao Leão.

Também é preciso ficar atento à documentação da própria imobiliária, que deve fornecer a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB). Esse documento é uma obrigação das empresas do setor imobiliário e dá à Receita informações detalhadas realizadas pela empresa ao longo do ano. “É importante estar atento a essa declaração para garantir que as informações fornecidas estejam corretas e evitar possíveis inconsistências que poderiam levar a auditorias fiscais”, pontua Tatiele.

A empresária também ressalta que “é importante manter registros detalhados de todas as transações imobiliárias, incluindo a aquisição e a alienação de imóveis, bem como as despesas relacionadas, como taxas de corretagem, para facilitar a declaração de imposto de renda”.

De posse de todos esses documentos, o processo começa na aba “Bens e Direitos” da declaração. Em seguida, é preciso escolher o item “01 – Bens Imóveis” e depois, selecionar o código de acordo com o tipo de imóvel. Por exemplo, “12 –  Casa”; “11 – Apartamento” e assim por diante.

O próximo passo é informar dados como valor do IPTU, data de aquisição, endereço do imóvel, área total do mesmo, matrícula do imóvel, Cartório do registro, valor de compra e afins. Quanto mais informações e documentos fornecidos neste momento, menor a chance de erros junto à Receita Federal e de cair na temida malha fina.

No caso de imóveis alienados, Tatiele Bressa elucida que é necessário informar a transação na declaração, incluindo o valor da alienação, eventuais ganhos de capital obtidos e o recolhimento do imposto devido, se aplicável. “É importante preencher corretamente os campos específicos da declaração relacionados à alienação de imóveis para evitar inconsistências e questionamentos por parte da Receita Federal”.

A importância da atenção em cada detalhe

No momento da declaração, alguns itens podem passar despercebidos e causar incoerências junto ao fisco em relação ao que foi declarado. É importante ficar atento, por exemplo, à atualização do valor de mercado do imóvel. “Alterações significativas no valor dos imóveis devem ser devidamente documentadas e justificadas na declaração de imposto de renda”, ressalta Tatiele. 

Nesse caso, além do valor de aquisição, gastos com reformas, manutenção e melhorias podem ser incluídos nessa atualização. “Isso ajuda a manter o valor declarado do imóvel alinhado com seu valor de mercado e pode influenciar o cálculo do ganho de capital na eventual venda do imóvel”, esclarece. “É importante manter registros detalhados desses gastos e incluí-los na declaração, quando aplicável, para reduzir a base de cálculo do imposto devido”.

A empresária também explica que algumas permutas recebidas durante as negociações também podem ser deduzidas da declaração. No entanto, essa dedução deve ser devidamente documentada e incluída na declaração de imposto de renda para evitar problemas com a Receita Federal.

Para mais informações, basta acessar: https://www.gohome.imb.br



King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Lidera Transformação do Setor de Saúde na Arábia Saudita

RIADE, Arábia Saudita, May 10, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Harvard University — Com oito anos do Vision 2030, a Arábia Saudita fez avanços significativos com inovações digitais e acesso aprimorado aos cuidados de qualidade. Investimentos estratégicos em infraestrutura, tecnologia e talento resultaram em avanços que revolucionaram a prestação de cuidados ao paciente e elevaram os padrões de cuidados de saúde localmente. Esses esforços aumentaram notavelmente a expectativa média de vida, reduziram as taxas de mortalidade e melhoraram o bem-estar geral em todo o Reino.

Essencial para essas conquistas, o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC), conhecido por seus cuidados e tratamentos especializados em áreas críticas como oncologia, cardiologia, transplante de órgãos e genética, se posicionou como líder em atendimento especializado ao paciente, assumindo a responsabilidade de um futuro mais brilhante e saudável para o Reino. Por meio do seu compromisso com iniciativas pioneiras de saúde digital, programas educacionais abrangentes e novos empreendimentos de pesquisa, o hospital está remodelando a paisagem local e estabelecendo novos padrões de eficiência e acessibilidade.

Em uma era definida pelos avanços tecnológicos e com o impulso do Reino em direçãoàdigitalização, o KFSH&RC está na vanguarda da integração digital da saúde entre seus pares locais, alavancando serviços de telemedicina de ponta, consultas virtuais e ferramentas orientadas por IA, como o ANFAL AI System, que transforma os resultados dos pacientes por meio de insights preditivos e atendimento personalizado, garantindo os melhores resultados para a satisfação do paciente.

As iniciativas de saúde digital do KFSH&RC se estendem ao tratamento de ameaças mais amplasàsaúde por meio de tecnologias como Sequenciamento Genômico Completo (WGS) e Radioterapia Avançada. O hospital também foi pioneiro no transplante de órgãos, realizando o primeiro transplante de fígado totalmente robótico do mundo e introduzindo inovações na região, como a Harmony Transcatheter Pulmonary Valve (TPV), melhorando a recuperação e a experiência do paciente. Essas tecnologias facilitam planos de tratamento personalizados e melhoram a precisão e a velocidade dos diagnósticos médicos, contribuindo significativamente para a elevação dos padrões de atendimento ao paciente e uma infraestrutura de saúde sustentável e resiliente, alinhada com os objetivos do Programa de Transformação do Setor de Saúde.

O KFSH&RC continua a expandir os limites da pesquisa médica abordando desafios urgentes de saúde e contribuindo para o cenário de saúde pública da Arábia Saudita, com descobertas como o gene PfAP2-MRP, crucial para o tratamento da malária, e a identificação da nova cepa de bactérias Riyadhensis. Essas descobertas não apenas melhoraram a precisão diagnóstica, mas também facilitaram intervenções precoces, garantindo suporte oportuno e eficaz ao paciente, de acordo com os objetivos nacionais de redução da prevalência de doenças crônicas.

Esses esforços abrangentes são apoiados pelas robustas iniciativas educacionais do KFSH&RC, que preparam a próxima geração de profissionais médicos por meio de programas de treinamento e colaborações internacionais.

Reconhecido pela ‘Brand Finance’ em 2024 como a marca de saúde mais valiosa da Arábia Saudita e do Oriente Médio pelo segundo ano consecutivo, tendo ocupado o 9º lugar na Arábia Saudita e o 28º no Oriente Médio. Além disso, o KFSH&RC se destaca como o único hospital do mundo a ser classificado entre as dez marcas mais valiosas do país.

Sobre o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC):

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC) é uma instituição de saúde líder no Oriente Médio, idealizada para ser a escolha ideal para todos os pacientes que procuram cuidados de saúde especializados. O hospital tem uma longa história de tratamento de câncer, doença cardiovascular, transplante de órgãos, neurociências e genética.

Em 2024, o “Brand Finance” classificou o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre como o melhor centro médico acadêmico do Oriente Médio e da África e entre os 20 melhores do mundo pelo segundo ano consecutivo. Além disso, em 2024 ele foi reconhecido como um dos principais provedores de cuidado de saúde pela revista Newsweek.

Como parte da Saudi Vision 2030, um decreto real foi emitido em 21 de dezembro de 2021 visando transformar o hospital em uma entidade independente, sem fins lucrativos e de propriedade do governo, abrindo caminho para um programa abrangente de transformação com objetivo de alcançar a liderança global em cuidados de saúde por meio da excelência e inovação.

INFORMAÇÃO DE CONTATO:

Para mais informações, contate:

Sr. Essam Al-Zahrani, Dirigente Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429

Sr. Abdullah Al-Awn, Editor Sênior de Mídia, 0556294232

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Wyda Embalagens apresenta dois lançamentos na APAS SHOW 2024

A Wyda Embalagens, empresa brasileira que atua no mercado de embalagens descartáveis nas linhas de produtos de alumínio e não alumínio, confirmou a sua participação na APAS SHOW 2024, que acontece de 13 a 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Durante o evento, a marca deve apresentar dois lançamentos que irão complementar as linhas dia a dia e food service.

Além disso, a empresa planeja destacar a growPack, nova parceira do grupo Wyda, especializada na fabricação de embalagens feitas a partir da palha do milho.

“Além do mais, teremos a nossa cozinha show com influenciadores, onde serão demonstradas, ao vivo, as diversas possibilidades de uso dos nossos produtos através de receitas práticas”, afirma Roberto Carvalho, diretor-geral da Wyda Embalagens.

Carvalho chama a atenção para a importância da presença da marca na APAS SHOW: “Trata-se da maior feira supermercadista do mundo que, por isso, oferece uma oportunidade única de visibilidade para um público amplo e relevante”.  

Com efeito, a APAS SHOW é um grande evento de bebidas e alimentos e uma feira com amplo alcance supermercadista. Ao longo de quatro dias, o congresso deve oferecer as principais atualizações do setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura e equipamentos, de acordo com os organizadores.

O congresso deve reunir as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional voltado para quem quer fazer negócios, networking, acompanhar novidades, lançamentos e compartilhar conhecimento no Congresso de Gestão que, este ano, trará o tema “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”.

Em 2023, o evento reuniu 850 expositores – destes, 200 internacionais -, e R$ 14 bilhões em negócios, ainda segundo os organizadores. A feira recebeu 73.011 visitantes no último ano e contou com 16.726 empresas representadas. Ao todo, foram 137.487 visitas geradas.

“É a chance de mostrarmos os nossos diferenciais, inovações e lançamentos e estreitar a nossas relações com clientes e parceiros”, destaca Carvalho.

Na avaliação do diretor-geral da Wyda Embalagens, as últimas participações da Wyda na feira foram bem-sucedidas: “Nas edições anteriores da APAS SHOW, fortalecemos a nossa posição no mercado, geramos negócios e recebemos diversos insights para a nossa melhoria”.

Para concluir, Carvalho explica que, para participar, não é necessário realizar inscrição. “A nossa agenda de ações será divulgada em breve nas redes sociais”, revela.

Para mais informações, basta acessar: https://www.wyda.com.br/



Biometria facial avança e conquista empresas e usuários

A precisão dos sistemas de reconhecimento facial têm avançado significativamente nos últimos anos e emergido como uma das inovações mais transformadoras na área de segurança e eficiência de serviços e processos. De acordo com um estudo realizado pela Acuity Market Intelligence, a previsão é de que, até 2023, mais de 1 bilhão de usuários de bancos digitais tenham utilizado a autenticação facial para acessar suas contas.

Para Rosane Roverelli, diretora da Advantech Brasil, empresa líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas,  o reconhecimento facial está revolucionando a interação com a tecnologia e o mundo ao nosso redor. “O sistema está oferecendo uma gama de facilidades que antes pareciam futurísticas, desde o acesso seguro aos nossos dispositivos até pagamentos sem contato e a personalização de serviços. Essa tecnologia está simplificando nossas vidas de maneiras inimagináveis.”

Uma pesquisa realizada pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), revela que a precisão da biometria facial atual é de cerca de 96,7%. Isso é considerado muito alto em comparação com outras formas de autenticação, como senhas e tokens de segurança. Em geral, os sistemas de reconhecimento facial mais avançados têm uma precisão superior a 99%. Isso significa que são altamente capazes e confiáveis no processo de identificação das pessoas.

Benefícios do uso da tecnologia

A biometria facial é uma tecnologia que tem como objetivo auxiliar os processos de identificação de pessoas e pode ser aplicada em diversos segmentos de negócio, proporcionando comodidade e segurança. No departamento de Recursos Humanos, por exemplo, seu uso oferece uma solução precisa e eficiente no registro de pontos, eliminando erros e automatizando o processo.

Condomínios residenciais e instituições de ensino estão investindo massivamente em sistemas de controle de acesso baseados em reconhecimento facial. Esse recurso permite a entrada de pessoas autorizadas somente com cadastro prévio, criando ambientes mais seguros e eficazes.

A tendência futura envolve a integração de sistemas de reconhecimento facial em locais públicos e espaços coletivos com grande circulação de pessoas, como aeroportos, estádios e casas de eventos. Essa abordagem visa melhorar a segurança e a eficiência em ambientes de alta movimentação. “Seu papel na segurança pública e no monitoramento da saúde amplia seu impacto positivo, garantindo não apenas conveniência, mas também bem-estar e proteção para todos”, afirma Roverelli.

Desafios na implementação do sistema

O reconhecimento facial é uma tecnologia poderosa, mas também levanta preocupações significativas sobre privacidade e segurança. A questão da privacidade surge quando esses dados são usados sem o consentimento adequado ou quando são compartilhados com terceiros sem o conhecimento do indivíduo.

Além disso, a implantação generalizada do sistema pode levar à vigilância em massa. Câmeras equipadas com essa tecnologia podem rastrear e identificar pessoas em locais públicos, o que pode afetar a liberdade individual e a sensação de anonimato. Muitos países ainda não têm leis específicas para regulamentar o uso do reconhecimento facial. A falta de regulamentação pode resultar em abusos e falta de proteção adequada para os cidadãos.

“É crucial que avancemos com responsabilidade, garantindo que o uso da biometria facial respeite os direitos individuais e mantenha a privacidade como prioridade, para que possamos colher todos os seus benefícios sem comprometer nossos valores fundamentais”, conclui Roverelli.

Para saber mais, basta acessar: Advantech – Computadores industriais, computadores embarcados, automação industrial, placa-mãe industrial, aplicações de segurança de rede, vigilância por vídeo digital, PC em painel, I/O Industrial. ou (9) Advantech Brasil: sobre nós | LinkedIn



Empreendedoras lidam com múltipla jornada no Brasil

Gerenciar o próprio negócio, cuidar dos filhos, realizar atividades domésticas e ainda achar tempo para si. A vida da mulher empreendedora no Brasil não é fácil – ou pelo menos para 70% delas. Isso é o que indica a pesquisa Mulheres Empreendedoras, realizada pela Unidade de Inteligência Estratégica (UINE) do Sebrae de Minas Gerais.

De acordo com o relatório, 7 em cada 10 mulheres que estão na linha de frente de seus próprios negócios também são responsáveis pelos afazeres domésticos. Apenas 14% contam com a ajuda do cônjuge ou de outros moradores, enquanto 12% optam por pagar alguém para realizar essas atividades.

“A pressão para desempenhar múltiplos papéis muitas vezes resulta em desafios adicionais para as mulheres empreendedoras, que buscam desenvolver seus negócios enquanto lidam com as demandas diárias do lar”, destaca Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia.

O desafio da dupla jornada de trabalho

Segundo a  Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024, 50% das brasileiras donas de seus próprios negócios fazem parte da geração Millennial, ou seja, têm entre 25 e 39 anos. E essa é justamente a faixa etária em que muitas precisam conciliar suas empresas com suas vidas pessoais. É a chamada dupla jornada de trabalho.

Segundo o Serasa Experian, a dupla jornada ocorre quando as mulheres, após cumprirem seu turno profissional, precisam lidar com outra jornada: a doméstica – que além de ser um trabalho, não é remunerado. 

Ainda de acordo com o relatório GoDaddy, 68% das donas de negócios no Brasil são mães. Considerando, então, o cuidado com os filhos, muitas enfrentam uma jornada tripla. Ou seja, as horas que deveriam ser dedicadas ao descanso ou lazer acabam sendo completamente preenchidas com diversos afazeres. 

A pesquisa do Sebrae revela outro dado importante: 9 em cada 10 mulheres têm dificuldade em conciliar a gestão do negócio com o cuidado dos filhos. E 44% delas não têm com quem deixar as crianças enquanto trabalham. Assim, muitas mulheres têm a constante sensação de que estão sempre labutando enquanto estão acordadas. 

Cristina ressalta que “essa sobrecarga de responsabilidades pode afetar negativamente a saúde física e mental das mulheres, além de limitar suas oportunidades de progresso profissional e desenvolvimento pessoal.”

Parceria e flexibilidade podem ser a solução

Para muitas brasileiras, abrir mão de seu negócio para se dedicar apenas à casa e aos filhos não é uma opção. Segundo o estudo, 74% delas afirmam que suas empresas são sua principal fonte de renda. E mesmo dentre os 26% das mulheres que têm no empreendedorismo uma fonte secundária de renda, a maioria (41%) paga as contas com o que recebem como autônomas.

Boner defende que “é crucial que a sociedade reconheça e aborde essas questões, promovendo políticas e práticas que apoiem a equidade de gênero e ajudem a distribuir as responsabilidades domésticas de forma mais igualitária”.

Para ela, é fundamental que os parceiros participem mais ativamente das tarefas domésticas e que políticas de trabalho flexível sejam estimuladas, a fim de permitir às mulheres equilibrar suas diversas responsabilidades. Ainda segundo a pesquisa GoDaddy, para 23% das empresárias, foi justamente a flexibilidade que as levou a empreender.

“Ao reconhecer e enfrentar esses desafios, podemos criar um ambiente mais inclusivo e favorável ao crescimento e desenvolvimento das mulheres empreendedoras e profissionais, promovendo assim uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar:  Cristina Boner | LinkedIn



Ventura mostra novidades no setor náutico e no agronegócio

Com novidades múltiplas para este ano, a Ventura, empresa sediada em Capitólio (MG) e que atua no segmento Náutico há 40 anos, está ampliando sua família de produtos. Tanto que participou de dois eventos simultâneos, entre o final de abril e o início de maio, para mostrar as novidades da marca: Rio Boat Show 2024, que expõe produtos da linha de embarcações, e Agrishow 2024, destinada ao agronegócio.

No Rio Boat Show 2024, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, na capital fluminense, a Ventura Marine apresentou suas principais novidades em barcos, lanchas e iates. A empresa apostou na sustentabilidade como sua maior atração e expôs o Orca Performance, primeira moto aquática 100% elétrica do mundo.

Com esse evento, a Ventura Marine revela o propósito de moldar o futuro da navegação e descobrir oportunidades únicas em um mercado em expansão, por intermédio de produtos que ofereçam experiências positivas aos usuários, seja na terra ou na água, com motores a combustão ou elétricos.

Para Carlos Motta, um dos proprietários da Ventura, a chegada da Orca é inédita no país, com sua propulsão elétrica (zero ruído e nenhuma emissão de gases tóxicos na atmosfera), visto que as motos aquáticas que existem no país são todas movidas por motores a combustão. “Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, que, além do benefício ambiental, oferece uma dinâmica prazerosa na dirigibilidade”, explica.

Simultaneamente, a empresa também está presente em Ribeirão Preto (SP), onde participou da Agrishow (29/4 a 3/5), uma das maiores exposições brasileiras de novas tecnologias destinadas ao agronegócio. Lá, a principal atração da Ventura foi um UTV (Utility Task Vehicle) destinado a qualquer tipo de propriedade rural, atendendo dos microprodutores aos grandes latifúndios.

“Esse veículo foi idealizado para realizar trabalho no campo. Ele é compacto, com apenas 3 metros de comprimento, o que permite acessar qualquer localidade e trafegar por qualquer tipo de terreno, pois possui opção de tração 4×4 e diferencial dianteiro autoblocante. Utiliza um motor a diesel de 1,1 litro e 24 cv de potência. Sua função é atender às demandas de transporte interno de volumes nas fazendas, como sacas de ração animal, por exemplo”, destacou o executivo da Ventura.



Roku Gin lança no Brasil projeto “The Best of Every Season”

Com diversas camadas de sabor e complexidade, Roku Gin é a tradução de suavidade e refrescância. Produzido e criado no Japão, na região de Osaka, Roku significa o número seis que faz referência aos seis botânicos japoneses utilizados em sua receita. Para aproveitar o que Roku Gin oferece, a The House of Suntory lança em 2024 o projeto “The Best of Every Season”. Ao longo do ano, 60 bares selecionados entre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, terão um menu exclusivo de drinques, com quatro receitas inspiradas nas estações do ano. 

Cada um dos bares irá criar seu cardápio, com coquetéis que remetem à primavera, verão, outono e inverno. A inspiração reflete a composição de Roku, com botânicos que simbolizam o melhor de cada estação: folhas e flores de cerejeira na primavera, chás sencha e gyokuro no verão, pimenta sansho no outono e casca de yuzu no inverno. Roku Gin ainda é composto por mais oito botânicos tradicionais como o zimbro, cascas de laranja, limão, coentro e canela.  

Em maio, as casas participantes são: Atsui, Cozinha 212, Atlântico 212, Makoto Shops, The Punch Bar e Bartenderia, em São Paulo; Malta Beef Club (Jardim Botânico e Leblon), Canoa Sushi Bar e Si-chou, no Rio de Janeiro; e Faro Restaurante e SS Gastrobar, em Brasília. 

O projeto conta com Yasmin Yonashiro como embaixadora de Roku Gin e Haku Vodka no Brasil. Conhecida por sua hospitalidade japonesa, Yasmin iniciou sua carreira na gastronomia aos 19 anos e desde então seguiu aprimorando seus conhecimentos. Para a marca, ela representa a essência do Japão moderno, com todas as credenciais de excelência presentes na cultura desse país. 

“Desenvolver esse trabalho, sendo embaixadora de Roku Gin e Haku Vodka, tem sido importante para contar cada vez mais sobre a hospitalidade japonesa. No omotenashi queremos que todos tenham a melhor experiência possível, juntando a cultura japonesa e a qualidade de Roku Gin, um líquido muito complexo e versátil, com potencial tanto para coquetéis mais elaboradores, quanto para os mais simples.”

Roku Gin é um dos patrocinadores oficiais do The World’s 50 Best Bars, a maior premiação de coquetelaria do setor. A presença da marca nesse evento fortalece a relação com o mercado e amplia cada vez mais o relacionamento entre bares e restaurantes do mundo. 

 

Roku Gin – The Best of Every Season 

Lista de bares maio 2024 

 

São Paulo 

Atsui – R. Padre João Manuel, 1164 – Cerqueira César

Cozinha 212  – R. dos Pinheiros, 174 – Pinheiros

Atlântico 212 – R. dos Pinheiros, 70 – Pinheiros

Makoto Shops – Shops Jardins – Rua Haddock Lobo, 1626 – Jardins,

The Punch Bar – R. Manuel da Nóbrega, 76 – loja 17 – Paraíso

Bartenderia – Av. João Bernardo Medeiros, 168 – Jardim Bom Clima, Guarulhos 

Rio de Janeiro 

Malta Beef Club Jardim Botânico – R. Saturnino de Brito, 84 – Lagoa, Rio de Janeiro

Malta Beef Club Leblon – Av. Gen. San Martin, 359 – Leblon, Rio de Janeiro

Canoa Sushi Bar – Rua Dias Ferreira, 605 – Loja – B – Leblon, Rio de Janeiro 

Si-chou – R. Barão da Torre, 472 – Ipanema, Rio de Janeiro

Brasília 

Faro Restaurante – SIG, St. Sudoeste QUADRA 08 LOTE 2125, Brasília 

SS Gastrobar – Asa Sul CLS 407 BL B Loja 32 – Asa Sul, Brasília

 

 

Para mais informações, basta acessar o Instagram de The House of Suntory: https://www.instagram.com/thehouseofsuntory_experience/

 



Na Bahia, Lojas Avenida inaugura 170ª unidade

Nesta quarta-feira, 8 de maio, Simões Filho, na Bahia, recebeu a Lojas Avenida de número 170 do Brasil. Localizada na avenida Rui Barbosa, 214, no Centro, esta nova unidade é a 13ª do estado, destacando sua importância como um polo estratégico neste momento de crescimento acelerado da empresa.

Desde que a Pepkor Holdings, varejista sul-africana, assumiu o controle das operações da rede, a Lojas Avenida tem se expandido rapidamente por todo o país. Somente em 2023, foram inauguradas 39 lojas, e a expectativa é superar essa marca em 2024. A abertura em Simões Filho foi também a 13ª inauguração do ano.

E as novidades não param por aí. Na quinta-feira, 9 de maio, foi inaugurada mais uma Lojas Avenida, desta vez em Porto Seguro, também na Bahia. E ainda em maio estão previstas inaugurações nas cidades de São Félix do Xingu, Xinguara e Paragominas, todas no Pará.

A Lojas Avenida oferece uma variedade de produtos em seu catálogo, incluindo vestuários masculino, feminino e infantil, além de produtos para o lar e calçados, sempre com foco nos públicos de classes C e D do mercado.

Mais do que apenas uma loja, a empresa tem como missão impactar positivamente as comunidades onde se instala, promovendo não apenas produtos acessíveis para a população local, mas também a geração de empregos diretos e indiretos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional e seguindo o sonho de se tornar o varejo de moda mais amado e acessível do Brasil.



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